Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Maio / 2019 às 12:00

Evento da Univasf leva ciência para o Parque Josepha Coelho, em Petrolina 

O Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o evento “Universidade na Rua”. Na ocasião, serão promovidas ações lúdicas voltadas à astronomia, exposição de projetos da Univasf e, ainda, diálogos entre a comunidade e cientistas, bem como atividades direcionadas a crianças e adolescentes. A ação acontece neste sábado (25), na Arena 3 do Parque Josepha Coelho, em Petrolina (PE), com atividades das 14h às 19h. 

A programação conta com a exposição “Dados da Universidade”, que apresentará o histórico da Univasf, projetos de pesquisa e extensão, assim como dados financeiros, cortes orçamentários e prognósticos futuros. Será realizada, também, a “Difusão Científica”, uma exposição do EACC voltada para crianças e adolescentes, que mostrará, de forma lúdica, a ciência que existe no dia a dia.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 25 de Maio / 2019 às 11:00

Moradores do Residencial Dr. Humberto recebem capacitações do projeto Fortalecendo o Semiárido em Juazeiro

Atendendo à solicitação dos moradores do Residencial Dr. Humberto, a tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento, Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Ataildes Pinheiro, realizou nas noites de quarta (22) e quinta-feira (23), o curso ‘Empreenda em Você’. A capacitação que faz parte do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ focou no beneficiamento da banana e contou com a elaboração de inúmeros produtos feitos a partir da fruta.

“A banana é matéria prima de fácil acesso, tem um custo-beneficio econômico e é altamente nutritiva. Essa é uma etapa de preparo para que os empreendedores locais possam enxergar as inúmeras possibilidades de geração de renda”, explicou Ataildes Pinheiro. Durante o curso, também foi trabalhado o desenvolvimento pessoal, através de palestras voltadas às boas práticas de fabricação, etiqueta doméstica, social e profissional.  

Ler Matéria Completa
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
publicado em 25 de Maio / 2019 às 10:29

É Hoje! Expectativa de grande público no Adauto Moraes no jogo que marca volta de Balotelli


A expectativa para o jogo de hoje à tarde no estádio Adauto Moraes é grande e está motivada em pelo menos dois fatores: A volta o atacante Balotelli, já regularizado e à disposição do Treinador Carlos Rabello, e a disputa pela liderança do Grupo A9, já que o Cancão de Fogo faz um jogo de seis pontos contra o atual líder do grupo, o Aparecidense, de Goiás.

A volta de Gustavo Balotelli, com nome já publicado no BID da CBF e pronto para entrar em campo, foi a grande notícia da semana, uma vez que o jogador, de apenas 22 anos, foi a sensação da Juazeirense nas primeiras competições disputada este ano, antes de ser emprestado ao CRB, de Alagoas. 

Revelado pelo Bahia e com passagem por clubes do Vietnã e Japão, Gustavo Balotelli caiu nas graças do torcedor e o assunto foi um dos mais comentado nas redes sociais, desde que a informação do seu retorno foi anunciada pelo Presidente do Clube, deputado Roberto Carlos.  “A torcida pediu, a gente trouxe. Balotelli virou o xodó da nossa torcida esse ano, tem muita qualidade e vai nos ajudar bastante na busca do acesso à Série C. Conseguimos uma rescisão amigável com o CRB e conseguimos fechar o seu retorno agora há pouco”, comentou.

Juazeirense e Aparecidense se enfrentam às 16h de hoje (25) no Estádio Adauto Moraes e a presença do torcedor será fundamental para garantir a liderança e um passo importante rumo à Série C do Campeonato Brasileiro. Além do Cancão, Aparecidense (GO), Itabaiana (SE) e Interporto (TO) disputam duas vagas na próxima fase. 

Num sábado ensolarado e sem outras atrações no horário na região ir a esse jogo é uma boa pedida. Tem tudo pra ser um grande jogo e precisamos dar essa força ao único time da região ianda em atividade nesse semestre”, convocou Bruno Lopes, um dos responsáveis pelo marketing do Cancão.

Boraaaa Cancão!!!!

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 25 de Maio / 2019 às 10:00

Neste sábado (25) acontecem as Semifinais do Campeonato Sobradinhense de Futebol no Estádio Apolônio Sales

Neste sábado (25) acontecem as partidas das Semifinais do Campeonato Sobradinhense de Futebol 2019 no Apolônio Sales. Na primeira semifinal entram em campo às 15h45, , União x Botafogo, sendo que a equipe do União tem a vantagem do empate, porque fez a melhor campanha da Chave "A". Em seguida, na segunda semifinal, jogam às 17h50, Sobradinhense x Bahia. O Sobradinhense joga pelo empate, porque fez a melhor campanha da chave "B".

"Esse é o penúltimo sábado de rodada do Campeonato Sobradinhense de Futebol, e esses dois jogos prometem agitar as novas arquibancadas do Apolônio Sales, proporcionando muita emoção para os torcedores. Convido os amantes do futebol para prestigiarem esses dois jogos, com times que fizeram ótimas campanhas durante a competição e que disputam praticamente com o mesmo nível de futebol", afirmou o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes Cipriano Filho.

Ascom PMS
publicado em 25 de Maio / 2019 às 09:00

MOTOTAXISTAS DE JUAZEIRO RECLAMAM DA AMMPLA AO TRAFEGAREM EM PETROLINA

Os mototaxistas legalizados de Juazeiro (BA) Jean Cardec, Adjanilson e Didito estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta sexta-feira (24) expressando indignação com o procedimento da AMMPLA (Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina) que tem apreendido veículos e multado profissionais de Juazeiro ao trafegarem com clientes pela vizinha cidade.

“Nós solicitamos uma audiência com o prefeito Paulo Bomfim e aguardamos agendamento com o diretor da CSTT (Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes) de Juazeiro Damião Medrado no sentido de estabelecer entendimento com a prefeitura de Petrolina” explicou Jean Cardec.

“Os mototaxistas de Petrolina trafegam normalmente, livremente em Juazeiro, enquanto nós somos abordados na descida da ponte, às vezes multados e na maioria vezes temos o nosso transporte apreendido. Isso não é justo” completou Adjanilson.

Para Didito, um dos mais antigos mototaxistas de Juazeiro, está faltando respeito aos profissionais mototaxistas. “Nós somos a favor e defendemos a blitz e o impedimento de quem funciona clandestinamente, mas a AMMPLA não pode prejudicar os trabalhadores legalizados, já pensou se Juazeiro age da mesma forma. Por isso, vamos ao prefeito para que ele tente um entendimento com o prefeito Miguel Coelho”.

Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 25 de Maio / 2019 às 08:41

ADOÇÃO: UMA AÇÃO QUE MUDA VIDAS

Por iniciativa da equipe que compõe a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina/PE e em alusão ao Dia Nacional da Adoção, está aberta, no período de 23 a 27 de maio no River Shopping e também no Fórum Souza Filho, a exposição fotográfica dos profissionais Paula Charlise e Diego Charles:  “Adoção – Uma Ação que Muda Vidas”.

As fotografias expostas retratam algumas famílias das adoções realizadas por habitados em Petrolina, bem como fotos de adolescentes disponíveis para adoção. A mesma tem o objetivo de desmistificar o conceito que se tem sobre as adoções, mostrar que as famílias adotivas são semelhantes às famílias biológicas, explicitando o que se sobressalta nas famílias adotivas é o amor, a vontade de estar junto.  Para este fim, há uma equipe multidisciplinar, coordenada pela psicóloga - Prisciany Ramos Damasceno Feitosa e a assistente social - Percilene Gonçalves de Sá, prontamente dispostas a informar tudo sobre adoção.

Aproveite e compareça, porque adoção é doação. É um ato de amor que supera os laços físicos.

Por Suely  Almeida Machado - Servidora Pública  do TJPE

publicado em 25 de Maio / 2019 às 08:00

ALLAN JONES E SUZANA RAMOS: UM DOS DOIS DISPUTARÁ A PREFEITURA DE JUAZEIRO EM 2020

O vereador Allan Jones (PTC) e a ex-vereadora Suzana Ramos (PSDB) estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta sexta-feira (24) oportunidade em que prestaram contas à sociedade juazeirense sobre o comprometimento do Deputado Federal Adolfo Viana (PSDB) que recebeu o apoio de ambos nas últimas eleições destinando emendas que contemplam o Distrito de Juremal com uma UBS – Unidade Básica de Saúde e uma ambulância social.

Allan e Suzana também explicaram que no pleito de 2020 um dos dois estará disputando o Paço Municipal ou integrando uma chapa majoritária na disputa contra o atual prefeito. “Nós sempre nos entendemos muito bem e quem estiver melhor avaliado representará nosso grupo na disputa eleitoral seja na cabeça de chapa ou compondo como vice” disse Allan Jones.

Ler Matéria Completa
Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 25 de Maio / 2019 às 07:00

LOJA DO SHOPPING ÁGUA CENTER SERÁ LEILOADA PELA JUSTIÇA ESTADUAL, DIA 28

A Justiça Estadual de Juazeiro em conjunto com o leiloeiro oficial Paulo Cezar Teixeira, realizam leilão eletrônico no dia 28 de maio de 2019, a partir das 09:00 horas, pelo site leiloesjudiciais.com.br/ba. Será leiloada loja comercial com 24m² localizada no Shopping Água Center em Juazeiro.

Loja de nº 49, situada no pavimento térreo do Shopping Água Center, com uma área construída de 24,32m² (vinte e quatro metros e trinta e dois centímetros quadrados), edificada na área 02 do desmembramento terreno sito à Avenida Adolfo Viana, Bairro Santa Maria Goretti, em Juazeiro/BA, limitando-se ao Leste, com a área 03 e parte da área 04; ao Norte, Alves Dantas; ao Sul, com a área 01 e ao Oeste, com a Avenida Adolfo. Imóvel matriculado sob nº 18.113 no Cartório de Registro Geral de Imóveis da Comarca de Juazeiro/BA.

Ler Matéria Completa
Com informações da Assessoria Leiloes Judiciais Foto Ilustrativa
publicado em 24 de Maio / 2019 às 23:00

ARTIGO - 24 DE MAIO: DIA MUNDIAL DA ESQUIZOFRENIA

Dr. Carlos Augusto
Médico/Advogado

Desde os tempos imemoriais que já se relatam casos assemelhados à esquizofrenia na humanidade. Grandes reis e imperadores foram dela portadores, principalmente na antiguidade greco-romana, quando a loucura tinha um caráter mitológico que se misturava à normalidade.

Num tempo em que a noção de passado era vaga, a escrita inexistia e os deuses decidiam tudo, o “louco” era uma espécie de ponte com o oculto. De sua boca, vinham informações quentinhas lá de cima, e não se tinha dúvida: eram eles, os deuses, que decidiam que tipo de loucura a pessoa teria. Isso até Hipócrates, o pai da medicina, estragar a festa do panteão, lá por volta do século 4 a.C.

Hipócrates sistematizou então a teoria dos humores. A bílis, segundo ele, passou a afetar o comportamento e causar a loucura, fosse melancolia ou mania – ou seja, loucura calma ou agressiva. Maior confusão estava em crer que o pânico era causado pelo deslocamento do cérebro, por sua vez aquecido pela bílis vinda pela corrente sanguínea.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Maio / 2019 às 22:30

Hidrelétrica de Três Marias atinge 81% de volume útil e garante regulação do rio São Francisco e da barragem de Sobradinho

A importância da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, vai além da geração de energia, pois seu reservatório é o principal responsável pelo abastecimento de água para os municípios, além de aquecer a economia e o turismo da região. Este ano, nos cinco primeiros meses, o reservatório se recuperou das severas secas dos últimos anos, chegando a 81% do seu volume  útil. Este índice não era alcançado desde o período chuvoso de 2011-2012 e demonstra que a política de gestão adotada pela Cemig, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Águas (ANA) está no caminho certo. 

A operação de Três Marias é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia. “Os reservatórios do setor elétrico são operados sob a ótica dos múltiplos usos, desde o advento da lei nº 994/2000, que criou  a Agência Nacional de Águas. Assim, durante os últimos anos da persistente crise hídrica, ainda no início do período seco de cada ano, tem sido fundamental a elevação da vazão defluente da usina de modo a garantir todos os usos a jusante”, afirma o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo. 

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Cemig
publicado em 24 de Maio / 2019 às 22:00

Feira do José e Maria recebe mutirão de limpeza na véspera do São João dos Bairros

Os preparativos para o São João dos Bairros não se concentram apenas no pátio de eventos do José e Maria. Toda a comunidade se prepara para receber a festa, que atrai um público de aproximadamente 10 mil pessoas durante o fim de semana. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina realizou uma limpeza na feira do bairro.

 Dez profissionais trabalharam fazendo a higienização do local e recolhendo todo o lixo. "Estamos fazendo a nossa parte, mas esperamos contar com a contribuição dos feirantes, mantendo as bancas limpas e jogando o lixo nos locais adequados para que sejam recolhidos pela coleta", disse Tony Galvão, diretor de feiras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O mutirão de limpeza começou pelo José e Maria e deve passar por todas as feiras do município, que são 6 no total. O próximo bairro contemplado será o João de Deus, na próxima quinta-feira (30).

Ascom PMP
publicado em 24 de Maio / 2019 às 21:45

Campanha de Vacinação contra Gripe, prefeitura abre unidades de saúde neste sábado (25)

A Campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no último dia 10 de abril, está prevista para terminar no próximo dia 31 de maio. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de que 90% do público-alvo seja vacinado, porém, em Petrolina, até o momento, cerca de 73% se vacinaram . Com o intuito de alcançar a população que ainda não se imunizou, a prefeitura abrirá unidades de saúde de alguns bairros, das 8h às 12h neste sábado (25).

As unidades Ricardo Soares, na Cohab Massangano; Manoel Possídio, na Areia Branca; Bernardino Coelho, na Vila Eduardo; Júlio Andrade, no Cacheado; Roza Maria Ribeiro, no Gercino Coelho; Josefa Bispo, no João de Deus e um posto volante no N-9, serão os locais que estarão disponíveis para vacinação do público-alvo de campanha da gripe.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 24 de Maio / 2019 às 21:30

Gonzaga Patriota cobra votação da PEC 02 e defende que emancipação de municípios volte aos Estados

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara para cobrar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 02/03, de sua autoria. Essa PEC visa acrescentar os artigos 90 e 91 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal, lançando mão de um permissivo constitucional para que os servidores públicos concursados, que estejam cedidos há mais de 10 anos ininterruptamente para outros órgãos, possam optar pela efetivação no órgão cessionário, em cargo de atribuições semelhantes e do mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional do cargo efetivo ocupado no órgão de origem.

"Essa PEC está aqui desde 2002, e é exatamente para que os servidores públicos concursados que preencheram todos os requisitos constitucionais e, que estão há mais de 10 anos cedidos e servindo em outros órgãos públicos, por cessão, sejam obrigados a optar à continuar nesse órgão de destino ou retornarem ao seu órgão de origem, permitindo assim, a abertura de concurso para ocupação dessas vagas que estão presas. Faço um apelo ao nosso presidente Rodrigo Maia. Essa PEC tem o apoio de todos os líderes para que a gente possa trazer essa proposta para o plenário", informou.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Gonzaga Patriota
publicado em 24 de Maio / 2019 às 21:00

Cavalgada à Pedra do Reino celebra cultura popular no Sertão

Uma das grandes inspirações do Movimento Armorial, a 27ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino encanta a população pernambucana até o próximo domingo (26) com uma tradicional programação lúdica e religiosa. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe e Setur/Empetur, e é uma realização da Associação Cultural da Pedra do Reino, em parceria com a Prefeitura de São José do Belmonte. Todas as atividades são gratuitas.

Um dos destaques da programação será a missa de abertura, no Sítio da Pedra do Reino, em homenagem aos mortos no Movimento Sebastianista da Pedra do Reino. Outra atração são duas exposições em cartaz: "Mostra de Artes Sobre a Pedra do Reino" e "A Pedra do Reino e o Sebastianismo na Chapada do Araripe", com curadoria de Alemberg Quindins.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Maio / 2019 às 20:48

Líder do governo no Senado é alvo de bloqueio pela Operação Lava Jato

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (PSB-PE), é um dos alvos do bloqueio de valores e bens acumulados por partidos anunciado nesta sexta-feira (24) pela Operação Lava Jato. Relator da reforma administrativa e responsável por intermediar as decisões sobre o Coaf e a Receita Federal, Bezerra teve um total de 258 milhões de reais bloqueados. 

Os bloqueios foram pedidos pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito de uma ação de improbidade administrativa ainda inconclusa que trata de desvios na Petrobras investigados pela Lava Jato. Além do senador, outros parlamentares e partidos políticos tiveram bens retidos. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) teve 800 milhões de reais bloqueados, já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), 2 bilhões de reais. [veja lista completa abaixo]

Segundo o TRF-4, que autorizou os bloqueios, havia a necessidade de “garantir a efetividade do resultado final da ação – em que apurada a existência de um amplo esquema criminoso, com prejuízos expressivos para toda a sociedade”. O tribunal pontuou a existência de fortes indícios da prática de atos de improbidade por líderes de partidos e agentes públicos em prejuízo às contas públicas.

Ler Matéria Completa
Fonte: Revista Exame
publicado em 24 de Maio / 2019 às 20:30

Codevasf realiza audiência pública com municípios do Centro Norte Baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6a Superintendência Regional, sediada em Juazeiro (BA), realizou na quarta-feira (22) uma audiência pública com prefeitos e representantes de dez municípios da mesorregião do Centro Norte Baiano.

O objetivo foi mostrar aos representantes dosmunicípios inseridos na nova área de atuação da Codevasf quais as ações que a empresa realiza e como a população pode ter acesso a esses benefícios. O evento contou com a participação de associações agropastoris, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agricultores, piscicultores e sociedade em geral dos municípios baianos de Capim Grosso, Queimadas, Várzea da Roça, Baixa Grande, Mairi, Capela, Nova Fátima, Quixabeira, São José do Jacuípe, Gavião, Piritiba, Filadélfia, Ponto Novo, Senhor do Bonfim, Várzea do Poço, Serrolândia e Jacobina.

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf
publicado em 24 de Maio / 2019 às 20:00

Secretária de Gestão de Pessoas conhece modelo de educação à distância da SAEB

Em viagem a Salvador, nos dias 21 e 22 de maio, a secretária de Gestão de Pessoas Angelita Carvalho, e o diretor da Escola de Gestão Pública de Juazeiro (EGESP) Anderson Motta, visitaram a Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas  da Secretaria de Administração da Bahia (SAEB). Os gestores tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do órgão estadual e a competência da DDE no ensino à distância.

Durante a visita técnica, a comitiva conheceu o Sistema de Educação Corporativa do Serviço Público – Sistema UCS, que é constituído por uma rede de escolas de governo e unidades de educação corporativa dos diversos órgãos do poder público estadual. “À frente da EGESP, estamos sempre buscando aprimorar as capacitações que oferecemos. A experiência da SAEB, com o seu ambiente virtual de aprendizagem, é uma referência para que possamos implantar um formato de ensino à distância semelhante para atender os servidores municipais de juazeiro”, conta Anderson Motta.

Ler Matéria Completa
Ascom/SEGESP
publicado em 24 de Maio / 2019 às 19:30

ESPAÇO DO LEITOR: AUSÊNCIA DO PREFEITO DE JUAZEIRO NA RECEPÇÃO AO PRESIDENTE BOLSONARO.

Vou começar esse meu artigo levantando um questionamento:  Pode um gestor público eleito em voto popular pra representar os anseios da população se recusar a receber um ministro ou um presidente da república?

Para o prefeito de Juazeiro a resposta é SIM! Pois é o que o senhor Paulo Bonfim, legitimo representante do povo, tem feito. Primeiro, foi na visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina da costa Dias, que veio a Juazeiro pra anunciar investimentos de 25 milhões na zona rural do Município, visitando o distrito de Maniçoba e uma fazendo de produção de frutas e embalagens.  

Atenção pra chamada! Paulo Bonfim! AUSENTE!

Mas sabem quem estava lá? o prefeito de Petrolina, o jovem e inteligentíssimo Miguel coelho e seu pai o senador Fernando Bezerra Coelho. 

Hoje dia 24 de Maio, Petrolina, na vizinha cidade de Juazeiro recebeu a visita do presidente da república Jair Messias Bolsonaro, a primeira viagem ao Nordeste desde que assumiu o Palácio do Planalto que cumprirá agenda onde constam:

I -    Entrega de um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida

II -   Linha de crédito da Caixa Econômica Federal para produtores de fruticultura irrigada no Vale do São Francisco 

III – Anunciar o início da duplicação de trechos da BR-428, e assinaturas para o início da construção de dois viadutos.

Mais uma vez quem estavam lá? O prefeito de Petrolina, e o Senador Fernando Bezerra Coelho. 

Atenção pra chamada! Paulo Bonfim! AUSENTE!

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Maio / 2019 às 19:14

EM PETROLINA (PE), PRESIDENTE BOLSONARO DIZ QUE TEM O “CORAÇÃO PERNAMBUCANO”

Em Petrolina (PE), na tarde desta sexta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro conforme o Blog GJ Notícia já publicou (Veja aqui) inaugurou um condomínio fechado particular de 472 apartamentos. O empreendimento foi financiado pela Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Após dizer que tem o “coração pernambucano”, Bolsonaro dirigiu-se ao “povo trabalhador de Petrolina”. “Sou o presidente de todos vocês. Disse há pouco em reunião com os governadores que temos de botar o Brasil em local de destaque. Juntos chegaremos lá”.

Veja a íntegra da solenidade com todos os pronunciamentos:

Da redação Imagens TV Brasil
publicado em 24 de Maio / 2019 às 19:03

Conheça os benefícios do abacaxi,  o produto destaque da cotação desta sexta-feira (24)

O abacaxi é uma fruta tropical da família dos cítricos como a laranja e o limão, que são ricos em vitamina C e outros antioxidantes, nutrientes essenciais para garantir a saúde.

Esta fruta pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conserva, sendo adicionada em preparações como: sucos, sobremesas e doces. Quando na forma de conserva ou desidratada, deve-se dar preferência ao abacaxi sem adição de açúcar.

No Mercado do Produtor de Juazeiro o consumidor vai encontrar o cento do abacaxi custando em média R$ 210,00; já quem quiser comprar a quilo o preço é R$2,10.  A cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor pode ser encontrada no site da prefeitura de Juazeiro.

Daniela Duarte/AMA
publicado em 24 de Maio / 2019 às 18:33

Acidentes no trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de brasileiros feridos nos últimos dez anos

Os acidentes no trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de brasileiros feridos nos últimos dez anos, e representaram um custo de cerca de R$ 2,9 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS). As informações estão em levantamento divulgado hoje (23) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com base em dados do Ministério da Saúde. Os dados apurados revelam também que entre 2009 e 2018 houve um aumento de 33% na quantidade de internações por desastres nas ruas e estradas. 

Na avaliação do diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e membro da Câmara Técnica do CFM, Antônio Meira, esses acidentes já são considerados um dos principais problemas de saúde pública do país. “Além de provocar sobrecarga no serviço com aumento da ocupação dos leitos hospitalares, causa um prejuízo irreparável quando ocorre uma morte ou uma pessoa fica incapacitada para suas atividades habituais, como também traz prejuízo enorme para a saúde pública”, detalha o diretor.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 24 de Maio / 2019 às 18:04

Serviços de pavimentação avançam na área central de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina avança na pavimentação de mais uma via na região central: nesta quinta-feira (23), a rua José Theodomiro de Araújo, situado no bairro Atrás da Banca, recebeu o recapeamento do trecho que liga as Avenidas Clementino Coelho e Cardoso de Sá.

O trabalho faz parte do programa Petrolina Cresce que está recapeando as principais vias do município, como Avenida das Nações; Cardoso de Sá; Integração; Clementino Coelho; Nilo Coelho e Simão Durando, no bairro São Gonçalo.  Ao todo, serão R$ milhões investidos na restauração das vias.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 24 de Maio / 2019 às 17:36

Evento solene de posse marcará chegada de mais de 400 professores à rede municipal de Petrolina

O Prefeito Miguel Coelho e a comunidade educacional de Petrolina receberão os professores aprovados no concurso publico 2018 com evento solene de posse nesta segunda-feira (27). A cerimônia reunirá professores e autoridades do município em uma casa de shows no bairro Vila Eduardo, a partir das 18h.

Na oportunidade, mais de 400 educadores assinarão o termo de posse e receberão homenagens pela conquista profissional. A chegada dos novos professores na rede municipal de Educação deve contribuir para o aprendizado dos mais de 50 mil alunos matriculados nas unidades de ensino.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Maio / 2019 às 17:00

Prefeito Paulo Bomfim prestigia abertura do São João nos Bairros

O São João dos Bairros 2019 teve início na noite desta quinta-feira (23) e contou com a participação do Prefeito Paulo Bomfim, que estava acompanhado da primeira dama Nelma Bomfim, vereadores e secretários municipais. A primeira noite do São João dos Bairros teve muita animação com Deinho Salles & Forró To Na Boa, Keu Dantas e Sérgio do Forró. A festa é realizada numa parceria entre TV São Francisco e Prefeitura Municipal de Juazeiro.

 “Eu costumo dizer que se o carnaval da Bahia começa em Juazeiro, o São João também, porque a gente começa a fazer uma prévia muito boa do que vai acontecer no Estado. A parceria com a Prefeitura de Juazeiro faz do São João nos Bairros um grande sucesso e mais um ano conseguimos contemplar vários bairros com casa cheia. Também conseguimos fechar novamente com atrações locais, que fazem música de boa qualidade”, afirma Rosi Rodrigues, gerente executiva da TV São Francisco. Em meio a muito forró e animação, o Prefeito Paulo Bomfim cumprimentou as pessoas e agradeceu a presença de todos na abertura dos festejos juninos.

Ler Matéria Completa
Ramáiana Leal/ SECULTE
publicado em 24 de Maio / 2019 às 16:36

Técnicos e analistas de universidades estaduais fazem acordo com o Governo do Estado

O Fórum dos Sindicatos dos Servidores Técnico Administrativos das Universidades Estaduais e o Governo do Estado assinaram um acordo, na tarde desta quinta-feira (23), após reunião com o governador Rui Costa na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Ficou definida a reestruturação da tabela de vencimentos dos técnicos administrativos das quatro universidades estaduais que têm vencimentos abaixo do salário mínimo. 

No acordo, aceito nesta quinta-feira (23) pelos servidores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também ficou estabelecido o ajuste do quadro de vagas para permitir a promoção na carreira de 244 servidores dessas duas instituições, sendo 184 da Uneb e 60 da Uesc, entre técnicos administrativos e analistas.

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.