Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
24 de Outubro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Visando ter uma estabilidade num emprego público, muitos passam horas estudando para ser aprovado em concursos aqui na região de Juazeiro E Petrolina, são crescentes os que estão encarando isso com unhas e dentes.

É preciso muita dedicação, persistência, calma e organizar os horários que a vitória virá.

A mentalidade das pessoas está mudando, muito começam seus estudos bem antes de sair os editais, começam a se preparar muitas vezes durante anos e mesmo quando passam ficam querendo coisas melhores e continuam fazendo concursos, recebendo o nome de CONCURSEIRO.

Para quem deseja ingressar no serviço público, é bom começar seus estudos, pois muitos estão previstos para sair a qualquer momento.

CONCURSOS PREVISTOS 2014/2015

INSS, CORREIOS, POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA – BA, PREFEITURA DE REMANSO; PREFEITURA DE JUAZEIRO - BA; E OUTROS.

Entre os concursos acima, o mais badalado entre os concurseiros, é o concurso do INSS, o último foi realizado em Janeiro de 2012 e desde aquela época já tem muita gente intensificando seus estudos.

Fica o alerta e boa sorte.

Enooc dos Santos Evangelista

Política
24 de Outubro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) de Petrolina divulgou o plano operacional de trânsito e transporte público para o dia das eleições. As equipes de fiscalização estarão garantindo no próximo domingo, 26, uma maior comodidade e conforto para os eleitores que irão se deslocar até as zonas eleitorais. Serão executados procedimentos de interdições nos locais com maior número de seções eleitorais e a efetiva fiscalização, em conjunto com os demais órgãos de segurança.

De acordo com o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro é de competência da EPTTC  "garantir o direito de ir e vir de todos aqueles que irão votar, não permitindo a interdição não autorizada de vias públicas, protegendo o trânsito de eleitores nas seções e organizando o trânsito na área do TRE, onde agentes de trânsito a serviço da Justiça Eleitoral permanecerão reservando e coordenando o estacionamento e a circulação dos veículos a serviço da justiça, de partidos e candidatos, imprensa e órgãos públicos", esclarece.

A EPTTC disponibilizou 35 agentes de trânsito e fiscais de transporte, auxiliados por uma equipe no apoio operacional. Conforme Paulo Valgueiro, os agentes estarão distribuídos por toda a cidade, em pontos fixos e em viaturas, seguindo as orientações da justiça e do Ministério Público Eleitoral, e o planejamento realizado pela EPTTC. O Setor de Sinalização fará a distribuição de cavaletes e cones para as interdições. Os agentes estarão distribuídos em pontos fixos e em veículos, com suporte de automóveis e motocicletas.

O sistema de transportes coletivos operará com frota necessária para proporcionar facilidade de deslocamento à população. A frota vai circular a partir das 5h30. 

Ascom-EPTTC
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Foram computadas 1.071 inscrições de interessados em participar da eleição do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC). Desse total, 136 são cadastros de candidatos que tentam uma vaga no órgão. O prazo para fazer parte do pleito terminou na última sexta-feira, 17. Todas as inscrições serão avaliadas pela comissão eleitoral, para garantir que membros da sociedade civil ligados à área cultural participem do processo. 

É previsto que o resultado da análise dos cadastros seja divulgado no próximo sábado, 25. Tanto candidatos como eleitores que não tiverem seus cadastros validados poderão encaminhar recurso por meio do e-maileleicao.conselho@gmail.com, entre os dias 26 e 28 de outubro. A avaliação dos recursos será divulgada no dia 31 de outubro. A comissão eleitoral é formada por três representantes da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), um membro do Conselho Estadual de Cultura e um integrante dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. Todos possuem suplentes.

Confira a portaria que define a comissão eleitoral

Entre os dias 03 e 23 de novembro será aberto o prazo de votação. Quem estiver com o cadastro validado deverá acessar novamente a plataforma virtual e, para votar, será preciso ter em mãos o CPF e a senha criada no ato da inscrição. A lista com o resultado das eleições será publicada no Diário Oficial até o dia 02 de dezembro. A previsão é que no dia 05 de dezembro os novos conselheiros sejam convocados para tomar posse.

REFORMULAÇÃO – Órgão colegiado da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o Conselho de Cultura possui caráter normativo e consultivo. Criado em 1967, sua missão é contribuir com a formulação de políticas culturais e intermediar a relação entre sociedade e Estado. O órgão mantém a Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural. A Câmara é responsável pela análise das solicitações de tombamento ligadas aos patrimônios materiais e imateriais da Bahia.

Será a primeira vez que o Conselho terá na sua composição 60 conselheiros (30 titulares e 30 suplentes), sendo dois terços de membros da sociedade civil e um terço de conselheiros indicados pelo poder público.  Nesta eleição, serão eleitos 20 conselheiros (10 titulares e 10 suplentes) para representar os setores culturais e os processos do fazer cultural da sociedade civil.

Outros 20 conselheiros da sociedade civil (10 titulares e 10 suplentes), foram eleitos na V Conferência Estadual de Cultura, realizada em outubro de 2013, em Camaçari. Eles são representantes de Territórios de Identidade Cultural. Por fim, mais 20 conselheiros (10 titulares e 10 suplentes) serão indicados pelo poder público como representantes dos seus respectivos setores.

Ascom Conselho
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado no dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco – CRO-PE, iniciou as comemorações ainda na quinta-feira que foram concluídas da tarde de hoje (24). “Mais uma vez estamos com a parceria exitosa do CRO-PE para a realização de um evento que tem o intuito de qualificar e atualizar cada vez mais nossas equipes”, afirmou a secretária de Saúde Lucia Giesta.

Para os auxiliares de saúde bucal foi realizada palestra sobre Biossegurança; já para os cirurgiões-dentistas o tema foi “Repensando a Carreira Baseada em Planejamento Financeiro Pessoal”. No período da tarde uma mesa redonda foi constituída com o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Jarbas Costa, e o coordenador do Corpo de Fiscalização do CRO-PE, Igor Morais, discutindo sobre o processo legal para o exercício da profissão e o correto funcionamento dos consultórios odontológicos. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
24 de Outubro / 2014 às 21:27 | Nenhum Comentário

O mutirão de limpeza, promovido pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, recolheu cerca de 290 toneladas de resíduos esta semana na sede do município. Para atender as ações previstas, a SESP destinou retroescavadeira e caçambas. Os trabalhos beneficiaram os bairros Novo Encontro e Jardim Vitória, Avenidas da Estação (Piranga), Irmã Dulce (Alta da Aliança), Benedito Almeida, Raul Alves, Visconde do Rio Branco e Santos Dumont, ruas Antônio Pedro e Lauro de Freitas (Centro).  

Serviços como capinação, varrição, pintura de meio-fio, remoção de lixo e entulhos foram algumas das atribuições realizadas pelas equipes durante os mutirões. Tudo isso visando comunidades limpas e devidamente conservadas, a fim de oferecer saúde aos moradores, além de uma consequente melhoria no aspecto visual das localidades. "Este é um trabalho que faz parte do nosso cronograma de ações para manter a cidade limpa e agradável para a população. Os mutirões atuam com todos os serviços de uma vez só, proporcionando melhorias nos bairros", destacou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes.

Ascom SESP
Política
24 de Outubro / 2014 às 21:01 | Nenhum Comentário

Dentre as várias manifestações visando à prevenção e ao combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Jaguarari realizou uma caminhada, na manhã desta sexta-feira, 24/10, para coroar todas as ações do Outubro Rosa. A iniciativa da Secretaria de Saúde contou com a participação de centenas de pessoas que percorreram as principais ruas e avenidas do município, até a Praça Alfredo Viana. A caminhada reuniu pessoas de todas as idades e buscou sensibilizar a população sobre a importância de as mulheres realizarem a mamografia anualmente, em especial a partir dos 35 anos, e  a importância do autoexame através do toque regularmente.

A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa, campanha realizada em todo o mundo com objetivo de mobilizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do câncer de mama. De acordo com a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, a caminhada foi um sucesso.  "A caminhada serve para conscientizar que devemos zelar sempre pela saúde e o bem estar dos munícipes. É com grande alegria que realizamos este evento de alerta ao Câncer de Mama, a segunda Caminhada do Outubro Rosa em nosso município", destacou a secretária.

Ascom Jaguarari
Policial
24 de Outubro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

O 3º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, REALIZOU no dia 21 de outubro de 2014, pela manhã, a solenidade de Formatura de 31 novos Sargentos. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e  foi presidida pelo SubComandante Geral da Policia Militar da Bahia, Cel PM Carlos Sebastião De Oliveira Eleutério Filho.

A cerimônia teve como propósito marcar o final do ciclo especial de formação dos novos sargentos profissionais de segurança pública do Estado da Bahia, e iniciar uma nova fase, desta vez como  graduados devotados à defesa da sociedade. O sargento é o elo entre o comando e a tropa, é ele quem lidera os grupos diários que patrulham as cidades, sendo, na maioria das vezes, o lider de equipe responsável pelo primeiro atendimento nas ocorrências mais diversas, desempenhando, portanto um papel propedéutico importante na seara da segurança pública. A cerimônia foi marcada por momentos de muita emocão  pela conquista de uma vitória aguardada há muitos anos tantos pelos policiais formandos quanto pelas suas famílias, também presentes na solenidade.

Os interessados em obter mais informações devem manter contato com a sede do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar da Bahia, situado no Km 04 da Rodovia Lomanto Júnior, no bairro Tancredo Neves, Juazeiro,  ou entrar em contato com este Oficial Comandante pelo telefone (74) 3613-8567, das 09h às 17h.

Com informações de Nilton Paixão Silva Santos – Ten Cel PM Comandante
Política
24 de Outubro / 2014 às 20:03 | Nenhum Comentário

Mais de 100 alunos da rede estadual iniciaram a preparação na noite de quinta-feira (23) para se apresentar em sarau e festival de música durante o 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola, que começa oficialmente na próxima terça (28), às 9h. Os jovens, que participarão do projeto Tempos de Arte Literária (TAL) e do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), foram recepcionados no Hotel Matiz, no bairro do Stiep, em Salvador, por professores e representantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. 

O estudantes passarão por treinamento de canto, performance vocal, expressão corporal, direção artística, além de oficina de teatro e poesia para a apresentação final de cada projeto. Nesta quinta, eles conheceram os professores que irão prepará-los para declamar seus textos e poesias, durante o 6º Sarau do TAL, e as apresentações musicais do dia 30, acompanhadas com banda para os finalistas do Face. 

As atividades fazem parte da programação do encontro, que vai reunir cerca de 20 mil estudantes da rede pública de todo o estado entre os dias 28 e 30, na Arena Fonte Nova, e também inclui jogos estudantis, apresentação de trabalhos científicos, projetos artísticos de mais de 1.200 escolas, entre dança, canto, teatro, vídeos, artes visuais, entre outras.

Homenagem a Caymmi  

A abertura do Encontro acontece na próxima segunda-feira (28), às 19h, no Salão das Artes da Arena Fonte Nova, com participação do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto. A edição deste ano vai homenagear o centenário de Dorival Caymmi. De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação, Amélia Teresa Maraux, o evento reúne projetos que são resultado de um trabalho de diversas etapas realizadas o ano todo e seguem uma proposta pedagógica. "Essas iniciativas não tem só o papel de revelar os artistas, mas funcionam como reforço, atuando na melhor qualificação deles enquanto estudantes que são, e também como seres humanos que vêm aqui, trocam experiências e dizem, ao final de cada encontro, que saíram daqui pessoas diferentes".

Jogos Estudantis 

Paralelas às manifestações artísticas, acontecem também competições dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), incentivando a prática de esportes e a socialização por meio da atividade física. Os alunos irão disputar os títulos nas modalidades de futsal, judô, basquete, capoeira, handeibol e voleibol, além de participar de um festival de xadrez que acontece em paralelo às atividades.

Secom GovBa
Política
24 de Outubro / 2014 às 19:28 | Nenhum Comentário

A Praça de Esporte e Cultura (PEC), o mais novo empreendimento da cidade de Petrolina, será inaugurada np mês de npvembro. è o que garante o prefeito Julio Lossio, que visitou o equipamento nesta sexta-feira (24)."A programação para inauguração da PEC está dentro do cronograma, em breve vamos entregar esse equipamento fantástico a comunidade. Peço que vocês ajudem a cuidar deste espaço, que passa a ser da coletividade", declarou o prefeito. A praça, que tem espaço de 3 mil m², está construída no bairro Rio Corrente (zona oeste da cidade) e atenderá aos moradores dos bairros São Gonçalo, Rio Claro, CohabVI, e adjacências.

O equipamento ofertará diversos espaços de lazer e arte para a comunidade petrolinense como biblioteca, cine teatro com capacidade para 60 pessoas, telecentro, quadra coberta, área para jogos de mesa e ginástica, pista de skate e de caminhada, espaço da criança e de multiuso, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), entre outros.

O objetivo da Praça do Esporte e da Cultura, em convênio com Governo federal, é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Ascom PMP
Política
24 de Outubro / 2014 às 19:00 | 4 Comentários

O prefeito de Sento Sé Ednaldo Barros (PSDB) foi sentenciado nesta quinta-feira, 23, pela 2ª Câmara do Tribunal de Justiça a cumprir dez anos e três meses de reclusão. Segundo informações do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o prefeito foi condenado por desviar recursos públicos.

Ednaldo foi eleito em 2009 e reeleito em 2012. Ele também já havia sido prefeito de 1997 a 2003. Ainda de acordo com o MP-BA, Ednaldo desviou recursos por meio de aquisições fraudulentas de móveis escolares e materiais de limpeza realizadas em 1998 e acobertadas com notas fiscais "frias".

Além do tempo de reclusão, a sentença prevê ainda perda do cargo, afastamento imediato das funções, inelegibilidade por oito anos e inabilitação para o exercício do cargo público por cinco anos. A condenação teve como base duas ações penais ajuizadas pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP) do MP-BA.

Informações do Jornal A Tarde
Política
24 de Outubro / 2014 às 18:31 | 3 Comentários

Reta final de campanha para presidência da República em Juazeiro e o clima ficou tenso na tarde desta sexta-feira (24) no programa Geraldo José, na Transamérica FM. Defensores do projeto político liderado pelo Senador mineiro Aécio Neves (PSDB), os ex-prefeitos e ex-deputados federais Jorge Khoury e Joseph Bandeira, acompanhados dos advogados e membros do PV, Wank Medrado e Márcio Jandir, falaram durante vinte minutos sobre o que esperam em caso de um governo tucano.

“Eu estava no Congresso Nacional quando o PT defendia a ética, a moralidade e não é isso que a gente ver hoje. O partido não é mais o mesmo, inclusive, aqui em Juazeiro. O sentimento da população brasileira é de mudança e acreditamos que domingo (26), este sentimento será confirmado nas urnas”, declarou Jorge Khoury.

Bandeira argumentou que não sofrerá perseguições internas no PSB, porque foi uma das condições exigidas para se filiar ao partido quando convidado por Eduardo Campos. “Não voto mais no PT nesta e nem nas futuras encarnações porque eu tenho vergonha na cara”, declarou Joseph.

Nos vinte minutos seguintes, o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) defendeu a reeleição de Dilma Rousseff como garantia de investimentos na Bahia e em Juazeiro. “A travessia urbana, intervenção urbana, BR-235, ruas pavimentadas, asfaltadas, água e energia para todos, entre outros projetos são a certeza de que a Bahia e Juazeiro em especial que deu 60% da votação para Dilma, devem confirmar a reeleição da presidente no domingo”, disse.

“Além das inúmeras ações sociais e obras estruturantes em todo o Brasil a grande façanha do nosso governo foi acabar com a fome. Nós já tivemos 32 milhões de brasileiros pedintes, que andavam de porta em porta e passavam fome. Hoje, são apenas 2 milhões e nós vamos trabalhar no próximo governo para extinguir essa situação que humilha o cidadão, humilha a família”, justificou Crisóstomo Lima (zó) vereador do PCdoB, eleito deputado estadual no pleito deste ano.

Ao final das declarações do ex-deputado Jorge Khoury no primeiro bloco, registrou-se rápido desentendimento com o vereador Zó, que de imediato foi dissipado com pedido de desculpas e abraços cordiais. Jorge imaginou que Zó tivesse ironizado suas declarações ao conversar com o colega parlamentar Damião Medrado.

Da redação com foto de Geraldo José
Política
24 de Outubro / 2014 às 18:00 | 3 Comentários

Na tarde desta quinta-feira (23), o ex-presidente do Sinserp e candidato a reeleição, Cícero Sales, Reginaldo Marçal e sua equipe entregaram ao Presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Ricardo, o requerimento de registro de chapa com o slogan "O Trabalho sério não pode parar". Com uma diretoria que instituiu vária reformulações, Cícero Sales, sai na frente do seus oponentes e pré-candidatos, Telma Marineide, Francisco Arnóbio e Jorge Queiroz, que até a tarde desta sexta-feira (24) não teriam efetivado o requerimento de suas chapas,

“Diferente da eleição anterior a nossa chapa vem fortalecida”, acredita Cícero por ter como vice-presidente José Reginaldo Marçal que foi seu principal concorrente no último pleito. Cícero alega que tem recebido apoio de todos os setores como Guarda Municipais, Agentes de Segurança, funcionários da saúde e educação, além do trânsito que tem na sua chapa um dos principais nomes nas secretarias, o AGT Rosinaldo Alves. “Nós temos recebido apoios de todas as categorias o que fortalece a chapa na disputa que é composta com 24 nomes do quadro de Servidores da Prefeitura Municipal”, concluiu.

Variadas
24 de Outubro / 2014 às 17:27 | Nenhum Comentário

O paulistano filho de nordestinos, um piauiense e uma pernambucana, Edvaldo Santana, foi um dos convidados do programa Geraldo José na tarde desta sexta-feira (24) na Transamérica FM. Simples embora possuidor de uma obra com mais de 300 composições, algumas delas em parceria com Arnaldo Antunes, Itamar Assunção e Tom Zé, Edvaldo Santana explicou que está lançando o seu sétimo trabalho solo “Jataí” sendo que na carreira de 40 anos já soma em torno de quinze discos, entre eles, três vinis.

“Fazer uma carreira independente não é fácil, mas foi uma opção pessoal porque desta maneira posso fazer o que gosto, da forma que aprecio e graças a Deus tem dado certo”, justificou Santana. Ao executar “Quando Deus quer até o diabo ajuda”, a primeira do atual CD, Edvaldo esclareceu que tem misturado elementos da música negra espalhada pelo mundo tipo blues, reggae, salsa, rock, jazz, com ritmos que compõem a diversidade da música brasileira (samba, xote, choro, coco, baião), criando uma nova identidade estética dentro do caldeirão sonoro do planeta.

Na primeira viagem a Juazeiro e Petrolina, região que disse ter ficado encantado, divulgando seu mais novo álbum, Edvaldo Santana esteve participando, no dia 22 de outubro, no Canto de Tudo-UNEB, da primeira edição do “Conversas Musicais”, evento de caráter extensivo ligado ao projeto de pesquisa “Música e Educação”, coordenado pelos professores Paulo Soares e Odomaria Macêdo”, o qual pretende tornar-se um encontro marcado entre compositores (músicos e letristas), produtores, divulgadores, musicófilos e outros interessados nas múltiplas conexões da música na vida contemporânea, visando estabelecer um espaço de audição musical e de discussão pedagógica sobre produção, mediação, recepção e formação em música, bem como os processos criativos nesse campo.

Nesta sexta-feira, dia 24/10, às 21 horas, Edvaldo Santana faz show na sala principal do Centro de Cultura Gilberto.  No repertório canções do mais recente álbum Jataí como "Nada no Mundo é igual", "Quando Deus quer até o diabo ajuda", "Amor é Graça", "A poda da Rosa" e tambem músicas representativas da sua trajetória artística: "Lobo Solitário", "Choro de Outono", "O jogador", "Variante". O bardo paulistano da zona leste estará fazendo um show solo onde canta e toca violão.

Da redação com foto de Geraldo José
Espaço do Leitor
24 de Outubro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

O leitor Dirlei Ferreira Gomes, enviou para nossa redação, a informação de descaso do poder público. Segundo ele, está ocorrendo mal uso e desperdício da água no bairro Malhada da Areia, veja abaixo na íntegra:

Caro Geraldo, após tentativas de resolver por meios normais, vislumbrei a necessidade de solicitar seu costumeiro apoio à população do bairro Malhada da Areia aqui em Juazeiro.

Trata-se de um descaso e desperdício de água no momento de crise em que passamos, sendo um problema causado proveniente da distribuição feita pelo SAAE na rua E (antigo loteamento D. João), sem contar com os transtornos causado devido falta de pavimentação no local, provocando um incômodo lamaçal com água parada, contribuindo para o aumento da proliferação de mosquitos (muriçocas) e conseqüentemente doenças em seu entorno. Solicitamos aos órgãos responsáveis a atenção para este bairro carente de serviços público e que faz parte de Juazeiro.

Sou morador desta rua e passo por privações devido um problema que já persiste há algum tempo, onde a necessidade de atenção é eminente e com certa urgência.

Dirlei Ferreira Gomes

Política
24 de Outubro / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), vai distribuir 26.250 sacos de 50 quilos de farelo de soja para evitar que pequenos criadores sejam prejudicados com nova perda de rebanhos, decorrente da estiagem prolongada que atingiu a região Nordeste do Brasil. Com esse incentivo, os criadores poderão alimentar os rebanhos remanescentes, com o farelo de soja - uma opção complementar ao milho.

Desenvolvida por meio da Superintendência da Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), a ação beneficia produtores rurais atuantes na Bacia do Jacuípe, Itaparica, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Sertão do São Francisco, Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçi, Velho Chico, Sertão Produtivo, Bacia do Rio Corrente, Semiárido Nordeste II e Irecê.

Secom Bahia
Eleições
24 de Outubro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

A propaganda eleitoral em rádio e televisão termina nesta sexta-feira (24), a dois dias da votação do segundo turno. Também encerra o período de publicação paga de peças publicitárias eleitorais na mídia impressa e o prazo para a realização de debates. Nesta sexta, também é o último dia para os presidentes das mesas nas seções eleitorais que não receberam o material para a votação comuniquem o fato a Justiça Eleitoral. A publicidade eleitoral veiculada por carros com alto-falante e amplificadores; a divulgação de material gráfico, de jingles e mensagens de candidatos; e a realização de caminhadas e carreatas ainda é liberada até este sábado, entre as 8h e as 22h. São esperados 143 milhões de eleitores, que tem das 8h às 17h, em horário local, para escolher seu postulante à Presidência da República e a governador (em caso de segundo turno). Com infotrmações da Agência Brasil.

Agência Estado
Policial
24 de Outubro / 2014 às 15:30 | 2 Comentários

Em depoimento da delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que intermediou em 2010 o pagamento de R$ 20 milhões para o caixa 2 da campanha de Eduardo Campos (PSB), na época candidato à reeleição ao governo de Pernambuco. Nos autos da Operação Lava Jato, consta que Costa denunciou o ex-ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff (PT) como operador da transação. Bezerra foi eleito senador pelo PSB de Pernambuco e foi ex-braço direito de Campos. Costa relatou ao Ministério Público Federal (MPF), antes, que Bezerra pediu a ele o dinheiro para ser usado na campanha de Campos, morto tragicamente em um acidente de avião. Também foram apontados pelo ex-diretor pelo menos 32 deputados e senadores do PSDB, PT, PMDB e PP com esquemas de propina nas obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O doleiro Alberto Youssef, preso desde 17 de março, também faz delação premiada e já citou 28 parlamentares. Na época, o ex-ministro Bezerra era secretário de Desenvolvimento do governo do Estado e presidente do Porto de Suape (entre 2007 e 2010), onde foi construída a refinaria. O ex-ministro, em resposta, afirmou que as declarações buscam “manchar a memória” de Eduardo Campos.

BN
Policial
24 de Outubro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam um adolescente de 14 anos com droga, nesta quinta feira (23), às 21h50, na Rua Campo Formoso, centro de Senhor do Bonfim.

Em abordagem, a guarnição encontrou dois cigarros de maconha com o menor. Na presença de sua mãe, que foi procurada para acompanhar o caso, o adolescente desacatou a guarnição e afirmou que os policiais estavam mentindo.

O adolescente, juntamente com o material apreendido, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.

Asscom
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

A gestora da Saúde do município, Lucia Giesta, reservou a manhã desta quinta-feira (23) para visitar e acompanhar algumas obras que estão em andamento, junto às equipes do Núcleo de Obras e da rede de Atenção Básica. Lucia visitou os canteiros de obras da UPA 24h, AME Jardim Amazonas e as reformas das unidades de saúde do C1, C3 e Cosme e Damião.

Durante a visita, a equipe checou o andamento das obras e algumas adequações para melhor estruturação dos prédios, a exemplo da unidade do Cosme e Damião. “A unidade de saúde do Cosme e Damião iniciou sua reforma recentemente, mas já vemos avanços e bons resultados. Juntamente com os profissionais do Núcleo de Obras estamos estudando o espaço do prédio para que possamos ampliar área de recepção e estruturar o escovódromo que não tínhamos nesta unidade”, destacou Lucia.

A comunidade do projeto Senador Nilo Coelho – C3 será a próxima localidade beneficiada. Na próxima semana, dia 07, a Unidade Básica de Saúde será entregue após a reforma. “No dia 07, que é uma sexta-feira, toda a equipe da Secretaria de Saúde, juntamente com o prefeito Julio Lossio, estará no C3 para entregar mais um equipamento público de saúde reformado e adequado às necessidades dos usuários”, afirmou a gestora. A solenidade de entrega será às 19h.

Ao todo, são 16 obras em andamento – seis unidades básicas em reforma, sete construções de AME, duas Academias da Saúde e a UPA 24h.  

Asscom
Política
24 de Outubro / 2014 às 14:00 | 5 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento e Habitação (SEDUH), Jorge Barboza, entregou à população de Juazeiro mais uma obra de pavimentação asfáltica concluída na cidade. Com festa e muita alegria dos moradores, foi inaugurada, na noite desta quinta-feira (23), a Avenida Irmã Dulce I, do bairro Alto da Aliança. Com 1.000 metros de extensão, a obra está incluída na Intervenção Urbana e vai melhorar a infraestrutura da cidade.

Segundo o secretário da SEDUH, Jorge Barboza, este é um momento muito importante para a gestão municipal e para os moradores do bairro Alto da Aliança que há muito tempo ansiavam pela pavimentação desta avenida. "Hoje temos o prazer de entregar uma via totalmente recuperada à comunidade com um asfalto de qualidade, construção de sarjeta, calçadas, queda d’água, meio fio, redutores de velocidade e faixa de pedestres. É uma conquista para nosso governo e principalmente para a população", afirmou.

O Prefeito Isaac Carvalho ressaltou que os serviços de pavimentação asfáltica têm sido obras importantes para sanar o déficit de infraestrutura do município, citando o exemplo da Avenida Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Quidé, recém inaugurada.  “Inaugurar esta avenida é um marco na pavimentação da nossa cidade, assim como a recuperação da BR 235, a Travessia Urbana que já teve a licitação aberta e as obras de infraestrutura nos quatro cantos da cidade, a exemplo da Avenida Irmã Dulce II na Malhada da Areia, Avenida Cristalina no bairro Antonio Conselheiro, Avenida Girassol no Argemiro, pavimentação a Giuseppe Muccini e a Travessa da Codevasf, com serviços de drenagem em Piranga”.

Isaac lembrou ainda que serão pavimentadas 200 ruas e que já está acontecendo a Requalificação Comercial do Centro da cidade. “Além de tudo isso, a nossa gestão também tem investido em educação e recentemente conseguimos a aprovação do curso de Medicina. Tudo isso para melhorar a vida da população e fazer de Juazeiro uma cidade feliz, boa para viver e trabalhar”, finalizou o gestor municipal.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 14:00 | 1 Comentário

Na noite desta quinta-feira (24), os músicos de Uauá se reuniram no salão nobre da Câmara de Vereadores com objetivo de reativar a associação, AMU (Associação dos Músicos de Uauá), há três anos registrada, mas sem atuação. 

O compositor e sindicalista, Francisco-Prolepses, com a documentação em mãos, convocou os músicos no intuito de informá-los da importância de estar unidos em associação e formar nova diretoria.

A reunião contou com a participação do administrador de empresas, Adão Gomes, que falou sobre os trâmites legais e a função de cada diretor, do Assessor Especial de Cultura, Pedro Peixinho, que falou um pouco do histórico da musicalidade na cidade e da importância de uma associação para a defesa dos direitos da categoria, assim como para obter apoio nos projetos desenvolvidos e do músico e sindicalista, Antônio Marcos, que parabenizou pela iniciativa e empenho de todos, enaltecendo o potencial dos artistas da terra, que tem seu reconhecimento na região e no país.

Em seguida, foi aberta para plenária que, de forma unânime, decidiram pela ativação da associação e se propuseram a participar. Ficando constituída a nova diretoria com os seguintes nomes:

1.Presidente: Sidiones de Sena França

vice-presidente:  Thiago Ferreira Alves

3.1º secretário:  José Primo

4.2º secretário: Herbete Almeida

5.1º Tesoureiro: Roberto Dantas

6.2€ Tesoureiro: Josinei Santos de Souza  

7.Diretor cultural: Geovane Conceição Barbosa

8.Diretor de Articulação: Francisco T. dos Santos

9.Conselho Fiscal, Presidente: Henrique da Silva

10.Secretário do conselho fiscal: Osmilton Ribeiro

11.Relator do Conselho: Francisco Denys Rodrigues

12.Suplente: Leisto Teles Lima

13.2. Suplente: Carlito João Dantas

14.3.Suplente: Junior da Silva Santos

Variadas
24 de Outubro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Na manhã desta quinta-feira (23.10), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), formou mais um residente na área de pediatria. A médica, Sandra Gomes Medeiros, apresentou seu trabalho de conclusão de curso em uma reunião anátomo-clínica e mostrou um caso clinico de uma criança de com Linfoma, um tipo de câncer que pode provocar aumento no volume do abdômen.

Segundo Sandra Medeiros, os dois anos de residência no HDM contribuiu significantemente para sua formação e prática profissional. “Decidi realizar minha residência aqui por que já tinha boas referências a respeito do trabalho desenvolvido pela instituição. Tive a comprovação nesse período de atuação, foi uma experiência única, temos um corpo de preceptores bastante preparados e a qualidade do ensino foi fundamental para minha capacitação profissional”, relata.

Na ocasião, a oncologista pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), de Recife (PE), Michelle Viana Taveira, que ajudou a residente na realização da pesquisa, também fez alguns esclarecimentos a respeito do caso e elogiou a apresentação. “Mandei um caso que tivemos lá no IMIP de Recife para ajudar na pesquisa da residente e vim prestigiar o trabalho dela. A apresentação foi ótima, ela fez tudo muito bem feito e teve embasamento teórico pra isso. Esse é realmente o principal objetivo, que o pediatra pense a respeito do problema e possa chegar a uma conclusão que venha viabilizar o diagnóstico do paciente”, explica a oncologista. 

A diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, comemora esta conquista da Unidade de Saúde. "Hoje foi um dia especial para todos nós que fazemos parte do HDM, pois concretizamos uns dos nossos objetivos que é ofertar à população profissionais formados dentro da realidade do SUS, com excelente embasamento teórico, postura ética e atendimento humanizado", disse. 

Asscom
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Considerando a alta movimentação nos colégios eleitorais no próximo domingo (26) dia de votação em segundo turno, a Prefeitura de Petrolina por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana já elaborou o cronograma de atendimento a esses locais com a limpeza urbana. O serviço será realizado na manhã dessa segunda-feira (27).

Serão distribuídos pelos maiores colégios eleitorais da cidade, ao todo 19, cerca de 200 homens que realizarão o trabalho de catação e varrição de santinhos deixados nas ruas. Assim como no primeiro turno, a previsão é que as equipes permaneçam nos locais (Areia Branca, Vila Eduardo, José e Maria, Cohab VI, João De Deus além do Centro e Avenida da Integração) até a terça-feira (28) quando devem concluir todo o trabalho.

Mesmo com o decreto da Prefeitura de ponto facultativo nessa segunda-feira, devido ao dia do servidor comemorado na terça (28), adiantando o feriado, os serviços de limpeza e coleta domiciliar do lixo em toda a cidade acontecerão normalmente, obedecendo a escala rotineira.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina Foto G1
Policial
24 de Outubro / 2014 às 12:30 | 1 Comentário

Nesta quinta-feira, dia 23, a PRF em atividade rotineira na BR-407 km 95,0 em Petrolina-PE abordou o veículo HONDA/NXR150 BROS de cor Laranja, placa NUY-8034 conduzido por Edson Alves Filho de 49 anos.

Após verificação dos sinais identificadores do veículo, constatou-se que a marcação do número do Chassi havia sido modificada constando queixa de Furto/Roubo nos sistemas SERPRO/RENAVAM

Edson Alves Filho foi conduzido à Polícia Judiciária e enquadrado por Receptação Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: (Redação dada pela Lei nº 9.426, de 24.12.1996).

Eleições
24 de Outubro / 2014 às 12:03 | 2 Comentários

Crédito : Reprodução

Em matéria desta quinta-feira (23), no jornal O Globo, o advogado do doleiro Alberto Youssef, Antonio Figueiro Basto, disse desconhecer a suposta declaração de seu cliente estampada na capa da revista Veja, de que a presidente Dilma e o ex-presidente Lula sabiam do esquema de corrupção na Petrobrás. O advogado desmente a Veja e diz : "eu nunca ouvi nada que confirmasse isso (que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras). Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso ". Ele ainda disse que conversou com toda a sua equipe e ninguém teria conhecimento de declarações desse teor: " Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo.

Em recentes declarações sobre o vazamento de outro depoimento, Antônio Figueiredo Basto, já tinha alertado sobre o que ele chamou de “influência estranha” e “interesse eleitoral” no processo da Operação Lava Jato que trata dos supostos desvios de recursos e pagamento de propina a políticos e partidos envolvendo a Petrobrás. A reação de Basto, veterano criminalista estabelecido em Curitiba (PR), veio após a suspeita levantada no depoimento de Leonardo Meirelles, “testa de ferro” do doleiro Alberto Youssef nas fábricas de medicamentos Labogen, que acusou o ex-presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), morto em março deste ano, de fazer parte do esquema de desvio de recursos na estatal..

Na oportunidade, Basto considerou “É um fato gravíssimo e vou tomar medidas junto ao Ministério Público Federal para investigar o que está acontecendo nesse processo.” “Eu tenho convicção que tem influência estranha nesse processo, de terceiro, que tem interesse eleitoral em usar essa instrução”, disse o criminalista.

Com informações de o Globo e Estadão
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Fundado em 25 de outubro de 1995, o River Shopping chega à marca dos 19 anos. Para comemorar a data, o superintendente Welton Carvalho e equipe participam de um evento para funcionários e colaboradores. 

Com uma localização estratégica, unindo os principais bairros de Petrolina e a apenas dois quilômetros da cidade-irmã, Juazeiro (BA), o River Shopping recebe 24 mil visitantes por dia. Atento ao seu público, o centro de compras está sempre de olho no mercado para trazer marcas nacionais e internacionais e operações modernas para a população do Vale do São Francisco. Ao longo de sua trajetória, o centro de compras passou por diversas expansões e hoje ocupa uma área construída de mais de 36.000m². Atualmente é composto por mais de 130 operações comerciais entre lojas satélites, lojas-âncora, megalojas, quiosques, Praça de Alimentação e complexo de lazer e entretenimento, incluindo o cinema com quatro salas, sendo uma em 3D.Para o conforto dos visitantes, o Shopping oferece estacionamento para 1.500 vagas.

“É uma data importante. São quase duas décadas de investimentos, firmando parcerias para aprimorar o atendimento ao cliente, oferecer marcas de sucesso e compor um mix diversificado, que atenda o que eles procuram”, diz o superintendente, Welton Carvalho.

Variadas
24 de Outubro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

Sempre atento à atualização dos seus profissionais e com a finalidade de estabelecer uma equipe com capacidade de resolução de problemas e habilidades técnicas, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE), o Hospital Dom Malan, Em Petrolina e o Hospital Regional de Juazeiro enviaram representantes para o IV Congresso IMIP de Saúde Integral que ocorreu na última semana em Recife (PE). A coordenadora de enfermagem da UPAE, Grazziela Franklin, ressalta que o evento discutiu temas atuais na saúde, sob a ótica multiprofissional. “A experiência foi de imensurável importância para todos os profissionais e estudantes, que desejam atualizar seus conhecimentos pela tríade do ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Do HDM participaram a diretora de atenção à Saúde, Tatiana Cerqueira, e a coordenadora de enfermagem, Pricylla Macedo. “O saldo foi positivo. O Congresso do IMIP permite uma atualização muito importante para o profissional das diversas áreas da saúde” pontuou a médica. “Foi bastante gratificante ir ao Congresso, pois o foco principal foi sobre a Segurança de Paciente, fiquei muito feliz por participar como presidente de mesa, onde o tema abordado foi: “Boas práticas na inserção e manutenção do cateter" Foi um trabalho bastante rico para adquirir novos conhecimentos”, ressaltou Pricylla Macedo.

Já os profissionais do Hospital Regional de Juazeiro, além de participarem do congresso, tiveram três trabalhos científicos aprovados. Os trabalhos desenvolvidos no HRJ são da área temática de métodos complementares de diagnostico e tratamento  com os temas: Estratégias para implantação do protocolo de cuidados paliativos na Clínica Médica do Hospital Regional de Juazeiro, Intoxicação exógena por Paraquat e Cuidado multiprofissional na terapia intensiva ao paciente com necrólise. Segundo o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antonio Bandeira, a participação dos trabalhos no congresso demonstra que o HRJ contribui de forma relevante para o avanço nas diversas especialidades da saúde. “Foi um grande momento para os participantes compartilharem experiências e adquirirem novos conhecimentos. Assim como mostra o compromisso dos profissionais do HRJ com a apropriação de conhecimento e tecnologias que auxiliem na melhoria do serviço desenvolvido na nossa unidade”, ressaltou.

Anne Santana Ascom HRJ
Política
24 de Outubro / 2014 às 11:00 | 10 Comentários

A prefeitura de Sento-Sé publicou no último dia 10, na pagina do diário oficial dos municípios, através do aviso de licitação na modalidade tomada de preço n° 0016/2014, tipo menor preço, a abertura de processos licitatórios para a execução da pavimentação asfáltica em TSD, de ruas e avenidas da cidade de Sento-Sé.

O projeto contempla o asfaltamento de toda área do centro comercial a partir da Avenida Deputado Jayro Sento-Sé, começando na rotatória na entrada da cidade até a praça Dr. Juvêncio Alves; todas as ruas do entorno da praça central, arrematando nas Ruas Eunapio Peltier de Queiroz, JJ Fernandes da Cunha, Theódulo Albuquerque, Laurentino Ferreira Campos, Demostenes Nunes Sento-Sé, Tenente Nelson Carvalho da Rocha, Osvaldo Lopes Ribeiro, Tenente Mario Alves, Sete de Setembro, Usina e Dr. Carlos Sampaio; e mais pavimentação completa ao longo das ruas Desembargador Osvaldo Sento-Sé até o canal do Tombador; rua João Nunes de Azevedo; rua Francisco de Souza Reis, rua do Mercado municipal até o parque de vaquejada; avenida Demostenes Valverde; travessa do contorno do Tombador até o bar da Nice; travessa da Cesta do Povo; travessa do Balbino, travessa do Sindicato rural e todos os becos anexos às ruas asfaltadas.

A sessão de abertura das propostas acontecerá na próxima segunda feira, dia 27/10, às 10 hs, na prefeitura municipal. O inicio das obras está previsto para dezembro. O investimento será de R$ 1.000.000,00. O prefeito Ednaldo Barros assegurou que o certame licitatório está sendo realizado com total lisura e rigor, para que a empresa vencedora venha executar a obra com brevidade e a qualidade que o povo deseja.

Ascom Sento-sé
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 10:29 | Nenhum Comentário

O ex-prefeito de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira, e a vice-prefeita do Município, Maria Menezes Ferreira Viana, foram acusados pelo Ministério Público estadual por atos de improbidade administrativa e também denunciados, respectivamente, por crimes de responsabilidade e prevaricação. Assinadas pelos promotores de Justiça Dinalmari Messias e João Alves Neto, a ação civil pública e a denúncia foram ajuizadas dia 22. Os promotores pedem que a Justiça conceda liminar determinando a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis e o bloqueio de aplicações financeiras dos acionados até o valor da lesão ao erário público, atualmente em R$ 17.530,92, e a condenação dos réus com ressarcimento integral do dano, inclusive com aplicação de multa, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Conforme investigação do MP, foi constatado que José Robério autorizou requerimento à Receita Federal de parcelamento de débito da Prefeitura com o INSS, como também pagamentos a empresas liquidados em dezembro de 2012, mesmo após ter sido afastado do cargo de prefeito por decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Justiça da Bahia proferida no dia 4 de dezembro daquele ano e da qual ele já tinha sido oficialmente comunicado. Segundo os promotores, José Robério também teria enriquecido ilicitamente ao receber o valor de R$ 7.443,35. De forma proporcional ao salário de prefeito de R$ 9.234,72 no mês de dezembro, o montante indevido corresponde aos 25 dias que ele permaneceu ilegalmente no cargo. Corrigido, o valor chega atualmente a R$ 17.530,92. José Robério é acusado de improbidade por ferir os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade e denunciado por apropriação ou desvio de bens ou rendas públicas em benefício próprio e também por deixar de cumprir decisão judicial sem a devida justificativa.

Já Maria Viana, que continua no cargo de vice-prefeita, é acusada de ter colaborado com José Robério por não ter, em contrariedade ao previsto em lei, ocupado o cargo de prefeito de Eunápolis, após a Justiça ter determinado o afastamento dele. Segundo os promotores, a vice-prefeita foi omissa ao não assumir a prefeitura, o que caracteriza ato de improbidade administrativa e crime de prevaricação previsto no artigo 319 do Código Penal. 

Cecom/MP Imagem da Internet
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 10:00 | 1 Comentário

Nesta quinta-feira, dia 23, Naldinho do Quidé articulou uma importante reunião na sala de Marcos Cardoso, Gerente de Trânsito da Prefeitura Municipal de Juazeiro, junto aos moradores do bairro Quidé, a exemplo de Dona Antônia, Crispiniana, Dona Sueli e Domingos, que outrora fizeram manifestação em via publica, solicitando lombadas e uma melhor sinalização da nossa Avenida Nossa Senhora de Nazaré, que logo após de um bom dialogo, entre Prefeitura e comunidade, os mesmos saíram para avenida citada, para discutir, onde seriam colocadas as lombadas. Segundo Cardoso as placas de sinalização já serão colocadas nesta sexta-feira dia 24, e as sete lombadas, até a próxima semana.

Variadas
24 de Outubro / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

Nesta sexta-feira (24), os hits que marcaram época no axé e no forró vão tomar conta do Depósitto. A edição especial do Mamãe Não Me Acha contará com shows temáticos de Alan Cleber e Forró Tio Chico, que irão resgatar diversos clássicos dos anos 80 e 90.

Alan Cleber, que apresentará o show Axé Magia, está bastante inspirado com a festa: "A gente vai trazer o axé autêntico de Sarajane, Luiz Caldas, Gerônimo e da própria Ivete Sangalo, que é a única hoje que sustenta o gênero musical. Hoje aquele axé de raiz faz muita falta, os artistas vieram se perdendo. Tem ainda a Timbalada, que considero mais uma banda percussiva. A Claudia Leitte, por exemplo, não tem identidade. É muito americanizada. Então venham curtir esse show lindo que é a cara da nossa Bahia", convida.
 
João Vitor, vocalista do Forró Tio Chico, também vai seguir o embalo da saudade: "Além dos clássicos de Luiz Gonzaga, hits da Limão com Mel, Mastruz com Leite e Fala Mansa, nosso show vai trazer roupagens em forró de músicas de outros gêneros, como do Legião Urbana", revela. Os convites femininos estão disponíveis no Passaporte da Folia, em Juazeiro. A festa começa às 23 horas. 
Eleições
24 de Outubro / 2014 às 09:03 | 9 Comentários

Pesquisa IstoÉ Sensus divulgada nesta sexta-feira mostra o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, nove pontos à frente da adversária Dilma Rousseff (PT). O tucano aparece com 54,6% das intenções de votos válidos, contra 45,4% de Dilma. A pesquisa também mostra que, a dois dias da eleição, 11,9% do eleitorado ainda não sabe em quem votar. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio tem 48,1% e Dilma, 40%. O instituto Sensus mediu também a rejeição dos candidatos e aponta que 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam de forma alguma em Dilma, enquanto 33,7% disseram o mesmo de Aécio. O Sensus entrevistou 2 mil eleitores de 136 municípios em 24 Estados entre os dias 21 e 24 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01166/2014.

Agência Estado
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 08:30 | 1 Comentário

Auxiliares de serviços gerais e da copa do Centro de Especialidades Médicas (Policlínica) e Odontológicas (CEO), LACEN, CERPRIS e CAPS de Juazeiro participaram nesta quarta (22) e quinta-feira (23) da quarta edição do curso de Atualização de Limpeza e Desinfecção de áreas hospitalares, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde. O evento aconteceu no auditório da SESAU. Através de palestras, exibição de vídeos e rodas de conversas, os profissionais conheceram um pouco mais sobre as prioridades do SUS para manter o ambiente dentro dos padrões de limpeza, higiene e desinfecção das superfícies, regulamentadas pelo Ministério da Saúde.

Durante o curso, foram apresentadas as principais formas de transmissão das infecções hospitalares, importância do uso do equipamento de proteção (EPI) e máscaras para evitar a transmissão de doenças através de fungos, bactérias ou vírus, como também, a contaminação de alimentos por vetores. “Locais sujos também podem ser atrativos de insetos e roedores, causando doenças. É importante solicitar periodicamente a desinfecção local, como também lavar as mãos e esterilizar os materiais. Os fungos podem causar micoses ou alergias. Os materiais sujos, espirro e tosse de pessoas gripadas, podem causar infecções”, lembra a enfermeira Silvane Braga.

A enfermeira completa dizendo que o aperfeiçoamento dos serviços de saúde e a valorização dos profissionais são essenciais para adquirir um ambiente adequado tanto para a equipe como para os pacientes. “Um ambiente limpo é considerado um diferencial, pois pode ajudar a reduzir a mortalidade e infecções. A prefeitura continuará conscientizando seus funcionários para a importância da higiene e prevenção de doenças. O objetivo é conquistar mais qualidade de vida e saúde”, completou Silvane Braga.

Para a  auxiliar de limpeza do CERPRIS, Noeme Maria dos Santos, o curso foi muito bom e atendeu suas expectativas. “É necessário estar atualizado. A área da saúde é delicada e precisa de atenção redobrada. Aprendi bastante. Estou com muita vontade de colocar em prática”, disse. “O treinamento ajuda quem não sabe e quem sabe aprende um pouco mais”, afirmou a auxiliar de limpeza, Dalva da Costa Lima. “Há 30 anos trabalho na área e sei como é importante usar luvas, máscaras e os equipamentos de proteção. Também é importante manter a unidade limpa e com os materiais esterilizados para um atendimento de qualidade”, destacou. A atividade foi promovida pela equipe do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria da Saúde.

Por Vânia Castro/SESAU
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de homenagear as crianças neste mês de outubro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, hoje (24), a exibição do filme “O Jardim Secreto”. A sessão é gratuita, aberta à comunidade e em especial ao público infantil, e acontecerá na Sala do Núcleo Temático 1, Campus Petrolina Sede, às 16h. Esta ação faz parte do Projeto “Cine Infância”, promovido pelo Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nupie) do Colegiado de Psicologia e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

O filme é um drama de 1993, dirigido por Agnieszka Holland, que conta a história de três crianças que vivem em uma mansão com uma rigorosa e fria governanta. Juntas, elas desafiam as regras da casa e passam a explorar a propriedade até que descobrem um jardim abandonado. O velho jardim será transformado em um lugar mágico, cheio de flores, surpresas e alegrias. 

Mayra Coelho Ascom Univasf
Variadas
24 de Outubro / 2014 às 07:29 | 5 Comentários

O Tenente Coronel PM José Anselmo Moreira Bispo, Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, foi um dos agraciados com a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, durante solenidade alusiva aos 127 anos de existência do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, nesta terça feira (21), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

 Constituindo-se na mais alta condecoração daquela Corporação, a qual tem como Comandante Geral o Coronel BM Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho, a medalha foi concedida pelo Governador do Estado João Soares Lyra Neto  a autoridades civis e militares, instituições públicas e entidades privadas pelos serviços prestados em prol da causa pública. Foram condecorados policiais militares de vários Estados da Federação, sendo que, da Bahia, foram cinco Oficiais, incluindo o Tenente Coronel Anselmo Bispo.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage