Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 14 de Agosto de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 20:55

GRAVE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NA BR-407, ENTRADA DE JUAZEIRO (BA), NESTA TERÇA (14)

Leitores do Blog Geraldo José enviaram fotos, mensagens e áudios relatando um grave acidente automobilístico no final da tarde desta terça-feira, dia 14, na BR-407, entrada da Juazeiro (BA).

Ainda segundo esses relatos, o acidente teria ocorrido no km 14, imediações da Carranca, que fica às margens da BR na entrada da cidade, quando um veículo de carga colidiu com dois veículos de passeio. O choque foi tão grande que em função do impacto um dos carros foi arremessado para fora da pista.

As vítimas foram socorridas por equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e conduzidas para uma unidade hospitalar da região. Não foi divulgado o estado de saúde das mesmas.

Da Redação
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 20:30

Investigado por ato sobre portos, Michel Temer nega redigir decretos

Investigado por um ato que assinou no setor de portos, o presidente Michel Temer declarou nesta segunda (13) que é uma "ilusão" achar que presidentes redigem, assinam e mandam publicar decretos. A declaração foi feita em reunião no Palácio do Planalto para debater um decreto sobre relicitações. Segundo informações do G1, sem citar diretamente o decreto pelo qual é investigado, Temer disse que esse tipo de documento faz um longo caminho dentro do governo até chegar as suas mãos. Ele ainda argumentou que, em muitos casos, recebe os decretos para assinar num prazo curto e toma conhecimento dos textos quando já estão prontos. "Não se pode ter a ilusão de que num dado momento o Presidente da República redi afirmou Temer. De acordo com a Procuradoria-Geral da República, ao editar o decreto do setor portuário, Temer favoreceu irregularmente companhias com atividades no porto de Santos.

G1
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 20:00

Secretaria de Gestão de Pessoas realiza homenagem aos pais servidores em Juazeiro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), realizou nesta segunda-feira (13) uma homenagem para os pais servidores. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

A programação contou com a apresentação do grupo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da Secretaria de Saúde (SESAU), em seguida, o médico Salvador Carvalho realizou uma palestra com o tema ‘Saúde do Homem’. Ao final, foi realizado sorteio de brindes e oferecido um coffee break.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/SEGESP
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 19:30

Eleição não pode atrapalhar apuração do caso Marielle, diz Anistia Internacional

No dia em que se completa cinco meses do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), a Anistia Internacional manifestou sua preocupação à Secretaria de Segurança do Rio de que o período eleitoral possa atrapalhar as investigações. A ONG diz, em ofício ao secretário Richard Nunes e outras autoridades, divulgado à imprensa nesta terça-feira (14) que os trabalhos da polícia não podem ser "negligenciados" em razão do período eleitoral.

Defensora dos direitos humanos, a vereadora e seu motorista, Anderson Gomes, foram executados no dia 14 de março no bairro do Estácio, região central do Rio. A Delegacia de Homicídios investiga o caso e ainda não conseguiu estabelecer os nomes dos possíveis mandantes, executores ou mesmo a motivação. A Anistia lembra que Marielle foi a quinta vereadora mais votada da cidade nas eleições de 2016 e vítima de um caso que teve repercussão mundial.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 19:00

UPAE/IMIP de Petrolina lembra cuidados com a saúde do coração e parabeniza médicos cardiologistas

É no dia 14 de Agosto que se comemora o Dia do Cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do sistema cardiovascular. A celebração da data tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a boa saúde do coração.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que quase 200 mil pessoas já morreram por causa de doenças cardiovasculares no Brasil, uma morte a cada 1 segundo e meio. Já as estimativas feitas pelo Ministério da Saúde avaliam que 30% das mortes no país são causadas pela doença. 

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 18:30

Crianças de um a quatro anos são as maiores vítimas de envenenamento doméstico

Produtos de limpeza, principalmente os saponáceos e as águas sanitárias, além das tintas e remédios, são os principais causadores de intoxicação e envenenamento em crianças de até nove anos de idade, em ambientes domésticos. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no ano de 2017, um total de 28 crianças foram atendidas em unidades de saúde da Bahia, vítimas de intoxicação e envenenamento, apenas no primeiro semestre deste ano, a Sesab contabilizou oito atendimentos.
 
O maior índice de contaminação é de crianças de um a quatro anos de idade, que são atraídas tanto pelo colorido, como pelo aroma dos materiais de limpeza e remédios. De acordo com o major BM, Ramon Dieggo, deixar os materiais em locais altos, de difícil acesso às crianças, é um dos cuidados preventivos para evitar acidentes. 

Ler Matéria Completa
Ascom Corpo Bombeiros Bahia
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 18:00

Moradores de Juazeiro e Petrolina começam a sentir os efeitos do tempo muito seco

Juazeiro e Petrolina já lidam com mais mais de 4 meses sem chuvas e os moradores começam a sentir os efeitos do tempo seco. A meteorologia prevê o tempo seco e o sol forte que vão predominar durante todo o mês de agosto, setembro, outubro e novembro como é comum nesta época. Não há previsão de chuvas para os próximos dias. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é 60%. A quentura voltou e os índices de baixa umidade relativa do ar pode provocar danos à saúde. Na zona rural de Juazeiro e Petrolina a situação é ainda pior, pois a Sensação térmica é muito maior que a temperatura registrada em torno de 35 graus os moradores vivem um clima semelhante a de deserto.  

O tempo seco pode causar danos aos humanos e a natureza. “A massa de ar seco que estabelece nesta época do ano, faz baixar a umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece a incêndios e problemas respiratórios”, afirma o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet. Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 17:30

Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza, diz Unicef

Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza, de acordo com estudo inédito apresentado hoje (14) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). São crianças e adolescentes até 17 anos que são monetariamente pobres e/ou estão privados de um ou mais direitos, como educação, informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil.

O levantamento, feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, mostra que 18 milhões de meninas e meninos, ou seja, 34,3% do total, são afetados pela pobreza monetária, vivem com menos de R$ 346 per capita por mês na zona urbana e R$ 269 na zona rural. Desses, 6 milhões, o equivalente a 11,2%, têm privação apenas de renda. Já os outros 12 milhões, ou 23,1%, além de viverem com renda insuficiente, têm um ou mais direitos negados.

Agencia Brasil
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 17:00

Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do HDM/IMIP continua celebrando o "Agosto Dourado"

A Semana da Amamentação já acabou, mas o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina continua celebrando o "Agosto Dourado" – mês de incentivo e apoio ao aleitamento materno. Dessa vez, o Grupo de Apoio às Mães de Prematuros (GAMP) promoverá ações de 17 a 30, com uma programação bem diversificada.

A abertura acontecerá nesta sexta-feira, às 7h, com uma caminhada pelos setores, que será marcada pela distribuição de balões e laços dourados simbolizando a campanha. Neste dia também haverá a distribuição de folders e palestra (às 10h) com uma psicóloga convidada.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 16:30

Prefeitura de Uauá envia nota e desmente a acusação do deputado José Carlos Aleluia

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Uauá, Bahia, envia nota e desmente o deputado José Carlos Aleluia e o chama de "golpista criador de factóides".

Confiram na integra:

Desmentindo o deputado golpista.

Em face da publicação difundida irresponsavelmente pelos apoiadores do golpe nos meios de comunicação da região, noticiando com ares de espetáculo fato mentiroso envolvendo o Prefeito Municipal de Uauá, importa esclarecer: 

Nesta terça-feira (14) o prefeito de Uauá foi surpreendido com a notícia em que o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), apoiador do golpe de estado e do governo ilegítimo de Michel Temer, informa ter solicitado junto ao Ministério Público de Uauá que fosse procedida investigação em face do Prefeito Municipal, sob a alegação de sua suposta participação nos fatos envolvendo administradores baianos que mantiveram relação com o Instituto de pesquisa Tiradentes.

Ler Matéria Completa
Ascom PMU
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 15:49

Secretário de Saúde da Bahia visitará Juazeiro na próxima quinta (16)

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, estará no município de Juazeiro na próxima quinta-feira (16). A visita tem o objetivo de inspecionar as obras da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e da Policlínica Regional de Saúde.

Com o investimento superior a R$ 50 milhões entre obras e equipamentos nos dois empreendimentos, a região de Juazeiro ganhará o primeiro serviço de radioterapia do norte da Bahia. A policlínica ofertará até 18 especialidades médicas e exames de alta complexidade, como ressonância magnética e tomografia.

Na oportunidade, a coletiva de imprensa ocorrerá às 10h, no canteiro de obras da Unacon, com a presença do prefeito do município, Paulo Bomfim.

Ascom Gov Bahia
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 15:30

Caravana da Saúde atenderá moradores da comunidade de Conchas, em Maniçoba 

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa  que a Caravana da Saúde desta  quarta-feira (15) atenderá a comunidade de Conchas, que fica localizada no distrito de Maniçoba. Serão oferecidos aos moradores atendimentos especializados nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico, além de exames laboratoriais, eletrocardiogramas.

A Caravana da Saúde tem como objetivo prestar assistência especializada aos moradores do município, disponibilizando vários serviços, próximo às residências dos usuários. Esta é a 130ª edição do programa, que em três anos de atuação já realizou mais de 30 mil atendimentos.

Débora Souza/Sesau
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 15:00

DESPERDÍCIO DE ÁGUA POTÁVEL NO BAIRRO JARDIM FLÓRIDA EM JUAZEIRO (BA)

Em mensagem ao Blog Geraldo José o leitor Heriecílio Alencar chama à atenção do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) de Juazeiro (BA) no sentido de enviar equipe para consertar a rede de água no bairro Jardim Flórida. “Atenção SAAE tem um cano estourado na rua 4 do bairro Jardim Flórida, em Juazeiro/BA. Passou a noite toda jorrando água. Haja água sendo desperdiçada viu” lamentou o juazeirense.

LEIA TAMBÉM

ESGOTO ESTOURADO AFETA MORADORES E COMERCIANTES DA RUA PROFESSOR EDVALDO FRANCO EM PIRANGA – JUAZEIRO (BA)

Da redação
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 14:30

75ª CIPM efetua Prisão de Homicida por Mandado no bairro Tabuleiro

O PETO/75ªCIPM ontem dia 13 em Operação Busca Continuada pelo bairro Tabuleiro prendeu Anderson Inocêncio Pereira . Após uma consulta no SINESP, com uso dos novos tablets que estão em fase de teste, foi constatado que havia em desfavor de Anderson um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio qualificado.

Anderson Inocêncio Pereira foi conduzido e apresentado na delegacia para adoções de medidas cabíveis. Acusado conduzido e apresentado na DEPOL para os procedimentos legais.

Ascom PMBA
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 14:00

Parque eólico de R$ 1 bi será implantado em Gentio do Ouro

A regularização fundiária para agricultores familiares do município de Gentio do Ouro, promovida pelo Governo do Estado nessa sexta-feira (10), com a entrega de 97 títulos de terra, vai viabilizar a implantação de um parque eólico na região, do grupo Pec Energia, com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão. O empreendimento tem perspectiva de gerar 3,7 mil empregos e de produzir 600 MegaWatts de potência instalada.

A PEC Energia é desenvolvedora e investidora de parques eólicos há 10 anos, e em parceria com a Rio Energy, viabilizou a implantação do parque eólico Serra da Babilônia, que deve entrar em operação nos próximos dias e tem 223 MW de potência instalada. Foram investidos no projeto, que fica em Morro do Chapéu, R$ 1,2 bilhão. Entretanto, o maior empreendimento do grupo será Gentio do Ouro. Os investidores pretendem começar a estudar também a radiação solar na região.

Ler Matéria Completa
Ascom/SDE
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 13:49

Viaduto sobre rodovia desaba em Genova; polícia faz busca por vítimas

Uma grande porção da ponte Morandi, que passa pela rodovia A10, em Gênova, na Itália, desabou nesta terça-feira (14/8). De acordo com balanço provisório divulgado pelo governo, a tragédia deixou pelo menos 22 mortos e cinco feridos em estado grave. As autoridades temem que esse número possa aumentar.

A Polícia não descarta que se trate de uma falha estrutural da ponte. A circulação foi interrompida na área, assim como o transporte ferroviário. "Acompanhamos a situação minuto a minuto. Agradeço aos 200 bombeiros que estão no trabalho para salvar vidas", declarou o ministro do Interior, Matteo Salvini.

Ler Matéria Completa
Correio Braziliense
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 13:30

75ª CIPM RECUPERA VEÍCULO ROUBADO EM MENOS DE 24 HORAS, NO BAIRRO SOL NASCENTE, JUAZEIRO-BA

Domingo, dia 12, a Guarnição do PETO 75ª CIPM, ao realizar rondas ostensivas no bairro Sol Nascente com o objetivo de manter a paz e a tranquilidade da população em sua área de atuação, recebeu a informação de que houve um assalto no qual foi levada uma motocicleta. Já de posse de várias informações e com a valiosa contribuição do SICOM, através do disk denúncia, recuperou, em menos de 24h, o veículo Pop 100, placa policial PKP-1967, cor preta. Infelizmente, o indivíduo que praticou o crime não foi localizado. O veículo foi apresentado à 17ª COORPIN para adoção das medidas cabíveis.

Ascom 75ª CIPM
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 13:00

11ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca acontece entre 17 a 19 de agosto

Com a economia voltada para a agricultura de subsistência o distrito de Massaroca destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo. A Feira de Caprinos e Ovinos que está em sua 11ª edição e acontece de 17 a 19 de agosto, no parque CAAM em Massaroca é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca.

A feira que é parte integrante do calendário de eventos agrários da região proporciona à comunidade oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores entre expositores e oportunidades de negócios, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores. Além disso, atrai empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores. O evento promove ainda oportunidades de transferência de tecnologias e divulgação das atividades culturais e econômicas local.      

Ler Matéria Completa
Lene Radina/ASCOM ADEAP
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 12:30

Eleições 2018: Mais de uma dezena de representantes de Juazeiro devem ter candidaturas confirmadas até amanhã.

Termina nesta quarta-feira (15) o prazo para partidos políticos realizarem o registro das suas candidaturas para Presidente, Governador, Senadores e deputados estaduais e federais. 

Após esse registro, conforme definição do TSE, os candidatos já podem iniciar suas campanhas eleitorais. Na quinta-feira (16) já ficam autorizados os comícios, caminhadas, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (não paga). A propaganda no rádio e televisão está prevista por lei para ser iniciada em 31 de agosto.

Em Juazeiro mais de uma dezena de postulantes a cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara Federal deverão ter seus nomes confirmados no TRE-BA. Para deputado federal nomes como Isaac Carvalho, Márcio Jandir, Targino Gondim, Valdemar Borges, Carlos Humberto Santiago, dentre outros, devem ter nomes validados pelas suas legendas. Para deputado estadual serão oficializados nomes como Zó, Roberto Carlos, Joseph Bandeira, Isaac Melo, Aguinaldo José, dentre outros.

De acordo com o TSE todas as candidaturas terão registros avaliados até o dia 17 de setembro, data limite para que órgão maior valide ou indefira as candidaturas propostas.

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 12:00

Encontro de juazeirenses em Salvador acontece dia 1º de setembro

Depois de um imprevisto que ocasionou a mudança de agenda do cantor Raimundo Sodré, ele precisou cancelar sua participação no VI Encontro de Juazeirenses e Amigos em Salvador. A festa, que acontece no próximo dia 1º de setembro, sábado, a partir das 12h30, no Restaurante Grande Sertão (R. Adelaíde Fernandes da Costa, 122 - Costa Azul), conta com a participação de João Sereno e Targino Gondim. Sibelle Fonseca, Raimundinho do Acordeon, Maviael Melo, Ednaldo Fonseca e Charles Eluran fazem parte do time de artistas juazeirenses que vai animar a tarde cultural. Promover a confraternização entre os filhos de Juazeiro que moram em Salvador e celebrar a musicalidade expressiva da cidade estão entre os objetivos do Encontro. 

Os ingressos estão à venda e custam R$70, até o dia 20 de agosto. Interessados podem entrar em contato com a organização por meio dos telefones (71) 98553-0900 ou (74)98833-0307, para as pessoas que estão em Juazeiro.  

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 11:44

Acompanhe os preços dos produtos de hortifruti nesta terça (14) no Mercado do Produtor de Juazeiro

O consumidor que pretende fazer comprar vai encontrar preços de frutas, legumes, verduras e cereais em menor preço no Mercado Produtor de Juazeiro, quarto maior entreposto do Norte/Nordeste em volume e valor de negócios.

Os preços mínimos desta terça-feira (14) de alguns produtos comercializados no entreposto são: saco com 20kg da beterraba custa R$ 35,00; o quilo da berinjela está custando R$1,96; o quilo do melão sai por R$1,20 e a caixa com 25kg do inhame é vendida por R$ 100.

As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto está no site da Prefeitura de Juazeiro.

Confira preços aqui

Daniela Duarte/AMA
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 11:30

Ministério do Trabalho publica alterações no Cadastro Nacional

O Ministério do Trabalho publicou no Diário Oficial da União da última sexta-feira (10) alterações na Portaria 723/2012, que trata do Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP). Entre as mudanças estão a inclusão de entidades desportivas, o aprimoramento da distribuição de carga horária do programa e a modernização nas regras da Aprendizagem à distância. 

Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira, essa alteração se deve ao esforço contínuo dos membros do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional (FNAP) pelo aprimoramento do programa. “Nesse sentido, o Ministério do Trabalho também promove, de 13 a 17 de agosto, em todo país, a 3ª Semana Nacional da Aprendizagem, para conscientizar empresas sobre a importância da contratação de aprendizes”, afirmou. 

Ler Matéria Completa
Ascom MT
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 11:16

Prefeito de Uauá é denunciado ao MP após pagar por prêmio que até jumento recebeu

O prefeito de Uauá Lindomar Dantas (PCdoB) foi denunciado ao Ministério Público por ser um dos prefeitos que teria pago por um falso prêmio concedido a políticos com dinheiro da população. O ofício endereçado à Comarca da cidade é do deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA) e foi apresentado nesta terça-feira (13/08).

A farsa foi desmascarada nacionalmente pelo Fantástico/Rede Globo, no último dia 05. A reportagem demonstrou que até o jumento "Precioso" foi capaz de receber o diploma "Gestor Nota 10" ao pagar a um instituto de fachada a quantia de R$ 1.480. Na matéria é citado o mesmo instituto que concedeu a "Medalha Alferes Tiradentes" a Lindomar. A denúncia de Aleluia pede que seja apurado o uso do dinheiro da população de Uauá na fraude.

Ler Matéria Completa
Ascom Deputado José Carlos Aleluia
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 11:00

75ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BAIRRO JOÃO XXIII, JUAZEIRO-BA

No último domigo, dia 12, por volta das 22 horas, a Guarnição do PETO 7511/75ª CIPM, recebeu informação do CICOM para se deslocar até à Rua Dr. Loreto, bairro João XXIII, pois no endereço supracitado estaria ocorrendo crime de violência doméstica. Chegando ao local, a vítima confirmou que seu marido estaria agredindo-a fisicamente com socos no rosto. O acusado e a vítima foram apresentados à 17ª COORPIN para adoção das medidas cabíveis.

Ascom 75ª CIPM
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 10:44

Samu comunica serviços reduzidos e redução das macas das ambulâncias

Após diversas denúncias dos moradores de Petrolina o Samu envia nota e esclarece a falta de macas das ambulâncias.

Confiram:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU)  informa à população que se encontra com os serviços reduzidos, pois, as macas das ambulâncias saíram para ocorrências e ficaram retidas com pacientes nos hospitais da cidade.

 A retenção de macas impede que as ambulâncias se desloquem do SAMU para atender aos chamados da população. A expectativa é que o atendimento seja normalizado o mais rápido possível.

Ascom PMP Foto: Jonas Santos/ Divulgação
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.