Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 30 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 30 de Abril / 2017 às 23:00

VALE A PENA LER DE NOVO – ARTIGO: SERIA UMA HERANÇA DOS DEGREDADOS?

(PUBLICADO EM 22 DE DEZEMBRO DE 2013)

 

As emoções dos brasileiros nas duas últimas décadas foram impregnadas por uma impressionante carga de otimismo em razão de fatos positivos que aconteceram, tanto no âmbito interno como no externo, o que é explícito reconhecer. De uma nação por muitos anos acomodada no seu papel de líder do grupo de países do Terceiro Mundo, potencialmente rica, mas inerte nas suas ambições, de repente o seu povo foi contagiado por uma carga de ufanismo ao vê-lo ascender à honrosa classificação no grupo dos Países Emergentes. O novo conceito de país emergente contagiou cada cidadão com a fé e a confiança de que um novo rumo estava sendo traçado, redesenhando novos caminhos para o futuro. O despertar de uma nova credibilidade institucional atraiu os investidores internacionais com os seus capitais. A atividade econômica se fortaleceu, a moeda se valorizou e ganhou por algum tempo a paridade com o dólar americano. A brasilidade adquiriu um novo perfil. Nascia um novo espírito de cidadania...

Mas há um ditado popular que diz: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. E eis que, lamentavelmente, o castelo dos sonhos começou a desmoronar. Em contrapartida a esse momento histórico, eis que surge no horizonte um buraco negro do qual emergiram personagens indesejáveis, portadores de uma dupla face de caráter. Por algum tempo heróis e em outro momento da história réus destruidores de um sonho. Os interesses do Estado passaram a um plano secundário e as ambições pessoais e corporativas ocuparam o espaço principal. Iniciou-se o desmoronamento do castelo e um acentuado processo de aniquilamento de valores e princípios básicos originados de um modelo de educação doméstica construído com suor e sangue por uma geração de pais que hoje ainda está viva, ou por outras que já estão em outro plano e que de lá se envergonham com o que assistem.

A frase usada no comentário à última crônica, enviado ao Blog por uma leitora, expressa a reação quase de pânico que começa a influenciar o estado emocional das pessoas: “Alguém está conseguindo ver a luz no fim do túnel? Mostre-me, por favor!". Estaríamos chegando ao ápice do desespero e da descrença? Sabemos que a desonestidade e os comportamentos indignos sempre existiram, mas a bandidagem evoluiu e se aperfeiçoou de tal forma que os noticiários que se ouve pela manhã, ao meio-dia e à noite parecem meras repetições ou replays visto que viraram lugar comum se ouvir termos ou frases como propinoduto, laranjas, mensalão do PT, mensalão mineiro, cartel dos trens do PSDB e DEM (em S. Paulo), licitação fraudulenta, desvios de conduta, corrupção, caixa dois, impunidade, violência, etc., e daí por diante.

Somente um retorno aos tempos do Brasil Colônia para se encontrar algum subsidio que ofereça elementos para a compreensão de certos acontecimentos do Brasil República atual. Senão, vejamos: a punição dada pela Monarquia portuguesa àqueles que cometiam crimes de alguma natureza, era o DEGREDO para o Brasil, depois estabelecido formalmente como pena criminal e aplicada em escala pelos tribunais civis de Portugal e pela Inquisição. A prática era tão nociva ao Brasil, “que Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, escreveu pelo menos quatro cartas ao rei reclamando da vinda dos degredados, “que nenhum fruto nem bem fazem na terra", revelando essa contradição."[...] o que Deus nem a natureza remediaram como eu posso remediar, Senhor, senão com cada dia os mandar enforcar! ”. (FILHO, Luís Francisco Carvalho, Impunidade no Brasil – Colônia e Império).

Dito isso, fica evidente que a própria história se encarrega de nos oferecer caminhos ao entendimento do porque tudo isso acontece nos dias de hoje, com todo respeito aos nossos simpáticos irmãos portugueses. Com uma herança dessa natureza, marcada pelos desvios de conduta e uma formação inspirada na criminalidade, ser honesto e ter integridade causam espanto e passam a ser uma exceção à regra!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA) 

publicado em 30 de Abril / 2017 às 22:00

Estudante baiana ganha prêmio da Ambev por desenvolver projeto de reuso de água

A baiana Emanoella Rodrigues, estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Cruz das Almas, venceu desafio proposto pela Ambev, ao apresentar uma solução inovadora para o combate à seca na região do semiárido no Brasil.

Ela é umas das integrantes do grupo “Palmas Pra Vida”, formado por jovens brasileiros que estudam em Portugal. A equipe vencedora desenvolveu um projeto que propõe o reuso de águas cinzas na comunidade alagoana de Major Isidoro, em Alagoas, e receberá agora US$ 10 mil para implementação do plano.

A ideia do time vencedor é destinar as chamadas águas cinzas, provenientes de processos domésticos, como banho e lavagem de roupa e louça, da comunidade de Major para a irrigação de plantas que alimentam ao gado leiteiro da cidade, que é a maior produtora da bacia leiteira de Alagoas.O projeto visa beneficiar tanto os pequenos agricultores quanto a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 30 de Abril / 2017 às 21:00

Movimento Maio Amarelo será lançado nesta terça em Petrolina

Com o objetivo de chamar atenção para conscientização no trânsito, a Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), programou mais uma edição do movimento "Maio Amarelo".  O lançamento do evento acontecerá na próxima terça-feira (02.05), às 08h, no Sest/Senat com a presença de autoridades locais e vários representantes do trânsito da região. A campanha traz em 2017 o tema 'Minhas escolhas fazem toda diferença'. Ao longo do mês, vão acontecer diversas atividades alusivas ao Maio Amarelo nas ruas e escolas da cidade.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Serviço:

Lançamento do movimento "Maio Amarelo"

Local: Sest/Senat

Data: terça-feira (02.05)

Hora: 08h

Toda a sociedade pode e deve participar!

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 30 de Abril / 2017 às 20:00

Centrais Sindicais comemoram resultados da Greve Geral e preparam manifestações ainda maiores

Presidentes e representantes das principais centrais sindicais do país se reuniram ainda na sexta (28) em frente à sede do INSS, em São Paulo, onde fizeram uma avaliação sobre os resultados da Greve Geral e a possibilidade da continuação das manifestações contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Durante o ato, que contou com a presença de 2 000 trabalhadores em greve, as lideranças comemoraram o que chamaram de “mensagem clara das ruas para o Congresso”. "A greve foi extremamente positiva. Paralisações em todas as capitais do País e centros urbanos regionais, nos interiores de todo o território nacional. E a população, num geral, aderiu à greve, pois entendeu os riscos que essas reformas trazem para o trabalhador”, defendeu José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

A entidade confirmou a paralisação dos mais de 2,5 milhões de trabalhadores afiliados em todo o Brasil e não descarta a mobilização de novas greves e manifestações conjuntas. “Essa Reforma Trabalhista que foi aprovada na Câmara, por exemplo, é mais prejudicial que a enviada pelo Governo Temer. O relator do projeto, deputado Rogério Marinho, alterou mais de cem itens que extinguem ainda mais as chances de existência de qualquer benefício previsto na CLT. Se o Congresso não se sensibilizar com os protestos de hoje,, vamos fazer uma paralisação maior ainda", defendo Calixto, junto com os lideres da Central Única de Trabalhadores (CUT) , Força Sindical - União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central Sindical Brasileira (CSB).

Assessoria de Imprensa NCST
publicado em 30 de Abril / 2017 às 19:00

Espaço do Leitor: Praça Principal do João Paulo II está virando estacionamento para carros e motos.

]

Ola Geraldo e Equipe do Bllog, tudo bem?

Amigos gostaria de chamar à atenção da CSTT e POLICIA MILITAR para uma situação que está se repetindo frequentemente aqui no João Paulo II, pessoas estão utilizando as praças para estacionamento de carros e motos. Esta situação é ocasionada na maioria das vezes por pessoas de outros bairros e cidades que visitam a nossa Igreja Católica "Catedral Nossa Senhora Aparecida" para, casamentos, batismos e Missa semanal. A nossa Praça que foi inaugurada em 2002, salvo engano, nunca passou por uma reforma e encontra-se abandonada, mal iluminada e agora virando estacionamento para carros e motos!

Por este motivo pedimos providencias!

Atenciosamente,

Murilo Ricardo Rocha Silva

João Paulo II

publicado em 30 de Abril / 2017 às 18:00

Alan Sanches apela pela manutenção do atendimento psiquiátrico na Bahia

O deputado Alan Sanches (DEM), após o recente fechamento do Hospital Especializado Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista e a determinação de fechamento nos próximos sessenta dias de todos os hospitais psiquiátricos pertencentes ao estado, a exemplo do Hospital Colônia Dom Rodrigues, em Feira de Santana e dos hospitais Mário Leal e Juliano Moreira, em Salvador, apela que decisão seja revista pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), levando em consideração que a mesma gerará um colapso no setor e deixará milhares de pacientes e famílias totalmente desassistidas.     

Segundo a denúncia relatada a Alan Sanches, que é vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, nem mesmo os ambulatórios especializados e emergências ficariam de fora, cuja meta é transferir aos municípios. "Não precisa ser especialista na área para entender o tamanho do prejuízo que essa medida trará e mais ainda que irá de encontro com a Lei 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais", destacou, apelando que a gravidade do problema não seja ignorada pelo executivo estadual.   

"Afinal, há muito o Governo já vem reduzindo o número de leitos na Bahia (hoje existem apenas 236 quando deveriam existir ao menos 700) e agora não satisfeito quer por fim a sua obrigação, cujas verbas federais são repassadas para tais". Por fim, Alan Sanches que é médico, enfatizou que entrará na luta "contra essa arbitrariedade e o problema será levado, inclusive, à comissão de Saúde da Assembleia, a qual sou vice-presidente, de forma que a devida apuração e solução sejam encaminhadas".

Ascom Dep. Alan Sanches
publicado em 30 de Abril / 2017 às 17:00

76ª CIPM REALIZA PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO MALHADA DA AREIA

Neste sábado, dia 29, por volta das 17h20, após receber informações de populares, as viaturas 9.7601 e 9.7604 se deslocaram à Travessa Formosa no bairro Malhada da Areia, para verificar denúncia de tráfico de drogas. No local foram flagradas e presas as pessoas de MIRAILDE DUARTE DE SENA, 35, que se encontrava com 11 (onze) invólucros de substância análoga a crack acondicionadas numa embalagem de remédio, além da quantia em dinheiro de R$ 289,00 (duzentos e oitenta e nove reais) e  DIEGO DE SENA SILVA, 18, com quem foram encontradas 27 invólucros da mesma substância acondicionadas num porta-prótese, além da quantia em dinheiro de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais). Com ambos ainda estavam dois aparelhos celulares, de marcas Samsung e LG. Ante o fato, ambos foram conduzidos e apresentados, juntamente com o material encontrado, na 17ª COORPIN, onde foi lavrado o flagrante.

ASCOM/76ª CIPM
publicado em 30 de Abril / 2017 às 16:00

Obras da policlínica de Irecê chegam a 70% de conclusão

Os moradores de 19 municípios do centro norte da Bahia não precisarão mais se deslocar da região onde moram para realizar serviços médicos especializados, com a construção do Policlínica Regional de Irecê. Neste sábado (29), o governador Rui Costa visitou a unidade, que já está com mais de 70% das obras construidas e recebe um investimento de R$ 22 milhões. O governador autorizou ainda a abertura da licitação para a construção da pista que dará acesso à policlínica e inaugurou uma escola de tempo integral.

Prevista para ser inaugurada em julho deste ano, a policlínica vai oferecer serviços em 18 especialidades médicas e exames de apoio ao diagnóstico. "Esta é uma transformação na saúde da Bahia com a regionalização da oferta de serviços públicos. Hoje a população de Irecê paga no particular ou precisa ir para Salvador para fazer exames como ressonância, tomografia e endoscopia. Todos esses exames serão feitos aqui na policlínica, que vai beneficiar todos os municípios da região. É esta a filosofia que estamos implantando", destacou Rui.

O investimento beneficiará mais de 420 mil pessoas. Estiveram presentes na visita ex e atuais prefeitos dos municípios que administrarão a unidade de saúde por meio de um consórcio de saúde, que garante que 60% do custeio seja rateado entre os participantes e os 40% restantes será bancado pelo Estado.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Fotos: Pedro Moraes
publicado em 30 de Abril / 2017 às 15:00

Capacitação sobre líder Coach chega a Juazeiro

Desenvolver habilidades e competências por meio de técnicas do coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, que visa aumentar a performance de equipes, com foco em resultados para as empresa. Esse é o objetivo do Workshop Líder Coach, que será realizado pelo Sebrae, nos dias 17 e 18 e, 20 e 21 de maio, das 8h às 18h, em Juazeiro. A capacitação de 36h é voltada para empresários, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores, responsáveis por equipes de trabalho em empresas de pequeno porte e ainda prevê sessões individuais de coaching.

Para desenvolver líderes de forma prática e inovadora serão abordados conceitos e tendências de liderança e ferramentas de coach, relações de poder, mudança nas organizações, reflexões e debates sobre estratégias de liderança de alta performance, sob a perspectiva do líder coach.

Para o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, o evento vai ajudar as lideranças empresariais a adotar uma nova postura dentro da empresa e ter um olhar diferenciado na forma de gerir o negócio e, sobretudo, a equipe, para que alcancem as metas traçadas e às exigências do mercado. "O maior aprendizado que o curso traz é despertar no empresário a capacidade de liderança, voltada para o trabalho em equipe, utilizando feedbacks, apoio mútuo, visando melhores resultados para os negócios, além de potencializar e reconhecer talentos na empresa", destaca.

Os interessados em participar da solução podem se inscrever na unidade do Sebrae em Juazeiro, na Rua Coronel João Evangelista, n 22, Centro, ou obter mais informações pelo telefone (74) 3612-0827. O investimento é de R$ 400, que pode ser dividido no cartão de crédito.

Ascom/Sebrae-BA
publicado em 30 de Abril / 2017 às 14:47

Cantor Belchior morre aos 70 anos

O cantor e compositor cearense Belchior, de 70 anos, morreu na noite de sábado (29) em Santa Cruz do Sul (RS). A família não divulgou a causa da morte. O corpo deve ser levado para o Ceará, onde ocorrerá o sepultamento em Sobral, cidade natal do artista, segundo a Secretaria de Cultura do Estado.

De acordo com Lara Belchior, sobrinha do cantor, a família cogita realizar um primeiro velório em Fortaleza, antes de levar o corpo a Sobral. A polícia isolou a área em volta à casa onde morava o artista, em Santa Cruz do Sul, e confirmou que o corpo ainda está lá.

O Governo do Estado do Ceará confirmou a morte e decretou luto oficial de três dias. “Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior" disse em nota o governador Camilo Santana. "O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil" (veja íntegra da nota abaixo).

O traslado do corpo será feito pelo Governo do Ceará, que aguarda liberação das autoridades gaúchas. O horário ainda não foi confirmado, mas a expectativa é que o corpo seja levado ainda neste domingo (30).

A assessoria do governo disse também que o chefe da Casa Militar do Ceará, coronel da Polícia Militar Túlio Studart, entrou em contato com o chefe da Casa Militar do RS, e que eles aguardam o resultado do laudo oficial.

Veja a íntegra da nota oficial do Governo do Ceará:

"O Governo do Ceará lamenta profundamente o falecimento do cantor e compositor cearense, Belchior, aos 70 anos, na noite deste sábado, 29, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. E informa que está prestando todo o apoio à família, inclusive providenciando o traslado do corpo para Sobral, sua cidade natal. O governador Camilo Santana está decretando luto oficial de três dias. Belchior é dono de uma trajetória artística da mais absoluta importância para a cultura do Estado. Sua carreira o levou ao patamar de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, promovendo o nome do Ceará em todo o Brasil e no mundo".

Fonte: G1
publicado em 30 de Abril / 2017 às 14:00

Dia Mundial do Trabalho: Melhorias na sede da Codevasf visam mais segurança, conforto e qualidade de vida para os empregados

Sala de apoio à amamentação, espaço de convivência, reforma do auditório e intervenções no estacionamento. Para celebrar o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) destaca uma série de melhorias no edifício-sede que visa mais segurança, conforto e qualidade de vida no dia a dia dos empregados. As ações foram implementadas pela Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico, por meio da Gerência de Patrimônio, Materiais e Serviços Auxiliares (AA/GSA).

"A direção da Codevasf busca diariamente maneiras para valorizar o nosso corpo técnico. Essas melhorias realizadas na infraestrutura da sede demonstram o empenho da empresa em proporcionar um ambiente de trabalho mais moderno, seguro e confortável para todos os trabalhadores da Codevasf. E esse tipo de melhoria também será estudada e implantada nas Superintendências Regionais, de acordo com as necessidades de cada local", afirma a presidente da Companhia, Kênia Marcelino.

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 30 de Abril / 2017 às 13:00

Solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Cabos 2017.1

A Polícia Militar da Bahia, através do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BEIC), Juazeiro, formou sessenta e três novos cabos na Região Norte do Estado. A solenidade de conclusão do curso aconteceu na noite da sexta-feira, dia 28 de abril e contou com a presença de autoridades militares e convidados civis.

Além da tradicional entrega de certificados, o Comandante do 3º BEIC, Tenente Coronel Jorge Sampaio Silva fez a leitura de sua mensagem de congratulação aos neófitos graduados, assim como os convocou a cada vez mais atuarem com responsabilidade, profissionalismo e espírito cívico no dia a dia da atividade de segurança pública.

A Lei n.º 7.990 de 2001, o Estatuto dos Policiais Militares baianos é enfática em relação às obrigações dos Cabos, afirmando que cabe a estes, enquanto graduados, auxiliar e complementar as atividades dos Oficiais no emprego de meios, na instrução e na administração da Unidade, devendo impor-se pela capacidade técnico-profissional, pelo exemplo e pela lealdade, incumbindo-lhes assegurar a observância minuciosa e ininterrupta das ordens, das regras de serviço e das normas operativas, pelos soldados que lhes estiverem diretamente subordinados, bem como a manutenção da coesão e do moral da tropa, em todas as circunstâncias.

Ascom 3 BEIC
publicado em 30 de Abril / 2017 às 12:00

Rui inaugura sistema de abastecimento de água no Vale do São Francisco

A água tratada e encanada chegou às casas de quase dois mil moradores da zona rural de Itaguaçu da Bahia, no Vale do São Francisco. O sistema de abastecimento de água (SAA) foi inaugurado pelo governador Rui Costa na manhã deste sábado (29), em visita ao povoado de Lages, uma das quatro localidades beneficiadas pela obra, que teve investimento de R$ 1,6 milhões.

Além de Lages, os povoados de Várzea Grande, Riacho da Carnaúba e Tabatinga também receberam a rede de distribuição. Na primeira visita oficial a Itaguaçu como governador, Rui Costa destacou a importância de levar água para mais baianos. "Água é sinônimo de vida e saúde. Se o ser humano não bebe uma água de qualidade, ele pode ficar doente. Por isso, investimos nesse tipo de obra que é tão importante para a vida das pessoas. O meu compromisso é levar água para cada vez mais para pessoas que ainda não tem água na torneira", afirmou Rui.

Outra entrega realizada na cidade vai melhorar a vida de quem vive no campo. Dois convênios foram autorizados por meio do programa Bahia Produtiva, beneficiando 65 famílias da Associação de Agricultores do Povoado de Lages e da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais Quilombola de Cajueiro e Dois Irmãos. Com recursos de quase R$ 400 mil, os grupos poderão montar e desenvolver atividades em cozinhas comunitárias.

Em Itaguaçu, Rui também participou da inauguração de uma creche municipal do programa Brasil Carinhoso e do anúncio de doação de um ônibus de transporte escolar, por meio do programa federal Caminho da Escola, que chegará ao município ainda este ano. A senadora Lídice da Mata e o prefeito de Itaguaçu, Ivan Oliveira, estiveram presentes nas entregas.

Secom Bahia Fotos: Pedro Moraes/GOVBA
publicado em 30 de Abril / 2017 às 11:00

Última chance: Recadastramento para servidores de Petrolina será reaberto

A Prefeitura de Petrolina informa que os servidores que tiveram os seus salários bloqueados, por não terem realizado o recadastramento, terão uma nova chance para regularizar a situação. Para que isso aconteça, o servidor deverá acessar o endereço eletrônico:

 http://recadastramento.petrolina.pe.gov.br.

Após a atualização dos dados será emitido um número de protocolo do recadastramento e em seguida procurar o seu órgão de lotação com a documentação exigida. O prazo para regularização é até o dia 14 de maio. Quem fizer o recadastramento até o dia 04, receberá o salário já no dia 05 de maio. O segundo lote será liberado no dia 10 para o servidor que se regularizar até o dia 09 de maio.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 30 de Abril / 2017 às 10:43

SINSERP REALIZA FESTA DOS TRABALHADORES NESTA SEGUNDA, DIA 01

Dia 1º de maio, segunda-feira, tem a Festa da Resistencia dos Trabalhadores 2017 no Clube de Campo Sinserp - localizado à Rua Adão Pereira, s/nº, Jardim Vitória

Programação:

08 h- Secretaria de Gestão de Pessoas (Acolhimento)

08:30- Projeto 1º Passo Para a Saúde- Zumba e Hidroginástica com a Profª Ninha e o Proº Sorriso

9 h- Torneio- Início do Campeonato Society 2017.

11 h-  Show Musical - Banda Nosso Samba.

11 h- Almoço e Bebida Free

11h- Premiação do Torneio

13:30- Berguinha Show

16h- Encerramento

Realização:

Sinserp - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro-BA

Administração: Cícero Sales e equipe

“O trabalho sério não pode parar!”

Apoio:

Prefeitura Municipal e Secretaria de Gestão de Pessoas, Servdonto e HGU Saúde.

publicado em 30 de Abril / 2017 às 10:00

JUAZEIRO SEDIA EXPOVALE NA PRIMEIRA QUINZENA DE MAIO

No período de 09 a 14 de maio, Juazeiro estará sediando a XI Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale) organizada pela Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF).

No programa desta sexta-feira (28) o presidente da Acoossf Zilton Alves e a diretora de desenvolvimento econômico Lilian Koshiyama estiveram no programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) explicando os detalhes da organização da feira que ocorrerá na primeira quinzena de maio.

O evento pretende oportunizar aos pecuaristas da região melhorias tecnológicas e discutir avanços e perspectivas de mercado para o setor pecuário do Vale do São Francisco.

Segundo Lilian Koshiyama a programação do evento contemplará os diferentes produtores envolvidos com a atividade, desde aquele considerado de base familiar ao grande produtor. "Serão inúmeras atividades durante os seis dias de evento, a exemplo do curso de inseminação artificial, o encontro de criadores de caprinos sobre a integração da produção de carne, o programa de transferência de embriões, a implantação do projeto de 500 matrizes de boer para o município de Juazeiro, além da 'Nordestina da Raça Boer' (carro chefe do evento) e o segundo torneio leiteiro de caprinos", informou.

Animais, máquinas, tratores, veículos, implementos agrícolas, estarão presentes em uma área total de 1000 m². Zilton Alves, presidente da ACCOSSF, informa que "o público estimado para este ano é de 30 mil pessoas, onde estarão presentes 200 expositores e mais de 1500 animais, para ocupar as 210 baias disponíveis". O evento terá a participação de entidades, empresários rurais, técnicos, pesquisadores, fabricantes de máquinas e equipamentos, produtores de insumos e de sistemas agroindustriais, além de fabricantes e distribuidores de embalagens.

A XI Expovale também conta com o apoio do Governo da Bahia, ABC Boer, ACCOBA, Juá Garden Shopping, Embrapa Semiárido, Rapport Hotel, Sebrae, Codevasf, DNA Agronegócios e Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC).

Da redação
publicado em 30 de Abril / 2017 às 09:00

Paz na Estrada: Após diversas mortes causadas por acidentes, acontece neste domingo (30), Missa de benção da BR 407 em Jaguarari.

Os inúmeros acidentes nos últimos meses ocorridos no perímetro da BR 407, trecho de Jaguarari, que resultou em pelo menos 15 vidas ceifadas. Com isso pensou-se em realizar uma Missa de benção na BR 407, intitulada Paz na Estrada. O evento tem o apoio de órgãos de grande importância na rodovia e no município, o Inspetor Guanaes da Delegacia 10/04 da Policia Rodoviária Federal sinalizou seu apoio ao evento diante de tantos números negativos, assim estão imbuídos também no evento o Sub grupamento de Bombeiros Militares, DNIT, SAMU, Polícia Militar através da 3ª CIA do 6º BPM, a Polícia Civil através da Delegacia de Jaguarari, Guarda Municipal, Brigada de Incêndio Jaguatirica, Prefeitura Municipal, Paróquia São João Batista além de alguns empresários.

O principal intuito do evento é tentar conscientizar os usuários da via a respeitar os limites de velocidade, reduzir as imprudências como ultrapassagens indevidas que foram as principais causas dos sinistros ocorridos em Jaguarari com vítimas fatais. A PRF apresentou números assustadores no que se refere ao trecho de Jaguarari, de acordo com o Inspetor Montenegro nos últimos meses foram registrados 25 mortes do trecho de Jaguarari a Ponto Novo que cabe a fiscalização da Del. 10/04 localizada em Senhor do Bonfim, sendo que 15 óbitos foram registrados em um trecho de cerca de 20 km, entre os distritos de Juacema (Km 98) e Catuni da Estrada (Km 114). Diante de tantas vidas ceifadas o caminhoneiro Davis Jean e o condutor do SAMU de Jaguarari Dinho da Catarina juntamente com a equipe do Portal Jaguarari lançaram o evento Paz na Estrada.

O evento acontece neste domingo (30/04), com a programação que se iniciou ás 8h30 com carreata saindo do Terminal Rodoviário de Jaguarari, a frente uma viatura da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros com imagens sacras, que seguirá um roteiro pelas principais ruas e avenidas de Jaguarari, chegando até o local da Missa, as margens da BR 407, próximo a Pousada Jaguar. A Missa tem previsão de inicio ás 10hs, contando com uma estrutura de centenas de cadeiras, toldos, palco, som e água.

publicado em 30 de Abril / 2017 às 08:00

Prefeitura de Juazeiro informa reajuste da tarifa de ônibus abaixo da inflação

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos usuários de transporte coletivo urbano que a partir deste domingo (30) a nova tarifa de ônibus será R$ 3,50. O percentual de aumento está abaixo da inflação. Para conceder o reajuste, a CSTT exigiu que a empresa concessionária do serviço realize a reforma física do transbordo e a renovação de 10% da frota de ônibus. A CSTT informa ainda que no cartão eletrônico a nova tarifa será R$ 3,20 e a passagem estudantil R$ 1,75.

Ascom CSTT
publicado em 30 de Abril / 2017 às 07:00

Louvação, um dos sucessos de Gil, tem parceria restabelecida e o compositor é de Juazeiro.


Edy Star com Raul Seixas pouco antes da morte do roqueiro.


Na última quinta-feira,em Brasilia, com Zeca Baleiro

O Primeiro álbum de Gilberto Gil, lançado em 1967 pela gravadora Philips, Louvação está sendo reposto em catálogo – em edição (antiga) programada para voltar ao mercado fonográfico em abril deste ano de 2017 pela Universal Music – 50 anos após o lançamento original. Uma curiosidade: o parceiro de Gil na composição que dá título ao álbum é um Juazeirense, Edy Star. Nascido em Juazeiro em 1938, fez uma carreira de sucesso com Raul Seixas, que produziu seu primeiro compacto. Em 1971 com Raul, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada gravaram o disco “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, apresenta sessão das 10”.

A música Procissão, que trazia apenas Torquato Neto como parceiro na edição original, restabeleceu os créditos de compositor a Edy Star. O nome do Juazeirense não constava na edição original do álbum. 

O pai de Edy Star era escriturário, fotógrafo amador e atuava como Juiz de Futebol nas horas vagas. Veio a Juazeiro como Juiz de futebol e terminou casando e fixando residência na cidade. Um ano após o nascimento a família mudou-se para Salvador, onde Edy começou a dar seus primeiros passos como ator, pintor e cantor. Suas primeiras apesentações se deram nas rádios Sociedade da Bahia e Cultura, onde conheceu Raul Seixas, que já era um astro das emissoras. Edy conquistou muitos fãs pelas suas interpretações, principalmente de La Bamba.

Depois da experiência kavernista, Edy passou a cantar em cabarés e boates da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, no período entre 1972 e 1973, adotando o sobrenome 'Star'. Os shows de Edy chamaram a atenção da turma do Pasquim e ele virou um Pop Star. Na lista dos que compunham pra ele nada mais do que Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Como artista plástico, tem no currículo mais de 30 exposições nos Estados Unidos e Europa. Em 1992 ao decidiu então fixar residência na Espanha e em 1995, ganhou os prêmios de Melhor Ator de Teatro Alternativo e de Grupo Revelação, com a peça Un Payaso Perdido en Madrid.

No Brasil por esses dias Edy Star fez shows em São paulo e Brasilia, neste último a convite de Zeca Baleiro.

Discografia:

  • 1970 - Compacto (Matilda/Aqui é quente, bicho!)
  • 1971 - Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez (com Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada)
  • 1973 - Sweet Edy (Disco de Carreia solo)
  • 1975 - Compacto (Baioque)
  • 1975 - Trilha Sonora da Novela "Corrida do Ouro" (Música: A bem da verdade - de Zé Rodrix)
  • 1979 - Zaza Big Circus (Produzido por Zé Rodrix)
  • 2011 - Carrossel de Baco (Participação na Faixa 2)
  • 2012 - 100 anos de Gonzagão (Canta 3 músicas no disco)
Wilson Duarte, com informações do Wilkipedia e G1
publicado em 29 de Abril / 2017 às 23:00

QUE SITUAÇÃO É ESSA DO BRASIL?

Filosofias musicais carregadas de críticas sociais com base a problemática do povo brasileiro já chamaram à nossa atenção e reflexão: “Brasil, mostra tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim”; Que país é esse”? O extraordinário potencial natural, a sua dimensão geográfica e a bondade do seu povo, representam “cartões Postais” e que tem reconhecimento internacional.

Nesse 28 de Maio aconteceu uma “Greve Geral”, depois de um processo de mobilização nacional, por conta de um universo de decisões institucionais com claros aspectos políticos ideológicos elitistas (...), inclusive com fortes, intensas e graves queixas de “GOLPE”, inclusive, contra a democracia. Uma crise econômica, sob influência internacional, gerou desemprego, baixou o consumo da população, diminuiu a arrecadação de impostos quebrando a força de ação dos entes federados: União; Estados e Municípios – reduzindo o exercício da cidadania, numa piora das condições de vida da população.

A abertura de um importante processo investigatório da “Lava-Jato”, entre tantas coisas, aumentou as evidências de falência de um “Sistema Político” que com poucas exceções pessoais e de período, mostra como o referido sistema deixou de se comprometer com o chamado “desenvolvimento Sustentável” (...). Falar nisso, observo com clareza que os esquemas de desvio de dinheiro público – a corrupção em si, tem relação com a cultura de um povo, pois, o dinheiro desviado para financiar campanhas eleitorais coincide com o habito de pedi dinheiro “em troca do voto e a facilidade de se adquirir cargos eletivos em nosso país.

O Ministério Público tem uma simples e expressiva definição da corrupção com base em simples costumes de “cidadãos comuns”: “cortar fila, pedir e doar pequena vantagem financeira, dar gorjeta ao guarda, tem relação com a corrupção”. Posso acrescentar que: tomar R$ 10,00 emprestado ao colega com intenção de não pagar, comprar qualquer coisa e não pagar, mentir, enganar, também tem relação com a corrupção.

 Vejo como quem mais pode fazer algo para melhorar – visando acabar com esse “Sistema Político Social” favorável a corrupção, vêm evitando discutir essa a questão a fundo, por sempre terem se dado bem com ele: a duas Casa Legislativas Nacionais; os grandes meios de comunicação e tem mais instituições, e/ou autoridades com poder de combater a corrupção pelo fim do tal sistema e não apresenta interesse por nisso.

Mesmo com a sociedade, em maioria estando visivelmente adestrada/formatada pelo referido sistema, ainda tem uma parte que promete ir à rua condoída pela impiedosa política de cortes de direitos e investimentos sociais em claro protecionismo ao capital financeiro e todo o conjunto ideológico capitalista nacional e até internacional!... Sou da classe trabalhadora, me sinto atacado e em estado de mobilização permanente, fazendo GREVE nesse momento tão delicado e complexo da vida nacional.

Laurenço Aguiar – Sento-Sé/BA - 28/04/2017.

publicado em 29 de Abril / 2017 às 22:00

Violência contra a mulher, coleta seletiva e parque de diversões viram tema de curtas em Juazeiro

Já imaginou o que a poluição do rio São Francisco, o calçadão de Juazeiro e a vida de quem trabalha na coleta seletiva tem em comum? Todos eles viraram temas de curta-metragens. No próximo dia 4 de Maio a Universidade do Estado da Bahia apresenta o VII Curta na Uneb. A mostra de vídeo-documentário do Departamento de Ciências Humanas acontecerá no anfiteatro Canto de Tudo, a partir das 18h. A entrada é gratuita. Na 7ª edição do evento, o público assistirá 5 curta-metragens feitos na região do Vale do São Francisco.

A proposta é expor filmes com duração média de 10 minutos, produzidos pelos alunos do curso de Jornalismo em Multimeios, na disciplina Laboratório de Vídeo-Arte, ministrada pela professora Fabíola Moura. Os temas variam de violência contra a Mulher, como documentário Marcas, a magia que envolve os parques de diversões em Diversão e o descaso com o Rio São Francisco em Pode Morrer.

Além da exibição dos curtas, o cantor e sanfoneiro Daniel Itabaiana se apresentará com clássicos do forró pé de serra. O juazeirense, que toca de Luiz Gonzaga a Mozart, foi uma das revelações do I Festival Internacional da Sanfona, em 2009, com apenas 13 anos.

Criado em 2006, o Curta na Uneb tem o objetivo de socializar com a sociedade do Vale do São Francisco a produção audiovisual, propondo novos olhares e reflexões sobre a região. As produções feitas com o incentivo da UNEB já renderam premiações audiovisuais regionais e nacionais.

Com informações da organização do Curta na Uneb
publicado em 29 de Abril / 2017 às 21:00

MEC prorroga até 31 de maio prazo para renovação de contratos do Fies

O Ministério da Educação prorrogou até o dia 31 de maio o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo original terminaria no próximo domingo (30). Os aditamentos são feitos pela internet, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A renovação deve ser feita somente para os contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016.

A portaria que determina a prorrogação do prazo está publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial da União. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre.A renovação pode ser feita a partir de dois modelos: o simplificado e o não simplificado. O primeiro é quando não há necessidade de alterar nenhuma informação inicial, bastando apenas a validação no SisFies. Já no modelo não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato firmado, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação.

A portaria também prorroga para 31 de maio o período de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e a solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento.

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Agência Brasil
publicado em 29 de Abril / 2017 às 20:26

CHARLES LEAL PRESTIGIA 27º CAMPEONATO INTERDISTRITAL QUE ACONTECE NESTE DOMINGO, NO DISTRITO DE PINHÕES

O vereador Charles Leal que sempre está envolvido com os eventos do nosso município convida a população juazeirense e região para O 27º Campeonato Interdistrital que terá abertura neste domingo, (30/04) no Distrito de Pinhões. Os times dos Grupos A e B irão disputar as partidas a partir das 08h30 entre Pinhões e Abóbora, 10h30 será a vez de Itamotinga e Junco, 13h30 Massaroca enfrenta Juremal e às 15h30 Maniçoba com a Carnaíba.

“Já são 27 anos de distrital, e Pinhões era o único que não tinha sido campeão, lembro-me que em 90, por várias vezes Pinhões chegou à final, mas não era campeão, no entanto ano passado a seleção foi vencedora. Desta forma me sinto muito feliz por eles, e deixo os meus parabéns à todos os jogadores. Por fim tenho certeza que neste domingo teremos mais de 5 mil pessoas prestigiando e tendo acesso ao lazer que o esporte trás, aproveito a ocasião para comentar de um projeto que estou colocando na câmara, com o objetivo de envolver mais jovens no esporte, trazendo oportunidades para o nosso município. ” Disse Charles Leal.

Ascom Vereador Charles Leal
publicado em 29 de Abril / 2017 às 20:00

Prefeitura de Petrolina promove treinamento da nova versão do Sistema de Ouvidoria

Com o intuito de aprimorar o canal de controle social dos cidadãos petrolinenses com a gestão, a Prefeitura de Petrolina implantou um novo sistema informatizado da Ouvidoria. A ferramenta foi apresentada aos servidores, na sexta-feira (28), no auditório do IGREPREV.

Com a implantação da plataforma, a população poderá registrar sua sugestão, crítica, denúncia, reclamação ou elogio sobre qualquer um dos serviços prestados pela Prefeitura, pela internet, dentro do portal Prefeitura, inclusive podendo anexar imagens ou documentos. O serviço poderá ser acessado no endereço www.petrolina.pe.gov.br/, no link "ouvidoria", ou através do telefone 156, além disso, o usuário também tem a opção de ir diretamente no setor, no prédio da Prefeitura. 

De acordo com a Coordenadora Geral da Ouvidoria, Flávia Antunes, a nova versão do Sistema dará mais agilidade aos encaminhamentos das manifestações e contará com recursos que facilitará o cadastro e acompanhamento das manifestações do cidadão. Na parte operacional, o sistema ficou mais interativo com os usuários que poderão realizar a apuração e monitoramento das denúncias com maior segurança e eficiência.

A ouvidoria é ligada a Controladoria Municipal, funciona de segunda a sexta-feira, das 07h até às 13h, no prédio da Prefeitura.

Ascom/Petrolina
publicado em 29 de Abril / 2017 às 19:00

Univasf realiza Seleção Simplificada com 16 vagas para professor substituto

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para Processo de Seleção Pública Simplificada para contratação de professor substituto. São disponibilizadas 16 vagas distribuídas em Colegiados Acadêmicos nos campi localizados em Petrolina (PE), Juazeiro e Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI). As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 8 de maio.

Para participar, é necessário se inscrever pelo site de Concursos da Univasf, onde está disponível o Edital Nº 10/2017, que regula o processo seletivo. O valor da inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 60,00. O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é até as 18h do dia 2 de maio. O vencimento básico do professor substituto nível 1 da Classe A é R$ 2.236,29, para carga horária de 20 horas semanais; e R$ 3.117,22, para carga horária de 40 horas.

A seleção será composta por duas etapas: prova didática e exame de títulos. O sorteio do tema da prova didática, de caráter eliminatório, será realizado no dia 1º de junho em Petrolina ou Juazeiro, em horário e local a serem divulgados posteriormente. A prova de aptidão didática será realizada no dia 2 de junho, respeitando o intervalo de 24 horas do sorteio do ponto.

Ler Matéria Completa
Ascom/UNIVASF
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.