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Prefeitura de Sento-Sé promove roda de conversa com foco na inclusão de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento na rede municipal de ensino

Em continuidade ao desenvolvimento de ações com foco na promoção da inclusão de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta quarta-feira (05) uma Roda de Conversa com coordenadores pedagógicos das escolas da sede, professores cuidadores e técnicos da SME, no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento teve como tema "Transtorno do Neurodesenvolvimento: Cuidar para incluir" e foi conduzido pela Psicóloga pós graduada em Neuropsicologia e em Reabilitação neuropsicológica, Josiane dos Santos Barbosa. "Apresentamos aos participantes sugestões de intervenções, atendimento individualizado e em pares, orientação familiar, funções cognitivas, entre outros tópicos, que ajudam a conhecer e socializar os transtornos do neurodesenvolvimento. Na educação especial inclusiva esses conhecimentos geram efeitos benéficos a todos os estudantes, não apenas àqueles que têm alguma deficiência, além de promover ganhos na socialização e no desenvolvimento emocional de todos", destacou Josiane...

Com foco na inclusão, Prefeitura de SentoSé promove formação sobre autismo para educadores da rede municipal

Com o objetivo de capacitar os educadores da rede municipal de ensino na perspectiva da educação inclusiva, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou uma formação sobre o transtorno do espectro autista (TEA), para os professores da educação especial e coordenadores pedagógicos, nesta quinta-feira (14). O evento aconteceu na Igreja Cristã Evangélica e contou com a presença de 150 profissionais da área.

Durante a abertura do evento o secretário, Jeorge Ribeiro, agradeceu a presença de todos e explicou a importância do debate em torno da temática do Transtorno do Espectro do Autista (TEA). "A questão da inclusão das pessoas com algum tipo de transtorno como o TEA é um assunto que precisa estar na agenda pública e, sobretudo entre os profissionais, que atuam diretamente com a demanda, que são os professores, os gestores municipais e os coordenadores pedagógicos, visando proporcionar um atendimento melhor a este público. A nossa missão é proporcionar um ambiente agregador, e para isso é importante qualificar os educadores, para que eles sejam agentes desta transformação dentro da escola, e também incentivem a realidade da inclusão junto aos pais e familiares das crianças", destacou o secretário...