Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 19 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 14:01

Núcleo de Educação Permanente da UPAE/IMIP de Petrolina reforça importância da correta higienização das mãos

Usando uma dinâmica nova, o Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou mais um treinamento sobre a importância da correta higienização das mãos. A enfermeira gerente do setor, Andreska Ferreira, vendou os olhos de dois voluntários por vez e pediu que eles fizessem a higienização com um "álcool em gel", que na verdade era tinta guache.

Ao abrir os olhos eles se depararam com vários lugares da mão sem tinta, ou seja, em um caso real, as mãos não estariam completamente descontaminadas. "Dessa forma, eles conseguem visualizar o quanto a técnica da lavagem e higienização das mãos é importante e faz a diferença", esclarece a profissional. 

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 14:00

Univasf sediará Workshop sobre importância das abelhas para a economia do Vale do São Francisco

O Centro de Conservação e Manejo da Caatinga (Cemafauna Caatinga), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o Workshop Abelhas e Produção Agrícola: a Bioeconomia do Vale do São Francisco, no dia 21 de janeiro. O evento irá reunir criadores de abelha, produtores de mel, agricultores, extensionistas e pesquisadores para discutir as próximas etapas da pesquisa que investigará a sensibilidade das abelhas aos pesticidas comumente utilizados na região. O workshop será realizado das 8h às 17h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Cemafauna, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina.

Este será o primeiro workshop a ser realizado durante os dois próximos anos, período de execução do estudo que está sendo desenvolvido na Univasf em parceria com a Universidade de Cardiff, do País de Gales, no Reino Unido, e colaboração do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), de Portugal; e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de Campinas (SP). Estarão presentes no workshop os pesquisadores Nuno G. C. Ferreira, Pablo Orozco-terWengel e Carsten Müler, da School of Biosciences, da Universidade de Cardiff; e o professor Roberto Greco, do Instituto de Geociências do Departamento de Geografia, da Unicamp.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 13:00

Sindicatos de todo o país farão encontro em Salvador contra privatizações e trarão presidente da CUT Nacional

Lideranças sindicais de todo o país, representando dois setores bastante ameaçados de privatização, o elétrico e o de saneamento, estarão reunidas em Salvador nas próximas segunda e terça (20 e 21) para discutir um contra-ataque a essa política de governo, buscando preservar a sobrevivência das empresas públicas e os milhares de empregos que elas geram. Entre os palestrantes estará o novo presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, em sua primeira visita à Bahia após assumir o cargo.

Sérgio Nobre estará ao lado de economistas, secretários de estado, parlamentares e outros convidados participando do 10º Encontro Nacional de Urbanitários, que será realizado no auditório do Sindae (Barris). A pauta é buscar uma saída contra a onda de privatizações que tem marcado o governo Bolsonaro, que vende empresas nacionais com a falsa promessa de gerar empregos, mas que, na realidade, deixa o desemprego em nível bastante elevado e a economia estagnada.

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 12:00

Novo comando do PP de Petrolina ratifica apoio político a Miguel Coelho

Em ato de filiação de novos militantes, o Partido Progressista (PP) reforçou o compromisso de apoiar o prefeito Miguel Coelho. A solenidade teve a participação do deputado estadual Fabrizio Ferraz, que assume o status de líder da legenda na cidade sertaneja. O evento ocorreu, na noite deste sábado (18), num hotel na área central de Petrolina.

O ato foi prestigiado pelo prefeito Miguel Coelho, os vereadores Cícero Freire (PP), Aero Cruz (PSB), lideranças comunitárias e filiados à legenda progressista. O gestor petrolinense agradeceu pelo compromisso do partido em seguir trabalhando junto na base de sustentação ao governo e numa eventual candidatura à reeleição."É o primeiro partido a publicamente assumir compromisso com uma futura candidatura que ainda nem estamos tratando. Isso nos encoraja muito a seguir defendendo o que esse partido tem inclusive no nome, o progresso. Com a força política, o compromisso de melhorar nosso Sertão, vamos com as lideranças do PP remar juntos para continuar fazendo Petrolina avançar", disse Miguel no evento.

Ler Matéria Completa
Junior Vilela Ascom Miguel Coelho Foto: Alexandre Justino
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 11:00

Regina Duarte quer consultar família e deve responder convite de Bolsonaro até segunda

Convidada para assumir a Secretaria da Cultura no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a atriz Regina Duarte deve postergar sua resposta até a próxima segunda-feira (20). Antes, ela havia pedido um prazo até este sábado (18).

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a atriz quer consultar sua família antes de tomar qualquer decisão. Embora afirme não se sentir preparada para o cargo, ela admite que tem cogitado a possibilidade por que quer "fazer o que foi preciso para o Brasil dar certo".

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 10:00

Ingressos à venda para a estreia da Juazeirense no Baianão 2020 contra o Bahia

Já estão à venda, desde este sábado, 18, os ingressos para o confronto entre Juazeirense e Bahia no Adauto Moraes. A partida marca a estreia das duas equipes no Campeonato Baiano 2020.

As entradas estão sendo vendidas pelo valor de R$ 20,00 e a tendência é que aumente no dia do jogo. Neste domingo, 19, a bilheteria está aberta e nesta segunda e terça, em horário comercial. O jogo entre Juazeirense e Bahia deve marcar também a estreia do zagueiro Kanu. 

Redação Blog Geraldo José
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 09:30

Mesmo com falha em correções do Enem, governo mantém data do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) decidiu manter as datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mesmo com os problemas com notas erradas. Conforme reportagem da Folha de S. Paulo, o MEC ainda não tem a dimensão do número de participantes do Enem 2019 com notas erradas por causa da falha na gráfica.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, garantiu que a situação deve ser resolvida até segunda-feira (20). Dia anterior a abertura das inscrições no Sisu. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse não trabalhar com a hipótese de adiar as inscrições.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 09:00

Petrolina perde na estreia do Campeonato Pernambucano

O Petrolina estreou no Campeonato Pernambucano na noite deste sábado, 18, diante do Santa Cruz, num Arruda completamente lotado para ver o time da casa.

A Fera Sertaneja não se encontrava em campo, e com um Santa Cruz inspirado, principalmente o atacante Didico, em 30 minutos do primeiro tempo, o placar já estava 3 a 0. No restante da partida, a Fera já não tinha forças para tentar o empate e o Santa, com a vitória nas mãos, tirou o pé do acelerador e só esperou o apito final.

O Petrolina retorna de viagem e o próximo desafio será em casa, contra o Náutico, no dia 26 de janeiro às 16h no Estádio Paulo Coelho.

publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 08:00

Prefeitura adquire equipamento que implementará ações na área da Agricultura em Petrolina

Para fortalecer ações voltadas à agricultura da Capital Sertaneja, a Prefeitura de Petrolina, através de convênio estabelecido com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adquiriu mais um equipamento que dará suporte à produção agrícola e pecuária do município, principalmente, para aqueles dedicados à agricultura familiar.

Trata-se de um caminhão 3/4 com carroceria de madeira, direção hidráulica, capacidade de suportar no mínimo oito mil quilos, e que gerará impacto positivo direto no processo de desenvolvimento sustentável do município por meio de ações sociais, melhoria na qualidade de vida graças à valorização da economia local, viabilizando o aumento da produção agrícola e pecuária, fazendo com que a população da zona rural possa viver de forma mais digna.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 19 de Janeiro / 2020 às 07:00

Profissionais do SAMU pedem conscientização sobre acionamento do serviço em Petrolina

Assim como os profissionais que trabalham nos hospitais e em postos de saúde de Petrolina, os médicos e outros colaboradores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) precisam superar momentos de violência no exercício da profissão. Em um desses casos, por volta das 15h desta sexta-feira (17), uma equipe do serviço viveu uma situação de risco durante um atendimento.

Tudo começou com uma ligação para o número 192, já em tom agressivo por parte dos solicitantes. No questionamento de rotina feito pela equipe do SAMU, os familiares da pessoa que aguardava atendimento destrataram os profissionais e não repassaram os detalhes solicitados, mesmo assim, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) foi encaminhada ao local, no bairro Jardim São Paulo. Quando a equipe chegou à residência encontrou a paciente sentada, consciente e orientada – situação diferente do que havia sido relatado por telefone.  Quando o médico foi conversar com os familiares da paciente para orientá-los sobre os serviços do SAMU, um familiar começou a agredi-lo verbalmente e o tom da conversa gerou risco de violência iminente, precisando a equipe defender o profissional. O caso foi parar na delegacia, onde a equipe médica registrou Boletim de Ocorrência (BO).

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 23:00

Opinião: Discurso inaceitável

Fez muito bem o presidente Jair Bolsonaro em demitir, rapidamente, Roberto Alvim da Secretaria Nacional de Cultura. As inaceitáveis declarações do agora ex-secretário, repetindo um discurso de Joseph Goebbels, responsável pela propaganda do nazismo de Adolf Hitler, provocaram repúdio no país e no exterior. Mesmo aliados de primeira hora do governo condenaram a fala do dramaturgo, que tinha como meta implantar uma cultura “nacionalista, imperialista e heroica”, movimento muito semelhante ao observado num dos períodos mais sombrios da humanidade.

Num país tão diverso quanto o Brasil, com tantas manifestações artísticas, não há espaço para direcionamentos, para políticas que tentam impor pensamento único e calar vozes contrárias. Não por acaso, a reação da sociedade foi veemente. Abrir espaço para qualquer movimento totalitário, fundamentalista, que remontem ao que há de pior na história, é um risco enorme. O que está em jogo, quando pessoas como Alvim ganham relevância na cena política, é a liberdade, que custou tão caro aos brasileiros.

Ler Matéria Completa
Diário de Pernambuco
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 22:00

Programa da Univasf oferece aulas gratuitas de ioga e meditação em Petrolina

Há três anos um programa de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) busca estimular hábitos de autocuidado entre a comunidade do Vale do São Francisco através de práticas gratuitas de meditação e ioga.

O Medita Vale visa possibilitar uma vida mais saudável para a população e promove semanalmente a realização dessas atividades no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina (PE). Fazer parte das ações do programa é fácil: basta ter vontade de praticar, algo macio para sentar no chão confortavelmente e então comparecer ao auditório da sede do Programa Transforma Petrolina, localizado no parque, aos sábados, a partir das 7h20.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 21:10

CDHC da Câmara Municipal de Petrolina emite nota de pesar pela morte dos jovens Matheus dos Santos e Lucas Levi

Em nota encaminhada a este blog, a Comissão de Direiros Humanos da Câmara de Vereadores de Petrolina se solidariza com os familiares dos jovens Matheus dos Santos e Lucas Levi que foram encontrados mortos na sexta-feira (17), próximos à Serra da Santa, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Confira nota na integra:

"É com profundo pesar que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Petrolina recebe a notícia do assassinato de mais dois jovens negros, pobres e periféricos do nosso município.

A onda crescente de violência que ronda a nossa cidade deve ser tratada pelos governos com foco na prevenção da violência e, principalmente, no enfrentamento às desigualdades e injustiças sociais pelas quais passam a população empobrecida dos nossos bairros periféricos.

Ler Matéria Completa
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 21:00

Benefício do Bolsa Família de outubro deve ser sacado até a próxima terça-feira (28)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que os beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não sacaram a parcela do mês de outubro de 2019 têm até a próxima terça-feira (28) para retirar. O benefício que não for sacado até a data limite retorna para o Ministério da Cidadania.

Caso o beneficiário já possua cartão e senha, basta dirigir-se à casa lotérica para efetuar o saque. Se possui o cartão, mas esqueceu a senha, é necessário ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia comparecer à casa lotérica ou correspondentes bancários para efetuar o recadastramento da senha e saque da parcela do benefício.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 20:00

Curso Gratuito: 240 vagas para Técnico em Agronegócio na Bahia; 60 em Juazeiro

Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualificação é um dos principais diferencias para conseguir um emprego ou para o crescimento profissional. O Senar Bahia está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Agronegócio para todo o estado. São 240 vagas, ao todo: 40 em Senhor do Bonfim, 40 em Gandu, 40 em Itamaraju, 40 em Luís Eduardo Magalhães, 60 em Juazeiro, e 20 em Salvador. As inscrições e o curso são gratuitos. Podem se candidatar todas as pessoas com nível médio completo. As aulas irão começar no primeiro semestre de 2020, sendo que 80% do curso é na modalidade EaD – Ensino a Distância.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de janeiro de 2020, através da internet, no link: www.senar.org.br/etec/. O curso é certificado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais. O curso tem carga horária de 1.230 horas e ao longo da formação o participante estudará técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom Sistema FAEB
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 19:00

Reconhecida emergência em 14 municípios

14 municípios da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e do Piauí tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar da união recursos para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água.

As cidades mineiras de Catuti, Francisco Sá, Indaiabira e Mamonas, mais os municípios de Canudos, na Bahia, Canindé, no Ceará e Betânia do Piauí receberam o reconhecimento por causa da seca. Já nos municípios de Oliveira dos Brejos e Sítio do Mato, na Bahia, Manga e Matias Cardoso, em Minas Gerais, o problema foi a estiagem.

Ler Matéria Completa
Da redação com informações do MDR
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 18:00

Após ação do Prodecon, petrolinenses ganham direito de comprar cadeiras numeradas no cinema

Os frequentadores do cinema de Petrolina passaram a ter mais comodidade nas salas de exibição da “Sétima Arte”. Isso porque, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) notificou a empresa para que a mesma numerasse as cadeiras de suas salas e informasse ao consumidor, no momento da compra do ingresso, o assento que deverá ocupar.

Segundo a assessora jurídica do Prodecon, Valdene Pedone, a iniciativa foi baseada no Código Estadual de Defesa do Consumidor Lei Nº 16.559/2019 que prevê que nas salas de exibição ou espetáculo onde a venda de ingressos seja, exclusivamente, para lugares sentados, é obrigatória a adoção do sistema de assentos numerados.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 17:00

SEDUR retoma as obras de pavimentação da Rua Américo Tanuri do bairro Jardim Flórida

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) retomou esta semana as obras de pavimentação da Rua Américo Tanuri (antiga Rua 06) do bairro Jardim Flórida. As obras fazem parte do programa Pavimenta Mais, iniciativa da gestão municipal que já pavimentou mais de 150 ruas e avenidas em Juazeiro.

Para o prefeito Paulo Bomfim, as obras de pavimentação valorizaram ainda mais Juazeiro e não vai parar por aqui. “Temos trabalhado diuturnamente para executar obras com recursos próprios, como também em parcerias, a exemplo de emendas parlamentares de deputados amigos da nossa cidade e Governo do Estado”, pontuou o prefeito.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SEDUR
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 16:00

UPAE e HDM apoiam o Janeiro Branco

Segundo definição do próprio site do Janeiro Branco, esta é a maior campanha do mundo em prol da construção de uma cultura de saúde mental na humanidade, que nasceu para tornar realidade o ideal de um mundo mais saudável em relação a tudo o que diz respeito à subjetividade dos indivíduos.

Sabendo desse peso e da importância do tema, principalmente entre os profissionais de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, todos os anos aderem ao movimento e realizam em seus serviços ações educativas.

Ler Matéria Completa
Ascom IMIP
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 15:00

SESAU orienta população sobre imunização contra sarampo em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, alerta a população para ocorrência de casos de sarampo no município. De outubro a dezembro de 2019, Juazeiro registrou 15 notificações de suspeita da doença, com um caso confirmado. Ao longo destes 17 dias de janeiro, já foram registradas 03 notificações, mas sem nenhuma confirmação. Apesar disso, este indicativo coloca o município em estado de alerta.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger  Farias, alguns sintomas devem ser observados como: manchas vermelhas na pele (exantema), tosse (em geral seca e irritativa), febre alta (acima de 38,5ºC), coriza (nariz escorrendo), conjuntivite (com sensibilidade à luz) e dores no corpo. “É importante estar atento a qualquer um destes sintomas e buscar ajuda de um profissional para diagnóstico e posterior tratamento. Caso não tratado de forma adequado pode levar a complicações da doença”, explicou.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 14:13

Ministério da Educação e Cultura erra em notas do Enem e diz que vai corrigir problema

Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, cidade da Zona da Mata, alegam erro na correção das questões. Alunos apontam um "déficit discrepante" nas notas das provas do segundo dia de aplicação – Matemática e Ciências da Natureza.

A nota, comparada aos acertos do caderno de questões e analisada em relação às pontuações da Teoria de Resposta ao Item (TRI's), teria sido dada com cerca de 400 pontos a menos do correto. O caso foi exposto por Duda Salabert nas redes sociais e o assunto se tornou um dos principais temas de discussão pelo Brasil. Vários alunos comentaram o assunto e "avalia a injustiça e a falta de respeito com anos de dedicação aos estudos".

Ler Matéria Completa
Jornal Estado de Minas
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 14:00

Homem é detido com 25 kg de maconha na BR 101 em Igarassu

Motorista informou que havia pego a droga em Goiana e iria entregar em Olinda

Um homem de 25 anos que transportava cerca de 25 kg de maconha foi detido na sexta-feira (17), na BR 101, em Igarassu, no Grande Recife. O flagrante foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), durante uma fiscalização da Operação Lábaro.

Policiais realizavam uma blitz no quilômetro 29 da rodovia, quando deram ordem de parada a um carro com placas de Igarassu. Após uma vistoria no veículo, foram encontrados 47 tabletes de maconha dentro de caixas de papelão, no porta-malas do automóvel.

Ler Matéria Completa
Ascom PRF PE
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 13:00

Dermatologista do IMIP alerta para os cuidados com a pele no verão

De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, é muito importante o uso de protetor solar para se proteger do sol. O médico dá algumas dicas de como utilizá-lo de forma eficaz e segura, chamando a atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.

Confira as dicas:

- O protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas, mas se houver exposição excessiva ao sol, atividades na água, ou muita perda de suor, a reposição deve ser reforçada de hora em hora.

Ler Matéria Completa
Ascom IMIP
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 12:00

Atividades do Janeiro Branco chegam à UPA em Juazeiro

Dentro da programação do Janeiro Branco, a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Gerência de Educação Permanente e o Núcleo de Educação e Promoção a Saúde (NEPS) levou, nesta sexta-feira (17), ações lúdicas e informativas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro. Como a proposta do Janeiro Branco é o cuidado com a saúde mental, a SESAU desenvolveu ações voltadas ao cuidado com os profissionais da saúde e com os usuários dos serviços de saúde público-municipal.  

José Mateus Santiago da Silva que chegou à UPA para ser atendido, foi recepcionado pela equipe de educação e promoção a saúde e relata como se sentiu. “Cheguei com dor e medo, mas logo uma equipe muito alegre me ajudou, acompanhando em todo o processo e me senti mais seguro. Fui contagiado com a alegria e prazer de viver do grupo que trouxe amor e alegria aqui na UPA”, explicou.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
publicado em 18 de Janeiro / 2020 às 11:00

IV ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA SEGUE ATÉ O DOMINGO, 26

O IV ENCONTRO SABERES DA CAATINGA, Teve início nesta sexta-feira (17) e segue até dia 26, em Exu, no Sertão do Araripe. O IV Encontro de Saberes da Caatinga, que tem como objetivo promover a troca de saberes entre Raizeiros/as, Benzedeiros/as e Parteiras da região da Chapada do Araripe. A proposta do encontro é contribuir para o fortalecimento da sabedoria tradicional nos processos de cuidado e cura. O encontro é uma realização da Rede de Agricultores e Agricultoras Experimentadores do Araripe.

"É uma atividade promovida com amor por diferentes instituições governamentais e não governamentais, movimentos sociais e voluntários para propagação dos saberes. Com muito amor e unidos buscamos contribui para o fortalecimento do papel cultural da sabedoria tradicional nos processos de cuidado e cura. ", diz a bióloga Ana Vartan.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.