Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 18 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 12 de Agosto / 2019 às 23:00

Artigo: A importância do consultor comercial nas estratégias de venda

*Por Giordania R. Tavares

 Com um mercado cada vez mais competitivo, ter profissionais na linha de frente, dispostos a ouvir, entender e auxiliar nos problemas dos clientes é, sem dúvida, um grande diferencial. Antes de oferecer, logo de imediato, qualquer que seja o produto ou serviço, é preciso ter em mente se o que está sendo apresentado é realmente relevante e faz sentido naquele momento. A venda, por si só, não fideliza o maior ativo de uma empresa, o cliente. É preciso, antes de tudo, fornecer aquilo que ele necessita, respeitando suas características, anseios e objetivos, gerando, portanto, valor agregado em cada bem comercializado.   

É neste contexto que o consultor comercial vem para agregar à estratégia de vendas. Conhecido também como consultor técnico, é o responsável por manter a imagem da empresa que representa, identificando as necessidades reais de cada cliente e analisando, assim, sua operação como um todo, de forma a identificar o melhor equipamento para aquela demanda. Algumas características pessoais vem bem a calhar para este profissional, como ter perfil analítico e observador, além de ser capaz de desenvolver habilidades de vendas e comunicação, planejamento e organização, gerenciamento de tempo e conceitos básicos de contabilidade. 

Ler Matéria Completa
publicado em 11 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - O PODER É SEDUTOR

(VALE A PENA LER DE NOVO - publicado em 22 de Abril / 2011 - Um tema que continua atual)

“REDAÇÃO (22/04/2011) - O Bacharel em Administração de Empresas e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Uauá, Agenor Santos é o mais novo colaborador do Blog com artigos sobre os variados temas. O primeiro deles versa sobre o poder e sua sedução. Confira:



“O poder é sedutor”

Existe frase mais autêntica e verdadeira do que essa, pronunciada nos idos de 1983, portanto há 28 anos, pelo meu amigo Edinho da Farmácia, ex-prefeito de Uauá, no período 1966/1970? (Nota: Liderança com laços familiares em Juazeiro-BA).

Tive a honra de ser o primeiro Gerente da Agência do Banco do Brasil da cidade entre 1982/1985, à época chamado de Gerente-Instalador e, por estilo pessoal, muito dado a ouvir os mais velhos e experientes do município, dentre eles a memória cultural viva desta terra, o Coronel Jerônimo Ribeiro e Edinho da Farmácia ou Edson Rodrigues Ribeiro, de grata memória.

As experiências de ambos contribuíram para sedimentar a experiência de um novel e imberbe gerente, apenas iniciando a caminhada de administrador principal de uma agência do Banco do Brasil. Vale registrar, para conhecimento dos mais jovens que, naquela época, era fato comum em todo o interior do Brasil que as autoridades maiores da cidade eram: o Juiz de Direito, o Prefeito, o Padre e o Gerente do Banco do Brasil!

Ler Matéria Completa
publicado em 11 de Agosto / 2019 às 18:00

ARTIGO - A QUE PONTO NÓS CHEGAMOS...

Caros leitores do Blog Geraldo José:

Quem ama e tenta na medida do possível cuidar de nossa amada cidade de Juazeiro, a essa altura dos acontecimentos deve estar igual a um avestruz de desenho animado: "com a cara enterrada no chão de tanta vergonha!" Como se não bastasse a saia justa entre Governador Rui Costa (PT) e o Prefeito de nosso Município Paulo Bonfim (PC do B), aquela ocorrida na inauguração da Policlínica de nossa cidade onde o governador sem querer acabou "entregando" o prefeito no tocante as verbas desviadas da duplicação da BA 210, para as obras de recapeamento asfáltico do centro da cidade, agora nossa cidade virou preocupação para um vereador! Só que o "vereador" não é um dos vinte e um edis de nossa Câmara Municipal, mas sim, de PETROLINA-PE, é mole?

O pior da história foi que o nobre edil petrolinense demonstrou-se muito preocupado com algo que os nossos vereadores deveriam estar, mas não estão, a saber: a crise no setor de saúde! Durante participação  num Programa de Rádio na emissora petrolinense Grande Rio FM, na manhã de quinta-feira, dia oito de agosto 2019, o vereador petrolinense  "MAJOR ENFERMEIRO" avaliou que o "prefeito Paulo Bonfim, de Juazeiro está completamente perdido" no tocante a crise da saúde pública de nosso município. Isso para mim foi algo que me trouxe uma profunda vergonha. Não entrando aqui no mérito da questão e no tocante a jurisdição parlamentar do edil petrolinense, mas eu fico aqui a pensar: a que ponto, meu caro leitor, nós chegamos?

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Agosto / 2019 às 09:38

LEITORA CONTESTA AGRESSIVIDADE DE CÃES DE RAÇA

Nesta sexta-feira (09) o Blog GJ Notícias postou reclamação do leitor Klébio Pires sobre a presença de inúmeros cães de raça circulando nas avenidas, ruas e orla de Juazeiro sem o equipamento de proteção (focinheira). Ao expressar cães de raça agressiva, a matéria despertou a indignação de vários leitores que criam animais e que atribuem ao proprietário e a forma de criar, a agressividade dos cães (Veja aqui).

Eis a mensagem que o Blog recebeu da leitora Wévilla Marília:

Sou criadora da raça Pit Bull há mais de um ano, resido aqui em Juazeiro-BA. Então, estava me atualizando sobre as notícias e me deparei com essa matéria, gostaria de expor minha opinião no devido local na matéria, porém o espaço é pequeno para o que eu queria expor.

Por favor peço encarecidamente que parem de criminalizar a raça, existem diversos criadores responsáveis. Casos de agressões são casos isolados, nem todos são iguais, esses encontros realizados aqui na cidade são justamente para isso tentar quebrar esse TABU de que uma raça é única e todo comportamento é repetido, a veterinária que cuida dos meus sempre diz: por trás de um ataque sempre existe um contexto, eu não entendo como as pessoas querem generalizar, nem todos os animais são iguais, as pessoas querem nos proibir de passar nas ruas, olha que sempre passeio com guia curta, os meus cachorros nunca saíram do meu lado, nunca atacaram ninguém e mesmo assim tenho que escutar piadas tais como, "sai daqui com essas coisas", "não passa na calçada", "ai meu Deus tira esse cachorro daqui", "esses cachorros matam os donos", eu escuto diversas piadas e desaforo todos os dias da minha vida, por gente que nunca criou um, por gente que não entende nada sobre a raça, ou sobre cachorro. Pois te garanto que se entendessem não cagavam pela boca, sinto uma enorme tristeza em ver essa criminalização voltada para eles, eu os amo, como se fosse um filho, dependente de mim, dependente de meu amor, sempre estiveram do meu lado independente das minhas condições.

Eu participei de um evento em Petrolina chamado Arrasta Pet, realizado pela Ideal Pet, lá tinha a minha e mais outra, as pessoas chegavam, abraçavam ela, pessoas que nunca vi na vida, que nunca a viram, um Golden Retriver se enrolou com ela e tentou morde-la, ela ficou solta no momento e ela não foi capaz de revidar, estou relatando isso, para que você veja que não é algo generalizado, o preconceito está firmado na cabeça das pessoas por causa de notícias, qualquer cachorro pode ter um desvio de comportamento, não somente o Pit Bull.

Ler Matéria Completa
Fotos autorizadas de Robert Mike de Juazeiro (BA)
publicado em 09 de Agosto / 2019 às 23:00

Espaço do Leitor: Feliz data Laurenço Aguiar, 09 de agosto de 2019!... São 62 Anos de Vida Social Ativa!

O tempo passa rápido. Parece que foi ontem a sua infância e adolescência, quando a sensibilidade social e política já surgia e ia tomando corpo nos seus pensamentos e nas suas atitudes!... A solidariedade, a preocupação com a injustiça, e o sentimento de amor já eram claras/o. No início da maturidade aprendeu a entender e defender direitos e deveres, como princípio básico para se ter Justiça Social, vendo a possibilidade da vida coletiva ficar melhor.

Mesmo antes de conhecer um pouco à Ciência Política, já sonhava com o bem-estar-social. Após entender um pouquinho mais dela, passou a contestar o atraso na vida pública e social.  A partir daí, ingressou na militância sindical, em seguida na partidária, passando a perceber e participar da “Luta de Classe”, tendo o Sindimina Bahia, a CUT e o PT como seus maiores professores, sendo grato às/os companheiras/os, da convivência militante, rural e urbana, observando que a solidariedade de Classe é o estágio mais elevado da Luta Política.

De todas suas crenças, destaca-se a utopia de querer contribuir para mudar o mundo para melhor!... Tem feito a boa Luta, o bom Combate, sem nunca perder a natureza ponderada: respeitando o contraditório, a pluralidade de interesse, a diferença de visão das coisas e a naturalidade da divergência de ideias. É, com simplicidade e responsabilidade, um agente de propósitos políticos, econômicos, culturais, ambientais, sociais, atinentes ao processo de Desenvolvimento Sustentável!

Ler Matéria Completa
publicado em 09 de Agosto / 2019 às 09:11

DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO RESIDENCIAL DR. HUMBERTO PEREIRA EM JUAZEIRO (BA)

Em contato com o Blog GJ Notícias o comunitário Cláudio Oscar informa que há duas semana ocorre desperdício de água potável (água tratada) no Residencial Dr. Humberto Pereira.

Segundo o comunitário, o fato já foi revelado ao SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) por diversas vezes, mas o desperdício continua porque a equipe do órgão municipal ainda não compareceu para consertar a rede de abastecimento de água.

Cláudio Oscar enviou mensagem e fotos comprovando o desperdício.

Da redação
publicado em 09 de Agosto / 2019 às 09:00

ESTUDANTE FAZ DENÚNCIA CONTRA CURSO DA UNEB EM JUAZEIRO (BA)

Somos alunos do curso de Administração, oferta semi-presencial, CAMPUS III em Juazeiro. Acontece que desde que voltamos da greve no primeiro semestre desse ano, não conseguimos cumprir o calendário letivo. Mas o problema é desde quando o curso iniciou em 2017, não temos professores efetivos para o curso, temos problemas com a plataforma digital disponibilizada, sem falar nos problemas estruturais, não possuímos um colegiado para o curso.

A maior problemática é a falta de professores, por não serem efetivos do campus, nem sempre estão disponíveis para as nossas necessidades, geralmente são professores de Senhor do Bonfim e Salvador e mesmo sendo emprestados a Universidade NÃO CUSTEIA com a despesa da viagem do professor, inviabilizando a vinda deles.

Já tentamos resolver o problema aqui, temos protocolo com as solicitações e reivindicações feitas à direção, mas não obtivemos resposta, não conseguimos contato com a reitoria para tentar resolver internamente, existem sempre inúmeros empecilhos para o contato. O sentimento é de descaso, nos sentimos abandonados e invisíveis, o pior é que mesmo com esses agravantes a universidade sempre abre edital para novas turmas, já são três com a que iniciará agora no segundo semestre. É muito incerto e inseguro, temos nossos sonhos, fizemos concurso e fomos aprovados. Merecemos RESPEITO!

Por isso, pedimos que nos ajude com essa reivindicação, já que os canais internos estão fechados para nós.  

Por favor nos ajude, não sabemos mais a quem recorrer. 

Priscilla Lucas

Graduando em Administração - 4° Período Universidade do Estado da Bahia

publicado em 09 de Agosto / 2019 às 08:30

Leitor denuncia esgoto estourado no bairro Piranga

Leitor cobra do SAAE providências sobre esgoto estourado no bairro Piranga

Confiram:

Nós moradores da Rua dos Riso, bairro Piranga, estamos indignados com o SAAE. Estamos sofrendo com esgotos estourados, muito mau cheiro e muitas muriçocas. Solicitamos ao referido órgão, uma equipe para solucionar o problema. O SAAE enviou uma equipe ao local, porém o problema persiste. 

Pergunta-se: Por qual motivo não se resolve de uma vez por todas esse problema, já que os pontos de entupimento de esgotos são sempre os mesmos? Qual o motivo da demora para se atender um solicitação de um cidadão (média de 8 dias).

Existem varias solicitações de moradores da referida rua para solucionar o problema.

Atenciosamente,

Maurílio Ramos

publicado em 09 de Agosto / 2019 às 06:00

Leitor denuncia que cães de raças agressivas circulam soltos em Juazeiro e pede providências

Leitor do Blog GJ Notícias envia e-mail e faz denúncia já recorrente: inúmeros cães de raças agressivas circulam nas avenidas, ruas e orla de Juazeiro. Diante dos possíveis riscos, a redação do Blog através do leitor chama à atenção das autoridades de Juazeiro.

Confiram:

Geraldo José, parte de Juazeiro tem sido contemplada pela administração municipal com boas praças, calçadão moderno, ruas asfaltadas e áreas de esporte e lazer, porém, nós moradores, crianças, adultos, idosos atletas ou não, estamos praticamente impedidos de circular com tranquilidade nesses espaços públicos. 

Acontece, que diversos cães de raças agressivas: pit bull (principalmente), pastor alemão, pastor belga, entre outras, circulam soltos com os seus donos, de forma extremamente irresponsável. 

Dessa forma, a população clama ao poder público que tome uma providência e coíba esse tipo de comportamento aqui na cidade (se possível através de Lei), pois, em algum momento pode acontecer uma tragédia de grande proporção. Imaginem se um cão desses atacar uma criança ou um idoso (a) ou até mesmo qualquer de nós? Difícil escapar!

Se desejam sair por aí com os seus cães soltos, ao menos coloquem a focinheira, pois, esses animais já são por si só intimidadores com seus donos os segurando através das suas coleiras e estranguladores . 

Klébio Pires

publicado em 08 de Agosto / 2019 às 23:00

EU PENSO ASSIM... SALITRE GANHA MAIS UM CAMPEÃO ESTE ANO

A torcida são-paulina recepcionou nesta quarta-feira (07), sua nova contratação, o Salitreiro-Juazeirense, DANIEL ALVES. Foram mais de 40 mil torcedores presentes no Morumbi, para recepcionar o nosso DANI, o supercraque de grandes conquistas. Ele é do SALITRE, e essa comunidade do interior do nosso município, vibrou muito com a volta de DANIEL ao BRASIL, o que tem mais títulos no mundo.

No dia 28 passado, o torcedor desportista do SALITRE, voltou a viver novas emoções, com o jogão decisivo do Campeonato do Médio e Baixo Salitre/2019, entre BEBEDOURO e VASCO DO HORTO. O BEBEDOURO que já tinha vencido o VASCO por 2x1, no segundo jogo empatou em 1x1, sagrando-se assim o campeão pela segunda vez. O primeiro título foi em 2016. PARABÉNS A TODOS.

Ler Matéria Completa
Por Herbet Mouze
publicado em 08 de Agosto / 2019 às 21:00

"Praça turca" em Juazeiro,  continua sendo referência internacional

"Praça turca" em Juazeiro,  continua sendo referência. Premiada em primeiro lugar na bienal iberoamericana de arquitetura em Lisboa-Portugal,  a Praça  Dedé Caxias("Praça Turca") continua sendo referência em escolas de arquitetura e design pelo mundo.

Sarah, filha do nosso amigo Jorge Khoury, fez Arquitetura e Urbanismo em Salvador, e está fazendo uma Pós em "Design de Interiores" no Instituto Europeu de Design - IED (de Milão-Itália). Em São Paulo, em uma aula, viu uma professora apresentar e fazer muitos elogios. A Praça foi construída na gestão do ex-prefeito Misael Aguilar., projeto da arquiteta Naia Alban Suarez.

Ler Matéria Completa
publicado em 08 de Agosto / 2019 às 20:24

Pastor Edilson de Lira Defende A Marcha para Jesus

No dia 31 de julho, o Blog GJ Notícias postou matéria (Veja aqui) informando que o Coordenador Estadual do Comitê 9.840 David Lima de Souza teria ingressado com denúncia no Ministério Público para investigação de patrocínio indevido por parte da Prefeitura de Juazeiro-BA a organização da Marcha para Jesus.

Na tarde desta quinta-feira (08) a nossa redação recebeu duas notas, uma da coordenação e outra do Pastor Edilson de Lira saindo em defesa da parceria com o Poder Público Municipal na organização da marcha. Confira:

Desabafo de um Guerreiro

Se temos uma bandeira lutamos por ela com unhas e dentes para alcançarmos a vitória, porém existem muitos fatores que nos levam e vencer, o primeiro é organização temos que entender que dividindo as funções e delegando cargos nos descentralizamos e crescemos de forma ordeira e próspera A MARCHA PARA JESUS DE JUAZEIRO BAHIA É UM EXEMPLO DE SUCESSO.

Começamos com 100% de recursos próprios de ajuda de Pastores, Igrejas e empresas só tínhamos da prefeitura a liberação das ruas fazíamos visitas em cada instituição cristã da cidade para convidar a comunidade e fazíamos divulgação nas ruas através de cartazes e panfletos sem artistas muito conhecidos.

Ler Matéria Completa
publicado em 06 de Agosto / 2019 às 23:00

Artigo - Golpe do consórcio ainda continua fazendo vítimas

Vanessa Laruccia, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil do Massicano Advogados 

A Lei nº 11.795/2008 disciplina o Sistema de Consórcio e preconiza inclusive os requisitos da contemplação, deixando claro que somente ocorrerá através de sorteio ou lance nas Assembleias mensais dos grupos de consórcios, para consorciados ativos e ainda condicionado à existência de recursos financeiros no grupo, para que então ocorra a devida liberação da cota  contemplada destinada à aquisição do bem e definição da ordem de recebimento do crédito. 

Não há dúvidas de que o consórcio para fins de aquisição de bens móveis e imóveis geralmente possui condições vantajosas e atrativas, mas também pode se transformar em imensuráveis prejuízos, pois existem inúmeros golpistas que conseguem obter dados sigilosos para enganar as vítimas com falsas promessas. 

Apesar de se tratar de golpe antigo, infelizmente ainda continua fazendo inúmeras vítimas, que acabam por acreditar em “empresas fantasmas de fachada”, com propostas fantasiosas de cartas de crédito que já estariam contempladas ou sorteadas com “condições excepcionais”. 

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Agosto / 2019 às 11:32

Espaço do Leitor: Lixão em área urbana de Juazeiro (BA), Semaurb responde

“Meu nome é Onildo Júnior sou morador desse bairro. Absurdo o que está acontecendo no bairro expedito Almeida Nascimento há tempos esse enorme terreno baldio se transformou num lixão. Quem é o dono desse terreno? Pela lei deveria cercar, será que o proprietário é rico e a lei não vale para ele? Cadê a prefeitura e os órgãos que se dizem competentes, que estímulo temos de pagar o IPTU. Somos aqui muito prejudicados, pois esse lixão traz doenças respiratórias, ratos e quase todos dias fumaça nociva que invade nossas casas. Se não tomarem providências urgentes, vamos processar o dono desse terreno e a prefeitura por danos morais, danos físicos a saúde e pelo não cumprimento da lei” expressou o leitor.

SEMAURB esclarece sobre terreno baldio em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informa que o trabalho desenvolvido pela secretaria tem início com a identificação do proprietário junto ao cadastro imobiliário, seguida de notificação com prazo de até 15 dias para limpeza do espaço. Caso isso não ocorra, os responsáveis serão autuados e multados até que a situação seja regularizada.
 

publicado em 04 de Agosto / 2019 às 23:00

Artigo – HACKERS: QUANDO O CRIME COMPENSA

Está difícil de mensurar o grau de inquietação que permeia o cenário nacional nos últimos tempos, estimulada pelo afloramento de tantos fatos de diversos matizes, e que mexem com a sensibilidade de todas as tendências políticas. É visível, e até compreensível, que as partes que ora se digladiam estão a extrapolar paixões em defesa de suas posições assumidas a partir da última eleição para Presidente. É óbvio que essa é uma característica típica do sistema democrático, que tem o condão de reafirmar o preceito de que toda unanimidade é burra e que a convivência entre as pessoas deveria ter a marca indelével do respeito aos contrários.

Assim, não é nada tolerável quando se percebe a intransigência ideológica como norma de conduta, sem admitir contemporizar diante da realidade e buscar conjuntamente as soluções alternativas para um mundo de problemas que envolvem a vida brasileira. Naturalmente que essa convivência não pactua com práticas configuradas como criminosas e que não respeitam os valores básicos de integridade e ética com a coisa pública. Nesse particular, é exatamente isso que eles fazem, ao se juntarem num mesmo cocho a comerem lavagens de dinheiro e outros restos fétidos vindos da corrupção.

Ler Matéria Completa
publicado em 02 de Agosto / 2019 às 23:00

30 ANOS SEM SEU LUIZ

GONZAGÃO, mostrou ao Brasil e ao mundo, o estilo musical genuinamente NORDESTINO, o nosso FORRÓ PÉ-DE-SERRA, claro recheado por seus própios arranjos musicais, coroado com as participações de músicos, na plêiades dos Mestres do Acordeon ORLANDO SILVEIRA, CHIQUINHO GAÚCHO DE CABACEIRAS e mais tarde por DOMINGUINHOS, laureado pela criação do estilo musical BAIÃO.

GONZAGÃO, divulgou ao MUNDO a nossa IDENTIDADE NORDESTINA, transbordando a essência puramente musical, colocando na vitrine os hábitos, a vestimenta do povo do SERTÃO NORDESTINO, principalmente a do VAQUEIRO.

GONZAGÃO, foi quem colocou o NORDESTE no imaginário do BRASIL, que antes era dominado pelo SUDESTE e SUL, aumentando o mapa da identidade BRASILEIRA, aproveitando o período da época de ouro do rádio, anos 40, 50 e 60.

Ler Matéria Completa
publicado em 01 de Agosto / 2019 às 10:00

ESPAÇO DO LEITOR: SITUAÇÃO DO CALÇAMENTO DO BAIRRO JARDIM DAS ACÁCIAS.

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o leitor Lucas Jean relata a situação da pavimentação no bairro Jardim das Acácias que não fez ainda dois anos de inaugurada. Confira: “Geraldo essa é a situação atual do calçamento da Rua Santo Antônio (Rua 1) do bairro Jardim das Acácias, um calçamento novo que não tem nem dois anos de feito e em outras ruas o calçamento está começando a afundar”.

Da redação
publicado em 31 de Julho / 2019 às 23:00

Espaço do Leitor: Juazeiro, Um dia de Graça para à Boa Política e a Vida Social!

Dia 30 de julho, terça-feira, foi inaugurada a Policlínica em Juazeiro, sede da Região Norte do Estado da Bahia. Uma estrutura de primeiro mundo, com o poder de melhorar o atendimento à saúde da população dos dez municípios do Território Sertão do São Francisco: Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé, Sobradinho, Juazeiro, Curaçá, Canudos e Uauá.

O governador Rui Costa fez um pronunciamento de elevada valorização da Democracia; Seriedade; Humildade; Coerência; Verdade; Simplicidade; do Humanismo; Generosidade e Gestão Pública do Estado!...

Ler Matéria Completa
publicado em 31 de Julho / 2019 às 21:30

ESPAÇO DO LEITOR: Moradora relata abandono de terreno baldio em Juazeiro; Veja na íntegra:

Geraldo, venho através desta denunciar o descaso da Prefeitura de Juazeiro acerca de um terreno no bairro Country Club. O terreno fica localizado no final da Rua Elizeu Santos, próximo as obras que estão sendo realizadas na via. Sou vizinha do terreno (que é particular), já fiz diversas denuncias na prefeitura, para que o dono fosse notificado e que limpasse o terreno.

Eu juntamente com a vizinha, que mora em frente ao terreno, pagávamos para limpá-lo, mas não tem o mínimo cabimento que isso aconteça novamente. O mato já alcança mais de 2 metros de altura, onde já foi encontrado cobra, escorpião e sem contar nos mosquitos! Vários vizinhos já ficaram doentes com dengue por causa do acumulo de água e lixo e ficam nesse terreno, o próprio agente comunitário de saúde da prefeitura que passou essa semana em nossas casas, disse que aquilo era um absurdo!! Sem falar na sensação de insegurança criada por causa daquele matagal. 

Ler Matéria Completa
publicado em 29 de Julho / 2019 às 23:00

O RÁDIO DO MEU PAI (Crônica)

Em nossa casa o rádio era quase que um membro da família. E tínhamos para com ele uma relação quase que de amor. Longe de ser apenas um aparelho receptor de ondas magnéticas, um item do mobiliário, ou coisa equivalente, o rádio era o símbolo do encanto, da poesia, do arrebatamento. O rádio nos falou da vida. Nos aproximou do mundo. Nos instigou a sonhar. 

(Mais do que uma caixa de som, o rádio era uma caixa de sonhos).

O rádio unia; conectava; estabelecia pontes (e pontos) de comunicação – quer no âmbito interno, familiar, quer no âmbito externo, para além das fronteiras; o rádio marcou época; formou gerações; forjou culturas; imprimiu costumes. 

Não há como falar do Brasil sem falar do rádio. E não há como falar do rádio sem falar das divas da voz, que encantaram o país com suas letras e melodias. Ou do “Repórter Esso”, a fazer escola entre os profissionais da comunicação. Ou ainda das rádios-novela, as precursoras dos atuais folhetins, que noite e dia povoam os canais de televisão. 

Ler Matéria Completa
publicado em 29 de Julho / 2019 às 12:30

ESPAÇO DO LEITOR: LIXÃO NA RUA QUINTINO.

Geraldo como mostra a foto... que não é lixo doméstico e sim armário velho de cozinha, imagine. Isso já tem uma semana que esse material está exposto aqui na rua, sabe você que aqui é centro da cidade, 200 metros da orla. Sei muito bem que o problema é cultural, não quero aqui culpar a secretaria responsável até porque os agentes de limpeza estão todos os dias aqui na rua fazendo a varrição e não pegam o entulho, porque isso é um absurdo... O problema é cultural mesmo. Quero chamar à atenção da secretaria responsável que por favor venha tirar esse material aqui da rua.   A rua Quintino Bocaiúva agradece.

José Carlos Batista da Silva

publicado em 29 de Julho / 2019 às 10:30

JUAZEIRO DESVIANDO-SE DO "MAIS DO MESMO"

Em nossa tão sofrida e esquecida cidade de Juazeiro, nesses tempos de ultra polarizações políticas, não é nada fácil agradar a "todos os gostos". As redes sociais e os principais blogs de nossa região são um verdadeiro termômetro do gosto da população que dá espaço democrático para comentários, críticas e sugestões. Numa visão nacional, desde que Jair Bolsonaro chegou à presidência, pautas que há anos são defendidas pela esquerda foram jogadas no lixo. A conservação do meio ambiente deixou de ser prioridade, a política de igualdade de gênero ficou de lado, as propostas armamentistas estão dando muito trabalho ao Congresso, enfim, o Brasil se aproxima cada vez mais dos Estados Unidos. Parece que a única alternativa de defesa, ou retaliação dos militantes é torcer por um novo vazamento do The Intercept para ganhar fôlego. Aliás, o que já se vê nesse movimento esquerdista é gente dando entrada no hospital enfartando e gente fugindo já do país se sustentando com o nosso dinheiro.

Isso tudo se reverbera aqui em nossa cidade quando leio as publicações e os comentários nas redes sociais e também nesse blog. Embora cada um defenda o seu ponto de vista e seu possível candidato para 2020, é comum vermos brigas e ofensas entre asseclas que a todo custo querem empurrar suas ideias e seu "Posto Ipiranga" goela abaixo dos menos esclarecidos! O debate é útil quando se cultiva o respeito, a boa argumentação e a educação. Só que, fazendo uma análise das últimas Eleições, de uns dez anos para cá, observa-se o circo do jogo sujo, onde as mentiras (fakenews) ganham corpo e suposta credibilidade. Isso sem falar do derrame de favores preliminares à abertura oficial das campanhas, onde o tapinha nas costas e o dinheiro sujo para compra de votos sempre tiveram seus lugares proeminentes, ainda que "por de baixo dos panos", que infelizmente é uma prática bastante recorrente em parte do eleitorado.

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Julho / 2019 às 23:00

Artigo – ENTRE “PARAÍBAS” E “BAIANADAS”

Até onde chegaremos com tamanha imaturidade dos protagonistas do cenário político nacional, que não conseguem separar os interesses político-ideológico-partidários dos reais interesses da nação? A todo momento o nosso Presidente oferece farto material para o consumo diário dos críticos, quando não se contém em falar coisas sem nexos que mereciam uma prévia reflexão em respeito à liturgia do cargo, bem como ser apressado em antecipar coisas que gostaria de realizar, até com boas intenções, às vezes, mas esquecendo que está cercado por uma máquina administrativa integrada por Ministros, Assessores e Técnicos de todos os matizes, e que deveriam ser previamente consultados.

Não é mais cabível a justificativa de que esse perfil é uma herança da formação militar, porque, como diz um oportuno provérbio português: “UMA COISA É UMA COISA; OUTRA COISA É OUTRA COISA”! É hora de incorporar uma nova postura ética mais adequada e pensar antes de agredir toda uma região de bravos nordestinos com expressões do anedotário sulista, tipo “paraíbas”, que, como a tradicional “baianada”, tem o objetivo de anarquizar e humilhar. Se queria atacar a dois governadores - Paraíba e Maranhão -, como disse, que o fizesse de maneira objetiva e direta. “Amo o Nordeste e os Nordestinos”, dito agora, não ilude a ninguém. Disparate semelhante cometeu no episódio de pretender ver o filho como Embaixador dos EUA, quando disse: “Pretendo beneficiar um filho meu, sim. [,,,] Se eu puder dar um filé mignon para o meu filho, eu dou, sim”! Inaceitável!

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Julho / 2019 às 19:00

ESPAÇO DO LEITOR: PRENDAM OS VEREADORES ELEITOS PELO POVO QUE O SUPLENTE FARÁ O QUE O CHEFE MANDAR... ASSESSORIAS ESPECIAIS A VEREADORES ELEITOS!

O que pensa o prefeito em nomear vereadores em assessorias especiais?

O que pensa o vereador eleito pelo povo ficar preso nas mãos do prefeito?

Normalmente em todas as cidades do brasil é comum ter vereadores de mandatos assumindo secretarias, mas ser assessor especial para ganhar menos e trabalhar mais isso só em Juazeiro da Bahia!!!

Se formos pesquisar em porcentagens no brasil em números de cadeiras nas câmaras municipais, vamos ter 1 ou 2 vereadores deixando seus mandatos por ora tempo para ser secretário, mas em Juazeiro Bahia isso passa dos limites.

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Julho / 2019 às 12:02

Tem palmas, Neto!

Juazeiro se empobrece de maneira repentina, em breve espaço de tempo. Ontem foi João (Gilberto), hoje foi Neto. A nossa cidade, se acinzenta e o seu brilho diminui a cada perda, do que a faz ser referenciada por tanto talento singular. Poucos dedilhavam um violão como Neto. Poucos nos faziam ficar inebriados com tanta genialidade e talento musical. 

Obrigada, por nos ter feito sonhar e ser felizes pelo o privilégio de te ter entre nós, um grande músico, ser humano, amigo.  Vá em paz amigo, o céu recebe mais uma estrela e nós ficaremos daqui dando a você e ao seu legado as mais calorosas palmas.

Sempre haverá palmas à você,  Neto!

Ana Angélica Almeida 

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.