Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
28 de Julho / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Hoje escolhi para trazer a vocês esse tema bem a caráter, pela coincidência da data, em que este texto certamente estará sendo publicado. Alguém muito amada me convidou, me convidou não, me intimou, para fazermos uma viagem na história e olha onde fomos parar: em 28 de Julho de 1914 - data do inicio da primeira guerra mundial...

Visitamos a net e algumas bibliotecas das cidades, e tenham certeza foi um passeio bem legal e cultural, que ao final após juntarmos toda pesquisa chegamos a seguinte conclusão:

Guerra é o resultado frustrado de um monte de chamados Diplomatas, que no frescor do ar condicionado de amplas salas de Palácios, nada resolvem, e em seguida terminam mandando milhares e milhares de pais de famílias para aquele calor infernal dos fronts, onde a possibilidade de lá ficar é maior do que voltar... A ilustração diz tudo!

Todos sabem que o desencadear de uma guerra nem sempre é causado por um só motivo. A primeira guerra mundial, por exemplo, pode ter sido motivada inicialmente pelo assassinato do arquiduque Austro-húngaro e sua esposa, que teve um peso sim, somadas a outras questões mal resolvidas em algumas áreas específicas, desde buscas pelo poderio armamentista, territoriais, e como eu disse acima desencontros e desconfortos Diplomáticos.

Do inicio ao fim do nosso passeio-pesquisa ou vice-versa, podemos identificar que esse primeiro confronto mundial entre os povos, causou prejuízos irreparáveis à humanidade, pois, os interesses centrais de uma guerra é subjulgar as nações com potencial crescimento, e a nosso ver, foi o que mais se deu nesta vergonhosa contenda...

Fatores econômicos foram motivos de grandes divergências, ocasionando choques de crescimento entre potências como Áustria, Rússia, Inglaterra e Alemanha, cujas rivalidades se tornavam maiores, diante da política de conquistas de territórios motivadas pelo rápido desenvolvimento industrial, e é aí onde detectamos uma acirrada concorrência de mercados, que podemos classificar como um dos principais motivos desencadeantes desse conflito perturbador que tirou a paz mundial...

Foi possível, ainda, entender que as tais potências tinham objetivos bem idênticos na busca de formar um grande poderio, para se tornarem individualmente num verdadeiro império, isso é fato... E por falar em império, só sei que ao final dessa vergonha, quatro deles desapareceram dizimados pelos números que seguem:

60 milhões de soldados europeus foram convocados entre 1914/1918. Desses, 8 milhões foram mortos, 7 milhões se tornaram inválidos para sempre, 15 milhões foram feridos gravemente. E mais, outros vergonhosos números da história falam melhor por si, a partir da Alemanha que perdeu 15,1% da sua população masculina ativa, a Áustria-Hungria 17,1% e a França tendo perdido 10,5%...

São números vergonhosos não é verdade? Mas tem muito mais que não cabem aqui em minhas palavras que tenho um limite próprio de não ultrapassar. Antes de finalizar, imaginem 474 mil mortes de civis, grande parte devido à escassez de alimentos e desnutrição, 4,5 a 7 milhões de crianças nas ruas, e em outro momento pior 5 a 10 milhões de pessoas mortas vitimas da fome.

Mas, pior mesmo é o seguinte: de lá para cá nada mudou e a vergonha continua cada vez mais vergonhosa...

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Política
28 de Julho / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Depois de dizer que conhece muito bem a Bahia e sabe detalhes de todos os grandes projetos em andamento no Estado bem como daqueles que ainda estão por começar e aos quais dará prioridade Rui Costa, candidato a governador da coligação Pra Bahia Mudar Mais, observou que Paulo Souto, quando foi governador, por duas vezes, não realizou as obras que a população baiana precisava. “Ele conhece bem o Estado, mas não cuidou da Bahia quando teve a oportunidade de fazer isto. Governou durante oito anos e só mostrou que é um péssimo gestor”, afirmou Rui, em entrevista ao Programa Que Venha o Povo, da TV Aratu, na manhã desta segunda-feira (28).

O candidato citou como exemplo as regiões de Irecê e do Oeste, nas quais ele esteve, neste final de semana, “e onde ele deixou as estradas completamente abandonadas, como testemunharam todas as pessoas com quem conversei nesses dois dias”. Na entrevista, Rui citou, como exemplo de comportamento muito diferente, algumas obras estruturantes que o governador Jaques Wagner realizou, a exemplo de oito mil quilômetros de estradas construídas e recuperadas, e outras que estão em andamento, como é o caso da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), “uma obra de R$ 6 bilhões, que emprega hoje 10 mil pessoas e que vai interligar o Oeste da Bahia ao Sul, onde irá se encontrar com o Porto Sul, outro investimento da maior importância, de R$ 4 bilhões”. Obras que, como lembrou, o ex-governador não teve a iniciativa de procurar buscar recursos junto ao governo federal para fazer.

 “Do mesmo modo, podemos falar do metrô de Salvador”, prosseguiu Rui, “que estava há 13 anos nas mãos da Prefeitura e Paulo Souto, até onde sei, não tomou nenhuma iniciativa para resolver o problema. Foi preciso que o governador Jaques Wagner puxasse a obra para a administração estadual e colocasse o metrô para rodar. E eu tenho como projeto, estender a linha do metrô para 41 quilômetros, chegando a Lauro de Freitas. E também farei a ligação Paripe Estação da Lapa por meio do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), via comércio, construindo um túnel de 900 metros para chegar até a Lapa”.

Em relação à área de segurança e aos índices de violência, que a oposição transformado em bandeira contra sua candidatura, Rui Costa foi enfático ao afirmar que o crescimento da violência é uma questão nacional, mas que Paulo Souto deveria pedir desculpas à população baiana, por ter deixado seu último governo com um número de homicídios 87% maior do que aquele que recebeu das mãos do seu antecessor, César Borges. E, além de falar dos seus projetos para a área – como criar o Bope, implantar três companhias especializadas, instalar cinco unidades do Grupamento Aéreo, entre outros – ele informou que, em Salvador, irá buscar parceria com a Prefeitura de Salvador, para que a Guarda Municipal possa proteger os postos de saúde, evitando assaltos e agressões às equipes e aos pacientes.

Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
Política
28 de Julho / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

O secretário de Planejamento, Orçamento, e Gestão Geraldo Junior organizou uma reunião com os secretários executivos ligados ao projeto Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) para discutir o plano de ação que envolve o equipamento público, que já esta com 95% das obras concluídas.

De acordo com Geraldo Junior a reunião teve o objetivo de concluir os últimos detalhes para o bom funcionamento da PEC, assim que for inaugurada. “Tudo para garantir o incremento da transparência da gestão como determina a lei. Estamos traçando o plano de trabalho e definindo as atividades que cabem a cada secretaria, dentro do projeto. Além de ativar o comitê gestor que vai acompanhar todas as etapas do processo. A previsão é que em 90 dias o plano de ação esteja pronto”, ressaltou o secretário.

Estiveram presentes na reunião os secretários executivos de Turismo, Iuric Pires, Ordem Pública, Jota Santos, Cultura, Luciano Santos, Obras, Eugênio Pacelli, além do Controlador Geral do Município, Eduardo Callou, da assessora da controladoria, Cintia Pires, o Inspetor da Guarda Municipal, José Nascimento e Marcos Willians, representando a secretária executiva de Esportes.

PEC

A Praça do PEC contará com um espaço de três mil metros quadrados distribuídos em diversos espaços de lazer e arte como biblioteca, cine teatro - com capacidade para 60 pessoas -, telecentro, quadra coberta, área para jogos de mesa e ginástica, pista de skate e de caminhada, espaço da criança e de multiuso, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), dentre outros. A obra atenderá também aos moradores dos bairros São Gonçalo, Rio Claro, Cohab VI, Jardim Guararapes e adjacências.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
28 de Julho / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, abre no período de 30 de julho a 05 de agosto as inscrições para Seleção de Aluno Especial 2014.2. Os interessados poderão concorrer em até duas disciplinas das quatro oferecidas: Fundamentos da Educação para Convivência com o Semiárido; História das disciplinas escolares, currículo e avaliação; Introdução à Sociolinguística e Letramento e Cultura Visual. O candidato que for aprovado nas duas só será admitido em uma única disciplina como aluno especial por semestre.

Para inscrição, os interessados deverão entregar toda a documentação exigida em edital, presencialmente, por procuração simples ou via sedex, das 8 às 13 horas, na Secretaria do PPGESA localizada no 1º andar do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Avenida Edgard Chastinet, s/n,  Bairro São Geraldo, CEP 48.905-680, Juazeiro-BA. O resultado da seleção, que vai acontecer no período de 05 a 14 de agosto, será divulgado a partir do último dia da seleção através do site www.ppgesa.uneb.br e do mural da Secretaria Acadêmica do PPGESA. Os selecionados deverão efetivar matrícula no dia 19 de agosto, das 8 às 13 horas, na Secretaria Acadêmica do programa.

Sobre o programa

Fundamentado na Convivência com o Semiárido Brasileiro, o Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semi Áridos (PPGESA) busca contribuir diretamente com a disseminação dos referenciais teórico-práticos da Educação contextualizada como instrumento formativo de novos educadores sociais e novos atores sensibilizados e comprometidos com esta discussão. O PPGESA tem como objetivo geral discutir os processos educativos formais e não formais que se estabelecem em contextos de regiões semiáridas de diversas partes do mundo, destacando-se, deste cenário, o Semiárido brasileiro, observando-se as mediações vivenciadas pelos canais comunicativos e tecnologias associadas à educação.

O edital completo e ficha de inscrição podem ser acessados através do site www.ppgesa.uneb.brOutras informações sobre a seleção e o programa: E-mail: ppgesa@gmail.com / ?Fone: (74) 3611-6860 | 5617 | 6463 - Ramal 229

Ascom Uneb
Eleições
28 de Julho / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, é o mais novo ganduense. Na manhã desta segunda-feira (28), ele foi homenageado com o título de cidadão de Gandu. A iniciativa partiu dos vereadores Uziel Barreto, Gilvanil Lima, Josuel da Bela Vista, Jailton Santos, Júnior Umburana e Gil Calheira, sendo aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

Na solenidade de concessão da honraria, o presidente da Câmara, Uziel Barreto, destacou as qualidades de Paulo Souto, "homem público idôneo, competente, honesto e trabalhador, que, nas duas vezes à frente do governo, muito fez pela região de Gandu". Paulo Souto, por sua vez, agradeceu a homenagem, garantindo que, no caso de eleito, não vai lhe faltar determinação e coragem de trabalhar muito pela Bahia.

Na mesma sessão, o candidato a senador, Geddel Vieira Lima, o presidente do Democratas, José Carlos Aleluia, e o deputado estadual Sandro Régis foram homenageados com moção de aplausos, pelo posição política sempre em defesa dos interesses da Bahia. O candidato a deputado estadual Heraldo Rocha também esteve em Gandu, acompanhando as homenagens.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
28 de Julho / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

O gestor e técnicos da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Sobradinho participaram em Salvador, nos dias 24, 25 e 26 de julho, da IV etapa de oficinas do curso de Gestão Pública do Turismo. O município, que participa do Programa Rede de Inovação em Gestão do Turismo, esteve representado neste importante evento que tem como objetivo implantar políticas públicas que promovam o desenvolvimento do turismo regional. 

Foram realizadas diversas oficinas com os temas: "Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas", com a mestra em sociologia Rosilda Arruda; "Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas" (2. a parte), dirigida por Elizabeth Matos Ribeiro, Bacharel e Licenciada em História pela UFBA. No evento também foram passadas orientações sobre Convênios e Contratos: celebração, execução e prestação de contas, sob a orientação da administradora de empresas Márcia Tereza Rebouças Rangel.

Outro importante tema abordado foi a " Aprendizagem e Inovação como Atributos Essenciais para a Modernização da Gestão Pública Municipal", que contou com a orientação do instrutor Sérgio Hage Fialho, pós graduado em Administração Pública e doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

"Estamos buscando novos caminhos e alternativas para desenvolver o turismo em nosso município. Temos um enorme potencial e precisamos modernizar, inovar a gestão do turismo. Este evento foi muito proveitoso porque adquirimos novos conhecimentos e pudemos constatar experiências positivas e que vêm dando certo em outros municípios. Nossa tarefa agora é multiplicar essas informações com nossa equipe que está empenhada em promover, de fato, ações inovadoras que possam alavancar o turismo em Sobradinho", esclareceu o Secretário Téo Mossoró. 

Ascom Sobradinho
Política
28 de Julho / 2014 às 20:00 | 1 Comentário

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade e do presidente da Câmara Municipal, Pedro Alcântara Filho, inaugurou na manhã desta segunda-feira (28), mais uma unidade do Proinfancia, sendo a oitava das 15 super creches que vêm sendo construídas deste o início desta gestão e que agora chega para beneficiar a população do bairro Parque Residencial e comunidades próximas.

Participaram da solenidade os vereadores Antonio Caffé, Anderson Alves, Anastácio Assis, Tiano Felix e Sargento Bastos, o assessor de Políticas Sociais, Carlos Neiva, secretários municipais, a diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, além da equipe técnica da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc). Demonstrando bastante entusiasmo a comunidade também participou da inauguração do novo equipamento educacional.

O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, enfatizou que o objetivo do Governo Isaac é continuar trabalhando para garantir cada vez mais a melhoria da estrutura e colaborar para a educação de Juazeiro produzir os melhores indicadores. “Essa é a finalidade de inaugurações como estas, quando grandes creches como estas estão sendo entregues à população. Isso significa uma verdadeira transformação na Educação Infantil, não só quantitativa, mas qualitativa. E isso tem trazido ganhos significativos porque a educação é o alicerce para que a criança possa ter uma aprendizagem mais eficaz e tranquila no futuro”, ressaltou o secretário.

Leia mais.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Política
28 de Julho / 2014 às 19:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A inauguração do comitê político do deputado Roberto Carlos (PDT), chegou a causar engarrafamento na av. Bonocô, uma das mais movimentadas avenidas de Salvador, na noite de sábado (26), onde reuniu centenas de lideranças políticas, amigos e correligionários que abrilhantaram o evento, demonstrando a força do parlamentar na capital baiana para as eleições deste ano.

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-vereadores candidatos a deputado federal, a militância do Partido Democrático Trabalhista- PDT e amigos do deputado de todo o Estado gritavam palavras de apoio, ovacionando e carregando nos braços o deputado Roberto Carlos, que estava visivelmente emocionado com o apoio e carinho de todos.

“Foi graças a Deus e ao apoio de todos os amigos que eu, um homem humilde, que fui catador de umbu no sertão da Bahia e camelô em Juazeiro, consegui o que parecia impossível: ser o sétimo deputado mais votado do estado, com votos em todas as cidades da Bahia, sem possuir herança política ou financeira”, afirmou Roberto Carlos.

A expectativa é que o deputado continue o crescimento eleitoral que tem apresentado nas últimas eleições, já que em 2002 teve aproximadamente 12 mil votos, obteve cerca de 42 mil votos em 2006 e na última eleição, em 2010, saltou para quase 76 mil votos, sendo o sétimo parlamentar mais votado da Bahia, com votação em todos os 417 municípios do Estado. O comitê terá como finalidade atender com muito carinho todos nossos amigos, que poderão contribuir para a construção da nossa campanha, através dos encontros que serão realizados.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
28 de Julho / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Uma manhã animada, festiva, recheada de surpresas e de homenagens aos avós. Assim foi comemorado em Sobradinho o dia 26 de julho, dedicado aos avós. Uma ação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município que montou uma programação especial para celebrar a data. Foi servido um café da manhã aos avós, pais e crianças atendidos pela secretaria e também apresentados números artísticos e dinâmicas envolvendo todos os presentes. 

No Brasil o dia dos avós é celebrado em 26 de julho, data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. "Reconhecendo o importante papel dos avós no fortalecimento dos vínculos familiares, realizamos essa ação festiva, que reuniu dezenas de avós. Foi um momento de confraternização e muita emoção, quando pais e netos puderam expressar o afeto aos seus avós e demonstrar o valor da paz e harmonia na família", falou a Secretária Fernanda Sanjuan.

Ascom Sobradinho
Política
28 de Julho / 2014 às 18:28 | 3 Comentários

Juazeiro passará a partir desta terça-feira, 29 de julho, a integrar as 80 cidades brasileiras atendidas pelo Projeto Cidades Digitais. A solenidade de apresentação do Programa para a sociedade será às 10h, em frente à Praça Antonilio da França Cardoso. O Projeto Cidades Digitais consiste na construção e montagem de uma rede de fibra óptica interligando os órgãos públicos municipais e oferecendo espaços com acesso gratuito a internet para a população. O programa tem como objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. 

O Juazeiro Digital vai disponibilizar oito pontos de acesso a internet: quatro pontos institucionais: biblioteca municipal, hospital da criança/maternidade, conselho tutelar e saae. E quatro pontos de acesso público: Orla, Praça da Misericórdia, Praça da Bandeira e Terminal de Ônibus (abrangendo o Camelódromo e Estádio Adauto Moraes). Além da área financeira e a Ilha do Fogo.

Ascom PMJ
Espaço do Leitor
28 de Julho / 2014 às 18:00 | 2 Comentários

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

Embora não tenha cortado totalmente seu fluxo de água, o São Francisco já é praticamente um rio intermitente.

A atual defluência – saída de água rio abaixo - da represa de Três Marias, em Minas Gerais, é de 150 m3 por segundo (sic!). Não se espantem, é essa mijada de gato. Portanto, um fiapo de água para o que já foi o grande Rio São Francisco (CBHSF).

Essa realidade é visível a olho nu em municípios como Pirapora. Até a extração de água para abastecimento humano das cidades ribeirinhas já está comprometida. Se formos fala em navegação, pesca, etc., é melhor procurar nas fotografias.

A cidade de Xique-Xique, no médio São Francisco, se abastece de um braço do Velho Chico. Em 40 dias – se o rio não recuperar volume – terá seu abastecimento cortado. A calha central está há mais de trinta quilômetros da cidade. Portanto, Xique-Xique vai conhecer o que é um rio intermitente antes das demais cidades.

Abaixo, em Sobradinho, a defluência está em 1.100 metros cúbicos por segundo. As maiores balsas de transporte de passageiros entre Juazeiro e Petrolina estão encostadas no porto. Não há profundidade para sua navegação.

Gostaria de saber onde andam os políticos, os técnicos, o pessoal do governo que projetou a Transposição e nos diziam com arrogância em todos os debates que a defluência em Sobradinho era - com absoluta segurança - de 1800 metros cúbicos por segundo, portanto, a extração de água para a Transposição seria absolutamente insignificante. Onde será que eles estão?

Em terceiro, abaixo de Xingó, no Baixo São Francisco, a defluência também continua com 1.100 metros cúbicos por segundo, comprometendo até a produção de água para consumo humano e para a bacia leiteira de Alagoas. Sergipanos e alagoanos são os que pagam a conta de toda degradação e irresponsabilidade de quem destrói o São Francisco. Na foz, o mar já adentrou o rio em cerca de 50 quilômetros.

Hoje ainda se fala na Transposição, ela continua na mídia, por muitos considerada ainda como a redenção do Semiárido. Vamos respeitar a ignorância dessa afirmação, afinal o Nordeste e o Semiárido continuam desconhecidos para 90% dos brasileiros, mas vale lembrar que 40% do Semiárido brasileiro estão em território baiano, portanto, longe dos eixos da Transposição.

Quantos ainda falam da Revitalização? Alguém tem alguma notícia?

O São Francisco continua em processo de extinção rápida e fatal. Mesmo assim fala-se em projetos de 100 mil hectares de cana irrigada em Pernambuco, 800 mil hectares de cana irrigada na Bahia, Transposição para outros estados, assim por diante.

Certamente voltará a chover, o rio vai recuperar volume, mas, as secas serão cada vez maiores e mais constantes. A NASA, anos atrás, projetava que o São Francisco seria um rio intermitente em 2060. Realizamos a façanha de antecipar a projeção em mais de 40 anos. 

Variadas
28 de Julho / 2014 às 17:30 | Nenhum Comentário

O SAAE comunica aos usuários das comunidades de Porto de Pedra, Ilha Grande, Barrinha do Cambão, Juca Viana, Lagoa da Areia e Ponta d’água  que o sistema de abastecimento de água está paralisado nesta segunda-feira (28), devido a falta de energia em Barrinha do Cambão, onde fica localizado o sistema de captação de água. Tão logo a Coelba conclua o serviço, o abastecimento voltará a sua normalidade.

Ascom/ SAAE
Variadas
28 de Julho / 2014 às 17:01 | Nenhum Comentário
 

Na manhã deste domingo (27), Três jovens morreram e outros três estão desaparecidos após se afogarem no Rio São Francisco, na comunidade de Passos, zona rural de Serra do Ramalho no Oeste da Bahia. As vítimas moravam na Agrovila 20 e pertenciam a um grupo da igreja Adventista do Sétimo Dia. 

De acordo com o site Repórter Radiola, a tragédia começou quando os jovens perceberam que um amigo estava se afogando, e eles tentaram salvá-lo e acabaram se afogando. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), famíliares e populares passaram o dia no local tentando encontrar os outros corpos. As buscas prosseguem nesta segunda-feira, 28. 

Segundo informações, as vítimas são: Rogério Pereira Machado (15 anos), Derilto Lima, Dieison Andrade, César Augusto Souza Prado (20 anos), Ramon e José Eudo Souza Guedes (20 anos). Os corpos de César Augusto e José Eudo já foram identificadas. O corpo de outra vítima foi encontrado na manhã desta segunda-feira (28), mas ainda não foi identificado. 
 
Informações: muraldooeste.com
Fotográfia de: ReporterRadiola
Charges
28 de Julho / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

No próximo dia 31 de julho, das 8h às 14h, na Orla II, a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) de Juazeiro, realizará o Dia D do programa Mais Educação, um passeio cultural que também irá homenagear a cidade de Juazeiro pelos seus 136 anos no momento de culminância das atividades realizadas pelo programa. O evento contará com a participação de representantes do governo municipal, além de 1500 alunos de 38 escolas articuladas pelo Programa.

O Dia D acontece com o objetivo de reunir todo o grupo para a culminância das atividades, além de proporcionar um momento de lazer às crianças. “Nós encerramos a edição 2013 do Mais Educação no dia 31 e começaremos em agosto uma nova edição. Então nesse dia os alunos irão apresentar atividades que foram desenvolvidas nas escolas. Mas vão poder também apreciar o Rio São Francisco, conhecer o Vaporzinho, a Ilha do Fogo, a ponte Presidente Dutra. Além disso, haverá apresentações artísticas que toda a população poderá prestigiar e participar”, explica a Diretora de Programas e Projetos, Renata Gouveia.

O Programa Mais Educação iniciou as atividades no município no segundo semestre de 2010. Àquela época havia a participação de apenas 29 escolas. Hoje o Programa está inserido em 44 unidades, beneficiando um total de 9.511 alunos. Entre as atividades realizadas, estão a Natação, Ballet, Teatro, Alfabetização e Letramento, Capoeira, Rádio Escola, Judô, Iniciação Musical, Fanfarra e Percussão.

A expectativa da organização do evento é que seja um sucesso e que a população possa apreciar os trabalhos feitos pelos alunos. “Nós estamos muito felizes com o apoio e a confiança que os gestores têm depositado na diretoria e todos estão muito empolgados para participar. Então acreditamos que será um sucesso e que, acima de tudo, o evento tornará visível à sociedade o que é o Mais Educação”, ressalta Renata.

Por Ramáiana Leal/SEDUC
Política
28 de Julho / 2014 às 16:01 | 1 Comentário

A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP) respondeu, em nota, a leitora Elizângela Araújo, que reclamou que a Secretaria não cumpriu o serviço de limpeza no bairro. 

A SESP informou que "a retirada do lixo e entulho acumulado na Rua Chile será realizado ainda esta semana. A SESP pede desculpas aos moradores e esclarece que o serviço não foi concluído, devido a um problema na máquina que realiza o trabalho de limpeza". 

Ascom SESP
Eleições
28 de Julho / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Os deputados estaduais Adalberto Cavalcanti, PTB, que disputa vaga na Câmara Federal, e Odacy Amorim, PT, candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, estiveram neste domingo, dia 27, com o senador Armando Monteiro, PTB, candidato a governador pela oposição na coligação Pernambuco Vai Mais Longe, em mais uma tradicional Missa do Vaqueiro, em Serrita, Sertão Central.

Os deputados que fazem dobradinha em vários municípios da região, inclusive em Petrolina, maior colégio eleitoral do Sertão e quinto no estado, foram prestigiados por muitos amigos durante o evento religioso.

Como sempre, a Missa do Vaqueiro reuniu milhares de vaqueiros de todo o Nordeste e muitos políticos também. Odacy e Adalberto estiveram durante toda a Missa ao lado do grupo da oposição que teve o reforço também do senador Humberto Costa (PT-PE), entre outras lideranças que fazem a coligação oposicionista.

Asscom
Política
28 de Julho / 2014 às 15:00 | 1 Comentário

A Associação Atlética Acadêmica Carranca, órgão criada por estudantes do curso de medicina da UNIVASF, visando a prática do esporte e lazer, em mais uma de suas ações estará promovendo ações beneficentes nos bolsões de pobreza do município de Petrolina.

A coordenação dessas ações implantaram um totó/pebolim e uma sinuca que servem para que alunos tenham uma diversão em horários que não tenham atividades acadêmicas e os recursos arrecadados serão destinados para eventos que promovam a integração dos estudantes do curso e comunidades carentes de Petrolina.

Segundo Lucas Nepomuceno Araújo Elias de Miranda – vice-presidente da Associação atlética, a primeira ação acontecerá no dia 02 de agosto e os estudantes estarão continuamente desenvolvendo ações como esta, que será apenas a primeira de muitas outras.

Asscom
Política
28 de Julho / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Construindo parceiras que promovem a ação e a promoção da saúde publica de Petrolina e levando muito mais conhecimento ao campo sobre a inspeção e selo de qualidade dos alimentos, que é indispensáveis ao manejo, armazenamento e consumo dos produtos da agricultura familiar, a Agencia Municipal de Vigilância Sanitária, AMVS, participou durante toda a sexta-feira, 25, do 1ª Encontro de Agricultura Familiar em Petrolina.

O evento celebrou o Ano Internacional da Agricultura Familiar, que no dia 25 festejou o dia do colono, homenageando o agricultor de Petrolina com muita informação e debate. As discussões tiveram como área de atuação foco, “O fortalecimento sustentável no campo”. Para o coordenador do evento, João Bandeira, a parceria com a Agencia Municipal de Vigilância é de suma importância, pois possibilitar construir uma agricultura familiar com a qualidade e a garantia fiscal do produto. “A parceira na discussão com a Agencia Municipal é de fundamental relevância, ao levar conhecimento técnico e experiência legal da atuação fiscalizadora um discurso informativo e interativo do poder publico ao homem do campo e aos colonos” afirmou.

O Presidente da AMVS de Petrolina, Jarbas Costa, compôs a mesa de abertura do encontro e junto com profissionais e representantes sindicais, diretores institucionais, estudantes e técnicos em agricultura trouxe a importância da implantação do selo.

“A agência prioriza o que de melhor e com total segurança deve chegar às mesas das pessoas de Petrolina, alimentos saudáveis e com a devida inspeção da qualidade. Mesmo na agricultura familiar a Agencia Municipal é presente e executora dos direitos dos cidadãos, buscamos passar a seguridade e tranquilidade para que as pessoas consumam tranquilamente os produtos do campo”, explicou o coordenador da agência.   

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
28 de Julho / 2014 às 14:00 | 2 Comentários

Um ônibus que fazia o transporte de alunos de uma escola da rede particular de ensino atolou por volta das 13 horas na avenida Girassol, bairro Argemiro, onde os serviços de pavimentação ainda não foram concluídos, dentro do programa de Intervenção Urbana. Atolamentos, quedas de moto, e enorme dificuldade para trafegar na manhã desta segunda-feira (28) foram as consequências de rápida chuva no centro e bairros de Juazeiro. O juazeirense, por certo, não começou a semana com pé direito, muito pelo contrário, a iniciou com os dois pés aterrado na lama. Segundo informações da comunidade, este foi o segundo ônibus a atolar no bairro, no período da manhã um outro ônibus da Joalina, atolou no mesmo bairro. Os mesmos moradores alegam que tá difícil transitar pelas ruas do Argemiro, Codevasf, Piranga I e II, Antônio Conselheiro e Malhada da Areia.

Política
28 de Julho / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A agenda do deputado estadual e candidato à reeleição, Odacy Amorim, do PT-PE, foi dedicada neste domingo, dia 27, a uma série de visitas a municípios sertanejos como a participação na tradicional Missa do Vaqueiro, em Serrita, onde Odacy esteve acompanhado do deputado estadual e candidato a deputado federal, Adalberto Cavalcanti, PTB e do senador e candidato ao governo estadual pela oposição, Armando Monteiro, do PTB. Diversas lideranças da política pernambucano também prestigiaram a celebração, como o senador Humberto Costa, companheiro de Odacy no PT pernambucano

Mas antes de Serrita, Odacy esteve numa reunião com o deputado federal João Paulo, outro petista como Amorim e candidato ao senado na chapa encabeçada por Armando. “Foi um encontro importante com o amigo e futuro senador de Pernambuco, o companheiro João Paulo. Tenho certeza que João Paulo vai surpreender com grande votação no Sertão”, afirmou o deputado-candidato, Odacy Amorim.

Outro ato que teve a presença de Odacy foi uma reunião em Trindade, Sertão do Araripe. O deputado esteve com o colega de chapa Adalberto Cavalcanti numa reunião com empresários do Polo Gesseiro da região.

“Aproveitamos para almoçar em Trindade num restaurante de um empresário do segmento gesseiro que nos apoia e fez questão de nos receber junto com todos os seus funcionários”, contou Odacy.

A última visita do petista candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa foi com Dona Antônia do Sindicato, também em Trindade. A sindicalista reuniu um grupo de amigos para conversar com Odacy, conhecer a atuação do deputado e a sua proposta de trabalho para retornar à Alepe em 2015.

“Na mesma reunião contei com a presença da amiga e suplente de vereadora Delvânia que nos apoia na cidade de Ouricuri”, acrescentou o deputado.

Asscom
Política
28 de Julho / 2014 às 13:00 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Sábado (26), Tiziu, candidato a Assembleia Legislativa da Bahia, esteve em Macururé, na I ExpoMacururé - exposição de caprinos e ovinos - que acontece no Parque de Exposições Ambrósio Soares. No mesmo local acontece também a V Feira de Cultura de Macururé em que são mostrados os trabalhos desenvolvidos por artesãos, agricultores familiares, escolas e outras entidades que atuam na região.

Nos dois eventos, Tiziu conversou com lideranças, professores e população em geral, ouviu demandas e apresentou suas propostas, entre elas, a de educação contextualizada com o semi-árido e do mandato popular.

Ascom Tiziu
Política
28 de Julho / 2014 às 12:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

De um lado, grandes complexos hoteleiros que atraem turistas de todo o mundo. Muito próximo, grandes bairros de periferia que sofrem problemas graves de violência e falta de infraestrutura urbana, como calçamento e saneamento básico. A desigualdade existente em Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, foi alvo de críticas da candidata a governadora Lídice da Mata, da Coligação Um Novo Caminho Para a Bahia (PSB, PSL e PPL). Ela participou de carreata com mais de 200 veículos, entre carros e motocicletas.

“A cidade só é boa para o turista quando é boa para o morador. Um local como Arraial D´Ajuda não pode conviver com o luxo de ser um grande destino turístico e as desigualdades que vemos aqui, com ruas de barro e esgoto a céu aberto. Grandes parques hoteleiros e ao redor muita pobreza. É preciso distribuir melhor a renda para que os trabalhadores também sejam beneficiados com o turismo”, defendeu Lídice, que estava acompanhada da candidata a senadora Eliana Calmon, do candidato a deputado federal Domingos Leonelli e o candidato a deputado estadual Dilmo Santiago.

Para reduzir a desigualdade em cidades como Porto Seguro, Lídice defendeu o investimento em obras de infraestrutura urbana, bem como na educação, qualificação profissional e empreendedorismo. “Precisamos ativar as cadeias produtivas relacionadas ao turismo, desde a produção de alimentos que são consumidos nos restaurantes, ao artesanato, à roupa de cama, ao receptivo, tudo que possa gerar emprego e renda para a população local”, destacou Lídice. A candidata ao Senado, Eliana Calmon, reforçou a necessidade de investimentos na área social em localidades que sofrem tantas desigualdades sociais. “ Em Arraial D’Ajuda vi de perto  a realidade que fica escondida, vi in loco todos os sofrimentos que as pessoas passam”, afirmou.

Ascom PSB-Bahia
Espaço do Leitor
28 de Julho / 2014 às 12:00 | 2 Comentários

Caro Geraldo José, bom dia.

Gostaria de fazer um apelo em seu blog no sentido de que a prefeitura, através de sua secretaria competente, promova um trabalho de recapeamento nas avenidas Armando Ferreira de Almeida, cujo início é nas proximidades do cemitério municipal e sequencialmente na Ayrton Senna, que acessa a BA-210, nas proximidades do Clube dos Sargentos e Sub -Tenentes, por aí. Acontece que esse é o acesso, do condomínio residencial Vitória I e II. Creio ser de grande valia atentar para esse aspecto, pois é imenso o trânsito nessas artérias.

Por favor, atentem para isso.

José Jaime

Imagem de arquivo
Esporte
28 de Julho / 2014 às 11:33 | 4 Comentários

Petrolina e Juazeiro terão uma representante em busca de um título muito importante para o futebo feminino brasileiro. A Petrolinense, radicada em Juazeiro, Carol Rodrigues acaba de ter a confirmação de seu nome entre as convocadas pelo técnico Doriva Bueno que representarão a Seleção Brasileira Feminina Sub-20 no Mundial do Canadá deste ano.

Carol, que sempre é lembrada nas listas da seleção para convocações, terá sua estreia contra a China no dia 5 de agosto; o segundo jogo será contra os Estados Unidos, ambos em Edmonton. A terceira partida será contra a Alemanha, no dia 12, em Montreal.

A jovem jogadora da região é atacante e com certeza será promessa de muitos gols no mundial.

Informativos
28 de Julho / 2014 às 11:30 | 1 Comentário

O Seminário Educação e Tecnologia: Aplicabilidade dos Recursos Tecnológicos na Educação de Juazeiro-BA destina-se aos profissionais da educação de Juazeiro e visa promover reflexões e formações sobre o uso de tecnologias na educação, bem como disseminar ações exitosas que vêm sendo desenvolvidas nas Unidades escolares, através da parceria Articuladores de Educação Tecnológica e Núcleo de Tecnologia Educacional. O seminário terá a duração de dois dias (31 de julho e 01 de agosto), no Centro de Cultura João Gilberto, envolvendo Palestras, relato de experiência, apresentação de projetos desenvolvidos pelos Articuladores de Educação Tecnológica e realização de Oficinas.

Leia mais.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage