Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 11 de Dezembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 23:00

ARTIGO – “A GERAÇÃO DE CRISTAL”

Esta semana estou acometido por uma dúvida atroz: se dou uma folga ou não aos nossos políticos e a corrupção que o acompanha como uma inseparável amante apaixonada, para, então, derivar na direção de outro tema...! Ainda que o faça, abandonando-os como o tema central do artigo, acredito que, certamente, ao final concluirei que eles têm uma parcela de culpa nas consequências que marcam os fatos aqui analisados, e que estão ligados às fortes imagens da ilustração acima. E não é pouca a culpa!

Como os tempos mudaram, caro leitor! Faz bem recordar um tempo vivido em que a tecnologia avançada de hoje ainda dava os primeiros passos; quando as geladeiras eram à querosene; o rádio era à bateria Rayovac ou Eveready; o fogão era à lenha e o telefone pendurado na parede tinha uma manivela para produzir a chamada; quanta coisa mudou! Faz-me rir a lembrança de quando estive fazendo um curso na Itália em 1973 e, surpreso, via as pessoas com um grande aparelho telefônico nas mãos falando pelas ruas; era o Motorola Dynatac 8000X, que media 25 cm de comprimento, 7 cm de largura, pesava um quilo e a bateria só durava 20 minutos! O equivalente brasileiro foi aqui lançado em 1990, o Motorola PT-550, que muitos apelidaram de “tijolão”. Hoje, o celular adquiriu um aperfeiçoamento fantástico e tudo se faz através dele, até mesmo operações bancárias! 

Mas, o tema de hoje não é falar do avanço tecnológico, mas recordar que houve mudanças desastrosas no conjunto das coisas que envolvem a vida da nossa sociedade. Quero me referir, em especial, ao tempo em que o aluno RESPEITAVA quase chegando à veneração aos seus Professores, diferentemente do retrocesso que atingiu a Educação nos dias atuais, principalmente na forma aviltante, brutal e até criminosa como os nossos Professores passaram a ser tratados. É chocante a imagem acima do estado em que ficou o rosto dessa Professora Márcia Friggi, agredida dentro de uma escola em Indaial-SC, de maneira covarde por um aluno adolescente de 15 anos. Vejam o desenrolar do vergonhoso episódio:

"Estou dilacerada. Aconteceu assim: Ele estava com o livro sobre as pernas e eu pedi:
– Coloque seu livro sobre a mesa, por favor.
– Eu coloco o livro onde eu bem quiser.
– As coisas não são assim.
– Ahhh, vai se f...
– Retire-se por favor.

Na direção eu contei o que tinha acontecido. Ele retrucou que menti. [...] Ele, um menino forte de 15 anos, começou a me agredir. Foi muito rápido, não tive tempo ou possibilidade de defesa. Estou dilacerada por ter sido agredida fisicamente. [...] Estou dilacerada porque me sinto em desamparo, como estão desamparados todos os professores brasileiros”. E ela disse mais uma verdade: “Esta é a geração de cristal: de quem não se pode cobrar nada, que não tem noção de nada”.

Em Ceilândia, no Distrito Federal, a Professora Edielza Figueiredo, grávida de 8 meses, foi agredida por um aluno de 16 anos, que arremessou uma mesa escolar sobre a sua barriga. No último dia 06/12, em Teresina-PI, as televisões exibiram as imagens de uma aluna ensandecida agredindo a Professora/Diretora da escola.

Pesquisa realizada em 2013, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organismo da ONU, registra que 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez POR SEMANA. Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero. É deplorável, mas ocupamos o primeiro lugar no ranking mundial da violência contra o professor!

Afirmo que somente através da Educação e da valorização da família esse país poderá recompor o seu destino. Daí que, impõe-se um comprometimento responsável da classe política, seja na elaboração das leis de proteção e valorização dessa honrada classe de educadores, seja no investir mais nos programas de fortalecimento da Educação. Menos corrupção e desvios da verba pública – e aí está a maior culpa deles!

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 22:00

CBMBA participa do Lançamento da Operação Verão 2017/2018

Quarta-feira (6) o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia participou do Lançamento da Operação Verão 2017/2018. O evento ocorreu na Praça Osório Vilas Boas (Antiga Sede de Praia do Esporte Clube Bahia). A ação faz parte da estratégia para intensificar a segurança e a proteção da comunidade e turistas que visitam o grande cinturão turístico que é a Bahia.  A Operação é uma ação do Governo do Estado da Bahia, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Polícia Militar e demais órgãos de Segurança Pública e se estende até o Carnaval.

Ao todo serão 1.230 Bombeiros Militares empregados, atendendo nas cidades de Salvador e Região Metropolitana, Porto Seguro, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas. Em Juazeiro serão empregados guarda-vidas nas principais áreas de banhos, viaturas e bote para emprego de buscas e salvamento nas diversas ilhas da região. "O CBMBA atuará com ações específicas no atendimento a banhistas, na proteção do turismo ecológico, além do atendimento pré-hospitalar nos eventos do calendário de festas populares.", disse o Comandante-Geral do CBMBA, Coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo.

Ascom CBMBA
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 21:00

Lula pensa em isenção de IR a pessoas com salário de até R$ 5 mil

A equipe econômica do ex-presidente Lula começa a desenhar uma série de propostas a serem apresentadas durante a corrida eleitoral de 2018. Uma das principais, segundo o jornal Folha de S. Paulo, seria isenção do imposto de renda para pessoas com salário de até R$ 5.000. O time de Lula avalia que a medida teria baixo impacto em termos de arrecadação e ampliaria o poder de compra de boa parte da população.

A equipe do ex-presidente também está focada em "decifrar" os eleitores de Jair Bolsonaro, principal concorrente do petista até o momento, segundo as mais recentes pesquisas eleitorais. De acordo com estudos encomendados pelo partido, os apoiadores do parlamentar têm forte presença no Rio de Janeiro e em estados tradicionais no agronegócio. Também revelaram eleitores engajados e dispostos a investir dinheiro do próprio bolso em ações que impulsionem a capilaridade do deputado, atualmente forte em setores ligados à segurança.

publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 20:00

EMPRESÁRIO DENUNCIA OBRA SEM ALVARÁ NO CONDOMÍNIO MORADA DAS ÁRVORES

O empresário juazeirense Laete Valentim em contato com o Blog e em nome dos demais moradores da Quadra A, efetuou denúncia por conta de uma obra irregular no Condomínio Morada da Árvores do bairro São Geraldo. Diz a denúncia: “Foi denunciada uma obra irregular efetuada pelo condomínio Morada das Arvores no bairro São Geraldo, Juazeiro-BA, dia 16/11/2017, através de oficio destinado a pessoa de Agenor do Amaral, na secretaria SEMAURB, obra essa referente a construção de uma guarita em que a mesma não tem alvará nem projeto para que seja executada, pois no código de obra do município diz em seu Art. 10: o responsável técnico pela execução da obra conforme o projeto aprovado pelo órgão competente, zelar pela proteção e segurança  dos que trabalham na obra, dos pedestre, das propriedades vizinhas e dos logradouros e vias públicas e colocar placa de identificação da obra, com o número do alvará de licença, data de emissão, prazo de validade, nome do responsável enumero de inscrição do conselho ou órgão competente, em local visível.

A obra voltou a ser executada, liguei para a secretária de Agenor, de nome Fabíola, a mesma disse que a obra estava liberada para ser executada. No Dia 07/12/2017, fui a secretaria SEMAURB saber por que a obra não tem alvará e fui levado a sala de uma funcionária chamada Elaine, pessoa comprometida com a verdade, pois a mesma olhou no sistema e disse que não consta liberação para a obra. Foi dada entrada para regularizar a obra, com o protocolo de Nº17095/2017, mas naquele momento não tinha sido feita a análise nenhuma ainda do projeto. Onde só é permitida obstrução de 50% da calçada, aqui fechou todo passeio em 100%. Obra invadindo a via pública está tirando o desnível das águas pluviais da “quadra A” do referido condomínio, ferindo assim também as leis ambientais.

O condomínio está construindo a segunda etapa com mais de 180 lotes, sem pagar os encargos e impostos, deixando de gerar renda para o município. Então eu pergunto, porque a secretaria de obras a SEMAURB, na pessoa de Agenor do Amaral, não fiscaliza e cobra. Quero deixar claro que fui impedido de efetuar essa denúncia pela pessoa de Fabíola secretária de Agenor, que recusou a receber e me orientou que eu ligasse para a guarda municipal. Assim eu fiz, a atendente da guarda disse que anotaria e repassaria para a SEMAURB, o que até a data de hoje não foi feito. Veja que é uma obra grande porte trazendo grande prejuízo ambiental, e deixando de arrecadar impostos para o município".

O Blog tentou contato com a empresa responsável pelo condomínio na manhã deste sábado, mas não conseguiu. Fica reservado o espaço para versão da citada empresa.

publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 19:00

#Vamosdarumbasta: movimento da COELBA para evitar acidentes com a rede elétrica alerta para os riscos de soltar pipa perto do fio do poste

Soltar pipa é uma brincadeira divertida, mas, quando praticada sem atenção para as regras de segurança, pode causar acidentes, colocar em risco a vida de crianças e adolescentes e interromper o fornecimento de energia elétrica. Um dos alertas do movimento #Vamosdarumbasta, lançado pelo Grupo Neoenergia na plataforma virtual www.vamosdarumbasta.com.br no final do outubro, fala dos cuidados que devem ser tomados ao soltar pipas.

Na Bahia, de janeiro a outubro de 2017, foram registradas 687 interrupções causadas por linha de pipa, afetando quase 600 mil clientes. Uma das ocorrências de maior abrangência ocorreu em julho deste ano, em  Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Cerca de  10 mil consumidores ficaram sem energia por mais de uma hora depois que uma  pipa enroscou na rede de distribuição e provocou o desligamento de um alimentador da subestação de Itinga.

Ler Matéria Completa
Ascom Coelba
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 18:00

POLÍCIAS CIVIL E MILITAR E GUARDA MUNICIPAL REALIZAM A 3ª ETAPA DA OPERAÇÃO PAZ EM JUAZEIRO

Na sexta-feira, dia 08, policiais civis e militares e guarda municipal realizaram a 3ª Etapa da Operação Paz em Juazeiro promovendo abordagens em bares e veículos no intuito de localizar armas, drogas e produtos de crimes diversos, especialmente nos lugares com maior verificação de incidência de CVLI'S, buscando promover a redução da criminalidade com a presença e ação do Estado agindo de forma integrada por suas instituições.

EQUIPE DA POLÍCIA CIVIL: Composta de 08 integrantes do S.I. da Coordenadoria e Delegacia de Homicídios, sob o Comando da DPC Lígia Nunes de Sá; EQUIPE DA POLÍCIA MILITAR: Composta de 08 integrantes, todos da 75ª CIA; EQUIPE DA GUARDA MUNICIPAL: Composta de 08 integrantes; EQUIPE DA SEMAOP: Composta por 01 integrante; VIATURAS EMPREGADAS: 02 da Polícia Civil; 02 da Polícia Militar; 02 da Guarda Municipal e 01 guincho.

Foram percorridos bairros da cidade, entre eles, Jardim Primavera, Itaberaba, Tancredo Neves, Alto do Alencar, João XXIII e Tabuleiro, no intuito de efetuar abordagens em bares e clubes.

RESULTADOS: 18 bares foram abordados; 01 bar foi autuado pela SEMAOP por irregularidades verificadas; 528 pessoas foram abordadas; 38 Veículos 04 rodas foram abordados; 72 Veículos de duas rodas foram abordados; 06 estabelecimentos foram fechados e notificados; 01 pessoa foi detida com posse de papelote de cocaína, tendo sido lavrado TCO e 01 veículo apreendido por poluição sonora.

Da Redação
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 17:00

Coreia do Norte: 'Bloqueio marítimo dos EUA é declaração de guerra'

A Coreia do Norte advertiu que interpretaria um bloqueio marítimo por parte dos EUA como uma "declaração de guerra", neste domingo (10).  "Consideraremos um bloqueio naval por parte dos EUA e seus sequazes como um ato de violência contra a sagrada soberania e a dignidade da Coreia do Norte, e como mais uma declaração de guerra", diz um comentário publicado em Rodong Sinmun, o jornal do partido governante norte-coreano.

O jornal apela a "estar preparado para aplicar a nossa imediata e implacável resposta de autodefesa à menor tentativa de colocar em prática a contenção marítima". O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, ao condenar no final de novembro o lançamento de um míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte, disse que a comunidade internacional deve tomar medidas suplementares para reforçar a segurança marítima, incluindo o direito de interceptar o tráfego marítimo que transporta mercadorias de e para a Coreia do Norte.

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 16:00

Comemore! Nesta segunda (11) o Hospital Dia São Lucas já estará funcionando para fazer a diferença!

Amanhã, segunda-feira (11), Juazeiro e região ganham uma nova casa de saúde que funcionará como Hospital Day e oferecerá diversas especialidades médicas.

Um espaço amplo, completo em serviços, confortável, humanizado e com a melhor equipe de profissionais do Vale do São Francisco. 

O Hospital São Lucas fica na avenida São João, no bairro Piranga e abrirá suas portas ao público, oferecendo mais atenção, mais acolhimento, mais tecnologia e segurança no diagnóstico, profissionais especializados e mais acesso aos serviços de saúde.

Na unidade hospitalar haverá atendimento completo para a Saúde da Mulher, com ultrassonografia 4D, mamografia, heteroscopia, reprodução assistida, mastologia/ rastreamento, exames específicos e tantos outros procedimentos que atendem as necessidades do público feminino.

Ler Matéria Completa
Ascom -  Hospital Dia São Lucas
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 15:00

Câmara vai iniciar debate sobre Previdência nesta quinta, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse neste sábado ao presidente Michel Temer que vai pautar, a partir da próxima quinta-feira, dia 14, as discussões sobre a reforma da Previdência, segundo apurou o Broadcast. Inicialmente, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que modifica as regras para se aposentar no Brasil só seria coloca em análise no plenário da Casa na semana do dia 18. Maia esteve reunido com Temer no Palácio da Alvorada, além do tucano Antonio Imbassahy, que pediu na sexta-feira demissão da Secretaria de Governo, e o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que assumirá o cargo na próxima quinta-feira.

Após a reunião, Marun disse que o governo está confiante na aprovação da reforma ainda neste ano. "Nós tivemos hoje uma boa notícia que o foi o fechamento de questão do PPS. Já são três partidos que decidiram fechar questão. Além do PPS, já tinham fechado questão - o que significa no jargão política obrigar os deputados a votar favoravelmente ao texto, sob risco de punição - o PMDB, partido do presidente, e o PTB. "Temos expectativa em relação aos outros", disse Marun. Questionado sobre a possibilidade de o PSDB também se alinhar oficialmente com o governo, Marun disse que "isso é uma coisa para se conversar".

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 14:00

SINDSEMP realiza a última Assembleia Geral Ordinário de 2017 no Hotel Grande Rio

A última Assembleia Geral Ordinária do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), foi realizada na sexta-feira(08), no auditório do Hotel Grande Rio. A pauta foi composta de informes e pontos da Campanha Salarial 2018.

A Assembleia teve início com os informes sobre os processos da assessoria jurídica do sindicato, conduzidos pelos advogados Dr. Leonardo e Dr. Luís Eduardo, as pautas de reuniões realizadas com o Executivo, a exemplo dos desvios de funções de alguns servidores; a situação dos Planos de Cargos e Carreiras da Educação, com suposição do SINDSEMP para uma assembleia específica para tal fim;  condições de locais de trabalho da secretaria de saúde e demais secretarias, dentro do que foi colocado pelos conselhos;  as negociações sobre o Cartão do Servidor e o Clube de Benefícios do SINDSEMP e ação do FUNDEF (PRECATÒRIOS).

Sobre a Campanha salarial 2018 foram apresentados todos os ofícios encaminhados ao Prefeito Municipal, Miguel Coelho e à Secretária de Gestão Administrativa, Luisa Leão, além dos ofícios encaminhados à Casa Plínio Amorim com as dezesseis propostas e emendas propostas à Lei Orçamentária 2018. O presidente de SINDSEMP, Walber Lins, conduziu a assembleia e finalizou agradecendo a presença de todos e desejando aos servidores e familiares um final de ano de paz, um feliz natal e um ano novo de muitas bênçãos, com amor no coração e a presença de Deus, para que todos tenham um ano feliz.

Ascom Sindsemp
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 13:00

Naldo agrediu esposa por querer saber senha do Instagram, diz colunista

O cantor Naldo Benny, detido na quarta-feira (6), em sua casa, na Zona Oeste do Rio, depois de agredir a mulher, Ellen Cardoso, mais conhecida como Mulher Moranguinho, teria tido uma crise de ciúmes porque a esposa não quis informar a senha do perfil de sua loja no Instagram. De acordo com o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, Naldo não gostou de um cometário feito por um rapaz em uma das fotos postadas por Moranguinho. O cantor queria ler as mensagens diretas enviadas à esposa, mas ela se recusou a dar a senha e Naldo partiu para a agressão.

O cantor quebrou o celular de Moranguinho e agrediu a esposa no banheiro de casa. Ainda de acordo com o colunista, Naldo chegou a quebrar o box com um soco e ameaçar a mulher de morte. O filho do primeiro casamento de Naldo estava em casa e teria se trancado no quarto no momento da briga. Na casa, a Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) Jacarepaguá, encontrou uma pistola calibre 7,65 sem registro. Naldo disse na delegacia que só irá se pronunciar sobre o ocorrido em juízo. Ele foi solto após pagamento de fiança. O valor, no entanto, não foi divulgado. 

Fonte: NMB
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 11:00

BEATRIZ VÍTIMA DE HERODES

Estamos vivendo o mês de dezembro, tempo de advento no qual nos preparamos para a celebração do Natal de Cristo. 

Tempo que também lembramos a figura de um monstro que viveu a dois mil anos atrás. Refiro-me a Herodes que num gesto de maior crueldade mandou assassinar inocentes. 

Nos nossos dias Herodes continua mantando inocentes.

Há dois anos, justamente em dezembro, a inocente Beatriz foi morta com requintes de crueldade. 

O Herodes de dois mil anos atrás tinha a cobertura do sistema opressor e o que parece que o Herodes assassino de Beatriz tem igual proteção.

Somos pais e mães de família que sentimos, nos nossos corações, a dor de Lucinha e Sandro (pais de Beatriz), por isso somamos com aqueles que exigem a verdade, doa a quem doer, e justiça já.

Beatriz, mártir inocente. Seu sangue clama por justiça e o clamor já chegou aos ouvidos de Deus. Beatriz hoje está entre os anjos de Deus e intercede por nós. 

Pelo esclarecimento da verdade e por justiça, subscrevo-me.

José Alves de Sena (Zelinho) - Juazeiro-BA

Foto Ney Vital
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 10:58

Morre aos 98 anos a atriz Eva Todor

A atriz Eva Todor morreu de pneumonia na manhã deste domingo (10), aos 98 anos. A notícia foi confirmada por amigos. Ainda não há informações sobre onde será o velório nem o sepultamento. Eva Todor era viúva e não deixa filhos.

f
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 10:00

HOMEM É ASSASSINADO NO BAIRRO JOSÉ E MARIA EM PETROLINA

Por volta das 20h40min deste sábado (09) a Central de Operações do 5º BPM recebeu informações pelo 190, que na Rua do Cruzeiro do Sul, bairro José e Maria, havia ocorrido disparo de arma de fogo. De imediato foram enviadas a GT 25.104, GR 25.800, GATI, Operações, Supervisão e NIS-4, que ao chegarem constataram a veracidade do fato através de informes que dois indivíduos não identificados se aproximaram em uma motocicleta Strada de cor vermelha efetuaram disparos de arma de fogo atingindo o peito esquerdo da vítima Josemar Davi da Silva, 37 anos, a qual veio a óbito no local e atingindo também Vagner Cavalcante Souza, 28 anos,  também no peito esquerdo, sendo que o mesmo foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Universitário, o qual após procedimentos médicos, constatou que não corre risco de morte. A GT 25.104 fez o isolamento do local do crime e com a chegada do IC o corpo foi removido para o IML, NIC 083164, em seguida a GT 25.104 fez a validação do BO na 1ª DPC, para as devidas providencias.

Da redação com informações do 5º BPM
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 09:35

2 anos do assassinato de Beatriz: Sob chuva e com muita indignação, pais e amigos, protestam em Juazeiro e Petrolina; Vejam o vídeo

Teve início o passeio ciclístico, o Percurso da Justiça, que tem o objetivo de lembrar as autoridades de segurança pública e políticos que neste domingo (10), completa 02 anos do assassinato da menina Beatriz. O percurso teve início no centro de Juazeiro e será encerrado em Petrolina. 

Neste domingo (10) é aguardado com expectativa a  reportagem do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão que irá mostrar as imagens do suposto assassino de Beatriz, divulgadas pela Polícia Civil de Pernambuco, estas imagens foram melhoradas com a tecnologia da Globo Filmes, no Rio de Janeiro, de acordo com os pais de Beatriz

A reportagem é do jornalista Francisco José, que esteve em Petrolina nos últimos dias 26 e 27 de novembro. O Ministério Público de Pernambuco irá se empenhar em divulgar reforçar a divulgação da imagem do acusado de cometer o crime. Beatriz foi assassinada com 42 facadas, segundo a perícia policial.

Até o momento ninguém foi preso.

Veja o vídeo do manifesto:

Redação blog Foto: Ney Vital
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 09:00

Fredão de Benedito será novo secretário de Urbanismo de Casa Nova

Vereador aceita convite do prefeito. Posse será nesta segunda-feira, 11.

O vereador de Casa Nova  Fredão de Benedito aceitou o convite do prefeito Wilker Torres e será o novo secretário de Urbanismo da cidade. Eleito em sua primeira eleição com 1.543 votos, o parlamentar era destaque em sua atuação no legislativo, mas vai ocupar a pasta dentro da reforma administrativa feira pelo Executivo neste final de ano.

Fredão agradeceu o reconhecimento do seu trabalho e a confiança do grupo politico, liderado pelo prefeito. “Agradeço ao prefeito e o grupo pelo apoio, incentivo e confiança. Tenho exata noção da minha responsabilidade neste momento. Não posso e não vou decepcionar as pessoas que votaram e acreditaram em mim”, pontuou.

O vereador elencou como será sua postura à frente da pasta. “Não vou prometer soluções milagrosas ou criar falsas expectativas. Os problemas da cidade não serão resolvidos da noite para o dia, mas prometo trabalhar incansavelmente para trazer resultados no futuro. Serei um secretário comprometido, que vai suar a camisa e fazer tudo o que é possível para devolver a essa cidade o brilho e o respeito que ela merece”.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 08:00

AMMA faz alerta a população sobre desprendimento de baronesas no Rio São Francisco  

Blocos da planta baronesa, presentes no Rio São Francisco, se desprenderam e estão descendo rio abaixo.  O deslocamento da vegetação ocorreu pela mudança de direção e velocidade dos ventos, além da queda da vazão da barragem de Sobradinho, que chega a marca de 550m³/s.

O diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, afirma que este é um fenômeno natural, que não traz prejuízos para a natureza e faz um alerta.  “Esse é um evento natural, que foi potencializado pela diminuição da vazão, Sobradinho nunca esteve numa vazão tão baixa. Por isso, deve-se redobrar a atenção, principalmente com a navegação, para que não ocorra nenhum acidente”, esclarece.

O diretor-presidente da AMMA, Rafael Oliveira, explica que estão sendo tomadas todas as medidas possíveis para evitar algum incidente.  “Estamos monitorando os deslocamentos das baronesas através de barco e equipe de campo. Serão tomadas as medidas necessárias, para que se mantenha a segurança e para reforçar é necessário que a população que faz uso do rio tenha uma maior cautela nos próximos dias”, alerta.

Ascom AMMA
publicado em 10 de Dezembro / 2017 às 07:07

10 DE DEZEMBRO: DOIS ANOS DO ASSASSINATO DA MENINA BEATRIZ E SEM RESPOSTA A SOCIEDADE CLAMA POR JUSTIÇA

Na noite de 10 de dezembro de 2015, a menina Beatriz, 7 anos, foi assassinada com 42 facadas dentro do Colégio Maria Auxiliadora, um dos mais tradicionais colégios particulares de Petrolina. Segundo as investigações, o crime ocorreu próximo a quadra onde acontecia a solenidade de formatura das turmas do terceiro ano da escola. A irmã de Beatriz era uma das formandas.

Familiares e amigos de Beatriz Angélica, promovem daqui a pouco um passeio ciclístico, com saída em Juazeiro, às 7h30 e chegada em Petrolina. O passeio é denominado o ‘Percurso da Justiça’ e tem o objetivo de mais uma vez chamar a atenção das autoridades que precisam responder: quem matou Beatriz? Quem são os envolvidos? 

Há dois anos, cada segundo da vida de Lúcia Mota e Sandro (pai e mãe) tem sido em busca de uma resposta para a conclusão do caso, com o nome ou os nomes de todos os envolvidos direta e indiretamente no assassinato de Beatriz.

Passados dois anos, além da angústia, incertezas, dor e aflição, para os amigos e sociedade, o crime desafia as autoridades governamentais responsáveis pela segurança pública. Incapacidade, incompetencia, morosidade, falta de equipamentos são alguns dos motivos de cobranças nestes dois anos.

“É dolorido imaginar o sofrimento de minha filha. É necessário uma resposta para continuarmos vivendo porque a dor ultrapassa. Dói na alma”, desabafou Sandro.

Vários protestos já foram realizados em Petrolina e Recife. A família da menina Beatriz pede prisões imediatas dos envolvidos no crime. De acordo com Sandro Mota, pai da garota, o Ministério Público de Pernambuco tem posse de imagens que denunciariam a identidade de cúmplices no crime. Ele também acusa a escola de atrapalhar o processo de investigação da morte da filha. Segundo Sandro, o colégio teria apagado as imagens das câmeras internas. "Eu quero pedir a prisão dessa pessoa que apagou as imagens e também quero denunciar que a escola escondeu e apagou essas provas", comentou o pai da menina, em um dos protestos.

De acordo com Lucia Mota, mãe da criança, as imagens divulgadas foram recuperadas pela polícia depois de serem apagadas utilizando uma senha de administrador, que deveria estar em posse apenas de funcionários da escola.

A advogada do colégio, em entrevista negou as acusações e disse que o Colégio tem "contribuído com todos pedidos solicitados pela investigação policial".

Neste domingo à noite, o programa do Fantástico/Rede Globo, vai apresentar uma reportagem e mostrar as imagens melhoradas, captadas das câmaras do Colégio. As imagens foram melhoradas com a tecnologia usada pela Globo Filmes.

Nas ruas e avenidas de Juazeiro e Petrolina os cidadãos são solidários com a dor de Lúcia e Sandro. A dona de casa Maria do Rosário Coelho diz que reza toda noite pedindo a solução do caso e que toque as autoridades policiais e os políticos para se empenharem na elucidação da morte de Beatriz. "Como pode um assassina entrar e sair de um local como um colégio cometer um crime e até o momento ninguém apontar o criminoso", questiona Maria do Rosário.
 

Redação blog
publicado em 09 de Dezembro / 2017 às 23:00

QUEM É O VERDADEIRO CULPADO DA ASCENSÃO DE JAYR BOLSONARO?

Nesse pequeno artigo, venho na tentativa de trazer à luz algumas ideias e conceitos que escondidos ficam perante esse turbilhão de informações falsas e tendenciosas. Se formos analisar a política brasileira desde o governo Sarney (de 21 de abril de 1985 a 15 de março de 1990) até o Impeachment de Dilma Rousseff no dia 31 de agosto de 2016, observou-se que muito pouco o Brasil evoluiu. E não estou falando de economia, poder aquisitivo do cidadão, ciência e tecnologia ou tão pouco educação. Eu estou falando da mentalidade do povo brasileiro em saber identificar, analisar, avaliar e finalmente fazer a escolha certa em relação a seus representantes nas três esferas. Governos conservadores abriram a nova era após o Regime Militar como foi o caso do ex-presidente José Sarney.

Finalmente LULA ganha a eleição de 2002 e com isso nascem boas esperanças para uma nação machucada e desacreditada com políticas fracas e inúteis. Lula lança o Bolsa Família e outros "Bolsas" mais para dar dinheiro as classes mais pobres. Com ele no governo o "pobre" podia viajar de avião, ter televisão de led, fazer faculdade enfim, fazer tudo o que (em tese furada dele...) um "rico" podia fazer. Depois, Lula se envolve em seu primeiro escândalo, o mensalão! Isso não foi muito destrutivo, pois o larápio naquela época ainda tinha 75% de aprovação e popularidade da nação brasileira. Se reelegeu e depois de mais 4 anos colocou um poste que até então o Brasil não conhecia. Era uma mineirinha pouco simpática e de luz tão apagada que mal sabia formar numa oração um sujeito ligado a um verbo e por fim um predicado. Era péssima nas palavras e sofrível nos relacionamentos com outros políticos. Surge então o poste DILMA ROUSSEF. Daí a sujeira petista que estava por debaixo do tapete começa a aparecer e feder. O seu primeiro mandato foi até meio que regular. Mas, o segundo... Denúncia após denúncia, escândalo após escândalo e por fim IMPEACHMENT. Sim! Dilma foi a primeira mulher presidente e também a primeira mulher "impichada!" A REDE GLOBO que antes apoiava de pés juntos o "serviço" do PT agora já não via com bons olhos as atitudes da Ex. Guerrilheira que virou presidente e resolveu boicotar seu governo com notícias vexatórias, denúncias de corrupção e gafes da "presidenta!"

Aí, a população começa a ter total descrédito por esse modelo "salvador da pátria" de se fazer política do PT. É escândalo atrás de escândalo, desculpas cínicas, histerismos, explicações sem fundamentos e muita cara de pau. O povo foi se enchendo tanto das falácias petistas e de seus partidos puxadinhos que orbitam entorno este que resolveu partir para o mais radical antagonismo. O povo resolveu querer votar no ex. capitão do Exército JAYR BOLSONARO. Um homem com mais de 50 anos, com formação militar, de fala pesada, de respostas curtas e grossas quando questionado por repórteres e suas perguntas idiotas. Bolsonaro é tudo o que o PT não é. Ele é o verdadeiro Anti-Lula. É o único que (segundo seus seguidores) tem o poder de aniquilar com tudo que o PT deixou de ruim durante seus quase 13 anos de poder.

Concluo que se o PT não tivesse feito tanta besteira, tanta corrupção, tanta roubalheira, certamente Jayr Bolsonaro nunca teria aparecido na cena política como o segundo com mais intenção de votos e o primeiro com menos rejeição! Sim, foi o PT quem provocou a ascensão de Bolsonaro. Se Bolsonaro tem a real chance de ganhar essa eleição em 2018, contrariando as pesquisas fakes e as anti-propagandas da Rede Globo que o odeia, tudo isso se deve as imbecilidades da cúpula do PT. O próprio LULA em suas caravanas e com suas bravatas não se cansa de dar tiros no próprio pé. Quanto mais o PT bate no Bolsonaro, mais o povo se revolta e apoia-o. Realmente, o maior culpado da ascensão de Jayr Bolsonaro é sem sombra de dúvidas o PT, seus partidos-puxadinhos e todos os seus asseclas. Segue o fluxo gente amiga!

ERRY JUSTO - Radialista e Jornalista.

publicado em 09 de Dezembro / 2017 às 22:33

Exercito pedirá a destituição do General Mourão por criticar presidente Michel Temer

O Exército pedirá ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, a destituição do general Antonio Hamilton Mourão do cargo de secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército depois que ele afirmou que o presidente Michel Temer faz do governo um "balcão de negócios" para se manter no poder.

Mourão vai ficar sem função à espera do tempo de ir para reserva, em março de 2018. Para o lugar dele, o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, indicou o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira.

Em palestra a convite do grupo Terrorismo Nunca Mais (Ternuma), no Clube do Exército, em Brasília, na quinta-feira, o general Mourão elogiou a pré-candidatura presidencial do deputado e capitão da reserva do Exército Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Também voltou a fazer uma defesa da intervenção militar como solução para a crise política no Brasil.

"Não há dúvida que atualmente nós estamos vivendo a famosa Sarneyzação (em referência ao ex-presidente José Sarney). O nosso atual presidente vai aos trancos e barrancos buscando se equilibrar e mediante o balcão de negócios chegar ao final de seu mandato", disse o general.

Em setembro, Mourão falou três vezes na intervenção militar enquanto proferia uma palestra na Loja Maçônica Grande Oriente, também em Brasília: "Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso".

Apesar da repercussão negativa, o ministro da Defesa e o comandante do Exército acertaram que não haveria punição ao oficial. No governo Dilma Rousseff, ele fez críticas à então presidente e perdeu o comando direto sobre tropas do Sul, passando a ocupar o cargo atual de secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército, de ordem administrativa.

Estadão
publicado em 09 de Dezembro / 2017 às 22:00

CONERH aprova resolução que vai orientar cobrança dos recursos hídricos

Em reunião extraordinária realizada quinta-feira (7), o Conselho Estadual dos Recursos Hídricos da Bahia (CONERH) aprovou a resolução que dispõe sobre as diretrizes e critérios gerais para a cobrança pelo uso dos recursos hídricos no estado da Bahia. A aprovação resulta de um longo período de debates entre representantes dos usuários dos recursos hídricos, da sociedade civil e do poder público sobre a pauta, e é o primeiro passo nos trâmites formais para a implementação da cobrança.  

O presidente do conselho e secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, defendeu a aprovação da resolução. "No contexto atual de crise hídrica, de conflitos sociais e de disputa econômica pelos recursos hídricos, essa é uma vitória de todos. Uma clivagem na história da gestão dos recursos hídricos no estado", comemorou. "O financiamento é um instrumento para garantir eficiência na gestão da água, com retorno e gestão direta pelos comitês de bacia em cada Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA) da Bahia. Quem explora os recursos passará a contribuir financeiramente com as estratégias para sua preservação", disse.

Ler Matéria Completa
Ascom CONERH
publicado em 09 de Dezembro / 2017 às 21:00

Petrolina recebe R$ 13,8 milhões para obras e ações na saúde pública

Em visita a Petrolina, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou a liberação de R$ 13,8 milhões para diversas ações de atenção à saúde da capital do Sertão. O anúncio ocorreu, na tarde desta sexta-feira (07), com a presença do prefeito Miguel Coelho, do senador Fernando Bezerra e do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho.

Parte dos recursos será empregada na construção de unidades básicas (UBS), um laboratório de exames e um centro municipal de diagnósticos por imagem. Também estão previstos investimentos para aquisição de ambulâncias, consultórios de odontologia, manutenção de postos de saúde, compra medicamentos entre outras ações para a rede básica. "Esses recursos garantem a realização de novas estruturas para melhorar o atendimento médico da cidade. São investimentos importantes resultado da força política que tanto falamos, pois, quase todo esse recurso vem de emendas do senador Fernando Bezerra e dos deputados Fernando Filho e Adalberto Cavalcanti. Agora vamos acelerar o planejamento para antecipar ao máximo o uso dessa verba tão essencial à saúde básica", explicou o prefeito.

Ler Matéria Completa
publicado em 09 de Dezembro / 2017 às 20:00

Com 726 mil presos, Brasil tem terceira maior população carcerária do mundo

Foto: Wilson Dias

O total de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial. Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros.

Os dados são do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) divulgado em Brasília, pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça.

O sistema prisional brasileiro tem 368.049 vagas, segundo dados de junho de 2016, número estabilizado nos últimos anos. “Temos dois presos para cada vaga no sistema prisional”, disse o diretor-geral do Depen, Jefferson de Almeida. “Houve um pequeno acréscimo nas unidades prisionais, muito embora não seja suficiente para abrigar a massa carcerária que vem aumentando no Brasil”, afirmou.

Ler Matéria Completa
Agendia Brasil
publicado em 09 de Dezembro / 2017 às 19:00

Prefeitura de Juazeiro inicia nova etapa na obra de urbanização do Canal Malhada

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou nesta sexta-feira (08), a etapa de concretagem na obra de saneamento, drenagem e urbanização do Canal Malhada da Areia. A intervenção integra o conjunto de obras do Projeto da Intervenção da Poligonal Urbana e está beneficiando uma extensão de aproximadamente 1,2 Km do canal que está sendo totalmente urbanizado, e receberá duas avenidas paralelas (de mão dupla) que vão ligar a Av. Irmã Dulce I à BA-210.

De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Rodrigo Cid Passos, toda a extensão do canal que será beneficiada já teve os serviços de escavação e abertura da galeria executados. “Iniciamos hoje a execução da base do canal, com a colocação do colchão de areia e concreto, pois essa base é quem vai sustentar a galeria de concreto armado para receber todo o fluxo de drenagem de águas pluviais provenientes do Canal Malhada da Areia”, explicou o engenheiro.


Acompanhado do titular da SEDUR, Anderson Alves, integrantes da equipe de governo e de vereadores, o prefeito Paulo Bomfim acompanhou de perto o início da nova etapa da obra, que refletirá em melhorias significativas para os moradores dos bairros próximos e toda população juazeirense.

“Estamos iniciando hoje a concretagem de 1.160 m da base do canal. Essa é uma intervenção que nos orgulha enquanto gestor acompanhar e desenvolver, pois vai assegurar a todos os moradores do Alto da Aliança, Jardim das Acácias e de diversos bairros, mais qualidade de vida, respeito e, sobretudo saúde”, destacou o prefeito Paulo Bonfim.

“São mais de quatro anos morando aqui sofrendo com muita poeira, muriçoca, além do desconforto causado pelo andamento da obra, mas se tudo que está no projeto for feito, todo o transtorno terá valido a pena, pois o nosso bairro vai ficar 100 %. Vamos passar a ter qualidade de vida e principalmente saúde”, disse o comerciante Elpídio Guerra de Oliveira, morador do bairro.

“Nosso bairro está ficando bonito e estou muito feliz com essa obra, que vai acabar com muitos problemas como o canal de esgotos, trazendo infra estrutura para melhorar a vida dos moradores”, disse João Severino da Silva, morador da Travessa da Rua 9, no Alto da Aliança.  

Para o titular da SEDUR, Anderson Alves, a intervenção no Canal Malhada representa melhoria para a mobilidade e qualidade de vida do juazeirense.  “A urbanização do Canal Malhada vai influenciar diretamente no quesito mobilidade urbana da cidade, uma vez que traz duas avenidas ladeando o canal que vão ligar a BA-210 á Avenida Irmã Dulce I. Em toda a extensão teremos ainda pista de cooper, ciclofaixa e passeio, oferecendo opções de lazer para a comunidade e consequentemente mais qualidade de vida”, finalizou o secretário de obras, Anderson Alves.

 

Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 09 de Dezembro / 2017 às 18:00

Em Irecê, Rui entrega 3ª Policlínica Regional

Dia histórico para a saúde pública de mais 21 municípios baianos. Na tarde desta sexta-feira (8), o governador Rui Costa inaugurou a Policlínica Regional de Irecê, que vai levar atendimento especializado e exames de alta complexidade para mais de moradores da região centro norte do Estado.

"Esta policlínica, que tem quase 3 mil metros quadrados construídos,  vai realizar os exames que as pessoas precisam, as consultas com médicos especializados, porque antes a pessoa ia no posto de saúde, e no atendimento era orientada a procurar um especialista, e o prefeito tinha o esforço de mandar essa pessoa pra se consultar com um especialista na capital. O cidadão tinha que sofrer percorrendo muitos quilômetros pra conseguir um atendimento, ou deixavam de realizar exames e com isso os problemas de saúde se agravavam. A policlínica regional vai atender a essas demandas da saúde da população", afirmou o governador.

Com investimento de R$ 25 milhões, entre obras civis e aquisição de equipamentos, a unidade promove a regionalização da prestação de serviço de alta qualidade em saúde, à medida que garante a cobertura de todos os exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior. 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.