Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

30,17%
Atualizado em: 05/05/2016
Variadas
31 de Maio / 2016 às 08:24 | Nenhum Comentário

A população de Juazeiro está convidada a prestigiar e a vibrar com seus artistas favoritos que estão participando do projeto “Terça Cultural”, todas as terças, no espaço do Arco da Ponte, a partir das 19 horas. Nesta terça-feira, 31, é a terceira noite de apresentações do projeto, que vai contar com números de dança e mais bandas autorais, além de cinema e de artistas convidados para a abertura.

Seguidores e fãs dos artistas inscritos no projeto Terça Cultural também podem escolher o seu artista, grupo e banda local ou autoral para apresentação na Virada Cultural que acontecerá em Julho, dentro das festividades do aniversário do município, um dos objetivos do projeto. A escolha do público é através do facebook, na fanpage: Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro BA – SECJU.

O projeto Terça Cultural é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude, com o apoio de diversos órgãos municipais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 31/05:   CINEMA: filme “Volúpia”; DANÇA: Grupo Menear; Grupo Ned; MÚSICA: (abertura)Grupo DyBonér e Banda Quatro Por Dois; Grupo Rads; Banda Roundabout; Banda Surreais.

Paulo Carvalho/SECJU
Política
31 de Maio / 2016 às 08:00 | Nenhum Comentário

A praça João Medrado, espaço público de lazer localizado no bairro Dom José Rodrigues está sendo revitalizada para receber a Praça da Ciência, projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI/BA) e, que tem como objetivo aproximar a ciência dos jovens estudantes.

“Acompanhamos a chegada dos equipamentos que serão instalados e para nossa surpresa os alambrados que foram instalados para proteger os equipamentos já estavam destruídos”, contou indignado o vereador Damião Medrado (PSD), presidente da Câmara. “Precisamos ter consciência que esse equipamento é de todos, da comunidade e não de político A, B. ou C. Depois vem as cobranças, mas o cidadão deve zelar pelo seu patrimônio”, pediu.

O projeto prevê a implantação de equipamentos públicos para a juventude do município ter acesso a experiências cientificas de maneira lúdica, com brinquedos educativos os quais surpreenderão os usuários.

A praça busca incentivar a curiosidade das crianças e atraí-las para o estudo mais aprofundado dos fundamentos da física, através de oito equipamentos lúdicos: Concha; Bicicleta Geradora; Harpa; Alavanca; Gangorra de comprimentos diferentes; Cadeira Giratória; Balanços de comprimentos diferentes; Basquete giratório. A praça é oriunda de uma emenda do Dep. Roberto Carlos (PDT). A praça localizada no bairro foi batizada com o nome do ex-vereador, líder político e pai do presidente da Câmara, o vereador Damião Medrado.

Ianna Lima Ascom CMJ Foto Joselito Tavares
Política
31 de Maio / 2016 às 07:28 | Nenhum Comentário

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, promove nesta terça-feira (31), às 8h, na Comissão de Agricultura, uma sessão extraordinária com o objetivo de encontrar meios legais para garantir que as instituições financeiras, bem como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, continuem realizando operações financeiras, sem que haja suspensão nos serviços já existentes, em prol de atividades agrícolas da Bahia, possibilitando a manutenção da sustentabilidade da agropecuária do Estado. As transações financeiras que beneficiam o setor da agropecuária foram suspensos, devido a decisão do Ministério Público do Estado da Bahia, que deverá participar da audiência para prestar mais esclarecimentos, além de representantes de instituições financeiras, do Governo, agricultores e entidades do setor.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Variadas
31 de Maio / 2016 às 07:00 | Nenhum Comentário

O vereador de Juazeiro Antônio Tibúrcio Caffé participou do programa Geraldo José desta segunda-feira (30) e reclamou da falta de reconhecimento dos seus trabalhos em prol das obras de iluminação nos residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre. O edil voltou a assumir que teve participação direta na conquista da iluminação e pediu que as lideranças comunitárias reconhecessem os trabalhos prestados.

“Como vereador que sou eu estou demonstrando o meu trabalho. Quando nós não mostramos o que fazemos a comunidade fica cobrando. Desde 2013 eu entrei na luta para que houvesse a iluminação naquela área.  O que me deixa mais chateado é que me cobram e depois não reconhecem a participação do vereador. Na câmara quem menos anda voa. Eu estava andando de carroça. A partir de agora as indicações que eu fizer e que forem executadas eu vou mostrar na imprensa”, declarou o vereador.

“O que mais me chocou foi o comentário do comunitário Davi Lima. Davi quantas vezes você me encontrou, quantas vezes você foi no meu gabinete? O que custava você ser justo?”, disparou Caffé.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Variadas
31 de Maio / 2016 às 06:30 | Nenhum Comentário

Na próxima quinta-feira(02), o cantor Raimundo Sodré é atração na cervejaria Haus Bier, em Petrolina, e  na sexta-feira (03) ele anima a noite do restaurante Cais do Porto, em Juazeiro. Ele é um grande divulgador da cultura baiana no Brasil e no mundo, há mais de 40 anos . Com repertório  de chulas, baiões, sambas e outros ritmos, Raimundo Sodré  lança aqui na região do São Francisco o seu mais novo trabalho, "Girassóis de Van Gogh,  com shows em Petrolina e Juazeiro, num delicioso passeio por esses ritmos tão bem representados por ele.  

O cantor e compositor Raimundo Sodré, conhecido na década de 80 pelo grande sucesso "A Massa", traz nesse novo trabalho uma verdadeira viagem musical, com repertório repleto de músicas autorais , o CD "Girassóis de Van Gogh" cumpre a proposta de resgatar e valorizar a cultura nordestina. Aos 68 anos de idade, após longa passagem pela França e com muita história para contar, Sodré se mantém jovem no exercício da arte. A abertura dos shows  será feita pela Banda Dubai, que na ocasião,  também grava imagens para o seu primeiro DVD.

Ascom
Variadas
31 de Maio / 2016 às 06:00 | Nenhum Comentário

O Blog Geraldo José no dia 17 de maio postou uma matéria que contava o drama da menina Júlia Raquel, de apenas 11 meses, que aguarda uma transferência hospitalar da cidade de Caruaru, em Pernambuco, para Juazeiro. Júlia está internada há 10 meses e apresenta um quadro de Atrofia Muscular, uma doença degenerativa genética e sem cura.

Em 24 de fevereiro deste ano, a justiça expediu um Mandado de Urgência para que a secretaria de Saúde de Juazeiro arcasse com os custos do transporte da menina. O avô de Júlia, Jailton Alves- popular Sambinha-, retornou ao programa Geraldo José desta segunda-feira (30) e afirmou que até o momento ainda não foi cumprida a ordem judicial.

Na última quinta-feira (26), de acordo com Jailton, a Secretaria de Saúde de Juazeiro enviou uma equipe até Caruaru para fazer o transporte terrestre de Júlia. A menina foi colocada em uma ambulância do SAMU, porém como os equipamentos enviados não comportavam as necessidades de Júlia, segundo o avô, o trajeto até Juazeiro teve que ser interrompido. Nesses minutos em que ficou fora do hospital, Júlia sofreu uma parada respiratória. A menina voltou a ser internada em Caruaru e apresenta um quadro estável.

“Agora estamos sem perspectivas. A secretaria disse que não tem condições. Eles alegam que não tem como fazer o transporte. Nós temos que trazer essa criança não de qualquer jeito e isso demonstra que eu não posso confiar na prefeitura. A ordem judicial diz que se a criança tiver algum problema por negligência a prefeitura irá pagar R$ 200 mil de indenização. Por dia a prefeitura paga R$1000 de multa por descumprimento do mandato”, declarou Jailton.

O funcionário da secretaria de Saúde, Mário Machado, participou, por telefone, do programa e deu mais esclarecimentos sobre o caso. De acordo com Machado, a secretaria está dando toda assistência a menina e que foi realizada a compra do material necessário para manter Júlia em Juazeiro. Machado disse ainda que já fez contato com o Hospital Dom Malan, em Petrolina, para viabilização de uma UTI aérea para transferir Júlia.

“Em momento algum queremos colocar o caso de Júlia em risco de vida. A equipe que nós estamos montando é preparada para cuidar dela. Os equipamentos são todos testados por um fisioterapeuta. Nós estamos buscando todas as maneiras técnicas e jurídicas para viabilizar a vinda de Júlia via UTI aéreo”, pontuou Machado.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Espaço do Leitor
30 de Maio / 2016 às 23:00 | 1 Comentário

*Josemar Santana

As leis 9.504/1997 (Lei das Eleições), 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e a Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral) tiveram vários de seus dispositivos alterados pela Lei nº 13.165/2015, de 29 de setembro de 2015, chamada de MINIRREFORMA ELEITORAL e muitas dessas alterações já valem para as eleições municipais deste ano de 2016.

Para que o leitor entenda com mais facilidade as mudanças promovidas vamos apresentá-las EM DUAS PARTES, comparando o ANTES e o AGORA, de forma bem simples, evitando o máximo o uso da linguagem jurídica e tendo por base pesquisa feita diretamente nas LEIS CITADAS, nas RESOLUÇÕES do TSE e em TEXTOS ESCRITOS por renomados DOUTRINADORES ELEITORALISTAS.

Foram consultados textos de FRANCISCO DIRCEU DE BARROS, LUIZ FERNANDO PEREIRA, MARLON JACINTO REIS, OLIVAR CONEGLIAN, DIOGO MENDONÇA CRUVINEL, LUIZ VIANA QUEIROZ, MARCOS RAMAYANA, PAZZAGLINI FILHO, EDSON DE RESENDE CASTRO, AMAURY SILVA, ANDRÉ RAMOS TAVARES, JAIME BARREIROS NETO, AUGUSTO ARAS, THALES TÁCITO, EDSON BROZOZA, ADRIANO SOARES DA COSTA e TITO COSTA.

É um texto que deve ser lido, copiado, impresso e guardado para futuras consultas, principalmente por quem pretende concorrer às eleições municipais, na condição de candidatos ou na condição de assessores, ou simples interessados. 

LEIA MAIS...

Variadas
30 de Maio / 2016 às 22:30 | 1 Comentário

O prefeito de Petrolina , Julio Lossio assinará amanhã (31), às10 horas, na sede da Biblioteca Municipal, a ordem de serviço das obras de reforma dos prédios do Museu do Sertão e da própria Biblioteca, orçadas  em R$ 222.585, 50, com R$ 101.726, 96  destinados ao Museu e R$ 120.858,54 para a reforma da  Biblioteca.

De acordo com a secretária de Educação, Gilmara Lacerda, os dois prédios públicos ficarão fechados.  A ideia é tornar os locais um espaço potencializado para a cultura, dar mais conforto para a população e dar uma nova roupagem aos dois patrimônios.

"Estamos restaurando esses prédios para devolver à população petrolinense e aos visitantes, espaços para o acesso à cultura, estudo e para que o patrimônio histórico cultural de Petrolina, de um modo geral, seja preservado, explica Lossio e adianta que há tempos vem lutando para a liberação desses recursos. "A  revitalização será um verdadeiro presente, não só para a biblioteca e para o museu, mas principalmente para a toda comunidade petrolinense e visitantes da cidade," explicou.  

Museu do Sertão

Seu acervo é constituído por mais de três mil objetos reunidos em coleções onde o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião, da sociedade sertaneja como um todo, se apresentam em uma montagem museográfica e museológica bastante definida, entre estas, peças pertences ao cangaceiro Lampião, Dom Malán, primeiro bispo de Petrolina, coronel Quelê, patriarca da família Coelho, Joãozinho do Pharol, pioneiro da imprensa escrita do interior do Nordeste, entre outros, com exposições permanentes setorizadas conforme as temáticas: Sala das Carrancas, Casa Nordestina, Rio São Francisco, Cangaço e Ícones Nordestinos.

Biblioteca Municipal

Com aproximadamente 16 mil livros e centenas de publicações traduzidas para o Braille, a biblioteca recebe em média três mil frequentadores por mês, que também utilizam o laboratório de informática. A Biblioteca Cid Carvalho funciona de segunda a sexta-feira (das 8h às 22h), aos sábados (de 8h às 18h) e aos domingos (das 8h às 13h).

Ascom/Petrolina
Variadas
30 de Maio / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

Blitzes educativas, passeios ciclísticos e motociclísticos, seminários para motoristas de ônibus e instrutores de autoescolas, distribuição de materiais educativos e fórum com órgãos parceiros marcaram a programação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), neste mês de maio, quando todo o mundo se uniu para refletir sobre o número alarmante de acidentes de trânsito, através do "Maio Amarelo".

O encerramento das atividades aconteceu neste final de semana, na cidade de Irecê, centro-norte baiano e na capital, Salvador. Em Irecê, as ações educativas fizeram parte das comemorações pelos 83 anos de emancipação da cidade, reunindo motociclistas de todas as regiões do país, no 5º Forrock Cidade. Entre as atrações estavam o robô do Detran, com 2,5 m de altura, que chamou a atenção de adultos e crianças para a prevenção de acidentes.

O engenheiro mecânico, Roberto Bandeira, 58 anos, que deixou Salvador para participar do festival em Irecê acompanhado de 25 motociclistas, relatou que há poucos dias havia perdido um casal de amigos em um acidente de carro, em Brasília-DF. “A esposa de um amigo estava dirigindo e falando ao celular, isso causou a morte deles. As pessoas precisam saber dos riscos que este tipo de atitude representa”, alertou.

De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes, com o "Maio Amarelo“ as pessoas puderam aprender que o trânsito é responsabilidade de todos, e que as ações devem ser permanentes, até que se consiga evitar a violência nas vias. "Em um mês em que as atenções estão voltadas para o movimento de atenção pela vida, o Detran-BA está em Irecê mostrando para a população uma prévia do trabalho que será realizado durante o São João na cidade. O nosso objetivo este ano é reduzir pela metade o número de vítimas de acidentes nas estradas baianas durante os festejos juninos”, destacou. Na terça-feira (31), o órgão divulga o relatório final das ações do movimento. 

Variadas
30 de Maio / 2016 às 21:30 | Nenhum Comentário

A secretaria executiva de Acessibilidade e a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) realizaram na última semana a certificação de clínicas credenciadas ao Detran em Petrolina. Até agora, já foram certificadas 20 clínicas. O objetivo da certificação é garantir as condições de acessibilidade nas clínicas para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As clínicas foram vistoriadas e tiveram que se adequar para receber de forma igualitária as pessoas com deficiência. As mudanças exigidas seguem o padrão da Norma Brasileira de Acessibilidade (ABNT NBR 9050).

"Na verdade esse trabalho  que  estamos  fazendo  com  as  clinicas,  é  uma conquista das pessoas com deficiência.Estamos apenas proporcionando o que lhes é de  direito. Esse acordo  com as clinicas vai contemplar acessibilidade predial, acessibilidade no aprendizado em relação as autoescolas, de forma que a pessoa com deficiência possa ter seus direitos garantidos" , frisou Julio Lossio, prefeito de Petrolina.

O diretor da Secretaria de Acessibilidade, Paulo César Dias, ressaltou a importância da vistoria e da certificação das clínicas. "A ideia é que todas as clínicas possam se adequar às normas, e estamos conseguindo cumprir com a demanda, já são 20 as clínicas que receberam a Delcaração de Acessibilidade. Ainda há muito a ser feito, mas temos avançado bastante em relação aos direitos das pessoas com deficiência", observou. A Secretaria de Acessibilidade segue engajada e conta com o apoio da AMMPLA para realizar as vistorias e orientar as clínicas para estarem de acordo com as normas técnicas da ABNT NBR 9050.

Ascom/Petrolina
Policial
30 de Maio / 2016 às 21:00 | Nenhum Comentário

O Cel PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, representantes de órgãos relacionados a Segurança Pública no Estado da Bahia e  das Polícias Militares dos Estados que fazem divisa com a Bahia, se reunirão no dia 02 de junho de 2016, a partir das 8h30, no Grande Hotel de Juazeiro, para a retomada das ações acerca da Operação Divisa Segura.

Mesmo com os resultados apresentados pela Operação, desde a sua criação em 2011, que demonstram capacidade de se fazer frente à migração do crime organizado nas áreas limítrofes, se faz necessário o exame do planejamento estratégico de retomada da Operação Divisa Segura, como meio de aplicação do policiamento nas divisas, de forma integrada e eficaz.

O referido programa possui como participantes os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Goiás, Espírito Santo, Tocantins e Minas Gerais. O Cel PM Alfredo Nascimento - Comandante do Policiamento Regional Norte (CPRN) será o anfitrião do evento e entende que o mesmo  possui grande importância, tendo em vista que tratará de temas relacionados ao crime organizado em diversos estados brasileiros.

Ascom/CPRN
Política
30 de Maio / 2016 às 20:48 | 3 Comentários

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, deixou nesta segunda-feira (30) o comando da pasta. Ele enviou carta de demissão ao presidente Michel Temer na qual afirma que, "não obstante o fato de que nada atinja a minha conduta, avalio que a melhor decisão é deixar o Ministério". A decisão do ministro foi tomada após ter sido divulgado neste domingo (29) teor de sua conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual ele criticou a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Reportagem exclusiva do Fantástico revelou gravações na qual Fabiano Silveira, além criticar a Operação Lava Jato, dá orientações a Renan Calheiros e ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado – ambos investigados no esquema de corrupção que atuava na Petrobras. A conversa foi gravada por Machado, novo delator da Lava Jato, em 24 de fevereiro. A revelação motivou protestos. Chefes regionais do ministério começaram a entregar os cargos nos estados, em protesto. Servidores do ministério, sindicato e organizações como a Transparência Internacional pressionaram pela saída do ministro.

Na carta de demissão, Fabiano Silveira afirma que não fez "nenhuma oposição" ao trabalho do Ministério Público. "Foram comentários genéricos e simples opinião, decerto amplificados pelo clima de exasperação política que todos testemunhamos. Não sabia da presença de Sérgio Machado. Não fui chamado para uma reunião. O contexto era de informalidade baseado nas declarações de quem se dizia a todo instante inocente", diz Silveira no texto da carta.

Na nota, Silveira, que é funcionário de carreira do Senado e foi integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também disse que não atuou em favor de Renan Calheiros. "Reitero que jamais intercedi junto a órgãos públicos em favor de terceiros. Observo ser um despropósito sugerir que o Ministério Público possa sofrer algum tipo de influência externa, tantas foram as demonstrações de independência no cumprimento de seus deveres ao longo de todos esses anos", afirmou. Nesta segunda, Renan Calheiros, apontado como o responsável pela indicação de Fabiano Silveira para ministro, divulgou nota na qual afirmou que não faz indicações para cargos no governo.

Na noite de domingo (29), Silveira se encontrou com o presidente em exercício Michel Temer. Na reunião, Temer havia avaliado que o caso de Fabiano Silveira era “menos grave” que o do senador Romero Jucá (PMDB-RR), flagrado em gravações de Sérgio Machado sugerindo um "pacto" para barrar a Operação Lava Jato. Em razão da repercussão negativa dos áudios, Jucá teve de deixar o comando do Ministério do Planejamento. O conteúdo da gravação de Silveira gerou intensa repercussão política em Brasília nesta segunda-feira. Enquanto parlamentares da base aliada de Temer cobraram explicações públicas do ministro, a oposição exigiu a saída de Fabiano Silveira do governo. À tarde, o presidente em exercício decidiu não demitir o ministro, à espera da repercussão política do caso.

Servidores

Na manhã desta segunda, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) – entidade que representa os servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tesoureiro Nacional – cobrou, por meio de nota, a "exoneração imediata" do ministro da Transparência. Além disso, servidores da pasta organizaram uma manifestação nesta segunda para pedir a saída de Silveira do comando do Ministério da Transparência. No ato, os funcionários da extinta CGU lavaram as escadas do prédio que abriga o órgão de combate à corrupção no governo federal.

Gravações

Cerca de três meses antes de assumir o Ministério da Transparência, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na residência oficial de Renan Calheiros na qual a Operação Lava Jato foi amplamente discutida. Participam da reunião, além de Sérgio Machado e Renan Calheiros, Bruno Mendes, advogado e ex-assessor do presidente do Senado, e Fabiano Silveira, que, à época, integrava o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No encontro, relatou o ex-presidente da Transpetro aos investigadores, foram discutidas as providências e ações que ele estava pensando em relação à Operação Lava Jato. No áudio, é possível entender que Fabiano Silveira orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à Procuradoria Geral da República.

Carta de demissão

Leia abaixo a íntegra da carta de demissão do ministro Fabiano Silveira

Recebi do Presidente Michel Temer o honroso convite para chefiar o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Nesse período, estive imbuído dos melhores propósitos e motivado a realizar um bom trabalho à frente da pasta.

Pela minha trajetória de integridade no serviço público, não imaginava ser alvo de especulações tão insólitas.

Não há em minhas palavras nenhuma oposição aos trabalhos do Ministério Público ou do Judiciário, instituições pelas quais tenho grande respeito.

Foram comentários genéricos e simples opinião, decerto amplificados pelo clima de exasperação política que todos testemunhamos. Não sabia da presença de Sérgio Machado. Não fui chamado para uma reunião. O contexto era de informalidade baseado nas declarações de quem se dizia a todo instante inocente.

Reitero que jamais intercedi junto a órgãos públicos em favor de terceiros. Observo ser um despropósito sugerir que o Ministério Público possa sofrer algum tipo de influência externa, tantas foram as demonstrações de independência no cumprimento de seus deveres ao longo de todos esses anos.

A situação em que me vi involuntariamente envolvido – pois nada sei da vida de Sérgio Machado, nem com ele tenho ou tive qualquer relação – poderia trazer reflexos para o cargo que passei a exercer, de perfil notadamente técnico.

Não obstante o fato de que nada atinja a minha conduta, avalio que a melhor decisão é deixar o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Externo ao Senhor Presidente da República o meu profundo agradecimento pela confiança reiterada.

Brasília, 30 de maio de 2016.

Fabiano Silveira

G1 (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Esporte
30 de Maio / 2016 às 20:30 | Nenhum Comentário

O Campeonato de Futebol Interdistrital de Juazeiro está na terceira rodada e a vitória do Itamotinga, neste domingo (29), com o gol de Everton, consolidou a liderança isolada do campeonato com sete pontos.

Apenas dois gols foram marcados nesta rodada do Interdistrital, mas cada um representou um cenário diferente no início da competição. O gol de Laércio, da equipe de Juremal, por exemplo, acabou com um jejum que já vinha se arrastando desde o ano passado e marca os três primeiros pontos na tabela. No terceiro jogo da rodada, Abóbora e Maniçoba não saíram do zero a zero.

No próximo domingo (05), os jogos acontecem entre as equipes Carnaíba x Massaroca, no campo de Carnaíba; Juremal x Mandacaru, em Juremal e Maniçoba x Junco, em Maniçoba. Os jogos começam às 15h30.

Resultados 3ª rodada Interdistrital

Itamotinga 1 X 0 Mandacaru

Juremal 1 x 0 Massaroca

Abóbora 0 x 0 Maniçoba

Ascom/Juazeiro
Política
30 de Maio / 2016 às 20:00 | 19 Comentários

O grupo político do Prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) deve perder mais um aliado nos próximos dias. É que nesta segunda-feira (30), em Salvador, o vereador Dalmir Pedra foi empossado novo presidente do Partido Progressista em Juazeiro em solenidade que contou com as presenças do vice-governador João Leão, do deputado federal Mário Negromonte Jr e do deputado estadual Eduardo Salles.

Depois da saída do empresário Flávio Luiz que foi para po PMDB, o Partido Progressista em Juazeiro ficou sob o comando do vereador Anderson Alves, que atualmente é líder do prefeito Isaac Carvalho na Câmara Municipal. Os pronunciamentos de Mário Negromonte Jr, Eduardo Salles, João Leão e do próprio Dalmir Pedra reiteravam a pré-candidatura de Dalmir à prefeitura de Juazeiro.

Confirmado o rompimento de Dalmir com o grupo de Isaac resta saber como ficará a situação de Anderson Alves no PP. Segundo Dalmir, o PP deve ir para a oposição ao governo municipal em breves dias.

O Grupo do Prefeito ao longo dos dois mandatos já perdeu o apoio dos vereadores José Carlos Medeiros, Valdeci Alves, Nalvinho, Suzana Ramos, Bené Marques, do empresário Flávio Luiz, do advogado Carlos Luciano e em breve do vereador Dalmir Pedra.

VEJA O VÍDEO:

Informativos
30 de Maio / 2016 às 19:29 | Nenhum Comentário

Aumentar as vendas, garantir a satisfação e manter um bom relacionamento com os consumidores. Esse é o principal objetivo do curso Gestão Estratégica de Vendas, que está com inscrições abertas na sede do Sebrae, em Juazeiro. A capacitação será realizada entre os dias 6 e 9 de junho, das 18h às 22h, na sala de treinamento da instituição, localizada na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro.

Para participar, os interessados podem se inscrever na sede do Sebrae no município. O investimento é de R$ 100. Mais informações no telefone (74) 3612-0827.

Voltado para empresários e também a vendedores, que atuam diretamente com o público, o curso tem vagas limitadas. O conteúdo aborda o processo de compra e venda; planejamento e gerenciamento de equipe de vendas; e atendimento e fidelização do cliente. Serão quatro encontros em grupo, além de duas horas de consultoria individual na empresa participante.

A técnica do Sebrae, Audeni Souza, explica que a Gestão Estratégica de Vendas Na Medida é uma solução do Sebrae que possibilita, tanto os gestores de vendas quanto os vendedores, entenderem melhor os processos comerciais do seu negócio. "A competitividade do mercado exige mais que bons produtos e serviços e no curso o participante vai compreender que precisa conhecer o perfil do cliente e adotar postura personalizada. Além de aprimorar a capacidade de negociação, desenvolver a equipe para alcançar resultados e vender de forma planejada", esclarece Audeni.

Ascom/Sebrae-BA
Policial
30 de Maio / 2016 às 19:00 | 5 Comentários

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, deram continuidade a operação contra poluição sonora, neste domingo (29) em Juazeiro.

Cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa coibir a poluição sonora, policias militares da 75ª CIPM em conjunto com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro (SEMAOP), realizaram operação em diversos locais para averiguar a documentação de estabelecimentos comerciais (Bares e Casas de Shows) e foram autuados 02 estabelecimentos que iriam efetuar eventos de forma irregular.

A 75ª CIPM informa que, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, segue intensificando as abordagens a estes estabelecimentos no intuito de interditar os que estão funcionando de forma ilegal.

Com informações da 75° CIPM
Variadas
30 de Maio / 2016 às 18:30 | 3 Comentários

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou na tarde-noite deste domingo, 29, da procissão e missa do 89º novenário da padroeira do Distrito de Caraíba do Sertão, Santa Terezinha, quando esteve acompanhado dos secretários Carlos Neiva, Paulo Bomfim e do diretor do Saae, Joaquim Neto. O evento religioso contou com a presença do Bispo Coadjutor, Carlos Alberto, Dom Beto, que celebrou junto com os padres José Potter, pároco da comunidade, e Carlos Palastro. 

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
30 de Maio / 2016 às 18:00 | 2 Comentários

Comprovado está na história que os Estados Nacionais que mais se desenvolveram do ponto de vista cultural e socioeconômico, foram exatamente aqueles que tiveram a preocupação elementar em educar seu povo. Não existe paralelo na história que comprove o contrário de tal afirmação. Aonde houve movimentos nesse sentido e homens de coragem capazes de convencer aos demais para financiar a Educação Pública, a prosperidade cultural e socioeconômica se tornou na prática fato absoluto.

No Brasil durante toda a sua história sempre houve homens e mulheres que tiveram a preocupação em convencer os responsáveis pela educação promovida pelo Estado em melhorar todo esse processo, considerando exatamente isso, que o Estado somente cresce e prospera quando se educa seu povo. Não se pode apenas educar nosso povo para ser massa de manobra de alguns iluminados do mundo do trabalho, ou apenas para ser assalariado moderno que sofre os mesmos horrores do tempo da escravidão, sem o chicote e os pelourinhos.

Hoje existe muita discussão estérea em relação a quantidade ou porcentagem de recursos do Estado para a educação, sem nenhuma decisão concreta. Se de fato houvesse uma preocupação mais séria que chegasse a uma conclusão concreta sobre a quantidade de dinheiro público para educar as novas gerações, com certeza em pouco tempo estaríamos entre os países mais ricos do mundo, porque o povo brasileiro é diferente de todos os povos do mundo, é o povo mais solidário do planeta.

Educação Pública deveria ser a grande prioridade no Brasil, pois poderíamos passar aí em torno de quinze anos vivendo até em dificuldades em outros setores de responsabilidade do Estado para depois sermos o povo mais inteligente e empreendedor do mundo. Mas parece que parasitas do Estado lotados no Governo e naquele Congresso Nacional que mais parece um teatro romano de gladiadores não pensam assim. Eles querem ovelhas amestradas para serem funcionários de empresas brasileiras que dependem de capital estrangeiro e que vivem em função dos interesses exteriores, de multinacionais, e para somente compreenderem a política como se fosse coisa de apenas iluminados e dos outubros da vida.

Os homens e as mulheres de Estado precisam tomar vergonha na cara e pararem de tanta discussão sem sentido para apenas aparecer na Rede Globo de Televisão, e resolver logo de uma vez por todas esse problema. Pois colocando parte substantiva de nossos recursos abundantes para educar esses meninos e meninas que estão entrando agora na escola pública, daqui a alguns anos teremos melhores empreendedores que americanos, chineses e europeus. Se fizermos logo isso, em pouco tempo teremos mais gente com capacidade e inteligência para pensar melhor nosso Brasil.

A Educação Pública de qualidade é a única forma de deixarmos de uma vez por todas de ser esse povo eternamente colonizado culturalmente. Primeiro foram os europeus, e agora esses da bandeira listrada que querem que Michel Temer, o mordomo de filme de terror, diminua de fato os recursos públicos para educação para sermos os eternos colonizados. Me poupe com sua decisão de diminuir o dinheiro da Educação Pública no Brasil, presidente interino! isso é canalhice e escárnio com os brasileiros! O Brasil precisa reagir contra essa falta de respeito, e logo!

POR GENALDO MELO
Variadas
30 de Maio / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

Trabalhando para levar melhorias aos bairros da cidade e qualidade de vida a seus moradores, a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Infraestrutura com o Programa Pavimenta Petrolina está executando a pavimentação asfáltica de 30 ruas da cidade, em 16 bairros, que além do asfalto, contam ainda com obras de drenagem, sinalização, escavação, entre outras.

“Optamos por fazer um trabalho de qualidade, que garanta maior durabilidade e o respeito com o dinheiro público”, informou o prefeito Julio Lossio. As obras estão em andamento, algumas em fase final, são elas: Av. 1 e 2, na Vila Eulalia; Sargento Narciso de Amorim, no José e Maria; Tartaruga, no Padre Cícero; Avenida dos Minérios, no Dom Avelar e Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio.

Segundo a secretaria de Infraestrutura, Tatyanne Lima, esta semana as obras avançaram muito, as equipes estão executando a escavação da rua 2 e 37, no Pedra Linda; além da execução do passeio e da calçada na Avenida Sargento Narciso de Amorim. Os meios – fios da Rua das Tartarugas e a base da Avenida dos Minérios.

Outras ruas possuem obras que estão em andamento, são elas: Monteiro Lobato e José Silvestre, em Izacolandia; realizado o serviço de drenagem pluvial, as ruas estão sendo asfaltadas, recebendo ainda o serviço de drenagem superficial, que corresponde à colocação de meio-fio e calçadas. De acordo com informações da secretária da pasta, os próximas bairros que serão executados, serão Pedra Linda, Dom Avelar, Santa Luzia, Terras do Sul, Mandacaru; Padre Cícero, São Gonçalo, João de Deus, Jardim São Paulo/Quati,  Cohab Massagano e Orla.

Policial
30 de Maio / 2016 às 16:45 | Nenhum Comentário

A Polícia Civil no Rio de Janeiro afirmou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (30/5), que a menor vítima de estupro coletivo não apresentava indícios de violência, segundo laudo do Instituto Médico Legal. De acordo com o documento, a demora da adolescente de 16 anos em acionar a polícia foi determinante para o resultado. "O estupro está provado. O que eu quero provar agora é a dimensão desse crime", afirmou a delegada Cristina Bento, da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV). 

A polícia ainda ressaltou que o laudo não é determinante para provar o crime. De acordo com a delegada, o resultado do exame de DNA – que evidencia o material biológico dos suspeitos e encontra os agressores – depende do tempo após o estupro e do uso de preservativos ou não. "A gente está ali para acolher a vítima, ouvir e fazer todos os procedimentos legais para encaminhar as autoridades que vão investigar o fato", afirmou a delegada. 

A delegada afirma que a vítima deve ser protegida e a investigação corre em segredo de Justiça. Ela assumiu a coordenação deste inquérito policial no domingo (29/5). "O exame de corpo e delito é importante, mas não é determinante de fato. No caso desta jovem, se ela estava desacordada, não haverá indícios de violência física", diz. 

Suspeitos
Durante a coletiva, a delegada confirmou o nome dos suspeitos do estupro que estão foragidos. Sérgio Luis da Silva Júnior, Marcelo Miranto Correa, Raphael Assis Duarte Belo, Michel Brasil da Silva, Lucas Perdomo e Raí de Souza são, segundo as investigações, alguns dos responsáveis pelo crime que não se apresentaram à Justiça.

Diário de Pernambuco
Informativos
30 de Maio / 2016 às 16:30 | Nenhum Comentário

Estão abertas a partir de hoje (30) até o dia 06 de junho as inscrições para o curso profissionalizante de Alimentação Alternativa, promovido pela Central de Cursos da Prefeitura de Petrolina. São 25 vagas, e o curso terá a duração de 20h e será ministrado do dia 27 de junho a 01 de julho no turno vespertino. .
 
As inscrições podem ser feitas presencialmente na Escola de Alimentos, localizada na Av. Dr. Ulisses Guimarães, bairro Cohab Massangano, s/nº,  a partir das 08h. A idade mínima para ingressar nos cursos é de 16 anos e é necessário ter em mãos cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

"Petrolina, atualmente, dispõe de vagas de emprego, mas não tem pessoas capacitadas.O que nossa gestão vem fazendo é simplesmente levar para a população  a cidadania através de cursos que garantem a qualificação profissional e possibilitem a entrada  no mercado de trabalho", destacou o prefeito Julio Lossio.

Ascom/Petrolina
Espaço do Leitor
30 de Maio / 2016 às 16:00 | 4 Comentários

Fiquei surpreso, e gostaria de não ter lido aquela noticia publicada aqui no blog (quem é assíduo leitor como eu, sabe, do que estou falando), na noite da última terça-feira (24/05), sobre a gestão atual da cidade, a pouco menos de 48 horas para a passagem por nossa terra da Tocha Olímpica vinda de tão longe...

Quem viu a Tocha? Eu vi duas vezes e posso dizer que é bem do jeito que a gente ver pela TV. Vi, também, várias pessoas homenageadas merecidamente, e outras tantas esquecidas injustamente. Só eu e algumas pessoas vimos isso, a Tocha não...

A Tocha também não viu intermináveis deficiências na saúde com pacientes mal tratados a partir da recepção, depois segue a humilhação, até mesmo na hora de uma operação, e não estou falando do setor público não! Tem acontecido isso sim... Mas a Tocha precisava ver alguns trabalhadores dessa área, que mais parecem bons samaritanos de tão bons, e isso existe também...!

A Tocha não viu certas obras inacabadas, e algumas acabadas, já precisando ser consertadas. Assim como não viu, centenas de jovens universitários prejudicados no calendário de suas formaturas e não precisa dizer o motivo. Ela, também, não viu funcionários públicos com os olhos fixos em seus whats, nos joguinhos de computador, enquanto o contribuinte espera, espera, as vezes em pé, outras vezes sentado para não cansar... Numa total falta de respeito com quem lhe paga!

A Tocha também não viu a covardia que fazem, diariamente, com o Rio São Francisco, até hoje recebendo restos e dejetos, e não venham me dizer que agora está sendo em escala menor...

A Tocha não viu a falta de celeridade de um certo Estado que tem o dever, de esclarecer à sociedade sobre um crime brutal e sem igual contra uma criança indefesa, ocorrido dentro de um ambiente de ensino particular, naquela cidade que se diz ser uma Capital, e até agora estão devendo essa resposta não a mim, mas a todo um clamor popular e familiar... Também não viu o alto índice de criminalidade aqui e lá do outro lado, nem viu certos tipos infames que se aproveitam e às vezes ainda ceifam a vida de inocentes, depois de sevícias, e outras misérias mais...

A Tocha não viu o tal uso de agrotóxicos na sanha de logo produzirem, pois o que mais importa é ganhar e não zelar pela saúde do cidadão que vai consumir, e o resultado tem sido um alto índice daquela patologia que se chama neoplasia...

Mas a Tocha viu um caminho bem preparado, maquiado, inegavelmente bem organizado para sua passagem... Viu ainda uma segurança tamanha para não deixar sua chama apagar, viu, também, pessoas emocionadas, e um Povo sofrido, bonito, trabalhador, e ao mesmo tempo sempre muito animado, bem humorado, inspirado e acolhedor... E como não poderia faltar, ainda ouviu um pouquinho de “bossa nova”...

Tenho certeza, que a Tocha se sentiu bem recebida, e quando ela acender a grande Pira dos Jogos Olímpicos naquela metrópole maravilhosa, lá estarão, efeitos e defeitos vistos e vivenciados, ao longo desses dias passados por tantas e tantas cidades. E então, ali naquela hora, restará a esperança de que aquele fogo “considerado sagrado” possa mudar o comportamento da humanidade, e assim, quem sabe, poder evitar a reedição da história de Sodoma e Gomorra...

Palavra final: Logo após a passagem da Tocha, um vendedor de pipocas comentou: “tenho 46 anos de idade e nunca imaginei que um dia ia ver um pedacinho de fogo tão importante e com tanta segurança como tudo isso que acabei de assistir...” Eu disse a ele que ia escrever sobre sua admiração, e o mesmo com ar de alguém simples e risonho me autorizou: “escreva mesmo, cidadão...” Aqui está!

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Variadas
30 de Maio / 2016 às 15:30 | Nenhum Comentário

A partir do próximo ano (2017) o Departamento de tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, ofertará mais uma graduação, o Curso de Bacharelado em Administração com foco em Gestão de Cidades e Gestão do Agronegócio.  

Os componentes curriculares do curso serão apresentados em um seminário no dia 1º de julho, no Auditório Tadeu Severino do DTCS/UNEB, a partir das 09h. Com a implantação do curso a Universidade pretende atender a gestão pública municipal e o setor primário da economia regional, tendo em vista o diagnostico de que o mercado de trabalho não dispõe de profissionais com essa formação acadêmica. 

Ascom Uneb
Variadas
30 de Maio / 2016 às 15:00 | 1 Comentário

No total de casos de corrupção envolvendo dinheiro público no Brasil, entre 60% e 70% concentram-se nos setores de educação e saúde, segundo dados da Advocacia-Geral da União. Especialistas apontam diversas causas por trás desse quadro, mas todos concordam em um ponto: o volume de recursos e a grande quantidade de municípios favorecem o mau uso da verba e dificultam a fiscalização.

"Outro ponto é que há diversos programas que são de execução descentralizada, e por isso não podem ser acompanhados. O controle demora um certo tempo em alcançar certos municípios de difícil acesso, apesar de a controladoria sempre ir", explica o cientista político Romualdo Anselmo dos Santos. Segundo ele, convênios assinados por emenda parlamentar também deixam o poder municipal sujeito a práticas corruptivas. "Quando determinado parlamentar diz que vai levar a certo município um recurso, ele pede que seja contratada uma empresa X. O município fica nas mãos do parlamentar".

Apenas nesse mês de maio, pelo menos três prefeitos baianos foram alvos da Justiça por improbidade no setor da educação pública. A primeira foi a gestora do município de Jequié, Tânia Britto, que foi afastada pelo Tribunal de Justiça da Bahia por fraudes em licitações. Tito Eugênio Cardoso de Castro, de Riacho de Santana, foi preso pela Polícia Federal, sob suspeita de ter contratado, de forma irregular, empresas de transporte escolar. Já em Jacobina, a prefeitura teve os recursos bloqueados pelo Ministério Público Federal; a suspeita é que os repasses, destinados à educação básica, seriam empregados em outros fins.

"Os responsáveis por acompanhar a utilização dos gastos advindos do FUNDEB é o Conselho do FUNDEB, que exerce o controle social. É comum observar que na própria composição do conselho há sujeitos que são funcionários das secretarias de educação e, de certa forma, isso não é nada bom", aponta a pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá, Jani Moreira. (TB)

Variadas
30 de Maio / 2016 às 14:30 | Nenhum Comentário

Esse sábado (28) marcou o último dia da 26ª edição da Fenagri em Petrolina. A data também foi marcante para pessoa responsável pela organização e comercialização da feira, a empresária Nelbe Freire. Figura de grande prestígio na região, atuando por mais de três décadas como assessora, Nelbe carrega consigo a marca de realizar com competência e comprometimento o evento, que envolve empresas de grande, médio e pequeno porte além de instituições governamentais.            
Em reconhecimento ao trabalho voltado para agregar à Feira um conceito que une negócios e valorização da fruticultura na região do Vale do São Francisco, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, condecorou Nelbe com a maior honraria do município, a medalha Senador Nilo Coelho, outorgada a personalidades com notórios serviços prestados à cidade. Na sua fala o prefeito destacou a participação da empresária em momentos decisivos em sua gestão e pontuou que o comprometimento com os trabalhos que realiza resulta em excelência. “Nelbe é uma vocacionada para o que faz”, evidenciou o gestor municipal, pontuando também a força de  articulação que a pernambucana, de Ipubi, possui.

Emocionada, Nelbe lembrou que ao longo de 31 anos no mercado passou por diversas dificuldades, mas também prazer e glória e se diz realizada. A homenageada, que estava rodeada de familiares e amigos não conteve as lágrimas: “Estou muito emocionada e muito feliz, obrigada!”. 

Policial
30 de Maio / 2016 às 14:00 | 1 Comentário

Em XIQUE-XIQUE na madrugada de 27/05/2016, por voltadas 04h00,deu-se início mais uma edição da OPERAÇÃO TERRA LIMPA,desencadeada pela CIPE SEMIÁRIDO que tem como objetivo COMBATER O PLANTIO E TRÁFICO DE MACONHA NO VALE DO SÃO FRANCISCO, onde 10 Policiais se deslocaram ao POVOADO DO CAMBOEIRO, XIQUE-XIQUE, sendo percorridos 45KM de viatura e mais 20km a pé, em progressão pela caatinga fechada até chegar  na lagoa do CHAMORRA onde foram localizados três plantios de MACONHA com 84 mil pés da ERVA, medindo em torno de 1,90m de altura, pronta para colheita, além de acampamento para 10 pessoas, gênero alimentícios, sistema de irrigação com motor, canos, adubo, e defensivos agrícola. Nos palntios nenhum traficante foi encontrado e toda droga foi erradicada e incinerada pelos policiais, preservando amostra para apresentação da Delegacia de Xique - Xique.

No retorno da operação as guarnições envolvidas na missão foram aplaudidas pelas comunidades que moram nas imediações dos plantios onde sofriam ameaçadas dos traficantes, furtos de animais e cerceamento do direito de ir e vir.

Em 5 dias foram erradicados 141.600 pés de maconha, evitando que mais de 35 toneladas da droga entrassem no mercado

ASCOM
Variadas
30 de Maio / 2016 às 13:30 | Nenhum Comentário

A utilização de som em eventos em locais abertos – como ruas e praças – e até mesmo em shows, deve cumprir alguns procedimentos legais para que não se constitua em crime de poluição sonora. O produtor ou pessoa responsável por um evento tem que ter autorização prévia de órgãos públicos como secretaria de Ordem Pública, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Corpo de Bombeiros, 5º Batalhão da PM, Vigilância Sanitária, Receita Municipal, secretaria de Eventos e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

“O que gostaríamos de reforçar é que o requerente faça a solicitação com antecedência, atentando a todos os prazos estipulados de todos os órgãos. Perdendo os prazos, o realizador do evento não poderá fazê-lo na data desejada”, explica o gerente de Monitoramento e Fiscalização da AMMA, Igor Lopes.

Os procedimentos que devem ser seguidos pelo produtor de qualquer evento estão regulamentados no decreto 73/2014. O artigo 10 do decreto institui que, para eventos realizados em ambientes abertos e vias públicas, deve ser estabelecido o Termo de Ciência e Concordância (TCC). Já se for em ambiente fechado, há a necessidade do alvará sonoro. O requerimento tem que ser solicitado junto à AMMA com antecedência de 15 dias.

“Buscamos conscientizar os produtores de eventos e donos de estabelecimentos sobre essa lei, no sentido de que estas pessoas possam desenvolver suas atividades sem o prejuízo do cumprimento das normas estabelecidas em lei”, enfatiza a gestora da AMMA, Denise Lima.

No mesmo decreto, no artigo 13, são descritas as sanções previstas para quem descumpre com o que é estabelecido em Lei. “A realização de evento de diversão pública sem a devida regularização fiscal e tributária, bem como sem a devida autorização dos órgãos competentes, sujeitará o responsável e o proprietário do estabelecimento, sem prejuízo de sanções de natureza civil ou penal cabíveis, às penalidades alternativas  ou cumulativamente de notificação preliminar; lavratura de auto de infração; multa; apreensão de produtos como equipamentos e instrumentos sonoros; proibição ou interdição de atividades e cancelamento de alvará de licenciamento”.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 87 3866 2779/ 3861 4382

www.amma.petrolina.pe.gov.br

Ascom/Petrolina
Variadas
30 de Maio / 2016 às 13:00 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes, na quinta-feira (26), às 19h30, no Bairro Bonfim 2, em Senhor do Bonfim.

A guarnição perseguia Rogério Bispo dos Reis, de 42 anos, que carregava um forno micro-ondas, em atitude suspeita e empreendeu fuga, após aproximação da viatura para abordá-lo, adentrando em sua própria casa, deixando o objeto no corredor.

Com o consentimento da mãe do acusado, a guarnição entrou na residência, sendo que um policial, que ficou do lado de fora, avistou o acusado arremessando uma sacola da janela do 2º andar, contendo aproximadamente 2 quilos de maconha.

Rogério Bispo foi apresentado, juntamente com a droga, na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

 

ASCOM
Variadas
30 de Maio / 2016 às 12:29 | Nenhum Comentário

"Do ponto de vista social, você está ajudando pessoas simples e evitando o desperdício. Isso é o que motiva a existência do Banco de Alimentos", diz a assistente social do Serviço Social do Comércio, Telma Calado, responsável, entre outras funções, pela garantia de  refeições para 8.746 pessoas em cinco municípios de Pernambuco e dois da Bahia.

Em um bairro mais distante e carente de Juazeiro (BA), o Nova Aliança, fica a Instituição Professora Cristina. Socorro Braga, 50, passou mais da metade da vida, 32 anos, em sala de aula. É uma das docentes que leciona na entidade. "Eu não me canso de ver vidas transformadas. Só as doações do Banco de Alimentos do Sesc nos ajudam a mudar a vida de 180 crianças e, indiretamente, a própria comunidade; principalmente porque trabalhamos com famílias violadas em seus direitos", diz a pedagoga.

O Banco de Alimentos do Serviço Social do Comércio é um programa nacional. Em Petrolina, tem 11 anos de funcionamento. A entidade possui um cadastro com 38 organizações inscritas e que recebem os donativos. "Nossas doações vêm de empresas e instituições que nos entregam os alimentos. Depois da listagem e verificação, repassamos para as entidades cadastradas no banco", conta Calado. A assistente social diz ainda que o Sesc Petrolina tem uma equipe acompanhando as pessoas beneficiadas com a ação.

Durante a 26ª edição da Fenagri, entre os dias 25 e  28 deste mês, o Banco de Alimentos do Sesc Petrolina reservou um estande para exposição dos trabalhos e promoveu uma campanha de sensibilização sobre o desperdício de alimentos e ampliação das parcerias.  A gerente estadual do programa, Isolda Braga veio com a equipe de Recife, formada por Ely Chaves (coordenadora e nutricionista), Diego Xavier (supervisor de logística) e na companhia do gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra, recepcionou os visitantes.

De acordo com Isolda Braga, a iniciativa foi bastante proveitosa, com destaque para os contatos feitos com várias lideranças das associações de produtores locais, a exemplo de Zé Padre, da Associação de Produtores Rurais de Orocó – PE (Asprobap), Natalício Luiz de Sá, da Associação dos Criadores de Abelhas de Petrolina (Ascamp) e Isália Damacena, presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Petrolina (Sintraf). No estande também foram arrecadados produtos perecíveis e não perecíveis para doação a creches, associações, abrigos e centros de recuperação de dependentes químicos. Referência regional em programas de responsabilidade social, por combater a fome e o desperdício alimentar, o Banco de Alimentos do Sesc Petrolina faz parte do programa estadual da entidade, que dispõe ainda de unidades em Recife, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde.

CLAS Comunicação & Marketing
Informativos
30 de Maio / 2016 às 12:00 | Nenhum Comentário

Nesta terça-feira (31), serão lançados os cinco minidocumentários sobre personagens da região produzidos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da TV Caatinga, em parceria com o Globo Universidade. Também será lançada, na ocasião, a nova edição do Caderno Globo: Vozes do Velho Chico. O evento será realizado no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), a partir das 19h, e é aberto ao público. 

Para participar do lançamento, é necessário fazer a inscrição gratuita até o dia 31, por meio do site do Globo Universidade. O evento é voltado para estudantes, professores universitários, moradores da região, estagiários e parceiros da TV Caatinga, funcionários e parceiros das afiliadas Globo na região, e interessados no tema. 

Os minidocumentários foram produzidos por estudantes de Artes Visuais e estagiários de Comunicação Social da Univasf sobre personagens da região. O Caderno Globo Vozes do Velho Chico contém artigos, entrevistas e reportagens baseados pelos temas o rio, a terra e a gente. A publicação será distribuída gratuitamente e já está disponível em versão digital, com conteúdos extras. 

A gerente de Desenvolvimento Institucional da Comunicação da Rede Globo, Viridiana Bertolini, ressalta a relevância do evento de lançamento da publicação e dos minidocumentários. “É um evento importante para dar espaço para a troca de conhecimento com estudantes e moradores da região do rio São Francisco”, afirma. 

O evento será conduzido pela atriz Carol Castro e a programação será composta pela apresentação dos cinco minidocumentários, que retratam perfis de ribeirinhos ligados a dança, música, gastronomia, turismo e comunidades de fundo de pasto da região. Também farão parte da programação a apresentação do grupo Samba de Véio da Ilha do Massangano e a palestra “As várias faces do Velho Chico”, ministrada pelo filósofo Roberto Malvezzi, que abordará aspectos históricos sobre o rio e a região do Vale do São Francisco. 

A coordenadora de Programação e Jornalismo da TV Caatinga, Fabíola Moura, destaca que a apresentação dos documentários é uma oportunidade de mudar os discursos sobre o Semiárido, a partir de um olhar mais próximo dessa realidade. “A partir dos personagens escolhidos pelos próprios estudantes, estamos mostrando um Semiárido mais urbano e feminino, além de abordar temas quase não discutidos na mídia, como o fundo de pasto”, explica. 

Os documentários serão exibidos aos sábados no GRTV 1ª Edição, da TV Grande Rio, a partir deste sábado (28). O primeiro será sobre Maria Clara, menina “sambadeira” integrante do Samba de Véio da Ilha do Massangano.

Brena Souza Ascom Univasf
Policial
30 de Maio / 2016 às 11:25 | Nenhum Comentário

Em comemoração aos 131 anos da Cidade de Senhor do Bonfim, aconteceu um desfile cívico-militar, na Praça Nova do Congresso, na manhã do último sábado, dia 28 de maio, com as presenças do Dr. Edvaldo Correia, Prefeito e do Ten Cel PM Anselmo Bispo, Comandante do 6º BPM. A tropa do 6º Batalhão de Polícia Militar abrilhantou a solenidade, sendo muito aplaudida pela população.

Informativos
30 de Maio / 2016 às 11:00 | Nenhum Comentário

O Programa de Línguas e Informática (Prolinfo), em atividade há 14 anos pela Universidade de Pernambuco (UPE), abriu um novo processo seletivo de professores-estagiários. A chamada acompanha as ações de interiorização que inauguram o novo polo do programa na cidade de Palmares, Região da Zona da Mata Sul. Os selecionados deverão ministrar aulas nos cursos de inglês, espanhol, português, informática, computação gráfica e excel avançado. Existem oportunidades para atuar no Recife, em Camaragibe, na Mata Norte (na cidade de Nazaré da Mata), Agreste (na cidade de Garanhuns), Sertão (na cidade de Arcoverde) e na Região do São Francisco (em Petrolina).

A novidade para o segundo semestre é a inauguração do novo polo em Palmares. Na região da Mata Sul, a UPE - Prolinfo contará com o apoio da FAMASUL/FACIP que já oferece cursos de licenciatura em letras. Esses jovens licenciados deverão ser favorecidos com a oferta de estágio-docência no Prolinfo. "Somos o maior programa de formação de professores no estado, e agora, com o novo polo em Palmares, a população da Mata Sul terá um programa de extensão com selo de qualidade UPE", explica o professor Carlos Silva, coordenador geral do programa.

"O Prolinfo é uma excelente oportunidade de profissionalização para jovens e adultos", relata o coordenador de interiorização, Vinicius Pascoal. 

A proposta do programa é oferecer cursos livres com altíssima qualidade e baixo custo, ao mesmo tempo em que proporciona a formação de jovens docentes. A UPE - Prolinfo dispõe de uma equipe com mais de 100 integrantes em todo o estado de Pernambuco, que têm total responsabilidade sobre as turmas em que ensinam. Esses jovens docentes são acompanhados de perto por um time de coordenadores pedagógicos experientes no processo de ensino-aprendizagem de idiomas e informática. O corpo docente é renovado a cada semestre através de seleções públicas.

No atual processo de seleção os candidatos passarão primeiro por análise de currículo digital, e em seguida são convocados para entrevista, avaliação escrita, treinamento didático-pedagógico e apresentação de aula prática. Os candidatos devem estar matriculados em uma instituição de ensino superior, na condição de estudante de graduação ou de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, MBA ou outro). Interessados devem primeiro cadastrar seus currículos no site www.prolinfo.com.br/trabalheconosco.

A equipe do PROLINFO entrará em contato com os candidatos informando mais detalhes da seleção que deve acontecer entre os meses de junho e julho. O início das atividades está previsto para a primeira semana de agosto, após imersão pedagógica com docentes veteranos.

ASCOM PROLINFO UPE
Política
30 de Maio / 2016 às 10:42 | 30 Comentários

A não citação do seu nome como pré-candidato a prefeito do grupo político do prefeito Isaac Carvalho durante ato do PCdoB semana passada parece ter azedado de vez a relação entre o titular do Executivo Municipal e o ex-secretário de Saúde Dalmir Pedra.

Durante publicação em sua página pessoal no facebook, Dalmir Pedra que retornou à condição de vereador na Casa Aprígio Duarte, fez algumas considerações que se supõem sejam destinadas ao ex-patrão alegando, inclusive, que “Juazeiro não precisa de boneco...” e argumenta que “o juazeirense quer um prefeito da terra, nascido e criado em Juazeiro”.

Veja na íntegra a mensagem de Dalmir Pedra:

Diante do trono e sob o olhar do grande arquiteto do Universo, coloco a condição de pré-candidato a Prefeito de Juazeiro da Bahia.

Com a força do povo, irmãos, colegas de trabalho, colaboradores e impulsionado pela prática do bem social coloco o meu curriculum para análise.

 JUAZEIRO quer democracia e não tirania!

 JUAZEIRO quer pluriparipartidarismo e não monopólio!

 JUAZEIRO quer jogos de idéias e não tenacidade!

 JUAZEIRO do Juazeirense nato e que também acolhe os que a procuram!

Juazeiro produz sim barranqueiros que a conhecem e a amam e por ela lutarão sempre, não precisamos montar um boneco e ofertar-lhe titularidade, a fim de ser nome ideal para dirigir a nossa Juazeiro!

Tudo em excesso é tolice, se resume a prepotência.

JUAZEIRO!!

Variadas
30 de Maio / 2016 às 10:28 | Nenhum Comentário

A Embrapa Semiárido, seguindo sua grade de treinamento do público externo, e com o objetivo de capacitar e atualizar engenheiros agrônomos, técnicos, estudantes e produtores com a prática de uso de fertilizantes via água de irrigação, realizará, no Escritório da Embrapa Semiárido - Centro de Convenções Senador Nilo Coelho - Petrolina-PE, o XX Curso de Fertirrigação, com aulas teóricas e prática, sob a coordenação do pesquisador José Maria Pinto, no período de 30/05 a 02/06/2016.

A fertirrigação é uma prática agrícola essencial ao manejo de culturas irrigadas e muito comum em sistemas agrícolas tecnificados, proporcionando, dentre outros, os seguintes benefícios:  economia de fertilizantes, devido ao maior parcelamento dos mesmos, evitando doses excessivas e perdas por lixiviação; economia de mão de obra na utilização de fertilizantes; possibilidade de colocar nutriente em qualquer fase do ciclo da cultura; melhor distribuição dos nutrientes no perfil do solo, inclusive daqueles considerados de baixa mobilidade; possibilidade de aplicação de outros produtos sistêmicos como herbicidas, fungicidas e inseticidas.

As inscrições, em número limitado, já estão abertas, podendo ser efetivadas com Mariléa Rodrigues, no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções.

Investimento: Profissionais R$ 150,00 / Estudantes R$ 75,00.

Policial
30 de Maio / 2016 às 10:02 | Nenhum Comentário

O laudo da perícia do caso do estupro da jovem de 16 anos no Rio diz que a demora da jovem em acionar a polícia e em fazer o exame foi determinante para que não fossem encontrados indícios de violência. Além do resultado do exame de corpo de delito, a polícia também fez uma perícia no vídeo que foi divulgado nas redes sociais. O Chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, disse que a perícia feita no vídeo traz respostas que podem contrariar o senso comum que vem sendo formado pelas pessoas sobre esse caso.

Algumas informações que estarão no laudo realizado sobre o vídeo divulgado nas redes sociais do caso de um estupro coletivo que teria ocorrido em uma comunidade na Zona Oeste do Rio. O chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, informou que o laudo pode trazer novas informações sobre o caso. Não há vestígios de sangue nenhum que se possa perceber pelas imagens que foram registradas. Eles [os peritos] já estão antecipando, alinhando algumas conclusões quanto ao emprego de violência, quanto à coleta de espermatozoides, quanto às práticas sexuais que possam ter sido praticadas com ela ou não. Então, o laudo vai trazer algumas respostas que, de certa forma, vão contrariar o senso comum que vem sendo formado por pessoas que sequer assistiram ao vídeo”, concluiu Veloso.

A menor de 16 anos de idade que teria sido vítima de um estupro coletivo em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro entrou no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes ameaçados de Morte (PPCAM), executado pela Secretaria de Direitos Humanos do Estado do RJ. A adolescente já saiu de casa e está em um local que não foi divulgado, como informou a Globo News.

Advogada dispensada

No fim da tarde deste domingo (29), a advogada Eloísa Samy Santiago informou que a família da menor, que teria sofrido violência sexual de 30 homens dispensou os seus serviços. “Hoje à tarde recebi pelo WhatsApp um aúdio da avó da adolescente me agradecendo pelo meu empenho e dedicação ao caso, mas dispensando a continuidade dos meus serviços em razão da família agora estar sob os cuidados e a proteção da Secretaria de Direitos Humanos do Estado”, afirmou Eloísa em uma postagem em uma rede social.

Neste domingo (29), toda a coordenação da investigação do caso de estupro coletivo da adolescente passará para a ser conduzida pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), afirmou o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso: "Em razão desse elevado desgaste que o delegado [Alessandro Thiers, delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI)] está tendo, a gente vai avaliar se houve falta de habilidade dele na questão do trato com a vítima, ou não. Até para tentar preservar o delegado e garantir a imparcialidade da investigação, para que a gente não tenha que enfrentar discussão sobre a investigação ser conduzida de forma imparcial", disse Veloso.

As investigações estão agora sob a responsabilidade de Cristiana Bento, delegada titular da DCAV, que já acompanhava as investigações. "Os autos estão indo para a mão dela. Estarão com ela ainda hoje. Já conversamos e ela vai se inteirar de todas as provas já colhidas e materializadas; e amanhã, a delegada irá se manifestar quanto à necessidade, ou não, de alguma medida cautelar, seja ela de prisão ou não. Mas pode ser se manifestar hoje ainda", informou o chefe de Polícia Civil. Nesta segunda-feira (30), de acordo com Veloso, a delegada Cristiana Onorato dará mais informações sobre o caso durante coletiva de imprensa. "Vamos fazer um balanço amanhã. A dra. Cristiana já vai se manifestar quanto a decisões tomadas", afirmou.

Operação na Zona Oeste

A Polícia Militar realizou na manhã deste domingo uma operação nas comunidades de São José Operário e Covanca, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio, para, entre outros objetivos, buscar suspeitos de participação no caso da adolescente que denunciou ter sido vítima de um estupro coletivo envolvendo 33 homens. Setenta policiais participaram da ação. Veloso comentou a operação: “Quanto à operação de hoje. Ela é uma de uma série. Há interesse que sejam ouvidas quaisquer pessoas que tenham alguma relação, algum tipo de ligação com o tráfico daquela localidade. Só aconteceu daquela forma que foi descrita, que está sendo investigada, porque o tráfico de drogas, de alguma maneira, permitiu isso”.

G1

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage