Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 23:00

Artigo - E agora José?

E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? E agora, você? Poema de Carlos Drummond de Andrade, 'E agora José' foi'musicado por Paulo Diniz e até os dias atuais é uma das canções mais lembradas pelos brasileiros. Além da melodia cativante a interpretação imortalizada na voz "pigarreada" de um nordestino arretado, a música que faz sucesso desde 1974 mexe com a imaginação e a criatividade quando analisada por críticos profissionais e amadores.

Em uma das muitas análises, talvez a melhor já realizada até hoje, uma equipe de alunos da disciplina de Literatura Brasileira, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (FAFIC), em Minas Gerais, "o poema de Carlos Drummond de Andrade aplica-se aos milhares de Josés que transitam pela vida sem serem notados, ouvidos ou vistos. Aos Josés condenados pela sociedade à solidão e ao anonimato, que não tiveram nenhuma oportunidade de se realizar como homem. Que gritam, protestam, amam, mas têm seu grito sufocado pela indiferença, seu protesto ignorado e seu amor não correspondido, mas que continuam se arrastando pela vida sem saber onde vão chegar".

O nebuloso e preocupante momento econonômico e principalmente político que passa o Brasil tem atingido de cheio e colocado em xeque muito do que antes era visto como sério e inatingível do ponto de vista moral e ilibado. Instituições e seus representantes se apresentam tais como caranguejos, atolados na lama em busca da sobrevivência. Enquanto isso, na sala de justiça (o dia-a-dia), super homens e mulheres maravilhas são vítimas de um sistema conrrompido e impiedoso que utiliza de prerrogativas concedidas geralmente através do voto para prejudicar suas criaturas.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 22:00

Superintendente Operacional da AMA visita Ceasa de Teresina

O Superintendente Operacional da Autarquia Municipal de Abastecimento, Renato Borges, representando o diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas, visitou essa semana a Central de Abastecimento de Teresina-Piauí, oportunidade em que conheceu a estrutura do entreposto e o modelo de gestão. Renato Borges esteve acompanhado do engenheiro agrônomo, Voldi Alves.

O representante da AMA foi recepcionado pelo presidente do novo Ceasa, James de Andrade. “Ficamos felizes em receber o pessoal de Juazeiro e mostrar um pouco da nossa central de abastecimento. A troca de informações é muito importante no processo de crescimentos dos entrepostos”, disse Andrade que apresentou a Renato Borges o espaço do Banco de Alimentos e como é feita a coleta de lixo e limpeza do local, após o encerramento das atividades da feira, bem como a estrutura das bancas.

A direção da AMA tem visitado as centrais de abastecimento do Brasil com o objetivo de estreitar relações entre as Ceasas de todo país, buscando o intercâmbio nas ações e experiências. "Foi enriquecedor conhecer o modelo de administração do ceasa do Piauí. É uma troca de experiência positiva, ocasião em que fortalecemos a figura dos centros de abastecimento de todo o país, já que são espaços diferenciados, mas que tem um seguimento forte que é a comercialização da hortifruticultura”, expressou o Superintendente Operacional da AMA.

Daniela Duarte/AMA
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 21:00

Operação combate venda de carne clandestina em Jacobina

Carnes bovina, suína e de bode foram apreendidas durante operação deflagrada pelo Ministério Público estadual, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Vigilância Sanitária, Polícia Militar (24ª Companhia de Polícia) e Polícia Rodoviária Estadual no município de Jacobina. A operação, realizada quinta-feira (19), teve o objetivo de fiscalizar o comércio de carne oriunda de abate clandestino na cidade, explica a promotora de Justiça Rocío Matos, que coordenou os trabalhos. O promotor de Justiça Pablo Almeida também participou da ação.

Boxes e bancas que comercializam produtos de origem animal no Centro de Abastecimento da cidade foram fiscalizados. Também foram apreendidos frangos, vísceras, manteiga (132 kg), queijo e requeijão (225 kg) de origem clandestina e/ou em desacordo com as normas sanitárias. Um boxe do comércio de carne foi interditado, diante do fato da carne comercializada no local ser integralmente de origem clandestina, informou a promotora de Justiça. Foi interditado, também, local inadequado usado pelos comerciantes para salgar as carnes que seriam comercializadas de forma imprópria ao consumo.

Cecom/MP-BA
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 20:00

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência entrega mais uma cadeira de rodas pelo Projeto ‘Mobilize-se’

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) fez a entrega de mais uma cadeira de rodas adquirida através da primeira etapa do programa ‘Mobilize-se’, idealizado pelo próprio conselho desde o início do ano.

A beneficiada foi a aluna Ana Beatriz Ferreira Medrado, de 12 anos, da escola Cremildes Brandão.  A presidente do Conselho Emanuela Mariano destacou que o objetivo do projeto é fazer com que as pessoas com deficiência possam exercitar seu direito de ir e vir. “A alegria no rosto da criança é visível ao saber que vai ter mais acesso a todos os espaços da escola junto com seus amiguinhos”, ressaltou. Nesta primeira etapa, já foram entregues 3 cadeiras de rodas.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 19:00

Temer quer que deputados não compareçam à votação de denúncia

Com o receio de ter menos votos favoráveis na votação da próxima denúncia, na comparação com os 263 que obteve na primeira, o presidente Michel Temer traça estratégia para que deputados contrários não compareçam à sessão.

Segundo a coluna "Painel", da Folha de S. Paulo, o Planalto trabalha, inclusive, com o cenário de Temer ter mais votos contrários, o que não necessariamente levaria a denúncia adiante, mas demonstraria fragilidade - o inquérito segue ao Supremo Tribunal Federal (STF) na eventualidade de 342 parlamentares votarem para tal. 

Após uma possível vitória, avaliam aliados, o presidente precisará fazer uma análise da base e uma reforma ministerial de forma a desmantelar a insatisfação de parlamentares do chamado centrão.

Fonte: NMB
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 18:00

Acervo do pesquisador Iranildo Moura Leal ajuda a manter viva história de Juazeiro e Petrolina

O petrolinense Iranildo Moura Leal, 70 anos é artista plástico e colecionador de raridades. Entre o acervo de Iranildo está uma amostra de fotos antigas da cidade de Juazeiro e Petrolina. O blog destaca a ponte Presidente Dutra e a linha do trem e o Rio São Francisco em tempos de cheia.

Nas ruas, o asfalto substituiu as pedras e o chão batido de terra que faziam parte do cenário de antigamente. Os poucos casarões e prédios históricos que restaram remontam uma época que ficou na memória apenas dos petrolinenses mais antigos. Mas quem quer conhecer mais sobre a história da cidade pode recorrer ao acervo do Arquivo Histórico de Iranildo Moura.

Iranildo possui cerca de 3 mil filmes, incluíndo a história de Lampião. Discos vinil de Luiz Gonzaga e Roberto Carlos entre outros.

Redação Blog/Ney Vital Fotos: Acervo Iranildo Moura
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 17:00

Estudantes de Goiânia morreram com tiros na cabeça, aponta IML

O Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia revelou à TV Anhanguera que os estudantes João Pedro Calembo e João Vitor Gomes, ambos de 14 anos, morreram em função de disparos na cabeça. Eles foram mortos dentro da sala de aula, na manhã de sexta-feira (20), por um colega da mesma idade que afirmava sofrer bullying.

O delegado que cuida do caso, Luiz Gonzaga Junior, disse ao G1 que a intenção do garoto era matar outras pessoas - filho de policiais militares, ele utilizou um pistola .40 da mãe. "Ele ia matar todo mundo. Levou dois carregadores para a escola. Descarregou o primeiro, carregou o segundo, deu um tiro, mas foi abordado pela coordenadora. Ele pensou até em se matar, apontou a arma para a cabeça, mas ela o convenceu a travar a arma”, detalhou.

Ler Matéria Completa
Fonte: G1
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 16:00

'Morcegos são aliados do homem e da natureza', afirma bióloga do Cemafauna Caatinga

O mês de outubro tem uma data bem importante no que concerne a conscientização a respeito de uma ordem de mamíferos, geralmente, muito temida pela população: os morcegos. Em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Morcego. A data foi criada pela Rede Latino Americana e do Caribe, com a intenção de mostrar às pessoas o papel dos morcegos na natureza. Visando desmistificar a figura desse animal, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna (Cemafauna Caatinga) está com programação especial para proporcionar maior conhecimento sobre esse mamífero, como já fora anteriormente divulgado.
 
"O foco agora é falar mais a respeito desse animal silvestre, sobre seus hábitos, principais características e também o que fazer em caso de encontrar indivíduos ou até mesmo uma colônia em algum ambiente urbano habitado. Para conservar é preciso conhecer, e muitas pessoas desconhecem o papel fundamental que os morcegos desempenham na natureza", afirma a bióloga Cibele Zanon, do Laboratório de Mastozoologia do Cemafauna.

Em caso de acidente com morcegos as medidas a serem adotadas podem ser conferidas no 'Blog da Saúde' (Governo Federal) ou ainda no Disque 136.

Ascom-Cemafauna Fotos: Talita Rosa e Karlla Rios
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 15:00

Crise faz prefeitos fecharem as portas e buscarem ajuda na Assembleia nesta quinta (26)

Movimento Pró-Município chama atenção para queda de receita e situação financeira

Após reunião entre a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Consultivo da UPB – Presidentes de Associações e Presidentes dos Consórcios, quinta-feira (19), ficou decidido que os prefeitos baianos realizarão uma grande mobilização na próxima quinta-feira (26) – as prefeituras do estado fecharão as portas, mas os serviços essenciais serão mantidos.

A paralisação acontecerá o Movimento Pró-Município, na qual os prefeitos sairão da sede da UPB, às 8h, caminhando em direção a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para uma audiência pública. O movimento, que também acontece em todos os estados do Brasil, tem apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O Movimento Pró-Município tem como principal objetivo chamar a atenção dos poderes estadual e federal para a grande crise financeira, que assola as prefeituras. "Agora é a hora. Vamos sair às 8h da manhã, da porta da UPB. Contamos com a adesão de todos. Esse é um movimento dos municípios. Tenho certeza que sairá resultado desta ação", convocou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

Ler Matéria Completa
Ascom UPB
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 14:00

Divulgada nova lista de contemplados do Bolsa Família

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa a nova lista de beneficiários do programa Bolsa Família que passarão a receber o benefício a partir deste mês.

As famílias contempladas recebem um cartão de saque emitido pela Caixa Econômica Federal e enviado pelos Correios. Junto com o cartão, os contemplados recebem um panfleto com explicações sobre como ativá-lo, o calendário de saques e outras informações sobre o programa. Caso o Responsável Familiar já possua o Cartão Cidadão e senha, deve dirigir-se a casa lotérica para sacar o benefício conforme o calendário de pagamento. Caso o beneficiário tenha o cartão em mãos e esqueceu a senha, é necessário ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia comparecer à casa lotérica ou correspondentes bancários para efetuar o recadastramento da senha e sacar o benefício. Caso a família não possua ou não tenha recebido o cartão através dos correios, deve dirigir-se à Casa do Bolsa Família, que fica à Praça da Misericórdia, Centro.

O Programa Bolsa Família é voltado para famílias com renda per capita mensal de R$ 85 até R$ 170. O valor repassado a cada família varia conforme o número de membros, idade e renda declarada no Cadastro Único. Ao entrarem no programa, os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. Abaixo segue lista com novos beneficiários, que também está disponível na Casa do Bolsa Família e na sede dos cinco CRAS, respectivamente, no João Paulo II, Quidé, Malhada da Areia, Tabuleiro e Itaberaba.

RELAÇÃO CONTEMPLADOS OUTUBRO

Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 13:00

PT REÚNE DIRETÓRIOS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO

Membros dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) nos dez municípios que compõem o Território do São Francisco estarão reunidos neste domingo (22), das 09 às 13 horas, no Auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro com objetivo de apresentar e debater o Planejamento Estratégico para as eleições de 2018, bem como fazer uma análise de conjuntura no âmbito da política municipal, estadual e federal.

“Estamos retomando as discussões com os diretórios municipais e a Executiva Estadual oportunidade em que colocaremos em debate nossas pautas internas e nosso projeto para Juazeiro, a Bahia e o Brasil. Cada filiado, militante e simpatizante do PT é convidado a participar e debater sobre nossas diretrizes daqui para a frente”, disse João Leopoldo, presidente do PT em Juazeiro.

O ex-presidente da legenda em Juazeiro, atual representante na Executiva Estadual Paulo Henrique Galdino explicou que “o estatuto do partido reza que petista tem que votar em petista, mas no domingo vamos dialogar com os nossos companheiros porque fazemos parte de um projeto muito maior cujo objetivo é eleger Rui na Bahia e Lula no Brasil, razão pela qual em nível municipal discutiremos a possibilidade de flexibilizar” expressou.

O ex-vereador Mitonho Vargas, que já exerceu dois mandatos na Câmara Municipal e disputou uma eleição para Assembleia Legislativa enalteceu a capacidade de debater do PT. “Nossa maior virtude foi exatamente a capacidade de dialogar com os filiados e com a sociedade as necessidades da população. Não é meu projeto neste momento, mas sou um membro do PT, se o partido decidir que o meu nome pode representá-lo no pleito do próximo ano para Deputado Estadual, estou à disposição” declarou Mitonho.

Da redação Foto Geraldo José
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 12:00

Em fórum, Rui apresenta sucesso das PPPs na Bahia

O governador Rui Costa participou na tarde desta sexta-feira (20), na Arena Fonte Nova, do Fórum GRI de Parcerias Público-Privadas (PPPs), onde apresentou o sucesso do modelo de investimento no Governo do Estado. A Bahia hoje possui seis contratos em execução neste modelo – Hospital do Subúrbio, a própria Arena Fonte Nova, Central de Diagnóstico por Imagem, Hospital Couto Maia, Emissário Submarino e Metrô de Salvador/ Lauro de Freitas – e um projeto em fase de licitação, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Em fase de estudo, há ainda o Sistema BA 052 (Estrada do Feijão).

"Nós temos procurado colocar projetos de pé e dar garantias aos investidores, assumindo os compromissos, sem ir além daquilo que assumimos. Isso tem garantido o sucesso das PPPs na Bahia", afirmou Rui. O encontro reuniu autoridades, executivos, organismos internacionais e investidores para debater os projetos de infraestrutura e o potencial para investimentos no estado. Os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda e da Casa Civil, Jaques Wagner, Manoel Vitório e Bruno Dauster, respectivamente, também estiveram presentes. 

A Bahia concentra 30% das PPP's na área de saúde no Brasil. O estado lidera ainda a Rede PPP, grupo intergovernamental coordenado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), que reúne gestores e especialistas de outros estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento, além de contar com parceiros internacionais, entre eles, a ONU, o Banco Mundial, a London School of Economics and Political Science e a Embaixada Britânica.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 12:00

Operação combate furto de água no Sertão de Pernambuco

A Compesa realiza, em parceria com a Policia Militar, uma operação para combater o furto de água no Ramal V da Adutora do Oeste, entre a zona rural do município de Trindade, passando por Araripina, até o distrito de Barra de São Pedro, em Ouricuri. O ramal é responsável pelo abastecimento dos distritos de Nascente, Lagoa do Barro e Gergelim, em Araripina, além da sede do município e da localidade de Lagoa do Barro, em Ouricuri, no Sertão. Até o momento, já foram retiradas dez ligações clandestinas, o que permitiu recuperar uma vazão de 20 litros de água por segundo, produção suficiente para atender cerca de 2,1 mil famílias.

O trecho do  Adutora do Oeste que é alvo da operação tem 30 quilômetros de extensão e transporta 50 l/s de água captada diretamente do Rio São Francisco. "O desvio causava um impacto grande no atendimento das localidades e na cidade de Araripina. Vamos prosseguir com a ação na tentativa de retirar todas as ligações irregulares que desequilibram o sistema causando falta de água e queda de pressão", explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Virgílio.

Ler Matéria Completa
Ascom-Compesa Foto: Divulgação
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 11:00

Juazeiro ganha nova sede do Laboratório Central

O prefeito Paulo Bomfim entregou ontem sexta-feira (20), a reforma da nova sede do Laboratório Central de Juazeiro (Lacen). O evento contou com a participação da secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, e de outras lideranças políticas.

Na oportunidade, o prefeito destacou que a requalificação do espaço físico é também uma forma de melhorar a assistência prestada no serviço. “Além deste equipamento que atende não só a população de Juazeiro, mas a dos municípios da região norte, já fizemos diversos investimentos na saúde da nossa cidade, como a inauguração de sete novos Postos de Saúde, a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a nossa UPA 24h e o Centro de Saúde III”, afirma.

Ler Matéria Completa
Ascom-PMJ
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 10:34

Missa de 7º Dia de Anézio Lino de Souza Neto acontecerá neste sábado (21) e domingo (22)

A missa de 7º dia do falecimento do empresário, Anezio Lino de Souza Neto, acontecerá às 19h30 neste sábado (21), na igreja Catedral Nossa Senhora das Grotas, Juazeiro e no domingo (22) na Igreja Santo Antonio, ás 7horas da manhã. Os familiares convidam a todos para participar do momento de oração.

Redação blog
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 10:21

MORADORA FELICITA BAIRRO TABULEIRO PELOS 40 ANOS DE FUNDAÇÃO

Geraldo José, sou Tânia Cristina da Silva, moradora do Bairro Tabuleiro.

Gostaria de aproveitar a audiência do seu Blog para felicitar o Bairro Tabuleiro, que está comemorando neste sábado, 21 de outubro, seu aniversário de fundação, instituído pela Lei nº 2.279/2012.

São mais de 48 anos de história, apesar de oficialmente estarmos comemorando o aniversário de 40 anos.

Parabenizo a todos nós moradoras e moradores do Bairro Tabuleiro pelo dia a dia de trabalho.

Que o Senhor conceda a cada um de nós muita saúde e sabedoria para que possamos vencer os problemas diários e buscar a melhoria para a nossa comunidade de maneira coletiva e cidadã!

Um abraço e muito obrigada.

Tânia Cristina da Silva

publicado em 21 de Outubro / 2017 às 10:00

Outubro Rosa: 3º Batalhão e CPRN realizam evento "Cuidando de quem cuida"

O 3º Batalhão de Ensino e o Comando de Policiamento da Região Norte promoveram nesta sexta-feira, 20 de outubro de 2017, o evento Outubro Rosa “Cuidando de quem cuida”. O evento contou com a presença do Comandante Geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Alves Brandão. 

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como finalidade precípua alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha ocorre com mais ênfase no mês de outubro, e tem como símbolo um laço rosa.

Participaram do evento mais de 120 policiais femininas da região norte do Estado que contou também, em sua abertura com a solene presença de todos os comandantes de unidades da cidade, em especial do Coronel PM José Anselmo Moreira Bispo e do Tenente Coronel PM Jorge Sampaio Silva, comandantes do CPRN e do 3º BEIC, respectivamente.

Além das expressivas mensagens educativas relacionadas à prevenção da doença, o evento teve também, as seguintes palestras: “Atos alimentares” ministrada pela nutricionista Sammazyla C. F. Dos Santos, “Reeducação de postura global” pela fisioterapeuta Gal Costa e Silva e “Empoderamento da mulher” pela Coaching de mulheres Meirelly M. Lima.

O 3º BEIC como unidade educadora alinha-se à sociedade civil organizada na campanha de conscientização e combate relacionada a este sério problema de saúde que agride principalmente as mulheres em nosso país.

Não existe melhor cura que a educação, conscientização e prevenção.

Polícia Militar e Comunidade na corrente do bem!

Ascom 3º BEIC
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 09:34

Pesquisa revela situação das lagoas de Juazeiro

O dia vai escurecendo e a Lagoa de Calú recebe a companhia de várias pessoas. Crianças se divertem nos parquinhos, jovens praticam modalidades esportivas nas quadras disponíveis e adultos de todas as idades se exercitam diariamente. Muitos juazeirenses utilizam o entorno da lagoa como espaço de diversão, mas poucas são capazes de perceber a importância da preservação desses locais no ecossistema do semiárido.

Os equipamentos urbanos de lazer de Juazeiro trazem benefícios para a qualidade de vida da população, mas as condições ambientais das lagoas da cidade têm sido motivo de preocupação para especialistas da área. O projeto de extensão Conviverde, do Campus III da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com a  pesquisadora do IBGE do Rio de Janeiro, Rosângela Botelho, elaborou um diagnóstico que avalia situação de três lagoas de Juazeiro: a lagoa do Calú, a lagoa Dom José Rodrigues e lagoa Antônio Guilhermino.

O diagnóstico foi realizado com a aplicação de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), que analisa parâmetros qualitativos e quantitativos para definir o resultado final, que é observado por pontos. O PAR segue um protocolo de avaliação ambiental para açudes urbanos e são observados fatores como as alterações causadas pela ação humana, vegetação dentro e ao redor do leito, cor e odor da água.

De acordo com a pesquisa, entre as lagoas analisadas, a do Calú foi a que apresentou menos impactos ambientais, alcançando média de 2,96 pontos numa escala que vai de 0 a 5. Já as lagoas Dom José Rodrigues e Antônio Guilhermino, apresentaram condições ambientais ruins, com uma média de 1,7 e 1,3 pontos, respectivamente. Para a pesquisadora Rosângela Botelho, esses impactos são negativos para a população, já que essas lagoas acabam concentrando uma grande quantidade de vetores transmissores de doenças, como mosquitos e ratos.

Ler Matéria Completa
Texto: Giúllian Rodrigues (da agência Multiciência) Fotos: Conviverde e Giúllian Rodrigues
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 09:00

Fiscalização municipal notifica estabelecimentos e apreende animais em Juazeiro

Esta terceira semana do mês de outubro foi marcada pela intensa fiscalização que as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal vêm realizando na cidade. As áreas fiscalizadas compreendem meio ambiente, obras, ordenamento de atividades remuneradas no município e retirada de animais dos logradouros públicos.

Desde março a fiscalização foi intensificada na cidade, tendo em vista as constantes denúncias e reclamações por parte dos munícipes, em especial quanto à obstrução dos espaços públicos, perturbação do sossego, presença de animais na área urbana e poluição ambiental.

Ler Matéria Completa
SEMAURB-Debora Sousa
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 08:00

Secretaria de Saúde de Petrolina disponibiliza testes de Sífilis em dia dedicado ao combate da doença

O terceiro sábado de outubro foi decretado como o Dia D de combate à Sífilis e à Sífilis Congênita em todo o país, em função do grande aumento da doença nos últimos anos. Em Petrolina não é diferente.  O número de casos de 2015 a setembro de 2017, entre Sífilis Adquirida e Congênita é de cerca de 360, alarmante comparado à população do município.

Com o objetivo de contribuir no combate à doença, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculado à Secretaria de Saúde, vai desenvolver uma ação durante o Dia D com testes rápidos para detecção de Sífilis, das 08h às 12h, neste sábado (21).

De acordo com a gerente do CTA, Karelly Oliveira, os testes são feitos em 15 minutos e são voltados para a população em geral, que deve estar munida de cartão do SUS. Caso seja detectada a doença, o paciente já é encaminhado ao tratamento pelo próprio órgão. “Além de testagem e encaminhamento quando a infecção é confirmada, trabalhamos também com a prevenção feita através da dispensação de preservativos e palestras educativas; no dia D não será diferente, voltado exclusivamente à conscientização no combate à Sífilis”, ressalta.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Imagem Ilustrativa
publicado em 21 de Outubro / 2017 às 07:00

O DESCASO CONTINUA: ESGOTOS PERMANECEM POLUINDO O RIO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO.

O Blog Geraldo José já divulgou inúmeras matérias sobre os esgotos na orla da cidade, cujos resíduos “in natura” são direcionados para o Rio São Francisco. Pior do que a fedentina para quem transita na orla, praticamente ao lado dos dois principais bares e restaurantes da área: Mac Beto e Mac César, é a degradação com o já combalido “Velho Chico”.

Há quase seis anos, exatamente em novembro de 2010, a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho prometeu, através do SAAE, que após a conclusão das obras do esgotamento sanitário a coleta e transporte dos resíduos passariam por estações elevatórias e uma outra de tratamento para em seguida desaguarem no Velho Chico sem contaminar o rio.

O saneamento não foi concluído, as estações elevatórias não estão funcionando na sua totalidade e os esgotos continuam jogando seus detritos no rio.

Alertados por comerciários, nossa reportagem flagrou o desaguar dos esgotos no rio, além da enorme fedentina, para quem transita ou faz caminhada na orla. Um descaso.

Com a palavra o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro.

Da Redação Fotos Geraldo José
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: CRÔNICA PELOS MEUS NETOS E PARA MEUS NETOS

Professoralmente, não lhes perguntei se eles sabiam o que era crise, ou se sabiam o que é moral, dada a sua pouca idade, pois, o mais velho deles tem seis anos e os demais pouco mais de um ano, nem mesmo sabendo falar, apenas balbuciar.

Porém, aproveitei o ensejo para rabiscar estas linhas que, por certo, deverão durar até um futuro suficiente, para que eles, delas tomem conhecimento, vindo a conhecer, assim, o ponto de vistas do seu avô, já nos dias de antão, antes mesmo que  ele parta para fazer a “grande viagem”.

Quero que todos eles cresçam sendo homens e mulheres justos e perfeitos na sociedade onde vivem, sem nenhum desvio daquilo que se chama moral, sem nada que decepcione nem a si nem aos seus. Assim sendo, eles estarão dentro do patamar que pode chamar-se, moralidade.

Já que Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Já que a Ética nada mais é que uma reflexão sobre a moral, não será difícil para eles  serem também éticos, sendo antes  cultores da moral e dos bons costumes.

Ler Matéria Completa
Dr. Carlos Augusto Cruz Médico/Advogado
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 22:29

OS PEQUENINOS DA COMUNIDADE MÃE IMACULADA TERÃO FESTA NO MÊS DA CRIANÇAS

A festa da criançada será realizada neste sábado (21/10), a partir das 16hs, na sede da Comunidade, em Juazeiro. O evento contará com muita diversão, alegria e louvor ao Rei Jesus. O encontro comemora a sua nona edição que neste ano apresenta o tema "Amo-te com amor eterno", passagem do livro do profeta Jeremias (31,3). É uma ação do Projeto Menino Jesus que visa a evangelização das crianças em meio a este mundo anticristão.

De acordo com a có-fundadora da CMI, Maria de Fátima Alves, a festa tem por objetivo levar os pequeninos a uma experiência pessoal com o Senhor e com a alegria que vem da vida em Cristo.

Adoração, animação, apresentações, brincadeiras com palhaço, cama elástica e muita diversão, fazem parte da programação do evento que tem entrada franca. A sede da Comunidade Mãe Imaculada fica localizada à Rua Argentina, 122, bairro Maria Goretti, ao lado do Colégio Paulo VI. Todas as crianças estão convidadas a participar do encontro.

Ascom CMI
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 22:28

Fernando Bezerra vai a ministro pedir investimentos em turismo no Sertão e na Mata Norte

Vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) foi recebido, nesta quinta-feira (19), pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB-AL). Durante a audiência – na sede do ministério, em Brasília – o senador solicitou a Beltrão recursos do governo federal para o desenvolvimento do turismo nos municípios pernambucanos de Paudalho (Mata Norte), Bodocó (Sertão) e Petrolina (Sertão), cidade-natal do parlamentar.

“O ministro demonstrou grande sensibilidade às demandas e sinalizou a liberação dos recursos no menor tempo possível”, contou Fernando Bezerra. Após a audiência no Ministério do Turismo, o vice-líder recebeu, no gabinete do Senado, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), que solicitou o apoio de Bezerra Coelho em ações de minimização da crise hídrica nas regiões pernambucanas de Mata Norte e Agreste Setentrional.

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC
publicado em 20 de Outubro / 2017 às 22:02

Nova etapa do Projeto Cisternas é iniciada em Sento-Sé

O Projeto Cisternas segue proporcionando mais qualidade vida aos homens e mulheres do campo que precisam viver e produzir no semiárido. Após alcançar 100% da meta na construção de barreiros nos municípios de Remanso, Curaçá, Canudos, Casa Nova, Uauá, Sobradinho e Remanso, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) deu início a mais uma etapa de construção de barreiros em Sento-Sé. 

Em 2016 foram entregues 50 barreiros no município e nesta próxima etapa mais 52 famílias serão beneficiadas gratuitamente com construção da tecnologia, capaz de armazenar até 500 mil litros de água, em suas propriedades.

Ler Matéria Completa
Ascom Constesf
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.