Capacitação para irrigantes no Submédio acontecerá no mês de junho, em Sobradinho e Floresta

Uma equipe da empresa Água e Solo contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco através da Agência Peixe Vivo esteve na última semana nas cidades de Floresta – PE e Sobradinho – BA para escolher os locais onde serão realizadas a parte teórica e prática da capacitação para irrigantes da bacia do São Francisco.

Na ocasião, foram definidas as datas da capacitação que acontecerá nos dias 11 e 12/06 em Sobradinho, sendo a parte teórica realizada no polo educacional UAB, e 13 e 14/06 em Floresta, com aula teórica no hotel Floresta. Já a aula prática, que é quando os irrigantes vão ao campo aprender sobre mecanismos e tecnologias mais adequadas para uma irrigação eficiente e sem desperdício de água, vai acontecer em fazendas na zona rural dos municípios.

Cada cidade já está realizando a seleção dos irrigantes que devem representar diferentes universos de cultivos e mecanismos de produção. A capacitação já acontece na bacia do São Francisco desde 2022. Começou atendendo um município em cada região fisiográfica e no ano passado se tornou um programa do CBHSF contemplando dois municípios em cada região. Este ano, vai capacitar mais 30 irrigantes em cada localidade.

“Vamos fazer a seleção nesta semana. Pretendemos selecionar os 30 pequenos irrigantes de maneira que contemple grande parte das regiões do nosso município, áreas dos Rios São Francisco, do Pajeú, do Riacho do Navio e também ribeirinhos do Eixo Leste da Transposição”, afirmou o secretário de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Floresta, João Berto de Sá.

 O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, lembra que este ano a capacitação vai atender o público do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF. “O curso de irrigação vai ser dado em uma das áreas do PISF onde há famílias de agricultores familiares que estão produzindo a partir das águas do canal da transposição, ou seja, é importante a gente destacar que a água do PISF usada para agricultura familiar fortalece as famílias e ajuda na segurança alimentar, além de também gerar emprego e renda”, concluiu.

O PISF é um projeto de infraestrutura hídrica que capta água no Rio São Francisco para bacias hidrográficas do nordeste setentrional nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O objetivo é garantir segurança hídrica, através da integração de bacias hidrográficas a uma região que sofre com a escassez e a irregularidade das chuvas na região semiárida do Nordeste. O empreendimento está organizado em dois eixos principais de transferência de água: Eixo Norte (Trechos I e II) e Eixo Leste (Trecho V) e ramais associados.

CHBSF