'Enxame com Elas' na região de Massaroca, em Juazeiro 

A Lagoa do Meio sediou a segunda edição do "Enxame Com Elas". O encontro, realizado no último sábado, dia 20, reuniu diversas comunidades do distrito de Massaroca, apresentando a proposta do mandato compartilhado para a Câmara de Vereadoras e Vereadores de Juazeiro, além de divulgar a pré-candidatura do Coletivo, representado por Ana Lúcia, Érica Daiane e Gizeli Maria.

Mas afinal, o que significa mandato compartilhado? Este modelo político inovador se baseia na ideia de uma candidatura compartilhada, composta por duas ou mais pessoas, que, uma vez eleita, assumem uma única cadeira na Câmara. No mandato, as decisões são tomadas em conjunto, e as responsabilidades, opiniões e até mesmo o salário são divididos, tudo com a aprovação do coletivo maior.

Para Jousivane Santos, liderança em Lagoa do Meio, este modelo é cativante pois rompe com as barreiras impostas pelas regras tradicionais, abrindo espaço para uma representação mais inclusiva. "É o poder da mudança, principalmente porque parte também das mulheres e parte do coletivo, porque ninguém faz nada sozinho", explica Jousivane. Além disso, ela  ressalta que se sente muito bem representada por essas mulheres, "porque elas somos nós", reafirma. 

As candidaturas compartilhadas são oportunidades de maior pluralidade na política e de eleger mulheres para cargos políticos, sendo um passo importante para diminuir a desigualdade de gênero. Ana Lúcia, enfatiza que a luta pela representação feminina não é recente. No entanto, cada passo dado fortalece a causa e inspira as futuras gerações a continuarem lutando por um futuro mais igualitário.

Ao longo do evento, foi destacado que Ana Lúcia, Érica Daiane e Gizeli Maria têm uma longa caminhada de luta pelo bem viver, com atuação no campo e na cidade. "O enxame tá  crescendo a cada dia, e isso só nos fortalece, só nos deixa na esperança que a gente tá realmente, caminhando juntos, a gente pode chegar aonde a gente quer".

O "Enxame Com Elas" proporcionou um espaço de diálogo e escuta ativa, onde as comunidades locais puderam apresentar seus anseios e manifestar a satisfação em contar com o nome de  Ana Lúcia neste projeto. 

 

Ascom Coletivo Enxame