Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 18 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 11:03

XV elimina Olaria e aguarda adversário para a final do Campeonato Juazeirense

O Adauto Moraes recebeu grande público nesta quinta-feira (17) para assistir a vitória do XV de Novembro sobre o Olaria por 2 a 1, resultado que colocou o Tremendão na decisão do Campeonato Juazeirense de futebol amador. O adversário sai do confronto entre o Barro Vermelho - atual campeão, e a Desportiva Juazeirense, no próximo sábado (19), às 16h.

Ao lado do superintendente de esportes Gilberto Pacheco, o secretário Sérgio Fernandes, titular da pasta da Cultura, Turismo e Esporte, acompanhou a primeira partida da fase semifinal do campeonato que celebra o centenário do futebol amador da cidade. “O futebol amador juazeirense volta a viver os momentos de glória do passado. As equipes trouxeram brilho à competição e o torcedor voltou a prestigiar os jogos. Não tenho a menor dúvida que esse campeonato vai ficar na história”, finalizou o secretário.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 10:34

Em reunião com prefeitos, Rui cobra medidas do governo federal contra óleo

O governador Rui Costa recebeu, nesta quinta-feira (17), prefeitos e representantes de oito municípios baianos atingidos pelas manchas de óleo que avançam pelo litoral do Nordeste. Além de discutir a situação e compartilhar informações, o encontro foi voltado ao alinhamento de ações de limpeza das praias e mangues afetados, assim como o recolhimento e o descarte apropriado do material poluente. 

"Durante a reunião fomos informados sobre Itaparica e Vera Cruz, chegando a 10 municípios na Bahia atingidos. São 155 toneladas de óleo já retiradas das praias, além do óleo que já chegou a manguezais e do óleo que está retido nas pedras. A grande preocupação do Estado e dos municípios é a falta de informações por parte das autoridades federais competentes. Lembrando que a responsabilidade por águas oceânicas, tanto ambiental quanto a segurança, pertence ao governo federal. Mas até agora nem os municípios nem os estados têm qualquer informação sobre o que foi feito e o que está sendo feito para descobrir a forte primária do vazamento e qual a situação no mar", afirmou Rui. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 10:00

Governo prepara proposta para regra de ouro e reforma administrativa, diz FBC

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que o Ministério da Economia deve apresentar na próxima quarta-feira (23) a agenda econômica que será discutida pelo Congresso depois da votação em segundo turno da Reforma da Previdência. Após reunião com o ministro Paulo Guedes e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder explicou que a equipe econômica está concluindo as propostas de mudanças na regra de ouro e de reforma administrativa para serem apresentadas aos parlamentares.

A chamada regra de ouro é um instrumento de controle fiscal que proíbe o endividamento público para pagar despesas correntes, como os salários do funcionalismo público.

"Temos um ambiente de amplo apoio no Senado, temos mantido conversas permanentes com as principais lideranças partidárias, e a expectativa é boa para votar a Reforma da Previdência na terça-feira", disse o senador. "Na quarta-feira, o governo vai apresentar a sua agenda, agenda que passa pela regra de ouro, pela reforma administrativa e uma série de outras questões que serão colocadas pelo ministro Paulo Guedes. Portanto, teremos muito trabalho até o final do período legislativo, e a expectativa é que a gente possa avançar com a questão da regra de ouro e da reforma administrativa", concluiu.

Assessoria de Imprensa do Senador Fernando Bezerra Coelho
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 09:34

Na abertura da segunda fase, Garapa goleia Facesp pelo Pernambucano de Futsal

A noite desta quinta-feira (17) ficou reservada para a abertura da segunda fase do Campeonato Pernambucano para o Garapa Futsal. 

Depois de sair em primeiro lugar em sua chave na primeira etapa da competição, logo de cara, o time de azul e vermelho pegou a Facesp, que já havia vencido duas vezes na competição.

Com superioridade do início ao fim, o Garapa mostrou a que veio e pressionou o adversário desde o primeiro minuto de jogo, tanto que Gilvan, no rebote do goleiro, marcou o primeiro gol nos minutos iniciais do confronto. No final da primeira etapa, a Facesp empatou a partida.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 09:00

Com apoio da Prefeitura, Sobradinho sediará a III Etapa do Campeonato de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia

Acontecerá no próximo domingo(20), a partir das 16 horas, no espaço Vip, a III Etapa do Campeonato de Bandas e Fanfarras do norte da Bahia.

O evento será realizado pela ABANFAN - Associação de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia e contará com total apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Participarão da competição, agremiações dos municípios de Uauá, Cansanção, Senhor do Bonfim, Curaçá, Remanso, Sobradinho, Casa Nova e Juazeiro.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Fernanda de Cássia reforça o convite para a toda a população.

"É uma grande satisfação para nós, receber um Campeonato de Bandas e Fanfarras, em nível regional. Como gestão, estamos dando todo o suporte necessário para que essa etapa seja um grande sucesso. Receberemos muitos jovens de toda a região que irão demostrar muito talento e musicalidade. Acredito que será um brilhante evento! Convido a população para prestigiar esse momento ímpar em nossa cidade, e claro, vamos torcer pela nossa FAMBEC que representará nossa terra mais uma vez", afirmou Fernanda.

Ascom PMS
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 08:33

Ação da prefeitura leva orientações de saúde bucal para crianças internadas no Dom Malan

Com jalecos coloridos, uma escova gigante e o cachorrinho "Dudu" exibindo um sorriso saudável, a equipe de dentistas da Prefeitura de Petrolina participou de uma programação especial  no dia 17 com 45 crianças internadas nos setores de pediatria e oncologia do Hospital Dom Malan/ IMIP. 

Na programação, em alusão ao 'Dia das Crianças', foram distribuídos kits de saúde bucal, além da avaliação odontológica e orientações lúdicas sobre a escovação correta que chamaram a atenção não só da criançada, mas também das mães e pais que aproveitaram para tirar todas as dúvidas com as dentistas Tamires Coelho, a 'Tia Tam', e Cecilia Corcino.

A coordenadora de saúde bucal, Roberta Teixeira, que acompanhou toda a programação, reforça que essas ações são necessárias para fortalecer o trabalho realizado pela a rede pública de saúde, dentro dos bairros, atingindo públicos diferenciados e garantindo o acesso a toda população.

"Foi uma manhã muito emocionante. As crianças aprenderam sobre a importância de uma boca saudável, se divertiram e não economizaram sorrisos com a nossa equipe. Sabemos que a higiene bucal é uma das melhores práticas para prevenção de doenças e quanto mais cedo a criança aprender, menos problemas teremos no futuro", frisou.

Ascom PMP
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 08:03

SEMAURB realiza operações noturnas e apreende animais soltos nas ruas de Juazeiro

Nos dias 15 e 16 de outubro a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizou operações noturnas pelas ruas e bairros de Juazeiro com o objetivo de assegurar o sossego e garantir a segurança nos espaços públicos da cidade. Cinco animais de grande porte foram recolhidos das vias públicas.

A secretaria ressalta que a criação destes animais requer local e espaço adequados e é proibida a circulação de animais de médio e grande porte nos espaços públicos. Caso a fiscalização encontre algum animal destas proporções, é recolhido e levado ao curral municipal onde permanece por até 72h. Após esse período, se o responsável não for aparecer, o animal é doado como previsto na Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o código de polícia administrativa.

De acordo com o secretário Jadson Barros “nosso trabalho é realizado dia e noite e estamos sempre buscando o melhor para atender às demandas da população. Solicitamos aos responsáveis por animais que não os deixem soltos nas ruas, é necessário um local seguro para criar um animal, ainda mais se tratando de espécies de médio e grande porte como caprinos, ovinos, suínos, bovinos, bubalinos, muar, equinos e demais”, concluiu.

A secretaria disponibiliza o contato 3612 3581 para registro de reclamações, denúncias ou elogios. As notificações também podem ser registradas pessoalmente na sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.
 

Débora Souza/SEMAURB
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 07:30

Estudante de Sobradinho é semifinalista das Olimpíadas de Língua Portuguesa

Concorrendo com 4.200 alunos de todo o país, o aluno da rede municipal de ensino de Sobradinho, Rafael Ferreira da Silva, 11 anos, matriculado no CELEM – Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães do 6º ano I, se classificou para a semifinal das Olimpíadas de Língua Portuguesa, organizado pelo Itaú Social deste o ano de 2002.

Escolas do fundamental I e II participaram com a elaboração de poemas, crônicas e memórias literárias, com o tema "O lugar onde vivo". Rafael, representante de Sobradinho criou seu próprio título, "A fonte: do chafariz ao amor e suas histórias", alusivo ao antigo chafariz que existia na cidade.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 07:00

Sob o olhar de João Gilberto, carreta com primeiros equipamentos da cervejaria artesanal chega a Orla Nova

A primeira fábrica de cerveja artesanal do norte da Bahia, que irá funcionar nos antigos casarios da Franave, em Juazeiro, na Villa Bossa Nova, começou a receber seus equipamentos nesta quinta-feira (17). Uma carreta com parte dos equipamentos da cervejaria Nordhaus chegou ao local por volta das 16h de ontem, chamando a atenção de quem passava na Orla Nova da cidade.

Sob o olhar de João Gilberto, a estátua em bronze instalada na Orla Nova, a carreta com os equipamentos foi se aproximando do local onde será instalada cervejaria. A segunda etapa de equipamentos, com tanques gigantes e outros componentes da fábrica, deverá chegar a Juazeiro nos próximos dias. 

A inauguração do Centro de Gastronomia Villa Bossa Nova deve acontecer até o final do ano, de acordo com programação que está sendo desenvolvida pela Nordhaus e a Prefeitura de Juazeiro.

Da redação GJ Notícias
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 06:30

Pavimentação asfáltica da Rua Veneza será entregue nesta sexta-feira (18)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) inaugura nesta sexta-feira (18), às 18h, a pavimentação asfáltica da Rua Veneza, no bairro Alagadiço. Uma extensão de aproximadamente 370 metros será entregue à comunidade com os serviços de pavimentação asfáltica e sinalização horizontal dentro de mais uma agenda do programa ‘Toda Sexta tem Obra’.

A intervenção integra um contrato orçado em aproximadamente R$ 3,5 milhões, custeado com recursos do município, através da CSTT, para levar pavimentação asfáltica a mais de 20 vias distribuídas em 10 bairros de Juazeiro, além de fazer parte programa de governo Pavimenta Mais. O objetivo é diminuir o déficit de pavimentação no município, bem como promover a manutenção das pavimentações já existentes. Somente no mês de julho 17 vias, distribuídas em diferentes bairros foram beneficiadas com pavimentação asfáltica em Juazeiro, através do programa.

Ascom/PMJ
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 06:13

Termotécnica reforça presença da marca DaColheita em eventos internacionais

A Termotécnica – maior indústria transformadora de EPS (isopor®) da América Latina –, tem procurado ampliar a presença e visibilidade de suas soluções de conservação pós-colheita participando de eventos internacionais. Em setembro, o cliente Coopa (Cooperativa Agrícola de Petrolina), apresentou as uvas produzidas na região acondicionadas nas conservadoras DaColheita na feira Asia Fruit Logística, em Hong Kong, China. E a Termotécnica também já confirmou presença para a edição da Fruit Attraction, em Madrid, Espanha, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro.

Como parte de uma missão de prospecção e estudo de mercado, a Coopa expôs as frutas no estande apresentando o conceito da nova conservadora DaColheita de dois quilos que acondiciona quatro cumbucas de uvas por caixa. De acordo com Junior Silveira, gerente executivo na Cooperativa, a conservadora DaColheita valorizou a apresentação das uvas produzidas na região. "A China e os países do sudeste asiático ainda não abriram as portas para importação das frutas e vegetais brasileiros, mas já há tratativas para isso", afirma Junior Silveira.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 06:03

Mais de R$ 35 mil são investidos em iluminação no interior de Petrolina


 
Quem passa pelo Sítio Aroeira e pelo Assentamento Josias e Samuel, na zona rural de Petrolina já deve ter notado que os locais não estão mais na escuridão: é que a prefeitura iluminou as duas comunidades rurais com investimento de mais de R$ 35 mil através do programa 'Mais Luz'.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) instalaram 13 novas lâmpadas, 55 luminárias e mais de 1.200 metros de rede de distribuição. Para o secretário executivo Serviços Públicos, Alisson Oliveira, o objetivo principal é levar mais segurança e bem-estar para comunidade. “Petrolina é a cidade que mais investe em iluminação pública em Pernambuco. Com os investimentos do Mais Luz, pudemos levar conforto para a população de Aroeira e do Assentamento Josias e Samuel. Muitos locais ali passaram anos sem a devida iluminação, e agora os moradores vão poder transitar com maior conforto e dignidade”, diz o secretário.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 23:03

EU PENSO ASSIM...JOGOS ESCOLARES MOVIMENTAM ATLETAS ESTUDANTES DE JUAZEIRO

Os JOGOS ESCOLARES – 2019, com sua etapa “FESTIVAL DE MODALIDADES PRÉ-MIRIM” focalizando um FUTSAL, HANDEBOL, VOLEIBOL, ATLETISMO, BALEÔ E SOCIETY estiveram paralizados na segunda e terça feira (14 e 15) mas voltou com todo brilho e animação na quarta feira (16) movimentando dezessete competições nas categorias, infantil, pré-mirim, mirim, nas modalidades FUTSAL, SOCIETY, BASQUETE, BALEÔ, E ATLETISMO.

Esses jogos escolares que começaram no dia 09 deste mês serão encerrados no dia 29. Os jogos estão sendo disputados no ginásio de esportes ALOYSIO VIANA e o ATLETISMO no estadio ADAUTO MORAES.

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 22:43

CRAS Malhada da Areia comemora Dia das Crianças com usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Dia das Crianças, celebrado no último 12 de Outubro, foi comemorado pelos usuários atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Malhada da Areia, nesta quinta-feira (17), com atividades recreativas no Clube Assenco.

As crianças aproveitaram toda a manhã com banho de piscina, brincadeiras e guloseimas. A estudante Joiciquely Araújo foi uma das que aproveitaram o dia de festa. “Gostei muito e todas as vezes que o CRAS faz esses passeios eu venho. É nosso dia e aproveitamos bastante”, disse. Para o pequeno Paulo Henrique Duarte, de 11 anos, foi um dia atípico e divertido. “Foi um dia de lazer diferente, nem sempre temos oportunidades como esta de tomarmos banho de piscina e nos divertirmos com nossos colegas. Foi muito bom”, falou o estudante.

Ao longo de toda semana da criança foram desenvolvidas atividades no CRAS envolvendo todos os participantes dos serviços e equipes de profissionais, culminando com o passeio recreativo.

“Como o dia 12 foi no final de semana, escolhemos finalizar as comemorações em um dia que todos pudessem estar presentes. Realizamos gincanas, resgate de brincadeiras tradicionais e hoje, encerramos com uma ação maior com um momento diferente do que eles estão acostumados. É gratificante ver no rosto deles a felicidade por poder participar dessa confraternização e sem dúvidas é onde me realizo como profissional por poder vivenciar isso”, concluiu a coordenadora do CRAS, Eucimara Morais.

Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 22:33

Celpe anuncia sistema pioneiro para Petrolina em reunião na FIEPE

Flávio Gonçalves, durante encontro na FIEPE

Em dezembro Petrolina será a primeira cidade do estado a receber o sistema de Automação Inteligente de Rede – AIR, um projeto pioneiro da Celpe que vai propiciar a recomposição automática do sistema elétrico durante uma falta de energia ou falha no sistema. 

A novidade foi anunciada pelo gerente de Operações da concessionária em Petrolina, Hugo Vidal, durante a reunião mensal do conselho empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – URSF/FIEPE.

De acordo com o gerente, a nova ferramenta vai utilizar inteligência artificial e algoritmos avançados, além de equipamentos de rede, para isolar a falha recompondo o sistema e devolvendo o fornecimento de energia elétrica ao cliente em questão de minutos. "Nós vamos trazer com isso segurança operacional, para nosso trabalhador e qualidade no fornecimento, principalmente no bom atendimento aos clientes", ressaltou.

Durante a reunião, o representante da Celpe apresentou ainda uma visão geral da companhia destacando que a região de Petrolina, mais 16 municípios, totaliza 800mil habitantes, 332 mil clientes, que representa 9% do consumo no estado. Depois de abordar um pouco sobre tarifa de energia, investimentos em redes de distribuição, linhas e infraestrutura, o gestor encerrou citando a escola de capacitação para eletricistas, em parceria com o SENAI-PE e os canais de atendimento através do site e aplicativos, onde é possível solicitar serviços e segunda via além de consultar consumo e débito.

O diretor regional da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, afirmou no encerramento do encontro que o segmento da indústria recebe com entusiasmo os novos projetos da companhia em Petrolina e região. "O questionamento feito pelos conselheiros e as respostas apresentadas aqui nos mostram uma companhia bem mais comprometida com o desenvolvimento regional e o anúncio desse novo sistema nos anima a seguir em frente transformando a nossa Petrolina numa cidade muito mais iluminada", concluiu Nascimento.

publicado em 17 de Outubro / 2019 às 22:03

Prefeitura leva Caravana da Cidadania ao Residencial Monsenhor Bernardino neste sábado 19

A comunidade do Residencial Monsenhor Bernardino já pode comemorar: É que neste sábado (19) serão ofertados serviços gratuitos da Caravana da Cidadania, programa da Prefeitura de Petrolina, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O evento terá início às 8h na Avenida Principal do Residencial.

Entre os serviços ofertados estarão beleza e estética, incluindo cortes de cabelo feminino e masculino; atendimento médico; aferição de pressão arterial, testes rápidos para sífilis, HIV e glicemia; exame ginecológico (preventivo); auriculoterapia; emissão de ID Jovem e Carteira do Idoso; orientações e atendimentos do CREAS; orientações de créditos da AGE, dentre outros.

O projeto tem a proposta de oferecer serviços gratuitos a localidades que integram as áreas de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com maior rapidez e alcance social, através de parcerias públicas e privadas.

"Cada nova edição da Caravana oferece à população um projeto completo, com serviços sociais diversos, atendendo a necessidade dessas pessoas. Nossa missão, dada pelo prefeito Miguel Coelho, é justamente aproximar a comunidade de órgãos importantes", explica o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção.
 

Ascom PMP
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 21:33

Prática de atividade física na adolescência auxilia desenvolvimento físico e mental

“Socialização, porque o futebol é um esporte coletivo. Faz com que ele conviva com mais pessoas, fique mais relaxado e tenha mais qualidade de vida. Quando falamos em saúde, deixa o corpo ativo é uma mente saudável também. Os treinos fazem com que ele tenha responsabilidade, motivação, respeito”. É assim que a enfermeira Simone Carneiro descreve as mudanças na rotina do filho adolescente Daniel Carneiro, que há cerca de dois meses é estudante atleta da Next Academy de Petrolina. 

Os aspectos citados por Simone são reforçados por profissionais da área, como o educador físico da Next Academy Petrolina, Victor Marinho. Para ele, a socialização e manutenção de hábitos saudáveis é fundamental nesta fase da vida.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 21:03

Inoperância: senadores cobram ação mais efetiva e Ibama diz que ineditismo afeta contenção de óleo em praias

Identificar e recolher o mais rápido possível as manchas de óleo que já se espalharam por 132 pontos da costa brasileira nos nove estados do Nordeste são as prioridades das ações tomadas por todos órgãos federais, estaduais e municipais.

A informação foi dada hoje (17) pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Ressaltou que a medida tem como meta fazer com que o óleo não retorne ao oceano.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Edema
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 20:33

Casa Nova: MDA libera pagamento do Garantia Safra 2018/2019

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai liberar mais de 476 mil reais para pagamento de cotas do Garantia Safra 2018/2019, que estavam com 4 parcelas em atraso.

Os valores que variam entre 680 e 850 reais, estarão disponíveis na conta do cartão do Bolsa Família dos beneficiários neste mês de outubro e muitos já têm 4 parcelas em atraso, o que representa quase 3 mil reais de renda este mês.

Para Coordenação de Identificação e Cadastramento dos beneficiários do Garantia Safra,  "esses valores vão fazer uma diferença enorme para os pequenos produtores familiares do interior de Casa Nova"; lembrando que são 692 famílias beneficiadas, resultado de um trabalho da Secretaria de Agricultura, que tem como Secretário Pedro dos Santos Costa (O Vereador licenciado  Pedrinho da Vanda – PMDB) e o "apoio e incentivo do Prefeito Wilker Torres: "É um trabalho constante em todo o interior e Casa Nova já tem mais cadastrados, que preenchem os requisitos para o recebimento do Garantia Safra que todos os outros municípios do território" – informa.

Para a safra 2019/2020 os boletos de adesão, a serem pagos pelo agricultor que se inscreveu, começam a ser emitidos nesta quinta-feira (17/10) e o prazo limite para o pagamento é até 31/10. Foram inscritos 3284 agricultores. A homologação foi feita no site do MDA pelo Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) por Valério Rocha e o Secretário de Agricultura Pedrinho da Vanda validou a liberação dos boletos para impressão e marcou para entregar os boletos aos produtores na sede da Secretaria.

O que é o Garantia Safra

Garantia-Safra (GS) é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.  Foi criada em 2002, a partir da lei nº 10.420, está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e é administrada pela Caixa Econômica Federal desde outubro de 2003.

O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar para agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra, por razão de estiagem ou enchente. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

Ler Matéria Completa
Ascom PMCN Manoel Leão
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 20:03

UPAE e HDM alertam sobre importância da vacinação

Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Neste dia, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, reforçam o valor da data instituída pelo Ministério da Saúde e aderem à campanha.

A vacina está entre as medidas mais eficazes de prevenção a doenças e epidemias, pois agem estimulando o corpo a produzir respostas imunológicas que protegem contra vários tipos de microrganismos. Desde a criação da primeira vacina, em 1776, pelo britânico Edward Jenner, milhares de vidas foram salvas em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos um movimento contrário a vacinas vem colocando em risco esse legado.

O movimento 'antivacina' presta um enorme desserviço à sociedade, na medida em que muitas pessoas estão deixando de se vacinar globalmente. Devido a isso, doenças consideradas controladas ou até mesmo erradicadas estão ressurgindo. Este ano, a campanha vem alertar a população do Brasil para os riscos de não manter o cartão de vacinação em dia. 

Em Pernambuco, por exemplo, este ano houve um aumento de 51% nos casos de sarampo em apenas uma semana e a medida mais eficaz de proteger a população contra o avanço dessa doença é justamente através da vacinação. Em Petrolina, acontecerá o Dia D da Vacinação neste sábado (19).

Inclusive, esta campanha de vacinação contra o sarampo, que segue orientação do Ministério da Saúde, tem dois grupos como público alvo. A primeira etapa vai até o dia 25 de outubro e irá imunizar somente crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 19:33

Petrolina sediará um dos maiores encontros sobre Educação Contextualizada do país 

Educadores de Petrolina e do Vale do São Francisco terão a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. É que entre os dias 24 e 25 de outubro, a cidade pernambucana sediará o "II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades". O evento é coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco em parceria com a Prefeitura de Petrolina.

O encontro deve reunir profissionais dos estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais; representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, além de prefeitos de municípios contemplados com essa pesquisa. Na oportunidade, os participantes poderão deixar suas contribuições para o desenvolvimento de alternativas de convivência e de práticas educativas escolares e não escolares voltadas para a região semiárida brasileira.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Adailma Gomes
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 19:14

Líder do PSL que prometeu 'implodir' Bolsonaro recua e diz não ter nada contra o presidente

O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou nesta quinta-feira (17) não ter "nada" para usar contra o presidente Jair Bolsonaro. Disse também querer "pacificar" a bancada do partido. Waldir deu a declaração ao ser questionado sobre a gravação na qual afirmar querer "implodir" Bolsonaro, a quem chamou de "vagabundo". Ele participava de um almoço do presidente do PSL, Luciano Bivar, com aliados.

Segundo Waldir, a declaração, dada em meio à crise que atinge o PSL, foi feita em um "momento de emoção". "O que o senhor tem para implodir o presidente?", indagou um jornalista. "Nada. É só questão de... É uma fala de emoção, né? Um momento de sentimento", respondeu o líder. "É uma fala num momento de emoção, né? É uma fala quando você percebe a ingratidão. Tenho que buscar as palavras. Tenho que buscar as palavras", acrescentou.

Questionado, então, se a crise passou, Delagado Waldir respondeu: "Nós somos Bolsonaro. Nós somos que nem mulher traída. Apanha, não é? Mas mesmo assim ela volta ao aconchego". Na sequência, o deputado declarou ser possível "pacificar" a bancada do PSL. Segundo ele, os 53 parlamentares votarão "integralmente" conforme os interesses do governo. "Não tem nenhuma ruptura, não tem nenhuma perseguição, não tem nada", completou.

Ler Matéria Completa
Fonte: G1
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 19:03

Campanha Natal da Cidade apresenta ações para impulsionar vendas no comércio de Petrolina

Bons negócios aguardam os lojistas que aderirem à campanha Natal da Cidade 2019, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas de Petrolina.

A campanha de incentivo às vendas no comércio da região combina diversas ações estratégicas que iniciam neste mês de outubro e seguem até o dia 27 de dezembro - prevendo desde promoções, capacitações, segurança, passando, também, pelas ações sociais e interação com as comunidades.

 "A partir deste mês até o final de dezembro teremos várias atividades. Neste próximo sábado dia 19 de outubro, no Posto Delta (Shell), na Avenida Honorato Viana, às 9h, estaremos realizando um 'Adesivaço', onde os 30 primeiros motoristas que concordarem em adesivar seus carros com a marca da campanha, ganham 5 litros de combustível e ainda concorrem ao sorteio de um Fiat Argo", explica a coordenadora da campanha, Aline Menezes.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 18:33

PETROLINA: Prefeitura segue cronograma de patrolamento em área de sequeiro

Equipes da prefeitura continuam intensificando o cronograma de patrolamento de estradas e ramais vicinais na área de sequeiro, zona rural de Petrolina. As máquinas garantiram melhorias em Uruás, Cruz de Salinas e se encontram em Atalho a caminho de Caititu, o que totalizará 42 km recuperados.

As equipes já patrolaram os trechos entre Uruás a Cruz de Salinas, Cruz de Salinas a Atalho, Volta do Riacho a Mudubim, a antiga estrada que liga Buenos Aires a Carretão e de Atalho a Carretão. Em seguida, as máquinas seguirão para atender as comunidades de Uruás a Santo Antônio, Rajada, Caroá e depois Pau Ferro. Serão implementados aproximadamente 4 mil km, o que proporcionará maior segurança e mobilidade aos cidadãos e, principalmente, aos corredores de transportes escolares.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 18:05

Programa Partiu Estágio convoca 2.626 estudantes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), convoca 2.626 estudantes para integrarem o Programa Partiu Estágio. Os selecionados para o terceiro edital de 2019 do programa devem apresentar a documentação exigida até o dia 31 de outubro. A convocação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (16).

Foram contemplados 110 cursos de graduação presenciais e EAD de instituições com sede/pólo na Bahia, na capital e em mais 40 municípios do estado. Os estudantes convocados receberão e-mail, ligação telefônica e SMS informando o órgão estadual que devem se apresentar para a entrega dos documentos. Aqueles que não apresentarem a documentação completa ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, automaticamente, perderão a vaga de estágio. A lista de convocados também está disponível no site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br).

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.