Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 16 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Política

publicado em 16 de Janeiro / 2017 às 10:00

Prefeitura de Petrolina comenta sobre bônus financeiro para professores, veja abaixo na íntegra:

Em atenção à matéria divulgada pelo veiculo de comunicação sobre o bônus financeiro para professores em regência, fruto do rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a prefeitura informa que o valor será creditado na conta dos servidores até o próximo dia 20, como acordado com o sindicato da categoria. A gestão municipal reafirma seu compromisso em honrar todas as suas obrigações, a exemplo do pagamento dos servidores da saúde nesta quinta-feira, 12, como acordado. Vale salientar que a demora na quitação da bonificação deu-se por conta de problemas gerados pela antiga gestão.

Ascom/Petrolina
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 22:00

Paulo Henrique Amorim defende “aliança do centro para a esquerda”; Boff quer mudança de consciência

Uma mesa inusitada marcou o primeiro dia de debates do Encontro Estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do PT, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, em Salvador, com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim (PHA) e do teólogo Leonardo Boff. Quebrando o protocolo e chamando para compor a mesa, o comunicólogo uniu dois distintos discursos interligados pela dinâmica socialista em um evento com representantes de cerca de 100 municípios da Bahia. PHA salientou a importância do encontro com a participação de Boff para a esquerda brasileira e apontou a saída para vencer o golpe, a crise política e restaurar a democracia. “A saída é montar uma aliança do centro para a esquerda, que reúna toda a sociedade num trabalho que tenha o interesse do povo em primeiro lugar, no centro do problema e lutar de modo que isso se concretize na campanha presidencial do Lula, que é quem tem as condições para liderar esse movimento”.

Conhecido pelo jargão ‘Olá, tudo bem?’, PHA não poupou críticas e apontou para a importância da mídia nas tomadas decisivas do país e como ela influência a opinião pública. “O jornalismo da Globo é mais poderoso que a Câmara, o Senado, o Palácio do Planalto e cada um dos 11 membros do STF [Supremo Tribunal Federal]. O que derrubou a Dilma foi a Lava Jato, cujo o objetivo ainda é impedir a eleição do ex-presidente Lula”. O jornalista ainda diz que: “A Lava Jato não teria esse poder destruidor se ela não tivesse se tornado uma extensão da programação da Globo no horário nobre. Posso dizer agora, com muita clareza que, na minha modestíssima opinião, como autor de um livro sobre o quarto poder, ou seja, sobre a imprensa, que o maior erro dos governos do PT, eu me refiro ao de Lula e Dilma, foi não ter enfrentado a Rede Globo”.

Já o teólogo Leonardo Boff, com explanação sobre a existência, conceito de socialismo, defesa da unidade como início de um processo de revitalização, fez uma profunda análise da situação atual e defendeu que todas as políticas tenham que incluir um momento ecológico. “Porque se não tem a terra que produz vida, não adianta as igrejas, não adianta os partidos, não adianta a nossa civilização, vamos desaparecer. Eu acho que a gente tem que manter isso como horizonte, não é que a gente vá deixar de trabalhar no concreto, fazer nossas políticas necessárias, nós temos que tomar consciência da nova responsabilidade dos seres humanos e que as políticas verdadeiras têm que incluir formas de educação para uma nova consciência, como sempre acentua o deputado Valmir [Assunção], uma nova mente um novo coração, para captar essa realidade e dar a nossa contribuição para evitar esta catástrofe”, sintetiza Boff.

Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 21:00

AÇÃO DE LUCAS RAMOS PROMOVE SERVIÇO DE SANEAMENTO EM PETROLINA E LAGOA GRANDE

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza neste fim de semana uma ação de desobstrução da rede de esgoto no distrito de Izacolândia, em Petrolina. Graças a uma ação conjunta do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) ao lado do vereador Domingos de Cristália (PMDB), dois caminhões limpam as tubulações e retiram resíduos e detritos que estavam impedindo o escoamento e ocasionando transbordo em algumas localidades. Após o trabalho em Izacolândia, os veículos seguem para o município de Lagoa Grande.

"O prefeito Vilmar Capellaro e o secretário de Infraestrutura, Ademar Nonato, nos procuraram já no primeiro dia de trabalho para que o serviço pudesse ser realizado em Lagoa Grande. Viabilizamos junto à Compesa para que o trabalho fosse feito o quanto antes", detalhou o deputado. "Em Izacolândia, o vereador Domingos de Cristália cobrou a ação, fundamental para melhorar a qualidade de vida da população", declarou Lucas.

De acordo com o parlamentar, ações de saneamento básico precisam ser realizadas com agilidade. "Os moradores de Izacolândia e Lagoa Grande estavam sendo prejudicados pelos pontos de entupimento e a ação da Compesa vem para corrigir, melhorar o serviço e evitar problemas maiores", afirmou Lucas. "Realizar esta ação garante avanços no saneamento que vão ser refletidos na saúde e na qualidade de vida das pessoas", concluiu.

Ascom Dep. Lucas Ramos
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 19:00

Deputado Guilherme Coelho cobra celeridade do BB na renegociação de dívidas rurais

O Deputado Federal Guilherme Coelho (PSDB/PE) aproveita o recesso parlamentar do Congresso para percorrer setores importantes de Brasília. Quinta-feira (12), o Deputado convidou o colega parlamentar Júlio César (PSD/PI) para se reunir com a diretoria do Banco do Brasil e cobrar mais celeridade no processo de renegociação de dívidas rurais.

A Lei, sancionada em setembro do ano passado, já foi regulamentada pela Fazenda Nacional, e está normatizada pelo Banco do Nordeste, que já iniciou as renegociações com os produtores da região. Porém, o Banco do Brasil ainda não está oferecendo os descontos.

"Muitos agricultores que têm dívidas no Banco do Brasil já estão procurando a instituição para renegociar os débitos. O que nós acordamos hoje é que enquanto o Banco não estiver operando, esses agricultores não podem ser inscritos no Serasa, no SPC e Cadin pelos débitos atrasados que a lei ampara", comentou Guilherme sobre os resultados da reunião.  

O diretor de Agronegócios Álvaro Tosetto e o gerente de relacionamento do banco, Fernando Conde, esclareceram que o sistema informatizado da Rede ainda não está preparado para realizar os cálculos de acordo com a nova Lei, mas o setor técnico do Banco já está providenciando os ajustes necessários.             

Ricardo Alves Ascom Dep. Guilherme Coelho
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 18:00

Encontro da EPS: Wagner pede que a população tome as ruas para voltar a respirar democracia

Em momento de análise interna, o que não faltou foram debates no encontro estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS), na Faculdade de Arquitetura da Ufba, que reforçou o nome do ex-presidente Lula como pré-candidato para o pleito de 2018 e defendeu a unidade como ponto crucial para o partido se reestruturar. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, por exemplo, um dos palestrantes deste sábado, disse para o público formado de representantes de 98 municípios da Bahia, que vai ser preciso ir às ruas defender a democracia e apoiar a candidatura de Lula. Junto com prefeitos, vereadores, a senadora Lídice da Mata, deputados federais como Valmir Assunção, Luiz Caetano, Nelson Pelegrino e Carlos Zarattini, esse último líder do PT na Câmara, Wagner lembrou que o PT precisa resgatar suas origens e voltar a dialogar diretamente com os movimentos sociais, sindicais e populares.

Fazendo uma comparação entre o crescimento da direita em outros países e no Brasil, com o impedimento da presidente Dilma Rousseff, o ex-governador petista reconheceu que o partido errou em não fazer uma reforma geral no sistema político. “Ou a gente muda o sistema político ou não teremos projetos de esquerda para o país. Vão derrubar todos que derem força ao povo”, frisa. Wagner apontou que a situação com o governo Dilma foi muito difícil, mas que pior está sendo conviver com uma pauta permanente de retirada de direitos, e por isso a esquerda deve se fortalecer. “A responsabilidade é coletiva, se a gente quer garantir 2018, pode esquentar os tamborins e aprimorar a capoeira, eu acho que daqui para 2018, muito provavelmente, se a gente quer respirar a democracia, nós vamos ter que ir para as ruas de qualquer maneira. Não é só o jogo eleitoral”.

Crise, meios de sair dela, o papel da mídia no golpe, políticas sociais e o empoderamento do povo foram alguns dos temas deste sábado no encontro da tendência petista. Com nomes como o jornalista Paulo Henrique Amorim e o teólogo Leonardo Boff, o encontro se tornou uma aula para todos que acompanharam de perto as explanações. Para o deputado federal Valmir Assunção, anfitrião do evento, a ideia foi levar ainda mais conhecimento de dois gênios da literatura nacional para a militância da sigla. “Estamos diante de dois escritores e pensadores da nossa contemporaneidade. Ambos os palestrantes defenderam o mesmo que pensamos: a unidade da esquerda e a retomada da democracia. E isso só virá com uma eleição direta com Lula sendo reconduzido à presidência. O governo Temer não se sustenta se o povo for para as ruas”, avalia Valmir.

Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 16:00

Projeto de lei que cria Fundo Penitenciário será encaminhado à Assembleia em fevereiro, diz Nestor Duarte

No início de fevereiro, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) vai encaminhar à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto de lei que cria o Fundo Penitenciário Estadual. "Nós já estamos com a proposta do Fundo Penitenciário pronta", afirmou o secretário da Seap, Nestor Duarte, nesta quinta-feira (12), durante a caminhada ao Bonfim. 

A aprovação da lei de criação do Fundo é necessária para que o Governo do Estado receba os R$ 44 milhões em recursos federais,  provenientes do Fundo Penitenciário Nacional, para a construção de penitenciárias e modernização do sistema prisional brasileiro. O montante faz parte do repasse de R$ 1,2 bilhão autorizado pelo governo federal aos estados no dia 28 de dezembro do ano passado. 

De acordo com Nestor, os recursos serão empregados na construção de um novo presídio, orçado em R$ 33 milhões, e o restante, aproximadamente R$ 14 milhões, destinados à aquisição de veículos e equipamentos de segurança para os agentes penitenciários. Apesar da crise do sistema prisional brasileiro, a Bahia se destaca como o estado que mais investiu nessa área, lembra Duarte. 

"A Bahia fez o dever de casa, criando vagas para humanizar o sistema. Nós, hoje, estamos numa situação privilegiada em relação ao Brasil. Nos últimos cinco anos a gente vem construindo unidades, fazendo ressocialização, concursos para agentes penitenciários e mais penas alternativas", destacou o secretário da Seap.

Secom Bahia Foto: Camila Souza/GOVBA
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 13:00

Prefeito de Andorinha esteve com representantes da empresa que irá construir aterro sanitário e usina de geração de combustível em Senhor do Bonfim

O Prefeito de Andorinha, Renato Brandão, foi recebido na quinta-feira (12), pelos diretores do Centro de Tratamento e Coleta de Resíduos Norte da Bahia (Cetren).  A Cetren Ambiental compõe o grupo EXA, responsável pela construção e administração do aterro sanitário de Itiúba.  O objetivo do encontro foi conhecer o projeto que a empresa que está anunciando para os próximos meses, a construção de um moderno aterro sanitário e uma usina para produção de combustível solido em Senhor do Bonfim.

Em funcionamento, o projeto da Cetren vai possibilitar a todos os municípios do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, a possibilidade de um descarte do lixo urbano sólido de forma adequada e ambientalmente correta. Além da produção de combustível para uso industrial. 

“ O Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, entrando em decomposição, você tem chorume, você tem gases, e isso se torna um ambiente extremamente nocivo e poluidor para o solo, para a água subterrânea, para os rios próximos e também para a atmosfera. Muito interessante esse projeto de receber e tratar o lixo da Cetren Ambiental ”. Disse Renato Brandão, prefeito de Andorinha.

A empresa está anunciando um investimento de mais de R$ 30 milhões de reais, e a geração de dezenas de empregos no empreendimento que obedece todas as normas ambientais vigentes no Brasil. O composto que produzirá o combustível mineral levará 30% de resíduos provenientes do lixo e os 70% restantes, será composto por resíduos produzidos por diversas indústrias.

Uma lei federal prorrogou até agosto de 2018 para que todos os municípios brasileiros se adequem às regras de gerenciamento de resíduos sólidos. A política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões do país deveriam ter sido fechado até 2 de agosto de 2014.

Ascom Andorinha
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 12:00

"Marcelo Nilo está blefando", afirma Luiz Augusto sobre votos para presidência da Alba

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) está gerando grande repercussão. O deputado estadual Luiz Augusto (PP), que junto com Angelo Coronel (PSD) também postula a vaga de presidente, afirmou que o que Marcelo Nilo (PSL), atual ocupante do cargo, tem divulgado não é verdade.

"Marcelo Nilo está blefando. Ele não tem 30 votos. Eu e o deputado Angelo Coronel temos, juntos, 39 votos garantidos, que nos foram dados de forma livre e democrática. E temos perspectiva de conquistar um total de 45 votos", garantiu. Os dois parlamentares têm um acordo para que haja mudança na presidência da Casa e, em breve, serão definidos os critérios para decidir quem irá concorrer com Nilo.

Luiz Augusto também fez questão de relembrar que Marcelo Nilo já foi presidente cinco vezes e agora almeja o cargo pela sexta vez. "Só ele tem capacidade para presidir a Assembleia Legislativa? Isso é um desrespeito com os demais parlamentares e com os eleitores. A alternância de poder é saudável e fundamental para a democracia", enfatizou.

Fonte: Ascom do deputado estadual Luiz Augusto (PP)
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 11:00

Presidente Alex Tanuri participa da inauguração da Rua da Estação em Piranga

Acompanhado dos vereadores Anastácio José de Assis (Anastácio – PC do B), Benedito Marques Magalhães (Bené Marques – PSDB), Jean Charles Gomes dos Santos (Jean Gomes – PT), Charles Almeida Leal (Charles Leal – PDT), Joseilson Marcelino da Silva (Joseilson Marcelino – PTB) e Bartolomeu Cardoso dos Santos (Bertinho da Carnaíba – PR), o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro Alex Tanuri – PSL, participou na manhã desta sexta-feira (13/01) da inauguração da Rua da Estação em Piranga.

Para Tanuri, “Piranga, tem recebido um considerável número de ações e obras estruturantes, transformando definitivamente este bairro. Participar desta inauguração, para nós, que temos inúmeros amigas e amigos nesse bairro, é uma satisfação” – disse.

Ascom Câmara de Juazeiro
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 20:00

Paulo Bomfim visita PSF e é elogiado por servidores e população no Distrito de Maniçoba

Nesta sexta-feira (13) o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim e o secretário municipal de Saúde, Plínio Amorim, estiveram no Posto de Saúde da Família do distrito Maniçoba e ouviram servidores e a população sobre as dificuldades enfrentadas pela unidade. Também estavam presentes: a vice-prefeita Dra. Dulce Ribeiro, o chefe de gabinete Vilmar Ferreira, o vereador Reinaldo de Sabino, além de lideranças locais. 

De acordo com o prefeito, investir na atenção básica será prioridade em sua gestão. "Estamos acompanhando de perto a saúde para oferecer um serviço de melhor qualidade para as pessoas. Vamos retribuir com muito trabalho a confiança que a população depositou em nosso plano de governo através do voto", garante. 

Plínio Amorim lembra que o objetivo dessas visitas de rotina é detectar as dificuldades enfrentadas pelas unidades para que, posteriormente, sejam estudadas soluções para os problemas. "Estamos conversando com todos para que esse serviço tão importante chegue com mais qualidade para o povo", explica. 

Apesar de terem sido surpreendidos, os servidores do PSF Maniçoba aprovaram a iniciativa do gestor municipal. "Isso está surtindo um efeito muito positivo na comunidade, porque as pessoas estão tendo uma oportunidade de ver, como raramente viu, o prefeito e o secretário comparecendo para visitar unidades, com objetivo de se aproximar da realidade da gente. Com essa atitude, nos sentimos mais próximos da gestão", elogia Bruna Queirós, enfermeira da unidade.

Já para o líder comunitário, Josival Nascimento, a presença do prefeito simboliza esperança e ele agradeceu em nome da comunidade. "É um sinal positivo ele estar empenhado em melhorar o bem que temos de mais precioso, a saúde. Nós temos que agradecer muito a ele por isto e desejar que ele faça um bom trabalho não somente na Maniçoba, mas em todo juazeiro", diz. 

Josival ainda salienta que a comunidade têm expectativas altas com relação ao mandato de Paulo Bomfim, graças ao legado deixado pelo ex-prefeito Isaac Carvalho. "Isaac alavancou muito a possibilidade de crescimento aqui. Essa estrutura que temos, por exemplo, é um sinal de que ele também se preocupou com a saúde", conclui.

Andréa Meireles/PMJ
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 17:00

PSB de Pernambuco discute recadastramento nacional dos seus filiados

Com o intuito de discutir o processo de recadastramento nacional dos seus filiados, integrantes da Executiva estadual do PSB se reuniram, na manhã desta sexta-feira (13), para alinhar ações que visam a dar mais agilidade ao processo. Durante o encontro, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, destacou a importância da interação de toda a Executiva e dos presidentes municipais, que vão participar ativamente do processo.

O recadastramento nacional dos filiados tem início no dia 21 de janeiro e segue até 20 de março de 2017. A atualização de dados permitirá que o partido crie estratégias modernas de comunicação para a efetiva participação dos filiados nas questões de interesse da legenda, fortalecendo a comunicação intrapartidária.

"O recadastramento vai tornar o partido mais próximo dos seus filiados, que poderão receber informações com maior facilidade. Precisamos estimular os companheiros do Interior do Estado a participar desse processo. Além do apoio direto dos presidentes municipais, que serão responsáveis por conduzir o recadastramento do seu município, é fundamental o envolvimento de todos os segmentos partidários", afirmou Sileno Guedes.

O PSB de Pernambuco já deu início ao contato com os presidentes municipais para repassar informações relativas ao processo. No próximo dia 20 de janeiro, às 19h, o presidente nacional Carlos Siqueira realiza bate-papo online para esclarecer dúvidas referentes ao processo. De acordo com a resolução, o filiado que não fizer o recadastramento no período até 20 de março será suspenso de suas atividades partidárias por seis meses. Após o fim desse prazo, o integrante do partido terá sua filiação cancelada.

Ascom PSB-PE Fotos: Roberto Pereira/PSB
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 11:00

Em inauguração de sistema de abastecimento, Miguel destaca a retomada das parcerias para trazer obras para Petrolina

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho entregou, nesta sexta-feira (13), junto com o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, um novo sistema de abastecimento de água na área ribeirinha da capital do São Francisco. A estrutura foi construída na comunidade da Agrovila Massangano e levará água para 340 famílias petrolinenses. A obra recebeu investimento de cerca R$ 1 milhão e foi viabilizada através de emenda parlamentar do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho. 

Durante a entrega, Miguel ressaltou a importância da parceria com a Codevasf para viabilizar novas obras para a região de Petrolina num momento de dificuldade financeira. "Temos apenas 13 dias de governo, assumimos uma Prefeitura que não estava como deveria estar. Isso que estamos inaugurando é fruto de parceria. Espero contar com a ajuda de todos os órgãos, lideranças, pois eu não sou só um prefeito do PSB, mas de toda Petrolina para que possamos fazer nossa cidade voltar a crescer", destacou o prefeito ao se referir também aos deputados e senadores pernambucanos. 

O novo sistema da Agrovila Massangano é composto por flutuante com dois conjuntos motobombas que captam água no Rio São Francisco, além de uma estação de tratamento, um reservatório elevado com capacidade de 50 metros cúbicos e um reservatório apoiado com capacidade de 30 m³, adutora de água bruta e rede de distribuição de água tratada com 4,4 km de tubos. Com a entrega da Codevasf, a Prefeitura ficará responsável pelo suporte técnico junto com a Compesa para garantir o abastecimento das famílias da comunidade. 

Primeiro discurso – Durante a entrega, Miguel revelou uma curiosidade sobre o local onde ocorreu o evento. Em 2006, numa quadra ao lado da estação de tratamento inaugurada que o prefeito fez seu primeiro discurso, iniciando a carreira política. "Cerca de dez anos atrás eu fiz nesse mesmo lugar meu primeiro discurso. Agora retorno não como um menino mas como um prefeito para poder entregar água tratada nas casas das pessoas."

Junior Vilela Assessor de Imprensa do prefeito Miguel Coelho
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 09:00

PRTB DECIDE FICAR NA OPOSIÇÃO AO GOVERNO PAULO BOMFIM E PODE TER JOSEPH COMO FILIADO

O presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) em Juazeiro, Ronaldo Batista, foi um dos convidados do Programa Geraldo José nesta sexta-feira (13). Na oportunidade, o presidente comentou o sucesso do partido nas últimas eleições municipais.

“Cumprimos o discurso de não fazermos coligação e de não colocarmos vereadores de mandato. O PRTB foi o partido sensação da eleição municipal passada. Obteve 7.435 votos, sexto partido mais votado, superou votação de vários partidos. Isso mostra que a legenda foi bem organizada e que todo mês realizava seminários”, afirmou Batista.

O presidente também comemorou a vitória do vereador Domingão do Alto da Aliança pelo PRTB. “Tivemos a felicidade de eleger um vereador comunitário, o Domingão do Alto da Aliança com 766 votos e por muito pouco não fizemos o segundo. Deixamos de eleger a suplente Rita Diniz que teve 684 votos”.

Para as próximas eleições municipais, em 2020, Ronaldo Batista espera que o partido ganhe muitos adeptos. “Foi um partido que tinha o sentimento do povo. Muitos vereadores suplentes querem está com o PRTB em 2020. Temos hoje 200 filiados e acredito que vamos aumentar muito. É um partido que o vereador foi eleito sem muita estrutura e com poucos votos. Nós mostramos o contrário e as pessoas entenderam o projeto do PRTB”, disse.

O PRTB seguirá como partido de oposição a gestão de Paulo Bomfim, mas segundo o presidente do partido a oposição será feita para garantir os interesses de melhoria para Juazeiro. “Nosso vereador poderá votar em todos os projetos do prefeito que forem bons para o desenvolvimento de Juazeiro. O vereador está recebendo as instruções do partido. Entendemos que Domingão precisa estar ao lado do povo, ao lado do crescimento do povo”, pontuou.

Ao final da entrevista Ronaldo Batista revelou que o ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro Joseph Bandeira poderá integrar o PRTB. "Em março Rogério da Luz vai ter uma conversa decisiva com Joseph Bandeira para a sua integração ao partido", concluiu.

Da redação Alinne Torres Foto: Geraldo José
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 22:25

Secretária discute ações voltadas para a agricultura familiar do município

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraíza Carvalho reuniu-se nesta quinta-feira (12), em seu gabinete, com Ademilson da Rocha (Tiziu), Coordenador Regional do Pró-Semiárido, programa desenvolvido pela CAR para conhecer a estrutura organizacional, ações e projetos desenvolvidos pelo órgão.

Tiziu falou sobre a ideia de implantar em Juazeiro o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF) que seguirá o modelo do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). “O SEMAF promove a articulação, gestão e implementação de políticas públicas para a execução na base municipal, atuando de forma integrada com o SETAF. A nossa ideia é fazer um levantamento para saber o potencial de cada região do interior de Juazeiro e em seguida trabalhar o seu desenvolvimento oferecendo assistência técnica”, explicou, informando que o serviço territorial já atuante, é composto por equipes técnicas da CAR, CDA, Bahiater e demais órgãos que integram a SDR.

O coordenador também falou sobre os avanços no processo da agroindústria, convivência com o semiárido, regularização fundiária, projeto de inclusão produtiva e Bahia Produtiva que funciona através de editais para diversas atividades socioambientais e da cadeia produtiva. “O objetivo de todos os programas é impulsionar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural nos próximos anos”, disse. 

A secretária declarou interesse em dar continuidade a projetos já existentes, bem como firmar novas parcerias em busca do desenvolvimento como um todo. “Estamos focados em realizar um trabalho que possibilite o crescimento e desenvolvimento da agricultura familiar na região, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural já é uma antiga parceira e acredito que iremos reforçar e ampliar essa relação”, observou Maraiza Carvalho, destacando que pretende interagir e firmar parcerias com as demais instituições voltadas ao setor.

Ao final do encontro Maraiza também destacou a importância da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), hoje parte integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária. “O projeto já aprovado pela Câmara de Vereadores vai beneficiar toda a cadeia da caprinovinocultura e da agricultura familiar, através do selo de qualidade expedido por técnicos e veterinários do município de forma menos burocrática e dispendiosa. Isso também representará uma maior segurança para o consumidor que terá a garantia de adquirir produtos mais saudáveis. Hoje, através de Tiziu, o estado se mostra mais uma vez parceiro na concretização desse serviço”, disse.

Lene Radina/ASCOM PMJ
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 20:30

Prefeitura de Bodocó e Sebrae articulam parcerias para geração de novas fontes de renda

Discutir ações voltadas para o desenvolvimento de Bodocó e geração de novas fontes de renda, esse foi o tema da reunião que aconteceu nesta quinta-feira (12) na Prefeitura de Bodocó. Participaram da reunião, o prefeito Túlio Alves, o vice-prefeito, Edmilson Alencar, os secretários municipais Carlos Ferreira (Educação), Lusimar Lima (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Renato Lócio (Cultura, Esportes, Juventude e Turismo) e membros da equipe técnica do Sebrae – Unidade Sertão do Araripe, a analista RossanaWebster e os consultores Luís Cesar Pivovar e Shalana Paiva.

O principal objetivo da parceria écontribuir com o município na definição de prioridades estratégicas e planos de ação para o desenvolvimento local, considerando-se ações nas áreas de políticas públicas, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia, produção da agricultura local, bem como ações educativas voltadas para o empreendedorismo. Entre os assuntos abordados, a formalização de empresas e microempreendedores individuais, criação de uma Sala do Empreendedor, gerando assim,novas fontes de renda para o município.

Agricultura e Educação–A parceria visa o desenvolvimento local sustentável através do Programa de Alimentação Escolar – PNAE para o fortalecimento dos agricultores familiares do município.O PNAE financia a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar para a alimentação dos alunos matriculados na rede pública de ensino. Além de contribuir para o desenvolvimento local, o programa também incentiva as práticas saudáveis de alimentação. O agricultor familiar que fornece a sua produção para a alimentação escolar contribui para o desenvolvimento econômico local, a valorização dos produtos familiares, incentiva a organização, cooperação, formalização e a inclusão social e econômica do homem do campo.

Cultura e Turismo–As ações visam provocar a integração entre o turismo, a cultura, a gastronomia e o artesanato, de modo a fortalecê-los como atrativos turísticos de Bodocó. Para o prefeito Túlio, a parceria entre o governo municipal e o Sebrae trará benefícios para Bodocó, a exemplo da geração de renda para os produtores locais e a formalização para microempreendedores individuais. “Estamos no início do nosso governo, mas já estamos buscando ações que priorizem o desenvolvimento local. A parceria com o Sebrae trará boas oportunidades de crescimento e fortalecimento para nosso município”, afirmou.

Ascom Bodocó
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 18:27

Investimento de R$ 5,2 milhões da Codevasf fortalece produção familiar no semiárido baiano

Ação vai beneficiar 2 mil agricultores de 45 associações em 14 municípios do Norte da Bahia que convivem com os efeitos da estiagem prolongada

Cerca de 2 mil agricultores familiares da região Norte da Bahia, semiárido do estado, terão sua produção fortalecida em 2017. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) acaba de investir R$ 5,2 milhões em máquinas e implementos agrícolas que vão otimizar e dar mais eficiência aos produtores rurais de 45 associações, o que vai contribuir para o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida de famílias que convivem com a estiagem prolongada.

Os recursos que viabilizaram a ação são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. Serão colocados à disposição dos agricultores 45 tratores agrícolas, 16 carretas-tanque, 39 carretas agrícolas, 44 grades aradoras, 35 grades niveladoras, 43 sulcadores leves e 41 roçadeiras hidráulicas.

“Vai ajudar demais no arado da terra e no dia-a-dia da nossa comunidade”, comemora Reginaldo da Silva, presidente da Associação Comunitária de Piabas e Adjacências, na área rural de Campo Formoso, que reúne 62 famílias cujos principais cultivos são feijão, maracujá, abacaxi e tomate. “A vinda desse trator irá aumentar nossa produção e, consequentemente, a geração de emprego e renda para toda região”, aposta a agricultora Sebastiana Maria de Oliveira.

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, no Submédio São Francisco baiano, Misael Aguilar, destaca que o fortalecimento da produção agrícola familiar em comunidades rurais do semiárido é uma linha de ação da Codevasf que promove a inclusão produtiva e garante a subsistência das famílias num cenário de seca prolongada.

Os produtores rurais que vão ser beneficiados com a ação vivem e produzem nos municípios de Abaré, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Casa Nova, Curaçá, Jacobina, Juazeiro, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Remanso, Santa Brígida, Uauá e Várzea Nova.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 18:00

Candidatura de Lula seria tentativa de blindá-lo de condenações

O movimento que busca consolidar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às eleições presidenciais de 2018 pode coibir ações da Justiça contra ele. A avaliação é do jornalista Gerson Camarotti, colunista do G1.

Pessoas próximas ao ex-presidente veem na estratégia uma forma de evitar condenações. "Depois que o nome de Lula for colocado na disputa, qualquer ação contra ele será vista como uma forma de impedir sua candidatura", teria dito um parlamentar petista ao Blog de Camarotti.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, um político não pode ser candidato depois de condenado na Justiça por um colegiado. Em campanha informal, o ex-presidente participou de ato em Salvador na quarta-feira (11) e, nesta quinta (12), esteve em Brasília.

publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 15:30

MPF diz que Geddel integrava 'verdadeira organização criminosa'

No documento em que pediu a realização de busca e apreensão em resiências de Geddel Vieira Lima, o Ministério Público Federal escreveu que ele e outras pessoas "faziam parte de uma verdadeira organização criminosa". Os investigados manipularam recursos e créditos que seriam emprestados pela Caixa Econômica Federal. 
 
Conforme já mostramos, as buscas e a quebra de sigilo bancário foram autorizadas pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do DF, em 19 de dezembro de 2016.
 
"Os elementos de prova colhidos até o presente momento apontam para a existência de uma organização criminosa integrada por empresários brasileiros e agentes públicos que, ocupando altos cargos na Caixa Econômica Federal e no Parlamento brasileiro, desviavam de forma reiterada recursos públicos a fim de beneficiarem a si mesmos, por meio do recebimento de vantagens ilícitas, e a empresas e empresários brasileiros, por meio da liberação de créditos e/ou investimentos autorizados pela Caixa Econômica Federal em favor desses particulares", escreveu o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.    

Bocão News
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 14:27

SAAE elabora planejamento de ações para 2017

Melhorar a qualidade dos serviços prestados à população é a meta da direção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro para o ano de 2017.  O diretor da autarquia, Joaquim Neto, por orientação do prefeito Paulo Bonfim, determinou que todos os setores elaborem um plano de ação para continuar avançando nas melhorias do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, na sede e no interior do município.

Nesta quarta-feira (12) o diretor de Água e Esgoto do Interior, Marcondes Barros, se reuniu com todas as equipes de bombeiros dos distritos de Itamotinga, Mandacaru e Maniçoba a fim de traçar metas para fortalecer e melhorar ainda mais as ações em todo o interior.

Marcondes solicitou durante o encontro que os servidores mantenham o mesmo compromisso dos anos anteriores, principalmente no atendimento ao público. O técnico de segurança no trabalho Josivaldo Nunes, também esteve na reunião orientando e explicando a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para maior segurança dos profissionais.

“Tivemos nos últimos anos o maior volume de investimentos já visto no interior do município e vamos continuar trabalhando com o mesmo entusiasmo para  atender todas as localidades com água de qualidade, seja através de poços ou de adutoras, a exemplo do que foi feito nos governos do ex-prefeito Isaac Carvalho e, com certeza terá continuidade na gestão de Paulo Bonfim”, detalhou Joaquim Neto.

Por Antonio Pedro/Ascom/SAAE
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 14:25

Miguel Coelho e Gonzaga Patriota acertam recursos para infraestrutura de Petrolina

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira (12) a visita do deputado federal Gonzaga Patriota. O encontro teve como pauta principal uma agenda de investimentos para obras de infraestrutura e melhoria da iluminação pública de Petrolina. Também foi discutido o cenário político nacional e regional. 

Miguel pediu o apoio de Gonzaga para colocar em prática um plano de ações para a infraestrutura da capital do São Francisco. O deputado federal não apenas garantiu suporte político como também disponibilizar emendas parlamentares para melhorar a iluminação da Avenida Perimetral e para obras no município sertanejo.     

Correligionários do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Miguel e Gonzaga se encontraram pela segunda vez em menos de dois meses. "Eu falava antes de assumir a prefeitura que num momento de dificuldades como o atual é muito importante ter força política e parcerias. Tenho insistido nesse discurso ainda mais depois que percebemos a situação crítica em que encontramos a Prefeitura e Gonzaga será um grande parceiro para trazer investimentos para nossa cidade", ressaltou o prefeito. 

Ascom Prefeitura de Petrolina Foto Ivaldo Reges
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 12:29

PEC de tucano vetaria candidatura de Lula à presidência da República

Uma proposta de lei do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) pode proibir a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu terceiro mandato para a Presidência da República nas eleições de 2018.

De acordo com o Blog de Jamildo, no UOL, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 41/2016 proibe a reeleição de candidatos que já tenham exercido por duas vezes mandato de chefe do Poder Executivo, como é o caso do ex-presidente.

A medida atingiria também ex-prefeitos e governadores, mesmo se os cargos tiverem sido exercidos em estados ou municípios diferentes, de forma não consecutiva e na sucessão ou substituição dos eleitos nos seis meses anteriores ao pleito.

A medida de Bauer está aguardando designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Fonte: NMB
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 11:26

Prefeito de Curaçá regulamenta decreto inédito que irá beneficiar agricultores e o comércio local

Através do Decreto Municipal nº 023/2017, o Prefeito Pedro Oliveira, com vista a promover o desenvolvimento econômico e social no âmbito local, ampliar a eficiência das políticas públicas e incentivar a inovação tecnológica, resolve para as contratações públicas de bens, serviços e obras, conceder tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte, agricultor familiar, produtor rural, pessoa física, microempreendedor individual - MEI e sociedades cooperativas de consumo sediadas local ou regionalmente.

De acordo com o prefeito, contribuir com o desenvolvimento do comercio de Curaçá era uma promessa de campanha e que hoje é realidade. “Essa relação de contratação se dá de forma mais simples, com menos burocracia, visando facilitar que produtos e serviços sejam adquiridos no comercio da cidade de grande ou pequeno porte, contribuindo para a economia local”, afirmou.

Essa iniciativa inédita no Município diz respeito ao Decreto Federal 8.538/2015, mas que só foi regulamentado agora, através do Decreto acima citado, dada a grande importância para a valorização da economia de Curaçá.

Ascom - Prefeitura Municipal de Curaçá
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 10:26

Ministro do governo Temer tem bens bloqueados

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), teve bens bloqueados nesta quarta-feira (11) devido a um processo de improbidade administrativa que corre na Justiça do Mato Grosso.

A decisão permitia o bloqueio de até R$ 4 milhões de Maggi e outros oito réus. O ministro teve R$ 403 mil indisponibilizados. A decisão, tomada na segunda (9) pelo juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, também bloqueou veículos do ministro.

Outro réu afetado foi o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso José Riva (PSD), que ficou conhecido como o "maior ficha-suja do país" por responder a mais de cem processos. Uma das ações chegou a colocá-lo na prisão por quatro meses.

Maggi é acusado de participar de esquema que comprou uma vaga de conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Mato Grosso. O ex-conselheiro Alencar Soares Filho e teria recebido R$ 4 milhões para se aposentar antes do prazo, abrindo lugar para a nomeação do ex-deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida.

Além do bloqueio de bens, Bortolussi Júnior também determinou o afastamento de Sérgio Ricardo do cargo, mas ele manterá o salário até a conclusão do processo.O caso da venda da vaga foi investigado pela Polícia Federal na Operação Ararath, que apura esquema de lavagem de dinheiro por meio de empresas negociadoras de crédito no Mato Grosso.

Um inquérito criminal que investigava Maggi no âmbito da Operação Ararath foi arquivado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli por recomendação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

OUTRO LADO

O ministro informou por meio de nota que está pronto para "prestar todos os esclarecimentos à Justiça" e "recorrer da medida, por entender não ter sido justa a decisão proferida".

Maggi disse ainda que o entendimento do juiz do Mato Grosso está "na contramão do entendimento do Procurador-Geral da República, a quem coube apurar com rigor as denúncias que geraram o presente feito". Com informações da Folhapress

Fonte: NMB
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 08:20

IRRESPONSABILIDADE COM O FORNECIMENTO DE ÁGUA EM REMANSO

O Presidente do Partido Verde da cidade de Remanso, Alessandro Nunes, relata que a população vem sofrendo há muito tempo as consequências com a irresponsabilidade da agência do SAAE responsável pelo abastecimento de água na cidade. “A água está sendo fornecida para os moradores sem nenhum tipo de tratamento, chegando as residências com um forte odor e com a cor marrom escura, e tem lugares que há meses a água não chega, um dos exemplos é a região da Vila Santana onde moradores estão sendo obrigados a pagar carros pipas para que forneçam água para eles. O abastecimento de água é um serviço essencial e uma necessidade básica para a sobrevivência da humanidade, do jeito que o SAAE está fornecendo a água, estou vendo a hora de acontecer uma grande epidemia na cidade se não tomarmos as providências urgentes" disse.

"Aparentemente a água está sendo bombeada diretamente do rio para as torneiras e devido a grande seca deste ano, criadores estão levando seus animais para a beira do rio para pastar e beber água e por lá, encontramos grande quantidade de fezes desses animais e até mesmo animais mortos em estado de putrefação na beira do rio, isso é mais uma agravante para a contaminação da água prejudicando o meio ambiente e a população. É impressionante como o Executivo e o Legislativo da nossa cidade não tomam providênciais em relação a isso!!! Não podemos admitir esse descaso com o nosso povo” acrescentou o presidente do PV. Alessandro Nunes ressalta que a água contaminada pode trazer doenças como Leptospirose, Diarreias, Hepatite A, Cólera entre outras. Ele também espera providências por parte da prefeitura e do Ministério Público da cidade.

publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 06:00

Charles Leão afirma que continua no bloco de oposição em Juazeiro

O ex-candidato a prefeito de Juazeiro pelo Partido Popular Socialista (PPS), Charles Leão, participou, nesta quinta-feira (12), de uma entrevista no programa Geraldo José transmitido pela Rádio TransRio (99,9) e Rádio Juazeiro AM (1.190).

Na ocasião, Charles Leão reafirmou que continuará no bloco da oposição ao prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) em Juazeiro. “Desde sempre eu falei que sou oposição, meu caminho é muito claro, minhas posições são muito claras. O único canto de sereia que me seduz é atender os anseios da população”, disse.

O ex-candidato pontuou ainda que o bloco de oposição também deve ser composto por cidadãos comuns. “A oposição não se faz por pessoas que tenham mandato. Se faz com cada cidadão. Cada cidadão deve fazer uma oposição sadia para um melhor destino da cidade”.

Ao longo da entrevista Charles Leão respondeu muitos questionamentos dos ouvintes, sendo um deles sobre as acusações de compra de votos que membros da oposição afirmam que ocorreu nas eleições municipais de outubro do ano passado.

“Foi movida uma ação sobre compra de votos e recorremos de outra. Essa questão está sendo tratada pelos meus advogados. Estamos acompanhando através dos advogados. Todos abominam campanhas suntuosas”, pontuou.

Ao final da entrevista, Charles Leão salientou que apesar de fazer oposição ao governo municipal torce para que a nova gestão dê certo. “Apesar de ser oposição a gente torce pelo governo e qualquer um cidadão deve e pode se expressar e torcer para que o governo dê certo. A democracia é isso, falar para se ter o melhor governo. Torço que dê certo porque dando certo a população estará feliz”.

Polêmica

O comunitário Davi Lima participou da entrevista por telefone e afirmou que na última eleição municipal aconteceu uma série de fraudes eleitorais. O comunitário chegou a assegurar que há até sete (07) ações judiciais que investigam o resultado das eleições em Juazeiro. “São 100 mil pessoas prejudicadas. O que esperamos é que a justiça dê uma reposta ao povo. O governo poderá mudar em breve”.

Após o depoimento do comunitário, o secretário de Governo, Clériston Andrade, participou do programa Geraldo José e respondeu as acusações feitas por Davi Lima. “Em Juazeiro tivemos uma vitória limpa, o governo de Paulo Bomfim é legítimo, ele foi diplomado, as contas foram aprovadas e ele foi empossado ao cargo porque o povo quis assim e ele foi aprovado nas urnas. As pessoas tem que se acostumar com a democracia. Infelizmente, essa pessoa que fez as acusações fez em todas as últimas eleições de Juazeiro, se acostumou a perder e a não respeitar o resultado das eleições”, frisou.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.