Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 15 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 23:00

ARTIGO: Não cortem nosso futuro

Por Pedro Gorki, presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas - UBES

Desde que o governo Bolsonaro assumiu, a  educação vem sentindo todos os dias as dificuldades impostas pelos cortes nos recursos destinados à área, pelas políticas de ingerência do governo nas escolas e universidades; pela tentativa de castrar e censurar professores e alunos, promovendo um ambiente nada saudável nas escolas, de caça ideológica aos que sabem que a terra não é plana e que acreditam na ciência como forma de desenvolver o país.

Neste 15 de outubro, em que comemoramos o Dia do Professor, agradecemos aos nossos mestres por resistirem conosco ao caos e ao obscurantismo que esse governo tenta nos infligir. Já demos mostra de nosso inconformismo e resistência, realizando inúmeras jornadas de luta e manifestações nas ruas de todo o país, sempre com o apoio dos nossos professores. Eles sabem que o futuro do Brasil depende do caminho que a educação seguirá.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 22:53

Acusado de atear fogo em escola é preso em Petrolina

Fogo na Escola Otacílio Nunes teria sido colocado pelo acusado, afirma polícia

Na tarde desta terça-feira (15), policiais Civis da 214a Delegacia de Polícia, sob o comando dos Delegados Daniel Moreira e Gregório Ribeiro, prendetam em flagrante delito um homem, acusado pelo crime de Dano e furto, ambos na forma qualificada. 

O imputado, segundo a polícia, teria na madrugada de ontem, entrado no Colégio Estadual Otacílio Nunes, no bairro Areia Branca, ateado fogo nas dependências do colégio causando grande prejuízo no local, como noticiado pelo Blog.

De acordo com a polícia, após causar o incêndio no local, o mesmo ainda furtou um bebedouro do estabelecimento, que teria sido vendido, horas depois, pra pagar dívidas que ele tinha com traficantes. 

O acusado já responde pelo crime de furto à um estabelecimento comercial em Petrolina e foi conduzido à delegacia de plantão, para posterior apresentação na Audiência de Custódia onde ficará à disposição da justiça.

SDS - POLÍCIA CIVIL- DINTER II - 26ª DESEC- 214ª CIRCUNSCRIÇÃO
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 22:33

Serra Talhada recebe o 14º Encontro Nordestino de Xaxado

O Xaxado vai tomar conta do Sertão do Pajeú. De 6 e 10 de novembro acontece a 14ª edição do Encontro Nordestino de Xaxado, em Serra Talhada. O evento vai ocorrer na Estação do Forró, escolas da rede pública de ensino e nos distritos da Zona Rural. O acesso ao público é gratuito.

O Encontro Nordestino de Xaxado, promovido pela Fundação de Cultura Cabras de Lampião de Serra Talhada, é um dos mais importantes eventos do interior e reúne apresentação de grupos de várias regiões e Estados. O Encontro inclui, além das apresentações do ritmo, outras linguagens, entre elas, oficina de dança, feira de artesanatos, mostra de comedoria sertaneja, shows musicais e passeio turístico e ecológico ao Sitio Passagem das Pedras (onde o cangaceiro Lampião nasceu) e à Fazenda Pedreira (local onde morava o primeiro inimigo de Lampião, o Zé Saturnino).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 22:03

PROJETO 'O PALCO É A RUA' ESTREIA NESTA QUARTA EM PETROLINA

O projeto "O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares", que surge para pesquisar as dinâmicas de músicos de ruas em cidades pernambucanas, estreia nesta quarta-feira (16), em Petrolina. Capitaneado pela Theia Produtores Associados, através dos pesquisadores e produtores Laura Sousa e Guilherme Patriota, e com incentivo do Funcultura da Música, o projeto aporta até o dia 23 por áreas que constituem espaços tradicionais das manifestações culturais de rua de Petrolina: ruas, praças, transporte público, feiras, mercados e pontos turísticos.

A ideia é conhecer os artistas, traçar o perfil desses profissionais e entrevista-los sobre as suas vivências nos espaços populares. O resultado do trabalho se desdobrará em um documentário que será lançado em janeiro e site, já no ar e com vídeos, fotos e textos a partir de novembro. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 21:33

Codevasf apoia campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA), está apoiando a campanha anual de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos realizada pela Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf). As ações começaram este mês e já foram realizadas nos projetos públicos de irrigação Tourão, Mandacaru e Maniçoba. A campanha cumpre a Lei nº 9.974/00 que dispõe, entre outros itens, sobre a destinação final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos, objetivando a preservação do meio ambiente e evitando a sua contaminação.

O recolhimento segue um cronograma. Nos dias 16 e 17, será realizado no projeto Curaçá, sendo que na quarta-feira (16) as embalagens deverão ser entregues no centro administrativo das 9h às 12h e das 13h30 às 15h. Na quinta-feira (17), haverá recolhimento no mesmo horário, tendo como local a área ao lado da casa de bomba, no Núcleo Habitacional 3 (NH3). No dia 28 (segunda-feira), o recolhimento será realizado no mesmo horário no projeto Salitre, próximo à estação de bombeamento 200 (EB 200). Antes de entregar as embalagens, os produtores devem realizar a tríplice lavagem, retirar o lacre e separar as tampas coloridas das brancas dos recipientes.

A campanha anual segue orientação do sistema Campo Limpo promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), realizada pela Acavasf e apoiada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Distritos Administrativos dos projetos de irrigação de Mandacaru, Tourão, Maniçoba, Curaçá I e II, Salitre e a própria Codevasf.

O público-alvo são os pequenos produtores, que muitas vezes não dispõem de meios para realizar a devolução. Um recibo é entregue para que eles possam comprovar que estão cumprindo o que determina a Lei e apresentem aos órgãos de fiscalização sempre que solicitado.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 21:03

MPPE convida população para discutir uso de veículos de tração animal

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convoca a população do Recife a participar de audiência pública que vai coletar sugestões de implementação da legislação referente aos transportes de tração animal na cidade. A audiência pública está marcada para 30 de outubro, a partir das 14h, no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, no bairro de Santo Amaro.

A audiência foi convocada pelo promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital Ricardo Coelho, que acompanha a regulamentação dos transportes de tração animal no Recife. Os interessados em se manifestar na audiência pública deverão realizar inscrição prévia a partir das 13h30, no mesmo local.

Serviço: Audiência Pública veículos de tração animal
Data: 30 de outubro
Hora: a partir das 14h
Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto, Av. Visconde de Suassuna, n.º 89
Informações: (081) 3182-7000
 

Ascom MPE Foto: Ilustrativa
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 20:33

AMA realiza mutirão de limpeza no Mercado Arnaldo Vieira em Juazeiro  

Com o objetivo de manter um ambiente limpo e adequado para a comercialização de alimentos, a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), realizou nesta terça-feira (15), mutirão de limpeza no Mercado Arnaldo Vieira, localizado no bairro Alto da Maravilha.

A ação que é realizada periodicamente por agentes de limpeza da AMA, contou com o auxílio do carro hidrojateador do SAAE e lavagem de todo o espaço. “Essa é uma ação de fundamental importância realizada com frequência nas feiras e mercados do município. Pedimos aos comerciantes e usuários do espaço a colaboração para manter o espaço limpo e organizado, pois é imprescindível trabalhar num ambiente saudável”, observou o gerente de limpeza da AMA, Ivo Nunes.

Para a estudante Ana Clara, frequentar um ambiente limpo é gratificante. “Acredito que esses serviços melhoram a estrutura do espaço e nos proporciona um ambiente tranquilo e saudável. Dá gosto de comprar alimentos aqui, todos estão de parabéns”, frisou. Já a comerciante Lourdes Silva, falou da satisfação em trabalhar num ambiente limpo e organizado. “Quero agradecer à prefeitura de Juazeiro por sempre realizar esses mutirões de limpeza, aqui no mercado. Poder receber os fregueses de forma digna é muito gratificante, pois possibilita melhor qualidade no nosso trabalho. Estou muito satisfeita”, declarou.

O Mercado Arnaldo Vieira comercializa carne, peixe, verduras, frutas e temperos em geral e funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h, porém o movimento maior é na sexta-feira e no sábado, dias em que funciona também a Feira Livre do Alto da Maravilha, ao lado do Mercado.

De acordo com o diretor executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Agnaldo Meira, uma das funções da autarquia é proporcionar o bem estar dos comerciantes e frequentadores das feiras e mercados, oportunizando ambientes limpos e saudáveis. “Realizamos constantes mutirões em todos os nossos equipamentos, pois a medida visa melhorar o espaço para que os feirantes recebam seus clientes com mais qualidade. Pedimos que todos tenham consciência e colaborem para manter a limpeza do ambiente, depositando corretamente o lixo produzido”, disse.  
 

Lene Radina/ ASCOM PMJ
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 20:21

Urgente: Incêndio na rua 8 do Jardim Flórida, em Juazeiro, está próximo de residências e preocupa moradores.


Um incêndio que se iniciou por volta das 16h e teria sido contido pelos bombeiros, voltou a revelar altas chamas e neste momento, por volta das 20:30h já preocupa moradores de residências da rua 8, no Bairro Jardim Flórida.

À equipe do Blog GJ Notícias, que está no local, moradores informaram que o incêndio começou por volta das 16h, os bombeiros teria feito uma contenção, mas voltou com intensidade.

O fogo, de acordo com os moradores, começou numa vegetação próximo do canal, que passa naquela área, na rua 8, próximo da Lagoa de Decantação do SAAE.

Os bombeiros foram acionados novamente e estão sendo aguardados, neste momento, já que já há riscos de se espalhar chegando a casas próximas do local.

Por volta das 20h40min bombeiros militares chegaram ao local para combater as chamas.


Da redação GJ Notícias
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 20:03

Prefeitura de Juazeiro empossa assistente social aprovada em concurso público de 2016

O secretário de Gestão de Pessoas Vilmar Ferreira, e a superintendente de Valorização do Servidor Iracelma Ribeiro, empossaram, nesta terça-feira (15), a assistente social Lívia Cristiane Lima Barbosa, aprovada no concurso público da Administração Municipal, realizado em abril de 2016. No total, mais de 180 candidatos aprovados no certame já foram convocados pelo município.

“Hoje o meu sentimento é de alívio e conquista. Como assistente social, eu trabalho com a garantia de direitos e agora é um momento de muita satisfação estar aqui, pois a Prefeitura de Juazeiro também está garantindo o meu direito”, disse Lívia Barbosa.

Durante a cerimônia de posse, o secretário Vilmar Ferreira ressaltou o papel da Secretaria de Gestão de Pessoas. “Como diz o nosso prefeito Paulo Bomfim, esta secretaria foi criada para cuidar das pessoas e fazemos isso também a cada novo profissional que recebemos. Lívia é mais uma servidora que vai integrar o quadro técnico do município e contribuir para que a prefeitura possa oferecer um serviço cada vez melhor à população”.
 

Eneida Trindade/SEGESP
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 19:33

SESAU divulga programação do Outubro Rosa nas UBS do Município

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU, por meio da superintendência de Atenção Básica está com programação extensa de ações que contemplam a campanha Outubro Rosa em todos os postos de saúde do município. A finalidade da campanha é alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

A campanha ‘Outubro Rosa’ surgiu na década de 1990 dentro do contexto da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque e deste então, é promovida anualmente em várias cidades do mundo. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 o movimento inclui também a pauta sobre o câncer de colo do útero em diversos estados e municípios.

Juazeiro não fica fora desta campanha e diversas ações de sensibilização sobre a prevenção dessas doenças estão sendo reforçadas em todas as unidades de saúde do município. A programação do Outubro Rosa no município teve início no dia 03 e deve se estender até o dia 30 deste mês.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica de Juazeiro, Gilberto Libório, essas ações evidenciam a importância da prevenção do câncer de mama e do colo uterino. “As unidades básicas de saúde foram implantadas em 1994 no Brasil, mas ainda existe muita resistência a exames como preventivos e mamografias, então esse é um momento muito importante para desmistificar mitos sobre esses procedimentos e desenvolver a confiança entre profissionais e usuários”, ressalta.

Ler Matéria Completa
Cássio Viana/ estagiário SESAU
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 19:03

Câmara homenageia professores de Petrolina com Medalha de Honra ao Mérito Educacional Isabel Cristina

Numa sessão especial nesta terça-feira (15), a Câmara de Vereadores homenageou 46 professores de Petrolina com a Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina para celebrar o Dia do Professor.

A medalha foi uma iniciativa do Decreto Legislativo 587/2018, de autoria da Vereadora Cristina Costa, que é professora, e trabalha há 30 anos na educação. "São vocês a alma da educação, do nosso país, e não são valorizados como deveriam", frisou Cristina.

Gabriel Menezes fez questão de salientar o orgulho de ser filho e irmão de professores. "Classe lamentavelmente mal reconhecida. São verdadeiros mestres. É uma alegria trazer dois mestres que representam os tantos outros do nosso município. Feliz Dia do Professor", disse.

O líder da Bancada de Oposição, Paulo Valgueiro, frisou que a medalha para seus homenageados representa o reconhecimento de todos os professores de Petrolina. "Uma homenagem aos nossos queridos mestres que exercem uma tarefa que exige muita dedicação, é difícil selecionar apenas dois homenageados, por isso, dedico essa simbólica medalha para todos os educadores, em nome deles agraciamos todos os professores de Petrolina".

Já Gilmar Santos destacou que "a medalha é o reconhecimento do trabalho de dedicação do professor que tem o compromisso de educar jovens". E mais, "quem conhece as angustias, desesperos, frustrações somos nós. Receber o afago e afeto nessa homenagem é importante e nós além de homenagens, carinho e afeto, queremos o reconhecimento e a valorização profissional, queremos escolas estruturadas. Nós estamos em um tempo difícil e desafiador da Educação".

Em nome da família e da mãe da ex-vereadora Isabel Cristina (in memoriam), Avelina de Oliveira, a sobrinha Isabela Oliveira, agradeceu. " Minha tia gostaria que todos tivessem acesso à educação. Nada melhor do que uma medalha de honra ao mérito aos professores, disseminadores de conhecimento e cultura para homenagear aos professores e a minha tia Isabel Cristina que educava com paixão".

A Medalha de Honra ao Mérito Educacional leva o nome da professora e ex-vereadora e ex-deputada Isabel Cristina de Oliveira pela sua dedicação à educação.

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos/Bancada de Oposição Petrolina 
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 18:33

Parque da Cidade em Juazeiro começa a tomar forma

A obra de construção do Parque da Cidade em Juazeiro, começou a receber esta semana a fundação para construção de equipamentos como a guarita, banheiros e quiosques, serviços que já estão dando forma ao parque. Localizada no bairro Alto da Aliança, à margem da BA-210, a obra realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) faz parte das ações do Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana.

“Hoje as equipes estão trabalhando na fundação dos equipamentos, assentamento de meio fio e início das construções em alvenaria. Toda a área do parque, cerca de 43.000 m², já recebeu limpeza, demolição de muros existentes, retirada de esgotos provenientes de ligações clandestinas e regularização da cota através de aterro e terraplanagem”, observa o engenheiro da SEDUR responsável pela fiscalização da obra, Paulo Andrade.

Quem vem aprovando o andamento da obra é a comunidade dos bairros localizados nas proximidades. “É uma felicidade ver uma área que só era mato, escuridão e esgoto ser transformada em um parque para proporcionar lazer, cultura, esporte e muitas outras atividades, não só para nós que moramos no Alto da Aliança, mas para todos os juazeirenses. A região onde nosso bairro está, cresceu, recebeu inúmeras obras e com o Parque vai crescer mais ainda”, avalia o trabalhador autônomo João Francisco Carvalho.

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 18:04

Governo libera R$ 7,12 bilhões de orçamento bloqueado para ministérios

O governo federal vai liberar R$ 7,12 bilhões do orçamento deste ano para os ministérios. A liberação dos recursos foi possibilitada pela inclusão de cerca de R$ 106 bilhões, que devem ser arrecadados com o megaleilão da cessão onerosa do pré-sal.

Em anúncio feito nessa segunda-feira (14), o Ministério da Economia esclareceu que, do total, R$ 2,15 bilhões serão distribuídos por meio de emendas impositivas, já direcionadas pelo Congresso na definição do Orçamento do ano.

Segundo informações do G1, a União também vai repassar quase R$ 146 milhões desse montante para os poderes Legislativo e Judiciário cumprirem suas despesas. Já o detalhamento de quanto cada ministério e órgão vai receber será divulgado semana que vem por meio de um decreto presidencial.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 17:43

Bolsonaro anuncia 13° para beneficiários do Bolsa Família

O presidente Jair Bolsonaro anúnciou nesta terça-feira 15,  o 13° salário para beneficiários do programa Bolsa Família.

Bolsonaro já havia adiantado a medida no início do governo. O pagamento do décimo terceiro será feito no mês de dezembro. À época, o Ministério da Cidadania, responsável pela gestão do programa, informou que o custo total com o pagamento extra seria de R$ 2,5 bilhões. Atualmente, mais de 13 milhões de famílias recebem o benefício.
 

Redação Blog Foto: Arquivo
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 17:39

Trabalhadores/as rurais do Vale do São Francisco discutem pauta de negociação coletiva da hortifruticultura irrigada 2020

Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras, assalariados/as rurais do Vale do São Francisco se reuniram nesta segunda-feira (14), em Juazeiro, para discutir as condições atuais de trabalho na região e construir a pauta de negociação coletiva da campanha salarial unificada 2020. O debate reuniu 11 sindicatos rurais e representantes das federações e confederações dos estados da Bahia e Pernambuco.

A programação matutina contou com a cerimônia de abertura, realizada pelas entidades ligadas a classe trabalhadora e palestras, que discutiram a conjuntura política e econômica do país, realizada por membros do DIEESE e pelo presidente PCdoB de Pernambuco, Marcelino Granja.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 17:04

CONGREFOR acontecerá em novembro em Juazeiro

Nos dias 04 e 05 de novembro de 2019, acontecerá no Complexo de Multieventos da UNIVASF, em Juazeiro-BA, o V CONGRESSO DE FORMAÇÃO PARA O SUS/ VI SIMPÓSIO DE RESIDENCIAS EM SAÚDE DO VALE DO SÃO FRANCISCO – V CONGREFOR/VI SIMPRES, cujo tema é: Educação e trabalho interprofissional: desafios, experiências e resistência em defesa do SUS.

Historicamente, o CONGREFOR e SIMPRES, nasceram da aposta da formação acadêmica e profissional como via de defesa e fortalecimento do SUS, especialmente a partir da articulação ensino-serviço-comunidade, promovida desde as primeiras edições e experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-SAÚDE e dos programas de Residência em saúde que compõem o Vale do São Francisco.

Fortalecer o diálogo entre os vários núcleos disciplinares, buscando uma maior articulação entre a formação e o trabalho em saúde, é objetivo da INTERPROFISSIONALIDADE, estratégia pedagógica cujo debate e operacionalização pretendemos aprofundar, motivando a aprendizagem mútua, o “fazer junto”, ainda que respeitando as especificidades de cada profissão, na perspectiva de melhoria do cuidado em saúde do usuário, família, comunidade. Em resumo, a ênfase é no desenvolvimento de formas colaborativas, em sintonia com a prática, em que se trabalhe de forma integrada e com um objetivo comum. Temos evidências de que esse é um instrumento potente de luta e defesa do SUS, algumas das quais serão compartilhadas em nosso evento, que se abre ao intercâmbio de experiências articuladas à Formação em Saúde.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 16:43

Incêndio atinge a Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes em Petrolina, bombeiros investigam causas

Um incêndio atingiu na noite de segunda-feira (14) a Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza (Erem), no bairro Areia Branca, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados dois focos de incêndio. Um na parte externa, que chegou a dois banheiros, um ambiente chamado de 'museu', e um depósito. E outro na parte externa, que deixou queimadas cadeiras velhas.

Os Bombeiros foram acionados, por volta das 23h47, por moradores de prédios próximos à escola. Dois caminhões de incêndio foram usados para o combate das chamas. Depois, foi feito a operação de rescaldo, para o combate dos últimos focos.

De acordo com o sargento Francisco Júnior, não tem como prever o que pode ter acontecido para causar o incêndio. Ninguém ficou ferido.

G1 Foto: Reprodução TV Grande Rio
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 16:36

Mesa de Debates sobre Saúde do(a) Professor(a) será promovida por grupos de pesquisa da UNIVASF e UNEB

Nesses dias em que comemoramos o dia do(a) professor(a), do profissional que se dedica a arte de cuidar, é preciso discutir as condições vividas por tantos educadores seja a nível nacional ou regional. Desse modo, os grupos de pesquisas de duas das universidades presentes no Vale do São Francisco: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (NEPFEE - UNIVASF), Núcleo Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (NUPIE) e Núcleo de Pesquisa Estudo dos Modos Contemporâneos de Existência em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade (ECUSS – UNEB) estão organizando a Mesa de Debate intitulada: Saúde de quem educa: tramas, fios e laços das condições de ser professor.

A Mesa de Debates acontecerá no próximo dia 21 de outubro, às 19 horas no Espaço Canto de Tudo/DCH III/UNEB – Juazeiro – BA. Terá como facilitadores:

- Profa. Dra. Erika Epiphanio (Colegiado de Psicologia – UNIVASF, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (NEPFEE) e do Projeto "Com-versando nas escolas: uma proposta de cuidado por meio de diálogo em escolas municipais de Petrolina-PE")

- Prof. Dr. Josemar Martins Pinzoh (Departamento de Ciências Humanas III, Juazeiro, BA, coordenador do Núcleo de Pesquisa Estudo dos Modos Contemporâneos de Existência em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade - ECUSS)

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 16:13

Senhor do Bonfim: MP-BA investiga suspeita de cartel em postos de combustíveis

Após fortes indícios de manipulação de preços nos combustíveis, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito civil para investigar suspeita de cartel em postos no município de Senhor do Bonfim, no Centro-Norte do estado. De acordo com o órgão estadual, foram constatadas irregularidades no tabelamento de preços pelos revendedores. 

O procedimento foi instaurado na 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Senhor do Bonfim. Apesar da publicidade do ato administrativo, na portaria publicada nesta terça-feira (15), o MP não aponta quais postos são investigados.

Conforme apurado pela reportagem, ofícios serão enviados aos órgãos de fiscalização, entre eles Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Agência Nacional de Petróleo (ANP), para que informem sobre procedimentos de fiscalização em relação à suposta prática de cartelização na região.
 

BCNEWS Foto: Ilustrativa
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 16:13

Delegacia das Esmeraldas denuncia desrespeito da Prefeitura de Casa Nova. Pauta negociada não foi cumprida

APLB-Sindicato, Delegacia das Esmeraldas aguarda respostas da Prefeitura Municipal acerca dos problemas da Educação Municipal de Casa Nova-Ba negociados em audiência realizada em 08 de maio de 2019. A pauta negociada em maio até o momento não foi cumprida o que deixa a categoria indignada com tamanho desrespeito à entidade representativa da categoria, APLB-Sindicato.

Ler Matéria Completa
APLB SINDICATO
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 16:03

Em Juazeiro e Petrolina é a cada vez maior o número dos condutores que não respeitam a faixa de pedestre

Todo mundo sabe para que servem as faixas de pedestre, placas e sinais. Mas nas ruas, o que se vê é muito desrespeito. As Companhias de Engenharia de Transito, em Petrolina, Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), e Juazeiro, CSTT, tem que redobrar as campanhas educativas com os condutores.

Os motoristas não respeitam a regra básica de dar prioridade ao pedestre que atravessa na faixa.

Petrolina já foi considerada uma das cidades mais educadas no trânsito. Houve uma visivel mudança de comportamento. Respeitar o pedestre é essencial. Se você estiver em seu carro e vir um pedestre atravessando, principalmente em cima da faixa, reduza a velocidade e deixe-o passar. 

Uma outra reclamação em Juazeiro é que "são inúmeras faixas pedestres apagadas". Um dos exemplos é na avenida do Campus da Uneb e próximo a colégio da Polícia Militar.

O artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro quando classifica de gravíssima a infração para o condutor que não der a preferência ao pedestre que estiver atravessando a via sobre faixas delimitadas para esse fim.

Não é preciso ter um semáforo para que os motoristas parem e deixem as pessoas passarem: a faixa por se só é uma sinalização clara.

Uma cidade que respeita a faixa de pedestre tem até melhora na qualidade do trânsito. Isso porque, ao invés de se instalar semáforos que abrem em fecham a passagem dos carros a todo momento, é possível deixar apenas que as faixas “façam esse trabalho”, somente quando tiver pedestre para fazer a travessia. Dessa forma, o tráfego flui muito melhor.

Veja algumas dicas de como parar com segurança na faixa:

– No nosso dia-a-dia, passamos, geralmente, pelos mesmos lugares, pois fazemos quase sempre o mesmo trajeto entre a casa e o trabalho ou a escola, universidade, etc. Portanto, procure identificar os locais onde tem faixa de segurança e reduza a velocidade ou a marcha quando estiver próximo desses locais; redobre a atenção;

– Quando estiver se aproximando da faixa de pedestres, dê alguns toques de advertência pisando levemente no freio para avisar o motorista de trás a sua intenção de parar para o pedestre atravessar na faixa;

– Lembre-se que pessoas idosas, cadeirantes, pessoas andando com ajuda de muleta, de andador, mulheres grávidas, com criança de colo, são pessoas que costumam atravessar mais lentamente a faixa de pedestres. Aguarde, espere, respeite a vida no trânsito. No trânsito, os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores e todos juntos, são responsáveis e devem cuidar e proteger o pedestre (art. 29, CTB).

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 15:33

Reunião discute implantação de Grupo Institucional para assegurar melhorias sociais aos residenciais do Minha Casa Minha Vida

Uma reunião realizada nesta terça-feira (15) no setor de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) discutiu a criação e constituição do Grupo Institucional do Poder Público (GIPP) conforme Portaria n° 464, de 25 de julho de 2018 do Ministério Desenvolvimento Regional (anterior Ministério das Cidades). O grupo será constituído por representantes de secretarias municipais, além de outros órgãos responsáveis por políticas públicas necessárias para promoverem melhorias nos residenciais.

O objetivo do grupo é assegurar condições adequadas de moradia incluindo habitação, educação, saúde, assistência social, transporte, geração de trabalho e renda e segurança pública nos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida, especificamente, nos residenciais Juazeiro I, II e III. Participaram da primeira reunião, representantes da SEDUC, SEMAURB, SAAE, SEDUR, CSTT, ADEAP, SECULT, SESP e SEDES.

Através do grupo será realizado trabalho técnico-social nas comunidades dos residenciais, num período inicial de 12 meses. “Esse projeto será realizado inicialmente, por empresa licitada e logo após esse período o município assume através de ações realizadas por todas as secretarias e órgãos componentes do grupo.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 15:13

Prefeitura de Juazeiro convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo da SEDUC

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (14), a convocação nº 030/2019 do Processo Seletivo nº 002/2018 da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada no auditório da Secretaria de Gestão de Pessoas, localizada à Rua 15 de Julho, nº 32, 2º andar – Centro, no dia e horário informados no edital.

Confira edital aqui.

Mais informações através do telefone (74) 3612-3635.

Ascom/SEGESP
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 15:04

POLÍCIA CIVIL APREENDE 1,830 KG DE MACONHA EM RESIDÊNCIA DE TRAFICANTES NO BAIRRO PIRANGA II, EM JUAZEIRO

Nesta data Policiais Civis lotados no SI da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Juazeiro -DTE e no SI da 17ª COORPIN, em diligências no bairro Piranga 2, para localizar uma residência que estaria sendo usada para a comercialização de entorpecentes, quando lograram êxito em localizar na Rua B, caminho 11, o local usado para a comercialização do entorpecentes, sendo ali apreendidos 1.830 kg de maconha pronta para consumo no imóvel. O proprietário foi identificado e será encaminhada representação por sua prisão preventiva à  Justiça Criminal desta Comarca.

Ascom
publicado em 15 de Outubro / 2019 às 14:36

No Dia do Professor, prefeitura aponta avanços na valorização da categoria em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina vem buscando, desde o início da atual gestão, fortalecer a valorização dos profissionais da educação pública no município. Através da promoção de políticas educacionais e de ações continuadas, a prefeitura investiu na qualificação dos mais de 2.300 professores que atuam na rede municipal. Nesta terça-feira (15), Dia do Professor, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes ressalta a importância dos profissionais no desenvolvimento da cidade.

É através da dedicação diária dos educadores que Petrolina tem conquistado ótimos resultados de aprendizagem em nível estadual e no cenário nacional. A exemplo das últimas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017; do resultado do avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) e  do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), onde Petrolina aparece em primeiro lugar entre os maiores municípios do estado.

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.