Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
16,7%
Atualizado em: 29/07/2015
publicidade
Variadas
01 de Agosto / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Uma grande festa marcou a noite de quinta-feira (30) com a inauguração da AME Maria de Lourdes Silva, a 12ª da gestão Julio Lossio. Os convidados especiais, a secretária Executiva do Ministério da Saúde (MS), Ana Paula Menezes, o Secretário Estadual de Saúde, Iran Costa e o senador Humberto Costa, conheceram o modelo AME e ficaram surpresos com a estrutura e qualidade das unidades de saúde que a população de Petrolina está tendo acesso.

Representando o ministro da Saúde, Arthur Chioro, Ana Paula ressaltou a expressividade da Rede PE/BA pontuando a efetividade da Atenção Básica de Petrolina. “Nessa região temos importantes dispositivos da rede hospitalar e pré-hospitalar, mas que não conseguiriam funcionar bem e responder de maneira efetiva se não enfrentasse o desafio da principal porta de entrada do SUS, que são as unidades de saúde, e, assim, ampliar a cobertura de saúde, como tem acontecido em Petrolina”, disse.

Iran Costa e Humberto Costa também enfatizaram em seu discurso o avanço da Atenção Básica. “Pelas escolhas e investimentos para Atenção Básica, Petrolina tem se destacado. E são unidades de saúde, exatamente como esta, que mudam o cenário da saúde”, afirmou Iran. Hoje, Petrolina tem 83,61% de cobertura, a segunda maior do Brasil entre as cidades de médio e grande porte. 

“Começamos a gestão com uma cobertura de 13,12% e APENAS 10 médicos com carga horária de 40h, hoje, temos a segunda maior cobertura e mais 76 médicos de 40h, ao todo, são 90 profissionais médicos só na Atenção Básica. Nunca tantas pessoas foram incluídas num projeto de Atenção Básica. A equipe da Secretaria de Saúde tem feito história pelo comprometimento, e por não medir esforços para fazer o melhor pela saúde de Petrolina”, destacou a secretária de Saúde Lucia Giesta, que aproveitou para agradecer ao prefeito pela confiança no trabalho de sua equipe.

Durante a solenidade também foi assinada a ordem de serviço para reforma da sede do SAMU que deixará de ser municipal para torna-se regional, atendendo 25 municípios da região. O prefeito Julio Lossio, assinou junto à secretária Lúcia Giesta e o Senador Humberto Costa.

“Em 2003, enquanto ministro da Saúde, Humberto Costa criou o SAMU, um grande avanço para a rede de urgência e emergência. E é muito bom tê-lo nesse momento, assim como, Ana Paula e Iran Costa. Esta AME, como as demais, representa nosso objetivo em trazer dignidade e cidadania as pessoas para que elas sintam alegres e acolhidas pela equipe ”, concluiu o prefeito. Estiveram presentes também familiares da homenageada, vereadores e secretários municipais, o vice-reitor da Univasf, Télio Nobre, e outras autoridades locais, além da imprensa local e comunidade do Antônio Cassimiro, Vila Eulália e Mandacaru.

Ascom/Petrolina
Informativos
01 de Agosto / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de atender as necessidades dos agricultores, tanto no que compete a proporcionar condições satisfatórias para a escoação da safra agrícola, como para o transporte de estudantes da zona rural e para melhor circulação de usuários, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro está trabalhando na recuperação das estradas vicinais do projeto Curaçá NH 2 (Itamotinga) e da Adutora de Caraíba Metais, beneficiando mais de 100 km de extensão. 

A SESP realiza de forma constante essa manutenção no sentido de melhorar e ampliar a infraestrutura da área rural do município. "Estamos trabalhando intensamente para que as estradas estejam em perfeitas condições de uso visando proporcionar melhor qualidade no tráfego de veículos que circulam nas vias, principalmente, o transporte escolar", ressaltou o secretário da SESP, Fernando Dantas.

O gestor ainda destaca que a manutenção das estradas rurais de Juazeiro é contínua, porque são trechos que sofrem com o desgaste do tráfego. "Este trabalho faz parte de uma série de ações que a Prefeitura realiza para beneficiar os moradores das comunidades rurais, além disso, essas passagens possuem extrema importância econômica e social para o município, pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento da zona urbana, e também por ser acesso da população rural a serviços básicos como saúde e educação", destacou Fernando. 

Desde a primeira gestão do prefeito Isaac Carvalho até o momento, o trabalho de manutenção das estradas rurais já recuperou mais de mil quilômetros, beneficiando todos os distritos.

Ascom/Juazeiro
Política
01 de Agosto / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Galo recebe dossier sobre agrotóxicos das mãos do presidente da Abrasco, Gastão Wagner. Foto / divulgação: Charles do Carmo.

Presente no 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado entre terça-feira (28) e este  sábado (1) em Goiânia, o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT), recebeu apoios de peso da comunidade científica nacional a seus projetos de lei que regulamentam o uso e venda de agrotóxicos no Estado. Os projetos de lei apresentados pelo parlamentar na Assembleia Legislativa tratam da inserção de informações nos rótulos dos produtos sobre a presença de agrotóxicos nos alimentos naturais ou industrializados, da proibição do uso de agrotóxicos, banidos em seus países de origem, na produção de alimentos na Bahia e do fim da pulverização área das substâncias químicas nas lavouras em território baiano.

O proximo presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner, parabenizou a iniciativa. "Quero ressaltar a importancia da atuação do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e a ação do deputado Marcelino Galo na defesa da saúde da população, da saúde ambiental, apresentando esses projetos de lei para regulamentar o uso dessas substâncias nocivas", afirmou Wagner,  professor titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciencias Médicas da Unicamp que presenteou o parlamentar baiano com um exemplar do "Dossiê ABRASCO - um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde", durante o lançamento do livro no evento.

Para o mestre em Economia Rural e doutor em Engenharia Sanitária (UESC) Leonardo Melgarejo, os projetos de lei de Marcelino Galo, em discussão na Assembleia Legislativa da Bahia, “têm uma importância nacional e representam os anseios dos cientistas que alertam sobre os perigos do uso indiscriminado de agrotoxicos à saúde humana e ao meio ambiente”.

André Campos Búrigo, pesquisador em saúde pública e  professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) considera a iniciativa "de extrema importância para proteger a saúde dos povos da Bahia e espero que influencie o pensamento de outros legisladores de outros estados do Brasil. Portanto parabenizo a iniciativa e espero sucesso na aprovação. A Bahia tem tudo para dar o exemplo ao país inteiro", concluiu o cientista.

Ascom Dep. Marcelino Galo
Informativos
01 de Agosto / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

O processo para a implantação de novas rádios comunitárias está aberto e, segundo o Ministério das Comunicações, deve contemplar 73 cidades baianas, como Salvador, Teixeira de Freitas, Feira de Santana e Juazeiro. Este número integra uma lista de 699 municípios que serão beneficiados em todo o País, como anunciado no portal do ministério. A ação faz parte do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO), que prevê também novas TVs educativas em cinco localidades na Bahia, e rádios FM, que no estado devem chegar a 18 cidades. O plano terá grande abrangência no estado, deixando a Bahia entre os entes federados com mais ofertas.

A partir de agora, as entidades interessadas devem acompanhar a publicação de editais para participar da concorrência. O passo a passo exigido está mais simples, o que garantirá um ritmo mais rápido, conforme o ministério. Para as rádios comunitárias, a documentação, que antes continha mais de 30 documentos, passou a ter sete. A mesma quantidade é solicitada agora para as educativas. 

Democratização

O diretor de acompanhamento e avaliação da Secretaria de Comunicação Eletrônica do ministério, Adolpho Loyola, comemora o novo plano. "É a democratização dos meios de comunicação. Estamos simplificando alguns procedimentos, o que aumenta a participação das entidades e torna o consentimento da outorga mais célere". Já o representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, acompanha o processo com entusiasmo. "As entidades precisam agora acompanhar as concorrências. O Estado tem buscado ampliar as ações na área de Comunicação. As rádios e TVs com fins educativos contribuem para a transformação que o governador Rui Costa quer fazer na educação baiana". 
 
Ele esteve no Ministério das Comunicações nesta semana e adiantou que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) estão articulando parcerias para reforçar a comunicação no estado. Outro destaque citado pelo representante do governo estadual em Brasília, nesse sentido, é a implantação de fibra ótica, levando banda larga para locais que ainda não têm acesso.

Secom-BA
Espaço do Leitor
01 de Agosto / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Prezado boa tarde,

Na tarde desta sexta-feira, dia 31 de julho, me deparei com uma cena no minimo desrespeitosa com a população Juazeirense, onde um carro da prefeitura estava descartando lixo em uma via ao lado da UNIVASF. Essa via dá acesso a antiga Chácara Paraíso, às margens do rio São Francisco conforme fotos em anexo tiradas de dentro da universidade...
 
Demontier Junior
Informativos
01 de Agosto / 2015 às 16:02 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de discutir ações de vigilância, prevenção e promoção da saúde que reduzam o número de acidentes de moto no Estado, foi realizado sexta-feira (31) o I Fórum Itinerante de Mobilização dos Acidentes de Moto no Estado de Pernambuco, em Petrolina, pela Secretaria Estadual de Saúde.  

O coordenador Geral do SAMU Petrolina, Tiago Acioli, fez uma apresentação panorama do cenário local em relação aos acidentes envolvendo motocicletas. “89% dos acidentes de transito em Petrolina são com motocicletas e, apenas, 11% com carros. Comparando os meses de janeiro a junho de 2014 e 2015 percebemos uma redução de quase 300 acidentes, mas ainda não é o suficiente, precisamos reduzir muito mais”, frisou.

Acioli também explanou sobre um novo projeto Campanha Paz no Trânsito que envolve profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Hospital Universitário, SAMU, EPTTC e o Núcleo de Prevenção. “Estamos em fase de planejamento para realização de um fórum voltado para esta temática, elaboração de cartilhas para as escolas municipais, já capacitamos os profissionais do HU. Estamos buscando a cada vez mais estratégias que corroborem para redução dos acidentes de trânsito”, pontuou.

Em Pernambuco, em 2014, foram registrados que 22,1% das vitimas de acidentes de transporte terrestre não utilizam capacete, 18,9% o condutor fez uso de substância alcoólica e 20,6% foram vitimas do excesso de velocidade.

“O fórum tem o objetivo de desenvolver ações e atividades que possam, efetivamente, mudar a realidade de Pernambuco. Os números têm sido crescentes e, isso, abala toda uma sociedade e sistema de saúde vigente. Nosso intuito é potencializar as ações que estão sendo realizadas e melhorar o que precisa ser melhorado.”, afirmou a secretária Executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Cláudia Callou.  

Participaram do fórum representantes das Secretarias de Saúde dos municípios que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde (GERES), da EPTTC, Polícia Militar, Secretaria da Educação, da VIII GERES, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

Ascom/Petrolina
Política
01 de Agosto / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado (PSD), acompanhado do Deputado Federal José Carlos Araújo (PSD) e do Coordenador do DNOCS na Bahia, Josaphat Marinho, participou na noite desta sexta-feira (31/07), da inauguração da Avenida Cristalina, que une diversos bairros periféricos de Juazeiro.

Ao usar da palavra no ato de inauguração, Damião Medrado reforçou sua disposição de continuar apoiando o Prefeito Isaac e trabalhar “junto ao Deputado José Carlos Araújo e ao Senador Otto Alencar para que Juazeiro continue a receber recursos para obras”.

O Deputado José Carlos Araújo, anotando que esta é a sexta vez que vem a Juazeiro depois das eleições, ressaltou a importância de “uma coisa que não é inaugurada, nem tem fita para cortar”, que é a geração de empregos: “É preciso mais asfalto, mais calçamento, mais escolas e mais saúde, mas o mais importante é o emprego, que coloca comida na casa do trabalhador. Juazeiro é a primeira cidade do Nordeste em geração de empregos e a quarta do Brasil. Só por isso o Prefeito Isaac será lembrado como o melhor prefeito de Juazeiro em toda a sua história”.

A inauguração da Avenida Cristalina contou com a presença dos vereadores Sargento Bastos, Poliane Amorim, TIano Felix, Anderson da Iluminação, Joca Cabeleireiro, Anastácio, Pedro Alcântara Filho e  Agnaldo Meira. 

Ascom Vereador Damião Medrado
Informativos
01 de Agosto / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

A equipe do setor de corte e ligações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esteve durante toda a semana intensificando a ação de combate as ligações irregulares - conhecida popularmente como "gatos" -, de água na cidade, em vários bairros de Juazeiro. De acordo com o chefe do setor, Fernando Brito Júnior, só nesse período foi retirado uma média de 50 ligações indevidas.  

A ação criminal, segundo o órgão, representa grandes prejuízos, principalmente na perda significativa de água, tempo de serviço, e financeiro, visto que impõem ações efetivas de reparo de rede, conserto de vazamentos, entre outros. "Continuaremos com a fiscalização das ligações irregulares, como também as clandestinas em todos os bairros de Juazeiro. É necessário que os usuários compreendam que essa é uma atitude criminosa e acaba prejudicando toda a população, como também ao SAAE, nos impedindo de investir em mais melhorias no abastecimento de água", colocou a diretora comercial da autarquia, Tarcila Gomes.

O regulamento dos serviços públicos de água prevê multa e penalidades judiciais para quem executa ligações clandestinas ou fornece, de maneira irregular, água para outros. De acordo com o artigo 155 do Código Penal, furtar água é crime e o infrator, além de ser penalizado com multa de R$ 350,00 ainda pode pegar pena de um a quatro anos de prisão pela infração. Os usuários que se sentirem prejudicados podem fazer a denuncia ao SAAE pelos telefones (74) 3614-9800/ 9848. Não precisa se identificar.

Ascom/SAAE
Variadas
01 de Agosto / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Aconteceram durante toda esta semana pela manhã, no Clube de Campo do Sinserp (Sindicato dos Servidores Municipais da Prefeitura de Juazeiro), reuniões para confecção do documento final com as propostas definidas na  conferência com os servidores (24/07) sobre a minuta do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), da Comissão Técnica e Grupo de Trabalho PMJ (Prefeitura Municipal de Juazeiro), CSTT (Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes) e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).  Na próxima segunda-feira (03/08), às 16h, no Auditório da APLB Sindicato, haverá reunião com os sindicatos e associações dos servidores municipais, para dar continuidade as discussões sobre o referido plano.

Ascom Sinserp
Informativos
01 de Agosto / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

A Unidade Móvel Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS participa neste sábado (1º) até às 13h da 8ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões, em Juazeiro.

De acordo com a coordenadora do Centro Integrado de Desenvolvimento Social – CIDS, Polliana Pacheco, a participação da equipe da Estação Cidadania no evento é uma oportunidade para a comunidade de Pinhões e entorno. "As pessoas vão poder realizar atualização cadastral, geração do NIS, que possibilita a inserção nos Programas Sociais, e também a regularização cadastral", explicou Polliana.

Os beneficiários deverão apresentar o número do NIS, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (maiores de 18 anos), certidão de nascimento e declaração da escola (menores de 17 anos) e comprovante de residência (preferência conta de energia).

A Feira de Pinhões é uma realização da Prefeitura de Juazeiro – através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC) começou nesta sexta-feira (31) e vai até domingo (2). 

Ascom/Juazeiro
Variadas
01 de Agosto / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

O trecho está com obra em ritmo acelerado.

Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção ao transitar pelo Lote 2 da BR-235/BA - com 77,60 quilômetros e que liga Jeremoabo a Canché. O trecho está com as obras em ritmo acelerado e encontra-se com 36 quilômetros asfaltados, além da execução dos serviços de terraplanagem (nivelação do terreno) e instalação de bueiros. Ao trafegar pela região, é preciso ter atenção especialmente com postes fixados na pista de rolamento, a exemplo de dois que estão próximos ao povoado Cantinho, que fica a cerca de 55 quilômetros de Jeremoabo, no sentido Canché.

A construtora baiana Top Engenharia, responsável pela obra no local, informou que a remoção dos postes, de responsabilidade da Coelba, será iniciada até a próxima semana. Em obra desde o primeiro semestre de 2014, a rodovia está passando por adequações em alguns trechos. Por conta disso, os postes ficaram na pista de rolamento. “Apesar dos postes estarem sinalizados com cones ou pintura, é preciso ter cuidado para evitar acidentes, principalmente no período da noite. É importante que o motorista redobre a atenção em todo Lote 2, como também nas transições entre pista de asfalto e estrada de chão, especialmente na altura da estaca 2718, que fica próximo ao povoado Cantinho”, ressalta Leila Carvalho, supervisora ambiental do Lote 2.

Estão asfaltos os 20 primeiros quilômetros do Lote 2, entre as estacas 0 e 1000, além dos 16 quilômetros entre as estacas 1900 e 2718 (passando pelo povoado de Água Branca). “Entre esses dois trechos restam os 18 quilômetros entre as estacas 1000 e 1900, que ainda estão sem asfalto por conta do grande índice de chuva no local nesta época do ano. A construtora optou por avançar as obras em outros pontos da rodovia e retornar para finalizar quando passar o período chuvoso”, explica Márcio Fernandes, que também realiza a supervisão ambiental do Lote 2.  

O serviço de terraplanagem concentra-se em cerca de 10 quilômetros depois da altura do povoado de Cantinho, no sentido Canché – como, por exemplo, nas imediações da Ponte do Tarrachil, que está em fase final do aterramento. Já a instalação de bueiros está centralizada em 9 quilômetros próximo do povoado Cabeça de Boi. Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutra e Transportes (DNIT), a obra de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA representa um investimento de aproximadamente R$ 420 milhões, o que resultará em incremento no transporte de cargas e pessoas na região norte do estado, além do turismo histórico e ecológico que também devem aumentar. A expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a obra. São quatro trechos de pavimentação, totalizando 283,3 quilômetros entre o município baiano de Juazeiro e a divisa dos estados Bahia e Sergipe.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA
Informativos
01 de Agosto / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário


O Sindicato Patronal Rural (SPRP) e a Câmara de Fruticultura de Petrolina lançaram esta semana a campanha #FlutuanteJá, que visa cobrar das autoridades estaduais e federal urgência na instalação de sistemas flutuantes de captação de água no Lago de Sobradinho, os quais atenderão ao Projeto Senador Nilo Coelho, incluindo a área Maria Tereza. Segundo delegado e representante do Sindicato Patronal Rural de Petrolina, Walter Rocha, várias reuniões e até audiências públicas vem sendo realizadas nos últimos meses no intuito de alertar as autoridades e buscar soluções para a eminente falta de água na região. 

Apenas em 27 de junho, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, assinou um repasse da ordem de R$ 38,3 milhões destinados à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco para a execução de ações voltadas ao abastecimento d'água em quatro estados nordestinos – Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Desse montante, Pernambuco ficará com R$ 28,75 milhões, dos quais cerca de R$ 26 milhões serão destinados à instalação de flutuantes no lago. 

Porém até esta semana, a licitação para realização da obra ainda não foi realizada e o valor destinado não é suficiente para atender à demanda. "Seriam necessários R$ 39 milhões em investimentos. Estamos aguardando um posicionamento do Governo do Estado; já conseguimos R$ 2,5 milhões com a Prefeitura Municipal de Petrolina e mais cerca de R$ 5 milhões junto aos produtores rurais desses dois projetos, mas ainda estamos longe do nosso objetivo. Queremos cobrar celeridade da esfera federal, convocar os demais produtores rurais da região para fortalecerem a causa e, ainda, conscientizar a população - ainda alheia à gravidade da crise hídrica de estamos vivendo", disse Walter Rocha.

Entenda a situação

De acordo com estimativas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), divulgadas através do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), mesmo com diminuição da vazão para 900 m³/s, o reservatório chegará entre os meses de outubro e novembro em seu volume morto caso não chova até outubro de 2015. Além de uma situação de racionamento no uso da água e desabastecimento para cerca de 150 mil habitantes de agrovilas e lotes de Petrolina; do distrito de Rajada e Pau Ferro, além das cidades de Dormentes e Afrânio, a situação atingirá em cheio a agricultura irrigada praticada nos municípios. Atualmente a atividade é a principal mantenedora da economia petrolinense, a qual carrega para si o título de terceiro maior PIB de agricultura do Brasil.

Segundo dados do DINC, haverá perda da safra agrícola 2015-2016 devido à baixa produtividade ou perda total de produção, que se pode estimar em 1 bilhão de reais. Os pomares perdidos podem levar até 5 anos para se recuperarem. "No Perímetro Nilo Coelho há, estimados, 120.000 empregos diretos e indiretos gerados pela agricultura irrigada que estão na iminência de serem extintos - isso sem contar o impacto nos outros setores ligados, principalmente o comércio", complementou Walter Rocha. A instalação das bombas flutuantes é essencial para evitar a cessão total do abastecimento de água no âmbito agrícola, pois o atual canal de aproximação que faz a retirada de água do lago, com extensão de 1.700 metros, ficará distante da margem caso o nível chegue no volume morto. 

Ascom/Sindicato Patronal Rural
Informativos
01 de Agosto / 2015 às 08:22 | Nenhum Comentário

Procura-se gato de estimação na família há oito anos. Residimos no bairro Centenário-Juazeiro. A gata é da raça Persa, predominantemente branca, com marcas cinza e dourado, peluda.

Atende pelo nome de Gaia.

INFORMAÇÕES:

EMMANUEL (87) 98826-8826-7967 DANIEL (87) 98874-4760

Variadas
01 de Agosto / 2015 às 08:00 | 1 Comentário

Com a finalidade de dar conhecimento à sociedade baiana das ações empreendidas pelo órgão, o diretor do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, Randerson Leal, esteve em Juazeiro nesta sexta-feira (31), oriundo do município de Paulo Afonso cujo município visitou na quinta-feira (29).

“Nós estamos apenas cumprindo o que determinou o Secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Hereda, que é dar conhecimento à população dos nossos serviços. A mesma orientação veio também do governador Rui Costa que espera que a partir das ações do Ibametro o povo baiano tenha maior confiança na aquisição de produtos”, frisou Randerson Leal durante entrevista ao radialista Geraldo José na Transrio FM.

“Às vezes o cidadão não tem consciências, mas o Ibametro está presente nas situações mais corriqueiras, como tomar um taxi, comprar pão, abastecer o carro, comer num restaurante, comprar num supermercado. Em tudo isso tem o trabalho do Ibametro órgão que na Bahia representa o Inmetro”, acrescentou Randerson Leal.

O diretor do Ibametro, que é advogado, aproveitou a entrevista para responder alguns questionamentos dos ouvintes que queriam saber a procedência da sua indicação para o cargo. “Há dez anos estou no serviço público e a nossa assunção ao cargo foi por indicação de seis deputados do PDT, que integram a base de sustentação do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa, inclusive, do presidente do Poder, Marcelo Nilo” pontuou. Neste sábado (01/08) Randerson Leal estará na região do Sisal, em Valente, divulgando mais uma vez esse trabalho e se colocando ao lado do cidadão.

Variadas
01 de Agosto / 2015 às 07:28 | Nenhum Comentário

Com objetivo de reformar e melhorar o Lar Infantil Pequenos Raios de Luz que abriga as crianças de 0 a 4 anos, custodiadas pela Justiça, o Complexo Luz Para Libertação organizada neste domingo (02), na rua Eliseu Santos, bairro Country Clube, número 336, uma Feijoada Solidária com a animação de vários artistas consagrados da região.

Maria Rilza Sales e Iza Coelho, colaboradoras do Complexo Luz e envolvidas na organização da feijoada, estiveram na tarde desta sexta-feira (31), na Transrio FM convidando a população juazeirense a participar do evento e contribuir com mais uma obra social.

São atrações da feijoada: Camila Yasmine, Silvino Junior, Rogério Leal, Paulo César Oliveira, Mauriçola e Eugenio Cruz. O ingresso que custa R$ 20,00 dá direito à feijoada e ao refrigerante, e está sendo vendido antecipadamente por trabalhadores do Complexo Luz e também no dia, no local do evento. Para maiores informações, ligar para o número (74) 9979-8343.

Variadas
01 de Agosto / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

Há 25 dias em Nova York a bailarina juazeirense que mora e trabalha em Fortaleza, Vitória Almeida, dança neste sábado dia 01/08, quatro coreografias na Gala do American Academy of Ballet, sendo duas clássicas, um samba nas pontas e um folk dance, coreografias essas ensaiadas por brasileiros, russos e americanos. A Gala irá acontecer no teatro THE PERFORMING ARTS CENTER, conhecido teatro de Nova York onde foi gravado o filme CISNE NEGRO tendo a famosa atriz Natalie Portman no papel principal .

Vitória  foi aprovada  em novembro  na audição  em Fortaleza para  o curso de férias  na  AAB – Américan Academy of ballet   onde anualmente reúne   alunos e professores  de mundo inteiro para aulas    de até 8 horas por dia de segunda a sábado .Esse ano  os   bailarinos    professores são:   O incrível  Francês  Gil Isoart ( ópera de París hoje ensaia no Bolshoi) , Dean Vollick,  a Argentina  Paloma Herrera,   O Russo Vladimir Stadnik , Craig Salstein é americano da  ABT –American Ballet Theater , os Brasileiros Rômulo Ramos  e Ana  Palmiere , Kevin Durwel   e muitos  outros  .

Do Brasil foram  50 alunos selecionado  e 400 de vários países como França, Rússia, EUA, e Portugal que ficam hospedados na universidade  que dispõe de  toda estrutura para receber os bailarinos com apartamentos, refeitório, supermercado  e muito mais. Com certeza Vitória Almeida vai trazer na bagagem muito aprendizado para passar para seus aluno aqui no Brasil.

Provedor de Ideias
Política
01 de Agosto / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

Em solenidade na Praça Barão do Rio Branco, ao lado do Paço Municipal, nesta sexta-feira, 31, a Prefeitura de Juazeiro e a Polícia Militar firmaram parceria através do programa “Escola Segura”, que tem como objetivo fazer uma gestão conjunta das quadras poliesportiva pela companhia de policia e escolas municipais. Com isso a PM realizará visitas sistemáticas às unidades de ensino com dois veículos disponibilizados pela Secretaria de Educação e Esportes/Seduc. Além do prefeito Isaac Carvalho e do Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, participaram do evento o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, os vereadores Anastácio Alves, Poliane Amorim e Sargento Bastos, secretários municipais e outras autoridades militares, a exemplo do Coronel Neves, Comandante do Policiamento da Região Norte.

Na ocasião foram entregues duas viaturas que farão as rondas exclusivas nas unidades de ensino. O Comandante Anselmo Brandão destacou que a parceria da PM com Juazeiro não se restringirá a esse programa. “Vamos fortalecer nossa atuação em todo o Estado e a região Norte não poderia ficar de fora. A ideia é avançar nos programas que visam combater a violência através da prevenção, onde a Polícia e os cidadãos serão parceiros. Não apenas por ser filho de Juazeiro, mas pela importância da cidade enquanto pólo de desenvolvimento, vamos unir forças junto à Prefeitura para oferecermos mais segurança à população”.

O prefeito Isaac lembrou que o Comando-Geral da PM já havia atendido uma reivindicação da Prefeitura há poucos meses, a instalação da Rondesp. “Temos recebido um grande apoio da Polícia Militar e esse programa vem para se somar às demais ações. No ‘Escola Segura’ haverá orientação para prevenção da violência, o que beneficiará os alunos e todas as comunidades próximas das escolas. Podemos dizer que esse programa irá difundir a cultura da paz”.

O gestor municipal lembrou ainda que a Prefeitura tem feito a sua parte na prevenção da violência ao priorizar a educação. “Juazeiro tem se destacado com um número recorde de criança na educação infantil, com uma grande quantidade de escolas ampliadas, reformadas e climatizadas, com remuneração diferenciada dos professores, inúmeros investimentos no esporte e tudo isso para que possamos potencializar o bem estar e a segurança de todos os juazeirenses”, elencou Isaac.

O Secretário de Educação, Clériston Andrade, explicou que a presença efetiva da PM nos espaços das quadras poliesportivas inibirá a depredação dos equipamentos. “Inauguramos 21 quadras poliesportivas cobertas e infelizmente algumas estavam sendo danificadas devido o vandalismo de uma minoria que não tem consciência da importância de zelar pelo patrimônio público. Agora a ronda escolar possibilitará o diálogo constante com as unidades de ensino e as comunidades para prevenir situações de violência”, ressaltou. O “Escola Segura” também irá fortalecer o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e o projeto “Movimente-se”, promovendo atividades físicas abertas à população, na Orla II.

Luiz Hélio/PMJ
Reminiscências
31 de Julho / 2015 às 23:00 | 1 Comentário

Ai Geraldo José,

Time de handebol do Colégio Ruy Barbosa em 1975.

Em pé: Washington, Francisco, Brandão, Valtinho e Peu.

Agachados: Manuelito (in), Dobinha, Rubens, Demar e Acácio.

Dobinha

Variadas
31 de Julho / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Para celebrar o aniversário do bairro João de Deus,  na zona oeste de Petrolina, a equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) vai estar na manhã deste sábado (01), na escola Jesuíno D´Ávila, situada no referido bairro,  para distribuir mudas de espécies da Caatinga. Serão doadas à população, cem plantas dentre Ipês, Caraibeiras, Aroeiras, todas produzidas no Viveiro Municipal. A ação está agendada para ter início às 8h.

Além de distribuir as mudas, técnicos do órgão ambiental também vão dar dicas de plantio e manejo das plantas. A iniciativa representa uma parceria junto à comunidade e tem como objetivos tornar a cidade mais arborizada, além de promover a preservação de espécies nativas do Bioma Caatinga.  

Do início do ano até o mês de Julho, a AMMA já distribuiu mais de duas mil mudas. Escolas e associações de moradores das comunidades dos bairros Gercino Coelho, Quati e São Gonçalo já receberam a ação.

Asscom
Variadas
31 de Julho / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

A edição 106/Julho da Revista Piauí traz a história de uma ararinha azul, brasileira, chamada de Presley que conviveu com outras espécies na região de Juazeiro e em Curaçá, na comunidade de Melancia. 

O desvendamento da história da ararinha inicia-se em 2002 quando a gerente de uma clínica veterinária em Denver, nos Estados Unidos – recebeu uma ligação anônima. Do outro lado da linha era uma senhora proprietária de Presley. Ela queria ajuda pois o animal após a morte da sua companheira estava, consequentemente, adoencendo. O fato é que a ligação trouxe novas esperanças para a Ciência que duram até os dias atuais.

Presley não está mais vivo, mas as suas células foram guardadas e podem ser utilizadas para a reprodução de novas espécies, o que salvaria a Ararinha Azul da extinção.

Confira no link http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-106/anais-da-ornitologia/presley-nao-morreu a matéria completa sobre a saga de uma ararinha-azul que sobreviveu a caçadores e traficantes, passou por cinco países, teve seis casamentos e pode ajudar a salvar a espécie.

Revista Piauí
Esporte
31 de Julho / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Pela primeira vez na história, o tradicional Campeonato Mundial de Wrestling Júnior (luta olímpica) vai ser realizado na América do Sul. A Bahia foi a escolhida para sediar o evento que acontece anualmente em diversos países desde a década de 70.A Bahia ganhou a preferência da Confederação Mundial de Wrestling – organizadora do evento – após oferecer melhores condições do que as cidades de Lausanne, na Suíça, e Sofia, na Bulgária. Para o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, valeu a pena entrar na disputa. 

De acordo com o titular da Setre, a competição deve fortalecer a economia baiana. "Talvez esse seja o maior evento internacional da história da Bahia. A competição vai servir para estimularmos o esporte, vai gerar emprego, além de divulgar o nosso estado para o mundo", afirma Gomes. 

"Esse evento é realizado normalmente no leste europeu ou na Ásia. A vinda do Mundial para cá será muito enriquecedor para os nossos atletas. Quando as competições acontecem fora do país, nós não vamos com a equipe completa. Acontecendo no Brasil, vamos dar oportunidade para nossos atletas com grande potencial", enfatiza Pedro Gama. 

Para o atleta sênior de Wrestling, Davi Albino, medalha de bronze nos Jogos Panamericanos de Toronto, no Canadá, a vinda de uma competição de nível internacional para o Brasil é um grande incentivo aos jovens atletas que desejam seguir carreira na modalidade. "Lutar no seu país é muito diferente de lutar em outro país. Ter seus familiares assistindo e acreditando em você é um passo para que até a família acredite no seu sonho. Com o apoio, os jovens vão muito mais longe", pontuou.

Secom-BA
Política
31 de Julho / 2015 às 21:20 | Nenhum Comentário

Terminou sem acordo a reunião entre professores das universidades estaduais e representantes do governo que poderia pôr fim à greve das quatros instituições de ensino superior do Estado, que foi iniciada em 13 de maio deste ano. O encontro ocorreu em um hotel no bairro de Patamares, em Salvador, e foi encerrada no início da noite desta sexta-feira (31).

De acordo com Daniela Santos, diretora da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), um impasse relacionado ao agendamento de reuniões para discussões de questões trabalhistas  determinou a continuidade da greve. "O governo não cumpriu o compromisso de assinar a minuta assumindo o compromisso político de sentar para conversar, avaliar e planejar os direitos trabalhistas para o ano que vem. Se dispôs a fazer e não fez", disse.

Conforme Daniela Santos, os professores querem que o governo assine compromisso de prover reuniões para debater questões como promoções, progressões e mudança de regime de trabalho.  Por meio de nota, o governo do estado disse que garante cumprir todos os ítens acordados com os professores e que continua aberto ao diálogo, sob a perspectiva de que os professores reavaliem a posição.

Veja mais

G1 Bahia
Variadas
31 de Julho / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (Gestão IMIP) celebrou dois anos de funcionamento na quarta-feira (29), uma história de grande importância e muitos serviços prestados à cidade de Petrolina (PE) e região do Vale do São Francisco. Para comemorar os avanços, foi realizada uma Missa de Ação de Graças para os funcionários. Logo em seguida foi oferecido um bolo aos convidados, que acompanhados pelos coordenadores, cantaram os parabéns para a unidade de saúde.

Durante a celebração, ministrada pelo frei, Antônio de Pádua, os colaboradores foram convidados a refletir sobre a importante atuação como trabalhadores da unidade, que diariamente se dedicam ao bem estar dos pacientes.

Em nome de todos os funcionários, a coordenadora geral, Magnilde Alves, homenageou a copeira, Jane Alencar Barbosa, funcionária da unidade desde a sua inauguração, pelo seu exemplo de profissional. “Em nome de todos os funcionários, que são os maiores responsáveis pelas nossas conquistas, queremos homenageá-la pelos dois anos que está conosco e por representar o que temos de melhor em nosso quadro: prestativa, responsável, dedicada e de um sorriso que torna tudo mais fácil de realizar”, ressaltou.

Ascom/UPAE-PE
Informativos
31 de Julho / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

As obras do Programa Pavimenta Petrolina continuam avançando e mais etapas do trabalho, no centro da cidade, já foram finalizadas pela Prefeitura. As avenidas Guararapes, Coronel Amorim e Joaquim Nabuco, já contam com novo pavimento e a recuperação na malha asfáltica agora contempla as Ruas Tancredo e Laranjeiras, com previsão de término para esta sexta-feira (31).

A Prefeitura sinaliza também que, mesmo com a finalização da etapa de pavimentação, alguns reparos ainda devem ser feitos nas vias. “Nossas equipes ainda retornarão nas avenidas para realizar o nivelamento dos poços de visita, conhecidas como bocas de lobos. Esse foi um pedido da população que estamos atendendo, para que evitemos acidentes e danos ao patrimônio”, esclareça Rogerio Valença, secretário de projetos especiais.

O Pavimenta Petrolina é uma ação da Prefeitura para beneficiar a mobilidade urbana da cidade, realizando reparos em vias no centro e em bairros do município.

Ascom/Petrolina
Informativos
31 de Julho / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SECD) de Curaçá, em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (ADAC), está realizando essa semana (período de 27 a 31), no Centro de Ensino Superior, capacitação de professores, da Sede e do Interior. O curso tem carga horária de 40 horas, sendo uma das etapas que antecedem a eleição dos gestores escolares, a qual será realizada em novembro, de acordo com informações da SECD.

Conforme dados da ADAC, responsável pela capacitação, os temas abordados abrangem: gestão escolar, língua portuguesa, gestão administrativa, gestão financeira e gestão pedagógica. "Os participantes precisam ter 60% de aproveitamento no curso e 75% de presença", explicou o Coordenador Adjunto da ADAC, Paulo Anunciação. O total de 40 pessoas, entre professores e gestores, participaram do curso. "Essa capacitação está sendo bastante proveitosa, pois era uma necessidade dos gestores. É nesses momentos que nós compartilhamos experiências e temos possibilidade de aprimorar ainda mais os nossos conhecimentos", frisou o Diretor das escolas do Distrito de Poço de Fora, Joselito Martins. O gestor da Escola Municipal Ciranda do Saber, Jorge Amário, também fez avaliação positiva. "Nessas formações nos tornamos capazes de gerir as escolas com mais eficiência, proporcionando melhorias na qualidade do ensino. Espero que outros encontros como esse aconteçam e que haja ainda mais incentivo para os educadores", pontuou. 

De acordo a Portaria de Nº 005/2015, divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, o processo de escolha dos dirigentes está previsto na Lei Municipal nº 617/2012. "A Secretaria de Educação vinha se preparando para esse momento de eleição dos gestores. Por isso, foi formada uma Comissão Eleitoral que tem atuado em cada etapa, juntamente com a ADAC, empresa de consultoria, ganhadora de licitação, que estará conosco até o fim do processo, onde serão escolhidos os gestores", ressaltou a Secretária de Educação, Valdelina Aquino. 

De acordo com informações da ADAC, a próxima etapa, para os aprovados na capacitação, será uma prova, composta por 38 questões objetivas e duas subjetivas, com aplicação prevista no próximo dia 10. "Só após todo esse processo, já definido em edital convocatório, serão formadas as chapas e haverá a eleição", finalizou Paulo. 

Ascom/Curaçá
Informativos
31 de Julho / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Petrolina inova disponibilizando no site institucional (link: acessoinformacao.org.br/pe/petrolina/pessoal/) a lista com o nome e detalhes de cada cargo do município (total: 6.508 servidores), inclusive salário e lotação. Segundo o prefeito, Julio Lossio, todo esse processo tem como objetivo garantir transparência diante da população petrolinense. “Esta é mais uma iniciativa do nosso governo que trabalha para manter as ações do executivo acessíveis ao público”, declara o prefeito.

O chefe do executivo acrescenta ainda, que a prefeitura tem trabalhado em medidas que gerem, ainda mais, eficácia e eficiência na gestão, por exemplo: a reestruturação completa do Portal da Transparência; o lançamento do concurso público para o cargo de Controle Interno; a criação da unidade setorial de licitação da saúde e educação, descentralizando o processo e a implantação do conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU). “Tudo pesado para melhorar a fiscalização e transparência da prefeitura”, pontuou Julio Lossio.

A meta, segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Júnior, é estreitar a relação governo x população. “O prefeito Julio Lossio determinou que nosso ideal é termos o melhor Portal da Transparência Pública de Pernambuco. Para tanto, estamos disponibilizando hoje no site da Transparência do Município o nome, não apenas do servidor efetivo, mas dos cargos comissionados e dos contratados. Queremos que os munícipes sejam os nossos maiores fiscalizadores, entre outras ações de reestruturação que estamos implantando, já citadas pelo prefeito”, declarou o secretário.

O município já dispõe de meios onde a população faz sua contribuição, a exemplo da Ouvidoria, através do 156, e do aplicativo Colab, “duas ferramentas utilizadas pela população, que linkam o governo as demandas da cidade”, observou.

Ascom/Petrolina
Informativos
31 de Julho / 2015 às 19:00 | 1 Comentário

As obras do saneamento básico no bairro João Paulo II em Juazeiro prosseguem. Os serviços de ligações domiciliares e intradomiciliares na quadra 27 do bairro foram concluídos, ligando cerca de 130 imóveis a rede coletora de esgoto do SAAE que já está funcionando.  

Raimunda Julieta Jesus Silva reside há 11 anos na quadra 27, e confessa que não acreditava que a obra do saneamento fosse ser concluída. "Tenho a certeza que agora resolverá os nossos problemas em relação aos mosquitos e o mau cheiro do esgoto. Estou muito satisfeita e feliz, porque sei que isso nos trará muito benefícios", externou a moradora.

A empresa Construquali, responsável pelas ligações, iniciou os trabalhos em mais três quadras - 21, 22 e 28. Motivo de comemoração para a dona de casa Eliana Santos Silva, da quadra 22. "Mesmo com todos os transtornos que fica o quintal das nossas casas estou muito realizada. Nunca imaginei que esse saneamento fosse chegar ao nosso bairro. Agradeço imensamente ao Prefeito e ao SAAE pelo esforço em dar andamento às obras do saneamento. Com certeza trará qualidade de vida e mais dignidade aos moradores do João Paulo II", falou Eliana.

De acordo com o SAAE, já está em operação a estação elevatória nº 08 no bairro, das 19 em construção. Também foi construída uma rede coletora de esgoto no Distrito Industrial, o que permitiu as ligações intradomiciliares da Rua principal do João Paulo II.  

Os bairros beneficiados pelo esgotamento sanitário realizado pela Prefeitura de Juazeiro e o SAAE são Pedra do Lord, Jardim Vitória, Novo Encontro, Jardim São Paulo, Piranga, Alto da Aliança, Codevasf, João Paulo II, Argemiro, Malhada da Areia, Quidé, Jardim Flórida, Tabuleiro e São Geraldo.

Ascom/Juazeiro
Política
31 de Julho / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Na manhã dessa sexta-feira (31) os Secretários de Mobilidade Urbana e da Cidade estiverem reunidos para avaliar as necessidades dos bairros Jardim Petrópolis e Residenciais Park São Gonçalo 1 a 4. A meta é realizar pavimentação na ligação entre a Avenida Simão Durando até o novo residencial do Programa Minha Casa, Minha Vida que atenderá mais de mil famílias.

De acordo com o Secretário de Mobilidade Ricardo Rocha o projeto de pavimentação para as ruas e avenidas dos bairros está em fase final de aprimoramento e visa atender aos moradores ainda da Vila Lions, Park São Gonçalo e Jardim Petrópolis  melhorando a circulação e mobilidade entre estas comunidades. A Secretaria da Cidade através do gestor da pasta, Marcelo Cavalcanti deve se responsabilizar pela ordem pública do espaço e a locação de pontos de ônibus. 

"Assim como em demais comunidades que vêm crescendo em Petrolina, os residenciais do MCMV que recebem até mais de mil famílias precisam de todo o aparato para lhes garantir a segurança de moradia e locomoção. Os residenciais já são entregues completamente prontos para moradia e nós buscamos dar o suporte para o entorno garantindo que as demais localidades tenham vazão no fluxo de trânsito e acessibilidade", explicou o Secretário Ricardo Rocha.  

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Informativos
31 de Julho / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do setor de Vigilância e Promoção à Saúde está atuando de forma intensa na prevenção dos focos de criação do mosquito palha ou birigui, responsável por transmitir a Leishmaniose Visceral (LV) no município. 

A leishmaniose é uma zoonose que afeta os animais silvestres e domésticos, a exemplo de cães e gatos, e pode ser transmitida ao homem, por meio de picadas do mosquito-palha phlebotomina. Ao picar um cão infectado ele suga, junto com o sangue, a leishmania. Após alguns dias, esse mosquito infectado poderá transmitir a doença picando outros animais e o homem. O mosquito infectado passa a doença para pessoas e cães sadios.

Por isso, segundo o Diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Klynger Farias, é importante que a população adote medidas de prevenção da doença, que exige cuidados específicos. “A mobilização da sociedade é fundamental para promover ações e intervenções de controle para prevenção da doença, limpando periodicamente os pátios que possuem animais, recolhendo folhas, frutos e fezes de animais. Outra medida é cuidar bem da saúde do cão, pois ele poderá transformar-se num reservatório doméstico do parasita que será transmitido para pessoas próximas e outros animais”, alertou. 

Entre 2010 e os seis primeiros meses de 2015, 59 casos de leishmaniose visceral foram diagnosticados em residentes de Juazeiro, desses apenas 02 evoluíram com óbito por LV e 01 caso foi encerrado como abandono de tratamento.

Em casos de suspeita da doença, a Secretaria de Saúde deve ser acionada para recolhimento dos cães. 

Combate a Leishmaniose Visceral 

A leishmaniose visceral é uma doença grave e se não for tratada pode levar a morte com tratamento em torno de 20% a 95% dos casos humanos. As principais vítimas são crianças e idosos, mas a doença também acomete principalmente os cães. 

No cão os sintomas mais aparentes são: febre irregular, apatia, emagrecimento, ulceras (feridas) na pele (geralmente focinhos, orelhas e extremidades), conjuntivite, fezes sanguinolentas, crescimento exagerado das unhas e às vezes fotofobia (intolerância a lugares claros). 

“Nos casos de cães confirmados com a doença, temos determinação do Ministério da Saúde para  eutanasia-los de forma indolor para que o animal não sofra, pois não existe na legislação brasileira tratamento em animais, só em humanos”, completo Klynger.

Em humanos, os sintomas podem demorar a aparecer, em alguns casos, nem se manifestam. Quando aparece, leva em média, de 2 a 5 meses, mas podem aparecer em até 2 anos após a infecção. Febre, anemia, crescimento da barriga por aumento do fígado e do baço, emagrecimento, lesões no corpo e tosse seca são alguns dos sintomas.

Para mais informações sobre a doença ou para notificar casos suspeitos de leishmaniose visceral, a população deve ligar para o (74) 3612-3750.

Daniela Duarte/SESAU
Variadas
31 de Julho / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

Sobradinho já está preparada para a 13 edição da tradicional "Festa do Vaqueiro", uma realização da Prefeitura, em reconhecimento a contribuição histórica, cultural, econômica e social do vaqueiro ao município. O evento tem o objetivo de preservar essa tradição e fortalecer a atividade ainda tão resistente no município. A abertura da festa acontece hoje, 31 e vai até o próximo domingo, 2 de agosto, com uma vasta programação cultural e religiosa, que deve reunir mais de 600 vaqueiros de toda região e atrair pessoas das cidades circunvizinhas.

No domingo, a festa começa com um café da manhã servido ao ar livre para os participantes, que saem em um grande cortejo pelas ruas da cidade, culminando com uma missa celebrada em frente à igreja do lugar, onde os vaqueiros recebem as bênçãos do pároco local. Após a missa é servido um almoço e acontece o "Forró da Espora", com animação de grandes sanfoneiros regionais.

Na Praça de eventos da cidade está montada uma grande estrutura com dois palcos para shows musicais,barracas típicas, barracas para comercialização de produtos utilizados pelos vaqueiros e comércio de ambulantes. Um público estimado em quinze mil pessoas deve acompanhar toda a programação, que já faz parte do calendário festivo da região do São Francisco.

"A Festa do Vaqueiro de Sobradinho é mais que uma homenagem aos vaqueiros, é uma forma de manter a tradição e reconhecer a sua importância para a economia e cultura do município. Será um evento grandioso. Sobradinho espera os visitantes com muito carinho, segurança e atenção. Montamos uma estrutura nunca vista e esta será, sem dúvida, a maior festa dos últimos tempos".´declarou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Para garantir a segurança da festa a Guarda Municipal, as Polícias Militar e civil e seguranças particulares, fazem patrulha em todo o espaço do evento. Um Posto médico é montado no local para atender possíveis ocorrências. Os profissionais da Saúde ficam de prontidão para cuidar de quem necessite de atendimento. Todas as secretarias municipais se envolvem na realização da festa para garantir o melhor atendimento aos visitantes e a população de Sobradinho. Nos dois palcos acontecerão shows com as bandas Desejo de Menina, Zezinho da Ema, Sérgio do Forró, Ney Alves, Arreio de Ouro, Forró Pegado e mais atrações locais.

Ascom/Sobradinho
Política
31 de Julho / 2015 às 17:10 | 5 Comentários
 
A presidente Dilma defendeu seu mandato, ontem, durante a reunião com Governadores deixando claro que, a despeito da ameaça de um possível impeachment, ficará no cargo até 2018.
 
No discurso feito aos governadores, que durou cerca de meia hora, a líder nacional afirmou que o país passa por um período de transição, que o pior já passou e atribuiu o não cumprimento de promessas eleitorais a fatores como a crise internacional, queda nos preços das commodities e a desvalorização do real frente ao dólar, o que ajudou a aumentar a inflação. “Eu queria dizer aos senhores que eu, pessoalmente, sei suportar pressão e até injustiça. Isso é algo que qualquer governante tem de se capacitar e saber que faz parte da sua atuação. Quero dizer que tenho ouvido aberto, enquanto razão; e o coração, enquanto emoção e sentimento, para saber que esse novo Brasil que cresceu, se desenvolveu e não se acomoda é aquele Brasil que nós queremos. É aquele Brasil que não se satisfaz com pouco, que sempre quer mais. É esse o Brasil que queremos cada vez mais desenvolvido, crescendo cada vez mais”, disse.

A presidente cobrou ainda “responsabilidade de todos” no combate às chamadas pautas-bomba que estão para ser votadas no Congresso Nacional. “Como algumas medidas afetam também os Estados, os governadores têm de ter clareza do que está em discussão”, disse, ao apostar na influência dos governadores sobre parlamentares de seus estados, principalmente para barrar a aprovação de projetos que elevem gastos públicos, o que garantiria a estabilidade fiscal e econômica do País.
Variadas
31 de Julho / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Encerram nesta sexta-feira, 31, as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Faltam poucos dias, mas as empreendedoras baianas ainda têm tempo de concorrer. Para isso, a candidata deve preencher um formulário de inscrição e questionário de autoavaliação com as características de seu comportamento empreendedor, além de um relato contando sua história profissional. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da premiação.

No total, são três categoriais: Pequenos Negócios (micro e pequenas empresas), Microempreendedora Individual (MEI) e Produtoras Rurais. De acordo com a gestora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na Bahia, Sueli de Paula, a inclusão de mulheres que atuam, predominantemente, na zona rural, é fundamental para estimular a redução da desigualdade de gênero no mundo do trabalho. “É importante a participação dessas mulheres do campo, pois é uma chance de ouvirmos suas histórias, na labuta diária do sustento da família, já que elas representam um público grande e têm menos canais de comunicação com os centros urbanos”, ressalta.

A expectativa da gestora é de que mais de 900 empreendedoras se inscrevam na premiação, que traz uma novidade nesta edição. Independente de serem premiadas, as inscritas vão passar por um diagnóstico de gestão dos negócios e receber uma devolutiva gratuita do Sebrae, indicando os produtos mais adequados. “Como a maioria dos empreendimentos femininos surge por necessidade e não por oportunidade, é preciso conhecer a problemática e levar soluções precisas”, destaca Sueli.

Podem se inscrever empreendedoras com mais de um ano de atividade fiscal, idade acima de 18 anos e que não ultrapassem o faturamento anual de R$ 3,6 milhões. As ganhadoras estaduais do prêmio só podem concorrer novamente após dois anos da sua premiação.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi criado em 2004 e tem a parceria da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O objetivo principal é incentivar o empreendedorismo feminino, identificando, reconhecendo e premiando histórias de sucesso de todo o Brasil. Em dezembro, serão conhecidas as três vencedoras estaduais, que automaticamente vão concorrer ao prêmio nacional.

Ascom/Sebrae-Juazeiro
Variadas
31 de Julho / 2015 às 16:30 | 6 Comentários

Alunos, ex-alunos, professores e antigos mestres do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, participaram na manhã desta sexta-feira (31) do projeto “As memórias do Colégio Estadual Rui Barbosa”.

Entre os convidados estava o Comandante da Policia Militar da Bahia Anselmo Alves Brandão, ex-aluno da instituição, que relembrou momentos da sua vivência escolar em Juazeiro.

“Estou muito feliz é uma satisfação muito grande participar desse momento. Encontrar vocês, meus amigos, no Rui Barbosa, é uma sensação que não sei descrever. O mais importante de tudo isso é que eu me comprometa hoje com o Colégio, com a sociedade de Juazeiro, para ajudar o Colégio. Esse encontro não irá parar por aqui e esperamos que na comemoração dos 60 anos do Colégio Rui Barbosa nós estejamos mais uma vez juntos e passando informações positivas para esses jovens que tanto merecem”, afirmou, emocionado, o Coronel Anselmo Brandão.

O ex-deputado estadual Pedro Alcântara também foi um dos ex-alunos que participou das homenagens ao Colégio Rui Barbosa. Para Alcântara, o encontro foi gratificante e aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação do Comandante da Polícia Militar no município de Juazeiro.

“Valeu a pena o encontro. Quem poderia imaginar que o Coronel da Polícia Militar viesse a Juazeiro e fizesse uma palestra com tanta simplicidade? Pessoas como essa que sabe a sua origem, não renega a sua origem e faz questão de contar nos mínimos detalhes como foi sua trajetória e como trabalha hoje tem que galgar posição destaque. Isso é Polícia Cidadã. Foi uma dádiva de Deus quando o governador Rui Costa escolheu Anselmo como comandante da polícia”, frisou Pedro Alcântara.

A reportagem do Blog Geraldo José aproveitou a oportunidade e conversou com o Coronel Anselmo Brandão sobre as instalações do Grupamento Aéreo- GRAER- em Juazeiro. O comandante ressaltou a possibilidade do agrupamento ser implantado na cidade e disse ainda que irá levar o pleito ao governador Rui Costa. “Estamos com estudos para que seja instalado o GRAER na Região Norte, mas as tratativas estão entre Paulo Afonso e Juazeiro. Mas eu sou um defensor da vinda dele para Juazeiro e vou externar isso ao governador Rui Costa. Juazeiro é um polo de referência, não só congregando várias cidades circunvizinhas, mas é onde nós temos o maior índice de ocorrências da região Norte”, pontuou o Comandante.

O coronel Anselmo Brandão também explicou a nossa reportagem sobre o plano de incentivo aos policias que contribuem na apreensão de armas. “Já passei para os comandantes que incentivem os militares que apreenderem armas concedendo-os folgas e outros elogios para que se aumente a autoestima dos policiais”, declarou.

O comandante acrescentou ao final da entrevista a importância da parceria entre a Polícia Militar e o governo municipal. “Vai ser um resultado bastante positivo a parceria com o governo municipal. Outras ações já estão sendo articuladas para o município como a Ronda Maria da Penha, uma reivindicação das comunidades negras da região”, justificou o Coronel Anselmo Brandão.

VEJA MAIS FOTOS

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José
Política
31 de Julho / 2015 às 16:00 | 1 Comentário

O governo federal detalhou nesta quinta-feira (30), em decreto presidencial, quais serão as áreas afetadas pelo novo contingenciamento de recursos no orçamento deste ano. De acordo com o Tesouro Nacional, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) teve um corte adicional de R$ 2,05 bilhões – além dos R$ 25,7 bilhões cortados em maio deste ano. A publicação no Diário Oficial da União traz ainda bloqueios extras de R$ 1,7 bilhão no Ministério da Saúde e de R$ 1,16 bilhão no Ministério da Educação. Os valores fazem parte do novo contingenciamento de R$ 8,6 bilhões do governo, anunciado após a revisão da meta de superávit primário. Nesta quinta, o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, declarou que todas as áreas foram afetadas pelo corte, mas que os limites constitucionais estão sendo respeitados. "Todos sofrerão cortes, mas preservando áreas prioritárias para o governo e respeitando sempre os limites constitucionais. Corte proporcional às áreas. Não tem nenhuma pasta especificamente afetada pelo decreto", declarou, de acordo com o G1.

Policial
31 de Julho / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário
A Escola Auxiliadora recebeu a visita da policia militar (GPREV da 7ª CIPM-SMBV), para ministrarem palestra sobre: Motivação, a importância da família, prevenção do uso de drogas, e entre as pautas também foram apresentadas maneiras de como aprender aperdoar.

Os Cabos da Policia Militar, Vitório Lopes e César palestraram para os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Os Professores também prestigiaram o evento que faz parte do Projeto Escola Segura, que visa inibir ações violentas dentro e no entorno das escolas.  

Com o retorno do segundo semestre letivo, o secretário de educação avaliou como positiva a ação da corporação "Essa parceria entre a Escola e a Policia Militar é importante porque aproxima à população da corporação, que nesse projeto da Escola Segura visam diminuir os casos de violência também nas proximidades escolares. Essa palestra que aconteceu na Escola Auxiliadora esclareceu muitas dúvidas que antes eram frequentes em nossos alunos, e com certeza estaremos sempre buscando mais avanços para a nossa educação, priorizando qualidade no atendimento e segurança para a população", concluiu Daniel Torres.

Essa ação visa contribuir na boa formação dos estudantes, além de criar um ambiente cooperativo, proporcionando assim à comunidade escolar e também social mais segurança para o bom andamento letivo. 

Asscom

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage