Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 15 de Dezembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 12:33

Prefeito e juiz eleitoral visitam postos volantes de cartório Eleitoral para recadastramento biométrico

A Prefeitura de Juazeiro e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia estabeleceram uma parceria para que a população tivesse acesso ao recadastramento biométrico. Na manhã desta quinta-feira, 14, o prefeito Paulo Bomfim e o juiz José Carlos do Nascimento, visitaram alguns postos de cartório eleitoral, a exemplo da Escola Mazarelo, no bairro João Paulo II, e no IFBA. O assessor de Planejamento, Isaac Carvalho, e o Procurador Geral, Eduardo Fernandes, além do assessor jurídico, Josenildo Barros acompanharam a visita.

O prefeito relembrou da necessidade de fazer o recadastramento biométrico. “Além do exercício da cidadania, do direito ao voto, é importante que as pessoas não fiquem em falta com a Justiça Eleitoral e tenham outros impedimentos futuros, como a perda de benefícios sociais. Colocamos uma estrutura à disposição, e acreditamos que o resultado foi muito positivo”, declarou Paulo Bomfim.

De acordo com o juiz eleitoral, Juazeiro já passou dos 65%, sendo uma das cidades da Bahia com maior índice de recadastramento. “Quero ressaltar e agradecer ao apoio da Prefeitura. Foi uma parceria muito importante e sem isso, não teríamos atingido um índice tão alto. Ainda temos um trabalho a fazer, mas acredito que chegaremos a 80%”, prevê o magistrado José Carlos do Nascimento. O prazo final para o recadastramento é dia 31 de janeiro de 2018.

Ascom/PMJ 
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 12:00

Moradores e comerciantes da Avenida 7 de setembro em Petrolina reclamam do desperdício de água potável

Os moradores e comerciantes da Avenida 7 de Setembro em Petrolina reclamam que há 15 dias um vazamento desperdiça água potável e que até o momento a Compesa não tomou as providências. A assessoria de imprensa da Compesa disse que os serviços de manutenção seria realizada em breve.

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 11:37

No Dezembro Vermelho secretaria leva testes rápidos ao público do Juá Garden nesta sexta-feira (15)

Quem for ao Juá Garden nesta sexta-feira, 15, a partir das 15h, vai encontrar à disposição, profissionais da saúde que estarão orientando e realizando testes rápidos gratuitos para toda a comunidade, a fim de detectar a presença ou não de doenças como as Hepatites B e C, sífilis e HIV.

Organizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro com o apoio do Rotary Clube São Francisco e do Shopping, a ação integra a programação do Dezembro Vermelho no município - mês marcado pela mobilização nacional para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV e Aids e tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com HIV.

“Durante todo esse mês nosso trabalho é de fortalecimento e de convencimento da nossa população sobre a importância do uso do preservativo. A Aids tem tratamento, mas não tem cura e isso precisa ser muito bem explicado para a sociedade. O teste é rápido, não dói, então não devemos ter vergonha ou medo. O importante é prevenir”, observou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde este ano foram notificados 77 novos casos de HIV no município. Já os casos de sífilis chegam a 62. “No caso da sífilis o número de casos vem crescendo em todo o país, e no nosso município não é diferente. Temos intensificado a realização de testes rápidos em todas as nossas unidades de saúde para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de imediato e não tragam mais riscos à saúde das pessoas”, explica Tatiane Malta.

Ascom/PMJ 
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 11:08

Rui visita primeiro hospital público do interior a oferecer cirurgia cardíaca

Na manhã desta sexta-feira (15), o governador Rui Costa iniciou uma visita guiada com a imprensa às instalações do Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus. A unidade será entregue oficialmente às 16h.

"Hoje é um dia histórico para a Bahia. Estamos colocando em prática a regionalização da saúde, com serviços de alta complexidade. Este é o primeiro hospital público do interior com serviços de cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca e hemodinâmica. Esta nova unidade vai melhorar muito o atendimento de toda a região da Costa do Cacau, elevando o padrão de qualidade da nossa saúde pública", afirmou o governador. 


Dentre os equipamentos de alta tecnologia, o hospital conta com o mais moderno equipamento de hemodinâmica do país - uma máquina de cateterismo cardíaco, cerebral e vascular periférico, totalmente digital, capaz de realizar exames dinâmicos em 3D. O aparelho realiza, além dos tradicionais exames cardiológicos, tratamentos de aneurismas e más formações cerebrovasculares, tornando a região sul um centro de referência estadual para a neurointervenção e cardiologia intervencionista. 


Instalado às margens da BR-415, o Hospital Regional da Costa do Cacau começa a funcionar já no domingo (17), com a realização de cirurgias eletivas do mutirão promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O Governo investiu R$ 120 milhões nas obras físicas e na aquisição de equipamentos da unidade, que vai atender a cerca de 70 municípios da região sul da Bahia.  

Ascom
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 10:36

Juazeirense já está treinando para a temporada 2018

A Desportiva Juazeirense inicia a preparação para a próxima temporada com 22 atletas em seu elenco. Destes, sete vestem a camisa do clube pela primeira vez. Outros, como o atacante Toni Galego, retorna ao clube após passagem pelo futebol maranhense, enquanto Jildemar, mesmo integrado ao grupo, ainda depende de acertos contratuais, mas poderá ser anunciado como jogador do clube a qualquer momento.

Na atividade ministrada esta tarde no Estádio Adauto Moraes, apenas o volante Patrik e o atacante Raylan estiveram ausentes porque, de acordo com informações do clube, os mesmos ainda tem vínculo com o Palmas, de Tocantins, e se apresentam nos próximos dias.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 10:07

Deputado José Carlos Araújo estará em Campo Alegre de Lourdes para entrega da adutora

O deputado federal José Carlos Araújo estará na cidade de Campo Alegre de Lourdes, nesta sexta-feira (15), para participar de uma audiência pública na qual ocorrerá a entrega da adutora de água do município, um sonho antigo dos moradores da região.

O deputado José Carlos Araújo chegará à cidade acompanhado dos diretores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O prefeito Enilson estará na audiência pública, que terá também as presenças dos representantes da empresa executora da obra e de diversas outras autoridades.

A empresa responsável pela construção da adutora entregará a obra ao município, e a Codevasf, por sua vez, repassará à Embasa.   

O deputado José Carlos Araújo destinou cerca de R$ 17 milhões em emendas parlamentares para concluir os trabalhos da adutora e fazer a ligação das bombas por intermédio da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). 

Ascom
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 09:33

Polícia prende 13 suspeitos de integrar quadrilha de roubo de carga na Bahia

Treze pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (DF). O grupo, que atuava na Bahia, era investigado por roubar cargas de bebidas, leite e alho, além de caminhões e caminhonetes. Eles atuavam, geralmente, na BR-020, próximo a Correntina (a 920 quilômetros de Salvador).

Um dos suspeitos foi preso no aeroporto de Brasília. Foram cumpridos também, durante a operação "Luxo Alto" realizada nesta quinta-feira, 14, 15 mandados de busca e apreensão. A polícia apreendeu ainda quatro armas e bloqueadores de sinal - usado para impedir que os veículos fossem rastreados.

Segundo as investigações, a quadrilha roubava a carga na Bahia e levava para o DF. As vítimas, geralmente caminhoneiros, eram deixadas sob a guarda de um dos criminosos em um lugar de matagal. Depois de algum tempo, o restante do grupo retornava para "resgatar" o comparsa.

As cargas, consideradas de alto valor, eram repassadas por um preço abaixo do mercado para comerciantes ou intermediários do DF e de Goiás, que também participavam do esquema. Quanto aos veículos roubados, o grupo adulterava a placa e chassi (identificação), além de comercializarem as peças.

Os detidos devem responder pelo crime de participação em organização criminosa, roubo circunstanciado, receptação, além de adulteração de sinal e posse ilegal de arma de fogo. Se condenados, eles podem pegar até 10 anos de prisão. 

G1
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 09:07

Ambientalista afirma que situação do Rio São Francisco continua muita crítica e alerta para conscientização

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, informou que depois dos primeiros dias de dezembro com o registro de muita chuva na cabeceira do Rio São Francisco, a precipitação hídrica tende a diminuir a partir de agora.

De acordo com informações do órgão, os próximos dias de dezembro apontam para chuvas em menor quantidade na bacia do chamado rio da integração nacional, mas em quantidade expressiva em outras regiões do país. Nos últimos dias, a precipitação na região da cabeceira do rio, em Minas Gerais, ultrapassou os 80 milímetros (mm). O volume é considerado dentro da média esperada para o período.

Diante das informações, tanto a equipe da agência federal, quanto do setor elétrico, chamaram a atenção para o fato de os reservatórios apresentarem recuperação, mas ainda dentro de um estado crítico. Com isso, o setor elétrico considerou necessária a manutenção da vazão mínima em Três Marias (MG) no patamar atual, de 80 metros cúbicos por segundo (m³/s); a elevação em Sobradinho (BA) para 628 m³/s, com vistas a garantir em Itaparica (PE) o nível de 10% do volume útil do reservatório e a permanência do nível atual de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, em 550m³/s.

Conforme anunciado a Agência Nacional das Aguas, revalidou a decisão de manter o Dia do Rio até abril de 2018, a medida suspende a captação de água no São Francisco todas as quartas-feiras, com exceção para abastecimento humano e dessedentação animal.

Redação Blog
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 08:30

Partido Verde empossa nova executiva hoje a noite em Juazeiro.


O Diretório Municipal do Partido Verde, em Juazeiro, está convidando simpatizantes e filados para o ato de apresentação da sua nova diretoria.

A Nova executiva do partido Verde em Juazeiro terá o Advogado João Victor Medrado, na presidência e o empresário Fonseca Fraga, na vice-presidência.

“O Partido Verde, que sempre fomentou a renovação de práticas políticas e se pautou na construção de um país mais justo e sustentável, se renova ao entregar o comando para um jovem com a capacidade de João Victor”, disse Fonseca Fraga, atual presidente da legenda, em Juazeiro.

“Assumo esse compromisso porque sei que terei ao meu alcance o conhecimento e a experiência dos companheiros de partido. Nessa missão sei que terei a oportunidade de aprender e compartilhar de experiências exitosas no PV”, retribuiu João Victor.

A posse, que contará com a presença de lideranças do PV e de outros partidos políticos, será realizada no auditório do Rapport Hotel, a partir das 19 horas de hoje, sexta-feira (15). O deputado Estadual Marcell Moraes e outras lideranças do PV no estado prestigiam o evento.

publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 08:12

Contas do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho são rejeitadas pelo TCM. Isaac diz que vai recorrer e provar legalidade das contas

Em publicação datada desta quinta-feira (14) o Tribunal de Contas dos Municpios, divulgou a rejeição das contas do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, relativas ao exercício de 2016.

De acordo com o TCM, a rejeição se deu “em razão do descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da ausência de recursos para pagamento de restos a pagar, e o não investimento do percentual mínimo de 25% na área da educação. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, determinou a formulação de representação ao Ministério Público da Bahia contra o gestor para que seja apurada a eventual prática de crime contra as finanças públicas pela inobservância da LRF.”

Ainda, de acordo com a publicação, “O ex-prefeito foi multado em R$15 mil pelas irregularidades identificadas durante a análise das contas e terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$97.368,35, com recursos pessoais, em razão do pagamento de subsídios a secretário municipal acima do limite legal.

A relatoria considerou que os recursos deixados em caixa, no montante de R$R$32.410.643,00, não foram suficientes para quitar as despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, no expressivo montante de R$42.635.823,09, o que configurou o descumprimento do artigo 42 da LRF e foi a causa principal para a rejeição das contas. Na educação, o gestor aplicou R$129.176.336,27 na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, que correspondeu a apenas 24,37% da receita resultante de impostos, quando o percentual mínimo exigido pela Constituição é de 25%.”

Ainda cabe recurso para esta decisão, complementou em nota o TCM.

Isaac diz que vai recorrer no TCM e vai provar legalidade das contas

O ex-prefeito Isaac Carvalho afirma que há divergência contábil entre técnicos do TCM. Para o ex-prefeito não há dúvida que foram investidos mais de 25% em Educação. “Estamos tranquilos sobre o investimento que foi feito e apresentaremos os detalhes ao TCM”.

Ascom/Isaac Carvalho

Ascom/Isaac Carvalho
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 08:05

Juazeiro: Portaria suspende temporariamente contratos na área de educação


Em portaria publicada ontem (14), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude, suspendeu a vigencia dos contratos em Regime especial de Direito Administrativo durante o período de férias escolares. Na justificativa está anotado que a suspensão atende “a necessidade temporária de excepicional interesse público; considerando a interrupção das atividades escolares de 21/12/2017 a 14/02/2018”. 

De acordo com a portaria, “Ficam notificados todos os servidores contratados através do Processo Seletivo Público Simplificado 04/2016 da suspensão dos contratos de trabalho pelo período de 21/12/2017 a 14/02/2018”.

O decreto prevê ainda que funcionários “lotados em escolas que demonstrarem necessidade real e efetiva da manutenção de serviços para garantia da efetivação da matrícula 2018”, não sejam alcançados pela portaria.

O decreto assinado pela Secretária de Educação e Juventude, Lucineide Alves Silva, convoca “os servidores contratados temporariamente a comparecer na Secretaria de Educação e Juventude, no setor de Superintendencia e Gestão de Pessoas, para subscrever o termo aditivo, a partir de hoje (15/12).

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 08:03

PT já reavalia cenário para candidatura de Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Um dia depois de o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) marcar o julgamento do recurso de Luiz Inácio Lula da Silva para 24 de janeiro, o PT passou a reavaliar o cenário envolvendo a candidatura do ex-presidente. A legenda viu aumentar as chances de condenação de Lula na Corte de apelação, o que pode torná-lo inelegível. Para o partido, a possibilidade mais concreta de Lula ser candidato é recorrendo a instâncias como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Por enquanto não se fala no PT em substituir Lula por outro candidato.No entanto, alguns dirigentes lembram que, se há um ponto positivo no calendário do TRF-4, é o fato de o julgamento ter início oito meses antes da eleição. Com isso, haveria tempo para o partido construir um “plano B”, que pode ser o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ou o ex-governador da Bahia Jaques Wagner. Se o TRF-4 confirmar a condenação aplicada em julho pelo juiz Sérgio Moro – de 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP) -, Lula poderá ser enquadrado nos critérios da Lei da Ficha Limpa. O PT, que foi pego de surpresa com a data do julgamento no TRF, aposta em uma “guerra” na Justiça para manter seu candidato no páreo. O partido esperava para março a análise do caso.

Nesta quarta-feira, 13, em evento em Brasília, Lula disse que não quer se “esconder” atrás de uma candidatura ao Palácio do Planalto para evitar ser preso e anunciou a intenção de ir “até as últimas consequências” para se defender. O petista também intensificou a pré-campanha e as críticas à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e ao Judiciário. A estratégia do PT é investir na imagem de Lula como “perseguido político”. Nos três atos dos quais participou na capital, o ex-presidente insistiu no discurso de que tudo está sendo feito por PF, Judiciário e MPF para tirá-lo da disputa eleitoral em 2018. O petista e seus aliados vão insistir na tese de que ele é inocente.”Não quero que vocês tenham um candidato a presidente que esteja escondido na sua candidatura porque ele é culpado e não quer ser preso. Quero ser inocentado para poder ser candidato”, disse o ex-presidente, em reunião com as bancadas do PT da Câmara e do Senado.Mais tarde, em um evento com catadores do Distrito Federal, o ex-presidente disse que, se estivesse tudo bem no País, não precisaria se lançar à Presidência. O petista afirmou, porém, que não faria comentários sobre o agendamento de seu julgamento. “Sempre critiquei a Justiça morosa. Agora que eles apressaram, eu não vou criticar.”À noite, ele subiu em um palanque montado na rua, na frente do teatro do Sindicato dos Bancários, e discursou como candidato. “Sendo candidato ou não sendo candidato, eles vão ter de nos engolir”, disse Lula. O ex-presidente criticou também os acordos de colaboração e afirmou que há “malandro fazendo delação premiada com tornozeleira” e mantendo seu dinheiro.

Estadão
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 08:02

Moradores do bairro Palhinhas em Petrolina reclamam de escuridão na rua riachuelo

Os moradores o bairro Palhinhas em Petrolina reclamam do descaso da Celpe. A rua riachuelo há mais de uma semana está em completa escuridão.  

O espaço fico aberto para a Celpe esclarecer os motivos que evidência um descaso com os moradores. 

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 07:37

Targino Gondim, Flávio Baião e Quinteto Sanfônico do Brasil no Viva Gonzagão 2017 em Exu

De quarta-feira (13), data do aniversário de Luiz Gonzaga,  o município de Exu-PE está em festa, celebrando mais uma vez o seu filho mais ilustre, o Rei do Baião, com o evento batizado de “Viva Gonzagão 2017". O músico falecido em 1989 influencia diversos forrozeiros da região, com vários sucessos como Asa Branca, Olha pro Céu, Qui nem Jiló, Sabiá, A Morte do Vaqueiro, entre outros.

Durante o “Viva Gonzagão 2017” estão previstas apresentações de mais de 30 atrações no Parque Aza Branca e na praça de eventos Francisco de Miranda Parente. A programação ainda conta com uma Missa em Ação de graças à sombra do pé de juazeiro.

Dia 13, aniversário do rei do baião foi feriado na sua terra natal, Exu e teve homenagens em diversos cantos da cidade com rodas de sanfoneiros e festa de fãs em homenagem ao ícone maior da cultura nordestina, Luiz Gonzaga. Nesta sexta-feira (15) , haverá forró com Kinho Callou, Cosmo do Acordeon, Zezinho do Exu, Cosmo do Acordeon, Seguidores do Rei Luiz Gonzaga, Danilo Pernambucano, Santana e Joãozinho do Exu.

Sábado (16) no Parque “Aza” Branca shows com  Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro,Targino Gondim, Vel Cely, Targino Gondim, Flávio Baião e Alcimar Monteiro.

No domingo (17), a programação começa com a missa, às 11h, seguida por apresentação dos alunos do Ponto de Cultura Alegria Pé de Serra, às 15h30. Na sequência e às 16h, acontece apresentação de diversos músicos da terra debaixo do Juazeiro no Parque “Aza” Branca, incluindo alguns que se apresentarão no Sábado e ainda Jorge do Acordeon, Leninho de Bodocó, Del Feliz, Quinteto Sanfônico e Fulô de Mandacarú.

Redação blog
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 07:03

Senado vai discutir descriminalização da maconha no Brasil para fins medicinais

Fruto de sugestão popular, a proposta de descriminalização da maconha no Brasil vai tramitar no Senado Federal, porém, o cultivo só será permitido para fins medicinais. A apresentação de um projeto de lei neste sentido foi aprovada na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) de ontem  quarta-feira (14).

O parecer do relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), foi pela rejeição, mas a senadora Marta Suplicy (PMDB/SP) apresentou voto em separado e conseguiu reverter a negativa. Ela sugeriu que a Casa discuta o cultivo da planta para fins medicinais. A senadora será relatora da proposta. “Concordamos com o relator quanto a não descriminalização do cultivo da cannabis sativa para uso recreativo. Todavia, a nosso sentir, já passou da hora de se legalizar o cultivo da maconha para uso terapêutico”, afirmou a senadora.

A ideia apresentada pelo cidadão Gabriel Henrique de Lima, de São Paulo, tem mais de 120 mil apoiamentos no portal E-Cidadania. O uso medicinal da maconha foi aprovado na Argentina em março deste ano. 

No voto em separado, a senadora Marta Suplicy destacou que médicos, psicólogos, pedagogos e parentes de pessoas que usam a maconha para fins medicinais relatam os benefícios terapêuticos da planta. "Garantir o cultivo de cannabis para uso próprio medicinal se configura como medida urgente para s milhões de brasileiros que dependem da planta para ter qualidade de vida", registrou a senadora.

Estado de Minas
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 06:37

Toda Sexta Tem Obra entrega nova sede do CREAS em Juazeiro

Cumprindo mais uma agenda do programa de governo ‘Toda Sexta tem Obra’ a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) inaugura nesta sexta-feira (15) às 9h, a nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), localizada à Rua Argentina, número 36, bairro Maria Gorete.

O CREAS atende indivíduos e famílias em situação de ameaça e violação de direitos oferecendo serviços especializados e continuados. A nova sede tem melhor localização, é mais ampla e com espaços bem definidos para melhor atender aos usuários.

Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 06:03

Dengue: "Casa Nova quer ficar fora das estatísticas da Bahia"

Maria de Lourdes Silva Santos, com a disposição que tem demonstrado à frente da Secretaria de Saúde de Casa Nova, cidade no norte da Bahia, a 573 quilômetros de Salvador, deu início ontem quinta-feira (14) à campanha contra a Dengue, Dica e Chikungunya: "Começamos cedo, mobilizamos todos os recursos e pessoal, vamos de casa em casa, conscientizar, insistir e insistir, mas Casa Nova fica fora das estatísticas da Bahia" – diz, enfática.

Maria de Lourdes refere-se às estatísticas da Bahia, que no ano de 2016 cresceram assustadoramente: Foram mais de 70 mil casos de dengue e quase 50 mil casos de chikungunya: "Em 2016 estávamos na tabela LIRAa, (que é o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), com um índice 1,5, em estado de alerta. Em 2017 o índice manteve-se no estado de alerta aqui na cidade. Nosso esforço agora é eliminar este risco e isso só será possível com a participação da comunidade".

"Estamos nas ruas, casa por casa, bairro por bairro, localidade por localidade. Verão e primavera, calor e chuva, são elementos essenciais para o desenvolvimento do mosquito. É ele que vamos combater! Não deixar nenhum lugar favorável ao desenvolvimento do mosquito, esse é nosso propósito".

Inovando, Maria de Lourdes montou postos de coletas de recipientes e materiais que possam servir de criadouro para o mosquito. Os postos estão instalados nas proximidades da Quadra X da Topol, Colégio Irene Campos, Rua do Hospital, Rua do Colégio, Rua do Torra Torra, Rua da Prefeitura e rua do Colégio Getúlio Vargas.

"O prefeito Wilker Torres já determinou e se for preciso colocamos mais postos de coleta. Começamos hoje na Borges e Topol e vamos continuar com mutirões em todos os bairros e centro da sede. É uma guerra que vamos vencer!" – finaliza.

Ascom Manoel Leão
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 23:06

Realidade da pessoa com deficiência é discutida durante seminário em Petrolina

Promover a reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Esse foi o propósito de um seminário realizado pela Prefeitura de Petrolina e pelo Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quarta-feira (13).

O evento ‘A realidade da pessoa com deficiência nos dias atuais’, que aconteceu no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, reuniu diversas instituições e também teve a intenção de lembrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no último dia 3 de dezembro. 

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 22:32

Inscrições para Corrida e Caminhada de Natal continuam abertas em Petrolina

Continuam abertas as inscrições para a Corrida e Caminhada de Natal, que está sendo promovida pela Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. O evento acontecerá neste domingo (17), às 8h, no Parque Municipal Josepha Coelho.

A inscrição custa 1 kg de alimento não perecível e um brinquedo e deve ser feita no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em frente ao Dom Malan, ou pelo site: petrolina.pe.gov.br. O material arrecadado será doado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Corrida e Caminhada de Natal terá um percurso de 5 km. E serão premiados os três primeiros lugares nas modalidades masculino e feminino. Além da corrida, também está programado um culto natalino no dia 23, na Praça do Bambuzinho, para as pessoas em situação de rua.

Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 22:06

Cidadania e territorialização cultural fundamentam o 3º Módulo do Seminário Cultura Viva

Para defender a Cultura como política de Estado e fortalecer o progresso democrático nas diretrizes da política pública de cultura da Bahia, gestores de Pontos de Cultura, dos Centros de Cultura e da Territorialização estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, para discutir o tema Políticas Culturais: Cidadania, Território e Municípios Culturais, no terceiro módulo do Seminário Cultura Viva.

Transmitido online para outras cidades, o evento foi promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT).

Representando a secretária de Cultura Arany Santana, o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, discutiu sobre as políticas culturais, na perspectiva da Cidadania e dos Territórios Culturais. Também esclareceu um pouco sobre a Cultura da Bahia sob a perspectiva cidadã, no que se refere a acessibilidade e a territorialização da cultura.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 21:41

Presidente do BNDES defende incentivo aos investimentos públicos e privados

Durante evento promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), na sede da BDO, em São Paulo, na última segunda-feira (11), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, destacou a necessidade de ampliar investimentos para a garantia do progresso econômico do país e traçou expectativas até 2022.

O executivo demonstrou preocupação em relação à baixa demanda por crédito e abordou a necessidade de garantir a competitividade para as micro e médias empresas como forma de gerar renda e crescimento ao setor produtivo.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 21:10

Matheus Torres lança clipe do hit "Foi Bom"

O talentoso Matheus Torres lançou na noite desta quarta-feira, 13, o clipe do seu mais novo sucesso, o hit "Foi Bom". O Baby como é carinhosamente chamado, é um dos mais promissores artistas da nossa região e na última edição do Prêmio Zap foi um dos mais votados na categoria Arrocha/Arrochadeira, chegando a disputar a final do troféu. 

Se você está ansioso para curtir o resultado do novo clipe, não perca mais tempo, veja abaixo:

Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 20:45

INTERNOS do CPJ PARTICIPAM DAS PROVAS DO ENEM/2017

Durante os dias 12 e 13, internos do Conjunto Penal de Juazeiro participaram das provas do ENEM para as Pessoas Privada de Liberdade (PPL). Os procedimentos são os mesmos da aplicação do Enem geral, guardadas as especificações e peculiaridades do sistema prisional.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), esta versão do Enem apresenta o mesmo nível de complexidade e dificuldade das provas aplicadas para todo o país nos dias 5 e 12 de novembro. A instituição ainda não informou a data em que os resultados desta edição serão divulgados.

Na Bahia teve 786 inscritos, 43 desse total fizeram as provas no CPJ. Caso um interno obtenha pontuação para ingressar no ensino superior, ele ainda terá que entrar com um pedido na Justiça para receber autorização para frequentar as aulas.

Redação blog
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 20:03

Mutirão Fiscal de débitos com ICMS segue até sexta-feira (15)

Segue até sexta-feira o Mutirão Fiscal do Estado da Bahia para os contribuintes do ICMS com débitos tributários, cobrados tanto na esfera administrativa quanto na judicial.

“A ideia do mutirão é execelente, pois nem sempre a empresa tem condição de pagar a dívida com tantos acréscimos”, disse Ezequiel Ferreira, que fechou um acordo, nesta quarta-feira (13).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Dezembro / 2017 às 19:44

Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina faz alerta sobre câncer de pele

Com o objetivo de falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de pele, no ano de 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), deu início ao “Dezembro Laranja”. Desde então, a cor que também remete ao sol e ao bronzeado de verão, passou a ser símbolo da luta contra a doença.

Esse ano, a campanha traz como tema “Se exponha, mas não se queime”, fazendo um alerta claro à falta de cuidados do brasileiro com a pele. De acordo com dados da SBD, 63% da população não usa protetor solar no seu dia a dia e 6 milhões de pessoas não se protegem durante as atividades praticadas ao ar livre.

Na outra ponta, o Instituto Nacional de Câncer estima que em 2016 foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer de pele não-melanoma no Brasil, sendo este o tipo de maior incidência e mais baixa mortalidade. No país, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, ficando atrás apenas das do aparelho circulatório.

Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE/IMIP
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.