Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,5%
Atualizado em: 22/04/2015
Política
27 de Abril / 2015 às 07:25 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Remanso convoca, através do Edital Nº 01/2015 de 23 de abril de 2015, aprovados na Seleção em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para apresentar documentação necessária à tomada de posse no cargo em que concorreu.  São esperadas 55 pessoas de diversos cargos para trabalhar no município. 

Os aprovados devem comparecer nas respectivas secretarias no prazo de 15 dias corridos, das 8h às 13h, portados com documentos descritos no edital. Após a convocação, será marcada a data da posse.

Edital

Ascom/Remanso – Fernanda Marins
Policial
27 de Abril / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – 75ª CIPM - realizou solenidade de Formatura de 350 Crianças dos Quartos Anos, das Escolas da área de atribuição admnistrativa da 75ª CIPM: José Pereira da Silva, Dinoráh Albernaz Melo Da Silva, Maria Franca Pires, Pro-Menor, Centro Social Urbano, Luiz Cursino, Escola Celso Cavalcante, Centro De Educação Infantil Primavera e da Escola Teresinha Ferreira Oliveira, todas em Juazeiro, na manhã da última sexta-feira, dia 24.

As aulas foram ministradas pelo CB PM- Proerdiano Rubenildo Almeida dos Santos, com o objetivo de eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, além de prevenir comportamentos violentos por parte das crianças. Durante o evento, as crianças mostraram sintonia com a estratégia do Programa e principalmente os resultados positivos, como o testemunho de uma criança que conseguiu fazer com que o pai parasse de fumar, além de cantar de forma respeitosa o Hino Nacional Brasileiro, participando ainda de brincadeiras e recebendo medalhas e brindes.

O Proerd teve sua origem em 1983, do Drogas, Resistência e Educação – d.a.r.e., do Departamento de Polícia de Los Angeles, no Estados Unidos da América, com estruturação em forma de pirâmide, cujos vértices são escola, polícia e família. No brasil, o Programa chegou em 1982, no estado do Rio de Janeiro, e a partir da Academia de Polícia de Militar do Barro Branco, no Estado de São Paulo, expandiu-se para os demais Estados da Federação e Distrito Federal.

Na Bahia, o Proerd chegou em 1998 e ganhou força em 2003, tendo sua institucionalização e estruturação administrativa no ano de 2007. O Programa é mundialmente aplicado com sucesso em mais de 50 países. O escopo do programa é educar as crianças e adolescentes através do modelo sólido de tomada de decisão, para que não ingresse no mundo das drogas, com aplicação de currículos para quartos e sétimos anos do ensino fundamental, assim como para os país das crianças.

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM
Política
27 de Abril / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

Proporcionar condições dignas aos estudantes da rede pública de todo o estado, inclusive, em assentamentos rurais. Com este objetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), construiu unidades de ensino em duas localidades remotas, pertencentes ao município de Riachão das Neves. O governador Rui Costa, o vice-governador João Leão e o sub-secretário da SEC, Aderbal Castro, entre outras autoridades, inauguraram os novos espaços educacionais. Em discurso, o governador reafirmou que a educação é prioridade na gestão estadual. “Estamos inaugurando duas unidades escolares, aqui, hoje. Uma terceira está sendo construída e será inaugurada ainda este ano”. 

O colégio em construção citado por Rui está com as obras em fase de finalização na localidade de Cariparé. Ao público presente na inauguração, o governador falou ainda sobre a relação entre a família e a escola. “É importante que os pais, tios, avós, padrinhos acompanhem a vida escolar dos filhos”, afirmou. Das duas unidades de ensino inauguradas, uma está na localidade conhecida como Carlota e é um anexo do Colégio Estadual Ivardo Pereira Bastos. A outra é um anexo do Colégio Estadual Rodolfo Queiroz, no distrito batizado de Dom Ricardo. Cerca de cem pessoas, entre crianças e adultos, dos ensinos fundamental e médio das redes estadual e municipal estudam nas novas unidades. 

Ednalda de Paiva é uma das professoras do anexo construído no assentamento Carlota, que aprovaram a estrutura. “A gente dava aula em uma casa que existia desde antes de virmos para este assentamento. Essa escola [recém construída] melhora o ensino, o aprendizado dos alunos e facilita o trabalho dos profissionais também”.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
Política
27 de Abril / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

O dia do Trabalhador, em Sobradinho , será marcado pelo resgate do Campeonato Municipal de Futebol, que não acontecia há dez anos, o que muito frustrava os atletas e amantes do esporte. A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes , realizará o campeonato em três meses, com início dia 1, no Estádio Apolônio Sales, às 8h ,quando o Prefeito Luiz Vicente Berti dará o ponta-pé inicial da partida do primeiro jogo entre as equipes de São Caetano e Colonial.

A tarde, a partir das 14:30 h as competições continuam entre as equipes de São José x Flamengo( Algodões) Sobradinhense x União e São Paulo e Lagoa Grande. "O retorno do Campeonato de Futebol é uma alegria para todos nós que fazemos esporte em Sobradinho. Tínhamos perdido esse importante evento, que fomenta o nosso futebol, revela novos talentos e estimula os jogadores locais A mostrarem seu trabalho e até buscarem novas oportunidades em clubes de fora. Serão três meses de festa para o futebol de Sobradinho", revelou Jaison Queiroz, jogador e um dos coordenadores do evento.

O campeonato será encerrado no dia 28 de junho, obedecendo a seguinte tabela: Dia 10-05 Colonial x Flamengo e São Caetano x São José; Dia 17-05 São Paulo x Sobradinhense e União x Lagoa Grande; Dia 24-05 Lagoa Grande x São José e Colonial x Sobradinhense; Dia 31-05 Flamengo x São Paulo e São Caetano x União; Dia 7-06 Sobradinhense x São José e Lagoa Grande x Colonial; Dia 14-06 União x Flamengo e São Paulo x São Caetano. As semi-finais aconteceram no dia  21 de junho e no dia 28 , as finais. 

" Esse era um sonho antigo e uma reivindicação dos nossos atletas e também da comunidade que participa e vive um momento de lazer. O último campeonato aconteceu na gestão do ex-prefeito Luiz Berti. Temos resgatado diversos eventos esportivos e culturais de Sobradinho. O Campeonato Municipal volta a fazer parte do calendário esportivo de nossa cidade e toda equipe da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes e também das demais secretarias envolvidas, estão trabalhando para o sucesso do evento", declarou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

"O retorno do Campeonato de Futebol é uma alegria para todos nós que fazemos esporte em Sobradinho. Tínhamos perdido esse importante evento, que fomenta o nosso futebol, revela novos talentos e estimula os jogadores locais A mostrarem seu trabalho e até buscarem novas oportunidades em clubes de fora. Serão três meses de festa para o futebol de Sobradinho", revelou Jailson Queiroz, jogador e um dos coordenadores do evento.

Ascom Sobradinho Foto de arquivo do Blog
Espaço do Leitor
26 de Abril / 2015 às 23:00 | 7 Comentários

           

“Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores pra vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão” (OSCAR NIEMEYER).

A partir de rabiscos iniciais que nada diziam quando contemplados por simples mortais, o nosso grande Oscar Niemeyer (105 anos) criou obras de arquitetura fantásticas no espaço e no tempo, que não somente até hoje mas para todo o sempre permanecerão sendo conhecidas como “modernas”, pois a sua concepção foi de insuperável genialidade. Ao longo de uma vida profícua e criativa, deixou um impressionante número de obras de encantamento e beleza tanto no Brasil como em outras partes do mundo, pelas quais recebeu honrarias e homenagens que o consagraram. Das majestosas obras em Brasília (Catedral Metropolitana, Palácio da Alvorada, Palácio do Itamaraty, Memorial JK, Museu da República, Museu Nacional Honestino Guimarães, o Panteão da  Pátria e o Congresso Nacional); ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; o Sambódromo, do Rio de Janeiro; a Igreja São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, dentre os principais projetos no Brasil; ao Edifício-Sede da ONU, em Nova York e a Editora Mondadori, em Milão, Itália, possui ele um acervo de impressionar a qualquer mortal.

Mas este trabalho não tem o objetivo biográfico da vida desse grande brasileiro, mesmo porque o espaço é limitado, mas pegar um gancho numa das suas extraordinárias frases do seu pensamento político, tão valiosas e expressivas quanto as suas obras. Foi fiel às suas convicções políticas como um comunista histórico até a morte, superando perseguições de toda natureza, inclusive durante a ditadura militar de 1964. A sua coerência e firmeza ideológica assemelhava-se à solidez dos seus projetos arquitetônicos.

Esse foi o homem que, além de nos brindar com obras de rara beleza como os edifícios do Congresso Nacional, em Brasília, deixou, para a reflexão do eleitor brasileiro e de todos aqueles que se julgam com méritos para exercer a representação política da nossa sociedade - Deputados Federais e Senadores -, essa frase que inicia a crônica, profunda, contundente e de um lamentável mas legítimo realismo, como a expressão da sua grande decepção com os inquilinos desse belo palácio que ele projetou em Brasília. Estou coeso com o sentimento sobre a importância e o valor que essa instituição representa no contexto da República, e consciente da grandiosidade do seu papel constitucional que dá legitimidade à existência do nosso sistema democrático. Como seria bom estar alinhado aos raríssimos cidadãos deste país, que, eventualmente, possam fazer algum coro na defesa dos “nobres” parlamentares! Todavia, tem sido muito acachapante os desvios de conduta que maculam a imagem e o desempenho dos nossos legisladores, com algumas exceções, é claro, tornando-se uma tarefa inglória aplaudi-los.

Num momento da grave crise econômica nacional que estamos vivendo, que poderá evoluir e atingir ainda mais a fragilizada situação da saúde, educação e segurança, seria de se esperar um mínimo de participação solidária num projeto de recuperação nacional, independente de alinhamento partidário, mas visando os mais nobres objetivos de superação do país. Não obstante, transformam o governo em refém dos seus interesses pessoais e corporativos, auferindo benefícios em causa própria, como o Fundo Partidário que a Presidente acabou de triplicar, elevando de 289,5 milhões de reais para 868,5 milhões de reais por ano, ao sancionar o Orçamento da União para 2015. As justificativas passadas ao público pelos assessores presidenciais são de que a medida visa “evitar novos atritos com o Congresso Nacional em um momento crucial para a aprovação das Medidas Provisórias (MPs) do ajuste fiscal”! Partidos sem nenhuma expressão nacional e que somente servem aos interesses dos seus fundadores, passarão a ter acesso a quotas anuais independentes de ser ano eleitoral ou não... Para completar o cenário, os presidentes da Câmara e do Senado - dois peemedebistas! - digladiam-se vergonhosamente (vivem na ponta da espada) para ver quem tem mais poder de intimidar a Presidente da República, como se fossem duas crianças disputando a melhor ou maior fatia de um bolo... Ora, como recuperar este país convivendo nesse deplorável quadro de vaidades e chantagens?

Pelo perfil de conduta, esses passageiros estão mesmo mais para CAMBURÃO do que AVIÃO! E olhem que alguns já embarcaram nesse veículo da Polícia Federal e outros estão ansiosos na fila...

Concluo com outra frase do Oscar Niemeyer, que pode ser lida fazendo-se uma pequena analogia: “Vejo os homens (...ou o Congresso Nacional) como uma casa, em que você pode consertar as janelas, acertar o aprumo das paredes, pintar. Mas, se o projeto inicial foi ruim, fica prejudicado”.

Autor:   Adm.  Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.

Policial
26 de Abril / 2015 às 22:00 | 1 Comentário

Na última sexta-feira, dia 24, por volta das 11h20min, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, ao realizarem rondas especializadas na zona rural de Uauá, na localidade de Pau de Madeira, um indivíduo não identificado ao avistar a viatura, dispensou um objeto no chão, posteriormente identificado como sendo 01 (uma) espingarda de fabricação artesanal, evadindo-se do local, não sendo localizado. A arma foi apresentada ao agente ad hoc. José M. H. de Souza, na delegacia de Uauá.

Policial
26 de Abril / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Policiais Rodoviários Federais em ação rápida, detiveram indivíduos que tinham acabado de cometer assaltos na região de Feira de Santana/BA. A ação aconteceu na tarde deste sábado (25), na BR 324, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. O fato ocorreu após uma das vítimas ter seguido o veículo dos assaltantes, que estavam sentido Salvador, e nas mediações de Amélia Rodrigues/BA a vítima encontrou uma equipe da PRF, momento em que informou que alguns homens armados, em um Renault/Duster preto, haviam cometido assaltos na região de Feira de Santana/BA.

Diante disto, equipes da PRF fizeram diligências pela BR 324 e nas mediações do KM 599 – pedágio de Simões Filho/BA, foi visualizado um automóvel com as mesmas características, momento em que foi dado ordem de parada, sendo que não foi cumprido e a equipe iniciou um acompanhamento.

Outra equipe da PRF formou uma barreira policial, sendo que os assaltantes furaram o bloqueio e continuaram fugindo. Após diversas manobras perigosas, os elementos subiram para a Cia Norte, e derrubaram o portão de uma empresa, invadindo a parte interna, momento em que os homens começaram a atirar com arma de fogo contra as equipes da PRF, que responderam a agressão.

Em seguida, o condutor do veículo se jogou no chão e foi rendido, o passageiro que estava no banco da frente correu, e outro passageiro ficou no banco traseiro. Foram encontrados dentro do veículo dois revólveres calibre .38 e vários pertences de vítimas. Após contato com o proprietário do veículo, foi confirmado que o veículo também era fruto de roubo, no município de Amélia Rodrigues/BA. Haviam três homens dentro do carro, sendo que um fugiu e os outros dois foram detidos e encaminhados com as armas, pertences e o veículo para a delegacia de polícia judiciária. 

Ascom PRF-BA
Política
26 de Abril / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

As cerca de mil famílias residentes no distrito de São José do Rio Grande, que pertence ao município de Riachão das Neves, passaram a ter água potável nas torneiras. Por meio do Programa Água para Todos, foi firmada uma parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do governo federal, que viabilizou a construção do sistema de tratamento e distribuição de água.

O governador Rui Costa, acompanhado do vice-governador João Leão, dentre outras autoridades, esteve na localidade para inaugurar o sistema, que contou com investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão e teve a obra executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). “As pessoas viviam com constantes doenças e os médicos atribuíam isso ao consumo de água não tratada. Agora, esta população bebe água tratada de qualidade. Vão poder ter a saúde em dia", destacou Rui. É por esta rede de distribuição, que possui 6,5 quilômetros e retira água do Rio Grande, que pessoas como o casal formado pela dona de casa Valdete Cardoso de Matos, 63 anos, e o lavrador aposentado Mário Reis, 68, podem viver a terceira idade com mais conforto.

Dona Valdete lembra dos tempos em que ela e o marido percorriam as ruas de São José do Rio Grande carregando baldes de água. “Antigamente, a água era muito suja e tinha dia que a gente ia pegar água barrenta. Andar até o rio era um sofrimento, ainda mais pra mim que não estava agüentando carregar água. No dia que meu marido não ia pegar, a gente pagava um carroceiro pra trazer. Agora, está uma beleza. [Esta estação de tratamento] foi uma benção”.

Além dos problemas de saúde que eram causados pela ingestão da água inadequada para beber, Mário afirmou que um antigo sistema que funcionava na localidade era insuficiente. “A gente vivia bebendo água sem tratamento e [isso] estava causando verme. A água era pouca, a bomba era muito pequena. Uma parte [do distrito] ficava com água e outra parte sem. A gente ficava uma semana sem água”.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
Policial
26 de Abril / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Sexta-feira, dia 24, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, atuando na Micareta da cidade de Feira de Santana, na Av. João Durval, próximo ao camarote Barracão de Gere, em patrulhamento, observaram em atitude suspeita a pessoa de Pedro Henrique Amorim Queiroz, nascido em 30.07.1992, natural de Feira de Santana, sem documentação, só com um crachá com o seu nome e de uma empresa, residente e domiciliado na Rua Vanderlei Carvalho, nº 07-B, Bairro Vila Olimpio, Feira de Santana. Com Pedro Henrique foram encontrados: 03 (três) frascos contendo uma substância líquida, semelhante à droga “lança Perfume”, com 150 ml (Cento e cinquenta) cada, e a quantia de R$ 159,00 (cento e cinquenta e nove reais), 01 (um) celular marca Motorola. O acusado foi preso e conduzido juntamente com a droga, o dinheiro e o celular, sendo apresentado ao delegado José Adriano da Silva na 1ª COORPIN, Central de Flagrantes da Micareta de Feira de Santana – BA. 

Esporte
26 de Abril / 2015 às 18:54 | 1 Comentário

Pela primeira vez disputando a grande decisão do Campeonato Baiano, o Vitória da Conquista colocou uma mão na taça neste domingo (26). Diante do Bahia, no estádio Lomanto Júnior, a equipe alviverde venceu o confronto com méritos por 3x0 e gols dos volantes Fausto e Diego Aragão e do atacante André Beleza, todos na segunda etapa. Após 11 jogos disputados até o momento, o Bode segue invicto e agora tem a melhor campanha da competição com seis vitórias, cinco empates e saldo positivo de 11 gols, o que dá um aproveitamento de 70%.

No próximo domingo, 3 de maio, as duas equipes voltam a se encontrar na Fonte Nova e o time do interior tem a vantagem de perder por até dois gols de diferença para levantar o primeiro título do maior estadual do Norte-Nordeste. Vale lembrar que o Vitória da Conquista completou dez anos de fundação neste ano e já faturou por quatro vezes a Copa Governador do Estado.  (Fonte: FBF Fotos: Reprodução Globoesporte.com)

VASCO SAI NA FRENTE NA DECISÃO DO CARIOCA

Uma decisão é sempre terreno fértil para o aparecimento de heróis improváveis. Neste domingo, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca entre Botafogo e Vasco apareceu mais um destes que não figuravam sequer nas apostas de esquina. Aos 24 anos, o atacante Rafael Silva saiu do banco de reservas do Maracanã para aparecer sozinho aos 46 da etapa final e marcar o gol da vitória cruz-maltina por 1 a 0. Tento salvador que premiou os 70% de posse de bola do Gigante da Colina e pulverizou a vantagem do Botafogo na decisão do estadual. (Globoesporte.com)

PALMEIRAS VENCE O SANTOS NA DECISÃO DO PAULISTA 2015

O Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, em São Paulo, neste domingo, no primeiro jogo da final do Paulistão. A arbitragem, mais uma vez, foi alvo de polêmica e reclamação dos dois times. Os santistas reclamaram de impedimento no lance do gol palmeirense (anotado por Leandro Pereira) e do pênalti cometido por Paulo Ricardo em Leandro Pereira (desperdiçado por Dudu). Os alviverdes contestaram a não marcação de um penal em Rafael Marques. A atuação do árbitro Vinicius Furlan foi tão contestada que os dois treinadores (Oswaldo de Oliveira e Marcelo Fernandes) foram expulsos no fim do primeiro tempo. E o juiz ainda expulsou o jogador errado no lance do pênalti - David Braz, e não Paulo Ricardo, voltando atrás na decisão somente após muita reclamação e o alerta do árbitro assistente.

Veja os demais resultados AQUI

Espaço do Leitor
26 de Abril / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Carlos Quadros é integrante do Escritório Santana Advocacia em Senhor do Bonfim e escreveu e apresentou o artigo "A AUSÊNCIA DE CÂMERAS DE SEGURANÇA EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS E A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS ENTES FEDERATIVOS NA OCORRÊNCIA DE CRIMES DE ROUBO NA MODALIDADE “SAIDINHA BANCÁRIA” no Congresso Fórum Brasil de Direito, realizado recentemente em Salvador, obtendo excelente aceitação e repercussão nos meios jurídicos. Confira:

O crime de roubo, quando ocorrido após saques em instituições bancárias, é chamado popularmente de “saidinha bancária”. Essa modalidade tem crescido ano após ano nas grandes capitais. O que se busca no presente artigo é a possibilidade da responsabilidade civil do Município, do Estado e da União no que tange a omissão legislativa, uma vez que inúmeras cidades e estados, como será demonstrado mais à frente, tem conseguido reduzir esse tipo de crime para quase zero com a elaboração de leis específicas que obrigam as instituições bancárias a instalarem câmeras de segurança tanto na parte interna quanto na parte externa.

Veja mais

Policial
26 de Abril / 2015 às 17:02 | 9 Comentários

A presidente Dilma Rousseff afirmou durante  reunião no Palácio do Planalto, em Brasília,  que a revitalização do Rio São Francisco é prioridade em seu governo e assegurou que os R$ 175 milhões previstos no orçamento da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para este fim não serão impactados pelo programa de ajuste fiscal.

Durante o anuncio estavam presentes os ministros Gilberto Occhi, Izabella Teixeira, Nelson Barbos e Jaques Wagner, além do presidente da Codevasf, Elmo Vaz e do senador Otto Alencar. Dilma pediu aos ministros um plano que deve ser apresentado em 30 dias, para intensificar as ações de revitalização ao longo dos 2.700 Km do Rio São Francisco.

Ascom/Palácio do Planalto
Variadas
26 de Abril / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Bailarinos de Petrolina, Juazeiro e região, já podem se inscrever nas oficinas de Ballet Clássico e Jazz Dance da 2ª edição do projeto Workdance -Trabalho em Dança 2015. A programação vai ser realizada em Juazeiro, entre os dias 08 e 14 de Maio, no Centro de Cultura João Gilberto.

No evento será montando uma Suíte de La Bayadére (resultado da oficina de ballet) e Em Construção (resultado da oficina de jazz). O enceramento das oficinas contará com a presença de grupos, escolas e companhias de dança local que apresentarão coreografias. Este projeto conta com o apoio institucional do Centro Cultura João Gilberto, projeto NED e tem produção de Dijma D'arc. Confira abaixo a programação!

Programação:

Sexta dia 08 - 18hs ás 19:30
Ballet Clássico e 19:30 ás 21hs Jazz Dance.

Sábado dia 09 - 14hs ás 16:00
Ballet Clássico e 16hs ás 18hs Jazz Dance.

Domingo dia 10 - 9hs ás 10:30
Ballet Clássico e 10:30 ás 12hs Jazz Dance.

Segunda-feira dia 11 - 18hs ás 19:30
Ballet Clássico e 19:30 ás 21hs Jazz Dance.

Terça-feira dia 12 - mesma programação de segunda.

Quarta-feira dia 13 - mesma programação de segunda.

Quinta-feira dia 14
Ensaio geral das 18hs ás 19hs (para os participantes que dançam as coreografias do Workdance) e 20hs apresentação de encerramento do projeto.

Ascom/Workdance
Política
26 de Abril / 2015 às 15:00 | 2 Comentários

A Gerência de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro realiza, constantemente, o trabalho de poda em várias regiões do município. Esta semana que passou a agenda de atividades incluiu as Avenidas Flaviano Guimarães e Edgard Chastinet, como também a Travessa da Rua do Cajueiro e praça do bairro São Geraldo. Árvores desta localidade receberam os cuidados de uma equipe especializada para a retirada do excesso de galhos e folhas. A ação evita que motoristas e pedestres tenham a visibilidade prejudicada em vias de trânsito, além de melhorar a iluminação e facilitar a boa formação, o crescimento, a floração e frutificação das plantas.

O gerente de Parques e Jardins, Márcio Duarte, explica que para oferecer este serviço a Secretaria baseia-se em uma programação que é montada semanalmente. "Os serviços de poda acontecem através de um planejamento estratégico que observa a necessidade das comunidades e também em pontos específicos, como Praças, avenidas e ruas de grande fluxo da cidade, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da secretaria", contou Márcio.

O corte, a poda ou até a extração de uma árvore em logradouros públicos é um serviço que requer cuidado técnico e não deve ser efetuado por qualquer cidadão. Quando é necessário fazer uma intervenção a exemplo da retirada de uma árvore ou uma poda mais drástica, a SESP conta com a orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP).

Para o cidadão que deseja realizar a retirada de uma árvore num espaço público é necessário obter autorização da SEMAOP, que inicialmente irá avaliar o tipo de serviço que poderá ser efetuado. Vale destacar que, de acordo com o artigo 49 da Lei Federal nº 9.605/98, é crime ambiental destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia.

Ascom/Juazeiro
Variadas
26 de Abril / 2015 às 14:00 | 3 Comentários

Ações diárias que beneficiam a população tem sido uma rotina para a Prefeitura de Juazeiro. Os trabalhos executados pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) mobilizam cotidianamente vários agentes que vão a campo executar os Mutirões de Limpeza, além de veículos, caçambas, retroescavadeiras, e outros equipamentos utilizados no trabalho.

Na última semana equipes de limpeza estiveram distribuídas em diversas regiões do município levando serviços de varrição, recolhimento de lixo e entulho, capinação e pintura de meio-fio. Entre as localidades estão os bairros Pedra do Lorde, Piranga, Expedito Nascimento e Alto do Cruzeiro. Já no interior a SESP atendeu a sede do distrito de Juremal. 

O gerente de Limpeza, Jorge Medrado, explica que o mutirão é uma ação criada pelo governo municipal para atender cada região por completo e de maneira mais rápida. “Todo este trabalho de limpeza só ocorre diante da preocupação da Prefeitura. A própria população pode contribuir mais efetivamente para a manutenção desta limpeza, ao ver todas as vias livres de resíduos, e não descartar lixo na rua ou em dias em que não há coleta domiciliar”, ressaltou Jorge.

Jorge ainda destaca que manter a cidade limpa tem sido um desafio para a gestão, já que Juazeiro, segundo ele, tem mais de 50 pontos de descarte irregular de lixo.  “Com esses maus hábitos quem perde é a própria comunidade, pois o dinheiro que o governo municipal investe na retirada desses resíduos é público e poderia ser direcionado em outras ações”, finalizou o gerente.

Por Elaine Barbosa Cavalcanti/SESP
Política
26 de Abril / 2015 às 13:00 | 1 Comentário

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na última semana nota sobre a conjuntura do país, com críticas ao projeto de lei que regulamenta a terceirização de mão de obra nas empresas e à proposta de redução da maioridade penal. A nota foi divulgada no encerramento da 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Na reunião também ocorreu a cerimônia de posse de dom Sérgio da Rocha na presidência da CNBB.

De acordo com a nota, a entidade avaliou "com apreensão" a realidade brasileira, "marcada pela profunda e prolongada crise que ameaça as conquistas, a partir da Constituição Cidadã de 1988, e coloca em risco a ordem democrática do país". A nota acrescenta que "a retomada de crescimento do país, uma das condições para vencer a crise, precisa ser feita sem trazer prejuízo à população, aos trabalhadores e, principalmente, aos mais pobres”.

Sobre o projeto que trata da terceirização, o texto expressa que ele não deve restringir direitos. “A lei que permite a terceirização do trabalho, em tramitação no Congresso Nacional, não pode, em hipótese alguma, restringir os direitos dos trabalhadores. É inadmissível que a preservação dos direitos sociais venha a ser sacrificada para justificar a superação da crise”, registra.

Na avaliação dos bispos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/1993), que propõe redução da maioridade penal para 16 anos, é um “equívoco que precisa ser desfeito”. Para a CNBB, a redução da maioridade penal não é solução para a violência no país. “Investir em educação de qualidade e em políticas públicas para a juventude e para a família é meio eficaz para preservar os adolescentes da delinquência e da violência”, aponta.

Agência Brasil
Variadas
26 de Abril / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Recentemente a coordenadora de enfermagem do HDM do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), Priscylla Oliveira, participou de um treinamento na cidade de Atibaia (SP), sobre Mucopolossacaridose, doença genética grave, causadas por erros inatos do metabolismo que afetam a produção das enzimas responsáveis pela síntese de proteínas das células, atuando diretamente no funcionamento de todos os órgãos. O objetivo da capacitação foi orientar os participantes como lidar com os tipos específicos da enfermidade. 

Existem seis tipos de Mucopolossacaridose. A tipologia é determinada pela enzima que o organismo não consegue produzir. Com essa variação, os sintomas de cada deficiência genética variam conforme o organismo.

Segundo, Priscylla Macedo, o treinamento foi muito produtivo e contribui para enriquecer o seu conhecimento profissional. "O evento foi bastante organizado e rico de informações e aprendizados. Hoje no HDM acompanhamos o tratamento de três crianças acometidas pela patologia. Estas fazem a medicação em ambiente hospitalar uma vez por semana a nível laboratorial. Fico feliz pelo Dom Malan está podendo oferecer mais este serviço de qualidade, dando uma assistência para esses pacientes e cada vez mais estamos melhorando com o conhecimento adquirido, é muito gratificante”, relata.

Ascom HDM
Espaço do Leitor
26 de Abril / 2015 às 11:36 | 3 Comentários

"Existirmos, a que será que se destina?” O”iluminismo” com  razão, ciência e fé? Ou mesmo o existencialismo para vivermos sem culpas.

Eu nunca votei no deputado Pedro Alcântara, fiz alguns “jingles” para ele e só, sempre estivemos em extremos opostos na política municipal quase todo esse tempo. Pedro, no entanto, como cidadão e político sempre teve um certo carinho,atenção e respeito por mim, muito mais por iniciativa dele, porque do meu lado fui mais ou menos desatencioso ou mesmo injusto, justificando sentimentalmente alguma  suposta razão da minha parte, quase também sem razão.O Quase é quase um “quasar”  pulsando na vida da gente.

Pedro é um cidadão político existencial,muitas ,provocador, aguerrido, saiu do grupo de ACM para votar em Waldir Pires e nunca teve medo de ficar exposto no “Sol a pino” cumprindo com virtudes e defeitos o seu inevitável destino de sonhador.

Percebi Pedro muito ausente e de longe, extremamente triste, se deparando com dificuldades humanas no seu caminho, distante do poder e da política. Um amigo nosso o “Mestrinho” “Carioca” me falou desta sua citação grafada no título acima,  deste meu pobre contexto; Pedro para os seus verdadeiros amigos: ESTIQUE A FELICIDADE,PORQUE QUANDO A TRISTEZA CHEGA, PARECE NÃO TER FIM”. Por isto é preciso esticar e manter sempre teso o “arco da esperança” e da fé, enquanto ainda estamos por aqui.

Na brevidade da vida, longevidade Pedro, para você e a quem você ama.

Esteja sempre de volta!

Grande abraço

Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)

Compositor.

PS: Na foto,com a nossa amiga Cida, uma homenagem na camisa – apesar da minha vaidade- ainda não merecida.

Policial
26 de Abril / 2015 às 11:13 | 1 Comentário

De acordo com informações do Repórter Policial Jean Rêgo foi registrado na zona rural o quadragésimo sexto homicídio de Juazeiro. Ricardo Francisco da Silva, de 33 anos, foi morto ontem (25) no distrito de Maniçoba, por volta das 22 horas, após receber duas facadas (arma branca) no tórax desferidas pela companheira Maria das Dores Conceição. Segundo informações do irmão da vítima Ronievon, Maria das Dores já tinha tentado matar o seu irmão em outras oportunidades, o que acabou se consumando na noite deste sábado.

Policial
26 de Abril / 2015 às 11:00 | 1 Comentário

O Comando de Policiamento da Região Norte CPRN, realizou entre os dias 16/03 à 09/04, atividades de instrução de manutenção e capacitação para todo o efetivo de sua Subunidade COMPANHIA DE EMPREGO TÁTICO OPERACIONAL – CETO,  num total de 56 (cinquenta e seis) policiais militares capacitados. 

A referida capacitação teve como objetivo proporcionar ao efetivo da CETO/CPRN a manutenção dos conhecimentos adquiridos nos cursos de formação, tais como: Abordagem Policial; Tiro Policial; Educação Física Militar; Defesa Pessoal; Gerenciamento de Crises (primeiro inventor); Formações de CDC; Intervenção Tática em Estabelecimentos Prisionais; Munições de Impacto Controlado e Agentes Químicos e Noções para utilização de Pistola Elétrica, bem como capacitá-los a utilizar novas técnicas policiais com a finalidade de aprimorar o emprego tático da companhia dentro de uma filosofia de atuação diferenciada voltada para área operacional, com vistas à implantação da Companhia Independente de Policiamento Tático. 

As instruções foram ministradas em três períodos, e contaram com a compromissada colaboração de instrutores do CPRN (Cap. PM Melo Pita, Cap. PM Ramon e Cap. PM Fábio), da CIPE CAATINGA (Ten. PM Fabio e Sgt. PM Pedro), do 3º BPM (Cap. PM Luiz Henrique, Sgt. PM Gilvan e Sd. PM Félix), da 25ª CIPM (Cap. PM Sena e Ten. PM Leonardo) e 17ª COORPIN (IPC Fernando Campelo), todos tecnicamente capacitados e bastante elogiados pela tropa.

Variadas
26 de Abril / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

Capital Katmandu foi a mais afetada pelo sismo de magnitude 7,8 no sábado (25) (Foto: Prakash Mathema / AFP)

Um forte terremoto atingiu a Índia e Nepal neste domingo (26) balançando edifícios em Nova Delhi e provocando uma avalanche no Himalaia, de acordo com a agência Reuters. O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que o tremor foi de magnitude 6,7, inferior ao terremoto que atingiu a região no sábado (25), matando pelo menos 2.200 pessoas, segundo a agência de notícias Associated Press. Em Katmandu, a capital, as pessoas passaram a noite ao relento ou em barracas. O tremor secundário, que ocorreu a 10 km de profundidade, também foi sentido no Everest, onde provocou novas avalanches.

Torre foi destruída pela 2ª vez por terremoto (Foto: Niranjan Shrestha/AP / Sumona/CC)

Sábado
No sábado (25), um forte terremoto de magnitude 7,8 estremeceu o Nepal, deixando mais de 2.200 mortos e milhares de feridos. O terremoto foi o pior a atingir o país em 80 anos. O porta-voz da polícia nacional, Kamal Singh Ban, disse que só no país, o número de mortos chegava a 2.152 pessoas, enquanto 4.629 teriam ficado feridas. Um balanço anterior informava sobre 1.953 mortos, segundo a agência de notícias France Press.

A força do terremoto foi sentida também em Bangladesh, Índia, China, Paquistão e no Monte Everest, onde uma avalanche provocada pelo abalo deixou pelo menos 17 mortos. Na Índia, as autoridades estimam em 57 o total de mortos, contra um balanço anterior de 53. O tremor ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente.

"Há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinada a algumas áreas do Nepal. Quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli. Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos. Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, Katmandu, com receio de que casas e prédios desmoronem. As equipes de resgate continuavam as buscas por sobreviventes no domingo, uma tarefa complicada pelos fortes tremores secundários e pelo difícil acesso às zonas afetadas.

Ajuda

As comunicações, a eletricidade e a água corrente foram cortados, informou a ONG Oxfam, que "se prepara para fornecer água potável e artigos de primeira necessidade", segundo a sua diretora no Nepal, Cecilia Keizer. Os hospitais do país de 28 milhões de habitantes tentam dar conta dos feridos, enquanto a busca por sobreviventes é complicada devido à falta de equipamentos para escavar. As imagens mostram cidadãos tentando retirar escombros com as próprias mãos.

G1
Política
26 de Abril / 2015 às 10:00 | 2 Comentários

Atendendo as obras da Intervenção Urbana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro trabalha na instalação e substituição da rede de água na Avenida Giusseppe Muccini, bairro Piranga. Para a nova rede serão instalados 1.000 metros de tubulação de 60 milímetros e substituídos mais de 2.500 metros de tubos de 250 mm. 

O chefe de redes e ramais da autarquia, Daniel Carneiro, explica que as antigas redes foram construídas com canos de cimento amianto e, por isso, rompem com facilidade, provocando o desperdício de água, além de ser prejudicial à saúde. “Agora estamos substituindo por tubos de PVC e PBA de 110 a 250 mm, melhorando a distribuição de água em toda área, já que a durabilidade do material é maior e mais segura”. 

A substituição e construção de novas redes de água e esgoto também foram realizadas na Avenida Girassol (Argemiro), na Travessa Comissão do Vale (Codevasf) e adjacências, e na Travessa Bento Gonçalves no Bairro Alto da Aliança, além da Avenida dos Bandeirantes e da Rua do Arco Íris no Bairro Malhada da Areia e no Loteamento Jardim Floresta. “Estamos deixando as ruas prontas para receberem a pavimentação, como também ampliando a nossa rede, levando água para ruas e loteamentos novos”, pontuou Daniel Carneiro.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Política
26 de Abril / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

"Todo esse processo de seleção das empresas que prestariam serviço para a Petrobras acontecia fora da Petrobras. As empresas é que discutiam e se organizavam entre si. Não existia uma liderança. Todas as discussões e acordos eram feitos entre todos os participantes e havia casos em que não se chegava a um acordo e havia concorrência de fato". A afirmação é de Augusto Mendonça Neto, executivo da Setal Óleo e Gás, empresa investigada pela Operação Lava Jato.

Na última quinta-feira, ele foi interrogado na CPI da Petrobras em uma sessão que durou cerca de sete horas e foi presidida pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). Augusto Neto defendeu os procedimentos internos adotados pela estatal para contratação das empresas terceirizadas com dispensa de licitação, mas admitiu que o consórcio de empresas do qual fez parte pagou algo entre R$ 100 milhões e R$ 110 milhões em propinas aos ex-diretores da petrolífera Renato Duque e Paulo Roberto Costa.

Antes de concluir a sessão, Félix Júnior convidou o executivo da Setal para participar da Comissão Especial que analisa mudanças na Lei de Licitações (Lei 8.666 /93). Na próxima semana, a CPI deverá se deslocar para Curitiba, onde ouvirá acusados de participação no esquema de corrupção na Petrobras de maneira articulada com o juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato.

Ascom Dep. Félix Mendonça Junior
Informativos
26 de Abril / 2015 às 08:00 | 1 Comentário

Com intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores, preservar o meio ambiente e contribuir com a limpeza da cidade, a Prefeitura de Petrolina por meio da secretaria de Infraestrutura deu início à instalação de lixeiras na Orla I e II, e Portal do Rio. Esse trabalho é uma parceria com as secretarias de Infraestrutura, Cidade, Educação e a Empresa Petrolinense e Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).

De acordo com a secretária de Infreestrutura Tatiana Lima serão colocadas cerca de 16 lixeiras em pontos estratégicos. "É importante que não se coloque lixo solto, devido a impossibilidade de fazer o recolhimento, para ajudar na preservação da lixeira e também para evitar mau cheiro na cidade", disse a secretária.

Ascom/Petrolina
Variadas
26 de Abril / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

Os estudantes do Vale do São Francisco que pretendem prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem já podem participar de simulados organizados pelo Curso Top de Linha. As provas serão aplicadas nos dias 01 e 02 de maio e possuem o mesmo formato do Enem (uma redação e 180 questões objetivas distribuídas entre quatro áreas do conhecimento).

No dia 1°, os candidatos responderão às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza. Já no dia 02, serão avaliadas as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e Redação. O simulado vai acontecer simultaneamente nas duas unidades do Curso Top de Linha, sendo no dia 01, das 07:30h-12h e no dia 02 das 07:30h – 13h.

Vale lembrar que as provas serão resolvidas pelos professores do Curso Top de Linha e do Colégio Dom Bosco no período vespertino a cada término dos simulados. “O objetivo do simulado é auxiliar os estudantes a fazer uma boa prova e este ano iremos entregar o gabarito das provas no mesmo dia, portanto os estudantes vão realizar as provas no período matutino e a tarde vão participar da correção no Centro Cultural Colégio Dom Bosco”, informou o Diretor do Curso, Arnaldo César.

Os interessados em participar devem pagar R$ 5 reais e levar 2 kg de alimento não perecíveis para a realização da inscrição que podem ser feitas até o dia 30 de abril Curso Top de Linha ou na hora, caso existam vagas.  Os alimentos serão  posteriormente serão repassados para a Fundação Lar Feliz/Juazeiro, Creche Menino Jesus Pequenino - Jardim Petrópolis/Petrolina e  Projeto Vida Nova - Irmãs Religiosas - José e Maria/Petrolina. Vagas Limitadas. Qualquer dúvida entrar em contato com o Curso Top de Linha, através dos telefones 74: 3611-0515 e 87: 3861-9650.

Ascom Top de Linha
Espaço do Leitor
25 de Abril / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

É uma afronta aos pernambucanos, que sofrem com o precário serviço de fornecimento de energia elétrica, os benefícios tarifários concedidos à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de anunciar novo reajuste ordinário – a contar a partir de 29 de abril próximo. Para os consumidores residenciais, o reajuste foi de 11,19%, e, para as indústrias, de 10,91%.

Estes reajustes só são possíveis devido às "facilidades" incluídas no contrato de concessão (também chamado de privatização). Ao calcular o reajuste, a Aneel considera os custos que a empresa teve, incluindo custos típicos da atividade de distribuição sobre os quais incide o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), e outros custos que não acompanham o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. O IGP-M, índice adotado, apresenta valores superiores ao índice oficial da inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Portanto, está nos contratos de privatização a "armadilha" que torna os aumentos nas contas de energia tão exorbitantes. Neste modelo as concessionárias nunca perdem. Na realidade, ganham sempre, pois é um modelo de "capitalismo sem risco".

O caso da Celpe é emblemático. A própria Aneel mostra que, desde 2011 quando começou a ser divulgado, o Indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC) da Celpe só tem piorado. Ou seja, cai a qualidade do serviço e o consumidor é penalizado com aumentos devido às "facilidades" contratuais para a sua concessão.

Ano

DGC

Classificação

2011

0,67

4º lugar (entre 33 distribuidoras)

2012

0,84

16º lugar (entre 35 distribuidoras)

2013

2014

0,99

1,11

 

24º lugar (entre 35 distribuidoras)

27º lugar (entre 36 distribuidoras)

Some-se o fato de que novas "facilidades" podem ser criadas – como é o caso, neste ano, da instituição das bandeiras tarifárias (no caso da bandeira vermelha, com previsão para todo o ano de 2015, representa um acréscimo de 8,5 % em média na tarifa), cujos valores arrecadados vão direto para os caixas das distribuidoras. Segundo estimativas da Aneel, as distribuidoras devem arrecadar cerca de R$ 18 bilhões este ano. Estas empresas ainda pleitearam e receberam um reajuste extraordinário nas tarifas, que no caso da Celpe correspondeu a mais um aumento de 2,2%. E, agora, soma-se mais este reajuste ordinário.

Os afrontosos aumentos nas tarifas de energia elétrica, atividade essencial, não deveriam ser concedidos sem que, ao menos, se levasse em conta a qualidade do serviço oferecido. Em recente pesquisa popular realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), os próprios usuários dos serviços da Celpe atestaram que costumeiramente falta energia em suas residências. De 624 entrevistados, 555 (89%) consideram comum a interrupção de energia.

Como fica claro, pelos dados oficiais, a deterioração dos serviços prestados à população pernambucana, os aumentos nas tarifas se tornam uma recompensa a ineficiência. Um estímulo para o "quanto pior o serviço, maior o custo para o consumidor".

Precisamos de respostas a esta situação esdrúxula. Não se pode admitir que a empresa continue a ter reajustes em suas tarifas sem que se tenha no mínimo uma contrapartida na melhoria dos serviços prestados.

Por Heitor Scalambrini Costa - Professor da Universidade Federal de Pernambuco
Variadas
25 de Abril / 2015 às 22:00 | 1 Comentário
A UPAE Petrolina, com o objetivo de abrir um canal de comunicação com os usuários, no qual poderão expressar sua avaliação para alguns aspectos do atendimento da Unidade, Inaugurou sua ouvidoria em agosto de 2013. O “estar bem” do usuário, com certeza, é o feedback para todos os profissionais das instituições de saúde, trazendo-lhes, consequentemente, satisfação e crescimento profissional, bem como qualidade para o serviço de saúde e para a vida de todos.
 
 Além disso, a Ouvidoria é  uma poderosa ferramenta gerencial, pois pode revelar as expectativas dos usuários e, assim, nortear ações de melhoria, determinantes na qualidade, eficácia, eficiência e na humanização do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (PE). A Ouvidoria registrou durante o ano de 2014 um excelente número de satisfação dos seus usuários.
 
De um total de 194.578 de questionários aplicados na UPA 24hs, 94,66% dos entrevistados avaliaram como bom e excelente o índice de satisfação no atendimento da unidade. Já na UPAE foram realizados 128.848 questionários e 89,25% dos usuários consideraram como bom e excelente a assistência prestada. 
 
A ouvidoria também analisa as demandas espontâneas, onde as informações são coletadas através da procura do paciente pelo setor ou manifestação através da caixa de sugestões. Somente nos dois primeiros meses deste ano, tópicos como limpeza, conforto da recepção, banheiro, corredores, salas de espera, salas de observação e consultórios, sinalização, informação de estado de saúde e procedimentos realizados, tempo de espera e atendimento pelos profissionais alcançaram em maioria índices como bons e excelentes na avaliação.
 
A ouvidoria trabalha diariamente aplicando questionários de avaliação ou através de entrevista dirigida, através de abordagem direta aos usuários, onde são avaliados os itens que vão desde demora na hora da consulta, boa vontade e disposição dos funcionários, educação e respeito com que foi tratado, qualidade no atendimento, na classificação de risco, infraestrutura, interesse dos médicos e enfermeiros em ouvir as queixas dos pacientes.
 
Tudo o que é registrado na Ouvidoria é prontamente encaminhado para o setor responsável, que após checar os fatos, entram em contato com os usuários e apresentam o parecer sobre o caso. Segundo a ouvidora, Lorena Maia Rodrigues, importância e as atribuições do Ouvidor, além de incentivar os usuários a utilizarem o serviço, que constitui um canal de comunicação entre a administração da unidade e a população. “É um canal direto que o paciente tem com a coordenação da UPA 24hs e UPAE, onde podemos ouvi-lo e solucionar as questões pautadas por ele”, aponta.
Ascom UPA24h/UPAE - Petrolina
Variadas
25 de Abril / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

O projeto Fique por Dentro da Compesa nesta quinta-feira(23) contou com a participação de 18 instrutores e coordenadores do Sest Senat e Senai, de Petrolina. Além de conhecer os serviços prestados pela Companhia na cidade, o grupo visitou as unidades de produção, controle, manutenção, atendimento e obras da Estação de Tratamento Vitória.Na oportunidade eles participaram de uma apresentação, em que conheceram  os principais serviços realizados pela Companhia, além das coordenações responsáveis por desempenhar as atividades. 

O encontro serviu também para esclarecer dúvidas dos participantes sobre esgotamento sanitário e abastecimento d’água. A discussão rendeu ainda debates de temas importantes como: a demanda de distribuição atual realizada na cidade de Petrolina, o alerta para a crise hídrica em que vive o país e a importância de economizar água, bem como os novos investimentos realizados pela Compesa no Sertão para melhorar o abastecimento de outras cidades.  “Este projeto é sempre proveitoso, pois é um momento de contato direto com nossos clientes, onde podemos conversar sobre temas relevantes e trocar ideias com formadores de opinião, que serão nossos multiplicadores”, afirmou o gerente Regional,João Raphael de Queiroz. 

O Projeto Fique Por Dentro da Compesa iniciou em 2012, a partir da visitação do canteiro de obras da Estação de Tratamento de Água- ETA Vitória e da Estação de Tratamento de Esgoto-ETE Centro, com o objetivo de aproximar a Companhia dos seus clientes. Até o momento mais de 650 pessoas já participaram das visitas. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com a Assessoria de Relações Públicas e Articulação Social, na Gerência regional do São Francisco, localizada na Avenida Tancredo Neves, S/N, Centro de Petrolina. 

Variadas
25 de Abril / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

A oferta de 28 oficinas de artesanato, promete movimentar a programação da 4ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração – Feincartes, que acontece entre os dias 1 e 10 de maio próximo no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE. Além de uma grande variedade em peças étnicas, esculturas, acessórios, móveis, pinturas, esculturas e artigos de moda, vindos de 9 países e 15 estados brasileiros, a Feincartes 2015  também vai ensinar a trabalhar com renda renascença, técnicas de pintura sobre tela (efeito madeira e pele), bijuterias em couro, tricô sem agulhas e flor de escamas, nos horários de 18h a 21h30.

De acordo com a coordenadora do evento Maria Mathias, seis instrutores de várias partes do país, entre técnicos do Senar e Sebrae, estarão ministrando as capacitações, do dia 2 ao dia 9, com turmas de no máximo 15 pessoas. “Serão oferecidas ainda oficinas de customização de almofadas (brindes para festas), porta guardanapos com reciclagem de pet de guaraná, customização em tecido, quadro com reciclagem em sementes e reciclagem de tecidos colares”.

Ainda segundo a coordenadora, os interessados poderão se inscrever para as oficinas todos os dias do evento no próprio Centro de Convenções, a partir das 17h, até o fechamento das turmas. “Somente para citar uma das oficinas, teremos conosco, compartilhando um conhecimento que surgiu em 1936, a senhora Francisca Gomes da Silva. Ela vai ensinar a renda renascença de Pesqueira, conhecida mundialmente e que gera renda para cerca de oito mil mulheres deste município pernambucano”, concluiu Maria Mathias.

Durante os 10 dias da  Feincartes 2015, que vai funcionar das 17h às 23h, o público  também poderá  degustar na Praça de Alimentação, diferentes pratos da gastronomia regional, além de conferir uma série de shows a partir das 21h30, com grandes talentos musicais, conforme a programação: Fabiana Santiago (1); Rogério Pile (dia 2); Paulo Soares (3); Charles Eluran (4);  Emanuel Eufrásio (5); Kallel Quarteto (6); Alan Carlos (7), Fabinho Henrique (8); Joyce Guirra (9) e   Cleybson Bolão e Mônica Soodreya (dia 10) e abrindo todos os dias.

O ingresso individual será comercializado a R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia), e pessoas a partir de 60 anos pagam meia entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais são isentas. Informações:

 (27) 9922-80353/9922-81511

(whatsapp) contato@feincartartes.com.br 

facebook:feira feincartes.com.br /www.feincartes.com.br.

Clas Comunicação & Marketing
Esporte
25 de Abril / 2015 às 19:27 | Nenhum Comentário


Juazeirense vai precisar do apoio da torcida para reverter o resultado

A Juazeirense perdeu a primeira partida na decisão pelo terceiro lugar no Campeonato Baiano de 2015. O Colo-Colo venceu por 1 a 0 em Jogo realizado no Estádio Lomanto Júnior. O Gol do time de Ilhéus foi anotado por Andrei aos seis minutos do segundo tempo. O Jogo de volta será realizado no dia 1º de Maio no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. A Juazeirense joga com a obrigação de ganhar para garantir vaga na Copa do Nordeste em 2015.

Foto: Wilson Duarte
Política
25 de Abril / 2015 às 19:00 | 2 Comentários

O reajuste geral do funcionalismo público estadual será de 6,41%. O projeto de lei já foi enviado, nesta sexta-feira (24), à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). O pagamento será parcelado - 3,5%, retroativos a março, e 2,91% em novembro. Os servidores que permanecerão com vencimentos abaixo do salário mínimo, mesmo após a concessão dos 3,5%, sairão desta faixa no mês de novembro, quando receberão, além dos 2,91% previstos, um reajuste complementar de 2,43%, totalizando o ganho de 8,84%. O reajuste geral, que contempla o conjunto de servidores, cerca de 260 mil, representa um acréscimo na despesa de pessoal de 2015 do Estado de aproximadamente R$ 390 milhões. O acordo foi fechado após reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e de sindicatos de diversas categorias do funcionalismo, na noite desta sexta-feira (24), com o governador Rui Costa e outros representantes do governo. 

Há nove anos consecutivos, o Estado tem concedido o reajuste geral aos servidores. Assim como em anos anteriores, as representações sindicais participaram diretamente das discussões acerca do atual reajuste, o que reforça o compromisso do diálogo franco e transparente mantido pelo governo estadual. Para a coordenadora da Fetrab, Marinalva Nunes, “o governador apontou um cenário que contempla a reposição da inflação para o funcionalismo. Isso é uma avanço porque nós conseguimos cumprir os princípios fundamentais da campanha salarial 2015 e os acordos setoriais firmados no ano passado”. Segundo ela, os pilares principais são o reajuste linear, os acordos setoriais, o repasse da inflação e o piso do magistério. “Isso quer dizer uma ação positiva do governador. Quero destacar essa vontade do Governo do Estado de estar sempre dialogando e conversando. 

Valorização do funcionalismo

O secretário da Administração, Edelvino Góes, avalia que “este é um momento importante e valoroso. Conseguimos em rodadas de discussões com os sindicatos, onde a gente evidenciou as dificuldades financeiras deste ano, e construímos uma proposta que garante a reposição da inflação do ano passado, de 6,41%, e também a garantia da manutenção das promoções e progressões, dos ganhos já assumidos. Isso vai na direção da nossa política de valorização do funcionalismo”. Vale destacar que o reajuste soma-se aos ganhos específicos de cada categoria previstos para 2015, a exemplo da GAPV (Gratificação por Atividade Policial), cujo pagamento corresponde a um ganho nominal entre 8,30% e 11,74% para os policiais militares e de 9,95% a 16,28% para os policiais civis, considerando-se a folha do mês de março. Esta medida terá impacto de R$ 112 milhões para a folha estadual. Outras carreiras, como as da área da Educação e Saúde, também serão contempladas com avanços. 

Professores e coordenadores em efetivo exercício têm assegurado, através da Lei 13.185, uma promoção extraordinária para junho deste ano, que propiciará um ganho médio de 8% aos professores e trará um impacto de R$ 122 milhões para a folha estadual. Para isso, a Secretaria da Educação instituiu o Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas para os professores e coordenadores pedagógicos da ativa da rede estadual. O objetivo é aprimorar a formação dos educadores por meio da participação e conclusão deste curso. O Governo da Bahia vem praticando uma política abrangente de valorização da carreira do Magistério. Desde 2009, quando foi instituído o Piso Salarial Nacional do Magistério, o governo vem adotando valores até mesmo superiores a este piso. Em 2015, ao conceder o reajuste linear, esta política salarial será mantida.

Todos estes avanços foram assegurados pelo Sistema Estadual de Negociação Permanente (SENP), por meio do qual o governo estabeleceu diálogo com as entidades de classe, garantindo ganhos salariais significativos, bem como progressão nas carreiras, muitas das quais estagnadas há décadas.

Secom Bahia Foto: Carla Ornelas/GOVBA
Informativos
25 de Abril / 2015 às 18:00 | 1 Comentário

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) estará com o seu atendimento suspenso ao público na próxima segunda-feira (27) e terça-feira (28). A paralisação das atividades acontece devido à mudanças no espaço físico da secretaria. A SEMAOP está localizada na Rua Oscar Ribeiro, Centro. 

Da Redação com informações da Ascom/Juazeiro
Política
25 de Abril / 2015 às 17:00 | 3 Comentários

O diretor do SAAE de Juazeiro, Joaquim Neto, participou nestes dias 23 e 24 de abril, do Seminário Internacional de Gestão da Água em Situações de Escassez, promovido pelo Governo Federal. O evento ocorreu no Hotel Transamérica São Paulo, em Santo Amaro/SP. Voltado para autoridades públicas especialistas e usuários da água no Brasil, o encontro oportunizou que peritos de países com referência global em relação à gestão de recursos hídricos, apresentassem e discutissem suas experiências e tecnologias nas áreas de: Políticas e programas de gestão da água em situação escassez; Gestão da demanda pela água; Redução de perdas nos sistemas urbanos de água; Dessalinização; Reúso de água; Eficiência nas cidades, indústria e irrigação; Novas tecnologias de potabilidade de água; Instrumentos econômicos para redução da demanda em situação de crise e estratégias para emergências em secas prolongadas. O evento conta com a participação de países como Japão, Uruguai, Israel, Estados Unidos, China, Cingapura, entre outros. Joaquim Neto considerou extremamente positivo a participação pela troca de experiências. “A crise em relação ao abastecimento de água afeta a todos no mundo em períodos cíclicos. E aqui é uma oportunidade de trocarmos experiências. O município de Juazeiro hoje vive uma realidade bem diferente das cidades do Sudeste, porque conseguimos realizar ações estruturantes para que a população não ficasse sem água”, relatou Neto.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Política
25 de Abril / 2015 às 16:00 | 1 Comentário

A Prefeitura de Petrolina é hoje uma das maiores empregadoras do município, são cerca de 7 mil funcionários que atuam nas diversas áreas da gestão municipal. Compreendendo que a eficácia dos serviços prestados pelos servidores, está diretamente associada a qualidade de vida da população, o prefeito Julio Lossio, desde o início de sua gestão, prioriza o funcionário público municipal. O rigor na pontualidade dos pagamentos dos salários denota este cuidado.

Lossio também evidencia seu reconhecimento, pelo trabalho exercido pelos servidores, com os reajustes salariais oferecidos ao longo deste ano. O mais recente, anunciado quinta-feira (23), com a adesão do piso nacional para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Outras categorias, que compõem o quadro da Secretaria de Saúde do município, como enfermeiros, Cirurgiões-Dentistas, Médicos plantonistas do SAMU, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnicos e algumas outras categorias, também já foram beneficiados com percentuais de reajustes. Somam-se ainda aos servidores contemplados por reajustes, professores e os funcionários efetivos da gestão. Os rendimentos pagos pelo município a algumas categorias, ultrapassam o piso nacional.

Os reajustes apresentados são frutos de uma política de valorização do profissional que atua na gestão municipal e da abertura do diálogo entre servidores e o governo municipal. "Nós sabemos que um funcionário estimulado rende melhor e valorizando nosso servidor, estamos beneficiando também a população, que  recebe um serviço prestado por alguém que se sente prestigiado no seu local de trabalho", argumenta o prefeito Julio Lossio.

Ascom/Petrolina
Variadas
25 de Abril / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

O grupo P1 Rappers se apresentará, sábado (25), no evento a “Praça Convida”, na Orla II de Juazeiro, a partir das 19h. É a segunda vez que o grupo se apresenta na “Praça” e levará novidades ao show. Quem prestigiar a “Praça Convida” conhecerá novas composições do grupo, entre elas, “Caminho Certo”, que estará no próximo CD, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2015.

O P1 é formado por 05 jovens de Juazeiro e cantam no Vale do São Francisco. Há 03 anos fazem apresentações e já possuem dois cds com músicas autorais(4M's e Nosso Corre) e três videoclipes (Juazeiro e Petrolina, Esse é o momento e Soul Nordestino). Já cantaram em Brasília, São Paulo, Feira de Santana, Sr.Bonfim e em vários eventos de Juazeiro e Petrolina (com destaque para o Carnaval de Juazeiro/Palco Alternativo 2015 onde ganhou o Troféu Destaque, na categoria Banda Revelação do Carnaval; e no Festival Edésio Santos da Canção onde ganharam o prêmio de MELHOR música com votação de Júri Popular). 

O grupo também ganhou, junto com o coletivo Norte-Ba Crew(grupo de breakdance, modalidade do Hip Hop), o prêmio Nacional Hip Hop 2014 pela Funarte(Fundação Nacional de Artes) pelo trabalho social que fazem a partir do rap, da dança e do graffiti em escolas, presídios, praças, igrejas, campanhas e eventos culturais. E para conhecer mais sobre o grupo é só acessar “P1 Rappers” nas redes sociais: Facebook, youtube, Palco MP3 e Instagram.

Ascom P1 Rappers

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage