Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 21 de Outubro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 21 de Outubro / 2017 às 10:21

MORADORA FELICITA BAIRRO TABULEIRO PELOS 40 ANOS DE FUNDAÇÃO

Geraldo José, sou Tânia Cristina da Silva, moradora do Bairro Tabuleiro.

Gostaria de aproveitar a audiência do seu Blog para felicitar o Bairro Tabuleiro, que está comemorando neste sábado, 21 de outubro, seu aniversário de fundação, instituído pela Lei nº 2.279/2012.

São mais de 48 anos de história, apesar de oficialmente estarmos comemorando o aniversário de 40 anos.

Parabenizo a todos nós moradoras e moradores do Bairro Tabuleiro pelo dia a dia de trabalho.

Que o Senhor conceda a cada um de nós muita saúde e sabedoria para que possamos vencer os problemas diários e buscar a melhoria para a nossa comunidade de maneira coletiva e cidadã!

Um abraço e muito obrigada.

Tânia Cristina da Silva

publicado em 20 de Outubro / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: CRÔNICA PELOS MEUS NETOS E PARA MEUS NETOS

Professoralmente, não lhes perguntei se eles sabiam o que era crise, ou se sabiam o que é moral, dada a sua pouca idade, pois, o mais velho deles tem seis anos e os demais pouco mais de um ano, nem mesmo sabendo falar, apenas balbuciar.

Porém, aproveitei o ensejo para rabiscar estas linhas que, por certo, deverão durar até um futuro suficiente, para que eles, delas tomem conhecimento, vindo a conhecer, assim, o ponto de vistas do seu avô, já nos dias de antão, antes mesmo que  ele parta para fazer a “grande viagem”.

Quero que todos eles cresçam sendo homens e mulheres justos e perfeitos na sociedade onde vivem, sem nenhum desvio daquilo que se chama moral, sem nada que decepcione nem a si nem aos seus. Assim sendo, eles estarão dentro do patamar que pode chamar-se, moralidade.

Já que Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Já que a Ética nada mais é que uma reflexão sobre a moral, não será difícil para eles  serem também éticos, sendo antes  cultores da moral e dos bons costumes.

Ler Matéria Completa
Dr. Carlos Augusto Cruz Médico/Advogado
publicado em 19 de Outubro / 2017 às 21:00

Targino!

Quem primeiro me falou sobre Targino foi sua irmã, Roseli Gondim, uma pessoa de primeira grandeza, inteligente, bonita, de extrema sensibilidade. Roseli trabalhou comigo na extinta "Valetur" nos anos 90.

Tempos depois Targino apareceu no meu pequeno "estúdio Tascam port-one 4 canais, no antigo cais da Carmela Dutra, lembro dos meus filhos Luiza e Moisés mexendo na sua sanfona. 

Targino fez ali sua primeira gravação: "se eu morasse ali pertinho nega, todo dia ia te ver" e saiu feliz com uma fita cassete "cromo" direto para a "Vale Fm" e esta música tocou muito.

Targino só fez crescer, crescer muito como músico, compositor. Fui embora de novo e quando o reencontrei ele já tinha um cd gravado, era parceiro de Manuca, Raimundinho e pouco tempo depois "esperando na janela " colocava Gilberto Gil novamente nas paradas do Brasil e do mundo. Quase presenciei esta gravação, Ferreti, "zabumbeiro" é meu amigo.

Targino do "festival Internacional da sanfona " ,pernambucano de Salgueiro, Baiano de Juazeiro, "soteropolitano " total. Longa estrada para você.

Carlos Maurício - Mauriçola

publicado em 19 de Outubro / 2017 às 12:30

Artigo - Não pode haver compromisso com o erro

O compromisso com o erro é o mais severo dos atrasos. Venho reiteradamente falando, especialmente nas redes sociais, o grande equívoco da CSTT de Juazeiro, em colocar semáforos que estão inviabilizando o trânsito em horário de pico, especialmente na região central de Juazeiro, mais especificamente na primeira descida da ponte.

Ora, até o mais insano e descuidado motorista que trafega por esse perímetro, sabe, que o trânsito piorou sistematicamente depois das absurdas intervenções no trânsito na cidade. É sabido, e há relatos de várias pessoas, que no horário de pico, quem está vindo da UNIVASF de Juazeiro, pela rua do paraíso, demora mais ou menos trinta minutos, até o semáforo que se encontra ao lado das lojas americanas e notadamente, há uma lentidão demasiada na ponte Presidente Dutra, fato que atrapalha o trânsito até na cidade vizinha, Petrolina.

A prefeitura, a CSTT, deve fazer uma meia culpa é assumir que errou, haja vista, que até o inspetor da PRF de Petrolina, já confirmou que a culpa pelo congestionamento na ponte, é consequência direta dos semáforos, que estão equivocadamente, colocados em posições estratégicas para inviabilizar o tráfego por essa região.

Resta, o apelo, para que os profissionais assumam o equívoco, consertem o erro, e peçam desculpas a sociedade juazeirense. Não pode haver compromisso com o erro. E sugiro, que as próximas intervenções, sejam bem estudadas para que esse equívocos não se tornem rotineiros.

Leonardo Cordeiro

Foto de arquivo Geraldo José
publicado em 18 de Outubro / 2017 às 23:00

OS TRÊS PILARES DA DEMOCRACIA BRASILEIRA ESTÃO SE DESMORONANDO

 
O que significou a votação de ontem sobre Aécio Neves?
 
E como votou cada senador? Pois bem, O Senado aprovou por 44 votos a 26, a suspensão da decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que havia determinado o afastamento de AÉCIO NEVES (PSDB-MG). Com isso, Aécio poderá retomar as atividades parlamentares.
Após a decisão do plenário, a assessoria de Aécio divulgou a seguinte nota:
 
"O senador Aécio Neves recebeu com serenidade a decisão do plenário do Senado Federal que lhe permite retomar o exercício do mandato conferido pelo voto de mais 7 milhões de mineiros. A decisão restabeleceu princípios essenciais de um Estado democrático, garantindo tanto a plenitude da representação popular, como o devido processo legal, assegurando ao senador a oportunidade de apresentar sua defesa e comprovar cabalmente na Justiça sua inocência em relação às falsas acusações das quais foi alvo."
 
Agora pensemos. Os Senadores que ontem votaram pelo "livramento" da cassação do mandato de Aécio Neves dentro de um "pseudo corporativismo" parlamentar, em sua maioria, são citados em delações premiadas e arrolados nos inquéritos da Operação Lava Jato e suas partições.
 
Lembre-se: Os Senadores de hoje são os "Aécios" de amanhã!" Como se não bastasse termos um Presidente da República que amarga o menor índice de aprovação na história da República Brasileira (3%), um Legislativo que dispensa apresentações, agora temos também um JUDICIÁRIO que em sua maioria se vende a mimos e interesses de seus "amiguinhos" políticos. Resumindo tudo entendemos que  os três pilares da democracia brasileira estão se desmoronando.
 
O que nos resta fazer? Em 2018 o eleitorado brasileiro terá a chance de fazer seu próprio julgamento nas urnas. Sim! É o que nos resta fazer!
 
Segue o fluxo minha gente amiga!
 
ERRY JUSTO - Radialista e Jornalista.
publicado em 18 de Outubro / 2017 às 22:00

ESGOTO ESTOURADO IRRITA MORADORES DO BAIRRO DOM JOSÉ RODRIGUES

O leitor Venâncio Vieira, por meio do Whatsapp e do Facebook do Blog Geraldo José externou a sua e a indignação dos demais moradores do bairro Dom José Rodrigues que há uma semana convivem com o esgotamento estourado e enorme fedentina na comunidade. Veja a mensagem e as fotos do denunciante: “Geraldo veja a situação do bairro Dom José Rodrigues. Juazeiro já é premiada em abrigar tantos pernilongos, imagine com uma lagoa dessa na porta de casa? SAAE é uma vergonha, uma semana que os moradores convivem com essa situação”.

Da redação
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 18:00

USUÁRIO RECLAMA QUE MÉDICA SE NEGOU A ATENDÊ-LO NA UBS DE CAMPOS, DISTRITO DE MANIÇOBA. SESAU PROMETE APURAR

Em e-mail ao Blog Geraldo José, Rafael da Mota Nogueira, morador da comunidade de Lagoa da Pedra reclama do atendimento na UBS de Campos, Distrito de Maniçoba. Confira:

Geraldo,

Médica de Posto de Saúde nega atendimento agendado. Me chamo Rafael da Mota Nogueira, morador da comunidade de Lagoa da Pedra, solicitei mais ou mesmo há um mês, o agendamento de uma consulta médica na Unidade Básica de Saúde de Campos, Distrito de Maniçoba, que foi agendada para anteontem (16/10/2017). Funciona o seguinte, temos que chegar 7:00hs da manhã para pegar a ficha (ordem de chegada), o atendimento, segundo os funcionários do UBS Campos, inicia às 09:00hs.

A médica da unidade do UBS Campos não veio no carro da Secretaria de Saúde, chegando em carro próprio às 10h:24min. Fiz uma filmagem da médica chegando a unidade, informando o horário de sua chegada, a médica não gostando da minha ação, me inteirou do seu direito de imagem, informei a mesma que, ela é servidora pública no exercício de suas funções. Acompanhei a profissional até a sala do consultório, onde fui informado pela própria que ‘não vou te atender hoje tá, só pra te avisar que não vou te atender’.

Às 11h:57min, não atendendo mais nenhum paciente, fui até a sua sala perguntar ‘eu queria saber se eu ainda vou ser atendido?’, e mais uma vez fui informado pela a médica ‘eu já disse que não vou te atender’. Frisou outra vez da não autorização da filmagem, ainda chamando o motorista do carro da Secretaria de Saúde para me intimidar. E não é a primeira vez que a médica chega atrasada ou falta.

Gostaria do posicionamento por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro da Bahia” Encerrou Rafael Mota Nogueira.

Ao ser consultada sobre o assunto a Secretaria Municipal de Saúde enviou a seguinte nota:

NOTA SESAU

A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que esta não é a conduta padrão adotada pelo município, e informa que a situação relatada pelo ouvinte será investigada. Caso constatada, as medidas cabíveis serão adotadas.

A Secretaria de Saúde ainda orienta que o cidadão realize uma denúncia formal na Ouvidoria.

O contato pode ser feito por meio do número: 3613-8305/3613-8306, pelo endereço de e-mail: ouvidoria.saude@juazeiro.ba.gov.br, ou ainda no endereço: na Rua 15 de Julho, nº 32, no Centro da cidade. O horário de funcionamento do serviço é das 07h às 18h.

Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 17 de Outubro / 2017 às 12:00

COMPESA RESPONDE SATISFATORIAMENTE A USUÁRIA DE PETROLINA

A manhã de sábado (14), pelo menos aqui em casa, foi bastante diferente. Fui acordada ao som de conversas e outros barulhos, na calçada de casa, entre minha mamãe e algumas pessoas-vale o destaque que ela não me acordou- e ao sair na porta, vi o carro da/a serviço da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com dois homens finalizando o serviço, ou seja, finalmente, depois de quase dez dias, fora consertado o vazamento do hidrômetro aqui de nossa residência.

Fiquei extremamente emocionada e feliz, vi minha mainha mais calma (e não estressada, nervosa e nem com a pressão alterada, como outrora estava ocorrendo), fiz o registro de fotos [poderia ter tirado várias deles no decorrer do serviço, mas mãe preferiu deixar-me descansar]. O que mais deixou-me embasbacada foi que, depois da realização do serviço, os dois disseram, quando os questionei "Que sim seu registro-hidrômetro, local em que se faz a leitura- foi consertado e sim, ele estava quebrado"

Conversei com eles {vale o detalhe de que, mesmo sem ter perguntado o nome dos homens, os agradeço muito! Super educados e trabalharam bem} e mãe, contei sobre o ocorrido e um dele, estranhou e disse: "O povo de Recife não sabe de nada do que anda acontecendo aqui" e ainda emenda "Estamos trabalhando com os serviços maiores"

Para não polemizar mais, nobres amigos, vou colocá-los diante de Deus, agradeço a Compesa, pelo serviço prestado (Mesmo depois de quase 10 dias e só recomendo que tomem mais cuidado e façam uma análise de como estão trabalhando para à sociedade); saibam ter um bom banco de dados + pessoal para dar conta dos serviços prestados aqui em Petrolina e torcer para que a nossa conta de água, aqui de casa, venha com o valor correto (já que foi comprovado, por eles mesmos, que o hidrômetro aqui de minha residência estava quebrado).

Reforço os meus agradecimentos a todos! 

Respeitosamente,

Deus nos abençoe e Maria nos proteja!

Emaísa Lima

Graduada em Comunicação Social- Hab. Jornalismo em Multimeios pela UNEB-Campus Juazeiro-BA; Pós-Graduada no Curso de Especialização: Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias da Informação na FACAPE-Petrolina-PE; Mestranda em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade-Instituto Superior de Educação Getsemane-IG-Petrolina-PE; Jornalista em Multimeios DRT/PE 5149.

publicado em 17 de Outubro / 2017 às 11:00

Homenagem do Colégio GEO!

Cantaram minhas músicas,  flautas , afinação perfeita. Aí o coração em profusão da maior emoção. Teve poesia da Profa. Esmelinda. Em 1982 participei do Festival Momo 82 da TV Itapuã, foi minha primeira gravação no estúdio W .R., tinha banda Eva, Durval Lélis, Lazzo Matumbi. Em 83, gravei em São Paulo na CBS (universal music) meu primeiro vinil (U.S. Top - Alpargatas distribuiu 50 mil discos no Brasil). Já cantei em shows no Maracanãzinho, Ibirapuera, em shows com grandes estrelas, Caetano Veloso, Gilberto Gil, muita estrada. Mas esta homenagem do Geo foi no fundo e o coração jorrou.. obrigado, ainda farei por merecer o céu onde vocês me colocaram. Estou novamente em um estúdio, remixando, gravando e remasterizando um trabalho que há anos venho produzindo. Breve novo CD, por um selo nacional e nas plataformas digitais.

Carlos Maurício (Mauriçola)

publicado em 17 de Outubro / 2017 às 07:30

Coragem e lealdade para uma boa comunicação pública

O bom gestor não é identificado como tal apenas pelo conhecimento administrativo e senso de liderança. Possuir outras qualidades é essencial para o desempenho aceitável da função a que se submeteu ou que venha a submeter-se. Coragem e lealdade talvez sejam as principais e mais importantes das propriedades de um administrador que em diversos momentos necessitam de firmeza de espírito para enfrentar situações emocionais ou moralmente difíceis.

Muitos administradores municipais confundem o real com o irreal e em consequência disto comprometem serviços e o desenvolvimento de ações em benefício de toda a população. Agradar a gregos e troianos é uma prática a não se aplicar na administração pública. Coerência sim, seria, no mínimo, uma qualidade a ser observada e seguida no momento das decisões. Ao vender o almoço para comprar a janta o gestor está fadado ao fracasso. Chega a ser imoral ter atitudes contrárias à razão. O supérfluo não pode e não deve proceder às prioridades. Nada melhor do que uma conversa franca e participativa com os munícipes para identificar, corrigir ou construir ações que venham a ser reconhecidas pelos benefícios oferecidos ao coletivo.

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: RÉSTIAS DE SOL...

Não são poucas as vezes que tenho dúvidas se vou conseguir desenvolver um tema, principalmente, para quem junta as palavras de forma simples e trivial, com a boa vontade de deixar rolar o que existe, vejo, e ouço por aí, e assim, sempre chegar ao final dos meus escritos...

Esta semana vamos passar aqui por diversos assuntos ao mesmo tempo, na esperança de que as réstias de sol entrem em cada um, transformando ou simplesmente passando mansamente de acordo com aquilo que venha a ser abordado...

Para começar vamos lembrar-nos da tragédia naquela cidade mineira, onde um empregado responsável para cuidar das crianças, provocou aquela situação de horror que nem precisa mais aqui relembrar. Como aquele satânico foi admitido?

Vamos apenas lembrar a vocês, e tenho certeza ninguém vai discordar, que vá um jovem decente, concorrer a uma vaga de emprego e, logo se vê diante de no mínimo quatro ou cinco pessoas, numa verdadeira inquisição que muitas vezes chega à humilhação de tantas perguntas, chacoalhadas, balançadas que só faltam virar o avesso da pessoa. Sabe para que tudo isso? Para ganhar UM salário mínimo! Que réstias de semancol entre nessas figuras, que usam do poder de selecionar alguém, ainda imaturo, com uma forma antiga de dialogo, ultrapassada e muitas vezes humilhante...

Ler Matéria Completa
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
publicado em 16 de Outubro / 2017 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: PREFEITURA DE JUAZEIRO ATRASA PAGAMENTO DE BOLSA ATLETA.

Em e-mail ao Blog o leitor Marcos Walgrenio de Oliveira Ribeiro relata a situação de atraso no pagamento da verba do Programa Bolsa Atleta em Juazeiro. Confira: “Beneficiários do Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Juazeiro, estão com o pagamento atrasado. Segundo eles, já está atrasado há quase dois meses, o que pode implicar em resultados negativos nas competições, já que a bolsa os ajuda a se manter e custear suas participações nas competições. Após a ajuda da Prefeitura, através da bolsa, pude competir com melhor desempenho nesse ano e sigo como líder do ranking da minha categoria, enfatiza um atleta que não quis se identificar. Ele ainda fala que liga no financeiro da prefeitura e uma funcionária chamada Maria Luiza informa que o secretário de esporte não autorizou o pagamento. Liga para secretaria de esportes e ninguém atende” lamentou.

publicado em 15 de Outubro / 2017 às 23:00

ARTIGO – O BRASIL PRECISA DE UM “GPS”!

São tantas e tão velozes as conquistas oferecidas ao homem pelo desenvolvimento tecnológico ao longo das últimas décadas, que, às vezes, por instantes foge até à percepção humana o valor intrínseco de cada avanço à sua disposição. Para quem conviveu feliz com a época da pujança do rádio, a rapidez das mensagens chegadas pelo telégrafo, as ligações telefônicas que dependiam do giro de uma manivela que acionava a chamada à telefonista para que essa completasse um interurbano...! O leitor mais jovem vai dizer: “mas isso era coisa antiga e de cidadezinha do interior...”; e eu lhe respondo como testemunha presencial: ledo engano; a cidade era Feira de Santana, no final da década de 1950 e quando, como adolescente, era aprendiz de gráfico no Jornal “Folha do Norte”, e assim era a telefonia de então! E o Telex, cujo equipamento simplesmente começava a funcionar rápido e sozinho, a datilografar a mensagem enviada por alguém!!! Certamente faz parte do folclore, mas contam que um vigilante da noite, no interior de uma agência bancária, saiu correndo aos gritos pensando ser uma assombração, ao ouvir o som das teclas funcionando sozinhas!... 

Os registros acima chegam a ser hilários diante do que veio depois, nas décadas seguintes e até os dias atuais. Os computadores, no princípio de tudo, eram equipamentos que ocupavam salas inteiras das grandes empresas (vide foto), e hoje os arquivos com milhões de informações estão constritos a minúsculos chips...! A Era da informação ou Era Digital veio para transformar e impactar o mundo!

E o que dizer de um pequeno aparelho celular multifuncional, que hoje nos faculta acesso à Internet, ouvir rádio e música no formato MP3, enviar e-mails, fotos, vídeos, mensagens diversas, além do acesso ao movimento da conta bancária em todas as suas particularidades! Hoje é um equipamento que passou a integrar o cotidiano das pessoas (vide foto da fila em Banco). Falando nele, chego ao foco do tema dessa crônica, e que permitiu uma reflexão mais ampla sobre o nosso momento político e institucional da atualidade.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Outubro / 2017 às 16:00

SALVE 15 DE OUTUBRO, DIA DO PROFESSOR

Quem educa formata mentes para a vida, eleva o pensar humano e gera transformadores do mundo. Educador é herói anônimo na construção de sonhadores elevados à condição de realizadores.

Todos que educam lançam as bases construtoras dos pilares formadores do pensamento de uma civilização. Logo, não há civilidade sem educação. É daí que procede o compreender, o ser e o agir comunitário de forma racional e equilibrada.

Enquanto na família recebemos os valores e princípios norteadores do caráter, é pela educação formal que somos apresentados à sociedade real e não mais conceitual. Daí a importância de lutarmos por um modo no qual quem educa não induza ou conduza à quebra dos princípios e valores fundamentais do caráter recebidos em casa e na Igreja.

Neste dia do Professor minha solidariedade a cada um destes que nos ensinaram a pensar e que agora, mais do que nunca, são aliados desejados e imprescindíveis para que a sociedade não desmorone sob um ato de demolição intelectual com o discurso político de que isso é avanço social.

Parabéns, professores.

Teobaldo Pedro de Jesus, Pastor, teólogo, educador, radialista e psicanalista.

publicado em 15 de Outubro / 2017 às 12:00

DIA DO PROFESSOR

Hoje 15 de Outubro, é um dia para refletir o papel do PROFESSOR para sua vida, a mais importante de todas as outras profissões, pois é através dela que se forma todas as outras.

Nesse dia a reflexão não é por melhores salários (sabemos que deveriam ser os maiores), mas a condição de trabalho, o respeito, a segurança e a valorização pelas famílias.

A cada dia está mais difícil ser PROFESSOR, somos agredidos verbalmente, fisicamente e intelectualmente, se reagirmos, estamos errados porque somos o exemplo e existe uma série de leis e benefícios a favor dos agressores.

Não podemos generalizar, porque existe uma pequena parcela da população que reconhece o trabalho dos MESTRES.

Acredito em dias melhores, faça a sua parte que tudo pode ficar melhor um dia.

#SOU PROFESSOR

#EU SOU ENOOC

PROFESSOR: ENOOC EVANGELISTA - LECIONO AS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO PARA ESCOLAS E CURSOS PREPARATÓRIOS DE JUAZEIRO, PETROLINA E PILAR.

publicado em 15 de Outubro / 2017 às 11:00

Homenagem: Ao Mestre com protesto

Qual profissional é referência de cada ser?

Qual profissional abdica de sua própria vida para cuidar da vida de outros?

Qual profissional se camufla de outras tantas profissões em prol da aprendizagem?

Qual profissional se vê refletido na história de vida de seus seguidores?

Porém...

Qual profissional com nível superior possui menores salários?

Qual profissional tem uma trajetória histórica de desvalorização?

Qual profissional precisa passar 115 dias de greve pra ser percebido pela sociedade?

Qual profissional precisa de 115 dias de greve para desencadear a raiva do governo?

Dessa forma...

Este profissional vai formando opiniões...

Este profissional vai retirando a venda do analfabetismo...

Este profissional vai ajudando pessoas a alcançar objetivos...

Este profissional vai moldando vidas...

Parabéns a todos os professores que são mais do que profissionais. Professores são anjos que espalham altruísmo e conhecimento em um mundo carregado de violência e ignorância. O professor tem o dom de ser lume, cada palavra proferida lança faíscas. A nobreza do professor está justamente no horizonte que ele apresenta ao seu aluno. Ele é espelho, é reflexo, é exemplo a ser seguido é o manual de instruções do aluno. Sem ele o mundo será sempre uma carta enigmática cheia de armadilhas e abismos.

Não façamos como o MEC e os governos que sem criatividade e sem reconhecer o valor do professor repetem as campanhas alusivas aos docentes e não renovam as propagandas que homenageiam os mestres.

Que tipo de mestre é o professor que é agredido e maltratado pelos seus discípulos? Que tipo de mestre é o professor que sempre é culpado do fracasso de seus seguidores? Que tipo de mestre é o professor que é sujeito apático no sucesso de seus alunos? Cansamos do jargão “ao mestre com carinho”, queremos agora “ao mestre com reconhecimento”. Enquanto o reconhecimento não vem ficamos somente com “Ao mestre com protesto”.

Que possamos resistir aos grandes desmandos governamentais, aos desmantelos sociais, à baixa remuneração, ao cansaço diário, à impaciência persistente, às provocações discentes e principalmente à desvalorização geral. Ser professor é também ser guerreiro e A cada dia vencido é uma batalha a mais conquistada.

Parabéns a todos aos professores e de modo especial aos professores do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna que a cada dia nos dão prova de bravura, responsabilidade, criatividade, zelo e principalmente de amor ao que faz.

Parabéns! Vocês são verdadeiros mestres!

Afetuosamente,

Jailson Rêgo Braz - Diretor Pedagógico

publicado em 14 de Outubro / 2017 às 23:00

SOBRE UMA TRETA ENTRE UM MÉDICO E AS ENFERMEIRAS NUMA REDE SOCIAL

A BOSTA PRECISA SER LIMPA SIM, DOUTOR

(Por ERRY JUSTO) 

Qual é o resultado de uma organização cujo os membros não cultivam o Respeito e a Ética entre eles? A resposta só poderia ser essa: um desastre! Nenhuma empresa, instituição, organização,clero, família ou qualquer ambiente profissional consegue produzir bons resultados se seus pares não tiverem Respeito e Ética. A pergunta que aparece agora é: o que é o Respeito?

Ora, A palavra respeito, na sua origem em latim possui o significado de "olhar outra vez", assim sendo, tudo aquilo que merece um segundo olhar, será respeitado. Um dos valores mais importantes do ser humano é o respeito, e possui uma imensa importância para uma interação social saudável e harmoniosa. O respeito permite que as pessoas tomem suas decisões de maneira coerente sem prejudicar a vida de outras pessoas. O respeito ajuda as pessoas a impedir certas atitudes que podem ser reprováveis por uma certo alguém. É através do respeito, que indivíduos conseguem obedecer e cumprir determinadas normas, como as leis por exemplo. Mas, agora você deve está se perguntando: e a Ética?

A ética está ligada com as Leis e Normas. A ética pode ser apreendida como um pensamento sobre a moral, de modo a fazer parte de um conjunto de conhecimentos partidos através da observação da conduta humana, ao buscar explicar as regras morais de maneira racional, científica, teórica, fundamentada e científica.

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Outubro / 2017 às 23:00

SALVE-SE... QUEM QUISER!!!

(O DIA EM QUE JESUS CRISTO VOLTOU À TERRA, PASSANDO POR JUAZEIRO-BA)

Careca de ver na Terra tanta atrocidade, turbulência, esculhambação,  desraciocínio, mentalização barata, espetinho de gato, arrogância, palito de fósforo no chão, guerra, míssil nuclear, bromato de potássio no pãozinho, meleca de olho, alarme falso pro SAMU, doença venérea, zuinhada de gato preto, ambulância enguiçada, diabetes, caganeira vocabular, parada gay, ficada  homofóbica, violência doméstica, notícia de favela, corrupção em banda de lata, pedofilia até eclesiástica, supremacismo,  muriçoca, aedis, livro de autoajuda, internediota, ataque de ptibull,  serial killer, pobreza, arrocho salarial, fruta gogóia, Faustão, Huck, aniversário e cãominhada de cachorro, unha encravada, sequestro, frasal tomar no c... e filho de uma p..., filme pornô, mau hálito, tecnologia de ponta, luta de boxe, ejaculação pré-coce e pós-coce, concurso fraudado, num sei o quê play, morte de PM por pobre, morte de pobre por PM, rico solto, vitamina sem leite, adultério,  barba mal feita, sexo sem gozada, umbigo de fora de gordas, filosofia sem metafísica, música brega, axé, sertanejo, forró estilizado, caspa, burguesia, bufa em público, bebedeira sem boemia, vômito, apego ruim de vazar, calo no pé, elevador enguiçado, procrastinação, cagada na calça, centro de recuperação evangélico, seita anti e religiosa, extrovertimento alcoólico, ressaca moral, impotência, conselho cômodo, professor aloprado, aluno desempaisado, novela de TV, game, perda de pênaltis, recaída de resiliente, jogatina, tatuagem, verdade mentirosa e mentira verdadeira, menopausa duradoura,  banguelismo, desafino calado, imposto, condomínio fechado, ONU, UNESCO, NASA, UNICEF ,etc e três pontin em fim de parágrafos, Deus resolveu, após uma eternidade descansando,  dar  um tiro de doze no pandemônio terrestre.. Como gabola-se de não precisar nunca e nem para nada de assessores e conselheiros, fez sozinho estudos minuciosos ao fim dos quais elaborou projetos e planejou o desfecho para acabar de uma vez por todas com a putaria que empestiou o planeta.

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Outubro / 2017 às 16:30

MORADOR DO SANTO ANTÔNIO VOLTA A RECLAMAR DE ESGOTO A CÉU ABERTO

Geraldo,

Semana passada o leitor Felipe Silva Costa, morador do bairro Santo Antônio, enviou ao blog, uma reclamação sobre o esgoto a céu aberto que escorria no bairro ao lado do Posto de Saúde do bairro Maringá.

Hoje, sexta-feira, dia 13, Felipe voltou a manter contato com este veículo de comunicação relatando novo problema. Confira: “Geraldo, entrei em contato com você na semana passada, reclamando do esgoto a céu aberto, ao lado do Posto de Saúde da Maringá, proximidades do campo primeiro de maio, porém o SAAE fez o serviço e continua a mesma situação, ontem (12), ninguém aguentou o mau-cheiro.

Obrigado pela atenção

Felipe Silva Costa

publicado em 13 de Outubro / 2017 às 10:00

ESPAÇO DO LEITOR: CONTORNO CRIMINOSO TEM SOLUÇÃO!

Em e-mail ao Blog Geraldo José o Engenheiro Taurino Fernandes aponta soluções para a rotatória nas imediações do Mercado do Produtor onde já foram registrados inúmeros acidentes, inclusive, com mortes. Confira:

Já estamos acostumados em ver tombamentos de caminhões neste contorno próximo ao Batalhão da Polícia Militar. Solucionar o problema é puramente falta de atenção dos ORGÃOS responsáveis pela BR?  Ou falta de interesse em resolver o problema esperando talvez um acidente com vítimas fatais. Tudo se diz: “ O problema é a imprudência dos motoristas, o problema é a falta de placas de sinalizações, etc, etc. A solução é simples: Construir um redutor de velocidade antes do início do contorno aproximadamente a 50 (cinquenta metros) da primeira curva. Colocar placas informando que existe uma lombada para reduzir a velocidade. Estas placas deverão serem colocadas logo no fim do primeiro contorno ao chegar no Mercado do Produtor, e informando a distância: Obstáculo a 100 metros e mais próximo a 50 metros. Fim de problema, fim de prejuízos, antes de um fim de uma vida. Senhores Deputados e demais autoridades constituídas pelo povo. Mais atenção por esta Cidade. Ou querem que haja uma INTERVENÇÃO POPULAR?

Taurino Fernandes de Souza.

E-mail: taurinoengenheiro@hotmail.com

E-mai: taurinoengo@gmail.com

publicado em 12 de Outubro / 2017 às 23:00

Artigo - Meu mundo caiu

Já não bastasse a batalha perdida dos anúncios publicitários que implicou na redução do jornal diário, que ficou tão murcho como as redações que tiveram que se adaptar ao novo modelo de negócio, agora um novo susto fez com que muitos jornalistas caíssem da cadeira: circula a notícia de que um robô já consegue fazer 30 mil matérias por mês. Aí já é injustiça demais!

Agora, caro leitor, cabe a você decidir o que estará por trás das notícias que lemos. Em tempos em que o ofício jornalístico tem sido tão massacrado, afinal, nossos diplomas já não são exigidos e hoje basta saber escrever o mínimo e manipular ferramentas digitais para disputar espaço com jornalistas graduados em coletivas e afins, esse texto é um apelo e, por isso, vou contar o que significa o ato de escrever para os jornalistas.

Sentar-se à frente de um computador (caderno ou máquina de escrever, se você for mais retrô) é quase sempre um ritual. Não! As palavras não são tiradas de uma gaveta ou do bolso da calça. Elas são fruto de vivências, conversas, pesquisas e muito faro. É um processo prazerosamente construído com o intuito de proporcionar a você, caro leitor, um momento único de absorção de informação.

Conversar com pessoas nos corredores, ouvir, mesmo sem fazer parte da roda, uma opinião no metrô, ler as sugestões de pautas enviadas pelas assessorias de imprensa e, claro, contar com o que sempre deu uma forcinha extra: o valioso "feeling". Entender as entrelinhas é uma arte. É isso que invocamos ao escrever.

Ler Matéria Completa
publicado em 12 de Outubro / 2017 às 08:00

MORADOR RECLAMA DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO PARQUE INFANTIL NO RESIDENCIAL JUAZEIRO III

Morador do Residencial Juazeiro III, bairro Itaberaba, João Marcos dos Santos Melo, escreveu ao Blog Geraldo José reclamando da atual situação do parque infantil naquela comunidade. Veja o que ele expressou:

“Geraldo, o tão aguardado Dia das Crianças chegou e ao que tudo indica, a diversão será improvisada aqui nos residenciais. Veja a realidade do parque, até a areia é muito suja. As pessoas entram lá com cachorros, muitos deles vivem lá, passam a maior parte do tempo deitados e dormindo nos parquinhos e as crianças correm o risco de pegar doenças por causa das fezes. Dejetos de cavalo atrapalham a entrada do parquinho da quadra principal do Residencial Juazeiro III que ficam localizado a cerca de 800m de distância do outro. Entulhos se espalham entre as marcas das pisadas na areia, dos pequenos que correm por lá. Dá para encontrar até sacolas de lixo, fraldas descartáveis, chinelos, pedras, escova de cabelo e embalagens de comida. É uma vergonha dizer que isso é um parque. O pior é que, quebrado ou não, outras crianças brincam nele. Elas não têm opção. Está tudo sujo e enferrujado. Lixo e muita sujeira cobrem a areia. Os galhos secos tornam-se risco de furar os pés. Além do famoso balanço, várias gangorras quebradas – com barulho que indica falta de óleo – ficam de lado, à espera de conserto. Queria pedir uma solicitação de manutenção à prefeitura de Juazeiro, ou até mesmo uma reforma geral! Preservar para não acabar, as áreas de lazer precisam de revisão periódica. A preservação evita a deterioração. É natural que os objetos sofram desgaste, mas estudar o clima local é uma forma de diminuí-lo. Geraldo outra alternativa é a constante regulação dos materiais, como limpeza para evitar acúmulo de folhas, sacos de lixos e dejetos de animais, pintura e reparos em fixações de modo a impedir que as crianças se machuquem! Sujeira e ferrugem compõem o cenário dos parquinhos das quadras dos Residenciais 1, 2 e 3 aqui no Bairro Itaberaba! Situação essa que inibe o direito das crianças especialmente em seu dia comemorado no calendário e decretado feriado, o dia 12 de outubro a fazerem o uso do bem público”.

publicado em 11 de Outubro / 2017 às 23:00

A OMO AMARGA SUA MANCHA QUE NÃO SAI

Dentro da imprensa em geral, o OMBUDSMAN é um profissional que faz a intermediação entre a editoria do jornal e seus leitores. Nos Estados Unidos, a função de ombudsman surgiu nos anos 60. No Brasil, o cargo existe desde 1989, quando o jornal FOLHA DE S. PAULO publicou a primeira editoria do seu ombudsman, que ficaria responsável em ser o porta-voz dos leitores, solucionando e transmitindo as suas reclamações para a Diretoria. Entretanto as grandes empresas privadas também contratam seus OMBUDSMANS! E no caso da fabricante do sabão em pó OMO o telefone desse simpático senhor que faz o elo entre consumidores com o departamento de publicidade não parou de tocar. Tudo isso aconteceu  porque essa antiga marca de sabão em pó lançou esta semana um "comunicado urgente" em sua propaganda de TV convocando pais e mães a fazerem uma espécie de "recall de todas as brincadeiras que reforcem clichês sobre gênero". Teve, até ontem, 130 mil reações negativas e apenas 12 mil positivas. É claro que há nisso tudo uma obviedade e ao mesmo tempo uma maluquice sem precedentes. Fica muito longe de se imaginar que o sujeito não será o melhor pai do mundo se surrar o filho depois de vê-lo brincar com bonecas ou censurar a garota que se diverte com carrinhos. Mas é loucura acreditar que crianças são uma folha em branco, uma massa totalmente moldável por palavras, imagens e brinquedos, enfim, pela famigerada "cultura da arte."

O ser humano nasce como um livro cujos capítulos foram parcialmente escritos. A natureza humana apenas escreve uma parte e o ambiente se encarrega do resto. Alguns capítulos vieram mais preenchidos que outros. Não há educação ou patrulha ideológica que consiga mudar certas inscrições da natureza. Digo isso porque qualquer avó sabe que existem brincadeiras de meninos e brincadeiras de meninas. Eles, em geral, preferem armas; elas, bonecas. Meninos têm fascínio por competições e jogos que envolvem violência; meninas preferem simular a maternidade. Isso é imutável! Como acontece com outros primatas e diversas espécies de mamíferos, filhotes machos brincam de brigar com mais frequência que as fêmeas. É engraçado ver pais cegados pela fantasia de gênero se "assustarem' ao perceberem essa obviedade. O resultado da campanha do sabão que usa o clichê: "porque se sujar faz bem" acabou saindo como um tiro no pé de seus publicitários que queriam deixar uma marca que causasse um buxicho na roda de conversas casuais entre mães no playground do condomínio. Certamente a campanha acabou se tornando uma "mancha indelével" que vai precisar de tempo ( e de muito sabão ) para se limpar da péssima imagem de liberalismo apelativo.

Tenho pena do OMBUDSMAN, que certamente agora deve estar com a cabeça doendo de tanto ouvir reclamações e asneiras. Há muita gente que postou nas redes sociais que de agora em diante vai fazer abertamente "boicote" a marca ideológica de gênero e movimentos sociais já ensaiam um tom de mobilização a nível de protestos nas ruas contra esse estopim que acendeu uma chama no barril de pólvora da opinião pública! Certamente a natureza não define o que é certo ou errado, mas explica um bocado de comportamentos no sentido antro-sociológico. Pra terminar esse meu raciocínio, eu fico pensando na cabeça dos intelectuais e editores do "Fantástico" que se iludem com a ideia de que é possível moldar os filhos conforme a ideologia da moda! O povão prefere se apegar à realidade. Funciona, assim, como uma âncora de sensatez diante de tantas esquisitices intelectuais que nos dias de hoje estão em pé de guerra com a moral e os bons costumes.

Segue o fluxo minha gente!

Erry Justo - Radialista e Jornalista. 

publicado em 11 de Outubro / 2017 às 21:27

Leitora acusa Compesa de falta de compromisso em Petrolina

A leitora, professora e jornalista Emaísa Lima enviou ao blog denúncia e solicita providências por parte da Compesa. Leia na integra texto de Emaísa:

"Venho a público falar da falta de atendimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), aqui em Petrolina, por mais que você entre em contato com eles, seguindo os números telefônicos que vem na conta, terminamos a ficar vendo navios e a água limpa-já escassa-escorrendo pela rua e a conta de água no final do mês vem caríssima.

Torno comum a todos o vazamento de água limpa, no registro, com um vazamento no hidrômetro (onde se faz a leitura da água, para pagarmos, mensalmente) que se encontra na parte externa desta residência, localizada na Rua Ana Nery 126, Centro, Petrolina (Que temos todas as contas pagas). Seguem fotos do que anda acontecendo (e já legendadas). 

Vale o destaque que isolamos a região, de maneira simples, com o objetivo de não prejudicar mais e torcer para que nada aconteça de sério e mais grave ocorra. A história é esta:  num primeiro momento, entramos em contato dia 06/10, pela manhã cedo, o serviço deveria ter sido feito até dia 09/10, conforme a atendente afirmou que seria realizado a minha mãe. Mas segundo uma outra servidora da Compesa, já no dia 10/10, o serviço fora cancelado com a justificativa de que existia várias outras demandas no município.

Aí eu vos pergunto: Se eles mesmos colocam os telefones a que temos direito (Vazamentos e Extravasamentos 0800 081 0185, vem na página da própria conta de água) o porquê não cumprir o que fala? Deus nos abençoe e Maria nos proteja!

Emaísa Lima-Graduada em Comunicação Social- Hab. Jornalismo em Multimeios pela UNEB-Campus Juazeiro-BA.
Pós-Graduada no Curso de Especialização: Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias da Informação na FACAPE-Petrolina-PE
Mestranda em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade-Instituto Superior de Educação Getsemane-IG-Petrolina-PE. Jornalista em Multimeios.

Jornalista Emaisa Lima
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.