Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 16 de Dezembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 07:00

Projeto Centelhas será realizado na quinta-feira (20)

 

Realizado pelo segundo ano consecutivo, por iniciativa do Comando de Policiamento Regional Norte da Polícia Militar da Bahia, o Projeto Centelhas será realizado, na noite de 20 de dezembro, na Praça da Bandeira, em frente à Catedral de Juazeiro.

O evento, que conta com uma mega estrutura, terá mais uma vez as apresentações da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e do Coral dos alunos do Colégio Modelo de Juazeiro. O que será novidade neste ano é a incorporação dos Grupo de Dança e Grupo de Teatro do Colégio ao espetáculo que se iniciará às 19 horas.

O cantor tenor Carlos Lima, integrante da PMBA se fará presente. Ele é filho de Juazeiro e encerra o ciclo de eventos sociais promovidos pela Polícia Militar da Bahia, para a população de Juazeiro, no ano de 2018.

Ler Matéria Completa
Ascom Capita Bruna Graciele
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 23:00

Micro e Pequenas empresas lideram o ranking de pedidos de recuperação judicial

*Por Paulo Akiyama

Todos os dias as empresas buscam recuperar créditos. A inadimplência até junho de 2018 atingiu a cifra de R$ 273 bilhões. O Brasil tinha um número de 61,8 milhões de inadimplentes, conforme informa a SERASA em seu relatório de análise.

No ano de 2017, tínhamos 60,6 milhões de inadimplentes e em 2016 59,5 milhões. Estamos falando somente de pessoas físicas sendo que neste ano, o aumento de inadimplentes atingiu pessoas com mais de 61 anos de idade, sendo que 47% desse total está na faixa etária de 36 a 40 anos de idade. Estes números mostram que o aumento do desemprego em função da crise financeira que assola o país é o principal vilão. Em torno de 30% deste endividamento está no setor de bancos e cartões de crédito.

Vale lembrar ainda, que ao longo dos anos anteriores, com o desenvolvimento mascarado da economia que levou milhões de pessoas a se endividarem, adquirindo bens financiados a longo prazo, ou seja, financiamentos com prazos superiores a 48 meses. O comprometimento da renda das pessoas endividadas a cada dia tornou-se mais acentuado, principalmente em razão do aumento do custo de vida nas grandes metrópoles.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 22:00

Leitura instiga jovens a valorizarem memória do Massacre de Pau de Colher

Foi o acesso ao livro "Massacre de Pau de Colher: último foco messiânico do Nordeste brasileiro" que instigou o Coletivo Carrapicho Virtual, com atuação no Vale do Salitre, em Juazeiro – BA, a querer participar da 16ª edição da Romaria de Pau de Colher, que aconteceu no últimaodia 13, em Casa Nova – BA, a 98 km da sede.

O livro chegou até o grupo com a intenção de incentivar a leitura e conhecimento da história regional, um dos objetivos do Projeto Jovens Comunicadores, iniciativa do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado da Bahia. O Pró-Semiárido conta com recursos de um Acordo de Empréstimo entre o Governo e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ler Matéria Completa
Agência Chocalho
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 21:00

Alunos de Juazeiro são premiados no Concurso Nacional de Redação da Marinha

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foram premiados no Concurso de Redação ‘Operação Cisne Branco’ pelo Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em uma Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, na Agência Fluvial em Juazeiro, sediada no Bairro Santo Antônio. Oito alunos do 6º ao 9º ano das escolas Anália Barbosa, Argemiro José e Mandacaru foram homenageados com medalhas e certificados, pelo Capitão-Tenente Luís Felipe Melo.

A aluna Jéssica Gonçalves, da Anália Barbosa, foi destaque e ganhou o 1º lugar com a melhor redação. “Esse prêmio para mim foi importante, fiquei feliz em representar a educação de Juazeiro. Com certeza vou levar por toda a minha vida”, comemorou. O evento contou também com a presença dos pais e professores.

Ler Matéria Completa
Ascom SEDUC
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 20:00

SAAE em Ação bate recorde de recicláveis em Carnaíba do Sertão

 

As equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental estiveram nesta quinta-feira (13) na sede do Distrito de Carnaíba em mais um SAAE em Ação. O destaque dessa edição foi o recorde no recolhimento de resíduos sólidos - mais de 2,5 toneladas entre garrafas pet's, papelão, cobre, ferro, plástico e alumínio coletados pelos alunos das Escolas Professora Graciosa Xavier Ramos Gomes e Pedro Dias, que serão destinados corretamente para o processo de reaproveitamento e reciclagem, contribuindo com a diminuição da poluição do solo e com a preservação do meio ambiente.

O diretor do SAAE Joaquim Neto compareceu ao encerramento das atividades e enalteceu o envolvimento dos estudantes e moradores da comunidade. “Ficamos felizes quando presenciamos essa integração através das atividades operacionais e sociais do SAAE desenvolvidas nas comunidades. O programa foi criado com o objetivo de reduzir as demandas de cada localidade, mas o trabalho social e de educação ambiental tem se destacado. Aproveito para parabenizar e agradecer a todas as equipes que estão envolvidas aproximando ainda mais o SAAE das comunidades”, destacou o diretor.

Ler Matéria Completa
Antônio Pedro e André Calixto (estagiário) Ascom/SAAE
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 19:00

Encontro dos Profetas da chuva prevê período chuvoso abaixo da média em 2019

Os profetas da chuva de Tauá estiveram reunidos no 3º Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, ontem sexta-feira, 14. A previsão dos profetas, a maioria agricultores da região, foi de chuvas abaixo da média para a quadra chuvosa de 2019. Usando a tradição, com técnica baseada em observações da natureza e conhecimento passado oralmente de geração a geração, cinco dos seis profetas consideraram que o “inverno” não vai ser bom. 

“Em janeiro e fevereiro vai chover, mas março e abril vai ser ruim. Aí volta a ter chuva boa em maio e julho”, disse Helder Cortês, fundador do tradicional encontro dos profetas da chuva de Quixadá, que também esteve na organização do evento em Tauá. O encontro ocorreu em evento promovido em parceria entre os campi de Tauá e Boa Viagem do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (Cecitec) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). 

Ascom UFC
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 18:00

Água é um tema crítico, tanto para a população quanto para o meio ambiente; são 35 milhões de brasileiros sem acesso à água

A água, um dos insumos básicos para a sobrevivência de quase todos os seres vivos que habitam o planeta, é um recurso natural limitado: sua quantidade no mundo não aumenta e nem diminui. Então, à medida em que a usamos, precisamos tratá-la para conseguirmos reutilizar no futuro. E o processo de restauração dos padrões aceitáveis de consumo se torna cada vez mais caro. 

Se esses padrões de consumo continuarem os mesmos, até 2030 o planeta enfrentará um déficit de água potável de 40%, de acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento da Água do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos, liderado pela Unesco.

Ao mesmo tempo, esse elemento natural é um fator crucial de desenvolvimento social e econômico dos países, pois ao contribuir com a saúde das pessoas, aumenta a qualidade de vida da classe trabalhadora e reduz os gastos do governo com saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,8 bilhões de pessoas no mundo utilizam fontes de água contaminada.

Ler Matéria Completa
Correio Braziliense Foto: Ilustração
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 18:00

Seminário debate o enfrentamento à violência de gênero

Trocar experiências, alinhar ações para assegurar direitos e exigir políticas públicas de qualidade para combater a violência contra as mulheres, com respeito à diversidade étnica, cultural, racial e de gênero. Esses são os objetivos do Seminário 'Unidade, Ampliação, Fortalecimento e Resistência das Redes de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres', que acontecerá no próxima terça-feira (18/12), das 08h às 18h, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (Centro).

O encontro é promovido pelo Grupo de Trabalho da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Salvador, Rede de Mulheres Negras, Rede Sapatà, Coletivo Lesbibahia, UNALGBT,  Instituto Búzios, Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia e Mahin - Organização de Mulheres Negras.

Na programação, debates e intervenções culturais vão dar voz a mulheres em situação de violência, que utilizam a rede de serviços públicos e militantes de movimentos como o Coletivo de Mulheres do Calafate, Ginga Grupo de Mulheres do Subúrbio, Movimento de População de Rua, Papo de Mulher, Projeto Força Feminina, Associação das Profissionais do Sexo da Bahia, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia, Marcha Mundial de Mulheres e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 17:00

Planos de Gestão Ambiental são formulados pelo Programa Univasf Sustentável

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está formulando planos de gestão ambiental, que são um conjunto de diretrizes que terão como objetivo organizar o direcionamento das ações da instituição nos próximos anos acerca da sustentabilidade.

A iniciativa é do Programa Univasf Sustentável, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Ao todo, são sete planos e o primeiro a ser lançado será o Plano de Gestão de Resíduos Gerados, cujo lançamento está previsto para abril de 2019.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf Monica Santos
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 16:00

Cemafauna Caatinga abrirá inscrições para Colônia de Férias 'Ceminha' em janeiro de 2019

Com o intuito de promover momentos divertidos de conhecimento sobre a fauna da caatinga, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) abre a partir de 01 de janeiro de 2019 inscrições para a Colônia de Férias "Ceminha" para crianças de 8 a 12 anos. O período da Colônia se dividirá em duas semanas, a primeira turma de 21 a 25/01 e a segunda turma de 28/01 a 01/02. As inscrições para as 15 vagas disponibilizadas seguem até 21 de janeiro e serão feitas exclusivamente pelo site. O Cemafauna fica no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, zona rural de Petrolina-PE.

A Colônia de Férias "Ceminha" acontecerá de 8h30 às 12h nas instalações do Centro. As crianças receberão um kit didático (mochila, 1 guia de répteis, camiseta, boné, caneta e bloquinho de anotações), terão direito a lanche todos os dias, transporte gratuito saindo pela manhã às 8h da Univasf Campus Centro e retornando às 12h15 ao mesmo local.

Ler Matéria Completa
Jaquelyne Costa Ascom Cemafauna 
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 15:00

Petrolina se destaca e aparece como uma das cidades mais transparentes de Pernambuco

Após adotar um novo sistema que permite maior eficácia na divulgação de dados públicos, a Prefeitura de Petrolina conquistou reconhecimento pela transparência praticada na cidade.  O município aparece em 12º lugar  entre os mais transparentes de Pernambuco, segundo o Ranking da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° (EBT).

Na avaliação, feita pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), foi levada em conta, por exemplo, a implantação do novo Portal da Transparência, que por ser mais acessível e didático estimula a participação da sociedade.

Ler Matéria Completa
Magnólia Costa Ascom PMP Foto: Jonas Santos
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 14:00

Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea estimula o cadastro de voluntários

Começa ontem (14) e segue até o dia 21, a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea. A semana foi instituída pela Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009, com o objetivo de promover esclarecimento e conscientização sobre a doação e o transplante de medula, além de estimular que mais pessoas participem do cadastro de doadores do Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Conhecida também como "Lei Pietro", a Lei 11.930 foi aprovada após a morte do jovem Pietro Albuquerque, que faleceu em decorrência de leucemia mielóide aguda pouco antes de completar 20 anos, e tornou-se uma grande aliada para as campanhas de doação de medula.

O transplante de medula óssea é uma alternativa indicada para o tratamento de doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. Pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves estão entre os principais beneficiados com o transplante.

Ler Matéria Completa
Ascom Hemoba Foto: Arquivo
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 13:00

Ação Educativa do Parque Fluvial Movimenta Orla 2 de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) realizou sexta-feira (14), na Orla 2, mais uma atividade da Meta 1 – etapa voltada para a educação ambiental, do Parque Fluvial. A ação tem como objetivo levar para a comunidade a prática da cidadania como processo participado, individual e coletivo levando à reflexão e às ações sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade.

Com o tema ‘Qualidade de Vida e Cidadania – Povo civilizado, rio limpo, parque lindo’ a oficina contou com a participação do grupo de idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Piranga e também com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Terezinha Ferreira Oliveira, que participaram de aulas de alongamento e dança, além de um mutirão de limpeza nas margens do Rio São Francisco.

“Amei participar dessa importante ação onde podemos aprender de forma divertida sobre a preservação do importante patrimônio que é o Rio São Francisco e também do Parque Fluvial, que em breve vai trazer uma nova vida para nós. Que tenha mais ações como essa”, disse uma animada dona Nair Moreira de 82 anos.

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 12:00

Projeto Futebol Qualifica é lançado no Colégio Paulo VI com a presença da família do jogador Daniel Alves

Na última quinta-feira (14), a mãe e o irmão do jogador juazeirense Daniel Alves, Lúcia Ribeiro e Ney Alves participaram do lançamento do Projeto ‘Futebol Qualifica’, no Colégio Paulo VI, em Juazeiro. De cunho social, o projeto se dispõe a ser agente de transformação, capacitando e transformando cidadãos de todas as idades, através de cursos profissionalizantes dos mais variados temas, incluindo cursos de capacitação em Esportes.

O coordenador do Brasil Qualifica, Nonato Cavalcanti, explicou que o projeto tem o objetivo de levar educação às comunidades mais carentes, praticar cidadania e capacitar as pessoas com cursos profissionalizantes. “A ideia é que o futebol seja a ponte para a qualificação. Os cursos oferecidos atendem a todas as idades, na área de esportes e muitos cursos profissionalizantes, que vão aprimorar e estruturar a carreira profissional dos alunos e da comunidade, com conteúdo atual e inovador”, explicou Nonato.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 11:00

CSTT RESPONDE PROVOCAÇÃO DA PRESIDENTE DO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Nesta sexta-feira (14) o Blog GJ postou reclamação da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro (BA) Emanuela Mariano criticando a gestão municipal e o setor de transporte coletivo da cidade (Veja aqui). Em resposta a CSTT enviou a seguinte nota:

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que realizou vistoria no transporte coletivo do município no último domingo (09/12). Todas as irregularidades encontradas nos ônibus foram notificadas. E a empresa prestadora do serviço tem um prazo de até 15 dias para regularizar sob pena de multa diária, em caso do não cumprimento.

Diariamente existem fiscais de transporte no Terminal que estão à disposição da população. Qualquer transtorno deve ser comunicado aos fiscais, que irão notificar a empresa, que será autuada, caso não cumpra o que foi determinado. Os usuários de transporte coletivo também podem fazer denúncia através do número (74) 3611-8836. É necessário informar o número do ônibus, dia, horário e local do ocorrido para que a CSTT possa notificar a empresa.

Quanto à requalificação do Terminal, a CSTT construiu novas rampas e uma passarela para que os cadeirantes possam ter acesso ao transbordo.

Sobre a promessa de capacitação dos motoristas da empresa, essa fala não foi dita pelo diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, e sim pelo representante da JOAFRA que estava presente na reunião do Conselho.

Em ofício (Nº 910/2018) encaminhado a SETRANVASF no início de novembro, a Companhia determinou o cumprimento de algumas medidas exigidas pelo Ministério Público, entre elas, a colocação de pelo menos dois ônibus adaptados por linha e a capacitação dos servidores da empresa. Em resposta (ofício 069/2018), a SETRANVASF afirmou que já está cumprindo a medida em relação à quantidade mínima de ônibus adaptados e que ao longo do ano os servidores passam por capacitações no SEST/SENAT (enviou anexo com as capacitações realizadas).

A CSTT está à disposição do Conselho e de todo e qualquer juazeirense que utilize os transportes públicos no município.

Ascom CSTT
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 10:37

ASPRA BAHIA parabeniza Júlia Silva, atleta bicampeã pernambucana de judô

A jovem Júlia, que hoje já não é mais uma promessa, mas uma realidade no cenário do Judô nacional, sagrou-se bicampeã pernambucana (2017 e 2018) de Judô na categoria Sub-13.

A Atleta, que é patrocinada pela ASPRA BAHIA e filha do Sargento Edilson da Fé, tem mostrado, além de muito talento, grande dedicação e disciplina, merecendo todos os aplausos, não só pelas vitórias, mas pelo exemplo que tem dado a outros jovens. E para finalizar o vitorioso ano, Júlia recebeu em Recife, no dia 12/12, a medalha de destaque do ano no Estado de Pernambuco.

A ASPRA BAHIA vê no esporte um grande instrumento de cidadania e saúde, por isso além de Júlia patrocina outros atletas e realiza competições, como foi a Corrida ASPRA em Juazeiro. 

Parabéns Júlia Silva, que 2019 seja de grandes realizações, no esporte e na vida!

São os votos de toda direção da ASPRA BAHIA.

Soldado Diego Mendes – Coordenador da Regional Juazeiro

publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 10:31

IBGE divulga as 10 cidades mais ricas e as 10 mais pobres da Bahia

Apenas 10 municípios (2,4% do total de 417) atingiram mais de metade (52,4%) do PIB (Produto Interno Bruto) de toda a Bahia, em 2016, estimado em R$ 258,6 bilhões naquele ano. No outro extremo, com os 50% de municípios baianos com os menores PIB (208 cidades), têm somente 7,3% de toda a renda gerada no estado.

Esses indicadores mostram a grande concentração da economia baiana, embora num patamar ainda abaixo da brasileira. No país como um todo, 66 municípios (1,2% dos 5.570) respondiam por metade do PIB (50,2%) em 2016, enquanto os 50% de municípios com os menores PIBs (2.785) detinham somente 3,7% da renda gerada no país.

Além de ser concentrado, não houve, ao longo do período de 2002 a 2016, muitas alterações nos extremos do ranking do PIB dos municípios baianos.

Os resultados do PIB dos Municípios 2016 foram divulgados nesta sexta-feira (14) pelo IBGE, que trabalhou em parceria com os órgãos de estatística, as secretarias estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O levantamento traz o PIB a preços correntes, os valores adicionados pelos grandes setores de atividade econômica (agropecuária, indústria, serviços e administração pública) e o PIB per capita para todos os 5.570 municípios do país.

Ler Matéria Completa
Fonte: IBGE
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 10:00

Nova metodologia a partir de 2019 vai incentivar boas práticas no uso dos recursos da bacia do Rio São Francisco

A partir de 2019, usuários que fizerem uso racional dos recursos hídricos da bacia do rio São Francisco poderão obter descontos na cobrança. É o que estabelece a nova metodologia de cobrança pelo uso da água, proposta pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) através da Deliberação CBHSF nº 94, de 25 de agosto de 2017 e aprovada no dia 28 de junho deste ano, pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) – (RESOLUÇÃO Nº 199).

“A nova metodologia incrementa 20% dos preços unitários, que foram reajustados. Além disso, conta com mecanismos que diferenciam, dentro de um mesmo segmento, usuários que utilizam melhor a água daqueles que não a utilizam tão bem. Por exemplo, no caso da indústria, aqueles que reciclam a água terão fatores multiplicadores que reduzem a conta. Na agricultura, aqueles que fazem um bom manejo da água para irrigação também poderão diminuir significativamente o valor a ser pago”, explica Alberto Simon, diretor técnico da Agência Peixe Vivo (APV), delegatária do CBHSF.

Ler Matéria Completa
Fonte: CHBSF
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 09:00

73ª CIPM: ENCERRAMENTO DO PROERD – PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA

No período de 10 a 14 de dezembro/2018, no auditório do Colégio Municipal Paulo VI, na Escola Municipal Joca de Souza Oliveira e no Auditório da UNEB – Universidade Estadual da Bahia, em Juazeiro-BA, a Equipe Proerd da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (73ª CIPM), comandada pelo Major PM Eduardo Almeida Cunha, realizou o encerramento do curso PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (2018.2).

Esse programa tem o objetivo de instruir crianças à DIZER NÃO a oferta e aos perigos das drogas e da violência, ensinando maneiras de estarem seguras e saudáveis, além da instituição de valores, como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.

Ler Matéria Completa
Ascom 73 CPM
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 08:32

Copa do Brasil: R$ 1 milhão na conta se vencer o Vasco é o ponto motivador para a Juazeirense


Os torcedores do Vale do São Francisco comemoraram a escolha do adversário da Juazeirense na Copa do Brasil 2019, em sorteio realizado esta semana. Em que pese uma dificuldade maior para passar de fase, o time definido no sorteio, o Vasco, vai permitir aos torcedores locais a possibilidade de receber um tradicional time do futebol brasileiro.

Para a Juazeirense é também uma ótima oportunidade de aparecer no cenário nacional, já que a presença do time carioca na região, garante uma grande visibilidade para o clube e atletas, sem contar com a questão financeira, já que uma vitória, dentro seu reduto e em jogo único, garante R$ 1 milhão de reais nos cofres do clube. Uma vitória no Adauto Moraes praticamente salva toda temporada 2019.

Saiba mais sobre a competição:
Quando começa:
A previsão é de início no dia 6 de fevereiro até 11 de setembro.

Critérios de desempate na primeira fase?
A primeira fase será realizada em partida única e o clube menos ranqueado tem o mando de campo, no nosso caso a Juazeirense. A desvantagem para o mandante é que o empate classifica o melhor ranqueado, nesse caso o Vasco.

Critérios de desempate na segunda fase?
Caso a Juazeirense passe dessa fase, além de embolsar R$ 1 milhão, em caso de empate no tempo normal de jogo na segunda fase, a decisão será por penalidades máximas. É importante lembrar que em nenhuma das fases haverá o critério de gol qualificado, que premiava quem marcasse mais gols fora de casa.

Todos os times brasileiros ranqueados para a competição participam das primeiras fases?
Não. Os times classificados para a Libertadores, o campeão das Copas do Nordeste, Copa Verde e Série B, entram apenas nas oitavas de final. São eles: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG e Athletico-PR, Sampaio Corrêa, Fortaleza e Paysandu.

O time da Juazeirense?
A Juazeirense será comandada pelo técnico Aroldo Moreira e deve se apresentar na próxima semana, com uma política que, segundo a diretoria, deve primar por jogadores mais jovens, porém rodados, com reforço de atletas que participaram da temporada passada.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 08:00

Bispo de Juazeiro lembra luta do Massacre de Pau de Colher, em Casa Nova

Embaixo de um pé de juá, o Bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto, lembrou que “aqui é um lugar para rezar e no silêncio lembrar das pessoas que morreram”. Os que morreram a quem ele se refere são as vítimas do Massacre de Pau de Colher, ocorrido em 1938 no município de Casa Nova – BA.

A celebração marcou a 16ª Romaria de Pau Colher, realizada todos os anos no último dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, santa católica que conta com a devoção de sobreviventes do Massacre moradores/as da comunidade, que fica a 98 km da sede do município.

Para lembrar os 80 anos do episódio que assassinou mais de mil pessoas em Pau de Colher, a Romaria foi organizada pela comunidade com o apoio da igreja. A programação teve início com caminhada partindo do local onde se preserva a memória do Massacre, uma área em meio Caatinga onde se encontra cruzes e marcas das sepulturas coletivas, local também onde conta-se que estava situada a residência de Senhorinho, um dos líderes do Movimento social, político e religioso abafado pela historiografia oficial.

Ler Matéria Completa
Texto e fotos: Comunicação Irpaa
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 07:00

Denúncia acusa que pagamento do aluguel do imóvel da Delegacia da Mulher em Petrolina está atrasado

Um levantamento preliminar realizado pelo Jornal do Commercio aponta que pelo menos 14 delegacias estão em situação semelhante no Estado. Entre os aluguéis atrasados está o imóvel onde funciona a Delegacia de Polícia da Mulher de Petrolina.

Alguns casos já foram parar na Justiça. Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, há um complexo policial que abriga quatro delegacias. Os donos pediram o espaço de volta por falta de pagamento do aluguel. Em Moreno, há um ano o proprietário verica a conta bancária, mas não encontra nenhum valor pago pelo Governo do Estado.

Em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, especula-se que a dívida de aluguel já chegou a R$ 120 mil. No município de Solidão, no Sertão, o proprietário do prédio também já entrou na Justiça pedindo o despejo. As outras cidades que vivem o mesmo drama são: Tabira, Carnaíba, Parnamirim, Mirandiba, Sanharó, Ferreiros, Buíque e Salgadinho.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco disse que “todos os esforços estão sendo feitos no sentido de quitar essas dívidas. Há previsão para que os valores sejam pagos até o início de 2019”. A Polícia Civil armou ainda que “vem adotando uma política de devolver imóveis alugados por locais próprios. Em 2018, 17 delegacias foram transferidas para imóveis que pertencem ao Estado ou adquiridos por meio de parcerias”.

Redação Blog com Informações JC
publicado em 14 de Dezembro / 2018 às 23:00

Artigo - A importância da segurança em templos religiosos

Por Carlos Guimar*

O trágico caso na Catedral de Campinas levanta a questão sobre a importância de implementar modelos de segurança mais efetivos em templos religiosos.

É preciso entender que igrejas, catedrais, sinagogas e outros locais sagrados são ambientes vulneráveis, ponto de acolhimento de diversos tipos de pessoas, que em muitos casos encontram-se com algum problema - seja por doença ou por uma situação que a deixa fragilizada – a procura de conforto, paz e aconchego.

Por todos estes fatores elencados acima, entende-se a necessidade de uma atuação especial quando falamos em segurança eficaz em templos religiosos. É necessário pensar duas vezes antes de instalar cruamente componentes padrão de sistemas integrados de segurança nestes ambientes, tais como vigilantes, porteiros, câmeras de vigilância, alarmes, portais de detecção de metais. Não sabendo alocar corretamente estas ferramentas, pode se perder o propósito do local.

No caso do atirador de Campinas, por exemplo, muito se falou da aplicação de portais detectores de metais a fim de evitar a tragédia. Porém, pensando aqui num possível cenário com detector de metal, e se o alarme fosse acionado? Como o profissional da segurança faria essa abordagem para não criar pânico nos fiéis? Basta lembrar como funciona a entrada de um banco para você associar como seria na igreja. Não atenderia por si só e geraria um estresse desnecessário ao visitante.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Dezembro / 2018 às 22:30

CAMPO FORMOSO: Prefeitura trabalha na recuperação de estragos causados pela chuva

A forte chuva, que caiu no último domingo (09) em Campo Formoso, causou muitos estragados por toda a cidade. Por isso, a Prefeitura está realizando desde a tarde de ontem, serviços emergenciais como a limpeza das vias - com o auxílio de três máquinas -, desobstrução de esgotos e valetas, para dar mínima e rápida condição de trafego e menos desconforto aos motoristas e pedestres da cidade.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Infraestrutura, após constatar in loco, a situação em que se encontram as vias públicas, sobretudo as dos bairros mais atingidos: Raulindo Saturnino, Santa Luzia, Bosque das Mangueiras, Centro Cultural, Populares, Colina do Sol e Sucesso, além da estrada de Pilões e Tuiutiba. Além das intervenções, um relatório está sendo preparado por uma equipe da Prefeitura para mostrar a real situação da cidade para que as providências cabíveis sejam tomadas. 

Ler Matéria Completa
Ascom Campo Formoso
publicado em 14 de Dezembro / 2018 às 22:00

UPAE/IMIP de Petrolina realiza III Mutirão de Microcefalia e IV Natal Solidário

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta sexta-feira (14), o seu III Mutirão de Microcefalia e o IV Natal Solidário. A iniciativa teve como público alvo as 33 crianças da IV Macrorregional de Saúde de Pernambuco (com a síndrome congênita ocasionada pelo Zika vírus) e suas famílias.

"Já fizemos Natal Solidário em prol do Cantinho do Aconchego, já realizamos Cantata de Natal e esse ano resolvemos abordar o público da microcefalia, que andou um pouco esquecido pela sociedade e pela mídia", justifica a coordenadora geral Grazziela Franklin.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.