Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 27 de Maio de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 27 de Maio / 2018 às 19:00

Juazeiro:Comissão que vai implementar tecnologias de acesso a água para consumo humano

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) Tiano Felix participou sexta-feira (25), na sede do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF) em Juazeiro, de reunião com representantes da sociedade civil e entidades públicas. O objetivo é a continuidade do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no município de Juazeiro,

O Programa pretende promover o acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. “O programa é de fundamental importância, pois irá priorizar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água”, destacou o titular da ADEAP, Tiano Felix.

De acordo com o coordenador geral do projeto cisternas Mauro Macedo, o encontro teve como intuito “realizar a formação da comissão gestora constituída por representantes das comunidades rurais de Juazeiro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e agentes municipais de saúde, que juntamente com a prefeitura, dará continuidade às ações para implementação de tecnologias de captação de água de chuva para o consumo humano”, explicou.

Formada em Juazeiro Comissão que vai implementar tecnologias de acesso a água para o consumo humano
publicado em 27 de Maio / 2018 às 18:00

CPM JUAZEIRO CELEBRA A 13ª SOLENIDADE DE ENTRGA DE BOINA AZUL E MEDALHA DE MÉRITO INTELECTUAL

Aconteceu sexta (25/05), a Solenidade de entrega da Boina Azul, Promoção, Certificados de mérito intelectual aos alunos do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna.

A Cerimônia aconteceu na sede da I Igreja Batista em Juazeiro e contou com a presença de cerca de 1200 pessoas entre alunos, pais e convidados. Na história do CPM Juazeiro, com mais de doze anos de existência, esta foi a segunda maior Solenidade, em termos de alunos neófitos e promovidos: a primeira foi na ocasião da implantação do Colégio na cidade de Juazeiro em 2006, e agora, devido a mudança de sede, o Colégio recebeu cerca de 450 alunos novos. Além deste percentual, cerca de 110 alunos veteranos dos ensinos Fundamental e Médio foram promovidos conforme os critérios normativos que asseguram ao aluno CPM o acesso aos postos e graduações.

Ler Matéria Completa
Ascom CPM
publicado em 27 de Maio / 2018 às 17:00

Campanha contra transtornos emocionais atende milhares de pessoas em Juazeiro

Na manhã deste sábado (26) mais de 20 milhões de pessoas foram contempladas pela campanha Impacto Esperança, em todo território sul-americano. Na cidade de Juazeiro na Bahia, não foi diferente. Além de muitos jovens nas ruas distribuindo o livro O Poder da Esperança, também foi oferecida para população, uma feira da saúde, com serviços como; aferição de pressão arterial, glicemia, idade biológica, gordura corporal, atendimento com psicólogos, orientação de profissionais sobre alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Todos esses serviços sem nenhum custo.

A senhora Miraci Aguiar de 70 anos destacou a relevância do evento, por se tratar, segundo ela, de algo que a saúde pública deixa a desejar. "As pessoas da minha idade percebem que a saúde no Brasil não está bem, por isso as pessoas vêm para eventos como esses. Espero que o projeto continue, pois é um exemplo para outras iniciativas", ressaltou.

Ler Matéria Completa
Denise Saturnino Ascom Missão Bahia Norte
publicado em 27 de Maio / 2018 às 16:00

Com pátio lotado, Avenida dos Tropeiros fecha segundo final de semana de São João dos Bairros

A Avenida dos Tropeiros ficou pequena para tanta animação no São João dos Bairros de Petrolina. Ao som da banda Sem Radar, Henrique Nunes e Felipão, milhares de famílias curtiram o clima junino, neste sábado (26). A banda Sem Radar e Henrique Nunes não decepcionaram e fizeram muito forró. Para fechar a noite, o cantor Felipão subiu ao palco e fez o público dançar só e agarradinho. 

Seu Pedro Rodrigues mora no bairro Jardim Amazonas e veio com a filha Isadora, de dois anos, curtir a noite junina. "Eu gostei muito das bandas, é pertinho de casa e deu para vir com minha filha dar uma olhada e aproveitar. Fico feliz de poder aproveitar um pouco do São João com ela, assim como eu aproveitei com meus pais", afirma.

O São João dos Bairros de Petrolina, entra na terceira semana de festas. Na próxima sexta (1º), é a vez do Bairro Areia Branca receber o pátio do forró. O evento é uma realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), em parceria com a Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE).

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Fotos: Jonas Santos
publicado em 27 de Maio / 2018 às 15:00

MEDO DE DESABASTECIMENTO PROVOCA CORRERIA DOS JUAZEIRENSES AOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

A greve dos caminhoneiros chegou ao sétimo dia neste domingo (27) e o medo de desabastecimento provocou uma correria e a formação de enormes filas nos poucos postos onde ainda tem combustível. A reportagem conseguiu flagrar enorme fila no Posto Jatobá, às margens da BA-210, no bairro Alto da Aliança, que teve que reforçar o número de funcionários para atender a demanda.

Tem posto que a gasolina acabou na manhã deste domingo e agora só abastece com diesel e etanol. Mesmo com todas as ameaças do governo, a greve continua cada vez com adesões de outras categorias.

O gabinete do governo que monitora a crise reuniu-se em Brasília, sem a presença do presidente Michel Temer, na manhã deste domingo. O encontro durou cerca de duas horas. Em seguida, Temer convocou alguns ministros, dentre eles Eliseu Padilha (Casa Civil), Raul Jungmann (Segurança Pública) e Segurança Institucional (Sérgio Etchegoyen), para uma nova rodada de conversas. Está prevista uma segunda reunião, às 17h, também na capital federal.

Da Redação
publicado em 27 de Maio / 2018 às 14:26

Rui determina medidas para garantir funcionamento de serviços essenciais na Bahia; chegada de combustíveis foi assegurada

O governador Rui Costa se pronunciou sobre a greve nacional dos caminhoneiros, neste domingo (27), durante entrevista coletiva realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI) de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na oportunidade, Rui fez um balanço das ações dos órgãos estaduais, que estão trabalhando para diminuir os transtornos causados à população, garantindo o funcionamento de serviços essenciais. 

"Me solidarizo com todos os brasileiros e baianos que estão indignados com a situação que o Brasil está vivendo. Esta política de preços praticada pela Petrobras é irracional. Não é normal ter havido 11 aumentos no preço dos combustíveis nos últimos 17 dias. Porém, mesmo com essa reivindicação legítima por parte dos caminhoneiros, não podemos deixar que os serviços públicos e a garantia da vida humana e animal sejam afetados", afirmou o governador. 

Ainda de acordo com Rui Costa, uma série de medidas foi tomada para assegurar que as cargas essenciais, como as de produtos hospitalares e alimentares, botijões de gás de cozinha e alimentos para animais, principalmente os criados em indústrias, cheguem ao destino final. "Além disso, determinamos, nessa manhã, a liberação de todas as vias estaduais e de acesso ao Polo Petroquímico, com o intuito de permitir que os transportes de combustíveis circulem normalmente", revelou.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Camila Souza/GOVBA
publicado em 27 de Maio / 2018 às 14:00

FIEPE ganha prêmio de excelência por contribuição no desenvolvimento de Petrolina

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) recebeu sexta-feira (25) um troféu de reconhecimento por sua contribuição ao setor produtivo de Petrolina. O Prêmio Excelência de Economia 2017 foi entregue a 25 empresas e 10 entidades que colaboraram para o desenvolvimento do município.

O evento aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com as presenças, dentre outros, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Zé Batista, do diretor presidente da Agência Municipal do Empreendedor (AGE), Sebastião Amorim, do diretor regional da FIEPE, Albânio Nascimento, da gerente da unidade de Negócios do Sebrae, Edneide Libório, dos gerentes do Banco do Brasil, Danilo Vasconcelos, e do Banco do Nordeste, Tomé Francisco Neto, dos representantes da Valexport, Tássio Lustoza, e da TV Grande Rio, Armando Fernandes Lima, e de empresários. 

Ler Matéria Completa
CLAS Comunicação & Marketing
publicado em 27 de Maio / 2018 às 13:00

PF instaura 37 inquéritos para apurar prática de locaute na greve

A Polícia Federal instaurou 37 inquéritos em 25 Estados para apurar a prática ilegal de locaute, quando a paralisação dos funcionários tem iniciativa ou apoio das empresas. Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, mandados de prisão já foram expedidos, mas ele disse que não poderia informar se já tinham sido cumpridos por uma questão de segurança. De acordo com ele, os responsáveis estão sendo convocados para prestar depoimentos.

"Temos comprovado, seguramente, que essa paralisação por caminhoneiros autônomos, em parte, teve desde seu início a promoção e o apoio criminoso de proprietários e patrões de empresas transportadoras distribuidoras e podem ter certeza que irão pagar por isso", afirmou o ministro, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, na noite deste sábado, 26, após a segunda reunião do gabinete de crise que acompanha a greve dos caminhoneiros, que entrou no sexto dia, causando uma grave crise de abastecimento no País. "Identificamos com a maior clareza movimento criminoso de parte dos senhores proprietários donos de grandes empresas, que não permitem, não engajam, não liberam os caminhoneiros. Pelo contrário, lhes dão apoio para permanecer paralisados", afirmou.

Ler Matéria Completa
Com informações do Estadão Conteúdo
publicado em 27 de Maio / 2018 às 12:47

FILHO DO EX-VICE PREFEITO DE JUAZEIRO É ASSASSINADO EM MARINGÁ NO PARANÁ

A Polícia Militar de Maringá, no Paraná, foi chamada a comparecer no início da tarde deste sábado (26), à rua Pioneira Gertrude Heck Fritzen, no Conjunto João de Barro, pois havia a informação de que um homem foi morto em uma cabana. Chegando ao local, os policiais constataram o óbito de Peter Frampton Gomes de Oliveira, de 28 anos.

De acordo com moradores do bairro, a vítima montou uma cabana para morar. Com a chegada de uma perita criminal, foi constatado que Peter Oliveira estava com uma perfuração causada por arma de fogo no pescoço e outra na coxa. Um investigador da Delegacia de Homicídios que esteve na cena do crime disse que o rapaz pode ter sido morto na noite de quinta ou sexta-feira pois o cadáver apresentava sinais de rigidez.

O corpo de Peter Gomes foi encaminhado para o IML de Maringá. Nenhum estojo de arma de fogo foi encontrado ao lado do corpo da vítima. (Informações do Blog de André Alnemara).

O Blog Geraldo José conversou com o pai de Peter Frampton, Irmão Francisco Oliveira, ex-vice-prefeito de Juazeiro que confirmou a ocorrência. Ele ainda está em Juazeiro e aguarda informações de um parente que reside em Londrina e que amanhã estará em Maringá para tentar liberar o corpo. Caso não seja possível, Francisco Oliveira, seguirá para a cidade paranaense com objetivo de fazer o translado do corpo até quarta-feira para o sepultamento que ocorrerá em Juazeiro.

Ao irmão Francisco, familiares e amigos as condolências de todos os que fazem o Blog Geraldo José.

Da Redação Com informações do Blog de André Anelmara
publicado em 27 de Maio / 2018 às 12:09

Ministro vai levar para Temer novas propostas para tentar encerrar greve

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou na noite deste sábado (26) que vai levar ao presidente Michel Temer novas propostas para tentar encerrar a greve nacional dos caminhoneiros. De acordo com o G1, ele citou que entre as propostas a garantia de que o desconto de 10% no valor do diesel vai chegar na bomba de forma efetiva, a possibilidade de que a manutenção do preço seja ampliada de 30 para 60 dias e o fim da suspensão da cobrança de tarifa de pedágio para eixo elevado dos caminhões para todo o país. "Essa é a tarefa que eu levo que Brasília. Nesse tempo, eles [líderes do movimento] vão perguntar, consultar as suas bases", comentou Marun. Na última quinta-feira (24), o governo chegou a anunciar um acordo com os caminhoneiros. Contudo, os bloqueios nas estradas tiveram continuidade.

Foto: José Cruz /Agência Brasil
publicado em 27 de Maio / 2018 às 11:09

Petroleiros anunciam greve de 72 horas a partir da próxima quarta-feira

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados decidiram neste sábado (26) entrar em greve nacional de 72 horas a partir de 0h da próxima quarta-feira (30). A categoria cobra diminuição dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis. Além disso, pede a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente, que, "com o aval do governo Michel Temer, mergulhou o país numa crise sem precedente", de acordo com nota divulgada pela FUP. Para este domingo (27) os trabalhadores planejam realizar atrasos e cortes de rendição nas quatro refinarias e fábricas de fertilizantes que estão em processo de venda, inclusive na Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizadas em território baiano. "A atual política de reajuste dos derivados de petróleo, que fez os preços dos combustíveis dispararem, é reflexo direto do maior desmonte da história da Petrobrás", criticou a FUP no comunicado deste sábado (26).

BN
publicado em 27 de Maio / 2018 às 10:36

Pelo menos 14 aeroportos estão sem combustível, inclusive, Petrolina

Segundo a Infraero, pelo menos 14 aeroportos brasileiros estão sem combustível, na manhã deste domingo, 27. A greve dos caminhoneiros chega ao sétimo dia e ainda provoca transtornos às empresas e aos passageiros.Os dados foram atualizados às 7h30 da manhã: Carajás (PA), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA), Goiânia (GO), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória (ES), Petrolina (PE), Joinville (SC) e João Pessoa (PB).

A Infraero informa que continua monitorando o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais. A empresa alertou aos operadores de aeronaves que avaliem seus planejamentos de voos para que cada um possa definir sua melhor estratégia de abastecimento de acordo com o estoque disponível nos terminais de origem e destino.A instituição está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa.

Os aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens. Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo.”Aos passageiros, a Infraero recomenda que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos. Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que planejem seus voos de acordo com a disponibilidade de combustível na rota pretendida”, ressaltou a nota.

Estadão
publicado em 27 de Maio / 2018 às 10:00

Luciano Ribeiro diz que Rui precisa parar de se esconder e enfrentar a crise da falta de combustível

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), cobrou um posicionamento mais firme do governador Rui Costa (PT), em relação à crise provocada pela falta de combustíveis. Segundo o deputado, o governador transmite omissão, diante dos problemas que têm sido causados a população e a perspectiva de que a situação se agrave, caso o manifesto dos caminhoneiros não se encerre durante o final de semana.

"O governador precisa parar de se esconder e enfrentar a crise da falta de combustível que atinge a Bahia. O que governo tem feito para minimizar os efeitos dessa crise? Quais os planos de atendimento, em relação aos serviços básicos para a população? Ainda não disse qual medida irá tomar. Será que aqui o governador vai esperar as coisas piorarem para tomar uma atitude?, questionou.

Ler Matéria Completa
Ascom Bancada de Oposição - Alba
publicado em 27 de Maio / 2018 às 10:00

Prefeitura intensifica ações para mapear e resgatar moradores de rua em Petrolina

Em Petrolina, a prefeitura vem intensificando o trabalho de conscientização social e busca ativa para resgatar pessoas em situação de rua. As ações são realizadas através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) cujas equipes percorrem locais estratégicos como região central da cidade, terminal rodoviário, além de espaços turísticos e praças que servem de abrigo para esses grupos. 

Na cidade, existem mais de 300 pessoas cadastradas pela equipe do Centro Pop vivendo em situação de rua. A maioria é do sexo masculino, com idade entre 18 e 72 anos, naturais de outros estados como Minas Gerais, Bahia e Ceará. Quando questionados porque foram parar nas ruas de Petrolina, muitos destacam os conflitos familiares, vício em drogas, alcoolismo e até mesmo, falta de oportunidade de emprego na terra natal.  

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Fotos: Divulgação/SEDESDH
publicado em 27 de Maio / 2018 às 09:00

ESPAÇO DO LEITOR: COMBUSTÍVEIS - REDUÇÃO, OU EXPLORAÇÃO?

Caro Geraldo,

Estou aguardando a “poeira baixar”, para ver como vão ficar os preços dos combustíveis em Juazeiro, dos mais caros do país. Na sexta-feira, 18/05, abasteci num posto em Piranga, ao preço de $ 3,729 o litro do diesel; ontem passei lá e já estava a $ 4,02, “por causa da greve”.

O governo federal está afirmando que com a redução do preço pela Petrobrás, redução de impostos federais e estadual, o preço do diesel deverá cair em torno de $ 0,35. O que resultará num preço máximo de $ 3,40 por litro, se considerarmos o preço correto, da semana passada, com algumas variações.

Porém, se os postos locais aplicarem a redução sobre o preço majorado “por causa da greve”, voltaremos aos preços anteriores, da semana passada, que provocaram a referida greve, ou seja, todo movimento terá sido inócuo para os consumidores de Juazeiro, só beneficiando o bolso de seus proprietários.

Espero que nossas autoridades do Procon, Ministério Público, etc., despertem de seus berços esplêndidos e fiquem atentos para o fato aqui exposto.

Zoroastro Cedro – Zoró.

Químico, aposentado, cansado de ser espoliado.

Da Redação
publicado em 27 de Maio / 2018 às 08:00

Posto SAC de Senhor do Bonfim suspende funcionamento nesta segunda-feira (28)

A emancipação do município de Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia, é nesta segunda-feira (28). Por conta do feriado municipal, o posto SAC da cidade não vai funcionar nesta data. A unidade retorna ao horário habitual de funcionamento na terça-feira (29), das 7h às 13h.

A Rede SAC possui 68 unidades de atendimento, sendo 36 postos (na capital e interior) e 29 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem, prioritariamente, localidades que não possuem SAC. 

Para outras informações sobre serviços prestados pela Rede SAC e horários de atendimento de suas unidades, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo SAC Mobile, o portal SAC (www.sac.ba.gov.br); e a central telefônica de atendimento, por meio do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Secom Bahia
publicado em 27 de Maio / 2018 às 07:00

Evento do Portal Zap vai movimentar o cenário da moda em junho

O Portal Zap sempre antenado com tudo que há de melhor no entretenimento, promoverá no dia 08 de junho, o Zap Fashion Music, uma produção que unirá moda, com desfiles de grandes lojas da região e uma balada super descolada.

Wichtigglasses, marca de óculos de sol, antenada nas principais tendências do momento, que possui produtos modernos, de qualidade e com preços acessíveis, chegará ao evento mostrando todas as novidades da nova estação. Além dela, a Master Magazinemostrará no Portal Zap Fashion Music tudo que você precisa para estar em dia com as novidades mais fashion do mercado.

Bless MultiBrands, queridinha da mulherada da região, não poderia ficar de fora e apresentará uma coleção incrível com todas suas novidades. E por último e não menos importante, a Roupa&Cia, trará surpresas pra lá de especiais ao público do evento, com novidades quentíssimas de sua loja.

Vai ser imperdível, temos encontro marcado com o Portal Zap Fashion Music com grandes desfiles com produção de Beto Binga e cabelo e make de Mari Andradi e logo após, um super show com a DJ Candite, tudo isso no dia 08 de junho no Anis Café Bistrô em Petrolina. A entrada do evento é gratuita.

Portal Zap
publicado em 26 de Maio / 2018 às 23:00

POR QUE ME EXIGEM O DIPLOMA DE JORNALISTA? (Erry Justo)

Já me perguntaram se eu sou FORMADO em Jornalismo. Respondi: "Não, ainda não... Não me formei, ainda! Mas pode deixar que no dia da minha formatura você será convidado (risos...)." Porém, eu PRATICO a profissão de jornalismo todos os dias nos dois blogs da região e no rádio. A profissão de jornalista é uma arte, é também uma ATIVIDADE INTELECTUAL que não deve ser restrita a um diploma. E por incrível que pareça (para espanto meu, pasmem senhores...) este foi o entendimento do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL que derrubou no Brasil a necessidade de diploma para o exercício jornalístico ao julgar a inconstitucionalidade do Decreto-Lei nº 972/69. Lembram? Eu me lembro muito bem.

Afora pelo fato dessa obrigatoriedade do Diploma ter sido uma imposição da Ditadura Militar de 64, não se pode deixar de compreender que toda a atividade humana necessita de atualização e de controle social. Daí a necessidade de se instituir, por via legal, um órgão ou uma instituição com competência para fiscalizar e organizar o exercício de uma determinada profissão. É exatamente isso que eu estou fazendo hoje ao estudar no CURSO DE JORNALISMO E MULTIMEIOS da UNEB, estou aprendendo a trabalhar da forma certa! Aliás, estou mais é aprendendo aquilo que jamais devo fazer... Está sendo sim prazeroso.

Por outro lado exigir DIPLOMA de Jornalista é como limitar a um escritor a somente escrever suas obras após estudo e a conquista de um diploma. Faculdade para ser escritor? Escrever para mim é uma arte, assim como informar, investigar, divulgar e opinar, como é o meu caso ao escrever minhas Crônicas semanais. Há milhões de jornalistas por todo o mundo, mas a profissão não se enquadra no perfil de todos... É perceptível. Isso jamais quer dizer que eu considere o curso de jornalismo desnecessário. Muito pelo contrário, quanto mais formação tiver o jornalista, melhor será seu desempenho. E esse é o meu caso...

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Maio / 2018 às 22:18

Juazeirense perde para o Salgueiro por 1x0 e cai para quinto lugar do grupo A

O time da Juazeirense, o Cancão de Fogo perdeu por 1x0 para o Salgueiro pela sétima rodada e caiu para a quinta colocação do grupo A. Agora a equipe volta a campo no próximo sábado (02), novamente fora de casa: diante do Santa Cruz, no Arruda, em Recife.

Ficha técnica: Salgueiro: Mondragon, Maurício, Iury, Izaldo e Luis Eduardo; Emerson, Michel (Bruno), Pêu e William Lira; Marcos Vinícius (Escuro) e Eriky (Dadá). Técnico: China.

Juazeirense: Tigre, Carlinhos, Júnior Gaúcho, Eron e Deca, Waguinho, Patrik (Jildemar), Jussimar (Rayllan), Victor Sapo e Toni Galego. Técnico: Ailton Silva.. Cartão amarelo: Escuro; Patrik

Gol: William Lira, aos 18 do segundo tempo.

Arbitragem: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ), auxiliado por Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ) e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ).

Site Juazeirense
publicado em 26 de Maio / 2018 às 22:00

Deputado Federal José Carlos Araújo conquista recursos para reformas dos mercados de Itagimirim e Bonito

O Deputado Federal José Carlos Araújo conseguiu junto ao Governo do Estado a liberação de recursos para as reformas dos mercados municipais das feiras localizadas nos municípios de Itagimirim e Bonito. Para Itagimirim, foram disponibilizados R$ 463 mil. Para Bonito, o valor será de R$ 838 mil. O ato de assinatura do convênio com Itagimirim foi celebrado quinta-feira (24), em Salvador, com a presença da prefeita Devanir Brillantino, na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).  

O prefeito de Bonito Reinan de Lourinho também é o responsável pela assinatura do convênio para o município. As reformas dos mercados são sonhos antigos dos moradores. O Deputado José Carlos Araújo sempre está ao lado dos municípios nessa luta, pois sabe a importância dos equipamentos. "O mercado municipal, a feira livre, fazem parte da vida do povo, da cultura, sobretudo no interior. E principalmente ajudam a gerar empregos, e movimentam a economia das comunidades rurais, com o fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária", destaca o Deputado José Carlos Araújo.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. José Carlos Araújo
publicado em 26 de Maio / 2018 às 21:00

CSTT leva projeto ‘Dirigindo Saberes’ para o Mandacaru

A equipe da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) levou o projeto ‘Dirigindo Saberes’ para a Escola Celso Cavalcante de Carvalho, no distrito do Mandacaru quinta-feira (25). A ação faz parte da programação do Maio Amarelo. Durante a atividade, a equipe de Educação para o Trânsito da CSTT, explicou aos alunos do ensino infantil e fundamental, sobre o comportamento correto no dia a dia no trânsito. Além da palestra educativa, os alunos puderam praticar o que aprenderam com a reprodução de uma pista e com um jogo de tabuleiro que retrata as situações encontradas no trânsito urbano.

De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da CSTT, Marcos Passos, o principal objetivo do projeto ‘Dirigindo Saberes’ é aproximar o trânsito da escola. “Levando o trânsito para a sala de aula, estaremos educando e orientando os alunos sobre as maneiras corretas e as regras que devem ser respeitadas no trânsito, fazendo com que ao crescer se tornem cidadãos de bem e conscientes em suas atitudes”, enfatizou. “Foi muito legal. Participei da brincadeira na pista e aprendi coisas importantes como atravessar sempre pela faixa de pedestres e parar no sinal vermelho”, disse Laura Bianca dos Santos Silva, aluna do 4º ano do ensino infantil.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 26 de Maio / 2018 às 20:00

CRAS Alto da Maravilha em Senhor do Bonfim muda de endereço para melhor atender à população

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Alto da Maravilha, porta de entrada para Ação Social, passa a atender toda população em novo endereço, agora as portas estão abertas na Rua Tom Jobim, nº 259. O novo endereço foi comemorando com uma programação espacial que contou com a presença da secretária Vera Magalhães, e todas as equipes dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social no município.

O atual endereço já foi ocupado em outra oportunidade pelo CRAS. "Retornamos porque a casa possui um espaço maior, melhor adequado às necessidades do programa, por ser um imóvel mais amplo e com salas suficientes para o desenvolvimento das nossas atividades e projetos", disse a secretária Vera Magalhães. Vários moradores da comunidade abrilhantaram o evento de reinauguração realizado pela Secretaria de Assistência Social ,que aconteceu na tarde da última quinta -feira,24 de maio.

"A gente considera o CRAS uma família, tou muito feliz em fazer parte", disse a senhora Maria Ferreira da Silva, moradora da Travessa Filadélfia, no Alto da Maravilha. O CRAS Alto da Maravilha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h."Estamos aberto diariamente não somente para atender a demanda dos moradores do Alto da Maravilha, mas também toda população de Senhor Bonfim", enfatizou a coordenadora da unidade, Layla Moara.

Ler Matéria Completa
Ascom PMSB
publicado em 26 de Maio / 2018 às 19:00

Em Feira, Rui entrega Policlínica Regional de Saúde para atender 27 municípios da região

Com uma ampla programação destinada a marcar a inauguração da Policlínica Regional do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Feira de Santana – a quinta a ser entregue no interior pelo Estado –, o governador Rui Costa inicia a agenda em Feira de Santana, segunda-feira (28), às 8h, com uma visita guiada às instalações da unidade, localizada na Avenida de Contorno, ao lado do Hospital da Criança, acompanhado da imprensa e de autoridades.

Logo depois, às 9h, Rui participa da solenidade de inauguração, com hasteamento de bandeiras e descerramento da placa alusiva à construção da unidade de saúde, seguida de coletiva de imprensa. A policlínica de saúde, onde foram empregados R$ 24 milhões entre obras civis, mobiliário, equipamentos e 14 micro-ônibus, irá atender a 27 municípios da região de Feira.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 26 de Maio / 2018 às 18:18

Famílias de Agricultores reocupam terras do Projeto de Irrigação Pontal em Petrolina e resistem a ação da Polícia

Neste momento o clima é tenso no Projeto de Irrigação Pontal no município de Petrolina. Famílias de agricultores voltaram a ocupar os lotes. A ocupação de acordo com os agricultores é uma resposta contra a lista que consta o nome da esposa do prefeito Miguel Coelho e de parentes de vereadores de Petrolina e empresários. O nome dos participantes classificados na primeira fase do edital 35/2017 constam na lista da Codevasf. A família da esposa do prefeito Miguel Coelho já enviou uma nota a imprensa e desistiu de continuar na concorrência do edital.

O  dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, Florisvaldo Araújo, declarou a este blog que, que "a reocupação do pontal tem vários objetivos, entre eles, a garantia de que essa terra com mais de 30 mil hectares possa servir para produção de alimentos produzidos pelos trabalhadores e trabalhadoras sem terra do Vale do São Francisco". "A reocupação é também para retomar o debate do Pontal e impedir que a terra seja entregue de mão de quem não precisa", avaliou Florisvaldo.

”Terra não é mercadoria, nós vamos lutar contra isso, queremos reabrir esse debate. A sociedade de Petrolina já entendeu que essa licitação não está correta, atende a famílias, a grupos empresariais e políticos de Petrolina, em vez de atender aos trabalhadores e trabalhadoras que residem nessa área”, protestou o representante do MST.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Ney Vital Foto: Angela Santana
publicado em 26 de Maio / 2018 às 18:00

DIA DA LIBERDADE RELIGIOSA EM JUAZEIRO É CELEBRADO NA CÂMARA DE VEREADORES

Vários líderes religiosos estiveram presentes nesta sexta-feira (25) na Câmara de Vereadores de Juazeiro-BA, para celebrar o Dia da Liberdade Religiosa, que foi instituído em 2016, pelos vereadores da cidade. A iniciativa foi tomada por membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que entendem tratar-se de um direito fundamental, previsto na constituição do país.

De acordo com o grupo que encabeçou o projeto, as autoridades do Poder Legislativo Municipal acolheram a proposta não só para criação de um dia específico, mas também para promover o debate sobre este tema na sociedade, com o intuito de gerar a reflexão e o diálogo, por meio de iniciativas de combate à intolerância religiosa.

Ler Matéria Completa
Denise Saturnino - Ascom Missão Bahia Norte
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.