Blog do Geraldo José - Eleições
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Eleições

publicado em 07 de Outubro / 2018 às 10:37

Ao lado da família, Carlos Neiva vota em Juazeiro

O candidato a Deputado Estadual Carlos Neiva (PSB) compareceu a sua zona eleitoral por volta das 09h, no colégio Ruy Barbosa em Juazeiro. Neiva votou acompanhado da esposa Rosimar e da sobrinha Tainá. A respeito da campanha, Neiva afirma que toda a jornada foi gratificante e que está confiante da vitória.

"Coloquei meu nome à disposição da Bahia e sei que junto ao povo faremos o melhor pelo nosso estado", declarou Neiva. 

Fotos: Divulgação
publicado em 07 de Outubro / 2018 às 10:33

Em domingo de eleição, presidente da Câmara Municipal de Salvador comemora a festa da democracia

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates votou logo cedo neste domingo (7), no colégio Sartre COC, bairro do Itaigara. Acompanhado pela esposa, Ana Paula Prates e filha Julia, Prates foi recepcionado calorosamente por eleitores que votavam no local. "Fico muito feliz em ver o nosso povo indo às ruas e comparecendo às cabines de votação para participar desta grande festa da democracia. Que neste dia o Brasil esteja em primeiro lugar, no voto de cada eleitor, e um bom futuro esteja garantido para as próximas gerações", afirmou.

Ascom
publicado em 07 de Outubro / 2018 às 10:29

Candidato a Deputado Federal, Targino vota ao lado da mãe no dia do seu aniversário

O candidato a deputado federal pelo PV Targino Gondim, votou agora pouco na Univasf em Juazeiro. Aniversariante do dia, Targino exerceu seu direito ao lado da mãe, que também faz mais um ano de vida neste domingo, dia 07.

foto: Divulgação
publicado em 07 de Outubro / 2018 às 09:16

Eleitores de Juazeiro e Petrolina fazem filas para votar neste domingo (7)

Oficialmente os portões dos locais de votação foram abertos às 8hs. Mas muito eleitores de Juazeiro e Petrolina já se preparavam para o voto. Eleitores começaram a chegar nos locais de votação na hora marcada. Até o momento o andamento da votação é de tranquilidade e nenhuma urna apresentou problema. .Em Juazeiro as filas também já começaram. O policiamento foi reforçado para garantir a segurança durante todo o dia. O eleitor tem até às 17hs para votar.

Um dos pontos negativos nas duas cidades foi a sujeira encontrada nas ruas. São santinhos e muitos papeis jogados na noite anterior. Para atender os 5.570 municípios, foram distribuídas 556 mil urnas eletrônicas em mais de 480 mil seções eleitorais, instaladas em 95 mil locais de votação. As urnas são levadas a locais remotos, como comunidades ribeirinhas amazônicas e aldeias indígenas. Estarão também no exterior: 500.727 eleitores poderão votar em 99 países. Foram enviadas 744 urnas (680 eletrônicas e 64 de lona) para os 171 locais de votação no exterior.

Redação Blog Fotos: Ney Vital
publicado em 07 de Outubro / 2018 às 08:37

Eleições 2018: Pedir votos por WhatsApp neste domingo, é crime

Na primeira eleição em que as redes sociais foram permitidas durante a campanha eleitoral, pedir votos no dia das eleições por WhatsApp e outras redes sociais é crime. Desde a meia-noite está proibido fazer qualquer tipo de propaganda ou de partidos, de acordo com o artigo 81 da resolução 23.551, do Supremo Tribunal Eleitoral.

Conforme o artigo, está passível à punição o responsável por "publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet", no entanto, publicações feitas até 23h59 do sábado (6) podem continuar no ar durante o dia de eleições. 

O advogado Luiz Silvio Moreira Salata, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, em entrevista ao Portal R7, afirma que quem enviar nome ou número de candidato, independentemente do cargo que está disputando, por qualquer rede social, estará infligindo a lei.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José/com informações do R7
publicado em 07 de Outubro / 2018 às 06:30

Neste domingo, mais de 147 milhões de brasileiros estão aptos a votar; Juazeiro e Petrolina preparadas para a festa da democracia

Em um país de tamanho continental, os números das eleições gerais são tão grandes quanto os desafios dos eleitos. São 147.302.357 brasileiros aptos a escolher o presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais. Neste ano, 29.090 candidatos pediram registro na Justiça Eleitoral, mas somente 26.938 foram autorizados a concorrer.

As eleições vão mobilizar cerca de 2 milhões de mesários em todo o país, sendo que a metade se ofereceu para trabalhar como voluntário, no primeiro turno do pleito. O mesário tem um papel importante no processo eleitoral: cabe a ele receber e identificar os eleitores, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e organizar a seção de votação. Além dos mesários, 15,4 mil servidores da Justiça Eleitoral e 2.645 juízes estarão a postos neste domingo (7).

Em Juazeiro são 2 (duas) zonas: 47ª e 48ª. "A 48ª zona eleitoral tem um total de 268 urnas  (243 de seções + 25 de contingência)", explica a Técnica Judiciária, Tatiana Cruz. A Analista Judiciário Polyanna Cardoso, informa que na zona 48º serão usadas 221 urnas ( 199 seções e+ 22 de contigência).

 Já em Petrolina sãao cerca de 598 urnas no total. Os eleitores tem até às 17hs para votarem.

Agencia Brasil
publicado em 07 de Outubro / 2018 às 06:00

Juazeiro e Petrolina: Com bebidas liberadas na eleição, Detran e PRF fazem cerco à embriaguez ao volante

Sem proibição para a venda de bebidas alcoólicas em Juazeiro e Petrolina neste domingo (07) o Departamento de Trânsito (Detran) e Polícia Rodoviária Federal decidiram reforçar o combate à embriaguez ao volante. Além disso, os agentes fiscalizarão condutores que efetuarem transporte irregular de passageiros, transitarem ou estacionarem em locais proibidos. 

Com exclusividade este Blog, durante entrevista com o Juiz Cristiano Queiroz Vasconcelos, apontou que apesar de não haver portaria proibindo o consumo e venda de bebida alcoolicas 'o cidadão deve ficar ciente que é necessário o bom senso para evitar acessos e problemas com a justiça".

Os juizes em Petrolina também resolveram adotar a medida e estar liberada o consumo e venda de bebidas no vizinho municipio.

A decisão de liberar a venda de bebidas alcoólicas é de cada unidade da Federação, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao lado da Secretaria da Segurança considerou não ser necessária a restrição.

O porta-voz da TRE, Fernando Velloso, explica que é necessário que se vote com consciência e urbanidade”. A declaração foi dada a Rádio Nacional de Brasilia.

“Tendo em vista que todas as forças de segurança estarão empenhadas e considerando a existência de várias normas e legislações para a moderação do consumo de álcool e até a proibição, como é o caso da direção de um veículo, não há necessidade de cercear o direito do consumidor e prejudicar os comerciantes que fazem a venda de forma legal”, explicou o porta-voz da TRE, Fernando Velloso.

As medidas de combate à condução de veículo sob efeito de álcool continuarão com reforço após o encerramento da votação.

Redação Blog
publicado em 06 de Outubro / 2018 às 19:00

Petrolina recebe reforço da Policia Militar para garantir segurança das eleições 2018

A Polícia Militar de Pernambuco deu início à operação especial das Eleições 2018 com o embarque, no Quartel do Derby, de 700 policiais da Região Metropolitana do Recife, que irão reforçar a segurança no Agreste e no Sertão do Estado. Mais 350 homens e mulheres com destino da Zona da Mata e do Agreste, que vão se somar aos 300 que vao garantir a segurança de Petrolina e outros 250 de Custódia. 

Todo esse efetivo trabalha em regime de diárias, não comprometendo o serviço ordinário de patrulhamento das ruas, como acontece em grandes eventos como Carnaval e São João. O comandante geral da Corporação, coronel Vanildo Maranhão, falou à tropa antes da viagem desejando que todos realizem um grande trabalho, que com certeza será coroado “com uma grande festa da democracia”.

Foto PMPE
publicado em 06 de Outubro / 2018 às 18:03

CNBB reforça orientação para católicos votarem em candidatos sintonizados com a fé e liturgia da igreja

Uma nota divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reforça a preocupação da entidade com a atual situação do país em vista especialmente neste domingo (7). O momento de acordo com o texto serve para “garantir o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania da população brasileira”.

A CNBB divulgou dois documentos com orientações aos católicos para as eleições, como o voto em candidatos "ficha limpa" e a rejeição a postulantes que tentam se eleger para obter foro privilegiado.

A entidade defende também que os fiéis católicos não votem em candidatos que adotem planos econômicos que privilegiem o lucro em detrimento ao combate à desigualdade social, mas destaca que não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político.

A entidade afirma também que "não pode ser responsabilizada por palavras ou ações isoladas" de padres e bispos católicos "que não estejam em sintonia com a fé da Igreja, sua liturgia e doutrina social".
 

CNBB
publicado em 06 de Outubro / 2018 às 16:08

Empresários e advogados são maioria entre candidatos nesta eleição

Em meio às 29.090 candidaturas para todos os cargos apresentadas nestas eleições, a maioria dos nomes postos é formada por empresários e advogados, assim como homens e mulheres que simplesmente se declaram “deputados”, sem especificar formação nem atividades profissionais. São 2.820 empresários, 1.719 advogados e 1.097 que se autodenominam “deputado”.

Professor de ciência política da Universidade de Brasília, Antônio Testa observou que mudou bastante o perfil dos candidatos, aumentando o número de empresários e advogados. “A partir das eleições de 2010, houve um acensão muito grande de empresários e advogados, pessoas que antes bancavam candidaturas, e que depois passaram a se candidatar”, comentou a Agência Brasil. 

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 06 de Outubro / 2018 às 14:00

Juazeiro: Confira locais de votação da 47º zona eleitoral e da 48º zona eleitoral

Em Juazeiros o total de urnas que serão usadas nas eleições amanhã domingo (07) são 489. Os locais e seções de votação da 47 zona eleitoral tem seções que não mais existem, apesar de no titulo do eleitor ainda constar. 

Para garantir a tranquilidade e informações dos cidadão juazeirenses este Blog tem colocado a prestação de serviço e alertado o eleitor para o pleno êxito do voto consciente nas eleições 2018.

Confira seções alteradas aqui: da 47º zona eleitoral

Confiram os locais de votação. Zona 47º

Atenção local votação da 48º zona eleitoral. Confira 48º Zona

Redação Blog com Informações Cartório Eleitoral
publicado em 06 de Outubro / 2018 às 10:00

A nova face do eleitor: mais de 27,3 milhões de votos dos idosos chegam às urnas

Ainda que prevaleça a ideia de que o Brasil é um país de jovens, que são decisivos nos processos eleitorais, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) compilados pelo demógrafo José Eustáquio Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, mostram que a democracia brasileira tem uma face cada vez mais madura.

Os idosos já representam 18,6% do eleitorado, ou 27,3 milhões de votos, enquanto que os jovens, de 16 a 24 anos, somam cinco milhões a menos: são 22,4 milhões ou 15,3% dos aptos a votar em outubro. Essa diferença é capaz de definir uma eleição. A mudança demográfica do eleitorado vem sendo percebida desde 2014, quando os dois grupos praticamente ficaram empatados no peso que têm nas urnas. Naquele ano, jovens representaram 16%, enquanto eleitores com 60 anos ou mais somaram 17%.

Ler Matéria Completa
Foto: Agencia Brasil
publicado em 06 de Outubro / 2018 às 08:00

Fiscalização Eleições 2018 é intensificada pela Polícia Rodoviária Federal

A fiscalização Operação Eleições 2018 até as 23h59 do próximo domingo (7), será intensificada nas rodovias federais de todo o Brasil. A ação visa a garantir a segurança dos eleitores que trafegam na estrada até os seus locais de votação e a coibir os crimes eleitorais.

A expectativa da PRF é de aumento do fluxo de veículos nas rodovias de todo o Brasil. No período, policiais federais também auxiliarão no transporte de urnas, escoltas e outras solicitações da Justiça Eleitoral.

De acordo com as autoridades federais, as eleições tende a registrar um aumento do número de denúncias envolvendo crimes eleitorais, devido à intensificação da disputa pelo voto dos eleitores.

Ler Matéria Completa
Foto: PRF
publicado em 05 de Outubro / 2018 às 15:36

Grupo Baque Opará realiza #EleNão em Petrolina

O grupo se percussão da cidade de Petrolina-PE Baque Operá realizou na noite de quinta-feira (04/10) uma manifestação  a favor da Democracia e contra o candidato Jair Bolsonaro. Cerca de quinze integrantes do grupo, que é formado por estudantes, professores, médicos, psicólogos, advogados, jornalistas, empresários, servidores públicos, entende que o candidato do PSL a presidência da República não tem propostas de governo e sustenta sua campanha na propagação do preconceito e da divisão da população brasileira.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 05 de Outubro / 2018 às 09:36

Lossio 7 x 0 Rede! TRE mantém candidatura a governador por unanimidade

Com grande vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio se mantém na disputa ao Governo de Pernambuco. Os desembargadores decidiram por unanimidade, com sete votos a zero, negar o pedido da Executiva Nacional do partido Rede Sustentabilidade para a que a candidatura de Lossio fosse retirada. 

O resultado acachapante foi definido  em sessão que ocorreu na tarde desta quinta-feira (4). Com isso, Julio Lossio segue normalmente a campanha e os votos que receber na urna no próximo domingo serão computados para ele.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 05 de Outubro / 2018 às 00:54

Em último debate, presidenciáveis pedem voto sem 'ódio ou medo' e criticam polarização de Bolsonaro e PT

O último debate entre os candidatos à presidência da República começou com apelos dos candidatos Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) para que os eleitores não se deixem influenciar pelo "medo ou pelo ódio" na votação do primeiro turno, indicando que o voto nos líderes das pesquisas de intenção de voto – Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) – poderá manter o clima de polarização na política brasileira. 

Ciro relembrou o clima hostil entre Dilma Roussseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) na campanha de 2014 e o reflexo da disputa nos anos seguintes. "Vamos repetir essa história, e será que o eleito vai conseguir governar?", questionou Ciro. Marina Silva lamentou o clima de polarização e afirmou que o momento é propício para uma mudança no cenário político. "Vivemos uma guerra em que alguns estão votando por medo em Bolsonaro e outros por medo em Haddad", disse Marina. 

Ler Matéria Completa
Foto: Reprodução TV Globo
publicado em 04 de Outubro / 2018 às 15:00

Haddad vai ao TSE contra fake news divulgadas por apoiadores de Bolsonaro

A campanha de Fernando Haddad (PT) apresentou nesta quinta-feira (4) quatro ações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Jair Bolsonaro (PSL), por disseminar fake news sobre o petista.

O PT pede direito de resposta e que sejam retirados do ar vídeos que divulgam informações de que Haddad teria criado o chamadokit gay para que as crianças aprendam a ser homossexuais na escola e que um eventual governo petista distribuiria mamadeiras em creches com bico em formato de pênis.

"Não pode o autor do vídeo representado empregar com tamanha irresponsabilidade a popularidade que possui [] para circulação de afirmações infundadas, injuriosas e difamatórias que visam, única e exclusivamente, manipular a opinião pública por meio de ilações vazias", diz uma das ações.

Em outra representação, a campanha de Haddad pede que sejam excluídas das redes as informações de que o petista seria apoiado pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

O PT afirma que Bolsonaro busca aludir que o candidato petista seria "ligado a narcotraficantes e sequestradores, em uma clara tentativa de manchar a imagem do peticionante através de notícias sabidamente falsas". O partido também aciona a candidata a deputada federal Carla Zambelli (PSL) por espalhar fakes news em suas redes sociais. O PT montou, ontem quarta (3), força-tarefa para tentar identificar autores das notícias falsas.

Folha Pernambuco
publicado em 04 de Outubro / 2018 às 11:30

JUSTIÇA ELEITORAL ALERTA PARA CANDIDATOS NÃO DISTRIBUÍREM SANTINHOS COM NOME DE LULA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia alerta que  é "proibido a distribuição de santinhos e a justiça estará atenta para punir os possiveis candidatos que não obedecerem a determinação". Na Bahia a coligação liderada pelo DEM entrou com representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado para denunciar candidatos a deputado estadual e federal nas eleições 2018 que, de acordo com a legenda, estariam distribuindo material de campanha irregular com o nome e a foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso pela Operação Lava Jato. 

Também no vizinho estado de Pernambuco o TRE está proibindo este tipo de conduta. Os citados na representação afirmam que o material foi distribuído quando Lula ainda era o candidato do PT à Presidência. Em Petrolina a Justiça Eleitoral também está atenta a esta proibição também referente aos "santinhos com retrato de Lula". Semana passada a vereadora Cristina Costa, candidata a deputada estadual  pelo estado de Pernambuco, enviou nota a imprensa. Na nota ela se defendeu de insinuações de distribuir santinhos com o retrato de Lula.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Ilustrativa
publicado em 03 de Outubro / 2018 às 16:36

Julio Lossio realiza debate alternativo com recorde de pessoas alcançadas

Impedido de participar de debate promovido pela TV Globo nesta terça-feira (2), o candidato a governador de Pernambuco, Julio Lossio, realizou um debate alternativo com recorde de visualizações. Em transmissão em sua página no Facebook, Lossio respondeu aos questionamentos dos internautas e comentou as respostas dos demais postulantes ao Governo do estado, ao vivo. A live chegou a cerca de 200 mil pessoas alcançadas.

"Os debates que fui, Paulo e Armando não foram; eles afirmam se preocupar com a educação, mas não foram aos debates da Universidade Federal de Pernambuco nem do Sindicato dos professores; dizem se importar com a acessibilidade, mas não participaram do debate no Instituto do Cegos. No debate em que eu pude participar, todos foram unânimes em afirmar que apresentei ótimas propostas. Me surpreendi ao ser excluído desse debate, porque é muito estranho que o quarto e o quinto colocados na pesquisa participem, e eu, que estou em terceiro, não possa participar”, afirmou Julio Lossio.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 03 de Outubro / 2018 às 11:46

Lei Seca: Justiça Eleitoral de Juazeiro não vai proibir venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição domingo (7)

A venda e o consumo de bebidas alcoólicas não serão proibidos durante as eleições em Juazeiro, Bahia, no próximo domingo (7), segundo apurou com exclusividade este Blog na manhã de hoje (3), durante a preparação das urnas realizada no Cartório Eleitoral.

O Juiz Eleitoral, Cristiano Queiroz Vasconcelos, explicou que em acordo com os demais juizes, Juazeiro não vai aderir à Lei Seca nas eleições e para isto não terá portaria proibindo a venda e o consumo de bebidas em bares, restaurantes e locais abertos ao público. A aplicação da Lei Seca nas eleições é facultativa a cada município. 

Todavia o Juiz chama a atenção para o cumprimento do bom senso, equilibrio e serenidade para que na festa da democracia, onde "o principal objetivo é que o cidadão que vai exercer o seu direito de votar esteja consciente no momento da decisão do voto e caso o cidadão esteja com sinais de embriaguez e cause algum transtorno na seção pode sim ser preso e vai ter complicações com a justiça".

A chamada "lei seca", em que fica proibida a venda de bebidas alcoólicas no Brasil em dias de eleição, já foi obrigatória. Atualmente, entretanto, sua implantação fica a cargo de cada Estado, que pode ou não publicar portaria estabelecendo a restrição. A decisão normalmente parte de um acordo entre os tribunais regionais eleitorais e as secretarias de Segurança. 

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 03 de Outubro / 2018 às 11:36

Postura propositiva e humildade marcam conduta de Rui em debate da Rede Bahia

Humildade, paz e trabalho. Os atributos que conduziram o governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, nas sete semanas de campanha, também estiveram presentes no discurso e comportamento de hoje à noite (2), durante o debate da Rede Bahia. Mesmo provocado de forma pesada por alguns dos opositores, Rui conseguiu manter a postura propositiva e serena.

Questionado sobre temáticas como segurança pública, educação, saúde e emprego, Rui utilizou o espaço de tempo das respostas para expor principalmente as propostas para os próximos quatro anos de gestão, incluídas no Programa de Governo Participativo (PGP 2018), construído com contribuições de mais de 40 mil baianos de todos os cantos da Bahia. Propostas como as que priorizam a formação e geração de oportunidades para inclusão dos jovens, como o programa Primeiro Emprego, que tem beneficiado egressos e estudantes da educação profissional e tecnológica, com melhores resultados, o Mais Futuro e o Partiu Estágio que respondem ao binômio educação-trabalho.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 03 de Outubro / 2018 às 11:00

Juazeiro: Justiça Eleitoral inicia procedimento de inseminação das urnas

A Justiça Eleitoral de Juazeiro iniciou na manhã desta quarta feira (3), à inseminação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais 2018. O Juiz Eleitoral Cristiano Queiroz Vasconcelos, o promotor Marcio Henrique Pereira e o chefe de cartório João Evodio acompanharam os trabalhos da equipe técnica. 

O Blog Geraldo José acompanhou o processo com exclusividade na manhã de hoje (3).

De acordo com o juiz eleitoral o trabalho de inseminação das urnas é de fundamental importância para a realização do pleito do próximo dia 7 de outubro, uma vez que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre os candidatos.

Hoje (3) e amanhã (4) além da inseminação das urnas, é realizado um teste, onde é avaliado também os itens das urnas, com vídeos, os teclados, as bobinas, a impressão do B.U [boletim de urna], da zerésima.

Em Juazeiro todas as urnas, conforme o chefe de cartório explicou, serão distribuídas para o local de votação no sábado (6), um dia antes do pleito. São 489 urnas usadas na eleições. Os mesários já foram devidamente treinados. 

Na Bahia, no total 35.088 urnas serão preparadas para o 1º turno. As urnas são auditoradas. Isso é feito também, na presença de fiscais, do Ministério Público, do juiz eleitoral e finalizado com todo o processo registrado em ata.
 

Redação Blog FotoS: Ney Vital
publicado em 03 de Outubro / 2018 às 10:00

Funcionamento de estabelecimentos comerciais no dia da eleição

No próximo dia 07 de Outubro todo o país estará envolvido com o primeiro turno das eleições 2018. Naturalmente, muitas dúvidas surgem na cabeça do eleitor e uma delas diz respeito à abertura de estabelecimentos comerciais.

De acordo com a legislação, proprietários podem abrir as portas de seus estabelecimentos neste dia, no entanto, devem ficar atentos ao cumprimento das regras previstas nas leis trabalhista e eleitoral. O funcionário deve ter respeitado o seu direito de exercer a cidadania através do voto. Para facilitar o processo, empregadores e colaboradores poderão desenvolver, com antecedência, uma planilha de trabalho que inclua os horários livres para a votação. 

Vale salientar que o funcionário convocado pela Justiça Eleitoral  para trabalhar no dia "D" da eleição, tem que ser liberado, pois o serviço eleitoral é obrigatório. Para sanar qualquer dúvida, o lojista poderá consultar os sindicatos das categorias.

Ascom CDL Petrolina
publicado em 02 de Outubro / 2018 às 22:30

Pernambuco não proibirá venda e consumo de bebidas alcoólicas durante eleições

Alguns Estados optaram por determinar a proibição de de consumo de bebidas alcoolicas durante a eleição que será realizada no próximo domingo (07) e argumentam que o consumo de bebidas gera transtornos e compromete a ordem dos trabalhos eleitorais. Além disso, a proibição nas eleições anteriores foi eficaz para garantir a ordem nos locais de votação. Assim como aconteceu em 2014 e 2016, o estado de Pernambuco não vai proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante as eleições. Na Bahia ainda não houve uma definição sobre a medida.

“Não haverá fiscalização em bares e restaurantes. A princípio não há impacto específico (da questão) no nosso planejamento de segurança e a Secretaria de de Pernambuco resolveu não editar nenhuma portaria que faça restrição”, explicou o secretário de Defesa Social Antônio de Pádua. No entanto, o secretário ressaltou que as blitz da Lei Seca continuarão funcionando normalmente. “Uma coisa não retira a força da outra. A lei seca é feita para inibir que o motorista beba e dirija”, disse, sem informar, no entanto, se haverá aumento nas equipes espalhadas pelas estradas de Pernambuco.

Ler Matéria Completa
Redação Blog com informações SSP PE
publicado em 02 de Outubro / 2018 às 19:00

TSE adiou decisão sobre candidaturas sub judice para quinta ou sexta-feira


O TSE realizou nesta terça-feira sessão plenária jurisdicional ordinária com julgamento de recursos como embargos de declaração e agravos regimentais, entre outros processos.

Os ministros do TSE avaliaram as hipóteses de aplicação do artigo16-A da Lei das Eleições – que permite aos candidatos sub judice praticar atos de campanha – a decisões judiciais relativas a pedidos de registro de candidatura para cargos em disputa nas eleições gerais e municipais, adiando a decisão para a quinta-feira, após pedido de vistas da Presidente do TSE, Ministra Rosa Weber.

Assista à sessão do TSE e as decisões decorrentes dela:

Acompanhe a sessão aqui na página do Blog:

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.