Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 16 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Variadas

publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 11:00

SEMAO adia pré inscrição de ambulantes para o carnaval de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano/SEMAO informa que devido a problemas técnicos detectados no Sistema de Cadastros para ambulantes que irão trabalhar durante o carnaval,  as pré-inscrições que começariam nesta segunda-feira (16) foram adiadas. Desta forma, a capacitação, que ficará a cargo da Vigilância Sanitária, também foi adiada.

Os adiamentos se fizeram necessários para evitar transtornos aos profissionais que oferecem serviços de alimentação e bebidas durante a folia momesca. A SEMAO divulgará em breve as novas datas.

Ascom/PMJ
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 10:28

ILHA DO FOGO LOTADA SEM GUARDA-VIDAS NESTE DOMINGO (15)

Calor intenso em pleno verão no Norte da Bahia e Sertão de Pernambuco com isso os munícipes aproveitam para curtir as ilhas ao longo do Rio São Francisco.

É exatamente neste período que é registrada a maioria dos afogamentos. Na Ilha do Fogo muitas crianças e adultos aproveitam as férias para fugir do calor nas águas do Velho Chico. Só que a água calma pode esconder perigos e é preciso ficar em alerta e seguir dicas de segurança.

No facebook do Blog a leitora Francisca Carvalho expressou indignação porque a ilha do fogo esteve desprotegida neste domingo, dia 15. “Ilha do fogo lotada por banhistas e nem um bombeiro ou guarda vidas” disse a leitora.

publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 09:30

JUAZEIRO E PETROLINA PERDEM AGÊNCIAS DO BANCO DO NORDESTE

Conforme o Blog antecipou no último sábado, dia 14, (Veja aqui), Dezenove agências do Banco do Nordeste serão desativadas. O anúncio foi comunicado pela própria instituição, na sexta-feira (13).

Algumas destas agências estão localizadas no Estado da Bahia, inclusive a de Juazeiro, localizada na Avenida Adolfo Viana. O Banco do Nordeste explicou que seu conselho de administração aprovou a desativação das 19 agências da instituição.

Em comunicado, o banco controlado pelo governo federal afirmou que a medida ocorre em “resposta a um cenário cada vez mais desafiador, no qual se exige a melhoria contínua da produtividade e da eficiência das instituições”. No último balanço divulgado pelo banco em seu site, referente a junho, o banco do Nordeste afirmava ter 307 agências.

Petrolina também perde a agência da Rua Tobias Barreto, no centro da cidade. Juazeiro ficará com a agência da Praça Barão do Rio Branco, onde estão as demais instituições financeiras da cidade.

publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 08:28

Iphan promove concurso para seleção do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro

Em 2017 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completa 80 anos de atuação e, como parte das comemorações, lança no dia 13 de janeiro o edital do concurso nacional para a escolha do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro. O objetivo da seleção é criar uma identidade visual para os bens do Patrimônio Cultural Brasileiro, valorizando sua condição especial e apoiando sua promoção. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 16 de janeiro a 02 de março de 2017. O prêmio para o trabalho vencedor será de R$ 30 mil.

Além do emblema, o vencedor deverá desenvolver um Manual de Identidade Visual e Aplicação. As regras e definições para participação estão disponíveis no edital do concurso. Poderão participar do concurso apenas pessoas físicas, individualmente, com apenas uma proposta inédita por participante.

Cada participante poderá inscrever apenas uma proposta, a ser enviada uma única vez e sem possibilidade de alteração. A ficha de inscrição, bem como o edital, estão disponíveis no portal do Iphan (www.iphan.gov.br) e o interessado deverá enviá-la para o e-mail emblema.patrimonio@iphan.gov.br, juntamente com os arquivos digitalizados (jpg ou pdf): carteira de identidade e CPF (frente e verso); certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); a sugestão da marca do Patrimônio Cultural Brasileiro, conforme os requisitos estabelecidos no edital; Termo de Cessão de Direitos Autorais (Anexo II do edital), devidamente preenchido e assinado; e Declaração (Anexo III do edital), preenchida e assinada, informando que o design não caracteriza, no todo ou em parte, plágio ou autoplágio.

As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que será constituída por até nove membros nomeados pela presidente do Iphan. O resultado preliminar do concurso será divulgado no portal do Iphan em meados de maio de 2017 e o lançamento oficial do Emblema está previsto 17 de agosto de 2017, dia nacional do Patrimônio no Brasil.

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 07:25

Bahia: Diretor e diretor adjunto da Cadeia Pública são exonerados

O governador Rui Costa determinou ao secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a exoneração do diretor da Cadeia Pública do Estado da Bahia, capitão da PM Pablo Fagner Araújo Carvalho, e do diretor adjunto, Paulo Cesar Gonçalves Sacramento.

Além da exoneração, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Corregedoria, abriu uma sindicância para investigar os procedimentos de segurança da cadeia e todas as circunstâncias da fuga ocorrida sexta (13). 

Secom Bahia
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 07:00

Polo Teatral abre diálogo com grupos de teatros de Juazeiro e região

Após incursão em Ilhéus e região, a comitiva da 2ª Edição do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia parte para a cidade de Juazeiro. Entre os dias 16 e 18 de janeiro, o curador Fernando Marinho e os produtores executivos Jorge Albuquerque e Rafael Pimenta visitam a cidade para conhecer espaços públicos e dialogar com produtores e grupos de teatro locais. As apresentações das peças selecionadas no extremo norte baiano acontecerão entre os dias 07 e 12 de março, em Juazeiro. A programação do segundo Festival de Teatro do Interior da Bahia contempla ainda temporadas nas cidades de Ilhéus e Camaçari, com abertura oficial em fevereiro.  

Em parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, a iniciativa tem como proposta fomentar a produção teatral em municípios do interior baiano. O projeto tem o patrocínio da Braskem através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Polo Cultural e Ministério da Cultura - Governo Federal. Dentre as 12 montagens selecionadas para integrar a programação do Festival, as cinco melhores serão indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro, onde disputarão na categoria Espetáculo do Interior.  

“Esse é o único Festival de Teatro voltado estritamente às variadas produções dessa área do interior baiano, promovendo a partir daí a criação de uma categoria específica no Prêmio Braskem de Teatro. Nosso desejo é reconhecer a participação do maior número de territórios de identidade possível nessa segunda edição, para que tenhamos um processo de seleção bem abrangente e máxima representação das diferentes regiões de nosso Estado”, afirma o ator, diretor e artista visual Fernando Marinho, curador do Festival.

Polo Teatral – Lançada em 2015, a primeira edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia foi realizada nas cidades de Camaçari e Dias D’Ávila. Doze espetáculos foram escolhidos por uma Comissão de Seleção composta por três integrantes de reconhecido mérito nas artes cênicas. As cinco melhores montagens indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro, na categoria especial Espetáculo do Interior da Bahia, foram Algaravias – O Marujeiro da Lua (Jequié), Exu, a Boca do Universo (Alagoinhas), Gonzaga – Do nascente à Foz (Paulo Afonso), Maria Minhoca (Feira de Santana) e O Circo Soleinildo (Vitória da Conquista). O Algaravias – O Marujeiro da Lua conquistou o prêmio da categoria. Além de apresentações gratuitas, o evento também promove mesas redondas, palestras, oficinas e máster classe.

Ascom
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 06:24

Hospital da Mulher atende pacientes encaminhadas pelos municípios a partir desta segunda-feira (16)

As primeiras pacientes do Hospital da Mulher começam a ser atendidas a partir desta segunda-feira (16). Todas elas foram encaminhadas pelas secretarias de saúde dos seus municípios de origem, após atendimento inicial em uma unidade básica de saúde. Até o momento, 145 pacientes de 27 cidades baianas já estão com consulta agendada no novo hospital do Governo do Estado, procedimento que pode ser feito apenas com a intermediação das prefeituras.  

Entre os municípios que cadastraram as pacientes destacam-se Conceição do Coité (45), Cansanção (10), Salvador (8), Barra do Mendes (7), Bom Jesus da Serra (5) e Itaberaba (4). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressalta que o agendamento dos procedimentos ambulatoriais é simples, mas cabe às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou às Secretarias Municipais de Saúde (SMS). 

"O Estado desenvolveu um sistema chamado Lista Única, na qual concentra a demanda dos 417 municípios por um serviço especializado. Todos os procedimentos são agendados pelos gestores municipais, o que significa que as mulheres não precisam se dirigir ao hospital para marcar consultas e exames", esclarece o secretário.

As eventuais dúvidas sobre os serviços ofertados no hospital podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-071-4000, que atende de segunda a sexta, das 8h às 18h. "Uma novidade é que as pacientes serão avisadas por SMS do agendamento da sua consulta ou procedimento, a fim de que compareçam ao dia e horário marcado", acrescenta Vilas-Boas.

Estrutura e especialidades 

A unidade, que foi inaugurada nesta semana pelo governador Rui Costa, recebeu investimento superior a R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, sendo o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste e considerado um centro de referência estadual.

A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil procedimentos cirúrgicos mensais.

O Hospital da Mulher prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A unidade também dispõe de um serviço de urgência e emergência ginecológica, com funcionamento 24 horas. 

Secom Bahia Fotos: Carol Garcia/GOVBA
publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 06:00

CONDUTOR JUAZEIRENSE SE QUEIXA DA FALTA DE PLACAS INDICANDO VELOCIDADE NA AVENIDA ADOLFO VIANA

Placas no início da Avenida Adolfo Viana

Placas em fente ao Emanuella Palace Hotel.

Gabriel, leitor do Blog, entrou em contato com a nossa redação este final de semana para relatar e chamar à atenção dos condutores de veículos que trafegam pela Avenida Adolfo Viana.

Ele argumenta que foi pagar o emplacamento de 2017 do seu veículo quando foi surpreendido com multas que chegam ao valor de R$ 574,00 (quinhentos e setenta e quatro reais) todas elas por velocidade excessiva na Avenida Adolfo Viana.

O leitor explicou que a participação no Blog é no sentido de colocar mais placas informativas ao longo da avenida. “É porque não tem nenhuma placa orientando o condutor que a gente tem que andar a 40Km. Isso tudo é meio de ... Estão transformando o trânsito de Juazeiro numa maneira de querer ganhar dinheiro” expressou Gabriel.

Placas em frente ao INSS.

Placas em frente ao Senai.

Com a provocação do leitor o Blog foi obrigado a dar um giro na Avenida Adolfo Viana neste domingo (15) e confirmou que existe sinalização sim. São quatro placas na pista da direita (sentido Lomanto Junior/Centro) e mais quatro na pista da esquerda (sentido centro/Lomanto Junior).

Além das placas indicativas foram colocados mais dois sensores em ambas as vias da principal avenida da cidade. Portanto, condutores fiquem atentos.

Só o Blog postou duas matérias sobre o assunto. Confira:

CSTT INFORMA NOVA DATA PARA INÍCIO DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA

CSTT ALERTA CONDUTORES PARA O ALTO ÍNDICE DE INFRAÇÕES EM JUAZEIRO

Placas na Avenida Raul Alves.

publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 20:00

Parceria entre Governo de PE e prefeitura de Surubim vai viabilizar instalação de unidade dos Bombeiros no município

Uma parceria firmada entre o Governo do Estado e a prefeitura de Surubim, no Agreste Setentrional, vai viabilizar uma importante ação para beneficiar não apenas o município, como também outras dez cidades da região. A instalação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros será no antigo terminal rodoviário do município, na PE-90, atendendo a uma reivindicação da população.

Na última sexta-feira (13), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o deputado federal Danilo Cabral, a prefeita Ana Célia e o vice-prefeito Guilherme Nóbrega integraram comitiva que visitou o local. Na ocasião, dirigentes da corporação realizaram uma inspeção técnica, coordenada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Francisco Cunha.

A unidade vai trazer melhorias na execução do socorro público, uma vez que o Agreste Setentrional só dispõe de um pequeno posto de Bombeiros em Santa Cruz do Capibaribe para atender a região. Surubim foi escolhido por ser considerado estratégico por sua localização para a implantação da unidade.

"Esta é a primeira parceria firmada pela gestão municipal e o Governo do Estado, resultado de esforços conjuntos e fruto da determinação do governador Paulo Câmara em honrar os compromissos assumidos", afirmou o secretário Nilton Mota. Acompanharam a inspeção técnica o ex-prefeito Flavio Nóbrega o subcomandante Marcílio Rossini; o secretário de Defesa Social do município, cel Jose Lopes, vereadores, demais secretários e lideranças da região.

Ascom Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de PE
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 15:00

Cardiologista da UPAE/IMIP de Petrolina ressalta a importância da avaliação médica para o início das atividades físicas

Para muitas pessoas janeiro também é o mês propício para o início/reinício da prática de atividades físicas e para retomar hábitos saudáveis após as confraternizações de final de ano. Os planos traçados começam a ser colocados em prática e manter a forma e a saúde estão entre as metas de boa parte dos brasileiros. Por isso, o cardiologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. Alysson Cavalcanti, alerta que antes do início de qualquer atividade física/esportiva, competitiva/recreativa é preciso uma avaliação médica.

Nessa avaliação o médico irá solicitar exames de acordo com a necessidade do paciente. Nos casos mais simples, além da avaliação clínica inicial, são realizados eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia de jejum, ureia e creatinina, lipidograma completo e ácido úrico. Já os exames funcionais, como o teste de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia, podem ser indicados para atletas, pessoas com mais de 60 anos de idade, ou que tenham histórico de cardiopatias familiar e fatores de risco.

“O ideal é que todos passem por uma avaliação médica. Se o acesso ao cardiologista for difícil, a pessoa deve procurar um clínico geral ou médico da sua confiança, que irá fazer o encaminhamento ao especialista, se necessário. Às vezes, mesmo a pessoa jovem e aparentemente saudável por ter uma cardiopatia desconhecida. Fatores como hipertensão, histórico de infarto, casos na família de cardiopatia precoce, tabagismo, falta de ar, cansaço ao mínimo esforço, arritmia, dor no peito, desmaio e mal estar relacionado à atividade física devem ser bem avaliados para que o desfecho não seja negativo”, ressalta o profissional.

Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE-PE
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 14:00

Manifestação de terceirizados na quarta-feira, 18, em frente Secretaria Estadual de Educação (SEC) no CAB

Ana Angélica Rabello, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Bahia (Sindilimp-BA) informa que nesta quarta-feira, 18, às 8h na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os trabalhadores terceirizados realizarão uma concentração exigindo informações precisas sobre as providências tomadas pelo governo estadual junto às empresas a respeito dos salários dos meses de junho, agosto e setembro de 2016. A SEC ficou de depositar na conta das trabalhadoras e trabalhadores e até o momento nada de concreto aconteceu.

"A categoria exige respeito. As empresas e o governo estadual firmaram um pacto na mediação feita no Ministério Público do Trabalho (MPT) e exigimos que seja cumprido. Não é possível que os principais interessados, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados, fiquem sem informações sobre o não pagamento de salários devidos e não pagos. Uma vergonha! Nossa ida organizada para a SEC, no CAB, visa, como sempre, assegurar os direitos da categoria", afirma a sindicalista.

"Nesta quarta-feira (18), às 8h, na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), faremos uma grande manifestação e aguardamos a presença de todas e todos. Já passou da hora de respeitarem aqueles que trabalham e querem a contrapartida que é o pagamento do que é devido. Aguardamos a presença de todas e todos".

Ascom Sindilimp-BA
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 09:42

Avião faz pouso forçado no Kuwait por ameaça de bomba

O voo EW117 da Eurowings, que seguia de Salalah, no Omã, para Colônia, na Alemanha, foi obrigado a pousar no Kuwait após a empresa ter recebido o aviso de que havia uma bomba na aeronave.

De acordo com o The Sun, 299 pessoas viajavam no airbus A330-203, que foi evacuado logo após o pouso. A polícia local vasculhou o avião em busca de algum artefato suspeito, mas nada foi encontrado.

Fonte: NMB
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 07:00

Sinserp promove reuniões com servidores municipais

O Sinserp - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro-BA esteve em reunião durante a última semana com os Secretários Escolares, Agentes de Segurança Escolar e Cadastradores Imobiliários para ouvir as necessidades e dificuldades dos servidores, construindo assim uma pauta de reivindicações e juntos elaborando as propostas para as negociações do reajuste salarial anual.

“Estaremos também sentando com as demais categorias para elaboração da pauta da campanha salarial 2017. Trabalhando sempre de forma democrática.” Disse Cícero Sales - Presidente do Sinserp. Nesta semana, o Sinserp estará agendando reuniões com outras categorias.

Ascom Sinserp/ Fotos: Cícero José
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 22:00

CRC – JUAZEIRO REALIZA SEMINÁRIO NO RAPPORT HOTEL

A CRC/BA - 2ª Delegacia Regional Juazeiro está convidando todos os profissionais e estudantes de contabilidade da região para o evento que acontecerá dia 27, das 14h às 18h, no auditório do RAPPORT HOTEL, situado à Av. Ulisses Guimarães, 162, Lomanto Junior, com o tema: das Áreas Contábil, Tributária e Societária e seus Impactos nos clientes e no profissional

As inscrições são gratuitas, devendo cada inscrito, contribuir apenas com a doação de uma lata de leite em pó. Todo material arrecadado será destinado a uma instituição beneficente da região.

publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 21:00

Prefeitura apresenta novidades do Carnaval de Salvador 2017 na terça (17)

O prefeito ACM Neto apresenta na próxima terça-feira (17) as novidades do Carnaval de Salvador em coletiva de imprensa realizada no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, a partir das 10h. Também irão participar da coletiva o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e o presidente da Saltur, Isaac Edington.

SECOM - Secretaria de Comunicação
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 19:00

Mortes suspeitas por febre amarela em MG sobem para 38

O número de casos suspeitos de febre amarela em Minas passou para 133. Desse total, 20 já tiveram comprovação laboratorial para o vírus e, por isso, são considerados como prováveis. Números da Secretaria Estadual de Saúde indicam que 38 pacientes morreram. A causa do óbito continua em investigação. No entanto, 10 dos casos já são considerados como óbitos prováveis por febre amarela. Essas mortes ocorreram nos municípios de Piedade de Caratinga (3), Ladainha (3), Ubaporanga (1), Ipanema (1), Itambacuri (1) e Malacacheta (1).

Por causa do surto, o governo de Minas declarou emergência em 152 cidades. Os municípios que relatam casos suspeitos da doença, no entanto, é em número menor. Até agora, 24 trazem registros de pacientes com infecção ou casos de mortes que podem estar relacionadas à febre amarela. Em 13 cidades foi identificada morte de macacos, provavelmente provocadas também por febre amarela. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: NMB
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 18:00

Feijão, arroz, café, açúcar, óleo de soja e manteiga tiveram forte aumento no ano de 2016

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) divulga dados da nova pesquisa, realizada pelo curso de Economia da Instituição, que avalia o Índice da Cesta Básica (ICB) na região do Vale do São Francisco. De acordo com os resultados da análise, o mês de dezembro de 2016 apontou inflação de 0,44% nos produtos comercializados em Juazeiro-BA e deflação de 1,63%, em Petrolina-PE. Considerando as duas cidades juntas, a deflação no período foi de 0,64%.

Considerando o ano de 2016, Juazeiro e Petrolina apresentaram inflação de 6,32% e 6,58%, respectivamente. Comparado com o ano de 2015, em 2016 houve uma inflação ainda alta, porém, bem menor que a do ano anterior. Em 2015, os valores foram de 16,33% em Juazeiro e 11,86% em Petrolina.

O preço médio do leite integral, feijão, arroz, café, açúcar, óleo de soja e manteiga teve forte aumento no ano de 2016. Para o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) esses aumentos estão ligados a redução da área plantada, instabilidade climática, dificuldades da produção, maiores custos de produção, aumento da demanda externa e maior demanda para produção de biocombustíveis, respectivamente.  

Apenas o tomate apresentou redução no preço médio acumulado do ano. Essa redução foi devida a grande disponibilidade do produto no mercado que fez com que os preços reduzissem em comparação com o ano anterior. Segundo oDIEESE, o custo da cesta básica aumentou em todas as capitais estudadas. A maior alta anual ocorreu em Rio Branco-AC (23,63%) e a menor em Recife-PE (4,23%). Porto Alegre-RS fechou o ano de 2016 com o maior custo da cesta básica no Brasil, R$ 459,02 e Recife-PE foi o menor encontrado, R$ 347,96. Em Juazeiro-BA, o custo no mês de dezembro foi de R$ 313,47 e em Petrolina-PE, de R$ 319,22.

Ascom/Facape
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 16:00

Setor de pediatria do HDM/IMIP alerta sobre o risco de Caxumba

Esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou um boletim reforçando a importância da vacina tríplice viral como medida preventiva contra a caxumba - uma infecção viral aguda que afeta as glândulas parótidas, responsáveis pela produção da saliva e que ficam localizadas abaixo dos lóbulos das orelhas. Desde 2015 vem sendo observado em todo o país surtos da doença, com os primeiros registros em Pernambuco datados do mês de maio do ano passado. Ao longo de 2016 foram notificados 76 surtos envolvendo 836 casos no estado.

De acordo com o setor de Doenças e Agravos da SES, quanto mais rápida a comunicação, mais efetivas serão as medidas adotadas pelos municípios. Por isso, o setor de pediatria do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) se antecipa e busca informar à população as principais características da doença, visando assim contribuir com a prevenção. “Às vezes o que as pessoas precisam é de informação e nós não vamos pecar por essa falta de esclarecimento, até porque fazemos parte de uma rede de saúde e todos nós somos parceiros nesse sentido”, ressalta a pediatra, Dr.ª Fernanda Patrícia Novaes.

Considerada uma doença típica da infância, a caxumba também pode atingir pessoas de qualquer idade e evoluir com complicações graves como orquite (inflamação dos testículos), inflamação nos ovários, meningite viral e até uma encefalite (inflamação no cérebro). “Ela é mais comum na infância porque o sistema imunológico da criança ainda está em formação, mas ela pode acometer qualquer faixa etária. Geralmente, a caxumba provoca um aumento de volume bem característico próximo à mandíbula e ao ouvido, febre e dificuldade para mastigar. Nos casos leves e moderados, o paciente também pode apresentar dores no corpo, fadiga e perda de apetite”, acrescenta a pediatra.

Ler Matéria Completa
Ascom/HDM-IMIP
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 15:00

OIT: efeitos da recessão vão aumentar desemprego mundial em 2017

A taxa mundial de desemprego continuará subindo em 2017, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O novo relatório divulgado pela organização estima que este ano haverá um aumento de 3,4 milhões de pessoas desempregadas.

A previsão é que o número de pessoas desempregadas no mundo inteiro chegue a aproximadamente 201 milhões. A tendência de crescimento deve se estender até 2018, ano que deve registrar aumento de 2,7 milhões de desempregados em relação a 2017.

Segundo a direção da OIT, o desemprego continuará subindo nos próximos anos porque o ritmo de aumento da força de trabalho supera o da criação de empregos. A organização alerta que o crescimento econômico mundial “segue decepcionante”, fato que inibe a criação de empregos suficientes e de qualidade.

O relatório publicado na quinta-feira (12) destaca que o desafio do desemprego é mais grave na América Latina e Caribe e na África Subsaariana, que ainda enfrentam os efeitos da recente recessão econômica de seus países. O dado, segundo alerta a OIT, pode levar ao aumento da pobreza e dos movimentos migratórios em direção aos países desenvolvidos, entre outras consequências sociais.

Situação do Brasil

Sobre o Brasil, o relatório conclui que os efeitos da recessão econômica de 2016 continuarão em 2017, o que elevará o número de desempregados brasileiros para 13,6 milhões, contra os 12,4 milhões registrados em 2016.

A taxa de desemprego no Brasil passará dos atuais 11,5% para 12,4%, o que representa um aumento de mais de um milhão de desempregados em 2017. A situação brasileira agrava o nível de desemprego na América Latina, que pode atingir a taxa de desemprego de 8,4%, índice puxado pela crise econômica e deterioração dos empregos do maior país da região, afirma o documento.

Agência Brasil
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 14:00

Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido abre inscrições para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu inscrições para o processo seletivo de estudantes para ingresso no mestrado em 2017. As inscrições serão realizadas até 23 de janeiro. Podem participar da seleção os portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde. 

São nove vagas para ampla concorrência e uma vaga exclusivamente para o ingresso de servidor da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Univasf. As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração específica no Colegiado do PPGCVS, localizado no Campus Ciências Agrárias (Lote 543 – Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho) em Petrolina (PE). As inscrições, ainda, podem ser efetuadas via postal, conforme determina o Edital N° 22/2016, onde constam os documentos necessários para se inscrever. 

O processo seletivo acontecerá entre os dias 15 e 16 de fevereiro e será composto por prova escrita, análise do currículo e histórico, e arguição do currículo e defesa da proposta simples do projeto de dissertação. O resultado final será divulgado no dia 20 de fevereiro e as matrículas estão previstas para 6 e 7 de março. Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas no site

Ascom/UNIVASF
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 13:00

A importância da organização financeira para o início do ano

Início de um novo ano, momento ideal para repensar planos, estipular metas e organizar a vida financeira. Sabemos que o início do ano é uma época favorável para o planejamento financeiro. Tem os impostos e taxas como IPVA, IPTU, material escolar dos filhos, parcelas pesadas no cartão de crédito das despesas do final do ano. É necessário que haja uma organização financeira para enfrentar desafios, estabelecer metas e chegar ao final do ano com maior tranquilidade e qualidade de vida.

E nesse início de ano Petrolina e Região do Vale receberão o curso 'Programação Mental Para o Sucesso – Educação Financeira', que será ministrado pela programadora neurolinguística e coach integral sistêmico, Jena Agra. O curso tem o objetivo de criar uma mentalidade adequada e possibilitadora em relação ao dinheiro. A capacitação acontecerá no final de semana dos dias 21 e 22 desse mês de janeiro, no Quality Hotel, localizado na Orla de Petrolina.

O curso tem um formato voltado para pessoas que buscam um planejamento familiar e prosperidade, além de estudantes, recém-formados, empresários, autônomos, funcionários, servidores. É uma oportunidade para quem deseja melhorar seus resultados financeiros e administrar bem seus ganhos. De acordo com a consultora e coach, Jena Agra, quando a pessoa possui uma educação financeira pessoal, ela vai gerir bem sua vida pessoal, profissional e emocional. "Uma questão fundamental é saber quanto a pessoa precisa para viver, o que 90% dos brasileiros não sabem. É preciso entender que não se compra o que quer e sim o que se pode.", explica Agra.

Ainda segundo a administradora, o curso desmitifica riqueza e pobreza, pois todo sonho é auto realizável e nós podemos qualquer coisa, basta entendermos a nossa capacidade. "As pessoas vão sair do curso com uma crença muito forte de que, querer é poder.", destacou. Além disso, o curso ensina a lidar com o dinheiro de forma extraordinária para que se tenha uma vida próspera e com liberdade financeira.

O evento ainda contará com a participação especial da programadora neurolinguística e expert coach Barbara Dill.

Ascom
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 11:41

Surto de febre amarela faz Sesab recomendar vacinação em 45 municípios da Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, uma nota informativa sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Após seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, por prevenção, a Sesab recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas.

O cuidado foi redobrado após a confirmação de um óbito em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e dos recentes casos suspeitos em Minas Gerais. De acordo com Maria Aparecida de Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro de morte dos primatas é um alerta para a possível circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres. 

“O estado sempre monitora a ocorrência de epizootias na região Oeste da Bahia. Como o vírus da febre amarela circula no meio silvestre, não podemos controlar. Se um macaco é acometido pelo vírus, ele morre. Quando isso acontece, ficamos em alerta”, explicou a diretora. Ainda segundo ela, o estado também monitora o mosquito vetor da doença, o Haemagogus. 

Maria Aparecida acrescenta que, ao saber do surto, o órgão alertou os profissionais municipais das cidades baianas que fazem fronteira com estados como Minas Gerais e Goiás, para ficarem atentos quanto a pessoas com sinais de febre e icterícia, suspeitando daqueles que vierem de locais onde há casos. 

Municípios

Conforme a nota emitida, a recomendação é de imunização de 100% da população dos municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.

Na nota também consta que todos os municípios da Bahia estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela. Nas demais áreas do estado, não há indicação de cobertura completa de vacinação. Nos outros locais, serão priorizadas apenas crianças a partir de nove meses e pessoas que irão viajar para as áreas consideradas de risco. Não é recomendada a imunização de lactantes.

Febre Amarela

Segundo a Sesab, a Febre Amarela Urbana (FAU) não ocorria no país desde 1942. Ela é uma doença de grande gravidade clínica e alto potencial de disseminação. Os principais vetores dela são os mosquitos Haemagogus e Sabethes, de hábitos silvestres. O ser humano pode contrair a febre após ser picado por um desses vetores infectados. As pessoas infectadas podem servir de reservatório e passar o vírus para o mosquito Aedes Aegypti, considerado o principal vetor nas áreas urbanas.

Em contato com o Blog o Coordenador Regional de Saúde para o Norte da Bahia Pedro Alcântara de Souza informa que todas as providências nescessárias estão sendo adotadas para evitar qualquer relato nos municípios da sua jurisdição.

Fonte: Correio da Bahia
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 11:31

Frankfurt - Rio: piloto é obrigado a retornar por falta de combustível

O voo LH 500, da Lufthansa, que faz o trajeto Frankfurt-Rio de Janeiro, deu um susto nos passageiros que saíram da Alemanha na última quinta. De acordo com o colunista Acelmo Góis, um problema na turbina do avião obrigou o piloto a voltar para o aeroporto da cidade alemã três horas após a decolagem.Segundo informações da companhia, a turbina estava consumindo muito combustível e, com isso, a aeronave não conseguiria chegar até o destino. Todos os passageiros precisaram ficar na cidade e retomaram a viagem no dia seguinte.

publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 10:45

BNB VAI DESATIVAR AGÊNCIA EM JUAZEIRO

Juazeiro vai perder mais uma agência bancária. Recentemente o Banco do Brasil anunciou que a agência localizada no Shopping Águas Center vai ser transformada em Posto de Atendimento. Nesta sexta-feira (13), o Banco do Nordeste (BN) informou que vai desativar 19 agências no Brasil, algumas delas no Estado da Bahia, inclusive a de Juazeiro, localizada na Avenida Adolfo Viana. O Banco do Nordeste explicou que seu conselho de administração aprovou a desativação das 19 agências da instituição.

Em comunicado, o banco controlado pelo governo federal afirmou que a medida ocorre em “resposta a um cenário cada vez mais desafiador, no qual se exige a melhoria contínua da produtividade e da eficiência das instituições”. No último balanço divulgado pelo banco em seu site, referente a junho, o banco do Nordeste afirmava ter 307 agências.

Confira o informe oficial do BNB:

Foto Ilustrativa da Internet
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 10:00

Sento-Sé: Por inadimplência da gestão anterior, INSS bloqueia o FPM

A prefeita eleita, Ana Passos, enfrenta grandes problemas no início de sua gestão, por falta de pagamento das contas do município deixadas pela gestão de Ednaldo Barros. Desde o primeiro dia do ano, a prefeitura não consegue ter acesso à conta do município no Banco do Brasil. A prefeita Ana afirma que todos os documentos de posse e decretos exigidos foram enviados, no entanto, ela esbarra numa dívida de quase R$ 700.000,00 mil reais.

"O Governo Federal bloqueou R$ 259.576,40 mil reais da conta da Prefeitura referente aos Fundos de Participação dos Municípios - FPM. Este valor é da folha de pagamento da Previdência Social dos meses de outubro, novembro, dezembro e do décimo terceiro dos servidores, como também dos juros cobrados por atraso com o INSS, que a gestão anterior não pagou. Além de não deixar dinheiro para pagar as contas que ficaram", afirma a gestora.

Ascom/Sento Sé
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.