Foram encontrados 27 registros para a palavra: feto

Afetos e sonoridade marcam encontro dos gonzagueanos em Exu

“A sanfona é o principal instrumento das festas espalhadas pelo mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos”.

Essa definição marcou mais uma fez a visita que os gonzagueanos fazem a Exu, Pernambuco, na semana que se festeja o aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga...

'Apagão' nacional afetou todas as cidades da Bahia

Todas as cidades da Bahia foram afetadas pelo apagão nacional registrado nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, nesta terça-feira (15). A suspensão da energia elétrica ocorreu às 8h31, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Pelo menos três dos 417 municípios baianos já tiveram fornecimento restabelecido: Eunápolis, Itabuna e Barreiras. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste. As causas são apuradas...

Artigo - Das telas para o afeto, sejamos facilitadores do aprendizado

O desenvolvimento infantil é apoiado por muitas habilidades sociais, cognitivas e emocionais que permitem às crianças avançarem em suas conquistas diárias. Atualmente, percebemos dificuldades nesses avanços a ponto dos pequenos desenvolverem distúrbios emocionais e psicológicos significativos.

Transtornos de ansiedade, de humor e relacionados ao estresse são cada vez mais comuns nos consultórios e na vivência escolar, principalmente nas últimas décadas com o aparecimento da Geração Z, nascidos entre o fim da década de 90 até 2010, ou da geração Alpha, nascidos após 2010...

Exposição “Alumiando Afetos” está em cartaz na galeria Ana das Carrancas

A Galeria de Artes Ana das Carrancas, do Sesc Petrolina, recebe até o dia 29 de outubro  a exposição “Alumiando Afetos”, do artista visual baiano Alaido, que apresenta obras em preto e branco que retratam situações e paisagens que destacam elementos da cultura nordestina. A entrada é gratuita. 

Com curadoria de Lys Valentim, a mostra conta com obras do artista natural de Feira de Santana-BA, que iniciou sua trajetória artística no Vale do São Francisco, onde viveu por 10 anos. Nas ruas da cidade de Juazeiro, através da arte urbana, começou a compartilhar seu universo lúdico. Nelas ainda é possível ver pinturas que trazem consigo a essência poética e estética do artista...

Artigo - Podemos terceirizar o cuidado, mas nunca o afeto

Há 13 anos, logo após a morte do meu pai, minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer. Ela morava em Santos, e nós os filhos em São Paulo. Perdemos o chão.

Ficamos sem rumo, sem saber o que fazer. Como amparar minha mãe e oferecer o melhor apoio possível? A primeira ideia que veio à nossa mente foi colocá-la num ambiente agradável onde tivesse cuidados específicos para o seu bem-estar...

Exclusão escolar durante a pandemia afetou, principalmente, a educação de base

Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não tiveram acesso à educação no País em novembro de 2020, segundo o estudo Exclusão Escolar no Brasil, realizado pela Unicef em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Desses, mais de 40% eram crianças de 6 a 10 anos, as quais a escolarização era praticamente universalizada antes do início da pandemia...

Artigo - Aborto: a sociedade cuida da mulher ou apenas do feto?

Um dos assuntos mais comentados da semana e que não fugiu até mesmo aos olhos e ouvidos daqueles que pouco consomem notícias envolveu a proibição – bem como o recolhimento da menor em um abrigo – para que uma menina de 11 anos de idade realizasse aborto após uma gravidez contraída por ser vítima do crime de estupro, decisão proferida pela juíza Joana Ribeiro Zimmer, magistrada em Tijucas-SC.

O fato chegou ao conhecimento da juíza depois de a criança e sua mãe terem o procedimento negado por um hospital da região, que afirmou que as normas do estabelecimento permitiam que o aborto fosse realizado somente até a 20ª semana de gravidez – e a menina estaria na 22ª semana...

O juazeiro e o tamarineiro

Ontem, eu e Raquel, minha companheira das trilhas desse mundo, realizamos o que, durante a longa quarentena da pandemia, batizamos de Mini São João. Acontece que, cumprindo a missão de não se expor ao vírus e nem ajudá-lo a circular, nos detemos em casa por um longo período, que acabou por abarcar dois ciclos juninos. Se não existissem tantos prédios, da minha janela, junto à qual escrevo esse texto, eu veria a igreja de Santo Antônio, aqui em Vila Isabel, no alto de sua colina, como se nem houvesse mundo em volta.

Por dois anos, pois, deixei de subir sua escadaria de cento e oitenta e tantos degraus, para assistir à missa e curtir a festa de 13 de junho, olhando, com um pote de caldo verde na mão, o bairro espalhado abaixo de nós, com suas janelas acesas como pequenas fogueiras, pequenos oratórios...

Pandemia afetou em 35% número de consultas oftalmológicas em 2020

A pandemia de covid-19 afetou de forma significativa o número de consultas e cirurgias relacionadas à visão no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020. De acordo com dados apurados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a partir de registros do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, cerca de 3,7 milhões de consultas deixaram de ser realizadas, uma queda de 35%. No caso das cirurgias, houve uma redução de 390 mil procedimentos, queda de 27%. A comparação é em relação a 2019, ano pré-pandemia.   

Sem a realização de consultas e exames para detectar problemas logo na fase inicial, milhares de pessoas foram prejudicadas. “Certamente, elas receberão um laudo sobre o estado de sua saúde ocular com os problemas instalados em estado mais avançado...

Estudo: Fogo afetou mais de 90% das espécies de vertebrados e plantas da Amazônia

Entre 93% e 95% das espécies de plantas e animais vertebrados da Amazônia sofreram impactos do fogo nas últimas duas décadas. É o que diz um estudo publicado nesta quarta-feira (1º) na Nature, uma das principais revistas científicas do mundo.

Assinam o trabalho pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e brasileiros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)...

O afeto na concepção do Museu Luiz Gonzaga de Dom Quintino, Crato-Ceará é tema de live nesta quarta (18)

O afeto na concepção do Museu Luiz Gonzaga de Dom Quintino, Crato-Ceará. Este é o tema da live Papo de Museu que contará com a participação de Pedro Lucas Feitosa, idealizador do Museu. 

A live acontece nesta quarta-feira 18, às 17hs ao vivo no cantal @caisdosertão, intagram...

Videoclipe produzido coletivamente mostra a poesia e o afeto no cotidiano da quarentena

O desejo de estar perto dos amigos, mesmo à distância, foi uma das motivações para a produção do videoclipe “Raio de Som”, canção do juazeirense Moesio Belfort. Produzido coletivamente, a partir de imagens enviadas por amigos e familiares do artista, o vídeo registra o cotidiano, as relações de afeto, a poesia e amor na quarentena. 

“Esse projeto veio da vontade de juntar os amigos, como se fazia em volta das fogueiras, e ouvir boas histórias. Uma maneira de abraçar e se sentir abraçado nesses tempos em que estamos tão distantes fisicamente”, conta Moesio, que também assina a edição do videoclipe. ..

IBGE: covid-19 afetou negativamente 37,5% das empresas em julho

A crise do novo coronavírus provocou impacto negativo nas atividades de 37,5% das três milhões de empresas não financeiras em funcionamento no país na segunda quinzena de julho, na comparação com a primeira quinzena.

Ao mesmo tempo, para 36,3% o impacto foi pequeno ou inexistente. Já as que tiveram efeito positivo foram 26,1%. Com os resultados, na maioria das atividades a percepção, quanto a impactos pequenos ou inexistentes, somada com a de efeitos positivos, é maior que a registrada em efeitos negativos. ..

Trindade (GO), cidade do Padre Robson, já teve uma relação de afeto com Juazeiro. Confira

A cidade de Trindade, em Goiás, que passou a frequentar os noticiários policiais após as acusações desvios na Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) – comandada pelo Padre Robson, já teve uma relação de muito afeto com Juazeiro, principalmente com a comunidade católica.

Foi em Trindade que o ex-bispo de Juazeiro, Dom José Rodrigues, um dos bispos que marcou história na região, passou os últimos anos da sua vida...

Educadores da rede municipal participam do projeto ‘Conectando Afetos’ em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC iniciou nesta segunda-feira (27), as ações do ‘Conectando Afetos’, um projeto inovador da rede pública de Juazeiro, que busca trabalhar os aspectos cognitivos, através das inter-relações, entre o desenvolvimento da consciência emocional, física, socioemocional e o processo de ensino aprendizagem, pensando no bem estar dos alunos, dos educadores e de todos os colaboradores no âmbito escolar.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves, explicou que a equipe do pedagógico e da gestão escolar escreveu o projeto, e algumas ações foram realizadas ano passado, com os técnicos da secretaria, gestores, vices e coordenadores escolares...

Projeto da UNEB em Senhor do Bonfim aborda sobre festejos de São João, cuidado e afeto

O xote pé de serra é um dos ritmos marcantes do São João no Nordeste, ele aquece o coração, a alma e faz as pessoas dançarem juntinhas. Mas este ano, está tudo diferente, é preciso se reinventar.

Assim, o audiovisual "São João do #FiqueEmCasa" produzido pelo projeto "Videoartes contra o coronavírus" do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB conscientiza sobre a importância das pessoas não viajarem para o interior, pois este ano o tema junino é cuidado e afeto, sem aglomeração...

Família de gestante com suspeita de feto morto reclama do atendimento na maternidade de Juazeiro. Sesau contesta

Denúncia grave foi encaminhada à redação da Rede GN na tarde desta quarta-feira (18) dando conta de que uma jovem gestante Aisiane pereira da Silva “vem há dias dando entrada na Maternidade de Juazeiro com febre e dores, só que realizaram os exames na segunda-feira, onde foi comprovado que o feto está morto e ela continua assim sofrendo” revelou um familiar.

A sogra da jovem com receio de que algo mais grave aconteça, gravou um vídeo que foi espalhado nos diversos grupos de whatsapp da região e endereçado à Rede GN. Confira o vídeo:..

Reunião médico-científica do HDM discute a Síndrome de Transfusão Feto-Fetal com a Unifesp e mais 12 centros de assistência, ensino e pesquisa do país

A reunião médico-científica de dezembro do Hospital Dom Malan com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mais 12 centros de assistência, ensino e pesquisa do país discutiu a Síndrome de Transfusão Feto-Fetal (STFF), que é uma complicação que pode ocorrer nas gestações de gêmeos ou trigêmeos, quando dois ou mais bebês estão dividindo a mesma placenta.

A Síndrome é resultado do desequilíbrio no fluxo de sangue e nutrientes entre os dois bebês, onde geralmente um é o doador e o outro receptor.  A melhor forma de tratamento é a terapia intrauterina com laser ou a amniodrenagem (que é feita no HDM), quando identificada a tempo, ainda no pré-natal.

O nome do procedimento inicial (de escolha) é Ablação de Anastomoses Placentárias – realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia local (ou peridural) e sedação na gestante. A cirurgia de tratamento da STFF com laser dispensa incisões e o trauma cirúrgico é bem pequeno, sendo classificada como minimamente invasiva. A mãe geralmente recebe alta no mesmo dia, ou no dia seguinte.

Em geral só pode ser realizada até o sexto mês de gestação e feita com equipamento especial. “Essa é a primeira opção para transfusão feto-fetal, desde que descoberta a condição a tempo. Após esse período, o mais seguro é a amniodrenagem. Em geral, quando a paciente é acompanhada pelo pré-natal de alto risco do hospital nós regulamos para Recife para realizar o procedimento. Mas, como na maioria das vezes essa gestante só acaba chegando para nós de maneira tardia, a amniodrenagem entra como melhor opção”, garante o especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques.

“Com a amniodrenagem nós conseguimos drenar o excesso de líquido amniótico dando condições à mãe de prosseguir com a gestação até um período mais seguro para os bebês e aos bebês um melhor equilíbrio na passagem de sangue e nutrientes. Dessa forma eles ganham peso e nós melhoramos a condição de nascimento, diminuindo assim as chances de sequelas e aumentando a perspectiva de sobrevida”, esclarece o médico.

Com as medidas corretas, a chance de sobrevida dos bebês gemelares que têm uma única placenta para nutrir dois fetos em bolsas amnióticas distintas, pode chegar a 65% se o diagnóstico for precoce e o tratamento realizado no início da doença...

INÉDITA NO NORDESTE, IMIP REALIZA CIRURGIA CARDÍACA EM UM FETO

Mais uma vez o IMIP assume o pioneirismo na atenção materno-infantil no Nordeste. Pela primeira vez, no Recife, a equipe do Instituto realizou uma valvoplastia aórtica num feto, intrauterinamente. O procedimento consiste na dilatação da valva aórtica e foi realizado no dia 16 de setembro em um feto com estenose aórtica crítica. "Esse procedimento se faz em fetos com estenose aórtica crítica (estreitamento da valva), quando há risco de óbito fetal ou de evolução para uma cardiopatia bastante complexa chamada síndrome de hipoplasia do coração esquerdo", explicou a médica Karina Lopes, cardiologista fetal do IMIP.

Segundo a especialista, o objetivo do procedimento foi evitar o óbito do feto por insuficiência cardíaca e evitar a progressão da cardiopatia para a forma mais severa da doença. "No entanto, a doença não te cura. O bebê precisará de tratamento ao nascimento, mas esperamos que numa condição mais favorável e que possibilite melhores resultados pós-natais", destacou...

Aluna denuncia presença de desafeto em faculdade e polícia é acionada

Com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas, a direção da Facape em Petrolina encaminha nota informando sobre os fatos ocorridos nesta manhã dia 10, nas dependências da faculdade.

Confiram nota:..