Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 17 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 23:03

Artigo: O ódio a jornalistas como estratégia política

A presença ativa nas redes sociais é parte essencial da atividade de um jornalista na era digital e requer certas habilidades para manter a relevância social do seu trabalho, a segurança e o equilíbrio e, em última análise, para não enlouquecer.

É estar sob pressão constante, na mira de pessoas mal-intencionadas, assediadores e bots, num movimento de ódio (hate movements) impressionante e preocupante. Jay Rosen, jornalista e autor do PressThink, um blog sobre jornalismo e suas provações, explica que esses movimentos de ódio são mobilizados contra um grupo específico de pessoas para fins políticos.

Mais preocupante ainda é quando jornalistas são o alvo deste movimento de odiadores (haters, do termo original em inglês), colocando em risco as liberdades de expressão e de imprensa, a integridade física, moral e psicológica desses profissionais. Rosen argumenta que objetos de ódio precisam de nomes e usa como exemplo a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu relacionamento permanentemente conflituoso com a imprensa. Curiosamente, aqui no Brasil, temos um presidente que faz da mídia o seu objeto de ataques, declarando publicamente que jornalistas e organizações que veiculam notícias são mentirosos.

Em umas das mais recentes declarações, Jair Bolsonaro acusou o jornal Folha de S.Paulo de “descer às profundezas do esgoto”. A reação foi provocada pela série de reportagens que o jornal tem feito desde o início do ano sobre suspeitas de fraude no Partido Social Liberal (PSL), desvios de verba com esquemas de “laranjas” e caixa 2 para a campanha do atual ministro do Turismo, o deputado Marcelo Álvaro Antônio, eleito por Minas Gerais, e o próprio Bolsonaro. Em um editorial, a Folha de S.Paulo problematiza a temática, reforçando o papel da imprensa em informar, cobrando esclarecimentos do governo sobre as acusações ao jornalista.

Ler Matéria Completa
Observatório da Imprensa
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 22:33

ATLETA JUAZEIRENSE SE PREPARA PARA A SELETIVA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ

Há alguns anos, Allana Moura está buscando uma vaga na Seleção de base do Judô Nacional. No próximo mês, novembro, a atleta viaja pra Fortaleza/CE para lutar e conquistar o que tanto sonha, porém os desafios são grandiosos.

Depois de cair nas oitavas se finais no último Brasileiro, Allana Moura está obstinada e quer a vitória. A garota de 19 anos é a titular da Seleção Baiana, atual Campeã Baiana de Judô sub21 e quer chegar mais longe.

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 22:03

6 hábitos que prejudicam a preparação e o desempenho de qualquer concurseiro

Estabilidade financeira e profissional e ganhos acima da média chamam a atenção de qualquer pessoa que sonha em passar em um concurso público. No entanto, muitos se rendem apenas a essas referências e esquecem de pesquisar informações essenciais, como as disciplinas de cada carreira e os editais das provas. “Conhecer bem a prova e suas regras não apenas organiza, mas também encurta meses de preparação”, afirma Evandro Guedes, CEO da Alfacon, referência na preparação para Concursos Públicos no Brasil.

Com a experiência de ter sido aprovado em 12 concursos públicos, Guedes explica que um dos maiores erros de preparação dos concurseiros é estudar as matérias sem analisar os editais. “O edital é a lei do concurso público. Muitas vezes o candidato vai fazer uma prova sem saber as regras do certame. Ele pode ir muito bem na prova teórica, mas esquece que existe, por exemplo, uma parte prática, e é desclassificado”.

Outro ponto importante é a motivação. Por não serem divulgados regularmente, muitos concursos levam meses ou mesmo anos até uma nova publicação, podendo desencorajar os candidatos. De acordo com Guedes, quem permanece por muito tempo estudando deve aprender a lidar com críticas, incluindo de familiares e amigos. “Alguns não entendem por que alguém estudaria aos domingos ou continua estudando após uma não aprovação, e começam a duvidar da capacidade da pessoa. Não dê ouvidos a isso. Procure informações de quem já está atuando na área”, diz Guedes. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 21:43

Governo vai antecipar pagamento do seguro-defeso a pescadores afetados por óleo no litoral, diz Fernando Bezerra Coelho

O Ministério da Agricultura vai antecipar para 30 de outubro o pagamento do seguro-defeso para os pescadores das colônias afetadas pelas manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste. O anúncio foi feito pela ministra Tereza Cristina em reunião articulada pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), com senadores da bancada do Nordeste.

“A ministra Tereza Cristina, muito sensível, decidiu antecipar o pagamento do seguro-defeso, que normalmente ocorre a partir de 30 de novembro. Agora, vai ser possível antecipar o pagamento para 30 de outubro para as colônias afetadas pelas manchas de óleo. Esta é mais uma demonstração da sensibilidade do governo federal em relação às questões do Nordeste”, disse o senador.

Segundo ele, os estados deverão informar as colônias que tiveram a pesca prejudicada pelas manchas de óleo para que o seguro-defeso seja liberado pelo INSS. “Os senadores têm que provocar os estados, para dizer quais as colônias de pescadores foram afetadas e demandar a liberação do seguro-defeso através do INSS”, explicou Fernando Bezerra.

 

Agencia Senado
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 21:33

Secretaria de Serviços Públicos prossegue com a limpeza na cidade

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), dinamizou as ações de limpeza pública na cidade. Para isso as equipes de servidores se concentram diariamente em diversas áreas atuando com serviços de mutirão de limpeza, como varrição, capinação, recolhimento de resíduos e pintura de meio. E nesta quarta-feira (16), levaram os serviços à praça principal e ruas do bairro Tabuleiro, além dos bairros Expedito Nascimento e São Geraldo.

O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, reitera o compromisso de manter a cidade limpa. “Desta forma, não apenas contribuímos para o embelezamento e a estética dos bairros, como também zelamos pela saúde e melhoria da qualidade de vida dos moradores. Porém, precisamos também do apoio da população para conservar a limpeza, após a passagem dos agentes”, enfatizou Celso Leal.

“Perceber, constantemente, a presença de agentes de limpeza da Prefeitura em nosso bairro é muito bom. Mas, peço o apoio dos moradores para não jogar lixo e entulho em lugares inadequados”, comentou o morador do bairro São Geraldo, João Francisco Santos.

Hoje a equipe da SESP está realizando também varrição nos bairros Angari, Alagadiço, Alto da Maravilha, Piranga, Pedro Raimundo, Parque Residencial, João Paulo II, Santo Antônio, Castelo Branco, Cajueiro, São Geraldo e Área Central.  
 

Luzete Nobre/SESP
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 21:03

Prefeitura segue cronograma de patrolamento em área de sequeiro em Petrolina

Equipes da prefeitura continuam intensificando o cronograma de patrolamento de estradas e ramais vicinais na área de sequeiro, zona rural de Petrolina. As máquinas garantiram melhorias em Uruás, Cruz de Salinas e se encontram em Atalho a caminho de Caititu, o que totalizará 42 km recuperados.

As equipes já patrolaram os trechos entre Uruás a Cruz de Salinas, Cruz de Salinas a Atalho, Volta do Riacho a Mudubim, a antiga estrada que liga Buenos Aires a Carretão e de Atalho a Carretão. Em seguida, as máquinas seguirão para atender as comunidades de Uruás a Santo Antônio, Rajada, Caroá e depois Pau Ferro. Serão implementados aproximadamente 4 mil km, o que proporcionará maior segurança e mobilidade aos cidadãos e, principalmente, aos corredores de transportes escolares.

O secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando, tem vistoriado os serviços e atendido à solicitação de diversas comunidades de sequeiro, ribeirinha e irrigada realizando, constantemente, reuniões para listar as principais reivindicações e colocá-las no planejamento do governo municipal para que sejam resolvidas assim que possível.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 20:33

UPAE/IMIP de Petrolina oferece treinamentos para a equipe de saúde

Nesta primeira quinzena de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) ofereceu uma série de treinamentos para a sua equipe de saúde: Segurança do Paciente – Prevenção de Quedas; Os 13 Certos na Administração de Medicamentos e Descarte Correto de Perfurocortantes.

A iniciativa faz parte da formação em serviço e capacitação dos profissionais, com o objetivo de qualificar a assistência e promover um cuidado ainda mais especializado ao paciente; buscando também garantir a saúde e segurança do trabalhador. As ações são, em geral, desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Permanente, em parceria com o a Segurança do Trabalho (SESMT) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

De acordo com a enfermeira gerente do NEP, Andreska Ferreira, a campanha de perfurocortantes buscou sensibilizar os profissionais para o descarte correto e o risco de acidentes. "Fizemos inclusive uma blitz para conferência dos lixeiros e entregamos um folder", pontuou.

Já a orientação sobre os 13 certos buscou chamar a atenção para as normas de segurança do paciente na administração de medicamentos e a capacitação sobre prevenção de quedas focou na divulgação do novo método de segurança: uma pulseira indicativa de risco. "Estamos implantando esse novo método e esperamos reforçar ainda mais a segurança do nosso paciente, que é baseada nas seis metas internacionais de segurança", complementa Andreska.

Para a coordenadora geral da Unidade, Grazziela Franklin, investir na equipe é melhorar a assistência e a qualidade do serviço. "O nosso foco é, acima de tudo, o paciente. É para ele que nós trabalhamos e dedicamos os nossos esforços", conclui.
 

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 20:00

ANÍSIO VIANA, ARTICULA CAPACITAÇÃO EM BENEFICIAMENTO DE PESCADO, EM CASA NOVA. 


Esta semana, o município de Casa Nova recebe a visita de técnicos da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), com o objetivo de capacitar os pescadores associados a APACAN (Associação dos Pescadores e Apicultores de Casa Nova), em beneficiamento do pescado. A ação terá impacto positivo na vida de pelo menos 25 famílias que vivem da piscicultura na região. 

O curso teve a articulação direta do pré-candidato a prefeito de Casa Nova, Anísio Viana, junto a CODEVASF, em parceria com a APACAN. A capacitação ocorrerá nos dias 14, 15, 16 e 17 de outubro, e visa orientar os pescadores no manuseio correto do pescado, normas de higiene, armazenamento, e a produção de alimentos derivados de peixe, para comercialização.

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 19:33

Agência do Empreendedor de Petrolina libera mais de R$ 900 mil em empréstimos em 2019

Os empreendedores individuais de Petrolina contam com um importante incentivo para impulsionar seus negócios: a Agência Municipal do Empreendedor (AGE) que através de consultorias e empréstimos tem fomentado a economia do município de forma crescente.

Até o mês de setembro de 2019, A AGE já liberou mais de R$ 900 mil, ultrapassando o número de investimentos durante todo o ano de 2018, que foi mais de R$ 600 mil. Foram 155 novos contratos no ano anterior, enquanto que, antes de encerrar 2019, já são 177 contratos fechados com empreendedores de diversos segmentos.

Segundo o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim, há muito o que comemorar, pois, além de um aumento na liberação de empréstimos, a agência oferta consultorias empresariais, palestras e capacitações.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 19:03

Paulo Câmara: "Valorizar nossas bandas é manter viva uma tradição que faz bem à educação de Pernambuco"

Para valorizar as bandas e fanfarras e a cultura musical nas escolas estaduais, o governador Paulo Câmara realizou, na manhã desta quarta-feira (16), a entrega de 1.652 instrumentos musicais e 1.652 estantes para partituras a 118 escolas das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), na quadra esportiva da Secretaria de Educação e Esportes. O investimento em todo o material é de cerca de R$ 2 milhões.

Durante a solenidade, o governador defendeu que os avanços na educação dependem de um ambiente escolar harmônico, e a música contribui para isso. "Valorizar as nossas bandas é valorizar a nossa cultura, nossa arte, nossa música, e é manter uma tradição cada vez mais viva, uma tradição que tem feito bem à educação de Pernambuco", afirmou Paulo Câmara.

Os kits de instrumentos musicais entregues aos gestores regionais contam com trompetes, trombones de marcha, trompa de marcha, bombardino e uma tuba, bombo drum, caixa tenor drum e prato de choque, totalizando 14 instrumentos e 14 estantes de partitura em cada conjunto. Segundo Fred Amâncio, secretário de Educação e Esportes, só na rede pública estadual são mais de 300 bandas e fanfarras espalhadas por todas as regiões do Estado.

"A gente nunca conseguiu fazer uma entrega tão grande, beneficiando tantas escolas. A educação é muito mais do que o português, a matemática; é o estudante participar do processo no dia a dia na escola, das atividades, e isso contribui para a vida deles. Nosso trabalho na área de música é muito mais do que aprender a tocar um instrumento. Por isso, este Estado faz, com certeza, um dos maiores trabalhos, com uma das maiores estruturas em redes de bandas e fanfarras de todo o Brasil. Nós valorizamos isso e esse momento é um símbolo", defendeu o secretário.

Ler Matéria Completa
Gov Pernambuco
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 18:33

Vila Jacaré recebe a 187ª edição do programa Caravana da Saúde

Nesta quarta-feira (16), a 187ª edição do programa Caravana da Saúde, contemplou os moradores do bairro Vila Jacaré.  Ao todo, foram registrados 95 atendimentos na unidade básica de saúde do bairro, onde a população teve acesso a consultas com clínico geral, endocrinologista, dermatologista e odontologista, além de exames laboratoriais e eletrocardiogramas. 

De acordo com a secretária de saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, a caravana é um programa prioritário da gestão do prefeito Paulo Bonfim, uma vez que atende todos os bairros da cidade. “Já viemos aqui nesta unidade em outro momento e isso mostra que continuamos com o objetivo de diminuir as demandas reprimidas da gestão na parte de rede especializada pra que a gente consiga de forma direta diminuir essas demandas e melhorar a qualidade da assistência para a população.”, evidencia. 

O programa surgiu há três anos e desde então, quase 40 mil atendimentos à população já foram realizados. “A nossa caravana completa hoje a 187° edição, o que revela o sucesso do programa em reduzir as demandas reprimidas da gestão. Com isso, várias demandas estão sendo zeradas nas unidades, no entanto elas continuam a surgir. Assim, é importante persistirmos nesse objetivo para atender melhor a nossa população”, afirma a médica, vice-prefeita e coordenadora da Caravana da Saúde, Dulce Ribeiro. 

Ela também ressaltou a iniciativa do governo do Estado da Bahia, que trará para Juazeiro a 30° edição da Feira Cidadã, que vai oferecer diversos procedimentos médicos básicos e especializados, como cirurgias eletivas, além de várias ações de cidadania. “Temos que fortalecer esse tipo de iniciativa para que as pessoas da nossa comunidade não precisem esperar tanto por um procedimento eletivo.”, concluiu.

Ler Matéria Completa
Cássio Viana/ estagiário SESAU
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 18:04

Aprovada em Juazeiro-BA a pauta de negociação coletiva 2020 da hortifruticultura irrigada do Vale do São Francisco

Aumento salarial, melhorias no ambiente de trabalho e questões relativas ao direito das mulheres foram os focos do debate de encerramento do seminário da campanha salarial da hortifruticultura irrigada 2020, que aconteceu nesta terça-feira (15), em Juazeiro. A discussão que teve início nesta segunda (14), resultou na construção da pauta coletiva de trabalho, que será apresentada em assembleia com os sindicatos rurais, ainda este ano, e posteriormente, negociada com a classe patronal.

O segundo dia de atividades do seminário foi marcado pela formação de grupos de trabalho. A metodologia adotada pelos trabalhadores/as foi a formação de quatro grupos mesclados, com assalariados dos estados da Bahia e Pernambuco. A partir da leitura realizada por uma assessoria jurídica em cada grupo, os trabalhadores apresentavam propostas e votavam pela permanência de clausulas da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), documento que estabelece as relações de trabalho nas empresas. No Vale do São Francisco, a CCT foi construída coletivamente pelos assalariados e assalariadas rurais e patrões.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 17:42

Juazeiro começa a receber os equipamentos da sua primeira grande fábrica de cerveja, nesta quinta (17)


Com obras bem adiantadas, a Villa Bossa Nova, em Juazeiro, recebe nesta quinta-feira (17), os primeiros equipamentos da fábrica de cerveja Nordhaus, que será instalada no local.

A carreta com os equipamentos tem previsão de chegada no período da tarde, ainda sem horário definido, em virtude dos cuidados que envolvem esse tipo de transporte. Nesta primeira etapa, de acordo com Emerson Castro, diretor da Nordhaus, serão desembarcados equipamentos de brasagem, que envolve toda a parte técnica da cervejaria.

O diretor da Nordhaus, Emerson Castro, bastante otimista com o andamento das obras da Villa Bossa Nova, detalhou esse novo processo na etapa de implantação da fábrica: “Estamos muito contentes com o andamento das obras, que culminam com a chegada dos primeiros equipamentos. Amanhã estaremos recebendo os equipamentos que compõem a parte técnica da fábrica, sala de máquinas, , equipamentos complementares da caldeiraria, brassagem da fábrica,  que são os tanques que fazem o cozimento do malt, fervura do mosto, inoculação dos lúpulos, dentre outros processos que antecedem a chegada aos tanques de maturação e fermentação”, informou.

Ler Matéria Completa
Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 17:36

Evento reunirá seis ex-ministros da Saúde para ato em defesa do SUS em Salvador

Em comemoração aos dez anos da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) a instituição irá promover uma programação especial durante todo o dia 25 de outubro. O início da comemoração será marcado por uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador (Centro), às 9h. À tarde, às 14h, no Centro de Cultura da Câmara (Praça Municipal) a programação contemplará mesas temáticas trazendo abordagens sobre o Consórcio Nordeste, a Plataforma de Tecnológica de Saúde e o programa Mais Médicos.

Para o encerramento da programação ocorrerá uma sessão magna com a presença confirmada dos ex-ministros: José Agenor Alvares da Silva, José Saraiva Felipe, Arthur Chioro e José Gomes Temporão. Este evento está previsto para as 18h, na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus (Pelourinho). Na ocasião será apresentado o documento “SUS, SAÚDE E DEMOCRACIA: DESAFIOS PARA O BRASIL” que foi lançado em Brasília durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde em agosto deste ano. Além de abordar o documento, a Fundação Estatal apresentará seus programas e serviço e as experiências exitosas no SUS da Bahia e haverá o lançamento do selo comemorativo pelos Correios e Telégrafos.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 17:13

UNIVASF: VII SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 23 A 25 DE OUTUBRO

O VII Simpósio de Administração do Vale do São Francisco (VII SIADVASF) convida estudantes e profissionais para refletir sobre Futuro do Mercado de Trabalho e Administração. 

O evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro no Campus Sede, em Petrolina (PE), com uma programação repleta de atividades como palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e exposição de trabalhos científicos. As inscrições ainda estão abertas e vão até o último dia do evento (25/10), não deixem de se inscrever!

Os interessados em participar devem se inscrever via formulário online (acesse: https://www.even3.com.br/evento/login/?evento=viisiadvasf) e pagar uma taxa de R$ 40,00 para graduandos, R$ 50,00 para pós-graduandos e R$ 70,00 para professores e profissionais. 

Haverá palestras com temáticas como “Desafios da administração no futuro: Mercado de trabalho, novos negócios e a profissão”; “Startups e o papel dos administradores para sustentabilidade”; “A gestão do século XXI: o Administrador intraempreendedor” e muito mais. Além disso, serão realizados seis minicursos e oficinas como “Trabalho de Conclusão do Curso (TCC): desafios a serem superados”; “Plano de negócio como ferramenta para os administradores”; “Abertura e Legalização de empresas”, entre outras. Será realizada, ainda, uma mesa redonda sobre os desafios da construção curricular dos cursos de Administração.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 17:04

Maioria dos brasileiros ainda tem dificuldade em adotar práticas de consumo consciente, revelam CNDL/SPC Brasil

Embora o brasileiro reconheça que o consumo inadequado de recursos naturais cause impactos ao meio ambiente, poucos são aqueles que realmente têm atitudes sustentáveis no dia a dia. Uma pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país, mostra que a maioria dos brasileiros (97%) possui alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente.  

Os principais entraves mencionados pelos entrevistados para a falta de hábitos mais responsáveis são alto preço dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos em separar o lixo para a reciclagem (32%). Além disso, 30% reconhecem não conseguir reduzir a quantidade de lixo gerado e outros 30% enfrentam barreiras em engajar os vizinhos nessa prática.

De acordo com o levantamento, o brasileiro ainda é considerado 'consumidor em transição', ou seja, mais da metade (58%) mantém práticas de consumo consciente, mas em frequência aquém da desejada. Já três em cada dez (29%) se encaixam como 'consumidor consciente', enquanto 13% somam os pouco ou nada conscientes.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 16:36

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama movimentam Outubro Rosa em Petrolina e Juazeiro

Uma vasta e concorrida programação vem colorindo o Vale do São Francisco com um sentimento cor de rosa. É a campanha desenvolvida pela Unimed Vale do São Francisco que desde o início deste mês mobiliza médicos, enfermeiros, colaboradores e a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Hospital Unimed de Petrolina a cor que ilumina monumentos históricos e prédios públicos e os laços que simbolizam o movimento surgido nos anos 1990 com a Primeira Corrida pela Cura em Nova York (EUA), estão em toda parte. Para sensibilizar, informar e ampliar o conhecimento sobre o câncer de mama foram realizadas palestras nos dias 8 e 11 com os médicos mastologistas, Francisco Aires e Jomário Macedo. Após as palestras o público conferiu também depoimentos de pacientes compartilhando a experiência na luta contra a enfermidade e ao final pôde ouvir clássicos da MPB com a orquestra do 3º Batalhão da Polícia Militar de Juazeiro/BA e a cantora gospel Ingrid Torres. Além disso, foi oferecido um café da manhã para todos. Ainda na unidade de Petrolina a psicóloga Vilani Batista participou no dia 10 de uma roda de conversa debatendo o tema ‘Saúde da Mulher’. 

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 16:04

Partilha de leilão do Pré-Sal dá "fôlego novo" à saúde fiscal dos municípios, diz presidente da UPB

Senadores aprovaram nesta terça-feira (15) a proposta que direciona cerca de R$11 bilhões do mega leilão do excede do pré-sal para os municípios brasileiros. A chamada cessão onerosa levou prefeitos da Bahia e de todo o Brasil a mobilizações em Brasília nas últimas semanas. Sem mudanças no texto já aprovado pela Câmara, fica garantido o repasse desses recursos para os cofres das prefeituras e em igual valor aos estados, até o final deste ano.

De acordo com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, o incremento de receita dá "fôlego novo" à saúde fiscal dos municípios. "Passamos por um momento de estagnação econômica, que compromete os investimentos das prefeituras. Então acredito que a partilha faz justiça aos municípios e vai permitir investir em obras e serviços para gerar emprego e mais desenvolvimento local", ressaltou Ribeiro que é prefeito de Bom Jesus da Lapa no oeste baiano e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). 

Ler Matéria Completa
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 15:33

Prefeitura de Sobradinho apoia o 4º Torneio de Futsal Dia das Crianças, realizado pela Associação Amigos do Bem

Com o apoio da gestão municipal em Sobradinho, foi realizado no último domingo (13), nas quadras poliesportivas, o 4º Torneio de Futsal Dia das Crianças, organizado desde o ano de 2016, pela Associação Amigos do Bem, liderado pelo vereador Téo Mossoró.

Oito times, com cerca de 100 meninos entre 7 e 12 anos de idade, fizeram parte do torneio que contou com a participação das associações infantis Nova Esperança, Vitorinha e Botafogo.

Além da competição, que reuniu mais de 400 crianças, também foram ofertados serviços como triagem de exame de vista, corte de cabelo, recreação e houve distribuição de brinquedos e lanches.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 15:13

EXCLUSIVO: PAIS DE BEATRIZ NOTIFICAM MINISTÉRIO PÚBLICO E CORREGEDORIA DA POLÍCIA CIVIL E ACUSAM QUE AGENTES PÚBLICOS ESTÃO PREJUDICANDO INVESTIGAÇÕES

A criança Beatriz Mota, 7 anos, foi morta com 42 facadas durante uma festa da escola Nossa Senhora Auxiliadora, há exatos três anos e dez meses nao último dia(10). O crime brutal segue sem solução, linha de investigação, causas e nem suspeitos.

Com exclusividade o BLOG GERALDO JOSÉ obteve a informação que nesta quarta-feira 16, os pais de Beatriz, lúcia Mota e Sandro Romilton estão em Recife protocolando uma denúncia no Ministério Público de Pernambuco e notificar a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social. A denúncia é "de documentos levantados pelos pais de Beatriz acusando através de provas, apuradas por investigação particular paralela ao Estado, que agentes públicos estão obstruindo as investigações".

Uma audiência com o governador Paulo Câmara, PSB, no Palácio do Campo das Princesas foi confirmado. A  pauta mais uma vez é sobre a possível federalização do Caso Beatriz.

Como se trata de uma investigação sigilosa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou, por nota, que não pode dar informações mais aprofundadas neste momento e que segue atuando para elucidar a morte da menina Beatriz. Já a Polícia Civil de Pernambuco informou que a delegada Polyana Neri está exclusivamente na investigação do caso, com uma equipe de quatro policiais à disposição e estrutura necessária, além do apoio do MPPE e da Diretoria de Inteligência da PCPE.

Durante o último ano foram ouvidas 50 pessoas e outras 30 testemunhas foram reinquiridas. Um pedido de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão foram solicitados à Justiça relativos a uma pessoa suspeita de ter atrapalhado o andamento das investigações. O pedido de prisão foi negado pela Justiça, porém o mandado de busca e apreensão foi cumprido. Aparelhos celulares, computadores, pen-drives e HDs foram recolhidos e perícias estão sendo realizadas pelo Ministério Público.

Parte do material também se encontra no Instituto de Criminalística sendo analisado. O inquérito que hoje conta com 19 volumes e mais de 4 mil páginas está no MPPE. A PCPE disse, ainda, que a polícia trabalha incansavelmente na apuração do caso que é de extrema complexidade para responder a família e a toda sociedade pernambucana, apontando o autor dessa morte que tanto chocou a todos. Por fim, a PCPE reafirma sua confiança na elucidação do caso.

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 15:03

Produção de queijos de cabra no Vale do São Francisco é tema de Workshop na Univasf

A região do Vale do São Francisco, no semiárido nordestino, possui destaque na criação de caprinos, sendo a maior produtora do animal no Brasil. Com o intuito de discutir e apresentar uma maneira inovadora de produzir com estes animais, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoveu o “I Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco”. O evento, que aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), teve o objetivo de estimular a elaboração de produtos derivados do leite de cabra na região, capacitando produtores rurais para fabricação e comercialização de queijos artesanais.

Palestras e mesas redondas foram realizadas como parte da programação, reunindo produtores, professores, pesquisadores e estudantes. Durante os dois dias de evento, foram discutidas características tecnológicas de queijos finos, marketing do mercado de queijo artesanal, harmonização com vinhos, aspectos de sanidade do rebanho, e houve, também relatos de histórias de sucesso, contadas por queijeiros, além de um torneio de queijos. Estas atividades buscaram despertar o interesse e preparar profissionais para possíveis demandas desse campo de atuação, além de contribuir para valorização do potencial que o Vale do São Francisco possui.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 14:43

Prefeitura de Juazeiro apresenta Feira Cidadã, que vai oferecer serviços de saúde e cidadania a servidores da SESAU

A secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, se reuniu na tarde desta terça-feira, 15, com servidores da pasta para anunciar que o município receberá entre os dias 31 de outubro e 05 de novembro a Feira Cidadã, que acontecerá na Orla 2, das 8h às 17h. O evento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado/SESAB, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia/VSBA e Prefeitura de Juazeiro/PMJ, começou no início do ano e já realizou cerca de 200 mil atendimentos em 2019, em todas as regiões do Estado. De acordo com a secretária, a Feira foi idealizada pela primeira-dama da Bahia e presidente da VSBA, Aline Peixoto, e tem a meta de atender quinze mil pessoas nesta edição.

Nos três primeiros dias, os pacientes passarão por uma triagem. Na área de procedimentos médicos, serão ofertadas consultas com especialistas (clínico geral, ginecologista e cardiologista), além de exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, ultrassonografia – mama, abdômen total, tireóide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles, que só será realizada com a apresentação da guia médica, com no máximo de 01 ano a contar da data emitida –, exames preventivos para mulheres entre 14 e 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde; realização de eletrocardiogramas e raios-X do tórax. A população terá a possibilidade ainda de aferir a pressão arterial, atualizar o cartão de vacina (tétano, febre amarela e hepatite), fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional.

Ler Matéria Completa
Priscila Guedes/SESAU
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 14:36

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta quarta-feira (16) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta quarta-feira (16).

As equipes de mutirão de limpeza trabalham na praça principal e ruas (Tabuleiro) e bairros Expedito Nascimento e São Geraldo; as equipes de varrição atendem hoje Área Central, Angari, Alagadiço, Alto da Maravilha, Piranga, Pedro Raimundo, Parque Residencial, João Paulo II, Santo Antônio, Castelo Branco, Cajueiro e São Geraldo.

As equipes de parques e jardins realizam podas e coletas na Rua 01 (Alto da Maravilha) e no ginásio de esporte (Novo Encontro). Quanto à iluminação atende aos bairros Jardim das Acácias, Alto da Aliança, Dom José Rodrigues, Malhada da Areia e Dom Thomaz.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 14:13

Bombeiros confirmam segunda morte em desabamento de Fortaleza

O Corpo de Bombeiros do Ceará confirmou a segunda vítima fatal do desabamento de um prédio de sete andares que caiu na manhã dessa terça-feira (15).

O corpo de uma mulher, de aproximadamente 70 anos, foi encontrado nesta quarta-feira (16) em um lugar de difícil acesso. Por esse motivo, os bombeiros afirmam que ainda não foi possível retirá-lo e nem confirmar sua identidade.

Redação Blog Foto: redes sociais
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 14:04

Juazeiro: Moradores do Morada do Rio Cajueiro, cobram ação da prefeitura contra descarte irregular de lixo


Moradores do bairro Morada do Rio, com destaque para residentes na Quadra A, em nota enviada ao Blog GJ Notícias, estão pedindo providências urgentes ao poder público municipal, no sentido de coibir o descarte irregular de lixo em áreas do bairro.

De acordo com moradores o descarte irregular de lixo, em terrenos particulares, a falta de serviços de varrição, capina, dentre outros serviços, causam transtornos e o surgimento de ratos e baratas, transmissores de doenças, o que preocupa moradores.

Com a falta de uma ação coleta regular, pelo menos a doze anos, moradores da Quadra A do Loteamento Morada do Rio Cajueiro, em Juazeiro, norte da Bahia, convivem com um problema de saúde pública. O descarte irregular de lixo em áreas de propriedade privada e pública vem trazendo transtornos para os moradores daquela região.

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.