Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 21 de Outubro / 2019 às 23:03

OPINIÃO: MARX E A DULCE DOS POBRES

Não há na história humana qualquer fato, qualquer acontecimento, seja de que ordem for, que possa ser “quimicamente puro”, no  sentido de inquestionável, imune a qualquer ressalva, acima do bem ou do mal,  ou coisa que o valha. A história nunca é feita da forma como idealizado, nem entre os santos, mesmo porque os santos, como todos os outros humanos, são filhos e frutos da história.

É comum acharmos que este ou aquele acontecimento deveria ter sido assim ou assado e não da forma como se apresenta (ou foi apresentado); que determinado personagem errou porque não disse ou não fez aquilo que nós reputamos como sendo o correto, mesmo que às vezes estejamos a mil anos luz desse personagem.

A coisa não é tão simples assim. 

O velho Marx já pontificava no seu “18 de Brumário” que os homens fazem a sua história, não segundo sua livre vontade e escolha, mas sob as circunstâncias com as quais se defrontam. E Ortega y Gasset, muito tempo depois, afirmaria que  "o homem é ele e suas circunstâncias".  
Com os santos não é diferente. Os questionamentos que ora são levantados sobre os "métodos" de que se valia a Dulce dos Pobres para angariar recursos deveriam servir, antes de tudo, para desmistificar a ideia (não poucas vezes fomentadas pela própria Igreja) de que os santos são figuras distantes, etéreas, sobre-humanas, longe de tudo e de todos.

Ler Matéria Completa
Espaço do Leitor
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 17:12

Bairro Tabuleiro: 50 anos de história

Após 7 anos de publicação da Lei Nº 2.279, de 19 de abril de 2012, que instituiu o aniversário natalício do Bairro Tabuleiro, assinada pelo então Prefeito Sr. Isaac Cavalcante de Carvalho, reconhecendo o dia 21 de outubro como dia Natalício do Bairro Tabuleiro, nossa comunidade comemora 50 anos de história, relembrando os primeiros homens e mulheres que escolheram essa terra para abrigar suas famílias e que ainda hoje acolhe suas gerações.

O Bairro Tabuleiro tem crescido a cada dia, com a esperança de cidadãos e cidadãs, que são trabalhadores e trabalhadoras, empreendedores e empreendedoras e que sonham com uma infraestrutura adequada para promover o bem-estar e qualidade de vida das pessoas que aqui residem.

É notório o quanto já foi investido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal em equipamentos públicos que possibilitam mais dignidade para a vida dos moradores e moradoras do Bairro Tabuleiro. No entanto, a população precisa de mais... mais ruas pavimentadas, mais acessibilidade, mais mobilidade, mais lazer, mais cultura.

Ler Matéria Completa
Tânia Cristina da Silva - Moradora do Bairro Tabuleiro
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 23:00

Espaço do leitor: Um laranjal bem irrigado

Recordo um hábito interessante que tinha o bom “ACORDADINHO” - articulista deste Blog que anda meio sumido -, e que tinha como estilo oferecer o significado de certas palavras para melhor compreensão do leitor e dar a largada no texto. Assim, imitando essa boa prática, diria que: “LARANJA – é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo [...] É rica em vitamina C”. Essa fruta, de extraordinário sabor, representa um componente de grande potencial, tanto no mercado interno, como de exportação.

Não obstante o valor intrínseco que a fruta representa para a sociedade, de repente o universo político-policial interfere no sentido etimológico da palavra e passa a utilizar o termo LARANJA para definir várias vertentes de ações criminosas, sempre com a “prática de ilícitos na utilização fraudulenta de interpostas pessoas visando à ocultação do real sujeito da relação jurídica tributária, patrimonial, financeira ou comercial, a exemplo da lavagem de dinheiro e do desvio de recursos públicos”.

Não existe consenso de quando tudo isso começou, principalmente quanto ao uso do jargão “laranja”, mas vale recordar pelo menos duas definições:

  • A hipótese de que da laranja – fruta –, após o consumo, sobra apenas o bagaço, ou o resíduo da   fruta. A associação, nesse caso, seria pelo fato de o verdadeiro beneficiário do dinheiro ilícito extrair tudo do "laranja";
  • Agentes da lei chamavam de “laranjas” os criminosos que eram presos pois, após uma  “espremida”, eles entregavam seus companheiros.
Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 20:04

ESPAÇO DO LEITOR: Usinas nucleares, taxação da energia solar, derrame de petróleo: mentiras sem fim de um governo que não gosta dos nordestinos

Neste segundo semestre de 2019, como foi o primeiro, o atual governo de extrema direita  tem mostrado a que veio. E não foi por falta de aviso. Tem se caracterizado com grande número de absurdos, polêmicas, eventos desgastantes a nível nacional e internacional, e decisões no sentido de desconstrução de politicas públicas, principalmente as sociais.

Na área de energia-meio ambiente (entrelaçadas) o que está acontecendo de trágico, não é diferente do que acontece na área de saúde, educação, costumes, segurança pública, direitos das populações tradicionais; e também na economia,  com verdadeiro estelionato eleitoral, com 13 milhões de desempregados sem perspectivas.

A chegada de um almirante (sem nenhum preconceito), no posto de ministro de minas e energia, alavancou propostas adormecidas em seu ministério. Defensor do uso da energia nuclear para geração elétrica e para a propulsão de submarinos, e obviamente, mas não declarado publicamente, favorável a construção de artefatos bélicos nucleares (estória do Brasil grande). Algumas decisões de seu ministério foram tomadas sem transparência, a margem de uma necessária e imprescindível discussão e debate nacional.

Ler Matéria Completa
Heitor Scalambrini Costa - Professor aposentado Universidade Federal de Pernambuco 
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 15:05

ARTIGO: VIVA A SOLIDARIEDADE PERNAMBUCANA

por Dep. Estadual Sivaldo Albino

Acompanhamos com preocupação a chegada pelo mar de grande quantidade de óleo que tem invadido nosso litoral, justamente neste início da temporada de verão, quando todo o trade turístico e grande parte da população dependem da movimentação da época para gerar seus sustentos. Esta preocupação tem se tornado admiração a todos os envolvidos na limpeza de nossas praias e rios que sofreram esta agressão, cujos responsáveis ainda não foram identificados. Uma agressão incalculável ao nosso Meio Ambiente.

O Governo do Estado, através das instituições convocadas pelo Governador Paulo Câmara, tem trabalhado intensamente. Segundo nota oficial, somente nesta sexta-feira (18) foram retiradas 20 toneladas de óleo das praias e coletados 600 kg de óleo em alto mar. Além disso, foram instalados 450m de barreiras de contenção na foz do Rio Maracaípe, no município de Ipojuca. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Sala de Situação, criada pelo governador.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 23:00

ARTIGO: Não cortem nosso futuro

Por Pedro Gorki, presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas - UBES

Desde que o governo Bolsonaro assumiu, a  educação vem sentindo todos os dias as dificuldades impostas pelos cortes nos recursos destinados à área, pelas políticas de ingerência do governo nas escolas e universidades; pela tentativa de castrar e censurar professores e alunos, promovendo um ambiente nada saudável nas escolas, de caça ideológica aos que sabem que a terra não é plana e que acreditam na ciência como forma de desenvolver o país.

Neste 15 de outubro, em que comemoramos o Dia do Professor, agradecemos aos nossos mestres por resistirem conosco ao caos e ao obscurantismo que esse governo tenta nos infligir. Já demos mostra de nosso inconformismo e resistência, realizando inúmeras jornadas de luta e manifestações nas ruas de todo o país, sempre com o apoio dos nossos professores. Eles sabem que o futuro do Brasil depende do caminho que a educação seguirá.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 23:03

Opinião: Tecnologias do bem são utilizadas para o mal

É indiscutível a importância da tecnologia para a vida, em vários aspectos. Ela é uma necessidade absoluta que responde a diversos problemas da humanidade. Viver sem tecnologias é algo que a cada dia se duvide mais. Elas estão presentes nos lares, nas escolas, no trabalho, no centro médico, no lazer, na mais simples atividade corriqueira... Em quase tudo.

O dia a dia está cheio de tecnologias que facilitam uma série de processos, isso é fato. Infelizmente, o uso inadequado e irresponsável também é fato, principalmente quando se trata da área da comunicação, onde em menos de três décadas todo o mundo passou a ter acesso ao sistema global de redes de computadores interligados, o fenômeno da internet que além de ser uma forma altamente eficaz de comunicação, processamento de dados, transmissão de informação e pesquisa se constitui em um espaço global para a socialização.

Ler Matéria Completa
Espaço do Leitor
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 06:00

Familiar denuncia tratamento dado a pessoas com familiares internados no Trauma, em Petrolina


Em denúncia encaminhada ao Blog GJ Notícias, neste final de semana, Tatiane Alves, reclamou da precariedade no atendimento às pessoas no Hospital Traumas, em Petrolina.

Confira o teor da reclamação:

Gostaria de fazer um comentário sobre o que está acontecendo no hospital Traumas de Petrolina. Cheguei ao hospital as 23:30 com minha vó, que sofreu um AVC. Colocaram na sala vermelha, mal dão informações sobre o paciente. 
Tem um belo cartaz na porta da sala vermelha "horário de visita 12:00 as 12:30" só que esse horário infelizmente não existe. Quando vão liberar a visita para sala vermelha já passa de 15:00 da tarde. 
Na quinta feira só liberaram as 16:30 da tarde, porque ligaram para ouvidoria do hospital. A pessoa vai na recepção saber o porquê da demora, é tratado com a maior ignorância e só diz "esperem, nestante eu chamo" e nisso rola a tarde inteira. Isso não justo é uma falta de respeito, com os pacientes e com os familiares. Aí fica os familiares todos  angustiados querendo saber notícias e  eles comentem isso. Queria ver se fosse um parente deles o que eles iriam fazer. Isso é desumano, não devia ser feito com ninguém
”, desabafou.

Com a palavra o Hospital Uiversitario de Petrolina (Traumas).
 

publicado em 13 de Outubro / 2019 às 23:00

ARTIGO  –  FUNDO PARTIDÁRIO... OU "PERDULÁRIO"?

(Vale a Pena Ler de Novo - Artigo publicado em 12 de Agosto / 2018 - Redimensionado)

Por mais que se tenha a obrigação de reconhecer que os fundamentos do Sistema Democrático estão diretamente subordinados à existência dos Partidos Políticos e a natural convivência com a pluralidade de pensamentos, não é possível que a sociedade fique silenciosa diante de tantos escândalos e vexames - sem contar com aqueles que não sabemos -, e que são praticados por esses mesmos agentes que deles fazem parte e deveriam honrar o desempenho dessa missão. Igualmente cometem crime de responsabilidade todos aqueles que, tendo o poder da intervenção para impedir a continuidade dos ilícitos, se omitem da obrigação de punir os que abusam no uso dos direitos facultados pela legislação. Diga-se de passagem, Legislação que eles mesmos fazem ao modo e interesse dos seus bolsos, numa clara demonstração de querm se trata: verdadeiros PERDULÁRIOS!

Esse introito, caros leitores e eleitores, tem embasamento na triste realidade dos fatos absurdos ligados à maneira como é gasta a verba do Fundo Partidário, numa verdadeira “farra do boi”, e cujos recursos têm origem na arrecadação de impostos pagos por trabalhadores e empresários, vítimas de uma carga tributária insaciável e escorchante! Não é à toa que o país tem, simplesmente, 35 Partidos sugadores com registro oficial, a “maioria sem qualquer representação, consistência ideológica e até sem legitimidade”, e outros tantos querendo registro para usufruírem do mesmo desfrute. E sendo mais sinceros e diretos, da mesma MAMATA.

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 13:09

ARTIGO: NÃO a mudança constitucional que permite instalar usinas nucleares em Pernambuco

Heitor Scalambrini Costa

Professor aposentado Universidade Federal de Pernambuco,

graduado em Física, Unicamp/SP,

 mestrado em Ciências e Tecnologia Nuclear DEN/UFPE,

doutorado em Energética-CEA/Université de Marseilhe-França.

Em 5 de outubro de 2019 a Constituição Estadual completou 30 anos. Veio no rastro da Carta Magna de 1988, chamada de Constituição Cidadã, que inovou no federalismo, assegurando aos Estados maior capacidade de autogestão, autonomia política para escolherem seus gestores e editarem leis.

Neste trintenário da Constituição pernambucana, uma proposta de mudança de seu artigo 216 está provocando polêmica, e ao mesmo tempo um amplo debate na sociedade. O referido artigo, cuja redação original trata da proibição de usinas nucleares no território do Estado de Pernambuco, seria modificado pela PEC 09/2019 de 25 de setembro de 2019, proposta pelo deputado estadual Alberto Feitosa. Assim, a nova redação passaria a "O Estado fomentará projetos e atividades de geração de energia de fontes renováveis, que se mostrem eficazes e economicamente competitivos, priorizando o equilíbrio socioambiental, mediante concessão de incentivos fiscais e financeiros."

A primeira lida esta redação parece adequada ao maior desafio atual da humanidade, o aquecimento global, e o papel das fontes não convencionais (fósseis) nas mudanças climáticas. Todavia a justificativa que acompanha esta PEC é de uma má fé grandiosa, aliada ao desconhecimento do nobre deputado. A justificativa da PEC simplesmente considera  as vantagens (?), tratando a energia nuclear como fonte renovável de energia (que não é). E ao mesmo tempo permite que usinas nucleares sejam instaladas em Pernambuco. E não estamos falando em simplesmente uma, mais de seis reatores (6.600 MW) até 2050, como planeja e defende os lobistas desta tecnologia.

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo - A força do campo em Pernambuco

*Dilson Peixoto

A economia de Pernambuco cresceu o dobro do País no segundo trimestre deste ano, apresentando um incremento de 2,2% ante 1% do País. O resultado contou com contribuição importante da agropecuária, que apresentou um crescimento de 9,9%, com destaque para as lavouras permanentes e para a produção de ovos e de leite.

A recuperação da agropecuária reflete, em boa parte, as ações do Governo de Pernambuco para dinamizar o setor. São exemplos dessas ações as medidas para recompor a competitividade da bacia leiteira pernambucana e a implantação do selo de rastreabilidade do ovo, iniciativa pioneira no País.

Ler Matéria Completa
publicado em 09 de Outubro / 2019 às 23:00

ARTIGO - DRUMMOND E CANUDOS

Em 5 de outubro, dia da queda do arraial do Conselheiro, acordei com uma passagem de Drummond, pinçada numa crônica de 1965. Ei-la: “Canudos é dessas coisas de doer na consciência”. É sério, Drummond falou de Canudos. Aliás, todos (ou quase todos) os intelectuais brasileiros falaram (e falam) de Canudos, desde Machado até nosso Ivan Santtana, que acaba de publicar um romance sobre o tema. Uns falaram bem, outros, mal. Mas falaram. 

Verdade é que, passados tantos anos, o tema Canudos continua a despertar o interesse de mais e mais pessoas, aqui e alhures.  Prova disso foi a última festa literária de Paraty, no Rio. Não só a festa. A festa e a cobertura da festa, é bom que se diga. Basta lembrar que num só dia três dos principais jornais do país trataram do arraial do Conselheiro, paralelamente ao tema de Euclides, o homenageado do evento. 

Bem melhor seria se esse interesse, se essa fascinação por Canudos contribuísse para uma melhor compreensão do Brasil, como tão bem e tão pedagogicamente intuíra o velho Suassuna. (É claro que nem sempre é assim. Há uns que optam pelo colorido épico, outros, pelo teatral, outros ainda, pela pujança da saga sertaneja. Conheço um cuja admiração não vai além do traço bélico, principalmente quando o assunto é o embate sangrento entre o rude jagunço e o heroico brasileiro) (sic).  

Ler Matéria Completa
publicado em 08 de Outubro / 2019 às 23:00

ARTIGO - JUAZEIRO AGONIZANTE, GRITA POR SOCORRO!

Dr. Carlos Augusto

Médico/Advogado

No artigo anterior, com esse mesmo título, que, muito honradamente, escrevi para este Blog; li, atentamente, a opinião de alguns leitores e delas tirei algumas conclusões.

Não desejo, com o que escrevo polemizar com alguns leitores do Blog, mesmo porque ao tornar publica uma ideia minha, estou submetendo-a ao crivo popular e, sob esse aspecto, ninguém é obrigado a concordar com o que escrevo.

Outro aspecto é aquele em que, embora se tratando de filhos da mesma terra, nem todos têm por ela o mesmo apreço; inclusive para alguns quanto pior, melhor.

As ideias ali expostas não se constituem apenas em uma opinião minha, mas, de muitos cidadãos cuja opinião tem bastante peso na nossa sociedade e que a grande maioria deles, encontram-se dentro dos mais representativos setores da comunidade. Só que alguns desses estão na sua zona de conforto e, dela não querem sair. Enquanto isso o circo pega fogo.

Ler Matéria Completa
publicado em 07 de Outubro / 2019 às 10:47

SESP responde leitor do blog sobre iluminação da BR 407, veja abaixo:

A secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro informa ao leitor do blog que a iluminação da BR 407 do Posto Fiscal até o Mercado do Produtor já está em andamento. A prefeitura está aguardando a liberação do DNIT para que os serviços sejam iniciados.

A primeira parte do projeto foi realizada na Avenida Giuseppe Muccini, conhecida também como Rodovia Salitre, onde foram instalados 156 braços completos com lâmpadas de 400 watts, reatores, fotocélulas, bases e parafusos, beneficiando mais de 3 km de extensão.

A SESP lembra ainda que disponibiliza o número de atendimento pelo telefone 3612 5411 para quaisquer solicitação ou dúvidas referentes à Secretaria.

Ascom SESP
publicado em 07 de Outubro / 2019 às 06:00

Espaço do Leitor: Quando terá fim a escuridão na banca da BR-407 em Juazeiro?

Um leitor do Blog GJ Notícias encaminhou e-mail a nossa redação questionando o fato das margens da BR-407, na área urbana da cidade, ainda se encontrar sem a devida iluminação. Veja: “A iluminação em LED além de iluminar mais ela economiza, fato! Vemos que a Ponte presidente Dutra ficou bem iluminada, já a banca está um verdadeiro breu, uma escuridão só. As torres de iluminação que foram colocadas no governo Rivas, hoje se encontram totalmente destruídas, muitas já caíram, outras nem funcionam mais e assim está o abandono. A gestão do prefeito Paulo Bomfim devia ver essa situação e dar uma solução para esse problema que incomoda quem precisa passar pela banca à noite, além de deixar a entrada da cidade feia e escura. Peço ao prefeito Paulo Bonfim que veja essa reivindicação e nos dê uma resposta positiva”.

publicado em 06 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo – UM PAÍS ENTRE PALAVRÕES E SUICIDAS!

O resultado verificado nas últimas eleições foi sintomático do nível de ansiedade que dominava o nosso eleitorado, pela expectativa de mudança na política nacional, visto os desmandos administrativos e financeiros em que o país se encontrava, bem como a tentativa de melhoria do perfil dos nossos legisladores. É importante comentar que no Senado Federal ocorreu uma notável renovação de 87,3% das 54 cadeiras em disputa, enquanto na Câmara dos Deputados foram eleitos 243 deputados "novos", com uma renovação de 47,37%. Bem significativo!

No plano do Executivo o desejo de mudança global se manifestava de forma mais intensa diante da incompetência da então Presidente e, também, do seu sucessor temporário, condição que favoreceria a eleição de qualquer um novo nome que se apresentasse no cenário político nacional. Entendo que é cedo para uma avaliação conclusiva dos riscos assumidos pelo povo brasileiro. Existem boas intenções de corrigir alguns rumos, mas o que falta ao Presidente é um curso intensivo para Estadista - e de boas maneiras -, mesmo à Distância (quem sabe, um bom EAD!), mas, que o ensine a agir mais e falar menos. Se não aprovamos que um “zé ninguém” use palavreado impróprio em rodas de família, não se pode admitir que o Presidente da República adentre ao lar das famílias brasileiras através da televisão, e ao discursar aos garimpeiros à porta do Palácio, use de expressão grosseira, ainda que em defesa da nossa soberania: “Interesse na Amazônia não é no índio nem na porra de árvore, e sim no minério”! No mínimo aviltante e inconsequente! E prefiro usar essas palavras, a outras que seriam do mesmo nível como as dele, visto que o respeito ao leitor é algo sagrado.

Ler Matéria Completa
publicado em 06 de Outubro / 2019 às 12:00

Eleição de Conselhos Tutelares e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Após décadas de lutas pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, foi adotada pela ONU, uma Convenção Internacional em 1989, ratificada por mais de 196 países. No Brasil, procurando superar a doutrina da situação irregular que os tratava como objetos de atendimento, a CF/88 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA - Lei 8069/90, visam garantir a doutrina da proteção integral, os considerando como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais.

Apesar dos avanços no campo legal e doutrinário no Brasil existem milhares de crianças e adolescentes diariamente tendo os seus direitos violados por ações e/ou omissão do estado, da sociedade e de familiares. Segundo balanço anual 2018 - Disk 100, foram registradas 76.216 denuncias, sendo, 152.178 tipos de violações, 72,66% referentes à negligência e; violência: psicológica (48,76%), física (40,62%) e sexual (22,40%). Considerando que, em uma única denúncia, pode haver duas ou mais violações.

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo - Limites e atuações nas relações diplomáticas entre estados

No mês de março deste ano, um brasileiro, ao desembarcar em território russo, foi surpreendido ao ser abordado pelas autoridades de migração sob a alegação de tráfico de entorpecentes. Para a sua surpresa, os medicamentos foram adquiridos regularmente no Brasil e com a devida receita médica. Muito embora tenha prestado todas as informações, a acusação persistiu e a justificativa é a de que as referidas substâncias são consideradas ilícitas naquele país.

Tais fatos nos remetem a outros casos: como a de brasileiros que foram presos na Indonésia e acusados de tráfico de drogas e condenados à pena de morte. De fato, em um mundo globalizado, há que se ter em mente como os Estados e as autoridades diplomáticas podem atuar com o objetivo de defender os seus nacionais?

Ler Matéria Completa
publicado em 04 de Outubro / 2019 às 23:00

518 Anos do Velho Chico

Nação Francisco do artista juazeirense Net'in Bahia em homenagem ao Rio São Francisco.

publicado em 02 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo - Sistema de Abastecimento e Esgotamento Sanitário em Sento-Sé

Contribuindo com o debate político social, que vi no Blog do Geraldo José e no Site Sento-Sé Notícia, e que sempre atraiu pessoas daqui, no que tange abastecimento de água e saneamento básico, historiando e detalhando sobre os dois temas interligados!... Há 40 anos foi construída a nova cidade e com ela o primeiro sistema de água e esgotamento sanitário para atender, a mais ou menos, 4,5 mil pessoas da sede, que hoje tem quase 20 mil!

Por volta de 2006 o Governo Federal estava com o Projeto de Revitalização do rio SF e o Ministério das Cidades enviou o Jonas Paulo para reunir-se com prefeituras na Codevesf e oferecer recurso financeiro para quem tivesse projeto técnico pronto para realizar obas de Saneamento Básico Ambiental e Sistema de Capitação, Armazenamento, Tratamento e Distribuição de Água. Ao constatar que haviam apenas dois projetos, foi criada uma “força tarefa”, envolvendo o corpo técnico da Codevasf e as prefeituras para fazer levantamento de comunidades até 15 km da margem do rio, observando local para "ponto seguro” de capitação de água e aprop riado para a “central de tratamento de esgoto”. Eu fui acompanhante do engenheiro Chaves em Sento-Sé.

Ler Matéria Completa
publicado em 02 de Outubro / 2019 às 07:15

Espaço do Leitor: Juazeiro está abandonada.

Monte Castelo.

Dando uma volta em Juazeiro-BA fiquei assustado ao ver como a cidade está abandonada. Moro no Monte Castelo e sofremos com as ruas de terra, principalmente na época de chuva. O acesso ao bairro está esburacado, sofremos com o lixo e os entulhos, principalmente na borda do canal.

No entanto, não é apenas o meu bairro que está abandonado, as praças do município estão caindo aos pedaços. Na praça da igreja, por exemplo, a rampa de skate esta no bloco. A praça está imunda, e afastam os casais que saem da missa das 19h. Aliás, não apenas esta praça! Quem vai ao Country, observa que o asfalto só vai até o condomínio que recebe o nome do bairro, quem prossegue se depara com os buracos e abandono. Como o prefeito se atreve a inaugurar um pedaço de rua, e declarar toda sexta tem obra? O pior é que, a mesma cena se repete em todos os bairros. Enquanto isso, Petrolina está cada dia mais bela e pujante!

Ler Matéria Completa
Da redação Foto de arquivo do Blog
publicado em 30 de Setembro / 2019 às 23:00

Artigo - Por que jovens na política incomodam tanto?

Essa semana fomos surpreendidos pelas declarações do apresentador do programa de rádio “96 Minutos” Gustavo Negreiros, da 96 FM, uma emissora  de Natal (RN). Ele afirmou que uma menina de 16 anos é histérica, que “está precisando de um homem, de um macho ou de uma fêmea, pois ela precisa de sexo porque é uma mal amada”. Na ocasião também acusou a jovem de fumar maconha. Ainda sobrou para jornalistas  que, segundo Negreiros, gostam de porcaria. 

Tudo isso, porque Greta Thunberg, 16 anos, ativista, fez um discurso duro em defesa do meio ambiente e criticou os dirigentes das principais nações do mundo, em evento paralelo à Conferência da ONU.  Greta Thunberg foi Indicada ao Prêmio Nobel da Paz e já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU e no Fórum Econômico Mundial. É vegana e portadora de Sindrome de Asperg, um tipo de autismo. Foi a criadora do Fridays for Future, um movimento global de estudantes em prol do meio ambiente que já contou com a participação de mais  de 1,5 milhão de jovens em mais de 100 países.

O que está por trás desse discurso machista, misógino, raivoso e cheio de ódio do apresentador Gustavo Negreiros?

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Setembro / 2019 às 19:00

Espaço do leitor: Falta de torres de iluminação na BR 407.

Leitor encaminhou e-mail ao Blog GJ Notícias no final de semana reivindicando o restabelecimento da energia em toda área urbana da BR-407. Confira: “Geraldo José, venho pedir ao Prefeito Paulo Bomfim que coloque no pacote de renovação da iluminação pública a BR-407. Os pontos são a banca, da ponte até o Assaí, reformar as torres que ficam perto da lagoa de Calu que iluminam a BR e a parte duplicada que fica do Mercado do Produtor até o Posto Fiscal, colocando torres de iluminação” explicou o leitor.

Foto de arquivo do Blog GJ
publicado em 30 de Setembro / 2019 às 16:30

INSEGURANÇA NO BAIRRO PADRE VICENTE EM JUAZEIRO (BA)

O bairro Padre Vicente, conhecido popularmente como Codevasf, tem registrado uma série de roubos em residências. Uma moradora que o Blog não vai identificar para evitar represálias disse que “a onda de vandalismo e roubos no meu bairro Padre Vicente está insuportável. Sexta-feira (27) aconteceu um assalto efetuado por dois meliantes em uma bicicleta. Eles roubaram o celular da vizinha (Rua da Amizade). Semana passada tentaram pular o muro de outro vizinho. Não podemos sair para trabalhar, nem sentar à porta da nossa casa, pedimos socorro ao poder público. Nos sentimos abandonados e com medo. Os postes estão com as lâmpadas quebradas, uma escuridão total” reivindicou.

publicado em 30 de Setembro / 2019 às 10:00

ESPAÇO DO LEITOR: QUER UM PRECEDENTE PREJUDICIAL, ESSE ACONTECEU NA BAHIA

Fui membro da gloriosa policia militar da bahia por 10 anos, após servir ao glorioso exército brasileiro, aprendi na caserna o que é cumprir ordem e horário, respeitar meus superiores hierarquicos me conduzir bem na sociedade.

O civismo e o amor a patria eu sigo até hoje, semana passada li com profunda tristeza no jornal da capital notícia dando conta de que o Governador Rui Costa do PT não aderiu no prazo estipulado pelo o governo federal ao programa de implatação de escolas cívico militar. Parafraseando Boris Casoy, isso é uma vergonha.

Morei vizinho por 5 anos ao colégio da policia militar no Dedenzeiros em Salvador, me apaixonei pela forma de ensino e a disciplina aplicada aos alunos.      

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.