Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
13,5%
Atualizado em: 23/08/2015
publicidade
Informativos
28 de Agosto / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

O Novenário a Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro, terá início no próximo domingo (30), às 19h30, com uma missa celebrada na Catedral pelo Bispo Dom José Geraldo da Cruz.

O tema da festa esse ano será  “Eu Vim Para Servir”. O Pároco da Paróquia N. Sra. das Grotas e Reitor da Catedral – Santuário, Josemar Mota, em entrevista ao programa Geraldo José desta quinta-feira (27), explicou o significado do tema para a comunidade católica.

“A luz da Palavra de Deus queremos discutir com os fiéis sobre esse dom que Jesus deu a comunidade e que é o caminho da Igreja. O serviço é o sinal que nós estamos em Comunhão com Cristo”, afirmou o pároco.

Neste ano o novenário também irá celebrar os 309 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora das Grotas e os 175 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora das Grotas.

“Em 1706 por um índio e um vaqueiro encontraram a imagem de Nossa Senhora das Grotas e a entregaram a um frade. Foi quando se iniciaram os louvores a linda imagem. A Paróquia foi criada em 1840 pela Arquidiocese de Salvador. A imagem que está na Catedral é a original e a sua última reforma foi em 1985 em Salvador. Essa imagem é um patrimônio da cidade de Juazeiro. A cidade de Juazeiro nasceu em torno dessa devoção a Nossa Senhora das Grotas e nós temos que preservar essa História”, contou padre Josemar Mota.

Uma das novidades do novenário nesse ano será a transmissão das novenas e missas pela internet, através do canal do YouTube da Diocese de Juazeiro, com o título de Novenário de Nossa Senhora das Grotas.

Sobre a programação das novenas, o pároco explicou que entre o dia 31/08 e 04/09 acontecerá novena às 12h com a Benção do Santíssimo. As novenas também acontecerão durante a noite sempre às 19h30. No dia 05 será realizada missa para crianças e para os idosos.

No dia 07 a novena será presidida pelo Arcebispo de Feira de Santana Dom Zanoni . Após a novena acontecerá um show religioso com Targino Gondim, às 21h, na Praça da Catedral.

Já no dia 08 haverá Missa às 7h, Missa Solene às 10h e às 16h procissão saindo da Igreja de Santa Luzia, bairro Lomanto Junior, em direção ao Santuário.

“Vamos louvar e agradecer a Deus a presença da nossa padroeira Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro e em toda nossa região”, ressaltou padre Josemar Mota.

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José
Esporte
27 de Agosto / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Já há algum tempo que venho projetando lançar, produzir um espaço para mostrar as tendências, as qualidades esportivas de meninos e meninas que se destacam em suas escolas ou clube.

Mesmo, sem ainda está com esse projeto idealizado, fizemos uma reportagem com o garoto de 10 anos, o MINITENISTA Artur Costa, campeão este ano da COPA DO FUTURO de TÊNIS, em Salvador e que recentemente voltou a fazer bonito por lá.

Hoje, abrindo oficialmente “GAROTOS DE OURO” seu professor Humberto Cardoso (PASTOZINHO), destaca as vitórias e conquistas nos JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO, do aluno do Colégio GEO – Juazeiro, Herbet Mouze Neto, 15 anos, que participa das modalidades, natação e handebol:

2011: Medalha de Ouro nos 25 metros Peito e Ouro no revezamento 4x25 metros craw na categoria Pré-Mirim;

2012: Medalha de Prata nos 50 metros Peito e Ouro no revezamento 4x50 metros craw na categoria Mirim;

2013: Medalha de Ouro nos 50 metros Peito e Ouro no revezamento 4x50 metros craw. O atleta quebrou record do nado peito com o tempo de 0’44’41 e quebrou record no revezamento com o tempo de 2’28”00. O mesmo conquistou a medalha de Prata nos jogos de handebol, na categoria Mirim

2014: Medalha de Ouro nos 50 metros Peito, Prata no revezamento e Ouro nos jogos do handebol, categoria infantil.

2015 Está participando dos 37º JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO (21.08 á 04.09.15).

Ele também conquistou bons resultados em outras competições.

 Parabéns garoto. Os colégios podem mandar históricos dos seus alunos destaques, até 15 anos. Nosso e-mail: mouze@ig.com.br, com foto de condecoração. Até a próxima.

BOA SORTE GAROTOS! Adentrem as portas do sucesso!

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Por Herbet Mouze

Variadas
27 de Agosto / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Felicidade e sensação de missão cumprida. Foi isso o que o estagiário Lucas Cabral do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) experimentou durante os dias 24 a 26 desse mês ao realizar a soltura monitorada de três aves de rapina que estavam em reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) numa área de conservação ambiental localizada em Salgueiro-PE.

Um jovem carcará, dois indivíduos da espécie gavião carijó (sendo um jovem e outro adulto) puderam retornar ao seu habitat natural na caatinga graças ao trabalho desenvolvido pelos veterinários, biólogos e estagiário do Centro. O estagiário Lucas Cabral, estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), desenvolve a falcoaria há mais de um ano no Cemafauna para reabilitação de aves que muitas vezes chegam machucadas, ou até mesmo aquelas que se desenvolveram em cativeiros e por isso ficam com a musculatura atrofiada para voo e não têm propriedade de caça para sobrevivência.

O carcará foi encontrado ainda filhote num trecho da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e chegou ao Centro muito magro e sem condições de voo. Em oito meses recebendo cuidados veterinários e sendo reabilitado por Lucas encontrava-se pronto para ser reintroduzido à natureza. O mesmo aconteceu com o indivíduo adulto da espécie gavião carijó que chegou com cerca de três ou quatro anos de idade, advindo de entrega espontânea porque havia sido atropelado e apresentava uma fratura no rádio. No CETAS recebeu os cuidados médicos e passou por treinamento de falcoaria, tendo uma reabilitação mais fácil e rápida visto que se tratava de um animal de vida livre. O jovem gavião carijó foi encontrado também nas proximidades da obra em Salgueiro e entregue pelo analista ambiental Fábio Walker. Não apresentava nenhum trauma, foi alimentado e considerado apto para soltura.

“O principal objetivo da falcoaria é devolver ao animal a sua condição inicial na natureza, para que assim haja o equilíbrio. Fico feliz em ver que a ave está totalmente recuperada e pronta para sua reintrodução. Além disso, nós também desenvolvemos a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos, através de atividades educativas no Museu de Fauna da Caatinga", afirma Lucas.

Atualmente, no CETAS há cerca de 30 aves de rapina (gaviões, corujas, falcões e águias) sob cuidados médicos e nutricionais, sendo que somente oito destas poderão retornar ao meio ambiente num processo que pode levar de quatro a cinco meses de reabilitação para aquelas que nunca tiveram vida livre e de dois a três meses para as que já viviam em seu habitat, a depender de cada espécie. A maioria apresentava fraturas graves e antigas quando entregues ao Cemafauna, o que impossibilita o voo e sua sobrevivência na natureza e que acabam tendo como destino os criadouros conservacionistas ou ainda entidades especializadas em educação ambiental.

Ascom/Cemafauna
Política
27 de Agosto / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação de Petrolina está com tudo definido para o desfile de aniversário de 120 anos  de Petrolina, no próximo dia 21 de setembro. O tema deste ano é ‘Rio São Francisco: Pai e mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo destemido. Rio das lendas e da identidade de um povo’.

Os detalhes foram discutidos em uma reunião entre o secretário de Educação Heitor Leite, funcionários da Seduc, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Jorge Assunção, representantes da EPTTC e cerimonialistas. A iniciativa de mudar o horário foi para beneficiar o público e os participantes do desfile, por conta das altas temperaturas de mês de setembro e foi consenso entre os participantes, em particular as escolas, após ampla consulta.  Esse ano, o desfile começa às 18h e segue o mesmo trajeto dos anos anteriores.

As escolas públicas municipais e estaduais e também as escolas particulares da cidade se preparam com apresentações, fanfarras, carros alegóricos e bandas marciais homenageando a história da cidade de Petrolina.

Como todos os anos, a banda Philarmônica 21 de setembro fará a alvorada festiva pelas ruas de Petrolina saudando todos os seus moradores no dia maior de sua cidade. A concentração das escolas para o desfile está marcada para  às 17h, na Praça Kennedy, (local do monumento aos pracinhas). Mais de cinquenta pelotões desfilarão pela Avenida Guararapes.

O hasteamento da Bandeira acontecerá às 8h em frente à sede da prefeitura municipal de Petrolina. A partir das 18h horas, começa o grande desfile das escolas, bandas de instituições públicas e privadas e associações. No final, os ônibus escolares da rede municipal também passarão pela avenida conduzindo mais estudantes.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
27 de Agosto / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Em sessão plenária nesta quinta-feira (27/8), O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) desaprovou as contas da Bahia Pesca referentes ao exercício de 2010. Ao gestor da empresa, Isaac Albagli de Almeida, foi imputada responsabilidade financeira e multa com valores de R$ 270 mil e R$ 13.361,36, respectivamente. A decisão considera a existência de ilegalidades relacionadas a procedimentos licitatórios, contratações, execução de despesas, falta de um controle adequado e outras irregularidades evidenciadas pela auditoria realizada pelo TCE.

As contas da Bahia Pesca referentes aos exercícios de 2008, 2009 e 2011 já haviam sido desaprovadas pelo TCE. Em virtude da reincidência, o plenário decidiu também encaminhar os fatos ao governador, à Procuradoria-Geral do Estado e ao Ministério Público do Estado da Bahia. A Superintendência Técnica do TCE deverá elaborar um parecer em relação à responsabilização dos conselhos fiscal e de administração da Bahia Pesca, tendo em vista que a auditoria detectou pagamento irregular de jeton aos membros dos referidos conselhos.

Ascom TCE
Política
27 de Agosto / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Em e-mail ao Blog o vereador Eduardo Lopes (PCdoB) informa e agradece à Secretaria de Serviços Públicos pelo serviço de recuperação de estradas no interior do município, notadamente no distrito de Itamotinga, que este final de semana comemora os festejos em louvor ao seu padroeiro Bom Jesus dos Navegantes. O parlamentar alega que esteve acompanhando os serviços no citado distrito. Confira:

Geraldo, estive hoje visitando o distrito de Itamotinga acompanhando o serviço de melhoria das estradas que está sendo feito pela prefeitura no nosso distrito. Os serviços de hoje ocorreram na região do Periquito e já foram realizados também, atendendo nosso pedido, na estrada do NH-02 a Itamotinga, estrada essa que há muito tempo não é feita uma melhoria. Em seguida o trabalho segue para estrada Itamotinga/Maniçoba beneficiando várias comunidades daquela região

Agradeço ao Prefeito Isaac, Fernando Dantas e todos da SESP pelos serviços que estão sendo realizados, além da melhoria das estradas, a limpeza que foi efetivada nesta quinta-feira (27), na sede do distrito.

Vereador Eduardo Lopes

Informativos
27 de Agosto / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro informa que a partir deste domingo (30) as laterais da Catedral estarão interditadas todas as noites até a segunda-feira (07) das 19h às 21h em virtude das festividades de Nossa Senhora das Grotas, padroeira do município.

Já na terça-feira (08), dia em que se realiza a procissão de Nossa Senhora das Grotas, acontecerá à interdição e proibição do estacionamento nas laterais da Catedral, a partir das 12h e na Avenida Adolfo Viana a partir das 14h, até o término do evento. Dentro desses horários, os condutores deverão trafegar pelas Ruas Coronel João Evangelista (Rua da 28), Oscar Ribeiro e Orla.

Ascom/Juazeiro
Informativos
27 de Agosto / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

A cada três anos, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina passam pelo processo de seleção dos livros didáticos que complementarão os estudos dos alunos e buscam auxiliar o ensino dos professores durante o triênio.

Educadores, diretores e os servidores da Secretaria de Educação (Seduc) se reuniram, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), para a seleção dos livros a serem incorporadas à grade curricular dos estudantes. A escolha é para os anos de 2016, 2017 e 2018.

Segundo a técnica-pedagógica do setor de Programas de Ensino Estruturado da Seduc, Andrea Viana, em relação à escolha os livros, foram considerados critérios como, “se as publicações estão de acordo com a proposta do município, se vão ao encontro das necessidades dos estudantes e se contribuem para os descritores de avaliações externas”. Andrea explica como foi a seleção. “Houve o processo democrático de votação, no qual os professores e diretores puderam indicar as publicações que eles consideravam ideais para suas aulas”, disse.

A professora Eledina da Silva, da Escola Guido Alves Cardoso, Izacolândia, disse que considera a escolha dos livros, por votação, importante porque, “assim, podemos ver os livros e não, simplesmente, receber uma “coisa” desconhecida. Então o professor já vai pra sala de aula, com conhecimento prévio e com bastante antecedência do conteúdo presente na publicação”, conclui.

Ascom/Petrolina
Espaço do Leitor
27 de Agosto / 2015 às 19:30 | 6 Comentários

Geraldo José,

Gostaria de usar o seu renomado blog líder de audiência em Juazeiro e região do Vale do São Francisco para agradecer um ato de humanidade que o funcionário do HEMOBA realizou.

Geraldo, moro em uma fazenda situada no interior de Casa Nova, Fazenda Salgado, onde meu pai passou por um problema de saúde e teve que realizar uma cirurgia e quando fui informado pelos profissionais de saúde que foi pelo hospital que o meu pai teria usado algumas bolsa de sangue e que eu teria que ir ao banco de sangue para conseguir doadores para repor essas bolsas, eu me desesperei, pois não tenho parente em Juazeiro e eu estava sozinho junto com meu pai, tendo em vista que eu era acompanhante dele.

Ao me dirigir ao banco de sangue fui recebido pelo funcionário Aislan na recepção, pessoa essa Geraldo, que quero ser grato, pois o mesmo me deu todo o suporte que precisava. Aislan me recebeu muito bem e me explicou todo o procedimento que eu nada sabia sobre doação de sangue. Recebi ótimas informações e rapidamente expliquei a ele que não tinha parente na cidade e não conhecia ninguém como faria para conseguir essas pessoas para repor esse sangue em nome do meu pai sendo que o mesmo de forma gentileza amorosa e humana me passou os nomes e números das instituições junto ao banco de sangue e ainda mais, o mesmo pediu para que eu esperasse e que quando desce a hora dele ir almoçar me levaria na Guarda Municipal e na sede dos mototaxistas.

Lá ele explicou toda situação e conseguiu vários doadores para doar em nome do meu pai. Geraldo estou relatando essa situação por que situação como essa é difícil acontecer, pois ainda conseguimos encontrar nos órgãos públicos pessoas que trabalham com amor e responsabilidade.

Quero ser grato a esta pessoa de nome Aislan que trabalha na Hemoba, Banco de Sangue do Estado da Bahia em Juazeiro. Hoje meu pai se encontra bem e nós todos somos gratos a ele pelo ato de amor e carinho que o mesmo teve com o meu pai e a nossa família.

Comentei o acontecido no Hospital Regional e as enfermeiras disseram que o mesmo procede desta forma com todos. É profissional muito humano e também já ajudou outras pessoas.

Marcos Ribeiro Fazenda Salgado - Casa Nova - Bahia

Esporte
27 de Agosto / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

A seleção de Casa Nova se prepara para o jogo contra a Seleção de Mairí pelo Campeonato Intermunicipal, no próximo domingo (29). Após empatar em 0x0, no jogo de ida, o time casanovense está concentrado com o intuito de vencer a partida e se classificar para a próxima etapa do campeonato.
 
O jogo será realizado no Estádio Municipal Anastácio Antonio de Castro, o Anastazão, a partir das 15 horas.  De acordo com o secretário municipal de Esporte, Marismário Hipólito, o popular Mazola, a participação da torcida é fundamental para impulsionar o time. "Vistam as cores de nossa bandeira e vamos lotar o estádio e ser o 12º jogador. Vamos ajudar nosso time a seguir na competição", convida.
 
O prefeito Wilson Cota endossa o convite. "Depois de 16 anos fora da competição por falta de atenção com o esporte, nossa seleção volta a elite do futebol amador baiano fruto do nosso trabalho junto com a Liga. Vamos todos incentivar nossa seleção e torcer por um bom resultado", pontua.  

Ascom/Casa Nova
Variadas
27 de Agosto / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

A caravana do projeto Emcena Brasil se apresenta em Juazeiro, dias 29 e 30 de agosto, com programação cultural gratuita e diversificada. Apresentadas em um palco sobre rodas, as sessões culturais ocorrerão das 16h às 22h, na  ORLA II. Com passagem por mais de 250 cidades brasileiras o projeto reúne oficinas, contações de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, além de números circenses e mamulengo, sessão de cinema e outras atividades, conforme programação abaixo.

Realizado pela Companhia Abareteatro, por meio da Lei de Incentivo – Lei Rouanet – Governo Federal, o Emcena Brasil conta com o patrocínio da Monsanto do Brasil, empresa dedicada à agricultura e referência em inovação tecnológica. A visita do projeto a Juazeiro tem também o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude.

 "O Emcena Brasil está entre os projetos sociais patrocinados pela Monsanto do Brasil em 2015, pois acreditamos na valorização da cultura popular como forma de promover cidadania e educação", diz Andréa Aragón, gerente de Assuntos Corporativos da Monsanto em Petrolina. "Além disso, a caravana móvel consegue levar atrações culturais a lugares aonde elas geralmente não chegam", complementa. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, acomodações para 400 pessoas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma diversificada programação totalmente gratuita.

Segundo os organizadores, mais de 40 artistas e técnicos exibirão suas habilidades para o público de Juazeiro. "O excelente nível artístico e a interação com a plateia, aliados à tecnologia de luz e som, proporcionarão aos espectadores um grande divertimento, em evento único, valorizando a cultura popular e o artista nacional, garantindo boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família", explica Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto.

Criado em 2007, o Emcena Brasil já divertiu mais de um milhão de pessoas com as atividades realizadas por cinco renomados grupos de teatro, mamulengos, música e circo. Todos trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência, além de um excelente currículo, com várias premiações nos principais centros culturais do país e participações importantes em festivais de teatro e cultura tanto do Brasil quanto do exterior.

Confira abaixo os detalhes da programação:

1º DIA (29/08) SÁBADO

16h

Contação de histórias – UMA HISTÓRIA BELA DO GATO  E DA PANELA -  Cia Mão Livre

Oficina de Dobraduras

18h

Teatro para crianças – CIRANDA DAS FLORES – Cia  Abareteatro

19h

Sessão de Cinema -  CINE CURTA BRASIL

20h

Espetáculo de Mamulengo – A FOLIA NO TERREIRO DO SEU MANÉ PACARU - Mamulengo da Folia

21h

Espetáculo para Adultos -  A VILLA DUS BISURDO - Cia Abaréteatro 

2º DIA(30/08) DOMINGO

16h

Contação de Histórias – BRASILEIRICES - Cia Anima Lenda

Oficina de Lata Som

8h

Teatro para crianças – BOI VIRAMUNDO   -  Cia Abaréteatro

19h

Convidado local –    

20h

Espetáculo Circense -   A MAGIA DO CIRCO - Los Circo Los 

Emcena Brasil
Política
27 de Agosto / 2015 às 18:16 | Nenhum Comentário

Prefeitos e representantes dos municípios da região, que fazem parte do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Francisco (Constesf), se reuniram em assembleia nesta quarta-feira (26). Como parte do calendário de atividades do consórcio, a assembleia contou com a participação dos prefeitos Genário Rabelo, de Canudos; Wilson Cota, de Casa Nova; Luiz Vicente Berti, presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, além do Secretário de Saúde, Pierre Marlon Rodrigues, representando Campo Alegre de Lourdes; Secretário de governo de Curaçá, Josemário Brandão e a equipe de projetos do Consórcio.

Os gestores deliberaram a respeito dos projetos pretendidos pelo consórcio na área de turismo, habitação rural e planejamento de resíduos sólidos. Também foi debatido o Projeto Cisternas, que já se encontra em desenvolvimento nos municípios de Casa Nova, Curaçá, Remanso e Pilão Arcado, devendo chegar aos outros municípios nos próximos meses.

Durante a reunião, os presentes ressaltaram a importância do Consórcio como um instrumento de captação de recursos para o desenvolvimento do território. “O nosso consórcio avançou muito, hoje possuímos uma equipe técnica qualificada, contratada através de seleção pública. Temos uma estrutura que nos permite avançar no território. O Consórcio não é de nenhuma prefeitura isolada, ele existe em prol de todas as prefeituras do território. O nosso objetivo é trazer melhores condições estruturais e sociais para esses municípios, para que possamos crescer enquanto território”, destacou Luiz Vicente.

Jacqueline Santos Ascom Constesf
Informativos
27 de Agosto / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de facilitar o acesso e atingir um número maior de pessoas, nesta sexta-feira (28) a Secretaria de Saúde de Petrolina realizará vacinação contra poliomielite paras as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, das 8h às 12h. A ação faz parte do evento do Dia D de controle à Hanseníase. É indispensável levar a caderneta de vacina.

"Os pais que residem ou estarão no centro da cidade nesta sexta e ainda não vacinaram seu filho têm a oportunidade de vaciná-lo, é preciso levar o cartão para registro da dose. Lembramos que todas as unidades estão abastecidas as vacinas", frisou a coordenadora de Imunização Jeane Moraes.

A Campanha Nacional contra Poliomielite encerra na próxima segunda-feira (31) e, em Petrolina, já foram vacinadas 14. 830 crianças, totalizando 59,71% de cobertura. A meta é imunizar 95% do público-alvo.    

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Policial
27 de Agosto / 2015 às 17:39 | 1 Comentário

A comunidade do distrito de Massaroca ainda está debaixo de muita comoção com a tragédia registrada na manhã desta quinta-feira (27), quando o trabalhador conhecido como Mozer assassinou a base de pauladas a ex-companheira Tieta, cuja relação havia se encerrado há quatro meses.

O fato se registrou às margens da BR-407, entre a sede do distrito de Massaroca e a Serra da Arara, e teria o ciúme como motivação. O ato foi tão brutal que a vítima que trabalhava em um posto de combustível perdeu parte do couro cabeludo. Logo após perpetrar o homicídio, o assassino se enforcou numa árvore à beira de uma estrada vicinal.

Policial
27 de Agosto / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

Trinta e duas crianças juraram, solenemente, manter distância das drogas, na formatura da 23ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD do 6º Batalhão de Polícia Militar, na Cidade de Filadélfia, na manhã desta quarta-feira (26).

Representantes do Instituto Presbiteriano e da Escola Paraíso Infantil homenagearam as Soldados PM Cristina e Evani, instrutoras do PROERD, o Cabo PM Miguel, responsável por intermediar a implantação do programa naquelas instituições de ensino e o Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, comandante do 6º BPM, representado pelo Capitão PM Lizandro. Estavam também presentes o Presidente da Câmara de Vereadores, Capitão PM R/R Lúcio e o Coordenador do PROERD, Tenente PM Antônio Almeida.

Valquíria, de 11 anos, estudante do Instituto Presbiteriano, em entrevista, declarou: "Aprendi muitas coisas sobre as drogas e sobre bebidas alcoólicas, elas fazem mal à saúde. Foi muito importante esse aprendizado. Se alguém me oferecer drogas, nunca vou aceitar".

O PROERD foi criado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, implantado no Brasil em 1992 e, em 2003, foi iniciado na Polícia Militar da Bahia. O programa utiliza técnicas de ensino, com lições planejadas para orientar crianças e pais sobre as questões das drogas e da violência.

Asscom
Política
27 de Agosto / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Poder executivo, legislativo e líderes comunitários da FEAMUPE estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (26) reunidos para debater sobre os problemas que envolvem a perimetral. O governo municipal estava representado pelos secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Júnior, e Taty Lima, Infraestrutura e Mobilidade e o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro.

Durante a reunião todos os presentes fizeram uso da palavra para esclarecer dúvidas e fazer sugestões, que na sua maioria foi o pedido de duplicação da via. O secretário Geraldo Junior foi enfático ao explicar que o primeiro passo é realizar as ações emergenciais e num segundo momento o projeto mais amplo. “Hoje estamos apresentando quatro ações que serão realizadas pelo executivo, a primeira a iluminação local e a segunda a instalação de redutores na perimetral e nas suas vias de acesso, sinalização vertical e horizontal e elaboração do projeto executivo da duplicação”, explicou.

Geraldo Júnior explicou ainda como será elaborado o projeto executivo para a 3ª Perimetral. “Será necessário um levantamento detalhado dos 8 quilômetros da 3ª Perimetral. De tal forma que possamos dimensionar o volume de terraplanagem, o tipo de pavimento, a ciclovia, a largura dos canteiros centrais, a iluminação, o passeio público, e claro os valores de forma bem detalhada”, ponderou.

A secretária Taty Lima explicou aos líderes presentes que o projeto está sendo concluído e que no máximo até o dia 08 de setembro será protocolado na Celpe. “Assim que entregarmos o projeto a Celpe avisaremos a Federação e tão logo a companhia libere iniciamos os trabalhos de iluminação no local”, expos.

Paulo Valgueiro também se comprometeu com os líderes e afirmou que esta semana os técnicos e engenheiros da EPTTC vão ao local para projetar onde os redutores serão implantados. “A ação é emergencial como o caso pede. No futuro a ideia é instalar radares eletrônicos, pois a principal cauda dos acidentes é por alta velocidade ”, ponderou.

No meio da reunião Geraldo Júnior informou aos líderes comunitários que o prefeito Julio Lossio se encontra em Brasília e que o mesmo já em contato com o Dinit na tentativa de marcar uma conversa para solicitar recursos para iniciar o projeto da Perimetral. “Conversei agora com o prefeito. Ele está empenhado em resolver esse problema e evitar o quanto antes que novos acidentes aconteçam naquela área”, informou acrescentando que o governo continua à disposição da  FEAMUPE.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Informativos
27 de Agosto / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

O resultado final, por ordem de classificação, do processo seletivo simplificado para contratação de professores da rede estadual de ensino, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), foi publicado pela Secretaria da Educação do Estado na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial. As provas foram realizadas no dia 26 de julho para mais de 30 mil candidatos. A lista com o nome dos aprovados está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

A secretaria oferece 6.145 vagas, sendo 4.616 para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Das vagas disponíveis, 30% são reservadas a candidatos negros e 5% a pessoas com deficiência. A seleção Reda para professores foi anunciada pelo governador Rui Costa no mês de maio e é mais uma ação do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. 

Segundo o secretário Osvaldo Barreto, "os professores aprovados na seleção têm formações específicas, o que vai contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas escolas da rede estadual". Ele ressaltou ainda que a Educação é a prioridade do Governo da Bahia.

A lista divulgada nesta quinta-feira contempla todos os classificados de acordo com os critérios previstos no edital. No entanto, somente serão convocados, de forma imediata, os aprovados de acordo com o número de vagas oferecidas. Os candidatos devem aguardar nos próximos dias a convocação, que também será publicada no Diário Oficial do Estado. Nesta etapa, os convocados deverão se dirigir aos Núcleos Regionais de Educação (NRE), para os quais se inscreveram, e apresentar a documentação necessária, além dos exames médicos constantes na lista de convocação.

Secom-BA
Policial
27 de Agosto / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

No último dia 24, crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Julia Rodrigues Tanuri, fizeram uma visita ao Quartel da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar de Juazeiro, que fica localizada no Bairro Dom Thomaz.

Na ocasião, os meninos e meninas puderam conhecer os policiais, os interiores da unidade, o pavilhão nacional e as viaturas de duas e quatro rodas. Eles ainda cantaram e participaram de brincadeiras com os policiais. A criançada contagiou os militares, que fizeram questão de entrarem no clima.

São episódios como esse que reforçam a filosofa da polícia comunitária, a 75ª CIPM acredita que assim como seus policiais devem estar em meio à comunidade, a comunidade deve estar em meio à polícia. Conselhos comunitários, associações de bairros, grêmios estudantis e outras organizações podem e devem ter a PMBA não apenas como órgão repressor, mas também uma comunidade promotora de cidadania.

Este ano, em comemoração ao dia do soldado (25), sem prejuízo nos serviços policiais à população, a 75ª CIPM estará realizando um passeio de barca com seus policiais e convidados pelo Rio São Francisco.

 
Asscom
Policial
27 de Agosto / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Em Ponto Novo, na madrugada de quarta-feira (26), policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Luciano Ferreira por agredir a companheira e por tentativa de suborno. O acusado tentou evadir-se, pulando muros de casas vizinhas, mas foi logo alcançado pela guarnição.

Luciano Ferreira tinha em seu poder um papelote de cocaína e, ainda, tentou subornar os policiais oferecendo a quantia de R$ 1.500,00. O autor foi conduzido à delegacia de Ponto Novo, onde foi autuado em flagrante.

Asscom
Informativos
27 de Agosto / 2015 às 15:15 | 1 Comentário

Funcionários do Instituto do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (INEMA), em Juazeiro, estão com suas atividades paralisadas nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28). Os servidores clamam por melhores condições de trabalho.

Da redação
Política
27 de Agosto / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de incentivar o uso de energia limpa em Petrolina e no interior do município, o prefeito, Julio Lossio, apresentou ao ministro de Minas e Energias, Eduardo Braga, o projeto Roça Solar. A apresentação da iniciativa aconteceu nesta quarta-feira, 26, em Brasília, momento que Lossio ainda solicitou apoio de Braga para o projeto.

De acordo com o gestor municipal, a ideia é produzir energia através de mini usinas solares, em parceria com agricultores familiares, que receberão pela energia produzida. A proposta é garantir renda entre 1 e 2 salários mínimos para agricultores do semiárido, que aderirem ao projeto. O prefeito, Julio Lossio, é entusiasta da geração de energia através de fontes renováveis e acredita que adoção de medidas, que utilizem esses mecanismos, beneficiam o ambiente e tem impactos econômicos significativos.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
27 de Agosto / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

Após o sucesso dos últimos CDS e da crescente aceitação do rap do grupo no Vale do São Francisco, o P1 Rappers produz mais um trabalho autoral, intitulado “Ascensão”. O lançamento será gratuito e acontecerá no próximo sábado (29), no Parque Lagoa de Calú, a partir das 20h, em Juazeiro (BA). O evento também contará com as apresentações dos grupos de Rap do Vale: 3 da Matina, Rua 16 e Rads Dom da Rua.

“Ascensão” é o terceiro trabalho do P1 e segue a mesma linha dos álbuns anteriores,  4Ms e Nosso Corre, ao desenvolver temas relacionados a questões sociais, que inclui a rotina da rua através de histórias da vida real. O título do álbum, inclusive, é para retratar que a cada dia o grupo inova nas rimas, nas batidas e nas discussões que envolvem o cotidiano político e social do Vale do São Francisco.  “Esse álbum é o retrato da nossa experiência enquanto músicos, trazendo uma produção profissional desde a composição das letras a escolha dos beats. Um dos destaques de “Ascensão”, por exemplo, é a música Ginga, que faz analogias entre a capoeira – suas músicas, termos, danças,  histórias – e a luta diária dos cidadãos na rotina produtiva do trabalho. É o encontro da história e suas ressignificações no presente”, afirmou o vocalista Euri Mania. O álbum poderá ser adquirido no show de lançamento ou pela página do grupo no Facebook por apenas R$ 5,00.

O P1 Rappers é formado por quatro integrantes - Euri Mania, Nup , Edson Pop e DJ Werson - e possui três anos de formação. Até agora, a cada ano, lançaram um CD autoral, mostrando que o grupo possui um trabalho solidificado, que inova as discussões com base na realidade local. Além dos álbuns já lançaram quatro clipes – “Quase Todo mundo já foi vagabundo um dia”, “Esse é o momento”, “Juazeiro e Petrolina” e “Soul Nordestino” – e ganharam 03 prêmios: “Troféu Destaque” na categoria “Banda Revelação” do Carnaval de Juazeiro, edição 2015; o prêmio de melhor música, com votação do Júri Popular no Festival Nacional Edésio Santos da Canção; e, o prêmio nacional de Hip Hop 2014 pela Funarte (Fundação Nacional das Artes) trabalho social que fazem a partir do rap, da dança e do graffiti em escolas, presídios, praças, igrejas, campanhas e eventos culturais.

Asscom
Variadas
27 de Agosto / 2015 às 14:20 | 1 Comentário

Corpo de Bombeiros de Juazeiro em ação na manhã desta quinta-feira (27) com a finalidade de apagar incêndio que destruiu micro-ônibus do HEMASF – Instituto de Hematologia do São Francisco, antigo Banco de Sangue de Juazeiro, na rua Ulisses Guimarães, bairro Lomanto Junior.

O sinistro flagrado pelos leitores do Blog Heriecílio Alencar, Uberlan Miranda e Alexandre Mesquita acabou por despertar a atenção de vários curiosos. Os bombeiros do 9 GBM chegaram e conseguiram controlar o incêndio que praticamente destruíu o veículo ao lado de um hotel bastante conhecido na cidade.

Atualização 27/08/2015 às 14:17h

Confira o vídeo que está circulando nas redes sociais do ônibus pegando fogo:

Variadas
27 de Agosto / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Fortalecendo ainda mais os cuidados à saúde das pessoas e orientando sobre os riscos, causas e prevenção da hanseníase em Petrolina, a Secretaria de Saúde realizará o dia D de controle da hanseníase com diversas ações. A culminância do evento vai acontecer nesta sexta-feira (28), na Praça do Bambuzinho, 8h às 12h e toda a comunidade pode participar.

Para o dia 28 a Prefeitura de Petrolina preparou várias atividades como avaliação da pele e nervos, testes rápidos para HIV e Sífilis, aferição da pressão arterial, vacinação, orientações sobre saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária, Violência contra Mulher, Tuberculose, além de dicas no combate à Dengue.

“Quatro profissionais médicos estarão de plantão na praça do Bambuzinho realizando todos os exames necessários para o diagnóstico da hanseníase, sempre fazendo os encaminhamento necessários para o tratamento gratuito na rede pública”, contou a diretora de Vigilância em Saúde Amanda Pereira.  

As AMEs do Ouro Preto e Antônio Cassimiro também estão com um dia especial para combater a Hanseníase, nos dias 27 e 29/08, respectivamente, de 8h às 12h. “Durante toda essa semana tivemos ações focais nas Unidades de Saúde. Quem tiver alguma mancha ou lesão na pele deve procurar à equipe e realizar seu exame”, pontuou a diretora da Atenção básica Sátira Cavalcanti.  A hanseníase tem cura e a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza todo o tratamento gratuitamente nas unidades.

Asscom
Variadas
27 de Agosto / 2015 às 13:42 | 1 Comentário

Quem chega hoje a Juazeiro, às 17:00 horas é o presidente do SINDIMED – Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, Francisco Magalhães, que acompanhado do Delego do sindicato em Juazeiro, José Carlos Tanuri, participa na manhã de sexta-feira (28/09) de audiência na Justiça do Trabalho em busca de solução para a questão das rescisões contratuais dos médicos que trabalhavam para o IMIP no Hospital Regional.

Relembrando

O Hospital Regional de Juazeiro enfrentou momentos críticos, este ano, quando correu risco de suspender completamente os atendimentos por falta do repasse das verbas da Sesab destinadas ao seu funcionamento. O alerta foi feito frente ao Ministério Público Federal, em Petrolina, no dia 7 de maio, quando o Sindimed lá esteve, atendendo a solicitação dos médicos do hospital, apreensivos com a desassistência à população. Da reunião no MPF participaram ainda o delegado do Sindimed na região, José Carlos Tanuri e as advogadas do Sindicato, Ana Augusta Soares e Cláudia Bezerra.

A gestão do hospital era terceirizada para o IMIP, que vinha reclamando o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, desde 2012. Segundo o advogado da empresa, Leonardo Ataíde, em junho de 2014 o Estado antecipou R$ 800 mil para o Instituto, mas, desde fevereiro deste ano, a verba não era mais repassada, não tendo mais como fazer frente ao custo mensal do Hospital, de R$ 4.200.000,00.

Após tomar conhecimento do quadro dramático do hospital, o Sindimed propôs uma audiência conjunta no dia 15 de maio, em Petrolina, com a participação adicional dos Ministérios Públicos do Estado, do Trabalho e da Sesab. O presidente do Sindicato, Francisco Magalhães, foi a público chamar a atenção da Sesab sobre sua responsabilidade para tirar o hospital da crise.

Sobre o Regional

Sob administração do Imip, no período de julho de 2009 a maio de 2015, foram realizadas em média 8.000 internações anuais e 420.000 procedimentos e/ou atendimentos médicos. O Hospital conta com 134 leitos, sendo 20 de UTIs, cobre 57 cidades da região do médio S. Francisco, inclusive 27 de Pernambuco. É o único a oferecer atendimento oncológico. 70 médicos trabalham no hospital.

Ação Trabalhista

Está marcada para esta sexta-feira (28/08) uma audiência na Justiça do Trabalho, a partir 8:15 horas, em Juazeiro, para finalizar a ação trabalhista encaminhada pelo Sindimed, cobrando o pagamento da rescisão. 

Política
27 de Agosto / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Um acordo para a transferência do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso, que atualmente é administrado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi assinado nesta quarta-feira (26) na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela gestão dos hospitais universitários no Brasil.

Em Paulo Afonso, o HNAS em breve terá instalados 20 leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal, com recursos oriundos de emendas parlamentares, garantindo assim uma ampliação significativa da assistência para a região, segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. “Além dos leitos de UTI, em uma próxima etapa devemos contratualizar serviços de alta complexidade na área de cardiologia, neurologia, neurocirugia, ortotrauma, dentre outras”, afirmou o Secretário 

De acordo com Fábio Vilas-Boas, o Estado vem trabalhando intensamente para viabilizar a estruturação de hospitais universitários em todo o estado e a expansão dos cursos de medicina em universidades federais na Bahia gerou a necessidade de adequação e ampliação de hospitais para absorver essa demanda. Ainda segundo Fábio Vilas-Boas, há o interesse do Estado em descentralizar os serviços de média e alta complexidade e fortalecer o papel de hospitais regionais e universitários como centros de excelência na pesquisa e assistência.

“Com base em metas e pagamento por produtividade, temos estimulado a melhoria da gestão e o profissionalismo. Isso ampliou o interesse do Ministério da Educação em federalizar hospitais na capital e no interior”, pontuou o secretário. No total, já são quatro em vista: Ana Nery, Nair Alves de Souza, Eurico Dutra e Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Na última segunda-feira (24), a vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, visitou unidades de saúde nos municípios de Teixeira de Freitas e Barreiras com a mesma perspectiva de federalização

O Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, é uma das unidades que foram visitadas na segunda-feira e devem ser incorporadas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). “A unidade, que foi construída na década de 40. Ela será avaliada por uma equipe técnica e é possível fazer uma adaptação das estruturas existentes para outra função no futuro e, eventualmente, até construir uma nova área, o que depende da vocação que se pretende dar a esta unidade”, pontua Jeanne Michel, ressaltando que um planejamento cuidadoso está em curso.

Foto: Ascom Sesab
Policial
27 de Agosto / 2015 às 13:00 | 1 Comentário

A categoria assaltos contra instituições financeiras é utilizada pelas Polícias brasileiras para denominar ocorrências de roubos e furto contra agências bancárias, carros-fortes, empresas de guarda-valores e arrombamentos de caixas eletrônicos.Até meados dos anos de 1980, esta modalidade de crime era efetuada somente contra bancos e se restringia aos grandes centros urbanos do país. Com o passar do tempo houve significativas alterações neste cenário: os assaltantes começaram a atuar contra agências bancárias localizadas em cidades de pequeno e médio porte, a interceptar carros-fortes nas rodovias que ligam a capital ao interior dos estados; a roubar empresas de guarda-valores e caixas eletrônicos, estes tão logo se propagaram no país, tornaram-se alvos de roubos e furtos.

Na década em curso, especialmente nos últimos três anos, uma nova modalidade de assalto a agências bancárias, carros-fortes e terminais de atendimento – TAA, o denominado de “Novo Cangaço”, vem causando terror, tensão e medo, nas cidades interioranas brasileiras. Em suas ações as quadrilhas, fortemente armadas com fuzis, pistolas e explosivos, sitiam as cidades, fecham seus acessos, atacam as bases policiais e as viaturas no local, enquanto isso, outra parte da quadrilha explode a agência bancária.

As ações são bem planejadas, com caminhos de fuga, horários da polícia e da movimentação do dinheiro nos bancos também são estudados. Essa nova categoria de assaltos a bancos tem semelhança ao “Velho Cangaço”.

Diante desse cenário, o Comando de Policiamento da Região Norte – CPRN, preocupado com o crescimento dessa modalidade na região, está visitando todas as Unidades Operacionais subordinadas, para obter informações sobre a situação e verificar se as decisões estão sendo cumpridas. Ainda como estrategia, visa propiciar orientação especifica e uniformidade das ações, como também alertar aos comandantes e policiais militares, sobre as medidas preventivas a serem adotadas, doravante, frente ao momento e a postura operacional em momentos criticos.

A equipe formada pelo comandante, Tenente Coronel PM Carlos Alberto Neves da Silva, atualmente respondendo pelo comando do CPRN, Major PM José Carlos Soares Mariano, Chefe do NUGAF e a Capitã PM Ivana Almeida de Ribeiro, Chefe do CEVAP. Durante as visitas são ministradas duas palestras, sendo estas: “Ataques a Instituições Financeiras”, ministrada Maj PM Soares e “Controle ao Estresse”, proferida pela Cap PM Ivana. O publico alvo é todo efetivo das Unidades Operacionais e Comandantes. O ciclo de palestras e visitas está programado para o corrente mês e todo efetivo deverá ser contemplado.

Comunicação Social do CPRN
Política
27 de Agosto / 2015 às 12:30 | 2 Comentários

O programa “Toda Sexta tem Obra” da Prefeitura de Juazeiro inaugura nesta sexta-feira (28), às 19h, a Avenida Irmã Dulce II, no bairro Malhada da Areia. Essa via tem 1.840 metros de extensão, e está incluída no projeto da Intervenção da Poligonal Urbana do PAC 2.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Guimarães, a Irmã Dulce II será entregue com substituição da rede de água, serviços de drenagem, pavimentação, passeio, meio-fio, linha d’água e sinalização.

Essa será a quarta Avenida entregue em menos de 90 dias. E a quinta via entregue pelo projeto do PAC 2. Já foram inauguradas as avenidas: Irmã Dulce I, no bairro Alto da Aliança; a Girassol, no bairro Argemiro; a Giuseppe Muccini, em Piranga; e a Cristalina, na Codevasf.

Irislane Pacheco/SEDUH
Política
27 de Agosto / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Bahia é um dos estados que paga mais caro por vistoria veicular

“Queremos saber como ocorre o processo de escolha das empresas que fazem a vistoria veicular do Detran”, sinalizou o deputado estadual Carlos Geilson. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (26), o parlamentar ainda criticou o valor pago pela vistoria na Bahia e fez um comparativo com outros estados da federação.

No final de 2014, uma Portaria do Detran aumentou os valores das taxas cobradas pelo órgão, especificamente a da vistoria veicular, reajustada em 142%, passando de R$33,00 para R$ 80,00.

“Eu tive o cuidado de fazer o levantamento das taxas de outros estados. E pasmem, senhores! São Paulo, que é o estado mais populoso do Brasil, o serviço de vistoria custa R$ 58,44. Nosso vizinho, Sergipe, cobra R$ 35,54, em Rondônia o custo é de R$ 42,53, Amazonas R$ 16,81. E, lamentavelmente, a Bahia é um dos estados que cobra mais caro pelo serviço”, criticou Geilson.

O deputado aproveitou e fez um desafio ao governador Rui Costa: “eu gostaria que o governador reajustasse o salário dos servidores com esse mesmo índice que foi feito o reajuste das taxas do Detran”.

Mas para Geilson, o problema não para por aí. “Outro grande mistério é a escolha das empresas que realizam as vistorias, que abrem pela Bahia a fora, com tamanha facilidade e nós não sabemos quais são os critérios adotados pelo governo para essa seleção. Não estou, com isso, afirmando que há ilicitudes, mas que precisamos de respostas para nossos questionamentos” , finalizou.

Ascom Dep. Carlos Geilson
Espaço do Leitor
27 de Agosto / 2015 às 11:30 | 4 Comentários

Caos! Confusão e desordem absolutas! Tudo tosco. Os poderes sem sincronização democrática! A República na areia movediça! “Um verdadeiro enxame de abelhas assanhadas e contaminadas por “néctar envenenada” – Petrolão e Mensalão – que conduz a pátria à profundeza do terreno movediço maldito”.

Vergonhosamente, germinou-se uma gama de recalcitrantes deletérios em nosso País que teimam em ferir os editos formados por leis, desrespeitando-os, bem assim rasgam o sentimento de Estado de Direito, querendo ser superior a instituição jurídica, desconhecendo que até o Presidente da República não está acima da lei.

Nossas instituições republicanas estão sendo manchadas e acusadas de emaranhados elementos cujo escopo é a anarquia exacerbada sem freio ético e respeito. Estamos em um governo sem autoridade, desrespeitado, desmoralizado de público em todas as redes sociais, que torna a alma condoída daquele que tem sentimento de brasilidade que expressa amor pelo Brasil.

As incúrias, desleixos, vícios governamentais e demais mazelas tétricas e sórdidas que gravam o sistema governamental petista nas páginas sombrias policiais dão margem veemente ao descrédito geral e traduzem que o governo que aí está não demonstra firmeza para inverter tais desmandos. “Ou sede a vontade do povo ou cai!” (José do Patrocínio, abolicionista e defensor dos escravos).

O lamaçal da Petrobras já é cediço por demais dos brasileiros que não suportam mais ouvir falar dos escândalos do “célebre” Lava Jato, que já causa sentimento de enfado tal qual ladainha repetida por fanáticos provocando sono de tantas invocações. A feiura – Mensalão e Lava Jato - é tão escabrosa que levantou uma cortina para cobrir o outro lado do Brasil da insegurança, onde traficantes ditam leis e decretam fechamento do comércio. Democracia sem ordem vira desordem, molecagem, etc.

Brasil do sangue, do medo e das chacinas; uma mortandade de pessoas humanas cujos autores têm a impunidade como prêmio! Há ainda o chamado lado desgraçado dos brasileiros que vegetam enclausurados temendo ser bruscamente assassinados dentro de suas próprias casas por lhes faltar garantia, pois a desordem social é absoluta, visto que os delinquentes não temem o caráter intimidativo da sanção, baseados no frágil sistema penal brasileiro.

Traficantes furtam armas e munições dentro de quartéis, metralham unidades militares, matam policiais à vontade, acorrentam delegacias e unidades policiais impedindo saída de viaturas, e, esses policiais que cumprem a tarefa nobilitante e má recompensada, quando reagem são sempre sacrificados, respondendo a inquéritos, sindicâncias, etc.

Um governo sem o menor afeto ao povo, onde não existe emprego para os pais-de-família. Continua a juventude dominada pelo Crack e outros tóxicos. Mesmo se tendo uma triste estatística que a maioria dos crimes cometidos por menores - esses drogados - a maldição da erva está sendo liberada para consumo.

Os jovens miseráveis nascem e são criados nas intempéries ímpias, sem piedade, tendo o sereno como cobertor e o céu como teto, bem como não têm o carinho e afeto do “governo vermelho” que procura estufar feitos grandiosos escondendo a verdade real dos descalabros chafurdados. Partido astucioso em suas retóricas socráticas. Falação, promessas enganosas, vergonhosas e faliciosas. Deslizes governamentais, falta de pulso, atos inconsequentes e diabólicos tendo como vítimas os nossos patrícios tupiniquins. O País não merece tamanha injustiça! É lastimoso convivermos com a psicose da desilusão, do medo e da anarquia desenfreada.

Não se admite que esta angústia, temor, incerteza e conturbação, permaneçam sem aparecer um homem de fibra, honrado e impávido para dar um “basta histórico” em tudo isto que nos se apresenta, evitando que nosso povo e nossa pátria mergulhem na areia movediça da desordem social! Outrossim, pergunta-se onde se originou esse hipocentro desastroso?  “A verdade é que não nasce corpo sem cabeça!” “Sabe-se, entretanto, que existe cobra de duas cabeças!” Decifre esse trocadilho dando os nomes concretos!

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Escritor – Membro da ABI/Seccional Norte – Cronista – Bel. em Direito – Membro da Academia Juazeirense de Letras. 

Política
27 de Agosto / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário
 
Atividade física na praça. Esta é a proposta do Projeto "Estação Saúde" , que promoveu na noite de ontem, 25, uma série de atividades físicas na Praça Geraldo Silva. O "Estação Saúde" já fidelizou um público diverso e interessado em cuidar da saúde e buscar bem estar, exercitando o corpo. O Projeto criado e desenvolvido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, tem como objetivo estimular a prática de atividades físicas e incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo, um dos fatores de risco para diversas doenças.
 
Nesta edição, o projeto contou com a parceria da Academia Movimento e Bem Estar, que montou uma academia ao ar livre, sob o comando dos instrutores Silvio Junior e Edilson, que conduziram aulas de zumba, jump, ritmos, estepe, esteira e bicicleta. Uma ação da Prefeitura de Sobradinho para garantir mais qualidade de vida as pessoas, que com esta iniciativa, têm acesso as aulas e são motivadas a adotar um estilo de vida mais saudável , a partir da prática de exercícios físicos.
 
Dezenas de pessoas participaram do  projeto, que a cada edição ganha mais adeptos.  Um momento de saúde e também de lazer e convivência social. " Já sou praticante assídua de ritmos e zumba, e posso afirmar que o aulão foi um sucesso. Praticar esses tipos de dança faz bem para o corpo e para alma, pois  ativa a circulação sanguínea, dá resistência física, emagrece e a ideia de ser em praça pública é estimulante e divulga a importância de cuidar da saúde, dançando, se movimentando. Conseguimos assim, interagir com as pessoas. Muito bom. Que vire uma rotina em Sobradinho", declarou Eliana Porto, que participou do evento até o final.
 
Segundo Téo Mossoró, Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, o Projeto "Estação Saúde" foi bem recebido pela população e terá continuidade, visitando outros espaços públicos. "Estamos alcançando nosso objetivo de estimular a prática de atividades físicas, o que é de suma importância para a prevenção de diversas doenças e para a qualidade de vida das pessoas. Já estivemos na Praça Sete de Setembro e vamos seguir o cronograma por outros espaços públicos para atingir um número cada vez maior de pessoas. Agradecemos aos parceiros que muito colaboram para o sucesso deste nosso projeto", concluiu o Secretário.
Ascom Sobradinho
Variadas
27 de Agosto / 2015 às 10:32 | Nenhum Comentário

Pela primeira Juazeiro, município localizado na região norte da Bahia tem representantes na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – 2015 (OBR) que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto em Salvador. A OBR-2015 é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica e robótica educacional para a popularização e difusão da ciência e tecnologia.

As seletivas tiveram início no mês de maio deste ano onde foram realizadas a etapa regional. Uma equipe composta por dezesseis estudantes com idades entre 12 e 17 anos construíram, com o auxílio do Grupo de Robótica Livre de Juazeiro-BA (GRL) composto por professores de diversas áreas de ensino e pesquisa, quatro protótipos de robôs especializados em resgate conforme edital da competição para este ano.

O grupo reuniu-se na segunda-feira (24) com o vice-presidente da Câmara de Juazeiro, vereador Tiano Félix, em busca de apoio para o transporte e alimentação dos estudantes participarem da competição na capital baiana.

“Enquanto instituição entendemos a importância de estimular e fortalecer a política educacional no município. Vamos levar o pleito à Mesa Diretora e aos outros vereadores para que possamos ajudar a divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia”, salientou Félix.

De acordo com a Coordenadora do GRL-Juazeiro/BA, professora voluntária Anália Emilia Barbosa Ferreira de Souza, o tema ajuda no desenvolvimento de aptidões nos alunos que auxiliam na vida educacional. “Do ponto de vista do educacional, a robótica tem apresentado com excelentes resultados em termos de mudança no aprendizado com base na experimentação, trabalho em grupo e motivação do corpo discente”, enfatizou. 

A equipe que representa Juazeiro é composta por 16 estudantes divididos em 4 equipes construindo quatro robôs. Durante a competição são aplicadas provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática, voltada para alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional. É uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

As olimpíadas científicas tiveram seu início no Brasil em 1978. Desde 2002, no entanto, o poder público passou a apoiar oficialmente essas iniciativas através de edital público. Trata-se de uma iniciativa suportada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). 

Texto e fotos: Iana Lima
Política
27 de Agosto / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário
 
Os trabalhos de recuperação do calçamento das ruas da sede do município de Casa Nova começaram nesta semana e, gradativamente, serão estendidos a outros pontos da cidade devidamente já mapeados. Através da Secretaria de Obras, as intervenções já foram realizadas próximo ao acesso à Vila Massú, a Igreja Batista e ao Banco Bradesco - na Avenida principal da cidade, e na Praça da Caixa d'água, próximo ao colégio Luiz Viana.
 
As obras marcam o começo de ações de recuperação de calçamento irregular de diversas vias da cidade. Segundo o responsável pelas equipes, Edvaldo Carvalho, o trabalho teve início nessas ruas por elas serem importantes e sofrerem com este problema há bastante tempo. "O objetivo do trabalho é realizar manutenção de ruas onde o calçamento encontra-se degradado, com o intuito de melhorar o tráfego nos locais. Onde tem afundamentos, os paralelepípedos estão sendo retirados e feita a compactação do solo, para em seguida, a reconstrução do calçamento", reforça.
 
De acordo com Edvaldo, novos locais também serão recuperados e a partir de novembro a equipe vai começar o trabalho nas ruas com asfalto. Segundo o prefeito Wilson Cota, essa ação é muito importante para a cidade. "Mesmo com todas as dificuldades que as prefeituras estão passando, não estamos medindo esforços para continuar trabalhando. Vamos, dentro de um cronograma, atender ao máximo de ruas", pontua o gestor.
Ascom Casa Nova
Espaço do Leitor
27 de Agosto / 2015 às 09:49 | 3 Comentários

Olá Geraldo José,

É lamentável nos depararmos com as imagens apresentadas acima, onde a falta de respeito e prudência por parte de construtores (próximo ao bairro Monte Castelo Indo pela Avenida Mestre Lula), onde praticamente fecharam a avenida que ligam os bairros Novo Encontro, Alto do Cruzeiro e Monte Castelo entre outros (beirando o canal), obrigando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a se arriscarem constantemente nessa movimentada avenida, apresentando riscos constantes de acidentes. Peço-lhe que essa matéria seja publicada para chamar a atenção da FISCALIZAÇÃO DA POSTURA de forma URGENTÍSSIMA.

Grato, desde já.

Jarbas Silva Santos

Política
27 de Agosto / 2015 às 09:25 | 2 Comentários

Nesta quarta-feira, 26, o prefeito Isaac Carvalho acompanhou a pavimentação do último trecho da Travessa da Codevasf, via que corta três bairros e de grande importância no projeto da Poligonal de Intervenção Urbana. Os secretários Paulo Bomfim (Governo), Jorge Barboza (Desenvolvimento Urbano e Habitação), além do assessor de apoio a gestão de obras, Plínio Amorim, acompanharam o prefeito na visita.

A via tem 1.860m de extensão e faz parte do projeto que vai beneficiar 12 bairros. A Travessa da Codevasf recebeu novas ligações de água, elevação dos poços de visita, colocação de caixas coletoras de águas pluviais, substituição do solo para o melhoramento e reforço do sub-leito, colocação de sub-base, base e, por último, a pavimentação asfáltica. 

A comerciante dona Jucileide Sebastiana de Sá, moradora há mais de 10 anos do bairro Codevasf foi cumprimentar o prefeito e secretários e parabenizá-los por olharem para aquela região onde antes era somente lama e uma situação precária. “Era um sofrimento terrível. Acho que ninguém nunca nem olhou para essas bandas de cá. Eu to achando muito bom. Uma obra de qualidade. Espero em deus que ele possa fazer mais e mais, porque por mais que faça, né, tem sempre algo mais a fazer”, declarou a entusiasmada Jucileide, que ainda completou. “Aqui tem muito terreno baldio, mas depois dessa obras os proprietários já estão limpando e fechando os seus terrenos. Além disso, está valorizando nosso bairro, nossas casas. Mas o bom mesmo é que só em resolver o problema desse canal (Rua Canal) já estaria valendo”, finalizou sorridente.

O prefeito Isaac agradeceu as palavras de Dona Jucileide, cumprimentou trabalhadores e moradores. Relembrou do período em que o projeto de intervenção urbana ainda era questionado por muitos, ainda no ano de 2010. “Depoimentos como este nos deixam emocionados, pois mostra que estávamos certos em pensar no desenvolvimento equilibrado da cidade. Outras áreas de Juazeiro já possuíam pavimentação e equipamentos públicos. Agora está chegando nestes 12 bairros que estão sendo beneficiados. Fico muito orgulhoso quando vejo uma avenida sendo pavimentada de modo adequado, com qualidade. A cada obra que concluímos, percebemos que ainda falta muito por fazer, mas estamos no caminho certo por uma Juazeiro melhor”, ressaltou Isaac Carvalho, que terminou agradecendo ao Governo Federal, em nome do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, pela parceria. A previsão para inauguração é o mês de setembro, após a colocação do meio-fio, linha d’água e construção das calçadas.

Raphael Leal e Irislane Pacheco / Ascom PMJ

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage