Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 21 de Setembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 21 de Setembro / 2017 às 16:15

No Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer, alerta é para diagnóstico precoce

Hoje (21) é celebrado o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, oportunidade para respeitar aqueles que vivem com demência e para aprender os sinais de alerta que aumentam a possibilidade de diagnóstico precoce, segundo a organização não governamental (ONG) Alzheimer's Disease International - ADI (Associação Internacional do Alzheimer).

Segundo a Associação Internacional de Alzheimer, o número de pessoas com a doença no mundo deve chegar a 75 milhões em 2030 e a 132 milhões em 2050. Estima-se que a cada 3,2 segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo e a previsão é de que em 2050, haverá um novo caso a cada segundo.

A entidade ressalta que o diagnóstico precoce da doença empodera a pessoa, seus familiares e cuidadores a estarem melhor preparados e informados para lidar com o avanço da doença.

Nas fases iniciais, os sintomas do Alzheimer podem ser muito sutis. Frequentemente começam por lapsos de memória, dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do dia a dia, desorientação de tempo e espaço, guardar coisas fora de lugar, alterações de humor e isolamento social e do trabalho.

Agencia Brasil
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 15:33

Univasf estabelece parceria para desenvolver ações de eficiência energética

Uma parceria entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Grupo Neoenergia, irá possibilitar a diminuição do consumo de energia elétrica nas instalações dos campi Sede, em Petrolina (PE), e Juazeiro (BA) e do Hospital Universitário (HU-Univasf). A formalização da parceria ocorrerá neste sábado (23), com a solenidade de assinatura do Termo de Convênio do Projeto Cooperado de Eficientização nas Instalações da Univasf. O evento será realizado no auditório da biblioteca do Campus Sede, a partir das 9h.

Nos dois campi e no HU, serão substituídas dez mil lâmpadas em 14 edificações onde o consumo noturno de energia é elevado, a exemplo das bibliotecas, Restaurantes Universitários (RUs) e prédios de salas de aulas. O trabalho de troca das lâmpadas teve início pela biblioteca do Campus Sede, há aproximadamente 15 dias, e a previsão é de que seja integralmente concluído em cinco meses. A substituição, nesta fase inicial, está sendo realizada pela equipe do Deman com apoio dos estudantes de Engenharia Elétrica, que participaram de capacitação e atuaram no diagnóstico que identificou os pontos de troca de lâmpadas.

O assessor de Projetos Institucionais, Leonardo Cavalcanti, ressalta que o projeto tem grande relevância para a Univasf. “As ações irão possibilitar uma redução significativa no consumo de energia anual da instituição”, destaca. Além disso, Cavalcanti destaca que representa um importante passo na aproximação entre a Universidade e a iniciativa privada e possibilita o estreitamento de relações da instituição com o mercado. “A ideia é que possamos desenvolver outras ações em parceria com o Grupo Neoenergia no futuro”, diz.

Ascom-univasf
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 15:00

UBER: Taxistas e mototaxistas dizem que ainda não foram comunicados oficialmente sobre audiência pública

A Câmara Municipal de Juazeiro vai realizar no próximo dia 28, a audiência pública para debater a legalização do sistema Uber, aplicativo que oferece transporte com carros particulares. A audiência terá inicio às 17hs. A proposta da audiência é do vereador Charles Leal (PDT). Na justificativa o vereador ressalta o papel dos taxistas e mototaxistas como transportes públicos que atendem à população, porém, ressaltou que o Uber já é uma realidade em inúmeras cidades e em Juazeiro não é diferente.

A Associação dos Taxistas de Juazeiro-Astaxi e Associação dos Taxistas de Petrolina-Astape informaram que até o momento "ainda não foram comunicados oficialmente sobre a audiência pública". Taxistas e mototaxistas de Juazeiro e Petrolina, estiveram reunidos na última terça-feira (19), pela manhã na Câmara de Vereadores Plinio Amorim, em Petrolina e anunciaram a união das categorias para debater o assunto.  

Redação Blog Foto Ney Vital
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 14:56

DEPREDAÇÃO NOS ÔNIBUS DE PETROLINA

São inúmeras as ocorrências de assaltos e depredações nos ônibus da frota do município de Petrolina, especialmente na avenida principal de acesso aos Residenciais Nova Petrolina e Brasil, bem como dentro desses residenciais também. Apenas segunda e terça-feira, quatro veículos foram apedrejados, um grande risco para os usuários e um prejuízo considerável para as empresas. As linhas "A-14 Cohab VI" e "A-13 Jardim Guararapes" são as que vêm sofrendo mais. Já foram contabilizados 07
assaltos nelas, desde o mês de junho. E o apedrejamento dos veículos vem acontecendo de um a dois por dia. Foram encaminhados Ofícios para a Secretária de Defesa Social - 5° BPM, a AMMPLA e todas as ocorrências estão sendo registradas na delegacia Civil, localizada no Ouro Preto.

Ascom
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 14:33

Comerciantes do Shopping águas Center lamentam queda do comércio

Os comerciantes que trabalham no Shopping Águas Center, localizado na Avnida Adolfo Viana, apontam que a transferência do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão para o Juá Garden Shopping na Rodovia Lomanto Junior, "é motivo de preocupação, pois o número de pessoas circulando no local caiu em torno de 70%. Empresário Luciano Silva, afirma que há 8 anos trabalha no Shopping Águas Center. "Meu comércio era vizinho ao SAC. Então tenho convicção que o comércio, vendas e movimento caíram bastante", diz Luciano.

Ele acredita que em breve um novo empreendimento ou orgão público irá para o antigo local onde era o SAC. "A expectativa é que seja instalado algo que consiga manter o local atrativo".

Os comerciantes que são informais e atuam nas imediações também acreditam numa mudança. "Acreditamos numa nova readaptação do local para as vendas voltarem. Em apenas três dias já consigo sentir que não vendo três garrafas de café como no passado", diz o vendedor ambulante.

Redação Blog Foto Arquivo
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 14:30

Trânsito: mais de 75% dos acidentes são causados por motociclistas

Com a Semana Nacional do Trânsito, estão sendo realizadas várias ações para estimular a prevenção de acidentes no trânsito em Petrolina. De acordo com o Hospital Universitário (HU), este ano já foram registrados mais de 5 mil acidentes. Ano passado o número foi de 5.442 acidentes.

Uma média impressionante de 20 pessoas acidentadas por dia. O coordenador de educação de transito da AMMPLA, Jilmar Barros, revela que cerca de 75% são de acidentes com motocicletas. “O Hospital Universitário está inserido na Rede Peba, que é essa rede que envolve Pernambuco e Bahia e outras cidades vizinhas que hoje ela tem 53 municípios e dentro dessa área nós ficamos referência para acidentes relacionados ao tratamento de média e alta complexidade. 

Segundo o Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto, os acidentados são adultos jovens entre 19 e 39 anos, do sexo masculino e ocorrem nos horários de pico, nas vias de maior fluxo, em sete municípios da 8º GERES. As áreas de mais ocorrência de acidentes são as BR-407, Avenida Transnordestina, BR-428 e algumas vias que tem fluxo intenso como a Avenida Sete de Setembro, a Monsenhor Angêlo sampaio e a Cardoso de Sá.

Redação blog Foto Arquivo
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 14:20

Acidente deixa mais de 100 desaparecidos no Mediterrâneo

A Guarda Costeira da Líbia informou hoje que mais de 100 migrantes estão desaparecidos no mar Mediterrâneo em decorrência de um acidente com um navio perto da costa do país.

Um porta-voz das autoridades locais, identificado como Ayoub Gassim, disse à Associated Press que a embarcação danificada foi encontrada a cerca de 20 quilômetros da cidade de Zuwara. Ela teria partido de Sabrata, entre Zuwara e Trípoli, com destino à Europa.

Ainda de acordo com Gassim, o navio levava aproximadamente 130 pessoas, principalmente africanos. Não mais do que 30 passageiros foram resgatados até o momento. 

A Líbia vem se tornando um dos principais pontos de partida de migrantes para o continente europeu, com a sua costa sendo dominada por traficantes na sequência dos conflitos iniciados em 2011. Para conter o fluxo, a Europa já destinou dezenas de milhões de euros ao país africano, mas as tentativas de migração continuam. 

Fonte: NMB
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 14:00

Petrolina terá dia 30 de setembro dedicado A Bíblia

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou para o o Calendário oficial do Município, o Dia Municipal da Bíblia, enfatizando a importância da Palavra de Deus na transmissão de princípios e valores para a vida pessoal e social. O Dia Municipal da Bíblia será celebrado no dia 30 de setembro, dedicado à memória de São Jerônimo, que traduziu a Bíblia das línguas originais para o latim.

De acordo com o projeto O Dia Municipal da Bíblia será celebrado, no âmbito do município, pelas denominações religiosas que têm, neste livro sagrado, as suas referências, com cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições e distribuição da Sagrada Escritura em vários ambientes.

A Biblioteca Municipal terá, na sua composição de livros, três exemplares, no mínimo, das Sagradas Escrituras, sendo uma na versão católica, outra na versão evangélica e a terceira em braile.

"Mesmo estando num Estado laico, não estamos num Estado ateu. Mais de 90% da população brasileira se reconhece como cristã, dados que são parecidos na maioria dos Estados e municípios. Queremos proporcionar que a Bíblia, que fez e faz a diferença na vida de tantas pessoas, possa ser reconhecida pelo Poder Legislativo, dada a sua importância, para que a sociedade consiga assimilar o valor singular que ela tem", justificou o vereador Rodrigo Teixeira.

Ascom
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 13:45

SAAE promete resolver ainda hoje problema na Rua Zumbi dos Palmares, Bairro Dom Thomaz

Dentro da programação diária de atendimento do SAAE/Juazeiro já está na rota desta quinta-feira (21) a situação registrada na Rua Zumbi dos Palmares, Bairro Dom Thomaz.  A equipe técnica irá até o local verificar se a infiltração é proveniente de alguma ligação de esgoto clandestina. Mais uma vez a equipe do SAAE solicita aos usuários que, ao fazer uma solicitação junto a qualquer setor anote o número do protocolo para o devido acompanhamento do serviço. O número de contato do SAAE é o 3614-9800.

Ascom SAAE
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 13:32

Alvorada: Philarmônica 21 de Setembro anuncia os 122 anos de Petrolina

O sol ainda não tinha raiado nesta quinta-feira (21) quando a Philarmônica 21 de Setembro saiu pelas ruas da cidade anunciando os 122 anos de Petrolina. Seguindo a tradição, a alvorada realizada pela orquestra partiu às 5h30, da Praça 21 de Setembro rumo às principais ruas do centro histórico de Petrolina.

Durante cortejo pela Petrolina Antiga, alguns moradores abriram suas janelas dando as boas vindas e reverenciando a banda que trazia a representatividade da data festiva. O coro que ecoava pelas ruas da cidade também foi acompanhado por dezenas de petrolinenses que acordaram cedo e não perderam tempo para iniciar as comemorações do aniversário de Petrolina.

O secretário executivo, Cássio Lucena, a secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena de Alencar, acompanharam todo o trajeto. "A cultura e a história se constroem juntas e este é um momento ímpar, a música, a alegria e o amor das pessoas pela nossa cidade estão sendo contados aqui através dos clarins e dos tambores. Assistimos aqui a tradição em um momento em que os petrolinenses rezam pela prosperidade da nossa Petrolina", disse Maria Elena.  

A alvorada também fez uma parada na residência do maestro, Fernando Rego, que recebeu os músicos com emoção. Além do aniversário da cidade, a Orquestra Philarmônica 21 de Setembro tem um motivo a mais para festejar: este ano, a banda tradicional de Petrolina completa 107 anos de existência. Em nova fase, uma das mais antigas expressões musicais de Petrolina, ganha evidência com seu corpo musical - que antes era composto por 14 músicos - e recentemente ampliou para 60 o número integrantes entre técnicos e músicos.

A data traz orgulho aos integrantes da Philarmônica, como destaca o maestro, Hélio Lima. "Sem dúvida é uma data muito especial tanto para a cidade quanto para nós que fazemos parte da banda. É uma grande emoção participar desta festa e alegrar as pessoas numa data tão especial porque a Philarmônica tem uma grande significação para a história de Petrolina, então é uma honra estar à frente de uma orquestra desta com músicos que também trazem a alegria de fazer parte desta história", revelou o maestro. Fundada em 1910 por Juvêncio Rodrigues Coelho, a Philarmônica 21 de Setembro desde 1988 é Patrimônio Municipal da Cultura.

Ascom/Magnolia Costa Foto Sérgio Sá
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 13:00

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ALTO DA ALIANÇA SOLICITA DA SEDUR E DA EMPRESA VENÂNCIO SOLUÇÕES PARA A RUA MARQUES DE BARBACENA

Caro Geraldo,

Venho através deste blog solicitar do Sr. Secretário da SEDUR Anderson Alves e da empresa VENÂNCIO a solução do problema da rua Marquês de Barbacena no bairro Alto da Aliança, pois a mesma com apenas 68 (sessenta e oito) dias de inaugurada já apresenta mais de 40 (quarenta) trechos em mau estado ou seja com buracos e pedras soltas. A cada dia que passa aparecem mais buracos. A secretaria diz que o problema foi “a empresa” se o problema é da empresa também é da Prefeitura que pagou a obra sem fiscalizar, ou pelo menos ver como foi feita. Nós moradores do citado bairro e principalmente da citada rua pedimos providências.

Associação de Moradores do Alto da Aliança - Juranildo Araújo (Ticôu)

publicado em 21 de Setembro / 2017 às 12:25

Secretaria de Saúde divulga programação em alusão ao Setembro Amarelo

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. Neste mês, são intensificadas as discussões sobre o assunto com a população. A Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio da superintendência de Gestão de Pessoas, das equipes de saúde da família e da parceria com outras entidades, elaborou uma programação para abordar o tema nos serviços da rede municipal.

Serão realizadas rodas de conversa e palestras nas salas de espera de serviços da Atenção Básica, com o objetivo conscientizar os usuários da rede municipal. Entre as programações que merecem destaque, há a I Manhã de Cuidados sobre Saúde Mental e Suicídio nesta sexta-feira (22), das 08h às 12h, no Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, João Paulo II (CETGIB). A atividade é uma realização das equipes de saúde da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) do João Paulo II e da UBS Parque Residencial.

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 12:00

CPM JUAZEIRO FAZ A DIFERENÇA NO TRANSITO

 

Aconteceu em 19/09 (terça-feira), a Caminhada educativa conjunta com o órgão de trânsito do município (CSTT), com o intuito de alertar as pessoas sobre os riscos da imprudência no trânsito. Uma campanha oriunda da Semana Nacional do Transito que acontece de 18 a 25 de setembro, conta com a adesão de diversas escolas, dentre elas, o Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana, que pelo segundo ano consecutivo, materializa o projeto que sensibiliza alunos e sociedade acerca das leis de trânsito, dos perigos e, sobretudo, como deve ser a postura  e respeito a essas leis em prol da segurança e qualidade de vida. (Pedro Luiz Brandão Júnior - TC PM - Diretor Geral)

publicado em 21 de Setembro / 2017 às 11:25

A ABO PARABENIZA PETROLINA!

Parabéns Petrolina, pelos seus 122 anos! 

A ABO-Petrolina presente a 28 anos na belíssima história da nossa cidade, e sempre ao lado da sua gente, que faz do sorriso a esperança renovada a cada dia.

César Durando e Diretoria

publicado em 21 de Setembro / 2017 às 11:15

Projeto da interligação entre as bacias dos rios Tocantins e Velho Chico é aprovado na Comissão de Justiça e segue para o Senado

Foi aprovada por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei, que trata sobre a interligação entre os rios Tocantins e São Francisco. De autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e com parecer favorável do relator Tadeu Alencar, a proposta segue para ao Senado. "Esperamos que seja aprovado no Senado em, no máximo, 30 dias – devido à sua importância. É um projeto que demorou 27 anos para ser aprovado; ano passado foi aprovado na Comissão de Transportes e agora, na de Justiça, fechando o debate na Câmara", comentou o autor do texto.

O PL visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d'água na divisa de Tocantins com a Bahia. "O trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade da construção desses canais e elevatórias, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia", esclareceu o deputado. As obras, segundo Gonzaga Patriota, durariam no máximo um ano e meio e podem custar entre R$ 3 e 5 bilhões.

O projeto já conta com R$ 600 milhões já disponíveis no orçamento da União e deste valor, R$ 150 milhões precisam ser usados este ano. "Precisamos contratar a obra e iniciar o projeto, traçar os caminhos da interligação. Só com esse projeto pronto que o Governo Federal irá saber quanto investir e como faremos para contornar quaisquer questões ambientais. O que eu desejo é que a obra seja feita pelo Exército – evitando qualquer desvio, como acontece em muitos contratos no Brasil", explicou Gonzaga.

Ascom-Paula Theotonio
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 11:00

Serviço de Tapa Buraco com paralelo atende bairro Dom Tomaz

A Avenida das Nações no bairro Dom Tomaz em Juazeiro tem cerca de 500 metros e desde a última segunda-feira, 18, a Secretaria de Serviços Públicos está no local realizando a operação tapa buraco em paralelo que visa à recuperação de vias de grande tráfego na cidade. As demais ruas do bairro também serão atendidas dentro do cronograma definido pela secretaria. “Uma via de qualidade oferece segurança tanto para quem está no trânsito como para o pedestre”, justifica o secretário Celso Leal que informa que a operação tapa buraco também atende as vias com pavimentação asfáltica.

Outras vias da cidade já foram atendidas com o tapa buraco em paralelo:  as Ruas Cícero Feitosa (antiga Vila Euza), Travessa Cecílio Mattos, Rua Mestre Lula e proximidades da Igreja São Cosme e Damião no bairro Alagadiço; Gérson Leopoldino de Assis, Adão Pereira e Anísio José da Silva, bairro Jardim Vitória e Rua Amazonas no Santo Antônio.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 10:26

IF Sertão-PE realiza dia especial para apresentação de pesquisa sobre ovinos berganês

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, no próximo sábado (23), a partir das 8h, o Dia Especial para divulgação dos resultados do projeto "O Berganês do Sertão Pernambucano". O evento, que contará com a presença de produtores da região, é parte do trabalho de doutorado que, de forma pioneira, tem como objeto de estudo o ovino Berganês.

Grupo genético típico da região de Dormentes, no Sertão Pernambucano, o Berganês é resultado do cruzamento entre ovinos das raças Santa Inês e Bergamácia, com a intenção de produzir animais maiores e mais pesados para a produção de carne. Esses cruzamentos vêm sendo realizados desde o final da década de 1980, no entanto, só agora, através do projeto de pesquisa, está sendo realizada a caracterização desses animais, que apresentam aspectos únicos de um grupo racial e com características próprias da região.

Ler Matéria Completa
Ascom/IF Sertão-PE
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 10:22

MISSA DE SÉTIMO DIA

A Família Avelino e Bernardino convida à todos para a Missa de Sétimo dia do professor Eraldo Rafael da Silva Junior que será realizada nesta quinta-feira (21), às 18 horas, na Catedral-Santuário de Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro.

A família agradece antecipadamente a todos que comparecerem a este ato de fé cristã.

publicado em 21 de Setembro / 2017 às 09:35

PM SE RETRATA DE AGRESSÕES A ADVOGADO E À CLASSE ADVOCATÍCIA DE JUAZEIRO

No último dia 19, a OAB Subseção de Juazeiro emitiu nota de repúdio contra o Sargento da PM de Pernambuco Jailson Marques de Almeida, lotado no 5º BPM, que teria destratado o advogado Luiz Eduardo de Souza Brito e a classe numa delegacia de Petrolina.

A OAB Subseção de Juazeiro além de “repudiar o ato e prestar solidariedade ao profissional, ameaçou tomar as providências necessárias ao reparo das agressões sofridas pelo advogado e pela classe, bem como exigiu dos órgãos competentes a imediata e rigorosa punição do ofensor, sendo certo que sempre combaterá firmemente quaisquer ações dessa natureza” encerrava a nota enviada a este Blog.

Nesta quinta-feira (21), o vice-presidente da OAB Subseção Juazeiro Thiago Cordeiro enviou a nota de retração do policial encaminhada à diretoria do órgão. Confira:

Da redação
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 08:25

Aprovado projeto de Alice que trata da identidade profissional de radialista

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (20), o Projeto de Lei Nº 596/2015, da deputada Alice Portugal, que dispõe sobre a identidade profissional dos radialistas. A matéria torna válida em todo território nacional, como prova de identidade, a carteira de radialistas emitida pelo sindicato da categoria, podendo, em caso de inexistir sindicato, ser emitida por Federação, devidamente credenciada e registrada junto ao Ministério do Trabalho. 

A deputada Alice, comemora a aprovação e se mantém firme na luta para que a matéria seja aprovada também no Senado, em breve tempo. O projeto foi apresentado para atender aos anseios da categoria que almeja contar com a mesma medida constante da Lei nº 7.084/82, que atribui valor de documento de identidade à carteira de Jornalista Profissional. Outros segmentos também têm o documento de identidade profissional reconhecido em todo o território nacional como prova de identificação, a exemplo dos advogados, a partir da Lei 8.906/94.

O projeto da deputada Alice está apensado ao PL Nº 458/2015, que foi aprovado na Comissão. Agora, as matérias seguem para apreciação no Senado Federal.

Ascom Dep. Alice Portugal
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 08:00

JUAZEIRENSE CRIA PETIÇÃO PÚBLICA PEDINDO SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS MURIÇOCAS EM JUAZEIRO

Há anos a população de Juazeiro reclama das muriçocas e nunca uma gestão municipal buscou resolver o problema de forma definitiva. Entra governo e sai governo e as medidas são apenas paliativas, ou seja, pouco tempo depois o problema retorna e às vezes com maior intensidade.

Érica Daiane, jornalista e integrante do Movimento Popular de Cidadania resolveu buscar uma nova alternativa para pressionar o Poder Público e criou na Avaaz.org, site de campanhas online, uma petição a ser direcionada ao governo Paulo Bomfim.

Ela justifica na petição:

Há alguns anos o desconforto é presente na área urbana do município de Juazeiro com a enorme presença de muriçocas em alguns locais da cidade. Nos últimos quatro anos isso tem se intensificado e hoje o incômodo não se restringe mais à periferia, mas tomou conta de toda cidade e já pode ser considerado um problema de saúde pública.

As pessoas não possuem qualidade de vida devido as diversas consequências que as mesmas causam no período da noite e agora também durante o dia em alguns locais. Para tentar minimizar, as pessoas se submetem a uma série de mecanismos que causam danos à saúde física e psicológica, além de causar prejuízos financeiros.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 07:24

Bahia: Governo garante funcionamento dos Centros Públicos de Economia Solidária

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), assinou na manhã desta quarta-feira (20), na sede da Secretaria, contratos emergenciais com organizações da sociedade civil para garantir a continuidade do funcionamento de oito Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol).

Com um investimento de cerca de R$ 2,6 milhões, os contratos prevêem assistência técnica para aproximadamente 400 empreendimentos, beneficiando mais de 4 mil famílias. O foco é a comercialização e o fortalecimento das redes de organizações solidárias nos territórios Bacia do Jacuípe, Irecê, Sertão Produtivo, Litoral Sul, Piemonte Norte do Itapicuru, Portal do Sertão, Região Metropolitana de Salvador e Sertão do São Francisco. Outros dois convênios já estão em execução no Recôncavo e no Sudoeste Baiano.

“Os Centros Públicos de Economia Solidária são estruturas para impulsionar o desenvolvimento local, por isso a assinatura desses contratos é uma conquista importante, principalmente em um momento de escassez de recursos, para que essa política pública continue acontecendo da melhor maneira possível até que o novo edital da área seja lançado”, destacou a titular da Setre, Olívia Santana.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 07:00

CSTT esclarece dúvida sobre fiscalização eletrônica

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) esclarece que existem dois semáforos com fiscalização eletrônica em Juazeiro. Um localizado na Avenida Adolfo Viana no cruzamento da SOTE e o outro localizado na Avenida Raul Alves, ao lado das Lojas Americanas. Os equipamentos estão programados para registrar três infrações, são elas: parada em cima da faixa de pedestre, avanço de sinal vermelho e velocidade acima de 40km/h. Conforme foi divulgado desde a implantação, a fiscalização eletrônica funciona 24 horas por dia, somente a fiscalização do avanço de sinal vermelho tem horário de funcionamento diferenciado: das 06h às 23h.

De acordo com a Resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), no artigo 4º “Cabe à autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via determinar a localização, a sinalização, a instalação e a operação dos medidores de velocidade do tipo fixo”. “É preciso esclarecer aos condutores que mesmo quando o semáforo fica intermitente, a fiscalização da velocidade continua funcionando, portanto, é preciso respeitar o limite da via 24 horas por dia para não ser multado por excesso de velocidade”, esclarece Damião Medrado, diretor-presidente da CSTT.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 06:27

INMETRO CONCEDE MENÇÃO HONROSA AO IBAMETRO PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS EM 2017

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) recebeu do Inmetro a Menção Honrosa pelo conjunto do trabalho desenvolvido ao longo de 2017. O reconhecimento foi feito durante a Reunião Plenária Nacional do Instituto Federal com a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ-I), finalizada hoje à tarde, em Natal (RN). O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, recebeu a honraria das mãos do presidente do Inmetro, Carlos Azevedo e do Coordenador da Rede, Pedro Paulo de Carvalho Neto.

Órgão delegado do Inmetro na Bahia, o Ibametro é o responsável pela aplicação da política nacional metrológica no Estado. Ao mesmo tempo, o Instituto é uma autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), atuando para o fortalecimento da economia baiana por meio da sua missão de regulação de mercado e favorecimento de relações de consumo mais justas e seguras. A Menção Honrosa é atribuída aos resultados globais do órgão, na busca pela qualidade dos serviços prestados à população baiana. A Autarquia estadual conseguiu a plena execução do programado no Plano de Trabalho pactuado com o Inmetro para 2017.

Ler Matéria Completa
Ascom – Ibametro
publicado em 21 de Setembro / 2017 às 06:00

Constesf, gestores e servidores municipais participam do UPB Itinerante, em Juazeiro

Juazeiro sedia até a próxima sexta-feira (22) a nona edição do UPB Itinerante, um evento organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia  (TCM), o com o objetivo de capacitar gestores púbicos sobre a prestação de contas aos órgãos de controle.

A abertura do evento, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) na Câmara de Vereadores de Juazeiro, contou com a participação do prefeito de Canudos e Presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), Genário Rabelo, representando todos os prefeitos dos municípios do território, do Presidente da UPB, Eures Ribeiro, do Diretor Adjunto da Escola de Contas do TCM/BA, Adelmo Guimarães, do Prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, de instituições como Caixa Econômica, Sebrae e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Banco do Nordeste e servidores dos municípios da região.

Ler Matéria Completa
Ascom Constesf
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.