Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 07 de Dezembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 22:30

Cremeb normatiza requisitos para realização de mutirões

A partir de agora, todo mutirão de cirurgias ou procedimentos invasivos deve ser informado ao Cremeb, com antecedência de 30 (trinta) dias e o local onde acontecerá o mutirão de cirurgias ou procedimentos invasivos. Também deverá ser informado o período em que as mesmas serão realizadas e, ao final do ciclo, em período não superior a 60 (sessenta) dias a quantidade de pacientes atendidos e quais os procedimentos realizados.

Este é o inciso 4º do Art. 8º, da Resolução Cremeb Nº 361/2019, que regulamenta os chamados "mutirões de cirurgias ou procedimentos invasivos" no território baiano. Publicada no Diário Oficial da União em 11 de novembro de 2019, os doze artigos do documento designam as obrigações de diretores técnicos e instituições de saúde que se dispõem às realizações.

Ler Matéria Completa
Ascom Cremeb Foto Ilustrativa e de arquivo do Blog
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 21:34

Ação social da Campanha Natal da Cidade chega ao bairro Jardim Amazonas

A manhã deste sábado (7) será de muita animação e prestação de serviços para a comunidade do Jardim Amazonas. É que a campanha Natal da Cidade – realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) – junto com algumas instituições parceiras, realizará mais uma ação social. O evento terá início às 9h, na Avenida dos Tropeiros (ao lado do Supermercado Serve Bem) e contará com apresentações culturais, show de mágica, aferição de pressão, teste de glicemia, além da presença de Papai Noel.

Alunos da escola municipal Júlia Elisa irão expor e comercializar produtos produzidos por eles mesmos, dentro do projeto Talento Empreendedor, uma das novidades deste ano dentro da campanha natalina do comércio. Através do projeto, crianças e jovens são estimulados a desenvolverem seu lado empreendedor, sempre utilizando de muita criatividade e usando materiais simples como garrafas pet, cartolinas, isopor, dentre outros.

Ler Matéria Completa
Ascom Sindilojas
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 20:06

Mercado Turístico abrirá aos domingos para compras de fim de ano dos petrolinenses

O mês de dezembro chegou e as compras para as festas de Natal e Réveillon já fazem parte da tradição dos petrolinenses. E para facilitar essas compras e incentivar o comércio, a Prefeitura de Petrolina decidiu estender o funcionamento do Mercado Turístico. O equipamento vai funcionar também aos domingos, durante todo esse mês, no horário de 8h às 12h.

A iniciativa foi acordada entre os permissionários do mercado e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). De acordo com o diretor de feiras, Tony César, a intenção é, além de dar apoio aos comerciantes que têm o espaço como fonte de renda, facilitar as compras, principalmente, para os clientes que não têm disponibilidade durante a semana.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 19:06

COLÉGIO ESTADUAL HILDETE LOMANTO, DE JUAZEIRO, FAZ DOAÇÃO DE ALIMENTOS A FUNDAÇÃO LAR FELIZ

Professores, direção e alunos do Colégio Estadual Hildete Lomanto, estiveram nesta quinta-feira, 05/12, na sede da Fundação Lar Feliz, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro para fazer a doação de 700 quilos de alimentos para mães e crianças atendidas pela instituição. Os produtos foram arrecadados durante uma gincana cultural e aulões preparativos para o ENEM, realizados na escola.

De acordo com a diretora do colégio, Renata Martins, essa prática já acontece no colégio a alguns anos. “É importante realizarmos ações sociais porque o aluno lá dentro da escola ele cresce como ser humano, a partir do momento que faz atividades que ajuda alguém. E também a gente está cumprindo nosso papel social enquanto instituição pública. Estamos ajudando as pessoas que mais necessitam. A gente teve sempre esse olhar de solidariedade, de fazer algo que possa ajudar alguém que tem carência”, explicou a gestora.

Para a recicladora Lizimar Moreira Silva, que tem filhos atendidos pela Fundação Lar Feliz, os alimentos chegaram em momento oportuno. “Para gente é gratificante porque a gente necessita muito aqui. Está muito difícil a gente consegui comida e para mim chegou em boa hora”, disse ela.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 18:34

Residencial Vivendas recebe serviços de cidadania neste sábado

Uma grande ação social marcará o sábado (7) dos moradores do Residencial Vivendas: a Prefeitura de Petrolina, através do Programa de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) do Programa Minha Casa Minha Vida, ofertará diversos serviço gratuitos na Escola Marechal Mascarenhas, a partir das 8h.

Serão ofertados serviços como aferição de pressão arterial; teste de glicemia; testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis; serviços jurídicos de divórcio; autorização de casamento; segunda via de registro civil; emissão de carteira ID Jovem; atividades para crianças; medição de peso e altura para atualização do Bolsa Família, dentre outros. Para participar é necessário um documento de identificação e cartão do SUS.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 18:00

SAMU e Maternidade de Juazeiro recebem novos equipamentos de média e alta complexidade 

A Prefeitura de Juazeiro/PMJ através da Secretaria da Saúde/SESAU entregou, nesta quinta-feira (05), novos equipamentos de média e alta complexidade, fardamentos e outros materiais que vão contribuir com a melhoria nas ações desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Hospital Materno Infantil de Juazeiro e ainda, fortalecer a atenção básica do município. A entrega aconteceu no auditório do SAMU e contou com a presença dos superintendentes da pasta e de funcionários dos órgãos envolvidos.

A Superintendente de Atenção Especializada, Cilene Duarte, destacou com satisfação a aquisição de mais esses equipamentos e materiais destinados ao socorro da população. “É uma grande vitória, hoje, a entrega desses equipamentos para somar e fortalecer ainda mais a saúde do nosso município. A prefeitura está trabalhando a todo vapor para que as coisas aconteçam da melhor forma possível e beneficie o maior número de pessoas”, ressaltou.

Ler Matéria Completa
Priscila Guedes/SESAU
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 17:30

Seduc diz que respeita direitos que a lei assegura para os professores temporários

O Blog GJ Notícias publicou nesta quinta-feira (05) reclamação dos professores contratados que reivindicavam a garantia dos seus direitos quanto ao pagamento integral do décimo terceiro e abono férias (Veja aqui). Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação e Juventude encaminhou  a seguinte nota:

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC afirma que respeita os direitos que a lei assegura para os professores temporários da rede municipal de ensino.

Em relação ao pagamento parcial ou integral do mês de dezembro, os mesmos fazem jus ao pagamento proporcional aos dias trabalhados, que sempre foi assegurado, e o abono de férias apenas quando completar 1 ano de cumprimento de requisito legal.

A SEDUC esclarece que sobre o questionamento da suspensão contratual dos temporários, tem permissivo legal e está prevista no Artigo 4º, § 4º da Lei 2.017/2009.

Ascom Seduc

publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 16:30

Exposição "Revoares" entra em cartaz na Reitoria da Univasf nesta segunda-feira (9)

Os percursos feitos em diferentes lugares do mundo, além de memórias, também podem se tornar objetos de arte. É o que mostra a exposição Revoares, do artista paranaense Edson Macalini, como produto de suas andanças pela região Amazônica. O trabalho chega à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), a partir desta segunda-feira (9). A exposição acontecerá na Reitoria, localizada no Campus Sede, e estará disponível durante dois meses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A visitação é gratuita.

 A exposição é composta pela instalação Passarada, trabalho que inclui 3,3 mil aves que ocupam grande parte do espaço expositivo. Essas imagens tratam-se de um desdobramento e multiplicação da anterior Rê-voada, 33 desenhos realizados por Macalini a partir de ficções e criações próprias. Essas produções surgiram a partir de um trabalho de coleta realizado pelo artista em estradas, igarapés, lagoas e rios da grande floresta amazônica durante o período em que morou na Ilha de Parintins, no estado do Amazonas. A confecção dos pássaros, então, aparece como um resultado de histórias e lendas contadas pelos moradores da região.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 14:30

Tradição: Caravanas de Juazeiro e Petrolina devem se deslocar para a festa de seu Luiz, em Exu

O município de Exu, no sertão pernambucano, vai respirar forró a partir do próximo dia 13, sexta-feira, quando serão retomadas as homenagens ao seu filho mais ilustre, Luiz Gonzaga.

A 17ª edição do Festival Viva Gonzagão, que tem encerramento previsto para o dia 15, no Parque Aza Branca e deve reunir milhares de amantes do forró e da sanfona de "Seu Luiz".

Este ano tem tripla comemoração: Aniversário do Rei Baião, 70 anos do primeiro forró e 30 anos de saudades de Luiz.

Na programação consta para o dia 13 uma sanfoneata, que deve reunir cerca de 80 sanfoneiros em passeio que sai do centro da cidade até o Parque Asa Branca.

O sábado deve ser marcado por muitos shows, com apresentação de artistas como Joquinha Gonzaga, Flavio leandro, Fábio Carneirinho, Targino Gondim, dentre outros.

No domingo (15) acontece a tradicional missa embaixo do pé de Juazeiro.

Como em todos os anos, antendo a tradição, caravanas de sanfoneiros e fâs de Luiz Gonzaga devem se deslocar de Juazeiro e Petrolina para Exu.

Da redação GJ Notícias/Foto reprodução TV Globo
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 13:28

Preço do caju é destaque no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta sexta-feira (06)

O caju é bom para a saúde devido a nutrientes como ferro, vitamina C, elementos do complexo B e fibras. Ótimo contra doenças cardiovasculares, o fruto previne a gripe, a anemia e a diabetes, além de inibir a fome.

No Mercado do Produtor de Juazeiro, o consumidor encontra a fruta por R$70,00 a caixa com 20kg e R$3,50 o quilo.  O caju comercializado no 4° maior Ceasa entre volume e comercialização do país é produzido na região do Vale do São Francisco.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 13:10

SAAE esclarece sobre falta de água em Pinhões e lixo no Eldorado

A falta de água registrada nos últimos dias na sede do Distrito de Pinhões está sendo provocada pelo desabastecimento da Adutora do Forró, de responsabilidade do SAAE/Curaçá. O Setor de Divisão do Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro constatou o esvaziamento da tubulação e a paralisação no sistema de captação. Vale ressaltar que existe um acordo entre os dois SAAEs, e que a direção em Juazeiro já está buscando uma solução para a resolução do problema.

Já o Setor de Resíduos Sólidos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro informa que vai programar a retirada do entulho e esclarece que a limpeza na área externa do Loteamento Eldorado é feita regularmente. O SAAE vai entrar em contato com a SEMAURB para que seja aplicado o Código de Policiamento Municipal.

O SAAE solicita ajuda da população para que não jogue lixo ou entulho em terrenos baldios contribuindo, assim com a limpeza da cidade.

 

Ascom SAAE
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 12:30

BNB: Prazo para regularização de dívidas de produtores rurais termina neste mês

Termina neste mês o prazo para regularização de dívidas de produtores rurais que contrataram financiamentos até 2011. Os benefícios constam da Lei n.º 13.340/2016, que prevê descontos de até 95% sobre o saldo devedor de operações de crédito em atraso com o Banco do Nordeste e contratadas com recursos dos Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

A lei permite a liquidação de dívidas, inclusive do principal, e também a renegociação das operações com o primeiro pagamento em novembro de 2021 e prazo total até 2030, com direito ainda a juros mínimos que variam de 0,5% ao ano até 3,5% ao ano, além de descontos no momento do pagamento das prestações anuais.

Ler Matéria Completa
Ascom BNB
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 12:00

Merenda Saudável: ações de projeto premiado em concurso nacional são implantadas em Petrolina

Este ano, a Rede Municipal de Petrolina foi destaque nacional em diversos momentos por conta da qualidade do ensino e dedicação dos alunos e profissionais da Educação Básica. Uma dessas conquistas aconteceu no primeiro semestre de 2019, quando um projeto inscrito pela Escola Municipal Luiz Rodrigues de Araújo, do bairro Santa Luzia, foi premiado na 2ª edição do 'Prêmio Crianças Mais Saudáveis', promovido pela Fundação Nestlé Brasil com o objetivo de incentivar educadores na promoção de novos hábitos no âmbito escolar.

Nesta quinta-feira (5), aconteceu a culminância do projeto "Boa alimentação faz bem para o coração". O evento contou com a presença da equipe escolar; dos pais e representantes da comunidade; da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Diretoria de Alimentação Escolar e de uma representante da Fundação Nestlé Brasil. O pátio da unidade de ensino ficou lotado durante as apresentações artísticas. No local, também foi possível prestigiar exposições de murais, maquetes, visitas à horta escolar e leitura do livro de receita. Os dois últimos são frutos do projeto premiado. Todas as atividades realizadas abordaram o tema da alimentação saudável.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 11:45

Rui Costa passa mal na manhã desta sexta-feira e é atendido pelo SAMU

O governador Rui Costa (PT) passou mal na manhã desta sexta-feira (6) em Jequié durante inauguração de uma unidade escolar.  Ele precisou ser atendido as pressas por médidcos de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O mal estar foi ocasionado por uma baixa pressão. A informação foi confirmada pela secretaria da Comunicação do Estado. Após o ocorrido, já liberado pela equipe médica, o chefe do Palácio de Ondina continuou a agenda prevista, conforme a Secom.

Fonte: BNews
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 11:30

POPULARES COMEÇAM A RECOLHER ASSINATURAS PARA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA O SAAE DE JUAZEIRO (BA)

Como prometido, comunitários, sindicalistas, usuários e populares compareceram na manhã desta sexta-feira (06) em frente a sede do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) de Juazeiro para recolher as assinaturas visando dar entrada em uma Ação Civil Pública na justiça contra os aumentos abusivos praticados nos últimos meses pela autarquia municipal.

Junior Mota, um dos coordenadores do ato desta sexta-feira, demonstrou irritação contra parte da população que reclama nas redes sociais, mas não comparece para fortalecer o movimento. “O prefeito assumiu que há um erro no valor das contas emitidas, porém não disse das providências adotadas para corrigir esta falha no novo sistema de leitura do SAAE. O povo tem que se unir para cobrar uma posição do governo” expressou.

Ler Matéria Completa
Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 10:30

TCE/BA desaprova prestação de contas e multa três gestores da estrutura do Estado

Em sessão plenária desta quinta-feira (05.12), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) desaprovou a prestação de contas, referente ao exercício de 2016, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e aplicou multa de R$ 2 mil ao ex-coordenador executivo Ariosvaldo José de Souza, devido às irregularidades apontadas pela equipe de auditores da 4ª Coordenadoria de Controle Externo, entre as quais as cometidas em processo de inexigibilidade de licitação em contratos. Pelos mesmos motivos, terão que pagar multas, no valor de R$ 1 mil cada um, o coordenador administrativo e financeiro Gildásio Ferreira Brabo Neto, e a coordenadora II da CDA, Luciene Batista Rodrigues.

Na mesma sessão, os conselheiros decidiram pela aprovação, com ressalvas e recomendações, da prestação de contas da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), referente ao exercício de 2016. Nas duas recomendações aprovadas, os conselheiros indicam a necessidade de a atual direção da ALBA encaminhar ao TCE/BA a relação dos servidores com contratos em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e que seja criada uma comissão para apurar, e tomar providências visando sanar possíveis irregularidades, a existência de casos de acúmulo ilegal de cargos no âmbito do Poder Legislativo estadual.

Ascom TCE-BA
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 10:00

MORADOR PEDE RETIRADA DE ENTULHOS NO LOTEAMENTO ELDORADO

Luciano Medrado voltou a manter contato com o Blog GJ Notícias para mais uma vez reivindicar a retirada de entulhos na comunidade que estão ocasionando transtornos para os moradores. Veja a mensagem: “Gostaria de pedir pela milésima vez que a Semaurb cobre dos donos a murada dos terrenos aqui no Loteamento Eldorado. Nunca foi resolvido! Tem um lixão aqui e ninguém resolve nada. Até hoje o órgão responsável não veio retirar o entulho que acumularam aqui, onde a máquina fez três montes de entulhos e não retiraram, isso já faz dois meses. Pedimos urgência, pois está causando insegurança e transtorno aos moradores”.

Da redação
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 09:30

Prefeitura abre consulta pública para acelerar iluminação em LED em Petrolina

A gestão municipal está dando um dos maiores passos para acelerar o processo de implantação de lâmpadas em LED em toda Petrolina. É que a prefeitura está convocando toda população para discutir a Parceria Público Privada (PPP) para a iluminação pública. A audiência será realizada no dia 19 de dezembro, às 9h, no auditório da Facape. 

Para o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, além de modernizar a cidade, o processo irá gerar economia para os cofres públicos. “O prefeito Miguel Coelho vem estudando , faz algum tempo , uma maneira de acelerar os processos públicos e, principalmente, gerar economia e melhor aproveitamento dos recursos públicos. Com a PPP, estimamos uma redução de cerca de 50% nos custos para o município e ainda mais: ter toda Petrolina em LED até 12 meses após firmada a PPP. Será lâmpada mais sustentável e de melhor qualidade de Caitutu à orla”, esclarece o gestor. 

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 09:00

Prefeitura desenvolve ações de saúde bucal com alunos da zona rural de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina tem mudado a realidade e o sorriso de milhares de alunos do município, através de ações educativas de saúde bucal. Esta primeira semana de dezembro tem sido de muitas atividades, e os contemplados são estudantes de comunidades rurais. Na última terça-feira (3), a Secretaria de Saúde levou diversas ações à escola da comunidade da Tapera. As atividades acontecem através do projeto ‘’Um sorriso do tamanho do Brasil’’, uma parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a empresa de produtos de higiene bucal Colgate, que contempla crianças de 6 a 13 anos.

Foram distribuídos kits de higienização bucal, realizadas demonstrações da técnica de escovação, aplicação de flúor e tratamento restaurador atraumático, entre outros. Nesta quinta-feira (5), foi a vez dos alunos da escola do N-11. Com uma equipe formada por dentistas e auxiliares de saúde bucal, os pequenos participaram dessas e outras atividades e aprenderam sobre os cuidados com a saúde da boca.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 08:30

MEC lança programa “Conta pra Mim” para incentivar a leitura de crianças no ambiente familiar

A voz suave de uma mãe cantando para o bebê ainda na barriga, o pai narrando uma história de heróis para o filho antes de dormir e muita brincadeira. É nesse ambiente familiar e de afeto que a alfabetização das crianças começa a dar os primeiros passos. Para incentivar essa cultura, o Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira, o programa “Conta pra Mim”. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e reúne uma série de materiais para orientar as famílias a como contribuir na construção do projeto de vida e do sucesso escolar dos pequenos.

Interagir durante a contação de histórias, ler em voz alta, olhar olho no olho. São gestos simples, mas capazes de influenciar significativamente no desenvolvimento intelectual já na fase pré-alfabetização, antes do começo das primeiras aulas na escola. A literacia familiar, como é chamada a técnica, é aplicada no dia a dia, na convivência entre pais e filhos. Meninos e meninas que são estimulados desde cedo à leitura e à brincadeira dentro de casa tendem a chegar mais aptos e habilidosos nos anos iniciais do ensino fundamental.

Ler Matéria Completa
Shismênia Oliveira, do Portal MEC
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 07:14

DISTRITO DE MANIÇOBA DE LUTO: MORRE O COLONO JOÃO MOTA FILHO

A comunidade do Distrito de Maniçoba, mais precisamente do NH-01, foi surpreendida na noite desta quinta-feira (05) com a notícia do falecimento do Senhor João Mota Filho, conhecido popularmente como “Joãozinho de Janda” que sofreu um infarto fulminante. O blog tomou conhecimento por Gildásio Soares, um dos administradores do Grupo de WhatsApp “Cotidiano 100% Maniçoba”, que informou que Joãozinho de Janda era bastante querido na região e no último domingo (01) recebeu homenagem em nome do seu pai João Honório, considerado um dos melhores vaqueiro da região.

Joãozinho de Janda era esposo de Dona Mocinha, pai de 8 filhos: Zé Roberto, Diva, Fátima, Berinho, Rael, Josias, Cátia e Miquéias. O fato foi bastante lamentado nas redes sociais que lembraram um pouco do seu histórico de vida: “Seu Joãozinho ainda jovem tinha como ofício a profissão de vaqueiro, depois veio trabalhar na Carioca, empresa que iniciou a construção do Perímetro de Maniçoba. Logo conseguiu adquirir um lote agrícola como um dos primeiros colonos de Maniçoba e um dos primeiros evangélicos da região. Era uma pessoa muito alegre, um brincalhão, amoroso. Sua casa sempre serviu de apoio para servos de Deus que compareciam para conhecer maniçoba. Um grande pai, deixando como legado a se lembrar sua alegria, amor e caridade para quem teve o prazer de conhecê-lo” externaram vários colonos e amigos da família.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 07:00

Bancada de Oposição cobra Projeto do Plano Diretor que até agora não foi enviado pelo prefeito Miguel Coelho

Prazo para apreciação do legislativo se encerra dia 19 de dezembro deste ano

O tal do Plano Diretor de Petrolina. É assim que muitos petrolinenses, da sede e do interior do município, se referem quando o assunto é planejamento  urbano.  Faltando sete dias para o prazo final de apreciação, o Executivo municipal ainda não enviou para os vereadores o Projeto.

Na manhã desta quinta (05), durante sessão ordinária na Casa Plínio Amorim, os vereadores da Bancada de Oposição entoaram o coro mais uma vez, solicitando, o Projeto do Executivo municipal do Plano Diretor do município, já que, para este ano, o prazo para a sua apreciação está chegando ao fim (12 de dezembro) e até agora o Governo Novo Tempo não enviou para o Legislativo analisar ou sugerir alterações.

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 06:30

IF Sertão-PE lança livro sobre saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu nesta terça-feira (10)

Sediado em uma área de abrangência com forte presença de povos indígenas, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) é, no estado de Pernambuco, responsável pelo Núcleo do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola. Como fruto das experiências da primeira etapa de ações do Programa, que contemplou o povo indígena Pankararu, será lançado o livro "Memórias e vivências: saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu". O evento de lançamento da obra acontecerá nesta terça-feira (10), das 9h às 17h, no Terreiro do Poente do Povo Pankararu.

O livro, organizado pelas professoras Edivania Granja e Socorro Tavares, é composto pelas narrativas de professores indígenas e sequências didáticas construídas durante a realização da Ação "Saberes nas Escolas Indígenas Pankararu", com demonstrativos de atividades desenvolvidas por discentes Pankararu. "São narrativas das professoras e professores indígenas participantes, numa perspectiva autobiográfica permeada pelas histórias de vidas e pelas experiências no Programa", afirma a professora Edivania Granja.

Ler Matéria Completa
Ascom IF Sertão
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 06:00

CASA DO TFD DE JUAZEIRO EM SALVADOR VOLTA A SER ALVO DE RECLAMAÇÕES

A situação continua insustentável para quem precisa fazer tratamento em Salvador como parte do programa TFD (Tratamento Fora de Domicílio). Como já informado pelo Blog GJ Notícias a mudança de endereço da casa do TFD em Salvador permanece gerando uma série de atropelos para quem faz tratamento na capital baiana.

No dia 26 de novembro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau informou por meio de nota que a partir da segunda-feira, 02 de dezembro, a casa de Tratamento Fora de Domicílio/TFD, que funcionava na Rua Salete, nº 03, bairro dos Barris, vai atender em novo endereço na capital baiana. O setor vai funcionar na Rua Alagoinhas, n º 236, bairro Rio Vermelho, em Salvador, onde já funcionou na gestão de Isaac Carvalho.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 20:00

SEM ABONO FÉRIAS, PROFESSORES CONTRATADOS EXPÕEM BASTIDORES DA EDUCAÇÃO EM JUAZEIRO (BA)

Esta semana, uma professora contratada da rede de ensino municipal enviou e-mail ao Blog GJ Notícias com uma série de questionamentos sobre a garantia dos seus direitos quanto ao pagamento integral do décimo terceiro e abono férias, tendo em vista o prefeito Paulo Bomfim anunciar o pagamento para os professores efetivos ainda este ano. Confira: “Caro Geraldo José, venho através desta pedir um apoio aos professore contratados de Juazeiro da Bahia. É que já tenho três anos que sou contratada no município e todos os anos somos descartados no mês de dezembro e não temos direito as férias. Segundo o contrato que rege e encontra amparo na Lei Municipal número 2.017/2009 eles nos tiram sem férias e não nos pagam o mês completo de dezembro, só que nesta lei diz que temos todos os direitos e quero saber o que a prefeitura diz sobre isso. Estamos nos movimentando judicialmente para colocar a prefeitura na justiça, pois temos direitos trabalhistas no Brasil e não é Juazeiro que pode passar por cima das leis. Sei que seu meio de comunicação é respeitadíssimo, por isso estou aqui”.

Durante entrevista ao Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quinta-feira (05) o prefeito foi questionado por uma trabalhadora do Colégio Municipal José Padilha, localizado no Alto do Cruzeiro: “Trabalhamos em prol de bons resultados e não somos valorizados. Recebemos o décimo por meses trabalhados e o mês de dezembro e o salário agora só em março ou abril, os boletos não param e nem esperam até março. Somos pais de família e todos os anos passamos por essa situação. Na reunião que teve a semana passada só valorizaram os professores efetivos, queria muito saber se os professores contratados também irão receber o abono?” expressou a ouvinte.

Ler Matéria Completa
Foto de arquivo do Blog GJ Notícias
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.