Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 24 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Política

publicado em 24 de Abril / 2017 às 21:57

DECISÃO DO PSB PODE DERRUBAR MINISTRO FERNANDO FILHO

O Ministro das Minas e Energia, Fernando Filho, pode ser o primeiro a cair nesses dias de turbulência no Governo Federal, mas não em virtude do furacão da Lava Jato. A saída do Ministro passou a ser cogitada na noitedesta segunda-feira, em razão da posição adotada pelo PSB, seu partido, de votar contra as reformas da previdência e trabalhista, propostas pelo governo Temer.

Em reunião nesta segunda-feira a direção do PSB decidiu fechar questão contra as reformas propostas pelo governo e punir qualquer parlamentar socialista que se posicionar a favor, numa clara posição de oposição ao atual governo.

A posição do PSB deixa o deputado federal a atual Ministro das Minas e Energia numa saia justa, já que para o governo as votações estão na lista de prioridades e os ministros com mandatos deverão ser inclusive, exonerados, para retornar à Câmara e votar a favor das reformas.

O pai do Ministro, o Senador Fernando Bezerra Coelho, em que pese declarações de que irá recorrer da decisão do seu partido, informou que o cargo de Fernando Filho está à disposição de Temer.

Na outra linha o vice-presidente de relações governamentais do PSB, Beto Albuquerque, em declarações à folha de São Paulo disse que “ninguém que está nesse governo é indicação do PSB. Quem tomou a decisão de estar lá, tem que resolver”, disparou.

Da redação
publicado em 24 de Abril / 2017 às 20:00

Em seminário nacional do PSB, Fernando Bezerra destaca confiança no crescimento do partido

Líder do Partido Socialista Brasileiro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PE) foi uma das principais autoridades convidadas à abertura do Seminário Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos do PSB 2017–2020, nesta segunda-feira (24), em Brasília. Na abertura do encontro, o senador destacou a confiança dele na continuidade do crescimento da legenda nas próximas eleições. “Vamos novamente às urnas, em 2018, para ampliarmos nossa representação nos governos estaduais, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal”, ressaltou. “O Partido Socialista Brasileiro é referência e será um farol para que a sociedade brasileira possa atravessar este período de dificuldades e seguir rumo a um país mais justo”, completou Fernando Bezerra.

Com 418 prefeitos e 387 vice-prefeitos eleitos ano passado, o PSB é o primeiro partido em prefeituras administradas por siglas de esquerda. “Nosso partido tem feito um grande e belo trabalho”, avaliou o senador. “Apesar da perda de sua maior liderança política (Eduardo Campos), o PSB se manteve unido, coeso e forte”, acrescentou o vice-líder do governo no Senado.

Para um auditório lotado, no Centro Empresarial Brasil 21, Fernando Bezerra Coelho defendeu que os prefeitos e vice-prefeitos estejam inteirados sobre a gestão que encontraram. De acordo com o senador, é preciso que os gestores saibam a realidade do município para, inclusive, não criarem falsas expectativas na população. “É importante trabalhar com aquilo que for real, dizendo a verdade”, defendeu.

Ler Matéria Completa
Ascom/Senador Fernando Bezerra
publicado em 24 de Abril / 2017 às 19:47

'A hora que Moro marcar, estarei em Curitiba', diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (24) que seu depoimento a Sergio Moro será sua "primeira grande oportunidade" de se defender e que a hora que o juiz marcar sua ida a Curitiba, estará lá para "falar a verdade"."Estou tranquilo, não estou preocupado com a data. A data é do juiz Moro. A hora que ele marcar, estarei em Curitiba", disse Lula durante evento do PT em Brasília.

"Quero comparecer porque é a primeira grande oportunidade que eu não vou ser atacado pelas revistas e televisões. Eu vou ter, de viva voz, o direito de me defender. No meu primeiro depoimento, o horário é meu. Faz três anos que estou ouvindo", completou o petista. Segundo a reportagem apurou, Moro cogita adiar o depoimento do petista e comunicou a decisão à cúpula da Polícia Federal, em reunião em Curitiba, há algumas semanas.

Minutos antes da declaração pública, o ex-presidente havia dito que não era problema dele se o Moro decidir adiar ou não a data de seu depoimento, previsto inicialmente para o dia 3 de maio, e que ainda não havia sido informado da decisão. Questionado pela reportagem se preferia falar agora ou depois na ação sobre o tríplex em Guarujá (SP), Lula limitou-se a dizer: "Não é problema meu".

ADIAMENTO

A polícia argumentou que precisaria de mais tempo para organizar a segurança no local e que o feriado do dia do Trabalho, 1º de maio, dificultaria ainda mais a operação.Aliados do ex-presidente afirmam que a decisão de Moro é política e que visa apenas a desmobilizar a militância petista, que se preparava para fazer um grande ato contra Moro e a Lava Jato em Curitiba. A defesa de Lula o havia orientado a responder objetivamente as perguntas do juiz, deixando a disputa política para "as ruas".

O PT e movimentos alinhados ao partido preparavam forte mobilização para apoiar o ex-presidente. Caravanas estavam partindo de diversos pontos do país para Curitiba.O processo em que Lula será ouvido é relacionado ao episódio do tríplex em Guarujá, litoral de São Paulo, em que o ex-presidente é acusado de ter recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS. 

Fonte: NMB
publicado em 24 de Abril / 2017 às 14:13

Assessoria de Isaac diz que oposição não desceu do palanque depois de três derrotas

Em resposta aos questionamentos do leitor Carlinhos Santana a Assessoria do Ex-prefeito Isaac Carvalho enviou a seguinte nota:

Por meio de nota a assessoria do ex-prefeito Isaac Carvalho ressalta  que considera absurda a divulgação de ataques gratuitos a ele, partindo de conhecidos prepostos da oposição.

O caso está sendo analisado pela assessoria jurídica para as devidas providências.

Ascom/Isaac Carvalho

publicado em 24 de Abril / 2017 às 08:29

MICHEL TEMER: “TEXTO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO SOFRERÁ MAIS MUDANÇAS”

O presidente Michel Temer barrou novas alterações no texto da reforma da Previdência e rejeitou campanhas que tentavam manter benefícios para categorias do serviço público.

O acordo foi fechado em reunião com líderes da base aliada na tarde de domingo (23). As informações são do jornal O Globo. Agora, o Planalto trabalha para aprovar o texto negociado com o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), um dos participantes da reunião.

O texto deve ser votado em 2 de maio, mas o governo admite que o calendário pode ser atrasar e transferir a decisão para o segundo semestre do ano. Parlamentares resistem a aprovar a mudança com medo de perder o eleitorado em 2018.

Ainda segundo o jornal, Temer se reúne com ministros nesta segunda-feira (24). Eles devem ser orientados a receber parlamentares fora dos horários de discussão e votação da proposta e fazer corpo a corpo em defesa das propostas.

Fonte: NMB Foto Divulgação
publicado em 24 de Abril / 2017 às 06:00

Em audiências públicas, Gonzaga Patriota debate valorização dos agentes comunitários de saúde e de endemias

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) participa nos próximos dias de audiências públicas, em Pernambuco e na Paraíba, em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). A agenda teve início neste domingo (23) em Salgueiro/PE, no Hotel Plazza. Nesta segunda (24), o deputado viaja para João Pessoa/PB, onde debate o assunto no Teatro Pedra do Reino/Centro de Convenções, às 9h. A maratona de discussões se encerra às 17h do mesmo dia, em Recife/PE, na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Estão sendo debatidos os direitos desses profissionais, como piso nacional e insalubridade das categorias; redefinição das atribuições e o investimento em capacitações. "O povo brasileiro precisa tomar conhecimento da importância dos agentes comunitários e sua capacidade de salvar vidas. O governo precisa olhar para estas categorias e ajudar a população brasileira que carece de saúde", destacou o parlamentar, em discurso no plenário da Câmara quinta-feira (20).

Segundo Gonzaga, a Lei que regulamentou a atividade dos ACE e ACS, aprovada em 2006, não proporcionou nenhuma discussão mais ampla sobre as suas atividades, ocasionando lacunas normativas que tornam urgente a reformulação dos perfis destes profissionais e de suas atribuições básicas.

Patriota é favorável ao Projeto de Lei 6437/16, do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que amplia a lista de atividades desses agentes, exige conclusão do ensino médio para o exercício da profissão, demanda 200 horas de curso de aperfeiçoamento a cada dois anos de trabalho efetivo, além de um curso de 40 horas de formação inicial. Hoje os ACE e ACS precisam ter concluído apenas o ensino fundamental e um curso introdutório de formação inicial e continuada.

Ainda segundo a lei atual, o agente comunitário de saúde tem, como atribuição, o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. A nova proposta amplia esse leque, incluindo entre as atividades da categoria a aferição da pressão arterial e a medição de glicemia capilar, com o objetivo de promover a prevenção e o acompanhamento das pessoas que apresentarem risco. "Estamos ouvindo as demandas deste profissionais e vamos levá-las ao Congresso, para que possamos aprovar o melhor projeto o mais rápido possível", complementou Patriota.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
publicado em 23 de Abril / 2017 às 22:00

Eduardo Cunha diz que antecipou parecer do impeachment a Temer

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha disse ter antecipado o parecer que autorizou a abertura do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff ao então vice, Michel Temer, em texto escrito no Complexo Médico Penal de Curitiba, na última segunda-feira (17).As informações são da coluna Painel, do site do jornal Folha de S. Paulo, deste domingo (23). De acordo com a colunista, o deputado cassado prometeu ainda detalhar em seu livro uma suposta disputa entre o atual presidente Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pouco antes da abertura do processo de impeachmente de Dilma.

O deputado cassado teria relatado sobre o "cabo de guerra" entre o petista e o peemedebista no fim de 2016, pouco antes de ser preso, ao negociar a publicação de seu livro com o dono da editora Matrix, Paulo Tadeu. Segundo Cunha, Lula teria pedido que o então presidente da Câmara não iniciasse o processo que levou ao afastamento da ex-presidente. Ainda de acordo com o jornal, a editora mantém contato com Cunha. Um aliado do deputado cassado é responsável por intermediar as negociações.

publicado em 23 de Abril / 2017 às 18:00

Delator entrega provas de que OAS beneficiou Lula em tríplex

A defesa de Léo Pinheiro, sócio da OAS, entregou à Justiça Federal do Paraná documentos para tentar comprovar as afirmações de que o ex-presidente Lula foi beneficiado pela reforma de um tríplex em Guarujá (SP). Em depoimento na semana passada ao juiz Sergio Moro, o empreiteiro disse que o apartamento era de Lula.

Entre os documentos entregues estão o registro de que dois carros em nome do Instituto Lula passaram pelo sistema automático de cobrança dos pedágios a caminho do Guarujá entre 2011 e 2013. Não há, no entanto, documento que comprove que as viagens tiveram como destino o apartamento. Há também registros de ligações telefônicas entre Pinheiro e pessoas ligadas a Lula, como Clara Ant, Paulo Okamotto, José de Filippi Jr. e Valdir Moraes da Silva (segurança), a partir de 2012. As listas trazem data e duração da conversa, mas não seu conteúdo.

Foram anexados ainda e-mails que mostram a agenda de Lula, na qual aparece a previsão de encontros com Pinheiro, e mensagens da secretária do instituto para Okamotto, que preside a entidade, avisando que o empresário havia ligado para falar com ele. A Folha de S.Paulo apurou que a defesa de Pinheiro entregará documentos sobre comunicações entre pessoas próximas a Lula e funcionários da OAS que foram envolvidos na reforma do empreendimento.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Abril / 2017 às 14:00

Alex da Piatã quer regulamentar profissão de condutor de ambulância na Bahia

Em um novo projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, o presidente da Comissão da Saúde da Alba, deputado Alex da Piatã (PSD), pretende buscar a regulamentação da profissão de condutor de ambulância no Estado. De acordo com o político, a proposição tem por objetivo de valorizar o trabalho desempenhado pelos motoristas. "A categoria dos condutores de ambulância demonstram uma série de ações que os diferenciam dos demais motoristas, dignas de serem levadas em consideração", afirmou o parlamentar.

Na justificativa da matéria, Alex da Piatã disse que o condutor de ambulância, para o exercício legal da profissão, recebe treinamento específico que garante ao mesmo o conhecimento de técnicas que podem salvar vidas em caso de transporte de pacientes.O texto apresentado pelo deputado garante vagas específicas disponíveis para condutores de ambulância quando da realização de concurso público e processos seletivos geridos pelo Governo da Bahia.

"As empresas privadas no âmbito do Estado da Bahia que oferecem serviços de remoção de pacientes através de ambulâncias, deverão adequar suas atuais contratações às normas definidas na legislação vigente", disse. O projeto de lei determina também que será terminantemente proibido o translado de paciente em ambulâncias sem a equipe completa de enfermagem.

Ascom Dep. Alex da Piatã
publicado em 23 de Abril / 2017 às 10:00

Ataque a Lula é invencionice para tentar tirá-lo da liderança nas pesquisas para 2018, diz Valmir

Durante encontro com dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador, sexta-feira (21), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) voltou a defender o ex-presidente Lula como solução para a crise sociopolítico-econômica instalada no país. "Todos os ataques são por ele liderar as pesquisas para a presidência em 2018, isso foi comprovado nas últimas pesquisas desta última semana [Vox Populi e Ibope]. O Brasil está em uma crise sem precedentes, econômica, política e social, e somente com o retorno do PT, por meio do voto popular, com Lula para a presidência, será capaz de dirimir isso".

O deputado ainda diz que "o país precisa restabelecer a sua democracia, restabelecer o direito do cidadão votar e ter um presidente eleito pelo voto". Para Valmir, os ataques são baseados em frágeis argumentos de delatores presos há mais de um ano. "Estão enlouquecidos e atirando para todos os lados. Até o Ministério Público Federal incentivou acordo de delação para incriminar Lula. Cada vez mais, as pesquisas demonstram, não adianta as invencionices contra Lula, o povo sabe quem ele é, e que tem condições de recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento, da igualdade, da geração de emprego e renda".

Conforme Assunção, desde quando o ex-presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (MDB-RJ) abriu o processo de impedimento contra a presidente eleita Dilma Rousseff o país não teve sossego. "Temer inclusive se entregou em entrevista na TV dizendo que se Dilma aceitasse a chantagem de Cunha ele não seria presidente", frisa. Valmir se refere ao pedido do então presidente da Casa Legislativa para ter os votos do PT na Comissão de Ética, que evitaria a abertura de sua cassação, o que acabou acontecendo posteriormente. Desde o impeachment de Dilma, há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos.

Na pesquisa CUT/Vox Populi, Lula tem de 44% a 45% dos votos válidos contra 32% a 35% da soma dos adversários nos três cenários da pesquisa estimulada. Nas simulações de segundo turno, Lula também vence todos os candidatos. Uma pesquisa inédita do Ibope mostra que o ex-presidente voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto, mesmo com todos os ataques.

Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 22 de Abril / 2017 às 18:00

Fernando Filho acompanha prefeito de Petrolina em entregas e visitas na Zona Rural

O ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, aproveitou o feriado desta sexta (21 de abril) para visitar a zona rural de Petrolina. Ao lado do prefeito Miguel Coelho e dos vereadores Aero Cruz, Ibamar, Gilberto Melo, Manoel da Acosap, Gaturiano e Zenildo do Alto do Cocar, ele percorreu distritos e povoados, acompanhando ações do poder público municipal e ouvindo demandas da população.

"Ouvir as pessoas e compreender suas necessidades é algo essencial para que qualquer gestão possa trabalhar a favor do povo. O prefeito Miguel Coelho tem feito isso e os resultados começam a aparecer. Sempre que posso gosto de acompanhar estas agendas, para que também possa colaborar com a prefeitura", afirmou o ministro, que é deputado federal licenciado.

Na comunidade de Caititu, distante cerca de 80km da sede, Miguel entregou uma ambulância aos moradores. "É muito gratificante e importante para nós este contato com nossos representantes. Esta ambulância é uma grande conquista para todos nós, para que a população possa ser atendida com mais rapidez e segurança", afirmou a liderança comunitária Júnior de Caititu.  

Asscom
publicado em 22 de Abril / 2017 às 11:00

Senador Humberto Costa visita Petrolina neste sábado (22)

O Senador Humberto Costa, do Partido dos Trabalhadores, visita Petrolina neste sábado (22). Ele desembarca no Aeroporto Senador Nilo Coelho por volta das 12h. Ainda no Aeroporto, o Senador conversa com líderes do PT na cidade. Na comitiva estão os vereadores Cristina Costa e Gilmar Santos.

Humberto Costa está no sertão para discutir a Reforma Trabalhista e abordar em detalhes a PEC da terceirização. Depois de Petrolina, o Senador segue para o município de Ouricuri, onde se reúne com lideranças políticas e faz palestra para trabalhadores. No mesmo dia, Humberto segue para Granito para cumprir agenda com líderes do PT naquele município e aprofundar discussões com os trabalhadores sobre a terceirização.

No Aeroporto de Petrolina, o Senador Humberto Costa reservou um tempo conversar com a imprensa da região, a partir das 12h30.

Ascom PT Petrolina
publicado em 21 de Abril / 2017 às 15:00

VEREADOR DIZ QUE A CACHOEIRA DO SALITRE É UM DOS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DE JUAZEIRO

Durante pronunciamento esta semana da Tribuna da Casa Aprígio Duarte Filho Charles Leal defendeu projeto turístico para a Cachoeira do Salitre. “Sábado passado o caminho que leva a cachoeira do Salitre parecia a Avenida Adolfo Viana de tantos carros que seguiam para aquele local, e isso é ótimo. É perfeito, pois traz um conhecimento sobre uma área linda, natural, e seu Avelino Proprietário do local, tem se esforçado para que aquele espaço se torne um dos melhores pontos turístico de Juazeiro. Nós do Legislativo já fomos lá, junto com o Secretário Sérgio Fernandes, da Secretaria de Turismo e outros secretários, para unir forças e concretizar um projeto turístico para o Salitre. Assim peço o apoio de todos desta Casa. Aproveito para comentar que qualquer projeto apresentado a esta casa tem um só objetivo trazer melhoria para a população juazeirense” disse o vereador Charles Leal.

Ascom Vereador Charles Leal
publicado em 20 de Abril / 2017 às 14:00

Deputados pedem à Comissão de Ética Pública o afastamento de oito ministros do Governo Temer

Os deputados baianos Robinson Almeida e Afonso Florence protocolaram nesta quarta-feira (19), na Comissão de Ética Pública da Presidência da República, uma representação contra oito ministros do atual governo de Michel Temer. São eles: Aloysio Nunes  (Relações Exteriores), Bruno Cavalcanti De Araújo (Cidades), Eliseu Padilha ( Casa Civil), Wellington Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência da República), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), Helder Barbalho (Integração Nacional), Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Marcos Antonio Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços). 

O documento recomenda, com urgência, o afastamento dos ministros por atos de improbidade administrativa e que ferem a ética pública. A representação pede ainda a adoção de providências legais pertinentes contra os representados.
Para Robinson Almeida, a lista divulgada pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, revela que “ há indícios gravíssimos de que os ministros investigados estejam envolvidos em condutas aberrantes”. O deputado reafirma que “este comportamento é incompatível com a ética e probidade públicas”, já que os representados, segundo o parlamentar, “perderam a capacidade de atuação moral para o exercício dos cargos de ministros de Estado”.

Outro argumento exposto na representação é o de que mesmo que os fatos divulgados nas delações tivessem ocorrido quando os representados ainda não exerciam os cargos a que hoje estão investidos, o deputado Afonso Florence sustenta que “as graves suspeitas tornam insustentável a permanência dos investigados à frente das pastas”.

A representação afirma que, por apresentar todas as condições para a continuidade dos delitos, os ministros representados, também “apresentam enorme potencial e grandes possibilidades de interferência no processo investigativo da Operação Lava Jato”, afetando, segundo o texto, “todo e qualquer esforço para promover a moralidade do serviço público, primado dessa Comissão de Ética Pública”.

Ascom dep. Robinson Almeida
publicado em 20 de Abril / 2017 às 10:00

Roberto Carlos, autor do Projeto de Lei que desenvolveu o programa Jovem Aprendiz, participou da capacitação de mais de 60 jovens

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em Salvador, da certificação de mais de 60 jovens baianos, através do programa Jovem Aprendiz, que representa a ampliação do Projeto de Lei, de sua autoria, “Auxiliar Administrativo”, apresentado na Assembleia Legislativa, ainda no Governo Wagner, tendo como premissa inserir os jovens, entre 18 e 23 anos, nas corporações do Estado para desempenhar funções de aprendizes administrativos.

O Projeto de Lei, do parlamentar, ganhou forma e novas vertentes com o programa o Jovem Aprendiz, que garantiu, agora, a mais de 60 jovens, dois anos de experiência no mercado de trabalho com a certificação do Programa Jovem Aprendiz, que promoveu a capacitação profissional na prática e conhecimentos teóricos sobre o mercado de trabalho.

Na oportunidade, o parlamentar parabenizou o Governador Rui Costa por entender a importância da capacitação dos jovens. “Sem dúvida, esta é uma grande oportunidade de incentivo a nossa juventude para prosseguir no caminho dos estudos, principalmente aos jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. Ressalto, também, a importância de outros programas como, Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, com o objetivo de contratar oito mil jovens com carteira assinada este ano, além de disponibilizar outros projetos do Governo que dão sustentação aos alunos do ensino superior, com bolsas de estudo e vagas de estágio. Rui Costa está de parabéns”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 20 de Abril / 2017 às 08:35

Procuradoria da Prefeitura alega que vai comprovar legalidade da cobrança da taxa do lixo

A Procuradoria Geral do Município informou que ainda não recebeu a notificação do Ministério Público questionando a transferência da cobrança da taxa do lixo para o SAAE.

Tão logo receba a notificação, a Procuradoria vai demonstrar que a cobrança está amparada na legalidade.

Ascom/PMJ
publicado em 20 de Abril / 2017 às 07:00

Especialistas defendem redução da vazão de Sobradinho como medida emergencial para crise hídrica no Vale do São Francisco

Por sugestão do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional debateu, na tarde desta quarta-feira (19), soluções para o enfrentamento à progressiva crise hídrica no Vale do São Francisco. A redução da vazão de saída da usina hidrelétrica de Sobradinho dos atuais 700 para 600 metros cúbicos por segundo foi a principal medida emergencial apontada por Fernando Bezerra e pelos especialistas convidados à audiência pública como forma de preservar o lago da barragem, um dos mais importantes fornecedores de água à região.

Além desta ação, o senador – que conduziu os debates na CMMC – também defendeu o que ele chamou de “energização” dos flutuantes instalados no reservatório de Sobradinho, ano passado, para o bombeamento de água à população local. A ideia de Bezerra Coelho é que os equipamentos passem a funcionar com energia elétrica ao invés de óleo diesel, tornando mais barata a manutenção dos flutuantes. “Os efeitos das mudanças climáticas estão comprovados pela série histórica da hidrologia na Bacia do São Francisco; principalmente, ao longo dos últimos sete anos”, observou. “Este cenário exige um esforço conjunto por parte de todos os órgãos que, conjuntamente, podem evitar o colapso hídrico naquela região”, acrescentou o líder do PSB e vice-líder do governo no Senado.

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC
publicado em 19 de Abril / 2017 às 19:27

CHARLES LEAL SOLICITA REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DOS BANCOS DE JUAZEIRO PARA EVITAR TRANSTORNOS VIVIDOS PELA POPULAÇÃO

Na sessão da Câmara da última segunda-feira (17) o vereador Charles Leal da Tribuna comentou sobre a necessidade de uma reunião com os representantes dos bancos para analisar melhorias sobre as dificuldades que a população tem enfrentado nas filas das instituições financeiras.

“Muitas vezes chego aos bancos de Juazeiro e fico envergonhado, algumas vezes pessoas até me questionam: Está vendo aí vereador, o tamanho dessas filas? Cadê o banheiro? preciso levar minha filha no banheiro. Não é justo como a população vem sendo tratada nos bancos do nosso município. Temos que sentar e ter uma reunião com os representantes dos bancos, pois nós como vereadores somos a esperança do povo, a esperança mais perto de fazer alguma coisa de melhor para a população. Não queremos só discutir esse assunto, queremos resolvê-lo. Não quero fazer um discurso vazio, precisamos dar uma resposta, alguma solução para a população” disse.

“É uma falta de respeito o que acontece com a população, muitos deles ficam uma, ou até duas horas em uma fila de banco e durante esse período caso qualquer pessoa precise ir ao banheiro, infelizmente perde sua vez, tem que voltar no outro dia. Por isso é preciso que venhamos nos reunir, e de preferência pela manhã, para que possamos provar para os próprios gerentes que não é cabível essa situação" concluiu Charles Leal.

Ascom Vereador Charles Leal
publicado em 19 de Abril / 2017 às 18:35

Melhorar o atendimento da Rede Peba é uma das metas do Núcleo Regional de Saúde Norte, afirma Pedro Alcântara

Café com Blog - Pedro Alcântara

Na edição desta quarta-feira (19) do programa Café com o Blog, apresentado na página oficial do Blog Geraldo José no Facebook, o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, Pedro Alcântara, deu mais detalhes sobre os trabalhos realizados para melhorar a saúde nos 28 municípios que estão inclusos na instituição.

Em Juazeiro, uma das pautas principais do Núcleo Regional de Saúde Norte é melhorar o atendimento da Rede Peba e do Hospital Regional.

“Hoje nós estamos nos dedicando 24 horas para a saúde pública. Nós sabemos da responsabilidade. O que pretendemos fazer para melhorar o atendimento da Rede PEBA (Pernambuco/Bahia) é fortalecer a infraestrutura dos hospitais de cidades vizinhas. Os maiores problemas da Rede Peba são em traumatologia, ginecologia e obstétrica. Vamos fortalecer os hospitais. Vamos ter uma pauta especifica sobre o Hospital Regional para resolvermos a questão da falta de leitos e o problema de radiologia”, disse.

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte também aproveitou a ocasião para explicar o calendário de vacinação do município de Juazeiro, que nesta semana já começou a vacinar os profissionais de saúde contra o vírus H1N1. Nos próximos dias todas as unidades de saúde de Juazeiro darão início a vacinação contra o vírus da gripe. "Queremos vacinar 90% da população de Juazeiro contra o vírus da gripe", afirmou Pedro Alcântara.

Confira a entrevista completa no vídeo a seguir. Na próxima quarta-feira (26) o programa Café com o Blog estará de volta a partir das 17h. Não perca!

Da redação
publicado em 19 de Abril / 2017 às 17:30

Atento à reforma da Previdência, Temer vai cobrar fidelidade de partidos

Diante da reprovação do pedido de urgência para a votação da reforma trabalhista na Câmara, o governo vai se aproveitar para cobrar fidelidade de ao menos dois partidos – o PSB e o PPS, acostumados a atuar dos dois lados. O segundo, que tem dois ministérios no Planalto, ficou livre para votar a questão. O líder da sigla, o deputado Arnaldo Jordy (PA), votou contra o pedido. "Nunca ocupou espaço semelhante nos governos Lula e Dilma. Se o partido não está feliz, a bancada de Minas vive cobrando uma pasta", criticou um auxiliar de Temer ao blog Painel, da Folha de S. Paulo. Já no PSB, 19 dos 31 deputados presentes no plenário deram voto contrário. Assim, como forma de prevenir novas "traições" na votação da reforma da Previdência, o presidente Michel Temer (PMDB) vai questionar quanto à representação delas no seu mandato. De acordo com a publicação, as principais críticas foram feitas ao líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), e principalmente do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que teria “cochilado” na articulação.

publicado em 19 de Abril / 2017 às 17:00

Prefeitura de Petrolina inicia entrega de 35 mil kits escolares

Em ato simbólico, o prefeito Miguel Coelho iniciou, nesta terça-feira (18), a distribuição dos kits escolares para os alunos do ensino fundamental I e turmas da educação infantil. A cerimônia ocorreu na quadra da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (antigo CAIC), que ficou lotada de estudantes da rede municipal para receber o material. 
 
Serão entregues aos estudantes cerca de 35 mil conjuntos com caderno, lápis, borrachas, lapiseiras, régua, caneta, tesoura, cola e lápis de cor. A previsão é que o material esteja disponível a todos os alunos até o final deste mês. 
 
Para a aquisição de todos os kits, a Prefeitura disponibilizou cerca de R$ 1,5 milhão. Segundo o prefeito, os recursos fazem parte de uma série de investimentos destinados a estruturar e qualificar a rede municipal. "A educação será sempre nossa prioridade. O que pudermos fazer, não apenas para melhorar o IDEB, mas principalmente para garantir um futuro para todas essas crianças, será feito", garantiu Miguel Coelho.

Ascom Prefeitura de Petrolina Foto Ivaldo Reges
publicado em 19 de Abril / 2017 às 14:59

Governo cede à oposição e aceita adiar votação de reforma da Previdência em comissão

O governo federal cedeu nesta quarta-feira (19) à pressão dos partidos de oposição na Câmara dos Deputados e aceitou adiar em uma semana a votação da reforma da Previdência Social na comissão especial.

Antes, estava prevista para a semana que vem a discussão e a votação do parecer. Agora, pelo acordo firmado, ficou estabelecido que o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), fará a leitura do seu parecer final nesta quarta e, na semana que vem, haverá apenas a discussão sobre o seu teor. A votação do relatório ficará para a semana seguinte, a partir do dia 2 de maio.

A mudança no calendário, porém, não impacta o prazo previsto pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para a votação no plenário, que é a partir do dia 8 de maio.

Em troca de adiar a votação na comissão, os deputados dos partidos de oposição, como PT, PCdoB, Rede e PSOL, se comprometeram a não apresentar requerimentos de obstrução que acabam estendendo a sessão e, com isso, postergando o início dos trabalhos.

Por volta das 11h desta quarta, foi aberta a sessão e, ao meio-dia, Arthur Maia começou a leitura do parecer. A expectativa é que, após a leitura, seja concedido pedido de vista (mais prazo para análise) e a discussão e votação do relatório fiquem para a semana que vem. Perto das 13h, a sessão foi suspensa para a ordem do dia no plenário da Câmara e deverá ser retomada por volta das 18h desta quarta.

Ler Matéria Completa
G1
publicado em 19 de Abril / 2017 às 11:00

Câmara municipal de Petrolina emite carta aberta sobre reforma da previdência

A Câmara de Vereadores de Petrolina e as entidades abaixo nominadas que participaram da Audiência Pública, dia 10/03/17, no Plenário da Câmara de Vereadores para debater sobre a PEC 287/16, que trata da Reforma da Previdência, manifestam preocupação com a aprovação da referida PEC, tendo em vista que ela está fundamentada em premissas equivocadas e contém inúmeros abusos contra os direitos sociais.

A PEC 287/2016 tem sido apresentada pelo governo sob discurso de catástrofe financeira e “déficit”, que não existem, evidenciando-se grave descumprimento aos artigos 194 e 195 da Constituição Federal, que insere a Previdência no sistema de Seguridade Social, juntamente com as áreas da Saúde e Assistência Social, sistema que tem sido, ao longo dos anos, altamente superavitário em dezenas de bilhões de reais.

O superávit da Seguridade Social tem sido tão elevado que anualmente são desvinculados recursos por meio do mecanismo da DRU (Desvinculação de Receitas da União), majorada para 30% em 2016. Tais recursos são retirados da Seguridade Social e destinados para outros fins, especialmente para o pagamento de juros da dívida pública, que nunca foi auditada, como manda a Constituição.

Ler Matéria Completa
Ascom Câmara de Petrolina
publicado em 19 de Abril / 2017 às 10:36

DELAÇÃO DE EXECUTIVO DA ODEBRECHT CITA NOMES DE DANIEL ALMEIDA, ISAAC CARVALHO E UM SECRETÁRIO MUNICIPAL. Isaac Carvalho nega. Veja o Vídeo:

Explodiu como uma bomba na manhã desta quarta-feira em Juazeiro a divulgação de um vídeo sobre a delação premiada de um Executivo ligado à Odebrecht Alexandre José Lopes Barradas que cita na citada delação os nomes do Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB), do ex-Prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e de um secretário de nome Luiz, que em nome de Isaac Carvalho “um Sr. moreno forte, conhecido como "Luiz", provável secretário de infraestrutura à época, recebeu a contribuição por intermédio de caixa 2, doação eleitoral no valor de R$ 300 mil reais” revela trecho da delação.

PRIVATIZAÇÃO DO SAAE

No vídeo, o delator relata que lhe "passaram a perna, prometendo fechar parceria com o mesmo, após as eleições, já que era bastante provável a vitória de Isaac naquele ano, voltada para o saneamento da cidade, por intermédio da autarquia municipal SAAE, que poderia, inclusive, ser privatizada”, estratégia essa oferecida de forma preliminar pelo executivo Alexandre ao ex-prefeito.

Veja o vídeo: 

Sobre o assunto, o Blog recebeu a seguinte nota de esclarecimento do ex-prefeito Isaac Carvalho:

Isaac Carvalho nega ter negociado ou recebido doação da Odebrecht
 

Sobre o vídeo do delator Alexandre Barradas, Isaac Carvalho afirma que não pediu ou recebeu qualquer recurso da empresa Odebrecth. Através de nota, o ex-prefeito declarou o seguinte:
 
“A acusação não tem nenhum fundamento. No próprio vídeo, o delator deixa claro que não mencionou valores na breve reunião em que discutíamos a possibilidade de investimentos no SAAE. Todas as doações de campanha foram registradas na prestação de contas, aprovada pela Justiça eleitoral.
 
Conforme também fica claro no vídeo, na fala do delator, a inexistência de qualquer contrato com a Odebrecht durante a nossa gestão comprova cabalmente que não recebemos nenhuma doação.”

Da redação
publicado em 19 de Abril / 2017 às 10:27

Juazeiro: Vereador Alex Tanuri propõe resgate de brasão original

Na sessão ordinária, desta terça-feira (18.04), o presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri, apresentou o Projeto de Lei Complementar em nome da Mesa Diretora, onde dispõe sobre a reconstituição da forma original do Brasão de Armas do município de Juazeiro.

"Eu fui procurado pela professora Rosy Costa, que administra o Museu de Artes de Juazeiro, ela mostrou alguns brasões antigos da época em que Juazeiro foi fundada há mais de cem anos, e a gente viu essa descaracterização que foi feita (no brasão atual). Vou deixar na mão de cada vereador esses brasões, o atual e o antigo para que possamos adequar e dá as características que esse brasão representa para toda nossa cidade", pontuou o vereador.

"Eu acho que não podemos perder as características da nossa cidade. Entendemos que nós devemos entrar com este projeto, que será votado em plenário, mas iremos deixar à disposição da população aqui na Câmara de Vereadores e, posteriormente, a gente passa para a prefeitura como deverá usar esses brasões", disse o presidente.

O brasão passará ater as seguintes características:

Escudo circundado por filete na cor prata, de forma, octogonal, dividido em duas faces por uma linha inclinada; a face superior na cor azul ciano (representa o límpido céu que acoberta a cidade) contém 10 estrelas. A maior Delas simboliza a Sede Municipal e as nove restantes, os distritos: Carnaíba, Juremal, Massaroca, Junco, Itamotinga, Pinhões, Abóbora, Maniçoba e Mandacaru.

Face inferior, em tonalidade de ouro (representando o sol da região); detalhes ondulados na cor prata configurando os movimentos das águas do Rio São Francisco, barca à vela transportando produtos da região, casa com cobertura de palha, simbolizando as moradias dos colonizadores, ao fundo, uma carnaubeira (árvore típica da região). Nos flancos internos do escudo ouro, pilhas de pedras brancas representando as caieiras (fonte de renda local);

Na parte superior do escudo, um barrete vermelho (personificação da república); Acima do barrete na cor verde grama, em letras garrafais os dizeres: Município de Juazeiro.

Envolvendo o brasão, desde a base até as laterais, hastes de cana-de-açúcar da região do salitre (em dois tons de verde), evidenciando como produto agrícola local; Abaixo das hastes, ao centro do listal de fita dupla, em letras garrafais prateadas o lema: "AMOR LABORE OMNIA VINCINT".

Eudes Sampaio Assessoria CMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.