Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 17 de Fevereiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 16:00

Assalariados/as rurais do Vale do São Francisco comemoram manutenção de direitos e conquistas alcançadas em negociação coletiva 2019

Após dez dias de intenso debate com a com a classe patronal, assalariados/as rurais do Vale do São Francisco lograram êxito nas negociações, que encerraram nesta sexta-feira (15), em Petrolina-PE. A negociação coletiva da hortifruticultura irrigada teve início no final do mês de janeiro, discutindo a manutenção de cláusulas da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) 2019 e novas reivindicações dos/as trabalhadores/as.

A partir deste ano, o salário base passa a ser R$ 1.041,16, com 4,43%, 1,0% de ganho real. Também foram conquistadas a proibição do trabalho das mulheres gestantes e lactantes em atividades insalubres e o direito ao mínimo de cinco consultas para a realização do pré-natal.

Ler Matéria Completa
Ascom Agnaldo Meira
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 15:11

Saulo se encontra com fãs em Juazeiro antes da Feijoada do Dadau

E Saulo começou cedo seu show em Juazeiro. Antes da Feijoada do Dadau, o cantor se encontrou com fãs da cidade para um bate-papo e claro,muita música. Um dos que saíram felizes do encontro foi o Pablo Henrique: "Eu sonhava em cantar junto com ele a muito tempo, felizmente consegui hoje, foi incrível" disse o fã.

Veja o vídeo abaixo:

Portal Zap
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 15:00

MEC quer saber quantas adolescentes em idade escolar engravidaram

O Ministério da Educação (MEC) apura quantos casos de gravidez na adolescência foram registrados por estudantes em 2018. Escolas públicas e privadas do país terão até o dia 15 de abril para preencher o "Questionário sobre quantidade de casos de gravidez em adolescentes escolares", disponível desde a última quinta (14).

Responsável pelo questionário, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que as escolas devem considerar os casos de gravidez em adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade identificados no ano passado. Não haverá necessidade, no entanto, de identificar a jovem.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 14:00

A TERCEIRA IDADE NA AVENIDA

O Carnaval é considerada uma das maiores e tradicionais festas no Brasil, ela movimenta a economia no país e, principalmente, os “esqueletos” dos brincantes. De crianças aos jovens, essa horda de foliões insaciáveis por muita bagunça é formada também pelos idosos. Não é à toa que são chamados de “melhor idade”.

Acompanhados do neto e de amigos o Coronel Geraldo Dias de Andrade e a professora Wilma Rosa eram só alegria na avenida nesta segunda noite do Carnaval de Juazeiro (BA). De bengala, a professora Wilma Rosa expressava vigor em plena Adolfo Viana lotada. “É uma das festas que mais gosto e estou aqui acompanhada do meu neto e de amigos participando dessa festa linda” comentou a foliã do Bloco Manicômio.

Da redação
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 13:44

Conquista, Jequié e Atlético se reforçam para o baianão. Juazeirense, por enquanto, sem novidades. 

Por enquanto só o treinador Rabello na lista de novidades na Juazeirense


A Juazeirense segue nos preparativos para retomada da confiança na disputa do Campeonato Baiano, agora sob o comando do treinador Carlos Rabello. Em situação difícil na competição, segurando a lanterna, a equipe não teve folga neste período de carnaval antecipado em juazeiro e seguiu em ritmo intenso, mesmo sem ter jogo neste domingo.

Nesta segunda e terça-feira a programação prevê treinos no período da tarde no Adauto Moraes, visando o jogo contra o Fluminense de Feira, na quarta (20) à noite, em Juazeiro. Uma vitória tira o time da lanterna e abre possibilidades matemáticas de classificação para quadrangular final, já que o time de Feira é um dos adversários diretos a ser superado nesta etapa da competição.

Em que pese a informação de dispensas no elenco e do anuncio de novas contratações, a pedido do treinador Rabello, recém chegado, não houve registros no BID nesta última semana confirmando esses encaminhamentos. 

Basicamente dois clubes baianos procuraram se reforçar nos últimos dias, conforme publicações oficiais na CBF: O Jequié, que registrou o novo técnico, Ricardo Silva e os jogadores Hebert, de 20 anos, Meia oriundo da base do Vitória, e o zagueiro Wallace, com passagens pelo Penapolense e Luverdense, dentre outros clubes.

O Atlético de Alagoinhas registrou o goleiro Diogo Martins, com passagem pelo Sergipe, Ferroviário e Guarani-CE e o Conquista foi o que mais se reforçou com registros no BID de pelo menos seis atletas, entre eles, o meia atacante Patuta, com passagem no Fortaleza; Marcos Vinicius, com passagem no River e Moto Clube; Le Petit, meia, com passagem no Itumbiara, Penapolense e Portuguesa, além dos jogadores Bruno Alves, Denis e Filipe Duarte, este último com recente passagem no Anapólis-GO.

A diretoria da Juazeirense, informalmente, aventou a possibilidade de novos reforços, a pedido do treinador, mas os registros sobre dispensas e contratações ainda não apercem no site da CBF. 

Da redação Blog Geraldo José/Foto Juazeirense
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 13:00

Carnaval de Juazeiro: A criatividade na avenida.

Para o diretor do bloco Oito Furos, Leonardo Vieira, brincar carnaval é encontrar a maneira de se divertir de forma irreverente, com fantasia e atrás do trio sem cordas.

Ano passado, ele chamou à atenção dos demais foliões com a fantasia do “Seu Boneco”. Este ano, ao lado da esposa, ele colocou um “trabalhador” para conduzi-lo ao longo da avenida.

Sem qualquer esforço e concentrado ao lado da agência do INSS, Leo como é conhecido carinhosamente pelos amigos, mais uma vez despertou à atenção.

“O gostoso é curtir divertindo os outros” brincou Leo que no Carnaval oficial de Petrolina estará comandando a alegria no Bloco Oito Furos.

Da redação
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 12:23

Polícias centram esforços no combate às drogas durante o  carnaval de Juazeiro

Com poucas ocorrências relevantes na avenida, relativas à agressões e porte de arma, por exemplo, a Polícia apresentou um número substancial de prisões envolvendo consumo e venda de entorpecentes nestes dois primeiros dias de carnaval, em Juazeiro.

Ontem (16) uma equipe da 7ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes estava realizando trabalho velado no Circuito de Carnaval de Juazeiro quando flagrou uma comercialização, no circuito, efetuando duas prisões. Diego Pompeu da Silva Matos foi flagrado vendendo cocaína e atuado por tráfico, enquanto outro indivíduo assinou um TCO como usuário.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 12:19

SUBCOMANDANTE GERAL DA PMBA ACOMPANHA PESSOALMENTE CARNAJUÁ 2019

Na noite deste sábado, 16, dando continuidade aos festejos do Carnaval de Juazeiro 2019, a Polícia Militar da Bahia (PMBA), empregou mais de 700 homens e mulheres no circuito. Além dos recursos humanos, a fiscalização contou com o emprego de Drones e da Plataforma de Observação Elevada interligada a câmeras espalhadas em pontos estratégicos. O Coronel PM Antônio José Barbosa Reis, Subcomandante Geral, esteve em contato com o efetivo no Posto de Reunião de Tropa (PRT), bem como nos quatro Postos Setoriais de Comando (PCS) espalhados pelo circuito.

Sempre com o intuito da valorização da tropa, o Subcomandante Geral cumprimentou e agradeceu o empenho dos policias na execução do serviço, "A mensagem principal é de agradecimento pelo empenho da tropa, pelo comportamento, pela dedicação ao serviço, isso é muito importante pois sabemos que quem leva a imagem da Corporação para a rua, para a sociedade, é o soldado" afirmou o coronel.

Ler Matéria Completa
Ascom CPRN
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 12:00

POLICIAMENTO ESPECIALIZADO OTIMIZA SEGURANÇA NO CARNAJUÁ

Durante os três dias de festejos no carnaval de Juazeiro, a Policia Militar empregará efetivo especializado para otimizar os recursos de segurança em toda a cidade. As policias montada e motorizada com motocicletas tornam as ações mais rápidas e eficazes no circuito e ao redor do mesmo.

Os militares integrantes do esquadrão de Cavalaria atuam na área da orla e no terminal rodoviário durante as festas. O uso dos cavalos é caracterizado pelo serviço com maior ostensividade, grande eficácia na prevenção de crimes pela maior acessibilidade, além de flexibilidade de emprego.

Ler Matéria Completa
Ascom CPRN
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 11:44

Folião animado garantiu mais uma noite de muita festa no Circuito Ivete Sangalo

Na segunda noite de carnaval a mistura de ritmos dominou o percurso no Circuito Ivete Sangalo (Av.Adolfo Viana-Orla 1). Quem foi para a avenida neste sábado (16) curtiu a festa ao som das bandas Pagodança com Dennes Café, Império Afro, Psirico, Swing Samba, Katê, e os cantores Luiz Caldas, Dan Jamaica, Matheus Torres e Robyssão.

O público teve ainda, a satisfação de apreciar o desfile das escolas de samba Cacumbú, que entrou na avenida com o som animado de sua bateria e homenageando o poeta Manuca Almeida. Várias apresentações culturais também fizeram parte da festa, como o Afoxé Filhos de Zaze que trouxe para o folião muitas músicas de raízes africanas com pedidos de paz e alegria.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/PMJ Fotos: Ivan Cruz
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 11:22

Segunda noite de festa no Polo João Gilberto foi do axé à sofrência e embalou o público na Orla Nova de Juazeiro

Na segunda noite de carnaval antecipado de Juazeiro, o polo João Gilberto na Orla II foi dominado pela sofrência que foi do cantor Lenno até o arrocha de Tayrone. A noite do sábado (16) também levou ao folião o gingado baiano e a banda Guig Ghetto fez o povo balançar e a banda Duas Medidas passeou pelo axé, forró, sertanejo e MBP animando ainda mais o carnaval na cidade baiana.

A atração mais esperada da noite foi o cantor Tayrone. Para ele, que já participa do carnaval de Juazeiro pela quarta vez, “é uma imensa satisfação participar deste grande evento e agradeço a toda equipe de organização da festa e ao prefeito Paulo Bomfim. Estamos aqui para embalar os corações apaixonados e colocar o povo para dançar. Já estamos com 15 anos de carreira com essa pegada do arrocha sertanejo arrocha romântico, arrocha ‘sofrente’ e hoje não vai ser diferente”, acrescentou.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/PMJ Fotos: Allan Torres
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 11:00

Univasf implanta projeto de reurbanização e mobilidade ativa no Campus Sede

Incentivar cada vez mais a locomoção que utiliza os meios físicos do ser humano para o deslocamento, a exemplo de caminhada, bicicleta e skate, de acordo com o conceito de mobilidade ativa. Esta é uma das propostas do Projeto de Reestruturação Urbana Acessível, que está em implantação no Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE).

Realizado pela Assessoria de Infraestrutura (Infra) da Univasf, a partir de discussões no âmbito da Comissão Permanente de Espaços Físicos (COEF), o projeto visa implementar readequações viárias para melhorar a mobilidade e acessibilidade e tornar o trânsito mais sustentável dentro do campus. Os outros campi também passam por obras de urbanização, que se encontram em diferentes etapas.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 10:00

Bombeiros evacuam 200 pessoas que moram perto de barragem da Vale em Nova Lima

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que irá evacuar na noite deste sábado, dia 16, uma área de risco das barragens B3/B4 da Mina de Mar Azul, da Vale, no município de Nova Lima (MG). Entre 170 e 200 pessoas terão que ser retiradas do local, que abrange cerca de 49 edificações, entre residências e estabelecimentos comerciais. Procurada, a Vale informou que acionou na noite deste sábado o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a barragem B3/B4 da mina Mar Azul, em Nova Lima (MG).

De acordo com a empresa, a medida, preventiva, foi tomada “por segurança”. “A decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa e essa iniciativa tem caráter preventivo” frisou a empresa em nota enviada por sua assessoria de imprensa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a auditoria se negou a atestar segurança da estrutura, o que motivou a evacuação preventiva. As barragens têm cerca de 3 milhões de metros cúbicos de rejeito em alteamento à montante. Ou seja, foi construída com o mesmo tipo de estrutura da Barragem I da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, que rompeu no fim de janeiro, em uma tragédia que caminha para ter mais de 300 mortos.

Estadão
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 09:00

Saeb altera calendário de recadastramento dos inativos para 2019

Os servidores inativos de 46 órgãos do Poder Executivo baiano, convocados a participar da primeira etapa do recadastramento da Previdência Estadual, terão prazo maior para realizar o procedimento este ano. O grupo, composto por mais de 14 mil pessoas, terá até 30 de março para atualizar os dados funcionais e assegurar o recebimento de proventos. O novo cronograma do recadastramento de inativos para 2019 já está disponível no Portal do Servidor.

Com a prorrogação, as próximas etapas do recadastramento de inativos também terão os prazos alterados e toda a operação será realizada, excepcionalmente, até outubro. As convocações dos demais grupos de servidores serão realizadas pela Superintendência de Previdência, ligada à Secretaria da Administração (Saeb), de forma gradativa via carta, notificação e mensagem de celular. A ação integra as políticas de controle do Governo do Estado para manter o equilíbrio das contas públicas.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom/Saeb
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 08:00

Prefeitura inicia ano letivo do Nova Semente nesta segunda-feira em Petrolina

Tudo pronto nas unidades do Nova Semente para recepcionar os alunos da primeira infância do município de Petrolina. A abertura do ano letivo acontece na próxima segunda-feira (18), nas 79 unidades da sede e interior. De forma integral e totalmente gratuita, as famílias poderão deixar seus filhos em espaços acolhedores e com equipes qualificadas para ajudar no desenvolvimento intelectual, social e motor das crianças.

Através do ensino integral, os alunos permanecerão por 10h nas unidades participando de diversas atividades. O Nova Semente atende crianças de 6 meses (berçário) a 3 anos (maternal II). Por dia, elas têm acesso a cinco refeições; material de higiene pessoal; espaço para descanso; fraldas (bebês) e fardamento. Todas as salas contam com professor e auxiliares.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Foto: Jonas Santos
publicado em 17 de Fevereiro / 2019 às 07:00

Tudo pronto para a maior feijoada do Brasil em Juazeiro (BA)

Neste domingo (17) a Bougainville será palco de um verdadeiro carnaval. Sob o comando de Saulo, que retorna ao evento depois do sucesso do ano passado, Parangolé, atração mais pedida em todo o Vale do São Francisco, e Thales Lessa, revelação do forró, a Feijoada do Dadau vai fazer você experimentar sensações. “Este ano queremos fazer nosso folião se sinta ainda mais em casa, tudo está sendo preparado com muito carinho. A ideia é que os sentidos sejam aguçados, desde o paladar, saboreando a nossa tradicional feijoada, até o visual, por conta de cada detalhe da lindíssima estrutura”, conta Dadau Barbosa, idealizador da festa.

A Feijoada do Dadau está dentro da programação do carnaval de Juazeiro e acontece neste domingo, 17, a partir das 14 horas. Os ingressos estão disponíveis para área VIP (open bar de cerveja, refrigerante e água e open food de feijoda), camarote (open bar de cerveja, refrigerante, água, espumante caipirinha e open food de feijoada, pizza, churrasco, acarajé, buffet de doces e salgados), e Lounge Old Parr, nova área que estreia este ano para os amantes de uísque, limitada para 400 pessoas.

publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 23:00

AS MENTIRAS QUE ESTÃO CONTANDO SOBRE A PREVIDÊNCIA

Desde que assumiu o governo que o bolsonarismo só falou de três coisas. Posse de armas para se defender de bandido, um pacote estranho de legislação anticrime de Sérgio Moro e sobre a estranha necessidade de se fazer urgente a tal reforma da Previdência.

E a previdência tem sido a causa absoluta do Governo, porque como ele diz em alto e bom som, se não fizer a "miseravona" o Brasil vai quebrar. Está todo mundo empenhado em propor, repropor e emendar as ideias de como será a coisa, menos quem não pode decidir nada, a não ser mobilizar as ruas.

Agora é bem estranho isso. A Previdência está quebrada como se diz, tendo que inclusive antes mesmo de se apresentar a proposta da reforma, fazer um pente-fino para retirar aposentadorias e outros benefícios dos velhinhos, mas enquanto isso Bolsonaro faz uma pedalada fiscal bilionária da mesma fonte para agradar banqueiros privados.

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 22:00

Convenção coletiva é encerrada em Petrolina e salário de trabalhadores rurais chega a R$ 1.041

Após 23 dias e nove rodadas de negociações, chegou ao fim na tarde de sexta-feira (15) a 25ª Campanha Salarial da Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco, com um acordo entre produtores e trabalhadores. Entre as cláusulas econômicas, um dos pontos mais importantes foi o anúncio do novo salário base, que ficou definido em R$ 1.041, retroativo a 1º de janeiro.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2019) ocorreu no auditório do Petrolina Palace Hotel e mobilizou 17 entidades, a exemplo do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e representações patronais e de trabalhadores de 13 municípios: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó e Orocó, em Pernambuco; e Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Curaçá e Abaré, na Bahia.

Ler Matéria Completa
Class Comunicação e Marketing
publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 21:00

Agência do Sebrae em Juazeiro não terá expediente na próxima segunda, 18

A agência do Sebrae em Juazeiro não irá funcionar na próxima segunda-feira, 18, devido ao feriado de carnaval antecipado da cidade, que começa hoje (15) e segue até domingo (17). O atendimento ao público será retomado na terça-feira, 19, no horário normal, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h. Em caso de dúvidas ou orientações, o empreendedores podem acionar a central de relacionamento do Sebrae, através do telefone 0800 570 0800.

Ascom Sebrae Lucilene Santos
publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 20:00

Campanha estadual de imunização na volta às aulas tem início na segunda-feira (18)

No período de 18 a 22 de fevereiro, a Bahia promoverá a Semana Estadual de Imunização nas escolas. Professores, secretários municipais de educação e de saúde estarão mobilizados para informar aos alunos e pais a importância da vacinação e verificar se as doses foram tomadas. A intenção é atualizar as cadernetas das crianças e adolescentes e chegar a 95% de cobertura das vacinas contempladas no calendário nacional de vacinação.

A iniciativa também visa garantir a efetiva matrícula na rede de ensino, uma vez que a Carteira de Vacinação tornou-se um dos itens obrigatórios para matricular os alunos de até 18 anos de idade em creches e escolas da rede pública ou particular, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Ler Matéria Completa
Ascom Gov Bahia
publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 19:00

Casa Nova: urbanização da entrada de Santana do Sobrado garante espaço para comerciantes locais 

Comerciantes instalados à beira da BR 235, no distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova, terão seus espaços assegurados na obra de pavimentação e urbanização da entrada da localidade. Essa é a garantia do secretário de Urbanismo e vereador licenciado, Fredão de Benedito. 

Os proprietários foram notificados nesta semana sobre a necessidade de remoção por conta do avanço das obras, mas, em contrapartida, o gestor garantiu que eles terão um local para trabalhar quando a obra estiver pronta. "Quero tranquilizar os comerciantes : todos terão seu espaço garantido dentro do planejamento da nova obra. Com mais dignidade, os 'barracos' serão substituídos por quiosques padrões, modernos e de acordo com as normas sanitárias e de arquitetura, como determinou o prefeito Wilker Torres", explicou. 


Fredão de Benedito repulsou as falsas informações que estão sendo divulgadas, através de mensagem em aplicativos, de que estes comerciantes perderiam seu empreendimento. "Somos responsáveis e temos o compromisso com a geração de renda que esses estabelecimentos propiciam aos seus proprietários e a economia regional. As aves agourentas podem até gralhar, espalhar mentiras e Fake News, mas nada disso vai abalar o nosso cronograma de trabalho", garante. 

Com investimento superior a R$ 1 milhão, a primeira etapa vai contemplar piso Intertravado, quiosques, campo com grama sintética e arborização. O valor total da obra, que ainda vai contemplar calçamento e outras intervenções e equipamentos, vai ultrapassar os R$ 2 milhões. A Obra está com todas as equipes trabalhando cumprindo o cronograma.

Ascom WRJ
publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 18:00

HOMEM MORRE EM CONFRONTO COM A RONDESP NORTE NO BAIRRO PIRAGA II EM JUAZEIRO (BA)

Por volta das 17h30min desta sexta-feira, dia 15, equipes da Policia Militar da Bahia através da Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Norte (RONDESP Norte), realizavam ronda no Caminho 10, Bairro Piranga II, Juazeiro-BA, quando se depararam com o nacional Wellington Carvalho da Silva (33 anos), popular "Fio", o qual seria acusado de homicídio e envolvimento com o tráfico de drogas. Contudo Wellington ao perceber a aproximação das viaturas, adentrou de forma rápida ao interior de uma residência onde foi acompanhado. Ao receber ordem de parada dos policiais, ele não obedeceu e aproveitou o momento em que alguns parentes tentaram intervir na abordagem para tentar pular o muro dos fundos, porém percebeu que o imóvel estava cercado e reagiu efetuando disparos de arma de fogo contra um dos policiais, que de imediato revidou. Wellington retornou ao interior da casa e continuou efetuando disparos de arma de fogo contra um dos policiais. Em resposta à agressão sofrida um dos policiais disparou contra o suspeito que foi alvejado e contido. Ele foi socorrido para o Hospital Regional de Juazeiro-BA onde foi atendido pela médica plantonista, que atestou o óbito do resistente em decorrência dos ferimentos sofridos.

Ler Matéria Completa
Ascom Rondesp Norte
publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 17:00

PRIMEIRA NOITE DO CARNAJUÁ 2019 FINALIZOU COM SUCESSO E TRANQUILIDADE

Após uma noite de grandes atrações e de um público estimado de mais cem mil (100.000) pessoas que, a despeito da chuva abençoada que caiu na cidade na noite desta sexta-feira, foram para as ruas prestigiar o Carnaval de Juazeiro 2019; a manhã deste sábado, dezesseis de fevereiro, começou com a Reunião de Avaliação da Primeira Noite do Carnaval.

Participaram da Reunião os principais órgãos envolvidos na execução da grande festa momesca, Instituições como a Polícia Militar da Bahia (PMBA), Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e Prefeitura Municipal de Juazeiro, entre outras se reuniram para avaliar a atuação da noite anterior e sanar as possíveis pendências ocorridas, a fim de proporcionar um Carnaval ainda melhor para os foliões de sábado e domingo.

Ler Matéria Completa
Ascom CPRN
publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 16:00

SAAE RESPONDE AO LEITOR CÉSAR MILLER

Na noite desta sexta-feira, dia 15, o Blog mostrou texto do leitor César Miller com uma série de questionamentos ao setor de esgotamento sanitário de Juazeiro (Veja aqui). Em resposta, a Assessoria do Serviços de Água e Saneamento Ambiental encaminhou a seguinte nota:

Certamente o rapaz que postou este texto no espaço do leitor do blog, com críticas infundadas a respeito do saneamento de Juazeiro, nada entende de esgotamento sanitário. Desde que ele nasceu até os dias de hoje, nunca teve em Juazeiro uma obra tão grandiosa como esta que está em execução, principalmente a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A cidade está com 86% de cobertura sanitária e, logo que a obra em curso for  concluída, ficará com 92% de cobertura índice alcançado por poucos municípios no país. Ao invés de estar produzindo porcarias que não podem ser tratadas na ETE, este rapaz deveria se orgulhar da sua cidade, pois essa ampliação está preparando Juazeiro para os próximos 20 anos no que tange a esgotamento sanitário.

Certamente este rapaz não enxerga os aspectos positivos da cidade porque está preocupado apenas em fazer oposição sem critérios no time dos que torcem contra o desenvolvimento do munícipio. O trabalho aqui é sério e foi iniciado há muito tempo, colocando o SAAE nestes últimos 10 anos, como uma empresa de maior porte, mais poder de investimentos, realizando e entregando obras nunca visitas antes na historia de Juazeiro.

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Fevereiro / 2019 às 15:00

Produção de Coco em Petrolina passa de 6 milhões por mês

O calor do começo deste ano está enchendo de otimismo os produtores de coco de Petrolina. A procura é boa, e os preços também. O cultivo na região do Vale do São Francisco é feito em larga escala. Só em Petrolina, a área plantada chega a 2,2 mil hectares. "O destaque da nossa região é a irrigação, que garante a produção contínua. A produtividade chega a 530 frutas pé/ano", diz o agrônomo Pedro Ximenes.

No verão, o consumo de água de coco costuma aumentar e o preço no mercado sobe. Até novembro, o preço da unidade saía por, no máximo, R$ 0,25. Agora, está saindo por até R$ 1. Alguns produtores estão conseguindo faturar até mais do que o planejado. Em 8 hectares plantados, Francisco Nunes consegue tirar até 240 frutos por planta durante um ano. A diferença é que ele vende só a água de coco, retirada numa microempresa envasadora própria.

Ler Matéria Completa
Globo Rural
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.