Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 25 de Maio / 2017 às 09:00

Caminhão Itinerante da Defensoria Pública atenderá na próxima segunda-feira (29) no bairro João Paulo II

O programa Geraldo José desta quarta-feira (24) entrevistou o Coordenador da Defensoria Pública do Estado da Bahia, em Juazeiro, Dr° André Cerqueira. Na oportunidade o coordenador deu mais informações sobre os atendimentos que serão realizados no Caminhão Itinerante da Defensoria Pública que estará instalado, na próxima segunda-feira (29), das 8h às 17h, no bairro João Paulo II.

Segundo o coordenador os moradores do bairro João Paulo II e adjacências poderão tirar dúvidas na unidade móvel da Defensoria Pública sobre atendimentos jurídicos em geral e em nível estadual; dúvidas sobre andamento de divórcios, guarda de filhos, requisição de medicamentos ao governo, entre outros.

“É uma iniciativa da atual administração da Defensoria Pública. A ideia é sairmos um pouco da nossa sede e levarmos o atendimento aos bairros. Essa também é uma reivindicação da sociedade. Toda a equipe da sede da Defensoria estará atendendo. As lideranças decidiram por bem fazer essa ação no João Paulo II, já que é um bairro que tem recorrentes ações na Defensoria”, afirmou André Cerqueira.

É importante lembrar que a unidade móvel ficará localizada em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima no bairro João Paulo II. No segundo semestre, outros bairros de Juazeiro poderão receber o atendimento móvel da Defensoria Pública.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 25 de Maio / 2017 às 08:29

Deputado Roberto Carlos participa da assinatura do contrato que vai garantir mais 3 mil quilômetros de estradas na Bahia

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou com o governador Rui Costa, na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado – Seinfra, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, da assinatura dos contratos para a recuperação de mais de 3 mil quilômetros de estradas, através de oito consórcios, formados por 126 municípios baianos.

Segundo o parlamentar, esta ação será de grande importância para o desenvolvimento do Estado, uma vez que servirá para evacuar toda a produção agrícola de diversas localidades, além de garantir viagens mais seguras aos que trafegam nas localidades.

Os oito contratos firmados foram com a Mata Atlântica; Chapada Forte; Território do Sisal; Território do São Francisco; Municípios do Oeste da Bahia; Alto Sertão; Bacia do Jacuípe e Território de Irecê.

“Tenho que parabenizar o nosso governador Rui Costa pelas importantes iniciativas em prol do nosso Estado. São obras grandiosas que vão impactar positivamente a vida dos baianos. A Bahia nunca viu tanta ação de um gestor”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 25 de Maio / 2017 às 08:00

Prefeitura de Petrolina se reúne com representantes da Agricultura Familiar de Izacolândia

Com o objetivo de abrir novas perspectivas para o fortalecimento dos pequenos agricultores, por meio da comercialização dos produtos orgânicos, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, recebeu em seu gabinete nesta semana, representantes dos assentamentos de Izacolândia e do Sítio Coelho, zona rural de Petrolina.

Na reunião, que também contou com a presença do extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Nélio Gurgel, foram discutidas ações com vistas à viabilização de um espaço próprio para a agricultura familiar na feira livre de Izacolândia, além de incentivo a participação dos agricultores no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

"Viemos pedir apoio do poder público municipal para um segmento que está em constante crescimento, e um espaço é essencial para a comercialização desses produtos", comentou Nélio Gurgel. O secretário José Batista, ressaltou a importância da agricultura familiar e reforçou o apoio da secretaria ao projeto. "Vejo com muita importância a implantação de um espaço de comercialização de alimentos orgânicos na feira de Izacolândia. No que compete a secretaria vamos dar todo apoio logístico nesse processo", comenta.

Ascom/Petrolina
publicado em 25 de Maio / 2017 às 07:00

RODOVIÁRIO FAZ ALERTA SOBRE ESTRUTURA DE PONTE EM BA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI

O rodoviário e leitor do Blog Itamar entrou em com a redação deste noticioso para fazer um alerta ao governo da Bahia sobre a situação de uma ponte entre as comunidades de Angico e Pilar, no município de Jaguarari. “Geraldo sou rodoviário e passo direto por esse local abandonado. Essa ponte fica entre Angico e Pilar, pertencentes a Jaguarari, sem falar na entrada de Pilar e o restante da estrada. A ponte está totalmente sem a estrutura da base (oca) por onde passam carros pesados. Faço este alerta antes que uma tragédia se registre” concluiu o preocupado leitor.

publicado em 25 de Maio / 2017 às 06:28

SESAU realiza I Fórum de Saúde da População LGBT

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (25), o  I Fórum da Saúde da População  LGBT. O evento é gratuito e será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das  08h. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Sesau, Lorena Pesqueira, o Fórum faz parte da programação do Maio da Diversidade, em parceria com a Secretaria e Desenvolvimento Social, Mulher é Diversidade. "Nós vamos articular  políticas  de saúde  para essa população, no sentido de cuidar, prevenir e promover a saúde", explica.

Para compor  a mesa foram convidados: Antônio da Purificação representando a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab); Arianne Moreira, conselheira das políticas LGBTs do Estado; Rogério Leal, médico  da rede municipal; além de representantes da Sesau a da Sedis. Essa é a primeira vez que acontece, em Juazeiro, um fórum  para discutir essa temática. Esperamos contar com a participação da comunidade e dos nossos profissionais  de saúde", conclui a superintendente.

Ascom/Juazeiro
publicado em 25 de Maio / 2017 às 06:00

Prefeitura de Juazeiro vai criar programa para beneficiar pessoas com deficiência

A prefeitura Municipal de Juazeiro nesta realiza quinta-feira (25), às 9h, no Paço Municipal, ato solene onde o prefeito Paulo Bomfim assina o projeto de lei que cria o “Programa Transformar”. A ação irá beneficiar pessoas com deficiência através da reforma de sua casa, com adequações de acessibilidade nos imóveis. O programa será financiado com recursos próprios municipais.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, o programa visa dar dignidade às pessoas com deficiência. “Temos uma parcela da população que precisa desse olhar mais humanizado e são iniciativas como esta que lhes proporcionam mais qualidade de vida. Dessa forma, a gestão municipal fortalece ainda mais as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência”, declarou.

Por Fabiana Diniz/SEDIS
publicado em 24 de Maio / 2017 às 22:30

Escolas do sertão baiano participam de atividade em celebração ao Maio Amarelo

Alunos, professores e funcionários de escolas municipais de Jeremoabo e Pedro Alexandre participaram das palestras oferecidas pela Gestão Ambiental da BR-235/BA em celebração ao Movimento Maio Amarelo. O objetivo da campanha é de conscientizar sobre o número elevado de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito com a promoção de agendas educativas, em busca da prevenção dos acidentes e redução de vítimas.

Na última terça-feira (16), a equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV) reuniu cerca de 110 pessoas no pátio da Escola Municipal Antenor Amaro Neto, que fica no povoado Lagoa do Mato, em Jeremoabo. Além do tema segurança no trânsito, a palestra abordou sobre a sustentabilidade, apresentando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados em 2015 por membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Maio / 2017 às 22:00

‘Gênero e Sexualidade na Escola’ foi tema da formação de gestores e coordenadores da Rede Municipal de Juazeiro

Gestores e coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram nessa terça-feira (23), da formação sobre ‘Gênero e Sexualidade na Escola’. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e faz parte da programação da IV Edição do ‘Maio da Diversidade’, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS).

O Profº Emmanuel Victor Hugor, diretor do IFBA Juazeiro falou sobre a importância do educador repensar o seu papel enquanto agente de Educação. “O mais importante é derrubar barreiras, rever a nossa postura e entender que diversidade existe, e a escola é o lugar em que todos devem trabalhar juntos, sem excluir, ninguém é igual a ninguém, e todos têm o direito a educação de qualidade, é isso que temos que garantir. Não dá mais para fazermos uma Educação que traga consigo preconceitos na sua raiz”, ressaltou.

“Nós precisamos nos preparar mais para atender todos os alunos. A escola pode ajudar muito, inclusive junto às famílias, para que essas crianças e adolescentes sejam tratadas com respeito e dignidade, sem distinção”, avaliou a gestora da Escola de Tempo Integral, Ileane Imoto.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Maio / 2017 às 21:40

Frente Brasil Popular em Petrolina repudia violência contra manifestantes em Brasília

É de forma aterrorizada que temos recebido notícias da forte violência com a qual os manifestantes em Brasília têm recebido por parte do governo do Distrito Federal e do Governo Federal.

São mais de 150.000 manifestantes que estão em Brasília por acreditarem que o Brasil pode retomar o rumo a partir de eleições diretas. Mas são várias as imagens e áudios de terror a que estes homens e mulheres estão submetidos neste momento.

Já são centenas de feridos. E os culpados são o ilegítimo Michel Temer, que agoniza em seus últimos dias de governo, e o pernambucano (infelizmente) Raul Jungmann, também ilegítimo ministro da Defesa que acaba de autorizar que o exército parta pra cima de cidadãos e cidadãs brasileiros.

Momento triste de nossa história. E mais ainda porque passado pouco mais de 1 ano do golpe instalado em nosso país, já podemos dizer que também se trata de um golpe militar.

Petrolina, 24 de maio de 2017
 
Imagem inline 1
publicado em 24 de Maio / 2017 às 21:00

Mutirão de fiscalização da SEMAURB atende bairro Castelo Branco

No segundo mutirão de fiscalização ocorrido nesta terça-feira, 23, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal notificaram 34 estabelecimentos, cinco foram autuados por não apresentarem a licença de funcionamento. A ação ocorreu no bairro Castelo Branco.  

O mutirão é formado por fiscais de Obras, Ordenamento, Meio Ambiente e Guarda Municipal e tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos para conferir documentação, licenças de funcionamento, uso e ocupação do solo, descarte de materiais, construções e realização de podas e apreensão de animais soltos nas vias.

A ação foi bem aceita por trabalhadores da região. O mototaxista Jaelson Maia trabalha no bairro há 10 anos e aprovou. “Positiva a ação não somente aqui no bairro como em toda a cidade, espero que vigore esse mutirão e mais lugares sejam contemplados, nossa cidade precisa ser ordenada”, opinou.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/PMJ 
publicado em 24 de Maio / 2017 às 20:00

Colegiado presidido por Zó debate sobre o Território de Identidade de Vitória da Conquista

Presidindo a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, o deputado estadual Zó (PCdoB), na manhã desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), debateu sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pela Prefeitura de Anagé, em que revoga a Lei nº 12.564/2012, de atualização dos limites do Território de Identidade de Vitória da Conquista, em especial Caetanos e Vitória da Conquista

O deputado Zó pontuou a importância desta sessão que está comprometida em dialogar com os representantes dos municípios envolvidos. Os procuradores Marcos Sampaio e Guerta Almeida da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, o procurador Thyers Novaes, da Procuradoria da ALBA, os representantes das prefeituras, os técnicos Manuel Lamartine e Geraldo Costa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Walmar Batista, da Superintendência de Estudos Econômicos (SEI)contribuíram na discussão com o propósito de estabelecer o devido consenso.

Na sessão foram apresentados possíveis soluções para a atual situação do território de identidade dessa região. O procurador Marcos Sampaio considera que a Alba vem trabalhando de forma correta adequada e precisa. "É um trabalho que precisa continuar que precisa ser feito porque todo mundo reconhece a qualidade" avaliou.

Zó declara que a reunião foi muito produtiva, principalmente porque contou com a representação de todos os envolvidos na questão, mobilizou parlamentares que independente de fazerem parte do colegiado trouxeram suas contribuições, assim como as procuradorias, a SEI e o IBGE.

"A Comissão Territorial está comprometida em resolver a situação. Já é comum ouvirmos o desejo da população e os representantes dos municípios. Nós acreditamos no consenso.Temos o apoio do IBGE e da SEI, que são a nossa bússola para nos orientar nesse trabalho que desenvolvemos, e agora estamos obtendo suporte da procuradoria da Alba e do Estado para nos abastecer das informações jurídicas para tratar deste processo", relatou Zó.

Ascom/Deputado Estadual Zó
publicado em 24 de Maio / 2017 às 19:00

NA VII ROMARIA EM DEFESA DA VIDA, POPULAÇÃO ALERTA SOBRE IMPACTOS DA MINERAÇÃO

Cerca de 1.500 romeiros/as participaram, no último domingo (21), da VII Romaria em Defesa da Vida, no município de Campo Alegre de Lourdes. A Romaria, que teve como tema "Caatinga: cultivar e preservar para viver", chamou a atenção da população campo-alegrense para a defesa da natureza, dos territórios e dos povos. Nos depoimentos, os romeiros/as expressaram muita preocupação com os impactos da extração de minérios, já que 82% do município está mapeado para pesquisas em mineração.  

"A Romaria é uma oportunidade que nós temos para nos orientar, compartilhar situações. Estamos passando por momentos muito difíceis, principalmente, relacionados a empresas de mineração e a forma que elas chegam nas comunidades", disse o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu, Ednei Soares. Na comunidade de Angico dos Dias  vivem cerca de 400 famílias que passaram a enfrentar sérios problemas de saúde e conflitos de terra e água, após a chegada a de uma mineradora no local.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Maio / 2017 às 18:30

Novos pontos de coleta seletiva são ofertados aos juazeirenses

Desde que assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro vem incentivando a coleta seletiva na cidade e apoiando os associados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – COOPERFITZ, com a colocação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e capacitação para os mesmos.

Dez novos pontos estratégicos de PEVs foram instalados, totalizando 20, contribuindo para uma cidade cada vez mais limpa. Os associados da  COOPERFITZ juntamente com as assistentes sociais do SAAE estão visitando o comércio local, mostrando a importância da coleta seletiva como contribuição para um meio ambiente mais saudável.

Os Pontos de Entrega Voluntária estão localizados em toda extensão da orla, calçadões, Ruas Oscar Ribeiro, da Apolo, Praças da Misericórdia e Sam Thiago Maior e Avenida Flaviano Guimarães.  Todo material coletado nestes pontos são conduzidos até o galpão da cooperativa, onde os associados fazem a separação e, posteriormente a comercialização do lixo reciclável.

Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, essa parceria, além de fortalecer o trabalho dos catadores melhora a limpeza da cidade e ajuda na conscientização da população para a necessidade de reciclar cada vez mais. “Juazeiro produz diariamente 170 toneladas de lixo e, deste volume, aproximadamente 50% pode ser reciclado. Com essa iniciativa  estamos melhorando a renda dos catadores  e dando a nossa contribuição  para o meio ambiente”, pontua Joaquim.

Antonio Pedro/SAAE
publicado em 24 de Maio / 2017 às 18:00

Ex-prefeito de Curaçá é punido por irregularidades na aplicação de recursos do Fundeb

Na sessão desta quarta-feira (24/05), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Curaçá, Carlos Luiz Brandão Leite, para que se apure a prática de improbidade administrativa, em decorrência de diversas irregularidades verificadas na aplicação dos recursos oriundos do Fundeb, no período de 2013 a 2015. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, também determinou a realização de auditoria nas contas da Prefeitura para avaliar o pagamento de R$2.894.181,52 a servidores que não teriam prestado serviço na educação básica. 

O gestor foi multado em R$15 mil e terá que ressarcir aos cofres municipais a quantia de R$64.685,51, com recursos pessoais, sendo R$50.722,84 pela realização de pagamentos indevidos para custear roteiros de transporte escolar inexistentes, R$11.271,75 pelo pagamento com transporte escolar não executado e R$ 2.690,92 em razão das despesas com tarifas bancárias.

O termo de ocorrência foi lavrado com base no relatório de fiscalização apresentado pela Coordenação Geral de Operacionalização do Fundeb – FNDE – Ministério da Educação, referente à 40ª Etapa do Programa de Fiscalização, que avaliou a aplicação dos recursos financeiros federais repassados ao município de Curaçá, no período de 01/01/2013 a 31/01/2015. 

Entre as irregularidades registradas no documento estão: pagamentos indevidos de servidores que não prestaram serviços na educação básica; pagamentos indevidos com recursos do Fundeb a servidores que não eram professores; pagamentos indevidos de servidores com recursos do Fundeb que prestaram serviços a outras secretarias municipais; e a contratação de agentes ecológicos sem concurso público, em detrimento de candidatos aprovados em concurso público.

Ao todo, foram identificados 262 supostos servidores que receberam salários com recursos oriundos do Fundeb, sem que tenham trabalhado em escolas do município ou na Secretaria da Educação. Também foram identificados 49 casos em que os servidores constantes da folha de pagamento do Fundeb sequer foram reconhecidos pelos diretores das escolas em que supostamente estavam lotados. Cabe recurso da decisão.

Ascom/TCM
publicado em 24 de Maio / 2017 às 17:47

Termina em Brasília maior manifestação contra governo Temer

Terminou no fim da tarde desta quarta-feira, 24, na Esplanada dos Ministérios, a manifestação contra as reformas e o presidente Michel Temer, que durou cerca de seis horas. Os últimos militares a deixarem o gramado foram de um grupo da cavalaria da Polícia Militar do Distrito Federal.

Homens do Corpo de Bombeiros apagavam as últimas fogueiras acessas pelos manifestantes, que foram acuados em meio a bombas e carros do choque até a rodoviária da cidade, onde, até o início da noite ainda havia grupos protestando e polícia em volta. Militares do Exército fazem, neste momento, a segurança da Esplanada e dos prédios públicos.

A manifestação pode não ter sido a mais violenta da cidade. Em 20 de julho de 2013, na onda de manifestações que surpreendeu o governo Dilma Rousseff, a polícia de Brasília deu início à tática de dispersar multidões com bombas.

Na ocasião, o prédio do Ministério das Relações Exteriores foi invadido e o do Ministério da Saúde depredado pelos manifestantes. O protesto de hoje pode também não ter sido o maior. Em 16 de março de 2016, cerca de 100 mil manifestantes, segundo números da Polícia Militar, ocuparam a Esplanada para pedir o impeachment de Dilma.

A manifestação desta quarta-feira, a maior contra Temer, foi marcada, porém, pela presença da Força Nacional de Segurança, um grupo militar que costuma não atuar na capital, e por homens do Exército e até da Marinha, que atuaram nas áreas em volta dos prédios dos ministérios.

Chamou atenção também o aparato e o clima de tensão no Palácio do Planalto. A segurança da Presidência chegou a colocar 30 homens do batalhão da guarda presidencial com escudos em cima da rampa, um símbolo da política e arquitetura da cidade.

No entanto, toda a Praça dos Três Poderes, onde fica localizado o Planalto, já estava cercada. Não haveria manifestantes próximos para justificar a presença até de cachorros na segurança do palácio presidencial.

Organizado por diferentes entidades sindicais e políticas, o protesto foi marcado ainda pela fragmentação dos discursos. Enquanto um carro de som pedia para manifestantes resistirem às ações da Polícia, outros faziam apelo para que o público recuasse diante das bombas.

A tática da polícia de dispersar a multidão foi a mesma de protestos passados, houve lançamento de bombas no grosso da multidão que estava no gramado entre os prédios do Itamaraty e do Ministério da Justiça, mais acima do gramado do Congresso. Agora, o efetivo maior da polícia se concentra na Rodoviária, área também onde helicópteros sobrevoam.

Fonte: NMB
publicado em 24 de Maio / 2017 às 17:30

Câmara aprova incentivo a servidores que combatem Chikungunya, Zika e Dengue

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei Nº 3.309/2017, de autoria do Executivo Municipal, que altera a Lei Municipal 2.588/2015, de 28 de dezembro de 2015 e institui incentivo financeiro de forma complementar para qualificação das ações de prevenção e controle da Chikungunya, Zika e Dengue para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.

Outros projetos

Foram também aprovados, o Projeto de Lei Nº 3.310, de autoria do Executivo Municipal, que altera anexos da Lei Municipal Nº 2.605, de 31 de março de 2016, referente à nomenclatura de cargos da Prefeitura Municipal de Juazeiro; o Projeto de Lei Nº 3.311/2017, de autoria do Executivo Municipal, que cria a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e o Projeto de Lei Nº 3.312/2017, também de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a Prefeitura Municipal de Juazeiro a efetuar transferência de imóvel ai Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ).

Ascom - Foto: Joselito Tavares
publicado em 24 de Maio / 2017 às 17:00

Alto do Alencar recebe o São João nos Bairros nesta quinta (25)

Desde o dia 18 de maio acontece em Juazeiro o projeto São João nos Bairros, uma parceria da Prefeitura Municipal e TV São Francisco. Na próxima quinta-feira, 25, a festa será no Bairro Alto do Alencar, a partir das 19h. O Arraiá será animado pelas atrações Juaquinos, Mário Santos e Nelsinho e Raimundinho do Acordeon.

Já em sua quarta edição o evento, segundo o Coordenador de Eventos da Prefeitura, Samuel Morais, “é uma parceria que vem dando certo. A TV entra com divulgação,  produção e artistas, a Prefeitura entra com estrutura de palco, som, iluminação,  banheiros, ordenamento, limpeza. São quatro polos que contemplam diversos Bairros".

Confira a programação do São João nos Bairros para os próximos dias:

25/05 - Alto do Alencar

Atrações: Juaquinos, Mário Santos e Nelsinho, Raimundinho do Acordeon.

01/06 - Avenida Flaviano Guimarães

Atrações: Mateus do Acordeon, Keu Dantas, André Mendes.

08/06 - Lagoa de Calu (Alto da Maravilha)

Atrações: Rennan Mendes, Ivan Grego, Trio Grannah.

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Maio / 2017 às 15:30

Adelba de Juazeiro realiza 3ª feijoada e mais um torneio de futebol em prol da reativação do clube dos Coelbanos

A Associação desportiva e cultural da Coelba de Juazeiro- ADELBA convida todos os coelbanos e demais juazeirenses a participar da 3ª Feijoada e de mais um Torneio society para veteranos. O evento vem com o objetivo de arrecadar fundos em prol do em prol da reativação do clube e ocorre no dia 11 de junho, a partir das 7h30, no clube da Adelba que fica localizado no bairro Dom José Rodrigues. 

Os ingressos da feijoada podem ser adquiridos a R$10,00.Já os  interessados  no torneio devem pagar R$50 reais por time até o dia 09 de junho O primeiro lugar que vencer o torneio irá ganhar um Carneiro e no segundo lugar uma caixa de cerveja. Haverá também som ao vivo  com Luciano Show para animar o público.

 O presidente da Adelba e organizador do evento, Wanderson Duarte, ressaltou a importância da participação dos coelbanos e sociedade em geral. “Temos diversos projetos voltados para melhoria da estrutura do clube. Precisamos da colaboração e participação dos coelbanos e da sociedade em geral. A Adelba é um clube feito para promover lazer num ambiente totalmente familiar. Todos estão convidados a participar no domingo, 11 de junho”, disse Wanderson

 As inscrições do torneio e o ingresso da feijoada estão sendo solicitadas através do telefone 74 9 9160-19 52 e 74 9 8833-1210 (Wanderson) ou 74 9 9976-5310 (Bosco).

Daniela Duarte/Ascom Adelba
publicado em 24 de Maio / 2017 às 15:00

Sindilojas representará Petrolina no Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais de Bens, Serviços e Turismo

Temas como a Reforma Trabalhista, Valorização da Negociação Coletiva e os efeitos da crise política na Economia serão discutidos a partir desta quarta (24), no 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que acontecerá em João Pessoa (PB). Petrolina estará representada através do presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Joaquim de Castro. O evento se estende até a próxima sexta (26) e acontece no Centro de Convenções. Mais de mil representantes sindicais deverão se fazer presente.

“O momento de instabilidade politica pelo qual passa o país,  sem dúvida alguma, reflete nos rumos da Economia e é um grande desafio a manutenção de empresas e serviços dentro desse contexto. O Congresso é importante na medida em que discutimos, de maneira coletiva, possibilidades e caminhos para driblarmos cenários incertos e utilizarmos a criatividade como ferramenta”, destaca Joaquim de Castro.

Ao longo de três dias, palestras, grupos temáticos e workshops devem movimentar o Congresso, que é realizado pelo Sindilojas João Pessoa e conta com o apoio do sistema Fecomércio (Federação do Comércio e Bens, Serviços e Turismo da Paraiba) , além da Confederação Nacional de Comércio de Bens,  Serviços e Turismo(CNC). A palestra de abertura será proferida pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. 

Ascom
publicado em 24 de Maio / 2017 às 13:30

Recuperação de estradas vicinais traz segurança e conforto aos moradores do interior de Juazeiro

O trabalho de recuperação das estradas vicinais no interior de Juazeiro tem sido permanente. Este ano, a Secretaria de Serviços Públicos já atendeu mais de 30 quilômetros. Nesta terça-feira, 23, um trecho de quatro quilômetros que dá acesso a comunidade do Quipá, distrito de Mandacaru foi beneficiado. Para o trabalho a secretaria disponibilizou uma patrol e um caminhão-pipa.

Para quem depende das boas condições dessas passagens como o morador Bosco Brandão, a ação representa melhoria de vida. “Após a conclusão dos trabalhos tenho certeza que irá melhorar e muito nossas vidas, principalmente para os estudantes que precisam passar pela estrada todos os dias”, externou o morador da comunidade do Quipá.

Outras localidades também já receberam o patrolamento este ano: Campo dos Cavalos, Curral Novo, Ocrém, Boa Vista, Gangorra I, Alfavaca, Sabiá II, Barrinha da Conceição, distrito de Junco/Salitre; Fazenda Itamaraty e Comunidade de Malhada da Areia, distrito de Pinhões e a estrada da Adutora.

“Estamos trabalhando para deixar os trechos em boas condições de trafegabilidade, garantindo mais qualidade de vida e segurança à população, ao pequeno produtor que precisa escoar sua produção e aos estudantes, às pessoas que trabalham na cidade”, expõe Jailzon Sena, diretor do interior da SESP.

Luzete Nobre/SESP
publicado em 24 de Maio / 2017 às 12:28

AGENTES DE ENDEMIAS EM JUAZEIRO COBRAM CONDIÇÕES DE TRABALHO

Amigo Geraldo José, 

Mais uma vez temos que recorrer ao seu blog, para cobrar da gestão municipal em nome do prefeito Paulo Bonfim condições de trabalho para os Agentes de Combate as Edemias. 

Não temos mais condições alguma de exercer nossa funções com qualidade, falta doto tipo de material diário, (Lápis, Borracha, Caneta, Pranchetas, Cola, Ficha de Visita etc...). O fardamento não existi mais.  

Pedimos também que seja pago nossa premiação referente aos casos de dengue/2017 esse ano, não deixando assim para 2018, para acordado com os Agentes que seria fechado o índice em junho e que a premiação seria paga na folha de julho do mesmo ano.

Pedimos ao nosso Secretario Plínio Amorim, que as reuniões sejam realizadas com todos os agentes sem distinção, e não só e somente com os agentes com cargos comissionados, pois nem sempre são passadas as pautas da mesmo forma que foi dita. 

Desde já agradecemos pelo espaço.

Comissão dos Agentes de Combate as Endemias

Foto de arquivo do Blog
publicado em 24 de Maio / 2017 às 12:00

Vire carranca para defender o Velho Chico

O dia 03 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Para divulgar essa data o CBHSF lançou, em 2014, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que marca o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco. O objetivo da campanha é de conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.

Em 2017, o tema da campanha será a preservação do Cerrado e da Caatinga. O CBHSF defende a declaração desses dois biomas pelo Congresso Nacional como patrimônio nacionais. Por isso, o Comitê concentrará esforços na coleta de assinaturas para viabilizar uma proposta que institua a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais, como já ocorre com a Mata Atlântica e Floresta Amazônica.

As assinaturas serão recolhidas em eventos da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que acontecerão, no dia 03 de junho, nos seguintes municípios: Pirapora (MG), Ibotirama (BA), Paulo Afonso (BA), Traipú (AL) e Propriá (SE).

Participe dessa luta pelo rio São Francisco e vire carranca para defender o Velho Chico!

Ler Matéria Completa
Ascom CBHSF
publicado em 24 de Maio / 2017 às 11:30

Segurança hídrica e impactos da extração mineral serão tema de Seminário em São Raimundo Nonato

O uso seguro e a preservação da água, com foco nos impactos causados pela mineração, serão o tema principal discutido durante o Seminário sobre Segurança Hídrica do Território da Serra da Capivara (PI). O evento será realizado na próxima sexta-feira (26) e no sábado (27), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em São Raimundo Nonato (PI). O Seminário é promovido pela Univasf e pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

O evento é gratuito e aberto à participação de toda a comunidade. A mesa de abertura contará com representantes da Univasf, Seplan, SDR, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Conselho do Território, além de representantes de outras universidades, empresas de mineração e da sociedade civil. A programação também é composta por diferentes painéis que buscam debater o tema principal, a partir dos diferentes pontos de vista dessas instituições.

Segundo o professor do Colegiado de Antropologia da Univasf Bernardo Curvelano Freire, que participa da organização do evento, a meta final é a criação de um protocolo com diretrizes socioambientais para orientação de políticas públicas de desenvolvimento econômico, com ênfase na extração mineral. Além disso, será formulada uma Carta de Intenções, intitulada Pacto dos Pimenteiras, que deve ser entregue ao Governo do Piauí.

Ler Matéria Completa
Ascom Embrapa
publicado em 24 de Maio / 2017 às 11:00

Estado capacita gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social

O assessoramento técnico com gestores e profissionais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) da Bahia, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), reuniu cerca de 360 representantes de municípios de todos os territórios de identidade do estado nesta terça-feira (23). O evento foi realizado no auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o tema 'Atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos'.

A assistente social Márcia Lopes, da Prefeitura de Cotegipe, no oeste baiano, comenta que "a gente, que mora a mais de mil quilômetros de distância, enfrenta essa viagem porque sabe que essa capacitação vai contribuir com nossas ações na ponta. Como eu sou técnica da secretaria municipal, cabe a mim passar o que eu absorvo aqui para os outros técnicos no Cras e no Creas. Além da orientação técnica, outra coisa importante é a troca de experiência com outros municípios, perceber o que está acontecendo e aproveitar experiências de sucesso, receber e oferecer sugestões". 

Já Cléa Malta, que assessora os municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no sudoeste, ressalta que "as reuniões têm contribuído de forma muito prática com as políticas de desenvolvimento social dos nossos municípios. A partir do momento em que o Estado sinaliza com o Pacto de Acompanhamento Familiar e estabelece o público, a gente desenvolve a estratégia, mapeia onde estão essas famílias e cumpre o que está no pacto. Estabelecemos campanhas de mobilização, ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, saúde, cultura, lazer, sem perder cada uma delas a sua identidade". 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Fotos: Carol Garcia/GOVBA
publicado em 24 de Maio / 2017 às 10:00

Mais mil casas serão entregues pelo prefeito Paulo Bomfim dentro do Toda sexta tem obra

O prefeito Paulo Bomfim entrega, nesta sexta-feira (26), às 9h, dentro do Programa “Toda sexta tem obra” as unidades do Residencial Dr. Humberto Pereira, incluídas no “Minha Casa Minha Vida”. Serão mais mil novas casas entregues no município que conquistou nos últimos oito anos o maior volume de casas populares de sua história, sendo 11 mil no total.

O empreendimento atende às exigências de qualidade do programa e está equipado com infraestrutura completa que inclui pavimentação, rede de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica, aquecedor, parques infantis, quadra de esporte e centro comunitário. Além disso, 3% dos imóveis são adaptados para pessoas com deficiência. Os imóveis medem aproximadamente 42,00 m² de área privativa e estão avaliados em R$ 60 mil cada. 

As moradias do “Minha Casa Minha Vida” são destinadas às famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil. Nestas duas etapas foram investidos cerca de R$ 60 milhões.

Por Fabiana Diniz/SEDIS
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.