Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 21 de Outubro / 2019 às 21:03

Hospital Municipal de Uauá conta com um novo aparelho de raio-X para ampliar a atenção à saúde da população

O Hospital Municipal de Uauá conta com um novo aparelho de raio-X para ampliar a atenção à saúde da população da região Norte. A formalização da entrega do equipamento ocorreu hoje, 21, na Secretaria Estadual da Saúde, com as presenças do titular da pasta Fábio Vilas-Boas e do vice-prefeito do município, João Alves, que estava acompanhado do deputado estadual Zó e da secretária municipal de Saúde, Aline Ribeiro.

Ascom
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 17:33

Mulher é morta a tiros pelo marido após discussão em Campos Alegre de Lourdes

Uma mulher foi morta a tiros pelo marido, dentro da casa onde eles moravam, na cidade de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu após uma discussão entre o casal. Depois de matar a esposa, o suspeito cometeu suicídio.

O caso ocorreu na madrugada do último sábado (19). Segundo a PM, Gabriele Borges dos Santos tinha uma filha de 11 anos, de um relacionamento anterior, e um menino de 5 anos do casamento com Fabrício Alves de Deus. As crianças estavam no imóvel e dormiam no momento do crime.

Ler Matéria Completa
G1 Bahia
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 17:03

Deputado cobra ações efetivas no combate ao vazamento de óleo no Nordeste

Após passar o final de semana mobilizado na limpeza das praias no litoral pernambucano, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) criticou, nesta segunda-feira (21), a quebra de braço entre os governos federal e de Pernambuco que tem gerado lentidão no combate ao vazamento de óleo que atingiu a costa do Nordeste.

"Os governos federal e estadual precisam deixar as divergências de lado e focar em ações mais efetivas para reduzir ao máximo os danos na biodiversidade, na vida das pessoas e na economia. Se não fosse o povo limpando com as próprias mãos, a situação estaria muito pior", declarou Gadêlha.

"Observamos que não existe qualquer ação do governo federal para conter o óleo nas praias do Nordeste. Mas é inadmissível também que o governo estadual não tenha decretado estado de calamidade pública em Pernambuco", acrescentou.

Ler Matéria Completa
Ascom Deputado Tulio Gadelha
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 16:43

"Caso único no mundo", diz Mourão sobre manchas de óleo no Nordeste

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse hoje (21) que as medidas de contenção da macha de óleo que avança sob o Nordeste são complicadas pois, como não se consegue detectar a origem do vazamento, não há previsibilidade sobre o seu caminho.

"É um caso único no mundo. As próprias medidas de contenção são complicadas, o máximo que a gente pode fazer hoje é ter gente capacitada para recolher esse óleo que chega às praias e é isso que estamos fazendo", disse, ao deixar o gabinete da Vice-Presidência, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Mourão destacou que todas as medidas do Plano Nacional de Contingência foram tomadas e que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está à frente da operação com apoio de outros órgãos, como Marinha e Petrobras. O governo também continua a busca para saber a causa do desastre ambiental. Nesta tarde, o presidente em exercício se reúne com autoridades para avaliar a situação.

De acordo com o Ibama, o petróleo cru que chegou ao litoral do Nordeste está em uma camada superficial, que não pode ser visualizado em imagens de satélites, sobrevoos e monitoramento por sensores. Mais de 525 toneladas de resíduos já foram recolhidas das praias.

Agencia Brasil
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 16:33

Prefeito Paulo Bomfim inicia a semana com visita as escolas da sede e interior de Juazeiro

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado da secretária de Educação e Juventude – (SEDUC) Lucinete Alves e vereadores, iniciou as atividades desta segunda-feira (21), com visita às escolas Maria Júlia Tanuri no Residencial Dr. Humberto Pereira - inaugurada no mês de agosto e a Escola Antonila da França Cardoso, na comunidade de Angico, distrito de Pinhões.

“Começamos a semana de trabalho visitando nossos alunos, professores, gestores e as equipes escolares das escolas Maria Julia e Antonila. Fico muito feliz com esse contato com os profissionais da nossa rede municipal. É o momento que podemos perceber a qualidade dos serviços que os nossos alunos recebem diariamente. As equipes trabalham com alegria, dedicação, competência e amor, e isso é muito gratificante para um gestor público. Temos trabalhado muito para melhorar cada dia mais a Educação do nosso município e os resultados positivos estão nas pesquisas como o IDEB 5.4, na dedicação dos professores, gestores, coordenadores, das equipes escolares e da SEDUC. Estão todos de parabéns”, ressaltou o prefeito.

A Escola Maria Júlia Tanuri atende aproximadamente 400 estudantes, moradores do Residencial Dr. Humberto, localizado na BA 210. A unidade é a 4ª unidade escolar construída nos residenciais e faz parte do Programa Municipal 'Minha Escola, Minha Vida'. O prédio dispõe de 08 salas de aula, sala de recurso – atendimento educacional especializado – AEE, auditório, sala multimídia, salas de diretoria, secretaria e professores, além de banheiros feminino e masculino acessíveis, cozinha, refeitório, pátio central coberto, parque infantil, entre outros ambientes. Já a Escola Antonila Cardoso atente 160 estudantes de várias comunidades do distrito de Pinhões, na zona rural do município.

“É uma alegria para nós poder mostrar ao nosso gestor municipal como estamos cuidando bem dos nossos alunos e dessa escola linda que ele entregou à população do residencial a pouco tempo. Quero agradecer a visita do nosso prefeito, da secretária “Lucinete e todos da comitiva, disse a gestora da Maria Júlia, Simoni Marques.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 16:13

NOTA: Incêndio criminoso destrói 7,14 hectares de cana-de-açúcar da Agrovale

Na noite do último sábado (19) um incêndio criminoso de grandes proporções devastou 7,14 hectares de cana-de-açúcar da Agrovale, em Juazeiro – BA. A área atingida pelo fogo fica no lote 12 do Campo São Carlos, uma das partes do canavial mais próximas das cidades de Juazeiro e Petrolina – PE.  A direção da empresa tomou uma série de providências logo que detectou o sinistro e após o registro de um Boletim de Ocorrência (BO), junto à delegacia de Polícia Civil, em Juazeiro, informou o ocorrido também aos órgãos ambientais de competência, INEMA e o IBAMA.

A Agrovale lamenta pelos transtornos causados à população em virtude da ação criminosa de terceiros e informa que o lote 12 do Campo São Carlos faz parte da área onde a empresa utiliza apenas o corte mecanizado que dispensa a queima da cana-de-açúcar. Informando ainda que está fazendo o levantamento dos prejuízos com o incêndio criminoso, a Agrovale comunica que além de cumprir todo o regramento jurídico/ambiental imposto pelos órgãos competentes vem realizando investimentos contínuos, visando a melhoria dos processos, com a adoção de medidas técnicas e de responsabilidade econômica, social e de sustentabilidade ambiental.

Confiram Boletim de Ocorrência aqui

CLAS Comunicação & Marketing Foto: Ilustrativa arquivo
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 15:13

Flamengo: Vice presidente do Projeto Embaixadas e Consulados da Nação Rubro Negra parabeniza Fla Juazeiro pela campanha Criança Feliz

O último sábado (19) foi de muita alegria e emoção pra todos e todas que fazem a Embaixada Fla Juazeiro continuar sendo uma conFlaria que se pauta pela paixão ao Mais Querido e por muita responsabilidade social.

Diretores da embaixada  realizaram a entrega de mais de 200 brinquedos e 600 doces e salgados para as crianças do Educandário Flores do Amanhecer, entidade mantida pelo Complexo Luz para a Libertação e que atende a 76 meninos  e meninas dos 3 aos 7 anos do bairro Argemiro, na periferia de Juazeiro. 

A ação, que também contou com atividades recreativas, foi a culminância da Campanha Criança Feliz em comemoração ao mês das crianças realizada pela FLA- Juazeiro e que faz parte do calendário anual de atividades sociais idealizado pelo Clube de Regatas do Flamengo, através da vice-presidência de Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-negra. A Campanha de doação de brinquedos aconteceu simultaneamente em várias embaixadas e consulados espalhados pelo Brasil e pelo mundo. 

O Vice presidente do Projeto Embaixadas e Consulados da Nação Rubro Negra, Mauricio Gomes de Matos, usou as redes sociais e parabenizou a Embaixada Fla Juazeiro pela Campanha Criança Feliz.

Ascom Fla Juazeiro
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 15:03

Oito mutirões de saúde marcam final de semana nas áreas urbana e rural de Petrolina

O final de semana foi marcado por oito mutirões de saúde, em Petrolina. Promovidos pela prefeitura, através da plataforma 'Petrolina Cuida', os eventos ofertaram cirurgias odontológicas; exames de mamografias; preventivos; consultas, entre outros serviços. Os mutirões aconteceram em cinco unidades de saúde: Cosme e Damião; São Gonçalo; Cohab VI; Vila Eduardo e Cacheado, além do Residencial Monsenhor Bernardino; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II), e a APAMI.

Nos bairros, a Secretaria de Saúde promoveu ações voltadas, principalmente, para o público feminino, em comemoração à campanha 'Outubro Rosa'. Além dos serviços ofertados pela equipe Saúde da Família, os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), investiram em técnicas alternativas, a exemplo da auriculoterapia e ventosaterapia, para promover cuidados de saúde e bem estar no público presente.

Ainda dentro da programação do 'Outubro Rosa', cerca de 50 mulheres da zona rural foram beneficiadas com o exame de mamografia. Somente neste mês, a prefeitura está ofertando mais de mil mamografias para mulheres na faixa-etária de 50 a 65 anos que estavam com a guia de solicitação nos postos.

Já na área da saúde bucal, 80 pacientes foram beneficiados através do mutirão de cirurgias odontológicas de média complexidade, a exemplo de biopsias e remoção de dentes inclusos, realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II).

Ascom PMP
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 13:13

Auditoria vai apurar como 17 municípios baianos fizeram gastos em saúde

Dezessete municípios baianos passaram por auditoria na área da saúde. Segundo informou nesta segunda-feira (21) o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), a intenção é investigar gastos com a compra de medicamentos distribuídos para a população. Também serão analisados procedimentos como condições de armazenamento, validade, instalações físicas das farmácias e equipamentos indispensáveis à conservação dos remédios.

Os municípios a serem analisados são: Andaraí, Casa Nova, Uibaí, Antas, Cachoeira, Candeias, Miguel Calmon, Pojuca, Muritiba, Jaborandi, Caculé, Ibirapitanga, Maracás, Luís Eduardo Magalhães, Planalto, Porto Seguro e Ribeira do Pombal.

Segundo o coordenador dos trabalhos, o auditor Dimas Sousa Gomes, nos 17 municípios selecionados para o trabalho, o volume de gastos com medicamentos – com recursos auditáveis pelo TCM – chegou a R$12,1 milhões em 2018. Em todo o estado, os gastos com remédios com recursos municipais somaram R$ 73,2 milhões.

Bahia Noticias Foto: Ilustrativa
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 12:43

Instalação de Usina Nuclear com uso das águas do Rio São Francisco é discutida na Alepe, movimentos sociais se posicionam contrários

A Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática promoveu, na manhã desta segunda-feira 21, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma audiência pública para discutir a instalação de uma usina nuclear com uso das águas do Rio São Francisco. Em destaque o município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco.

A audiência foi conduzida pelos especialistas: professora Helen Khouri, do departamento de Energia Nuclear da UFPE; Carlos Brayner, diretor geral do Centro Regional de Energia Nuclear no Nordeste; Carlos Mariz, professor e consultor em Energia Nuclear e João Henrique de Araújo Neto, diretor de operações da Chesf.

Todavia,  o Projeto do Ministério das Minas e Energia não destaca uma possível instalação da Usina Nuclear na cidade de Poço Redondo,Sergipe. A redação deste Blog Geraldo José apurou que no "ano passado houve visitas de técnicos que avaliaram o Povoado de Bonsucesso, localizado nas margens do rio São Francisco como um potencial concorrente de Itacuruba".

Até o momento o Governo do Estado de Sergipe e a prefeitura de Poço Redondo, não se manifestaram sobre o Projeto da Instalação da Usina Nuclear. No ínicio do mês passado o  líder do Governo Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho "defendeu a instalação da usina nuclear em Pernambuco, justificando que  é um investimento da ordem de R$ 30 bilhões."

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: CPT Ilustrativa
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 11:50

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta segunda-feira (21) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta segunda-feira (21).

As equipes de mutirão de limpeza trabalham na Av. Irmã Dulce (Alto da Aliança) e bairro Vila Tiradentes (Cuidar da Gente); as equipes de varrição atendem hoje Angari, Santo Antônio, João Paulo II, área central, Alto da Maravilha, Alagadiço, Alto do Alencar e Residencial Dr. Humberto.

As equipes de parques e jardins realizam podas e coletas no Ginásio de Esporte Aloísio Vianna (Novo Encontro). Quanto à iluminação atende aos bairros Quidezinho, Palmares, Vila Tiradentes, Alto da Aliança, Tabuleiro e Santo Antônio.

O setor de manutenção e máquinas realiza manutenção na praça do bairro Sol Nascente; manutenção na Praça Inácio Brito (Mussambê); limpeza nas margens do canal Macarrão (João XXIII); patrolamento das estradas vicinais nas comunidades de Campos, Serrotinho a Lagoa do Boi (Pinhões).

Qualquer solicitação de atendimento deve ser realizada pelo telefone (74) 3612 5411, e é necessário que a pessoa forneça o endereço completo e o número do telefone para que possa ser realizado o registro de protocolo.

Luzete Nobre/SESP
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 10:00

Previsão do tempo: Semana em juazeiro e região será de altas temperaturas

A semana em Juazeiro e região começa com altas temperaturas e muito calor. Segundo o Instituto Climatempo, a mínima de 23ºC e máxima de 35ºC entre segunda-feira (21) e sexta-feira(25), podendo haver pancadas de chuvas isoladas na quarta, quinta e sexta-feira.

Confira a previsão do tempo

Hoje, 21/10
Mínima: 23ºC
Máxima: 35ºC 
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Previsão de terça, 22/10
Mínima: 23ºC
Máxima: 35ºC 
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Previsão de quarta, 23/10
Mínima: 23ºC
Máxima: 35ºC 
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.]

Previsão de quinta, 24/10
Mínima: 22ºC
Máxima: 34ºC 
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Previsão de sexta, 25/10
Mínima: 21ºC
Máxima: 34ºC 
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

publicado em 21 de Outubro / 2019 às 09:04

Dia D de vacinação contra sarampo movimenta unidades de saúde em Petrolina

A falta de tempo durante a semana fez com que centenas de papais, mamães ou responsáveis de crianças entre seis meses a menores de 5 anos, que ainda não tinham tomado vacina que protege contra o sarampo, levassem os pequenos às unidades de saúde de Petrolina para a mobilização nacional do 'Dia D' de vacinação.

Nas unidades das áreas urbanas e rural a movimentação foi grande. Além da vacina Tríplice Viral que protege contra o sarampo, a caxumba e rubéola, as equipes aproveitaram para deixar a criançada imunizada, atualizando as cadernetas com a vacinação de rotina. 

O sarampo, que estava em processo de erradicação no Brasil, é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre através de tosse, fala, espirro ou quando o doente respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.  O número de doses aplicadas durante o Dia D será consolidado e divulgado nos próximos dias. "Esperamos atingir a nossa cobertura vacinal até o final da campanha", destaca a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 21:20

Homenagem a Santa Dulce dos Pobres lota Fonte Nova e fortalece o turismo religioso

Nas camisas, nos olhos, nos corações. A fé em Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, canonizada no último dia 13, atraiu milhares de fiéis à Arena Fonte Nova, em missa celebrada pelo arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, neste domingo (20).

O governador Rui Costa participou da celebração, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, e de José Maurício Moreira e Cláudia Araújo, que receberam a graça da cura, reconhecida pelo Vaticano.

Para Rui, Santa Dulce dos Pobres está acima das religiões pela generosidade, história e cuidado com o próximo. "Com a canonização de Santa Dulce dos Pobres, a Bahia torna-se uma referência ainda maior do que já é da fé, com suas mais de 300 igrejas, como a do Bonfim, de Nossa Senhora da Conceição da Praia, do Rosário dos Pretos e de São Francisco. Isso vai ser muito bom também para reforçar o destino religioso que é a nossa capital", afirmou o governador. 

Segundo o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, o fortalecimento do turismo religioso já é uma realidade. "Nós já tivemos, nesta noite, 86% de ocupação na rede hoteleira de Salvador. É um número expressivo para um fim de semana comum", revelou. 

Ler Matéria Completa
Foto: Mateus Pereira e Elói Corrêa
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 18:04

Sobradinho: Prefeitura e Banco do Brasil reúnem agricultores e piscicultores para apresentar linhas de crédito

Com o objetivo de fortalecer a piscicultura e a agricultura familiar, a Prefeitura de Sobradinho através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil e empresa GEOTEC, realizou nesta sexta-feira (18), no Plenário da Câmara de Vereadores, uma reunião para que produtores rurais do município tomassem conhecimento das linhas de crédito que o banco oferece para o setor.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leneíldo Monteiro fez a abertura do encontro e falou dos avanços conquistados pelos pequenos produtores do município.

"O prefeito Luiz Vicente por entender as dificuldades de financiamento enfrentadas pelos produtores locais, está buscando consolidar parcerias com várias entidades que oferecem suporte ao pequeno produtor, como é o caso do Bahia Pesca, do SAJUC, do IRPAA, da Colônia de Pescadores, do Banco do Brasil, entre outras. A gestão também conta com o apoio do poder Legislativo na aprovação de importantes projetos como a Lei de implantação do Serviço de Inspeção Municipal que busca o fortalecimento da produção no campo em nossa cidade", destacou o secretário.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 17:04

Shell é acionada judicialmente com relação ao desastre no litoral nordestino

A ONG ambiental Redemar da Bahia e o Sindicato dos Petroleiros da Bahia, ajuizaram ação na Justiça Federal pedindo que a SHELL forneça documentos e informações relacionados aos barris de lubrificantes de propriedade da empresa que foram encontrados na Praia do Formosa, em Sergipe e eventuais outros Estados. 

A ação também inclui pedido para que o IBAMA forneça documentos e estudos que possua relacionados aos fatos. Análises realizadas pela Universidade Federal do Sergipe constataram que esses barris conteriam o mesmo petróleo cru que vem poluindo o litoral nordestino desde o final de agosto deste ano.

O Presidente da REDEMAR, William Freitas, argumenta que “é importante cruzar as informações e ter certeza dos culpados por esse desastre que atingiu em cheio toda região nordeste e que vai prejudicar diretamente aos povos do mar, ao turismo e a longo prazo a depender da decantação por décadas das áreas atingidas”.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 16:03

Juazeiro irá aderir à ‘Década Estadual Afrodescendente’ na próxima terça, 22

O município de Juazeiro irá aderir à ‘Década Estadual Afrodescendente’ em cerimônia a ser realizada na próxima terça-feira (22), no auditório da Câmara de Vereadores, às 18h30. A Década é um compromisso da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi instituída para o período de 2014/ 2024. A adesão do Estado da Bahia aconteceu em 2015, através de decreto do Governo do Estado prevendo, entre outras coisas, a efetivação da política de promoção da igualdade racial e a eliminação do racismo e de intolerâncias correlatas.

O objetivo principal é promover o respeito, a proteção e o cumprimento dos direitos humanos da população negra. A partir do decreto municipal, fica instituída a Década Afrodescendente no Município de Juazeiro e, dando início às ações da década, será instituído um Grupo de Trabalho Intersetorial com a finalidade de articular e integrar as ações de Governo que tenham relação com a promoção da igualdade racial e já previstas em instrumentos normativos vigentes a serem implementadas ao longo da Década.

O Grupo de Trabalho, que será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), formado por gestores municipais das secretarias afins e por representação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, poderá criar comissões temáticas, divididas em linhas de ação e subgrupos de trabalho, com a participação de representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados sempre que constar temas de suas áreas de atuação.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 13:03

Inep firma convênio instituições portuguesas para uso de notas do Enem em seleções

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou uma parceria interinstitucional com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe), de Portugal, para utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de brasileiros em seus cursos de graduação. 

Com esta, já são 42 instituições de educação superior portuguesas que adotaram as notas do exame. Os participantes do Enem 2019 poderão usar as notas para concorrer a uma vaga no IESFafe.

O Enem Portugal, como é chamado o programa de acordos interinstitucionais entre o Inep e as instituições de educação superior portuguesas, foi criado em 2014, quando algumas instituições de Portugal aceitavam os resultados individuais do Enem em seus processos seletivos. Para simplificar o acesso dessas instituições ao desempenho dos candidatos interessados no ensino superior português, o Inep passou a realizar os acordos interinstitucionais de cooperação. Essa troca de informação possibilitou a ampliação de possibilidades de intercâmbio educacional.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 12:03

Leilão de energia movimenta R$ 44 bilhões em contratos em 15 estados; Coelba é selecionada

O Leilão para contratação de serviço de energia movimentou ao todo R$ 44 bilhões em contratos. As contratações viabilizam investimentos de R$ 11,2 bilhões em 15 estados, incluindo a Bahia que terá a Coelba como distribuidora. O evento realizado na última sexta-feira (18) contou com a presença do ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.

Ao final das negociações, foram contratados 91 empreendimentos de geração, sendo 27 hídricos, 44 usinas eólicas, 11 usinas solares fotovoltaicas e 9 usinas térmicas, sendo 6 movidas a biomassa e 3 a gás natural, o que soma 1.155 MW médios de energia contratada.

Com as contratações do Leilão, a economia estimada para os consumidores nos próximos 20 a 30 anos será de R$ 22,4 bilhões. Além disso, é prevista a geração de 21 mil empregos, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 11:03

Fernando Filho se reúne com lideranças no Agreste

O deputado federal Fernando Filho (DEM) realizou, nesta sexta-feira (18), uma série de visitas no Agreste, ampliando as alianças que vem mantendo com políticos da região. Logo cedo, o parlamentar participou da inauguração da reforma de uma escola, no município de Poção, ao lado do prefeito Merson (MDB). Neste ato, também estiveram presentes os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), e de Pesqueira, Maria José (PRP). Em seguida, Fernando Filho visitou lideranças políticas em Tupanatinga, ao lado do médico Diego Minervino, e Bonito, com o vereador Zenilson.

 "Temos buscado ampliar nossa participação no estado, e estamos fazendo isso faltando muito tempo para a eleição de deputado, ou seja, teremos tempo para mostrar nosso trabalho. Temos conversado para ajudar os grupos que disputarão as eleições municipais, e até o Natal algumas ações que temos articulado em Brasília devem chegar nessas cidades. São recursos que vão ajudar não apenas aos gestores dessas cidades, às lideranças políticas, mas sobretudo à população local, que é quem cobra e deve ser atendida. Com nosso acesso que temos junto ao governo federal, certamente poderemos fazer um bom trabalho e mostrar que é possível fazer uma política diferente, fazer mais e fazer melhor", destacou Fernando Filho.

 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 08:03

Edvaldo Brito é eleito imortal da Academia de Letras da Bahia

O professor, jurista e vereador Edvaldo Brito foi eleito o mais novo integrante da Academia de Letras da Bahia. Ele vai ocupar a cadeira de número 3, que tem como patrono o poeta Manuel Botelho de Oliveira. Brito é conferencista e tem dezenas de livros e milhares de artigos publicados. Professor há mais de 60 anos, é doutor em direito tributário pela USP e professor emérito da UFBa e da Mackenzie (SP).

Continua lecionando no doutorado de Direito da UFba. Foi prefeito e vice-prefeito de Salvador, secretário estadual de Justiça, Educação e Assistência Social em três administrações e foi também secretário municipal de Justiça de São Paulo. Faz parte de diversas associações e academias, entre elas a Academia de Letras Jurídicas da Bahia e a Academia Internacional de Direito e Economia. "É como se fosse um presente de aniversário, que comemorei no dia 3 passado.

Agora faço parte da casa mais importante da cultura baiana, uma posição que muito me enobrece, e procurarei honrar essa escolha, não somente me empenhando cada vez mais na minha produção técnico-literária, como cultuando a responsabilidade de ocupar a cadeira que já foi de Manuel Botelho de Oliveira, que também foi advogado e vereador. É mais uma alegria que esta terra me dá e este é um dos dias mais felizes da minha vida", comemorou Brito.

Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 20:33

Mais de 30 toneladas de óleo são retiradas do litoral pernambucano

O Governo de Pernambuco avançou, neste sábado (19/10), com os trabalhos de contenção e retirada de óleo do mar e da areia das praias, além da proteção dos estuários nos rios do Estado. Hoje foram removidas cerca de 30 toneladas de resíduos, totalizando 50 toneladas coletadas nos últimos dois dias. Também foi removido material em alto mar por um dos barcos contratados pelo Governo do Estado, nas imediações da praia de Muro Alto, em Ipojuca. A Sala de Situação, criada pelo governador Paulo Câmara para tratar exclusivamente do tema, está capitaneando as ações. A equipe reúne a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH.
 
No sábado, foram encontrados fragmentos de petróleo nas praias do Reduto, em Rio Formoso; Boca da Barra, em Tamandaré; Barra de Sirinhaém, em Sirinhaém; Mamucabinhas, em Barreiros; Pontal de Maracaípe, Cupe e Muro Alto, em Ipojuca. Manchas de óleo ainda foram observadas nos estuários dos rios Formoso (Tamandaré); Persinunga (São José da Coroa Grande); Mamucabas (Barreiros) e Maracaípe (Ipojuca).
Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 19:54

Alepe discutirá instalação de Usina Nuclear com uso das águas do Velho Chico

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza, nesta segunda-feira (21), uma Audiência Pública com ambientalistas e pessoas contrárias a instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão do Estado. O debate será realizado às 10h no auditório Ênio Guerra, na Alepe.

"É um tema de grande importância para o nosso estado principalmente para aqueles que vivem no Sertão e dependem do Rio São Francisco para sobreviver. A construção de uma obra dessa magnitude traria grandes consequências para o meio ambiente, e um sentimento de insegurança que precisa ser debatido", afirmou o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade Wanderson Florêncio. 

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 18:03

Petrolina: abertas as inscrições para a “II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades”

Estão abertas as inscrições para a “II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades”, que será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro, em um hotel na Orla 2 de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento é coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a Prefeitura de Petrolina.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de outubro, através do endereço eletrônico. O público-alvo são educadores do Vale do São Francisco. A participação no evento é gratuita.

Durante o encontro, os participantes vão deixar suas contribuições para o desenvolvimento de alternativas de convivência e de práticas educativas escolares e não escolares voltadas para a região.

O encontro pretende reunir profissionais de Educação do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, prefeitos e representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Foto: Divulgação
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 16:44

Gonzaga Patriota emite nota após Declaração de Bolsonaro sobre o 13° da Bolsa Família em Pernambuco

As agressividades de forma desrespeitosa, desonesta, injustificada e, sem limites, do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao nosso governador, Paulo Câmara, sobre o Programa Bolsa Família, programa que sempre criticou, não cabe sequer resposta, vez que ao invés de trabalhar, o presidente que vem há quase 10 meses, arengando com o povo brasileiro, inclusive, com os seus próprios aliados, não sabe que o Projeto de Lei propondo o 13º para os beneficiários do Bolsa Família em Pernambuco, foi apresentada por Paulo Câmara à Assembleia Legislativa, em agosto e aprovado em novembro de 2018, quando entrou em vigor e vai continuar em ação, com recursos dos cofres do Estado de Pernambuco e não da União, como, irresponsavelmente, diz ele.

Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.