Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 23 de Fevereiro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 07:00

Núcleo de saúde leva informações sobre IST’s para jovens do Distrito de Maniçoba

Com o objetivo de levar informações a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e os cuidados relativos com o próprio corpo que a equipe do Núcleo de Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) realizou quarta-feira (21), uma apresentação teatral para os alunos do Colégio Estadual Olavo Neto, Distrito de Maniçoba.  

A equipe formada por profissionais da saúde conversou com alunos sobre a importância de cuidar bem da saúde e do próprio corpo, além de conhecimentos em relação às IST’s e quais as formas de prevenção do contágio. A equipe pontuou a higiene pessoal, os cuidados individuais com o corpo, a responsabilidade de hábitos saudáveis e os cuidados com a própria saúde.  

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ SESAU
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 06:00

PGE inaugura novas instalações do núcleo regional em Juazeiro

Em solenidade a realizar-se noite da próxima segunda-feira (26), em Juazeiro, na Bahia, o procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, inaugura as novas instalações do núcleo regional da Procuradoria Geral do Estado no município. O evento acontece às 18h, na Rua Coronel Aprígio Duarte, 03 - Centro e conta agora com uma área ocupada de 120,11 metros quadrados. 

A unidade, vinculada à Procuradoria do Interior, passou por uma reforma no seu espaço físico com o objetivo de reestruturar, não somente as salas de trabalho, como também a copa, banheiros e fachada. Os serviços foram executados em 90 dias em parceria com a Superintendência de Patrimônio da Secretaria de Administração do Estado da Bahia – SUPAT.

Com a obra, a unidade passou a contar com 04 postos de trabalho para procuradores do Estado, espaço para reunião, sala técnica, arquivo e 17 postos de apoio administrativo/estágio. Além da parte de infraestrutura, foram feitos investimentos também na compra de móveis e equipamentos e na ampliação da rede de internet. 

A reforma visa, dentre outros aspectos, oferecer melhores condições de trabalho aos procuradores e servidores administrativos que atuam pela PGE no município de Juazeiro e fortalecer a presença da Procuradoria no interior do Estado. 

Junto com a recém inaugurada sede em Feira de Santana e as novas dependências no município de Vitória da Conquista, a inauguração das instalações em Juazeiro faz parte de um programa que vem sendo desenvolvido pelo órgão com vistas à reestruturação dos núcleos regionais da PGE e a consolidação da Procuradoria do Interior, instituída pela Lei Complementar 43/2017. A nova sede do núcleo regional do município de Teixeira de Freitas será  inaugurada em breve.

ASCOM/PGE-BA
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 22:30

Secretaria de Saúde leva orientações sobre febre amarela e doenças de Chagas para comunidade rural de Petrolina

Com o objetivo de esclarecer a comunidade do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho/ C1, zona rural de Petrolina, sobre febre amarela, a Secretaria de Saúde ministrou uma palestra na Escola Edison Nolasco com orientações sobre o agravo, modo de transmissão e os critérios de vacinação.

"Decidimos realizar essa palestra para informar a população que Pernambuco não é área de risco da doença, e que a vacina é disponibilizada somente para quem irá viajar para locais de risco, com a devida apresentação de comprovante de viagem. É uma forma de acalmar as pessoas, de mostrar que não é preciso ter receio ", explica  a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Além de apresentação sobre febre amarela, houve ainda orientações sobre a doença de Chagas, seus sintomas e tratamento. "Ações como essa são importantes porque levam conhecimento, principalmente à comunidade rural, que tem mais dificuldade no acesso de informações, além de aprimorar o conhecimento e os cuidados para evitar certas doenças", finalizou Marlene.

Ascom-PMP
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 22:00

UNINASSAU Petrolina promove "Tira-Dúvidas FIES"

A Faculdade UNINASSAU Petrolina promove nos dias 23 e 24 de fevereiro o "Tira-Dúvidas FIES", a ação é gratuita e direcionada a população.  A ação acontece das 8h às 21h na sexta-feira (23), no sábado (24) acontecerá das 8h às 12h no laboratório de informática da Instituição, localizada na Av. Clementino Coelho, 714, bairro Atrás da Banca. 

De acordo com a diretora da UNINASSAU Petrolina, Anna Cristina, os interessados poderão se informar sobre o processo de adesão e o funcionamento do Programa de Financiamento Estudantil (FIES). "Vamos orientar sobre os procedimentos para participar do programa, como prazos, pré-requisitos, entre outros pontos. Todos que tem interesse em conhecer mais, estão convidados a comparecer ", informou. 

Outras informações podem ser obtidas através pelos telefones 87 3866-0012 e 87 3866-5800.

Ascom Uninassau
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 21:44

MST desocupa sede do Incra e atendimento será retomado normalmente

Os agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, desocuparam o final da tarde de hoje a sede do Incra em Petrolina. Confiram a nota do Incra:

"O Incra do Médio São Francisco através de seu gestor, Bruno Medrado, informa que a sede da regional está sendo desocupada pelo MST e que a partir desta sexta-feira (23) o atendimento ao público será retomado normalmente. O encaminhamento aconteceu durante reunião entre a gestão da autarquia e os dirigentes do Movimento, que aconteceu no final desta manhã, e definiu o assentado Florisvaldo de Araújo Neris como o representante a acompanhar o Superintendente na reunião com o  diretor de Obtenção de Terras da autarquia, Clóvis Figueiredo Cardoso, para tratar da liberação de recursos para aquisição de novas áreas na região".

Redação blog
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 21:30

Moradores que serão beneficiados com o programa ‘Transformar’ recebem visita de equipe da SEDES

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama acompanhada por engenheiros e arquitetos visitou na tarde de ontem quarta-feira (21) os primeiros contemplados através do programa ‘Transformar’. As famílias beneficiadas terão suas casas adaptadas com adequações de acessibilidade. O Programa vai atuar nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social.

A família da dona de casa Graciele Bezerra, será uma das beneficiadas. Na casa, localizada no bairro Quidé, moram 5 pessoas e 3 delas têm algum tipo de deficiência. A moradia será adaptada para atender às necessidades da família, principalmente, as do pequeno Joel de 9 anos, que tem paralisia cerebral. “Soube do programa através da equipe do CRAS do bairro e logo fizemos a inscrição. Será muito bom, por que não temos condições para fazer essas adaptações. O Joel começou a andar agora e terá mais espaço para ele e a irmã brincarem. Estamos muito felizes”, declarou.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 20:00

Mutirão de consultas de Clínica Geral e Nutrição do Hospital Regional será realizado sábado (24)

Lidar com o grande volume de atendimentos é um dos desafios do Hospital Regional de Juazeiro, (a 512 km de Salvador).  A unidade do Governo do estado da Bahia, 100% SUS, que atende a uma população estimada em quase dois milhões de habitantes, cumpre um importante papel no norte da Bahia e sertão Pernambucano, sendo referência para 53 municípios quando se trata de atendimento em média e alta complexidade .E para  otimizar os atendimentos ambulatoriais e proporcionar aos seus usuários mais comodidade no atendimento médico e multidisciplinar,  o Hospital Regional de Juazeiro realizará neste sábado (24) mais um mutirão de consultas na especialidade de Clínica Médica e consulta com Nutricionista.

Alem do atendimento nas especialidades, os pacientes poderão aferir a pressão arterial e receber encaminhamento para a realização de   exames de laboratório e de imagem. Os pacientes interessados devem comparecer ao HRJ, neste sábado (24) a partir das 7:00 horas para a realização do cadastro,  logo após a realização do cadastro os pacientes receberão atendimento. Os pacientes que precisam realizar esse tipo de atendimento devem comparecer à unidade portando o cartão SUS e documento de identidade (RG).

Ascom HRJ
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 19:30

Jornalistas são guardiões da notícia, diz o Papa Francisco

Papa Francisco está empenhado em combater as fake news e fomentar um jornalismo de paz. É o que demonstra a mensagem do Santo Padre para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 13 de maio de 2018. Tema atual e recorrente nos debates sobre os processos de comunicação da atualidade, tanto por parte dos veículos de imprensa como nos espaços acadêmicos.

Francisco explica de maneira clara que a expressão fake news – notícias falsas em português – se refere a informações infundadas, baseadas em fatos inexistentes ou distorcidos, com o objetivo de enganar ou até manipular os destinatários.

Muitas vezes estas falas notícias são disseminadas de maneira online, através da internet, e envolvem pessoas públicas, como políticos, artistas e formadores de opinião. Gente que rende curiosidade e cliques. Popular nas redes sociais em todo o mundo, o próprio papa Francisco já foi vítima dessas inverdades. Atuando em uma emissora de inspiração cristã, fui abordada mais de uma vez com a surpresa do telespectador com a notícia de que o Santo Padre seria submetido a uma cirurgia de risco.

Ler Matéria Completa
Giovana Leonardi-REDEVIDA de Televisão.
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 18:00

Prefeitura reúne entidades para discutir acessibilidade nas ruas de Petrolina

Um encontro realizado nesta quarta-feira (21), em Petrolina, reuniu diversas entidades e pessoas com deficiência com um objetivo comum: ampliar os pontos de acessibilidade nas ruas da cidade. Durante toda a manhã, representantes da prefeitura ouviram as demandas de comunitários para mapear os locais de difícil acesso e assim buscar as melhorias necessárias.

Durante o encontro, as pessoas com deficiência e familiares detalharam os pontos que precisam de mais atenção e puderam dar sugestões sobre a acessibilidade. Segundo a secretária executiva da mulher e acessibilidade, Talita Andrade, a ideia é ouvir as demandas e construir um documento no qual serão estabelecidas as prioridades com relação à acessibilidade.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 17:36

Moradores que serão beneficiados com o programa ‘Transformar’ recebem visita de equipe da SEDES

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama acompanhada por engenheiros e arquitetos visitou na tarde desta quarta-feira (21) os primeiros contemplados através do programa ‘Transformar’. As famílias beneficiadas terão suas casas adaptadas com adequações de acessibilidade. O Programa vai atuar nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social.

A família da dona de casa Graciele Bezerra, será uma das beneficiadas. Na casa, localizada no bairro Quidé, moram 5 pessoas e 3 delas têm algum tipo de deficiência. A moradia será adaptada para atender às necessidades da família, principalmente, as do pequeno Joel de 9 anos, que tem paralisia cerebral. “Soube do programa através da equipe do CRAS do bairro e logo fizemos a inscrição. Será muito bom, por que não temos condições para fazer essas adaptações. O Joel começou a andar agora e terá mais espaço para ele e a irmã brincarem. Estamos muito felizes”, declarou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 17:18

Atividades da SEMAURB serão interrompidas nesta sexta-feira (23) em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informa que em virtude da necessidade de dedetização da secretaria que acontecerá nesta sexta feira, (23) as atividades de atendimento ao público não poderão ser realizadas para garantir a segurança do contribuinte e do servidor. As atividades  voltam  à normalidade na segunda-feira, 26.

Ascom/SEMAURB
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 17:03

Campanha do Sintraf orienta agricultores sobre cadastramento no PAA e PNAE

O Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) está realizando uma campanha de orientação para os produtores interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executados pela prefeitura. Durante reuniões promovidas junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, na zana rural, ou na sede da própria entidade, os agricultores têm recebido esclarecimentos sobre as documentações necessárias, modelo da proposta de venda e os ritos do cadastramento.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 16:09

ARTIGO: Educação e esportes como ferramentas de integração social

O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada. Vivemos hoje em uma sociedade onde, em várias áreas, os valores éticos e morais, de tradições e conceitos foram praticamente esquecidos. Sendo assim, o grande ídolo, já não é mais um escritor famoso ou um cientista, mas sim, um jogador de futebol, um cantor ou vencedor do Big Brother Brasil.

Nos últimos anos é expressivo o aumento de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. A prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade.

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 15:39

Projeto beneficia produtores do entorno das Eólicas de Casa Nova

Por meio de uma parceria firmada entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), mais de mil produtores familiares do entorno dos parques eólicos de Casa Nova (BA) serão beneficiados, com ações que visam fortalecer a agropecuária na região.

De acordo com o coordenador do projeto Eólicas de Casa Nova, o pesquisador da Embrapa Semiárido Rebert Coelho Correia, as ações têm uma dinâmica participativa e original. “Nós construímos a proposta promovendo consultas a órgãos públicos acerca do potencial agropecuário, problemas produtivos e ambientais, e das carências técnicas no entorno da região. Nossa intenção é aproximar os processos de inovação e de participação, pois grande parte do projeto vai ser desenvolvido em pequenas áreas de demonstração ou de experimentação técnica, em propriedades de agricultores ou entidades com perfil agregador e multiplicador”, destaca.

Ler Matéria Completa
Ascom Embrapa Semiárido
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 13:30

Novo feriado estadual pode trazer prejuízos para o setor varejista, aponta CDL Petrolina

A partir deste ano em Pernambuco, fica decretado o dia 6 de março como feriado oficial em alusão à Data Magna do Estado. Antes, o pernambucano comemorava a data histórica no primeiro domingo do mês de março, como ponto facultativo.

A nova Lei, de autoria dos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB) foi aprovada em junho de 2017, oficializando o dia como mais um feriado a nível estadual. A data marca o início da Revolução Pernambucana de 1817, considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil.

Por ano, Petrolina para por cinco dias devido aos feriados municipais, outros 15 em respeito às datas oficiais do estado, e mais oito dias por conta dos feriados nacionais. Os impactos na economia, sobretudo no comércio de rua são muitos e preocupam ainda mais este ano pela quantidade de feriados que caem em dias úteis.

Ler Matéria Completa
Ascom CDL
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 12:22

UNINASSAU Petrolina recepciona novos alunos

Nesta terça-feira (20) a Faculdade UNINASSAU Petrolina recepcionou os novos alunos dos cursos das áreas de Saúde, Engenharias e Gestão. O primeiro dia de aula foi marcado por apresentação da equipe de professores, coordenadores dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação, além do Projeto Viva UNINASSAU e da Central de Relacionamento ao Aluno (CRA).  

A diretora da unidade, Anna Cristina, expressou a alegria coma chegada dos novos alunos. "A equipe da UNINASSAU Petrolina fica muito feliz em fazer parte da vida profissional de cada um de vocês. É preciso que haja sempre empenho, dedicação para que vocês sejam a diferença no mercado de trabalho", frisou.

Para a estudante de Nutrição, Layane Pinheiro, o primeiro dia de aula foi marcante. "Esperei minha vida toda por esse momento e estou muito feliz, gostei bastante das boas-vindas de todos. Escolhi a UNINASSAU pela referência na cidade e pela oferta do curso", disse.

Ascom Uninassau
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 12:00

Conselho aprova calendário de eventos do setor de pecuária da ADEAP

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix presidiu na manhã desta quarta-feira (21), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) que teve como pauta a aprovação do calendário de eventos do setor da pecuária da ADEAP.

Em comum acordo os conselheiros aprovaram as seguintes datas: 27 a 29 de abril – IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal; 09 a 13 de maio XII Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale); 08 a 10 de junho – VII Feira de Caprinos e Ovinos do povoado de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga; 27 a 29 de julho – XI Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões; 17 a 19 de agosto – XI Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca; 31 de agosto a 02 de setembro – II Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do distrito do Junco; 19 a 21 de outubro – IV Festival do Doce de Leite de Juremal; e 09 a 11 de novembro – I Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Abóbora.

“Os eventos fortalecem ainda mais a atividade da agropecuária em diferentes setores da cadeia produtiva. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas com a crise econômica e hídrica no semiárido, os eventos da pecuária cumprem um papel relevante para a região, através da difusão de conhecimentos e tecnologia, bem como a geração de emprego e renda”, observou o secretário. A reunião contou com a presença de representantes do CETEP- SF, Banco do Nordeste, UARJ, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Comitê das Associações de Massaroca, Projeto Sopão e SEDUC.

Lene Radina/ ASCOM ADEAP
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 11:27

Encontro de Vereadoras e Servidoras acontece em Bonito, Pernambuco

A cidade de Bonito será palco de evento sobre política totalmente voltado para as mulheres. O Encontro Regional de Vereadoras e Servidoras de Câmaras Municipais será realizado pela União dos Vereadores de Pernambuco, através da UVP Mulher. O evento que acontecerá entre os dias 23, 24 e 25 de fevereiro, no auditório do Bonito Plaza Hotel, terá uma programação voltada para discutir e incentivar a importância do papel da mulher no cenário político do país.

Temas como "O empoderamento da mulher na política", e "Mais direitos, poder e participação para as mulheres", serão abordados em debates e palestras ministrados por convidados especiais como Simone Santana, deputada estadual, Sílvia Cordeiro, Secretária Estadual da Mulher de Pernambuco, dentre muitos outros.

Ascom
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 11:00

Univasf seleciona professor de Português como Língua Estrangeira/Adicional

O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para seleção de um professor bolsista de Português como Língua Estrangeira/Adicional (PLE/PLA). O docente selecionado irá atuar no Núcleo de Línguas (NucLi) da Univasf no âmbito do IsF – Português. As inscrições podem ser realizadas até 16 de março.

Podem participar do processo seletivo simplificado alunos de Licenciatura ou Bacharelado em Letras – Português, pós-graduandos em Letras, Linguística ou Linguística Aplicada que possuam graduação em Letras – Português, assim como profissionais licenciados ou bacharéis na mesma área. Para se inscrever, é necessário comparecer, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, à Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf, localizada no segundo andar do prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 10:30

Profissionais do HDM/IMIP discutem "ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL DE QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DOS ÓBITOS INFANTIS"

Na tarde desta terça-feira (21) aconteceu – dentro da programação do I Fórum Perinatal da VIII Região de Saúde de Pernambuco – a mesa redonda com o tema "ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL DE QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DOS ÓBITOS INFANTIS"; da qual participaram representando o Hospital Dom Malan/IMIP, o médico coordenador do setor de Alto Risco, Marcelo Marques, e o médico coordenador da UTI Obstétrica, Álvaro Pacheco.

Também compuseram a mesa a docente do curso de enfermagem da UPE, Luciana Pessoa, e a diretora geral de gestão do cuidado e das políticas estratégicas da Secretaria Estadual de Saúde, Flávia Magno, que enriqueceram o debate. O tema foi bastante esmiuçado e foram avaliados os diversos componentes envolvidos, passando pelo papel da atenção básica, secundária e terciária; função da gestão, instituições e profissionais; articulação da rede de saúde; humanização; políticas públicas; falhas no pré-natal que se tornam um fator de risco à gestação e principais causas da mortalidade materna e perinatal.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Ascom
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 09:00

ARTISTAS DE JUAZEIRO RETOMAM ESPETÁCULO DA VIA SACRA

Quatro artistas consagrados de Juazeiro: Devilles Sena, Hértz Félix, Edvaldo Franciolli e Reginaldo Duarte por uma provocação do Deputado Estadual Roberto Carlos (PDT) resolveram unir seus talentos e resgatar o espetáculo “Via Sacra – Paixão de Cristo”, evento que não acontece na cidade há 17 anos.

“É um recomeço e como todo recomeço vem carregado de responsabilidades e desafios, mas estamos motivados e acreditamos que será um grande espetáculo como sempre aconteceu em Juazeiro” expressou Devilles Sena que ficou responsável pela Direção de Elenco.

Edvaldo Franciolli cuja missão será a de arrecadar recursos para garantir a estrutura do espetáculo era só sorrisos durante a entrevista concedida nesta quarta-feira (21) ao Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM). “Estamos felizes porque fizemos parte do início do espetáculo e presenciar o seu renascimento é uma alegria que não tem tamanho” declarou.

Devilles explicou que a iniciativa partiu do PDT Cultural e os recursos serão assegurados por meio de uma emenda do Deputado Roberto Carlos, através da Secretaria de Cultura da Bahia.

As inscrições para artistas, figurantes, técnicos e demais profissionais estão abertas no Centro de Cultura João Gilberto. O espetáculo ainda com data a ser definida acontecerá no espaço da Orla II, em Juazeiro. A Direção Artística ficará a cargo de Hértz Félix e a cenografia e vestimenta sob a responsabilidade de Reginaldo Duarte. Os ensaios começam dia 06 de março.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 08:30

Casa Nova: Sábado (24) é o dia D para a febre amarela

Listado pelo Ministério da Saúde entre os municípios da Bahia que precisam de atenção quanto à febre amarela, Casa Nova, terá nesse sábado o Dia D de Vacinação. Quem tem as informações e reitera o convite à população alvo é a Secretária de Saúde de Casa Nova: "A vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses; a adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias e a pessoas que farão viagens a áreas de risco ou para fora do País e que necessitam do certificado do certificado de vacinação. A vacina também pode ser aplicada em pessoas que nunca se vacinaram".

"Vamos ter vacinas suficientes para a população que desejar. Estaremos com equipes nas unidades de saúde Jefferson e Euclides, localizados no Distrito de Santana do Sobrado, Vilas São José, Azul e Massú, no Centro de Saúde e nos postos de Pau a Pique e Bem Bom". "Quero lembrar que a vacina contra a febre amarela é vitalícia, ou seja, só se toma uma vez na vida. Então é necessário a carteira de vacinação" – esclarece Maria de Lourdes – "A vacina que vamos disponibilizar não é a fracionada, tem eficácia comprovada e haverá doses suficientes para todos".


O Ministério da Saúde dividiu os municípios brasileiros em três categorias quando à necessidade de vacina contra a febre amarela: Área com recomendação de vacina (ACRV); Área sem recomendação da vacina (ASRV) e Área com Recomendação Parcial de Vacinação (ACRP). Na Bahia 160 municípios foram considerados ACRV, entre eles Casa Nova e Sento Sé na região e os restantes ASRV. Não há municípios na Bahia com ACRP.

"Estamos em área de fronteira e vulneráveis quanto à vinda de pessoas infectadas, por isso esse cuidado com a vacinação, mesmo que até agora não tenhamos nenhum caso detectado" – explica Maria de Lourdes – "Portanto, queremos insistir com a população para prevenir-se".

Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 08:00

COMUNITÁRIO COBRA CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL IMPEDINDO COBRANÇA DA TAXA DE LIXO NA TARIFA DE ÁGUA

O comunitário David Lima de Souza, um dos responsáveis pela Ação na Justiça que determinou que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, interrompa a cobrança da taxa de coleta e remoção de lixo junto com o serviço de água, desvinculando as cobranças na mesma fatura esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) cobrando o cumprimento da decisão judicial.

“Recebemos inúmeras ligações de pessoas da comunidade informando que o SAAE efetuou a cobrança no mês de fevereiro e as contas do mês de março já estão chegando ainda com a cobrança. Ou seja, a administração está desmoralizando a justiça quando não cumpre a decisão judicial” pontuou David.

Segundo a promotora de Justiça Andrea Mendonça Costa, autora da ação civil pública ajuizada contra o Saae, “a cobrança conjunta do serviço prestado de água com taxa de coleta de lixo representa uma nítida violação ao interesse coletivo dos consumidores”.

O juiz José Goes Silva Filho determinou ainda ao Saae que somente vincule o pagamento da taxa de coleta de lixo na mesma fatura em que é cobrado o serviço de água e esgoto dos consumidores que autorizarem tal cobrança. O projeto de lei que autorizou essa cobrança conjunta foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Juazeiro em dezembro de 2016. A cobrança começou a ser feita em março de 2017.

“Dr. Góes seu comando foi desacatado de acordo com as contas que estão sendo emitidas pelo SAAE. A sociedade anseia por uma posição da justiça” concluiu David Lima.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 07:00

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE ESPETÁCULOS SACROS DE JUAZEIRO SE ENCERRAM DIA 09 DE MARÇO

Continuam abertas até o dia 09 de março as inscrições para o Concurso Público cujo objetivo é a seleção de espetáculos denominados ‘Via Sacra’ ou ‘Espetáculos Sacros’ organizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

O Coordenador Técnico Cultural da Seculte Márcio Ângelo concedeu entrevista à nossa reportagem quando informou que os grupos interessados devem preencher formulário disponível no site http://www.juazeiro.ba.gov.br e entregar na SECULTE (Praça da Bandeira, Nº 20, Centro), das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 09 de março. A inscrição é gratuita e aberta a pessoas físicas e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, necessariamente de natureza cultural.

Ainda segundo Márcio Ângelo, para efetuar a inscrição o proponente deverá entregar formulário de apresentação das propostas, currículo do artista/grupo, release, declaração de não plágio ou autoplágio, informando que detém os direitos autorais e patrimoniais referentes ao trabalho em questão, respondendo por sua autenticidade. “Além disso, deve apresentar cópia autenticada de RG, CPF e comprovante de residência, tudo em envelope lacrado e endereçado ao Edital dos Espetáculos Sacros 2018. O Concurso premiará cinco projetos, a serem executados na sede e no interior do Município, no valor de R$ 6 mil cada. O total de recurso previsto para o objeto é de R$ 30 mil”, explicou.

Márcio concluiu lembrando que não será possível a participação de servidores do município, assim como pessoa jurídica, de Juazeiro e membros da Comissão de Seleção, bem como de seus respectivos cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive. A Comissão de Seleção será composta por cinco representantes, sendo dois da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e três representantes da Sociedade Civil de notório saber artístico-cultural.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 22 de Fevereiro / 2018 às 06:00

MASSAROCA É PALCO NESTE SÁBADO (24) DO “1° CARNA RURAL”

Neste sábado, dia 24, o Distrito de Massaroca, será palco do “1° Carna Rural” organizado pelo Comitê das Associações de Massaroca e Grupo de Jovens da comunidade.

Ana Lúcia presidente do Comitê e Ana Carla do Grupo de Jovens estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) convidando os juazeirenses e filhos de Massaroca a prestigiarem esse primeiro evento cuja concentração se dará no sábado, às 16 horas, em frente ao Raios Bar e logo depois um mini-trio animado pela Banda Cheirinho de Chiqueiro fará a puxada em direção ao Parque do Comitê onde a alegria tem andamento sob a regência do DJ Édipo.

A partir das 20 horas, a festa prossegue com a Banda de “Jonas e os Dominados” do Núcleo Habitacional de Pilar. A festa é de camisa e os abadás estão sendo comercializados ao valor de R$ 20,00 lá mesmo em Massaroca. O evento tem o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da ADEAP e Seculte.

Da Redação Foto Geraldo José
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.