Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 17 de Dezembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 17 de Dezembro / 2017 às 09:00

EXPERIÊNCIA DA ARESOL É APRESENTADA EM ENCONTRO DE REDES DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA EM SALVADOR

A experiência desenvolvida pela Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda - ARESOL, em mais de dez anos de atuação, foi apresentada quinta-feira, 14, em Salvador, capital baiana, durante o Encontro Regional da Rede de Comercialização Solidária, promovido pela Cáritas Regional Nordeste 3 e redes e grupos parceiros nos estados da Bahia e Sergipe. O evento aconteceu no Instituto Frei Ludovico, localizado no final de linha de Luís Anselmo, bairro de Brotas, e foi encerrado na sexta-feira (15).

De acordo com a organização, o evento consolidou-se como um espaço de formação, intercâmbio e construção de estratégias para enfrentar o desafio da comercialização sustentável dos grupos de Economia Popular Solidária, acompanhados pela Cáritas e pelos parceiros nos estados da Bahia e Sergipe. 

Ler Matéria Completa
Ascom Aresol
publicado em 17 de Dezembro / 2017 às 08:00

BABA DA CONFRATERNIZAÇÃO AMIGOS DE CIEL BAIANO

A Associação de Moradores do bairro Alto do Alencar em Juazeiro, através do seu presidente Vagner Lopes e também dos seus diretores Maciel Lopes, mais conhecido como "Ciel Baiano" (Esportes) e Jeonilson Alves (Cultura), convida a todos a prestigiarem um grande evento festivo “Baba da Confraternização Amigos de Ciel Baiano” neste domingo, dia 17, às 09:30 horas no campo do CSU. O evento contará com participações especiais a exemplo dos atacantes Nixon (Jogador do Flamengo/RJ) e Jefferson "Jefinho" (Jogador do Fluminense/RJ), além das participações dos craques locais como Ciel Baiano, do bairro Alto do Alencar. “Contamos com todos para juntos compartilharmos esse grande evento” pontuou Vagner Lopes líder comunitário.

publicado em 17 de Dezembro / 2017 às 07:00

UAUÁ: EM ASSEMBLEIA PROFESSORES CONCLAMAM POR AUDIÊNCIA PARA DEBATER O REORDENAMENTO DA REDE.

Na última quinta-feira, dia 14, os professores da rede municipal de Uauá se reuniram em assembleia geral na sede da APLB para discutir e deliberar sobre o reordenamento da Rede Municipal de Educação uma proposição da atual gestão. Logo após uma grande discussão, a categoria decidiu por unanimidade:

1. Solicitar uma audiência, urgente, junto à secretaria de Educação para debater o reordenamento da Rede Municipal de Educação com a participação de todos os professores;

2. Só assinar qualquer documento referente ao reordenamento depois da audiência.

Foi o que informou a direção do Núcleo da APLB em Uauá durante com o Blog neste final de semana. A gestão ainda não se manifestou.

Da Redação
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: UM DIA A JUSTIÇA CHEGA EM NOSSA CIDADE.

Estamos vivendo tempos de agruras parece que a nuvem negra estacionou sobre Juazeiro, a imposição absurda de impostos, taxas e mais taxas.

Taxa de cemitério, taxa de esgoto, taxa de lixo, trezentos por cento de aumento de IPTU, venda casada de serviços, se não pagar a taxa de lixo fica sem a água, bem indispensável a vida, tempos bicudos, estranho comunismo esse que se abateu sobre a nossa cidade que parece não ser mais nossa.

Agora vem a tal famigerada zona azul, escorchando a bolsa popular, tirando a paz dos moradores porque agora a tal zona azul se estende para os bairros, agora se preparem vai atingir o interior porque vai para o Mercado do Produtor, até quando os filhos de Juazeiro suportaram tanta infâmia, tanta maldade. O tempo dirá, alguém diz: está tudo dominado...

Davi Lima Comunitário Juazeirense

publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 22:00

TJBA prorroga até a próxima terça (19) Semana de Conciliação de débitos com o ICMS

O Tribunal de Justiça do Estado (TJBA) prorrogou até a próxima terça-feira (19) a Semana de Conciliação para os contribuintes do ICMS com débitos tributários cobrados tanto na esfera administrativa quanto na judicial. Após o encerramento do mutirão, o contribuinte em débito com o fisco estadual pode ainda aproveitar as condições especiais até o dia 22, para pagamento à vista, e até o dia 29, para parcelamento. Basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado para consultar o débito, simular parcelamento e até emitir o documento de arrecadação.

Os atrativos ao acordo com o Estado incluem 70% de desconto em multas e acréscimos moratórios, para pagamento à vista, e 50% para parcelamento em até 12 meses. Para os contribuintes que estavam à espera dessas condições especiais, o TJBA e a Sefaz-Ba fazem um alerta: oportunidade igual só poderá se repetir em 2021. Isso porque, ao aprovar as condições especiais de negociação com os contribuintes, o Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária estabeleceu que os estados deverão cumprir um intervalo de quatro anos para voltar a oferecer descontos na quitação de débitos tributários.

Ler Matéria Completa
Ascom TJ-BA
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 21:00

UNIVASF: NOTA EM DEFESA DO DEBATE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do seu Conselho Universitário (Conuni), instância máxima desta instituição, vem a público manifestar veemente repúdio à aprovação do Projeto de Lei 132/2017 pela Câmara Municipal de Petrolina (PE) que proíbe atividades e discussão pedagógica sobre a considerada “ideologia de gênero”, em salas de aula das escolas da rede municipal.

O Conuni entende que esta proposta, além de representar flagrante cerceamento de direito à liberdade de expressão, expressa incomensurável retrocesso político e social para a população do Vale do São Francisco e ao sistema de ensino deste município ao tentar impor comportamentos que não representam a essência do povo brasileiro e que vão de encontro aos princípios de uma educação efetivamente transformadora e aos ideais contemporâneos para a construção de uma sociedade mais crítica e autônoma.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 20:00

Bahia espera receber 5,6 milhões de turistas no verão

A estação mais movimentada do ano já está chegando. No próximo dia 21, começa, oficialmente, o verão, e, junto com ele, chega também um maior fluxo de turistas estrangeiros e nacionais ao estado, promovendo uma intensa circulação de pessoas, sobretudo nas 13 zonas turísticas baianas. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) calcula que o verão represente 37% de todo o movimento turístico do estado. Paralelamente ao incremento de turistas previsto nesta alta estação, estimado em 5,6 milhões de pessoas – 8,46% mais que na temporada anterior – abre-se, também na capital baiana, o ciclo de festas populares e atrações culturais diversificadas que tomam as ruas do Centro Histórico de Salvador e movimentam a economia.

Em meio a toda esta agitação, o Governo do Estado desenvolve uma ampla estrutura de apoio turístico, cultural e de segurança para garantir a tranquilidade daqueles que optam pela Bahia durante as férias. Na área de segurança, mais de 50 municípios e localidades turísticas de Salvador e do interior são reforçados com as ações da Operação Verão, lançada pelo governo no início deste mês.

Parte desse incremento de turistas nacionais e internacionais deve-se ao trabalho contínuo da Setur para prospecção de novos voos que contemplem os mais diversos destinos turísticos da Bahia. Como resultado desta política, o número de voos extras para este Verão aumentou cerca de 120%. As companhias aéreas Gol, Latam, Azul e Avianca anunciaram mais de 3,4 mil frequências adicionais para cidades como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus – no verão passado foram 1,5 mil.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 19:00

Empreendedores vão receber em Petrolina capacitação sobre fabricação de doces e derivados

“Sem açúcar não se compreende o homem do Nordeste.” A frase é do sociólogo Gilberto Freyre que tão bem retratou a nossa civilização do açúcar e a importância de tal matéria-prima para o desenvolvimento e a memória afetiva da sociedade.

O projeto “Pernambuco doce: resgatando tradições” visa resgatar a forte ligação pernambucana com a fabricação artesanal de doces e derivados bem como o aperfeiçoamento da mão de obra envolvida no processo. A iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), beneficiará profissionais e microempreendedores dos municípios de Petrolina, Arcoverde e Pesqueira.

Ler Matéria Completa
Ascom-Gov PE
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 18:00

A neutralidade de rede morreu nos EUA e está em risco no Brasil

A neutralidade de rede impede que seu provedor restrinja a velocidade de um conteúdo na internet em favor de outro, ou dê tratamento especial para seus próprios serviços. No Brasil, ela é regulamentada pelo Marco Civil da Internet, mas as operadoras aguardavam uma decisão da FCC (Comissão Federal de Comunicações), entidade americana equivalente à Anatel, para pressionar uma mudança na lei.

Isso aconteceu na tarde desta quinta-feira (14). Por 3 votos a 2, a FCC aprovou mudanças para eliminar as regras que garantiam a neutralidade de rede. Na prática, isso significa que as operadoras americanas estão livres para bloquear ou limitar determinados sites para priorizar seus próprios serviços de música, vídeos e outros conteúdos, desde que informem isso aos clientes, segundo o Engadget.

Com o fim da neutralidade de rede, as operadoras de internet dos Estados Unidos não poderão sofrer sanções pela forma como gerenciam os recursos de suas redes, o que pode trazer consequências sérias para a concorrência. O presidente da FCC, Ajit Pai, reconhece que as operadoras poderão bloquear certos sites dependendo do plano de internet contratado.

Ler Matéria Completa
tecnoblog.net
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 17:00

Com incentivo da prefeitura, empresários apadrinham crianças carentes de Petrolina

Dezenas de crianças carentes de Petrolina tiveram suas rotinas transformadas graças a um projeto da prefeitura que vem estimulando o apadrinhamento dos pequenos petrolinenses assistidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Batizado de ‘Padrinho Legal’, o projeto implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, aproxima empresários da região a famílias de baixa renda. Após o apadrinhamento, o ‘padrinho’ passa a fazer doações que incluem café da manhã e cestas básicas às famílias de seu apadrinhado.

A iniciativa teve início em novembro e terminou esta semana quando foi realizada a primeira culminância do projeto que beneficiou mais de 60 crianças atendidas no Cras do bairro Dom Avelar.  O apadrinhamento foi feito por empresários da Novocentro, que além das doações, também  levaram à unidade do Cras serviços como:  corte de cabelo, grafite e diversas atividades lúdicas.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 16:00

Operação Carro de Boi termina com 3,5 toneladas de carnes apreendidas

Aproximadamente 3,5 toneladas de carnes de boi, porco e ovelha, além de mariscos, foram apreendidos nesta sexta-feira (15), durante a quinta edição da Operação Carro de Boi, promovida pela Secretaria da Segurança Pública, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação, que tem como objetivo combater o roubo e venda de animais do campo, ocorreu na BR-324, onde foram localizados também nove toneladas de frangos vivos e queijos.

As carnes foram encontradas em carrocerias de pick ups e caminhões baú. Os motoristas alegaram não saber a procedência e revelaram também não possuir os documentos sanitários. Os três mil frangos, cada um pesando em média três quilos, totalizando nove toneladas, estavam sem a guia para transporte na cidade de Simões Filho, um dos pontos de bloqueio.

A empresa responsável pelo carregamento de frango foi multada em quase R$ 1 mil e as carnes apreendidas pela ausência de documentos e falta de refrigeração, tornando-as imprópria para o consumo, foram transformadas em ração animal. "Grande trabalho integrado das forças de segurança e da Adab. A operação evolui a cada semana e os resultados estão sempre melhorando. Seguiremos com essa força-tarefa e ampliando as ações para outras regiões do estado", ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Secom Bahia
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 15:00

Prefeito Paulo Bomfim e presidente do Constesf cobram de prefeitos e vereadores da região celeridade no processo para a construção da Policlínica Regional

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu na tarde desta sexta-feira, 15, com o presidente do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Constesf) e também prefeito de Canudos, Geo Rabelo. Juntos, ligaram para os demais colegas gestores para pedir celeridade e apoio efetivo das Câmaras Municipais para que a Policlínica Regional tão logo seja instalada.

A instalação da Policlínica Regional será de grande importância para a melhoria dos serviços de saúde à população, é o que prevê o  prefeito Paulo Bomfim. “Hoje nós temos a Rede Peba, onde atendemos mais de 50 municípios. Criando um Consórcio de Saúde, os municípios do lado baiano terão mais acesso aos médicos especialistas, pois é esta a preocupação do Governador Rui Costa, pensar no povo da Bahia, com todo respeito ao Estado vizinho. Os prefeitos e vereadores precisam se sensibilizar e fazer com que a Lei de adesão ao consórcio e modelo da gestão e funcionamento da unidade de saúde sejam aprovadas o quanto antes. Outras regiões no Estado já foram beneficiadas e tiveram melhoras significativas”, garante o prefeito de Juazeiro.

Para o presidente do Constesf, o legislativo e o executivo dos municípios precisam se alinhar para que a Policlínica Regional seja instalada e a população beneficiada. “O momento é de prestar melhores serviços de saúde para as pessoas de 10 cidades, que necessitam deste atendimento. É hora de pensar no povo. A população não pode ser prejudicada por questões político-partidárias. O Governador já sinalizou o desejo de iniciar a construção o mais rápido possível, mas os prefeitos e vereadores precisam colaborar”, declarou o prefeito de Canudos e dirigente do colegiado de prefeitos, Geo Rabelo.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 14:00

Ilhéus e 70 municípios ganham hospital de alta complexidade no sul da Bahia

Destino turístico e cenário de romances de Jorge Amado, o município de Ilhéus passa a ser conhecido também por abrigar uma das maiores e mais importantes unidades hospitalares do estado. Na tarde desta sexta-feira (15), o governador inaugurou o Hospital Regional Costa do Cacau, que recebeu R$ 124 milhões em investimentos e vai beneficiar 1,7 milhão de pessoas da região sul da Bahia.

Na ocasião, Rui destacou que "essa inauguração faz parte da caminhada que empreendemos, desde o início da gestão, para que todas as regiões do interior – que detêm 80% da população da Bahia – sejam dotadas de equipamentos de saúde capazes de oferecer serviços de alta e média complexidade".

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 14:00

Perda de consultas na UPAE/IMIP de Petrolina chega perto dos 40%

A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Ana Beatriz Mota Aguiar, participou, quarta-feira (13), da última reunião ordinária do ano da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR), com o objetivo de falar um pouco sobre a taxa de absenteísmo e perda primária de consultas no ambulatório de especialidades da UPAE/IMP, que gira em torno de 40%.

A perda primária refere-se ao desperdício das consultas médicas disponibilizadas pelos serviços de saúde e a taxa de absenteísmo é a não execução das consultas médicas, previamente agendadas, decorrente da ausência do paciente, por motivo de qualquer ordem. Para se ter uma ideia, das 7.515 consultas disponibilizadas na UPAE no mês de novembro, apenas 5.652 foram executadas. Nesse caso, a perda primária foi de 18,24% e a taxa de absenteísmo fechou em 19,65%.

Ler Matéria Completa
  Anna Monteiro/Assessoria de Comunicação
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 12:00

Campanha do CAPS infantil incentiva doação de brinquedos durante o Natal

Para qualquer criança, Natal é sinônimo de ganhar presentes. Para os meninos e meninas do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, vinculado à Secretaria de Saúde, não é diferente. Eles aguardam ansiosos pela tão sonhada chegada do Papai Noel, que poderá ser qualquer pessoa que queira "adotar" um dos inúmeros pedidos de brinquedos feitos durante esta época.

Pensando nisso, a equipe do CAPSi realiza uma campanha de arrecadação de brinquedos, que terá sua culminância no próximo dia 22 (sexta-feira) durante a confraternização das quase 400 crianças que frequentam o local. O evento acontecerá na Associação de Moradores da Areia Branca.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 12:00

Órgãos de fiscalização preocupados com pagamento de salários dos servidores de prefeituras

O fechamento das contas das prefeituras causa dores de cabeça não só para os gestores, mas também para os órgãos de fiscalização. Neste ano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com oito inquéritos civis, três recomendações, três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e uma ação civil pública contra administrações municipais que enfrentam atraso de salário e ameaçam de não pagar o décimo terceiro salário.

As ações acenderam sinais de alerta do órgão de fiscalização para o fechamento das contas de fim de ano das gestões municipais. O maior temor é que os gestores aproveitem o recesso do mês para escapar da fiscalização.

"Se já estão atrasando o salário é porque o décimo terceiro também corre risco. A preocupação é que o MPPE fecha por conta do recesso de fim de ano e estamos vendo que muitas prefeituras estão deixando para pagar os salários mais tarde. Isso evidencia o risco da população ficar sem ver a cor do dinheiro do salário e não ter a quem recorrer. As pessoas sempre dão um voto de confiança aos prefeitos e acreditam nas suas promessas. As queixas só aparecem quando têm atraso", afirma o promotor Maviael Souza.

MPPE
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 11:10

Em evento bastante concorrido o Partido Verde empossou nova executiva em Juazeiro


Numa solenidade bastante concorrida, na noite desta sexta-feira (15), no Rapport Hotel, foi empossada a nova executiva municipal do Partido Verde.  O evento, com auditório lotado, contou com a presença de filiados, simpatizantes e lideranças de diversos segmentos da sociedade Juazeirense.

Ao passar o comando da executiva o empresário Fonseca Fraga, que passou a assumir a vice presidência, externou a satisfação de ver  novas lideranças começando a ser moldadas e tomando interesse pela política. “Quando a sociedade vai perdendo a confiança nos políticos e nos partidos, quando a nossa geração começa a se sentir incapaz, a esperança se renova ao ver que ainda tem jovens, como João Victor, dispostos a discutir política e propor novos caminhos para Juazeiro e para o País”, externou.

O novo presidente do Partido Verde, João Victor Medrado, bastante emocionado com a presença de tantos amigos, familiares e lideranças, agradeceu o apoio recebido: “Não foi fácil convencer amigos a vir para um ato político, numa sexta-feira, com as pessoas querendo distancia da política e enojadas com o comportamento dos políticos, mas me emociono ao ver esse auditório lotado, porque isso demonstra que ainda é possível sonhar com novas práticas e na renovação de comportamentos”, disse.

O deputado estadual Marcell Moraes, que veio a Juazeiro prestigiar a posse, comemorou a expressividade do evento e ressaltou a importância do trabalho de Edson Duarte na construção do PV na Bahia. “Vejo que o trabalho de Edson Duarte, que inspirou a minha entrada na vida pública, continua rendendo bons frutos, quando percebo que jovens, como João Victor e outros que aqui se expressaram, continuam acreditando num país melhor”.

Durante suas falas o empresário Flávio Luís, o advogado Wank Medrado, a engenheira Rose Consuelo, os professores Robério Santos e Reginaldo, o ex-vereador Genivaldo Medrado e o médico Daniel Moreira, manifestaram o desejo de sucesso para a nova executiva.

A Nova executiva do Partido Verde em Juazeiro passa a ser composta por: João Victor Medrado, Presidente;  Fonseca Fraga, Vice; José Humberto Damasceno, Finanças; Wilson Duarte, comunicação; Secretaria da Mulher, Edna França; Secretaria de Juventude, Daniel Moreira, Secretaria de Direitos Humanos e Diversidade, Iasmim Duarte e Secretaria de Assuntos Jurídicos, Rafaela Medrado.

publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 11:00

Caravana "Seu direito, Nossa Luta!" chega na cidade de Casa Nova

Durante esta sexta-feira (15) a cidade de Casa Nova recebeu a caravana "Seu direito, Nossa luta" promovida pelo Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região. Trabalhadores do comércio aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre a reforma trabalhista, direitos e deveres, além de se conscientizarem sobre importância da sindicalização.

Cerca de 40 lojas foram visitadas e convidadas a participar da assembleia que será realizada amanhã na cidade. Em todas as visitações, o presidente Fábio César destacou a importância dos trabalhadores estarem cientes do seu papel diante da situação atual do Brasil. "Nosso objetivo maior durante essa mobilização é conscientizar o trabalhador comerciário sobre a reivindicação dos seus direitos, que na maioria das vezes são velados por falta de conhecimento da causa, além do fortalecimento da entidade sindical", concluiu.

Trabalhadora comerciária há seis meses, Maria Edite de Lima diz estar feliz com a iniciativa do sindicato. "É importante que essas visitas sejam realizadas para que a gente possa tirar nossas dúvidas, principalmente agora com tanta mudança. Com o sindicato vindo até a gente facilita muito nossa vida" ressaltou.

Para encerrar a passagem da caravana pela cidade, neste sábado haverá uma assembleia com os trabalhadores comerciários,quando haverá mais discussões sobre a reforma trabalhista, reforma previdenciária, além de debates sobre a convenção coletiva. O evento acontecerá às 15h00, na Colônia de Pescadores de Casa Nova, BR 235, próximo ao posto Itamaraty.

Ascom SindCom
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 10:01

Centro de Cultura João Gilberto recebe exposição itinerante Navio Negreiro neste sábado (16)

Neste sábado, 16, às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto será aberta a exposição itinerante Navio Negreiro - Castro Alves e Hansen Bahia. O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à Secretária de Cultura do Estado da Bahia (Secult BA), fará a abertura neste sábado. A exposição segue aberta para visitação até 02 de janeiro, das 09h às 21h. Ainda na programação da exposição, durante os dias 18 e 19, das 9h às 12h e das 14h às 17h, haverá a Oficina de Xilogravura com o artista plástico Zimaldo Baptista Melo. A inscrição pode ser feita no próprio local e é gratuita.

Por Ramáiana Leal/SECULTE
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 09:00

Provas do Vestibular UNEB 2018 serão aplicadas domingo (17) e segunda-feira (18)

As provas do Vestibular UNEB 2018 serão aplicadas domingo (17) e segunda-feira (18). Os 41.795 candidatos (14.338 na capital e 27.457 no interior do estado) inscritos devem acessar seus locais de prova no site do processo seletivo. Aproximadamente 2.700 profissionais irão trabalhar para garantir a realização do certame em 24 estabelecimentos da capital e 66 do interior do estado, contemplando 24 cidades onde a universidade possui campus.

De acordo com o edital de convocação, os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Os exames terão início às 8h. No primeiro dia, os candidatos farão provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).

A UNEB oferece neste ano 4.069 vagas distribuídas em 145 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidas nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas, com entrada para os semestres 2018.1 e 2018.2. O Cartão Informativo do Candidato já está disponível. Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser consultados no Manual do Candidato.

Veja também recomendações para os candidatos: www.portal.uneb.br.

Serviço

O que: provas do Vestibular UNEB 2018

Quando: 17 e 18 de dezembro

Onde: 24 estabelecimentos da capital e 66 do interior do estado

Ascom Uneb
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 08:00

Espaço do Leitor: Sobre Zona Azul em Juazeiro.

Geraldo, bom dia!

Aqui é Eugênia Lourenço de Souza, sou moradora do São Geraldo aqui em Juazeiro-BA. Passei para compartilhar uma experiência com o atendimento dos profissionais que atuam na Zona Azul de Juazeiro.

No dia 15/12 procurei a agência da rua 7 de Setembro, após tentativa frustrada de diálogo com uma atendente itinerante responsável por notificar o cidadão.

Situação: estacionei a moto na vaga de carro por engano, lapso mesmo, pois carecia de parar por 5 minutos na loja e não atentei para esse detalhe no momento de compra do bilhete e também não fui orientada pela pessoa que me vendeu o bilhete e que estava ao lado do local que estacionei a moto. Aproximadamente 4 minutos depois que retornei ao lugar encontrei outra atendente tirando foto para notificar. Expliquei que em virtude da urgência não atentei para o detalhe e mostrei que nem tinha 5 minutos ainda do tempo de parada e pedi para que reconsiderasse. Nada, nem diálogo obtive! Com os dedos na maquineta já operando minha multinha de R$ 7,50 ela concluiu o procedimento e só depois disso se certificou que só tinham passado 5 minutos. Deu-me o papel e disse não poder fazer nada e que se tivesse me visto com o capacete na mão dentro da loja teria me abonado da notificação por escrito.

No local de atendimento na rua 7 de Setembro fui recebida com carão. Até parecia que era uma criminosa. Com cara amarrada a pessoa que me atendeu disse que não havia ouvidoria ou outro órgão que pudesse receber a minha reclamação sobre eles, a agência; que tudo se resolvia por ali mesmo. Só depois de encontrar um agente de trânsito e de já ter pagado os R$7,50 (nesta altura já não confiava em como resolver as coisas) fui orientada a procurar o CSTT para direcionar minha reclamação sobre o atendimento e falta de flexibilidade do pessoal do Zona Azul. Como contribuinte senti-me lesada pela ausência de orientação-lembrete sobre não estacionar em zona de carro e, pior, ser ouvida somente depois de notificada; ser ouvida somente depois de percorrer 3 espaços e ainda assim pedir para não ficarem com raiva de mim, pelo fato de estar reclamando do atendimento. Mesmo na última instância de reclamação tive de pedir a quem me atendeu para não ficar com raiva de mim a fim de fazer a pessoa diminuir o tom de voz para comigo e enxergar uma pessoa frustrada e triste com a prestação de serviço em lugar de ver uma notificação a ser paga somente.

Sem mais, e deixo aqui minha experiência para sensibilizar as pessoas sobre atender gente/humano e não multas. Somos humanos e podemos esquecer, nos enganar sobre onde devo estacionar. Meu erro foi um lapso. Não coloquei a vida de ninguém em risco, não atentei contra o bem-estar e direito de ninguém. Só queria dialogar e explicar meu lapso, mas...

Que este R$ 7,50 não passe em branco no tocante ao atendimento mais respeitoso e humanizado ao contribuinte juazeirense!

Abraços e fique em paz!

Eugênia Souza

Graduanda em Psicologia

Foto Ilustrativa
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 07:54

JOVEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA AVENIDA TRANSNORDESTINA, EM PETROLINA

Um homem, Arthur Vieira da Cruz, de 27 anos, morreu na noite desta sexta-feira (15), após um acidente de trânsito na Avenida Transnordestina, no bairro Alto do Cocar, em Petrolina.

Segundo a central do 5º BPM foi informada o acidente com vítima fatal envolveu um Fiat Uno prata de placa PFA 2329 e uma motocicleta Yamaha Fazer de placa DWU-7786, onde o condutor da motocicleta veio a óbito no local.

As equipes do IC e IML estiveram no local onde foi realizada perícia e a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Petrolina (IML). As causas do acidente não foram informadas pela Polícia.

Com informações do 5º BPM Foto whatsapp
publicado em 16 de Dezembro / 2017 às 07:00

Obra da Codevasf levará água a mais de 40 mil pessoas no Norte da Bahia

Sistema de abastecimento beneficiará localidades de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) está implantando em Campo Alegre de Lourdes (BA) o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) que beneficiará o município, localizado no extremo norte da Bahia, e comunidades do município vizinho de Pilão Arcado. As obras estão sendo conduzidas pela 6ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Juazeiro (BA).

Quando estiver em plena operação, o sistema beneficiará cerca de 40 mil pessoas em 71 localidades do semiárido baiano. Com vazão média de 90 litros por segundo, o SIAA tem mais de 370 km de adutoras, que vão conduzir água a mais de quatro mil ligações domiciliares.

"Esta é uma obra muito importante para Campo Alegre de Lourdes, na qual a Codevasf se empenhou para poder atender a essa antiga reivindicação do município, que é água de qualidade nas torneiras das casas. A Codevasf está fazendo a sua parte e agora este desejo está perto de ser realizado", afirma Luiz Augusto Fernandes, analista da Codevasf que participou nesta sexta-feira (15) de audiência pública sobre o sistema na Câmara de Vereadores de Campo Alegre de Lourdes.

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf Fotos Divulgação
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: INSEGURANÇA JURÍDICA NA SELEÇÃO PUBLICA DOS SERVIDORES DE JUAZEIRO.

A Prefeitura de Juazeiro Bahia promoveu um certame para contratação temporária de excepcional interesse público de funcionários e deu início as contratações dos mesmos em meados de julho deste ano.

Queremos destacar que ontem, dia 14, a Secretaria de Educação e Juventude do Município baixou a Portaria/GAB/SEDUC nº 294/2017 suspendendo temporariamente os contratos desses servidores no período de 21/12/2017 a 14/02/2018, isso com fundamento no § 4º do Art 4º da Lei nº 2017/2009, mas aí é onde reside o problema, vejamos então: A contratação temporária de excepcional interesse público se dá nas seguintes condições:

A Lei nº 8.745/93, apesar de não apresentar o conceito de necessidade temporária de excepcional interesse público, exemplifica em seu artigo 2º situações, em consonância com o mandamento constitucional, que podem ser consideradas aptas a ensejar a contratação de pessoal por tempo determinado:

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Dezembro / 2017 às 22:24

Festival Canavial oferece programação gratuita de manifestações culturais nordestinas

As cidades de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e Limoeiro, no Agreste do estado, recebem a 11ª edição do Festival Canavial, que busca valorizar as manifestações culturais nordestinas. Com o tema “Celebrando o encontro entre os cabras e caboclos”, o evento oferece, a partir desta sexta (15) até domingo (17), uma programação gratuita de shows, encenações e apresentações de maracatu e caboclinho.

No primeiro dia do festival, é apresentado, em Aliança, o espetáculo “Cabras e Caboclos”, oriundo de um “intercâmbio” entre o Maracatu Rural Estrela de Ouro de Aliança e o Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, dois grupos pernambucanos de cultura popular. Na apresentação, caboclos de maracatu rural vestem o figurino de personagens do xaxado e vice-versa para uma performance de maracatu. A programação da sexta (15) termina com shows de poesia e improviso de artistas de Nazaré da Mata.

Ler Matéria Completa
Redação blog
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.