Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 17 de Dezembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 20:00

Escola Municipal Professora Maria José Lima da Rocha realiza 3° Feira Literária

Aconteceu quinta-feira, dia 13, a 3° Feira Literária da Escola Municipal Professora Maria José Lima da Rocha no bairro João Paulo II. O evento contou com a participação de todos os alunos, professores e funcionários que receberam escolas do bairro, bem como toda a comunidade escolar. Não faltou criatividade nas produções textuais, nem nas apresentações para as famílias.

“Para fechar com chave de ouro, foram premiados os alunos que mais se destacaram durante o ano letivo através do projeto Aluno nota 10 nas categorias prata, ouro e diamante. Criado desde 2014 o projeto vem logrando êxito se observarmos o crescimento nos nossos resultados nas avaliações internas e externas” declarou a gestora Wilza Miranda. “Momentos de pura emoção e muita aprendizagem nortearam esse evento” concluiu a pedagoga administradora do estabelecimento de ensino.

Da Redação
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 19:00

Escola Pública de Trânsito do Detran promove ação educativa para crianças do GACC

Meninos e meninas atendidos pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), em Salvador, tiveram uma tarde diferente da rotina, na última quinta-feira (13), com a presença na instituição da equipe da Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Eles participaram de atividades lúdicas sobre noções de tráfego, pilotaram carrinhos elétricos e se divertiram com os personagens educativos.

"As crianças estão acostumadas a outras atividades. Além de trazer o lúdico, o Detran trouxe também informações importantes para a formação do cidadão. Devemos aprender as regras de trânsito desde pequenos", declarou a voluntária do GACC, Márcia Lafene.

O instrutor do Detran, João Santos Silva, teve a ideia de promover a ação educativa, depois de uma visita ao local. "Estive aqui antes e fiquei comovido com a situação desses baixinhos, que enfrentam a luta contra o câncer. Aí, sugeri ao meu coordenador a vinda de nossa equipe alegre e pedagógica ao GACC, que sai daqui emocionada. Pretendemos voltar".

Ascom Detran BA
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 18:00

14ª EXPOSIÇÃO DE ARTES DO CURSO VENART

Desde este sábado, dia 15, até a próxima terça-feira, dia 18, das 09:00 às 20:00 h, a Venart Cursos estará expondo trabalhos realizados pelos seus alunos ao longo do ano.

A Venart Cursos fica no Largo Dois Julho (Praça do Índio), número 132, em Juazeiro,BA, e sem dúvidas é uma opção de entretenimento para aqueles que apreciam a boa arte e cultura.

"Você é nosso convidado. Será um imenso prazer receber sua ilustre visita!" expressou Artulina Brandão Veneziani, artista plástica e responsável pela exposição.

publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 17:00

Governo Bolsonaro terá mais ministros militares do que em 1964

O governo de Jair Bolsonaro terá mais ministros com formação militar no primeiro escalão do que no governo do general Castelo Branco (1964-1967), que inaugurou o ciclo de militares no poder após o golpe de 1964. Comparado aos outros governos que sucederam o general, o do presidente eleito está no mesmo patamar da gestão do general Emílio Garrastazu Médici, que tinha sete ministros militares, mas numericamente abaixo dos ministérios de Ernesto Geisel (10 ministros militares), Artur da Costa e Silva e João Baptista Figueiredo, ambos com nove.

O que diferencia o primeiro escalão de Bolsonaro dos presidentes militares e de parte dos civis após a redemocratização é a redução dos ministérios propriamente militares desde 1999. Primeiro, a antiga Casa Militar e o Serviço Nacional de Informações (SNI) foram extintos. No lugar deles nasceu o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Depois, os ministérios do Exército, da Marinha e da Aeronáutica se fundiram no Ministério da Defesa, que incorporou ainda o Estado-Maior das Forças Armadas (Emfa).

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 15:00

Ex-ministro é acusado de receber propina em esquema de Cabral

O operador financeiro da organização criminosa comandada pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB), Carlos Miranda, acusou o deputado e ex-ministro do Meio Ambiente de Lula, Carlos Minc, de receber propina no esquema organizado por Cabral. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do Globo, Minc que também foi secretário do Meio Ambiente de Cabral, é acusado de receber propinas diretamente pagas a ele pela Queiroz Galvão.

Durante seu depoimento, Miranda afirmou que Minc e Marielle Ramos, ex-diretora do BNDES, 'receberam R$ 300 mil' em propinas. O delator também afirmou desconhecer o 'quanto ficou para cada um'. Os pagamentos seriam 'em razão de obra no Canal do Cunha'. Ainda de acordo com Carlos Miranda, o dinheiro pago a Minc e Marielle foi 'posteriormente abatido do valor devido pela Queiroz Galvão a Cabral'.

Fonte: NMB
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 13:00

Cometa poderá ser observado da Terra neste domingo

O cometa 46P/Wirtanen vai passar próximo a Terra neste domingo (16), no início da noite no Brasil. O corpo celeste vai passar a 11,5 milhões de quilômetros da Terra, o equivalente a 30 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua. Ainda que pareça bem longe, para as escalas de de distância do cosmos, o cometa batizado com o nome do seu descobridor, o astrônomo norte-americano Carl Wirtanen, vai passar perto.

De acordo com o Uol, astrônomos da University of Maryland, nos EUA, calcularam que esta é a décima maior aproximação de um cometa com a Terra, desde a modernidade. O professor Eduardo Arnauld Cypriano, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), informou à Rádio USP, que o cometa estará visível perto da Constelação de Touro.

Uol
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 11:32

HOMEM DE 29 ANOS MORRE AFOGADO NO RIO SÃO FRANCISCO

Já foi identificado o corpo do homem encontrado na manhã deste domingo (16) na Ilha do Fogo, em Juazeiro (BA). A vítima foi identificada como Geová de Souza Feitosa, 29 anos de idade.

Segundo informações, a vítima teria pulado da ponte por volta das 17h de sábado (15) e ainda deu umas braçadas, mas perdeu o fôlego e se afogou. Ainda segundo testemunhas, o jovem estaria em estado de embriaguez.

O corpo foi transferido pela equipe do Corpo de Bombeiros para o Instituto Médico Legal.

Da Redação Fotos do Whatsapp
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 11:00

Foragido, João de Deus deve se entregar às autoridades neste domingo

Foragido da Justiça, João de Deus informou às autoridades que deve se entregar hoje, em Goiás, apurou o Estado. A data foi fixada há pouco, em negociação com a defesa. O médium é suspeito de abusar sexualmente de mulheres que buscavam atendimento espiritual na Casa Dom Inácio de Loyola.

A Polícia Civil suspeita que ele esteja fora de Goiás. Nas negociações realizadas hoje, uma das hipóteses era de que agentes fossem até o local onde ele está para fazer a prisão e o transporte até Goiás. Em virtude da idade e da natureza do crime de que é acusado, a expectativa é de que ele fique em uma cela individual. A prisão preventiva contra o líder espiritual foi decretada no fim da manhã de sexta-feira (14).

Ler Matéria Completa
Com informações do Estadão Conteúdo
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 10:00

MAIS UM AFOGAMENTO NA ILHA DO FOGO

Neste sábado, dia 15 de dezembro, por volta das 14h30, uma pessoa foi encontrada sem os sinais vitais vítima de afogamento na Ilha do Fogo, exatamente no setor onde funcionava a extinta Franave.

A vítima identificada como José Cardoso da Silva, 51 Anos.

Servidores da Marinha e 9° GBM confirmaram a veracidade das informações e o Departamento de Perícia Técnica foi acionado. O corpo foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML).

Da Redação
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 09:00

UNEB reconhece 25 diplomas de universidades estrangeiras: 14 doutores e 11 mestres

A UNEB aprovou 25 pedidos de reconhecimento de diplomas expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior. Foram reconhecidos 14 títulos de doutor e 11 de mestre emitidos por universidades do Canadá, Portugal, Chile e Paraguai.

Esse resultado consistente da UNEB foi possível a partir de medidas que institucionalizaram os processos de reconhecimento de diplomas emitidos no exterior, regulamentando os procedimentos no âmbito da universidade, de acordo com normas recentes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC).

"A institucionalização dos processos de reconhecimento de diplomas asseguram maior celeridade, impessoalidade e equanimidade para todos os pedidos que recebemos", afirma o reitor da UNEB, José Bites.

Ler Matéria Completa
Ascom Uneb
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 08:00

Em dois anos, UNEB aprova na Capes 8 novos programas de pós-graduação stricto sensu na capital e interior

Nos últimos dois anos, a UNEB conseguiu tramitar e aprovar na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) oito novos programas de pós-graduação stricto sensu, sediados nos campi da capital e do interior do estado.

O êxito na aprovação dos novos programas em pouco tempo pode ser creditado, principalmente, ao planejamento estratégico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB voltado ao desenvolvimento de políticas efetivas de ampliação dos programas stricto sensu, assim como da pesquisa, internacionalização e inovação, envolvendo todos os departamentos e campi da universidade.

Na avaliação da pró-reitora Tânia Hetkowski (PPG), os dois últimos anos, em especial 2018, foram muito importante à interiorização da pós-graduação e à qualificação das ações acadêmicas e de pesquisa na consolidação da multicampia da universidade.

Ler Matéria Completa
Ascom/Uneb Ianne Lima - Jornalista
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 07:00

Projeto Centelhas será realizado na quinta-feira (20)

 

Realizado pelo segundo ano consecutivo, por iniciativa do Comando de Policiamento Regional Norte da Polícia Militar da Bahia, o Projeto Centelhas será realizado, na noite de 20 de dezembro, na Praça da Bandeira, em frente à Catedral de Juazeiro.

O evento, que conta com uma mega estrutura, terá mais uma vez as apresentações da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e do Coral dos alunos do Colégio Modelo de Juazeiro. O que será novidade neste ano é a incorporação dos Grupo de Dança e Grupo de Teatro do Colégio ao espetáculo que se iniciará às 19 horas.

O cantor tenor Carlos Lima, integrante da PMBA se fará presente. Ele é filho de Juazeiro e encerra o ciclo de eventos sociais promovidos pela Polícia Militar da Bahia, para a população de Juazeiro, no ano de 2018.

Ler Matéria Completa
Ascom Capitã Bruna Graciele
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 22:00

Leitura instiga jovens a valorizarem memória do Massacre de Pau de Colher

Foi o acesso ao livro "Massacre de Pau de Colher: último foco messiânico do Nordeste brasileiro" que instigou o Coletivo Carrapicho Virtual, com atuação no Vale do Salitre, em Juazeiro – BA, a querer participar da 16ª edição da Romaria de Pau de Colher, que aconteceu no últimaodia 13, em Casa Nova – BA, a 98 km da sede.

O livro chegou até o grupo com a intenção de incentivar a leitura e conhecimento da história regional, um dos objetivos do Projeto Jovens Comunicadores, iniciativa do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado da Bahia. O Pró-Semiárido conta com recursos de um Acordo de Empréstimo entre o Governo e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ler Matéria Completa
Agência Chocalho
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 21:00

Alunos de Juazeiro são premiados no Concurso Nacional de Redação da Marinha

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foram premiados no Concurso de Redação ‘Operação Cisne Branco’ pelo Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em uma Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, na Agência Fluvial em Juazeiro, sediada no Bairro Santo Antônio. Oito alunos do 6º ao 9º ano das escolas Anália Barbosa, Argemiro José e Mandacaru foram homenageados com medalhas e certificados, pelo Capitão-Tenente Luís Felipe Melo.

A aluna Jéssica Gonçalves, da Anália Barbosa, foi destaque e ganhou o 1º lugar com a melhor redação. “Esse prêmio para mim foi importante, fiquei feliz em representar a educação de Juazeiro. Com certeza vou levar por toda a minha vida”, comemorou. O evento contou também com a presença dos pais e professores.

Ler Matéria Completa
Ascom SEDUC
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 20:00

SAAE em Ação bate recorde de recicláveis em Carnaíba do Sertão

 

As equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental estiveram nesta quinta-feira (13) na sede do Distrito de Carnaíba em mais um SAAE em Ação. O destaque dessa edição foi o recorde no recolhimento de resíduos sólidos - mais de 2,5 toneladas entre garrafas pet's, papelão, cobre, ferro, plástico e alumínio coletados pelos alunos das Escolas Professora Graciosa Xavier Ramos Gomes e Pedro Dias, que serão destinados corretamente para o processo de reaproveitamento e reciclagem, contribuindo com a diminuição da poluição do solo e com a preservação do meio ambiente.

O diretor do SAAE Joaquim Neto compareceu ao encerramento das atividades e enalteceu o envolvimento dos estudantes e moradores da comunidade. “Ficamos felizes quando presenciamos essa integração através das atividades operacionais e sociais do SAAE desenvolvidas nas comunidades. O programa foi criado com o objetivo de reduzir as demandas de cada localidade, mas o trabalho social e de educação ambiental tem se destacado. Aproveito para parabenizar e agradecer a todas as equipes que estão envolvidas aproximando ainda mais o SAAE das comunidades”, destacou o diretor.

Ler Matéria Completa
Antônio Pedro e André Calixto (estagiário) Ascom/SAAE
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 19:00

Encontro dos Profetas da chuva prevê período chuvoso abaixo da média em 2019

Os profetas da chuva de Tauá estiveram reunidos no 3º Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, ontem sexta-feira, 14. A previsão dos profetas, a maioria agricultores da região, foi de chuvas abaixo da média para a quadra chuvosa de 2019. Usando a tradição, com técnica baseada em observações da natureza e conhecimento passado oralmente de geração a geração, cinco dos seis profetas consideraram que o “inverno” não vai ser bom. 

“Em janeiro e fevereiro vai chover, mas março e abril vai ser ruim. Aí volta a ter chuva boa em maio e julho”, disse Helder Cortês, fundador do tradicional encontro dos profetas da chuva de Quixadá, que também esteve na organização do evento em Tauá. O encontro ocorreu em evento promovido em parceria entre os campi de Tauá e Boa Viagem do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (Cecitec) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). 

Ascom UFC
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 18:00

Água é um tema crítico, tanto para a população quanto para o meio ambiente; são 35 milhões de brasileiros sem acesso à água

A água, um dos insumos básicos para a sobrevivência de quase todos os seres vivos que habitam o planeta, é um recurso natural limitado: sua quantidade no mundo não aumenta e nem diminui. Então, à medida em que a usamos, precisamos tratá-la para conseguirmos reutilizar no futuro. E o processo de restauração dos padrões aceitáveis de consumo se torna cada vez mais caro. 

Se esses padrões de consumo continuarem os mesmos, até 2030 o planeta enfrentará um déficit de água potável de 40%, de acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento da Água do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos, liderado pela Unesco.

Ao mesmo tempo, esse elemento natural é um fator crucial de desenvolvimento social e econômico dos países, pois ao contribuir com a saúde das pessoas, aumenta a qualidade de vida da classe trabalhadora e reduz os gastos do governo com saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,8 bilhões de pessoas no mundo utilizam fontes de água contaminada.

Ler Matéria Completa
Correio Braziliense Foto: Ilustração
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 18:00

Seminário debate o enfrentamento à violência de gênero

Trocar experiências, alinhar ações para assegurar direitos e exigir políticas públicas de qualidade para combater a violência contra as mulheres, com respeito à diversidade étnica, cultural, racial e de gênero. Esses são os objetivos do Seminário 'Unidade, Ampliação, Fortalecimento e Resistência das Redes de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres', que acontecerá no próxima terça-feira (18/12), das 08h às 18h, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (Centro).

O encontro é promovido pelo Grupo de Trabalho da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Salvador, Rede de Mulheres Negras, Rede Sapatà, Coletivo Lesbibahia, UNALGBT,  Instituto Búzios, Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia e Mahin - Organização de Mulheres Negras.

Na programação, debates e intervenções culturais vão dar voz a mulheres em situação de violência, que utilizam a rede de serviços públicos e militantes de movimentos como o Coletivo de Mulheres do Calafate, Ginga Grupo de Mulheres do Subúrbio, Movimento de População de Rua, Papo de Mulher, Projeto Força Feminina, Associação das Profissionais do Sexo da Bahia, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia, Marcha Mundial de Mulheres e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 17:00

Planos de Gestão Ambiental são formulados pelo Programa Univasf Sustentável

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está formulando planos de gestão ambiental, que são um conjunto de diretrizes que terão como objetivo organizar o direcionamento das ações da instituição nos próximos anos acerca da sustentabilidade.

A iniciativa é do Programa Univasf Sustentável, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Ao todo, são sete planos e o primeiro a ser lançado será o Plano de Gestão de Resíduos Gerados, cujo lançamento está previsto para abril de 2019.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf Monica Santos
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 16:00

Cemafauna Caatinga abrirá inscrições para Colônia de Férias 'Ceminha' em janeiro de 2019

Com o intuito de promover momentos divertidos de conhecimento sobre a fauna da caatinga, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) abre a partir de 01 de janeiro de 2019 inscrições para a Colônia de Férias "Ceminha" para crianças de 8 a 12 anos. O período da Colônia se dividirá em duas semanas, a primeira turma de 21 a 25/01 e a segunda turma de 28/01 a 01/02. As inscrições para as 15 vagas disponibilizadas seguem até 21 de janeiro e serão feitas exclusivamente pelo site. O Cemafauna fica no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, zona rural de Petrolina-PE.

A Colônia de Férias "Ceminha" acontecerá de 8h30 às 12h nas instalações do Centro. As crianças receberão um kit didático (mochila, 1 guia de répteis, camiseta, boné, caneta e bloquinho de anotações), terão direito a lanche todos os dias, transporte gratuito saindo pela manhã às 8h da Univasf Campus Centro e retornando às 12h15 ao mesmo local.

Ler Matéria Completa
Jaquelyne Costa Ascom Cemafauna 
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 15:00

Petrolina se destaca e aparece como uma das cidades mais transparentes de Pernambuco

Após adotar um novo sistema que permite maior eficácia na divulgação de dados públicos, a Prefeitura de Petrolina conquistou reconhecimento pela transparência praticada na cidade.  O município aparece em 12º lugar  entre os mais transparentes de Pernambuco, segundo o Ranking da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° (EBT).

Na avaliação, feita pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), foi levada em conta, por exemplo, a implantação do novo Portal da Transparência, que por ser mais acessível e didático estimula a participação da sociedade.

Ler Matéria Completa
Magnólia Costa Ascom PMP Foto: Jonas Santos
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 14:00

Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea estimula o cadastro de voluntários

Começa ontem (14) e segue até o dia 21, a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea. A semana foi instituída pela Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009, com o objetivo de promover esclarecimento e conscientização sobre a doação e o transplante de medula, além de estimular que mais pessoas participem do cadastro de doadores do Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Conhecida também como "Lei Pietro", a Lei 11.930 foi aprovada após a morte do jovem Pietro Albuquerque, que faleceu em decorrência de leucemia mielóide aguda pouco antes de completar 20 anos, e tornou-se uma grande aliada para as campanhas de doação de medula.

O transplante de medula óssea é uma alternativa indicada para o tratamento de doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. Pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves estão entre os principais beneficiados com o transplante.

Ler Matéria Completa
Ascom Hemoba Foto: Arquivo
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 13:00

Ação Educativa do Parque Fluvial Movimenta Orla 2 de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) realizou sexta-feira (14), na Orla 2, mais uma atividade da Meta 1 – etapa voltada para a educação ambiental, do Parque Fluvial. A ação tem como objetivo levar para a comunidade a prática da cidadania como processo participado, individual e coletivo levando à reflexão e às ações sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade.

Com o tema ‘Qualidade de Vida e Cidadania – Povo civilizado, rio limpo, parque lindo’ a oficina contou com a participação do grupo de idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Piranga e também com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Terezinha Ferreira Oliveira, que participaram de aulas de alongamento e dança, além de um mutirão de limpeza nas margens do Rio São Francisco.

“Amei participar dessa importante ação onde podemos aprender de forma divertida sobre a preservação do importante patrimônio que é o Rio São Francisco e também do Parque Fluvial, que em breve vai trazer uma nova vida para nós. Que tenha mais ações como essa”, disse uma animada dona Nair Moreira de 82 anos.

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 12:00

Projeto Futebol Qualifica é lançado no Colégio Paulo VI com a presença da família do jogador Daniel Alves

Na última quinta-feira (14), a mãe e o irmão do jogador juazeirense Daniel Alves, Lúcia Ribeiro e Ney Alves participaram do lançamento do Projeto ‘Futebol Qualifica’, no Colégio Paulo VI, em Juazeiro. De cunho social, o projeto se dispõe a ser agente de transformação, capacitando e transformando cidadãos de todas as idades, através de cursos profissionalizantes dos mais variados temas, incluindo cursos de capacitação em Esportes.

O coordenador do Brasil Qualifica, Nonato Cavalcanti, explicou que o projeto tem o objetivo de levar educação às comunidades mais carentes, praticar cidadania e capacitar as pessoas com cursos profissionalizantes. “A ideia é que o futebol seja a ponte para a qualificação. Os cursos oferecidos atendem a todas as idades, na área de esportes e muitos cursos profissionalizantes, que vão aprimorar e estruturar a carreira profissional dos alunos e da comunidade, com conteúdo atual e inovador”, explicou Nonato.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 11:00

CSTT RESPONDE PROVOCAÇÃO DA PRESIDENTE DO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Nesta sexta-feira (14) o Blog GJ postou reclamação da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro (BA) Emanuela Mariano criticando a gestão municipal e o setor de transporte coletivo da cidade (Veja aqui). Em resposta a CSTT enviou a seguinte nota:

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que realizou vistoria no transporte coletivo do município no último domingo (09/12). Todas as irregularidades encontradas nos ônibus foram notificadas. E a empresa prestadora do serviço tem um prazo de até 15 dias para regularizar sob pena de multa diária, em caso do não cumprimento.

Diariamente existem fiscais de transporte no Terminal que estão à disposição da população. Qualquer transtorno deve ser comunicado aos fiscais, que irão notificar a empresa, que será autuada, caso não cumpra o que foi determinado. Os usuários de transporte coletivo também podem fazer denúncia através do número (74) 3611-8836. É necessário informar o número do ônibus, dia, horário e local do ocorrido para que a CSTT possa notificar a empresa.

Quanto à requalificação do Terminal, a CSTT construiu novas rampas e uma passarela para que os cadeirantes possam ter acesso ao transbordo.

Sobre a promessa de capacitação dos motoristas da empresa, essa fala não foi dita pelo diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, e sim pelo representante da JOAFRA que estava presente na reunião do Conselho.

Em ofício (Nº 910/2018) encaminhado a SETRANVASF no início de novembro, a Companhia determinou o cumprimento de algumas medidas exigidas pelo Ministério Público, entre elas, a colocação de pelo menos dois ônibus adaptados por linha e a capacitação dos servidores da empresa. Em resposta (ofício 069/2018), a SETRANVASF afirmou que já está cumprindo a medida em relação à quantidade mínima de ônibus adaptados e que ao longo do ano os servidores passam por capacitações no SEST/SENAT (enviou anexo com as capacitações realizadas).

A CSTT está à disposição do Conselho e de todo e qualquer juazeirense que utilize os transportes públicos no município.

Ascom CSTT
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.