Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Julho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 22 de Julho / 2017 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: MAIS UM DESCASO DO SAAE.

Geraldo olha só a situação (nas fotos acima) da rua da Marquesa no bairro Itaberaba. Quase toda semana a rua fica nesta situação, os moradores já não aguentam mais viver nessa sujeira. A gente liga para o Saae e eles vem, enquanto eles estão por aqui fica tudo bem, mas depois de alguns dias começa tudo novamente. É esgoto estourado, água suja nas nossas portas, e sem falar nos buracos que ninguém vem consertar. E olha que pagamos caro pelo saneamento. Pedimos que venham consertar o mais rápido possível e que agora façam o serviço direito.

Roberta Santos

publicado em 21 de Julho / 2017 às 23:00

Sobre A Lida dos Anos de Antonio Carlos Tatau

Por Angelo Roncalli

Desde o lançamento do álbum “A Lida dos Anos” de Antonio Carlos Tatau,  ouço (sem parar) as canções, e tento dizer algo, mas ao mesmo tempo-espaço-circunstância, invado-me (ou evado-me do dizer ?) de silêncio. Meu silêncio é úmido e salgado. Minhas lágrimas me dizem tudo. Mas este disco não merece a solidão do pensamento. Merece o movimentar das ondas do mar. Merece o sal. Merece o arder da lã na fogueira. Merece Tudo. Merece o doce do rio. O riso de embarcar. O risco da Lida. O lidar.

Nasci em 1976. Ano em que Tatau se afastou da carreira artística. Nascemos na mesma cidade. E ter descoberto a Geração dele, ainda menino, influenciou completamente a trajetória de meu gosto pela arte, minha forma de perceber as coisas e o rumo de minha vida.

A Geração Artística de Tatau em Juazeiro/BA não é composta por artistas, é constelada por eles. Minha relação com alguns deles é de exagerada admiração, com laços afetivos fortes, de amizade e amor. Venho falando deles ao longo dos meus textos, nos últimos 25 anos. Em um dado momento, ocorreu a diáspora da simbologia do Grupo Êxodus para Geração de Tatau. Mas o arcabouço artístico não se perdeu, foi plantado, e deu colheita e outras colheitas...

Tenho escutado ‘A Lida dos Anos’ sem parar. Para poder dizer o que o silêncio me propiciou e a lágrima temperou. No disco de Tatau, o que há de temporal ali não é fruto do comum. A lavra da apresentação de Tatau sempre presenteará o cultivo de suas fontes bossanovísticas & joãogilbertianas, um dizer sobre ele sempre remeterá às origens juazeirenses, ou ao tardio lançamento da obra no auge de seus 61 anos. Mas os Anos desta obra são importantes no sentido da Lida. A Lida de Tatau é mais incrível que o tempo. É um trabalhar árduo, minucioso, no detalhe do detalhe, no brilho do talhar, propenso à loucura. Não é um lapidar. A obra já nasceu pedra preciosa, lapidada, exposta à luz, depois de ter atravessado os caminhos, os êxodos, exílios. É a Lida que ensina, subverte, recria. São chicotadas ao encontrar uma fagulha de uma palavra ou de um acorde em desacordo com o que passaria despercebido a bilhões de seres humanos. Mas não passa. O olhar do Lidador é atento. Seu ouvido é auditor do que a palavra e o acorde podem realizar de mais belo. E Tatau realiza.

A Lida dos Anos é um dos discos mais simples e complexos que já ouvi. Tudo é simples: a voz belíssima de Tatau; os violões bem tocados; o prazer existencial do mano Luizão Pereira no plantio, tratos e lançares de ônibus espaciais na possibilidade do realizar; o riso farto & amplo do tocar e amplificar sutilezas de Zé Manoel; a beleza de cada instrumento tocado neste disco, por cada um dos músicos que participaram desta obra. Primatia. Primazia. Prima!

A complexidade deste disco é saber ouvi-lo e poder sentir tudo que ele representa. Não só para Tatau, ou para sua Geração, ou para uma Juazeiro. Quer seja do passado, do presente ou do futuro. A complexidade deste disco é saltar o tempo, é não fazer o desenho do espaço. É intuir a Lida deste cara. É intuir o enxerto da música de Tatau e com a poesia de Expedito. E a música de Expedito com a poesia de Tatau. Neste ponto específico, pra mim, pauso o escrever e choro. Sei como os dois estão se sentindo. Neste momento, podemos evocar o tempo e o espaço (quando ainda não existiam as palavras), e este sentir sob a gênese da expansão, é a espécie.

Esta espécie, sob a fera da existência, me diz em segredo que algumas coisas boas serão eternas sim: A Lida dos Anos. A Vida dos Planos. O Romper dos Silêncios. Dissonância. Ruptura. Interferir na Vida de Pessoas. De uma Pessoa Especificamente. De um Poeta. Que aprendeu a fazer poesia por causa de vocês.

Esta é a Lida!

Angelo Roncalli, 41, Escritor, contato@orbitais.com.br

publicado em 21 de Julho / 2017 às 22:30

Armando visita quatro municípios do Sertão e articula projetos para região

Dando sequência ao giro pelo Sertão de Pernambuco, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) participou, nesta quinta-feira (20), de uma série de encontros e entrevistas em mais quatro municípios na região. A comitiva percorreu as cidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. Na passagem, Armando reuniu-se com prefeitos, vereadores e lideranças políticas, ouviu as demandas das comunidades e abriu o diálogo com as diferentes forças, no intuito de apoiar projetos que beneficiem a região. Nesta sexta (21), o parlamentar conclui o roteiro no interior. 

Os compromissos iniciaram com uma visita à Prefeitura de Lagoa Grande. Na sede do Executivo municipal, Armando foi recebido pelo prefeito Valmir Cappellaro (PMDB) e diversos secretários. O peemedebista apresentou um balanço das principais ações nos seis primeiros de gestão e o diagnóstico da situação do município. O senador colocou-se à disposição para ajudar o governo municipal para destravar obras e projetos.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Julho / 2017 às 22:00

73ª CIPM APREEENDE DROGAS E EFETUA PRISÕES 

Nesta quinta feira, 20, por volta das 17h, a Guarnição da 73ª CIPM (7304), no bairro Novo Encontro, ao realizar abordagem em um indivíduo por nome de Danilo (19 anos) foi encontrada uma quantidade de substância com característica semelhante à maconha. Logo em seguida, no interior de sua residência na mesma localidade, os policiais encontraram mais 62 trouxas da mesma substância e a quantia de R$ 335,00 (trezentos e trinta e cinco reais), além de relógios, aparelhos celulares e chaves de veículos. Nesta ocorrência foram presos também os envolvidos: Talita (22 anos) e dois irmãos menores de idade, todos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil, em Juazeiro para que fossem tomadas as medidas cabíveis. 

Ascom 73ª CIPM
publicado em 21 de Julho / 2017 às 21:30

POLICIAIS DO 6º BPM APREENDEM DROGAS

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram um homem de 20 anos à delegacia por posse de uma porção de maconha e 21 pedras de crack. Com o mesmo havia também a quantia de R$675,05, 4 aparelhos celulares, entre outros objetos, nesta quinta-feira (20), às 17 h, na Rua Campo Formoso, Bairro Alto do Cigano, em Senhor do Bonfim. O envolvido e o material encontrado foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.

Ascom/6º BPM
publicado em 21 de Julho / 2017 às 21:00

Conferência Municipal da Assistência Social discute o fortalecimento do SUAS em Juazeiro

A prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Conselho Municipal da Assistência Social realizou nos dias 19 e 20 de Julho no auditório Multi Eventos da Univasf, a XI Conferência Municipal da Assistência Social que teve como tema ‘Garantia de Direitos no fortalecimento do SUAS’. 

O evento contou com a participação de trabalhadores, gestão pública, entidades e sociedade civil. A programação trouxe apresentações culturais e dabanda da Polícia Militar, palestras, debates e trabalhos em grupo com a participação dos principais atores ligados à assistência social.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz
publicado em 21 de Julho / 2017 às 20:26

Paulo Bonfim e comunidade da Malhada da Areia comemoram inauguração de ruas pavimentadas

A manhã desta sexta-feira (21) foi de alegria para os moradores do bairro Malhada da Areia, mais precisamente das Ruas A, C, E e F. O prefeito Paulo Bonfim, acompanhado do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves e integrantes da equipe de governo,  inaugurou a obra de saneamento e pavimentação das ruas citadas.

Os moradores ficaram muito satisfeitos com todo o serviço, tendo em vista que o acesso até suas casas era dificultoso, principalmente no período de chuva. Proprietário de um lava jato na Rua A, há 14 anos, Denes Ricardo, parabenizou o prefeito pelas melhorias que está proporcionando não só na sua rua, mas em toda Juazeiro. “Nunca houve um gestor que olhasse para nós aqui, Paulo Bonfim nos deu o maior presente, que foi o direito de ir e vir. Ele está de parabéns! A minha rua está nota 10!”, parabenizou.

“O nosso bairro recebeu obras que nunca imaginávamos receber, estamos vivendo uma nova realidade, mudou cem por cento o nosso bairro, a nossa rua e toda a cidade, só temos que agradecer ao prefeito que vem trabalhando para melhorar a nossa Juazeiro”, afirmou a moradora Vanessa Santiago, residente da Rua C.

O Presidente da Associação dos Moradores do bairro Padre Vicente (Codevasf), José Batista da Silva, mais conhecido como Zé Preto, reafirmou a satisfação de toda a comunidade dos bairros da área da Poligonal Urbana com todas as intervenções que têm chegado à área. “Só podemos parabenizar o ex-prefeito Isaac Carvalho por ter iniciado esse trabalho e o prefeito Paulo Bonfim por dar continuidade as intervenções que estão mudando e melhorando a vida de milhares de famílias nos 12 bairros dessa região. Recebemos avenidas, creches, postos de saúde, escolas reformadas e climatizadas, Praça da Juventude. Então deixo aqui o meu muito obrigado ao prefeito Paulo Bonfim, em nome dos moradores de toda essa região”, declarou Zé Preto.

De acordo com o titular da SEDUR, Anderson Alves, pavimentação e saneamento são obras que trazem qualidade de vida para as pessoas, “vai melhorar o acesso trazendo benefícios não só para os moradores, mas também para todos os cidadãos de trafegam por essa região. Hoje temos obras em andamento tanto na sede como no interior do município. Recentemente o nosso prefeito autorizou 21 novas ordens de serviço para pavimentação de vias, em cinco bairros, são mais obras a iniciar muito em breve”, destacou Anderson Alves.

Para o prefeito Paulo Bonfim, o momento é de felicidade e satisfação em ver a população sendo beneficiada com obras que melhoram a mobilidade urbana, a infraestrutura e principalmente a saúde pública. “Dando seguimento ao momento festivo dos 139 anos de Juazeiro entregamos hoje mais quatro ruas totalmente saneadas e pavimentadas para a comunidade da Malhada da Areia. Só esse mês já entregamos quase 20 obras a população, é muito bom comemorar o aniversário da nossa cidade entregando obra”, externou o prefeito Paulo Bonfim.

As quatro vias apresentam pouco mais de 100 m de extensão, cada, e ligam o bairro Malhada da Areia com o bairro Padre Vicente (Codevasf), através da Travessa da Paz. Todas as ruas inauguradas foram beneficiadas com os serviços de pavimentação em paralelepípedo granítico, saneamento básico, drenagem superficial (meio fio e linha d’água) e calçadas. A inauguração foi prestigiada por grande parte do secretariado municipal e vereadores, além de servidores da prefeitura e moradores da localidade.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 21 de Julho / 2017 às 20:00

CSTT informa sobre interdição neste sábado (22)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que, em virtude do evento Marcha para Jesus, que será realizado neste sábado (22) às 16h, precisará interditar a Avenida Adolfo Viana, a Orla I e parte da Orla II a partir das 15h.

O evento contará com trio elétrico, que irá percorrer toda a Avenida Adolfo Viana e Orla I. Em seguida, haverá um show com palco fixo na Orla II. Por esta razão, a interdição será do semáforo da SOTE (Adolfo Viana) sentido Orla I e segue até a Orla II (imediações da sede da RONDESP Norte).

A CSTT solicita que os motoristas não estacionem seus carros nessas vias após as 15h do sábado. Os veículos que permanecerem no local após as 15h serão guinchados para a sede da CSTT. O tráfego será liberado no domingo a partir das 6h da manhã. 

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 21 de Julho / 2017 às 19:50

Falece em Recife, a professora Alice Valeria

Foi com pesar que recebemos na tarde desta sexta-feira (21) a notícia do falecimento da professora Alice Valéria Dias Menezes, 33 anos, ocorrido às 16h na capital pernambucana. A professora era lotada na Escola Estadual Agnaldo Almeida, Distrito de Santana do Sobrado, Casa Nova, Bahia. Alice era casada com o professor Tarcísio; e professora de Matemática. Por seis anos lutou contra o câncer.

Em um grupo de WathApp colegas e amigos expressaram pesar e a tristeza:

Foi uma guerreira, pois lutou por mais ou menos seis anos contra o câncer. Uma pessoa maravilhosa, de um humor excepcional. Cheia de fé e perseverante.

Só peço a Deus que conforte a todos, em especial a família e o esposo de Alice, professor Tacísio. Só quem conheceu Alice sabe o quanto ela era especial e amada. Que nossa Senhora a acolha em seus braços".

Até o fechamento da matéria, o local e horário do sepultamento não foram confirmados, pois o corpo encontra-se em Recife.

A equipe do Blog Geraldo José se solidariza com familiares e amigos.

publicado em 21 de Julho / 2017 às 19:30

Reunião discute revitalização de área ao lado do INSS em Juazeiro

Projeto do município que irá permitir a revitalização de área ao lado do INSS em Juazeiro foi discutida nesta quarta-feira, 20, pelo secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, o representante dos barraqueiros, José Augusto, entre outras representações técnicas das secretarias municipais envolvidas.

De acordo com a arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Thayse Barros, todas as barracas serão padronizadas, o local contará com vagas de estacionamento, melhorias na iluminação pública, além de canteiros com jardins. “O projeto prevê a recuperação de toda a estrutura. Vamos investir também em árvores altas para que tenha mais sombra e com isso a população tenha mais conforto”, ressaltou.

Representando os barraqueiros, José Augusto, conhecido por Babão, fala da expectativa para inicio das obras. “É um lugar muito movimentado, porque temos o apoio dos carros que vão para o interior e muitas pessoas transitam por aqui. Estamos buscando melhorias para atendermos nossa clientela”, disse, informando ainda que sete barracas serão beneficiadas.

“É importante trabalharmos junto com os parceiros. O projeto está lindo e a população vai sair ganhando com tudo isso, dando mais beleza e mantendo a cidade limpa e organizada. Tenho certeza de que Juazeiro continua a avançar e vamos trabalhar juntos para que isso aconteça”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal. Participaram ainda da reunião o engenheiro civil, Alberto Gaspar, o diretor da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Jailson Silva, e o diretor da Empresa Aquino Silva, Júlio César.

Luzete Nobre/SESP
publicado em 21 de Julho / 2017 às 19:00

Vigilância Sanitária e Polícia Civil apreendem 290kgs de carne clandestina

A Vigilância Sanitária e a Polícia Civil de Juazeiro realizaram a apreensão de 290 quilos de carne de bode clandestina em um frigorífico, localizado na Av. Flaviano Guimarães, em Juazeiro. Toda mercadoria se encontrava sem registro e nota fiscal.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias, a partir do momento que a carne tem nota fiscal e registro, significa que ela foi abatida em um ambiente legalizado, onde todas as normas de higiene preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram obedecidas.

“O estabelecimento foi autuado, a mercadoria foi recolhida e encaminhada a um destino adequado, e o proprietário foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos, visto que a ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil”, explica o diretor.

Após receber o auto de infração, o local tem entre 15 e 30 dias para se adequar às normas. Após este prazo, uma nova inspeção será realizada no frigorífico.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 21 de Julho / 2017 às 18:25

Defesa de Lula questiona bloqueio de bens no TRF4

Em e-mail ao Blog Geraldo José advogados do ex-presidente Lula informam que protocolaram questionamento sobre o bloqueio de Luiz Inácio Lula da Silva. Confira:

Protocolamos nesta quinta-feira (20/07) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região pedido (“mandado de segurança”) para que seja anulada, por manifesta ilegalidade, a decisão proferida pelo juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba que determinou o sequestro e o arresto de bens e valores do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva.

Foram apontadas as seguintes ilegalidades: (i) ilegitimidade do Ministério Público Federal para pedir medida cautelar destinada a assegurar o pagamento de futuro e eventual “dano mínimo” em favor da Petrobras, que é sociedade de economia mista (pessoa jurídica de direito privado) e não se enquadra na hipótese prevista no art. 142, do Código de Processo Penal; (ii) impossibilidade de sequestro de bens que têm origem lícita e que foram adquiridos por Lula antes dos fatos afirmados pela acusação; (iii) inexistência de qualquer fato concreto que demonstre risco de dilapidação patrimonial e justifique a necessidade de medida cautelar patrimonial.

Pedimos a concessão de medida liminar, para suspender de imediato os efeitos da decisão de primeiro grau – para que haja a restituição disponibilidade dos bens e valores de Lula – e, ao final, para que seja reconhecida definitivamente a ilegalidade da decisão impugnada, com a consequente declaração da sua nulidade.

Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins

publicado em 21 de Julho / 2017 às 18:19

Com vazão menor na barragem de Sobradinho, prefeitura discute ações para garantir continuidade da travessia das barquinhas em Petrolina

Serviço de transporte público pode ser comprometido por causa da vazão da barragem de Sobradinho que sai de 600m³/s para 550m³/s a partir do próximo dia 30.

Em um encontro realizado na manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Petrolina deu início às discussões sobre ações preventivas a fim de garantir a continuidade da travessia das barquinhas que ligam as cidades de Juazeiro da Bahia e Petrolina em Pernambuco, diante da redução da vazão da barragem de Sobradinho de 600m³/s para 550m³/s, prevista para ocorrer a partir do próximo dia 30. Duas medidas foram propostas como ações que podem ajudar a manter a navegabilidade no trajeto das barcas. Ambas tem o objetivo de remover areia, cascalho e pedras do leito do Rio São Francisco, a fim de aumentar a altura do canal de navegação, mas a diferença entre elas está no tipo de equipamento que deve ser usado na realização do serviço.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Rafael Oliveira, além da análise prévia conduzida pela agência e que apontou a necessidade de uma intervenção na margem petrolinense do Velho Chico, novos estudos ainda vão ser realizados. "Nós precisamos avaliar a viabilidade e os custos de cada proposta apresentada para saber qual delas é a melhor alternativa para garantir a continuidade do transporte de passageiros entre Petrolina e Juazeiro depois do dia 30. Por isso, equipes de cada uma das instituições que participaram deste momento estarão em campo durante este fim de semana", explica Oliveira.

Além do Rafael, participaram da reunião, representando a prefeitura de Petrolina, o diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores e o secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Coronel Leite e equipe. Além deles, também estiveram presentes o comandante da Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Juazeiro, Capitão Sílvio Miranda, o presidente da Associação Travessia das Barquinhas (ATB), Luiz Raimundo Pereira, além de técnicos que atuam na área de dragagem na região.

A fim de dar sequência às discussões, um novo encontro entre as instituições está marcado para às 15h da próxima segunda-feira (24), como destaca o secretário Coronel Leite. "Na oportunidade, nós vamos avaliar os resultados dos estudos de viabilidade realizados no fim de semana, discutir os custos de cada um, além de trabalhar no planejamento da execução das ações que vão ser definidas para que a escolhida seja a mais eficiente para a resolução do problema de navegabilidade que queremos evitar", projeta Leite.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 21 de Julho / 2017 às 18:00

Espaço do Leitor: Consumidor repudia cobrança antecipada de reajuste nos postos de combustíveis de Juazeiro e Petrolina.

Em e-mail ao Blog Geraldo José na tarde desta sexta-feira (21) o leitor Bruno Vasconcelos repudia a atitude dos postos de combustíveis de Juazeiro e Petrolina em relação ao reajuste anunciado dia passado pelo governo federal. Confira:

Geraldo,

Nós moradores das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, vimos por meio desta, repudiar os novos aumentos no preço do combustível em nossa região. O aumento foi anunciado ontem, mas hoje, logo cedo, já tinha postos de combustíveis repassando o aumento para nós consumidores. Postos que antes a gasolina custava R$ 3,89 (três reais e oitenta e nove centavos), amanheceu custando R$ 4,30 (quatro reais e trinta centavos).

Isso é um absurdo, uma falta de respeito para conosco consumidores. Esse cartel nos postos de combustível em nossa região tem que acabar.

Bruno Vasconcelos

publicado em 21 de Julho / 2017 às 17:24

Miguel Coelho e ministro da Educação anunciam R$ 8,1 milhões para creches em Petrolina

A educação na capital do Sertão do São Francisco será fortalecida com novas creches. O prefeito Miguel Coelho e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram, nesta sexta-feira (21), um pacote de investimentos no valor de R$ 8,1 milhões para a primeira infância de Petrolina. Os recursos serão destinados à construção de cinco Centros de Educação Infantil (CMEI) e oferta de 685 novas matrículas para a rede municipal de ensino.

As creches serão instaladas nas comunidades da Vila Eulália, Jardim Petrópolis, Henrique Leite, Terras do Sul e Nova Petrolina. Desses equipamentos, um será Tipo 1 do MEC, com capacidade para 376 crianças em dois turnos ou 188 em tempo integral. As outras quatro creches serão Tipo 2, com 188 vagas para dois turnos ou 94 em período integral. Todos os equipamentos são de alto padrão com características de engenharia e mobiliário destinadas a crianças de zero a cinco anos.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, no segundo semestre, outras cinco unidades do CMEI serão anunciadas. Os recursos já estão pactuados com o Ministério da Educação, totalizando junto com o que foi liberado nesta terça, mais de R$ 20 milhões para Petrolina. "A Prefeitura já inicia agora a licitação dessa primeira etapa e dará uma contrapartida de pelo menos R$ 4 milhões. As demais creches vamos anunciar provavelmente próximo do aniversário da cidade. Já selecionamos os outros bairros contemplados pelos CMEI de acordo com a maior necessidade de atendimento, seguindo um critério técnico e responsável e abolindo práticas antigas que seguiam conveniências políticas", explicou o socialista.

O ministro Mendonça Filho, por sua vez, ressaltou o compromisso do Governo Federal em ampliar os investimentos na rede de educação do Sertão de Pernambuco. "Queremos ajudar a expandir cada vez mais o atendimento e melhorar a qualidade da educação na primeira infância. Centros como estes proporcionam um horizonte diferenciado para as crianças de Petrolina e garantirão o futuro da cidade."

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 21 de Julho / 2017 às 17:00

Produtores de Petrolina são beneficiados com o Balcão do Milho

A Prefeitura de Petrolina continua beneficiando os produtores da região com a venda do milho a preços mais acessíveis. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Em 40 dias de funcionamento na cidade, a operação do programa de venda em Balcão da CONAB, já comercializou cerca de 420 toneladas de milho para 623 criadores de Petrolina, Parnamirim e Lagoa Grande.

Com o subsídio da Companhia Nacional de Abastecimento, Governo Federal e a parceria da Prefeitura de Petrolina, os pequenos produtores atualmente pagam R$ 33 (saca de 60 quilos). Até 31 de dezembro, serão 8 mil toneladas disponíveis, que beneficiarão principalmente os pequenos produtores rurais.

Como participar

Os interessados em participar do programa precisam se dirigir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), localizado na Av. das Nações, 280 - Gercino Coelho,  de posse dos documentos de Identidade, CPF, Escritura ou ITR e Declaração da Adagro informando sobre o rebanho que possui.

Ascom Prefeitura Petrolina
publicado em 21 de Julho / 2017 às 16:30

Sesc Petrolina apresenta programação da 13ª Aldeia do Velho Chico

O mês de agosto traz novos ares à cena cultural do Sertão Pernambucano. De 1º a 12, o Sesc Petrolina realiza a Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco. Em sua 13ª edição, a programação conta com shows, espetáculos teatrais e de dança, literatura, cinema, oficinas, gastronomia e artesanato.  

Com o tema “...Enquanto é possível mergulhar”, o Festival propõe uma reflexão, por meio da arte, de questões ligadas à preservação do rio São Francisco, de gênero, étnicas, entre outras abordagens. Para isso, centenas de artistas regionais e nacionais se revezarão em polos localizados em Petrolina-PE, Lagoa Grande-PE e Juazeiro-BA, com uma programação que dialoga com o tema proposto. Consolidado como importante projeto multicultural do Vale, a Aldeia é um desdobramento do Palco Giratório, maior projeto de artes cênicas em circulação no país e que completa este ano 20 edições.

Ler Matéria Completa
Ascom Dupla Comunicação
publicado em 21 de Julho / 2017 às 16:00

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco

Com o objetivo de discutir como planejar e formar ambientes interdisciplinares, o Colegiado de Pós Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (CPGCSB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o II Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (II SIVASF). O evento, que acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de outubro, no complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro, está com as inscrições abertas.

Para se inscrever, é necessário acessar o site do evento e preencher os dados solicitados. Os valores da inscrição variam entre R$ 64,00 e R$116,20, de acordo com a titulação e com a data do pagamento. Os preços promocionais do primeiro lote, em que a inscrição para os minicursos é gratuita, acabam dia 28 de julho. A partir deste dia, a taxa de participação nos minicursos pode custar de R$21,50 a R$42,55.

As inscrições para submissão de trabalhos são feitas através da área do participante até o dia 01 de setembro. Cada inscrição dá direito à submissão de até dois trabalhos, que devem se adequar nos seguintes eixos temáticos: Meio ambiente; Sociais e humanidades; Engenharia, tecnologia e Gestão; Saúde e biológicas. Os trabalhos submetidos poderão ser de pesquisas concluídas, estudos de caso, projetos de extensão, revisões sistemáticas ou relatos de experiência. O melhor trabalho em cada eixo temático para apresentações orais e pôster será premiado.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Julho / 2017 às 15:29

Caboclo já se prepara para a 13ª edição da Festa do Tamarindo

"Delícias no Bicentenário – uma festa de dar água na boca" é o tema da 13ª edição da já tradicional Festa do Tamarindo em Caboclo, distrito de Afrânio-PE, que em 2012 foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe) como patrimônio do Sertão, um reconhecimento e valoração da identidade cultural do lugar. O evento faz parte do calendário turístico de Pernambuco.

Muito vistos em todo o povoado, os tamarindos já são uma das mais fortes características de Caboclo, em especial um tamarindeiro de 170 anos, o qual deu origem à Festa. Nos dias 26 e 27 de agosto, respectivamente sábado e domingo, a comunidade sediará a 13ª edição da Festa do Tamarindo. A Comissão de Revitalização do Caboclo (CRC), organizadora do evento, tem como propósito fomentar o desenvolvimento e a preservação histórica do local.

Ler Matéria Completa
Jaquelyne Costa Assessoria de Imprensa - 13ª Festa do Tamarindo
publicado em 21 de Julho / 2017 às 15:00

UNEB divulga lista de convocados da 3ª chamada do SISU

Os selecionados devem dirigir-se, entre os dias 02 e 03 de agosto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, à coordenação acadêmica do curso em que foi selecionado para efetivar a matrícula. É necessário levar todos os documentos necessários, de acordo com o edital de matrícula que conta no site.

lista de convocados: http://www.uneb.br/sisu/convocatorias/

Núcleo de Assessoria e Comunicação / UNEB - DCH III
publicado em 21 de Julho / 2017 às 14:28

Rui entrega unidades para reforçar segurança no oeste da Bahia

Um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e um Centro Integrado de Comunicação (Cicom) foram inaugurados pelo governador Rui Costa na tarde desta quinta-feira (20), em Barreiras, no oeste baiano. O Cicom vai unificar as chamadas de emergência de 14 municípios da região, por meio do 190, inclusive para o Corpo de Bombeiros, e será responsável também pelo videomonitoramento de Barreiras. Outros municípios poderão instalar câmeras nas ruas para aderirem à tecnologia.   

Na ocasião, Rui destacou que o Cicom está ligado ao Centro de Operações e Inteligência, em Salvador. "Queremos fortalecer a parceria com o comércio local e com a prefeitura para ampliar o número de câmeras em Barreiras e nas outras cidades atendidas pelo centro. Isso, com certeza, vai aumentar a segurança pública. O Disep também vai proporcionar uma segurança publica melhor", afirmou. O distrito, que recebeu investimento de R$ 5,8 milhões, é composto por prédio administrativo, guarita e unidades do Departamento da Política Técnica (DPT) e das polícias Militar e Civil.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
publicado em 21 de Julho / 2017 às 14:00

ATRASO PARA ATENDIMENTO NO MUTIRÃO DE CONSULTAS PARA PEQUENAS CIRURGIAS IRRITA PACIENTES DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO

O Blog Geraldo José postou dia passado (20) matéria oriunda da Assessoria do Hospital Regional de Juazeiro que anunciou para esta sexta-feira (21) um mutirão de consultas médicas na especialidade de Cirurgia Geral para triagem de pequenas cirurgias na referida unidade hospitalar. Segundo o hospital, os pacientes que necessitassem da retirada de pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, entre outros, deviam comparecer a unidade nesta sexta-feira, 21 de julho, a partir das 07:00 horas para a realização do cadastro. As consultas começariam a partir das 10:00 horas e logo após a finalização da consulta poderiam fazer a marcação da cirurgia, caso houvesse indicação médica.

No final da manhã desta sexta a redação do Blog recebeu inúmeras ligações, inclusive, do leitor Elias Santa Cruz que denunciou o descaso do Hospital Regional de Juazeiro com as pessoas que compareceram desde às 04 horas da madrugada e até meio-dia ainda não tinham sido atendidas. Veja a mensagem: “Geraldo quero denunciar o Hospital Regional de Juazeiro porque os pacientes estão aqui desde as 4hs da manhã e não tem atendimento para o mutirão de cirurgias. Só aqui no atendimento tem mais de 250 pacientes. Meu nome é Elias Santa Cruz, morador do bairro Santo Antônio. Eu estou aqui no hospital fizeram a ficha aí temos que passar pelo médico. A primeira informação é de que o médico começaria a atender as 10h, mudaram para as 11h voltamos a perguntar e eles informaram que o médico não tinha chegado. Mudaram para as 12h, mas todas as informações são negativas. Estamos aqui desde às 4h da manhã, tem idosos na fila e não temos atendimento” lamentou o denunciante.

A reportagem tentou, mas não conseguiu falar com a Assessoria do Hospital Regional de Juazeiro.

publicado em 21 de Julho / 2017 às 13:25

Encerram nesta sexta (21) inscrições de trabalhos para o Workshop Nacional de Educação Contextualizada ao Semiárido

A 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido acontecerá de 30 de agosto a 01 de setembro, na Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro. Paralelamente acontece o IV Colóquio De Pós-Graduação Do Vale Do São Francisco, eventos que reúnem pesquisadores/as, educadores/as, estudantes de pós-graduação e de graduação, sobretudo das áreas relacionadas às temáticas em discussão.

 "Diversidades e Direitos em Territórios Semiáridos" é o tema que este ano norteará os diálogos durante todo o evento. O propósito é aprofundar as temáticas relacionadas ao tema geral, trazendo para o centro do debate aspectos como Territorialidades e Interculturalidade, experiências educativas e organizacionais, seja no segmento governamental ou da sociedade civil, contextualizadas com a realidade do Semiárido brasileiro.

Na programação, além de conferências, mesas redondas, sessões coordenadas e atividades culturais, um espaço que envolve bastante o público são os Grupos de Trabalho. Para garantir a inscrição de trabalhos nas modalidades "Resultados de Pesquisa" e "Relatos de Experiências e Ensaio", a/o participante deve efetuar a inscrição no evento através do site:wecsab.wixsite.com/2017 e submeter seu trabalho conforme normas especificadas no referido endereço eletrônico. As inscrições de trabalhos tiveram início dia 01 de julho e seguem até o próximo dia 21 (sexta-feira).

O VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido e IV Colóquio De Pós-Graduação Do Vale Do São Francisco são realizados pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, do Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Uneb.

Ascom
publicado em 21 de Julho / 2017 às 13:00

Secretaria de Saúde de Juazeiro aguarda recebimento de vacinas pentavalentes

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que o estoque de vacinas pentavalentes, recebido na última sexta-feira (14), já está esgotado. Desde que o município recebeu um quantitativo reduzido de doses (apenas 100), foi solicitado ao Governo do Estado um novo abastecimento. Assim que Juazeiro receber mais vacinas, será divulgado o Posto de Saúde em que a imunização estará disponível.

A vacina pentavalente é fornecida pelo Ministério da Saúde (MS) e distribuída aos municípios por meio do Governo do Estado. De acordo com a nota informativa divulgada pelo Ministério (nº 158, de 2017), a vacina pentavalente está em situação de desabastecimento em âmbito nacional.

Ainda segundo a nota, o MS aguarda a conclusão de trâmites administrativos para liberação do produto e inserção no Sistema de Informação em Insumos Estratégicos (SIES). Posteriormente, será retirada uma amostra para análise, que será feita pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade e Saúde (INCQS), para que em seguida sejam distribuídas para os estados.

A vacina pentavalente é administrada em três doses para crianças menores de um ano, sendo a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 e a terceira aos 6. Ela protege contra: difteria, tétano, coqueluche, doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B (conjugada) e Hepatite B (recombinante).

Ascom/PMJ
publicado em 21 de Julho / 2017 às 12:25

Barragem de Barra do Juá, em Floresta, pronta para receber água da transposição do rio São Francisco

As comportas da barragem de Barra do Juá, reservatório que possui 71 milhões de metros cúbicos, teve seu conserto finalizado nesta quinta (20) pela secretaria de agricultura de Pernambuco, e já está em condição de receber agua do canal do eixo leste da transposição. Essa luta foi empreendida ao longo de todo o primeiro semestre pelo deputado Rodrigo Novaes, objeto de vários pronunciamentos e articulação, que chegou a realizar audiência pública em Floresta para tratar do assunto.

A obra é o primeiro passo para que se consiga efetivar a perenização do riacho do Navio, favorecendo milhares de famílias na região. Ela dará início a um novo ciclo. Busca-se também a liberação para a barragem de Poço da Cruz e no eixo norte para a barragem Nilo Coelho, em Terra Nova. Segundo Novaes, são "iniciativas como essas que dão sentido à obra da transposição no sertão pernambucano. Sem isso, não tem sentido tanta espera pelo sonho da integração das bacias."

O deputado contou com o apoio do secretário de agricultura Nilton Mota, responsável pela obra. "Nilton foi sensível à situação. Sabe da importância dessa barragem para o pequeno produtor. Foi ágil. O povo todo se alegra e se enche de esperança", comemorou Rodrigo Novaes. Agora sem empecilho técnico, o governador Paulo Câmara articula pela liberação da água da barragem do Muquém para Juá, que deve se dar nos próximos dias.

Ascom Dep. Rodrigo Novaes
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.