Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
23 de Outubro / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

O prefeito Julio Lossio, disse nesta  quarta-feira (22), durante visita técnica ao Residencial Nova Petrolina, conjunto habitacional com   1.200 unidades do Minha Casa Minha Vida (MCMV), em Petrolina, que o governo municipal em parceria com o federal se preocupa em entregar moradias com toda infraestrutura interna e externa.

Segundo o prefeito, o objetivo do MCMV é  “oferecer aos que mais precisam o direito de morar dignamente com água, energia, esgoto, transporte e área de lazer. E é exatamente isso que encontramos aqui no Nova Petrolina”. As unidades habitacionais previstas para serem entregues entre novembro e dezembro irão beneficiar cerca de 1.200 famílias de baixa renda.

O prefeito  Julio Lossio fez questão de citar os itens que os beneficiários terão acesso no novo residencial da cidade: “aqui eles vão ter acesso à creche, área de lazer, os apartamentos contam com sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e banheiro e piso cerâmico em todos os ambientes e algumas unidades são todas equipadas com a acessibilidade, sem falar que já existe um projeto da construção de uma escola que vai atender a redondeza”, falou animado.

O secretário extraordinário de Habitação Edinaldo Lima  aproveitou a ocasião para fazer alguns pedidos aos beneficiários  que muito em breve vão receber das mãos do prefeito suas chaves: cuidar do patrimônio, não vender, alugar ou trocar o imóvel e pagar as prestações do Cartão Minha Casa Melhor . “Quem vender não terá outra oportunidade”, afirmou.

Julio Lossio endossou as palavras de seu secretário e lembrou que todos devem ter  consciência e conservar o imóvel que vai receber. “Sempre falo por onde ando que o sonho de todo pai é deixar um lar para o seu filho. Portando chegou o momento do sonho virar realidade e conservar esse sonho só depende de vocês”, concluiu.

Lidiane Souza Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
Variadas
23 de Outubro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) poderá servir de modelo para a implantação de uma autarquia no município de Codó, no Maranhão. A ideia é do reitor ‘pro tempore’ do IF Sertão-PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano), Ivaldo José da Silva. Ele visitou a faculdade esta semana e, numa conversa com o presidente Rinaldo Remígio, falou sobre parcerias e ideias envolvendo as Instituições de Ensino Superior (IES) do Vale do São Francisco.

Segundo o reitor, o modelo de estrutura e gestão da Facape chamou a atenção dos gestores públicos maranhenses. “A ideia é levar essa experiência exitosa da Facape para o município de Codó, no Maranhão. Eu já estive com o prefeito e toda sua equipe, e houve um sinal muito forte de que eles têm interesse de reproduzir essa experiência. Agradeço ao companheiro Rinaldo por nos ajudar a tornar realidade esse sonho dos moradores de Codó. O modelo é tão exitoso que outros municípios deveriam colher essa experiência e reproduzir”, comentou.

Em relação às parcerias, os gestores conversaram sobre a possibilidade de ampliar os cursos de pós-graduação lato e stricto sensu na região. Isso poderá ser feito através do intercâmbio de professores entre as instituições, inclusive com a participação da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), que já está firmando um convênio para que os docentes da universidade possam dar aulas nos cursos de especialização da Facape, e vice-versa. “Aqui a gente reproduz a fala do nosso parceiro Julianeli Tolentino, reitor da Univasf, numa junção de forças para capacitar ainda mais nosso corpo docente. Nós, do IF Sertão-PE, também deveremos participar desse trio fortalecendo o campo da pós-graduação na região”, ressaltou.

Ascom Facape
Variadas
23 de Outubro / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

Um diagnóstico preciso e mais detalhado da grave crise hídrica que atinge o país, prejudicando seriamente a bacia hidrográfica do rio São Francisco e, por consequência, a região Nordeste e norte de Minas Gerais, foi o principal resultado da reunião realizada nesta quarta-feira (22), em Salvador – BA, com participação dos principais atores do sistema elétrico nacional. A reunião atendeu a um convite do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, com o objetivo de colher mais informações sobre a problemática que vem sobrecarregando o Velho Chico e atingindo indiscriminadamente todas as suas regiões fisiográficas.

"As ideias não prosperam sem que haja tolerância. Estamos aqui para ouvir e conversar. Todos sabem que o Comitê é muito franco em suas avaliações e posições, mas tenham certeza de que somos também cordatos na discussão de questões que estão influenciando as nossas vidas agora e podem comprometer as gerações futuras", ponderou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ao abrir a reunião.

Primeiro a falar, o gerente executivo do Norte-Nordeste do Operador Nacional do Sistema (ONS), Saulo Cisneiros, disse que os problemas de insegurança hídrica vivida atualmente pelo Brasil tem obrigado o setor elétrico a trabalhar com o mínimo do potencial das hidrelétricas e tendo que lançar mão de outras fontes energéticas para garantir o fornecimento ao Nordeste, sendo a energia térmica a principal delas. Questionado se poderia haver um uso maior da energia térmica para poupar o rio, disse que essa fonte de energia já foi utilizada até o limite da capacidade técnica disponível. "Não limitamos o uso por questões econômicas", garantiu.

O superintendente de Operações de Contatos de Transmissão de Energia da Chesf, João Henrique Franklin Neto, que ocupa o cargo desde 1998, admitiu que esta é a mais grave crise hidrológica vivida pelo Brasil, pior até mesmo do que a do ano de 2001, quando ocorreu racionamento de energia " Só não foi decretado racionamento agora porque temos outras fontes energéticas", observou.

Franklin Neto disse acreditar que as chuvas caiam até o final do ano e possam aliviar o quadro hídrico atual, mas, diante de uma situação extrema, não descartou a possibilidade de se reduzir ainda mais a vazão do São Francisco a partir dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, mas com muito cuidado. "Nunca fomos para uma vazão de 900mm/seg ( a praticada atualmente é de 1100mm/seg) e não quero dizer que vamos chegar a isso. Se for o caso, vamos para 1.000 ou 1050mm, mas de uma forma gradativa, analisando os problemas, fazendo adequações necessárias para evitar os impactos na bacia", disse.

Finalmente, o gerente de Distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Marcelo de Deus, fez um balanço da situação do Alto São Francisco, também vítima da longa estiagem. "O ano de 2014 foi muito pior do que o pior ano que já existiu", atestou, dizendo que a usina hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, está experimentando agora uma situação inédita: ter que operar em meio a uma situação emergencial nunca vivida, o que torna todas as decisões e medidas mais difíceis, "ainda mais quando se sabe que a usina foi criada para proteger contra as cheias, ajudando a preservar as cidades a jusante".

Ascom CBHSF
Variadas
23 de Outubro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Nos dias 17 e 18 de novembro de 2014 será realizado o 1º Encontro de Matemática da Educação Básica - UNIVASF, que acontecerá na UNIVASF Campus Juazeiro.

Os participantes do evento terão a oportunidade de fazer uma viagem de conhecimento pelas exposições e apresentação de trabalho (pôster), além de participar das oficinas, palestras e minicursos. Além dessas atividades, acontecerão, também, a 1ª Copa de Resolução de Problemas entre Escolas e a Cerimônia de Premiação da OBMEP 2013 na Regional PE02.

O evento terá como público-alvo gestores, professores e estudantes do ensino básico da região, além de profissionais e estudantes de matemática ou áreas afins.

Política
23 de Outubro / 2014 às 08:27 | 7 Comentários

O vereador Duda Sanches (PSD) classificou o secretário de Educação de Salvador, o juazeirense Jorge Khoury, como inoperante nesta quarta-feira (22). Segundo o edil, apesar da pasta concentrar cerca de 25% do orçamento da cidade, não existe a dinâmica devida, novos projetos. Para ele, sequer a meta estabelecida pela prefeitura está sendo cumprida. “E com base em inúmeras críticas farei um levantamento das ações da pasta e apresentarei em plenário na próxima semana. Espero que ele tenha cumprido, ao menos, o que manda a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disparou, complementando que não há inovação e que as mínimas demandas ficam para trás. “Ele sequer atende o vereador, que é um representante da população. Mas, o que ele precisa saber é que ser secretário não e só reformar escolas para estampar fotos nos jornais e sim, cuidar, no sentido literal da palavra, do futuro do cidadão”, desabafou, disparando ainda que: “Jorge Khoury já deu o que tinha que dar”.

Com informações do Bahia Notícias
Variadas
23 de Outubro / 2014 às 08:00 | 3 Comentários

Área pública destinada ao prolongamento da rua Albatroz e construção de uma praça no bairro Parque Centenário está provocando a revolta dos moradores a partir da construção de um muro que, inclusive, cercou três residências.

Cansados de esperar uma solução por parte da Procuradoria Geral do Município, os moradores Hermivaldo Marques Batista e Augusto dos Santos Moraes resolveram convidar a reportagem do Blog para colocar o problema ao público.

Alegando que a área é destinada para equipamentos públicos e de posse de um mapa que comprova o objetivo coletivo do espaço, eles cobram insistentemente uma solução para o imbróglio.

“O pessoal comenta que tem um proprietário, mas este nunca apareceu aqui. Esse muro foi construído numa rapidez tremenda, e a prefeitura diz que não pode que ele tem que ser derrubado, mas não toma uma providência”, declarou Hermivaldo.

Morador da comunidade a cerca de vinte anos, Augusto Moraes, informou que após a construção do muro vários acidentes já foram registrados, porque a rua ficou praticamente sem saída. “Esta área é para lazer da comunidade, a gente não pode permitir este tipo de situação”, alegou cobrando também da Associação de Moradores a defesa em favor da coletividade.

A reportagem procurou o Setor de Comunicação da Prefeitura na manhã desta quarta-feira (22), mas até o fechamento da matéria a administração municipal não ofereceu qualquer posição sobre o problema.

Da redação com foto de Geraldo José
Política
23 de Outubro / 2014 às 07:30 | Nenhum Comentário

A ex-ministra do Conselho Nacional de Justiça e candidata ao Senado nas eleições deste ano, Eliana Calmon (PSB) estará em Juazeiro nesta quinta-feira, 23, para proferir duas palestras. A primeira será realizada no auditório a Uneb, a partir das 17h com o tema: “Judicialização na Política”, e a segunda será realizada na sede da Igreja Batista Yerushalaim, localizada próximo ao contorno da Lagoa de Calú, a partir das 20h, com o tema: “Brasil para onde vamos”.

Eliana Calmon é  reconhecida como a primeira mulher a ocupar o cargo no Supremo Tribunal de Justiça, também foi corregedora nacional e é secretária-geral de comitê da ONU sobre violência urbana.  A ministra ganhou destaque na mídia em 2007, ao assinar os decretos de prisão de 48 pessoas acusadas de fraude em licitações de órgãos públicos investigadas pela Operação Navalha, da Polícia Federal. Entre os acusados estavam governadores e um ministro do governo Federal.

Neste segundo turno das eleições presidenciais, a candidata do PSB ao Senado pela Bahia, Eliana Calmon, terceira colocada no pleito com mais de meio milhão de votos, segue a orientação do seu partido e apóia o candidato Aécio Neves (PSDB).

Ascom Vereador Zé Carlos Medeiros
Espaço do Leitor
23 de Outubro / 2014 às 07:00 | 5 Comentários

Imagem enviada pelo whatsapp

No dia 21 de outubro de 2014, foi realizado no Vale do São Francisco, mais precisamente, em Petrolina - Pernambuco um Ato de apoio à candidatura de Dilma Roussef – Ato esse organizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e suas três mil organizações filiadas, além do Movimenmto de Pequenos Agricultores, Movimento dos Sem Terra, Movimento dos Atingidos pelas Barragens, Movimento Sindical Articulação do Semiárido, Levante Popular, entre outros.

Causou-me estranheza, ao checar alguns blogs e comunidades do facebook da região, os dizeres que encontramos em certa comunidade. Vou repeti-los, conforme consta do referido blog: “Tumulto, confusão, trânsito parado, falta de mobilidade, tudo isso causado pela onda vermelha na ponte ligando Juazeiro a Petrolina com a visita da candidata Dilma Rousseff.”

Desde que os portugueses chegaram aqui para tomar posse das chamadas terras “descobertas” por Portugal que o índio, os escravos e os negros se tornaram servos de pessoas que alimentam este tipo de preconceito contra um povo tão sofredor e esquecido pelos poderes públicos, como também, desejam que essa gente seja mantida na corda, sofrendo violência física e psicológica muito bem narradas em obras como Casa Grande e Senzala e Vidas Secas.

E, por falar em Casa Grande e Senzala, essa mesma corrente que tenta manter o povo subjugado, são os mesmos que querem mantê-los, sob o julgo do preconceito, tão difundido e destilado por seres humanos, e até mesmo, por um ex-presidente da República, que pouco apreendeu com Paulo Freire, com Chico Xavier, com Madre Teresa de Calcutá, com Mahatma Gandhi, com Irmã Dulce, entre outros; e claro, com a Bíblia, até porque é preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã. 

Segundo Einstein “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. E eu concordo, dado a dificuldade que o próximo tem de aceitar, enxergar, aprender e crescer espiritualmente que a possibilidade do outro vencer, ser acolhido, ter acesso a bens materiais ou a bens básicos para a sua sobrevivência, passa necessariamente pelo fim do preconceito. Preconceito esse que queima, que arde, que é maior quando alguém que detém maior poder econômico se arrosta em denegrir quem não pediu pra ser tratado assim, e só, e somente só, pensa diferente na hora de escolher um candidato.

Dadas as circunstâncias, é preciso dar um basta ao P-R-E-CONCEITO e acordar para o fato de que a Constituição Federal concede a todos o direito de ir, vir e permanecer, o direito de locomoção e de manifestação que já foram tão caros ao povo brasileiro durante a ditadura militar, por essa e outras, é necessário estar atento às investidas para não só negar direitos, como também, excluí-los ao seu bel prazer. Afinal, são outros tempos e precisamos erradicar esse mal que fere, independentemente de coloração partidária. Aí, sou compelido a pedir socorro a Fernando Pessoa: Tenho pensamentos, que se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.

Edimário Alves Machado – Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e pós graduado em Direito Público pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Política
23 de Outubro / 2014 às 06:27 | Nenhum Comentário

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Casa Nova, está participando da campanha internacional do “Outubro Rosa”, na luta contra o Câncer de Mama. A ação tem como objetivo contribuir para a conscientização das mulheres para os exames preventivos, que podem detectar a doença no estágio inicial, aumentando assim as chances de cura e, principalmente, de apoiar quem precisa realizar o tratamento.

Durante a entrega das faturas mensais de água, os colaboradores da autarquia municipal entregarão junto panfletos explicativos sobre o tema, disponibilizados pela Associação de Amparo à Maternidade e à Infância, APAMI, de Petrolina, e o Instituto Avon- Ivete Sangalo/ Hospital de Barretos, de Juazeiro – entidades referências na região.

Ciro Viana, diretor do SAAE, ressalta que o motivo principal da campanha é chamar a atenção o à saúde da mulher, e destacou a participação da autarquia nessa campanha. “Esperamos sensibilizar a população na luta e prevenção contra o câncer de colo de útero e de mama, pois prevenir sempre será o melhor remédio. O SAAE com sua presença em quase todo o município não poderia se furtar de colaborar na divulgação de informações sobre a campanha. Promover o bem-estar da população também é uma ação nossa”, pontua.

Ascom SAAE Casa Nova
Política
23 de Outubro / 2014 às 06:00 | 2 Comentários

O Sintrab-Saúde de Juazeiro realizará Assembleia Geral nesta sexta-feira (24), na Sociedade XV de Novembro, (antigo Clube dos Caçadores). Segundo a presidente em exercício do Sintrab, Rita Arcanja de Almeida, na pauta serão debatidos a campanha salarial 2014-2015, o piso salarial dos agentes Comunitários e de Endemias, valores descontados para o IPJ (Instituto de Previdência de Juazeiro), e Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

“Muita coisa da campanha de 2013 não foi resolvida e por isso precisamos debater, inclusive, a insalubridade de servidores que ainda não recebem. O piso dos agentes foi aprovado, sancionado no mês de junho e até hoje não receberam. O Sintrab não toma decisão sozinho, vamos travar uma luta para resolver”, ressaltou a presidente.

Já a festa em comemoração ao dia do servidor público (comemorado no dia 28 de outubro) acontece na próxima segunda-feira, 27, a partir das 20h, no Depósito Dancing, em Juazeiro, com as atrações Daniel e Estela, e Swing Samba. Segundo o dirigente sindical Ronivaldo Ferreira, do Sintrab-Saúde, a festa já estava programada e os filiados solicitaram que mantivesse a data. “Estão todos convidados para participar desta linda festa que já está montada e estruturada. O prefeito mudou a data do feriado e confundiu a cabeça do servidor, a data já estava na agenda oficial, e foi um pedido do servidor que mantivesse essa data”, explicou, Ronivaldo Ferreira.

Os filiados ao Sinserp  poderão retirar seus convites na sede do Sindicato até sábado, 25, das 8h às 17h.

Feriado Servidor Público

O feriado do Dia do Servidor em Juazeiro foi transferido para a sexta-feira, 31, acompanhando decreto do Governo do Estado. Segundo a Prefeitura, a transferência foi pensada para que os servidores possam usufruir de três dias consecutivos de descanso. Na sexta-feira (31), o expediente nas repartições municipais será facultativo, com exceção dos serviços da área de saúde (Samu, UPA e os hospitais administrados pelo Governo Municipal, além dos serviços de coleta de lixo domiciliar e segurança). 

Da redação, Itamara Costa
Esporte
22 de Outubro / 2014 às 23:00 | 2 Comentários

Na segunda-feira, 20, foram encerrados os “1º JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO”, evento que faz parte do calendário esportivo da Secretaria de Educação e Esportes do município. Sua abertura se deu no dia 08 de outubro, nas dependências do Ginásio de Esportes Aloysio Viana, com seus respectivos campeões:

MODALIDADE

CAMPEÃO

VICE-CAMPEÃO

VOLEIBOL MASCULINO

COLÉGIO MODELO

MERC. STº ANTONIO

VOLEIBOL FEMININO

MERC. STº ANTONIO

COLÉGIO MODELO

HANDEBOL FEMININO

COLÉGIO ARGEMIRO JOSÉ

XV DE NOVEMBRO

BASQUETE MASCULINO

XV DE NOVEMBRO

COLÉGIO MODELO

FUTSAL FEMININO

MERC. STº ANTONIO

COLÉGIO MODELO

FUTSAL MASCULINO

ESCOLA EXITO

XV DE NOVEMBRO

HANDEBOL MASCULINO

COLÉGIO OBJETIVO

ALTO DA MARAVILHA

ATLETISMO MASCULINO

MERC. STº ANTONIO

XV DE NOVEMBRO

ATLETISMO FEMININO

MERC. STº ANTONIO

XV DE NOVEMBRO

NATAÇÃO MASCULINO

XV DE NOVEMBRO

CIPE CAATINGA

VOLEI DE DUPLA FEMININO

FABIANA E ANTONIA – JOÃO PAULO II

ANDREA – DANIELE – JOÃO PAULO II

CAMPEÃO GERAL

MERC. STº ANTONIO

4 TROFÉUS

VICE-CAMPEÃO

XV DE NOVEMBRO

2 TROFÉUS

Foi uma festa bonita, quando atletas de várias escolas, entidades e empresas se reuniram em competições de diversas modalidades esportivas, fazendo a alegria de todos. Parabéns.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
Política
22 de Outubro / 2014 às 22:28 | 2 Comentários

A Federação Nacional do Jornalistas (Fenaj) alertou, na última segunda-feira (20), que veículos de comunicação fizeram “proselitismo eleitoral disfarçado de Jornalismo” durante a cobertura das eleições. “A FENAJ alerta para o perigo das notícias tendenciosas, das denúncias sem provas, das análises esvaziadas de dados e cheias de opiniões, das reportagens que buscam nexos inexistentes e das pesquisas eleitorais que, lembramos, tiveram sua credibilidade abalada pelos resultados do 1º turno das eleições”, diz nota divulgada no site da instituição. A federação ainda sugere que os principais jornais, revistas, rádios e TVs do país abdicaram da veiculação de informações isentas e éticas com o objetivo “indisfarçável” de beneficiar um dos candidatos. “Ressaltamos que os veículos de comunicação poderiam fazer a opção de declarar apoio a uma candidatura, o que é prática comum em outros países do mundo. Ainda assim, não deveriam abdicar dos princípios teóricos, técnicos e éticos do Jornalismo para beneficiar um candidato”, explica. O texto ainda repudiou ações de pressão, intimidação e repressão a jornalistas, que seriam penalizados ao tentarem defender o direito à informação. “Conclamamos os jornalistas e o conjunto da sociedade brasileira a dizer não ao autoritarismo e a todas as formas de cerceamento à liberdade de expressão e à liberdade do voto”, conclui a nota.

BN
Variadas
22 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (23), a partir das 09 horas, no auditório Antônio Carlos Magalhães da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) acontecerá palestra com o tema "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social" proferida pela presidente da Associação Baiana de Equoterapia, Maria Cristina Guimarães Brito.

O evento é uma iniciativa dos seguintes da AEPCN (Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino), Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, Polícia Militar da Bahia (3º Batalhão Escola e Batalhão Independente de Polícia Especializada da Caatinga) com o apoio da ABAE (Associação Baiana de Equoterapia).

Segundo a organização do encontro este é o marco inicial para um projeto de grande valor social e humanitário. “Precisamos constituir um grupo para concretização da equipe necessária para a formação do centro de equoterapia” argumenta a comissão organizadora.

Após a palestra haverá a apresentação do LIVOX (Aplicativo de Comunicação Alternativa) para pessoas com dificuldades de comunicação, internacionalmente e nacionalmente reconhecido pelos órgãos oficiais e profissionais da área médica. 

Variadas
22 de Outubro / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

Com o tema “Criança tem direito a vida”, a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro iniciou hoje (22) e encerra amanhã (23), no Clube do Sargento de Juazeiro, as ações em comemoração ao dia das crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Com uma programação rica e diversificada, o evento conta com brincadeiras, jogos, dinâmica de integração com palhaços, além de pula-pua e distribuição de lanches. “É muito gratificante poder proporcionar para essas crianças momentos de lazer e diversão. Iremos aproveitar esses dois dias para comemorar a semana da criança, com a integração dos grupos dos bairros atendidos pelos CRAS, com muitas brincadeiras e descontração. Estamos felizes com todo esse resultado, e acredito que as crianças estão bem animadas”, observou a titular da pasta, Célia Regina.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária. O mesmo estabelece que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N° 109/2009).

“Em relação ao serviço realizado nas escolas, nós da SEDIS assistimos as crianças através de atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, esporte e lazer. Como temos mais de mil crianças cadastradas, dividimos em grupos por dia. Hoje estamos atendendo os bairros Tabuleiro e Itaberaba, amanhã iremos receber as crianças dos bairros João Paulo II e Malhada da Areia, num total de duzentas crianças por dia”, explicou Jussara Rego, Gerente de Proteção Social Básico da SEDIS.

O evento também conta com a participação de orientadores de apoio para as atividades realizadas durante o dia. Para Ana Vitória, estudante da escola Terezinha Ferreira de Oliveira do bairro Tabuleiro, o dia está sendo inesquecível. “Adorei todas as brincadeiras, principalmente a dinâmica com os palhaços. Estou muito feliz hoje, me divertindo bastante com os meus amiguinhos”, disse. Já o estudante João Vitor, da escola José Pereira do bairro Itaberaba, declarou a preferência pelo pula-pula. “Adorei tudo, mas o que mais gostei foram os brinquedos. Quero aproveitar e ficar o maior tempo possível no pula-pula”, disse.  A comemoração terá continuidade nesta quinta-feira (23) durante todo o dia - das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30. 

Por Lene Radina – ASCOM/PMJ
Política
22 de Outubro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Fazer uma faculdade de medicina é um sonho que vai ficar mais próximo para quem vive em seis municípios da Bahia, os quais por meio do programa Mais Médicos foram selecionados para receber cursos de medicina e terão a Atenção Básica da Saúde fortalecida. Após Eunápolis, Itabuna, Alagoinhas e Juazeiro, nesta quarta-feira (22), as prefeituras de Jacobina e Guanambi assinaram os termos de compromisso para as próximas etapas da iniciativa. O secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde (MS), Heider Pinto, esteve nas duas cidades para assinar o documento. O total de 150 municípios brasileiros apresentou a documentação pleiteando os cursos, e 39 foram selecionados. Nos dois eventos realizados pela manhã em Guanambi, no centro sul baiano, e, durante a tarde, em Jacobina (centro norte), o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Washington Abreu, representou o titular da pasta, Washington Couto. “Estamos consolidando o sonho da interiorização da formação médica. Foi uma das demandas da população nas várias rodadas de Plenárias do PPA [Plano Plurianual] Participativo”. De acordo com ele, a resposta do ministério ao habilitar os municípios, com a assinatura do termo de compromisso, “tem nosso aval porque construímos isso juntos”.

Necessidade social

Segundo Heider Pinto, com as seis cidades baianas selecionadas por meio de edital que integra o Mais Médicos para a criação de cursos de medicina, serão disponibilizadas 375 novas vagas no estado, das 11,5 mil no Brasil. “Somadas às que estão sendo ampliadas em seis universidades federais na Bahia e duas [universidades] privadas, antes do edital, chegamos ao total de 885 vagas”. Ele informou que a seleção dos municípios seguiu critérios, como análise da necessidade social e a capacidade de receber o curso, para garantir a qualidade. “Depois da assinatura do termo de compromisso pelo Ministério da Saúde, as seis prefeituras e o Governo do estado, as instituições de ensino interessadas devem participar de concorrência para ver qual tem as melhores propostas para abrir [o curso]. Ainda no final deste ano teremos as instituições selecionadas”. Ainda conforme o representante do MS, cada instituição terá o prazo de 18 meses para implantar o curso. “Elas [as instituições de ensino] já estarão fazendo o vestibular, no final do ano que vem, iniciando o curso em 2016 e, no começo de 2017, o início dos programas de residência médica”.

Fies e ProUni

O enfermeiro Gilmar Alves é um dos moradores de Guanambi que pretende participar do processo seletivo para ocupar uma das 60 vagas que serão oferecidas na cidade. “Por meio do curso de medicina, toda a estrutura de saúde que existe na região tende a melhorar, não só em Guanambi. Não será preciso ir para os grandes centros fazer um curso de medicina”. As instituições que oferecerão os cursos estarão alinhadas com os projetos voltados para o ensino superior como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). “Quando fiz a faculdade, precisei me deslocar até São Paulo. Hoje qualquer pessoa, basta ter força de vontade e interesse, pode fazer o curso, mesmo que numa faculdade particular. Hoje se consegue bolsa de até 100%”. Para a professora das redes estadual e municipal, Solange Fátima, a criação de 55 vagas no curso de medicina é importante não só para Jacobina, mas para todos os municípios da região. “Muitas vezes, os jovens saem da sua cidade para ir à capital. Eles não vão precisar mais fazer isso”.

Secom Bahia Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Variadas
22 de Outubro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

O professor petrolinense Francisco de Assis Panta ainda não consegue esconder a felicidade depois de ter recebido da Câmara de Vereadores de Petrolina a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan. O docente, que leciona na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e na Universidade de Pernambuco (UPE), recebeu a homenagem na semana em que foi celebrado o Dia do Professor.

O autor do decreto legislativo para a concessão da medalha foi o vereador Elismar Gonçalves. Nascido na comunidade de Pedra Grande, na zona rural de Petrolina, Francisco, que é professor de Língua Portuguesa, já contribuiu para a formação de vários alunos de todas as idades. Segundo ele, a homenagem é o reconhecimento de muitos anos de trabalho.

“Essa medalha é sinal de que o trabalho realizado por mim está dando certo. Também dedico aos meus irmãos, pois juntos somos resultado de muito esforço, estudo e desempenho”, disse. Para ele, a felicidade é ainda maior pela homenagem ter acontecido próximo ao Dia do Professor. “Se tivesse vindo em outra data, não seria a mesma coisa. Foi um presente duplo”, comentou.

Ascom Facape
Variadas
22 de Outubro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Exposição acontece de 30 de outubro a 30 de novembro

O artista plástico juazeirense Antônio Coêlho de Assis, o Coelhão, ganhou espaço no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho em Salvador, Bahia, para expor suas belas obras. No local estará exposto um conjunto de 13 obras do artista, seis pinturas sobre madeira e oito esculturas. A exposição começa no dia 30 de outubro e vai até 30 de novembro. A entrada é gratuita.

Denominado de Síntese, o trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida por Coelhão no campo das Artes Visuais. “É um prazer falar de assuntos ligados a arte e a cultura. A exposição é resultado de uma síntese formal, sua temática explora bastante os elementos do imaginário da cultura sanfranciscana, que exploro sob diversos aspectos, com simplicidade e com o julgamento das formas”, disse, Coelhão, durante bate-papo com o radialista Geraldo José, na Rádio Transamérica FM.

A exposição Síntese já passou por algumas cidades de Pernambuco e agora a expectativa do artista é percorrer as cidades baianas. Na pré-estreia em Salvador, das 18h às 20h, Coelhão espera reencontrar amigos e bater um papo sobre arte e amizade com os visitantes da exposição.

“Em Pernambuco, o resultado foi muito bom, percebi que o público compreendeu da mesma forma que pretendi sintetizar. Eles conseguiram lançar suas próprias hipóteses. Na Bahia, começamos por Salvador e espero que o público possa perceber a proposta e os propósitos do acervo. A Síntese é uma proximidade da obra com o público sem precisar ser hermética”, finalizou.

Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, o casarão construído entre o fim do século XVII e início do XVIII possui seis pavimentos e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e três coleções: a de Arte Africana Claudio Masella, a de Arte Popular e a de Instrumentos Musicais Tradicionais.  (Fonte: IPAC)

Da redação, Itamara Costa
Política
22 de Outubro / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

Garanhuns vai se transformar numa cidade de brilho e luz. A partir do dia 27 de novembro a segunda edição do Natal Luz entra em cena e a população poderá conferir de perto o resultado de uma decoração especial que vem sendo preparada por mais de 20 artesãos garanhuenses. Este ano, o evento traz a temática principal “Sonhos de Criança”, unindo o lúdico e o religioso do período natalino. O encerramento da programação acontece no dia 31 de dezembro. Entre os elementos que compõem a estrutura de iluminação, estão oito mil metros de mangueiras de LED, 20 mil metros de cordões em LED e tubos de cilindro snowfall (neve artificial). A ideia é promover o encantamento de ser criança no Natal. De acordo com a secretária de Turismo, Gerlane Melo, a população e os turistas da região vão ter muitas surpresas. “A produção segue forte. Nossos artesãos estão muito empenhados. Preparamos tudo com muito carinho. Será uma edição de muitas novidades”, adianta.

A grade de programação, que está em fase de fechamento, terá 90% de sua concepção formada por artistas de Garanhuns. Ao todo, 15 localidades, abrangendo os três distritos do município, 10 bairros e duas comunidades quilombolas receberão ações itinerantes. “Nossa proposta é continuar levando a magia do Natal para diferentes lugares, promovendo maior interação com os moradores, renovando os sentimentos de solidariedade e união”, comenta a secretária de Cultura, Cirlene Leite. Dois pontos fixos receberão instalações e novidades simbólicas. O Espaço Colunata, localizado na avenida Santo Antônio, no centro da cidade, vai abrigar a “Árvore Cantante”, a “Casa de Papai Noel”, chalés de artesanato e apresentações de cultura popular e corais. O Palácio Celso Galvão, sede da Prefeitura, contará com uma árvore de sete metros de altura, com show de luzes, e apresentações noturnas.

Todos os domingos do período, a avenida Santo Antônio vai se transformar num corredor de luzes com o especial “Desfiles de Natal”. A proposta é levar dois grandes carros alegóricos, decorados com símbolos do Natal, para o centro da cidade. “A população terá uma surpresa atrás da outra. Nosso Natal está ficando lindo. Nossas crianças e suas famílias poderão desfrutar da bela decoração das ruas e praças”, ressalta a secretária de Assistência Social, Célia Sobral. O Natal Luz 2014, em Garanhuns, é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo. O evento também tem parcerias com empresas e instituições. Entre os parceiros, estão o Grupo Ferreira Costa, Serviço Social da Indústria (Sesi), Assaí Atacadista e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Cloves Teodorico Secom PMG
Política
22 de Outubro / 2014 às 19:01 | 5 Comentários

Foi adiado o evento que aconteceria nesta quinta-feira (23) no Grande Hotel de Juazeiro para o anúncio da instalação de três grandes investimentos para a cidade e região: um Call Center, uma fábrica de motocicletas e uma unidade de torres para energia eólica.

O adiamento se dá por conta de uma mudança na agenda do secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, que terá de cumprir agenda em Salvador junto ao Governo do Estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlos Neiva, informou que na próxima semana será marcada uma nova data para o anúncio. 

Ascom-PMJ
Variadas
22 de Outubro / 2014 às 18:27 | Nenhum Comentário

Os familiares e amigos de Daniel de Andrade Rolemberg Batista em e-mail ao Blog informam que continuam em busca de informações que possam ajudar a encontrar o paradeiro dele, que está desaparecido desde o dia 29 de agosto, quando saiu de casa para vender um carro.

Daniel tem 32 anos, é natural de Juazeiro e morava no bairro Cajueiro. Ele é conhecido na região como Daniel expresso do leite, ou Daniel do leite. Qualquer informação, mesmo que anônima, pode ser fornecida através do telefone (74) 8103-6562. A família e os amigos desde já agradecem a colaboração das comunidades de Juazeiro, Petrolina e circunvizinhança.

As investigações que estão sendo realizadas pela polícia não tem ajudado muito, e eles esperam que alguém saiba de alguma informação que possa ajudar a acabar com o sofrimento que há mais de um mês atormenta a todos.

Daniel é casado e a esposa, que trabalha na Codevasf em Petrolina, está grávida, e tem vivido em constante agonia pelo desaparecimento do marido.

Variadas
22 de Outubro / 2014 às 18:00 | 1 Comentário

Por meio de nota encaminhada ao Blog o SETRANVASF informa à população Petrolinense que, em cumprimento a uma Decisão Judicial, a partir das 00:00h do dia 23/10/2014, a tarifa do transporte público de passageiro coletivo de Petrolina será R$ 2,35 (inteira) e R$ 1,75 para o passe estudantil.

O SINDICATO afirma ainda que, recorrerá da Decisão, uma vez que, o STPP - Sistema de Transporte Público de Passageiros de Petrolina não suporta a tarifa em questão, que havia sido concedida judicialmente à quase 20 meses e que teve seu valor minorado por ocasião das desonerações tributárias promovidas pela União e Município em meados de 2013;

A situação se agrava ainda mais, se considerarmos o seguinte:

Após a fixação do reajuste pela Justiça, afora a variação normal no preço dos insumos, o Sistema absorveu dois reajustes salariais dos trabalhadores rodoviários (pela Convenção Coletiva de Trabalho), fixados em 7% e 10% nos anos de 2013 e 2014, respectivamente;

No mesmo período foram registrados três aumentos no preço do óleo diesel, sendo o último da ordem de 8%, perfazendo uma alta de 18,4% ao longo do período - também não contemplada no cálculo tarifário;

O STPP de Petrolina transporta em média 110 mil passageiros gratuitamente por mês.

Diante disso, o SETRANVASF reafirma o seu compromisso com o usuário do transporte coletivo e garante que continuará buscando melhorias para o Sistema de Transporte Público de Passageiros de Petrolina, à exemplo do que já foi feito no último ano:

1.    Renovação de mais de 20% da frota das Empresas associadas;

2.    Modernização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica e Implantação do Sistema de Biometria que acabou com o uso dos benefícios de gratuidade de forma irregular;

3.    Implantação do controle de monitoramento da frota em tempo real através de GPS;

4.    Parceria com o município na implantação do BIP LAZER (passagem R$ 1,50 aos domingos).

É imprescindível destacar que, para que os investimentos e melhorias continuem sendo feitas, os princípios de política tarifária estabelecidos na Lei Municipal 1.123/2002 e na Lei Federal 12.587/2012, bem como nos contratos de permissão e concessão das operadoras de transporte coletivo do Município de Petrolina devem ser irrestritamente respeitados.

Setranvasf

Variadas
22 de Outubro / 2014 às 17:30 | Nenhum Comentário


O Hospital Dr. Arnaldo Vasconcelos, em Cabrobó, no Sertão do São Francisco, registou ontem (21) o nascimento do ‘Bebê-prefeito’ do município. O título é dado ao primeiro bebê que nasce durante a Semana do Bebê que começou nesta segunda (20) e segue até 24 de Outubro. Neste período estão sendo promovidas na cidade várias atividades de orientação sobre a primeira infância.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Joseane Rafaela, o título  representa o bom desenvolvimento de políticas públicas voltadas à primeira infância. “Esse prêmio simbólico quer dizer que para que esta criança viesse ao mundo foi preciso garantir políticas públicas como direito ao pré-natal, aos exames na gravidez e ao parto numa maternidade pública”, disse.

Para dar as boas-vindas ao novo cidadão estiveram presentes a Secretária de Saúde, Joseane Rafaela, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Sávio Angelin e a primeira-dama, Flávia Torres, que representou o prefeito Auricélio Torres – ausente por motivos de saúde-  e entregou a chave da cidade ao novo cabroboense. O bebê que recebeu o nome de Thallison Cauã, também foi presenteado com um kit especial com vários produtos de higiene, fraldas e bolsas.

Ascom Cabrobó
Política
22 de Outubro / 2014 às 17:00 | 1 Comentário

O empreendimento apresenta 66,1% de execução física com 11.493 trabalhadores e 4.101 máquinas

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, vistoriaram nesta quarta-feira (22), na cidade de Floresta (PE), as estruturas que fazem parte da Estação de Bombeamento (EBV-1) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Na última segunda-feira, 13, foram iniciados os testes de bombeamento da EBV-1, cumprindo o cronograma oficial de andamento das obras. Até o final deste ano, a Meta 1 Leste estará em pré-operação, o que significa que os sistemas, os equipamentos e as estruturas estão em preparação para a futura operação comercial.

"É uma obra que tem muita simbologia e uma importância grande para os Estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. É uma obra complexa, de grande magnitude, mas que o governo federal está fazendo", disse o ministro Teixeira. "Essa obra avançou bastante e para nós é uma felicidade ver esse primeiro teste de bombeamento e um trecho de 15 quilômetros de canais com água", afirmou a ministra Miriam.

Durante os testes de bombeamento é realizada sequência de ajustes entre os vários equipamentos que compõe a Estação de Bombeamento. A EBV – 1, em Floresta (PE), possui dois conjuntos de motobombas instalados – sendo que cada bomba pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares. Além desses equipamentos, o ministério também realiza a interação entre os quadros de corrente de energia, softstarter (controle de corrente de energia dos motores), motores, bombas e válvulas.

Os ajustes são necessários para calibração do sistema, visando a alcançar a melhor eficiência do conjunto de motobombas. Os testes na EBV-1 prosseguem até o fim do ano e envolvem o bombeamento da água do lago de Itaparica até a o reservatório Areias, situados no município pernambucano de Floresta.

Enchimento dos canais – A fase de testes de bombeamento ocorre após a abertura das ensecadeiras (barramento), que permitiu a entrada da água do rio São Francisco em cada umdos canais de aproximação, dos Eixos Leste e Norte, do empreendimento. O processo, iniciado em agosto, representa a primeira etapa de pré-operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Estações de Bombeamento – As EBs são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui seis elevatórias no Eixo Leste e três estações no Eixo Norte.

Ao todo, as estruturas do Eixo Leste vão elevar a água em 300 metros acima do nível médio do lago de Itaparica até o ponto mais alto do canal - altura que pode ser comparada a um edifício de 100 andares. No Eixo Norte, a água será elevada, aproximadamente, 181 metros acima do nível do rio São Francisco – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares.

Sobre o projeto - As obras do projeto deverão ser concluídas, em sua totalidade, até dezembro de 2015. O empreendimento apresenta 66,1% de execução física. Atualmente 11.493 trabalhadores atuam em sua construção. São 4.101 máquinas em operação ao longo dos 477 km de extensão das obras. Até junho de 2015 deverão estar concluídas as obras até o reservatório Jati (CE) no Eixo Norte, e até o reservatório Moxotó (PE) no Eixo Leste, que totalizam quase 300 km.

Fonte: Ministério da Integração
Política
22 de Outubro / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

A maior epidemia de ebola de todos os tempos tem devastado a Guiné, Libéria e Serra Leoa, e vitimado mais de 4,5 mil, segundo os últimos relatos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para o presidente do escritório brasileiro da organização internacional Médicos sem Fronteiras (MSF), Mauro Nunes, a situação desses países se tornou ainda mais caótica pelo colapso dos sistemas de saúde locais. “Por causa do ebola, as unidades de saúde estão fechando na África e os profissionais estão ficando com medo”, diz Nunes em entrevista ao Bahia Notícias. Na conversa pelo telefone, Nunes, que é carioca com mãe adotiva baiana, detalhou como é feito o trabalho de profissionais do MSF contra o ebola, “não é para amadores”, opinou sobre a falta de espírito público de carreiras de saúde, “não é só formar o medico ou o enfermeiro, mas é preparar as pessoas”, e disse que apesar de o Brasil ter sido bem-sucedido no caso da suspeita (rechaçada) de ebola do guineano, afirmou que “não há como ter certeza absoluta” se o país vai poder controlar o vírus caso ele chegue ao território brasileiro. 

BN
Política
22 de Outubro / 2014 às 16:00 | 5 Comentários

Foi iniciado nesta terça-feira (21), a drenagem da Travessa Lauro de Freitas, no Centro da cidade e por este motivo, Travessa está interditada até o término do serviço. O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro, Joaquim Neto informa que a previsão do término das obras é de 15 dias. "Pedimos desculpas à população pelos naturais transtornos que obras como essa acarretam, dificultando o tráfego de veículos  nas imediações do canteiro. Mas o resultado final trará grandes benefícios a todos, já que depois de concluída a drenagem e a nova pavimentação asfáltica não teremos mais alagamentos no local", disse. 

De acordo com a engenheira civil do SAAE, Adriana Tanuri, cerca de 152 metros de tubulação serão colocados na Travessa. "Durante o período chuvoso nesta área ocorre um acúmulo de água e isso acaba causando transtornos para os comerciantes e para a população que por aqui transita . Estamos realizando a drenagem para permitir o escoamento da água da chuva e também retirando as ligações da rede de esgoto que estavam interligadas na antiga drenagem", explicou a engenheira.

A obra faz parte do Projeto de Requalificação do Centro Comercial, que já transformou a Rua Conselheiro Saraiva em Calçadão, um espaço de qualidade e seguro para os lojistas e pedestres.  

Ascom PMJ
Policial
22 de Outubro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Durante abordagem, na Praça Simões Filho, Centro de Senhor do Bonfim, nesta terça feira (21), às 10h30, policiais motociclistas da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Eduardo Lopes da Silva, 27 anos, por tráfico de entorpecentes.

Com o acusado, os policiais encontraram sete pedras de crack e a quantia de R$ 150,00 e apreenderam o veículo que o mesmo conduzia, uma motocicleta CG Titan 150, de cor preta, sem placa.

Eduardo Lopes foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante.

Asscom
Política
22 de Outubro / 2014 às 15:00 | 13 Comentários

O Partido Democrático Trabalhista - PDT (Diretório Juazeiro-BA), através do seu Presidente, Dr. Kalber Fernandes, bem como por meio de sua maior liderança política, o deputado estadual Roberto Carlos (BA) e demais autoridades, enfatizando a continuidade aos trabalhos, compareceram ao evento em prol da reeleição da Presidenta Dilma realizado ontem, entre as Cidades de Juazeiro e Petrolina-PE, pela ASA-Articulação do Semiárido Brasileiro, com presença de mais de 25.000mil pessoas.

Policial
22 de Outubro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam autor de dois roubos, nesta terça feira (21), em Senhor do Bonfim. Juarez de Oliveira Filho, 24 anos, roubou um rapaz e, em seguida, uma moça, na Rua Fernandes da Cunha.

Em diligência, os policiais localizaram o acusado na Rua Voluntários da Pátria, Bairro Alto da Maravilha, às 23h50, com os objetos roubados, um aparelho de telefone celular e uma bolsa contendo documentos, entre outros pertences da vítima. Juarez de Oliveira foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, juntamente com as vítimas, onde foi autuado em flagrante.

Variadas
22 de Outubro / 2014 às 14:00 | 2 Comentários

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Equipe de Saúde da Família da Unidade de Saúde (UBS) do João XXIII, preparou uma programação especial para a criançada da comunidade local. A partir das 8h desta sexta-feira, 24, serão ofertadas para a turminha atualização do cartão da vacina, atividades lúdicas através da exibição do cinema educativo e de peças de teatro apresentadas pela equipe do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (NECOM), brincadeiras de rua, como: pula corda, amarelinha, queimado, além da emissão do cartão SUS para a população. O evento segue dentro das comemorações festivas de outubro realizadas em prol do Dia das Crianças (12/10).

ASCOM/SESAU
Variadas
22 de Outubro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de seu centro de pesquisa localizado no Semiárido brasileiro, em Petrolina (PE), entra em festa para celebrar o aniversário de uma das mais importantes instituições parceiras na região. São 10 anos de existência da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e a comemoração é de toda a sociedade.

A passagem do aniversário será marcada pela realização da 1a Festa Literária da Univasf (Fliunivasf), com uma extensa programação da qual a Embrapa Semiárido participa, entre outras instituições. O evento acontece de 29 a 31 de outubro de 2014, no Complexo Multieventos da Universidade, no campus de Juazeiro, Bahia.

Logo na abertura do evento, a partir das 8h do dia 29, a Embrapa Semiárido estará representada pela pesquisadora Lúcia Kiill, que participa da mesa redonda "Bioma das Caatingas". Doutora em Biologia Vegetal, ela atua na área de caracterização de ecossistemas em projetos voltados para a conservação e uso sustentável das espécies da Caatinga. Na ocasião, vai expor parte dos conhecimentos gerados na empresa sobre o bioma, ao lado dos professores da Univasf José Alves e Márcia Bento.

Ainda no mesmo dia, a partir das 11h, Lúcia Kiill participa do espaço Uva Literária, onde autores encontram com o público para falar sobre suas obras. A pesquisadora apresenta o livro "Plantas Ornamentais da Caatinga", com coautoria de Daniel Terao e Ivan André Alvarez. Nele é apresentado o potencial ornamental de mais de 100 espécies do bioma, por meio de um rico registro fotográfico, além de textos informativos em português e em inglês.

O público infantil também terá um momento especial, com o programa Embrapa&Escola realizado no local do evento. As crianças terão acesso ao mundo da ciência de forma lúdica, obtendo informações por meio de cartilhas e de jogos e informações disponíveis no site infantil da instituição, o Contando Ciência na Web.

A Embrapa Semiárido estará ainda com um estande na área da festa, onde vai expor e comercializar livros e publicações sobre diversos temas. A equipe da instituição também estará disponível durante todos os dias da Fliunivasf para prestar informações e esclarecimentos ao público.

Asscom
Política
22 de Outubro / 2014 às 13:00 | 3 Comentários

Pelo menos nove pesquisas eleitorais para presidente estão previstas para serem divulgadas nesta reta final de campanha presidencial.

Os levantamentos foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos Institutos Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus.

A pesquisa Ibope/Estadão/Globo deve ser divulgada às 18 horas desta quinta-feira (23). O instituto também deve divulgar um levantamento no sábado, véspera da eleição.

O Datafolha deve divulgar mais uma pesquisa nesta quinta-feira (23), contratada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de SãoPaulo.

Ibope e Datafolha e Vox Populi divulgarão pesquisas no sábado.

O Instituto Sensus, tem coleta prevista entre terça (21) e sexta-feira (24), com 2 mil entrevistas, e publicação será divulgada pela revista IstoÉ, a partir de sexta.

Foto: google
Política
22 de Outubro / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

O julgamento do habeas corpus do deputado eleito com 108.041 votos, terceiro mais votado na Bahia, soldado Prisco, pleiteando a queda das restrições judiciais, não entrou na pauta desta terça-feira (21/10) do Supremo Tribunal Federal (STF). As restrições o impossibilita de estar fora do seu domicílio após as 20 horas de segunda à sexta; e aos sábados, domingos e feriados a qualquer hora do dia.

"O parlamentar, desde o cinco de outubro, deu início a nova fase de projeto político, voltada a defender os interesses dos eleitores na busca por leis que visem à melhoria da segurança pública na Bahia", explicou o advogado Leonardo Mascarenhas, que viajou à Brasília para acompanhar o julgamento. Conforme o advogado, o pedido de queda de restrição se baseia  na falta de necessidade de manutenção delas, já que soldado Prisco não oferece risco à ordem pública e já se dedica a estudar novos projetos de leis a serem apresentados na Assembleia Legislativa.

O deputado eleito não se surpreendeu com o adiamento e avisou que aguarda a decisão do STF com paciência. "Estou bastante tranquilo. Respeitaremos o julgamento do STF. Agora a luta por melhorias é na tribuna, durante as sessões plenárias previstas, constitucionalmente, aos parlamentares", analisou soldado Prisco. O advogado de Prisco lembra que o próprio presidente do STF, Ricardo Lewandowski, negou, em meados de junho, o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) de manter a prisão por não mais haver motivo para tal.

Entenda o caso

As restrições foram impostas pelo judiciário com o relaxamento de prisão em 3 de junho deste ano, após permanecer 48 dias detido no Presídio Federal de Papuda. O parlamentar foi surpreendido, durante megaoperação da polícia federal, pelo mandado de prisão no dia 18 de abril, quando homens fortemente armados o detiveram na presença dos filhos e esposa.

Policial
22 de Outubro / 2014 às 12:01 | 1 Comentário

Edmilson e Adailton com a droga apreendida

Policiais Civis Lotados no SI da 17ª Coorpin prenderam na última segunda feria, dia 20, as pessoas de Edimilson da Silva Santos, alcunha “Cosme”, natural de Mirandiba-PE, e Adailton Santos Miranda, alcunha “Rato “nascido em 11/05/1988, natural de Juazeiro-BA. Os policiais receberam uma informação de que na rua Fortaleza no bairro Dom Tomaz (Vila Sapo), estava ocorrendo o crime de tráfico de drogas. Foi deslocada uma equipe que encontrou os dois acusados com uma pequena quantidade de crack e de maconha. O Adailton “Rato” já tinha sido preso anteriormente, cometendo o mesmo crime e foi condenado a sete anos de prisão.Os imputados já foram conduzidos ao complexo Prisional de juazeiro e se encontram à disposição da Justiça.

Policial
22 de Outubro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento Regional Norte realizará nesta quinta-feira (23), às 09 horas, no Rapport Hotel, uma palestra voltada para as Policiais Femininas das unidades do CPRN situadas no Município de Juazeiro, com o médico Franclen Rusvell Barbosa, sobre a prevenção ao combate do Câncer de Mama. O evento faz parte da campanha nacional “OUTUBRO ROSA” e aguarda a participação de 100 pessoas, entre policiais militares e convidados. O objetivo é conscientizar as Policiais sobre a importância de realizar consultas com o mastologista e exames periodicamente, a fim de prevenir, também de diagnosticar a doença precocemente, aumentando assim as chances de cura.

Comunicação Social do CPRN
Variadas
22 de Outubro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro comunica que a Travessa Lauro de Freitas no Centro da cidade, estará interditada nesta quarta-feira (22), para serviços de drenagem. O trecho em obra vai do Paço Municipal até o Hotel Rio Mar na Orla. 

A obra faz parte do Projeto de Requalificação do Centro Comercial que já transformou a Rua Conselheiro em um belíssimo calçadão, trazendo conforto e segurança para comerciantes e pedestres.   A intervenção na área começará com a realização da drenagem, depois será colocado o piso intertravado ao longo dos 160 metros de extensão, resolvendo um antigo problema de inundação no local durante o período chuvoso.

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage