Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 22:04

TRE abre cartórios eleitorais para realização de biometria neste domingo

Os cartórios de 14 zonas eleitorais da Bahia atenderão ao eleitor neste domingo (20). O atendimento aos finais de semana teve início neste sábado (19/10), em cumprimento a determinação do presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. Os cartórios respondem pelas 39 cidades que deverão encerrar a revisão biométrica obrigatória já no próximo dia 31 de outubro. O eleitor que não atender a convocação da Justiça Eleitoral terá o seu título cancelado.

Para o atendimento, os eleitores deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar (veja os locais de atendimento).

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 20:33

Mais de 30 toneladas de óleo são retiradas do litoral pernambucano

O Governo de Pernambuco avançou, neste sábado (19/10), com os trabalhos de contenção e retirada de óleo do mar e da areia das praias, além da proteção dos estuários nos rios do Estado. Hoje foram removidas cerca de 30 toneladas de resíduos, totalizando 50 toneladas coletadas nos últimos dois dias. Também foi removido material em alto mar por um dos barcos contratados pelo Governo do Estado, nas imediações da praia de Muro Alto, em Ipojuca. A Sala de Situação, criada pelo governador Paulo Câmara para tratar exclusivamente do tema, está capitaneando as ações. A equipe reúne a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH.
 
No sábado, foram encontrados fragmentos de petróleo nas praias do Reduto, em Rio Formoso; Boca da Barra, em Tamandaré; Barra de Sirinhaém, em Sirinhaém; Mamucabinhas, em Barreiros; Pontal de Maracaípe, Cupe e Muro Alto, em Ipojuca. Manchas de óleo ainda foram observadas nos estuários dos rios Formoso (Tamandaré); Persinunga (São José da Coroa Grande); Mamucabas (Barreiros) e Maracaípe (Ipojuca).
Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 19:54

Alepe discutirá instalação de Usina Nuclear com uso das águas do Velho Chico

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza, nesta segunda-feira (21), uma Audiência Pública com ambientalistas e pessoas contrárias a instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão do Estado. O debate será realizado às 10h no auditório Ênio Guerra, na Alepe.

"É um tema de grande importância para o nosso estado principalmente para aqueles que vivem no Sertão e dependem do Rio São Francisco para sobreviver. A construção de uma obra dessa magnitude traria grandes consequências para o meio ambiente, e um sentimento de insegurança que precisa ser debatido", afirmou o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade Wanderson Florêncio. 

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 18:03

Petrolina: abertas as inscrições para a “II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades”

Estão abertas as inscrições para a “II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades”, que será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro, em um hotel na Orla 2 de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento é coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a Prefeitura de Petrolina.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de outubro, através do endereço eletrônico. O público-alvo são educadores do Vale do São Francisco. A participação no evento é gratuita.

Durante o encontro, os participantes vão deixar suas contribuições para o desenvolvimento de alternativas de convivência e de práticas educativas escolares e não escolares voltadas para a região.

O encontro pretende reunir profissionais de Educação do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, prefeitos e representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Foto: Divulgação
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 16:44

Gonzaga Patriota emite nota após Declaração de Bolsonaro sobre o 13° da Bolsa Família em Pernambuco

As agressividades de forma desrespeitosa, desonesta, injustificada e, sem limites, do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao nosso governador, Paulo Câmara, sobre o Programa Bolsa Família, programa que sempre criticou, não cabe sequer resposta, vez que ao invés de trabalhar, o presidente que vem há quase 10 meses, arengando com o povo brasileiro, inclusive, com os seus próprios aliados, não sabe que o Projeto de Lei propondo o 13º para os beneficiários do Bolsa Família em Pernambuco, foi apresentada por Paulo Câmara à Assembleia Legislativa, em agosto e aprovado em novembro de 2018, quando entrou em vigor e vai continuar em ação, com recursos dos cofres do Estado de Pernambuco e não da União, como, irresponsavelmente, diz ele.

Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 15:03

Semana da Criança encerra no Hospital Dom Malan com balanço positivo

A Semana da Criança encerrou no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina após uma vasta programação. Ontem, por exemplo, foi a vez da Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH) botar os super-heróis para combaterem as bactérias, e das odontólogas Tamires Coelho e Cecília Corcino derrotarem a cárie.

Calma que o grupo Somando e Dividindo (promotor da Semana da Criança) explica. "É que a programação oficial contou com uma atividade de higienização das mãos junto com saúde bucal e nós tivemos a participação mais que especial da CCIH e do projeto UM SORRISO DO TAMANHO DO BRASIL, do qual Dra. Tamires e Dra. Cecília fazem parte", esclarece a assistência social Emília Cordeiro.

As últimas manhãs foram diferentes e animadas na pediatria. De forma lúdica, divertida e usando personagens infantis, a equipe da CCIH ensinou sobre a correta higienização das mãos e o combate às bactérias como forma de prevenção às infecções. "É gostoso porque eles aprendem brincando e a gente consegue falar sobre algo sério de uma forma divertida e que eles realmente absorvem", constata a enfermeira gerente da Comissão, Layanna Vasconcelos.

Os benefícios para as crianças são indiscutíveis. Mas, muito mais gente sai ganhando com ações de intervenção como as propostas pelo grupo Somando. Para Tamires a oportunidade foi enriquecedora. "Peço a Deus todos os dias que através das minhas mãos eu possa oferecer saúde por onde eu passar, e que eu possa ir a muitos lugares como esse" disse referindo-se ao Dom Malan. Na unidade, ela e a parceira de projeto falaram sobre saúde bucal, ensinaram os pequenos a escovarem corretamente os dentes e entregaram kits de escovação.

Emília é só gratidão: "Acho que nós acertamos no formato e estamos muito felizes com o resultado. Cada dia e cada programação tiveram o seu valor especial e nós só temos a agradecer a todos os voluntários por isso".

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 14:03

IF Sertão-PE abre inscrições do Processo Seletivo 2020 para cursos técnicos

Estão abertas até o dia 18 de novembro as inscrições do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos presenciais e a distância do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). Este ano, a seleção oferta 2.225 vagas, todas gratuitas, distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista.

Na modalidade Integrado ao Médio, para concluintes do 9º ano, há vagas para Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Logística. Para o Técnico Subsequente, destinado a quem concluiu o Ensino Médio, as vagas são para Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Zootecnia. Já para Proeja e Proeja FIC, a quem concluiu ou está concluindo o 9º ano ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem no mínimo 18 anos, há vagas para Administração, Edificações, Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico de Agropecuária.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço https://aluno.ifsertao-pe.edu.br. A novidade da seleção é que não haverá prova. O processo seletivo se dará por meio da análise das notas do estudante, constantes em seu histórico escolar (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio). No momento da inscrição, o candidato deverá cadastrar suas notas no sistema, bem como anexar o histórico escolar (ou documento equivalente) digitalizado para conferência. 

Quem se inscrever para os cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, deverá inserir notas das disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Já quem concorrer a uma vaga nos cursos Técnicos Subsequentes, deverá apresentar as notas das disciplinas de Português e Matemática, relativas ao 1º e 2º anos no Ensino Médio, ou ainda a nota do Enem. Para o Proeja, as notas necessárias serão as de Português e Matemática do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente. Em todos os cursos e modalidades será necessário anexar o histórico escolar ou documento equivalente.


Caso o candidato não tenha acesso ao histórico escolar ou documento equivalente para anexar no sistema no momento da inscrição, poderá utilizar uma declaração emitida pela sua escola, em que constem suas informações pessoais e as notas necessárias ao Processo Seletivo. O IF Sertão-PE disponibilizou modelos de declaração para os candidatos que não tenham acesso aos seus históricos escolares.

É obrigatório que a declaração contenha a identificação do candidato, identificação da escola com carimbo, além da assinatura e carimbo do responsável pela escola. Caso a declaração esteja incompleta, a inscrição será invalidada. Se o candidato não possuir o histórico escolar, é altamente recomendável que já se antecipe e solicite esta declaração na escola onde estuda ou estudou, pois a unidade poderá solicitar prazo para entrega do documento.  

Após aprovação no Processo Seletivo 2020, no momento da matrícula, o candidato também deverá apresentar para verificação o histórico escolar ou documento equivalente, como certidão de conclusão. Os documentos deverão ser originais e cópias para serem autenticadas no campus. A previsão é que a lista preliminar de inscritos seja divulgada no dia 20 de novembro e o resultado preliminar no dia 18 de dezembro. Saiba mais em www.ifsertao-pe.edu.br. 

Ascom IF Sertão PE
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 14:00

Evento permite que agricultores familiares tirem dúvidas sobre acesso a mercados governamentais

A compra de alimentos da agricultura familiar por órgãos públicos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – na modalidade compra institucional foi o mote da rodada de negócios que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no Centro de Formação da SDR, em Salvador. Segundo a Lei n.º 11.236, de 2006, os órgãos e entidades federais devem destinar, anualmente, no mínimo 30% dos seus recursos para a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares, silvicultores, povos indígenas e quilombolas e demais beneficiários.

Pensando nisso, o evento buscou estreitar o caminho entre a produção e a venda dos produtos da agricultura familiar e para tanto, reuniu representantes de vinte associações e cooperativas, bem como membros do Ministério da Cidadania, Instituto Federal Baiano (IFBA), Exército, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Semear Internacional e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A rodada foi promovida pelo Ministério da Cidadania, em parceria com o Fundo Internacional Agrícola (Fida), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, e o projeto Pró-Semiárido, ação da CAR através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 12:03

Bahia: PT realiza congresso estadual neste final de semana

O PT da Bahia realiza, neste sábado (19) e domingo (20), a etapa estadual do 7º Congresso do partido, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, no bairro da Federação, em Salvador. O governador Rui Costa já confirmou presença na abertura do evento, às 11h do sábado, quando terá um ato político em defesa da democracia e de Lula livre.

Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, foram convidados para o ato de abertura representantes dos partidos aliados, a exemplo dos presidentes do PP, vice-governador João Leão, do PSB, deputada Lídice da Mata, do PSD, senador Otto Alencar, e do PC do B, Davidson Magalhães. A eleição para novo presidente estadual do PT acontece no domingo (20), às 13h, e seu resultado será exarado às 17h.

"O Congresso é o momento pulsante do partido, sobretudo na definição de rumos, com discussão acaloradas das teses e também a eleição da sua direção. A Bahia se mantém firme na resistência ao obscurantismo e sua agenda conservadora. O PT, sem dúvida, sairá mais unido e fortalecido para garantir a luta maior pela democracia e soberania do país e por Lula livre", afirmou Everaldo.

Ler Matéria Completa
Ascom PT Bahia
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 11:32

VIOLÊNCIA EM JUAZEIRO: HOMEM É ALVEJADO POR TIROS NO MERCADO DO PRODUTOR

O blog acaba de receber informações de que um homem, conhecido como Ceará Carrinheiro foi alvejado por disparos de arma de fogo no mercado do produtor, em Juazeiro.

Até o momento, o blog não tem informações sobre o estado de saúde do homem.

Foto: Whatsapp
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 11:03

Coronel Anselmo Bispo receberá título de cidadão da cidade de Salvador na próxima sexta 25

O coronel Anselmo Bispo, comandante do Policiamento da Região Norte , receberá no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador o título de Cidadão, da capital da Bahia. A solenidade está marcada para acontecer na próxima sexta-feira 25. às 19hs.

Redação Blog
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 10:49

Encontro das oposições e ausência de Joseph: matéria repercute

O Blog postou matéria nesta sexta-feira (18), com informações sobre uma reunião oposicionista, em Juazeiro-Ba, para discutir um projeto para Juazeiro, incluindo a sucessão municipal em 2020 e uma possível unidade do grupo de oposição para tentar interromper o ciclo de gestões do PCdoB, que está a três mandatos, aproximadamente 12 anos, à frente da Prefeitura Municipal, duas com Isaac Carvalho e uma com Paulo Bonfim, candidato à reeleição.

Nesta reunião oposicionista participaram 4 pré-candidatos, Carlos Neiva, Wank Medrado, Coronel Anselmo Bispo e Mário Espínola. O blog tomou conhecimento e publicou a ausência de outros nomes nesse encontro, citando entre eles o ex-prefeito Joseph Bandeira e Allan Jones, que teria sido convidados, segundo uma fonte, mas não compareceram.

Em contato com o Blog Geraldo José, o militante político, César Miller, um dos participantes da reunião, informou que não ouve convite à Joseph Bandeira, motivo pelo qual o ex-prefeito não teria participado da reunião. De acordo com Miller os demais pré-candidatos também não teriam sido convidados: “Eu estava na reunião de quarta-feira e Joseph não foi convidado. Também não foram convidados Suzana, Allan, Pastor Teobaldo, Calber, dentre outros”, acentuou.

O Blog GJ Notícias conversou nesta manhã, com um outro participante do encontro que explicou: “Essa reunião aconteceu por sugestão de dois juazeirenses, que visitando Juazeiro, reuniram amigos da sua memória, pessoas da sua relação pessoal, para um bate papo sobre a cidade, futuro...Não se falou em nomes, nenhum dos presentes, mesmo os que postulam uma pré-candidatura, se colocou como candidato, mas discutindo ideias e propostas para um projeto para a cidade. Nomes não foram discutidos e ideia no encontro, que não teve nehuma intenção de tratar de nomes, foi o de juntar todos num breve futuro”, explicou.

Da redação GJ Notícias
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 10:03

Professor da rede municipal incentiva estudantes a prática do esporte corporal de aventura em Juazeiro

Com o projeto ‘Meu Esporte é uma Aventura’, o professor Elionaldo Bringel, da Escola Municipal Terezinha Ferreira, localizada no bairro Tabuleiro, está desenvolvendo com os estudantes do 8º e 9º anos, um trabalho que possibilita aprendizagem e vivências com o esporte de aventura na modalidade de Stand UP Paddle, levando-os a flexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, os benefícios e os cuidados com as normas de segurança para a prática deste esporte.

O professor Elionaldo contou que os estudantes construíram sete pranchas de Stand UP Paddle utilizando garrafas PET, aproximadamente 420 garrafas, recolhidas no próprio bairro, que seriam descartadas no meio ambiente.

“O esporte corporal de aventura da natureza é um tema bem atual, precisa ganhar força e ser sistematizado no ambiente escolar.  A escola mudou e o aluno mais ainda. Essa ideia surgiu da necessidade de dialogar com a Base Nacional Curricular Comum - BNCC e o Currículo de Educação Física da rede municipal de ensino de Juazeiro para proporcionar aos estudantes o conhecimento de um novo esporte, o cuidado com o meio ambiente, incentivo ao trabalho coletivo, o compromisso, companheirismo e autonomia dos alunos”, explicou o professor.

O professor aproveitou para agradecer o apoio do grupo de estudo e pesquisa GEPAFA da UNIVASF, a Marinha, Corpo de Bombeiros, Arca Sport, a equipe da Escola Terezinha, aos professores de Educação Física da rede, Jeferson Bartolomeu e Felipe Pitágoras e Secretaria de Educação e Juventude-SEDUC.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 09:00

Debates com candidatos à Consulta Eleitoral Informal para o Reitorado 2020-2024 da Univasf terão início na segunda-feira (21)

Serão realizados a partir da próxima semana os debates com os candidatos inscritos para a Consulta Eleitoral Informal para o Reitorado 2020-2024, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O primeiro acontecerá na segunda-feira (21), no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O debate será realizado no auditório do campus, às 18h, e é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e externa.

No total, serão realizados três debates durante a campanha eleitoral para o Reitorado 2020-2024, um em cada estado onde a Univasf possui campus. O segundo acontecerá no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), às 9h, no dia 24 de outubro. E o debate final será no Campus Juazeiro (BA), em 29 de outubro, com transmissão ao vivo pela TV Caatinga, a partir das 16h.

Mais informações estão disponíveis no site da Consulta Eleitoral Informal (CEI) 2019.

Cronograma:

21/10/2019 – Debate 1: Auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), a partir das 18h

24/10/2019 – Debate 2: Núcleo Temático 2, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), a partir das 9h

29/10/2019 – Debate 3: Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), a partir das 16h

publicado em 19 de Outubro / 2019 às 08:25

Carrancas Futebol Americano recebe Tropa Campina em última partida da Fase de Grupos da Liga BFA – Acesso Nordeste

Já classificado para os play-offs (mata-mata) da Liga BFA – Acesso Nordeste, o Carrancas Futebol Americano entra em campo no próximo dia 27/10 (domingo) com um objetivo: encerrar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

A partida acontecerá em casa, no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina, às 16h. O adversário da vez é o Tropa Campina (PB), equipe que disputou a Elite por dois anos. Se os rivais já experimentaram o sabor de estar na 1ª Divisão, essa é a motivação que o Carrancas FA usa na temporada de caça ao título regional.

“Não será um jogo fácil. Estou buscando deixar o time motivado, mostrando que não estamos na divisão que deveríamos estar, que é a BFA Elite”, disse o head coach (treinador) do Carrancas FA, Wolney Mororó.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 08:00

Dormentes: Mulheres podem se inscrever para curso de capacitação Ela Pode/Google

As mulheres são maioria das trabalhadoras e empreendedoras em diversos setores da economia, mas para ser um líder de sucesso, é preciso capacitação. Pensando nisso, a Prefeitura de Dormentes em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco traz para o município, o Programa Ela Pode, do Instituto Rede Mulher Empreendedora e apoiado pelo Google.

O curso gratuito é voltado para mulheres a partir dos 16 anos e tem como objetivo central o empoderamento do empreendedorismo feminino. "É essencial que as mulheres tenham oportunidade de crescer e neste evento as dormentenses vão aprender sobre liderança, negociação, networking, ferramentas digitais, entre outros temas importantes para obter sucesso em sua carreira profissional", destaca a prefeita, Josimara Cavalcanti.

Ler Matéria Completa
Isabella Mendes, Ascom da Prefeitura de Dormentes 
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 07:32

Atento anuncia 16 oportunidades de emprego em estados do Nordeste do Brasil

A Atento S.A. (NYSE: ATTO), líder em serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina, e um dos cinco maiores provedores a nível mundial, anuncia nesta semana a abertura de 2.382 vagas de emprego no país, sendo 2.335 para a área de atendimento ao cliente e 47 para trade marketing.

Do total de oportunidades, 16 são para moradores da região Nordeste do país, todas para a área de Trade Marketing para o cargo de Consultor de Negócios e Consultor Comercial, sendo 08 localizadas em Salvador (BA), 01 em Valença (BA), 04 em Vitória da Conquista (BA), 01 em Quixada (CE), 01 em Lagarto (SE) e 01 em Santana do Ipanema (AL).

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 07:03

Impacto ambiental do óleo encontrado no rio São Francisco pode comprometer abastecimento de vários municípios

Técnicos ambientais, pescadores e ribeirinhos detectaram manchas de óleo na foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas. A redação deste Blog Geraldo José fez contato com moradores que residem na foz do Rio São Francisco na divisa entre Alagoas e Sergipe.

O impacto no meio ambiente é alarmante e pode comprometer o abastecimento de vários municipios banhados pelo rio São Francisco. De acordo com os moradores "o desastre e os prejuízos são maiores do que a mídia vem mostrando. "É desesperador a situação e mais uma vez a natureza é agredida. Avaliamos a morosidade dos nossos governantes em agir contra a agressão ao mar e ao rio São Francisco."

Senadores usaram a tribuna e cobraram do Governo Federal uma "ação mais rápida diante da gravidade dos fatos".

"A grande questão é agir rápido, resolver o problema, não ficar buscando culpados, isso pode ser feito depois", afirmou Márcio Nele, do Programa de Pós-Graduação da Coppe/UFRJ.

Especialistas destacam que o Brasil já dispõe de um Plano Nacional de Contingência. "Cada lugar tem as suas especificidades, suas particularidades", ressalta o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), João Luiz João Luiz Nicolodi, citando correntes marítimas, ondas, praia e areia.

Redação Blog Foto: Reprodução Globo News Tv Gazeta Alagoas
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 06:00

Governadores do Nordeste repudiam declarações de presidente

Em carta divulgada na noite desta sexta-feira (18), os governadores do Nordeste repudiam as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Por informar, em peça publicitária, que o Governo de Pernambuco pagará a 13ª parcela do programa Bolsa Família com recursos estaduais, Paulo Câmara foi chamado de “espertalhão” em postagem nas redes sociais de Bolsonaro e acusado de se aproveitar do programa federal. 

Porém, em Pernambuco, o projeto de pagamento do 13º foi aprovado em novembro de 2018, antes de o presidente assinar a medida provisória que o institui no âmbito federal. Assim, como explicam os governadores no texto, foi o governo pernambucano quem primeiro garantiu o beneficio. Para os gestores do Nordeste, "é profundamente lamentável que a missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades". 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Fernando Vivas/GOVBA
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo: Precisamos matar menos no trânsito

Os acidentes de trânsito no Brasil são a 2ª causa de morte entre as causas externas de fatalidades. Em 2017, 35.374 pessoas perderam a vida, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Essas mortes correspondem a 50,2% dos óbitos entre adultos e jovens com idades entre 15 e 39 anos. O custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) com as internações de feridos é alto: em 2018, R$ 265,2 milhões foram gastos no tratamento de sobreviventes das estradas.

Para além dos números de óbitos, dos que sobreviveram com sequelas — em 21% das internações entre os anos de 2000 e 2016, o diagnóstico sugeriu sequela física dos pacientes — e do dinheiro usado para atender os feridos, é preciso entender que as tragédias familiares diárias podem e precisam ser evitadas.

Ler Matéria Completa
Opinião Diário de Pernambuco
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 22:33

Deputados a favor da instalação de Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco visitam complexo em Angra dos Reis

Um grupo de deputados participou hoje 18, de uma visita às usinas Nucleares localizadas em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, a convite da Eletronuclear. De acordo com um dos parlamentares que participou da visita, a equipe do Ministério de Minas e Energia está cada vez mais disposta a investir no projeto de energia nuclear proposto para Itacuruba (Sertão de Itaparica) – estimado em mais de R$ 20 bilhões.

O objetivo da visita foi a Eletronuclear esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do empreendimento.

“O tema da energia nuclear vai fazer parte do cenário econômico do Estado. É só uma questão de tempo”, pontuou Alberto Feitosa, que, no início do mês, havia feito um pronunciamento sobre o  assunto. Como havia antecipado no primeiro discurso, ele destacou que sua assessoria está finalizando uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), permitindo instalação de uma usina do tipo no Estado.

O parlamentar também confirmou que, entre os dias 16 e 18 de outubro, está agendada uma visita às usinas localizadas em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, a convite da Eletronuclear. “A empresa espera uma grande comitiva de deputados, que terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do empreendimento”, ressaltou.

"Em 44 anos de funcionamento das geradoras de energia nuclear nunca ocorreu um só acidente envolvendo trabalhadores com radiações ionizantes", disse o deputado.

Se Itacuruba ganhar uma usina, como está na disputa com mais três municípios do Nordeste, pode receber de presente um hospital como consequência da chegada do equipamento com o mesmo padrão do de Angra.

O hospital, segundo Waldyr Laguna, diretor superintendente da Fundação Feam, que administra a unidade hospitalar, atende a 85% dos pacientes do SUS  em torno das usinas nucleares. Possui 40 leitos, serviços de alta complexidade e oito  UTIS, uma delas de isolamento.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 22:03

Dia D da vacinação contra o sarampo acontece neste sábado 19

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começou a ser executada no último dia 7 de outubro em todos os postos de saúde do Brasil, chega ao seu ápice neste sábado (19) com o “Dia D” da vacinação.

A primeira fase da campanha abrange as crianças que têm entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, que poderão ser vacinadas nas unidades de saúde das redes pública e estadual, que ficarão abertas no sábado em horário especial.

Neste sábado, a vacinação será voltada exclusivamente para crianças da faixa etária definida pelo Ministério da Saúde que ainda não completaram o ciclo da tríplice viral (duas doses) ou não têm comprovação de terem recebido as duas doses da vacina. A primeira fase da campanha continua até o próximo dia 25 de outubro. Para vacinar a criança, é preciso que o responsável leve o cartão de vacinação.

Em Pernambuco, cerca de 2.500 unidades de vacinação espalhadas por todos os municípios do estado devem funcionar em em horário especial neste sábado. De acordo com o secretário de saúde André Longo, uma quantidade considerável de crianças ainda deve ser vacinadas no estado.

“Temos o vírus em circulação em Pernambuco e a única forma de evitar que essa doença se espalhe ainda mais é através da vacinação”, alerta o secretário. Longo ainda ressalta a importância de ignorar as notícias falsas que influenciam alguns responsáveis a não vacinar as crianças:

“É uma faixa etária frágil, que depende muito dos responsáveis e tem o direito de receberem a vacina gratuitamente. Por isso, é importante que os pais e mães não caiam em fake news, a vacinação é segura e só ela protege com eficiência”.
 

Folha Pernambuco
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 21:33

Sobradinho se mobiliza para o Dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que será neste sábado (19)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará neste sábado (19), das 8 às 16 horas, o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A vacina estará disponível na sala de vacinação do Centro de Saúde e é indicada a crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, que ainda não receberam a imunização completa contra o sarampo.

A SMS pede a atenção dos pais ou responsáveis pelas crianças para a importância da imunização, e também solicita que no ato da vacinação seja apresentada a carteirinha das crianças.

"A carteira de vacinação é um documento, e deve ser sempre apresentada para atualização todas as vezes que é realizada uma nova vacinação. Por isso solicitamos que, quando os pais ou responsáveis forem levar as crianças para se vacinarem, não esqueçam da caderneta, pois os profissionais de saúde se utilizam dela para saber quais as vacinas que as crianças ainda precisam tomar ", esclareceu a secretária de saúde, Maysa Sanjuan.

Além da carteira de vacinação, é necessário levar também o documento de identidade e cartão do SUS.

 

Ascom PMS
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 21:03

Vereadores da Oposição pedem audiência pública para debater sobre pessoas em situação de rua em Petrolina

É fácil passar pelas ruas de Petrolina e encontrar pessoas sobrevivendo em condições sobre-humanas, indigna e muitas vezes desonrosa. Ávidos pela solução desse problema social que afeta o município de Petrolina, os vereadores da Bancada de Oposição Paulo Valgueiro e Gilmar Santos apresentaram na quinta-feira (17), durante sessão ordinária na Casa Plínio Amorim, um requerimento solicitando uma Audiência Pública para debater sobre o tema com autoridades políticas e públicas.

O requerimento n° 328/2019 solicita um debate com as autoridades, que tem o poder de minimizar os efeitos do problema, sobre a realidade de pessoas que vivem em situação de rua de Petrolina. Uma oportunidade para discutir e encontrar solução para as necessidades da população de rua, as políticas públicas existentes, fundamentar proposições e elencar os custos sociais decorrentes.

O documento pede a presença de várias autoridades públicas e políticas, como do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; do procurador-geral do Município, da Secretária de Educação, do Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, representantes da Justiça e os deputados que representam o município na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

É cada vez maior número de pessoas que estão nas ruas, muitas vezes famílias inteiras morando em calçadas e praças da nossa cidade em condição desonrosa, vulnerável, e por isso, faz-se necessário esforço para a conscientização e buscas pela solução desse problema.

Ler Matéria Completa
Ascom Monia Ramos/Bancada de Oposição Petrolina
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 20:33

Bahia Pesca identifica pescadores e marisqueiras afetados por óleo

A Bahia Pesca identificou que 13.375 pescadores e marisqueiras tiveram as atividades afetadas pelo óleo que atinge o litoral do estado. O levantamento, realizado nos municípios de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Lauro de Freitas, Salvador e Mata de São João, será repassado ao Comando Unificado de Incidente, de modo que sejam estabelecidas políticas compensatórias emergenciais.

A Bahia Pesca também fará a coleta de peixes e mariscos para análise da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, que determinará se esse pescado é próprio para consumo ou se está contaminado. As ações para minimizar os impactos do óleo na vida de pescadores e marisqueiras foram discutidas pelo presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, e pelo secretário da Agricultura, Lucas Teixeira. 

Participaram do encontro a diretoria e técnicos da Bahia Pesca, além de representantes da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, Casa Civil, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

Ascom Inema
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.