Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 24 de Julho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 24 de Julho / 2017 às 08:00

ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR RECLAMA DA ESCURIDÃO NO CASTELO BRANCO.

Geraldo venho por meio do blog mais uma vez solicitar do Gerente de Iluminação da Sesp, o Senhor Café, a reposição das lâmpadas na Avenida entre o Colégio Lomanto Junior e o CSU, no bairro Castelo Branco, pois os alunos do referido colégio e os transeuntes estão sendo assaltados no local.

Atenciosamente,

Carlos Augusto comunitário do Castelo Branco

publicado em 23 de Julho / 2017 às 23:00

ARTIGO – “QUEM COM FERRO FERE...”

Quando se comenta sobre a educação do passado e os valores que contribuíram para consolidar um padrão sadio na formação do cidadão, em cujo perfil predominava a firmeza de caráter, e a postura da ética e do respeito, não se pretende criticar os nobres professores como os culpados pelo Ensino Público de hoje - para os quais rendo as minhas homenagens como verdadeiros heróis -, mas, condenar todo um sistema por nefastos desvios e perniciosas influências que somente corromperam as boas tradições do ensino. Baixa remuneração dos profissionais, instalações escolares inadequadas e a subtração fraudulenta de recursos próprios da educação para outros fins, são incidências frequentes por esse Brasil à fora. Some-se a isso, as intolerâncias vindas de alguns pais que não sabem educar em casa, nem permitem que seus filhos sejam educados na escola, e isso é fato que também merece ser citado.

Como consequência, toda essa positiva base escolar nos primórdios do nosso tempo, se constituía como exemplo modelar e marcou uma época. A modernidade de hoje, inversamente, utiliza os erros como parâmetros comparativos e fator de normalidade. Há pais que se solidarizam exageradamente com os seus filhos e agridem professores e diretores de escola por tentarem enquadrar os pequenos rebeldes num mínimo de disciplina escolar.

Essas preliminares nos conduzem a algumas reflexões sobre os caminhos que devemos trilhar doravante. Além das injunções de caráter econômico que afetam todos os setores da economia, a vida de cada cidadão brasileiro sofre penosas consequências e, em particular, aos angustiados 14 milhões de desempregados, situação que pode se agravar ainda mais face às centenas de PDVs (Programas de Demissões Voluntárias) implantados em quase totalidade das empresas estatais! Serão milhões de novos desempregados por iludida adesão!

Por outro lado, o comportamento dos nossos políticos tem tido uma relevância negativa que impressiona a todos: a falta de ética e a infidelidade partidária! É de causar estupefação a quantos acompanham os fatos políticos, observar a naturalidade com que os parceiros de ontem rompem as relações e os vínculos partidários, robustecendo a velha frase de que “quem tem uns amigos desses, não precisa de inimigos”. A justificativa frequente é de que tudo isso faz parte do jogo político, como se os valores da boa prática da ciência política acobertassem o desrespeito e a infidelidade.

Assim como faço restrição ao comportamento antiético do então Vice-Presidente Temer com a sua parceira de chapa eletiva, a ex-Presidente Dilma, inspirado no doce prazer que vislumbrava de exercer o poder maior, igualmente vejo com repugnância e reprovação a maneira descortês como os membros do seu partido (PMDB) e as lideranças (PSDB) que o ajudaram a assumir a Presidência, agora se colocam na trincheira para derrubá-lo... Se tudo isso fosse embasado numa legítima atitude de apego à honestidade e combate à corrupção, cujos motivos não faltam, teria o meu aplauso e, creio, da própria sociedade. Mas, todos sabem o verdadeiro sentido das falsidades manifestadas quando se veem diante da possibilidade de ascenderem ao Poder!

Mas, o que fortalece esse conjunto de ações, nem sempre escrupulosas, é a sede quase incontrolável de participar de um novo governo. Causou surpresa que o Presidente da Comissão de Constituição e Justiça-CCJ e o Relator da Denúncia contra o Temer sejam do seu Partido (PMDB), bem como o Presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM), um aliado da base, e todos se colocaram de maneira maquiavélica a favor da denúncia da PGR. Mais repugnante, ainda, é ver que ao sair de uma visita ao Temer o Deputado Rodrigo Maia jurou “lealdade ao Presidente” e logo depois se reuniu com o Senador Tasso Jereissati, Presidente do PSDB, e trataram da possível formação de um novo governo, uma vez que ele é o eventual substituto! E pensar que o Presidente da Câmara tem, também, denúncia na Lava-Jato, e assim é possível imaginar uma nova demanda pelo Poder em pouco tempo, o que equivalerá à eclosão de novo terremoto político! E a Nação vai se desmoronando gradativamente à mercê das vaidades pessoais desses senhores do Poder! Que não resistem à picada do querer ser.

Todo esse imbróglio pleno de traições e imoralidades, resulta numa condenação que encontra amparo num episódio bíblico (Mateus 26.52): “Disse-lhe Jesus: Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão”. Por similaridade, a expressão se popularizou numa frase análoga, que tem o mesmo sentido: QUEM COM FERRO FERE... COM O FERRO SERÁ FERIDO!

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Vitória-ES).

publicado em 23 de Julho / 2017 às 13:00

ARTIGO - VIVA O JUMENTO

Há notícias de que um prefeito do sertão acaba de negociar a venda de carne de jegue para os frigoríficos da China. A medida é apenas uma dentre tantas outras que vêm sendo cogitadas pelas autoridades do nordeste, no sentido de retirar de circulação nosso velho e pacato jumento.

O novo nicho de negócio vem sendo aplaudido como uma mão na roda. Já há até quem fale no surgimento, em pleno século XXI, de um novo ciclo econômico no nordeste: o ciclo do jegue. Algo talvez mais grandioso do que o ciclo do ouro, do couro, da borracha, do café, ou até mesmo da cana-de-açúcar. A ideia é unir o útil ao agradável: retirar o bichinho de circulação e ao mesmo tempo gerar lucro com seu abate, alimentando-se com sua carne os estômagos mandarins.

Os defensores desta e de outras bandeiras semelhantes alegam que o jumento perdeu sua funcionalidade; que se tornou inviável alimentar um animal que já não produz; que o jegue tem trazido transtorno para o homem, provocando, entre outras coisas, intranquilidade no trânsito, onde são frequentes os acidentes envolvendo o animal. E que diante de tais fatos, a única saída é retirar o bicho de circulação.

Verdade é que quem transita pelas rodovias do nordeste talvez já nem se surpreenda com a enorme quantidade de jegues mortos por atropelamentos. Recentemente, numa viagem de pouco mais de uma centena de quilômetros por aquelas bandas, pude ver de perto inúmeros deles caídos na beira da pista, a maioria já em avançado estado de putrefação. Considerando que os acidentes com o animal acabam por envolver igualmente os humanos, ocasionando, também entre estes, expressivo número de vítimas, inclusive fatais.

Ler Matéria Completa
José Gonçalves do Nascimento Cronista jotagoncalves_66@yahoo.com.br
publicado em 22 de Julho / 2017 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: MAIS UM DESCASO DO SAAE.

Geraldo olha só a situação (nas fotos acima) da rua da Marquesa no bairro Itaberaba. Quase toda semana a rua fica nesta situação, os moradores já não aguentam mais viver nessa sujeira. A gente liga para o Saae e eles vem, enquanto eles estão por aqui fica tudo bem, mas depois de alguns dias começa tudo novamente. É esgoto estourado, água suja nas nossas portas, e sem falar nos buracos que ninguém vem consertar. E olha que pagamos caro pelo saneamento. Pedimos que venham consertar o mais rápido possível e que agora façam o serviço direito.

Roberta Santos

publicado em 21 de Julho / 2017 às 23:00

Sobre A Lida dos Anos de Antonio Carlos Tatau

Por Angelo Roncalli

Desde o lançamento do álbum “A Lida dos Anos” de Antonio Carlos Tatau,  ouço (sem parar) as canções, e tento dizer algo, mas ao mesmo tempo-espaço-circunstância, invado-me (ou evado-me do dizer ?) de silêncio. Meu silêncio é úmido e salgado. Minhas lágrimas me dizem tudo. Mas este disco não merece a solidão do pensamento. Merece o movimentar das ondas do mar. Merece o sal. Merece o arder da lã na fogueira. Merece Tudo. Merece o doce do rio. O riso de embarcar. O risco da Lida. O lidar.

Nasci em 1976. Ano em que Tatau se afastou da carreira artística. Nascemos na mesma cidade. E ter descoberto a Geração dele, ainda menino, influenciou completamente a trajetória de meu gosto pela arte, minha forma de perceber as coisas e o rumo de minha vida.

A Geração Artística de Tatau em Juazeiro/BA não é composta por artistas, é constelada por eles. Minha relação com alguns deles é de exagerada admiração, com laços afetivos fortes, de amizade e amor. Venho falando deles ao longo dos meus textos, nos últimos 25 anos. Em um dado momento, ocorreu a diáspora da simbologia do Grupo Êxodus para Geração de Tatau. Mas o arcabouço artístico não se perdeu, foi plantado, e deu colheita e outras colheitas...

Tenho escutado ‘A Lida dos Anos’ sem parar. Para poder dizer o que o silêncio me propiciou e a lágrima temperou. No disco de Tatau, o que há de temporal ali não é fruto do comum. A lavra da apresentação de Tatau sempre presenteará o cultivo de suas fontes bossanovísticas & joãogilbertianas, um dizer sobre ele sempre remeterá às origens juazeirenses, ou ao tardio lançamento da obra no auge de seus 61 anos. Mas os Anos desta obra são importantes no sentido da Lida. A Lida de Tatau é mais incrível que o tempo. É um trabalhar árduo, minucioso, no detalhe do detalhe, no brilho do talhar, propenso à loucura. Não é um lapidar. A obra já nasceu pedra preciosa, lapidada, exposta à luz, depois de ter atravessado os caminhos, os êxodos, exílios. É a Lida que ensina, subverte, recria. São chicotadas ao encontrar uma fagulha de uma palavra ou de um acorde em desacordo com o que passaria despercebido a bilhões de seres humanos. Mas não passa. O olhar do Lidador é atento. Seu ouvido é auditor do que a palavra e o acorde podem realizar de mais belo. E Tatau realiza.

A Lida dos Anos é um dos discos mais simples e complexos que já ouvi. Tudo é simples: a voz belíssima de Tatau; os violões bem tocados; o prazer existencial do mano Luizão Pereira no plantio, tratos e lançares de ônibus espaciais na possibilidade do realizar; o riso farto & amplo do tocar e amplificar sutilezas de Zé Manoel; a beleza de cada instrumento tocado neste disco, por cada um dos músicos que participaram desta obra. Primatia. Primazia. Prima!

A complexidade deste disco é saber ouvi-lo e poder sentir tudo que ele representa. Não só para Tatau, ou para sua Geração, ou para uma Juazeiro. Quer seja do passado, do presente ou do futuro. A complexidade deste disco é saltar o tempo, é não fazer o desenho do espaço. É intuir a Lida deste cara. É intuir o enxerto da música de Tatau e com a poesia de Expedito. E a música de Expedito com a poesia de Tatau. Neste ponto específico, pra mim, pauso o escrever e choro. Sei como os dois estão se sentindo. Neste momento, podemos evocar o tempo e o espaço (quando ainda não existiam as palavras), e este sentir sob a gênese da expansão, é a espécie.

Esta espécie, sob a fera da existência, me diz em segredo que algumas coisas boas serão eternas sim: A Lida dos Anos. A Vida dos Planos. O Romper dos Silêncios. Dissonância. Ruptura. Interferir na Vida de Pessoas. De uma Pessoa Especificamente. De um Poeta. Que aprendeu a fazer poesia por causa de vocês.

Esta é a Lida!

Angelo Roncalli, 41, Escritor, contato@orbitais.com.br

publicado em 21 de Julho / 2017 às 18:00

Espaço do Leitor: Consumidor repudia cobrança antecipada de reajuste nos postos de combustíveis de Juazeiro e Petrolina.

Em e-mail ao Blog Geraldo José na tarde desta sexta-feira (21) o leitor Bruno Vasconcelos repudia a atitude dos postos de combustíveis de Juazeiro e Petrolina em relação ao reajuste anunciado dia passado pelo governo federal. Confira:

Geraldo,

Nós moradores das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, vimos por meio desta, repudiar os novos aumentos no preço do combustível em nossa região. O aumento foi anunciado ontem, mas hoje, logo cedo, já tinha postos de combustíveis repassando o aumento para nós consumidores. Postos que antes a gasolina custava R$ 3,89 (três reais e oitenta e nove centavos), amanheceu custando R$ 4,30 (quatro reais e trinta centavos).

Isso é um absurdo, uma falta de respeito para conosco consumidores. Esse cartel nos postos de combustível em nossa região tem que acabar.

Bruno Vasconcelos

publicado em 20 de Julho / 2017 às 10:02

LEITOR PEDE AJUDA EM FAVOR DE IDOSA COM CÂNCER

Em mensagem ao Blog via facebook o leitor Michel Lima faz um apelo ao povo de Petrolina e Juazeiro com objetivo de ajudar uma idosa que está enfrentando um câncer no esôfago. Diz a Mensagem:

“Estamos aqui mais uma vez dando continuidade a nossa campanha *#Ajudar Por Amor* em busca de melhorar a vida de quem realmente precisa. E dessa vez pedimos a sua ajuda para a Senhorinha Isabel Pereira da Silva, de 80 anos, residente do bairro Rio Corrente (Petrolina). 

Dona Isabel há cerca de seis (06) anos vem sofrendo com um câncer no esôfago, (todos sabem que não é um tratamento nada fácil), e além do câncer, recentemente ela sofreu um acidente no qual teve o fêmur quebrado, devido a isso, ela há quatro meses está totalmente impossibilitada de andar e se alimentando por meio de uma sonda.

Além de todo esse sofrimento, ela e sua família estão passando por sérias dificuldades, então devido a isso, pedimos a sua ajuda.

NO MOMENTO ELA NECESSITA: Fraldas geriátricas, tamanho "M"; alimentos, verduras, frutas (devido à sonda ela toma bastante suco), leite, camisolas e vestidos. Se cada um ajudar com 2 kg de alimentos já ajudará bastante na vida dessa senhora.

Quem tiver interesse em ajudá-la, por favor, entrar em contato com:

(87)9680-6786 -Letícia

(87)8854-3081 - Clara

(87)8855-7920 - Rebeca Freitas

(87) 98836-3372 Aninha Freitas

(87) 98812-1273 Gabriella Camila

(87) 98839-0737 Biaa Alencar

(87)98867-6854 Samara Oliveira

(87) 988628380 Rayanne

(87)996522803 Thamy

Se junte com a gente, vamos fazer o bem sem olhar a quem.

Michel Lima

publicado em 19 de Julho / 2017 às 23:00

ARTIGO - O TRÁFICO VENCEU A INTELIGÊNCIA DO ESTADO!

Passou a ser uma utopia a inócua repressão policial no combate às drogas: um modelo desgastante e decrépito sem resposta convincente à sociedade. A inteligência da polícia e do Estado se apagou, dando lume à malquerença, este desejo absoluto do mal social.

A progressão da inteligência dos organismos policiais está à mercê do olhar estatal, este que se oculta convenientemente na escuridão do satânico contingenciamento, “política econômica, ” quando se concerne à segurança pública, uma autêntica vileza, ação indigna contra a ordem social, estático na patavina quanto à tecnologia, preparo dos agentes públicos para combater o avanço dos crimes genéricos, especialmente o tráfico de drogas que desafia a inteligência da Polícia e do próprio Estado!

Não devemos encafuar o óbvio, pois as evidências não estão a sorrelfas. As violências sem freio afrontam o país, a população, a própria segurança! Elas pululam, progridem aos borbotões, aceleradas, caçoando e zombando os poderes, deixando-os de nariz arrebitados, assustados: “o cão arrebitou as orelhas.”

Chega a ser caricato, divertido, insolente os atores do “gatilho mortífero” não temendo a nenhuma sanção penal e elucidação de seus crimes ocorridos à luz do dia e se julgando “proprietários das leis penais e da impunidade.”

É terrível, ordinário, conhecido por todos, que o mundo das drogas no Brasil movimenta 15 bilhões de reais por ano, uma verdadeira abundância de recursos econômicos capacitando o mal a mover o Céu e a Terra . O serviço de inteligência da maldade e o nefando vasto material bélico surpreendem a inteligência oficial, deixando-a abismada.

O quartel general do tráfico é implantado em comunidades proletárias onde o Estado não aparece lhes dando assistência, educação, trabalho, saúde, motivando assim uma revolta holística. Então, as falhas estatais são supridas pelos infratores da lei onde encontram ali solidariedade e confiança, não havendo, portanto, traição, sim, obediência. Os mecenas dos traficantes em suas comunidades são o viés de formação de seguidores nascidos na senda do crime, sendo que muitos deles jamais terem conhecido os pais; logo, gratos a quem os ampara.  “A gratidão é a memória do coração” (Antístenes – filósofo da Grécia Antiga).

Ler Matéria Completa
publicado em 18 de Julho / 2017 às 19:30

ESPAÇO DO LEITOR: BAIRRO ALTO DA ALIANÇA NA ESCURIDÃO.

Gostaria muito que vocês postassem que o bairro do bairro Alto da Aliança em juazeiro encontra-se totalmente na escuridão. Cadê os responsáveis por essa iluminação?

Gleibson Machado

publicado em 18 de Julho / 2017 às 18:00

ESPAÇO DO LEITOR: MAU ATENDIMENTO DO PSF DO JARDIM VITÓRIA.

Geraldo,

Em primeiro momento quero deixar claro que não sou contra a gestão do atual prefeito quem vem dando continuidade ao crescimento de nossa Juazeiro. Estou apenas fazendo juz ao meu direito de cidadão.

Quero através deste renomado Blog, o qual sou leitor assíduo, relatar um fato que vem acontecendo no PSF do Bairro Jardim vitória com relação a uma coordenadora da unidade, responsável pela marcação de procedimentos como consulta e exames.

Acredito que muitas pessoas pensam da mesma forma, porém, não manifestam sua indignação por medo ou coisa do tipo. Entendo ser importante apresentar a minha indignação, pois, assim fazendo acredito que a Secretária de Saúde tomará alguma providência. Nós necessitamos de pessoas que possam vir a somar e não como a que está presente na unidade. Percebo quando estou presente no posto que muitas pessoas estão insatisfeitas pela forma que a mesma nos trata. Para melhor entendimento relatarei um fato que aconteceu comigo.

Sabe-se que a obesidade vem crescendo a cada dia por diversos fatores e que se não for tratada acarretará em outras doenças graves. Estou pré-diabético e com obesidade grau 2. Com isso, venho procurando tratamento.

No dia 01/06/2017 fiz uma consulta na Policlínica da cidade e o médico me encaminhou para a nutricionista. Na mesma data, às 12:33h fui ao PSF acima citado e entreguei a coordenadora a guia de consulta para que a mesma fizesse a devida marcação.

Aproveitando ocasião perguntei se já havia marcado a guia de exames que deixei dias atrás. A mesma de forma arrogante me respondeu negativamente alegando que eu não havia preenchido os dados. Eu respondi dizendo que no PSF tinha meus dados e que ela estaria autorizada a usá-lo para fazer a marcação. Sei que os usuários devem preencher suas devidas guias. Entretanto, caso o paciente tenha esquecido não custa nada pegar o prontuário do mesmo para fazer preenchimento da guia.

No dia 17/07/2017 (um mês depois) fui ao referido PSF para saber se haviam marcado minha consulta com o nutricionista e a coordenadora surpreendentemente me cobrou a guia. De pronto informei que já havia entregado no dia 01/06/2017. Ela me disse que não estava com a guia e que deveria consegui uma, pois havia uma vaga para o dia 18/07/2017 e que só poderia marcar com o devido encaminhamento. Pediu para que eu retornasse à tarde para ver se resolvia minha situação. Não retornei, pois, entendo que não caberia a mim resolver. Afinal, não tenho culpa se perderam minha guia.  

Chateado com tamanha irresponsabilidade, no dia seguinte (18/07/2017) voltei ao PSF para saber se a mesma tinha resolvido minha situação, mas infelizmente ouvi um não. Desta forma, tomei a liberdade de falar com o médico que estava em atendimento para solicitar um novo encaminhamento para o nutricionista. Foi a partir daí que a mesma fez a marcação.

Quer dizer que se o médico não me desse uma nova guia iria perder a vaga por irresponsabilidade dos outros? ISTO É UM ABSURDO.

Insta salientar que antes de ir ao PSF me dirigi a Secretaria de Saúde com o intuito de fazer a marcação da mesma por lá. Falei com a senhora Carol que me informou que as marcações são feitas pelo posto de saúde do bairro. Na ocasião havia informado sobre a forma de atendimento da senhora Shirlei.

É importante esclarecer que sempre fui solicito e amigável com todos do PSF.

ATENÇÃO SENHORA SECRETÁRIA DE SAÚDE.

SEI QUE ESTÃO FAZENDO AJUSTES PARA MELHORAR A SAÚDE DE NOSSA CIDADE, PORÉM, PEÇO QUE OBSERVEM, ANALISEM MAIS AS PESSOAS QUE COLOCAM PARA TRABALHAR NOS PSFs. SOMOS SERES HUMANOS E MERECEMOS RESPEITO. FISCALIZEM. FAÇAM PESQUISA DE SATISFAÇÃO.

SOU USUÁRIO DO PSF E AS POUCAS VEZES QUE ESTIVE NO MESMO ME SENTI CONSTRANGIDO PELA FORMA DE COMO FUI TRATADO.

No mais agradeço a compreensão de todos.

E estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Esdras Vieira - Comunitário do Bairro.

Foto de arquivo do Blog
publicado em 18 de Julho / 2017 às 09:29

ESPAÇO DO LEITOR: QUEREMOS RESPOSTAS SOBRE A BR-235!

Caro amigo,

Na ultima semana, vi nas Redes Sociais, fotos e vídeos de nosso Prefeito Paulo Bonfim com o Superintendente do DNIT, falando sobre a conclusão dos trechos da BR-235 que compreende o canal da AGROVALE e das Pontes da LAGOA DO BOI, isso é ótimo para todos nós que trafegamos na referida BR, que compreende Juazeiro, Lagoa do Boi via Distrito de Pinhões. O que me preocupa é o serviço que esta sendo executado nas Pontes da Lagoa do Boi, pois ao meu ver quando tiver outra enchente como a de janeiro de 2016, vai ficar pior do que ficou, estão colocando terra nas cabeceiras das pontes sem proteção alguma de concreto, não teriam que colocar uma base de concreto?

Com a resposta alguém de direito,

Romário Nunes de Sena

Quadra H nº 06, Loteamento Morada do Rio

Bairro Cajueiro

Juazeiro/BA

publicado em 17 de Julho / 2017 às 23:00

COM NOVAS ROUPAS COLORIDAS O CARLISMO QUER SAIR DO TÚMULO NA BAHIA

Tirando os saudosistas que sonham com a volta do Carlismo em nova roupagem, tirando também todos aqueles que precisam para sobreviver economicamente do Estado e estão literalmente de fora das grandes licitações públicas, e tirando aqueles que não compreendem a diferença entre as propostas dos dois projetos políticos que estarão em jogo nas eleições de 2018, a proposta da oposição ao Governo de Rui Costa na figura de ACM Neto, literalmente não é boa para a grande maioria dos baianos.

Desde 2006 que a Bahia acompanha e vive um projeto diferente do que foi o Carlismo, que representava politicamente apenas cerca de 10% da população. Desde a eleição de Jacques Wagner que a grande maioria da população baiana é governada por um projeto político que não comunga com as práticas segregacionistas que representou o Carlismo. Apenas uma minoria de cidadãos que vivem em Salvador não compreendeu ainda que em determinados bairros de Salvador, aquela parcela da população que é trabalhadora somente circula se for para trabalhar, principalmente no setor doméstico.

O grande sonho de muita gente conservadora na Bahia é promover um ato de vingança política contra o grupo coordenado por Jacques Wagner e Rui Costa que derrotou nas urnas a minoria que acha que o Estado deve necessariamente ser de poucos e não dos muitos baianos. Muitos ainda não compreenderam e nem mesmo enxergaram ainda a diferença, a sutil diferença, entre um governo que governa para todos, e um governo que somente governa para os ricos. Como dizem os marqueteiros que a propaganda é a alma do negócio, provavelmente estão querendo vender gato por lebre na Bahia.

O sonho dessa turma que governou a Bahia com mão de ferro começou a acender uma chama de vil esperança, com a iminente possibilidade de ascender ao poder um governo conservador coordenado pelo homem de apenas 53 mil votos, Rodrigo Maia. Como a maioria do povo brasileiro, talvez pela sua formação de submissão cultural, não se revolta nas ruas, talvez aconteça mesmo de a eminência parda dos membros da direita brasileira, colocarem na Presidência da República o almofadinha carioca para imprimir pela primeira vez na história um presidente da antiga Arena, do antigo PFL, e do agora com roupa estranha DEM, e acender a chama de esperança dos amantes do velho ACM na Bahia.

Se Michel Temer já é considerado aqui na Bahia uma das piores desgraças da República brasileira, imagine no poder central um representante do atraso, que depois da aprovação da Reforma Trabalhista já mostrou suas garras dizendo que dentro da Câmara dos Deputados nada do interesse da maioria do povo brasileiro, que são os trabalhadores, vai ser mais tramitado! Imagine a possibilidade que esses homens de "bem" que representam apenas os setores empresariais e o capital especulativo, assumindo a Presidência da República e tendo a possibilidade de literalmente comprar as eleições na Bahia!

Mais uma vez repetimos que não é nada bom nem para o Brasil, e especialmente para a Bahia, Rodrigo Maia assumir indiretamente a Presidência da República, e pior ainda não será nada bom para a Bahia a volta do segregacionismo na figura de ACM Neto. A Bahia não merece voltar ao passado em que governos conservadores governavam apenas para cerca de 10% da população. Basta disso...!

Por Genaldo de Melo
publicado em 17 de Julho / 2017 às 16:30

ESPAÇO DO LEITOR: CURSO DE FORMAÇÃO PARA TRÊS PESSOAS?

Amigo Geraldo José venho por meio desta mostrar a indignação dos excedentes do concurso 2016 da PMJ, para o cargo de Guarda Municipal. Então meus caros o edital anterior teria 40 vagas para o cargo de guarda municipal e devido a uma outra banca organizadora de concurso entrar na justiça o certame foi adiado e quando a justiça liberou a prefeitura atualizou as vagas, que por sinal abaixo da necessidade de cada secretaria a exemplo de: Guarda Municipal que o último concurso foi em 2002, ou seja, mais de 15 anos sem concurso, e é claro que de lá para cá a categoria sofreu perdas do seu efetivo, muitos foram exonerados, aposentados, encostados e outros pediram demissão.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Julho / 2017 às 15:00

ESSA SENHORA MERECE RESPEITO...!!!

Juazeiro, Bahia, Brasil completou no último dia 15 de Julho, 139 anos... E 139 anos não são 139 dias! Acho que já falei isso aqui, nem sei quantas vezes, mas, devo repetir enquanto eu viver, porque tenho direitos a partir do berço no qual nasci...

Quando o título desse texto fala em RESPEITO é porque essa Senhora merece sim, e muito, todo o respeito do mundo de todos que convivem juntos e misturados nesse mesmo espaço, onde, dos filhos teus aos que aqui chegaram, a todos tem proporcionado uma vida com dignidade, de braços sempre abertos de forma acolhedora, e assim, todos nos sentimos irmanados...

Nessa linha de pensamento, onde o respeito é a palavra chave não vamos nem queremos tecer comentários. Vamos sim, lembrar e cobrar ações dos governantes e habitantes, porque uns dependem dos outros, e ao final todos somos responsáveis pelo crescimento e avanços conquistados... E o que foi feito até aqui é obrigação, e o muito que se tem ainda por fazer é mais obrigação ainda...!!!

Somos responsáveis por quem colocamos para gerir e devemos ser ainda mais responsáveis para cobrar a boa gerencia. Se soubermos conservar e cuidar melhor o que é nosso, e se soubermos cobrar agilidade nas formas de desenvolvimento, aí sim, estaremos fazendo bem feita a nossa parte como cidadãos...

139 anos é tempo suficiente para essa Senhora procurar se impor e olhar adiante de uma forma grandiosa. E aqui, chegamos na palavra carro-chefe que tanto precisamos, ou seja, olhar para a frente de forma diferente, em outras palavras, ter visão de futuro, saber PENSAR GRANDE acima de tudo!

Quando acima se pede para ter RESPEITO por essa Senhora é ter precipuamente toda consciência com as demandas que nosso povo clama, declama e reclama quase todos os dias. Ou “isso aqui tá muito bom” como diz a letra de certa música? Não responda sim, nem não, apenas olhe para frente e lá tomara que não veja apenas as mesmas promessinhas mil, e a mesma condição que não muda até porque essa palavra é apenas um cunho eleitoreiro de marqueteiros...

Jamais podemos nos calar e sucumbir, destino escolhido por muitos daqueles que pedem para serem eleitos, e depois, ficam balançando a cabeça o que certamente é uma grande falta de RESPEITO com essa Senhora!

Volta e meia me lembro de coisas e causos contados por essa Senhora, dentre tantos, hoje quero lembrar o Primeiro Congresso Eucarístico Diocesano idealizado por um dos maiores Pastores que aqui passou, cuja realização há mais de 50 anos nos faz ver o tamanho da Ousadia daquele Servo exemplar que deixou um legado de simplicidade, inteligência, honestidade, visão à frente do tempo, e uma atuação invejável em favor dessa Senhora em todos os seus segmentos...

Sempre me reservo a não citar nomes das pessoas, mas, para não haver nenhuma dúvida, falei acima de Dom Tomás Guilherme Murphy, que durante seu Episcopado deixou para essa Senhora, seu povo e governantes de gerações futuras, uma verdadeira fonte de inspiração através de suas obras de grande porte, além de um vasto conjunto de ações sociais, diga-se de passagem, sem nenhum alarde ou propaganda, durante 12 anos de muito trabalho, fé, esperança, e resultados concretos!

Dica de vida: Acho que essa Senhora no Alto dos seus 139 anos tem vontade de enviar a todos o seguinte recado: “RESPEITO É BOM E EU GOSTO.” Recado dado...

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

publicado em 16 de Julho / 2017 às 23:00

ARTIGO – EDUCAÇÃO: A SAÍDA PARA O BRASIL

Já comentei em outra oportunidade, que o Brasil, por ser um país relativamente jovem - apenas 517 anos de descoberto -, tem como obrigação copiar as boas regras praticadas em outros países mais tradicionais para alcançar o aperfeiçoamento de suas instituições. De outra parte as boas atitudes e bons costumes que marcam a cultura dos povos, também devem servir de parâmetro e aprendizado, moduladores dessa jovem cultura (Crônica do autor: POR QUE NÃO COPIAR OS BONS EXEMPLOS?, de 18/05/2014). Já no primeiro parágrafo, dizia: se somos um país jovem e temos tantas deficiências e fragilidades em nossa postura humana e na estrutura organizacional de nossas Cidades, Municípios, Estados e Nação, por que não copiamos o bom exemplo dos modelos já aprovados pelo mundo?

Os intercâmbios estudantis entre países e as visitas de autoridades objetivam exatamente a troca de mútuas informações que consolidam um processo de aprendizado cultural, o que somente enriquece os povos. Tenho certeza que muitos dos leitores que vão ler esse artigo, certamente conhecem inúmeros casos de jovens participantes de intercâmbios.

Recentemente circulou fartamente nas redes sociais um vídeo muito interessante, em que um brasileiro que reside na Finlândia faz um depoimento completo, com riqueza de informações, entrevistas, imagens e depoimentos, sobre a maneira como aquele país que até antes de sua independência, 100 anos atrás, convivia com o atraso e muitas precariedades que se refletiam na vida da sua população e, de repente, o Parlamento assumiu uma postura que transformou completa e diametralmente todo o sistema social, educacional, cultural e econômico do país, através de uma lei aprovada. E a peça básica e fundamental de toda essa engrenagem revolucionária e que passou a ter uma atenção total e absoluta, foi a EDUCAÇÃO! O governo finlandês estabeleceu por lei, a partir de 1921, que os investimentos seriam prioritários em todo o sistema educacional, com total inclusão social, sem diferença de classes, ensino gratuito do Básico à Universidade, professores com cursos de especialização e Mestrados, e salários os mais atraentes. O governo estava convicto que somente assim o país alcançaria o status de desenvolvimento desejado. Lá, ser professor se tornou melhor do que ser Doutor, ou seja, é uma profissão mais atraente do que ser um médico, e o filho de um faxineiro estuda na mesma escola pública que o filho de alguém da alta sociedade, porque, para ambos, o ensino é público e assumido pelo Estado. O salário é metade do que ganha um Deputado! Copia isso, Brasil!!!

Esse belo e dignificante exemplo da Finlândia pode significar para nós brasileiros, que ora vivenciamos o clima de desencanto e quase desesperança diante da escassez de credibilidade daqueles que nos representam, seja no Executivo ou Legislativo, a única saída alternativa para reencontrar o caminho da salvação do país: a EDUCAÇÃO. Faz-se urgente restabelecer os valores que honravam a escola pública nos diversos níveis no passado, tempo em que não se falava em ensino particular, remunerando decentemente e valorizando o trabalho dos valorosos professores. Pode ser um sonho, mas como afirmou o grande escritor Paulo Coelho: “O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos”.

A Educação além de promover a formação do caráter das pessoas, estimula a assimilação de novos valores e princípios de conduta, com reflexos positivos na qualidade da saúde pessoal e na queda da violência na sociedade, em geral. O Poder Público, ao aplicar na Educação, bem que deveria mudar a forma de contabilizar essa despesa, não na rubrica de GASTOS ORÇAMENTÁRIOS, e sim na CONTA DE INVESTIMENTO! Oxalá cada governante neste país abraçasse com paixão o ensinamento deixado pelo saudoso Educador pernambucano, Paulo Freire, incorporando-o nas práticas de gestão: “Educação NÃO TRANSFORMA o mundo. Educação MUDA pessoas. Pessoas TRANSFORMAM o mundo”.

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Vitória-ES).

publicado em 16 de Julho / 2017 às 18:00

ESPAÇO DO LEITOR: ASSALTO A MOTOTAXI.

Geraldo venho por meio do seu renomado blog pedir que divulgue essa informação: Neste sábado, 15, por volta das 06:30h, no Bairro Piranga, proximidades da Amorim Metais, mais uma moto de PLACA PKC-5031 YBR FACTOR 2016/2017 (vermelha) de um mototaxista legalizado foi tomada de assalto. Essa já é a segunda só esse mês: “Venho fazer um apelo as autoridades competentes e a própria sociedade que por favor denuncie, ligue para a polícia 190, pois é mais um pai de família que está sem como ganhar seu pão de cada dia por conta dessa violência que estar se alojando em Juazeiro. A classe de mototaxista está desprezada, a prefeitura não faz jus aos impostos que arrecada, as blitzs não são contínuas, não há fiscalização do órgão competente como deveria ser. Na realidade essa classe não é de interesse dos políticos, pois se fosse teria no mínimo fiscalização para garantir mais segurança para os trabalhadores e usuários. Ano passado foi aprovado na Câmara Municipal uma lei, a tal ROMU, que até hoje não beneficiou a classe em nada. Ouvi falar que os guardas não estão cumprindo a lei da fiscalização por conta do efetivo da Guarda que não dá, pois a lei diz que teria de ser 30 Guardas e o efetivo não dá. Senhor prefeito Paulo Bonfim veja com o seu diretor da CSTT Damião Medrado para colocar em prática o que a lei manda e por favor mais segurança para essa classe de mototaxista. Alôoooo... Senhor comandante da região norte de polícia por favor socorro, a classe pede segurança. Cadê a parceria que o prefeito fez com a PM?” expressou um mototaxista em e-mail ao Blog.

publicado em 16 de Julho / 2017 às 08:00

Espaço do Leitor: Vazamento de Água tratada compromete pavimentação Asfáltica no João Paulo II.

Bom dia Geraldo e equipe,

Um vazamento de água tratada na avenida Principal do João Paulo II, mais precisamente na quadra vinte e nove em frente a casa número quarenta e oito está comprometendo a pavimentação asfáltica daquele trecho. O SAAE já foi acionado, mas até o momento não apareceu para resolver o problema.

Por este motivo gostaria de chamar à atenção do SAAE para a solução do problema o quanto antes. O asfalto já apresenta deformações por conta do vazamento e o desperdício de água aumenta no período da noite. 

Aguardamos uma solução o quanto antes! 

Fotos tiradas no dia 14/07/17 segue anexo!

Atenciosamente,

Murilo Ricardo
João Paulo II

publicado em 15 de Julho / 2017 às 23:00

Da saudosa lembrança ao futuro com esperança, Juazeiro,139 anos de cidade.

Por Mário Pires

Antes que o sol raiasse na manhã do 15 de julho de 2017, iluminando as águas do Velho Chico que nos rodeia com sua grandiosidade, força e beleza, os pardais da praça da Igreja Catedral, alvoroçados no pé do Juazeiro que lá está enraizado, já cantavam anunciando um dia de festa, dia de acreditar e celebrar a força de um povo que busca, cada vez mais, ser feliz.

Enquanto as andorinhas bailavam pelo céu, flutuando entre os espaços do vento, buscando nos primeiros raios solares aquecer as penas de suas asas, muitos passavam pela Orla ou pela Av. Adolfo Viana, fazendo caminhada ou indo ao trabalho; muitos também saiam de suas casas nos bairros espalhados pela cidade, dando brilho e o movimento necessário do teu cotidiano.

Um novo tempo de fé, esperanças... um novo tempo de sonhos... de oportunidade de ser cada vez melhor. Um novo tempo nasce para ti, Juazeiro. Terra da Bahia, do Brasil e do mundo. Terra de juazeirenses, de turistas e viajantes; das barquinhas, carrancas... do agronegócio, do caprino e ovino... terra de quem verdadeiramente te ama.

Ao completar 139 anos, teus filhos e filhas, nativos ou adotivos te agradecem pelo prazer de aqui viver e acreditar que tu serás cada vez mais bela. Bela não apenas pelas riquezas naturais, como a Ilha do Fogo, Amélia ou Rodeadouro; ou pelo Roteiro do Vinho que atrai milhares de visitantes o ano inteiro; bela por propiciar ao teu povo um dos melhores sentimentos, o de alegria.

Esta data não é para celebrar apenas o teu aniversário. Celebra também a história de luta daqueles que, um dia, se uniram para fazer de ti uma cidade independente, que encontraram dificuldades, venceram desafios e hoje te vê conhecida mundialmente como uma das cidades de destaque no Vale do São Francisco.

Daqui muitos homens e mulheres ganharam o mundo. Carregam teu nome para onde quer que forem. És berço da música popular brasileira. Da Bossa Nova, o pai, é teu filho. No axé, tens a musa maior. Do esporte, um ilustre filho brilha nos verdes campos da Europa, mas nunca esquece de ti. E os milhares de “anônimos” que diariamente circulam pelas entranhas de tua terra, lutam para que mantenhas a grandeza de sua história.

És, Juazeiro, a lembrança mais saudosa daqueles que viveram no teu passado. De quem brindou no La Barca ou no bar Primavera, de quem curtiu nos Bailes do Hawai, ou festejou em teus antigos carnavais na Apolo ou 28 de Setembro. Mas também, és a alegria e a coragem de quem vive o teu presente, e o melhor sonho de quem busca o teu futuro. Somos todos teus filhos a saudá-la com palmas e o desejo de muito mais sucesso. Na iminência de que os líderes que te acompanham, façam de ti o melhor lugar para sorrir.

E ao findar do dia, quando o pôr do sol chegar, com seus tons de vermelho, amarelo e laranja, promovendo uma imagem deslumbrante para quem admira a tua beleza, ouso imaginar, ao redor dos carreteis da Ponte Presidente Dutra, que te liga a irmã Petrolina, um coro de centenas de pessoas de mãos dadas, celebrando o teu dia, dizendo: Obrigado Juazeiro! Terra querida! Feliz 139 anos de existência!

publicado em 13 de Julho / 2017 às 17:25

Moro canonizou Lula

Roberto Malvezzi (Gogó)

Pode mandar a ficha de Lula para o Vaticano que Francisco vai canoniza-lo. Depois de anos investigando o condenado, o juiz o condenou por ser dono de um apartamento, cuja pertença real hoje é da Caixa Econômica.

Moro absolveu Lula da acusação de ter ganho um "transporte" daqueles objetos que ele ganhou quando presidente. Esse detalhismo só comprova até onde foi esse papel do advogado do diabo, figura que procurava todos os defeitos de uma pessoa nos processos de canonização, para provar que o santo não era tão santo. O próprio João Paulo II se encarregou de defenestrar o papel desse advogado dos rituais de canonização.

Por fim, Lula ainda vai responder a julgamento pelo sítio de Atibaia. Convenhamos, vamos dar de bandeja ao Moro que Lula seja dono do Triplex - que é da Caixa - e do sítio que é de um sindicalista. Mesmo assim, diante do que a roubalheira da política brasileira, Lula é um santo.

E, como não há nenhuma prova documental de que ele seja dono dessas insignificâncias, então, em segunda instância, pode ser absolvido e consolidada sua canonização.

A destruição dos direitos do povo brasileiro comprova a intenção desse golpe e a tentativa de excluir Lula do processo eleitoral de 2018. Incrível como a burguesia nacional teme esse homem! Incrível como não consegue destruir sua potência eleitoral!

Pessoalmente, penso que ele deveria estar aposentado e vivendo sua vida. Já cumpriu seu papel histórico. Mas, os adversários fazem questão de ressuscitá-lo politicamente. Esse sentimento de sentença injusta e covarde só vai potencializar Lula, caso não consigam impedir sua candidatura.

 Essa sentença diz mais quem é Moro, menos quem é Lula. 

publicado em 13 de Julho / 2017 às 13:00

ESPAÇO DO LEITOR: GASTO EXCESSIVO DA PMJ!

Geraldo,

Fiz o concurso para prefeitura de Juazeiro ano passado e até hoje não fui chamada. Fico chateada em chegar na prefeitura e vendo um montão de pessoas contratadas na vaga dos aprovados.

Fiz uma pesquisa no tribunal de contas do munícipio no mês de maio e olha o que eu vi:

SERVIDORES COMISSIONADOS 714 PESSOAS. DESPESA MENSAL: R$ 3.133.661,73.

SERVIDORES TEMPORÁRIOS: 3.396 PESSOAS E DESPESA MENSAL R$ 5.057.786,99.

Sem o SAAE, a prefeitura de Juazeiro emprega 4.110 pessoas, pagando R$ 8.191.448, 72. MAIS DE OITO MILHÕES DE REAIS.

Se lembrar que a diferença entre Paulo Bomfim e Joseph foi de pouco mais de 2.000 votos, e cada pessoa contratada tem no mínimo mais 1 voto, temos mais de 8.000 votos de pessoas contratadas que quiseram manter seus empregos. Isto sem contar o SAAE.

Deixo meu apelo ao TCM para que faça alguma coisa. Cadê a eficiência da máquina? Cadê a proporcionalidade nas contratações? Tem pessoas ocupando o cargo de chefia fazendo atividade de agente administrativo e ganhando como chefe. Setor com dois e três chefes fazendo a mesma coisa. E a gente que passou no concurso não chamam.

Assina,

APROVADA E AGUARDANDO CONVOCAÇÃO

publicado em 12 de Julho / 2017 às 23:00

EU PENSO ASSIM...SÁBADO, ANIVERSÁRIO DA CIDADE TEM DECISÃO NO ADAUTO MORAES

Ainda sobre o jogo da JUAZEIRENSE, em Jacobina, quando domingo passado, o nosso time empatou em 2x2, para muita gente, inclusive eu, achamos que foi um bom resultado, por ser um jogo fora de casa. Claro que o desejado era uma vitória, o que nos deixaria muito mais despreocupados para o jogo do próximo sábado, aqui no “ADAUTÃO”. Como já comentamos, o empate nos leva a fazer uma boa partida aqui e carimbar a nossa passagem para outra fase do Brasileiro da Série “D”.

Como foi mostrado, o time jacobinense é bem armado, tem boa estrutura, e o seu técnico é o nosso bastante conhecido, o Quintino Barbosa, que já passou por aqui. O time do presidente Roberto Carlos foi o primeiro do seu grupo, fazendo boas apresentações, principalmente fora de casa. Aqui em nosso estádio, a coisa muda um pouco. Em algumas apresentações, a equipe deixou a desejar, mas fizemos o necessário para a tão almejada classificação para esta fase do “mata-mata”.

É um desejo, um sonho, o “CANCÃO DE FOGO”, chegar à Série “C”. Estamos no caminho certo, uma classificação no próximo sábado, aqui, avançaremos para as fases mais próximas dos jogos decisivos. Repito, é um grande sonho, é um enorme desejo de que a JUAZEIRENSE chegue lá. Mas não é somente o clube que deve dar tudo, se esforçar para alcançar o sucesso, a conquista almejada. O torcedor também está dentro desse esquema. A nossa torcida tem que ter mais participação. Tem que chegar junto. Nós vimos o tamanho e o comportamento da torcida de Jacobina. Lotaram o estádio José Rocha. Vibraram, cantaram, gritaram incentivando seu time. Tinham mais de dois mil torcedores. Jacobina tem mais de oitenta mil habitantes, um estádio pequeno e registrou um público daquele? E Juazeiro? Tem mais de duzentos e vinte mil habitantes e só comparece ao estádio um público de no máximo quatrocentos pagantes? Pode isso? Por que?

Vamos acabar com isso. Prezado torcedor, neste sábado (15) às 18:30h vamos em massa ao nosso “ADAUTÃO”. Vamos comemorar o aniversário da cidade, com uma grande vitória sobre o JACOBINA, o que nos dará a classificação para outra fase do Brasileiro Série “D”.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
publicado em 11 de Julho / 2017 às 23:00

Artigo - It’s now or never

Dr. Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado 

It’s now or never. É agora ou nunca. Este é um estribilho de uma canção dos anos cinquenta, entoada na voz de um dos maiores cantores de todos os tempos, o imortal Elvis Aaron Presley. Dono de um rebolado nos quadris que chamou à atenção do mundo quando entoava suas canções vestido nas suas capas que mas pareciam a capa do Super homem ou do Batman, mas não o era, aquelas capas que usava o ídolo do Rock’n roll, representavam o manto de Nossa Senhora, sua madrinha e padroeira, para livrá-lo do mal e dá-lhe sorte.

Assim, como um relâmpago surgido no horizonte, no escuro da noite, que em frações de segundo se apaga, assim também foi a trajetória do astro nascido em Menphis, no Mississipi. O mundo mal o viu nascer e, em seguida, em pleno vigor dos seus quarenta e dois anos, deixar-nos órfãos, o grande ídolo da música pop americana. Para os seu universo de fãs:” Élvis não morreu!”

Fazendo blague com a sua música e a situação política atual do Brasil, podemos sair por aí cantarolando: “It’s now or never”, agora ou nunca, com qualquer das situações políticas que estão para acontecer com o nosso país a qualquer momento. Agora é a vez de Temer, ou nunca mais se pega o  bicho com a mão na massa. É dessa vez ou nunca mais. Ou os nossos políticos têm tupete para fazer o que deve ser feito, ou então não adianta chorar sobre o leite derramado.

 Não adianta tentar ir-se por cabeça de Ministro do STF pois eles votam mal, e ainda tentam justificar o seu voto, com um discurso que não convence a ninguém, de que um Presidente da República não se tira do cargo todo dia. O povo brasileiro acha que sim, que político corrupto tem que está fora da política sempre e todo dia e não apenas de “caju em caju” , porque senão a responsabilidade migra das mãos dos políticos para as mãos dos que fazem o poder Judiciário, quando eles que devem ser isentos, tomam atitudes duvidosas e deixam a Nação perplexa com seus pontos de vistas e seus votos que têm peso de ouro.

Vimos ontem, após a leitura do parecer, por parte do Relator do Processo contra Temer, Deputado Sérgio Zveiter, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da Câmara, verdadeiro bate-boca entre os deputados, além de presenciarmos a atitude reprovável do Presidente Temer, quando da troca de nove deputados da comissão, para em seus lugares colocar outros deputados que ele sabia votaram nele contra qualquer coisa: são os chamados “Deputados da topa de choque”, que querem manter o governo a qualquer custo.

A situação está posta. Os políticos amedrontados diante da cobrança da sociedade. Eleição batendo à porta já no próximo ano, como é que vamos ficar? Indiferente é que não pode ser!

Como dizia o grande e saudoso desportista corintiano: “quem está na chuva é prá se queimar e quem está no sol é prá se molhar!”, então vamos à luta, sempre mais otimista e com a fé daqueles que nunca perdem a esperança.

Amarrem o guizo no pescoço do gato, salvem-se, façam o dever de casa, cumpram bem o seu papel e, em 2018, apareçam nas intimidades dos lares de mais de duzentos mil brasileiros, encorajados a lhes pedirem mais um voto de confiança, na esperança de serem eleitos mais uma vez. Caso contrário, tratem de aplicar bem o dinheiro ganho nas falcatruas desta e das outras gestões, para depois sobreviverem dele e com ele, senão preparem-se para cantar como o Rei do Rock: “It’s now or never”.

publicado em 11 de Julho / 2017 às 10:34

Reforma Trabalhista será votada nesta manhã de terça-feira: entenda as principais mudanças

A reforma Trabalhista será votada pelo plenário do senado nesta terça-feira (11), marcada para início as 11:00h.

A reforma trabalhista vem sendo, amplamente, veiculada nos principais meios de comunicação, alvo de críticas por especialistas do direito, juízes e representantes da classe trabalhadora, gerando divergência de opiniões.  

A proposta foi enviada pelo governo ao Congresso Nacional, no ano passado, em primeiro momento, o projeto visava a modificação de apenas 10 artigo e saltou para mais de 100 artigos.

Para alguns especialista é a “implementação de uma nova CLT”. Em sua defesa, o Governo alega promover um estreitamento nas relações dos empregados e empregadores, onde prevalecerá o negociado sobre o legislado, os acordos terão força de lei.

O Projeto foi aprovado pela câmara dos deputados no mês de abril e, sendo aprovado pelo Senado seguirá para a sanção presidencial.

Principais mudanças:

Férias

Como é hoje: As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 10 dias. Há possibilidade de 1/3 do período ser pago em forma de abono.

Como pode ficar: As férias poderão ser fracionadas em até três períodos, mediante negociação, contanto que um dos períodos seja de pelo menos 14 dias corridos.

Outro aspecto importante a ser ressaltado, é a extensão da jornada de trabalho, com a Reforma Trabalhista, passaria de 8h para 12 horas diárias, respeitando o limite de 220h semanais.

Ler Matéria Completa
Por Suelen Gama Advogada
publicado em 11 de Julho / 2017 às 10:30

STF rejeita recurso e votação da reforma trabalhista será na terça-feira; oposição pede 33 destaques

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, rejeitou nesta segunda-feira (10) um mandado de segurança do senador Paulo Paim (PT-RS) que pedia a suspensão da tramitação da reforma trabalhista (PLC 38/2017). Dessa forma, o projeto continua na pauta do Plenário para ser votado nesta terça-feira (11). Os senadores que se opõem à reforma trabalhista proposta pelo governo Temer já apresentaram 33 requerimentos para votação em separado e diferentes trechos. Para cada um deles, o Plenário deverá decidir se aceita a solicitação e, caso aceite, deverá decidir se mantém o dispositivo específico dentro do texto.

Impacto orçamentário

A argumentação de Paim é que a proposta da reforma trabalhista incorre em renúncia de receita para o governo federal e, portanto, precisaria estar acompanhada de uma estimativa de impacto orçamentário e financeiro. Caso contrário, os senadores poderiam suspender a tramitação para analisar a compatibilidade fiscal do projeto. Essa determinação foi criada pela Emenda Constitucional 95, que estabeleceu o Novo Regime Fiscal. Ela resultou da chamada “PEC do teto de gastos” e foi aprovada pelo Senado em dezembro de 2016. — Essa PEC foi aprovada aqui. [Na Emenda 95] está muito claro que sem previsão orçamentária você não pode cometer os absurdos que essa proposta está levando para o Plenário — explicou Paim.

Apelo

O líder do PT, senador Lindbergh Farias (RJ), afirmou que a continuidade da reforma trabalhista sem a estimativa de impacto orçamentário “desmoraliza” o Novo Regime Fiscal recém-inaugurado. Ele disse que argumentará em Plenário contra a votação da proposta lembrando aos demais senadores que o presidente Michel Temer enfrenta uma denúncia criminal por corrupção passiva. — Vamos fazer um apelo político aos senadores para não votarem uma reforma dessa neste momento, em que o presidente está prestes a ser afastado — disse ele.

Rito

Caso a Câmara dos Deputados autorize o prosseguimento da denúncia contra Temer, o presidente deverá ser afastado do cargo por um período máximo de 180 dias, enquanto o STF julga o caso. A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que a reforma trabalhista está seguindo a tramitação normal, conforme havia sido estabelecido em acordo no Senado. Ela destacou que o presidente da Casa, Eunício Oliveira, tem garantido o andamento correto.

— O próprio Plenário definiu que deveria ser hoje a votação, em regime de urgência. Portanto, todos os prazos foram obedecidos. O presidente Eunício foi extremamente correto nesse rito processual e regimental para não haver nenhuma dúvida. O Projeto foi aprovado pela câmara dos deputados no mês de abril e, sendo aprovado pelo Senado seguira para a sanção presidencial.

Agência Senado Jefferson Rudy/Agência Senado
publicado em 09 de Julho / 2017 às 09:00

Terrorismo alimentar

O capitalismo desenfreado, entre outras coisas, tem contribuído para a crescente ideia de conceitos pré-estabelecidos em relação a padrões estereotipados por uma sociedade onde pessoas vivem e se preocupa cada vez mais pelas outras e com o que as outras pensam a respeito de si, mesmo indo de encontro ao que lhe realmente convém e faz bem.

Os padrões de beleza determinados pelas indústrias de cosméticos, têxteis e de alimentos, transformaram o dia-a-dia dos indivíduos de uma maneira a afetar inclusive o bem-estar e a saúde; não pelos males provocados pelos produtos consumidos, no caso dos alimentos, mas por achar que o seu corpo não obedece, por exemplo, ao que os comerciais dos 'milagrosos shakes' prometem transformar ou ao padrão de beleza exigido aos atores e atrizes de telenovelas e agora, às repórteres e apresentadores de TV.

Com um sentimento de culpa infindável, as mulheres, principalmente, chegam a não realizar uma alimentação saudável, com receio de que certos nutrientes e proteínas contidos nos alimentos que venham a ser consumidos possa proporcionar excessos de calorias no organismo. Loucura, loucura, loucura. Um verdadeiro 'terrorismo alimentar'.

As pessoas não estão se aceitando e o pior, ainda dão pitaco nas vidas alheias ao observar e tecer comentários em relação aos perfis corporais. Ninguém pode ser cheinho, gordinho e, nem pensar, ser gordo. Ser magro não é mais sinal de desnutrição como diziam as vovós que só se contentavam em ver as bochechas gordas e rosadas dos netinhos para ter certeza que os mesmos estavam saudáveis.

O cabelo tem que ser o da moda, o tipo de vestimenta não obedece mais as estações do ano, os seios e o bumbum precisam de enchimento. O abdômen passou a ser chamado de tanquinho, o Alfazema Suiça, a Brilhantina, o creme rinse e o ruge são agora démodé. O perfume virou fragrância, enquanto o xampu agora é shampoo.

O culto à beleza posta não tem produzido o que se promete e ecoa, o da felicidade plena, ao contrário tem afetado a auto-estima daqueles e daquelas que se prestam a aceitar as determinações externas em detrimento do seu interior, da sua naturalidade.

O mocotó, o buxo e a tripa são responsáveis por causar infarto; a feijoada aumenta o colesterol ruim e a farinha traz riscos à obesidade e à diabetes, já o ovo, o famoso 'zoiudo' ou 'disco voador', esse acaba de deixar a lista dos vilões contra a saúde juntamente com o café que até em um momento não muito distante causava também diversos males.

O vinho e a cerveja também estão com moral elevada depois de estudos comprovarem (segundo alguns meios de informação) seus benefícios para a saúde. Espera-se que pesquisas mais apuradas comprovem definitivamente que a pinga traz de fato alegria, principalmente daqueles que adoram ir de encontro aos conceitos e padrões de beleza e alimentação.

Por Gervásio Lima

Jornalista e historiador

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.