Blog do Geraldo José - Reminiscências
Vale do São Francisco - 18 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Reminiscências

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 06:30

Prefeitura de Petrolina apresenta Plano Municipal de Arborização em audiência pública nesta quinta-feira 5 

Entre os assuntos que a maioria dos petrolinenses concorda é que a sensação térmica da cidade poderia ser amenizada se o município possuísse uma maior arborização urbana. Visando perpetuar as políticas públicas praticadas pela Prefeitura de Petrolina e orientar o cidadão e as próximas gestões sobre a maneira adequada de realizar plantios no município, será realizada nesta quinta-feira (5) uma audiência pública, às 10h, na Casa Plínio Amorim, para discutir e validar o Plano de Arborização Municipal. 

O estudo foi feito pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) em conjunto com a Embrapa e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão). O plano foi realizado em cerca de um ano de trabalho, após a gestão perceber os desafios e erros encontrados em plantios passados na cidade. Além disso, ele servirá como ‘cartilha’ para estimular a população também a realizar o plantio de maneira correta, indicando o melhor tipo de árvore de acordo com o local, o espaço disponível e o tipo de solo, por exemplo.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 28 de Agosto / 2019 às 14:36

Prefeitura de Petrolina celebra 2 anos da Praça da Juventude com programação esportiva

Um dos principais equipamentos públicos do bairro João de Deus, zona oeste de Petrolina, está completando 2 anos de existência, possibilitando que os moradores da comunidade e de bairros vizinhos, tenham um espaço adequado para a prática de atividades físicas e programações culturais. A programação de aniversário da Praça da Juventude acontecerá nesta quarta-feira (28), a partir das 19h, com diversas atividades esportivas promovidas pela Prefeitura de Petrolina.

Voltado para o bem estar e lazer da população, o local é visitado diariamente por centenas de pessoas, de todas as faixas etárias, que vivem na região. Umas das atividades realizadas na Praça da Juventude é o Programa ‘Movimenta Petrolina’. Desenvolvido pela gestão municipal, desde 2017, o programa utiliza os espaços públicos esportivos e culturais da cidade para levar aulas esportivas e de dança para as comunidades, sem custo algum.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 14 de Agosto / 2019 às 08:00

Vereador Alex de Jesus solicita melhorias em ruas de Petrolina

Foram apresentadas diversas indicações pelo vereador Alex de Jesus (PRB) na Câmara Municipal de Petrolina, na Sessão Plenária desta terça-feira (13/08). As reivindicações foram direcionados à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade , solicitando melhorias em algumas ruas do município de Petrolina. A indicação 125/2019, pede a pavimentação da rua 62 no bairro João de Deus e a indicação 123/2019, reivindica o recapeamento da rua Pessoa de Melo, no bairro Gercino Coelho. 

O vereador destaca a importância das proposições. "Em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, e atendendo aos moradores da região, vejo que as ruas necessitam desse bem na infraestrutura das vias, que é responsável pela melhoria da mobilidade dos moradores, uma vez que, mais qualidade de vida é primordial" frisou. 

Ler Matéria Completa
Ascom Vereador Alex de Jesus
publicado em 08 de Julho / 2019 às 16:40

Corpo de João Gilberto é enterrado em Niterói

O corpo do cantor e compositor João Gilberto foi enterrado na tarde desta segunda-feira (8) no Cemitério Parque da Colina, Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde a família do artista tem um jazigo. Antes de ser levado para Niterói, ao som de um coro de fãs, o corpo do cantor foi velado no Theatro Municipal do Rio, em uma cerimônia aberta ao público.

Pouco antes do enterro, uma homenagem foi feita no hall do Theatro com integrantes do coro e da orquestra do Theatro, regidos pelo maestro e compositor Tim Rescala, que tocaram e cantaram Jesus Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, e Ave Verun Corpus, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Ler Matéria Completa
Foto Reprodução TV Globo
publicado em 01 de Junho / 2019 às 07:45

Ônibus novos, wi-fi e ar-condicionado: prefeitura divulga nova concessionária de transporte coletivo de Petrolina

Depois de décadas de sucateamento, o sistema de transporte coletivo de Petrolina se prepara para entrar em uma nova fase. É que a prefeitura divulgou, o resultado da licitação que selecionou a nova concessionária do serviço na cidade.

Quatro empresas participaram do processo licitatório da prefeitura que deve ser homologado em até 10 dias e disponibilizar 74 novos veículos na cidade. De acordo com as exigências da prefeitura, a empresa vencedora 'Atlântico Transportes' deverá oferecer aos petrolinenses uma frota de ônibus 100% nova, com carros equipados com ar-condicionado e todos eles com equipamentos de acessibilidade, além de serviço de wi-fi.

Para o prefeito Miguel Coelho, as mudanças representam um novo patamar no serviço público de transporte. "Esse era um dos maiores desejos dos petrolinenses, ônibus de qualidade, com preço justo. É a confirmação do compromisso que firmamos lá atrás, ainda na época de campanha. Dissemos que iríamos priorizar as pessoas, com um serviço de qualidade e com respeito ao nosso povo", destaca o prefeito.

O processo licitatório avaliou itens como: tarifa, idade da frota, frota com energia limpa, entre outros. O secretário-executivo da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), José Carlos Alves, lembra que existem prazos jurídicos que podem variar durante o processo de homologação, mas ressalta que a previsão é de que a nova empresa passe a operar em até 180 dias, a partir da assinatura do contrato.

 

Ascom PMP Magnólia Costa
publicado em 20 de Maio / 2019 às 08:30

Bolsonaro diz que parte da imprensa vive só de mentiras

Neste sábado (18), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) negou que tivesse sancionado projeto que isenta partidos de multas por infrações na campanha eleitoral. Ao receber estudantes na porta do Palácio da Alvorada, o presidente disse que a imprensa mentiu na sexta-feira (17) ao noticiar a sanção. "Não vão botar uma linha do que vou falar aqui, não vão botar nada. Sei que vocês são funcionários não têm poder junto aos editores", afirmou. 

"Mas as imprensas [sic] estão dizendo que eu sancionei uma lei ontem para anistiar multas de R$ 60 milhões mais ou menos de partidos políticos. É mentira, eu vetei. Estão dizendo que eu sancionei", disse Bolsonaro. "É o tempo todo assim, é só mentira. Grande parte da mídia só vive disso. Só desinformando, deturpando, mostrando o contrário do que acontece. A mídia, se fosse isenta no Brasil, –existem boas televisões, bons rádios, bons jornais, existem, não estou generalizando– o Brasil seria diferente. Mostre a verdade. Se eu errei, mostre a verdade", insistiu o presidente.

Ler Matéria Completa
Folha Press
publicado em 10 de Maio / 2019 às 23:00

Reminiscência... O tempo em que éramos movidos pelos sonhos

Deve ser os tempos tristes e sombrios em que vivemos, um outono longo, anunciando um inverno solitário.

Deve ser a ausência de tantos e por outro lado a presença fria do que virá e a certeza que não há mais o combustível chamado esperança, que me deixa assim, nostálgico.

E apenas uma foto; com gente que partiu definitivamente; outros que se perderam em caminhos tortos, com amores vividos e sonhados... apenas uma foto... e a soma de todos os anos que ela carrega, mas faz chorar.

Deve ser estes tempos...

Manoel Leão

publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 08:00

Em clima de folia, Prefeitura de Petrolina se prepara para escolher rei e rainha do Carnaval

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Petrolina envolve as comunidades do município para a escolha da corte real da festa momesca. Na quinta-feira (14), oito casais os quais estão representando os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de seus bairros se apresentaram e gravaram um vídeo para conquistar o público e conquistar votos.

A disputa, que promete ser acirrada, será através do voto popular pela rede oficial do Carnaval, pelo Instagram @carnavaldepetrolina. A Prefeitura deve lançar nos próximos dia a votação e o resultado será divulgado na própria mídia social na próxima quinta-feira (21). O rei a rainha do Carnaval abrem oficialmente a festa no Baile Municipal, no próximo sábado (23) e serão os responsáveis por transmitir a alegria e o espírito da festa aos foliões.

Asco PMP
publicado em 13 de Fevereiro / 2019 às 23:00

REMINISCÊNCIAS DO CARNAVAL DE JUAZEIRO

Em 1985, Evalice Rodrigues filha do saudoso professor de Educação Física Almiro Rodrigues foi eleita em concurso realizado no Estádio Adauto Moraes, a Rainha do Carnaval de Juazeiro (BA) daquele ano.

Em contato com a nossa reportagem Evalice disse que revirando alguns álbuns encontrou várias relíquias quando foi eleita para a corte de Momo na cidade.

“As escolhidas, eu, Lili, irmã de Guanair Atanásio, mas não me recordo o nome da outra princesa. A apresentação foi na Sociedade 28 de Setembro”. Recordar é viver.

publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 07:00

Prefeitura de Juazeiro avalia positivamente andamento de obras conveniadas com o Governo do Estado

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) está executando atualmente duas importantes obras conveniadas com o Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder: a requalificação da Av. Adolfo Viana e a Urbanização das avenidas de acesso ao bairro Pedra do Lorde. Ambas as obras já apresentam avanços significativos, atendimento ao cronograma estabelecido e avaliação positiva quanto ao andamento.

As duas intervenções estão orçadas em R$ 6 milhões e foram apresentadas pelo prefeito Paulo Bomfim dentro do pacote das 10 novas grandes obras que Juazeiro está recebendo em comemoração aos 140 anos da cidade. “É importante esclarecer que o convênio é um só para as duas obras, muitas pessoas reclamam que as intervenções estão paradas e isso não procede, a primeira parcela do convênio recebida está sendo aplicada na primeira fase da obra da Adolfo Viana (demolição do canteiro central, redimensionamento do mesmo em novo padrão e recuperação do pavimento danificado com a adequação do canteiro) e na execução dos 4 pontos de drenagem nas avenidas de acesso ao bairro Pedra do Lorde”, explica o titular da SEDUR, Hemerson Guimarães.

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 12 de Janeiro / 2019 às 15:00

P1 Rappers retorna às atividades com pocket show no 1º 'Vale Ensina Arte', em Petrolina (PE)

O grupo P1 Rappers, de Juazeiro (BA), vai se apresentar neste sábado (12) na primeira edição do 'Vale Ensina Arte', evento de cunho sociocultural que busca promover arte e cultura para a população ribeirinha e evidenciar o trabalho de artistas da região. As atividades terão início a partir das 16h, na Porta do Rio, na Orla de Petrolina. O P1 fará um pocket show às 20h30. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Além do P1 Rappers, também vão se apresentar no evento grupos e artistas de Petrolina e Juazeiro, como Coletivo Roots, Banca Zero8Sete, Perdidos do Norte, Napo Hash, DJ Werson, entre outros. Todos os alimentos arrecadados serão destinado a uma instituição filantrópica de Juazeiro.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 07 de Novembro / 2018 às 21:30

Polícia descobre golpe contra previdência na cidade de Orobó, Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social , por meio da Polícia CIvil de Pernambuco, desencadeou nesta quarta-feira (7), a Operação Anticorrupção, que visa prender envolvidos com esquema fraudulento contra o instituto de previdência pública da cidade de Orobó, no Agreste. Os desvios envolvendo o esquema podem chegar R$ 2,6 milhões. Seis mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Daniel Silva Paiva, da Comarca de Orobó, estão sendo cumpridos. 

A investigação para apurar a fraude teve início em agosto passado e vem sendo coordenada pelo delegado Paulo Gondim e pelo promotor Rodrigo Altobello Ângelo Abatayguara, de Orobó. Os crimes foram cometidos com o Instituto de Previdência do Município de Orobó. Há indícios, segundo a Polícia, da prática de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Ler Matéria Completa
Foto: Divulgação Policia Civil
publicado em 04 de Novembro / 2018 às 22:00

Reminiscências: 1974 - Macaxeira gigante, colhida em Petrolina, impressionou pelo tamanho e peso

 

Numa rápida pesquisa no google é possível verificar uma disputa que envolve o crescimento de raízes de mandioca, pelo mundo afora, algumas com registros no Guiness Book.

Com 42,5 KG e pesando 42,5 Kg uma dessas raízes foi encontrada na cidade de Natividade da Serra, no interior de São Paulo. Em Vitória da Conquista, uma outra raiz de mandioca, de acordo com publicação no Youtube, ultrapassou os 5 metros. 

Uma dessa raízes gigantes foi colhida em 1974, em Petrolina, figurando entre as maiores já colhidas no Brasil. 

A planta foi cultivada pelo Sr Augusto Amador, conhecido como “véi das Molas”, um comerciante tradicional de Petrolina e pai do dentista Avelar Amador.

A foto, do arquivo pessoal de Avelar, dá a dimensão da raiz colhida pelo seu pai, em 1974.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 23 de Outubro / 2018 às 22:46

Pelé 78 anos: Nelson Rodrigues e a primeira vez em que o aniversariante do dia foi chamado de Rei

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, comemora 78 anos nesta terça-feira. Revirando o baú de memórias do maior jogador de todos os tempos, o Correio Braziliense, prestou uma homenagem ao craque, nascido em Três Corações (MG).

A curiosidade aqui é que pela primeira vez, alguém ousou juntar três letras e dar a Pelé o eterno título de rei. O responsável pelo batismo do adolescente de 17 anos e 8 meses foi um craque das letras, Nelson Rodrigues, na crônica. A realeza de Pelé, publicada na revista Manchete Esportiva em 8 de março de 1958 e reproduzida na integra a seguir aqui no blog.

Confiram:

Ler Matéria Completa
Correio Braziliense Foto: Ilustração
publicado em 16 de Julho / 2018 às 23:00

Reminiscências: Lembranças da FENAGRI em 1989

Em 1989 eu era presidente da Empresa Municipal de Turismo e Eventos - VALETUR  e fizemos a VI FENAGRI. O público era imenso nos shows no Adauto Moraes e a Feira um fracasso. Banda Mirage no palco de "Santinho".

Maurício Dias.

Da redação Blog Geraldo José/foto arquivo Maurício Dias
publicado em 09 de Julho / 2018 às 22:46

O primeiro arranjo que a gente fez de Asa Branca, o Luiz Gonzaga se emocionou, ele dizia que era o arranjo mais bonito que ele tinha escutado

O vocalista do Quinteto Violado Marcelo Melo, disse que a banda foi um divisor de águas para a música nordestina”. Paraíbano de Campina Grande o vocalista do Quinteto Violado explicou que tem quase 50 anos de carreira. Um dos criadores da banda, um dos precursores da música regional brasileira fala da importância dessas obras para as próximas gerações.

Em entrevista, Marcelo relembra a trajetória do grupo e de trabalhos memoráveis como os arranjos feitos para várias obras de Gonzagão, Dominguinhos e Geraldo Vandré que ele considera um compositor fantástico. E recorda: “O primeiro arranjo que a gente fez de Asa Branca, o Gonzaga se emocionou muito. Ele dizia que era o arranjo mais bonito que ele tinha escutado.”

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 12 de Maio / 2018 às 08:00

EXU: IGREJA SÃO JOÃO BATISTA COMEMORA 150 ANOS

Em 2018 a igreja de São João Batista do Araripe comemora 150 anos e para celebrar esta data, a Budega Cultural Vale do Ançu, realiza o concurso “Sarau poético, com o tema "a promessa do Barão de Exu, 150 anos de história".

Poderão participar do concurso todos os exuenses residentes ou não no município, os interessados em participar poderão se inscrever na Budega Cultural Vale do Ançu, que fica localizada na rua Eufrásio Alencar (Calçadão Ioiô Ulisses) no centro da cidade, no horário das 10 ás 17 horas de segunda a sexta.

Ler Matéria Completa
Foto: Ney Vital
publicado em 29 de Março / 2018 às 20:30

Cultura: Fundação Joaquim Nabuco tem o maior acervo de músicas do Nordeste

Interpretações originais de Luiz Gonzaga, Manoel G. Barreto e Jackson do Pandeiro, gravações de histórias da época de Agamenon Magalhães e discursos de Miguel Arraes, ambos ex-governadores de Pernambuco. Essas são algumas das obras que compõem a maior coleção fonográfica do Nordeste – e uma das maiores do Brasil –, pertencente ao acervo sonoro da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife.

As produções abrangem diferentes contextos históricos, tendências e estilos musicais. São aproximadamente 11 coleções de suportes de diversas épocas, divididos em discos de 78 rotações, gravados de 1902 até a década de 1960; LPs, que compõem uma coleção de discos de 33 rotações; compactos, de sete rotações; fitas cassetes, fitas rolos, partituras e arranjos. 

Ler Matéria Completa
Ascom Fundaj
publicado em 17 de Março / 2018 às 13:35

Reminiscências: Disputa do título em 2001, contra o Bahia, ainda está vivo na memória do torcedor

Matéria de 2001 lembra o jogo decisivo contra o Bahia no Adauto Moraes


O clima que antecede Juazeirense x Bahia, em Juazeiro, é de expectativa e otimismo por parte do torcedor da Juazeirense, que deve lotar o Estádio Adauto Moraes neste sábado (17).

Desde quarta-feira os torcedores movimentaram o setor de venda de ingressos e a expectativa é de grande público, maior ainda que o do jogo anterior, contra o mesmo Bahia, com placar favorável ao time da capital, que virou nos minutos finais e ganhou por 2 x 1.

“Desta vez será diferente”, já disse o treinador Zaluar e os torcedores acreditam num triunfo do Cancão de Fogo, que vem com força total para a partida.

Para o torcedor é a hora de vingar aquela derrota de 2001, quando o Juazeiro Social Clube perdeu por 3 x 1 e deixou escapar o título de campeão baiano em pleno Adauto Moraes.

O Blog Geraldo José foi buscar nos arquivos locais os detalhes daquele jogo e encontrou uma matéria do Jornal Gazzeta do Vale detalhando aquele momento histórico para o futebol regional. Dizia a manchete de capa: “Juazeiro perde, mas é a segunda força do  Futebol Baiano”, estampou.

O jogo de hoje, marcado para Às 18h30, pode ser mais um passo para a conquista do tão sonhado título baiano e a garantia de participação na Copa do Brasil e Copa do Nordeste do ano que vem.

A Juazeirense já tem garantido para este ano o campeonato Brasileiro da Série C.

Bora Cancãããããooooooooo!

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 01 de Março / 2018 às 13:46

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DO MONTE CASTELO USA DO DIREITO DE RESPOSTA SOBRE PLANTIO DE ÁRVORES NA COMUNIDADE

A Associação de Moradores do Bairro Monte Castelo em reuniões na comunidade elabora um projeto de arborização para a Avenida Monte Castelo, o Arboriza Monte, onde com a finalidade de melhoria para a comunidade consegue consolidar este projeto, através de órgãos ambientais com 50 mudas de Ipês. Diante disso, preparamos o local, fizemos as covas, conseguimos ponto de água através de gotejamento, e demos o primeiro passo em marcar um ato, neste dia 28/02/2028, conforme convite enviado à imprensa para que juntamente com alunos mostrarmos a dinâmica que o meio-ambiente tem para a humanidade.

Entretanto, esta comunidade foi pega de surpresa por um grupo isolado de pessoas, de pessoas dissidentes com a nossa Entidade, e na calada da noite do dia 26/02/2018 para a madrugada do dia 27/02/2018 fizeram um plantio no mesmo local e nas mesmas covas que íamos fazer o plantio dos Ipês, onde foi gerado um desconforto entre a comunidade com essa falta de respeito e de responsabilidade, e onde tentam macular a imagem da Associação de Moradores do Bairro Monte Castelo, e de seu Presidente com insultos, vídeos e notas deturpadas à imprensa.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 20:30

45 anos sem Pixinguinha, o gênio que deixou dezenas de músicas, como 'Carinhoso'

Alfredo da Rocha Vianna Filho, ou Pixinguinha, foi autor de dezenas de valsas, sambas, choros e polcas. Compôs orquestrações para cinema, teatro e circo, além de arranjos para intérpretes famosos, entre os quais Carmen Miranda, Francisco Alves e Mário Reis. Considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos e mestre do chorinho, Pixinguinha desde pequeno dedicou-se à música. 

Aprendeu a tocar cavaquinho com os irmãos e aos 11 anos já dominava o instrumento. Seu pai, um excelente flautista, também foi mais um dos mestres que Pixinguinha teve, e o menino acompanhava as rodas de chorinho dentro de casa.

Pixinguinha nasceu no dia 23 de abril de 1897, no bairro da Piedade, subúrbio do Rio de Janeiro. Era filho do músico Alfredo da Rocha Viana e pertencia a uma família de 14 filhos. Em 1908, mudou-se com a família para um casarão de oito quartos na Rua Vista Alegre, frequentado por muitos músicos e conhecido como "Pensão Vianna". Ainda na infância, recebeu o apelido de Pizindim ou Pizinguim (menino bom).

Ler Matéria Completa
Redação blog
publicado em 12 de Fevereiro / 2018 às 19:00

Dominguinhos completaria 77 anos de vida se vivo fosse

Se estivesse vivo, o sanfoneiro Dominguinhos faria 77anos nesta terça-feira 12. Por telefone, a cantora Elba Ramalho disse que Dominguinhos "representa, de certa forma, a raiz de todos nós, o Brasil rural, de onde todos viemos." Ainda de acordo com Elba, "Dominguinhos não era só um grande músico, mas também um grande homem. Sinto muita falta do amigo e parceiro musical que ele sempre foi para mim", lembra. "Sua doçura, dentro e fora dos palcos, faz muita falta".

José Domingos de Morais, o Dominguinhos, foi um grande instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Exímio sanfoneiro, teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Sua formação musical tinha influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote e jazz. Dominguinhos, nasceu em Garanhuns,  dia 12 de fevereiro, no  agreste de Pernambuco continuará sendo um dos mais importantes e completos músicos, instrumentistas, tocador de sanfona. É imortal em discos, DVD e milhares de entrevistas por este Brasil afora.

Filho de Chicão, afinador de sanfona de 8 baixos e de Dona Maria soube também guardar a honra e gratidão de ter “aprendido umas lições” de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, que um dia anunciou ser o Dominguinhos o seu mais legitimo seguidor, o verdadeiro herdeiro musical.

Redação blog
publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 09:31

Luiz Gonzaga e a diversidade musical presente no carnaval

Luiz Gonzaga e o carnaval. Na década dos anos 80 Luiz Gonzaga foi homenageado pela Escola de Samba Vermelho e Ouro. No samba-enredo ele participou da gravação cantando e puxando sanfona. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantou o ritmo musical Frevo. Em 1946 gravou "Cai no Frevo". Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo "Quer Ir mais Eu?", este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes. "Quer ir mais eu vambora, vambora vambora"...

Luiz Gonzaga ainda gravou "Bia no Frevo" e "Forrobodó Cigano". Homenageou o genial Capiba-Lourenço Fonseca Barbosa, tocando o frevo "Ao mestre com carinho" , este genial pernambucano criador da canção "Maria Betânia". Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira,  mistura sanfona e instrumentos metais. Grava "Arrasta Frevo". Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trioeletrizado junto com as guitarra do Trioelétrico, gravou a música Instrumento Bom. 

Ler Matéria Completa
Kyldelmir Dantas-Pesquisador
publicado em 22 de Janeiro / 2018 às 21:30

Luiz Gonzaga, o carnaval da Bahia e o primeiro forró trioeletrizado; confira vídeo

O Chiclete com Banana estava no auge, a fantasia ainda era a mortalha e a Banda Mel começava a despontar. Mas, no reduto de uma axé music que se fortalecia, eis que a avenida virou sala de reboco. De cima do trio elétrico Carnaforró, ressoava um vozeirão do tamanho do Nordeste.

Pouca gente sabe, mas parte desse momento histórico está em uma relíquia postada no YouTube em 2009. São imagens da TV Itapoan guardadas por mais de 20 anos pelo cantor e compositor baiano Gereba, responsável pela vinda do Rei do Baião. “Farol da Barra ontem à noite”, informam os caracteres do vídeo.

No chão, a galera arrasta o pé na manha, ao ritmo de sucessos como Vida de Viajante, Riacho do Navio, Cintura Fina e a própria Sala de Reboco. Pela primeira vez na carreira, Luiz Gonzaga subia em um trio elétrico. E muito bem acompanhado. Além de Gonzagão, Dominguinhos, Gereba, Bule-Bule e Grupo Bendegó.

Ler Matéria Completa
Alexandre Lyrio-Correio da Bahia
publicado em 28 de Dezembro / 2017 às 16:08

GRACILIANO RAMOS OLHA E ESCREVE POR NOSSAS FRESTAS

Ê Graciliano... Igual não houve ainda não. Que jeito de absorver a gente.

Cada detalhe e fluência fascinam...Elegância no linguajar com seu serrote e formão. Que fraseado, que coceira escondida debaixo da pedra. Nítido, límpido, conciso, não tem pirueta nem ferrolho o seu texto, compõe com rigor para que o caminho não tenha buraqueira nem engano de rumo.

Decidiu não abraçar maniqueísmo e arcar suas consequências. Acompanhou o ser humano na pisada magoada, nos brinquedos que logo se despedaçam e nos sonhos vacilantes. Observou o gentio e seus esquemas como o jangadeiro mira a água vasta e suas manhas e deslimites. No verbo, colheu o que cada pessoa garante em integrar a manada, os seus preços, o que se finge no enxame e a zonzeira de cada vivente.

Ler Matéria Completa
Revista Cultura
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.