Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 11:00

Prefeitura de Juazeiro promove plantio de mudas nativas no Parque Fluvial

Em mais uma ação educativa da obra de construção do Parque Fluvial, a Prefeitura de Juazeiro realizou nesta terça-feira, 19, o plantio de mudas nativas na Orla 2 da cidade, área em que está localizada o parque. A ação que contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino e comunidade, integra o cronograma de atividades da Meta 1 da obra, que tem como foco principal trabalhar a educação ambiental com toda a população juazeirense e prevê o plantio de cerca de 1.500 mudas da árvores nativas e plantas arbustivas.

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, e integrantes da sua equipe de governo, participou do evento e fez questão de plantar mudas de Ipê e palmeira. “Um dia especial aqui no Parque Fluvial, uma importante obra da nossa gestão, que já recebeu a requalificação das quadras esportivas, a construção de uma pista de skate, pista de Cooper, Ciclovia, uma nova iluminação em LED, a substituição do guarda corpo por uma releitura da antiga e histórica balaustrada que foi destruída, e hoje estamos aqui colaborando nas ações de paisagismo”, explicou o Prefeito.  

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibaldi/Sedur
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 10:36

Juazeirense estreia no Baianão contra o Bahia no Adauto Moraes

A Juazeirense estreia no Campeonato Baiano 2020 contra o Bahia, e o palco será mesmo o Estádio Adauto Moraes. De acordo com o deputado estadual e presidente do clube, Roberto Carlos (PDT), houve uma reunião entre à agremiação e o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, nesta segunda-feira (18), e foi acordado que a praça esportiva estará pronta para receber o confronto. O embate está marcado para o dia 15 de janeiro, uma quarta-feira.

“Fizemos uma reunião em Juazeiro com o prefeito, junto com o secretário de Esportes, Sérgio Fernandes, para tratar da questão da estrutura do Estádio. Falamos sobre o gramado, iluminação, e também sobre a reforma geral que o secretário Davidson Magalhães garantiu que ia fazer”, explicou Roberto Carlos ao Bahia Notícias.

O gramado do Adauto passará por uma recuperação. O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, garantiu que uma equipe da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) já estava fazendo uma análise no local. Ainda de acordo com Roberto Carlos, nesse primeiro momento, as gramas ruins serão retiradas e um novo corte será feito por uma máquina nova, adquirida pela prefeitura da cidade.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 10:00

SESP intensifica a limpeza dos canais e solicita a participação efetiva da população na manutenção

A Secretaria de Serviços Públicos/SESP, através da Gerência de Máquinas e Equipamentos, está intensificando a limpeza dos canais em Juazeiro. Desta vez os serviços estão sendo executados no canal Malhada, nas proximidades do bairro João XXIII. O trabalho irá beneficiar também os bairros Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar e Monte Castelo.

A ação é essencial para facilitar o escoamento da água e do esgoto, como também melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas proximidades do canal contribuindo para a redução de proliferação das muriçocas. E durante o processo de limpeza são retirados além da vegetação, sacolas plásticas, garrafas, móveis, eletrodomésticos e outros objetos que são descartados irregularmente nesses locais.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 09:30

Petrolina: Exposição do Novembro negro segue até quinta (21)

Vereadora Cristina Costa é propositora da exposição na Casa Plínio Amorim

Começou nesta terça (19) e vai até a próxima quinta (21), a exposição em alusão ao Novembro Negro na Casa Plínio Amorim. Uma ideia da vereadora Cristina Costa para manter viva a memória dos petrolinenses sobre a importância cultural dos negros no Brasil. Neste período são realizadas várias manifestações culturais e sociais em alusão a data comemorativa a história de lutas e conquistas das matizes africanas e nesta quarta (20) se comemora do Dia Nacional da Consciência Negra. 

Em função disso, a exposição enfatiza os três anos da lei que inclui no calendário oficial de eventos de Petrolina, o Dia Municipal dos Povos de Terreiros. Um patrimônio simbólico dos negros brasileiros, os povos de terreiros merecem o espaço cultural para expor sua arte e fazem neste período o uso do espaço cultural da Câmara com a finalidade de dispor a cultura, as matizes africanas, a importância e sua história.

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos/Bancada de Oposição Petrolina
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 09:00

Com o prefeito de Juazeiro, dirigentes da Juazeirense garantem melhorias no Estádio Adauto Moraes

Diretores da Sociedade Desportiva Juazeirense, bem como o presidente do time, o deputado Roberto Carlos, estiveram com o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, e a vice-prefeita, Dr.ª Dulce Ribeiro, para tratar sobre os jogos do time, durante o Campeonato Baiano de 2020, que terá início no dia 15 de janeiro e na estreia o 'Cancão de Fogo' vai enfrentar o Bahia, em Juazeiro.

Na oportunidade, os dirigentes da Juazeirense apresentaram a necessidade de garantir melhorias no Estádio Adauto Moraes ao prefeito que, prontamente, se colocou à disposição para o atendimento do pleito e disse não que não medirá esforços para que a Juazeirense, que é a terceira força do futebol baiano, represente bem a região norte e possa fazer um grande campeonato. O secretário de Esporte do Município, Sérgio Fernandes, também esteve presente ao encontro e anunciou o cronograma de melhorias no estádio.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 08:30

CSTT realiza blitz educativa no bairro São Geraldo

Dentro da programação do Cuidar da Gente, que esta semana está no bairro São Geraldo, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte/CSTT realizou nesta terça-feira, 19, uma blitz educativa na Avenida Edgard Chastinet. A blitz, intitulada "No trânsito, o sentido é a vida", foi realizada pela equipe de Educação para o Trânsito com apoio dos fiscais. Motoristas e motociclistas foram abordados com panfletos e orientações para termos um trânsito mais gentil e ordeiro em Juazeiro.

O mototaxista Cláudio Eric Rodrigues dos Santos foi um dos abordados na blitz. "É de extrema importância que as pessoas sejam atentas no trânsito. Por isso, é importante ações como essa, para chamar atenção dos condutores a serem mais prudentes.  A CSTT está de parabéns por este trabalho", afirmou.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 08:00

Secretaria de Saúde reestrutura atendimentos da rede de Atenção Primaria em Saúde

A Secretaria de Saúde (SMS) está em fase de planejamento para adotar mudanças na distribuição dos atendimentos pela rede de Atenção Primaria em Saúde. A partir do mês de dezembro os atendimentos da população residente nas comunidades rurais serão redistribuídos entre outras quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As UBS do Maria Ribeiro e Quadra S5 na São Joaquim, e as das Quadras 1 e 3, da São Francisco são as unidades que ficarão responsáveis pelo acolhimento primário em saúde da população rural do município. "A reestruturação ocorre em virtude do novo modelo de financiamento na atenção primária pelo SUS que prevê que cada UBS tenha uma média de 4000 pessoas cadastradas para atendimento. E foi antecipando a adequação de nossas unidades a essa meta do novo modelo de financiamento, que nós transferimos os atendimentos dos moradores da zona rural que antes eram realizadas no centro de saúde", esclareceu a secretária de saúde, Maysa Sanjuan.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 07:30

Consórcio Nordeste e França assinam carta de cooperação na área ambiental

A agenda ambiental foi tema de mais um dos encontros dos governadores do Nordeste em Paris. Nesta terça-feira (19), após reunião na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), os nove governadores se encontraram com a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson. Na ocasião, o governador da Bahia Rui Costa, representando o Consórcio, assinou com a secretária de Estado da França uma carta de intenção de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável. O documento prevê cooperação bilateral nas seguintes áreas: proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrosilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidade sustentável e mobilidade sustentável. As formas de cooperação podem incluir a troca de tecnologias e experiências, além da promoção de seminários e conferências nas áreas citadas.

"Compartilhamos dos mesmos valores da França em relação à preservação do meio ambiente e de apoio ao desenvolvimento sustentável. Nos alegra poder integrar o Nordeste com a França e que possamos desenvolver parcerias também na área ambiental", comentou Rui Costa. MINISTRO LE DRIAN - Ainda na tarde desta terça em Paris, os governadores foram recebidos pelo ministro da Europa e de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian. O grupo apresentou ao ministro o potencial do Nordeste para investimentos estrangeiros e sinalizou a possibilidade de parcerias nas áreas de saúde e agricultura familiar.

Ler Matéria Completa
Ascom SEI Fotos:Elisa Elsie/Consórcio NE
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 07:11

GASOLINA A R$ 2,60 E FILAS ENORMES NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM PETROLINA-PE

O petrolinense acordou mais cedo nesta quarta-feira (20) para aderir a campanha da gasolina sem impostos e neste momento enormes filas estão sendo formadas nos postos que vão comercializar o combustível ao preço médio de R$ 2,60. A ação visa chamar à atenção dos consumidores acerca do impacto dos tributos no dia a dia da população. Ela faz parte de uma mobilização do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) e do Sindicombustíveis.

Os postos adeptos irão comercializar gasolina limitada a quantidade de 10 litros por carro e 5 litros por moto sem a incidência de impostos. De acordo com o representante do Sindicombustíveis, Elinaldo Galdino, a expectativa é de que cada estabelecimento comercialize mil litros de gasolina sem impostos, totalizando 16 mil litros em toda a ação.  Ainda de acordo com o sindicato, o valor médio do litro de gasolina em Petrolina é de R$ 4,899 dos quais R$ 2,2332, ou seja, quase metade do valor, refere-se a impostos como ICMS; PIS; COFINS e CIDE.

 Confira a lista de postos:

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 07:00

Ações da Codevasf são apresentadas em encontro estadual na Bahia

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participou no período de 14 a 16 deste mês do IV Encontro Estadual do Rito Brasileiro, promovido pela Loja Maçônica Areópago do Grande Vale na cidade de Juazeiro, na região Norte da Bahia, onde está instalada a 6ª superintendência regional da companhia.

A programação foi aberta na quinta-feira (14) no auditório do Rapport Hotel, com uma solenidade que reuniu representantes das cidades de Vitória da Conquista, Ilhéus, Jequié, Itabuna, Salvador, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Mairi, Barreiras, Feira de Santana, Serrinha, Santo Amaro, Lauro de Freitas, Pilar e também João Pessoa (PB).

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 06:30

Pesquisa mostra que mais de 90% dos artesãos de Petrolina aprovaram Feincartes

Durante os últimos dez dias, os petrolinenses tiveram a oportunidade de conhecer tudo que há de tendência no Brasil e no mundo nos quesitos artesanato e decoração. A 7ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) terminou neste domingo (17). Cerca de 170 expositores participaram da edição e 100 deles foram artistas da terra, selecionados pela prefeitura, parceira da organização. Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) revelou que 90% deles ficaram satisfeitos com a Feincartes. 

O levantamento ainda apontou que 84% dos artesãos elogiaram a organização do espaço, e 83% estavam satisfeitos com a posição dos estandes. Para 70% dos entrevistados, novembro foi um mês bom para realização do evento, entretanto foi sugerida a mudança para maio. “Em geral, os dados foram positivos. Esse tipo de pesquisa é importante para identificarmos os pontos frágeis e corrigi-los na próxima edição”, comenta o titular da Sedetur, Emicio Júnior. 

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 06:00

Grupo Icofort anuncia ao prefeito Paulo Bomfim novo empreendimento que será inaugurado em Juazeiro

Na tarde desta terça-feira, 19, o prefeito Paulo Bomfim recebeu em seu gabinete, no Paço Municipal, a diretoria do Grupo Icofort, que tem sede em Juazeiro, onde anunciaram um novo empreendimento que será inaugurado em Juazeiro, em breve, aumentando os índices de geração de emprego que a cidade tem obtido nos últimos anos. Será a Transportadora Mandara, instalada no Distrito Industrial do São Francisco, com previsão de funcionamento em janeiro de 2020.

De acordo com o diretor-presidente do grupo empresarial, Décio Barreto Júnior, o prefeito atendeu de prontidão às solicitações para que a nova empresa entre em funcionamento. “Reunião excelente. Paulo Bomfim, como sempre, atendendo aos anseios das empresas que produzem para a cidade. Nós estamos com um novo empreendimento e aqui tratamos de ajustes burocráticos, que tenho certeza que serão resolvidos. Quero agradecer ao prefeito pela receptividade e assim vamos ajudar nos índices de geração de emprego de Juazeiro”, declarou o empresário.

Ler Matéria Completa
Raphael Leal/Ascom
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 23:00

EU PENSO ASSIM... JUAZEIRENSE PEGA O BAHIA NA ABERTURA DO BAIANÃO

Já foram divulgadas pela FBF, as datas dos jogos da JUAZEIRENSE pelo Campeonato Baiano da Série “A” do próximo ano. São quatro partidas aqui no “ADAUTÃO” e cinco fora.

O certame tem a mesma fórmula do campeonato deste ano. São dez clubes disputantes, um será rebaixado e um sobe para a Série “B” (2021). Haverá árbitro de vídeo.

Os dez clubes ficarão todos no Grupo 1, na fase de classificação com pontos corridos, as equipes se enfrentarão com jogos apenas de ida, classificando-se para as semifinais as quatro primeiras classificadas do grupo. A competição vai começar em 15 de janeiro e se encerra no dia 26 de abril.

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 22:30

Prefeitura abre mais de 250 vagas para qualificação profissional no Park São Gonçalo e Vivendas

A Prefeitura de Petrolina oferece uma oportunidade de capacitação e qualificação profissional aos moradores dos Residenciais Park São Gonçalo e Vivendas. Serão mais de 250 vagas distribuídas em diversos cursos como design de sobrancelhas; depilação; cozinha fitness; frentista; pintor, eletricista e encanador; reaproveitamento de alimentos, panificação; bordado e pedrarias. As inscrições para moradores do Vivendas tem início nesta terça-feira (19) e as do Park São Gonçalo têm início nesta quarta-feira (20), nos plantões sociais dos bairros. 

Os moradores do Vivendas interessados em participar devem procurar o plantão social na Avenida Principal (próximo ao CMEI), a partir das 17h. Já os moradores do Park São Gonçalo, devem se encaminhar ao plantão social que fica localizado próximo à Quadra Bege da comunidade, também a partir das 17h, e devem levar documentação pessoal como RG, CPF e comprovante de residência.  As vagas são exclusivas para quem mora nas localidades.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 22:02

Urgente: TSE cassa prefeito e vice e determina novas eleições em Pilão Arcado

TSE cassa mandato do prefeito Afonso Mangueira e determina novas eleições em Pilão Arcado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (19), pela cassação dos mandatos de Afonso Mangueira, do Partido Progressista, prefeito do município de Pilão Arcado e do seu vice-prefeito, Daltro Melo, do MDB.

O TSE reverteu posição do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que optou recentemente por manteve o mandato do prefeito e vice, mesmo reconhecendo a prática de abuso de poder político e econômico na última campanha para prefeito.

As decisões, tanto do TRE-BA, quanto do TSE, se baseiam em denúncias de irregularidades na contratação de 500 servidores,  pelo antecessor e apoiador da candidatura de Afonso Mangueira, ex-prefeito João Ubiratan.

A sentença determinou a perda do mandato do prefeito e do vice, determinando ainda a realização imediata de novas eleições no município.

Da redação GJ Notícias
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 22:00

Prefeitura de Juazeiro vai homenagear ex funcionários da antiga Franave durante inauguração da Vila Bossa Nova

Os juazeirenses já vivem a expectativa da abertura do aguardado centro gastronômico da cidade, um sonho que se tornará realidade no próximo dia 6 de dezembro e que recebe o nome de Vila Bossa Nova, numa referência ao gênio juazeirense João Gilberto.

A entrega do casario da antiga Companhia de Navegação do São Francisco totalmente reformado – e que está virando um complexo de culinária e entretenimento – acontecerá em evento que promete ser de muita emoção com a homenagem aos ex-funcionários da Franvave ainda vivos, solenidade oficial e apresentações culturais.

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 21:43

TCM aprova com ressalvas contas de Jaguarari e aplica multa nos dois últimos gestores: Everton Rocha e Fabrício Santana

Na sessão desta terça-feira (19/11), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas da prefeitura de Jaguarari, referentes ao exercício de 2018.

Os períodos de 01/01/2018 a 30/03/2018; 01/11/2018 a 25/11/2018 e 07/12/2018 a 31/12/2018, estavam sob responsabilidade de Everton Carvalho Rocha. Já os períodos de 04/04/2018 a 31/10/2018 e 26/11/2018 a 06/12/2018, estavam sob a responsabilidade de Fabrício Santana Dagostino. As contas foram relatadas pelo conselheiro Raimundo Moreira.

Ler Matéria Completa
Com informações do Tribunal de Contas dos municípios-Ba
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 21:39

FELIZ DIA MUNICIPAL DO SAMUZEIRO

Há exatamente sete anos passávamos por uma grande angústia, pois perdíamos um grande amigo em um acidente com uma de nossas viaturas a caminho da cidade de Remanso. Nunca pensávamos que poderia acontecer com um de nós, mas a vida nos prega surpresas, saímos de nossas casas com a certeza de que iremos colocar nossas vidas em risco para fazer o possível e tentar salvar outras vidas, muitas vezes pessoas que nunca vimos na vida, mas fazemos o melhor para que essa pessoa sobreviva.

Hoje, foi a data que escolhemos como dia do SAMUZEIRO,  para que nosso amigo Adelino fosse lembrado como o guerreiro que sempre foi, e para que todos refletissem nesse dia que o SAMU tem muitos guerreiros que deixam suas famílias em casa, muitas vezes cancelam uma viagem de lazer com seus familiares para está ali, pronto para um chamado. Saímos em direção a uma ocorrência com a mente a mil, já imaginando como será que estará a cena, chegando lá como vamos agir para salvar aquela vida, as vezes os curiosos já estressados dizendo que demoramos, que "quase o paciente morre com esse tempo todo", "bora vai levar logo não?". Sabemos que há agonia quando você está perto de uma vítima, cada minuto se torna uma hora, portanto, nessas horas de reclamações, mantemos a calma para fazer nosso trabalho.

Vamos ser mais conscientes e valorizar cada vez mais nossa categoria, pois sempre tentamos fazer o possível.

#NÃO PASSE TROTE

Josenildo Silva

publicado em 19 de Novembro / 2019 às 21:30

Recuperação de estradas garante melhores condições de vida na área de sequeiro em Petrolina

Desde setembro as comunidades de Uruás, Cruz de Salinas, Atalho e Caititu, área de sequeiro de Petrolina, estão recebendo equipes da prefeitura dedicadas à implementação de estradas e ramais vicinais. Mantendo um cronograma intenso de trabalho, a Secretaria de Governo e Agricultura conseguiu garantir mais de 200 km patrolados nesses povoados.

As equipes atenderam os trechos entre Uruás a Cruz de Salinas, Cruz de Salinas a Atalho, Volta do Riacho a Mudubim, a antiga estrada que liga Buenos Aires a Carretão, Buenos Aires a Atalho, Atalho a Carretão em direção a Caititu e de Caititu até Baixa Alegre; Carretão a Sítio Baixa da Beleza e Sítio Baixa do Manso e de Terra Nova ao Sítio Serrinha. Também foram recuperados os trechos entre a antiga estrada de Lagoa do Barro à Uruás; Angical, Budin, Pontal e Gavião.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura Petrolina
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 21:00

Com chegada de novos ônibus, prefeitura alerta para mudança em cartões eletrônicos de Petrolina

Os usuários do transporte público coletivo de Petrolina que estão ansiosos para o início das atividades da nova concessionária devem ficar atentos: devido à mudança, os passageiros deverão fazer a substituição dos seus cartões eletrônicos para continuar tendo acesso ao serviço. A troca dos cartões já pode ser solicitada e passa a valer a partir do dia 1º de dezembro, quando a nova empresa passa a operar na cidade. A partir desta data, o atual "Cartão BIP" será totalmente substituído pelo "Cartão SIM Petrolina".

O Secretário Executivo da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), José Carlos Alves, explica que o cartão eletrônico antigo, será válido apenas para a empresa que faz o transporte intermunicipal e interestadual, já os passageiros que circulam apenas em Petrolina precisarão confeccionar o "Cartão SIM" ligado, exclusivamente, ao sistema de transporte coletivo urbano dos bairros de Petrolina, operados pela empresa "Atlântico Transportes". "É muito importante que os usuários só façam recargas utilizáveis no Cartão BIP até o dia 30 de novembro, uma vez que, após esta data será necessário utilizar o novo Cartão SIM Petrolina, devendo comprar seus créditos no novo sistema para ter acesso ao transporte público urbano de Petrolina", disse.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura Petrolina
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 20:30

Kajuru pede demissão de ministro da Educação por ofensas contra cidadãos pela internet

Em discurso ontem no Plenário, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) criticou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, por ofender cidadãos pela internet. O episódio ocorreu na última sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, quando o ministro escreveu um post defendendo a monarquia no Twitter. Alguns seguidores descordaram e fizeram críticas ao ministro, que reagiu contra os seguidores. Para Kajuru, o presidente da Repúlbica, Jair Bolsonaro, não soube escolher o ministro da Educação.

Kajuru sublinhou que Weintraub ficou irritado ao ser criticado e chamou a mãe da internauta de "égua". "Na liturgia do cargo de um ministro da Educação, ele pode responder assim para um seguidor, para um brasileiro que apenas discordou quando ele veio falar de monarquia?", indagou o senador.

Ler Matéria Completa
Com informações da Agência Senado
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 20:14

Bairro São Geraldo receberá nesta quarta-feira a 186° Caravana da Saúde e o Programa Cuidar da Gente em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde/SESAU, realiza nesta quarta-feira, 20, a 192ª edição do programa Caravana da Saúde, que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas de atendimentos médicos especializados e realização de exames. Esta edição contemplará os moradores do bairro São Geraldo, que receberão serviços de saúde com atendimentos médicos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, odontologia, realização de exames de eletrocardiograma e laboratoriais, assim como serviços de vacinação e testes rápidos.

A ação integrará também o programa de Governo "Cuidar da Gente", que tem proporcionado aos moradores mais amplitude de testes, vacinas e atendimentos, além dos serviços de outras secretarias, a exemplo do SAAE e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/SEDES. Desde a criação do programa em 2016, aproximadamente 40 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Caravana da Saúde e as demandas de cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em diversas unidades de saúde de Juazeiro.

Cássio Viana/ estagiário SESAU
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 20:00

Requerimento que pede regulamentação dos motoboys e moto frentistas é aprovado em Petrolina

Proposição de Paulo Valgueiro também sugere ações educativas

O ponta pé foi dado na manhã desta terça-feira (19), com o requerimento n ° 379/19 do vereador Paulo Valgueiro, que pede a regulamentação da atividade dos motoboys e moto frentistas do município de Petrolina. O requerimento, que também sugere ações educativas, foi aprovado por unanimidade na Casa Plínio Amorim.

Os profissionais, que atualmente representam as categorias no município, Fernando Oliveira Barros e Alan Francklin estiveram na sessão deliberativa, usaram a tribuna para expor as dificuldades no exercício da profissão e agradeceram o vereador Paulo Valgueiro pela iniciativa. " Agradecemos ao vereador Valgueiro pela iniciativa de pedir a regularização da nossa profissão já que a maioria exerce de forma irregular porque Petrolina não tem uma lei de regulamentação da atividade", disse Fernando. Segundo eles, cerca de 500 profissionais trabalham com delivery em Petrolina e Juazeiro, circulando diariamente entre as duas cidades.

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos/Bancada de Oposição Petrolina
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 19:39

STF concede liberdade, mas há novo mandado e Dona Maria permanece presa

Apontada com a maior traficante da Bahia e antiga Dama de Ouro do baralho do crime da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP- BA), Jasiane Silva Teixeira, conhecida como Dona Maria, teve o pedido de habeas corpus aceito pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi assinada pelo ministro Marco Aurélio e expedida no último dia 7. No entanto, o advogado dela, Walmiral  Pacheco Marinho Neto, esteve no Conjunto Penal de Juazeiro para que fosse cumprido o alvará de soltura, mas uma nova decisão da Justiça fez com que Jasiane permanecesse presa.

O advogado diz que a cliente chegou a deixar a cela com os seus pertences e, quando já estava no pátio do conjunto penal, foi impedida de sair pelos agentes penitenciários, sob argumentação de que havia uma ordem do diretor da unidade para que ela retornasse à cela. "Cheguei lá 9h30 e, 13h20, após todos os procedimentos de praxe, como consulta e pesquisa no sistema, ela foi chamada para assinar o alvará e ser liberada, fomos surpreendidos com a informação de que o diretor havia suspendido a soltura da minha cliente. Isso foi no começo da tarde e o mandado de prisão só foi expedido às 19h19", reclama a defesa de Jasiane.

Ler Matéria Completa
Fonte: Correio 24 horas Foto: Alberto Maraux/SSP
publicado em 19 de Novembro / 2019 às 19:30

Lista com deputados federais que respondem a processos criminais tem três baianos. Confira:

Um levantamento feito pelo G1 aponta que pelo menos 50 deputados federais respondem a processos criminais no Brasil, número que corresponde a 10% dos eleitos em 2018. Uma curiosidade é que os processos ultrapassam em muito o número de parlamentares investigados, já que tem um parlamentar que responde a 30 ações criminais. Os crimes vão de calúnia e difamação a corrupção, falsidade ideológica, estelionato, lesão corporal, tortura e até furto. Na relação de deputados envolvidos em processos criminais estão três baianos:  

Charles Fernandes (PSD), que reponde a quatro processos, sendo dois por crimes de responsabilidade e dois por crimes da lei de licitações. Ao G1 o deputado negou as acusações e disse que está se defendendo na justiça. Igor Canário (PHS) responde a um processo por crime de injúria na 2ª Vara crime de Feira de Santana. O deputado não quis comentar a acusação.

Ler Matéria Completa
Com informações do G1
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.