Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Abril / 2018 às 11:00

Eleições 2018: Isaac Carvalho quer consolidar tendência de voto para deputado

O pré candidato a deputado federal Isaac Carvalho, do PCdoB, não restam dúvidas, gostou da militância na política e está na estrada desde o dia em que manifestou o desejo a concorrer a prefeito de Juazeiro, em 2008. Reeleito em 2012, com 54.54% dos votos válidos, com 14% de vantagem sobre Márcio Jandir, o segundo colocado, Isaac se aproximou dos 55 mil votos no município baiano. Foi seu último teste eleitoral e esses são os números que ele persegue para tentar garantir uma vaga na Câmara Federal.

Aos 46 anos, que completa no próximo dia 30, Isaac Carvalho se consolidou como liderança política ao eleger seu sucessor, Paulo Bonfim, em 2016, vencendo pela terceira vez consecutiva os grupos ligados aos ex-prefeitos Joseph Bandeira e Misael Aguilar, os campeões de votos no município, em quase duas décadas.

A saída da prefeitura, em 2016, não arrefeceu a postura de candidato do ex-prefeito Isaac, que é uma presença constante nas redes sociais e eventos de qualquer natureza, dentro e fora do seu domicílio eleitoral. A arregimentação de lideranças nos municípios vizinhos é visível e é lá que pretende completar os votos que precisa para garantir seu nome entre os eleitos, em outubro, não escondem assessores muito próximos.

A tendência de voto em candidatos da terra, em Juazeiro, pode ser uma boa perspectiva de votos, já que, por enquanto, é o único representante juazeirense com chances de êxito a se apresentar ao público e arregimentar apoios. Dúvida, na base do ex-prefeito, por enquanto, só quanto à formação de coligações proporcionais na base de apoio do Governador Rui Costa, que vão aumentar, ou diminuir, as chances de sucesso do vaqueiro, como gosta de ser chamado.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 25 de Abril / 2018 às 10:40

MORADORA RECLAMA DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM PIRANGA

Em e-mail ao Blog moradora da rua Alto da Favela, em Piranga, reclama do desperdício de água potável na comunidade e explica que o caso já foi notificado ao SAAE. Confira: “Geraldo venho pedir para colocar em seu blog uma indignação dos moradores da rua Alto da Favela, no bairro de Piranga, porque já fizemos milhares de reclamações ao SAAE, e até essa data nada, água limpa jorrando na rua, enquanto o Rio São Francisco sofre por falta d'água” reclamou a moradora Magali.

publicado em 25 de Abril / 2018 às 10:30

Juazeirense: Treinador Ailton Silva chega hoje a Juazeiro e viaja para conhecer o elenco, em Salgueiro

O novo treinador da Juazeirense, Ailton Silva, deve chegar a Juazeiro hoje à tarde e logo em seguida viaja a Salgueiro, onde faz seu primeiro contato com a equipe que disputa à noite uma vaga na Pré-Copa do Nordeste. Natural de São Paulo, 51 anos, Ailton Silva tem passagens em clubes como o Mogi Mirim, Portuguesa, São Caetano e Confiança, dentre outros, e chega com a missão de comandar a Juazeirense no Campeonato Brasileiro da Série C.

Na partida desta quarta-feira, em Salgueiro, jogo que garante vaga na Copa do Nordeste de 2019, Ailton Silva, vai poder avaliar as peças que estarão à sua disposição no restante da temporada. O interino Alcir Silva, comanda a equipe à beira do gramado.

Com experiência no comando de equipes nas Séries B e C, Ailton projetou um trabalho de recuperação na Série C: “Gostaria de agradecer ao clube pela confiança no meu trabalho em tocar um projeto tão importante para o clube e para cidade. Precisamos nos recuperar na Série C e a gente espera que já a partir do próximo final de semana a gente possa  ter uma recuperação, jogando diante do nosso torcedor, que será fundamental pra que a gente comece a dar uma arrancada e saia dessa situação”, manifestou.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 25 de Abril / 2018 às 10:00

Prefeitura de Sobradinho apoia realização da 15ª Copa de Futebol de Base da terra da barragem

Com apoio da Prefeitura de Sobradinho, através das Secretarias de Turismo, Cultura e Esporte e de Educação, foi realizada no Estádio Apolônio Sales, no período de 20 á 22 de Abril, a 15ª Copa de Futebol de Base da Terra da barragem. Participaram 12 equipes formadas por jovens com idade entre 15 á 17 anos, das cidades de Sobradinho, Juazeiro, Petrolina, Uauá, Canudos, Santa Maria da Boa Vista, Senhor do Bonfim, Curaçá e do distrito de Itamotinga. Durante a competição, dois observadores dos times do Vitória e do Bahia, acompanharam os jogos, avaliando a possibilidade de investir nos atletas do interior para comporem suas equipes. João Bala, organizador da Copa,reconheceu o apoio da gestão municipal para a realização deste importante evento esportivo.

"Foi um sucesso a 15ª copa de Futebol de Base. Não fazemos nada sozinho e mais uma vez, contamos com o total apoio da gestão Municipal que se empenhou ao máximo fornecendo a estrutura física, como por exemplo o Estádio Apolônio Sales, as barracas, a Secretaria de Educação cedendo as escolas para os atletas de outros municípios se hospedarem. Fico muito feliz e acho de grande importância o investimento feito pela prefeitura ajudando a revelar jogadores. Tivemos dois atletas de Sobradinho, Everton e Ênio, que foram selecionados pelo time do Vitória. Uma prova de que vale a pena abraçar a causa do esporte", disse João Bala.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 25 de Abril / 2018 às 09:38

SAAE comunica falta de água em alguns bairros nesta quinta-feira, 26

A equipe técnica do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro estará nessa quinta feira (26) realizando manutenção no sistema hidráulico da  bomba reforço na Estação de Tratamento de Água (ETA) e, para isso, terá que desligar o sistema na ETA do Bairro Piranga.

O abastecimento de água será interrompido nos respectivos horários e bairros:

Bomba 6 - das 12h às 17h: Condomínios Country Clube, Assunção de Maria, Terra dos Sonhos, Velho Chico e Vila Premium além dos Bairros Quidé, Palmares, Terras do Barão, Expedito Nascimento e Quidezinho

Bomba 7 – 11h às 17h: Bairro D. José Rodrigues

Bomba 8 - das 12h às 17h: bairros João XXIII, Alto da Alencar, D. Thomaz, Monte Serrat, Monte Castelo e Barranqueiro, Alto do Cruzeiro, Mais Viver e Sol levante

Bomba 9 - das 11h às 17h: Residencial Mairi

Ascom/PMJ
publicado em 25 de Abril / 2018 às 09:30

Setor Diocesano da Juventude vai movimentar Orla Nova de Juazeiro com a "Páscoa Jovem" no sábado (28)

O Setor Diocesano da Juventude, em Juazeiro realiza neste sábado, (28), a "Páscoa Jovem". O encontro tem o objetivo de viver em plenitude a Páscoa do Senhor, de modo que os participantes possam mergulhar no mistério pascal.

Realizado no período da páscoa, para conhecerem mais profundamente a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o momento será marcado por muita música, em um luau, na Orla Nova de Juazeiro, ao lado do vaporzinho, às 17h.

Por meio de dinâmicas, pregações, partilhas e momentos de oração, a juventude reflete sobre a entrega de Jesus por amor a humanidade e são convidados a vivenciarem o verdadeiro sentido da Páscoa com o tema: "Somos testemunhas do ressuscitado".

Pascom Diocese
publicado em 25 de Abril / 2018 às 09:00

Compesa realiza novo concurso público, foram disponibilizadas 63 vagas para níveis médio, médio técnico e superior

O edital para o novo concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi publicado ontem (24), no Diário Oficial do Estado, para ampliação e renovação do quadro profissional da empresa. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a companhia segue seu planejamento estratégico de expansão e melhoria da governança corporativa: “Temos realizado concursos a cada dois anos para fazer face ao grande volume de investimentos do programa do governador Paulo Câmara, oxigenando e ampliando o quadro de colaboradores”, ressaltou Tavares.

Foram disponibilizadas 63 vagas para os níveis médio, médio técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.442,36 a R$ 6.743,28 - também está prevista a reserva de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (30/04) e podem ser feitas até o dia 4 de junho de 2018, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O edital também já está disponível no site da  FGV  http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/compesa2018.

Ler Matéria Completa
Ascom Compesa
publicado em 25 de Abril / 2018 às 08:30

Palestra gratuita sobre importância da boa comunicação pessoal será realizada em Petrolina

Será realizada terça-feira, 08 de maio, em Petrolina, uma palestra gratuita sobre a importância de uma boa comunicação pessoal. O evento cujo o tema é: "O perder da comunicação – rompendo a barreira do medo", tem ênfase no mercado de trabalho.

Estão sendo oferecidas 70 vagas, que podem ser reservadas gratuitamente pelo fone/zap (87)98852-3517. A palestra será realizada, a partir das 20h, na sede do Meta Cursos, que fica na Av. da Integração, na Vila Eduardo em Petrolina (próximo ao GBarbosa).

Ministrada pelo radialista e professor Paulo Ricardo Moreira, a apresentação é voltada para líderes de equipe, estudantes, universitários, professores, empresários, políticos, advogados. Além de todos aqueles que desejam aprimorar seu poder de persuasão e comunicação pessoal.

Ascom
publicado em 25 de Abril / 2018 às 08:04

Juazeiro: Mães que tiveram bebês com sequelas após problemas em partos entram na Justiça

Larissa conta que todas as ultrassonografias apontaram que o bebê dela nasceria saudável (Foto: Reprodução/TV São Francisco)

De agosto de 2017 até abril de 2018, mais de 10 mães entraram com ações na Justiça para obrigar a prefeitura Juazeiro, no norte da Bahia, a prestar assistência médica a bebês que ficaram com algum tipo de sequela após problemas em partos realizado na maternidade municipal. Uma delas é a dona de casa Larissa Soares, de 17 anos. Ela diz que as ultrassonografias que fez antes do parto do filho Thalisson, em junho de 2017, indicavam que a criança seria um bebê saudável, mas na hora do parto houve complicações.  

Larissa afirma que houve demora para o parto ser realizado e, por conta disso, o bebê nasceu com pouca oxigenação no cérebro. A criança está internada há dez meses. "Na sala de parto, forçaram o parto, porque viram que eu não tinha capacidade de ter normal. A criança não queria sair, porque tava enrolada no cordão umbilical. E mesmo assim elas queriam subir em cima da minha barriga e eu não deixei. 

Mesmo assim, forçaram com o cotovelo. Tanto que depois do parto eu fiquei com marcas roxas na barriga e depois meu filho nasceu com hipóxia, com insuficiência respiratória, e ficou uma criança crônica", destaca.  Como a maternidade de Juazeiro não tem UTI neonatal, logo depois de nascer, Thalisson teve de ser transferido para o Hospital Dom Malan, em Petrolina, onde permanece internado. 

Ele passou por uma traqueostomia, abertura feita na garganta para facilitar a respiração.  Larissa conseguiu na Justiça uma UTI domiciliar, mas o equipamento ainda não pode ser instalado porque a família mora de aluguel em uma casa pequena. "Tem que ser uma casa especial, e eu moro de aluguel. Essa casa aqui não é apropriada para ele. Eu não tenho condições de pagar outra casa", afirma a avó da criança, Rosana Soares. 

 Outra mãe que acusa a maternidade de Juazeiro de negligência é a dona de casa Lucélia dos Santos. O filho dela, Pedro, também nasceu com falta de oxigênio no cérebro.  Em janeiro de 2018, Lucélia foi internada já em trabalho de parto e também teve complicações no momento do nacimento da criança. Precisou ser tranferida para o Hospital Dom Malan, em Petrolina.

Lucélia teve complicações no momento do parto (Foto: Reprodução/TV São Francisco)

"Disseram que a minha pressão estava alta e não quiseram fazer o parto. Disseram que se a criança nascesse com problema não teria assistência para a criança. E demorou para poder transferir para Petrolina. A ambulância, para chegar, demorou muito. Acho que foi esse o problema", afirmou.  Atualmente, Pedro tem três meses e só se alimenta por sonda. 

Ele também passou por traqueostomia para que pudesse respirar melhor. Pelo menos cinco vezes por dia, a mãe precisa usar um aparelho para aspirar as secreções da traqueia do bebê.  A família da criança procurou a Defensoria Pública de Juazeiro para conseguir materiais apropriados para cuidar do bebê, no entanto, mesmo com uma liminar da Justiça, o pedido da família não foi totalmente atendido.  O equipamento usado para aspirar as secreções da traqueia da criança é emprestado. 

A mãe afirma que a Secretaria Municipal de Saúde informou que não tem obrigação de ceder o equipamento. "Eles disseram que não tem obrigação de ceder esse material para a criança. E é tudo que eu preciso: a máquina e os materiais. E até agora não fui atendida", diz a mãe da criança.

Além do acompanhamento à saúde, com profissionais, com materiais que sejam necessários à saúde do bebê, deve-se obter pretensões de reparação dos danos, sejam morais ou materiais, que ocorreram em razão dessas complicações", destaca o subcoordenador da Defensoria Publica municipal, André Cerqueira.  

A Secretaria de Saúde de Juazeiro disse que está atendendo todos os pedidos da Justiça. "Se a demanda judicial for pagar fralda, a gente vai ter que comprar fraldas. Se a demanda judicial for para fazer um determinado procedimento, vai ter que ser feito esse determinado procedimento. 

É claro que existe uma discussão hoje muito séria sobre a questão da judicialização da saúde, em que os recursos não são ilimitados. Em algum momento, se você está usando para gastar e fazer uma demanda que talvez não fosse a demanda essencial naquele momento, vai faltar para quando chegar uma demanda nesse sentido mais urgente, mais emergencial", afirmou o assistente técnico da secretaria, Álvaro Pacheco.  

Para as mães, nenhuma reparação é suficiente para diminuir a dor, mas o auxílio da prefeitura é fundamental. "Eu creio que um dia vou trazer meu filho bem para casa. Nenhum dinheiro do mundo vai trazer a saúde de meu filho de volta, mas pelo menos vai ajudar com os custos que ele precisa, de um tratamento digno para a vida dele, apesar de tanto sofrimento", destaca Larissa.

Fonte: G1 Bahia
publicado em 25 de Abril / 2018 às 08:00

Ação em Juazeiro vai orientar população a prevenir doenças bucais

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CROBA) seção Bahia, realiza nos dias 26 e 27 de abril a campanha ‘Pra ficar bem na selfie’. O objetivo é promover a escovação e prevenir doenças bucais.

Na quinta-feira, a ação acontece na avenida principal do bairro João Paulo II e na sexta-feira, na Praça 15 de Julho, centro de Juazeiro (ao lado do Paço). Nos dois dias, os serviços serão oferecidos a partir das 9h. Durante a ação serão ofertados os serviços de orientação em higiene oral, escovação e aplicação tópica de flúor, além da entrega de kits com escova de dente, creme e fio dental.

Fabiana Diniz/SESAU
publicado em 25 de Abril / 2018 às 07:30

Uma em cada oito aves está ameaçada de extinção, o relatório diz que ararinha azul desapareceu de seu habitat no final de 2000

Uma em cada oito aves está ameaçada de extinção no mundo. Das 11 mil espécies catalogadas, 40% podem desaparecer do planeta, segundo estudos da BirdLife Internacional, organização não governamental (ONG), que há cinco anos pesquisa o tema. A estimativa é de que nos próximos anos 500 espécies desapareçam. O relatório, intitulado O Estado das Aves no Mundo – 2018 alerta sobre o risco de extinção global. Sem a intervenção dos defensores dos animais, segundo a ONG, 25 espécies de aves teriam sido extintas nas últimas décadas.

De acordo com o relatório, sabe-se mais sobre as aves do que sobre qualquer outro grupo comparável de animais. Isso porque eles são fáceis de observar, sendo relativamente grandes e visíveis; a maioria está ativa durante o dia e podem ser facilmente identificados no campo, à distância. Por serem tão conhecidos e encontrados em praticamente todos os habitats, as aves servem como termômetro importante para as mudanças ambientais.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 25 de Abril / 2018 às 07:00

Atleta juazeirense emite nota de repúdio por injustiça em resultado de competição de Judô na Bahia

A atleta Gilvanna Régia, mãe do pequeno Gabriel Henrique, da 'família judoca', emite nota de repúdio contra o que considera erro grotesco da arbitragem na 2ª Etapa do Circuito Baiano de Judô, ocorrido no Centro Pan Americano, em Lauro de Freitas – BA, entre os dias 20 e 21 de Abril deste ano. Segundo a nota, o judoca Gabriel, que concorria a medalha de ouro na categoria sub 11(-30), restou prejudicado na disputa porque pontou várias vezes, mas não teve essa pontuação validada, e seu adversário, sem os pontos requeridos, foi declarado vencedor da competição. Veja a nota abaixo. 

NOTA DE REPÚDIO 

Nos dias 20 e 21 de Abril passado, aconteceu no Centro Pan Americano de Judô em Lauro de Freitas – BA, a 2ª Etapa do Circuito Baiano de Judô. O evento, promovido pela Federação Baiana de Judô, iniciou com atraso de horas, por conta da quebra do transporte de uma das academias. Tendo em vista que isso já ocorreu anteriormente, sem adiamento do horário para o começo das atividades.

Além disso, a arbitragem foi claramente catastrófica no combate do atleta Gabriel Henrique, no dia 21 de Abril, que concorria a medalha de ouro na categoria sub 11 (-30). O judoca pontuava e a arbitragem não validava. Restando a vitória para o adversário, sem requerida. A arbitragem ignorou o recurso de vídeo monitoramento e não reverteu o erro. Entretanto, até o presente momento, a Federação mostra-se omissa e não aceita a reversão do resultado, mesmo com uma arbitragem negligente e com muitos erros que permaneceram do início ao final da luta, vistos nitidamente em vídeo, gravado por sua genitora.

Um atleta tem custos altos: inscrições, transporte, hospedagem, alimentação... É importante prestar contas para os patrocinadores e alertar sobre o desrespeito da arbitragem e a falta de reconhecimento e ética da Federação. Infelizmente nossa Federação não evoluiu no requisito reconhecer o erro e reverter a vitória. Até quando isso irá permanecer? Ficará em 'mais um' erro, que teremos que digerir! 

Gilvanna Régia

Veja o vídeo:

publicado em 25 de Abril / 2018 às 06:30

Juazeiro: Jane Di Castro e Mitta Lux farão show no concurso 'Victor-Victória' 2018, confirma organizador

A atriz e cantora Jane Di Castro, que fez sucesso na novela A Força do Querer, da Rede Globo, e a transformista Mitta Lux, vencedora do prêmio de melhor drag queen pelo Programa do Raul Gil (SBT), farão um show especial no dia 12 de maio, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA). A confirmação foi feita pela organização do concurso de beleza e teatro de revista 'Victor – Victória', que premia e valoriza artistas performáticos do Vale do São Francisco.

Esta é a terceira vez que Jane Di Castro faz participação especial no evento. Travesti e precursora da nova geração de artistas LGBT, a musa foi uma das estrelas do documentário 'Divinas divas', dirigido pela atriz Leandra Leal. Jane é presença constante em programas de televisão como 'Encontro com Fátima Bernardes' (Globo). Revelação performática, Mitta Lux se tornou conhecida no cenário artístico em 2013, quando saiu campeã do concurso Miss Universo Gay daquele ano. De lá para cá, conquistou status de super-atração em diversas boates famosas do país.

Ler Matéria Completa
CLAS Comunicação & Marketing
publicado em 25 de Abril / 2018 às 06:00

PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DA BAHIA ZÉ RONALDO PARTICIPA DO PROGRAMA GERALDO JOSÉ E FALA EM UNIDADE DAS OPOSIÇÕES

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM) participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (24) quando anunciou a pré-candidatura ao Governo da Bahia em razão da desistência do prefeito de Salvador, ACM Neto, também do DEM, que permanece à frente da administração na capital.

“As pessoas têm que entender que Neto nunca disse para ninguém que era candidato. Pode procurar nos jornais, blogs e emissoras de rádio uma única declaração onde ele atesta que seria candidato, não vão encontrar porque ele nunca se pronunciou” iniciou Zé Ronaldo que ainda fez um histórico da sua vida pública.

“Quero agradecer à atenção Geraldo e dizer que estamos começando a desenvolver um trabalho intenso de visitar todo o Estado, construindo e apresentando propostas junto com os demais partidos parceiros. Pretendo estar nos próximos dias em Juazeiro, não só porque gosto da cidade, mas pela importância política administrativa e geográfica dessa grande cidade que tem um povo trabalhador e uma imprensa tão ativa” prosseguiu o pré-candidato.

Com críticas ao governo de Rui Costa nas áreas da educação, saúde e segurança Zé Ronaldo questionou se a atual gestão estadual tinha alguma grande marca em Juazeiro nesses anos todos em que teve o prefeito como aliado? “Não tem em Juazeiro e nem em outros municípios onde concedo entrevista, por isso quero saber onde está o sucesso desse governo e estou lançando meu nome como pré-candidato ao governo do Estado para essa disputa bonita, árdua, grandiosa com força, vontade e determinação”.

Diferente do que tem anunciado algumas pessoas Zé Ronaldo disse acreditar na unidade das oposições. “Eu acredito na união das oposições e vou trabalhar para que ela aconteça até o próximo dia 08” explicou.

JUAZEIRO

Questionado pelo ouvinte Junior Mota sobre qual grupo político estaria lhe apoiando em Juazeiro, Zé Ronaldo explicou: “Joseph Bandeira esteve no meu pré-lançamento e foi uma grande honra a presença dele. Tenho conversado e trocado ideias com ele por telefone e desejo o seu apoio em Juazeiro e região. Mas tenho conversado também com Jorge Khoury, seu irmão e mãe que são meus amigos; Misael ex-prefeito e Misael Neto são meus amigos; tem pessoas que foram muito bem votadas em Juazeiro que estou conversando como Charles Leão, Suzana que é do PSDB e viúva de Zoró, Rivas ex-prefeito uma pessoa que também tenho respeito; Wank que conversei com ele esta semana por telefone, Márcio Jandir dentre outras pessoas que a gente tem aproximação. Quero também cumprimentar Flávio Luiz com quem também já conversei. São pessoas que fazem a oposição em Juazeiro e honram a amizade por isso espera contar com este apoio no pleito deste ano” frisou Zé Ronaldo.

Ler Matéria Completa
Da Redação Foto de arquivo do Blog
publicado em 24 de Abril / 2018 às 23:00

PELA PRESERVAÇÃO DA TRADIÇÃO DOS CONGOS DE JUAZEIRO

Feijoada musical - Mauricio Dias & convidados - Domingo dia 29 de abril a partir das 12h, no Celeiro, rua 8, bairro Maringá. Ingressos: Super feijoada + um CD especial do compositor Maurício Dias Cordeiro = R $20,00. Casadinha = R$30,00 + CD. Ingressos na Seculte (Praça da Catedral) 3611-4338, 3613-0654, 74-9-8846-8738 - zap 71-99115-1278.

Segundo a professora e antropóloga Odomaria Bandeira, vários africanos ao virem para o Brasil  como escravos acabaram trazendo esta tradição e adaptando com a cultura local. " O que a gente tem hoje dos congos é o que conseguiu sobreviver ao longo de tantos anos dessa história. Porque na verdade a prática dos congos tem muito haver com a prática da escravidão que atingiu o brasil praticamente por mais de 200 anos, e que chegou até essa região. Essa própria presença de Nossa Senhora do Rosário, é bem significativa dessa presença do negro no contexto de escravatura como um segmento social marginal, praticamente sem espaço para manifestar a sua religiosidade".

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Abril / 2018 às 22:47

STJ nega recurso de João Gilberto e multa juazeirense em 1% do valor da causa

A briga entre o cantor Juazeirense João Gilberto e a EMI Records, na justiça, ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (24), quando os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram, por unanimidade, recurso apresentado pela defesa, com o objetivo de rediscutir o valor de uma indenização devida a ele pela empresa fonográfica.

A decisão ainda implicou em multa de 1% sobre o valor atualizado da causa, que ainda deve ser calculado pelas partes. De acordo com publicação do G1 a defesa de João Gilberto foi alertada sobre o risco de multa, caso perdesse o recurso, mas deu prosseguimento ao processo.

O cantor cobrava R$ 172,7 milhões por direitos autorais na venda de seus discos por 50 anos, de 1964 a 2014, além de danos morais pelo uso da música "Coisa mais linda", de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, interpretada por ele num comercial de 1993 da marca de perfumes Boticário. Em 2013, a gravadora chegou a depositar espontaneamente R$ 1,5 milhão, valor que pelos seus cálculos considerava justos, mas a defesa de João não aceitou e recorreu.

Entenda o caso: Em 2015, o STJ proibiu a EMI de vender os discos de João Gilberto sem o consentimento do artista. A condenação se deu porque a empresa lançou o CD duplo remasterizado "O Mito" sem a autorização de João Gilberto, lançado em dezembro de 1992 e comercializado até dezembro de 1996. A punição por danos morais decorreu de "modificação substancial" de canções de três discos originais no processo de remasterização.

Da redação Blog Geraldo José/com informações do G1
publicado em 24 de Abril / 2018 às 22:26

HDM/IMIP de Petrolina recebe vereadores e faz balanço das ações

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebeu, nesta segunda-feira (23), a visita dos vereadores Gilberto Melo, Zenildo Nunes e Rodrigo Araújo, representando a Comissão de Saúde de Petrolina. Na oportunidade, os edis conheceram de perto e em números a realidade da unidade materno-infantil, que é referência para a Rede PEBA, composta por mais de 50 municípios e quase 2 milhões de pessoas.

Durante o encontro ficou claro que a pactuação da Rede PEBA precisa ser revista, pois os números de hospitais de referência são insuficientes para atender à demanda das unidades solicitantes; e que Petrolina precisa urgentemente de uma maternidade municipal para realização de partos de baixo risco.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro -Ascom-Hospital Dom Malan/IMIP -
publicado em 24 de Abril / 2018 às 22:00

Redução de peso pode evitar 15 mil casos de câncer por ano no Brasil

Estima-se que pelo menos 15 mil casos de câncer por ano no Brasil, ou 3,8% do total, poderiam ser evitados com a redução do excesso de peso e da obesidade. E esse número deve ainda crescer até 2025, quando se estima que mais de 29 mil novos casos de câncer atribuíveis à obesidade e sobrepeso devam surgir por ano, índice que vai representar 4,6% de todos os novos casos da doença no país. Os dados são de um estudo epidemiológico feito no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em colaboração com a Universidade de Harvard (Estados Unidos).

“O problema principal é que vem ocorrendo um aumento nas prevalências de excesso de peso e obesidade no Brasil e, com isso, os casos de câncer atribuíveis a essas duas condições também devem crescer. Fora isso, espera-se que haja um aumento nos casos de câncer como um todo, pois a população do país vai aumentar e envelhecer”, acredita o doutorando na FMUSP, Leandro Rezende.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 24 de Abril / 2018 às 21:50

COLOCAÇÃO DE POSTES EM PISO TÁTIL NO CALÇADÃO DA RUA CONSELHEIRO SARÁIVA REPERCUTE NA CÂMARA MUNICIPAL

Repercutiu nas redes sociais e no Blog Geraldo José nesta terça-feira (24) a indignação do leitor Roberto Barbosa da Silva que enviou foto e vídeo com denúncia sobre a instalação de postes no calçadão da rua Conselheiro Saraiva, centro de Juazeiro, exatamente no local usado para a sinalização dos deficientes visuais, o piso tátil. Por meio de nota, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informou que foi procurada pela equipe da Coelba e informada sobre a implantação da nova posteação, que tem como objetivo melhorar a iluminação e o fornecimento de energia no centro comercial da cidade.

As equipes técnicas da Coelba, SEDUR, da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), e do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) discutiram o melhor local para implantação da nova posteação, e devido ao calibre dos mesmos, potência da rede elétrica e topografia da via, ficou decidido pelo local atual. A SEDUR informa ainda que o serviço de readequação do piso tátil e realocação dos bancos serão feitos pela SEDUR.

O assunto ganhou ainda mais repercussão com o pronunciamento do vereador Florêncio Galdino (PDT) que mesmo integrando a base governista cobrou da gestão Paulo Bomfim e Coelba explicações e a retirada da posteação. Confira o vídeo:

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 24 de Abril / 2018 às 21:30

Mês da Saúde: Prefeitura oferecerá atividades gratuitas no Parque Josepha Coelho

Para encerrar a mobilização durante todo o mês de abril, considerado mês da saúde, a Prefeitura de Petrolina promoverá na próxima quinta-feira (26), diversas atividades voltadas para a promoção à saúde e bem estar. O evento, que também marcará o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, acontecerá das 8h às 12h, e a tarde a partir das 16h, no Parque Josepha Coelho.

A ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. Pelo período da manhã, a ação contará com uma equipe de médicos cardiologistas, estudantes de medicina e a equipe da Academia da Saúde. 

Ler Matéria Completa
Ascom-PMP
publicado em 24 de Abril / 2018 às 21:00

Homem é preso com 50 quilos de maconha na divisa entre Alagoas e Pernambuco

Um homem, de 38 anos, que transportava 50 quilos de maconha foi preso na madrugada desta terça-feira (24), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante ocorreu na BR 104, no município alagoano de São José da Laje, próximo à divisa com Pernambuco. Por volta de 1h da madrugada, policiais realizavam uma fiscalização no quilômetro 21 da rodovia, quando abordaram um carro ocupado por um homem. Ao verificar o porta-malas do veículo, a equipe encontrou duas caixas de papelão.

O motorista informou que estava transportando roupas, mas embaixo delas foram encontrados diversos tabletes com o entorpecente. A droga havia saído de Maceió, em Alagoas, e seria entregue em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O motorista e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil da região.

Ascom PRF PE
publicado em 24 de Abril / 2018 às 20:58

Lançada segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas

Depois de pouco mais de um ano de ação em todas as regiões da Bahia e mais de 14 mil procedimentos cirúrgicos realizados, foi lançada, nesta terça-feira (24), pelo governador Rui Costa, a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, promovido pelo Governo do Estado. A meta é realizar dez mil cirurgias até dezembro deste ano. O evento de lançamento ocorreu no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, e contou com a participação da primeira-dama Aline Peixoto, uma das idealizadoras da ação.

"Graças a Deus, a Bahia hoje é referência para o Brasil em várias áreas. Esse projeto é exemplo também. Nossa equipe está sendo convidada por vários estados brasileiros que desejam replicar o modelo do mutirão. Isso é motivo de muito orgulho e felicidade. A Bahia é o estado que mais investe em saúde pública no país. Somos referência porque nós temos conseguido reunir paixões de peças importantes da gestão pública que, assim como eu, querem cuidar de gente", afirmou Rui Costa.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 24 de Abril / 2018 às 20:26

Católicos de Juazeiro celebram o 24º Maria Jovem no feriado de 1º de maio

Terá início às 8h e prossegue até as 18h no feriado de terça-feira (1º) o 24º Maria Jovem, com o tema: "Faça-se em mim segundo a tua palavra", no auditório do Colégio Dr. Edson Ribeiro, em Juazeiro. O evento é realizado pela Renovação Carismática Católica da Diocese de Juazeiro e reúne grupos das diversas paróquias do município.

Na programação constam, louvor, adoração, palestras com Meire Alessandra e Márcio da Guia, fundadores da Comunidade Nascidos da Cruz, Arquidiocese de São Salvador e o momento da Santa Missa.

A entrada é gratuita.

Ascom Pascom
publicado em 24 de Abril / 2018 às 20:00

Após premiação, equipe pedagógica de Petrolina cumpre missão na Argentina

Uma equipe técnica e pedagógica da Secretaria de Educação de Petrolina (Sedu) está representando Pernambuco e o Brasil em uma missão na cidade de Rosário, na Argentina. A viagem, durante toda esta semana, é uma premiação conquistada pelo município por ter sido escolhido, via votação popular, como o melhor do país em gestão educacional, através da plataforma Conviva. Além de Petrolina, a missão conta com as equipes das cidades de Autazes (AM) e Lagoinha (PI).

Petrolina foi a mais votada entre os municípios que concorreram na 3ª Ação de Reconhecimento do Conviva, realizada no ano passado, a qual avaliou o desempenho de 199 cidades brasileiras. O município do Sertão Pernambucano concorreu com um projeto sobre a organização de informações sobre diversos setores, como o da alimentação, o transporte escolar e o financeiro.

Ler Matéria Completa
Ascom-PMP Welington Jr
publicado em 24 de Abril / 2018 às 19:30

Prefeitura de Petrolina abre mais de 100 vagas gratuitas para aula de ritmos no Rio Corrente

Com o intuito de oferecer mais uma opção de lazer e atividade física para a população, a partir desta terça-feira (24), a prefeitura, através do Programa Movimenta Petrolina chega até ao CEU das Águas, no Rio Corrente, com aulas de ritmos gratuitas. São 100 vagas distribuídas em duas turmas noturnas, das 19h e 20h, com uma hora de duração cada. Para participar, é necessário apenas que o interessado escolha o horário e se dirija até o local nas terças e quintas-feiras. A aula de ritmos é uma modalidade de dança que mistura o dance; o axé; a música latina; o hip-hop; o funk e a salsa com coreografias simples e animadas.

Segundo o secretário executivo de Esportes, Rodrigo Galvão, o programa tem a finalidade de incentivar a prática esportiva e o bem estar das comunidades. "A prefeitura busca levar lazer e esporte a todos os locais do município. Agora é a vez do Rio Corrente receber o Movimenta Petrolina que começa inicialmente com aulas de ritmos. Em breve, teremos mais modalidades para toda comunidade", afirma. O Movimenta Petrolina é uma realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

Ascom PMP / Seculte 
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.