Blog do Geraldo José - Esporte
Vale do São Francisco - 13 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Esporte

publicado em 13 de Novembro / 2019 às 08:30

Através de seu presidente, Daniel Alencar, Garapa Futsal será homenageado em evento nacional

Notícia para nenhum torcedor botar defeito. O Garapa Futsal, através do seu presidente Daniel Alencar, será um dos homenageados na Noite das Personalidades de Futsal, tradicional evento que condecora grandes nomes da modalidade no Brasil. 

Serão 30 pessoas homenageadas, que, de alguma forma, estão fazendo o melhor pelo futsal. Esta premiação mostra que o projeto do time de Petrolina/PE está dando pra lá de certo: "Para nós do Garapa é uma notícia maravilhosa. Nosso trabalho sendo reconhecido no Brasil inteiro é uma prova que estamos no caminho certo" disse Daniel, presidente do Garapa. O evento acontecerá em dezembro na cidade de Forteleza/CE.

Ascom
publicado em 11 de Novembro / 2019 às 22:03

Botafogo vence Avaí e deixa zona do rebaixamento

No jogo que encerrou a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro o Botafogo venceu o Avaí por 2 a 0 nesta segunda (11) no estádio Nilton Santos. Com este resultado a equipe carioca deixou a zona do rebaixamento. O Botafogo abriu o marcador aos 12 minutos graças a um gol contra do zagueiro Ricardo. O meia Cícero levanta na área e o defensor acaba cabeceando, por cobertura, para a meta defendida por Vladimir.

O segundo gol do time carioca saiu apenas aos 42 minutos da etapa final, em cobrança de pênalti de Diego Souza. Ainda que tenha feito jogo duro contra o líder do Campeonato Brasileiro no último domingo, o Bahia não conseguiu pontuar contra o Flamengo e ampliou o seu maior jejum de vitórias na competição. Sem vencer há seis jogos, o Tricolor se manteve na 9ª posição na tabela de classificação, mas viu a distância para o G-7 aumentar para sete pontos.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 11 de Novembro / 2019 às 13:30

Após campanha na Copa Nordeste, equipe do Garapa Futsal já tem compromisso pelo Pernambucano, no sábado, 19

Depois de ficar entre as três melhores equipes da Copa Nordeste realizada na última semana na cidade de Teresina/PI, o Garapa Futsal volta suas atenções para o Campeonato Pernambucano. Já classificado para as quartas de final antecipadamente, o time azul e vermelho agora disputará a primeira colocação do grupo contra o também já classificado LW/Arcoverde, fora de casa, neste sábado, 19, às 19h horas.

Pensando neste confronto, o técnico Ricardinho já iniciou o planejamento para mais este desafio: "A semana passada foi muito desgastante, jogos todo dia na Copa Nordeste, mas nossa equipe está preparada, descansada e vamos iniciar novamente a sequência de treinos para mais este grande jogo no Pernambucano" disse o treinador.

Ler Matéria Completa
Texto e Fotos: Bruno Lopes
publicado em 10 de Novembro / 2019 às 14:57

Flamengo x Bahia: o carioca busca o título e o Bahia uma vaga na libertadores

O Flamengo pode dar mais um passo rumo ao título de Campeão Brasileiro, no final desta tarde, no Maracanã. A oito pontos do Palmeiras, que segue na vice liderança, o time de Jorge de Jesus quer ampliar para 10 a sua margem de pontos na tabela, já que o Palmeiras empatou ontem com o Corinthians e deu margem para um distanciamento ainda maior do rubro-negro.

Para o confronto, o técnico Jorge Jesus não poderá contar mais uma vez com o meia De Arrascaeta, que se recupera de uma entorse no joelho e nem com Rafinha, suspenso. O treinador também não vai ao banco cumprindo suspensão automática. O Bahia, que vem de uma sequência de derrotas e um empate com a Chapecoense, no meio da semana, na Fonte Nova, quer retomar a boa fase do início do returno e se aproximar do grupo que disputa uma vaga para a libertadores em 2020.

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
publicado em 08 de Novembro / 2019 às 22:44

Garapa perde nas semifinais da Copa Nordeste de Futsal

Mesmo com apenas cinco anos de existência, o Garapa Futsal chegou em sua primeira participação na Copa Nordeste de Futsal, na semifinal, e diante do Ceará, fez um jogo super equilibrado na noite desta sexta-feira, 08, no Ginásio Verdão em Teresina/PI.

Mostrando mais volúpia, dominando boa parte das ações, o Garapa buscou a todo momento o gol do adversário, mas a barreira promovida pelo time cearense também foi bastante eficiente, tanto que o primeiro tempo acabou sem gols no placar.

Ler Matéria Completa
Texto e Fotos: Bruno Lopes/ASCOM GARAPA
publicado em 08 de Novembro / 2019 às 17:00

A segunda fase do Interdistrital começa neste domingo (10) sem favoritos

Pinhões x Itamotinga e Maniçoba x Mandacaru abrem neste domingo (10) a segunda fase do Campeonato Interdistrital, recomeçando a corrida pelos pontos necessários à passagem para as semifinais do certame realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, da Prefeitura de Juazeiro.

Com as oito equipes participantes no páreo, o equilíbrio técnico nos jogos de ida não permite apontar favoritos na sequência do campeonato, o que torna a competição mais atraente e competitiva, situação festejada pela organização do torneio. Para o secretário Sérgio Fernandes, titular da Seculte, “o Interdistrital deste ano supera todas as dificuldades iniciais e caminha para se tornar um dos mais concorridos da história”.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
publicado em 07 de Novembro / 2019 às 17:33

Futsal: Garapa vence Pires Ferreira/CE e chega pela primeira vez nas semifinais da Copa Nordeste

O futsal de Petrolina está em festa. O Garapa disputou na tarde de hoje, 07, as quartas de final da Copa Nordeste diante do Pires Ferreira/CE. Num jogo nervoso e muito pegado, o time petrolinense mostrou mais uma vez sua força, despachou a equipe cearense e garantiu vaga nas semifinais. Gilvan, duas vezes, Carlos Recife e Kássio deram a vitória à equipe azul e vermelha.

Após a partida, o técnico Ricardinho ressaltou a força da equipe e disse que o grupo está focado em um só objetivo: "Treinamos pesado, nos dedicamos muito, e estamos perto de realizar um dos nossos objetivos" disse ele. Nas semifinais, o Garapa enfrenta o vencedor de Ceará e Sampaio/MA nesta sexta-feira, 08 às 17h.

Ascom Bruno Lopes
publicado em 06 de Novembro / 2019 às 23:00

EU PENSO ASSIM... O CLÁSSICO “JU-JU” PODERÁ VOLTAR EM 2020

Conversei com Rafael Campelo, presidente do JUAZEIRO SOCIAL CLUBE. Ele disse que, “Ao aceitar a presidência do clube em 2016, já sentia que haviam as dificuldades anteriores e as daquele momento. Era difícil, tive coragem e enfrentei com muita vontade. Continuo enfrentando tudo, buscando meios para tentar fazer o clube voltar às suas atividades ainda nos primeiros meses de 2020.

Peço principalmente ao nosso Deus, que tudo dê certo com muito trabalho e busca. Estou em contato com a Federação Baiana de Futebol – FBF e mantenho a esperança de tudo dar certo. Ainda precisamos ajustar alguns detalhes, principalmente o financeiro. Por isso, faço apelo às pessoas realmente que gostam do JUAZEIRO e de Juazeiro.

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 06 de Novembro / 2019 às 14:13

Primeira fase do Interdistrital ganha avaliação positiva de público e mídia

Organizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, o Campeonato Interdistrital de Futebol se firma a cada ano como uma das mais reputadas competições da área esportiva do Vale do São Francisco.

Criada em 1990 e transformada em lei municipal em 2009, na primeira gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, o Distrital ganhou prioridade dentro das políticas públicas no governo do atual prefeito Paulo Bomfim e chega à sua 29ª edição colhendo elogios do público e da crítica especializada na região.

Ler Matéria Completa
Carlos Humberto / Seculte
publicado em 06 de Novembro / 2019 às 14:03

Garapa vence mais uma e se garante nas quartas de final da Copa Nordeste de Futsal

Na manhã desta quarta-feira, 06, o Garapa Futsal entrou em quadra mais uma vez em partida válida pela terceira e última rodada da primeira fase da Copa Nordeste, realizada em Teresina/PI. Num jogo difícil, equilibrado e com boas chances de gols para os dois lados, o time de Petrolina fez valer a experiência e venceu o Campo Largo/PI por 2 a 1, garantindo a equipe nas quartas de final. Lucas Orelha marcou os dois gols do Garapa.

O time petrolinense mesmo com saldo melhor no grupo, passou em segundo lugar na chave. Eusébio, que venceu o Garapa na primeira rodada, passou em primeiro. O critério de desempate se dá pelo confronto direto e não pelo saldo de gols. O próximo adversário do Garapa será definido ainda no dia de hoje no desenrolar dos jogos. O jogo pelas quartas de final será amanhã, 07, às 15 horas no Ginásio Verdão com transmissão ao vivo no youtube.com/falandodeesportes.

Ascom Bruno Lopes
publicado em 06 de Novembro / 2019 às 08:00

Prefeitura inicia inscrições para Campeonato de Veteranos do bairro João de Deus

Em mais uma iniciativa de incentivo ao esporte, a Prefeitura de Petrolina realizará neste mês de novembro mais uma edição do Campeonato de Veteranos de futebol society no bairro João de Deus. O evento é voltado aos frequentadores da quadra da Praça da Juventude com idade igual ou superior aos 38 anos. 

Os interessados já podem efetuar as inscrições. O prazo vai até o dia 17 de novembro, na sala da coordenação da Praça da Juventude, no horário das 14h às 17h.  Após o encerramento das inscrições, também no dia 17, a partir das 19h, vai acontecer um congresso técnico com representantes de todas as equipes inscritas e a organização. Na oportunidade, serão esclarecidas todas as dúvidas e regras da competição. 

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 05 de Novembro / 2019 às 22:30

Garapa goleia Itabaiana na Copa Nordeste de Futsal

Na manhã desta terça-feira, 05, o Garapa enfrentou o Itabaiana/SE pela segunda rodada do grupo B da Copa do Nordeste de Futsal que está sendo realizada na cidade de Teresina/PI. O  time azul e vermelho aplicou uma goleada no time sergipano, 7 a 1. Com intensidade do início ao fim da partida, o Garapa não deu uma chance se quer ao Itabaiana, tanto que o primeiro tempo terminou 3 a 0, sem muitos sustos.

Na segunda etapa, o mesmo ritmo foi mantido e a equipe de Petrolina sacramentou a vitória com um belo jogo. Os gols do Garapa foram marcados por Jorginho (2), Kassio (2), Neguinho, Alex e Neidson. O próximo compromisso do time petrolinense será já nesta quarta, 06, contra o Campo Largo/PI às 10h30 com transmissão ao vivo pelo canal do youtube Falando de Esportes.

Ascom
publicado em 05 de Novembro / 2019 às 20:20

Final da Libertadores sai de Santiago e será em Lima, no Peru, dia 23 de novembro

A final da Copa Libertadores de 2019, entre Flamengo e River Plate, será em Lima, no Peru, dia 23 de novembro, em estádio ainda não definido. A decisão foi tomada nesta terça-feira, numa reunião organizada pela Conmebol que durou cerca de cinco horas, da qual participaram os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do River Plate, Rodolfo D'Onofrio. Também estavam no encontro os presidentes da CBF, Rogério Caboclo, e da AFA, Claudio Tapia.

O jogo estava inicialmente previsto para o Estádio Nacional, no dia 23, em Santiago, onde cabem 50 mil pessoas. Mas os protestos que abalam o Chile há mais de três semanas tornaram impossível a manutenção do plano original. Em conjunto, a confederação continental e os clubes não quiseram correr os riscos de manter o jogo na capital chilena – e nem expor torcedores e patrocinadores a situações de perigo.

Também pesou o fato de o futebol chileno estar paralisado há mais de três semanas, quando começaram os protestos. Na véspera da reunião na Conmebol, o prefeito de Santiago, Felipe Guevara, declarou que não faria sentido organizar uma partida internacional antes da retomada do futebol local.

Fonte: Globo Esporte
publicado em 05 de Novembro / 2019 às 19:00

Em noite de autógrafos e fotos, Daniel Alves demonstra simpatia para conquistar torcedores do São Paulo

O Juazeirense Daniel Alves fez as vezes de garoto propaganda na noite de ontem, durante o lançamento da nova camisa de treino do São Paulo, num shopping da capital paulista. Cerca de 300 torcedores foram à loja da Adidas para o lançamento, pagando R$ 250 por uma camisa comemorativa do clube para ter direito a abraços, fotos e autógrafo com o jogador.

Alguns torcedores, motivados pela vitória do time na última partida pelo Campeonato Brasileiro, chegaram a ficar quase 60 minutos na fila que tomou toda a loja, confirmou o UOL em matéria publicada. Bem descontraído o Juazeirense, do Salitre, foi muito elogiado pela forma simpática como atendeu a todos.

Ler Matéria Completa
Foto divulgação Instagran
publicado em 05 de Novembro / 2019 às 18:45

Alguns torcedores do Flamengo na região ainda acalentam o sonho de ver de perto uma possível conquista da Libertadores

- Pelo menos uma centena de torcedores da região foram Maracanã ver a vitória sobre o Grêmio -

Uma possível mudança no local do jogo entre o Flamengo e o Ríver Plate, pela final da Libertadores, no dia 23, está causando ansiedade em grupos de torcedores do Flamengo na região do São Francisco, que ainda não descartaram a possibilidade de viajar a Santiago para assistir à partida e já estariam com passagens compradas.

Embora as informações oficiais da comembol apontem para a confirmação da partida em Santiago, nesta segunda-feira (4) o intendente responsável por governar a região metropolitana de Santiago, Felipe Guevara, declarou que o Chile só poderá confirmar a realização da final da Libertadores, entre Flamengo e River Plate, após retomada do Campeonato Chileno, que está paralisado a três semanas, em virtude dos protestos que ocorrem naquele país, com destaque para a capital Santiago, local do jogo pela final da Libertadores.

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
publicado em 05 de Novembro / 2019 às 14:30

Mega-Sena acumulada deve pagar cerca de R$ 60 milhões nesta quarta-feira (6)

A Mega-Sena deve pagar, nesta quarta-feira (6) um prêmio estimado de R$ 60 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 2205. No sorteio de número 2204, que em virtude do feriado de finados foi transferido do sábado para ontem (4), em São Paulo, ninguém acertou as dezenas sorteadas: 01, 28, 29, 32, 35 e 56.

76 apostas fizeram a quina no sorteio de ontem e cada uma leva a quantia de R$ 45.148,15. Outras 5.847 apostas fizeram a quadra e ganharam prêmios individuais no valor de R$ 838,34. O evento desta quarta-feira terá transmissão ao vivo da RedeTV! e também do canal oficial do banco no YouTube. 

Da redação GJ Notícias
publicado em 04 de Novembro / 2019 às 20:30

Salatiel: Xodó da torcida da Juazeirense assina com o Náutico para Série B


O atacante Salatiel, um dos destaques da Juazeirense no Campeonato Baiano e na Série C, em 2018, depois de rodar por vários clubes, incluindo o Sampaio Correia (MA), vai reforçar o Náutico na Série B do ano que vem. Na semana que passou o time pernambucano anunciou a vinda do atacante, de 27 anos, como a primeira contratação para 2019.

O jogador, que caiu nas graças do torcedor do Cancão de Fogo, na sua passagem por Juazeiro, foi artilheiro da Série C, com oito gols, atuando pelo Sampaio Correia, que foi vice-campeão da competição. Os dois gols que marcou contra o próprio Náutico na Série C, um deles na segunda partida da decisão nacional, devem ter pesado na decisão da diretoria do timbu para sua contratação.

Ler Matéria Completa
Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 04 de Novembro / 2019 às 14:30

Interdistrital: Resultados da última rodada da primeira fase mantém o equilíbrio nos dois grupos

Os resultados dos jogos deste domingo (03) deram ao Campeonato Interdistrital a perspectiva de grandes duelos na sequência da competição, quando as quatro vagas da semifinal começam a ser definidas nos jogos de volta da fase de grupos.

A começar pela surpreendente vitória do lanterna Pinhões sobre o líder Juremal por 2 a 1 fora de casa, resultado que manteve as quatro equipes do grupo A com chances matemáticas de sonhar com a classificação. Os gols que quebraram a invencibilidade de Juremal foram marcados por Piau e Fábio Araújo ainda no primeiro tempo, enquanto Rato descontou na etapa final para o time da terra do doce.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
publicado em 04 de Novembro / 2019 às 11:29

Time da região estreia com derrota na Copa Nordeste de Futsal

O Garapa estreou na manhã desta segunda-feira, 04, diante da forte equipe Eusébio/CE pelo grupo A da Copa Nordeste de Futsal que está sendo realizada na cidade de Teresina/PI.

O time azul e vermelho perdeu por 3 a 1, mas o placar não mostrou a realidade em quadra. O Garapa dominou quase toda partida, com muita posse de bola, movimentação, mas pecou nas finalizações, ao contrário do time cearense, que nas poucas oportunidades que teve concluiu em gol. Neidson marcou para o time petrolinense.

Sem tempo para lamentar, o Garapa tem mais dois compromissos. Nesta terça, 05, enfrenta o Itabaiana/SE às 09h e na quarta, 06, joga contra o Campo Largo/PI às 10h30. Todos os jogos do Garapa estão sendo transmitidos pela página www.facebook.com/falandodeesportes.

Ascom
publicado em 03 de Novembro / 2019 às 20:27

Fábio Carille é demitido do Corinthians após derrota para o Flamengo

Fábio Carille não é mais técnico do Corinthians. O treinador deixou o comando do Timão após a derrota por 4 a 1 para o Flamengo, neste domingo, no Maracanã. Além de Carille, deixam o clube o auxiliar Leandro da Silva, o Cuca, e o preparador físico Walmir Cruz. O coordenador de futebol Emerson Sheik e o gerente de futebol Vilson Menezes também têm cargo ameaçado. Todos voltam no mesmo voo da delegação a São Paulo.

Carille ficou por quase duas horas no vestiário do Maracanã e não passou pela zona mista do estádio, saindo por outro setor. A equipe não vence há oito jogos no Campeonato Brasileiro, algo que não ocorria desde 2013, e deixou o G-6 após as últimas derrotas, para CSA e o próprio Flamengo. Em 183 jogos no comando do Corinthians, Carille obteve 86 vitórias, 56 empates e 41 derrotas. Ele está no top-7 dos treinadores da história do clube.

Ler Matéria Completa
Fonte; Globo Esporte
publicado em 02 de Novembro / 2019 às 16:00

Bahia sediará Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3x3

Após sediar, com sucesso, a 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs (20 a 27 de outubro), a Bahia se prepara para receber mais um evento nacional. A partir da próxima semana, cerca de 300 pessoas, entre atletas e comissão técnica, participarão, entre os dias 5 e 8 de novembro, do Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3x3, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.

A competição, que está em sua 5ª edição e pela segunda vez consecutiva sediada na Bahia, valerá vaga dos classificados na “Série Ouro” para o Mundial ISF da modalidade, que ocorrerá na Índia, em 2020.

Ler Matéria Completa
Ascom Sudesb
publicado em 30 de Outubro / 2019 às 08:30

Dois jogos fecham a primeira fase do Interdistrital domingo (03)

A última rodada da primeira fase do Campeonato Interdistrital acontece neste domingo 03 de novembro, com dois jogos. A programação foi divulgada nesta terça-feira (29) durante reunião realizada na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), com a presença dos representantes das equipes.

Pelo grupo A, o líder Juremal recebe Pinhões, último colocado, com o objetivo de manter a invencibilidade, e concluir a etapa com o mesmo desempenho dos jogos anteriores. Em situação oposta, Pinhões busca desesperadamente sua primeira vitória, para não se distanciar dos concorrentes. Uma derrota neste domingo poderá antecipar a eliminação do campeonato.

Ler Matéria Completa
Carlos Humberto / Seculte
publicado em 28 de Outubro / 2019 às 23:00

EU PENSO ASSIM...JUAZEIRENSE FAZ HISTÓRIA E CONQUISTA O CAMPEONATO AMADOR DO CENTENÁRIO 

Recém filiado aos quadros de clubes da Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), a Desportiva Juazeirense conseguiu um feito inédito ao levantar o troféu de campeão amador no primeiro campeonato disputado.

Na decisão contra o XV de Novembro, realizada na noite de sexta-feira 25, no Estádio Adauto Moraes, o caçula derrotou o Tremendão por 1 a 0 e levou para sua galeria o troféu Celso Maravilha, entrando para a história do futebol juazeirense.

O gol do título foi marcado pelo meia Jaquinho – eleito o melhor jogador do campeonato – de pênalti, aos 15 minutos do primeiro tempo, e quebrou a invencibilidade do rival ao longo da competição. Arbitragem: Paulo Roberto, Paulo Vitor e João Duarte.

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 28 de Outubro / 2019 às 19:30

Equipe F-Carranca da UNIVASF conquista Primeiro Lugar na competição em São José dos Campos SP

Levantando a bandeira dos estados da Bahia e Pernambuco, a Equipe da F-Carranca da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVAF em Juazeiro, região norte baiana, levantou também o troféu da Equipe Campeã da Classe Regular da Competição SAE Brasil Aero Design 2019. A competição aconteceu de 24 a 27 de outubro, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

A premiação ocorreu na noite desse domingo (27), e agora, como campeões, a equipe tem o desafio de desenvolver um novo projeto para representar o Brasil no campeonato mundial, que será disputado em 2020 nos Estados Unidos. Orgulhosos do trabalho bem feito, os alunos dos cursos de engenharia da Univasf , além do Primeiro Lugar Nacional na Categoria Regular, a F-Carranca conquistou o título de aeronave com Maior Carga levantada (13,7kg), Melhor Apresentação e Segundo lugar em Relatório, e ainda conquistou o Prêmio de Excelência em Projeto da Embraer dentre todas as 97 equipes das três categoria e agora se consagra como a melhor equipe do País.

Ler Matéria Completa
Ascom F-Carranca  Foto: Sergio Fujiki
publicado em 28 de Outubro / 2019 às 16:00

Defesas superam ataques e redes só balançam duas vezes na 4ª rodada do Interdistrital

A quarta rodada do Campeonato Interdistrital, realizada neste domingo (27), não teve muitos gols. Nos dois jogos, a bola balançou as redes apenas na partida Carnaíba x Mandacaru, quando o time da casa venceu por 2 a 0, gols marcados por Dener Monção, aos 19’ do primeiro tempo, e Jojó, aos 43’ do segundo. Abóbora e Itamotinga não saíram do zero, para frustração do bom público que compareceu ao campo do Laranja Mecânica.

O fraco desempenho dos goleadores fez cair a média de gols do Interdistrital de 2,75 para 2,4 gols por partida, a pior da atual edição. Faltando dois jogos para encerrar a primeira fase, cada ponto se torna importante para a classificação à fase semifinal, e a seleção de Abóbora só tem a lamentar não fazer valer o mando de campo no empate diante de Itamotinga, resultado que manteve o Laranja Mecânica na terceira posição do grupo A. O atual campeão Itamotinga comemorou o ponto conquistado fora de casa, e se manteve no segundo lugar, atrás apenas do líder Juremal.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.