Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
16 de Setembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Quem passa pelo distrito industrial do São Francisco, fica  impressionado com a quantidade de novas  industrias se instalando e outras  sendo ampliadas. Depois do "pool" da Petrobrás, a Petrobahia S/A está construindo uma nova base em Juazeiro. Lembrando também que,Juazeiro tem uma das maiores usinas de álcool  e açúcar do Brasil (Agrovale) e o Curtume Campelo do grupo JBS.

Depois do "Atacadão"  do grupo "Carrefour", "Assaí" do "Pão de açúcar", "Mercantil" do "GBarbosa" o "Atacadão Vitória" inaugurou um grande centro aqui. "Arcellor Mittal"  maior empresa de aço do mundo duplicou suas instalações em Juazeiro e a brasileira "Gerdau" está aqui há muito tempo.
 
Maurício Dias Cordeiro       
Variadas
16 de Setembro / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

A Gerência de iluminação da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro realizou ontem (15) ações de manutenção no bairro Tabuleiro com o objetivo de oferecer mais segurança nos espaços públicos e melhoria na qualidade de vida população. As ações na iluminação pública do município acontecem através de um planejamento que observa a necessidade das localidades, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da SESP.

No bairro Tabuleiro foram substituídas lâmpadas, bases, relés e reatores.  De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, toda semana uma nova programação de serviços é realizada conforme as ocorrências registradas na gerência de iluminação na SESP. Eduardo ressalta ainda que a comunidade pode contribuir com o andamento dos trabalhos indicando a localização exata dos postes com defeito. “O governo municipal está trabalhando permanentemente com ações de melhoria para a cidade e zona rural. Essa medida visa aprimorar a visibilidade dos motoristas e pedestres, melhorando também a segurança pública”, finalizou.

Atendimento

A SESP possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato pelo telefone (74) 3612-5411, ou encaminhar oficio à Secretaria, localizada no espaço onde funciona a CMC (Central de Material de Construção), e a garagem do município, em frente à empresa Icofort, s/n, no Distrito Industrial.

Por Elaine Barbosa/SESP
Variadas
16 de Setembro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

A Campanha pelo Piso Nacional dos Vigilantes está crescendo exponencialmente. Recentemente, vigilantes de Juazeiro, manifestaram apoio à luta durante o lançamento da Campanha na cidade, e se juntaram à Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e aos milhares de vigilantes que querem piso de R$ 3 mil.

Além do ato de lançamento da Campanha em Juazeiro, base do Sindvigilantes/BA, também foi discutida a lei anticalote, além de outras questões relacionadas à organização da categoria na região.

Segundo José Boaventura, presidente da CNTV e do Sindvigilantes/BA, “a resposta dos vigilantes é de total compromisso para trabalhar esta questão e outras lutas relacionadas à valorização e fortalecimento da categoria”.

“A região de Juazeiro é econômica e politicamente importante. Este é mais um motivo para que a categoria participe e esteja organizada para enfrentar esta batalha”, avaliou Boaventura.

Fonte: CNTV
Eleições
16 de Setembro / 2014 às 10:30 | 1 Comentário

Segundo informações do leitor Uelton Pereira em e-mail ao Blog “o Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, foi eleito com uma vitória esmagadora, mas com menos de dois anos já se pode perceber a sua fragilidade e a sua rejeição por parte do eleitor. No domingo, 14, o prefeito apresentou seus candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente, Mário Negromonte Junior e Eduardo Salles, com um público presente de uma média de duzentos pessoas. Foi claro perceber a decepção nos olhos do público presente, e o que chama mais atenção é que o prefeito ainda vai ter que dividir os votos entre o candidato a deputado federal Mário Negromonte Junior e o deputado federal José Nunes, ambos são apoiados pelo prefeito, e de quem será mesmo o voto do prefeito já que ele só pode votar uma vez? Mesmo diante de um público tão pequeno os candidatos a deputados prometeram trabalhar por Curaçá caso venham ser eleitos. É como dizia seu Lunga e daí! O amarelinho que é a cor do partido do prefeito Carlinhos Brandão o PPS, parece cada vez mais amarelinho de decepção. Outra coisa que me chama atenção é ver funcionários com cargo comissionados e contratados dizer que não votam nos candidatos do prefeito. Tudo bem que o voto é livre, mas isso mostra quanto o prefeito perdeu em liderança e a sua rejeição é enorme. Desde já eu vou cravar que a votação dos candidatos do prefeito vai ser uma negação. Para quem teve quase nove mil votos ele não vai conseguir dar três mil”, concluiu Uelton.

Variadas
16 de Setembro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina abriu as inscrições para a edição 2014 do Casamento Civil Comunitário que vai marcar a união de casais que vivem em regime de união estável. Este ano, a cerimônia acontece no final novembro e as inscrições estarão abertas a partir de 17 a 26 de Setembro. O Casamento Civil Comunitário está sendo organizado pela Secretaria Cidadania através da Secretaria Executiva da Mulher. As inscrições podem ser feitas nos Centro de Referencia e atendimento a Mulher (CRAM), localizado na Rua Projetada, s/nº, em frente ao SESI nas imediações do Parque Municipal Josefa Coelho, no Bairro Vila Mocó. 

“Legalizar a manifestação da vontade ente duas pessoas é importante. Essa é uma das razões para fortalecer e incentivar a realização do Casamento Civil Comunitário em Petrolina. Principalmente por que muitas pessoas tem interesse em legalizar sua situação, mas lhes falta a oportunidade” disse Roseane Farias –Secretária Executiva da Mulher. Para se inscrever, o casal deve apresentar os seguintes documentos: os noivos devem apresentar as suas certidões de nascimento (original e cópia); se algum dos nubentes for divorciado judicialmente, deverá apresentar a certidão de casamento com averbação de divorcio atualizada, com no mínimo 06 meses a partir da data de emissão. 

Se algum dos nubentes for viúvo, deverá apresentar a certidão de casamento e cópia autenticada da certidão de óbito do falecido (a). comprovantes de residência recente no nome dos pais ou dos nubentes (originais e cópias); RG e CPF (cópia e original) das duas testemunhas (exceto pai e mãe). Se houver algum nubente com idade de 16 a 18 anos, os pais deverão assinar e apresentar RG e CPF (cópia e original). As despesas com abertura e reconhecimento de firma das testemunhas que é obrigatório, ficará a cargo das testemunhas ou do casal. A Secretaria fará um agendamento de 10 casais por dia para o comparecimento ao cartório. No dia da triagem, apenas uma pessoa (noiva ou noivo) precisará levar a documentação do casal e das testemunhas e somente no dia agendado com o cartório, as testemunhas devem estar presente com o casal. 

Não serão aceitos para a triagem, casais que comparecerem com ausência de documentos de nenhuma das partes (originais e cópias), pois não haverá espera de documentos. Todos os casais deverão residir em Petrolina. As Certidões de Nascimento deverão estar legíveis, pois não serão emitidas 2ª vias. O atendimento no CRAM é das 8 às 12 e de 14 às 16hs. Maiores informações pelo telefone 3861-462. 

Ascom Prefeitura de Petrolina
Eleições
16 de Setembro / 2014 às 09:30 | 3 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O advogado e candidato a deputado estadual do Partido Verde (PV), Wank Medrado, em entrevista ao radialista Geraldo José (Rádio Transamérica), falou das possibilidades da campanha eleitoral nesta reta final, há pouco menos de 20 dias das eleições 2014. “Nossa perspectiva real e que teremos um resultado positivo nas urnas, em Juazeiro e em toda a região do Vale do São Francisco”, declarou.

Wank estava acompanhado do vice-presidente nacional do Partido Verde, Edson Duarte, e do presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes. Além de Juazeiro, o candidato contou que tem percorrido mais 30 municípios baianos. “Estamos caminhando em busca de apoios, e essa receptividade é importante para nossa trajetória política. Acredito que representarei de forma eficiente a região de Juazeiro”.

Projetos

Obtendo êxito nas eleições, Wank Medrado ressaltou que pretende buscar a resolução da maioria dos problemas de Juazeiro e região. “Trabalharei muito, com vontade e coragem, e desejo de participar de uma transformação coerente e interessante para toda Juazeiro e a região do Vale do São Francisco. Me sinto preparado para fazer essa transformação. Precisamos olhar, de maneira sensata, a realidade do Salitre, no que diz respeito a estrada e água, assim como olhar a realidade de Juazeiro, pois temos uma cidade grande e extremamente desestruturada, com uma defasagem muito grande de saneamento básico, pavimentação e infraestrutura. Acredito que como deputado podemos atrair muitas possibilidades junto ao governo diretamente e via emendar para que tenhamos uma restruturação da cidade”, declarou.

União política

Por fim, Wank Medrado destacou o momento político na Bahia e em Juazeiro. “Temos que acabar com essa degradação política que a gente vivencia. Esqueçamos o lado A e lado B. Temos que nos juntar para o interesse de uma cidade e uma região. Não vamos nos deixar levar por questões momentâneas, vamos trabalhar as perspectivas políticas, que possam nos render o resultado que todos nós desejamos. Trabalhando de forma coerente, correta e em prol de um bem maior, que é a nossa região”. 

Eleições
16 de Setembro / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A possibilidade de renovação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fez com que vários jovens de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, parassem para ouvir as propostas e ideias de Miguel Coelho (PSB), candidato a deputado estadual. O encontro aconteceu no fim de semana e mobilizou boa parte da juventude da cidade.

Os jovens procuraram Miguel animados com a ideia de ter um representante de ‘sangue novo’ na Assembleia. Eles apontaram algumas necessidades da juventude na região e reforçaram o apoio à candidatura do socialista.

“Pernambuco sabe que para avançar é preciso gente disposta e com vontade de novas conquistas. Fiquei muito feliz com a recepção não apenas dos jovens, mas de todos os moradores de Lagoa Grande. Vamos votar no sangue novo, que lutará para melhorar o dia a dia da juventude e do povo trabalhador”, disse o candidato.

Ainda em Lagoa Grande, Miguel Coelho fez uma grande caminhada na feira livre, acompanhado do vereador Joaquim da Rocinha e do vereador licenciado Olavo Marques.  

Ascom Miguel Coelho
Charges
16 de Setembro / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

Veículos que serão utilizados para salvamento, comando avançado, atendimento e buscas do Corpo de Bombeiros em todo o estado foram entregues à corporação nesta segunda-feira (15). A ação faz parte do programa estadual Pacto Pela Vida, que tem o objetivo de fortalecer e modernizar o trabalho da polícia baiana, proporcionando mais segurança para a população. 

A cerimônia, que aconteceu no Jardim dos Namorados, na orla de Salvador, contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes do Corpo de Bombeiros. Durante o evento, o governador falou sobre outros investimentos que vão fortalecer ainda mais a corporação. "Planejamos novas ações sempre com o objetivo de fortalecer a segurança no nosso estado. O próximo passo é a aquisição de veículos com escadas novas, para que o resgate e trabalho desses homens e mulheres seja ainda mais eficiente".

Foram entregues 31 das 62 viaturas adquiridas pelo estado, num investimento de mais de R$ 17,3 milhões, através da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). Entre os veículos estão 14 auto bomba tanque,14 auto busca e salvamento, 15 auto rápido, 15 veículos para suporte avançado, três auto produto perigoso leve e um auto posto de comando avançado.

Os veículos, inclusive os outros 31 que chegarão até o final deste mês, serão distribuídos entre Salvador, Região Metropolitana e outros 15 municípios do interior do estado, como Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Cachoeira, Alagoinhas e Vitória da Conquista.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
Política
16 de Setembro / 2014 às 08:00 | 12 Comentários

Para o vereador Francinalvo Leopoldo (Nalvinho do PtdoB) o prefeito Isaac Carvalho está impondo sistema de escravidão aos funcionários contratado da administração municipal. “Pais e mães de família que trabalham na prefeitura de Juazeiro estão sendo obrigados a participar de caminhadas, panfletagens e adesivaços nas ruas da cidade para pedir votos para o candidato do prefeito Isaac Carvalho. Creio que a escravidão já acabou no Brasil e não entendo como o Ministério Público não atenta para esse absurdo. A legislação trabalhista assegura 44 horas semanais de trabalho, mas em Juazeiro o cidadão trabalha 4 horas pela manhã, 4 horas na parte da tarde e à noite ainda tem que pedir votos para o candidato do prefeito”, denunciou Nalvinho.

DESCONTO NO CONTRA-CHEQUE

Por meio de aparte, Bené Marques (PSDB) disse que foi informado por uma amiga que trabalha no setor de saúde que “foi descontado no contra-cheque de cada funcionário contratado da área de saúde R$ 200,00. Será que é prá gastar na campanha?” questionou.

REUNIÕES NA APLB

Amllton Ferreira (DEM), também por meio de aparte, assegurou que funcionários estão sendo pressionados (ele usou o termo intimado) para comparecer às reuniões na sede da APLB-Sindicato “que passou a ser escritório da campanha do prefeito. E por conta disso, que o nosso Antônio Carlos é manga grossa do IPJ (Instituto de Previdência de Juazeiro). É impressionante a troca de favores”, declarou o parlamentar de oposição.

Nalvinho concluiu dizendo que mesmo com a pressão do governo o povo vai dar a resposta na urnas. “O povo bota, o povo tira. A insatisfação, o descaso desse ditador de Juazeiro o povo tá sentindo na pele. E é inadmissível que esta Casa continue submissa ao prefeito enquanto isso tudo está acontecendo na cidade”.

Variadas
16 de Setembro / 2014 às 07:30 | Nenhum Comentário
 
A equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), já está no Vale do São Francisco, atuando no combate à Mosca-das-frutas (Ceratitis capitata). Desde o início do mês, todos os engenheiros agrônomos da agência, distribuídos pelo interior do estado, foram mobilizados para a região norte, para monitorar e fiscalizar os produtores sobre as medidas fitossanitárias do plano emergencial de combate à praga, que vem infestando as culturas de manga, uva, acerola e goiaba - principais hospedeiros das moscas.

A coordenadora do Projeto Estadual de Controle de Moscas-das-Frutas, Rita de Cássia Oliveira, explica que, nesta terça-feira (16), será iniciada uma atividade com os produtores dos distritos de Curaçá, Mandacarú, Tourão, Maniçoba e Salitre, do Submédio São Francisco, contemplados pelo plano denominado “Por um Vale sem Mosca-das-frutas”. A Adab irá orientar sobre as medidas no combate à praga, que envolvem o manejo cultural, com a realização periódica de podas de aeração, manutenção da área da propriedade limpa e sem a presença de frutos caídos no solo, além da catação de frutos em estágio avançado de maturação, com posterior destruição.

“Vamos visitar cada pomar para fiscalizar se as medidas de controle químico e cultural estão sendo aplicadas e orientar os produtores sobre a necessidade de se cumprir as exigências do plano com cartilhas informativas, desenvolvendo um trabalho educativo sanitário, no sentido de, inicialmente, reduzir a população do inseto nos pomares. Os produtores precisam evitar o plantio ou a manutenção de plantas hospedeiras desses insetos próximos nas áreas de produção comercial de frutas”, informa a coordenadora.

Para o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Agência, Armando Sá, o produtor precisa assimilar que não pode mais deixar de fazer a sua parte e o cumprimento dos procedimentos técnicos só trazem benefícios à cadeia produtiva. “O ganho é para o produtor, que vai colocar um produto brasileiro de qualidade no mercado internacional, para o consumidor que terá a garantia de uma fruta saudável em sua mesa, e para a Adab, que cumpre com o seu papel de defesa agropecuária na Bahia”, complementa Sá, lembrando que a região é o primeiro pólo de produção de frutas do estado, com 45 mil hectares cultivados, e é responsável por 98% das exportações de uva e 92% das exportações de manga do país.

A praga

As Moscas-das-frutas são as principais pragas das fruteiras, pois depreciam os frutos e restringem a comercialização para o mercado externo. As espécies de importância econômica no Vale do São Francisco são: a Ceratitis capitata e a AnastrephaCeratitis capitata foi detectada no Brasil em 1901 e, desde então, se expandiu por todos os estados. É uma praga primária cujo efeito ocorre quando as fêmeas depositam os ovos nos frutos e as larvas se alimentam da polpa provocando um apodrecimento interno. Podem infestar até 300 espécies de vegetais, inclusive as culturas de manga, uva, goiaba e acerola. Sua importância econômica deve-se aos danos diretos à produção e às exigências quarentenárias por parte dos países importadores.

Secom Bahia Imagem da Internet
Política
16 de Setembro / 2014 às 07:00 | 2 Comentários

A vereadora Valdeci Alves (PV) voltou a tribuna da Câmara na sessão ordinária desta segunda-feira (15) para criticar o setor de saúde em Juazeiro. “Todas as vezes que a gente comenta sobre a saúde nesta Casa aparecem colegas governistas para dizer que houve avanços no setor, mas esta semana que passou eu fui procurada por uma mãe desesperada que foi amamentar seu filho de 20 dias de nascido e esta criança, por obra do destino, se engasgou com o leite materno. Ela na madrugada levou o bebê para a Unimed e lá teve que se internar e foi parar na UTI.  Após alguns dias de internamento a conta já ultrapassa a soma de R$ 20 mil reais enquanto a gente tentava uma vaga no Dom Malan, mas o caso era tão grave que ela tinha que ser removida com urgência para o Hospital Português em Recife. Só a UTI aérea custava R$ 50 mil reais, como uma família de assalariados vai ter condições de pagar uma conta desse porte, de quase R$ 80 mil, mas a propaganda diz que a saúde em Juazeiro está boa”, declarou Valdeci Alves.

“Começamos a fazer uma vaquinha e conseguimos também uma vaga na unidade hospitalar em Recife por meio de amizade e enquanto a mãe e o bebê seguiram de avião, o pai e demais familiares foram de carro próprio para dar suporte na capital pernambucana. A família não teve tempo se quer de procurar o Ministério Público e ainda querem dizer que a saúde vai bem quando não existe estrutura para um caso desse”, prosseguiu a parlamentar. “Já não aguento mais ouvir as reclamações nos programas radiofônicos e as pessoas querem tapar o sol com a peneira dizendo que a saúde está boa, quando a gente não tem se quer o básico”, concluiu a representante do Partido Verde na Casa Aprígio Duarte.

Variadas
16 de Setembro / 2014 às 06:30 | Nenhum Comentário

No período de 16 a 18 de setembro, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento Regional dos Vales dos São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina, em conjunto com o SESMT (Serviço Nacional de Saúde em Medicina do Trabalho), promoverá a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT 2014. O evento, que acontecerá na sede da 3ª SR em Petrolina-PE, contará com palestras e atividades abordando temas ligados à saúde, segurança no trabalho e prevenção de acidentes, visando à conscientização de seus empregados e será aberta nesta terça-feira, a partir das 9h.

No primeiro dia do evento será abordado o tema: direção defensiva com a participação do Sest/Senat; na quarta, segundo dia da SIPAT 2014, a palestra será sobre prevenção de incêndios com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco responsável pelo tema abordado; e na quinta-feira, encerrando o evento, uma médica fonoaudióloga vai falar sobre cuidados com a audição no ambiente de trabalho. A SISPAT é uma exigência da legislação trabalhista que toda empresa é obrigada a promover durante o ano. A programação da Codevasf em Petrolina terá ainda uma seção de ginástica laboral na quinta, dia 18. 

Ascom Codevasf 3 SR
Política
16 de Setembro / 2014 às 06:00 | 1 Comentário

Mais de 300 atendimentos referentes ao recadastramento do Bolsa-Família já foram realizados pela equipe da Estação Cidadania, através da unidade móvel do Centro Integrado de Desenvolvimento Social (CIDS), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Social (SEDIS).  Neste sábado, 13, o serviço móvel esteve no distrito de Carnaíba, na Rua da Igreja, em frente à Escola Graciosa Xavier Ramos Gomes e recadastrou o Bolsa-Família de 58 pessoas, e no domingo (14) atendeu 60 pessoas na região de Abóbora. Segundo a coordenadora do Programa Polliana Pacheco, ainda faltam atualizar 1414 cadastros, de beneficiários na zona urbana e rural.

Todos os programas são online e o cadastramento é automático, enfatiza o digitador do Bolsa-Família, Eriel Henrique Alves Gomes. "É só abrir o sistema e achar o cadastro da pessoa para atualizar. Tudo é muito rápido. Antes o trabalho era manual. A equipe vinha até aqui e levava os documentos. Além do conforto, oferecemos um atendimento de qualidade", registrou.

A Estação Cidadania foi inaugurada pela prefeitura em 17 de julho deste ano e os primeiros atendimentos começaram a ser feitos em 09 de agosto, durante a Feira de Caprinos e Ovinos em Pinhões. Para fazer o recadastramento o beneficiário deve levar: RG, CPF, Título, Carteira de Trabalho de todos os maiores de 18 anos e declaração escolar e certidão de nascimento para os menores de 18 anos, se tiver filho estudando.

Confira programação para os próximos dias:

     

CRAS/Quidé

16/09-terça

08 às 12h

Goiabeira/Salitre

21/09- domingo

08 às 15h

Condomínio Residencial Praia do Rodeadouro/João Paulo II   

27/09- sábado

08 às 13h

 
Ascom PMJ
Reminiscências
15 de Setembro / 2014 às 23:00 | 6 Comentários

Estas são fotos do Festival de Pipas na Praça Pedro Pereira Primo, em 1977 (atual Terminal de ônibus / Camelódromo). Em uma das fotos, vê-se ao fundo o pontilhão que liga o bairro Santo Antônio a Avenida Santos Dumont e também o Posto Pinheiro. 

Não sei se o evento era algo regular ou pontual. Certamente seus leitores terão contribuições a nos dar.

(Fotos sem identificação de autor).

Lais Lino
Política
15 de Setembro / 2014 às 22:36 | 4 Comentários

Nova pesquisa Vox Populi mostrou um quadro eleitoral praticamente estável na disputa pelo Palácio do Planalto, com dianteira da presidente Dilma Rousseff (PT) nas intenções de voto para o primeiro turno e empate técnico entre a petista e a candidata do PSB, Marina Silva, num segundo turno.

Para o primeiro turno, na sondagem divulgada nesta segunda-feira, Dilma tem 36 por cento, seguida por Marina com 27 por cento e Aécio com 15 por cento. Na semana passada, o Vox Populi apontava a presidente com os mesmos 36 por cento, a candidata do PSB com 28 por cento e o tucano com os mesmos 15 por cento.

Nas simulações de segundo turno, o novo levantamento mostrou o mesmo placar entre as duas candidatas: 42 por cento para Marina e 41 por cento para Dilma. Numa eventual disputa entre Dilma e Aécio, a petista ganharia por 47 a 36 por cento --na semana passada o placar era 44 a 36 por cento.

Reuters
Variadas
15 de Setembro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

Com o tema “Rio São Francisco: Sua história e sua riqueza” a Escola Municipal Senhora Santana, localizada no distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova, apresentou na tarde deste domingo (14) o seu tradicional desfile ainda em comemoração ao 7 de Setembro (data da Independência do Brasil), com a presença das bandas marciais da cidade, da Escola Lomanto Junior, Rotary, Escola Sorriso da Criança de Petrolina e da Escola Modelo. Mais de 950 alunos da instituição de ensino mostrou a história e a grande importância do Rio para o Município. A programação contou também com a participação de mais duas escolas da comunidade. Grande parte dos santanenses se fez presente na praça principal do distrito para acompanhar o tradicional desfile. (Com informações de Rosivania Alencar - Professora e Coordenadora da Escola)

Policial
15 de Setembro / 2014 às 22:00 | 1 Comentário

Policiais Civis Lotados no SI da 17ª Coorpin prenderam na manhã desta segunda-feira, dia 15, a pessoa de Renato da Silva alcunha “Renatinho” residente à rua 03, nº 359, bairro Itaberaba, 20 anos, natural de Juazeiro. Com o mesmo foram encontrados cerca de 158 gramas de cocaína pura. A droga foi encontrada enterrada em um terreno baldio em frente à sua residência. Renato é conhecido no meio policial, pois ano passado (2013) foi preso acusado de cometer o mesmo crime. Ainda foram apreendidos um aparelho celular, uma motocicleta, dinheiro e uma folha de cheque do banco do Brasil em nome de Rita de Cássia Santos Silva no valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais). Rita (Ritinha) é sua companheira e já foi presa cometendo o mesmo ato delituoso. O imputado foi encaminhado ao Complexo Prisional de Juazeiro e encontra-se à disposição da Justiça.

Variadas
15 de Setembro / 2014 às 21:30 | 8 Comentários

Conforme o blog publicou nesta segunda-feira, dia 15, (veja aqui) uma liminar expedida pelo Juiz Titular da 2ª Vara Civil da Comarca de Juazeiro, Cristiano Queiroz Vasconcelos, determinou que as ações da atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Juazeiro (Sinserp), desde março deste ano, são nulas tendo em vista que o mandato de Cíero Sales expirou no dia 20 do citado mês. Uma junta governativa provisória deve ser convocada em assembleia da categoria nos próximos dias para assumir a entidade e dirigir a eleição para escolha dos novos dirigentes.

Em entrevista nesta segunda-feira na Transamérica FM com o radialista Geraldo José, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Juazeiro (Sintrab), Telma Marineide disse que está comemorando juntamente com os servidores a decisão da justiça. “A liminar decide pela realização de assembleia extraordinária para a composição de uma junta governativa que vai gerir o sindicato, e preparar as novas eleições conforme o Estatuto do Servidor Público de Juazeiro. O prazo para a assembleia e constituição da junta é de 10 dias a contar da notificação”, explicou.

Ainda segundo Telma, a diretoria do Sinserp realizou assembleia extraordinária em junho de 2013 para efetuar mudança estatutária sem o conhecimento da maioria dos servidores. “Essa Assembleia teria sido para mudar o estatuto e alterar a data das próximas eleições. É um abuso e esse tipo de atitude, atropelando o estatuto do Servidor em alguns casos, pode se tornar crime”, afirmou.

O também dirigente do Sintrab, Ronivaldo Ferreira, explicou que após a confirmação da data das eleições, Telma Marineide deve se afastar da direção da entidade sindical da saúde para concorrer no Sinserp. “E vai ser uma candidatura forte para resgatar a representatividade do servidor municipal”, disse.

Eleições
15 de Setembro / 2014 às 21:00 | 7 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Na manhã de sábado, dia 13, setembro, Pedro Alcântara, o candidato do PR a Deputado Federal, participou de uma grande mobilização, a Onda Vermelha, na Rua 28 de setembro no centro de Juazeiro.  O ato foi um manifesto em homenagem e apoio à Presidente da República, Dilma Roussef do PT, candidata à reeleição. À tarde, no Projeto de Irrigação Curaçá – NH3, participou da Festa dos Colonos. Pedro Alcântara, quando deputado estadual, conseguiu o asfaltamento da estrada de acesso ao Projeto Curaçá e o reconhecimento por esta ação o faz conhecido e reconhecido. Recebido com alegria pelos moradores do distrito, fez questão de passar de mesa em mesa cumprimentado os presentes.

As 19 horas em Sobradinho, muitos carros o acompanharam desde a entrada da cidade para a inauguração do Comitê. Com a presença de centenas de pessoas, do vereador Canindé, vereador Adilson e do Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Pedro Filho, a inauguração do Comitê transformou-se uma grande festa política. "Está aqui o deputado que esteve ao lado dos pioneiros na luta pela emancipação de Sobradinho" - disse, com entusiasmo, o vereador Canindé ao saudar Pedro Alcântara - "Como vereador de Sobradinho eu não poderia escolher outro nome para apoiar, porque tenho compromisso com minha cidade e com meu povo". Alcântara voltou a reforçar seus compromissos com a cidade: "Deputado Federal, vou buscar recursos para dar continuidade às obras que Sobradinho necessita. Esta cidade é um polo de turismo na região e por isso precisa de melhoria nas estradas, apoio para a melhoria da infraestrutura e, principalmente, uma estrutura de saúde que possa atender a toda população e aos moradores das cidades vizinhas. Podemos transformar Sobradinho em um polo de atendimento à saúde regional, Depende de vocês, depende do voto". - encerrou, aplaudido.

Domingo, 14, Pedro Alcântara, já em Salvador, reuniu-se com a equipe que está trabalhando pela sua eleição na capital e nas cidades de Camaçari, Madre de Deus, Lauro de Freitas e Simões Filho. Quem fala sobre a reunião é Joyce Carvalho, coordenadora na área de saúde da campanha: "Não conseguimos acomodar todas as pessoas que vieram para esta reunião aqui na sala. Foram mais de cinquenta pessoas. Vejo muita disposição de trabalhar para eleger Dr. Pedro". Ainda segundo Joyce, Alcântara, ao falar para os presentes deixou clara sua satisfação e reafirmou compromissos, enfatizando que cada um era um amigo e um companheiro de jornada. "Não tenho eleitores, não compro votos. Tenho amigos e muita féno trabalho e na vitória" - disse, de acordo com Joyce, Alcântara ao encerrar a reunião. "O importante é que a gente sai daqui motivado para lutar pelos votos" - finalizou Joyce Carvalho.

Ascom Pedro Alcântara
Variadas
15 de Setembro / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

 

O Hospital Dom Malan/IMIP lança edital para o Processo Seletivo de Estágio Extracurricular para Acadêmicos dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. As inscrições estarão abertas até o dia 17 de outubro. Na área de medicina são disponibilizadas, ao todo 27 vagas distribuídas igualmente para os setores de obstetrícia, neonatologia e pediatria. Para os acadêmicos de enfermagem são oferecidas 18, também oferecidas igualmente para área de saúde da mulher e saúde da criança. Já para os estudantes de fisioterapia são ofertadas 02 vagas, com rodízios nos setores da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, UTI Obstétrica, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Pediatria e Berçário Externo.

As provas de medicina pediátrica acontecerão no dia 20 de outubro, neonatologia no dia 21 e a de obstetrícia será no dia 22, todas às 17h. As de enfermagem serão realizadas também no dia 20 de outubro, ás 08h e a de fisioterapia está marcada para o dia 21, às 09h. Os testes serão aplicados no auditório 01 do HDM.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e podem ser realizadas no Centro Acadêmico do HDM, Dr. Alírio Brandão, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h. No ato, é necessário apresentar documento escolar ou documento similar oficial constando a média atual das disciplinas exigidas para o ingresso no concurso, com assinatura e carimbo da Instituição de Ensino, cópia do RG, CPF, comprovante de residência atualizado e 02 fotos.

Ascom HDM
Espaço do Leitor
15 de Setembro / 2014 às 20:00 | 1 Comentário

Caro Geraldo,

Estamos com problemas sérios na Travessa São João, bairro Piranga, em Juazeiro. Pois bem, as carretas que abastecem o Assaí Atacadista fazem o percurso pela rua acima, e nossa rua não tem capacidade para suportar o peso de uma carreta, só carros pequenos. Venho através desses pedir a ajuda do Blog. Já acionamos a Prefeitura, mas infelizmente não nos respondem. Estamos cansados de esperar a quem compete, para sanar esses problemas. Já fizemos um abaixo assinado, pedindo ao Prefeito um novo asfalto, mas também não se pronunciaram.

Quando o esgoto estoura, a rua fica parecendo um lago, e nós, cidadãos que sempre estamos em dia com as nossas contas, temos que esperar a boa votade do SAAE. 

Os moradores da rua São João agradecem a sua atenção!!! 

Ruth Brito

Policial
15 de Setembro / 2014 às 19:38 | 4 Comentários

Um homem identificado por Josimar Ferreira de Souza teve as duas mãos cortadas no final de semana e apresenta cortes profundos por todo o corpo, inclusive, na cabeça que segundo apurado pela polícia a ação foi praticada por Norberto da Silva Moraes, 40 anos, em razão da suspeita de que o agredido teria sido flagrado roubando bodes no município de Pilão Arcado. Dada a gravidade dos ferimentos, Josimar, foi transferido para uma unidade hospitalar em Petrolina (Hospital de Traumas), enquanto Norberto depois de decepar as mãos do imputado ligou e aguardou o aparecimento dos policiais sendo preso em flagrante pela PM da cidade. O Blog recebeu um vídeo com imagens do agredido, mas as cenas são tão chocantes que não é possível a divulgação. 

PS: Atendendo orientação de alguns leitores, o Blog também retirou a foto, em razão do forte impacto que está causando nas pessoas.

Eleições
15 de Setembro / 2014 às 19:30 | 8 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Primeiro candidato ao governo a ser entrevistado no programa Bahia Meio Dia da TV Bahia/Globo, Rui Costa disse que sua confiança na vitória se baseia na pesquisa das ruas, que comprovam que suas propostas são bem avaliadas pelo eleitorado. “Já percorremos centenas de municípios, em todas as regiões do estado e constatamos que o baiano quer avançar na construção de uma Bahia moderna, com infraestrutura necessária para atrair novas empresas, gerar empregos e oportunidades para o povo”.

Questionado pelos entrevistadores Fernando Sodake e Silvana Freire sobre o nível de ataques entre candidatos,  Rui diz que sua campanha se pauta na apresentação de propostas, por isso o crescimento de sua candidatura nos índices de intenção de votos. “O povo quer ouvir propostas, como comprovei no domingo (14), em Guanambi, onde mais de seis mil pessoas participaram do nosso comício. E também em Feira de Santana, pela manhã. Lá milhares de pessoas acompanharam o debate da Rádio Princesa FM e nos aguardaram na saída da emissora. Fizemos uma carreata seguida por mais de 1.500 carros, por toda a cidade”.

Rui teve oportunidade de apresentar, durante a entrevistas, algumas de suas propostas de governo, entre elas a de criação de novos pelotões especiais de polícia e a instalação de câmeras para monitoramento em todas as cidades baianas, para inibir a ação dos bandidos. “Acredito na polícia cidadão, que trabalha defendendo os direitos humanos”, disse ele. “Os bons policiais são a grande maioria dos profissionais, pais e mães de família que se dedicam na construção de uma sociedade mais segura. Vou fortalecer a Corregedoria das policias, para defender os bons policiais e encaminhar para a Justiça os casos daqueles que não atuam dentro das boas normas de conduta”.

Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
Espaço do Leitor
15 de Setembro / 2014 às 19:00 | 2 Comentários

Numa era moderna, onde a tecnologia avança se superando a cada minuto, essa perguntinha acima já deveria ter sido banida dos palanques retóricos e históricos dos idos que não voltam jamais...

Há alguns dias questionamos aqui através de dois temas seguidos, essa repetição de eleições, uma quase em cima da outra, e agora volto para perguntar se não existe outra forma mais inteligente de se dirigir ao eleitorado, ao contrário dessa, que já está tão manjada, surrada e destoada...

Mas vamos pegar a pergunta do tema e responder de maneira bem realista e verdadeira, cujos assuntos também já foram debatidos em nossos textos anteriores:

SAÚDE – População clama, reclama, morre nas filas, fica nas calçadas à espera de um socorro, quando internadas muitas vezes são logo despachadas, estrutura de atendimento reduzida, promessas não cumpridas, falta de medicamentos nos chamados PS onde as pessoas contam com aquele benefício, e chegando lá recebem o infeliz do NÃO TEM ou TÁ EM FALTA, isso apenas rápidas lembranças que somadas àquelas tantas quase diariamente noticiadas, cabe a pergunta: É ou não ÉÉÉ um descaso?

SEGURANÇA – Pai de família deixa a criança no carro, vai comprar seu lanche e nunca mais volta... Naquela cidade cuja beleza natural lhe deu o titulo de maravilhosa, e realmente é, uma mulher é estuprada a cada duas horas... Família vai passar o carnaval naquela outra chamada terra da magia, e num passe de mágica se ver sem seu filho, irmão, esposo, pai, amigo, um jovem sem igual, deixando em todos uma lacuna profunda... Dentre tantos outros fatos trágicos, esse item tão imprescindível à população É ou não ÉÉÉ uma grande vergonha...?

Ah, enquanto isso, recentemente um órgão superior de justiça teve que dar parecer contrário ao julgamento de um homem condenado à prisão por um ano, pelo furto de um par de chinelos no valor de R$ 16,00 (dezesseis reais), fato ocorrido naquele Estado do “uai sô”...

TRANSPORTE – Pontos de ônibus lotados, veículos sacolejando, vida útil muitas vezes vencida, as pessoas viajam quilômetros, muitos em pé, roça-roça, encostadas e encoxadas nas mulheres, algo que também já tratamos aqui, sem falar nas tarifas que ensaiaram ganhos, mas ficou só no ensaio... Estradas precisando de melhorias, outras a serem construídas, num País imenso dependente de uma malha rodoviária tão carente... E voltando ao transporte de massa, aqui dentro de casa a pouco mais de 500 km, nunca vi um metrô tão retro como aquele... Por essas e outras cabe a pergunta: Isso É ou NÃO ÉEEE um atraso?

Alguém viu alguns deles tratar da seca? Da situação crítica dos reservatórios? Se viu ou ouviu pode dizer aqui. E o todo disso tudo só sobra para alguém que é nada mais nada menos quem PAGA, quem BANCA, quem os MANTÉM, sem poder atrasar jamais seus compromissos...

Quer prova disso, tenha alguma dificuldade e deixe de colocar na boca do leão sua comida (8 parcelas daquele imposto anual) do qual ele se alimenta... Nem tente, porque rapidinho eles positivam sua certidão e você fica sem poder até comprar um pão... Não sorria não, porque é sério...! Ou não é? É sim...

Palavra final: 12.09 - PARABÉNS AOS 33 JOVENS MÉDICOS FORMADOS NA 8ª TURMA DA UNIVASF 2014.1.

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Eleições
15 de Setembro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

Neste domingo(14), durante debate realizado com os candidatos ao Governo do Estado pela Rádio Princesa FM, no munícipio de  Feira de Santana, o postulante Marcos Mendes(PSOL), da chapa "Por Uma Bahia Justa e Livre", garantiu que durante a gestão do PSOL vai ser injetado 10% da receita líquida dos impostos nas Universidades Estaduais,  diferente dos governos de Paulo Souto e Jacques Wagner, no qual foi investido apenas 4,5%. O objetivo do socialista é promover plano de cargos e salários para os docentes, melhoria na infraestrutura, aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos.

"A gente só transforma qualquer sociedade, quando a gente faz investimento em educação! Eu que estudei a minha vida inteira em escolas públicas sei da importância de termos uma política educacional voltada ao respeito e valorização dos professores", destacou.  

Na ocasião, Marcos Mendes lembrou  da lei 7176 implementada na época do ex-governador e atual candidato, Paulo Souto(DEM), na qual retirou a autonomia das Universidades Estaduais. Mendes salientou que, no Governo do PSOL,  as universidades terão autonomia econômica, cultural, administrativa e política. " Os professores e alunos do ensino superior terão certeza que a educação superior pública será uma das principais prioridades do nosso Programa de Governo!", frisou o psolista.

ASCOM PSOL BA

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage