Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 24 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Variadas

publicado em 24 de Abril / 2017 às 21:30

Dia Nacional da Caatinga será comemorado em Petrolina

A Embrapa Semiárido, em parceria com  o 72 BIMtz, realizará, nos dias 27 e 28 de abril,  um evento comemorativo ao Dia da Caatinga, com extensa programação contendo palestras, exposições e visitas ao parque zoobotânico.

As instituições IF Sertão, Univasf, Uneb, UPE, IBAMA e a ONG Amigos da Onça, também, estarão presentes, apoiando, ministrando palestras e expondo os produtos de suas atividades em prol da conservação do Bioma Caatinga, único ecossistema genuinamente brasileiro.

A abertura do evento será às 08h, no dia 27-04, se estendendo até às 15h50. Durante esse período, o público poderá conhecer mais do nosso bioma através das palestras, dos objetos expostos por cada instituição e da visita ao parque zoobotânico. No dia 28/04, a programação seguirá o mesmo roteiro com término às 12 horas.

Ascom/Embrapa Semiárido
publicado em 24 de Abril / 2017 às 21:00

Fiscalização atua no combate a poluição sonora em Juazeiro

Durante o feriado e o fim de semana (21/04 à 23/04) a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal realizaram em Juazeiro uma fiscalização ostensiva no combate a poluição sonora em bares, restaurantes e residências da cidade.

O trabalho de fiscalização foi especificamente em dois bares situados no bairro Santo Antônio que estavam ocasionando grandes transtornos aos moradores. Mesmo tendo o alvará de funcionamento, os estabelecimentos tiveram a autorização para eventos musicais revogadas, ou seja, só será permitida a esses espaços a comercialização de comidas e bebidas.

Há quase um ano foi firmado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura Municipal, a Polícia Militar da Bahia e o Ministério Público e com isso foram intensificadas as fiscalizações quanto ao sossego público da cidade. No início de abril foi firmada entre a SEMAURB e a GCM uma portaria conjunta para que possam desenvolver uma ação ainda melhor no ordenamento e na proteção ambiental da cidade.

"A secretaria tem atuado 24h, graças às parcerias que foram firmadas para que um trabalho eficaz aconteça. Solicitamos a população ainda mais apoio para termos uma cidade ordeira e segura", pontuou o secretário da SEMAURB, Agenor Souza. 

Denúncias e reclamações podem ser realizadas através do telefone 3612-3574 da SEMAURB ou pessoal na sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro s/n. Quanto a poluição sonora no período da noite ou finais de semana a denúncia pode ser feita pelo 190 PM-BA e 153 da GCM.

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Abril / 2017 às 20:30

Obra de urbanização no distrito de Maniçoba vem mudando a realidade da comunidade

Iniciada há pouco mais de 2 meses a obra de urbanização da Vila Santa Inês, no Distrito de Maniçoba vem mudando a realidade da comunidade local e, para muitos, alavanca o desenvolvimento. Maria Luiza, mãe de duas filhas, que estudam na escola municipal localizada na Av. Jorge Khoury, que está recebendo toda a intervenção acredita que a intervenção vai melhorar a mobilidade e a segurança do distrito.

“Há muito precisávamos dessa intervenção que vai melhorar a vida da comunidade e principalmente das nossas crianças. A Vila estava carente de estrutura de calçadas, a maioria das pessoas anda pela pista, dividindo espaço com os carros, com a implantação dos calçadões vai organizar e melhorar”, destacou Maria Luiza.

A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, executada através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e está sendo custeada com recursos próprios do município. “Estamos executando a 1ª etapa do projeto no trecho entre a Igreja Adventista e a Travessa do Alto com extensão de 442 metros e orçada em aproximadamente R$ 339 mil. Maniçoba estava precisando dessa requalificação e o ex-prefeito Isaac foi sensível a essa necessidade quando deu a ordem de serviço e o prefeito Paulo Bonfim em executar o projeto”, explica o titular da SEDUR, Anderson Alves.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Abril / 2017 às 20:10

Aeronautas decretam estado de greve por mudanças na reforma

Os pilotos e comissários de voo de todo país decidiram hoje (24), em assembleia, decretar estado de greve para pressionar o governo e parlamentares a fazer mudanças no texto da reforma trabalhista que tramita em regime de urgência no Câmara dos Deputados. Uma nova reunião da categoria está marcada para a próxima quinta-feira (27), quando os profissionais decididirão se paralisam suas atividades ou encerram o movimento.

Os aeronautas reclamam principalmente do trecho da reforma que trata do trabalho intermitente, permitindo a convocação apenas para trabalhos esporádicos, sem contratação permanente. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Rodrigo Spader, como as empresas aéreas têm períodos de altos e baixos na movimentação, o trabalho intermitente poderia ser aplicado, prejudicando os empregados do setor.

“Nos períodos de baixa nós seriamos dispensados do nosso trabalho e seríamos chamados somente quando a aeronave voasse novamente. Então isso atingiria tanto pilotos de pequenas aeronaves como de grandes empresas.”

Segundo Spader, a prática poderia inclusive prejudicar a segurança do transporte aéreo. “Os pilotos e comissários necessitam ter um trabalho contínuo para a manutenção das habilidades técnicas. Se um aeronauta voa um mês e folga outro a todo momento, até os níveis de segurança de voo podem ser afetados”, disse.

Justa causa

Outro ponto da reforma trabalhista criticado pelos aeronautas é a dispensa por justa causa no caso de perdas de licenças ou certificados. De acordo com Spader, no caso dos pilotos e comissários isso seria um retrocesso. “Justamente em um momento de fragilidade do aeronauta, em que ele perde uma licença, ou por exame médico ou para voar em uma determinada aeronave, ele seria demitido, sem direito ao saque do FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço], aviso prévio”, criticou o presidente do sindicato.

A categoria pretende conversar nos próximos dias com o relator do projeto, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), e com outros parlamentares para apresentar emendas que modifiquem o texto da reforma. “Queremos pressionar o governo para efetivamente negociar a reforma”, disse Spader. Com informações da Agência Brasil.

publicado em 24 de Abril / 2017 às 19:28

Idosos em Juazeiro começam a ser vacinados contra gripe

Na manhã desta segunda-feira (24), Marilene Souza (64) foi ao posto de saúde mais próximo de sua casa com um objetivo: ser vacinada contra a gripe. Este ano, a campanha de imunização está seguindo um cronograma e hoje foi o primeiro dia para o público idoso em todas as unidades de saúde de Juazeiro.

Marilene conta que não fica gripada desde o ano em que começou a ser vacinada. "Tem gente que tem medo, mas para mim o importante é a saúde. Já estava apreensiva com essa mudança de clima", relata.

O objetivo da ação é reduzir o índice de complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus. O público alvo é composto por crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto (puérperas), idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Abril / 2017 às 18:30

Com 9 mil vagas gratuitas, Semana do MEI começa no dia 8 de maio

Em seis dias dedicados ao microempreendedor individual, o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio, a 9ª edição da Semana do MEI. Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento traz como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação. A programação completa pode ser conferida no hotsite www.semanadomei.com.br , onde também é possível realizar inscrições.

Serão mais de 400 palestras, seminários, oficinas e um formato de capacitação novo no evento: as clínicas tecnológicas. Elas são voltadas para problemas específicos de determinados segmentos de atuação do MEI, trazendo o dia a dia do pequeno negócio para o debate de soluções inovadoras. “O MEI está mais avançado na gestão do seu negócio e busca conhecimento para inovar e aumentar a sua competitividade no mercado”, explica Fernanda Gretz, gerente da Unidade de Atendimento Individual, do Sebrae Bahia. Ela conta ainda que a expectativa é de que o evento contabilize até 12 mil atendimentos em toda a Bahia.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Abril / 2017 às 16:40

Reportagem especial - Mais de 500 dias sem o desfecho do caso Beatriz Angélica

Passados 500 dias da morte da garota Beatriz Angélica a sociedade regional continua aguardando uma solução para o caso que chocou pela barbárie praticada contra uma inocente criança, de 7 anos de idade, nas dependências do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 10 de dezembro de 2015.

O Blog Geraldo José vem acompanhando esse caso passo a passo e cobrando uma solução para que o crime não entre para o rol dos insolúveis e as autoridades deem uma reposta ao clamor da sociedade indignada.

Bia, como era carinhosamente chamada, filha de Lúcia Mota e de Sandro Romilton, professor do colégio onde ocorreu a tragédia, foi encontrada morta nas dependências da escola durante a realização de uma festa de formatura.

Desde o dia da tragédia a sociedade regional vem cobrando uma solução por parte dos organismos de segurança do estado de Pernambuco, mobilizando outras entidades a nível regional e nacional, mas até o momento nenhuma resposta foi conclusiva, provocando a indignação dos que não querem que o caso seja esquecido, que o assassino continue impune e a sociedade receosa de que volte a ocorrer.

Desde o dia do crime o Blog Geraldo José tem dado toda cobertura a esse caso e o nosso contador, de dias sem solução, continuará funcionando como uma forma de não deixar esse crime cair no esquecimento e nos arquivos mortos da justiça.

Acompanhe a trajetória do caso:

10 de dezembro de 2015

Dia 10 de Dezembro, uma quinta-feira, à noite, durante uma festa de formatura, a garota Beatriz Angélica foi encontrada morta, a golpes de faca, numa das dependências do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina. A ausência de câmeras de vídeo e de pessoas onde supostamente aconteceu o crime dificultou a identificação do(s) assassino(s), que deixou a escola sem ser notado.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Abril / 2017 às 16:30

Secretaria de Saúde esclarece atendimento de saúde no Residencial Praia do Rodeadouro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que a equipe de saúde que atende a população do Residencial Praia do Rodeadouro, está atendendo provisoriamente no Centro Comunitário do local. Entretanto, para proporcionar mais conforto e qualidade para os servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assim que possível, o posto será transferido para um ambiente com uma estrutura mais adequada para o funcionamento de uma Unidade de Saúde.

A Sesau ainda esclarece que o Centro Comunitário do Residencial Praia do Rodeadouro não atende todos os requisitos necessários para que a unidade seja mantida no local, inclusive com número de consultórios insuficientes. A Secretaria ainda reforça que está buscando um prédio em um local de fácil acesso, para que a população não seja prejudicada.

publicado em 24 de Abril / 2017 às 15:30

Começa nesta quarta-feira (26) em Juazeiro - BA o 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul

Ela gera 70 mil empregos diretos e indiretos na região, atinge cerca de 172,1 mil toneladas  e movimenta a economia do Vale do São Francisco em R$ 500 milhões por ano. Não à toa, terá em sua homenagem, nesta quarta-feira (26), às 9h, a abertura oficial da 29ª edição do Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, no norte da Bahia.

Além da participação de especialistas, empresários e professores dos estados produtores de cebola, países como Argentina e Uruguai também garantiram presença no evento, que neste ano vai até o dia 28 e está com uma grande programação.  Ao todo, 13 palestras mais uma visita de campo à área do Projeto Salitre, na Zona Rural de Juazeiro, fazem parte do cronograma.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 24 de Abril / 2017 às 15:00

Prefeitura convoca proprietários a regularizarem edificações em Petrolina

O decreto municipal nº 46/2017, publicado no dia 05 de abril, regulamenta a Lei nº 2898/17, que trata da regularização de edificações que se encontram em desconformidade com o Plano Diretor Participativo, o Parcelamento do Solo Urbano, e o Código de Obras de Petrolina. Dessa forma, em vez de serem embargadas e até demolidas, essas edificações podem ser regularizadas via processo administrativo regulado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

Para emissão da Certidão de Regularização da Construção e Habite-se o requerente deve dar entrada junto ao Protocolo da SEDURBS no processo de Regularização de Edificações. em seguida, com a emissão do número do processo, será dado início a tramitação da solicitação. Na sequência, a Diretoria de Licenciamento Urbano vai analisar toda a documentação e o projeto, indicando as contrapartidas cabíveis (estabelecidas pela Lei Municipal n° 2.898/2017) para emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e a Taxa de Expediente.

 Juntamente com a emissão do DAM, será concedida a Anuência para requerimento da Licença Ambiental junto a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Por fim, após apresentada e anexada ao processo a cópia da Licença Ambiental concedida pela AMMA e do comprovante de pagamento do DAM referente às taxas de contrapartida, será emitido o alvará de Regularização de Construção. O Habite-se é emitido ao final da construção, após vistoria e parecer favorável das equipes de fiscalização. A expectativa é de que a emissão do DAM, da Taxa de Expediente e da Anuência para a licença ambiental seja realizada no prazo de uma semana.

Ler Matéria Completa
Ascom/PETROLINA
publicado em 24 de Abril / 2017 às 14:00

SAÍDA DA EQUIPE DE SAÚDE PREOCUPA RESIDENCIAL DO PRAIA DO RODEADOURO

A Síndica do Residencial Praia do Rodeadouro Raimunda Milter expressou nas redes sociais preocupação com relação a transferência da equipe unidade de saúde da comunidade para um outro bairro. Confira:

Olá pessoal venho aqui expressar a minha preocupação com a minha comunidade.

Somos um bairro novo e temos quase 6.000 mil pessoas. Temos um centro comunitário equipado aproximadamente 100 metros quadrados, uma sala odontológica completa, uma sala de informática, copa montada, salão com mesa e 70 cadeiras, água, energia, internet e há quase um ano uma parte da equipe com sete (07) servidores da unidade de saúde do Parque Residencial está atendendo aqui no centro comunitário.

Bom, minha preocupação é a possível saída do posto daqui! Por que? Nas eleições o pré-candidato Paulo Bomfim prometeu para todos os residenciais postos de saúde, creche e escolas.

Nós temos este espaço e simplesmente ele não quer fazer uma adaptação. Querem alugar uma casa para tirar a equipe daqui por que? Eu pergunto? Aqui são atendidas, mais ou menos, 8.000 mil pessoas.

Eu já fiz este pedido pessoalmente e por meio de documentos e agora ouço falar que vão alugar uma casa para adaptar! Por quê nosso bairro tem dois centros comunitários. Um fica para a comunidade usar para eventos e o outro para adaptação para o posto de saúde.

Gente eu preciso de vocês, como presidente do bairro não posso fazer nada sozinha, vamos dar as mãos e ir em frente.

Raimunda Milter

publicado em 24 de Abril / 2017 às 13:30

9º GBM desenvolve parceria com o Projeto Abelha Viva

A parceria entre o Projeto Abelha Viva e o Nono GBM, tem evitado que centenas de enxames de abelhas sejam exterminados na região do São Francisco. O Projeto foi criado em 2014, visa proteger enxames de abelhas e tem combatido constantemente a prática irregular na cidade. O ‘Abelha Viva’ é uma iniciativa voluntária de Lícia Regina Lopes, que ao presenciar um extermínio de enxame em uma área urbana passou a estudar sobre as espécies. Já foram realizadas varias capacitações com a participação de apicultores, do Corpo de Bombeiros, representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e de organizações parceiras, que abraçaram a ideia da proposta.

Hoje o Projeto conta com o apoio de varias associações de apicultores e da vontade incansável de Lícia Lopes em combater o extermínio de abelhas na região. Em 2015, o Projeto Abelha Viva foi premiado nacionalmente pela Natura com o Prêmio Acolher, em razão da relevância do Projeto em contribuir com a natureza. Neste sábado (22) mais uma ação do Projeto em parceria com o Nono GBM culminou na captura de vários enxames que estavam em carros apreendidos no pátio do Detran de Juazeiro.

ASCOM 9º GBM
publicado em 24 de Abril / 2017 às 13:00

Estão abertas inscrições para concursos culturais durante Festival do Umbu em Uauá

A 9ª Edição do Festival do Umbu, que acontece nos dias 28 e 29 de abril em Uauá (BA), contará também com concursos culturais, como tem acontecido nas edições anteriores. As inscrições para as categorias Pintura de Tela e Literatura de Cordel são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de abril via internet ou presencial.

Este ano as obras deverão abordar a "Integração dos sistemas produtivos no Semiárido", tema desta edição do Festival, podendo participar do Concurso Cultural de Pintura em Tela artistas de toda região e do Concurso Cultural de Literatura de Cordel poetas e poetisas de todo território nacional.

Para a realizadora do Festival, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), esses concursos tem como propósito contribuir com a difusão e produção das artes plásticas, fomentando e revelando artistas do Semiárido, bem como potencializar a escrita como ferramenta política e cultural, além de revelar artistas, sobretudo regionais.

Ler Matéria Completa
AsCom Agência Chocalho
publicado em 24 de Abril / 2017 às 12:30

STRJ realiza cadastramento do CEFIR com trabalhadores do povoado de Angico

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) realizou neste domingo (23), a primeira etapa do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), na escola Antonila da França Cardoso, no povoado de Angico, distrito de Pinhões. O CEFIR consiste em um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os produtores rurais.

De acordo com o presidente do STRJ, Emerson José da Silva (Mitú), deve fazer o cadastro todos os trabalhadores e trabalhadoras que tiverem menos de quatro módulos fiscais. Para se cadastrar o trabalhador precisa do documento da terra (contrato de compra e venda, doação, escritura ou título de terra), a carteira de identidade e o CPF. “ No caso de quem possui apenas o ITR ou INCRA precisará apenas da declaração de confrontante  que é fornecida pelo Sindicato”, disse Mitú. O presidente do STR ainda reforçou a importância de todos os trabalhadores realizarem o cadastro, alertando sobre os possíveis prejuízos que os inadimplentes terão, caso o processo não seja realizado.

Ler Matéria Completa
Ascom STRJ
publicado em 24 de Abril / 2017 às 12:00

Compesa realiza Leilão Público nesta segunda-feira (24)

Nesta segunda-feira (24), a partir das 14h30, a Compesa inicia o Leilão Público para a venda de veículos, sucatas de ferro, zinco, tubulações e bombas submersíveis, transformadores, pneus, equipamentos de informática, extintores de incêndios, eletrodomésticos, mesas, armários, entre outros materiais. O leilão será realizado na Rua Vinte e Um de Abril, nº 541, no bairro de Afogados, no Recife, de forma presencial ou online, pelo site www.aragaoleiloes.com.br. Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas, sendo necessário apresentar documentos que comprovem a identificação de cada participante. Nenhuma pessoa, mesmo que credenciada, poderá representar mais de um participante.

A maior parte dos 46 lotes que serão leiloados corresponde a veículos, dos quais 25 são carros da marca Fiat Uno, Ano 2012 e Modelo 2013. Ainda está à venda uma picape da marca Fiat Strada, também Ano 2012 e Modelo 2013, além de dois caminhões. A companhia prevê arrecadar cerca de R$ 311.330,00 - de acordo com a avaliação dos veículos e materiais - com a realização deste Leilão Público.

Ler Matéria Completa
Ascom Compesa
publicado em 24 de Abril / 2017 às 11:00

Consumidor pode consultar seu Score SPC na CDL Petrolina

Para conseguir um empréstimo, financiamento, consórcio ou crédito ao consumidor, os bancos e o comércio utilizam um sistema conhecido como Score, que calcula os riscos de investimento para cada concessão de crédito. O consumidor pode consultar sua pontuação no Score SPC Brasil procurando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina.

O score é composto de informações legalmente fornecidas pelo próprio consumidor, seja no ato de suas solicitações de crédito ou aquelas fornecidas diretamente ao SPC Brasil, como dados de identificação (nome, RG, CPF), endereço, comprovante de renda, profissão, idade, escolaridade. Bem como registros de débitos apontados por empresas credoras, existência ou não de ação judicial e títulos protestados.

Ler Matéria Completa
Ascom CDL
publicado em 24 de Abril / 2017 às 10:00

Lagoa Grande: Campanha de vacinação contra gripe vai até 26 de maio

Já começou em toda a rede de atenção básica do município de Lagoa Grande-PE, através da secretaria da Saúde, nos PSFs, a campanha nacional de vacinação que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A coordenadora de vacinas da secretaria da Saúde, Claudia Alves, explicou sobre os públicos prioritários: Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde, professores e, em alguns casos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independente de idade). O horário é de 08h da manhã ás 14h.   

A novidade deste ano, é que foram incluídos também como prioritários, professores da rede pública e privada além dos profissionais da saúde, rede pública e privada.  No dia 13 de maio (sábado) vai acontecer o mutirão em todo o Brasil o "Dia D da Vacinação".

Trabalhadores da agricultura e comércio terão dia especial

Para os trabalhadores da agricultura e do comércio, que se enquadram no público alvo, mas, não podem comparecer nos horários, deverão procurar o PSF neste dia 27, das 17h às 21h, mais próximo da residência (como já acontece toda última quinta do mês).

Ascom Lagoa Grande
publicado em 24 de Abril / 2017 às 09:29

Visitação a bens públicos que vão a leilão começa nesta segunda-feira

Será iniciado nesta segunda-feira (24) o período para visitação dos bens públicos que vão ser leiloados pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Ao todo, 283 lotes estarão disponíveis, compostos por 180 veículos, além de tratores, máquinas, aparelhos eletrônicos, móveis e outros. Três locais de visitação são em Salvador e outros 22 pontos são no interior do estado. O leilão está marcado para 5 de maio, no Real Classic Bahia Hotel, situado na Rua Fernando Menezes de Góes, no bairro da Pituba, em Salvador.

Além da capital, os municípios onde vão funcionar locais de visitação são Feira de Santana, Jacobina, Senhor do Bonfim, Morro do Chapéu, Casa Nova, Jequié, Itapetinga, Vitória da Conquista, Itabuna, Buerarema, Santo Antonio de Jesus, Alagoinhas, Santo Amaro, Santa Maria da Vitória, Seabra e Itaberaba. Os interessados podem inspecionar os bens entre os dias 24 e 28 de abril e de 2 a 4 de maio. 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 24 de Abril / 2017 às 09:18

JUAZEIRO: SESP confirma que irá realizar substituição de lâmpadas em avenida da cidade

A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP) informa que já está na programação da secretaria realizar a substituição da lâmpada na Avenida São Miguel, bairro Expedito Nascimento. A gerência do setor de Iluminação ressalta ainda a importância dos moradores de ligarem para a SESP no número (74) 3612 5411 para que possa ser realizado o registro de protocolo, fornecendo o endereço completo.

Ascom SESP
publicado em 24 de Abril / 2017 às 08:26

Cerca de 70% dos inquéritos abertos por Fachin envolvem pagamento de caixa 2

Dos 81 inquéritos abertos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, 71%, ou 58 inquéritos, tratam de acusações de pagamento de caixa 2, recursos não contabilizados pela Justiça e pagos a partidos e políticos a pretexto de campanhas eleitorais. Já os 29% restantes (23 inquéritos) envolvem acusações de pagamento de propina para facilitar contratos e licitações da empreiteira Odebrecht com o Poder Público ou para aprovar medidas em tramitação no Congresso Nacional que beneficiariam a construtura.

Em parte dos inquéritos que tratam de caixa 2, os delatores especificam que os recursos estavam de alguma forma ligados a uma contrapartida, como futuros contratos com o Poder Público. Na maioria dos casos, a empreiteira esperava conseguir obras de saneamento básico. O ex-diretor da empreiteira Alexandrino de Alencar afirmou, em delação, que o objetivo com os pagamentos de caixa 2 e também com doações oficiais era o crescimento do grupo Odebrecht.

Ler Matéria Completa
Fonte: Agência Brasil Foto Divulgação
publicado em 24 de Abril / 2017 às 08:00

Chapa Unidade e Luta esclarece dúvidas sobre a eleição sindical no programa Mensageiro Rural

Membros da chapa Unidade e Luta que concorre pela segunda vez as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), participaram, na manhã deste domingo (23), de entrevista no programa Mensageiro Rural da Rádio Juazeiro. Durante o encontro foram apresentadas as principais ações e proposta da chapa do Sindicato e tiradas dúvidas a respeito dos documentos necessários para a votação.

A chapa Unidade e Luta é composta por 22 membros, sendo oito efetivos, oito suplentes, seis membros do conselho fiscal, sendo três efetivos e três suplentes. O presidente do STRJ e candidato à reeleição, Emerson José da Silva (Mitú), explicou durante entrevista, as principais contribuições que a atual diretoria tem conquistado para a melhoria de vida para os associados.

Ler Matéria Completa
Ascom Chapa Unidade e Luta
publicado em 24 de Abril / 2017 às 07:00

ESTÁTUA DO NEGO D’ ÁGUA PODE DESABAR

A estátua do “Nego D’ água” uma das figuras lendárias de Juazeiro mais conhecidas pelos turistas está prestes a cair. Isso mesmo, a estátua localizada no bairro Angari pode vir abaixo a qualquer momento. Foi o que denunciou na última semana à nossa reportagem o comunitário Carlos Augusto. “E o pior é que o artista responsável pela obra Ledo Ivo não pode fazer nada porque a estátua hoje é de responsabilidade da municipalidade” lamentou.Nossa reportagem mais uma vez visitou a estátua e comprovou que a sua base está totalmente danificada, rachada e com perspectiva de desabar a qualquer momento. Fica o alerta ao Poder Público Municipal.

publicado em 24 de Abril / 2017 às 06:28

8ª Semana de Valorização do Trabalhado Doméstico contará com serviços e orientações

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), através da Agenda Bahia do Trabalho Decente, promoverá a 8ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. A ação acontecerá de 27 a 29 de abril, no 1º piso do Shopping Center Lapa, em Salvador, das 9h às 20h.

Serviços como intermediação e cadastramento de mão de obra; emissão de carteira de trabalho; orientações previdenciárias, sindical, trabalhista, judiciária e psicológica; palestras; saúde e segurança no trabalho; informações sobre violência contra a mulher, autonomia e empoderamento; além de atividades culturais e artísticas serão oferecidas durante os três dias do evento.  

A abertura oficial acontecerá no dia 27 de abril, às 16h, e contará a presença da secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana. Também estarão presentes: o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro; o Superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação da Bahia, Ney Campello; a diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos (Fenatrad) e presidenta do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico), Creuza Oliveira; a rapper e ativista, Preta Rara (SP), e a gerente de marketing do Shopping Center Lapa, Ivanir Mattos. 

"Pretendemos com o evento sensibilizar a sociedade para que possa compreender que o trabalho doméstico, assim como qualquer outra ocupação, precisa ser um trabalho digno, e que todos devem unir esforços para promover a igualdade de condições e de tratamento para esta categoria profissional", destacou a secretária Olívia Santana.

Confira a programação completa

Ascom Setre
publicado em 23 de Abril / 2017 às 21:00

SESP prossegue com recuperação de estradas vicinais na região do Salitre

Os trabalhos de recuperação das estradas vicinais das comunidades da Região do Salitre continuam sendo realizados pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) no sentido de atender as necessidades dos agricultores, proporcionando condições satisfatórias para a escoação da safra agrícola, o transporte de estudantes da zona rural e para melhor circulação de usuários.

De acordo com o diretor do interior da SESP, Jailzon Sena, o serviço de patrolamento já foi realizado na localidade de Campos dos Cavalos, Ocrém, Boa Vista, Gangorra I e Alfavaca, beneficiando 11 km de extensão.  "Estamos trabalhando intensamente para que as estradas estejam em perfeitas condições de uso. Esses serviços de melhoria também serão realizados nas comunidades do Umbuzeiro, Tapera e Junco", ressaltou.

“Este trabalho continuará fazendo parte de uma série de ações que a Prefeitura realiza para beneficiar os moradores das comunidades rurais. Essas passagens possuem extrema importância econômica e social para o município, pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento da zona urbana, e também por ser acesso da população rural a serviços básicos como saúde e educação", destacou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal.  

O secretário da SESP lembrou ainda que na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho o trabalho de manutenção das estradas rurais recuperou mais de mil quilômetros, beneficiando todos os distritos de Juazeiro.

Luzete Nobre/SESP
publicado em 23 de Abril / 2017 às 20:00

Taxa de suicídio entre jovens brasileiros sobe 10% desde 2002

A taxa de suicídios entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos aumentou de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 - representando um aumento de quase 10%. Os dados revelam que apesar do crescimento ser lento, é constante. Os números são do estudo Mapa da Violência 2017, obtidos com exclusividade pela BBC Brasil. O levantamento tem como base dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, criador da pesquisa, destaca que o número de pessoas que tiram a própria vida cresceu em conjunto, no Brasil. De acordo com o G1, a taxa subiu 60% desde 1980. "É como se os suicídios se tornassem invisíveis, por serem um tabu sobre o qual mantemos silêncio. Os homicídios são uma epidemia. Mas os suicídios também merecem atenção porque alertam para um sofrimento imenso, que faz o jovem tirar a própria vida", afirma Waiselfisz.

O tema vem sendo frequentemente abordado por conta de dois fenômenos recentes, envolvendo o público mais adolescente: o lançamento da série "Os 13 porquês", que aborda a vida de uma adolescente que tira a própria vida, e a disseminação do jogo suicida "Baleia Azul". Especialistas ouvidos pela reportagem dizem que o suicídio é geralmente associado a problemas como depressão, abuso de drogas e álcool e questões interpessoais.

Fonte: NMB
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.