Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 26 de Setembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 26 de Setembro / 2018 às 09:00

MOTOTAXISTA RECLAMA DA ESCURIDÃO NA BR-407 EM JUAZEIRO (BA)

O mototaxista Clênio Souza enviou mensagem e vídeo ao Blog Geraldo José reclamando da escuridão na BR-407, imediações do Juá Garden Shopping. Confira: “Geraldo aqui quem fala e o irmão Clenio, venho através desse vídeo chamar à atenção do governador da Bahia Rui Costa, do Prefeito Paulo Bomfim e responsáveis do município de Juazeiro-BA sobre a iluminação da BR 407 que há muito tempo está nessa situação. Senhores, queremos uma solução para evitar mais acidentes por conta dessa escuridão. Vão esperar morrer mais alguém para que as autoridades tomem uma atitude e solucione esse problema? A iluminação nessa área vai ajudar muito para os frequentadores do Juá Garden shopping, para as pessoas que pegam o ônibus ali próximo, também aqueles que gostam de fazer sua caminhada e os profissionais do trânsito que trabalham à noite. Enfim, todos vão se beneficiar com a solução desse problema” expressou Clênio Souza.

VEJA O VÍDEO:

Da Redação
publicado em 26 de Setembro / 2018 às 07:00

FAMÍLIA FAZ AGRADECIMENTOS AO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO (BA)

Em e-mail ao Blog Geraldo José uma família juazeirense aproveita para fazer agradecimentos à equipe de profissionais do Hospital Regional de Juazeiro. Confira:

“Agradecer é preciso. Comumente criticar é mais fácil do que elogiar, eu Frankson Iderlândio, que o diga. Mas agradecer também é um sinal de humildade. Dedico este texto a todos que carinhosamente estenderam suas mãos durante a enfermidade da minha esposa Rosa Rodrigues de Almeida Alves. Acometida de um câncer, ficou hospitalizada por cerca de 12 dias. Expresso neste momento, toda gratidão aos familiares e amigos, que foram incansáveis, que estenderam as mãos a todos nós... Àqueles que se disponibilizaram a cuidar da minha amada, e muitos são eles, nem ouso enumerar. Com vocês construímos um eterno laço de amor! Não posso deixar de agradecer também principalmente a Equipe Hospitalar do Regional de Juazeiro-BA. Em especial a todos os funcionários, desde os médicos, residentes, diretores, atendentes, enfermeiras e enfermeiros, maqueiros, limpezas, laboratório, enfim a todos, me perdoe se não citei outros setores, más se sintam também englobados na relação acima. Todos extremamente competentes e dedicados; aos serviços designados e prestados com destreza.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 23:00

SABER INTERPRETAR PROCESSOS POLÍTICOS É SABER INTERPRETAR A HISTÓRIA ENQUANTO ELA ESTÁ ACONTECENDO

O Jornalismo, que é a arte de contar as histórias em tempo real em sua atribuição de objetividade e ao mesmo tempo subjetividade. Nos dias de hoje este cumpre seu papel fundamental. Essa de fato é a função de nós profissionais da imprensa, recebemos e apuramos cada caso, cada fato e cada absurdo de forma séria e diligente. Porém, quando utilizamos em nossas matérias, artigos, notas e crônicas as palavras ESTRUTURA SOCIAL e CONJUNTURA POLÍTICA estamos sim utilizando expressões de uso comum na linguagem da política atual. De fato entendemos que sua compreensão, contudo, não é tão frequente. Podemos também dizer que são termos técnicos da ciência política, da ciência econômica, da sociologia e das demais ciências sociais. Mas afinal, o que elas querem nos dizer?

Entendemos que ESTRUTURA SOCIAL refere-se ao conjunto organizado, padronizado e estável de relações institucionalizadas, por meio das quais os seres humanos interagem e vivem em sociedade. A estrutura social é a base, não imediatamente visível ao observador não treinado, dado o elevado grau de abstração com que é descrita. Ainda que imperceptível ao olhar ingênuo, ela afeta o essencial de todos os aspectos da vida humana em sociedade, explicando as regularidades, a integração entre suas variadas dimensões e o processo de mudança social. Portanto, é ao mesmo tempo consequência e determinação das interações sociais. Ela só se faz cognoscível, na sua realidade e no seu lento dinamismo, mediante rupturas conjunturais que, como "fendas", permitem enxergar o interior dos "blocos estruturais", normalmente espessos e de difícil visualização.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo - Responsabilidade social e a contribuição das IES para um país melhor

Janguiê Diniz*

Começamos a 14ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Até a próxima semana, centenas de instituições de educação superior de todo o Brasil realizarão milhares de atividades com foco em diversas áreas, como saúde, justiça, lazer, cultura e meio ambiente. Em comum, todas visam a promoção do bem-estar da comunidade acadêmica e também dos indivíduos que vivem nos locais onde as instituições estão localizadas.

Desenvolvida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a iniciativa integra um projeto mais amplo: a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que contempla atividades realizadas ao longo de todo o ano por IES brasileiras, públicas e particulares, associadas ou não à entidade.

Mais do que um conceito, responsabilidade social é uma prática constante no dia a dia das instituições particulares de educação superior brasileiras. Sabedoras de que a formação de profissionais e cidadãos conscientes das suas atribuições para a construção de um país mais justo é a sua maior responsabilidade social, as IES não se furtam de intensificar essa atuação por meio de ações que ultrapassam os limites delimitados por seus muros.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 13:00

Um Instante só!

É normalíssimo a todo momento as pessoas pedirem:  um instante só. Mas e por porque isso? Por onde anda o tempo? Será pressa? Será a humanidade que anda tão ocupada por demais? Já nem sabemos!

Ou melhor, nem sabemos de nada mesmo. Opa! Mais a vida se avança. Como a luz, a vida segue a passos largos.  Ela não para. Tenha cuidado. Use o "cinto". No próximo instante que você irá pedir um tempo, a vida já deve ter passado. Aí então, nem tempo, nem ninguém terá mais um instante só para ti aguardar.

Redovagno Ribeiro

publicado em 24 de Setembro / 2018 às 10:00

AÇÃO SOCIAL EM FAVOR DAS CRIANÇAS CARENTES EM JUAZEIRO E PETROLINA

Em e-mail ao Blog Geraldo José o estudante Carlos Dias faz apelo no sentido da população regional contribuir com uma ação social em favor das crianças carentes da região. Confira:

Geraldo sou Carlos Dias, universitário da UPE, idealizador de Projeto Ação Social (DIA DAS CRIANÇAS) e gostaria de pedir o seu espaço para solicitar doações de brinquedos novos ou usados para a população de Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

Pelo segundo ano consecutivo, este projeto social desenvolvido por voluntários da região, vai distribuir brinquedos e doces para crianças de bairros carentes de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. A ação, idealizada por um grupo de amigos universitários que hoje conta com apoio de cerca de 35 colaboradores, a grande maioria estudante do curso de fisioterapia da UPE.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo – PRESIDENCIÁVEIS: “NEM O RUIM, NEM O PIOR LÁ!”

Não tenho dúvidas de que cada leitor, assim como eu, tem sempre ao seu lado algum familiar ou amigo que tem manifestado, de forma exaustiva, a sua disposição de comparecer às urnas somente para cumprir o estabelecido pela lei do voto, com o fim de atender os limites da obrigatoriedade. Como não cabe à lei, porém, impor ao eleitor como o voto deve ser dado, ele exerce o seu direito intrínseco à liberdade de votar em branco ou anular o voto. Outros deixam de comparecer e optam por “justificar” a ausência, e esse posicionamento considero uma omissão reprovável pelo não cumprimento do dever cívico, em razão do que perde o cidadão o direito a qualquer protesto ou manifestação posterior. Respeito a cidadania e individualidade inerente a cada eleitor, mas tenho, por princípio, posição contrária a essa atitude, embora veja nela a expressão do desencanto que atormenta o nosso povo!

A determinação de não votar em nenhum candidato foi claramente manifestada por 13% dos pesquisados, conforme última pesquisa divulgada pelo Datafolha. Dentre os pesquisados uma senhora do Mato Grosso do Sul acrescentou à sua resposta frases bastante contundentes: “Há várias eleições a gente escolhe entre o ruim e o pior, e por isso o Brasil está onde está. Agora resolvi dar um basta. Pelo menos da minha parte não vou colocar nem o ruim, nem o pior lá”. O mais grave de tudo é ver que nenhum político tem a sensibilidade para fazer uma reflexão diante desse fato, de forma a inserir algum tipo de mudança mais convincente no perfil dos seus discursos. Indiferentes, fazem de conta que não é com eles que os eleitores se manifestam, muitas vezes asperamente. E fazer de conta, é bem a praia deles!

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 22:00

JUAZEIRO: LEITOR FAZ RELATO SOBRE TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO

Caro Geraldo,

A respeito do problema postado aqui em seu Blog pela Senhora Luciene Nunes de Lima Santos abordando as dificuldades dela com relação a aceitação, pelos médicos de Salvador, dos exames complementares (RX Mamografias, Ultrassonografias, etc, etc feitos aqui em Juazeiro e pelas dificuldades com as respectivas marcações de consultas com os mesmos médicos na capital baiana eu diria o seguinte:

O que ela relata é verdadeiro, mas com relação aos exames já foi muito pior, visto que a maioria dos médicos, especialmente os do Cican, já estão aceitando os exames feitos aqui em Juazeiro e no caso das Mamografias, feitos especialmente pela Multimagem e pelo Instituto Ivete Sangado.

Vale citar que as mamografias feitas pelo Instituto Ivete Sangalo são muito elogiadas pelas médicas do Cican pela sua alta qualidade de imagem.

Esta recusa por parte dos médicos de Salvador em aceitar como válidos os exames feitos aqui em Juazeiro, gera uma série de problemas e perda de tempo para o paciente, o que pode gerar em última análise uma situação de vida ou morte, sem falar na duplicidade de exames de alto custo, o que aumenta ainda mais a sangria na nossa já anêmica Saúde.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 07:00

MORADORA DO SALITRE FAZ APELO DRAMÁTICO POR ÁGUA

Em e-mail ao Blog Geraldo José a leitora Simaria Silva, moradora da região do Salitre, faz apelo dramático por água num dos vales mais promissores do País. Confira: “Todos nós da comunidade de Goiabeira 2, no Salitre, estamos pedindo ajuda. Todas famílias da comunidade pedem um socorro, pois estamos precisando de poços artesiano com urgência. Estamos passando muitas dificuldades sem água. Nossas criações estão morrendo então estamos te pedindo que você divulgue para que nosso prefeito Paulo Bomfim veja que nós estamos sem água e sem poços artesianos. Nos ajude pelo amor de Deus”.

Imagem ilustrativa da internet
publicado em 22 de Setembro / 2018 às 23:00

Política é a suprema forma de caridade (Paulo VI)

Roberto Malvezzi (Gogó)

Estamos às vésperas de uma importante eleição nacional (7 de outubro) e também às vésperas da canonização do Papa Paulo VI (14 de Outubro), juntamente com São Oscar Romero, o mártir de El Salvador e de toda América Latina, agora do mundo.

Na atual confusão do quadro político há muitos cristãos, inclusive católicos, preferindo o jogo de que todos estão interessados apenas em si mesmos, tanto fez como faz, são todos iguais.

É preciso toda cautela com esse discurso. A política é cheia de interesses cruzados e contraditórios, inclusive os de classe, de família, de pessoas, de igrejas, assim por diante. Entretanto, as imensas dificuldades de discernimento não anulam que "a política é suprema forma de caridade", ou das supremas injustiças. Quem tem o poder nas mãos pode decidir sobre o futuro de milhões de pessoas, de sua educação, saúde, moradia, trabalho, renda, enfim, as condições mínimas para se viver em sociedade.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Setembro / 2018 às 23:00

Competências Socioemocionais na Escola

Por Janaína Spolidorio

A tecnologia teve um avanço estrondoso nas últimas décadas, acelerando novas formas de aprendizagem e tornando mais estreito o relacionamento entre homem/máquina. Há uma série de vantagens neste fato, mas ele também traz alguns problemas que têm se acentuado bastante conforme a tecnologia se faz mais presente em nossas vidas.

É muito fácil lidar com a máquina! Vemos crianças mal saídas das fraldas tendo um contato extremamente intuitivo e natural com smartphones e tablets. É um relacionamento fácil, pois quando se cansa ou muda de ideia, ela mesma é quem controla o aparelho, então pode mudar de vídeo ou de aplicativo, num “tocar de dedos”, sem que o aparelho insista que ela continue ali.

Fazer o que se quer é fácil quando estamos lidando com máquinas, mas não nos relacionamentos entre as pessoas. É exatamente por este motivo e neste ponto que a escola deve intervir. Quando a criança está na escola as coisas se complicam. Ela tem que conviver com relacionamentos, entre ela e o professor, ela e os colegas e ela com outras pessoas também presentes no ambiente escolar. Nem sempre ela sabe como fazê-lo, porque neste ponto é preciso saber lidar com sentimentos e emoções, como limitações ao que ela deseja fazer, perseverança nas tarefas e convivência analógica.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Setembro / 2018 às 07:00

Seu Padilha e sua Petrolina

Nunca houve quem amasse tanto Petrolina como um dia amou Antônio de Santana Padilha. Nascido, vivido e casado com a cidade, o escritor de contos, crônicas, teatro e poesia fez nascer dessa união o primeiro romance, 'Pedro e Lina' (1980), e a primeira cronologia histórica e cultural do município, 'Petrolina no tempo, no espaço, na vez' (1982).

Revestido de um bem querer que a tudo sublima, Toinho Padilha, como assim o chamavam os mais íntimos, não se contentando com a versão oficial do nome de Petrolina (uma homenagem ao imperador Dom Pedro II e sua esposa Dona Leopoldina), propõe numa narrativa épica a versão ficcional para a origem toponímica da cidade:

"Toda vez que frei Henrique dizia Pedro e Lina, sorria-se na assistência. No seu acentuado sotaque italiano, na palavra Pedro, abria o som do e, trocava a letra d por t e elidia a vogal final com o e da conjunção – pronunciava claramente: PETROLINA." (PADILHA, 2007, p. 337)

No romance com 250 páginas, o livro de Seu Padilha, que era contabilista, jornalista e foi subprefeito (1930), adjunto de Promotor Público (1932 a 1940) e vereador (1947), conta em 66 capítulos a história do amor de um vaqueiro e a filha do fazendeiro patrão no final do século 19. Escrito com um apuro literário surpreendente, a obra apresenta em alguns momentos tempos narrativos distintos caminhando juntos e separados.

Ler Matéria Completa
Carlos Laerte
publicado em 19 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo - Boa sorte sem desculpas

Desejar boa sorte, sempre, é um ato positivo dos que geralmente querem o bem de outrem; é uma expressão que caracteriza também humildade e compaixão. Antes de agir por impulso ou por emoção vale a dica dos segundos de respiração e o de contar até dez. Pensar nas consequências é a melhor forma na tomada de decisões. O 'boa sorte' será infinitamente melhor e mais coerente do que um pedido humilde de desculpas.

A disputa de poder na política é salutar do ponto de vista da concorrência, quando são apresentados os programas e planos de governos que venham contribuir para o desenvolvimento de um determinado território, a partir de benefícios que contemplem as populações de aglomerações urbanas. A disputa de poder é um enfrentamento para decisão de quem, dentre os concorrentes, passará a deter o controle de um certo poder. As pessoas, mas precisamente as que possuem o direito do voto, geralmente têm um lado e não opinião.  Os que priorizam o lado se preocupam apenas com a quantidade de votos, enquanto os de opiniões trocam ideias, discutem e justificam suas posturas através do debate munido de informação e coerência.

Ler Matéria Completa
publicado em 18 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo - Que país é este?!

*Luiz Carlos Borges da Silveira

É um país soberano e democrático com cerca de 207,7 milhões de habitantes, no geral de índole pacífica e solidária. É o quinto em área territorial, isto é, um país continental com mais de 8,5 milhões de km2, e litoral com 7,3 km de extensão, acrescido do mar territorial que passa de 22 km. O Brasil é classificado como a oitava economia do mundo e o agronegócio representa mais de 50% da balança de exportação, a caminho do 10º. lugar no ranking internacional de fornecimento de alimentos para o mundo. Somos um dos maiores produtores de grãos e nossa indústria é moderna, desenvolvida e exportadora.

Por isso, o Brasil é a principal nação latino-americana e não sem razão um estadista norte-americano disse que para onde pender o Brasil penderá a América Latina. Ainda que possa ter sido uma afirmação com viés político, não deixa de expressar verdade inconteste. Esses são dados públicos, todos sabem. Mas este país tem características especiais que somente os brasileiros conhecem. A natureza foi dadivosa, dotando de clima diferenciado em todos os quadrantes e solo rico e produtivo que permite plantar de tudo e de tudo colher em todas as regiões, daí a pujança agrícola e pecuária.

A natureza abençoou o Brasil de forma especial. Temos chuva, sol, todas as estações do ano, praias, serras e montes e as mais notáveis regiões turísticas que encantam o mundo. E aqui não temos furacões, tornados e muito menos tsunamis. Tem povo amigo e solidário sempre receptivo a quem queira adotar o Brasil somo segunda pátria, imigrantes de variadas partes do mundo que para aqui vieram - e continuam vindo - a contribuir para o enriquecimento desta nação com trabalho, conhecimento e cultura em geral.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Setembro / 2018 às 23:00

ARTIGO - BRAVA GENTE BRASILEIRA

Como Jornalista e Formador de Opinião, me senti sensibilizado ao ler nos comentários de minha última publicação, um leitor desse renomado Blog (como EU que também leio e comento as matérias na posição de um simples leitor) me pedindo que eu escrevesse algo sobre o POVO BRASILEIRO. Como eu adoro desafios, sentei na minha confortável cadeira reclinável e esbocei umas cinco linhas que viraram esse artigo de opinião intitulado BRAVA GENTE BRASILEIRA.

Eu sei que é possível identificar no senso comum de nós brasileiros, muita coisa sobre as atuais desigualdades raciais de nosso povo. Mas de certo, eu vejo duas estratégias antirracistas fundamentais em cada discurso. É que de um lado, vemos a afirmação política e de identificação da negritude sendo encarada por alguns ativistas como forma de denunciar o racismo e o preconceito presente em nossas estruturas e práticas sociais. Porém outras pessoas sustentam que o tradicional elogio ao caráter mestiço do povo brasileiro apresenta a melhor base para um projeto nacional autenticamente pós-racial.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Setembro / 2018 às 12:00

AGRADECIMENTO PELA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA DE ACESSO À MANIÇOBA VELHA

Amigo Geraldo José venho por meio desta agradecer ao amigo Gilmar do Maracujá pela grande e importante iniciativa em recuperar a estrada de acesso a Maniçoba Velha. Ela sai da BA-210 no entorno de Sertãozinho e vai até Maniçoba.

O acesso foi recuperado até a Fazenda Burleiteira, chegando próximo a Fazenda Tatu, pois há anos essa estrada era reivindicada à Prefeitura de Juazeiro e aos Secretários e por não atenderem a solicitação e todos já cansados de ouvir a história de que "vai sair" e como é comum nunca saía o amigo Gilmar contratou uma Patrol, retro e caçamba e definiu a recuperação. Está uma beleza, diga-se de passagem. E digo que é uma estrada bem trafegada e usada por todos, mas pertence ao Município e foi recuperada com recursos próprios e não público.

Parabéns amigo Gilmar pela iniciativa.

Atenciosamente,

Francisco Eulálio

Chiquinho Bahia

publicado em 16 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo 310 – HORÁRIO POLÍTICO: UMA INUTILIDADE!

Muitas são as ocorrências políticas que influenciam o processo eleitoral em qualquer país do mundo, ressalvada a circunstância de que essas possibilidades somente acontecem onde se pratica o sistema democrático. Isso porque, em outros Regimes Autocráticos essa liberalidade não existe. Um exemplo de democracia que merece ser imitado, dentre as existentes no mundo, é exatamente dos Estados Unidos da América (EUA). Em contraponto ao conjunto de liberdades permitido pelo sistema, contudo, justamente na América é onde proliferam muitos escândalos políticos das mais variadas características, tanto durante as campanhas eleitorais, como eclodem durante o mandato do candidato eleito e empossado. 

Difícil não lembrar do Presidente Richard Nixon, que foi forçado a renunciar em 1974 para evitar o impeachment, após o Caso Watergate decorrente da invasão do Comitê Nacional do Partido Democrata. O Presidente Donald Trump que o diga, o quanto está rebolando para se defender das acusações de ilegalidades, até ligadas à influência da Inteligência russa em sua eleição, principalmente quando os denunciantes são membros da equipe de campanha ou até mesmo do governo.

Assim, não chega a ser novidade o jogo sujo que aqui também se desenvolve, com atitudes de desonestidade, geração de fatos mentirosos através do uso do FAKE NEWS nas redes sociais, e muitas outras práticas impuras que procuram atingir a imagem de todos os candidatos, indistintamente. O que se testemunha a todo instante é um insano desvio do entendimento do que seja democracia, num visível abuso e excesso quanto aos princípios da liberdade.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo - Você se lembra em quem votou na última eleição?

Em véspera de eleição surgem notícias do tipo: 8 em 10 eleitores não se lembram em quem votaram para deputado federal, estadual ou distrital; eleitores não fiscalizam seus representantes, e por aí vai, demonstrando que a nossa frágil democracia ainda tem muito por crescer, desenvolver e se consolidar.

Nossa experiência democrática é muito superficial, porque somos uma sociedade:

Secularmenteiletrada - recente pesquisa mostrou que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro na vida. Se a população em geral não lê, porque iria se interessar por política? Política, direita, esquerda, liberalismo? Ah! Não adianta entender! Nada muda!

Extremamente desigual - a renda média per capita de 1% dos trabalhadores mais bem pagos representa a mesma massa de renda de 40% dos trabalhadores que recebem na faixa mais baixa de salários. É lícito pensar que quem está preocupado com a sobrevivência diária de sua família, não se importa com quem está no poder, tanto faz.Ninguém olha para o pobre, o que interessa é comida na mesa!

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Setembro / 2018 às 23:00

Primavera sem Marielle: o tempo da vida e da justiça

Seis meses da execução de Marielle neste mês de setembro. O que coincide exatamente com a campanha eleitoral para o período de 2019 a 2022. Qual a relação entre o ataque contra Marielle Franco, sua ação política e as eleições no Brasil?

Além de vermos números de homicídios nos discursos de campanha, um aparente interesse pelo voto feminino ou ainda a afirmação da importância da representação de mulheres, população negra e LGBT, é oportuno posicionar a violência contra Marielle e Anderson como uma forte mensagem que convive com a contagem do tempo de quem pode viver e como.

Marielle Franco é o nome de uma mulher “negra, mãe e cria da favela da Maré” – como ela mesma se definia publicamente - que se tornou nacionalmente e internacionalmente conhecido por uma episódio de terrível violência em 14 de março deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, onde Marielle ocupava o cargo de
vereadora para o período de 2017 a 2020.

Ler Matéria Completa
Carla GiseleHistoriadora
publicado em 13 de Setembro / 2018 às 23:00

ARTIGO - A IMERECIDA GRAÇA

“Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo...”

O Brasil é um país oficialmente laico. Ainda assim, tem em sua maioria uma população que professa o cristianismo como a sua principal crença. Por isso, trouxe o Credo para o início desse texto e lembro aos que crêem, o perdão dos pecados daqueles e daquelas que compreendem ser Jesus Cristo ‘o perdoador’, segundo Paulo, o apóstolo, em sua carta à igreja em Éfeso, o perdão divino só alcança a humanidade pela graça: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus”. (Efésios 2:8).

A necessidade de falar sobre graça, amor e perdão em meio a um processo tão delicado que estamos vivendo nos últimos dois anos no Brasil, foi impulsionada quando ontem lendo alguns posts na time line da minha conta em uma certa rede social, me deparei com um amigo por quem tenho grande carinho e decidi saber como ele estava passando, já que não nos encontramos há algum tempo.

Ler Matéria Completa
publicado em 12 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo - Das lições do Golpe 16

Desde 2016 o Brasil vem vivendo intensas consequências do Golpe político (parlamentar, jurídico e midiático) que retirou da presidência da República a mineira Dilma Roussef. Após as patéticas cenas do “eu voto em nome de”, o vice-presidente Michel Temer assumiu o poder e passou a sancionar a cada dia a retirada de diversos direitos. Aprovou-se Reformas que impactam negativamente a vida da população, aumentou impostos, cortou e congelou recursos investidos em aspectos básicos como saúde e educação, diminuiu o poder de compra das classes mais baixas, ou seja, contribuiu significativamente para acirrar a crise econômica instaurada no Brasil.

Além de todos os (mal) feitos, o presidente oportunista virou motivo de piada nas redes sociais, ganhando um alto índice de rejeição pela população brasileira e até em outros países. Uma coisa, porém, pode ser tirada como lição disso tudo: brasileiro e brasileira que reconhece a importância do voto agora vai analisar muito bem em quem estará votando para vice-presidente do país, da associação comunitária, da cooperativa, do grêmio escolar, etc.

Ler Matéria Completa
publicado em 12 de Setembro / 2018 às 13:37

BEBELA! 90 anos dia 12/9

BEBELA é uma rainha 
Quem dera uma minha canção 
De João Gilberto, Walter Souza, Edésio, Tatau e Galvão 
Na voz de Ivetinha.

Bebela é uma tela de Coelhão 
Um desenho de Dovinha 
Uma oração do coro de dona Vitorinha 
A banda do terceiro batalhão.

Um poema de Pedro Raymundo, Expeditinho 
Uma foto poesia de Euvaldão 
Uma homilia do Padre Luna 
Ode num discurso de Bandeira
O hino da padroeira no dia da procissão.

Bebela é o teatro o cinema
O folclore a louvação 
Ao bom Jesus dos Navegantes
O povo na Praça imaculada Conceição.

Bebela é uma vela no São Francisco 
Saudade eterna daquela bela estação 
A contemplação de um vapor solitário no cais
Bebela é Maria Franca Pires demais
O que já foi e o que nunca era
Bebela é a fonte da nossa história 
Inspiração
A Primavera em profusão.

É Fred & Frida
Uma ponte que liga
Juazeiro ao fundo do coração.

Maurício Dias (Mauriçola)

VEJA O VÍDEO:

Da redação
publicado em 11 de Setembro / 2018 às 23:00

O apoio da tecnologia para driblar o alto custo do combustível nas distribuidoras

*Por Fabrício Santos

R$ 5,25 por litro é o preço mais caro da gasolina no Brasil, segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), realizada durante o mês de agosto. O valor é de um posto localizado em Pará de Minas, em Minas Gerais, mas não é muito diferente da realidade dos grandes centros urbanos, onde estão a maioria das rodovias de escoamento.

Para se ter uma ideia, 60% dos custos logísticos de uma empresa são gastos com processos de entrega. Deste montante, 15% a 20% são destinados apenas para o combustível, conforme levantamento da Fundação Dom Cabral.

Diante destas estatísticas, se crê que a disparada no preço do combustível não influencia só nos custos diretos que acarreta às distribuidoras e às empresas de transporte. A alta do combustível impacta no aumento do preço dos fretes, sem contar ainda que desencadeia em outras variáveis, como o preço do alimento e do transporte urbano. É uma roda que começa com a ampliação do custo de transporte e passa pelos custos de produção, finalizando no empresário, que não tem outra saída a não ser subir o preço do seu produto final para compensar todas estas inflações.

Ler Matéria Completa
publicado em 11 de Setembro / 2018 às 14:30

COMUNITÁRIO DO ALTO DA ALIANÇA PEDE AOS ÓRGÃOS COMPETENTES QUE SOLUCIONEM PROBLEMAS NA COMUNIDADE; SAAE RESPONDE

Meu amigo Geraldo José, mais uma vez venho usar o espaço deste blog para pedir providencias ao Governo Municipal e ao Saae para que eles venham resolver o problemas nas ruas da nossa comunidade. Estes problemas começaram quando a empresa que fez a pavimentação das ruas e cobriu os PVs (caixas de esgotos) que ficam no meio das mesmas, com isso todo o material (água com fezes) e outros, por não ter como sair pelos PVs centrais estão retornando para dentro das casas dos moradores. Estive no paço municipal há uns 60 (Sessenta) dias e falei do problema com o prefeito Paulo Bonfim e com o secretário Hemerson que se prontificaram a comunicar ao senhor Joaquin do Saae para resolver a situação e até o momento nada foi  feito. Pedimos ao órgão competentes que resolva esta situação porque no Alto da Aliança moram pessoas que pagam seus impostos e merecem ser tratados com mais respeito pelo poder público.

Juranildo Araújo - Ticôu  Presidente da Associação de Moradores

Confira Nota SAAE: O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro informa que uma equipe do Setor de Esgoto do SAAE, atendeu à solicitação de um morador e esteve na noite do ultimo sábado, mesmo com plantão já encerrado, no bairro Alto da Aliança fazendo a desobstrução da rede coletora e limpeza dos Poços de Visita (PVs).

O SAAE pede aos moradores que sejam mais precisos quando formalizarem as solicitações para que as equipes não se desloquem para local onde o problema já foi solucionado.

Para que as equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental possam atender às solicitações, o usuário deve ligar ou ir pessoalmente ao setor fazer a reclamação, informando o endereço correto do local para que o serviço seja realizado. O telefone para solicitação de qualquer serviço junto ao SAAE é o 3614-9800.

publicado em 10 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo - Burocracia contra a inovação

Que o Brasil é o país da burocracia, isso não é novidade para ninguém. Todo mundo já sofreu com a lentidão e os entraves causados pelo excesso de exigências legais para fazer muitas coisas. Quando olhamos para o setor das startups, a burocracia tem barrado as empresas de se desenvolverem, ou até mesmo de serem criadas. A chamada Lei do Bem, em atividade desde 2007 para incentivar o investimento em startups, apesar de bem intencionada, atrapalha mais do que ajuda.

A legislação concede isenção fiscal a empresas privadas que investem em projetos de inovação em parceria com centros  públicos de pesquisa. Acontece que, para obter o benefício, é necessário um esforço hercúleo por parte do empreendedor, o que acaba por desestimular a procura. Resumindo, são três etapas para a aprovação de um projeto dentro da Lei do Bem: aprovação por três instâncias, a começar pela gerência do laboratório público parceiro da iniciativa; validação por um comitê formado por membros dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, e Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e, finalmente, comprovação à Capes de que o projeto não reduzirá a produção de artigos científicos, principal forma de avaliação de desempenho dos centros públicos de pesquisa.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.