Blog do Geraldo José - Policial
Vale do São Francisco - 16 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Policial

publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 17:47

Governo do RN confirma 26 mortos na Penitenciária de Alcaçuz

No final da tarde deste domingo (15), o Governo do Rio Grande do Norte confirmou que vinte e seis presos morreram na rebelião da Penitenciária de Alcaçuz: a mais violenta da história do estado.

De acordo com fontes oficiais, os corpos foram encaminhados para o Instituto de Técnico-Científico de Polícia (Itep) para que seja feita a identificação de todos os presos mortos no motim.

Legistas do Ceará e da Paraíba foram deslocados para ajudar no trabalho de identificação, que contou com um caminhão frigorífico para armanezar os corpos enquanto não acontece a liberação para os sepultamentos.

Segundo informações do titular da Sejuc, Wallber Virgolino, a rebelião começou quando presos do pavilhão 5 invadiram o pavilhão 4. Há separação entre presos de facções criminosas entre os dois presídios.

"Em termos de número de mortes essa é a maior rebelião da história do Rio Grande do Norte", disse.

Fonte: G1 (Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte)
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 17:00

Polícia recupera um dos quatro fugitivos da delegacia de Remanso

As polícias Militar e Civil em suas investigações encontraram Bruno dos Santos Oliveira, popular Zaroinho, um dos quatro presos que fugiram da Delegacia de Remanso na manhã deste domingo, dia 15. Zaroinho foi encontrado na localidade de Pimenteira, localizada na zona rural de Remanso.

As polícias Militar e Civil continuam as investigações e perseguições para encontrar os outros três presos que fugiram por volta das 06 da manhã. São eles: Robson Alves Costa, popular Bob, Cleiton Silva Paixão e Anderson Almeida dos Santos. A Polícia Técnica esteve na delegacia fazendo a perícia da fuga.

Fonte: Remanso Notícias
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 11:21

Rebelião acaba após mais de 14 horas no RN; há mais de 10 mortos

A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, do Rio Grande do Norte, acabou após mais de 14 horas. Os detentos, que se rebelaram às 17h deste sábado (14) (horário local, 18h em Brasília), se renderam às 7h20 deste domingo (15) após a Tropa de Choque da Polícia Militar entrar nos pavilhões. Segundo a Secretaria de Segurança, não houve troca de tiros. Há mais de dez mortes confirmadas durante a rebelião, informou o governo estadual do Rio Grande do Norte.

O Instituto Técnico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) informou que será montada uma "operação de guerra" para a identificação dos corpos com a vinda de legistas do Ceará e da Paraíba para auxiliar nos trabalhos. Segundo Thiago Tadeu, chefe de gabinete do Itep, a identificação será feita através da digital, da arcada dentária e até de exame de DNA quando necessário.

A rebelião começou com uma briga entre presos dos pavilhões 4 e 5. Segundo o governo, a briga estava restrita aos dois pavilhões. O pavilhão 5 é o presídio Rogério Coutinho Madruga, que fica anexo a Alcaçuz. Há separação de presos de facções criminosas entre os dois presídios.

Um helicóptero da PM auxiliou na operação, que envolveu Choque, Bope e GOE (Grupo de Operações Especiais). Às 6h20, era possível ver fumaça negra nos pavilhões e ouvir o barulho de bombas de efeito moral do lado de fora da penitenciária.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal, e é o maior presídio do Rio Grande do Norte. A penitenciária possui capacidade para 620 detentos, mas abriga cerca de 1.150 presos, segundo a Sejuc, órgão responsável pelo sistema prisional do RN.

Enquanto os veículos entravam no complexo penitenciário, pessoas que estavam na porta aplaudiam e vaiavam os policiais. Havia familiares de detentos, que na noite de sábado tentaram furar o bloqueio policial, sem sucesso. Eles afirmaram que presos que não estão envolvidos na rixa entre as facções estavam pedindo socorro. Com panos brancos, eles acenaram e pediram paz.

Durante a madrugada, o tenente-coronel Marcos Vinícius, que comanda o Bope, disse ao G1, por volta das 2h, que não houve negociação entre PM e presos. O complexo ficou sem energia elétrica desde a noite de sábado. Muitos tiros foram ouvidos e era possível ver muita fumaça do lado de fora do presídio.

Na noite de sábado, o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, afirmou que a determinação era retomar o controle do presídio. "A ordem já foi dada: retomar o controle de Alcaçuz e evitar rebeliões em outras unidades", afirmou Virgolino, que diz ter chamado todos os agentes penitenciários que estavam de folga. O estado possui cerca de 800 agentes penitenciários.

Fonte: G1 Foto: Fred Carvalho/G1
publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 10:00

EX-DETENTO É ASSASSINADO NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA EM JUAZEIRO

A exemplo de Petrolina, Juazeiro chegou ao sexto homicídio neste mês de janeiro de 2017, ao registrar na noite deste sábado (14), no bairro Nova Esperança, o assassinato do jovem Francisco Gonçalves de Almeida, conhecido popularmente por "Valquírio". A informação é que ele deixou o Complexo Penal de Juazeiro há dois dias e foi morto em frente à sua residência. O modo operacional é o mesmo de outros crimes em Juazeiro e Petrolina, sem qualquer solução. Segundo populares dois homens numa moto chegaram atirando contra “Valquírio” que faleceu no local.

publicado em 15 de Janeiro / 2017 às 08:00

DUPLO HOMICÍDIO NO BAIRRO GERCINO COELHO EM PETROLINA

Duplo homicídio no início da tarde deste sábado (14) no bairro Gercino Coelho chamou à atenção de inúmeros curiosos em Petrolina. Com esses dois crimes, Petrolina chega a seis homicídios neste primeiro mês do ano. A GT k-9 foi acionada pela Central de Operações para verificar prática de homicídio no referido bairro. Chegando ao local foi constatada a veracidade do fato, as vítimas de disparo de arma de fogo se encontravam sem os sinais vitais.

Segundo informações de populares, um indivíduo desconhecido estava aguardando as vítimas passarem pelo referido endereço, efetuou vários disparos de arma de fogo de calibre não definido contra as vítimas, uma das vítimas veio a falecer no local, a outra vítima veio a óbito tempo depois de atendida pelo SAMU.

O suspeito correu a pé até um veículo não definido de cor preta que aguardava na outra rua o malfeitor para fugir do local tomando o destino ignorado. A vítima Júlio César da Silva Araújo, 22 anos, trabalhava na oficina Polly Shine, e não foi encontrado nada nos sistemas da SDS e INFOSEG. A segunda vítima Flaviano Cavalcanti Souza, maior de idade, 26 anos, era presidiário e se encontrava usando tornozeleira eletrônica, pois estava cumprindo prisão domiciliar e iria retornar para a prisão no dia 30 de janeiro de 2017.

Segundo informações obtidas o presidiário morto é acusado de ter matado o filho de Dr. Antônio, conhecido como doutorzinho há alguns anos. A equipe policial efetuou o isolamento e a preservação do local do crime até a chegada do I.C para perícia criminal. O I. C. efetuou a perícia criminal constatando várias perfurações de arma de fogo não definidas e removeu os corpos ao IML sob os nº NIC´s 071942 e 071941.

Da redação com informações do 5º BPM
publicado em 14 de Janeiro / 2017 às 09:29

JOVEM É ASSASSINADO NO DISTRITO DE MANIÇOBA. ESTE É O QUINTO HOMICÍDIO DO ANO EM JUAZEIRO

Ainda nem chegamos a metade do primeiro mês do ano de 2017 e Juazeiro já registra o quinto homicídio. Por volta das 22 horas, desta sexta-feira (13), o Centro Integrado de Comunicação de Juazeiro, órgão da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foi informado que um jovem identificado como Bode, comprador de côco, foi assassinado na sede do distrito de Maniçoba.

De acordo com informações de populares dois homens dispararam vários tiros contra a vítima que não teve qualquer chance de reação e faleceu no local antes mesmo de receber assistência por parte do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

O corpo foi removido para o IML – Instituto Médico Legal enquanto os profissionais do DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas iniciaram as investigações para descobrir os autores que tomaram destino ignorado.

publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 20:00

75ª CIPM PRENDE duas pessoas POR PORTE DE ENTORPECENTES

Nesta quinta-feira (12/01), Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – prenderam duas pessoas por porte de entorpecentes, em Juazeiro-BA.

O primeiro caso ocorreu em frente a UPA do bairro Castelo Branco, quando a viatura ao perceber um indivíduo em atitude suspeita, realizou abordagem seguida de busca pessoal e encontrou 60 gramas de erva seca aparentando ser maconha no bolso do menor de idade, identificado como M.C.S.

O segundo caso ocorreu no bairro Itaberaba, o PETO 75 realizava rondas rotineiras e na travessa da rua 11, um indivíduo ao avistar a viatura, empreendeu fuga mas foi alcançado, ao ser abordado, foi identificado como Antonael Magalhães de Souza e foram encontrados em sua posse, duas petecas de pó branco aparentando ser cocaína, uma trouxa de erva seca aparentando ser maconha e um pedaço de substância petrificada aparentando ser crack e a quantia de R$ 40,00.

Os acusados e todo o material apreendidos foram apresentados à Delegacia de Polícia para serem tomadas todas as medidas cabíveis.

A 75ª CIPM informa que segue com a intensificação de abordagens para combater crimes e pede a ajuda da população através do telefone 190.

Com informações da 75° CIPM
publicado em 13 de Janeiro / 2017 às 17:00

Dezessete integrantes da facção BDM fogem da Cadeia Pública de Salvador

Dezessete presos fugiram de uma das celas da Cadeia Pública, no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro da Mata Escura. Eles serraram a grade e, na área externa da unidade, pularam um alambrado de aproximadamente três metros. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, todos faziam parte da facção Bonde do Maluco (BDM). A capacidade da penitenciária é de 808 presos e, antes da fuga, haviam 1.247 detentos.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) informou que a fuga foi detectada pela manhã quando os agentes penitenciários da unidade perceberam os danos na cela. Os internos cerraram as grades da cela e violaram ainda mais três barreiras fixas.

O comunicado informa ainda que após a direção da unidade tomar conhecimento do ocorrido, a Superintendência de Gestão Prisional da Seap entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública que disponibilizou todos os recursos possíveis para promover a captura dos foragidos e a investigação do fato. Além disso, a Seap registrou a ocorrência na Delegacia Circunscricional de Polícia para que seja apurada a fuga. 

A Rondesp, o Batalhão de Choque da Polícia Militar e o Grupamento Aéreo (GRAER) já estão promovendo a busca dos internos, enquanto que o Batalhão de Polícia de Guarda apura todas as circunstâncias em relação a segurança do perímetro da unidade.

Concomitante a isso, o Departamento de Polícia Técnica está fazendo uma perícia na cela e a Seap, através da Corregedoria, vai abrir ainda hoje, uma sindicância para investigar os procedimentos de segurança da Cadeia Pública e todas as circunstâncias da fuga. A Cadeia Pública foi inaugurada em maio de 2010 e é a primeira fuga registrada desde então. 

“A Cadeia Pública sofre dos mesmos problemas da maioria das unidades do complexo: superlotação. Os  fugitivos estavam numa cela construídas para abrigar seis internos”, declarou Geonias Oliveira, presidente do sindicato.

“A unidade é a única do complexo que tem uma estrutura que poderia ser segura, se tivesse vigilância. Não tem muro ao redor. Não tem sistema de câmera de vigilância e apenas dois únicos agentes fazem o monitoramento da unidade”, disse Geonias.

A Seap, no entanto, disse que a cadeia conta atualmente com 110 agentes, que trabalham em quatro grupos de cerca de 27 profissionais por turno. Os agentes são responsáveis por ações como abertura de celas, recolhimento e revista. Conforme a assessoria, quando a Seap foi criada, haviam 900 agentes nas cadeias e hoje são 1.790. O último concurso foi realizado em 2014, no qual 490 candidatos foram convocados.

Ler Matéria Completa
Correio da Bahia
publicado em 12 de Janeiro / 2017 às 20:24

Policia militar e bandidos em confronto próximo a Santana do Sobrado


Fotos nas redes sociais apontam este veiculo como o abordado pelos assaltantes

Informações colhidas pelo Blog agora a pouco, mas ainda sem confirmação oficial, dão conta de uma tentativa de assalto a um carro forte e possível confronto dos marginais com a polícia militar, nas proximidades do Distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova.

De acordo com informações repassada ao Blog, homens com capuzes e fortemente armados teriam sido vistos, antes do confronto, numa frontier, nas proximidades da comunidade de Riacho do Sobrado, no mesmo distrito.

O caso ocorreu na BA-316, em um trecho do distrito de Santana do Sobrado.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de seis homens armados e encapuzados pararam o veículo e renderam os seguranças. Para abrir o cofre do veículo, os bandidos usaram explosivos. Com impacto da explosão, o para-brisa parou a mais de 50 metros de distância.

Não há informações sobre a quantia levada na ação. A Polícia Militar chegou ao local do ataque e entrou em confronto com os criminosos. O grupo conseguiu fugir, mas a PM acredita que tenha feridos entre os suspeitos. Os assaltantes fugiram em direção ao estado de Pernambuco.

Da redação
publicado em 11 de Janeiro / 2017 às 21:26

FEMINICÍDIO É REGISTRADO NO BAIRRO PIRANGA EM JUAZEIRO

Mais um feminicídio em Juazeiro. (Feminicídio ou Femicídio - é um termo de crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres, mas as definições variam dependendo do contexto cultural).

Segundo informações que acabam de chegar ao Blog o ex-marido teria assassinado na noite desta quarta-feira (11), em Piranga, a Senhora Maria Nely do Egito Neto.

Populares informaram que um homem se desentendeu com a vitima e desferiu vários golpes de faca e fugiu a pé em direção ao bairro João XXIII.

O acusado foi detido no bairro João XXIII por um efetivo da 76ª CIPM ROTAM que fez a condução do mesmo para delegacia de Polícia de Juazeiro.

publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 22:25

RONDESP NORTE PRENDE INDIVÍDUO COM PETECAS DE COCAÍNA NO BAIRRO ALTO DA ALIANÇA EM JUAZEIRO

No último domingo (08) uma equipe da RONDESP NORTE realizava rondas no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro, quando abordaram GABRIEL DE MELO SANTOS que caminhava pela avenida irmã Dulce. Informações davam conta de que ele estaria traficando drogas. Na busca pessoal os Rondespianos encontraram com ele 6  "petecas" de um pó branco supostamente cocaína e a quantia de R$ 50,00 em espécie.

A droga apreendida estava uma parte dentro da sunga e a outra dentro do tênis do acusado. O envolvido resistiu à prisão e alegou ser usuário de drogas. GABRIEL foi detido e encaminhado à delegacia juntamente com o material apreendido.

Com informações da Rondesp Norte
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 18:00

Crise prisional: saiba tudo o que aconteceu no país nos últimos dias

A crise carcerária no Brasil não é recente, mas rebeliões seguidas de chacinas, como a de Carandiru (SP), que completará 15 anos em outubro, e a do Compaj (AM), que terminou em 56 mortes, no primeiro dia do ano, chamam ainda mais a atenção para a superlotação e atuação de facções criminosas dentro dos presídios. Logo após o massacre da Compaj, em Manaus, seguido da fuga de 112 detentos, outras revoltas e mortes aconteceram no país. Confira abaixo os principais fatos da crise prisional do Brasil nestes primeiros dias de 2017, listados pela Folha de S. Paulo.

1º de janeiro

Uma rebelião de 17 horas ocasiona a morte de 56 detentos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM). As vítimas foram decapitadas ou queimadas. Outros 112 presos fugiram.

No mesmo dia, 72 detentos escapam do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat ). A fuga teria sido uma forma das facções "encobrirem" a rebelião na Compaj. No total, 70 presos são recapturados.

2 de janeiro

Na Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), também em Manaus, mais uma revolta deixa saldo de quatro detentos mortos. O Estado do Amazonas resolve transferir presos ameaçados do Compaj. Exatos 283 detentos são levados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa. A unidade prisional estava desativada desde outubro de 2016, por falta de estrutura. Governador José Melo de Oliveira (Pros) promete reformar a cadeia com R$ 44,7 milhões vindos do Fundo Penitenciário Nacional.

O Ministério da Justiça, Alexandre Moraes, informa que repassará R$ 1,8 bilhão para presídios em 2017 e que mais R$ 1,2 bilhão já havia sido liberado aos estados. Cerca de sete mentores das rebeliões são identificados. Ministro informa que serão eles transferidos para presídios federais.

3 de janeiro

Familiares sofrem com falta de informação e lentidão do Instituto de Medicina Legal no reconhecimento e liberação de corpos dos detentos mortos na Compaj e no UPP.

4 de janeiro

No Sertão da Paraíba, no Nordeste do país, dois presos são assassinados em motim na Penitenciária Romero Nóbrega, em Patos.

5 de janeiro

O presidente Michel Temer fala pela primeira vez sobre as rebeliões. Diz que o motim da Compaj foi "acidente pavoroso". Demora e teor do pronunciamento são amplamente criticados.

Ministro da Justiça culpa empresa terceirizada pelas mortes. Plano de emergência é anunciado e engloba a construção de cinco presídios federais, com orçamento de R$ 430 milhões. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informa que fiscalizará as melhorias em prazo de 30 dias.

6 de janeiro

Uma nova rebelião assoma Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, Roraima. Trinta e três detentos são assassinados.

7 de janeiro

"Sou filho de polícia. Sou meio coxinha sobre isso. Tinha é que matar mais. Tinha que fazer uma chacina por semana". O depoimento do secretário nacional de Juventude, Bruno Júlio (PMDB-MG), ao colunista Ilimar Franco, do jornal O Globo, custou-lhe o cargo.

8 de janeiro

Os presos do Compaj transferidos para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, fazem nova rebelião. Quatro detentos são assassinados.

Presidente da República anuncia que ajudará os estados do Amazonas, Roraima e Mato Grosso com agentes, recursos e equipamentos. O governador do Amazonas pede apoio da Força Nacional. Roraima disse que já havia solicitado ajuda, mas que ela teria sido negada pelo governo. Em mata ao lado do Compaj, três corpos são encontrados. Restos mortais ainda não foram identificados.

9 de janeiro

Governadora de Roraima, Suely Campos (PP), pede novo ajuda da Força Nacional. Ministro da Justiça anuncia o envio de 200 agentes da Força Nacional para os estados do Amazonas e de Roraima, sendo 100 para cada. E informou que ajudará ainda o Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Fonte: NMB
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 13:29

DHPP pede inclusão de dois acusados no Baralho do Crime

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já identificou os acusados pela morte do cabeleireiro Valdir Macário, assassinado em seu salão de beleza, enquanto trabalhava, no dia 12 de novembro do ano passado. De acordo com as investigações, Edgar da Silva Santos, conhecido como Chocolate, é apontado como mandante do crime. Um dos executores, Patric Ribeiro Tupinambá também já possui mandado de prisão expedido pela Justiça. A dupla terá os nomes inclusos, ainda esta semana, no Baralho do Crime.

Segundo o diretor do DHPP, delegado José Bezerra Júnior, a morte do cabeleireiro tem relação com o atentado com o irmão, Reginaldo Manoel da Silva, cometido cerca de um mês antes do crime. "Sabemos que outras duas pessoas também participaram da ação que resultou na morte do cabeleireiro e estamos trabalhando para identificá-las", afirmou. As investigações contam com o apoio da 6ª Delegacia Territorial (Brotas).

O envolvimento do irmão de Valdir com a namorada de Edgar teria sido a motivação dos crimes. 'Chocolate' também é apontado como líder do tráfico de drogas em Mussurunga, Stella Maris e Ipitanga e já chegou a ser preso, algumas vezes, pela prática criminosa. De acordo com os registros policiais, ele acumula, pelo menos, sete inquéritos, com última prisão registrada no dia 18 de junho de 2015. Em duas das prisões foram encontrados com ele grande quantidade de drogas.

Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 21:00

PRF recupera motocicleta logo após roubo em Juazeiro

Uma motocicleta foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal no último domingo (08), na BR 407, em Juazeiro, na divisa entre Pernambuco e Bahia. O veículo foi levado por um homem, que efetuou disparos contra o proprietário durante o roubo.

Agentes do Grupo de Patrulhamento Tático e do Grupo de Motociclismo da PRF deslocavam-se para realizar um comando de fiscalização, quando receberam informações de que um mototaxista estava ferido após ter sido vítima de um assalto. De imediato, a equipe foi até o local indicado e socorreu o homem ferido para um hospital.

Em seguida, os policiais realizaram rondas para localizar o assaltante, até que o avistaram próximo ao presídio de Juazeiro. Ao perceber a presença da viatura, o homem abandonou a motocicleta e correu para o matagal. Foram realizadas diversas buscas na região, inclusive com o apoio da Polícia Militar da Bahia, mas o suspeito não foi localizado.

A motocicleta recuperada foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro, onde foi registrada a ocorrência policial.

PRF-BA
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 13:30

Salgueiro-PE: Acusado de Lesão Corporal é preso por policiais do 8º BPM

Sábado (07), por volta das 03:30h, Policiais Militares do 8º BPM, foram direcionados para atenderem a uma ocorrência de agressão na Rua Antonio Alves Conserva, bairro Nossa Senhora das Graças em Salgueiro-PE. No local o policiamento flagrou o acusado identificado como Fernando Henrique Alves Oliveira, 28 anos, de posse de um facão na mão e a vitima, conhecida pelo nome de Flavio Anderson Henrique Alves, 31 anos,  que apresentava lesão em um dos braços, a qual teria sido causada pelo acusado utilizando o facão. A vítima também relatou aos policiais, que teria sido ameaçada pelo incriminado desde cedo. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos para a DEPOL, aonde o agressor foi autuado em flagrante delito.

Ascom 8º BPM
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 13:00

PRF prende suspeito de assalto em São Caetano-PE

Vítimas denunciaram o crime e reconheceram o suspeito que foi detido pela polícia

Um suspeito de assaltar um estabelecimento comercial foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no último sábado (07), em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. O homem estava em uma motocicleta e foi reconhecido pelas vítimas do crime, que ocorreu no Alto do Moura, em Caruaru.

Os policiais receberam informações de que dois homens haviam realizado um assalto a um bar no Distrito Industrial e que eles estariam passando por trás do posto da PRF. Foi realizada uma busca na região e localizado um dos suspeitos, com as mesmas características informadas por uma das vítimas do crime. O homem foi conduzido junto com a motocicleta até a Unidade Operacional de São Caetano, onde foi reconhecido por outras duas vítimas.

O suspeito foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim, para a continuidade dos procedimentos legais.

Ascom PRF-PE
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 09:31

HOMEM É ASSASSINADO COM SEIS TIROS NO BAIRRO SANTA LUZIA EM PETROLINA

Um homem, identificado como Jonh Leno Silva Souza, que não teve a idade informada, foi assassinado com seis tiros, neste domingo (8), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, informou a Polícia Militar (PM).

Segundo o 5º BPM, o crime ocorreu na Rua 7 do bairro Santa Luzia, Zona Norte da cidade. Duas pessoas não identificadas, são suspeitas de envolvimento no homicídio.  Ninguém foi preso.

Segundo informações da PM, dois homens chegaram numa moto e dispararam cerca de seis tiros com uma arma .380 contra a cabeça e pescoço da vítima, que morreu na hora. Os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados pela polícia.

Ainda segundo informações de populares que não quiseram se identificar, o jovem estaria na cidade há seis meses vindo de São Paulo-SP, onde já teria sido preso, não sabendo informar por qual motivo.

O local do crime foi isolado até a chegada do Instituto de Criminalística para os procedimentos periciais. O corpo foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML) e o caso registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Ouro Preto.

Fonte: 5º BPM
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 08:28

Governo de Roraima vai refazer pedido de envio da Força Nacional

O governo de Roraima vai refazer o pedido de envio da Força Nacional para o estado. O documento deve ser protocolado hoje (9).No ano passado, em novembro, após a morte de dez detentos na Penitenciária Agrícola Monte Cristo, o estado chegou a pedir ajuda federal, mas teve o requerimento negado pelo Ministério da Justiça.

Ontem de manhã, a assessoria do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, informou que a pasta ainda não recebeu nenhum contato pessoal do governo de Roraima. O trabalho de identificação e liberação dos corpos dos detentos mortos na Penitenciária Monte Cristo foi encerrado neste domingo (8).

Sábdo (7), uma vistoria encontrou mais dois corpos enterrados no presídio, aumentando para 33 o número de mortos. As visitas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, que ocorrem aos domingos, estão suspensas por questão de segurança.

Fonte: Agência Brasil
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 07:00

RONDESP NORTE PRENDE MAIS DOIS TRAFICANTES NA INVASÃO DO BAIRRO ALTO DA ALIANÇA

Na última sexta-feira, dia 06, uma equipe  da Operação  VISÃO NOTURNA da RONDESP NORTE realizava rondas na invasão do bairro Alto da Aliança, área conhecida por Iraque, quando abordaram as pessoas de JOEL JOÃO RODRIGUES DOS SANTOS,  popular "Bandido" e MARLONE ALVES DA SILVA, moradores do bairro. Com eles foram encontrados 01 (uma) pedra de CRACK, 01 (um) “dolão” de MACONHA e a quantia de R$ 60,00 (sessenta reais) em espécie, caracterizando situação típica de venda de drogas. Em ato contínuo os Rondespianos seguiram até a residência de JOEL JOÃO RODRIGUES DOS SANTOS, onde fizeram uma busca domiciliar e encontraram em um dos ambientes debaixo de uma cama, uma caixa contendo:

• 20 (vinte) “dolões” de maconha;

• 11 (onze) pedras pequenas de crack envoltas em pedaços de plásticos brancos;

• 06 (seis) pedras médias de crack;

• 02 (duas) “petecas” de um pó branco tipo cocaína;

• 01 (uma) balança de precisão digital marca Rochelle;

• R$ 132,00 (cento e trinta e dois reais) em espécie.

No quintal da casa os Rondespianos encontraram 01 (um) Quilograma de maconha que estava enterrada. Ainda foi apreendida uma motocicleta HONDA CG 150cc, cor preta, placa PFO 6486 cujo nome da propriedade era de terceiro. Ambos os imputados confessaram o envolvimento com o tráfico de drogas, sendo detidos e encaminhados à delegacia juntamente com o material apreendido.

Fonte: RONDESP NORTE
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 06:30

Forças do Estado definem segurança para Lavagem do Bonfim

A segurança para os baianos e turistas aproveitarem com paz e tranquilidade a segunda maior festa popular da Bahia está definida. Serão cerca de 1,7 mil policiais militares e civis atuando na Lavagem do Bonfim, distribuídos ao longo dos 8 quilômetros do cortejo, que se inicia na Conceição da Praia, no próximo dia 12. 

Para auxiliar o trabalho dos efetivos, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) utilizará duas Plataformas de Observação Elevada (POE). As unidades móveis (caminhões) possuem câmeras que mandam imagens online para as equipes no Centro de Operações e Inteligência, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

A estrutura policial terá ainda 19 postos elevados (estrutura que permite observar de um ponto mais alto a movimentação do público), dez Bases Móveis de Segurança Pública e quatro unidades para registros de ocorrências, localizadas no Comércio (posto montado próximo à Igreja da Conceição da Praia), na Avenida Dendezeiros (3ª Delegacia Territorial) e duas no Bonfim (postos montados nas partes baixa e alta da Colina Sagrada). 

O patrulhamento será realizado por militares das 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 37ª, 2ª Companhias Independentes (CIPMs), dos batalhões do Centro Histórico (18º), de Choque, Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), Especializado de Polícia Turística (Beptur) e de Policiamento Rodoviário (BPRv), dos esquadrões Águia e de Polícia Montada, das operações Gemeos e Apolo, além da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo Industrial.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Cerca de 1,7 mil policiais militares e civis vão atuar na festa
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Nas ações de inteligência, investigativa e procedimentos judiciários, cerca de 60 delegados, escrivães e investigadores trabalharão distribuídas na 3ª DT (Bonfim) e em outras unidades territoriais. Equipes veladas estarão infiltradas ao longo do circuito, monitorando possíveis práticas criminosas, com foco no tráfico de drogas, roubos e furtos.

“Colocaremos em mais esse grande evento do calendário baiano toda a expertise e tecnologia para oferecer segurança pública. Temos certeza de que a grande maioria da população sairá no dia 12 de janeiro em busca do conforto espiritual e de comemorar o grande dia, mas estaremos pronto para reprimir quem estiver com o pensamento contrário”, afirma o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele acrescenta que este será mais um momento para aperfeiçoar a segurança visando o Carnaval.

publicado em 08 de Janeiro / 2017 às 11:00

Grupo explode duas agências após render policiais e fechar a cidade de Afrânio em PE

Cerca de 20 bandidos armados com fuzil explodiram as agências do Banco do Brasil e dos Correios na madrugada deste sábado (7), em Afrânio, no Sertão de Pernambuco. Um grupo de oito pessoas que estava próximo ao local foi feito refém e uma pessoa ficou ferida após ser atingida por um tiro. Até o momento ninguém foi preso e a polícia não soube informar a quantia levada pelos suspeitos.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a ação dos bandidos ocorreu por volta das 1h, quando criminosos armados com fuzil e pistolas chegaram em quatro carros e cercaram a entrada e saída da cidade. Quatro policiais militares que estavam de plantão foram mantidos presos dentro do alojamento e um agente da Polícia Civil ficou retido na delegacia. Vários tiros foram disparados pelos bandidos para intimidar os policiais.

Bandidos colocaram fogo em um carro para impedir perseguição policial (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Bandidos colocaram fogo em um carro para impedir perseguição policial (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Parte do grupo entrou na agência do Banco do Brasil e explodiu dois caixas eletrônicos e o cofre do banco. Os outros criminosos seguiram para os Correios e também explodiram o cofre da agência.

Assaltantes espalharam grampos pela rodovia (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Assaltantes espalharam grampos pela rodovia
(Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Na fuga oito pessoas que estavam em um bar próximo ao local foram feitas reféns e só foram liberadas horas depois em uma estrada de acesso ao estado do Piauí. Um deles ficou ferido após ser atingido por um tiro. A vítima foi socorrida para uma unidade de saúde local e depois encaminhada para o Hospital Universitário em Petrolina e não corre risco de morte.

Para evitar perseguição policial os criminosos jogaram grampos na estrada e colocaram fogo em um carro que foi posicionado fechando a rodovia. Cinco veículos foram encontrados pela polícia com os pneus furados devido ao grande número de grampos espalhados pela via. Equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), do Grupo de Apoio Tático Intinerante (Gati) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta foram acionadas, mas até o momento não há pistas sobre o paradeiro dos criminosos.

Notas manchadas de tintas ficaram espalhadas pela agência (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Notas manchadas de tintas ficaram espalhadas
pela agência (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

O Instituto de Criminalística também esteve no local. Notas manchadas de tinta ficaram espalhadas pela cidade. Essa é a segunda vez que bandidos assaltam o local. Em 19 de janeiro de 2016 os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil foram explodidos por quatro bandidos.  banco postal dos Correios também já tinha sido alvo dos criminosos. Em 25 de junho do ano passado eles cortaram fios de eletricidade e roubaram todo o dinheiro do cofre. A Polícia Militar informou que equipes do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) continuam na busca dos bandidos.

G1 Petrolina Foto: Cícero Francinaldo da Silva
publicado em 08 de Janeiro / 2017 às 10:00

PM DA BAHIA ESTÁ DE LUTO: MORRE O SARGENTO REINALDO ALVES

A Polícia Militar da Bahia está de luto faleceu neste sábado (7) por volta das 16:30h, o Sargento PM Reinaldo Alves, vítima de um grave acidente em Barra Grande, próximo à cidade de Curaçá.

De acordo com informações de populares o acidente aconteceu na localidade de Barra Grande, próximo à ponte Chapéu de Couro, quando o condutor do veículo perdeu o controle da direção do veículo e capotou diversas vezes. O Sargento Reinaldo que era lotado na CIPE Caatinga faleceu antes mesmo de receber os primeiros socorros.

Segundo informações do comando da CIPE CAATINGA. O corpo de Reinaldo será velado no auditório dá CIPE/ Caatinga  das 10:00  às 13 horas. Após será levado para casa dos pais a rua dá Caatinga no bairro Jardim Maravilha em Petrolina.O sepultamento será no cemitério ( Campo das flores) no centro de Petrolina às 16 horas.

publicado em 08 de Janeiro / 2017 às 09:00

GRAVE ACIDENTE NA BR-407 JAGUARARI

Na manhã deste sábado, 07/01, um grave acidente na BR 407, entre o povoado de Catuaba e Tanque de Terra, no município de Jaguarari vitimou o jovem Daniel Moreira Júnior de 24 anos, natural de Goiana-PE. O veículo, um HB20 de placa PYI-4724, licença de Belo Horizonte/MG vinha sentido Juazeiro/Jaguarari quando colidiu contra um caminhão baú de placa CRY-1895, licença de Vila Velha/ES que tinha saído de Feira de Santana e seguia para Juazeiro/BA. De acordo com informações do motorista Jorge Luiz, Daniel invadiu a contramão em alta velocidade. Jorge disse à nossa reportagem que ainda tirou o seu veículo para o acostamento, mas infelizmente não foi suficiente para evitar o pior e acredita que Daniel cochilou ao volante.

Com o impacto, a parte frontal do HB20 ficou totalmente destruída e o motor do carro foi arremessado a aproximadamente 40 metros do local da colisão. O corpo de Daniel foi retirado das ferragens pela Polícia Técnica com a ajuda do Corpo de Bombeiros e levado para o IML de Senhor do Bonfim. A passageira que vinha no veículo, a Sra. Rafaela Lopes da Silva de 26 anos, natural de Senhor do Bonfim foi atendida pelo SAMU e levada para o Hospital Municipal onde segue aguardando a regulação para o Hospital de Traumas em Petrolina. Este é o terceiro acidente trágico em menos de 30 dias no município de Jaguarari.

Fonte: Portal de Jaguarari Fotos Whatsapp
publicado em 08 de Janeiro / 2017 às 07:34

Manaus registra nova rebelião com mortos neste domingo

Aos menos três pessoas foram mortas durante uma rebelião na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, neste domingo (8). A informação foi confirmada pelo secretário de Administração Penitenciária do estado, Pedro Florêncio, à Rede Amazônica.

A movimentação dos detentos começou por volta das 3h do horário local (5h de Brasília). De acordo com o secretário, os três mortos foram decapitados. Equipes do Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão no local. Ainda segundo Florêncio, a situação está controlada.

Tumulto na sexta

A penitenciária é a mesma que recebeu detentos transferidos após o massacre em presídios que resultou na morte de 60 pessoas. Houve tumulto no local na tarde desta sexta-feira (6). De acordo com a Polícia Militar, os presos reclamam da estrutura do lugar, que abriga mais de 200 na capela e na enfermaria da unidade prisional.

Os detentos queriam ir para o raio B, uma das alas da cadeia que tem 24 celas. As secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária e membros da Defensoria Pública do Estado foram até a cadeia para conversar com os detentos após a confusão.

Na ocasião, o secretário de Segurança Pública do estado, Sérgio Fontes, informou que os presos concordaram em permanecer onde estavam alojados até o término de obras, que estão sendo feitas nas celas do presídio.

Estrutura deteriorada

O número de presos transferidos para a cadeia pública chegou a 284. O local foi desativado em outubro de 2016 por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi alvo de críticas do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

A Cadeia Vidal Pessoa foi reaberta na segunda-feira (2) para a acomodação de presos ameaçados de morte pela facção Família do Norte (FDN). A medida foi adotada de modo emergencial para "preservar vidas", segundo Fontes.

Devido ao abandono do prédio, o local está com estrutura deteriorada, incluindo as celas, que contém restos de obras e entulho. O procurador geral do MP, Pedro Bezerra, fez uma visita ao local na quarta-feira (4). Segundo ele, os presos "estão muito amontoados porque as outras partes [da cadeia] não estavam em condições de recebê-los".

Fonte: G1
publicado em 06 de Janeiro / 2017 às 22:00

RONDESP NORTE PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA

Nesta quinta-feira (05), uma equipe da RONDESP NORTE fazia rondas no Bairro Nova Esperança em Juazeiro quando recebeu informações de que numa residência funcionava um ponto de venda de droga. A viatura deslocou até o local e na calçada da residência suspeita os Rondespianos avistaram a pessoa de AMILTON DIAS, indivíduo bastante conhecido da polícia, pois já teria sido preso outras vezes pela prática de roubo, furto de criações e tráfico de drogas. Na abordagem o envolvido confessou a prática de tráfico de entorpecentes e levou a guarnição até o interior de sua residência  entregando aos Rondespianos uma embalagem (que estava dentro do guarda-roupa), contendo os seguintes entorpecentes:

• 11 pinos plásticos contendo cocaína;

• 03 embalagens contendo cocaína em pó pesando 22,52 gramas;

O acusado foi detido e encaminhado à delegacia juntamente com a droga apreendida.

Com informações da Rondesp Norte
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.