Blog do Geraldo José - Charges
Vale do São Francisco - 28 de Junho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Charges

publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 15:00

6º BPM REALIZA PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional - CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem de 31 anos que desferiu um golpe de faca contra outro de 36, em via pública, às 12h30 desta segunda-feira (20), na Praça José Gonçalves, Centro de Senhor do Bonfim.

A vítima foi socorrida pelo SAMU para o hospital e o acusado foi autuado em flagrante, na delegacia de Polícia Civil.

 

Ascom
publicado em 26 de Outubro / 2016 às 12:58

Funcionários dos Correios entram em greve em Petrolina

Os funcionários dos Correios de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, decidiram entrar em greve, nesta quarta-feira (26). os profissionais pedem a contratação de mais profissionais e melhorias nas condições de trabalho.

Nesta quarta-feira (26), parte dos profissionais se concentraram em frente à uma das agências da empresa. Em Petrolina, a greve é por tempo indeterminado e a principal reclamação é sobre a falta de carteiros para trabalhar.

Atualmente 33 carteiros atendem a demanda da população. De acordo com o sindicato, seriam necessários 50 profissionais para entregar em média 35 mil correspondências que chegam diariamente na cidade.

Os funcionários dos Correios também pedem melhorias nas condições de trabalho e fim do assédio institucional, que é quando o empregado se sente sobrecarregado de tarefas. Por conta da greve, a entrega de correspondências e encomendas está suspensa.

Em nota, a empresa Correios informou que devido às mudanças recentes no Governo Federal, novas contratações estão suspensas e que já atua na melhoria das condições de trabalho no centro de distribuição de correspondências em Petrolina. A previsão é de que em novembro a unidade passe a funcionar em novo prédio, mais amplo e com mais conforto para os funcionários.

A empresa reforçou ainda que não houve redução de efetivo na unidade. O que houve foi uma reorganização de áreas de distribuição, com solução logística que otimiza recurso, qualidade e prazos de entrega.

G1
publicado em 16 de Setembro / 2016 às 16:45

RONDESP NORTE E CIPE-CAATINGA PRENDEM INTEGRANTES DE UMA QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ROUBOS DE CARGAS E VEÍCULOS

Nesta quinta-feira (15) após receber informação do Núcleo de Inteligência da CIPE-CAATINGA de que homens desconhecidos haviam chegado numa casa no bairro Nossa Senhora das Grotas, local conhecido como “Suvaco da Cobra”, em Juazeiro, o Núcleo de Inteligência da Rondesp, juntamente com duas Guarnições da RONDESP NORTE, deslocou-se até o citado bairro e no local indicado cercaram a residência suspeita no intuito de abordar os ocupantes.

Ao perceber o cerco policial alguns dos acusados subiram até a laje da cobertura do imóvel de onde veio disparos de arma de fogo contra os Policiais Militares que revidaram e no confronto um dos suspeitos foi atingido e socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, sendo identificado como sendo LUCIANO QUEIROZ PASSOS, sendo encontrado com ele um revólver calibre .38, capacidade para seis cartuchos, tendo cinco deflagrados e um intacto.

No interior da residência foram abordados e detidos as seguintes pessoas: ROBERT CHRISTIAN SAMPAIO DE ANDRADE, IVAN RAFAEL OLIVEIRA MEDRADO, MOISES REIS DA LUZ, PAULO ALBERTO AQUINO DA SILVA; EDINALDO MENDONÇA DOS SANTOS, EMERSON SAMUEL REIS DIAS DE OLIVEIRA (acusado de participar do assassinado um policial militar do estado do Ceará), LUCIANO RAMOS SANTOS (Mandado de prisão em seu desfavor, expedido na comarca de Conceição de Jacuípe – BA). No interior do imóvel foi encontrado os seguintes materiais:

Um veículo VW/GOL 1.0 licenciado em Uberaba/MG com sinais de adulteração nos caracteres do chassi e do motor; um veículo FIAT/UNO MILLE FIRE FLEX licenciado em Salvador/BA, cor azul; um veículo HYUNDAI/HB20S 1.6 PREM, cor cinza, com restrição de furto; uma motocicleta HONDA/CB 300R, licenciada em Petrolina; uUm revólver calibre .38, capacidade para seis cartuchos, sem numeração e marca aparentes e sem munições; 12 cartuchos calibre .38; uma pistola calibre .40. 

Segundo a perícia apresenta sinais de adulteração: dois carregadores da pistola calibre .40; 20 munições calibre .40; uma pistola de Airsoft com um carregador; ferramentas utilizadas para abrir numeração de chassi de Mercedes Benz; oito chaves michas; uma peruca com fios pretos; um par de placas de um HB 20 COM, com os caracteres PVB 9688, licenciado de Salvador/BA; um par de placas de um caminhão Ford Cargo, com caracteres OPA 4237, Jaguarari-Ba; duas cédulas falsas, representando o valor de R$ 20,00 cada; oito aparelhos de telefonia celular; a quantia de R$ 210,00 em moeda nacional; cinco Euros e 10 dólares.

Dando continuidade à diligência a equipe deslocou até a cidade de Casa Nova onde localizaram numa área rural, peças de um caminhão em fase de desmanche. Na propriedade rural onde foi localizado o caminhão, foi encontrada cédula de identidade de GERALDO JOSE DE SOUSA, natural de Conceição do Canindé/PI, que evadiu do local.

Os acusados e todo o material foram apresentados ao delegado Fábio Antônio Cândido Araújo Conceição, na DEPOL de Juazeiro-BA, 17ª COORPIN, para as medidas legais.

Com informações da Rondesp Norte
publicado em 17 de Agosto / 2016 às 14:00

Campanha de Odacy e Leia tem segundo dia marcado por entrevista em rádio e reuniões

Depois do ponta pé inicial com sucesso num arrastão movimentado realizado no bairro João de Deus nesta terça, 16, o candidato a prefeito, Odacy Amorim (PT) e sua vice, Léia Araújo (PC do B) continuam firmes na caminhada rumo à Prefeitura. Nesta quarta-feira, 17, Odacy começa o segundo dia de campanha abrindo as entrevistas com os candidatos a prefeito na Rádio Ponte FM dentro do programa Ponte das Cidades. Durante o dia, Odacy e Léia terão outros eventos, como reuniões em bairros com diferentes segmentos da população. Segue agenda completa:

Agenda Coligação Petrolina do Povo e dos Sonhos de Isabel Cristina (PT-PC do B-PMN-PMB) – Quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Odacy – prefeito 13

Léia – vice-prefeita

7h15 – Entrevista Rádio Ponte FM – Programa Ponte das Cidades

14h30 – Reunião Panificadora Holanda

16h – Reunião Bairro Santa Luzia

19h – Reunião Bairro Pedro Raimundo

ASCOM
publicado em 03 de Agosto / 2016 às 14:00

DESAFIO ENTRE GIGANTES: CPM JUAZEIRO E CPM PETROLINA DISPUTAM EM JOGOS INTERESTADUAIS

Os Colégios da Polícia Militar da Região do Vale do São Francisco, CPM Juazeiro e CPM Petrolina, firmaram entre si, intercâmbio desportivo com o intuito de trocar saberes e praticar atividades desportivas, explorando as potencialidades dos alunos-atletas de cada Unidade envolvida.

As competições acontecerão entre 06/08 e 10/10/2016, através das modalidades futsal, handebol, voleibol, futebol, basquetebol, xadrez, natação, judô e atletismo.

Os dirigentes PM das duas escolas, bem como os técnicos das respectivas modalidades, visualizam essa interação como uma maneira saudável de aproximar e estimular o gosto pelo esporte e desporto escolar. Acreditam ser esta uma oportunidade de fomentar as competições desportivas entre outras unidades de ensino da região ou fora dela, reforçando a interação e a abertura para Olimpíadas entre todas as escolas da região.

ASCOM
publicado em 26 de Julho / 2016 às 14:30

Bahia tem mais de dez milhões de eleitores aptos a votarem nas Eleições 2016

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Mário Alberto Simões Hirs, anunciou, durante a sessão de julgamento na tarde desta segunda-feira (25/7), os dados estatísticos oficiais das Eleições 2016. O comunicado foi feito após pronunciamento do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista coletiva à imprensa realizada também nesta segunda.

Entre os números, consolidados após o fechamento do cadastro eleitoral ocorrido em maio deste ano, está o eleitorado baiano apto a comparecer às urnas nas eleições deste ano. Dos cerca de 144 milhões de eleitores em todo o Brasil, 10.570.085 estão na Bahia, o que inclui um total de 1.463.674 já prontos para se identificarem por meio da biometria, isto é, pela leitura das impressões digitais, e 9.106.411 pela identificação tradicional.  

Em todo o país, 5.568 municípios deverão ir às urnas em 2 de outubro para escolher os seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Na Bahia são 417 municípios, sendo que em 43 deles a votação ocorrerá com identificação biométrica, 79 sem biometria e 295 por meio da identificação de forma híbrida (onde parte do eleitorado se identificará pelo modo tradicional e outra parte pela modalidade biométrica).

Ler Matéria Completa
TRE-BA
publicado em 25 de Julho / 2016 às 22:29

Confira as regras para a propaganda eleitoral na internet

A partir do dia 16 de agosto, a propaganda eleitoral estará liberada, inclusive na internet. No entanto, candidatos, partidos e coligações devem ficar atentos a algumas restrições, a exemplo da vedação da propaganda eleitoral paga na internet. A Lei das Eleições (Lei 9.504/97) proíbe a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga na internet. Nas redes sociais, candidatos não podem impulsionar as publicações, ou seja, não é permitido utilizar a ferramenta "página patrocinada" do Facebook com mensagens que contenham conotação eleitoral.  

Não é admitida também a propaganda eleitoral pela internet, ainda que gratuita, em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da Administração Pública Direta ou Indireta da União, estados, Distrito Federal e dos municípios. Também fica proibido ao candidato ou partido pedido explícito de voto.

Ler Matéria Completa
ASCOM
publicado em 25 de Julho / 2016 às 14:30

CONVENÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES HOMOLOGARÁ A CANDIDATURA DE ODACY AMORIM A PREFEITO DE PETROLINA

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores convida a população petrolinense para a convenção partidária que homologará a chapa de vereadores e o nome do deputado estadual Odacy Amorim como candidato a prefeito de Petrolina. A convenção acontece nesta quinta-feira, dia 28 de Julho, a partir das 18h30, no Centro Cultural do Colégio Dom Bosco, localizado na Praça Maria Auxiliadora, sem número, no Centro de Petrolina. Aguardamos todos e todas para esse momento histórico e democrático de nossa cidade. 

ASCOM
publicado em 18 de Julho / 2016 às 16:00

Medeiros apresenta Suzana, sua pré-candidata a prefeita, aos comerciantes do Camelódromo e Terminal

No último sábado, 16, o vereador Zé Carlos Medeiros (PSDB) percorreu as alas do Camelódromo 2 de julho, centro comercial da cidade, em companhia da colega de parlamento e pré-candidata de sua legenda, Suzana Ramos. A atividade foi mais uma ação do ‘Caravana 45’ com o objetivo de fortalecer o projeto de candidatura própria do partido.

Durante a caminhada, Medeiros foi saudado por muitos comerciantes que reconheceram em seu mandato a luta pelas melhorias das condições de trabalho dos permissionários. “Sinto-me em casa, em família aqui com meus amigos do Camelódromo, Terminal e entorno. Nosso mandato sempre pautou a defesa dos direitos dos pais e mães trabalhadores dessa região que, dignamente, lutam pelo pão de cada dia”, pontuou o vereador.

Junto à pré-candidata, Medeiros assumiu o compromisso que, na possível gestão do PSDB à frente da prefeitura municipal, os entrepostos comerciais da cidade serão uma das prioridades. “Nossa história de luta pode comprovar esse compromisso. Vamos implantar uma gestão compartilhada, entre a prefeitura e as associações, viabilizando parcerias e ações para incentivar cada dia mais esse importante vetor de desenvolvimento econômico.  Vamos tratar os trabalhadores como empreendedores ”, afirmou Medeiros.

Além do Camelódromo, a Caravana percorreu os box’s do Terminal de ônibus. “Tenho certeza que vamos fazer uma ampla restauração nesse espaço. Juazeiro, uma cidade grande, nessa magnitude, não pode ter um terminal de ônibus urbano nessas condições. Vamos repensar o espaço dos ônibus, bem como a área dos permissionários e comerciantes do entorno”, garante o tucano. 

ASCOM
publicado em 12 de Julho / 2016 às 11:00

"Fizemos a maior Festa do Interior de todos os tempos", avalia coordenação

Mais de 90 mil pessoas passaram pelos três dias no Pátio de Eventos de Casa nova, no último final de semana, durante a 27ª Festa do Interior.  Uma grande estrutura foi montada para receber bem os moradores e turistas.

As três noites da festa foram prestigiadas por um grande público que lotou o espaço para assistir os shows de Amado Batista, Alcymar Monteiro, Os Clones, Seu Maxixe, Limão Com Mel, Lenno, Matruz com Leite, Psirico, Sergio do Forró, o espetáculo infantil Frozen e Peppa Pig,além das bandas locais. O ápice da festividade e de público foi durante o show de Pablo, no sábado, 09, e da dupla Zezé de Camargo e Luciano, domingo, 10.

Para a soteropolitana Maria das Dores, a Festa do Interior foi um sucesso. "Me surpreendi com a organização, com a estrutura, segurança, uma linda decoração... Uma grande festa, de família não deve em nada aos grandes eventos da capital.,.. Tudo bem feito", parabeniza. A estudante casanovense Paloma Dias também compartilha da opinião de Maria das Dores. "Linda. Perfeita. Nunca tivemos uma festa assim. Nossa cidade merecia. Vejam que linda decoração, o capricho com as barracas, temos segurança, posto de saúde... tudo que é necessário para um grande evento", pontua.

De acordo com a secretária de Administração da cidade, Joelma Cota, A festa foi um sucesso. "Fizemos a maior Festa do Interior de todos os tempos. Nossa equipe, no qual agradeço a todos, fez um excelente trabalho. A Festa foi pensada para celebrar o novo momento que a nossa cidade está vivendo e seu sucesso é aprova que um trabalho bem feito, organizado e com foco no povo gera bons resultados. Casa Nova se transformou nestes dias na capital baiana da alegria", assegurou.

Além de alegria e diversão, a Festa gerou desenvolvimento.  Segundo o comerciante Carlos Andrade, durante os três dias a receita do seu comércio triplicou. "Com a presença de muitos turistas, com a cidade cheia, o resultado vem logo no comercio. Graças a Deus zeramos nosso estoque e ganhamos um dinheiro extra. A mistura de alegria e desenvolvimento deu muito certo".

Na oportunidade, a prefeitura municipal divulgou a programação da Festa de Santana do Sobrado, distrito de Casa Nova, nos próximos dias 29, 30,31 de julho. Na sexta, a festa terá o show de Tayrone e Lenno, no sábado, Arreio de Ouro e Brega e Vinho, no domingo, 31, o cantor Jonas Esticado e a grande atração nacional, Márcia Felipe.  

ASSCOM
publicado em 11 de Julho / 2016 às 18:00

Autorizadas ações que somam R$ 1,3 bilhão para desenvolvimento rural

Fortalecer a agricultura familiar, promovendo desenvolvimento e modernização das atividades no campo, e combater a pobreza em dezenas de municípios do semiárido baiano. Com esses objetivos, um conjunto de ações do Programa Bahia Mais Forte foi lançado pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (11), em Juazeiro, no norte da Bahia. Programas como o Pró-Semiárido, Garantia Safra da Agricultura Familiar e Plano Safra tiveram a execução autorizada pelo governador, que ainda entregou máquinas agrícolas e assinou convênios do Bahia Produtiva. Somados, os investimentos e créditos das ações passam de R$ 1,3 bilhão. O evento foi realizado na Orla II de Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, com a presença de secretários de estado, autoridades políticas e representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. 

Na ocasião, Rui ressaltou a importância do programa de grande porte que alcançará milhares de baianos. "Este é um investimento estruturante para aumentar a produção da agricultura. A ideia é que a melhor solução para a pobreza é a produtividade no campo, o emprego, para melhorar a vida daqueles que com muito sacrifício produzem no semiárido baiano", afirmou. O Pró-Semiárido terá investimentos de cerca de R$ 350 milhões, beneficiando 70 mil famílias de 32 municípios baianos que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Um dos objetivos do programa, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), é combater a pobreza, promovendo otimização, capacidade de organização e gestão no campo, com geração de renda nas atividades agropecuárias. Os recursos serão provenientes de empréstimo com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida). A construção de agroindústrias, sistemas de abastecimento de água, formação técnica para produtores e atuação em redes de cooperação socioprodutiva estão entre as ações previstas no Pró-Semiárido.

Plano Safra e Garantia Safra

Também beneficiando pequenos produtores, o governador assinou o acordo de cooperação para execução de metas do Plano Safra da Agricultura Familiar, com mais de R$ 700 milhões em crédito destinado à Bahia, disponibilizado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nesta edição, o programa vai permitir financiamentos com redução de juros e ampliação de recursos para assistência técnica. O terceiro programa na área que recebeu autorização no evento foi o Garantia Safra 16/17. Rui assinou o decreto governamental de adesão ao programa, que espera atingir 345 mil agricultores. Terão acesso ao benefício aqueles que estiverem regularizados e não tenham renda superior a 1,5 salário mínimo por mês.

Bahia Produtiva

Incluso no Bahia Mais Forte, o programa Bahia Produtiva, gerido pela SDR/CAR, também levará recursos para a região. Rui autorizou a celebração de convênios com 28 projetos selecionados no Território Sertão do São Francisco. Ao todo, 1,2 mil famílias que participam de associações e cooperativas nas cadeias produtivas da apicultura, caprinocultura, pesca e socioambientais, serão beneficiadas com investimento de R$ 5 milhões. Ao lado do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, o governador anunciou os valores disponibilizados pela pasta para apoio à agricultura familiar. No período de julho de 2016 a junho de 2017, serão aplicados R$ 130 milhões em uma série de projetos e programas como o PAA Leite, PAA Alimentos e o Restaurante Popular.

Modernização no campo

Além das autorizações de programas e anúncios, foram entregues dez tratores com implementos agrícolas, beneficiando os municípios de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Curaçá, Ponto Novo, Cansanção, Monte Santo, Quijingue e Miguel Calmon, e 20 conjuntos de máquinas forrageiras a entidades da Agricultura Familiar do Território do Rio São Francisco. No mesmo evento, 211 agricultores familiares de nove localidades da região foram beneficiados com a entrega de títulos de domínio de terra. 

Boas notícias para o baiano que vive do campo, como Francisco Brandão, presidente da Associação Comunitária e Agropastoril de Curaçá. "É muito bom que essas máquinas cheguem para todos nós. Hoje, os governos estão olhando para as classes mais baixas. Se lembrarmos do passado, o que nós temos hoje é muito diferente. No momento certo, quando a chuva chegar, nós vamos ter como preparar a terra para nosso cultivo", afirma o agricultor. Em parceria com a SJDHDS, a SDR ainda comemorou no município a marca de 30 mil ações das tecnologias sociais de água e 340 mil ações de abastecimento humano executadas em toda a Bahia.

Repórter: Eudes Benício Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 11 de Julho / 2016 às 12:00

Sonora Brasil faz circuito em 10 cidades pernambucanas

Os músicos Adelmo Arcoverde (PE), Raullino Silva (RN/PE) e Cássio Nobre (MA/BA), foram reunidos pelo Sesc para divulgarem o tema Viola no Nordeste, através do projeto de formação de ouvintes musicais Sonora Brasil. A abertura aconteceu quinta-feira (7), no Teatro Samuel Campelo, que fica no bairro de Piedade, em Jaboatão. As apresentações são gratuitas. No concerto, a viola no Nordeste é encontrada em sua forma mais tradicional e em suas variações típicas, como as usadas pelos repentistas, que possui um sistema acústico que melhora a projeção do som, e a machete, característica da região do Recôncavo Baiano. Recebem o circuito as cidades Belo Jardim (11), Garanhuns (13), Arcoverde (14), Buíque (15), Triunfo (16), Araripina (18) e Petrolina, no Teatro do SESC (19).

Sobre os músicos:

Adelmo Arcoverde – É um dos mais importantes representantes da viola nordestina. Traz um estilo virtuosístico e versátil. Da cidade de Serra Talhada, o pernambucano é compositor, instrumentista, arranjador e violeiro. Já ganhou de diversos prêmios.

Raullino Silva – Ele é potiguar, mas está radicado em Pernambuco. Repentista profissional desde os 19 anos de idade, acumula participações em centenas de competições. Em 2005, foi vencedor do 1º Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, em Quixadá, ao lado do poeta João Paraibano.

Cássio Nobre - Maranhense, radicado em Salvador (BA), ele é compositor, violeiro e pesquisador do samba de roda do Recôncavo Baiano e em especial da viola machete. Suas pesquisas revelam as transformações da prática musical tradicional da na atualidade.

Sonora Brasil – É um projeto que tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 19ª edição, apresenta os temas Sonoros ofícios — cantos de trabalho e Violas brasileiras, que serão desenvolvidos no biênio 2015-2016, com a participação de quatro grupos em cada tema. O segundo tema traça um panorama da viola de cinco ordens e de variantes do instrumento que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.

Dupla Comunicação
publicado em 11 de Julho / 2016 às 07:26

Importação de lâmpada fluorescente precisará de autorização prévia

Com a proibição da venda de lâmpadas incandescentes no país, uma das alternativas são as lâmpadas fluorescentes. Mas nem todos sabem que o descarte delas precisa ser feito com cuidado, pois essas lâmpadas contêm vapor de mercúrio e podem ser prejudiciais ao ambiente e à saúde. Esta semana, resolução do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços determinou que as empresas que vendem lâmpadas fluorescentes só poderão importá-las mediante autorização prévia.

A norma passa a valer daqui há três meses, e é parte de esforço para o descarte adequado que começou com a Lei n°12.305, de 2010. A legislação instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevendo que empresas, governo e consumidores se unam para a destinação certa das lâmpadas fluorescentes. Em 2014, empresas do setor firmaram acordo com o Poder Público comprometendo-se com o sistema de logística reversa, que consiste na reutilização, reciclagem ou descarte correto dos resíduos.

Como a maior parte das lâmpadas vendidas no Brasil vem de fora, a resolução condicionando a importação à autorização prévia reforça a fiscalização do governo em relação ao descarte adequado. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a anuência para obter a licença de importação deverá vir do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Ministério do Meio Ambiente também repassará informações sobre as empresas ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Tanto o Meio Ambiente quanto o Inmetro, vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, poderão fiscalizar o cumprimento da logística reversa pelo setor de fabricação, importação e venda de lâmpadas.

Segundo Gustavo Fontenele e Silva, coordenador de Energia e Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o filtro às importações viabiliza em definitivo a implantação da logística reversa. “Trouxe o elemento que faltava para tornar possível a logística reversa, que é estabelecer a anuência prévia das licenças de importação”, afirmou.

Pouca informação

Para Izabel Zaneti, professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), os consumidores no Brasil ainda são pouco informados sobre os riscos do descarte errado das lâmpadas fluorescentes. “As pessoas geralmente compram porque é mais econômica e não sabem da disposição final da lâmpada. Muitas vezes pegam e jogam em qualquer lugar”, diz.

Segundo a professora, apesar de a lâmpada de LED também ser uma alternativa ao fim da comercialização das incandescentes, a fluorescente é a mais popular entre os consumidores. Ela explica que o mercúrio é tóxico para o ser humano e, por isso, é preciso cuidado com o manuseio para a lâmpada fluorescente não quebrar. A professora alerta também que, se for descartada com o lixo comum, a lâmpada pode causar danos ambientais como a contaminação dos lençóis freáticos.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 10 de Julho / 2016 às 09:00

Projeto de Carletto concede a pacientes direito de receber verba do SUS para pagamento de pedágio

Com o objetivo de contribuir com os tratamentos de saúde realizados pela população, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou o Projeto de Lei nº 4.016/2015,  que permite que o paciente autorizado a realizar tratamento fora de seu munícipio, nos termos da regulamentação do Ministério da Saúde (Portaria nº 55/99, da Secretaria de Assistência à Saúde), tenha o direito de receber do Sistema Único de Saúde (SUS) verba correspondente às despesas com o pagamento de pedágio no itinerário das viagens de ida e de retorno, se optar por deslocamento terrestre em veículo particular.

O parlamentar destacou que se o paciente precisa fazer tratamento fora de seu domicílio, o chamado TFD, o SUS arca com o pagamento das despesas relativas a transporte, diárias para alimentação, pernoite para paciente e acompanhante e passagens. "Porém, com frequência, as famílias decidem transportar seus doentes em veículo próprio, por conveniência e conforto. Nessa hipótese, não tem garantia legal para requerer verba para o pagamento de despesa com pedágio, cada vez mais comum nas rodovias brasileiras", salientou.

De acordo com Carletto, por uma questão de equidade, a legislação deve prever a possibilidade de os pacientes contarem com esse tipo de auxílio. "No fundo, o que se quer é que o transporte, efetuado por meios próprios ou por terceiros, não represente mais um obstáculo em um processo de tratamento que, por si só, já é bastante penoso", enfatizou o deputado.

Fonte: Ascom do deputado federal Ronaldo Carletto (PP)
publicado em 09 de Julho / 2016 às 11:50

UTILIDADE PÚBLICA: GATINHO DESAPARECIDO.

Geraldo,

Meu gatinho, que atende pelo nome de Beemo, desapareceu quarta-feira (06/07) por volta das 6h da manhã, na rua Cesário da Silva, centro de Juazeiro. Ele é branco com o rabo listrado em laranja, usa uma coleira preta com o pingente de patinha amarelo. É peludo e dócil. Por favor, quem tiver alguma notícia, entre em contato pelos números (74) 9137-6865, ou (74) 9134-0688 ou 3611-2538.

Ele é muito amado e todos estão com saudades. Quem encontrar será gratificado.

Ajudem para que Beemo possa ser encontrado, ele é um gato que nunca saiu de casa, muito apegado, deve estar assustado.

Danielle Nascimento

publicado em 08 de Julho / 2016 às 12:00

Integração Nacional garante R$ 18 milhões para obras hídricas na Bahia, Alagoas e Paraíba

O Ministério da Integração Nacional liberou ontem (7) o repasse de R$ 18 milhões para a Paraíba e Bahia para ações e obras que ampliam a oferta de água no Nordeste e promovem o desenvolvimento regional. A decisão foi anunciada durante reuniões do ministro Helder Barbalho com os governadores da Bahia, Alagoas e Paraíba, em Brasília. Deste montante, R$ 15 milhões serão aplicados em obras da Vertente Litorânea (PB) e R$ 3 milhões para o Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê (BA). O compromisso de concluir as obras da Bacia Leiteira, no estado alagoano, também foi garantido.

Segundo o ministro Helder Barbalho, o Governo Federal trabalha neste momento para concluir as obras estruturantes em andamento e que são possíveis de serem concluídas no menor prazo possível. “Nós triplicamos, por exemplo, o repasse de recursos para as obras complementares, que receberão as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, neste primeiro no primeiro mês”, ressalta.

Ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, foi assegurado o repasse de R$ 15 milhões para a continuidade do Canal da Vertente Litorânea, que receberá água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Serão beneficiados cerca de 200 mil habitantes em 11 municípios da planície costeira do Estado. No total, a obra está com 55% de execução, é composta de 112,5 quilômetros de canais e atenderá as demandas prioritárias de consumo humano, uso industrial e projetos de irrigação.

Os recursos autorizados pelo ministro para o Governo da Bahia permitirão que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e os produtores possam começar o primeiro plantio no Perímetro de Irrigação do Baixio Irecê.  Administrado pelo Governo Estadual, em parceria com a Codevasf, o Projeto começará a produzir a partir de 2017 e beneficiará as regiões de Xique-xique e Itaguaçu da Bahia, gerando mais de cinco mil empregos diretos e indiretos.

Em Alagoas, a recuperação do Sistema Integrado de Abastecimento da Bacia Leiteira está com 65% de execução, tem investimento total de R$ 114,4 milhões do Governo Federal e já recebeu mais de R$ 32,9 milhões de recursos do Ministério da Integração Nacional.  Com a ampliação da adutora, serão beneficiados mais de 239 mil habitantes em 19 municípios. A conclusão das obras foi o compromisso assumido pelo ministro Helder Barbalho com o governador Renan Calheiros Filho. O pedido foi reiterado por meio de uma emenda da bancada de deputados alagoanos, em julho deste ano.

Ler Matéria Completa
Fonte: MI
publicado em 04 de Julho / 2016 às 17:00

Caixa corre risco de precisar de aporte de R$ 5 bi do governo neste ano

A Caixa Econômica Federal corre o risco de precisar de um aporte de R$ 5 bilhões do governo ainda em 2016 para cobrir um rombo no Fundo de Pensão de seus trabalhadores, a Funcef. De acordo com a Folha de S. Paulo, a questão está em discussão entre executivos do banco e o valor pode ser ainda maior diante da recessão do país que eleva as taxas de inadimplência em empréstimos e afeta as receitas dos bancos. No último mês, o atual presidente da Caixa, Gilberto Occhi, afirmou que o banco não precisaria de aporte de recursos pelo governo, considerando que a instituição busca gerar recursos com a venda de fatias em seus negócios de seguros, loterias e cartões de crédito.

publicado em 06 de Junho / 2016 às 09:07

Prefeito Isaac solidariza-se e lamenta morte da mãe da vereadora Suzana Ramos

O prefeito Isaac Carvalho emite nota de pesar e solidariza-se com a família da vereadora Suzana Ramos, devido ao falecimento da sua mãe, dona Ana Maria de Carvalho. “Desejamos todas as forças aos familiares e amigos para que possam suportar esta perda irreparável”, lamentou o prefeito.  

ASSCOM/Juazeiro
publicado em 23 de Maio / 2016 às 16:00

"Mesário do Futuro" cadastra adolescentes interessados em atuar nas eleições após completarem 18 anos

O estudante secundarista Douglas Lisboa, 17 anos, foi o primeiro jovem da Bahia a solicitar inscrição para o projeto "Mesário do Futuro". Ele deu início ao cadastro de voluntários, que este ano começa a ser mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

A ideia é consolidar um banco de dados formado por eleitores, com idade entre 16 e 17 anos, que tenham interesse em prestar serviço como mesário ao completarem a maioridade – pessoas como Douglas (foto), que desde cedo já mostra interesse pela participação no processo democrático do País. "Sempre gostei de política. Já fui líder de turma na escola e tenho como exemplo meu irmão, que foi mesário na última eleição. Acho que o voto é uma das grandes conquistas do povo brasileiro. Votar é ser cidadão", reflete o estudante.

A vontade de servir como mesário fez com que Douglas procurasse a sede do TRE da Bahia. Foi quando soube que era possível antecipar a sua inscrição, por meio do "Mesário do Futuro", projeto idealizado pelo Cartório da 7ª Zona Eleitoral de Minas Gerais e adotado, este ano, pelo TRE-BA, após adaptação realizada pelo Grupo de Trabalho Mesários do Regional baiano.

O projeto

A Presidente do Grupo de Trabalho Mesários Bahia (GT-Mesários/BA), Verônica Silva, contou que conheceu o projeto da 7ª zona de Minas durante o "I Fórum Nacional de Chefes de Cartório", em 2015. A partir daí, ela e outros membros do GT-Mesários/BA perceberam a potencialidade da ação e propuseram incorporá-la à realidade da Bahia com o nome "Mesário do Futuro". "A gente vem buscando aumentar o número de mesários voluntários e o 'Mesário do Futuro' é um dos projetos que adotamos para alcançar esse objetivo", afirmou.

Além do papel colaborativo dos mesários para a realização das eleições, a servidora lembra que o mais interessante no projeto é despertar o interesse dos jovens pelo processo democrático brasileiro.

Conforme a presidente do GT-Mesários/BA, a participação voluntária vem crescendo no TRE-BA, "graças à junção de forças do GT-Mesários, cartórios eleitorais, Assessoria de Comunicação, Escola Judiciária e às parcerias com instituições de ensino conveniadas, que conferem aos estudantes das universidades participantes horas de atividades complementares a partir do tempo de serviço prestado como mesários", explicou.

Inscrições

Para solicitar inscrição no projeto "Mesário do Futuro", os jovens interessados devem enviar e-mail ao cartório da zona eleitoral ao qual está vinculado (veja os endereços). Mais informações sobre o projeto ou os contatos telefônicos dos cartórios podem ser obtidos por meio de uma consulta ao site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), clicando-se no banner do "Mesário Voluntário" (na home page) e, em seguida, na opção "Mesário do Futuro".

Verônica explica que, solicitada a inscrição, bastará ao jovem "aguardar o contato do cartório eleitoral para participar do projeto". Um sistema próprio, em fase de desenvolvimento pela Secretaria de Tecnologia e Informação (STI) do TRE-BA, atenderá os interessados futuramente. "Quando o sistema já estiver funcionando a inscrição será feita online, bastando o preenchimento do formulário eletrônico", pontuou a servidora.

Confira qual o e-mail de seu cartório e se inscreva (PDF)

Asscom
publicado em 15 de Maio / 2016 às 21:00

El Salvador não reconhece governo Temer e chama embaixadora de volta

O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, disse neste sábado (14) que não reconhece o novo governo do Brasil, encabeçado por Michel Temer, que assumiu a presidência interinamente após a decisão do Senado brasileiro de iniciar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Dilma Rousseff foi afastada do cargo por até 180 dias em meio a acusações de violações às leis de responsabilidade fiscal.

"Tomamos uma decisão de não reconhecer esse governo provisório, porque há uma manipulação política, e vamos mandar chamar nossa embaixadora para que volte ao país", disse Sánchez Cerén em discurso em um povoado ao oeste da capital. Dilma foi "suspensa e submetida a julgamento por algo que não se comprovou ser um crime. É uma manipulação política que aconteceu", disse Sánchez, cujo partido, o ex-guerrilheiro Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional (FMLN) tem fortes vínculos com o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil.

Governos esquerdistas da América Latina têm dito que a líder brasileira é vítima de um golpe de Estado, enquanto o secretário-geral do bloco sulamericano Unasul, Ernesto Samper, afirmou que a suspensão de Dilma afeta a governabilidade democrática no país.

G1
publicado em 03 de Maio / 2016 às 18:16

EQUIPE DA TRANSRIO PARABENIZA GERALDO JOSÉ

O colega de trabalho Geraldo faz aniversário nesta terça-feira (03), e foi surpreendido ao final do programa por parte da equipe da Rádio Transrio FM com bolo, refrigerante e muita alegria, além da participação de convidados.

Os diretores da emissora fizeram questão de cumprimentar o radialista na companhia do vereador Mitonho Vargas e outros convidados. Ele já tinha passado por situação semelhante no Blog, afinal aniversário só se faz uma vez por ano. Parabéns companheiro. Vida Longa.

Equipe do blog e da Transrio FM

publicado em 25 de Abril / 2016 às 21:30

Comunidade de Casa Nova fortalece organização e melhora qualidade de vida a partir das ações de Ater

Os relatos de mudanças a partir do associativismo e da aplicação de fomentos assegurados por projetos de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater são claros na fala dos/das moradores/as da comunidade de Palmeira, no município de Casa Nova (BA). Com a chegada das ações de Ater, muitas práticas foram aperfeiçoadas com o objetivo de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das cerca de 150 famílias que vivem basicamente da criação de animais de pequeno e médio porte como caprinos, ovinos e aves.

A Associação de Pequenos Produtores da comunidade de Palmeira e arredores foi criada em 2012, a partir do incentivo de um colaborador do Irpaa, como conta o primeiro presidente da Associação e atualmente vice, Adeilson da Silva Costa. "Nosso empenho foi importante também, mas sempre tem que ter o incentivo", diz o criador, que é conhecido como Bilu. Ele conta que o associativismo tem contribuído para a chegada de políticas públicas na comunidade e insiste em registrar que o Irpaa tem tido papel fundamental nisto. Maria Aparecida, esposa de Bilu, relata: "Aqui era uma comunidade muito carente, carente em tudo. Nossa comunidade foi esquecida, nunca teve incentivo de nada, hoje em dia a gente já deu um passo à frente e através da associação a gente tá conseguindo andar".

Além do fortalecimento da organização social, tanto as atividades que envolvem toda a comunidade, como reuniões, dias de campo, mutirões, etc quanto as visitas nas propriedades, tem contribuído para as famílias aperfeiçoarem algumas práticas no modo de produção, especialmente como foco na agropecuária e mais recentemente no beneficiamento da mandioca.

Em sua propriedade, Bilu mostra com satisfação que aprendeu bem uma das lições da seca e hoje armazena forragem para os animais se alimentarem quando a Caatinga já não fornecer alimento suficiente. A silagem, feita em mutirão, certamente substituirá o mandacaru que foi cortado para os animais na última seca. Além disso, o melhoramento do aprisco, o plantio da melancia forrageira, a aquisição de reprodutores para incrementar o rebanho foram investimentos que estão valendo à pena. "Eu sustento minha família através da caprinovinocultura", afirma Bilu.

Além dos caprinos, a criação de galinha hoje tem ganhado espaço na comunidade, não apenas como uma atividade mais específica das mulheres mas de toda a família, avalia o colaborador do Irpaa que acompanha a comunidade, Edvaldo Rocha Braga. "A gente se sente muito otimista e sabe que tá levando a mensagem do projeto de Ater", comemora. A organização social, associado ao uso sustentável do Fundo de Pasto e às práticas aperfeiçoadas a partir das orientações técnicas, segundo ele, "garantem o sustento da família e a garantia dessas famílias no interior e com vida digna".

Criação de aves: alimento saudável e renda para as famílias

Assim como em muitas comunidades do sertão baiano, também em Palmeira, a criação e  galinhas sempre foi uma tradição. Porém, devido ao forte investimento do mercado de aves de granjas, vendidas congeladas e sob altos efeitos de hormônios, a galinha de capoeira, o pato, peru, codorna, guiné passaram a desaparecer dos quintais, terreiros e roças das comunidades. Mas hoje, quem chegar a casa de D. Santina Barbosa da Silva Costa vai encontrar muitas dessas aves, inclusive podendo comprá-las para abate e até mesmo para criar.

A partir do Projeto de Ater, executado pelo Irpaa, dentro do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, muitas famílias retomaram esta prática em Casa Nova. Em Palmeira, os modelos de galinheiros construídos com recursos do fomento garantido pelo projeto, chamam atenção e proporcionam um modelo de criação que integra o sistema de confinamento e áreas de pastagem. A família de Seu Victor Moreira e Dona Antônia Alves Mano estão encontrando na criação de galinhas um importante complemento para a renda. Seu Victor já vendeu a primeira remessa adulta e já adquiriu mais pintos. Além da comercialização, as famílias tem garantida na mesa carne e ovo, importantes misturas na refeição das famílias sertanejas.

Dona Santina, há cerca de três anos passou a investir, além de galinhas, na criação de peru, pato e codorna. Ao custo médio de R$ 25, ela vende cerca de oito galinhas por mês, muitas vezes já tratada, pronta pra ser cozinhada. Os ovos também tem bastante saída e nem precisa ir até a feira da cidade para vender os produtos, o comércio acontece na própria comunidade. O lucro é bom porque os gastos são poucos, já que a base da alimentação são pastos e cultivos ao lado da casa e até os remédios são naturais. O esterco do galinheiro também é aproveitado como adubo no cultivo da pastagem.

Outra prática a que ela vem se dedicando é a venda de pintos de raça nativas, chamados nas comunidades de "pé duro". Dona Santina "deita" as galinhas e também peruas pra dá origem a filhotes de raça tradicional e vender para vizinhança e assim multiplicar na região a raça nativa que já vinha aos poucos sendo extinta. "Se todo mundo fizesse como eu nunca faltava galinha no interior", diz a criadora e beneficiária do Ater. Ela argumenta que a raça tradicional é adaptada por isso compensa mais investir nelas: "eu queria das galinhas daqui porque é mais fácil pra criar, é mais sadia... e é mais gostosa a galinha de capoeira", reafirma.

IRPAA
publicado em 04 de Abril / 2016 às 07:28

Diversidade cultural e paisagística atrai turistas para região do São Francisco

Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

Vista do Rio São Francisco da cidade de Casa Nova

O Velho Chico carrega, da Serra da Canastra, em Minas Gerais, até a divisa entre Alagoas e Sergipe, milhares de anos de história. Prova disso são as pinturas rupestres nos cânions da região de Paulo Afonso, na Bahia, que datam de mais de nove mil anos. Nos últimos 500 anos, ele foi importante para o desenvolvimento de regiões em cinco estados brasileiros, especialmente aquelas que se encontram no semiárido.

Pelos mais de 2.800 quilômetros por onde passa, o Rio São Francisco possibilita a vida, a agricultura, a pesca e a permanência do homem no sertão. Tanta história e beleza fazem do seu curso um celeiro artístico e cultural, com potencial para a gastronomia e os esportes náuticos, e tornam o turismo uma atividade extremamente rentável. O secretário do Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, diz que o Rio da Integração Nacional - que inspirou autores como Guimarães Rosa - é chamado de Opará pelos índios e de Velho Chico por quem mora na região. Segundo ele, dos 13 destinos turísticos da Bahia, dois têm o Rio São Francisco como principal atrativo. 

“Na região de Juazeiro, temos o enoturismo. A pessoa pode passear na rota e no Vapor do Vinho [e] conhecer as ilhas próprias para banhos. Também pode conhecer as vinícolas e, associada ao enoturismo, temos uma rica cultura, com artesanato - as carrancas são muito famosas. Tem ainda a gastronomia, com surubim, carne do sol, bode, carneiro, manteiga de garrafa. As opções culturais são riquíssimas, em especial o forró. Somente na região de Juazeiro são 1.200 leitos consolidados”, explica Pelegrino. 

Em outro trecho, próximo a Paulo Afonso, lagos e cânions são os principais atrativos do Rio São Francisco. “É um passeio estruturado, de catamarã, onde se pode conhecer Sobradinho, maior lago artificial do mundo, e também um grande sítio arqueológico, com pinturas rupestres que datam de nove mil anos. No Raso da Catarina, temos um sítio ecológico, com espécies raras e em extinção, como a ararinha azul. Na região também houve toda a saga de Canudos, com Antônio Conselheiro, e a história do Cangaço, com o bando de Lampião e Maria Bonita”, acrescenta. 

Holofotes

A coordenadora da Bahiatursa, Mag Magnavita, destaca que atualmente o Rio São Francisco está sob os holofotes da mídia em razão da novela Velho Chico, da Rede Globo. “A novela está fazendo um mix da região como um todo. Não é possível localizar que área do São Francisco eles estão abordando. Isso é bom porque o fluxo de pessoas que a novela vai fomentar movimenta diversos trechos [e] não vai comprometer a capacidade [de hospedagem] em apenas uma cidade, como aconteceu no passado, em Mangue Seco, por causa da novela Tieta”. 

Segundo ela, o Estado faz o acompanhamento do movimento turístico, para garantir que a atividade seja desenvolvida de forma sustentável. “Cerca de 70% dos viajantes não utilizam agências, são os chamados turistas independentes, e são os que mais visitam a extensão do São Francisco. O nosso trecho mais organizado é na região de Juazeiro por causa do enoturismo, que foi fomentado pela Bahiatursa em 2008 e, depois, em 2011, o Vapor do Vinho passou a fazer o trajeto, subindo a eclusa. As embarcações estão recebendo cerca de 10 mil visitantes por ano”, conta Magnavita. 

De acordo com a coordenadora da Bahiatursa, o turismo religioso também é forte em alguns municípios, a exemplo de Bom Jesus da Lapa, com a colaboração do rio. “Muitas cidades têm seus padroeiros e procissões fluviais, chegadas de visitantes pelo rio. O São Francisco está sempre inserido neste contexto”. Magnavita também ressalta a diversidade cultural das regiões cortadas pelo rio. “A extensão é tão grande que ele traz uma diversidade cultural muito grande. No trecho entre Santa Brígida e Carinhanha, há uma série de manifestações culturais e diversidade de paisagens que proporcionam muitas opções de turismo para serem trabalhadas. Hoje a gente acrescenta as características geográficas que estão atraindo eventos esportivos, rafting, canoagem, ciclismo, mountain bike e motociclismo, entre outras atividades”.
Secom Bahia
publicado em 01 de Março / 2016 às 11:21

DEPUTADO ZÓ LAMENTA MORTE DE POLICIAL FEDERAL

“Lamento profundamente a morte prematura e covarde do Policial Federal, Wilson Teixeira Queiroz Neto, assassinado ontem (29) em Juazeiro, durante um assalto.

 A cidade de Pilão Arcado sem dúvida perde um cidadão exemplar, batalhador e muito digno. A Polícia Federal se despede de um valoroso profissional, que muito fez pela sociedade preservando a ordem pública e garantindo a segurança. Eu perco um amigo e conterrâneo.

Neste momento de grande pesar, transmito minhas condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho. ”

publicado em 19 de Fevereiro / 2016 às 08:47

Juazeirense retorna de Salvador sem técnico e joga próxima partida “quase em casa”.

Janilson Silva assume interinamente o comando técnico da Juazeirense

O técnico da Juazeirense, Sérgio Araújo, perdeu o cargo após a derrota para o Bahia, por 3 a 1, na noite de ontem e Janilson Silva, auxiliar técnico, deve comandar a equipe até a contratação de um novo treinador.

A Juazeirense não conseguiu vencer sob o comando de Sérgio Araújo e a diretoria resolveu apostar em um novo nome para a continuidade da temporada na Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. O gerente de futebol, Sérgio Fernandes, ressalvou a qualidade do trabalho do treinador demitido, mas disse que é preciso “dar uma motivada no elenco”.

Com Janilson Silva comandando interinamente e ainda sem estádio, a equipe da Juazeirense atua no domingo pelo baianão, em partida contra o Feirense, jogando “quase em casa”, no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.