Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

Foi realizada, na noite de ontem (29), no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a abertura oficial da 1ª Festa Literária da Univasf (Fliunivasf). A solenidade contou com a participação do reitor e do vice-reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima e Telio Nobre Leite, respectivamente; e de convidados da Fliunivasf, como a diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Niéde Guidon; o professor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Miranda; o pesquisador em psicossomática Jean Claude Obry; e o presidente da Academia de Letras de Brasília, José Carlos Gentili. 

Após a cerimônia de abertura, Niéde Guidon proferiu palestra sobre o tema “O homem americano no Sertão: pesquisas na Serra da Capivara – PI”. Ela destacou o papel da Univasf para o Nordeste e para a formação de jovens da Região. “A Univasf é uma solução para o Nordeste, uma região que tem muito a ser descoberto e a Univasf é importante para a formação das pessoas daqui. A riqueza existente em São Raimundo Nonato já gerou mais de 40 teses de doutorado desenvolvidas por pessoas de outros países. Agora, o conhecimento científico pode ser gerado por profissionais da própria região, formados pela Univasf”, disse, referindo-se ao patrimônio arqueológico da Serra da Capivara, no Piauí. 

Para Julianeli Tolentino, a realização da 1ª Fliunivasf representa um marco dentro de outra data importante, os 10 anos da Univasf. Ele destacou que o evento tem como objetivo introduzir, em nossa região, a leitura e o uso do livro como uma forma de disseminação do conhecimento. “Nós estamos em um polo, entre duas cidades que têm mais de 500 mil habitantes, e onde há apenas uma livraria, apesar de termos seis instituições de ensino de nível superior. A Festa Literária vem para mudar esse cenário, introduzir algo novo, fomentando a cultura da leitura”, ressaltou o reitor. Ele também comentou que a Fliunivasf entrará para a agenda dos grandes eventos promovidos pela Universidade. 

José Carlos Gentili destacou que eventos como a Fliunivaf são de grande importância para a sociedade, em decorrência dos baixos índices de leitura em nosso país. “Nós devemos proporcionar e alavancar a educação e a cultura a todos brasileiros, em todos os momentos”, disse o presidente da Academia de Letras de Brasília. A abertura oficial da 1ª Fliunivasf foi encerrada com um show instrumental da Camerata Matingueiros, que encantou o público com um repertório variado de canções não autorais. 

Lucídio Alencar, membro da coordenação da Fliunivasf, fez uma avaliação positiva do primeiro dia da Festa. “Durante o dia tivemos muita visitação, principalmente das crianças que participaram das atividades do Espaço Chiquinho. A expectativa é que esse público só aumente até o fim do evento”, disse. A programação da Fliunivasf, que é gratuita e aberta a toda comunidade, continua durante o dia de hoje (30) e segue até amanhã (31) com minicursos, oficinas, exibição de filmes pelo projeto Cinema no Vale, feira de livros, atividades infantis, mesas redondas, palestras e apresentações culturais. Confira a reportagem da TV Caatinga sobre a 1ª Fliunivasf. 

Juliana Magalhães Ascom Univasf
Espaço do Leitor
30 de Outubro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Amigo Otoniel Gondim é claro e óbvio que você tem mais é que defender seu salário, veja tantos erros grosseiros de cálculos eleitorais dentro do prognostico eleitoral dos candidatos de nossa cidade. Vou fazer o correto sem puxar saco, sem salário e sem ser contratado para fazer a matéria. Vamos à realidade, deputado Daniel Almeida, no eleitorado da cidade com 139.678 eleitores o candidato do prefeito o Sr. Daniel Almeida obteve alguns 13.000 votos. Se você dividir pelo quantidade de eleitores o prefeito com seus secretarios,11 vereadores, funcionários que são mais de 7.000 mil, empreiteiras que prestam serviços ao município, empresas que estão prestando serviços direta e indiretamente, o oportunismo nos programas do governo federal como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Segundo Tempo, acordos com várias lideranças comunitárias, líderes políticos, obrigando os funcionários a votar com ameaça de demitir, se não votasse nos seus candidatos seriam demitidos e tantos outros, não chega a 10% do eleitorado, foi fraco demais.

Zó deputado eleito obteve seus dezenove mil votos com todos os esquemas que o Daniel recebeu, vejamos que aumentou um pouco chegando aos 16% do eleitorado da cidade. O lutador guerreiro humilhado, massacrado, pisoteado Dr. Pedro Alcântara não recebeu mais de 04.8% dos votos. A presidente Dilma já vinha mantendo este eleitorado em nossa cidade desde quando Joseph ressuscitou o PT. Após a filiação e o apoio de Joseph a esta sigla, eles nunca perderam em Juazeiro, é voto natural.

Agora vejam amigos se este camarada, o prefeito, se ele estivesse numa boa com a população de sua cidade logicamente poderia transferir uma boa quantidade de votos de pelo menos 40% do eleitorado da cidade aos seus candidatos preferidos! Amigo Otoniel Gondim quem foi o herói e absolutamente o dono de 40% do eleitorado da cidade foi Joseph Bandeira! Este sim está credenciado a ser candidato a governador e senador e o PTC com a prefeitura nas mãos em uma eventual eleição suplementar ou em 2016!

Dep. fed. Daniel Almeida... 13.000

Dep. est. Zó........................ 19.000

Cand. Pedro Alcântara........7.000

Total................................... 39.000

Joseph................................31.000

A favor do grupo PCdoB 8.000 votos. Este é o favoritismo do grupo do prefeito sobre Joseph bandeira? Agora vejam que Joseph não tinha carro de som, dinheiro em campanha, esquema político, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, empregados em nenhuma empresa, não tinha empreiteiras a seu favor, governo federal, governo estadual, e nem uma boa parte da imprensa local. Simplesmente o povo de sua cidade que tem um grande carisma por sua pessoa e isto não é para qualquer um não, é para quem já foi um grande prefeito da classe média e pobre de nossa cidade! Devemos ter um grande respeito por este cidadão e outros que por esta prefeitura passaram e que ainda poderão voltar nos braços do povo como o salvador da pátria.

Otoniel quem nada fez e não faz não merece o respaldo popular! Amigo Otoniel comente sobre as contas rejeitadas de Isaac, por seus processos e um deles seria julgado hoje e foi transferido para o dia 06/11/2014. Agora será que vai acontecer? Deixo claro que em 1° de janeiro de 2017, não teremos dificuldades de convidar o prefeito atual para ser o secretario de reconstrução e limpeza pública de nossa cidade, para que ele possa aprender um pouco mais!

Jailson Barbosa – Presidente do PTC

Processos

Política
30 de Outubro / 2014 às 19:29 | Nenhum Comentário

Nesta sexta-feira (31), dia que será dedicado ao servidor público em Juazeiro, a Secretaria de Administração do Município lança oficialmente o Portal do Servidor, que disponibilizará todas as informações pessoais, funcionais e financeiras dos servidores públicos municipais. “Na festa realizada pelo Sinserp será apresentado o Portal do Servidor, a ferramenta entra no ar definitivamente nesta sexta-feira. No portal, os servidores terão acesso ao contracheque e seus dados funcionais. Também é importante lembrar ao servidor que atualize seus dados, através do Senso, e pra isso pedimos que compareça à Secretária de Administração”, destacou, a responsável pela pasta, Maéve Melo, durante entrevista ao Programa Geraldo José, desta quinta-feira (30).

Na oportunidade, a secretária esclareceu sobre o andamento do concurso público anunciado para Juazeiro. Segundo ela, foi concedido um mandado de segurança, suspendendo a continuidade do processo de licitação para contratação da empresa que vai executar o certame. “Estamos trabalhando pra isso. Foi feita a parte legal, lançamos o edital para a abertura do processo licitatório para as empresas interessadas em executar o concurso. Na última etapa da licitação, encerrado o prazo recursal, acreditávamos que iriamos contratar a empresa. Para nossa surpresa, uma das concorrentes entrou com um mandado de segurança e foi concedida uma liminar, onde suspende temporariamente o processo. Não podemos dar continuidade enquanto não resolver essa pendência jurídica”, explicou, a secretária

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José
Policial
30 de Outubro / 2014 às 19:01 | Nenhum Comentário


Em ronda de combate a criminalidade, agentes da PRF do Posto 02 - Capim Grosso apreenderam na manhã desta quinta-feira (30), no KM 404 BR 324, área urbana da cidade de Nova Fátima, uma máquina caça-níquel. Os agentes visualizaram a máquina em um estabelecimento comercial de bebidas, que foi apreendida e levada junto com o proprietário do bar para a DEPOL de Nova Fátima a fim de serem tomadas as providências cabíveis.

            

Ascom PRF
Política
30 de Outubro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria da Saúde de Juazeiro realizou mais uma capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30). O evento, que contou com aula prática no Centro de Saúde III, Angari, teve como público alvo os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo: capacitar os profissionais para realização da Testagem Rápida nas UBS, para que todas as gestantes atendidas no município possam ter acesso rápido a estes serviços. 

Com esta capacitação o município realiza uma das pactuações com a Rede Cegonha que é disponibilizar nos postos de saúde os testes para todas as gestantes, incluindo também outras populações vulneráveis, como: usuários com tuberculose, profissionais do sexo, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas em situação de rua, etc. Os profissionais também participaram de dinâmicas com práticas de aconselhamento, para que sejam capazes de atender com qualidade os pacientes tanto nos momentos dos resultados reagentes (positivos) ou não reagentes (negativos). O encontro foi estendido ainda aos enfermeiros dos municípios da microrregião. 

A ação ainda visa facilitar o acesso ao diagnóstico no âmbito da atenção ao pré-natal, a fim de reduzir a morbimortalidade materno-infantil do município de Juazeiro e da microrregião, otimizando os serviços na atenção básica. "É importante o diagnóstico precoce e inicio do tratamento em tempo hábil, permitindo assim que maiores complicações à saúde da mãe e do bebê surjam com a transmissão vertical do HIV, hepatite B e sífilis congênita. Este é mais um compromisso do município", afirmou a supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene de Castro.

Zilene de Castro destaca ainda que a capacitação também vai ajudar no fortalecimento da rede regional, "melhorando os cuidados e assegurando a mulher, ao bebê e a população em geral melhores serviços para diagnóstico das DST", concluiu. Em Juazeiro, de 2010 até 30 de setembro de 2014 foram notificados e confirmados 29 casos de HIV em gestantes. De 2013 a 2014, três gestantes foram diagnosticadas com hepatite B. Em 2013 foram detectados 38 casos de sífilis em gestantes e em 2014, 29 casos.

Por Vânia Castro/SESAU
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Seduc de Petrolina convida a todos para a noite de premiações da II Mostra Vídeo de Ciências “Nosso Olhar Sobre a Caatinga”. O evento acontece logo mais, às 19 horas, no auditório do Petrolina Palace Hotel, na Avenida Cardoso de Sá, Orla de Petrolina. Dezenove escolas estão concorrendo com trabalhos de alunos da rede municipal classificados no concurso. A abertura do evento será feita pelo Secretário de Educação, Coronel Leite. Participam da Mostra, todas as escolas do ensino fundamental séries finais da rede municipal. Os trabalhos são vídeos produzidos pelos alunos com orientação dos professores de Ciências e Geografia, sobre a Caatinga, com 05 a 10 minutos de duração, em formato de documentário, ficção, animação e paródia. 

O critério de seleção aconteceu em duas etapas, por júri popular,  a partir do número de acessos e também por um júri técnico que avaliou imagem, áudio, criatividade e relação do tema. Hoje, acontece a apresentação dos vídeos selecionados. O coordenador da Mostra, o formador de Ciências da Seduc, Vitor Paulo Alves explica que a mostra tem como finalidade promover e incentivar a criação de vídeos produzidos por alunos da rede municipal de ensino de Petrolina em diferentes categorias. “O trabalho é feito exclusivamente pelos alunos para que eles se envolvam desde a concepção e execução do vídeo, uma forma deles se aprofundarem sobre o tema e explorarem a criatividade de cada um,” reforça.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 17:29 | Nenhum Comentário

A noite desta quinta-feira (30/10) vai deixar saudades! O projeto Jam no João, que desde abril deste ano promove todas as quintas-feiras jam sessions de música instrumental, acaba de completar 25 apresentações. O encerramento desta 1ª temporada será amanhã (30/10), a partir das 19h, no foyer do Centro de Cultura João Gilberto e, como sempre, com entrada gratuita. Da estreia até hoje, o projeto promoveu diversas atividades simultâneas como o Jam no João Multiarte, que adicionou aos encontros vivências de literatura e dança, e o Balaio da Jam, onde o público foi convidado a trazer livros e levar outros para ler em casa. Quanto às feras da música, já passaram pelo palco do Jam muitos grupos e músicos nacionais e regionais como Juazzêra 4, Camerata Matingueiros, Iago Guimarães, Silas Souza, Marcos Brasil, Pablo Rodrigues, Daniel Itabaiana, Paulo Soares, Aislan Santos, Guiga Rios, Fernando Nunes, Rildon Alves, Jhon Oliveira e tantas outras ilustres figuras, que entraram no espírito do Jam no João e chegaram para improvisar o som, de forma livre e descontraída, principal proposta do projeto.

Sobre o repertório, os arranjos fizeram parte da formação dos músicos sempre com foco nas raízes dos ritmos brasileiros. Serenade to a Cuckoo, de Roland Kirk, popularizada pelo Jethro Tull, Somos Todos Iguais Nesta Noite, de Ivan Lins, Cantaloupe Island, de Herbie Hancock, tocada em arranjo Mangue Beat, Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros e Waltzin, de Victor Assis Brasil foram alguns dos sucessos que encantaram a plateia que prestigiou o projeto, comentou com os amigos e familiares e, assim, tornou o público maior a cada semana. Os encontros contaram com a produção musical de Cristiano Lima e executiva de Celso de Carvalho, e o apoio financeiro do Governo da Bahia, Secult e Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Edital Setorial de Música 2013. As noites musicais foram lideradas por uma Banda Base formada por oito músicos. São eles Celso de Carvalho (flauta), Celso José (bateria), Edésio César (guitarra), Elianderson Coelho (baixo), Levi Carvalho (violão), Robertson Ferraz (sax), Soneca Martins (teclados), Wagner Miranda (percussão). 

2ª temporada da Jam

Além de ótimas lembranças do projeto, a boa notícia é que o Jam no João terá a 2ª temporada em 2015. Devido ao atraso nos trâmites do Edital Dinamização de Espaços Culturais 2013, no qual a segunda temporada do projeto foi selecionada, não foi possível emendar as temporadas, portanto, a produção do projeto foi obrigada a adiar a retomada para fevereiro de 2015. Serão mais 25 semanas, também às quintas-feiras. Então já pode anotar na agenda a data da reestreia: 26/02/15.

SERVIÇO:

Encerramento da 1ª temporada do Jam no João

Data: Quinta-feira (30/10)

Local: Centro de Cultura João Gilberto (Rua José Petitinga, s/nº, Santo Antônio, 
Juazeiro – Bahia)

Horário: a partir das 19h

Entrada: gratuita

Facebook: /jamnojoao

Instagram: Jam no João

 * Toda a equipe do projeto Jam no João agradece a parceria e colaboração dos jornais, emissoras de televisão, rádios, blogs e portais na divulgação do projeto que, certamente, colaboraram para o estímulo e desenvolvimento da cena cultural de Juazeiro e Petrolina.

Por Nathália Beserra
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

No final de junho deste ano, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Administração (SEAD), iniciou a elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos do Município e na tarde desta última quarta-feira (29) os técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizaram a apresentação das etapas que já foram concluídas. Participaram da reunião os representantes das Secretarias municipais que compõem a equipe técnica que tem acompanhado todo o processo, e os sindicatos APLB, ASSOGESTRAN, SINDAE e SINTASE.

Após pouco mais de três meses o PCCR já está com mais de 50% dos trabalhos concluídos. Os técnicos da FGV dividiram a elaboração do Plano em cinco etapas e as três primeiras já foram finalizadas, sendo que a quarta fase está em andamento. A primeira etapa foi o diagnóstico dos cargos e das carreiras existentes na PMJ. A segunda etapa foi a elaboração do Plano de Cargos, no qual ficou definido que haverá sete cargos amplos: auxiliar; assistente;  assistente técnico; analista; professor; auditor fiscal e procurador, abrangendo todas as funções efetivas da Prefeitura e dos servidores do SAAE.

A terceira etapa é a elaboração do Plano de Carreiras. Ficou determinado que a gestão de carreiras será pautada pela meritocracia, um sistema baseado no reconhecimento e recompensa, no qual as posições hierárquicas são conquistadas pelos servidores que atingem os resultados estabelecidos. O Plano de Carreiras também será baseado pela gestão de competências institucionais, comportamentais e técnicas. Este tipo de gestão detecta as competências que são importantes para a realização das atividades de um cargo e/ou função.

Para a Superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação e Esportes, Mary Adriana dos Santos Evangelista, a gestão pautada pela meritocracia é benéfica para os servidores: “Com esse plano, as classes vão ter como evoluir e conquistar salários melhores de acordo com suas competência e isso é vantajoso. A pessoa vai se preparar, buscar uma melhor formação e procurar ser um profissional melhor. Isso vai permitir que ela evolua, ou seja, o crescimento vai depender apenas do próprio servidor”. Nesta semana foi iniciada a quarta etapa, que é o Plano de Remuneração. De acordo com o cronograma apresentado pelos técnicos da FGV, empresa responsável pela elaboração do PCCR, o prazo para conclusão é em março de 2015. 

Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR)

Um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração bem elaborado é um diferencial competitivo dentro de qualquer Instituição, pois estabelece uma política salarial eficiente e permite o crescimento profissional dos servidores de acordo com suas competências. O PCCR tem como objetivo alcançar o equilíbrio através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais.

Irislane Pacheco/SEAD
Política
30 de Outubro / 2014 às 16:30 | 5 Comentários

Revoltado com a derrota de Aécio Neves (PSDB) para Dilma Roussef (PT), o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), ex-prefeito de Rio Claro (173 km de São Paulo), defende que a Constituição Federal seja alterada para que os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, não possam votar.

Em entrevista ao "Jornal da Cidade", de Rio Claro, na segunda-feira (27), Demarchi afirmou que o título de eleitor dos que possuem cadastro em programas sociais deve ser suspenso enquanto durar o benefício.

"Na minha opinião, até choca um pouco, eu acho que quem depende do governo precisa ter temporariamente o seu título de eleitor suspenso. Ele deveria sim votar a partir do momento em que ele saísse da dependência do Estado", disse.

O deputado disse que o candidato tucano venceu onde "tem trabalho" e "trabalhador" e perdeu nas regiões onde as pessoas rejeitam o trabalho.

"O que ficou claro no resultado dessa eleição é que onde tem trabalho, onde existe o trabalhador, aquele que levanta de manhã, que trabalha e gera a riqueza desse país, que é São Paulo, o registro, a fotografia da mudança foi clara. Onde foi que nós perdemos? Onde a dependência do Bolsa Família, onde tem a dependência das pessoas que não querem o trabalho, que não veem o progresso dentro da sua carreira. Nós perdemos ali", disse.

Uol
Policial
30 de Outubro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Policiais da 3a Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Itamar José dos Santos, 27 anos, por agredir sua companheira de 34, nesta quarta feira (29), às 13h50, no Distrito de Pilar, Município de Jaguarari. O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Jaguarari, onde foi autuado em flagrante pela Lei Maria da Penha.

Eleições
30 de Outubro / 2014 às 15:26 | Nenhum Comentário

 

A presidente Dilma Rousseff já está na Bahia para descansar do processo eleitoral que lhe garantiu mais quatro anos de mandato, A presidente vai ficar na Base Naval de Aratu até o próximo domingo, 2. Dilma desembarcou na Base Aérea de Salvador, por volta das 19h30 desta quarta-feira, 29, e seguiu de helicóptero para o balneário pertencente à Marinha do Brasil, na área do subúrbio. Dilma veio acompanhada da filha Paula Araújo; do neto Gabriel, de 4 anos; do genro Rafael Covolo; e da mãe, Dilma Jane. A presidente foi recebida, na Base Aérea, pelo governador Jaques Wagner (PT), nesta quinta, 30, o petista mais próximo da presidente e nome forte para compor o seu futuro ministério. 

Em 2010, quando se elegeu para o primeiro mandato de presidente, Dilma também veio descansar na Bahia - seu destino preferencial nos feriados de final de ano e de Carnaval. Naquela ocasião, ela foi para Itacaré, no sul do estado, onde ficou hospedada na fazenda do empresário paulista João Paiva, na Praia do Patizeiro. Embora não tenha nada agendado, é possível que Dilma tenha um encontro, ainda nesta quinta, com o governador Wagner, antes dele embarcar, no início da noite, para uma semana de descanso em Portugal e na Espanha. Os dois devem discutir as estratégias para pacificar e consolidar o diálogo com as forças políticas no Congresso e os diversos segmentos da sociedade.

Fonte: Bahia Econômica
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

A redescoberta do Semiárido Brasileiro passa necessariamente pela desconstrução de preconceitos formados ao longo dos anos. Com o intuito de mostrar que essa região possui um território diverso e rico em potencialidades foi criada à coletânea “Itinerários e Contextos: reflexões em Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido Brasileiro”.

A obra será lançada no “IX Ciclo do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB)”, realizado nesta segunda-feira (03), às 18h, no espaço Canto de Tudo, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. A Coletânea é composta por artigos produzidos por estudantes e professores da primeira turma do curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH-III), da Uneb.

“Os artigos apresentam a diversidade das caatingas semiáridas, seu povo e suas territorialidades. Mostram a importância da Educação Contextualizada como caminho para superar a velha política do ‘combate à seca’, onde a escola é o lugar para adentrar novos planejamentos pedagógicos”, declara a professora doutora, Luzineide Carvalho, que juntamente com o professor doutor Juracy Marques e a mestranda Rosiane Sena organizaram a coletânea. O lançamento da obra será aberto ao público em geral, e contará com apresentação de voz e violão.

Ascom Uneb
Política
30 de Outubro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (29) que pedirá ajuda do governo federal para enfrentar a crise de desabastecimento de água. O tucano solicitou, além de recursos financeiros, a desoneração de impostos para empresas de saneamento básico e a realização de parceria para obras de interligação do Rio Jaguari com a represa do Atibainha do Sistema Cantareira. A responsabilidade sobre a crise hídrica foi motivo de troca de acusações entre PT e PSDB durante as eleições, mas o governador evitou retomar as críticas feitas antes do pleito. "A eleição já acabou. Não deve haver um terceiro turno. Isso prejudica a população. A nossa disposição é a do diálogo e da cooperação", disse. Ele reclamou da decisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de ter priorizado a geração de energia elétrica, e não o abastecimento de água, em represas como a do Jaguari. Segundo ele, o governo estadual avalia, inclusive, a possibilidade de encerrar a concessão da represa para geração de energia. "Nós estudamos retirar a represa do Jaguari, que é de São Paulo, como geradora de energia. Ela gera pouca energia elétrica. Vamos pedir para encerrar a concessão e manter a represa só para abastecimento humano", antecipou. Informações da Folha de S. Paulo.

Variadas
30 de Outubro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Com o intuito de continuar ampliando o abastecimento de água por todo o município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) desta vez realizou a recuperação da bomba submersa de 1.0 cv dos sistemas simplificados de água das comunidades de Gangorra e Alegre, na região do Salitre.

A produtora rural Marlene da Silva Ferreira Bonfim, que reside há 17 anos na comunidade de Gangorra, comenta da satisfação de ter água. “Melhorou e muito a nossa vida aqui na localidade. Antigamente acordávamos de madrugada para poder lavar as nossas roupas na beira do rio só que com a seca prolongada o mesmo secou, mas agora com a recuperação da bomba não precisamos mais passar por isso. Agradeço imensamente ao SAAE pelo o serviço realizado”, falou Marlene.

O morador da localidade de Alegre, Josanias Soares da Silva, que vive há 50 anos na região, relata a importância da bomba para a comunidade. “Estamos todos muito felizes e satisfeitos porque já passamos por muito sufoco. Primeiro porque sempre dependíamos da ajuda de carros pipas e que muitas vezes não davam para abastecer todas as residências, deixando muitas pessoas sem água. Agora a nossa realidade mudou, temos água todos os dias em casa. Não tem coisa melhor do que abrir a torneira e ver o líquido precioso”, agradeceu Josanias.

Na localidade de Alegre 12 famílias e 3.000 animais estão sendo beneficiados com o sistema simplificado de água. Já na Gangorra são 70 famílias e 5.000 animais. “Onde houver energia elétrica e água subterrânea estamos recuperando todas as bombas submersas. E neste ano perfuramos 50 poços tubulares por diversos distritos do município, recuperamos cataventos, construímos adutoras, entre outros serviços e tudo isso para dá conforto e qualidade de vida para o homem do campo”, enfatizou o supervisor de área do SAAE, Ismael Carlos.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai autorizar até o final do ano o uso de equipamentos eletrônicos a bordo, desde que em "modo avião", em todas as fases do voo. O modo limita a transmissão de sinal e a conexão à internet. A nova norma será publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União. Os passageiros atualmente precisam desligar os aparelhos durante a decolagem e pouso. Os equipamentos são liberados para ser reativados assim que a aeronave atinge 3.048 metros ou 10 mil pés. Outra novidade é a autorização para que os passageiros possam usar o celular logo após o pouso. De acordo com a regra vigente, o telefone tem de ser mantido desligado até o avião parar. Informações da Folha.

Política
30 de Outubro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (29) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, esteve em Brasilia em reunião com o vice-presidente, Michel Temer. Durante o encontro, Temer abordou os desafios da gestão da presidente Dilma Rousseff  para os próximos quatro anos e reafirmou o compromisso do governo federal com ações que promovam ainda mais o desenvolvimento de Petrolina.   

Asscom
Política
30 de Outubro / 2014 às 12:30 | Nenhum Comentário

Acontece nesta sexta-feira (31/10) a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Garanhuns. A sessão acontece no Plenário da Casa Raimundo de Morais, a partir das 10h. O processo eleitoral, que vai eleger o novo presidente e demais integrantes da direção da casa, para o mandato no biênio 2015/2016, foi iniciado pela Mesa Diretora no dia 10 de outubro, através do Ato Nº 005/2014, assinado pelo Presidente, vereador Audálio Ramos Machado Filho. Os registros de candidaturas para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, de forma individual ou em chapa completa, terão que ser entregues ao Protocolo da Gerência de Processo Legislativo, até às 13:00h de hoje, quinta-feira (30/10).

ASCOM CMVG
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Agricultores e agricultoras do município de Uauá, que fazem parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) BNDES, participaram de um dia de campo diferente, animado e rico em troca de experiências durante o Intercâmbio Intermunicipal, que aconteceu nos dias 23 e 24, no interior de Canudos e Chorrochó. A primeira experiência conhecida foi a de Dona Lúcia Maria de Jesus, na comunidade de Raso, em Canudos. A agricultora apresentou seu quintal produtivo, falou do cuidado com o chiqueiro, galinheiro e o quando as tecnologias sociais e a assessoria técnica vêm contribuindo para a melhoria de vida de sua família. Além disso, ressaltou a necessidade de gerenciar o uso da água, para garantir o líquido no período de estiagem. “Minha cisterna nunca recebeu água do carro pipa, é só economizar” relata D. Lúcia, que possuiu a cisterna de produção há cinco anos.

As/os visitantes também puderam conhecer um pouco mais da história de Antônio Conselheiro, visitando o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), sendo uma oportunidade de apreciar a partir de novo olhar, esse capítulo da história popular do Brasil, que não é contada nos livros e no ambiente escolar. No segundo dia de Intercâmbio, as experiências de mais duas mulheres guerreiras do Semiárido foram visitadas, agora no município de Chorrochó. A agricultora D. Isabel Alves dos Santos, 83 anos, que todos os dias acorda cinco horas da manhã, para cuidar da sua horta e os animais. “Eu sempre trabalhei, o melhor da vida é a pessoa trabalhar”, diz D. Isabel, que dedicou sua vida ao trabalho no campo, para garantir o sustento de sua família.

Outra experiência exitosa visitada foi o do cultivo de mandacaru a partir das sementes,prática realizada por D. Iraci Orcelina dos Santos. Para diminuir a distância de buscar os alimentos dos animais no período de estiagem, D. Iraci resolveu cultivar um viveiro da planta no quintal de casa. Com essa experiência, a agricultora pode comprovar que mandacaru nascido da semente se desenvolve mais rápido e um único fruto germina centenas de pés de mandacaru.

Conhecer essas experiências e poder vê a dedicação dessas mulheres com o cuidado com a natureza foi um momento muito enriquecedor para a agricultora Maria José, da comunidade de Fidelis, interior de Uauá. Para ela, esse momento de Intercâmbio é: “muito melhor do que participar das reuniões que acontecem nas fazendas como a gente participa ...quando a gente vai no campo a gente aprende mais, vê o trabalho que tem e melhor para aprendizagem nossa” , pontua Maria José.

Outro elemento que chamou a atenção do visitante José Carlos Coelho, foi que todas as experiências conhecidas são apresentadas e gerenciadas por mulheres. “Nessas três comunidades que nós passamos, quem tá na frente do projeto é a mulher, nem é o agricultor, é a mulher que tá como agricultora ... mostrando que elas são mais que os homens para a sociedade”, relata José, que também ficou impressionado e admirado pela força de D. Isabel em relação a sua idade, 83 anos. As experiências apresentadas demonstra o quanto é importante o papel da mulher para o fortalecimento da agricultura familiar e necessário que elas tenham seus trabalhos valorizados para que mais mulheres se tornem autônomas e protagonistas de suas histórias. 

Comunicação Irpaa
Política
30 de Outubro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual eleito Lucas Ramos participou da escolha da chapa executiva estadual do PSB, realizada na noite da terça-feira (28), no Recife. João Campos, filho mais velho de Eduardo Campos, agora integra a Executiva como secretário de organização. O jovem, que se engajou efetivamente na campanha estadual, afirmou que o legado político de Eduardo Campos é do povo. “Estamos aqui para fortalecer a luta de Eduardo. É um erro dizer que o legado desse partido é de uma família. É um legado do povo de Pernambuco”, pontuou. Os eventos de campanha que tiveram a presença de João Campos, inclusive em Petrolina e em Cabrobó, contaram com uma efetiva participação popular.

O presidente Sileno Guedes continua no comando da legenda até 2017. Tadeu Alencar é o 1º presidente, seguido por Fernando Bezerra Coelho, como 2º presidente, e Felipe Carreras, como 3º presidente. Isaltino Nascimento ocupa o cargo de secretário de Articulação Social; e Aldo Santos, de Política Agrária. A chapa executiva estadual do PSB foi eleita por unanimidade. “Entre as metas do PSB está o crescimento da legenda, mas mantendo a unidade partidária. O nosso principal compromisso é com o povo de Pernambuco. Vamos trabalhar juntos para levar a melhoria da qualidade de vida a todos os lugares do estado”, destacou Lucas Ramos.

Ascom Lucas Ramos
Policial
30 de Outubro / 2014 às 11:11 | 7 Comentários

De acordo com informações chegadas nesse momento em nossa redação, os bandidos que levaram quatro reféns da agência do Banco do Brasil de Uauá depois de assaltarem o banco, liberaram todos eles numa estrada próxima a cidade. Ainda de acordo com informações não foi o gerente sequestrado e sim, o sub-gerente e mais três pessoas.

As manchas de sangue vistas nas fotos não foram devido a tiro e sim, estilhaços de vidro que machucaram o guarda da agência. Policiais da região estão em busca dos assaltantes que fugiram no sentido da cidade de Canudos.

Policial
30 de Outubro / 2014 às 11:07 | 2 Comentários

Uma câmera localizada próximo a Agência do Banco do Brasil em Uauá flagrou o momento em que os assaltantes fugiam do local do crime. No carro, aparentemente teriam dois bandidos na parte exterior da pick-up e mais dois dentro, um dirigindo e outro no banco de passageiro, todos fortemente armados.

Observa-se também que há reféns em cima do veículo, quatro no total, três sem camisa.

Variadas
30 de Outubro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sento-Sé realizou no último sábado, dia 25 de outubro, a 2ª Festa do Servidor, uma confraternização em homenagem e comemoração ao dia 28 de outubro, dia do Servidor. A 2ª Festa do Servidor contou com filiados e seus familiares num total de mais de 450 pessoas. Também estiveram presentes e compuseram a mesa os vereadores Julliano Afonso do PT, Uemison Almeida do PHS, Rudval Caitano do PHS, Ernei Nunes presidente da Associação da Guarda Municipal e o Enfermeiro Moises juntamente com os Diretores do Sinsersb José Carlos Presidente, Marcos Salles Vice-Presidente, Francelino Carvalho Tesoureiro, José Paulo Secretário.

Para Francelino Carvalho, a 2ª Festa do Servidor além de ser uma confraternização entre os servidores, o momento poderia ser também de comemoração se o gestor estivesse cumprindo o Plano de Cargos e Salários que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado em 2011: “Gostaria de estar aqui comemorando junto com vocês o nosso Plano de Cargos e Salários que já se faz três anos de assinado e não vem sendo cumprido” relatou Carvalho.

O vereador Uemison Almeida parabenizou a Diretoria do Sindicato por organizar tão bem a 2ª Festa do Servidor e para os servidores presentes afirmou o compromisso de defender os servidores na Câmara. Almeida disse ainda que: “Mesmo fazendo parte da base do governo, sou contra a posição do poder executivo de não cumprir o seu dever, o dever de um bom gestor é cumprir o plano do servidor público, é uma luta minha, é um sonho nosso, eu sei que o sonho de cada um de vocês é o meu também”. Julliano Afonso, também vereador, agradeceu por mais uma vez ter sido convidado para as festividades promovidas pelo SINSERSB. Disse que acredita que o Plano de Cargos e Salários vai ser cumprido e destacou que o Sindicato tem sido atuante na busca por melhorias para os servidores.

José Carlos, presidente do Sindicato, fez um relato mostrando a necessidade da Gestão Municipal em valorizar o servidor, assim como o Sindicato tem dado a devida atenção aos mesmos. Falou também da unidade que sua gestão a frente da entidade tem conseguido fazer em prol dos servidores e citou um lema: “Sinsersb de mãos dadas com o servidor” destacando que é prioridade de sua gestão a busca por melhorias e valorização da categoria que ele representa. Agradeceu aos vereadores Julliano Afonso, Uemison Almeida e Rudval Caitano e lamentou a ausência dos demais vereadores, informou que a todos foram enviados convites e que apenas Denis Almeida justificou que não podia participar do evento. Pediu a todos os servidores que aproveitassem a festa para descontrair e confraternizar-se com os demais servidores, que a organização do evento preparou tudo para que os servidores se sentissem bem, que aproveitassem o Musical Anjos da Noite atração do evento, o churrasco e os sorteios de brindes. Desejou aos servidores um Feliz dia do Servidor!

Na 2ª Festa do Servidor foram contempladas por sorteios mais de 60 servidores com diversos prêmios: kits de perfumes, relógios, liquidificadores, pen-drives, batedeiras, entre outros. Foi realizado ainda um bingo de uma Bicicleta e um micro-ondas. 

Ascom Sinsersb
Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:52 | Nenhum Comentário

De acordo com um áudio da polícia que vazou, os assaltantes, que seriam de 10 a 15 homens fortemente armados com fuzis, fugiram do local em duas pick-ups Strada, uma branca e uma prata, sendo uma delas, segundo esse áudio, teria placa de Ilhéus. Os meliantes teriam fugido sentido estrada Patamuté.

Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:45 | Nenhum Comentário

Veja abaixo mais fotos que chegaram à nossa redação do assalto que ocorreu agora a pouco na cidade de Uauá na agência do Banco do Brasil, que segundo informações, ainda desencontradas, os meliantes teriam levado 12 pessoas como refens. Estamos colhendo todas as informações nesse momento.

Informativos
30 de Outubro / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) prorrogou até esta sexta-feira (31) o prazo de inscrições para a seleção de professores temporários. As vagas são para o curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia Jurídica.

Os interessados deverão acessar o edital e fazer as inscrições na página eletrônica da Facape (www.facape.br, no link ‘Concursos’). O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de avaliação curricular de títulos. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 7 de novembro.

Ascom Facape
Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:25 | 1 Comentário

Foto abaixo mostra como ficou a agência do Banco do Brasil de Uauá depois que os bandidos saíram e teriam levado com eles o gerente. Veja marcas de sangue no chão mostrando que alguém foi baleado, que segundo informações, teria sido um guarda da agência e mais duas pessoas não identificadas ainda. Na hora do assalto, tinham cerca de 15 pessoas na agência e os assaltantes mandaram todos retirarem suas camisas.

Continuamos em busca de mais informações.

Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:19 | 1 Comentário

Mais informações chegam a nossa redação. Segundo contato na cidade, Cerca de oito bandidos teriam deixado a agência bancária sentido Euclides da Cunha levando o gerente de refém. Os meliantes estão armados com fuzis e pistolas.

Segundo relato, os bandidos jogaram pra cima, uma bolsa cheia de notas de cinco reais. O blog está colhendo novas informações

Policial
30 de Outubro / 2014 às 10:04 | 1 Comentário

Ano passado, agência de Uauá foi alvo de bandidos que explodiram os caixas eletrônicos

Segundo informações preliminares que chegam em nossa redação, é que o Banco do Brasil da cidade de Uauá está sendo assaltado nesse momento. Ainda de acordo com informações, bandidos mantém funcionários dentro da agência e escuta-se muitos tiros nas redondezas. Por conta disso, comerciantes perto da agência em questão estão trancados esperando mais policiais no local. 

Ainda não há informações precisas, mas o blog está acompanhando de perto o caso e dentro de instantes trará mais detalhes.

Política
30 de Outubro / 2014 às 10:01 | 1 Comentário

Francisco Arnóbio e o vice Javan Reis

No próximo dia 07 de novembro acontecerá a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (Sinserp), e as chapas concorrentes já estão em campanha. Na tarde desta quarta-feira (29), a Chapa 03 – “Da Mudança”, encabeçada por Francisco Arnóbio de Menezes (presidente) e Javan Reis (vice-presidente), apresentou suas propostas durante participação no Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM.

“Na minha administração, farei do Sinserp um sindicato para as famílias, precisamos atrair as pessoas mais uma vez. O servidor fugiu do Sinserp, precisamos reorganizar a entidade e buscarei meios para atrair novamente o servidor para o clube de campo”, garantiu, o candidato a presidente da entidade.

Ao lado de Francisco Arnóbio, o candidato a vice na Chapa 03, Javan Reis garantiu que trabalhará muito em defesa dos servidores municipais.

“Nós teremos um pleito muito difícil, mas com a força do servidor nós lograremos êxito. Podemos associar muito mais gente ao Sinserp, temos muitos projetos e iremos lutar muito para termos um sindicato que sirva ao servidor. O Sinserp terá uma equipe de guerreiros”, disse.

Na eleição da nova diretoria, apenas servidores municipais estatutários e sindicalizados têm direito a voto.

Variadas
30 de Outubro / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV, em Jacobina, realiza o I Seminário Internacional de Formação: pesquisa aplicada em educação e seus impactos na educação básica.

O evento, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, na unidade, tem como objetivo principal promover a discussão teórica e metodológica das pesquisas em educação e diversidade.

programação reserva palestras, debates e oficina formativa. Destaque para a palestra Pesquisa Educacional – pressupostos epistemológicos e metodológicos, que será proferida pela professora Marta Anadon, da Universite du Quebec à Chicoutimi (UQAC). O seminário é aberto ao público externo.

Ascom Uneb
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Quem freqüenta o Parque Josepha Coelho pode observar que as mudas de espécies nativas da Caatinga que foram implantadas no local já começam a ganhar ‘corpo’. O desenvolvimento das plantas – acompanhado diariamente- tem sido satisfatório e a expectativa é de que no prazo máximo de dois anos, as árvores possam conferir mais beleza ao local, além de funcionarem como uma espécie de ‘pulmão’ da área central de Petrolina. Toda esta iniciativa é coordenada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

São espécies como: aroeira, pau ferro, caraibeira, umburana de cheiro, ipê roxo, todas nativas do bioma Caatinga. As plantas foram colocadas no local há quase um ano, após um minucioso estudo de solo, espaçamento, dentre outros aspectos. Para melhor atender ao plantio, foi colocado o sistema de irrigação por gotejamento.

“Um de nossos principais compromissos é implementarmos espaços de Petrolina, tornando-os áreas verdes da cidade, no sentido de agregar maior qualidade de vida aos nossos cidadãos; e o Parque Josepha Coelho faz parte desta estratégia. As mudas que foram colocadas como resultado de um processo de compensação ambiental, quando estiverem devidamente desenvolvidas, vão proporcionar um aspecto positivo, quer seja no impacto visual do equipamento público, quer seja no que diz respeito à melhor qualidade do ar, do clima”, frisa o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

ASCOM AMMA/Roseanne Albuquerque Foto: Gilson Pereira
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 08:30 | 2 Comentários

Está tudo pronto e acontece nesta sexta-feira (31), a partir das 11 horas, no Clube de Campo, a festa organizada pelo Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura de Juazeiro), comemorativa do Dia do Servidor Público. Comemorado em 28 de outubro, a data do Servidor Público foi adiada para esta sexta-feira para seguir o Decreto do Governo da Bahia que transferiu o feriado para a mesma data. Reginaldo Marçal, presidente da Junta Governativa, que atualmente administra o Sinserp esteve conversando com o radialista Geraldo José na Transamérica FM na tarde desta quarta-feira (29), quando aproveitou para convidar todos os associados. “Apesar do pouco tempo à frente da entidade nos empenhamos para realizar uma festa à altura do nosso associado. Vai ser um grande evento com as presenças do Grupo Musical Nosso Samba a partir das 11h, logo em seguida será servido o churrasco; posteriormente teremos o sorteio de brindes. A partir das 13 e 30hs, Manoel Cordeiro e Amigos retomam os shows musicais, na sequência teremos sorteio de novos brindes e a programação culminará com Stillu's.com”, declarou Marçal.

Política
30 de Outubro / 2014 às 08:00 | 30 Comentários

É inegável o acúmulo de vitórias do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e do seu grupo políticos ao longo dos últimos anos. Isaac foi eleito prefeito de Juazeiro em 2008 e de lá para cá foram sucessivas as vitórias nas urnas do seu grupo político que em 2010 venceu com a reeleição de Jaques Wagner, da presidente Dilma Rousseff e concedeu a maior votação para um deputado federal que não é natural do município, Daniel Almeida com mais de 10 mil votos.

Em 2012, foi reeleito com a maior diferença em relação ao segundo colocado já registrada na história política deste município. Elegeu também a maior bancada na Câmara Municipal, 16 dos 21 parlamentares que compõem a Casa Aprígio Duarte.

Nas eleições deste ano, não foi diferente, e em Juazeiro, o grupo liderado pelo prefeito elegeu o governador Rui Costa, o Senador Otto Alencar, o deputado Daniel Almeida ampliou sua votação na cidade para 13 mil votos e o vereador Crisóstomo Lima foi eleito para a Assembleia Legislativa com mais de 33 mil votos. No segundo turno, o grupo mais uma vez assegurou a maior votação para a presidente Dilma Rousseff reeleita com 74% de aprovação em Juazeiro.

Motivados por estas sucessivas vitórias, correligionários do prefeito começaram a defender o seu nome para concorrer ao governo do Estado no pleito de 2018, ou quem sabe, para uma cadeira no Senado Federal, tendo em vista que no próximo pleito serão disputadas duas vagas. É aguardar para ver o que acontece.

Em recente entrevista na Transamérica FM, Isaac explicou que a hora é de “trabalhar, trabalhar e trabalhar. 2016 a gente discute em 2016. Nosso projeto está sendo aprovado pelo povo em razão do trabalho”, justificou.

Da redação com foto de Geraldo José
Política
30 de Outubro / 2014 às 07:30 | 2 Comentários

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou, nesta quarta-feira (29), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para implementar a reforma eleitoral do sistema representativo nos poderes Executivo e Legislativo dos três níveis de Governo. A PEC estabelece a coincidência das eleições, proíbe a reeleição para cargos do Poder Executivo, dispõe sobre o acesso ao fundo partidário e estabelece regras de transição. As mudanças somente valerão, porém, se aprovadas em referendo popular. Segundo a proposta, ficam inelegíveis no período imediatamente subsequente ao seu mandato o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído nos seis meses anteriores ao pleito. Assim, para voltar a exercer o mesmo cargo, será preciso aguardar um intervalo de pelo menos cinco anos.

A PEC propõe, ainda, para viabilizar o fim da reeleição para cargos do Executivo e a coincidência das eleições, que os mandatos de todos os dirigentes e parlamentares passem a ser de cinco anos, em lugar de quatro. Assim, Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados Federais, Estaduais e Distritais e vereadores terão mandatos de cinco anos. As novas regras, porém, somente serão aplicáveis nas eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais, Estaduais e Distritais a ocorrer em 2018. A realização do referendo popular que será condição para a validação da PEC ocorrerá em 29 de outubro de 2016, ou seja, dois anos antes da realização da primeira eleição a ser afetada pelas novas regras. A data da posse dos eleitos para os cargos do Poder Executivo será também alterada, deixando de ocorrer em 1º de janeiro, feriado nacional. A nova data passa a ser o primeiro dia útil subsequente.

Com essa proposta, Pinheiro pretende colocar em debate com o Congresso e a sociedade brasileira um tema de enorme relevância para o sistema representativo e em sintonia com as demandas da sociedade por mudanças. Outros temas, como o financiamento público de campanha, a proporcionalidade do voto e as próprias composições das Casas do Congresso Nacional, porém, não são objeto dessa PEC. “Trata-se de redefinir questões essenciais e estruturantes para a maior eficiência do sistema político e para a própria governabilidade do país”, ressalta o senador. Para Pinheiro, “a coincidência dos mandatos, além de reduzir os custos do processo eleitoral, assegurara maior sintonia entre as opções políticas da sociedade nos três níveis de governo, e maior legitimidade aos eleitos. A fixação de regras mais rígidas para o funcionamento dos partidos e acesso aos recursos públicos contribuirá para sua maior representatividade, caráter programático e capacidade de atuação na arena decisória, evitando a proliferação de legendas de aluguel ou criadas com características oportunistas”.

O fim da reeleição foi tema de grande importância no recém findo debate eleitoral. “Depois de cinco eleições presidenciais a partir da sua introdução, esse sistema persiste sendo visto como espúrio, e gerador de desigualdades no processo eleitoral. Mas não basta extinguir a reeleição sem avaliar a própria duração do mandato presidencial ou dos governadores e prefeitos”, aponta o senador. Ainda de acordo com Pinheiro, a iniciativa visa, assim, “colocar na ordem do dia do Senado Federal, em curto prazo, soluções eficazes para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro, visando o fortalecimento da democracia, da representatividade dos partidos e a eficiência do processo político eleitoral, e que serão, em última análise, submetidas ao crivo dos próprios eleitores mediante referendo,” concluiu. 

Senado

Os Senadores eleitos em 2014 (um por Estado), e cujo mandato se encerraria em 2022, terão seus mandatos de 8 anos preservados, e ainda prorrogados até 31 de janeiro de 2024, assegurando, assim, a coincidência dos mandatos a partir da eleição que ocorrerá em 2023. Os senadores eleitos em 2018 teriam mandatos de somente cinco anos. Dessa forma, partir da eleição de 2023, a renovação do Senado Federal dar-se-á integralmente a cada cinco anos, assim como na Câmara dos Deputados, e não mais como ocorre hoje, onde a eleição renova, alternadamente, um terço e dois terços da composição do Senado.

Prefeitos e Vereadores

Quanto aos Prefeitos e Vereadores, cujas eleições ocorrerão em 2016 e 2020, a PEC estabelece que os eleitos em 2020 terão mandatos de três anos. Assim, somente na eleição de 2023 a regra terá sua aplicação plena para todos os cargos eletivos.

Mesas Diretoras dos Legislativos

Em consequência da alteração para 5 anos, os mandatos das mesas diretoras dos legislativos terão duração diferenciada. Mantida a posse dos parlamentares em 2 de fevereiro, as Casas elegerão as respectivas mesas para mandatos de 3 anos e, dois anos depois, para mandato de 2 anos. Quem houver exercido o mandato de 2 anos poderá, como ocorre atualmente, ser reconduzido para o primeiro período da legislatura seguinte.

Fundo e propaganda partidária

Quanto ao fundo partidário, somente terão direito aos recursos, bem como ao acesso à propaganda eleitoral gratuita, os partidos que tenham obtido, na última eleição para a Câmara dos Deputados, pelo menos 5% dos votos apurados, não computados os em branco e os nulos, distribuídos em, pelo menos, um terço dos Estados, com um mínimo de 3% do total de cada um deles, e que tenham eleito pelo menos um representante para a Câmara dos Deputados ou Senado Federal na eleição imediatamente anterior. Assim, partidos que não tenham pelo menos um representante, ou que, mesmo tendo eleito representantes para qualquer das Casas do Congresso, não tenham atingido esses percentuais dos votos apurados, não poderão ter acesso aos recursos públicos. Trata-se de uma “cláusula de barreira” que visa inibir a pulverização do sistema partidário e do acesso a esses recursos.

Como regra de transição, nas duas eleições gerais subsequentes à entrada em vigor da PEC, fica assegurado o direito aos recursos do fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito aos partidos que tenham obtido, na eleição para a Câmara dos Deputados, três e quatro por cento dos votos válidos apurados, respectivamente, nas eleições de 2018 e 2023, distribuídos em, pelo menos, um terço dos Estados, com um mínimo de três por cento do total de cada um deles.

Diretórios regionais

A PEC define, ainda, como requisito para o funcionamento dos partidos, o registro de diretórios regionais em metade mais um dos Estados. A Lei Eleitoral em vigor exige, para caracterização do caráter nacional dos partidos, apenas que o seu pedido de registro tenha o apoiamento de eleitores em número correspondente a, pelo menos, 0,5% dos votos válidos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, distribuído em pelo menos um terço, ou mais, dos Estados, e em cada um deles deve haver apoiamento de 0,1% dos eleitores que tenham votado. Assim, além desses requisitos, que não serão afastados, o partido deverá também comprovar o seu regular funcionamento em pelo menos 14 Estados, em lugar dos 11 atualmente previstos na legislação ordinária.

Infográfico sobre o cronograma eleitoral proposto na PEC:

Assessoria de Comunicação do senador Walter Pinheiro (PT-BA)
Variadas
30 de Outubro / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Hoje e amanhã, dias 30 e 31, os pretendentes ao Cadastro de Adoção participam de curso promovido pela Vara da Infância de Juventude de Petrolina. A formação terá carga horária de 12 horas e será ministrada para 30 pessoas que já estão com o procedimento em andamento na unidade judiciária. O evento tem início às 8h no auditório do SEBRAE, Av. 31, s/n, no Centro de Convenções da cidade. No curso serão abordados temas como o perfil dos adotantes e das crianças que são disponibilizadas no cadastro, além de tratar os aspectos psicológicos, pedagógicos, sociais e jurídicos. Pessoas que já adotaram também prestarão depoimentos sobre a vivência de todo o procedimento de adoção.

Em Petrolina, atualmente, não existem crianças para serem adotadas, no entanto, os nomes adotantes são disponibilizados no Cadastro Nacional de Adoção. Além do curso, todos os pretendentes passam por avaliação psicossocial e entrega de documentos. Finalizado o curso, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, aprova a inclusão no Cadastro. De acordo com a psicóloga do núcleo psicossocial, Prisciany Ramos, o curso é importante para socializar informações sobre a adoção e desmistificar alguns preconceitos sobre o tema. “Iremos permitir a expressão das angústias e medos de quem deseja tornar-se pai e/ou mãe adotivos. Além disso, objetivamos que os futuros pais possam trocar experiências por meio de depoimento com pessoas que já concretizaram adoções”, explica a psicóloga.

Participarão como palestrantes: a Defensora Pública, Carolina Izidoro; as psicólogas Prisciany Ramos e Andrea Alcântara; a pedagoga, Joana Dark e a assistente social, Ana Paula Maciel. Os interessados em efetuar o cadastro podem procurar o Núcleo Psicossocial da Vara, munidos dos documentos pessoais para preencher o requerimento padronizado. Também devem ser apresentados no ato de inscrição: certidão negativa criminal e cível, atestado de sanidade, foto da família, comprovante de renda e de residência.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage