Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 21 de Agosto de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 21 de Agosto / 2017 às 09:00

Campo Formosos (BA) recebe Dia do Bem-Fazer

A InterCement Brasil e o Instituto InterCement realizou nos dias 19 e 20 de agosto o Dia do Bem-Fazer, maior ação de mobilização voluntária da empresa, que tem como objetivo realizar ações de solidariedade e cidadania que estimulem o trabalho voluntário de diversas pessoas para a execução de atividades de melhorias físicas, de lazer e esporte e promoção da cultura junto a entidades beneficentes, escolas, creches, postos de saúde e praças. A iniciativa objetiva gerar benefícios diretos para mais de 58 mil pessoas.

Organizado em todas as localidades onde a InterCement mantém unidades produtivas, só no Brasil o Dia do Bem-Fazer mobilizou 7.145 voluntários em 2016. Para essa edição, a expectativa é de mais 9 mil voluntários e mais de 58 mil pessoas atendidas diretamente ou indiretamente.

No município de Campo Formoso, na Bahia, as atividades envolveram mais de 200 voluntários para quatro atividades em toda a cidade. Na Creche Heraldo Rocha, que atende mais de 100 crianças, aconteceu o "Mundo do Conhecimento" que fez reformas das salas de aulas, banheiros, pátio externo e parquinho. Já a Escola Isaias - Curral da Ponte recebeu a "Liga da Solidariedade" que fez também reformas na instituição que recebe mais de 60 alunos.

Ler Matéria Completa
FSB COMUNICAÇÃO
publicado em 21 de Agosto / 2017 às 08:29

Sílvio Costa e João da Costa discutem agenda política para 2018

Em encontro realizado neste domingo (20), o deputado e vice-líder da oposição na Câmara Federal,  Sílvio Costa (Avante), e o ex-prefeito do Recife, João da Costa (PT) discutiram o fortalecimento da participação de lideranças políticas, sociais, sindicais e comunitárias na agenda do ex-presidente Lula em Pernambuco.  Em caravana pelo Nordeste, Lula estará no Recife e Ipojuca nas próximas quinta (24), sexta (25) e sábado (26) e no Sertão do Araripe, no dia 31 deste mês.

O deputado Sílvio Costa e o ex-prefeito João da Costa concordaram que é importante ampliar a presença das organizações e movimentos sociais na recepção e nos atos da agenda do ex-presidente  Lula, que está abrindo um debate com o País num momento de grave crise política, severa crise econômica e profunda intolerância e radicalização de classe na sociedade. Após a reunião, o deputado e o ex-prefeito confirmaram que estarão presentes em todos os eventos da passagem do ex-presidente Lula por Pernambuco. 

O deputado Sílvio Costa e o ex-prefeito João da Costa convergiram também sobre a importância de se começar um debate sobre a formação de uma Frente Ampla de Esquerda, unindo partidos progressistas e programáticos para enfrentar o "desmonte do estado social brasileiro", que o governo Michel Temer (PMDB) está promovendo.

A proposta é reunir partidos que se oponham ao desmonte do estado brasileiro, que queiram compor uma frente, mas que sejam legendas que possuam conteúdo de esquerda - como o PT, PCdoB, PDT, PCB e PSol -, para resistirem aos ataques contra os trabalhadores e as regulamentações que compõem a rede de proteção social  do País, e que queiram discutir a elaboração de uma proposta de governo para 2018.

"Conversamos sobre a agenda do presidente Lula em Recife, Ipojuca e Granito (Araripe) e fizemos avaliações sobre os cenários políticos nacional e estadual atuais e as projeções para o próximo ano", ressaltou o ex-prefeito petista do Recife, João da Costa.

O encontro de Sílvio Costa com o x-prefeito João da Costa é parte da intensificação da agenda de conversas do vice-líder da oposição na Câmara com todos os atores políticos do campo da esquerda de Pernambuco. Sílvio e João da Costa concordam que é imprescindível ampliar o diálogo com as forças progressistas no Estado. 

"Entendemos que é preciso conversar mais com os movimentos sociais em todas as áreas. Quanto mais estiverem incorporados ao debate os movimentos sociais, mas fortalecida estará a frente de esquerda e a candidatura de Lula em 2018. Concordamos que é fundamental as ruas estarem presentes no debate", detalhou o encontro Sílvio Costa. O deputado defendeu, ainda, que se consolide uma frente de esquerda em Pernambuco para a disputa das eleições estaduais do próximo ano.

Ascom Dep. Sílvio Costa
publicado em 21 de Agosto / 2017 às 08:00

UNEB abre inscrições para curso de inglês instrumental

A UNEB através do Departamento de Ciências Humanas (DCH) – Campus III oferece 40 vagas para  curso de inglês instrumental  a toda comunidade acadêmica e externa, sendo que duas das vagas em forma de bolsas, são destinadas  para estudantes cotistas regularmente matriculados no (DCH) e que não tenha perdido  nenhuma disciplina dos componentes curriculares do curso. Os Interessados devem fazer as inscrições entre os dias 17 a 25 de agosto presencialmente no   colegiado do curso de Jornalismo da Uneb. 

O curso  terá início nos dias 26  e 29  de agosto, com carga  horária de 60h, e será dividido entre duas turmas de  20 alunos cada,  organizado da seguinte maneira: aulas as terças e quintas-feiras das 9h às 10:30h para uma turma, e aos sábados das 9h às 12h para outra. 

 Para inscrição, o aluno  deve apresentar RG e CPF e um investimento no valor de R$ 260,00 que será parcelado e pago por meio de depósito. Já os estudantes cotistas do DCH  que irão  concorrer a bolsa, devem levar  somente RG, CPF e  o histórico escolar  que será analisado como critério da seleção. As inscrições devem ser feitas no colegiado do curso de jornalismo da UNEB, das 08:30 às 12:00  e das 14:00 às 19:00h. 

Mais informações na Secretaria da Direção Telefone (74) 3611-5617 / ramal 211

Ascom Uneb
publicado em 21 de Agosto / 2017 às 07:16

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido em explosão no garimpo de ametista em Sento-Sé

As informações que acabam de chegar ao Blog Geraldo José do site Sento Sé Notícias dão conta de que duas pessoas se acidentaram no garimpo de ametista na noite deste domingo (20), após a explosão de dinamite na Serra da Quixaba, em Sento-Sé.

As vítimas são conhecidas pelo pré-nome de João e Nilson, naturais de Petrolina, Pernambuco. Segundo informações, o acidente ocorreu quando os garimpeiros realizavam explosões no buraco que é chamado de corte, e após explodir as dinamites, desceram para o local, sem perceber que ainda havia explosivos em seu interior.

Um dos homens chegou ao Hospital Dr. Heitor Sento-Sé bastante ferido, e foi transferido para Juazeiro, já o outro veio a óbito antes mesmo de chegar ao Hospital e o corpo foi removido para  o Instituto Médico Legal.

Uma equipe da Polícia Militar se deslocou até o Hospital de Sento-Sé para colher mais informações e tentar localizar os familiares dos mesmos.

A jazida de ametistas foi descoberta em abril deste ano. Ela fica localizada na Serra da Quixaba, a cerca de 50 km do centro de Sento-Sé. O local não possui infraestrutura, mas ao que parece não preocupa os garimpeiros de todo o país que lotam os hotéis e pousadas do município. (Com informações e foto do site Sento Sé Notícias)

publicado em 21 de Agosto / 2017 às 07:00

Operação Lei Seca em Juazeiro e Petrolina foi intensificada com várias ações neste final de semana

A Operação Lei Seca em Juazeiro e Petrolina foi bastante intensificada. Do lado de Petrolina, parceria com a Gerência Regional de Saúde (Geres), as Polícias Militar, Civil, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e Rodoviária Federal (PRF), além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgãos que fazem parte do Comitê regional de Prevenção de Acidentes de Moto, realizaram fiscalização na Ponte Presidente Dutra, Avenida Guararapes e na estrada do Rodeadouro.

Em Juazeiro, agentes de Trânsito e Guarda Civil Municipal realizaram ações no Bairro Piranga. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) alerta aos condutores que evitem trafegar sem habilitação e em hipótese alguma fazer o uso de bebida alcoólica ou substância entorpecente que possa de alguma forma influir na capacidade psicomotora do condutor se for conduzir um veículo. A fiscalização vai ser intensificada nos bairros e distritos de Juazeiro.

A Operação Lei Seca tem o objetivo prevenir e combater os acidentes, principalmente os provocados pelo consumo de bebida alcoólica ao volante. A legislação de trânsito prevê multa de até R$ 2.934,70 e o motorista ainda terá a carteira de habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses.

A região do Vale do São Francisco, de acordo com dados, tem um grande impacto nos acidentes de motocicleta. “Dos acidentes de trânsito na região mais de 80% dos acidentes são causados por motociclistas. Ocasionados por uso excessivo de bebida alcoólica", acusa relatório da Gerência de Saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de mortes em acidentes de trânsito por ano. O país tenta cumprir uma meta estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU): uma redução em 50%, no período 2011-2020, de casos fatais em acidentes viários.

Redação blog
publicado em 21 de Agosto / 2017 às 06:30

Ministério da Integração Nacional e Governo de São Paulo reeditam parceria para cessão de motobombas

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Estado de São Paulo vão assinar nesta segunda-feira (21), na capital paulista, um novo acordo para a cessão de quatro conjuntos de motobombas que irão acelerar a chegada da água do Rio São Francisco à região metropolitana de Fortaleza. A iniciativa irá beneficiar diretamente mais de 7,1 milhões de pessoas em quatro estados. 

Essa é a segunda parceria do tipo firmada entre as duas esferas de governo. Em dezembro de 2016, acordo semelhante permitiu antecipar a chegada da água pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região de Campina Grande, na Paraíba, evitando o colapso no abastecimento para quase um milhão de moradores de 18 cidades. 

Agora, os mesmos conjuntos de motobombas irão acelerar a passagem da água ao longo de 260 quilômetros de canais e reservatórios do Eixo Norte do Projeto São Francisco para beneficiar, além da capital cearense, os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ler Matéria Completa
Fonte: MI
publicado em 21 de Agosto / 2017 às 06:00

ESPAÇO DO LEITOR: DESCASO DA PREFEITURA COM AS RUAS DO JARDIM FLÓRIDA.

Gostaria de denunciar o descaso da Prefeitura de Juazeiro com o bairro Jardim Flórida. Antes das eleições o calçamento das ruas do bairro estava a todo vapor. Depois das eleições, simplesmente fomos esquecidos. Faltam três ruas para o bairro ser totalmente calçado, uma vergonha! O pior não é isso, porque conformados já estávamos sem calçamento! Infelizmente em Juazeiro temos que nos acostumar com o descaso do poder público, mas o IPTU não esquecem de mandar!

O pior é que há uns quatro meses mais ou menos, passaram uma máquina na rua, quebraram as rampas das garagens, algumas calçadas...e pronto, foram embora! Nos empolgamos, pensando é claro, que finalmente a rua seria calçada, e teríamos um pouco de sossego, pois é um incomodo terrível a poeira, que não permite que nossas casas se conservem limpas nem um minuto, é uma terra absurda dentro de casa, mesmo com todos os cuidados. Além de ser prejudicial à saúde.

E o pior, quando passaram a tal máquina, ficou um barro no lugar da terra, daqueles que impregnam na cerâmica, e eu estava com meu filho, recém-nascido em casa, e por coincidência, mais dois bebês, em duas casas em frente à minha. Além da poeira ser prejudicial à saúde dos mesmos, ficamos sem poder tirar o carro de casa, uma vez que quebraram as rampas das garagens. Diante disso, tivemos que pegar carro emprestado de parentes, para que pudéssemos levar nosso filho a consultas médicas, entre outras necessidades. Deixando o carro passar a noite no meio da rua, arriscando até sermos furtados. Enfim, um transtorno incomensurável!

Cailoan Lima

publicado em 20 de Agosto / 2017 às 23:00

ARTIGO – REFORMA OU DEFORMA A POLÍTICA?

O tema que menos se falava nos últimos tempos no nosso Congresso Nacional era a tão reivindicada Reforma Política. Mas, como o calo agora começa a doer para as eleições de 2018, principalmente pela falta da abundância do dinheiro empresarial, da noite para o dia resolveram esquecer a tão badalada Reforma Previdenciária, que tanto preocupa a classe trabalhadora, para, a toque de caixa, passarem a discutir com prioridade aquilo que, como sempre, mais lhes interessa: a alteração das regras do jogo eleitoral aos 44 minutos do segundo tempo! 

Em 03/08/2014, neste Blog, já me manifestava sobre a imperiosa necessidade de que o tema fosse debatido, através do artigo sob o título BRASIL - REFORMA POLÍTICA, URGENTE! Na ocasião, inclusive, reproduzi num parágrafo duas oportunas expressões utilizadas pelo professor e cronista Otoniel Gondim, ao dar uma definição sobre os nossos políticos da atualidade como “PREDADORES DO POVO” e “ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS!”,  e acrescentei ao texto: “(...) Certamente que, nesses dois grupos, em nível nacional, encontram-se milhares de candidatos, todos com perfil inadequado à atividade política por diversos fatores em razão de históricos de corrupção, improbidade administrativa, criminalidade, usurpação do dinheiro público, inescrupulosos, desonestos e antiéticos, e muitas outras mazelas” que poderiam ser enumeradas, mas, é desnecessário repeti-las porque o povo já conhece a ficha de todos..

Sempre que algo surge no debate parlamentar com tanta prioridade e dedicação, às vezes com decisões que mergulham na calada da noite, logo se desconfia que há algo embutido de interesse próprio ou em defesa das imunidades da classe política. 

Tanto se fala no rombo das Contas Públicas, cuja proposta de elevação para 159 bilhões de reais será submetida pelo governo ao Congresso, e o que se viu recentemente na fase de pré-julgamento pela Câmara da denúncia da PGR contra o Presidente? Uma verdadeira “Farra do Boi” praticada pelo Governo na liberação de bilhões de reais em Emendas Parlamentares! Em paralelo à discussão sobre as regras para a eleição de Vereadores, Deputados Estaduais e Federais, e Senadores, pelo critério do voto Distrital em 2018, e a fórmula Mista em 2022 (Distrital e Proporcional), desejam criar o “Fundo Especial de Financiamento da Democracia”, ou seja, recursos financeiros do nosso falido Tesouro Nacional para a distribuição da bagatela de 3,6 BILHÕES DE REAIS para os gastos das campanhas eleitorais aos partidos e candidatos! Faltou criatividade até para o nome atribuído: Financiamento da Democracia! A democracia não deve ser comprada, nem financiada, mas, PRATICADA! 

Vale lembrar que, além dos bilhões acima, em 2016 foram repassados 819 milhões de reais ao Fundo Partidário, e mais a isenção de impostos federais da ordem de 851 milhões de reais às emissoras de rádio e televisão! Propaganda gratuita? Não, financiamento da Demagogia talvez fosse mais apropriado.

Alguém neste país, de sã consciência, acredita que o empresariado nacional irá abandonar a prática de oferecer dinheiro para a campanha eleitoral aos partidos a aos políticos, seja do Executivo ou do Legislativo, os quais possam representar potencial interesse para os seus negócios? Haverá, apenas, uma mudança contábil da propina, que será promovida de Caixa 2 para Caixa 1, ou qualquer outro apelido que resolvam dar, e tudo ocorrerá no silêncio da madrugada! Aliás, algo que vem sendo oficializado desde aquela visita noturna suspeita em Palácio.

Se colocar chocalho nas transações ocultas e inconfessáveis, principalmente aquelas que ocorrem nos encontros não agendados depois das 22:30h, ninguém dormirá neste país nas próximas eleições!  

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

publicado em 20 de Agosto / 2017 às 22:00

Deputados aliados a Temer listam pedidos de impeachment contra Janot

Deputados aliados ao presidente Michel Temer fizeram um levantamento para saber quantos pedidos de afastamento contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estão parados no Senado. Descobriram que são nove, o mais antigo de 2015, protocolado pelo ex-presidente e investigado pela Lava Jato Fernando Collor (PTC-AL).

O objetivo, segundo a coluna "Painel", da Folha de S. Paulo, é mostrar que a celeridade na análise de pedidos de impeachment é de alçada exclusiva do Legislativo.

A ação dos parlamentares ocorre após o presidente da OAB, Claudio Lamachia, ter apelado ao Supremo Tribunal Federal diante do fato de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não aparentar pressa para analisar nenhuma das diversas solicitações de afastamento contra Temer - uma delas protocolada pela Ordem.

Fonte: NMB
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 21:00

NOVAS PESSOAS NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM AFRÂNIO

A Prefeitura Municipal de Afrânio através da Secretaria de Desenvolvimento Social informa que o município foi contemplado com 259 novas famílias beneficiadas do programa Bolsa Família. Agora, 4.022 famílias passam a ser beneficiadas pelo Programa.

A secretaria de Desenvolvimento Social está convocando todas as pessoas que fizeram atualização no primeiro semestre de 2017, para comparecerem à sede da Secretaria a partir desta segunda-feira, dia 21 de Agosto, das 8h às 14horas para conferir a inclusão no Programa.

Diante da grande dificuldade de recursos, o Prefeito Rafael Cavalcanti, esteve em Brasília e fez intervenções junto ao MDS para que Afrânio fosse contemplada com a ampliação desse programa que tem grande importância social.

Ascom Afrânio
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 20:00

Aliados de Temer minam pretensão de Meirelles por 2018

A tensão que marcou o fechamento do novo rombo nas contas públicas, anunciado na terça-feira, não deixou dúvidas de que a disputa presidencial de 2018 ocupou lugar privilegiado nas reuniões do governo. Convencidos de que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, trabalha para ser candidato ao Palácio do Planalto, no ano que vem, interlocutores do presidente Michel Temer intensificaram a "fritura" do comandante da economia. 
 
A nova temporada do "fogo amigo" passa não apenas por gabinetes do Planalto como pelo PMDB e PSDB, os dois principais partidos da coalizão. Filiado ao PSD - que integra o bloco conhecido como Centrão -, Meirelles voltou à berlinda política nos mais recentes capítulos da crise. Passou a fazer alianças estratégicas, como a parceria com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), abriu em maio uma conta no Twitter - hoje com 23 mil seguidores - e começou a participar de eventos fora da agenda, como batizado de criança e até visita a igreja evangélica.

Nos bastidores, interlocutores de Temer acompanham com lupa os movimentos do ministro e o nome dele aparece em pesquisas de intenção de voto encomendadas por aliados, mas sempre com menos de 2%.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 19:00

Professores e coordenadores participam da 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco' em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com a Aprender Editora encerrou neste sábado (18), a 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco', que tem como meta alfabetizar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, até o final do 2º ano. Mais 75 coordenadores pedagógicos e 215 professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, participam da formação, com carga horária de 8h, na Escola de Formação de Professores – EFEJ e na Escola Judite Leal Costa, respectivamente. A equipe técnica da SEDUC também se reuniu com as formadoras da Aprender, com o objetivo de avaliar os avanços e planejar novas ações do projeto. 

"Esta é a terceira formação do projeto este ano, desde que a Rede Municipal implantou a nossa coleção 'Novo Lendo Você Fica Sabendo', que foi estruturado para alfabetizar as crianças. Já conseguimos observar pontos positivos e avanços, tanto dos professores, coordenadores e gestores, que já se apropriaram mais da metodologia do projeto, com embasamento dos eixos teóricos, da gestão em sala de aula, do planejamento, como dos alunos que já estão mostrando mais entusiasmo e interesse com as atividades desenvolvidas em sala de aula. A nossa expectativa é a melhor possível, principalmente pelo compromisso e dedicação da equipe da SEDUC no projeto, e temos certeza que vamos conseguir resultados significativos para melhorar ainda mais a Educação de Juazeiro", evidenciou a supervisora pedagógica da editora e autora da coleção, Daniela Macambira. Mais duas formações do projeto acontecem este ano, uma em outubro e outra em dezembro. 

Ler Matéria Completa
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 18:00

Vídeo de Lula sendo expulso de restaurante não é verdadeiro

Textos ligados a uma gravação compartilhada na internet por alguns portais afirma, erroneamente, que o ex-presidente Lula foi expulso da unidade do restaurante Camarões no Shopping Midway, em Natal, por manifestantes. No vídeo, que viralizou, é possível ver uma pequena multidão concentrada em frente ao estabelecimento que, dividida, sustentava gritos de “Fora PT” e “Lula na Cadeia” contra um tímido coro de “Fora Doria”. Confira:

Segundo Leonardo, funcionário do restaurante, as imagens não são do último sábado (19), como dizem os boatos. “O vídeo não foi gravado ontem, mas no início da semana”, disse. “Teve um evento aqui no shopping, mas nem João Doria (prefeito de São Paulo que tem viajado o Brasil com intenções de se candidatar à presidência em 2018) nem Lula almoçaram no restaurante”.

O evento citado aconteceu na última quarta-feira (16), quando o prefeito de São Paulo participou de uma cerimônia de condecoração proposta pelo presidente afastado da Câmara de Natal, Raniere Barbosa (PDT), que é acusado de desviar dinheiro público. Na data, Doria foi titulado cidadão natalense, sob protestos.

Fonte: Revista Veja
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 17:00

Núcleo de Música do IF-Sertão Campus Petrolina realiza Workshop Sanfona com Ivan Greg

O Núcleo de Música do IF-Sertão, Campus de Petrolina, promoverá na próxima terça-feira 22, o Workshop Sanfona com Ivan Greg. O evento acontecerá das 10h às 12hs.

Ivan Greg é um dos músicos mais talentosos da atualidade da música brasileira. Nascido em Petrolina aos 9 anos já tocava teclado e sanfona. Em 2006 mudou-se para a Europa e trabalhou na divulgação e valorização da música brasileira e a cultura nordestina. Gravou e realizou shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itállia, França, Suécia e Bélgica. A música também o levou aos Estados Unidos onde desenvolveu vários projetos.

Ivan Greg atualmente cursa licenciatura em Música, no Instituro Federal do Sertão. Aponta que tem inflência musical de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Gilberto Gil, Djavan. O samba é outra referência na trajetória de Ivan Greg. As inscriões devem ser feitas às 9hs no local do evento, no IF-Sertão Campus Petrolina Zona Rural.

Redação blog
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 16:09

Bispo emérito de Petrolina em carta se diz 'profundamente amargurado' com construção de shopping popular; Confira na íntegra:

Dom Paulo Cardoso ao completar 75 anos, em 2011, renunciou ao cargo administrativo, onde exerceu desde 1985 cargo de Bispo Diocesano de Petrolina. No final de semana o Bispo voltou à cena. Ele escreveu uma carta onde afirma ser "radicalmente contrário e profundamente amargurado e entrestecido com a notícia de que vão construir um shopping popular nas adjacências do Palácio Diocesano, no centro de Petrolina".

Leia aqui na integra a Carta de Dom Paulo:

DOM FREI PAULO CARDOSO, BISPO EMÉRITO DE PETROLINA

Ao clero da Diocese de Petrolina.

Caros irmãos no Sacerdócio ministerial.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Geraldo José
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 16:00

"Os políticos que defendem a adoção do parlamentarismo querem continuar no poder sem votos", diz Bernardo Mello

O colunista Bernardo Mello Franco denuncia o que há por trás da proposta de implementação do parlamentarismo no Brasil, encabeçada pelo senador José Serra (PSDB-SP) e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.  "Os políticos que defendem a adoção do parlamentarismo querem dar um golpe para continuar no poder sem votos. É o que afirma o historiador Luiz Felipe de Alencastro, professor emérito da Universidade Paris-Sorbonne. 'É surpreendente que esta ideia volte sempre de modo oportunista, em momentos de crise e na véspera de eleições presidenciais', critica"

'Os brasileiros já rejeitaram o parlamentarismo em dois plebiscitos, em 1963 e 1993. Adotá-lo agora seria um golpe, uma forma de subtração da soberania popular', acrescenta Alencastro, que hoje leciona na Escola de Economia da FGV-SP. Para Alencastro, a proposta está sendo ressuscitada porque a centro-direita ainda não encontrou um candidato viável ao Planalto. "O motivo é o medo da eleição direta", afirma.

"Os tucanos perderam as últimas quatro disputas no sistema atual. O próprio Serra foi derrotado duas vezes", lembra o historiador. Ele observa que o PSDB nasceu parlamentarista, mas deixou a bandeira de lado após a primeira eleição de FHC.

Jornal do Brasil
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 15:00

Câmara de Vereadores aprova título de cidadão petrolinense para Luciano Peixinho

Luciano Peixinho Campos, diretor de programação da TV Grande Rio afiliada da Rede Globo receberá o título de Cidadão Petrolinense. O Título foi aprovado por unanimidade e o dia da entrega será marcado. A proposta foi do vereador Gabriel Menezes. Nas redes sociais Luciano Peixinho disse ser "este o maior sonho de qualquer pessoa que chega nessa linda e maravilhosa terra para somar. Muito obrigado a câmara de vereadores de Petrolina e em especial o poeta e vereador Gabriel Menezes autor do projeto. Viva o Sertão, viva a nossa cultura".

Luciano Peixinho é sertanejo, natural de Canudos na Bahia. Mudou-se para Petrolina em 1990. Sempre foi encantado pela cultura pernambucana, principalmente a ligada ao cancioneiro de Luiz Gonzaga. Na justificativa o vereador conta que Luciano Ingressou na TV Grande Rio em 1991, onde adquiriu o desejo de registrar as manifestações culturais pelo sertão pernambucano e, de mostrar ao mundo, que a região não era de vacas magras e solo rachado, e sim, de crescimento.

 Formado em Marketing e Propaganda e pós-graduado em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Luciano foi professor de Câmera e Iluminação no SENAC de Petrolina. Atualmente é Gerente de Programação, Operações e Produção da TV. Recentemente Luciano Peixinho esteve na Europa. Na oportunidade,  fez a direção de um clipe com artistas brasileiros, como o cantor e ex The Voice Brasil, Del Feliz, Flávio Leandro, Elisson Castro e Fabio Carneirinho.

Um dos destaques na carreira profissional de Luciano Peixinho foi em 1999, deu início ao Grande Rio Comunidade, programa que mostrava as belezas e cultura do sertão, ao lado da repórter Mônica Carvalho, produtores Samuel Brito e Ney Vital produzindo diversos documentários que retratavam as manifestações culturais presentes no sertão de Pernambuco.

"Luciano merecidamente receberá o titulo de cidadão petrolinense por ser um apaixonado por Petrolina e região, pelos serviços prestados a cultura e ao vale do São Francisco", disse Gabriel Menezes.

Luciano Peixinho em 2006, ganhou o prêmio 'Rede Globo de Jornalismo', na categoria Telejornalismo Comunitário, com a exibição da série “Amor Imperfeito”, que trazia à tona, casos de violência contra as mulheres e, com o mesmo trabalho, recebeu no ano seguinte, o “5º Prêmio Tim Lopes”, no Rio de Janeiro, na categoria Direitos Humanos. Também recebeu o prêmio 'Destaques de Ouro 2016', que homenageia personalidades que se destacaram pela prestação de serviços em suas respectivas áreas.

Luciano Peixinho teve o trabalho tambem reconhecido pelos trabalho na produção da minissérie 'Amores Roubados', gravada nos Sertões da Bahia, Alagoas e Pernambuco e, fez parte do núcleo de produção de arte de Velho Chico, novela com um dos maiores índices de audiência da emissora nos últimos anos.

Redação blog
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 14:00

Sanfoneiro Novinho da Paraíba é assaltado e agredido em Recife

O cantor de forró e músico Novinho da Paraíba foi alvo de bandidos, na Zona Norte do Recife. Ferido, ele foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, onde encontra-se internado.

Testemunhas contaram à Polícia Militar que dois homens teriam assaltado e agredido o cantor na saída de um banco na Praça do Entroncamento, no bairro das Graças. O hospital informou que a família pediu para que o estado de saúde dele não fosse divulgado. A assistente social informou que nem o nome do músico está registrado nas fichas de atendimento.

Um funcionário do hospital, que pediu para não ser identificado, contou que encontrou com Novinho da Paraíba na emergência da unidade. Aparentemente ele está bem e apenas com um corte no rosto. Novinho também disse ao funcionário que ele deve receber alta e que, quando sair, vai escrever uma nota à imprensa. Até o momento a cantor e sanfoneiro ainda não deu a versão da agressão e assalto aos fãs e público.

Rádio Jornal Recife
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 13:00

Figurinha Carimbada: Alex Sandro, o Coveiro. Parabéns! Feliz Aniversário!

A vitória de 3 x 1 sobre o Globo (RN), pelas semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D, além de convincente, mostrou a eficiência de um ataque que não dá descanso às defesas adversárias. Saiu Salatiel, entrou Robert e a pegada é a mesma: Cochilou marcou.

Tem mais um nome nesse ataque que merece ser lembrado: Alex Sandro, assim mesmo, separado. Para os mais íntimos Alex Coveiro, responsável pela última pá de terra na cara do adversário que enfrentou a Juazeirense, neste sábado.
 
Natural de Petrolina, Alex Sandro não teve vida fácil na infância e adolescência e teve que trabalhar duro. Como auxiliar de coveiro, ajudava a mãe no cemitério do Henrique Leite, arrumando covas, cuidando da limpeza, aguando plantas. Além do Petrolina, onde iniciou sua carreira, Alex passou pelo Cruzeiro (Sub 20), Sampaio Correia, Campinense e Cuiabá.

Foi descoberto numa peneira e chegou à equipe profissional do Petrolina, aos 17 anos, após rápida passagem nos Juniores. “esse moleque vai roubar a cena” apostava Pedro Manta, treinador da equipe à época.

“Quero muito em breve ser conhecido pelo o que eu faço em campo e não o que eu já fiz no cemitério”. O que disse à época, ao G1, está se concretizando. Alex Sandro é o artilheiro da equipe, com 5 gols, e desponta como um dos destaques da Série D, este ano.

A belíssima atuação contra o Globo (RN), com jogadas agudas e dribles desconcertantes, foi coroada com um gol importante na caminhada da Juazeirense rumo às finais da competição.

Torcedor do São Paulo, onde sonha jogar um dia, só relembra o passado como coveiro para assstar os adversários: “Moço, eu trabalhava num cemitério, convivia com o ‘povo tudo morto’, vou lá ter medo de gente viva. Vou partir pra cima”.

Aos 22 anos, que completa exatamente hoje, 20 de agosto, ganhou destaque como Figurinha Carimbada, da Juazeirense.

Parabéns! Parabéns! Parabéns! Feliz Aniversário!

Da redação Blog Geraldo José/Wilson Duarte
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 12:32

Nordestina, a nova miss Brasil, encanta jurados; Conheça

A noite deste sábado (19) foi de muita competição e beleza em Ilhabela, cidade escolhida para sediar a edição de 2017 do Miss Brasil. Foi uma disputa bem acirrada com muitas beldades concorrendo, mas apenas uma delas conquistou o júri e foi a escolhida.

Monalysa Alcântara, do Piauí, foi a vencedora do concurso Miss Brasil 2017. A nova Miss Brasil tem 18 anos e é estudante de administração. Ela venceu outras 26 candidatas e irá representar o país no Miss Universo. Monalysa é a terceira negra a vencer o concurso. Em 2016, a vencedora foi a candidata do estado do Paraná, Raissa Santana, segunda negra a ganhar a competição.

Em segundo lugar, ficou a modelo e estudante de gestão financeira Juliana Mueller, de 25 anos, representante do Rio Grande do Sul. A terceira colocada foi a também modelo e estudante de engenharia de produção Stephany Pim, 23 anos, que representou o Espírito Santo.

Monalysa Alcântara tem 1,77 m, 57 kg, cintura 69 cm, quadril 95 cm e busto 87 cm.

Na fase de perguntas e respostas, a nova Miss Brasil afirmou que para representar o país em uma competição internacional não vai mudar de comportamento. "Serei eu mesma: uma mulher nordestina, que passou por diversas coisas, muitas dores que fizeram ser quem eu sou hoje"

publicado em 20 de Agosto / 2017 às 12:00

Gonzaga Patriota vai esclarecer na Comissão de Minas e Energia transposição do Rio Tocantins para o Velho Chico

O deputado Paulo Mourão (PT) anunciou que na terça-feira, 22, irá apresentar um requerimento solicitando uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia para discutir e esclarecer aos cidadãos tocantinenses sobre um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados que prevê a transposição das águas do rio Tocantins para o rio São Francisco, no Nordeste, com o objetivo de resolver o problema da seca na região do semiárido nordestino.

O projeto de número 6569/2013 é de autoria do deputado federal pelo Estado do Pernambuco, Gonzaga Patriota (PSB) e prevê a transposição do rio Tocantins, através do Rio Preto, no Estado da Bahia, para o São Francisco o que asseguraria a navegabilidade deste até o Rio Amazonas. “Esse projeto de lei, se aprovado, vai sugar as águas do Tocantins que serão desviadas para o rio Preto, provocando enorme impacto e desequilíbrio ambiental para o rio Tocantins, o povo ribeirinho, sua flora e fauna”, alerta Mourão.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Paulo Mourão
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 11:00

HOMEM É ASSASSINADO EM BAR NO PROJETO SENADOR NILO COELHO EM PETROLINA

Por volta das 18 horas deste sábado, dia 19, a GT.25204 foi acionada pela Central de Operações do 5º BPM para verificar uma ocorrência de disparo de arma de fogo no Bar de Risonete na Vila Nova do Projeto Senador Nilo Coelho (N5). Segundo informações colhidas no local, foi constatado que 02 elementos em um veículo de marca GM/CELTA, de cor preta e placa não anotada, pararam em frente ao mencionado Bar, o carona se aproximou da vítima (Aparecido Lopes da Silva) e efetuou, 05 (cinco) disparos de arma de fogo (revólver), atingindo-o no braço, pescoço, orelha e tórax, levando o mesmo a óbito. A vítima, já havia sofrido uma tentativa de homicídio há dois meses, no Distrito de Santana do Sobrado-BA.

Com informações do 5º BPM
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 10:01

Casa Nova - IBAMA multa e prefeito reage: “Festival de multas sem razão”

A reunião entre agricultores, IBAMA e a prefeitura de Casa Nova na quinta-feira à noite, (17/08), apesar de gratificante para o prefeito Wilker Torres com o reconhecimento do órgão federal que Casa Nova é a primeira cidade do interior do Nordeste a ter uma Agência de Meio Ambiente, foi tensa e de desabafo por parte de agricultores e Poder Executivo Municipal.

O IBAMA está há doze dias no município, visitando cada propriedade, cada localidade e multando “indiscriminadamente e sem olhar a situação do município, criando constrangimento e aumentando o sofrimento de agricultores que estão sem condições até de alimentar sua família”.

Quem resume a situação é o Superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Isael Amaral: “Nós estamos em uma situação caótica, se essas fazendas, se essas propriedades, se esses produtores, fecharem as suas portas, nós teremos um caos social maior do que nós já estamos tendo” .

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 09:00

Familias de agricultores de Petrolina já podem receber o Seguro-Safra

 

Os 637 agricultores familiares de Petrolina que estavam sem receber o Seguro Safra, relativos ao período 2016, devido a problemas no cadastro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário informa que as cinco parcelas do seguro em atraso serão liberadas. A quantia já pode ser retirada.

O pagamento do benefício será feito em parcela única no valor de R$ 850, (o que compreende a cinco parcelas de R$ 170), através da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário. O Garantia-Safra é uma ação voltada para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Em Petrolina, 3.214 famílias estão inscritas no programa.

Para outras informações, os agricultores que continuam com alguma pendência, devem se dirigir a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural que fica localizada, na Avenida Honorato Viana, 980 "A", bairro Gercino Coelho (próximo à UPA). Telefones:(87) 3864-0747 /3861-8767. 

Ascom-Petrolina
publicado em 20 de Agosto / 2017 às 08:00

Ministério da Integração emite nota de esclarecimento sobre repasses à Operação Carro-Pipa Federal

Segundo o Ministério da Integração Nacional o Programa emergencial de abastecimento de água segue sendo uma prioridade e um compromisso do Ministério e do Governo Federal. Por meio de nota, a pasta esclarece que os recursos estão absolutamente em dia. Confira:

Sobre a Operação Carro-Pipa, o Ministério da Integração Nacional esclarece:

  • A Operação Carro-Pipa Federal segue sendo uma prioridade e um compromisso do Governo Federal e tem sido realizado normalmente, sem qualquer prejuízo às famílias que residem em municípios afetados pelo extenso período de seca e estiagem;
     
  • A Operação Carro-Pipa Federal é uma ação conjunta que envolve o Ministério da Integração Nacional (orçamento) e o Ministério da Defesa (execução);
     
  • Os recursos para a Operação Carro-Pipa Federal estão absolutamente em dia. Não há nenhum repasse em atraso;
     
  • Até o mês de agosto, o programa atendeu mais de 3,2 milhões de pessoas em 861 municípios de nove estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe;
     
  • Entre janeiro e agosto de 2017, o Ministério da Integração Nacional repassou quase R$ 800 milhões para Operação Carro-Pipa Federal;
     
  • Cerca de R$ 719,4 milhões já foram repassados ao Comando do Exército Brasileiro para pagamento das ações efetuadas nos primeiros 8 meses deste ano. Dos recursos, a instituição ainda detém um total de R$ 187,4 milhões em caixa para custear o transporte já realizado;
     
  • A média de investimentos em 2017 foi de R$ 80 milhões mensais e segue em bases regulares;
     
  • Reafirmamos o comprometimento do Governo Federal na manutenção do Programa emergencial de abastecimento de água potável para a população.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Integração Nacional

Fonte: MI
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.