Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 21 de Novembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 22:45

UFBA divulga resultado preliminar do concurso público

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou, nesta terça-feira (21), o resultado preliminar do concurso público para contratação de servidores técnico-administrativos. São disponibilizadas 263 vagas, distribuídas em cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.945,07 a R$ 8.361,32.

Para todos os candidatos (exceto músico), as provas foram compostas por questões de português, administração pública, informática básica e conhecimentos específicos. Haverá também prova oral/prática para alguns cargos e avaliação de títulos e/ou experiência profissional. O resultado está disponível no site do Instituto AOCP.

 

Ascom UFBA
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 22:33

Luiz Gonzaga e a vida secreta maçonica do Rei do Baião

É comun a pergunta se Luiz Gonzaga foi Maçon. A resposta é sim. Luiz Gonzaga também exerceu papel fundamental para o desbravamento da maçonaria no Brasil e especial no Sertão Nordestino. .O Rei do Baião iniciou na Maçonaria em abril de 1971, na loja Paranapuan, no Rio de Janeiro. Utilizou a influência que tinha para liderar o grupo que fundaria a Loja Maçônica Força da Verdade, em 1988, a primeira do Exu, Pernambuco, sua terra natal. 

Iniciado na Maçonaria, quando ainda morava na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga começou a participar dos encontros ali mesmo, na loja Paranapuã, localizada próximo a sua residência. Trabalhou para conseguir telefone, escola, luz e estrada de asfalto para Miguel Pereira, onde possuía propriedade. Como maçom, chegou apenas ao terceiro grau, dos 33 níveis possíveis. Ajudou muitos os mais necessitados, principalmente nas secas dos anos 80. 

A foto acima é de uma reunião realizada no município de Souza, Paraíba. “Todo canto que chegava e tivesse uma loja maçônica, ele fazia questão de se apresentar, visitar e ajudar. Nós visitamos diversas Lojas, em Fortaleza, Recife e João Pessoa, e todas foram testemunhas da presença de Luiz Gonzaga”, conta o maçom Almir Oliveira de Amorim, ex-funcionário do Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe) no Exu.

A generosidade que marcou o artista também pode ser vista nas reuniões maçônicas. Amigo íntimo, Almir conheceu bem a personalidade do sanfoneiro. “Gonzaga era uma pessoa uniforme, uma sumidade em pessoa. Era equilibrado, otimista, incentivava os Maçons para trabalhar pela sociedade, pelo povo, pelos mais pobres, pelos idosos. Ele tinha essa visão social”, recorda o amigo de Luiz Gonzaga.

Pouco tempo depois do falecimento do Rei, 02 de agosto de 1989, a Força da Verdade passou a se chamar Loja Maçônica Luiz Gonzaga. Em vida, o sanfoneiro compôs a música Acácia Amarela, na parceria com Orlando de Silveira, também Maçon. A canção, segundo os maçons entrevistados, é toda escrita em códigos, só possível de ser decifrada por quem é maçônico ou por quem já participou da maçonaria um dia.

Redação blog Foto Arquivo: Loja Maçonica Souza-Paraíba
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 22:03

Equipes de Saúde da Família realizam ações em alusão ao Novembro Azul

Diversas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Juazeiro realizaram atividades educativas e de promoção à saúde, em alusão a campanha do Novembro Azul, mês em que se reforça a importância do cuidado com a saúde do homem. A equipe de saúde do Parque Residencial.

De acordo com a enfermeira da unidade, Rafaela Alves, o Posto de Saúde abriu no último domingo (19) das 08h às 14h, ofertando consultas médicas, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, palestras educativas. Foi realizado um bingo com premiações e servida uma feijoada. A divulgação do evento foi feita pelos próprios agentes de saúde da unidade.

“Fizemos um diagnóstico do bairro e percebemos que este público alvo geralmente trabalha até às 14h do sábado. Por isso, escolhemos o domingo. O principal objetivo foi trazer o homem à unidade de saúde, para que eles fossem atendidos de forma adequada, e que pudessem ter acesso a essas atividades de prevenção e promoção à saúde", explica a enfermeira.

A enfermeira ainda conta que a equipe realiza, desde o primeiro semestre deste ano, ações de prevenção e promoção a saúde. “Já fizemos mutirões para realização de exames preventivos, feiras de saúde, ações em parceria com as escolas e outros grupos de saúde, de forma que a saúde e a informação chegam de forma mais prazerosa e eficaz para a população”, acredita. 
 

Andrea Meireles/PMJ
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 21:15

ISAAC CARVALHO DENUNCIA INTEGRANTE DA OPOSIÇÃO À OAB POR CONDUTA ANTIÉTICA E CRIMINOSA

Acaba de chegar ao Blog Geraldo José nota da Assessoria do ex-prefeito Isaac Carvalho que anuncia representação contra o advogado Jackson Bosco dos Santos por denúncias nas redes sociais. Confira:

O ex-prefeito de Juazeiro e atual assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, propôs uma representação à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia, em Salvador, contra Jackson Bosco dos Santos, visando a apuração de conduta antiética e criminosa, pois, além de calúnia, o mesmo fez ameaças de agressão física.

O senhor Jackson compartilhou em redes sociais áudios caluniosos e difamatórios contra o ex-prefeito, além de outros integrantes da atual gestão municipal. Ele faz acusações descabidas e levianas, com o intuito de desgaste pessoal e político/eleitoral e de impor medo. Nas mensagens caluniosas, ele apresenta descontrole emocional, provavelmente, devido a derrotas eleitorais dele e do grupo político que hoje ele representa, como os perdedores do último pleito ocorrido em 2016.

Outras representações, e processos criminais, serão propostas, diante da iminência do difamador contumaz produzir novas mentiras. Na certeza de que a instituição republicana, a OAB, irá tomar as medidas necessárias e cabíveis, não querendo ter um advogado que, costumeiramente, pratica conduta antiética, acredita-se que terá a punição devida e exemplar.

Ascom Isaac Carvalho
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 21:00

Presidente Alex Tanuri analisa a saúde pública de Juazeiro na gestão Paulo Bonfim

Presente à solenidade que aconteceu sexta-feira (17/11) nas dependências do Hospital da Criança e Maternidade Municipal, o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri (PSL), analisou positivamente as condições da saúde pública em Juazeiro. Para ele “enquanto no País inteiro se lê, se ouve e se vê o caos na saúde, em Juazeiro os investimentos, a construção de novas UBS, o fortalecimento das equipes de saúde da família, apontam na direção da melhoria do atendimento à população”.

“Aqui o investimento é de 633 mil reais, com novos equipamentos e mobiliários, mas, bem mais que isso o prefeito Paulo Bonfim disponibiliza mensalmente para manter em funcionamento a UPA, a Maternidade e o Hospital da Criança. Não vemos filas e as reclamações são de casos pontuais, insignificantes e a maioria solucionadas. De parabéns Paulo Bonfim e a Secretária Fabíola Ribeiro que deram continuidade e melhoram a cada dia os serviços implantados pelo prefeito Isaac Carvalho”

“A Câmara continua a exercer seu papel de fiscalizador, atenta às demandas da comunidade” – responde Tanuri ao ser indagado sobre o papel da Câmara na contribuição à melhoria do atendimento à saúde – “Temos uma comissão de saúde atuante, vereadores comprometidos e que cobram a melhoria de serviços para as comunidades que representam”. À solenidade compareceram os vereadores Neguinha da Santa Casa, Agnaldo Meira, Gleidson Medrado, Joseilson Marcelino, Anastácio, Charles Leal e Reinaldo Sabino.

Manoel Leão Ascom CMJ
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 20:31

Enacon, Procons e Reclame Aqui se unem contra fraudes na Black Friday

O Procon chama atenção dos consumidores de Juazeiro para que fiquem atentos às orientações passadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), os Procons e a plataforma digital privada Reclame Aqui. Todos se uniram para combater a camuflagem de preços e ofertas enganosas que violem os direitos dos consumidores e podem estar presentes nas ofertas da Black Friday – dia de promoções que acontece no dia 24/11.

As fiscalizações serão intensificadas e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) informa aos consumidores que os Procons e o Reclame Aqui já estão realizando o monitoramento das ofertas na internet e as possíveis ilegalidades encontradas passarão por investigação e responsabilização na esfera administrativa.

Ascom PMJ
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 20:03

Vagas temporárias de trabalho para o fim do ano deve crescer no mês de dezembro

As vagas temporárias para o fim do ano, abertas no setor de serviço, indústria e no varejo, representam a oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Na Bahia, dentro do período de contratações que começou em setembro, a previsão é que 2.381 postos sazonais estejam ocupados até o Natal, aumento de 5,3% em relação a 2016, indica um levantamento da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). E ainda dá tempo para quem não conseguiu uma colocação. A previsão é que em dezembro sejam abertos mais de 500 postos no estado.

Para aumentar a chance de conseguir uma vaga temporária de emprego, é importante destacar no currículo habilidades profissionais e comportamentais que possam contribuir para a atividade que será exercida, recomenda Cezar Almeida, coach de desenvolvimento pessoal e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Bahia (ABRH-BA).

"O ponto principal é identificar as suas habilidades. No geral, as vagas temporárias não estão ligadas de forma direta com a sua área de formação ou experiência profissional anterior. Isso faz com que seja interessante colocar habilidades profissionais e comportamentais mais amplas, como, por exemplo, facilidade em lidar com pessoas", explica Almeida.

ABrh-Bahia
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 19:12

PREFEITURA DE JUAZEIRO LANÇA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

A Prefeitura de Juazeiro publicou no Diário Oficial desta terça-feira, dia 21 de novembro, o Edital de número 003/2017 que estabelece o Processo Seletivo Público Simplificado com abertura de vagas para Agentes de portaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Motorista de Viatura, Pedreiro, Pintor, Recepcionista, Soldador Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Limpeza, Assistente Social, Advogado, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Médico e Angiologista.

Você pode conferir o Edital do Concurso a partir da página 60 à página 132 do Diário Oficial de Juazeiro.

EDITAL

Da redação Fotos Geraldo José
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 19:03

O bioma cerrado deixará de existir na primeira metade deste século

Nos últimos 60 anos, o cerrado mudou como nenhum outro bioma brasileiro. O preço da transformação veio em forma de desequilíbrio. Se as chuvas tinham data para começar e período certo de ação, agora são perseguições diárias dos meteorologistas. Se jorrava água pelas nascentes, os rios e reservatórios estão cada vez mais secos. Se do fogo brotavam espécies, agora elas morrem nas chamas.

O desequilíbrio ambiental começa a fazer parte do cotidiano e passa a ter um custo social e monetário para os moradores do cerrado. A mais drástica crise hídrica da história do Brasil Central é um exemplo.

Especialistas calculam que, se a perda de 1,1% da superfície original por ano se mantiver, o bioma deixará de existir na primeira metade deste século. Alguns estudos cravam que o fim será em 2030. Os mais otimistas estimam 2050. De acordo com números do Ministério do Meio Ambiente, a média é de mais de 9 mil quilômetros quadrados de perda da cobertura vegetal por ano. Área correspondente a um território e meio do Distrito Federal. Há uma divergência entre a quantidade de área de cerrado devastada. O governo federal divulga 43,42%. Organizações ambientalistas falam em 50% de perda.

A escalada da destruição provoca uma cadeia negativa. A perda de cobertura vegetal nativa e a consequente modificação no ambiente impactam no ciclo hidrológico, com lençóis freáticos cada vez mais vazios, chuvas mais esparsas e fortes e rios com vazão menor. “Acabando com a savana mais rica do planeta, estamos dando um tiro no pé. Nas cidades, a impermeabilização não deixa mais penetrar água no solo. No campo, o agronegócio consome de 70% a 80% da água do Brasil. A demanda só aumenta. Vai haver um colapso”, alerta Reuber Brandão, professor de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB).

Correio Braziliense
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 19:00

Prefeituras pedem socorro em Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados transformou-se, nesta terça-feira (21), em um palco de protesto de onde se ouviu o grito de socorro de prefeitos e prefeitas de diversos municípios brasileiros e entidades representativas do setor. Os chefes do executivo foram à Brasília exigir que as autoridades competentes atendam suas reivindicações e participaram de uma sessão solene promovida pelo deputado vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, deputado Luiz.
 
"A situação dos municípios não está boa. Eles passam por várias dificuldades e nós, como parlamentares, temos a obrigação política e administrativa de ajudar todos os prefeitos do nosso Brasil", afirmou Caetano, que comemorou o sucesso da sessão solene que, segundo ele, foi uma das mais representativas realizadas pelo Congresso Nacional.

Em discurso contundente, o representante da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), afirmou que os municípios brasileiros não têm nenhuma responsabilidade pela crise que assola o país. "Não fomos nós, os prefeitos, que criamos a crise política e a crise financeira. Então, não somos nós que temos que pagar por ela", argumentou.

Ler Matéria Completa
Ascom Luiz Caetano
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 18:30

Petrolina vai comemorar Dia do Músico com apresentação do Quinteto de Sax Carcará

Em comemoração ao Dia do Músico, quarta-feira (22), será realizado em Petrolina um concerto da Tenda Cultural, na Praça do Bambuzinho, às 12h. A apresentação do Quinteto de Sax Carcará, faz parte da programação do "Concertos Itinerantes e Populares", promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE).

Maria Elena de Alencar, diz a data não poderia passar em branco. "Pensamos numa programação diferenciada para esta semana, justamente para homenagear aqueles que tanto contribuem para a manifestação artística da nossa cidade. O Quinteto de Sax Carcará foi convidado para fazer uma grande apresentação, no coração de Petrolina", comemora.

O Quinteto de Sax Carcará existe desde 2008, com a proposta de tocar músicas brasileiras como Rosa e Naquele Tempo, de Pixinguinha, Assum Preto do Rei do Baião e Como Lucinha no Frevo, em espaços públicos. O Quinteto de Sax Carcará é produto de um projeto de extensão, o Concertos Itinerantes Pedagógicos.

O Quinteto é formado por Java Ferreira, Ozenir Luciano, Franciele Dias, Pablo Melo, Caio Bruno e Vinicius Lima, no baixo e percussão. A iniciativa é do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus zona rural em parceria com o campus Petrolina.

 

Ascom PMP
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 18:09

A morte do Velho Chico ameaça a Convivência com o Semiárido

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) soma-se às muitas vozes das lideranças, comunidades ribeirinhas, povos tradicionais, movimentos sociais, comitês de bacias, pastorais sociais e especialistas para denunciar a morte do Rio São Francisco e exigir do Estado brasileiro ações imediatas para reverter tal quadro de penúria, abandono, exploração, descaso e privatização de suas águas.

O Rio totalmente brasileiro sustenta milhares de ribeirinhos nos 160 municípios que banha, ao longo dos cinco estados que percorre (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) e também é fonte de vida e renda para quem vive em seu entorno. No entanto, este mesmo manancial que garante vida digna para muita gente que vive no Semiárido, passa por um dos piores momentos de sua existência, segundo relatos das populações rurais e de cidades ribeirinhas, e também de acordo com os relatórios da Agência Nacional de Águas (ANA).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 17:33

Operação Tapa-buraco recupera pavimentação no bairro Maria Gorete

A operação ‘Tapa-Buraco’ desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) está atuando essa semana no bairro Maria Gorete, com a recuperação do pavimento em paralelepípedo granítico da Rua da Grécia.

A operação foi iniciada no mês de fevereiro e essa é a segunda vez nesse ano que beneficia o bairro Maria Gorete com os serviços de recuperação de pavimentação em paralelepípedo granítico. “Até o momento já recuperamos uma extensão de aproximadamente 740 m, o equivalente a toda pavimentação de uma das mãos da Rua do Paraíso, em mais de 10 bairros, a operação é contínua e tem como objetivo corrigir os trechos das ruas e avenidas que foram danificados com a ação do tempo e das chuvas”, explica o engenheiro da SEDUR, Lucas Souza.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 17:09

Obra de manutenção da ponte da Avenida dos Tropeiros está na última fase em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está terminando o serviço de manutenção da ponte da Avenida dos Tropeiros, na zona oeste da cidade. Depois de um fim de semana inteiro de trabalho, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) colocaram as 11 novas placas de concreto no local. Agora, a ideia é liberar gradativamente a passagem de veículos e pedestres enquanto os últimos retoques são feitos na estrutura da ponte, causando assim o menor transtorno possível para a população. Nesta terça-feira (21), estão sendo fixadas as placas das extremidades da ponte, que só poderiam ser concretadas no local para que o serviço pudesse ter um melhor acabamento. A expectativa da Prefeitura de Petrolina é que o serviço seja concluído até a próxima quinta-feira (23).

Para o secretário da SEINFRAHM, Coronel Leite, falta pouco para que o equipamento seja devolvido para a população daquela região. “Falou-se em demora e atrasos ao longo da execução do trabalho de manutenção da ponte. O que muita gente esquece é que, além de situações surgidas a partir da remoção da estrutura anterior, nada disso poderia ser feito de qualquer jeito e de forma irresponsável, uma vez que estamos lidando com o dinheiro público numa intervenção importante e que pode colocar em risco a vida das pessoas em caso de um acidente. Por isso, tenho certeza que valeu a pena esperar para ter uma nova ponte, segura e que vai durar por muitos e muitos anos ainda”, destaca Leite.

Ascom
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 16:45

Marcha e desfile foram destaques na programação do Novembro Negro

A I Marcha do Povo Negro de Juazeiro abriu as atividades que trouxeram momentos de reflexão e conscientização acerca das políticas públicas voltadas para o negro. Os grupos ‘Encrespa’ e ‘Quidé Falaê’ animaram a marcha com músicas representativas da cultura negra. “Essa marcha demonstra o esforço coletivo de diversas entidades que diariamente lutam pela afirmação do negro na sociedade. É momento de nos reunirmos e refletirmos sobre os avanços das políticas públicas voltadas para nós negros”, destacou o gerente de Cultura, Ramon Raniere.

Para a secretária Cida Gama, a marcha representa um marco de luta para o povo negro de Juazeiro, que hoje corresponde a 73% da população na cidade. “Somos agentes públicos e temos obrigação de lutar pelo direito do outro. Viemos para as ruas para mostrar que somos todos iguais e que o respeito será sempre o melhor caminho”, afirmou.

A Marcha percorreu a Avenida Adolfo Viana, Rua da 28 e encerrou-se na Praça São Tiago Maior onde foi realizado o desfile da beleza negra.  “Hoje é o nosso dia. Dia da Consciência de que temos história, que somos filho da África, de indígenas e que temos muito que comemorar. Esse é um momento de fortalecer nossa luta”, ressaltou a vice-presidente do COMPIR, Márcia Guena, destacando ainda a criação do SOS Racismo que vai funcionar através do CREAS, no número 0800-284-7033. “Hoje lançamos, junto com a prefeitura, esse que é o fruto de muita luta e dedicação. A partir de hoje temos mais um importante canal de denúncia para casos de racismo. Juntos, vamos transformar Juazeiro em uma cidade sem racismo”, completou.

As comemorações pelo Dia da Consciência Negra tiveram ainda a participação dos povos de terreiros, Samba de Véio do Rodeadouro, Grupo Três da Matina e Afoxé Filhos de Zaze.

As ações voltadas ao Novembro Negro acontecem em Juazeiro desde 2013 trazendo um calendário com diversas atividades que buscam fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade. A programação continua na próxima quinta-feira (23) com o Seminário de Saúde da População Negra e segue durante todo o mês.
 

Ascom PMJ
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 16:44

Curso Especial de Formação de Cabos 2017.4

O 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação de Juazeiro-BA inicia nesta segunda-feira (20), o Curso Especial de Formação de Cabos 2017.4, ao todo serão 36 novos Cabos PM.

Os Alunos a Cabo PM são Soldados oriundos de diversas Unidades Operacionais da Região Norte. Após o curso de capacitação que tem previsão de conclusão no próximo dia 24, serão empregados em suas Organizações Policiais de origem, fortalecendo a linha de comando dentro da Hierarquia da PM.

A formação envolve diversas disciplinas técnicas e humanísticas essenciais à ascensão profissional, como: Técnicas Policiais, Direitos Humanos e Cidadania, Socorros de Urgência, Policiamento Comunitário entre outras.

Setor de Comunicação Social - 3º BEIC
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 16:16

Juazeiro tem representação na Conferência sobre Parcerias Público-Privadas, em São Paulo

O assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas da Prefeitura de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou nesta terça-feira, 21, na cidade de São Paulo, de um importante evento de negócios direcionado ao mercado brasileiro de Parcerias Público-Privadas, o PPP Awards & Conference. Trata-se de um encontro singular, que além de oferecer uma nova oportunidade de networking, tem sua programação voltada para o que há de mais elogiável na experiência nacional com essa modalidade de contratação.

"Uma das missões que assumi ao aceitar o convite para ocupar a assessoria de Planejamento e Parcerias Estratégicas foi contribuir para a atração de novos investimentos a fim de que Juazeiro continue trilhando no rumo do desenvolvimento", explicou Isaac. Ainda de acordo com o assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, os caminhos para Juazeiro continuar obtendo êxito é manter uma boa articulação política e atrair novas parcerias junto à iniciativa privada.

"Por isso, se faz necessário estarmos atentos e sintonizados com o que pensam algumas das principais consultorias do país sobre o futuro do investimento privado em infraestrutura e serviços públicos no Brasil. O evento também está possibilitando o estreitamento das relações entre os agentes do setor público e do setor privado", acrescentou.

Outro importante assunto abordado foi o futuro do financiamento da infraestrutura no Brasil sob a perspectiva da crise econômica e o papel dos bancos públicos nesse cenário, além do surgimento de possibilidades sem precedentes para a consolidação das bancas privadas e recrudescimento do mercado de capitais para grandes projetos de infraestrutura no país.

A Conferência teve como convidados Wellington Dias, Governador do Piauí; Ricardo Reis, Vice-Dean da Católica - Lisbon School of Business & Economics; José Carlos Martins, Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, além de Marcos Siqueira, Sócio da Radar PPP.

Ascom PMJ
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 16:06

Nota do Hospital Universitário-Univasf informa que funcionários retornaram ao trabalho

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) informa que os empregados filiados ao Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do Estado de Pernambuco (SINDISERH-PE), que estavam em paralisação desde o dia 13 de novembro, retornaram às atividades hoje (21). O HU-Univasf providenciará a agilização de procedimentos cirúrgicos que não foram realizados durante o período de paralisação.

De acordo com o SINDISERH-PE, os empregados permanecem em estado de greve até que ocorra uma nova assembleia, prevista para o dia 27 de novembro, ocasião em que se decidirá sobre a retomada do movimento grevista.

A direção do HU-Univasf permanece aguardando o resultado das negociações em torno do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018, sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ocorridas no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e reforça o compromisso do hospital em prestar serviços de excelência em atenção à saúde, ensino, pesquisa, inovação e extensão no Vale do São Francisco.

Ascom Univasf
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 16:04

HDM/IMIP de Petrolina dá início ao Curso de Brigada de Incêndio 2017

Teve início, nesta segunda-feira (20), o Curso de Brigada de Incêndio 2017 promovido pelo Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, que visa capacitar, atualizar e certificar os seus profissionais em conformidade com a NBR-14276, nas ações de prevenção e combate à princípios de incêndios.

A iniciativa, que parte da obrigatoriedade da NR-23 – Formação de Brigada de Incêndio, também tem por finalidade instrumentalizar os participantes do curso a procederem de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 15:44

Prefeitura de Petrolina estuda estratégias para reduzir o índice de faltas em consultas e exames pelo SUS

Faltar as consultas com especialistas e aos exames médicos marcados através do Sistema Único de Saúde (SUS) traz sérios problemas para o funcionamento do serviço. Em Petrolina, cerca de 40% dos pacientes que realizam marcações, não comparecem para a realização dos procedimentos. Segundo estudos, o índice aceitável é de 20% de faltosos. 

Com o objetivo de identificar os motivos para esse índice elevado e traçar estratégias, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, esta semana, um levantamento nos bairros da cidade que apresentaram os maiores números. O primeiro foi o Loteamento Recife, zona leste do município.

A secretária executiva de gestão em saúde, Cássia Guimarães, juntamente com uma equipe da pasta, visitou a Unidade Básica de Saúde e diversas residências da localidade para saber os motivos das ausências.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 15:09

Lançado pacote de serviços digitais para melhor atender e qualificar o trabalhador

O Presidente Michel Temer e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lançaram em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (21), um pacote com quatro ações para melhorar e modernizar o atendimento e a qualificação dos trabalhadores. As iniciativas fazem parte do programa Emprega Brasil.

Além da Escola do Trabalhador - uma plataforma digital de ensino à distância com capacidade para qualificar, até o final de 2018, seis milhões de brasileiros –, três ofertas de serviços na internet irão facilitar a vida de quem precisa encaminhar o pedido de Seguro-Desemprego, solicitar ou consultar a Carteira de Trabalho e buscar vagas de emprego.

“Sabemos das dificuldades que os trabalhadores têm enfrentado nesse momento no nosso país e estamos agindo para auxiliá-los da melhor forma, tornando a prestação de serviços do Estado mais eficiente para eles”, explica o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 14:44

Equipe de enfermagem do HDM/IMIP é treinada para realização do teste rápido de HIV e Sífilis

Com o objetivo de prevenir a transmissão vertical do HIV e da Sífilis, promover o cuidado ao paciente e a segurança da equipe de saúde, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina passará a utilizar os testes rápidos disponibilizados pelo governo federal. Antigamente, os testes eram feitos em laboratório. Agora serão realizados pela própria equipe de enfermagem, agilizando o acesso aos resultados. 

Para a realização dos testes rápidos de HIV e VDRL é preciso que a equipe de enfermagem esteja treinada e os primeiros profissionais já foram capacitados na última semana (16 e 17.11). Até o final do mês, 100% dos profissionais estarão treinados e qualificados a realizar o teste rápido nas pacientes da emergência obstétrica.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 14:00

Casa Nova: Escola, Família e Comunidade juntas para construir o melhor ensino

 

A participação da comunidade é fundamental no sucesso do aprendizado, na permanência do aluno na escola, no aproveitamento e no combate efetivo à evasão escolar.

Transformar a proposta teórica desta participação em ações efetivas é um desafio permanente aos gestores, coordenadores e professores da rede pública.

Atendendo ao desafio proposto pelo Secretário de Educação de Casa Nova, Marcos José Ribeiro Oliveira, que tem como meta integrar escola, família e comunidade em um processo permanente, capaz de impulsionar o aprendizado e superar todos os indicadores de qualidade em educação no município de Casa Nova; a gestora da Escola Municipal Professora Irene Santos Viana (EMPISV), Valdelice Campos de Castro, com o apoio, o trabalho e o  comprometimento das vices Deise Anne Cruz e Alexandra Torres; da Coordenadora Pedagógica, Maria Sandra Batista da Silva, das Secretárias Escolares Edineia Maria da Silva e Ana Paula Nunes de Matos foi a campo para realizar o “Dia da Família na Escola”.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Novembro / 2017 às 13:00

Cidade Mais Limpa: Prefeitura divulga cronograma semanal de trabalho em Petrolina

Sucesso desde o início do ano, o programa Cidade Mais Limpa, da Prefeitura de Petrolina vem transformando a paisagem do município sertanejo. Com várias frentes de trabalho, as equipes de manutenção e limpeza da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) atuam de forma organizada para garantir todos os cuidados que os espaços e vias públicas merecem. Exemplo desse compromisso, é a quantidade de lixo recolhido até agora: mais de 65 mil toneladas. Como forma de deixar este trabalho mais transparente e acessível à população, a partir desta semana a SEDURBS passa a divulgar a programação semanal do Cidade Mais Limpa.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.