Prefeitura de Juazeiro inicia segunda etapa do curso de formação para certificação dos coordenadores pedagógicos

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou, nesta segunda-feira (15), o curso de formação de certificação destinado aos candidatos para o cargo de coordenador pedagógico da rede municipal de ensino. O curso de 40h, realizado no auditório da Seduc, faz parte do processo de certificação e revalidação de gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Juazeiro.

A formação foi dividida em três grupos e realizada em períodos diferentes. A primeira parte, voltada para os candidatos interessados em ocupar o cargo de coordenador pedagógico e que já possuem a certificação, foi realizada entre os dias 1 e 12 de abril. Este segundo momento, para os candidatos a coordenadores pedagógicos que não possuem certificação, segue até o dia 26 de abril. Já a terceira fase da formação, direcionada aos candidatos a gestores e vice-gestores que precisam da certificação e da revalidação, será entre os dias 06 e 17 de maio.

O assessor pedagógico da Seduc, Salvador Alexandre, falou sobre o público-alvo da formação e explicou o seu objetivo. "Esse é um grupo específico, são os servidores, no exercício do magistério, que não têm a certificação e estão passando pelos mesmos rigores do grupo anterior, que foi a revalidação. Os princípios também são semelhantes, ou seja, o conhecimento pedagógico em relação ao papel do coordenador pedagógico nas escolas que compõem a rede municipal de ensino. Toda a discussão é pautada no projeto de acompanhamento pedagógico, trazendo as suas metas, objetivos e ações, de uma forma teórica, mas também ouvindo e tendo a participação de todos os cursistas", declarou Salvador Alexandre.

Para o gestor da Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, Aurílio Marcos, o curso consegue dar mais segurança para os candidatos que buscam os cargos de gestão escolar. "Eu estou pleiteando o cargo de coordenação pedagógica escolar e esse curso é muito importante, porque ele capacita todas as pessoas que se colocaram à disposição, trazendo mais segurança para que possamos exercer a função com eficiência".

 

 

 

Ascom Seduc/PMJ