Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 15 de Agosto de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 10:27

Diretoria da Juazeirense dispensa jogadores do atual elenco, entenda:

Após a confirmação do rebaixamento no último sábado na Série C, a diretoria da Juazeirense ainda não se reuniu para definir os próximos passos do clube. O Cancão não fará mais nenhum jogo oficial até o final do ano,

O diretor de Futebol, Sérgio Fernandes, conversou com a equipe do blog e falou sobre os próximos passos do time: Todos os jogadores foram liberados por nós até uma reunião que deverá acontecer nos próximos dias. Assim que tivermos uma definição todos serão comunicados" disse o diretor que ainda não digeriu a queda para Série D: "Estamos muito tristes. Lutamos muito para estar na Série C, mas vida que segue..." completou Sérgio.

O direitor ainda nos contou que alguns atletas ainda tem contrato com o Cancão, mas não citou nomes. Waguinho, um dos destaques da temporada do time de Juazeiro já acertou sua transferência para o Petrolina na disputa da Série B do Pernambucano. Nomes como Tigre, Juninho Tardelli e Toni Gallego são especulados em outras equipes.

Redação Blog Geraldo José
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 10:00

Juazeiro: Servidores Técnicos da UNEB promovem paralisação de 24h nesta quinta-feira (16)

O Sintest, representante dos Servidores Técnicos das UNEB, informa que, por determinação do Fórum dos Técnicos das quatro UEBAs, paralisará suas atividades nesta quinta-feira (16). Com a paralisação, as Universidade Estaduais em toda a Bahia, estarão com seus portões fechados. Na UNEB, o mesmo ocorre nos departamentos da capital e do interior.

A paralisação de 24h, organizada pelo Fórum dos Técnicos Administrativo das Universidades Estaduais da Bahia, tem o objetivo de chamar atenção do governador Rui Costa para a pauta de reivindicações da categoria, que já foi entregue por diversas vezes em mãos e ele ignora.

Ler Matéria Completa
Ascom SINTEST/UNEB
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 09:49

HOMICÍDIO NO BAIRRO SOL LEVANTE EM JUAZEIRO (BA)

Populares informaram ao Blog que na madrugada desta quarta-feira, dia 15, foi registrado mais um homicídio (CVLI – Crime Violento, Letal e Intencional) em Juazeiro-BA.

Segundo estes populares o Senhor Jorge da Silva, de 43 anos, ao chegar com um caminhão carregado de laranja em uma garagem no bairro Sol Levante foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, crime perpetrado por uma pessoa ainda de identidade desconhecida.

Também é desconhecida a motivação do referido assassinato.

Da redação
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 09:30

Programa 'Qualifica Petrolina' está com inscrições abertas para atividades no mês de agosto

A Prefeitura de Petrolina está ofertando novas oportunidades de capacitação aos petrolinenses. As vagas são para oficinas de Fabricação de Salgados e Naked Cake e ainda para o curso de Violão voltado a iniciantes. As aulas são gratuitas e fazem parte do Programa ‘Qualifica Petrolina’. 

As inscrições serão realizadas entre os dias 14 e 17 de agosto (ou até o preenchimento das vagas), das 7h às 17h, na Secretaria Executiva da Juventude e Direitos Humanos, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho. Para realizar a inscrição é preciso levar cópias e originais da Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência e o número do NIS. As inscrições são gratuitas.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 09:00

Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do HDM/IMIP continua celebrando o “Agosto Dourado”

A Semana da Amamentação já acabou, mas o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina continua celebrando o “Agosto Dourado” – mês de incentivo e apoio ao aleitamento materno. Dessa vez, o Grupo de Apoio às Mães de Prematuros (GAMP) promoverá ações de 17 a 30, com uma programação bem diversificada.

A abertura acontecerá nesta sexta-feira, às 7h, com uma caminhada pelos setores, que será marcada pela distribuição de balões e laços dourados simbolizando a campanha. Neste dia também haverá a distribuição de folders e palestra (às 10h) com uma psicóloga convidada.

Ler Matéria Completa
Ascom Cemafauna
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 08:30

Câmara aprova texto que permite à polícia agir para proteger mulheres

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que autoriza, em caráter emergencial, delegados e policiais a decidir sobre medidas protetivas para atender mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O projeto segue agora para análise do Senado. O texto, aprovado por após acordo entre os líderes partidários, modifica a Lei Maria da Penha. Atualmente, a lei prevê que a polícia comunique ao juiz de direito as agressões em um prazo de 48 horas, para que, só então, a Justiça decida sobre as medidas protetivas. 

Segundo o relator do texto, deputado João Campos (PRB-GO), o que tem ocorrido nas delegacias de polícia é que a autoridade policial que recebe a vítima logo após o crime fica de mãos atadas. “A regra nesse contexto é a mulher procurar a delegacia e sair com um boletim de ocorrência, nada mais”, argumentou. O relator justificou que, fora da prisão em flagrante, a autoridade policial só tem autonomia para registrar a ocorrência e remetê-la ao Poder Judiciário, o que pode custar a vida da vítima. 

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 08:00

Remanso: Único preso em delegacia pela 'Carro Fantasma' tem liberdade negada pelo Tribunal de Justiça

Um dos envolvidos na Operação Carro Fantasma, deflagrada no final de novembro, em Remanso, no Sertão do São Francisco, teve um pedido de liberdade negado pela Justiça. Único encarcerado na delegacia devido à Operação, o suplente de vereador e ex-legislador da cidade, Jorge Brito Alves, recebeu a negativa de um habeas corpus nA segunda-feira (13). A decisão foi da desembargadora Ivete Caldas Silva Freitas Muniz, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), o ex-vereador é um dos acusados no esquema que desviou mais de R$ 10 milhões da prefeitura de Remanso entre 2014 e 2016, durante a gestão de Celso Silva e Souza. Jorge continua preso na Delegacia Territorial de Remanso em cumprimento de prisão preventiva. Além do ex-prefeito e do irmão dele, Arismar Silva e Souza, ex-secretário de administração, seis vereadores, incluindo o presidente da Câmara [Cândido Francelino de Almeida], foram presos em 21 de novembro do ano passado.

Conforme o promotor Alex Bezerra Bacelar, da 2ª Promotoria de Justiça, os acusados que foram soltos (ver aqui) cumprem atualmente “medida cautelar diversa de prisão” e seguem respondendo ao processo. Ainda segundo o MP, os promotores de Justiça ainda afirmam que o dinheiro da prefeitura foi usado para gastos particulares, dívidas de campanha e compra de apoio político. 

Bahia Noticias
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 07:30

Leitor denuncia estacionamento irregular de carros na Avenida Dom Rodrigues

Leitor (que pede para não ser identificado) envia email a este Blog e denuncia, segundo ele, os estacionamento irregulares na avenida principal do Bairro Dom José Rodrigues. 

"Querido Geraldo José, sou morador do bairro Dom José Rodrigues e venho por meio do seu blog fazer uma denúncia. A avenida principal do bairro virou um grande estacionamento a céu aberto, por várias vezes já tentei contato com o órgão responsável pelo trânsito e transporte da cidade mas não consegui, a a prefeitura nenhuma atitude toma para retirar esses carros de dentro do canteiro central da avenida. Eu acho isso uma falta de respeito com os moradores que querem ver o bairro bonito assim como eu, mas muitos donos de veículos preferem deixar seus carros dentro do canteiro por causa da árvores e assim aproveitar a sombra, até caminhão estão botando. Alô CSTT, tome uma providência e dê uma punição para que isso não se repita. Lugar de carro é em garagem, e lugar de caminhão é em pátio de posto. Obrigado Geraldo pelo espaço cedido, conto com a sua ajuda".

Foto: Leitor
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 07:12

Petrolina: Procissão encerra os festejos do dia da Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos

O dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Padroeira de Petrolina, será celebrado nesta quarta-feira (15), com alvorada festiva, celebração de missas, procissão, atração musical e outras atividades, nas igrejas Catedral do Sagrado Coração de Jesus e Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, e também na Concha Acústica da cidade.

Nesta quarta, uma alvorada festiva deu início ao evento, às 6h, com repique dos sinos e queima de fogos, na Igreja Catedral. Depois, às 07h30, será celebrada uma missa festiva na Igreja Matriz. Mais tarde, às 10h, acontecerá uma celebração eucarística com o bispo diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano, concelebrada pelos sacerdotes, na Catedral.

A manhã de celebrações religiosas será encerrada com um repique de sinos e queima de fogos, ao meio dia. Já às 17h, será realizada uma procissão, que sairá da Igreja Matriz e seguirá até a Concha Acústica, ao lado da Catedral, onde será celebrada a última missa do dia.

G1 Petrolina
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 07:00

Cemafauna realiza Curso Básico de Geoprocessamento utilizando ARCGIS

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) realizará nos próximos dias 20 a 23 de agosto o Curso Básico de Geoprocessamento utilizando ARCGIS, com carga horária de 16 horas, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), zona rural de Petrolina-PE.

O curso apresentará como foco a avaliação do meio ambiente e recursos naturais a partir de bases de dados georreferenciados, bem como essa base de dados pode ser utilizada em estudos ecológicos. É uma proposta do Cemafauna em parceria com o Colegiado de Ciências Biológicas. Seu principal objetivo é capacitar profissionais, docentes, técnicos e discentes que atuam na área ambiental. A ministrante é a bióloga Jéssica Viviane Amorim.

Ler Matéria Completa
Ascom Cemafauna Univasf
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 06:30

Movimento pela pavimentação da PE 630 realizou audiência em Santa Filomena

Depois de quase um ano de luta nos seis municípios prejudicados pela falta de pavimentação na rodovia estadual PE 630, em assembleia geral, realizada na 6ª Audiência Popular e Pública na quinta-feira (9) na Câmara de vereadores de Santa Filomena-PE, integrantes do Movimento Todos pela Pavimentação da PE 630, determinaram recorrer ao Ministério Público estadual e federal pela falta de respeito do governador Paulo Câmara e expor a insatisfação do povo dos sertões do Araripe e São Francisco, questionando a política do governador através de manifestações em seus eventos de campanha.

Os membros da Comissão Permanente, Charles Araujo, Rosalvo Antonio, Socorro Pimentel, Zezinho Mindu, Geandro Coelho fizeram uma avaliação dos avanços e retrocessos da luta pelo Movimento e seguidamente houve espaço às falas de outros integrantes com suas ideias sobre os encaminhamentos a seguir, a partir de agora. Os oradores foram: a deputada estadual Dra. Socorro Pimentel, Lamarth Piancó, Isabel Macedo (CPP), Zezinho Mindu (Madre Paulina), ex-prefeito Gildevan Melo, vereador Adelvan vereador, prefeito Cleomatson Vasconcelos, Rosalvo Antônio.

Ler Matéria Completa
Ascom Comissão Pro PE 630
publicado em 15 de Agosto / 2018 às 06:00

Paulo Bomfim assina ordem de serviço para a construção da creche do Residencial São Francisco

Dando continuidade ao Programa Municipal 'Minha Escola Minha Vida', o prefeito Paulo Bomfim assina ordem de serviço, nesta quarta-feira (15), às 19h, para o início da construção da Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI (creche) no Residencial São Francisco, bairro Dom José Rodrigues em Juazeiro.

A nova 'EMEI Residencial São Francisco' irá beneficiar mais de 180 crianças da Educação Infantil e terá uma estrutura confortável e segura com: 02 salas de aula para creche I, sala de descanso e fraldário, 06 Salas de Aula para creche II, sala de diretoria, sala de Secretaria com depósito, sala dos professores, banheiros infantis com banho, banheiros acessíveis, cozinha, despensa, refeitório, lavanderia, pátio coberto e parque infantil.

Em 2017 o prefeito já entregou à população, as duas primeiras unidades do 'Minha Escola Minha Vida', a Escola de Educação Infantil e a Escola de Ensino Fundamental Aprígio Duarte, no Residencial Juazeiro I, no bairro Itaberaba. O Governo Municipal irá construir unidades escolares para atender as crianças e adolescentes, moradores de todos os residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, em Juazeiro.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 23:00

Artigo - O certo não dói

Subestimar a inteligência alheia é uma demonstração de ingenuidade e ao mesmo tempo de ignorância patética. Os que acreditam que se consegue convencer enganando na verdade estão traindo a si próprios e o preço a pagar por tal erro tende a ser mais doloroso do que se imagina. A verdade não se empurra com a barriga, ela é o agora, o hoje; ao contrário da mentira que é revelada geralmente a partir do amanhã ou depois de amanhã.

Não conseguir realizar o prometido é normal e compreensível por determinadas circunstâncias não serem previsíveis, mas a omissão àquilo que se propõe ou que foi proposto chega a ser um ato covardemente irresponsável. As principais vítimas dos que 'prometem como sem falta e falta com toda certeza' são a maioria dos municípios brasileiros administrados por gestores levianos e usurpadores, que tratam o erário público como propriedade particular.

Confundir o real papel a que se compromete tornará o intento algo nocivo e com ressonância inclusive na vida dos que confiaram a oportunidade de realizar tarefas a outrem. Ao contrário de outras funções administrativas, a de gestor público se difere pelo fato de agregar diversos outros afazeres como o da figura que legisla e executa.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 22:30

Em comemoração ao dia da padroeira, serviços municipais terão ponto facultativo em Petrolina

Nesta quarta-feira (15), os petrolinenses comemoram o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Por conta disso, a prefeitura decretou ponto facultativo para o atendimento à população e alguns serviços públicos também terão horários especiais.

Apesar do ponto facultativo, a oferta de serviços públicos essenciais à coletividade, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segurança e serviços de limpeza pública serão mantidos. Na área de saúde ficam mantidos ainda os serviços do transporte social. 

Ascom/Petrolina
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 22:00

Secretário da Sedur e técnicos da Conder visitam avenidas que serão beneficiadas com requalificação em Juazeiro

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) Hemerson Guimarães e técnicos representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) visitaram nesta segunda-feira (13) as avenidas Adolfo Viana (centro), Comandante Manoel Severo e Sebastião Almeida Branco (entre Country Clube, Pedra do Lorde, Palmares e Quidezinho), que estão sendo beneficiadas com requalificação.

O objetivo da visita é avaliar as condições físicas de toda a área que será beneficiada com as obras de requalificação. O secretário e os técnicos percorreram toda a extensão das avenidas, avaliando trechos de maior relevância e sempre discutindo os principais pontos a serem levados em consideração no decorrer da obra. Depois da visita de campo o secretário recebeu a equipe em seu gabinete onde os técnicos da CONDER tiraram todas as dúvidas sobre os projetos das obras.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 21:51

SAAE ATENDE LEITOR E CONSERTA VAZAMENTO DE ÁGUA NO JARDIM FLÓRIDA

Na tarde desta terça-feira (14) o leitor Heriecílio Alencar chamou à atenção do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) de Juazeiro (BA) no sentido de enviar equipe para consertar a rede de água no bairro Jardim Flórida (Veja aqui).

Em resposta o SAAE encaminhou a seguinte nota:

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental SAAE/Juazeiro já enviou uma equipe para retirar o vazamento de água na Rua 4 do Jardim Flórida. Aproveita a oportunidade para solicitar aos usuários que tão logo identifiquem qualquer vazamento comuniquem ao SAAE para evitar o desperdício. A informação pode ser feita através do telefone 0800 071 9800. Assim a equipe chega mais rápido e o problema é solucionado.

LEIA TAMBÉM

ESGOTO ESTOURADO AFETA MORADORES E COMERCIANTES DA RUA PROFESSOR EDVALDO FRANCO EM PIRANGA – JUAZEIRO (BA)

publicado em 14 de Agosto / 2018 às 21:48

STF retira de Moro depoimentos da Odebrecht sobre Lula

Por maioria de 3 a 1, a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu encaminhar trechos da delação da Odebrecht que citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro petista Guido Mantega para a Justiça Federal em Brasília, tirando-os da alçada do juiz Sergio Moro, de Curitiba. Os ministros atenderam a petições dos advogados de Lula e de Mantega, que sustentaram que trechos dos depoimentos dos delatores da empreiteira não têm relação com o esquema criminoso na Petrobras, e, portanto, não devem ficar sob responsabilidade de Moro.

Votaram nesse sentido os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. O relator da Operação Lava Jato no STF, Edson Fachin, foi vencido. Segundo ele, a remessa a Moro se justificava devido à aparente conexão entre os fatos delatados e os investigados em Curitiba. O ministro Celso de Mello não estava na sessão.

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 21:34

Casa Nova: I Fórum Comunitário UNICEF realizado com sucesso

No dia 10 de agosto de 2018, foi realizado no auditório da Escola Alano Viana de Araújo, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Edição 217-2020. O evento coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, e em parceria com a Prefeitura através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde, contou com participação de vários segmentos da sociedade civil, Conselhos Municipais, Tutelar e Ongs.

Ao iniciar o Articulador do Selo, Cosme Coelho, fez uma explanação sobre a metodologia do Selo, momento em que agradeceu o total apoio da Gestão Municipal e o empenho da Comissão Inter Setorial no Planejamento das ações para realização do Fórum, ressaltou a parceria do CMDCA ( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que tem se dedicado ao máximo em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 21:24

Adolfo herda votos de Gualberto à Câmara no PSDB, que faz agora dois federais

O deputado estadual Adolfo Viana, candidato a deputado federal pelo PSDB, deve ser o principal herdeiro do patrimônio político do deputado federal João Gualberto, que anunciou hoje a decisão de renunciar à reeleição e deixar a vida pública. Além de amigo pessoal de Gualberto, Adolfo elegeu-se à Assembleia Legislativa, há quatro anos, dobrando em vários municípios com o ex-prefeito de Mata de São João, cidade que, aliás, já fechou com sua eleição à Câmara dos Deputados. Com a desistência de Gualberto de concorrer, o mais provável agora é que o PSDB eleja Viana e o deputado federal Antonio Imbassahy, já que, desde que o partido anunciou que disputaria as eleições proporcionais à Câmara sem coligar com nenhuma outra sigla, viu a chance de fazer três deputados reduzir para dois. A eleição de Adolfo e Imbassahy é dada como certa porque ambos devem ter mais de 110 mil votos.

Fonte: Política Livre Foto de arquivo do Blog
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 20:55

GRAVE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NA BR-407, ENTRADA DE JUAZEIRO (BA), NESTA TERÇA (14)

Leitores do Blog Geraldo José enviaram fotos, mensagens e áudios relatando um grave acidente automobilístico no final da tarde desta terça-feira, dia 14, na BR-407, entrada da Juazeiro (BA).

Ainda segundo esses relatos, o acidente teria ocorrido no km 14, imediações da Carranca, que fica às margens da BR na entrada da cidade, quando um veículo de carga colidiu com dois veículos de passeio. O choque foi tão grande que em função do impacto um dos carros foi arremessado para fora da pista.

As vítimas foram socorridas por equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e conduzidas para uma unidade hospitalar da região. Não foi divulgado o estado de saúde das mesmas.

Da Redação
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 20:30

Investigado por ato sobre portos, Michel Temer nega redigir decretos

Investigado por um ato que assinou no setor de portos, o presidente Michel Temer declarou nesta segunda (13) que é uma "ilusão" achar que presidentes redigem, assinam e mandam publicar decretos. A declaração foi feita em reunião no Palácio do Planalto para debater um decreto sobre relicitações. Segundo informações do G1, sem citar diretamente o decreto pelo qual é investigado, Temer disse que esse tipo de documento faz um longo caminho dentro do governo até chegar as suas mãos. Ele ainda argumentou que, em muitos casos, recebe os decretos para assinar num prazo curto e toma conhecimento dos textos quando já estão prontos. "Não se pode ter a ilusão de que num dado momento o Presidente da República redi afirmou Temer. De acordo com a Procuradoria-Geral da República, ao editar o decreto do setor portuário, Temer favoreceu irregularmente companhias com atividades no porto de Santos.

G1
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 20:00

Secretaria de Gestão de Pessoas realiza homenagem aos pais servidores em Juazeiro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), realizou nesta segunda-feira (13) uma homenagem para os pais servidores. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

A programação contou com a apresentação do grupo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da Secretaria de Saúde (SESAU), em seguida, o médico Salvador Carvalho realizou uma palestra com o tema ‘Saúde do Homem’. Ao final, foi realizado sorteio de brindes e oferecido um coffee break.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/SEGESP
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 19:30

Eleição não pode atrapalhar apuração do caso Marielle, diz Anistia Internacional

No dia em que se completa cinco meses do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), a Anistia Internacional manifestou sua preocupação à Secretaria de Segurança do Rio de que o período eleitoral possa atrapalhar as investigações. A ONG diz, em ofício ao secretário Richard Nunes e outras autoridades, divulgado à imprensa nesta terça-feira (14) que os trabalhos da polícia não podem ser "negligenciados" em razão do período eleitoral.

Defensora dos direitos humanos, a vereadora e seu motorista, Anderson Gomes, foram executados no dia 14 de março no bairro do Estácio, região central do Rio. A Delegacia de Homicídios investiga o caso e ainda não conseguiu estabelecer os nomes dos possíveis mandantes, executores ou mesmo a motivação. A Anistia lembra que Marielle foi a quinta vereadora mais votada da cidade nas eleições de 2016 e vítima de um caso que teve repercussão mundial.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 19:00

UPAE/IMIP de Petrolina lembra cuidados com a saúde do coração e parabeniza médicos cardiologistas

É no dia 14 de Agosto que se comemora o Dia do Cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do sistema cardiovascular. A celebração da data tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a boa saúde do coração.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que quase 200 mil pessoas já morreram por causa de doenças cardiovasculares no Brasil, uma morte a cada 1 segundo e meio. Já as estimativas feitas pelo Ministério da Saúde avaliam que 30% das mortes no país são causadas pela doença. 

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Agosto / 2018 às 18:30

Crianças de um a quatro anos são as maiores vítimas de envenenamento doméstico

Produtos de limpeza, principalmente os saponáceos e as águas sanitárias, além das tintas e remédios, são os principais causadores de intoxicação e envenenamento em crianças de até nove anos de idade, em ambientes domésticos. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no ano de 2017, um total de 28 crianças foram atendidas em unidades de saúde da Bahia, vítimas de intoxicação e envenenamento, apenas no primeiro semestre deste ano, a Sesab contabilizou oito atendimentos.
 
O maior índice de contaminação é de crianças de um a quatro anos de idade, que são atraídas tanto pelo colorido, como pelo aroma dos materiais de limpeza e remédios. De acordo com o major BM, Ramon Dieggo, deixar os materiais em locais altos, de difícil acesso às crianças, é um dos cuidados preventivos para evitar acidentes. 

Ler Matéria Completa
Ascom Corpo Bombeiros Bahia
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.