Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 25 de Maio / 2018 às 19:00

RESPOSTA AO VEREADOR AGNALDO MEIRA

A esperança vence o medo!

Por sorte ou conveniência da democracia, a verdade é filha do tempo.

Enquanto o governo mais corrupto da história do planeta saqueava a Petrobras, para dar curso ao projeto obscuro de poder, aqui em Juazeiro o ex-gestor era condenado a um ano e onze meses de prisão, por irregularidades que chegam a 112 milhões.

Os resultados no plano nacional foram dolorosamente sentidos na pele e na alma do povo brasileiro. Dilma deixou o país, com inflação de dois dígitos, quase 12 milhões de desempregados e a maior recessão de nossa história, além de um sistema elétrico à beira do colapso e a Petrobras [...].

Nesses quase quatro mandatos do Partido do Trabalhadores, o Democratas, estava na oposição firme e vigilante, e mais que isso, não utilizou da prática fisiologista (o que muitos sabem o que é), para desvirtua-se daquilo que acredita ser o melhor para o país, tampouco se aliou a regimes ditadores ou financiou obras em tais países.

Quando tudo isso acontecia, a mídia já noticiava escândalos de corrupção. Vários dirigentes do PT presos, e seu líder maior, aquele que não é um homem e sim uma ideia, condenado e também preso.

Enquanto eu critico não rompo barreiras entre cidades, resido em Juazeiro a quase dez anos, e nesse período, vi e infelizmente, continuo vendo, a cidade afundar, e afunda por falta de representatividade e compromisso.

Agora, uma sugestão aos homens públicos: quando enviarem artigos para blogs e/ou jornais, reserve alguns minutos para ler os comentários, talvez seja isso que falte, ouvir e se identificar com os problemas da cidade.

Leonardo Cordeiro – Professor, economista e vice-presidente do DEM-Uauá

publicado em 24 de Maio / 2018 às 17:06

PROFESSORA CLAMA AO SAAE POR ÁGUA NO BAIRRO SÃO GERALDO

Em e-mail ao Blog a professora Leila Viana reivindica do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) o abastecimento do bairro São Geraldo que não recebe o precioso líquido há seis dias. Confira:

“Geraldo meu nome é Leila Viana, que informar que o bairro São Geraldo está sem água há seis dias. Temos escolas e principalmente a Escola de Tempo Integral, até as caixas d'água já secaram sem condições de trabalho. Peço ao Diretor do SAAE que providencie com urgência a volta da água em nossas torneiras. Nem venham com desculpas esfarrapadas, de saneamento ou consertos na rede, pois a conta de água não falta em nossas portas” desabafou Leila Viana, professora e moradora do bairro São Geraldo.

Foto Ilustrativa da Internet
publicado em 23 de Maio / 2018 às 23:00

Artigo - Corrupção e descaso na Saúde Pública

Costuma-se dizer em Direito que “contra fatos não há argumentos”. E agora, ao sentirmos o inverno chegando, podemos afirmar que nem sempre nosso sistema imunológico está preparado para enfrentar o frio. Com a nova estação, nasce também um temor na população pobre e nos idosos. É claro que as doenças não escolhem idade, mas lotam hospitais nessa época do ano. Esta semana, por exemplo, recebemos a notícia de que nossa secretária do lar, ou assessora doméstica – até porque não gosto do termo “empregada doméstica” –, foi vítima de uma tremenda gripe, que a impeliu a ir à procura de um posto de saúde.

Bem, não preciso contar a maratona que nossa querida doméstica enfrentou para ser atendida na periferia de São Paulo. Horas de espera, corredores lotados, falta de médicos.

Sabe-se que neste país a corrupção desvia R$ 200 bi por ano, segundo coordenador da Operação Lava-jato, enquanto o valor investido na saúde não ultrapassa os R$ 120 bi. Não encontramos palavras para expressar nossa indignação com a podridão política deste Brasil. Vivemos uma situação de imoralidade.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Maio / 2018 às 21:31

PROFESSOR E DIRIGENTE PARTIDÁRIO DE UAUÁ CRITICA VEREADORES DE JUAZEIRO

Em mais um e-mail ao Blog o economista e vice-presidente do Democratas em Uauá, Leonardo Cordeiro, faz uma série de críticas ao Legislativo Juazeirense. Confira:

"Nós nos extraviamos a tal ponto, que devemos estar no bom caminho". Fernando Pessoa

Nos últimos tempos, tem sido difícil concordar com essa frase de Fernando pessoa, quando o assunto é o legislativo municipal de nossa amada Juazeiro.

Fisiologistas de toda sorte, com interesses escusos e cada vez mais distantes do pulso das ruas, o legislativo de Juazeiro é um estereótipo de tudo aquilo que não deve ser. A conivência e a chancela com a péssima administração que ora governa essa cidade, é o retrato do amargo e do vazio da representatividade popular, e mais que isso, é o carimbo do desinteresse pela Juazeiro que vive dias de desesperança.

A oposição é invisível, pelo menos na casa Aprígio Duarte. Enquanto isso, os vereadores, que se elegeram no campo das oposições, fazem trincheira a candidatura do ex-prefeito (e atual?) a deputado federal, um claro endosso a desfaçatez e a franca contradição do sentido de oposição.

 A esquizofrenia política de Juazeiro é sentida nos quatro cantos da cidade, que a cada dia, infelizmente, fica mais caótica, sem rumo e muda, fazendo uma referência ao slogan da prefeitura municipal, para pior.

Esta quimera, é inaceitável! Juazeiro merece dias de glória, merece pensar grande, merece ser grande, mas, para isso, precisa fugir desses amadores que estão na política e com a sua visão míope e voltada para o próprio bolso, afunda nossa cidade em canais de esgotos e no fisiologismo político, prática comum dos regimes comunistas.

Leonardo Cordeiro – Professor, Economista e Vice-Presidente do Democratas

publicado em 23 de Maio / 2018 às 18:32

LEITOR QUESTIONA ESTACIONAMENTO EM CIMA DA FAIXA DE PEDESTRE NO ALTO DA MARAVILHA EM JUAZEIRO

A frase de autoria do ex-governador Octavio Mangabeira, “Pense num absurdo, na Bahia tem precedente” em Juazeiro ganha tom e contornos de irregularidade no trânsito.

O policial militar e morador do Loteamento Eldorado em contato com o Blog chamou à atenção para um episódio que no mínimo depõe contra a moralidade administrativa. Autorizaram a construção de um estacionamento em frente a uma faixa de pedestre no Alto da Maravilha. Confira:

“Amigo, passando em frente ao Hospital Sote, observei esse absurdo. Colocaram uma faixa de pedestre, ou a contrário, colocaram um estacionamento em frente a uma faixa de pedestre. Alguém me explique o que está certo, pois o veículo está estacionado em cima da faixa de pedestre. Queremos resposta da CSTT, bem como queremos mais uma vez solicitar o semáforo para a rotatória da Luis Inácio. Muito obrigado”.

Da redação
publicado em 23 de Maio / 2018 às 12:00

Leitor denuncia a irresponsabilidade de alguns mototaxistas

Em e-mail ao Blog o leitor Rerison Magno reclama da falta de fiscalização às irresponsabilidades praticadas por vários mototaxistas no trânsito de Juazeiro. Confira:

Prezado,

Muitos mototaxistas em nossa cidade andam diariamente desrespeitando as leis de transito, colocando a vida dos passageiros e pedestres em risco, danificando carros por falta de paciência e educação. Presencio diariamente mototaxistas desrespeitando sinalizações, faixa de pedestres, o espaço do próximo no transito, provocando danos a terceiros, quebram retrovisores, arranham carros, danificam para-choques e simplesmente se aproveitam da situação e fogem do local e da responsabilidade. Fui vítima recentemente de um ato irresponsável de mototaxista, que danificou meu carro e evadiu-se do local.  O transito é um ambiente em que deve prevalecer o respeito e não há lugar para brincadeiras e atitudes irresponsáveis, o que parece é que esses profissionais não são profissionais e se garantem pela falta de fiscalização em nosso município. Juazeiro é uma cidade desorganizada, todos fazem o que querem no transito. Acredito que é necessário um maior controle sobre esses mototaxistas, assim como a obrigatoriedade de um curso de reciclagem, punições mais rígidas.

Atenciosamente,

Rerison Magno - Professor do curso de Engenharia Agronômica UNEB  

Foto Ilustrativa da Internet
publicado em 21 de Maio / 2018 às 13:30

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE COBRA MAIS MÉDICOS NO PSF DO NOVO ENCONTRO.

Prezado Geraldo José,

Solicito a vossa senhoria que se digne de divulgar em seu blog a nota abaixo para que o executivo municipal cumpra com seu papel constitucional.

DA FUNDAMENTAÇÃO:

O art. 1 da constituição Brasileira estampa de forma eloquente, ter o nosso Estado democrático de direito como fundamentos, entre outros, a cidadania e dignidade da pessoa humana.

A constituição do Estado da Bahia iluminada pelo texto Maior, robusteceu consoante dicção normativa de seu art. 223, a relevância assumida pelo direito a saúde ao assinalar.

Art.233 o direito à saúde é assegurado a todos, sendo dever do Estado garanti-lo mediante políticas sociais, económicas e ambientais que visem:

I-A eliminação ou redução do risco de doença ou outros agravos à saúde.

II-Ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde.

CONSIDERANDO que os Municípios assumiram a responsabilidade pela saúde da população, tanto na atenção básica, obrigação indisponível e indeclinável;

CONSIDERANDO que o Munícipio de juazeiro BA, incumbe dever legal de garantir aos referidos cidadãos a continuidade do acesso aos serviços públicos de saúde;

CONSIDERANDO que a (PET.1246/SC) DIZ QUE : entre proteger a inviolabilidade à vida , e à saúde que se qualifica como direito subjetivo inalienável assegurado a todos pela Constituição da República ( art.5, caput, art.196) , ou fazer prevalecer , contra essa prerrogativa fundamental , um interesse financeiro e secundário do Estado ou Munícipio, entendo uma vez configurado esse dilema que razões de ordem ética jurídica impõe ao julgador numa só e possível opção: aquela que privilegia o respeito indeclinável é a saúde humanas.

Isto posto solicito a secretaria Municipal de juazeiro que conjuntamente com a equipe de ATENÇÃO BÁSICA, faça valer o que proclama a CF dentro do critério da razoabilidade adote as providências necessárias para que seja disponibilizado mais um profissional de saúde (médico) para a unidade do bairro Novo Encontro, haja vista, que a UBS do referido bairro abrange ATENDIMENTO para os bairros Park Centenário, Lomanto Júnior e duas áreas do Novo Encontro, devido a extensão do bairro.

A priori a unidade precisa funcionar com três médicos, o que não está acontecendo há aproximadamente quatro meses.

Só tem uma medica atendendo o que é insuficiente, em outras administrações municipais, a referida unidade de saúde era e tem que ser assistida por três médicos.

Esperamos providências urgentes.

Joselito Alves dos Santos

publicado em 21 de Maio / 2018 às 12:28

ESPAÇO DO LEITOR: SERVIÇO MAL FEITO NA COLETA DE LIXO.

Meu caro amigo Geraldo José venho através do seu blog fazer uma denúncia quanto ao serviço realizado pela Vale Norte, prestadora de serviço, a mesma faz a coleta e deixa os resíduos no meio da rua não dá o acabamento, pois os trabalhadores da empresa jogam as sacolas, muitas vezes rasga e eles não pegam o que cai no chão. Seguem as fotos e os mesmos não tem um horário certo de passar. Pedem para colocar o lixo só perto da hora deles passarem, aí tem dia que passa de manhã outra hora à tarde. Essas imagens são da rua Rio de Janeiro, no bairro João XXIII.

Gilliard Silva de Souza

publicado em 21 de Maio / 2018 às 10:00

ESPAÇO DO LEITOR: LIXO NO ESTÁDIO ADAUTO MORAES.

Bom dia, Geraldo.

Sou moradora da rua do Coliseu aqui no centro de Juazeiro e gostaria de fazer uma denúncia em relação à limpeza de rua. Entre a porta do Estádio Adauto Moraes e a porta do Mercado Popular fica uma montanha de lixo, inclusive, um frigorífico coloca vários sacos plásticos com carne podre, fazendo com que a rua toda fique com mau cheiro.

Sábado, dia 19 de maio, houve jogo no Estádio, não teve coleta de lixo e os jogadores entraram pela porta do lixão.

Gostaria de chamar a atenção da Prefeitura em relação a isso.

Grata,

Michelle Souza

publicado em 21 de Maio / 2018 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: ATRASO NO PAGAMENTO DOS MOTORISTAS DOS TRANSPORTE ESCOLAR DE JUAZEIRO.

Em mensagem ao Blog via facebook um leitor reclamado atraso no repasse aos motoristas dos veículos que fazem o transporte escolar em Juazeiro. Veja: “Geraldo venho através desta mensagem fazer uma denúncia sobre a empresa de transportes escolar de Juazeiro que não está repassando o pagamento dos motoristas desde março. Queremos uma solução sobre esses pagamentos que não está acontecendo, pois todos são pais de família e estamos até hoje sem receber. Tem também a segurança de nossos alunos porque temos que fazer manutenção nos transportes... Assim mesmo atrasando os pagamentos eles cobram vistoria, e ameaçam que se agente não fizer a vistoria eles não vão pagar. Isso é um absurdo. Queremos uma solução e que o prefeito tome providências porque está muito complicado. Óleo sobe todo dia e aumento de quilometragem nada. Gostaríamos que o prefeito tomasse providências com a pessoa que está responsável por essa empresa, porque pode vir a prejudicar e muito o próprio... Não sabemos mais o que fazer, está muito difícil.... Obrigado por favor Geraldo nos ajude... Não posso ser dentificado”.

Em contato com a Secretaria de Governo, através do seu titular Clériston Andrade e obteve a seguinte informação: "O mês de março já foi pago a empresa, que deve estar repassando aos transportadores. O mês de abril vence dia 20 de maio" explicou.

Da Redação
publicado em 20 de Maio / 2018 às 23:00

ARTIGO – VAQUINHAPRANÓS.COM

Nos tempos nebulosos do Brasil da atualidade, a linguagem da seriedade e integridade nas negociações tristemente foi substituída por práticas pouco ortodoxas de gestão, e o sentimento espúrio do “toma lá, dá cá” parece ter se tornado regra imperativa nos contratos das obras públicas, com estabelecimento até mesmo de comissões percentuais sobre os valores liberados, como era praticado pelo Sérgio Cabral quando governador do Rio de Janeiro.

Naturalmente que toda essa sujeira predominante, inicialmente se configurava no apoio financeiro para as campanhas eleitorais com recursos oficialmente reconhecidos e legalizados, mas cresceu tanto que o excedente recebeu o apelido de CAIXA 2. E aí o volume de dinheiro foi tão expressivo que deixou de ter uma finalidade apenas eleitoral para ter um objetivo de duplo sentido, ou seja, promover, também, o enriquecimento ilícito pessoal de toda uma quadrilha envolvida, desde o cabeça principal, os seus familiares, assessores e até os chamados “mulas” que se encarregam de transportar as malas com milhões de reais! No início, ainda primários nesse tipo de crime, usavam até a cueca para transportar o dinheiro. Hoje, além das malas, o “propinoduto” já abre várias contas nos paraísos fiscais através da importante figura do “doleiro”. Nesse particular, e para provar a tese de que “baiano não nasce, estreia”, aqui a corrupção foi mais criativa e avançou no tempo ao escolher colocar milhões de reais e dólares numa sala de apartamento, cujo uso era especificamente para esconder Dona Dinheirama! Tem exemplo de crime com maior sofisticação do que esse?

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Maio / 2018 às 23:00

Artigo - De volta para o passado?

Os recentes debates envolvendo a aplicação da tecnologia na educação, para que a modalidade a distância seja incentivada nos ensinos médio e superior, têm motivado uma espécie de demonização de toda proposta e até do tema. Como se fosse proibido o Brasil revisar sua legislação, antevendo o avanço das possibilidades de se educar nossos jovens e os condenando a viver no passado.

Um exercício interessante é pedir para as pessoas responderem de supetão há quantos anos Steve Jobs apresentou em São Francisco, nos EUA, o primeiro modelo de smartfone e revolucionou nossa sociedade. A resposta é surpreendente: apenas 11 anos.

Precisamos compreender a velocidade com que se desenvolve a chamada era digital e buscar formas para que ela contribua com a redução de algumas mazelas da educação brasileira. O que não podemos é ignorá-la, como se o mundo não estivesse em transformação.

Mas isso só será possível se nossas leis estiverem atualizadas e, importante, permitam que a tecnologia seja aplicada, sem jamais obrigar seu uso. Até porque é notório que nem todo aluno ou escola está apto a mudanças de forma homogênea.

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Maio / 2018 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES DO LOTEAMENTO BELA VISTA MAIS UMA VEZ COBRAM MELHORIAS.

Em e-mail ao Blog moradores do Loteamento Bela Vista voltam a cobrar melhorias na comunidade. Veja a mensagem do morador Laete Valentin: "Não vamos descansar enquanto o Poder Público Municipal não atender nossas reivindicações. É uma vergonha um loteamento praticamente no centro da cidade, abandonado! Não tem uma rua pavimentada pelo Poder Público, a única que esta pavimentada foi feita pela iniciativa privada. Já postamos matéria nos meios de comunicação, veja o link http://www.geraldojose.com.br/mobile/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=100744, mas até o momento nenhuma resposta foi dada. Fizemos solicitação à SESP (Secretaria de Serviço Publico) via telefone com numero de protocolo: 19041805 (solicitando patrolamento e limpeza) veja que pedimos pouco, nem no pouco somos atendidos. Senhor Celso Leal veja essa demanda. Eu pergunto que mal nós moradores fizemos ao poder publico municipal para tal abandono?".     

Da Redação
publicado em 18 de Maio / 2018 às 23:00

Os resultados das urnas do próximo outubro definem quem será vereador em 2020

Conseguir um mandato na Câmara de Vereadores é um dos grandes sonhos de muita gente, por diversas razões. Algumas pessoas por não compreenderem o papel de um vereador, e vendo escândalos por cima de escândalos de enriquecimento ilícito de muitos, acreditam que eles mesmos entrando na política vão enriquecer.

Outros sabem exatamente para que serve ser representante dos interesses do povo, ou mesmo de grupos de interesses, e entram no mundo político, exatamente para isso, ou seja, representar e defender os interesses ou do povo ou de um grupo social específico.

Um terceiro grupo desses cidadãos que entram na política, faz isso por causa da vaidade de ser visto como diferente na sociedade. A vontade de ser colocado acima dos outros pares humanos os faz entrar na política, e por inexperiência muitos deles gastam todos os seus recursos para isso, terminando muito mal financeiramente.

Ler Matéria Completa
Por Genaldo de Melo
publicado em 18 de Maio / 2018 às 22:19

Homenagem: Mais uma vítima da violência cruel em Juazeiro.

Olá Geraldo e amigos tudo bem?

Prezados, ontem ainda pela manhã mais um cidadão de bem teve sua vida ceifada de forma trágica. A vítima dessa cruel sociedade foi o nosso amigo Alan kardek, no ofício da sua profissão na tentativa de levar o pão para dentro da sua casa de forma honesta, Alan como era mais conhecido teve sua vida tirada de forma covarde e cruel sem direito a se defender e agora só nos resta a dor da perda, e a sensação de indignação e revolta.

Alan, sempre muito prestativo, já na adolescência participou de Grupo de Jovens e fez parte também do Grupo teatral Humodrama. Muito preocupado com a situação do nosso bairro João Paulo II ele por várias vezes participou de manifestos e sempre que necessário cobrava melhorias.

O João Paulo II  sentirá a sua falta meu amigo!

Vá em paz!

Atenciosamente,

Murilo Ricardo

João Paulo II 

publicado em 17 de Maio / 2018 às 11:00

ESPAÇO DO LEITOR: PRAÇA 1º DE MAIO, BAIRRO SANTO ANTÔNIO, ABANDONADA!

Geraldo José essa é uma das praças abandonadas da cidade de Juazeiro Bahia. Fica ao lado do campo da Liga 1° de maio, bairro Santo Antônio. Muito triste ver um espaço desse e não ser aproveitado pelas crianças e moradores do bairro, pois, não tem como andar cheia de buracos. As crianças não podem andar de bicicleta, o piso praticamente não existe mais, as árvores estão morrendo por falta de cuidados, sem deixar de falar nos banquinhos estão se desfazendo com o tempo. Sem manutenção tudo acaba. Tem uns pilares amarelos que eram a base de sustentação dos bancos, olhem nas fotos... Tem uns ferros antigos que estão enferrujados. Um lugar tranquilo, mas...

Nina Amorim - Moradora do Santo Antônio.

publicado em 16 de Maio / 2018 às 23:00

Espaço Leitor: Professor Moises Almeida questiona cortes no orçamento da Universidade de Pernambuco

Não é de hoje que me manifesto publicamente a respeito do tratamento que o Governo do Estado dedica a Universidade de Pernambuco. Fui gestor por quatro anos e sofri na pele os constantes cortes no orçamento, devido a sua “política de contingenciamento”.

Já publiquei alguns textos, apresentando uns dados que comprovam a diminuição de repasse financeiro, que já eram diminutos em demasia. Só para lembrar o investimento na UPE Campus Petrolina, em 2014 foi de R$ 2.422.910,42 e em 2017 o executado chegou a R$ 1.721.427,20.

As notícias para os recursos de 2018 não são alvissareiras e, mais uma vez, teremos uma dotação menor. Para vocês terem uma ideia, só a conta de energia da instituição, nos meses de intenso calor, ultrapassa o valor de R$ 40.000,00. Atualmente a gestão mal consegue manter a instituição aberta, estando prejudicada, por exemplo, a visita aos alunos que fazem estágio em escolas, postos de saúde e hospitais, devido à falta de orçamento para combustível.

Ler Matéria Completa
Moisés Almeida/Professor Assistente da UPE-Campus Petrolina
publicado em 15 de Maio / 2018 às 23:00

ARTIGO - MARTINHA REDIVIVA

Será lançado, em breve, o romance histórico “Martinha (a bonfinense que gostava de tomar banho nas ruas)”, de autoria do músico e escritor Paulo Fialho.

Mesclando ficção e realidade, a história tem como cenário a glomourosa Senhor do Bonfim dos anos cinquenta, com seus serviços de alto-falante, filarmônicas, teatros e chafarizes. A mesma Senhor do Bonfim que despertava para os primeiros acordes da Bossa Nova, de João Gilberto, enquanto imergia nas luzes do chamado “progresso civilizatório” que aí chegava, graças ao trem de ferro que serpenteava por entre os grotões sertanejos, levando a moda, os costumes e os vícios das grandescidades.

A protagonista é Marta Maria Silva de Jesus, a popular Martinha, que, ainda jovem, é arrebatada por uma paixão não correspondida, vindo por isso a perder o juízo. Morena clara,ela adora banhar-se nos chafarizes da cidade, sem se importar com os curiosos, que, maliciosamente, contemplam sua nudez inocente.

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Maio / 2018 às 23:00

ARTIGO – ESTRANHOS NO NINHO

Até alguns dias atrás, qualquer bate-papo envolvendo uma discussão sobre os nomes dos prováveis pré-candidatos à Presidência da República, era necessário recorrer ao Google para nominá-los, visto o elevado número daqueles que sinalizavam o interesse no cargo. Não precisava ser um analista político de porte para se antecipar a previsão indicada pela lógica de que a evasão também não demoraria muito a ocorrer, principalmente se aplicarmos a analogia do que disse Cristo em uma de suas importantes parábolas: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 22:14). Ou seja, está mais que bem explicado através dessa parábola, que a escolha passará numa peneira bem apertada onde até um grão de areia é difícil de passar... Quanto mais, quanto mais...!!!

O cansaço do eleitorado e o esgotamento da sua paciência diante da impureza moral que permeia o perfil da maioria dos pretendentes, induzia ao surgimento óbvio do desejo de votar em algo novo e que despertasse a esperança adormecida de todo o eleitorado por melhores dias. 

Dos muitos nomes anunciados pela imprensa, alguns até provocam risos pelo despreparo para a estatura do cargo, como o Luciano Huck, Eymael, Fidelix, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo, Beto Albuquerque, Dr. Ney, Vera Lúcia, Manuela D’Ávila, Aldo Rebelo, e João Vicente Goulart; outros, profissionais da política com algum tipo de restrição ou investigados pela Lava-Jato, mas que insistem em não acreditar que a Justiça os impedirá de oficializar a candidatura, como: o Lula (já condenado), Geraldo Alckmin, Fernando Collor, Rodrigo Maia (investigados), e o próprio atual Presidente Temer, pretendente, mesmo que com 70% de rejeição e apenas 6% de aprovação; outros mais, sem restrições conhecidas, mas nomes pouco palatáveis para o cargo, por alguns motivos ou posturas assumidas, como Henrique Meireles (presidente do Banco Central com Lula, e ex-Ministro de Dilma e Temer), Marina Silva e Ciro Gomes (uma, mansa demais, e o outro, briguento além da conta, e já candidatos nas anteriores) e Jair Bolsonaro (odioso em excesso); e no contexto dos 26 nomes anunciados, alguns poderiam até escapar, como: Cristóvam Buarque e Álvaro Dias (Senadores), João Amoêdo e Flávio Rocha (empresários), Paulo Rabelo (Presidente do BNDES) e Joaquim Barbosa (ex-Ministro do STF). Ainda que tenham qualidades e não sejam portadores das muitas chagas negativas impregnadas no perfil dos demais - pelo que se sabe até aqui! -, com certeza nas articulações políticas são considerados ESTRANHOS NO NINHO! E não tem outra maneira para assim classificá-los, pois, são todos estranhos...

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Maio / 2018 às 12:00

JUAZEIRO, MÃE PARA SEMPRE...!!!

Foto Euvaldo Macedo Filho

Sempre me surpreendo olhando essa foto. Sobre ela até já escrevi aqui. Hoje, aproveitando essa belíssima data sobre as mães, volto a escolher essa imagem clicada por um ilustre juazeirense há tanto tempo atrás, mas ainda atual para quem olha como eu, com um olhar filial...

Obrigado, Juazeiro! Pela Maternidade São José meu primeiro berço. Obrigado, pelos primeiros passos; pelas escolas onde aprendi as mais importantes lições para a vida; pelos campinhos e pelas quadras onde jogava futebol aos sábados com meus colegas de infância, cujo vício era pegar manga nas roças que existiam, onde hoje é pleno centro da cidade... Obrigado, Juazeiro! Pelas Casas de Parto e as Parteiras, onde o mais carente sempre recebeu o mesmo tratamento dispensado ao mais decente...

Obrigado, Juazeiro! Pela mãe acolhedora que você é, tanto com os seus filhos natos, como com todos aqueles que, em busca de aconchego, paz e proteção, um dia correram para seus braços como filhos adotivos vindos do mundo todo... E, sobretudo, obrigado, pelas tuas ruas estreitas, pelas Praças e Avenidas onde às vezes lá paramos, e podemos vislumbrar dias melhores e um futuro luminoso, deixando para trás as trevas da incerteza...

Obrigado, minha terra-mãe amiga e querida, onde aqui nasci e onde quero, na chegada da minha hora final dormir para sempre sob a proteção do teu seio, porque EU AMO VOCÊ, Juazeiro!

Reflexão: Não importa como era ou como um dia foi o Cais, o importante é que jamais poderemos ficar caídos aos pés de ninguém.

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

publicado em 13 de Maio / 2018 às 11:33

DIA DAS MÃES POR MAURÍCIO DIAS (MAURIÇOLA)

"Vou colecionar mais um soneto
outro retrato em branco e preto a maltratar meu coração".

O passado parece mesmo um filme, uma fotografia em branco e preto!

"Mãe, você me teve e eu nunca tive você ".

Minha mãe me trouxe ao mundo em Juazeiro, logo depois me levou para o Rio de Janeiro e teve que me mandar de volta num avião da "Cruzeiro".
Aí eu ganhei muitas mães..

Só fui entender que tinha uma de "verdade vera", muito tarde,  no meu coração das primeiras primaveras. 

Mesmo assim fiquei encantado com a beleza daquela mulher que todos diziam: esta é a sua mãe! Quem me dera lembrar da primeira vista.. sei que fui perdendo  outras e ficando só com ela.

E ela também se foi aos 46 quando eu tinha uns 22 anos ..

Ela estava começando a me compreender e eu já sonhava um amor de outro jeito, bem do jeito que eu era.

Não pude fazer nada por minha mãe...

Quando gravei para aparecer cantando em um programa da televisão, ela não pode assistir, já não estava mais aqui.  No dia da gravação, eu só pensava: minha mãe vai  me ver na tv lá em Juazeiro!!! No dia que o programa foi ao ar, eu senti o primeiro grande vazio da minha vida... fazer sucesso agora para quê? Para quem?

É por isso que até hoje, apesar de muito aparecer, parece mesmo que no fundo eu quero mesmo é me esconder!

Mãe, se você ainda tem uma? Aproveite, viva cada partícula de segundo de tempo do seu amor por ela... Que não precisa de nenhum dia para ser... no tempo do seu viver... eterna!

publicado em 12 de Maio / 2018 às 23:00

Que tempos são esses?

*Norman de Paula Arruda Filho 

Há pouco mais de um mês, aqui mesmo em Curitiba, a convite da UNESCO, tive a oportunidade de encontrar com outros pensadores e discutir sobre o Futuro da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Frente à minha trajetória de mais de vinte anos trabalhando com educação, alguns pontos abordados naquele encontro me levaram a repensar a questão. 

Em tempos de globalização, nosso cotidiano é carregado por uma avalanche de informações. Reviravoltas políticas, crises humanitárias, mudanças econômicas, acidentes naturais, novidades tecnológicas formam um turbilhão de notícias que preenchem nossas mentes, não nos deixando refletir sobre que tempos são esses.

Quando pensamos em educação, os dados assustam. São tempos em que o Brasil está no grupo dos 10 piores sistemas educacionais, com alarmantes 2,5 milhões de crianças e jovens fora da escola. Tempos em que somos a 56ª nação no ranking que avalia o desempenho dos países quanto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ficando atrás de nossos vizinhos Argentina, Chile e Uruguai. Tempos em que é preciso que uma menina de 20 anos, Muzoon Almellehan, refugiada Síria, relembre ao mundo que “a educação é a melhor arma para nos ajudar a lutar por nossos direitos e alcançar nossos sonhos”. 

Ler Matéria Completa
publicado em 12 de Maio / 2018 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: FALTA DE LIMPEZA EM JUAZEIRO.

Geraldo,

A Prefeitura de Juazeiro lançou uma jogada de marketing onde realiza os mutirões da saúde, mutirões de limpeza, mutirões disso e mutirões daquilo só para criar a sensação de que está resolvendo alguma coisa achando que o povo é idiota.

Esteve semana passada no bairro Alto do Cruzeiro e limpou tudo e depois demora meses para voltar algum funcionário a limpar novamente, e aí é quando a pessoa vai perceber que foi enganado.

É o caso do bairro que eu moro, o Novo Encontro, que tem meses que fizeram um mutirão e nunca mais voltaram. Para comprovar o que estou dizendo vejam nas fotos o tamanho das plantas que nasceram do lado do meio fio com acúmulo de lixo próximo ao ginásio de esportes Aloísio Viana.

Johny Mota Moraes

publicado em 11 de Maio / 2018 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: AO INVÉS DE DESCER, AS ÁGUAS SOBEM

Na linguagem cotidiana das pessoas, as águas só correm para o mar.

Tudo bem que o curso normal das águas segue um declive como se elas fossem em busca de um aposento.

É o que se sabe sobre o comportamento das águas. No entanto, em verdade, as águas sobem.

As águas sobem. E como vai subindo! Em pouco tempo as águas vão bordejar cada montanha e cada ser humano que pensa que elas estão indo embora, quando em verdade, elas estão chegando.

Por isso, desiluda-se meu amigo, desça logo das montanhas. Desça! Mesmo que você esteja nas nuvens, ou até mesmo sobre um salto de sapato que você estufa o peito perverso, desça! Vamos, lave-se com as águas que sobem e regam a vida.

Seja como a água que sobe uma montanha por dia e não se cansa. E aí, vai esperar pelo seu afogamento? Pense nisso!!

Por Redovagno Ribeiro

publicado em 11 de Maio / 2018 às 09:36

ESPAÇO DO LEITOR: Insatisfação com o programa Luz Para Todos da Coelba

"Nós moradores e associados do I.P. C (instituto de Preservação da Caatinga), e fazenda Varjota e adjacência, localizada na zona rural de Curaçá (norte da Bahia), não estamos satisfeitos com o programa Luz Para Todos da Coelba, tendo em vista que já se passaram vários anos e até o momento a obra não foi executada. Número do projeto X-0297402, EXPEDIENTE 9003336830, dizem que está em elaboração, com um agravante na varjota foi colocada placa fotovoltaica que a Coelba dizia que seria suficiente para trazer uma vida digna a comunidade, mas na verdade não é isso que acontece quando acontece um problema a Coelba leva meses para corrigir o. Veja essa última ocorrência, a moradora Ângela Maria e a sede da associação está aproximadamente 02 (dois meses) sem energia, números dos protocolos de 8098352965 (993095) / 8098352560 (93079), datada em 21/03/2018 na Coelba. 

Eu me pergunto, isso é ter melhoria de vida? Por esses motivos solicitamos que a Coelba execute o projeto acima, assim, o idoso que ainda mora no campo vive melhor e evita a migração para as cidades, projeto esse que melhoraria a vida das 18 famílias contempladas".

Curaçá BA 09 maio 2018.

Ângela Maria M.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.