Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Maio / 2019 às 23:00

Opinião: Violência desenfreada

"Pecuarista é raptado e após três dias é encontrado morto com requintes de crueldade. Acusados foram presos e com eles foram apreendidas duas espingardas e uma pistola". Este fatídico acontecimento chamou a atenção de autoridades policiais e da população baiana pelo modus operandi utilizado pelos criminosos, que agiram com frieza e crueldade. A vítima, um pai de família trabalhador, confiou ao seu vaqueiro – o principal suspeito de ter arquitetado e participado do crime – os serviços de sua propriedade.

A cada dia acontecem diversos casos de violência no Brasil. A banalização de atitudes ruins, que fazem mal e que até mesmo matam é preocupante. O brasileiro tem dado sinais claros de egoísmo, onde o que importa é apenas a sua defesa pessoal. Quem está em sua volta que se vire, que dê seus pulos.

A prática e a incitação da discórdia têm colocado o país em sinal de alerta. Nunca se verificou, na história das eleições democráticas do país, a disseminação de tanto ódio e de tantas mentiras. Amigos se tornaram inimigos, familiares brigaram entre si e os diferentes ideologicamente chegaram inclusive a matar seus potenciais oponentes.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Maio / 2019 às 22:00

COM MAIS DE CINCO ANOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO, EMPRESA JÚNIOR É REFERÊNCIA EM SERVIÇOS DE CONSULTORIA

Atuando no mercado com a missão de gerar oportunidades e potencializar resultados, com o propósito de ser referência em serviços, consolidar vínculos e impactar vidas; a Solucione Jr., Empresa Júnior da Universidade Federal do Vale do São Francisco, fundada em 21 de fevereiro de 2014, comemora, neste ano, seus cinco anos de atuação no sertão nordestino.

A empresa é uma instituição sem fins lucrativos, formada por alunos da graduação, que possibilita o acesso da sociedade à serviços de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção. Neste contexto, com natureza educacional, científica, tecnológica e social - pautada em valores como: Cultura de excelência; Ser agente transformador; Ser dono; Valorizar relacionamentos e Amor pelo que fazemos - a Solucione Jr., objetiva proporcionar aos seus membros a vivência em projetos, gestão e cultura empreendedora, a medida em que fornece um serviço de qualidade aos seus clientes.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 25 de Maio / 2019 às 21:57

Moradores do Morada Nova Mais Viver, em Petrolina, protestam contra divulgação de que teriam recebido doação do presidente Bolsonaro


A visita do presidente Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (14) à Petrolina continua rendendo discussão, principalmente nas redes sociais, com militantes pró e contra se manifestando sobre o tema e opinando sobre a primeira viagem do presidente, recentemente eleito, ao Nordeste.

Neste domingo um assunto, dentre tantas discussões, favoráveis ou não, ganhou grande repercussão nas redes sociais quando proprietários de residências no Conjunto Habitacional  Morada Nova Mais Viver, inaugurado com a presença de autoridades, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, protestaram contra a publicidade dada ao evento, de que o mandatário maior da nação teria “entregado uma das casas à população mais necessitada de Petrolina”, dando a entender que os imóveis teriam sido doado aos moradores. 
Numa das postagens o prefeito de Petrolina,Miguel Coelho, sem partido, disse que “Realizar um sonho é uma alegria grande, Agora imaginem 472 de uma vez só? Entregamos hoje a chave da casa própria para centenas de famílias, e a conquista veio pelas mãos do próprio presidente Jair Bolsonaro, que esteve hoje pela primeira vez em Petrolina”, escreveu. 

Os protestos foram imediatos e centenas de proprietários usaram as redes sociais para contestar a informação, já que o imóvel, construído pela Construtora Jota Nunes, foi financiado dentro de planos de financiamento da casa própria e adquiridos conforme capacidade financeira dos usuários.

Uma das proprietárias respondeu: “ A conquista foi nossa, que trabalhamos para comprar, não ganhamos nada de ninguém não, o que foi financiado pela Caixa não foi de graça, pagamos juros. Hoje o que ocorreu foi um evento político, onde ficou parecendo que ganhamos. Não pague, para ver? Falta de respeito”, anotou.

“O valor que eu pago por mês é porquê? Não recebi chave nehuma. Tão pensando que tavam doando casas?”, escreveu outro e as mensagens se sucederam com centenas de pessoas se manifestando.

A Construtora responsável pelo empreendimento, a Jota Nunes, também se manifestou explicando que “ desconhece qualquer informação acerca de gratuidade do empreendimento Morada Nova Mais Viver e lamentamos que esse momento tão especial tenha gerado tanto estresse e descontentamento por parte dos nossos clientes”, esclareceu.

De acordo com a construtora os condôminos teriam sido avisados que a inauguração do residencial contaria com a presença de autoridades, incluindo a maior autoridade do país.


 

Da redação Blog Geraldo José / Redes sociais
publicado em 25 de Maio / 2019 às 21:00

TSE cancela título de 2,5 milhões de eleitores com irregularidades

A Justiça Eleitoral divulgou a relação das 2.486.495 pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência nas últimas três eleições. Os cancelamentos são referentes às ausências nos dois turnos das majoritárias de 2018 e no pleito de 2016. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa os eleitores irregulares em seu portal, na área "Serviços ao Eleitor - Situação eleitoral - consulta por nome ou título". Também é possível conferir a validade do documento em qualquer cartório eleitoral.

Quem teve o título cancelado deve pagar uma multa para então regularizar a situação. O eleitor deve ir ao seu cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir. Sem o título de eleitor, o cidadão pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades de inscrição em concurso público, matrícula em estabelecimento público de ensino, além de impedir a obtenção de certidão de quitação eleitoral.

Ler Matéria Completa
Estadão Conteúdo
publicado em 25 de Maio / 2019 às 20:43

É líder! Juazeirense vence em casa e assume liderança do grupo A9

- Clebson marcou aos 5 minutos da etapa inicial e a Juazeirense segurou o resultado até o final -

A Juazeirense reencontrou o caminho da vitória neste sábado (25) no Adauto Moraes, e venceu a Aparecidense por 1 x 0, após derrota para o mesmo time goiano no sábado passado, em Aparecida de Goiânia.

No jogo que marcava o retorno de Gustavo Balotelli, que entrou no segundo tempo de jogo sustuindo Nino, que sentiu a coxa, quem brilhou foi o meio campista Clebson, que marcou aos 5 minutos de jogo, após receber uma bola “açucarada” do atacante Nino. O atacante fez o papel de pivô, ao receber um passe do próprio Clebson, e deixou-o em condições de concluir para o fundo das redes.

A partir daí o Aparecidense buscou uma reação, deu pressão na zaga do Cancão, mas não teve a mesma sorte e o placar do primeiro tempo favoreceu ao time de Juazeiro. A Juazeirense ainda teve uma chance de ampliar, na primeira etapa, com Nino chutando para uma defesa do goleiro do time de Goiás.

No segundo tempo a pegada foi a mesma, como Aparecidense tentando o empate e a Juazeirense buscando surpreender nos contra ataques. Nos acrescimos veio  a jogada decisiva, com Balotelli sofrendo penalidade, que ele mesmo cobrou, sem sucesso. Na jogada o goleiro da Aparecidense foi expulso e um jogador de linha fez o papel de goleiro, mas não chegou a tocar na bola, já que Balotelli chutou pra fora e o juiz encerrou o jogo sem que a pelota voltasse às quatro linhas.

O placar final de 1 x 0 deu à Juazeirense a liderança do  Grupo A9, pelo menos até este domingo (26), quando Interporto (TO) e Itabaiana (SE) se enfrentam, no Tocantins.

Com o resultado positivo em casa a Juazeirense depende somente dos seus próprios esforços para garantir vaga na próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O próximo compromisso da Juazeirense será fora de casa, em Sergipe, contra o Itabaiana.

 

Da redação Blog Geraldo José/ Foto divulgação Juazeirense/Carlos Humberto
publicado em 25 de Maio / 2019 às 20:00

Sobradinho vai receber a Caravana da Justiça Social na próxima quinta-feira (30)

A população de Sobradinho contará com um dia inteiro de serviços gratuitos durante a Caravana da Justiça Social, que acontecerá na próxima quinta-feira (30). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento, juntamente com o Serviço de Assistência socioambiental no Campo e na Cidade – SAJUC- em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS.

A equipe da caravana estará no município das 8 às 16 horas, no Colégio Estadual Vila São Joaquim, localizado no Bairro São Joaquim – Centro, para prestar atendimentos nas áreas de assistência social, justiça, direitos humanos, cidadania e acessibilidade.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 25 de Maio / 2019 às 19:00

Senado homenageia professor Fernando Figueira

O Senado realizou nesta sexta-feira (24/05) sessão solene para homenagear o centenário de nascimento do professor Fernando Figueira, fundador do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip). O evento, requerido pelo senador Humberto Costa e pelos deputados federais João Campos e Felipe Carreras, contou com a presença de inúmeros profissionais de saúde de Pernambuco, familiares do professor, além de grande número de parlamentares do Estado. O secretário estadual de Saúde, André Longo, compôs a mesa solene, representando o governador Paulo Câmara. 

Em seu discurso, André Longo, destacou a importância de Fernando Figueira para a saúde e para sociedade pernambucana. "O professor Fernando Figueira com sua bela história e suas grandes realizações tem uma grande importância para saúde pública de Pernambuco e do Brasil e para toda a sociedade do nosso Estado. Além de concretizar sua maior obra, que foi o IMIP - que atende milhares de pessoas diariamente, salvando inúmeras vidas,  em uma instituição 100% SUS - o professor também teve notável atuação como gestor público. Como secretário de Saúde de Pernambuco, entre de 1971 a 1975, foi pioneiro na elaboração de um plano de saúde para o Estado, criou a Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), o Centro Integral de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), além de fundar o Hemope e o Laboratório Central (Lacen). Fernando Figueira ainda reformulou o atendimento psiquiátrico, implantando a triagem dos doentes e evitando as hospitalizações desnecessárias. Para além de todas essas realizações e obras, o professor deixou também um legado filosófico, como grande humanista, focado nos problemas sociais de nosso povo e, mais marcadamente, das mães e das crianças em contexto de vulnerabilidade", ressaltou. 

Ler Matéria Completa
Imprensa/SES
publicado em 25 de Maio / 2019 às 18:00

Encontro de Sanfoneiros acontece em Senhor do Bonfim entre os dias 25 a 26 maio

O 1º Encontro de Sanfoneiros de Senhor do Bonfim e Região acontecerá Hoje e amanhã, dias 25 e 26 de maio. O Evento contará com diversas atrações entre shows de sanfoneiros, apresentação de quadrilha junina, samba de lata, banda de pífano, alvorada, missa aos sanfoneiros, feira de artesanato.

A ideia do evento surgiu devido à necessidade de preservar a cultura da cidade de Senhor do Bonfim- BA, valorizando as tradições e fortalecendo a identidade territorial. O organizador do encontro, Jailson Oliveira afirma que 'esse encontro valorizará a cultura, preservando os costumes e além de ser um momento importante de confraternização da capital baiana do forró”.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 25 de Maio / 2019 às 17:00

Dia da Defensoria Pública é comemorado com sessão especial na Alba

Em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio, a instituição foi homenageada nesta sexta-feira (24), com uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Marcelino Galo, proponente da sessão, exaltou a atuação da Defensoria Pública. "Nosso mandato tem uma identidade com o trabalho da instituição, no tocante a defesa dos Direitos Humanos, da democracia e no apoio aos desassistidos. A Defensoria, que só em 2018 atendeu mais de um milhão de pessoas no estado, tem um papel decisivo na salvaguarda do nosso Estado Democrático de Direitos, dada a situação de ameaça pelo autoritarismo e de destruição das parcas conquistas do povo brasileiro".

A atividade contou com a presença de defensores públicos, secretários de estado, deputados e ex-deputados estaduais, além da sociedade civil. Durante a sessão, foi lançada a cartilha "Educar e conhecer: Conhecendo para proteger", que traz orientações para as famílias que tiveram adolescentes apreendidos por suspeita de prática de ato infracional.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep; Marcelino Galo
publicado em 25 de Maio / 2019 às 16:00

CPM CAPACITA POLICIAIS DA RESERVA PARA ATUAÇÃO NAS ESCOLAS COM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO PM e PREFEITURAS

O CPM Juazeiro capacita mais um grupo de Policiais da reserva para trabalhar nos Colégios que aderiram ao convênio de cooperação técnica com a Policia Militar da Bahia. A capacitação foi realizada nos dias 23 e 24 de maio, com uma abordagem pedagógico disciplinar, possibilitando que os cinco policiais  da reserva que se predispuseram a continuar servindo a sociedade estivessem aptos a acolher os alunos do Colégio Municipal Deputado Jayro Sento-Sé de gestão compartilhada, pautados nos pilares norteadores de hierarquia e disciplina, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e atuante.

Durante os dois dias de capacitação os policiais vivenciaram a rotina do CPM Juazeiro, bem como tiveram a oportunidade de in loco repensar a práxis e adaptar à realidade da unidade educacional a que pertencem. A cerimônia de entrega de certificados aos novos integrantes aconteceu nesta sexta-feira e contou com as presenças do Diretor Militar do CPM/J o Ten Cel PM Pedro Luiz Brandão Júnior, do Comandante da Companhia de Polícia de Sobradinho Ten Cel PM Manuel de Araújo Perdiz Filho, do Secretário de Educação de Sento Sé, Izamar Reis, oficiais, praças e alunos do 3° ano do Ensino Médio do CPM.

Ascom CPM Juazeiro
publicado em 25 de Maio / 2019 às 15:00

Bahia lidera geração de postos de trabalho no Nordeste

A Bahia gerou 10.093 postos de trabalho com carteira assinada em abril de 2019, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O resultado decorre da diferença entre 55.305 admissões e 45.212 desligamentos. Trata-se do maior saldo do mês de abril desde 2014. O resultado superou também o saldo do mês de março, quando 2.569 postos de trabalho foram criados.

“Este resultado comprova o papel indutor do Governo da Bahia na geração de emprego, através de uma política consolidada de atração de novos empreendimentos, o apoio à indústria e a realização de obras estruturantes como é o caso de novas estradas, aeroportos, escolas, hospitais, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, dentre tantas outras. Vale destacar que a Bahia também é o Estado com maior porcentagem do orçamento destinada a investimentos em 2019, de acordo com dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional”, destacou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom/Seplan
publicado em 25 de Maio / 2019 às 14:00

Comunidade de Pinhões recebe serviços do SAAE em Ação dentro do Programa Cuidar da Gente

“Foi um dia de aula diferente onde vimos nossos alunos interagindo com a comunidade e aprendendo mais sobre educação ambiental”, resumiu a professora Mary Lúcia, Gestora da Escola Eleotério Soares Fonseca, que abrigou as equipes do SAAE em Ação na ultima quinta feira (23) na sede do Distrito de Pinhões, dentro do Programa Cuidar da Gente.

Durante todo o dia os moradores da localidade receberam serviços de remoção de entulhos, limpeza de fossas, negociação de débitos, desobstrução das redes coletoras de esgoto, recuperação dos Poços de Visitas (PVs), retirada de vazamentos e demais serviços oferecidos pelas equipes operacionais do SAAE. Na área social e ambiental as equipes realizaram palestras e oficinas ensinando os estudantes confeccionarem produtos a partir de material reciclável.

Ler Matéria Completa
Antônio Pedro – Ascom/SAAE
publicado em 25 de Maio / 2019 às 13:00

HDM/IMIP de Petrolina comemora Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social é celebrado em 15 de maio, mas no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina as comemorações só encerraram na quinta-feira (23), com uma capacitação sobre "Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência". O momento foi oferecido pela coordenação do Serviço Social e Psicologia do HDM e ministrado pela psicóloga da unidade materno-infanil, Camila Bastos. 

"O Hospital Dom Malan é o serviço de assistência à saúde de referência para as mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Então, a nossa equipe precisa estar preparada para atender essa demanda de forma técnica, mas, sobretudo, humanizada", ressalta a coordenadora Kátia Silene. "Considero este o momento mais importante da nossa programação do Dia do Assistente Social, visto que a capacitação em serviço é o melhor que podemos fazer por nós mesmos e pelos nossos colegas", defende. 

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 25 de Maio / 2019 às 12:00

Evento da Univasf leva ciência para o Parque Josepha Coelho, em Petrolina 

O Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o evento “Universidade na Rua”. Na ocasião, serão promovidas ações lúdicas voltadas à astronomia, exposição de projetos da Univasf e, ainda, diálogos entre a comunidade e cientistas, bem como atividades direcionadas a crianças e adolescentes. A ação acontece neste sábado (25), na Arena 3 do Parque Josepha Coelho, em Petrolina (PE), com atividades das 14h às 19h. 

A programação conta com a exposição “Dados da Universidade”, que apresentará o histórico da Univasf, projetos de pesquisa e extensão, assim como dados financeiros, cortes orçamentários e prognósticos futuros. Será realizada, também, a “Difusão Científica”, uma exposição do EACC voltada para crianças e adolescentes, que mostrará, de forma lúdica, a ciência que existe no dia a dia.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 25 de Maio / 2019 às 11:00

Moradores do Residencial Dr. Humberto recebem capacitações do projeto Fortalecendo o Semiárido em Juazeiro

Atendendo à solicitação dos moradores do Residencial Dr. Humberto, a tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento, Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Ataildes Pinheiro, realizou nas noites de quarta (22) e quinta-feira (23), o curso ‘Empreenda em Você’. A capacitação que faz parte do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ focou no beneficiamento da banana e contou com a elaboração de inúmeros produtos feitos a partir da fruta.

“A banana é matéria prima de fácil acesso, tem um custo-beneficio econômico e é altamente nutritiva. Essa é uma etapa de preparo para que os empreendedores locais possam enxergar as inúmeras possibilidades de geração de renda”, explicou Ataildes Pinheiro. Durante o curso, também foi trabalhado o desenvolvimento pessoal, através de palestras voltadas às boas práticas de fabricação, etiqueta doméstica, social e profissional.  

Ler Matéria Completa
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
publicado em 25 de Maio / 2019 às 10:29

É Hoje! Expectativa de grande público no Adauto Moraes no jogo que marca volta de Balotelli


A expectativa para o jogo de hoje à tarde no estádio Adauto Moraes é grande e está motivada em pelo menos dois fatores: A volta o atacante Balotelli, já regularizado e à disposição do Treinador Carlos Rabello, e a disputa pela liderança do Grupo A9, já que o Cancão de Fogo faz um jogo de seis pontos contra o atual líder do grupo, o Aparecidense, de Goiás.

A volta de Gustavo Balotelli, com nome já publicado no BID da CBF e pronto para entrar em campo, foi a grande notícia da semana, uma vez que o jogador, de apenas 22 anos, foi a sensação da Juazeirense nas primeiras competições disputada este ano, antes de ser emprestado ao CRB, de Alagoas. 

Revelado pelo Bahia e com passagem por clubes do Vietnã e Japão, Gustavo Balotelli caiu nas graças do torcedor e o assunto foi um dos mais comentado nas redes sociais, desde que a informação do seu retorno foi anunciada pelo Presidente do Clube, deputado Roberto Carlos.  “A torcida pediu, a gente trouxe. Balotelli virou o xodó da nossa torcida esse ano, tem muita qualidade e vai nos ajudar bastante na busca do acesso à Série C. Conseguimos uma rescisão amigável com o CRB e conseguimos fechar o seu retorno agora há pouco”, comentou.

Juazeirense e Aparecidense se enfrentam às 16h de hoje (25) no Estádio Adauto Moraes e a presença do torcedor será fundamental para garantir a liderança e um passo importante rumo à Série C do Campeonato Brasileiro. Além do Cancão, Aparecidense (GO), Itabaiana (SE) e Interporto (TO) disputam duas vagas na próxima fase. 

Num sábado ensolarado e sem outras atrações no horário na região ir a esse jogo é uma boa pedida. Tem tudo pra ser um grande jogo e precisamos dar essa força ao único time da região ianda em atividade nesse semestre”, convocou Bruno Lopes, um dos responsáveis pelo marketing do Cancão.

Boraaaa Cancão!!!!

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 25 de Maio / 2019 às 10:00

Neste sábado (25) acontecem as Semifinais do Campeonato Sobradinhense de Futebol no Estádio Apolônio Sales

Neste sábado (25) acontecem as partidas das Semifinais do Campeonato Sobradinhense de Futebol 2019 no Apolônio Sales. Na primeira semifinal entram em campo às 15h45, , União x Botafogo, sendo que a equipe do União tem a vantagem do empate, porque fez a melhor campanha da Chave "A". Em seguida, na segunda semifinal, jogam às 17h50, Sobradinhense x Bahia. O Sobradinhense joga pelo empate, porque fez a melhor campanha da chave "B".

"Esse é o penúltimo sábado de rodada do Campeonato Sobradinhense de Futebol, e esses dois jogos prometem agitar as novas arquibancadas do Apolônio Sales, proporcionando muita emoção para os torcedores. Convido os amantes do futebol para prestigiarem esses dois jogos, com times que fizeram ótimas campanhas durante a competição e que disputam praticamente com o mesmo nível de futebol", afirmou o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes Cipriano Filho.

Ascom PMS
publicado em 25 de Maio / 2019 às 09:00

MOTOTAXISTAS DE JUAZEIRO RECLAMAM DA AMMPLA AO TRAFEGAREM EM PETROLINA

Os mototaxistas legalizados de Juazeiro (BA) Jean Cardec, Adjanilson e Didito estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta sexta-feira (24) expressando indignação com o procedimento da AMMPLA (Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina) que tem apreendido veículos e multado profissionais de Juazeiro ao trafegarem com clientes pela vizinha cidade.

“Nós solicitamos uma audiência com o prefeito Paulo Bomfim e aguardamos agendamento com o diretor da CSTT (Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes) de Juazeiro Damião Medrado no sentido de estabelecer entendimento com a prefeitura de Petrolina” explicou Jean Cardec.

“Os mototaxistas de Petrolina trafegam normalmente, livremente em Juazeiro, enquanto nós somos abordados na descida da ponte, às vezes multados e na maioria vezes temos o nosso transporte apreendido. Isso não é justo” completou Adjanilson.

Para Didito, um dos mais antigos mototaxistas de Juazeiro, está faltando respeito aos profissionais mototaxistas. “Nós somos a favor e defendemos a blitz e o impedimento de quem funciona clandestinamente, mas a AMMPLA não pode prejudicar os trabalhadores legalizados, já pensou se Juazeiro age da mesma forma. Por isso, vamos ao prefeito para que ele tente um entendimento com o prefeito Miguel Coelho”.

Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 25 de Maio / 2019 às 08:41

ADOÇÃO: UMA AÇÃO QUE MUDA VIDAS

Por iniciativa da equipe que compõe a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina/PE e em alusão ao Dia Nacional da Adoção, está aberta, no período de 23 a 27 de maio no River Shopping e também no Fórum Souza Filho, a exposição fotográfica dos profissionais Paula Charlise e Diego Charles:  “Adoção – Uma Ação que Muda Vidas”.

As fotografias expostas retratam algumas famílias das adoções realizadas por habitados em Petrolina, bem como fotos de adolescentes disponíveis para adoção. A mesma tem o objetivo de desmistificar o conceito que se tem sobre as adoções, mostrar que as famílias adotivas são semelhantes às famílias biológicas, explicitando o que se sobressalta nas famílias adotivas é o amor, a vontade de estar junto.  Para este fim, há uma equipe multidisciplinar, coordenada pela psicóloga - Prisciany Ramos Damasceno Feitosa e a assistente social - Percilene Gonçalves de Sá, prontamente dispostas a informar tudo sobre adoção.

Aproveite e compareça, porque adoção é doação. É um ato de amor que supera os laços físicos.

Por Suely  Almeida Machado - Servidora Pública  do TJPE

publicado em 25 de Maio / 2019 às 08:00

ALLAN JONES E SUZANA RAMOS: UM DOS DOIS DISPUTARÁ A PREFEITURA DE JUAZEIRO EM 2020

O vereador Allan Jones (PTC) e a ex-vereadora Suzana Ramos (PSDB) estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta sexta-feira (24) oportunidade em que prestaram contas à sociedade juazeirense sobre o comprometimento do Deputado Federal Adolfo Viana (PSDB) que recebeu o apoio de ambos nas últimas eleições destinando emendas que contemplam o Distrito de Juremal com uma UBS – Unidade Básica de Saúde e uma ambulância social.

Allan e Suzana também explicaram que no pleito de 2020 um dos dois estará disputando o Paço Municipal ou integrando uma chapa majoritária na disputa contra o atual prefeito. “Nós sempre nos entendemos muito bem e quem estiver melhor avaliado representará nosso grupo na disputa eleitoral seja na cabeça de chapa ou compondo como vice” disse Allan Jones.

Ler Matéria Completa
Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 25 de Maio / 2019 às 07:00

LOJA DO SHOPPING ÁGUA CENTER SERÁ LEILOADA PELA JUSTIÇA ESTADUAL, DIA 28

A Justiça Estadual de Juazeiro em conjunto com o leiloeiro oficial Paulo Cezar Teixeira, realizam leilão eletrônico no dia 28 de maio de 2019, a partir das 09:00 horas, pelo site leiloesjudiciais.com.br/ba. Será leiloada loja comercial com 24m² localizada no Shopping Água Center em Juazeiro.

Loja de nº 49, situada no pavimento térreo do Shopping Água Center, com uma área construída de 24,32m² (vinte e quatro metros e trinta e dois centímetros quadrados), edificada na área 02 do desmembramento terreno sito à Avenida Adolfo Viana, Bairro Santa Maria Goretti, em Juazeiro/BA, limitando-se ao Leste, com a área 03 e parte da área 04; ao Norte, Alves Dantas; ao Sul, com a área 01 e ao Oeste, com a Avenida Adolfo. Imóvel matriculado sob nº 18.113 no Cartório de Registro Geral de Imóveis da Comarca de Juazeiro/BA.

Ler Matéria Completa
Com informações da Assessoria Leiloes Judiciais Foto Ilustrativa
publicado em 24 de Maio / 2019 às 23:00

ARTIGO - 24 DE MAIO: DIA MUNDIAL DA ESQUIZOFRENIA

Dr. Carlos Augusto
Médico/Advogado

Desde os tempos imemoriais que já se relatam casos assemelhados à esquizofrenia na humanidade. Grandes reis e imperadores foram dela portadores, principalmente na antiguidade greco-romana, quando a loucura tinha um caráter mitológico que se misturava à normalidade.

Num tempo em que a noção de passado era vaga, a escrita inexistia e os deuses decidiam tudo, o “louco” era uma espécie de ponte com o oculto. De sua boca, vinham informações quentinhas lá de cima, e não se tinha dúvida: eram eles, os deuses, que decidiam que tipo de loucura a pessoa teria. Isso até Hipócrates, o pai da medicina, estragar a festa do panteão, lá por volta do século 4 a.C.

Hipócrates sistematizou então a teoria dos humores. A bílis, segundo ele, passou a afetar o comportamento e causar a loucura, fosse melancolia ou mania – ou seja, loucura calma ou agressiva. Maior confusão estava em crer que o pânico era causado pelo deslocamento do cérebro, por sua vez aquecido pela bílis vinda pela corrente sanguínea.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Maio / 2019 às 22:30

Hidrelétrica de Três Marias atinge 81% de volume útil e garante regulação do rio São Francisco e da barragem de Sobradinho

A importância da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, vai além da geração de energia, pois seu reservatório é o principal responsável pelo abastecimento de água para os municípios, além de aquecer a economia e o turismo da região. Este ano, nos cinco primeiros meses, o reservatório se recuperou das severas secas dos últimos anos, chegando a 81% do seu volume  útil. Este índice não era alcançado desde o período chuvoso de 2011-2012 e demonstra que a política de gestão adotada pela Cemig, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Águas (ANA) está no caminho certo. 

A operação de Três Marias é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia. “Os reservatórios do setor elétrico são operados sob a ótica dos múltiplos usos, desde o advento da lei nº 994/2000, que criou  a Agência Nacional de Águas. Assim, durante os últimos anos da persistente crise hídrica, ainda no início do período seco de cada ano, tem sido fundamental a elevação da vazão defluente da usina de modo a garantir todos os usos a jusante”, afirma o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo. 

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Cemig
publicado em 24 de Maio / 2019 às 22:00

Feira do José e Maria recebe mutirão de limpeza na véspera do São João dos Bairros

Os preparativos para o São João dos Bairros não se concentram apenas no pátio de eventos do José e Maria. Toda a comunidade se prepara para receber a festa, que atrai um público de aproximadamente 10 mil pessoas durante o fim de semana. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina realizou uma limpeza na feira do bairro.

 Dez profissionais trabalharam fazendo a higienização do local e recolhendo todo o lixo. "Estamos fazendo a nossa parte, mas esperamos contar com a contribuição dos feirantes, mantendo as bancas limpas e jogando o lixo nos locais adequados para que sejam recolhidos pela coleta", disse Tony Galvão, diretor de feiras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O mutirão de limpeza começou pelo José e Maria e deve passar por todas as feiras do município, que são 6 no total. O próximo bairro contemplado será o João de Deus, na próxima quinta-feira (30).

Ascom PMP
publicado em 24 de Maio / 2019 às 21:45

Campanha de Vacinação contra Gripe, prefeitura abre unidades de saúde neste sábado (25)

A Campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no último dia 10 de abril, está prevista para terminar no próximo dia 31 de maio. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de que 90% do público-alvo seja vacinado, porém, em Petrolina, até o momento, cerca de 73% se vacinaram . Com o intuito de alcançar a população que ainda não se imunizou, a prefeitura abrirá unidades de saúde de alguns bairros, das 8h às 12h neste sábado (25).

As unidades Ricardo Soares, na Cohab Massangano; Manoel Possídio, na Areia Branca; Bernardino Coelho, na Vila Eduardo; Júlio Andrade, no Cacheado; Roza Maria Ribeiro, no Gercino Coelho; Josefa Bispo, no João de Deus e um posto volante no N-9, serão os locais que estarão disponíveis para vacinação do público-alvo de campanha da gripe.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.