Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Abril de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Abril / 2019 às 07:00

Nova vazão para a bacia do São Francisco garante melhor qualidade da água e condições de recuperação do ecossistema

A nova resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), que fixa o novo patamar de vazão defluente dos reservatórios, entrará em vigor no próximo dia 1º. A informação foi confirmada durante a videoconferência promovida pela agência federal nesta segunda-feira (22 de abril) e garante melhores condições para os usos múltiplos das águas do Rio São Francisco, melhor qualidade da água e um alívio para o ecossistema, tão castigado nos últimos anos em virtude da seca severa que atingiu a sua bacia.

A nova resolução garante uma defluência mínima de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) no Baixo São Francisco até o final de novembro, e estabelece limites mínimos para os reservatórios, ou seja, 20% para o de Sobradinho, na Bahia e de 30% para Três Marias, em Minas Gerais. “Mas, a depender de alteração nas condições da bacia, esses percentuais podem ser alterados para baixo”, alertou o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim. O documento que começa a vigorar no início de maio foi construído com uma ampla participação, a exemplo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), universidades, sistema elétrico, governos estaduais, entre outros.

Ler Matéria Completa
Fonte: CBHSF
publicado em 24 de Abril / 2019 às 06:44

CCJ aprova admissibilidade da reforma da Previdência por 48 votos a 18

Depois de 62 dias do envio da reforma da Previdência, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deu o sinal verde para a proposta do governo, que segue agora para análise de mérito na comissão especial. A admissibilidade foi aprovada por 48 votos a 18. A aprovação foi sucedida de comemoração dos governistas e vaias da oposição.

A tramitação na CCJ, que analisa a constitucionalidade do texto, durou mais tempo do que o governo esperava, o que obrigou a equipe econômica a ceder pontos já na largada. Apesar das negociações, a proposta aprovada ainda preserva a economia de R$ 1,1 trilhão estimada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O governo Michel Temer levou apenas 10 dias para passar a sua proposta de reforma na CCJ. A reforma do presidente Jair Bolsonaro chega agora na comissão especial sob pressão dos partidos do Centrão para novas mudanças. Foram as lideranças do Centrão que conseguiram negociar as quatro alterações no texto, ameaçando barrar a votação.

Ler Matéria Completa
Estadão Conteúdo
publicado em 24 de Abril / 2019 às 06:28

Prefeito de Juazeiro se reúne com diretor do Irdeb e confirma sinal digital da TVE no município

Nesta terça-feira (23), o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, se reuniu com o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia/Irdeb, Flávio Gonçalves, para tratar da chegada do sinal digital da emissora pública ao município.

De acordo com o prefeito, após uma conversa muito produtiva com o executivo do Irdeb, ficou acertado que até o final do próximo mês de maio Juazeiro receberá o sinal digital da TVE. Para o prefeito, é mais um avanço para o município, tanto na área da comunicação quanto da educação. “Nos últimos anos, temos avançado em todas as áreas. E agora chega a TVE Digital para os televisores juazeirenses. Dessa forma, daremos mais opções e melhoraremos a qualidade da programação televisiva dos juazeirenses, com mais informação, lazer e entretenimento para a população”, declarou Paulo Bomfim.

Ler Matéria Completa
Ascom PMJ
publicado em 24 de Abril / 2019 às 06:00

Oposição de Petrolina volta a pedir transparência na licitação do transporte público

A Bancada de Oposição de Petrolina voltou a pedir transparência no processo licitatório do transporte público. O líder Paulo Valgueiro usou a tribuna da Câmara de Vereadores, nesta terça (23), para fazer críticas contundentes à gestão municipal diante da obscuridade em torno da escolha da empresa que deverá prestar os serviços de transporte coletivo na cidade. Em função disso, a Justiça suspendeu o resultado da licitação.

No último dia 15, a Justiça, através de uma liminar, anulou o processo licitatório que escolheu a empresa Atlântico Transportes e Turismo Ltda vencedora do certame. Na justificativa de anulação, o Juiz de Direito, Sydnei Alves Daniel, pede explicações sobre a evolução patrimonial da empresa vencedora. O documento expedido pela Justiça, diz "c) após verificar inconsistências nos documentos de habilitação da empresa requerida, manifestou o interesse.

Ler Matéria Completa
Ascom Oposição Petrolina
publicado em 23 de Abril / 2019 às 23:00

Artigo - A Simulação da Fé na Política Eleitoral!

A fé é sentimento cultural que faz mover o desejo de se realizar. Inclusive uma filosofia bíblica diz que: “A fé é o significado daquilo que se realiza e a convicção das realizações que ainda não se veem”!... Intolerância religiosa não tá com nada, mas é preciso observar e condenar o uso politiqueiro do nome de “Deus” para fazer convencimento político eleitoral, obter voto e cargo institucional de poder!

Desde a Eleição Presidencial de 1988 que Fernando Collor de Mello/PRN, ideologicamente da “extrema direita”, usava “abusivamente” o nome de Deus, chegando a apelar para a saudosa e importante, figura católica do Frei Damião, já bem velhinho e com mal de alzhaimer! O então candidato Jair Bolsonaro/PSL é o exemplo mais recente dessa conduta “aberrante” com seu slogan folclórico, “Brasil acima de todos, Deus acima de tudo”!... 

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Abril / 2019 às 22:30

Programas de estágio e trabalho do IEL-Petrolina são oportunidades para ingresso no mercado de trabalho

Entrar no mercado de trabalho tem sido uma tarefa árdua, mas algumas alternativas facilitam este processo. Em Petrolina, no interior de Pernambuco, jovens têm acesso a programas de estágio e emprego através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), uma das casas do Sistema FIEPE, ao lado do SESI e SENAI. A novidade é que a organização agora está recebendo currículos de profissionais em geral, para a criação de um banco de dados.

O IEL Petrolina atua como ponte entre instituições de ensino, candidatos a emprego e o mercado profissional. Facilita a colocação de estudantes de diversos níveis de escolaridade em posições oficiais de trabalho. Após a restruturação da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), passou a intensificar a "seleção dedicada", que é uma seleção de pessoas, que busca preencher vagas efetivas das empresas cadastradas que demandam um perfil específico para vagas disponíveis em seus quadro de profissionais. Ao final do processo, são contratadas as pessoas que atendem ao perfil, necessidades, capacidades técnicas, comportamentais, organizacionais e individuais para cada função. Com isso, existe uma diminuição na rotatividade dos colaboradores das empresas, além da redução de custos e otimização de tempo dos RHs.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação & Marketing
publicado em 23 de Abril / 2019 às 22:00

Representante do município de Juazeiro toma posse em cadeira do CONADE

O município de Juazeiro agora tem uma cadeira no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). O coordenador do BPC na Escola e conselheiro, Josewilson Souza, tomou posse nesta segunda-feira (22) em Brasília em cerimônia presidida pela ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves. Além da posse, o CONADE realizará diversas atividades ao longo de toda esta semana.

Para o novo conselheiro do CONADE, fazer parte do órgão é mais uma oportunidade de adquirir conhecimento para atuar com as políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. "Hoje temos uma participação ativa nos conselhos, tanto nacional, quanto estadual, graças ao comprometimento da gestão municipal, assumindo, inclusive, uma cadeira na mais alta instância do Controle Social. É uma experiência única poder estar aqui e poder trocar informações com pessoas de todo país. O objetivo é continuar defendendo o segmento, trabalhando ainda mais na defesa e manutenção das políticas públicas para as Pessoas com Deficiência do nosso município e de todo o país", afirmou Josewilson.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 23 de Abril / 2019 às 21:30

Projeto "Se Mostra Interior" da Funceb vai selecionar obras de artes cênicas e artes visuais do interior do estado

Atenção artistas do interior do Estado! Estão abertas até 11 de maio as inscrições para o projeto Se Mostra Interior. Realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), a proposta é selecionar seis espetáculos de artes cênicas (teatro, circo, dança), e mais seis obras de artistas visuais, para compor a programação do Teatro Gamboa Nova, parceiro do projeto.

Nas propostas de artes cênicas, os seis grupos ou artistas selecionados farão duas apresentações no Teatro Gamboa Nova, no período de 27 de julho a 15 de dezembro, nos últimos finais de semana de cada mês. Cada proposta receberá o cachê de R$ 3 mil para as duas apresentações. Além disso, terão direito à renda arrecadada com a bilheteria do espetáculo, descontadas as taxas previstas no contrato de pauta para o caso de ingressos pagos via cartões de crédito e débito.

Ler Matéria Completa
Ascom Funceb
publicado em 23 de Abril / 2019 às 21:00

Prefeitura inicia série de concertos gratuitos na orla de Petrolina nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (24), a partir das 18h, quem estiver de passagem pela Porta do Rio, na orla de Petrolina, terá a oportunidade de assistir a um concerto ao ar livre apresentado pela Camerata 21 de Setembro. A iniciativa da prefeitura através da Secretaria Executiva de Cultura, promoverá uma série de apresentações da Philarmônica e Camerata 21 de Setembro na orla da cidade, sem custo algum para os petrolinenses e turistas.

A série de concertos gratuitos vai acontecer sempre no final do mês com repertório renovado e com shows ao ar livre. A proposta da gestão é aproximar a música instrumental, popular e erudita da população através do uso de equipamentos públicos, como a orla da cidade. O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, reforça o convite para os petrolinenses e turistas. "Convidamos a população para apreciar o belo trabalho dessa nova série de apresentações dos concertos populares. Um projeto democrático, com boa música e acessível a todos que transitam pela região central de Petrolina", destaca.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Abril / 2019 às 20:49

Bahia: Tiziu é nomeado Superintendente da SUAF

O Governo do Estado da Bahia da publicou no Diário Oficial desta terça-feira (22/04), a nomeação de Ademilson da Rocha Santos, popular Tiziu, como o novo superintendente da SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar. O órgão está diretamente ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem como proposta planejar e executar ações voltadas para a promoção, estímulo e estruturação das atividades econômicas desenvolvidas por agricultores familiares, suas organizações e demais segmentos, de forma sustentável.

Natural de Sobradinho, onde foi candidato a prefeito na última eleição, Tiziu tem uma trajetória de militância nos movimentos sociais em defesa das pautas da convivência com o semiárido e da agricultura familiar, tem formação como técnico em agropecuária pela Escola Agrotécnica de Juazeiro, pedagogo egresso da Universidade do Estado da Bahia onde também adquiriu especialização no Ensino da Comunicação.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 23 de Abril / 2019 às 20:24

Homem torna-se o mais rico do Brasil por alguns dias após erro da Caixa

Um erro da Caixa Econômica Federal fez com que um designer no Rio de Janeiro saísse do cheque especial e se tornasse o homem bilionário mais rico do Brasil. A fortuna repentina de R$ 120 bilhões de Paulo de Oliveira ultrapassou a do banqueiro Joseph Safra, que lidera a lista com R$ 98 bilhões. Mas só por alguns dias. O erro no sistema fez com que o banco bloqueasse a conta do "beneficiado" por cinco dias até apurar a origem do dinheiro.

"Fiquei com medo. De onde vinha tanto dinheiro? Então no sábado à noite fiquei até pensando: 'Não vou dormir aqui em casa sozinho porque podia de repente eu estar sendo usado como ponte, alguma coisa. Alguém depositou na minha conta para depoir vir atrás'", disse o designer.

"Fiquei sem dinheiro o final de semana e sorte que eu tinha alguma comida em casa", completou Paulo, que entrou com uma ação contra o banco na Justiça Federal por danos morais. "Ele [Paulo] ficou impossibilitado de movimentar a sua conta durante um bom período e ainda foi alvo de uma investigação na Caixa Econômica que gerou bloqueio até apurar a origem deste dinheiro", explicou o advogado Raphael Tatagiba. 

Ler Matéria Completa
Revista Isto É
publicado em 23 de Abril / 2019 às 20:00

Colegiado de Artes Visuais da Univasf promove Semana de Integração do Semestre 2019.1

O Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, durante os dias 22 e 26 de abril, a Semana de Integração do Semestre 2019.1. Além de recepcionar os novos estudantes, o momento será uma oportunidade para que egressos e docentes promovam um diálogo entre a formação acadêmica e as perspectivas da carreira na área da docência e pesquisa. As atividades serão realizadas a partir das 19h, no Bloco de Artes, no Campus Juazeiro (BA), e é aberta para toda a comunidade.

A programação da Semana de Integração conta com palestras e mesas-redondas que versarão sobre os eixos que constituem a área de Artes Visuais e seu ensino na Educação Básica, conduzidas por professores convidados e alunos egressos do curso.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 23 de Abril / 2019 às 19:30

Hotéis comemoram mudança na Lei do Turismo que isenta cobrança de taxa do Ecad

O setor hoteleiro comemorou a inclusão de uma cláusula na Lei do Turismo que isenta a cobrança da taxa do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) nos quartos, por passarem a ser considerados espaços privativos. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, com a aprovação da revisão da lei na Câmara, os hotéis não precisariam mais pagar a taxa dos direitos autorais das músicas que hoje é cobrada por ponto de televisão.

“Em Brasília, por exemplo, os hotéis pagam R$ 13 por mês, por aparelho de TV”, revelou Otto Sarkis, diretor da Hplus Hotelaria, à coluna. Segundo ele, a isenção da taxa corresponderia a uma economia de R$ 300 mil anuais nos cinco hotéis da rede na capital federal. Apesar do entusiasmo do setor hoteleiro, o Ecad destaca que a lei ainda não está em vigor e argumenta que tem o entendimento de que hotéis não são espaços privativos, mas locais de frequência coletiva. “Temos esperança de que a importância da indústria criativa musical seja reconhecida”, destacou o órgão. 

BN
publicado em 23 de Abril / 2019 às 19:07

Serviços de Saúde serão levados nesta quarta-feira para Comunidade de Capim de Raiz e Distrito de Abóbora

A Secretaria Municipal da Saúde realiza nesta quarta-feira (24) a 163º edição da Caravana da Saúde em Juazeiro na comunidade de Capim de Raiz, distrito do Junco (Salitre). Os moradores terão atendimentos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma. Em pouco mais de três anos, a Caravana da Saúde já realizou mais de 38 mil atendimentos e teve demandas de cardiologia e endocrinologia zeradas em inúmeras unidades de saúde.

Através do Programa de Governo ‘Cuidar da Gente’, a secretaria da saúde vai ofertar aos moradores do distrito de Abóbora serviços como: realização de testes rápidos, vacinação, avaliação de pacientes com manchas suspeitas para Hanseníase e pacientes sintomáticos respiratórios, atendimentos médico e odontológico.

Ascom/Sesau
publicado em 23 de Abril / 2019 às 19:00

Escolas Municipais do Quidé recebem projeto ‘Carreta Cinema’ da Ultragaz

Alunos das Escolas Municipais Guiomar Lustosa e Leopoldina Leal, localizadas no Bairro Quidé, em Juazeiro, participam nesta terça e quarta-feira (23 e 24) de um cinema itinerante. É o projeto ‘Carreta Cinema’ da Ultragaz que chega a Juazeiro numa parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

De acordo com o Superintendente de Eventos, Naldinho da Silva, a ideia de trazer o projeto foi abraçada por proporcionar entretenimento cultural a crianças de uma comunidade carente. “São filmes com temáticas relacionadas a questões sociais e ambientais, como Pantera Negra e O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida. As crianças e adolescentes recebem pipoca e refrigerante e assistem aos filmes confortavelmente. Elas têm interação social e ainda conseguem aprender lições com o que assistem.”, disse Naldinho.

O ‘Carreta Cinema’ funciona em uma carreta adaptada e transformada em sala de cinema, com capacidade para 77 lugares. “Apoiamos porque é uma forma de levar mais cultura e educação às comunidades. São mais de 11 mil pessoas beneficiadas ao final da programação durante o semestre, segundo produtores e organizadores do projeto. Fiz questão de ir conhecer e vi como as crianças estavam empolgadas e felizes por poderem participar de um momento como esse”, conclui o Secretário de Cultura de Juazeiro, Sérgio Fernandes.

Ler Matéria Completa
Por Ramáiana Leal/ SECULTE
publicado em 23 de Abril / 2019 às 18:30

Detran vistoria trios que participam da Micareta de Feira

A Micareta de Feira de Santana, no centro norte baiano, acontece de 25 a 28 de abril. Para garantir a segurança viária no circuito Maneca Ferreira, o Departamento Estadual de Trânsito ( Detran) iniciou, nesta segunda-feira (22), a vistoria dos trios elétricos e carros de apoio que participam do desfile, com previsão de avaliar quase 30 veículos. O trabalho é coordenado pela 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no Parque de Exposições João Martins da Silva, e segue até quinta-feira (25). Mais de 100 carros de prestadores de serviços que atuam na festa já foram vistoriados.

Nos trios, são avaliados os sistemas mecânico, elétrico e estrutural, para que sejam cumpridas as determinações da legislação, que atestam as condições de trafegar na avenida. A documentação do condutor e do veículo também precisa estar regularizada. O coordenador da 3ª Ciretran, Sílvio Dias, destaca as demais ações do Detran previstas para a folia. "Depois da vistoria veicular, teremos a capacitação dos condutores de trios, ainda no período pré-micareta. Nos dias de festa, vamos submeter esses motoristas ao teste de alcoolemia, na entrada e saída do circuito. O Detran vai realizar também blitzes da Lei Seca, nas vias de acesso à cidade, junto com a Polícia Militar".

Ascom Detran Bahia
publicado em 23 de Abril / 2019 às 18:16

Prefeitura de Sobradinho inicia construção da Segunda Etapa da Ciclovia e Calçada na avenida Paulo Afonso

Em parceria com o Condomínio Riviera Residence, a Prefeitura de Sobradinho iniciou a construção da Segunda Etapa da Ciclovia, com calçada para passeio na Avenida Paulo Afonso, que liga as Vilas São Francisco e Santana.

Serão construídos 1.180 metros de ciclovia e calçadas laterais. Seguindo o que diz a lei nº 603 de 12 de setembro de 2018, a gestão municipal ficará responsável pela demolição e transporte do entulho do material que será retirado do local, capinação do terreno, fornecimento de material apropriado para aterro, compactação da calçada e da ciclovia, escavação e instalação da tubulação de água, além das conexões, registros e outros itens necessários para a irrigação da grama do canteiro central da avenida.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Abril / 2019 às 18:00

CSTT realiza intensa fiscalização no final de semana

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) realizou blitzes itinerantes neste último domingo (21). O setor de Transportes percorreu diversos bairros e apreendeu três motocicletas por transporte irregular de passageiros. Já o setor de trânsito realizou blitz na Orla e fez 47 abordagens, sete autuações e uma motocicleta foi removida por falta de documentação.

“Há pouco mais de um mês iniciamos as fiscalizações noturnas e aos finais de semana e já é possível perceber algumas mudanças. A presença das viaturas nas ruas tem sido importante para coibir infrações de trânsito e o transporte irregular de passageiros”, destaca o diretor operacional Marcos Cardoso.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 23 de Abril / 2019 às 17:45

Daniel Alves exalta carreira após 39º título: 'O nordestino da roça é o maior campeão da história do futebol'

O PSG chegou ao seu oitavo título francês na história nesta semana e ajudou o lateral direito Daniel Alves a ampliar sua vantagem na lista dos maiores campeões na história do futebol. O lateral postou um texto no Instagram exaltando esse momento vivido em sua carreira.

- Quando você pensar em desistir, lembre que um nordestino da roça do interior de Juazeiro, hoje é o maior campeão da história do futebol mundial..... não alimento meu ego com isso, mas te faço crê que tudo é possível, desde que seu sonho seja maior do que seu medo a falhar. Tenho orgulho, porém não sou orgulhoso, pois tudo que fiz e que faço é com muito prazer e quero que sirva penas para demonstrar que você também pode.... mesmo que você não seja o mais talentoso da classe, se sua disciplina e a sua dedicação forem muito maiores do que suas distrações, você chegará muito mais longe do que os talentosos que nem sabem de onde vem nem onde querem chega - aconselhou.

O jogador tem uma Copa do Nordeste pelo Bahia, cinco conquistas pelo Sevilla, 23 pelo Barcelona (entre eles três Champions e três Mundiais da Fifa), dois pela Juventus, cinco pelo PSG e dois pela Seleção Brasileira (uma Copa América e duas Copas das Confederações). O jogador soma 39 títulos na carreira superando Pelé, com 37, Maxwell, Ryan Giggs e Iniesta com 35 cada, Piqué tem 34, Messi e Vitor Baía 33 e Xavi e Ibrahimovic têm 32 cada um.

Fonte: Lance Foto: Infoesporte
publicado em 23 de Abril / 2019 às 17:35

STJ por unanimidade decide reduzir pena de Lula

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) formou maioria para reduzir a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex de Guarujá (SP), abrindo a possibilidade de o petista deixar a cadeia ainda neste ano. Ao julgarem nesta terça-feira (23) recurso apresentado pela defesa do ex-presidente, os 4 ministros da Quinta Turma do STJ defenderam a redução das penas aplicadas ao petista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro para 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão.

A pena fixada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) foi de 12 anos e 1 mês de prisão.O quinto ministro da Quinta Turma do STJ, Joel Ilan Paciornik, declarou-se impedido e não participou do julgamento. Lula está preso em Curitiba desde abril de 2018. Além do caso do tríplex, o ex-presidente foi condenado em primeira instância no caso do sítio de Atibaia (SP), também por corrupção e lavagem de dinheiro, a 12 anos e 11 meses de prisão. O petista ainda irá recorrer na segunda instância.

Ler Matéria Completa
Folha Press
publicado em 23 de Abril / 2019 às 17:30

Juazeirense é destaque em reality show nacional

O Juazeirense continua representando nossa cidade no reality show comandado pela coreógrafa e digital influencer Lore Improta, no GNT. Thomas Swingueira como é conhecido aqui no Vale, já passou da metade do programa e nesse último episódio foi o destaque mais uma vez do time da Lore.

O programa que foi gravado em 10 episódios e já foram exibidos seis, tem como destaque o nosso prata da casa. Thomas está arrancando elogios dos jurados, como Daniel Saboya, Scheila Carvalho e a desse último episódio, Wanessa Camargo. Vamos continuar torcendo para esse jovem talentoso, e que traga o título para nossa cidade que é um celeiro de talentos.

Ascom
publicado em 23 de Abril / 2019 às 17:02

Bahia e Tocantins discutem aprimoramento do Cadastro Ambiental Rural

Entre os dias 24 a 26 de abril, representantes da Bahia e Tocantins irão discutir o aprimoramento do Cadastro Ambiental Rural - CAR nos respectivos estados. O evento acontece no Sotero Hotel, em Salvador. O evento tem o intuito de otimizar as metodologias de análise e validação já utilizados pelos estados, proporcionando à adequação ambiental dos imóveis rurais inscritos no CAR, bem como a interação técnica entre os órgãos de meio ambiente  da Bahia e Tocantins, organizações paceiras do projeto e representantes do setor produtivo.

O encontro será realizado em três etapas. No primeiro dia, será apresentada a situação atual nos estados em relação ao CAR; o fluxo de análise e validação do CAR na Bahia e Tocantins; e os critérios de seleção e propriedades do Projeto Parceria para o Bom Desenvolvimento. Nos outros dois dias, os representantes dos estados vão elaborar o protocolo de pré-análise e apresentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Abril / 2019 às 16:30

São Gonçalo é a 12ª comunidade a receber um novo posto de saúde em Petrolina

 

O prefeito Miguel Coelho inaugurou, na noite desta segunda (22), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parteira Idalina, no bairro São Gonçalo. Foi o 12º posto entregue pela Prefeitura de Petrolina num intervalo de um ano. O equipamento substitui a unidade que funcionava no bairro em condições inadequadas e sem serviço odontológico. A nova UBS atenderá cerca de 1.500 famílias do São Gonçalo.

O posto foi montado com consultórios médicos, farmácia, salas de triagem e de vacinas, além da estrutura onde atuará uma equipe de saúde bucal fixa. No discurso de inauguração, o prefeito Miguel Coelho recordou os problemas ocorridos no bairro por conta dos postos de saúde que funcionavam sem condições de segurança. “Eu lembro de situações lamentáveis como incêndio, queda do teto entre tantas outras coisas que ficaram no passado. Mas agora o São Gonçalo volta a ter dignidade, não apenas por conta desse posto de saúde, mas por vários investimentos como a nova Avenida dos Tapuios e a pavimentação de diversas ruas do bairro”, frisou o prefeito. A UBS Parteira Idalina é uma iniciativa do “Petrolina Cuida”.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Abril / 2019 às 16:00

Prefeitura de Sobradinho e Sebrae abrem inscrições para cursos e palestra sobre empreendedorismo

A Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o SEBRAE - BA, através da Sala do Empreendedor, abriu inscrições para palestras e oficinas de capacitação profissional em empreendedorismo. As inscrições para as oficinas "Sei Empreender" e "Sei Planejar", e para a palestra "Conhecendo melhor meu cliente", são gratuitas. Podem participar os microempresários da cidade e pessoas interessadas no tema.

"As oficinas e a palestra são parte da programação da Décima Primeira Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI) que acontecerá em todo país simultaneamente, e tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo, a qualificação e a formalização dos microempreendedores individuais e potenciais empreendedores que atuam no município, fomentando a economia local", informou Qliane Martins, Agente de Desenvolvimento e Gestora da Sala do Empreendedor em Sobradinho.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Abril / 2019 às 15:45

Mourão: 'Olavo deve se limitar à função que desempenha bem, de astrólogo'

O vice-presidente Hamilton Mourão ironizou nesta segunda-feira, 22, as críticas a militares feitas em vídeo pelo escritor Olavo de Carvalho. Em resposta à divulgação do vídeo, Mourão afirmou que Olavo deveria se concentrar no exercício da "função de astrólogo" por ser a que ele "desempenha bem".

O vídeo em que Olavo de Carvalho aparece fazendo duras críticas aos militares chegou a ser compartilhado no sábado pela conta oficial do presidente Jair Bolsonaro no YouTube, mas foi apagado no domingo. "Qual a última contribuição das escolas militares à alta cultura nacional? As obras do Euclides da Cunha. Depois de então, foi só cabelo pintado e voz impostada. E cagada, cagada", disse Carvalho.

Ler Matéria Completa
Estadão
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.