Publicidade
Blog do Geraldo José
 


 
Enquete

Enquete

Loading...

 
Links Úteis
- Accossf
- Blog Cego as Avessas
- Blog do Carlos Britto
- Blog do Cleber Vieira
- Blog do Meireles
- Blog do Willames Costa
- Blog Salão Juazeiro
- Campo Formoso Notícias
- Centro de Cultura João Gilberto
- Coelba
- Consepjua
- Elba Galindo
- Francisco Evangelista
- Instituto Idesa
- Jaguarari Acontece
- Liderança da Oposição BA
- Nas Ondas do Saber
- O Divã Dellas
- O Serventuário
- Portal Zap
- Portalsb
- Pref. Juazeiro
- Pref. Petrolina
- Rádio Web Juazeiro
- Rotina do Vale
- Sento-Sé Notícias
 
Redes Sociais
FacebookFeed RSSTwitter
 

  Blog do Geraldo José - Notícia com credibilidade e imparcialidade! ( Home )
:: DESTAQUES DA SEMANA
 

21/04
segunda-feira
Política às 11:00
Joseph reafirma desejo de concorrer nas próximas eleições e atribui boatos de inegibilidade a perseguição de adversários

O ex-prefeito de Juazeiro e Pré candidato a deputado federal pelo PSB, Joseph Bandeira, tem contestado informações de que poderia ter problemas para registrar sua candidatura para as próximas eleições, em função de condenação em instancia colegiada da justiça, atribuindo a repercussão desse tipo de informação a perseguição de adversários.

Em entrevista concedida recentemente ao radialista Waltermário Pimentel,  Joseph além de reafirmar sua intenção de concorrer nas próximas eleições, mostrou-se tranqüilo quanto a possibilidade de ter a candidatura questionada.

Recém filiado ao PSB, após saída traumática do PT, Joseph Bandeira anunciou ainda que vai se empenhar na busca do fortalecimento das candidaturas de Lídice da Mata, para o Governo da Bahia e Eduardo Campos, para a Presidência da República.

Durante a entrevista Joseph Bandeira não escondeu sua insatisfação com antigos aliados, atualmente distanciados do seu projeto político.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

21/04
segunda-feira
Variadas às 10:00
Campanha Nacional - vacinação contra a gripe começa nesta terça

Será realizada de 22 de abril a 9 de maio a campanha nacional de vacinação contra gripe, sendo 26 o dia de mobilização nacional. Crianças de seis meses a menores de cinco anos serão imunizadas esse ano. Cerca de 49,6 milhões de pessoas no Brasil devem ser vacinados. Serão vacinados ainda nesta campanha idosos com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres dentro dos 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças graves crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e povos indígenas

De acordo com o Ministério da Saúde, a extensão da faixa etária tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos. Outro fator que contribuiu para a inclusão dos menores de cinco anos foi o fato das taxas de internação neste público terem se igualado a dos idosos em 2013. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer dor no local da injeção, eritema e induração. Os efeitos passam, na maioria das vezes, em até 48 horas. As pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Informações: Do G1
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

21/04
segunda-feira
Variadas às 09:00
DICA JURÍDICA: Declarando IRPF pela primeira vez

Você já declarou seu Imposto de Renda 2014? Você sabe se sua declaração será completa, simplificada, ou se está isento de declarar? E não esqueça: o prazo para a entrega da declaração será até o dia 30 de abril.  Não deixe para última hora.

Deve declaram IRPF em 2014, o contribuinte que tiver rendimentos tributáveis acima de R$ 1.787,77 (ano-base 2013). Despesas com dependentes, com educação, despesas médicas, pensão alimentícia, contribuição à Previdência (Social ou Privada), Aposentadorias e pensões de maiores de 65 anos e contribuição à Previdência Social do empregado doméstico podem ser deduzidas o IRPF, fique atento ao limite. O contribuinte poderá optar pela declaração com desconto simplificado de 20% – cujo limite em 2014 será de R$ 15.197,02 – ou pelo modelo completo.

Confira algumas dicas para a primeira declaração de IRPF

1) Organize os documentos que comprovem a compra ou venda de imóveis, veículos e outras posses, extrato de conta bancária e comprovantes dos rendimentos recebidos ao longo do ano.

2) Informes os rendimentos como: salários ou pró labore; Aposentadoria ou pensão do INSS; Investimentos (aplicações financeiras tributáveis); Aluguéis recebidos de bens móveis e imóveis.

3) Tenha em mãos os comprovantes de despesas, como recibos ou notas que comprovem gastos com educação e saúde (para deduções).

4) Caso tenha algum comprovante de dívidas contraídas ou pagas no ano-base também será declarado, como Informe de pensão alimentícia, Comprovantes de doações ou herança recebida, Apuração mensal do imposto no ganho de capital (lucro) com compra e venda de ações.

5) Diversas fontes pagadoras: se o contribuinte realizou a mudança de emprego dentro de um ano calendário, deverá incluir as informações referentes ao seu trabalho anterior ou pagos por fonte diversa àquela que paga seu salário com habitualidade.

6) Tenha atenção: revise as informações da declaração antes de enviá-la, para não cair na malha fina.

7) Se houver qualquer dúvida no preparo da declaração, busque ajuda de um especialista. Evite erros que podem acarretar em penalidades como multa e juros.

Fonte: Receita Federal
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

21/04
segunda-feira
Política às 08:00
Wank Medrado mantém encontro com Paulo Souto e acredita em avanços do PV nas eleições deste ano

O pré-candidado a deputado estadual e presidente do diretório do PV de Juazeiro, Wank Medrado, ficou muito animado com a conversa que teve semana passada com Paulo Souto, pré-candidato ao governo do estado, oportunidade em que  trataram de assuntos relacionados ao ambiente político. Entre os vários temas discutidos, o pré candidato ao governo da Bahia se comprometeu em voltar os olhos do estado para Juazeiro e todo o Vale do São Francisco, avaliando ainda que o atual governo “tem governado de costas para esta região”.

Durante o encontro, no escritório político de Souto, em Salvador, Wank Medrado pediu ao pré candidato que inclua no seu projeto de governo um plano regional de desenvolvimento para a região norte, colocando Juazeiro, por sua importância, como protagonista desse plano, mas operando uma política de resultados que atenda toda a região. “A população não agüenta mais tanto desprezo do poder público”, sintetizou.

A conversa girou também em torno de um possível apoio do Partido Verde à candidatura de Souto. “Em que pese o PV ainda não ter definido oficialmente o seu posicionamento para as eleições deste ano, é importante conversar com as forças políticas que estão dentro das nossas possibilidades de aliança para conhecer suas propostas e trazer essa realidade para a discussão nas bases”, disse.

Durante o encontro o pré-candidato Paulo Souto avaliou pesquisa de consumo interno, que aponta viabilidade na pré candidatura do verde e mostrou-se otimista com a possibilidade de uma aliança. “Estamos mantendo um constante diálogo com a direção estadual do PV e temos certeza de que no momento oportuno vamos tomar uma decisão que nos permita avançar ainda mais na conquista de espaços na Assembleia Legislativa da Bahia e no Congresso Nacional”, considerou Wank.

[ 3 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
21/04
segunda-feira
Policial às 07:00
Prisco mudou para cela individual após defesa anunciar que ele corria riscos na Papuda

O vereador de Salvador e líder do movimento grevista dos policiais baianos, Marcos Prisco, preso há três dias no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, foi transferido ontem (20) para uma cela individual, após denúncias de estaria correndo risco de vida ao dividir uma cela com mais 16 presos de alta periculosidade.

A informação chegou aos órgãos de imprensa, Através de nota assinada pela defesa de Prisco e em seguida o vice-presidente da Aspra, Fábio Brito, comunicou que o vereador já não corria mais risco, por ter sido transferido para uma cela individual, após uma força tarefa que mobilizou a ex-ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliana Calmon (PSB); o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM); o presidente da Câmara Municipal de Salvador, deputado estadual Paulo Câmara (PSDB); e o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que é policial e também um dos lideres do movimento grevista.

Com o temor de Prisco ser reconhecido nesta terça-feira, dia de visita para os detentos, a defesa ingressou com pedido de habeas-corpus na Justiça Federal em Brasília e o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) remeteu o caso ao Supremo Tribunal Federal. A ministra Cármen Lúcia deverá analisar o pedido. Advogados da Aspra informaram que “Prisco não está se alimentando na Papuda em função de ter que seguir  prescrição médica na alimentação. Ele possui problema crônico de estômago e coração. Vamos solicitar análise médica", informaram em nota.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, na noite deste sábado (19), o habeas corpus eletrônico requerido pela defesa do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), um dos líderes da greve da Polícia Militar baiana finalizada na última quinta-feira (17).  O tucano responde a sete crimes dentro da Lei de Segurança Nacional, entre eles impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. Todos os delitos são referentes à paralisação da PM do estado ocorrida em 2012, quando o legislador também encabeçou o movimento.

Com o recurso deferido pela ministra Cármen Lúcia, Prisco pode deixar a qualquer momento o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília – onde está detido desde sexta (17) – e responder ao processo em liberdade. Governo estadual tem procurado se manter longe do fato e nega qualquer envolvimento na prisão de Prisco.

[ 3 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Espaço do Leitor às 23:00
Artigo - O BRASIL ESTÁ ACIMA DO JOGO DAS IDEOLOGIAS

Pode até ser compreensível para uns o sectarismo político que domina algumas pessoas por determinado segmento partidário, mas não assimilável para outras tantas que preferem analisar o contexto e os fatos de maneira independente, visualizando padrões ideais e desejáveis de conduta política, sem, contudo, correrem o risco de serem picadas pela “mosca azul” dos vínculos partidários. No regime democrático em que o país felizmente vive, é bastante salutar quando o debate se apresenta pelo contraponto de ideias concretas, ideologias e princípios, mas nunca por irritações gratuitas por alguém combater a corrupção vergonhosa, desenfreada e institucionalizada que grassa em todo o país, patrocinada por este ou aquele partido, não importa se de Esquerda, Centro-Esquerda ou Direita. Quando essas reações acontecem, sinalizam que as paixões partidárias estão gerando complacência e permissividade diante de fatos e atitudes irrefutáveis e nada recomendáveis. 

Décadas atrás, por volta de 1950 a 1990, o Ocidente vivia o pavor do possível crescimento e dominação do Comunismo no mundo, período em que no Brasil, embora fosse o Partido Comunista legalizado, vivia praticamente na clandestinidade, principalmente durante o regime militar. Os seus simpatizantes mais ativos eram execrados pelas famílias e a expressão “comunista” soava como um palavrão. O mundo vivia a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, no período de 1947 a 1991. Com o declínio do Comunismo no mundo – regime hoje restrito à China, Rússia e à falida Cuba de Fidel Castro, ditadura que sufoca a ilha há 55 anos - houve um aperfeiçoamento no processo político dirigido para o enfraquecimento do Partido Comunista. Logo, novas organizações partidárias assumem a postura de Esquerda. Historicamente, os contrários, que não assimilam as teses e princípios defendidos pela Esquerda são identificados como de Direita e os menos radicais a discreta e cômoda posição de Centro Esquerda. Essa é uma forma de convivência democrática com as diferenças políticas, mas com o que nem todos estão acostumados.

Para os jovens de hoje, que vivem num tempo em que não mais se tem conhecimento da existência dos grêmios estudantis, onde se desenvolve o amadurecimento político e se formam as novas e futuras lideranças, as manifestações políticas atuais já acontecem nas ruas, mas sem a consistência de princípios e objetivos, daí porque sujeitas às manipulações impulsivas de líderes de última hora, às vezes induzidos até por eventuais interesses partidários.

No momento atual da vida brasileira o que menos importa é a sigla partidária. Neste ano eleitoral, será uma missão difícil a responsabilidade que recai sobre o eleitor, visto que o comportamento dos políticos em geral, com raras exceções, induz a uma impressionante falta de credibilidade e total desconfiança na seriedade dos seus discursos. É preciso que o cidadão tenha a convicção de que nem tudo está perdido e que deve ampliar as suas reflexões em torno de candidatos que representem o mínimo de caráter necessário ao desempenho dos cargos que pretendem. Estamos precisando não de partidos, mas de homens e mulheres de respeito e dignidade, que honrem o voto do eleitor.

Na crônica anterior fiz referência a dois índices atribuídos pelas Nações Unidas, nos quais o Brasil está muito abaixo do Uruguai, nosso vizinho. O seu Presidente José Mujica, ex-guerrilheiro Tupamaro, nos dá uma lição de humildade e dignidade, quando se sabe que reside com a esposa em sua pequena fazenda nos arredores de Montevidéo e não no Palácio, dirige o seu próprio carro velho que é um Fusca e ainda doa 90% do seu salário para os pobres, sob a modesta afirmação de que: “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com bem menos”. Mas diante do perfil insaciável que caracteriza o político brasileiro no cenário  da atualidade, não poderia deixar de reproduzir outra frase de José Mujica, que é um exemplo de simplicidade e grandeza:

“Há pessoas que adoram dinheiro e se metem na política. Se adora tanto dinheiro, que se meta, então, no comércio, na indústria ou que faça o que queira... não é pecado. Mas a política é para servir ao povo!”.O seu exemplo mostra que os interesses nacionais estão muito acima das ideologias. Pela postura ímpar e exemplar desse ex-guerrilheiro Tupamaro, hoje também presidente, parece que alguns dos seus colegas brasileiros não frequentaram a mesma escola ou perderam algumas aulas muito importantes!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA  

[ 5 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Espaço do Leitor às 22:00
Espaço do Leitor - Bairro Codevasf solicita serviço de limpeza

Morador do bairro Codevasf, em Juazeiro, enviou e-mail ao Blog solicitando serviço de limpeza da Prefeitura para a Avenida Esperança. Segundo a moradora Alessandra, há lixo jogado na rua, esgotos estourados e falta de calçamento na avenida. Veja o relato:  

"Venho através deste meio de comunicação pedir para as pessoas responsáveis pelo serviço de limpeza da Prefeitura de Juazeiro-Ba que olhem  pela Avenida da Esperança, Bairro da Codevasf , onde a mesma se encontra em total abandono sem nenhum serviço de limpeza: lixo jogado na rua, esgotos estourados, calçamento inexistente. Nos moradores estamos sofrendo muito com esta situação, que ainda fica pior nos dias de chuva. Esperamos que esses problemas sejam resolvidos", apela.

[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Policial às 21:00
ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO PRESO POR POLICIAIS DO 5º BPM

Em operação conjunta entre policiais do NIS-04, Malhas da Lei e efetivo do GATI do 5º BPM, foi preso na manhã deste sábado (19) JAILSON DA SILVA, 28 anos, residente no bairro Jardim São Paulo/Petrolina-PE. Ele foi acusado de tentativa de homicídio contra Cleyton da Rocha ontem (18), o qual sofreu uma perfuração de arma branca (faca) desferida pelo imputado no bairro Cacheado. Foi encaminhado a Delegacia onde foi reconhecido pela vítima, ficando à disposição da autoridade Policial para providências.  

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Variadas às 20:00
Mensagem de Páscoa - Papa pede fim de guerras e condena desperdícios

O papa Francisco denunciou neste domingo (20), durante sua mensagem de Páscoa diante de uma multidão, os "imensos desperdícios" no mundo enquanto muitos passam fome e pediu o fim dos conflitos na Síria, na Ucrânia e na África. "Te rogamos, Jesus glorioso, que cessem todas as guerras, toda a hostilidade pequena ou grande, antiga ou recente", disse o pontífice em sua mensagem "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo).

Na segunda Páscoa de seu pontificado, Francisco celebrou uma missa para uma multidão de pelo menos 150.000 pessoas na praça São Pedro e arredores. Francisco estendeu sua mensagem para os que sofrem no mundo. Ele pediu a Deus que ajude a "derrotar o flagelo da fome, agravado pelos conflitos e os imensos desperdícios dos que, muitas vezes, somos cúmplices".

O papa pediu à comunidade internacional que "tenha a audácia de negociar a paz, ansiada há tanto tempo" na Síria, onde mais de 150.000 pessoas morreram em uma guerra civil, sendo um terço de civis. Há milhões de desabrigados pelo conflito.O papa rezou pela proteção dos membros da sociedade mais vulneráveis à exploração, ao abuso e ao abandono - mulheres, crianças, velhos e imigrantes. "Te pedimos pela Síria: que aqueles que sofrem as consequências do conflito possam receber a ajuda humanitária necessária; que as partes deixem de usar a força para semear a morte, sobretudo entre a população desarmada", disse.

Francisco pediu a Deus que ilumine e inspire "as iniciativas que promovam a paz na Ucrânia, para que todas as partes envolvidas, apoiadas pela comunidade internacional, façam esforços para impedir a violência e construir, com um espírito de unidade e diálogo, o futuro do país". O papa também pediu o fim da violência no Iraque, Venezuela, Sudão do Sul e a República Centro-Africana.

Agência Reuters
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Policial às 19:00
Bahia - bandidos explodem agência bancária em Gentio do Ouro

Uma agência do Banco do Brasil do município de Gentio do Ouro, no centro-norte da Bahia, foi atacada na madrugada deste domingo (20).  Segundo o site Irecê Repórter, os criminosos usaram dinamites para explodir três caixas eletrônicos da agência. Cerca de quatro bandidos chegaram em duas motocicletas e, após explodirem os caixas, saíram atirando contra comércios, carros e residências. Ainda segundo o site, duas pessoas que saiam de uma festa foram feitas reféns. Ninguém ficou ferido.

Investigadores da 14ª Delegacia de Polícia de Irecê informaram que policiais e a perícia técnica foram deslocados para Gentio do Ouro para ajudar nas investigações.  Não foi informado se os criminosos conseguiram levar o dinheiro. 

Informações: Pascoal Ferreira / IrecÊ Repórter
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Esporte às 18:14
Petros estreia bem com o Corinthians e é elogiado por técnico: "Nos deu uma boa saída de bola pelo lado esquerdo"

Ronaldinho correndo atrás do estreante Petros (Foto: Lance)

O juazeirense Petros estreou bem em sua primeira partida pelo Corinthians no Campeonato Brasileiro. O jogador atuou os 90 minutos e conseguiu fazer bem seu papel em campo diante do Atlético Mineiro em Uberlândia,marcando forte e saindo para o ataque, como é sua característica. O técnico Mano Menezes elogiou o atleta após o jogo que terminou em 0 a 0: "Sempre tivemos uma boa saída de bola como característica e o Petros manteve isso. Ele nos deu uma saída de bola tranquila pelo lado esquerdo" disse o treinador. 

Petros foi quem recebeu mais faltas na partida: foram cinco. Ele cometeu três e finalizou também três vezes. Deu 44 passes certos e apenas dois errados. O craque teve média 7,5 na avaliação dos torcedores do Timão, ficando atrás apenas do goleiro Cássio com nota 8.3. 

[ 5 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Esporte às 18:00
Rally Transbahia define campeões neste domingo, em Lauro de Freitas

O Rally Transbahia define os campeões da quarta edição neste domingo em Lauro de Freitas, região metropolitana da capital Salvador. A terceira e última etapa da prova de regularidade larga de Serrinha (BA) com 286,45 quilômetros para as motos, sendo que os quadriciclos e carros (além da classe Moto Rally) têm trajeto um pouco maior: 289,76km. O percurso total do evento inclui mais de 750 km de desafios – a largada foi em Juazeiro, na última sexta-feira. 

As disputas deste sábado tiveram início em Senhor do Bonfim, com 296 km para motocicletas e 262 km para os veículos de quatro rodas. Fernando Lage e Gustavo Schimidt venceram a segunda etapa entre os carros da categoria Master e assumiram a liderança. Pedro Costa manteve a invencibilidade nos quadris (Graduado). Nas motos da Master, Jomar Grecco segue na frente, mesmo após a vitória de hoje de Guilherme Cascaes. Os resultados são extra-oficiais. A prova vale ainda pelo Campeonato Brasileiro de Regularidade para quadris e motos.

Ehrlich Cordão, diretor de prova dos carros, adiantou o que aguarda os pilotos e navegadores neste domingo. “Depois de muito cascalho e pedra solta, a paisagem irá mudar para zonas de reflorestamento e piso de barro, o que pode complicar ainda mais com a chuva. A disputa do Transbahia está muito técnica, mostrando mais uma vez que o Nordeste tem provas de nível nacional”, concluiu o organizador do famoso Rally Piocerá / Cerapió, entre o Piauí e o Ceará. O Rally Transbahia define o Brasileiro de Rally de Regularidade 4x4 Região Nordeste para carros.

Confira Resultados Extra-oficiais Rally Transbahia – 2ª Etapa

Mundo Press
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Variadas às 17:00
Produtores de eventos lamentam morte de Bosquinho

Depois da notícia do falecimento de Bosquinho, empresário no ramo de segurança de eventos, ocorrida ontem por virtude de uma infecção no pãncreas, os produtores da região lamentaram e muito sua morte: "lamento profundamente a perda do amigo Bosquinho, que durante anos cuidou da segurança do público das festas realizadas na região, sempre com muita responsabilidade, prestando um serviço excelente e tratando a todos com respeito. Obrigado, amigo Bosquinho por toda sua dedicação. Que você descanse em paz" disse Rui Augusto da Top Eventos.

O sócio de Rui, Salzim, também se pronunciou: "Hoje (19) acordei com uma notÍcia muito triste, que nosso amigo bosquinho deixará nosso plano. Segue em paz parceiro" falou.

Outro que falou foi o radialista e produtor Gabriel Menezes: "lamentamos o falecimento de Bosquinho Aragão, ocorrido hoje (19) cedo. Pouco trabalhamos juntos, mas sempre nos respeitamos. Que Deus o proteja e conforte os que ficam. À família, o meu solidário abraço" completou.

Portal Zap
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Política às 16:00
Jornalismo fica empobrecido com morte de Luciano, diz Aldo

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, divulgou nota hoje (19) em que lamenta a morte do narrador esportivo Luciano do Valle, de 66 anos. O locutor passou mal durante uma viagem de avião com destino a Uberlândia (MG), na tarde deste sábado, onde narraria partida entre Atlético Mineiro e Corinthians pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu. “Lamento profundamente a morte de Luciano do Valle e me solidarizo com os parentes e amigos do grande narrador. O jornalismo brasileiro, especialmente o jornalismo esportivo, fica empobrecido com essa perda”, disse Aldo Rebelo, em nota de pesar.

Segundo a TV Bandeirantes, emissora onde Luciano do Valle trabalhava, o narrador foi atendido por um médico ainda no avião e sofreu uma morte súbita. “As hipóteses vão de interdição de aorta, a um infarto, e isso só será definido após necropsia. Ele não sofreu e teve o atendimento que precisava”, disse o médico ao site da emissora. Em 2013, Luciano do Valle completou 50 anos de carreira. Por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), amanhã (20) haverá um minuto de silêncio nos jogos da primeira rodada do Brasileirão, em homenagem ao locutor esportivo.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Política às 15:00
José Serra tem alta e deixa hospital Sírio Libanês

O ex-governador José Serra teve alta médica na tarde deste sábado (20) e deixou o Hospital Sírio Libanês. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. O político estava internado desde terça-feira (15), por conta de uma infecção bacteriana. A assessoria do Sírio Libanês não informou o horário que Serra teve alta e nem detalhes médicos. Pessoas próximas ao ex-governador disseram, no início da tarde, que a avaliação médica não havia apontado nenhuma gravidade no quadro de saúde de Serra. Apesar disso, ele mesmo tinha optado por permanecer no hospital para evitar complicações com a aplicação dos antibióticos. No fim de janeiro deste ano, Serra passou por uma cirurgia na próstata no mesmo hospital. Em julho de 2013, durante avaliação pré-operatória sobre a hiperplasia prostática benigna, o ex-governador acabou tendo de ser submetido a um cateterismo cardíaco, sendo indicado tratamento percutâneo com colocação de um stent, o que adiou a intervenção cirúrgica na próstata.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Política às 14:00
Em Recife devedor de IPTU terá imóvel leiloado

Contribuintes que possuem dívidas com o município do Recife poderão ter imóveis penhorados para ir a leilão e pagar os débitos. A partir do segundo semestre, a Prefeitura pedirá na Justiça a penhora nos casos de dívidas já julgadas pela Justiça a favor do município (e ainda não quitadas). Poderão ser alvo devedores de qualquer tributo ou taxa que sejam proprietários dos bens, mas o foco será quem tem débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Atualmente, a dívida ativa do Recife soma R$ 5 bilhões, sendo a maior parte referente a tributos imobiliários (IPTU e taxa de limpeza) – pouco menos de 50% e mercantis (Imposto sobre Serviços – ISS). De acordo com o procurador-chefe da Fazenda do Recife, Francisco Severien, está sendo feito um levantamento dos processos já julgados a favor da Prefeitura para saber quais devedores e quantos imóveis podem ser atingidos.

“A gente acha que isso terá efeito pedagógico. Não queremos levar os imóveis, mas precisamos cobrar os débitos, é um dever de cidadania. Estamos querendo colocar isso como forma de conscientização dos contribuintes”, defende. Se a Justiça autorizar a penhora, o contribuinte será notificado e o imóvel passará por uma avaliação do valor para o leilão. Até o dia da arrematação, o devedor poderá quitar a dívida e ter de volta o bem.

Francisco Severien acredita que a medida surtirá efeito na arrecadação já no segundo semestre. A Procuradoria quer dobrar a arrecadação da dívida ativa este ano em relação a 2013. A meta foi cumprida no primeiro trimestre, tendo sido arrecadado R$ 30 milhões. Outras medidas estão sendo implantadas. A partir do mês que vem, contribuintes que têm dívidas julgadas poderão fazer o parcelamento do débito para quitação pela internet. Hoje, só é possível no caso de dívidas não apreciadas pela Justiça.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Política às 13:00
Artigo: PT - De Contra a Contradição.

Na história contemporânea, o que se sabe é que, após a segunda guerra mundial, duas correntes ideológicas travaram guerras pelo planeta, a fim de conquistarem o maior espaço possível. Estou falando das correntes Comunista e Capitalista.

No Brasil não foi diferente, tendo ocorrido aqui uma série de conflitos. Preponderou, ao final, a corrente capitalista, consolidada através de um governo de regime totalitário, estabelecido por uma elite capitalista brasileira aliada ao capital internacional.

Para a consolidação da ideologia capitalista, a elite brasileira utilizou-se do instrumento de força do Estado, as forças armadas. Durante cerca de vinte anos o Brasil foi administrado por militares, que ocupavam o Poder Executivo. No legislativo, a elite apoiava os militares através dos seus representantes, os quais, em sua maioria, pertenciam ao partido ARENA.

A oposição ao governo era feita por grupos sociais e, no congresso, pelo MDB, partido político que mais tarde se repartiria em vários outros partidos, dentre eles o PT. O Partido dos Trabalhadores, de feição socialista, surgiu, portanto, como produto da oposição a um governo capitalista totalitário. 

Com o fim da administração dos militares, o país passou a ser novamente governado por civis. Durante o governo dos militares, e principalmente neste período, o país passou por uma série de inquietações no campo da política, da literatura, da música etc. Em resumo, os representantes destes grupos construíram e pregaram discursos que pugnavam pela volta de uma ordem política e social fundada na Democracia.

O Partido dos Trabalhadores surgiu destas inquietações e pregavam valores fundamentais de uma sociedade democrática, como a liberdade de expressão, a liberdade de locomoção, o direito de os trabalhadores se defenderem através da greve, que é uma forma legal e legítima de autotutela.

Agora, contrariando e contradizendo a sua história, aqui brevemente exposta, o PT comete uma das mais absurdas atitudes, levando à prisão, sob o manto da legalidade, porém sem qualquer legitimidade, o líder da greve dos policiais militares da Bahia, Marcos Prisco, colocando-o em um presídio federal de segurança máxima, igualmente como fez seus opositores com muitos de seus pares, dissidentes do regime militar.

De uma só vez, numa atitude desastrada, violou injustificadamente as liberdades de locomoção e expressão e o direito de greve dos trabalhadores, defendidos por ele outrora.  

Porque tudo isso? O que teme o PT? O partido utiliza-se do instrumento de força do Estado para reprimir movimentos sociais legítimos, como fizeram os militares a serviço da elite capitalista. Estará o PT também sob as rédeas do capitalismo ou será ele o próprio capital?

Estamos assistindo ao Partido dos Trabalhadores fazer retornar o período de exceção instituído pelos Atos Institucionais, explicitado através de medida tão extremada de cerceamento de liberdade de um líder social que busca representar os interesses uma classe tão importante para a sociedade.

 Mudam-se os sistemas, as formas e os regimes de governo, mas os instrumentos e as técnicas de opressão e controle se repetem. As ideologias surgem e se renovam com o firme propósito de ascensão e manutenção do poder, mesmo que isso signifique contrariar as próprias razões de sua existência. O PT é a condensação de tudo isso: nasceu do contra para se transformar em contradição.   

Washington Lucas
Bacharel em Direito e Servidor Público Estadual

[ 10 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Política às 12:00
Bahia decreta 13 de agosto como 'Dia de Irmã Dulce'

Um decreto do governador Jaques Wagner instituiu a data de 13 de agosto como o Dia Estadual em Memória à Bem Aventurada Dulce dos Pobres, segundo informações da coluna Tempo Presente, do jornal A TARDE. Entretanto, a data não será feriado no estado, por não ter mais vagas disponíveis no calendário local. A autoria do projeto é do deputado estadual Yulo Oiticica (PT), que conseguiu aprovação de todos os parlamentares.

A data é mais uma homenagem a Irmã Dulce no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento. O governo estadual também tem a proposta de transformar em destino religioso a região do Largo de Roma, onde está seu santuário, até a Colina Sagrada do Bonfim, que fica bem próximo ao local. Outra homenagem em curso é a realização de uma cinebiografia sobre a vida da religiosa, filme o qual as gravações tiveram início esta semana em Salvador.

[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Informativos às 11:00
Oportunidade

O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional da Bahia- SENAI/DR/BA, divulga através do blog que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2014.2 para os Cursos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica de Nível Média do SENAI/DR/BA. Os cursos serão distribuídos por vários polos, entre eles Irecê, Senhor do Bonfim e Juazeiro. Os interessados em participar do processo seletivo e obter outras informações sobre a seleção devem acessar o site http://www.fieb.org.br/senai

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Esporte às 10:00
Petros será titular na estreia do Corinthians

O meia juazeirense Petros, recém chegado ao Corinthians, fará sua estreia logo na primeira partida do Timão no Campeonato Brasileiro. O craque entrará em campo pela primeira vez depois de ter se destacado no último campeonato Paulista pela Penapolense.

Com a entrada do atleta de 24 anos, o time ganha uma nova disposição no meio. Um losango será formado, com ele ocupando a faixa da esquerda. Curiosamente, Ralf foi colocado na ponta direita do losango e Guilherme na contenção. Jadson será o armador. O objetivo é fechar as costas de Fagner e impedir os avanços do rápido atacante Fernandinho, do Galo.

Vamos ficar na torcida.

[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Política às 09:14
Prisco tem habeas corpus aceito pelo STF e deve responder em liberdade por ‘crime político grave’

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, na noite deste sábado (19), o habeas corpus eletrônico requerido pela defesa do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), um dos líderes da greve da Polícia Militar baiana finalizada na última quinta-feira (17).  O tucano responde a sete crimes dentro da Lei de Segurança Nacional, entre eles impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. Todos os delitos são referentes à paralisação da PM do estado ocorrida em 2012, quando o legislador também encabeçou o movimento.

Com o recurso deferido pela ministra Cármen Lúcia, Prisco deve deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília – onde está detido desde sexta (17) – e responder ao processo em liberdade. A solicitação de habeas corpus foi protocolada no Tribunal Regional Federal da 1ª região, que remeteu o pedido ao STF. No documento, o advogado do vereador, Vivaldo do Amaral, argumentava que a prisão era inconstitucional, já que, com o término da greve deste ano, o réu não representava "risco à ordem pública”. 

BN
[ 11 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Variadas às 08:00
Ilha do Rodeadouro começa a receber novamente banhistas

Depois de passar dias sem receber visitantes por conta da descoberta do bicho geográfico em suas areias, a Ilha do Rodeadouro recebeu novamente banhistas para aproveitar as belezas do Velho Chico. Apesar do pouco movimento neste sábado (19), os barqueiros e barraqueiros já comemoram a reabertura da ilha depois das coletas terem dado negativo para a larva. De acordo com um dos moradores e trabalhadores do local, o trabalho de limpeza e preservação da ilha continuará: "Estamos reunindo os moradores e vamos manter esse trabalho continuamente, pelo bem do nosso ponto turístico, disse Zé Nilton.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
20/04
domingo
Variadas às 07:00
Turistas "tietam" militares do Exército nas ruas de Salvador

Os turistas que resolveram passar o feriado da Semana Santa em Salvador estão se adaptando como podem à insegurança causada pela greve da Polícia Militar (PM) e a prisão do vereador Marco Prisco, que trouxe o risco de uma nova paralisação. Quem visitou o centro Histórico na manhã deste sábado, 19, aproveitou para tirar fotos da arquitetura colonial, das tradicionais baianas e... do Exército. Os militares do Exército, que foram incorporados à paisagem da capital baiana nos últimos dias, se transformaram em "pontos turísticos". Muitos pareciam até mesmo celebridades, que tiravam fotos com os visitantes. Apesar da tietagem, muitos turistas ainda se sentem inseguros. Um deles é o comerciante alagoano Édimo Nunes, que aproveitou o dia de maior movimento para passear com a família pelo Pelourinho. Entretanto, as visitas a outros locais da cidade ainda não estão confirmados. "Se a situação não melhorar até domingo, vamo permanecer no hotel", afirmou ele.

A Tarde
[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
19/04
sábado
Espaço do Leitor às 23:00
CUIDADOS COMUNS DO CONTRIBUINTE PARA NÃO CAIR NA MALHA FINA DA RECEITA FEDERAL

*Maiana Santana

Desde o dia 20 de março passado, a temporada de declaração do Imposto de Renda 2014  começou e vai se encerrar no dia 30 de abril e desde então a Receita Federal liberou o dowloand do programa de elaboração do documento e agora é necessário que o contribuinte se organize para prestar contas ao governo.

É bom lembrar que a Receita Federal possui um eficiente sistema de cruzamento de informações, que confronta eletronicamente dados de movimentações financeiras, atividades imobiliárias, planos de saúde, salários, entre outros. Para fugir da malha fina do Leão, confira abaixo 10 erros comuns que foram destacados pelo site jusbrasil.com.br, em publicação eletrônica do dia 21 de março passado e que seguem reproduzidos na íntegra, como forma de auxiliar o contribuinte a não cometê-los:

1 – Esquecer de informar parte dos rendimentos

O contribuinte deve declarar todas as fontes pagadoras e os seus respectivos CNPJ ou CPF, bem como todos os rendimentos tributáveis recebidos dessas fontes. Ou seja, é necessário informar à Receita todos os valores significativos recebidos ao longo de 2013. São considerados rendimentos tributáveis: salários, remuneração por prestação de serviços e outros tipos de remuneração por trabalho assalariado; pensões e aposentadorias; aluguéis; ações judiciais; entre outros.

2 – Não informar os rendimentos dos dependentes

Ao declarar dependentes, o contribuinte deve também informar – além do CPF, quando for maior de 18 anos – todos os seus rendimentos tributáveis, ainda que os valores fiquem abaixo do limite estabelecido pela Tabela Progressiva do Imposto de Renda. Isto é, mesmo que o total de rendimentos recebido pelo dependentes seja igual ou inferior ao limite de isenção (R$ 20.529,36), o contribuinte deve declará-los, pois esses rendimentos somam-se aos do titular na hora da apuração do imposto a pagar ou a restituir.

3- Declarar deduções que não podem ser comprovadas

O contribuinte deve manter todos os comprovantes das deduções por um período de 5 anos. As deduções mais importantes são:

- Despesas médicas, odontológicas e psicológicas: não há limite para a declaração destas despesas. O contribuinte deve indicar o CPF ou CNPJ do prestador de serviço. A utilização de recibos falsos é considerada crime, sujeitando o contribuinte a uma multa de até 150% do valor do recibo e ainda à responsabilidade penal (com reclusão de 2 a 5 anos).- Despesas com instrução: é permitido o abatimento de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes, inclusive de alimentandos. Podem ser abatidos os gastos com educação infantil e creche, ensino fundamental, médio e superior (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização), bem como educação profissional (ensino técnico e o tecnológico). O limite é de R$ 3.230,46.

Além disso, é possível deduzir R$ 1.078,08 com empregado doméstico e até R$ 2.063,64 por dependente.

4 – Não recolher o carnê-leão

O recolhimento mensal do carne-leão é obrigatório aos contribuintes residentes no Brasil que receberem, entre outros: rendimentos de outras pessoas físicas que não tenham sido tributados na fonte; rendimentos ou quaisquer outros valores recebidos de fontes do exterior; pensão alimentícia; e rendimentos recebidos por residentes no Brasil que prestem serviços a embaixadas, repartições consulares, missões diplomáticas ou organismos internacionais. O não recolhimento por meio do carnê-leão sujeita o contribuinte a uma multa de 50% do valor do carnê, mesmo que não tenha sido apurado imposto a pagar na declaração de ajuste.

5 – Valor errado de aquisições e alienações

É obrigatório declarar a compra e venda de imóveis e as quantias só podem ser acrescidas dos valores que estão previstos na lei. Por exemplo, se o imóvel foi adquirido após 1988, o custo das benfeitorias (reformas) deve ser acrescentado ao valor do imóvel. O mesmo não ocorre com a inflação, já que o valor do apartamento ou casa não pode ser corrigido pela alta acumulada dos preços. Quando houver ganho de capital na venda do bem, exceto para casos de isenções, deve-se recolher o imposto até o último dia útil do mês seguinte ao da alienação, por meio do preenchimento do programa GCap.

6 – Não informar saldos bancários

É necessário declarar todos os saldos bancários, sejam de contas correntes, investimentos e demais aplicações financeiras cujo valor seja superior a R$ 140 em 31 de dezembro de 2013. O mesmo vale para as poupanças, mantidas no Brasil e no exterior, em nome do declarante e dependentes. Esses saldos são importantes, pois refletem a variação do patrimônio financeiro do contribuinte.

7 – Uso indevido de CPF

Não permitir que terceiros utilizem seu nome e número de CPF para aquisição de bens e direitos. Se isso ocorrer, o contribuinte poderá sofrer variações patrimoniais não refletidas na declaração de ajuste do Imposto de Renda, o que deverá levar à retenção na malha fina.

8 – Movimentação de conta bancária por terceiros

O contribuinte também não deve permitir que terceiros utilizem a sua conta bancária para depósitos e saques, pois ele poderá ter de justificar a origem desses recursos. Isso porque as instituições financeiras informam à Receita Federal todas as movimentações. Os depósitos bancários, portanto, devem ter origem devidamente justificada e devem ser coerentes com os rendimentos declarados, pela venda de bens ou transferências entre contas. O contribuinte que tenha movimentação financeira elevada deve ficar atento e municiar-se de toda documentação comprobatória. Caso caia na malha fina e não consiga comprovar, poderá ser autuado por omitir receita.

9 – Não declarar pagamentos e doações

É necessário informar na declaração de ajuste anual – no quadro “Relação de Pagamentos e Doações Efetuados” – os pagamentos efetuados a:- pessoas jurídicas, indicando o CNPJ, quando esses valores forem ser usados como deduções na declaração;- pessoas físicas, indicando o CPF, quando representem ou não dedução. Devem ser declarados os pagamentos a profissionais liberais, tais como: médicos, dentistas, advogados, veterinários, contadores, economistas, engenheiros, arquitetos, psicólogos e fisioterapeutas. E também os efetuados a título de aluguel, pensão alimentícia e juros.

A não declaração dos pagamentos sujeita o contribuinte a uma multa de 20% sobre os valores não declarados.

10 – Esquecer de declarar arrendamento de imóvel rural

Por fim, os rendimentos provenientes de arrendamento de imóvel rural também estão sujeitos a Imposto de Renda e não podem ser esquecidos. Se recebidos de pessoa física, esses valores são tributados como rendimentos equiparados a aluguéis, por meio do recolhimento mensal (carnê-leão). Já se forem pagos por pessoa jurídica, são tributados na fonte e na declaração de ajuste. Atenção: existem muitos contratos indevidamente considerados como de parceria, que são, na realidade, de arrendamento. Nos contratos de parceria rural, o proprietário do imóvel partilha com o parceiro os riscos, benefícios, produtos e os resultados havidos, nas proporções estipuladas em contrato.

Fonte:http://wannine.jusbrasil.com.br/noticias/114375060/dez-erros-que-podem-levar-a-malha-fina-do-imposto-de-renda

*Maiana Santana é advogada, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba) e Salvador (Ba).

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
19/04
sábado
Política às 22:00
COMBATE A PESCA PREDATÓRIA NO LAGO DE SOBRADINHO EM SENTO SÉ E REGIÃO

A Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Sento Sé/BA, juntamente com os Órgãos IBAMA, INEMA, Marinha do Brasil e Polícia Militar realizaram operação de Fiscalização Ambiental no Lago de Sobradinho/Rio São Francisco em Sento Sé/BA e região, no período de 11 a 16 de abril de 2014, visando coibir e repreender a pesca predatória, a comercialização irregular deste pescado, além de fiscalizar embarcações motorizadas utilizadas nesta atividade.

Na noite do dia 12/04/2014, a Equipe de Fiscalização da operação denominada “OPERAÇÃO MALHA MIÚDA – I” interceptou dois veículos na cidade de Sobradinho/BA, que estavam sendo monitorados desde o povoado do Piçarrão/Sento Sé/BA, e apreendeu 1.600 Kg (mil e seiscentos quilos) de peixes que foram capturados fora das normas legais e estavam sendo transportados para as cidades de Arapiraca/AL e Itiuba/BA. O caminhão FORD CARGO 815, placa policial NLX 4963, cor azul, ano 2009, carregado com 1.000 Kg (mil quilos) de pescado, conduzido por JURANDIR SEVERINO CARVALHO, acompanhado por EDINALDO ANTUNES PEREIRA; e a FIAT STRADA WORKING, placa policial OUK 1946, de cor branca, ano 2013, com 600 kg (seiscentos quilos) de pescado, conduzida por RONALDO CARDOSO DA SILVA, acompanhado por DEILSON PEREIRA DO NASCIMENTO. Os citados veículos e seus responsáveis foram conduzidos para o pátio do IBAMA em Juazeiro/BA, onde na manhã do dia 13/04/2014, os carregamentos de peixes foram rigorosamente inspecionados por Técnico do IBAMA, e os responsáveis foram autuados administrativamente por Técnicos do INEMA. Posteriormente, os indivíduos EDINALDO ANTUNES PEREIRA, RONALDO CARDOSO DA SILVA e DEILSON PEREIRA DO NASCIMENTO foram conduzidos e apresentados a DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL EM JUAZEIRO/BA, onde foram autuados em flagrante delito pela prática de crime ambiental.

O carregamento continha peixes, salgados e resfriados com gelo, das seguintes espécies:

  • Dourado, Salminus franciscanus;
  • Surubim, Pseudoplatystoma coruscans;
  • Pescada, Prachyurus esquamipinnis;
  • Curimatã comum, Prochilorus argenteus; e
  • Cascudo preto, Rhinelepis áspera, (em filés).

Toda carga de peixes foi doada a Instituições Filantrópicas das cidades de Juazeiro/BA, Sobradinho/BA e Petrolina/PE, através de Termo de Doação; e os veículos foram apreendidos pela Polícia Federal e estão à disposição da Justiça Federal.

No dia 15/04/2014, a Equipe de Fiscalização realizou incursões no Lago de Sobradinho/Rio São Francisco, na região dos Povoados de CAJUÍ e VOLTA DA SERRA, município de Sento Sé/BA, onde a Marinha do Brasil efetuou várias notificações, após vistorias em barcos de transporte de carga e de pesca, sendo apreendidos mais 80 Kg (oitenta quilos) de peixes resfriados das seguintes espécies: Dourado, Surubim, Curimatã comum, e 28 (vinte e oito) panos de redes com malhas entre 60mm a 130mm, tamanhos não permitidos, totalizando 2.800 m (dois mil e oitocentos metros) de redes de malha miúda que estavam sendo usados por pescadores. Os peixes foram doados a uma instituição desta cidade, e as redes foram incineradas.

Os Órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA/BA, nesta região (IBAMA, INEMA e SETUMA de Sento Sé), MARINHA DO BRASIL e POLÍCIA MILITAR avaliaram como bastante satisfatórios os resultados desta fiscalização ambiental. Ante a constatação in loco da intensa pesca predatória, utilizando-se de redes de malhas miúdas, inferiores a 140mm (tamanho permitido), nesta Região, futuras medidas serão implementadas objetivando a preservação da ectiofauna do Lago de Sobradinho/Rio São Francisco. 

[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
 
PUBLICIDADE











BLOG DO GERALDO JOSÉ

COLABORADOR

BUSCA DE NOTÍCIA AVANÇADA