Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Abril / 2018 às 07:30

Bispos divulgam mensagem sobre as eleições de 2018

Um dos documentos mais esperados da 56ª Assembleia Geral da CNBB foi a mensagem sobre as eleições deste ano de 2018, divulgada pela Presidência da Conferência. Nela, os bispos reconhecem que “Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador“.

A apresentação da mensagem foi feita por dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil. Ele atendeu a imprensa, numa entrevista coletiva realizada no centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, localizado no pátio do Santuário Nacional, em Aparecida. Na companhia dele estava o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da entidade, cardeal Sergio da Rocha e o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler.

Ler Matéria Completa
Ascom CNBB
publicado em 24 de Abril / 2018 às 07:00

Juazeirense treina pela manhã e embarca a tarde em busca da vaga na Copa do Nordeste

Juazeirense concentrada para jogo que vale vaga na Copa do Nordeste em 2019

O elenco da Juazeirense se reapresenta agora pela pela manhã, no Adauto Moraes, em Juazeiro, onde será realizado treino apronto para o jogo desta quarta-feira (25), em Salgueiro, pela Pré-Copa do Nordeste. O embarque para o Sertão pernambucano será no período da tarde desta terça-feira. Os jogadores que atuaram menos de 45 minutos contra o ABC, no domingo, já haviam feito trabalho físico ontem, em Natal e se integram aos preparativos desta manhã.

O Jogo contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, é de importância vital para a sequência de trabalhos da Juazeirense, já que além de um bom bônus financeiro, ainda garante um plus na agenda do Cancão em 2019, garantindo vaga na Copa do Nordeste. Na primeira partida do confronto, em Juazeiro, o placar foi de 1 a 1, com a Juazeirense atuando muito bem, mas sem conseguir a vitória que garantiria vantagem do empate para o jogo desta quarta-feira. Um novo empate em Salgueiro leva a disputa para os pênaltis.

O atacante Salatiel, vice-artilheiro do Campeonato Baiano nesta temporada, deve fazer testes físicos e avaliação com a equipe médica, antes de ser disponibilizado para atuar. Jildemar, outro nome do ataque do Canção, também passa por avaliação médica. Os dois atletas não atuaram contra o Salgueiro e ABC. Com a agenda lotada de compromissos a Juazeirense já tem jogo marcado para o sábado, no Adauto Moraes, contra o Remo, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Da redação Blog Geraldo José/Foto Juazeirense
publicado em 24 de Abril / 2018 às 06:30

Combate da gripe H1N1 será debatido na Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça (24)

A gripe H1N1 tem preocupado os parlamentares baianos dada a repercussão de casos. A Bahia já registrou 12 mortos pela doença e aproximadamente 96 pessoas apresentaram sintomas, de acordo com a secretaria da Saúde da Bahia. Nesse contexto na busca por um debate que venha nortear os trabalhos do legislativo como forma de ajudar a fomentar ações junto ao poder Público que visem combater a proliferação do vírus, a Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (24). A medida foi de autoria do presidente do colegiado, deputado estadual Alex da Piatã (PSD). 

"A ideia é chamar os técnicos da secretaria da Saúde do Estado para que possam nos explicar o real cenário da gripe no Estado e quais ações estão em andamento para a prevenção. Temos que ter noção para podermos propor ações que ajudem a amenizar um eventual crescimento do H1N1 na Bahia", disse Alex. Foram confirmados casos de H1N1 em 16 municípios e os óbitos ocorreram em cinco deles. Salvador registrou oito (8) óbitos. Os outros municípios foram Camaçari (1); Lauro de Freitas (1); Saúde (1) e Serrinha (1).

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Alex da Piatã
publicado em 24 de Abril / 2018 às 06:00

Estudantes da Rede municipal de Petrolina acompanham filmes em cinema itinerante 

Mais de 350 alunos estudantes da Rede municipal de Petrolina curtirão, até esta terça-feira (24), sessões de exibição de filmes. As exibições, com direito a pipoca e refrigerante, estão acontecendo em uma carreta que se transforma em sala de cinema com som e imagem digital, dentro projeto Ultragaz Cultural. 

Os estudantes das escolas Eliete Araújo, Ariano Suassuna, 21 de Setembro, Laurita Leda, Maria Soledade, Ana Leopoldina e Eduardo Campos, vão assistir aos filmes: 'Meu Malvado Favorito'; 'Zootopia'; 'Meus 15 anos'; 'Dr. Estanho'; 'Sing'; 'Detetive do Prédio Azul'; 'Homem Aranha de Volta' e 'Rogue One'. "Foi muito divertido. Gostei muito da experiência", contou Paulo Silveira, o aluno da Escola Eliete Araújo que já assistiu o filme 'Meu Malvado Favorito' na primeira sessão.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Foto: Jonas Santos
publicado em 23 de Abril / 2018 às 23:00

EU PENSO ASSIM... ATAQUE NÃO FUNCIONOU E MAIS UMA VEZ A JUAZEIRENSE FICOU NO ZERO

A JUAZEIRENSE foi a NATAL (RN) cumprir seu segundo compromisso pelo Campeonato Brasileiro da Série “C”.

Não pretendo fazer comentários técnicos mais aprofundados da formação da equipe que foi a campo, no domingo em NATAL, contra o “ABC”, no estádio FRASQUEIRÃO, mas me detenho apenas a colocar, na minha opinião, no meu pensamento, dois fatores que somados, foram o motivo do “CANCÃO” ter perdido por 1x0 para o ABC, e que poderia ser de até mais, se não fosse a excelente e milagrosa atuação do goleiro TIGRE, que no mínimo, salvou cinco chutes certeiros dos atacantes do ABC. Esse detalhe, não faz parte dos meus dois motivos, que acredito, foram motivos da derrota da JUAZEIRENSE.

Se o torcedor fizer o mínimo de exercício de memória, vai lembrar que a nossa defesa vem sofrendo gols quando a bola é alçada pelo alto para a área. É aí que mora o perigo. Sempre é perigo iminente para nossa defesa e várias vezes, o que vemos é o atacante adversário subindo e de cabeça ou faz gol ou leva o perigo ao nosso time.

O outro motivo, eu penso assim, é a falta de gols. Na primeira rodada, perdemos dentro do Adauto Moraes, por 1x0. Não fizemos gol. No domingo, 22, no nosso segundo jogo, lá em Natal contra o ABC, também o ataque não assinalou gol e ainda foram expulsos dois jogadores do ABC. São no mínimo, cento e oitenta minutos que o ataque não funciona. E tem mais, é bom lembrar, que fizemos um gol, aqui, contra o SALGUEIRO, pelo PRÉ NORDESTÃO, só um. Foram mais 90 minutos e somente um gol, em casa, 1x1. São 270 minutos jogados e apenas marcamos 1 gol.

Será que é isso mesmo? Se for, providências deverão se tomadas imediatamente, pois aqui, no nosso próximo compromisso, enfrentaremos o REMO do PARÁ e é bom alertar, que é muito complicado perder dois jogos em nosso estádio.

Fica aqui, a nossa observação e que a vitória venha logo, no próximo domingo, em nossa casa contra o REMO.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 23 de Abril / 2018 às 22:46

Seleção Juazeirense Sub 21 é finalista da 1ª Copa Velho Chico

Com apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, a Seleção Juazeirense de Futebol, categoria Sub-21, conquistou o título do grupo A da Copa Velho Chico, e se habilitou para a disputa do troféu de campeão 2018 com o vencedor do grupo B, que será definido entre as seleções de Sento-Sé, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova na última rodada da fase de grupos.

A campanha exitosa dos garotos juazeirenses foi encerrada no último sábado 21, quando empatou em 0 x 0 com o Selecionado de Curaçá jogando na casa do adversário. No primeiro jogo do confronto no Adauto Moraes, Juazeiro venceu por 2 x 1 e foi para o jogo de volta precisando de um empate ou uma vitória para ficar com a vaga na final.

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ 
publicado em 23 de Abril / 2018 às 22:30

Vigilância Sanitária promove seminário para pet shops, consultórios e clínicas veterinárias

A Prefeitura de Petrolina abriu inscrições nesta segunda-feira (23), para o primeiro seminário sobre pet shops, consultórios e clínicas veterinárias que acontecerá no próximo dia 2 de maio (segunda-feira), às 18h30, no auditório do Senac. O objetivo é passar as normas sanitárias, além de viabilizar crédito de até R$ 8 mil, através da Agência Municipal do Empreendedor, para ser investido no seu empreendimento. Para realizar a inscrição, o interessado pode comparecer a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, das 8h às 17h, na Rua São José Nº 440, Centro, ou através o telefone: (87) 3864-2738.

Além dos donos de comércios voltados para animais, o encontro também receberá estudantes do curso de Medicina Veterinária. "Todas as clínicas e hospitais veterinários necessitam emitir um alvará sanitário através da Vigilância e durante nosso encontro vamos passar todas as orientações e documentação necessária. Nossa intenção é conscientizar esse público sobre a importância de seguir as normas estabelecidas através das Leis", frisou o diretor da Agência Municipal e Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 23 de Abril / 2018 às 22:00

Cabrobó pretende implantar centro de serviços de convivência no antigo escritório da transposição para ampliar atendimento das políticas sociais do município

Priorizando a gestão pública como forma de promover a igualdade social no município, a Prefeitura de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, por meio da Secretaria da Assistência Social, elabora novas ações em benefício da população e, com isso promover uma ampliação no número de famílias atendidas. De acordo com o secretário municipal da Assistência Social, Paulo Gonçalves, dentro das prioridades do plano de gestão, elaborado pelo Governo Marcílio Cavalcanti, destaque para a construção de novos equipamentos na área social, já entregue aos cabroboenses.

Outro grande desafio para a atual gestão municipal na área social, será a construção de um centro de serviços de convivência, um espaço dotado de várias atividades para crianças, jovens, idosos e a população atendida pelos projetos sociais do município. "Esse é um grande desafio. Atender os serviços de convivência. A construção de um centro que ficará nas instalações onde funcionou o escritório da transposição e que estão ocioso. Essa é nossa prioridade atualmente", frisou Paulo Gonçalves.

Ler Matéria Completa
Ascom Cinara Comunicação
publicado em 23 de Abril / 2018 às 21:46

Prefeitura de Petrolina disponibiliza vacina contra gripe para população a partir desta segunda-feira (23)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira (23) e vai até 1° de junho. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização assegura proteção contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Em Petrolina, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, irá disponibilizar a vacina em todas as unidades de saúde do município. Os públicos-alvo da vacinação são: idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; trabalhadores da área de saúde; professores da rede pública e privada; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade (inclusive adolescentes cumprindo medidas socioeducativas).

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Abril / 2018 às 21:30

Escola do interior de Petrolina tem semana de conscientização sobre violência contra mulher

Alunas e professoras do perímetro irrigado Maria Tereza, na zona rural de Petrolina, estão vivenciando uma semana de conscientização sobre violência contra a mulher.  As ações organizadas pela ONG Curumim, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, acontecem na Escola José Esmerindo Ribeiro e fazem parte da formação continuada de jovens para o exercício da cidadania.

As participantes vão se envolver em atividades, palestras e oficinas, além de um concurso de redação com o tema: 'Meu Corpo, meu território'. Após a participação nas formações, as estudantes serão estimuladas a produzir um texto sobre a temática e as 12 participantes premiadas receberão um rádio e as quatro primeiras, um tablet, e o primeiro lugar geral receberá uma bicicleta. Além disso, os três primeiros lugares terão suas redações publicadas na página do Grupo Curumim.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 23 de Abril / 2018 às 20:59

Redução de CVLIs em Juazeiro reflete resultados positivos da região

As ações policiais em Juazeiro, distante 502 quilômetros da capital, reduziram em 19,04% os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no primeiro trimestre de 2018. O resultado positivo refletiu em toda Região Integrada de Segurança Pública (Risp/Norte), composta por 54 cidades, onde os crimes contra a vida caíram 10%. Nos últimos três anos, dez novas estruturas de segurança foram inauguradas e reformadas, na região. 

Este ano, em Juazeiro, quatro vidas foram salvas, na comparação com os três primeiros meses de 2017. “Toda vida preservada é uma conquista para as forças de segurança que combatem a criminalidade e o tráfico de drogas, principal causa de homicídios no estado”, declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. 

Para a melhoria do serviço e diminuição do tempo de resposta no atendimento à população, a SSP inaugurou e reformou, na região, dez estruturas de segurança pública. Foram empregados cerca de R$14 milhões em construções, recuperações de imóveis e aquisição de viaturas ou equipamentos para atender aos baianos. Na luta e prevenção da violência contra a mulher, uma sede da Operação Ronda Maria da Penha foi instalada em Juazeiro, além de uma nova estrutura para 76° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e de viaturas. 

Em Casa Nova, no extremo Norte, uma nova sede para a Delegacia foi entregue e no município de Uauá a unidade da Polícia Civil local foi totalmente reformada. Já em Paulo Afonso uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) foi implantada, atuando em conjunto a Operação Ronda Maria da Penha, em funcionamento na cidade desde 2016. 

“Também entregamos, para região, um Distrito integrado de Segurança Pública (Disep) e um Centro Integrado de Comunicações (Cicom)”, citou Barbosa referindo-se às unidades de Capim Grosso e Senhor do Bonfim, respectivamente, acrescentando que investimento, capacitação e dedicação são fundamentais para o avanço, na segurança.

Fonte: Ascom SSP-BA/ Alberto Maraux
publicado em 23 de Abril / 2018 às 20:56

Em depoimento à PF, Yunes confirma ter vendido casa a Marcela Temer

Em depoimento à Polícia Federal, o advogado e ex-assessor especial de Michel Temer, José Yunes, confirmou ter vendido uma casa à primeira-dama, Marcela Temer. Ele também declarou que o presidente sabia, de forma detalhada, do pedido ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Em 2014, o ministro teria delegado a Yunes a função de receber uma "encomenda" enviada por Lúscio Funaro, suposto operador do MDB, segundo a Polícia Federal.

Conforme relata o blog de Adréia Sadi no G1, que teve acesso ao depoimento de Yunes, ele mesmo teria detalhado ao presidente o pedido, poucos dias depois. Segundo a sua versão, o atual presidente teria demonstrado "estranhamento" ao ouvir o pedido. "Inclusive o depoente falou para Temer que ficou estarrecido com a tal figura deliquencial, ao tomar conhecimento pelo Google sobre envolvimento em escândalos por Lucio Funaro", revela o documento reproduzido pelo site.

Ler Matéria Completa
G1
publicado em 23 de Abril / 2018 às 20:30

INSS: Horário de atendimento para serviços não agendados sofrerá mudanças em Petrolina

A Gerência-Executiva do INSS em Petrolina informa que por força da PORTARIA N °35/SR-IV/INSS da Superintendência Regional Nordeste do INSS o horário de atendimento nas Agências da Previdência Social para serviços não agendados, como orientações, informações e emissões de extratos, será até as 12:00 horas. A referida portaria entrou em vigor no dia 19/04/2018 e tem validade até o dia 18/05/2018, podendo ser prorrogada após essa data.

A Gerência Petrolina informa que a mudança não prejudicará o atendimento aos segurados, os quais poderão recorrer aos já disponíveis canais remotos do INSS (central 135, o aplicativo Meu INSS e o site https://meu.inss.gov.br/central/index.html, além da página oficial do instituto no endereço https://www.inss.gov.br/). 

Ler Matéria Completa
Ascom INSS
publicado em 23 de Abril / 2018 às 20:25

DEPUTADO JUTAHY MAGALHÃES JR REITERA PRÉ-CANDIDATURA AO SENADO NO PROGRAMA GERALDO JOSÉ

O deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta segunda-feira (23), oportunidade em que expressou a manutenção da sua pré-candidatura ao Senado no pleito deste ano na Bahia. “É inconcebível que a representação da Bahia no Senado da República esteja toda ela vinculada ao PT. Por isso mantive esse desejo mesmo depois da desistência do prefeito ACM Neto de concorrer ao governo do Estado” expressou Jutahy Magalhães.

Para Jutahy, com a desistência de ACM Neto é necessário estabelecer a unidade das oposições. “Há quem defenda as duas candidaturas de João Gualberto (PSDB) e Zé Ronaldo (DEM). O próprio Zé Ronaldo pensa dessa forma, mas eu acredito que para enfrentar a hegemonia do PT é necessário a unidade das forças de oposição. É isso que eu acredito e é o que vou defender mesmo respeitando a opinião dos demais integrantes das oposições” pontuou.

“É óbvio que milhões de baianos estão frustrados por ser ele [ACM Neto] o candidato natural das oposições. Agora, temos que manter o nosso foco e ter uma chapa de unidade que não precisa ser definida imediatamente, mantendo a convicção de que precisamos enfrentar a tentativa de hegemonia do PT na Bahia” acrescentou Jutahy Jr.

A pré-candidatura de Jutahy Magalhães Jr. Ao Senado foi oficializada pela Executiva Estadual do PSDB, durante encontro no último dia 09, na sede do partido em Salvador.

Da Redação
publicado em 23 de Abril / 2018 às 20:14

STF: recurso de Lula será julgado em sessão virtual da Segunda Turma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin liberou hoje (23) para julgamento virtual na Segunda Turma da Corte o novo recurso no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende derrubar a decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou a execução provisória da pena de 12 anos de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP). 
 
Com a decisão, o caso será julgado pelo site do STF e será aberto um prazo para que os ministros entrem no sistema e possam proferir seus votos. Encerrado o prazo, o resultado do julgamento será publicado. Dessa forma, não haverá reunião presencial para julgar o caso. Em geral, o julgamento virtual é usado para decisões que não têm grande repercussão e que possuem jurisprudência pacífica.

Ler Matéria Completa
om informações da Agência Brasil
publicado em 23 de Abril / 2018 às 20:00

AGORA É LEI: Projeto do deputado Marcell Moraes autoriza transporte de animais em ônibus para toda a Bahia

Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia o projeto de lei nº 21.303/2015 de autoria deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), que autoriza o transporte de animais domésticos em coletivos na Bahia. “Hoje em dia os animais estão cada vez mais inseridos nas famílias brasileiras e com mais direitos. São criados como verdadeiros filhos. Muitas pessoas deixam de sair de casa por não ter como levar os seus animais e não querem deixá-los sozinhos. Esse projeto de Lei tem como objetivo dar melhores condições de viagem para os animais e seus tutores”, informa Marcell.

Para que a viagem ocorra, o passageiro deverá apresentar certificado de vacina em dia. Os animais deverão ser transportados em contêiner de fibra de vidro ou material similar resistente, à prova de vazamentos. Ainda de acordo com o projeto do parlamentar, o transporte dos animais será proibido nos dias úteis, entre as 6h e 10h e entre 16h e 19h. E para viagens interestaduais será cobrada a carteira de vacinação do animal com a aplicação das vacinas antirrábica e polivalente.

Ascom Deputado Marcel Moraes
publicado em 23 de Abril / 2018 às 19:53

A Juazeirense pode anunciar ainda hoje o nome do seu novo treinador. Quem vem lá?

Novo treinador da Juazeirense deve ver equipe em Salgueiro

O presidente da Juazeirense, Roberto Carlos, pode anunciar ainda hoje (23) o nome do novo treinador da equipe, que vem sendo treinada pelo auxiliar técnico Alcir Silva, após demissão, na semana passada, do treinador Zaluar.

O presidente não quis adiantar o nome do novo comandante do Cancão, mas informou ao Blog Geraldo José, que conversas estão adiantadas e tudo pode ser definido ainda na noite de hoje. A questão salarial é o que pesa na definição do novo técnico da Juazeirense, mas é intenção da direção colocar um nome experiente no comando da equipe. 

Pelo que o Blog apurou o nome do novo comandante é um treinador conhecido no mercado e a intenção da diretoria é que o novo contratado já acompanhe a equipe na partida desta quarta-feira, em Salgueiro.

Quem vem lá?  Quem se habilita?

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 23 de Abril / 2018 às 19:46

Teatro de Mamulengo se apresenta na Biblioteca de Sobradinho

A Cia Gestos e Ações, com o apoio da Prefeitura de Sobradinho e em parceria com a Associação de Artes Cênicas, realizou no último sábado (20) na Biblioteca Municipal, o espetáculo "Mamulengo na Caatinga, Contos e Encantos". "Mamulengo na Caatinga" é um projeto aprovado pela Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Edital Setorial de Cultura Popular, e que está sendo levado por artistas de Sobradinho a várias localidades do município e região, promovendo a cultura popular.

O grupo realiza apresentações de caráter folclórico, social e humorístico para o público, resgatando essa manifestação cultural característica do nordeste brasileiro. Além dos bonecos, também houve a apresentação de teatro popular, música e ventríloquo. A noite foi marcada pela alegria e irreverência dos bonecos "Chimbica" e "Negão", que arrancaram gargalhas do público adulto e infantil.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Abril / 2018 às 19:20

Defluência mínima da barragem de Sobradinho (BA) subirá para média diária de 600m³/s

Este será o primeiro aumento da defluência mínima de Sobradinho desde abril de 2013. Bacia do São Francisco passa por crise hídrica por conta da seca desde 2012.     

Em reunião da Sala de Crise do Rio São Francisco nesta segunda-feira, 23 de abril, foi decidido o aumento da defluência mínima do reservatório de Sobradinho (BA), maior da bacia do São Francisco, de 550m³/s para uma média diária de 600m³/s em média a partir de 1º de maio. Esta é a primeira elevação do volume de água liberado pelo reservatório desde abril de 2013, quando a Resolução ANA nº 442/2013 baixou a descarga mínima de 1300m³/s, utilizada em situação de normalidade, para 1100m³/s. A bacia hidrográfica passa por seca desde 2012, maior período contínuo do fenômeno já registrado na região. 

A decisão se baseou no fato de que o Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco – formado pelos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho e Itaparica (BA/PE) – está com 39,72% de seu volume útil, sendo que um ano antes o total acumulado era de 21,48%, menor percentual do histórico. No caso específico de Sobradinho, o volume útil atual é de 37,66%, o que representa uma reserva de 10.797 hectômetros cúbicos ou 10,797 milhões de metros cúbicos.

A autorização para a prática de 550 m³/s foi dada pela ANA por intermédio da Resolução ANA n° 1.291, de 17 de julho de 2017, e prorrogada por meio da Resolução n° 1.943, de 6 de novembro de 2017. Este foi o menor patamar médio já adotado em Sobradinho desde sua construção em novembro de 1979. Além da resolução da Agência, o IBAMA expediu à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), em 7 de agosto de 2017, a Autorização Especial nº 12/2017 para executar testes de redução da vazão defluente na hidrelétrica de Xingó (AL/SE) até o limite de 550m³/s.

Ler Matéria Completa
Ascom Agência Nacional de Águas
publicado em 23 de Abril / 2018 às 19:00

Petrolina: Ação marca o Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Na próxima quinta-feira, 26 de abril, uma ação promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Pernambuco, em parceria com a Residência de Cardiologia da UNIVASF, Gerência de Ensino e Pesquisa da HU/UNIVASF e Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, vai marcar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

Médicos e profissionais da área da saúde vão se reunir no Parque Josefa Coelho, a partir das 7h,  para chamar a atenção da população para esse problema que, na última década, fez mais de 70 milhões de vítimas fatais. O evento é realizado anualmente no Recife, mas acontece pela primeira vez em Petrolina e contará com a participação do presidente da SBC-PE, Dr. Audes Feitosa, que também ministrará uma aula no HU/UNIVASF, sobre hipertensão, no dia 25.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 23 de Abril / 2018 às 18:46

Atividades de promoção à saúde movimentam usuários do CAPS de Petrolina

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial André do Cavaquinho (CAPS 2), da Prefeitura de Petrolina, tiveram uma programação diferente durante a manhã desta segunda-feira (23) no Parque Josepha Coelho. Em comemoração ao mês de promoção à saúde, diversas atividades físicas e serviços de saúde foram ofertados.

Com instrutor de fitdance, caminhada, alongamento, prática de esportes e recreação, os usuários puderam perceber a importância da atividade física como aliada dos cuidados à saúde mental. Além disso, puderam também aferir a pressão e realizar o teste glicêmico.

De acordo com a coordenadora do CAPS 2, Franciara Souza, a ação visa demonstrar aos usuários que eles podem e devem se exercitar como qualquer outra pessoa. "Nossas ações são todas voltadas para a valorização destas pessoas que já são estigmatizadas pela sociedade, para que elas percebam que também podem  levar uma vida normal, fazer exercícios, e que é importante unir os cuidados do corpo e mente", ressalta.

Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Abril / 2018 às 18:30

Deputado Odacy Amorim diz que deve ocorrer uma audiência pública para discutir os preços dos combustíveis na região

O deputado Odacy Amorim (PT), nesta segunda-feira (23) voltou a questionar o alto preço dos combustíveis praticados em Petrolina. Durante programa de Rádio foi citado que os consumidores de Juazeiro também pagam os valores mais absurdos e caros do Brasil. Em média o valor da gasolina em Juazeiro e Petrolina custa R$ 4,72. Em alguns postos o litro chega a R4,89.

Odacy citou que no ano de 2011, o preço considerado abusivo foi tema da audiência pública da Comissão de Negócios Municipais, que aconteceu na Câmara dos Vereadores. Este ano uma nova audiência deve ocorrer, dessa vez, na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Ler Matéria Completa
Redação blog
publicado em 23 de Abril / 2018 às 18:04

Crianças atendidas pelo CRAS comemoram Dia do Índio com palestras e atividades educativas

O Dia do Índio, festejado em 19 de abril, foi celebrado pelas crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Itaberaba com uma palestra na última sexta-feira (20) realizada pelo índio David dos Santos, da tribo Tuxi do município de Abaré.

Para os organizadores da ação, foi um importante momento de aprendizado. “Nenhuma das crianças tinha estado com um índio antes e elas adoraram. Puderam aprender mais sobre a história indígena desde o descobrimento até os dias atuais”, destacou a coordenadora do CRAS Risete. Segundo ela, a ideia foi fazer com que as crianças ouvissem relatos reais sobre os usos e costumes indígenas e também desfizessem histórias ouvidas e construídas ao longo do tempo. “O objetivo principal foi alcançado já que conseguimos fazer com que eles conhecessem um pouco mais da identidade cultural indígena, hinos, danças, crenças, vestimentas e costumes”, completou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 23 de Abril / 2018 às 17:46

Secretária de Segurança e bancários se reúnem para criação de Projeto de Lei

Tornar obrigatórios investimentos em dispositivos para caixas eletrônicos, instalação de sistema de câmeras dentro e fora das agências, além de padronizar a segurança patrimonial 24 horas em todas as agências da Bahia, são algumas das propostas que serão colocadas num Projeto de Lei (PL) Estadual, discutido pela Secretaria da Segurança Pública e Sindicato dos Bancários, na tarde desta segunda-feira (23), pelo secretário Maurício Barbosa e representantes da categoria. O encontro foi realizado, no Centro de Operações e Inteligência, localizado no Centro Administrativo da Bahia.

Os sindicalistas reconheceram as reduções, nos últimos dois anos, nos roubos a banco na Bahia e o canal de diálogo aberto com a SSP. Destacaram que, ainda assim, em alguns locais, os bancários se sentem inseguros e que um trabalho em conjunto com os bancos pode melhorar esta situação.

Maurício Barbosa lembrou que é preciso, antes de qualquer coisa, de um parecer da Procuradoria Geral do Estado sobre a constitucionalidade do PL. "Todos os tópicos conversados são pleitos antigos e já expostos para os bancos. A criação de uma legislação estadual voltada para esta área seria fundamental para o trabalho da polícia", enfatizou o secretário.

 

Ascom Gov Bahia Foto: Alberto Maraux
publicado em 23 de Abril / 2018 às 17:31

6º BPM PRENDE DOIS HOMENS POR LESÕES CORPORAIS CONTRA COMPANHEIRAS

Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional - CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam e apresentaram na delegacia de Polícia Civil um homem por lesão corporal contra a companheira, que apresentava vários hematomas e escoriações, neste sábado (22), às 11h50, no bairro Mutirão, em Senhor do Bonfim. Em Jaguarari, deste domingo (22), policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem por agredir a companheira. 

O acusado foi autuado em flagrante, na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, por crime da Lei Maria da Penha.

Ascom/6º BPM
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.