Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 15 de Outubro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 15 de Outubro / 2018 às 22:01

Bebê de 1 ano morre após beber querosene em Feira de Santana

Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu na manhã deste sábado, 13, após sofrer complicações em decorrência a ingestão de querosene. A. S. d. S. S. estava internada no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador).

De acordo com informações da delegada responsável pelo caso, Danielle Mathias, ao site Acorda Cidade, a criança passou mal por volta das 17h40 desta sexta-feira, 12, enquanto brincava no quintal da casa onde residia na rua Bangu, no bairro Parque Ipê. A vítima teria enchido um brinquedo com o produto e ingerido em seguida.

Ainda de acordo com a delegada, um dos pais da menina trabalha com querosene e por isso mantinha o material em casa. Ela chegou a ser socorrida em uma Policlínica e encaminhada ao HEC, mas não resistiu.

A Tarde
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 21:16

'Semana de Tecnologia e Ciências' é realizada em Petrolina

Entre os dias 15 e 19 de outubro acontece a Semana de Tecnologia e Ciências da FTC em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Com o tema “A Ciência para Redução das Desigualdades: Caminhos, Oportunidades e Desafios”, a Semana tem como objetivo reunir a comunidade científica de diferentes áreas do conhecimento. A programação conta com palestras, apresentações e serviços para a população local, nas áreas de Psicologia, Arquitetura, Engenharias Civil e Engenharia Elétrica.

As atividades acontecem na instituição de ensino, localizada na Avenida Clementino Coelho, 714, Atrás da Banca.

Confira a Programação completa:

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 19:02

Aposentadoria automática por idade no INSS já chega a 17,3% do total

A concessão de aposentadoria automática por idade, sem a necessidade de ir a uma agência da Previdência Social, somou 17,3% do total de pedidos desde maio. 
Há cinco meses, quem pede a aposentadoria por idade não precisa mais ir até uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A ideia é que a concessão saia na hora caso o segurado esteja com a documentação em dia. O problema é que nem sempre isso ocorre. As falhas no cadastro do INSS são comuns e as negativas superam os números de liberação. Em todo o país, segundo o INSS, desde maio, foram feitos 228 mil requerimentos de aposentadoria por idade, sem necessidade de agendamento.

Ler Matéria Completa
Folhapress
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 18:00

Espaço do Leitor: Campanha busca arrecadar recursos e voluntários em Petrolina.

Olá meu amigo, mais uma vez venho aqui pedir sua ajuda. O G-PAADI - Grupo de Proteção Animal e Ambiental do Distrito Industrial uma região que deveria estar ocupada por diversas empresas, mas nem tudo saiu como esperado e então o tempo passou e a Natureza, que havia sido eliminada, com o passar dos anos tomou conta dos espaços onde não houve ocupação de empreendimentos.

Das diversas áreas onde existe uma preservação ambiental, algumas precisam de atenção, outras necessitam de muuuuuita atenção e é nesse ponto que todos vocês (amigos, familiares, amigos dos amigos, entre outros) se tornaram a peça mais importante dessa engrenagem.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 16:00

Projeto Infância Protegida Criança Feliz leva alegria a crianças de Casa Nova

Um Dia das Crianças diferente, inclusivo e participativo foi a determinação do Prefeito Wilker Torres para este ano de 2018. Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Rede Sócio Assistencial- CRAS-PAIF, SCFV, PBF, PROGRAMA CRIANÇA FELIZ, CREAS-PAEFI, AEPETI, CMDCA, CT, CMAS idealizou e executou o Projeto "Infância Protegida- Criança Feliz", atendendo ao pedido do Prefeito Wilker Torres para este ano de 2018.

"Tornamos o Dia das Crianças, principalmente aquelas em situações de risco e vulnerabilidade social, uma data memorável", diz o Prefeito, satisfeito com o sucesso do projeto.

 "Essa iniciativa dá às crianças um espaço de diversão, alegria e encantamento" – diz a Secretaria Maria Regina – "Torna o dia das crianças, mesmo para aquelas sem condições, uma data memorável, mágica, que será recordada sempre".

A ação promoveu dois dias especiais e únicos, com inclusão social, lazer, cultura, esporte, diversão e entretenimento para nossas crianças, sendo executado no dia 10 de outubro na praça principal de Santana do Sobrado, e no dia 12 de outubro no Estádio Anastácio Antônio de Castro na sede de Casa Nova.

Os espaços ficaram pequenos para o número de crianças usuárias da rede dos serviços sócioassistenciais da sede e do interior do município, bem como toda criançada da comunidade em geral que atendeu ao convite. Muitos brinquedos infláveis, brincadeiras educativas e desportivas, guloseimas, picolé, algodão doce, kit lanches, música, pintura facial, palhaços e muita inclusão social: "Este não é apenas um espaço de alegria, é também de encontro, de socialização e reconhecimento. Uma das iniciativas mais bem-sucedidas que esta administração colocou em prática e que iremos repetir ano que vem" – garante a Secretária Maria Regina.

O Dia das Crianças realizado através do Projeto: Infância Protegida, Criança Feliz, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação disponibilizando o transporte escolar para conduzir as crianças dos bairros mais distantes até o local do evento, garantindo assim o acesso para todos.

 

Ascom PMCN Manoel Leão
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 15:46

Profissionais de Juazeiro participam da I Semana Municipal de Experiência em Saúde Bucal

Dentro da programação da I Semana Municipal de Experiência em Saúde Bucal, nesta segunda-feira (15), os profissionais da área de odontologia que atuam na rede municipal, participaram de capacitações voltadas para o aprimoramento da prática profissional.

O evento realizado no Instituto de Pós em Odontologia do Vale do São Francisco, contou o curso de Hand's on, através do laboratório de cirurgia de Acesso Endodôntico para dentistas, atendimento à gestante, curso de teste rápido e minicurso para assistentes de saúde bucal-USB's.

A palestrante Maria Helena ministrou o curso de biossegurança na odontologia, voltado para assistentes em saúde bucal, parabenizou a gestão municipal e a coordenação de saúde bucal pela iniciativa do evento.

Ler Matéria Completa
Elinete Carvalho/ Estagiária SESAU
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 15:00

Dia das crianças é comemorado na rede de atendimento à saúde de Juazeiro

Em comemoração ao Dia da Criança, a rotina do Hospital Materno Infantil de Juazeiro foi alterada na última sexta-feira (12) com as equipes médicas alegrando o ambiente, as crianças e as mães entre um atendimento. Na quinta-feira (11), a comemoração aconteceu no CAPS Infantil de Juazeiro com uma manhã especial recheada de muitas brincadeiras, presentes e muitos lanches.

As brincadeiras foram levadas até a ala superior onde as gestantes estavam aguardando ansiosas à chegada dos seus bebês. Camila Souza estava no HMIJ com o filho Pietro Souza e fala do momento que viveu na manhã do dia das crianças. "Meu bebê está internado aqui no Hospital da Criança e achei muito importante este momento com todas as crianças, pois foi um momento de animar e dar esperança", pontuou.

Outra mamãe que estava com o filho Benjamin, internado há três dias no HMIJ, foi Rayza Fernandes que, descreveu o momento de distração que o filho viveu no dia 12 de outubro. "Confesso que fiquei encantada com o entusiasmo da equipe em cuidar de todas as crianças e neste dia não podia ser diferente. Eles trouxeram alegria onde somente a tristeza tomava conta. Tenho certeza que todos vão melhorar significativamente. Agradeço à comissão organizadora e acho que este projeto deve continuar", explicou.

De acordo com a diretora do HMIJ Fabíola Leite, a manhã foi realmente para levar mais alegria às crianças. "Foi um momento único e é sempre positivo arrancar uma boa risada dos pequenos que estão aqui internados ou até mesmo tiveram um desconforto e precisaram de cuidados médicos. Preparamos esse momento para eles, as mamães e também as nossas gestantes que estavam aguardando para dar a luz", descreveu Fabíola Leite.

Débora Sousa/SESAU
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 14:30

Operação Carro Pipa do 72º Bimtz envia nota e esclarece prisão realizada no município de Santa Filomena

Neste final de semana, pipeiros foram presos, no distrito de Izacolândia, acusados de portar vários aparelhos de GPS de carros pipas contratados pela Operação Carro-Pipa/Exército para abastecer domicílios do município com água do Rio São Francisco. Os acusados estão presos e estão a disposição da Justiça Militar Federal.

A assessoria de imprensa do Exército em Petrolina envia nota e esclarece os acontecimentos. De acordo com o  Major Souza Lima, adjunto do gerente do escritório da Operação Carro Pipa do 72º BIMtz, "tem sido veiculada uma versão distorcida deste fato".

Confira aqui:
 

publicado em 15 de Outubro / 2018 às 14:00

Estradas federais e estaduais registram 55 acidentes com 10 mortes e 57 feridos durante feriado prolongado na Bahia

As rodovias federais e estaduais que cortam a Bahia registraram 55 acidentes com 10 mortes e 57 feridos durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Os balanços foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Militar.

Um dos acidentes mais graves ocorreu entre os municípios de Itamaraju e Prado, no sul da Bahia. Uma mulher e o neto dela de 10 anos morreram após uma colisão frontal entre dois carros de passeio, na BR-489.

Apesar dos registros, nas estradas federais, quando comparado com o mesmo período do ano passado, houve uma uma redução de 37,5% no número de acidentes. Nas estradas estaduais, também houve redução do número de ocorrências em 33%.

A PRF informou que encerrou às 23h59 do domingo (14) a Operação Nossa Senhora Aparecida, realizada nas rodovias federais por conta do feriadão. Iniciada na última quinta (11), as ações buscaram combater a embriaguez ao volante e coibir as ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade.

A PRF informou que, no feriado de 2017, foram contabilizados 56 acidentes nas rodovias federais, enquanto esse ano foram 35.


Nos acidentes desse ano, 36 pessoas ficaram feridas, número que representa uma redução de 35,7% em relação ao ano anterior. Em 2018, 6 pessoas morreram durante o feriado nas rodovias federais baianas, redução de 25% com o mesmo período de 2017, quando oito pessoas vieram a óbito.

Das ocorrências que resultaram em mortes, três foram por atropelamento de pedestre, uma por colisão frontal, uma por colisão lateral e uma ocasionada por animal na pista.

Nos quatro dias de operação, as equipes fiscalizaram 6.681 veículos e 6.673 pessoas. Com foco nas condutas que geram mais riscos à segurança dos usuários das rodovias, os policiais envolvidos na operação realizaram 2.971 testes de alcoolemia, constatando 53 pessoas que consumiram álcool antes de dirigir.

Além da embriaguez ao volante, outra conduta grave registrada foi falta do uso do cinto de segurança. Foram efetuadas 119 autuações no período de operação, entre passageiros e condutores sem o equipamento.

As infrações mais observadas e notificadas no feriadão foram ultrapassagens indevidas, que, segundo a PRF são as que causam mais riscos de acidentes graves. Dos 2.493 autos gerados, 623 tinham relação com ultrapassagens indevidas, sejam elas forçadas, pelo acostamento ou em faixa contínua.

A colisão frontal, quase sempre causada pelas ultrapassagens proibidas, é o tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro, segundo o órgão.

Também durante o período da operação, a PRF na Bahia recuperou sete sete veículos roubados e apreendeu seis com adulterações nos elementos identificadores. No primeiro dia das ações, uma mulher foi presa em Alagoinhas com quase 25 kg de cocaína dentro de um ônibus.

Nas estradas estaduais, a Polícia Militar concluiu na manhã desta segunda-feira (15) a Operação Nossa Senhora Aparecida. Dos 20 acidentes registrados, 4 tiveram vítimas fatais, 7 pessoas com ferimentos graves e 14 com ferimentos leves.

A PM disse ter abordado 7.463 pessoas e 3.655 veículos, que resultou na extração de 1.143 autos de infração, retenção de 53 veículos, recolhimento de 21 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e de 14 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Não houve prisões em flagrante e nem encaminhamentos às delegacias.

A operação envolveu equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (Itabuna, Brumado e Barreiras), desde a última sexta-feira (12), que além das ações de fiscalização e de patrulhamento ostensivo, também realizaram abordagens educativas com o objetivo de reduzir o número de acidentes.

Foto: Itamaraju Noticias G1 Bahia
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 13:00

Casa Bolsa divulga lista de beneficiários que devem sacar o benefício do Programa Bolsa Família em Petrolina

Dando continuidade às ações para localizar os beneficiários do Programa Bolsa Família, a Prefeitura de Petrolina disponibilizou em seu site oficial, a relação de contemplados que ainda não estão sacando seus benefícios. A direção da Casa Bolsa informa que as famílias devem retirar o benefício nas agências da Caixa e Casas lotéricas até o próximo dia 29 de outubro. 

No município, mais de 370 famílias precisam sacar os valores referentes ao mês de julho de 2018, para que o benefício não venha a ser cancelado. Alguns desses nomes já constavam na lista divulgada anteriormente, porém ainda permanecem sem sacar seus benefícios. 

"Entre os motivos para a não retirada do dinheiro está o fato do beneficiário não ser localizado no endereço informado,como também a ausência do contato do responsável familiar com o Ministério do Desenvolvimento Social, que deve sempre consultar o benefício para checar se  foi liberado", como explica a diretora de Atenção Social, Glaucia Andrade.

A lista com a relação dos beneficiários pode ser localizada no endereço http://petrolina.pe.gov.br/secretarias/sedesdh/bolsa-familia/

 

Fotos: Divulgação/ Sedesdh
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 12:30

O Hospital Regional de Juazeiro convoca para processo seletivo AUXILIAR OPERACIONAL

O Hospital Regional de Juazeiro convoca para processo seletivo AUXILIAR OPERACIONAL dia 17/10/2018 às 14hs.

Os convocados são: Elenice Antônia de Souza, Greice Meiriangela Miranda dos Santos, José Messias Nascimento da Silva, Lidiane Cardoso da Silva, Marcelo de Souza Silva, Taize Raniele da Silva Ferreira, Washington de Souza Santos, Wilma Jamile de Jesus Gomes.

Ascom HRJ
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 12:00

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta segunda-feira (15) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta segunda-feira (15).

A equipe de mutirão de limpeza está na Orla Fluvial; as equipes de varrição atendem hoje Alto do Alencar, Castelo Branco, Terminal Rodoviário, João Paulo II, Dom José Rodrigues, Cajueiro, Camelódromo 2 de Julho, Coreia, Área Central, Santo Antônio, Praças do Boi e Pedro Pereira, Ruas 0, 01, Travessa da Maravilha e Parque Lagoa de Calu (Alto da Maravilha), Rua Cícero Feitosa (Alagadiço), Avenidas Adolfo Viana, Flaviano Guimarães e Santos Dumont.         

Em relação à iluminação pública, os bairros atendidos serão: Cajueiro, Coreia, Tancredo Neves, Residencial Mairi, Pedra do Lorde, Santo Antônio e Maringá. Já o setor de manutenção e máquinas está realizando a limpeza no canal do Macarrão (Jardim Flórida) e serviços de manutenção no cemitério do bairro João Paulo II.

Qualquer solicitação de atendimento deve ser realizada pelo telefone (74) 3612 5411, e é necessário que a pessoa forneça o endereço completo e o número do telefone para que possa ser realizado o registro de protocolo.

Ascom/SESP
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 10:02

Prodecon diz que é importante pedir nota fiscal para trocar compras

O Dia das Crianças foi comemorado na última sexta-feira (12) e nesse período aumenta a procura por brinquedos, nos estabelecimentos comerciais, para presentear os pequenos. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) chama a atenção dos consumidores com algumas orientações que podem prevenir problemas após as compras.

Para garantir a segurança da criança, o consumidor deve ficar atento ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no produto. “É preciso que os pais estejam antenados quando forem comprar no comércio, respeitando sempre a idade da criança, e vendo se [o produto] tem o selo do Inmetro, pois significa que o brinquedo passou por vários testes de segurança”, explica o diretor presidente do Prodecon de Petrolina, Dhiego Serra.

Ler Matéria Completa
G1 Foto: Reprodução TV Grande Rio
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 09:00

Petrolina Cuida: prefeitura continua com mutirões de exames e consultas especializadas

Após o sucesso dos mutirões de consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata, a Prefeitura de Petrolina continua em ritmo acelerado para zerar as filas de espera por exames e consultas com especialistas. Através da plataforma de ações 'Petrolina Cuida', ontem domingo (14) foi marcado por mais uma ação voltada para as mulheres, dentro da campanha 'Outubro Rosa'. Desta vez, foram ofertados mais de 55 exames de ultrassonografia transvaginal, em uma clínica particular do município.

A transvaginal é um exame no qual é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções e câncer. Além disso, durante a manhã, as mulheres também participaram de palestras educativas sobre a importância do autoexame na identificação do câncer de mama.

De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o objetivo da gestão é continuar com esses mutirões até eliminar todas as demandas reprimidas. "Nós já tivemos um grande avanço ao zerar as filas de mamografias, exames laboratoriais, entre outros. Nesse mês de outubro estamos voltados para esse reforço à saúde da mulher. E hoje, mais uma vez, ouvimos relatos em de pessoas que estavam há mais de três anos na fila de espera e quando recebeu a ligação dos nossos profissionais pensaram que era trote", frisou.

A gestora ainda reforçou a necessidade do comparecimento aos procedimentos agendados. "Infelizmente, nós ainda temos um número muito alto de pessoas que se ausentam aos procedimentos. Nós ligamos para informar, confirmamos a disponibilidade da paciente, mas no dia eles acabam faltando e isso é muito prejudicial para andamento do trabalho, porque nos planejamos de acordo com a programação do dia, disponibilizando equipamentos e profissionais para atender a demanda prevista. Além de tirar a vaga de outra pessoa que realmente estava precisando", concluiu.

 

Ascom PMP
publicado em 15 de Outubro / 2018 às 07:00

Agência Fluvial intensifica fiscalização para proibir irregularidades de condutores de moto aquáticas

Este Blog recebeu denúncias de uso e pilotagem de moto aquáticas nas proximidades das margens do Rio São Francisco. Com o final de semana prolongado, segundo a redação do Blog constatou, foram comuns cenas de acrobacias e de crianças sendo conduzidas na frente das moto aquáticas. 

Apesar da determinação da Marinha do Brasi é possível notar o descumprimento da norma em alguns pontos com grande movimento de banhistas, um dos casos mais comuns é conduzir moto aquáticas com crianças posicionadas a frente do condutor.

Em contato com a Agência Fluvial de Juazeiro, a informação é que o conhecimento das normas da autoridade marítima é obrigação para os condutores de embarcação, principalmente para os que possuem habilitação emitida por Capitania, Delegacia ou Agencia da Marinha do Brasil.

Segundo a Agencia o que ocorre é o abuso de alguns condutores que infrigem as regras, como ocorre com as regras do Trânsito Brasileiro.

A Agencia Fluvial de Juazeiro implementa diversas ações de fiscalização do trafego aquaviário na região, de Pilão Arcado até Paulo Afonso, por meio de inspeções navais. A Agencia também pode receber diariamente denúncias sobre infrações por meio do fone 74 32118800

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira.

Fiéis ao lema "Nossa Missão Salvar Vidas ", também existe o sistemasde comunicações e serviço 185 que pode ser acionado em caso de acidentes.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 23:00

ARTIGO – GANHAR ELEIÇÃO OU “TOMAR O PODER”?

A turbulência política pós-eleitoral já em andamento é uma consequência mais que natural a todo pleito que vai para o segundo turno. Os eleitores que tinham as suas posições antes definidas por esse ou aquele candidato, os quais não lograram êxito na passagem ao segundo turno, agora buscam a definição do seu voto por aquele que mais se aproxima de posições ideológicas adotadas para o primeiro turno. Mais provável, até, é que esse eleitor tenha se colocado diante da perspectiva de romper com certos princípios pessoais para analisar com mais profundidade, e assim já escolheu por eliminação, aquele que no segundo turno possa lhe parecer menos nocivo ao futuro do país e das instituições.

Em crônica de 30/09/18, uma semana antes do pleito (título ELEIÇÕES: NA DIREÇÃO DO VOTO ÚTIL), já pressagiava essa possibilidade de que o comportamento dos eleitores poderia derivar no sentido do voto útil, e abandonariam os seus preferidos diante da prévia lógica de que não chegariam a lugar nenhum, o que se comprovou diante da brusca queda nos índices finais da votação, a saber: Ciro Gomes, de 15% para 12,47%; Alckmin, de 8% para 4,76%; Marina, de 3% para 1%; Amoedo, de 3% para 2,5%; Meireles, de 2% para 1,21%; Álvaro Dias, de 2% para 0,80%; Cabo Daciolo, de 2% para 1,26% e Boulos de 1% para 0,58%. Os demais abaixo de 1% e mesmo assim caíram. Logicamente os números finais comprovam o raciocínio, visto que o Bolsonaro saiu de 40% para 46,03% e Haddad de 25% para 29,28%.

Ler Matéria Completa
Agenor Santos
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 22:02

Flica 2018 é encerrada com debate sobre protagonismo da mulher negra na literatura

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) chegou ao último dia, na manhã deste domingo (14), com a mesa 'Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras'. A discussão é parte do projeto da professora e doutoranda em Literatura e Cultura Dayse Sacramento, que se debruça sobre o livro 'Insubmissas Lágrimas de Mulheres', escrito por Conceição Evaristo, grande homenageada da 8ª edição da Flica. 

Com a participação de um grupo de mulheres negras, o projeto orientado por Dayse analisa os 13 relatos que compõem a publicação de Evaristo. Na abertura da mesa, a pesquisadora ressaltou a pouca representação das mulheres negras na sociedade. 

"Nós, mulheres negras, somos 27,5% da população deste país e não estamos representadas. Muitas vezes, temos as nossas representações negligenciadas nos espaços de poder. Temos como exemplo o boicote à eleição de Conceição Evaristo para a Academia Brasileira de Letras [ABL], uma instituição que, historicamente, nunca contou com a nossa presença, o nosso corpo, o nosso cabelo e o nosso texto dentro da ABL", desabafou Sacramento. 

Desde a última quinta-feira (11), a festa literária, patrocinada pelo Governo do Estado, promoveu mais de 20 horas de debates no claustro do Conjunto do Carmo. Mais de 22 atrações divertiram as crianças no Espaço Fliquinha. Na Casa do Governo/ Fundação Hansen Bahia, secretarias estaduais realizaram os diversos tipos de atividade, a exemplo de saraus, oficinas e bate-papos. 

De acordo com o coordenador-geral da Flica e um dos idealizadores do evento, Emmanuel Mirdad, a 8ª edição é marcada pela consolidação definitiva da Flica. "A cidade está completamente tomada de gente participando da Flica. Agora vamos nos debruçar sobre os preparativos para a próxima edição, a exemplo da necessidade de ampliação do espaço. Tem muita gente na Bahia e fora que deseja vir para cá, já que a Flica agora reverbera como a segunda maior festa literária do país", avaliou.  

Questionado sobre a repercussão positiva de promover a discussão da representatividade da escrita de mulheres negras, Mirdad garantiu que a Flica sempre esteve atenta a públicos que não são contemplados nos meios tradicionais. 

"A gente sempre trouxe os grandes autores nacionais, mas também os escritores independentes e editoras pequenas. Ao homenagear Conceição Evaristo, percebemos que era o momento de dar uma evidência maior às mulheres negras", concluiu o coordenador. 

 

 

Elói Corrêa/GOVBA
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 21:00

TSE: Cartilha interativa orienta sobre propaganda eleitoral na internet

Quem acompanha as redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ganhou, na terça-feira (12), uma ajuda para esclarecer dúvidas sobre a propaganda eleitoral na internet. As informações constam de uma cartilha interativa que traz as principais regras a serem seguidas, nas eleições deste ano, por partidos e candidatos interessados em obter apoio de eleitores no meio virtual.

A partir das informações fornecidas, os interessados poderão entender melhor, por exemplo, as normas para o impulsionamento de publicações no Facebook e Instagram. A ação é permitida no período eleitoral, mas deve ser contratada diretamente por meio das plataformas de mídias sociais, de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Ler Matéria Completa
TSE
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 20:02

Apostador do Pará ganha sozinho prêmio de R$ 27 milhões da Mega-Sena

Um apostador de Marabá, no Pará, acertou sozinho o concurso 2.087 da Mega-Sena e vai receber um prêmio de R$ 27 milhões. Ele acertou as dezenas 02,18,19,23,34 e 53 sorteadas nesse sábado (13) em Joaçaba (SC). A quina teve 52 apostas ganhadoras e pagou prêmio de R$ 41.598,96 a cada uma. A quadra teve 4.898 apostas ganhadoras e pagou prêmio de R$ 630,91 a cada uma. De acordo com a Caixa, o próximo sorteio da Mega-Sena está marcado para o dia 17 de outubro, com prêmio estimado em R$ 2,5 milhões.

publicado em 14 de Outubro / 2018 às 17:02

Campanha de Controle de Queimadas Sob Linhas de Transmissão (Safra 2018/2019) prevê eliminar riscos

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, iniciou mais uma edição da Campanha de Controle de Queimadas Sob Linhas de Transmissão (Safra 2018/2019). A prática, comum nas zonas canavieiras do Estado, pode ocasionar, se realizada nas proximidades das linhas de transmissão de energia, riscos ao fornecimento da eletricidade e à segurança dos moradores. A concessionária realizou, em parceria com órgãos reguladores, fiscalizações em oito usinas das Zonas da Mata Norte e Sul.

A iniciativa, realizada desde 2009, é promovida para verificar se as áreas de queimada obedecem às legislações ambientais. Ações como oficinas de sensibilização envolvendo alunos e professores de escolas e palestras comunitárias nas regiões fizeram parte da programação. Durante a campanha, as oficinas abordam práticas ambientais, como coleta seletiva e queimada controlada. A população conta, ainda, com orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, e unidades móveis de atendimento da Celpe, que oferecem serviços comerciais nas comunidades contempladas no projeto.

Segundo o gestor da Unidade de Meio Ambiente da distribuidora, Higor Vieira, a campanha tem papel fundamental na preservação dos ecossistemas e ajuda a reduzir as interrupções no fornecimento de energia provocadas por queimadas.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 16:00

Com a chegada da primavera, prefeitura recomenda cuidados com a pele em Petrolina

A primavera chegou, e com ela, dois velhos conhecidos dos petrolinenses reaparecem com mais força: o sol e as altas temperaturas registradas nos termômetros da cidade do Sertão pernambucano. Por isso, é importante estar atento aos prejuízos dos raios solares em demasia, que podem causar - além de problemas de pele - desconfortos como desidratação.

Para reduzir os transtornos, a médica de família e comunidade, Roanna Beda, que atua na Atenção Básica do município, vinculada à Secretaria de Saúde de Petrolina dá algumas dicas. A profissional explica que um ponto importante a se considerar é que o sol é fonte de vitamina D, fundamental para a saúde óssea.

 "O sol, se utilizado a favor do nosso organismo, é responsável pela síntese de vitamina D, o que auxilia no desenvolvimento de ossos e dentes. Mas, para isso é importante não abusar e lembrar que a exposição ao sol deve ser feita antes das 10h e após às 16h", explica.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Karem Moraes Foto: Alexandre Justino
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 15:00

As atividades do Sebrae serão retomadas na terça-feira, 16

A agência do Sebrae em Juazeiro não funcionou na sexta-feira (12), feriado de nossa Senhora Aparecida, e na próxima segunda-feira (15), quando é comemorado o dia do Colaborador Sebrae, mesma data em que se celebra o dia do Comerciário local.

O atendimento ao público será retomado na terça-feira (16), no horário normal, das 9h às 17h. Na agência do Sebrae em Paulo Afonso, as atividades serão suspensas apenas no dia 12 de outubro. Em caso de dúvidas ou orientações, o empreendedor pode acionar a central de relacionamento Sebrae através do telefone 0800 570 0800.

Ascom Sebrae
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 14:02

SEINFRA promove melhorias na estrutura da ponte que liga os bairros Ouro Preto e Vale do Grande Rio

A população dos bairros Vale do Grande Rio e Ouro Preto, na zona oeste da cidade, recebeu uma excelente notícia. A Prefeitura de Petrolina realizou melhorias estruturantes na ponte que liga as duas localidades. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) instalou barreiras de proteção no local a fim de garantir a segurança de pedestres e veículos que trafegam pela ponte.

A medida é paliativa, uma vez que uma nova ponte será construída para fazer a ligação entre os bairros Ouro Preto e Vale do Grande Rio. O investimento estimado é de quase R$ 500 mil, de acordo com o projeto que já está pronto. Agora, a obra aguarda o início do processo de licitação, que vai definir a empresa responsável pela construção, para que o serviço seja iniciado. A expectativa da Prefeitura de Petrolina é que o trabalho possa começar entre dezembro deste ano e janeiro de 2019.


De acordo com o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, a ação mostra a preocupação do município com a comunidade. "Assim que as demandas sobre a falta de estrutura da ponte começaram a chegar, o prefeito Miguel Coelho nos pediu prioridade para resolver essa questão. Infelizmente, a burocracia do serviço público nem sempre ajuda e faz com as respostas demorem um pouco mais do que deveriam, mas agora já temos uma perspectiva de atender essa reivindicação, proporcionando mais conforto e dignidade para as pessoas", destaca Machado. 

PMP Felipe Pereira - AsCom Prefeitura de Petrolina
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 13:00

É preciso trabalhar juntos para enfrentar as questões do meio ambiente que não obedecem a fronteiras políticas, diz Edson Duarte

Os governos brasileiro e argentino firmaram cooperação bilateral para gestão de substâncias químicas. O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o secretário de Governo de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, rabino Sergio Bergman, assinaram a parceria na 21ª Reunião do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e Caribe, em Buenos Aires. No evento, Edson participou, também, de reuniões bilaterais e de um debate sobre o tema.

A cooperação é voltada para áreas como concepção de políticas públicas e desenvolvimento de regulamentos, com foco na gestão ambientalmente adequada de substâncias e produtos químicos. “Precisamos trabalhar juntos, dar prosseguimento a iniciativas comuns para enfrentar as questões que não obedecem a fronteiras políticas”, declarou Edson Duarte.

Ler Matéria Completa
Lucas Tolentino/ Ascom MMA
publicado em 14 de Outubro / 2018 às 12:00

Pediatras pedem uso racional de exames por imagens em crianças

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que cerca de 350 milhões – 4% de todos os procedimentos médicos por imagem nos últimos dez anos – foram realizados em crianças e adolescentes de até 19 anos. Um ponto que chama a atenção, segundo a SBP, é que, embora o tamanho dessa população tenha diminuído no período, o volume de exames de diagnóstico por imagem aumentou em todo o país.

Uma campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta para os riscos da exposição excessiva de crianças e adolescentes a exames de diagnóstico por imagem como tomografias computadorizadas e raios x.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.