Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

De 2.020 instituições de ensino superior brasileiras avaliadas pelo Ministério da Educação, 354 receberam nota insatisfatória no ano passado. O grupo representa 18% das universidades examinadas. Os conceitos baixos podem resultar em punições, como a suspensão da participação em programas de bolsas e financiamento estudantil do governo federal e até o fechamento da instituição. Essas universidades, faculdades e centros universitários ficaram com Índice Geral de Cursos (IGC) entre 1 e 2 – em uma escala que vai até 5. A grande maioria das instituições de ensino (61%) ficou com nota 3, considerado satisfatório. Apenas 25 (1%) tiveram nota 5, a máxima, e 17% receberam nota 4. Os resultados do IGC e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2013 foram publicados nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelo processo, deve apresentar nesta sexta, 19, informações sobre as medidas futuras e não quis se posicionar sobre os dados. As punições dependem da reincidência de resultados.

O IGC é calculado pela média de desempenho dos cursos de graduação nos últimos três anos – calculado com base no CPC – em combinação com os resultados da avaliação da pós-graduação. Já o CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de avaliações de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos. A cada ano, o MEC avalia um conjunto de cursos, analisando as mesmas graduações a cada três anos. Em 2010, o porcentual de instituições com notas 1 e 2 foi maior: 31% das 2.176 instituições avaliadas. Entre as instituições com IGC inadequado, a maioria é privada.

Agência Estado
Política
19 de Dezembro / 2014 às 16:27 | Nenhum Comentário

O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou na manhã desta sexta-feira (19), os 11 nomes que faltavam na composição de seu secretariado.  Na lista, três mulheres e três negros, que vão comandar pastas como a Cultura, dirigida por Jorge Portugal, o Desenvolvimento Urbano, por Carlos Martins e a de Políticas para as mulheres, com Olívia Santana.   

Rui também anunciou secretários das pastas da Casa Civil, Bruno Dauster; Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça; Desenvolvimento Econômico, James Correia; Administração, Edelvino Góes; Agricultura, Fernanda Mendonça; Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e Turismo, Nelson Pelegrino. Além de manter alguns secretários que já estavam no governo Wagner, o novo governador escolheu nomes de técnicos e especialistas ligados às áreas em que vão atuar.

“Buscamos compor com quadros técnicos e pessoas capacitadas. Temos mulheres, afrodescendentes e um time completo que vai atuar em equipe, com união para garantir a vitória do povo da Bahia”, disse o novo governador.

Em relação aos nomes do segundo escalão, Rui afirmou que eles serão divulgados um a um, na medida em que forem escolhidos. Alguns podem ficar para janeiro, depois que os secretários assumirem as pastas.

Na próxima semana, será realizada a primeira reunião com todo o secretariado. A ideia é iniciar o planejamento da gestão e traçar as primeiras ações de governo. “Posso antecipar que já defini um encontro com professores, pais e alunos do colégio Luís Tarquínio, para avaliar o funcionamento daquela escola. Uma vez por mês quero ir a uma unidade escolar para fazer a mesma coisa e trazer os pais para mais perto da educação dos filhos”. 

Rui também antecipou que vai construir um novo centro de convenções, já que o atual necessita de reformas e não atende mais as demandas de eventos do estado. “O nosso Centro de Convenções já deu o que tinha que dar. Aquele projeto, de uma estrutura de ferro muito próxima ao mar, fica impraticável, você da manutenção e em três meses está tudo ruim de novo”, explicou.  

Segundo Rui, existem dois novos locais em análise e quando o projeto estiver consolidado, será anunciado. A intenção é usar o antigo centro como uma área de permuta ou contrapartida, num projeto de Parceria Público Privada, cujo vencedor da licitação receba a área como pagamento pela construção do novo. “Acredito que quem comprar vai colocar o prédio abaixo e fazer um empreendimento imobiliário em contrapartida teremos um novo Centro de Convenções moderno e confortável”.

SECRETÁRIOS ESTADUAIS ANUNCIADOS HOJE

Olívia Santana – Secretária de Políticas para as Mulheres

Formada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, fez parte do movimento estudantil e é militante histórica do movimento negro. Foi Secretária Municipal de Educação de Salvador e vereadora da capital. Integrou o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, fez parte do Fórum das Mulheres Negras e foi  dirigente da União de Negros pela Igualdade (Unegro). Olívia ainda representou o Brasil na 3ª Conferência Mundial Contra o Racismo, ajudou a fundar a União Brasileira de Mulheres (UBN) e foi chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado.

Vera Lúcia Barbosa – Secretária de Promoção da Igualdade

Atual secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, foi dirigente nacional do Movimento dos Sem Terra - MST e coordenadora-geral do acampamento de mulheres trabalhadoras rurais da Bahia. Participou também da Via Campesina e da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS). Coordenou durante dez anos o encontro de trabalhadoras rurais para discutir gênero, feminismo, violência contra a mulher, feminização da pobreza, poder e sexualidade.

Fernanda Ferreira Mendonça – Secretária de Agricultura

Formada em medicina veterinária pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e pós-graduada em epidemiologia veterinária com ênfase em defesa agropecuária pela Universidade Metropolitana - Unime. Foi gerente do Centro de Controle de Zoonose da Prefeitura de Salvador, entre 1988 e 2001. No ano seguinte, por meio de concurso público, entrou na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - Adab, órgão vinculado a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia - Seagri. A funcionária de carreira foi gerente técnica da Adab de Itabuna entre 2003 e 2007 e, em 2012, passou a coordenar esta unidade regional. 

Jorge Portugal - Secretaria de Cultura

Educador, poeta e compositor baiano. Filho de Santo Amaro, Jorge Portugal atua área de Cultura desde 1974. Idealizou projetos culturais e educativos inovadores, como os programas “Aprovado”, “Tô Sabendo”, “Manoel Faustino”, “Circulador Cultural”, entre outros. Compôs músicas interpretadas por vários artistas nacionais, a exemplo de Maria Betânia, Jorge Aragão Gilberto Gil e Caetano Veloso. É de sua autoria o livro “Redação: assim é fácil”. Atua ainda como articulista do jornal A Tarde.

Manoel Gomes de Mendonça Neto – Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação 

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia -  UFBA, mestre em Engenharia de Computação e Automação Industrial pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland em College Park. Foi cientista visitante do Centro de Estudos Avançados do Laboratório da IBM, em Toronto, no Canadá. Pesquisador Doutor da Universidade de Maryland e do Centro Fraunhofer para Engenharia de Software Experimental. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa em Redes e Computação da UNIFACS, membro da câmara de ciência de computação da FAPESB (2005-2008) e coordenador da Comissão Especial de Engenharia de Software da SBC. Atualmente é Professor da UFBA, Diretor do Centro de Projetos Fraunhofer para Engenharia de Software e Sistemas e gerente de estratégias de TI do Senai Bahia.

Jerônimo Rodrigues - Secretário de Desenvolvimento Rural

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, e mestre em Desenvolvimento Rural pela UFBA. É professor universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2011), Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial/SDT/MDA (2011/12), Secretário Executivo do Programa Proterritórios/Cumbre Ibero Americana (2011/12), Secretário Executivo do CONDRAF e Membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (2011/12) e integrante da equipe técnica do Movimento de Organização Comunitária - MOC. Também foi assessor especial das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e de Planejamento. Tem experiência na área de desenvolvimento territorial sustentável, com ênfase em Politica de Desenvolvimento Rural.

James Correia – Secretário de Desenvolvimento Econômico

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, especialista em Planejamento de Sistemas de Potência na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pós-graduado em Estudos avançados sobre Sistemas de Potência, mestre e doutor na mesma área pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou por 10 anos na Coelba, onde exerceu o cargo de gerente de Operações da Região Metropolitana de Salvador. Foi coordenador e professor do Mestrado em Energia da UNIFACS. Condecorado com a medalha comemorativa dos 110 anos da Escola Politécnica da USP, modalidade empreendedorismo, foi autor do Plano de Racionamento alternativo à crise energética de 2001. Também exerceu a função de consultor na área de gás e petróleo para diversas empresas do setor. 

Nelson Pelegrino – Secretário do Turismo

Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Pelegrino foi deputado estadual por dois mandatos e eleito este ano, para o quarto mandato de deputado federal. Foi secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, na Bahia.  Em 2011, foi eleito, pela terceira vez em quatro mandatos, como um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Carlos Martins – Secretário de Desenvolvimento Urbano

Formado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas (1981) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Foi delegado Regional do Trabalho, entre 2003 e 2006, secretário da Fazenda do Estado da Bahia, entre 2007 e 2012, Diretor Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e é professor universitário, atuando principalmente nas seguintes áreas: administração, direito tributário, finanças públicas, tributação e crise econômica mundial.

Edelvino da Silva Góes Filho – Secretaria da Administração  

Graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia e Professor Universitário. Ingressou no serviço público federal pela UFBA em 1995 como economista da SUDENE, onde assumiu funções de chefia e coordenação tanto na Sede, em Recife, quanto no Escritório Regional em Salvador. Teve uma passagem no Ministério da Fazenda em 2001 e foi aprovado, em novo concurso público, para desempenho do cargo de analista do IBGE a partir de 2002. No ano de 2006 foi cedido ao Tribunal de Justiça da Bahia para exercício da função de Chefe de Gabinete do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ). Em janeiro de 2007 passa a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Administração do Estado da Bahia. Em agosto de 2013, assume a Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

Bruno Dauster – Casa Civil

Formado em economia. Foi coordenador de captação de recursos da Prefeitura de Salvador, responsável pela implantação da Secretaria de Transporte Urbano de Salvador. Atuou como diretor de desenvolvimento da OAS, foi presidente da Linha Amarela S. A, sócio-gerente da empresa Morro do Conselho, presidente da CLN, presidente da Invepar, consultor de concessão de financiamentos da Finep e coordenador de habitação do Estado da Bahia. É o atual chefe de gabinete da secretaria Estadual da Casa Civil.

Imprensa Rui Costa
Policial
19 de Dezembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Willian Dantas da Silva por pular o muro do Fórum da Cidade de Senhor do Bonfim e cortar fios elétricos da bomba d'água no intuito de subtraí-la, na Rua 2 de Julho, na madrugada desta sexta feira (19), à 0h50.

Uma testemunha que viu o acusado pular o muro do Fórum Edgar Simões ligou para o serviço de 190 para informar o ocorrido, em seguida, os policiais foram até o local, evitando o furto do equipamento.

O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Política
19 de Dezembro / 2014 às 15:34 | Nenhum Comentário

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho participa na tarde desta sexta-feira (19) do Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM (99,9). A pauta será a entrega da segunda etapa da requalificação do Centro Comercial de Juazeiro. Às 17h acontece o evento oficial de entrega da Praça Barão do Rio Branco.

"Conviodo a toda população para comparecer hoje a tarde, na área bancária de Juazeiro. Vamos mostrar a história da praça, fizemos uma obra com drenagem e calçadão. Estamos valorizando as pessoas e temos projetos para a ampliação”, disse.

Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (18) os 125 Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Petrolina participaram de palestra sobre Chikungunya com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Silvana Mudo.  O objetivo do encontro é levar mais conhecimento acerca da doença para os profissionais que trabalham diariamente com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

“No mês passado realizamos capacitações para enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos das nossas Unidades de Saúde. E, agora, trouxemos os agentes de combate às endemias, que lidam no dia a dia com atividades para prevenir e controlar a proliferação do mosquito”, esclareceu a diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino.

Silvana explanou sobre todos os estágios da doença – sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção – detalhando as fases aguda, subaguda e crônica e a importância da notificação. “A notificação da doença é de extrema importância para atuação da Vigilância Epidemiológica. Após o registro de um caso suspeito de imediato as ações se iniciam, não deixamos para agir só depois do resultado do exame laboratorial”, esclareceu.

Para Manoel Batista, ACE há 15 anos, o momento foi para reforçar o conhecimento. “Algumas informações eu já sabia, mas a explicação foi bem mais detalhada o que proporcionou maior conhecimento da doença e do mosquito”, afirmou.   

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Com uma receita de família, a estudante de direito Fernanda Falcão decidiu iniciar um negócio inovador em Petrolina: a produção artesanal de licor de marula – fruta originária da África. A bebida – Marula do Vale – é densa e tem um sabor que fica entre as clássicas Amarula e Bailey’s.


“Em virtude das festas de fim de ano, em que bebidas quentes e doces são sempre a pedida para acompanhar os pratos típicos da ceia, decidi produzir algumas garrafas e vender entre amigos e familiares. A quantidade inicial logo se esgotou e pensei que seria um bom modelo de negócio. Já estamos comercializando no Taberna [Galeria Portinari, Centro de Petrolina] e estamos fechando parcerias com cafeterias e alguns estabelecimentos da cidade”, contou Fernanda.

A jovem contou que precisa trazer a fruta do Mercado Municipal de São Paulo e que na elaboração, dispensa conservantes. “Esse cuidado e o calor um tanto excessivo de nossa região fez com que eu estimasse a validade do produto em 4 meses, porém em casa tenho uma garrafa que já dura anos em perfeitas condições, só que mantida sob refrigeração”, contou.
 
A Marula do Vale está disponível em garrafas de 350 ml e 50 ml. Uma boa sugestão de consumo é misturar com café preto, sem açúcar, expresso ou coado. 
Blog Gastrô No Vale
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Os Agentes de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Petrolina estarão neste domingo (21) em Rajada e localidades vizinhas para vacinar cães e gatos contra a raiva. Os profissionais realizarão a vacinação de forma itinerante a partir das 8h.

“Como os agentes vão passar pelas principais vias das localidades é importante que os proprietários dos animais que ainda não foram imunizados estejam atentos a visita dos profissionais”, alertou a diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino. A campanha já foi realizada em 13 comunidades da área rural e 53 bairros da área urbana. Ao todo, 25.064 animais entre gatos e cães já foram vacinados, o que equivale a 67% do público-alvo imunizado.

A campanha também acontecerá nos dias 19, 20, 22 e 23, respectivamente, nos bairros Areia Branca; Maria Auxiliadora e José e Maria, este receberá as visitas nos dois últimos dias, 22 e 23/12. Somente no bairro Maria Auxiliadora a visita casa a casa será a partir das 8h, nos demais é a partir das 14h.

Texto: Gabriella Moura
Política
19 de Dezembro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Representantes da construtora SERTENGE e da Caixa Econômica Federal se reuniram, na manhã  desta quinta-feira (18), com o Prefeito Julio Lossio e o Secretario Extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, com o objetivo de buscar meios para garantir o abastecimento de água para as 1.444 unidades habitacionais do Residencial Monsenhor Bernardino, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida.

A construtora relatou que  a Compesa, que é a empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água na cidade, já tinha  conhecimento de todo o cenário da ampliação do abastecimento e concedido uma resposta positiva para a realização do serviço. No entanto, às vésperas da entrega das casas,  a empresa informou que não haveria capacidade técnica para atender a demanda.

Diante disso, o prefeito Julio Lossio resolveu intervir para concretizar  o abastecimento de água  na conclusão desse grande empreendimento habitacional. “ Esperamos que as  famílias que mais necessitam desfrutem das novas moradias o mais rápido possível,  essa é mais uma vitória da nossa administração e vamos agilizar o andamento das obras, para que logo possamos entregar mais moradias à população de Petrolina”, comemorou o prefeito Julio. Na ocasião, o gestor do Município também discutiu as intervenções no esgotamento sanitário.

Ascom Prefeitura Petrolina
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

As famílias que recebem o beneficio do Bolsa Familia ganharam novo prazo para fazer a Revisão Cadastral de 2014. 

Os beneficiário do Programa tem até o dia 16 de janeiro de 2015 para realizar a revisão. Aqueles que não cumprirem o novo prazo terão seus benefícios bloqueados em fevereiro. 
Vale ressaltar que para fazer a atualização do cadastro do Programa Bolsa Familia, o beneficiário poderá procurar o CRAS de sua Localidade/Bairro ou ainda a Secretaria de Cidadania que agora está em novo endereço na Rua Santa Cecília, nº 35 no Centro, bem próximo ao estádio e da Casa Geriátrica de Petrolina. 

Petrolina conta com nove (09) CRAS que estão nas localidades/bairros de: 
João de Deus Rua 12 s/n-(Próximo a  igreja católica); 

Rio Corrente Rua 11 s/nº na nova Praça de Esporte e Cultura; 

Fernando Idalino Bezerra Rua 05, Nº 70; 

Dom Avelar Rua do Sentimento,Nº 121; 

José e Maria Av. Principal S/Nº; 

Izacolandia Rua da Caixa D'agua S/N; 

Uruás Rua Principal s/n; 

Rajada Rua Vaz Filgueira, Nº 180; 

Projeto SNC N-7 Rua C , Nº 126. 

Texto: Cauby Fernandes/ASCOM- CIDADANI

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), realiza a operação especial ‘Papai Noel’ desde o dia 8 último, com o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos que comercializam brinquedos e luminárias natalinas (pisca-pisca e tipo mangueira). A ação acontece em Salvador e interior do estado, por meio das oito Agências Regionais, até esta sexta-feira (19). "A principal dica aos consumidores, no caso de brinquedos, é a atenção ao Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, um atestado de que o produto passou por testes de qualidade e atende aos requisitos estabelecidos na regulamentação, quanto à segurança, saúde e proteção ao meio ambiente”, explica o diretor de Regulação e Mercado do Ibametro, Edson Sales. 

Em relação às luminárias, ele adverte que "devem estar em conformidade com o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas e ostentar, na embalagem, as informações obrigatórias em língua portuguesa. É fundamental que os produtos sejam adquiridos em estabelecimentos legalizados, o que permite a nota fiscal da compra, uma garantia ao consumidor para qualquer reclamação posterior”. 

Brinquedo Seguro 

Os ensaios em brinquedos são realizados por laboratórios acreditados pelo Inmetro, com a avaliação de itens de segurança, como impacto e queda (partes cortantes e pontiagudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca e engolidas); tração (risco de queda em ponta perigosa); químico (metais nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de propagação do fogo); e ruído (níveis dentro dos limites estabelecidos pela legislação para a faixa etária). As luminárias natalinas devem ser fabricadas atendendo aos requisitos estabelecidos na regulamentação, incluindo a forma correta de uso.

Penalidades ao comércio 

Em relação aos produtos que não atendam aos requisitos estabelecidos na regulamentação vigente colocados no comércio, o Ibametro alerta que o comerciante estará sujeito à interdição ou apreensão do produto e aplicação de multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. O consumidor pode denunciar estabelecimentos e produtos suspeitos para a ouvidoria do órgão pelo telefone 0800 071 1888.

Secom Bahia Imagem da Internet
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (18), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), reinaugurou a Ala de Pediatria que estava passando por reforma estrutural. Na oportunidade, em homenagem, a Unidade de Internação Pediátrica recebeu o nome o pediatra e consultor do HDM há cinco anos, Ruben Schindler Maggi. A Pediatria do HDM, além da estrutura, aumentou o número de leitos e agora possui 59. O Berçário Externo, que também faz parte da pediatria, onde são assistidas crianças prematuras, também recebeu mais leitos, passando para 15. A ocasião foi prestigiada pela Superintendência Geral  do IMIP Hospitalar, a Direção do HDM, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da unidade.

“Gostaria de agradecer pela parceria e dedicação à humanidade que Ruben tem de tratar o próximo e aos pacientes. A gente não poderia deixar de eternizar esse nosso agradecimento com essa homenagem para que fique registrado na memória, o bem que ele trouxe para essa Unidade de Saúde”, declarou Superintendente Geral  do IMIP Hospitalar, Ana Cláudia Meirelles.

O superintendente do HDM, Marcelo Marques, destacou o ato como forma de agradecimento aos serviços prestados pelo homenageado. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, porque conseguimos concluir a reforma da enfermaria pediátrica e prestarmos esta homenagem de colocar uma placa no setor com o nome do Dr. Ruben para agradecer um pouco ao muito que ele que ele vem fazendo pela instituição e pacientes”, disse.

“Agradeço tudo isso, tenho uma sensação muito especial por que vocês fazem parte da minha família, porém sobre tudo, quero destacar o esforço de todos para colocar o funcionamento do hospital de maneira qualificada e dizer que essa homenagem é para vocês que estão aqui no dia a dia lutando para o bom andamento do serviço prestado pela instituição”, pontuou o homenageado, Ruben Schindler Maggi.

Ruben Schindler Maggi

É graduado em Medicina e residência em Pediatria pela Universidade do Chile, especialização em Pediatria pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Atualmente é Pediatra do IMIP. Atua como consultor sênior de Pediatria do Hospital Dom Malan e no Ministério da Saúde consultor e médico do programa de saúde indígena.

Eudes Sampaio Ascom HDM
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através da Unidade Acadêmica de Educação à Distância (UNEAD), vai abrir inscrições no período de 22 de dezembro de 2014 a 30 de janeiro 2015 para os cursos profissionalizantes gratuitos do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Telecentros.BR. A iniciativa é fruto de um convênio entre a UNEB e o Ministério das Comunicações. 

Serão ofertados sete cursos, nível médio-técnico, na modalidade à distância: Programador de Sistemas, Operador de Computador, Gestão em Tecnologia da Informação, Técnico em Design de Web, Gestão da Comunicação e Responsabilidade Social, Comunicação Social e Cidadania Digital e Comunicação e Linguagens Midiáticas. 

As inscrições podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico www.campusvirtual.uneb.br.

Ascom Uneb
Política
19 de Dezembro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

O Instituto de Saúde Integral – ISI/BA, conveniado ao Programa Bahia Acolhe, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, iniciou nesta quarta-feira (17), o Seminário de Formação e Assessoria para Agentes Públicos que trabalham diretamente no atendimento à população em situação de rua, com carga horária de 20h. O evento acontece até esta sexta-feira (19), no auditório do Colégio Tableau. O objetivo do seminário é qualificar as ações socioassistenciais nos processos de encaminhamento e acompanhamento aos diversos serviços públicos, como forma de possibilitar a este público, o resgate de sua cidadania assegurando os seus direitos sociais. “O Instituto atua em 12 municípios da Bahia e em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras, está realizando a formação e informação dos profissionais da assistência social, saúde, segurança pública, habitação e educação. Juazeiro é um município referência, no que diz respeito à atuação do Centro Pop, que em um ano de implantação, está desenvolvendo um excelente trabalho com as pessoas em situação de rua”, evidenciou a técnica do ISI-BA, Patrícia Andrade. 

Em Juazeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDIS realiza ação direcionada a pessoas que vivem nas ruas através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua – Centro Pop. No mês de novembro, o Centro atendeu mais de 150 pessoas, com alimentação, higienização, atendimento psicossocial e assistência social. A população em situação de rua é resultado do contexto de desigualdades sociais que caracterizam um sistema de violação de direitos, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e inexistência de moradia convencional regular, sendo compelidas a utilizarem a rua como espaço de moradia e sustento. A coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Lúcia Pereira, emocionou os profissionais com um depoimento pessoal sobre como ela conseguiu sair das ruas e transformar a própria vida. 

De acordo com Célia Regina Carvalho, secretária da SEDIS, a parceria com o ISA é de fundamental importância para o fortalecimento da proteção básica. “A orientação do prefeito Isaac é de fortalecermos cada vez mais o trabalho junto às pessoas em situação de rua. Além da implantação do Centro Pop, inaugurado em dezembro de 2013, este ano realizamos o Seminário o Crack é Possível Vencer, a Guarda Municipal adquiriu equipamentos que está contribuindo para a abordagem e monitoramento da população de rua, e conseguimos contemplar três famílias que moravam nas ruas de Juazeiro no Programa Minha Casa Minha Vida. O próximo passo, é a implantação da Casa de Acolhimento”, destacou Célia Regina.

Emanuelle Lustosa/SEDIS
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

O Ministério Público estadual e o Ministério Público Federal firmaram na tarde de hoje, 18, no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, protocolo de intenções cujo objetivo é unir esforços para melhorar a qualidade da educação básica no estado. Assinado pelo procurador-geral de Justiça Márcio Fahel e o procurador-chefe da Procuradoria da República na Bahia, Pablo Coutinho, a parceria estabelece a implantação do projeto ‘Ministério Público pela Educação’ (MPEDUC) nos municípios baianos, mediante a atuação conjunta de promotores de Justiça e procuradores da República.

Com a assinatura do protocolo, foi criado o Grupo Interinstitucional de Apoio à Execução do projeto na Bahia. Serão priorizados os municípios e/ou escolas que apresentam os mais baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb). “Registro a importância deste momento de o MPF e o MPE somarem esforços para assegurar um direito fundamental do cidadão, que é a educação”, afirmou o procurador-chefe Pablo Coutinho.

Foto: Humberto Filho/Cecom-MPBA
Esporte
19 de Dezembro / 2014 às 10:00 | 3 Comentários

Camisas do Jogo Solidário e o torcedor Ricardo ao lado de Petros e Nixon no embalo para o jogo dia 26.

Dia 26 de dezembro, sexta-feira da próxima semana, às 18:30h, no Estádio Adauto Moraes acontecerá o "Jogo Solidário" contando com presença e participação de Daniel Alves (Barcelona), Nixon (Flamengo) e Petros (Corinthians). Os ingressos antecipados estão à venda no Estádio Adauto Moraes ao valor de R$ 5,00. A arrecadação total será destinada a três instituições carentes do nosso município escolhidas pelos atletas. Vamos prestigiar e ajudar a quem mais precisa. Após o jogo haverá festa no Armazém Café com o mesmo propósito reunindo as bandas Ney Alves/Forró na hora, Forró do Ferroado e Swing Samba. Ingressos também ao valor de R$ 5,00. 

Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 09:45 | 4 Comentários

Diretores dos blocos em entrevista recente ao programa Geraldo José na Transmérica FM


Depois de comunicar na imprensa que os blocos que fazem parte da ABTJ não irão mais fazer parte do Carnaval de Juazeiro 2015, grupo enviou um comunicado explicando a decisão. Veja na íntegra abaixo:

Aos Associados, aos responsáveis pelo Carnaval e a todos aqueles que gostam de Carnaval.

A ABTJ – Associação de Blocos de Trio e Corda de Juazeiro-Ba, em nome de todas as entidades a ela associada: Bloco Batata, Bloco Carreta, Bloco Rural, Bloco Opass, Bloco AMIGO&CIA, Bloco As Poderosas, Bloco Cupido, Bloco Pinico, Bloco Recordar é Viver, Bloco Cabaré das Ilusões, Bloco Aula Vaga e Bloco Pimentinha; Em respeito primeiramente aos foliões, que são os atores da maior festa brasileira, aos proprietários de rede hoteleira e restaurantes, aos seguranças e cordeiros que contam com a renda proporcionada a nossa ida nas ruas; aos Patrocinadores que são nossos parceiros de longas datas, às autoridades politicas e de segurança que proporcionam as condições para o extravasamento da alegria que levamos para a avenida; aos admiradores do Carnaval, que contam com nossa presença, nos seguem, aplaudem, dançam, torcem e em respeito ao povo de Juazeiro; temos a ingrata tarefa de comunicar que nenhum dos blocos que compõem esta Associação irá às ruas no Carnaval de 2015, pelas razões que a seguir expomos, esperando a compreensão e o apoio de todos:

A falta de diálogo proveitoso e frutífero entre esta entidade e a principal promotora da festa, a PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BA. A ABTJ, até o lançamento oficial do Carnaval, não tinha conhecimento dos patrocínios e nem programação que contemplasse a saída de todos os blocos;

A drástica redução para dois dias, efetivos do carnaval antecipado, que impossibilita atender a todos o nossos associados; seja por espaço na avenida, seja pela dificuldade e custo para se mobilizar todas as atrações nesse tempo exíguo;

O esvaziamento dos Blocos por parte dos foliões, denotando a necessidade de se reinventar o modelo de apresentação dos Blocos de corda e trio;

O custo elevado das atrações, coberto anteriormente pelo repasse dos patrocinadores da iniciativa privada; hoje concorrido de forma desleal pelo poder publico municipal;

Principalmente, a firme convicção dentre os dirigentes de nossas entidades associadas, de que, com todo esforço, não iriamos oferecer um Carnaval a altura da expectativa do folião que está do lado de dentro de nossas cordas ou do indispensável folião que, fora de nossas cordas, acompanha, vibra e traz para a rua o complemento essencial as festas que nunca esqueceremos.

Por todas estas razões, cada uma indissociável da outra, os Blocos integrantes da ABTJ não irá as ruas neste ano de 2015. 

Continuaremos dispostos a conversar, a sugerir e a opinar sobre o Carnaval, oferecendo nossa experiência e esperando que os organizadores do Carnaval de Juazeiro nos vejam como parceiros, capazes de saber o que é melhor para a sobrevivência e excelência desta festa, que aos cem anos, não precisava ser reinventada, mas sim, aberta as diferentes formas propostas por todos que dela queiram participar. 

2016 é Carnaval de novo e a ABTJ, mais uma vez, de público e em alto e bom som, se oferece como participante e parceiro. Que as dificuldades, o roteiro, o patrocínio, as atrações, o espaço e o tempo sejam sempre decididos de comum acordo. Ai sim, para fazer renascer a alegria, estaremos na avenida.

Juazeiro-Ba, Terra da Alegria, 18 de dezembro de 2014.

LUCIANNO CARDOSO 
Presidente do AMIGO&CIA

Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 09:25 | 8 Comentários

Aconteceu, nesta quinta-feira (18), o lançamento da edição de 2014 da revista da "Feijoada do Dadau", evento bastante conhecido e querido por muita gente da região. O acontecimento foi no Grande Hotel, em Juazeiro, e teve como convidados a imprensa, patrocinadores e pessoas que, de alguma forma, fizeram e fazem parte da festa, que acontece todos os anos, há 15 anos.

Em um ambiente alegre e descontraído, ao som de samba, axé e MPB - que têm tudo a ver com a Feijoada do Dadau - os convidados puderam saborear um delicioso buffet, regado a vatapá, acarajé e quitutes. Ao mesmo tempo, os visitantes puderam conferir como ficou a edição deste ano da revista da Feijoada, que traz diversas fotos das pessoas que participaram do evento em 2014. E não faltaram elogios. A produtora agrícola, Roberta Costa, esteve no evento e comentou: "Eu adoro (a revista), porque toda vez que eu estou folheando, eu estou me procurando e procurando fotos dos meus amigos também (risos)", afirma. O produtor de moda, Beto Binga, também aprova a ideia. "Eu acho importante, porque na revista tem o registro de tudo o que aconteceu, e é maravilhoso porque passa na cabeça da gente tudo o que a gente viveu no dia da Feijoada", ressalta.

Dadau Barbosa, idealizador da Feijoada do Dadau, acrescenta e diz que a revista, que já está em sua 5º edição, é uma forma de recordar os bons momentos vividos na Feijoada, que acontece em uma época do ano tão querida pela maioria das pessoas. "O intuito da revista é dar retorno aos patrocinadores, agregando suas marcas, mostrar às pessoas, que vão ao evento, as fotos, rememorar um momento tão bacana", declara.

A edição de 2015, da Feijoada do Dadau, que será no primeiro dia de fevereiro, irá contar com a banda Harmonia do Samba que, segundo Leonardo Lustosa, parceiro de Dadau Barbosa na realização da Feijoada, afirma que o cantor Xanddy se encantou com a proposta do evento e pretende participar mais vezes.

Leonardo Lustosa também comenta sobre alguns erros cometidos na última Feijoada do Dadau e afirma que, em 2015, os desacertos serão reparados  "No ano passado, ficamos carentes na parte da estrutura física da Feijoada, mas este ano já tratamos de corrigir tal defeito para o ano de 2015; Sabemos do que está deficiente e vamos corrigir", afirma. 

Espaço do Leitor
19 de Dezembro / 2014 às 09:00 | 17 Comentários

CARNAVAL, DOCE ILUSÃO. DÊ-ME UM POUCO DE MAGIA, DE PERFUME E FANTASIA. E TAMBÉM DE SEDUÇÃO... (Silas de Oliveira)

Desde o ano de 1992 que acompanho a ação destrutiva provocada pela infeliz idéia de se trazer para Juazeiro um modelo de carnaval soteropolitano, e com eles os famigerados Blocos de Trio e Corda.

É preciso que se saiba antes: JUAZEIRO INICIOU O CARNAVAL DE RUA ANTES DE SALVADOR! (isso quem diz não sou eu. São os documentos históricos da Fundação Pedro Calmon). Tradição do povo brasileiro, o Carnaval é um dos pilares culturais fundadores da forma de ser do país. Em Juazeiro não se faz diferente. Com seus entrudos inesquecíveis, suas Escolas de Samba luxuosas, seus Clubes tradicionais e a alegria inconteste de seu povo, foi o carnaval de nossa cidade seguindo seu curso. Comunidades inteiras tinham como mobilizar uma economia informal que lhes dava sustento e gerava renda. Costureiras, mecânicos, torneiros, carpinteiros, músicos, eletricistas e tantos outros profissionais eram absorvidos por esse mercado importante em nossa cidade.

Os bairros tinham seus grupos de foliões, com suas fantasias originais, disputavam entre si quem teve a maior criatividade em alegorias. Havia também os Clubes Carnavalescos! Quando o carnaval de rua descansava, os clubes com suas orquestras atacavam de frevo, sambas, marchas e sacavam de todo o arsenal disponível para o divertimento das pessoas que brincavam até o sol raiar. Em 1985 a revista VEJA publicou que Juazeiro tinha o quinto melhor Carnaval do Brasil! O Carnaval de rua era para o povo! E os dos clubes também. Não havia distinção de pobres e ricos, brancos e negros nem segregação... não existia “APARTHEID MOMESCO”.

Eis que chega o ano de 1992. Juazeiro então resolve dar um passo errado na direção de sua maior festa popular. Começou com um bloco. Tímido, com apenas integrantes de uma elite que pensava estar fazendo um grande negócio se isolando dentro de cordas enquanto de fora o povo observava aquilo com alguma desconfiança. Mas a coisa foi ficando séria quando o modelo excludente e canibal foi incluído como formato oficial em Juazeiro. Estava consolidado o maior crime efetuado contra o Carnaval nessa cidade.

O interesse econômico desenfreado, fatias contratuais de cervejaria são objeto de batalhas (para não dizer chantagem política) constantes entre os blocos contra o Poder Público, aumento da criminalidade no período pré-carnavalesco (indicativo da Segurança Pública em todos os anos desde o advento dos blocos de corda e trio), pois os preços dos “Abadás” são altos para o poder aquisitivo da maioria da população. Inclusive o argumento de que dentro do “bloco” se tem mais segurança, é uma afronta à Segurança Pública! Um argumento tão esdrúxulo que com o passar dos anos foi se transformando em “conforto para o folião”. Mas essa não é a verdade. A verdade é que esses blocos segregam nossa comunidade, repartem o Carnaval em dois segmentos: DENTRO E FORA! Eles foram responsáveis por uma falsa percepção de “status” que sofremos 23 anos para despertar ao sentido óbvio dos acontecimentos e começarmos a nos libertar. Que magia e criatividade podem ter em envelopar as pessoas todas vestidas nas mesmas fardinhas que substituíram a possibilidade das pessoas exercerem livremente sua estética carnavalesca? Que ilusão é essa a que acometeram tantas pessoas, ludibriando seus sentidos coletivos, e aprisionando-as em cordas? Restringindo seu raio de ação e divertimento enquanto a real alegria estava por fora dos grilhões, na rua, com o povo... Que sedução existe em ficar olhando de dentro para fora das cordas uma imensidão de pessoas querendo estar no mesmo lugar que você sem poder?

Toda uma economia auto-sustentável de milhares de famílias foi derrotada por interesses particulares. Onde havia progresso, estímulo profissional, trabalho e esperança, virou nada em detrimento dos interesses dos blocos de trio e corda representados por seus proprietários. Ano passado em Salvador os artistas exigiram e fizeram com que as cordas caíssem por terra aos pés dos foliões! Ouve-se pela boca dos donos de blocos: “o que será do carnaval de Juazeiro sem os tradicionais blocos?” refuto sem pestanejar: tradicionais eram as Escolas de Samba e as Batucadas com 78 (setenta e oito) anos de dedicação contra 23 dos blocos de trio e corda. De que lado está a tradição pergunto? Tradição segundo a melhor doutrina significa: continuidade ou permanência de costumes ou valores. Pergunto novamente: onde está a tradição? Em 78 anos ou em 23? Devemos concordar que reduzir o poder de alcance do Carnaval de Juazeiro ao ponto de questionar qual seu futuro mediante a ausência blocos de corda e trio é uma piada!

Devemos sim repensar o modelo de Carnaval que queremos dentro das perspectivas que podemos. Todo passo adiante requer por natureza intrínseca, uma avaliação do passado. Quantos tem coragem de fazer mea culpa e enfrentar as teses fundamentais para o prosseguimento? Quantos serão capazes de abrir mão da chamada “indústria do carnaval“ em detrimento ao significado maior da expressão popular e cultural que compreende nossa raiz primordial? Será que ficou tão distante da realidade a percepção para os que se dizem carnavalescos, de que o carnaval é uma manifestação popular? Que para nos termos aqui os artistas do “establishment”, outros 5.769 municípios não os tem e fazem seu Carnaval da mesma forma, com o povo brincando e se divertindo? Os blocos de trio e corda não podem arrogar para si o monopólio da folia. Esse poder pertence a totalidade dos foliões, que pela natureza da lógica separatista dos blocos, deve estar segregada em dentro e fora das cordas. BASTA!

“Bandeira Branca amor. Não posso mais. Pela saudade que me invade eu peço paz”

Obs: esse texto não trata de pessoas, e sim, de conceitos.

Frederico Pontes, mais um folião juazeirense.

Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

Instrutores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Irecê, estão há dois meses sem receber seus pagamentos. Além disso, todos os supervisores, coordenadores e pessoal de apoio do campus do IFBA, que gerencia os cursos do programa do Governo Federal, também estão na mesma situação. De acordo com o diretor do campus, Robério Rocha, o problema pode ficar ainda pior, já que todos podem entrar o ano novo sem receber suas remunerações. “Espero que não aconteça, mas pode ser que termine o ano e ninguém receba”, disse ele, esclarecendo que os instrutores são bolsistas e não assalariados. Por conta dos atrasos, o diretor Robério Rocha afirma estar receoso em abrir novas turmas em 2015 e pretende abrir uma enquete pública para ouvir a população sobre a continuidade dos cursos. Em Irecê, este ano, foram oferecidos cerca de 90 cursos de qualificação profissional através do Pronatec. (Irecê Repórter)  

Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

O Escritório Regional da JUCEB em JUAZEIRO em e-mail ao Blog informa aos seus clientes o horário de funcionamento no Período Natalino. A entidade pede que observem os processos que estão em exigências, para não perder o prazo de trinta dias.

Nos dias 29 e 30 os sistemas da JUCEB e RECEITA FEDERAL entrarão em atualização, e por isso, a entidade sugere que observem as mudanças que serão executadas através dos sites dos referidos Órgãos.

EXPEDIENTE ESCRITÓRIO REGIONAL DE JUAZEIRO

19.12 Recepção de Processos para Análise em Juazeiro (09:00 as 12:00 das 14:00 as 16:00hs)

22.12 Devolução de Processos Aprovados/Exigências (09:00 as 12:00 das 14:00 as 16:00hs)

23.12.14 a 04.01.2015 Recesso

Qualquer dúvida entrar em contato com (74) 3611-0227

Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 07:29 | Nenhum Comentário

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, emitiu recomendação, na última terça-feira, 16, para que a Prefeitura de Jacobina suspenda imediatamente ações administrativas de licenciamento ambiental até que o Município estruture adequadamente, conforme as previsões legais, os órgãos ambientais competentes. Foi recomendada também a suspensão das licenças ambientais concedidas em desacordo com a lei. O promotor recomendou ainda à Prefeitura que encaminhe ofício à Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) solicitando que o Estado exerça a competência supletiva para o licenciamento dos empreendimentos e atividades de impacto local, até que o órgão de execução da Política Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Ambiente sejam estruturados e capacitados.

Segundo o promotor Pablo Almeida, relatório analítico elaborado pela Câmara Temática do Sistema de Meio Ambiente do Centro de Apoio do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) identificou graves irregularidades nos procedimentos de licenciamento ambiental realizados pelo Município de Jacobina, das quais destacam-se a falta de estrutura técnica apropriada para realizar as atividades de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental e a expedição de licenças eivadas de vícios. 

Cecom/MP
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro comunica que no próximo domingo, dia 21, o comércio de Juazeiro funcionará das 9 às 15 horas. Dia e horário deverão ser cumpridos por todos os comerciários, haja vista a troca pelo dia 19/06 (Corpus Christi), sem direito a remuneração extra ou quaisquer outros tipos de compensação.

O trabalho no próximo domingo é apenas uma reposição da folga ocorrida em junho deste ano e acordada entre os Sindicatos dos Comerciários e o Patronal. As empresas que decidirem fechar, não estarão impedidas de fazê-lo se assim desejarem, mas é um direito do empregador ter seus funcionários à disposição no próximo domingo, conforme horário supracitado.

Ascom CDL de Juazeiro
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 06:28 | Nenhum Comentário

Com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco – NUSF do Ministério Público do Estado da Bahia-MPE lançou nesta quarta-feira, 17 de dezembro, no Centro Administrativo da Bahia, o livro “Velho Chico – A Experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia – FPI”. Organizado pela promotora de Justiça Luciana Khoury, e pela técnica administrativa do MPE Priscila Araújo Rocha, a publicação traz a memória dos 12 anos de ações do FPI no território baiano da bacia do rio São Francisco. Em mais de 400 páginas, o livro revela, por meio de fotos, gráficos e textos, o trabalho de fiscalização de ações ilegais, conflitos socioambientais, entre outros. 

Ao todo, foram 33 edições das expedições do FPI em 115 municípios e 2.500 empreendimentos visitados, além de 34 audiências públicas e mais cursos e encontros com a temática ambiental. As fiscalizações reúnem cerca de 19 órgãos de defesa do meio ambiente, como os Ministérios Públicos do Estado, da União e do Trabalho, Secretarias de Meio Ambiente, Ibama, Funasa, agentes policiais, além de entidades que representam a sociedade civil e os moradores da bacia. Há dez anos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF participa da FPI com recursos humanos e materiais. 

Durante o lançamento do livro foi destacado o fundamental apoio do CBHSF, tanto para a realização das fiscalizações preventivas, como para o lançamento do livro. “O Comitê do São Francisco chegou com força e disposição para apoiar as ações da FPI e expandi-la, inclusive para outros estados da bacia, como é o caso de Alagoas, que há dois anos realiza ações semelhantes. A contribuição do CBHSF é fundamental, não só com recursos, mas principalmente com ideias e proposições”, ressaltou a promotora de Justiça Luciana Kroury, que coordenada o Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco no MPE.

“O livro é um testemunho de uma ação importante, que prova a eficácia da cooperação entre os diversos órgãos que atuam na bacia do São Francisco, seja poder público, instituições privadas e sociedade civil. A FPI é uma quebra de paradigma que rompe com uma lógica do corporativismo e do isolamento de cada um em seus interesses. O Comitê acredita nessa ação de cooperação coletiva e queremos expandir para toda a bacia”, destacou Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF. Também estiveram presentes ao lançamento o secretário do CBHSF Maciel Oliveira, a diretora da agência delegatária Peixe Vivo, Ana Cristina Silveira, e o superintendente de Planejamento Ambiental da Bahia, Edison Ribeiro dos Santos que representa a da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – Sema no CBHSF.

Ascom CBHSF
Variadas
19 de Dezembro / 2014 às 06:00 | 1 Comentário

O secretário de Saúde de Juazeiro Cassio Garcia reiterou na tarde desta quinta-feira (18), durante entrevista ao Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM, a suspensão de um antigo convênio com o hospital Promatre, com parecer do Ministério Público Federal que autoriza a Prefeitura de Juazeiro a contratar serviços em outras unidades particulares.

O Superintendente da Promatre Pedro Borges Filho informou ao Blog que essa era “mais uma forma de retaliação do governo para com a nossa unidade hospitalar”, e que desconhecia a recomendação do MPF “isso é pernicioso à saúde do cidadão juazeirense e da região. O que eu conheço é um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, que o secretário não cumpriu o que assinou com o Ministério Público. O que eu conheço é a ação da Secretaria da Saúde que está retendo verbas carimbadas como o IAC (Incentivo a contratualização) que o Ministério da Saúde manda todo mês para a Promatre. Nós temos a informação precisa de que esta verba carimbada está sendo enviada e em dia na conta da prefeitura. São em torno de R$ 2 milhões e 800 mil reais que a Prefeitura recebeu e não repassou para a Promatre”, declarou Pedro Filho.

Cassio Garcia negou a informação e garantiu que a Prefeitura pagou mais de R$ 11 milhões de reais referente aos serviços executados.

“Estamos repassando sim, e pagamos em relação ao que a Promatre produziu. A discussão é que não temos contrato, a Promatre está se recusando a assinar o contrato desde fevereiro. Ela (Promatre) quer a manutenção de um valor de R$ 450 mil reais, aonde a produção da urgência e emergência chaga a um valor menor”, informou Cassio.

O secretário apresentou dados, disponíveis no site do Ministério da Saúde, que comprovam o repasse anual para a Promatre. Em 2009, o hospital recebeu o valor de R$ 400 mil reais, em 2010 o valor foi de R$ 329 mil reais. Em 2011 recebeu cerca de R$ 260 mil reais anual; em 2012, o valor de R$ 222 mil reais. Em 2013, o valor foi de R$ 121 mil reais e em 2014, a Promatre recebeu R$ 52 mil reais até o momento.

“A Secretaria quer pagar de acordo com o atendimento e serviço prestado. A população não está recebendo o serviço. Estamos dialogando e fizemos encontros para encaminhar o contrato. Não vamos mais pagar pelos serviços que não vem sendo realizado”, disse Cassio Garcia.

O secretário informou ainda, que os serviços de cardiologia estão mantidos na Promatre.

Espaço do Leitor
18 de Dezembro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Uma letra de música bastante conhecida diz: “Quem nunca sonhou ser um jogador de futebol”? Foram os ingleses que trouxeram a arte de jogar bola para o Brasil. Inicialmente algumas pessoas acharam que esse projeto esportivo não daria certo. Pensaram erradamente, pois essa mania pegou e ninguém consegue mais viver sem uma partida de futebol.

O início realmente foi um tanto difícil em alguns aspectos. Existia um forte preconceito com o jogador de futebol. Namorar um craque da bola era carregar uma cruz. A profissão de jogador não era bem vista, achavam que não tinha futuro. Quem passou por essa situação vexatória sabe do que estou falando. As pessoas olhavam com ar de censura, só o amor superava dificuldades e encontravam forças para resistirem tamanha discriminação. Contudo, aquele tempo de incompreensão e deboche passou.

Hoje, quem não quer que sua filha namore ou case com um jogador promissor? Uma profissão que era objeto de escárnio passou a ser nos dias atuais a mais cobiçada e atraente. Qual a criança que não deseja ser um grande jogador de futebol? Sem dúvida, é o sonho de consumo dos pais. Ser um astro da bola é uma das maiores realizações de um garotinho. Esse desejo de conquista é tão forte que ultrapassa os próprios interesses pelos estudos. Ademais, astros da bola como Pelé, Zico, Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Dinamite, Bebeto, Maradona, Kaká, Zidane, Júnior, Adílio, Rivaldo, Messi, Neymar e tantos outros que fizeram e fazem histórias, inspiraram uma geração de craques com a magia e sutileza do seu futebol arte.

Vejam que ironia: uma cidade do interior da Bahia, conhecida especificamente por Juazeiro, nome que deriva de uma árvore, revelou atualmente três jogadores, dois a nível nacional e o outro a nível mundial, na Europa. O jovem Petros joga no Corinthians, Nixon no Flamengo e o Daniel Alves no Barcelona. Mas, por que será que Juazeiro da Bahia se destaca em revelar craques e a cidade de Petrolina, apenas separadas por uma ponte, praticamente fica no anonimato? Será que é por que não gostam de futebol? Claro que não é isso, tanto é que tínhamos dois representantes nossos no campeonato pernambucano e, num abrir e piscar de olhos as equipes sumiram.

Cadê os jogadores de Petrolina? Acredito que nessa cidade também existem craques que precisam de uma oportunidade ou que, as oportunidades bateram à porta, porém, foram desperdiçadas. Particularmente, conheci alguns que tiveram o privilégio, mas infelizmente não tiveram a ousadia e coragem de levar adiante o sonho. O Nixon teve mais do que tudo, a força e a inspiração do pai. Cá para nós, o pai dele sabia fazer gols. Tal pai tal o filho.  Esse jovem talentoso foi um dos destaques da situação do Flamengo do Brasileiro desse ano (2014). Ele foi peça importante nos momentos difíceis e fez belos gols que ajudaram os rubro-negros a saírem da confusão, como se expressa Vanderlei Luxemburgo, técnico do Clube da Gávea, ao tratar do assunto da Zona de rebaixamento. Conclusivamente, a renovação do contrato do dele por mais quatro anos, foi graças ao seu desempenho e brilhante atuação nesse ano em curso.

Quanto ao Petros, sempre elogiado quando estava em campo e dava um show, foi importante e decisivo ajudando o Corinthians na evolução do brasileirão. A história do Daniel Alves daria para escrever um livro. Como um molequinho que corria nas terras do chão vermelho lá no salitre, interior do interior, foi brilhar entre os grandes do futebol mundial? Tem coisas que só Deus tem uma explicação. Tive a grata satisfação de conversar com o senhor Domingos, pai do craque e a senhora Lúcia, a mãe. Ela nos emocionou contando do sonho desse menino, desde a tenra idade. Estiveram comigo nessa entrevista Donna Bowater, correspondente inglesa e o fotógrafo dela. Realmente um dia inesquecível para mim. Posteriormente, escrevi um artigo com o tema “quem é Daniel Alves” e foi veiculado em vários blogs da nossa região.

Agora os três jogadores fazem juntos um gol de placa: o futebol solidário no dia 26 de dezembro, com objetivo de arrecadar recursos para pessoas carentes. Parabenizo pela grandeza dessa atitude, creio que é a melhor forma de agradecer a Deus pela realização de cada um na sua vida profissional. Seria interessante que os três juntos criassem uma escolinha de futebol em Juazeiro, um grande projeto de inclusão social a fim de revelar pequenos talentos que estão por ai esperando por esse almejado sonho e oportunidade. Porque era o meu maior sonho jogar no Flamengo e não pude realizá-lo. Assim como Daniel, Nixon e Petros muito em breve conseguirão projeção internacional através do profissionalismo e atuações em seus clubes. Que Deus abençoe os três jovens mais e mais em seus anseios pessoais.

Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com)

Graduado em Matemática/ Guarda Municipal Petrolina-PE.

Variadas
18 de Dezembro / 2014 às 22:29 | 2 Comentários

Em decisão unânime, 43 desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgaram improcedente o processo que questionava a saúde mental do juiz Luís Roberto Cappio, conhecido por ter revisado processos de adoção feitos no município de Monte Santo, no sertão da Bahia, e determinado o retorno das crianças para as famílias, em 2013. O processo foi julgado na quarta-feira (17). Em entrevista ao G1 nesta quinta (18), Cappio afirmou que a decisão dos desembargadores corrigiu um erro. "Essa decisão é um exemplo de como a envergadura da magistratura baiana é maior do que se noticia ou aparenta. São magistrados honrados e que procuram fazer o melhor", argumenta. Com a decisão, o juiz retorna para comarca de Euclides da Cunha. "Nada como o tempo.  Estou em paz e sem espirito de revanchismo. Agora, é trabalhar", conclui.

Cappio destaca que o julgamento favorável às famílias de Monte Santo provocou incômodos na região e inflamou uma série de denúncias, inclusive de ter sofrido um incidente de insanidade mental. "Depois que decidi por Monte Santo desagradei pessoas, entidades, institutos e grupos de apoio à adoção. Essas pessoas levantaram boatos - aquela coisa de ouvi dizer -, e questionaram a minha conduta profissional. Naquela época, poucos desembargadores me conheciam e as injúrias apresentadas de forma orquestrada serviram para induzir ao erro", afirma o juiz. Cappio foi afastado das atividades em abril de 2013. Em outubro do mesmo ano, o TJ-BA decidiu pelo retorno do magistrado às atividades, mas três dias depois suspendeu a decisão.

Afastamento

O pedido de afastamento, em outubro de 2013, foi feito pelo procurador-geral adjunto do MP-BA, Rômulo Moreira, com os argumentos de que houve "indisposição" do juiz com os três promotores da comarca de Monte Santo, com serventuários da Justiça e com delegado de polícia. Além disso, ainda defendeu para a Justiça a "baixa produtividade" do magistrado.

Adoção suspeita

O juiz revisou os processos de adoções na cidade do interior baiano e apontou irregulariades, o que motivou as decisões favoráveis à família baiana. As crianças foram retiradas da cidade no mês de junho de 2011, por ordem do juiz Vitor Bizerra. À CPI do Tráfico de Pessoas, Vitor Bizerra alegou que, para a concessão, se embasou em relatórios do Conselho Tutelar e do Ministério Público do estado. Por denúncias de insegurança, a dona de casa Silvânia da Silva deixou a cidade de Monte Santo no mês de maio com seus seis filhos, cinco deles envolvidos no processo de adoção.

G1 Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Informativos
18 de Dezembro / 2014 às 22:02 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP) informa que nos dias 24, 25 e 31 de dezembro a coleta domiciliar e comercial será realizada nos horários das 7 às 13h e das 14 às 20h. No dia 1º de janeiro o serviço somente será realizado na área comercial, a partir das 10h, portanto não haverá coleta nos Bairros. A SESP solicita a colaboração de todos e desde já, agradece a compreensão.

Assessoria de Comunicação/SESP
Política
18 de Dezembro / 2014 às 21:26 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou ontem 17, o "Dia de Mobilização Social", com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a importância da participação da família na tarefa de educar seus filhos, interagindo com a escola, que precisa ser bem administrada e apresentar um projeto político pedagógico claro e eficiente. A Intenção desta mobilização foi articular as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e também refletindo sobre a tarefa dos órgãos de proteção às crianças e adolescentes no processo ensino aprendizagem. " A sociedade, nos seus diversos segmentos e entidades, precisa se unir às escolas para ações que apoiem as famílias nas áreas de saúde, assistência social, trabalho e emprego, justiça e direitos humanos", ressaltou a Secretária de Educação Dulcilene Kestering.

Outro objetivo da mobilização referiu-se a uma sensibilização sobre a necessidade de promover uma revisão do Plano Municipal de Educação, tarefa que se estenderá até maio de 2015, a fim de rever metas para os próximos dez anos. Foram apresentados os resultados do Ideb referentes ao biênio 2012 a 2013, quando a Secretária de educação, prestou esclarecimentos, compartilhou com os participantes as dificuldades e conquistas e reafirmou o compromisso da gestão do Prefeito Luiz Vicente Berti em implementar outras ações que reflitam diretamente na melhoria da educação no município.

A Advogada e professora Ione Queiroz apresentou as metas do Plano Nacional de Educação, aprovado em julho de 2014 para a comprovação e ciência. O "Dia de Mobilização Social", envolveu gestores, famílias, líderes comunitários, representantes de Ongs, Conselhos escolares e Conselhos do CAE, FUNDEB e Municipal, Conselho Tutelar, líderes religiosos, representantes dos profissionais de educação e representantes da comunidade, quando todos foram levados a uma reflexão sobre o direito que todos têm de exigir da escola um ensino de qualidade e contextualizado a realidade das crianças e adolescentes.

Ascom Sobradinho
Política
18 de Dezembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

A promotora Ana Rúbia lembrou, em audiência publica, na ultima quarta-feira (17), na Câmara de Vereadores, o Termo de Ajuste de Conduta, firmado com a administração municipal para coleta seletiva em todo o município, assumido pela prefeitura de Petrolina. Nesta audiência,  foi apresentado o projeto-piloto de coleta seletiva, que será implementado a partir do dia 5 de janeiro de 2015, no bairro Areia Branca.

A iniciativa faz parte do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Petrolina. O projeto-piloto é resultado de uma solicitação feita pelo Ministério Público em janeiro de 2013, afirmou a promotora de justiça, Ana Rúbia, durante audiência com o prefeito Julio Lossio. "No Termo, a prefeitura se compromete a elaborar o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos e, a partir daí, as pessoas vão fazer a segregação do lixo e saber qual destino dar aos resíduos. Esse é um período de aprendizagem e o projeto-piloto será feito para que a gente não repita erros. Esse é um ensaio do projeto. A prefeitura afirmou que em um ano pretende estender para outros bairros", destaca a promotora.

Segundo Ana Rúbia, a iniciativa da audiência é para fazer com que a população tome conhecimento e ajude na fiscalização do projeto. "Queremos que a comunidade fique ciente e possa fiscalizar. Hoje Petrolina não tem 1% de coleta seletiva, as pessoas precisam separar o lixo seco do molhado para que a gente possa cumprir a lei. Temos uma usina de compostagem, mas não sobra matéria-prima porque tudo é levado para o aterro sanitário", explica.

Diante da situação o prefeito Julio Lossio se comprometeu em cumprir todas as metas até o final de 2015, data final para que toda Petrolina siga o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos.

Ascom Petrolina
Esporte
18 de Dezembro / 2014 às 20:24 | 1 Comentário

Mais uma vez a pequena judoca petrolinense Júlia Grazielli Monteiro, que aos 9 anos de idade já sonha em disputar uma Olimpíada, trouxe mais uma medalha de ouro para sua coleção. No dia 06 de dezembro, Julia participou da 1ª Copa ACIAGAM de Judô, em Garanhuns (PE), e venceu na categoria Sub-11. O evento foi realizado em parceria com o SESI Pernambuco com a presença da Federação Pernambucana de Judô – FPJU.  “Fiquei em primeiro lugar em Garanhuns, recebi muita força da minha família e dos meus amigos para participar.Fiquei muito feliz com o resultado, e agora é me preparar para a próxima competição”, disse Julia.

Júlia vem conquistando colocações em campeonatos que participa, recentemente a judoca foi medalha de ouro na categoria sub-11 do campeonato Pernambucano de Judô, que aconteceu no mês de novembro em Recife. Na tarde desta quinta-feira (18), a pequena visitou o Programa Geraldo José na Rádio Transamérica para mostrar suas medalhas e agradecer pelo apoio recebido.

“Queria agradecer pela oportunidade de falar no Programa Geraldo José, agradecer ao meu pai que está sempre do meu lado, a minha mãe, meus irmãos Arthur e Gabriela, familiares e amigos. Aproveitar a oportunidade para agradecer ao senhor Edilson da Jua Ovos, no Mercado do Produtor, pelo apoio que tem me dado, e a todos os ouvintes de Juazeiro, Petrolina e Região. Desejo um feliz natal e um ótimo ano novo”, disse, emocionada. Agora a atleta vai aproveitar o período de férias para continuar treinando e se preparar para o Campeonato Brasileiro de Judô, que acontece em fevereiro.  

Da Redação Itamara Costa / Foto: Geraldo José
Variadas
18 de Dezembro / 2014 às 20:01 | Nenhum Comentário

Além de presencial, lances também foram ofertados pela internet

O auditório do Departamento Estado de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) ficou lotado na manhã de ontem (17), por conta da realização do 4º Leilão de Veículos e Sucatas/ 2014. No total foram arrematados 271 lotes, que estavam à disposição dos interessados, sendo que, 74 desses lotes foram de veículos de Salvador e os 197 restantes de veículos lotados na Ciretran de Feira de Santana.

O presidente da Comissão de Leilão do Detran-Ba, Márcio Albuquerque, agradeceu a presença de todos, e falou sobre a importância da realização do evento de forma on-line. "Essa modalidade dá oportunidade para aquelas pessoas que não podem comparecer ao evento, mas desejam ofertar seus lances e adquirir veículos ou sucatas. O leilão foi bastante concorrido, e os participantes tiveram a possibilidade de fazer ótimos negócios", salientou.

Roberto Nogueira, comerciante, participou do leilão pela segunda vez. "Há muitas vantagens em participar dos leilões. É uma boa oportunidade de adquirir um veículo com um preço bem abaixo do mercado. Fiz bons negócios aqui, vou participar de todos que forem realizados, comprei dois lotes hoje, não perco mais", disse.

O leilão foi realizado simultaneamente através do site www.brbid.com e presencial na sede do órgão. O objetivo do evento foi reduzir o número de veículos apreendidos que estão lotados em Salvador e na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Feira de Santana, pois foram ofertados veículos disponíveis nos pátios das duas cidades.

Ascom Detran
Política
18 de Dezembro / 2014 às 19:30 | 6 Comentários

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e em parceria com a iniciativa privada, está realizando o projeto de revitalização do Centro da cidade. A primeira etapa já foi concluída com a entrega do Calçadão da Conselheiro Saraiva e atualmente a população usufrui de um local para circular e fazer compras com mais conforto e segurança.

Em seguida foi iniciada a construção da Praça Barão do Rio Branco, no entorno do Paço Municipal, atendendo a uma antiga reivindicação da população que volta a ter uma área de lazer no local. A praça conta com uma área de 2.600 m² de extensão e além de receber piso intertravado, bancos, luminárias e plantas ornamentais, a área também recebeu serviços de drenagem.

"O SAAE realizou uma importante obra de drenagem na área e quando chover não sofrerá mais com as inundações como antes. Agora concluímos a Praça Barão do Rio Branco e o novo estacionamento, tornando o espaço mais bonito e com melhor infraestrutura", informou o engenheiro da SEDUH, Hemerson Cardoso. A inauguração da Praça Barão do Rio Branco acontecerá nesta sexta-feira (19), às 17 horas, e contará com apresentações culturais.  

Ascom/PMJ
Política
18 de Dezembro / 2014 às 19:01 | 8 Comentários

O impasse entre os ambulantes da área bancária e os guardas municipais de Juazeiro, que ocorre desde terça-feira (16), foi parar mais uma vez na Delegacia de Polícia.  Segundo o advogado Clóvis Gomes Reis, na manhã desta quinta-feira (18) os ambulantes protestavam na frente do Paço Municipal contra determinação da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Público (SEMAOP), quando os guardas municipais agrediram novamente os ambulantes. Ainda segundo o advogado, em entrevista ao Programa Geraldo José (Rádio Transamérica), Alex Moreira estava com um aparelho celular filmando o momento da manifestação e acabou detido.

“Sabemos que a área é pública e a Prefeitura tem direito ao uso do solo urbano. O que estamos questionando é a truculência, o despreparo dos agentes públicos que estão espancando os trabalhadores e menores? Prenderam um rapaz sem nenhuma autoridade para prender. Ele não estava fazendo nada. Alex apanhou bastante no interior da viatura, e subtraíram o celular dele que continha as imagens”, relatou. Ainda segundo Clóvis, até a tarde desta quinta-feira, Alex continuava detido, pois não tinha feito o exame de corpo delito por que a Delegacia estava sem sistema e o delegado não havia chegadao. 

O ambulante Welington da Silva participou do manifesto de ontem e disse que já tem as imagens que comprovam que Alex foi agredido por guardas municipais, e pretende divulga-las para inocentar o companheiro. “Posso provar que nada foi dito aos guardas. Alex foi agredido fora e dentro da viatura. Vamos fazer cópias e divulgar para a população ver os guardas municipais agredindo os trabalhadores”, contou.

Os ambulantes reclamam da falta de diálogo com o governo para resolver o impasse, e pedem que seja cumprido um documento assinado pelo ex-secretário municipal Edvan Gonçalves, que permite a presença dos ambulantes na área bancária até o final do mês de dezembro, período das festas. A proposta do governo municipal é transferir os ambulantes para a Travessa Josino Ribeiro.

“A Prefeitura tem prioridade ao espaço público. O prefeito Isaac Carvalho antes das eleições se comprometeu que não tiraria a gente até arrumar o local pra gente trabalhar, colocar a cobertura e padronizar. Passou as eleições e ele não conversa com a gente.  Ninguém com poder de negociação conversou com os ambulantes, só os guardas com cassetete”, disse Welington.

Da Redação / Foto: Geraldo José
Variadas
18 de Dezembro / 2014 às 18:27 | 1 Comentário
 
Segundo informações do compositor Maurício Dias (Mauriçola) o Armazém dos Pescados Gourmet será aberto hoje à noite na “orla” de Juazeiro (Av,Carmela Dutra - térreo do Edificío Bossa-Nova)) região bem arborizada onde não existe tráfego pesado de veículos.
 
Especializado em “frutos do mar” com “expertise” de um “chef” internacional e decoração inspirada na “bossa-nova”, os produtos do restaurante são garantidos pela própria empresa -”armazém dos pescados” com sede em Aracajú.
 
O espaço terá música de altíssima qualidade: clássicos da “mpb” “bossa-nova” “jazz” “blue`s”, música intimista ao vivo e cervejas especiais.
 
A sagrada e saudável “boemia” ganha o seu espaço “cult” e os amigos Adilson e Adilsinho Loureiro estão de volta, acreditando na sua própria terra.
Política
18 de Dezembro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Para acompanhar o crescimento habitacional que Juazeiro vivencia nos últimos seis anos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro investiu em novos serviços para atender a demanda de água e esgoto em toda a cidade.  Nesse período, a autarquia ampliou o número de ligações domiciliares de água. Neste ano foram realizadas 3.302, totalizando 17.046 novas ligações de água, somadas às 1.300 novas casas do Programa Minha Casa Minha Vida.

Em relação à rede de água a equipe do órgão assentou 17.604 metros de tubulação em diversos bairros melhorando o abastecimento, como também construindo novas redes, levando água tratada para os moradores dos Loteamentos Jardim das Acácias e Jardim Floresta, nos bairros Alto da Aliança, Jardim Flórida, Piranga, Jardim Vitória, João XXIII, Malhada da Areia, São Vicente, Antônio Guilhermino, Argemiro, Dom Thomaz, Tabuleiro e Pedra do Lorde.

Para facilitar o trabalho preventivo e de manutenção em todo o sistema de abastecimento de água no município, o SAAE comprou neste ano 10 motocicletas, totalizando 27, adquiridas com recursos próprios e ainda duas caminhonetes cabine dupla para o setor de esgoto.

Drenagem

O órgão realizou a limpeza, manutenção e recuperação de galerias de drenagem, reduzindo problemas de escoamento das águas pluviais nos períodos chuvosos. Os serviços foram feitos na Travessa Lauro de Freitas, Travessa Dr. Edson Ribeiro, na Praça da Misericórdia e Praça do Rio Branco, como também a substituição das manilhas deterioradas do sistema de drenagem da Rua Minas Gerais no Bairro Santo Antônio, retirando os esgotos clandestinos ligados a galeria de água pluvial.

Saneamento

A equipe do setor de esgoto do SAAE tem trabalhado diuturnamente para atender todas as solicitações de desobstruções na rede. Até o mês de novembro foram atendidos 17.537 pedidos. Realizou a colocação de tampas e anéis de cimento no quantitativo de 213 tampas de 50 cm e 174 tampas de 70 cm. 200 caixas de esgoto foram reformadas e realizou 900 reposições de calçamentos.

Para atender o esgotamento sanitário do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia da Bahia (IFBA), o SAAE construiu mais um emissário de esgoto, com a colocação de 960 metros de tubulação. E visando melhorar o esgotamento dos bairros João Paulo II ao Distrito Industrial, construiu uma rede coletora de esgoto de 400 mm. Sendo necessário a colocação de dois mil metros de tubulação, construção de 24 poços de visitas (pv’s) e construção da estação elevatória de esgoto. 

De acordo com o diretor do SAAE, Joaquim Neto, a prioridade do órgão agora é o saneamento. “Toda obra será retomada em 2015. Com a conclusão do saneamento básico Juazeiro ficará mais de 90% saneada”, ressaltou. Os bairros atendidos são Pedra do Lorde, Jardim Vitória, Novo Encontro, Jardim São Paulo, Piranga, Alto da Aliança, Codevasf, João Paulo II, e Antônio Conselheiro.

Por Luzete Nobre/ SAAE

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage