Blog do Geraldo José - Eleições
Vale do São Francisco - 16 de Julho de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479

Eleições

publicado em 14 de Julho / 2018 às 12:09

"A fórmula do sucesso é ouvir o povo e trabalhar com amor e fé em Deus", diz Rui Costa em Caravana pelo interior

"A grande maioria das propostas que vocês fizeram em 2014 virou realidade e, por quatro anos consecutivos, fomos o Governo que mais cumpriu promessas no Brasil. Agora, queremos repetir a dose. A fórmula do sucesso é ouvir o povo e trabalhar com amor e fé em Deus". A frase é do pré-candidato à reeleição, Rui Costa, após a quarta plenária territorial do Programa Participativo de Governo (PGP), em Juazeiro, na noite desta sexta-feira (13).

Antes de Juazeiro, Rui e os também pré-candidatos  a vice-governador, João Leão, e senador, Jaques Wagner e Ângelo Coronel, estiveram em Paulo Afonso. Nos dois encontros, cerca de 1,5 mil militantes ouviram propostas de lideranças comunitárias, coordenadores de territórios de identidade, representantes de sindicatos, entre outros. "Esse é o ponto de partida para que vocês se organizem em grupos - presenciais e pela internet - e formulem propostas que vamos integrar ao plano de Governo que registraremos no TRE em agosto", acrescentou o governador.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 09 de Julho / 2018 às 16:34

deputado Gonzaga Patriota coloca o pé na estrada e visita lideranças

Com o objetivo de escutar às demandas e avaliar de perto as necessidades das comunidades, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) colocou o pé no acelerador e tem reforçado suas reuniões e visitas em diversas cidades pernambucanas.  Dividindo o seu tempo entre os trabalhos na Câmara dos Deputados e os encontros em alguns municípios, Patriota tem visitado em média dez locais a cada final de semana.

Os compromissos do parlamentar começaram na quinta-feira (05), em Garanhuns, onde, ao lado do governador Paulo Câmara, participou da inauguração da Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna. Com investimentos da ordem de R$ 10 milhões, a mais nova unidade da ETE no Estado, beneficiará 1.300 estudantes do município e da região. A estrutura é composta por seis blocos interligados por passarelas cobertas, que abrigam salas, laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva, dentre outros espaços.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 08 de Julho / 2018 às 21:00

DEM prepara carta para definir princípios econômicos em eventual aliança com Ciro Gomes

A decisão ainda não foi tomada, mas a cúpula do DEM se movimenta para viabilizar uma aliança com o presidenciável Ciro Gomes (PDT). Segundo a Coluna Painel, dirigentes do partido presidido nacionalmente pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, avaliam que a adesão de uma sigla liberal a uma candidatura mais próxima à esquerda precisaria incluir concessões de parte a parte bem delineadas. 

A conversa envolveria a apresentação de uma carta que explicitasse os compromissos com os princípios econômicos do DEM ao PDT. Ela seria lida no ato de formalização da aliança. A ala do DEM que não se opõem a Ciro, diz que o ingresso do partido na coligação do pedetista seria por si só um gesto enfático ao mercado e poderia representar para ele o que a Carta ao Povo Brasileiro significou para Lula em 2002. 

Ler Matéria Completa
Fonte: Bahia Notícias Foto: Divulgação / DEM
publicado em 25 de Junho / 2018 às 15:16

TSE vai julgar casos de candidaturas femininas 'fictícias'

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai levar para julgamento as chamadas candidaturas femininas laranjas, registradas oficialmente apenas para que os partidos e coligações cumpram a cota de exigência legal de reservar 30% das vagas a mulheres.  Segundo a Coluna do Estadão, um dos casos mais flagrantes é de relatoria do ministro Jorge Mussi. Ele trata de cinco candidaturas à Câmara de Vereadores de Valença do Piauí, que tiveram votação inexpressiva, não praticaram atos de campanha nem tiveram gastos declarados em suas prestações de contas. Na avaliação do Ministério Público Eleitoral, as candidaturas fictícias colocam as mulheres em “papel figurativo na disputa político-eleitoral” e refletem a “estrutura patriarcal que ainda rege as relações de gênero na sociedade brasileira”.

publicado em 10 de Junho / 2018 às 12:00

Frente das Oposições de Pernambuco anunciará chapa majoritária nesta segunda-feira (11)

Os partidos que compõem a Frente das Oposições de Pernambuco definiram o local para o anúncio dos titulares da chapa majoritária. O evento está marcado para esta segunda-feira (11), às 10h, no Hotel Bugan, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Na ocasião, os oposicionistas anunciam, em entrevista coletiva à imprensa, seu pré-candidato a governador e outros integrantes da chapa majoritária em ato que reunirá lideranças partidárias. O evento reúne o PTB, DEM, PSDB, PRB, Podemos, PV e PPS.

O anúncio estava marcado, inicialmente, para o dia 28 de maio, mas foi adiado por duas vezes: primeiro, para 4 de junho, e, em seguida, para o dia 11 de junho, em razão da crise de abastecimento no País. A expectativa é de que a chapa oposicionista conte com os nomes de Armando Monteiro Neto (PTB) para a vaga de governador e de Mendonça Filho (DEM) para o Senado. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que também havia pleiteado a cabeça da chapa, desistiu da investida.

Folha Pernambuco
publicado em 31 de Maio / 2018 às 12:26

MP Eleitoral: TRE condena governador da Bahia por propaganda eleitoral antecipada em mídia social

A pedido do Ministério Público Eleitoral na Bahia, o governador, Rui Costa, o coordenador de Fotografia da Secretaria de Comunicação (Secom), Emmanuel Dias de Andrade, e o Estado da Bahia foram condenados ao pagamento de multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. Na decisão de 25 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou, ainda, que sejam retiradas da conta oficial do governo do estado na rede social Flickr todas as fotos que contenham a exibição em primeiro plano da imagem de Rui Costa, além das que contenham placas com promoção e elogios ao governador.

O tribunal considerou “ter havido propaganda eleitoral disfarçada, já que a forma como utilizadas as aludidas peças revela um transbordamento do caráter informativo que deve possuir os meios de comunicação públicos”. A condenação confirma a decisão liminar de 15 de maio e atende à representação proposta na véspera, em 14 de maio, pelo Ministério Público Eleitoral na Bahia

Ler Matéria Completa
Ascom MPF-BA
publicado em 26 de Abril / 2018 às 15:00

Isaac inicia pré candidatura dialogando com as comunidades da região

A partir desta sexta-feira, 27, Isaac inicia oficialmente a sua pré candidatura com  uma série de encontros semanais em diversas comunidades de alguns municípios do norte baiano. 

O primeiro 'Encontro com Isaac Trabalho' acontecerá no Pilar, município de Jaguarari, às 19h, no clube do Distrito. O objetivo desses eventos é pensar coletivamente o plano de desenvolvimento regional, ouvindo os segmentos sociais inseridos no  processo de luta por melhorias e mais conquistas para a população de cada município. 

Durante o período no qual esteve prefeito de Juazeiro, entre 2009 e 2016, Isaac deu início ao ciclo de desenvolvimento econômico que levou o município a ganhar destaque nos cenários estadual e nacional com a criação de postos de trabalho através de investimentos públicos e privados, além de uma grande intervenção na insfraestrutura urbana.

"É essa experiência que levarei aos encontros com os parceiros da região, entendendo que o crescimento do norte baiano precisa acontecer de maneira integrada. É uma visão que já tinha quando era prefeito ao constatar que os fatores positivos e negativos interferem direta e indiretamente entre os municípios do entorno. Daí a importância de ouvir as principais demandas de cada comunidade", explicou o pré candidato.

Desde o ano passado Isaac vem abrindo mão dos fins de semana de folga para, de maneira incansável, visitar lideranças e comunidades regionais. "Estamos alinhando parcerias com quem compartilha do mesmo objetivo de ver a região norte da Bahia mais forte e desenvolvida. Vamos em frente, com a mesma humildade e garra, lutando por mais conquistas pra todos os municípios", declarou. 

Evento: Encontro com Isaac Trabalho . Data: 27/04/2018 (Sexta-feira). Hora: 19h. Local: Clube do Distrito do Pilar (Jaguarari) 

Ascom/Isaac Carvalho
publicado em 26 de Abril / 2018 às 08:30

Prazo para tirar título de eleitor termina em 9 de maio

O eleitor tem até o próximo dia 9 de maio para requerer a sua inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro. A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade.

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, 9 de maio será o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não tiverem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar nas eleições de 2018. Os prazos constam da Resolução 23.555/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ascom TSE
publicado em 23 de Abril / 2018 às 14:32

Após desistência de ACM Neto, 90 dos 120 prefeitos da oposição estão com Rui Costa

Na pré-campanha para a reeleição ao governo do estado, Rui Costa (PT) afirma contar com mais de dois terços dos prefeitos da Bahia em sua base.

Nesta segunda-feira (23), durante assinatura de ordem de serviço para contenção de encostas no Alto do Peru, em Salvador, o petista disse ao bahia.ba que aproximadamente 50 gestores já haviam declarado apoio a ele e o número aumentou para 90 após o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), desistir de disputar as eleições de outubro.

“Já tinha um fluxo antes mesmo do anúncio, eu diria, se fosse chutar um número aqui, a oposição tinha uns 120 prefeitos ligados à oposição, desde a eleição de 2016, passando pela eleição da UPB”, afirmou o governador.

Bahia Noticias Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 14 de Abril / 2018 às 13:00

Eleitores do pré-candidato Jair Bolsonaro promovem encontro em Petrolina neste sábado (14)

O Grupo denominados 'simpatizantes" do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) participarão de um  encontro neste sábado (14) em Petrolina, a partir das 15h30, na Associação de Moradores do Bairro Areia Branca, próximo ao Bodódromo, na Avenida São Francisco.

O deputado federal Jair Bolsonaro oficializou sua filiação ao PSL no dia 07 de março, no anexo 2 da Câmara dos Deputados. Na ocasião, Bolsonaro justificou sua mudança de legenda – deixou o PSC – por considerar que o PSL é “ó único partido de direita” que o Brasil tem hoje, dentro de um espectro conservador, e afirmou que pretende disputar a Presidência da República nas próximas eleições, em outubro.

publicado em 10 de Abril / 2018 às 19:00

Prazo para tirar título de eleitor e transferir domicílio termina em 9 de maio

O eleitor tem até o próximo dia 9 de maio para requerer a sua inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro. A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com aces

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, 9 de maio será o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não tiverem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar nas eleições de 2018. Os prazos constam da Resolução 23.555/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 10 de Abril / 2018 às 11:24

Com prisão de Lula o caminho do PT deve ser apoiar candidatura de Ciro Gomes

Com a prisão de Lula após o Supremo Tribunal Federal  negar o habeas corpus ao ex-presidente, as possibilidades do petista seguir na disputa eleitoral tornam-se cada vez mais remotas. Lula é o primeiro colocado nas pesquisas eleitorais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por analisar a legalidade das candidaturas, só poderá barrar a possível chapa de Lula com base na lei da Ficha Limpa - que proíbe réus condenados por colegiados de participar do pleito -, depois do dia 15 de agosto, quando se encerra o período para o registro de candidatos. O prazo de análise pelo TSE poderá se arrastar até 17 de setembro.

Ler Matéria Completa
Redação blog
publicado em 06 de Abril / 2018 às 20:00

Terminou nesta sexta-feira (06) o prazo para janela de troca partidária

Os deputados federais, estaduais e distritais que desejavam mudar de partido para se candidatar nas eleições deste ano, sem o risco de perder o mandato, teve até hoje como prazo eleitoral. O período que permitia a  troca, denominado “janela partidária”, começou no dia 8 de março. Ele não beneficia vereadores, porque não haverá eleições este ano na esfera municipal.

De acordo com a Lei dos Partidos Políticos e a Resolução 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata de fidelidade partidária, parlamentares só podem mudar de legenda nas seguintes situações: a incorporação ou fusão do partido, criação de novo partido, o desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda sem essas justificativas são motivo de perda do mandato.

Segundo o TSE, a reforma eleitoral de 2015 incorporou à legislação uma possibilidade para a desfiliação partidária injustificada no Artigo 22º da Lei dos Partidos Políticos. Com isso, os detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para a filiação partidária, que ocorre seis meses antes do pleito.

A troca partidária, contudo, não muda a distribuição do Fundo Partidário e o acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. Esse cálculo é proporcional ao número de deputados federais de cada legenda. A única exceção a essa regra é o caso de deputados que migrem para uma legenda recém-criada, dentro do prazo de 30 dias contados a partir do seu registro na Justiça Eleitoral, nela permanecendo até a data da convenção partidária para as eleições subsequentes.

Ascom - TSE
publicado em 03 de Abril / 2018 às 15:57

Prefeito ACM Neto diz a aliados que não deve se candidatar ao governo da Bahia

Durante entrevista ao Jornal o Estado de São Paulo, o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou a aliados que não será candidato ao governo da Bahia nas eleições de 2018. A reportagem informa que o anuncio formal da desistência da candidatura ao governo da Bahia deve ocorrer na sexta-feira (06/04/2018) e que a aliados, o prefeito tem demonstrado o desejo de continuar à frente do governo municipal.

“O prefeito tem afirmado que vai analisar o cenário até o “último momento” e que a decisão vai depender das alianças que conseguir fechar com outros partidos, como o PP e o PR. Pelas regras eleitorais, ele tem que se desincompatibilizar do cargo até sábado, 7 de abril, seis meses antes da eleição”, diz a reportagem.

Ler Matéria Completa
Estado de São Paulo-Jornal
publicado em 13 de Março / 2018 às 17:00

Pesquisa Ibope mostra que 44% dos brasileiros se disseram “pessimistas” com eleições 2018

Uma nova rodada de pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira (13), aponta que, apesar da intensa perseguição por parte da mídia tradicional, o PT é o partido político com a maior simpatia entre os brasileiros. De acordo com o levantamento, o PT lidera a preferência ou a simpatia da população, com 19% dos entrevistados. É seguido por MDB (7%) e PSDB (6%). 48% dos entrevistados disseram não possuir preferência ou simpatia por nenhum partido político.

A pesquisa CNI/Ibope mostrou, ainda, que 44% dos eleitores se disseram “pessimistas” com a eleição presidencial deste ano, contra 20% dos entrevistados que afirmaram estar “otimistas” com o pleito e outros 22% que disseram não estar nem otimistas nem pessimistas.

A pesquisa também revelou que 72% dos entrevistados nos candidatos que gostam, independentemente do partido em que eles estejam. Apesar disso, 64% disseram que consideram importante o partido ao qual o candidato à presidência está filiado. O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios entre os dias 7 e 10 de dezembro do ano passado.

Ibope
publicado em 09 de Março / 2018 às 07:30

Deputados federais e estaduais poderão mudar de partido até o dia 06 de abril

Teve inicío ontem quinta-feira (8), o prazo para as trocas partidárias dos deputados federais e estaduais que desejem se candidatar nas Eleições de 2018. Os deputados poderão mudar de partido sem correr risco de perder o mandato. O período, denominado “janela partidária”, é de trinta dias e se encerra à meia-noite do dia 6 de abril. Ele não beneficia vereadores, porque não haverá eleições este ano na esfera municipal.

A Lei dos Partidos Políticos e a Resolução 22.610/2007 do TSE, que trata de fidelidade partidária, estabelecem que parlamentares só podem mudar de legenda nas seguintes hipóteses: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda sem essas justificativas são motivo para a perda do mandato.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 07 de Março / 2018 às 09:28

Biometria já atinge mais da metade dos eleitores do País

O recadastramento biométrico eleitoral já alcançou mais da metade do eleitorado. Alguns Estados têm as digitais de praticamente todos os seus eleitores. São os casos do Tocantins, Goiás, Sergipe, Paraíba, Amapá, Alagoas, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. Todos eles têm mais de 90% de seu eleitorado já atualizado. No País todo, 53% estão aptos a serem identificados pelas digitais no momento do voto. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 7 de outubro.

A cada fase mais municípios são incluídos na lista de recadastramento obrigatório. Em São Paulo, 13% das cidades estão neste grupo. Já com os eleitores do exterior, o trabalho de recadastramento biométrico está apenas começando: só 2,3% deles já estão com o registro biométrico em dia.

Ler Matéria Completa
Cecília do Lago, O Estado de S.Paulo
publicado em 25 de Fevereiro / 2018 às 06:24

Diretor do Vox Populi faz análise da conjuntura política e diz que o golpe precisa manter a aparência de legalidade

O cientista político Marcos Coimbra, diretor do instituto Vox Populi, publica uma competente análise política neste fim de semana, na revista Carta Capital, em que destaca alguns pontos: (1) haverá eleições porque o golpe precisa manter a aparência de legalidade; (2) o PT terá candidatura própria com ou sem Lula porque tem o maior cacife eleitoral do País; (3) Jair Bolsonaro vem murchando com o esgotamento do discurso de ódio e (4) Michel Temer pode torrar bilhões em propaganda que continuará a ser inviável.

Sobre o primeiro ponto, ele afirma que os senhores do poder prezam as aparências e tentam encobrir o golpe com um verniz legalista. Tanto foi assim que a farsa da deposição da presidente Dilma Rouseff veio acompanhada de um ritual de impeachment. "É esse legalismo de fachada que impede nossas elites de desnudar o golpe e, pura e simplesmente, cancelar as eleições de outubro", afirma.

Em relação ao PT, Coimbra vê Lula como candidato fortíssimo, mas diz que, em caso de seu impedimento pela condenação sem provas, o partido deverá manter uma candidatura própria. "O PT tem o maior líder político da atualidade, que a maioria considera o melhor presidente que tivemos. Seria despropositado que uma legenda com esse cabedal fosse buscar candidato ou candidata fora de seus quadros", diz ele. Quanto à direita, ele afirma que Bolsonaro está mais perto do segundo turno do que outros nomes e também afirma que, mesmo com todas as campanhas publicitárias do mundo, Michel Temer é absolutamente inviável.

BR 247
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 06:30

Marina reforça pré-candidatura de Júlio Lóssio ao Governo de Pernambuco

A pré-candidata ao Palácio do Planalto Marina Silva (Rede) seguiu uma agenda apertada na noite de ontem quinta-feira (22) em sua passagem pelo Recife para participar da filiação e do lançamento da pré-candidatura a governador de Pernambuco do ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio. 

Marina e Júlio Lóssio participaram de um seminário da Rede, no Praia Hotel, no bairro do Pina, onde também foi concedida coletiva à imprensa. Entre outros temas, a presidenciável comentou que enfrentará dificuldades em relação ao guia eleitoral, no qual, de acordo com as novas regras, não poderá participar de debates e irá contar com apenas dez segundos de tempo de exibição caso se confirmem as saídas da Rede de Alexandre Molon (RJ) e Aliel Machado (PR), que negociam a ida para o PSB. "Estamos dialogando com outros parlamentares", adiantou Marina.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 20 de Fevereiro / 2018 às 09:00

Marina chega ao Recife quinta para filiar Julio Lóssio

A presidenciável da Rede, Marina Silva, desembarca na capital pernambucana na próxima quinta-feira (22), onde participa de ato de filiação de Júlio Lóssio ao seu partido. O ex-prefeito de Petrolina ingressa na Rede para concorrer a governador de Pernambuco. A previsão original, como a coluna registrara, era de que o ato de filiação ocorresse no Sertão do São Francisco, mas fez-se uma opção mais recente por deixar a visita de Marina àquela região para quando a campanha eleitoral já estiver em andamento. 

Lóssio teve o primeiro encontro com Marina em Brasília. Naquela ocasião, deixaram pré-agendado um ato dos dois no qual debateriam problemas do semiárido e contemplariam a discussão contra a privatização da Chesf. Mas a proposta, agora, é que o ex-prefeito comece a trazer suas ações do "Pernambuco Pode Mais" para a Região Metropolitana. 

A partir da filiação, Lóssio deve passar a intensificar agenda na RMR, Mata e Agreste. A Rede está organizada em 50 municípios, realça o membro das direções estadual e nacional da Rede, Roberto Leandro, assegurando que Lóssio é o pré-candidato da sigla ao Governo do Estado. 

Redação blog
publicado em 19 de Fevereiro / 2018 às 19:30

Lucas Ramos toma decisão de disputar a reeleição para deputado estadual

O deputado Lucas Ramos (PSB), enviou nota e comunicou a desistência de concorrer a uma vaga nas eleições de 2018 na cadeira de Deputado Federal. Confiram na integra: "Tomamos a decisão de disputar a reeleição para Deputado Estadual por entendermos que é necessária a nossa presença na construção do desenvolvimento social e econômico de Pernambuco, colaborando com soluções mais eficazes para os problemas que enfrentamos em nosso estado, como a segurança pública e os efeitos da crise hídrica que castiga há anos o Semiárido nordestino. 

Estamos certos de que, na Assembleia Legislativa, seguiremos prestando nossa contribuição para que as ações que Pernambuco tanto precisa continuem tornando-se realidade. Destacamos, ainda, que Petrolina e a região do São Francisco possuem representação importante no Congresso Nacional com 3 deputados federais e 1 senador da República. Na esfera estadual, no entanto, houve desfalque e torna-se importante a manutenção desses espaços. Lembramos que em 1998 o povo de Petrolina e do São Francisco elegeu 5 deputados estaduais. 

Vinte anos depois, a presença de parlamentares comprometidos com o crescimento regional precisa ser ampliada, não cabendo mais lacunas. Além disso, é tarefa nossa fortalecer o Partido Socialista Brasileiro nas regiões do São Francisco e também no Araripe, reestruturando a legenda em todas as cidades onde temos atuação para que em 2020 tenhamos um partido ainda mais preparado para as eleições municipais. Na nossa análise, ao cumprir o papel de Deputado Estadual possuiremos amplas condições de atuação junto às nossas bases para que o partido possa ampliar sua presença no Sertão".

Lucas Ramos-Deputado estadual/PSB

Ascom Lucas Ramos-Deputado estadual/PSB
publicado em 16 de Fevereiro / 2018 às 06:30

Tribunal Regional Eleitoral alerta sobre datas dos serviços obrigatórios das eleições 2018

Diante das eleições de outubro que se aproximam, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) faz um alerta aos eleitores acerca dos serviços obrigatórios que se encerram no dia 9 de maio, no fechamento do cadastro. São eles: emissão do 1º título, alteração de dados, regularização de título cancelado e transferência de domicílio eleitoral.

O TRE-PE também alerta que, para pessoas com deficiência, a data também é o limite para a transferência para seção eleitoral com acessibilidade e a regularização da situação eleitoral de presos provisórios e adolescentes internados que não possuem cadastro eleitoral ou desejam votar em 2018.

Ler Matéria Completa
Rádio Itatiaia-MG
publicado em 12 de Fevereiro / 2018 às 22:46

Governador Rui Costa disse que vai iniciar reforma no secretariado ainda este mês

O governador Rui Costa (PT) disse, enquanto curtia a festa no Campo Grande, que deve iniciar uma minirreforma em sua administração ainda este mês. Pelo menos sete secretários devem deixar o governo para concorrerem as eleições de outubro, razão pela qual Rui terá de trocar ou remanejar secretários. O prazo para candidatos deixarem cargos executivos é 06 de abril.

"Vou começar no final de fevereiro algumas mudanças e até final de março faremos isso. Já estou fazendo o desenho que pode afetar outras secretarias. Ainda estou avaliando, faremos remanejamentos de secretarias, se necessário", disse o governador.

Rui disse que não negociará cargos em sua administração com eventuais aliados que ficarem fora da chapa. O que deve ser negociado é o apoio as candidaturas à Câmara Federal.

"A acomodação não se dará por cargos, eu não vou fazer isso, não vou desarrumar o governo no último ano. E tenho que registrar que ninguém pediu. O que todo mundo vai querer é que quem não esteja na chapa tenha apoio extra para eleger deputados sobretudo da bancada federal", disse o governador.

O motivo pelo qual os partidos querem apoio para cadeiras no legislativo federal diz respeito as novas regras eleitorais. Partidos com maior bancada federal terão mais recursos e tempo de tv nos próximos pleitos.

Rui disse que logo após o carnaval se reunirá com o conselho político e com cada partido da base individualmente - PSD, PP, PR e PSB.

publicado em 08 de Fevereiro / 2018 às 10:30

Luciano Huck discute com FHC retomada de candidatura

Movimentando-se na direção da retomada de uma candidatura presidencial que dizia ter abandonado, Luciano Huck deve se encontrar com o presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso. Informado de que a conversa poderia ocorrer já nesta quinta-feira, em São Paulo, um correligionário do presidenciável tucano Geraldo Alckmin reagiu com um palavrão. Classificou de “sabotagem” o estímulo de FHC às pretensões políticas do apresentador da TV Globo.

Há dois dias, em entrevista à Joven Pan, FHC soou explícito: “É bom ter gente como Luciano, porque precisa arejar, botar em perigo a política tradicional, mesmo que seja do meu partido. É preciso que ela seja desafiada por pessoas portadoras de ideias e processos políticos novos para que o próprio partido possa avançar. Está havendo sinal nessa direção.”

O grão-mestre do tucanato como que antecipou a pauta da reunião: “Eu gosto do Huck. Sou amigo dele e da família. Acho que para o Brasil seria bom. Seria bom ter mais opções. Não quer dizer que esteja apoiando. Mas as pessoas que não têm partido para governar têm muita dificuldade. Ele tem boas intenções. Não sei por qual partido viria. Falam que pelo PPS. Mas o PPS não tem estrutura.”

Josias de Souza-SP
publicado em 01 de Fevereiro / 2018 às 07:00

Senador Bezerra Coelho já sinaliza que o bloco da oposição pode oferecer dois nomes para disputar Governo do Estado

Após o segundo evento das oposições, realizado em Petrolina, no último sábado (27), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que pretende disputar a eleição de governador, passou a admitir que o bloco pode apresentar duas candidaturas. Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, colocou que o grupo ainda trabalha com a possibilidade de escolher um só nome. Mas, deixou claro que “se o conjunto da frente chegar à decisão de que deve apresentar duas candidaturas, digo logo que uma é minha”.

Hoje, o senador ainda acha que o melhor caminho para o grupo seria uma candidatura única, em função do crescimento da pré-candidatura de Marília Arraes (PT), que poderia levar o pleito para o segundo turno. “Acreditamos que a candidatura do PT ganhou força nos últimos 60 dias. Existe hoje um trabalho mostrando que a base do PT faz uma forte oposição ao governo Paulo Câmara. Existe a candidatura legítima de Marília Arraes. Me parece que o cenário aponta para a consolidação dela”, afirmou.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.