Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 18 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 23:00

Artigo: Crescer no vazio ético da mídia brasileira

Era madrugada e dois jornalistas conversavam sobre mídia num aeroporto do Nordeste. Um era estrangeiro e outro brasileiro, ambos de um grande jornal internacional com extensão no Brasil.

O brasileiro – pela conversa era fotógrafo – pergunta ao estrangeiro como está a imagem do Brasil no país dele depois do golpe. O estrangeiro repete que está pior do que era antes. Mas, ressalta que notícias sobre o Brasil pouco aparecem no seu país de origem. Porém, continua dizendo que o Brasil, surpreendentemente, é o segundo mercado no mundo do jornal que ele representa. Esperavam que esse lugar fosse ocupado pela Argentina ou México, mas, aconteceu aqui, com uma equipe reduzida que ele começa a comentar com o fotógrafo.

A conversa prossegue e o brasileiro pergunta qual seria a razão dessa expansão justamente no Brasil. O estrangeiro, sem titubear, diz que a mídia tradicional brasileira é muito parcial, particularmente depois de apoiar o golpe, e o público procura por um jornalismo decente.  

O brasileiro retruca que também há muita parcialidade no que os blogueiros de esquerda publicam. A conclusão de ambos é que não há jornalismo isento no Brasil.

Na verdade, nenhum jornalismo é totalmente isento. Depende da posição fundamental do jornal. Entretanto, a mídia corporativa no Brasil anda insuportável e o jornalismo chapa branca de esquerda também não contribui. Mesmo tendo posição clara diante da situação brasileira, é possível um jornalismo pelo menos mais ético. Há exceções para jornalistas de todos os meios e algumas mídias alternativas.

Então, em outras palavras, o estrangeiro disse essa frase: “nossa estratégia é continuar crescendo no vazio ético da mídia brasileira, simplesmente fazendo jornalismo”.

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 22:26

Na semana em que se comemora o Dia do Terapeuta Ocupacional, o HDM/IMIP de Petrolina destaca o trabalho deste profissional no contexto hospitalar

O dia 19 de janeiro é mundialmente conhecido por ser a data em que se comemora o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional – uma conquista da categoria adquirida através do Decreto Lei nº 938, de 1969. A profissão, que surgiu no contexto hospitalar buscando restaurar a capacidade funcional através da técnica de treinamento de hábitos, possui destaque importante dentro da pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, pois tem como missão aliviar um pouco da dor, do sofrimento e do medo causado pelo período de adoecimento das crianças atendidas pelo HDM em regime de internação.

De acordo com a Terapeuta Ocupacional, Heloísa Helena de Oliveira, o cuidado dispensado às crianças hospitalizadas sob a perspectiva da atenção integral não deve ser limitado às intervenções médico/terapêuticas. A criança precisa ser considerada em sua singularidade e ter à sua disposição recursos que sejam do seu cotidiano para expressar-se, de modo que a vivência hospitalar seja superada da melhor forma.

“A criança encontra esse ambiente propício que mencionamos na brinquedoteca do Dom Malan, onde realizamos o nosso trabalho. Através de brincadeiras lúdicas, teatro, atividades artísticas, estimulações cognitivas e o cineminha, que acontece toda quinta-feira, nós conseguimos aproximar a criança do seu mundo infantil, fazendo com que ela esqueça um pouco do internamento. Os resultados são muito positivos e a gente observa que esse trabalho tem influência positiva/terapêutica no quadro geral de saúde deles”, ressalta.

Ler Matéria Completa
Ascom/HDM-IMIP
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 22:00

Bahia: Operação "Paz no Trânsito" aborda mais de 2 mil veículos em janeiro

A temporada de férias e as festas de verão que antecedem o Carnaval vêm acompanhadas do aumento no número de veículos que trafegam em Salvador e nas estradas baianas. Para reforçar a segurança viária e reduzir o número de acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Polícia Militar atuam conjuntamente na operação "Paz no Trânsito", que promove ações educativas e de fiscalização na capital e no interior do estado.

Entre os dias 2 e 15 de janeiro, 2.167 veículos foram abordados, 820 notificados e 282 removidos, em blitzes de alcoolemia realizadas em Salvador, Candeias, Simões Filho e Lauro de Freitas (região metropolitana), Feira de Santana (centro-norte) e Juazeiro (norte). As abordagens alcançaram 4.222 pessoas. No teste do bafômetro, dos 1.225 condutores avaliados, 87 se recusaram a soprar o aparelho e 31 registraram índices de embriaguez.

O maior número de infrações foi por falta do documento do veículo e da carteira de habilitação. Excesso de velocidade e irregularidades em equipamentos de segurança vieram em seguida. Durante as blitzes, condutores e passageiros receberam orientações sobre direção defensiva e o risco de usar celular ao volante.

Segundo o coordenador de Fiscalização do Detran, capitão Márcio Santos, a operação "Paz no Trânsito" vai acontecer em outras regiões do estado, ainda este mês, e será montado um esquema especial para o Carnaval. "O trabalho da parceria Detran/PM é contínuo. Vamos avançar pelo interior e na folia momesca de Salvador teremos uma ação forte e estratégica, com o objetivo de garantir segurança a baianos e turistas que estarão circulando pela cidade".

Ascom/Detran BA
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 21:28

Secretário de Serviços Públicos recebe a visita da diretoria da AEDISF

Na tarde desta segunda-feira (16), o secretário de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP), Celso Leal, recebeu em seu gabinete, a diretoria da Associação das Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF), composta pelo presidente Nilton Sampaio, vice-presidente Carlos Neiva, diretor financeiro Rafael Souza e o secretário Richardson Marques.

Entre as pautas da reunião estava a solicitação de uma parceria entre o governo municipal, através da SESP, para melhorias em relação à iluminação pública e recolhimento do lixo. "Estamos buscando otimizar parcerias e pleitear avanços para as 72 empresas que já se instalaram no Distrito Industrial. Vamos visitar outras secretarias do governo para juntos encontrarmos melhores soluções para todos", pontuou o presidente da AEDISF, Nilton Sampaio.    

Para o novo secretário da SESP, Celso Leal, a visita foi muito positiva. "Estamos aqui para contribuir com a melhoria do município. Tivemos uma conversa bem produtiva e sei que pode gerar bons frutos. A secretaria está à disposição da população, e vai procurar em ouvir suas pretensões", enfatizou Celso.  

Ascom/Juazeiro
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 21:00

Secretária discute implantação do Programa de Aquisição de Alimentos – Leite em Juazeiro

A implantação do Programa de Aquisição de Alimento (PAA Leite) em Juazeiro, foi pauta de uma reunião nesta terça, 17, tendo como representações a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, a empresa Laticínio Bom Sabor, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e a Cooperativa da Agropecuária Familiar de Juazeiro e Região (COOAFJUR).

O programa visa fomentar o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do setor leiteiro local, contribuindo para redução da vulnerabilidade social e a desnutrição infantil. Para o proprietário do laticínio Bom Sabor, Marcio Araújo o trabalho deve ser desenvolvido em conjunto com toda cadeia. "A comercialização do leite é um viés que dá sustentabilidade ao produtor e um dos papeis do Laticínio é beneficiar e armazenar esse leite de forma adequada. O PAA incentiva o consumo do leite e o desenvolvimento da cadeia", disse.

O presidente da COOAFJUR, Emerson José da Silva (Mitu), informou que a cooperativa foi criada para dar suporte na comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. "Acredito que o PAA Leite irá fortalecer o pequeno agricultor impulsionando a geração de renda e o abastecimento familiar com a distribuição gratuita de leite para as unidades recebedoras e familiares inscritas no CadÚnico com NIS", informou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho falou da necessidade de fazer um novo convênio com o Governo do Estado via cooperativa e laticínio para inserir além do leite de vaca o leite de cabra no programa. "A região possui um grande potencial para a produção de leite de cabra, por esse motivo, vimos à necessidade de inclui-lo. Além dos produtores de Juazeiro, produtores de outros municípios poderão ser integrados no programa", observou a secretária.  

O PAA Leite beneficiará crianças de 2 a 7 anos matriculadas em creches e pré-escolas, gestantes, nutrizes, idosos com sessenta anos ou mais e povos e comunidades tradicionais. O Programa é fruto de convênio celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o Governo do Estado da Bahia e tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor lácteo, por meio da geração de renda e da garantia de preço justo ao produto da agricultura familiar, auxiliando ao combate a insegurança alimentar.

"O programa contemplará os criadores com a devida Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), priorizando àqueles que produzam 30 litros de leite diariamente. Caso a cota não seja atendida, o produtor cadastrado poderá fornecer até 100 litros/dia", explicou o superintendente de pecuária da secretaria, Jefferson Gonçalves.

Participaram das discussões o diretor de Pecuária do Município José Wilson Chaves (Chaveco), do superintendente de agricultura, Jefferson Gonçalves e do técnico da secretaria, Geraldo Araújo.  

Ascom/Juazeiro
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 20:25

COORDENADOR DA APLB-UAUÁ PARTICIPA DO 33º CONGRESSO DA CNTE EM BRASÍLIA

O coordenador da APLB-Sindicato Núcleo de Uauá, Francisco-Prolepses, participou do 33º Congresso da CNTE(Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) realizado de 13 a 15 de Janeiro do corrente ano em Brasília. O coordenador participou como delegado da Regional Nordeste, juntamente com o Diretor João Neto Fraga, Júlio Nascimento e Fábio Batista, compondo o grupo de Delegados da APLB-SINDICATO, segunda maior Delegação do Congresso.

O mesmo participou atenciosamente dos debates, apresentação das resoluções e do Pleito Eleitoral, apoiando a chapa 30, que ratificava o assento de dois dirigentes da APLB-SINDICATO na diretoria da CNTE: Rui Oliveira e Marilene Betros, chapa vencedora com 86,8% dos votos, tendo como presidente o professor pernambucano Heleno Araújo para o próximo quadriênio. O congresso aprovou o indicativo de Greve Geral para o dia 15 de Março. A APLB-SINDICATO mantém posição de apoio à greve, no Período de 15 a 25 de Março, com a realização de várias atividades. 

O coordenador da APLB-UAUÁ, Francisco-Prolepses, encantado com a potencialidade participativa e interativa do Congresso, disse: " Quero agradecer aos professores de Uauá, APLB e a CNTE por me proporcionarem mais esse momento de conhecimento e interatividade. Diria o mais marcante dessa minha pequena jornada sindical. Aqui debatemos e aprovamos pautas importantes para nossa lida sindical, luta árdua e necessária por uma educação de qualidade e valorização profissional. Sem dúvidas a palavra mais frequente e predominante durante o Congresso foi Resistência, frente ao quadro de retrocesso que estamos vivendo e que precisamos avivar nossas bases para se manterem firmes e fortes na defesa dos direitos duramente conquistados e que estão sendo facilmente retirados. Congratulo a organização do Congresso pela acolhida".

Com informações da APLB-Sindicato Uauá
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 20:00

Vereador denuncia contradição do prefeito Miguel Coelho

O vereador de Petrolina Paulo Valgueiro (PMDB) distribuiu carta a imprensa, onde denuncia o discurso incoerente do prefeito Miguel Coelho. O vereador se baseia na reforma administrativa que cria novos cargos comissionados na prefeitura de Petrolina, e que será votado em sessão extraordinária nesta quinta-feira (19), na Casa Plínio Amorim. Leia na íntegra:

"O Prefeito Miguel Coelho chegou reclamando das contas públicas da Prefeitura de Petrolina e prometendo redução de custos. Contudo, antes mesmo de assumir o cargo e nos seus primeiros quinze dias de governo, tem dito uma coisa e feito outra. Senão, vejamos:

Antes mesmo de tomar posse no cargo de Prefeito, Miguel já viabilizou junto à Câmara de Vereadores o aumento do seu próprio salário.

Já na primeira semana de seu governo, encaminhou projeto de reforma administrativa excluindo cargos, renomeando secretarias, redistribuindo competências, dando a entender que de fato faria reduções de custos.

Na segunda semana de governo, qual não foi a surpresa, ao receber na Câmara de Vereadores sete projetos de lei do executivo municipal dispondo sobre a criação e exclusão de cargos, além de definição do valor dos salários.

Contrariando ao que vem pregando, o prefeito aumenta o número de cargos comissionados e, o que é mais grave, aumenta o valor do salário dos cargos comissionados, causando grande impacto na folha de pagamento do município de Petrolina. 

Ao que tudo indica, o Prefeito não herdou uma Prefeitura com as contas desequilibradas como ele faz crer na mídia, ou, a contrário senso, está agindo de maneira irresponsável, elevando os custos dos cofres públicos municipais e governando de costas para a crise fiscal que assola o país.

Paulo Valgueiro (PMDB), vereador de Petrolina"

Ascom Vereador Paulo Valgueiro
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 19:32

Corpo de menina de 11 anos é encontrado dentro de mala em lixão

A menina de 11 anos que desapareceu no último domingo (15), no Rio de Janeiro, foi encontrada morta nesta terça-feira (17). O corpo de Thifany Nascimento de Almeida estava dentro de uma mala no lixão Fim do Mundo, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) afirma que Sandro Borges de Mattos, de 42 anos, é o principal suspeito pelo sequestro da criança e está preso a pedido do Tribunal de Justiça do Rio.

Em depoimento, segundo o Extra, o homem confessou ter sequestrado a criança de uma praça do Conjunto Amarelinho, em Irajá. A amiga que brincava com a Thifany no momento do sequestro disse que Sandro Mattos prometeu um cachorro de presente à criança.

A polícia afirma ter encontrado na casa do suspeito: roupas, um lençol e uma motocicleta, além de quatro cães, que também foram apreendidos pelos agentes.

Fonte: NMB
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 19:25

Prefeito Miguel Coelho se reúne com novo líder de Governo da Câmara

Estabelecer uma relação de respeito e harmonia. Esse foi o compromisso de prioridade inicial firmado entre o prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o novo líder de Governo da Câmara de Vereadores, Ruy Wanderley (PSC), para o relacionamento do executivo municipal e o legislativo nos próximos anos. A liderança foi recebida pelo gestor na manhã desta terça-feira (17) no gabinete da Prefeitura. 

Na conversa, Miguel colocou a importância da atuação independente, mas responsável da Câmara para superar as dificuldades que a Administração Municipal enfrenta. "A gente espera primordialmente união, trabalho, compromisso e respeito com as leis e o povo de Petrolina. Para superar os grandes desafios que encontramos em nossa cidade é necessário também a participação dos vereadores e Ruy será fundamental nesse processo de relação harmônica na Casa Plínio Amorim", ressaltou o prefeito após o encontro. 

Ruy Wanderley entra no seu quarto mandato na Câmara de Vereadores de Petrolina após receber 1.355 votos. Presidente do Partido Social Cristão (PSC), Ruy já comandou a Casa Plínio Amorim entre os anos de 2003 e 2004 e assume agora a posição de líder do Governo em busca de uma relação estreita entre os dois poderes. "O prefeito Miguel Coelho nos garantiu que vamos ter uma maior interação entre a Câmara e a Prefeitura, colocando-se, inclusive, sempre aberto a ouvir tanto os vereadores como a população que nós representamos", resumiu o líder de Governo.

Ascom/Petrolina
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 19:00

Presidente da ABTJ volta a criticar formato indoor do carnaval de Juazeiro e Coordenador Samuel Moraes responde

Após afirmar que os blocos de corda da Associação de Blocos de Trios e Cordas de Juazeiro (ABTJ)  não iriam participar do Carnaval de Juazeiro 2017 e ser criticado pelo Coordenador de Eventos da Prefeitura Municipal, Samuel Moraes, o presidente da ABTJ, Antônio Gama, retornou ao Programa e Blog Geraldo José nesta terça-feira (17).

Na oportunidade Antônio Gama rebateu as afirmações feitas pelo coordenador de eventos da Prefeitura Municipal quando afirmou que o presidente da ABTJ estava fazendo “politicagem” com o carnaval.

“Eu fiquei surpreso com o que ouvi. Eu citei naquele momento a informação de dois blocos que eu tinha a informação precisa. Eu sabia que os blocos Pinico e Meu no Seu estavam se articulando para sair, mas isso foi confirmado depois. Eu fiquei surpreso com o que eu ouvi de estar fazendo politicagem no carnaval. Se eu fosse fazer politicagem eu teria feito no ano da eleição. Em 2015 criticamos o formato indoor e nós não saímos. Em 2016 eu sai e trouxe uma grande atração. Não pedir para ninguém não colocar bloco na rua. Eu nunca misturei a política partidária com o carnaval”, disse.

O presidente da ABTJ fez duras críticas ao início do governo do prefeito Paulo Bomfim. “O grande problema desse governo, que é herança dos demais, é que ninguém pode criticar. Toda pessoa que critica, que eleva a voz contra esse governo e o antecessor, dizem que é “dor de cotovelo”. Isso é uma pressão. Tem donos de blocos que votaram no prefeito e não estão indo para rua esse ano. Faço questão de retificar que dos 13 blocos da ABTJ apenas quatro vão para a rua”.

Mais uma vez Antônio Gama questionou o formato da festa Indoor que acontecerá na Orla 2 de Juazeiro e também o destino do valor arrecado nos três dias de festa.

“A Orla 2 fechada cabe em torno de 30 mil pessoas. Se cada pessoa consumir quatro latinhas de cerveja vai dá em torno de 120 mil latinhas, dividido por 12 dá 10 mil caixas por dia. Uma caixa vai ficar em torno de R$ 24,00 e vai ser vendida a R$ 5,00 a latinha. Vai dá um lucro de R$ 36,00 por caixa. 10 mil vezes 36 vai dá R$ 360 mil por dia. Dá um lucro de um milhão e 80 mil reais. Lucro líquido. Eu me pergunto onde vai entrar esse dinheiro? Como a prefeitura vai prestar contas? Vai sair dia 30 o nome da empresa que vai explorar a avenida e a festa indoor. Estamos caminhando para o Fortal? PréCaju? Aí sim os blocos vão deixar de existir. O coordenador do carnaval disse que até 2020 o carnaval vai se tornar sustentável, mas isso vai ser como se o governo federal e estadual não manda nada?" interrogou.

O coordenador de Eventos da Prefeitura de Juazeiro, Samuel Moraes, participou da entrevista e respondeu às críticas feitas pelo Presidente da ABTJ, Antônio Gama, referente ao formato da festa indoor e a participação dos blocos da associação. “Não foi verdade o que ele falou tanto que os blocos estão aqui afirmando que vão sair. Ele também fez colocações infelizes e insinuações que eu não admito. Não admito ficar com essas colocações. Me exaltei, mas peço desculpa. Também acho importante a participação dos blocos e acho que o carnaval deve continuar crescendo”, frisou.

O coordenador deu mais detalhes sobre a organização do carnaval. “Nós só anunciamos até agora as maiores atrações, mas teremos sete trios elétricos de grande porte todos os dias. Tem hora para começar e não para terminar. Pela formação que estamos organizando teremos trios até 3h e 4h da manhã. Nós estamos aumentando o carnaval pra Orla 2 e tem pessoas que gostam do palco”.

Sobre o pagamento de taxa dos camarotes que tem como sede residências localizadas na Avenida Adolfo Viana, no Circuito Ivete Sangalo, o coordenador de Eventos explicou: “A gente faz com que o carnaval seja interessante para o investidor. Se você vai tirar remuneração daquilo ali precisará pagar alguma coisa para o evento. A pessoa não pode cobrar pelo espaço sem pagar nada a prefeitura. Restaurantes, ambulantes pagam o imposto. Queremos mais camarotes e ter com o que pagar”, concluiu Samuel.

Da redação Blog Geraldo José -Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 18:30

Sons automotivos são apreendidos em Juazeiro no combate à poluição sonora

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), registrou durante o fim de semana mais apreensões de sons automotivos. O trabalho é uma tríplice união entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro, Policia Militar e Ministério Público.

Durante a operação do último fim de semana, um veículo encontrava-se com o volume excessivo no bairro Santo Antônio prejudicando o sossego dos vizinhos o que ocasionou a apreensão do aparelho sonoro que foi levado para a SEMAO. Outro som foi apreendido no bairro João XXIII. Quando os equipamentos sonoros encontram-se na parte interna dos veículos, os carros ficam também no pátio da secretaria e só são liberados após remoção dos sons, que ficam presos no depósito. 

Como faz parte do processo, a Policia Militar faz a apreensão, encaminha para a SEMAO, onde tem fiscalização de plantão 24h para recebimento de sons, para que seja lavrado o auto de apreensão e no primeiro dia útil encaminhado para o Ministério Público, ficando sob responsabilidade jurídica a liberação ou destruição dos sons. 

A assinatura do TAC aconteceu em maio e as ações de fiscalização acontecem diariamente. "O nosso trabalho continua na cidade e voltamos a pedir às pessoas que evitem ligar seus aparelhos sonoros acima do permitido - 40 decibéis, caso contrário, a fiscalização irá abordar e fazer a apreensão. Informamos mais uma vez que as liberações sonoras para bares são apenas de som voz e violão então, qualquer outro evento sonoro que não seja o licenciado, os responsáveis sofrerão as penalidades previstas em lei", pontuou Agenor Souza, Secretário da SEMAO.

Ascom/Juazeiro
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 18:00

75ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE DROGAS NO MERCADO DO PRODUTOR

Por volta das 06h de hoje (17/01), Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – prenderam um indivíduo por tráfico de drogas nas adjacências do Mercado do Produtor, em Juazeiro-BA.

Durante rondas ostensivas e preventivas nas imediações do Mercado do Produtor, o PETO 75 avistou um indivíduo em atitude suspeita, de imediato foi realizada a abordagem e busca pessoal, onde foi encontrado em posse de Giovanni Amorim Silva, 10(dez) dolões de uma erva seca aparentando ser maconha, 01(uma) peteca de pó branco aparentando ser cocaína e R$ 15,00 (quinze reais) em dinheiro.

O indivíduo e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na 17ª COORPIN – JUAZEIRO-BA, a fim de serem adotadas as medidas cabíveis.

Ascom/75º BPM
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 17:30

Crise penitenciária: Temer convoca órgãos de inteligência para montar força-tarefa

Com o acirramento da crise nos presídios, o presidente Michel Temer convocou os órgãos de inteligência do governo federal para uma reunião nesta terça-feira (17) no Palácio do Planalto. Segundo informações do colunista da Globo News, Gerson Camarotti, ele pretende montar uma força-tarefa de combate ao crime organizado. Antes do encontro, às 9h30, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, receberá os secretários de Segurança Pública estaduais e do Distrito Federal para debater a implantação do Plano Nacional de Segurança, lançado no último dia 6. Entre os pontos a serem debatidos na reunião desta terça no Ministério da Justiça está a implementação de ações do plano em conjunto com os governos estaduais, como o mapeamento do sistema penitenciário e das zonas violentas. O ministro e os secretários deverão discutir também instalação dos núcleos de inteligência, que reunirá forças policiais e de investigação em âmbito estadual e federal.

BN
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 17:00

UNEB prorroga prazo para inscrição até 5 de fevereiro

A UNEB prorrogou, até o dia 5 de fevereiro, o prazo de inscrição para o Vestibular 2017.2, exclusivamente pela internet, no endereço aqui .

Estão sendo disponibilizadas 3.185 vagas distribuídas em mais de 112 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidas nos campi de Salvador e outras 22 cidades baianas, com entrada para o segundo semestre de 2017. A taxa é de R$ 70.

O candidato que solicitou  isenção da taxa de inscrição e não foi contemplado deverá, no período de inscrição, acessar o módulo de acompanhamento no site do vestibular utilizando o seu número de inscrição ou CPF e data de nascimento e imprimir o boleto no valor de R$ 65 (sessenta e cinco reais), para integralizar o pagamento. Os contemplados com o benefício estão automaticamente inscritos no processo seletivo deste ano.

Em 2017, a universidade traz dois novos cursos. Os candidatos agora vão poder concorrer também às graduações em Medicina Veterinária, no Campus IX, em Barreiras, que ofertará 40 vagas, e em Administração, no Campus III, em Juazeiro, que será oferecido na modalidade semipresencial, com oferta de 40 vagas.

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 23 e 24 de abril. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do certame (ver retificação) (ver termo aditivo).

O Centro de Processos Seletivos (CPS) da UNEB reforça que as vagas reservadas para 2017.1 (entrada no primeiro semestre de 2017) serão ofertadas exclusivamente através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). O quadro de vagas para esse processo é específico e será publicizado posteriormente, em divulgação alinhada com a do MEC.

Mais informações no site aqui.

Ascom/UNEB
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 16:45

ESPAÇO DO LEITOR: SEDUR responde reclamação de morador da Pedra do Lord

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que está atenta e sensível a todas às demandas de infra-estrutura do município, inclusive do bairro Pedra do Lord. Atualmente 12 bairros estão sendo atendidos com obras de pavimentação, drenagem e saneamento dentro do Programa de Intervenção da Poligonal Urbana.

O projeto prevê ainda toda a pavimentação do corredor de ônibus que passa pelos 12 bairros. Várias outras obras de pavimentação tanto na sede como no interior também estão em andamento, custeadas com recursos próprios do município e também fruto de emendas parlamentar. Recentemente o município executou o recapeamento asfaltico das Avenidas Gaspar de Lemos e Miguel Silva e Souza principais vias de acesso ao Palmares e Pedra do Lord. Com relação à recuperação de praças a SEDUR informa que desde 2016 algumas intervenções já vinham sendo executadas como a requalificação da Praça Cordeiro de Miranda, a implantação das Praças das Ciências, Praça da Juventude, entre outras, e este ano já foi montada uma programação que inicia com a recuperação da Praça da Mônica e logo em seguida a Praça principal do bairro Alto do Cruzeiro. Com relação às demandas do bairro Pedra do Lord a secretaria fará um estudo específico para ver a viabilização necessária.

publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 16:30

O MELHOR AMIGO É O INIMIGO!?

Não se espante nem julgue ser um paradoxo, uma incongruência, sim, acate o óbvio. A sociedade furta-cor, mascarada e futrica em que respiramos os imbróglios filosóficos, do mito de repartir o pão, na verdade, trata-se de um sonho onírico, sonâmbulo, utopia e poesia sem a essência métrica.

Muitas vezes o pão é dividido por conveniência, objeto de lucro futuro, pois não parte de um coração misericordioso, sem mácula; logo, de um egocentrista, avarento. Quando escapa uma oferta em destaque desses vermes sem espiritualidade e fé, em instituições religiosas, brota-se a vaidade humana na esperança de adquirir proclamação de elogios. A influência demoníaca está de modo célere no caminho da fraternidade entre os próximos, assistindo-se incessantemente aos fatos cruéis da falta de humanidade, religiosidade, matanças, chacinas no próprio seio materno.

A sociedade está alimentada de malevolências absolutas, estando as pessoas carrancudas, olhares de sinistros, brutos e expressão facial de monstro, dando-se a entender que o caráter transmissivo, segundo as leis da genética, ativismo, está contaminado com o engenho maligno, sêmen da desdita, diabo pelo corpo, precisando de exorcismo imediato.

As perversões aviltadas, desonrosas e atrozes, enfim, um caldeirão de nojo, evidencia-se, notadamente, espanto do Ser Supremo, que por certo, encontra-se ausente e de braços encruzados aguardando, talvez, a inquietação da consciência por culpa com o pedido de perdão, clemência, reconhecendo-se de que o mundo tem o seu dono, seu arquiteto!

O inimigo declarado da paz social brasileira é o próprio Estado, paralítico, refratário que foge do bom senso, sendo tosco em decisões que uçulam sedição à intranquilidade pública.

O morticínio, ou melhor, o abate humano, para a vergonha nacional ocorrido nos presídios em Manaus, pode-se constituir um efeito cascata. Os condenados se tornaram feras selvagens sem acreditar em leis, ordem, justiça, instituições, nem religião. Acreditam, sim, na força demoníaca: matar, sangue e ódio! Desespero, alucinações e ausência do poder público.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 16:00

RONDESP NORTE PRENDE TRAFICANTES NO BAIRRO PIRANGA II

Por volta das 12 horas do dia 14.01.2017, uma equipe da RONDESP NORTE fazia operação pelo bairro Piranga II quando percebeu um indivíduo que ao avistar a aproximação da viatura tentou adentrar numa residência na Rua B, caminho 08, nº 38, mas foi alcançado e abordado, sendo identificado como  ALEX SANTANA CARDOSO. O imputado apresentava odor de maconha sendo que na busca pessoal foi encontrado uma “trouxinha” da mesma droga. Os Rondespianos adentraram o imóvel e localizaram a pessoa de ADRIANO SANTANA CARDOSO. Em ato contínuo o efetivo realizou uma busca domiciliar na residência sendo encontrados os seguintes materiais:

• 98 (noventa e oito) trouxinhas de uma erva seca supostamente maconha;

• 03 (três) pedras sendo duas grandes e outra pequena de uma substância supostamente cocaína;

• 01 (uma) balança de precisão;

• 01 (um) aparelho celular marca Samsung Grand Prime cor branca (que estava em poder de ADRIANO);

ADRIANO informou que vendia a droga para uma pessoa conhecida por “FIO” residente no caminho 04 do mesmo bairro e que ele teria uma arma de fogo em casa. A guarnição foi até o domicilio informado e não localizou o suspeito nem a arma. No local foi apreendida quantia em dinheiro de R$ 50,05 (cinquenta reais e cinco centavos). Os acusados foram detidos e encaminhados à delegacia juntamente com material apreendido.

Ascom
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 15:28

Centenas de peixes são encontrados mortos em lagoa de Petrolina, PE

Centenas de peixes apareceram mortos, nesta terça-feira (17), em uma lagoa no bairro Jatobá, Zona Leste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ainda não se sabe o que provocou a morte dos peixes, todos da espécie tilápia.

Os peixes morreram na noite desta segunda-feira (16). Quando o dia amanheceu, os moradores da região ficaram assustados. “Eu nem imaginava que tinha esse tanto de peixe aqui. Ontem tinha um pouqinho, hoje já apareceu mais e com certeza vão morrer tudo, do jeito que está ai, não tem como escapar”, disse o supervisor de área Osmando Sabino.

Um das principais hipóteses para explicar o que houve é que a água pode ter ficado mais aquecida, o que diminuiu a quantidade de oxigênio. Sem conseguir respirar, os peixes morreram. O Ibama esteve no local e não descarta outra possibilidade para a morte dos peixes.

“Não é descartada a possibilidade de alguém ter jogado algum veneno, tendo em vista que o terreno é totalmente aberto e tem acesso ao público. Aqui cai esgoto direto, então alguém pode ter derramado um vidro de veneno em uma caixa de esgoto e vim parar aqui”, disse o engenheiro de pesca do Ibama, Vanderlei Pinheiro.

Segundo o Ibama, a investigação fica comprometida por causa da quantidade de esgoto que é lançado na lagoa. O engenheiro de pesca faz um alerta para que a população não consuma os peixes mortos em hipótese alguma.

“Não deixar o povo consumir, não deixar o povo pescar e secar para evitar o acesso ao público.  Caso tivesse um laudo que pudesse responsabilizar, o Ibama autuaria a empresa ou pessoa física ou jurídica, com multa de R$ 5 mil a R$ 50 mil, mais pena de detenção de três anos”, detalhou Vanderlei.

Em nota, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), informou que vai enviar técnicos ao local para que seja feita uma análise do que pode ter causado a morte dos peixes. Não foi informado quando os animais serão retirados da lagoa. De acordo com a Amma, a lagoa funciona de forma irregular como um lagoa de estabilização de esgoto que atende aos condomínios no entorno e que tem uma baixa concentração de oxigênio, o que pode ter matado os peixes.

A Compesa confirmou que no bairro Jatobá não existe lagoa de estabilização constituída pela companhia. O órgão aproveitou para informar que para colocar o sistema coletor em funcionamento no bairro Jatobá, está concluíndo projetos e fechando parcerias. As obras devem iniciar ainda no primeiro semestre deste ano.

G1 Petrolina
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 15:00

Atleta de Juazeiro participa da BR135 e consegue bom resultado ficando em 5º lugar

A BR135  é considerada a Ultramaratona contínua mais difícil do Brasil. A prova tem uma distância de 135 milhas (217 km). A prova teve início na última quinta-feira (12) às 08h00 na cidade de São João da Boa Vista/SP e após 41 horas Felipe Oliveira conseguiu completar a prova, que finalizou na cidade de Paraisópolis/MG no sábado (14).

Ele teve apoio de mais dois atletas da região: David Cardoso e Neto Oliveira, pelo fato de ser uma das provas mais difíceis do país é obrigatório o apoio. A corrida que é realizada há 10 anos passa pelo trechos do Caminho da Fé, considerada por todos os atletas a prova mais difícil do pais, não só pela distância percorrida, mas também pela altimetria, pois são subidas "intermináveis" durante os 217 km. Para participar da prova o atleta passa por um processo de seleção, onde os organizadores avaliam os currículos esportivos dos atletas que desejam participar. Apenas 60 currículos são selecionados.

Ascom
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 14:30

Secretaria de Saúde de Juazeiro divulga lista de inscritos no processo seletivo

A Secretaria de Saúde divulga, nesta segunda-feira (6), a lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado para vagas de cadastro reserva, nos cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. De acordo com o edital, os salários previstos variam de R$ 888,00 a R$ 8.314,00.

No total, 2.422 candidatos foram inscritos. A classificação final será a soma dos pontos da avaliação curricular de títulos, com os de experiência curricular, compondo uma escala de 0 a 20 pontos. Conforme edital, o resultado do processo seletivo está previsto para o dia 24 de fevereiro de 2017.

CONFIRA LISTA AQUI

Andréa Meireles-PMJ
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: AS MAZELAS DE UM BAIRRO

Vivo em Juazeiro há exatamente 21 anos, e desde de sempre morando no bairro Pedra do Lorde e Palmares. Quando aqui cheguei  a praça principal tinha sido inaugurada há pouco tempo, foi feita com muito esmero e nela havia vários brinquedos para a crianças e lá podia sentar pra falar de Futebol, inflação, novelas e ... As ruas e vielas e avenida eram transitáveis, o esgoto escorria

pelo canto das mesmas mas todos já estavam acostumados e nem sonham com a tal canalização. Ah! Nessa época ainda não existia o Palmares, somente algumas casas na parte baixa onde faltava água todos os dias, até o dia que dei queixa na Promotoria que notificando o SAAE  fez com que nunca mais faltasse água nem na parte alta e muito menos na baixa.

Mas o tempo foi passando e a Pedra do Lorde/Palmares foi –se acabando, a praça não tem mais nenhum brinquedo para nossas crianças(que são muitas) brincarem, os bancos onde podíamos conversar já nem existem mais, ah! O que falar das nossas ruas, vielas e avenida que coitadas hoje parecem tábuas de pirulito cheias de buracos, pois com a tal promessa que um dia sonhamos ter a tal CANALIZAÇÃO DOS ESGOSTOS,  cavucar cavucar bastante, estão acabadas, trazendo prejuízos aos pedestres e principalmente nós que ainda temos um veículo.

A nossa maior ligação com o centro da cidade à avenida principal do bairro está em petição de miséria pois nunca foi recapeada desde o dia que a construíram e mesmo tendo um transito intenso pois aqui construíram vários(uns 10) condomínios fechados e com eles vieram o perigo pois seus condôminos transitam por essa única avenida sempre a mais de 80km colocando em risco nossos ilustres moradores que um dia andavam tranquilamente e podiam até se sentarem nas portas para o bate papo do cair da tarde ou aquele joguinho de dominó.

Infelizmente não tivemos a sorte de termos sido premiado com nenhuma melhoria nesse último governo municipal que só olhou para outros bairros e também para o interior de juazeiro.

MAS FICA AQUI O NOSSO GRITO DE SOCORRO PARA QUE EM 2017 ONDE SE INICIA UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO. E COM ISSO GRITAREMOS BEM ALTO SALVEM A PEDRA DO LORDE/PALMARES

Rogério Espíndula Morador da Pedra do Lorde e Leitor Assíduo do Blog
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 13:30

"Essa é pra tocar no rádio" apresenta neste sábado (21) um passeio amoroso pelas canções que reinaram durante quatro décadas

Tudo começou no alto-falante da rua da Apolo, em Juazeiro-BA, e, de lá, se espalhou como maré vazante até encontrar lugar certeiro em todos os corações da cidade. É da amplificadora de seu Emicles, com suas canções de amor e dor, o início da travessia sonora do espetáculo musical "Essa é pra tocar no rádio", que será apresentado neste sábado (21), às 20h, no Teatro Dona Amélia do Sesc, em Petrolina-PE, na 10ª edição do Janeiro Tem Mais Artes. 

Fruto de um trabalho de pesquisa sobre cultura e memória do rádio realizado pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Odomaria Rosa Bandeira Macedo, o espetáculo navega entre o glamour e romantismo das canções que embalaram os saudosos anos 50 e a explosão das bandas de rock que transformaram a música brasileira nos anos 80. Passagens marcantes da nossa história, algumas até emolduradas com areia prateada, contadas a partir de registros sonoros, visuais e escritos, além das memórias de ouvintes assíduos daquele período.

Em cerca de 50 minutos de espetáculo, são apresentadas 28 canções que extrapolam as quatro décadas em que foram veiculadas e chegam ao aqui e agora de 2017 com a força de terem entrado ontem nas paradas de sucesso. O espírito de uma época em que intérpretes edificaram reinados, atualizado nas vozes de Odomaria, Andrezza Santos e Antonio Carlos Coelho de Assis (Coelhão) e na dança de Cíntia Melo.

Na frequência desse passeio amoroso que não termina na última canção, uma banda amplificadora composta pelos músicos Jefferson Mateus dos Santos, Fernando Nunes, Pablo Silva e Renato Augusto Lima, que também é diretor musical do espetáculo. O cenário é concebido por Edineide Torres e ambientado pelo desenho de luz de Carlos Tiago Novais. O timoneiro é Thom Galiano. Os ingressos custam R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e R$ 2 (comerciários e dependentes).

Serviço:

Espetáculo musical "Essa é pra tocar no rádio"

Onde: Teatro Dona Amélia do Sesc, em Petrolina-PE.

Quando: Dia 21 de janeiro (sábado), às 20h.

Por Luís Osete
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 13:00

Caravana da Saúde leva atendimento especializado para o bairro Vila Jacaré

A 51ª edição da Caravana da Saúde de Juazeiro será na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Jacaré. A comunidade será atendida nesta quarta-feira (18), das 08h às 14h.  As especialidades que serão levadas para o local são endocrinologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, odontologia e atendimento clínico. Também haverá realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

É a segunda vez que o programa realiza atendimentos nessa localidade.  De acordo com a superintendente de Atenção Primária a Saúde, Rosa Miguelino, o retorno é uma forma de avaliar se, de fato, a comitiva conseguiu suprir as necessidades daquela comunidade. "Já estivemos em todas as unidades da zona urbana. Agora estamos voltando e já se percebe que a demanda reprimida está menor. Além disso, também temos o objetivo de sanar o que se acumulou durante o período entre as visitas", explica. 

O secretário de Saúde, Plínio Amorim, destaca que a saúde está sendo tratada como prioridade no mandato do prefeito Paulo Bomfim. "Contamos com uma gestão comprometida, apesar do momento ser difícil para a saúde pública. A Caravana vem apresentando bons resultados e conta com o reconhecimento da população", constata. O programa começou há um ano, com objetivo de diminuir as demandas reprimidas nas unidades de saúde do município. Desde então, mais de 17 mil atendimentos já foram realizados. 

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 12:30

Enfermeiros de Juazeiro participam de capacitação sobre o Calendário Nacional de Vacinação de 2017

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Norte (NRSN), começou a capacitar nesta segunda-feira (16), enfermeiros da Rede Municipal sobre as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação deste ano. Entre as novidades, destaca-se a inclusão de meninos de 12 e 13 anos como parte do público que pode receber a vacina HPV Quadrivalente.

Ainda nesta semana, nos dias 18 e 19 de janeiro, os demais enfermeiros das unidades municipais também serão capacitados e, na próxima segunda-feira (23), os insumos estarão disponíveis nos Postos de Saúde. Além da introdução da população masculina na vacina HPV Quadrivalente, também passa a fazer parte do Calendário um reforço da Meningocócica C (conjugada), que protege contra a meningite, em adolescentes de 12 e 13 anos. Ainda houve alteração na faixa etária de duas vacinas, Varicela e Hepatite A. Ambas estenderam a idade máxima - antes eram aplicadas em crianças menores de 2 anos e agora se estende para menores de 5 anos. 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, destaca que essas mudanças não fazem parte de uma campanha. "São vacinas de rotina, não têm um tempo estipulado para terminar. Estamos correndo as estapas seguras que são necessárias para dar início a vacinação nas unidades do município. Em breve, também faremos o mesmo repasse de informações para os técnicos de enfermagem", explica. De acordo com a responsável técnica de imunização do NRSN, Josélia Gonçalves, todas as informações transmitidas para equipe foram enviadas pelo Ministério de Saúde. "É uma nota técnica que deve ser lida e repassada, para que a equipe entenda melhor e possa tirar dúvidas", afirma.

A equipe que foi orientada hoje ouviu atentamente todas as informações transmitidas. Segundo a enfermeira Juliana dos Santos, esse tipo de capacitação é realizada sempre que há alterações no Calendário ou quando surge uma nova campanha. "O que a gente aprende aqui, repassamos para a comunidade e para a equipe toda. As vacinas mudam constantemente e qualquer erro pode comprometer não só uma pessoa, mas a saúde de uma população inteira", pontua.

Andréa Meireles/PMJ
publicado em 17 de Janeiro / 2017 às 12:00

Caminhonete de luxo é recuperada logo após roubo em Caruaru

Dupla de adolescentes é suspeita de conduzir veículo roubado

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperaram uma caminhonete de luxo na tarde desta segunda-feira (16), na BR 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O veículo havia sido roubado no final da manhã na avenida Prefeito Braz de Lira no município de Santa Cruz do Capibaribe.

A PRF recebeu informações de que uma caminhonete havia sido roubada por dois adolescentes com cerca de 17 anos e que estaria sendo conduzida por rodovias da região.  Prontamente, a equipe se dirigiu até o local indicado e após uma intensa busca avistou o veículo acessando a BR 104. Após um quilômetro de acompanhamento tático, o condutor perdeu o controle da caminhonete e saiu da rodovia. 

Em seguida, os suspeitos abandonaram o veículo e correram para o matagal. Foram realizadas buscas no local, mas eles ainda não foram localizados. A caminhonete estava sem as placas e com avarias na parte traseira. O veículo foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Caruaru, para o registro da ocorrência e devolução ao proprietário.

Ascom PRF-PE
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.