Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 23 de Março de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Política

publicado em 23 de Março / 2017 às 15:00

Odacy Amorim participa de reunião da Comissão de Cidadania que debate caso de jovem baleado em Itambé

Titular da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, o deputado estadual por Pernambuco, Odacy Amorim (PT-PE), participou nesta quarta (22), da reunião do colegiado que debateu o episódio envolvendo o jovem, Edvaldo da Silva Alves, 23 anos de idade, que ao protestar por mais segurança em Itambé na última sexta (17), foi baleado por uma bala de borracha, durante confronto com a polícia militar.  

Participaram também da reunião na Alepe, Maria Sebastiana e José Roberto da Silva, respectivamente mãe e irmão do jovem, que está internado em estado grave no Hospital Miguel Arraes, em Paulista (RMR).

Odacy Amorim destacou a importância do trabalho da polícia e lembrou que a bancada de oposição é defensora de uma política de segurança pública que possa dar às condições de trabalho a polícia bem como, uma remuneração justa e atividades decentes em defesa dos cidadãos.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Março / 2017 às 13:55

Veja como votou seu deputado no Projeto de Terceirização

Como já divulgado aqui no Blog (veja aqui) a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, 22, projeto de lei de 19 anos atrás que permite terceirização irrestrita em empresas privadas e no serviço público. A proposta também amplia a permissão para contratação de trabalhadores temporários, dos atuais três meses para até nove meses - seis meses, renováveis por mais três.

O texto principal do projeto foi aprovado por 231 votos a 188 - quórum menor do que os 308 votos mínimos necessários para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) como a da reforma da Previdência. Houve ainda oito abstenções. Neste momento, deputados começaram a votar os destaques ao projeto.

Veja como votaram os deputados do Nordeste:

Maranhão (MA)
Aluisio Mendes     PTN     Sim
Cleber Verde     PRB     Sim
Eliziane Gama     PPS     Não
Hildo Rocha     PMDB     Sim
João Marcelo Souza     PMDB     Sim
José Reinaldo     PSB     Sim
Julião Amin Castro     PDT     Não
Junior Marreca     PEN     Sim
Juscelino Filho     DEM     Sim
Pedro Fernandes     PTB     Sim
Rubens Pereira Júnior     PCdoB     Não
Victor Mendes     PSD     Sim
Waldir Maranhão     PP     Não
Weverton Rocha     PDT     Não
Zé Carlos     PT     Não
Total Maranhão: 15

Ler Matéria Completa
Fonte: Congresso em Foco
publicado em 23 de Março / 2017 às 12:29

Deputado Targino Machado critica descaso do governo com seca no Nordeste

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Targino Machado (PPS) criticou o descaso do governo frente à seca que atinge o Nordeste, demonstrando-se indignado com o corte orçamentário do governo Michel Temer, que reduz em 40% a verba destinada ao Exército para abastecimento de água com carros pipa para a região. O Nordeste brasileiro caminha para o sexto ano consecutivo de seca.

"O território baiano, que detém 60% do semiárido nordestino, está submetida a uma seca infame que está dizimando os rebanhos, a economia e os sonhos dos pequenos produtores. Entra seca, sai seca e o sertão só tem uma garantia: que a seca virá. E o governo federal e os órgãos competentes nunca tomam providências, talvez porque seja interessante colocar a nível federal os caminhões do Exército para distribuir água, muitas das vezes, de qualidade ruim. Me preocupa muito o fato do governo insano do presidente Temer cortar orçamento para esta distribuição, este é um corte orçamentário criminoso.", pontuou.

Fonte: Ascom do deputado estadual Targino Machado (PPS)
publicado em 23 de Março / 2017 às 06:30

Ministério do Meio Ambiente lança programa de formação e capacitação para gestores ambientais na Bacia do Rio São Francisco

O Ministério do Meio Ambiente, por meio das Secretarias de Articulação Institucional e Cidadania (SAIC) e de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ) realiza, neste mês de março, cinco encontros formativos do curso “Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco” em três estados do Nordeste (PE, BA e SE).

A atividade faz parte das ações do MMA no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), também chamado de Plano Novo Chico, lançado pelo governo federal em agosto do ano passado, e ocorre por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC).

Ler Matéria Completa
Foto Divulgação MMA
publicado em 23 de Março / 2017 às 05:26

Câmara aprova texto principal que permite terceirização irrestrita

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, 22, projeto de lei de 19 anos atrás que permite terceirização irrestrita em empresas privadas e no serviço público. A proposta também amplia a permissão para contratação de trabalhadores temporários, dos atuais três meses para até nove meses - seis meses, renováveis por mais três.

O texto principal do projeto foi aprovado por 231 votos a 188 - quórum menor do que os 308 votos mínimos necessários para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) como a da reforma da Previdência. Houve ainda oito abstenções. Neste momento, deputados começaram a votar os destaques ao projeto.

Na votação, a Câmara não pode incluir inovações no texto. Isso porque a proposta, de 1998, já tinha passado uma vez pela Casa, em 2000, e pelo Senado em 2002. Com isso, deputados só puderam escolher se mantinham integral ou parcialmente o texto aprovado pelo Senado ou se retomavam, integral ou parcialmente, a redação da Câmara.

Ler Matéria Completa
Foto Agência Brasil
publicado em 22 de Março / 2017 às 19:26

Vereador Gleidson Medrado defende a revitalização do Rio São Francisco

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Juazeiro nesta última terça-feira (21), o vereador e líder do governo, Gleidson Medrado (PSD), ressaltou a importância e urgência de se realizar a revitalização do Rio São Francisco. O parlamentar trouxe para o plenário a sua preocupação com a transposição do Velho Chico.

"Os nossos irmãos da Paraíba, do Ceará e de outros estados precisam de água. Mas não precisam de água apenas por um ano ou dois, precisam de água para a vida inteira. Mas o Governo Federal não está preocupado com isso, estão apenas fazendo politicagem com a transposição", afirmou Gleidson.

O parlamentar ressaltou ainda os esforços do Senador baiano Otto Alencar, que é o único no Senado em defesa do Rio São Francisco. "Otto Alencar destinou a totalidade da sua emenda para o nossoVelho Chico: R$ 300 milhões de reais para ser utilizado na recuperação e preservação da bacia do rio São Francisco. Mas, infelizmente, ele sozinho não vai resolver o problema, é preciso unir forças", destacou o vereador.

Gleidson aproveitou a oportunidade para convocar os colegas parlamentares, a imprensa e o povo a irem para ruas e debaterem sobre o assunto. "A gente precisa fazer a revitalização do Rio São Francisco em Juazeiro. Vamos lutar para assegurar a sobrevivência do nosso Rio, senão vamos voltar a indústria da seca" declarou o vereador.

Ascom/Vereador Gleidson Medrado
publicado em 22 de Março / 2017 às 17:30

VEREADOR DE CURAÇÁ VISITA CÂMARA DE JUAZEIRO

Reeleito para mais um mandato de vereador no município de Curaçá, Theodomiro Mendes (PMDB) que já dirigiu o legislativo local, esteve fazendo uma visita de cortesia aos vereadores de Juazeiro na sessão ordinária desta terça-feira (21).

Ao ser convidado pelo presidente da Casa Aprígio Duarte Filho, Alex Tanuri (PSL), para ter assento num espaço do plenário, Theodomiro cumprimentou os colegas parlamentares e posteriormente os profissionais de imprensa.

Questionado sobre a nova administração do prefeito Pedro Oliveira em Curaçá, Theodomiro foi taxativo: “Melhor do que antes”.

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 22 de Março / 2017 às 11:00

Roberto Carlos entrega mais uma ambulância em São Miguel da Matas

O município de São Miguel das Matas, que está localizado no Recôncavo Sul da Bahia, foi contemplado, através da emenda parlamentar de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), com uma ambulância, que deverá beneficiar mais de 10 mil habitantes. Segundo o deputado Roberto Carlos, a saúde é uma das áreas mais importantes na administração pública e a necessidade da população de um amparo maior, principalmente para os atendimentos de emergência. “Sei que a melhora no atendimento de saúde é uma meta do prefeito José Renato e juntos, tenho certeza, que vamos dar passos largos nessa direção. Esta conquista vai garantir para o município mais segurança aos moradores que necessitarem atendimento médico de urgência”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 22 de Março / 2017 às 09:00

Paulo Bomfim visita primeiro dia de triagem do Mutirão de Cirurgias

O prefeito Paulo Bomfim e o secretário de Saúde, Plínio Amorim, acompanharam o primeiro dia de triagem para o Mutirão de Cirurgias, que está ocorrendo na unidade móvel estacionada na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 510, bairro Santo Antonio. O projeto do Governo do Estado tem a parceria da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau).

O Mutirão tem o objetivo de zerar a demanda da região, para as cirurgias de colecistectomia, histerectomia e hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica). A triagem continua até a próxima quinta-feira, 23, sempre a partir das 7h. Estão sendo atendidos pacientes com pré-cadastro, que já estavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), e demandas espontâneas.

Ler Matéria Completa
Andrea Meireles/PMJ
publicado em 21 de Março / 2017 às 15:44

Por acusar vazamentos seletivos da PF, blogueiro Eduardo Guimarães é detido em SP

O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, foi levado, em condução coercitiva, para depor na sede da Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, na manhã de hoje (21), em mais uma ação da Operação Lava Jato. Ele foi liberado no final da manhã, quando afirmou não ter entendido a condução coercitiva, porque não se recusou a ir à PF, e criticou a apreensão de seus equipamentos, o que segundo Guimarães "viola a minha atividade jornalística".

Liberado por volta das 11h30, ele falou aos Jornalistas Livres sobre o caso, referente à divulgação de uma nota, em seu blog, sobre a iminente condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que efetivamente ocorreu em 4 de março de 2016. "Recebi de uma fonte as informações antes, e eles queriam saber se tenho alguma ligação com a pessoa que vazou. Não conheço essa pessoa. Divulguei porque é o meu trabalho jornalístico. Sou blogueiro e o meu trabalho é divulgar", afirmou Guimarães, que também questionou a motivação da condução, já que não teria se recusado a prestar depoimento.

Ele também reclamou da apreensão de seus equipamentos. "Sou agora um blogueiro sem equipamento nenhum." Segundo Guimarães, os agentes chegaram à sua casa por volta das 6h, com um mandado de busca e apreensão, levando celulares, inclusive de sua mulher, notebook e pen drive. Ele foi conduzido no carro da PF para a Superintendência da Lapa, na zona oeste.

Pelas redes sociais, blogueiros e apoiadores informavam que, até as 11h, Eduardo Guimarães ainda não havia prestado depoimento e, por isso, não se sabia com precisão o motivo de sua detenção. O blogueiro avisava ainda que estava bem e tranquilo, que nada deve à Justiça e que estava pronto para o depoimento, que era sobre a "fonte" responsável pela informação publicada. "Evidentemente, eles já tinham chegando à fonte", comentou ao sair do prédio da PF.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) classificou a ação da PF contra o blogueiro como um fato de "extrema gravidade". "É uma restrição à liberdade de imprensa e informação. É censura. É uma tentativa de constranger àqueles que questionam a postura do Judiciário e do próprio juiz (Sérgio) Moro", afirmou. 

Em audiência por videoconferência em que o deputado participou como testemunha de defesa em um dos processos da Lava Jato também nesta terça, Teixeira conta que arguiu diretamente o juiz Moro, que confirmou ter determinado a condução coercitiva do blogueiro. Moro alegou que Eduardo Guimarães não é jornalista. Já o deputado retrucou afirmando que, pela legislação, nada o impede de exercer o jornalismo. 

Segundo o deputado, ao tentar descobrir a fonte de Eduardo Guimarães, que o teria informado sobre os vazamentos seletivos e antecipado a condução coercitiva de Lula, Moro age contra a Constituição, que garante o sigilo da fonte jornalística. 

A bancada dos deputados estaduais do PT suspendeu as atividades programadas para esta terça-feira (22) em solidariedade ao blogueiro. Os deputados José Zico Prado, líder da bancada na Assembleia de São Paulo, e Alencar Santana Braga foram à sede da Superintendência da PF.

O blogueiro terá de voltar ao local em 3 de abril, por causa de outra publicação, de 2015, em sua conta no Twitter, em que criticou o juiz Sérgio Moro por estar prejudicando a economia brasileira. Por causa disso, foi acionado pela Associação Paranaense dos Juízes Federais, por suposta ameaça a Moro. "Isso é uma arbitrariedade, é uma vergonha."

publicado em 21 de Março / 2017 às 07:24

Rui anuncia construção de fórum e entrega viaturas em Porto Seguro

O novo Fórum de Porto Seguro, no sul da Bahia, será construído em um terreno doado pelo Governo do Estado, ao lado do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), inaugurado em fevereiro. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (20), pelo governador Rui Costa, durante reunião itinerante do Pacto pela Vida em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Ainda nesta segunda (20), em Porto Seguro, Rui entregou três viaturas - duas para a Polícia Civil e uma para o Corpo de Bombeiros - além de equipamentos de desencarceramento para os bombeiros. 

O governador comentou que a presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro Barreto, "nos perguntou se tínhamos um terreno aqui e, imediatamente, eu disse que tinha, ao lado do Disep. Já acertamos e ela vai providenciar a construção do Fórum de Porto Seguro, dando melhores condições para os juízes, promotores e defensores trabalharem". 

De acordo com a presidente do TJ, o projeto já está pronto para a construção. "Só nos faltava o terreno. O governador nos propiciou este presente maravilhoso para toda a comunidade e toda a vizinhança que vai se servir aqui. É o jurisdicionado que ganha. Vamos começar a construir imediatamente. O terreno é maravilhoso, grande e já está terraplanado. Pretendemos construir até o fim do ano". 

Sobre as viaturas, Rui afirmou que elas estão dentro da estratégia de equipar melhor a segurança pública. "A viatura dos bombeiros não é para combate e, sim, para prevenção. A atuação dos bombeiros está sendo fortalecida para fiscalização e prevenção. No caso da Polícia Civil, uma das viaturas é para a nova Delegacia de Entorpecentes de Porto Seguro, onde o novo delegado acabou de assumir".

Secom Bahia Fotos: Amanda Oliveira/GOVBA
publicado em 21 de Março / 2017 às 07:00

Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho será lançada dia 30

Uma nova Era de desenvolvimento para a região do Lago de Sobradinho. É com este objetivo que será lançada a Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho, no próximo dia 30, às 9h, em solenidade no auditório da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho. A solenidade vai contar com a participação de autoridades locais e estaduais, como representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho é uma proposta do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF), liderada pelo prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente. A proposta consiste na aplicação da estratégia da borda do lago, da ocupação com empreendimentos de produção de frutos para transformar o local num grande polo de fruticultura irrigada da Bahia, inclusive, a condição logística da borda do lago para a instalação de uma central de processamento de frutas para doce, sucos, geleias, frutas desidratadas, frutas in-natura, packhouse, para exportação via terminal alfandegado de Petrolina e também para consumo interno.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Março / 2017 às 06:28

Câmara de Vereadores de Juazeiro: “Somos todos Beatriz!”

Com novas informações e dados, dando um rosto ao assassino de Beatriz Angélica Mota e por iniciativa do Vereador Tiano Felix, a Câmara de Vereadores de Juazeiro, realizou na noite desta segunda-feira (20/03) uma audiência especial, com a presença de Lucinha Mota e Sandro Ferreira, pais da garota assassinada nas dependências do Colégio maria Auxiliadora em 10 de dezembro de 2015.

Sandro Ferreira, lembrou, ao pronunciar-se que “na mesma semana (do assassinato de Beatriz), morreram jovens em Juazeiro e Petrolina assassinados também, mães perderam seus filhos... esses outros casos já estão esquecidos, mas eu e Lúcia não vamos parar! ”

Solicitando à Câmara apoio, dos vereadores individualmente, do corpo jurídico e da instituição, para que possam manter contato com outras Câmaras em outras cidades da região Nordeste, Lucinha e Sandro, emocionam, comovem e mobilizam. Lucinha, didática, responsabiliza diretamente ao Colégio Maria Auxiliadora e demonstra que sem as falhas, de segurança, sem “a ganância, minha filha poderia estar viva”.

A sessão que se estendeu por quase duas horas, teve a participação e o pronunciamento de todos os vereadores e o compromisso das comissões da Casa de se empenharem na busca do culpado. Quem resumiu de forma simples e direta o comprometimento da Câmara foi o Vereador Tiano Feliz, autor do pedido de sessão: “Este é um compromisso que nós todos temos de assumir como pais de família. Temos de assumir a responsabilidade de contribuir para colocar este assassino na cadeia, para que pague pelos crimes cometidos”.

Ao final os vereadores em uníssono gritaram a palavra de ordem: “Somos Todos Beatriz! ”

Ascom CMJ
publicado em 20 de Março / 2017 às 21:00

Prefeitura inicia projeto para revitalização e defesa do Rio São Francisco

A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (20) a remoção de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos do Rio São Francisco. A ação integra o projeto Orla Nossa, que desenvolverá, durante os próximos meses, um conjunto de atividades para a preservação do ecossistema do Velho Chico.  

O primeiro dia operacional do projeto foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho. Equipes e máquinas da Prefeitura foram mobilizadas para a retirada dos resíduos na margem rio, que depois serão transformados em adubo. Além da remoção, foi iniciada a identificação de ligações clandestinas de esgoto e o fechamento dessas tubulações irregulares em parceria com a Compesa.  

A previsão para concluir a etapa operacional do Projeto Orla Nossa é de 60 dias. Após essa fase, será feita a oxigenação e tratamento biológico do rio. "O Rio São Francisco é o maior patrimônio de nossa região, por isso, não poderíamos deixar continuar tantas agressões como o despejo de esgoto. Esse projeto chega justamente para garantir a preservação do rio como também para envolver a população na defesa de nosso maior bem natural", explicou o prefeito.  

Ainda segundo Miguel, a Prefeitura já deu início a um projeto que será financiado pelo Governo Federal para a instalação de um terminal para as barquinhas na orla. "Essa área está bastante precária e precisa urgentemente de investimentos. Já estamos trabalhando junto ao DNIT para garantir esse terminal, que está orçado em cerca de 4 R$ milhões, para dar mais acessibilidade e conforto para quem usa esses transportes", adiantou.

O projeto Orla Nossa é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O trabalho envolve diversas secretarias, Governo do Estado e IF Sertão na defesa do Rio São Francisco.

Ascom Prefeitura de Petrolina Foto Ivaldo Reges
publicado em 20 de Março / 2017 às 18:45

Deputado Roberto Carlos soluciona impasse do Hospital Regional de Juazeiro com o governador Rui Costa

O deputado Roberto Carlos (PDT) esteve com o governador Rui Costa para discutir a situação do Hospital Regional de Juazeiro – HRJ, referente aos ocasionais atrasos no repasse da verba para o hospital, que tem como resultado, de vez em quando, greves dos funcionários, causando prejuízos ao atendimento de saúde de Juazeiro e Região.

Na oportunidade, o governador, que se mostrou sensível ao problema, garantiu ao parlamentar a solução deste pleito, e afirmou que o repasse será feito em dia e não haverá mais atrasos.

O deputado Roberto Carlos seguiu para secretaria de Saúde do Estado (Sesab), onde se reuniu com o secretário Fábio Vilas-Boas para reiterar o pleito e solicitar a liberação dos serviços de ortopedia, no Hospital Regional de Juazeiro, que eram realizados apenas no hospital, em Petrolina.

Na oportunidade, Fábio Vilas-Boas garantiu que os pleitos do deputado Roberto Carlos serão solucionados.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 20 de Março / 2017 às 17:30

“Reformas serão derrotadas”, aposta Florence

Otimista em relação à conjuntura enfrentada pelo país, o deputado federal Afonso Florence (PT) acredita que o governo de Michel Temer (PMDB) não conseguirá emplacar reformas como a previdenciária e trabalhista, principalmente por conta da pressão popular que ele vê tomando volume nas ruas. Além disso, o petista vê como perseguição política as investidas da Justiça contra o ex-presidente Lula. “Depois do impeachment, o governo Temer tem seis ministros investigados.O próprio Temer em delações pesadíssimas. Infelizmente, setores do Judiciário e do MP começaram a fazer política contra o que o governo fazia pelos mais pobres. Tomaram atos nas eleições, fizeram campanhas pelo impeachment, alguns com propostas de ataques à democracia.A intenção final é impedir Lula de ser candidato. Parece que o povo tinha esquecido da era FHC, quando houve um aumento da pobreza no país, e agora é um clamor quase unânime pela volta de Lula. Líderes partidários que fizeram o impeachment estão sob acusações com provas. Acho que, ao fim desse processo histórico, a democracia será restabelecida. Acho que a Lava Jato tem que continuar, mas nos trilhos da lei”, disse. O parlamentar fala ainda sobre as delações premiadas e as possibilidades eleitorais para 2018, apostando na vitória, em primeiro turno, do governador Rui Costa (PT). Leia a entrevista completa na Tribuna.

Politica Livre
publicado em 20 de Março / 2017 às 09:00

EX-PREFEITO ISAAC CARVALHO ASSUME ASSESSORIA COM STATUS DE SECRETARIA NA GESTÃO PAULO BOMFIM

Uma fonte bastante confiável do Paço Municipal acaba de informar ao Blog Geraldo José que o ex-prefeito Isaac Cavalcante de Carvalho vai mesmo assumir uma vaga no primeiro escalão da administração Paulo Bomfim.

A fonte revelou ainda que a posse de Isaac ocorrerá na manhã desta segunda-feira (20). Ao entrar em contato com o governo municipal, este confirmou à nossa reportagem que logo mais às 11 horas, Isaac Cavalcante assumirá a Assessoria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, durante solenidade no Paço Municipal.

Segundo ainda esta fonte, Isaac teria recusado a missão, mas dada a insistência do prefeito Paulo Bomfim acatou a sugestão para contribuir com o novo governo.

Pelo fato de estar dando expediente no Paço, mesmo sem função, Isaac foi acusado de não querer largar o poder e comandar a gestão no que seria “o terceiro mandato”. (Da redação Foto de arquivo do Blog)

NOTA DA PREFEITURA

Prefeito Paulo Bomfim convida Isaac Carvalho para assumir a Assessoria de Planejamento Estratégico

Ascom/PMJ

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a equipe de governo, o Prefeito Paulo Bomfim convidou o ex-gestor do município, Isaac Carvalho, para assumir a Assessoria de Planejamento Estratégico.

Após declinar de convites para funções públicas fora de Juazeiro, Isaac Carvalho resolveu aceitar a convocação de Paulo Bomfim e tomará posse no novo cargo logo mais às 11h, em solenidade que acontecerá no Paço Municipal.

Isaac vai ainda representar Juazeiro, a pedido do Prefeito Paulo Bomfim, no Consórcio de Municípios do Vale do São Francisco. 

publicado em 20 de Março / 2017 às 08:26

Prazo para recadastramento de filiados ao PSB se encerra nesta segunda-feira

O prazo para recadastramento nacional dos filiados ao Partido Socialista Brasileiro, aprovado em resolução pela Executiva Nacional do PSB, se encerra nesta segunda-feira (20).  O recadastramento é feito através da Plataforma de Democratização da Gestão Partidária, uma nova ferramenta de filiação, gestão de dados e comunicação do partido com seus filiados, que vai garantir mais interação entre a base e a legenda. Todos os militantes deverão fazer o processo.

O recadastramento tem como objetivo principal atualizar dados dos membros da sigla e fortalecer a comunicação intrapartidária. Filiados que não se recadastrarem até a data indicada terão suas atividades partidárias suspensas por seis meses. Se o recadastramento não for feito neste prazo adicional, a filiação poderá ser cancelada.

Para realizar o processo, o filiado deve acessar o link http://plataforma.psb40.org.br/recadastramento, que está inserido no site nacional do PSB, e preencher as informações solicitadas. A aprovação do filiado é feita pela direção municipal ou estadual da legenda. 

"A plataforma vai estimular a interação entre a base partidária e a legenda, pois o filiado vai poder compartilhar suas opiniões sobre pautas políticas importantes para a sociedade brasileira. Com o recadastramento, a direção do partido também poderá obter dados mais precisos que poderão guiar projetos e metas da legenda. Trata-se de uma ferramenta inovadora e pioneira no Brasil", destaca o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. 

Durante os dois meses do prazo de recadastramento, o PSB de Pernambuco realizou atividades e comunicados, orientando as comissões provisórias e diretórios municipais sobre o procedimento. 

Ascom PSB PE
publicado em 20 de Março / 2017 às 07:25

Marcelino Galo condena derrubada de casas em Vitória da Conquista: "vergonhosa"

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), condenou, de forma veemente, a derrubada de pelo menos 100 barracos, localizados na Cidade Maravilhosa, em Vitória da Conquista, pela prefeitura, na madrugada do sábado (18).

De acordo com relato de moradores do bairro Zabelê, prepostos do poder público municipal chegaram ao local com máquinas por volta das 4h30 sem estabelecer qualquer tipo de diálogo. O terreno ocupado por eles há oito meses, na Serra do Piripiri, pertenceria ao município. Galo considerou a medida "vergonhosa" e que a ação confirma que a atual gestão, liderada pelo prefeito Herzem Gusmão (PMDB), não tem sensibilidade social, nem políticas públicas voltadas ao desenvolvimento inclusivo do município.

"Nesses quase 100 dias eles só tem perseguido os mais pobres, prejudicado trabalhadores do campo e da cidade. As queixas são constantes. Se fosse numa área nobre, ocupada por ricos, certamente não chegariam de madrugada, não teriam a mesma atitude. É um governo desastroso, que persegue quem mais precisa, e que envergonha, portanto, Vitória da Conquista", afirmou o parlamentar, ao considerar que "a prefeitura tem responsabilidade sobre o que acontecer com as 100 famílias desabrigadas".

Ascom Dep. Marcelino Galo
publicado em 19 de Março / 2017 às 22:00

Odebrecht diz ter acertado repasse de R$ 50 milhões a Aécio Neves

Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira que leve seu sobrenome, afirmou em depoimento de delação premiada que discutiu um repasse de R$ 50 milhões ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). O acordo teria sido firmado junto à construtora Andrade Gutierrez, após ambas as empresas vencerem um leilão para construir a hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia, em dezembro de 2007. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A Odebrecht teria se comprometido a pagar R$ 30 milhões, enquanto o restante ficaria a cargo da Andrade Gutierrez, segundo depoimentos delatores. Eles não esclareceram, no entanto, se o rapasse foi efetivado, nem classificam o ato como pagamento de propina.

No ano em que ocorreu o leilão da usina Santo Antônio, no rio Madeira, em 2007, Aécio estava no seu segundo mandato como governador de Minas Gerais e comandava um das empresas que integravam o consórcio que ganhou a disputa, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). A empresa de energia continua a ser controlada pelo governo de MG. Segundo o jornal, o tucano também mantinha influência sobre o principal investidor da usina, a empresa Furnas.

Procurado, Aécio disse que é "absolutamente falsa" a acusação. "A licitação da obra da usina de Santo Antônio foi realizada pelo governo federal, sem qualquer influência do governo de Minas", diz nota.

Fonte: NMB Foto Agência Senado
publicado em 19 de Março / 2017 às 21:00

Agnaldo Meira participa de Audiência Pública sobre reforma da previdência em Casa Nova-BA

Na última sexta-feira (17), o vereador Agnaldo Meira (PC do B)marcou presença em Audiência Pública, realizada pela Câmara de Vereadores da cidade de Casa Nova, que discutiu os efeitos da reforma previdenciária para os trabalhadores. O parlamentar tem se posicionado contrário a PEC 287/ 2016, proposta pelo Governo Temer.

Na plenária, Meira destacou que o sistema previdenciário atual é viável e afirmou que só em 2015, a Previdência Social teve receita líquida de 11 bilhões de reais, segundo estudos da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita  Federal. "Lutar para garantir a idade mínima da aposentadoria rural da mulher aos 55 anos e do homem aos 60 anos é o compromisso com os trabalhadores", disse.

A Audiência Pública foi uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casa Nova, proposta na Câmara Municipal, pelo vereador Vanderlim(PC do B). A discussão também contou com a participação de entidades sociais, a exemplo do STRJ, STRC, FETAG-BA, CONTAG, CTB , além da população da cidade de Casa Nova. 

Ascom Vereador Agnaldo Meira
publicado em 19 de Março / 2017 às 20:22

Temer: força tarefa é criada para investigar frigorífigos alvos da Carne Fraca

Na abertura da reunião com cerca de 40 representantes de países importadores de carne brasileira, o presidente Michel Temer anunciou hoje (19) maior rigor na fiscalização dos frigoríficos do país. Temer ressaltou que problemas descobertos pela Operação Carne Fraca são pontuais, que a carne produzida e exportada pelo país é de qualidade e que o governo determinou celeridade nas auditorias que serão feitas nos estabelecimentos envolvidos no esquema criminoso.

“Quero fazer um comunicado de que decidimos acelerar o processo de auditoria nos estabelecimentos citados na investigação da Polícia Federal. Na verdade, são 21 unidades, no total, três dessas unidades foram suspensas e todas as 21 serão colocada sob regime especial de fiscalização a ser conduzida por força tarefa do Ministério da Agricultura”, anunciou Temer.

Para o presidente, as empresas flagradas no esquema de “maquiagem” de carne estragada é um “mínimo” diante do total de plantas frigoríficas do país.  “É importante sublinhar que dos 11 mil funcionário do Ministério da Agricultura, apenas 33 estão sendo investigados e das 4.837 unidades sujeitas a inspeção federal, delas, apenas 21 estão supostamente envolvidas em irregularidades. Fazemos essa comunicação para que os senhores, acompanhando o que estamos fazendo a partir de ontem, possam lançar esse comunicado aos seus países, governantes para tranquiliza-los no tocante ao noticiário que se deu nesses últimos dias”, disse aos representantes de países importadores de carne brasileira.

Temer considerou o assunto como urgente e, para atestar a confiança no produto brasileira, o presidente convidou os diplomatas para uma churrascaria.  “Queremos convidar a todos para, quando saímos daqui, quem puder aceitar, vamos todos a uma churrascaria para comer a carne brasileira”, disse o presidente.

Agência Brasil
publicado em 19 de Março / 2017 às 20:00

Dono da Gol cita propina a Cunha e envolve ex-ministro Henrique Alves

O empresário Henrique Constantino, acionista da Gol Linhas Aéreas, confirmou a procuradores da Lava Jato ter feito pagamentos para o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ao corretor Lúcio Funaro, ambos presos, em troca de apoio na liberação de valores do fundo de investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ainda segundo Constantino, o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) teria participado da reunião em que os pagamentos foram definidos.

As informações foram dadas pelo empresário no âmbito da negociação de um acordo de colaboração com os investigadores de Curitiba e Brasília. Constantino procurou as autoridades após aparecer nas operações Sépsis e Cui Bono? e ser citado no pedido de prisão de Eduardo Cunha. Como a Gol Linhas Aéreas assinou um acordo de leniência e assumiu os crimes praticados pela empresa, agora o empresário pretende se livrar na pessoa física de problemas na Justiça. Na leniência, a Gol se comprometeu a pagar R$ 5,5 milhões para reparação pública, R$ 5,5 milhões como multa e mais R$ 1 milhão pela condenação.

O jornal O Estado de S. Paulo confirmou com fontes com acesso à negociação que Constantino afirmou que os pagamentos efetuados às empresas do corretor Lúcio Bolonha Funaro e diretamente às firmas da família de Cunha tinham como objetivo facilitar a liberação de valores do FGTS.

A versão coincide com a do ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Fabio Cleto. Em delação, Cleto assumiu ter recebido propina para liberar um aporte de R$ 300 milhões do FI-FGTS para a ViaRondon, empresa da família Constantino. A Lava Jato mapeou ao menos dois pagamentos de R$ 246 mil de duas empresas de Constantino - Viação Piracicabana e Princesa do Norte - para a Viscaya Holding, de Lúcio Funaro, em agosto de 2012. No mesmo ano, a Caixa liberou os R$ 300 milhões para a ViaRondon.

No caso dos pagamentos diretos a Cunha, o Ministério Público Federal afirmou no pedido de prisão do deputado cassado que foram identificados pela Receita Federal pagamentos que somam cerca R$ 3 milhões, entre julho e setembro de 2012 e em maio de 2015, para as empresas Jesus.com e GDAV.

"Praticamente todos os depósitos identificáveis na Jesus.com e na GDAV indicam uma só origem: o grupo econômico Constantino, que comanda a empresa Gol Linhas Aéreas e diversas empresas de ônibus", apontaram os procuradores no pedido de prisão. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)

publicado em 19 de Março / 2017 às 19:17

Lula: Somos pai, mãe, irmão, tio e sobrinho da Transposição

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, durante uma emocionante visita a Monteiro, no interior da Paraíba, neste domingo (19), que os brasileiros não desanimem. A cidade de cerca de 30 mil habitantes é uma das beneficiadas pela Transposição do Rio Francisco. A visita do ex-presidente e da comitiva mudou o cenário da cidade do sertão nordestino. As estradas, hotéis e pousadas da região ficaram completamente lotadas.

Durante a fala para um público estimado em 100 mil pessoas, Lula disse ter orgulho de ter iniciado o projeto do “Velho Chico”. “Tenho muito orgulho de ter tido a coragem de iniciar esse projeto. Se eles têm vergonha, nós não temos. Dilma e eu, nós temos orgulho de dizer: somos pai, mãe, irmão, primo, tio e sobrinho da Transposição das águas do São Francisco”, afirmou.

Apesar do sucesso das obras da Transposição, Lula reforçou que o problema da seca no Nordeste ainda não está resolvido. “O fato da água estar aqui não significa que o problema está resolvido, porque está cheio de gente morrendo de seca na beira do São Francisco e do açude. Agora é preciso levar para a adutora, tratar a água e levar para a torneira. Esse projeto tem compromisso com 290 comunidades para que a água possa chegar para ele plantar o mínimo necessário”.

Ler Matéria Completa
Agência PT de Notícias
publicado em 19 de Março / 2017 às 19:00

VEREADOR PAULO VALGUEIRO SE SOLIDARIZA COM OS SERVIDORES DE PETROLINA

Quinta-feira, 17, o SINDSEMP realizou assembleia geral com os servidores para definir os rumos da campanha salarial de 2017, ocasião em que os servidores votaram pela Greve Geral, com início na terça-feira, 21 de março, como forma de reivindicar uma reavaliação do Executivo Municipal que manteve a proposta de reajuste salarial em que não contemplou todas as categorias.

"Como servidor público municipal efetivo, venho me solidarizar com o movimento, ao qual estarei aderindo na terça-feira, 21 de março, fortalecendo a luta do Sindicato e de todos nós servidores, por melhores salários e condições mais dignas de trabalho para todas as categorias de servidores" declalrou o vereador Paulo Valgueiro em nota encaminhada aoBlog Geraldo José.

"Esperamos que o Executivo Municipal mantenha abertas as discussões e reavalie a sua posição de conceder reajuste apenas para algumas categorias e comprometa-se com a implementação de medidas para melhorar as condições de trabalho em todos os segmentos" concluiu o parlamentar.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.