Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 20 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 26 de Abril / 2019 às 07:30

ESPAÇO DO LEITOR: PRAÇA DA MISERICÓRDIA PEDE SOCORRO.

Caro amigo Geraldo José, venho por este desta solicitar seu apoio em favor da causa da Praça da Misericórdia no centro de Juazeiro (BA).

A Praça se encontra abandonada, escura e povoada de usuários de entorpecentes, fazendo-a insegura para o lazer de famílias.

Peço com bastante confiança uma publicação no seu Blog.

Desde já agradeço.

Leonardo Silva

publicado em 26 de Abril / 2019 às 06:00

MORADOR RECLAMA DE LIXÃO NO BAIRRO JARDIM FLÓRIDA EM JUAZEIRO (BA)

Bom dia Geraldo,

Preciso de atenção da SEMAOP para verificação de um terreno baldio, na Rua Arnaldo Vieira do Nascimento, bairro Jardim Flórida, tendo como ponto de referência, próximo ao material de construção Pré-moldados. O terreno está sendo utilizado por alguns moradores para despejo de todo tipo de lixo. Inclusive, com certa frequência, tem uma senhora que despeja restos de Frutas. A calçada está sendo invadida por entulhos e plantas. Já há alguns meses não temos ações da prefeitura nesta rua.

Com toda esta situação, sofremos por estar na frente do terreno baldio, pedimos providências por parte da prefeitura no sentido de limpar o mesmo, tomar alguma medida contra o dono do terreno e multar as pessoas que utilizam do terreno como local de despejo. O que não podemos é ficar inertes a esse tipo de situação. Desde já, agradecemos pela atenção e aguardamos providências por parte da prefeitura.

Atenciosamente,

Deivson Aisllan

publicado em 25 de Abril / 2019 às 23:00

Artigo - O nestante é o futuro mais próximo do agora

Todo bom começo é prenúncio de resultado positivo em curto, médio e longo prazo. O que começa bem inevitavelmente prospera. Quando a lógica não é o centro de determinada discussão o confuso abre espaço para a interpretação, esta quando é pessoal remete ao egoísmo, mas quando o coletivo demonstra ter a mesma opinião a verdade se aproxima da razão.

O nestante é o futuro mais próximo do agora; é o daqui a pouco, o que está por vir e o presente vizinho do passado. Entendeu? Eu também não, mas a verdade é que a existência é o presente, o passado e o futuro. Aquilo que não existe não se aplica os tempos verbais.

Não precisa ser vidente ou possuir outros poderes sobrenaturais para adivinhar as conseqüências de desastrosos comportamentos. Atuar em causa própria ou em prol de determinados grupos, selecionados a partir de interesses escusos, caracteriza estelionato por ludibriar àqueles que por algum motivo acreditou no 'conto da carochinha'.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Abril / 2019 às 23:00

Artigo - A qualidade da água nossa de cada dia

Roberto Malvezzi (Gogó)

A escassez da água pode ser quantitativa, qualitativa e social*. Quantitativa quando não há água para satisfazer as necessidades de todas as ordens; qualitativa quando a água está aí diante dos olhos, mas não pode ser utilizada para vários fins devido à sua contaminação; social quando há água, tem qualidade, mas alguma propriedade privada se apropriou de um bem comum.

Um levantamento feito conjuntamente feito pelo Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye, baseado em informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento, afirmou que 25% dos municípios brasileiros têm em suas águas um coquetel que pode chegar a 27 venenos.

A reação foi imediata. A EMBASA saiu em defesa da qualidade da água baiana, que teria 271 municípios com água contaminada, afirmando que o coquetel de veneno não atinge os níveis de contaminação condenados pela Organização Mundial da Saúde.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Abril / 2019 às 16:36

ESPAÇO DO LEITOR: Leitor do blog reclama de esgoto estourado em bairros de Juazeiro

O leitor Murilo Ricardo, do João Paulo II, enviou email ao blog relatando um problema com esgoto estourado em seu bairro. Veja abaixo:

"Gostaria de chamar atenção do SAAE para resolver uma situação desagradável que está acontecendo na Avenida Engenheiro Manoel Borges que liga os bairros João Paulo II e Parque Residencial. Um esgoto estourado está espalhando quilometros de águas fétidas e muito mais muito mal cheiro pelas ruas do João Paulo II.

Aguardamos solução Urgente"

publicado em 23 de Abril / 2019 às 23:00

Artigo - A Simulação da Fé na Política Eleitoral!

A fé é sentimento cultural que faz mover o desejo de se realizar. Inclusive uma filosofia bíblica diz que: “A fé é o significado daquilo que se realiza e a convicção das realizações que ainda não se veem”!... Intolerância religiosa não tá com nada, mas é preciso observar e condenar o uso politiqueiro do nome de “Deus” para fazer convencimento político eleitoral, obter voto e cargo institucional de poder!

Desde a Eleição Presidencial de 1988 que Fernando Collor de Mello/PRN, ideologicamente da “extrema direita”, usava “abusivamente” o nome de Deus, chegando a apelar para a saudosa e importante, figura católica do Frei Damião, já bem velhinho e com mal de alzhaimer! O então candidato Jair Bolsonaro/PSL é o exemplo mais recente dessa conduta “aberrante” com seu slogan folclórico, “Brasil acima de todos, Deus acima de tudo”!... 

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Abril / 2019 às 07:00

Espetáculo Sacro Jesus de Nazaré 2019

O dilema da paixão de Cristo, um teatro que resiste, insiste, se reinventa todo ano. Itamotinga não é mais apenas um distrito de Juazeiro, Itamotinga é um campo minado para um teatro frívolo, potente, necessário.

São trinta anos, há quem diga que já passou disso, que Itamotinga encena uma paixão que começou nas escadarias da igreja e ganhou a rua, se apoderou da genuinidade do teatro sagrado, vivo, imponente. 

No mês de abril as ruas do distrito se preparam com palcos e espectadores de teatro vivo, intenso, humano, esteticamente filtro do encanto. Enfim o teatro em Itamotinga, representa seu povo, sua fé, sua história contada cena a cena.

Teatro vivo Itamotinga potente.

Texto: Marcos Velasch
publicado em 22 de Abril / 2019 às 23:00

Artigo - Por que não viver o hoje?

Renato Brandão

Por diversos momentos de nossas vidas, postergamos os nossos desejos, vontades, uma visita, um abraço, e até um simples 'eu te amo!'. Isso acontece porque sempre achamos que teremos tempo para realizar sem nos preocupar com as casualidades da vida, e pelo simples fato de que nada de mal poderá nos acontecer. 

Analisando pelo ponto de vista positivo, devemos sempre idealizar as nossas ações futuras, como uma forma de nos organizarmos para os eventos sem surpresas ou até mesmo para não realizarmos algo sem o devido preparo, como uma apresentação, palestra, o que não seria nada confortável, mas, e se não tivermos o amanhã?

Leia a íntegra do artigo AQUI

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Abril / 2019 às 20:00

ARTIGO - 80 TIROS

Carne negra esticada no chão

Sangrando, agonizando, se debatendo

Não te incomoda meu irmão?

Desculpe-me senhores, mas não posso falar em alegria,

 fraternidade, compaixão, amor, união

O que me vem na cabeça é revolta, angústia,

Impotência e dor, muita dor.

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Abril / 2019 às 17:31

Clériston Andrade rebate: turma de Bolsonaro não respondeu sobre tortura e muda de assunto

Diante dos ataques mentirosos, feitos pelo presidente do PSL local e por um grupo que se autodenomina conservador, mas que não tem sede ou dirigentes conhecidos, esclareço: 

- O Estado brasileiro é laico. A gestão municipal, da qual faço parte, respeita a todas as manifestações de fé do nosso povo, incentivando o diálogo, a tolerância e a pluralidade. Tenho minha fé e não serão pseudo-conservadores que poderão julgá-la;

“Quem és tu, que julgas o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E permanecerá em pé, porquanto o Senhor é capaz de o sustentar”, (Romanos 14:4).

- É necessário lembrar que este partido e o tal grupo conservador já se manifestaram favoráveis ao discurso de apoio à tortura e pela volta da ditadura. A turma do Bolsonaro não tem compromisso com a verdade e com a mensagem de amor proposta pelo Evangelho; 


- Em Juazeiro, a administração se pauta pelo princípio de governar pelos que mais precisam. Os números falam por si só: 11 mil casas populares entregues, 102 escolas climatizadas, 25 quadras e 22 creches inauguradas, evolução de 100% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (de 2,7 para 5,4), campeã em geração de empregos na Bahia, criação do programa Transformar que reforma casas de pessoas com deficiência, atração de novas empresas, mais de 600 ruas pavimentadas, 87% da área urbana saneada.

Clériston Andrade

publicado em 22 de Abril / 2019 às 17:00

ESPAÇO DO LEITOR: O ANTAGONISMO E A VISÃO DISTORCIDA DA REALIDADE

Nas presentes fotos a sociedade pode perceber a visão destorcida e o antagonismo, senão vejamos:  ambas as fotos foram tiradas no Mercado do Produtor de Juazeiro, um foco perfeito para a proliferação do mosquito da dengue bem juntinho ao local onde se comercializa alimentos, esgoto a céu aberto bem próximo, a placa governamental, dizendo que está beneficiando a área do mercado. A segunda foto faz propaganda dos 95 anos do partido comunista que governa a cidade de Juazeiro com mão de ferro aplicando a foice e o martelo impiedosamente contra os munícipes escorchando os 400% de aumento do IPTU,  a injustiça da cobrança de lixo na taxa de água, o assalto na cobrança na taxa de esgoto, o projeto zona azul acharcando ou molestando  a sociedade, a cobrança da TIP religiosamente e a escuridão reinando na cidade. E nós para onde vamos?   Rememorando o passado essa frase reverberou por muito tempo

David Lima de Sousa - Comunitário

publicado em 22 de Abril / 2019 às 14:26

ESPAÇO DO LEITOR: SEIS MOTIVOS ESSENCIAIS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS PRA SER CANDIDATO A PREFEITO DE UMA CIDADE

*1 - Motivo* : Que esse cidadão conheça em profundidade os problemas da sua cidade , como vivem seus cidadãos, quais suas carências e anseios .

*2 - Motivo* :  Que esse cidadão tenha um mínimo de conhecimento de Gestão pública , mesmo que não seja explícito (acadêmico ) ,

 mas pelo menos tácito ( experiências vividas ) .

*3 - Motivo* : Que esse cidadão seja desprovido de qualquer vaidade e que tenha o sentimento de solidariedade e do bem comum como valores. 

*4 - Motivo* - Que mesmo não sendo filho legítimo da cidade  nutra sobre  cidade o mesmo sentimento como se natural  . Afinal foi nela que ele constituiu  sua família , gerou filhos e se desenvolveu pessoal e profissionalmente ,  portanto  , deverá se sentir também filho e buscar zelar por ela.

*5 - Motivo* : Que esse cidadão tenha  comprometimento com projetos de melhoria do seu povo e que não esteja atrelado a grupos cujos interesses são o de meramente se locupletar e se dar bem financeiramente.

Ler Matéria Completa
Taciano Gustavo Medrado Sobrinho - Professor , Bacharel em Administração, Engenheiro Agrônomo.
publicado em 22 de Abril / 2019 às 09:26

Espaço do Leitor: Juazeiro da Falta de Saúde, a quem interessa?

Meus caros conterrâneos! Estou apresentando uma preliminar do diagnostico da nossa Santa Casa de Misericórdia, para uma breve “Reflexão”.

Fui surpreendido com o resultado até aqui levantado, a respeito da real situação da Santa Casa de Misericórdia.

No seu Estatuto Social, no Art. 4º destaca que tem fins filantrópicos, podendo admitir pensionistas, conveniados, pacientes particulares e fazer contratos com órgãos governamentais e privados, caso toda renda auferida será aplicada no melhoramento dos serviços ou em ampliação de suas atuais e futuras instalações.

A filantropia pode ser praticada por indivíduos (filantropos) ou por entidades filantrópicas, Em suma, o filantropo disponibiliza tempo e, na maioria dos casos, dinheiro próprio para ajudar quem necessita, sem esperar nada em troca por esse suporte oferecido.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Abril / 2019 às 23:00

Artigo – CATARATAS DO IGUAÇU: UMA MARAVILHA DA HUMANIDADE!

A cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, acolheu com carinho e muito brilho a 25ª Edição do “Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil – CINFAABB 2019”, que aconteceu naquela AABB de 5 a 12/4. O evento foi revestido de uma grandiosidade ímpar, naturalmente correspondendo não somente ao elevado nível de simpatia do seu povo, como à altura das extraordinárias belezas naturais que enobrecem todo o seu território. Impossível a cada visitante não contemplar, encantado, as águas em quedas das Cataratas do Iguaçu, cujo volume impressiona e empolga a todos pela vazão de 4,5 milhões de metros cúbicos por segundo! Em razão de toda essa pujança e esplendor, com muita justiça foi classificada e reconhecida pela UNESCO como uma das SETE MARAVILHAS NATURAIS DA HUMANIDADE. 

O evento a que estive presente, que teve a participação de 4.150 pessoas, entre atletas e convidados que integraram as delegações das 43 AABBs de 22 Estados da Federação, é anualmente organizado com muita eficiência pela FENABB-Federação Nacional das AABB’s e com a participação do CESABB-Conselho Estadual de AABB, além do indispensável apoio e colaboração das entidades de representação dos funcionários e aposentados do Banco do Brasil: PREVI, ANABB, AAFBB, SEGASP Sports, CASSI e COOPERFORTE. Esses certames, em cada etapa anual, são realizados em diferentes Estados do país, cabendo a coordenação local à respectiva AABB da cidade sede. Em 2020 será na AABB do Balneário Camboriú-SC. Por sinal, muito esperado por todos! E nem precisa dizer porquê!

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Abril / 2019 às 16:00

ESPAÇO DO LEITOR: O MECANISMO JUAZEIRENSE

Ao pensar em Juazeiro, me vem essa única dúvida: como chegar ao consenso ideológico e político em uma sociedade tão dividida como a nossa? E essa acaba sendo a primeira pergunta que faço aqui aos leitores desse respeitável Blog e que dá o start dessa pequena crônica assim escrita. O ano eleitoral de 2020 está chegando, e já no presente momento, podemos contemplar alguns nomes se apresentando como pré-candidatos: Allan Jones, Carlos Neiva, Coronel Anselmo, Joseph Bandeira, Misael Aguillar, Pastor Teobaldo, Wank Medrado entre outros... Porém ao analisarmos suas plataformas, projetos e posicionamentos, vemos um emaranhado de dúvidas e incertezas. Mas porque afirmo isso? Simplesmente porque ainda é cedo para se ter alguma coisa definida no tocante a projetos para tirarmos nossa cidade dessa situação que se encontra com obras intermináveis, buracos nas ruas, saúde sofrível, desemprego e muita propaganda positiva visando ludibriar os mais despercebidos.

Para conseguir um nome forte, opositor ao atual governo e realizar as reformas que o nosso município precisa, o diálogo é fundamental. Como podemos chegar a um consenso em uma sociedade tão dividida como a nossa? O problema é que aqui em Juazeiro me "parece" que o verbo dialogar é tão ofensivo quanto a um palavrão! Há uma espécie de temor coletivo quando o assunto é reunir pessoas comuns  para conversar, deliberar e definir algum projeto, ou, algum nome para que represente a oposição popular. Muita gente tem receio de se expor, de declarar suas ideias e posicionamentos, mas eu me pergunto por quê? Será que vamos perder pela terceira vez consecutiva a chance de mudarmos de verdade e pra melhor a sorte de nosso município? O povo juazeirense não aguenta mais tantas mesmices, e isso é fato, só que para ter um nome forte, que inspire o devido respeito e que seja de aceitação popular é necessário que haja união e diálogo por parte daqueles que querem ver uma cidade mais justa, desenvolvida e boa para se viver. Do contrário veremos "mais dos mesmos!" E falo isso no plural mesmo.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Abril / 2019 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: DISTRITO DE ABÓBORA PEDE SOCORRO.

Moradores do distrito de Abóbora, que fica na divisa com o município de Jaguarari, enviaram e-mail e fotos ao Blog GJ Notícias mais uma vez reclamando da falta de atenção por parte do Poder Público Municipal. Confira: “Geraldo vimos através dessa mais uma vez em seu blog, solicitar a atenção da Câmara de vereadores, Prefeitura Municipal de Juazeiro, e dos órgãos competentes, sobre o abandono no nosso distrito. O matagal e a escuridão estão tomando conta das ruas da nossa comunidade, é muito desumano a situação que estamos passando. Falta de saneamento básico, falta uma estrada de qualidade que tem apenas 4,5 km e a situação da mesma está péssima, onde estudantes e trabalhadores necessitam transitar por ela todos os dias de forma de acesso a outras comunidades.

Que encarecidamente possam de fato voltar a atenção para com essa comunidade.

Atenciosamente,

Moradores do Distrito de Abóbora

publicado em 20 de Abril / 2019 às 23:00

ARTIGO - ABUSO DE PODER E CENSURA NUNCA MAIS

Gonzaga Patriota

Como advogado há mais de 40 anos, comunicador social, jornalista e constituinte que assinou a Constituição Cidadã de Ulisses Guimarães, fiquei atônito ao tomar conhecimento de que a Polícia Federal estava cumprindo vários mandados de busca e apreensão de celulares, tabletes e computadores, bem como, bloqueando contas em redes sociais, de Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram, em São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, para aprofundar investigações de suspeitos de injúria e difamação, contra ministros do STF – Supremo Tribunal Federal, por postagens nessas redes sociais, de propaganda de processos violentos ou ilegais e alteração da ordem política e social, por determinação do ministro, Alexandre de Moraes, relator de um inquérito aberto por ordem do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para apurar ofensas e informações falsas a magistrados, desta Suprema Corte, envolvendo integrantes do Tribunal, sem a participação da PGR – Procuradoria Geral da Republica.

Os mandados se basearam em opiniões feitas por pessoas, sobre o STF, que se sentiu ofendido, cujas buscas ocorreram em relação ao que o Supremo, através do ministro Alexandre de Moraes, considerou serem ameaças ao tribunal e seus integrantes, com conteúdos de ódio e de subversão da ordem.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Abril / 2019 às 10:13

SECRETÁRIO CLÉRISTON RESPONDE AO PASTOR TEOBALDO

O Pastor e a Tortura

“Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: "Salve, rei dos judeus!"

Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça.

Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo”.

Mateus 27:28-31

O texto acima deixa claro um acontecimento histórico. Jesus Cristo foi submetido a tortura, humilhado, violentado e, por fim, morto após os mais duros castigos físicos impostos pelos soldados romanos.

Temos um fato, não uma opinião. Cristo foi torturado, morrendo como um malfeitor ante a hipocrisia pseudo-religiosa, associada ao poder político vigente.

O vídeo traz outro fato. A frase “Sou favorável à tortura e você sabe disso” é do atual presidente da república, Jair Bolsonaro.

Ler Matéria Completa
publicado em 18 de Abril / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: QUEM MATOU JESUS

A teologia, que é obra humana, formulada no tempo e no espaço, fruto de circunstâncias as mais diversas, e portanto sujeita a toda sorte de condicionamentos, afirma (e ensina) que Jesus morreu por conta dos nossos pecados.

Ora, se Jesus  morreu em razão dos nossos pecados, nós, os humanos, em todos os tempos e lugares (até mesmo os que viveram antes da vinda do nazareno), é que somos os grandes responsáveis por sua morte.

Ler Matéria Completa
José Gonçalves do Nascimento - Escritor, bacharel em Teologia
publicado em 17 de Abril / 2019 às 23:00

Anatomia da Paixão de Jesus de Nazaré

Roberto Malvezzi (Gogó)

O que fazer com uma pessoa que incomoda os donos dos poderes, seja qual for a época? A primeira tentativa é a cooptação, ainda mais se tiver popularidade.

Se não conseguir, vem a tarefa mais complexa de eliminar o incomodante. É preciso inventar um pretexto para condená-lo. No caso de Jesus "nós temos uma lei, ele se disse filho de Deus e quem se diz filho de Deus deve morrer" (João. 9,7).

O terceiro passo é a delação. Sempre há um traidor no grupo, alguém capaz de vender os amigos por trinta moedas de prata, desde que lhe seja conveniente, podendo ser até com um beijo (Mat. 26,49).

O quarto passo é sua prisão. Jesus, uma vez delatado, foi preso por pressão das lideranças religiosas e levado à presença da autoridade política, Pilatos. Ele não queria condená-lo, mas, diante da pressão popular, decidiu lavar as mãos. Um júri de aparências, para legalizar a execução.

O quinto passo foi a tortura: chibatadas, coroa de espinho, cusparadas e ofensas (Mateus, 27,27).

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Abril / 2019 às 18:00

LEITOR RECLAMA DA TOPOGRAFIA EM RUA DO BAIRRO TANCREDO NEVES

Em contato com o Blog GJ Notícias o leitor Junior Dantas enviou mensagem e fotos sobre a situação da rua da Melancia, bairro Tancredo Neves. Ele revela que há muito tempo “faça chuva ou faça sol, esta rua sofre com esse declive cuja água fica empossada e às vezes chega até a porta das residências. Esse bairro sempre sofre com esse descaso do Poder Público que não faz nada para reparar a topografia desta rua”.

publicado em 16 de Abril / 2019 às 13:00

Sento-Sé vive onda de violência; população está assustada e se recolhe mais cedo

Quem mora em Sento-Sé, a 192 km de Juazeiro, vive assustado com a recente onda de violência que aterroriza o município de pouco mais de 41 mil habitantes. Só nesse primeiro quadrimestre de 2019, foram registrados sete (07), homicídios violentos e duas tentativas de homicídios, com lesões graves. Dos sete assassinatos, 04 (quatro) aconteceram no interior e 03 (três) na sede municipal, sendo seis vidas ceifadas com armas de fogo e uma supostamente a paulada e afogamento no rio São Francisco. As duas tentativas também foram com arma de fogo, o que evidencia que a população está armada.

Foram 02 (dois) crimes no distrito de Piçarrão, pai e filha de quatro meses; 01 (um) no povoado Brejo da Martinha; 01 (um) no povoado Ponta D`água; 01 (um) no bairro Cícero Borges (sede); 01 (um) na Avenida Raul Alves de Souza (sede) e 01 (um) no Porto Fluvial (sede), totalizando sete interrupções definitivas de vidas. Em Piçarrão e Brejo da Martinha, as vítimas foram violentadas dentro de suas próprias casa, sem chance de defesa. Nos dois casos, os criminosos chegaram em motos e atiraram a queima roupa.

A bucólica Sento-Sé, já não é mais um lugar seguro para se viver, os números provam isso. A crescente taxa de homicídios coloca o município como o mais violento do norte baiano e um dos mais agressivos do estado.

É fato que a violência assusta e amedronta a população, principalmente à noite. O terror é real e existe uma matança indiscriminada nas ruas. A rotina tranquila dos moradores está sendo substituída por ocorrências policiais como, roubo e homicídios, cada vez mais frequentes. Passear pela praça, conversar na porta de casa, deixar as crianças brincarem nas ruas são comportamentos com hora definida para terminar. Assim que começa a escurecer a rotina é outra.

Ananias Nascimento da Gama (Gallo), professor e morador de Sento-Sé.

publicado em 15 de Abril / 2019 às 23:00

ARTIGO - SER MÉDICO, UM MAL SEM REMÉDIO (II PARTE)

Dr. Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado

A sociedade de Juazeiro tem perdido, ultimamente, alguns dos seus grandes homens.

Quando falo a palavra homem, não estou particularizando antes, porém, generalizando. Estou referindo-me ao gênero humano, consequentemente, nele estão incluídos homens e mulheres.

Um dos últimos a nos deixar, foi o Dr. Antonio Leovigildo de Araújo Costa, popularmente conhecido pelo apelido carinhoso de Dr. ALAC, que são, exatamente, as iniciais do seu nome, apelido este que o mesmo ganhou desde a sua juventude.

Dr. Alac foi um dos percussores da medicina em nossa cidade, mais precisamente da Ginecologia e Obstetricia. Muitos juazeirenses e petrolinenses nasceram pelas suas mãos e, a sua folha de serviços prestados a nossa sociedade e Região é, vastíssima.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Abril / 2019 às 20:00

DESPERDÍCIO DE ÁGUA NOS RESIDENCIAIS JUAZEIRO I, II E III

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o leitor Wagner Silva relata o desperdício de água no residenciais I, II e III em Juazeiro (BA). Confira: “Geraldo venho através do seu blog pedir ao SAAE que venha fazer um mutirão aqui nos três Residenciais Juazeiro I, II e III, pois aqui há vários vazamentos de água limpa tanto nos hidrômetros como também em algumas ruas. E que também venha tapar os buracos que eles deixam quando vem resolver os problemas dos vazamentos.  Na avenida do Juazeiro III, há um enorme buraco que a cada dia com as chuvas está cada vez maior. Precisamos deste serviço o mais rápido possível, pois o desperdício de água aqui é muito grande. Aproveitando, pedimos também a poda das árvores das avenidas do Juazeiro II, tanto a avenida principal como da avenida dentro do residencial, pois as árvores estão com galhos muito grandes e aqui venta muito e devido ao peso dos galhos podem vir a cair. Esperou que venham resolver o mais rápido possível.

Desde já agradeço pela ajuda,

Wagner Silva

publicado em 14 de Abril / 2019 às 23:00

VALE A PENA LER DE NOVO: ARTIGO – UMA JANELA PARA O FUTURO

No dia a dia as pessoas são sempre levadas, por alguma imagem repentina, a rever filmes que se passaram em suas vidas, fazendo eclodir lembranças e emoções as mais diversas. Por exemplo, transitou pelo Facebook essa foto, bastante emblemática, mostrando um garoto pobre, entre seis e oito anos, assistindo à programação de uma TV postada na janela de uma casa qualquer. Era o retrato vivo da simplicidade, em sua expressão maior, de um tempo que não volta mais..

A televisão, essa grande novidade que chegou ao Brasil em 1950 através do pioneirismo de Assis Chateaubriand, fundador da hoje extinta TV Tupi, mesmo em preto e branco, encantava todo brasileiro. A imagem colorida somente chegou ao Brasil na copa de 1970, mas, somente poucos e seletivos aparelhos nas três principais capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília tinham a condição de transmitir essa beleza em cores. Mas, como o desenvolvimento tecnológico está a todo vapor, já temos hoje a imagem digital de extraordinária qualidade, destacando-se a televisão brasileira como das melhores do mundo.

Essa foto do garoto me trouxe à memória a imagem de um momento da minha vida, adolescente imberbe e pobre que, aos 12 anos, em Feira de Santana (falo de 1956, há 58 anos!), não tinha como ver televisão e assim reunia uma galerinha de amigos da mesma faixa etária para localizar uma casa onde existisse um aparelho ligado. Postados em pé sobre o passeio, assistíamos àquelas imagens “chuviscadas”, mas veneradas como belíssimas, em uma TV instalada na sala com toda a família em volta, a essa altura já exibindo as primeiras telenovelas. Era um tempo em que a violência ainda não existia e as crianças pobres que se concentravam próximo à janela não eram apelidadas de “pivetes”; esse cenário montado permanecia até as 22:00. Bons tempos!...

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.