Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 27 de Fevereiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Variadas

publicado em 27 de Fevereiro / 2017 às 03:04

IVETE SANGALO INCENDEIA A MARQUÊS DE SAPUCAÍ

A cantora Ivete Sangalo surpreendeu a todos no início do desfile da Acadêmicos da Grande Rio, na madrugada desta segunda-feira (27). Além de entrar na comissão de frente, algo inusitado para um homenageado, ela cantou na entrada da escola na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Ivete iniciou sozinha uma versão acústica do enredo da escola, e gritou: "Eu só digo uma coisa. Ei, psiu, Ivete é Grande Rio". Depois, ela começou a ser acompanhada pela bateria. A arquibancada ficou de pé para acompanhar a Grande Rio.

Ivete Sangalo incendiou a Marquês de Sapucaí. Ela levou a galera à loucura durante sua participação no desfile da Grande Rio, escola de samba que cantou a história da baiana em seu enredo com "Ivete do rio ao Rio". Ivete apareceu em dois momentos no desfile - na comissão de frente e depois no último carro, ao lado do filho, Marcelo, e do marido, Daniel Cady, e trocou de roupa duas vezes. Para conseguir essa façanha, teve que correr muito na Avenida.

Para sua participação inicial, a cantora usou um vestido branco de mangas bufantes para viver a menina de Juazeiro na comissão de frente. Mas o look foi logo substituído por um body colorido e brilhante, para a alegria da plateia. A troca representa a mudança da Ivete camponesa pela grande estrela da música. Mesmo antes de entrar na Sapucaí, Ivete já era ovacionada pelo popular Setor 1. Mais tarde, ao retornar no carro alegórico, ela usava um vestido branco brilhante.

Foto: Reprodução / TV Globo
publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 22:25

JUAZEIRENSES JÁ ESTÃO NA SAPUCAÍ PARA O DESFILE DA GRANDE RIO QUE HOMENAGEIA IVETE SANGALO

Homenageada da primeira noite do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, Ivete Sangalo, se preparou por volta das 19h30 no spa de um hotel na Zona Sul do Rio. Ivete foi maquiada por Henrique Martins e pela cabeleireira Gil Almeira.

Ivete é enredo da Grande Rio, segunda escola a desfilar na Sapucaí neste domingo (26). Durante os ensaios técnicos no Sambódromo, no fim de janeiro, Ivete falou sobre a expectativa para o desfile. "Estou emocionada de estar aqui, de isso estar acontecendo, de ter se concretizado este sonho. Muito agradecida por ser homenageada por essa escola de tradição que é a Grande Rio", declarou.

Por volta das 21h, a cantora já havia chegado à concentração e aguardava o desfile da Grande Rio em um ônibus. Ivete está acompanhada do marido, Daniel, e chegou em uma comitiva de 3 carros, por trás do setor 1.

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim também já está no sambódromo. Ele chegou acompanhado da esposa Nelma Bomfim e de amigos da homenageada, entre eles Tom Zé, Edson e Adriana Tanuri.

publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 22:00

POPULAÇÃO PEDE A REFORMA DO POSTO POLICIAL DO JUNCO

Em e-mail ao Blog Geraldo José reivindica a reforma do Posto Policial da sede do distrito do Junco-Salitre. Confira: A Associação Comunitária do Junco Salitre e vizinhança vem em nome da comunidade pedir uma atenção especial a este povoado. Hoje temos a presença dos policiais militares todo final de semana em nossa comunidade, porém eles dormem no colégio porque o posto policial precisa de uma reforma urgente para retirada dos morcegos que lá vivem e agora temos um outro problema que são as rachaduras nas paredes, por isso estamos solicitando da secretaria responsável a reforma do posto policial para que assim os policiais que ali trabalham, possa servir melhor a nossa comunidade. Necessitamos desta reforma com urgência. Desde já a comunidade de Junco-Salitre agradece”.

publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 21:00

Entrevista Especial - Armandinho

"Filho de peixe, peixinho é", "Quem sai aos seus não puxa aos alheios", alguns ditos populares definem exatamente quem é Armando da Costa Macedo, conhecido como Armandinho, filho de Osmar Macedo um dos criadores do trio elétrico. O menino herdou do pai o gosto pela música, e como um bruxo colocou num caldeirão uma mistura de Mozart com frevo, uma pitada de rock, acordes do bandolim e do pau elétrico e assim disseminou a guitarra baiana pelo mundo a fora. Como disse Moraes Moreira, "Quando Armandinho toca, a gente se toca da diferença que há entre o talento e o gênio" e ponto final. Leia a entrevista. 

No momento em que o Tropicalismo completa 50 anos, Moraes Moreira faz 70 anos e o documentário Axé é sucesso nas telas dos cinemas, como você vê a evolução do carnaval?

Tropicalismo, 70 anos de Moraes Moreira... Tudo a ver com a Bahia e a música do Carnaval São temas que valorizam a nossa festa com representatividade e autenticidade. O sucesso do documentário Axé, o reconhecimento público, é prova da importância e presença artística da Bahia no cenário nacional e mundial. Esses temas devem ser a nossa trilha evolutiva, não precisamos importar músicas de outras regiões para o nosso carnaval, isto é um crime cultural.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 20:55

'Victor não me machucou e nunca me machucaria', diz esposa do cantor

Para "esclarecer os fatos", a mulher do cantor Victor, da dupla sertaneja Victor & Léo, publicou uma carta em seu perfil pessoal no Instagram, neste domingo (26). No post, Poliana Bagatini Chaves, de 29 anos, afirma que teve "um grande desentendimento familiar", mas que Victor não a machucou, nem a machucaria.

No entanto, Poliana, que está grávida, foi à polícia e prestou queixa contra o cantor na última sexta-feira (24), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em seu depoimento, ela contou que o sertanejo, de 41 anos, a jogou no chão e golpeou com chutes. De acordo com os policiais, a briga teria acontecido por motivos fúteis.

De uma hora para outra, vi meu nome e de minha família expostos na mídia. Me senti no dever de esclarecer os fatos que foram veiculados. Espero que uma vez esclarecido possa voltar a me dedicar ao meu marido, à minha filha e à minha gravidez. (...) Para comprovar a inexistência de qualquer lesão, resolvi fazer perícia no IML (Instituto Médico Legal).”

Poliana disse ainda que, "em momento algum", considerou "ter havido qualquer crime”. “Principalmente, cometido pelo marido. Ela explicou que só foi à delegacia porque não sentiu apoio de Victor enquanto discutia com sua sogra e que viu na polícia um lugar em que se "sentiria amparada".

Para concluir, Poliana conta que, “apesar de todo o transtorno que a repercussão causou", ela e o bebê estão "em pleno estado de saúde".

Leia a íntegra da carta

Léo sobre carta da mulher de Victor: 'sabia que verdade viria à tona'

O sertanejo Léo Chaves, da dupla Victor & Léo, publicou em seu Instagram a carta escrita por Poliana Bagatini, mulher de Victor, que na sexta (24) acusou o marido de agredi-la. Na carta, Poliana diz que discutiu com a sogra e Victor tentou contê-la. Ela então buscou a polícia de amparo.

"Em momento algum considerei que tivesse ocorrido qualquer crime (...), tanto que falei em meu depoimento na polícia que não tinha interesse na apuração de natureza penal. (...) Victor não me machucou e nunca me machucaria e, para comprovar a inexistência de qualquer lesão, resolvi fazer a perícia no IML", diz a carta.

Na postagem feita por Léo, ele afirma que se posiciona "com apoio aos dois e sem julgamentos". A carta também foi publicada em um perfil no Instagram creditado a Poliana, porém sem postagens anteriores.

publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 19:00

Bloco Afro Didá leva campanha "Respeita As Mina" de combate à violência contra as mulheres para a Avenida

Na manhã deste sábado (25), o Bloco Afro Didá aderiu à campanha de combate à violência contra as mulheres "Respeita As Mina", promovida pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA). Este ano, o bloco, que é formado exclusivamente por mulheres e tem como tema "Real Realeza - Toda Mulher Negra é uma Rainha Quilombola", desfilou no circuito Osmar, no Campo Grande, e contou com a presença da gestora da SPM-BA, Julieta Palmeira.

Durante o desfile foi realizada uma ação de sensibilização junto às foliãs, com a distribuição de material informativo, que apresenta os tipos de violência mais comuns durante a festa, e informa o endereço e o telefone da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, que conta com reforço durante o plantão de carnaval. 

"Saudamos a Banda Didá, que representa a beleza, talento e a coragem das mulheres negras da Bahia. Ao assumir a campanha "Respeita As Mina" de combate à violência contra as mulheres, reafirma sua luta pelo empoderamento feminino. As mulheres negras são as mais atingidas pela desigualdade e a violência que o machismo promove . Alegria sem violência contra as mulheres" declarou a secretária Julieta Palmeira.

Ascom SPM-BA
publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 16:00

Denunciar para Proteger: Petrolina contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescente

O Brasil ainda é um país com altos índices de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, são 50 casos registrados por dia. Mesmos com os avanços proporcionados pelo Estatuto das Crianças e dos/as Adolescentes são assustadores as situações de violências que estão submetidos esses/as sujeitos/as de direitos. Em 2015 o Disque 100 registrou 17.588 denúncias de violências sexuais, o que se apresenta alarmante, ainda mais quando sabemos que muitos dos casos não são registrados.

Os abusos sexuais acontecem em diferentes situações e por diversos sujeitos, inclusive familiares. Os estupros ocorrem também de modo coletivo, como o caso da adolescente no Rio de Janeiro que estarreceu a sociedade brasileira. A maioria das vítimas são mulheres, negras, pobres e periféricas. Filhas de trabalhadoras e trabalhadores que, pela escassez de políticas públicas e recursos econômicos, encontram-se em situações vulneráveis a toda forma de violência.

Os índices de violências sexuais tendem a crescer em períodos do ano como o carnaval. A festa que alegra nossos espíritos também violenta os corpos de nossas crianças e adolescentes, sem falar da indústria montada para exploração sexual/econômica desses mesmos corpos. É no sentido de construirmos uma cultura do cuidado e proteção desses/as sujeitos/as é que lançamos a campanha "Denunciar para Proteger: Petrolina contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescente". Estimulando assim que toda a população esteja mobilizada a denunciar os casos de violências ocorridos em nossa cidade, principalmente nesse período carnavalesco.

Ascom Vereador Gilmar Santos
publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 14:00

Dirigentes do Sintcope discutem participação em audiência sobre a Reforma da Previdência

A Câmara de Vereadores de Petrolina irá realizar no dia 10 de março uma audiência pública para debater a Reforma da Previdência Social, proposta pelo governo Temer. O encontro foi solicitado pelo vereador Osinaldo Souza (PTB), que está convidando a representação política da região, em Brasília, e da sociedade civil organizada.

O vereador entende que a reforma defendida pelo governo fere os direitos dos trabalhadores. O mesmo entendimento é das organizações sindicais. A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) esteve reunida na manhã de quarta-feira (22) com o vereador, para discutir como poderá contribuir com o debate.

“Da forma como projeto do governo está apresentado, vai impossibilitar a aposentadoria dos trabalhadores. Isso atinge todas as classes! Então viemos conversar como vereador e manifestar nosso desejo de participar da audiência e cobrar que os vereadores fiquem do lado dos trabalhadores nessa luta”, disse a presidente do Sintcope Dilma Gomes.

O vice-presidente do Sintcope, Sérgio Lacerda, informou que participou de um encontro no Recife, organizado pela UGT-PE onde foi decidido que como parte da mobilização dos sindicatos está a orientação aos trabalhadores sobre as mudanças que o projeto prevê e também articular com os representantes políticos para que defenda os trabalhadores. “Ano que vem tem eleição, então a mobilização vai ser no sentido de mostrar quem está defendo o trabalhador hoje para saber se ano que vem terão coragem de pedir novamente o voto”, disse.

Osinaldo concordou com as posições dos dirigentes sindicais e lembrou que o momento exige a participação da sociedade. “Não adianta ficar nas calçadas reclamando! A população tem que se mobilizar, se organizar e pressionar, porque o projeto tira direitos já adquiridos dos trabalhadores”, disse.

Ascom Sintcope
publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 13:00

Bloco caçoa de políticos e tem fantasias apreendidas pela PM; veja

O bloco de carnaval Empatando tua Vista teve as fantasias e todo material apreendidos por soldados da Polícia Militar. O vídeo publicado nas redes sociais mostra a ação dos agentes recolhendo o adereço na Ponte 6 de Março, área central do Recife, quando seguiam para o Galo da Madrugada.

Esta é a segunda vez que o grupo tem os adereços apreendidos pela PM. O grupo faz uma crítica à especulação imobiliária no Estado e a Paulo Câmara (PSB) e Geraldo Júlio (PSB), governador de Pernambuco e prefeito do Recife, respectivamente.

"A PM está prendendo fantasias. Tudo porque a gente é uma troça contra o governador e contra o prefeito", diz o folião que flagrou a ação. Ainda na internet, outras pessoas questionam se a ação é legal.

Representantes do grupo denunciaram o caso à Corregedoria da polícia. À imprensa, a PM informou que não reconhece tal procedimento e que vai apurar os fatos. Com informações da Folhapress. 

Fonte: NMB
publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 11:00

Representantes de organizações internacionais elogiam Hospital da Mulher

O atendimento humanizado oferecido pelo Hospital da Mulher, recém-inaugurado pelo Governo do Estado, foi elogiado pela representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, e o representante da Organização Pan-Americana da Saúde/OMS, Joaquim Molina, que visitaram o equipamento na tarde desta sexta-feira (24), acompanhados das secretárias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, e de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira.

"É um momento que as mulheres estão fragilizadas, principalmente as vítimas de violência. Ser recebida num lugar acolhedor e por profissionais especializados é essencial", destacou a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. O representante da OPAS/OMS, Joaquim Molina, elogiou as instalações e localização do equipamento. "A decoração é suave e com belas obras de arte, além da vista para o mar. Isso é também um diferencial no atendimento", avalia. 

"Eles estão encantados com o equipamento e com certeza vão disseminar informações positivas sobre essa conquista para a Bahia. A visita também tem como objetivo buscar parcerias futuras com a OPAS e a ONU Mulheres em prol do desenvolvimento da saúde das mulheres baianas", frisou a secretária Olívia Santana. A secretária Julieta Palmeira lembrou ainda que o atendimento às mulheres vítimas de violência, realizado no Hospital, está funcionando durante o Carnaval.

Secom Bahia Foto: Camila Souza/GOVBA
publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 10:00

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza telão para à população assistir desfile de escola samba que homenageará Ivete Sangalo

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte vai disponibilizar um telão para a transmissão do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, neste domingo, a partir das 20h, na Praça Santiago Maior.

A Acadêmicos da Grande Rio vai homenagear Ivete Sangalo. O enredo, além de contar a vida da cantora juazeirense, exalta a cultura, a história e o folclore de Juazeiro.

O desfile terá a presença de outros filhos da terra. Dentre eles, o prefeito Paulo Bomfim que foi convidado pela direção da escola de samba.

Ascom Prefeitura de Juazeiro Foto Ilustrativa da Internet
publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 09:00

JUAZEIRO TORCE POR IVETE SANGALO QUE DESFILA HOJE NA SAPUCAÍ PELA GRANDE RIO

Hoje é o grande dia da juazeirense Ivete Sangalo Assim Ivete Sangalo. Ela vai percorrer a Sapucaí no alto de um trio elétrico com a Acadêmicos do Grande Rio. Enredo da escola, a cantora arrastou uma multidão para o Sambódromo durante o último ensaio técnico. Empolgada com a homenagem, Ivete fez questão de prestigiar o treino da tricolor de Duque de Caxias no palco oficial do desfile, e levantou o público, estimado em 60 mil pessoas, cantando o samba da agremiação junto de Emerson Dias, o intérprete oficial da Grande Rio.

"Vi a alegria no rosto das pessoas. Eu passava e sentia o povo cantando para você, por você. Todos os músicos (do carro de som) dizendo que isso nunca aconteceu na Sapucaí, essa comoção toda. Foi mais do que especial. O povo teve chance de estar pertinho, o povo merece isso, o povo sempre em primeiro lugar. O que vivi hoje foi indescritível. Um domingo maior. O maior domingo do mundo" disse Ivete logo após o ensaio, que terminou com uma festa na Apoteose, com a artista cantando sucessos da carreira com Emerson, entre elas “Chupa Toda”, “O Doce” e “Tempo de Alegria”.

Voz oficial da Grande Rio, Emerson ficou impressionado com a aceitação dos ocupantes das frisas e arquibancadas do Sambódromo carioca: "Foi uma noite mágica, histórica. Só quem esteve aqui sentiu essa energia. O que a Ivete está fazendo pela Grande Rio não tem preço. Ela abraçou o enredo, está curtindo cada momento, e ajudando a valorizar e a popularizar ainda mais a nossa festa. Ela brinca sempre dizendo 'Ivete é Grande Rio'. Mas, depois de hoje, a Grande Rio inteira é Ivete. É um carisma sem igual, foi uma honra cantar com ela."

Também abrilhantaram o ensaio a rainha de bateria Paloma Bernardi, a apresentadora Luciana Gimenez, o promoter David Brazil, entre outros famosos. Com o enredo "Ivete do rio ao Rio", de autoria do carnavalesco Fábio Ricardo, a Grande Rio será a segunda escola a desfilar neste domingo de Carnaval, 26 de fevereiro.

publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 07:00

Prefeitura antecipa pagamento do mês de fevereiro para os servidores de Andorinha

A Prefeitura de Andorinha antecipou o pagamento referente ao mês de fevereiro dos 803 servidores municipais efetivos e comissionados da administração municipal. Pelo calendário normalmente, os vencimentos só estariam disponíveis até o quinto dia útil de março, mas, em função do feriado de Carnaval, o Executivo decidiu realizar o pagamento de todos os servidores nesta sexta-feira, 24 de fevereiro.

"Nós estamos pagando antes do carnaval para garantir um bom feriadão aos servidores andorinhenses", afirmou o prefeito Renato Brandão. Segundo o secretário de finanças, Lourenco Figueiredo, a determinação do prefeito em antecipar o pagamento dos servidores, injeta cerca de R$ 1,5 milhão na economia de Andorinha.

Ascom Andorinha
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 23:00

UPAE e HDM/IMIP de Petrolina dão dicas para um carnaval seguro e cheio de saúde

Carnaval é tempo de alegria, animação e muita festa. Para aqueles que vão curtir a folia de momo, as unidades geridas pelo IMIP em Petrolina (UPAE e HDM) prepararam dicas importantes. Independente do destino, o essencial é aproveitar o período carnavalesco de forma segura e sem se esquecer da saúde. É preciso ficar atento à hidratação, alimentação, cuidados com a pele, vestimentas e até aos riscos de acidentes; entre outros fatores.

Alimentação

De acordo com a nutricionista, Uilla Soares, um dia antes de cair na folia já é bom investir na hidratação, com muita água, sucos de fruta e água de coco. Durante os dias seguintes a regra é a mesma, sendo que a alimentação deve ser leve, saudável, mas bem balanceada para garantir a energia necessária ao folião.

"A hidratação é um dos itens mais importantes e deve ser feita ao longo de todo o período do evento. Antes de ir para a festa é bom investir em alimentos ricos em carboidratos complexos, encontrados nas raízes, como batata doce, macaxeira e inhame; cereais integrais, como arroz integral e pão integral; proteína, de preferência a das carnes brancas; e gorduras boas. Todos os grupos alimentares são importantes para manter o metabolismo energético funcionando bem".

Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE-PE
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 17:00

ESCURIDÃO GERA INSEGURANÇA NA ORLA NOVA DE JUAZEIRO

A escuridão reinante tem gerado insegurança na Orla Nova em Juazeiro por onde diariamente centenas de pessoas praticam suas caminhadas buscando um pouco mais de saúde. O leitor do Blog Alisson Carvalho enviou mensagem ao facebook do Blog reclamando desta situação e pedindo providências por parte do setor competente na gestão do prefeito Paulo Bomfim: “Geraldo, o descaso com a orla nova está muito grande. Se já não bastasse a buraqueira, agora a escuridão é quase total. Um prato cheio para vagabundagem fazer a festa. Autoridades favor tomar providências” declarou o leitor.

publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 16:00

Bloco do Galo homenageia Tropicália e Revolução Russa na Mudança do Garcia

Em seu oitavo ano na Mudança do Garcia, o Bloco do Galo homenageia, neste carnaval, os 50 anos da Tropicália e os 100 anos da Revolução Russa. Liderado pelo deputado Marcelino Galo (PT), o carnavalesco reúne tradicionalmente foliões da esquerda baiana ao som de marchinhas que marcaram época. No desfile, que acontece nesta segunda-feira (27) às 10 horas, não pode faltar muita irreverência e protesto político.  São aguardados, segundo estimativas de Galo, mais de 2,5 mil foliões no bloco. "Levamos muita alegria, muito acúmulo da cultura e da política, mas também nosso protesto contra esse governo usurpador, contra a retirada de direitos, contra as reformas da previdência e trabalhista e contra o uso indiscriminado de agrotóxicos na produção de alimentos", adianta o patrono do bloco. "Também vamos à rua para defender novas eleições diretas, mais investimento na cultura e nos jovens, e, claro, também para se divertir", acrescenta o deputado Marcelino Galo.

Ascom Dep. Marcelino Galo
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 15:35

Carro pega fogo no Bairro Santo Antônio, em Juazeiro

No início da tarde deste sábado de carnaval (25) um automóvel pegou fogo na Rua Princesa Isabel, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro. Por sorte, populares que transitavam no momento da ocorrência ajudaram o motorista a apagar o fogo. Ninguém ficou ferido, houve apenas danos materiais.

Da redação Blog Geraldo Jose
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 15:00

Tudo pronto para a Operação Carnaval Seguro, da Guarda Municipal de Petrolina

Ao mesmo tempo em que a expectativa dos foliões é de muita festa e alegria no Carnaval de Petrolina, a Guarda Municipal já sabe que os quatro dias de folia vão ser de muito trabalho. A missão dada pelo prefeito Miguel Coelho é garantir a segurança e o ordenamento público nos pólos carnavalescos, a fim de que a população da cidade e os turistas tenham uma única preocupação: aproveitar os festejos. Dessa forma, um forte esquema de segurança foi montado pela secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, que resultou na Operação Carnaval Seguro. O trabalho começa neste sábado (25) e segue até a terça-feira de carnaval, no próximo dia 28.

Durante os quatro dias de carnaval em Petrolina, a Guarda Municipal irá atuar com efetivo diário de 35 guardas em parceria com 05 fiscais de postura e 22 agentes do Grupamento de Segurança Patrimonial (GASP). Além disso, o planejamento definiu a realização de patrulhas ostensivas à pé no interior e entorno dos pólos Orla e Praça 21 de Setembro, no centro da cidade. Esse serviço vai contar ainda com o apoio de 03 Guarnições Ordinárias (viaturas) e o Grupo Tático Motorizado (GTM), formado por um trio com motos, além de um trailer que será colocado em ponto estratégico. Uma central de operações será montada no prédio da Prefeitura. Enquanto isso, nos polos não-oficiais e tradicionais localizados nos bairros Areia Branca e Cohab VI/Rio Corrente, 04 guardas a bordo de 1 viatura vão fazer a segurança em cada ponto. Além da Guarda Municipal, o Carnaval de Petrolina também vai contar com a presença das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), SAMU, Agência Municipal de Vigilância Sanitária e agentes de proteção do Poder Judiciário.

A FESTA

Petrolina será um dos polos oficiais do Carnaval de Pernambuco. O ciclo carnavalesco da cidade vai priorizar os artistas da região do Vale do São Francisco e orquestras de frevo. Para a realização do evento, a Prefeitura investirá cerca de R$ 300 mil, valor semelhante ao aplicado pelo Governo do Estado. Patrocinadores ainda irão garantir cerca de R$ 100 mil de apoio cultural. A programação do Carnaval de Petrolina - Sou o Novo Carnaval pode ser vista no site www.petrolina.pe.gov.br.

Ascom/Petrolina
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 14:00

Integração do São Francisco: água chega à penúltima estação do Eixo Leste

As águas do ‘Velho Chico’ chegaram, nesta sexta-feira (24), à quinta e penúltima estação de bombeamento (EBV-5) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE). Com este avanço, faltam apenas 53,5 quilômetros para que este Eixo cumpra um dos seus objetivos: levar a água do rio até o açude Poções, em Monteiro (PB), para atender a população paraibana. Depois, a água seguirá pelo rio Paraíba até o reservatório Boqueirão, para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).

A previsão é beneficiar o município de Monteiro já no mês de março. A quinta estação elevatória (EBV-5) vai bombear a água do ‘Velho Chico’ em mais 41 metros de altura, o equivalente a um edifício de 13 andares. Depois, por gravidade, as águas seguem até a última estação (EBV-6) do Eixo Leste. Antes de chegar ao seu destino final, no açude Poções, em Monteiro, passam por mais dois reservatórios (Campos e Barro Branco), um túnel e uma adutora.

O Eixo Leste do projeto vai beneficiar os estados de Pernambuco e Paraíba. O trecho capta água do ‘Velho Chico’ no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), e atravessa três municípios pernambucanos: Betânia, Custódia e Sertânia.

Executado pelo Governo Federal, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País. O empreendimento vai garantir abastecimento regular de água a 390 municípios do Nordeste, que sofrem com a irregularidade de chuvas e enfrentam longos períodos de estiagem e seca. Serão beneficiadas 12 milhões nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Ascom/Ministério da Integração Nacional
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 12:08

SEDUC DE JUAZEIRO DIVULGA LISTA FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro divulgou o resultado final de classificados no Processo Seletivo Simplificado, de acordo com Edital nº04/2016 e alterações, destinado a cadastro reserva, nos cargos de nível fundamental, médio e superior, em setores e serviços da SEDUC. O resultado está disponível no site da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Além do resultado final, a SEDUC divulgou também o resultado do julgamento dos recursos interpostos em face do Resultado Preliminar do Processo Seletivo Público Simplificado da SEDUC.

O edital prevê a formação de um cadastro reserva e a convocação será feita de acordo com as necessidades da instituição. O Processo Seletivo foi realizado mediante avaliação curricular de títulos dos candidatos e experiência profissional dos mesmos. Os salários variam de R$ 888,00 a R$ 2.122,64.

Resultado Final - SEDUC

Resultado Julgamento Recurso - SEDUC

Ascom/SEDUC
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 12:00

Comunidade, Codevasf e SAAE se unem em defesa do Rio Salitre

Solo fértil e água em abundancia transformaram o Vale do Salitre, anos atrás, no principal abastecedor de frutas e verduras de Juazeiro.  A falta de cuidados, o uso indiscriminado da água e a proliferação de algarobas acabaram por deixar o rio praticamente sem água.

"É triste ver hoje nosso rio nessa situação.  Lugares que antes tomávamos banho com até três metros de profundidade, hoje não existe nem 20 centímetros de água. Tudo isso é lamentável.  Antes os próprios moradores cuidavam da limpeza do rio, mas a quantidade de óleo despejado, o uso irracional e a proliferação das algarobas estão acabando com o rio", revela o agricultor  Manoel Antonio Junior.

Para minimizar a situação, a pedido da comunidade, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Serviço de Água e Saneamento Ambiental iniciaram essa semana a limpeza da calha do rio, no trecho de Goiabeiras I e II, com uma potente máquina.  Com a retirada da lama no leito do rio a água voltou a minar para alegria de Dona Angélica Lemos. "Já não sabia mais o que fazer. Estava comprando água para não ver meus bichos morrerem de sede. Agora com essa ação já podemos ficar mais tranqüilos", disse.

Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, esse é o tipo de parceria que beneficia a todos. "Sabemos o que é viver sem água e o nosso compromisso é o de atender a todas as comunidades. Junto com a Codevasf estamos levando um pouco mais de alegria ao povo sofrido do Salitre", pontuou. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 11:00

Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina , SINDSEMP, Comunica aos Servidores horários de atendimentos na Sede Administrativa

Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina , SINDSEMP, Comunica aos Servidores horários de atendimentos na Sede Administrativa e Clube de Campo, nos dias de Carnaval.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina, SINDSEMP, comunica aos seus associados, que em virtude do feriado de carnaval,  a Sede Administrativa só voltará com seu expediente normal na quinta- feira, dia 02 de Março. Todos os anos a diretoria do Sindicato fecha a Sede Administrativa, por conta dos setores públicos também não realizarem atendimento no período de carnaval. Uma boa atitude da Diretoria, que tem como objetivo,  oportunizar aos seus funcionários, momentos de descanso e lazer com sua família, no feriado prolongado.

Já o clube de campo do SINDSEMP, cumpre o seu regimento, funcionando normalmente para seus associados e associadas, aos sábados, domingos e feriados. Portanto, informamos que o clube funcionará neste Sábado e Domingo de Carnaval , assim como na terça-feira, feriado de Carnaval.

O funcionamento do Clube e das 09 horas da manhã até às 17 horas.

Ascom/Sindsemp
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 10:00

Enquanto a chuva dá trégua, trabalho para diminuir transtornos continua em Petrolina

Mesmo depois de alguns dias de céu firme em Petrolina, a preocupação da Prefeitura em diminuir os transtornos causados pelas chuvas recentes não diminuiu. Além das intervenções emergenciais já divulgadas, como o nivelamento das ruas 26 e 29 do Jardim Petrópolis, zona oeste da cidade e a interdição do trecho do canal do Cacheado que cedeu perto da AME do bairro, outras ações também estão sendo realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade a fim de prevenir possíveis problemas.

As equipes da secretaria executiva de Serviços Públicos já limparam as bocas de lobo das imediações do Viaduto dos Barranqueiros, no centro da cidade. Elas ainda estão atuando na manutenção de iluminação pública que têm apresentado problemas depois das chuvas. Enquanto isso, nos bairros São Jorge e Mandacaru, na zona norte e também no Dom Avelar, na zona leste, escavadeiras hidráulicas trabalham na limpeza dos canais que cortam as localidades. Todas essas ações estão sendo realizadas a fim de facilitar o escoamento das águas pluviais para que elas não provoquem transtornos, como o alagamento de ruas.

O secretário executivo de Serviços Públicos, Fred Machado, tranquiliza a população em relação às demandas. "Como a cidade não possui estrutura adequada para receber um volume maior de chuva, os transtornos sempre ocorrem. Diante disso, nosso papel é buscar atender cada comunidade o mais rápido possível e, sem dúvidas, seguir com o trabalho de prevenção de ocorrências", destaca Fred. De acordo com informações do instituto Climatempo, existe previsão de que volte a chover em Petrolina a partir da na próxima segunda-feira (27).

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 09:00

COMERCIANTES RECLAMAM DA SUJEIRA NO MERCADO DO PRODUTOR DE JUAZEIRO

Comerciantes do Mercado do Produtor de Juazeiro entraram em contato com a redação do Blog Geraldo José na manhã deste sábado (25) para reclamar da sujeira e do mau cheiro no quarto maior entreposto do país em termos de comercialização.

“Geraldo olha a gestão de Mitonho Vargas, o diretor de comércio do Mercado do Produtor de Juazeiro, abandonado pelos seus gestores, uma falta de vergonha para gente que paga caro” reclamou um dos denunciantes.

“Eu trabalho do lado disso aí. Tá aqui esgoto a céu aberto já tem semanas. Tá muito sujo aqui um mau cheiro terrível” disse outro.

Esta semana é a segunda reclamação de comerciantes sobre esse estado de sujeira no Mercado do Produtor de Juazeiro.

publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 08:00

Em Juazeiro, 150 famílias são beneficiadas com primeira etapa do Projeto Cisternas do Constesf

Em um momento que representou a conquista de direitos, o Consórcio Sustentável de Território do São Francisco (Constesf) realizou o encerramento da primeira etapa do Projeto Cisternas em Juazeiro, nesta sexta-feira (24). Nesta primeira etapa, o Constesf, junto com o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) e em parceria com a prefeitura municipal de Juazeiro, finalizou cerca de 150 tecnologias sociais de captação e armazenamento de chuva. 

Além das famílias beneficiadas, estiveram presentes no evento o presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo; o Coordenador geral de campo do Projeto Cisternas, Mauro Macêdo; o diretor de projetos do Constesf, Frank Chaves; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José; o vereador Agnaldo Meira; técnicos do CAA e, representando a Prefeitura de Juazeiro, Inaldo Loiola, assessor de relações institucionais do SAAE. 

Ler Matéria Completa
Ascom/CONSTESF
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.