Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 19 de Março / 2019 às 23:00

O ANALFABETISMO POLÍTICO ESTÁ CRIANDO NOVAS PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

A imbecilidade e a ignorância política tomaram conta de vez de Brasília. Não bastasse alguns deputados acreditando que vão manter seus medíocres mandatos apenas falando mal do lulismo, ainda aparece mais uma nova imbecilidade, que ultrapassa os limites da tolerância da inteligência dos outros.

Um tal de Heitor Freire, deputado aliado de Bolsonaro e do mesmo partido, no auge da imbecilidade humana propôs ao Presidente a criação da Secretaria Especial de Desesquerdização da Administração Pública. Confesso que nunca tinha visto tanto analfabetismo político num lugar só!

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Março / 2019 às 22:30

MP-BA instaura procedimento para apurar casos da boneca Momo

Por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento para apurar os casos relacionados a vídeos compartilhados nas redes sociais com conteúdos da boneca Momo. Segundo o coordenador do Nucciber, Moacir Nascimento, as filmagens, destinadas a crianças e adolescentes, induzem a prática de delitos e um possível suicídio. Ainda de acordo com ele, o MP-BA, já tem tomado providências para que os conteúdos sejam removidos das plataformas virtuais.

"No final de semana houve uma repercussão do caso, a partir de uma notícia veiculada por uma revista conceituada na área de direitos, de crianças e educação. Isso levou a instauração de um procedimento e ao envio de notificações para o Youtube Kids e também ao Facebook Brasil", disse Moacir Nascimento, em entrevista a rádio do MP-BA. Para evitar que essas situações sejam concretizadas, Moacir pede que os pais e responsáveis se atentem aos filhos.

Ler Matéria Completa
MP Bahia
publicado em 19 de Março / 2019 às 22:00

Cinco quilos de cocaína são apreendidos em ônibus abordado após discussão entre homens alcoolizados em Feira de Santana

Cinco quilos de cocaína foram apreendidos em um ônibus que foi abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após uma briga entre dos passageiros que estavam alcoolizados. De acordo com a PRF, o caso ocorreu segunda-feira (18), em Feira de Santana, a 100 km de Salvador.

Segundo a PRF, o ônibus foi abordado no posto policial do órgão, na BR-116, e um dos homens envolvidos na confusão foi preso, pois a droga foi achada dentro da bagagem dele. A identidade dos dois homens que brigaram não foi revelada.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o ônibus saiu de São Paulo e tinha Natal, no Rio Grande do Norte, como destino. O passageiro, que foi identificado como dono do material, foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Ascom PRF
publicado em 19 de Março / 2019 às 21:30

Petrolina ganha escola em tempo integral e Miguel anuncia novas unidades até 2020

Os estudantes da Escola Municipal Monsenhor Bernardino, na Vila Eulália, iniciaram uma nova rotina na formação educacional. A partir desta semana, os alunos da comunidade passarão a estudar em dois turnos, com métodos de ensino inovadores e acesso a equipamentos para incentivar o interesse pelo aprendizado. A unidade da Vila Eulália foi inaugurada, nesta terça (19), pelo prefeito Miguel Coelho e será modelo para ser replicado em outras nove sedes escolares do município.

A abertura da nova escola foi marcada pela curiosidade dos 360 alunos e familiares, que desejavam saber como funcionarão as aulas a partir de agora. Numa visita guiada pelo prefeito, foram apresentadas as 12 salas climatizadas com ar condicionado, o amplo pátio para recreação, biblioteca, cozinha, brinquedoteca e um ateliê criativo, onde as crianças terão aulas com jogos e materiais pedagógicos.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Foto: Jonas Santos
publicado em 19 de Março / 2019 às 21:00

Guarda Civil apreende caixa de som com volume alto no José e Maria

Através de denúncia na central de telefone 153, a Guarda Civil de Petrolina deteve um homem e apreendeu um aparelho de som, que estava perturbando a paz na circunvizinhança. O fato ocorreu quando O suspeito aumentou o volume da caixa acima do permitido, descumprindo a Lei do Silêncio.

Marcelo de Souza Fernandes, de 33 anos, é dono de um estabelecimento na Avenida Francisco Coelho de Amorim, bairro José e Maria. Durante a abordagem da Guarda, foi pedido que reduzisse o volume porém, ele afirmou que não reduziria o som porque "o bar era dele e ele fazia o que quiser". Como não acatou o pedido dos guardas civis em cumprir a lei, Marcelo recebeu voz de prisão e foi conduzido à 213ª Delegacia de Polícia Civil, que fica localizada no bairro Ouro Preto para tomada das medidas cabíveis.

Ascom PMP
publicado em 19 de Março / 2019 às 20:31

Adelmário Coelho entrega quem é a "Namorada Preferida" em evento sobre show comemorativo de 25 anos de carreira

Nem o marco pelos 25 anos de carreira fez o forrozeiro Adelmário Coelho "sair do salto", em seu evento sobre o show comemorativo "Carrossel do Tempo", realizado nesta terça-feira, 19, em Salvador, como o momento em que se dirigiu à esposa, Marinalva Coelho, com olhos marejados, enaltecendo a parceria ininterrupta desde o princípio. Ambos deixaram antigas profissões para dedicação integral ao sonho dele, que meninote já era apaixonado pelo Trio Nordestino, sua principal referência musical.

Assim, o cantor reconhecido pelo vozeirão, presença certa nos palcos festivos de São João, Nordeste a dentro, foi tomado pela emoção ao falar do valor da família em sua vida para a plateia de jornalistas, presentes evento, no restaurante "A Porteira", Boca do Rio, ávidos por saber as novidades programadas para o show.

"O maior valor do meu trabalho não é o patrimônio material, mas sim o legado que eu deixo para a minha nação forrozeira, a mensagem de amor à família e à nossa rica cultura nordestina. Quando eu digo quem sem Marinalva eu não teria realizado 50% do que fiz, estou dizendo que minha esposa e filhos formam o alicerce que possibilitou trilhar a estrada nesses 25 anos. Assim, a minha carreira reflete a história de amor por minha namorada preferida, que soube acolher a minha amante, a música, e entrou de corpo e alma no projeto", reconhece o forrozeiro.

Por Cecília Mascarenhas Jornalista e sobrinha de Adelmário Coelho
publicado em 19 de Março / 2019 às 20:30

Após reunião com prefeito, deputado Abílio Santana destina verba para obras em Juazeiro

O deputado Abílio Santana (PR) se reuniu nesta segunda-feira (18) com o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB) e destinou verba para a cidade. Na ocasião, ficou acertado que o parlamentar irá encaminhar duas emendas para construção de uma praça e pavimentação de ruas na cidade.

Abílio obteve 1901 votos em Juazeiro e reiterou que irá trabalhar pelo município independente do alinhamento político com o prefeito Bomfim. “Não sou deputado que deixo de atender por conta de partido político, honro e respeito os quase 2 mil votos que tive dos juazeirenses. Por vocês, continuarei trabalhando pela cidade, independente se o prefeito é do partido A ou B”, disse o parlamentar.

Ascom Dep. Abílio Santana
publicado em 19 de Março / 2019 às 20:00

Prefeitura inaugura nova estrutura da feirinha de frutas e verduras no centro de Petrolina

A manhã desta terça-feira (19) foi de muita alegria para 30 famílias de feirantes que comercializam frutas e verduras numa feirinha que funciona no centro da cidade. É que a Prefeitura de Petrolina inaugurou a nova estrutura do espaço, localizado num antigo ponto de transporte alternativo, na Rua João Amorim de Araújo. A iniciativa integra mais uma ação do programa Calçada Livre, que no ano passado, reorganizou os comerciantes na feirinha já que,até então, eles estavam espalhados pelas calçadas do centro comercial, o que causava transtornos à mobilidade urbana.  

A modernização da estrutura da feirinha, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) e a Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (AFEABACAP). Além de 30 novas barracas com estruturas metálicas, mais bonitas, resistentes e recomendadas para a atividade comercial, a partir de agora o lugar conta ainda com novo piso e nova cobertura. A iluminação da feirinha também está sendo reforçada.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Felipe Pereira
publicado em 19 de Março / 2019 às 19:45

Ministério Público Federal vai promover audiência pública para debater a Rede PEBA

O Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina/Juazeiro vai promover audiência pública, em 5 de abril, para debater e refletir sobre a efetividade da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) como instrumento de promoção da saúde nos 55 municípios que integram a região. O evento será conduzido pela  procuradora da República Ticiana Nogueira.

Criada em 2009, a Rede PEBA reúne municípios pernambucanos e baianos, integrando serviços da área de saúde e buscando otimizar os atendimentos de alta complexidade da região do Vale do Médio São Francisco. Estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, dos ministérios públicos de Pernambuco e da Bahia, da Central Interestadual de Regulação de Leitos e das secretarias estaduais de Saúde de Pernambuco e da Bahia. Também foram convidados representantes dos municípios da Rede e dos principais hospitais da região.

A sessão será aberta ao público e à imprensa, respeitada a capacidade do auditório da Subseção Judiciária de Petrolina, onde o evento será realizado. Para participação com manifestação oral, será necessária inscrição durante a audiência, desde que a fala tenha relação direta com a discussão, conforme especifica o edital. 

Serviço: Audiência pública – Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco
5 de abril de 2019, das 9h às 13h, na Subseção Judiciária de Petrolina (Praça Santos Dumont, 101, Centro, Petrolina/PE).

MPF Foto: Arquivo
publicado em 19 de Março / 2019 às 19:30

Vereadores de Petrolina visitam Brumadinho e avaliam as consequências do desastre para as águas do Rio São Francisco

Os Vereadores Cristina Costa (PT) e Ronaldo Souza (PTB), estão em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A comissão de vereadores está em missão parlamentar, para buscar informações sobre as consequências do desastre ambiental causado pela Vale.

No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando centenas de pessoas. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora. Depois de arrasar a área da Vale, a lama da mineradora atingiu comunidades de Brumadinho, destruindo casas, uma pousada e propriedades rurais. Já são 207 as mortes confirmadas, e 101 pessoas continuam desaparecidas. As buscas já duram 53 dias. 

Ler Matéria Completa
Ascom Vereadora Cristina Costa
publicado em 19 de Março / 2019 às 19:00

Contribuintes de Juazeiro têm até o dia 11 de abril para pagar a cota única do IPTU e concorrer a prêmios

Os contribuintes de Juazeiro têm até 11 de abril para pagar a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou quitar o seu imposto em cota única, com até 50% de desconto, e ainda concorrer aos prêmios da campanha IPTU dá Sorte 2019. O primeiro sorteio da campanha acontece no dia 13 de abril e vai entregar dois prêmios de R$ 50 mil para quem pagar o IPTU em cota única.

“Estamos no terceiro ano de uma campanha que vem sendo muito positiva para os nossos contribuintes e também para o município. Desde 2017, tivemos um aumento de 142% em nossa arrecadação e isso significa mais obras para a população”, avalia o secretário da Fazenda, Edvan Gonçalves, frisando que a campanha IPTU dá Sorte visa estimular o pagamento do imposto.

Ler Matéria Completa
Eneida Trindade/SEFAZ
publicado em 19 de Março / 2019 às 18:29

“VELHOS NÃO TEM QUE ESTAR NOS LEITOS DOS HOSPITAIS, TEM QUE MORRER EM CASA” DECLARAÇÃO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DA BAHIA REPERCUTE NEGATIVAMENTE EM JUAZEIRO

Causou indignação aos ouvintes e internautas do Programa Geraldo José (Transrio FM) a fala esclarecedora do presidente do Conselho Municipal de Saúde Robson Vieira Pereira, conhecido popularmente por Robson do CEPREV, a respeito da audiência com o Secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas, no dia 26 de fevereiro, no gabinete do secretário em Salvador.

O evento contou com a presença do prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim que esteve acompanhado pelos deputados Zó e Roberto Carlos, pela secretária de Saúde do município Fabíola Ribeiro, pela vereadora Neguinha da Santa Casa, que é a presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson do CEPREV.

No release enviado pela assessoria do prefeito a informação é de que Paulo Bomfim apresentou ao gestor estadual de Saúde todas as demandas que atingem não só Juazeiro como também toda a região Norte da Bahia. Como exemplos, o descredenciamento do Hospital SOTE, a Rede PEBA, a superlotação e mais investimentos para os hospitais Materno-Infantil e o Regional.

Na versão apresentada hoje (19) por Robson do CEPREV a audiência só não foi totalmente um fiasco em razão da sequência da agenda com a sub-secretária. “Mesmo com a agenda estabelecida antecipadamente o secretário Fábio Vilas-Boas não quis nos receber. Ela é uma pessoa muito ignorante, nos tratou muito mal e fez até um comentário infeliz quando disse que os nossos hospitais aqui ficavam superlotados de velhinhos e esses velhos são gagás e tem que morrer em casa. Segundo ele este é um problema social e que esses velhos têm que ir pra casa, lugar de velho é em casa não é nos leitos dos hospitais” revelou o presidente do Conselho de Saúde de Juazeiro.

Ainda segundo Robson os deputados, o prefeito, a secretária e a vereadora apesar de indignados não se manifestaram e o Conselho de Saúde de Juazeiro está avaliando a possibilidade de uma “Moção de Repúdio” ao Secretário de Saúde da Bahia, cujo governo se diz aliado da gestão Paulo Bomfim.

Reunião dia 26 de fevereiro na Sesab.

Ouça o áudio de parte da entrevista de Robson do Ceprev:

Da redação Foto Geraldo José
publicado em 19 de Março / 2019 às 17:36

I Encontro de Homens e Mulheres vai reunir centenas de pessoas na Igreja Verbo da Vida em Petrolina

Será realizado entre os dias 22 e 24 de Março o I Encontro de Homens e Mulheres da Igreja Verbo da Vida em Petrolina- PE. O evento com o tema 'Plenos', vai reunir sete preletores de estados diferentes, entre eles a Missionária Camila Barros da Assembleia de Deus Vitória em Cristo - Sede. Pra a organizadora do encontro, Vice-presidente da Igreja Verbo da Vida em Petrolina, preletora do evento, Mizia Elian esse é um encontro que pretende marcar e mudar a vida dos participantes. "Acreditamos que quando os céus invadem a terra somos transformados, espírito, alma e corpo. Queremos tocar nesses homens e mulheres com a Palavra de Deus, de uma forma que se sintam completos, plenos", disse a organizadora.

O Plenos será sediado na Igreja Verbo da Vida em Petrolina, no bairro Gercino Coelho, nos dias 22 e 23 será às 20h, no sábado às 19h30 e no domingo nos horários de 10h, 17h e 19h30. Toda estrutura e equipe serão montadas para receber as centenas de pessoas participantes, além das caravanas que virão de outras cidades. O evento já está em seu terceiro lote e os interessados em participar devem entrar em contato através do telefone, 3861-1512.

publicado em 19 de Março / 2019 às 17:15

Prefeitura divulga mais uma lista de convocação do Processo Seletivo da SEDUC

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (19/03), o oitavo edital de convocação do Processo Seletivo referente ao edital nº 002/2018 da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação e Juventude, localizada à Rua Antônio Pedro, nº 139 – Centro, no dia e horário previstos no edital.

Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.

Confiram edital aqui:

Ascom/SEGESP
publicado em 19 de Março / 2019 às 17:00

Antonio Coelho destaca premiação da Prefeitura de Petrolina por ações voltadas para a mulher

O deputado Antonio Coelho (DEM) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda-feira (18), para comemorar a escolha de Petrolina para o Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. O município venceu a premiação, que é promovida desde 2013 e visa dar destaque às gestões que investem em políticas públicas para a saúde da mulher, qualificação profissional e a redução da violência.

“Meu orgulho por esse prêmio vai além de um cidadão sertanejo, de uma pessoa que vem de Petrolina, mas também por ter a felicidade de ser irmão do prefeito Miguel Coelho, que tem colocado a valorização das mulheres como um norte de sua gestão. Acho que esse prêmio busca incentivar que mais prefeituras tomem medidas similares, para que a gente possa ter uma sociedade que busque um protagonismo cada vez maior das mulheres”, afirmou Antonio Coelho.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Antônio Coelho
publicado em 19 de Março / 2019 às 16:36

Câmara de Vereadores de Petrolina discutirá o Dia Internacional Contra Discriminação Racial na quinta (21)

Dia 21 (quinta) acontecerá a sessão especial pelo Dia Internacional Contra a Discriminação Racial na Casa Plínio Amorim, a partir das 9h. A sessão surge com o objetivo de discutir os desafios enfrentados pela população negra e como o poder público pode atuar na garantia de direitos, bem como, debater métodos e formas de combate ao racismo evidente em nossa sociedade.

A proposição foi aprovada no último dia 12. Um requerimento de autoria dos Vereadores professor Gilmar Santos (PT) e Paulo Valgueiro (MDB) para a realização da Sessão Solene Especial em Homenagem ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, uma referência ao ato que aconteceu no dia 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, onde uma média de 20 mil pessoas protestaram contra a Lei do Passe (um dos principais elementos do sistema de Apartheid).

Ler Matéria Completa
Ascom Bancada Oposição Petrolina
publicado em 19 de Março / 2019 às 16:00

Caravana da Saúde acontece na UBS do Jardim Flórida nesta quarta-feira (20)

A 158ª edição da Caravana da Saúde será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Flórida. A população poderá realizar atendimentos com endocrinologista, cardiologista, ortopedista, clínico geral. Além disso, a comunidade também poderá também fazer exames laboratoriais, eletrocardiogramas e ter atendimento odontológico.

Esta é quarta vez que a unidade de saúde do Jardim Flórida recebe o programa. Já são mais de 30 mil atendimentos em 3 anos de Caravana, que vêm reduzindo consideravelmente o número de demandas reprimidas nas nossas unidades.

Gardennia Garibalde/SESAU
publicado em 19 de Março / 2019 às 15:30

Mais Luz: Obras de modernização da iluminação pública da Avenida Cardoso de Sá avançam em Petrolina

As obras de modernização do sistema de iluminação pública da Avenida Cardoso de Sá chegaram numa nova fase. As equipes da Prefeitura de Petrolina estão trabalhando no trecho entre o 5º Batalhão de Polícia Militar e a rotatória da Estrada do Jatobá. Um serviço de escavação está sendo realizado para que a fiação possa passar sob o piso da ciclovia.

No trecho da ciclovia Major Prado, em frente ao 72° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, 60 postes, de um total de 90, estão sendo substituídos enquanto um total de 150 novas luminárias estão sendo instaladas. Os equipamentos antigos vão ser removidos e utilizados em outros projetos de expansão de iluminação. O serviço, orçado em R$ 3,5 milhões, integra as ações do programa Mais Luz, que integra o Petrolina CRESCE, o maior da história em investimentos de infraestrutura na cidade.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 19 de Março / 2019 às 15:15

Morre em Petrolina jovem que foi diagnosticada com Leucemia

Laila Vale Kazahaya faleceu no início da tarde desta terça-feira (19), em Petrolina. No ano de 2017, ela foi diagnosticada com Leucemia e, depois, fez um transplante de medula óssea no Recife. Os amigos e familiares de Laila Vale Kazahaya realizaram uma Campanha de Doação de Sangue e de Medula Ossea. A campanha circulou nas redes sociais.

Através das redes sociais várias mensagens de condolências para a família. "Entre sorrir e chorar, Laila escolheu sempre sorrir". O corpo será velado a partir das 18hs na Avenida 7 de Setembro em Petrolina.

Redação Blog
publicado em 19 de Março / 2019 às 15:00

Câmara de Vereadores de Juazeiro prestará homenagens a Isabel dos Santos, Luzinete Dias e Lucinha Mota

Na sessão desta terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Juazeiro terá a solenidade de entrega da Medalha Ana Oliveira a mulheres que se destacaram na cidade. Neste ano serão homenageadas Isabel dos Santos, Luzinete Dias e Lucinha Mota.

A Medalha Ana Oliveira é um projeto de lei do vereador Charles Leal (PDT) e a cada ano homenageia três mulheres que se destacam pelas ações, prestação de serviços em suas respectivas áreas na sociedade juazeirense.

A sessão será às 17h.

Redação Blog
publicado em 19 de Março / 2019 às 14:36

Brasil e EUA assinam acordo sobre base de Alcântara

Representantes dos governos brasileiro e norte-americano assinaram nesta segunda-feira (18), em Washington, um acordo para o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso para entrar em vigor. Na prática, o acordo prevê que os Estados Unidos possam lusar a base para lançar satélites e foguetes.

Fonte: NMB
publicado em 19 de Março / 2019 às 14:15

Trump e Bolsonaro trocam camisas das seleções de futebol

Os presidentes Jair Bolsonaro e dos Estados Unidos, Donald Trump, trocaram hoje (19) presentes. Um entregou ao outro camisas oficiais das seleções de futebol. Segundo o norte-americano, o presente era uma homenagem ao Brasil, que é uma potência no futebol. Trump presenteou Bolsonaro com a camisa de número 19 – em alusão ao ano de 2019. “O Brasil é um grande país. A grande potência do futebol. Tem grandes jogadores, posso lembrar de Pelé e tantos outros” , disse.

De presente, Trump ganhou uma camisa de número 10 – igual à que Pelé usou quando estava na ativa. Bolsonaro disse que a escolha do número 10 foi por causa das muitas alegrias que Pelé deu ao Brasil. “A camisa que simboliza o maior jogador de todos os tempos”, disse. Após a reunião reservada de cerca de 20 minutos na Casa Branca, Bolsonaro e Trump e as comitivas do Brasil e dos Estados Unidos terão um encontro ampliado. A viagem aos Estados Unidos é a primeira em caráter bilateral do presidente Bolsonaro.

Agencia Brasil Foto: Reuters
publicado em 19 de Março / 2019 às 13:30

Prefeitura de Petrolina divulga resultado final de concurso público

Foram divulgados os resultados do concurso da Prefeitura de Petrolina para a contratação de profissionais na área da saúde e administração municipal. Os candidatos aprovados  estarão aptos para assumir os cargos conforme a classificação e vagas disponíveis. A lista completa pode ser conferida no site da Universidade de Pernambuco (Iaupe): www.upenet.com.br. Os candidatos também podem acessar o resultado individual pelo endereço eletrônico da banca organizadora.

São vagas para diversos cargos de Ensino Superior e Médio, como: Médico, Psicólogo, Enfermeiro, Agente de Vigilância Ambiental, Auxiliar de Laboratório, Agente Comunitário, Assistente de Criança (Babá), entre outros.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 19 de Março / 2019 às 13:22

Decreto de Bolsonaro corta 13,7 mil cargos em universidades públicas

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro para extinguir cargos, funções e gratificações na administração pública atingiu em cheio a área de Educação, principalmente as universidades públicas federais. Das 21.000 vagas eliminadas pelo governo, ao menos 13.710 estavam sob a guarda de instituições de ensino, o que corresponde a 65% do total do corte.

Foram extintos cargos de direção, funções comissionadas de coordenação de cursos e outras gratificações concedidas a professores. Entidades representativas do setor criticam a medida. O detalhamento sobre as áreas mais afetadas pela eliminação dos postos na administração federal foi omitido pelo governo quando divulgou à imprensa as informações sobre a medida na quarta-feira (13).

O material apresentado pelo Ministério da Economia não especificava as pastas atingidas e não explicava o significado das siglas e legislações às quais o decreto faz referência. Após a publicação da medida, em entrevista com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, o jornal Folha de S.Paulo perguntou duas vezes quais as áreas mais afetadas pelo corte.

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress
publicado em 19 de Março / 2019 às 13:08

Juazeirense torce para o Bahia ser campeão baiano deste ano, quer saber por que? Vamos explicar

A Juazeirense depois de encerrar sua participação no campeonato Baiano no último domingo empatando com o Bahia de Feira em casa, agora começa o planejamento para a disputa da Série D. Mas, antes, terá que torcer para o Bahia faturar o título da edição 2019.

Isso mesmo, se o Bahia for campeão, a Juazeirense garante vaga na seletiva da Copa do Nordeste que pode levar o Cancão a disputa do torneio em 2020. Agora vamos entender por que devemos torcer para o esquadrão de aço: A Copa do Nordeste concede três vagas à Bahia, o campeão segue direto para a fase de grupos e as outras duas vagas são definidas através do ranking de clubes do estado do ano que passou. Em 2018, o líder do ranking é o Bahia, Vitória é o segundo e à Juazeirense o terceiro. Caso o Bahia conquiste o título, já garante vaga por ser campeão, abrindo mais uma vaga, que seria o terceiro do ranking do ano passado que é o Cancão.

A data da seletiva só será divulgada após o fim dos estaduais.

 

Redação Blog Geraldo José
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.