Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Outubro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 20:00

UPAE e HDM celebram o Outubro Rosa


A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, estão trabalhando este mês a campanha Outubro Rosa, que faz uma alerta sobre o câncer de mama. Diversas atividades estão sendo desenvolvidas com o intuito de promover a conscientização sobre a doença e os cuidados com a saúde da mulher. 
 
Na UPAE, por exemplo, foi realizada nesta quarta-feira (18) uma palestra sobre o tema com uma aula sobre o autoexame. “Tentamos mostrar de forma prática a realização do exame das mamas, que deve ser feito uma vez por mês, sempre após o período menstrual. Lembrando que o mesmo deve ser realizado por mulheres a partir dos 20 anos e que essa é apenas a primeira forma de precaução”, alerta a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Martapolyana Torres. 
Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE/IMIP
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 19:25

Deputado Roberto Carlos recebe lideranças da cidade de Quixabeira

O gabinete do deputado estadual Roberto Carlos, do PDT, recebeu a visita de lideranças da cidade de Quixabeira, que fica na região centro-norte do estado, a cerca de 300 km de Salvador. Feliz pela visita, o deputado Roberto Carlos destacou a importância das atuações de cada liderança no jovem município, criado em 1989 a partir do desmembramento da cidade de Serrolândia, do qual fazia parte.

Durante o encontro, as lideranças puderam discutir com o deputado Roberto Carlos ações que beneficiem a população da cidade. Estiveram no gabinete: Juceli Barbosa, o Tota, presidente da Câmara de Vereadores; o ex-vereador, presidente do PDT e nosso candidato a prefeito Erilberto Santos, o Ril de Beto; e a suplente Maria Lucia, a Lucinha.

“O jovem município de Quixabeira, em seus 28 anos de emancipação, conta com lideranças políticas bem atuantes junto à comunidade. É um orgulho ter essas pessoas nos visitando e buscando conosco maneiras para ampliar ainda mais a ajuda à população”, afirmou o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 19:00

Coronel Anselmo Brandão recebe o Título de Cidadão Sobradinhense

Aconteceu nesta sexta-feira (20), em Sobradinho, a solenidade de entrega do Título de Cidadão Sobradinhense ao Comandante Geral da Policia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do Prefeito Luiz Vicente Berti, do vice- prefeito Paulo Lima, militares, vereadores, secretários municipais, autoridades eclesiásticas, membros da sociedade civil organizada e comunidade em geral. 

 "Nós cidadãos sobradinhenses, através da Câmara de Vereadores, viemos prestar essa grande homenagem com o espirito aguerrido dos homens e mulheres dessa comunidade. Estamos transmitindo com orgulho ao senhor esse Titulo de Cidadão Sobradinhense, afirmou Jarques Canturil, presidente do legislativo. Foi exibido um vídeo em homenagem ao Comandante Anselmo Brandão e depois os vereadores prestaram suas homenagens ao mais novo cidadão de Sobradinho. A banda da Policia Militar também participou da solenidade.

O Prefeito Luiz Vicente afirmou que estava se sentindo honrado e bem representado com a homenagem feita ao comandante " O Cel. Anselmo Alves Brandão, por seu serviço prestado frente à segurança pública da Bahia, é de fato e de direito, merecedor desta homenagem que o município de Sobradinho lhe confere. Principalmente por sua ação decisiva para a melhoria da segurança pública em nossa cidade. Parabéns, Comandante! Sobradinho sente-se honrada com o titulo de cidadão sobradinhense que lhe confere agora",  ressaltou o prefeito.

Bastante emocionado, o Coronel Anselmo agradeceu a honraria "Sinto-me honrado recebendo tão grande homenagem. Foi em Juazeiro que nasci e cresci, mas também aprendi a amar Sobradinho e esse povo ordeiro e trabalhador. Quando estou em Sobradinho, me sinto em casa. Estou muito feliz com a homenagem e com o trabalho que vem sendo realizado em toda a minha Bahia. Agradeço a confiança de todos vocês", declarou o Comandante Anselmo Alves Brandão. 

Em Sobradinho, o Comandante Geral também participou do ato de entrega da Ronda Maria da Penha, um pleito do gestor municipal e da vereadora Isabel Coelho, que irá fortalecer o trabalho de prevenção e combate a violência doméstica. 

Ascom PMS
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 18:35

Secretaria de Educação apresenta o programa EJA em Campo Alegre de Lourdes

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte realizou hoje (20/10) uma reunião na biblioteca municipal para a apresentação do programa do Governo Federal EJA (Educação de Jovens e Adultos), em Campo Alegre de Lourdes. O EJA é uma modalidade de ensino destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos, e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.

A reunião tratou a respeito do funcionamento do programa e sua formação pedagógica e, contou com a presença da Secretária de Educação Jeane Almeida Rodrigues, técnica e coordenadora do programa Elisângela Castro, Iene Ferreira e Elissandra Castro do setor psicopedagógico, coordenadores das turmas e professores.

As aulas já estão sendo realizadas nas escolas do município e da zona rural e algumas turmas iniciarão suas aulas na próxima segunda-feira (23/10). De acordo com Jeane, o EJA possibilitará aos alunos concluir o ensino fundamental em 18 meses.

Ascom Campo Alegre de Lourdes
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 18:33

Petrolina sediará Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Matemática foi escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), que acontece em todo o país. Em Petrolina, em parceria com o Ministério da Ciência (SNCT), Tecnologia e Inovação, o Sesc realiza no período de 24 a 27 de outubro a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema “A matemática está em tudo”, a iniciativa vai acontecer no Ginásio do Sesc, e a abertura da programação acontece terça-feira (24), às 14h. 

A Banda Marcial Princesa do Araripe será responsável pelo início do evento, seguida da palestra “A matemática e a expansão das ideias: essências e perspectivas”, que será ministrada pelo escritor e doutor em Educação Matemática, Aroldo Leão. Durante toda a semana, serão realizadas palestras, oficinas, exposição, mostras de ciências e experimentos. 

O objetivo da SNCT é aproximar a população das áreas da ciência e da tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de fortalecerem as atividades científica no Brasil. “A matemática é essencial em diversas áreas do conhecimento humano, e foi escolhida como tema porque estamos vivenciando o biênio da matemática, tanto que ano que vem o país vai sediar o Congresso Internacional de Matemáticos, que vai reunir importantes pesquisadores”, reforça a supervisora pedagógica do Sesc Petrolina, Elisangela Magalhães. 


 

Dupla Comunicação
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 18:32

CSTT informa sobre interdição neste sábado (21)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que, em virtude da 7ª Caminhada Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama, que será realizada neste sábado (21) às 16h, precisará interditar parcialmente a Avenida Adolfo Viana e a Orla I, a partir das 15h do dia supracitado.

A CSTT solicita que os motoristas não estacionem seus carros nessas vias após às 15h do sábado. Os veículos que permanecerem no local após às 15h serão guinchados para a sede da CSTT. O tráfego será liberado logo após o término do evento.

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 18:00

EVENTO NA UNIFOR REÚNE TVS UNIVERSITÁRIAS DE DIVERSOS ESTADOS

Com o objetivo de congregar as TVs universitárias brasileiras e discuti-las como promotora de cultura na era digital, a TV Unifor promove, entre os dias 18 e 20 de outubro, o I Encontro de TVs Universitárias Brasileiras. Dentro dele acontecerão dois grandes eventos: o Encontro de Comunicação em Rede – Conexão através da Comunicação do Canal Futura e o I Fórum Regional Norte e Nordeste de TVs Universitárias/ABTU.  A professora e jornallista Fabiola Moura representa a TV Caatinga-Univasf no evento.

Para a professora Helena Cláudia, coordenadora da TV Unifor, discutir a TV universitária como instrumento de formação na era digital é de importância fundamental principalmente quando ocorre no período do Mundo Unifor. “Nesse lugar acontece a troca de conteúdo, experiências e conhecimento e nos dará base para a construção de redes de intercâmbio levando em conta que o conhecimento se desloca. Esse é um dos pilares das TVs universitárias brasileiras”.

Unifor Foto: Rede Sociais
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 17:33

Cia de Dança do Sesc estreia o espetáculo “Raízes para o Alto”

A Cia de Dança do Sesc Petrolina estreia neste final de semana o espetáculo “Raízes para o Alto”, um projeto criado a partir do conceito de migração com a proposta de investigar as sensações daqueles que deixam sua terra natal para fincar raízes em outro lugar. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22), sempre às 20h, no Teatro Dona Amélia. “Raízes para o Alto” ainda propõe a reflexão sobre a migração entre pessoas, como elas se apegam e desapegam umas das outras durante a vida, em suas relações cotidianas.

No elenco do espetáculo estão os bailarinos Alexandre Santos, Elisa Oliver, Wendell Britto, Mary Ane Nascimento, Jakson Alves, Laís Bione, Felipe Natter, Salem Michelli e Tassio Tavares. A direção é de Alexandre Santos, e a produção geral de Jailson Lima. A montagem conta ainda com trilha sonora original dos premiados músicos Eugênio Cruz e Albérico Júnior. A concepção de figurino é de Rafael Sisant.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 17:00

Água, meio ambiente e cidades foram temas do 2º dia do Encontro Preparatório de Juazeiro

"Se vocês querem melhorar o nível de chuvas da sua região, têm que começar a plantar árvores já". Esta foi a recomendação do engenheiro químico e consultor em saneamento e meio ambiente Celso Luís Giampá, durante a Mesa Redonda Água e Meio Ambiente, do Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água. Autor do livro Água: a próxima guerra, ele foi categórico ao dizer que para assegurar o abastecimento de água é preciso ter atitudes mais sustentáveis.
 
Isso tem a ver com o ciclo hidrológico, que é afetado com o corte de árvores. Um dos fatores que provocam chuvas são os chamados "rios voadores", enormes massas de vapor d'água vindos na atmosfera que em condições propícias precipitam. O problema é que estes rios não são somente alimentados por água que vem dos oceanos, rios e lagoas, mas também por umidade resultante da evapotranspiração das plantas.
 
Ressaltando que o Brasil é um país privilegiado pela grande quantidade de água doce disponível e pelo fato de a maioria dos seus rios estarem localizados inteiramente dentro do território nacional, ele enfatizou também a  necessidade de  políticas de uso racional da água serem efetivadas e se tornarem prática constante dentro do país. "A água não nasce da torneira. Infelizmente, o povo só percebe que temos um problema de água quando abre a torneira e não sai água. É só aí que as pessoas vão começar a se manifestar", apontou.

O Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o Fórum Mundial da Água está acontecendo em Juazeiro, no Complexo Multieventos da Univasf. Profissionais da área tecnológica de todo o Brasil estão reunidos para debater temas pertinentes ao uso sustentável da água e preservação dos recursos hídricos até à noite desta sexta-feira (20). O evento visa coletar sugestões do Nordeste para levar até o Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília entre 18 a 23 de março de 2018, e é uma realização do Sistema Confea/ Crea com apoio da Mútua.

Ascom-Carol Aquino/ Nadja Pacheco
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 16:30

Salvador é a primeira cidade da América Latina a aderir ao Pacto Global pelo clima

Aconteceu ontem quinta-feira, dia 19 de outubro, na União dos Municípios da Bahia (UPB), o debate com a representação internacional sobre o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia, evento realizado pela UPB e pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Salvador se tornou a primeira cidade da América Latina a aderir ao Pacto Global dos Prefeitos Pelo Clima e a Energia, iniciativa que busca permitir uma maior colaboração entre as cidades de todo o mundo com o objetivo de construir conexões e aumentar a oferta de financiamento para apoiar e capacitar a administração pública na ação local pelo clima e energia renovável.

O lançamento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia foi realizado seis meses após a COP 21 (Conferência da ONU Sobre Mudanças Climáticas), em Paris, na qual as cidades desempenharam um papel crucial na defesa de um acordo internacional ambicioso, e representa uma reação histórica e poderosa dos líderes locais às urgentes alterações bruscas do clima.

Ascom-UPB
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 16:03

Termina hoje curso de capacitação sobre barragens suterrâneas

Com o objetivo de capacitar a equipe técnica com informações detalhadas de todas as etapas de seleção, construção e manejo de barragem subterrânea, tecnologia social de captação de água da chuva para produção de alimentos e dessedentação animal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realiza, um curso sobre locação, construção e manejo de barragem subterrânea, no município de Juazeiro.
 
A iniciativa, que teve início na segunda-feira (16), foi realizada por meio do programa Água para Todos e do projeto Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido).

A coordenadora de Água para Produção do PAT, Ana Luiza Marques, explica que a barragem subterrânea é uma tecnologia social que visa o barramento de água da chuva no subsolo, permitindo o cultivo em período de estiagem: "A capacitação nos proporcionou o aperfeiçoamento de técnicas em todas as etapas do processo da barragem subterrânea. Iremos aplicar o conhecimento adquirido na execução dos convênios com a Codevasf".

Ler Matéria Completa
Ascom-SDR
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 15:33

Ciro Gomes diz que senador Aécio é um cadáver político e tem que ser enterrado

O pré-candidato a Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, atacou possíveis postulantes de outros partidos ao posto durante um almoço com empresários na Firjan, no centro do Rio, ontem (19). Sobre Marina Silva, o ex-governador do Ceará disse que não a vê com energia para a disputa e que, além disso, "o momento é muito de testosterona", hormônio masculino. Também dirigiu críticas aos tucanos Geraldo Alckmin, João Doria e Aécio Neves, a quem chamou de "cadáver político".

Ciro disse que Aécio "continua dando as cartas" e afirmou que o PSDB insiste em não tirá-lo do comando do partido.

"Aécio é um cadáver político, e o que se faz com um cadáver é sepultar. E aí não sei por que não se sepulta. O cara está lá dando as cartas. A onda de revolta pede que ele saia da presidência do PSDB (da qual Aécio está licenciado). Ele não vai sair. Então não resolve", disse.

Correio Braziliense
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 15:31

Adolescente suspeito de matar a tiros dois colegas sofria bullying, diz estudante

Filho de policiais militares, o adolescente de 14 anos suspeito de matar dois estudantes sofria bullying, segundo contou ao G1 um colega do Colégio Goyases, escola particular de ensino infantil e fundamental onde o tiroteio aconteceu, em Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, outros quatro alunos ficaram feridos.
"Ele sofria bullying, o pessoal chamava ele de fedorento pois não usa desodorante. No intervalo da aula, ele sacou a arma da mochila e começou a atirar. Ele não escolheu alvo. Aí todo mundo saiu correndo", revelou o aluno.

Outra colega do 8º ano do Ensino Fundamental contou que o colega já tinha feito ameaças.

"Ele lia livros satânicos, falava que ia matar alguns dos colegas. Um dos garotos que foi morto falava que ele fedia e chegou a levar um desodorante para sala", contou.
O tiroteio aconteceu durante o intervalo da quinta para a sexta aula, na sala do 8º ano, por volta do meio-dia. O coronel da Polícia Militar Anésio Barbosa da Cruz informou que o adolescente atirou com uma pistola . 40, usada pela corporação. Será feita uma perícia para saber de quem era arma.

G1 Goias
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 15:03

Seminário discutirá a reforma trabalhista e os desafios da juventude

Acontece neste domingo (22), na Câmara de Vereadores Casa Plínio Amorim, o seminário para debater a reforma trabalhista e os desafios da juventude. Participam do evento o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe)/Regional Petrolina, Robson Nascimento, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope), Dilma Gomes. O evento é uma realização do Movimento Fé e Vida. O evento é aberto ao público e acontecerá das 8h às 13h.

Redação blog
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 14:33

História de 48 anos vividos no rádio torna-se livro da vida e obra de Geraldo Freire

A voz matutina de Geraldo Freire é referência na transmissão radiofônica em Pernambuco. As chances pareciam poucas, ou até nulas, mas, mesmo assim o radialista Geraldo Freire se tornou líder de ibope na capital pernambucana já aos 21 anos. Essa trajetória, digna de filme, foi narrada em livro pelo próprio Freire em conjunto com o escritor e poeta Eugenio Jerônimo.

A história consta no livro “O que eu disse e o que me disseram”. A biografia é sucintamente descrita no subtítulo quando caracterizada de “a improvável vida”. Improvável porque o início era comum até demais: um menino pobre, nascido no interior do Nordeste, órfão de mãe aos cinco, sobrevivia nos subempregos ao lado do pai, ou cuidando de suas irmãs mais novas.

Até que fugiu. Foi para Recife, se refugiar na casa de uma tia, mas não fez corpo mole. Mentiu idade e, aos nove, dizendo ter 14, tirou carteira de trabalho e fez de tudo: menino de recado, balconista de venda, auxiliar de camelô, entre outros.

A sina foi esta até 1968, quando o jovem conseguiu emprego na Rádio Repórter. Desse ponto em diante, é o próprio Geraldo que assume a caneta e conta bastidores de sua história, por vezes polêmica. O co-autor sai em sua defesa: “Geraldo não é uma atirador de palavrões a esmo. Ele desenvolveu uma poética do palavrão”, afirma Eugenio. 
 

Cepe Foto: Divulgação
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 14:03

Salvador: PCdoB de Juazeiro vai participar da Conferência Estadual do Partido

O Comitê Estadual do PCdoB vai realizar, neste sábado (21) e no domingo (22), em Salvador, a Conferência Estadual, um dos momentos mais importantes da atividade partidária, quando são reunidos militantes de todos os municípios baianos em que o Partido atua para discutir os rumos do estado e do Brasil. O encontro terá a participação do PCdoB de Juazeiro.

Com o mote 'Em defesa da nação, da democracia e dos direitos sociais', a Conferência vai discutir o temário do 14º Congresso Nacional do Partido, marcado para acontecer em novembro, em Brasília. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente estadual, o deputado federal Davidson Magalhães.

A Secretaria estadual do partido aguarda cerca de 350 delegados e delegadas, eleitos em conferências de mais de 180 municípios do estado. Além de ser um momento de discussões, a Conferência  elegerá os novos integrantes do Comitê Estadual para o biênio 2017/2019.

Redação blog
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 13:32

Pesquisa pretende identificar Fluxo de veículos nas principais vias de Petrolina

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) de Petrolina começou uma contagem volumétrica de veículos em alguns pontos da cidade. A iniciativa visa nortear a engenharia de tráfego em vários pontos críticos e, com isso, melhorar a fluidez do trânsito. De acordo com o presidente-diretor da Ammpla, Geraldo Miranda, esse estudo é de extrema importância para as tomadas de decisões referentes ao trânsito.

"É através dessa observação que determinamos qual o tipo de obra deverá ser realizada no local estudado, além de definir quais os tempos de semáforo para cada sentido, evitando prováveis congestionamentos por conta de dimensionamentos errôneos.", destacou.

Os pontos estudados serão os que irão receber os novos semáforos: rotatória da Rodoviária; semáforo da Pague Menos, semáforo do Garage Burguer; semáforo da Padaria Além do Trigo (Av da Integração com a Rua Professora Zélia Matias), entre  outros pontos da cidade.

Para realizar a contagem, uma equipe de quatro estagiárias, sob supervisão dos Engenheiros de Tráfego Paula Lopes e Ibamar Fernandes Júnior, estarão em locais estratégicos fazendo anotações de contagem apenas volumétrica. Em nenhum momento serão feitas anotações de placas ou de infrações cometidas pelos condutores. A pesquisa é meramente quantitativa.

Quaisquer dúvidas ou sugestões deverão ser feitas aos supervisores, pois as estagiárias não deverão ser abordadas para esse fim, até para que as mesmas não percam a atenção no serviço que é de extrema concentração. Quem quiser sugerir ou tirar dúvida do trabalho realizado pode fazer através do telefone: 3862-3580.

 

Ascom-Ammpla
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 13:07

Atirador de escola de Goiânia era do 8º ano e filho de militares

Nesta sexta-feira (20), um tiroteio deixou ao menos duas pessoas mortas e outras cinco feridas no colégio Goyases, em Goiânia, Goiás. Um jovem adolescente que estudava no próprio colégio e era do 8º ano, filho de militares, é supostamente o responsável pelos tiros. Ele já estaria sob custódia policial. 

A escola, localizada no Conjunto Riviera, bairro de classe média, sofreu o atentado por volta do meio-dia. “Informações preliminares dão conta que ele estaria sofrendo bullying, se revoltou contra isso, pegou a arma em casa e efetuou os disparos”, disse o coronel da Polícia Militar Anésio Barbosa da Cruz ao portal G1.

O Colégio Goyases tem turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com crianças e adolescentes de idades entre 6 e 15 anos. Uma estudante, que estava dentro do colégio no momento do tiroteio disse, emocionada, o que aconteceu. “Ele saiu dando tiro em todo mundo da sala. Eu segurei na mão da minha amiga e fui até a polícia. Não sabia o que fazer”, relatou à TV Anhanguera.

Fonte: G1
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 13:00

Representante do Conselho de Arquitetura da Bahia apresenta projeto em Juazeiro

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (18), a diretora geral do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, Andrea Noronha. A reunião teve como pauta a apresentação do projeto que está sendo desenvolvido pelo CAU/BA ‘Arquitetura Solidária’. Participaram ainda da reunião arquitetos e engenheiros que integram a equipe técnica da SEDUR.

De acordo com Andrea Noronha o projeto surgiu a partir de uma diretriz do CAU/BR, em que os conselhos estaduais devem trabalhar a assistência técnica, como forma de assegurar “o cumprimento da Lei n.° 11.888/2008, que assegura as famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de interesse social”, explica a diretora geral do CAU/BA, acrescentando que o Conselho vem visitando as prefeituras de todo o Estado fazendo a primeira etapa de mobilização, apresentando o projeto e suas diretrizes.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 12:30

Escolas da Rede Estadual de PE e BA ganharam Simulados Enem de cursinho

O BioS Vestibulares e Concursos, com unidades em Petrolina e Juazeiro, sempre comprometido com a preparação de jovens para o ingresso nas universidades, realizou a doação de 1500 simulados Enem para algumas escolas da Rede Estadual. Em Petrolina, foram contemplados o Colégio da Polícia Militar e as Escolas Gercino Coelho, Osa Santana, Humberto Soares, Dom Antônio Campelo, João Barracão e EMAAF. Em Juazeiro, as escolas atendidas foram os Colégios: Polícia Militar, Modelo, Lomanto Júnior, Rui Barbosa e CODEFAS. As avaliações são produzidas pela empresa Evolucional, de Campinas-SP, sendo hoje a maior empresa de simulados Enem do país.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 12:00

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina participa de Jornada sobre Saúde em Brasília

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Petrolina, vinculado à Secretaria de Saúde, participa da 1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora em Brasília.

O evento reúne profissionais e gestores que atuam na Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (Renast), além das comissões (nacional, estaduais e municipais) compostas pelos segmentos de usuários, gestores, trabalhadores e prestadores de serviço. A iniciativa é da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde e teve início nesta quarta-feira (18) e segue até sexta (20).

De acordo com a Coordenadora do Cerest de Petrolina, Daise Becci, que representa o órgão no encontro, a 1ª Jornada “discute temas de interesse sobre a saúde do trabalhador, como os impactos das reformas trabalhistas na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as pactuações, financiamento e instrumentos de gestão do SUS no âmbito de saúde do trabalhador, além de controle social, o que enriquece o nosso trabalho diário junto às classes”, ressalta.

Ascom Cerest
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 11:28

Crianças participaram de atividades em espaços culturais do Sertão baiano no mês de outubro

Encantamento, alegria e diversidade marcaram as mediações culturais realizadas pelo projeto Primeiros Passos para os estudantes da rede pública de ensino no Sertão baiano. O projeto passou por Juazeiro, Curaçá e Senhor do Bonfim nesse mês de outubro. Com apresentação do espetáculo infantil Meu Querido Catavento, oficinas lúdicas e entrega de material educativo, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre dança e conhecer mais sobre o universo das artes. No total, foram realizadas 10 sessões, levando uma média de 2.500 participantes a explorarem os espaços culturais.

O projeto, aprovado no Edital Setorial de Dança 2016 do Fundo de Cultura da Bahia, é uma ação do Coletivo Trippé com o objetivo de estimular a criatividade infantil e a formação da plateia como um meio de criar multiplicadores culturais. O Primeiros Passos tem uma perspectiva inclusiva, que prioriza a população periférica e as pessoas com deficiência. Durantes as ações, havia lugares reservados para cadeirantes e tradução em Libras das atividades.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 10:40

Tite convoca seleção para amistosos; Daniel é chamado

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Técnico Tite anunciou nesta sexta-feira a lista de convocados para os dois últimos amistosos da Seleção Brasileira em 2017, contra Japão e Inglaterra. Os jogos vão acontecer no dia 10 de novembro, em Lille, na França (contra os japoneses), e 14 de novembro, no estádio de Wembley, em Londres. Veja os convocados:

Goleiros 
Alisson (Roma) 
Cássio (Corinthians) 
Ederson (Manchester City)

Laterais 
Daniel Alves (PSG) 
Danilo (Manchester City) 
Marcelo (Real Madrid) 
Alex Sandro (Juventus)

Zagueiros 
Miranda (Inter de Milão) 
Marquinhos (PSG) 
Thiago Silva (PSG) 
Jemerson (Monaco)

Meias 
Casemiro (Real Madrid) 
Diego (Flamengo) 
Fernandinho (Manchester City) 
Giuliano (Fenerbahçe) 
Paulinho (Barcelona) 
Philippe Coutinho (Liverpool) 
Renato Augusto (Beijing Guoan) 
Willian (Chelsea)

Atacantes 
Douglas Costa (Juventus) 
Diego Souza (Sport) 
Roberto Firmino (Liverpool) 
Gabriel Jesus (Manchester City) 
Neymar (PSG) 
Taison (Shakhtar)

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 10:25

Ronda Maria da Penha é implantada em Campo Formoso

Campo Formoso está seguindo na verdadeira transformação! A partir de agora, a população vai contar com a prestação do serviço da Ronda Maria da Penha atuando em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Assim, além da fiscalização e proteção das vítimas de violência doméstica, as vítimas serão assistidas com apoio jurídico, sociológico e psicológico por meio do CREAS). A ronda contará com uma viatura específica com cinco profissionais da 54º Cia de Polícia Militar.

O evento oficial de implantação aconteceu na tarde da quinta-feira (19), na sede do CREAS, com a presença da prefeita, secretários, vereadores, policiais da 54º CIA de Polícia Militar, colaboradores da prefeitura, usuários do CREAS, além da presença da Banda de Música Maestro Vanderlei do 3º Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro. Na ocasião, além dos pronunciamentos oficias e descerramento da placa, o público ainda conferiu uma apresentação especial do Projeto Sementes do Amanhã que abordou a violência contra a mulher.

Ler Matéria Completa
Ascom Campo Formoso
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 10:12

Mercado do Produtor registra queda no preço de alimentos em Juazeiro nesta sexta-feira (20)

Alguns produtos que são encontrados no Mercado do Produtor de Juazeiro apresentaram queda nos preços esta semana, em comparação ao inicio do mês. Os alimentos que mais registraram baixa foram: a abobora comum, o tomate, a batatinha e o chuchu. O quilo do maxixe está cotado a R$ 0;80; o quilo do tomate está custando R$ 0,77; já a batatinha está cotada a R$1,10  e a caixa com 20kg do chuchu custa R$25,00. 

Confira no site da prefeitura de Juazeiro a cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto municipal.

COTAÇÃO

Ascom PMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.