Blog do Geraldo José - Policial
Vale do São Francisco - 21 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Policial

publicado em 20 de Março / 2019 às 21:00

POLICIAIS DO 6º BPM AJUDAM VÍTIMA DE ASSALTO E DESARTICULAM DUPLA QUE PRATICAVA OS DELITOS

Na madrugada desta quarta-feira, dia 20, em ato contínuo às diligencias realizadas, a fim de localizar os elementos que tinham roubado pertences de uma senhora, após a mesma identificar, por meio de fotos, o segundo elemento que participou do roubo a sua pessoa, o Oficial Coordenador de Área, juntamente, com a Gu/RP do Setor 1, se deslocou para a residência do suposto autor, o qual, voluntariamente, atendeu a guarnição, respondendo algumas perguntas sobre o fato, logo após, acompanhado por seu genitor, foi apresentado na Depol, onde foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante Delito - APFD.

Ler Matéria Completa
Ascom 6 BPM
publicado em 20 de Março / 2019 às 14:29

96ª CIPM em Sobradinho recepciona policiais recém-formados que reforçarão a tropa

Na segunda-feira (18) a 96ª Companhia Independente de Polícia Militar recepcionou 12 novos policias que integrarão a tropa em Sobradinho, sendo 11 homens e 1 mulher. Os novos soldados foram formados no 3º Batalhão de Ensino em Juazeiro, selecionados entre os 15 melhores colocados. Após a chegada, o Major Manoel de Araújo Perdiz filho, ressaltou as características da companhia, da tropa e do serviço policial realizado nos municípios de Sobradinho e Sento-Sé.

Em seguida, o novo efetivo embarcou nas viaturas da 96ª CIPM e conheceu a área de atuação da unidade em Sobradinho, passando pelas três vilas, Escola de Gestão Compartilhada (CPM) e finalizando na barragem. “Foi possível notar o brilho no olhar de quem está com todo o gás para promover um serviço de segurança pública com excelência para toda a sociedade de Sobradinho e Sento Sé. Desejo sucesso a todos os soldados recém-chegados e que possamos continuar a garantir a todos uma segurança digna e responsável. Agradecemos ao Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia Coronel Anselmo Brandão por nos proporcionar mais essa conquista”, destacou o Major Manuel de Araújo Perdiz Filho.

Por Caio Almeida
publicado em 20 de Março / 2019 às 13:23

Operação Boca Livre investiga desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar no Piauí

Teresina/PI – A Polícia Federal deflagrou hoje (20/3) a Operação Boca Livre, no Piauí. O trabalho, realizado em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), busca aprofundar investigação que identificou fraude em processo licitatório realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC/PI e a decorrente contratação com sobre preço na aquisição de merenda escolar, para distribuição em escolas da Rede Estadual de ensino com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Cerca de 70 policiais federais e 10 servidores da CGU participaram da operação e deram cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão, em Teresina/PI.

As investigações revelaram que um grupo de empresas atuou conjuntamente com agentes públicos na fraude à licitação realizada pela SEDUC/PI, em 2014. A fraude possibilitou o direcionamento do objeto às empresas e a contratação dos gêneros alimentícios com sobre preço. Foi identificado um prejuízo efetivo de R$ 1,7 milhão, decorrente do superfaturamento nos pagamentos realizados pela Secretaria às empresas envolvidas no esquema, que totalizaram, aproximadamente, R$ 5,3 milhões. Paralelamente à fraude na licitação, verificou-se a transferência de valores a servidores públicos, indicando o possível pagamentos de propinas.

Da redação Blog Geraldo José/com informações da PF
publicado em 20 de Março / 2019 às 13:02

Operação da PF fez busca e apreensão na Secretaria de Saúde de Salvador

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União–CGU deflagraram nesta manhã (20) a Operação Kepler, com o objetivo de desarticular esquema criminoso na contratação de Instituto de Saúde para gestão complementar de unidades de saúde UPA e Multicentros, vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS).

Policiais federais, com apoio de auditores da CGU, cumpriram mandatos de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo órgãos públicos, empresas e residências de supostos envolvidos. A Secretaria de Saude de Salvador foi um dos alvos da operação desta manhã.

De acordo com a s investigações licitações eram direcionadas a beneficiar um instituto contratado, que subcontratava outras empresas, vinculadas ao próprio instituto, com a finalidade de desviar recursos, incluindo pagamentos a servidores da referida secretaria.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 19 de Março / 2019 às 22:00

Cinco quilos de cocaína são apreendidos em ônibus abordado após discussão entre homens alcoolizados em Feira de Santana

Cinco quilos de cocaína foram apreendidos em um ônibus que foi abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após uma briga entre dos passageiros que estavam alcoolizados. De acordo com a PRF, o caso ocorreu segunda-feira (18), em Feira de Santana, a 100 km de Salvador.

Segundo a PRF, o ônibus foi abordado no posto policial do órgão, na BR-116, e um dos homens envolvidos na confusão foi preso, pois a droga foi achada dentro da bagagem dele. A identidade dos dois homens que brigaram não foi revelada.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o ônibus saiu de São Paulo e tinha Natal, no Rio Grande do Norte, como destino. O passageiro, que foi identificado como dono do material, foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Ascom PRF
publicado em 19 de Março / 2019 às 21:00

Guarda Civil apreende caixa de som com volume alto no José e Maria

Através de denúncia na central de telefone 153, a Guarda Civil de Petrolina deteve um homem e apreendeu um aparelho de som, que estava perturbando a paz na circunvizinhança. O fato ocorreu quando O suspeito aumentou o volume da caixa acima do permitido, descumprindo a Lei do Silêncio.

Marcelo de Souza Fernandes, de 33 anos, é dono de um estabelecimento na Avenida Francisco Coelho de Amorim, bairro José e Maria. Durante a abordagem da Guarda, foi pedido que reduzisse o volume porém, ele afirmou que não reduziria o som porque "o bar era dele e ele fazia o que quiser". Como não acatou o pedido dos guardas civis em cumprir a lei, Marcelo recebeu voz de prisão e foi conduzido à 213ª Delegacia de Polícia Civil, que fica localizada no bairro Ouro Preto para tomada das medidas cabíveis.

Ascom PMP
publicado em 19 de Março / 2019 às 08:30

Apresentação de Novos soldados no 6º BPM

Nesta segunda-feira, 18, o comando da 6º BPM realizou Solenidade de recepção aos 25 novos Soldados da PM BA que passarão a pertencer ao Orgânico da Unidade PM. O evento foi realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e contou com a presença de alguns  Oficiais da Unidade e praças da Unidade. Logo na recepção, foi servido um coffee break. Em seguida, o Ten Cel PM Soares, comandante da Unidade deu as boas vindas aos mais novos Policiais Militares da Unidade.

Com a chegada deles o 6º BPM e toda área de atuação estarão reforçados para dá continuidade às  novas operações e ações desenvolvidas diariamente. Foram apresentados o comandante, subcomandante, Chefe da Seção de Suporte Operacional e Chefe de Recursos Humanos, que repassaram as principais diretrizes e informações operacionais/admnistrativas.

Ler Matéria Completa
Ascom 6 BPM
publicado em 18 de Março / 2019 às 22:30

PSDB cobra das autoridades o esclarecimento do assassinato de vereador em Floresta

O PSDB de Pernambuco, sob a presidência do ex-ministro Bruno Araújo, solidarizou-se com a família do vereador de Floresta, Beto Souza (PSDB), 51 anos, pelo seu assassinato, no último domingo (17), ocorrido na zona rural do município. O presidente do PSDB-PE cobrou das autoridades estaduais de segurança o esclarecimento do crime com brevidade.

O vereador tucano foi vítima de uma emboscada na Fazenda Tabuado. Souza figurava como pré-candidato a prefeito de Floresta nas eleições municipais do próximo ano. Informações divulgadas em blogs locais dão conta de que o vereador Beto Souza, ao ser baleado na Fazenda Tabuado, foi socorrido para o hospital municipal de Floresta e faleceu no local. O vereador tem um irmão – Luiz Carlos de Souza – que também foi assassinado aos 56 anos, um crime ainda em investigação.

Folha Pernambuco
publicado em 18 de Março / 2019 às 19:11

Plantão da 1ª DT, em Juazeiro, procedeu oitivas e fez busca e apreensão em endereço de suspeito de ameaças a Colégios da região

Busca e apreensão foi realizada na casa de um dos acusados de ameaças em Juazeiro

A Polícia Civil, através da 17ª Coorpin, em Juazeiro-Ba, informou neste final de tarde de segunda-feira (18), que procedeu oitiva de homem suspeito de ter disseminado ameaças de um possível ataque a escolas da região. De acordo com a nota o CICOM recebeu denúncias “dando conta de conversas veiculada no grupo de Whatsapp denominado "EL DIABLO" que ia haver possível ataque ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Juazeiro e também ao Colégio Humberto Alves, em Petrolina-PE, quando de logo equipes foram acionadas para a averiguação”, informou.

A Coordenação Regional da 17ª COORPIN relatou que “recebeu professores do Colégio Luís Eduardo Magalhães, solicitando intervenção policial, tendo as equipes do SI da Coordenadoria Regional e da 1ª DT de Juazeiro se deslocado ao endereço do suposto autor, enquanto a Coordenadora Regional foi ao Colégio citado, acompanhada de Investigadores da Delegacia de Homicídios, onde foi verificado que o autor das mensagens de incitação a crimes era ex-aluno”, pontuou a nota.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José/Com informações e fotos da 17ª Coorpin
publicado em 18 de Março / 2019 às 16:00

Mulher embriagada causa confusão em Senhor do Bonfim

Por volta das 21h45, do dia 16, sábado, a guarnição da 1ª CIA foi solicitada para ir até a AV. Salvador, onde havia se instalado uma enorme confusão. Chegando ao local estava uma senhora, em visível estado de embriaguez alcoólica, e com a mesma, estava seu filho menor, de 6 anos de idade. Seu marido informou à guarnição que sua esposa tinha quebrado o retrovisor de seu carro e a mesma quando bebe fica descontrolada, logo a guarnição acionou o conselho tutelar que conduziu a autora juntamente com a criança para sua residência, porém, durante o deslocamento, a senhora, agrediu a equipe do Conselho Tutelar, conselheira e o seu motorista. Todos foram conduzidos ao Complexo Policial de Senhor do Bonfim – BA.

Ascom 6 BPM
publicado em 18 de Março / 2019 às 14:36

Guarda Civil prende homem por repassar cédulas falsas em Petrolina

Através de denúncia pela Central de Telefone 153, a Guarda Civil de Petrolina deteve um homem suspeito de repassar cédulas falsas no comércio da cidade. O fato ocorreu por volta das 10h deste domingo (17).

As informações recebidas pela Guarda Civil dão conta que um homem de camisa azul e short jeans estaria aplicando o golpe nas imediações da Avenida Francisco Coelho Amorim, bairro José e Maria.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 18 de Março / 2019 às 14:00

Após 'brincar' com ataque a escola, jovem é detido com armas falsas e faca em Belo Horizonte

A onda de mensagens com ameças a escolas que começou após o massacre em Suzano, em São Paulo, continua em Minas Gerais. Desta vez, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de um jovem de 18 anos que postou uma mensagem em uma rede social contra uma escola da zona sul de Belo Horizonte. A corporação vai dar mais detalhes do caso em uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira. Na última sexta-feira, ele publicou no Twitter uma foto em que aparecia cobrindo o rosto com uma camisa branca enquanto segurava um revólver e uma faca.

O acusado escreveu na postagem, em referência à escola estadual que fica no Bairro Santo Antônio. A imagem se espalhou pelas redes sociais e assustou alunos, pais e até professores, que passaram o fim de semana temendo que algo ocorresse hoje na escola, segundo informações obtidas pela reportagem. Eles só teriam se tranquilizado no domingo, quando souberam que o rapaz havia sido detido. 

Ler Matéria Completa
Estado de Minas
publicado em 18 de Março / 2019 às 13:30

Delegada escuta os suspeitos de simular uma convocação de ataque em escolas públicas de Juazeiro e Petrolina

A Polícia Civil continuará durante à tarde desta segunda-feira (18) ouvindo os suspeitos de simular uma convocação de ataque a duas escolas, sendo uma em Juazeiro e outra em Petrolina. As mensagens divulgadas através das redes sociais apontavam que os alvos dos supostos ataques seriam em Juazeiro o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, localizado no bairro João XXIII, e a Escola Humberto Soares, na Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina.

Durante entrevista na Rádio Jornal, a delegada Lígia Nunes, declarou que todas as providencias já foram tomadas e os suspeitos ouvidos. "As providências de polícia judiciária já estão sendo adotadas. Vou participar de reunião com os pais dos alunos, para esclarecer algumas situações e tranquiliza-los”, revelou a delegada.

A polícia não divulgou até o momento o nome dos suspeitos. Hoje pela manhã este Blog Geraldo José divulgou que uma viatura da Polícia Militar estava na porta do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Juazeiro (BA). Em Petrolina também houve reforço policial na Escola Humberto Soares, localizado na Cohab Massangano. O objetivo foi  garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários dadas as ameaças de uma pessoa ontem (17) nas redes sociais. A conversa era de um possível ataque em uma escola de Petrolina e outra de Juazeiro que circulou nas redes sociais.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 18 de Março / 2019 às 13:00

75ª CIPM PRENDE ELEMENTO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Neste domingo (17), a Guarnição PETO/75CIPM foi acionada via CICOM, para atender uma ocorrência de perturbação do sossego alheio, no Residencial Juazeiro I. No local, havia um carro de cor branca de marca Wolksvagem, modelo Fox, de cor branca, frente a um Bar de nome Altas horas. Próximo ao veículo estavam dois elementos que se apresentaram como proprietário do veículo e  na busca no interior do veículo foram encontrados: uma Pistola 380, marca TAURUS, n° KGS 96207; 02 carregadores 380; 23 (vinte e três) cartuchos intactos.

Um elementos disse ser proprietário da arma e que havia adquirido em uma feira em via pública; onde foi dada a voz de prisão. Posteriormente foi comprovado que a referida arma pertencia a um PM de Pernambuco. Tal fato foi informado as autoridades competentes para as medidas cabíveis. Autor e testemunha juntamente com o veículo, apresentados na DP para registro e complementação de diligências.

Ascom 75ª CIPM
publicado em 18 de Março / 2019 às 12:00

CIPE-CAATINGA PRENDE INDIVÍDUO E APREENDE ARMA DE FOGO EM CAPIM GROSSO/BA

Sexta-feira, dia 15, policiais militares da CIPE Caatinga quando patrulhavam na Avenida Padre Osmar, Bairro Jardim Formosa, abordaram o caminhão de marca VW, modelo 8.140, cor branca, placa JOH 9771, e ao realizar a busca, foram encontrados os seguintes materiais: uma pistola marca Taurus, modelo 57 S AMF, calibre 7.65 mm, n.° de série M33451 com 10 (dez) munições do mesmo calibre, intactas; 01 (um) aparelho celular de marca Samsung, modelo J5 Prime. Ao indagar o condutor natural de Riachão do Jacuípe, este admitiu ser o possuidor da mencionada arma de fogo. Diante disso, o imputado, a arma, o veículo e o aparelho de celular foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Capim Grosso.

Ascom PM BA
publicado em 18 de Março / 2019 às 06:30

Após 5 anos, Lava Jato soma 2.294 anos de penas e 159 condenados

Pouco mais de dois milênios de penas. A Operação Lava Jato, que desbaratou um esquema de corrupção na Petrobras e órgãos públicos, ganhou uma dimensão faraônica desde sua primeira fase, deflagrada cinco anos atrás -e é igualmente celebrada e criticada por sua extensão e pelas mudanças que provocou na interpretação da lei penal.

"É inegável que ela trouxe uma contribuição expressiva no combate à corrupção. Mas excessos aconteceram", comenta o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, ex-presidente da OAB-SP e defensor de cinco réus na operação. O endurecimento da interpretação legal sobre os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, tido como punitivista pelos críticos, é consenso entre os advogados ouvidos pela reportagem. Mas as interpretações são diversas.

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress
publicado em 17 de Março / 2019 às 14:00

Falso médico é preso em Nova Soure por usar nome de profissional verdadeiro

Um falso médico foi preso em Nova Soure, no nordeste baiano, após uma denúncia anônima. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o homem se passava por um médico que tinha o mesmo primeiro nome dele: Aislan. O impostor, identificado como Aislan Deivid Pimentel, usava o nome do médico Aislan Pires Fernandes. O falso profissional foi descoberto quando policiais militares pediram os documentos dele. A ação foi feita por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste.

Ainda segundo a SSP-BA, no livro de registros do hospital, os militares constataram vários atendimentos feitos pelo falso médico em anos diferentes. Aislan foi preso em flagrante e apresentado na Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal, na mesma região. "Ele aproveitou o homônimo do primeiro nome para aplicar o golpe. Importante a população sempre denunciar", declarou o comandante da Cipe Nordeste, major Wellington Morais dos Santos. O oficial contou ainda que o médico verdadeiro mandou uma mensagem para um militar da unidade e agradeceu pelo flagrante. O caso ocorreu na sexta-feira (15).

Fonte: Bahia Notícias
publicado em 16 de Março / 2019 às 18:00

74ª CIPM Realiza sonho de crianças no distrito de Itamotinga

 

Nem todas as crianças querem ganhar brinquedo de presente. As crianças do distrito de Itamotinga, em Juazeiro (BA), sonhavam em ganhar uma foto. Mas não uma fotografia qualquer: Os pequenos queriam posar ao lado dos policiais militares. Com a ajuda da 74 CIPM/Rural, o sonho do foi realizado na manhã desta sexta-feira (15).

A 74° CIPM/Rural através do Pelotão de Emprego Tático Operacional realiza um trabalho estratégico operacional, proporcionando uma parceria entre polícia e comunidade, baseada na premissa de que tanto a polícia, quanto a comunidade, devem trabalhar juntas, para identificar, priorizar e resolver os problemas atuais. A missão não se restringe apenas em prestar o serviço de segurança pública, mas, fazer com que as pessoas da comunidade se sintam seguras e acolhida pela PMBA.

Ascom CPRN - 74ªCIPM / RURAL
publicado em 15 de Março / 2019 às 14:00

Professor entra armado com faca na Secretaria de Educação do Distrito Federal

Um professor de música de 53 anos foi detido, nesta sexta-feira (15/3), após entrar armado no prédio da Secretaria de Educação do Distiro Federal e pedir para falar com o responsável pela pasta, Rafael Parente. A segurança do órgão agiu e o deteve já no gabinete do secretário, acionado a Polícia Militar, que o deteve e o levou algemado para a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). O prédio onde funciona a secretaria, no Setor Bancário Norte, foi isolado.

Informações da secretaria são de que o homem estava armado com um facão e uma besta, arma que lança dardos e também foi utilizada no ataque à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), na última quarta-feira (13). Segundo a Polícia Militar, o fato de o professor estar muito alterado e parte da besta ter sido vista na mochila que ele portava fez com que os seguranças acionassem a corporação. Ao chegar ao local, os policiais abordaram o homem, que tentou resistir e acabou contido. 

Ler Matéria Completa
Correio Braziliense
publicado em 14 de Março / 2019 às 07:43

Vídeo, com cenas fortes, mostra momento de ação dos matadores em escola de Suzano

A forma, a estupidez e frieza dos dois rapazes que invadiram uma escola e mataram 5 alunos e duas funcionárias da escola Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo, é assustadora e provoca indignação na população. As cenas dos primeiros momentos do ataque foram registradas por câmeras da escola, como mostra o vídeo acima.

Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos e Luiz Henrique de Castro, de 25, que já haviam estudado na escola, segundo informações da polícia, teriam panejado esse ataque a mais de um ano. De acordo com a polícia um dos atiradores, ao ver a polícia, teria atirado contra o companheiro e em seguida cometido suicídio. Antes do ataque à escola, Guilherme já havia atirado no tio, Jorge Antônio Moraes, dono de uma locadora, que veio a óbito num hospital de Suzano.

Da redação Blog Geraldo José/Vídeo reprodução Record News
publicado em 13 de Março / 2019 às 21:48

HOMEM É ASSASSINADO NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA EM JUAZEIRO (BA)

Informações que chegaram ao Blog GJ dão conta de que mais um homicídio foi registrado em Juazeiro (BA) na noite desta quarta-feira (13) no bairro Nova Esperança.

Segundo estas informações, a vítima ainda não identificada, foi morta por disparos de arma de fogo na rua Bela Vista. Ainda segundo os informantes, os tiros acabaram por desfigurar o rosto da vítima.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal que procederá a necropsia e a polícia ainda não tem os elementos que possam esclarecer a autoria e nem a motivação do crime.

Da redação
publicado em 13 de Março / 2019 às 18:30

Mais 50 policiais militares iniciam curso de técnicas de respiração

Em continuidade a mais uma etapa do Programa Arte de Viver para Militares, a Polícia Militar, por meio do Departamento de Promoção Social (DPS), iniciou na terça-feira(12), no Jardim Apipema, o curso de respiração para 50 policiais militares de unidades administrativas e operacionais da capital baiana, que segue até sexta-feira (15).

Na abertura das atividades, o coordenador do curso, Marcel Queiróz, e a equipe de voluntários desenvolveram dinâmicas de relaxamento para aproximar os participantes, já que as relações interpessoais são fundamentais nesse processo. Em seguida, os policiais iniciaram as técnicas corporais com movimentos respiratórios, que, segundo os instrutores, ajudam no combate da ansiedade, insônia, da síndrome do pânico, além de auxiliar no tratamento de diversas patologias.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom/ PMBA
publicado em 13 de Março / 2019 às 17:15

2ª CIA e 6º BPM EM OPERAÇÃO CONJUNTA COM POLICIAIS CIVIS DE ANDORINHA RECUPERARAM MOTOCICLETA ROUBADA

Por volta de 10h de ontem (12), a Guarnição da 2ª CIA, teve a informação do local onde o autor do furto da moto XR 250, cor preta e sem placa estava. De imediato, a GU deslocou até o local informado e lá encontrou um individuo que confessou o crime e informou onde estava a referida moto. A Guarnição deslocou até a cidade de Senhor do Bonfim, na Avenida de Juazeiro, bairro Rodoviário onde encontrou o objeto do crime. Diante do fato, o autor juntamente com a moto e a vítima foram encaminhados para Delegacia de Polícia em Senhor do Bonfim. 

Ascom
publicado em 13 de Março / 2019 às 15:45

Filho de Bolsonaro namorou filha de acusado de matar Marielle, diz delegado

O delegado Giniton Lages, titular da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pelas investigações da execução de Marielle Franco, confirmou ontem terça-feira (12) que a filha do policial militar reformado Ronie Lessa — preso sob acusação de ser um dos autores do homicídio — namorou um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro.

Durante entrevista coletiva, o delegado disse que, apesar de Ronie morar no mesmo condomínio em que o presidente tem uma casa, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, não há nenhuma relação direta entre o crime e a família Bolsonaro. "Não detectamos isso. Isso, para nós, não está na motivação. Não é importante para este momento", afirmou.

No entanto, ao ser questionado por um jornalista sobre o suposto namoro da filha de Ronie com "um dos filhos mais novos" de Bolsonaro, Lages confirmou, mas enfatizou que, até o momento, ele não tem relação alguma com o crime. "Isso [o namoro] tem. Mas isso, para nós hoje, não importou na motivação delitiva. Isso vai ser enfrentado no momento oportuno. Não é importante para esse momento", acrescentou o delegado, sem dizer, contudo, qual dos filhos do presidente teria namorado a filha do suspeito.

Além de Ronie, que tem uma casa no mesmo condomínio do presidente, a polícia também prendeu  o ex-Policial Militar Elcio Vieira de Queiroz, que foi expulso da corporação. Logo após a prisão, começou a circular nas redes uma foto de Queiroz ao lado de Bolsonaro em 4 de outubro do ano passado, três dias antes do primeiro turno das eleições.

O presidente se manifestou sobre o caso, dizendo esperar que "a apuração tenha chegado, de fato, a estes que foram os executores e saber quem mandou matar". Porém, emendou com um comentário sobre a facada que recebeu em setembro do ano passado, em Juiz de Fora (MG): "Também estou interessado em saber quem mandou me matar". 

Uma operação conjunta do Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e da Polícia Civil do Rio de Janeiro, prendeu, na madrugada desta terça-feira (12/3), dois suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes no dia 14 de março de 2018. Ronie Lessa, policial militar reformado, e Elcio Vieira de Queiroz, expulso da Polícia Militar, foram denunciados por homicídio qualificado e por tentativa de homicídio de Fernanda Chaves - que também estava no veículo atacado.

Questionado sobre o envolvimento de sua família com ex-policiais — parentes de milicianos foram lotados no gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia do Rio —, o parlamentar afirmou que não há qualquer tipo de relação com criminosos.

" Eu não tenho nenhum envolvimento com a milícia. Qual envolvimento vão falar? Foto de Jair Bolsonaro? Ele tira 1 milhão de fotos por ano com todo mundo. Será que se eu tirar uma foto com um policial, eu vou ser responsável por tudo que ele fizer? Igual a questão da medalha. Flávio deu a medalha em 2004. O cara é suspeito de alguma coisa agora e querem associar com o Flávio. Para mim, isso aí é…Tem uma parte da imprensa, nem sempre grande imprensa, mas às vezes a imprensa alternativa que se presta a esse trabalho sujo, muito financiada pelos últimos governos que cai no descrédito ao tentar  fazer esse tipo de relação. É um desespero para tentar dizer que Bolsonaro tem culpa no cartório. Quem era Marielle? Estou falando com todo o respeito. Ninguém conhecia quem era Marielle Franco antes de ela ter sido assassinada. Depois, todo mundo começou a conhecer porque foi dada uma grande notoriedade. Agora, pelo amor de Deus, tentar fazer essa relação é mais do que absurda, é repugnante", disse Eduardo Bolsonaro.

 

Correio Braziliense Foto: Polícia Civl RJ
publicado em 13 de Março / 2019 às 15:30

Merendeira e heróis anônimos no massacre de Suzano salvam alunos durante tiroteio

A merendeira Silmara Cristina Silva de Moraes, de 54 anos, contou que ajudou a esconder 50 estudantes na cozinha durante ataque que matou alunos e um funcionário da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano. Dois adolescentes atiraram em alunos e funcionários e depois se mataram na manhã de hoje. Até o momento são 10 mortes.

A merendeira disse que os funcionários fizeram barricada com geladeira e freezer. Mesa foi usada como escudo.

“Nós estávamos servindo merenda e aí começou os 'pipoco' e as crianças entraram em pânico. Abrimos a cozinha em começamos a colocar o maior número de crianças dentro e fechamos tudo e pedimos para eles deitarem no chão", conta chorando. "Foi muito desesperador, porque foi muito tiro, muito tiro mesmo e era muito pânico".

Silmara ainda diz que os atiradores pareciam andar por todo lado. "Parecia que procuravam alguém. Iam para lá e para cá atirando muito. Nós não vimos nada. A gente abaixou e ficou escutando o movimento. Isso durou te 10 a 15 minutos mais ou menos", diz.

A merendeira diz que quando já tinha cerca de 50 alunos na cozinha foi preciso trancar a porta. "Porque eles estavam próximos e a cozinha é rodeada de janela. A gente deitou no chão e nós não vimos nada com medo que atirassem. Mas graças a Deus nada aconteceu com quem não estava lá. Eu arrastei a geladeira e o freezer para fazer uma barricada e ficamos atrás. A mesa viramos e fizemos um escudo para proteger as crianças. Ficamos acuados em um canto só, se acontecesse alguma coisa ele ia pegar muita gente", conta.

G1 Suzano Foto: Reprodução TV JH
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.