Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO: DAMARES ALVES VIROU MINHA MINISTRA FAVORITA!

O Brasil conheceu a história de Damares Alves, que é a Ministra da Família e dos Direitos Humanos. Enfrentou com elegância os ataques sujos e cretinos que a esquerda desferiu contra ela no começo do ano. Inclusive sofreu também ataques que faziam piada de seu sofrimento quando criança. Uma mulher que teve a coragem de relatar que foi abusada sexualmente dos seis aos oito anos, abertamente falou que o agressor a fez se sentir culpada: "Ele me convenceu de que eu era culpada, de que eu o tinha seduzido. Como menina cristã, eu achava que Deus estava bravo comigo e que eu não iria mais para o céu", relatou.

Tal declaração, que em minha opinião é razoável e pertinente ao justificar sua postura como Ministra. Infelizmente, Damares virou motivo de chacota e de memes na internet. Inclusive um ex-secretário de governo do nosso município (Juazeiro-BA), autodeclarado cristão-evangélico postava diariamente em suas redes sociais piadas totalmente sem graça sobre a sua trágica história. Quem  me conhece sabe que sempre que tenho a oportunidade de escrever para esse Blog, costumo passar algumas mensagens positivas sobre pessoas que carregam histórias de coragem e  superação. E hoje eu quero falar sobre Damares! Advogada, pastora "terrivelmente cristã", que de fato está fazendo uma brilhante atuação em seu Ministério.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 22:00

Hospital Dom Malan de Petrolina é pioneiro na infusão de medicação para doença rara

Maria Eduarda Ferreira Santos foi detectada com a Síndrome de Winchester Torg quando tinha de 4 para 5 anos de idade. A doença, que causa dor nos ossos, contraturas musculares espontâneas e atrofia no crescimento, só foi diagnosticada pela equipe de genética do IMIP Recife após meses de peregrinação em hospitais e médicos.

E essa foi apenas a primeira luta dessa guerreira, que hoje está com 13 anos. A doença extremamente rara não tem cura e, até pouco tempo, não havia na literatura médica um tratamento eficaz. Basicamente, ela usava os analgésicos, massagens e compressas como paliativo. Foi quando, no primeiro semestre desse ano, surgiu a primeira luz no fim do túnel para a família da pequena.  

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Ascom HDM
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 21:15

Riscos e acidentes preocupam moradores da Rua São Vicente, em Juazeiro


Moradores da rua São Vicente, principal artéria de acesso ao cemitério central, em Juazeiro-Ba, em contato com o Blog GJ Notícias estão cobrando uma fiscalização mais rigorosa por parte dos organismos de fiscalização do trânsito, em função dos riscos, acidentes e transtornos que os moradores estão tendo com o aumento de fluxo e os excessos provocados constatemente por motoristas imprudentes.

De acordo com Airton, “A rua está muito movimentada, com muito carro e não tem fiscalização nenhuma do setor de trânsito, que poderia dar dar uma olhada, pricipalmente nos horários pico, para evitar acidentes. Se você parar um carro, estacionar naquela rua, logo quando você chegar estará sem para-brisa, sem retrovisor,  porque os carros ou motos passam e arrancam”, reclamou.

De acordo com o morador, entrar ou sair de uma garagem naquela rua “se transformou numa missão bastante perigosa e arriscada, pelo trânsito intenso, pela imprudência, velocidade e pela falta de fiscalização por parte dos organismos de trânsitoÉ preciso que a prefeitura exerça seu papel de fiscalizar, orientar e se preciso autuar, para evitar acidentes como o de uma senhora que foi atropelada recentemente nessa rua", explicou.

Uma foto enviada ao Blog reforça a denúncia do leitor e mostra uma senhora ao chão, após ser atropelada por um veículo que se evadiu do local, sem prestar socorro à vítima.

O Blog vai tentar um contato com o órgão responsável pela fiscalização de trânsito, da Prefeitura de Juazeiro, para saber que providências podem ser tomadas para atender à solicitação dos moradores.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 21:00

Construções históricas de Morro de São Paulo serão tombadas nesta segunda-feira (23)

Na próxima segunda-feira (23), às 10h30, acontece a cerimônia de transferência da administração da Fortaleza de Morro de São Paulo da Secretaria de Turismo (Setur-Ba) para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Na oportunidade, também será realizada a Assinatura do Termo de Tombamento Provisório do perímetro que abrange o farol, portaló, praça, igreja de Nossa Senhora da Luz e a própria fortaleza. “Estas construções são registros da história da Bahia, que trazem em si uma grande riqueza simbólica e arquitetônica. Cuidar deste patrimônio é de grande interesse para o Governo do Estado, que vem se dedicando a potencializar ainda mais a movimentação turística e a dinamização cultural da região”, afirma a Secretária de Cultura, Arany Santana.

A área a ser tombada pelo Ipac, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), contempla edificações históricas de Morro de São Paulo, localidade pertencente ao município de Cairú e um dos destinos turísticos mais visitados da Costa do Dendê. “O tombamento valoriza os atrativos de Morro de São Paulo, cuja história e características naturais atraem visitantes do mundo inteiro e chama atenção para a necessidade de preservação”, disse o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Fotos: Elton Andrade
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 20:15

ANÍSÍO VIANA, REÚNE POLÍTICOS E LIDERANÇAS DA OPOSIÇÃO EM CASA NOVA


O pré-candidato a prefeito de Casa Nova, Anísio Viana (PSDB), tem sido visto em diversas comunidades, acompanhado de lideranças, reforçando seu desejo de concorrer nas próximas eleições.

Esta semana ele reuniu, de acordo com informações da sua assessoria, “parte da oposição, vereadores, pré-candidatos e lideranças de mais de vinte comunidades, da sede e da zona rural, na sua residencia".

No encontro, ao tempo que reafirmou sua pré-candidatuira ele fez duras críticas à atual gestão em casa Nova: “Minha pré-candidatura representa a vontade do povo de Casa Nova, uma resposta ao desejo que as pessoas tem de melhorias de verdade, ninguém aguenta mais tanto abandono, e tanto descaso com nossa gente. Estamos construindo juntos, um novo projeto de gestão para a nossa cidade, baseado no diálogo, e nas necessidades das pessoas que vivem em Casa Nova. Eu tenho a vontade de trabalhar, e tenho a confiança do povo, esse é o caminho da vitória, e a vitória é do povo”, declarou. 

Anísio, que concorre pela segunda vez à prefeitura de Casa Nova, tem como principal aliado o deputado federal Adolfo Viana.

publicado em 21 de Setembro / 2019 às 20:00

HU participa de campanha internacional de segurança do paciente

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,6 milhões de mortes acontecem por ano em países de baixa e média renda devido a cuidados de saúde não seguros. Para evitar que pacientes continuem sendo prejudicados, a organização está concentrando a atenção global na questão da segurança do paciente e lançando uma campanha de solidariedade no primeiro Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro.

O Hospital da Universidade do Vale do São Francisco (HU-Univasf), junto a toda rede Ebserh, aderiu à campanha e realizou uma série de atividades, entre os dias 16 a 19 de setembro, com o propósito de fortalecer uma cultura de segurança na unidade, diminuindo os riscos no cuidado aos pacientes. O hospital também aderiu ao slogan da campanha mundial: “Fale pela Segurança do Paciente” (Speack up for Patient Safety).

Ler Matéria Completa
Ascom HU Univasf
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 19:00

Bolsonaro definirá futuro de Fernando Bezerra Coelho na mira da PF quando voltar dos EUA

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta sexta-feira (20) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai esperar seu retorno de Nova York para avaliar a situação do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), alvo de um operação da Polícia Federal realizada na quinta-feira (19).

"O presidente neste momento não comentará os fatos relativos a esta operação. Ele tem o foco direcionado exclusivamente na ida a Nova York, onde vai, como eu já disse anteriormente, fortalecer a posição do Brasil perante a Assembleia Geral das Nações Unidas", declarou Rêgo Barros. "O presidente hoje tem foco. O foco é Nova York, que é importante para o nosso país, para o nosso Estado e para a sociedade. Essa [a situação de Bezerra Coelho] é uma questão que ele vai abordar, se assim o desejar, no retorno desta viagem", concluiu o porta-voz.

Ler Matéria Completa
Folha Press
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 19:00

Encontros nos dias 25 e 26 de setembro debatem inteligência artificial e jornalismo de soluções

O futuro do jornalismo será debatido durante a 5ª edição do mídia.JOR, encontro promovido pela Revista e Portal IMPRENSA no dia 26 deste mês, em São Paulo. O tema central do evento é o impacto da inteligência (IA) artificial no jornalismo. Um dia antes, 25, ocorre o workshop “Jornalismo de Soluções”.

A 5ª edição do mídia.JOR debaterá outros temas que pautarão o futuro do jornalismo, e experiências do uso da IA e das novas tecnologias nas redações pelo mundo. Já o workshop do dia 25, destinado aos jornalistas, profissionais de comunicação em cargos de chefia, editores, professores ou estudantes de jornalismo a partir do 3º ano, abordará os conceitos básicos e ferramentas do Jornalismo de Soluções, além de debater o tema dentro da realidade brasileira.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 18:00

"Cerimonialista das Estrelas" fará palestra em Petrolina na próxima quinta-feira (26)

Conhecido como o "Cerimonialista das Estrelas", Roberto Cohen realizará uma palestra sobre tendências do mercado de eventos na Wedding Fashion Day, em Petrolina, na próxima quinta-feira (26). Ele será o responsável por encerrar a feira de negócios voltada para área de festas que é aberta ao público e tem entrada gratuita.

A palestra de Cohen está prevista para começar às 20h, no Nobile Suites Del Rio. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas pelo link: (https://www.sympla.com.br/wedding-fashion-day__617101 ). Quem comparecer ficará por dentro das últimas tendências de festas e eventos e irá conferir um pouco sobre o setor que movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano no Brasil segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ler Matéria Completa
Arcco Comunicação Maria Akemi
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 17:00

Rastreamento do Câncer de Mama chega à Mucuri nesta segunda-feira (23)

Começa nesta segunda-feira, dia 23, em Mucuri (Região de Teixeira de Freitas), a estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Até o dia 09 de outubro, a unidade móvel estará nesse município para atender as mulheres entre 50 a 69 anos, a realizarem exames de mamografia. 

A unidade móvel ficará estacionada na Praça Olhy Zepherino Kock. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até às 18 horas. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Mucuri, 2.030 mulheres estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é considerada como a mais vulnerável e propensa para o aparecimento do câncer de mama.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Adenílson Nunes/GovBA
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 16:00

Colégio Integração Juazeiro está com matrículas abertas para o ano letivo 2020

O Colégio Integração em Juazeiro iniciou o período de matrículas para o ano letivo 2020. Com vagas que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio, as matrículas devem ser feitas na sede do Colégio que fica na Rua José Petitinga, N03, Santo Antônio, Juazeiro-BA. Você também pode ligar para agendar horário pelo (74) 3613-3925.

Destaque no Vale do São Francisco por sua equipe pedagógica altamente qualificada e visando proporcionar um ensino completo ao aluno, o Colégio Integração dispõe ainda de aulas de xadrez, judô, ballet e música.

De acordo com o diretor do Colégio, Júnior Cézar, “essas atividades pedagógicas, que vão além da sala, proporcionam uma visão de mundo maior para as crianças. Além de desenvolverem o senso crítico, cada vez mais necessário.”

Ascom
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 15:00

Queimadas na Bahia aumentam 58% em comparação ao ano passado

O número de queimadas na Bahia aumentou cerca de 58% este ano, em comparação com o ano passado. A região mais afetada do estado é a oeste. Há dois dias, um incêndio tem desmatado a vegetação da Serra do Mimo, que fica em Barreiras.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, a área que está queimando é de difícil acesso. A corporação já fez uma vistoria no local e só deve voltar a fazer uma nova análise se as chamas se aproximarem das casas que ficam no "pé" da serra, onde apenas caminhões conseguem chegar.

Ler Matéria Completa
G1 Bahia Foto: Reprodução
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 14:00

Sobradinho Vai Florescer: Prefeitura lança programa de arborização urbana

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Infraestrutura e de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (20), o ato de lançamento do Programa Florescer Sobradinho, com o plantio de centenas de mudas de Ipês Rosas, ao logo do trecho que dá acesso a Vila Santana.

O programa de arborização, idealizado pela primeira-dama Fernanda de Cassia, vai beneficiar as escolas e demais espaços urbanos, com o plantio de Ipês, espécie largamente empregada no paisagismo por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa, e também recomendada para recuperação de ecossistemas degradados.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 13:00

BOLSONARO QUER INVESTIGAR AUMENTO ABUSIVO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEL

O presidente Jair Bolsonaro reclamou do aumento no preço de combustíveis praticado pelos postos. Segundo ele, que citou o ataque de drones, no sábado (14), contra instalações petroleiras da Arábia Saudita, tem havido prática abusiva de elevação dos preços mesmo antes dos reajustes da Petrobras. "Em Brasília, antes desse anúncio da Petrobras [de aumento no preço], que foi no final da tarde, começo da noite (19), alguns postos subiram 5%, levando-se em conta o ataque de drones à refinaria lá da Arábia Saudita. O preço continuava o mesmo, [mas] teve aumento aqui. Isso para mim é um abuso.

A gente vai pra cima deles, tudo que estiver de acordo com a lei, puder defender o consumidor, nós faremos", disse o presidente durante live semanal no Facebook, transmitida diretamente do Palácio do Alvorada, de onde ele despachou ao longo do dia. Ele estava acompanhado do diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira.

Ler Matéria Completa
Redação Blog com informações MPPB
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 12:27

Noite de Ação de Graças com show de Fernandinho abre programação festiva do aniversário de Petrolina

Gratidão. Esse foi o sentimento de milhares de cristãos que compareceram na noite desta sexta-feira (20), às margens do rio São Francisco, para uma noite de louvor e adoração, celebrando os 124 anos de Petrolina. Pela primeira vez, um show de música gospel fez parte da programação festiva do aniversário da cidade.

A abertura da noite ficou por conta de artistas locais. O Quarteto Smirna abriu a noite apresentando um espetáculo de vozes e afinação. Quem também subiu no palco foi o cantor Vitor Oliver & Banda que atraiu a atenção do público com sucessos conhecidos no meio gospel. A cantora Sara Reis trouxe seu repertório de músicas pentecostais e emocionou os presentes. Não demorou muito e a Porta do Rio já estava lotada de famílias adorando junto com Neto Fernandes.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Fotos: Jonas Santos
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 12:00

SENAI Bahia oferece 1500 vagas gratuitas de qualificação profissional, inclusive, para Juazeiro

Oportunidades são para 10 municípios baianos e as inscrições devem ser feitas pela internet

Até este domingo, dia 22 de setembro, o SENAI Bahia está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional, nas modalidades presencial e semipresencial. No total, são oferecidas 1500 vagas em cursos nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista. 

Os cursos são voltados para pessoas de baixa renda, com idade a partir de 16 anos, matriculadas ou que tenham concluído a educação básica, desde que atendam aos requisitos específicos de cada curso. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site do SENAI (www.fieb.org.br/senai). Não há taxa de inscrição. As aulas terão início no mês de outubro. 

Ler Matéria Completa
Ascom Sistema FIEB
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 11:47

FENÔMENO CURIOSO: URUBUS MORTOS NA RODOVIA SALITRE EM JUAZEIRO (BA); VEJA O VÍDEO

Um fenômeno estranho foi registrado por internautas na manhã deste sábado (21) na Rodovia Salitre, trecho entre o bairro do Quidé e a BA-210. Em contato com o Blog GJ Notícias, diversos leitores informaram vários urubus mortos ao lado dos restos de um outro animal morto (um cachorro).

Um dos internautas expressou: “Fato muito curioso, eu passei agora pela Rodovia Salitre quando me deparei com inúmeros urubus mortos e outros acidentados! Um animal morto na pista e quando os Urubus comiam a carniça eles foram atropelados por um caminhão”.

O Blog está tentando contato com um biólogo para saber o que pode ter acontecido. O fato despertou a curiosidade de inúmeras pessoas que registravam o acontecimento com os seus smartphones.

VEJA O VÍDEO:

Da redação
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 11:00

Todos se unem para defender o direito ao trabalho nas áreas ocupadas do Projeto Nilo Coelho

O mandato de reintegração do Juiz Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, Juiz Federal em Auxílio na Subseção Judiciária de Juazeiro, da área de reserva legal no Projeto Nilo Coelho, dentro do território de Casa Nova, na Bahia, ocupada por associações e MST, determinando inclusive “demolir as benfeitorias construídas no local reintegrado”, com um prazo de quinze dias, conseguiu unir políticos de todos os matizes.

Nesta sexta-feira (20), em reuniões promovidas pelo MST – Movimento dos Sem Terra e Associações, se comprometeram com a defesa ao direito do trabalho, políticos do PSDB, como Anísio Viana representando o Deputado Federal Adolfo Viana; do PT, como o Vereador José Carlos Borges, representando o Deputado Josias Gomes, o Deputado Zó e o Vereador Vanderlin do PC do B, o Vereador Uilian Pereira do MDB, Vereador Paulo Sérgio do PR, Alex de Santana do PDT, representantes estaduais do MST e o Padre José Benedito Rosa.

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 10:00

Rodada dupla movimenta o Campeonato Juazeirense neste sábado (21)

Os jogos deste sábado (21), no Estádio Municipal Adauto Moraes, definem o posicionamento de quatro das cinco equipes que compõem o grupo B do Campeonato Amador Juazeirense - competição realizada pela Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

No primeiro confronto às 16h, o Veneza encara o Juazeirense com o objetivo de se redimir da derrota para o XV de Novembro no jogo de estreia. Para isso, o técnico Rincón promete um conjunto mais harmonioso, com um padrão de jogo definido. No momento, o time azulino ocupa a penúltima posição, à frente apenas do Real Sociedade.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto/Seculte
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 09:45

Em Alvorada, Philarmônica 21 de Setembro anuncia os 124 anos de Petrolina

Antes mesmo do sol raiar, a Philarmônica 21 de Setembro já saía pelas ruas de Petrolina anunciando os 124 anos da cidade, neste sábado (21). Seguindo a tradição, a alvorada realizada pela orquestra partiu às 5h30, da Praça 21 de Setembro rumo às principais ruas do centro histórico de Petrolina.

Durante cortejo pela Petrolina Antiga, alguns moradores abriram suas janelas dando às boas vindas e reverenciando a banda que trazia a representatividade da data festiva. O som que ecoava pelas ruas também foi acompanhado por dezenas de petrolinenses que acordaram cedo e não perderam tempo para iniciar as comemorações do aniversário de Petrolina.

Sob a regência do maestro Hélio Lima, a orquestra também fez uma parada já tradicional na residência do maestro, Fernando Rego, que recebeu os músicos e agradeceu com emoção o prestígio da orquestra. "Muito obrigado a todos pelo carinho cada ano é um orgulho para mim prestigiar esse momento que é muito especial", disse.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Fotos: Alexandre Justino
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 09:00

LEI SECA: MAIORIA DOS ACIDENTES É OCASIONADO PELO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Uma série de ações da Operação Lei Seca serão realizadas na Semana Nacional de Trânsito. Desenas de municípios realizam blitz, organizada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco para atender motoristas e motociclistas e alertar sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito e sobre a prevenção de acidentes.

As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito, que começou na última quarta-feira (18) e vai até o próximo dia 25, e contam com a distribuição de materiais didáticos e o fornecimento de informações sobre segurança nas vias. O coordenador executivo da Operação Lei Seca em Pernambuco, major Felipe Gondim, afirma que “a realização de ações de conscientização realizadas para a população é uma das formas mais eficientes de diminuir o número de acidentes de trânsito. Não se trata de uma ação punitiva, mas sim educativa”.

Ler Matéria Completa
Fonte SES-PE
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 08:00

Casa Nova: Calçamento na Tiririca em fase de conclusão

O Prefeito Wilker Torres esteve na localidade de Tiririca, a quase 90 quilômetros da sede do município, vistoriando o trabalho de calçamento das principais vias da localidade.

Nas redes sociais o prefeito agradeceu a “oportunidade de trabalhar em favor de nossa gente” e registrou a “emoção” de ser recebido nas ruas pelos moradores agradecidos.

O calçamento alcança as principais vias de acesso do povoado e de acordo com o Prefeito Wilker Torres “vamos marcar com a comunidade para voltar aqui em breve para a inauguração. Que merece uma festa”.

Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 07:00

Representantes dos Bairros vão realizar protesto na próxima segunda (23) por melhorias no setor de saúde de Juazeiro

Um protesto será realizado na manhã da próxima segunda-feira, 23, em frente ao Paço Municipal de Juazeiro. Representantes dos bairros Tabuleiro e Sol Nascente e outras localidades vão solicitar melhorias na saúde pública e de forma solidária às mulheres grávidas que perderam os filhos devido a precaridade da saúde, segundo eles, que vem 'causando mortes na cidade'.

O pastor  José Avelar Lemos, através das redes sociais declarou que encaminhou para o Juiz da Infância e Juventude um ofício em nome da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Sol Nascente. No documento consta a solicitação para que a Justiça "tome providências  com relação ao atendimento oferecido as crianças que eram recebidas no Hospital Infantil e agora estão sendo atendidas na UPA 24Horas". 


Ainda de acordo com o ofício, "a UPA 24 horas  não tem ás mínimas condições de atendimento humanitário". A intenção é sensibilizar o prefeito Paulo Bomfim para o problema.

Redação Blog
publicado em 20 de Setembro / 2019 às 23:00

Petrolina, entre a música e a poesia

Petrolina dos missais, da passagem e dos sonhos. Somos todos remeiros filhos desta mãe gentil, leito de muitos rios e histórias tangidas por silenciosos tropeiros. Para comemorar os 124 anos da mesma vela, por onde ventam dor e riso, vale rimar rima com rima, cari com cariri, veios e vertentes. Vale um bronze ao sol, um brinde à flor do Chico, um brado vaqueiro pra remar remo com rima.

Canção de pedra, catedral e padroeira. Nestas mesmas águas turvas e cristalinas, teus filhos alegres, tristes e poetas pintam as flores da ribanceira do rio com as cores deste céu Celestino em aquarela. Mais que um dom, Malan, um tom sincero de repentistas e lavadeiras, entre os claros e escuros do sangue negro de Ana, dos segredos e mistérios da mata branca, ca-a-tin-ga.

Petrolina é a mesma luz do sol que encandeia, da noite longe que mora em mim e a natureza ela conservou: ora pião, ora ponteira. É vapor e é barca, barcarola e beira, carranca e apito de trem. Pássaro de muitas raízes e rara plumagem, ela também é menina e, pode prestar atenção, ao sorrir, todo vale se ilumina. O Juazeiro, menino que mora ao lado, todo dia dá psiu mas o rio não deixa os dois se abraçar. Quando dorme a ponte e o Nego D'água vai fazer amor lá nas funduras, fica só a brisa que vai e vem, um bem que vem e volta feito maretas e marolas de um canto, espaço e tempo onde todo lado é bonito.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.