Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

33,11%
Atualizado em: 10/04/2016
Variadas
03 de Maio / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

Quarta-feira é dia de Clube da Bossa no foyer do Centro de Cultura João Gilberto. A edição desta quarta (04) traz como convidada uma voz feminina: a cantora e instrumentista, Andrezza Santos.

Além de cantora e insrumentista Andrezza Santos é interprete da Música Popular Brasileira, iniciou sua carreira aos 13 anos de idade ao participar do programa “Cantando no SBT”, em 2010, onde crianças e adolescentes interpretavam canções da música popular brasileira. Obteve a 3ª colocação no concurso.

Seu estilo musical é rico, contagiante e versátil, pois o repertório é composto de grandes clássicos de compositores como Gilberto Gil, Djavan, Lenine, Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga, entre outros.

Atualmente, se prepara para o lançamento do seu primeiro CD, que contará com regravações importantes além de compositores renomados que cederam canções para seu primeiro trabalho.

O Clube da Bossa - é um dos nove projetos aprovado no edital de Dinamização em Espaços Culturais - Agitação Cultural, realizado pelo Governo do Estado através da SECULT, para o primeiro semestre de 2016. Os encontros acontecem toda quarta-feira, a partir das 19h30, com apresentações semanais gratuitas de música, permeadas de histórias, casos e curiosidades da Bossa Nova.

Asscom
Política
03 de Maio / 2016 às 16:30 | Nenhum Comentário

A proposta da realização de uma audiência pública em Juazeiro, capitaneada pelo deputado estadual Zó (PCdoB) foi  aprovada por unanimidade pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O objetivo da audiência é  discutir a tarifa cobrada aos agricultores pela adutora da Mineração Caraíba.  A sessão ocorrerá no próximo dia 18, quarta-feira, às 8h, no auditório da Câmara de Vereadores da cidade.

"É um problema sério que vem atingindo  a nossa região. O preço da água foi majorado em 128%, o que inviabiliza a produção agrícola, dificulta a produção animal e o abastecimento humano para mais de 100 mil pessoas distribuídas em mais de seis municípios. Essa audiência será de grande relevância,  em especial, para os produtores que cobram uma solução", avaliou Zó.

Ascom/Deputado Estadual Zó
Informativos
03 de Maio / 2016 às 16:15 | Nenhum Comentário

É com bastante pesar que recebemos a notícia do falecimento de Jeferson Ramon, um jovem empreendedor dedicado ao fortalecimento do Turismo Náutico e um grande  promotor de eventos  em Petrolina e no Vale do São Francisco. Jeferson Ramon, além de trabalhador e responsável, era um bom amigo e visava a prática da solidariedade em suas ações voltadas para o ramo turístico da região.  Criador do evento River Sunset – o maior encontro aquático da região – trousse uma grande visibilidade para o município.

Pedimos a Deus conforto para a família e amigos.

Secretaria Executiva de Turismo 

Política
03 de Maio / 2016 às 16:00 | Nenhum Comentário

Previsto para ser entregue ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), nesta terça-feira, 3, o documento elaborado pela cúpula do PSDB como condicionante para a concessão do apoio ao novo governo estabelece como um dos temas centrais o início das discussões para a implantação do sistema parlamentarista a partir de 2018. O ano coincide com a realização da próxima eleição para a Presidência da República. Chamado internamente como "carta de princípios", o documento foi fechado em reunião da cúpula do PSDB realizada em Brasília na tarde desta segunda-feira, 2, e tem 15 itens. O item que aborda o novo regime consta do trecho que trata sobre a necessidade de se realizar uma reforma política. "Defendemos a criação de cláusula de desempenho eleitoral, o voto distrital e a formação das bases de discussão para a implementação do parlamentarismo a partir de 2018", disse à reportagem o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG). 

O tucano deve entregar a carta pessoalmente a Temer nesta terça-feira, após reunião com integrantes da Executiva do partido. No documento, a cúpula do PSDB também defende a "expressa" redução do número de ministérios e cargos comissionados. O tema foi inserido como um dos itens prioritários num momento em que ainda não há, dentro da legenda, consenso sobre como participar do novo governo Temer. A ideia de parte de integrantes da cúpula do PSDB é aguardar o início da nova gestão e "ver que cara terá" para só depois integrá-la. Dentro desse entendimento, a possibilidade de o senador José Serra (PSDB-SP) vir a ocupar um ministério na nova gestão deverá ser considerada como uma indicação "pessoal" de Temer e não do partido. Além de Serra, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), também é cotado para assumir um posto no novo governo.

Estadão
Espaço do Leitor
03 de Maio / 2016 às 15:30 | Nenhum Comentário

Os homicídios ocorridos na aconchegante cidade de Juazeiro assusta a cidadania local e repercute na sua região e até fora dela, é motivo de preocupação, e, cabe análise científica. A cidade sede do Município de Juazeiro teve e tem um crescimento populacional acelerado por um processo migratório regional, lhe proporcionando sim, desenvolvimento econômico, em proporções superiores às do seu desenvolvimento social.

A população vinda de municípios dos seus arredores, seja do Estado do Pernambuco (Microrregião formada por 10 municípios), seja da região Norte do Estado da Bahia, Território Sertão do São Francisco (10 municípios) – considere-se, ainda, que Juazeiro fica na Região Nordeste do país, uma das mais desassistidas do ponto de vista social, e historicamente.

Pode se ver que grande parte da população juazeirense, influenciada pela “debandada” regional, supracitada, é composta de criaturas humanas, absolutamente vitimadas socialmente pela cultura “coronelista” do passado, e, até do presente: tem baixa e até nenhuma escolaridade; uma parte foi à escola com método de ensino atrasado e sem a mínima condição física adequada para se dá aula; uma economia acanhada; e, um Sistema Político básico de pequena visão de futuro, e baixíssimo compromisso com a promoção dos Direitos Sociais, pelas Políticas Públicas que poderiam manter, pelo menos, os serviços básicos de responsabilidade de cada Prefeitura.

Ou seja. Os assassinatos de hoje, são, lamentavelmente, reflexos objetivos do tratamento violento de ontem!... As violências mais diversas, apenas como exemplo, estão por aqui também – a população de Sento-Sé tem andado assombrada com sucessivos crime bárbaros, e, sem se falar nos outros tipos de violências que grande parte da sociedade é vítima, outra parte não consegue interpretá-las, muito menos indigna-se com tantos descasos provocados por um modelo de organização social, onde se é ensinado a querer ser cidadão, e nem a não se ter pelo menos o básico, inclusive a vergonha.

Laurenço Aguiar – Cidadão de Sento-Sé
Política
03 de Maio / 2016 às 15:00 | Nenhum Comentário

A analista de infraestrutura da Secretaria de Transporte e Mobilidade do  Ministério das Cidades, a arquiteta, urbanista Guadiana Lopes Cortizo, na tarde de segunda-feira 2, esteve reunida com o diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, o fiscal de transporte Paulo Valgueiro, o gestor de Projetos especiais Rogério Valença; a engenheira de trânsito da AMMPLA Paula Lopes e o gerente executivo de governo da Caixa, Rafael Mattos.

Na oportunidade Guadiana tomou conhecimento dos projetos das obras do Plano de Aceleramento (PAC-pavimentação), Projeto de Implantação do VLT, plano para ampliar a ciclovia e do Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina.

Em visita a AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, Guadiana Lopes teve acesso a Central de Monitoramento onde conheceu o sistema de câmeras.

O  prefeito de Petrolina, Julio Lossio aponta que o Projeto para a construção Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), um processo de edital do PAC Mobilidade e também o outro da pavimentação  dentro do PAC Mobilidade representam mais um passo importante para o desenvolvimento do município.

O Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina (PLANMOB), elaborado pelo Poder Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, traça as diretrizes de ações integradas de cidadania, inclusão social, desenvolvimento urbano, de mobilidade e de proteção ao meio ambiente, conforme objetivos estabelecidos na Lei Federal.

A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana – SeMob foi instituída no Ministério das Cidades com a finalidade de formular e implementar a política de mobilidade urbana sustentável, entendida como a reunião das políticas de transporte e de circulação, e integrada com a política de desenvolvimento urbano.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
03 de Maio / 2016 às 14:30 | Nenhum Comentário

A Secretária de Saúde, Mara Gonçalves, recebeu, em seu gabinete, nesta segunda-feira (02), os comunitários Luciana dos Santos Souza e Tiago Alexandre, moradores do Residencial Vivendas. Em reunião, a gestora e os comunitários conversaram sobre a atenção à saúde no novo bairro.

Para Tiago Alexandre, a reunião foi muito positiva. "Achamos a reunião bem proveitosa. Fomos bem atendidos e saímos daqui satisfeitos, aguardando apenas o ajuste alguns detalhes para levar mais saúde ao nosso bairro", frisou. A Secretaria vai realizar ações regulares de atenção à saúde na localidade, com atendimento odontológico, vacinação, consultas oftalmológicas, etc.

Mara Gonçalves lembrou o empenho do município em cuidar das pessoas de Petrolina. "O Residencial Vivendas é um bairro novo, que já nasce com uma grande população em uma área que não era muito habitada. Mas a gestão Julio Lossio está trabalhando para fazer com que todos os serviços cheguem a essa comunidade", disse a secretária.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
03 de Maio / 2016 às 14:20 | Nenhum Comentário

O desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, do Tribunal de Justiça de Sergipe, decidiu nesta terça-feira (3) revogar a proibição do WhatsApp no Brasil –o magistrado reconsiderou a decisão do colega plantonista Cezário Siqueira Neto, que durante a madrugada negou recurso impetrado pela empresa para liberar o uso da ferramenta.

Neto, que analisou o caso porque o mandado de segurança da empresa chegou durante o período de plantão, havia mantido o bloqueio à ferramenta, concordando com a decisão do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE) –foi ele quem inicialmente determinou que operadoras de telefonia tirassem o aplicativo do ar, em razão de a corporação não repassar dados para investigações sobre uma quadrilha de tráfico de drogas na cidade.

"Por certo que a decisão ora impugnada vai desagradar a maioria dos brasileiros, que desconhecem os reais motivos de sua prolação", disse Neto, ao justificar a manutenção da proibição. Ele chegou inclusive a ratificar uma lista de apps alternativos indicada por Montalvão.

"Deve-se considerar que existem inúmeros outros aplicativos com funções semelhantes à do Whatsapp, a exemplo daqueles citados pelo julgador de primeiro grau (Viber, Hangouts, Skype, Kakaotalk, Line, Kik Messenger, Wechat, GroupMe, Facebook Messenger, Telegram etc.)"

Os donos do aplicativo argumentam que não podem informar os dados à Justiça por não possui-los. Antes, a empresa dizia manter apenas o número de telefone dos usuários, dado necessário para usar a ferramenta, e não armazenar as conversas. E, em abril, a ferramenta terminou o processo de implementação do sistema de criptografia "end-to-end" (no qual apenas as pessoas na conversa podem ler as mensagens). Com isso, afirma, é impossível divulgar os dados.

Os sites do Tribunal de Justiça de Sergipe, da Justiça Federal de Sergipe e do governo de Sergipe continuam fora do ar nesta terça-feira, após ação de grupo de hackers do grupo Anonymous Brasil contra o bloqueio do aplicativo.

Uol Notícias
Variadas
03 de Maio / 2016 às 14:00 | Nenhum Comentário

Já imaginou uma festa com Dorgival Dantas, Lenno, Novo Destak e vários sanfoneiros juntos? E toda essa grade de atrações dentro do São João mais queridinho da região, com fartura de comida e bebida, e muita gente bonita? Como já é tradição o seu sonho vai ser transformado em realidade no São João do Dadau que acontece no dia 15 de maio a partir dás 17h, no Depositto.

A festa, pela grade, traz o mais autêntico e estourado do forró no Brasil e as maiores estrelas regionais do momento. Juntos, eles estão afinando fazer uma festa, que promete ficar na história, abrindo oficialmente, o São João do Vale. Parceiros como Saboreie, Lorena Conveniências, Macaxeira, além de vários fornecedores tradicionais, trarão o melhor da comida e bebida nordestina.

A festa tem área única e a Bebida é free. "Gosto de fazer o São João, porque é um estilo de festa, que mexe com minha emoção. Da decoração às comidas e bebidas, ao envolvimento do público com quadrilhas, cartomantes, forró autêntico, parquinho infantil... É linda a festa, amo demais. Aqui o pai, a mãe, o jovem e até a criança, ocupam um mesmo espaço e todo mundo se diverte, do seu jeito, em seu canto. O jovem beija na boca, paquera e rala o bucho no curral do forró, da mesma forma que os pais se emocionam com a música e as tradições, bem como a criança se diverte no parque, sem um interferir no Outro. Cada área é muito bem dividida e todos se encontram", declara contagiado pela alegria o promoter da festa, Dadau Barbosa.

Os ingressos já estão à venda no Passaporte da Folia, Portal SG e Vale Ingresso, começou de R$80,00, mas logo vai subir para atingir o custo de planilha.

Enfoque Comunicação
Variadas
03 de Maio / 2016 às 13:30 | Nenhum Comentário

Juazeiro vivenciou a Semana da Dança, (25 a 29 de abril) com muita arte, dedicação e talento, prova disso, foi a participação de mais de 100 alunos do ensino fundamental, de seis escolas da sede e do interior, que atenderam ao convite da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) que mobilizou monitores, professores de dança de Juazeiro, para o desenvolvimento de diversas oficinas de dança nas escolas da rede municipal.

O projeto ainda trouxe a Juazeiro, os técnicos de dança Nilmara Lima Rocha e Jairson Bispo, da Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB) para um curso de capacitação com os monitores locais, em parceria com o município.

Participaram das oficinas alunos das escolas: Graciosa Xavier de Carnaíba, com a professora Thaise Haila; Terezinha Ferreira, do Bairro Tabuleiro, com a professora Andresa Azevedo; Argemiro José, do Bairro Argemiro, com Dijma Dark; Maria Franca Pires do Bairro João XXIII, com Geraldo Pontes, e a Escola Municipal José de Amorim, do distrito de Salitre, com o professor Sergio Marchine.

O projeto "Juazeiro em Movimento" que teve a sua culminância no dia 29 de abril data em que se comemora o Dia Internacional da Dança, reuniu um grande público, admiradores da arte da dança, no espaço cultural do Arco da Ponte.   "O Arco da Ponte vem ganhando destaque com as ações de cultura que são desenvolvidas ali, e aos poucos estamos estruturando, melhorando aquela área a cada apresentação. Temos que dinamizar nossos espaços culturais, principalmente os espaços públicos, ocupando com atividades lúdicas e artísticas", disse o secretário de Cultura e Juventude, Donizete Menezes.

A Mostra 

A mostra de dança, do projeto "Juazeiro em Movimento" que foi o resultado das oficinas desenvolvidas ao longo da semana, chamou a atenção de todos os envolvidos e principalmente do público que esteve prestigiando o evento, pela qualidade artística das apresentações e o talento de crianças e adolescentes das escolas públicas do município, que mostraram amor e dedicação pela arte de dançar.

Apresentações de ballet clássico; dança contemporânea, danças populares, hip hop, entre outras coreografias emocionaram o público presente, pais e professores que também foram apoiar os novos talentos da cidade. Para a supervisora do projeto, Janaina Oliuza, foi maravilhoso o resultado. "Foi uma semana intensa de oficinas, pudemos presenciar espetáculos fantásticos, um resultado gratificante", disse Janaina, que lembrou ainda da importância desta iniciativa para a cidade.

"A iniciativa da secretaria para não passar em branco o Dia Internacional da Dança foi muito importante, porque envolveu muita gente no projeto, professores e grupos de dança de Juazeiro, e as escolas municipais. Nós procuramos atingir não só a sede, mas também o interior. Nós tivemos em média 120 alunos envolvidos neste projeto", concluiu.

A professora de dança do Ballet Criarte, Andresa Azevedo, que ministrou oficina para crianças de 8 a 11 anos, disse de sua satisfação em participar do projeto. "Sempre que vamos para um bairro mais afastado do centro percebe-se a carência dessas crianças, então quando você chega tendo algo a oferecer pra elas, dando atenção, carinho, chega com alegria isso é importante e eu fui muito bem recebida, foi um trabalho que me deixou muito feliz".

Para a mãe de Giovana Duarte de 05 anos, aluna do Ballet Criarte, Luciana Duarte, esse movimento tem uma importância muito grande para as crianças. "Eu achei muito importante e muito interessante, porque as crianças tiveram a oportunidade de se apresentar, principalmente as crianças carentes que não têm a oportunidade de fazer o ballet. Toda criança precisa realmente conhecer a cultura, o governo está de parabéns pela iniciativa", disse Luciana.  

Além da mostra das oficinas, ainda participaram do evento dia 29, no Arco da Ponte, os grupos Mímicos; Tripé; Norte Crew; Net, e as escolas de Ballet Janaina Oliuza; Criarte, e Geraldo Pontes. O Dia Internacional da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra.

Ascom/Juazeiro
Política
03 de Maio / 2016 às 13:00 | 1 Comentário

 

Valeu o voto. Não se sabe por quanto tempo, mas o PT cumpriu o acordado com o deputado Adalberto Cavalcanti, em relação à votação do impeachment na Câmara Federal, e o novo Superintendente da CODEVASF, Expedito Pereira Filho, funcionário de carreira lotado na Codevasf, em Juazeiro, já está em Brasília para assumir oficialmente a superintendência da 3ª Regional.

Expedito Pereira, que já manteve contato com colegas de trabalho em Petrolina, informando sobre sua condição de novo superintendente, pode demorar pouco no cargo, uma vez que já na sexta-feira o processo de impedimento da presidente Dilma pode ser aprovado no Senado Federal, mudando completamente o cenário político e abrindo espaço para outras negociações.

De acordo com informações colhidas pelo Blog, o deputado Adalberto Cavalcanti, estaria tentando manter sua indicação mesmo com a saída de Dilma, uma vez que pertence aos quadros do PTB, uma das legendas que apoia o pedido de impeachment de Dilma Rousseff.

Contra as pretensões de Adalberto Cavalcanti, figuram as possibilidades do PP, de Eduardo da Fonte, ou o PSB, de Fernando Bezerra Coelho, assumirem a cobiçada pasta do Ministério da Integração. O nome de Fernando Filho vem sendo ventilado como provável Ministro da pasta. 

Na 6ª superintendencia, em Juazeiro, por enquanto nenhum indício de troca, embora a força de Geddel, do PMDB, deva ser  considerada. Não pode ser desconsiderada, por sua vez, a possibilidade de manutenção do atual Superintendente, que chegou por indicação do PP, um dos partidos que devem compor um possível governo Temer.

Esporte
03 de Maio / 2016 às 12:30 | Nenhum Comentário

Com apoio da prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Cidadania, a equipe de Futebol de Cinco da Associação de Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP-PE)  participou do Campeonato Regional Nordeste de Futebol de Cinco. O torneio aconteceu entre os dias 26 de abril e 01 de maio, na cidade de São Luiz, no Estado do Maranhão.

Com quatro gols do jogador Raimundo Nonato, o time da ADVP-PE venceu a CEDEMAC-MA por 4 x 1 e conquistou o terceiro lugar no Regional Nordeste de Futebol de 5. As expectativas levavam a crer que a partida seria disputada gol a gol. Isso porque  no dia anterior as equipes semifinalistas travaram grandes duelos. Para a surpresa dos expectadores, a equipe da ADVP-PE mudou a  postura tática dos seus jogadores dentro da quadra, com Raimundo Nonato sendo o puxador da goleada.

Mantendo sempre a vantagem no marcador, a ADVP-PE  teve calma para levar  resultado e assim manter a vantagem  no segundo tempo. A  ADVP-PE não deu chances para o CEDEMAC-MA, que mesmo contando com o apoio da torcida, não conseguiu parar a equipe pernambucana, no final, Marcos Costela marcou o único gol para os donos da casa.
 
Os quatro gols marcados por Nonato fizeram o craque da Seleção chegar à 19 gols marcados na competição, garantindo assim o prêmio de artilheiro do Regional Nordeste. Além da ADVP_PE, outras equipes participaram do campeonato como Instituto de Cegos da Bahia – ICB-BA, Associação Paraibana de Cegos – Apace-PB, Centro Desportivo Maranhense de Cegos – Cedemac-MA, Associação de Cegos do Estado do Ceará – Acec-CE, Associação Paraibana dos Deficientes Visuais – Apadevi-PB, Escola de Cegos do Maranhão – Escema-MA, União Baiana de Cegos – UBC-BA Associação dos Cegos do Piauí – Acep-PI.

Ascom/Petrolina
Política
03 de Maio / 2016 às 12:00 | 2 Comentários

Os atrasos frequentes por parte da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), no que diz respeito aos pagamentos relacionados aos contratos de prestação de serviços, de acordo com informações colhidas pelo Blog, já perduram por quase 02 (dois) anos, prejudicando empresas terceirizadas e por consequência o funcionamento adequado dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica.

De acordo com as informações esses atrasos frequentes estariam inviabilizando as empresas terceirizadas, responsáveis pela captação e distribuição de água, comprometendo o funcionamento do sistema. A situação é tão caótica que o fornecimento de energia já chegou a sofrer cortes em função da falta de pagamento.

Fontes ligadas aos produtores rurais apontam que as dificuldades que a CODEVASF vem enfrentando para honrar seus compromissos se dá em virtude do não recebimento de repasses do Governo Federal, comprometendo por tabela as empresas terceirizadas, que, a um alto custo, se esforçam para manter seus contratos. De acordo com as informações, os serviços de natureza corretiva e preventiva já teriam sido suspensos pela Codevasf, comprometendo o bom funcionamento dos Perímetros irrigados.

A situação preocupa, uma vez que, sem uma solução imediata os Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica podem sofrer um colapso, prejudicando o abastecimento de milhares de famílias e produtores rurais.

Variadas
03 de Maio / 2016 às 11:31 | Nenhum Comentário

Teve inicio nesta segunda-feira, 02, o Maio Amarelo nas ruas de Juazeiro. Um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes no trânsito. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes do município iniciou com a apresentação de teatro Claw, onde os interpretes representavam cenas corriqueiras do trânsito no dia-a-dia.

O grupo teatral interagiu com a população que recepcionou muito bem os condutores e pedestres no Centro da cidade. Para Estevão Filho, motorista há mais de 30 anos, a população ainda precisa aprender a respeitar os sinais de trânsito. “As pessoas não respeitam a faixa, seja pedestre ou motorista, usam celular dirigindo, nem mesmo a sinalização. Eu dirijo por mim e pelos outros, porque precisamos pensar no outro”, observou Estevão.

Com panfletagens e adesivos a equipe de trânsito foi as ruas e orientou os condutores a sempre usarem os equipamentos de segurança. Para a fiscal e  coordenadora de Educação para o Trânsito, Simone Correia, o Maio Amarelo é uma ação importante no combate a redução de acidentes. “É um momento de nos mobilizarmos. Só com uma educação voltada ao trânsito podemos conseguir um índice cada vez menor de acidentes”, enfatizou.

O trânsito deve ser seguro para todos que compartilham dos espaços públicos. “A companhia estará realizando durante todo o mês de maio atividades que alertem os condutores em situações corriqueiras que possam apresentar risco, bem como estaremos também nas escolas levando uma informação a mais para crianças, jovens, adultos e idosos. Somente com educação poderemos mudar os condutores”, explicou o Diretor da CSTT, Vilmar Ferreira.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
Política
03 de Maio / 2016 às 11:28 | Nenhum Comentário

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou do 8º Festival de Umbu, promovido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – Coopercuc, no município de Uauá.

O evento contou com palestras, vídeos educacionais, workshop e uma mesa-redonda sobre empreendedorismo rural e comercialização.Segundo o parlamentar, o que se pretende é fomentar a cultura do umbu. “O intercâmbio de conhecimento através do contato com produtores é fundamental para o aprimoramento da tecnologia de produção, além de incentivar a sustentabilidade e a socioeconomia”, disse o deputado Roberto Carlos.

Participaram do festival, a população da região, produtores de Umbu, profissionais e especialistas do setor e diversas lideranças políticas, que aproveitaram a oportunidade para debater ações que fomentem a agricultura familiar.

Variadas
03 de Maio / 2016 às 10:29 | 1 Comentário

Oportunidade oferecida pela AGE. A semana do MEI, iniciativa do Sebrae em parceria com a Agência, teve início nesta segunda-feira (02), com a consultoria de marketing para os empreendedores. A AGE está oferecendo gratuitamente até sexta-feira (06), consultorias na área de marketing e financeiro. A parceria serve como forma de incentivar e auxiliar os empreendedores que necessitam de uma opinião profissional para alavancar o seu negócio.

De acordo com o consultor de marketing do Sebrae, Leonarth Piancó, "Nosso papel é ajudar o empreendedor a enxergar o seu negócio do ponto de vista do cliente." afirmou o consultor. A proposta incentiva o MEI a entender melhor como trabalhar o marketing de seu estabelecimento para gerar atender melhor as necessidades de seus clientes. A consultoria de marketing segue até esta terça-feira (03) e a consultoria financeira tem início na quarta-feira (04) terminando na sexta-feira (06). Todas acontecem na AGE, com horário pré agendado da 08h à 13h. A Agência fica na Rua da Simpatia, n-135, Centro Petrolina.

Ascom/Petrolina
Informativos
03 de Maio / 2016 às 10:12 | 1 Comentário

O SAAE comunica aos usuários dos bairros Antônio Guilhermino, Itaberaba, Distrito Industrial, João Paulo II, Vila Nova Fé, Jardim São Paulo, Loteamento Sol Levante e São Jorge, Mercado do Produtor, Residenciais Praia do Rodeadouro, Brisa da Serra, Juazeiro I e II que nesta quarta-feira, 04 de maio, o abastecimento de água será interrompido das 08h às 14h, para que seja realizado o entroncamento na rede de água de 250 milímetros da Rua 02, no bairro Jardim Flórida. Para a realização do serviço será necessário desligar a bomba que fornece água para esses locais. 

Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município.

Ascom/SAAE
Informativos
03 de Maio / 2016 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria da Saúde de Juazeiro prorrogou a campanha antirrábica até 30 de maio. Até o momento cerca de 6.183 animais entre gatos e cães da zona rural e urbana já foram vacinados. Desde o dia 4 de abril, inicio da Campanha, as equipes de vacinação percorrem os bairros para aplicar nos animais a dose única contra a doença. A meta mínima, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar 80% dos cães e gatos com idade acima de 1 mês. Juazeiro possui 32,4 mil animais.

Há também um posto fixo de vacinação antirrábica, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira, na Casa de Endemias na Rua Visconde do Rio Branco, nº. 7 A, próxima ao Centro de Saúde III, bairro Centro. "A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para manter estes animais imunizados contra a doença e a população protegida. O cão é o principal transmissor de raiva animal para seres humanos, por ser o animal mais próximo do homem, por isso a vacinação acontece anualmente", informou o Diretor de Promoção de Vigilância do município, Gustavo Monteiro.

Ascom/Juazeiro
Esporte
03 de Maio / 2016 às 09:34 | Nenhum Comentário

É grande o número de jornalistas presentes na Esplanada dos Ministérios em Brasília para cobertura da chegada da Tocha Olímpica na manhã desta terça-feira (03).

Também é intensa a movimentação de autoridades e populares com vistas a encontrar o melhor lugar para acompanhar a solenidade.

Manifestantes a favor e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff também são vistos ao redor do espaço, mas estão sendo impedidos de chegar ao local onde se realizará a solenidade.

Espaço do Leitor
03 de Maio / 2016 às 09:30 | 1 Comentário

Você quer ver mel em abundância, cerveja de umbu (25 reais a longuinete), bode assado com macaxeira por todo lado, geleia de umbu, compota de umbu, suco de maracujá da caatinga, rendas, artesanatos e tantos produtos que mostram a abundância da vida no Semiárido Brasileiro? Então você deveria ter ido ao 7º Festival do Umbu em Uauá, organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC).

Estamos saindo de uma seca de cinco anos, sendo dito que estamos atravessando a "maior crise econômica do Brasil da história", que em outras épocas significaria que metade de Uauá deveria estar por outros lados do mundo, menos no sertão nordestino. E totalização dessa produção alcança cerca de 200 toneladas por ano.

Ali, onde nasce o Vaza Barris, hoje um rio seco, onde logo abaixo Conselheiro encontrou um lugar onde "jorrava leite e mel" (Canudos), às margens do Vaza Barris, sertão antigamente dito como "bravo", a festa foi grande, cheia de vida, de produtos, de gente. O mesmo povo que começou a festa na sexta pela noite ainda estava lá 4 hs da manhã do domingo, dançando ao som da música típica da região, embora sempre apareça algum forró eletrônico para quebrar a beleza musical.

O paradigma de "convivência com o Semiárido", intuído por homens como Guimarães Duque, Celso Furtado (Discurso de inauguração da SUDENE, 1959), foi tirada do papel e da imaginação pela sociedade civil nos últimos anos, que lhe deu carne, na troca de experiências acumuladas pela população sertaneja, com sua captação de água de chuva, o manejo da caatinga, uma agricultura conforme o ambiente, pelo cultivo do umbu, do maracujá do mato, dos animais adaptados ao Semiárido como a cabra e a ovelha. Então, a vida veio abundante, mesmo em tempos de seca.

Essas são conquistas dos últimos 20 anos, com programas construídos pela sociedade civil como a ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), ou por componentes como o IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Adaptada). Não veio dos coronéis, nem do Estado, mesmo esse um pouco mais modernizado. O que houve foi o apoio econômico dos últimos governos, o que deu escala a esse trabalho, com mais de 1 milhão de cisternas para beber e mais de 150 mil tecnologias de produção implantadas. 

A COOPERCUC tem mercado interno e externo, seus produtos vão para a Itália, França e Áustria. Essa é a prova que a "irrigação" não é o único veio produtivo do Nordeste e nem o principal. O PIB da irrigação gira em torno de 2 bilhões de reais ao ano, enquanto o PIB do sequeiro em 2008 já girava em torno de 140 bilhões de reais ao ano. Portanto, os números desmentem os mitos.

Parabéns à COOPERCUC, trabalho que mostra a beleza e a viabilidade do sequeiro nordestino, com a caatinga em pé, ambiente preservado e cheio de vida. O único caminho para os biomas brasileiros sobreviverem é o da "convivência".

Quem tem inteligência ambiental sabe.

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

Variadas
03 de Maio / 2016 às 09:00 | Nenhum Comentário

Os moradores do Residencial Monsenhor Bernardino, empreendimento do Programa federal Minha Casa Minha Vida inaugurado na gestão do prefeito Julio Lossio, participaram no último sábado (30) de uma ação social realizada na própria comunidade. O evento faz parte do trabalho de assistência social realizado pela Prefeitura de Petrolina junto às famílias atendidas pelo Programa. Durante o sábado centenas de pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos participam de atividades recreativas, oficinas e atendimentos diversos.

"Tivemos uma grande participação da comunidade que vem buscar conhecimento de um modo geral. Foram realizados diversos atendimentos, cerca de 400 ao todo, demonstrando a importância das ações para as famílias", explicou a Secretária Executiva de Habitação, Edinalva Gomes.

A Ação Social contou com uma estrutura montada de estandes para artesanato,  educação e atendimento de saúde, além de consultoria da Casa do Empreendedor de Petrolina e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Também foram realizadas oficinas com crianças e adultos,  apresentações de Hip Hop, Muay thai, poesia, prestação de serviço de salão de beleza e treino  funcional, além da distribuição de 200 mudas de espécies nativas.

"A Ação Social tem o objetivo de mobilizar as comunidades levando a elas diversos serviços e demonstrando o que elas têm direito. É mais uma forma do município atender as demandas dessas famílias", afirmou o prefeito Julio Lossio.

Também participaram da Ação Social a Casa do Empreendedor, Senac, Secretarias de Cidadania, Saúde, Habitação e a Agência do Meio Ambiente (AMMA).

Ascom/Petrolina
Esporte
03 de Maio / 2016 às 08:55 | Nenhum Comentário

A Tocha Olímpica chega na manhã desta terça-feira (03), a Brasília-DF. A capital é a primeira cidade brasileira a receber o símbolo dos jogos Rio-2016. O revezamento está marcado para começar às 10h30, na Esplanada dos Ministérios, com término às 20h30, no mesmo local. Entre aqueles que vão conduzir a chama no percurso de 105 quilômetros, nas ruas da capital, estão a bicampeã olímpica Fabiana Claudino e o surfista Gabriel Medina. Os cantores Daniela Mercury e Diogo Nogueira vão cantar, ao fim do evento.

O Blog registrou os preparativos para recepção à Tocha Olímpica na Esplanada dos Ministérios.

O atleta da natação brasileira Thiago Pereira e o campeão olímpico Arthur Zanetti que competirá nas argolas e no solo, foram flagrados pela reportagem do Blog durante bate-papo na expectativa da chegada da tocha olímpica a Esplanada dos Ministérios. Thiago Pereira, inclusive, gravou um vídeo e fez uma saudação ao povo de Juazeiro.

A passagem da Tocha Olímpica causará interdições de vias e estacionamentos ao longo do percurso. Além do Eixo Monumental, o símbolo dos Jogos Olímpicos passará por vias de Taguatinga, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Riacho Fundo, Setor Comercial Sul e Asa Sul. Não haverá ponto facultativo e a ideia é que a tocha passe pela cidade em pleno funcionamento. As vias serão interditadas cerca de 10 minutos antes da chegada do comboio em cada local e liberadas assim que a comitiva passar. Estacionamentos próximos ficarão fechados durante todo o dia.

O comboio da tocha contará com 150 agentes da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, além de 3,5 mil homens que farão a segurança durante o percurso do revezamento. Ela vai passar por 31 pontos, como o Regimento de Polícia Montada da PM, a Praça do Relógio de Taguatinga, e o Palácio do Itamaraty. Em Brasília, 143 pessoas vão participar do revezamento. Já no resto do país, serão 12 mil participantes do revezamento. Depois, a tocha viajará por todo o país, passando por 300 cidades, até chegar ao Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto.

A chegada da tocha a Brasília também traz para o cenário nacional uma mensagem mais importante do que os ritos oficiais. A chegada do símbolo é uma oportunidade para projetar a mensagem de convivência e fraternidade entre os povos, fazendo uso da diversidade cultural da capital para tal.

A celebração contará ainda com um ato pela Paz Mundial. A líder pacifista moçambicana Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, estará presente no evento. Ela é uma das ativistas mais reconhecidas mundialmente. O ato conta também com a presença do primeiro brasileiro campeão nas pistas de atletismo, Joaquim Cruz, que não só conseguiu uma medalha de ouro como estabeleceu um novo recorde mundial em 1984, na final dos 800 metros, com um tempo de 1 minuto e 43 segundos.

Variadas
03 de Maio / 2016 às 08:40 | 1 Comentário

O jovem empresário, Jeferson Ramon, conhecido empresário dono da lancha Fun Beach, morreu nesta segunda-feira, 02, vítima de um trágico acidente de trânsito. Jeferson bateu seu carro entre as cidades de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Segundo informações, seu carro teria colidido com um caminhão.

Seu corpo já foi autopsiado e liberado para velório. Nossa equipe. deseja força aos familiares nesse momento.

Redação Blog Geraldo José
Esporte
03 de Maio / 2016 às 08:00 | Nenhum Comentário

"Uma das mais importantes provas da região pela excelência de sua organização". Essa foi a  definição da 25ª Maratona Ciclística de Casa Nova, realizada neste domingo, 1º, feita pelo atleta Junior Max, membro da equipe de ciclismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e competidor de renome nacional.  
 
Max deixou de participar de uma corrida do campeonato nacional para prestigiar a Maratona de Casa Nova. "Sou de Juazeiro e fico muito feliz com a qualidade da prova que não deixa a desejar a nenhuma outra prova do Brasil, pelo nível de organização e pela qualidade dos competidores. Não poderia deixar de participar", comentou.
 
Com mais de 250 inscritos de toda região, a corrida, que está no calendário esportivo da cidade, teve a maior participação da sua história. Para o secretário da pasta de Esporte, Neilton Neves, o sucesso do evento é fruto da organização. "A cidade está toda envolvida. Nossa secretária, sob a orientação do prefeito Wilson Cota, se esforçou para fazer uma grande Maratona com uma logística boa e uma premiação melhor. Acredito que o sucesso é fruto da nossa dedicação. A Maratona foi um sucesso", afirmou.
 
Pela primeira vez, Sioleide Cavalcante participou da Maratona e aprovou a organização do evento. "Muito bem organizada. Nossa intenção é vencer esse desafio e continuar na prática do esporte que é bom para nossa saúde". A competidora participa do grupo Sertão Bike que reúne vários ciclistas de Casa Nova.
 
O prefeito Wilson Cota destacou os investimentos da prefeitura no setor de Esporte. "Estamos fazendo um bom trabalho na pasta. Além dessa corrida, estamos investindo em nossa seleção que está em preparação para o Campeonato Intermunicipal deste ano, além da reforma que vamos fazer no nosso Estádio, o Anastazão, com o plantio de nova grama".
 
A Maratona foi dividida em seis categorias Motobike local, Motobike geral, Elite, Feminino, Veterano e Atletas Especiais. A premiação para o 1° lugar é uma bicicleta profissional, no 2° lugar uma TV e no 3° lugar um notebook. A premiação vale para todas as categorias. Os competidores da categoria local, aqueles que residem em Casa Nova, foram contemplados até o 5º colocado.
 
Confira a colocação:
 
Atletas Especiais
1º Regivaldo Paiva Ferreira (Petrolina)
2º Cosme Souza Santos (Petrolina)
3º Antonio Marcos Santana (Sobradinho)
 
Feminino
1º Deuvani Evangelista (Remanso)
2º Licia Mara Santos (Remanso)
3º Gilvania Figueira (Sobradinho)
 
Local – Casa Nova
1º Ronivon Dias
2º Givanildo Costa
3º Segisberto Junior
 
Geral
1º Regivaldo Antonio da Silva (Curaçá)
2º Florivaldo Ribeiro (Juazeiro)
3º Rosivaldo Adão Lima (Curaçá)
 
Elite
1º Junior Max (Equipe UFF/ Rio de Janeiro)
2º Breno Ferreira (Remanso)
3º Henrique Carlos (Petrolina)

Ascom/Casa Nova
Informativos
03 de Maio / 2016 às 07:30 | 2 Comentários

Em mais uma agenda da Caravana da Saúde, chegou à vez do bairro Alto do Cruzeiro receber nesta quarta-feira (04), a 17ª edição do programa. Dados da Secretaria de Saúde registram mais de 7.500 atendimentos desde o inicio do programa.  As equipes estarão atendendo ao público das 8h às 14h.

Entre as especialidades que serão ofertadas pelo Programa aos moradores do Alto do Cruzeiro estão: ortopedia, oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, odontologia, ginecologia, cirurgião e clínico geral, exame de eletrocardiograma, laboratoriais e de verminoses.

O projeto conta ainda com a parceria da Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, SESI e Promatre, com diversos atendimentos durante a caravana nos bairros, além do envolvimento de toda a estrutura de governo oferecendo os serviços de cidadania e saúde aos moradores da região.

Ascom/Juazeiro
Variadas
03 de Maio / 2016 às 07:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Sobradinho  realizou no último sábado, 30, o 'Dia D' de vacinação da campanha de imunização contra a Influenza H1N1, em todos os postos de saúda da família. Muita gente aproveitou o  sábado para se imunizar da influenza , infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.

Entre o período de 18 a 30 de abril Sobradinho recebeu um quantitativo de 3 270 doses , o que representa 63,34% das doses necessárias para cobertura total no município, já que a meta é vacinar 5. 162 pessoas.

Até agora foram vacinadas  923 ( 53,32%) crianças entre 6 meses e menores de 5 anos ; 243 trabalhadores de saúde (100%); 174 gestantes ( 59,39%); 38 puérperas ( 79,17%);  1.510 idosos (65,40%); 53 índios ( 89,83%)  e 329 pacientes crônicos ( 68,68%).

"Mesmo diante das dificuldades e do fracionamento da reposição das vacinas contra Influenza H1N1, pelo Ministério da Saúde aos municípios, nós realizamos o dia D,  facilitando o acesso dos grupos prioritários ao recebimento da vacina. A avaliação foi bastante positiva e a campanha continua até o dia 20 de maio" , declarou a profissional de saúde Blenda  Francilda Silva.

A previsão é de que até o dia 9 de maio o município receba do  Núcleo Regional de Saúde Norte um novo estoque de vacinas para cumprir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de vacinar , no mínimo, 80% da população prioritária.

Ascom/Sobradinho
Política
03 de Maio / 2016 às 06:28 | 2 Comentários

O Vereador Bené Marques (PSDB) indicou Luiz Ilberto do Nascimento e Maurício da Silva para serem homenageados pela Câmara de Vereadores de Juazeiro no dia da Ética e da Moralidade.

Foram escolhidos pelo vereador, Maurício da Silva, obreiro da Igreja Assembléia de Deus e Luiz Ilberto do Nascimento, empreendedor, conhecido como Beto do Brilho do Sol. Os dois se destacam por sua participação na vida comunitária, sua dedicação à família e ideário cristão.

A homenagem acontecerá às 18:00 horas, nesta terça-feira, 03 de Maio, no Plenário da Câmara e o Vereador Bené estende o convite à comunidade: “Vivemos em tempos difíceis e homenagear cidadãos que dedicam sua vida à família, à comunidade ou a igreja, muitas vezes com sacrifício; é uma forma de incentivar o respeito às leis e valorizar a honestidade, a ética e a moralidade, seja no trato com a família, na igreja ou na comunidade”; reiterando o convite para que todos participem deste ato de  “justiça e reconhecimento”.

ASCOM - Vereador Bené
Variadas
03 de Maio / 2016 às 06:25 | 4 Comentários
 
É com muita satisfação e admiração que venho parabenizar este "Brother" por mais um ano de vida. Desejamos que você continue sendo este cidadão correto e exemplo para os demais!

Sou seu FÃ e você é um exemplo de pessoa que eu procuro me espelhar!

Parabéns mais uma vez!

São os nossos votos!

Murilo Ricardo, Biankinha, Thiaguinho e Leidiane!

"Desce a Madeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeira Geraldo"

Murilo Ricardo Rocha Silva
Informativos
03 de Maio / 2016 às 06:00 | Nenhum Comentário

Desde o dia 18 de abril a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 acontece em Juazeiro. Dados da Secretaria Municipal de Saúde informa que já foram imunizadas cerca de 10 mil pessoas até o momento. As vacinas estão sendo aplicadas em pessoas classificadas no grupo de risco. 

A meta é vacinar no mínimo 80% das 44 mil pessoas que pertencem aos grupos alvo da imunização. A campanha segue até 20 de maio nas unidades básicas de saúde das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e na zona rural, das 7h30 às 13h. 

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Tatiane Malta, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. "Nossos postos de saúde estão preparados para atender toda a demanda. É importante que o público alvo seja imunizado", disse a titular da pasta.

Público Alvo da Vacinação

A campanha é destinada as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas (doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Ascom/Juazeiro
Reminiscências
02 de Maio / 2016 às 23:00 | 2 Comentários

Geraldo,

João Martins de Souza, nosso querido João Doido, ao lado de Luís Galvão dos Novos Baianos na década de 70 na praça Aprígio Duarte, a popular Praça do Jacaré.

Walter (Mac Beto)

Variadas
02 de Maio / 2016 às 22:30 | Nenhum Comentário

Foi com a palestra "Mulher Fêmea sim, senhor" e a inauguração de uma Brinquedoteca, na manhã desta segunda-feira, 02 maio, na Casa do Bolsa Família, que ocorreu o pré-lançamento da Semana do Bebê, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social, de Educação e de Saúde. A Semana do Bebê acontece de 08 a 14 de Maio com o tema "Promoção dos Direitos das Gestantes e dos bebês".

A Semana do Bebê é uma lei municipal que garante os direitos da primeira infância e é realizada através da integração do Social, da Saúde e da Educação. De acordo com a diretora de Humanização e Educação Permanente, Carla Lorena Pesqueira, realizar o pré-lançamento inaugurando uma Brinquedoteca ratifica o tema, promovendo o direito de brincar, inserindo espaços humanizados. "Mais duas Brinquedotecas serão inauguradas em espaços do Social, na Rosa Menina e na Messe de Amor. A coordenadora do Programa Bolsa Família, Virgínia Angélica Brito, solicitou um espaço humanizado, que a gente criasse em conjunto e a ideia surgiu para que enquanto as mães estiverem aqui aguardando atendimento do benefício, seus filhos estejam brincando, participando de atividades educativas", disse Carla Lorena.  

A dona de casa Geisa Valéria, moradora do Residencial Juazeiro II, participou do evento e ficou emocionada. "Achei a criação uma coisa muito boa. As crianças têm como se entreter. E a palestra, além de divertida, foi muito certeira sobre o nosso dia-a-dia, eu me emocionei. Trouxe à minha memória situações que já passei e que tenho passado, mas permaneço de pé, porque sou forte. A gente já levanta com o pé no chão, indo à luta, sem desistir. Não podemos fraquejar, somos mulheres guerreiras", afirma.

Presente no evento e acompanhada pelo vereador e criador da lei municipal da Semana do Bebê, Tiano Félix, a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Lindsai Amaral, ressalta a importância do evento. "Fazer parte desse momento é uma felicidade para nós todos que trabalhamos com o Social de nossa cidade. Entendemos que os serviços da assistência social contemplam essa fase da infância e o Bolsa Família, que é um importante programa do Governo Federal, não poderia ficar de fora. É muito adequado para esse momento porque favorece a humanização do espaço e as crianças agora podem exercer o direito de brincar também aqui. Se a gente zela pelo Programa, zela também pelas crianças", conclui Lindsai.

Ascom/Juazeiro
Variadas
02 de Maio / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e diversos parceiros realizaram, nessa última semana de abril, a 8ª Edição do Festival Regional do Umbu, em Uauá, no norte da Bahia. Foram dois dias de atividades preliminares com reuniões e encontros, onde foram iniciados os trabalhos de funcionamento do Armazém da Agricultura Familiar, uma central de Comercialização, que vai facilitar a venda dos produtos oriundos da agricultura familiar e dar mais visibilidade às cooperativas. Já a sexta-feira (29) e o sábado (30) foram reservados a exposição de produtos na Feira de Agricultura Familiar, apresentações culturais, shows musicais, concursos e lançamento da cartilha Juventude Rural e Cooperativismo - Caminhos para a Inclusão de Sucessão Rural no Semiárido Brasileiro.

Além da exposição da cerveja artesanal de umbu, criada com receita e matéria-prima da Coopercuc, o festival também abriu espaço para apresentação de um novo produto desenvolvido por pesquisadores da área de nutrição e bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Uma barra de cereal de umbu; a tecnologia utilizada na produção será fornecida a Coopercuc, para que produza a barra, como foco para a merenda escolar. O produto ainda está fase de teste, na etapa de avaliação de mercado; antes de ser lançado, será distribuído em outros locais para degustação de avaliação. "Em 2013 iniciamos esta pesquisa com o umbu, pesquisa que atua no setor farmacêutico, cosméticos e nutricionais. Escolhemos o umbu entre outras quatro frutas, depois de perceber que havia pouca pesquisa desenvolvida com foco na fruta. Um fruto que é antioxidante e tem a folha do umbuzeiro funções gastroprotetoras", destaca, Professora de Bioquímica da UFPE, Márcia Vanessa da Silva.

E o umbu é mesmo surpreendente e as várias formas de utilização desta fruta foram mostradas na 8ª edição do Festival, que recebeu também a Chef de Cozinha, Ana Luiza Trajano, que trabalhou na produção da linha de bombons da Cacau Show com recheio de umbu. O produto utiliza a geleia produzida pela Coopercuc sem modificações. No ano passado a cooperativa forneceu  mais de 2 mil toneladas de geleia para este fim, este ano já foi entregue uma tonelada. O produto surgiu através da pesquisa de uma Chef de Cozinha indignada com o sucesso da comida estrangeira fazer mais sucesso no país do que a nacional. Há dez anos ela começou, através do seu restaurante, a desenvolver pesquisas viajando pelo Brasil e conhecendo um pouco da cultura do local. Passou a se dedicar a projetos de várias empresas que querem desenvolver produtos brasileiros mas que não conhecem esta comunidade. "Durante o processo de pesquisa e criação do produto da Cacau Show com a geleia do umbu, eu tive o cuidado de desenvolver uma linha que pudesse dar retorno para a comunidade. Um retorno legítimo, onde o dinheiro voltasse para este grupo e que eles dependessem muito menos de políticas públicas, que tivessem mais autonomia", afirma a Chef de Cozinha.

Retorno e autonomia financeira que  Joana Maria de Souza, cooperada da comunidade de Caratacá em Uauá agradece. Dona Joana está na cooperativa desde o início e o dinheiro que já recebeu com o trabalho na cooperativa, usou para melhorias da sua casa e para cuidados com a saúde. Mas ela vai além e afirma que o maior benefício não é individual e, sim coletivo. "A Coopercuc mudou a vida do povo de Uauá, foi essa cooperativa que fez cidade ficar conhecida nacional e internacionalmente. O trabalho desenvolvido aqui abre nossa mente. A gente conhece a realidade e é uma oportunidade de trocar experiências", destaca a agricultora e cooperada.

E a troca de experiência foi evidente durante o Festival Regional do Umbu,  que recebeu cerca de 40 expositores, entre eles produtores do Rio Grande do Sul e de Sergipe. Como a Cooperativa de Produção, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Familiares de Indiaroba e Região – COOPERAFIR, que levou ao Festival seus produtos:  óleo e farinha a base de coco. A cooperativa possui mais de 500 cooperados e fatura anualmente cerca de 450 mil reais. "O Festival é fundamental e estratégico para as organizações, pois aqui há troca de informação de mercado, você conhece novos fornecedores e gera de novos negócios", afirma o cooperado Adnaldo Nascimento Santos.

Sem dúvida os frutos do Festival não se resumem somente ao que foi exposto ou apresentado nestes dois dias de evento, mas engloba os novos projetos, novos parceiros e negócios futuros. "Essa troca de experiência e formulação de novos projetos é o mais importante. No Festival iniciamos um projeto para potencializar outros sistemas produtivos, não só o do umbu; onde se possa gerar mais renda e trabalho para a agricultura familiar. Também estamos focados em despertar os talentos dos jovens, para que eles se interessem mais pelo trabalho da sua comunidade, descubram as potencialidades dos semiárido  e permaneçam no campo gerando renda e desenvolvimento local", conclui o presidente da Coopercuc Adilson Ribeiro.

Ascom Coopercuc
Variadas
02 de Maio / 2016 às 21:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Petrolina realizou através da Secretaria Executiva de Habitação uma homenagem às mulheres no Residencial Nova Petrolina. A ação aconteceu em parceria com o Comitê Impulsor de Petrolina da Marcha das Mulheres Negras juntamente com a Fundação AfroUmoja.

Dentre a homenagem, as mulheres abordaram ainda os avanços nas políticas públicas. "A Secretaria Executiva de Habitação vem, continuamente desenvolvendo o trabalho Social dentro dos empreendimentos. Entre elas está também a valorização da mulher e o seu empoderamento dentro da sociedade", ressaltou o Prefeito Julio Lossio destacando a importância do encontro.

A Marcha das Mulheres Negras juntamente com a Fundação AfroUmoja tem o objetivo de conscientizar a população quanto a valorização da mulher na sociedade. Para isso, as mulheres do Residencial Nova Petrolina participaram de oficinas de beleza; maquiagem, limpeza de pele, além de atendimentos de saúde e qualidade de vida com massagens terapeutas e palestras de incentivo social.

Ascom/Petrolina
Variadas
02 de Maio / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário
 
Aconteceu no sábado, dia 30.04, na Chácara Boungeivile, O Baile das Personalidades, do ano de 2016, em Juazeiro; ocasião em que a Drª Rosineide Motta Medrado Sampaio, fora indicada ao título, junto com outras pessoas que por seu desempenho se destacaram no mundo social, cultural, político e econômico do Vale do São Francisco.
 
Para a Drª Rosineide o recebimento de tal indicação, assume uma conotação especial, à medida em que coincide com as comemorações em torno dos 10 anos da Delegacia de Proteção e Amparo a Mulher Juazeirense. Ao tempo em que serve como chancela ao modelo de trabalho que tem sido desenvolvido na Polícia Civil.
 
Aproveita ainda, para agradecer a toda equipe da DEAM, em especial a também Delegada Drª Miclhele, profissionais abnegados em favor da proteção da pessoa humana, e também a toda sociedade juazeirense pelo apoio e reconhecimento.
Variadas
02 de Maio / 2016 às 20:29 | 2 Comentários

O prefeito de Juazeiro, Isaac  Carvalho, visitou a obra de recapeamento asfáltico da travessa do Juca Bom Bar, que marca o início da Avenida Carmela Dutra, orla da cidade. Serão pavimentados cerca de 200m, beneficiando o tráfego e a mobilidade urbana. O prefeito esteve acompanhado do vereador Anderson da iluminação e do Secretário de Governo, Paulo Bomfim.

Ascom/Juazeiro

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage