Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 23 de Março de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Variadas

publicado em 23 de Março / 2017 às 14:30

SINDSEMP se reúne com vereadores de Petrolina para explicar pontos da Campanha Salarial não atendidos na proposta do Executivo Municipal

Na manhã desta quarta-feira (22), a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina e representantes das associações das categorias se reuniram com vereadores na Casa Plínio Amorim, com o objetivo de detalhar os pontos da pauta da Campanha Salarial 2017 não contemplados na proposta do Executivo Municipal.
Todos os vereadores se colocaram a favor das reivindicações do sindicato, afirmando não votarem contra os servidores. A bancada do prefeito Miguel Coelho informou que hoje a noite estaria em reunião com o chefe do Executivo e este assunto faria parte da pauta a ser discutida.

No segundo dia oficial da greve por tempo indeterminado, os servidores municipais se fizeram presentes na Câmara Municipal, aguardando o resultado da reunião e na expectativa de que todas as categorias sejam contempladas com a reposição, o que é um direito do servidor, o qual o SINDSEMP defende veemente.

O SINDSEMP segue o cronograma com a participação dos servidores na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (23), às 8 :00. Salientamos à população Petrolinense que desde o início da greve, os serviços essenciais como Hospital Universitário e SAMU, permanecem resguardados ao cidadão.

Ascom
publicado em 23 de Março / 2017 às 14:00

Mutirão de conciliação agiliza desapropriações para obra da BR-235/BA

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no estado da Bahia realizou, nos dias 20 e 21 de março, o segundo mutirão de desapropriação da BR-235/BA. O evento foi realizado na Justiça Federal de Paulo Afonso e contemplou expropriados dos Lotes 1, 2 e 3 da rodovia. Dos 136 processos, 122 tiveram acordos. Ou seja, aproximadamente 90% dos casos aceitaram a proposta do órgão.

O mutirão teve como objetivo agilizar as liberações das áreas que estão na faixa de domínio da rodovia. Para José Henrique Silva, responsável pelo setor da desapropriação na Superintendência Regional do DNIT no estado da Bahia, todos saem ganhando com a conciliação. "O expropriado tem sua indenização agilizada, a Justiça tem os processos resolvidos sem sobrecarregá-la e o DNIT pode dar continuidade à obra", explica.

Na segunda-feira (20), estavam programados 108 processos. Deste número, 94 expropriados aceitaram o acordo oferecido pelo DNIT, sete não compareceram, seis tiveram pendências com a documentação e apenas um não fez acordo. Já no segundo dia, na terça-feira (21), o mutirão bateu 100% de acordos fechados. Dos 28 casos, todos eles aceitaram as propostas apresentadas.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Março / 2017 às 13:30

JUAZEIRO RECEBE EVENTO VOLTADO PARA FOMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

A Federação das Empresas Juniores do Estado da Bahia (UNIJr-BA) promove, neste sábado (25), em Juazeiro, uma reunião presencial que tem como intuito auxiliar os empresários juniores a ampliarem as vendas dos seus projetos e, consequentemente, manterem negociações cada vez mais eficientes e estratégicas.

Com o tema "Não vendemos apenas projetos, vendemos impacto. Até onde vai a sua meta?", o evento tem uma programação que se estende durante todo o dia e é voltado apenas para o Movimento Empresa Jr (MEJ).  

Diferenciais

As empresas júniores são opções viáveis e de baixo custo - aproximadamente 30% do valor de mercado - para a realização de projetos e consultoria para o mercado, principalmente para micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs). Um dos destaques é a atuação das empresas júniores nas mais diversas áreas, desde engenharias e arquitetura, até administração, comunicação, contabilidade e muito mais.

Sobre a UNIJr-BA

Na Bahia, o Movimento Empresa Júnior é representado pela UNIJr-BA. Atualmente, cerca de mil universitários baianos passam por essa experiência e são impactados pelo propósito de transformar o Brasil por meio do empreendedorismo. O crescimento da iniciativa é notório: são 444 empresas juniores espalhadas pelo país, com a participação de mais de 15 mil universitários. Na Bahia, são 34 empresas juniores filiadas a UNIJr-BA.

Ascom
publicado em 23 de Março / 2017 às 13:00

Prefeitura ajuda na implementação de gestão condominial no Residencial Brasil em Petrolina

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina está acompanhando o processo de implementação da gestão condominial do Residencial Brasil, na zona oeste da cidade. A ideia é auxiliar as famílias contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida na organização da parte administrativa dos condomínios que, entre outras questões, estão relacionadas à escolha do síndico e à administração de contas e contabilidade.

Durante o encontro, ficou definido que a gestão do Residencial Brasil será divida em dois condomínios diferentes: o Campo Verde e o Velho Chico. A medida foi necessária por causa da grande quantidade de famílias que residem lá. São 900, totalizando cerca de 4 mil pessoas. Além de moradores e representantes da comunidade, também participou da reunião realizada na última quinta-feira (16), o secretário executivo de Habitação, Ricardo Santos.

Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Março / 2017 às 12:00

FIEPE realiza I Fórum de Energias do Sertão no dia 27 de abril em Petrolina - PE

Uma ampla discussão do cenário energético nordestino que vai colocar em pauta o presente e futuro do sertão. É com este propósito que a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza no próximo dia 27 de abril, no auditório do Senai, em Petrolina – PE, o I Fórum de Energias do Sertão.

O evento, que traz a este município sertanejo importantes especialistas do setor, a exemplo do ministro das Minas e Energia, Fernando Filho e do diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, será aberto às 9h pelo presidente da FIEPE, Ricardo Essinger. De acordo com o diretor da Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Nascimento, serão debatidos temas como a segurança do setor energético, regulamentações, livres iniciativas de mercado e o crescente potencial de fontes alternativas da região.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 23 de Março / 2017 às 11:25

Ibametro e Detran fecham parceria para intensificar a fiscalização de cronotacógrafos

Contribuir para a redução de acidentes nas estradas baianas a partir da fiscalização mais intensa do cronotacógrafo, equipamento considerado a caixa preta de veículos de grande porte na investigação de ocorrências. Este é o objetivo do termo de cooperação técnica, assinado nesta quarta-feira (22), entre o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), na sede do Detran. A parceria entre os órgãos vai ampliar o controle da circulação dos veículos, preservando vidas humanas. O cronotacógrafo registra velocidade, tempo e distância percorrida pelo automóvel, permitindo descrever o comportamento do motorista. Tais informações são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo. 

Os proprietários de caminhões, ônibus e vans deverão apresentar ao Detran, a cada dois anos, os certificados expedidos pelo Ibametro. As informações apresentadas serão armazenadas no Registro Nacional de Veículos (Renavam). "Estaremos ao lado do Ibametro para intensificar a fiscalização da velocidade utilizada e do comportamento do condutor. É mais uma ação nossa para salvar vidas, no esforço pela garantia da segurança viária no estado", afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom - Ibametro
publicado em 23 de Março / 2017 às 11:00

Justiça suspende a greve dos servidores municipais de Petrolina

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) determinou nesta quarta-feira (22) a suspensão da greve dos servidores municipais de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A decisão foi do desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves. Segundo ele, a greve foi deflagrada antes que todas as negociações entre a prefeitura e o sindicato da categoria fossem encerradas.

A decisão obriga todos os servidores a voltarem ao trabalho imediatamente, sob pena de multa diária de R$20 mil aplicada ao Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp). O G1 entrou em contato com o diretor do Sindsemp, que informou que ainda não foi notificado sobre a decisão do tribunal.

G1 Petrolina Foto de arquivo
publicado em 23 de Março / 2017 às 10:20

Em novo formato, Presidência em Movimento retoma visitas e vem a Juazeiro

Ao completar um ano em atividade, o projeto Presidência em Movimento, implantado pela desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ganha novo formato a partir da primeira edição de 2017. Nesta quinta-feira (23), a presidente visita Juazeiro, no norte do estado, reafirmando o principal objetivo da iniciativa: buscar a aproximação de magistrados e servidores.

A programação começa com um jantar na quinta e segue durante toda a sexta-feira. às 9h30, no auditório do hotel Rapport, o professor e juiz federal Salomão Viana profere palestra para juízes da região. À tarde, está previsto um workshop com a instituição Arte de Viver e, em seguida, a conversa com a Presidente. Toda a concepção do projeto, que terá edições mensais, é do Cerimonial da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia.

História – Com visitas aos fóruns em Salvador e nas comarcas do interior do estado, o projeto Presidência em Movimento começou no dia 8 de março de 2016, na passagem do Dia Internacional da Mulher, no Salão de Casamentos do Fórum das Famílias, em Salvador. Foram visitadas as comarcas de Mata de São João, Jequié, Irecê, Feira de Santana, Itamaraju, Caravelas, Teixeira de Freitas, Serrinha e Paulo Afonso, além de unidades em Salvador

Juazeiro – Esta é a programação do Presidência em Movimento nesta quinta e sexta-feira (23 e 24):

Quinta-feira

20 horas – Boas-vindas à Comitiva da Presidência.

Sexta-feira

9 horas – Credenciamento, no Centro de Convenções

9h30 – Palestra do juiz federal Salomão Viana

12 horas – Almoço

14 horas – Worshop com a instituição Arte de Viver

15 horas – Conversa com a presidente

15h30 – Encerramento

Ascom TJBA
publicado em 23 de Março / 2017 às 10:00

Técnicos da UNEB continuam em greve até esta sexta-feira, 24

Os  técnicos administrativos da Universidade do Estado da Bahia, campus III/Juazeiro, saíram ontem (22/03) às ruas como forma de mobilização em prol da defesa de suas pautas, Progressões, Promoções, Reajuste Salarial e contra a Reforma da Presidência.

A UNEB continua de portões fechados até amanhã (24/05), assim como as Universidades Estaduais da Bahia (UEBAS) que também paralisaram as atividades em apoio as reivindicações da categoria dos técnicos.

Ascom
publicado em 23 de Março / 2017 às 09:26

NASSAU promove aula demonstrativa de Segurança do Trabalho

Evento, que acontece na unidade Petrolina, é aberto ao público e será nesta quinta-feira (23)

Implantar práticas seguras nos ambientes de trabalho para minimizar os riscos de acidentes, essa é a função do profissional tecnólogo em Segurança do Trabalho. Para quem deseja saber mais sobre a profissão, a Faculdade Maurício de Nassau, em Petrolina, promoverá uma aula show aberta ao público. O evento será realizado nesta quinta-feira (23), a partir das 18h30, e conta com a participação de Nielton Araújo, Engenheiro Ambiental e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

De acordo com Nielton, haverá demonstração de Equipamentos Proteção Individual (EPI). "Além disso, vamos falar sobre higiene ocupacional, que diz respeito ao conhecimento e controle dos riscos ambientais existentes no trabalho", explicou o Engenheiro. O profissional destacou, ainda, que a área de segurança do trabalho tem crescido no Brasil. "A Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, determina a influência do profissional de segurança nas empresas e a demanda tem crescido.", ressalta.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Março / 2017 às 08:25

Compesa estende comemoração do Dia Mundial da Água até o final do mês

A celebração do Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22), foi estendida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) até o final do mês de março. Foi programada uma série de ações de educação socioambiental para envolver diferentes públicos, na Região Metropolitana do Recife e no interior do estado, até o dia 31. A necessidade de preservação dos recursos hídricos está sendo abordada em atividades como palestras educativas, oficinas, apresentações teatral, além de visitas à viveiros e às estações de tratamento de água operadas pela companhia. Os estudantes da rede pública de ensino também estão sendo mobilizados para participar do Concurso Cultural Água: juntos vamos preservar Ano 3 , cujas inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril, pelo endereço link

Na manhã desta quinta-feira (23), 50 alunos da rede públicade ensino participarão de uma aula prática com produção de mudas no Viveiro da Compesa, em Bonito, no Agreste. Também serão apresentadas palestra educativas para os alunos da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, no Cabo de Santo Agostinho, da Escola Municipal Maria Emília Dutra, na cidade Timbaúba, na Zona da Mata, e também da Escola Duque de Caxias, na Vila do Quartel, em Garanhuns, na região Agreste. A partir das 14h30, as crianças e adolescentes do bairro de Santo Amaro poderão assistir uma esquete teatral sobre o tema da preservação da água. Em Caruaru, haverá um teatro educativo para os alunos da Escola Espaço Educacional Construtivo, no bairro Maurício de Nassau.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Março / 2017 às 08:00

Programa Caravana da Saúde já ultrapassa os 19 mil atendimentos

A Caravana da Saúde desta quarta-feira (22) foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio. O programa leva atendimento especializado para a comunidade, com objetivo de reduzir as demandas reprimidas do local. Na 59ª edição, 186 atendimentos foram realizados, ultrapassando a marca de 19 mil. Na ocasião, os pacientes puderam fazer exames laboratoriais e eletrocardiogramas, além de consultas nas áreas de clínica geral, odontologia, ortopedia, cardiologia e endocrinologia.

A aposentada Diva Rodrigues (75) foi para ser atendida pelo cardiologista. Ela conta que pretende fazer uma atividade física - a hidroginástica e, por isto, precisa saber se está tudo bem com ela. Para a aposentada, realizar uma consulta com uma especialista perto de casa é muito bom. "Eu estou achando ótimo, porque aqui no posto de saúde estão os especialistas e a população carente se sente mais segura", afirma. O administrador Joelson Siqueira (33), que realizou um eletrocardiograma, também elogia a Caravana. "Sinceramente, eu acho muito bom diante da necessidade que toda a comunidade tem. Um projeto como esse só tem como beneficiar o povo daqui", expressa o usuário.

A vice-prefeita e cardiologista, Dra. Dulce, estava realizando consultas na unidade. Segundo ela, a Caravana da Saúde é um momento em que ela faz dois papéis: ouvir a população e trabalhar prestando um serviço para a comunidade. "O usuário é quem mais sabe o que está acontecendo na saúde de Juazeiro. Nós queremos desse cidadão a satisfação por um serviço prestado de forma digna e competente. Nós temos vários profissionais nos ajudando neste trabalho de melhorar a Saúde do município", destaca. 

Andréa Meireles/ PMJ
publicado em 23 de Março / 2017 às 07:25

SINDICATOS CONVOCAM ASSEMBLEIA PARA SEGUNDA (27) E PODEM DEFLAGRAR ESTADO DE GREVE EM JUAZEIRO

A relação amistosa entre diversos sindicatos e o governo de Paulo Bomfim em Juazeiro pode engrossar a partir da próxima segunda-feira, dia 27. É que os dirigentes sindicais Cícero Sales (Sindicato dos Servidores Municipais) e Sérgio Ricardo (Sindicato dos Trabalhadores Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias) participaram do programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quarta-feira (22) quando comentaram sobre assembleia programada para segunda, às 08 horas, quando as diversas categorias decidirão se acatam ou não a contra-proposta governamental em relação a Campanha Salarial 2017.

“Nós apresentamos uma proposta de reajuste em torno de 15%, mesmo porque não tivemos aumento ano passado, e o governo respondeu com 4,79% em março, mais 0,50% em abril e maio, além do retroativo porque a nossa data base é em janeiro. Vamos aguardar a posição da categoria porque é ela quem decide. O que nós queremos é que o governo tenha uma postura igualitária. Como conceber que os professores tiveram 7,64% de reajuste, os médicos pediram 25% e sinalizam com um percentual de 20% e a gente vai receber abaixo da inflação. Acredito que os servidores não vão concordar” pontuou Cícero Sales.

Sérgio Ricardo, representando o Sintase, foi mais incisivo nas colocações. “A escolha da assembleia em plena praça pública, ao lado do Paço Municipal, tem como objetivo mostrar o grau de insatisfação dos trabalhadores. Se Juazeiro não teve acentuados casos de Dengue, Zika, chikungunya e até de microcefalia deve-se muito ao grau de responsabilidade e de compromisso dos trabalhadores de saúde e de endemias, mas não há o reconhecimento por parte da gestão municipal. A decisão de parar não é nossa, nós apenas apresentaremos os números oferecidos pelo governo e a decisão de deflagrar greve caberá aos trabalhadores” explicou o dirigente sindical.

Ainda acompanhavam os diretores do Sinserp e Sintase, representantes da Guarda Municipal e da Assogestran (Associação dos Agentes de Trânsito).

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 23 de Março / 2017 às 06:00

Revitalização da Orla de Juazeiro já conta com recursos garantidos, afirma o secretário Anderson Alves

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano de Juazeiro, Anderson Alves, participou do programa Geraldo José desta quarta-feira (22). Na ocasião, o secretário deu mais informações sobre o andamento de diversas obras em todo o município. Entre os principais projetos que estão sendo realizados, o secretário frisou as obras de revitalização no distrito de Maniçoba, os serviços de pavimentação nas comunidades de Salitre e Abóbora, além das obras de pavimentação nos bairros que estão inclusos nos serviços da Intervenção Urbana.

“A secretaria vem cumprindo com a determinação da gestão. Temos obras em andamento em muitos pontos da cidade. Em alguns locais o SAAE já começou os trabalhos, em outros já foi feita a avaliação. Temos obras nas praça e esse mês estamos trabalhando nas praças do Alto do Cruzeiro e na Praça da Mônica”, disse Anderson Alves.

O secretário também afirmou que as obras de revitalização da Orla da cidade em breve serão iniciadas e que o trabalho será realizado em conjunto com outras pastas do governo. Anderson Alves salientou que os recursos para a obra já estão garatidos e que são provenientes do fundo de Meio Ambiente da Caixa Econômica Federal.

“É um projeto muito minucioso e tem que ser feito com muita tranquilidade para não perdermos a oportunidade de transformarmos nossa Orla. O recurso da obra é um vem do fundo de meio ambiente da Caixa Econômica Federal. Juazeiro foi a única cidade que conseguiu o recurso. Já temos empresa contratada, mas falta assinar o contrato ainda. Estamos em parceria com o SAAE, com a SESP, com a SEMUAP, para que possamos logo iniciarmos essa obra”, pontuou.

Da redação Alinne Torres
publicado em 22 de Março / 2017 às 22:30

BAHIA: Governo do Estado promove debate sobre alternativas  para combate ao racismo e à intolerância na mídia

Com o Teatro Vila Velha, em Salvador, lotado, militantes do movimento negro, comunicadores e representantes das religiões de matriz africana e de diversas entidades baianas discutiram, na tarde de terça-feira (21), alternativas para o combate ao racismo e à intolerância na mídia. A atividade, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

"Numa data emblemática da luta racial, procuramos amplificar as vozes da sociedade civil que fazem o combate às opressões, debatendo a representação e as formas de abordagem da imagem do povo negro nos meios midiáticos. Como esfera governamental, somamos nossas ações a esta agenda", afirmou a titular da Sepromi, Fabya Reis. Ela citou políticas afirmativas e serviços mantidos pelo Governo do Estado, como a Rede e o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, que monitoram a ocorrência de casos em todas as suas tipificações.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 22 de Março / 2017 às 22:00

Após intervenção da Prefeitura, eclusa da Barragem de Sobradinho volta a atender turistas dia de domingo

Com a ideia de valorizar e incentivar o turismo na região, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, entrou em contato com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que administra o reservatório de Sobradinho, solicitando que a eclusa da Barragem voltasse a funcionar aos domingos, já que desde fevereiro só estava funcionando até os sábados.

De acordo com a secretária Maria Elena, o fluxo de turistas é maior aos fins de semana e muitos estavam indo embora sem conhecer uma das belezas da nossa região: "Um dos passeios mais procurados é o de barco pelo Rio São Francisco. O ponto mais alto deste passeio é quando chega a eclusa da barragem de Sobradinho, por isso, para valorizar a nossa região e em respeito ao turista, solicitei o retorno dessa atividade aos domingos também", explicou.

De acordo com Rogério Rocha, empresário do segmento de turismo, o serviço estava indisponível aos domingos desde fevereiro quando ocorreu um problema nos portões da eclusa do reservatório de Sobradinho. Ele informou ainda que com o retorno do passeio aos fins de semana, o turismo ficará mais aquecido na região. 

Ascom/Petrolina Imagem da Internet
publicado em 22 de Março / 2017 às 21:30

Prefeitura de Petrolina realiza reuniões para identificar demandas de assentamentos da zona rural

Com o objetivo de conhecer a realidade da população, ouvir as demandas e também apresentar as ações que serão realizadas pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, o secretário José Batista da Gama percorreu os assentamentos Welson Maciel; Gavião; Poço do Canto; Bela Vista e Londrina. Todas as visitas foram acompanhas por uma equipe técnica para auxiliar na coleta das informações de cada local.

Para Maurício José Rosa da Silva, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Familiares de Petrolina, a visita foi de suma importância, já que os assentamentos eram esquecidos. “Passamos vários anos sem ter um secretário visitando os agricultores, hoje, o secretário José Batista está vendo de perto as necessidades e eu acredito que ele pode contribuir com os assentamentos”, disse Maurício.

O secretário José Batista fez um balanço positivo das visitas. “Ouvimos todos os reclames e anotamos as principais cobranças que são: melhoramento das estradas; desobstrução de poços; limpeza de aguadas e perfuração de poços artesianos. Quero dizer que já estamos ultimando para que no mês de abril as máquinas estejam no campo para realizar a operação tapa-buraco e o patrolamento de todas as estradas vicinais, principalmente, as que dão acesso as escolas e aquelas que servem de escoamento das produções. Em relação aos poços artesianos, já determinamos que em cada assentamento onde não tem disponibilidade de água, nós vamos perfurar 1 poço para servir de ação coletiva para abastecer as necessidades hídricas e, sobretudo, aos rebanhos. Adianto ainda, que a nossa Secretaria, também vai instalar equipamentos de irrigação para servir aos terreiros produtivos", finalizou o secretário.

Além do secretário José Batista, participaram das visitas o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Irrigação, André Jackson de Holanda; os diretores da Agricultura Familiar Erisvaldo de Lima e Braz Camilo de Recursos Hídricos e Infraestrutura Rural; lideranças comunitárias e assessores municipais.

Lilian Telles
publicado em 22 de Março / 2017 às 21:00

Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho será lançada dia 30

Uma nova Era de desenvolvimento para a região do Lago de Sobradinho. É com este objetivo que será lançada a Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho, no próximo dia 30, às 9h, em solenidade no auditório da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho. A solenidade vai contar com a participação de autoridades locais e estaduais, como representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). 

A Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho é uma proposta do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (Constesf), liderada pelo prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente. A proposta consiste na aplicação da estratégia da borda do lago, da ocupação com empreendimentos de produção de frutos para transformar o local num grande polo de fruticultura irrigada da Bahia, inclusive, a condição logística da borda do lago para a instalação de uma central de processamento de frutas para doce, sucos, geleias, frutas desidratadas, frutas in-natura, packhouse, para exportação via terminal alfandegado de Petrolina e também para consumo interno. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Março / 2017 às 20:30

Agência do Empreendedor (AGE) reforça parceria com a CDL Petrolina

O diretor-presidente da Agência do Empreendedor (AGE), Sebastião Amorim, recebeu na manhã desta terça-feira (21), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, Manoel Vilmar, e o diretor executivo, Valdivo Carvalho. O encontro serviu para consolidar a cooperação entre as duas entidades, reforçando a parceria na prestação de serviços nas consultas de Proteção ao Crédito (SPC) e SERASA, que auxiliará no andamento dos processos administrativos e financeiros da AGE.

“Essa parceria com a CDL é importante para o trabalho que estamos desenvolvendo na AGE. Vamos também desenvolver ações no sentido de oportunizar alternativas de negócios em nossa cidade e potencializar as capacitações na gestão do comércio e serviços das empresas associadas a nossa instituição”, relatou o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim.

Para o presidente da CDL, Manoel Vilmar, a reunião foi produtiva. “Estamos com muitas ideias para trabalharmos em conjunto. Tudo bem pensado, no sentido de desenvolver e fortalecer o empreendedor”, adiantou Vilmar.

Ascom
publicado em 22 de Março / 2017 às 19:00

Pontencial e qualidade da Água da chuva é tema de debate no Dia Mundial da Água

O potencial do aproveitamento da água de chuva no Semiárido e em diferentes partes do mundo, bem como a qualidade dessa fonte de abastecimento, foram assuntos amplamente debatidos no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na manhã desta quarta feira, dia 22 de março, data em que mundo celebra o Dia Mundial d Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 1992.

O evento denominado: Em Defesa da Água da Chuva foi promovido pelo Irpaa juntamente com a Associação Internacional de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC) e contou com a participação de professores, estudantes e agricultores/as interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema que vem sendo muito debatido no Brasil e diversos países, especialmente diante das crises de abastecimento que vêm preocupando autoridades populações em todo o mundo.

Após as saudações dos representantes das organizações presentes mesa de abertura, aconteceu o primeiro painel de exposição que trouxe o tema: Desbloquear o Potencial da Água da Chuva, apresentado pelo colaborador do Irpaa, João Gandlinger que mostrou diferentes experiências de captação e aproveitamento da água de chuva no mundo, tanto em áreas rurais como urbanas. João destacou um projeto do governo da China que há anos, irriga mais de 200 mil hectares com água de chuva armazenada em cisternas. O colaborador do Irpaa enfatizou a necessidade dos poderes públicos conhecerem mais as experiencias do uso dessa fonte de água que tem apresentados bons resultados, especialmente no Semiárido ao longo dos últimos anos, a partir não somente das experiencias dos agricultores da região, como também das pesquisas acadêmicas existentes em todo o pais.

Ler Matéria Completa
Ascom/IRPAA
publicado em 22 de Março / 2017 às 18:30

Dia da água: Zó busca audiência para tratar sobre a revitalização do rio São Francisco

A revitalização do Rio São Francisco foi pauta da Comissão de Meio Ambiente Seca e Recursos Hídricos, na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Zó (PCdoB) propôs ao colegiado nesta quarta-feira (22), dia da água, uma audiência com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHS).

Zó considera que o trabalho do Comitê é de extrema relevância, pelo conhecimento técnico e dedicação que possuem com o rio São Francisco. O parlamentar considera a discussão importante mediante situação alarmante, ocasionada pela seca, redução gradativa do volume d´água em toda Bahia e a transposição.

"O quadro triste e perigoso que o Rio São Francisco vive precisa ser de responsabilidade de todos. Temos que levar ao conhecimento da sociedade e pedir o máximo apoio possível para reverter essa situação.O dia da água está sendo de muita tristeza para quem vive no sertão e na região do São Francisco", pontuou Zó.

De acordo com o deputado, a redução do patamar de defluência inferior a 700 metros cúbicos (m³/s) em Sobradinho é caótica, mas tem ciência que é para garantir a segurança hídrica da região. A  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e o Operador Nacional do Sistema  (ONS) nos últimos anos fazem manobras para estabilizar a situação no lago de Sobradinho, que está com apenas 15% da sua capacidade.

O colegiado se comprometeu a entrar em contato com o Comitê e programar a data da audiência.

Ascom/Deputado Estadual Zó
publicado em 22 de Março / 2017 às 18:00

Espaço do Leitor: SESP responde denúncia sobre falta de iluminação no João Paulo II, São Geraldo e Distrito Industrial

No início da tarde de hoje (22) o Blog Geraldo José postou uma denúncia enviada pelo leitor Murilo Ricardo sobre a falta de iluminação nos bairros João Paulo II, São Geraldo e no Distrito Industrial. Veja Aqui!

Em nota, a gerência de iluminação da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro informou ao Blog que "as torres de iluminação da praça do bairro João Paulo II serão novamente instaladas, já que as mesmas foram retiradas para a reforma da igreja. Já com relação à entrada do Condômino Mais Viver Village e Distrito Industrial, a SESP incluirá o atendimento na programação para que a equipe possa realizar a reposição das lâmpadas.  Qualquer solicitação de atendimento deve ser feita pelo telefone (74) 3612 5411".

publicado em 22 de Março / 2017 às 17:00

Vigilância apreende mais de 170 kg de carnes durante fiscalização em Petrolina

Mais de 170 quilos de carnes foram apreendidos nesta terça-feira (21), durante uma operação realizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina. As fiscalizações em supermercados e frigoríficos da região seguem durante toda a semana.

A vistoria foi realizada em pontos que fazem a comercialização e a distribuição de carnes e pescados na cidade. Em um estabelecimento localizado no bairro Pedro Raimundo, Zona Norte de Petrolina, foram apreendidos produtos vendidos de forma clandestina por não possuírem o registro e inadequados para venda.

A vigilância recolheu 47,5 kg de linguiça bovina apimentada; 44,6 kg de linguiça caseira de frango; 22,3 kg de linguiça caseira de pernil; 3,1 kg de peito de frango com embalagem aberta e 60 kg de frango temperado no próprio local de venda. Além de ter os produtos apreendidos pela vigilância, os estabelecimentos irregulares são autuados e multados.

A veterinária responsável pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Ana Isabel Arraes, informou que estão sendo observados itens como o registro do produto, temperatura em que estão conservados e a situação higiênica sanitária do local.

A vigilância alerta que durante a compra os consumidores devem ficar atentos se os produtos possuem selo de inspeção municipal, estadual ou federal. Denúncias de irregularidades podem ser realizadas pelo telefone (87) 3864-2738 ou da Ouvidoria 156. As denúncias são protocoladas e, em seguida, averiguadas.

G1 Petrolina
publicado em 22 de Março / 2017 às 16:00

Autorizados testes de redução de vazão no reservatório de Sobradinho

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realize testes de redução da vazão defluente do reservatório de Sobradinho.

A resolução foi publicada pela ANA no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22). A vazão foi reduzida para 700 m³/s em novembro do ano passado.

O processo de teste ocorre em duas etapas: a primeira terá meta diária de 650 m³/s e a segunda, 600 m³/s. Cada etapa tem duração mínima de cinco dias. Conforme a resolução, é permitida a prática de descargas mínimas instantâneas de até 95% das vazões mínimas médias diárias de cada etapa do teste.

A passagem da primeira para a segunda somente poderá ser efetivada após manifestação formal da Chesf à ANA de que não foi observado comprometimento aos usuários. A resolução diz ainda que, caso ocorra prejuízos, a vazão deverá ser elevada ao patamar anterior.

A Chesf deverá apresentar, no prazo de dez dias após a finalização das duas etapas dos testes, um relatório com descrição dos resultados observados.

G1 Bahia
publicado em 22 de Março / 2017 às 15:00

Secretaria de Saúde de Sobradinho(BA) garante cirurgias eletivas para pacientes

A Prefeitura de Sobradinho,através da Secretaria de Saúde está participando de um mutirão de cirurgias eletivas, iniciada ontem (21) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro. A ação é do Governo do Estado da Bahia, mas o município está dando todo suporte para que os usuários tenham acesso ao serviço. 

Os exames obrigatórios, transporte e acompanhamento são de responsabilidade da prefeitura. O mutirão é voltado para um público de faixa etária entre 14 e 65 anos. A Secretaria de Saúde de Sobradinho agilizou todos os exames laboratoriais obrigatórios. 

Serão 3 dias de exames e consultas e depois disso, os usuários agendados irão realizar as cirurgias no Hospital Regional de Juazeiro, já no próximo final de semana. A Secretaria Municipal de Saúde deu total suporte para cerca de 200 pacientes que aguardavam por cirurgias como Colecistectomia, Miomectomia, Histerectomia e Hernias.  

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.