Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
01 de Setembro / 2014 às 10:40 | Nenhum Comentário

No dia 28 de março deste ano o leitor Rafael Medrado enviou foto ao Blog citando a falta de sensibilidade por parte do governo municipal que nunca colocou um ponto de abrigo para os usuários dos transportes coletivos na BA-210, proximidades do Mercado do Produtor, em frente ao SESI -Serviço Social da Indústria.

Naquele momento, o leitor flagrou o sofrimento de quem usa ônibus e não tem como se proteger do sol e da chuva “mais do sol tendo em vista que aqui praticamente não chove”. Sensibilizado com este episódio Rafael Medrado enviou foto de uma Senhora com criança de braço, se escondendo do sol, por trás de um poste.

Poucos dias depois a gestão municipal construiu a base para receber o abrigo de ferro no referido local, o que nunca aconteceu. Nossa reportagem ao passar no local na manhã deste domingo (31) verificou que uma nova família estava debaixo do sol aguardando o transporte coletivo dada a insensibilidade e lentidão do governo Isaac Carvalho.

Eleições
01 de Setembro / 2014 às 10:10 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Paulo Souto (DEM), candidato da oposição ao governo da Bahia, e o vereador Elinaldo (DEM), que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa, puxaram ontem a maior carreata da campanha até aqui em Camaçari, com a presença de mais de mil carros e de lideranças como Geddel Vieira Lima (PMDB), postulante ao Senado, José Ronaldo de Carvalho (DEM), prefeito de Feira de Santana, e Paulo Azi (DEM), que pleiteia uma vaga na Câmara Federal. A carreta percorreu mais de 30 bairros de Camaçari neste domingo. "Vamos retomar a pujança dessa cidade, onde hoje o governo não cumpre a sua parte, realizando as fundamentais obras do sistema viário do Polo Industrial e Logístico, o que prejudica a implantação de novas empresas e a geração de empregos", afirmou Paulo Souto.

A paralisação das obras de infraestrutura que permitiriam a expansão do Polo foi denunciada a Paulo Souto por Elinaldo e pelo ex-prefeito Helder Almeida (DEM), também presente na carreata. "É um absurdo que essas obras iniciadas em 2013 com prazo para conclusão no primeiro semestre deste ano estejam ainda no estágio inicial de terraplanagem, com o canteiro de obras abandonado, e sem nenhuma atividade de maquinas ou trabalhadores", criticou Souto. O atraso das obras do sistema viário que daria acesso a novos lotes industriais já prejudica a implantação de 30 empresas em Camaçari. "O governo do PT faz tanta propaganda que é campeão de empregos e não faz o dever de casa, que é criar as condições para a atração das empresas, que são as verdadeiras geradoras dos empregos. É por isso que a Bahia caiu da 9ª para a 13ª posição do Ranking Nacional de Competitividade e o PIB baiano hoje é o oitavo do País, sendo superado por Santa Catarina e até o Distrito Federal. Mas a Bahia vai voltar a crescer a partir do ano que vem", disse Paulo Souto.

Domingo é Meia - Elinaldo também pediu a Paulo Souto que, caso eleito, lute pela implantação do Domingo é Meia na Região Metropolitana de Salvador. "Essa é uma bandeira nossa, do Democratas, já implantada em Salvador, na gestão do prefeito ACM Neto. Temos lutado por essa causa em Camaçari, mas o PT não é sensível a isso. Esperamos que com o senhor no governo Paulo Souto possamos realizar esse sonho, que vai ser muito importante nessa área da mobilidade", salientou o líder da oposição local.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Informativos
01 de Setembro / 2014 às 09:39 | Nenhum Comentário

Desde a sexta-feira, dia 29 de agosto, Daniel de Andrade Rolemberg Batista, 30 anos, (Conhecido como Daniel Expresso Do Leite) desapareceu. Ele saiu de sua casa no bairro do Cajueiro por volta das 07h da manhã dirigindo um Grand Siena, branco de placa OLF-6644, e até esta segunda-feira, a família não tem notícias do seu paradeiro.

Amigos e familiares em email ao Blog imploram que se alguém tem notícias, ou viu Daniel passando em algum local, entrem em contato com a polícia ou a família. Qualquer informação é de grande utilidade para poder localizá-lo e as pessoas também podem ligar para o Blog: 74-3613-3479.

Esporte
01 de Setembro / 2014 às 09:04 | Nenhum Comentário

Aconteceu neste final de semana em Juazeiro, a etapa regional gerida pela 15ª Diretoria Regional de Educação – DIREC 15, dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia - JERP 2014. Mais de 800 atletas de escolas estaduais e municipais das cidades de Juazeiro, Uauá, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Sobradinho, Sento-Sé, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes e Casa Nova disputaram diversas modalidades esportivas entre elas, futsal, futebol de campo, handebol, basquete, tênis de mesa, atletismo, natação, xadrez e judô.

Equipe de Handebol feminino do Colégio Modelo é uma das campeãs do JERP

De acordo com o diretor da Direc 15, “o JERP é muito importante por que valoriza a prática esportiva na escola e agrega os alunos ao longo do ano, congregando todos num evento que valoriza o trabalho de professores, gestores e também o próprio trabalho da secretaria estadual no intuito de incentivar o desenvolvimento do esporte na escola agregada a outros projetos desenvolvidos nesse âmbito” falou.

Para o aluno e atleta Victor Ramon, o JERP oportuniza o aluno a desenvolver a atividade esportiva e a integração entre eles: “Gostamos muito quando acontece esses eventos por que nos dá oportunidade de mostrar o nosso lado esportivo e nos incentiva a cada vez mais estudar para sempre poder participar de festas como esta” disse o atleta de futsal que levou a tocha olímpica na cerimônia de abertura do evento. 

O JERP 2014 aconteceu da última sexta (29) até este domingo (31) e mostrou muitos talentos, além de dedicação, diversão e claro, muita desportividade. 

Asscom/JERP2014
Espaço do Leitor
01 de Setembro / 2014 às 09:00 | 2 Comentários

Um cidadão/eleitor incomodado com a poluição visual da sua cidade!

[Em vez de brotar árvore, flores e grama...o que brota nas ruas canteiros e praças de Juazeiro, são cavaletes de políticos]

Estamos vivendo durante esses últimos meses, o clima da Eleição para Presidente, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal. Debates, brigas, escândalos, perda, pesquisas, fraudes, carreatas, aperto de mão, almoço no bandejão, dentadura doada e muita irritação. Essa última palavra está me definindo durante esses dias.

Estou muito irritado, com essa poluição visual que está vivendo a minha cidade. Por onde você anda, têm um cavalete no meio da sua passagem, têm a cara de um político sorrindo para você e o seu número brilhando ao lado dos aliados. Mas eu não estou no clima de sorriso e nem de alegria. Se eu pudesse queima todos esses cavaletes que encontro pelo o meio da rua.

Hoje pude descontar a minha ‘fúria’ em um deles. Estava andando pela praça da rua do Paraiso, quando o pedal da minha bicicleta ficou preso em um desses cavaletes que dava para abrigar uma família. Tentei tirar, sem causar nenhum dano a minha bicicleta e nem ao objeto, mas em vão. Puxei a minha bike e o cavalete veio junto, e em um momento de fúria, olhei bem para a cara do candidato que estava sorrindo pra mim (deveria estar rindo da situação), e chutei o bendito cavalete, deixando ele no chão.

Agora imagine, um cadeirante ou uma mãe com o carrinho de bebê, tentando passar por essa mesma praça que têm esse cavalete, será que eles consegue?!

Uma outra coisa, segundo o Código Eleitoral, os cavaletes têm que ficar das 6 da manhã até às 22h. E percebi que muitos, desse mesmo candidato que eu chutei a 'cara', estão ainda nas ruas (não são retirados).

Então...na hora de votar veja quem realmente cumpre as leis [quase ninguém]

Por Caio Alves - Graduando em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb-campus III).

Eleições
01 de Setembro / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Em Salvador há cerca de 10 mil costureiras que continuam sem regulamentação e sem acesso às políticas públicas

Há 250 anos existe a profissão das costureiras e, até hoje, não passou pelo processo de regulamentação. Indignadas com a situação de descaso do Governo com a categoria, a Associação das Costureiras declara apoio ao candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Marcos Mendes. O Instituto Palmares aprovou recentemente um Projeto destinado a criação de três cooperativas contemplando aquisição de equipamentos, corte-costura, logomarca e identidade visual a ser executado pela União das Costureiras, a partir de outubro, com duração de oito meses.    

Para Mendes, é necessário que as costureiras se unam e façam a campanha de rua. O candidato do PSOL defende a aprovação do Projeto de Lei que visa regulamentar a profissão, contemplando a implementação de um piso salarial de dois salários mínimos, insalubridade de 20%, seis horas diárias, cadeiras adequadas e oito dias livres para exercerem atividades educacionais.“Precisamos criar mais projetos que ajudem a gerar emprego e renda para essas mulheres! Essa profissão deve ser mais respeitada e valorizada pelo poder público. As costureiras representam a força e a resistência das mulheres negras da Bahia!”, enfatizou Marcos Mendes.  

ASCOM PSOL BA
Esporte
01 de Setembro / 2014 às 08:00 | 3 Comentários

A atleta juazeirense Suelly Aline Gomes Siqueira patrocinada pelo SAAE e atualmente defendendo a ACEB/BA, venceu neste domingo (31) a Quarta Etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas em São Tomé de Paripe com o tempo de 1 hora 12 minutos e 17 segundos, somando mais 23 pontos na classificação que lidera com folga. Renan Barbosa foi o vitorioso na categoria masculina. 

Confira o resultado da prova:

GERAL

CLIQUE AQUI Geral Feminino

CLIQUE AQUI Geral Masculino

CATEGORIA

CLIQUE AQUI Por Categoria Feminino

CLIQUE AQUI Por Categoria Masculino

PONTUAÇÃO CLUBE ETAPA

CLIQUE AQUI Pontos Geral – São Thomé

Policial
01 de Setembro / 2014 às 07:30 | 1 Comentário

A Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro desencadeou no período entre os dias 22 e 29/08/2014 a Operação Angico II, com a finalidade de erradicar o cultivo de Canabis Sativa Linneu, popularmente conhecida como “Maconha”. A ação policial foi desenvolvida nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Abaré, Chorrochó, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé e Xique-Xique, na Bahia; e nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Dormentes e Afrânio, em Pernambuco.

A operação contou com a participação de Policiais Federais de Juazeiro, Salvador, Aracajú, e da Coordenação de Aviação Operacional em Brasília, além do apoio de outras forças policiais, como a CIPE – Caatinga (Juazeiro), CIPE - Semi Árido (Xique-Xique), 6º Batalhão de Polícia Militar (Senhor do Bonfim/BA), 72º BIMtz – Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Juazeiro) e da Polícia Civil da Bahia (Juazeiro), totalizando mais de 50 (cinquenta) servidores envolvidos diretamente na operação.

Foram erradicados cerca de 100.000 (cem) mil pés da droga, que caso fossem colocadas no mercado, representariam 28,5 toneladas da erva pronta para o consumo.

Serviço de Comunicação Social Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro/BA
Variadas
01 de Setembro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Semana passada, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro construiu uma ponte ligando a BR-235 à estrada da Adutora, no trecho próximo à Chácara Cajarana. O trabalho contou com a parceria dos moradores daquela região cujo objetivo é oferecer melhores condições de passagem, conforto e segurança para os pedestres e motoristas que transitam pelo local. Com oito metros de extensão, o novo acesso foi construído com manilhas de 1 metro de diâmetro e cascalho.  “Esse acesso é de grande importância para a localidade, pois dará maior segurança e qualidade de fluxo a população”, disse o gerente de Manutenção Urbana, Bartolomeu Cardoso.

O gerente ainda acrescenta que a SESP realizou recentemente a construção de um acesso sobre o canal Mulungu Remanescente, que fica localizado entre os bairros Monte Castelo e Barranqueiro; uma ponte sobre o canal Malhada, possibilitando a ligação entre os bairros Alto da Aliança ao Jardim das Acácias, e melhorias na ponte de madeira que fica sobre o canal Malhada no bairro João XXIII. A reportagem do Blog esteve no local e constatou a construção da ponte interligando a BR-235 à estrada da Adutora, mas também verificou que a cerca de 100 metros da referida obra existe uma lagoa que poderia ter recebido cascalho melhorando a trafegabilidade dos condutores de veículos. Fica a sugestão.

Da redação com fotos de Geraldo José
Variadas
01 de Setembro / 2014 às 06:34 | Nenhum Comentário

Em email ao Blog o Tenente PM Moreira, lotado no 9° GBM (Nono Grupamento de Bombeiro Militar) em Juazeiro informa acidente envolvendo seu veículo na tarde deste domingo, dia 31. Confira:

Por volta das 14h55, deste domingo (31), na rua 8 do bairro Alto da Maravilha, duas placas caíram na via pública causando danos ao meu veículo Etios Toyota e por pouco não esmagam dois motociclistas que também passavam no local.

Política
01 de Setembro / 2014 às 06:30 | Nenhum Comentário


Messias Aparecido desistiu. Reinaldo da Gráfica e Beto Lelis aguardam recursos.

A relação de candidatos a deputado federal com problemas junto ao TRE ainda é grande e mais de 100, dos 388 que pediram registro ainda tem pendências a resolver com a justiça eleitoral.

Pelo menos 14 já jogaram a toalha e estão fora do processo, caso do candidato messias Aparecido (PTC) que consta como “cancelado”.

Ana Cláudia (PEN), Cleber Raimundo (PRTB), José Aderval (SD), José Barbeiro (PSOL) Mário Cleber (PSDB), Marize Menezes (PRTB ), Miriam Rotondando (PMDB), Maria Elena (PT), Alexandre Bueno (PTC), Edison Willian (PSOL), Lulu (PSC), Prof. Osaná (PSOL) e Ligia (PMDB), renunciaram.

79 candidaturas já foram indeferidas pela justiça eleitoral e 40 entraram com recursos junto ao TRE, como é o caso do candidato da região de Irecê, Beto Lelís e do Juazeirense Reinaldo da Gráfica (PTdoB).

Nomes conhecidos da política baiana, a exemplo dos candidatos Joseph Bandeira (PSB), Jusmari Oliveira (PSD), Moema Gramacho (PT), Luiz Caetano (PT) e Severiano Alves (PDT), conseguiram, com recursos, a aptidão para concorrer.

O petista Geraldo Simões ainda aguarda julgamento.

Variadas
01 de Setembro / 2014 às 06:00 | 2 Comentários

O consagrado poeta juazeirense Lúcio Emanuel, médico formado pela Universidade Federal da Bahia e advogado pela Universidade Católica do Salvador, na extensão que foi instalada em Juazeiro há alguns, tem uma página no renomado Portal de Poesia de Antônio Miranda, sediado em Brasília, e que abriga trabalhos de autores nacionais e internacionais.

O nome do juazeirense foi incluído entre os grandes poetas brasileiros e do exterior no portfólio “Poetas de A a Z”.  “É motivo de orgulho um poeta juazeirense num portal de âmbito nacional e internacional como esse. E será uma honra para mim ser lido por todos os juazeirenses nesse querido blog”, declarou Lucio Emanuel em contato com o Blog.

Acesse o site AQUI.

Espaço do Leitor
31 de Agosto / 2014 às 23:00 | 11 Comentários

A tradição nos traz à lembrança um tempo em que a campanha eleitoral era algo esperado com ansiedade pelos simpatizantes das correntes políticas então existentes, quando o pensamento dos candidatos e aquilo que realizaram ou que deixaram de realizar quando no exercício de cargos públicos faziam parte das discussões amistosas ou acirradas entre as pessoas no dia a dia. Era um tempo em que as partes brigavam na defesa dos seus pretendentes políticos. Os eleitores viviam numa ansiosa expectativa em participarem dos comícios e se empolgavam com os discursos vibrantes dos seus candidatos, após o que sempre aconteciam as alegres carreatas, que, ao final, levavam o seu líder até a residência ou terminavam na sede do Comitê do Partido. Embora a paixão fosse maior nas eleições para Prefeito Municipal, havia, também, uma grande emoção quando das eleições para Governador e Presidente da República, reconhecendo uma natural hierarquia no grau de importância dos pleitos.

Sem nenhuma dúvida, os tempos mudaram. Novas regras e novas leis deram um novo perfil ao processo eleitoral alterando diametralmente toda uma sistemática histórica de fazer política. As inovações introduzidas pelos novos recursos tecnológicos sofisticaram a elaboração do material de campanha, substituindo as ideias do político pela criatividade dos técnicos. Hoje, após o resultado de cada eleição, ao invés de se dar importância ao pensamento político do candidato, o destaque e os méritos são atribuídos ao marqueteiro que preparou a sua campanha, pelas estratégias usadas, as frases de efeito que criou etc. O advento da internet trouxe modernidade à comunicação direta com os eleitores, tanto das coisas boas de uma campanha quanto das maldades que infestam as redes sociais e que destroem a imagem dos candidatos, deixando marcas extremamente negativas à forma de se pugnar por novas conquistas na administração pública em todos os níveis.

Entre as novidades eleitorais dos últimos tempos e que surgiu a partir da Lei Nº 4.737/65, está o Horário Político, Horário Eleitoral ou Direito de Antena. Essa grande inovação que deveria se constituir num palanque de ideias e propostas dos candidatos, contudo, foi perdendo o sentido ao longo do tempo e nos dias atuais está encontrando uma tremenda resistência no meio do eleitorado, ao ponto de tanto no rádio como na televisão ser elevado o número de pessoas que mudam a TV para o canal fechado e outros que desligam os equipamentos durante as falas dos candidatos. Hoje é comum na maioria das residências alguém perguntar por que a televisão está desligada e ouvir como resposta a frequente frase: “ESTÁ NO HORÁRIO POLÍTICO!”. Isto evidencia a existência de um enorme aborrecimento e rejeição, como se a obrigatoriedade do Horário Político estivesse invadindo a privacidade do cidadão e tolhendo o seu arbítrio de assistir ao programa que desejasse. Deveria ser feita uma enquete nacional para justificar ou não a continuidade desse tipo de programação. O que se sabe é que muitas barganhas partidárias inescrupulosas são feitas visando conquistar alguns “segundos” a mais no horário político, tempo que o partido traz ao integrar uma coligação em torno de determinada candidatura. Isso invalida a seriedade dos propósitos que inspiraram, certamente, a criação do Horário Eleitoral Gratuito, qual seja a de transmitir as informações fundamentais à tomada de decisão do eleitor.

Um fato importante, contudo, e que pouca gente sabe é que esse HORÁRIO NÃO É GRATUITO, coisa nenhuma. Os partidos realmente não pagam pelo Horário Eleitoral, mas a lei permite que “80% do valor que a empresa iria receber (TV ou Rádio), caso o espaço publicitário fosse vendido, pode ser deduzido do Imposto de Renda dela", conforme explica Walter de Almeida Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Considerando que para o TSE o preço da hora utilizada não tem desconto e é usada a tabela cheia das emissoras, significa que o custo da hora é mesmo de 100% e não há a contrapartida de 20% pelas emissoras!  Assim, há uma isenção fiscal ou renúncia de receita por parte do governo da ordem de 851 milhões de reais, a qual é compensada pelos impostos que nós pagamos e aí resulta num patrocínio involuntário por parte do próprio eleitor que rejeita esse tipo de programa! Somando com mais a doação de 160 milhões de reais ao Fundo Partidário, a contribuição do cidadão é da ordem de R$1.011,0 ou um bilhão e onze milhões de reais!

Já que estamos vivendo um novo tempo de modernidades e avanços, não seria a hora dessa lei ser revista com urgência ou modificada a denominação para HORÁRIO ELEITORAL PATROCINADO PELO ELEITOR?!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – de Vitória-ES.

Política
31 de Agosto / 2014 às 22:00 | 4 Comentários

O texto do capítulo "LGBT", do eixo "Cidadania e Identidades", do Programa de Governo da Coligação Unidos pelo Brasil, que chegou ao conhecimento do público até o momento, infelizmente, não retrata com fidelidade os resultados do processo de discussão sobre o tema durante as etapas de formulação do plano de governo (comentários pela internet sobre as diretrizes do programa, encontros regionais e as dinâmicas de escuta da sociedade civil promovidas pela Coordenação de Programa de Governo e pelos candidatos à Presidência pela Coligação).

Em razão de falha processual na editoração, a versão do Programa de Governo divulgada pela internet até então e a que consta em alguns exemplares impressos distribuídos aos veículos de comunicação incorporou uma redação do referido capítulo que não contempla a mediação entre os diversos pensamentos que se dispuseram a contribuir para sua formulação e os posicionamentos de Eduardo Campos e Marina Silva a respeito da definição de políticas para a população LGBT.

Convém ressaltar que, apesar desse contratempo indesejável, tanto no texto com alguns equívocos como no correto, permanece irretocável o compromisso irrestrito com a defesa dos direitos civis dos grupos LGBT e com a promoção de ações que eduquem a população para o convívio respeitoso com a diferença e a capacidade de reconhecer os direitos civis de todos.

Os brasileiros e as brasileiras interessados em conhecer as verdadeiras ideias defendidas pelos candidatos da Coligação Unidos pelo Brasil para a Presidência da República, Marina Silva e Beto Albuquerque, já o podem fazer por meio do site marinasilva.org.br ou pelos exemplares impressos que serão distribuídos a partir de hoje. O documento que expressa as reais propostas da chapa para o capítulo "LGBT" também pode ser lido abaixo:

LGBT

Ainda que tenhamos dificuldade para admitir, vivemos em uma sociedade que tem muita dificuldade de lidar com as diferenças de visão de mundo, de forma de viver e de escolhas feitas em cada área da vida. Essa dificuldade chega a assumir formas agressivas e sem amparo em qualquer princípio que remeta a relações pacíficas, democráticas e fraternas entre as pessoas.

Nossa cultura tem traços que refletem interesses de grupos que acumularam poder enquanto os que são considerados minoria não encontram espaços de expressão de seus interesses. A democracia só avança se superar a forma tradicional de supremacia da maioria sobre a minoria e passar a buscar que todos tenham formas dignas de se expressar e ter atendidos seus interesses. Os grupos LGBT estão entre essas minorias que têm direitos civis que precisam ser respeitados, defendidos e reconhecidos, pois a Constituição Federal diz que todos são iguais perante a lei, independentemente de idade, sexo, raça, classe social. Assim como em relação às mulheres, aos idosos e às crianças, algumas políticas públicas precisam ser desenvolvidas para atender a especificidade das populações LGBT.

A violência que chega ao assassinato, vitima muitos dos membros dos grupos LGBT. Dados oficiais indicam que, entre 2011 e 2012, os crimes contra esse grupo aumentaram em 11% em nosso país. Outros sofrem tanto preconceito que abandonam a escola e abrem mão de toda a oportunidade que a educação pode dar, o que também, de certa forma, corresponde a uma expressão simbólica de morte.É preciso desenvolver ações que eduquem a população para o convívio respeitoso com a diferença e a capacidade de reconhecer os direitos civis de todos.

Para assegurar direitos e combater a discriminação:

Garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Lei da Identidade de Gênero Brasileira – conhecida como a Lei João W. Nery – que regulamenta o direito ao reconhecimento da identidade de gênero das "pessoas trans", com base no modo como se sentem e veem, dispensar a morosa autorização judicial, os laudos médicos e psicológicos, as cirurgias e as hormonioterapias.

Como nos processos de adoção interessa o bem-estar da criança que será adotada, dar tratamento igual aos casais adotantes, com todas as exigências e cuidados iguais para ambas as modalidades de união, homo ou heterossexual.

Normatizar e especificar o conceito de homofobia no âmbito da administração pública e criar mecanismos para aferir os crimes de natureza homofóbica.

Incluir o combate ao bullying, à homofobia e ao preconceito no Plano Nacional de Educação.

Garantir e ampliar  a oferta de tratamentos e serviços de saúde para que atendam as necessidades especiais da população LGBT no SUS.

Assegurar que os cursos e oportunidades de educação e capacitação formal considerem  os anseios de formação da população LGBT para garantir ingresso no mercado de trabalho.

Considerar as proposições do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT na elaboração de políticas públicas específicas para populações LGBT.

Ascom PSB
Eleições
31 de Agosto / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

O candidato a deputado  estadual Vilmar Cappellaro foi convidado  a participar neste final de semana de uma reunião. O  convite foi feito pelo atual vice- prefeito de Santa Maria da Boa Vista José Gualberto. A pauta era para debater sobre os novos modelos de reforma agrária para a região. O encontro foi realizado na fazenda Milano em Lagoa Grande e contou com a  presença de várias autoridades políticas e lideranças comunitárias. Para compor a mesa fizeram-se presentes o atual senador Jarbas Vasconcelos, o vice-prefeito de Santa Maria José Gualberto, o candidato a deputado estadual Vilmar Cappellaro, a deputada estadual Terezinha Nunes e o atual presidente da cooperativa dos agricultores da fazenda Milano, Argemiro Souza.

“todo modelo que venha a ser benéfico para a sociedade é bem vindo, ainda mais quando envolve à agricultura, a terra e a cultura da subsistência. Todos que estavam presentes são importantes, Gualberto por ser um dos donos da fazenda entende as necessidades dos trabalhadores, o senador pelo grande feito que foi a criação da estrada da uva e do vinho e os demais por também estarem envolvidos direto ou indiretamente com a causa”, afirmou Cappellaro. O candidato ainda falou que é preciso mais discussões como essas, para aumentar o número de trabalhadores e para valorizar o trabalho do homem do campo. “é importante discutirmos sobre essa questão, meu primeiro emprego foi na fazenda Milano, em 1981, foi a oportunidade que eu precisava para juntar dinheiro comprar um lote e crescer”, reiterou Vilmar.  

“é preciso mais, além de um novo modelo de reforma agrária o governo deve ensinar a população a conviver com a seca”, afirmou o senador. Ainda no mesmo evento Jarbas comentou quão importante é um deputado como Vilmar na assembleia legislativa. ”é muito importante um candidato feito Vilmar Cappellaro ,pois ele conhece muito sobre essa área de sequeiro, ele é agricultor conhece os problemas da região, da agricultura, o problema da água, da ausência da água,  obtendo mandato o povo confiando nele,  ele irá fazer um bom trabalho”, afirmou Jarbas. Além de Vilmar e as lideranças, estiveram também presentes no encontro trabalhadores da fazenda, professores e alunos filhos dos trabalhadores da Milano.

Asscom
Política
31 de Agosto / 2014 às 20:00 | 7 Comentários

Na última sessão ordinária realizada quinta feira (28), o vereador Hipólito Domingos (PTB) congratulou-se com o vereador Juliano Afonso, ao afirmar que o ato político para receber o candidato petista ao governo do estado, realizado pelo grupo oposicionista local, se deu na mais perfeita ordem e respeito, mostrando que a população está cada vez mais politizada e a democracia consolidada. O líder do governo mostrou preocupação com a enxurrada de candidatos a deputados que tentam a todo custo conquistar o voto do povo, sem manifestar compromisso com a população depois das eleições. Para Hipólito Domingos só existem dois grupos políticos no município, por isso defende que o eleitorado deveria fortalecer suas lideranças. Acredito que os nossos candidatos serão os majoritários, pois sei que serão maiores também as nossas responsabilidades, disse o parlamentar. Hipólito ainda criticou a quantidade de obras federais paradas no município, e destacou a rede elétrica da região da serra do Mimoso, onde o programa Luz Para Todos está parado há mais de dois anos, prejudicando varias comunidades.

Ascom Câmara de Sento-Sé
Variadas
31 de Agosto / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Mais de 30 comunidades quilombolas da bacia do rio São Francisco estiveram reunidas, entre os dias 27 e 29 de agosto, em Bom Jesus da Lapa-BA. O evento, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do São Francisco-CBHSF, contou com a participação de cerca de 150 representantes de quilombos baianos e dos estados de Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco. O debate culminou em um documento com reivindicações e propostas de melhorias em diversas áreas como educação, cultura e uso da água do Velho Chico.

Uma das reivindicações dos quilombolas foi a fiscalização e a efetiva implementação da lei 10.639/03 (que estabelece o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas) e melhores condições de desenvolvimento educacional dentro das comunidades. Ainda sobre educação foi exigido que os municípios priorizem os professores de origem quilombola nas escolas situadas nos quilombos e que os laboratórios de informática sejam melhor utilizados, possibilitando aos estudantes acesso às novas tecnologias.

De acordo com a professora Iane Arcanjo Teixeira, da Escola Municipal Elgino Nunes Souza, localizada na comunidade quilombola Rio das Rãs, em Bom Jesus da Lapa (BA), "as unidades de ensino não disponibilizam internet e nem incentivam seus alunos a utilizarem as salas de informática", critica. O quilombola e coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, destaca que a educação voltada para as comunidades quilombolas ainda não atende às necessidades do povo da bacia do Velho Chico. Isso se refletiu na ênfase dada ao tema na plenária que durou três dias. "A educação que está sendo implantada ainda não está atendendo às nossas demandas. Elas estão aquém das reais necessidades", afirma o coordenador.

Águas do Velho Chico - Por conta da falta de recursos hídricos, da estiagem prolongada e da degradação do meio ambiente, outra sugestão documentada pelos quilombolas é que haja maior fiscalização do uso das águas do rio São Francisco no que se refere às adutoras e, que sejam revistas as outorgas de uso da água ao longo do rio. O documento, que foi elaborado no 1º Seminário Situacional das Comunidades Quilombolas da Bacia do Rio São Francisco, aborda assuntos em eixos como a regularização fundiária; organização sócio-cultural; políticas públicas para as comunidades quilombolas; impactos dos grandes empreendimentos; e o Pacto pelas Águas. Assim que finalizado, o relatório com as propostas será publicado no portal do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: www.cbhsaofrancisco.org.br

Ascom CBHSF
Variadas
31 de Agosto / 2014 às 18:00 | 2 Comentários
Em homenagem ao povo de Juazeiro e Petrolina, o grupo P1 Rappers lança seu primeiro clip, "Juazeiro e Petrolina". A música faz um passeio turístico sobre as duas cidades e ressalta a luta diária de nós, juazeirenses e petrolinenses, mixando o RAP e o forró. 

"Dividimos os mesmos rios, nos banhamos nas mesmas ilhas. Não sei de quem gosto mais, de Juazeiro ou Petrolina". Sem nostalgia, estereótipos e alusão ao passado, "Juazeiro e Petrolina" inova, surpreende e encanta, mostrando que o RAP também já faz parte da cultura local e pode representar através da rima o cotidiano das duas cidades. Abaixo o link da música e assista o vídeo:

Eleições
31 de Agosto / 2014 às 17:00 | 10 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Encontro com empresário em Vitória da Conquista, neste sábado (30), foi a primeira agenda desse final de semana dos candidatos da chapa majoritária da Coligação Pra Bahia Mudar Mais. Rui Costa (governador), Otto Alencar (Senador), João Leão (vice-governador), acompanhados do governador Jaques Wagner falaram dos projetos de regionalização e desenvolvimento. “Vamos trazer a Universidade Federal do Sudoeste e dobrar as vagas de ensino técnico”, frisou Rui. “Isso cria condições e oportunidades para a população”.

Rui lembrou o comício que realizaram na noite anterior, em Valença, onde uma multidão lotou a praça da cidade do Baixo Sul. “O Ibope, com certeza, não esteve em Valença”, brincou. Para o Baixo Sul o petista disse que fará a ponte Salvador-Itaparica, projeto que os estudos apontaram como totalmente viável, e concretizará os planos de transformar a economia, fortalecendo o potencial turístico da região. "Em outubro, o projeto da ponte estará pronto e ainda esse ano o governador Wagner lança a licitação", adiantou Otto. "Nós mandamos fazer a sondagem e o resultado deu super positivo", comemorou. A ponte é parte do plano de desenvolvimento socioeconômico para alavancar o crescimento do Estado através de estruturas logísticas para escoamento da produção baiana, que diminuirá distâncias e poporcionará redução de custos no transporte de cargas e pessoas.

O Anel Viário de Valença- para desviar o fluxo da estrada de dentro da cidade -, um anseio antigo da população, também foi garantido por Rui. Principal cidade do Baixo Sul, Valença também ganhará uma campus da UFRB. "Nós baianos merecemos projetos grandes e ousados para fazer nossa Bahia crescer e se desenvolver", frisou João Leão. "A oposição achava impossível colocar o metrô de Salvador para rodar ou fazer a Via Expressa, nós fomos lá e fizemos”, alfinetou Rui. “Essa visão pequena de governar é parte do passado. Meu lema é: não sabendo que era impossível, fui lá e fiz. Com dedicação, estudo e projeto, a gente vai longe”, garantiu o candidato a governador.

Conquista

Na reunião com representantes da Associação Comercial e Industrial, Associação de Indústrias, da CDL, Cooperativa Mista de Agropecuária Conquistense e o SindComércio os candidatos da chapa governista falaram do conceito de desenvolvimento que adotarão, criando pólos regionais para influenciar positivamente o crescimento. “Não seremos comedidos”, frisou Rui, ressaltando que o Estado tem potencial para dar um grande salto, sobretudo depois dos investimentos realizados pelo governo de Wagner, com apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma. “As estradas esburacadas, deixadas pelo governo anterior, foram recuperadas. Hoje temos 8 mil quilômetros de rodovias transformadas em tapete”, lembrou.

Das demandas apresentadas pelo empresariado, Rui garantiu que atenderá a todos, recebendo apoio de Otto Alencar : “Levarei para o Senado a defesa das reformas tributária, política e do pacto federativo. Isso vai criar novos caminhos para o desenvolvimento". Os candidatos ainda fizeram nessa manhã uma caminhada pelas ruas do centro de Conquista. Á tarde, a Caravana 13 fará carretas e concentrações populares em  Baixa Grande  e, à noite, comício em Ipirá. No domingo (31) estará em Alagoinhas , Valente e Retirolância, encerrando as atividades no interior com comício em Conceição do Coité.

Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
Política
31 de Agosto / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Neste sábado (30), o distrito de Vermelhos no município de Lagoa Grande, formalizou a comissão de emancipação onde foram aclamados os nomes para compor a coordenação que norteará os destinos das lutas pela independência. Fernando Angelin foi escolhido presidente do movimento distrital sendo que estiveram presentes membros da comissão de Rajada e de Izacolandia. Na ocasião foram apresentados os critérios das leis para emancipação, caso seja derrubado o veto 47. Os mesmo fizeram menção à atitude atual da presidente Dilma em promulgar mais um veto ao referido tema. Os movimentos emancipalistas sertanejos de Pernambuco garantem revidar a falta de compromisso e quebra de acordo da governanta que postula mais um mandato. Para o movimento a força tarefa é a derrota da mesma, pois não se podem garantir mais 04 anos para quem já provou que é contra a nação emancipalista. Os emancipalistas travam uma campanha que vem tomando conta das mídias sociais na internet e movimentos físicos. A comissão de Izacolandia, por exemplo disponibilizou neste domingo (31), um carro de som para sensibilizar a comunidade contra a presidente. Vale ressaltar que esta é uma atitude própria das comunidades.

Da redação com informações da Comissão
Eleições
31 de Agosto / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Neste domingo (31), com a presença do deputado federal Fernando Ferro, acontece a partir das 19 horas, na Avenida Principal do N9, o lançamento do comitê do vereador petrolinense e candidato a deputado estadual Geraldo Acerola.

Ontem (30), sábado, Geraldo acompanhado de vários correligionários, promoveu adesivaço na área comercial no centro de Petrolina.

Eleições
31 de Agosto / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Em sua passagem por duas importantes cidades do sudoeste baiano – Vitória da Conquista e Guanambi – nesse fim de semana a candidata a governadora pelo PSB Lídice da Mata instigou a população da Bahia a levar suas propostas e as da candidata à presidência da República Marina Silva a todos os cantos do Estado. “Vamos vestir a camisa do partido e sair às ruas, fazer um corpo a corpo, chamando o povo para dizer porque o PSB quer mudar o Brasil e a Bahia. Não vamos descansar até o dia 5 de outubro”, provocou a candidata.

Acompanhada do candidato a vice Eduardo Vasconcelos e por diversas lideranças regionais, a candidata inaugurou dois comitês em Conquista – no centro da cidade, onde também fez panfletagem, e no emergente bairro comercial da Patagônia, e outro em Guanambi, depois de participar de uma concorrida carreata com mais de 50 veículos, entre automóveis, caminhões e motocicletas.

Ao inaugurar os comitês em Vitória da Conquista, Lídice afirmou não querer pensar para trás e sim para o futuro, lembrando que “o que vai nos dar a vitória é a apresentação dos nossos ideais. Temos que difundir essa luta aqui na região, em Vitória da Conquista, Guanambi, Brumado, Itapetinga, chegando até Ilhéus e Itabuna para realizar essa renovação que a Bahia tanto precisa. Vamos cumprir a tarefa de ajudar a modificar a vida do povo da Bahia e do Brasil”, completou.

Asscom
Variadas
31 de Agosto / 2014 às 13:00 | 3 Comentários

Com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a Bacia do Rio São Francisco, apresentar suas potencialidades e alternativas energéticas, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove, nesta segunda (1º) e terça-feira (2), o Vl Workshop Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento. O evento acontecerá simultaneamente ao I Seminário de Energia: Turismo e Alternativas Energéticas para o Vale Sanfranciscano e será realizado no auditório da Biblioteca, Campus Sede, em Petrolina (PE), a partir das 08 horas, reunindo pesquisadores, estudantes e ribeirinhos. A iniciativa integra a comemoração pelos 10 anos da Univasf. 

A participação no evento é aberta à comunidade. As inscrições podem ser realizadas por meio do site ou pessoalmente no primeiro dia do evento e custa um quilo de alimento não perecível. Durante o workshop serão realizadas mesas redondas, palestras, plantio de mudas e atividades culturais, que visam contemplar os mais diversos assuntos, desde a importância do rio no cenário regional até as possíveis alternativas para geração de energia limpa. A programação completa está disponível no link abaixo. 

Segundo a pró-reitora de Extensão da Univasf, Lúcia Marisy, esse será um momento para trazer reflexões sobre as questões relacionadas ao Rio São Francisco, sobre a geração de energias potencialmente sustentáveis e o turismo na região. “Também participarão do evento moradores das ilhas do Massangano e do Rodeadouro, que vivem do turismo e são diretamente impactados pelas questões do rio. Queremos saber como o turismo tem se desenvolvido nesse momento de grande impacto do Velho Chico”, disse. 

Algumas atividades paralelas também estão previstas para acontecer, como lançamento de livro, exposições e visitas técnicas. Em sua sexta edição, o Workshop Rio São Francisco é realizado pela Univasf, em parceria com a Universidade de Salvador (Unifacs), a Albright College e os Companheiros das Américas. 

 Programação

Mayra Coelho Ascom Univasf
Eleições
31 de Agosto / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Depois de percorrer sete municípios em carreata, a odisséia dos candidatos Paulo Souto, governador, Joaci Góes, vice, e Geddel Vieira Lima, senador, pelo Sudoeste Baiano culminou num comício histórico em Itapetinga, na noite de ontem (30). Pela primeira vez os adversários políticos José Otávio (DEM) e Michel Hage (PMDB), ex-prefeitos da cidade, subiram no mesmo palanque. E foi para apoiar a chapa da coligação “Unidos pela Bahia”.

“Não temos que olhar para questões pessoais neste momento em que a Bahia pede a nossa união em torno de Paulo Souto e Geddel para a construção de um futuro melhor”, afirmou Michel Hage. “Se antes nos digladiávamos politicamente pelo bem de Itapetinga, hoje estamos selando um acordo pela volta do desenvolvimento de nosso estado, que parou nos últimos tempos do PT”, reiterou José Otávio.

A grande obra de Paulo Souto, a implantação do Polo Calçadista que gerou mais de 20 mil empregos na região, foi destacada pelos ex-prefeitos, que lamentaram a situação atual. “Hoje, com o PT no governo, as fábricas estão fechando e a cada dia diminuem os postos de trabalho, que já não chegam a cinco mil com demissões frequentes”, observou Michel Hage. “Paulo Souto é o governador que precisamos para reverter esta triste situação de desemprego e violência que nos foi legada por Jaques Wagner”, disse José Otávio.

Para Paulo Souto, que prometeu, se eleito, atrair novas indústrias para Itapetinga, a união dos dois adversários históricos, Michel Hage e José Otávio, engradece a política. “A política se faz pelo embate de ideias, mas também pela união em prol de interesses maiores, que são o futuro de Itapetinga e da Bahia”, disse Souto.  Geddel citou o médium Chico Xavier em sua avaliação do momento histórico: “Muitas vezes não podemos voltar atrás para fazer um novo começo. Mas podemos fazer um novo fim. Viva Itapetinga. Viva a Bahia!”

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
31 de Agosto / 2014 às 11:00 | 6 Comentários

Da tribuna da câmara quinta feira (28), o vereador José Benedito Custódio Pacheco (PDT), denunciou a escuridão nas vias públicas das comunidades de Piçarrão, São Pedro, Brejo de Fora, Brejo de Dentro, Café da Rosa, Caraíba, Bonifácio, São Pelegrino e Mina do Incaibro em Sento-Sé. O parlamentar lembrou que a população vive assustada com a onda de violência "e quando chega à noite se recolhe dentro de suas casas por causa da escuridão das ruas. Além de prejudicar o convívio social, a escuridão castra a liberdade de crianças e jovens que não podem sair para brincar, bater papo ou namorar. Por isso peço a secretaria de obaras e serviços públicos que adote providencias urgentes", clamou o vereador.

Ascom Câmara de Sento-Sé

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage