Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Fevereiro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 23:00

Marina Silva como a mulher rica que troca de sapatos

A política tem coisa que somente mesmo o demônio para entender, se é que ele existe mesmo como pintado pelos fundamentalistas evangélicos que estão na própria política. Tem gente que entra no mundo político e assimila rapidamente o conceito de que o povo tem memória curta. É o caso da fada do Amazonas Marina Silva.

Entre as eleições de 2014 e essas vindouras do próximo outubro, Marina Silva poucas vezes deu às caras para pelo menos manter seus eleitores conscientes de que ela estava preocupada com alguma coisa nesse país. E dessas poucas vezes em que apareceu em público sempre pareceu uma metamorfose ambulante, porque muda de opinião como mulher rica que não trabalha troca de sapatos.

Com a aproximação das eleições parece que ela resolveu aparecer mais vezes com suas opiniões para sensacionalizar na imprensa tradicional, deixando seus "sabáticos" sumiços de lado, mas sempre se perdendo essencialmente na palavra, e sempre se contradizendo em pouco espaço de tempo.

Ler Matéria Completa
Ppor Genaldo de Melo
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 22:00

Programa do IRPF será liberado na segunda; envio da declaração começa no dia 1º Março

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começa no próximo dia 1º e vai até o dia 30 de abril deste ano. O programa de preenchimento da declaração estará disponível na próxima segunda-feira (26). Estão obrigados a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50.

O painel inicial do sistema terá informações das fichas que poderão ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração. Neste ano, será obrigatória a apresentação do CPF para dependentes a partir de 8 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2017.

Na declaração de bens, serão incluídos campos para informações complementares, como números e registros, localização e número do Registro Nacional de Veículo (Renavam). Também será incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto. Outra mudança é a possibilidade de impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive as que estão em atraso.

publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 21:00

Prefeitura discute apoio às comemorações ao centenário da igreja Assembleia de Deus em Petrolina

Uma comitiva da Igreja Evangélica Assembleia de Deus se reuniu nesta sexta-feira com representantes da Prefeitura de Petrolina para discutir a logística necessária para a realização de um dos eventos que vão comemorar o centenário da congregação no Brasil. Entre os sete polos regionais, as comemorações começaram em outubro de 2017 no Recife, agora passam por Petrolina e terminam em outubro deste ano na Arena Pernambuco, também na capital do estado. Marcada para o dia 10 de março, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, a celebração tem a expectativa de reunir 25 mil pessoas, incluindo 240 ônibus com caravanas de toda a região.

Diante da importância e da grandiosidade do evento, a direção da Assembleia de Deus conversou com a equipe do secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho que, representando o prefeito Miguel Coelho, ouviu as demandas e garantiu o apoio da prefeitura para a realização das comemorações. Além do processo necessário para o licenciamento do evento, também foi discutida a colaboração dos diversos entes municipais, como o Sistema Integrado de Segurança Pública, com a Guarda Civil Municipal, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e o Disciplinamento Urbano, além da atuação das equipes de manutenção e limpeza urbana e Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS).

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 20:00

Congresso Internacional do Livro ocorrerá entre os dias 7 a 11 de maio

O 4º Congresso Internacional do Livro, da Leitura e da Literatura no Sertão (Clisertão), evento, promovido pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, ocorrerá entre os dias 7 e 11 de maio e terá como tema ‘As Margens da/na Literatura, Linguagem e Leitura’.

O Clisertão tem a proposta de discutir a produção e circulação do livro em Petrolina e região. A programação consta de conferências, minicursos, saraus, teatros e mesas redondas. Também haverá espaço para a ecoleitura, que ocorrerá em vinícolas, ilhas e sítios arqueológicos.

Este ano, o Clisertão, que já se consolidou como um dos principais eventos socioculturais da região, trará para o município personalidades como o linguista e escritor, Marcos Bagno (UnB); o poeta Jessier Quirino; o crítico literário Flavio Kothe (UnB); e o jornalista Eric Nepomuceno. 

Na programação musical deste ano a participação do cantor e compositor Aldy Carvalho. Os convidados internacionais são Elicura Chiuhailaf (um dos mais importantes escritores do Chile); Pablo Montoya (Colômbia, vencedor do Prêmio Casa de las Americas); Alejandro Reyes (México); Abdulbaset Jarour (Síria) e Keto Kebongo (República do Congo).

Redação blog
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 19:00

CSTT leva campanha ‘Volta às aulas com segurança’ para Itamotinga

A equipe de educação no trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) esteve na quinta-feira (22) na Escola Municipal Santo Antônio, na comunidade do NH3, no distrito de Itamotinga, para mais uma ação educativa da campanha ‘Volta às aulas com segurança’.

Além de entregar panfletos, a equipe palestrou para pais e alunos no pátio da escola sobre a importância de seguir as leis de trânsito para evitar acidentes. Francian Bezerra Souza, pai da Suiane, foi levar a filha na escola e acompanhou a ação educativa. “É muito importante essas orientações de trânsito aqui no NH3, infelizmente a maioria não usa o capacete, o que além de ser errado é um risco para nossa segurança”, alertou Francian.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 18:00

Exército: Pela primeira vez na história do Exército Brasileiro, as mulheres poderão se tornar oficiais combatentes

Pela primeira vez na história do Exército Brasileiro, as mulheres poderão se tornar oficiais combatentes e chegar à patente de general e até ao comando do Exército. Este ano, 33 alunas foram recebidas na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no estado do Rio de Janeiro, e serão as pioneiras na linha de ensino militar bélico da força.

No fim de janeiro, elas foram recebidas na academia, oriundas da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), para o período de adaptação e, neste sábado (17), entraram oficialmente na Aman, na cerimônia de passagem dos novos cadetes pelo Portão Monumental. Somente após essa cerimônia, o aluno passa a ser chamado de cadete e, após o curso de quatro anos de formação de oficial combatente, é declarado como aspirante a oficial.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 17:00

Semaurb: Fiscalização municipal atuou em diversos bairros essa semana

Em mais uma semana intensa de fiscalização, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal realizaram notificações, interdições e retomada de áreas invadidas. O trabalho realizado tem como objetivo garantir o ordenamento da cidade e a comprovação das atividades com o alvará de funcionamento que garante a segurança do estabelecimento.

No bairro João XXIII, a equipe notificou uma borracharia por descarte irregular de pneus e interditou um lava-jato. No bairro João Paulo II, uma padaria foi notificada por poluição ambiental. Caso as notificações não sejam cumpridas, a fiscalização poderá autuar e interditar o estabelecimento até que a regularização seja feita.

Através de denúncia, a equipe notificou uma criação irregular de porcos no bairro Vila Nova Fé. Também foi realizada a reintegração de área pública em dois locais:  nas margens do canal do Jardim Flórida e do canal do Mulungu.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/ SEMAURB
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 16:00

SecultBA prorroga prazo de adesão ao Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) prorroga, até 23 de março, o prazo para preenchimento do Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura. O Panorama é um documento público que reúne informações acerca da institucionalidade da cultura nos municípios baianos, seu conteúdo realiza comparativos históricos e registra a memória da criação e implementação dos Sistemas Municipais de Cultura da Bahia. A última versão do documento (2015) está disponível aqui.

O documento fornecerá dados importantes acerca da constituição dos elementos constitutivos dos sistemas municipais,  sobre o processo de adesão ao Sistema Estadual de Cultura da Bahia através do Programa Municípios Culturais e sobre a memória da institucionalização da cultura nos municípios baianos.

Ler Matéria Completa
SecultBA
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 15:00

DTCS da Uneb, em Juazeiro, promove Semana de Integração

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, promove a Semana de Integração Acadêmica de 26 a 28 de fevereiro de 2018, marcando o início do semestre letivo 2018.2.

O evento é composto por palestras, mesas redondas e minicurso com temas transversais aos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento, são eles: procedimentos acadêmicos; Impactos da Ansiedade no desempenho acadêmico; Inovação Tecnológica; Empreendedorismo; Por que fazer Iniciação científica?; Caminhos da divulgação e da pesquisa científica.

As inscrições acontecerão no primeiro dia da programação (26/02), segunda feira, às 8h, no Auditório Antônio Carlos Magalhães (ACM). Alunos, professores e participantes deverão levar, no ato da inscrição, um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão ou macarrão). Os alimentos arrecadados serão doados ao Hospital Psiquiátrico de Juazeiro (Sanatório Nossa Senhora de Fátima).

Durante a programação, os interessados poderão se inscrever também no minicurso "Iniciando o currículo Lattes", que será realizado no dia 28/02, quarta-feira. As vagas são limitadas.

Ascom Uneb
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 14:00

IBGE: Falta trabalho para 26,4 milhões de brasileiros, na Bahia são mais de 663 mil desempregados

Um total de 26,3 milhões de brasileiros não têm emprego ou trabalham menos horas do que gostariam. Esse é o contingente que a economia brasileira desperdiçou de mão de obra, um índice de 23,6% de trabalhadores subutilizados ao fim de 2017.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve queda em relação ao terceiro trimestre (23,9%), mas a taxa se manteve elevada na comparação com o mesmo período de 2016, 22,2%. Já a taxa média anual para 2017 ficou em 23,8%. A taxa de desocupação no quarto trimestre de 2017 (11,8% no Brasil) apresentou redução de 0,6 ponto percentual na comparação com o 3º trimestre de 2017 (12,4%) e ficou estatisticamente estável frente ao 4º trimestre de 2016 (12%). 

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 13:00

6° BPM INICIA PROJETO PACTO PELA SAÚDE

Na tarde da última quarta-feira (21), teve  início o projeto "Pacto pela Saúde", nas dependências do 6º Batalhão de Polícia Militar. Trata-se de um Programa de Atividade Física específico para policiais militares, onde são realizadas, além da prática regular de exercícios físicos, avaliações antropométricas, aferição de pressão  arterial e índice de glicemia.

Segundo o coordenador do programa, Capitão PM Cardeal, o projeto se desenvolve nos moldes do Proativo, que hoje contabiliza 950 pessoas da comunidade bonfinense, em 4 anos de existência. "Queremos oportunizar aos policiais militares a prática personalizada de exercícios físicos, usufruindo assim de uma melhor qualidade de vida", frisa o Coordenador.

Ascom-6 BPM
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 12:26

No aniversário de Sobradinho, Rui assina convênios da agricultura familiar e faz entregas

O município de Sobradinho, na região norte da Bahia, recebeu a visita do governador Rui Costa, neste sábado (24), quando comemora 29 anos de emancipação. Marcando as comemorações, Rui realizou entregas e assinou convênios em benefício a atividades ligadas à pesca e à agricultura. "O estado brasileiro com maior número de agricultores familiares é a Bahia, com mais de três milhões de baianos dedicados ao campo. Mecanização e assistência técnica ampliam a renda e fazem a roda da economia girar nos municípios. Temos que dar oportunidade à nossa gente", afirmou.

Os convênios celebrados fazem parte do programa Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os dois projetos somam investimentos de R$ 1,5 milhão e beneficiam diretamente 82 famílias de piscicultores e agricultores. "Estamos muito felizes de receber o governador Rui Costa nos 29 anos de emancipação política da nossa querida Sobradinho, uma cidade que se transformou em um município autossustentável após muita luta", comemorou o prefeito Luiz Vicente.

Os convênios vão permitir o direcionamento de veículos, equipamentos fabris e até a execução de plano de negócios. A ideia é impulsionar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural pelos próximos anos na região. Para isso, serão realizadas também visitas e oficinas.

Uma das signatárias dos documentos, a presidente da Cooperativa de Beneficiamento de Pescado, Maria Aparecida Mendes, não vê a hora de a entidade ser equipada. "Isso vai facilitar o trabalho e nós vamos conseguir aumentar a produção e gerar mais renda para nossas famílias".

Saúde e infraestrutura

Rui também entregou ambulâncias para Sobradinho e mais três municípios vizinhos: Juazeiro, Uauá e Jaguarari. O sobradinhense aposentado Deodato Silva gostou do presente e lembrou que "ambulância é uma necessidade da população. Muitas pessoas necessitam de um veículo como esse na hora do aperto".

Além disso, a partir de uma parceria entre Estado e Prefeitura, o governador inaugurou a extensão da rede de iluminação pública e uma ciclovia, ambas na Avenida Paulo Afonso, com recursos de R$ 360 mil e R$ 470 mil, respectivamente. Ainda teve a entrega oficial da pavimentação das ruas no bairro São Joaquim, no valor de R$ 394 mil, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

Secom Bahia Fotos: Camila Souza/GOVBA
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 12:15

Espaço do Leitor: Alagamento no Monte Castelo.

A leitora Janaina Almeida enviou e-mail ao Blog fazendo um relato da dificuldade de transitar na comunidade por conta das últimas chuvas. Confira: “Olha a situação em que vivemos! Não passa um carro porque atola, as motos passam por cima da calçada da gente, quebrando tudo! Quando ainda vamos esperar para que façam o calçamento do bairro Monte Castelo? Isso aqui está horrível!!”.

Ler Matéria Completa
Da Redação
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 12:00

um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio ganhou escadarias

Considerado um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio ganhou escadarias de madeira durante obras de intervenções de melhorias para acessibilidade no local. As intervenções foram realizadas pela prefeitura do município de Palmeiras, com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme a prefeitura, a obra, entregue no dia 2 de fevereiro, tem objetivo de facilitar a subida no local por turistas. O Morro do Pai Inácio tem 1.150 metros de altitude e, geralmente, se leva em média 25 minutos para subir, segundo a administração municipal. As escadarias foram colocadas nos trechos mais íngremes. Corrimões e parapeitos também foram instalados em locais estratégicos.

A execução das obras ficou a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Conforme a prefeitura local, cerca de 50 mil pessoas sobem o morro por ano. De cada uma, é cobrada uma taxa de R$ 6. Quem sobe ao local tem uma vista bastante privilegiada de outras formações do Parque Nacional da Chapara Diamantina, como o Morro do Camelo, o Morrão e o Três Irmãos.

Ascom
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 11:00

Leitora do Dom Tomaz reclama do descaso da gestão de Juazeiro

Em e-mail ao Blog a leitora Sidmara Torres Araújo mais uma vez reclama do descaso da gestão Paulo Bomfim para com o bairro Dom Tomaz. Veja: “Venho por meio desta mostrar o descaso que vivemos aqui no bairro Dom Tomaz. Aqui quando chove o bairro todo fica assim, ficamos sem poder nos deslocar para o trabalho, levar nossos filhos para escola e etc. Nós aqui do bairro nos deslocamos mais é a pé e de bicicleta, com as ruas alagadas com muita lama é imprescindível nos deslocar de nossas casas. As fotos são da rua Remanso”.

Da Redação
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 10:19

FORÇA DAS ÁGUAS DA CHUVA ROMPE BA-210 E DEIXA A CIDADE DE ABARÉ ILHADA

Acaba de chegar à nossa redação a informação, através do radialista Marcos Silva da FM SERTANEJA 90.9, que após as fortes chuvas que estão caindo na região nos últimos dias na manhã deste sábado (24), a BA-210 entre o Trevo do Ibó e a cidade de Abaré, não resistiu e rompeu deixando a cidade ilhada.

Segundo Marcos Silva, o rompimento da pista aconteceu exatamente na comunidade de Salinas, que fica a cerca de 13 quilômetros de Abaré. A obra, inclusive, foi inaugurada recentemente com a presença do governador Rui Costa.

Por conta desse episódio, o radialista Marcos Silva não vai poder participar do jogo de confraternização da imprensa de Juazeiro/Petrolina e região que acontecerá logo mais às 17 horas, no Estádio Paulo de Souza Coelho, na vizinha cidade

Da Redação
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 10:00

Leilão da Ebal é remarcado para o dia 15 de março

A Comissão Especial constituída para conduzir o processo de alienação da participação acionária do Estado no capital da Ebal - Empresa Baiana de Alimentos - decidiu adiar para o dia 15 de março o leilão da empresa. O objetivo do Governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) é garantir aos interessados mais tempo para se prepararem para apresentar as propostas. O leilão ocorrerá a partir das 9h, no auditório da SDE, no Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 415. O Edital de licitação pode ser encontrado no site da SDE.

Secom Bahia Imagem da Internet
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 09:30

PREFEITO LUIZ VICENTE PRESTIGIA SESSÃO DE ABERTURA DOS TRABALHOS DA CÂMARA DE SOBRADINHO

A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sobradinho foi realizada na noite da última quinta-feira (22) e marcou o início dos trabalhos do Legislativo em 2018.

A solenidade no plenário Geraldo Francisco da Silva foi prestigiada pelo prefeito Luiz Vicente Berti e presidida pelo presidente da Casa, o vereador Jaques Canturil.

No seu discurso, Luiz Vicente mais uma vez deu boas-vindas aos vereadores e disse que a Câmara e a Prefeitura devem trabalhar em parceria. Na oportunidade realizou um balanço do seu primeiro mandato e anunciou diversos projetos para este segundo ano do seu segundo mandato.

Entusiasmado, o presidente da Câmara Jaques Canturil convidou o prefeito Luiz Vicente e familiares do homenageado para inauguração do anexo Adeilson Bezerra de Melo que já foi vereador e vice-prefeito de Sobradinho.

A sessão solene contou com a participação de populares de Sobradinho.

Da Redação Fotos Elder Moura
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 09:00

Animais continuam transitando nas ruas e avenidas de Petrolina causando transtornos

Apesar dos esforços e do trabalho da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, através do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ), ainda é grande o número de animais vistos soltos nas ruas e avenidas da cidade.

A agência divulgou nota informando que que ampliou desde janeiro o serviço de recolhimento de animais de grande porte, em Petrolina (PE). Inclusive duas vezes por semana, uma equipe realiza ronda noturna.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia, foi identificado que os proprietários aproveitavam o horário noturno para soltar os animais. “Essa prática coloca em risco a segurança da população de Petrolina. Então, resolvemos ampliar o horário da ronda com o objetivo de coibir esse tipo de ação”, frisou.

A coordenadora explica que soltar animais em via pública é crime.

Redação blog Foto: Ney Vital
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 08:00

Multas por excesso de peso em caminhões aumentam 89% em Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu 1.156 autuações por excesso de peso em veículos de carga, entre janeiro e dezembro de 2017, nas rodovias de Pernambuco. Um aumento de 89% em comparação com o mesmo período de 2016, em que foram emitidas 610 multas por essa infração. A fiscalização é realizada através de balanças certificadas e pela verificação do documento fiscal das mercadorias.

Em 2017 foram registradas 6,9 mil toneladas de carga em excesso, enquanto no ano anterior foram verificadas 4,1 mil toneladas, um aumento de 68%. Além dos prejuízos à malha viária, trafegar com excesso de peso acarreta danos ao veículo, como desgaste prematuro do sistema de freios e danos à suspensão, colocando em risco a segurança do trânsito.

Ler Matéria Completa
Ascom PRF PE
publicado em 24 de Fevereiro / 2018 às 07:00

Leitor questiona implantação do zona azul na Rua Dr. Cunha Melo. NOTA DA CSTT EXPLICA

O leitor Jamay Damasceno envia nota e questiona implantação da zona azul na Rua Dr Cunha Melo. Confiram: "Geraldo pense no cúmulo do absurdo na Rua Dr Cunha Melo no centro da cidade só existem quatro comércios e a prefeitura de Juazeiro em sua plena ignorância colocou zona azul. Mas se observar na imagem a rua é estreita e pintaram a rua toda do lado direito sendo que a maioria das garagens fica do lado esquerdo impossibilitando o motorista de fazer a manobrar para guardar o seu automóvel. Isso, já está passando dos limites. O prefeito está cometendo várias atitudes irresponsáveis isso tem que acabar".

Segue abaixo a resposta da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT):

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que, conforme mostra a foto enviada pelo morador, a Rua Dr. Cunha Melo está sinalizada em todo seu lado esquerdo com guia de meio fio amarela e placa de proibido estacionar. O estacionamento rotativo conhecido como "Zona Azul" só está ativo do lado direito da via. Em todas as residências que se localizam do lado esquerdo da rua e que possuem garagem foi deixado um espaço (no lado oposto) para manobra.

Ascom/CSTT

publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 23:00

ARTIGO - COITEIROS NOS MORROS CARIOCAS!

O Rio de Janeiro atravessa um estádio de convulsão social, com maior intensidade, nos chamados morros cariocas. Sendo que o restabelecimento da ordem tem que ser de imediato, por estar ferindo os princípios democráticos até a soberania nacional, cuja vergonha passa dos umbrais das fronteiras!

Para o coroamento da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, é de bom alvitre o instrumento jurídico Mandado Coletivo de Busca e Apreensão, medida cautelar, emergencial e necessária, a bem da tranquilidade de modo geral, visto que nos morros, notadamente, há cidadãos que merecem ter a proteção estatal.

A Força Tarefa composta de organismos policiais sob o comando único do General Braga Neto, não tem os poderes mediúnicos da mais famosa cartomante Madame Beatriz, imortalizada por Jorge Amado – Metafísica – para a prática de adivinhação oracular, a fim de saber em um labirinto de guerra onde reside o cidadão pacato e o infrator das leis sociais e jurídicas.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 22:30

DIA NACIONAL DO SURDO MUDO É COMEMORADO NESTA SEXTA-FEIRA (23)

Nesta sexta-feira (23), é lembrado o Dia Nacional do Surdo-Mudo, deficiência que afeta a fala e a audição ao mesmo tempo. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância desta condição e de reivindicar medidas que incluam essas pessoas de forma eficiente.

A maioria dos surdos tecnicamente não são mudos (exceto nos casos em que também haja deficiência na fala), e que um surdo até pode ficar sem falar quando não faz os exercícios necessários para tornar-se um "surdo oralizado".

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-IMIP -
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 22:00

SEDUC realiza formação para professores de Atendimento Educacional Especializado em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através do Núcleo de Atendimento Psicossocial - NAPS realizou nesta quinta-feira (22), no auditório da secretaria, a primeira formação de 2018 para os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atendem os alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro.

“Foi muito positiva a formação, fizemos uma avaliação dos trabalhos realizados em 2017 e planejamos as ações deste ano. Tivemos uma conversa com a representante do Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil – CAPSi,  sobre as demandas dos alunos autistas ou com outros transtornos da Rede, os serviços oferecidos, entre outros assuntos. No ano passado nossa rede atendeu mais de 500 alunos com deficiência e este ano o número aumentou, devido ao atendimento de qualidade que as escolas municipais oferecem aos alunos com deficiência”, ressaltou a gerente do NAPS, Luzinete Helena.

A professora do AEE, Mônica Dantas disse que o encontro foi maravilhoso, com troca de experiência e muitas informações importantes. “A palestra falou sobre o autismo, e como temos recebido muitos alunos autistas na rede, estas informações vão nos ajudar nas atividades em sala de aula. A nossa escola tem sido muito procurada pelos pais, que tiram seus filhos da escola particular, para receberem um atendimento especializado. Os resultados na aprendizagem destas crianças têm sido significativos e todos nós ficamos cada dia mais satisfeitos”, comemorou a professora da Escola José de Araújo, localizada no bairro Piranga.

Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 23 de Fevereiro / 2018 às 21:29

Toda Sexta tem Obra entrega adutora à comunidade de Carnaíba

O Governo Municipal através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro entregou à comunidade de Carnaíba do Sertão a nova adutora que capta água da Estação de Bombeamento 03 do Projeto Tourão. A adutora que percorre nove quilômetros e chega à Estação de Tratamento (ETA) na sede do Distrito, distribuindo 150 mil metros cúbicos de água diariamente para os moradores, foi entregue nessa sexta- feira (23) dentro do Programa Toda Sexta tem Obra. Além da adutora o SAAE reformou a ETA, colocou mais uma bomba na captação, melhorou o abastecimento nas Ruas São Geraldo, Vermelha e do Comércio com mais de mil metros de extensão de rede e entregou mais uma motocicleta nova para melhor atender à população.

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o diretor do SAAE Joaquim Neto disse “essa é mais uma obra estruturante que consolida o coroamento de um trabalho iniciado pelo ex-prefeito Isaac Carvalho e que segue com o prefeito Paulo Bomfim. Todo o trabalho feito no interior de Juazeiro com a perfuração de 200 poços, 17 adutoras, sistemas simplificados de abastecimento e o empenho das equipes é fruto de um compromisso social que temos com o homem do campo. A adutora, além de melhorar o abastecimento na sede, pode possibilitar a ampliação desse benefício para outras comunidades próximas”, avaliou Joaquim.

Ler Matéria Completa
Antônio Pedro – Ascom/SAAE
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.