Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 12 de Dezembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 23:00

Opinião - Lixões e aterros sanitários: um desafio permanente na vida dos brasileiros

Tecnologia japonesa é alternativa sustentável para descarte adequado dos resíduos, por meio de triagem do material a ser tratado, e destaca a importância das associações catadores na reciclagem do lixo

A falta de destinação adequada do lixo é um problema comum em grande parte das cidades brasileiras, basta olhar para lado que não será difícil encontrar lixo espalhado pelas ruas. Apesar de todo o esforço e do trabalho árduo das equipes de limpeza, a falta de educação da população contribui para acúmulo de lixo, que gera impactos negativos em toda a cadeia ambiental, social e econômica. Essa situação está no cotidiano de todos, mas para onde vai todo o lixo que descartado diariamente? Essa pergunta é cheia de indagações e em muitos casos, sem uma resposta adequada.

Mais do que conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado do lixo, é preciso que poder público invista ainda mais em medidas que erradiquem os famosos lixões. Ao todo, são três mil que podem ser encontrados em boa parte das cidades brasileiras, contaminado a água e o solo. Com esse objetivo, o Governo Federal instituiu, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Completados nove anos da promulgação da lei, pouco se avançou para conseguir alcançar as diretrizes estipuladas.

Ler Matéria Completa
Sabrina Beckler
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 22:30

4º Festival de Teatro do Interior da Bahia abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a 4ª Festival de Teatro do Interior da Bahia. Companhias, produtoras, grupos ou artista independente, titular de um espetáculo teatral do interior, podem se inscrever por meio do formulário online no link  www.teatrodabahia.com.br/inscricao até o dia 30 de dezembro de 2019. As 12 montagens selecionadas serão divulgadas até o dia 15 de janeiro de 2020 nas redes sociais do festival e imprensa.

A partir daí, os 12 espetáculos irão integrar o Festival propriamente dito, que acontece em três cidades baianas entre os meses de fevereiro e março. A curadoria do Festival será responsável por convidar mais duas montagens das cidades-sede do projeto para participar da programação, que inclui também mesas redondas, palestras e oficinas.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 22:00

Comunidade do Rodeadouro recebe 195ª edição da Caravana da Saúde e aprova atendimentos

Mais uma edição da Caravana da Saúde foi realizada com sucesso em Juazeiro nesta quarta-feira (11). A 195ª edição do programa realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde (SESAU) levou a oferta de atendimentos especializados para os moradores da comunidade do Rodeadouro, localizada no distrito Junco (Salitre). Na ocasião, 336 atendimentos foram efetuados, deixando a comunidade satisfeita com o serviço prestado.

A professora Maria de Fátima Silva aproveitou a caravana para fazer exames laboratoriais, teste rápido, eletrocardiograma e verificar como está a sua saúde. “A iniciativa é muito boa, sempre somos atendidos na UBS de Lagoa do Salitre e hoje, ter todos os serviços na nossa comunidade é uma maravilha. Toda a equipe envolvida está de parabéns, pois prestou vários atendimentos e tudo com muita qualidade”, disse a professora.

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibalde/SESAU
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 21:30

PRESIDENTE DA CODEVASF VISITA DISTRITO DE IRRIGAÇÃO DE MANIÇOBA E AFIRMA QUE O PERÍMETRO É EXEMPLO DE GESTÃO

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, visitou na tarde desta segunda-feira (10), pela primeira vez, o Perímetro de Irrigação de Maniçoba, localizado em Juazeiro, no norte da Bahia. O objetivo foi conhecer o funcionamento do perímetro que hoje é modelo de gestão e produtividade e conversar com produtores sobre os problemas e as soluções encontradas para o trabalho no campo.

“O motivo da minha visita foi exatamente confirmar informações que tive, de que esse perímetro tem sido um exemplo de gestão para todos os perímetros públicos da Codevasf. Eu pude confirmar in loco que o Perímetro Irrigado de Maniçoba tem uma gestão muito eficiente, e que servirá como exemplo para os demais perímetros da região”, pontuou Moreira.

Ler Matéria Completa
Ascom DIM
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 21:00

Prefeitura presente na Conferência Interterritorial de Segurança Alimentar e Nutricional realizada em Juazeiro

Representando o prefeito Paulo Bomfim, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges, participou nesta segunda-feira (09), no Espaço Plural da Univasf em Juazeiro, da cerimônia de abertura da Conferência Interterritorial de Segurança Alimentar e Nutricional, que será finalizada nesta terça-feira (10). O evento que teve como tema “A fome voltou: comer é um direito”, objetivou debater as demandas da Segurança Alimentar Nutricional (SAN), em todos os territórios de identidade pertencentes ao estado da Bahia.

Na ocasião foram realizados debates sobre as propostas apresentadas por representantes do poder público, sociedade civil e povos tradicionais dos territórios do estado da Bahia presentes no evento. Para o presidente estadual do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), José Moacir dos Santos, “a conferência é um momento importante para o fortalecimento do CONSEA, onde os membros têm a oportunidade de sugerir ao governo estadual ações que possam ser executadas para garantir o direito à alimentação saudável, em quantidade e qualidade”, explicou.

Ler Matéria Completa
Ascom PMJ
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 20:35

HOMENAGEM: OS 60 ANOS DO TERCEIRO IRMÃO!

"Arregaça", "Coroné Lindolpho" meu avô, o coração dele é do tamanho dele e a "língua" também.

Dos nove irmãos, só uma se foi, a mais amada por mim. Hoje amo todas para encher o vazio que ela deixou.

Os irmãos, todos, "Paulo China", meu pai, acho que eu puxei mais para o lado de D. Thereza.

Paulo China, tirava a camisa para dar para quem mais precisava. Minha mãe para quem mais ainda precisa, era uma alegria de cerveja no coração.

Viva Lula, o mais novo sessentão!

11 de dezembro, não é o 11 de setembro... mas vamos derrubar umas torres da tristeza, com muita saudade, alegria, de quem "lá dolce vita" ainda festeja

Maurício Dias (Mauriçola)

publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 20:30

Câmara de Juazeiro bate recorde de sessões e proposições apresentadas e discutidas, diz relatório

A apresentação, na sessão ordinária desta terça-feira (10/12), das atividades legislativas da Câmara de Vereadores de Juazeiro, apresentou números que superam exercícios anteriores, com recordes no número de sessões ordinárias, especiais e solenes. O número de proposições de autoria dos vereadores, incluindo Projetos de Resolução, leis, indicações e moções, foi também significativamente superior aos exercícios anteriores.

Lida pelo Presidente Alex Tanuri, o balanço das atividades do ano legislativo de 2019, apresentou os seguintes números, iniciando-se em 18 de fevereiro de 2019 e tendo como sessão final 10 de dezembro de 2019: Nesse período foram realizadas 63 sessões ordinárias; 03 sessões extraordinárias e 26 sessões especiais, solenes e Audiências Públicas.

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom CMJ
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 20:00

"Votarei contra o aumento do Fundo Eleitoral", diz Gonzaga Patriota

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) criticou o aumento do Fundo Eleitoral, que cobrirá os gastos dos candidatos nas eleições de 2020. O parlamentar afirmou que o projeto não é bom para sociedade e que alguns deputados estão legislando em causa própria. "Votarei contra o aumento nos recursos para o fundo. Não podemos admitir que aumentem de R$ 2,5 bilhões para R$ 3,8 bilhões um dinheiro que deveria ser aplicado na saúde, educação e infraestrutura e não enviado para os partidos", argumentou.

O socialista ainda informou que votou a favor do veto 35/2019 que trata da utilização de recursos para o pagamento de juros, multas, débitos eleitorais e demais sanções aplicadas por infração à legislação eleitoral ou partidária, incluídos encargos e obrigações acessórias. "Votei agora a favor do veto 35/2019 que se refere a não permitir a utilização do fundo partidário para pagamento de multas aplicadas a justiça eleitoral, ou seja, esse artigo ele permitia que os candidatos pudessem pagar advogados, multas com o fundo partidário. O presidente vetou e eu votei a favor do veto que foi mantido", explicou. 

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 19:30

Programa da Univasf fomenta a produção de mudas de árvores nativas da Caatinga

Incentivar a produção e oferta de mudas de árvores nativas da Caatinga é uma das ações realizadas pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O trabalho ocorre por meio de doação de sementes a viveiros parceiros, que distribuem mudas e recuperam áreas degradadas, realizam atividades de extensão e promovem a educação ambiental. Desde 2015, foram doados mais de 380 quilos de sementes a viveiristas de diversos estados do país.

As sementes são doadas por meio da Rede de Sementes do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), uma iniciativa do Nema, que é fomentado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O objetivo é incentivar a produção de mudas nativas em municípios de influência do empreendimento. No total, já foram doadas sementes a 140 viveiristas, sendo 70% de estados influenciados pelo Pisf, como Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 19:00

Escolas da rede municipal de ensino iniciam a renovação de matrículas em Juazeiro

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro iniciaram esta semana a renovação de matrículas para os alunos que já são da rede e que permanecerão na mesma escola. O procedimento é para o ano letivo 2020 e deverá ser feito pelos pais ou responsáveis, com apresentação do CPF, na escola onde o aluno estuda atualmente, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 27 de dezembro.

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) informa que as pré-matrículas online para os alunos novatos começam no início de 2020, no período de 07 a 17 de janeiro, através site portaldaeducacao.juazeiro.ba.gov.br ou nos terminais de matrículas que serão instalados em algumas escolas da sede e interior de Juazeiro. Mais informações pelo telefone: (74) 3612-3354.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 18:30

Prefeito Paulo Bomfim assina ordem de serviço e acompanha início da obra de saneamento do Bairro Angari

Os moradores do bairro Angari acompanharam nesta quarta-feira (11) a assinatura da ordem de serviço e início da obra de esgotamento sanitário da centenária comunidade.  A obra que será executada com recursos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro terá 240 metros de rede coletora de esgoto, 125 metros de ligações prediais, 90 metros de ramais condominiais, 100 metros de recuperação da rede de drenagem beneficiando diretamente mais de 90 residências. A previsão é de que seja concluída em cinco meses.

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, ressaltou o momento histórico e a importância do serviço, principalmente na preservação do Rio São Francisco. “Continuo muito motivado para trabalhar por esta terra amada, mesmo sabendo que alguns tentam descaracterizar o muito que temos feito. Sabemos que problemas sempre irão existir, mas é com ações iguais a esta hoje aqui no Angari que vamos transformando essa realidade. Esta obra é uma antiga reivindicação dos moradores e, ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, iniciamos as negociações juntamente com o deputado Zó e agradeço por estar aqui iniciando a concretização desse sonho. O Angari, conhecido nacionalmente pelos versos e prosas entra agora também  para o grande quantitativo de obras que temos realizado em Juazeiro. Quero agradecer a Joaquim Neto e todas as equipes do SAAE pela contribuição que têm dado nesse avanço de Juazeiro nos últimos anos”,  lembrou o prefeito.

Ler Matéria Completa
Antonio Pedro e Lívia Santos (estagiária) Ascom/SAAE
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 18:00

Rui anuncia construção de mais 60 novas escolas na Bahia

Até 2022, mais 60 novas escolas serão construídas na Bahia. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, na noite desta terça-feira (10). "Serão todas escolas de grande porte e de alto padrão, com 35 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, quadra coberta e campo society, dando condições para os alunos aprenderem. Com essa completa reestruturação na infraestrutura da rede estadual, vamos permitir a prática esportiva e a educação com qualidade", afirmou Rui.

Com R$ 200 milhões em investimento, a licitação para a construção de 12 escolas, deste total de 60, será lançada já em janeiro de 2020. Em Salvador, as unidades escolares ficarão localizadas nos bairros de Paripe, Sussuarana, São Cristóvão, Imbuí, Vila Canária e Pau da Lima. As outras seis vão funcionar nos municípios de Lauro de Freitas (2), Candeias (1), Teixeira de Freitas (1), Itabuna (1) e Ilhéus (1). 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 17:30

Mais de 300 mil vítimas ficarão sem Seguro DPVAT no ano que vem

Nos últimos 10 anos, cerca de 4 milhões de vítimas de acidentes de trânsito foram indenizadas pelo Seguro DPVAT em todo o país. A partir do histórico de dados da Seguradora Líder, é possível projetar um cenário de como será o próximo ano sem a existência do seguro de acidente de trânsito, usando modelos estatísticos aplicados em previsões de séries temporais. Caso seja extinto, mais de 300 mil pessoas perderão o direito ao seguro apenas em 2020. O estudo indica, ainda, que serão mais de 38 mil casos de vítimas fatais no trânsito e mais de 205 mil pessoas que ficariam com alguma sequela permanente depois de um acidente.

Para 2020, a maior incidência de ocorrências de trânsito não indenizadas projetadas é para vítimas do sexo masculino, mantendo o mesmo comportamento dos anos anteriores na base indenizatória do Seguro DPVAT. A faixa etária mais atingida no período será a de 18 a 34 anos, representando 46% do total das indenizações, o que corresponde a cerca de 144 mil benefícios que poderão não ser pagos. A projeção de ocorrências para o próximo ano também mostra que a motocicleta seria responsável pela maior parte das indenizações, com cerca de 77% do total.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 17:00

Mostra 14 de Dança começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (12/12) a 8ª edição da Mostra 14 de Dança, realizada pela a Qualquer Um dos 2 Cia de Dança (QQU2) em parceria com o Sesc.  O evento, considerado um espaço de experimentação e pesquisa da dança contemporânea brasileira, acontecerá no Sesc, no Espaço Cultural Janela 353 e na Ilha do Massangano, com espetáculos de dança, oficinas, rodas de conversa e troca de experiências entre os artistas participantes.

A QQU2 abrirá a programação nesta quinta , às 9h, na Sala de Dança do Sesc, com Jogos para Com (vivência) em Grupo. À tarde, a partir das 15h, a programação acontecerá no Espaço Cultural Janela 353, com a Conversa de boca cheia “Quando a gente dança o mundo muda de lugar”, roda de conversa que contará com a participação dos grupos participantes da Mostra. Às 19h, a programação volta ao Sesc, no Teatro Dona Amélia, com os espetáculos Janela para navegar mundos, do Coletivo Trippé; Striptease-Bicho, de Edu O. e AterrÁgua (Ensaio Aberto), da Cia de Dança do Sesc Petrolina.  

Ler Matéria Completa
Ascom Sesc Petrolina
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 16:36

Cidade Mais Limpa: Prefeitura de Petrolina segue cronograma de ações e limpa praças da cidade

Mais praças de Petrolina recebem limpeza das equipes de serviços públicos da prefeitura durante esta semana. Dessa vez, as praças do bairro Palhinhas e da rua Maurício de Nassau estão sendo as contempladas com serviços de varrição, capina, pintura e poda de árvores. A ação faz parte do programa ‘Cidade Mais Limpa’, que além da limpeza de praças também realiza mutirões de limpeza em vias e em canais em outros seis bairros do município até o fim da semana. Outros serviços seguem acontecendo pela cidade através dos programas ‘Operação Tapa-Buraco’ e ‘Mais Luz’. 

Segundo o secretário executivo de serviços públicos, Alisson Oliveira, as ações do cronograma devem se intensificar neste final de ano. “Queremos ver Petrolina limpa, iluminada e com mobilidade urbana de qualidade. Por isso, nossas equipes estão sempre nas ruas atendendo a demandas e realizando a manutenção da cidade. Vamos terminar o ano com uma cara nova”, afirma.

Confira o cronograma completo até o dia 14/12:

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 16:05

Alunos do projeto ‘Eu Preciso Sonhar’ visitam o Campus de Ciências Agrárias da Univasf

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Dinorah Albernaz, que fazem parte do Nuca, visitaram nesta segunda-feira (09), o Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina.

Na oportunidade os estudantes conheceram toda a estrutura do campus, como os sistemas de produção animal, vegetal, laboratórios e as salas de aula. “Eles participaram de uma aula de falcoaria, com o falcoeiro e estudante de medicina veterinária, Lucas Nunes Cabral, reconhecido nacionalmente. Participaram também da aula no laboratório de patologia clínica, com a professora Drª Keila Moreira, onde puderam fazer observação celular no microscópio e ao final da visita puderem conhecer o Museu da Caatinga, situado no CemaFauna Caatinga. Foi um dia muito especial para os estudantes da Escola Dinorah”, contou a supervisora da Juventude da SEDUC, Bruna Barbosa.

“Foi muito interessante essa nossa visita na Univasf. Tivemos várias aulas interessantes, tiramos dúvidas sobre os cursos de medicina veterinária, zootecnia, os cuidados que devemos ter com os animais. Queremos agradecer aos professores da Univasf que nos receberam com muito carinho”, disse a aluna Maria dos Silva.

Ler Matéria Completa
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 15:30

Cartão do SUS pode ser atualizado e emitido em qualquer unidade de saúde em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina comunica que o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser atualizado e emitido em qualquer unidade da rede municipal. O documento permite a identificação dos usuários da rede pública nos procedimentos e consultas médicas. Além disso, viabiliza o controle e conhecimento das pessoas que utilizam o serviço nas diversas áreas da cidade.

“A descentralização facilita o acesso aos dados e também fortalece o contato imediato com o paciente por parte das equipes de Saúde da Família. Ele é entregue a partir de um cadastro, e através do número do Cartão SUS é possível consultar o prontuário do paciente, quais foram seus últimos atendimentos e serviços prestados, médicos que o atenderam e vacinas, entre outros procedimentos realizados. A gente lembra que os cartões que iniciam com o número 8 devem ser substituídos”, destaca a diretora de Atenção Básica da Prefeitura, Lorena Andrade.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 15:06

Bahia tem 58 cidades sem crimes contra a vida

Cinquenta e oito cidades baianas não registraram Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios, feminicídio, latrocínios e lesão corporal seguida de morte) até final de novembro de 2019. Os municípios situam-se nas regiões Sul, Sudoeste, Oeste, Leste, Norte, Chapada Diamantina e Região Metropolitana de Salvador (RMS). No Sudoeste do Estado estão 29 cidades, entre elas o município de Maetinga, distante 609 quilômetros da capital, onde não ocorreu um CVLI há mais de seis anos. Lá, o último caso foi em julho de 2013, totalizando 2.297 dias de tranquilidade para a população.

Já em Abaíra (Chapada), conhecida por seus atrativos turísticos, Rio de Pires, Rio Antônio e Botuporã (essas também Sudoeste), os crimes estão zerados há mais de cinco anos. Outras sete cidades também celebram três anos sem estes delitos: Boninal (1.405 dias), Caatiba (1.336), Canápolis (1.272), Ibiassusê (1.258), Rio de Contas (1.226), Lajedo do Tabocal (1.177) e Érico Cardoso (1.129).

Ler Matéria Completa
Ascom SSP/BA
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 15:00

Prefeito de Petrolina cobra investigação rápida e dura sobre atentado contra secretário executivo

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (11), o prefeito Miguel Coelho expressou indignação acerca da tentativa de homicídio sofrida pelo secretário executivo de Transporte de Petrolina, José Carlos Alves. O gestor informou ter acionado as polícias civil e federal para uma investigação "rápida e dura" em torno do caso e garantiu que também irá acompanhar de perto todos os procedimentos da apuração.

José Carlos Alves sofreu uma emboscada na manhã desta quarta, enquanto saía de automóvel de casa para o trabalho. O secretário foi alvejado com quatro tiros (dois na cabeça, um no tórax e outro no braço), mas, após atendimento médico, já se encontra fora de perigo de morte. 

Ao longo da coletiva sobre o atentado, o prefeito informou que dará toda atenção à família de José Carlos e vai monitorar as medidas necessárias para a investigação do caso. Miguel disse também que conversou sobre o ataque com o governador Paulo Câmara. "Desde que aconteceu o atentado, procurei o governador, conversei também com o secretário de Defesa, Antônio Pádua, e a investigação foi iniciada. Cobramos uma investigação rápida e dura".

Ler Matéria Completa
Fotos: Alexandre Justino
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 14:33

Projeto de Lei de Eduardo Salles determina que concessionárias realizem reparo de danos em vias públicas

As empresas concessionárias, permissionárias e prestadoras de serviços públicos contratadas para executarem obras do Estado serão obrigadas a restaurar as vias e calçadas que danificarem durante execução, conforme o Projeto de Lei apresentado pelo na Assembleia Legislativa da Bahia a pelo deputado estadual Eduardo Salles.

De acordo com o texto, a restauração deverá ser feita com o mesmo material do bem danificado no período de até 60 dias, contados a partir do término do serviço. Caso o prazo estipulado não seja respeitado, poderão incidir multas administrativas. Para o parlamentar, a proposta é fundamental para obrigar as prestadoras de serviço repararem, de forma obrigatória, no prazo estipulado, sob pena de multa.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Eduardo Salles
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 14:00

Prefeito Paulo Bomfim visita Escola de Educação Infantil Adjalva Ferreira no bairro Piranga 2

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, mantendo a rotina de visitação em equipamentos públicos, esteve na manhã desta terça-feira, 10, na creche Adjalva Ferreira, no bairro Piranga 2. Na oportunidade, conversou com alunos, professores e equipe técnica para saber das necessidades e possível resolução. Contudo, a visita foi regada a elogios e agradecimentos. Acompanharam o prefeito a secretária da Educação e Juventude Lucinete Alves, além de outros secretários de Governo e vereadores.

De acordo com o último IDEB, que avalia a educação no Brasil, Juazeiro tem a melhor colocação entre as 10 maiores cidades da Bahia, incluindo a capital. Para o prefeito, isto é fruto de muito trabalho, quando o município investe em valorização profissional, formação continuada de educadores e gestores e estruturação das unidades escolares.

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 13:30

Lei da Aprendizagem será discutida em seminário promovido pela Prefeitura de Petrolina

Discutir sobre a lei da aprendizagem profissional e a sua importância na inclusão social: é esse o objetivo do fórum "Diálogos sobre a Lei da Aprendizagem", promovido pela Prefeitura de Petrolina e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que acontecerá na próxima quinta-feira (12), a partir das 9h no auditório do Igeprev. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: http://encurtador.com.br/jkT48 ou ainda no dia do evento, que contará com entrega de certificado de participação. O seminário é voltado para qualquer pessoa que queira se atualizar em assuntos como Lei da Aprendizagem, Jovem Aprendiz e as leis trabalhistas que regem este tipo de contrato.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 13:00

Campeão e vice de 2018 fazem a abertura do Interbairros neste sábado (14)

A solenidade de abertura do 17º Campeonato Interbairros acontece neste sábado (14) às 15h30 no campo localizado no bairro Alto da Aliança. O jogo inicial coloca frente a frente campeão e vice da temporada passada - os times dos bairros Alto da Aliança e Novo Encontro, respectivamente. As duas equipes integram o grupo H, ao lado de Jardim Primavera e Antônio Conselheiro.

Para Alisson Bruno da Silva Santos, jogador e dirigente do Novo Encontro, “esta é uma boa ocasião para uma revanche dentro das quatro linhas”, dando o troco a equipe que tirou do seu time a oportunidade de conquistar o primeiro título da competição.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 12:43

Em discurso emocionado Lucinha Mota não poupa críticas à justiça de Pernambuco e escola. Veja o vídeo

Ainda repercute na região a movimentação realizada ontem (10) no centro de Petrolina, marcando os quatro anos do assassinato da garota Beatriz Angélica Mota, de sete anos, morta a facadas nas dependências da Escola Maria Auxiliadora. Os pais da menina, familiares e amigos se concentraram na Praça Dom Malan, onde colocaram fotos e cartazes para lembrar a memória de Beatriz. A mobilização chamou atenção e emocionou quem passava pelo local.

Lúcia Mota, mãe de Beatriz Angélica, fez um discurso emocionado durante o ato e não poupou críticas aos organismos de segurança do estado de Pernambuco, aos delegados que conduziram o caso até o momento, ao governo do estado, a quem acusou de “morosidade” e ao colégio onde aconteceu o crime, que na avaliação dela “nunca colaborou de fato com as investigações”.

Durante sua fala Lucia disse que a família está buscando a federalização do caso e pediu apoio para a realização de uma investigação paralela. Uma vaquinha na internet, realizada pelo Grupo Todos Somos Beatriz, está levantando recursos para custear essa ação. Para colaborar é só acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/investigacao-caso-beatriz

Ler Matéria Completa
publicado em 11 de Dezembro / 2019 às 12:36

Confira os preços dos hortifrutis comercializados nesta quarta-feira (11) no Mercado do Produtor de Juazeiro

Diversos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quarta-feira (11) estão com preço baixo, como o quilo da acelga que está custando R$1,75; o quilo da batatinha sai por R$1,80 e R$90,00 o saco com 50kg. Já a caixa com 20kg do chuchu está custando R$35,00 e o quilo da cenoura custa em média R$1,75.

As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto está no site da Prefeitura de Juazeiro. 

Daniela Duarte/AMA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.