Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Esporte
30 de Agosto / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Esse flagrante, (foto), faz balançar nosso corações, trazendo recordações dos áureos tempos do futebol amador da nossa Juazeiro.

Veneza x Olaria ou Olaria x Veneza. Para uns, o super-clássico VENEZA X OLARIA, era o “CLÁSSICO DA ALEGRIA”. Para outros, o clássico OLARIA X VENEZA, era o “CLÁSSICO DA REALEZA”. De uma maneira ou de outra, era o mais bonito e emocionante jogo do antigo ESTÁDIO JUAZEIRENSE, hoje, ADAUTO MORAES (justa homenagem).

Na foto, os dois grandes e eternos capitães. Dezinho pelo OLARIA e Dino, pelo VENEZA, antes do inicio do jogo. Na foto ainda aparecem Américo Tanuri, então prefeito da cidade, Roberto Lima Novaes (Ming) bandeirinha  e eu. Pela primeira vez, estávamos pisando no gramado do nosso estádio, inaugurado nessa oportunidade (20.08.1972). Houve o jogo OLARIA  2 X 0 VENEZA, (gols de Ribinha, primeiro do gramado e Mosquitinho). O presidente da LDJ era Nelson de Souza Costa e Augusto Moraes, o Secretário.

Tempo bom. Época do futebol bem praticado. Lembrar é trazer as coisas boas do passado para o presente.

EU LEMBRO ASSIM, E VOCÊ?

Variadas
30 de Agosto / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

O treinamento acontece no período de 03 a 05 de setembro de 2014, no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções de Petrolina

A Embrapa Semiárido realizará, no período de 03 a 05 de setembro 2014, mais uma edição do curso Produção Integrada de Uva, sob a coordenação do pesquisador José Eudes de Morais Oliveira. O objetivo é atender as solicitações de algumas empresas, que pretendem capacitar seus técnicos em Produção Integrada de Uvas, em decorrência da necessidade de certificação de suas áreas nesse e de outros sistemas de produção.

O treinamento de PI Uva será ministrado no  período de 03 a 05 de setembro de 2014, no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido (parte teórica), localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. A parte prática será efetivada em campo, local ainda a ser definido, das 07h30 às 12 horas.

As inscrições encontram-se abertas, com vagas limitadas, podendo ser efetivadas no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções "Senador Nilo Coelho" em Petrolina. Portanto, aqueles que têm urgência em capacitar seus técnicos, orientamos, devido ao número restrito de lugares, efetuar logo as inscrições.

Ascom Embrapa
Variadas
30 de Agosto / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Cátedra UNESCO de Sustentabilidade da Universidade Politécnica da Catalunha-Espanha resultou no projeto de Pesquisa Iberoamericano sobre Indicadores da Bacia do Salitre, no Submédio São Francisco.

Durante a 14ª Reunião Plenária do Comitê do Rio Salitre (CBH-Salitre), que será realizada no dia 4 de setembro, em Caatinga do Moura – distrito de Jacobina, na Bahia, a comunidade poderá avaliar, junto aos especialistas, os indicadores selecionados pela pesquisa, que apontam para um uso mais eficiente dos recursos hídricos e servem como instrumentos para apoiar o CBH-Salitre a enfrentar os conflitos sobre o uso da água, combater a escassez hídrica e mobilizar ações concretas para a revitalização da bacia.

Localizada na Chapada Diamantina, a bacia do Salitre é composta por nove municípios: Morro do Chapéu, Várzea Nova, Miguel Calmon, Umburanas, Jacobina, Mirangaba, Campo Formoso e Juazeiro. A bacia do rio Salitre, que integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, foi escolhida como bacia piloto para esta pesquisa internacional e este encontro será a última etapa do projeto. Além disso, durante a plenária serão discutidos temas como o Canal do Sertão Baiano, que promove a integração da bacia do rio São Francisco com outras bacias do Nordeste.

Serviço - A 14ª Plenária do Comitê do Rio Salitre (CBH-Salitre) acontece dia 04/09, das 9h às 17h, no Auditório do Colégio Municipal Marcos Jacobina, em Caatinga do Moura, Jacobina – Bahia. Os interessados podem obter mais informações: telefone (71) 3116-3276, (74)3611-0109. 

Ascom CBHSF Foto Laércio Lucas
Charges
30 de Agosto / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Inaugurado na noite de sexta-feira (29) mais um telecentro em Petrolina. O Programa Telecentro – Inclusão Digital é uma ação adquirida através da Usina de Projetos do Município de Petrolina conveniada junto ao Governo Federal financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia que visa à implantação de 11 Centros de Inclusão Digital, o convênio tem o investimento de R$ 615.984,54. Com a inauguração do telecentro, No bairro Jardim Petrópolis, crianças, jovens, adultos passam a contar com acesso facilitado à internet. 

“Queremos que além dos jovens, todos tenham acesso e aprendam a utilizar os computadores. Ao levar inclusão digital às pessoas, diversos benefícios são oferecidos às comunidades: distribuição de conhecimento e estímulo a inserção social. Eu estou emocionada por ver uma obra desse porte chegar para comunidades carentes” Disse Célia Regina Carvalho- Secretária de Cidadania. O Programa é coordenado pela Secretaria de Cidadania através da Superintendência de Juventude e Direitos Humanos. 

Cauby Fernandes/Ascom PMP Foto de Gilson Santos
Policial
30 de Agosto / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Ontem (29), por volta das 17h15min, policiais militares da ROCAM do 5º BPM, realizavam rondas com abordagens no bairro José e Maria, quando se depararam com Jefferson Rodrigues Pereira Caxias, de 19 anos, o qual ao avistar a equipe policial empreendeu fuga. Os policiais militares fizeram o acompanhamento do suspeito e conseguiram abordá-lo no campo de futebol ainda no bairro José e Maria. Ao realizar pesquisa sobre a vida pregressa do suspeito, através do aplicativo Sinesp Cidadão, foi observado que existia um mandado de prisão em aberto contra o mesmo. O imputado foi conduzido e entregue à Delegacia de Plantão para as medidas legais cabíveis.

O aplicativo Sinesp Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, criado através da Lei 12.681/2012, o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O Sinesp Cidadão pode ser baixado em Tablet’s e Smartphones, que possuam o sistema Android, através do Play Store e é composto por dois módulos:

01 - Consulta Veículos: permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil.

02 - Consulta Mandado de Prisão: assegura o direito ao cidadão de consultar os mandados de prisão aguardando cumprimento e vigentes, com a finalidade de auxiliar a polícia. 

Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE
Política
30 de Agosto / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Os estudantes do Pronatec em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, receberão na próxima quinta-feira (4) os certificados de conclusão de curso. Essas são as primeiras turmas do programa no município, uma iniciativa da prefeitura, do Sest Senat e IF Sertão-PE. As aulas acontecem no Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante (Cetep). Os formandos são de diversos cursos, como assistente de relações humanas, assistente de vendas, almoxarifado, auxiliar de secretaria, inglês básico, informática, entre outros.

Para Aline Farias, que fez parte da turma de Assistente de Vendas, com o certificado em mãos é hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Preciso do certificado para ingressar no mercado. Sem ele, fica faltando um importante conteúdo em meu currículo. Os cursos são muito bons, os professores muito capacitados. Aprendi bastante", disse. 

A solenidade de entrega será no ginásio da cidade, a partir das 19h, e qualquer pessoa pode participar. Em entrevista a uma emissora de rádio esta semana, a secretária de Assistência Social, Alexsandra Almeida (foto), falou sobre o investimento do município na capacitação profissional. "Uma das marcas da gestão do prefeito Dhoni Amorim é investir na educação de jovens e adultos, profissionalizando-os para o trabalho. O exemplo disso é essa turma de jovens que irá receber os certificados na próxima semana e a oferta de outros cursos que já estão com inscrições abertas”, comentou. 

Ascom Lagoa Grande
Esporte
30 de Agosto / 2014 às 17:54 | Nenhum Comentário

Rubinho apresenta uma deficiência na mão direita, mas mesmo assim não deixa de jogar basquete

Centenas de adolescentes, entre meninos e meninas, estão disputando neste final de semana, os Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia. Atletas de diferentes cidades estão em Juazeiro disputando nas modalidades de vôlei, judô, atletismo, handebol, tênis de mesa, futsal, futebol, xadrez, natação e basquete. Esse último esporte, teve como um dos protagonistas José Rubens, de 16 anos, que supera uma deficiência na mão direita, o que não o impediu de se integrar com o restante da equipe e competir no mesmo nível de seus colegas: “Às vezes, nem parece que ele tem alguma deficiência. É um menino dedicado que tem dificuldades, mas supera tudo isso dentro da quadra” disse Maurílio, treinador de Rubinho como é apelidado.

O exemplo de Rubinho, que pertence à escola de Casa Nova Centro Educacional Antônio Honorato é mais uma demonstração do que o esporte pode ser capaz. Integração, saúde e diversão, são alguns dos benefícios que a atividade física pode trazer para a vida de crianças e adolescentes.

O JERP 2014 continua até este domingo, dia 31.

Asscom/JERP2014
Variadas
30 de Agosto / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Atendendo a uma demanda da Secretaria Executiva de Turismo de Petrolina e do Trade Turístico da região do São Francisco, membros da Empresa Pernambucana de Turismo- EMPETUR- estiveram em Petrolina durante a última semana para realizar visitas a pontos turísticos do município e região. O objetivo da visita foi selecionar os pontos turísticos melhor estruturados para receber visitantes e formar um roteiro integrado para a realização de um evento destinado a jornalista, conhecido como Fampress, que será realizado no mês de setembro de 2014, quando profissionais de imprensa de diversas regiões do país, virão conhecer in loco o roteiro preparado para eles.

A finalidade é fazer com que os profissionais conheçam os produtos e serviços turísticos consolidados da região, para melhor apresentar para o Brasil. Como a rota das águas e dos vinhos, que compreendem as Ilhas do Rio São Francisco e vinícolas e fazendas de uvas. Além de um city tour pelas cidades pernambucanas que compreendem o Vale do São Francisco.

“Esperamos alcançar com a realização deste Fampress um considerável aumento nas visitações ao nosso município e, consequentemente, um aumento de receita, já que a atividade turística possui como característica principal seu poder de distribuir a renda em vários setores da economia onde atua. Petrolina e região têm muito a oferecer e muito para ser visto, mas ainda não divulga os seus destinos de forma satisfatória”, avalia Eduardo Cardeal, Gerente de Planejamento e desenvolvimento turístico Prefeitura de Petrolina.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Eleições
30 de Agosto / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Os vereadores Amilton Ferreira e Alex Tanuri; o secretário de educação de Salvador, Jorge Khoury; o ex-prefeito de Uauá, Jorge Lobo; a Presidente do SINTRAB Saúde, Telma Marineide; o líder comunitário e candidato a deputado estadual David Lima; o advogado e candidato a prefeito Márcio Jandir; foram algumas das lideranças políticas, comunitárias e sindicais presentes à inauguração do Comitê dos candidatos Bruno Reis (PMDB) e José Carlos Aleluia (DEM), respectivamente estadual e federal, acontecido na noite desta quinta-feira, 28/08. Com gente lotando as dependências do comitê e muita gente na rua, Bruno e Aleluia explicaram as razões das candidaturas e a busca de apoio em Juazeiro, fundada principalmente pela ausência de Jorge Khoury na disputa eleitoral deste ano, reconhecendo a importância de sua trajetória política, seu compromisso com o município e o “vazio” que a sua decisão de não participar das eleições deixa no cenário político da região.

Bruno Reis, juazeirense, ao saudar os amigos e parentes presentes, comprometidos com sua campanha, elogiou Misael Aguilar, creditando a amizade com os dois sua decisão de não ter vindo a Juazeiro buscar votos nas eleições anteriores. Aleluia, discorreu sobre as realizações de Khoury ao longo dos mandatos, as carências e o “abandono” desta região por parte do governo atual e a necessidade de “uma verdadeira mudança” para fazer “a Bahia voltar a crescer”. No mesmo tom Alex Tanuri (PSDB), falando em nome da família Tanuri, tradicionalmente aliada a Jorge Khoury empenhou seu compromisso com Aleluia e Reis: “Sabemos que a escolha de Jorge é a melhor para Juazeiro e para a Bahia”. Visivelmente emocionado e alegre, o secretário de educação de Salvador, deputado por cinco mandatos consecutivos, prefeito de Juazeiro, Jorge Khoury falou aos atentos presentes por quase 40 minutos. Sobre Bruno Reis: “Meu filho mais velho... Me deixa muito feliz estar aqui, ao seu lado, na noite de hoje.”

Sobre Aleluia: “Nesse tempo em que tivemos de convivência, esta relação não fosse apenas de conhecido, não fosse apenas de amigos, mas uma relação de irmão”. Sobre sua decisão de indicar a Juazeiro o voto em Bruno e Aleluia: “Ao lado da alegria de estar aqui ao lado de todos, a minha responsabilidade também...  O que se diz... que tenho o reconhecimento de meu povo, nada mais é do que a generosidade das famílias de Juazeiro, a generosidade do povo da Bahia, que pôde me manter deputado federal por cinco mandatos consecutivos... Eu teria muita dificuldade, ao me afastar da vida pública, de apontar alguém para continuar esta caminhada, no entanto quis Deus que pudesse me cercar de pessoas que me deixam bastante vaidoso de poder ser amigo delas... São pessoas comprometidas com o nosso estado e com o nosso país... São pessoas comprometidas com a nossa terra... Eu não tenho dúvidas que a eleição deles significa a segurança de termos vozes corajosas que possam nos defender na Assembléia da Bahia e na Câmara Federal...”.

Reforçando seu pedido do voto em Paulo Souto para governador, Geddel Senador e Aécio Neves Presidente, pela necessidade de fazer o Brasil e a Bahia “voltar a crescer”, Jorge Khoury ao final, aplaudido, arrematou, convicto: “Ao longo da minha vida pública... nunca foi do meu feitio atacar a vida pessoal, a vida de cada um dos outros políticos... Exatamente por isso que nesse momento aqui não estou falando nada que amanhã eu vou ter de desdizer... não falei nada que amanhã eu vou ter de me desculpar”. O Comitê em Defesa da Bahia, em apoio às candidaturas de Aécio Neves, Paulo Souto, Geddel Vieira Lima, José Carlos Aleluia e Bruno Reis, está localizado na Rua Francisco Martins Duarte, próximo ao Clube 15 de Novembro, antigo Clube dos Caçadores. 

Asscom
Eleições
30 de Agosto / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

O ex-pugilista Reginaldo Holyfield declarou apoio ao deputado Roberto Carlos, candidato à reeleição. De acordo com Holyfield, o deputado Roberto Carlos é um dos poucos preocupados com o incentivo à prática esportiva. “Vejo como ele trabalha para garantir a construção de quadras para ser uma opção de lazer dos nossos jovens, além de importantes projetos, apresentados na Assembleia Legislativa, voltados para o desportista”, disse Holyfield.

Além disso, o ex-pugilista ressaltou o interesse do parlamentar em ajudar as pessoas. “Quando minha casa pegou fogo e perdi tudo, muitos amigos sumiram e foi o deputado Roberto Carlos que mais me ajudou. Sem o apoio dele, seria muito difícil me reestruturar. Ele foi um verdadeiro amigo. Serei sempre grato a este homem que tem um coração tão grande”, finalizou Reginaldo Holyfield.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Eleições
30 de Agosto / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Esta sexta-feira (29) foi de muita movimentação no centro de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano. O candidato a Deputado Federal, Guilherme Coelho, visitou o comércio e a feira da cidade ao lado de aliados políticos e lideranças locais. À convite do candidato a deputado estadual, Antonio Pereira, Guilherme conversou com os boavistanos sobre suas propostas para a região. Na feira, Guilherme constatou a variedade de produtos comercializados. “Muito aqui se tem, porém, boa parte dessas frutas, verduras e legumes vêm de fora. Quero ser Deputado Federal para trazer projetos de irrigação para que as pessoas de Santa Maria possam produzir esses alimentos e comercializarem aqui mesmo”, salientou Guilherme.

Durante todo o trajeto, Guilherme foi acompanhado pela banda de pífano Raça Negra Boavistana, grupo tradicional que representa parte da cultura da cidade. “É importante lutar por mais recursos em Brasília para valorização da nossa cultura, porque povo sem história é povo sem memória, é povo sem futuro", alertou o candidato. No início da tarde, Guilherme e comitiva seguiram para o distrito de Izacolândia, em Petrolina, onde lideranças os aguardavam para um almoço regional. Na oportunidade, o candidato recebeu apoio dos comunitários que acreditam na sua capacidade e força política para a câmera federal.

Danilo Duarte Assessoria de Imprensa / Guilherme Coelho
Variadas
30 de Agosto / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Neste sábado (30), a partir das 16h, o Bar Movimento, em Juazeiro, irá sediar um Sarau Literário  para discutir a necessidade de mudanças no Sistema Político Brasileiro. A atividade é uma realização do Comitê Popular do Plebiscito Constituinte do Cetep – Centro Territorial de Educação Profissionalizante. Estudantes e educadores/as estão engajados/as em garantir a votação no período de 01 a 07 de setembro e assim contribuir com uma expressiva votação no Vale do São Francisco. O Sarau visa envolver juazeirenses, especialmente a juventude, no debate político que vem sendo feito a partir do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político brasileiro. A programação terá início com o debate sobre o tema geral do Plebiscito, momento que será  mediado por educadores/as da região com militância em áreas como educação, raça e etnia, cultura, etc. A partir das 19h, o público participante será envolvido em recital de poesia e apresentações musicais.

Os conteúdos ligados a este tema geral da mudança do sistema político já foram trabalhados em outros momentos nas disciplinas dos cursos do Cetep, “tudo isso buscando consolidar uma formação profissional integrada”, explica Reginaldo Rodrigues, integrante do Comitê. O plebiscito acontece em todo Brasil no período de 01 a 07 de setembro. Em Juazeiro, haverá urnas nas barquinhas, no terminal urbano, Bairro São Geraldo (Cetep), Bairro Quidé (Naenda), Bairro Antônio Guilhermino (Centro Catequético – urna itinerante),  Bairro Castelo Branco (Irpaa), Bairro Maria Gorete (STR), entre outras, além de diversas comunidades rurais engajadas no Plebiscito. Procure um local de votação, participe das atividades de formação e entenda melhor a proposta. Acesse o site: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/.

Comunicação Irpaa Imagem da Internet
Variadas
30 de Agosto / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

André Rocha, coordenador de projetos

Até o mês de abril de 2015, serão realidades atividades comemorativas para celebrar os 25 anos do Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada. Durante esse período, o Irpaa se concentrou na mobilização e sistematização de projetos viáveis de trabalho pela Convivência com o Semiárido brasileiro.

“Esses 25 anos foram muito importante principalmente para as famílias do semiárido que vivem em áreas de sequeiros, áreas mais sofridas sob o ponto de vista do clima.  Desenvolvemos projetos para o semiárido em contraponto a política do combate à seca, trazendo as experiências de outras regiões de clima semiárido para que fosse aqui aprimoradas e aplicadas. Trabalhamos na divulgação das ideias de que é possível viver nessa região, apesar da limitação do clima. Nossa região tem as suas potencialidades”, disse, André Rocha, coordenador de Eixo Clima e Água do Irpaa.

Segundo André, O Irpaa vem centrando esforços para a implementação de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido. “É um desafio nosso transformar a proposta de convivência com o semiárido em lei, que tenha assegurada a ideia e recursos para implementação, que possa garantir a identidade, independentemente da posição política do nosso governante. Que tenhamos uma continuidade e uma ampliação, e assim poder ampliar e massificar a implementação dessas tecnologias de convivência com o semiárido”.

Durante todo o ano, o Instituto pretende divulgar uma agenda de atividades,  as quais buscam também refletir os avanços e perspectivas da caminhada.  “Pretendemos continuar o trabalho na execução de projetos de assessoria técnica de beneficiamento de frutas e implantação das tecnologias de armazenamento de águas, fazer a formação e assessoria aos grupos e fazer divulgar o trabalho do Irpaa. O perfil do Irpaa é fazer um trabalho democrático com as bases, sobretudo valorizando o acúmulo e experiências das pessoas que vivem no campo, que lidam com a estiagem, com o tipo de solo, com a vegetação e conhecem as fragilidades e potencialidades da caatinga, e tiras lições”, contou, André.

Da redação, Itamara Costa
Eleições
30 de Agosto / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O vereador Mitonho Vargas realizou carreata noite passada pelas ruas de Juazeiro, com saída e concentração no bairro Lomanto Junior, onde apresentou Emiliano José (PT) como o seu candidato a deputado federal.

Antes, Mitonho e Eliano, participaram do programa Geraldo José na Transamérica FM. Emiliano disse que se sentia honrado em receber o apoio do vereador juazeirense que nas eleições anteriores realizou campanha para Zezéu Ribeiro, hoje no TCE (Tribunal de Contas do Estado).

O parlamentar justificou que deve realizar outras visitas ao município, inclusive, para ouvir as demandas da comunidade. “Não posso prometer projetos sem conhecer as demandas, a comunidade é que vai dizer o que necessita e nós vamos nos empenhar para concretizá-las”.

Variadas
30 de Agosto / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

Começam neste sábado (30), as celebrações em homenagem à Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro, com o tema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” G1 5, I. O Padre Josemar Mota esteve nesta sexta-feira no programa Geraldo José (Transamérica FM) e informou que a abertura da festa está marcada para às 19h30 com a Santa Missa, que será presidida pelo bispo juazeirense, Dom José Geraldo.

Todas as Missas são temáticas e terão a participação de padres das diversas comunidades regionais, bem como de pastorais e de outras paróquias da cidade: Comunidades Rurais, Movimentos Marianos e Confrarias, Pastoral Familiar, Pastorais Sociais, Paróquia São Cosme e São Damião, Renovação Carismática Católica, Comunidade Mãe Imaculada, entre outros.

Durante os dias de festa as celebrações terão início às 19h30, no Santuário de Juazeiro. O evento se estenderá até o dia 08 de setembro, dia da Padroeira da cidade Nossa Senhora das Grotas quando haverá missas pela manhã e procissão no final da tarde, saindo da Igreja no Alto do Cruzeiro em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Grotas.

Eleições
30 de Agosto / 2014 às 09:00 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Na visita de Dilma Roussef, na tarde desta sexta-feira (29), a Salvador, o candidato ao governo do estado, Rui Costa, e ao Senado, Otto Alencar, da Coligação Pra Bahia Mudar Mais, fizeram ao lado da candidata e do governador Jaques Wagner uma caminhada no Pelourinho. Da Casa de Jorge Amado até a Igreja Rosário dos Pretos - onde foram recebidos pela Congregação da Nossa Senhora Rosário dos Pretos - foram acompanhados por uma multidão. Depois, seguiram para a Casa do Olodum, onde Dilma participou de  homenagem à memória dos heróis da Revolta dos Búzios. "Dilma é a presidente que mais investiu na Bahia e o povo baiano retribuirá, dando a ela mais de três milhões  de votos nessas eleições”, disse Rui.

No trajeto foram muitas paradas para fotos e cumprimentos e a oportunidade para conferir a receptividade dos eleitores às propostas apresentadas durante o debate da Band Bahia, na noite da quinta-feira (28). Antes de se juntar à presidente e ao governador, Rui e Otto conversaram com dezenas de pessoas, que elogiaram o desempenho do candidato no debate. Rui aproveitou para falar sobre o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, que consta como uma das prioridades do seu Programa de Governo Participativo e que tem como objetivo oferecer  solução de moradia para famílias de baixa renda que vivem em áreas históricas da Bahia. Rui também está propondo a  criação de um Centro de Referência  da Cultura Baiana, para apresentar e conectar todos os equipamentos culturais, atendendo as escolas e os visitantes de forma física e virtual. “A visão de futuro é transformar o Centro Antigo de Salvador  em um local bom para morar, trabalhar, frequentar e visitar”, explicou.

Rui frisa que o Governo Wagner, ao apostar na Recuperação do Centro Histórico de Salvador, investiu na entrega de 170 unidades habitacionais do Projeto Pilar I e na implantação do Ponto de Encontro, que já realizou mais de 4,5 mil atendimentos a usuários de drogas na região. Além da restauração das fachadas das igrejas do Boqueirão, de Nossa Senhora do Carmo e do Santo Antônio Além do Carmo, da Faculdade de Medicina, da Catedral Basílica, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, São Domingos e a Igreja da Ordem Primeira de São Francisco também receberam iluminação especial, que se destacam no conjunto durante a noite. Depois do encontro com Dilma, Rui e Otto seguiram para a o Baixo Sul, onde se juntaram à Caravana 13,  que percorreu na tarde dessa sexta-feira (29) as cidades de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá. À noite, em Valença, um grande comício da chapa majoritária encerrou a programação do dia. No final de semana, a coligação também visitará as cidades de Vitória da Conquista, Ipirá, Alagoinhas, Valente, Retirolândia e Conceição do Coité.

Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
Eleições
30 de Agosto / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

A Procuradoria-Geral Eleitoral instaurou ontem (29) procedimento preparatório para investigar a prestação de contas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) quanto à utilização da aeronave Cessna 560XL. A queda do avião resultou na morte de sete pessoas, entre elas o então candidato à Presidência da República pelo partido, Eduardo Campos. O procedimento foi instaurado pelo procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot. Com isso, o Ministério Público Eleitoral deve apurar se o uso do avião respeitava a legislação eleitoral em relação à prestação de contas parcial quanto à arrecadação e gastos envolvidos na campanha.

Segundo a procuradoria, um dos pedidos é para que o comitê de campanha do PSB apresente a documentação que comprove a movimentação financeira para a utilização da Cessna 560XL na campanha presidencial. O partido terá de encaminhar ao PGE os recibos eleitorais que comprovam a prestação de contas parcial, prevista na Resolução 23.406/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A procuradoria também pede que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informações sobre a propriedade da aeronave utilizada na campanha presidencial de Campos, assim como sobre os registros de voo desde maio e do custo médio de locação de uma aeronave do mesmo modelo. A PGE aponta várias reportagens divulgadas pela imprensa sobre a utilização de recursos provenientes de empresas fantasmas na compra do Cessna 560XL efetuada pela AF Andrade, proprietária do avião.

A procuradoria diz que documentos entregues à Polícia Federal pelos representantes da AF Andrade informam que a aeronave teria sido vendida para três empresários pernambucanos, parcelada em 16 depósitos bancários. No entanto, o uso da aeronave por Campos não foi informado pelo partido ao TSE. O prazo inicial de duração do procedimento é 60 dias, permitidas prorrogações sucessivas, de acordo com a necessidade de dar continuidade à investigação iniciada. A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do partido. Ainda não há um posicionamento sobre a questão.

Com informações da Agência Brasil
Política
30 de Agosto / 2014 às 08:00 | 4 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O debate na Rádio Juazeiro, nesta sexta-feira (29), seguia calmo, morno e parecia que terminaria como começou, até o momento em que Pedro Alcântara tocou na questão da inegibilidade de Joseph Bandeira, um assunto que o incomoda desde a eleição passada, para prefeito. Foi o estopim. Joseph ganhou direito de resposta e relembrou fatos passados envolvendo a sua assessoria com roubo de cargas, de repercussão nacional, que incomodaram Pedro durante longo período.

Em novo direito de resposta, com Joseph ameaçando deixar o debate, Pedro reacendeu mais um episódio, citando a ex-Juiza Olga Regina, e sua relação de amizade com Bandeira. Não houve tempo para mais estocadas e o debate terminou quente, com promessas de novos capítulos até o final da eleição. O candidato Joseph Bandeira, que conseguiu aptidão junto a justiça eleitoral para concorrer durante semana que passou, como divulgado pelo BLOG, atribuiu a Pedro Alcântara  a tentaiva de deixá-lo de fora.

Da redação com fotos de Geraldo José
Eleições
30 de Agosto / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Marcos Mendes, em entrevista concedida ao programa Geraldo José (Transamérica FM), na tarde desta sexta-feira (29), garantiu expandir os campus da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) durante o Governo do PSOL. Os  campus da UNEB atualmente estão  espalhados em 17 territórios de identidade e a proposta de Marcos Mendes  consiste em ampliar  para os 26 territórios do Estado.  

“Assumimos um compromisso de no Governo do PSOL aumentarmos a quantidade de campus universitários. Precisamos levar o ensino superior público para todos os cantos do Estado, só assim vamos combater a miséria e a exclusão das áreas rurais”, garantiu Mendes. A proposta de ampliação da Universidades Estaduais pelo candidato do PSOL caminham ao lado da defesa de uma  total  autonomia das universidades públicas, incluindo, independência financeira, administrativa e cultural.

 “O ensino superior deve ser visto como primordial para um projeto de desenvolvimento e inclusão social do Estado. As faculdades devem chegar até o povo do campo para diminuirmos o êxodo rural. Nosso objetivo é fazer justamente o contrário: promover o êxodo urbano! Queremos que as pessoas saiam das cidades e voltem para o campo! Assim, resolveremos uma boa parte dos problemas referente à segurança pública”, explicou o postulante do PSOL.

 Mendes lembrou da greve dos professores na qual a categoria reivindicava alguns benefícios trabalhistas e, infelizmente, durou 115 dias. “Os pais e as mães dos alunos  deveriam ter feito a greve em prol da educação pública e não os professores!  Nossos filhos são os mais atingidos com a precariedade do ensino”, destacou, enfatizando ainda que pretende resgatar os princípios e objetivos destinados à educação defendidos por Anísio Teixeira, Paulo Freire e Edgar Moran.

Ascom Psol Bahia
Espaço do Leitor
29 de Agosto / 2014 às 23:00 | 1 Comentário

Amigo Geraldo,

Por ser o que sou, fazer o que faço, dizer o que penso, tropeço, mas eu salto, indo por onde vou, pagando o meu pato por algum ainda possível sucesso já sem medo de nenhum fracasso.

Um abraço

Na foto eu e o meu amigo irmão, Expedito Almeida Filho, para mim o maior poeta vivo de Juazeiro no mundo.

CANÇÃO PARA UMA CERTA SEXTA FEIRA

(Maurício Dias) Mauriçola

Sou da Juazeiro

Da canção quase perdida

Ofício da esperança

Desenhado em meu trabalho 

Deserto  de  um verdadeiro amor

Onde me junto me espalho

Cantando  vou à luta

Não me escondo

Não me acovardo

Não engano

Não me calo

Um caminho que de tanto caminhar

Já não me cansa

Sou da Juazeiro da história

Da verdadeira fé

Desde criança

Sem medo da língua ferina oculta

Onde a maldade labuta mas não me alcança

Mesmo me ferindo pelas costas

Com sua  fria, torpe  e enferrujada  lança

Sem ódio, sem rancor

Sem arrogância, sem prato frio de vingança

Sou da Juazeiro de uma paz

Quero distância dos prepotentes

Dos mentirosos, desonestos,brutos e boçais

Sou de muito amor por humanos e animais

Não sou hiena em pele de cordeiro

Talvez cordeiro em pele de leão

Minha verdadeira bandeira

Brilha, impávida,  na imensidão da  imensa escuridão

Maltrapilho, iluminado, por inteiro

Pois Juazeiro é o jeito da minha alma

Do meu triste alegre coração.

Variadas
29 de Agosto / 2014 às 22:30 | 1 Comentário

Nesta quinta-feira, 28, a Secretaria de Serviços Públicos, deu continuidade aos diversos serviços e ações oferecidos diariamente que deixam o município mais urbanizado e beneficiam a população. Os trabalhos foram concentrados no distrito de Itamotinga, que recebeu 55 profissionais para a realização de mutirão de limpeza, poda e serviços de iluminação.  Com este trabalho, o governo municipal demonstra o compromisso em atuar em várias regiões de Juazeiro levando ações de manutenção que melhoram a vida da população.

O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, informa que foram retiradas 63 toneladas entre entulhos e lixo das ruas da comunidade. O esforço concentrado na limpeza da localidade contou com o apoio de retro escavadeira e caçamba. "Realizamos um grande trabalho na sede de Itamotinga visando oferecer ainda mais qualidade de vida à população, porém, manter a localidade sempre limpa deve ser um compromisso dos moradores, obedecendo ao dia e horário da coleta e não utilizando área pública como deposito de lixo e materiais de construção", disse Eduardo.

Quanto aos serviços de iluminação, foram substituídas lâmpadas, reatores, bases e relês. O morador Euvaldo de Souza ficou satisfeito com os trabalhos realizados na comunidade e disse que o governo municipal está de parabéns por levar ações de melhoria para a zona rural. "Acompanhei o excelente trabalho realizado pela SESP. Esses serviços trarão grandes benefícios para a comunidade como garantia de saúde e elevação da autoestima paras as famílias, além de segurança aos moradores e condutores de veículos, com os serviços de iluminação", finalizou Euvaldo.

Por Elaine Barbosa/SESP
Eleições
29 de Agosto / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Ontem (28) o candidato a Deputado Estadual, Vilmar Cappellaro, realizou mais uma caminhada e dessa vez no centro da cidade de Petrolina, onde foi recebido com alegria por todos. Cappellaro estava acompanhado  da presidenta do sindicato dos comerciários da cidade, Dilma Gomes.  O candidato percorreu a rua Dom vital e lá teve a oportunidade também de ouvir todas as ideias e opiniões dos os lojistas, colaboradores e clientes .

"Sempre digo e vou repetir: agricultura forte comécio forte, vivemos em um lugar que vive da agricultura, temos água, temos solo precisamos fortalecer a agricultura para que o povo tenha dinheiro para gastar. Fortalecendo à agricultura geramos emprego e renda para movimentar o comércio”, afirmou Vilmar Cappellaro

“Precisamos colocar gente nas ruas, as lojas estão fechando o povo está ficando sem emprego, a cidade não cresce dessa forma o povo não evolui. Somos uma região forte, mas somos economicamente ricos e financeiramente pobres, não temos industrias, vivemos da agricultura precisamos de um político forte para nos ajudar a levantar e não nos deixar abater”, argumentou Geraldo Ribeiro empresário e economista.

“O sindicato dos comerciários apoia o candidato Vilmar porque queremos mudar o cenário político principalmente da nossa cidade. Acredito que hoje precisamos apoiar um candidato que levante a bandeira de todas as áreas inclusive dos trabalhadores de comércio que é uma categoria esquecida, Vilmar é esse político que conhece porque tem empresas e emprega bastante gente”. Esclareceu Dilma Gomes.

Asscom
Eleições
29 de Agosto / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

Em Juazeiro, a quinta-feira (28/08) foi curta para o Deputado Estadual Bruno Reis (PMDB), que busca sua primeira reeleição e José Carlos Aleluia (DEM), candidato a deputado federal.

Na Tropical Sat

Antes das seis da manhã a participação no Programa Bastidores da Notícia, na Rádio FM Tropical Sat, comandado por Farnésio Silva já dava o tom do que seria corrido o dia dos dois candidatos. Didático, experiente, Aleluia expôs sua visão política: um país sem rumo, com a inflação em descontrole, descalabro com a saúde, degradação acelerada do Rio São Francisco, violência em crescente. Sobre Juazeiro tocou na questão do Mercado do Produtor (“transformado em uma favela”), nas promessas não cumpridas, no abandono do Projeto Salitre e nas dificuldades de locomoção e mobilidade urbana.

Explicou porque pela primeira vez pede voto em Juazeiro: Votado nas cidades da região, sempre respeitou a liderança de Jorge Khoury. Agora sem Jorge, que o apoia, ele compromete-se a trabalhar por Juazeiro como Jorge o faria se candidato e eleito. Bruno Reis, juazeirense, disse que “a maior alegria de um candidato é poder dizer que representa sua terra”, mas, também pelos laços políticos e de amizade, com Misael, “não busquei votos em Juazeiro na minha primeira eleição”.

Na Rádio Juazeiro

Acompanhados, desde o primeiro momento, pelos vereadores Alex Tanuri (PSDB) e Amilton Ferreira (DEM), logo depois às 9:00 horas a participação no Programa Sem Fronteiras da Rádio Juazeiro, comandado por Ramos Filho. “Nestes 4 anos, na oposição ao governo do PT, que essa foi a decisão das urnas, eu assim permaneci. Fiz um trabalho responsável, sério, oposição dura e contendente ao atual governo, cobrando compromissos de campanha, cobrando a boa aplicação dos recursos públicos, fiscalizando a aplicação destes recursos” – Disse Bruno Reis aos ouvintes da Rádio Juazeiro, explicando porque se sente tranquilo para vir a Juazeiro pedir voto – “Com isso abriu-se a oportunidade agora de desenvolver esse trabalho em Juazeiro. Vim construindo isso ao longo dos 4 anos... Com tantos amigos que hoje nos acompanham nessa caminhada”.

Citou Jorge Khoury, “o grande homem público, no qual me inspiro”, “o prefeito Misael, o filho Misael Neto, o prefeito Rivas, toda a família Tanuri, liderada por Edson Tanuri. Tem a minha família aqui, Leonardo Lustosa, o vereador Amilton Ferreira, Aníbal, Valmir das Uvas, Telma, presidente do Sindicato, de Flamarion, de Jacó advogado, de tantos amigos que nos acompanham... De Márcio Jandir... criou-se um ambiente natural, sem tirar espaço de ninguém, sem brigar com ninguém... Vim para Juazeiro para ajudar”.

Foi na Rádio Juazeiro que Aleluia exercitou sua fina ironia ao responder sobre os pedidos do PT para proibir a divulgação das pesquisas: “Quem está em desvantagem nas pesquisas tem de fazer isso mesmo. Há 4 anos atrás esse foi o papel que eu desempenhei... Eu discuti as pesquisas... Eu estava atrás e perdi... Agora a pesquisa é a mesma... o mesmo IBOPE... só que agora os eleitores, mais do que a pesquisa, as ruas... com a voz rouca dizendo que estão abusadas desse governo, que querem mudar, que querem um governo de transição, que bote a Bahia para ter segurança, que volte a se preocupar com o desenvolvimento da região...”

Na Rádio Transamérica

14 horas e Bruno Reis e Aleluia estão de volta aos microfones. Deste feita no Programa Geraldo José da Rádio Transamérica FM. Novamente a discussão sobre os projetos não executados, sobre o desmantelo da segurança pública, as dificuldades de comercialização dos produtos agropecuários e o abandono de metas e projetos para o desenvolvimento regional. Aleluia aproveitou para destilar críticas ao candidato a deputado federal Pedro Alcântara (PR) que em entrevistas havia questionado o apoio de Jorge Khoury à sua pessoa. "Jorge Khoury é um homem coerente, ele sempre esteve no mesmo grupo. Não foi Jorge que mudou de lado", provocou.

Na Rádio Cidade

Praticamente sem intervalo, às 16 horas os dois candidatos participaram do Programa Revista da Cidade, comandado por Waltermário Pimentel. Bruno Reis ao responder sobre o atendimento diferenciado existente na capital e no interior aos contribuintes do PLANSERV, garantiu seu empenho para tornar o serviço médico igual em toda a Bahia, o empenho para tirar do papel a intervenção urbana e a construção de um novo mercado do produtor. “O Brasil avançou muito nos últimos 20 anos... O que está acontecendo agora é que a política econômica foi abandonada, a inflação está de volta... Nós teremos aumento de energia... Nós estamos com o sistema elétrico em frangalhos, as indústrias em frangalhos... destruiu a Petrobrás” – disse na Rádio Cidade, José Carlos Aleluia.

Sobre o Rio que está morrendo: “Esse problema do Rio São Francisco não é de causas naturais. O problema do Rio São Francisco é erro de operação do sistema elétrico. Eles forçaram demais o rio, esvaziaram a Barragem de Três Marias... Não há água para soltar...” “A primeira coisa que precisamos é uma política econômica estável e previsível” – completou.

Asscom
Variadas
29 de Agosto / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Hoje (29.08) é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. A ginecologista e obstetra, Fabíola Leite, do Hospital Dom Malan/IMIP, de Petrolina (PE) e o oncologista, Rodrigo Pinto, do Hospital Regional de Juazeiro/IMIP falam sobre a importância do cuidado, consequências e riscos do fumo.

Durante a gravidez, a mulher que fuma tem o perigo de desenvolver doenças respiratórias, asma, câncer de pulmão, garganta e boca, entre outras. “Na gestação, os sintomas dessas doenças, como a falta de ar, podem se agravar, podendo chegar até quadros de insuficiência respiratória grave. A mãe tabagista tem maior risco de desenvolver abortos e doenças como pré-eclâmpsia, eclampsia, funcionamento inadequado da placenta, descolamento de placenta, trombose venosa (entupimento de veias), entre outras. Para o bebê, as consequências também podem ser graves”, pontua Fabíola Leite.

“Pode acontecer também o crescimento inadequado do feto, diminuição do líquido amniótico, malformações, nascimento prematuro e todos os riscos inerentes à prematuridade e até mesmo o óbito. Após o nascimento, há maior chance de ter problemas respiratórios, que podem chegar à infância e à vida adulta”, complementa a ginecologista.

Já o Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro é referencia no tratamento de diversos tipos de câncer. O oncologista, Rodrigo Pinto, ressalta que pessoas que tem o habito de fumar e convivem com fumantes podem também desenvolver doenças pulmonares, assim como o risco de câncer de garganta, boca, pâncreas, rim, bexiga e pescoço é enorme. “O Fumo também prejudica as pessoas com doenças cardíacas, doenças de vasos sanguíneos, diabetes, pressão alta, colesterol alto e outras. Pessoas que fumam têm maiores chance de desenvolver um câncer quando comparadas com as não-fumantes”, alerta Rodrigo.

“A conscientização para parar de fumar começa pela educação. A partir do momento que as mulheres têm a informação, podem se sentir sensibilizadas a buscar tratamento para abandonar o vício”, finaliza Fabíola Leite.

Eudes Sampaio Ascom HDM
Eleições
29 de Agosto / 2014 às 20:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A candidata ao senado pelo PSB, Eliana Calmon, viajou para São Paulo nesta sexta-feira [29.08] onde irá participar do lançamento do programa de governo da coligação, “Unidos pelo Brasil” da candidata à presidência da República, Marina Silva. 

A versão final deste programa contará com medidas para aprofundar a democracia e valorizar as instituições. Além deste compromisso, a ministra do Superior Tribunal de Justiça tem uma série de reuniões agendadas com a cúpula nacional do partido na capital paulista.

Eliana Calmon 

Eliana Calmon é ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também ocupou o cargo de corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A magistrada é conhecida pela luta contra a corrupção dentro dos órgãos federais, chegando a investigar irregularidades nos tribunais.

Asscom

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage