Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 18 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 11:00

Prefeitura descentraliza coletas de exames laboratoriais e facilita serviços de saúde no N4

A Prefeitura de Petrolina continua descentralizando os serviços de saúde ofertados pelo município. O objetivo é facilitar o acesso, garantindo o tratamento dos pacientes na rede pública, além de ofertar maior comodidade à população. Desta vez, a comunidade beneficiada foi a do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho Núcleo 4, onde a coleta de exames laboratoriais, desde esta terça-feira (17), será feira na própria Unidade de Saúde Família I. 

Somente nesse primeiro dia, foram realizados cerca de 180 exames. Na última semana, a equipe do setor de regulação da Secretaria de Saúde, esteve na unidade para identificar os desafios, além de fiscalizar o serviço que vem sendo ofertado à população.  De acordo com a secretária executiva de Gestão em Saúde, Cassia Guimarães, a descentralização da coleta de exames vem sendo feita em todas as unidades de saúde, nas áreas urbana e rural.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 10:30

13ª Semana de Inclusão de Curaçá

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação realizará de 18 a 21 de setembro de 2019, a 13ª Semana da Inclusão com tema: "A inclusão começa em mim, mas se faz com todos". O evento apresenta uma reflexão sobre a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, observando sistematicamente o interesse e o comportamento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, decorrentes das suas necessidades educacionais especiais no cotidiano da sala de aula. Tem como objetivo expandir o diálogo entre escola, família e comunidade com o intuito de construir uma sociedade mais inclusiva, que assegure a igualdade de direitos e respeito ás diferenças humanas, evidenciando que inclusão de fato, se faz com a participação de todos.

Ascom Prefeitura Municipal de Curaçá
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 10:00

Avança a obra de construção do Centro Gastronômico de Juazeiro

Gastronomia, turismo, cultura, lazer e entretenimento disponível em um só lugar será realidade em Juazeiro. A obra de construção do Centro Gastronômico – Vila Bossa Nova, está em ritmo acelerado com instalação de rede elétrica, construção de lajes para instalação dos reservatórios de água e cobertura da casa de máquinas, execução da estação de tratamento de esgoto da fábrica de cerveja, fachada restaurada, contrapisos, entre outros serviços.

A assinatura do contrato de concessão de uso de bem público, a título oneroso, destinado a implantação do equipamento bem como a Ordem de Serviço, com início imediato da obra, foi realizada no final de fevereiro entre a Prefeitura de Juazeiro e a Concessionária Centro Gastronômico de Juazeiro. O objetivo é promover a revitalização do espaço com intervenções de reforma, restauração arquitetônica, reurbanização e modernização, para reaproveitamento do espaço e a integração de novas funções, transformando-o no Centro Gastronômico.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 09:38

MÉDICOS PARALISAM ATIVIDADES POR TEMPO INDETERMINADO NO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO

A presidente do Sindimed na Bahia Ana Rita de Luna Freire Peixoto enviou ofício à Secretária de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro informando a paralisação dos médicos do Hospital Regional de Juazeiro a partir desta quarta-feira, dia 18. Confira: "Considerando os atrasos de pagamento e a falta de condições mínimas de trabalho, os médicos do Hospital Regional de Juazeiro deliberaram, em assembleia realizada, iniciar uma paralisação por tempo indeterminado a partir de zero hora do dia 18/09/2019, caso não haja regularização do assunto em tela.

Por oportuno, afirmo a V.Sa., que o presente esforço dos médicos almeja, antes de tudo, alcançar condições dignas de trabalho, tanto do ponto de vista técnico quanto no aspecto ético, e, consequentemente, de assistência à nossa comunidade.

Destarte, a fim de evitarem-se maiores transtornos à nossa população, compensando-se a ausência temporária do serviço prestado pelo referida unidade, em função desse justo movimento de seus profissionais, solicito a colaboração de V. Sa. no sentido de que a demanda pelos seus atendimentos seja direcionada, a partir do início da paralisação ora anunciada, para outros serviços de urgência e emergência deste município, tanto públicos como privados"

Saudações cordiais.

Salvador, 12 de setembro de 2019.

ANA RITA DE LUNA FREIRE PEIXOTO

Presidente do SINDIMED

Ofício

Foto de arquivo do Blog GJ
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 09:12

Prefeitura de Juazeiro convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo da SEDUC

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (17), a convocação 027/2019 do Processo Seletivo referente ao edital nº 002/2018 da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada no auditório da Secretaria de Gestão de Pessoas, localizada à Rua 15 de Julho, nº 32, 2º andar – Centro, no dia e horário informados no edital.

Mais informações através do telefone (74) 3612-3635.

VEJA AQUI

Ascom/SEGESP
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 09:00

Deputado Roberto Carlos ajuda a aprovar a alteração da estrutura de salários dos servidores públicos de nível médio e técnico

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo da Bahia, ajudou a aprovar, votando a favor, a alteração da estrutura de salários dos servidores de nível médio e técnico que recebem menos de um salário mínimo. Segundo o parlamentar, essa aprovação vai atender, aproximadamente, 30 mil servidores públicos, acabando com uma grande injustiça.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 08:30

Espetáculo de Juazeiro "Sentimentos Gis" é selecionado pelo projeto Se Mostra Interior da Funceb

Durante as noites de setembro, o palco do Teatro Gamboa Nova se transforma em Gayboa, assumindo uma programação artística voltada para a diversidade. É neste clima de celebração que o solo Sentimento Gis, do juazeirense Cleybson Lima, chega a capital baiana através do projeto "Se Mostra Interior", realizado pela Fundação Cultural da Bahia (Funceb) em parceria com o Teatro.  As apresentações acontecem nos dias 28 e 29 de setembro, às 19h e 17h respectivamente, com ingressos a preço popular R$ 20,00 e R$ 10,00. 

Sentimento Gis põe os holofotes nas vivências invisibilizadas de transexuais e travestis a partir da memória de Gisberta Salce Junior, imigrante brasileira que viveu em situação de rua em Portugal sendo torturada durante sete dias por 14 adolescentes que a mantiveram em cárcere num prédio abandonado. A memória de Gisberta é também uma denúncia aos crimes de transfobia que coloca o Brasil como terceiro país do mundo com mais mortes violentas de pessoas trans e travestis.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 08:00

Servidores da SEDES que trabalharão nas eleições do Conselho Tutelar passam por capacitação

Cerca de 70 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) participaram durante esta terça-feira (17) no CIAM, do treinamento para atuação nas eleições para conselheiro tutelar. A atividade foi conduzida pelo técnico em Informática Jorge Luiz Santos, que atua em treinamentos realizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os servidores foram capacitados para manusearem as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano.

“O objetivo foi passar conhecimentos básicos de colocação do nome do eleitor, impressão de boletins de urna, correção de problemas técnicos e encerramento de eleição”, disse. Serão utilizadas 29 urnas eletrônicas durante a eleição e segundo Jorge Luiz as chances de problemas nas máquinas são remotas. “Além desse treinamento prévio, estaremos no dia da eleição com todo suporte na parte técnica para que não seja necessária utilização de cédulas de papel”, completou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 07:30

Alunos da Educação Infantil realizam II Mostra Cultural sobre o meio ambiente em Juazeiro

Os alunos da Escola de Educação Infantil - EMEI Luana da Silva Nascimento realizaram no último final de semana a II Mostra Cultural – ‘Sou criança consciente, cuidando da minha comunidade, preservo também o meio ambiente’, que reuniu os pais, professores, funcionários e a comunidade do bairro Itaberaba, em Juazeiro.

De acordo com a gestora da EMEI, Jaciara Sampaio, os alunos apresentaram à comunidade, os trabalhos desenvolvidos em sala de aula nos meses de julho e agosto. “Também realizamos uma palestra para os pais e a comunidade sobre o lixo, suas doenças e a importância da coleta seletiva, em parceria com a Univasf e apresentações culturais. O sucesso deste evento demonstra o engajamento dos professores, das crianças, dos pais, responsáveis, da gestão e coordenação da EMEI, que buscam desenvolver projetos que possibilitam uma vivência de uma metodologia diferenciada de ensino. Quero agradecer e parabenizar todos os envolvidos”, ressaltou Jaciara.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 07:11

Bahia: Governo contrata instituto para realizar concurso da PM e do Corpo de Bombeiros

O Governo da Bahia publica, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18), a contratação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para a realização do concurso público que irá selecionar 2,5 mil candidatos a soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia. Serão 2 mil vagas para policiais militares e 500 para bombeiros. 

O governo convocará 1 mil policiais e 250 bombeiros para ingresso em 2020, e outros 1 mil policiais e 250 bombeiros para ingresso em 2021. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa na noite desta terça-feira (17), durante a transmissão ao vivo do #PapoCorreria, nas redes sociais.

Secom Bahia
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 07:00

PT Bahia: Ademário recebe apoio de Edenice e garante vitória de vice

Se o futuro presidente do PT de Salvador será eleito em votação direta no próximo domingo (22), um acordo anunciado nesta terça-feira (17) já garantiu maioria no diretório municipal do partido para a eleição de Iracema como a futura vice-presidente. Em ato realizado nesta terça, a candidata à Presidência Edenice Santana, da corrente Trabalho, que ficou de fora do segundo turno, declarou apoio à chapa de Ademário Costa e Iracema Moura.

A aliança também amplia a perspectiva de vitória de Ademário no domingo, quando disputará, em segundo turno, o comando do partido em Salvador com o atual presidente, Gilmar Santiago. Ademário terminou o primeiro turno com 49% dos votos – faltou 49 votos para encerrar a disputa; Edenice teve 90 votos. "Ter Edenice conosco é mais que uma aliança para vencer, é viabilizar a recondução do PT à luta popular, de volta às suas raízes de organização nas periferias, nos movimentos populares, com um projeto claro de cidade e de ação em busca de administrar Salvador", disse Ademário.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 06:30

Prefeitura de Juazeiro segue com obras de pavimentação e drenagem no bairro São Geraldo

As obras de drenagem e pavimentação promovidas pela Prefeitura de Juazeiro na Rua E e Rua do Aveloz, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), através do programa Pavimenta Mais, estão em ritmo acelerado para promover a melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana da região onde estão localizadas.

“Moro na Rua do Aveloz há mais de 40 anos e nossa expectativa é que com a obra da drenagem os esgotos e alagamento em época de chuvas não existam mais, e a pavimentação com certeza vai acabar com a poeira. Teremos uma rua bonita, estruturada e com certeza mais qualidade de vida”, declarou o aposentado João Manoel da Silva.

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 06:00

Petrolina: Miguel Coelho inaugura Avenida Simão Durando e 10 ruas do São Gonçalo

Uma grande obra de urbanização do São Gonçalo será entregue nesta quarta-feira (18). O prefeito Miguel Coelho inaugura as ações de recapeamento da Avenida Simão Durando e pavimentação de 10 vias do bairro. O evento está agendado para ocorrer a partir das 19h30.

Para a realização das obras, a Prefeitura de Petrolina investiu R$ 5,1 milhões. Além da Simão Durando, foram contempladas pela urbanização as ruas 11, 24, 26, 37, Alto Grande, Tabuleiro, Terezinha Ferreira, Carminha Chaves, João Pontes e Tamarindo.

As obras integram a plataforma Petrolina Cresce, que visam estruturar os bairros da cidade. Até agora, por essa iniciativa, já foram pavimentadas ou estão em fase de projeto mais de 220 vias do município sertanejo.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - CADA UM SABE A DELÍCIA E A DOR DE SER O QUE É...

Me apropriando desse trecho da letra da canção Dom de iludir, do cantor e compositor baiano, Caetano Veloso, e ainda tomando como base esses meus longos 35 anos de serviço ativo nas fileiras da Polícia Militar da Bahia, todos, após 1986 quando fui declarado Aspirante a Oficial pela Academia da Polícia Militar da Bahia, após concluir o nível superior em Formação de Oficiais, hoje Bacharel em Segurança Pública, exercidos no “front” operacional, no combate ao crime e no exercício da proteção a vida e o patrimônio material dos cidadãos baianos, mesmo com risco da minha vida, como está explícito no nosso juramento, a todo instante me surpreendo a perguntar o que um homem e/ou uma mulher, pensa quando faz a opção de ingressar nas corporações policiais militares, se na delícia ou na dor de fazer parte dela.

Nós policiais militares, vivemos num ambiente em que parte da sociedade, muito influenciada por setores da imprensa que insistem em Diariamente, a cada ação dos nosso profissionais nas ruas, procurar exaltar apenas as falhas ou mazelas, além de tentar incutir no olhar coletivo que somos Seres de capacidade intelectual diminuta, numa análise feita por “especialistas” de Segurança Pública, desconhecedores da nossa estrutura institucional e da capacidade do nosso capital humano, “especialistas” esses, forjados numa teoria adquirida nos bancos acadêmicos, sob o conforto do ar condicionado, sem sequer se dar ao cuidado de analisar que, naquela ação tem como parte um fator preponderante: a existência do Ser Humano, com todas as suas fraquezas, medos e limitações emocionais, oriundo não de outro planeta, mas do seio da sociedade a qual serve.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:46

Exemplo de honestidade: servidor público, em Petrolina, encontra 11 mil em cheques e aguarda dono para devolver

De acordo com publicação do G1, Petrolina, um servidor público da cidade, Joilson Campos, teve um gesto da mais pura honestidade, muito difícil de se ver nos dias de hoje, quando encontrou, no chão do estacionamento do Ríver Shopping, uma quantidade em cheques que somavam R$ 11 mil e aguardou, por cerca de uma hora, o dono aparecer para devolver.

De acordo com Joilson, após achar os cheques sua maior preocupação era com o prejuízo que o dono dos cheques teria, o que o levou a esperar alguém no local à procura dos valores perdidos, o que aconteceu após 1 hora de espera. De acordo com a matéria do G1, o dono dos cheques chegou a oferecer uma gratificação mas o servidor não teria aceitado.

Da redação Blog Geraldo José/ Com informações do G1 Petrolina
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:30

Semana Nacional do Trânsito será lançada nesta quarta com ações educativas em Petrolina

Começa nesta quarta-feira (18), em Petrolina, a Semana Nacional do Trânsito que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para os cuidados a serem tomados nas ruas da cidade. As ações da prefeitura serão coordenadas pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) e a ideia é intensificar atividades educativas para assim reduzir o número de acidentes.

A programação será lançada nesta quarta-feira (18) às 8h30, no Sest/Senat. As ações já estão sendo desenvolvidas desde o início do mês de setembro e seguem até o próximo dia 25.  Entre as atividades desenvolvidas pelas equipes da Ammpla estão palestras e blitzs educativas nas principais avenidas da cidade.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:27

PF deflagrou a segunda fase da Operação Retomada, contra roubo de cargas nos estados de Alagoas e Pernambuco

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), a segunda fase da Operação Retomada Alagoana, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por roubo de cargas nos estados de Alagoas e Pernambuco. De acordo com informações da PF, agentes da corporação, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Alagoas, deram cumprimento a três mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão nas cidades alagoanas de Arapiraca e Palmeira dos Índios, em Alagoas, além de Belo Jardim, em Pernambuco. Os mandados, de acordo com a PF, foram expedidos pela Justiça Federal de Alagoas. Os presos foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas e encaminhados ao presídio da capital.

Da redação Blog Geraldo José/ Com informações e foto da PF
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:14

Relatório sobre nomeação do baiano Aras para PGR será lido nesta quarta (18), no Senado

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da indicação do advogado baiano Augusto Aras para o comando da Procuradoria-Geral da República, já entregou o seu relatório sobre a nomeação. O texto será lido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (18) e a sabatina está marcada para o dia 25 de setembro.

Segundo Braga, a análise foi técnica, com base no currículo do indicado, observando que Aras deverá deixar a sociedade em um escritório de advocacia para poder desempenhar a função com independência. Porém, o nome não é uma unanimidade entre os parlamentares. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) lamentou que a indicação não tenha observado a lista tríplice oferecida pelo Ministério Público. 

Fonte: Agência Senado/ Foto divulgação TSE
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:00

Secretaria de Turismo de Pernambuco lança nova  plataforma de cursos à distância

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, e em parceira com a Secretaria de Educação do Estado, lança, nesta quarta-feira (18), plataforma dedicada a cursos online. A ferramenta possibilitará ao visitante mais interatividade em qualificações que dizem respeito às pautas dedicadas ao turismo. Os cursos foram lançados ano passado, mas serão realçados através da plataforma. Ao todo, serão ofertadas 280 vagas, voltadas em três categorias disciplinares: Recreação e Lazer em Meios de Hospedagem, Inglês para Meios de Hospedagem e Enologia.

Entre as novidades, uma turma do curso de Enologia estará focada exclusivamente na região de Águas e Vinhos, privilegiando as cidades de Lagoa Grande, Petrolina, Orocó, Cabrobó, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista. "A plataforma surge com a premissa de ser um espaço interativo e inovador com o qual a Empetur possa criar diversos cursos voltados ao turismo. Esse ambiente virtual tem como objetivo qualificar gestores públicos, profissionais do trade e estudantes", ressalta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Ler Matéria Completa
Ascom Gov Pe
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 21:51

Obstrução do PSL impediu votação do plano de trabalho da relatora Lídice da Mata na CPMI das Fake News

O apresentação do Plano de trabalho na CPMI das Fake News, cuja relatora é a senadora baiana Lídice da Mata (PSB), não teve votação concluída nesta terça-feira (17) em função de obstrução da bancada do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, cuja presidência está  cargo de outro baiano, o senador Angelo Coronel (PSD), teve um dia agitado, com debates acalorados, manobras regimentais e o esvaziamento da comissão para não permitir a votação do plano de trabalho.

Lídice sugeriu no texto temáticas a serem abordadas durante o funcionamento da CPI: conceituação e delimitação das fake news e seus impactos na sociedade; cyberbullying, aliciamento e orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio; consequências econômicas da produção e disseminação das notícias falsas que atentam contra a democracia no mundo e o ponto de ebulição piolítica, que investigaria esquemas de financiamento, produção e disseminação de fake news com o intuito de lesar o processo eleitoral, entre outras. 

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José/com informações e foto da Agencia Senado
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 21:30

Encontro Territorial reúne dirigentes municipais da Educação em Juazeiro

A secretária de Educação e Juventude (SEDUC) Lucinete Alves e a assessora de Planejamento Lorene Ribeiro, participaram na segunda-feira (16), do I Encontro Formativo para Dirigentes Municipais do Território 10 – Sertão do São Francisco, com representantes da Educação de seis municípios, na EFEJ - Escola de Formação de Educadores, em Juazeiro.

A secretária de Educação de Sobradinho também diretora do Território 10, Ducilene Soares, deu as boas-vindas aos dirigentes de Juazeiro, Sento Sé, Pilão Arcado, Casa Nova, Remanso e Sobradinho, que durante todo o dia participaram da formação sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a Plataforma Conviva Educação e a BNCC nas práticas pedagógicas.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 21:00

Prefeitura participa no 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado em Juazeiro

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix participou nesta terça-feira (17) no Grande Hotel, em Juazeiro, do 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado. 

O evento, que é uma realização do FIDA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Confederação de organizações de produtores familiares do Mercosul ampliado (COPROFAM), Programa FIDA Mercosul Claeh e Governo do Estado da Bahia por meio do Projeto Pró-Semiárido, se estende até quinta-feira (19).

Ler Matéria Completa
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 20:30

Através de pesquisa de mercado, prefeitura busca melhorias para fomentar comércio na Avenida Souza Júnior

O primeiro passo para dar andamento a um projeto que prevê melhorias na Avenida Souza Júnior, uma das principais vias do Centro de Petrolina, está começando. Com apoio da Prefeitura de Petrolina, as instituições Sebrae, CDL e Sindilojas, lançaram uma pesquisa de mercado para identificar o perfil do consumidor da região e o que pode ser considerado atrativo para esse público.

A pesquisa está sendo aplicada presencialmente entre as pessoas que passam pela rua e on-line, no link: http://bit.ly/2lLUcPm. "É importante que a população responda o formulário e participe da construção desse projeto, porque é através dela que vamos conseguir identificar o que o consumidor deseja e atuar, junto com a associação comercial, nas adequações e melhorias necessárias", afirma o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 20:00

Gonzaga Patriota participa de Sessão Solene em homenagem à Semana Nacional do Trânsito

Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (17), uma sessão solene. Na ocasião, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) lembrou que é autor do Projeto de Lei (PL Nº 6.046/2005) que institui o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade do Trânsito. A data é comemorada em 23 de setembro, dia que coincide com a instituição do Código de Trânsito Brasileiro e com as comemorações da Semana Nacional de Trânsito.

O socialista ainda destacou a importância do Código de Trânsito para o Brasil. "Em 1992 o Itamar Franco, assumindo a presidência, me chamou para ser o Ministro de Trânsito. Naquela época, o Brasil tinha 10 milhões de veículos e morriam 65 mil pessoas por ano, talvez pela falta do Código de Trânsito, falta de educação e a gente ajudou a fazer o Código de Trânsito e esse código foi feito, obviamente, copiando coisas boas de vários países", recordou.

Ler Matéria Completa
Ascom Deputado Gonzaga Patriota
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 19:36

Bolsonaro sanciona projeto de que altera o Estatuto do Desarmamento

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, na tarde desta terça-feira (17), o projeto de lei que assegura aos proprietários rurais a posse de armas de fogo por toda a extensão do imóvel. Anteriormente, pelo Estatuto do Desarmamento, a posse apenas era permitida dentro de casa, ou da sede, o que limitaria a defesa pessoal e da propriedade. "Todos nós ganhamos com esta proposta. O sentimento é de que nós estamos buscando fazer o melhor para atender à necessidade do nosso público", disse o presidente.

Para o ministro Onyx Lorenzoni, este é um passo muito importante, já que agora a posse de armas é estendida para toda a área física da propriedade rural, com o intuito de defesa da vida,da integridade física, da família e do patrimônio de proprietários e arrendatários. A nova regra é sobre posse e não porte de armas. O porte de armas permite que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Diferente da posse, que autoriza manter a arma dentro de casa ou no trabalho. O porte só é permitido para as categorias específicas como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais.

Ascom Foto: Marcos Corrêa/PR
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.