Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 21 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 20 de Março / 2019 às 23:00

55 ANOS DEPOIS ! PREMEDITANDO O GOLPE

Canções dos anos de chumbo! Premeditando o golpe! 55 anos depois. Sem ódio, sem rancor... Eu sou de 1955, um ano mágico, 10 anos depois do fim da II Grande guerra mundial.

Em 1964, eu tinha 9 anos e lembro de tudo. Do povo ligado no "repórter Esso", da madrugada escura do dia 31, da manhã de 1 de abril, o dia da mentira. Das prisões em Juazeiro... Até o comício das "diretas já " no Vale do Anhangabaú " 1 milhão em São Paulo. Eu estava lá. 

A censura Federal e a liberdade em 1973. Eu vou cantar e contar por aí na semana que vem... Mesmo que ninguém queira me ouvir neste deserto e as "hienas" me ataquem.

Aguardem os locais!

Maurício Dias (Mauriçola)

publicado em 20 de Março / 2019 às 09:12

Artigo - Contra ponto aos representantes do Município e Estado “Desrespeito aos Mais velhos e Ame-o ou Deixe-o”

Enquanto Países desenvolvidos oferecem todas as condições favoráveis ao bem estar da sua geração mais velha, vemos um estado se dizer socialista, desejando levar a sua história a seu fim de vida as “Mazelas”, pensamento expresso claramente pelo representante maior da saúde no estado da Bahia, o que esperar dos nossos representantes?

Tenho acompanhado as péssimas gestões junto aos recursos da saúde, seja pelo nosso “Município ou Estado”, tendo visto, a falta de capacidade de otimizar e qualificar o pouco recurso aplicado, segundo eles! Deixa dúvidas, acredito que precisamos substituir os gestores.

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Março / 2019 às 23:00

O ANALFABETISMO POLÍTICO ESTÁ CRIANDO NOVAS PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

A imbecilidade e a ignorância política tomaram conta de vez de Brasília. Não bastasse alguns deputados acreditando que vão manter seus medíocres mandatos apenas falando mal do lulismo, ainda aparece mais uma nova imbecilidade, que ultrapassa os limites da tolerância da inteligência dos outros.

Um tal de Heitor Freire, deputado aliado de Bolsonaro e do mesmo partido, no auge da imbecilidade humana propôs ao Presidente a criação da Secretaria Especial de Desesquerdização da Administração Pública. Confesso que nunca tinha visto tanto analfabetismo político num lugar só!

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Março / 2019 às 09:00

ESPAÇO DO LEITOR: PONTO DE ÔNIBUS CAÓTICO EM JUAZEIRO (BA)

O leitor João Antônio, usuário dos transportes coletivos, enviou e-mail ao Blog GJ Notícias reclamando de um ponto de ônibus na rua Oscar Ribeiro. Confira: “Geraldo, venho aqui expressar o descaso do governo municipal com relação ao ponto de ônibus que fica na Rua Oscar Ribeiro. Um desnível que pode acontecer um acidente, além de uma poça de água, por conta desse mesmo desnível. Segue a foto e veja, além de muitos mosquitos, podendo ter até mesmo foco de dengue, essa água está aí acumulada desde o carnaval passado. Isso já se passou um mês”.

NOTA DA CSTT

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que as duas coberturas de ônibus localizadas na Rua Oscar Ribeiro foram reformadas este ano. O local onde as coberturas estão fixas não há desnível. E em visita ao local nesta terça-feira (19) não foi constatado nenhum acúmulo de água 

publicado em 18 de Março / 2019 às 09:00

MORADOR DENUNCIA QUE RUAS DE ITAMOTINGA EM JUAZEIRO (BA) ESTÃO INTRANSITÁVEIS. SEDUR RESPONDE

Gilberto da Cruz Silva, popularmente conhecido como Betinho, voltou a manter contato com o Blog GJ Notícias para informar que os moradores do distrito de Itamotinga estão indignados por conta das dificuldades que estão enfrentando para trafegar nas ruas, pois depois das fortes chuvas que caíram na comunidade surgiram enormes crateras. Eles pedem que as autoridades adotem as providências urgentes no sentido de resolver o problema. Eles ainda esclarecem que as últimas ruas pavimentadas no distrito foi há exatos 15 anos.

NOTA SEDUR

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que, em parceria com a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), vem realizando a recuperação da pavimentação em diversas localidades da zona rural do município. Atualmente, a equipe da secretaria está no distrito de Maniçoba e, em breve, seguirá para Itamotinga.

Da redação
publicado em 17 de Março / 2019 às 23:00

ARTIGO – PRESIDENTE... UM POUCO MENOS!

Por mais que se tenha a tolerância e a compreensão de que o atual governo está diante de números ainda confortáveis no placar dos dias corridos, de 76 versus 1384 que ainda faltam até o final da jornada, alguém precisa lembrar a toda a equipe que o tempo urge com rapidez, e que em um abrir e fechar de olhos... acabou! Assim, as ações precisam ser otimizadas e os instrumentos de comunicação adquirirem um foro mais elevado e oficial, e não através dos “mimimis” das Redes Sociais, inadequados e inaceitáveis, como fartamente vem acontecendo, especialmente pelo próprio Chefe de Estado, se é que é ele mesmo que posta tantas doideiras, para não empregar palavras menos adequadas.

Nesse curto espaço de tempo, nunca se imaginou que uma oposição fragilizada em todos os sentidos, fosse agraciada com tantos subsídios de elementar primarismo desse tipo, e não por falhas de atos oficiais, o que lhe tem permitido uma inesperada sobrevida no cenário político.

Ainda que as Redes Sociais tenham sido um eficaz instrumento no resultado da última campanha eleitoral, é difícil entender como diante do universo de tantos problemas nacionais, além das muitas Reformas que dependem de decisões oficiais do Estado, o nosso Presidente encontre tempo para se expor através desses canais e gerar críticas negativas de grande repercussão, até no exterior. Foi de uma infelicidade mórbida divulgar e comentar vídeo pouco decente de fatos do último Carnaval, sem a percepção da total inutilidade dessa iniciativa. Ao que parece, tem faltado ao Presidente uma Assessoria competente e corajosa para conter o seu ímpeto de loquacidade e sugerir mais moderação nas atitudes, de modo a assegurar o respeito e a dignidade exigida para o cargo. Já é hora de S. Excia. pensar mais o que fala e falar menos o que pensa!

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Março / 2019 às 12:00

JUAZEIRO E PETROLINA NA TELINHA

Juazeiro, Petrolina, o nosso Vale do São Francisco serão apresentados hoje, às 18e30h, pela Globo News no Programa do jornalista Fernando Gabeira.

O programa, segundo o “Ibope”, é visto por milhões de telespectadores pelo Brasil e o mundo (Globo internacional) principalmente grandes formadores de opinião nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro.

Fui entrevistado por Gabeira, recebi elogios pelo meu trabalho e devo aparecer cantando uma música inédita em parceria com João Gilberto “pingos molhados” (poema de João Gilberto publicado na revista Velha Nova Poesia. Musiquei, mostrei para Miúcha, ela adorou e ia mostrar para ele. Bebel deve fazer agora).

Gravamos no cenário da Ponte-Rio, com o barulho de carros de som e lojas “arrochando” pra valer.  

Vamos ver.

Maurício Dias (Mauriçola)

publicado em 17 de Março / 2019 às 10:00

OPINIÃO: APAMI PETROLINA PRECISA DE DOAÇÕES E ATENÇÃO DO GOVERNO DA BAHIA, POLÍTICOS E PREFEITOS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO

A APAMI – Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância única unidade referência regional para atendimento e tratamento de pacientes com câncer precisa de doações para continuar trabalho de assistência médica, ambulatorial, alta complexidade, entre outros procedimentos.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO CENTRO ONCOLÓGICO

O Centro de Oncologia Dr. Muccini (Ceonco), criado em 1998 inaugurou em Petrolina o atendimento médico especializado gratuito para pessoas com câncer. A unidade funciona no bairro Gercino Coelho e dispõe de salas de quimioterapia, consultórios médicos, farmácia e sala de preparo.

O Ceonco é hoje responsável por atender demandas também de outros estados como Piauí, Bahia, além de Pernambuco. São quase 60 municípios em sua área de abrangência. São atendidos em média 1300 pacientes mensais. Nos casos em que é necessário o tratamento com radioterapia, única etapa ainda não realizada pela unidade, o paciente é encaminhado a outros centros em Recife – PE ou Salvador – BA.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Março / 2019 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: CONSTANTES QUEDAS DE ENERGIA NO BAIRRO SÃO GERALDO EM JUAZEIRO (BA)

O leitor José Junior encaminhou e-mail ao Blog GJ Notícias reclamando das constantes quedas de energia no bairro São Geraldo. Confira:

Venho através deste blog denunciar um problema que está irritando os moradores do bairro São Geraldo, e creio que os bairros adjacentes: Queda de Energia.

Nos últimos dez dias, registrei uns quatro dias em que houve queda de energia aqui no bairro. E o pior: a energia fica oscilando, cai e volta, o que é um sério risco aos aparelhos eletrônicos. Gostaria de uma resposta da Coelba sobre esse fato.

Atenciosamente,

José Junior

publicado em 16 de Março / 2019 às 23:00

Artigo - A tragédia de Suzano expôs feridas

A terrivel tragédia dos assassinatos na Cidade de Suzano é um flagrante da desmoralização da Família por parte dos veículos de comunicação e de sucessivos Governos permissivos, além da banalização do nosso sistema de Educação, igualmente permissivo, relativista e anárquico.

Aqui em nosso Brasil existem dois fatores os quais são essenciais para o êxito pessoal: Estrutura Familiar e Base Educacional. No primeiro roubaram a autoridade dos pais e no segundo a dos Educadores. A coisa só não é pior pela existência de Igrejas que não são ópio do povo, mas agentes catalisadores de potencialidades latentes e feridas.

Tudo em nome do tal politicamente correto e da pós-modernidade. Creio que ou a Sociedade se reorganiza e volta às suas bases perdidas e/ou abandonadas, ou então a situação tenderá a se agravar cada dia mais.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Março / 2019 às 23:00

Artigo - Deixa eu dizer que te amo

Um ditado preconceituoso diz que o 'ano novo no Brasil só começa após o carnaval'. Longe de corroborar com a xenofobia e outras intolerâncias, pela forma que se iniciou o ano de 2019, a torcida para que de fato isso fosse verdade era maior que a 'Nação Rubro Negra'. Sem paradoxos, o que se esperava realmente era que o país saísse da fase negativa que vive desde o início do ano, principalmente na esfera política, ambiental e policial, o que infelizmente não aconteceu.

Como não bastassem os desastres naturais, causados por tempestades, outros eventos que poderiam ser evitados têm acontecido com freqüência no país onde o capital sobrepõe a vida. A ganância, a vaidade e a violência humana, desenfreadas, são as principais causas da sensação de impotência do brasileiro que assiste atônito a todos os acontecimentos sem saber o que vai acontecer, mesmo sendo a principal peça do enredo.

Ler Matéria Completa
Por Gervásio Lima Jornalista e historiador
publicado em 14 de Março / 2019 às 18:48

Dia da Poesia: O mistério da passagem

No coração do rio mora um sonho
que move encantos
na vastidão dos campos
e ribeiras

no coração do rio cabe
toda a gente
e a corrente brava
arrasta os pesadelos das cidades.

Na sombra de uma nuvem intensa
passeia um dourado peixe
que solitário busca
a liberdade da flora e a razão

e a liberdade
da liberdade

dos peixes do mundo
que habitam o fundo
mais denso do rio,

há uma mágoa na outra margem turva,
escondida na neblina fria
paira rarefeita a saudade,

e sua lira sempre compulsória.

Um encantado canta na melodia da noite,
uma lenda ilusória
do mito petrificado,

onde as águas do tempo não dormem nunca,
simplesmente seguem
ignorando o passado.

João Gilberto Guimarães

Tela: Iehoshua Iahueh

publicado em 13 de Março / 2019 às 23:00

O IRMÃO ANTÔNIO (Conto)

A cidade ainda dormia. Melhor: poderia está ainda dormindo, não fosse o menino da matraca que desde o miudar do galo intimava os crentes para a oração matutina que começaria logo mais. O lombo da serra, com suas casinholas brancas, solenemente distribuídas, começava a despontar. O moço da prefeitura, de uniforme branco, chegava para apagar o último bico de luz que ainda se mantinha aceso na praça grande e deserta. No céu, uma revoada de pardais quebrava por alguns instantes a quietude do silêncio. Talvez quisessem saudar os raios do sol que logo logo começariam a romper. Não tardaria muito, e o sineteiro executaria os primeiros dobres do sino, emprestando ao ambiente a cerimônia que a ocasião exigia.

Irmão Antônio chegou ao romper do dia daquela Sexta-feira Santa. Viera de longe, os pés calejados, o corpo coberto de poeira. Parou em frente à matriz, que ainda se mantinha fechada, ajoelhou-se, fez o sinal da cruz e rezou. Em seguida, olhar fixo, sereno, compenetrado, surrão sobre as costas, dirigiu-se ao Tangue da Nação, apeou, e montou acampamento. Bebeu água numa cuia, comeu o último pão que lhe restara da viagem, e descansou. Precisava recobrar sustança, física e espiritual, para a jornada que prometia ser muito intensa. Viera para pregar.

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Março / 2019 às 17:20

NOVO ENCONTRO ÀS ESCURAS, DENUNCIA MORADORA. SESP JÁ RESOLVEU O PROBLEMA

A falta de iluminação pública nos diversos bairros de Juazeiro é a grita geral nas redes sociais e nos veículos de comunicação da cidade. Talita Oliveira encaminhou mensagem e fotos ao Blog GJ reivindicando a recuperação da iluminação na rua em que reside. Veja: “Venho por meio desta comunicação deixar a minha indignação com a SESP, com o setor de iluminação pública, há mais de 30 dias a minha rua está às escuras. E há 15 dias, solicitei o conserto da lâmpada e até hoje nada. Todo santo dia ligo cobrando e a única resposta que tenho é que os trabalhadores vêm hoje, vem amanhã é nada. Já falei com o gerente ele me garantiu que neste dia 12/03 eles vinham consertar e até agora nada. Espero que você possa me ajudar. Meu endereço é Rua Senhor do Bonfim, número 136-B Novo Encontro”. Revelou Talita Oliveira Santos.

OBS: Geraldo venho aqui agradecer pela minha publicação. Hoje, dia 13 de março, tive o meu problema solucionado. O gerente da SESP veio pessoalmente na minha casa hoje à tarde e resolveu. Da mesma forma que deixei a minha indignação venho aqui parabenizar ao gerente e os demais envolvidos da SESP por solucionar o meu problema. Meu muito obrigada mesmo ao blog e a SESP. 

Da redação
publicado em 12 de Março / 2019 às 15:00

COMUNITÁRIO DENUNCIA SURGIMENTO DE LIXÃO NO ALTO DO ALENCAR

Em mensagem ao Blog GJ o comunitário do bairro Castelo Branco Carlos Augusto reclama do surgimento de um novo lixão nas proximidades do canal no bairro Alto do Alencar. Veja: “Geraldo por meio do blog quero dar ciência ao Saae e à secretaria de Serviços Públicos (Sesp) da existência de novo lixão em nossa cidade ao lado da Casa do Menor na borda do canal do Alto do Alencar. Se paga tão caro uma famigerada taxa de lixo e o que percebemos é que vários pontos da cidade estão tomados de lixo. Absurdo” expressou Carlos Augusto.

publicado em 12 de Março / 2019 às 10:30

MORADOR RECLAMA DE ESGOTO ESTOURADO NO NOVO ENCONTRO EM JUAZEIRO (BA), SAAE RESPONDE

O leitor Marcelo José encaminhou fotos e mensagem ao Blog GJ alertando ao Poder Público sobre um esgoto que extravasou há dias no bairro Novo Encontro. Veja: “Geraldo, primeiro quero agradecer o espaço do seu respeitado blog e seu programa que é de grande audiência para fazer um apelo ao SAAE. Olha a situação desta rua Irmã Dulce no bairro Novo Encontro o esgoto estourado há dias e nada do referido SAAE. Estamos convivendo diariamente com fedentina na nossa porta com fezes e outros tipos de doenças. Triste porque pagamos taxa de lixo e taxa de IPTU e temos que passar por isso”.

Nota SAAE:

O Setor de Esgoto do Serviço de Água e Saneamento Ambiental-SAAE/Juazeiro informa que já está na programação dessa terça-feira (12) a situação registrada na Rua Irmã Dulce, Bairro Novo Encontro.

O SAAE esclarece ainda que, para qualquer solicitação de serviços o usuário deve ligar para o número 3614-9800 ou se dirigir pessoalmente ao setor comercial do SAAE na Rua Barão de Cotegipe, Centro e fazer o pedido, assim as equipes terão acesso à informação e com mais precisão para o serviço ser realizado com mais agilidade. 

Da redação
publicado em 12 de Março / 2019 às 10:00

LEITOR ENALTECE ESTRUTURA DA CASA DE APOIO DO TFD DE JUAZEIRO EM SALVADOR

Olá Geraldo, minha esposa esteve ontem (11) em Salvador para onde ela vai duas vezes ao ano, fazendo o acompanhamento pós-câncer de mama. Estando lá, pedi para que ela observasse de um modo geral, as condições da casa de apoio nos Barris. O que ela me relatou, estou passando a você para que dê conhecimento a quem de direito.

Segundo ela, ao contrário do ano passado, 2018, quando ela lá esteve, desta vez havia carro para levar e buscar os pacientes nos hospitais, o ambiente estava muito bem cuidado, havia colchões e cadeiras para os pacientes e as refeições estavam muito boas.

Geraldo, você não vai acreditar, tinha até feijão! A única coisa negativa, se é que assim se pode dizer, é o fato de que, tendo em vista a grande quantidade de pacientes que se desloca para salvador para tratamento de saúde e se hospeda na casa de apoio dos Barris, o local se tornou pequeno, inadequado, para se abrigar de uma só vez um grande numero de pacientes. No mais, segundo ela, não há o que  questionar, pois atende as necessidades básicas daqueles que para lá se dirigem e necessitam deste apoio.

Geraldo, eu tinha a obrigação de lhe fazer este comunicado, pois quem exerce o direito de criticar, quando está errado, tem o dever moral de elogiar quando está correto.

Ler Matéria Completa
publicado em 11 de Março / 2019 às 09:30

MORADOR DO ARGEMIRO RECLAMA DO LIXO JOGADO EM LOCAL INADEQUADO

O leitor Márcio Souza Nascimento escreveu mensagem ao Blog GJ criticando os demais moradores do bairro Argemiro que estão jogando o lixo em local inadequado promovendo transtornos para o restante da população. Veja: “Olá Geraldo, venho através desse conceituado meio de comunicação externar minha indignação quanto ao descaso e falta de respeito dos moradores do bairro Argemiro, especificamente da avenida Cristalina. Nós temos o serviço de coleta de lixo frequente em nosso bairro, nos dias de segunda, quarta e sexta feira, no período da manhã, mesmo assim pessoas da própria comunidade, insistem em jogar lixo em local inadequado, com você pode constatar nas fotos. Infelizmente para essas pessoas, é mais cômodo jogar o lixo na rua, ridicularizado o bairro, do que aguardar o dia da coleta”.

Da redação
publicado em 10 de Março / 2019 às 23:00

ARTIGO – DEPOIS DO CARNAVAL

Uma definição que sempre ganhou corpo no país é a de que no Brasil as coisas só começam a funcionar mesmo, após o Carnaval. Diante desse conceito, poderíamos considerar que a partir de 1º. de janeiro até fevereiro, as atividades ficam mais suaves, quase se configurando como um grande feriadão. Entre as pessoas o diálogo mais comum é a indagação sobre o “que você vai fazer nos dias do carnaval”, seja para os que dele participam ou para aqueles que aproveitam do período para uma boa curtição nas praias, nos rios ou mesmo no conforto de suas casas.

Mas, enquanto a maioria voltou ao trabalho já na “quarta-feira de cinzas”, o Congresso Nacional, por exemplo, DESCANSOU um pouco mais, e só retornará às atividades nesta segunda-feira 11/03, depois de ter curtido o Recesso Parlamentar entre 23/12/18 a 01/02/19. A nova Câmara sofreu uma acentuada renovação, não só no número de 244 Deputados de primeiro mandato (47,6%), como passou a ter uma média de idade de 49 anos. Dentre os jovens há a Deputada Luisa Canziani (PTB-PR), com apenas 22 anos, em contraponto a outra Luiza, a Erundina (PSOL-SP), que, aos 84 anos, é a Deputada mais idosa do Legislativo. 

Nesse primeiro mês de trabalho em fevereiro, só se viu nas tribunas os jovens novatos no cargo, empolgados pela vontade de se apresentarem ao cenário político nacional. Quero acreditar que essa renovação seja legítima, inclusive face a previsão de sair a PEC DOS PENDURICALHOS, ou ANTE PRIVILÉGIOS, a iniciar coleta de assinaturas pelo jovem Deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). Na oportunidade, disse ele que tomou posse em 2015, no primeiro mandato na Câmara, e ontem, regiamente, foi-lhe creditada a verba do “Auxílio Mudança” de R$ 33,7 mil. No mínimo, uma excrecência, visto que o fator mudança não precisa acontecer para que o crédito seja liberado! É aí onde lembramos do velho ditado: “coisa boa é atirar com a pólvora dos outros”.

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Março / 2019 às 13:00

Venezuela - Paraíso, inferno e juízo final (3ª e última Parte)

O vice-presidente na Venezuela não é eleito pelo povo. Ele é escolhido pelo presidente do país e poderá ser deposto pela Assembleia Nacional, desde que obtenha ¾ dos votos. Segundo a constituição de 1999, se a Assembleia Nacional depor três vice-presidentes em um único mandato, o presidente poderá dissolvê-la. Ou seja; se os membros da Assembleia Nacional se meterem a besta e não aprovar o nome que o presidente está indicando, será extinta.

Seguramente, Nicolás Maduro Moros foi o mais importante entre os três vice-presidentes que assumiram interinamente o cargo de presidente. Ele era amigo pessoal do presidente-ditador Hugo Chávez e foi escolhido por este, para ser o seu sucessor, caso algo acontecesse a ele na quarta e última cirurgia que iria fazer em Cuba.

Nicolás Maduro, na condição de vice-presidente assumiu a vaga de Hugo Chávez, em 05/03/2013, em razão da morte deste, em Havana (Cuba), em consequência de um câncer na região pélvica e de uma infecção respiratória aguda.

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Março / 2019 às 11:00

ESCURIDÃO PROVOCA MEDO NO BAIRRO JOÃO XXIII EM JUAZEIRO (BA)

Jacqueline Morgado, moradora do bairro João XXIII, encaminhou foto e mensagem ao Blog GJ dizendo do pavor que tomou conta dos moradores da comunidade e dos usuários nos transportes coletivos, por conta da escuridão. Confira: “Geraldo estou aqui mais uma vez para falar sobre o ponto de ônibus no bairro João XXIII, que fica próximo a estação velha. Sempre aguardo o ônibus para ir ao curso e tenho medo, pois é muito escuro e não tem nenhum poste com refletor. Já houve assaltos ali próximo e me pergunto como vou me sentir segura num local deste? Peço Socorro”.

Da redação
publicado em 10 de Março / 2019 às 07:00

LEITORA DE CARNAÍBA DO SERTÃO REIVINDICA CONCLUSÃO DE OBRA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

A leitora Francimara Santana encaminhou mensagem e fotos ao Blog GJ reivindicando a conclusão de obra na escola do distrito de Carnaíba do Sertão. Ela alega que a paralisação da obra está trazendo prejuízo ao alunado da comunidade. Veja: “Geraldo, gostaria de comunicar o descaso que a prefeitura está tratando a população de Carnaíba do Sertão. Há um tempo foi iniciada uma obra em uma escola de tempo integral na nossa localidade e a mesma ainda não foi concluída. Nossas criancinhas de 5, 6 anos estão tendo de estudar no colégio municipal de Carnaíba sendo que a obra que estava sendo feita e que agora está parada já era para estar concluída. Gostaríamos de deixar aqui a nossa indignação com relação a total falta de compromisso dos responsáveis. A obra está parada e sem previsão de ter continuidade e nossas crianças precisam de um lugar apropriado para estudar”.

Da redação
publicado em 09 de Março / 2019 às 23:00

JÁ ERA CARNAVAL, CIDADE. ACORDA PRA VER...

Como estás, queridíssimo amante das letras? Espero-o bem...se possível! Saudades. De prima, esclareço que o presente texto versará politicamente sobre duas vertentes: Brasil e Juazeiro-BA. Combined total em abrir as comportas pelo Brasil, brother? Otonce, belê.

Temos apenasinho dois meses e cacetada desde que Jair e o clã Bolsonaro adentrou o Palácio do Planalto. De cá pra lá, um arrojo de iniquidades, intolerâncias, pornografias, desequilíbrios, defesa dos maus costumes, afrontamentos aos Direitos Humanos, recuos desmoralizantes e vergonhosos, imbecilidades, escrotices, incompetências em banda larga, inoperâncias bandidas, ditaram as ordens e, pasmem!, desordens tais que enojam envermelhando até os mais deslavados amarelos-verdes fiéis discípulos do esfaqueado(?). Jair Messias Bolsonaro, nesse propício momento merecidamente promovido a Capetão, até então solamente mostrou o seu indissolúvel "potencial" odiento, preconceituoso, difamatório, belicista, venerador de torturadores, ditadores e milicianos. Um presidentinho mixuruca, despreparado, sociopata, sem a mínima educação moral e sanidade mental, num incansável defecar pela boca pela qual ostenta em volumosos decibéis um comando de voz em relinchos. Numa clara e evidente ardil perseguição ideológica deflagrada contra o idealismo socialista, pautada descaradamente em energúmenos gurus e seguidores olavistas cavalos, o esdrúxulo dilacerante governo busca a todo custo recriar um país entreguista, colonizado, submisso e desprovido de soberania. Para isso, lança mão e pé com chulé de uma tática política ditatorial disseminando o medo e o terror com explícitos estímulos à alienação e estigmatização de professores, artistas, ambientalistas, pensadores liberais, sindicalistas, ativistas culturais, ONGS e religiões que não, será tem mesmo alguma índole cristã?, a sua e dos seus pastores ávidos por pastos fáceis.

Ler Matéria Completa
publicado em 09 de Março / 2019 às 13:00

Venezuela - Paraíso, inferno e juízo final (2ª Parte)

Por coincidência ou não, no dia 02/02/1999, eu estava em Caracas e tive a oportunidade de assistir à posse de Hugo Rafael Chávez Frias, sendo este, o primeiro de seus quatro mandatos, como presidente da Venezuela. Foi algo indescritível e emocionante. Até os dias atuais nunca vi uma manifestação pública tão gigantesca e alegre. Para se ter uma ideia do clima dessa festa, multiplique por 10, a empolgação que o povo brasileiro teve com a conquista do tricampeonato mundial de futebol do Brasil, no México, em 1970.    

Neste dia da posse (toma de posesión), Hugo Chávez fez duas promessas o que levou todo o país a loucura: prometeu acabar com a pobreza e com a corrupção pandêmica de seu país. O discurso era tão contundente que me levou a comentar com um venezuelano que estava ao meu lado. Disse-lhe: queria que o Brasil tivesse um presidente deste jeito. O desconhecido se virou para mim e como não quisesse perder nenhum momento do discurso do “Comandante Chávez”, respondeu rapidamente: - Dios quiera que sí (Deus queira que sim).  

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.