Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
18,3%
Atualizado em: 26/03/2015
Variadas
29 de Março / 2015 às 23:02 | Nenhum Comentário

 

Num mundo cada vez mais globalizado, onde as relações estão a cada dia mais distantes, numa crescente utilização dos meios tecnológicos nos surpreende a demonstração de que o contrário, é raro, mas também verdadeiro.

Há ainda quem acredita no amor, na sua alma-gêmea. Uma cerimônia organizada pela família marcou no último sábado (28) as comemorações dos 30 anos, Bodas de Pérola do casal Gilberto e Cida Santana.

Pais de três lindas filhas (Gabriela, Camila e Clara) e avós de uma adorável neta (Ana Cecília), Cida e Gilberto, irradiavam alegria, contentamento e acima de tudo uma série de exemplos para aqueles que encontram nas dificuldades e nos descaminhos, a estrada para o recomeço, o reinício sempre.

Amigos do casal se deleitaram em seguida com uma festa regada a muita alegria na Chácara da Família na estrada da adutora.

À família votos de muita saúde, amor e felicidades por toda a vida.

Variadas
29 de Março / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Pela passagem do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, 27 de março, a secretaria de Cultura e Juventude do município de Juazeiro (SECJU), presta sua homenagem a todos os artistas e técnicos de teatro, atores, atrizes, diretores, produtores, cenógrafos, e demais técnicos e profissionais da área cênica, assim como aos profissionais do circo e empreendedores da arte circense, monitores, alunos e professores de arte, e vem a público manifestar apoio a todos, considerando de fundamental importância as artes cênicas para a nossa cidade, sede e interior.

Lembrando a todos esses profissionais que a SECJU está de portas abertas para todos, e em breve lançará novo edital – Chamada Pública 2015, para apreciação e investimento nas áreas culturais do município de Juazeiro. As propostas aprovadas ano passado já começaram a ser desenvolvidas este ano, a exemplo do projeto de teatro nas escolas municipais do interior, e consideramos positivas as iniciativas da pasta da Cultura. O edital dos espetáculos sacros, por exemplo, é uma dessas iniciativas que deram certo e já estamos no 2º ano consecutivo realizando o maior espetáculo de teatro ao ar livre, em várias montagens, de diversas companhias, espetáculo esse que reúne atores, diretores, produtores e técnicos, amadores ou profissionais, mas com o mesmo objetivo de engrandecer e valorizar a nossa maior riqueza, A CULTURA.

Nossa homenagem a todos que fazem as artes cênicas em Juazeiro, e em especial ao artista completo, criativo, e grande colaborador da gestão cultural do município de Juazeiro, Wellington Lima Coelho, o nosso querido amigo WELLINGTON MONTECLARO, ele que fez de sua arte uma revolução em si e em todos aqueles, que com ele, conviveram e convivem, dividindo sonhos, poesia, arte, e fazendo dessa arte, sua ponte, sua fonte, sua vida!

Parabéns a todos os artistas de teatro e do circo do município de Juazeiro, Estado da Bahia. O mês de março, culturalmente redondo, termina saudando a arte por completo. Salve o Dia do Teatro e do Circo! 

Donizete Silva de Menezes Secretário de Cultura e Juventude de Juazeiro
Política
29 de Março / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Novo ministro da Educação, o filósofo Renato Janine Ribeiro usou sua página em uma rede social para comentar a nomeação, anunciada anteontem, dia 27, pelo Planalto. “Por enquanto, agradeço a todos! E espero que a educação constitua um destes pontos que permitam unir o País, gente de um lado ou de outro mas que sabe que sem educar não se avança.” Ribeiro, que é professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP), disse que recebeu o convite em uma ligação do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que o chamou para Brasília discutir o cargo. “Aceitei. Cancelei alguns compromissos – um deles seria participar da performance, longa mas que deve ser fascinante, da Marina Abramovic no Sesc. Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa”, escreveu em seu Facebook. Além de ter 45 anos de carreira na USP, Ribeiro já foi diretor de avaliação da Capes, órgão responsável pela pós-graduação no País. À frente do ministério, ele terá como principal desafio a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), segundo especialistas ouvidos pelo Estado. O plano foi sancionado no ano passado e impõe metas que devem ser atingidas até 2024. Outro desafio é a diminuição orçamentária na pasta, que já tem causado reclamações de instituições privadas, que reclamam de atrasos nos repasses para o financiamento estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empreg (Pronatec).

Policial
29 de Março / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Sábado, dia 28, por volta das 23h40min, a guarnição do 3° Pelotão RONDA RURAL DA 25° CIPM se deslocou à Fazenda Lagoa da Porteira, pois tinha informação de que dois indivíduos tinham adentrado à propriedade e realizavam um assalto. Durante o deslocamento, mais precisamente na localidade de Enduema, a guarnição avistou dois elementos em atitude suspeita na condução de uma motocicleta, e ao realizar a abordagem encontrou com os mesmos um Revólver calibre 22, de marca Rossi, um Rifle calibre 22, de marca Standard, um aparelho de som de marca Sony, um módulo de marca Blapunkt, e a quantia de R$ 104,00 (cento e quatro reais). Os indivíduos identificados por Jean Gomes de Souza e John Leno Lima da Silva foram reconhecidos pelas vítimas, e apresentados à Delegacia de Policia para a adoção das medidas pertinentes.

Informações da 25° CIPM
Espaço do Leitor
29 de Março / 2015 às 20:55 | Nenhum Comentário

Familiares do jovem Vitor Felipe encaminharam foto e pedido no sentido de divulgar no blog o seu desaparecimento desde a madrugada deste domingo, dia 29. Informações dão conta de que ele poderia estar na cidade de Irecê. Qualquer notícia sobre o paradeiro de Vitor Felipe pode ser encaminhado para o telefone: 74-3613-4637.

Política
29 de Março / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Os contratos firmados entre a "Projeto", empresa de consultoria do ex-ministro Antonio Palocci, e as empreiteiras que fizeram negócios com a Petrobras podem ter sido usados para desviar cerca de R$ 100 milhões aos cofres do Partido dos Trabalhadores. De acordo com informações da revista Isto É, a pedido da Procuradoria Geral da República está em curso na Justiça Federal do Paraná uma investigação sobre a participação de Palocci, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil, no esquema de corrupção da Petrobras, revelado pela Operação Lava Jato. “Vamos demonstrar que, assim como o ex-ministro José Dirceu, Palocci trabalhou para favorecer grupos privados em contratos feitos com a Petrobras e canalizou ao partido propinas obtidas a partir de recursos desviados da estatal”, disse um dos procuradores que atuam no caso à revista.

Para aprofundar as investigações sobre os contratos da empresa de consultoria, os procuradores devem solicitar nas próximas semanas ao Juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, a quebra dos sigilos bancários e fiscal de Palocci. Ainda segundo a publicação, o Ministério Público e a Polícia Federal suspeitam que as consultorias prestadas pelo ex-ministro tenham servido para desviar recursos para a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff em 2010 - acusação presente nos depoimentos de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Na última semana, deputados do PSDB e do PPS que integram a CPI da Petrobras na Câmara ingressaram com requerimento para que Palocci seja convocado a depor.

Agência Brasil
Policial
29 de Março / 2015 às 19:09 | Nenhum Comentário

Um jovem de apenas 22 anos é a trigésima quinta vítima de homicídios em Juazeiro este ano. O triste fato aconteceu por volta das 16:30h no bairro João Paulo II quando Gleidson da Silva Lopes foi alvejado com alguns disparos de arma de fogo e tombou sem vida antes mesmo de receber assistência do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Ainda não há informações sobre o homicida ou homicidas, nem como se deu a ocorrência no bairro mais populoso da cidade.

Variadas
29 de Março / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

O Núcleo de Arte-Educação Nego D`água promoveu sexta-feira (27), no Bairro Quidé, em Juazeiro, a inauguração do "CIRCO DO NAEND´A", onde ocorreuo lançamento o Projeto CircOlando no Semiárido do Território Sertão do São Francisco. O evento marcou as comemorações ao dia nacional do circo e do teatro. A inauguração foi apenas para convidados, porém o circo continua com as apresentações neste fim de semana sempre as 19hs e será cobrada a entrada. Na próxima semana terão início as oficinas de arte circense para crianças das escolas pública e comunidade em geral.

CircOlando no Semiárido do Território Sertão do São Francisco é um projeto que levará apresentações circenses e oficinas de circo para crianças das escolas públicas em parceria com as Secretarias de Educação do municípios e para o público em geral. O mesmo será desenvolvido nos 10 municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco. Juazeiro, Curaçá, Canudos, Uauá, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes na Bahia. 

Durante a circulação pelo Território, o circo ficará 15 dias em cada cidade, com exceção de Juazeiro devido ao tamanho da população permanecerá por mais tempo. A duração do projeto é de 12 meses e tem o apoio da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Juvenal Lemos Ascom Naenda
Variadas
29 de Março / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Os consumidores baianos poderão encontrar pescado mais barato para celebrar a Semana Santa. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, realizará em Salvador e Ilhéus o "Santo Pescado", evento que reunirá cinco colônias e cooperativas de pescadores e piscicultores das duas cidades e de Paulo Afonso (principal pólo produtor do estado) para vender tilápias, robalos, dourados, cavalas e vermelhos, com cerca de 20% de desconto.

O evento reunirá cinco colônias e cooperativas de pescadores e piscicultores para vender tilápias, robalos, dourados, cavalas e vermelhos com cerca de 20% de desconto. "O objetivo é beneficiar todos os participantes da cadeia produtiva da pesca. Os pescadores e piscicultores, que podem escoar seus produtos com o apoio logístico da Bahia Pesca e sem intermediários, e os consumidores, que poderão encontrar peixes mais baratos justamente na época do ano em que a demanda é maior e, consequentemente, os produtos ficam mais caros", explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Jr.

No Terminal Pesqueiro Público de Salvador, serão comercializados tilápias, vermelhos e robalos. Já no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus serão vendidos tilápias, dourados e vermelhos. Na colônia de pescadores do Rio Vermelho, serão vendidas exclusivamente tilápias. Os produtos estarão armazenados nos caminhões-frigoríficos da Bahia Pesca para garantir a qualidade dos peixes. O evento acontece sempre no período das 8h às 12h e deve comercializar cerca de 20 toneladas de pescado. 

Secom Bahia
Policial
29 de Março / 2015 às 17:00 | 3 Comentários

Sexta-feira, dia 27, policiais militares da 45ª CIPM/Curaçá, após levantamento localizaram na Quadra F, 144, Casas Populares, Givanilson Evangelista de Araújo, natural de Curaçá, nascido em 15.07.1985.

Na sua residência foram encontrados aproximadamente 120 gramas de uma substancia aparentando cocaína e 150 gramas de pasta base da mesma substancia, no local se encontrava ainda sua companheira Maiara Mota Barreto, nascida em 21.09.1992. Givanilson informou ainda que adquiria a droga em Juazeiro-BA.

O acusado, juntamente com a droga apreendida foi apresentado a delegacia de polícia civil em Juazeiro-BA, para que fosse lavrado o flagrante e adotada as medidas pertinentes.

Informações 45ª CIPM/Curaçá
Variadas
29 de Março / 2015 às 16:40 | 2 Comentários

Amigos e colegas do radialista Raimundo Amarildo, comemoraram no sábado, na Chácara do Verdão, em Juazeiro, os seus 50 anos de atuação no rádio.

Profissionais da comunicação e amigos mais próximos celebraram a data ao som de Maurício Dias, da dupla Neto e Mundinho, Juninho e como não poderia deixar de ser, com muitas histórias hilárias vividas pelo radialista.

Raimundo Amarildo, que começou sua carreira na comunicação em 1965, na Rádio Juazeiro, hoje atua na Rádio Cidade, onde comanda um programa esportivo e participa das transmissões de futebol.

O homenageado foi às lágrimas ao agradecer o reconhecimento dos amigos e companheiros de profissão.

Por Wilson Duarte
Policial
29 de Março / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Na madrugada deste sábado, dia 28, por volta das 03h50min, a Patrulha do Rural PR 26101 após orientação da Central de Operações sobre assalto ocorrido na Vila Aparecida do PSNC na zona rural desta cidade, realizou diversas incursões e prendeu WANDERSON SOUZA SILVA de posse de uma arma de fogo calibre 12, marca CBC nº 10399, que depois de haver praticado o assalto à vítima Adimilson Rodrigues Nogueira utilizando-se de uma moto Honda/CG FAN de cor preta placa KFZ-6175 na companhia de outro comparsa que não foi localizado, abandonou a moto na entrada da Vila Aparecida por haver quebrado e se escondeu no matagal sendo localizado pelo efetivo policial quando tentava se comunicar para pedir fuga via celular a uma pessoa que naquela ocasião estava sendo entrevistada pelos policiais. Com o imputado foi encontrada a carteira porta cédula com todos os documentos da vítima e a importância de R$ 429,00 (quatrocentos e vinte e nove reais). Todos os envolvidos e material apreendido foram entregues na delegacia para providências legais.

Política
29 de Março / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

O Gestor de Petrolina, Júlio Lossio, cumprindo vasta agenda em Brasília - Distrito Federal se reuniu sexta-feira (27), com representantes de alguns ministérios, e na parte da tarde, conseguiu se reunir com representantes da Secretaria Nacional do Patrimônio da União (SPU). O encontro com a diretoria e o setor jurídico do órgão, articulado por Lóssio, aconteceu para tratar de assuntos sobre o andamento do processo de permuta da área do Antigo Aeroporto de Petrolina.

“O objetivo dessa reunião é no sentido de acelerar os trâmites para a esperada regularização das áreas do antigo Aeroporto da nossa cidade, onde hoje se concentram 54 imóveis, entre eles estão templos religiosos, sindicatos e empresas corporativas. A expectativa agora é de uma resolução dentro de pouco tempo, e para isso, estamos juntos com o secretário da Cidade, Marcello Cavalcanti, fortalecendo o empenho, para que possamos muito em breve anunciar a tão esperada resolução desta questão para o nosso povo de Petrolina”, afirmou Lóssio.

Através da Portaria Ministerial n. 475, de 18 de dezembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 22/12/2014, já foi autorizada a permuta das áreas com a União.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Esporte
29 de Março / 2015 às 14:26 | 1 Comentário

A chegada da oitava vitória em oito jogos desde o seu retorno à seleção brasileira deixa Dunga satisfeito, mas sem largar a prudência. Após seu time superar o Chile por 1 a 0, em Londres, neste domingo, o técnico vê com bons olhos a formação do grupo que vai disputar a Copa América, em junho, e está feliz, mas com moderação.

- Não ganhamos nada. Estamos num bom caminho. Estamos montando uma seleção competitiva, passando por obstáculos diferentes, e o time está se comportando bem. Contra a França, saímos atrás, na casa deles, mas conseguimos o resultado. Hoje, mudamos seis jogadores, o Chile com pressão, volume de jogo, e a equipe não perdeu a estabilidade. Fica bem montada em campo esperando a chance de atacar o adversário – frisou o treinador.

Além da lista para a competição, Dunga falou muito sobre Roberto Firmino. O meia-atacante saiu do banco, marcou o gol da vitória sobre os chilenos e praticamente garantiu vaga na lista final. Dunga ainda não confirma ninguém, mas lembrou que há algum tempo estava de olho no jogador.

- Para a Copa América ainda tem tempo para analisar. Já conhecíamos o Firmino. Quando estava no Inter (foi técnico do Colorado em 2013), queria contratá-lo. Sabíamos das características que ele tem, foi introduzido aos poucos, isso ajudou bastante o desempenho com a equipe. É um jogador que tem facilidade. Como eu disse da primeira vez que foi chamado, tem cheiro de gol, se coloca bem, se posiciona. Está aproveitando a oportunidade que foi dada.

Firmino dá passos largos e ganha cada vez mais espaço, principalmente porque se encaixa na formação que o técnico tem utilizado, com o chamado falso 9.- Durante o jogo você tem que ter várias alternativas. No momento, o time tem se adaptado com um jogador mais versátil. Em algumas partidas vamos precisar de um jogador mais fixo de área. Diego Tardelli e Firmino têm essas características.

Os jogos contra França e Chile foram os últimos da Seleção antes da convocação para a Copa América. A lista deve ser anunciada em junho, e o técnico já adiantou que jogadores que não foram chamados por ele até agora dificilmente terão uma oportunidade. O grupo foi liberado após o amistoso. Aqueles que jogam no Brasil retornam ainda hoje ao país.

Globo Esporte (Foto: Richard Souza)
Política
29 de Março / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

A população de Monte Santo e região já conta com mais segurança e rapidez para se deslocar entre os municípios e localidades circunvizinhas utilizando a BA-220. Neste sábado (28), o governador Rui Costa esteve na cidade e entregou as obras de recuperação de dois importantes trechos para a economia local.

Na pavimentação da rodovia, no trecho que liga a sede de Monte Santo ao povoado de Pedra Vermelha, na zona rural – obra que beneficia 85 mil pessoas, foram investidos R$ 17 milhões. Já na recuperação dos 38 km da BA-220 até o município de Euclides da Cunha, o investimento foi de R$ 7,2 milhões, beneficiando 118 mil moradores da região. A estrada funciona como via de escoamento da produção para as atividades da pecuária, agricultura e turismo. "Ao todo, são mais de R$ 24 milhões em investimento em um trecho construído e outro recuperado para trazer mais qualidade, segurança, conforto e desenvolvimento regional para a população", disse Rui.

A obra também facilita o trajeto diário de moradores, como o funcionário público José Almeida. "Antes, era uma buraqueira danada e agora ficou bem melhor porque levava quase uma hora até Euclides da Cunha e [depois da obra] a gente consegue chegar em 25 minutos". 

Ainda em Monte Santo, Rui Costa visitou o Instituto de Educação Infantil Padre Roma, da rede municipal, e o Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, onde ouviu de um grupo de alunos as demandas de melhorias para a biblioteca, o auditório e a quadra da instituição."Foi muito legal ter a oportunidade de falar diretamente com o governador e ele nos ouviu, o que será muito bom para nossa escola", declarou o aluno do 3º ano do ensino médio, Arbies Peixinho. Os encontros fazem parte do compromisso de conhecer de perto a realidade e as necessidades de escolas e comunidades escolares em todo o estado.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
Política
29 de Março / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Junto com o governador Geraldo Alckmin, o vice-governador, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do PSB no Estado de SP, Márcio França, recebeu, sexta-feira (27/3), no Palácio dos Bandeirantes, 22 deputados do PSB na Câmara Federal, dentre eles estava o deputado federal Gonzaga Patriota. A bancada forte do PSB no Brasil conversou animadamente com o governador. Os parlamentares socialistas demonstraram preocupação com o momento político nacional e ficaram entusiasmados com os bons resultados do governo paulista, como, por exemplo, a instalação de 14 empresas nos últimos 70 dias, um investimento de R$ 4,52 bilhões que gerou 5.068 empregos diretos, fruto do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento por meio da Investe SP.

O governador agradeceu a visita e falou aos parlamentares que é preciso fortalecer a Federação. Na conversa que antecedeu o encontro com o governador, ficou claro que os deputados do PSB se preparam para tratar dos grandes temas que virão, como a Reforma Política e a governabilidade. Na ocasião, França apresentou aos parlamentares as propostas de criação de um aplicativo que incentive a participação popular nas discussões e nas votações dos deputados e de cursos virtuais da Fundação João Mangabeira, como forma de formar quadros prontos para atuar nas prefeituras e governos de estado.

Para o socialista, ficou clara a decisão do PSB de definir estratégia nacional em função do quadro político e econômico do País. “A meta é nos organizarmos politicamente e nos capacitarmos tecnicamente para atender o clamor das ruas, que hoje consiste no oferecimento, por parte do Poder Público, de serviços de qualidade”, destacou Marcio França. Participaram do encontro em São Paulo os seguintes parlamentares federais:

Adilton Sachetti (MT), Átila Lira (PI), Bebeto (BA), César Messias( AC) , Fábio Garcia (MT), Fernando Coelho Filho (PE), Flavinho (SP), Gonzaga Patriota (PE), Heráclito Fortes (PI), João Fernando Coutinho (PE), José Stédile (RS), Keiko Ota (SP), Leopoldo Meyer (PR), Luciano Ducci (PR), Luiz Lauro Filho (SP), Pastor Eurico (PE), Paulo Foletto (ES), Rodrigo Martins (PI), Tadeu Alencar (PE), Tenente Lucio (MG), Valadares Filho (SE) e Vicentinho Júnior (TO).

Política
29 de Março / 2015 às 12:00 | 2 Comentários

Eduardo Salles é um dos quatro deputados estaduais baianos escolhidos para representar o Estado no movimento União Pelo Nordeste, que pretende cobrar ao governo federal recursos para melhorias na região, principalmente no que diz respeito à questão da crise hídrica. "Acho que o movimento vai ter uma caminhada longa e efetiva. A iniciativa de unir as Assembleias Legislativas dos estados nordestinos é inédita e muito importante", parabenizou o parlamentar. 

O movimento União Pelo Nordeste foi apresentado nesta quinta-feira (26) aos parlamentares baianos em uma sessão da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), com a participação dos deputados pernambucanos Claudiano Filho, Miguel Coelho, Rodrigo Novaes e Oldaci Amorim, idealizadores do projeto. 

O grupo percorrerá todo o Nordeste para apresentar o movimento e recrutar representantes de cada estado. Além de Eduardo Salles, os deputados Zó, Adolfo Viana e Luciano Simões Filho vão representar a Bahia. 

OBJETIVO

O Fórum União Pelo Nordeste tem como principal objetivo promover o debate sobre os problemas socioeconômicos que atingem as áreas mais carentes da região, em especial as que são afetadas pela seca. Para Eduardo Salles, o movimento pode ajudar a solucionar os problemas no Vale do São Francisco, que atravessa um momento crítico. "A região deve ser vista como um todo. Os estados devem se unir para encontrar soluções para o problema do Vale, e não pensar apenas nas questões locais", opinou o deputado, que já tem ideias para os próximos passos do movimento. "Temos que levar propostas concretas e materiais técnicos ao governo federal".  

O movimento não se identifica com nenhum partido político. "É uma luta suprapartidária. Vamos formar uma pauta conjunta de todo o Nordeste", disse o deputado Vitor Bonfim, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA. 

LAGO DE SOBRADINHO

Atualmente, o Lago de Sobradinho se encontra com apenas 17% de sua capacidade. No mesmo mês do ano passado, o volume útil era superior a 50% e, segundo dados do Operador Nacional do Sistema, em agosto a barragem deve entrar no seu volume morto. "Fui secretário de Agricultura por seis anos e convivo com irrigação há muito tempo, pois sou formado em agronomia, e nunca vi situação igual. Não podemos esperar que o caos se instale para então tomarmos providências", se preocupa Eduardo Salles.  

A região do Vale do São Francisco tem mais de 120 mil hectares irrigados e a seca ameaça 240 mil empregos gerados pela agricultura. A solução emergencial, apontam os deputados, é a construção de flutuantes que, no futuro, bombearão a água para canais. Para isso, é necessário um investimento cerca de R$ 100 milhões, que será solicitado pelo grupo junto ao BNDES. 

ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles
Esporte
29 de Março / 2015 às 11:00 | 1 Comentário

O Juazeiro Futsal está impossível. Em jogo válido pelas oitavas de final da Copa TV Grande Rio, a equipe baiana venceu mais uma partida de goleada. Dessa vez, a vítima foi o time da Cohab VI.

Com o time mais uma vez inspirado, o Juazeiro venceu na noite deste sábado, 28, no Ginásio do SESC por 7 a 2 com gols de Ewerton (2), Neidson (2), Pedro Henrique (2) e Edson. Com a vitória, o Juazeiro se classificou para a terceira fase e o próximo desafio será contra o Trindade no dia 10 de abril às 21 horas. Depois da equipe pernambucana, o time do artilheiro Ewerton enfrentará o Curaçá no dia 18 do mesmo mês.

Veja aqui fotos do jogo deste sábado, 28.

Espaço do Leitor
29 de Março / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Geraldo,

Venho através deste meio de comunicação, pedir ao serviço responsável pela limpeza da cidade de Juazeiro- BA, pela Avenida da Esperança no Bairro Codevasf, pois a mesma encontra-se em total abandono! Muito lixo pela rua e mato, onde o mau cheiro e a proliferação de insetos está incomodando os moradores. Já comunicamos ao serviço responsável, onde falaram que vinham e até agora estamos na mesma situação.

Alessandra

Esporte
29 de Março / 2015 às 09:55 | Nenhum Comentário

Depois de Daniel Alves, Nixon e Petros trilharem o caminho do estrelato do futebol, chegou a vez de mais um filho de Juazeiro ser reconhecido pelo seu talento. Rodrigo Ramos, lateral-direito do Coritiba, foi convocado na noite deste sábado, 28, pelo técnico Alexandre Gallo para a seleção Brasileira sub-20 que irá disputar um torneio na Áustria que servirá como preparação para a Copa do Mundo da categoria que acontece em maio na Nova Zelândia. 

Rodrigo, 20, saiu do bairro Alto do Alencar e começou a carreira nos juniores do Juazeiro Social Clube, tendo passagem pelo Crac de Catalão/GO e Catuense. O jogador acabou de ser promovido para o time principal do Coritiba e está extremamente feliz com a convocação: "Não esperava a convocação, mas fico feliz de ser chamado. Agradeço a Deus e ao Coxa pelo trabalho que tem feito por mim. Primeiro meu foco é o Coritiba e o Paranaense, quando for me apresentar, focarei na Seleção" disse o jogador.

Bruno Lopes / Redação
Esporte
29 de Março / 2015 às 09:00 | 3 Comentários

Sábado (28) foi dia de desafiar os mares e o desafio foi dos Fortes, 270 nadadores se lançaram na Baia de Todos os Santos para ir do Forte São Marcelo ao Forte de Santa Maria a nado.

A prova masculina ficou indefinida até os últimos metros, quando Renan Santos tomou a liderança pra não largar mais, seguido de Izaac Junior e Jardiel Neto, já a prova feminina foi liderada por Suelly Aline de ponta a ponta, seguida por Márcia Santos e Eduarda dos Santos.

Com certeza o evento foi um grande marco em 2015, e a FBDA torce para que em 2016 ela volte a acontecer.

Policial
29 de Março / 2015 às 08:00 | 1 Comentário

Quinta-feira, dia 26, por volta das 10h40min, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, ao serem solicitados por populares para atender ocorrência de assalto a mão armada que acontecia naquele momento ao Supermercado que fica em frente a base operacional da CIPE, em Barra do Tarrachil, ao se depararem com os imputados, os policiais foram recebidos a tiros, e revidaram a injusta agressão. Neste momento ficou no chão com a arma na não, o acusado Elizaldo Soares dos Santos, vulgo “Baixinho”, nascido em 26/04/1976, natural de Chorrochó – BA, residente e domiciliado na Rua Ministro Oliveira, s/nº, centro, Abaré – BA.

O mesmo estava portando 01 (um) revólver Taurus, calibre 38, número de série 246940, cabo de madeira, oxidado, com capacidade de 06 (seis) cartuchos, municiado com 05 (cinco), sendo 03 (três) deflagrados, 01 (um) pinado e 01 (um) intacto. Há informações de que o mesmo era acusado da prática de vários assaltos, inclusive ao Fórum de Chorrochó – BA, assaltos na BR-116, BA-210, assalto a AbaréNet - Abaré, dentre outros.

O segundo acusado empreendeu fuga, em uma moto HONDA NXR 160 BROS, CHASSI 9C2KD0800FR000063, sem placa policial, que fora roubada no dia 18/03/15. A guarnição saiu em diligência com o escopo de capturar o outro acusado e, em uma estrada vicinal foi encontrada a moto abandonada, sendo o mesmo localizado em uma casa abandonada próxima ao lixão do distrito, onde o acusado efetuou novamente disparo de arma de fogo contra os policiais, havendo novo revide e vindo o mesmo a ser atingido.

Este foi identificado como Maicon Fernandes Ribeiro Sobrinho, vulgo “Nando”, nascido em 30/12/1996, natural de Belém do São Francisco – PE, RG 593716653 SSP/BA, CPF 072724605/47, residente em Abaré – BA. O mesmo estava portando 01 (um) revólver calibre 32, marca Taurus, cabo de madeira, oxidado, número de série 392568, com capacidade de 06 (seis) cartuchos, municiado com 05 (cinco), sendo 04 (quatro) cartuchos deflagrados e 01 (um) pinado, sendo atribuído a este os mesmos crimes do seu comparsa.

Com os acusados foi encontrada uma mochila com o material e dinheiro roubados do Supermercado, sendo: 644,10 (seiscentos e quarenta e quatro reais e dez centavos) e 17 (dezessete) chips de várias operadoras, 01 (um) alicate de corte, 01 (uma) toca ninja, 01 (um) blusão com capuz de cor preta, 02 (dois) capacetes sendo 01 (um) vermelho e outro preto e uma pequena quantidade de maconha (CANABIS SATIVA).

O primeiro acusado foi conduzido ao hospital da cidade de Rodelas e posteriormente ao hospital Nair Alves de Souza na cidade de Paulo Afonso – BA, que veio a óbito. O segundo acusado foi conduzido ao hospital da cidade de Chorrochó e naquela casa de saúde foi confirmado o óbito do mesmo. O material provenientes do roubo foi apreendido e apresentado juntamente com a moto, as armas, munições e a droga à Delegada Lucynalva Freire de Carvalho Pires na Delegacia de Polícia Civil de Chorrochó - BA.    

Política
29 de Março / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

O ex-superintendente de Administração e Finanças da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcus Vinícius de Barros Presídio tomará posse como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia na próxima segunda-feira (dia 30), em solenidade que ocorrerá no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, às 15hs. O ato de sua nomeação para o TCE, assinado pelo governador Rui Costa, foi publicado no Diário Oficial do Estado, dia 19, e o novo conselheiro assumirá a vaga do ex-deputado Zezéu Ribeiro, que morreu no dia 25 de fevereiro passado.

Indicado pela Assembleia Legislativa, Marcus Presídio teve seu nome aprovado por 56 deputados em votação realizada no dia 11 de março. Formado em Direito e pós-graduado em Gestão, o novo conselheiro ingressou no Poder Legislativo há 31 anos, quando, aos 15 anos, foi contratado como office boy. Depois de passar por vários cargos, foi nomeado superintendente de Administração e Finanças pelo então presidente Antônio Honorato, tendo ocupado o posto durante os últimos 18 anos, no decorrer dos mandatos de outros quatro presidentes: Reinaldo Braga, Carlos Gaban, Clóvis Ferraz e Marcelo Nilo.

Marcus Presídio tem 47 anos, é casado e tem três filhas.

Ascom/Alba
Espaço do Leitor
28 de Março / 2015 às 23:00 | 4 Comentários
Por Genaldo de Melo
 
 
Numa democracia plena parte-se do pressuposto de que qualquer governo, mesmo que tenha uma oposição ferrenha e revoltada com a derrota que sofreu nas urnas, governa sobre o direito pleno que a maioria lhe concebeu eleitoralmente nas urnas. Numa democracia o direito de governar reside na força, porém essa mesma força que falamos é definida na força do número dos votos que a maioria concebe em seu representante para exatamente governar para todos, independentemente se uma minoria não votou nesse mesmo governo.
 
Não adianta quem perdeu as eleições espernear, gritar ou querer tomar as rédeas do poder pela força que não dos votos, porque isso não existe em lugar nenhum em que a democracia impera absoluta. Querer comover eleitores que foram contrários ao governo que os governa, somente porque não votaram em que venceu é querer criar confusão e desordem de natureza política e social, o que a legislação vigente no Brasil não permite para o bom desempenho de uma sociedade sadia para todos.
 
Claro está que alguns setores mais conservadores dos meios de comunicações no Brasil estão fazendo confusão na cabeça das pessoas, porque em sua grande maioria estão pedindo impeachment de Dilma Rousseff sem nem ao menos a grande parcela da sociedade que está pedindo isso, saber exatamente o conceito jurídico da palavra impeachment, suas premissas e suas reais conseqüências para um país que se considera uma democracia, e que qualquer governo governa com legitimidade da maioria.
 
Agora não se pode dizer que a oposição não está correta querendo colocar a minoria da sociedade que não votou em Dilma Rousseff nas últimas eleições para exigir exatamente aquilo que não tem fundamento, e nem mesmo sabe o que é. É o papel da oposição cumprir os requisitos que as urnas conceberam, os requisitos de ser oposição. Agora o que não é tolerável do ponto de vista democrático é querer confundir com apoio de quem forma opinião as pessoas, sabendo-se que somente vai mudar de governo nas eleições de 2018. Porque é assim, que funcionam nos regimes democráticos regidos por eleições periódicas para escolhas de governos.
 
Não cabe aqui entender é o agrupamento que ganhou as eleições e governa pela força dos votos ficar parecendo a moça que perdeu o noivo num naufrágio de navio, que fica esperando tanto tempo por encontrar o corpo do mancebo para depois decidir o que vai fazer da vida. Ou o PT reage e procura os métodos necessários para demonstrar a sociedade que não existem elementos para nenhum tipo de golpe contra a democracia brasileira, ou teremos sim nos próximos três anos desordem e crise permanente e um Estado desgovernado. Ou o grupo que coordena o governo brasileiro atualmente educa a população sobre o que é de fato uma democracia no sentido literal da palavra, ou então teremos uma oposição que não vai conseguir golpear ninguém mais atrapalhar o governo até 2018. E no sentido mais literal da palavra colocar-se como alternativa sem apresentar um projeto de sociedade diferente do que Dilma Rousseff representa.
 
É ver prá crer! Pois não vai haver nenhum golpe, nem impeachment, porque vivemos numa democracia. Porém desordem pode ser sempre provocada por irresponsáveis de plantão com apoio das máquinas da imbecilidade que formam opinião torta nesse país, e defendem sempre Estado Mínimo porque não dependem muito das Políticas Públicas do Estado, e sim querem a qualquer custo é o próprio Estado para si.
Política
28 de Março / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

O ensino superior nas autarquias municipais em Pernambuco foi tema de uma reunião entre o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Ramos, e o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e também vice-presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (Assiespe), professor Rinaldo Remígio Mendes. O encontro foi na tarde desta sexta-feira (27), na Facape.

“A educação é a nossa maior prioridade. Vamos discutir e agilizar os projetos e políticas públicas que beneficiem a educação em nosso estado”, comentou Lucas Ramos. Entre os temas discutidos, está a atualização dos valores do Programa Universidade Para Todos em Pernambuco (Proupe), programa criado para elevar o acesso ao ensino superior nas autarquias municipais em Pernambuco, garantindo aos alunos beneficiados bolsas parciais ou integrais. Além disso, a Assiespe solicita o remanejamento de bolsas entre as 13 autarquias, no caso de haver bolsas excedentes, e a criação de bolsas de incentivo para estudantes dos cursos de física e química.

Segundo Lucas Ramos, um dos pontos de discussão mais importantes é a ampliação do programa de apoio à titulação dos professores das autarquias em nível de mestrado e doutorado. “Precisamos qualificar cada vez mais o nosso corpo docente, já que o reflexo disso é sentido nas salas de aulas, com professores mais preparados e estimulados e, consequentemente, alunos melhor qualificados”, pontuou o parlamentar.

Ascom Dep. Lucas Ramos
Espaço do Leitor
28 de Março / 2015 às 21:00 | 6 Comentários

Caro amigo Geraldo,

Agradecendo primeiro a Deus e segundo a você que nos dar esse espaço no seu blog para mostrar alguma coisa de errado que venha acontecer em nossa cidade, e claro, quando necessário agradecer se resolvido o problema.

Te enviei uma foto reclamando da calçada de um prédio que está sendo construído em nossa avenida, muito bom sinal que o nosso comercio encontra-se evoluindo, e depois que os fiscais da prefeitura vieram e notificaram o proprietário, "segundo me informou o senhor Mário" gerente do setor de obras da prefeitura, acho que o proprietário está obedecendo ao que a fiscalização pediu, veja nas outras duas fotos que já está sendo feito o acabamento da calçada.

Estou ainda enviando outra foto da avenida principal do bairro que mostrei no setor de postura, onde os proprietários já concluiram as calçadas e teve um que colocou "três trilhos" entre a sua parede e o poste, e nem uma atitude foi tomada até o momento.

APENAS QUERO SABER: COMO PODE OS NOSSOS IDOSOS QUE POR MUITOS ANOS FIZERAM O PROGRESSO DO NOSSA CIDADE E DO NOSSO PAIS, E QUE POR ALGUM MOTIVO TENHAM HOJE QUE SE MOVER COM AJUDA DE MOLETAS OU CADEIRAS?

Eu graças a Deus ainda não estou nessa fase, e acho que esses proprietários não tem pais.

José Batista- Batista do oito

Política
28 de Março / 2015 às 20:00 | 2 Comentários

Transformar água imprópria ao uso em fonte para o consumo de milhares de famílias da zona rural do nordeste baiano. Esta é a meta da implantação de 145 sistemas de dessalinização da água de poços artesianos do Programa Água Doce, autorizada nesta sexta-feira (27), em Minuim, distrito de Santa Brígida - um dos 28 municípios da microrregião de Paulo Afonso que vão ser contemplados. A ordem de serviço para a primeira etapa da ação, viabilizada por meio da parceria entre o governo federal e do Governo da Bahia, foi assinada pelo governador Rui Costa e pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A estimativa é que 70 mil pessoas serão beneficiadas com o investimento de R$ 61 milhões.

Integrado ao Água para Todos, o Programa Água Doce prevê a construção e recuperação de 385 sistemas de dessalinização, ampliando a oferta de água potável para 150 mil pessoas na Bahia. “Entre grandes investimentos e ações capilares como essa, a Bahia já investiu R$ 4 bilhões em abastecimento, nos últimos anos. Esses sistemas trazem, além de água para o consumo, renda para a população”, disse Rui. 

Unidade demonstrativa

Os sistemas seguem o modelo da unidade demonstrativa implantada há cinco anos no povoado de Minuim, na zona rural de Santa Brígida. Após o processo de dessalinização, a água do poço chega às 130 famílias da comunidade pura e pronta para beber. A família do agricultor Clóvis Nascimento, 59 anos, trocou o pagamento por galões de água pela captada a poucos metros de casa na unidade, que segundo ele mudou para melhor a qualidade de vida da comunidade. “Antes tínhamos muitos casos de diarréia e [outros] problemas de saúde por causa da água, [e agora] existe a facilidade de estar mais próxima”. 

A água salinizada é aproveitada na produção de peixes e irrigação da forrageira erva-sal para a alimentação de caprinos e ovinos. Tudo é administrado pelos moradores por meio de uma associação comunitária. “É uma das únicas fontes de renda que temos e é bom porque a água salgada, que poderia prejudicar a terra, é aproveitada. Para a natureza é uma riqueza”, disse a presidente da associação, Íris Feitosa. Na Bahia o programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que já diagnosticaram 215 dos 700 poços a serem visitados em mais de mil localidades. 

Ao todo, 41 municípios já estão selecionados para receber o programa. São prioridades as regiões onde há grupos de famílias e pequenas comunidades não atendidas por qualquer sistema de abastecimento de água potável. Para a ministra, a implantação do sistema “significa dar autonomia a essas comunidades, que passam a gerir um recurso que pertence a elas”. 

Escola e investimentos

Ainda em Santa Brígida, Rui Costa autorizou obras de saneamento e entregou uma retroescavadeira destinada à recuperação de estradas vicinais e à construção de barragens e cisternas. Também, dando continuidade à série de visitas a unidades escolares baianas, o governador esteve no Centro Educacional Antonio da Silva Feitosa, no povoado de Minuim.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
Informativos
28 de Março / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS PETROLIINA

DIRETÓRIO ACADÊMICO ANTÕNIO CONSELHEIRO

Carta aberta à sociedade

O Diretório Acadêmico da Universidade de Pernambuco - campus Petrolina vem, por meio desta nota, tornar públicas as decisões dos estudantes em assembleia, na última sexta-feira, 20.

O corpo estudantil decidiu por retomar as atividades curriculares, entendendo que a homologação das 280 vagas para concurso de efetivos foi uma conquista significativa e abre diálogos com as entidades responsáveis por administrar a universidade para pautarmos outras necessidades?

Contudo, discordamos do longo prazo aprovado para o escalonamento destas vagas, por entender que, desta forma, o problema não será resolvido, visto que o numero de vagas que compõem o calendário de escalonamento não supre a necessidade mínima de docentes na instituição, que até o ultimo senso apresenta défice de 416 professores efetivos e que neste longo período de tempo o número de docentes que deixam a universidade, pelos mais diversos motivos (aposentadoria, óbito, demissão, etc.) tende a agravar este quadro.

Reafirmamos a necessidade de se realizar um processo de seleção simplificada amplo para abarcar estas e outras necessidades da universidade durante este período de preenchimento das vagas escalonadas e a efetivação desse processo sempre que as necessidades da universidade assim o pedirem.

Seguiremos organizados e lutando não só pela seleção simplificada, mas também pelas demais demandas da universidade. Pautaremos também o debate e a luta acerca da autonomia financeira e administrativa da UPE, por considerarmos que o processo subordinativo que amarra essa instituição ao governo do estado deve ser entendido como ponto fulcral dos muitos problemas que a universidade enfrenta hoje.

Saudações Estudantis!

Variadas
28 de Março / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

O Planserv (Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais) está com edital de credenciamento aberto para empresas prestadoras de serviço de atendimento médico-domiciliar (home care). O edital oferece a possibilidade de credenciamento em 20 municípios das principais macrorregiões da Bahia. O atendimento domiciliar é o termo genérico para ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio. A contratação é destinada a estabelecimentos que disponibilizam todos os serviços previstos em atenção domiciliar, a exemplo de internamento de alta, média e baixa complexidade e gerenciamento. O edital determina os critérios para o credenciamento das empresas, fixando o âmbito geográfico, a composição do valor referencial, o prazo de vigência e os limites orçamentários respectivos para a prestação do serviço. 

“Anualmente, o Planserv dispõe de dotação orçamentária de mais de R$ 24 milhões para a contratação deste tipo de atendimento, que dá importante suporte na assistência à saúde do servidor público do Estado”, informa a coordenadora-geral do Planserv, Cristina Cardoso. Os municípios alvo do edital integram seis macrorregiões - Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz, na macrorregião leste; Feira de Santana, no centro-oeste; Alagoinhas, no nordeste; Senhor do Bonfim e Juazeiro, ao norte; Ilhéus e Itabuna, no sul; Vitória da Conquista, no sudoeste baiano; e Salvador. 

Documentação

Para serem prestadoras de serviço junto ao Planserv, as empresas devem apresentar documentação comprobatória de habilitação jurídica, de regularidade fiscal, qualificação técnica, declaração de proteção ao Trabalho do Menor e Certificado de Registro na Secretaria da Administração (Saeb). “Poderão participar do credenciamento empresas interessadas que atenderem a todas as exigências da instrução convocatória”, explica Cristina Cardoso. De acordo com ela, o edital completo e demais instrumentos legais que norteiam a convocação estão disponíveis no site do Planserv ou através de busca na internet pelo Edital 014/2013.

O Planserv é o maior plano de saúde da Bahia conforme dados recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com 485,5 mil beneficiários, a assistência representa um quarto mercado de planos de saúde do estado, o maior em número de beneficiários, à frente do Bradesco Saúde (302 mil usuários). O Planserv atua na atenção à saúde do servidor do Estado entre ativos, aposentados e dependentes, incluindo netos e agregados.

Secom Bahia
Variadas
28 de Março / 2015 às 17:00 | 3 Comentários

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o IBAMA autorizaram a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a praticar vazão de 1.000 m³/s dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, nos dias úteis e sábados, no horário de 0h às 7h, e durante as 24h, nos domingos e feriados, conforme solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) . A operação terá início no dia 1 de abril. 

A necessidade dessa prática visa à segurança hídrica dos usuários das águas da Bacia do Rio São Francisco em virtude da longa estiagem que vem ocorrendo  nos últimos três anos, ocasionando o baixo armazenamento nos reservatórios. Atualmente, a vazão mínima praticada é de 1.100m³/s, valor que vem sendo mantido desde o ano de 2013. 

Mais de quinhentos municípios ao longo da Bacia do Rio São Francisco são afetados por uma das maiores secas dos últimos 100 anos. Todas as medidas tomadas pela Chesf vêm sendo no sentido de preservar o nível dos reservatórios para o uso múltiplo das águas. 

As informações sobre a redução de vazão estão sendo comunicadas para poderes públicos estaduais e municipais, comunidades ribeirinhas e, também, para a mídia e podem ser acessadas no blog www.chesf.gov.br/riosaofrancisco/. O acompanhamento dos níveis dos reservatórios pode ser feito pelo portal da Chesf (www.chesf.gov.br). 

Ascom Chesf Foto de arquivo
Variadas
28 de Março / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Educadores da rede municipal de ensino da região estão sendo preparados para levar o tema empreendedorismo para a sala de aula. A capacitação promovida pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria de Educação, começou nesta quinta-feira, dia 26, e segue até sábado, dia 28, no auditório do Sebrae em Juazeiro. O público-alvo do encontro são professores que atuam do sexto ao nono ano no ensino fundamental da rede pública.

A capacitação dos docentes tem duração de 25 horas e tem a intenção de disseminar a cultura empreendedora e estimular comportamentos empreendedores em alunos de 6 a 14 anos. A metodologia inclui a elaboração do plano de aula para a implantação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com a contextualização dos conteúdos para a realidade social dos participantes. Nas escolas os alunos irão aprender, em oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios, cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

O pedagogo Paulo Dias já trabalha o tema empreendedorismo desde 2003 com seus alunos e acredita que o programa vai trazer enriquecimento profissional e novas ferramentas para sala de aula. "A iniciativa vai promover o amadurecimento da disciplina e da própria visão de empreendedorismo dos docentes, além de dinamizar o trabalho e direcionar os resultados. O conteúdo proposto pelo Sebrae vai envolver mais os alunos com o tema e ajudá-los a desenvolver características empreendedoras, que serão úteis para toda a vida".

A professora Anid Suely Ribeiro também pretende aprofundar suas aulas de empreendedorismo com a implantação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A docente revela que atualmente não existe uma didática especifica para trabalhar o tema na rede municipal e que cada professor precisa fazer pesquisas e adequar os conteúdos para a realidade local do aluno. "O JEPP vai nos dar mais suporte para trabalhar o tema, já que disponibiliza de forma articulada e contínua os planos de aula, além de uniformizar o ensino do empreendedorismo no município".
Em Juazeiro, o JEPP foi implantado no ano passado e já beneficiou uma média de cinco mil alunos de 16 escolas públicas e três particulares. Segundo o consultor do Sebrae na área de educação, Bruno Assis, esse ano a meta é levar o programa para mais 10 escolas da rede municipal de ensino em Juazeiro.

"Nosso foco é habilitar os professores para trabalhar a solução com os estudantes e possibilitar que os jovens sejam preparados para sair da escola não apenas para ser empregados, mas também para empreenderem. Os cursos plantam a semente do empreendedorismo e estimulam as crianças e os adolescentes a terem iniciativas e atitudes na vida pessoal. Nós acreditamos que essa formação começa na escola. E o Sebrae é parceiro neste processo", disse. 

O programa é executado nas escolas durante seis meses e pode ser aplicado dentro das disciplinas curriculares ou como atividades extracurriculares. Instituições de ensino públicas ou privadas, que tiverem interesse em aderir ao programa, devem procurar a unidade do Sebrae Juazeiro, localizada na Praça José Inácio Silva (Praça da Misericórdia), Centro, ou ligar no telefone (74) 3612-0392, para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores.

Agência de Notícias Sebrae
Variadas
28 de Março / 2015 às 15:03 | 2 Comentários

Neste sábado (28) a Prefeitura de Petrolina participa da Hora do Planeta, movimento simbólico que reúne comunidades de vários lugares do mundo e convida pessoas, entidades, empresas e governos a se imbuir do propósito de celebrar um compromisso com o Planeta, apagando as luzes durante 1 hora, entre as 20h30 e 21h30.

A ação é uma iniciativa da Ong WWF e tem como objetivo fazer com que todos os cidadãos assumam sua responsabilidade para atenuar os impactos ambientais, causados pela intervenção humana no meio ambiente. 

Ciente que o mundo precisa de cuidados, o prefeito Julio Lossio confirma Petrolina na Hora do Planeta. "Esse ato é muito mais que apagar as luzes por uma hora. Precisamos estimular mudanças de hábitos, só assim podemos garantir um mundo auto sustentável para os nossos filhos", declarou. Lossio instituiu o Monumento da Integração como símbolo do movimento.

Outras cidades do Nordeste também aderiram a Hora do Planeta, como Fortaleza e Salvador. Em Recife, as luzes do Marco Zero serão apagadas.

Ascom Petrolina
Variadas
28 de Março / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, está dando apoio cultural ao livro "Pedras que Falam: O sertão pré-histórico de Rajada". Escrito pelo jornalista Carlos Laerte e pelo professor mestre em língua portuguesa, Genivaldo Nascimento, o livro retrata as gravuras rupestres encontrada no Açude do Riacho Pontal, no distrito de Rajada/ Petrolina, e em outras duas localidades do entorno.

Exemplares da obra deverão ser distribuídos entre as escolas municipais. A iniciativa é fazer com que os alunos da Rede, ao tomar conhecimento do acervo arqueológico, tenham interesse em visitar e se aprofundar na história dos hominídeos que estiveram aqui antes mesmo das caravelas portuguesas.

Ascom Petrolina
Esporte
28 de Março / 2015 às 13:25 | 1 Comentário

O concurso que está sendo promovido pela Federação Baiana de Futebol em parceria com Francisco Matos, produtor local, acontecerá no Centro de Cultura João, às 21 horas, será aberto ao público.

Cada clube é responsável pela seleção de sua musa, é chegada a hora de escolher qual beldade representará o Cancão de Fogo na busca pelo título de musa do estadual. As meninas já se apresentaram e estão afinadíssimas para o concurso, mas, não basta ser bonita e carismática, tem que amar a Juazeirense e honrar seu manto. Não basta ser musa, tem que vestir a camisa de 12° jogadora.

Então? Já tem a sua favorita? Gostaria de perguntar algo à elas? Essa é a hora! Se você fosse o jurado, quem seria aquela que representará a Juazeirense na disputa pelo título de Musa do Baiano 2015 que acontecerá no final de abril? Compareça, torça e juntos escolheremos a nossa representante! #VamosJuazeirense

Informações:

Onde? Teatro João Gilberto no Centro Cultural João Gilberto.
Quando? Sábado, 28.03, às 21 horas.
Quanto? Entrada Franca.

Variadas
28 de Março / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Quando chegaram às instalações do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) os indivíduos adultos da espécie Alouatta caraya, conhecidos popularmente como bugio, um macho e uma fêmea, advindos de apreensões do IBAMA, estavam magros e feridos. A fêmea chegou primeiro em 2012, com sinais de que era criada em cativeiro não autorizado e em 2013 o seu futuro companheiro de recinto, também veio bastante ferido porque havia entrado em uma propriedade particular e foi atacado por cachorros.

Os dois ficaram isolados e passaram por acompanhamento clínico e nutricional. Já bem recuperados, em 2014 foram colocados em um mesmo recinto e alguns meses depois nasceu o primeiro filhote que atualmente tem 10 meses de vida. No início de março de 2015 mais uma surpresa para os biólogos e médicos veterinários do Centro: nasceu o segundo filhote. 

De acordo com a médica veterinária Adriana Quirino, essa situação não costuma acontecer com frequência em animais que estão em cativeiro. "O macho já aparenta ter uma idade avançada porque tem um desgaste muito grande nos dentes e a gente não pensava que eles conseguiriam procriar. Foi uma surpresa quando o primeiro filhote nasceu e agora com o segundo vemos uma família bem formada, um macho com comportamento mais voltado para a proteção do bebê", celebra a veterinária.

O próximo passo a seguir, de acordo com a veterinária, é alocá-los para o recinto de primatas do Cemafauna, com uma área de 1.251 m², para o processo de reabilitação que possibilitará a introdução deles à vida livre. "Nosso desejo é que eles possam viver na natureza como deveria ser desde o início. Estamos cuidando para que os hábitos desses animais sejam readquiridos para que evitem o contato com humanos e retomem o papel deles na vida selvagem", afirma Adriana.

Ascom Cemafauna Caatinga

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage