Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,5%
Atualizado em: 25/05/2015
publicidade
Espaço do Leitor
29 de Maio / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

Eleições 2016 se aproximando e até o momento a oposição continua sem encontrar um caminho que nos leve a algo concreto, como um candidato que realmente represente a mudança e transformação que Juazeiro tanto precisa.

Como seria esse Candidato? Alguém que valorize o debate, que ouça a sociedade e apresente um plano de Governo que contemple todos os anseios da População, mas o que vemos são políticos com os mesmos comportamentos de 30 anos, quando se reuniam três entidades e escolhiam um Candidato a Prefeito. Comportamento esse que foi prejudicial  à cidade em todos os sentidos, pois essas pessoas não tiveram a capacidade de vislumbrar o potencial de crescimento do Município.  

E hoje continuamos persistindo no mesmo erro, onde ainda impera a Política Velha, com os mesmos velhos personagens, e oportunistas sem nenhuma expressão política sendo apresentados por Partidos desorganizados, cujo único objetivo é ter o poder e tirar proveito financeiro.

Está na hora de sentar, aparar as arestas e não cair no mesmo erro da eleição de 2014, quando tiveram a oportunidade de construir uma oposição forte, elegendo candidatos que tivessem compromisso com a cidade. No entanto, cada um correu atrás de seus objetivos individuais e desvalorizaram os objetivos coletivos. 

Robertão Palma

Sindicalista

Política
29 de Maio / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Em companhia do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Fred da Colônia, e do vereador Helber de Né (PSB), o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, teve um encontro, em Brasília, nesta quinta-feira, 27, com o deputado federal Bacelar (PTN). A reunião foi articulada pelo gestor do SAAE.

De acordo com Fred da Colônia, na oportunidade foi debatida a possibilidade de uma emenda parlamentar do gabinete do deputado direcionada para a melhoria do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. "O deputado está sensível a nossa demanda e deve destinar recursos para nossa cidade no próximo orçamento", pontua.

O prefeito Wilson Cota se mostrou satisfeito com a conversa que teve com o parlamentar. "Estou muito feliz em perceber o interesse do deputado em ajudar nossa cidade. Acredito que estamos construindo uma parceria muito proveitosa que só trará melhorias para Casa Nova". Cota convidou o parlamentar para visitar o município na festa do aniversário da Cidade e na Festa do Interior.       

Ascom/ Casa Nova
Variadas
29 de Maio / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário

O programa Geraldo José (Transrio FM) nesta quinta-feira (28) recebeu como convidada a cantora Marli Santos, ex-vocalista da banda Mirage. Marli volta aos palcos juazeirenses em um novo formato musical.  Há três anos a cantora ingressou no estilo forró pé-de-serra ao lado dos seus filhos Rildon Alves, que é o sanfoneiro do grupo, e Mariana Carolina, que divide o palco com a mãe.

“O pessoal tem aceitado muito bem esse novo formato. Sempre as pessoas tem procurado os nossos shows. Depois de muito tempo eu volto fazendo uma coisa nova para a visão do público, mas que por dentro já me contagiava”, ressaltou Marli.

No dia 06 de Junho Marli e Banda estarão se apresentando no bairro Pedra do Lord. Durante o evento os fãs poderão adquirir o novo CD da forrozeira. O show contará ainda com a participação da cantora Jaidete Varjão. "Esperamos todos lá para conferir meu novo trabalho. Será um show de muito fórro e alegria, pontuou Marli.

Rildon que iniciou musicalmente em uma banda de rock declarou na Transrio FM que finalmente encontrou seu estilo musical. "Ao pesquisar o histórico musical da família encontrei as raízes da verve cultural com o meu avô que era forrozeiro e me apaixonei e não larguei mais a sanfona" declarou de forma entusiasmada.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Informativos
29 de Maio / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

O jornalista Ricardo Mulatinho de Moraes, Assessor da Codevasf, Superintendência de Juazeiro, enviou e-mail ao Blog solicitando colaboração no sentido de encontrar aqui na cidade, familiares de uma amiga de Brasília-DF. Confira:

Bom dia Geraldo,

Preciso de um grande favor seu. Uma colega está com o sobrinho desaparecido há 10 anos. O irmão dele de Brasília, descobriu pelo Fórum de Taguatinga que ele está morando em Juazeiro, então acendeu novamente a esperança de poder encontrá-lo, pois é surdo e mudo, e perdeu o contato com o irmão. O pai faleceu ano passado.

O nome dele é: ADEMILSON FÉLIZ DOS SANTOS - deve estar com 38 anos.

TELEFONE DO IRMÃO DELE ARISMAR: 061-33711580 e do outro irmão   ALTERMAR :061-92110398 - 91038585 – 84428420.

Estou enviando uma foto dele.

Um grande abraço.

Ricardo Mulatinho de Moraes

Variadas
29 de Maio / 2015 às 08:30 | Nenhum Comentário

Os apicultores baianos estão comemorando o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no estado. Nesta quinta-feira (28), o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), anunciou a construção de 30 unidades de beneficiamento de mel, em 14 Territórios de Identidade. O anúncio foi feito pelo secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, e pelo diretor executivo da CAR, Wilson Dias, durante o Encontro das Associações e Cooperativas de Apicultores da Agricultura Familiar, realizado no município de Feira de Santana, quando foram assinados convênios com associações baianas, que totalizam um investimento de R$4.356 milhões, beneficiando diretamente 1.500 apicultores.

As casas de mel serão implantadas nos municípios de América Dourada, Caetano, Central, São Gabriel, Campo Formoso, Uauá, Ilhéus, Tucano, Campo Alegre de Lourdes, Utinga, Ribeira do Pombal, Sátiro Dias, Santa Terezinha, Alcobaça, Barra do Choça, Buerarema, Coronel João Sá, Casa Nova, Canudos, Jeremoabo, Santa Luz, Macajuba, Cipó, Eunápolis, Morpara, Ourolândia, Guaratinga e Condeúba.

Cadeia produtiva fortalecida - O Encontro reuniu cerca de 100 apicultores e meliponicultores de toda a Bahia com o objetivo de planejar as ações necessárias à consolidação da cadeia produtiva do mel da agricultura familiar do estado. Foram apresentadas as experiências exitosas da apicultura, nos Territórios Sisal, Extremo Sul e Velho Chico, uma proposta de nova metodologia para coleta de dados da apicultura e meliponicultura no estado da Bahia, além da visão e valores da cadeia produtiva e de uma análise ambiental estratégica. O destaque das apresentações foi o projeto Bahia Produtiva, coordenado pela CAR e com financiamento do Banco Mundial. O projeto vai desenvolver projetos de inclusão socioprodutiva, acesso a mercados e abastecimento de água e financiará diversos projetos de desenvolvimento da cadeia do mel no estado, a exemplo da implantação de apiários e fomento à produção, além de assistência técnica. O projeto financiará pelo menos mais 100 unidades de mel. 

De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a cadeia produtiva da apicultura na Bahia foi selecionada pelo Bahia Produtiva para ser estimulada com investimentos pela perspectiva de gerar e ampliar a renda, com a possibilidade de iniciar ou incrementar a atividade sem depender tanto da terra como ativo produtivo. “Em um estado onde a estrutura agrária é constituída basicamente de propriedades rurais com menos de 10 hectares, e, sobretudo, no semiárido, a criação de abelhas tende a dar respostas mais efetivas e imediatas do ponto de vista da produção”. Segundo Wilson Dias, o evento acontece em um momento oportuno para se construir um plano estratégico da cadeia do mel. “A CAR está iniciando a execução do projeto Bahia Produtiva, estamos escutando e reunindo as demandas dos setores e preparando os produtores para participar dos editais, que devem ser lançados a partir de julho, para a execução dos projetos de apicultura”.

A atividade apícola está presente em todos os 27 Territórios de Identidade e tem impacto positivo nas economias locais. Segundo dados do IBGE, a Bahia ocupa o 6° lugar na produção nacional de mel e o 1° na Região Nordeste. Atualmente, são quase 10 mil apicultores, oriundos da agricultura familiar, cadastrados no Plano de Desenvolvimento da Apicultura do Estado da Bahia, com produção de mais de 4.400 toneladas de mel por ano. Para o presidente da Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia (Cecoapi) e apicultor, Francielio da Silva Maceso, o evento teve uma grande dimensão e representa a valorização dos apicultores baianos. “Esses convênios nos enchem de estímulo. As novas unidades vão garantir a qualidade de produtos e fortalecer a cadeia do mel. Já o ‘encontro’ proporciona a troca de experiências entre apicultores de diferentes regiões. Recebemos aqui uma injeção de ânimo”.

O evento, que segue até esta sexta (29), no auditório da Pousada Central, é uma realização SDR, através CAR e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), com a parceria da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes/Bahia) e da Câmara Setorial de Apicultura de Meliponicultura (CSAM). Também estiveram presentes no primeiro dia do encontro o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, o superintendente da Suaf, Marcelo Matos, o coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a fiscal estadual da Adab, Solange de Oliveira Veras, representantes de 60 associações e 15 cooperativas de apicultura e meliponicultura da Bahia.

Ascom SDR/CAR
Variadas
29 de Maio / 2015 às 08:10 | Nenhum Comentário

O movimento JuArt realizará neste domingo (31), na Praça do bairro Alto do Cruzeiro, a 2° edição do projeto "Vem Para A Praça". O projeto é um momento de recreação e interação com as pessoas. O objetivo da ação é restaurar a ludicidade nas praças e buscar reestruturá-las, oferecendo atrativos para sanar o vazio que elas se tornaram. A programação é bastante variadada e engloba apresentações teatrais, musicais, dança, além da alegria dos Bonecos de Olinda. Confira a seguir a programação completa do Vem Para a Praça:

13:00 as 14:30h – Exposição de Fotos Antigas e Poesias

14:30 as 15:10h – Palhaços e Contadores de História e Bonecos de Olinda    

15:10 as 15:45h – Show do Grupo P1 Rappers

15:45 as 16:05h – Apresentação de voz e violão com César Bandeira

16:05 as 16:45h – Peça "O Rapto do Livro" e Roda de Capoeira

16:45 as 17:05h – Show do Cantor Esley Freitas

17:05 as 17:25h - Apresentação de voz e violão com Tiago Lacerda

17:25 as 17:45h - Apresentação de voz e violão com Tony Martins

Da redação
Policial
29 de Maio / 2015 às 07:44 | Nenhum Comentário

Na madrugada desta sexta-feira (29) uma agência do Banco Bradesco situada no distrito de Pilar, município de Jaguarari, foi explodida por bandidos.

Nas fotos é possível notar os prejuízos ocasionados. O Blog Geraldo José está apurando as informações. Acompanhe mais detalhes nas próximas horas.

Da redação
Política
29 de Maio / 2015 às 07:31 | Nenhum Comentário

Com a contratação feita pela Prefeitura Municipal de Petrolina e do Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada de Juazeiro (SOTE), os primeiros pacientes começaram a realizar as cirurgias ortopédicas ELETIVAS de média complexidade. A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, e a diretora da Regulação, Mara Gonçalves, aproveitaram a tarde de quarta-feira, 27, para visitá-los.

Em média, são 100 pacientes que aguardam o procedimento cirúrgico. “Antes de chegar o dia da cirurgia os pacientes passam por todo o processo pré-operatório com consultas e exames para que o procedimento seja um sucesso. Ver a satisfação do usuário em ter sua demanda resolvida e sua saúde restabelecida nos alegra e dá sentido ao nosso trabalho”, disse a diretora.

 “A iniciativa foi um pedido do prefeito Julio Lossio com o objetivo de agilizar as cirurgias eletivas e reduzir a espera, dando mais dignidade e resolutividade às demandas. Vamos  conseguir atender as necessidades de nossos pacientes, fiz questão de vir visitá-los e saber como foram atendidos. A satisfação e alegria de nossos pacientes nos motiva a buscar soluções para as suas necessidades", salientou Lucia.

Ascom/Petrolina
Informativos
29 de Maio / 2015 às 07:30 | 3 Comentários

O Blog Geraldo José mais uma vez sai na frente no Nordeste e passa a disponibilizar aos seus leitores uma ferramenta que possibilita a escuta das notícias.

A nova ferramenta visa dinamizar a leitura, aproximar os leitores ainda mais da informação e proporcionar um ambiente de acessibilidade para aqueles leitores que possuem dificuldades visuais, mas que querem se manter informados através da plataforma online do Blog Geraldo José.  

Para Ítalo Duarte, responsável pelo departamento técnico, “a nova ferramenta possibilita igualdade de acesso a todos, sem distinção, e marca a presença do Blog na era da acessibilidade”, comemorou.

Para usar o recurso basta o leitor clicar uma vez no ícone "ouvir texto", que fica logo abaixo do título de cada notícia. Em questão de segundos o conteúdo receberá um formato de som e o computador buscará a pronúncia em um dicionário digital gerando o texto falado.

Na região e no nordeste o Blog é um dos primeiros a usar a ferramenta de acessibilidade.

Política
29 de Maio / 2015 às 07:00 | 7 Comentários

O programa Geraldo José desta quinta-feira (28) contou com a participação do vereador de Juazeiro José Carlos Medeiros (PV). Durante a entrevista o edil não mediu palavras e criticou a administração do prefeito Isaac Carvalho em diversos aspectos. Sobre o repasse do Hospital Regional para as incumbências da prefeitura municipal, como foi especulado esta semana pelo secretário de Saúde, Dalmir Pedra, o vereador disse que se caso a transição aconteça o sistema de saúde de Juazeiro irá piorar cada vez mais.

“O município não está dando conta da demanda nos postinhos de saúde. Dalmir Pedra quando frequentava a Câmara de Vereadores sempre dizia que o município tinha que entregar certas responsabilidades ao Estado. No nível de incompetência do governo municipal seria uma tragédia entregar o Hospital Regional nas mãos da prefeitura. Isso pioraria cada vez mais a saúde do nosso município”, declarou Medeiros.

Na entrevista o vereador conclamou a todos os sindicatos trabalhistas de Juazeiro a lutarem pela não aprovação do Projeto de Lei 3.139 enviado pelo gestor municipal a Casa Aprígio Duarte Filho. O projeto pretende contratar funcionários por um período de 6 a 48 meses e também por tempo indeterminado. “Da mesma forma que os sindicatos trabalhistas e a CUT estão nas ruas contra a PL 4.330 queria vê-los na Câmara de Vereadores contra o projeto 3.139. Esse projeto é pior que a terceirização, porque subtrai todos os direitos dos trabalhistas”, salientou Medeiros.

Durante a entrevista o edil falou também sobre o impasse judicial que implica a apropriação da área onde funciona o Camelódromo. “Há dois anos estamos brigando na justiça. Agora está em um imbrólio entre as partes. Vamos até o fim e não vamos perder aquela área”, disse.

Sobre a situação do Centro de Cultura de Juazeiro que nos últimos dias foi ameaçado de passar por leilão, Medeiros salientou: "Quando anunciaram o leilão eu vim a público e provoquei os deputados que respondem por Juazeiro. Tinha que fazer a defesa da minha cidade. A EBAL reconheceu que estava errada e o leilão foi suspenso. Mas, agora a luta é por ampliações do Centro e pelo fortalecimento da classe artística", pontuou.

Na semana passada, Medeiros representou a Prefeitura Municipal no Ministério Público Federal (MPF) solicitando que a gestão possa garantir de forma plena o acesso da população aos serviços médicos, principalmente a realização dos exames. Segundo o vereador o motivo de mais uma ação contra a gestão Isaac Carvalho, nessa área, foi a retirada de uma máquina, por parte da empresa, no Laboratório Central (LACEN) por falta de pagamento prejudicando os pacientes.

Da redação/Fotos Geraldo José
Variadas
29 de Maio / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

O teatro é empolgante, transformador. Uma arte que fascina o ator e também o espectador que é levado ao choro, ao riso, à reflexão e à emoção. Pensando nos benefícios que a arte teatral proporciona aos seus praticantes, o grupo Luze-Luze realizará o ‘Workshop de Iniciação Teatral’, no dia 13 de junho, das 15h às 18h, na Casa Paroquial, da cidade de Uauá, na Bahia.

O workshop será ministrado pela atriz, Daiane Fercine, que iniciou no teatro pelo SESI, estuda na escola de Artes Cênicas de Santos, em São Paulo e é integrante da ‘Cia Vinho e Alma’. Daiane já desenvolveu diversos trabalhos teatrais e está ansiosa para ministrar o curso em Uauá.

“O objetivo do workshop é fazer uma introdução ao universo teatral, visando seu caráter coletivo, aplicando técnicas que estimulem a desinibição, comunicação, sensibilidade, socialização e imaginação através da expressão corporal e vocal dos participantes”, relata a diretora da Luze-Luze e produtora cultural, Indira Ferreira.

Estão sendo ofertadas 20 vagas para o workshop que é gratuito. Podem se inscrever, os interessados que tenham mais de 14 anos. As inscrições seguem até o dia 10 de junho e devem ser feitas através do email: luzeluzell@gmail.com ou pelo telefone: (74) 9965-1912, informando nome completo, idade, telefone e email. É importante ressaltar que os participantes devem ir com roupas leves, que não atrapalhem o movimento do corpo. 

Informativos
29 de Maio / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

Os microempreendedores individuais (MEI) que se formalizaram até dezembro de 2014 têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anuamicrol do Simples Nacional (DASN-Simei) à Receita Federal. Gratuita e obrigatória, a declaração está disponível no Portal do Empreendedor e resguarda os benefícios da formalização, como aposentadoria e salário-maternidade. Os empreendedores que não entregarem o documento no prazo legal (até às 23h59) pagarão uma multa de R$ 50.

De acordo com a gerente adjunta do Sebrae Juazeiro, Pricilla Silva, desde a segunda-feira, 25, aumentaram na unidade os atendimentos aos microempreendedores individuais. "Nós orientamos sobre a necessidade de manter a contabilidade da empresa organizada e anotar, ao longo do ano, os valores de compras e vendas para preencher o documento corretamente", explica. A declaração deve conter o faturamento registrado pela empresa em 2014, além de informar se houve contratação de funcionário e a descrição da despesa.

A microempreendedora individual Roberta Vieira sabe da importância de ficar em dia com a Receita Federal. A esteticista do Centro de Estética Facial e Corporal, em Juazeiro, já enviou sua declaração anual referente ao ano de 2014 e destaca as vantagens conquistadas com a formalização. "Depois de formalizada, passei a ter acesso aos benefícios sociais, mais facilidade no processo de compras e até mais credibilidade no setor. Para continuar com todos esses direitos, fico sempre atenta ao prazo da declaração de faturamento", revela.

O empreendedor também pode tirar dúvidas e receber orientações na Central de Relacionamento Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para fazer a declaração basta acessar o portal do empreendedor e seguir as orientações ou ir à sede do Sebrae em Juazeiro, na Praça Dr. José Inácio da Silva, no Centro. Até esta terça-feira, 26, apenas 42,6% dos microempreendedores individuais da Bahia enviaram o documento. O estado é o maior do Nordeste em número de MEI cadastrados, somando mais de 315 mil. Em Juazeiro são 4.627 empreendedores formalizados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3612-0827.

Microempreendedor individual

O MEI está enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), tendo como despesas o pagamento mensal de R$ 39,40 (INSS), acrescido de R$ 5 (para prestadores de serviço) ou R$ 1 (para comércio e indústria). Permanece na modalidade de pagamento de imposto fixo, o MEI que faturar até R$ 60 mil no ano ou proporcional de R$ 5 mil por mês em que esteve formalizado. Com a legalização, o empreendedor tem direito a benefícios como aposentadoria por idade, licença-maternidade e auxílio-doença.

Ascom/SEBRAE
Reminiscências
28 de Maio / 2015 às 23:00 | 1 Comentário
 
Boa noite equipe do blog,
 
Aproveitando uma foto do quadro reminiscências enviada ao blog pelo vereador Caffé tirei fotos atuais da Avenida Engenheiro Manoel Borges e do que sobrou do Copet, as fotos mostram que 31 anos depois a Avenida continua no barro e sem pavimentação asfáltica.
 
Lamentável mais é a realidade!
 
Murilo Ricardo
João Paulo II
Policial
28 de Maio / 2015 às 22:31 | Nenhum Comentário

O 3º Batalhão de Policia Militar, em Juazeiro, realizá na manhã desta sexta-feira, a partir das 9h, a solenidade de formatura de novos soldados.  A turma composta por 26 alunos iniciou a sua formação no mês de agosto de ano de 2014 e incrementará o efetivo das unidades operacionais da Região Norte. O Blog Geraldo José deseja aos formandos muitas realizações nessa nova trajetória!

Da redação
Política
28 de Maio / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

A manhã desta quinta-feira, 28, foi destinada para a vistoria das obras da Secretaria de Saúde de Petrolina. A gestora da pasta, Lucia Giesta, acompanhada da equipe da Atenção Básica e do engenheiro do Núcleo de Obras, Adjair Leite, inspecionaram as obras da UPA 24h, Academia da Saúde Vila Eulália, as reformas das Unidades de Saúde do Projeto C1 e Cosme e Damião e do Espaço Vida, além da construção da AME Centro.

"Hoje, estamos com 6 obras em andamento, 4 em processo de licitação para serem retomadas, 2 obras para serem iniciadas que são a reforma de Pau Ferro e ampliação DA UBS da Cohab Massangano. A reforma da Unidade de Saúde do C1 foi concluída, e a SMS vai iniciar a instalação dos equipamentos para entregá-la", detalhou o engenheiro Adjair.

Lucia destaca que "reforma, ampliação e construção de unidades são um dos mecanismos para continuarmos reestruturando nossa Atenção Básica. Proporcionar espaços adequados, com estrutura física de qualidade e profissionais aptos para atender a população é um diferencial da gestão".

Ascom/Petrolina
Política
28 de Maio / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

O mercado interno juazeirense (fornecedores e mão-de-obra) precisa aproximar-se mais da Wobben Windpower, declarou essa semana o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Carlos Neiva. A aproximação implicará em qualificação de trabalhadores e conscientização do comércio local diante das oportunidades criadas pela multinacional.   

"Esse contato é útil para que seja feito um levantamento das necessidades da Wobben e do que pode ser feito por Prefeitura, Sebrae, Sesi e Senai para suprir essas demandas e ao mesmo tempo preparar e fortalecer toda a cadeia produtiva em torno da indústria pesada", explicou o secretário Carlos Neiva a Thomas Kraus, que é diretor da usina em Juazeiro.  

A Wobben, do grupo alemão Enercon, instalou-se em março deste ano no Distrito Industrial de Juazeiro onde fabrica torres para energia eólica (produzida a partir do vento). Conforme Thomas Kraus, 220 funcionários trabalham atualmente na fabricação das torres de concreto, mas existe a possibilidade de novas contratações.

"A área de influência da indústria de aerogeradores atinge diversos setores produtivos, a exemplo de soldagem, peças mecânicas, serralheria, logística de transporte. A qualificação do mercado é vital nesse processo", disse o gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, na visita à linha de montagem da torres, ao lado do secretário municipal e do executivo da Wobben.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
28 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Como de costume, ontem fui ao Adauto Moraes, fazer entrevistas durante os treinos do Juazeiro. Ao entrar no estádio, vi de longe a figura de um personagem diferente, cabelos longos estava usando o colête da Federação Baiana, dentro de campo conversando com técnico Jamilson. Pensei, será nova contratação do time de Baé? Fui chegando pra mais perto, adentrei o gramado claro que pedi permissão ao técnico. Ao chegar mais próximo possível da nova contratação do Juazeiro, me deparei com alguém que defende a seleção brasileira.

Era a garota Carol Baiana, de bela carreira no futebol feminino mundial, defende a seleção nacional sub-20 inclusive no último jogo, contra a seleção da Alemanha, ela fez o gol de honra da nossa seleção. Perguntei o que ela estava fazendo ali, disse que está de férias e os amigos permitiram ela bater uma bolinha com a rapaziada para manter a forma. Se tivesse oportunidade oficial, entraria no próximo jogo e tentaria fazer gols, disse Carol, que hoje está defendendo a “UNIVERSIDADE DA FLORIDA”, nos Estados Unidos. Carol e Jamilson encerraram o “papo” comigo expressando muita esperança e fé no Juazeiro nessa arrancada final do campeonato baiano da segunda divisão.

Convido, conclamo, convoco e chamo o torcedor para ir  ao estádio neste sábado, às 16:00 hs, para incentivar, empurrar o nosso time a conquistar uma vitória importantíssima contra o Botafogo. Torcedor, sua presença é um estimulo a mais para o bom desempenho dos nossos atletas em campo. Vamos lá!

Eu penso assim, e você?

Por Herbert Mouze

Política
28 de Maio / 2015 às 20:20 | 3 Comentários

Na manhã desta quinta-feira (28) o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do Secretário de Saúde Dalmir Pedra, visitou as instalações da Maternidade Municipal. Na oportunidade, a comitiva percorreu todos os setores da unidade e acompanhou o atendimento à comunidade, além de conversar com médicos, enfermeiros e usuários.  

Recepcionado pela diretora Rivaécia Espínola e pela coordenadora Fabíola Ribeiro, o Prefeito Isaac ressaltou que uma das grandes demandas da gestão municipal é melhorar o acolhimento das pessoas na área da saúde. "É importante o governo acompanhar o funcionamento das unidades de saúde do município. Vamos trabalhar e investir em mais melhorias para que as usuárias sejam acolhidas com carinho e respeito e tenham um atendimento com qualidade sempre", concluiu o gestor.

A diretora Rivaécia Espínola falou sobre a importância da visita do prefeito. "O município está envolvido em todo processo, como parceiro e principal interessado em garantir a fluidez e efetividade do atendimento às gestantes e seus bebês. O prefeito vem trabalhando para avançarmos ainda mais na saúde, nossa maternidade hoje é referência e muitas mulheres de outras cidades têm seus bebês aqui", disse. Para Marly Bittencourt, técnica de enfermagem da maternidade, a visita da comissão é fundamental para verificar de perto as condições das unidades. "Gosto muito de trabalhar aqui e fico feliz que a gestão esteja preocupada com a saúde de nossas gestantes e seus bebês", declarou.

O secretário Dalmir Pedra destacou que o prefeito Isaac Carvalho tem se dedicado para melhorar as condições da saúde em Juazeiro. "Prova disso é a estrutura e assistência da nossa Maternidade. Estamos verificando de perto todas as instalações hospitalares do município, conversando com os usuários para verificar in loco as dificuldades existentes e solucioná-las o mais rápido possível", explicou.

Desde a inauguração em 2010, a Maternidade Municipal já realizou mais de 18 mil partos. A unidade atende gestantes encaminhadas de 35 municípios circunvizinhos situados na região de Pernambuco e Bahia, a exemplo de Senhor do Bonfim, Sento Sé, Uauá, Diadema, Jaguarari, Ponto Novo, Curaçá, Bom Jesus da Lapa, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Orocó, Dormentes, Afrânio, Belo Jardim, dentre outras.

Ascom/Juazeiro
Política
28 de Maio / 2015 às 19:23 | 1 Comentário

Ao parabenizar à população do município de Senhor do Bonfim pela passagem do 130º aniversário de emancipação político-administrativa, que ocorre no dia 28 de maio, através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Roberto Carlos (PDT) lembrou a história da cidade, que está relacionada à busca de ouro e das pedras preciosas, na região, bem como à introdução da criação de gado no sertão baiano.

De acordo com a moção apresentada pelo parlamentar, na atualidade, a cidade experimenta um grande avanço na infraestrutura e nas áreas sociais, como educação, saúde e infraestrura. “Sabemos que os problemas que Senhor do Bonfim enfrentou e enfrenta, são históricos, mas estamos trabalhando para que os avanços sejam contínuos. Diante do exposto, queroaproveitar a oportunidade para parabenizar o município e sua população, colocando-me à disposição na Assembleia Legislativa para continuar o trabalho em prol de mais qualidade de vida da população bonfinense”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
28 de Maio / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Conselho aprova por unanimidade a prestação de contas dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, FUNDEB, quanto a sua distribuição, transferência e aplicação, referente ao exercício de 2013 pela Secretaria de Educação de Petrolina, SEDUC.  A aplicação dos recursos no setor superou o 60% exigidos pelo governo federal.

O trabalho do Conselho do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública. O controle exercido pelo Conselho do Fundeb é o controle direto da sociedade, com representação do poder executivo, representação de professores, diretores das escolas públicas, servidores da escola pública, e de pais e alunos das unidades municipais.   Além da atribuição principal do Conselho, prevista na Lei nº 11.494/2007, outras foram incorporadas ao colegiado, a despeito, inclusive do parecer final que deverá ser apresentado ao Tribunal de Contas do Estado.

Ascom/Petrolina
Esporte
28 de Maio / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Na tabela de classificação do Campeonato Distrital, de Juazeiro, o time de Carnaíba lidera com 09 pontos o grupo A e o Junco com 12 pontos é o primeiro do grupo B.

No próximo fim de semana (30 e 31), mais dois jogos disputam a 8ª rodada do Campeonato que tem ainda no grupo A as equipes de Pinhões na segunda colocação com três pontos, seguido por Massaroca e Itamotinga, respectivamente, também com o mesmo número de pontos e saldo de gols.

No sábado, às 15h30, o time de Carnaíba recebe a equipe de Itamotinga e no domingo, será a vez de Massaroca receber o Pinhões. O Campeonato ainda está na fase classificatória com partidas de ida e volta dentro do próprio grupo.  

Segue para a semifinal as duas equipes que fizerem mais pontos nos jogos, sendo que a primeira do Grupo A irá disputar com a segunda do B e o primeiro do Grupo B com o segundo do A. "Temos tido grandes partidas, um verdadeiro espetáculo do esporte amador que tem sido apoiado por todas as comunidades dos distritos, tornando o campeonato ainda mais empolgante. Agora é continuar trabalhando para chegarmos à final com o mesmo brilho", expressou Gilberto Pacheco, superintendente de Esportes do município.

Ascom/Juazeiro
Política
28 de Maio / 2015 às 18:00 | 1 Comentário

Na sessão ordinária da úiltima terça-feira (26), o presidente da Comissão Especial Provisória da Câmara de Juazeiro, vereador Mitonho Vargas (PT) requereu à Mesa Diretora da Casa prorrogação do prazo para a conclusão dos trabalhos e apresentação do relatório. O relator da Comissão, vereador Francinalvo Leopoldo, o Nalvinho (PT do B) terá mais 30 dias para concluir o relatório.  

"A comissão quando constituída tem o prazo de 60 dias para ouvida das pessoas quando necessário e encerrar os trabalhos com a entrega do relatório, que será discutido na Comissão e levado ao plenário. Estamos encerrando este prazo no dia 31 de maio e o vereador Nalvinho, relator, solicitou a prorrogação desse prazo. Esse pedido é legal, regimental e o que nós queremos mesmo é esclarecer todas as dúvidas citadas por Antônio Carlos Chaves", salientou Vargas. No dia 31 de junho quando finda o novo prazo, a Comissão se reunirá para análise e aprovação do relatório.

A CEP foi criada pela Mesa Diretora e investiga questionamentos apresentados pelo ex-vereador e ex vice-prefeito Antônio Carlos Chaves sobre a construção das elevatórias, equipamentos importantes para o saneamento no município. Segundo Chaves, a obra estaria suspensa e o número de elevatórias seria insuficiente para o crescimento habitacional de Juazeiro.

Ascom/ Câmara de Vereadores
Informativos
28 de Maio / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

O Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia (SINDAE) realizará nesta sexta-feira (29) uma assembleia geral a partir das 08h, no Pátio do Almoxarifado do SAAE, com o objetivo de discutir melhorias para a categoria, dentre elas a campanha salarial 2015.

Na reunião será debatido ainda o fechamento do acordo coletivo, o plano de cargos e carreiras que está sendo elaborado pelo governo municipal e ações do Instituto Previdenciário de Juazeiro. Os participantes também discutirão as propostas do Projeto de Lei 4330 que prevê a terceirização em qualquer atividade empresarial no Brasil.

Da redação
Política
28 de Maio / 2015 às 17:00 | 1 Comentário

O prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, se reuniu nesta quinta-feira, 27, com o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), em Brasília. O encontro serviu para reforçar a parceria entre o município e o mandato do parlamentar. Na oportunidade, Cota aproveitou para protocolar pedido de mais investimentos. "Lúcio é amigo e parceiro de Casa Nova e do seu povo. Sei que posso contar com o mandato dele para conseguir muitas melhorias para nossa cidade", pontua o gestor municipal.

O deputado avaliou de forma positiva a reunião que teve com prefeito. "Os encontros com Wilson Cota são os melhores possíveis. O prefeito é humilde, tranquilo, do povo e só nos cobra ações e emendas para sua cidade. Isso é muito bom! Nossa conversa é em torno de uma agenda positiva para Casa Nova. Assim, é um prazer ser cobrado", relata o parlamentar. 

Lúcio Vieira Lima destacou o trabalho desenvolvido pelo prefeito na condução da gestão municipal. "Claro que Wilson passou por momentos difíceis, complicados, enfrentou problemas que não foram criados por ele, como a prefeitura em débitos, sem poder receber convênios... Primeiro ele teve que arrumar a casa e com muita sabedoria, força de vontade e trabalho está revertendo o quadro e fazendo melhorias para o povo. Mesmo com todas as dificuldades financeiras que o país está passando, mesmo com toda ineficiência do governo do Estado, Casa Nova terá um novo clico", confia o deputado.

A parceria entre a prefeitura e o mandato do deputado já rendeu investimentos na cidade: uma das verbas liberadas por indicação do parlamentar foi a uma máquina patrol no valor de mais de R$ 485 mil. Para o futuro, o gabinete do deputado já iniciou o processo de destinação de mais de cinco milhões e trezentos mil para obras de calçamento, melhorias sanitárias, desenvolvimento rural e econômico e para o Pátio de Eventos.  "Além do que já conquistamos, Wilson veio aqui me cobrar mais emendas. Espero, em breve, anunciar boas notícias".

O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar o deputado para participar da festa de aniversário da cidade e da Festa do Interior. O deputado se comprometeu em visitar Casa Nova nessas oportunidades. 

Asscom
Variadas
28 de Maio / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

Piauiense, com título de pernambucano, o inspetor chefe da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Lima, recebeu na noite desta quarta-feira (27) duas das honrarias mais importantes do município de Petrolina: o título de cidadão petrolinense, outorgado pela Câmara de Vereadores, Plinio Amorim, e a medalha senador Nilo Coelho, oferecida pela Prefeitura Municipal. As comendas são dedicadas em reconhecimento e agradecimento a cidadãos que prestam relevantes serviços à cidade e a sua gente.         

Na solenidade de outorga dos títulos estiveram presentes o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o superintendente da PRF em Pernambuco, Walquer Barbosa, o autor da proposta que ofereceu o título de cidadão, o vereador, Elismar Gonçalves, e demais edis da Casa Plínio Amorim, além de familiares do inspetor, autoridades e policiais da Polícia Rodoviária Federal. Homenageado pelos membros da mesa e por vereadores, que solicitaram a palavra no ato, Paulo Lima foi lembrado como homem íntegro, comprometido e com uma notória atuação junto a segurança pública de Petolina.    

Radicado na cidade em 1991, Paulo Lima traçou sua carreira profissional passando, entre outras instituições, pelo  Exército e Polícia Civil, até chegar à Polícia Rodoviária Federal, no ano de 2005 e assumindo em 2011 a chefia da 6ª Delegacia da PRF, cargo que ocupa atualmente. Ao receber as comendas, Lima externou sua felicidade e gratidão pelo reconhecimento do seu trabalho. “Tudo que fiz e tudo que faço é por amor e me sinto muito honrado em receber essas homenagens”.  

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
28 de Maio / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Embora não haja unanimidade, empresas e especialistas questionam se o adiamento do pagamento de recursos do Fies seria mais uma das chamadas “pedaladas fiscais” do governo. Uma ação judicial ainda indica que o FNDE não teria competência para decisões como essa. Para Elizabeth Guedes, da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação (Abraes), o governo força as empresas a “financiar um programa social”. “O adiamento sem a provisão de como vai ser pago é mais uma ‘pedalada fiscal’.”

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou situações em que o Tesouro não transferiu valores que os bancos haviam pago em programas sociais, as chamadas “pedaladas”. Segundo o economista José Roberto Afonso, da Fundação Getúlio Vargas, o caso do Fies é similar. “Parece mais um caso de tantos outros que se tornaram praxe no governo.” O professor Otto Nogami, do Insper, vê diferenças. “O que aconteceu foi uma quebra de contrato”, diz. “Não é justo, mas com a portaria o governo fica calçado juridicamente.” O economista Mansueto Almeida concorda. “Não é a mesma coisa porque as faculdades não são bancos públicos financiando o governo, como ocorreu nos outros casos.” Segundo ele, porém, fere-se a lei de orçamento.

Policial
28 de Maio / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Após recolher documentos na sede da Klefer, empresa de marketing esportivo de propriedade do ex-presidente do Flamengo Kleber Leite e parceira da CBF, agentes da Polícia Federal pretendem ir até a sede da CBF, ainda na noite desta quarta-feira. Eles têm mandato de busca e apreensão de documentos e serão recebidos por responsáveis pelo departamento jurídico da entidade. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, confirmou ter recebido a informação da “visita” da Polícia Federal. “Eu não fiquei lá porque o dia foi corrido e preciso descansar um pouco. Mas temos gente do departamento jurídico, administrativo, de tecnologia da informação para atendê-los (os agentes) em tudo que solicitarem. Serão muito bem recebidos”, disse, garantindo que todos os documentos e informações que forem solicitados serão entregues às autoridades. Os agentes estão de posse de mandatos de busca e apreensão. Feldman confirmou que uma reunião extraordinária entre diretores da entidades determinou, no início da noite desta quarta-feira, o afastamento de José Maria Marin da entidade “até a definitiva conclusão do processo”. Durante o dia, Marin havia sido banido da Fifa. Também reiterou a posição da entidade de fazer uma nova análise de todos os contratos feitos em administrações anteriores à de Marco Polo Del Nero que ainda estejam em vigor.

Estadão
Política
28 de Maio / 2015 às 15:00 | 1 Comentário

O primeiro embate foi extremamente positivo porque os modelos que estavam propostos eram para piorar o sistema e prevaleceu o sistema atual. E o risco de acabar com as coligações proporcionais e instituir cláusulas de barreira ficou bastante diminuído porque os acordos e entendimentos feitos na votação  dá mais tranquilidade para não aprovação dessas duas propostas que são restritivas de partidos e de correntes da sociedade.

Essa foi a avaliação feita pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) ao final das votações da reforma política no plenário da Câmara na noite desta terça-feira (26).

A expectativa do andamento das votações é de manter a batalha pelo fim do financiamento empresarial, “que ainda está em curso em manobras de setores que não querem aceitar o resultado da votação de ontem e continuar com o financiamento empresarial”, alerta o parlamentar.

Daniel Almeida destaca ainda outras duas propostas importantes que serão debatidas a que permite a redução do número de assinatura nos projetos de lei de iniciativa popular para 500 mil assinaturas, garantindo maior participação da sociedade na vida política do país; e a cota de 30% de vagas para as mulheres no parlamento.

Ele reconhece que existe muita dificuldade para aprovar as duas propostas e admite que, mesmo que sejam aprovadas essas propostas, a reforma política  não se aproxima do que a sociedade precisa.

“Mas evitamos retrocesso naquilo que era a ameaça principal. Eu considero que não permitir retrocesso em uma Câmara conservadora já é um avanço importante”, explica o deputado, acrescentando que “fica provado, nesse debate, que reforma política sem pressão da sociedade não tem ambiente para prosperar. Ao pensar em reforma política, os partidos políticos precisam encontrar caminhos para mobilizar a sociedade.”

Asscom
Variadas
28 de Maio / 2015 às 14:30 | 5 Comentários

Desde o final do ano de 2014, as Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras têm enfrentado sérias dificuldades na realização de despesas diversas, especialmente com contratos continuados, que são despesas obrigatórias. Esta situação se agravou do início de 2015 até o momento, em razão do Decreto 8.389 de 7 de janeiro de 2015, que estabeleceu a liberação mensal de 1/18 do orçamento previsto, o que representa uma restrição na ordem de 33,33% do orçamento mensal da universidade, sendo devidamente comunicado nas reuniões ordinárias do CONUNI e amplamente divulgado na imprensa. 

Além disso, no âmbito do ajuste fiscal pelo qual passa o setor público brasileiro, através do Decreto 8.456, de 22 de maio de 2015, a Presidência da República determinou uma redução global de 13% dos recursos inicialmente previstos na LOA – Lei Orçamentária Anual. Até o presente momento, não temos informações repassadas pelo MEC a respeito da programação orçamentária na área da Educação, em geral, e para as Universidades, em particular.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas neste período, a UNIVASF tem conseguido manter, razoavelmente, as verbas de custeio imprescindíveis à manutenção de serviços como o fornecimento de água, eletricidade, vigilância, limpeza, funcionamento dos restaurantes universitários, gestão da frota e deslocamentos com finalidade acadêmica, pagamento de bolsas das mais diversas modalidades e manutenção das instalações. Além disso, procurou-se manter o orçamento dos colegiados acadêmicos sem cortes (LEDS), de modo a realizar os ajustes predominantemente nas atividades administrativas.

Ao lado de toda a situação orçamentária apresentada, no exercício de 2015 a liberação de recursos financeiros para a realização do pagamento de todas as despesasliquidadas tem sido limitada, na ordem de 60 a 75% das necessidades de cada mês, isto é, na fase final de quitação das notas fiscais dos serviços prestados. Com isso, em alguns casos, os pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços encontram-se atrasados, o que foge à competência da Administração Central, que por diversas vezes precisa decidir ordens de prioridadepara a realização de pagamentos.

Para exemplificar a situação exposta, a UNIVASF conta no momento (27/05) com um montante de R$ 3,6 milhões (três milhões e seiscentos mil reais) de necessidades de pagamento registradas no Sistema Financeiro do Governo Federal e dispõe de apenas R$ 8.784,71(oito mil, setecentos e oitenta e quatro reais e setenta e um centavos) para fazer frente a tais necessidades. Ainda assim, a administração tem gerenciado o cumprimento de tais obrigações, conforme os seus diferentes prazos de vencimento, e a constante interlocução junto ao MEC para a liberação dos recursos necessários.

Diante do exposto, a UNIVASF aguarda a manifestação do Ministério da Educação, em função das restrições impostas pelo Decreto 8.456, de 22 de maio de 2015, em termos da apresentação da programação orçamentária para a UNIVASF e demais instituições de ensino, ao longo do restante do exercício 2015. Tão logo tal programação esteja disponibilizada, deveremos apresentar plano detalhado visando adequar-se às limitações estabelecidas.

Neste contexto, contamos com a compreensão e o apoio de todos os servidores, estudantes e funcionários terceirizados na instituição, independentemente do seu Campus de atuação, de forma a ultrapassarmos as dificuldades que ora se impõem e assegurarmos, com o menor impacto possível, a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além das ações de assistência estudantil, para a execução das quais a Administração Central não medirá esforços junto ao MEC e demais Ministérios.

Gabinete da Reitoria

Ascom Univasf
Policial
28 de Maio / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Entre os dias 20 e 27 de maio, 42 homens das Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, de nove estados do Nordeste, participaram da Operação Temática de Enfrentamento a Fraude Veicular (OTEVEIC/Sertão), coordenada pela divisão nacional de combate ao crime. A terceira edição da intervenção, no ano de 2015, chegou à Petrolina através de requerimento do inspetor chefe da 6ª Delegacia  da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Lima. Segundo o inspetor, a região do Vale do São Francisco possui um grande mercado de aquisição de produtos de furto e roubo e há a necessidade de coibir e identificar os pontos de comercialização.  

De acordo com o coordenador da operação e membro da divisão de combate ao crime, no Distrito Federal, Leonardo Ramos, o curso teve uma etapa teórica e outra prática. Nesta última, os policiais puderam, em campo, intensificar as ações de fiscalização de veículos automotores, reboques e semirreboques, com ênfase na identificação de seus elementos identificadores. As ações aconteceram em rodovias federais que cortam as cidades de Remanso-BA, São Raimundo Nonato-PI, Araripina-PE, Floresta-PE, Petrolina-PE e municípios circunvizinhos.

Para o inspetor, Paulo Lima, os homens e mulheres que participaram da Operação estão aptos a combater a fraude veicular em sua região. "Estes policias retornam às suas bases com a responsabilidade de multiplicar o conhecimento que adquiriram durante o curso. Este é um tipo de trabalho que requer uma técnica especializada e eles estão capacitados para isto", ratifica, Paulo Lima, ao fazer uma avaliação positiva da Operação.

Resultados:

A III Operação Temática de Enfrentamento a Fraude Veicular/Sertão concluiu suas atividades com  31 veículos recuperados, 2 veículos com suspeita de adulteração, 2 agregados recuperados, 3 agregados com suspeita de adulteração, 1 arma apreendida, 3 munições apreendidas,  6 documentos falsos, 2 mandados de prisão cumpridos e 12 pessoas detidas.

Ascom PRF PE
Variadas
28 de Maio / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco encerrará os encontros da segunda fase do processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco. Nesta quinta, 28/05, e sábado, 30/05, acontecem duas consultas públicas: no dia 28, em Paulo Afonso – BA, e dia 30 em Salgueiro – PE. Um dos objetivos dos encontros é ouvir a população ribeirinha e demais usuários sobre problemas que afetam o Velho Chico.

O Plano – Com o objetivo de estabelecer projeções e metas para os próximos 20 anos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF contratou a Nemus Consultoria para a atualização do Plano de Recursos Hídricos, que norteará a aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso das águas do Velho Chico em ações estruturantes em prol da sustentabilidade da bacia.

O CBHSF destinou aproximadamente R$ 6,9 milhões para a elaboração deste "novo" plano. O plano de bacia é um instrumento regulamentado na lei federal nº 9.433/97 que serve como base para a incorporação, de maneira mais consistente, dos aspectos ambientais, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável de uma bacia, em consonância com a gestão integrada e com as políticas de meio ambiente e recursos hídricos, estabelecendo, assim, metas e ações de curto, médio e longo prazo.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Confira os locais e horários dos próximos eventos:

·                           Consulta Pública em Paulo Afonso, dia 28 de maio (quinta-feira), das 14h às 18h, no Auditório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF, Rua Carlos Berenhauser, S/N - Alves de Souza (Paulo Afonso/BA);

·                           Consulta Pública em Salgueiro, dia 30 de maio (sábado), das 9h às 13h, na Câmara de Vereadores de Salgueiro, Praça Professor Urbano Gomes de Sá, Santo Antônio (Salgueiro/PE)

Asscom
Variadas
28 de Maio / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

A grave crise hídrica brasileira, que atinge fortemente os cerca de 15,5 milhões de moradores da bacia do São Francisco, a baixa vazão nos reservatórios da calha do rio e a mancha escura que recentemente se proliferou pelo Velho Chico ao longo de 30km de extensão no estado de Alagoas, são alguns dos temas urgentes que ganharão destaque no dia 03 de junho, Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. 

Mais uma vez, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a Câmara Consultiva do Submédio São Francisco vão realizar uma intensa campanha de mobilização nacional que visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do Velho Chico. Na programação, uma série de atividades nas quatro regiões fisiográficas da bacia: no Alto São Francisco, as ações se concentrarão no município mineiro de Lagoa da Prata; no Sub Médio, no trecho do rio entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA; no Médio São Francisco, a mobilização será em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia; e no Baixo, o foco será Penedo, às margens das águas alagoanas do São Francisco.

Em Petrolina as ações terão concentração na Orla I a partir das 15 horas, com apresentação de dança indígena,peixamento,pronunciamentos e assinatura  de abaixo assinado REIVINDICANDO DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE ASSINE O DECRETO QUE CRIA O CONSELHO GESTOR DO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO, LIBERANDO  URGENTE RECURSO PARA REVITALIZAÇÃO .
 
A campanha Eu viro Carranca para defender o Velho Chico visa conclamar a todos, especialmente os moradores da bacia do São Francisco, a se mobilizarem em defesa do rio, por meio da sua necessária revitalização. "Nossa expectativa é, mais uma vez, levar a voz do povo ribeirinho para toda a sociedade, especialmente para a imprensa e autoridades, apontando os seus principais problemas e exigindo a devida atenção ao rio e à sua gente", destaca Maciel Oliveira, secretário-geral do CBHSF. "Queremos estimular a consciência de que 'Todos Somos Chico', que é o mote deste ano", reforça.
Ascom CBHSF
Política
28 de Maio / 2015 às 12:30 | 2 Comentários

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) a Medida Provisória 664/2014 que altera as regras para o recebimento do auxílio-doença e da pensão por morte, impondo carências e tempo de recebimento conforme a faixa de idade do beneficiário. A MP faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo federal e segue para a sanção presidencial. O texto-base é o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), acatado pelo relator revisor no Senado, Telmário Mota (PDT-RR), com três emendas aprovadas na Câmara: alternativa ao fator previdenciário; regulamentação da pensão por morte para pessoas com deficiência; e exclusão do prazo de pagamento sobre o auxílio-doença.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), o relatório conseguiu eliminar as possibilidades de gerar qualquer tipo de prejuízo aos trabalhadores e a proposta vai corrigir distorções e contribuir para o esforço do ajuste. Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) afirmou que votou a favor da matéria “de cabeça erguida” por considerar que se trata de uma minirreforma da Previdência Social do Brasil. – É preciso corrigir o que está errado, porque o Brasil é um dos poucos países onde não há carência do número de contribuições para se ter direito à pensão – observou.

Apesar de apoiar a proposta de flexibilização do fator previdenciário, mas impedido regimentalmente de votar o texto em separado, o líder dos democratas, senador Ronaldo Caiado (GO), acusou a medida de prejudicar as viúvas e os trabalhadores com problemas de saúde. O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), também chamou o governo de “perdulário, ineficaz e ineficiente”, transferindo a conta dos seus erros para os trabalhadores. Ele ainda criticou a interferência do Estado nas relações familiares. – O governo do PT quer escolher a data da morte das pessoas e definir com que idade elas devem escolher seus parceiros, mesmo dentro de um regime de contribuição – disse.

Pensão por morte

A proposição prevê regras mais duras para a concessão de pensão, determinando que o direito só seja concedido ao cônjuge que comprove, no mínimo, dois anos de casamento ou união estável. A intenção é evitar fraudes e casamentos armados com pessoas que estão prestes a morrer. Atualmente, não há exigência de período mínimo de relacionamento. O texto do relator mantém a exigência de 18 contribuições mensais ao INSS e/ou ao regime próprio de servidor para o cônjuge poder receber a pensão por um tempo maior. Se não forem cumpridos esses requisitos, ele poderá receber a pensão por quatro meses. A MP original não permitia esse curto período de benefício.

Apenas o cônjuge com mais de 44 anos terá direito à pensão vitalícia. A intenção é acabar com a vitaliciedade para os viúvos considerados jovens. Para quem tiver menos, o período de recebimento da pensão varia de três a 20 anos. Para o cônjuge com menos de 21 anos, a pensão será paga por três anos; na faixa de 21 a 26 anos, por seis anos; entre 27 e 29, por dez anos; entre 30 e 40 anos, por 15 anos; na idade de 41 a 43, por 20 anos; e para os com 44 anos ou mais ela continuará vitalícia como era para todas as idades antes da edição da MP.

Esses números foram estabelecidos de acordo com a expectativa de vida definida pela Tabela Completa de Mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vigente na ocasião. A parte da pensão que couber aos filhos ou ao irmão dependente deixará de ser paga aos 21 anos, como é hoje, sem qualquer carência. Os inválidos receberão até o término dessa invalidez.

Exceções

No caso do cônjuge considerado inválido para o trabalho ou com deficiência, o texto aprovado permite o recebimento da pensão enquanto durar essa condição. Deverão ser observados, entretanto, os períodos de cada faixa etária, assim como os quatro meses mínimos de pensão caso as carências de casamento ou contribuição não sejam cumpridas.

Outra exceção à regra geral da pensão por morte é para o segurado que morrer por acidente de qualquer natureza ou doença profissional ou do trabalho. Mesmo sem as 18 contribuições e os dois anos de casamento ou união estável, o cônjuge poderá receber a pensão por mais de quatro meses, segundo as faixas de idade, ou por invalidez ou por ter deficiência.

As mesmas regras para a concessão e revogação da pensão por morte serão aplicadas no caso do auxílio-reclusão, um benefício pago à família do trabalhador ou servidor preso. A MP também inclui na legislação previdenciária e do servidor público a previsão de perda do direito à pensão por morte para o condenado, após trânsito em julgado, pela prática de crime que tenha dolosamente resultado a morte do segurado, como já previsto no Código Civil.

Auxílio-doença

Foi mantida a regra atual para o pagamento do auxílio-doença. Ou seja, as empresas pagam os primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador e o governo federal paga pelo período restante. A proposta original da MP era que a responsabilidade pelo pagamento dos primeiros 30 dias do benefício fosse do empregador. O cálculo para limitar o valor do auxílio-doença será feito segundo a média aritmética simples dos últimos 12 salários de contribuição. Fica proibido o pagamento desse auxílio ao segurado que se filiar ao Regime Geral da Previdência Social com doença ou lesão apontada como causa para o benefício, exceto se a incapacidade resultar da progressão ou agravamento dela.

Perícia médica

Segundo o texto aprovado, a perícia médica para a concessão dos benefícios da Previdência não será mais exclusiva dos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nos locais onde não houver perícia do INSS ou se o órgão não for capaz de dar um atendimento adequado aos usuários, a perícia poderá ser realizada em órgãos e entidades públicos que integrem o Sistema Único de Saúde (SUS) ou por entidades privadas vinculadas ao sistema sindical e outras de “comprovada idoneidade financeira e técnica”.

Caberá aos peritos médicos da Previdência Social a supervisão da perícia feita por meio desses convênios de cooperação. Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou o que considera a terceirização para os peritos médicos. Na opinião do senador Walter Pinheiro (PT-BA), no entanto, a medida trará um “novo perfil para a área” e deve acabar com todo tipo de manipulação, o que seria uma luta da categoria.

Fator Previdenciário

Alternativa ao fator previdenciário, emenda incorporada ao texto-base da MP foi consenso no Plenário e estabelece que o trabalhador receberá seus proventos integrais pela regra do 85/95. No cálculo da aposentadoria, a soma da idade com o tempo de contribuição deve resultar em 85 para a mulher e 95 para o homem. O fator previdenciário, aprovado em 1999, tem o objetivo de retardar as aposentadorias dentro do Regime Geral da Previdência Social. Pela regra do fator, o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. O valor do benefício é reduzido para os homens que se aposentam antes de atingir os 65 anos de idade, ou, no caso das mulheres, aos 60 anos.

Para o senador Otto Alencar (PSD-BA), a modificação do fator previdenciário é necessária porque ele é "perverso" para o aposentado ao incluir a expectativa de vida no cálculo do benefício. Paulo Paim (PT-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), e vários outros senadores favoráveis à aprovação da proposta, questionaram a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff vetar essa parte da medida provisória. Ao contrário de Omar Aziz (PSD-AM) e Jader Barbalho (PMDB-PA), que defenderam um voto de confiança no governo, acima das questões político-partidárias.

Vigência

Os principais dispositivos da Medida Provisória entraram em vigor em 1º de março de 2015. A maioria das alterações afeta tanto o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) quanto o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), referente aos servidores civis da União. Não são afetadas as pensões militares.

Agência Senado
Policial
28 de Maio / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Terça-feira, dia 26, Policiais Civis lotados no SI (Sistema de Inteligência) da 17ª COORPIN e DH, prenderam por volta das 17:00h na rua Formosa, bairro Joao XVIII, as pessoas de Leidjane Maria da Conceição e seu filho menor de idade de iniciais M.C. por estarem comercializando drogas (maconha). Com os imputados foram apreendidos 225 gramas da droga no interior de sua residência.

DROGA NO ALTO DA MARAVILHA

Em continuidade ao combate ao tráfico de drogas em Juazeiro, Policiais Civis prenderam nesta quarta-feira (27), a pessoa de Wesley Alves Costa, popular “Beiço”. Com o acusado foram apreendidos cerca de 46 gramas de cocaína, a quantia de R$ 1.074,00 reais e um veículo de marca VW/ modelo Saveiro, cor prata, ano fabricação 2013/2013, placa PGA-2403, Petrolina-pe. A prisão foi efetuada na Travessa da rua 02, bairro Alto da Maravilha.

Policial
28 de Maio / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

Preocupado com a prevenção de crimes contra instituições financeiras, o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), a convite da superintendência do Banco do Brasil na região norte do Estado, realizou na tarde desta quarta-feira (27/05), às 15 Horas, no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro-BA, uma palestra para gerentes de agências do Banco do Brasil da região.

Sob o tema “CRIMES VIOLENTOS CONTRA O PATRIMÔNIO - CVP” e ministrada pelo Maj PM JOSÉ CARLOS SOARES MARIANO, respondendo pelo Subcomando do CPRN, com a participação do Maj PM WILDON TEIXEIRA DOS REIS, comandante da CIPE-Caatinga, o evento visa uma melhor capacitação dos gerentes das agências do Banco do Brasil para adoção de procedimentos que devem ser adotados para prevenir roubos e furtos nas instituições financeiras.

Durante a palestra, o Major PM Soares apresentou instruções sobre como os criminosos agem nas agências, como identificar um suspeito, como identificar pessoas cenários susceptíveis à roubos e como agir no caso de ser vítima de roubo. Também foram apresentadas reportagens de flagrantes de roubos em bancos e outros estabelecimentos, com o intuito de ilustrar as diferentes formas de atuação dos bandidos.

Comunicação Social do CPRN

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage