Profissionais da Atenção Básica de Juazeiro recebem capacitação em evento alusivo ao ‘Dia Mundial do Rim’

Os profissionais que compõem a rede de Atenção Básica de Saúde em Juazeiro participaram nesta terça-feira (12) do I Encontro do Vale do São Francisco Sobre Cuidados Relacionados a Doença Renal Crônica, evento realizado pela Clínica de Nefrologia de Juazeiro (CLINEFRO) em parceria com a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (SESAU), em alusão ao Dia Mundial do Rim comemorado do dia 14 de Março.

O evento que aconteceu no auditório do Centro de Saúde III teve como objetivo discutir a prevenção, diagnóstico e o melhor cuidado do paciente com a doença renal crônica. A palestrante e nefrologista Daniela Braga falou sobre a importância da Saúde Básica no rastreamento do diagnóstico do paciente, a diferença entre o paciente agudo e crônico, as principais causas da doença renal, entre outros tópicos.

Daniela Braga explicou que é em conjunto com os profissionais da Atenção Básica que os profissionais da Atenção Especializada esperam melhorar a qualidade do atendimento do paciente renal crônico de forma universal.

“O paciente renal crônico deve ser visto de forma diferenciada na rede SUS. A doença dele se apresenta em vários estágios que perpassam pelas estruturas ofertadas pelo SUS, e é aí onde a Atenção Básica torna-se fundamental não só para os pacientes no estágio crônico, que necessitam de hemodiálise e transplante, mas também no estágio inicial da doença renal. É na atenção básica que ele recebe o atendimento para controle de pressão arterial, diabetes, consulta básica, recebimento de medicamentos, marcação de exames e disponibilização de transporte”, explicou a nefrologista.

A enfermeira Ana Paula de Oliveira trabalha na Unidade Básica de Saúde do CSU e falou sobre a importância do evento, principalmente no desenvolvimento das atividades na UBS. “Foi um momento de tirar dúvidas e trocar experiências. Toda a equipe precisa estar atualizada. Todo conhecimento que nos é passado é sempre bem vindo. Foi uma manhã proveitosa para nós profissionais”, declarou a enfermeira.

Para o médico da UBS Juremal/Massaroca Rodrigo Mota, o evento ajudou a ampliar o conhecimento de como proceder de forma mais eficaz no direcionamento do paciente renal. “Bastante proveitoso o encontro, pois nos ofereceu informações que dão embasamento para dar os cuidados mínimos aos pacientes antes de encaminhar para um especialista. É importante e salutar o acontecimento desse tipo de atualização para darmos o suporte correto aos pacientes”, destacou Rodrigo Mota.

Segundo a Superintendente de Atenção Especializada da SESAU, Cilene Duarte, que esteve no evento representando a secretária de saúde, o papel da SESAU através da Atenção Básica é garantir o atendimento do paciente antes de encaminhar para o atendimento especializado. “Nosso maior desafio é fazer um trabalho de diagnóstico e de prevenção, por isso estamos aqui hoje em parceria com a Clinefro, nosso prestador no atendimento especializado. A capacitação ofertou uma atualização sobre o perfil do paciente, o diagnóstico e alguns cuidados que devem ser observados. Acredito que o objetivo foi atingido e que os profissionais da atenção básica passam a ter um novo olhar para o paciente renal”, concluiu.

Estatísticas - Estima-se que haja atualmente no mundo 850 MILHÕES DE PESSOAS com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

A Injúria Renal Aguda (IRA), um importante fator de risco para DRC, afeta mais de 13 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% desses casos ocorrem em países de baixa e média renda. Estima-se que cerca de 1,7milões morram anualmente por causa da IRA no mundo.

Atualmente 621 pacientes renais crônicos de Juazeiro e  mais 9 municípios da região recebem o tratamento de hemodiálise em Juazeiro, através da SESAU. Alem da hemodiálise são ofertados uma serie de serviços e procedimentos. Para ter acesso o paciente precisa obedecer ao fluxo padrão do Sistema Único de Saúde – SUS, onde o mesmo é avaliado pelo clínico na UBS que encaminha para o especialista que faz todo o encaminhamento necessário.
 

Gardennia Garibalde/SESAU