Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 14 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 10:29

Câmara faz sessão em homenagem ao Vereador Joseilson Marcelino

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realiza hoje, 14 de outubro, sessão especial de homenagem ao vereador Joseilson Marcelino que morreu no último dia 09.

Para Alex Tanuri, Presidente da Câmara de Vereadores "é importante essa lembrança e homenagem a um vereador que se destacou por sua luta em defesa da saúde e em todos os momentos de seu mandato trabalhou em defesa das comunidades que representou".

"Convido a todos a participarem desta homenagem, especialmente os moradores do Dom José Rodrigues, moradores do Pedro Raimundo e profissionais da saúde, a quem ele dedicou seus últimos momentos" – reitera o Presidente.

A sessão especial terá início às 17:00 horas no Plenário da Casa Aprigio Duarte.

Ascom
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 09:32

Conjunto habitacional Dr.Humberto lll realiza uma das maiores festas para o dia das crianças de Juazeiro

O Conjunto Habitacional Dr.Humberto lll realizou uma das maiores festas em homenagem ao dia das crianças de Juazeiro. Foram aproximadamente dois mil brinquedos distribuídos, picolés, pipocas, algodão doce e a presença do corpo de bombeiros dando banho na criançada. O ponto mais alto do evento foi um culto ecumênico comandado pela comunidade evangélica do bairro, já que o bairro 70% é formado por evangélicos.

Apesar das dificuldades de morar no Dr.Humberto lll, onde falta de transporte, infraestrutura, saúde, saneamento básico , vive-se de maneira digna. O que a comunidade deseja é apenas o direito da moradia, pagando ao banco suas casas. De acordo com Maria de Fátima, moradora, "o desejo não é ter nada de graça, queremos pagar tudo" desabafou.

O evento foi realizado pela Habitese - Associação de Usuários do conjunto Habitacional Dr.Humberto lll.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 09:00

Isaac Carvalho recebe Prefeita e ex-prefeito de Itamari para troca de experiências de gestão

O ex-prefeito de Juazeiro e atual Secretário de Governo, Isaac Carvalho, recebeu no último sábado (12) a Prefeita de Itamari, Pallomma Uzêda, e seu esposo, o ex-prefeito Kçulo Menezes. O Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, também se fez presente na ocasião em que os chefes e ex-chefes do executivo aproveitaram para trocar experiências de gestão à frente das prefeituras de suas respectivas cidades.

Pallomma reforçou a importância desse tipo de encontro onde há trocas de informações. "Além da satisfação de poder visitar uma cidade tão bem administrada como Juazeiro, é importante ressaltar a possibilidade de planejar a administração municipal, aproveitando bons exemplos de outras gestões exitosas. Voltamos para a nossa cidade com o sentimento de que estamos no caminho certo", destacou a Prefeita.

Já o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, ressaltou que uma boa gestão se faz com a participação do povo e a partir da troca de experiências entre gestores e lideranças políticas. Isaac aproveitou ainda para agradecer ao casal pela parceria que lhe rendeu bons frutos na cidade de Itamari e região do Baixo Sul da Bahia no último pleito eleitoral.

"Aproveitei a oportunidade para agradecer mais uma vez pelo apoio que me deram na região do Baixo Sul, onde também fui bem votado nas últimas eleições, contribuindo para o nossa vitória nas urnas. Muito obrigado por tudo, e mandem lembranças ao povo de Itamari", agradeceu o ex-prefeito Isaac.

Ascom Isaac Carvalho
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 08:30

Diretoria da Juazeirense começa a planejar a temporada 2020


A diretoria da Juazeirense começa a planejar a temporada 2020 e tem reunião agendada para esta quinta-feira (17), oportunidade em que diretores e convidados vão tratar de questões ligadas ao futuro da equipe e traçar metas para as competições do ano que vem.

Na reunião a diretoria pretende fazer um balanço das últimas competições disputada, encaminhar ações para a próxima temporada e buscar o encaminhamento de ações e parcerias que possibilitem o fortalecimento das receitas do clube.

O presidente Roberto Carlos, mesmo ciente das dificuldades financeiras que sempre acompanham o clube, acredita que "com o esforço de todos vamos montar uma equipe competitiva para o Campeonato Baiano e pré-seletiva da Copa do Nordeste".

Uma boa participação nas duas competições, únicas já garantidas no calendário para 2021, podem colcar o Cancão de Fogo novamente na Série D, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. "Essa é a nossa meta para 2020 e a soma de esforços de todos que gostam de Juazeiro e do vale do São Francisco, vão nos permitir exito", acredita Roberto Carlos, presidente do clube.

Da redação GJ Notícias
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 08:00

Formação Continuada para servidores da Educação, será realizada hoje (14), em Dormentes


A Prefeitura Municipal de Dormentes, realiza hoje, segunda-feira (14) mais uma etapa da Formação Continuada para todos os servidores da educação. O treinamento será realizado a partir das 15h, na Escola de Referência Senador Nilo Coelho. 

Com o tema: "Educar para a vida: indo ao encontro da criança e do jovem que queremos formar" a formação tem como objetivo promover o aperfeiçoamento profissional para uma Educação Infantil de qualidade. "A educação acontece com motivação, compromisso e valorização dos profissionais, portanto é fundamental investir em formação continuada para todos os nossos servidores, porque a qualidade do ensino e da aprendizagem começa com uma escola forte e profissionais motivados", destaca a secretária de Educação, Alexandra Damasceno. 

A programação contará com palestras da mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Maria Medeiros de Souza e do Psicologo Adriano Matos, além de oficinas de formação e rodas de conversa. "Temos muito o que comemorar e o que planejar para continuarmos sendo a melhor educação básica do Vale do São Francisco e a sétima melhor de Pernambuco, nos anos iniciais. A Formação Continuada será um momento de muito aprendizado e troca de experiências entre gestores, coordenadores, professores e todos os profissionais que contribuem diretamente para o sucesso da nossa educação", explica a prefeita, Josimara Cavalcanti. 

Ascom PMD
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 07:30

Atividades do SAAE na semana da criança movimentaram comunidade de Massaroca


A semana do Dia da Criança foi marcada por diversas atividades por parte do SAAE, incluindo a continuidade do Programa Cuidar da Gente, que foi à Massaroca, no interior, com uma agenda de serviços e atividades voltadas para a criançada.
Na Escola Antanilha Luz Araújo as equipes do setor social e de resíduos sólidos em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ) promoveram uma mini gincana que proporcionou, dentre outros benefícios, a coleta de quase duas toneladas de material reciclável.

Com um dia de aula diferente, os alunos participaram ainda de diversas brincadeiras com o Palhaço Pouquinho e receberam brindes pelo trabalho de educação ambiental. “Realmente foi um dia muito produtivo para nossa escola e também para a população que puderam resolver suas pendências aqui mesmo, com a solicitação de vários serviços. Só temos que agradecer ao SAAE pelo brilhante trabalho que vem realizando nas comunidades”, destacou a professora Rejane Souza, coordenadora da unidade escolar.
Para a dona de casa Maria Santana, foi mais prático para resolver seu problema, pois ela disse que não tinha tempo para se deslocar até a cidade. “Muito oportuna essa vinda do SAAE aqui, pois facilita a nossa vida. Eu mesma cheguei e logo fui atendida resolvendo de imediato o meu problema”, atestou. Já Antônio Carlos Conceição ajudou o neto, Moabi dos Santos, na minigincana sobre coleta seletiva. “É bom ver a participação dos alunos e o envolvimento de todos. Já dei duas viagens trazendo o material de meu neto e aproveitei para fazer uma faxina em casa”, reforçou Conceição.

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 07:00

Projeto que pretende facilitar posse e porte de armas começa a ser debatido amanhã, na Câmara

Nesta terça-feira (15) líderes partidários na Câmara dos deputados se reúnem para tratar pontos do Projeto que pode ampliar a posse e o porte de armas no Brasil.

O Substutivo do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) para o Projeto de Lei 3723/19, do Poder Executivo, diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas; permite o porte de armas para os maiores de 25 anos que comprovem estar sob ameaça; aumenta as penas para alguns crimes com armas; e permite a regularização da posse de armas de fogo sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais.

Essa regularização do registro da arma poderá ser feita em dois anos a partir da publicação da futura lei e o interessado deverá apenas apresentar documento de identidade, comprovante de residência fixa e prova de origem lícita da arma. Ficam dispensados ainda o pagamento de taxas, comprovante de ocupação lícita e ausência de inquérito policial ou processo criminal contra si.

A proposta é considerada polêmica, divide parlamentares e deve gerar muitas discussões nos próximos dias.

Da redação GJ Notícias com informações e foto da Agência Câmara
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 06:30

Eleição para reitoria da UNIVASF já tem calendário definido e 4 chapas na disputa


Já está disponível para o acesso de quem estiver interessado, no site da Consulta Eleitoral Informal (CEI) 2019, da Univasf, todo o cronograma para as eleições para reitor da unidade de ensino superior.

De acordo com o calendário os dias 8 e 9 deste mês de outubro estavam reservados para inscrições de chapas e até quarta-feira estrá concuido todo processo relaivo a impugnações de chapas.

A campanha eleitoral para reitoria começa oficialmente na quinta-feira, dia 17, com debates já agendados para os dias 21, 24 e 29 deste mês de outubro, no Campus da Serra da Capivara, de Ciências Agrárias e no Complexo multieventos, este último com transmissão pela TV Caatinga.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Outubro / 2019 às 06:00

Familiar denuncia tratamento dado a pessoas com familiares internados no Trauma, em Petrolina


Em denúncia encaminhada ao Blog GJ Notícias, neste final de semana, Tatiane Alves, reclamou da precariedade no atendimento às pessoas no Hospital Traumas, em Petrolina.

Confira o teor da reclamação:

Gostaria de fazer um comentário sobre o que está acontecendo no hospital Traumas de Petrolina. Cheguei ao hospital as 23:30 com minha vó, que sofreu um AVC. Colocaram na sala vermelha, mal dão informações sobre o paciente. 
Tem um belo cartaz na porta da sala vermelha "horário de visita 12:00 as 12:30" só que esse horário infelizmente não existe. Quando vão liberar a visita para sala vermelha já passa de 15:00 da tarde. 
Na quinta feira só liberaram as 16:30 da tarde, porque ligaram para ouvidoria do hospital. A pessoa vai na recepção saber o porquê da demora, é tratado com a maior ignorância e só diz "esperem, nestante eu chamo" e nisso rola a tarde inteira. Isso não justo é uma falta de respeito, com os pacientes e com os familiares. Aí fica os familiares todos  angustiados querendo saber notícias e  eles comentem isso. Queria ver se fosse um parente deles o que eles iriam fazer. Isso é desumano, não devia ser feito com ninguém
”, desabafou.

Com a palavra o Hospital Uiversitario de Petrolina (Traumas).
 

publicado em 13 de Outubro / 2019 às 23:00

ARTIGO  –  FUNDO PARTIDÁRIO... OU "PERDULÁRIO"?

(Vale a Pena Ler de Novo - Artigo publicado em 12 de Agosto / 2018 - Redimensionado)

Por mais que se tenha a obrigação de reconhecer que os fundamentos do Sistema Democrático estão diretamente subordinados à existência dos Partidos Políticos e a natural convivência com a pluralidade de pensamentos, não é possível que a sociedade fique silenciosa diante de tantos escândalos e vexames - sem contar com aqueles que não sabemos -, e que são praticados por esses mesmos agentes que deles fazem parte e deveriam honrar o desempenho dessa missão. Igualmente cometem crime de responsabilidade todos aqueles que, tendo o poder da intervenção para impedir a continuidade dos ilícitos, se omitem da obrigação de punir os que abusam no uso dos direitos facultados pela legislação. Diga-se de passagem, Legislação que eles mesmos fazem ao modo e interesse dos seus bolsos, numa clara demonstração de querm se trata: verdadeiros PERDULÁRIOS!

Esse introito, caros leitores e eleitores, tem embasamento na triste realidade dos fatos absurdos ligados à maneira como é gasta a verba do Fundo Partidário, numa verdadeira “farra do boi”, e cujos recursos têm origem na arrecadação de impostos pagos por trabalhadores e empresários, vítimas de uma carga tributária insaciável e escorchante! Não é à toa que o país tem, simplesmente, 35 Partidos sugadores com registro oficial, a “maioria sem qualquer representação, consistência ideológica e até sem legitimidade”, e outros tantos querendo registro para usufruírem do mesmo desfrute. E sendo mais sinceros e diretos, da mesma MAMATA.

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 22:03

Feira de Saúde e Caminhada Rosa vão marcar o Outubro Rosa, em Sobradinho

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizará na manhã da próxima quarta-feira (16), dois eventos para fortalecer o "Outubro Rosa": Uma Feira de Saúde e a Caminhada Rosa pretendem mobilizar a comunidade, com o objetivo de sensibilizar para a a necessidade da prevenção e combate aos cânceres da mama e do colo do útero.

Durante a feira a SMS disponibilizará uma sala de enfermagem no Centro de Saúde para a realização do autoexame de mama e preventivo do câncer do colo do útero. Além disso, uma profissional de enfermagem estará disponível para a o agendamento, via Whatsapp, das mamografias que serão realizadas no Instituto Ivete Sangalo, em Juazeiro.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 21:03

"Chega de mandar estagiário para a Presidência", diz Ciro sobre Huck

Em uma espécie de prévia da disputa presidencial de 2022, o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) avalia que o apresentador Luciano Huck, cotado para concorrer à próxima eleição, não tem experiência no setor público ou na atividade política. Por isso, diz Ciro, diante da atual crise socioeconômica, não é o momento de “mandar um estagiário para a Presidência da República”.

Em entrevista ao programa de entrevistas da Folha e do UOL, em um estúdio compartilhado em Brasília, o terceiro colocado na eleição do ano passado afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem “desmoralizado” a Justiça ao insistir em não passar para o regime semiaberto. Ciro considera que não há no país clima político para um impeachment de Jair Bolsonaro, mas arrisca o palpite de que o presidente não deve concluir o mandato. “No Sete de Setembro do ano que vem, ele não bota a cara na rua, porque a economia não vai mudar nada”, disse.

Ler Matéria Completa
Política Livre
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 20:04

Bolsonaro quer abrir caixa-preta do PSL para "honrar bandeira que tinha lá atrás"

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste sábado (12) que defende a abertura da caixa-preta de seu partido, o PSL, para analisar os gastos da verba do fundo partidário destinada à sigla.

"A gente quer transparência. Eu não quero que estoure um problema e depois a imprensa me culpe, 'ah, você não sabia?'", disse. "A gente quer abrir a caixa-preta para que o partido honre a bandeira que a gente tinha lá atrás. Não pode pegar uma verba de R$ 8 milhões, dinheiro público, e uma minoria decidir o que fazer".

O titular do Planalto, que usou em sua campanha eleitoral uma retórica de defesa da transparência no uso de recursos públicos, tem dito que o PSL deve informar como é distribuído e aplicado o montante que recebe dos fundos partidário e eleitoral.

Ler Matéria Completa
Folha Press
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 19:07

Saúde pode perder R$ 9,46 bilhões em 2020 com regra do teto de gastos

Criada pelo governo de Michel Temer em 2017, a regra do teto de gastos, que estabelece um limite para o crescimento do investimento do governo federal, poderá acarretar na perda de R$ 9,46 bilhões na área da Saúde, em 2020. A informação é de um levantamento realizado pelo G1 e confirmado pela Secretaria de Orçamento Federal, vinculada ao Ministério da Economia.

Segundo a publicação, na proposta orçamentária do próximo ano, encaminhada ao Congresso Nacional em agosto, o governo propôs um orçamento de com R$ 122,9 bilhões, o que ultrapassa em R$ 920 milhões do mínimo fixado pela regra do teto dos gastos, que equivale ao piso do ano anterior, corrigido pela inflação.

Pela regra anterior, o valor destinado à saúde em 2020 seria 15% da receita corrente líquida. Com isso, pela norma anterior ao teto, o piso deveria ser de R$ R$ 132,3 bilhões. De acordo com o levantamento, a diferença entre o valor que deveria ser aplicado pela regra anterior e o proposto pelo governo corresponde à possível perda para o próximo ano: R$ 9,46 bilhões.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 18:02

Projeto da prefeitura oferta mais de 600 atendimentos de saúde em praça de Petrolina

A segunda edição do projeto '#EUMECUIDO' da Prefeitura de Petrolina, em comemoração ao 'Dia do Fisioterapeuta', ofertou mais de 600 atendimentos. Além de levar ações de saúde, o evento que aconteceu nesta sexta-feira (11), na praça da Catedral, teve o objetivo de apresentar para a população os serviços ofertados pelos profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Durante toda a manhã , a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) realizou atividades de auriculoterapia; ventosaterapia; kinesioterapia; cinesioterapia; reike; dry; teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

O NASF-AB foi criado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Em Petrolina, além do fisioterapeuta, a equipe é composta por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, profissional de educação física e farmacêuticos.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 17:11

Salve Dulce: O Anjo Bom da Bahia, agora é Santa!

A oficialização aconteceu nesta manhã de domingo (13) na cerimônia de canonização na Praça de São Pedro, no Vaticano, que ficou completamente lotada de fiéis, cerca de 50 mil, entre estes muitos baianos, incluindo pessoas da região de Juazeiro.
A primeira santa brasileira é baiana, já que o vaticano assim considera, em virtude do reconhecimento de milagres, já que outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente.
O chamado "rito de canonização" ocorreu na missa deste domingo, celebrada pelo Papa Francisco. 

Além de Irmã Dulce, foram canonizados neste domingo o teólogo e cardeal inglês John Henry Newmann, um dos principais intelectuais cristãos do século 19; a religiosa italiana Giuseppina Vannini; a religiosa indiana Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan e a catequista suíça Margherita Bays.

Entre as autoridades presentes ao evento estavam o vice-presidente, Hamilton Mourão; o governador da Bahia, Rui Costa; o prefeito de Salvador, ACM Neto; e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.
O príncipe Charles, do Reino Unido, também participou da missa, já que um dos santos canonizado hoje é britânico.

Na Bahia diversos artistas apresentaram canções em homenagem a Dulce, como já divulgado pelo Blog GJ Notícias em outras oportunidades. Hoje mais um lançamento marcou a canonização e tem com interpretes um coletivo de artistas baianos. 


 

Da redação GJ Notícias/ Foto divulgação obras de irmã Dulce
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 16:08

Devido à reforma e ampliação, Policlínica de Petrolina atenderá em novo endereço

A partir da próxima semana, a Policlínica da Prefeitura de Petrolina passará a atender em novo endereço, localizado na Rua Dr. José Maria, Nº 48, Centro. A mudança, que já inicia na tarde desta sexta-feira (11), ocorre devido ao início da reforma e ampliação do atual prédio na Av. Pres. Tancredo Neves, s/n.

A Policlínica Municipal oferta exames, consultas com especialistas, além do serviço de vacinação, pré-natal de alto risco e o atendimento ambulatorial noturno. De acordo com a secretária interina de Saúde, Larisse Silva, o serviço será normalizado na terça-feira (15).

"É importante esclarecer que os atendimentos que aconteceriam nesse período de mudança serão reagendados e devidamente informados aos nossos pacientes. Vale destacar que essa obra é muito esperada pela população de Petrolina e é mais um compromisso do prefeito Miguel Coelho que está saindo do papel", explicou.

A previsão de conclusão das obras é de nove meses. Fruto de emenda parlamentar e recursos próprios, serão investidos cerca de R$ 500 mil na reforma e ampliação do espaço.

Ascom PMP
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 16:02

Nutricionista fala sobre a importância da alimentação na prevenção ao câncer de mama

Durante todo o mês de outubro acontece a campanha “Outubro Rosa”, dedicada à conscientização e combate do câncer de mama. A doença em 2016 foi a causa de 16.069 mortes de mulheres no país e dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que as estimativas para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos. A doença, no entanto, tem mais relação com hábitos de vida, como o sedentarismo, alimentação cheia de ultra processados e consumo de álcool do que fatores genéticos segundo os especialistas.

O nutricionista Dr. Leone Gonçalves afirma que com mudanças na alimentação e nos hábitos é possível reduzir a incidência da doença em mulheres: “Hábitos saudáveis, principalmente na alimentação, possuem um papel de extrema importância para a prevenção da doença. O consumo exagerado de carnes gordurosas, alimentos ultra processados, defumados e ricos em gorduras saturadas e trans oferecem um grande risco para o aparecimento do câncer, em média 30% dos casos, segundo aponta a literatura médica”.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 15:03

Marido de Ivete convoca mutirão para retirada de pelotas de óleo em Praia do Forte

Daniel Cady, marido da cantora baiana Ivete Sangalo, participou neste sábado (12) de um mutirão para remoção das manchas de óleo que chegaram ao litoral norte da Bahia neste fim de semana. Da Praia do Forte, o nutricionista também convocou os seguidores a participarem da ação voluntária para a limpeza da praia. 

“Quero convocar a todos os moradores do litoral baiano para fazer um grande mutirão de limpeza! Neste sábado teremos diversos mutirões espalhados por todo o litoral para remoção das manchas de óleo que chegaram por aqui com força. As regiões mais afetadas até agora são as praias do litoral norte (mangue seco, siribinha, conde, coqueiro). Os órgãos públicos não estão conseguindo atuar sozinhos. Não podemos esperar!”, escreveu Cady.

O marido de Ivete ainda lembrou que, por questão de segurança, é importante a utilização de luvas, pás e calçados fechados que impeçam o contato do óleo com a pele durante o trabalho. “Isso porque o petróleo pode causar problemas de saúde em caso de inalação, ingestão ou contato com a pele”, comentou. 

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 14:04

"Repulsa a uma trama sórdida", reage Collor à ofensiva da PF

Alvo de ação da Polícia Federal nesta sexta, 11, o senador e ex-presidente Fernando Collor (PROS-AL) reagiu enfaticamente à Operação Arremate, que realizou buscas em endereços ligados ao parlamentar em Maceió (AL) e em Curitiba (PR). Em nota, Collor se diz ‘indignado e perplexo’ e alega que a operação foi baseada em ‘irreal suposição’.

A investigação mira suposta lavagem de R$ 6 milhões em imóveis, que teriam como laranja um assessor do Senado. Os 16 mandados de buscas autorizados pelo ministro Luiz Edson Fachin em 26 de setembro foram requeridos no dia 9 do mesmo mês pela então procuradora-geral, Raquel Dodge.

Após a deflagração da Arremate, o senador se manifestou em seu perfil no Twitter, escrevendo: “Estou indignado com a tentativa de envolver meu nome num assunto em que não tenho nenhum conhecimento ou participação. Trago a consciência tranquila e a certeza de que, mais uma vez, ficará comprovada a minha inocência”.

Ler Matéria Completa
Política Livre
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 13:09

ARTIGO: NÃO a mudança constitucional que permite instalar usinas nucleares em Pernambuco

Heitor Scalambrini Costa

Professor aposentado Universidade Federal de Pernambuco,

graduado em Física, Unicamp/SP,

 mestrado em Ciências e Tecnologia Nuclear DEN/UFPE,

doutorado em Energética-CEA/Université de Marseilhe-França.

Em 5 de outubro de 2019 a Constituição Estadual completou 30 anos. Veio no rastro da Carta Magna de 1988, chamada de Constituição Cidadã, que inovou no federalismo, assegurando aos Estados maior capacidade de autogestão, autonomia política para escolherem seus gestores e editarem leis.

Neste trintenário da Constituição pernambucana, uma proposta de mudança de seu artigo 216 está provocando polêmica, e ao mesmo tempo um amplo debate na sociedade. O referido artigo, cuja redação original trata da proibição de usinas nucleares no território do Estado de Pernambuco, seria modificado pela PEC 09/2019 de 25 de setembro de 2019, proposta pelo deputado estadual Alberto Feitosa. Assim, a nova redação passaria a "O Estado fomentará projetos e atividades de geração de energia de fontes renováveis, que se mostrem eficazes e economicamente competitivos, priorizando o equilíbrio socioambiental, mediante concessão de incentivos fiscais e financeiros."

A primeira lida esta redação parece adequada ao maior desafio atual da humanidade, o aquecimento global, e o papel das fontes não convencionais (fósseis) nas mudanças climáticas. Todavia a justificativa que acompanha esta PEC é de uma má fé grandiosa, aliada ao desconhecimento do nobre deputado. A justificativa da PEC simplesmente considera  as vantagens (?), tratando a energia nuclear como fonte renovável de energia (que não é). E ao mesmo tempo permite que usinas nucleares sejam instaladas em Pernambuco. E não estamos falando em simplesmente uma, mais de seis reatores (6.600 MW) até 2050, como planeja e defende os lobistas desta tecnologia.

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 12:04

"Investimos no abastecimento da Central de Abastecimento Farmacêutico", afirma secretária de saúde em Sobradinho

Integrando o sistema municipal de saúde, a Secretaria de Saúde de Sobradinho mantem a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que fornece gratuitamente medicamentos básicos e de uso continuo. Nas farmácias básicas das UBS podem ser encontrados antibióticos, antialérgicos, anti-inflamatórios, que abastecem os usuários da rede.

"A CAF é responsável pela aquisição, armazenamento e distribuição de produtos farmacêuticos e dos materiais hospitalares que são encaminhados pela secretaria para as UBS, Centro de Saúde, SAMU, o hospital, CAPS e a Farmácia Básica. Ela adquire seus medicamentes, em parte através de processos licitatórios com empresas privadas, e em parte através do estado, com a contrapartida da gestão do prefeito Luiz Vicente Berti que sempre está investindo no abastecimento da farmácia", explicou a secretária de saúde, Maysa Sanjuan.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 10:44

Brasil empata mais uma vez em amistoso na Singapura

A seleção Brasileira jogou mais uma partida na manhã deste domingo, 13, na Singapura. Após empatar com Senegal por 1 a 1 no meio da semana, o Brasil repetiu o resultado diante da Nigéria na série de amistosos.

Com time apático durante boa parte da partida, o time brasileiro levou um gol ainda no primeiro tempo e esbarrou na alta e forte defesa do adversário. Na segunda etapa, voltando um pouco mais ligado, Casemiro empatou a partida, mas foi só.

Neste partida, além do resultado ruim, o atacante Neymar deixou o campo machucado aos dez minutos com lesão na coxa.

Os próximos adversários da seleção será Argentina e Coreia do Sul em novembro.

Redação Blog Geraldo José - foto: Lucas Figueiredo/CBF
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 10:07

"Um sonho realizado de alguém que dedicou a vida a cuidar do próximo", diz governador sobre canonização de Irmã Dulce

O governador da Bahia, Rui Costa, acompanhou diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, a cerimônia em que Irmã Dulce foi reconhecida como santa pela igreja católica, neste domingo (13).

 "É a celebração que realizou o sonho de milhares de baianos, nordestinos e brasileiros, com a canonização de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres. Agora aguardamos a nossa missa, no próximo domingo, em Salvador. É um sonho realizado, o reconhecimento de alguém que dedicou a vida a cuidar do próximo", afirmou Rui.

Confira o vídeo:

Ascom / Foto: Diego Mascarenhas/GOVBA
publicado em 13 de Outubro / 2019 às 09:03

Incêndio destrói área preservada da Caatinga em Campo Alegre de Lourdes

Um incêndio, que começou por volta das 14h da última quinta-feira (10), atingiu parte da área das comunidades tradicionais de fundo de pasto do Território de Angico dos Dias, no município de Campo Alegre de Lourdes. O fogo, que se alastrou por uma extensa área, ainda permanece neste sábado (12).

A área atingida pelo incêndio era composta por várias espécies da Caatinga, a exemplo de aroeiras, angicos, umbuzeiros, umburanas e caroás. “Era uma área bem preservada, com madeira nativa de muitos anos, que tínhamos o maior cuidado e o fogo passou devorando tudo”, comenta o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu Edinei Soares.

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.