Publicidade
Blog do Geraldo José
 


 
Enquete

Enquete

Loading...

 
Links Úteis
- Accossf
- Blog Cego as Avessas
- Blog do Carlos Britto
- Blog do Cleber Vieira
- Blog do Meireles
- Blog do Willames Costa
- Blog Salão Juazeiro
- Campo Formoso Notícias
- Centro de Cultura João Gilberto
- Coelba
- Consepjua
- Elba Galindo
- Francisco Evangelista
- Instituto Idesa
- Jaguarari Acontece
- Liderança da Oposição BA
- Nas Ondas do Saber
- O Divã Dellas
- O Serventuário
- Portal Zap
- Portalsb
- Pref. Juazeiro
- Pref. Petrolina
- Rádio Web Juazeiro
- Rotina do Vale
- Sento-Sé Notícias
 
Redes Sociais
FacebookFeed RSSTwitter
 

  Blog do Geraldo José - Notícia com credibilidade e imparcialidade! ( Home )
:: DESTAQUES DA SEMANA
 

23/04
quarta-feira
Espaço do Leitor às 23:00
Artigo - A escola não pode furtar-se a ser espaço democrático – carta aberta aos gestores da educação em Pernambuco e ao Poder Judiciário

ANTONIO MARCOS E. DOS SANTOS – professor de Filosofia e Sociologia do Estado de Pernambuco e conselheiro estadual do direitos da criança e do adolescente – Bahia

A escola precisa ser um espaço de exercício democrático. Democracia se alcança democracia, porque ela é processo e fim, que sempre se recomeça. Isto quer dizer que a prática autoritária não pode gerar uma sociedade democrática e que a escola democrática é a escola que exercita a democracia em todas as suas áreas, seguindo as regras do que conhecimento como democracia.

Como o conceito de democracia está desgastado pelas práticas autoritárias, que está no miolo da sociedade brasileira, que mascara pensamento e ação, num processo político de desassociação entre teoria e prática, onde a pessoa pensa uma coisa, mas vive outra coisa na prática e ainda argumenta que teoria e prática não podem andar juntas, entendemos a necessidade de expormos o nosso conceito de democracia que defendemos na escola.

Democracia não é ausência de regras. Pelo contrário, democracia é o reino da regra, que representa o acordo coletivo para a vivência em sociedade. A diferença entre uma regra autoritária e uma regra democrática não está na regra e sim no processo e na ideia da regra como invenção humana. A regra, no espaço democrático, surge a partir de uma construção coletiva, de debates e negociações e representa as possibilidades de acordo realizadas pelos sujeitos que participaram do processo. A regra democrática é a negociação possível que permitiu a decisão. A regra autoritária é uma imposição de uma vontade pessoal ou de uma oligarquia, sem a participação dos atores envolvidos.

Um exemplo claro de uma regra democrática e uma regra autoritária: a construção do PPP ou do Regimento Interno. Se um Regimento Interno e PPP são construídos por todos os atores envolvidos no espaço escolar, onde todos podem opinar e decidir o que sai ou fica na regra escolar, podemos dizer que esta escola exerceu a democracia e o Regimento Interno é democrático. Ao contrário se o Regimento surgiu de uma imposição de qualquer segmento, este Regimento é autoritário.

Pensando na democracia escolar, apesar de termos concordância sobre a necessidade de parceria entre escola e outras instituições, consideramos um erro político-pedagógico a parceria que está acontecendo entre representantes da Vara da Infância e Juventude e as escolas estaduais. Recentemente assistir uma palestra de um dos atores que ministram palestras dentro deste projeto e queria fazer alguns comentários sobre isto seguinte:

  1. Há um total desconhecimento do que seja o Estatuto da Criança e Adolescente – a fala desconstruí totalmente a ideia de direitos como o cerne da democracia. Os alunos são vistos como criminosos na medida em que é negado inclusive a eles o direito de discordar do que está sendo dito.
  2. As falas são extremamente autoritárias e visam implantar na escola imposições de ideias sem negociações coletivas, tão essenciais a democracia escolar. O representante inclusive ameaça a escola de que se não adotarem as suas ideias a parceria vai ser rompida e o Juiz vai obrigar o gestor a assinar um termo de responsabilidade.
  3. Na ânsia de impor ideias se recorre a conceitos ultrapassados e de um imaginário social perverso, donde o exemplo mais claro é a ideia de que o boné deve ser evitado porque ele é uma estratégia de transgressores, que escondem armas e drogas. Ao mesmo tempo se fala a mesma coisa em relação ao celular, que deve ser proibido com argumento mais autoritário. Um dos palestrantes chegou a afirmar que voltaria a escola e se encontrasse alunos com boné e celulares iriam advertir a escola e caso ela não mudasse, a escola seria responsabilizada pelo Poder Judiciário. Assustado com esta fala, fiquei pensando o seguinte: onde fica o Regimento Interno da Escola frente a ideia de autonomia que a LBD estabelece para instituições escolares? Em que estes sujeitos se fundamentam para afirmar a relação entre boné, celular e criminalidade? Até onde esta fala não perpetua o preconceito social que relaciona pobreza a criminalidade e, portanto se na escola pública somente estudam pobres, estes estão condenados a criminalidade? Qual é o limite entre a disciplina como regra social escolar e disciplina militar?
  4. Apesar da boa intenção, as falas destes representantes sobre disciplina escolar vão no sentido de judicializar as relações sociais na escola, implantando no ambiente escolar o que está acontecendo na vida social atual do país, que vê o judiciário como única instituição que pode salvar a sociedade, esquecendo do principio democrático de que o poder emana do povo, que o exerce através dos seus representados e diretamente, sendo que não cabe ao Poder Judiciário a legislação das relações sociais.
  5. As falas trabalham com a ideia do medo como instrumento de educação, conceito tão caro aos regimes autoritários, que pela força policialesca buscam impor vontades, desejos e práticas aqueles que são “perigosos” ao sistema. Fala-se, inclusive, de que todas as empresas antes de contratar qualquer pessoa buscam informações em delegacias sobre a vida da pessoa. É por isto também que os “representantes” do juiz da Vara da Infância e da Adolescência fazem as palestras acompanhados de policiais, que de óculos escuros e ameaçadores, juntamente om a farda preta dos palestrantes causam temor e tremor nos estudantes, que são submetidos pela política educacional a esta completa negação de seus direitos.
  6. O conceito de cidadania que é trabalhado nas palestras é completamente diferente ao que um cidadão. Nas falas cidadão é identificado como consumidor e, portanto nega-se a cidadania como exercício de direitos e  como ação protagonista de atores sociais. Nesta direção reforçasse a tese de privatização do espaço público e se exalta a lógica do privado como contendo tudo de bom, ao contrário do público que não presta. Além disto, as falas desconsidera o abismo existente entre a lógica da organização privada e da organização pública, com suas peculiaridades, questões e desafios.

Diante deste cenário, fico pasmado que a GRE e a Gestão escolar aceitem este projeto que vai completamente contra o projeto político educacional que busca fortalecer a democracia escolar. Causa-me surpresa que representantes do Poder Judiciário sejam tão retrógrados e atentem tanto contra a democracia enquanto regime social, minando-a com os seus discursos autoritários, que só reforçam práticas perversas e que pensei estarem superadas pelos ventos democráticos que tem soprado no Brasil.

Por fim, reafirmo: democracia se constrói apenas com democracia e que este não é ausência de regra, mas a afirmação delas, desde que elas representem acordos coletivos construídos por aqueles que são atores do processo: alunos, professores, técnicos administrativos e gestores escolares. 

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

23/04
quarta-feira
Variadas às 22:30
Ações da SESP garantem manutenção e limpeza em vários bairros de Juazeiro nesta quarta-feira (23)

Com o objetivo de preservar o bem-estar da população e manter os espaços públicos conservados, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro realizam desde o início da manhã desta quarta-feira, 23, diversas ações que contemplam mutirão de limpeza, varrição diária, patrolamento de ruas, limpeza de canal, coleta de poda e tapa buraco. Como parte do planejamento de limpeza urbana da cidade, as localidades que receberam o mutirão foram o Bairro Kidé, BR 407, Country Clube, Avenida São Francisco (Itaberaba), Rua 11 (Tabuleiro), Edgard Chastnet (Bairro São Geraldo), Praças do bairro Castelo Branco, Santa Terezinha (Piranga), Contorno do Lomanto Junior. 

Também recebeu cuidados de conservação e limpeza através da varrição diária, a área central, ruas José Petitinga, Princesa Isabel, Rua do Paraíso; avenidas Flaviano Guimarães, Adolfo Viana, Santos Dumont, Raul Alves, Travessa da Maravilha, Parque Lagoa do Calu, Orla Fluvial I e II  (Beira Rio), Vaporzinho, e em torno do CEASA. Equipes também realizaram a retirada de entulho nos bairros Country Clube, João Paulo II, Piranga e Santo Antônio.

Como parte do planejamento do setor de máquinas e equipamentos da SESP, a limpeza ocorreu no canal do bairro Novo Encontro sentido Barragem São Geraldo, na limpeza das margens da BR 407 sentido João Paulo II – Distrito Industrial e no patrolamento de ruas no bairro Monte Castelo. Com o auxilio de uma caçamba e retroescavadeira, o setor atuou ainda na retirada de entulho nos Bairro Dom Tomaz, Alto do Cruzeiro e Monte Castelo. O setor de Parques e Jardins realizou serviços de coleta de poda no Centro, bairros São Geraldo, Itaberaba e Piranga. Dentro do cronograma de ações do setor de iluminação, as equipes foram distribuídas para levar trabalhos de manutenção a Quadra G no Bairro Castelo Branco, Rua Rua Monte Serrat no Bairro Monte Castelo, Alto da Aliança, Jardim das Acácias - Av. Irmã Dulce, Palmares, Projeto Maniçoba – NH II e Massaroca. 

Já o setor de manutenção atuou com o caminhão Spray (Tapa Buraco) na Avenida Adolfo Viana – acesso a Rua Esperanto; nas proximidades da APAE, em trechos dos Bairros Cajueiro e Alagadiço. O bairro Alto da Maravilha recebeu tapa-buraco em paralelo. A moradora do bairro Alto da Maravilha, Suellen Rodrigues, elogiou o serviços de tapa buraco em paralelo da Prefeitura e disse que a ação vai melhorar a vida da população e também o aspecto da localidade. “Com este serviço, a Prefeitura vai eliminar os obstáculos que dificultam o tráfego de veículos, dando assim maior segurança e qualidade de fluxo à população”, comentou.

Por Elaine Barbosa/SESP
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

23/04
quarta-feira
Política às 22:00
Ministro do STF nega liberdade a vereador líder de greve da PM na BA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski rejeitou nesta quarta-feira (23) pedido de liberdade feito pelo vereador baiano Marco Prisco, um dos líderes da greve da Polícia Militar da Bahia que ocorreu na semana passada. Marco Prisco está preso desde 18 de abril no Complexo Penitenciário da Papuda, nos arredores de Brasília, e foi detido em prisão preventiva para "garantia da ordem pública". Segundo a decisão que determinou a prisão, Prisco foi detido em razão de ação penal à qual responde sobre a greve da PM de 2012. O juiz entendeu que o Código de Processo Penal prevê a prisão de quem possa cometer novamente o crime pelo qual responde.

Além de vereador, Prisco é diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra). A defesa de Marco Prisco argumentou que a prisão é ilegal porque a greve na Bahia já terminou. Ao analisar o caso, o ministro Ricardo Lewandowski destacou que a prisão foi decretada porque "o paciente, líder do movimento paredista em 2012, articulava mais uma vez a deflagração de outra greve, o que poderia ocasionar graves transtornos à população, a exemplo do que ocorreu naquele ano".

Lewandowski frisou ainda que a Constituição "veda a greve de militares, uma vez que ela representa grave ameaça ao próprio regime democrático". "A Constituição Federal vedou expressamente a greve dos policiais militares e foi silente quanto à possibilidade do direito de greve dos policiais civis. Todavia, pela semelhante razão que levou o Constituinte originário a vedar o direito de greve aos policiais militares, a jurisprudência desta Corte tem assentado que essa vedação se estende também aos policiais civis, a partir de uma interpretação sistemática do Texto Magno."

Na avaliação do ministro, dois dias de greve da PM na Bahia foram "alarmantes" e o fim da paralisação não restabeleceu a ordem pública no estado. "Conforme amplamente noticiado na imprensa, os agentes da Força Nacional e das Forças Armadas ainda permanecem na Bahia para a garantia da lei e da ordem, tendo em vista o clima de insegurança ainda presente no estado." O pedido de habeas corpus foi feito inicialmente à Justiça Federal. Ao analisar o caso, o desembargador José Amílcar Machado, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, avaliou que se tratava de questão constitucional por se tratar de crime previsto na Lei de Segurança Nacional e mandou para o STF. Nesses casos, segundo o desembargador, a Constituição determina análise pelo Supremo.

O vereador responde a sete crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, como impedir com violência ou grave ameaça o livre exercício de qualquer dos poderes da União ou dos estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. Também é processado por paralisar total ou parcialmente atividade ou serviços públicos essenciais para a defesa, a segurança ou a economia do país. Prisco foi preso na tarde do dia 18 de abril na Costa do Sauípe (BA) pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Aeronáutica. Ele foi levado a Salvador e, de lá, para Brasília, onde foi preso no Complexo da Papuda.

Greve

Durante a greve da Polícia Militar da Bahia, segundo a Secretaria de Segurança, foram registrados 59 homicídios em Salvador e região metropolitana, além de 156 roubos de carro e seis furtos. Na semana passada, a Justiça Federal determinou a suspensão imediata da paralisação, estipulou multa em R$ 1,4 milhão e bloqueou bens das associações grevistas. No período da greve, tropas do Exército chegaram a reforçar a segurança nas ruas de Salvador.

G1 Bahia
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

23/04
quarta-feira
Variadas às 21:30
Fã homenageia banda Novo Destak com tatuagem em local inusitado

Que a Novo Destak é a febre do momento em todo o Vale do São Francisco ninguém duvida. A banda, escolhida como revelação do Carnaval de Juazeiro deste ano, vem colhendo frutos do sucesso e anda com a agenda de shows completamente lotada. Agora, uma fã resolveu fazer uma homenagem um tanto quanto irreverente e tatuou o nome da banda no bumbum. Dá uma olhada:

Portal Zap
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 21:00
Marco Civil é sancionado por Dilma em conferência mundial sobre internet em São Paulo

O Marco Civil da Internet foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (23), durante a cerimônia de abertura do evento NETMundial em São Paulo. A conferência reúne representantes de 80 países para discutir o futuro da governança da rede. O projeto, que teve aprovação em tempo recorde nesta terça (22), demorou pouco mais de três anos para ser aprovado. No evento, Dilma criticou a espionagem eletrônica dos Estados  Unidos, revelada no ano passado. "Esses fatos são inaceitáveis e continuam sendo inaceitáveis, atentam contra a própria natureza da internet", disse. "Os direitos que as pessoas têm off-line também devem ser protegidos on-line", complementou. Alguns palestrantes elogiaram o Marco Civil, entre eles Berners-Lee, que pediu para todos os países seguirem “o exemplo do Brasil e da Europa", ao se referir, também, a uma legislação europeia que versa sobre os direitos dos usuários na web. "O Brasil defende que a governança da internet seja multissetorial, multilateral, democrática e transparente por natureza", afirmou Lee.

BN
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Variadas às 20:30
Clênio Sandes (Mané Garapa), lança DVD em Petrolina nesta sexta-feira (25)

A noite da próxima sexta-feira (25), em Petrolina - PE, promete uma mistura explosiva de humor, causos, piadas, cordel e muita poesia. Será lançado às 21h, no Barbaresco Beer – Avenida do Cajueiro, bairro da Areia Branca (próximo ao Rei do Charque), o primeiro DVD do cordelista e humorista Clênio Sandes. Conhecido artisticamente por Mané Garapa, o também poeta e declamador alagoano radicado em Santa Maria da Boa Vista - PE, realiza neste primeiro trabalho uma mostra dos shows que vem apresentando em todo país, dividindo o palco com nomes consagrados, a exemplo de Jessier Quirino, Zé Lezim da Paraíba e Tom Cavalcanti.

Durante o show de lançamento do DVD, que vai contar com  a participação de convidados especiais como os  irmãos Maviael e Maciel Melo, Tico Seixas, Mariano Carvalho e Paulo Ferreira, Mané Garapa vai mostrar ainda toda uma versatilidade com a palavra, já comprovada através do programa Forró, Versos e Poesia – líder de audiência na Rádio Boa Vista FM (99.3). Após o lançamento em Petrolina, o artista Clênio Sandes, que também coordena projetos culturais, a exemplo do Cordelando no São Francisco e Cordel Triunfante em Triunfo – PE,  segue em turnê pelos municípios pernambucanos de Serra Talhada, Triunfo e Cabrobó.

Clas Comunicação & Marketing
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Policial às 20:15
Policiais civis da Bahia decidem paralisar as atividades por 48 horas no mês de maio

A paralisação começa às 8h do dia 6 de maio e termina às 8h do dia 8 

Os policiais civis da Bahia irão paralisar as atividades por 48 horas em maio. A decisão foi tomada em assembleia na manhã desta quarta-feira (23), no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), no Dois de Julho. A paralisação começa às 8h do dia 6 e termina às 8h do dia 8. Será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida, durante a paralisação.  

“Só vamos entrar em greve se as outras entidades também entrarem, como os professores, por exemplo”, afirmou Bernardino Gayoso, secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc). Segundo ele, a categoria também aprovou indicativo de greve. No entanto, a greve será deliberada apenas em conjunto com os servidores estaduais de outros setores. “Elaboramos esse novo modelo de segurança como saída para reduzir a criminalidade. Ele está baseado na capacitação e valorização dos policiais e melhoria da estrutura da Polícia Civil”, diz o secretário. 

Na última semana, os policiais civis paralisaram as atividades entre as 8h de quarta-feira (16) e 8h de sexta-feira (18). De acordo com o Sindpoc, a aprovação do Projeto de Lei que define o reajuste dos funcionários do Estado parcelado em duas vezes desagradou os servidores. Os policiais reivindicam reajuste salarial, pagamento da URV, e aposentadoria especial para homens e mulheres. Segundo o secretário-geral, a categoria também elaborou um modelo de Segurança Pública que será apresentado do governo do Estado para aprovação. 

Correio da Bahia
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Variadas às 20:00
CONCURSOS: Hospital Universitário de Petrolina lança edital com vagas para níveis médio e superior

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou hoje (22) o edital de abertura do concurso público destinado ao provimento de 532 vagas e formação de cadastro reserva, no Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Serão oferecidas 132 vagas de nível superior na área médica; 339 em funções de nível superior e médio na área assistencial, e 61 para nível superior e médio na área administrativa.

A remuneração varia de R$ 1.630 a R$ 7.774, conforme a função exercida e jornada desempenhada, que pode ser de 24, 30, 36, ou de 40 horas semanais. O período de inscrição segue de 5 de maio de 2014 a 15 de junho de 2014, pelo sitewww.ibfc.org.br, cujas taxas que variam de R$ 35 a R$ 55, conforme o cargo pretendido. Os inscritos serão submetidos à prova objetiva, avaliação de títulos e experiência profissional. O resultado final deste certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Variadas às 19:30
Pocket show Lee movimenta final de semana no Quality Hotel

Uma oportunidade, e tanto, para revisitar a obra monumental da rainha do rock brasileiro, Rita Lee Jones. Será apresentado neste final de semana (sexta - 25 e sábado – 26), às 21h, no Quality Hotel, em Petrolina – PE, o Pocket Show Lee. Deixando os dados biográficos de lado e colocando em primeiro plano o processo criativo dessa artista, que muito influenciou os músicos brasileiros que vieram a usar a guitarra a partir de meados dos anos 70, o espetáculo, dirigido pelo produtor cultural Cássio Lucena promete experimentar um novo formato.

"O Brasil é o país das cantoras, a voz feminina é sublime, nos outros pockets, sempre trabalhei com várias intérpretes femininas, e nesse resolvi apostar na uniformidade, beleza e vigor do canto de Camila Yasmine, cercada de 4 vozes masculinas," adianta Cássio  Lucena para em seguida  anunciar o nome dos quatro homens: “Albérico Jr, Rogério Pilé, Temir e Zuza, acolheram muito bem a ideia de se embrenhar nesse universo incoerente, doce, anárquico de Dona Rita Lee”.

Para acompanhar a pegada pop roqueira da cantora, que mais vendeu álbuns na história da MPB - com mais de 65 milhões de cópias, Cássio Lucena reuniu os músicosRicardo Nunes (violão e baixo), Renan Mendes (acordeon, gaita, flauta e escaleta), Silvino Jr ( bateria e percussão). e Edesio César (guitarra e violão).O cenário minimalista, assinado pela arquiteta  Sandra Guimarães, faz referência a frases de canções , estampas e gravuras da pop arte e do tropicalismo brasileiro. E para completar a obra de cores vivas, carnavalesca, espirituosa, irreverente, crítica e rebelde, os figurinos são assinados por Ninfa Tavares, cabelos  por Mario Lemo, make art de Alzyr Saadher e o tratamento de som sob a responsabilidade do expert Albérico Jr.

“A obra da Rita,desde Os Mutantes, Tutti Frutti e a sua carreira solo, é o meu grande material, a minha grande instigação, sem fazer nenhum tipo de julgamento moral das atitudes. Posso garantir que na sua musicalidade abriga-se toda a sua alma lindamente inquieta," conclui o percussor do formato Pocket Show no Vale do São Francisco, que dirigiu, entre outros espetáculos, os inesquecíveis, Preciso Dizer que Te Amo, A Paixão de Chico e Aquela Sanfona Branca. As mesas para o  Pocket Show Lee estão à venda  no Quality Hotel.

Clas Comunicação & Marketing
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 19:00
Prefeito Isaac viajou a Brasília em busca do fortalecimento da rede interestadual de saúde

Nesta terça-feira (22), em Brasília, o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do  deputado federal Daniel Almeida, do secretário da pasta no município, Cássio Garcia; e do assessor de Políticas Sociais, Carlos Neiva, participou de uma audiência com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, onde discutiu o fortalecimento e a melhoria dos serviços da Rede Interestadual de Saúde, denominada Rede PEBA (Pernambuco-Bahia), iniciada como projeto piloto no Governo Lula à qual previa o atendimento em conjunto de Juazeiro e Petrolina a 53 municípios, mas que atualmente estão atendendo usuários do SUS de mais de 70 municípios. Após a audiência em Brasília, Isaac Carvalho participou de vários programas de rádio da cidade. Por telefone, o gestor ressaltou que Juazeiro tem procurado cumprir o seu papel, quando implantou a primeira UPA da região, reformou e construiu novos postos de saúde – alguns com atendimento 24 horas e outros com horário estendido –, aumento do número de médicos (saindo de 80 para 230 profissionais), implantação da Maternidade Municipal, do Hospital da Criança e diminuição da mortalidade infantil, tirando o município dos indicadores de cidade subdesenvolvida, quando antes da atual gestão o índice ficava acima de 22 e atualmente está com 15.2, abaixo da média nacional.  

“Estamos pagando caro por essa ampliação, pois quando melhoramos e aumentamos a oferta de serviços, as demandas de materiais e de remédios também aumentam. Hoje atendemos pacientes de 70 municípios, sendo o maior volume das cidades de Senhor do Bonfim, Remanso, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá. Até do Piauí temos recebido e não podermos recusar esses pacientes, gerando assim um déficit para o município na área da saúde porque temos de bancar elevados gastos que apenas com o recurso repassado pelo governo federal não conseguiríamos cobrir”, informou. O prefeito considerou a audiência com o ministro Arthur Chioro bastante positiva. “O ministro se colocou à disposição para nos ajudar, tanto que vai agendar visita para vir ao município. Ele também enalteceu os avanços da saúde em Juazeiro, que apesar de ainda ter muita coisa a ser melhorada é a cidade de porte médio com a maior cobertura na atenção básica em toda a Bahia. Por isso precisamos de mais recursos porque apesar dos avanços nossa demanda é muito grande”.

O Ministério da Saúde instituiu uma regra de só implantar UPA em municípios  a partir de 100 mil habitantes. Porém, na condição de importante liderança regional o prefeito Isaac Carvalho também reivindicou a instalação do equipamento em outras cidades no norte baiano. “Solicitei a Arthur Chioro que seja levada uma UPA para Remanso, porque pela proximidade com Campo Alegre de Lourdes e Casa Nova e Pilão Arcado a população passa de mais de 100 mil, o mesmo ocorrendo em relação a Senhor do Bonfim, que beneficiaria outros municípios daquela micro-região e ainda desafogaria a demanda de Juazeiro”. Isaac também lembrou como estava a situação da saúde quando assumiu a prefeitura em 2009. “Era muito mais critica do que hoje, com hospitais fechando. Mas fizemos o processo de reversão implantando a Santa Casa e a Maternidade Municipal. Mais de 11 mil pacientes já foram atendidos na UPA nesses dois anos, abrimos o Hospital Regional em parceria com o governo do Estado, ampliamos os serviços de cardiologia e expandimos o serviço de ortopedia. Apesar destes avanços, estamos buscando mais recursos e trabalhando forte para desenvolvermos e melhorarmos ainda mais a saúde de Juazeiro”, anunciou.

Por Luiz Hélio/PMJ
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 18:30
Prefeitura de Petrolina convida para o Sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura de Petrolina, convida toda a imprensa local, para participar do sorteio das famílias que serão contempladas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.  O sorteio acontecerá nessa quinta (24), na Quadra do Sesc Petrolina, às 15 hrs. O evento é público, o que garante a presença de qualquer pessoa que deseje acompanhar o sorteio.

Ascom/Prefeitura Municpal de Petrolina
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Variadas às 18:00
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE PETROLINA DIAGNOSTICA DOENÇA OCULAR RARA

Pela primeira vez um caso raríssimo de doença ocular, conhecida como Síndrome de Tolosa-Hunt, ou oftalmoplegia dolorosa, foi diagnosticada pela equipe de Clinica Médica, em conjunto com a neurologia, radiologia e cirurgia vascular do Hospital de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Dr. Washington Antônio de Barros, e graças a rapidez do diagnostico, a paciente não teve perda irreversível da visão. Trata-se de uma senhora de 45 anos, moradora do Assentamento Água Viva e que deu entrada na urgência do pronto socorro no dia 21 de março deste ano, com histórico de seis meses de dor intensa, no fundo e em volta do olho, provocando também turvação visual, paralisia do globo ocular, dormência na face e regiões da cabeça e fechamento da pálpebra direita. 

“Gastei o que não tinha para descobrir qual era a minha doença, graças a Deus e aos médicos do Hospital, fui diagnosticada e hoje já recuperei a visão do olho esquerdo, não sinto mais dores e já consigo abrir também o olho direito”, comemora a paciente, Rejane Alves, que já recebeu alta da Unidade. De acordo com o médico residente da Clínica Médica, Dr. Leandro Siqueira, com a internação, a equipe médica de vários especialistas pode avaliar melhor clinicamente a paciente e realizar o diagnostico.  “Os sintomas poderiam ser confundidos com varias outras doenças, por isso um estudo minucioso, e a experiência dos profissionais foi fundamental para o diagnóstico e definição da terapêutica especifica para a recuperação da paciente”, explica. O caso foi conduzido pela Dra. Rita Duarte, preceptora da clínica médica do HUP; Dr Leandro Siqueira e pelo estudante de medicina da Univasf, Leonardo Studart.

Depois de uma semana internada na Clínica Médica, do Hospital Universitário, Rejane Alves passou por um tratamento direcionado para a sua atual condição clinica. O estudante de medicina, da equipe de Clínica Médica, do Hospital, Leonardo Studart, explicou que pela raridade e complexidade da Síndrome de Tolosa-Hunt, o caso se tornou objeto de estudo de caso clínico. Para ele, o diagnostico representa um avanço no trabalho dos clínicos do Hospital de Ensino “Isso significa que estamos no caminho certo em busca de respostas rápidas para salvar vidas e no caminho para que a Unidade continue sendo referencia não só em diagnostico, mas, também em terapias eficazes”, concluiu.

  “Desde o diagnostico até a terapia de tratamento provam que o Hospital Universitário conta com especialistas de altíssima qualidade profissional”, disse o presidente do ISGH, Instituto que gerencia a Unidade, Carlos Alberto Espírito Santo. Antes do diagnóstico da síndrome de Tolosa-Hunt feito pelo Hospital Universitário, nenhum outro caso da mesma doença foi diagnosticado na região. Dados estatísticos sobre diagnósticos realizados no mundo inteiro revelam que a incidência da doença é de 1 caso para cada 1 milhão de pessoas por ano. 

A Síndrome de Tolosa-Hunt atinge igualmente homens e mulheres, sendo mais comum entre a 4° e 6° década de vida. Pode desaparecer espontaneamente em até 60% dos casos, porém pode ter um curso mais agressivo e levar a paciente a cegueira e dor intensa se não diagnosticada e tratada precocemente. O tratamento de Rejane Alves é realizado com corticosteróides, para reduzir a inflamação na região afetada e o desaparecimento dos sintomas. A expectativa é que o olho direito também recupere completamente a motricidade e que ela também tenha algum retorno da visão desse olho.

Lidiane Cavalcante Ascom HU/ISGH
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Informativos às 17:30
Inscrição para certificação de cadastro reserva de gestores municipais é prorrogada

A Secretaria de Educação e Esportes– SEDUC - divulgou edital, nesta quarta-feira (23), prorrogando a data de inscrição para o processo de capacitação para cadastro reserva dos cargos de gestor e vice - gestor da rede municipal de ensino de Juazeiro.

Segundo o representante da pasta, Clériston Andrade, “a prorrogação se deu em virtude de muitos interessados não terem efetivado as inscrições dentro do prazo que havia sido estabelecido”

As inscrições ficam abertas até o dia 30 de abril e podem ser feitas na sede da SEDUC, das 8h às 12h e das 14h às 17h. 

Clique aqui para ver o edital

Ramáiana Leal/SEDUC
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Variadas às 17:00
Professor e jornalista uauaense lança livro sobre cachaça

O livro “Cachaça – Ardente Sabor de uma Cultura” será lançado dia 25 de abril às 18 horas no Anfiteatro Canto de Tudo no Departamento de Ciências Humanas, Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Juazeiro, norte baiano.  A obra é muito esperada pelo público e crítica, pois foi escrita pelo professor e jornalista, Jorge Galego, ainda em 2012 para a conclusão do curso de jornalismo na referida universidade. Só agora, por meio da Chiado Editora, a maior do mundo, em publicações em Língua Portuguesa, o livro está sendo disponibilizado ao público.

O autor afirma está muito contente com o resultado final, que marca o início de sua biografia como escritor, além de ser, para ele, a primeira obra dessa natureza a ser lançada no interior do Semiárido Brasileiro. “Demorou um pouco, mas valeu à pena esperar, pois diante da originalidade desta grande reportagem, ela merecia uma digna publicação. Isso porque reportar a cachaça, diante de tudo que se diz contra ela, já faz desse livro, um diferencial a considerar”, comenta Jorge. O livro-reportagem viaja pelos rincões do norte-nordeste do Sertão do São Francisco – BA, nos municípios Pilão Arcado, Uauá e Juazeiro. É por meio da gente simples dessas cidades, apreciadores da “marvada”, que o universo cultural do destilado brasileiro é reportado. Além disso, em linguagem simples traz o panorama histórico e cultural da cachaça desde sua invenção aos tempos atuais.

Então, não deixe de reservar um tempinho na agenda para ver o lançamento deste livro. “Será um momento cultural inesquecível, sem contar à aula que darei sobre a temática e as apresentações culturais que trarei ao evento”, enfatiza Jorge Galego. Repente, humor, poesia, ciência e cachaça, numa combinação perfeita. É o que o escritor promete para dia. “Se meu desejo é apresentar a cachaça como algo cultural de nosso Brasil, assim o faremos. Digo faremos, porque unidos, eu, convidados, imprensa, etc. estamos juntos nessa”, ressalta. No final do evento, vários tipos de cachaças poderão ser apreciados pelo público. “Vai ter pura, estandardizada em barris de madeiras, envelhecida em madeiras neutras e nobres, a Ultra Premium, a ouro, a prata, etc. Claro, também não vai faltar “a preciosa” misturada a ervas da caatinga, como imburana, quixabeira e outras mais”, conclui Jorge Galego.

[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Esporte às 16:30
Meia Maratona Tiradentes prorroga inscrições

Evento tradicional do calendário esportivo do município, a 29ª Meia Maratona Tiradentes terá suas inscrições prorrogadas até o dia 24 de abril, quinta-feira, e podem ser feitas através do endereço eletrônicowww.meiamaratonatiradentes.blogspot.com.br ou no Ginásio de Esportes de Juazeiro, das 08h às 12h e das 14h às 18h. A taxa de inscrição é de R$ 20 para os atletas de Juazeiro e Petrolina e R$ 40 para os de outros municípios. Para o Superintendente de Esportes do Município, Gilberto Pacheco, o evento melhora a cada ano e espera-se contribuir para com o crescimento dessa modalidade esportiva na região. “Nossas expectativas são as melhores. Toda a parte organizacional segue rigorosamente as solicitações da Federação Baiana de Atletismo, visando atender a legislação esportiva vigente em nosso país”, avaliou.

A meta de inscritos é de 700 participantes. Há inscrições de atletas de vários estados brasileiros, mas a grande maioria é de Juazeiro e Petrolina. Competidores de elite como Marily dos Santos, Edson Arruda e Justino Pedrojá estão confirmados para participar da competição. Justino foi o campeão da prova no ano passado e seu técnico, Marciano Barros, contou que ele está bem preparado para esse ano, tendo participado da 1ª etapa de corridas do circuito Caixa e ficado em 3º lugar no geral, sendo o primeiro brasileiro colocado. “Justino Pedro vem treinando, junto com Edson Arruda, visando a Meia Maratona Tiradentes. Foi depois de vencer a prova no ano passado e obter um tempo recorde que ele foi convidado para participar da equipe do Cruzeiro, em Belo Horizonte. É uma prova muito importante para ele”, ressaltou Marciano.

Corrida de 5km

O percurso da Meia Maratona Tiradentes é de 21,1 Km. Os atletas saem do distrito de Carnaíba do Sertão com chegada na Rua da 28 de Setembro, em Juazeiro. Mas dentro da Meia Maratona há ainda a corrida de 5 km, onde o local de largada foi alterado, saindo do SESI, com inscrições feitas no mesmo local da Meia Maratona. A corrida de 5km foi estabelecida em 2009 com o objetivo de proporcionar uma maior participação dos juazeirenses, estimular a prática para esse público que não conseguiria correr um percurso grande, mas gostaria de participar da corrida. “Àquela época surgia nas academias o incentivo à corrida, mas nem todo mundo tinha preparação física para correr o percurso da Meia Maratona”, explica Gilberto Pacheco. Há premiação para os cinco primeiros colocados na corrida de 5km. Além de medalhas e troféus, o 1º lugar receberá R$ 400, o 2º lugar R$ 350, 3º lugar 300, 4º lugar R$ 250 e o 5º lugar receberá R$ 200. Esse ano, os Professores de Educação Física do SESI irão ajudar no aquecimento oferecendo aulas de dança. 

Ramáiana Leal/Seduc
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 16:00
PT de Juazeiro emite Moção de Pesar pelo falecimento de Bartolomeu Santos

É com muito pesar que o Diretório do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro-BA presta suas condolências a família do companheiro Bertinho, um exemplo de cidadão, um homem batalhador e corajoso, que plantou no semi-árido grandes triunfos para os trabalhadores rurais da nossa região. O seu espírito de luta continuará inspirando todos aqueles que hoje desfrutam das conquistas obtidas durante a sua trajetória de militante, como também inspirará as futuras gerações de trabalhadores e de trabalhadoras rurais.

Os reflexos de sua luta histórica jamais serão esquecidos por aqueles que como Bertinho acreditam que a construção de um país mais justo é possível. Obrigado companheiro Bertinho, pois temos certeza que você está em um bom lugar, porque o homem é o reflexo de sua trajetória, e a sua vida foi um exemplo de luta e de benignidade.

Paulo Enrique Galdino Santos - Presidente do Diretório Municipal do PT  de Juazeiro-BA

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 15:30
Bonfim sedia plenária com as presenças de Rui Costa e Otto Alencar neste sábado

Senhor do Bonfim sedia no próximo sábado (26) mais uma plenária de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP), desta vez para os territórios Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru. O evento contará com as presenças dos pré-candidatos Rui Costa (governo estadual), João Leão (vice-governador) e Otto Alencar (senado federal), e acontecerá no Campo Clube de Senhor do Bonfim, a partir das 9h. O ato será aberto a todos os moradores da região e reunirá militantes e simpatizantes do PT, PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade, além da população em geral.

“Estamos percorrendo o estado e ouvindo o desejo da população para o Programa de Governo Participativo. Os diálogos sobre esses dois territórios aconteceram durante 60 dias. Vamos pensar o desenvolvimento regional a partir da construção conjunta”, explicou Rui Costa. Entre os presentes também estarão prefeitos, deputados federais e deputados estaduais, entre eles Carlos Brasileiro. 

O pré-candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), disse que Rui vai preparar o governo da fronteira da Bahia até Salvador, enfatizando o trabalho que será realizado em prol do interior, do semiárido. “É por isso que estamos ouvindo o povo. Sabemos que cada um tem muito a dizer”, afirmou Otto. O objetivo é fortalecer o diálogo, ouvir a população e, a partir disso, traçar estratégias de desenvolvimento das macrorregiões da Bahia. Promover uma aproximação entre militância, lideranças e a sociedade civil.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Variadas às 15:00
Vale Dançar segue cheio de atrações nesta quinta e sexta-feira

Cinco espetáculos de dança contemporânea, uma exposição de fotografias, duas intervenções urbanas, oito oficinas, conversas sobre dança e até uma travessia poética pelas águas do Velho Chico, dão seqüência nesta quinta e sexta feira a sétima edição do Vale Dançar – Festival de Dança do Vale do São FranciscoMovimentando os palcos, escolas, ruas e praças de Petrolina - PE e Juazeiro – BA, desde a última segunda-feira (21), e prometendo ainda muito mais até o final deste mês (30), o Vale Dançar 2014 abre as portas do Sesc Petrolina ao público nesta quinta, logo às 9h da manhã com a exposição de fotografias Dança em Foco: movimentos do Vale do São Francisco, que fica em cartaz até o final do Festival, das 9h às 21h.

Ao meio dia, as atenções se voltam para a Praça do Bambuzinho, onde o bailarino  paulista Iratã Rocha apresenta o espetáculo Grandes Cidades. Depois do almoço, às 14h, a Sala de Teatro do Sesc recebe as analistas, Bruna Petito e Marina Salgado (São Paulo), Daniela Santos e Cristianne Galdino (Recife), para uma Conversa sobre Dança sob a mediação de Clara Isis Gondim (Juazeiro). E quando chegar a noite, o leque se abre em duas interessantes opções que começam às 19h, no Sesc Petrolina - com o Curta Dança, na entrada do Teatro Dona Amélia e no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro – BA - com a Cia de Dança do Sesc Petrolina apresentando o espetáculo Eu Vim da Ilha. Na seqüência, o público poderá conferir às 20h, no Teatro Dona Amélia o espetáculo Átman- Q. dança meu corpo produz? Apresentado pela bailarina Daniela Santos, de Recife – PE.

Com uma programação bastante diversificada, a sexta-feira começa às 16h nas águas do rio São Francisco com a Travessia Poética. Uma conversa em movimento acerca da obra do poeta José Raulino Sampaio, com Elisabet Moreira, Tito Eugênio e mediação de Ariane Samila. Depois, o foco passa a ser a Praça do Bambuzinho às 18h com uma apresentação vinda de São Bernardo do Campo – SP, o Chico no Circo. Neste mesmo horário, o público de passagem pela avenida Guararapes (centro), poderá conferir o espetáculo Grandes Cidades, de Iratã Rocha. Do outro lado do rio, o Centro de Cultura João Gilberto recebe às 19h, o espetáculo No Caminho das Alimentadeiras, com o Coletivo Tripé. De volta ao Sesc Petrolina, o Vale Dançar promete surpreender a todos com uma seqüência que começa às 19h, com o Curta Dança, às 20h, no Teatro Dona Amélia o espetáculo Frágil (Dês) conforto com Marina Salgado e Bruna Petito e fechando a noite, a mostra 2 Minutos para Dança.

Serviço: Programação completa: www.sescpe.com.br

Todos os espetáculos no Teatro Dona Amélia custarão R$ 3,00 (Comerciários e Estudantes) e R$ 6,00 (Público em geral), exceto na exibição do filme Pina e na mostra de solos, duos e grupos, que a entrada é franca. As demais ações que acontecerão em outros espaços do Sesc, Centro de Cultura João Gilberto e Praça do Bambuzinho são gratuitos, porém, limitadas a capacidade do espaço. Oficinas de dança  (Comerciário e bailarinos) R$ 15,00 e R$ 30,00 (Público em geral).

Clas Comunicação & Marketing
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 14:30
Processo contra Vargas é irreversível, diz Alves

De volta de uma viagem oficial à China, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), declarou que o processo aberto no Conselho de Ética contra o deputado André Vargas (PT-PR) tornou-se “irreversível”. Será levado ao plenário mesmo que o parlamentar resolva renunciar ao seu mandato. A renúncia só seria um lenitivo para André Vargas se ele a tivesse formalizado antes da instauração do processo, explicou Henrique. O Conselho de Ética já nomeou inclusive um relator para o caso, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). “Na hora que se instaurou, o processo passou a ser irreversível”, enfatizou o presidente da Câmara. “Não há mais como reverter a situação.”

Henrique disse ter comunicado sua decisão ao próprio André Vargas. Fez isso na semana passada, na quinta-feira (17), quando ainda estava do outro lado do mundo. Contou que foi acordado por um telefonema do deputado. No Brasil, os relógios marcavam 15h. Na China, eram 4h da madrugada. Ao ler o nome do colega no visor do celular, Henrique decidiu atender. “Expliquei tudo a ele”, relatou Henrique. “Depois, ainda pedi ao Mozart [Vianna, secretário-geral da Mesa da Câmara] que ligasse para o André. Ele ligou, deu as razões técnicas. Não tem mais o que fazer. Não se trata de ser simpático ou antipático com ninguém. Trata-se de respeitar a Constituição e o regimento da Câmara. Algo que, como presidente da Casa, eu tenho a obrigação de fazer.”

Henrique dissolveu outra polêmica relacionada ao caso. Na semana passada, membros do Conselho de Ética disseram que uma eventual renúncia de André Vargas teria seus efeitos suspensos até que o plenário da Câmara decidisse sobre o provável pedido de cassação do seu mandato. Não é bem assim. Na visão de Henrique, “a renúncia é um ato unilateral”. Assim, disse o presidente da Câmara, “se a renúncia ocorrer, eu acatarei. E convocarei o suplente imediatamente.” Por quê? “Nao faz sentido ele renunciar, me encaminhar a renúncia e eu engavetar o documento. Se eu fizesse isso, teríamos um renunicado que não renunciou, o que não é admissível.”

“O nome do André Vargas permaneceria no painel”, prosseguiiu Henrique. “Se quisesse, ele poderia continuar votando. E qualquer pessoa poderia questionar na Justiça o resultado de uma votação que tivesse a participação de um deputado que já renunciou. Insisto: não tem lógica. Se renunciar, o processo prossegue normalmente. Mas o suplente será convocado.” Quando acordo o presidente da Câmara em plena madrugada chinesa, André Vargas já havia comunicado à imprensa e ao presidente do PT, Rui Falcão, que renunciaria ao mandato. Deu meia-volta ao constatar que a fuga, por tardia, não o livraria do julgmento no plenário. Incomodados com os respingos da sangria do filiado ilustre na já combalida imagem do PT, dirigentes petistas ainda pressionam Vargas para que renuncie.

Na conversa telefônica com Henrique, André Vargas repisou a tecla segundo a qual o único erro que cometeu foi o de realizar uma viagem de férias com a família num jato alugado pelo doleiro Alberto Yossef, preso na Operação Lava Jato. Disse que fará sua defesa no Conselho de Ética. Ainda que fosse verdade, a situação de André Vargas não seria simples. O aluguel do Learjet 45, presente do amigo-doleiro, custou R$ 100 mil. Pilhado, Vargas disse que pagara o combustível. Desmentido pelos fatos, alegou ter recorrido a Youssef porque as passagens em voos de carreira estavam muito caras. Faltou-lhe nexo.

Para complicar, escalou a tribuna da Câmara para dizer que o favor aéreo não resultara em nenhum favor ao doleiro. De novo, os fatos se encarregaram de desdizê-lo. Mensagens de celular interceptadas pela Polícia Federal revelaram que André Vargas, então vice-presidente da Câmara, fez lobby para que o laboratório Laborgen, usado por Youssef para lavar dinheiro, obtivesse um contrato milionário no Ministério da Saúde. Nesta semana, outro deputado enroscado com o doleiro preso sera levado ao Conselho de Ética da Câmara. Chama-se Luiz Argôlo (SDD-BA). Ele também trocou mensagens com Youssef. Apalpadas pela PF, revelaram indícios de um relacionamento monetário. Envolve até a entrega de dinheiro em domicílio, no apartamento functional da Câmara. Conforme noticiado, os partidos que representaram contra André Vargas planejam fazer o mesmo com Argôlo.

Blog do Josias
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Espaço do Leitor às 14:00
ARTIGO - GREVE É O ÚLTIMO SUSPIRO DE UMA CLASSE!

“Onde cessa o reino das palavras cessa também o reino da existência!” Deve haver interação entre o poder e os suplicantes para que tenhamos a paz social! Guardar rancor renitente sem sentir a dor plangente de uma instituição centenária que dá sua vida pela tranqüilidade pública, fazendo orelhas de mouco, jamais se chega à harmonia precisa, saindo, então, vítima a população a quem devemos protegê-la.

A greve da Polícia Militar da Bahia seria uma dádiva do Céu se o governador, que já estava ciente com antecedência, unisse as partes, sem atitude categórica, sim, urbanidade, demonstrando confiança e firmeza nas promessas e refletisse à histórica lição da greve de 2013 da instituição. Infelizmente, nunca houve interação entre a PMBA e o governo petista. A história vem se repetindo. “Se queremos progredir não devemos repetir a história, mas fazermos uma nova história!” (Mohandas Koramchand Gandi).

No episódio grevista recente da PM o vereador Marco Prisco serviu apenas de porta-voz de várias associações representativas do movimento grevista, ou melhor, um mensageiro do consenso filtrado da interrupção coletiva e voluntária dos policiais militares.

Com todas as vênias, a meu ver, espero que o vereador Marco Prisco tenha sua prisão preventiva revogada art. 316, por não encontrar fulcro, circunstâncias previstas nos arts.  312 e 313 do Código de Processo Penal Brasileiro. Salvo melhor juízo!

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Cronista – Membro da ABI/Seccional Norte – Escritor – Bel. em Direito – Membro da Academia Juazeirense de Letras

[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 13:30
Pescadores do Vale podem se beneficiar com projeto aprovado ontem no senado

O senado Federal aprovou nesta terça-feira (22), a aprovação do projeto que concede aposentadoria especial a pescadores a partir dos 25 anos de contribuição previdenciária. O texto também assegura a contagem como tempo de contribuição do período de defeso, em que a pesca fica suspensa para garantia da reprodução das espécies.

- O Brasil possui um extraordinário potencial para a produção de pescado e nós temos que valorizar nossos pescadores – afirmou o senador Paulo Paim, do PT, que apontou um salto na indústria da pesca nos últimos dez anos.

O texto foi aprovado há cerca de duas semanas na Comissão de Assuntos Sociais  seguirá agora para a Câmara dos Deputados e se aprovado deverá beneficiar muitos pescadores no vale do São Francisco

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Policial às 13:00
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas no Alto da Aliança

Nesta terça-feira, dia 22, policiais civis lotados no SI da 17° Coorpin prenderam na rua Carmen Costa a pessoa de Robério Rodrigues dos Santos, vulgo Bério, por ter em seu desfavor um mandado de prisão temporária da Comarca de Juazeiro 2° Vara Crime, sob acusação de trafico de drogas. A prisão aconteceu no Bairro Alto da Aliança por volta das 12:30h.

[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 12:30
PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PEDRO ALCÂNTARA VISITA A COMUNIDADE DE BARRO VERMELHO

No final de semana o pré-candidato a Deputado Federal Pedro Alcântara visitou a comunidade de Barro Vermelho onde prestigiou torneio de futebol denominado Torneio da Páscoa ao lado de amigos. Na oportunidade muito satisfeito pela recepção disse que teve o prazer de visitar o Distrito de Barro Vermelho, no município de Curaçá, onde tem amigos de longas datas. “Realmente, Barro Vermelho é um distrito onde tenho uma convivência muito próxima daquele povo e, sempre que posso marco presença quer nos momentos bons ou nos momentos difíceis. Sempre estou ao lado do povo, é um dever do homem público estar presente em todos os movimentos que acontecem nas comunidades e quando deputado tive a honra de representá-lo. Eu tenho um carinho especial por aquele povo, foi lá onde a nossa luta começou, desde muito cedo convivi com o saudoso amigo e ex-vereador daquela localidade Deto, e também a  família de seu Agostinho, do Adilsão, e várias outras pessoas não vou citar o nomes de todos, pois posso esquecer e cometer indelicadeza, mas  tenho um carinho muito grande a este povo. Quando chego me recebem com abraço, com afeto  e com o famoso bode; Me traz muitas recordações”, declarou Pedro Alcântara.

“Lembro da primeira antena parabólica para assistir os jogos da copa do mundo que então conseguimos, tenho a certeza que será muito importante para os torcedores. Mas agora, tem uma luta muito maior, que encampei ainda quando ocupava a subsecretaria de Relações Institucionais da Bahia, através de uma solicitação feita pelo grande forrozeiro deste distrito do qual sou amigo e fã que é o Adelmário Coelho e fiz esta solicitação por Adelmário ser amigo do Governador, eles trabalharam no Polo Petroquímico de Camaçari, portanto, o Governador nos encarregou para acompanhar esta obra que é a Adutora do Forró. Hoje ela avança e já uma realidade. Dentro em breve o Governador irá  inaugurar e Adelmário Coelho prometeu fazer um forró chamado de (Forró Molhado), que é uma expectativa muito grande . Acredito também que a BR 235 que vai ligar Juazeiro a Pinhões, Uauá e Aracajú, uma luta constante nossa, do Vereador Fabinho, do Prefeito Isaac  Carvalho, do ex-prefeito de Uauá, Jorge Lobo e outras lideranças de Poço de Fora, de Curaçá, do Governo Wagner e do Senador César Borges. Nesta visita, sai daquele distrito muito contente pela expectativa daquele povo e a certeza de dentro em breves dias aquela comunidade estar bebendo água doce e tratada do Rio São Francisco, e também pela estrada que passa ali perto beneficiando aquela região promissora”, concluiu.

Ascom Pedro Alcântara
[ 9 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 12:00
Deputado Roberto Carlos quer a ampliação de energia e telefonia móvel para Pilão Arcado

O deputado Roberto Carlos (PDT) solicitou a instalação de uma antena para telefonia móvel nos povoados de Passagem e Pedreiros, no município de Pilão Arcado, além de apresentar à Secretaria de Infraestrutura a ampliação do fornecimento de energia, através do programa 'Luz Para Todos'. De acordo com o parlamentar, as duas comunidades juntas somam mais de 4 mil habitantes, que sofrem com a falta de energia e de comunicação, o que justifica a importância destes pleitos. “Precisamos garantir que políticas públicas que garantam o acesso à telefonia celular e eletrificação para todos os municípios da Bahia chegando, também, aos distritos e locais mais longínquos”, disse o deputado Roberto Carlos. A ampliação da transmissão do sinal de telefonia móvel e energia elétrica, tem fundamental importância para expansão dos serviços de telecomunicação, levando mais segurança e conforto a população. Este pleito, do deputado Roberto Carlos, atende os anseios do líder comunitário e presidente do PDT de Pilão Arcado, Raimundo Nonato (Mundoca) e do vereador Sérgio Mariano (PDT).

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
[ 5 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 11:30
Governador diz que agiu com serenidade e muita firmeza para manter a ordem pública

Foi uma semana de muita tensão para os baianos, uma semana que deveria ser de tranquilidade porque é o período da Páscoa. Mas, infelizmente, em decorrência de uma decisão completamente precipitada e unilateral que atropelou o processo de negociação que estava em curso, os baianos foram surpreendidos por um movimento que trouxe de volta o medo e a insegurança. “Eu tive que reagir mantendo a serenidade, mas com muita firmeza, com muito pulso, como fizemos”, afirma o governador Jaques Wagner.

A paralisação dos policiais militares é o assunto que abre o programa de rádio ‘Conversa com o Governador’ desta semana. Jaques Wagner fala, também, sobre sua agenda de trabalho no interior do Estado, a entrega de 54 quilômetros de estrada em Gentio do Ouro, nesta quinta-feira. Na sexta-feira, em Camaçari, tem a entrega de 1.500 unidades do Minha Casa, Minha Vida, e sábado, em Santa Cruz da Vitória, mais uma etapa do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama.

O governador inicia o programa falando sobre como vem enfrentando esses dias tensão: “Evidentemente, com muita preocupação. É claro que foi uma semana de muita tensão, uma semana que deveria ser de tranquilidade, porque é a semana da Páscoa. Mas, infelizmente, em função de uma decisão que eu considero completamente precipitada e unilateral, na medida em que é público que nós estávamos em um processo intenso de negociação - chegamos a assinar com uma das lideranças a proposta que ao final foi recolocada, e eles voltaram após 35 horas de greve. Mas era totalmente desnecessário fazer o povo baiano passar por esse sofrimento, essa tensão toda”.

Graves consequências

Ele destaca uma das graves consequências daquela decisão precipitada: “Um volume de assassinatos que cresceu muito em relação a um igual período de normalidade, inclusive com a perda da vida de cinco policiais militares, que no seu dia a dia colocam a própria vida para defender a vida de todos. Então, eu realmente considero que foi totalmente impróprio, além de ser ilegal e inconstitucional”.

“Tivemos que tomar as atitudes que eram necessárias. Eu tive que reagir mantendo a serenidade, mas com muita firmeza, com muito pulso, como fizemos. Então, espero que a gente tenha a normalização total, que já está acontecendo. Estou avaliando com o ministro da Justiça e também com o general que comanda as ações da Garantia da Lei e da Ordem, todos os dias, fazendo um balanço para ver o momento que a gente possa suspender a Garantia da Lei e da Ordem, mas não tem data marcada para isso. Vai depender dessa avaliação diária”, completa. Sobre as negociações que envolvem remuneração e melhores condições de trabalho para os policiais o governador assegura: “Tudo que a gente negociou, representa um avanço significativo para a categoria”.

Realidade

“Eu quero de novo chamar à atenção de todos para a realidade que a Bahia é o terceiro pior orçamento de governo per capita do País. Ou seja, eu tenho a terceira pior condição no sentido de governar e, mesmo assim, reconhecendo a importância da segurança, a questão toda do Pacto pela Vida, a gente ao longo desses sete anos e meio colocou inclusive no caso de soldados e cabos, o nosso salário é o quinto ou o sexto melhor do País, mesmo eu tendo o terceiro pior orçamento per capita do País”, completa.

“Eu vou continuar nesse esforço, ampliando quadros, qualificando quadros, ampliando a nossa inteligência, ampliando as condições de trabalho dos policiais, fazendo melhorias que possam dar mais estímulo como foi, por exemplo, o Plano de Desempenho Policial dentro do Pacto pela Vida – tinha acabado de pagar -, e é isso que, sinceramente, às vezes me entristece e até me choca. Eu não entendo. Tínhamos acabado de pagar o Prêmio Desempenho Policial, criado no meu governo exatamente para estimular a luta contra os homicídios, e de repente se joga tudo por água abaixo, quando você tem uma subida violenta do número de assassinatos pela decisão de tirar os policiais da rua...”

“Mas eu vou continuar firme na minha condução. Acredito que a negociação é parte da democracia, vou continuar praticando isso, mas exigindo evidentemente a disciplina, a hierarquia e a garantia da segurança pública para os baianos”, conclui Wagner.

Mais 54 quilômetros de estrada

Sobre sua agenda de trabalho com mais visitas e entregas de obras no interior do Estado, o governador informa que, quinta-feira, estará em Gentio do Ouro, onde entrega à população 54 quilômetros de estrada. “É um compromisso meu de garantir a todas as cidades baianas o acesso à sede do município através de uma estrada asfaltada. E aí nós estamos entregando 54 quilômetros de estrada, que é a ligação da sede à rodovia BA-160, que vai beneficiar quase 60 mil habitantes da região em um investimento de R$ 16,5 milhões. Portanto, este é mais um compromisso meu cumprido”, registra. “Vamos inaugurar também uma unidade da Farmácia da Bahia, que é um programa nosso, da Secretaria de Saúde, e o investimento nesse caso é de R$ 120 mil em obras, equipamentos e imobiliários. Coisa que a gente continua fazendo em outras cidades também”.

1.500 moradias

Na sexta-feira, em Camaçari, tem a entrega de 1.500 unidades do Minha Casa, Minha Vida: “Esse é um programa de sucesso absoluto. Em Camaçari, com investimento de quase R$ 90 milhões, nós vamos entregar os Residenciais Caminho do Mar I, II e III, totalizando 1.500 habitações que darão mais tranquilidade, mais cidadania, mais segurança às famílias de Camaçari”. “Me orgulho muito desse programa, já que a Bahia é campeã de entrega do Minha Casa, Minha Vida no Brasil”, comemora o governador.

Prevenção ao câncer de mama

No sábado, em Santa Cruz da Vitória, tem mais uma etapa do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. “É o Programa Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama - fundamental para que a gente não perca vida de mulheres baianas por conta de uma doença que é muito dura. Quando você faz um trabalho como esse que nós estamos fazendo, que é reconhecido inclusive pelo Ministério da Saúde, nós podendo detectar a doença logo no começo, a mulher é encaminhada, recebe o tratamento, e, portanto, a chance da gente salvar essa vida cresce enormemente. Então, é com gosto que eu vou lá em Santa Cruz da Vitória para acompanhar mais essa etapa do Saúde em Movimento – Rastreamento do Câncer de Mama”. Encerrando o programa, Jaques Wagner agradece a atenção dos ouvintes e reafirma: “Tenham certo de que o governador está atento e vamos trabalhar sempre para garantir a paz e a segurança a todas as famílias baianas”.

Secom Bahia
[ 17 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
 
PUBLICIDADE













BLOG DO GERALDO JOSÉ

COLABORADOR

BUSCA DE NOTÍCIA AVANÇADA