Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 24 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 22:00

Em encontro, prefeitura tira dúvidas de investidores sobre PPP da Iluminação Pública de Petrolina 

Durante dois dias, empresas interessadas em participar da Parceria Pública Privada (PPP) da Iluminação Pública de Petrolina, puderam tirar dúvidas e sugerir alterações no edital que está em andamento. Este primeiro encontro foi realizado na sede do BNDES, na capital do Rio de Janeiro, nesta terça (21) e quarta-feira (22).

 Durante os dois dias, participaram do evento o representante da Prefeitura de Petrolina, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, funcionários do BNDES ligados ao setor e 5 empresas, sendo 3 delas multinacionais. O encontro tem como finalidade tornar o edital, que está em fase de elaboração, o mais claro possível para todos àqueles que devem participar.  

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 21:30

Moradores do distrito de Lajedo, na zona rural de Petrolina, ficam ilhados após chuva

Cerca de 50 famílias que moram no distrito de Lajedo, na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco, estão ilhadas. O riacho que corta o vilarejo encheu depois da chuva forte que teve no local. Choveu cerca de 220 milímetros.

A água da chuva também encheu a barragem de Tanque Novo. Até o fim do ano passado, a barragem estava completamente seca. No início deste mês, encheu um pouco após uma chuva. No entanto, com as oito horas de chuva forte da quarta-feira, o local transbordou.

Nesta quinta-feira (23), o volume da água baixou um pouco, porém, para fazer a travessia na única estrada que dá acesso ao vilarejo, os moradores precisam se aventurara. “É o jeito pra fazer compras, porque a gente está sem nada em casa”, diz a agricultora Amélia Santos Ribeiro.

Ler Matéria Completa
G1 Foto: Reprodução TV Grande Rio
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 20:30

Leitor da Rua Toufic Nicola Khoury diz que após chuvas agora enfrenta esgoto estourado

 Leitor da Rua Toufic Nicola Khoury diz que após chuvas agora enfrenta o esgoto estourado.

Confira:

"Hoje, 23 de janeiro, após o grande alagamento na Rua Toufic Nicola Khoury a rua agora enfrenta o esgoto estourado, além de já ser comum esse problema na rua nessa época chuvosa tudo piora. Além da sujeira e liberação de dejetos a céu aberto ainda se convive com a possibilidade de contaminação em decorrência de ser a mesma rede de esgotos de um HOSPITAL, CLÍNICA VETERINÁRIA E LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS, todos de médio a grande porte, e que fazem parte da mesma rede de esgotos. Reclamar ao SAAE do esgoto informam uma espera de 72 h em dias normais".

André Braga

Espaço do Leitor
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 20:00

Caravana da Saúde registra 273 atendimentos no posto do bairro João XXIII

Nesta quarta-feira (22) os atendimentos da Caravana da Saúde foram levados para o posto de saúde do bairro João XXIII. Em sua 199ª edição, este programa de governo, criado em janeiro de 2016, já se consolidou em Juazeiro e toda quarta-feira é motivo de expectativa nos bairros e distritos da cidade. Com atendimentos especializados e realizações de exames, a caravana já atendeu mais de 40 mil pessoas no município.  

Os moradores foram atendidos por cardiologista, endocrinologista, realizaram exames laboratoriais e eletrocardiogramas, foram disponibilizados ainda a realização de testes rápidos e, a partir desta edição da caravana, toda quarta-feira uma equipe estará realizando a emissão e atualização do Cartão SUS. Ao todo,  273 pessoas foram atendidas nesta edição.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ SESAU
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 19:30

Duplicação da Avenida Clementino Coelho avança para a segunda fase em Petrolina

Em ritmo acelerado, a duplicação da Avenida Clementino Coelho já chega a 50 %. Serão quase 2,5 quilômetros de via alargada, que irão do antigo ponto de apoio da Gontijo até à Faculdade Maurício de Nassau. Acompanhando toda a via, a obra contará com espaço para ciclistas, sendo alguns locais com ciclovia e outros com ciclofaixa. Esta semana, as equipes iniciaram a segunda etapa da obra com terraplanagem e início de pavimentação de alguns trechos. 

A duplicação está na segunda fase, que é o trecho que rotatória do Monumento da Bíblia até o semáforo. As frentes de trabalho estão, nesta semana, trabalhando na terraplanagem e  na pavimentação nas proximidades do 'Posto Mavel'. Na outra etapa, a equipe segue do outro lado da via com o planeamento do terreno. Esta etapa deve seguir por até duas semanas quando inicia o processo de colocação da massa asfáltica. 

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 18:30

'Episódio lamentável um erro dessa proporção coloca o exame em risco', diz reitora da UnB sobre erros na correção do Enem

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, disse estar confiante na capacidade técnica da equipe de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para reverter os erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apesar disso, classificou o episódio como "lamentável" e avaliou que um erro dessa proporção coloca o exame em risco. “No caso da Universidade de Brasília, utilizamos apenas uma parte das vagas — cerca de 2.100 vagas — para o Enem. Mas estamos muito preocupados, porque isso traz uma certa insegurança para os candidatos. São jovens com tantas expectativas e sonhos de entrar na universidade”, destacou.

Ler Matéria Completa
TV Correio Brasilia
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 18:00

Titular da ADEAP se reúne com representantes da empresa Syngenta em Juazeiro

Representantes da empresa global Syngenta estiveram na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) reunidos com a titular da pasta Elayne Borges e sua equipe técnica com o objetivo de firmar parcerias na realização de treinamentos a profissionais do município.

Na ocasião o gerente de assuntos públicos da Syngenta, Tiago Nogueira de Noronha, explicou que a empresa pretende desenvolver capacitações para extensionistas voltadas ao uso do solo e práticas agrícolas no município. “Já desenvolvemos esse tipo de trabalho em diversos municípios do país e acredito que aqui em Juazeiro teremos uma boa demanda devido ao clima local. Além da Prefeitura de Juazeiro pretendemos firmar parceria com outras instituições para desenvolver esse trabalho na região”, frisou.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/Ascom ADEAP
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 16:36

Agência Municipal do Empreendedor faz atendimento gratuito para Declaração Anual do MEI

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) precisa fazer uma declaração todos os anos, cumprindo com suas obrigações fiscais, a chamada Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn-Simei) que pode ser feita pela internet, no Portal do Empreendedor. Durante esse período, que vai até 31 de maio, a Agência Municipal do Empreendedor também oferece apoio para quem tiver dificuldades em acessar o site.

Para fazer a declaração, o MEI deverá informar os valores brutos faturados no ano passado. De acordo com o diretor da AGE, Sebastião Amorim, mesmo os que não tiveram movimentação financeira em 2019 precisam declarar. "Essa declaração específica para o microempreendedor individual é diferente da declaração do Imposto de Renda, para pessoa física.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 16:00

Prazo para o envio de propostas para concessão de uso da lanchonete da UPAE/IMIP de Petrolina encerra dia 27

Encerra na próxima segunda-feira (27) o prazo para o envio de propostas visando à concessão de uso da cantina/lanchonete da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP). 

O espaço dispõe de 4.214,04m² e as empresas interessadas deverão comprovar experiência dos itens pontuados no Termo de Referência (TR) e entregar a proposta na própria UPAE, localizada na Av. Coronel Antônio Honorato Viana, s/n, bairro Gercino Coelho, Petrolina-PE, de segunda a quinta, das 7 às 17h, e na sexta das 7 às 16h. 

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 16:00

COLÉGIO ESTADUAL HILDETE LOMANTO DISPÕE DE 175 VAGAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Com tradição no ensino de Jovens e Adultos em Juazeiro (BA), o Colégio Estadual Hildete Lomanto mantém seu compromisso de levar conhecimento a estudantes da região, em especial, aquelas pessoas com idade a partir de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio.

Com esse propósito, a instituição está disponibilizando 175 vagas no período noturno para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. As vagas são distribuídas no Tempo Formativo III Eixo VI, que corresponde ao primeiro e segundo anos do ensino médio, Tempo Formativo III Eixo VII, que correspondente ao terceiro ano do ensino médio e na modalidade Tempo de Aprender.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 15:26

Miguel anuncia pavimentação de 12 corredores de ônibus em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina vai investir R$ 15,2 milhões em obras para melhorar a mobilidade em corredores de transporte coletivo. A ordem de serviço será assinada nesta quinta (23) pelo prefeito Miguel Coelho. A solenidade ocorrerá na Rua do Nordeste, no bairro José e Maria, a partir das 19h.

Serão pavimentadas 12 ruas e avenidas nos bairros Loteamento Recife, Vila Débora, Padre Cícero, Santa Luzia, Dom Avelar, José e Maria, Pedro Raimundo, Park Massangano, Cosme e Damião e Vila Eulalia. Todas tem fluxo permanente de ônibus, formando um eixo estratégico para a mobilidade de Petrolina. As obras tem previsão de entrega de oito meses.

Confira as vias contempladas:

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 15:01

Palestra sobre finanças para mulheres será realizada hoje em Petrolina

 

As mulheres que desejam aprender a cuidar melhor do seu dinheiro têm uma oportunidade de formação gratuita em Petrolina. O projeto 'Mulheres Que Transformam' realiza hoje uma palestra solidária abordando organização financeira para o público feminino. A atividade será às 19h, no Espaço Janela 353.

As participantes poderão entender melhor como conquistar e/ou expandir a sua independência financeira. "A palestra abordará sobre a importância das mulheres aprenderem a cuidar e controlar o seu dinheiro, da família, do negócio, assim como identificar oportunidades geradoras da sua independência financeira com dicas preciosas", explica a palestrante Minéya helga, economista e consultora. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 14:33

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo cadastro reserva para Técnico de Enfermagem 

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo cadastro reserva para Técnico de Enfermagem. O processo seletivo é destinado ao preenchimento de cadastro reserva na categoria de Técnico de Enfermagem; Interessados deverão enviar currículo vitae para e-mail hrj.selecao@gmail.com, nos dias 25,26 e 27 de Janeiro de 2020. Para participar de todas as etapas do processo seletivo, o candidato deverá comprovar habilitação profissional do COREN-BA.

Ascom HRJ Andrea Sued
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 14:00

SESP segue com ações preventivas para minimizar efeitos das chuvas

Dando sequência às ações emergências para reparar os danos causados pelas chuvas intensas que caem em Juazeiro, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) nesta quinta-feira (23), está executando a desobstrução das baronesas na Barragem São Geraldo e realizando a limpeza nas manilhas do canal Malhada próximo aos bairros Alto da Maravilha e João XXIII.

O objetivo da limpeza é manter livres os cursos d’água e esgoto através da remoção de vegetação aquática, além da retirada de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens. “Todos os canais foram limpos ano passado. Mas, infelizmente encontramos uma quantidade de lixo considerável que são jogados nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade da limpeza executada”, pontuou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 13:30

Criança de dois anos morre após cair em um buraco no distrito de Vermelhos, em Lagoa Grande

Uma criança de dois anos morreu na quarta-feira (22) no distrito de Vermelhos, na Zona Rural de Lagoa Grande, Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, o óbito está sendo investigado para esclarecer se houve afogamento. De acordo com a polícia, duas crianças caíram em um buraco feito para construção de uma fossa e que tinha muita água acumulada após a chuva. Uma das crianças reagiu ao atendimento dos primeiros socorros, mas a criança de dois anos, não resistiu e morreu. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso, que está sob o comando da 215ª Delegacia de Lagoa Grande.

G1 Petrolina Foto Redes Sociais
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 13:13

METEOROLOGIA ALERTA PARA CHUVA FORTE NO SERTÃO. DEFESA CIVIL DIZ QUE É PARA SEGUIR ORIENTAÇÕES EM CASO DE EMERGENCIA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuva com intensidade forte para três regiões de Pernambuco. O aviso, emitido é válido por 24 horas. Segundo o órgão, a previsão é válida para o Sertão, o Agreste e a Zona da Mata. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

O boletim prevê chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia. Há ainda a possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 km/h, além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido ainda para regiões de outros sete estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Ler Matéria Completa
Redação Blog com informações Folha PE
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 12:32

Confira os preços dos produtos comercializados no Mercado do Produtor nesta quinta-feira (23)

Quem pretende fazer as compras nesta quinta-feira (23), no Mercado do Produtor em Juazeiro, vai encontrar o quilo do maxixe por R$ 2,75; o quilo da cebola roxa está custando R$ 1,45. Já o molho da alface é vendido por R$6,00 e o quilo do pimentão  custa R$1,50. 

Confira a cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor no site da Prefeitura de Juazeiro. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto municipal. O Ceasa de Juazeiro é o 4º maior entreposto em volume e comercialização do país de acordo com a CONAB. 

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 12:00

Com maior formação em 12 anos, Baque Opará faz cortejo sobre ancestralidade afroindígena no dia 15 de fevereiro

A Prévia Carnavalesca de 2020 traz como temática "Nossa ancestralidade pulsa, produz alegria, resiste", e será levada, às ruas, pelo grupo percussivo de maracatu, no dia 15 de fevereiro, com 80 integrantes, figurino de estampa personalizada e trajeto que passará pela Petrolina Antiga.

Há 12 anos, nas ruas, avenidas e praças, as prévias carnavalescas do Baque Opará já podem ser consideradas uma tradição no calendário festivo da região do Médio Vale do São Francisco. Neste ano, o cortejo traz o baque-enredo: "Nossa ancestralidade pulsa, produz alegria, resiste", faz reverência, com respeito e humildade, aos povos originários do Brasil: os negros e índios que lutaram e lutam para dar sentido às suas vidas e territórios.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 11:30

Seculte celebra o Dia Nacional da Bossa Nova nesta sexta-feira (24)

O movimento musical consagrado mundialmente pelo juazeirense João Gilberto e pelo carioca Antônio Carlos Jobim é comemorado a cada 25 de Janeiro como Dia Nacional da Bossa Nova. E às margens do Rio São Francisco, na terra natal do criador da Bossa Nova a data será lembrada numa homenagem realizada na próxima sexta-feira (24), das 8h às 12h, no Memorial Casa da Bossa Nova, na praça da Bandeira, ao lado da Catedral de Juazeiro.

O evento que é aberto ao público será voltado em especial para alunos das escolas municipais e estaduais. Maurício Dias, superintendente de Cultura e Turismo do município, explica que o público vai poder participar de “uma palestra musical contando um pouco da história da Bossa Nova e a relação com o violão, além de apresentação de vídeos, documentários e peças do acervo particular de João Gilberto”.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 11:00

HDM/IMIP de Petrolina alerta aos pais e responsáveis sobre o aumento do número de acidentes domésticos no período de férias

De acordo com dados do Ministério da Saúde, ao ano, 110 mil crianças são hospitalizadas em razão de acidentes domésticos, sendo o período de férias responsável pelo aumento de 25% no total. Em geral isso acontece porque as crianças tendem a ficar mais agitadas e cheias de energia devido ao maior tempo livre em casa.

Então, para prevenir situações de perigo (como queimaduras, quedas, fraturas, asfixias e afogamentos) durante as férias e garantir a diversão é preciso seguir algumas recomendações. É claro que não dá para evitar todos os incidentes, mas há maneiras e atitudes que ajudam na prevenção dessas eventualidades, como adotar protetores de tomadas para evitar choques elétricos – assim como manter ocultos os fios dos aparelhos eletrodomésticos.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 10:00

Sertanejos celebram mais chuvas na zona rural de Petrolina

Em Petrolina, no Sertão pernambucano, o clima é de celebração entre o povo sertanejo, principalmente de quem mora na zona rural e enfrenta longos períodos de estiagem severa. Desde a madrugada desta quarta-feira (22), os pluviômetros têm marcado índices muito bons para a região, o que viabiliza o enchimento de barreiros e barragens, o melhor preparo da terra para os plantios dos agricultores familiares e, consequentemente, ração natural para as criações de animais.

Em algumas localidades os pluviômetros marcaram índices consideráveis de chuva a exemplo de: Izacolândia (133 mm); Assentamento Nova Vida (180 mm); Capim (110 mm); Salitre (80 mm);  N-11 (65 mm); N-9 (60 mm); Projeto Maria Tereza (130 mm); Km 45 (150 mm); Assentamento Esperança (102 mm); Pau Ferro (110 mm); Barreiro (70 mm); Poço Dantas (120 mm); Angico - região de Rajada (70 mm); Projeto Bebedouro (117 mm); Assentamento Água Viva I (65 mm).

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 09:30

MAIS DUAS CANDIDATAS AO POSTO DE RAINHA DO CARNAVAL DE JUAZEIRO 2020

Ansiosas, mas confiantes, Iuly Novais e Rebeca Beatriz candidatas no concurso para escolha da Rainha do Carnaval de Juazeiro 2020 participaram na tarde desta quarta-feira (22) do Programa Geraldo José (Transrio FM) e esbanjaram simpatia. Estreante nesse tipo de concurso, embora já tenha participado de outras modalidades Iuly Novais argumentou que está confiante. “Muito, muito confiante, mas não posso menosprezar as demais concorrentes. Conheço meu potencial e sei que posso representar bem a cidade neste evento” expressou a candidata do Alto do Cruzeiro.

Para Rebeca Beatriz se não vencer o concurso não será o fim do mundo. “Estou otimista, mas também me preparando para um resultado adverso. Acho que o fato de já estar entre as sete finalistas já é uma vitória” pontuou a concorrente do bairro de Piranga. O concurso ocorrerá nesta sexta-feira (24), às 18h, na praça de alimentação do Juá Garden Shopping.

Da redação
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 09:00

Assalariados/as rurais do Vale do São Francisco e classe patronal debatem pauta de negociação coletiva 2020 em Juazeiro-BA

O segundo dia de debates da primeira rodada de negociações da Convenção Coletiva do Trabalho aconteceu nesta quarta-feira (22), no Centro de Excelência em Fruticultura em Juazeiro. A discussão realizada anualmente teve início na última terça-feira (21) e reuniu trabalhadores assalariados da hortifruticultura da região e representantes da classe patronal, para discutir e apresentar propostas, para a melhoria das condições de trabalho nas empresas.

As discussões giraram em torno das reivindicações dos assalariados. Após a definição da pauta de negociação em outubro, durante a Campanha Salarial 2020, as propostas estão sendo apresentadas a classe patronal. Entre as principais reivindicações da categoria estão o piso salarial no valor de R$ 1.151,73, plano de saúde, cesta básica, alimentação gratuita no local de trabalho, direito a 45 dias de repouso, em caso de aborto e a manutenção de todas as conquistas da Convenção Coletiva do Trabalho.

Ler Matéria Completa
Ascom vereador Agnaldo Meira
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 08:30

UPAE e HDM alertam sobre os perigos das chuvas

Que a chuva é benção no sertão todo mundo sabe. Mas, além de favorecer os plantios e levar água para quem precisa enchendo as cisternas e barreiros, as chuvas causam transtornos, e é preciso estar atento. Os banhos de chuva, muitas vezes irresistíveis para as crianças, por exemplo, devem ser evitados, principalmente quando estiver relampejando. Durante uma tempestade o raio pode atingir pessoas, animais e até a rede elétrica, provocando uma descarga de alta voltagem sobre ela. 

Isso pode queimar os aparelhos ligados no momento ou mesmo transferir essa carga (dando um choque) em quem estiver usando. "É sim perigoso tomar banho quando está relampejando, assim como é perigoso ficar próximo de telefones, computadores e outros aparelhos elétricos ligados na tomada", garante o supervisor de manutenção da UPAE, Marcílio Ingson.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 08:00

Ações do Janeiro Branco são levadas ao posto de saúde do bairro João XXIII

A equipe de Educação Permanente e o Núcleo de Educação e Prevenção à Saúde (NEPS) da Secretaria Municipal da Saúde realizaram nesta quarta-feira (22), no posto de saúde do bairro João XXIII, uma manhã de acolhimento e palestra com o tema ‘Precisamos falar sobre a saúde mental’. As ações desenvolvidas durante este mês estão direcionados ao Janeiro Branco, mês de cuidados com a saúde mental de usuários e profissionais do SUS em Juazeiro.

A equipe apresentou uma peça teatral retratando a importância do aconchego, conselho, a busca de ajuda com profissionais, bem como de cuidar da saúde da mente tanto quanto a do corpo. Para o aposentado Gutenberg de Carvalho Silva foi novidade o evento na unidade de saúde. “Nunca cheguei ao posto de saúde e vi uma movimentação como esta. Para mim foi uma satisfação participar de um evento como este, a equipe está de parabéns em trabalhar a saúde da mente”, expressou.  

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.