Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 17 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 16 de Junho / 2019 às 23:00

Artigo – “FAÇA O QUE EU DIGO, MAS...”

A vida reserva as mais diferentes e, às vezes, inimagináveis surpresas para as pessoas. Diante dessas possibilidades, muitas coisas seriam evitadas e palavras não seriam ditas, uma vez que poderiam negar a legitimidade de certas convicções, e exibir a fragilidade de certos conceitos ideológicos. Notadamente no campo político, via de regra, essas alternâncias são frequentes e obedecem ao ciclo da maré das conveniências e interesses. Por exemplo, esse enfoque nos remete à reflexão de que existe algo contraditório no discurso atual do PT, se comparado ao discurso original do seu inspirador e fundador. Hoje insistem com grande ênfase de que o atual governo, pela origem militar do Presidente e a participação na equipe de inúmeros militares, põe o país em risco de volta à ditadura. E a todo momento se reportam ao período militar.

Ocorre que, já faz algum tempo, tem circulado um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nunca contestado, no qual existem diversas entrevistas a televisões, onde rasga declarações elogiosas ao desenvolvimento econômico durante os governos militares, dando realce ao General Médici que na visão do líder petista seria eleito pelo povo se se submetesse a uma eleição, tal a aprovação que desfrutava! Vejamos algumas frases ditas pelo líder, fundador do PT:

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Junho / 2019 às 22:00

Secretário da Habitação de São Paulo é eleito presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Habitação

Nesta sexta-feira, 14 de junho, em votação realizada no Palácio dos Bandeirantes, o secretário estadual da Habitação de São Paulo, Flávio Amary, foi eleito presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). No total, 19 estados comparecem à reunião, que marca a retomada das atividades da entidade, uma vez que os cargos estavam vagos desde a posse dos novos governadores. Ao longo dos últimos anos, os encontros do Fórum se tornaram o principal evento do segmento público de Habitação do Brasil.

Para o secretário de estado da Habitação de São Paulo, Flavio Amary, o Fórum objetiva o fortalecimento do papel dos estados na política nacional de Habitação. "Esperamos que a composição da nova diretoria alie a força técnica e política para a interlocução com o Governo Federal em temas de extrema importância, como o futuro do Programa Minha Casa Minha Vida, e assegure a participação dos Estados na elaboração das políticas habitacionais de interesse social", disse. Amary aproveitou para agradecer o apoio dos representantes estaduais presentes e ressaltou que a ação conjunta trará muito mais força do que trabalho de cada Estado brasileiro em separado. "Eu acredito muito na busca do consenso, do equilíbrio, da conversa e que a gente, junto, consiga trazer mais habitação, mais recurso e mais facilidades para nossa produção e nosso trabalho, cada qual no seu Estado", destacou.

Ler Matéria Completa
Ascom CDHU
publicado em 16 de Junho / 2019 às 21:00

34º Arraiá do Conselheiro quebra recorde de público e leva milhares de pessoas à Praça de eventos de Canudos

A 34ª Festa de Santo Antônio de Canudos foi mais uma vez um sucesso. Milhares de pessoas lotaram a Praça de Eventos do município para conferir os shows de grandes atrações do forró e de outros ritmos marcantes no Brasil. 

Foram quatro dias de festa que começou com a tradicional Cavalgada de Canudos, no dia 8, com homenagens aos vaqueiros, símbolos da cultura nordestina, que foram presenteados com os shows da Banda Brasas do Forró, Banda Paixão di Vaqueiro e atrações regionais. 

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura Municipal de Canudos
publicado em 16 de Junho / 2019 às 20:00

Estados e municípios se mobilizam por reforma tributária do Congresso

As chances de aprovação de uma reforma tributária neste ano aumentaram diante do protagonismo assumido pelo Congresso Nacional, que tirou das mãos do governo a condução de propostas como a Previdência e a unificação de tributos.

Essa é a avaliação feita por secretários de Fazenda de estados e municípios, que já se articulam para negociar com deputados e senadores alterações na proposta tributária que tramita atualmente no Congresso, tendo entre seus objetivos fortalecer o poder de governadores e prefeitos na gestão da arrecadação.

No final de maio, a Comissão de Constituição de Justiça da Câmara aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e que tem como base os trabalhos do Centro de Cidadania Fiscal (CCif), comandado pelo economista Bernard Appy.

Ler Matéria Completa
Folhapress
publicado em 16 de Junho / 2019 às 19:00

Diálogo entre Moro e Deltan sugere infração na tratativa com Odebrecht

Mensagens trocadas pelo ministro Sergio Moro com o procurador Deltan Dallagnol em 2016, quando o Ministério Público Federal negociava a delação da Odebrecht, sugerem que eles ignoraram limites estabelecidos pela legislação para proteção de pessoas e empresas interessadas em colaborar com a Justiça.

De acordo com as mensagens, publicadas nesta semana pelo site The Intercept Brasil, o procurador que chefia a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba repassou ao então juiz federal informações sigilosas fornecidas pelos delatores da empresa ao Ministério Público e recebeu conselhos sobre a melhor forma de encaminhá-las.

Na época, Dallagnol tinha firmado com os representantes da Odebrecht um termo de confidencialidade que o obrigava a manter as informações sob sigilo até que um acordo fosse assinado e homologado pela Justiça, segundo advogados que participaram das negociações.

Ler Matéria Completa
Folha Press
publicado em 16 de Junho / 2019 às 18:03

II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (II Conartes) da Univasf está com inscrições abertas para minicursos e oficinas

Com o tema “Transformar para Resistir”, o Colegiado de Artes Visuais (Cartes), da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) realiza o II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) e o III Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes. A programação acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), entre os dias 3 e 6 de julho, e está com inscrições abertas para minicursos e oficinas. O Congresso é voltado para estudantes, professores e profissionais da arte. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho.

Para efetivar a inscrição é necessário enviar um e-mail para o endereço eletrônico congressoconartes@gmail.com, informando o nome completo, instituição vinculada, o minicurso que deseja participar e o comprovante de pagamento. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00, a depender da graduação do congressista. As vagas para participar dos minicursos são limitadas, entre 15 e 20 vagas, a depender do espaço disponível.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 16 de Junho / 2019 às 17:00

Petrolina é destaque em telejornal nacional em primeiro dia de festa junina

O São João de Petrolina se consolida a cada ano como o maior festejo junino do país. Na sexta-feira (14), a festa foi destaque nacional na primeira das 9 noites do 'Melhor São João do Brasil'. Com a juazeirense Ivete Sangalo no palco, a Capital do Sertão mostrou no Jornal da Globo  o motivo de ter se tornando roteiro preferido das festas de São João.

Além do Jornal da Globo, a programação ainda será transmitida para todo Nordeste também pela Rede Globo nos dias 16 e 23. O evento da Prefeitura de Petrolina vem sendo amplamente  divulgado através da articulação da Coordenadoria de Imprensa em todo país.

Somente nesta primeira noite, cerca de 60 mil pessoas compareceram ao Pátio Ana das Carrancas e não arredaram o pé durante as mais de 9 horas de programação. Com um elenco de peso, o público dançou agarradinho ao som do forró de Gervilson Duarte, Wallas Arrais e Mano Walter, como também pulou e cantou com os sucessos Ivete Sangalo e Luan Santana. Ao todo, mais de 40 atrações devem encantar a plateia até o dia 23.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 16 de Junho / 2019 às 16:12

Sobradinho: Secretaria de Saúde entrega material de trabalho e socializa informações com a equipe do Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e fardamentos, para o corpo de funcionárias de serviços gerais do Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres. No ato de entrega a Enfermeira, Mestra em Ciências da Saúde e Especialista em Urgência., Ralessandra Moreira ministrou uma palestra sobre Higienização e Ética Hospitalar, integrando o Programa de Educação Permanente, que tem como finalidade transformar e qualificar as práticas de saúde, a organização e humanização das ações e dos serviços, os processos formativos e as práticas pedagógicas na formação e desenvolvimento dos trabalhadores da Saúde do município.

"Na prática hospitalar, a Educação Permanente é indispensável à formação dos trabalhadores, que necessitam ter conhecimentos renovados em sua prática. Essa foi à terceira vez, em 2019, que realizamos esse tipo de capacitação junto a equipe Auxiliar de Serviços Gerais. Durante a palestra destacamos a importância da higienização hospitalar, como fator importante na prevenção da infecção hospitalar, o manejo correto dos saneantes hospitalares, a ética e respeito como pilar no atendimento ao paciente", concluiu Ralessandra Moreira.

Ascom PMS
publicado em 16 de Junho / 2019 às 16:00

Bolsonaro anuncia que Brasil foi aceito como aliado extra-Otan

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (15) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que o Brasil foi aceito pelos Estados Unidos (EUA) como um aliado extra-Otan, a Organização do Tratado do Atântico Norte. De acordo com Bolsonaro, com a “aliança” o país terá mais assistência no campo militar e também no mercado de defesa. “Com muito orgulho, anuncio que há pouco colhemos um dos frutos da nossa viagem aos Estados Unidos, ao sermos aceitos pelo presidente Donald Trump como aliado extra-Otan”, disse Bolsonaro ao discursar em um evento militar na cidade gaúcha. “Possibilidade que permite nos equiparmos melhor e interagir mais com o mercado de defesa”, acrescentou.

O presidente participou da Festa Nacional da Artilharia (Fenart), no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, que marca o aniversário do marechal Emílio Luiz Mallet. Em seu discurso, ele voltou a defender o armamento da população. “Nossa vida tem valor, mas tem algo muito mais valoroso do que a nossa vida, que é a nossa liberdade. Além das Forças Armadas, defendo o armamento individual para o nosso povo, para que tentações não passem na cabeça de governantes para assumir o poder de forma absoluta. Temos exemplo na América Latina. Não queremos repeti-lo. Confiando no povo, confiando nas Forças Armadas, esse mal cada vez mais se afasta de nós”, disse. Bolsonaro afirmou ainda que é preciso mais que o Parlamento para implementar as medidas políticas. “Precisamos, mais que um Parlamento, do povo ao nosso lado para que possamos impor uma política que reflita paz e alegria para todos nós”.

Agência Brasil
publicado em 16 de Junho / 2019 às 15:17

Prefeitura de Pilão Arcado contesta matéria publicada com destaque em jornal baiano

Matéria publicada pelo Jornal Atarde, neste domingo (16), com denúncias de transporte irregular de estudantes no interior de Pilão Arcado, repercutiu muito no estado e principalmente no município, levando a gestão municipal a se manifestar sobre o assunto.

De acordo com o jornal, “Todos os dias, estudantes da zona rural do município de Pilão Arcado, localizado no Norte baiano a 832 km de Salvador, são transportados em caminhonetes abertas, mal conservadas e sem nenhuma segurança. Condições que se assemelham às do “pau de arara”, transporte clandestino comumente usado em regiões mais pobres do Nordeste”, diz trecho da matéria.

Em contato com o Blog GJ Notícias, a secretária de Educação de Pilão Arcado, Rosimeire Rocha, rebateu algumas informações contidas na matéria e explicou as dificuldades enfrentadas pelos municípios do porte de Pilão Arcado para manter a qualidade na educação: “É de conhecimento de todos que o município de Pilão Arcado é um município que possui pouca arrecadação em tributos, sempre dependendo da União para arcar com suas responsabilidades. Estamos à frente da gestão há pouco mais de 2 anos e como todo governo iniciante, precisávamos alinhar as equipes, oferecer treinamentos e organizar nosso cronograma de ações. Após equipe montada, encontramos realmente situações em todo o município (este bem extenso territorialmente) que não atendem às determinações do MEC/FNDE e a própria Constituição, como por vocês foi citado. Porém não é uma realidade apenas local, isso é um problema da maioria dos municípios do interior da Bahia, já que estes não possuíam recursos até então para mudarem essa realidade”, explicou.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 16 de Junho / 2019 às 15:09

Deputados baianos do PT defendem nulidade de processo e liberdade imediata para Lula

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) e o deputado federal Afonson Florence (PT) defenderam a anulação dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua liberdade imediata. Os petistas participaram de ato contra reforma da previdência com lideranças de 10 municípios da região de Irecê neste sábado (15).

Na opinião dos parlamentares, os diálogos de Sergio Moro, divulgados em matérias do site The Intercept Brasil, mostram que o então juiz cometeu crimes de improbidade e prevaricação. Novas mensagens divulgadas nesta semana pelo site mostram, supostamente, Moro zombando de Lula e dos seus advogados. 

"Está claro que a operação Lava Jato foi um instrumento político usado para condenar e tirar do processo eleitoral o presidente Lula. Sua soltura imediata é uma questão de justiça, uma necessidade básica e urgente de reparação que o Brasil e o mundo anseiam", afirmou Robinson Almeida. "O que apareceu de ontem pra hoje é escandaloso. Prova do que sempre denunciamos. Lula é preso político e sua liberdade imediata é uma questão de justiça", enfatizou Afonso Florense.

Ascom
publicado em 16 de Junho / 2019 às 14:00

Justiça determina adequações em unidade de saúde de Juazeiro

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Rita de Cassia Rodrigues Caxias de Souza, pediu à Justiça que determine ao Município de Juazeiro a realização de todas as adequações na Unidade Básica de Saúde do bairro Pedra do Lord previstas no relatório de inspeção sanitária emitido pela Diretoria de Vigilância em saúde do município. 

As irregularidades detectadas compreendem desde deficiências com higiene até a falta de pessoal.

O relatório da vigilância, que serviu de base para a ação, foi solicitado pelo MP à Vigilância sanitária após uma série de denúncias de usuários da unidade dando conta dos problemas. 

O documento da vigilância detectou estruturas improvisadas, lixo infectado armazenado em saco plástico comum, medicamentos com data de validade expirada, além de problemas estruturais, como tomadas expostas e a existência de apenas um banheiropara atender servidores e população em geral não adaptado para acessibilidade. 

A promotora Rita de Cassia informou que quando recebeu o relatório chegou a propor um Termo de Ajustamento de Conduta que foi enviado ao Município. Como não houve resposta por pate da administração municipal, o MP ajuizou a ação.

MPBA
publicado em 16 de Junho / 2019 às 13:09

Jogador se chateia com cobrança em cima do elenco da Juazeirense

Logo após a vitória por 1 a 0 diante da Patrocinense no Adauto Moraes, em jogo válido pela partida de ida da segunda fase da Série D do Brasileirão, o jogador Waguinho, referência no elenco da Juazeirense, se chateou com uma pergunta de repórter de rádio local, ao ser questionado se o time não tinha aproveitado bem o fato de jogar em casa, o volante logo respondeu: "Nós somos criticados quando perdemos, e quando ganhamos também? Assim fica difícil..." respondeu o camisa 5 do Cancão.

Em relação à partida, mesmo o time perdendo algumas oportunidades de gol, a equipe conseguiu sair com bom resultado e apenas um empate separa a Juazeirense da próxima fase da Série D. A partida de volta contra a Patrocinense, na cidade de Patrocínio/MG, será no próximo domingo, dia 23. 

Redação Blog Geraldo José
publicado em 16 de Junho / 2019 às 13:01

Atividade solidária marcou a manhã deste domingo, no abrigo São Vicente

Policiais civis, de Juazeiro-Ba, estiveram nesta manhã de domingo (16) no abrigo São Vicente, onde participaram de atividades solidárias, que incluiu a doação de alimentos e outros itens de uso necessário pelos idosos que moram na casa.

Escrivães, delegados, investigadores, peritos técnicos e criminais, dentre outros servidores, se cotizaram para recolher os itens que foram doados para o abrigo nesta manhã.

A atividade recreativa teve musica junina, comidas típicas, alegria e muita solidariedade.

Da redação Blog Geraldo José/ Fotos Whatsapp
publicado em 16 de Junho / 2019 às 12:04

Pichação na Ponte Presidente Dutra, durante protestos, continua repercutindo nas redes sociais


As manifestações contra a reforma da previdência e cortes na educação, realizadas na última quarta-feira (14), em diversas regiões do país, convocada por centrais sindicais, podem não ter surtido o efeito desejado em termo de adesão, mas continua repercutindo nas redes sociais e grupos pelo Brasil afora, seja no tom crítico dos que defendem o governo e consideraram o movimento um “fracasso”, seja no tom dos que consideram um sucesso o recado das ruas.

Em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) as manifestações, em que pese não ter reunido um número significativo de adesões como já registradas em outros eventos dessa natureza, foram suficientes para serem enxergados, menos pela quantidade de pessoas envolvidas, mais pelos transtornos causados a quem precisava se movimentar no trânsito.

A Ponte Presidente Dutra mais uma vez foi alvo dos manifestantes, como em quase todos os eventos de protestos na região, o que vem dividindo opiniões. Nas redes sociais as manifestações se multiplicam, com protestos de quem não concorda com a supressão do ir e vir das pessoas, seja com a opinião dos que acham que não há outra forma de ser visto pelas autoridades e governos, senão fechando essa artéria.

No último protesto uma imagem rendeu muitos clics: a de uma jovem manifestante pichando o patrimônio público. Nas imagens que circulam nas redes sociais a jovem escreve palavras de ordem contra o governo e o ministro Sérgio Moro. num muro de concreto que divide a área de veículos e pedestres, a jovem escreveu frases com o “Cadê o Queiroz?” e questionamentos à atuação do ex-Juiz e atual Ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Da redação Blog Geraldo José/ Foto Whatsapp
publicado em 16 de Junho / 2019 às 12:00

Casa Nova: Secretaria de Agricultura e Governo beneficiam pequenos produtores

O Secretário de Agricultura de Casa Nova, Pedro dos Santos Costa (Pedrinho da Vanda), acompanhou hoje (14/06), a palestra proferida pelo Coordenador da Bahiater - Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, Osvaldo Lopes Ribeiro Junior sobre Manejo de Produção de Palmas, ao mesmo tempo que a SUAF – Superintendência de Agricultura Familiar da Secretária de Agricultura do Estado da Bahia entregou 50 mil mudas de palma para a Associação de Fundo de Pasto de Mimoso, Juá, Salina do Amaro, Água Fria e Tigre e 50 mil mudas para Associação dos Agricultores e Moradores de Entrada e Santa Rita e três maquinas forrageiras.

AS máquinas e as mudas foram resultado de parceria entre a SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Prefeitura de Casa Nova e CAR. “Escolhemos estas associações que são as que mais necessitam de palma neste período e ao mesmo tempo estamos disponibilizando capacitação e manejo do cultivo da palma para que esta seja uma forrageira aproveitada ao máximo” – explica Pedrinho, agradecendo o empenho do Prefeito Wilker Torres e do Deputado Tum que conseguiram a liberação das mudas.

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 16 de Junho / 2019 às 11:00

Segunda noite do São João de Petrolina teve do autêntico forró de Jorge de Altinho e a sofrência de Devinho Novaes

Milhares de pessoas foram ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas, neste sábado (15), para aproveitar a segunda noite do ‘Melhor São João do Brasil’, promovido pela Prefeitura de Petrolina. Durante as cinco apresentações da noite, os petrolineses e turistas cantaram, dançaram e entraram no clima da sofrência.

A cantora Fabiana Santiago deu às boas vindas ao público que fez questão de chegar cedo. Com figurino típico do período junino e potência vocal, a cantora recepcionou o público com muito forró. Em seguida veio o pernambucano, Jorge de Altinho seguindo o mesmo ritmo.  Abrindo o show com o sucesso 'Confidência', composição sua e de Petrucio Amorim, Jorge de Altinho iniciou sua participação no São João de Petrolina. Trazendo no repertório sucessos do autêntico forró.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Fotos: Alexandre Justino e Jonas Santos
publicado em 16 de Junho / 2019 às 10:00

Denúncia de que prefeitura se apropria de obras é denuncismo irresponsável

A denúncia do senhor Erick Souza (Veja aqui), de que a prefeitura estaria se apropriando de obras do Estado e da União, demonstra profundo desconhecimento e mostra a forma irresponsável como se faz denuncismo barato utilizando veículos de comunicação.

A primeira placa é de uma obra originada de um convênio com a Conder. O Governo do Estado e a Prefeitura de Juazeiro são parceiras na realização da requalificação da avenida da Pedra do Lorde, cabendo à administração um valor significativo de contrapartida.

Já a Estação do Saber é realizada exclusivamente com recursos da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação. O espaço, originalmente da união, foi concedido à municipalidade. Recomendamos ao senhor Erick que informe-se antes de usar veículos de comunicação.

Ascom PMJ

publicado em 16 de Junho / 2019 às 09:47

Joaquim Levy se antecipou e renunciou à presidência do BNDES, nesta manhã (16)

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy não quis esperar para segunda-feira e antecipou, nesta manhã de domingo, o seu pedido de demissão do banco.

Em carta enviada ao Ministro da Economia Paulo Guedes, Levy comunicou que estava deixando a instituição, após críticas públicas do presidente Jair Bolsonaro, ontem: “Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas. Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria. E, especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade”, escreveu Levy no seu pedido de dispensa.

Um dos pivôs para o atrito ente Levy e Bolsonaro, Marcos Pinto, já havia pedido exoneração do cargo que ocupava até ontem.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 16 de Junho / 2019 às 09:00

Nova etapa do ‘Qualifica Mais’ abre inscrições para oficinas de capacitação profissional

O programa ‘Qualifica Mais’ abre, nesta segunda-feira (17), inscrições para novas oficinas de capacitação profissional. Serão 14 turmas com 25 vagas cada, para moradores do território da Malhada da Areia.

Nesta etapa serão oferecidas as seguintes oficinas: penteado afro e mundo do trabalho, técnicas de aperfeiçoamento para diaristas, reciclagem de paletes, recipientes plásticos e pneus, reaproveitamento de alimentos, designer de sobrancelhas, noções básicas de manicure, pão caseiro e integral, fabricação de trufas, dindim gourmet, bolos caseiros e naked cake e customização de peças jeans. As oficinas terão duração de até 8h e devem acontecer no mês de julho.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 16 de Junho / 2019 às 08:00

Profissionais de segurança no trabalho rural discutem em Petrolina - PE melhoria nas normas regulamentadoras

A atualização, melhoria e implementação das Normas Regulamentadoras de Medicina e Segurança no Trabalho (NR’s) na agricultura regional, foram os principais temas discutidos na sexta-feira (14), durante encontro promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR). No encontro, que reuniu profissionais de segurança e medicina do trabalho com atuação no Vale do São Francisco, foram apresentadas as dificuldades encontradas na implementação das NR’s em razão das especificidades regionais, das ações preventivas a serem adotadas no cultivo de uva e manga (as principais culturas dos VSF) e a necessidade de melhorias nas normas regulamentadoras que não foram atualizadas desde 1978.

Segundo o técnico em segurança do trabalho, Fábio Airom, as NR’s, além de estar em acordo com as características regionais devem caminhar em harmonia com a Legislação Trabalhista e Previdenciária. “Na nossa região são muitos os problemas com a interpretação que é dada às NR's, o que gera prejuízos com as fiscalizações e autuações indevidas," pontuou.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação & Marketing
publicado em 16 de Junho / 2019 às 07:00

Novo voo Salvador-Petrolina incrementa turismo no norte da Bahia

Almoçar ao meio-dia em Salvador, pegar metrô às 14h, chegar ao Aeroporto antes das 15h, decolar às 16h e desembarcar em Petrolina (PE) às 17h20. Agora isso é possível em qualquer dia da semana. Na  sexta-feira (14), o voo inaugural da nova rota diária Salvador-Petrolina, realizado pela Passaredo Linhas Aéreas, foi marcado por evento comemorativo da Bahiatursa, vinculada à Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Na volta, a decolagem ocorre às 17h45, com pouso às 19h05.

Um dos passageiros do voo inaugural, o médico Maurício Almeida mora em Feira de Santana e afirmou que "este voo se encaixou perfeitamente para mim. Eu trabalho em Salvador e logo estarei em Petrolina. Tenho amigos que foram de carro e vão estar lá às 22h. São de seis horas de estrada". 


Para a consultora de viagens Aparecida Reis, a nova linha possibilita um incremento no turismo. "Veio em um momento perfeito, porque com a saída da outra companhia [Avianca], esta rota estava perdida. Agora, vamos conseguir conciliar não apenas o turismo de lazer como o turismo de negócios. Vai ser muito bom, especialmente para o norte do estado, já neste São João, que é tão forte na região", destacou. 

O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, lembrou que a região norte é muito importante para a economia baiana. "Temos o vinho de Juazeiro e Casa Nova, que tem se destacado no cenário nacional, e também as frutas para exportação. Esta é mais uma rota de conectividade para este nosso estado tão grande. É muito importante termos voos fazendo esses roteiros interestaduais. Juazeiro e Petrolina são cidades-irmãs, separadas pelo Velho Chico, e essa rota faz com que a região fique mais próxima de Salvador", disse. 

A Bahia, segundo o diretor de Segurança Operacional da Passaredo, David Faria, está dentro do plano de expansão da companhia. "Nosso voos hoje acontecem, em sua maioria, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Nossa meta é crescer para o Nordeste. Temos compromisso com o Governo do Estado, nos próximos 12 meses, de crescermos para dentro da Bahia. Duas cidades que estão nos nossos planos são Teixeira de Freitas e Ilhéus". 

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
publicado em 15 de Junho / 2019 às 23:00

Artigo - Qual é a responsabilidade dos estacionamentos em casos de furto?

Desde a publicação da Súmula nº 130, em 1995, o STJ tem mantido o entendimento de que “a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”. Mencionada Súmula foi editada com base nas relações consumeristas estabelecidas entre shoppings centers, supermercados e bancos (por exemplo), pois entendeu que o espaço ofertado para os clientes estacionarem seus veículos corresponderia a um instrumento para a captação de clientela, por criar uma expectativa de ambiente seguro.

Contudo, embora sumulado, o entendimento sobre o assunto não é pacífico - REsp 1.606.360/SC, julgado em 19/10/17.

Na década de 90, as decisões do STJ que reconheciam a existência de responsabilidade da empresa se baseavam na existência de um contrato de depósito voluntário tácito entre as partes., aplicando-se os artigos 627 e seguintes do Código Civil que regem tal espécie de contratação - passando a existir o dever de guarda e vigilância da empresa, previsto no art. 629. 

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Junho / 2019 às 22:00

1º Encontro da Agricultura Familiar' de Petrolina discutiu o fortalecimento da merenda escolar no município

Visando o fortalecimento da alimentação escolar de Petrolina, foi realizado dia (14), no auditório do SEST/ SENAT, o '1º Encontro da Agricultura Familiar'. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina com o apoio dos colaboradores do Programa Nacional da Alimentação Escolar do Município, abordou questões pertinentes aos cuidados com a qualidade dos alimentos inseridos na alimentação de crianças, jovens e adultos da rede municipal de ensino.

Com a presença de cerca de 200 pessoas, o evento contou com a participação de agricultores, autoridades do município, como o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando e representantes das unidades de ensino da rede municipal. O público teve a oportunidade de conhecer mais sobre a evolução do cardápio da merenda escolar nos últimos anos e participar de mesas redondas sobre o Papel da Agricultura Familiar no cardápio das escolas de Petrolina. O evento contou ainda com a exposição de produtos de comunidades da região e um lanche preparado somente com produtos da Agricultura Familiar.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 15 de Junho / 2019 às 21:00

Dengue: Ação de combate ao Aedes aegypti chega ao N- 6 em Petrolina

Continuando as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, a Prefeitura de Petrolina, esteve, neste sábado e prossegue domingo (16), realizando uma ação no Perímetro Irrigado Nilo Coelho (N-6). Cerca de 20 agentes de combate às endemias estarão dando orientações educativas à população, além de fazer tratamento focal nos criadouros de larvas encontrados, e, bem como o bloqueio de transmissão por meio da borrifação nas áreas com registro de casos suspeitos notificados.

A escolha das localidades onde estão sendo intensificados os trabalhos foi feita através do índice de infestação predial, baseado no último levantamento realizado e nas notificações de casos suspeitos. A força-tarefa já passou por Rajada, Projeto Maria Tereza (Km-25), e N-4. Após o N-6, ainda serão contemplados o N-5 e os Assentamentos Água Viva 1 e 2.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.