Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Policial
31 de Julho / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

No último dia 28, Policiais Militares do GTM/CETO - Companhia de Emprego Tático Operacional pertencente ao CPRN - Comando de Policiamento Regional Norte, ao receberem informações do CICOM - Centro Integrado de Comunicação de que dois indivíduos estariam armados transitando a pé entre os bairros Jardim São Paulo e João XXIII, realizaram incursões e os mesmos foram localizados nas imediações da Rodoviária. Eles foram identificados como F.S.S. de 17 anos e Marcos Barros dos Santos, 18 anos, ambos residentes na rua da Juventude nº 22, bairro Codevasf. Este último tentou dispensar a arma de fogo tipo "pistolão" com marca e calibre não identificados, número de série A10129. Ambos foram conduzidos e apresentados na Delegacia sob os cuidados da Belª Anna Karina, Delegada de Polícia.

Fonte: CETO/CPRN
Policial
31 de Julho / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam dois irmãos por violência doméstica, nesta quarta feira (30), no Bairro Barbosa Santos, em Senhor do Bonfim.

Eliel Francisco da Silva, 35 anos, que teve um corte na cabeça e Elionai Maria da Silva, 30, que teve um corte no braço esquerdo, agrediram-se mutuamente.

Após serem socorridos pelo SAMU para o hospital e medicados, os irmãos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante.

Asscom
Política
31 de Julho / 2014 às 15:59 | Nenhum Comentário

Vereadores de Juazeiro

Representantes do Ministério Público Federal

Mesa Diretora sessão extraordinária

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, ainda no recesso de julho, se reuniu extraordinariamente na manhã desta quinta-feira (31/07) e aprovou, por unanimidade cinco Projetos de Lei (PL), encaminhados pelo Executivo Municipal, que propõem doação de terrenos para a: 1)construção da sede do Ministério Público do Estado da Bahia, 2)construção do prédio próprio da subseção judiciária do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, 3)construção da sede do Ministério Público do Trabalho da 5ª Região, 4)sede própria da Procuradoria Geral do Estado e 5)construção do novo Fórum do Tribunal de Justiça na Comarca de Juazeiro.

Os Projetos de Lei compõem a primeira iniciativa para a implantação do Centro Administrativo do Município de Juazeiro. O representante do Ministério Público Federal, Alberto Bastos acompanhou a sessão e registrou da tribuna: “Venho aqui agradecer por este momento que para o Ministério Público é muito importante e dizer que eu, pessoalmente, virei aqui convidá-los para a inauguração daqui a menos de um ano. O Ministério Público tem no Legislativo um parceiro e nós queremos juntos contribuir para o avanço de Juazeiro”.

O Presidente Pedro Filho enfatizou a importância dos projetos e o papel fundamental dos vereadores: “A Câmara de Juazeiro mais uma vez dá uma demonstração de civilidade e de respeito aos interesses de Juazeiro, acima das divergências partidárias”.

Ascom Câmara de Vereadores de Juazeiro
Variadas
31 de Julho / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

A equipe Bahia Robotics Team (BRT), do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da UNEB, conquistou o quinto lugar na categoria Futebol de Robôs Simulação 3D da RoboCup 2014, a mais importante competição mundial de futebol de robôs, que aconteceu no último dia 24 de julho em João Pessoa, na Paraíba.

O Bahia RT conquistou o melhor desempenho dentre as equipes brasileiras que disputaram as categorias Major voltadas para estudantes de nível superior e pesquisadores sênior. O grupo ficou em 4º Lugar na categoria Free Challenge onde apresentou sua pesquisa para realização de passes inteligentes por robôs bípedes e em 6o Lugar no ranking geral dos desafios técnico-científicos.

A competição contou com a participação de equipes dos EUA, da China, do Japão, de Portugal, da Alemanha, da França, da Austrália e do Irã.

A Bahia RT é desenvolvida pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação da UNEB: Alan Santos, Camila Laranjeira, Elizabete Reis, Emmanuel Argolo, Marco Antonio Lago, Sergio Souza Jr. e Bárbara de Tarso sob a orientação dos professores Marco Simões, Josemar Rodrigues de Souza e Diego Frias.

Asscom
Policial
31 de Julho / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Na noite desta quarta-feira, 30, equipes do GATI do 5º BPM, por volta das 20h30mim, ao realizarem rondas no bairro Palhinhas, abordaram o veiculo Gol de cor prata e placa KIU-4457, o qual trafegava pela Av. Honorato Viana sendo encontrado em seu interior 03 (três) papelotes da droga conhecida popularmente por maconha, pesando aproximadamente 121 gramas. Em ação contínua, após devidamente autorizado por  Michel de Souza Araújo, 29 anos, responsável pelo droga encontrada no veículo, foram feitas buscas em sua residência, localizada na Rua Leucena, n° 211, Vila Nova, próximo ao bairro João de Deus), ocasião em que foram encontrados 2.324 g (dois quilos e trezentas e vinte e quatro gramas) do mesmo entorpecente e a importância em espécie de R$ 2.090,00 (dois mil e noventa reais) valor possivelmente fruto do comércio da droga. Todo material foi apreendido e conduzido à DPC juntamente com o infrator para a adoção das medidas previstas em lei.

Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE
Política
31 de Julho / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário
Mais uma linha de transporte escolar foi inserida no sistema de deslocamento dos alunos da rede municipal na zona rural. A necessidade de atender mais  seis  crianças de uma só família na agrovila Massangano fez com que a Seduc, através da Diretoria de Transportes solucionasse o transporte dessas alunos.

O acesso foi resolvido a partir da contratação de um carro que tivesse tração 4x4, já que  onde as crianças  vivem, ônibus e vans não tem como se deslocar por conta de um areal nas imediações. O transporte naquela área só pode ser feito em veículo leve com tração nas quatros rodas.

"É uma benção poder ver meus filhos serem levados para a escola e até o pequeno de cinco anos, pude colocar para estudar agora e logo o mais novo, assim que chegar na idade de ir para a escola, vai poder ir também," comemora a agricultora Paula Maria Silva. Ela tem oito filhos e seis deles andavam todos os dias dez quilômetros, do sitio Mandacaru, onde vivem até a escola José  Rodrigues Coelho, na agrovila Massangano. "Antes, a gente  tinha que acordar às 5 horas da manhã para não chegar atrasado e quando tinha aula à tarde, sair antes que acabasse a aula para não voltar para a casa à noite e agora com o transporte escolar a vida da gente melhorou bastante, tenho até mais disposição para estudar já que sempre me cansava de tanto andar," revela Luciano da Silva, um dos  beneficiados com o transporte.

A secretaria de Educação de Petrolina atende hoje no transporte escolar a mais de sete mil alunos da zona rural, incluindo nesse contexto, as crianças das áreas ribeirinhas. São 121 linhas  que percorrem um total de 25 mil KM ao dia, contando com ônibus escolares  e  também lanchas, que percorrem as águas do rio São Francisco levando e trazendo alunos de casa para a escola. 

Todos os veículos são vistoriados pela EPPTC e fiscalizados periodicamente por técnicos da Diretoria de Transportes da Seduc para garantir a segurança dos alunos .

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
31 de Julho / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Ontem (30), o produtor e representante do Instituto da Fruta do Vale do São Francisco (IFVSF), Ivan Pinto, e o Presidente da Moscamed, Jair Virginio foram recebidos em audiência com o Governador de Pernambuco, João Lira Neto, no Palácio dos Campos das Princesas, sede do Governo, em Recife/PE.  A pauta da reunião incluiu uma apresentação sobre a situação atual da infestação pela praga agrícola na fruticultura do Vale e a entrega do projeto "Sistema Integrado de Controle de Moscas-das-frutas”. Os representantes da fruticultura do Vale solicitaram apoio financeiro do governo pernambucano para aplicar as medidas necessárias na redução da população dos insetos que ameaçam a fruticultura do VSF, responsável hoje por 98% das exportações de uva e 92% das exportações de manga do país, além de manter mais de 200 mil empregos diretos na região do Vale.

A Ceratitis capitata é a mosca-da-fruta que mais provoca danos à fruticultura regional e que, em 2014, já tem registro de maior índice de infestação. Jair Virginio explicou ao governador João Lira Neto a urgência de intensificar a ação nas barreiras fitossanitárias e de controlar a praga, caso contrário o mercado interno será prejudicado e os produtores serão impedidos de exportar. “Não podemos permitir que a fruticultura do Vale tenha o mesmo destino que o tomate, interrompido pela traça-do-tomateiro e o algodão destruído pela praga do bicudo,  anos atrás em nossa região. A Ceratitis capitata já está dificultando a comercialização dos produtos nos mercados nacional e internacional, precisamos agir com muita rapidez”, desabafou Virginio.

Ivan Pinto e Jair Virginio saíram satisfeitos com os resultados da audiência, já que o chefe do estado pernambucano mostrou-se solícito às necessidades da fruticultura do Vale, “O Governador João Lira comprometeu-se em disponibilizar os recursos e implantar as ações necessárias ainda em 2014. Estamos todos muitos confiantes”, concluiu Pinto. O encontro com o governador João Lira Neto marca mais uma ação dos produtores do VSF juntamente com a Moscamed na busca de apoio dos poderes públicos para vencer a praga. Os representantes da fruticultura do Vale se reuniram no mês junho com o Ministro da Agricultura Neri Geller e na última sexta-feira (25) com o prefeito de Juazeiro/BA.

Ascom Moscamed
Espaço do Leitor
31 de Julho / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

A velha América latrina continua a todo vapor fabricando seus ditadores. Governos populistas que se elegem graças a ignorância e benevolência do povo que os carrega nos ombros, gritando palavras de ordem e igualdade social nos quatros cantos do mundo, menos nas quatro paredes de suas salas acolchoadas e confortáveis.

Uma vez eleitos esquecem os compromissos e deveres, deixam de governar democraticamente e coletivamente, utilizam recursos retrógrados como arrogância, tentando de toda forma calar a boca da sociedade organizada.

Usa da prepotência, pois, é a única forma para esconder sua incompetência de gerenciar e tocar a frente as transformações que a sociedade precisa.

Usa da força armada para tentar calar a boca dos insatisfeitos, sem perceber que provoca efeito contrário, pois uma sociedade ameaçada se torna mais forte.

Governa com mão de ferro, como se fosse o todo poderoso, sem dá satisfação a quem quer que seja, usa o dinheiro público a seu favor e a favor de sua corja que os acompanha fielmente, usurpando o suor do trabalhador.

Roubam o que há de mais sagrado no ser humano, seus sonhos, perseguem, destroem, se alimentando de vingança mesquinha e covarde, todavia termina como todos ditadores da história, bebendo o cálice do seu próprio veneno.

Professor Edi Santana

Política
31 de Julho / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Nesta sexta-feira (1), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), candidato à reeleição, estará inaugurando o seu Ponto 4000 e promovendo a primeira grande carreata que percorrerá ruas e avenidas de Petrolina.

Gonzaga Patriota convida correligionários, amigos e população em geral para a carreata em prol da inauguração de seu Ponto 4000 que fica na Avenida Nilo Coelho, 151, Gercino Coelho, já o ponto de concentração da carreata será em frente ao IPSEP II.

“Quero convocar toda a nossa militância, todos os nossos eleitores, correligionários e amigos para a nossa carreata e em seguida para a inauguração do nosso Ponto 4000. Quero encontrar com todo mundo lá, para a gente dar um banho de democracia e vontade popular de votar comigo no 40. Convide os amigos e familiares, vista-se de vermelho e vamos juntos rumo à vitória”, frisou Patriota.

Serviço:

Evento: Carreata

Hora: 17h30

Data: 01/08/2014 (sexta-feira)

Concentração: Em frente ao bairro IPSEP II (Caminho do aeroporto)

Inauguração Ponto 4000

Hora: 20h00

Dia: 01/08/2014

Endereço: Avenida Nilo Coelho, 151, Gercino Coelho (Antiga Petrolina FM)

Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
Variadas
31 de Julho / 2014 às 12:28 | Nenhum Comentário

Há 25 anos, mais precisamente no dia 02 de agosto de 1989, o principal representante da música nordestina brasileira pelo mundo, sofria uma parada cardiorrespiratória e deixava um país inteiro em lágrimas. A partir daí, Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido como Gonzagão e com otítulo de Rei do Baião, deixou verdadeiros discípulos que organizaram a Festa da Saudade do Gonzagão, realizada anualmente próximo a data da morte do forrozeiro.

Em 2014, a 25ª edição da Festa da Saudade do Gonzagão, que será realizada no dia 03 de agosto, a partir das 11 horas, no Parque Asa Branca, em Exú – Pernambuco, contará com um time de peso da música nordestina. Entre eles, um dos maiores representantes atuais dessa cultura pelo Brasil, o sanfoneiro Targino Gondim. Com cerca de 20 anos de carreira e dono de grandes sucessos do forró, como ‘Esperando na Janela’, ‘Forró pra todo lado’ e ‘Belo Sertão’ se junta a mais de vinte forrozeiros para saudar a obra de Luiz Gonzaga que influenciou a todos e tornou o gênero como um dos mais populares do país.

Além de Targino, estarão presentes nomes como Forrozeiros do Gonzagão, Os Cabras de Gonzaga, Zezinho do Exu, Tácyo Carvalho, Cosmo Sanfoneiro, Jorge do Acordeom, Flávio Baião, Maria Lafaete, Donizete Batista, Joaquinha Gonzaga e muitos outros que irão relembrar os sucessos compostos pelo eterno Rei do Baião.

Laboratório de Notícias
Variadas
31 de Julho / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário


Uma proposta aprovada pelo IF Sertão-PE no edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt) vai beneficiar estudantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e agricultores de cinco assentamentos de reforma agrária. Coordenado pelo professor do campus Petrolina Zona Rural, Silver Jonas Alves Farfan, o programa “Tecnologias sociais agroecológicas na reforma agrária, potencializando o Pronera no Submédio São Francisco Semiárido brasileiro” deve iniciar as atividades em janeiro de 2015. 

O objetivo do programa é difundir tecnologias sociais agroecológicas em assentamentos de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Submédio São Francisco, por meio da ação de estudantes de Agronomia e técnicos em Agropecuária do Pronera. “Esse projeto capacitará atores sociais que colocarão em prática ações para produzir hortaliças alimentícias, fitoterápicos, condimentares e forrageiras para a alimentação das famílias e seus criatórios que funcionará nas unidades agroecológicas”, afirma Silver.  

Ao todo, o programa vai envolver 156 pessoas, entre servidores do IF Sertão-PE, estudantes dos cursos de pós-graduação, graduação e técnico, lideranças das associações dos assentados e dos movimentos sociais, além de agricultores de cinco assentamentos, que receberão as capacitações e instalação das unidades demonstrativas das tecnologias sociais em agroecologia. “A perspectiva é que o Instituto ofereça uma educação que permita ao estudante do curso técnico em Agropecuária exercer a sua nova profissão e modificar a realidade do seu assentamento e ao de Agronomia executar um projeto produtivo e social”, destaca Silver. Além das unidades agroecológicas, uma das metas do programa, que se encerra no dia 31 de dezembro de 2016, é a elaboração de um livro sobre as tecnologias sociais em agroecologia com o relato desta experiência. 

A relação de programas e projetos aprovados no edital do ProExt está disponível em http://portal.mec.gov.br. 

Ascom IF-Sertão
Variadas
31 de Julho / 2014 às 11:29 | Nenhum Comentário

O evento, que acontece de 6 a 10 de agosto na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, promove conversas sobre fotografia com a presença de profissionais renomados no País

Os diálogos, difusões e estímulos à fotografia contemporânea normalmente se situam no Recife. Já no interior do Estado, as discussões sobre a prática são quase inexistentes. O Confluência – Encontro de Olhares, idealizado pela produtora Gabriela Izidoro com o incentivo do Funcultura, nasceu, então, para preencher essa lacuna. A primeira edição do evento, que acontecerá de 6 a 10 de agosto na Univasf, levará vários fotógrafos de renome no País para Petrolina, com o intuito de discutir as várias facetas da linguagem artística.

Um dos convidados do evento será o fotodocumentarista carioca João Roberto Ripper, que durante os 30 anos de carreira sempre colocou a fotografia a serviço dos direitos humanos, através da documentação de grupos como populações quilombolas, tribos indígenas e moradores de favelas. Ele conduzirá conversa sobre a fotografia humanista contemporânea com o pernambucano Mateus Sá, no primeiro dia do evento (6).

“Lá eu vou mostrar o trabalho que resultou da Escola de Fotógrafos Populares, que foi uma agência-escola que criei no Conjunto de Favelas da Maré, o maior agrupamento de favelas do Rio de Janeiro”, detalha Ripper, que sempre defende a fotografia como uma ferramenta para quebrar estereótipos. Já o fotógrafo Mateus Sá levará, para a discussão, questões como as imagens afetivas, a memória na fotografia e a documentação de populações tradicionais.

Leia mais.

Ascom
Variadas
31 de Julho / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Na noite desta quarta – feira (30), o prefeito Julio Lossio, inaugurou a Praça da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Maria Auxiliadora, duas horas depois de reassumir o cargo de prefeito do município, após um período licenciado  por motivos de saúde.

Julio Lossio, através da secretaria de infraestrutura, presenteia a população do bairro que faz  49 anos. “ Nós vamos poder agora, com todos esses aprendizados, trabalhar por aqueles que mais precisam. No aniversário do bairro, ele recebe essa bela praça. Esse pavimento Inter travado é ecologicamente correto, esquenta menos a cidade, pode ser tirado e recolocado para fazer drenagem e tem uma longa durabilidade. A população aprovou a obra e nós vamos poder ampliar para outros bairros “ comentou o prefeito.

Estavam presentes na inauguração os secretários de infraestrutura, Ricardo Rocha, de desenvolvimento econômico, Jorge Assunção, das cidades, Marcelo Cavalcante,  o padre Malan, entre outros.

Texto: Janaina Paiva / Foto: Gilson Pereira - ASCOM PMP
Variadas
31 de Julho / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

Um trabalho desenvolvido pelo estudante Alan Francisco Carvalho Pereira, do curso de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), conquistou o primeiro lugar na 18ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). O trabalho de Alan foi escolhido como o projeto de maior relevância na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O projeto tem como tema 'Análise da evolução da pobreza, desigualdade e nível educacional por tipo de família residente no meio rural do Estado de Pernambuco: 1995 a 2012'. A pesquisa foi desenvolvida na Embrapa, sob a orientação do professor João Ricardo Ferreira de Lima, e com o apoio da Facape.

Segundo Alan, a banca examinadora foi formada por professores de Linguística, Ciências Sociais e Filosofia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e UPE (Universidade de Pernambuco). Para ele, ganhar o prêmio de melhor projeto em sua categoria foi uma surpresa. "Eu não esperava ganhar esse prêmio, já tínhamos até voltado para Petrolina quando recebi a notícia do resultado. Agora, já estamos de malas prontas para o Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Rural, que acontece em Goiânia (GO). Vamos levar o nome da Facape para todo o país", ressaltou.

A Jornada

A 18ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe aconteceu no Recife e durou três dias. Ao todo, foram apresentados 385 trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes de graduação e orientadores de 14 institutos de ensino e pesquisa do Estado. Além de Alan, outro estudante do curso de Economia da Facape apresentou seu projeto no evento: Josué Nunes de Araújo fez uma análise da eficiência técnica dos pequenos produtores de manga do Perímetro Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina. A pesquisa também foi feita sob a orientação do professor João Ricardo.  

Ascom Facape
Variadas
31 de Julho / 2014 às 10:00 | 1 Comentário

Condôminos da quadra A (área externa – comercial) do Condomínio Morada das Árvores em Juazeiro reclamam da falta de compromisso do empresário responsável pela construção do mesmo em honrar o compromisso firmado com os compradores de lotes da referida área. De acordo com o que rege o contrato de “Promessa de Compra e Venda”, não houve cumprimento das cláusulas contratuais ficando os moradores prejudicados. Inicialmente havia propagandas espalhadas por toda a cidade sobre as benfeitorias que seriam realizadas a exemplo da área de lazer, sinalização e asfaltamento das ruas, inclusive, da área externa (quadra A) que, além da falta de todas as benfeitorias ainda sofre com uma intervenção (fechamento das canaletas para escoamento das águas de chuva) realizada na entrada do condomínio ocorrendo alagamentos em algumas residências, quando chove. Hoje, os proprietários desta área se encontram prejudicados e abandonados pelo empreendimento ainda não acabado 12 anos, após início das construções. Eles estarão no programa Geraldo José (Transamérica FM) nesta quinta-feira, às 14 hs.

Laete Valentim

Variadas
31 de Julho / 2014 às 09:19 | 1 Comentário

A prefeitura Municipal de Juazeiro, através de nota enviada para nossa redação, responde ao leitor Johnson da Silva Cardoso, que indagava em sua matéria veiculada no Espaço do Leitor de ontem (Veja aqui), sobre a não troca de lâmpada queimada em poste na Malhada da Areia, causando alguns transtornos para àquela localidade. Veja abaixo na íntegra:

"A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa que a equipe do setor de iluminação irá realizar a retirada do braço para manutenção na próxima semana. Assim que os reparos forem concluídos, o braço será recolocado. A SESP também esclarece que realiza diariamente manutenção na iluminação em vários pontos do município, porém os trabalhos seguem um planejamento, que leva em consideração a necessidade de cada localidade".

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Política
31 de Julho / 2014 às 09:00 | 5 Comentários

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 30/07, no Salão do Júri do Fórum Desembargador Osvaldo Nunes Sento-Sé, na cidade de Sento Sé, uma reunião da Promotora Eleitoral local Daniele Cochrane, o Juiz Eleitoral da Comarca Rafael Barbosa da Cunha com representantes de partidos políticos, autoridades e pessoas da sociedade local. A Promotora Eleitoral após cumprimentos aos presentes centralizou os objetivos da reunião em repassar informações sobre as questões vedadas para o pleito eleitoral de 2014, especialmente no que concerne o que é permitido pela Justiça e a Propaganda Eleitoral.

O Juiz Rafael Barbosa enalteceu a explanação da Promotora Daniele e comentou alguns artigos da Base Legal para as eleições 2014. A propaganda eleitoral é disciplinada pela Lei nº 9.504/97, artigos 36 a 58-A, Código Eleitoral, artigos 240 a 243, 248, 249, 251, 255 e 256 regulamentando especificamente a propaganda eleitoral nas eleições 2014. Há também a Resolução TSE nº 23.404, de 27 de fevereiro de 2014. A Promotora Eleitoral retomou a palavra e citou que no site do TRE, consta disponível a todos uma cartilha sobre a propaganda eleitoral nas eleições deste ano. Finalmente pediu a colaboração de todos a fim de que o pleito ocorra com tranquilidade.

Com informações e fotos de Osiel Amaral
Policial
31 de Julho / 2014 às 08:37 | Nenhum Comentário

Quatro dias após a Polícia Civil fazer buscas, sem sucesso, pelos restos mortais de Eliza Samudio em um lote de Vespasiano, na região metropolitana da capital, por indicação de Jorge Luiz Rosa, primo do ex-goleiro Bruno Fernandes, uma ossada humana foi encontrada em um terreno vazio próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na mesma região. Os ossos foram localizados por acaso por um funcionário de uma empresa de coleta de lixo na região e encaminhados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Belo Horizonte. De acordo com a polícia, ainda não é possível saber se os restos são do corpo de uma mulher, mas a corporação ainda não descarta que sejam de Eliza e aguarda o resultado do laudo (leia reportagem ao lado).

A ossada foi achada na manhã desta terça pelo servente Reinaldo da Sagrada Família, 37, que trabalha há cinco anos como coletor de lixo na empresa Locavia, no entorno do aeroporto. Segundo o funcionário, os ossos estavam espalhados por aproximadamente 3 m, próximo a uma pequena árvore localizada dentro de um terreno pertencente à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O corpo estava a pouco mais de 1 km do terminal de embarque de passageiros do aeroporto, no início da antiga estrada de acesso ao município de Confins, atualmente desativada. Na semana passada, Jorge Rosa havia dito que o corpo de Eliza tinha sido enterrado em uma mata próxima ao aeroporto.

Por acaso

O servente Reinaldo contou que tinha ido verificar o nível da água em uma nascente quando avistou um crânio e vários ossos humanos espalhados por cima da terra. “Fiquei tremendo de medo com o susto que levei e subi o barranco correndo”, disse. Segundo ele, os colegas foram até o local e acionaram a Polícia Militar, que esteve no terreno junto com peritos da Polícia Civil. “Acho que esses ossos já estavam aí havia muito tempo, e a água que escorre aqui quando chove espalhou tudo”, sugeriu Reinaldo.

Com informações e foto Jornal O tempo
Variadas
31 de Julho / 2014 às 08:30 | 1 Comentário

O pré-vestibular social Universidade para Todos (UpT), oferecido no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, realizou no último domingo (27) uma série de atividades relacionadas à orientação vocacional e reuniu estudantes dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho. A iniciativa foi desenvolvida com a finalidade de potencializar a informação dos estudantes sobre os cursos de graduação que pretendem cursar e profissão futura. “Além decontribuir para que os alunos identifiquem o curso do seu interesse, a atividade objetiva integrar esses estudantes ao ambiente da universidade, despertando a vontade de ingressar no ensino superior”, afirmou a coordenadora local do UpT, Waltenice Carvalho.

A programação do evento contou com uma série de palestras. A primeira foi sobre vocação profissional, apresentada pelo professor da UNEB, Luiz Eduardo Gomes, que buscou pontuar o gosto e o desejo como elementos potenciais para descoberta da vocação. Na sequência, os coordenadores pedagógicos Tadeu Gomes e Rubens Silva apresentaram informações sobre os programas desenvolvidos pelo Governo Federal: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa Universidade para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (SISU), Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Com o intuito de apresentar os diversos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior da região, além dos representantes da UNEB, a terceira palestra contou com a participação de professores da Universidade do Vale do São Francisco, do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF-Sertão) e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). Ao final das palestras, os estudantes puderam participar da Feira das Profissões, organizada pelos monitores do programa no formato de minisseminários pelas áreas de atuação das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.

Sobre o programa

O cursinho Universidade para Todos é um programa do governo do Estado da Bahia, coordenado pela Secretaria de educação e desenvolvido por meio de suas universidades estaduais (UNEBUESCUESB e UEFS) e ainda pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O projeto é voltado para alunos oriundos de escolas públicas estaduais e municipais e objetiva contribuir com a aprovação dos estudantes em universidades também públicas. As aulas e o material didático utilizado são gratuitos. Em 2014, foram oferecidas 21.785 vagas distribuídas em 183 cidades baianas.

Núcleo de Assessoria de Comunicação do DCH/Campus III/UNEB. Fotos: Amanda Silva.
Variadas
31 de Julho / 2014 às 08:22 | Nenhum Comentário

Cerca de 400 pessoas do Movimento Sem Terra (MST) interditaram  desde às 5h desta quinta-feira (31) a BR-428 e a Estrada da Uva e do Vinho, próximo ao município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Eles fazem parte do Assentamento Catalúnia e reivindicam um projeto de irrigação no local.

De acordo com um dos integrantes do MST, Adailton Cardoso, o projeto que tramita desde 2006 em órgãos estadual e federal vai atender mais de 600 famílias que vivem no assentamento. “É preciso que a Codevasf assuma o projeto que já foi acertado com o Ministério da Integração Nacional no valor de R$ 20 milhões”, disse.

Segundo Adailton, não há previsão para que os MST desocupe as rodovias. “Só vamos sair daqui depois de um posicionamento da Codevasf sobre o projeto”, ressaltou Adailton.

G1 Petrolina
Variadas
31 de Julho / 2014 às 08:00 | 5 Comentários

O leitor Luciano Medrado por meio de fotos enviadas ao Blog justifica a incansável cobrança ao Poder Público diariamente nos meios de comunicação de Juazeiro para pavimentação da sua comunidade, o Loteamento Eldorado. “Todos os dias é assim que encontramos as nossas residências. A gente limpa e durante todo o dia há um novo acúmulo de terra em razão da falta de pavimentação. Cobramos insistentemente porque são apenas três ruas. Nos prometeram e até hoje nunca cumpriram, então vamos continuar cobrando independentemente de quem seja o gestor”, explicou no e-mail enviado a este noticioso.

Política
31 de Julho / 2014 às 07:23 | 1 Comentário

Conforme o Blog publicou noite passada (30) o prefeito Julio Lossio retorna um mês antes do previsto, contrariando todas as expectativas,  após rápida recuperação.  Segundo o mesmo, na manhã desta quarta feira (30) solicitou do seu médico alta, pois tinha total consciência que sua recuperação seria bem mais rápida perto do povo que elegeu como seu. "Conversei com a equipe médica e expliquei que junto do meu povo,  na minha casa, e na minha cidade ficaria melhor e tive alta. E estou aqui para reassumir o cargo para poder continuar trabalhando na nossa Petrolina".

Antes de ser reempossado, amigos,  eleitores, aliados, e companheiros de lutas e vitórias prestaram uma bela e justa homenagem ao prefeito cantando a música 'Conquistando o impossível'. A posse aconteceu logo após a oração feita pelo  pastor Cícero,  que em sábias palavras disse que tudo tem seu tempo, "houve o tempo da doença,  do tratamento, da cura, e da volta com a graça de Deus". 

Sem perder seu humor peculiar,  Julio Lossio foi reempossado e deixou bem claro que voltou para dar continuidade ao seu trabalho, o de cuidar das pessoas.  "Se me perguntarem se estou bom,  vou dizer que estou melhor,  se estou forte, posso dizer que estou fortalecido", e para não perder o costume disse também que "agora posso afirmar que sou um homem de cabeça aberta", fazendo referência a cirurgia de 11h,  realizada no mês passado.

 O prefeito declarou também que espera viver muito para ver as crianças do Nova Semente virarem profissionais, como o médico que lhe atendeu na capital Paulista. "Agora é trabalhar", expôs convidando os secretários Julio Lossio Filho e Newton Matsumoto a retomarem seus respectivos cargos. Oportunidade que parabenizou seus secretários pela atitude solidária "Uma equipe tem que trabalhar junta", concluiu.

Ascom PMP Fotos Gilson Pereira
Política
31 de Julho / 2014 às 07:00 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Candidato Márcio Feitosa e o presidente do PSOL em Juazeiro, Paulo José.

O médico otorrinolaringologista Márcio Feitosa é a aposta do PSOL de Juazeiro a uma vaga na Câmara Federal. Nesta quarta-feira (30), durante entrevista ao radialista Geraldo José, na Rádio Transamérica, Dr. Márcio, acompanhado do presidente da lagenda Paulo José, falou os motivos que o fez enveredar pelo caminho da política, a escolha do PSOL, defendeu o voto nos candidatos da região do Vale do São Francisco, e falou sobre a sucessão municipal em 2016 em Juazeiro.

 “Vim a ser candidato pela indignação e por acreditar que pessoas sérias entram na política. Nosso objetivo é semear ideias, e mostrar uma nova via, uma delas é moralizar a política e restringir o mandato parlamentar. Acabar com políticos de carreira, isso daria oportunidade às novas lideranças, e conseqüentemente surgiria um tempo em que a política deixaria de ser profissão. O político se dedicaria um período agindo como agente público e depois voltaria para sua profissão, é assim que tem de ser. As pessoas não devem depender de política para sobreviverem, isso gera os nichos de corrupção. Precisa haver uma reforma política urgente e precisa começar pela restrição do mandato parlamento de todos os setores”, opinou.

Entre as propostas, o candidato defendeu a restrição da eleição de todos os políticos brasileiros a somente dois mandatos, a redução dos funcionários do Congresso e redução do número de Ministérios, e ser crime hediondo a compra e venda de votos.

Sobre a escolha do PSOL, Márcio definiu a legenda, a qual vai concorrer as eleições em 2014, como um partido idôneo e ético. “A escolha do PSOL por ser um partido idôneo, possuí os parlamentares melhores qualificados, ligados a ética e a moral, não tem no passado pessoas corruptas nesse sistema, por isso aderi”, disse.

O candidato defendeu ainda a proposta de voto nos candidatos da região do Vale do São Francisco. “É um ato condenável ter candidatos na região e trazer candidatos de fora. Quem tiver uma sã consciência não vota nos candidato de fora e sim em um candidato da região, um que mora aqui e que esteja aqui. As pessoas precisam ter a consciência que o voto não tem dono e que elas estão livres para votar em quem quiser. Acredito que a população de Juazeiro não vai entrar nesse esquema que existia antes, que traziam candidatos de fora e que só aparecem a cada quatro anos. O candidato da terra está aqui o tempo todo, vão saber a quem cobrar depois. Não acredito que a população de Juazeiro vai cair nessa armadilha de votar em candidato de fora. Vão votar nos candidatos de Juazeiro”, defendeu, Márcio Feitosa.

Sucessão municipal

Por fim, o médico não confirmou, e também não negou, se seu nome estará na disputa eleitoral em 2016, quando ocorrerá a sucessão em Juazeiro. “Temos que viver uma situação de cada vez. Vamos batalhar por esta campanha de deputado federal. A outra será somente daqui a dois anos e precisa ser bem avaliado. Preciso consultar os amigos, a família, pra ver se teria condição de concluir. Confesso que seria um grande desafio e não amadureci essa ideia, vamos viver essa situação de candidato a deputado federal para depois pensar no futuro”, finalizou.

Da redação, Itamara Costa
Política
31 de Julho / 2014 às 06:25 | 4 Comentários

A Reportagem "Laranjas do Sertão", veiculada na TV Record em rede Nacional e em 145 Países, poderá ser reexibida caso  a reportagem, que alcançou índices extraordinários de audiência, seja premiada em qualquer dos prêmios de jornalismo nos quais foi inscrita. A  eleição para escolha da reportagem  será feita por uma banca composta por profissionais do mercado de jornalismo que todos os anos premia as melhores reportagens, documentários e programas da televisão, rádios e jornais.  A reportagem Laranjas do Sertão concorre aos prêmios (Esso, Vladimir Herzog, ETCO, Líbero Badaró, CNT e outros).

Resultado das denúncias feitas em 2013 pelo Secretário Geral da Sertão Vivo. Dr. Perez Luiz Mangueira, que durante anos luta contra a corrupção no município de Pilão Arcado, a reportagem Laranjas do Sertão exibida em cores dramáticas de muito sofrimento, chocou o Brasil e o mundo pela forma como o dinheiro público é desviado para a riqueza de poucos e sofrimento de muitos, por vários e criativos esquemas de corrupção praticados pelo prefeito, vereadores, comerciantes, secretários e funcionários do primeiro escalão.

Com a possibilidade real de a reportagem Laranjas do Sertão vencer numa das categorias nas quais foi inscrita, o que será motivo de muito orgulho para a TV brasileira, a TV Record  considera a possibilidade segundo afirmou o mesmo produtor da reportagem, Cristiano Roste, de que ocorra a reprise da reportagem, inclusive com o envio de equipe para o município fazendo o caminho de volta da reportagem, com as perguntas: O que mudou para a população após a reportagem? Quais as providências dos órgãos fiscalizadores, CGU, Ministério Público Estadual, Federal, Polícia Federal  foram tomadas em relação ás denúncias veiculadas?

O Presidente da Sertão Vivo Edvaldo Santos e o Secretário Geral, Dr. Perez Mangueira, estão confiantes que a reportagem ganhará o prêmio de melhor reportagem de jornalismo no ano 2014, e mais ainda, esperam que os órgãos fiscalizadores dêem resposta convincente, de preferência com punições, aos culpados pelos desvios dos recursos públicos, tanto para os cidadãos pilaoarcadenses como para a sociedade brasileira.

Política
31 de Julho / 2014 às 06:00 | 5 Comentários

Foto: Arquivo

O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Saúde, Cássio Garcia, entregam nesta quinta-feira, 31, as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tabuleiro, às 11h. A unidade foi totalmente adaptada aos padrões do Ministério da Saúde. O posto de saúde tem a estrutura ideal e o conforto necessário para receber os pacientes, além de atender com duas Equipes de Saúde da Família. 

Ascom SESAU

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage