Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 17 de Junho de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 17 de Junho / 2018 às 22:00

Biblioteca do Campus Juazeiro recebe novos livros

A biblioteca do Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu uma coleção com 70 livros. Os títulos, que contribuirão para reforçar o acervo, foram transferidos pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Univasf. Na coleção, há livros das áreas de Administração, Educação, Finanças e Orçamento, Cultura e formação na área educacional.

Esta transferência ocorreu devido ao encerramento do curso a distância de Bacharelado em Administração Pública, que foi ofertado no polo de apoio presencial no município de Trindade (PE). A iniciativa tem o propósito de fazer com que esses exemplares sejam utilizados pela comunidade acadêmica dos cursos presenciais e a distância de Juazeiro, Petrolina e municípios próximos.

Ler Matéria Completa
Ascom Uneb
publicado em 17 de Junho / 2018 às 21:44

Polícia Investiga as 'agulhadas' no São João 2018 de Campina Grande, Paraíba

Até este domingo (17), 36 pessoas feridas por agulhas no São João de Campina Grande deram entrada ao Hospital de Trauma de Campina Grande. As vítimas afirmaram que foram furadas durante os shows no Parque do Povo e em um bloco junino. A Polícia Civil abriu investigação sobre o caso e ouviu pelo menos 16 vítimas.

De acordo com a infectologista Priscila de Sá, os pacientes contaram que sentiram as furadas foram ao hospital em busca de ajuda. Segundo o Trauma, o número aumentou devido à repercussão dos primeiros casos, divulgados desde a segunda-feira (11). Entenda como os primeiros casos foram registrados e como andam as investigações:

Os primeiros casos foram registrados no fim de semana de abertura do São João 2018 de Campina Grande, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de junho, no Parque do Povo. No entanto, com a divulgação dos casos, algumas pessoas que também se sentiram atingidas por agulhadas em um bloco junino também foram até o Hospital de Trauma por precaução.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba pretende juntar esforços para poder garantir a segurança da população, procurar as falhas e buscar reparar para desenvolver um melhor trabalho preventivo. as denúncias estão sendo apuradas.

As ocorrências não foram notificadas na Polícia Militar, pois as vítimas foram em busca de atendimento médico imediato. Além disso, as imagens das câmeras de segurança do Parque do Povo estão sendo analisadas. A PM também destacou que a biometria facial anunciada pela empresa organizadora não está sendo feita.

A Empresa Aliança (faz a organização do evento) divulgou uma nota, informando que estava trabalhando em conjunto com a Polícia Militar para investigar os casos. A nota ainda diz que nos postos de atendimento do Parque do Povo, apenas uma ocorrência foi registrada. Sobre a biometria facial, a assessoria de imprensa da Aliança informou que os equipamentos foram garantidos, mas ainda precisam ser instalados nas entradas do Parque do Povo.

A Prefeitura de Campina Grande disse que o policiamento da festa é de responsabilidade do estado, mas que a prefeitura e a empresa Aliança, que organiza o evento, solicitaram o reforço da segurança no acesso ao Parque do Povo, com intensificação das revistas e ampliação no número de policiais.

O delegado afirmou que já ouviu 16 pessoas vítimas das agulhadas e, em apenas dois casos, as pessoas disseram à Polícia Civil terem percebido a perfuração por um objeto semelhante a agulha.

 

G1 PB Foto Divulgação
publicado em 17 de Junho / 2018 às 21:00

Bahia: Via Metropolitana será inaugurada na próxima terça-feira

Mais uma importante obra de mobilidade na Região Metropolitana de Salvador (RMS) será inaugurada pelo governador Rui Costa na manhã da próxima terça-feira (19). A Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas possui 11,2 quilômetros de extensão, com pista dupla nos dois sentidos, por onde devem trafegar mais de 15 mil veículos diariamente. Foram investidos R$ 298 milhões na construção da nova rodovia, que liga a Cia-Aeroporto (BA-526) à Estrada do Coco (BA-099). 

Com sete viadutos, quatro pontes e um túnel de acesso, a Via Metropolitana busca desafogar o trânsito no centro de Lauro de Freitas, criando um novo acesso à cidade, a partir da Rua Gerino de Souza Filho, além de reduzir o tempo de deslocamento entre a capital e o Litoral Norte, antiga reivindicação de quem trafega na região.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Carol Garcia/GOVBA
publicado em 17 de Junho / 2018 às 20:00

LUCAS RAMOS EM ROTEIRO DE ENTREGAS PELO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Nova orla fluvial, escolas reformadas, pavimentação, entrega de títulos de posse, inauguração de quadras poliesportivas e anúncio de mais investimentos. A passagem da comitiva do Governo de Pernambuco pelo Sertão do São Francisco sexta-feira (16) deixou um saldo positivo para a região. O governador Paulo Câmara, acompanhado pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB), passou pelos municípios de Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Antes, ambos estiveram presentes na Caravana da Educação realizada em Salgueiro, no Sertão Central. 

Em Cabrobó, foi entregue um ônibus adaptado para atender pessoas com deficiência e assinada a liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Estadual (FEM) que irão contribuir para a realização de ações estruturadoras fundamentais para o desenvolvimento da cidade. O parlamentar acompanhou o chefe do Poder Executivo na vistoria das obras da Escola Técnica Estadual de Cabrobó, a primeira do Sertão do São Francisco. "Temos o orgulho de poder contribuir com esta obra articulando junto às secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação o investimento de R$ 9,7 milhões que irá mudar o futuro dos jovens", disse Lucas. Quando estiver concluída, a ETE Cabrobó beneficiará 1.300 estudantes. 

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Lucas Ramos
publicado em 17 de Junho / 2018 às 19:00

Briga em boate causa debandada e mata 17 pessoas na Venezuela

O governo da Venezuela informou que 17 pessoas foram mortas neste sábado (16) depois de uma briga numa boate na capital, Caracas, que levou a uma debandada. O ministro do Interior venezuelano, Nestor Reverol, disse que oito menores estavam entre os mortos. Outras cinco pessoas ficaram feridas. Ele disse que um dos envolvidos na briga disparou um dispositivo de gás lacrimogêneo durante uma celebração de formatura no clube "Los Cotorros" no bairro de classe média El Paraíso, provocando a debandada de mais de 500 pessoas. Imagens divulgadas no Twitter mostraram sapatos espalhados pra fora do clube e as pessoas se abraçando, algumas enxugando as lágrimas. Reverol não revelou nenhum motivo por trás da briga. "O estabelecimento foi fechado, e estamos investigando em coordenação com o ministério público, que está dirigindo uma investigação criminosa", disse Reverol. Ele também disse que sete pessoas foram presas, incluindo o dono do clube e uma pessoa que acreditam ter lançado o dispositivo explosivo. Segundo o ministro do Interior, o dono havia permitido armas no clube que ameaçavam a "integridade" do estabelecimento. 

BN Foto: Reprodução / Sputnik Brasil
publicado em 17 de Junho / 2018 às 18:00

Governo Municipal de Curaçá inaugura Unidade de Saúde da Família do Bambuí

O Governo Municipal de Curaçá, através da Secretaria de Saúde inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) na noite do dia (15/06), do Bambuí. A USF tem um espaço amplo e conta com área de recepção, sala de vacinação, consultório médico e de enfermagem, sala de imunização, curativo, preparo de pacientes, coleta de materiais para exames laboratoriais, aplicação de medicamentos, inalação, além de Farmácia, almoxarifado, copa e sala de odontologia que contará com o profissional dentista.

Segundo o Secretário de Saúde, Gilberto Liborio, a Unidade além de atendimentos básicos, terá exames especializados. "Teremos atendimento odontológico diário e também vamos trazer especialista como gastroenterologistas (exames de endoscopia) dentre outros. Queremos facilitar e possibilitar uma saúde de qualidade para todos", concluiu.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Curaçá
publicado em 17 de Junho / 2018 às 17:29

OPERAÇÃO HERMES/CPRN/JUAZEIRO-BA

Na última quinta-feira, dia 14, por volta das 20:50h a equipe CARCARÁ VI durante motopatrulhamento na área da 75ª CIPM avistou um elemento em atitude suspeita próximo ao canal entre Alto do Cruzeiro e Alto do Alencar. O indivíduo de nome Rodrigo Silva do Sacramento estava com uma chave mista, de marca Honda, próximo a uma Dafra, o qual disse estar com ele.

Quando foi feito o teste com a chave a moto funcionou e ao ser indagado pelo proprietário da motocicleta o mesmo só sabia dizer que era de um amigo que teria vindo com ele e se ausentado, mas estaria aguardando seu retorno.

Porém não sabia seu endereço nem número de telefone, por apresentar algumas situações desconexas e já ter passagens por droga e roubo de moto foi conduzido à DEPOL com o apoio da PETO 75. A vítima, Alexsandro Bispo de Sousa, Morador da rua Joana Angélica, no bairro Santo Antônio, compareceu a DEPOL para noticiar o furto de sua moto DAFRA/SPEED 150, cor vermelha e placa JSO6988.

Ler Matéria Completa
FONTE: Grupo de Motopatrulhamento Carcará.
publicado em 17 de Junho / 2018 às 17:16

Copa da Rússia: Com erros da arbitragem e Neymar apagado, Brasil joga mal e só empata com a Suíça

A seleção brasileira estreou na Copa do Mundo da Rússia com um empate amargo diante da Suíça, neste domingo (17), em Rostov. Com Neymar muito mal no jogo, o time do técnico Tite encontrou dificuldades para superar a forte marcação suíça.

Coutinho colocou o Brasil na frente com um golaço, no primeiro tempo, mas a Suíça empatou no início do segundo tempo, numa cobrança de escanteio que contou com a “colaboração” do goleiro Alisson, que falhou no lance.

Confira abaixo como foi a partida:

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
publicado em 17 de Junho / 2018 às 17:00

Semana intensa de atividades para o prefeito de Sobradinho e de conquistas para o município

Mais uma semana intensa de atividades para o Prefeito Luiz Vicente Berti, que cumpriu uma agenda extensa de conquistas para o município. Dentre outras atividades, o gestor esteve visitando a obra do Hospital Municipal, participou da implantação do NASF, de encontro para implantação de cisternas, da entrega de uniformes para os integrantes da Fanfarra do Cebec, da aula inaugural da Oficina de Música do Novo Mais Educação, visita às escolas e do Bahia Pesca Itinerante, que esteve em Sobradinho atendendo os produtores rurais.

" Estamos vivendo um tempo produtivo em Sobradinho, apesar da crise que assola os municípios brasileiros. Graças a austeridade com a aplicação dos recursos do município, estamos conseguindo tocar as obras e manter o bom funcionamento dos serviços públicos, nos diversos segmentos. Tenho ido, junto ao Governo do Estado e Federal, a parlamentares e investidores, buscar parcerias que tragam benefícios para nossa população. Tenho batido em portas e levado nossos pleitos, o que já tem rendido bons frutos. Não sou prefeito de gabinete, de ficar esperando que as coisas cheguem. Sou de ir atrás e, graças a Deus, temos realizado muitas conquistas", disse o prefeito.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 17 de Junho / 2018 às 16:00

Governo do Estado garante festejos juninos em mais de 160 cidades

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), estará em todo o estado comemorando os festejos juninos. Ao todo, mais de 160 cidades, distribuídas por diferentes zonas, recebem o apoio do governo estadual. Em Salvador, a festa começou no dia 14 com o campeonato de quadrilha, em Periperi, e segue até o dia 24 no Centro Histórico e em Paripe, com 85 atrações. Um receptivo também foi preparado na Estação Rodoviária e no Aeroporto Internacional de Salvador para receber os turistas.

Nomes como Trio Nordestino, Geraldo Azevedo, Cicinho de Assis, Targino Gondim, Del Feliz, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Lucy Alves, Zé de Tonha, Jó Miranda, Forrozão, Felipe Araújo, Marilia Mendonça e Devinho Novaes já estão confirmados na festa da capital, que acontece nos dias 23 e 24 de junho. A programação contempla o Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berros D´Água, Pedro Arcanjo e Cruzeiro de São Francisco, no Centro Histórico, e a Praça João Martins, em Paripe.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 17 de Junho / 2018 às 15:00

Segunda noite do São João de Petrolina teve forró, sofrência e sertanejo de Zezé Di Camargo e Luciano

O fim de semana começou com uma mistura de ritmos e muita emoção no 'Melhor e mais forte São João do Brasil'. No Pátio Ana das Carrancas, milhares de petrolinenses tiveram uma noite inesquecível marcada por ritmos musicais que foram do autêntico forró, à sofrência e ao sertanejo romântico de Zezé Di Camargo e Luciano que encantou o público.

O arraiá  de Petrolina começou cedo e dançante: por volta das 19h o cantor Césio Tenório abriu as apresentações e aqueceu o público com um repertório diversificado que fez todo mundo dançar no Pátio Ana das Carrancas. Logo após, foi a vez do sanfoneiro Targino Gondim subir ao palco e trazer o clima junino com o autêntico forró e sua sanfona que encanta os corações nordestinos. A noite também foi de recordação para os corações forrozeiros que foram embalados com as canções antigas da banda Magníficos.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Fotos: Jonas Santos e Alexandre Justino
publicado em 17 de Junho / 2018 às 14:00

Prefeitura de Juazeiro retoma obra de pavimentação da Rua Raimundo Dias de Miranda

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano retomou na última semana a obra de pavimentação da Rua Raimundo Dias de Miranda, mais conhecida como Rua 5, localizada no bairro Jardim Flórida. Uma extensão de aproximadamente 410 m está sendo beneficiada com pavimentação em paralelepípedo granítico, drenagem superficial (meio fio e linha d’água), calçadas e saneamento básico.

A obra iniciada em novembro do ano passado teve o cronograma modificado devido ao atraso de repasses, uma vez que a mesma tem recurso de emenda parlamentar.  De acordo com a engenheira da SEDUR Lays Mary, cerca de 50% da extensão que está sendo beneficiada já está com o pavimento executado. “Hoje estamos com duas frentes trabalhando no segundo trecho da rua com a execução do paralelo e do meio fio”, explica a engenheira.

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 17 de Junho / 2018 às 13:55

Arriba! México vence a Alemanha e cala os atuais campeões em Moscou. Mais cedo Croácia venceu a Nigéria

A Alemanha estreou na Copa do Mundo da Rússia com derrota diante do México, neste domingo (17), em Moscou. Na estreia do Grupo F, a seleção mexicana derrotou a atual campeã mundial por 1 a 0, com gol marcado por Lozano, no primeiro tempo. Confira no texto abaixo, em detalhes, como foi a partida:

Primeiro tempo

Logo no primeiro minuto de jogo, o México assustou com Lozano. O ponta-esquerda recebe dentro da área e bate de direita, mas Boateng aparece para travar e mandar para escanteio. A Alemanha deu uma resposta logo em seguida. Werner recebe bom passe no lado direito e bate de primeira. O chute não sai perfeito, mas passa perto do goleiro Ochoa.

No minuto 7, o México teve uma grande oportunidade com uma falta na entrada da área, mas Layún pegou embaixo da bola e ela passou por cima do gol de Neuer. No minuto 9, outra boa chegada do México. Herrera recebe de Lozano na entrada da área e arrisca dali mesmo. Neuer cai meio estranho, mas defende. E no minuto 13, México de novo. Bola é levantada na área, Moreno mete a cabeça, mas Neuer pega. Na sequência, a Alemanha responde, mas timidamente. Num cruzamente alçado na área mexicana, Khedira desvia e Ayala quase marca contra.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Junho / 2018 às 13:00

Copa do Mundo: monumentos de Petrolina ganham cores verde e amarelo para a estreia do Brasil

A Seleção Brasileira de Futebol faz sua estreia na Copa do Mundo da Rússia neste domingo (17). Toda a torcida será importante na busca pelo hexacampeonato e, por isso, a Prefeitura de Petrolina resolveu demonstrar seu apoio.

O Monumento da Integração, no centro da cidade, ganhou iluminação verde e amarelo, assim como a Ponte Presidente Dutra, que liga a cidade pernambucana à Juazeiro da Bahia, está com as cores da camisa brasileira.


A iniciativa é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) e também irá contemplar o prédio da Prefeitura de Petrolina. Por lá, a expectativa é que o serviço seja concluído na próxima segunda-feira (18), de preferência já para celebrar a primeira vitória do Brasil na Copa do Mundo da Rússia 2018.

Ascom/Petrolina
publicado em 17 de Junho / 2018 às 12:00

Governador lamenta morte do construtor de trios elétricos Orlando Tapajós

O governador Rui Costa lamentou, neste domingo (17), a morte do construtor de trios elétricos Orlando Tapajós. Por meio das redes sociais, Rui afirmou que "é com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento de Orlando Tapajós, uma das personalidades baianas que mudaram a forma de se fazer Carnaval na Bahia e no Brasil".

O governador acrescentou que se solidariza, "em meu nome, da primeira-dama e de todos os baianos, com os familiares e amigos de Orlando Tapajós, nesse momento de dor e sofrimento. Expresso meus sentimentos de luto e pesar pela perda de uma figura tão importante para a história do Carnaval baiano".

Secom Bahia Foto: GOVBA
publicado em 17 de Junho / 2018 às 11:41

As cores Verde e amarelo começam a aparecer nas ruas de Juazeiro e Petrolina

A medida que vai se aproximando o momento da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018, já é possível ver as cores brasileiras destacadas em lojas, residências, ruas e avenidas de Juazeiro e Petrolina.

Em que pese o clima de desconfiança em relação à última Copa, com os 7 a 1 contra a Alemanha e a crise que política e econômica que vem assolando o país, nesta manhã de domingo, o verde e amarelo começou a aparecer e o clima de brasilidade já dá sinais nas ruas e bares da cidade.

No click do Blog o registro de alguns locais já paramentados e prontos para a primeira partida. Junte sua turma e mande as fotos para publicarmos nas nossas páginas.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 17 de Junho / 2018 às 11:00

FLANELINHA É ASSASSINADO NO CENTRO DE PETROLINA, VEJA OS VÍDEOS

Terminou em morte a briga entre flanelinhas na manhã deste domingo (17), no centro de Petrolina (PE). A vítima identificada apenas como Truta foi esfaqueada por outro morador de rua, que segundo populares também era flanelinha.

Eles teriam discutido minutos antes do crime. A vítima e o acusado entraram em luta corporal e Truta acabou esfaqueado várias vezes. Ele ainda continuou a discutir com o agressor até que caiu no cruzamento da Avenida Guararapes com a Avenida Souza Filho.

O acusado foi preso pela Polícia Civil e encaminhado à Delegacia de Polícia. Sua identidade não foi revelada. Toda a briga foi registrada pelas câmeras de monitoramento do centro da cidade.

As imagens são fortes, mas podem ser acompanhadas a seguir:

Da Redação Fotos e vídeos enviados pelo whatsapp
publicado em 17 de Junho / 2018 às 10:00

Enderson Moreira deixa o América-MG e assina com o Bahia

Enderson Moreira é  o novo técnico do Bahia para a sequência da temporada. O treinador deixou o América-MG para comandar o Tricolor. O anúncio foi feito pelo clube mineiro na noite deste sábado.  “O América Futebol Clube informa que Enderson Moreira não é mais técnico do Clube. Neste sábado, Enderson pediu demissão e comunicou à diretoria americana que aceitou uma proposta do EC Bahia”, diz um trecho do comunicado.  Enderson Moreira, de 47 anos, acumula passagens pelo Ipatinga-MG, Goiás, Fluminense, Grêmio, Santos e Atlético-PR. Ele chega para substituir Guto Ferreira, demitido no início do mês. A estreia de Enderson como técnico do Bahia será na próxima quinta-feira (21), às 21h45, contra o Ceará, no Castelão, válido pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Nordeste.

BN
publicado em 17 de Junho / 2018 às 09:36

Blog Geraldo José atinge mais de 41 mil curtidas na página de Facebook

Com alcance e aferição cujos dados apontam ser um dos mais bem colocados em audiência no Nordeste e líder de acessos em Juazeiro e Região, o Blog Geraldo José, também superou a marca de 41mil curtidas no Facebook.

 

Da Redação
publicado em 17 de Junho / 2018 às 09:03

Brasil enfrenta Suiça logo mais na estreia da Copa do Mundo

O Brasil joga daqui a pouco contra a Suiça sua primeira partida na Copa do Mundo da Rússia. A partida será disputada na cidade de Rostov e a nossa seleção inicia a caminhada em busca do tão sonhado hexacampeonato mundial. 

Nossa seleção já está escalada e contará com o trio destaque em campo: Neymar, Coutinho e Gabriel Jesus e contará com o apoio pra lá de especial de jogadores como Willian, Paulinho e Marcelo, que será o capitão no jogo de hoje. Pelo outro lado, a Suiça quem tem como destaques os jogadores Shakiri, ex- Bayern de Munique e que atuou a última temporada na Premier League, da Inglaterra, o lateral experiente Lichtsteiner e do meia Xhaka.

O time de Tite precisará de muita paciência para penetrar na zaga suiça, um dos pontos fortes do adversário. Será um jogo duro. O Brasil entrará em campo com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

Redação Blog Geraldo José
publicado em 17 de Junho / 2018 às 08:35

Canal do Sertão Baiano vai se tornar realidade e beneficiar Juazeiro, anuncia Aleluia

A Codevasf vai lançar licitação para contratar o projeto básico do Canal do Sertão Baiano após o deputado José Carlos Aleluia (Democratas-BA) assegurar R$ 45 milhões para o início do projeto.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15/06) pelo deputado, principal articulador da retomada do Canal junto ao Ministério da Integração Nacional. Foram conquistados através de Aleluia R$ 15 milhões no Orçamento de 2017 e mais R$ 30 milhões no de 2018 para tirar o projeto do papel junto ao edital de licenciamento ambiental.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Junho / 2018 às 08:00

Petrolina: Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 22 de junho

A Campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria na sexta-feira (15), foi prorrogada, mais uma vez, pelo Ministério da Saúde. A ação segue até o dia 22 de junho, após os estados brasileiros não terem atingido a meta preconizada pelo MS de vacinar 54,4 milhões de pessoas do público-alvo.

A Prefeitura de Petrolina vacinou, até a última terça-feira (12), 47.822 pessoas. De acordo com o Governo de Pernambuco, a meta de vacinação no município é de 70.003 usuários entre crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP karem Moraes Foto Alexandre Justino
publicado em 17 de Junho / 2018 às 07:00

TRAVESSA ANTÔNIO TANURI EM PIRANGA SE VESTE PARA ESTREIA DO BRASIL NA COPA DA RÚSSIA

 

Como o Brasil é o país do futebol e a seleção canarinha foi a única que conquistou cinco títulos mundiais no período de Copa do Mundo o brasileiro sempre se motivou e para tanto, vestia com orgulho e caracterizava as ruas e casas com as cores da nação. Pesquisa do Datafolha desta última semana, porém, revela uma nova posição do brasileiro cuja grande maioria, 53% dos torcedores em potencial da seleção afirmam não ter qualquer interesse pelo Mundial da Rússia.

O índice de desinteresse disparou às vésperas do começo do maior torneio de futebol: em janeiro, 42% se diziam desmobilizados pela busca do hexacampeonato. O Datafolha destaca que a marca é a pior desde 1994, início da série histórica. É a primeira vez que mais da metade dos brasileiros reconhece não ter interesse pela Copa.

Apesar da desmobilização, 48% dos entrevistados colocam o Brasil como favorito ao título na Rússia. O desencanto pelo Mundial é maior entre as mulheres (61%), pessoas de 35 a 44 anos (57%), moradores da região Sul (59%) e brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos (54%). O instituto entrevistou 2.824 pessoas em 174 municípios entre os dias 7 e 8 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apenas 18% dos entrevistados destacou que tem grande interesse pela competição, mesma porção dos que dizem ter interesse médio. Os pouco interessados são 9%. Até então, a pior marca da pesquisa havia sido estimada em 2014, que não empolgou 36% dos brasileiros. O amor pela seleção tem caído com o passar dos anos: em 1994, quando a seleção trouxe para casa o tetracampeonato, apenas 20% declarava não se interessar pela Copa.

A reportagem do blog constatou que para o jogo de estreia do Brasil na Copa neste domingo contra a Suíça, apenas uma rua em Juazeiro recebeu, mesmo que de forma simples, ornamentação para a partida de logo mais, às 15 horas, horário de Brasília. Foi exatamente a Travessa Antônio Tanuri, no bairro de Piranga, onde os moradores depositam confiança no escrete comandando por Tite.

Acredita-se que com o passar dos jogos e as vitórias da seleção a motivação possa crescer entre os torcedores brasileiros. Também no bairro de Piranga já é possível observar a presença de ambulantes comercializando camisas e bandeiras da seleção brasileira. Este que foi fotografado pela nossa reportagem se postou nas imediações do contorno do Posto Vip da comunidade.

Da Redação Fotos Geraldo José
publicado em 16 de Junho / 2018 às 23:00

PARA QUEM JÁ PASSOU DOS 80

Para quem já passou dessa idade como eu, sabe quanto é doloroso chegar numa caixa preferencial se supermercado e encontrar uma fila enorme de idosos mais jovens com carrinhos abarrotados de mercadorias das quais muitas delas, se destinam a parentes, amigos ou mesmo bares restaurantes, etc..

Em bancos, clínicas e laboratórios onde existe senha eletrônica, embora sentados, muitas vezes os idosos mais velhos penam passando de horas de remédios, alimentação e até necessidades fisiológicas em locais em que não há instalações sanitárias. O Congresso Nacional reconheceu estes sofrimentos da classe e aprovou o estabelecimento de prioridade especial para quem já passou desta idade, sobre os demais.

A lei que foi sancionada há quase um ano, é totalmente ignorada tanto pelos seus beneficiários, assim como pelos estabelecimentos prestadores de serviços. Nenhum órgão de comunicação se interessou em divulgar a Lei Federal que recebeu o Nº 13.466/17, publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de julho, próximo passado – Já que os seguimentos citados não tiveram interesse de divulgá-la, tomei a iniciativa de convidar meus contemporâneos para deflagrar uma campanha nacional de divulgação da lei, junto aos asilos, casas de repouso e outras entidades que tratam de idosos.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.