Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 21 de Outubro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 23:30

DEM denuncia Rui à Justiça Eleitoral por captação ilegal de votos para Haddad

O diretório do Democratas na Bahia vai entrar com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) contra o governador Rui Costa por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos para o candidato Fernando Haddad (PT). 

A medida foi tomada após começar a circular no WhatsApp um áudio em que Rui sugeriria a prefeitos garantir transporte aos eleitores, para evitar abstenções, como forma de beneficiar Haddad. Neste sábado (20), a equipe de comunicação do governador negou que ele tenha violado a lei eleitoral e disse que a mensagem foi adulterada. O áudio ainda foi classificado como fake news. 

“Nesta segunda-feira (22), logo cedo, estaremos dando entrada em ação no TRE para impedir essa ilegalidade na Bahia”, afirmou o presidente estadual do DEM, deputado federal José Carlos Aleluia.

Para Aleluia, a justificativa de que o áudio foi adulterado é “desculpa”. “O que ele quer dizer, quando convoca os prefeitos e fala em ‘reforçar a eleição do dia 28, garantir transporte para todos os eleitores, reduzir a abstenção'? Mais grave ainda é usar a desculpa de que o áudio teria sido 'adulterado'. Cadê a versão original então? O governador se tocou da besteira que fez e agora tenta abafar que praticou crime eleitoral".

Noticias da Bahia
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 23:00

Artigo: Onde houver ódio, que eu leve o amor

A única certeza que se tem na vida é a morte, o restante são incertezas e 'previsões imprevisíveis'. A astrologia, pseudociência que garante prover informações sobre, entre outros, assuntos relacionados à vida do ser humano, também se confunde, para não dizer erra, e feio, em muitas de suas teorias, portanto, o improvável será sempre improvável.

Muitas coisas acontecem na vida das pessoas de forma involuntária, mas existem situações que é possível que o indivíduo antecipe seus resultados. Porque meter a mão na cumbuca, (expor-se ao perigo; envolver-se com o que não deve), sabendo que a probabilidade de dar errado é infinitamente maior do que dar certo? Para se evitar ser uma 'Maria vai com as outras', ou seja, ser uma pessoa que prefere não ter seus próprios posicionamentos e opiniões, que se deixa convencer com facilidade, é necessário que se trabalhe a razão, buscando informações sobre o que realmente deseja.

Ler Matéria Completa
Espaço do Leitor
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 22:00

Guarda Civil prende jovem com quase um quilo de maconha no João de Deus

Na manhã deste sábado (20), a Guarda Civil Municipal de Petrolina prendeu um jovem com cerca de um quilo de maconha em uma residência no bairro João de Deus. Vinícius Rodrigues da Silva, de 19 anos foi preso e com ele foram encontrados uma balança de precisão, pontas de cigarro da droga e R$ 60.

De acordo com informações da equipe de operações, a Guarda Civil Municipal fazia ronda rotineira na comunidade quando percebeu um jovem, menor de idade, em atitude suspeita. O rapaz foi revistado e com ele , encontradas as pontas de cigarro da droga. Após questionamento, o jovem confessou a origem da droga. Em seguida, a equipe de prontidão pediu autorização para revistar a casa, onde encontrou em baixo da lavanderia uma sacola plástica com 0,972 kg de maconha.

Ler Matéria Completa
Foto: Divulgação
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 21:00

Prefeitura de Petrolina quer assumir obras de saneamento no Dom Avelar

Na passagem por Brasília, durante esta semana, o prefeito Miguel Coelho reuniu-se com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para discutir a situação das obras de saneamento que deveriam estar em execução na bacia do Dom Avelar. O gestor municipal solicitou que os recursos em torno de R$ 38 milhões sejam transferidos para a Prefeitura de Petrolina realizar o trabalho que a Compesa decidiu não fazer.

Segundo Miguel, o financiamento federal está liberado desde o início deste ano, mas a companhia  estadual optou por deixar o dinheiro parado por questões políticas. Diante da situação de inércia por parte da Compesa, o prefeito decidiu solicitar formalmente ao Ministério das Cidades para realocar os recursos para a Prefeitura de  Petrolina tocar as obras aguardadas por milhares de moradores que convivem com esgoto a céu aberto.

Ler Matéria Completa
Ascom Junior Vilela
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 20:02

Mais de 4 milhões de baianos convivem com a seca, Isso representa 32% de toda a população do estado

Mais de 4,7 milhões de baianos convivem com a seca. Isso representa 32% de toda a população do estado. O dado é da Defesa Civil da Bahia, que, só este ano, já decretou situação de emergência em 219, dos 417 municípios baianos, por conta do longo período de estiagem.

A árvore, típica do semiárido, vive, em média, 100 anos e pode armazenar até mil litros de água na raiz. E além disso, produz uma batata, que, em época de grande estiagem, é utilizada como alimento. E foi dessa estrutura que surgiu uma tecnologia chamada "batata de salvação". O sistema consiste em distribuir a irrigação para plantas frutíferas, por meio de reservatórios com água enterrados no solo, que se distribui para planta por uma corda ou barbante pelo princípio de capilaridade.

Ler Matéria Completa
G1 Bahia Foto: Reprodução TV Bahia
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 19:00

Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva será realizado na Paraíba

A 11º Edição do Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (SBCMAC) acontece entre os dias 11 a 14 de novembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. O evento será realizado pela Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Associação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (SCIENTEC).

O Simpósio busca alcançar os usuários de água de chuva, agricultores experimentadores, políticos, pesquisadores de órgãos governamentais e não governamentais, a fim de ampliar o debate e estimular avanços científicos no uso da água de chuva e seu manejo em áreas rurais. Serão recebidos trabalhos dentro dessa área que contempla o impacto da água de chuva na sustentabilidade rural e urbana.

Ainda nesta temática serão aceitos trabalhos no campo da organização territorial e serviços ecossistêmicos que atende a relação entre a água da chuva, o clima, o meio ambiente, a bacia hidrográfica, a economia, ecologia e outros diversos aspectos.

Ler Matéria Completa
CHBSF - Lícia Souto
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 18:00

Inscrições abertas para grande audição de ballet

Pelo terceiro ano consecutivo bailarinos da região do São Francisco vão ter a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em um dos maiores cursos de férias, com os maiores professores de ballet  das melhores companhias do mundo.

Esse ano  a audição para o Summer School of Excellence do American Academy of Ballet de Nova York acontecerá em Petrolina  dia 27 de outubro, na Escola de Ballet Valdete Cezar, com a  presença  da representante do American Academy of Ballet, a bailarina Vitória Almeida. Alunos de outras escolas  de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região poderão participar.

O curso de verão, que acontece todos os anos nos meses de junho, julho e agosto, em Nova York (EUA), reúne mais de 600 bailarinos, e nesses últimos três anos  muitos da região  participaram do curso, enriquecendo seus conhecimentos.

O Summer School of Excellence  tem duração de seis semanas, mas o bailarino aprovado pode escolher o grupo de semanas desejado, sendo as duas primeiras exclusivas de técnica clássica. As seguintes também contam com aulas de Neo Clássico, Moderno, Folk Dance e Jazz.

O curso conta  com uma  grade de professores de companhias internacionais como Paloma Herrera (Principal Dancer do ABT); Gilbert Mayer (foi Etoile do Paris Ópera Ballet, além de ter sido coauch de Baryshnikov); Gil Isoart (Principal Dancer do Paris Opera Ballet); Craig Salstein (Solista do ABT); Vladmir Standinik, bailarino do Vaganova School Russia; Kevin Durwael (foi solista do Royal Ballet of Flanders e é Director Assistente do Royal Ballet of Antwerp); Karin Averty (ganhadora do Grand Prix de Varna, foi Principal Dancer do Paris Opera BalletIain); Macdonald (foi Principal Dancer do PACT Ballet e no momento é diretor artístico do Joburg Ballet); Debbie Roshie (dançou em vários shows da Brodway); Kathrin Baum-Höfer (foi solista com Erich-Weinart Enseble em Berlim, ensina no State Ballet School em Berlim); Olaf Höfer (foi solista no Komisch Oper Ballet e no Erich-Weinart e atualmente ensina no State Ballet School, em Berlim); Flavio Salazar (formado pelo Ballet Nacional de Cuba, dançou com o ABT por 13 anos atualmente professor convidado de diversas companhias); Alison Bramwell (entre muitos outros). 

São mais de 20 professores de companhias de todo o mundo, tendo oportunidade de fazer aulas de diferentes metodologias todos os dias.O curso é altamente intensivo, com 8 horas de aula por dia, muitas oportunidades de performances em teatro, competições de solo, além do American Academy of Ballet oferecer Noites de Gala (Pas de Deux night) com estrelas do ABT, Pennsylvania Ballet exclusivamente para os bailarinos do curso. 

Os alunos aprovados  contam com a seguinte estrutura: refeitório, alojamento, 10 estúdios e pianistas em todas as aulas de clássico. O curso é também um intercâmbio cultural, uma oportunidade de expandir conhecimento de todas as formas. As inscrições e informações são pelo e-mail  audição.aab@gmail.com  . Nas audições alunos poderão ganhar bolsas.

Informações 74-9 9111-4939

Ascom Lu Almeida
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 17:02

Agrotóxicos X Orgânicos: em cheque a segurança alimentar

Desde 2002 circula na Câmara dos/das Deputados/as o Projeto de Lei 6.299/02 que trata de mudanças na fiscalização e controle de agrotóxicos no Brasil. Em junho desse ano o PL foi aprovado em Comissão Especial da Câmara e desde então aguarda ser votado pelo plenário. De autoria do atual Ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP/MT), o projeto, que ficou conhecido como “Pacote do Veneno”, divide opiniões tanto na Câmara quanto na sociedade em geral.

Uma das principais mudanças que o PL prevê é a exclusão dos Ministérios da Saúde e Meio Ambiente do processo de análise dos químicos, ficando isso a cargo apenas do Ministério da Agricultura. Além disso, altera diversas medidas relacionadas à pesquisa, experimentação, rotulagem, transporte e comercialização dos agroquímicos usados no Brasil, que é um dos maiores dos consumidores de agrotóxicos no mundo.

Ler Matéria Completa
Texto: Comunicação Irpaa
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 16:00

Médica do HDM/IMIP de Petrolina recebe medalha São Lucas

 

A médica pediatra Lilia Maria Cruz Gondim recebeu, na quinta-feira (18.10/Dia do Médico), no Recife, a medalha São Lucas, concedida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE), Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE) e Associação Médica de Pernambuco (AMPE).
A honraria é conferida aos médicos que se destacam no cumprimento dos preceitos éticos da medicina e na excelência dos serviços prestados à população. Também são pontuadas as ações de liderança e exemplo de luta pela melhoria das condições de saúde de um povo. 
Além de Lilia, foram condecorados os médicos Oscar Frederico Raposo Barbosa Júnior e Oyama Arruda Frei Caneca, que se juntaram aos mais de 140 agraciados ao longo dos últimos 50 anos.
Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 15:00

DECISÃO DA COPA SINSERP DE FUTEBOL SOCIETY ACONTECE NESTE DOMINGO (21)

Neste domingo (21) às 09:30 da manhã acontecerá a grande final da Copa Sinserp  Society 2018 (jogo de volta) entre as equipes CGB X SINTASE. Não haverá vantagem para nenhuma equipe, se persistir o empate no placar agregado, a disputa do título será nos pênaltis.

Premiações*

Campeão R$1.700,00

Vice-campeão R$ 800,00

3º colocado R$ 300,00

Artilheiro R$ 100,00

Goleiro campeão R$ 100,00

Total R$3.000 + troféus em premiações.

“Você é o nosso convidado especial para prestigiar essa belíssima partida de futebol e curtir um domingo de lazer com a família e amigos” declarou o presidente da entidade Cícero Sales.

A copa acontece no Clube de Campo Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro-BA, localizado na Rua Adão Pereira- Jardim Vitória.

Ascom Sinserp
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 14:02

Agência Fluvial de Juazeiro lança na terça (23) o Projeto Pátria Amada Brasil

O Projeto Pátria Amada Brasil tem como propósito suscitar entre os alunos das redes municipal e estadual de ensino, da jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, o espírito cívico e a valorização dos símbolos nacionais, além de realizar a divulgação das atividades da Marinha do Brasil, por intermédio do contato entre os militares envolvidos no evento e as escolas e os estudantes.

 Segundo o art. 13 da Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas da República e o Selo Nacional. Esses símbolos são manifestações gráficas e musicais de importante valor histórico, criados para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do País

 Para atingir os objetivos da criação dos Símbolos Nacionais, é de fundamental importância que eles sejam divulgados de maneira frequente no ambiente escolar. O civismo é uma atitude que se aprende, comportamento que se desenvolve e parte do ato de educar. O respeito à nossa Pátria e ao patriotismo devem ser estimulados a partir da educação infantil.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 13:00

Em fase de testes, novos semáforos já regulam fluxo de veículos na Sete de Setembro

Com novas pistas e uma iluminação ainda mais potente, a Avenida Sete de Setembro já está quase pronta para ser inaugurada, até o fim deste mês, pelo prefeito Miguel Coelho e o ministro dos Transportes, Valter Casimiro.

Nesta fase final das obras, a via também ganhou novos semáforos que já estão funcionando - em fase de testes -  nos retornos que dão acesso à avenida principal. Ao todo, cinco equipamentos serão instalados pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) para garantir o fluxo seguro no trânsito.

Os semáforos ficarão nos seguintes locais: acesso ao bairro José e Maria; acesso à Vila Eulália e ainda nas proximidades da concessionária 'Bari' e da metalúrgica 'Peixinho'. Segundo o diretor-presidente da Ammpla, Edilson Leite, os equipamentos estão em fase experimental, por isso, é importante que os condutores tenham atenção ao transitar pela via.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Foto: Alexandre Justino 
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 12:29

SUB-PROCURADOR DA REPÚBLICA EMITE PARECER CONTRÁRIO A ISAAC CARVALHO, EX-PREFEITO DIZ QUE DECISÃO SÓ FINAL DO MÊS

Nesta sexta-feira, dia 19, o Sub-Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, emitiu parecer contra o agravo apresentado pelos advogados do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB). Esta foi mais uma tentativa do ex-prefeito de Juazeiro que concorreu para Deputado Federal, obteve os votos necessários para a sua eleição, mas tem a candidatura questionada na Justiça Eleitoral por conta de um processo no Tribunal de Justiça da Bahia.

Em seu parecer, Janort afirma que “não é possível reconhecer o recurso especial baseado na legislação diante da apresentação de dois recursos simultâneos pela mesma parte contra a mesma decisão, uma vez que vigora em nosso ordenamento jurídico da unirrecorribilidade das decisões judiciais, conforme orientação do STJ”.

O Sub-Procurador alega que no recurso apresentado pela vítima não houve fundamentação. “No mérito, não merece prosperar, ante a inviabilidade do recurso especial (…) sendo que a parte apresentou duas petições, em datas distintas, com as razões de seu inconformismo contra o acórdão do TJBA (…) Antes o exposto, o Ministério Público Federal, opina pelo desprovimento do agravo”.

Veja o parecer AQUI

Confira nota envia assessoria Isaac Carvalho:

A Assessoria Jurídica de Isaac Carvalho informa que essa notícia do parecer do Ministério Público Federal, contrário ao agravo dos advogados de defesa, já era esperada visto o referido órgão ser o autor do pedido de impugnação da candidatura. 

A decisão final será tomada pelo Colegiado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), provavelmente na próxima quinta-feira, dia 25.

A Assessoria Jurídica de Isaac Carvalho mantém o otimismo na confirmação da candidatura, respaldada pelas urnas por mais de 100 mil eleitores, porque conforme consta nos próprios autos, não houve dolo ao erário público.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 12:02

Rio São Francisco: Agência Fluvial aumenta fiscalização para proibir abusos de Condutores de moto aquáticas

Este Blog,  semana passada,  recebeu diversas denúncias de uso e pilotagem de moto aquáticas nas proximidades das margens do Rio São Francisco. Com o final de semana prolongado, segundo a redação do Blog constatou foram comuns cenas de acrobacias e de crianças sendo conduzidas na frente das moto aquáticas. 

Apesar da determinação da Marinha do Brasi é possível notar o descumprimento da norma em alguns pontos com grande movimento de banhistas, um dos casos mais comuns é conduzir moto aquáticas com crianças posicionadas a frente do condutor.

Em contato com a Agência Fluvial de Juazeiro, a informação é que o conhecimento das normas da autoridade marítima é obrigação para os condutores de embarcação, principalmente para os que possuem habilitação emitida por Capitania, Delegacia ou Agencia da Marinha do Brasil.

Segundo a Agencia o que ocorre é o abuso de alguns condutores que infrigem as regras, como ocorre com as regras do Trânsito Brasileiro.

A Agencia Fluvial de Juazeiro implementa diversas ações de fiscalização do trafego aquaviário na região, de Pilão Arcado até Paulo Afonso, por meio de inspeções navais. A Agencia também pode receber diariamente denúncias sobre infrações por meio do fone 74 32118800

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira.

Fiéis ao lema "Nossa Missão Salvar Vidas ", também existe o sistemas de comunicações e serviço 185 que pode ser acionado em caso de acidentes.

Confira algumas normas que devem ser seguidas para aqueles que usam moto aquáticas:

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 11:02

Juazeiro: Repercute mais uma morte provocada por ciúmes, polícia procura homem que matou a mulher a facadas

Mulher é morta a facadas pelo ex, na frente do filho de 11 anos em Juazeiro; vítima era ameaçada por conta do término da relação. Conforme este Blog informou ontem (19), uma mulher de 34 anos foi morta a facadas na frente do filho, um garoto de 11 anos, ontem sexta-feira (19), na cidade de Juazeiro. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima, Quele Sabrina Chaves Santos, foi atacada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. O filho dela não teve ferimentos.

O suspeito, identificado como Cleiton Adriano Ribeiro dos Santos, de 34 anos, fugiu após o crime, dentro do apartamento da vítima, no Residencial São Francisco. O homem está sendo procurado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Quele não resistiu aos ferimentos. O corpo da mulher foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro.

Conforme a polícia, testemunhas contaram que o homem morava em um apartamento vizinho ao da vítima. O suspeito teria alugado o imóvel após a separação e passou a ameaçar ex. O caso está sob investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a polícia, o filho da vítima já foi ouvido. O menino era fruto de um relacionamento anterior da mulher.

Foto: Reprodução TV São Francisco
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 10:09

Eleições 2018: PGR requisita inquérito para apurar uso de empresas na disseminação de fake news em redes sociais

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, requisitou à Polícia Federal (PF) a instauração de inquérito para apurar se empresas de tecnologia da informação têm disseminado, de forma estruturada, mensagens em redes sociais referentes aos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições para presidente da República. O pedido foi em ofício enviado na noite desta sexta-feira (19) ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

No documento, Raquel Dodge informa que os fatos mencionados em reportagens jornalísticas já motivaram a abertura de procedimento apuratório pela Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE). Destaca ainda que o objetivo é verificar a existência de eventual utilização de esquema profissional por parte das campanhas, com o propósito de propagar notícias falsas.

No entanto, conforme destaca Raquel Dodge, que também é procuradora-geral eleitoral, a situação exige ainda apuração na ótica criminal. No documento, ela afirma que o uso especializado e estruturado de logística empresarial para a divulgação em massa de informações falsas configura otipo penal previsto no artigo 57-H, parágrafo 1º, da Lei 9.504/1997, com redação dada pela Lei 12.891/2013.

Para Raquel Dodge, o uso de recursos tecnológicos para propagar informações falsas ou ofensivas à honra e à imagem dos dois candidatos pode interferir na opinião de eleitores. Segundo ela, esse fato “afronta a integridade das eleições e é uma nova realidade mundial que exige investigação com a utilização de um corpo pericial altamente gabaritado e equipamentos adequados para se identificar a autoria e materializar a ocorrência desse novo formato de crime”. A procuradora-geral complementa que a prática tem “alta potencialidade lesiva”.

PGR/Foto divulgação
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 10:00

75ª CIPM Em Operação com o Carcará, Realiza Apreensão Arma, Droga e Explosivos

Após denúncia via WhatsAPP, a Guarnição 3Pel-Maniçoba/75ªCIPM E Grupamento Carcará esteve no Beco de Bezinha, Maniçoba, para apurar denúncia de trafico de drogas. La encontrou as pessoas de , 22 anos e um dado menor, em posse dos quais encontrou algumas trouxas de maconha.

 Os acusados disseram que mais droga estariam no interior da sua residência, no mesmo beco, com autorização dos mesmos, foi feita busca e encontrada na casa: 04 bananas de dinamite, 04 detonadores (espoleta,  01 espingarda calibre.28,  02 munições de cal.28, 01 munição calibre.32,  02 balanças de precisão, 196 trouxas pequenas de maconha, 15 trouxas grandes de maconha., totalizando 05 Kg.

Ler Matéria Completa
Ascom 75 CIPM
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 09:00

Juazeiro sedia Encontro de Radialistas e Comunicadores do Vale do São Francisco

Nesta sexta-feira, dia 19, os coordenadores regionais do Sinterp (Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia) Leane Aline e Nilton Ferreira concederam entrevista ao radialista Geraldo José (Transrio FM) quando confirmaram o Encontro Regional de Radialistas e Comunicadores no Vale do São Francisco que acontece no próximo final de semana (26 e 27/10) em Juazeiro.

Segundo a organização realizada pelo Sinterp-BA, comunicadores do Vale e arredores já confirmaram presença, assim como os palestrantes, que prometeram dividir seus conhecimentos com os participantes. 

O objetivo do encontro de acordo com a o sindicato é oferecer aos profissionais em geral esclarecimentos necessários para a compreensão e conhecimento dos direitos daqueles que têm a missão de levar as informações à sociedade, além de promover aproximação da categoria com o Sinterp-BA, contribuindo com a formação e conhecimento dos trabalhadores e o lançamento do curso de formação de novos profissionais do rádio.

A abertura do encontro está prevista para às 18h do dia 26/10. Já no segundo dia do evento (27/10), as palestras começam a partir das 8h.

Eis a programação:

Ler Matéria Completa
Da Redação
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 08:32

Prefeitura divulga novo cronograma de Processo Seletivo devido alto número de inscritos

A Prefeitura de Juazeiro informa aos inscritos no Processo Seletivo Simplificado Nº 002/2018 que, por conta do grande número de inscritos, precisou modificar mais uma vez o cronograma. Houve alteração nas datas de Divulgação dos Resultados Preliminares – 24 de outubro de 2018; Recursos – 25 e 26 de outubro de 2018 e Resultado Final – 09 de novembro de 2018.

O edital do processo seletivo oferece ao todo 238 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.

Confira o novo cronograma:

Irislane Pacheco/SEGESP Foto Geraldo José
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 08:02

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe visita de estudantes de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão

Ontem sexta-feira (19), estudantes do oitavo período do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA visitaram o Mercado do Produtor de Juazeiro. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais, comercialização dos produtos e funcionamento do entreposto.

A rotina do Mercado do Produtor foi apresentada aos 22 alunos do curso de agronomia, que puderam avaliar o espaço. “Foi uma visita enriquecedora para nossa graduação. Explanamos sobre o histórico do Mercado e sobre a organização da rotina de entrada e saída de mercadorias da central. Visitamos os boxes de comercialização dos hortifruti”, afirmou a estudante Ivana de Souza.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 07:29

CARREATA EM FAVOR DE BOLSONARO NESTE SÁBADO EM JUAZEIRO TEM LOCAL DE CONCENTRAÇÃO ALTERADO

Neste sábado, dia 20, os líderes do MBL Brasil estarão em Juazeiro quando participarão da carreata de Bolsonaro Presidente 17 em Juazeiro e darão uma coletiva de imprensa.

Kim Kataguiri - presidente do MBL Brasil e deputado federal eleito pelo DEM de São Paulo.

Arthur Moledo do Val - youtuber político e deputado estadual eleito pelo DEM de São Paulo.

Fernando Holiday = vereador do DEM de São Paulo.

A coletiva ocorrerá neste sábado (20/10), às 11 horas, na Sociedade XV de Novembro, antigo Clube dos Caçadores.

O local da concentração da carreata foi alterado. Será na Lagoa do Calu, próximo ao Mercantil, neste sábado, a partir das 16 horas.

Da Redação
publicado em 20 de Outubro / 2018 às 07:00

Juazeiro e Petrolina: Mesários que trabalharam no primeiro turno estão automaticamente convocados para o segundo turno

Todos os mesários convocados que trabalharam no 1º turno da Eleição 2018, são automaticamente convocados para trabalharem no 2º turno. Não haverá nova convocação, tendo em vista que a carta recebida já engloba os 2 turnos. Os mesários devem comparecer as suas respectivas seções de trabalho no dia 28/10/2018, às 7hs.

Os mesários têm papel fundamental para o bom andamento do processo de votação. Ele é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos. Para orientar seu trabalho, recebe treinamento específico da Justiça Eleitoral para que possa solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação.

Em Petrolina são 2.4000 mesários que trabalharão no dia 28 de outubro e em Juazeiro são 1.768 mesários.

O 2 turno das eleições 2018 na Bahia vai contar com 126.004 mesários, distribuídos entre as 205 zonas eleitorais do estado. Desse total, 19.188 vão atuar em Salvador.

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 19 de Outubro / 2018 às 23:02

EU PENSO ASSIM...POR QUE O PÚBLICO FOI PEQUENO NOS JOGOS DA JUAZEIRENSE?

Embora a JUAZEIRENSE não tenha ido tão bem no Campeonato Brasileiro – Série “C” deste ano, o “CANCÃO DE FOGO” deixou um rastro de alguma saudade dos seus jogos aqui no nosso estádio. O torcedor não foi tão participativo nos jogos aqui realizados. Os públicos foram pequenos, não correspondendo ao trabalho intensivo da sua diretoria procurando dar o melhor à sua torcida.

O curioso é que logo no outro dia do jogo, o torcedor me abordava, discutia os lances e aí vinham as críticas. Agora pergunto, por que esses comentários do torcedor, se ele não foi ao campo? Mesmo assim, ele tinha interesse nos jogos da JUAZEIRENSE.

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 19 de Outubro / 2018 às 22:46

O rio São Francisco sofre com ação humana, diz jornalista e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica

O jornalista alagoano Anivaldo Miranda preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), cuja principal função é buscar soluções para sua preservação. À Painel Alagoas ele falou um pouco da situação atual do Velho Chico e como ações governamentais – ou a falta delas – têm agravado essa realidade.

Com mestrado em meio ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ele já foi secretário Municipal de Assistência Social de Maceió, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas e já integrou o Conselho Administrativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente representando a sociedade civil da Região Nordeste.

“A morte de um rio é lenta, tortuosa, imprecisa, que a gente sabe como começa, mas dificilmente pode dizer quando termina”.

Ainda de acordo com Anivaldo São vários os fatores que produzem o assoreamento de um rio, dentre eles a diminuição de suas vazões, processos erosivos em suas margens, a devastação de suas matas ciliares, o declínio de seus rios afluentes, a superexploração dos aquíferos que garantem o seu escoamento de base nos períodos secos e assim por diante.

"E todos esses fatores estão hoje presentes e se agravaram no Rio São Francisco. Além disso, quando as chuvas finalmente chegam ainda carregam excesso de sedimentos, fenômeno típico de qualquer bacia hidrográfica degradada". diz Anivaldo.

Painel Alagoas
publicado em 19 de Outubro / 2018 às 22:30

Com mais de 2.500 cisternas entregues, Constesf amplia o acesso a água no norte da Bahia

Atualmente mais de 2.500 famílias estão com suas vidas transformadas em 10 municípios do norte da Bahia. Isso graças ao Projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), que está construindo e entregando tecnologias sociais capazes de armazenar até 500 mil litros de água e garantir a sobrevivência das famílias durante meses de seca.

São 2.564 tecnologias sociais dividas entre cisternas de consumo humano (16 mil litros), cisternas de produção (52 mil litros) e barreiros (500 mil litros) que estão distribuídas nos seguintes municípios: Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Curaçá, Uauá, Remanso, Sento-Sé, Pilão Arcado, Canudos e Campo Alegre de Lourdes.

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.