Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 27 de Fevereiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:

Espaço do Leitor

publicado em 27 de Fevereiro / 2017 às 07:00

MORADOR DO JOÃO XXIII EXIGE FISCALIZAÇÃO EM BORRACHARIAS DO BAIRRO

Cristian morador do bairro João XXIII encaminhou mensagem ao Blog Geraldo José solicitando fiscalização em borracharias com objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya. Veja a mensagem: “Geraldo queria pedir ao setor da prefeitura responsável pela fiscalização de pneus velhos em borracharias, pois aqui na rua da Caixa, bairro João XXIII, tem duas borracharias cheias de pneu velho só acumulando água. Todos sabemos que nessa época de chuva nós moradores estamos todos arriscados a pegar alguma doença transmitida pelo mosquito. Obrigado e espero a visita de agente de saúde e o órgão para recolher esses pneus, pois em várias cidades acontece esse trabalho de recolhimento e só não vejo aqui em Juazeiro”.

publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 23:00

ARTIGO – LUZ ACESA CONTRA OS PRIVILÉGIOS

Apenas quatro meses atrás, ou seja em 20/11/2016, este Blog publicou a minha crônica sob o título “FORA... OS PRIVILEGIADOS DO FORO!”, ocasião em que já reivindicava a necessidade de mudança nessa Lei que fere os princípios básicos do Art. 5º da Constituição Federal, que determina: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Essa é uma linguagem muito cristalina e de fácil entendimento, e não há razão que justifique a existência dessa proteção especial para uma casta de transgressores, cujos crimes somente o Supremo Tribunal poderia julgar.

Daí que, em razão da existência desse dispositivo do Foro Privilegiado é que surgem os desencontros interpretativos até mesmo entre os juristas, e ainda ocorrem os tristes episódios de nomeações suspeitas e marcadas pelo caráter da cumplicidade com pessoas investigadas ou sob processo para os cargos especiais. Vale relembrar que o próprio Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Relator da PEC sobre o assunto, disse: “Privilégio odioso [...] e que o foro se tornou, sob o pretexto de assegurar a independência das autoridades, sinônimo de impunidade”.   

A minha intenção de voltar ao tema, foi motivada pela lucidez da iniciativa do Ministro Luís Roberto Barroso, que em 15/02 último, encaminhou à Presidente Carmen Lúcia um processo objetivando a redução do alcance da prerrogativa de Foro para deputados, senadores e ministros. A visão do Ministro foi bastante objetiva e de uma extraordinária praticidade, uma vez que reconhecendo não poder eliminar os privilégios por ser da alçada do Congresso Nacional, optou por sugerir que o plenário do STF examine e aprove a possibilidade de restringir o julgamento pelo Supremo somente para “os crimes cometidos durante e em razão do exercício do cargo”. Isso significa que o Deputado ou Senador empossado, ou o Ministro nomeado, sendo responsáveis por crimes cometidos antes desse ato ou mandato, continuarão sujeitos ao julgamento da Instância específica à época do crime, não mais se beneficiando do Foro junto ao Supremo que, atualmente, absorve essa competência como se fosse um guarda-chuva para livrar os suspeitos de elite dos seus mal feitos.

Essa iniciativa do Ministro Luís Barroso apresenta-se como uma luz no final do túnel pela possibilidade de extinção dessa prática nefasta de se utilizar do expediente da nomeação, como ocorreu com Dilma/Lula e agora com o Temer/Moreira Franco, para dar proteção aos companheiros da base política, atitude contestada por todos os segmentos sociais. A depender do entendimento da Presidente e demais Ministros do STF, essa medida disciplinará a demanda de processos para o Tribunal e o número de casos a serem julgados no seu âmbito ficará mais seletivo...!

Seguramente que uma mudança desse nível também poderá representar uma excelente contribuição ao processo de depuração dos quadros políticos, atualmente usufruindo das benesses da proteção especial.

Pelas declarações do Senador Randolfe e da Senadora Ana Amélia (PP-RS), percebe-se que ainda escapam parlamentares com pensamento dignamente identificado com os desejos da população de nivelamento dos direitos, respeito e honradez no desempenho das funções legislativas, sinalizando uma ponta de esperança de mudanças num futuro próximo, e que nos faz lembrar a velha máxima: “quem não deve não teme”.

A sociedade espera confiante na decisão parcialmente moralizadora do Supremo Tribunal Federal, porque do Congresso jamais se esperará uma reforma que elimine esses privilégios corporativistas de autoproteção!

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

publicado em 26 de Fevereiro / 2017 às 12:00

ESCURIDÃO NO CENTRO DE JUAZEIRO

A escuridão na rua Castro Alves, centro da cidade, é gritante. Pelo menos é o que relata a leitora do Blog Viviane Stephane. Confira: “´Geraldo é assim que se encontra o centro da cidade (foto), na escuridão! Faz mais de uma semana que comunico a Sesp (Secretaria de Serviços Públicos) que a rua Castro Alves está sem iluminação no poste. Essa lâmpada queimou antes do Carnaval da cidade e até agora eu e toda a vizinhança não tivemos resposta... infelizmente temos que expor em redes sociais e blog para obter respostas” relata Viviane Stephane.

publicado em 25 de Fevereiro / 2017 às 22:00

Espaço do Leitor: Falta de respeito da população no João Paulo II.

Em e-mail ao Blog uma moradora do bairro João Paulo II reclama de parte dos moradores que não colabora com a limpeza da comunidade. Confira: “Geraldo venho por meio desta solicitar da prefeitura de Juazeiro que envie fiscalização no João Paulo ll nas quadras 10 e 12 do bairro, pois os moradores estão jogando lixo e entulho nas portas ficando horrível a situação com tanta imundice na rua. Essa semana choveu, então saiu carregando todo o entulho, espalhando-se pelas ruas. Além disso na quadra 12 fizeram um quebra-molas irregular de cimento. Passar por estas duas ruas de carro é quase impossível”.

publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO EM AÇÃO!

Geraldo José,

Há cinco anos resido na cidade de Juazeiro, sou jacobinense e, é notório o desenvolvimento que Juazeiro alcançou nesses últimos quatro anos. Parabenizo o ex-prefeito Isaac Carvalho por ter confiado a Carlos Neiva, pois, o que parecia ser uma missão impossível: fomentar o desenvolvimento comercial e industrial de Juazeiro, tornou-se realidade.

Aproveito o ensejo para desejar muito sucesso à nova Secretária de Desenvolvimento e, se ela seguir a linha anteriormente projetada pela gestão passada, com certeza a cidade terá um “bum” desenvolvimentista que, contrariará as estatísticas e os mais pessimistas.

Um forte abraço e obrigado pela oportunidade!

Mateus Almeida

Foto de arquivo do Blog
publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 19:28

Espaço do Leitor: Morador cobra iluminação em trecho urbano da BR-407

Olá Geraldo José!

Todos os dias passamos pela BR-407 no trecho urbano e quando é a noite o trecho fica totalmente escuro. Trecho que vai do Atacadão até o Distrito Industrial (Compare). E nesse meio, tem dois pontos de ônibus, praticamente de frente ao Jua Garden Shopping, e as pessoas que saem do shopping pra pegar o ônibus ali ficam totalmente indefesos, com medo. Queríamos ver com o órgão responsável quando será tomado uma medida pra iluminação do trecho em questão. Queremos ir ao Shopping, mas ao sair ficamos nesse situação que não é favorável a ser humano nenhum, ficamos vulnerável a violência, roubo etc. Queremos saber: quando essa situação vai mudar?

Filipe Silva, morador do João Paulo II

publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 18:00

ESPAÇO DO LEITOR: Leitor reclama de calçamento em seu bairro

Jamilson Bispo, leitor do blog e morador do Loteamento Prolar Piranga, enviou e-mail ao blog, relatando as dificuldades que os moradores vivem por lá, se tratando da falta de calçamento nas ruas, veja abaixo na íntegra:

"Essa é a rua 03 do Lot. Prolar Piranga em Juazeiro - BA. Moro nessa rua há quatro ano e a mesma tem apenas metade com calçamento, pois trata-se ainda do governo Misael Aguilar. Lembro e chamo a atenção das autoridades que olhem por nós. É bonito e gratificante andar em ruas calçadas. Pagamos aqui também os nossos impostos. Em tempos de chuvas como agora, fica dificultoso o trânsito de pessoas e veículos devido ao excesso de lama".

publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 17:00

Espaço do Leitor: SAAE responde leitor sobre acúmulo de água na Quadra 14 do bairro João Paulo II

Na manhã de hoje (24) o Blog Geraldo José publicou a denúncia enviada pelo leitor, Washington Lucas, referente aos transtornos provocados pela tubulação de esgoto na Quadra 14 do bairro João Paulo II. Confira Aqui!

Através de nota enviada a nossa redação, o SAAE esclareceu que : "O bairro João Paulo II foi o primeiro no município a ser contemplado com o esgotamento sanitário, obra que estava parada e foi assumida pelo SAAE em 2014. Lamentavelmente é comum, em muitas residências da cidade, água de chuva ligada diretamente a rede coletora de esgoto o que, costumeiramente no período chuvoso provoca o extravasamento. Lembramos que todo o trabalho do esgotamento sanitário é fiscalizado por membros da comunidade, através da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO), supervisionado pelos engenheiros responsáveis".

O SAAE disse ainda em nota que desde a última segunda feira (20), um caminhão hidrojateador permanece no referido bairro, realizando a manutenção de toda a rede de esgoto. Na manhã desta sexta-feira (24) o veiculo foi direcionado para a quadra 14, a fim de realizar o serviço solicitado.

publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 16:00

Espaço do Leitor: SAAE se manifesta sobre cor da água fornecida após as chuvas em Juazeiro

O Blog Geraldo José  postou nesta sexta-feira (24) a denúncia do leitor Leandson Aciole referente a cor da água fornecida pelo SAAE após as últimas chuvas que caíram em Juazeiro. Veja Aqui!

Através de nota, o SAAE informou ao Blog que a água ofertada nesse momento de turbidez no Rio São Francisco, apesar da cor mais acentuada em alguns pontos, está dentro dos patrões de potabilidade determinando pela Portaria N° 2914/2011 do Ministério da Saúde.

O SAAE disse ainda que o que pode ocorrer em alguns casos é o acúmulo de lama no fundo dos reservatórios residenciais, que se dissolve com a força da água. O SAAE orientou aos usuários a realizarem limpeza em suas caixas d`água a cada 60 dias para manter a água sempre limpa.

publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 15:30

ESPAÇO DO LEITOR: POUCO CASO DA SEDUR.

“A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Juazeiro (SEDUR) iniciou nesta quarta-feira (22) uma Operação Tapa-buracos para recuperar ruas com pavimentação em paralelepípedo granítico.”  

“O trabalho começou pelo bairro Maria Gorete, Alto Maravilha e que os próximos bairros ainda serão definidos conforme informou Hermeson Guimarães de acordo com as solicitações da população e que a operação será continua e tem como objetivo corrigir os trechos das ruas e avenidas que foram danificados com a ação do tempo e das chuvas”, explica o gestor de obras da SEDUR. Também irão fazer um levantamento técnico em todos bairros para definir o que precisa fazer.”

Transcrevi uma parte do texto que li hoje sobre a Operação Tapa Buraco, para aqui fazer uma indagação ao Secretário Anderson Alves.

 FICA AQUI A MINHA PERGUNTA PARA O SECRETÁRIO:

QUANDO É QUE A SEDUR IRÁ REALMENTE FAZER AS OBRAS NECESSÁRIAS NOS BAIRROS: PEDRA DO LORDE – PALMARES I e II – QUIDÉ - EXPEDITO NASCIMENTO?  NÃO SE ESQUEÇA DIGNÍSSIMO SECRETÁRIO QUE OUTRAS E MAIS OUTRAS ELEIÇÕES ESTÃO PRA ACONTECER E A POPULAÇÃO IRÁ MOSTRAR NAS URNAS O DESCONTETAMENTO COM O POUCO CASO DESSA ADMINISTRAÇÃO, POIS SABEMOS QUE ZÓ – ROBERTO CARLOS E ISAAC CARVALHO VÃO PEDIR VOTO NOS BAIRROS DE NOSSA CIDADE, PORTANTO CUIDEM DA PEDRA DO LORDE – PALMARES I e II – QUIDÉ – EXPEDITO NASCIMENTO. PARA QUE ESSES CANDIDATOS NÃO TENHAM NENHUMA SURPRESA.

Rogério Espíndula - Morador Indignado

publicado em 24 de Fevereiro / 2017 às 09:24

MORADOR DA QUADRA 14, BAIRRO JOÃO PAULO II, RECLAMA DO SAAE

Geraldo,

Alegria de pobre dura pouco, diz um ditado popular. E a de sertanejo, quanto dura, quando cai a chuva?

Pois é, parece que também dura pouco. E digo isso pelo que, constantemente, temos passado quando cai uma chuva aqui em Juazeiro, por mínima que ela seja. E o motivo da alegria breve está quase sempre ligado à precária condição de saneamento e escoamento das águas pluviais. 

Agora, ao contrário da alegria, a tristeza do pobre e do pobre sertanejo parece ser perpétua. Castigado por quase um ano de seca e sol escaldante, quando a chuva finalmente chega, olha só o que somos obrigados a suportar, devido a uma estratégia equivocada e irresponsável dos gestores municipais, sobretudo do SAAE.

Eu, morador da Quadra 14 do bairro João Paulo II, juntamente com meus vizinhos, muitos deles idosos e crianças, temos passado por um problema gravíssimo que se arrasta há mais 4 anos, até hoje sem solução, mesmo já tendo sido feitas várias reclamações. Hoje, literalmente, virou um caso de polícia.

Um gênio da engenharia, objetivando escoar a água da chuva empossada na quadra 09 do mesmo bairro, colocou tubulações e transferiu o volume pluvial para a Quadra 14. Ocorre que, e isso as imagens vão mostrar tudo, junto com as águas da chuva vão águas de fossas e esgotos, com fezes e agentes biológicos transmissores de doenças. Nós, moradores da quadra da rua receptora das águas, somos expostos à sujeira e às doenças, tudo por que um gênio entendeu que a transferência seria a solução mais adequada.   E isso, repito, já perdura por mais de quatro anos, sem que uma solução definitiva seja adotada pelo poder público municipal. 

É por isso que a nossa alegria dura pouco. Enquanto isso esperamos, tristemente, mais uma vez, que a gestão municipal leve a sério nosso clamor e resolva, definitivamente, o problema. Aliás, só pra lembrar, o prefeito municipal aumentou o preço da tarifa de fornecimento de água e de tratamento de esgoto.

Obrigado, Geraldo!    

Washington Lucas

publicado em 23 de Fevereiro / 2017 às 17:00

A FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO

Os moradores da Rua Madressilva e vizinhança, como loteamento Bela Vista, Condomínio Parque Centenário, Bairro Parque centenário que necessitam da via diariamente para circular, sofrem com os transtornos, tendo em vista que o problema causado pelo empreendedor do ramo de imóveis, o Sr Assunção de Maria, Condomínio Morada das Árvores, a Prefeitura municipal de Juazeiro-BA, só embargou a obra depois de uma denuncia no Ministério Publico. A prefeitura fica na obrigação de cobrar dos executores da obra a resolução do problema causado aos moradores prejudicados, inclusive os moradores do Condomínio estão com dificuldades de deslocamento tendo por motivo o alagamento na entrada do mesmo.

OBS: Quando o empresário assumiu as obras do condomínio, tinha como obrigação efetuar a pavimentação da Q A (hoje leva o nome de Rua Madressilva, no projeto seria a área comercial do condomínio).

A água fica impedida de escoar seguindo a topografia da rua por um simples motivo: o condomínio fechou as caneletas de escoamento de água da chuva. As chuvas vieram e gerou uma lagoa que ficou acumulada na via publica. A empresa executora da obra deixou material no local aumentando os transtornos.

Laete Valentim

publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 23:00

ARTIGO - A QUE PONTO CHEGAMOS!

Tem crescido bastante, em todo país, grupos que se autodenominam, os “brasileiros decentes”, e que dizem representar as “pessoas de bem”. Isso é o que mais se tem lido e ouvido ultimamente. O interessante é que nem disfarçam, já que muitos são conhecidos e suas atitudes não são condizentes com o que tentam passar. Apresentam uma imensa indignação, porém, movida pelo ódio e não pela ética, são contrários aos corruptos e à corrupção; até ai, tudo bem, o problema é que são contra a corrupção dos outros, do lado oposto. Procuram legitimar a imagem de autênticos paladinos da moralidade, os perfeitos cidadãos cumpridores dos seus deveres e obrigações, os únicos pagadores de todo tipo de tributo (impostos, taxas, contribuição de melhorias e outros...), obedientes às normas de trânsito, cumpridores das Leis trabalhistas e contribuições sociais, respeitadores das filas de bancos, estacionamentos proibidos etc. Enfim, os verdadeiros seguidores das normas jurídica e moral.

Na verdade, o que se observa é que essa simulação desleal e imprudente, de parte desses personagens, que se apresentam como “concierges e guardiões” das boas ações e costumes, promotores das boas relações familiares, conservadores do patrimônio público ou privado, físico ou moral, incita e impulsiona as atitudes odiosas e agressivas, a intransigência, a fúria, a divisão...

Quem ousa pensar diferente é tachado de inimigo (opositor), que precisa ser eliminado por aqueles nomeados como donos da verdade absoluta. O risco maior é que eles buscam dividir o país entre quem ordena (a casta superior) e quem deve acatar (a casta inferior), nesse ponto, são desprezados os acontecimentos e fatos políticos, econômicos e sociais da realidade atual.

Portanto, está ai a situação posta. De um lado os notáveis, que têm a virtude padrão e a inspiração. Do outro, as pessoas contrárias às virtudes e à honra, ou seja, o bem versus o mal. Sendo assim, não devem frequentar e dividir os mesmos espaços geográficos. Tais como: aeroportos, universidades, clubes sociais, restaurantes, hotéis, entre outros.

Entretanto, uma pergunta não quer calar: quem instituiu tal qualidade a essa falange de impolutos superiores, protetores da sociedade, que se coloca acima dos seus semelhantes, decidindo quem tem utilidade e quem é inútil, sem serventia?

Diante do exposto, tornam-se explicitas e reveladoras, para todos nós, a insensatez e a insensibilidade do extrato social dominante (elite econômica e financeira). Ao ocultar-se o debate, a democracia fracassa e passa a valer o direito de constrangimento físico e moral do outro. Essa postura não é, nem de longe, diferenças e conflitos de ideias. Em resumo, isso é coisa de gente intolerante, de gente malvada.

Prof. Sérgio Rêgo - Pós Graduado em Geografia e Especialista em Capacitação Pedagógica

publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 12:29

Espaço do Leitor: SEDUR responde leitor sobre melhorias para a Rua Adão Pereira

Na tarde desta terça-feira (21), o Blog Geraldo José postou a denúncia do morador Francimário Soares Rocha sobre a falta de infraestrutura na Rua Adão Pereira, no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro. Veja Aqui.

Em nota enviada a nossa redação, a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informou que a obra de pavimentação na Rua Adão Pereira está em processo de finalização. A SEDUR disse que o trecho mostrado pelo leitor é onde termina a extensão beneficiada com a pavimentação em paralelepípedo granítico e também se dá o entroncamento da via com a Travessa Projetada que ainda não é pavimentada. A secretaria adiantou ainda que empresa responsável pela execução da obra está em campo para revisão de toda a intervenção e as correções necessárias.

publicado em 22 de Fevereiro / 2017 às 06:27

LEITOR RELATA OBSTRUÇÃO DE BUEIROS NO CENTRO DE JUAZEIRO

O leitor do Blog Sergio Adriano Brito gravou dois vídeos na tarde desta terça-feira (21) relatando a sujeira nas sarjetas próximas aos bueiros das ruas J.J Seabra e Joaquim de Queiroz, centro de Juazeiro, cujo lixo deixado pela empresa que construiu o piso intertravado na Travessa Ribeiro e Avenida Benjamin Constant, está impedindo o escoamento das águas das chuvas. Como cidadão ele solicita da gestão municipal a limpeza do local para evitar que as residências e casas comerciais sofram danos com a invasão das águas das chuvas. Confira os vídeos:

Nota resposta SESP:

A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro comunica ao leitor Adriano Brito que a remoção do lixo próximo às Ruas J.J Seabra e Joaquim Queiroz será incluída na programação desta semana. Para solicitar os serviços de limpeza é preciso entrar em contato com a SESP através do telefone (74) 3612-5411.

publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 23:00

A verdade sobre Lula, Bolsonaro e as mentiras repetidas mil vezes

 
Com os últimos fatos do mundo político no Brasil, a verdade precisa ser dita em contrário às teses de Joseph Goebbels, principalmente a de que a mentira repetida mil vezes se torna uma espécie de verdade absoluta. Apesar de que Hitler conseguiu governar a Alemanha por mais de uma década, e de também ter convencido o próprio povo alemão da grandeza de seus desígnios como povo superior aos demais existentes na face da terra, o seu projeto mentiroso não passou dos anos em que foi o líder doente mental, autoritário, prepotente e carniceiro. Ou seja, a mentira repetida mil vezes um dia ela acaba sendo revelada, colocando seu inventor em situação constrangedora, e tendo que ser julgado pelos seus resultados práticos pela própria história.
 
É evidente que não estamos no Brasil vivendo um projeto parecido com o projeto dos nazistas, mas que estamos do mesmo modo vivendo sob o signo da mentira que se repete mil vezes, isso ninguém em sã consciência, e que conhece o mínimo do mínimo de propaganda política, pelo menos conceitos elementares do Jean-Marie Domenach (que nada tem a haver com Goebbels), jamais vai ser contrário a tal afirmativa. Estamos falando da guerra política imprimida pela direita brasileira contra o projeto político da esquerda, que esteve na coordenação do Estado durante mais de uma década.
 
Se a mentira não está sendo repetida mil vezes como alguns especialistas da mídia do Jornalismo da Obediência têm afirmado, pelo menos o conceito de criação do "inimigo único" está em pleno vigor. Mas não está funcionando exatamente como querem os mentores da idéia de Estado Mínimo, e de menos privilégios para o povo. Exatamente porque a cada vez que apresentam, como se fosse teoria literária de George Orwell, um fenômeno "pós-verdade" contra o principal representante das correntes do pensamento político da esquerda brasileira, e quiçá latino-americana, Luís Inácio Lula da Silva, e não provam nada contra o mesmo, o projeto político da esquerda que foi assaltado sem as urnas, na própria pessoa do Lula cresce em pesquisas de opinião sobre as eleições de 2018.
 
A mentira repetida mil vezes está se tornando uma verdadeira catástrofe, do mesmo modo que o projeto do Fuhrer de mil anos, que teve que se contentar com os resultados pífios de seu governo de expansão de apenas 12 anos. O grande problema brasileiro é que com a decadência moral e estatística do projeto que repete mil vezes a mentira, é que está criando aos poucos exatamente um representante de projeto político, parecido com o projeto da Alemanha dos anos trinta e quarenta. Em vez de conseguir imprimir no imaginário brasileiro a idéia de um projeto melhor do que aquele que foi representado na figura de Lula está se criando também a figura da solução imaginária de Bolsonaro. O que é muito mais perigoso para o país como nação soberana do que inclusive o projeto da direita tradicional.
 
Corruptos por natureza, desde sempre utilizaram até mesmo o discurso de combate à corrupção, mas não conseguiram fazer com que a maioria dos brasileiros assimilasse o conceito único de Lula como o grande chefe da corrupção no Brasil, exatamente porque falam, esbravejam, inventam mentiras repetidas mil vezes, mas não conseguem provar nada contra Lula (se provassem o homem já estava preso!). E assim, aos poucos até mesmo quem não gosta do PT e de Lula começa a sentir saudades da verdade, e repudiar em números a idéia de ser governado pela mentira, pela corrupção, pela suprema necessidade de governo apenas para poucos iluminados do mundo econômico.
 
Em face disso tudo, o que se constrói aos poucos como cenário para 2018 é a disputa dos dois pólos extremos do mundo político: a esquerda representada por Lula, e a direita representada nada mais nada menos do que por Jair Bolsonaro, e não mais por um representante do consórcio PSDB/PMDB/DEM. E a esquerda mais uma vez despontando como solução para acabar com a crise política e econômica, que provada está de que não foi Dilma Rousseff que a criou, pois ela é resultado do contexto prático da própria idéia da mentira repetida mil vezes, e do capital especulativo em detrimento do capital produtivo.
 
A mentira repetida mil vezes e não se concretizando em pequeno espaço de tempo pode criar outras sombrias mentiras, capazes de não entender que a diversidade existe, e que ninguém vai mudar essa natureza das coisas em si. No mais das coisas, gostando ou não gostando de Lula, ele representa ideologicamente um projeto mil vezes melhor do que o projeto que quer apresentar para a sociedade brasileira o deputado federal Jair Bolsonaro, porque o consórcio PSDB/PMDB/DEM ainda não conseguiu, e parece que não vai conseguir até 2018 um adversário que enfrente tanto Lula, quanto o próprio representante da idéia de extrema-direita no Brasil. É aceitar a idéia de Lula ou aceitar a idéia que está entrando em moda no mundo todo a partir da vitória de Donald Trump nos EUA. Os números não mentem!
Por Genaldo de Melo
publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 16:29

Espaço do Leitor: Morador cobra melhorias na Rua Adão Pereira, bairro Jardim Vitória

Gostaria de cobrar a Prefeitura Municipal de Juazeiro e a Secretaria de Obras, na pessoa de Anderson Alves, que tomem providências na finalização do calçamento da rua Adão Pereira no bairro Jardim Vitória, pois está trazendo muito transtorno a toda comunidade. A rua não foi concluída e não tem nenhuma sinalização, causando vários acidentes, todos os dias caem veículos dentro.
E após a chuva piorou o que já estava ruim.

Francimário Soares Rocha.

publicado em 21 de Fevereiro / 2017 às 12:30

Artigo: 11º Mandamento

A Quaresma continua a mesma e, com as Campanhas da Fraternidade, cada vez melhor. É um tempo que rememora os 40 anos do povo de Israel no deserto, ou 40 dias de Jesus no deserto, ou 40 dias que a Igreja delimitou como anteriores à celebração da Páscoa. Os sinais de "conversão", no sentido de "rasgar os corações e não as vestes", são o jejum, a oração e a esmola. Mas, o que importa é a conversão permanente.

Entretanto, ao trazer o tema da CF relacionando a fraternidade com o cuidado dos biomas brasileiros, a Igreja fala aos católicos, às outras Igrejas e a todo povo brasileiro. Agora nossa conversão adquire uma terceira dimensão. Se antes era um período de conversão a Deus e aos irmãos, agora inclui o 11º mandamento: cultivar e guardar a criação (Gênesis 2,15).

Bioma vem do grego. Bio é vida. Oma é conjunto, estrutura, etc. Portanto, bioma é um conjunto de vidas que ocupam um determinado espaço, sob um mesmo clima, um solo semelhantes e um relevo semelhante. Dai nossos 6 biomas oficiais: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Para os movimentos sociais os povos que ocupam esses espaços são parte integrante dos biomas.

Para alguns cientistas a zona costeira dos manguezais e restingas deveria ser um bioma especial. Para outros ainda, a zona marinha deveria ser outro bioma. Para Aziz Ab'Saber deveríamos falar em "domínios morfoclimáticos", incluindo o domínio das araucárias. Porém, oficialmente estamos definidos como 6 biomas.

Dessa biota – conjunto de todas as vidas – dependemos para comer, beber, produzir fármacos, essências, ter um clima ameno, e tantos outros serviços ambientais. Lembrando Francisco, tudo está interligado, vivemos numa fraternidade universal, cada criatura tem sua mensagem e precisamos entendê-las e respeitá-las.  

Francisco nos mostra que precisamos de uma conversão ecológica. A Quaresma é um tempo propício. Que saibamos usufruir esse período numa verdadeira conversão ecológica, que exige o reconhecimento e agradecimento ao Criador por tudo que Ele nos deu, a gratidão aos irmãos e irmãs que fazem de sua vida um gesto de cuidado e à toda a criação pela abundância de bens – tão maltratados – que ela nos oferece.

publicado em 20 de Fevereiro / 2017 às 19:00

ESPAÇO DO LEITOR: A TABELA DA ESCRAVIDÃO...!!!

Quando vi essa tabela por aí, logo disse a mim mesmo: é sobre isso que vou escrever na próxima semana...

Lembro que ainda criança nossos pais tinham uma determinação: trabalhar, contribuir e se aposentar. Uns sonhavam com uma casinha na beira da praia, outros com um pedacinho de terra para criar e plantar, e outros ficar de pijama em casa, lendo, e fazendo o que os netos mandassem... Por incrível que pareça esse tempo existiu! E Previdência nenhuma faliu...

Mas o tempo passou... Vieram os tecnocratas, os burocratas, levas e levadas de políticos de todos os tipos e isso foi aumentando e se disseminando, contaminando primeiro eles, depois outras classes, e atualmente não precisa falar muito, porque os noticiários sabem muito mais do que esse simples leitor apaixonado pela sua cidade e por assuntos que atingem o Povo, segmento do qual faço parte...

Ler Matéria Completa
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
publicado em 20 de Fevereiro / 2017 às 18:15

Secretaria de Saúde responde denúncia sobre suposto atraso de verbas nos Postos de Saúde

Na manhã de hoje (20), o Blog Geraldo José postou o relato do leitor Manoel Delmir Pereira dos Santos referente ao pagamento do recurso de e R$ 2.000, previsto em lei, para os postos de saúde de Juazeiro. Veja Aqui!

Através de nota, a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que "o recurso de R$ 2.000, previsto em lei, está garantido para todas as Unidades de Saúde. Entretanto, com o novo formato administrativo da Atenção Básica, que inclui os Coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Programa de Autonomia Financeira da Saúde (Proafs) está sendo readequado junto à Receita Federal".

Ainda na nota a Secretaria afirmou que "o estatuto do Proafs diz que o presidente do Conselho Deliberativo é o responsável nato pela unidade. Como agora essa atribuição passa a ser do Coordenador de UBS, é necessário concluir a seleção destes profissionais, para alterar os dados do responsável no banco e na Receita. Assim que este processo burocrático for concluído, o recurso será enviado para os postos, bem como para todos os demais serviços de saúde. A previsão é que o primeiro pagamento do ano de 2017 seja realizado no mês de março".

publicado em 20 de Fevereiro / 2017 às 17:40

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE responde reclamação de morador do Jardim Vitória

O SAAE informa que não consta nenhuma solicitação no nosso sistema referente à Rua do Lírio, bairro Jardim Vitória, entretanto já colocou na programação para a realização do serviço nessa terça feira (21).

A autarquia solicita aos usuários do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro que ao fazerem qualquer reclamação junto à imprensa, informem o número de protocolo para que possamos verificar no sistema o motivo da realização ou não do serviço.

publicado em 20 de Fevereiro / 2017 às 17:30

Espaço do Leitor: Morador solicita limpeza de Lagoa Comunitária na Fazenda Lagoa do Tanquinho, distrito de Massaroca

Boa tarde Geraldo,

Como é do saber de todos, a seca vem judiando de muita gente no nosso sertão. Para os pequenos agricultores essa situação é ainda mais difícil, nem todos tem acesso a água de adutoras, nem todos tem condições de perfurar poços artesianos, etc. 

Na minha comunidade a situação não é diferente, barreiros secaram, a lagoa comunitária está entupida, a água da rede do Saae nunca chegou a minha casa, não tem poço comunitário, não tem pasto para os animais (alimentando-os com mandacaru triturado na forrageira). 

 Agora me pergunto: "- Onde estão os políticos que nas campanhas eleitorais de 2012 e 2016 tanto prometeram na minha comunidade?"

Tá na hora de voltarem e ver nossa situação...

Então Geraldo, através deste, solicito a presença dos governantes do município para fazer uma visita na minha comunidade em caráter de urgência (pois a chuva pode chegar a qualquer momento) para ver a situação da Lagoa Comunitária. A lagoa da Fazenda Lagoa do Tanquinho (Distrito de Massaroca) atende no mínimo a 5.000 animais das 62 famílias da Comunidade de Curral Novo - Jacaré, a mesma está tão entupida que seca com menos de 6 meses depois de cheia.  

Grato desde já, aguardo retorno.

Henrique Morgadoria

publicado em 20 de Fevereiro / 2017 às 15:30

Espaço do Leitor: Morador reclama de esgoto entupido no bairro Jardim Vitória em Juazeiro

Olá Geraldo!

Após várias ligações para o SAAE afim de sanar o problema do esgoto entupido na Rua do Lírio, bairro Jardim Vitória, peço ajuda deste Blog, pois não enviaram uma equipe para o citado endereço. Na foto, retrata como está a real situação, formou-se uma lagoa de esgoto e proliferação de insetos.

Pedro Araújo

publicado em 20 de Fevereiro / 2017 às 13:30

ESPAÇO DO LEITOR: SALVEM O SAMU DE JUAZEIRO

É isso mesmo temos que SALVAR o  SAMU para nosso próprio bem, pois de acordo com uma informação passada pelo Dr. Marcos que se encontrava de PLANTÃO ontem pela manhã quando solicitei uma AMBULÂNCIA com urgência devido a um acidente ocorrido na Rua do Paraíso bem em frente ao SAAE quando 02 (duas) bicicletas se chocaram e um dos condutores caiu e fraturou o joelho direito, como o ocorrido aparentemente era grave, eu e outros veículos paramos para dar assistência/ajuda e após diversas ligações para o SAMU o médico acima epigrafado me informou que: PASMEM SENHORES LEITORES – NÃO PODIA ME ENVIAR UMA VIATURA COM A DEVIDA URGÊNCIA POIS SÓ EXISTIA UMA E TODAS AS OUTRAS ESTÃO QUEBRADAS OU SEJA ENCOSTADAS E NÃO PODEM SER UTILIZADAS, FIQUEI PASMO COM ESSA INFORMAÇÃO E SOLICITEI APOIO DO 190 E DO 193 SEMPRE INFORMANDO A URGÊNCIA E TAMBÉM O QUE ME FOI RELATADO PELO Dr. MARCOS.

Ler Matéria Completa
Por Rogério Espíndula
publicado em 20 de Fevereiro / 2017 às 08:27

"Ovos Brasil" O trio elétrico de novíssimos baianos em São Paulo no carnaval de Juazeiro em 1986

Galvão, De Boni (tecladista do RPM), Maurício (Mauriçola), Luiz Brasil, Chico Sá, Suzanna Bello, Randhal, Bola Moraes.

Maurício Dias

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.