Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
01 de Outubro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Alguém já disse que “não há no mundo palavras tão convincentes como as lágrimas”. Elas são o discurso mais contundente, o melhor de todos os argumentos, a mais convincente de todas as ideias.

A manhã/tarde desta terça-feira, dia 30 de setembro, jamais será esquecida pelo povo de Barro Vermelho! Este dia teve a marca do sorriso, mas também das lágrimas que, quando genuínas, comovem e nutrem de esperança o coração daqueles que ainda sonham com um mundo mais igual.

O Governador Jacques Wagner inaugurou a Adutora do Forró, obra que faz chegar água de boa qualidade para cerca de 15 mil pessoas na região que ainda compreende as localidades de Pinhões, Esfomeado e Poço de Fora.

Foi intenso, rico da mais nobre de todas as virtudes: a gratidão.

E a emoção do governador se uniu a emoção de uma gente simples, humilde, trabalhadora, honrada e sofredora. Nem toda a sua experiência foi capaz de fazer segurar a lágrima que brota do sentimento do dever cumprido, da consciência de que foi instrumento para abençoar tanta gente!

Em cada rosto daquele povo (o meu povo, da minha terra, a minha gente) resplandecia uma imensa alegria, daquelas que só podem vir de uma alma grata.

A seca não mais terá o poder avassalador de outros tempos. A água, mais que somente saciar a sede, faz agora jorrar de esperança o coração dos que amam a sua terra e faz surgir lágrimas. Abençoadas lágrimas!

Obrigado, Adelmário Coelho!

Obrigado, Wagner!

Clériston Andrade

Secretário Municipal de Educação e Esportes Juazeiro-Bahia

Eleições
01 de Outubro / 2014 às 22:31 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) teve o seu comitê central de campanha, no Rio Vermelho, invadido durante a madrugada desta quarta-feira (1). O fato aconteceu menos de 24 horas depois de o petista ter solicitado as autoridades competentes, entre elas a Polícia Civil e Polícia Federal, a abertura de inquérito policial para a identificação dos autores do grampo e gravações ilegais tanto em seu comitê de campanha quanto em seu gabinete parlamentar. No ofício encaminhado à Presidência da Assembleia Legislativa e ao Tribunal Regional Eleitoral, Galo solicitava perícia técnica para identificar a localização dos grampos ilícitos e a identificação da pessoa que grampeou ilegalmente os telefones, gravou e editou imagens que acabaram no programa de tv da campanha de Paulo Souto. 

A campanha do petista já tinha identificado em redes sociais a imagem do homem que esteve em seu comitê de campanha para simular o crime eleitoral. De acordo com a campanha de Marcelino Galo, foram levados dois notebooks com informações estratégicas da campanha em Salvador e um celular, além dos fios da internet e linhas telefônicas terem sido cortados. Uma equipe da Polícia Técnica realizou exame pericial no local do crime e o boletim de ocorrência foi registrado na 7ª Delegacia do Rio Vermelho.

Em campanha pelo Sul da Bahia, Galo acompanhou os acontecimentos à distância e disse ver as peças do quebra-cabeça se encaixando com o objetivo de atingir sua candidatura, o Partido dos Trabalhadores e o Governo Jaques Wagner. O deputado afirma ser alvo de armações levianas, caluniosas e ações criminosas, como o arrombamento do comitê, e atribui esses fatos ao "despreparo daqueles que não sabem viver no ambiente democrático". Para Marcelino os ataques são motivados "porque travo o bom combate, não me curvo aos interesses daqueles que adotam práticas execráveis", e conclui reafirmando seu empenho em concluir a investigação e divulgar as conclusões do inquérito. 

Ascom dep. Marcelino Galo
Policial
01 de Outubro / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Segunda-feira (29), policiais militares da CIPE-CAATINGA quando realizavam patrulhamento preventivo na cidade de Capim Grosso efetuaram a prisão em flagrante delito por posse Ilegal de arma de fogo, e reincidente na pratica de conserto de armas o Sr. Berneval Carneiro Ferreira, residente à Travessa Formosa, s/n, Bairro Sacramento, natural de Nova Fátima/BA. Após revista em sua residência foram encontrados os seguintes materiais: 01 Rifle Calibre 44 – Marca WINCHESTER, Mod 1982, sem numeração aparente; 01 Espingarda Calibre 36, Nº 3638, Marca não aparente;  01 Espingarda Calibre 32, nº 8096K, Marca não aparente;  01 Espingarda Calibre 20, Nº 8096K Marca não aparente; 01 Espingarda Calibre 20 Nº 8096 Marca não aparente; 03 Espingarda de fabricação artesanal; 01 Espingarda Calibre 36 Nº 2729 Marca não aparente; 01 Espingarda Calibre 36, Nº 8144 Marca Rossi; 02 Coronha de espingarda; 14 Cartuchos calibre 38, marca CBC; 16 Cartuchos calibre 380, Gold auto + P marca CBC; 15 Cartuchos calibre 380 ogival marca CBC; 07 Cartuchos calibre 380 ponta de chumbo marca CBC; 03 Cartuchos calibre 22 ponta de chumbo; 03 Estojos deflagrados calibre 38 marca CBC; 02 Estojos deflagrados calibre 380; 01 Cabo Anatômico para Revolver ,marca Combat; 01 Cabo de madeira para Revolver; 06 Coldres para arma; 02 Tambores para Revolver calibre 32; 01 Tambor para Revolver calibre 22; 01 Cano de espingarda de cartucho calibre 16, nº 37435; 01 Espingarda de cartucho calibre 20 desmontada de marca não aparente nº 157461. O acusado e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Policia Civil ao Sr. Bel. Humberto Mariano Junior. 

Política
01 de Outubro / 2014 às 21:28 | Nenhum Comentário

A partir desta quarta-feira (1), as ações de prevenção e enfrentamento ao uso do crack na Bahia ganham um reforço por meio das ações do programa 'Crack, é Possível Vencer'. A iniciativa do governo federal, implantada via Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) e lançada pela manhã, no Porto da Barra, em Salvador, consiste na operação integrada entre policiais civis e militares, além da Guarda Municipal e outros órgãos estaduais e municipais de saúde e assistência social.

Para auxiliar o trabalho dos profissionais, a infraestrutura utilizada conta com unidades móveis, câmeras de videomonitoramento e viaturas, num investimento total de R$ 4,5 milhões. O evento de lançamento teve a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro. 

A duas primeiras áreas a receber as ações na capital baiana são o bairro da Barra e o Centro Histórico, onde os ônibus já podem ser vistos no Porto da Barra e no Terreiro de Jesus, respectivamente. A unidade do Centro Histórico compreende também a região das Sete Portas.

As equipes do programa atuarão ainda nas cidades de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itabuna, no sul do estado, Feira de Santana, a 108 quilômetros da capital, Juazeiro, no norte, e Vitória da Conquista, no sudoeste. Além das sete câmeras, quatro viaturas, 50 pistolas elétricas e 150 sprays de pimenta, cada unidade tem o reforço de trinta policiais militares, quatro civis e cinco guardas municipais. 

Segundo o secretário Maurício Barbosa, a estratégia permite integrar o trabalho da polícia ao tratamento para os usuários, por meio do encaminhamento para atendimento na rede de Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e outros serviços. "É uma inovação no que se refere ao tratamento e ao cuidado que estão hoje dependentes do crack, em especial, mas também de outras drogas, e o que antes era um trabalho apenas de repressão policial agora se integra entre o policiamento ostensivo, o acolhimento e o encaminhamento à área de saúde".

Fotos: Carol Garcia/GOVBA
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Levando mais informação às pessoas de Petrolina e as equipe de saúde da família, a rede de teleconsultoria que mais cresce em toda a região, comprova o sucesso e satisfação dos seus usuários. A Telessaúde RIT Vale de Petrolina já atingiu o índice positivo de atuação na Estratégia de Saúde da Família, ESF, e nos programas que atuam na promoção e  no cuidado à saúde de todas as pessoas. A última avaliação do programa comprova o sucesso da rede em Petrolina e em todos os municípios parceiros do Telessaúde. No Brasil a RIT Vale de Petrolina é o 11ª Núcleo em números de teleconsultorias em todo o país, considerando os 36 programas que participam da plataforma nacional do Ministério da Saúde, MS.

Ainda consolidando uma política de integração SUS digitalizada e informatizada para todos os profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina investiu em redes de conexão modernas e de alta qualidade o que trouxe um índice de aceitação dos usuários de 95% de satisfação das pessoas que usam a RIT Vale em Petrolina e na região. As teleconsultas são sempre dadas por profissionais habilitados aos cuidados necessários as pessoas e aos conhecimentos solicitados junto as equipes da rede, as enfermeiras, foram responsáveis por 61% das solicitações  e retornos aos profissionais membros da RIT Vale de Petrolina.

O coordenador da Rede de Telessaúde em Petrolina, Silvoney Junior, comemora os resultados e fala sobre os avanços da rede na região. “A Secretaria de Saúde de Petrolina não mediu esforços para ampliar e conquistar esses resultados positivos para a população, 97% das respostas emitidas pelos nossos teleconsultores foram avaliadas pelos profissionais de saúde como atendidas plenamente e parcialmente todas as dúvidas” Informou o coordenador.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 20:31 | 1 Comentário

Michael Paulkovich é um historiador e pesquisador. Seu trabalho mais recente é uma extensiva análise de 126 textos históricos dos primeiros séculos. A conclusão está no livro “No Meek Messiah” [Sem o gentil Messias]. Para ele, o fato de não ter encontrado qualquer menção da figura de Jesus Cristo, significa que ele nunca existiu, seria uma “figura mítica”.

Uma ampla matéria do jornal inglês Daily Mail gerou polêmica entre teólogos e estudiosos. Não pela originalidade do argumento, que existe há quase dois mil anos. A questão é que, como sempre, a mídia explora essa questão, dando uma dimensão exagerada. Em um passado recente, o escritor Dan Brown ficou mundialmente famoso por causa de seu livro “O Código Da Vinci” sendo campeão de vendas e gerando um filme. O material trazia uma teoria da conspiração similar. Aparentemente, questionar o cristianismo ainda é um negócio lucrativo.

Paulkovich explica que leu os autores mais importantes de registros históricos entre o primeiro e o terceiro século. Como a falta de conhecimento ou ausência de menção seriam “provas históricas”, sugere que a figura de Cristo pode ter sido inventada por judeus que desejavam ter algum líder para seguir. Ele também usa o Novo Testamento, mas com uma leitura crítica. O historiador defende que o livro de Marcos traz um relato “editado” da ressurreição. “Falsificadores acrescentaram o conto da ressurreição fantasiosa posteriormente”, escreveu. E acrescenta: “Paulo não sabia nem onde, nem quando Jesus viveu e trata a crucificação como uma metáfora”.

Mesmo assim, reconhece que existe uma menção a Jesus no livro “A Guerra dos Judeus”, escrito pelo historiador romano Flávio Josefo no ano 95. Contudo, essa citação deve ter sido acrescentada pela editora em uma reedição, quando o mito de Jesus já estava “consolidado”. O historiador afirma que a ausência de um registro feito pelo próprio Jesus seria a 127ª “testemunha silenciosa” dessa criação. Caso Jesus fosse o que o Novo Testamento afirma que ele era, “Milhões teriam ouvido falar de seus milagres e maravilhas, mas não chegaram ao conhecimento de qualquer historiador da época”.

“Talvez o mais desconcertante é a ideia mítica de que o próprio Salvador, Jesus, o Filho de Deus foi enviado em uma missão suicida para salvar-nos da noção infantil de ‘transgressão de Adão’, como aprendemos de Romanos”, defende. Ao longo dos séculos, várias teorias e questionamentos já surgiram. Porém, a imensa maioria dos eruditos acredita que um homem chamado Jesus realmente existiu, tendo nascido entre o ano 4 e o ano 7 e morrido entre 30 e 36.

Notícias Cristãs Foto: Evening Standard / Getty Images
Política
01 de Outubro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

A Chapa 02 liderada pelos Professores Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti venceram as eleições para a reitoria da Universidade de Pernambuco. O pleito aconteceu neste dia 30 de setembro de sete da manhã as vinte e uma horas da noite. O resultado oficial ainda não foi divulgado, mas pelos dados já computados em todas as unidades,  a Chapa Compromisso e Participação obteve mais de 45%  votos válidos. Em Petrolina o Professor Pedro Falcão apoiado pelo Diretor Professor Moisés Almeida obteve 61,33% dos votos. Os novos reitores tomam posse em primeiro de janeiro de 2015.

Asscom
Informativos
01 de Outubro / 2014 às 20:02 | Nenhum Comentário

Pensando em aprimorar o serviço de Internet WiFi gratuita, oferecida através do Projeto Cidade Digital, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Administração (SEAD), criou um canal de comunicação para que os juazeirenses possam manifestar opinião sobre o projeto, tirar dúvidas e reportar possíveis falhas de acesso. No site, os usuários também podem conferir quais são os locais públicos de acesso gratuito a Internet e como acessar o serviço.

Acessem: http://www.juazeiro.ba.gov.br/juazeirodigital  

Ascom SAED/Juazeiro
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 19:26 | Nenhum Comentário

O XXIV Congresso Nacional das Guardas Municipais foi realizado na cidade de Vila Velha-ES. O evento começou na quarta-feira (24), e foi finalizado na sexta-feira (26), no Centro de Convenções, em Coqueiral de Itaparica.

O Congresso foi aberto pelo chefe do executivo Rodney Miranda, que falou para os presentes no evento sobre a importância do “Armamento da Guarda Municipal de Vila Velha”. De acordo com o prefeito Rodney Miranda, “investir em segurança é investir no bem estar da população. O ente público, em conjunto com a sociedade, deve lutar para que o direito de ir e vir do cidadão seja garantido. Por isso, estamos trabalhando para aumentar a presença efetiva da Guarda Municipal nas ruas da cidade e lhes dando condições para atuar” falou o Prefeito.

Na abertura da programação foram registradas as presenças da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki, do secretário de Segurança do Estado, André Garcia, e da secretária Municipal de Prevenção e Combate à Violência, Fabiana Maioral.

O congresso foi considerado um dos maiores na área de segurança pública do Brasil e contou com a participação de mais de 2000 agentes de todo o país. Juazeiro – BA, esteve presente com uma delegação de 10 Agentes, liderados pela Comandante Josilene Lins e a Presidente da Associação Luciana Aquino.

Com informações do GCM – CICERO JOSÉ
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Patrícia, Neucimeire, Ilanna, Tarcilla e Bruno no Blog Geraldo José

Resultado de uma atividade acadêmica, um grupo de estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, conheceram nesta terça-feira (01) a estrutura e rotina do Blog Geraldo José.

Os estudantes Patrícia Barbosa, Neucimeire Souza, Ilanna Barbosa, Tarcilla Félix e Bruno Rosas, acompanharam o comunicador Geraldo José durante a manhã, e depois ouviram a equipe do Blog, composta pelos publicitários e redatores Wilson Duarte e Bruno Lopes,  a jornalista Itamara Costa, e  com o responsável técnico pela criação e desenvolvimento do Blog, Ítalo Duarte.

Os jovens conheceram o funcionamento do sistema, a rotina, a questão ética e a dedicação ao Blog. A atividade faz parte da disciplina Ética e Legislação em Comunicação, ministrada pela professora Márcia Guena.

Da redação, Itamara Costa
Eleições
01 de Outubro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Presente em todos os debates promovidos por emissoras de rádio e televisão ao longo desta campanha eleitoral, o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) afirmou, nesta terça-feira (30), que tem a crença de que o eleitor pernambucano vai decidir seu voto de forma independente e segura em relação ao futuro. O petebista cravou que o desafio, nessa etapa final da disputa eleitoral, é garantir que a candidatura seja compreendida pela sociedade .

"(O desafio) é a gente poder garantir que tudo o que justificou a nossa candidatura seja compreendido pelo eleitor. E cada vez mais temos essa crença, de que o eleitor de Pernambuco vai, mais uma vez, se definir de forma independente, de forma muito segura, em relação ao futuro", afirmou Armando Monteiro, em sua chegada à Rede Globo.

Para os últimos cinco dias de campanha, o candidato a governador colocou que a Coligação Pernambuco Vai Mais Longe vai intensificar as atividades de rua, sobretudo na Região Metropolitana. "Estamos intensificando na reta final, tentando estar presente na Região Metropolitana e atendendo a alguns compromissos no interior, sobretudo nas ruas. Nesse momento temos que estar em contato direto com a população", cravou o petebista.

Asscom
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

A UNEB inscreve para o Vestibular UNEB 2015, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br. Estão sendo disponibilizadas 3.647 vagas distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas, além de 2.925 vagas em cursos à distância (EaD). 

Os interessados terão até o dia 2 de outubro para garantir participação no certame, que este ano teve a taxa de inscrição reduzida para R$ 70. Segundo a coordenação do Centro de Processo Seletivo (CPS), o valor da inscrição caiu 28% em comparação ao vestibular anterior cujo custo para o candidato foi de R$ 98. 

Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas, desde que atendam aos critérios de ter cursado todo o Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) ou equivalente (5ª a 8ª série) e todo o Ensino Médio única e exclusivamente em Escola Pública e possuir renda bruta familiar mensal inferior ou igual a 04 salários mínimos. 

Para a reserva de 40% das vagas para negros é necessário que o candidato seja negro e se autodeclare como tal, conforme opções de autoclassificação étnico-racial constantes do formulário de inscrição deste Processo Seletivo. Os candidatos indígenas precisam especificar a que comunidade étnica pertencem, conforme opções constantes do formulário de inscrição deste Processo Seletivo e comprovem a sua vinculação étnica por meio de declaração expedida por organização indígena devidamente reconhecida, ou seja, instituições civis de natureza formal, como associações, conselhos e outras, devidamente constituídas e registradas, e definidas em seus estatutos como indígenas, sejam de linhagem étnica, supra-étnica ou de caráter local e regional. 

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do certame. Informações: tel. 0800 071 3000 ou e-mail vestibular@listas.uneb.br.

Fonte: Portal Uneb
Política
01 de Outubro / 2014 às 17:30 | Nenhum Comentário

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa aceitou devolver aos cofres públicos cerca de R$ 70 milhões, segundo o acordo de delação premiada que assinou com o Ministério Público. O valor equivale a dinheiro e bens, ressarcidos devido a sua participação em esquema de corrupção na estatal. Costa também se comprometeu a pagar uma indenização no valor de R$ 5 milhões. O ex-diretor terá que colocar bens como garantia, em forma de fiança. Do total, R$ 63,2 milhões estão no exterior: US$ 23 milhões estão mantidos na Suíça e US$ 2,8 milhões, em nome de parentes no Royal Bank of Canada, paraíso fiscal no Caribe. Também passarão a ser propriedade do Estado cerca de R$ 1,3 milhão em dinheiro, uma lancha no valor de R$ 1,1 milhão, um terreno avaliado em R$ 3,2 milhões e um carro, de R$ 300 mil. O acordo de delação premiada de Costa foi homologado nesta segunda-feira (29) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki. Informações da Folha.

Eleições
01 de Outubro / 2014 às 17:00 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O deputado federal e candidato à reeleição Valmir Assunção (PT) participou da rodada de entrevistas do Blog Geraldo José. Nessa reta final, o deputado está na região para debater sobre o período eleitoral. 

“No próximo domingo vamos decidir o futuro no nosso país para os próximos quatro anos. Tenho uma relação estreita com a região do sertão do São Francisco, precisamos debater juntos aos movimentos sociais a importância da eleição e mobilizar todos, para que escolham os melhores candidatos para nossa sociedade”, disse.

O candidato ressaltou sua defesa em prol da reforma agrária, regularização dos títulos de terras, revitalização das feiras e mercados, e fortalecimento da agricultura familiar. “Vim do movimento sem-terra, sou assentado da reforma agrária, estou nessa caminhada, acreditando que o poder político pode concretizar o sonho das pessoas. Essa região tem muitos assentamentos que ajudamos a construir ao longo dos anos. A região pode esperar que vamos trabalhar, nesse próximo período, para ser o deputado de Juazeiro, o interlocutor junto ao governo federal e estadual, para fortalecer as políticas sociais que temos como prioridade, a questão da saúde, segurança pública, diminuição da miséria e desigualdade social, e fortalecimento da agricultura familiar”, informou.

Por fim, Valmir Assunção candidato avaliou positivamente sua atuação na Câmara Federal neste último mandato. “Sou o único trabalhador rural deputado federal do Brasil, represento os movimentos sociais, luto pela reforma agrária, participei de momentos importantes na Câmara dos Deputados, como por exemplo, ajudei a construir a Medida Provisória 636/13, que reabre prazos para renegociação ou liquidação de dívidas rurais, e apresentei a emenda a Constituição que estabelece que o parlamentar não poderá ter mais de três mandatos no mesmo cargo”, concluiu.

Palavra do Candidato

 

Da redação, Itamara Costa
Eleições
01 de Outubro / 2014 às 16:45 | Nenhum Comentário

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria, decidiu multar a presidente e candidata do PT, Dilma Rousseff, pelo conteúdo do pronunciamento em cadeia nacional no Dia do Trabalhador. A representação foi apresentada pelo PSDB. De acordo com a defesa da campanha de Dilma, a multa aplicada chega a R$ 25 mil. O ministro Luiz Fux, que havia pedido vista do caso e retomou a discussão nesta terça-feira (30), apontou que durante o pronunciamento a presidente fez "alusões a continuísmo governamental" e por isso acompanhou o entendimento do ministro Gilmar Mendes, para multar a candidata. Ficaram vencidos os ministros Henrique Neves, Dias Toffoli e Tarcísio Vieira de Carvalho. De acordo com Toffoli, o pronunciamento já faz parte da tradição da nação brasileira. A maioria dos ministros, contudo, entendeu que ficou caracterizada a propaganda antecipada e fixou multa em valor máximo previsto.

Variadas
01 de Outubro / 2014 às 16:30 | 1 Comentário

A Expedição Vidas Áridas, que percorreu 12 municípios ribeirinhos da bacia do São Francisco, em Minas Gerais, chegou ao fim no último dia 27 de setembro. A caravana, formada por cinco membros, percorreu em 14 dias aproximadamente 600 quilômetros a barco e 2800 quilômetros de carro. O objetivo foi realizar um diagnóstico da atual situação da parte mineira da bacia, que vem sofrendo os prejuízos decorrentes desta que é tida como a pior seca em 100 anos.

De acordo com o membro do CBHSF – a entidade foi uma das apoiadoras do projeto -, Antônio Jackson, "a situação é de total desolação". Ele relatou que durante a viagem pode vivenciar de perto os problemas da bacia. "O rio São Francisco vive momentos tristes com a poluição, o assoreamento, a pesca predatória, queimadas, agrotóxicos, entre outros problemas", listou. "Isso está acabando com o nosso querido rio", lamentou. Ele destacou ainda que a foz do rio Abaeté, importante afluente do São Francisco, corre o risco de secar caso não chova nos próximos vinte dias. "O rio São Francisco ficará interrompido em 38 quilômetros. Será um desastre. O percurso ficará totalmente seco entre a cidade de Três Marias e a foz do Abaeté", contou.

O próximo passo dos organizadores é promover um documentário de oito capítulos retratando esta expedição. Além disso, eles encaminharão o diagnóstico para os órgãos responsáveis, tanto do governo federal quanto estadual. O intuito é que medidas emergenciais sejam adotadas na tentativa de salvar o rio.

As cidades visitadas pelos ambientalistas foram: Três Marias, Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, Ponto Chique, São Romão, São Francisco, Pedra de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Matias Cardoso e Manga.

Imprensa do CBHSF
Política
01 de Outubro / 2014 às 16:15 | 1 Comentário

Um avião monomotor Cirrus, que transportava o ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim, fez um pouso de emergência no início da tarde desta quarta-feira (1º), no aeroporto de Boquira, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, João Bonfim, seu filho Guilherme Bonfim, o piloto e um amigo estavam a caminho de uma fazenda do ex-deputado no momento em que a aeronave apresentou problemas técnicos sobrevoando o município de Boquira. Por segurança, o piloto realizou um pouso de emergência e a aeronave acabou colidindo em uma árvore. O avião ficou destruído, mas todos os ocupantes passam bem.

Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Esporte
01 de Outubro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Possível beneficiado no caso de uma punição ao Corinthians por um suposto registro irregular do volante Petros junto a CBF, o Palmeiras se negou a participar de uma provável ação conjunta com a Chapaecoense no STJD ( Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A equipe alviverde foi sondada pelos catarinenses.

Aguardando o resultado da investigação, em uma eventual punição ao Corinthians, a equipe de Chapecó seria uma das beneficiadas com a perda de pontos do Timão na Copa do Brasil e no Brasileirão.

“Conversei com o doutor Guilherme, mas, por enquanto, a diretoria deles não tem interesse, estão com diversos problemas e não querem se envolver com mais uma polêmica”, revelou o diretor jurídico da Chapecoense, Luis Sérgio Grochot, em entrevista ao site ESPN.com.br.

A informação veio à tona depois de uma reportagem do Lance!, que revelou que o contrato do corintiano tinha data de início um dia depois de seu nome ser publicado no BID da CBF.

Esporte Interativo
Eleições
01 de Outubro / 2014 às 15:30 | 4 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a deputado estadual Wank Medrado, do Partido Verde, continua intensificando suas caminhadas, visitando comunidades e municípios baianos.
Na segunda-feira Wank participou de reunião no Sabiá, participou de caminhada no João XXIII e manteve encontro com lideranças jovens, em Curaçá.

Ontem Wank participou de caminhada no bairro Pedra do Lorde e hoje faz caminhada no bairro Quidé, a partir das 18 horas: “Nossas chances são reais, vencemos todos os tramites legais e a receptividade nos locais que visito tem me surpreendido positivamente”, declarou Wank.

Asscom
Política
01 de Outubro / 2014 às 15:03 | 2 Comentários

A Secretaria de Serviços Públicos informou, em nota, que o lixo colocado nas proximidades do Paço Municipal por alguns comerciantes já foi recolhido pelos caminhões compactadores. "A SESP recomenda que os comerciantes colaborem armazenando o lixo corretamente e colocando em frente ao seu comércio somente nos horários da coleta comercial - às 18h30 e 6h30 da manhã. A Secretaria destaca também que os responsáveis pelo ato serão identificados e notificados pelos fiscais de postura da Prefeitura. A SESP adverte que a permanência de lixo em espaços públicos, além de impedir a passagem, pode acarretar outros problemas, um deles é a possibilidade deste material ser levado pelas chuvas até os bueiros, e entupi-los, provocando inundações nas vias"

Ascom PMJ
Política
01 de Outubro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Nesta terça-feira (30) a secretária de Saúde, Lucia Giesta, e o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Ailton Guimarães, estiveram na Cohab Massangano visitando a unidade de saúde do bairro. Na ocasião, a gestora se reuniu com a equipe de profissionais para informar que brevemente a unidade será reformada e ampliada para estrutura AME.

“A comunidade será beneficiada com uma unidade totalmente reformada e ampliada para o padrão AME com o objetivo de melhor atender os usuários. Hoje, estamos com oito AME’s em funcionamento, oito em construção, além de cinco unidades básicas de saúde sendo reformadas”, conta a secretária.

A empresa KAYOLA Construções e Serviços LTDA é a empresa responsável pela ampliação da unidade da Cohab Massangano e de outras três obras. “A Kayola venceu a licitação para reforma com ampliação de quatro unidades de saúde e duas academias da saúde, e não há possibilidade de iniciar todas ao mesmo tempo. Iniciamos na Agrovila Massangano e Nova Descoberta, e logo após a conclusão desta, iniciaremos a ampliação das unidades de Pau Ferro e Cohab Massangano” explica Lucia. 

Ailton também destaca a importância das reformas e ampliações para a reestruturação da Atenção Básica. “Observamos que a gestão vem tentando viabilizar recursos para oferecer melhor qualidade nos serviços de saúde para população. Pedimos agilidade para a reforma da unidade da Cohab Massangano e, felizmente, temos  uma secretária de saúde que se preocupa em entregar equipamentos públicos de saúde que proporcionam mais conforto aos usuários”, afirma.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Eleições
01 de Outubro / 2014 às 14:00 | 6 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“Esse governo, que se diz defensor dos pobres, em 2013 deixou intocado R$ 481 milhões do Fundo de Combate à Pobreza”, acusou o candidato a governador Paulo Souto, durante o debate da TV Bahia, nesta sexta-feira (30), ressaltando a falta de compromisso da atual administração petista com o povo baiano.

O candidato da coligação “Unidos pela Bahia” lamentou que uma das promessas mais alardeadas pelo governo do PT, o de combate à pobreza na Bahia, só virou notícia quando relacionado ao escândalo de desvio de verbas pelo Instituto Brasil.

Souto também citou a queda nos índices relacionados aos três principais serviços públicos: educação, segurança pública e saúde. “Todos os índices pioraram. Acho que a única pessoa dos 15 milhões de baianos que acredita que a segurança melhorou é o secretário Rui Costa”, concluiu Souto.

Asscom
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Em Petrolina, a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) prevê ao longo de todo o mês de outubro atividades educativas, palestras, ações nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), entre outras. A campanha é uma realização da APAMI em parceria com o SESC Petrolina e TV Grande Rio e apoio de outras empresas e instituições.

Além das palestras, será feita orientação para prática do autoexame da mama, agendamento de mamografias e a partir do dessa sexta-feira, 3 de outubro, diversos pontos da cidade como a Catedral, a sede da Prefeitura Municipal, a Ponte Presidente Dutra e o Monumento da Integração serão iluminados com a cor rosa como lembrete importante da causa. A solenidade de inauguração da iluminação acontecerá em frente ao prédio da Prefeitura de Petrolina.

Conforme já anunciado no mês de julho, nesse ano de 2014 a comissão organizadora da campanha realizará também uma mobilização através da arte com a primeira edição do concurso ‘Outubro Arte’. O tema contempla a imagem da mamografia e será aberto à participação do público em geral. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de agosto na Galeria Ana das Carrancas no Sesc Petrolina, também parceiro da campanha desde sua primeira edição.

Seguindo o calendário do mês de outubro, no GR TV da TV Grande Rio, afiliada Rede Globo em Petrolina, serão exibidas reportagens e entrevistas com a temática do câncer de mama e também dos mais variados tipos de câncer, qualidade de vida e prevenção com médicos especialistas e profissionais do CEONCO, além de informações sobre o 1º concurso ‘Outubro Arte’ e a 3ª Caminhada e Corrida de Rua, assim mantendo a população muito mais informada.

Confira a programação completa:

20/08 a 23/09 – Inscrições para a 3º Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa – site do Sesc Pernambuco

06 a 30 de setembro – Stand Outubro Rosa no River Shopping

26/09 – 15h - Abertura com palestra do mastologista Jomário Macedo para profissionais de saúde – auditório do Sest/Senat

03/10 – Início da iluminação rosa em pontos da cidade

18/08 a 01/09 – Inscrições para concurso 1º Outubro Arte – Galeria Ana das Carrancas – Sesc Petrolina – das 08h as 20h

29/09 a 03/10 – Período de entrega dos trabalhos inscritos no 1º Outubro Arte na Galeria de Artes Ana das Carrancas para avaliação dos jurados

10 a 18/10 – Exposição das obras do 1º Outubro Arte no Sesc Petrolina

18/10 - Divulgação do resultado e entrega de prêmios do 1º Outubro Arte às 17h no Ginásio do Sesc Petrolina.

18/10 – 17h30 – Largada da 3ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa – Ginásio do Sesc Petrolina

Outras informações

APAMI – Rua Pacífico da Luz, 709, Centro, Petrolina-PE (Ao lado do Banco do Brasil). Tel.: (87) 3862-8650

CEONCO – Rua da Paz, 515, Gercino Coelho, Petrolina-PE. Tel.: (87) 3867- 9000

Asscom
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

A Articulação Popular São Francisco Vivo protocolou na última semana uma Representação junto às unidades do Ministério Público Federal na Bacia do São Francisco exigindo Moratória para o Rio com a suspensão de novos licenciamentos e outorgas de águas para grandes e médios projetos e a revisão dos já concedidos. O documento pede que o MPF tome as “medidas cabíveis contra os agentes governamentais e privados que violam direitos ao promover ou se omitir frente a degradação da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, mais evidente no atual quadro de estiagem”.

A representação foi assinada por mais de 70 entidades, entre associações, sindicatos, institutos, movimentos, pastorais, ONGs e comunidades ligadas à Articulação e entregue aos MPFs em Aracaju (SE), Barreiras (BA), Guanambi (BA), Maceió (AL), Montes Claros (MG) e Petrolina (PE). O documento tem como base o Manifesto Moratória São Francisco Vivo, publicado pela Articulação no dia 27 de agosto de 2014, que aponta algumas das evidências de deterioração do rio nas quatro regiões da Bacia, com suas graves consequências para a população e demais espécies que convivem e dependem de quantidade e qualidade das águas.

Leia mais.

Manifesto

Representação

Fotos de Arquivo do Blog
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 12:30 | 5 Comentários

A equipe de fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) notificou  um condomínio situado às margens do Rio São Francisco, na área norte da cidade. Após uma operação de rotina- que contou com o apoio da Marinha do Brasil- ficou constatado que o condomínio despeja dejetos no rio. Toda a ação, que foi devidamente documentada, será encaminhada também para conhecimento do Ministério Público de Pernambuco.

O representante do condomínio terá agora um prazo de cinco dias para comparecer à sede da AMMA. “Vamos orientar no sentido de que o Condomínio possa encontrar uma solução que cesse essa ação danosa ao Meio Ambiente. Caso isso não seja feito, haverá a aplicação de multa e das demais prerrogativas legais”, enfatiza a diretora de Fiscalização da AMMA, Fabiana Batista.

Ainda durante essa operação, os fiscais flagraram uma média de seis pipeiros retirando água do rio, nas imediações da Orla 1. Esse tipo de prática é proibido. No local, inclusive, há uma placa explicando isso. Quem desobedecer à recomendação fica sujeito a sanções, conforme Lei Municipal 850/99, que prevê em seu artigo 2º, penalidades para os responsáveis que utilizarem o Rio São Francisco para lavagem de veículos.  “É válido salientar que temos amparo tanto em Lei Municipal quanto Federal. A Lei Federal 9.433/97 enfatiza que compete à Agência Nacional da Água (ANA), dentre outros aspectos, manter o cadastro de usuários de recursos hídricos e efetuar, mediante delegação do outorgante, a cobrança pelo uso de recursos hídricos”, destaca a diretora de Fiscalização da AMMA, Fabiana Batista.

Assim como outros recursos naturais, toda e qualquer atividade relacionada ao Rio São Francisco deve passar antes pelo crivo e legislação de órgãos ambientais. O artigo 71 da lei municipal 1199/02 enfatiza que “a captação de água do Rio, superficial ou subterrânea, deverá atender aos requisitos estabelecidos pela legislação específica, sem prejuízo às demais exigências legais, a critérios técnicos do órgão municipal do Meio Ambiente”. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para coibir essas práticas invasivas ao Meio Ambiente. Nesse sentido, pedimos a colaboração da sociedade tanto no quesito de fazer o que é correto, quanto de denunciar qualquer ação ilícita”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Ascom AMMA/Roseanne Albuquerque

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage