Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Março de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 22 de Março / 2017 às 19:00

Pontencial e qualidade da Água da chuva é tema de debate no Dia Mundial da Água

O potencial do aproveitamento da água de chuva no Semiárido e em diferentes partes do mundo, bem como a qualidade dessa fonte de abastecimento, foram assuntos amplamente debatidos no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na manhã desta quarta feira, dia 22 de março, data em que mundo celebra o Dia Mundial d Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 1992.

O evento denominado: Em Defesa da Água da Chuva foi promovido pelo Irpaa juntamente com a Associação Internacional de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC) e contou com a participação de professores, estudantes e agricultores/as interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema que vem sendo muito debatido no Brasil e diversos países, especialmente diante das crises de abastecimento que vêm preocupando autoridades populações em todo o mundo.

Após as saudações dos representantes das organizações presentes mesa de abertura, aconteceu o primeiro painel de exposição que trouxe o tema: Desbloquear o Potencial da Água da Chuva, apresentado pelo colaborador do Irpaa, João Gandlinger que mostrou diferentes experiências de captação e aproveitamento da água de chuva no mundo, tanto em áreas rurais como urbanas. João destacou um projeto do governo da China que há anos, irriga mais de 200 mil hectares com água de chuva armazenada em cisternas. O colaborador do Irpaa enfatizou a necessidade dos poderes públicos conhecerem mais as experiencias do uso dessa fonte de água que tem apresentados bons resultados, especialmente no Semiárido ao longo dos últimos anos, a partir não somente das experiencias dos agricultores da região, como também das pesquisas acadêmicas existentes em todo o pais.

Ler Matéria Completa
Ascom/IRPAA
publicado em 22 de Março / 2017 às 18:30

Dia da água: Zó busca audiência para tratar sobre a revitalização do rio São Francisco

A revitalização do Rio São Francisco foi pauta da Comissão de Meio Ambiente Seca e Recursos Hídricos, na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Zó (PCdoB) propôs ao colegiado nesta quarta-feira (22), dia da água, uma audiência com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHS).

Zó considera que o trabalho do Comitê é de extrema relevância, pelo conhecimento técnico e dedicação que possuem com o rio São Francisco. O parlamentar considera a discussão importante mediante situação alarmante, ocasionada pela seca, redução gradativa do volume d´água em toda Bahia e a transposição.

"O quadro triste e perigoso que o Rio São Francisco vive precisa ser de responsabilidade de todos. Temos que levar ao conhecimento da sociedade e pedir o máximo apoio possível para reverter essa situação.O dia da água está sendo de muita tristeza para quem vive no sertão e na região do São Francisco", pontuou Zó.

De acordo com o deputado, a redução do patamar de defluência inferior a 700 metros cúbicos (m³/s) em Sobradinho é caótica, mas tem ciência que é para garantir a segurança hídrica da região. A  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e o Operador Nacional do Sistema  (ONS) nos últimos anos fazem manobras para estabilizar a situação no lago de Sobradinho, que está com apenas 15% da sua capacidade.

O colegiado se comprometeu a entrar em contato com o Comitê e programar a data da audiência.

Ascom/Deputado Estadual Zó
publicado em 22 de Março / 2017 às 18:00

Espaço do Leitor: SESP responde denúncia sobre falta de iluminação no João Paulo II, São Geraldo e Distrito Industrial

No início da tarde de hoje (22) o Blog Geraldo José postou uma denúncia enviada pelo leitor Murilo Ricardo sobre a falta de iluminação nos bairros João Paulo II, São Geraldo e no Distrito Industrial. Veja Aqui!

Em nota, a gerência de iluminação da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro informou ao Blog que "as torres de iluminação da praça do bairro João Paulo II serão novamente instaladas, já que as mesmas foram retiradas para a reforma da igreja. Já com relação à entrada do Condômino Mais Viver Village e Distrito Industrial, a SESP incluirá o atendimento na programação para que a equipe possa realizar a reposição das lâmpadas.  Qualquer solicitação de atendimento deve ser feita pelo telefone (74) 3612 5411".

publicado em 22 de Março / 2017 às 17:30

VEREADOR DE CURAÇÁ VISITA CÂMARA DE JUAZEIRO

Reeleito para mais um mandato de vereador no município de Curaçá, Theodomiro Mendes (PMDB) que já dirigiu o legislativo local, esteve fazendo uma visita de cortesia aos vereadores de Juazeiro na sessão ordinária desta terça-feira (21).

Ao ser convidado pelo presidente da Casa Aprígio Duarte Filho, Alex Tanuri (PSL), para ter assento num espaço do plenário, Theodomiro cumprimentou os colegas parlamentares e posteriormente os profissionais de imprensa.

Questionado sobre a nova administração do prefeito Pedro Oliveira em Curaçá, Theodomiro foi taxativo: “Melhor do que antes”.

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 22 de Março / 2017 às 17:00

Vigilância apreende mais de 170 kg de carnes durante fiscalização em Petrolina

Mais de 170 quilos de carnes foram apreendidos nesta terça-feira (21), durante uma operação realizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina. As fiscalizações em supermercados e frigoríficos da região seguem durante toda a semana.

A vistoria foi realizada em pontos que fazem a comercialização e a distribuição de carnes e pescados na cidade. Em um estabelecimento localizado no bairro Pedro Raimundo, Zona Norte de Petrolina, foram apreendidos produtos vendidos de forma clandestina por não possuírem o registro e inadequados para venda.

A vigilância recolheu 47,5 kg de linguiça bovina apimentada; 44,6 kg de linguiça caseira de frango; 22,3 kg de linguiça caseira de pernil; 3,1 kg de peito de frango com embalagem aberta e 60 kg de frango temperado no próprio local de venda. Além de ter os produtos apreendidos pela vigilância, os estabelecimentos irregulares são autuados e multados.

A veterinária responsável pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Ana Isabel Arraes, informou que estão sendo observados itens como o registro do produto, temperatura em que estão conservados e a situação higiênica sanitária do local.

A vigilância alerta que durante a compra os consumidores devem ficar atentos se os produtos possuem selo de inspeção municipal, estadual ou federal. Denúncias de irregularidades podem ser realizadas pelo telefone (87) 3864-2738 ou da Ouvidoria 156. As denúncias são protocoladas e, em seguida, averiguadas.

G1 Petrolina
publicado em 22 de Março / 2017 às 16:30

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano responde denúncia de leitora

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informa a senhora Regina que os vendedores não possuíam licença de funcionamento e na manhã desta quarta-feira (22) a fiscalização da SEMAURB os notificou com saída imediata do local. A secretaria informa à população que denúncias e reclamações devem ser efetuadas através do telefone (74) 3612-3574.

publicado em 22 de Março / 2017 às 16:00

Autorizados testes de redução de vazão no reservatório de Sobradinho

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realize testes de redução da vazão defluente do reservatório de Sobradinho.

A resolução foi publicada pela ANA no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22). A vazão foi reduzida para 700 m³/s em novembro do ano passado.

O processo de teste ocorre em duas etapas: a primeira terá meta diária de 650 m³/s e a segunda, 600 m³/s. Cada etapa tem duração mínima de cinco dias. Conforme a resolução, é permitida a prática de descargas mínimas instantâneas de até 95% das vazões mínimas médias diárias de cada etapa do teste.

A passagem da primeira para a segunda somente poderá ser efetivada após manifestação formal da Chesf à ANA de que não foi observado comprometimento aos usuários. A resolução diz ainda que, caso ocorra prejuízos, a vazão deverá ser elevada ao patamar anterior.

A Chesf deverá apresentar, no prazo de dez dias após a finalização das duas etapas dos testes, um relatório com descrição dos resultados observados.

G1 Bahia
publicado em 22 de Março / 2017 às 15:30

Mulheres se destacam na equipe da operação 'Paz no Trânsito' 

A equipe da operação 'Paz no Trânsito', do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), atua nas ruas de Salvador durante seis dias da semana, para fiscalizar condutores e veículos. O trabalho envolve 100 servidores do órgão e 120 policiais militares. Eles passaram pelo curso de capacitação para abordagens, com viés educativo, onde foram ensinadas técnicas para o preenchimento do auto de infração e identificação de carros suspeitos, por meio eletrônico.

As mulheres têm papel de destaque na equipe, onde assumem desde tarefas administrativas até a realização do teste do bafômetro e ações na linha de frente das abordagens. "É um trabalho muito delicado e que requer qualificação profissional, porque estamos nas vias, na maior parte do tempo à noite, lidando com os mais diversos tipos de problemas que surgem no trânsito. Muitas vezes temos que agir como professora ou psicóloga", afirma a servidora do Detran, Maria Auxiliadora Moreira.

A subtenente PM Ednalda Góes disse que se sente recompensada em integrar o grupo de fiscalização. "É uma união de esforços pela cultura da paz, já que o trânsito está entre as principais causas de violência. Como policial militar, tenho muito orgulho em dar a minha contribuição e fico feliz em ver as mulheres ocupando mais espaço nesse tipo de ação".

Nos últimos 15 dias, a operação fez 3,8 mil abordagens em blitzes de alcoolemia, removeu 157 veículos irregulares e autuou 600 condutores, na capital baiana. Mais de 1,5 mil motoristas fizeram o teste do bafômetro, 101 se recusaram a soprar o aparelho e seis foram reprovados.

 

publicado em 22 de Março / 2017 às 15:00

Secretaria de Saúde de Sobradinho(BA) garante cirurgias eletivas para pacientes

A Prefeitura de Sobradinho,através da Secretaria de Saúde está participando de um mutirão de cirurgias eletivas, iniciada ontem (21) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro. A ação é do Governo do Estado da Bahia, mas o município está dando todo suporte para que os usuários tenham acesso ao serviço. 

Os exames obrigatórios, transporte e acompanhamento são de responsabilidade da prefeitura. O mutirão é voltado para um público de faixa etária entre 14 e 65 anos. A Secretaria de Saúde de Sobradinho agilizou todos os exames laboratoriais obrigatórios. 

Serão 3 dias de exames e consultas e depois disso, os usuários agendados irão realizar as cirurgias no Hospital Regional de Juazeiro, já no próximo final de semana. A Secretaria Municipal de Saúde deu total suporte para cerca de 200 pacientes que aguardavam por cirurgias como Colecistectomia, Miomectomia, Histerectomia e Hernias.  

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 22 de Março / 2017 às 14:30

Governo da Bahia investe em infraestrutura para garantir fornecimento de água

Não deixar o chuveiro nem a torneira abertos enquanto lava os pratos ou as mãos e poupar enquanto rega as plantas. Nesta quarta-feira (22), data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, é importante reforçar as práticas de combate ao desperdício e destacar o que é feito para garantir o abastecimento constante em todo o estado. 

O Governo da Bahia tem investido em obras estruturantes e emergenciais. Destaque para a instalação do sistema de bombeamento que reverte o fluxo do Lago de Santa Helena para o Rio Jacumirim e abastece a barragem de Joanes II, um dos principais mananciais que atendem Salvador e região metropolitana. 

Em meio à maior crise hídrica dos últimos 100 anos, outra importante obra é realizada para garantir o fornecimento regular de água. Com 57% das obras concluídas, a Barragem do Rio Colônia vai beneficiar 353 mil habitantes dos municípios de Itabuna e Itapé, no sul do estado. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Março / 2017 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: DESCASO DO SAAE EM PLENA SEMANA NACIONAL DA ÁGUA

A leitora, Rô Santos, relata descaso com a água por parte do SAAE. Ela enviou e-mail ao blog mostrando o problema, veja abaixo:

"O descaso em nossa cidade é muito grande, pois a um mês venho ligando para o setor responsável, reclamado e pedindo nos meios de comunicação que eles venham consertar vários vazamentos aqui no Residencial Juazeiro II, pois há vários vazamentos nos hidrômetros de vários blocos, mas, em especial, do que fica próximo à minha residência que é na rua M, BLOCO 125, RESIDENCIAL JUAZEIRO II. (ponto de referência em frente ao 1º ponto do ônibus). Espero que venham consertar o mais rápido possível. Não aguentamos mais vê tanto desperdicio e sem falar que pagamos por esse perderdicio". Veja fotos:

publicado em 22 de Março / 2017 às 13:25

ADAB garante qualidade da carne comercializada na Bahia

Mesmo não tendo sido apontadas quaisquer irregularidades em estabelecimentos voltados à comercialização de produtos de origem animal no Estado da Bahia, em operação realizada pela polícia federal na última sexta-feira (17/03), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), agência responsável pela fiscalização e inspeção de produtos de origem animal e seus derivados no âmbito estadual, vem a público reafirmar a qualidade da carne comercializada em nosso Estado, garantindo aos consumidores baianos a total confiança nos produtos colocados à sua disposição para consumo.

Ressaltamos que o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), referência nacional, servindo inclusive de modelo para outros estados, atende integralmente aos padrões de exigência mais rigorosos para a oferta de alimentos seguros, o que confere total credibilidade às atividades de inspeção desenvolvidas pela ADAB. Atualmente, o parque industrial registrado no SIE é composto por 238 indústrias, sendo 38 matadouros frigoríficos (bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves), 141 laticínios, 23 de produtos cárneos, 11 de pescado, 13 de ovos e 12 de mel. O serviço realiza o acompanhamento destas indústrias desde a etapa de avaliação do local de implantação, análise do projeto, aprovação final, até o registro com a liberação para o seu funcionamento.

Ler Matéria Completa
Ascom Seagri BA
publicado em 22 de Março / 2017 às 13:00

Equipe F-Carranca da Univasf cria Memorial para preservar sua história

Aeronaves oficiais e objetos utilizados pelos integrantes da F-Carranca em competições de aerodesign agora estão disponíveis para visitação em um memorial da equipe, localizado no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Memorial F-Carranca foi criado com o objetivo de preservar a história do grupo, que coleciona bons desempenhos em competições realizadas nos últimos anos.

O memorial foi inaugurado no último domingo, com a participação do orientador do projeto, o professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, de membros atuais e antigos da equipe e outros convidados. A ideia de sua fundação surgiu a partir de um membro da equipe, que ressaltou a importância de manter registrada a história do grupo, conservando desde as aeronaves que já participaram da competição SAE-Brasil AeroDesign até as camisas que foram usadas pela equipe em cada uma de suas participações.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Março / 2017 às 12:30

Espaço do Leitor: Falta de iluminação nos bairros João Paulo II, São Geraldo e Distrito Industrial.

 
Geraldo e Equipe tudo bem?
 
Gostaria de solicitar do setor de iluminação do município a colocação/reposição de lâmpadas em três pontos específicos da cidade.
 
01- Igreja Católica do bairro João Paulo II. O local é bastante frequentado, mas a frente da nossa Igreja encontra-se às escuras e por isso solicitamos providencias;

02- Entrada do Condômino Mais Viver Village, local também é bastante movimentado, mas a iluminação também é precária;

03- Entrada do DISF " Distrito Industrial do São Francisco, principal entrada para o DISF e vários bairros, muito movimentado e muito perigoso encontra-se as escuras e por este motivo solicitamos providencias.

Agradeço a Compreensão e aguardamos retorno.

Atenciosamente,

Murilo Ricardo

publicado em 22 de Março / 2017 às 12:00

Secretaria inicia reforma da Farmácia Popular do Camelódromo

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que foi iniciada nesta terça-feira (21), a reforma da Farmácia Popular do Camelódromo. Por este motivo, os usuários que fazem a retirada do medicamento nesta unidade, devem, temporariamente, procurar as demais Farmácias da Família. A readequação do espaço vai proporcionar mais conforto para os servidores e usuários. Assim que a reforma for finalizada, o serviço será normalizado.

Confira o endereço das Farmácias da Família de Juazeiro:

Farmácia da Família I – Rodovia Lomanto Júnior, s/ n, Castelo Branco.
Farmácia da Família II-  Av. Carmela Dutra, nº 700, Angari (No Centro de Saúde III)
Farmácia da Família III: Quadra 16, s/ n, João Paulo II.
Farmácia da Família IV: Rua Alecrim, Argemiro. (Ao lado da UBS do bairro)

Ascom PMJ Foto de arquivo do Blog
publicado em 22 de Março / 2017 às 11:55

HOMEM É ASSSASSINADO NO MERCADO DO PRODUTOR DE JUAZEIRO

Por volta das 11:15h, foi registrado mais um homicídio em Juazeiro. Segundo informações que chegaram ao Blog Geraldo José um homem identificado como Adelino José da Silva foi assassinado no Setor das Melancias, no Mercado do Produtor da cidade.

O IML – Instituto Médico Legal e o DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas estão no local. Os populares que passaram as informações ainda não souberam precisar a autoria e a motivação do crime.

publicado em 22 de Março / 2017 às 11:30

Jogadora juazeirense se aproxima de sonho nos Estados Unidos

Após quase quatro anos estudando e disputando campeonatos universitários nos Estados Unidos, Carol Rodrigues vê o sonho de se tornar jogadora profissional logo a sua frente. O time feminino do Orlando City, o Orlando Pride, conta com Carol na sua pré-temporada de 2017.

“Eu treinei com eles no verão passado aqui na Flórida, durante o meu período de férias na universidade, e eles gostaram muito de mim. Esse ano, recebi uma ligação para participar da pré-temporada com eles. Porém, eles só possuem uma vaga para jogadora internacional e terei que ir muito bem nesses próximos meses. Até eu me formar eles vão tomar uma decisão. Quero muito ficar aqui. Vai dar tudo certo, se Deus quiser.”

Carol jogou seus dois primeiros anos pela Monroe College em Nova Iorque. Ela ajudou muito o time a ganhar o primeiro título nacional da escola na NJCAA Division 1, principal liga universitária para faculdades com dois anos de duração.

Ler Matéria Completa
por Next Academy
publicado em 22 de Março / 2017 às 11:00

Roberto Carlos entrega mais uma ambulância em São Miguel da Matas

O município de São Miguel das Matas, que está localizado no Recôncavo Sul da Bahia, foi contemplado, através da emenda parlamentar de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), com uma ambulância, que deverá beneficiar mais de 10 mil habitantes. Segundo o deputado Roberto Carlos, a saúde é uma das áreas mais importantes na administração pública e a necessidade da população de um amparo maior, principalmente para os atendimentos de emergência. “Sei que a melhora no atendimento de saúde é uma meta do prefeito José Renato e juntos, tenho certeza, que vamos dar passos largos nessa direção. Esta conquista vai garantir para o município mais segurança aos moradores que necessitarem atendimento médico de urgência”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 22 de Março / 2017 às 10:24

LEITORA RECLAMA DE BARRACA DE LANCHE EM LOCAL INADEQUADO

Em contato com a redação do Blog Geraldo José a leitora Regina Marçal expressou sua indignação com um fato que está ocorrendo na rua Alan Kardec, bairro Santo Antônio, trazendo vários transtornos aos condutores de veículos, num trânsito caótico e impossível de trafegar a cada dia. Eis a mensagem da leitora:

Geraldo,

Quero chamar a atenção da SEMAOP ou CSTT para observar um veículo (carro de lanche) parado na esquina da UNIVASF, em Juazeiro. O mesmo além de estar em local impróprio, ainda colocou mesas com cadeiras na calçada dificultando a circulação de pedestre!

Eu não creio que a SEMAOP tenha dado um ALVARÁ para este tipo de comércio e ainda mais numa esquina tão perigosa!

Veja (fotos) o transtorno que enfrentei para seguir pela rua do Paraíso.

Regina Marçal

publicado em 22 de Março / 2017 às 10:00

Artigo - Salvar o São Francisco, e muita gente também.

Todo o vale do São Francisco está apreensivo com a possibilidade de interrupção da perenidade do nosso Rio São Francisco, algo que parece impossível, mas, também, poderá se tornar realidade se não houver o mais rápido possível uma tomada de decisão em seu favor, isso por que, muito se tem tirado dele, e não se tem dado nada em troca.  Vejamos alguns dados interessantes sobre o Velho Chico. Descoberto lá no distante 1501 por André Gonçalves, tem 2800 km de extensão, 504 municípios na sua bacia. Tem o rio Paracatú, com 450 m3/s, o seu maior afluente. Anualmente recebe 18.000.000 m3 de areia devido à erosão. Suas maiores enchentes, foram em 1949 13040 m3/s e em 1979 19000 m3/s. Outras enchentes acima de 8000 m3/s. Em 1942, 9463 m3/s, em 45, 8760 m3/s, em 46, 10073 m3/s, em 80, 10501 m3/s, em 82, 8455 m3/s, em 83, 9868 m3/s, em 85, 8340 m3/s, em 90, 9475 m3/s, em 92, 13000 m3/s. A maior seca foi em outubro de 1953, com 500 m3/s, ou seja, metade do que passa hoje entre Juazeiro e Petrolina.

Quando se fala em tomar decisão, a mais necessária e urgente, é o trabalho de revitalização, que inclui além do reflorestamento das barrancas, a recomposição das Veredas, origem de muitos rios afluentes que já deixaram de produzir água, e uma total vigilância quanto a áreas que já sofreram impacto pelo desmatamento para plantio de culturas temporárias, no sentido de que os solos destas áreas, não venham ficar descobertos, provocando erosão, que poderia aumentar o assoreamento. Segundo o programa Globo Rural, que há muito vem denunciando tal predação ao rio por parte dos seres humanos, 27 destes rios, já morreram nos últimos anos.

Aliado a isso, é preciso uma tomada de consciência por parte de todos, que é necessário racionalizar o uso da água, seja na Industria, consumo doméstico e principalmente na Agricultura que é o maior consumidor desta. Para isso, tecnologias modernas precisam ser colocadas em uso da Nascente à Foz. Nos projetos de Irrigação mais novos, e em alguns mais antigos, incluindo o plantio de cana no médio São Francisco, o sistema usa o que é mais moderno para a irrigação das culturas. No entanto, é incomprensível que, segundo mostram as imagens de Satélite, entre a Barragem de Três Marias e a Divisa BA/MG, existam 200 equipamentos de irrigação do tipo Pivô Central, isso sem contar os que existem nos grandes afluentes como Rio Correntina, Rio Grande e Paracatú. É incompreensível também, que só nós do médio São Francisco, onde estão os grandes Projetos de Irrigação, tenhamos que racionalizar as nossas ações quando do uso da água.

É preciso fazer leis e normas reguladoras específicas para o uso hídrico de pequenos afluentes como o nosso Rio Salitre, onde se encaixaria o tamanho da área a ser cultivada numa dimensão de 1 ha, pois, como está hoje, o Rio está sendo estrangulado no seu nascedouro, onde grandes motores jogam água para fora da calha e o seu uso é pelo método mais antigo que é o sulco, com uma perda, digamos imensurável. Fontes de água com a capacidade do Rio Salitre e similares, não é para garantir riqueza a poucos, e sim sobrevivência a muitos.  Podemos tomar como exemplo, os vinhedos de uma região do Chile onde a água usada vem do degêlo das montanhas e é distribuida equitativamente para que todos os agricultores se beneficiem e não haja um colapso na cultura da uva.     

Agora para finalizar façamos uma reflexão. Já imaginaram o vale do São Francisco sem este Rio? Para onde iriam grandes aglomerados como Juazeiro e Petrolina? E o além vale, que agora já começa a tomar gosto por esta água? Por isso, para um problema gigantesco como esse, nunca é demais dizer: "vamos zelar com unhas e dentes pelo bem-estar do nosso Velho Chico, criando soluções para salvar o mesmo, e muita gente ao seu redor".

Manoel Delmir Pereira dos Santos

publicado em 22 de Março / 2017 às 09:30

JUÁ GARDEN COMPLETA 1 ANO E LOJISTAS E TRABALHADORES ATESTAM O SUCESSO DO EMPREENDIMENTO

Conquista e Solidez: esses dois termos podem descrever bem o que o Juá Garden Shopping representa para a região nesse primeiro ano de atividades. O que era apenas um sonho do povo Juazeirense, se tornou realidade há exatos 365 dias e hoje a avaliação não poderia ser outra, nesse pouco tempo  o Juá superou e tem superado as expectativas até mesmo dos mais otimistas. A região não ganhou somente um centro de compras, mas um centro de entretenimento, cultura, serviços sociais e lazer.

O tempo de maturação do empreendimento, desde a sua inauguração, é de impressionar estando  acima da média nacional. Até agora, o mall alcançou a marca de quase 100 operações contratadas, mostrando o quanto seu perfil inovador tem tido êxito entre os clientes e investidores.  Mais contratos estão sendo assinados e já tem mais novidades que irão ampliar o mix de serviços disponíveis à população. Para este primeiro semestre, já está garantida a inauguração das “Lojas Americanas”, da “Farmácia Pague Menos”, do “SAC Bahia”, da "Clínica Popular do Vale", loja definitiva/ampliada da "Le Postiche" e “Chiquinho Sorvetes”. A expansão não para por aí, pois o objetivo da Tenco Shopping Centers é seguir ampliando as opções de produtos e serviços para a região.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Março / 2017 às 09:25

BOMBEIROS CIVIS COBRAM CUMPRIMENTO DE LEI DE AUTORIA DO EX-VEREADOR SARGENTO BASTOS

O empresário Fernando Vidal, diretor da New Center, única empresa especializada em cursos para bombeiro civil em Juazeiro esteve no programa Geraldo José desta terça-feira (21) acompanhado da Bombeiro Civil Jeane Dias, cobrando a aplicabilidade da Lei Municipal 2.616/2016 de autoria do ex-vereador Sargento Bastos que estabelece a obrigatoriedade da presença de bombeiros civis em casas de shows, clubes de campo, empresas e grandes eventos.

A lei foi aprovada em junho do ano passado, sancionada pelo ex-prefeito Isaac Carvalho e está em vigência desde dezembro de 2016, porém sem eficácia dada a falta de fiscalização.

“O Bombeiro Civil não quer apenas trabalhar em shows e festas nos finais de semana, a necessidade da presença deste profissional é diária nas grandes empresas e em razão da obrigatoriedade, nós queremos apenas o cumprimento da lei” pontuou Fernando.

Jean Dias explicou que tem orgulho da profissão e defende maior respeito a quem se esmerou na capacitação. “Nós integramos a primeira turma que se formou em Juazeiro, recentemente passamos por uma capacitação e assim como vários colegas estamos aptos a desenvolver o trabalho na região. Hoje nós trabalhamos mais em Petrolina do que em nossa cidade. Os proprietários de casas de shows têm que respeitar a lei, assim como os diretores das grandes empresas do município” declarou.

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 22 de Março / 2017 às 09:00

Paulo Bomfim visita primeiro dia de triagem do Mutirão de Cirurgias

O prefeito Paulo Bomfim e o secretário de Saúde, Plínio Amorim, acompanharam o primeiro dia de triagem para o Mutirão de Cirurgias, que está ocorrendo na unidade móvel estacionada na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 510, bairro Santo Antonio. O projeto do Governo do Estado tem a parceria da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau).

O Mutirão tem o objetivo de zerar a demanda da região, para as cirurgias de colecistectomia, histerectomia e hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica). A triagem continua até a próxima quinta-feira, 23, sempre a partir das 7h. Estão sendo atendidos pacientes com pré-cadastro, que já estavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), e demandas espontâneas.

Ler Matéria Completa
Andrea Meireles/PMJ
publicado em 22 de Março / 2017 às 08:30

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começam no dia 27 de março

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições de estudantes que não estiverem matriculados na instituição ocorrerão de 27 de março a 5 de abril. Os que já forem alunos da universidade terão um prazo maior: até o dia 5 de maio. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham tirado 450 pontos ou mais, sem zerar a redação. A renda familiar mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio no caso da bolsa integral; e de até três salários mínimos para bolsas parciais (50% da mensalidade). Professores da rede pública de ensino também podem se inscrever no Prouni, independentemente da renda, para pleitear uma vaga em curso de licenciatura.

G1
publicado em 22 de Março / 2017 às 08:00

NESTA QUARTA, DIA MUNDIAL DA ÁGUA, IRPAA DEBATE SOBRE ÁGUA DA CHUVA EM JUAZEIRO

Em comemoração ao Dia mundial da água, festejado neste dia 22 de março, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa e a Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva – ABCMAC realizam nesta data o seminário "Em defesa da Água de Chuva". O evento acontecerá na manhã de hoje, no auditório Antônio Carlos Magalhães, na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro.

Segundo André Rocha, técnico voluntário do Irpaa que esteve no programa Geraldo José desta terça-feira (21), o seminário tem como finalidade abordar o potencial da água de chuva na região, sua importância e qualidade, tendo como público-alvo pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais, técnicos, representantes de órgãos governamentais e não-governamentais. Visando instigar a adesão de mais agentes de pesquisa e difusão de tecnologias de captação e manejo, bem como fortalecer a cultura do uso de água de chuva no Semiárido brasileiro, o seminário vai contar com dois painéis temáticos: "Desbloquear o potencial da água de chuva" e ''A água da chuva é boa e confiável".

O seminário conta com parceria da Uneb e com apoio de entidades e movimentos da sociedade civil. Já em Curaçá, o grupo Galeota das Artes percorreu bairros da cidade com apresentações de música e teatro refletindo estas temáticas. A programação se encerra hoje, dia 22 e é uma ação que conta com apoio da Paróquia, Pastoral do Meio Ambiente e Irpaa.

Da redação Fotos: Geraldo José
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.