Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 24 de Maio / 2017 às 20:39

"A Bahia não se deixará asfixiar pela crise", afirma Rui

"A Bahia não ficará de joelhos e não se deixará asfixiar pela crise. Nós continuaremos de pé e sendo admirados no país inteiro". A frase do governador Rui Costa foi um dos destaques do discurso realizado nesta quarta-feira (24), durante a formalização de parceria com 126 municípios baianos para a recuperação de 3 mil quilômetros de rodovias. "Muitos se perguntam como é que eu estou conseguindo fazer tanto com tão pouco e tão rápido. Não há segredo, apenas muito trabalho. Juntos nós vamos superar as dificuldades e haveremos de orgulhar muito o povo da Bahia", afirmou. 

Ainda no evento, realizado em Salvador, Rui propôs uma reunião com todos os governadores do País para discutir uma solução destinada a tirar o Brasil da crise. "Quem ama o Brasil, quem de fato está na política por amor às pessoas, não pode ter apego ao cargo. Se a eleição for antecipada, eu topo abreviar o meu mandato porque acima dos meus interesses políticos estão os interesses do povo baiano e brasileiro", acrescentou. 

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 24 de Maio / 2017 às 20:27

Vereador Charles Leal (PDT) se reúne com o secretário para discutir sinalização indicativa de pontos Turísticos de Juazeiro

O vereador de Juazeiro Charles Leal observando a falta de orientação que os turistas e banhista têm quando procuram alguns pontos turísticos da região, conversou com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura do município, Sérgio Fernandes, para analisar algumas dessas placas. Exemplo: placas indicando Rodeadouro e Cachoeira do Salitre. “As placas de indicação são uma importante ferramenta de comunicação, além de grande utilidade para a segurança das pessoas. É muito importante que esses pontos fiquem bem visíveis, pois são locais que tem grande destaque na região," disse Charles Leal. O secretário Sérgio Fernandes prontamente atendeu o pedido do vereador e colocou em sua programação de trabalho prioridade no assunto.

Ascon/Charles Leal
publicado em 24 de Maio / 2017 às 19:48

Janot pede ao STF retirada do nome de Jutahy de investigação da Lava Jato

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) a retirada do nome do deputado federal baiano Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) do âmbito da Operação Lava Jato. Ele atendeu a recurso do parlamentar, que alegou que seu processo de prestação de contas de campanha não tem nada a ver com a operação Lava Jato.

Fonte: Política Livre
publicado em 24 de Maio / 2017 às 19:24

Alepe deve apoiar buscas por assassino da menina Beatriz


INICIATIVA – Em reunião do colegiado, a família da vítima e a delegada do caso foram ouvidas por parlamentares. Foto: João Bita/Alepe

A Assembleia Legislativa vai apoiar as buscas pelo assassino da estudante Beatriz Angélica Mota, 7 anos, morta com 42 facadas dentro de uma escola em Petrolina (Sertão do São Francisco). Um vídeo sobre o caso – ocorrido em dezembro de 2015 – poderá ser produzido com apoio da Casa, que também deverá colaborar para aumentar o valor da recompensa por informações via Disque-Denúncia. A iniciativa foi anunciada durante reunião da Comissão de, nesta quarta (24), quando a família da vítima e a delegada do caso foram ouvidas a pedido do deputado Odacy Amorim (PT). “Na reunião, conseguimos ir além do escopo político do colegiado, alcançando o compromisso deste Parlamento no esclarecimento sobre esse crime”, declarou o deputado Edilson Silva (PSOL), presidente da Comissão.

A partir de sugestões do primeiro vice-presidente da Alepe,  Pastor Cleiton Collins (PP), e do líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB) – ambos membros titulares do grupo parlamentar –, foram debatidas formas de a Alepe atender ao apelo de ajuda da família da menina. “Acredito que o resultado da reunião foi bastante positivo na tentativa de diminuir o sofrimento dos parentes”, afirmou Odacy Amorim.

“Como integrante da Mesa Diretora, sugiro a ampliação do alcance desse caso, a partir de sua divulgação na Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que será realizada no próximo mês, no Paraná”, destacou Collins. Já Isaltino Nascimento apontou para a importância da produção de um vídeo ancorado por profissional de renome nacional a fim de chamar atenção para o caso. “Defendo que a Assembleia dê apoio a esse material e ajude a divulgá-lo em suas redes sociais e site, como forma de nacionalizar o caso.” O parlamentar também frisou a possibilidade de a Casa incrementar os R$ 10 mil já oferecidos como recompensa pelo Disque-Denúncia.

À frente da investigação do caso há um ano, a delegada Gleide Ângelo considerou que o apoio será “muito importante para solucionar o crime”. “Foi justamente isso que viemos buscar. Precisamos dar projeção nacional ao que ocorreu em Petrolina, porque acreditamos que o assassino não está mais no nosso Estado”, destacou. O crime ocorreu durante uma festa realizada no dia 10 de dezembro de 2015, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde Beatriz estudava. O inquérito está no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Além da delegada, familiares compareceram à reunião. Um protesto em frente do MPPE foi realizado ontem a tarde. “Há 531 dias, nossa vida perdeu o sentido. Há um espaço que não pode ser preenchido”, disse Sandro Romilton, pai de Beatriz. “Temos imagens de quem realizou essa brutalidade. Precisamos da ajuda de todos para que o assassino seja encontrado e impedido de destruir outras famílias”, clamou Lucinha Mota, mãe da vítima.

Fonte: Alepe
publicado em 24 de Maio / 2017 às 18:21

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes tem audiência com o Governador Rui Costa e agenda no Distrito Federal

Esquerda para direita: Dr. Enilson, Governador Rui Costa e o Deputado Federal José Carlos Araújo.

Em mais uma semana de peregrinação em Salvador e na capital federal o prefeito da cidade de Campo Alegre de Lourdes Dr. Enilson cumpriu extensa agenda de reuniões e conferências para firmar novas parcerias e convênios para implantações de novos projetos e a busca de recursos para as obras que já estão em andamento como o asfaltamento da BR-235 e da adutora.

Na capital baiana Dr. Enilson se reuniu com o Governador Rui Costa quando entregou ao chefe do Executivo baiano um ofício requisitando duas ambulâncias sendo uma para o SAMU e outra para o Hospital Municipal. Na oportunidade solicitou ao governador apoio para garantir junto ao DNIT, o fluxo de dinheiro para o pagamento da empresa que iniciou as obras de asfaltamento da BR-235 e a intervenção junto a Codevasf e a Coelba para a celeridade das obras de conclusão da primeira etapa e início da segunda etapa da adutora. Lembrando que a primeira etapa que irá levar água para a sede do município só resta a energização elétrica que é de responsabilidade da empresa Coelba último fator para a concretização dos testes e imediata inauguração.

Ainda com o governador Rui Costa requisitou a sua participação direta junto a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia para definir o processo de mudança das Autorizações de Internação Hospitalar-AIH para o Hospital Municipal e o aval necessário para a modernização, reforma e ampliação do Hospital Municipal, a Base do SAMU e o SESP. Os recursos serão provenientes de emenda parlamentar. O Governador, Rui Costa fez questão de protocolar pessoalmente e encaminhar todos os pleitos no sentido de agilizar soluções para os mesmos.

Ler Matéria Completa
Ascom/Campo Alegre de Lourdes
publicado em 24 de Maio / 2017 às 16:08

Ato contra Temer em Brasília tem confronto; prédios da Esplanada são evacuados

Houve confronto entre a polícia e manifestantes em um protesto em Brasília nesta quarta-feira (24). Quatro foram detidos e um ficou ferido por arma de fogo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Michel Temer e criticam as reformas trabalhista e da Previdência. Às 15h50, havia cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a PM.

Um dos detidos é um professor do Espírito Santo que estava acompanhado da filha, menor de idade. Três dos presos portavam entorpecentes e arma branca, segundo a Polícia Militar. Nesta tarde, vários atos de vandalismo foram registrados ao longo da via. Houve incêndio no Ministério da Agricultura, e equipes do Corpo de Bombeiros estavam no local por volta das 16h.

Também foram danificados os prédios da Fazenda, Minas e Energia, Planejamento e Turismo, além do Museu da República e Catedral Metropolitana. Fachadas foram pichadas com palavras de ordem como "fora, Temer" e "diretas já".

Servidores dos ministérios receberam ordens de evacuar os prédios por volta das 15h30. Pastas e documentos foram retirados dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, que dividem o mesmo prédio na Esplanada.A confusão começou por volta das 14h, quando ativistas de rostos cobertos tentaram furar o cordão de revista policial, montado pela PM entre a rodoviária do Plano Piloto e a Esplanada dos Ministérios. Houve corre-corre, e os manifestantes conseguiram furar o bloqueio, entrando na área da manifestação com hastes de bandeiras, materiais explosivos e perfurantes.

G1 Foto Whatsapp
publicado em 24 de Maio / 2017 às 09:00

Deputado Roberto Carlos parabeniza o governador Rui Costa pelo lançamento do edital para a construção do Hospital Metropolitano

O deputado Roberto Carlos (PDT), que está sempre presente na secretaria de Saúde do Estado para garantir melhorias no setor da saúde, comemorou uma importante ação do governador Rui Costa, pela causa: a publicação no Diário Oficial do edital para construção do Hospital Metropolitano, no município de Lauro de Freitas, ao lado da Via Parafuso.

Segundo o parlamentar, é incontestável o excelente trabalho do governador Rui Costa em benefício da população baiana. “Sem dúvidas, Rui está fazendo história em nosso Estado, como um dos melhores governadores que a Bahia já teve. Agora, com esta obra, o objetivo é que em 2018 a população da Bahia possa contar com este reforço na saúde, através deste novo hospital em nossa região metropolitana, que deverá atender a diversas especialidades”, disse o deputado Roberto Carlos.

O investimento, para essa obra, será em torno de R$ 150 milhões. “Esperamos que, com 265 leitos, sendo 30 Unidades de Tratamento Intensivo, o Hospital Metropolitano seja referência em casos de urgência e emergência”, afirmou o deputado Roberto. O Governo do Estado tem previsão para inaugurar dois novos hospitais este ano, um na cidade de Ilhéus, e o outro na região da Chapada Diamantina.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 24 de Maio / 2017 às 07:29

SÍLVIO COSTA CONVERSA COM CARLOS AYRES BRITTO SOBRE SUCESSÃO DE TEMER

O vice-líder da oposição na Câmara Federal, deputado Silvio Costa (PTdoB/PE), reuniu-se na tarde desta terça-feira (23) com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, em seu escritório de Brasília. O deputado e o ex-ministro conversaram sobre o processo eleitoral para a sucessão presidencial. Nesta segunda-feira (22), Silvio Costa deu entrada a uma Consulta Jurídica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indagando sobre quais serão os critérios de elegibilidade de um candidato à Presidente da República na eventualidade de uma eleição indireta.

"O artigo nº 81 da Constituição Federal estabelece eleição direta para presidente no caso de vacância do cargo nos últimos dois anos do período presidencial. Entretanto, este artigo constitucional não foi normatizado por Lei Complementar. Em razão disso, poderemos ter um processo de judicialização no País o que, neste momento, será profundamente maléfico para o futuro do Brasil", destaca o vice-líder da oposição, Sílvio Costa..

O deputado Sílvio Costa defende eleições diretas para a sucessão de Michel Temer, porém, para que esse processo se concretize seria preciso a aprovação de uma emenda constitucional, o que dificilmente ocorrerá no Congresso. Na reunião com Carlos Ayres Britto, o deputado Sílvio Costa abordou com o ministro, além das questões jurídicas, o momento político vivido pelo País.

Ascom Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa
publicado em 23 de Maio / 2017 às 22:00

Rui se reúne com 126 prefeitos e formaliza apoio a consórcios para obras em 3 mil quilômetros de estradas

Cento e vinte e seis prefeitos de oito regiões baianas assinam contrato com o governo baiano para apoiar os Consórcios Públicos de Infraestrutura da Bahia - Consórcio Multifinalitário, nesta quarta-feira (24), às 9h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia. O governador Rui Costa participará da assinatura de apoio aos consórcios, que tem por finalidade executar serviços de manutenção de estradas em mais de 3 mil quilômetros de extensão, por meio de parcerias entre o Estado e os municípios.

Ao todo, são dez consórcios, dos quais dois já tiveram os contratos assinados – Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. Os oito que assinarão contratos com o governo nesta quarta-feira são: Mata Atlântica, Chapada Forte, Território do Sisal, Território do São Francisco, Municípios do Oeste da Bahia, Alto Sertão, Bacia do Jacuípe e Território de Irecê.

Secom
publicado em 23 de Maio / 2017 às 20:25

VEREADOR CHARLES COMEMORA RESULTADO DA ELEIÇÃO NO BAIRRO JOÃO XXIII

Durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22) o vereado Charles Leal (PDT) expressou a sua alegria e felicidade com o resultado expressivo da eleição no bairro João XXIII ocorrida no último domingo (21). "O bairro João XXIII tem um grande número habitantes e o resultado foi muito positivo. Quero aqui parabenizar Náide (presidente) e Elma (vice), mulheres aguerridas que venceram o processo eleitoral e agora juntos vamos procurar atender as demandas da população do bairro" disse Charles Leal.

A eleição foi organizada pela Federação das Associações e Entidades afins e a chapa vencedora, chapa 3, obteve 277 votos, sendo eleita a Senhora Naide para a presidência da entidade. A chapa 02, encabeçada por Moura e Padaria alcançou 196 votos.

publicado em 23 de Maio / 2017 às 19:00

"Nova acusação contra Lula é frívola e fruto de tese política" declaram advogados

A denúncia apresentada nesta segunda (22/05) pela Força Tarefa da Lava Jato contra Lula mostra uma desesperada tentativa de procuradores da República justificar à sociedade a perseguição imposta ao ex-Presidente nos últimos dois anos, com acusações frívolas e com objetivo de perseguição política. A nota que acompanhou o documento deixa essa situação muito clara ao fazer considerações que são estranhas à área jurídica e às regras que deveriam orientar a atuação de membros do Ministério Público, como a legalidade e a impessoalidade declaram os advogados do ex-presidente.

A peça buscou dar vida à tese política exposta no PowerPoint de Deltan Dallagnol, para, sem qualquer prova, atribuir a Lula a participação em atos ilícitos, envolvendo a Petrobras, que ele jamais cometeu. Os procuradores reconhecem não ter qualquer prova de que Lula seja o proprietário do sítio, embora tenham repetido esse absurdo por muito tempo em manifestações formais e em entrevistas impropriamente concedidas à imprensa: “A forma de aquisição da propriedade e seu registro, mediante possíveis atos de ocultação e dissimulação, não são objeto da denúncia”.

"Mas recorreram a pedalinhos e outros absurdos para sustentar a tese de que Lula seria o beneficiário de obras realizadas no local e que os valores utilizados seriam provenientes de supostos desvios ocorridos em contratos firmados pela Petrobras. A afirmação colide com todos os depoimentos já colhidos em juízo, até a presente data, com a obrigação de dizer a verdade, que afastam o ex-Presidente da prática de qualquer ato ilícito" prosseguem os advogados.

"A Lava Jato age de forma desleal em relação a Lula, com acusações manifestamente improcedentes e com a prática de atos que são ocultados de sua defesa. Hoje mesmo, o ex-Senador Delcídio do Amaral reconheceu em depoimento prestado na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba que participou no Mato Grosso de Sul de interrogatório solicitado por autoridades americanas com a participação do Ministério Público Federal e com representantes da Petrobras. O ato, embora relacionado às acusações feitas contra Lula, não havia sido revelado e os documentos correspondentes ainda são desconhecidos. A falta de justa causa para o recebimento da ação penal proposta nesta data é flagrante e um juiz imparcial jamais poderia recebê-la" concluíram os representantes do ex-presidente.

publicado em 23 de Maio / 2017 às 17:30

PT-BA aposta Rui para presidente em 2018 caso Lula e Wagner estejam impedidos

Bem avaliado pela população baiana e dado como candidato certo à reeleição em 2018, o governador Rui Costa pode alçar voos ainda maiores no próximo pleito. Se depender do PT-BA, Rui pode deixar o Palácio de Ondina para se tornar o mais novo inquilino do Palácio do Planalto. De acordo com o presidente reeleito da sigla no estado, Everaldo Anunciação, o governo realizado pelo petista tem sido tão bem visto pelo PT nacional que já se começa, aos poucos, a aventar-se o nome dele como candidato à Presidência da República, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Jaques Wagner estejam impedidos. Lula é réu em cinco processos, enquanto Wagner – o nome dele é considerado como plano B em uma espécie de “linha sucessória” petista para candidatos em 2018 - foi citado na Operação Lava Jato e pode se tornar alvo de investigações. “A forma como ele se relaciona com a base, compõe o governo, que o governo dele funcionando, isso termina refletindo no PT, fazendo com que o impacto da crise do partido aqui na Bahia seja menor.

Por isso que o nome dele já vem sendo até falado no partido. Depois de Lula, a candidatura de Jaques Wagner e depois a candidatura de Rui. A influência dele, nacionalmente, já é comentada”, afirmou Everaldo, em entrevista ao Bahia Notícias. Entretanto, o dirigente estadual destacou que as menções ao governador são incipientes e ressaltou que Rui é o candidato petista para o governo do Estado em 2018, enquanto o partido deve apostar no ex-presidente Lula nacionalmente. Nas eleições que confirmar Everaldo como presidente do PT por mais dois anos, a ausência de Rui se tornou alvo de especulações. Diante disso, ele negou um provável afastamento entre o governo e a sigla. “Não há nenhum distanciamento de Rui e PT, de PT com Rui e PT com base aliada. De maneira nenhuma. Nós conversamos. Ele ficou em dúvida, disse que não queria se envolver, não influenciar. Ele tomou o cuidado de buscar unidade e não se envolver”, rebateu. Recém-reeleito, o presidente da agremiação na Bahia contou que as agendas mais urgentes são articular a saída do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas, além de preparar a delegação que vai participar do congresso nacional do PT, de 1º a 3 de junho deste ano.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 23 de Maio / 2017 às 16:30

O deputado Roberto Carlos propõe homenagem ao deputado Newton Cardoso Júnior

O deputado Roberto Carlos (PTD) apresentou projeto de resolução propondo o Título de Cidadão Baiano ao deputado federal Newton Cardoso Júnior, (PMDB-MG). No documento, o pedetista diz que o homenageado tem a política em sua vida desde a infância porque os seus pais são políticos, Newton Cardoso, ex-deputado federal e governador de Minas Gerais, entre 1987 e 1991 e a mãe, deputada e primeira-dama, Maria Lúcia Cardoso.

Caso o projeto seja aprovado, a homenagem será feita em uma sessão especial a ocorrer na Assembleia Legislativa, em dia e horário a serem definidos. Embora nascido no Estado de Minas Gerais, Newton Cardoso Jr. tem raízes na Bahia, pois seus avós paternos são naturais do Estado.

O homenageado, que pela primeira vez ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados, tem formação em administração de empresas e trabalhou como executivo de um grupo empresarial com atividades no agronegócio, siderurgia, reflorestamento e gestão imobiliária. Ele escreveu em sua ata de propostas para o mandato que iria “priorizar a saúde, educação, recursos hídricos, segurança pública, e desenvolvimento regional, e assim, a população poderá ter um emprego e acesso a uma renda”, concluiu o pedetista.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 23 de Maio / 2017 às 15:00

Governo do Estado nomeia 35 peritos aprovados em concurso público

O Governo do Estado vai nomear mais 35 peritos (25 médicos-legais e 10 odonto-legais) aprovados em concurso público. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa por meio do Twitter (@costa_rui), na tarde desta segunda-feira (22). "Com isso, fechamos as nomeações de todos candidatos aprovados no curso de formação. Esforço feito para atender ao interior do estado", comentou Rui. 

O decreto com a relação dos candidatos será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (23). O impacto financeiro com estas nomeações será de R$ 6,2 milhões anuais. Os 35 peritos vão atuar no interior baiano e somar-se a outros 86 já nomeados pelo mesmo edital de 2014 para compor o quadro de servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

Com esta nomeação, o Governo alcança o número de 121 peritos nomeados (38 criminalísticos, 56 médicos-legais, 10 odonto-legais e 17 técnicos de polícia).

Ascom
publicado em 23 de Maio / 2017 às 10:29

Câmara aprova reajuste para funcionalismo

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (22), presidida pelo vereador Alex Tanuri, a Câmara de Vereadores de Juazeiro, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Nº 3.305/2017 de autoria do Poder Executivo Municipal que altera o artigo 4º da Lei Nº 2.675 de 30 de março de 2017, que autoriza aumento salarial no salário base e proventos no quadro dos servidores públicos municipais estatutários efetivos e/ou estabilizados e temporários.

Título de Cidadão

Foi também promulgada a resolução Nº 07/2017 que concede Título de Cidadão Juazeirense ao Sr. Celso Oliveira de Carvalho pelos relevantes serviços prestados ao Município de Juazeiro.

Ascom/EUDES SAMPAIO
publicado em 23 de Maio / 2017 às 10:00

Michel Temer aceita renunciar se tiver garantias de que não será preso, diz jornal

O presidente Michel Temer (PMDB) pode renunciar se tiver garantias de que, sem foro privilegiado, não será preso pela Polícia Federal. As informações são da coluna Poder em Jogo, do jornal O Globo. De acordo com a publicação, o alto comando da coalizão partidária que sustenta Temer quer encontrar um mecanismo que permita a renúncia do peemedebista sem risco de prisão.

O próprio Temer já teria concordado com a ideia. As opções dadas pelos caciques dos partidos são indulto ou pedido de asilo. Entre os articuladores da medida estão nomes como José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Romero Jucá e Renan Calheiros.

O que ainda não há é um nome para substituir Temer e garantir uma agenda mínima para a transição até 2018 e até mesmo convocação de uma assembleia constituinte. Gilmar Mendes e Nelson Jobim teriam a preferência do PMDB, ao tempo em que Tasso Jereissati se apresentou, nesta segunda-feira (22), como garantidor das reformas no Congresso.

publicado em 23 de Maio / 2017 às 09:30

Deputado Marcelino Galo e vereadores defendem implantação de Policlínica em Jacobina

Em audiência com o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas Boas, em Salvador, nesta segunda-feira (22), o deputado Marcelino Galo (PT) junto com os vereadores Martins (PT), Roni do Junco (PT), Júnior de Todos (PC do B) e Irmã Luzinete (PSC) reivindicaram a implantação de uma Policlínica em Jacobina. O equipamento, além de atender o município, suprirá uma demanda histórica de ao menos 19 cidades do território Piemonte da Diamantina, argumentaram. No encontro o secretário informou que as discussões estão encaminhadas, mas a construção da Policlínica em Jacobina dependerá de uma mobilização do consórcio envolvendo os municípios beneficiados pelo equipamento.

 "A construção da Policlínica em Jacobina ajudará, de alguma forma, a preencher uma lacuna que há na saúde do território Piemonte da Diamantina. Nossa luta aqui é para garantir esse benefício para a região, mas é importante que os prefeitos e vereadores das cidades do território de identidade estejam também mobilizados para assegurarmos essa conquista", afirmou Galo, que pontuou sua preocupação com a situação da saúde pública em Jacobina. "Há um problema histórico, sério, que a gestão municipal anterior não resolveu, que a administração atual também demostra não ter capacidade para resolver. A prefeitura precisa contribuir, investir, desenvolver políticas públicas que promovam a saúde, sobretudo com o trabalho preventivo, com investimentos no atendimento básico e nos agentes comunitários de saúde", refletiu o parlamentar.

Na policlínica, a população dos municípios participantes tem acesso a consultas, exames e procedimentos em até 18 especialidades médicas, a exemplo de angiologista, cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, mastologista e neurologista. Exames e serviços como ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, tomografias e ressonâncias também são realizados na unidade.

Hospital Municipal - Na audiência, o secretário Fábio Villas Boas assegurou aos vereadores e ao deputado Marcelino Galo que o Estado pode doar equipamentos para a UTI Neonatal do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho. No entanto, ressaltou Villas Boas, a responsabilidade pela manutenção e funcionalidade dos equipamentos seria da prefeitura. "Saímos daqui satisfeitos, e com a certeza de que a prefeitura precisa assumir suas responsabilidades, pois percebemos que há boa vontade do Estado em garantir políticas públicas para Jacobina. Em relação a Policlínica, estamos na esperança de que o consórcio, que envolve as prefeituras da nossa região, decida pela sua construção em Jacobina. Vamos lutar e mobilizar nosso território para que isso aconteça", afirmou o vereador Martins, que reivindicou também uma ambulância para atender a população do distrito de Lages do Batata.  

Ascom Dep. Marcelino Galo Fotos divulgação / Daniel Ferreira
publicado em 23 de Maio / 2017 às 09:00

Rodrigo Rocha Loures entrega mala que estava desaparecida com R$ 500 mil à PF

Afastado da Câmara Federal, o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) entregou a mala com os R$ 500 mil na sede da Polícia Federal (PF), em São Paulo, ainda na noite desta segunda-feira (21). A informação foi confirmada pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Ainda ontem, o jornal divulgou que a mala estava desaparecida (veja aqui). A última vez que seu paradeiro foi detectado pela PF foi no dia 28 de abril quando Rocha Loures saiu com ela de um estacionamento, na capital paulista, e adentrou um táxi às pressas. De acordo com a delação da JBS, o deputado foi indicado pelo presidente Michel Temer (PMDB) para resolver os assuntos da empresa no governo. Em seguida, o parlamentar foi visto ao receber a mala com dinheiro de Ricardo Saud, lobista da JBS.

BN
publicado em 23 de Maio / 2017 às 07:00

Zó faz indicação ao governo para estabelecer convênios com entidades especializada no autismo infantil

Visando promover uma melhor qualidade na vida das crianças autistas do estado da Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB) apresentou, nesta segunda-feira (22), para a mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia uma indicação 22,139/2017destinada ao governador Rui Costa, para estabelecer convênios com diferentes entidades especializadas no tratamento e acompanhamento de autistas na infância.

Segundo o parlamentar os convênios ajudarão inúmeras pessoas que sofrem com o autismo e dependem de acompanhamento especializado. No Brasil e especificamente no Estado da Bahia não há estatística a respeito da síndrome, apenas uma estimativa, fato que é lamentável. Na indicação, o deputado Zó informa que na Bahia, estima-se que existam cerca de 70 mil pessoas com Autismo. Na medida que o assunto for mais fomentado este número pode aumentar consideravelmente.

"Tenho convicção de que fortalecendo o convênio poderemos contribuir na evolução das crianças, oferecer suporte adequado aos familiares e contribuir para que a identificação seja o mais precoce possível para atenuar os sintomas. Muitos casos são descobertos tardiamente por falta de suportes como esse", esclareceu Zó.

Zó considera que este assunto é necessário e oportuno para conhecimento do problema e para quebra de paradigmas futuros e preconceitos."Os convênios ajudarão inúmeras pessoas que sofrem com o autismo e dependem de acompanhamento especializado com profissionais atualizados na área de saúde e educação sobre o Transtorno do Espectro Autista".

Ascom Dep. Zó
publicado em 22 de Maio / 2017 às 20:54

Janot pede prisão de Aécio e Rocha Loures ao plenário do STF

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recorreu ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) pela prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).

Na semana passada, o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, negou a prisão preventiva dos parlamentares. Desta vez, o recurso apresentado por Janot será apreciado pelo plenário do STF, formado pelos 11 ministros da corte.

Fonte: NMB
publicado em 22 de Maio / 2017 às 15:00

Odacy Amorim prestigia XII Caprishow em Dormentes e participa de seminário sobre o Ovino Berganês

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) esteve na última quinta (18), na cidade de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, e prestigiou a abertura da XII Caprishow - evento que reúne caprinovinocultores de todo o Brasil.

Na tenda cultural, instalada ao lado do pátio de eventos, o parlamentar integrou a mesa do seminário sobre o Berganês – um carneiro de grande porte, sem lã, com bom rendimento de carne, desenvolvido através do cruzamento das raças Santa Inês e Bergamácia. A raça que é uma patente do município de Dormentes está reconhecida pelo Ministério de Agricultura, e poderá ser credenciado em breve, como o ovino do Sertão pernambucano.

"Como membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nós vamos continuar a acompanhar e seremos porta voz do Berganês na Alepe e em todo o Estado, para agilizar o credenciamento da raça em todo território nacional", pontuou o parlamentar.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Odacy Amorim
publicado em 22 de Maio / 2017 às 14:27

PT deve superar divergências e unir forças após reeleição de Everaldo, diz Valmir

Depois de um final de semana de debates acalorados, típico da democracia interna do Partido dos Trabalhadores, os militantes petistas da Bahia já sabem quem vai comandá-los no próximo período. Everaldo Anunciação foi reconduzido ao posto maior da sigla com a maioria dos 310 delegados eleitos (167 contra 143) no Processo de Eleição Direta (PED), neste domingo (21). Além da eleição do presidente, as emendas da tese da chapa Optei foram aprovadas depois de uma vitória expressiva que aconteceu na votação do último sábado (20). Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a recondução de Anunciação na presidência do partido “propicia uma abertura para superar as divergências para o PT sair unido desse processo”. O parlamentar salienta que a vitória de Everaldo aconteceu após a unificação das correntes EPS, CNB e Trabalho.

“O PT nasceu para transformar o sistema político. A legenda amplia, nas esferas públicas, as opiniões políticas dos politicamente excluídos, dos economicamente explorados e dos culturalmente dominados. Então, temos de voltar a ouvir os movimentos sociais, sindicais e populares e desencarnar do governo federal, precisamos aceitar que mandato parlamentar não é governo. Fomos depostos por uma elite dominante que usa práticas tradicionais do mandonismo político do poder do capital. Vamos cobrar união do PT para que possamos derrubar o governo ilegítimo de Michel Temer, realizarmos uma eleição direta e elegermos Lula presidente deste país”, aponta Valmir.

Para o presidente estadual reeleito Everaldo Anunciação, a conjuntura agora é para eleger o presidente nacional na etapa do Congresso do partido em junho, além de traçar estratégias para o próximo período do ano. “Vivemos um tempo de caos na política nacional e esse é mais um momento para fortalecer o partido e todos os setores envolvidos. O importante desse processo interno é a construção dessa política com os movimentos sociais, como o MST, CUT, Fetraf, UNE, negros, mulheres, jovens, indígenas e quilombolas. Todos unidos para derrubar esse governo golpista e restabelecer a ordem no país com Lula presidente”, completa.

A dirigente estadual do partido, Danielle Ferreira, defendeu a unidade para a construção do PT da Bahia. “Precisamos centrar e tirar da presidência da República o golpista do Temer. Hoje é um dia histórico para o PT, onde segmentos que são fundadores deste partido, que estavam ao lado da sigla mesmo nos momentos mais difíceis, se unificaram para construir um PT dos movimentos sociais”. Para o suplente de deputado estadual, Mário Jacó (PT), a tese da Optei prega a mobilização permanente e construção da campanha de Lula, além de ajudar na reeleição de Rui Costa e eleger Jaques Wagner senador da República com bancadas fortes de deputados federais e estaduais. “É assim que precisamos conduzir a política interna do PT”, finaliza.

Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 22 de Maio / 2017 às 08:30

Para Lídice eleição direta é a única saída para garantir a democracia e retomada do crescimento

A senadora Lidice da Mata (PSB-BÁ) defendeu no final de semana que é preciso construir um espaço de diálogo com toda a sociedade brasileira e trabalhar para que ocorram eleições diretas para Presidente da República. "Este é o único caminho para reorganizar a Nação e buscarmos um futuro grandioso que o povo brasileiro merece", disse. A parlamentar baiana lembrou que a crise, agora, atinge diretamente o presidente Michel Temer, que "perdeu apoio e cujas suspeitas recaem sobre sua honestidade,  seriedade e espírito republicano ".

Para Lídice, esta crise teve origem no processo de impeachment da Presidenta Dilma: "Naquele período já falávamos que o impedimento traria graves consequências para a Nação brasileira, porque se estava quebrando um princípio constitucional. Vivemos àquela época uma pressão imensa dos que desejavam tirar a Presidenta Dilma do governo para caracterizar sua saída por crime de responsabilidade por pedaladas fiscais. E o que estamos vendo agora é o Brasil envolto numa crise sem precedentes na história política do Pais, iniciada naquele processo de impedimento".

Eleições diretas já- Embora haja a possibilidade de renúncia de Temer, Lidice não acredita que isso possa ocorrer. "Temos ainda o caminho do impedimento, que é longo, mas eu acredito que o ideal neste momento é reconstruir a democracia, o que passa por consolidar a ideia de chamar imediatamente eleições diretas para Presidente, com escolha pelo povo nas urnas ", defende a senadora. 

Lídice chama a atenção que, no entanto,  é preciso calma, pois o momento é grave. "Temos que ter serenidade para mobilizar a sociedade e convocar  a população para se manifestar de forma firme e pacífica, para impedir que as reformas propostas pelo governo Temer continuem no Congresso Nacional. Só assim poderemos retomar a pauta do desenvolvimento".

Ascom Senadora Lídice da Mata
publicado em 22 de Maio / 2017 às 08:25

Petrolina: Miguel assina ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação no São Gonçalo

Os moradores de duas importantes vias do bairro São Gonçalo tem motivo para comemorar neste começo de semana. O prefeito Miguel Coelho assina a ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação da Avenida do Tapuio e a Rua Severo Dunga. O ato ocorrerá, nesta segunda-feira (22), no local da intervenção, a partir das 10h.

Para a execução das obras, a Prefeitura de Petrolina investirá R$ 439 mil. Os serviços serão coordenados pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade e devem ser concluídos em dois meses.

Além da assinatura da ordem de serviço, o prefeito irá fazer uma vistoria em obras no São Gonçalo. Próximo ao local, está em andamento a construção de um Clube dos Bairros com diversos equipamentos de lazer e esportes. A nova estrutura deve ser entregue para a comunidade do São Gonçalo no próximo mês.

Ascom Prefeitura Petrolina
publicado em 21 de Maio / 2017 às 21:00

EM VÍDEO, DEPUTADO SÍLVIO COSTA PEDE RENÚNCIA DE PAULO CÂMARA E GERALDO JULIO

* Sílvio Costa

Os pernambucanos precisam exigir a imediata renúncia do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB. O vídeo do delator da JBS, Ricardo Saud, é devastador. Ele diz que ia honrar a propina de R$ 14,6 milhões com Geraldo Julio e Paulo Câmara nas eleições de 2014, valor que teria sido acertado com o ex-governador Eduardo Campos, sobre quem não vou falar porque ele não está aqui para se defender. 

O delator diz, também,que doou uma propina de R$ 1 milhão a Paulo Câmara que foi entregue aqui em Pernambuco. Não é possível que Paulo Câmara e Geraldo Julio continuem subestimando a inteligência do povo de Pernambuco. Eu, por exemplo, recebi uma doação oficial da JBS nas eleições de 2010. Basta entrar no site do TSE e todos vão verificar. Então, por que meu nome não foi citado?

Paulo Câmara e Geraldo Julio têm que provar aos pernambucanos que não receberam propina. O prefeito Geraldo Julio pediu a renúncia do presidente Michel Temer, uma atitude com a qual concordo. O governador Paulo Câmara, por sua vez, postou um vídeo nas redes sociais, onde não explica absolutamente nada.

Até quando esses dois atores políticos de Pernambuco vão continuar desrespeitando o povo pernambucano? Na Odebrecht, eles estão enrolados; na Arena Pernambuco, eles também estão envolvidos; no presídio de Itaquitinga, eles igualmente devem explicações. Existem várias investigações da Polícia Federal envolvendo as gestões do PSB no Estado.

Até hoje, eles não explicaram a história do avião que vitimou o ex-governador Eduardo Campos. Paulo Câmara e Geraldo Julio têm adotado a velha tática de dizer que não têm nada a ver com tudo isso. Na verdade, eles não dão respostas porque não têm como se explicar.

* Sílvio Costa é deputado federal e vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados.

Ascom Dep. Sílvio Costa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.