Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
18 de Setembro / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

Foi em meio a muita festa e diversão que o prefeito Isaac Carvalho inaugurou a 14ª quadra poliesportiva pública de Juazeiro, nesta quinta-feira, 18. A Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José de Araújo, no bairro Piranga, foi a contemplada, mas a quadra irá beneficiar outras escolas próximas, assim como à comunidade. Acompanhando o prefeito, Assessores, Secretários Municipais, os vereadores Agnaldo Meira, Sargento Bastos e Dalmir Pedra e o Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, e o Presidente da Associação de Moradores, Marcelo Vidal, chegaram à quadra e se depararam com crianças em estado de alegria. Eram alunos das Escolas Municipais Educandário João XXIII e Dr. José de Araújo que se preparavam para inaugurar a nova quadra.

Antes de iniciar a inauguração as duas escolas se enfrentaram em um maravilhoso jogo de Futsal infantil, que terminou empatado. Os dois times receberam medalhas pela participação, assim como os técnicos, professores do Mais Educação. Logo após, o coral da EMEI Dr. José de Araújo apresentou o hino da cidade. Foram momentos que refletiam, em forma de alegria, o agradecimento daqueles que acabavam de ganhar um equipamento esportivo que lhes levaria mais lazer, esporte e entretenimento. Leonardo de Sousa Silva, estudante da EMEI Dr. José de Araújo, estuda no 3º ano e não cabia em si de tanta felicidade. Ele também participou da partida de futsal. “É que antes a gente não tinha uma quadra de esporte e agora vai ser diferente. Agora a gente pode brincar aqui e fazer as atividades com o professor”, disse Leonardo.

Para o titular da pasta da educação, não havia outra forma de se sentir naquele momento, que não fosse com alegria. “É com muita alegria que estamos aqui hoje, inaugurando a 14ª quadra poliesportiva inaugurada pelo prefeito Isaac. Antes, havia apenas duas quadras municipais e nós chegaremos ao número 25. É uma verdadeira revolução que acontece na educação e no esporte de Juazeiro. Essa quadra chega para a EMEI Dr. José de Araújo, mas chega também para toda comunidade do Bairro de Piranga fazer uso dela, quando for possível”, acrescentou Clériston. O Presidente da Associação de Moradores, Marcelo Vidal, agradeceu e lembrou que “as quadras poliesportivas conquistadas pelo município fazem parte de um pacote de 15 que o Prefeito Isaac Carvalho conseguiu com os Governos Federal e Estadual”. 

Homenagem

O nome da quadra, Paulo Pereira de Sousa, mais conhecido como Binho, é uma homenagem ao desportista juazeirense que jogou no time do Quinze de Novembro e teve sua vida ceifada quando defendia o esporte do bairro. Seu filho, Marcos Paulo de Sousa, visivelmente emocionado, agradeceu em nome da família, que estava toda presente. “A gente sempre esperou uma homenagem a meu pai, pelo legado que foi deixado por ele, mas não imaginava que seria agora e que seria em uma quadra como essa. Recebemos essa homenagem com alegria e ficamos agradecidos. É uma homenagem justa. Uma estrutura muito boa, bonita. Isso aqui está dentro do legado de meu pai, com o amor dele pelo esporte. Ele acreditava que o esporte era importante na construção do cidadão e isso aqui irá contribuir para isso”, expressou-se. O Prefeito Isaac Carvalho, rodeado por crianças, falou de sua satisfação em ver mais um equipamento sendo entregue à comunidade. “Eu quero parabenizar toda a equipe que se empenhou para que mais esse equipamento esportivo pudesse ser entregue. Podemos ver aqui, pela alegria e participação dessas crianças, essas crianças que serão o nosso futuro, que estamos investindo no caminho certo e contribuindo para o desenvolvimento de nosso município”, concluiu o prefeito.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Acontece na manhã desta sexta-feira (19/09), um café da manhã para apresentação do Desafio Universitário Empreendedor que promove  o envolvimento dos estudantes universitários em disputas e experiências virtuais. A apresentação será no Opara Hotel a partir das 8h. O convite se estende aos coordenadores, professores das áreas afins, alunos de destaque e/ou representantes de sala. O Opara Hotel está localizado na Praça Dr. José Inácio, nº 23, Juazeiro. Serão sorteados brindes educativos aos participantes.

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional de caráter educacional desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. O objetivo principal é estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado, capacitando, desenvolvendo e aprimorando habilidades corporativas nos participantes.

Na última edição do ''Desafio'', tivemos como representante da Bahia na competição a nível nacional, um acadêmico da UNIVASF, sendo que o aluno e a universidade foram premiados na etapa estadual, tanto com prêmios quanto com reconhecimento. É fundamental o incentivo da Universidade/Faculdade perante os alunos, pois é uma competição que une desde a Instituição de Ensino, o professor e o acadêmico.

Sendo assim, convidamos os senhores coordenadores, professores das áreas afins, alunos de destaque e/ou representantes de sala, para um café da manhã no dia 19/09, no OPARA PALACE HOTEL, localizado na Praça Dr. José Inácio, nº 23. Serão sorteados brindes educativos aos participantes.

Cristina Laura Agência Sebrae de Notícias
Política
18 de Setembro / 2014 às 17:20 | 2 Comentários

Plínio Amorim e Ellen Barbosa vão se dedicar à coordenação das campanhas dos aliados da base do Governo

O Prefeito Isaac Carvalho exonerou hoje os Assessores Plínio Amorim e Ellen Barbosa. O Professor Plínio deixa temporariamente a Assessoria de Infraestrutura para se dedicar à coordenação das campanhas dos aliados da base do Governo, federais Daniel Almeida e Pedro Alcântara e estadual Crisóstomo Lima, Zó. Plínio vai atuar junto aos setores de política e mobilização. Já a advogada Ellen Barbosa vai atuar junto ao comitê jurídico da coligação. O Professor Plínio Amorim ressaltou que o trabalho político nesta reta final de campanha "é fundamental e precisamos ter dedicação exclusiva".

Informações: Ascom Prefeitura de Juazeiro
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 16:59 | Nenhum Comentário

Na manhã da última terça-feira (16), tiveram início os ensaios dos estudantes da rede pública estadual de ensino, que irão concorrer na finalíssima regional dos Festivais Estudantis, marcada para o dia 19, sexta.  Ao todo, 30 obras disputarão os prêmios, em dois projetos: TAL (Tempos de Arte Literária), que engloba as produções poéticas dos estudantes, e o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil), que consiste na composição de letras e interpretação musical. Este último teve os três primeiros candidatos ensaiando no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, com a banda base. Mádara Bitencourt, 16, do Colégio Codefas, defenderá a canção "Liberdade". Para ela, sua composição pretende despertar o senso de responsabilidade, sobretudo nos jovens: "Para se ter liberdade, tem que ter responsabilidade e limite. Ser livre não significa fazer o que dá na telha e sim pensar nas consequências dos nossos atos", explica. Filha de músico, Mádara confessa que o envolvimento com as artes vem de berço: "Meu pai é músico, por isso desde pequena tenho contato com esse meio. Isso foi despertando o interesse em mim. Mas esta será a primeira vez que pego no microfone para participar de um evento dessa proporção".

Maria Xavier da Silva, 35, do Colégio Lomanto Júnior, concorrerá com a canção "Hipocrisia e Fúria". Para ela, é uma maneira de fazer com que as pessoas reflitam sobre os problemas sociais, principalmente num ano de eleições: "É uma música totalmente voltada para a realidade do país. Hoje em dia é tanta corrupção na política, que a gente fica sem saber em quem confiar. Por isso eu procurei transmitir esse sentimento de revolta com tanta hipocrisia dos poderosos", frisa.

Seguindo a mesma linha, Rogério Sousa, 25, do Colégio Dom Avelar, subirá ao palco para interpretar a música "Utopia". Ele busca fazer uma espécie de denúncia sobre as mazelas sociais do Brasil: "Muita gente se sente impotente, de mãos atadas com os inúmeros problemas que a sociedade vem enfrentando. Então a canção é um grito de basta", pontua.

Na etapa final dos Festivais Regionais de 2014, que acontece nesta sexta-feira (19), concorrem 15 músicas e 15 obras literárias produzidas por estudantes da rede pública estadual de ensino, sob jurisdição da DIREC-15. Na oportunidade, serão expostas e avaliadas as obras desenvolvidas nas modalidades Artes Visuais Estudantis (AVE), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

Confira a programação:

19 de setembro (sexta-feira)

8h:30 - Abertura oficial do Festival Regional 2014

9 às 12h - Apreciação dos álbuns inscritos no EPA

8h:45 - Exibição dos vídeos inscritos no PROVE

12h - Encerramento das atividades da manhã

13h - Abertura das atividades da tarde com contação de história

13h:30 - Apresentação de obras literárias pré-selecionadas para a final do TAL

16h - Encerramento das atividades da tarde

19h - Abertura das atividades da noite com apresentação musical da banda Fogo no Munturo

19 às 22h - Apreciação das obras inscritas no AVE

19h:30 - Apresentações das canções pré-selecionadas para a final do FACE

22h - Divulgação dos resultados com premiação dos primeiros colocados

22h:20 - Encerramento com apresentação musical de Renan Mendes

Ascom
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 16:32 | Nenhum Comentário

O deputado federal e candidato à reeleição pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), o ex-pugilista Acelino Popó destacou sua atuação enquanto parlamentar nesse seu primeiro mandato e falou das dificuldades em destinar suas emendas para os municípios baianos. Ele está em Juazeiro, onde participou do Programa Geraldo José, Rádio Transamérica, na tarde desta quinta-feira (18).

“Levei para Bahia R$ 40 milhões em emendas, nesse período apresentei três projetos de lei. Estou fazendo meu trabalho. Nossa bandeira é o esporte como inclusão social”, disse.

O deputado informou que está na cidade buscando parcerias e pretende colaborar para a formação de novas lideranças locais. Popó ressaltou as verbas destinadas para a Bahia nesse período que esteve no Congresso, e que tem R$ 15 milhões em emendas ainda sem destinos. 

“Sou o deputado que mais mandou emendas para Salvador, cerca de R$ 7 milhões. Agora no mês de novembro, tenho R$ 15 milhões em emendas para a Bahia e não tenho para onde mandar. Como não tenho prefeitos, vereadores e não tenho essa ligação com deputados, não mandei emendas para Juazeiro, pois nenhum representante nunca nos procurou. Os prefeitos e vereadores, por causa da fidelidade partidária, preferem solicitar emendas de deputados do partido. Não sou partidário e posso ajudar”, concluiu.

Da redação, Itamara Costa
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Um almoço nesta quarta-feira (17) selou o apoio dos trabalhadores rurais de Petrolina a Miguel Coelho (candidato a deputado estadual) e Fernando Filho (deputado federal e candidato à reeleição), do PSB. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade (STR), Francisco Pascoal, mais conhecido como 'Chicôu', confirmou oficialmente que marchará ao lado dos socialistas nestas eleições.

O evento foi organizado pelo próprio Chicôu para que Miguel e Fernando Filho falassem um pouco de suas bandeiras e propostas à categoria. De acordo com ele, os irmãos, assim como o pai Fernando Bezerra Coelho (PSB), sempre acompanharam e defenderam a luta dos trabalhadores rurais da região.

"Quem está acostumado a acompanhar nossos movimentos sociais sempre viu a presença desses jovens. Ora acompanhados do pai Fernando Bezerra, ora caminhando sozinhos ao nosso lado. Sei de seus compromissos e acredito que serão nossos parceiros nas diversas batalhas que ainda iremos travar", comentou Chicôu. 

Ascom Dep. Fernando Filho
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira, o DETRAN-PE deu largada às ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT), evento anual cuja realização está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O tema da SNT 2014, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”. O ano de 2014 foi dedicado ao pedestre, em sintonia com a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de, até 2020, reduzir em 50% o índice mundial de acidentes de trânsito.

Os principais eventos da SNT serão a décima edição do Seminário de Educação de Trânsito - que acontece no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) – e a XIV Feira de Educação de Trânsito, que ocorrerá nos dias 24 e 25, das 9 às 17h, no Sítio da Trindade, localizado no bairro de Casa Amarela.

A escolha do pedestre como foco da SNT 2014 não é acidental. O DETRAN-PE contabilizou, em 2014, até o momento, 5390 infrações que colocam em risco a segurança dos pedestres. Isso, tomando-se como referência apenas as sete infrações mais cometidas, de um total de 16 que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estão diretamente relacionadas ao pedestre.

Ascom Detran-PE
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Nessa terça-feira (16) a Prefeitura de Petrolina iniciou o cascalhamento do corredor de ônibus no bairro Santa Luzia. Esse serviço acontece para melhorar a linha de veículos coletivos de grande porte, melhorando sua circulação e oferecendo mais conforto aos usuários.

Em média, o serviço leva até três dias, considerando a extensão dos corredores em cada localidade. O mesmo trabalho já foi feito nos bairros Vila Débora, e nesse fim de semana também atendeu o Padre Cícero e Dom Avelar. A expectativa é que o trabalho seja concluído em até dois dias.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“O governo do PT prometeu e, pra variar, não cumpriu. Mas, se eleito, eu vou dotar de UTI o Hospital Nair Alves de Souza. Uma cidade do porte de Paulo Afonso não pode ficar sem Unidade de Tratamento Intensivo”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, garantindo que os paulo-afonsinos não vão mais precisar se deslocar a outras cidades para esse tipo de atendimento, durante comício na cidade, na noite de ontem (17).

Motivo da maioria das queixas na cidade, que também vive sob o terror da falta de segurança pública, a saúde teve destaque no discurso de Paulo Souto, que estava ao lado dos companheiros de chapa Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), e dos candidatos a deputado federal José Carlos Aleluia e estadual Luiz de Deus.

"Eleito senador, Geddel vai nos ajudar em Brasília a obter os recursos necessários à implantação da UTI e a melhoria dos serviços de saúde na região, que, como em toda a Bahia, nunca foram tão ruins como agora sob a gestão petista”, disse Souto, voltando a reafirmar que muitas pessoas estão morrendo no estado por causa da falta de assistência à saúde.

“Assim como a saúde, o governo do PT fracassou também nos outros dois serviços públicos essenciais à vida dos baianos: a segurança e a educação”, assinalou Paulo Souto, assumindo o compromisso de trabalhar para trazer de volta a tranquilidade ao estado, combatendo com eficiência a violência, e elevando a qualidade do ensino público, que hoje é um dos piores do Brasil.

Outra reivindicação dos paulo-afonsinos que Paulo Souto se comprometeu a se esforçar para atender, no caso de eleito, foi a construção da segunda ponte de acesso à cidade. “Sabemos das dificuldades atuais com o volume de veículos que transita na ponte existente e gera frequentes congestionamentos. Em Brasília, Geddel vai me ajudar e nós vamos realizar esse desejo do povo de Paulo Afonso”.

As realizações de Paulo Souto na cidade foram lembradas pelo ex-prefeito Paulo de Deus. Ele citou os projetos de irrigação da Baixa do Boi, a construção do colégio modelo Luís Eduardo Magalhães e de um hospital, e obras de saneamento básico. Para o vereador Ivaldo Sales, Paulo Souto é homem de palavra e trabalhador, enquanto o PT é propaganda enganosa.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário
 
Após a limpeza manual feita pela equipe de canal da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, ontem (17) uma máquina hidráulica iniciou o serviço no trecho onde a limpeza depende de equipamento de grande porte pela extensão e vegetação crescente as margens do corrégo. O serviço é feito regularmente nos canais de toda a cidade, prevendo o período de chuvas e principalmente a liberação da vazão das águas, retirando não só vegetação natural, mas também resíduos jogados por populares. A Secretaria esclarece e pede a contribuição da população para evitar o despejo irregular de lixo nos canais, além de zelar para que esses espaços tenham períodos mais prolongados limpos. O serviço acontecerá em toda a extensão do canal.
Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Contar a própria história é tradição do homem, e escrever a própria história tornando-se o personagem delineador do universo descritos nas folhas do livro é sempre um grande desafio. Desafio este que o escritor Raimundo Carrero encarou quando começou a escrever o seu mais recente romance intitulado O senhor agora vai mudar de corpo, editado pela editora Record. Na obra o autor mistura sua vivência com criação literária, enquanto aborda a dolorosa recuperação de um AVC que sofreu em 2010. Uma história que ele resgatará em palestra inaugural na noite desta quinta (dia 18), na I Feira do Livro do Vale do São Francisco, que acontece até domingo (dia 21), das 15h às 21h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

O relato da publicação deste pernambucano, original de Salgueiro, traz a sua trajetória na superação da dolorosa experiência e a sua recuperação, em uma apresentação aberta ao público e gratuita com a participação do jornalista Schneider Carpeggiane, mediador da mesa e curador do evento. “A proposta é mostra o desenvolvimento dos personagens na criação literária, que é o cerne da construção de uma obra”, comenta Carpeggiane.

A agenda do evento ainda conta com apresentações culturais como “Amigo Rio”, pela Escola Santo Antonio, coordenada pela professora Audecir Coelho Cavalcanti; contação de histórias; atividades educativas de integração com as crianças pelo Sesi; e a oficina “Site: Contando Ciência na WEB” com a analista Lícia Mara Marinho da Silva da Embrapa Semiárido. E durante toda a tarde escritores da região poderão apresentar seus novos projetos ou recém-lançados na plataforma de lançamentos, sob responsabilidade do autor Bruno Liberal, ganhador do Prêmio Pernambuco de Literatura em 2014, com o livro de contos "Olho morto amarelo", editado pela CEPE.  

Nesta sua primeira edição foram selecionadas 24 obras cujos autores terão aproximadamente uma hora à disposição para exposição e comercialização dos seus livros. “Os lançamentos terão um espaço reservado dentro da feira em lugar de destaque. O autor será apresentado ao público, falará um pouco sobre sua obra, fará uma leitura e depois abrimos para interagir com o público e comercializar o livro. Cada autor será responsável pela sua comercialização”, frisa Liberal. E nesta quinta (18) o público terão a oportunidade de conhecer melhor os trabalhos de John (“CLAE”); Helio de Araújo; Maria Alice (“Teia de Cordéis”); Aroldo Leão; Cosme Cavalcanti (“Caboclo, marcas do tempo, retratos de uma vila”) e de Carlos Laerte (“Crônicas do amor de Totonho e Raquel”).

Marcando as comemorações de aniversário de Petrolina, a I Feira do Livro do Vale do São Francisco também traz uma programação diferenciada numa parceria com a Petrogeek, espaço cultural do Cidadão Kelmer que traz atividades diversas. Para hoje, os fãs de HQs, cinema, ficção e RPG, por exemplo, poderão curtir exibição de “O Senhor dos Anéis – Animação” no Cine – Petrogeek.  Mas, os visitantes também poderão conferir os títulos reunidos por diversos expositores locais e nacionais no pavilhão. Com o apoio da Petrobrás e do Sesi, o evento ainda trará espaços diferenciados como Café Literário SBS, coordenado pela SBS Livraria, onde os visitantes ainda poderão conferir programação alternativa de leitura.

Informações e programação completa disponível no site do evento: http://www.feiradolivropetrolina.com.br

Ascom
Informativos
18 de Setembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina, SAMU-192, esclarece que mantém o número de unidades de atendimento pré hospital móvel preconizado pelo Ministério da Saúde. O serviço atua durante 24 horas, sem interrupções, todas as solicitações são prontamente atendidas pela equipe profissional, informamos que apenas em situações em que todas as unidades estejam em ocorrências emergenciais, onde o envio imediato da unidade móvel não será possível, sendo a família orientada a usar de meios próprios para o deslocamento do paciente, ou se assim desejar, aguardar o retorno das ocorrências de uma das unidades. Esclarecemos que o procedimento é legal e em completo cumprimento ao regimento do Ministério da Saúde do Brasil.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Espaço do Leitor
18 de Setembro / 2014 às 12:30 | 17 Comentários

Geraldo,

Não sabemos mais o que fazer com tanta falta de respeito ao cidadão de Sento-Sé. Veja que barbaridade um único hospital do município que temos para atender a demanda de crianças, jovens adultos e etc está quase de portas fechadas.

Aqui não se tem nada, começando por medicamentos, soro e educação dos que atendem. Somos obrigados a sair da cidade para ter uma assistência melhor. Esse tempo todo nós estamos clamando por uma autoridade que faça algo pela nossa cidade. Veja há poucos dias o vereador Juliano Afonso publicou que tem empresas licitadas, as verbas vem e nada chega no hospital, aqui falta da seringa a luva. Falta tudo. Essa semana divulgaram que a saúde estar melhorando e não vemos nada. No dia 15/09, fomos com uma idosa no hospital para tomar um soro com uma vitamina passada pelos médicos cubanos, mais lá não tem, nem o básico.

Esses médicos cubanos tentam fazer algo, mas se não temos o básico ou seja, os medicamentos o que adianta. E vamos comprar nas farmácias é pela hora da morte. Tem que ter alguém que faça algo, não é possível que não temos autoridades nessa Bahia. Os pobres sofrem com os descasos desses gestores. Veja quanto descaso coma população já não sabemos mais como e para quem recorrer. Todos podem falar que foi a população que elegeu a gestão atual, mais não para deixar a nossa cidade jogada, a saúde esquecida, pois aqui temos um grande índice de AVC, e infarto porque não temos assistência, não temos um gestor de responsabilidade. É direito nosso e de todo cidadão pelo menos o básico na saúde.

Sabemos que o problema é no Brasil todo, mas a culpa é do gestor da saúde, pois se bem administrada as verbas vem e dá suficiente para manter pelo menos o único hospital que temos na cidade. Aqui se Deus o livre ocorrer um acidente ou um envenenamento o paciente morre, porque não temos nada. Apenas pessoas ignorantes para recepcionar no hospital e dizer que vão para Juazeiro porque aqui não temos medicamentos. Peço humildemente que nos ajude, faça que nosso apelo chegue as autoridades, e que as autoridades façam algo por nós. Precisamos urgente de uma vistoria. Até o laboratório que funcionava já vão 120 dias de portas fechadas e ninguém dá uma satisfação. Vamos morrer sem uma assistência nesse lugar.

Geraldo nos ajude.

Guiomar França da Silva - Moradora de Sento-Sé há mais de 30 anos.

Variadas
18 de Setembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nesta sexta-feira (19), a matrícula do candidato classificado no 3º remanejamento do Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Graduação (PS-ICG/2014.2) de Medicina, Campus Paulo Afonso. O candidato deverá efetuar a matrícula no Campus Paulo Afonso, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. A matrícula deverá ser realizada, presencialmente ou por meio de procuração, no Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), no Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), localizado à R. da Aurora, S/N, Quadra 27, Lote 3 - Bairro Alves de Souza, Campus Paulo Afonso (BA). Outras informações estão disponíveis no site da SRCA.

Renata Freitas Ascom Univasf
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 11:30 | 3 Comentários
 
Com um entusiasmo cada vez maior e contagiados pela boa receptividade, os candidatos da chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais têm intensificado os contatos em todas as regiões do Estado, a exemplo do que fizeram nesta quarta-feira (17), quando visitaram, vários municípios do sudoeste, fazendo carreatas em Malhada de Pedras, Brumado, Ibitira (distrito de Rio do Antonio) e Caetité, onde a programação do dia foi encerrada com um grande comício. Rui Costa (PT), candidato a governador, Otto Alencar (PSD), candidato a senador, e João Leão (PP), candidato a vice-governador lideraram a Caravana 13, formada por centenas de veículos e fizeram caminhadas pelas ruas de algumas das cidades, sempre com multidões lhes acompanhando.
 
Em pronunciamentos rápidos, Rui Costa lembrou a importância de o eleitor comparar as realizações de cada um dos grupos políticos que estão disputando estas eleições, reiterando que a disputa não se dá entre nomes de candidatos, mas sim entre projetos políticos bem distintos. Ele, Otto e João Leão reiteraram o compromisso de lutar pela implantação da Universidade da Serra Geral, que beneficiará os jovens de toda aquela região.
Ascom Rui Costa Foto: Mateus Pereira
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Partindo da premissa de que a leitura torna o ser mais inteligente, bem como o move pelo mundo a fora surge a necessidade de se fazer um Movimento vislumbrando o resgate do hábito da leitura.

Assim, surge o MOVIMENTO DA LEITURA: O Mundo Gira e Eu Leio! Trazendo de maneira dinâmica o acostumar-se a ler. O Colégio Dr. Edson Ribeiro em Juazeiro-BA busca impulsionar os Alunos, bem como todos aqueles que permeiam esse espaço, ao mundo com a bagagem do conhecer mais amplo e acima de tudo com a segurança de quem veio, viu-leu, e consequentemente venceu!

Temos por objetivos:

  1. Resgatar o hábito da leitura entre os alunos do Colégio
  2. Proporcionar a toda comunidade escolar um olhar diferente no que tange a leitura diária;
  3. Movimentar os espaços dentro e fora do Colégio através do compartilhar da leitura e suas várias maneiras de se mostrar.

O Projeto teve inicio no ano de 2013, com vários autores da nossa literatura, através de uma leitura dinâmica do mundo em sua totalidade e minúcias, relendo, reinventando, lançando mão de um olhar transformador e imaginativo ao qual a leitura nos proporciona.

O projeto trouxe como proposta o desafio da Leitura. A cada Unidade após leitura e resumo das obras lidas, fazemos uma premiação simbólica e evidenciamos o Ranking, ao final do ano letivo quem leu mais, o vencedor, leva o Prêmio. No ano de 2013 a Vencedora foi a aluna Yanne do 3º ano com 70 livros lidos e devidamente resumidos.

Nesse ano de 2014 continuamos com o desafio, afinal o Mundo continua a girar, trazendo O Mundo Gira e Eu Leio as Estações! Que tem nos levado a percorrer caminhos diversos no girar e no ler o mundo, deixando margem para fluir a imaginação que nos proporciona uma ação diária das estações diversas como: música, literaturas, dança, arte, em suma: Mundo.

Nesse momento o Ranking continua sendo liderado pela turma do 3º ano da Professora Tatiane Felix com o aluno Arthur Wesley que até a II unidade já leu e resumiu 61 livros, segundo ele quer ler mais de 100.

No dia 19 de setembro às 19h os nossos pequenos grandes leitores farão uma amostra de tudo que leram, viram e ouviram durante essa jornada do Projeto de forma criativa e movimentada, com música, dança, poesia, releituras, reescritas de linhas e imagens, possibilitando a quem vier prestigiar um momento ímpar totalmente entranhado com o universo da leitura.

Queremos fornecer a todos goles insaciáveis de conhecimento.

É por entender que a leitura transforma o Ser Humano, estando mais gente-mundo que queremos inquietar os pensamentos para que estes possam ser arrebatados mundo a fora através de intermináveis gotas de conhecimento traduzidas em letras, palavras, frases, textos, enfim LIVROS e LIVRES!

 Por: Milena O. de Andrade /Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental I do Colégio Dr. Edson Ribeiro

Eleições
18 de Setembro / 2014 às 10:29 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Nesta quarta-feira (17), o bairro Gercino Coelho, em Petrolina, recebeu a Caminhada 4000. Gonzaga Patriota, ao lado da militância, demonstrou força e confiança em mais um evento que mobilizou vários amigos, correligionários e familiares. Patriota aproveitou para fazer um balanço geral da campanha no Estado e se mostrou otimista, garantindo que o povo pernambucano reconhecerá o seu trabalho e que vencerá essas eleições.

“Minha campanha eu não faço apenas no período eleitoral. Quem me conhece sabe que faço campanha, trabalho, defendo o povo pernambucano é durante os quatro anos de mandato. Tenho projetos importantes para dá continuidade para o nosso Estado, por isso tenho certeza que vamos sair vitoriosos mais uma vez”, afirma. Durante o percurso Gonzaga Patriota conversou com os moradores do bairro. Além de receber o carinho de muitos simpatizantes por onde passou, o deputado recebeu manifestações de apoio.

Aline Benevides Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Esporte
18 de Setembro / 2014 às 10:05 | 2 Comentários

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) rejeitou o embargo sugerido pela Procuradoria em relação ao meio-campista Petros, punido com três jogos de suspensão pela trombada com o árbitro Raphael Claus na vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Santos, no dia 10 de agosto. Relator do voto vencedor no caso, o auditor Décio Neuhaus defendeu que a decisão foi fundamentada e que não há sentido em alterá-la. Dessa maneira, não há mais a possibilidade do jogador alvinegro ter a pena aumentada. 

Julgado no dia 18 de agosto, o jogador foi suspenso por 180 dias, com base no artigo 254-a do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, definido como "agressão”. Os advogados do Corinthians entraram imediatamente com um pedido de recurso. Depois conseguiram um efeito suspensivo para que o atleta continuasse atuando até um novo julgamento, o que aconteceu no último dia 11, quando o Pleno diminuiu a pena para três partidas.

O procurador Paulo Schmitt citou supostas “omissões, contradições e obscuridades relevantes” no caso e destacou que, de acordo com a norma internacional prevista pelo Código Disciplinar da Fifa, uma conduta antidesportiva corresponde a uma suspensão de no mínimo quatro partidas. Na última terça, em entrevista ao GloboEsporte.com, o departamento jurídico do Corinthians se mostrou tranquilo sobre o caso. 

Com a rejeição do embargo, Petros cumprirá a punição nas partidas contra Chapecoense (dia 18), São Paulo (dia 21) e Figueirense (dia 24).

Globo Esporte
Variadas
18 de Setembro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

Neste domingo (21), Petrolina completa 119 anos. No dia do aniversário da cidade, o River Shopping irá manter o funcionamento normal, para que os clientes possam reunir as famílias e comemorar a data por lá.

Confira:

Hiper Bompreço – 8h às 21h

Alimentação e lazer – 12h às 22h

Lojas âncoras (C&A, Marisa, Riachuelo, Americanas e Le Biscuit) – 13h às 21h

Demais lojas – 14h às 20h

Expresso Cidadão – fechado

Petrolina – Fundada em 1870, Petrolina é a quinta maior cidade de Pernambuco, com uma população de mais de 326 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sétimo município mais rico do estado, Petrolina tem sua economia principalmente movimentada pela agricultura (vinícolas), indústria e comércio, onde se destaca o River Shopping, o “Shopping do Vale”, composto por mais de mais de 130 operações e opções em compras, serviços, entretenimento e lazer.

Variadas
18 de Setembro / 2014 às 09:30 | 2 Comentários

O juiz de direito de Remanso Dario Gurgel de Castro concedeu liminar favorável a Vanderle Dias da Costa, reconhecendo seu direito de posse sobre uma área de 44 mil hectares de terras pertencentes a oito comunidades rurais de Campo Alegre de Lourdes. Contudo, de acordo com o assessor jurídico da CPT, Lucas Vieira,  Vanderlei não  apresentou nenhum documento que lhe garantisse a posse, nem a propriedade dessa área.

Segundo famílias dessas oito comunidades ameaçadas, estaria acontecendo na região uma tentativa de grilagem de terras envolvendo 44 mil hectares, que  seria comandada por Vanderle Dias da Costa. Segundo informações, Vanderle reside em Teresina (PI) e é ex-funcionário da mineradora Galvanni, que extrai fosfato na região.

Todo o processo estaria destinado à venda da área por intermédio de Pedro e Bartolomeu, que são irmãos de Vanderle e do seu primo Zé do Salvo, que moram na comunidade de Açu, vizinha a Angico dos Dias, onde está localizada a mina da Galvanni. As comunidades têm informado que os intermediários de Vanderle estão comentando no município que ninguém na área em conflito tem documento e toda a terra já teria sido vendida aos "gaúchos". Alguns camponeses chegaram até a apresentar documentos antigos de posse registradas em cartório, comprovante de pagamento do ITR, dentre outros.

No dia 29 de agosto, Salvador Mendes da Rocha e Valdomiro Custodio de Farias, moradores da comunidade de Angico dos Dias, foram surpreendidos com uma intimação de uma decisão liminar concedida pelo juiz Dario Gurgel, da Comarca de Remaso, proibindo os camponeses de usarem a áreas que sempre foi de uso tradicional das comunidades da região, e que Vanderle agora alega possuir. "Eu moro aqui há 59 anos, produzindo, criando nossos animais. Se eles tomaram essas terras, como é que a gente vai ficar?", questiona um dos moradores de Angico dos Dias.

Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Juazeiro
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 09:00 | 4 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O ex-secretário estadual da Agricultura da Bahia e candidato a deputado estadual pelo Partido Progressista (PP), o engenheiro agrônomo Eduardo Salles  enfatizou que defenderá a agropecuária na Assembleia Legislativa. Ele participou na tarde desta quarta-feira (17), do Programa Geraldo José (Rádio Transamérica).

“Tenho uma vida dedicada à agropecuária, sou filho de agricultor, meu primeiro emprego foi nessa área em Juazeiro. Quando secretário, tive a oportunidade de criar o programa itinerante e levei toda a equipe para conhecer as dificuldades de cada região da Bahia. Rodamos toda a região norte, ouvindo os agricultores. São 63 deputados na Bahia,  mas nenhum defende a agropecuária. Juazeiro vive da agropecuária. É o sustentáculo de toda a região. O setor representa  30% dos empregos da Bahia, 42% das exportação, e 24% do PIB da Bahia vem da agropecuária. Não podemos ter um setor desse sem um representante”, ressaltou.

Ele lembrou ainda, outras ações que desenvolveu para o município de Juazeiro, quando secretário da Agricultura.

“Consegui trazer para a região a maior biofábrica para a produção de palma, será inaugurada no inicio de 2015. Será produzida na Moscamed, um milhão de mudas de palma para fornecer aos criadores de toda região. Consegui junto ao BNDS, 98 retroescavadeiras para fazer barragens, que foram doadas aos municípios baianos e vim para entrega aqui em Juazeiro. Pedi barragens e poços aqui para Juazeiro. Conheço as dificuldades da região e tenho argumentos para defender tecnicamente”, declarou.

O candidato esteve nesta semana participando de eventos e reuniões com lideranças locais e membros do PP local. Eduardo Salles estava acompanhado dos vereadores de Juazeiro, Anderson da Iluminação e Dalmir Pedra.

Da Redação, Itamara Costa
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 08:29 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A candidata a governadora Lídice da Mata, do PSB, assegurou que em seu governo as desapropriações de imóveis para construção de obras públicas terão pagamento de indenização justo. Durante caminhada, nesta quarta-feira ((17), no bairro da Boa Vista de São Caetano, em Salvador, Lídice conversou com moradores sobre o drama de 182 famílias cujas casas serão desapropriadas para a obra do Metrô.

“A questão é que o governo só pagará a indenização para quem tem escritura do terreno. A absoluta maioria das pessoas que terão as casas desapropriadas, entretanto, mora lá há 40 anos, paga IPTU, mas nunca teve a regularização fundiária, ou seja, não têm a escritura dpp terreno”, explicou Lídice.

Ela ouviu dos moradores que nos casos dos imóveis que não possuem escritura, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) propôs pagar somente pela área construída, o que tornará, nestes casos, a indenização muito inferior ao valor real do imóvel. “Não é possível diferenciar aqueles que tiveram a propriedade da terra daqueles que vivem aqui há décadas em cima de pedaço de terra que eles conquistaram. Assim foi feita a cidade de Salvador. Diferenciar isso agora é desconhecer a história de nossa cidade”, afirmou Lídice.

Em conversa com os moradores, a candidata se comprometeu a resolver o problema quando eleita. “Em meu governo não vou permitir que ninguém que porventura precise ser removido por conta de um processo de desapropriação para obras do governo passe pelo sofrimento que é o medo de perder tudo aquilo que construiu na vida”, disse.

Ascom PSB-Bahia
Política
18 de Setembro / 2014 às 08:06 | 16 Comentários

No último domingo (14) Josemar Ferreira de Sousa foi brutalmente agredido a golpes de facão pelo ruralista Norberto da Silva Moraes, 40 anos na cidade baiana de Pilão Arcado (788 km de Salvador). Os golpes arrancaram as duas mãos e causaram outros profundos ferimentos em diversas partes do corpo. Norberto que ficou no local aguardando a polícia foi preso em flagrante e a vítima levada ao hospital de Traumas de Petrolina até então em estado grave. A Polícia Civil continuou as investigações e na tarde desta quarta-feira (17) o delegado titular da cidade de Pilão Arcado, Arnóbio Dionísio Soares, falou a imprensa local que Josemar Ferreira, conforme as investigações realizadas, está descartada a hipótese da vítima ser autor de furtos de bodes da propriedade de Norberto apontado por ele mesmo como sendo a vítima autor. “Josemar não tem passagens pela polícia, tem bons antecedentes, trabalhador e o autor ainda sofre de transtornos e não houve nenhum registro de furtos de bodes por parte do autor dos golpes” disse o delegado. A autoridade policial ainda disse que já o autor tem passagens por pequenos delitos como apropriação indébita e outros. As reais motivações que levaram Norberto a cometer o crime ainda serão investigadas e a vítima será ouvida esta semana.

Com informações do Portal Plantão Policial
Eleições
18 de Setembro / 2014 às 08:00 | 17 Comentários

O ex-prefeito de Juazeiro e candidato a deputado federal, Joseph Bandeira (PSB) destacou suas ações realizadas, principalmente na saúde, nas duas vezes que administrou a cidade de Juazeiro, região norte da Bahia. Ele participou da rodada de entrevistas do Blog Geraldo José.

“Trabalhei muito na área da saúde, cumpri meu dever. Posso dizer que a saúde antes de mim era uma e depois de mim ficou outra. O povo reconhece que fiz e posso fazer muito mais. Também posso reassaltar na minha gestão que cobri o canal da Vila Jacaré. Fiz apenas minha obrigação. Juazeiro precisa se tornar novamente o centro de desenvolvimento e o polo promissor em relação a toda região do São Francisco”, disse, ressaltando que foi o primeiro prefeito de Juazeiro a assinar o convênio tripartite com o governo federal, para que Juazeiro entrasse na gestão plena do SUS.

Bandeiras de Bandeira

 “Acredito que Juazeiro precisa mais de mim, enquanto deputado, em termo de infraestrutura. Tentam me esquecer, mas fui eu quem trouxe ministros aqui e trabalhamos para viabilizar a duplicação da ponte. Lutei pelo fortalecimento do nosso porto e pela manutenção da navegação do São Francisco. Precisamos trabalhar um melhor acessos à Juazeiro, viabilizar uma melhoria na paisagem regional. Nossa orla merece uma melhoria e ser um objeto de estudo de transformação, sonhamos isso há mais de 20 anos. Destinei no período quando fui suplente de deputado, em três períodos, que corresponde a quatro anos, o valor de R$ 13 milhões em emendas impositivas, e agora posso fazer muito mais”, destacou, Joseph.

Além de defender suas propostas políticas, o candidato falou do desejo de disputar mais uma eleição e avaliou as chances de se eleger deputado federal no município.

“Um município com mais de 200 mil habitantes, com a potencialidade que Juazeiro tem, inclusive com a expansão das fronteiras do agronegócio, não pode ficar sem representatividade. O povo tem a chance de escolher e mudar esse quadro. Coloquei meu nome, e o povo decide. Ninguém vai me impedir, por que ninguém me impede de nada, a não ser a justiça. Acredito que terei em Juazeiro a votação que sempre tive, e acredito que será suficiente para alavancar minha candidatura e me transformar em deputado federal”, avaliou.

Palavra do candidato:

Da Redação, Itamara Costa
Política
18 de Setembro / 2014 às 07:30 | 13 Comentários

O vereador Francinalvo Leopoldo (Nalvinho do PTdoB) não digeriu muito bem a resposta do prefeito Isaac Carvalho ao rebater as suas denúncias sobre a imposição para que funcionários contratados da Prefeitura participem de caminhadas, panfletagens e adesivaços fora do expediente administrativo em favor dos seus candidatos. Isaac declarou sem citar nomes, que alguns vereadores de Juazeiro estariam num suposto esquema de venda de votos. “O comentário que roda na rua é que vários deles estão recebendo dinheiro para vender o voto da população de Juazeiro”.

Indignado com a resposta, Nalvinho voltou a procurar a reportagem do Blog para novamente se manifestar sobre o assunto. “A boca miúda também a gente ouve o povo dizer que os candidatos do prefeito já estão com vinte mil boca de urna para o dia da eleição, 5 de outubro. Ele não falou diretamente o nome do vereador Nalvinho, se ele acusa, ele vai ter de provar. Agora contra fatos não há argumentos, eu falei que contratados estão sendo ameaçados para participar dessas caminhadas porque fui procurado em minha residência, e eles declararam que estão sofrendo pressão. Isso é tratamento desumano e eu afirmo e reafirmo”, insistiu Nalvinho.

“Sabe porque o prefeito disse que minha foi descaracterizada, porque eu não sento à mesa com os escarnecedores. Eu nunca tomei café, almocei ou jantei no gabinete dele porque até hoje o feijão da minha casa é sagrado. Não preciso vender minha alma, nem minha conduta ou os meus amigos a prefeito nenhum. Sou homem, verdadeiro e estou denunciado o que os oprimidos relataram à minha pessoa”, continuou o parlamentar.

Nalvinho concluiu declarando que “politicagem é o que o prefeito tá fazendo, contratando ex-prefeitos de Uauá, Curaçá, Casa Nova e Sent0-Sé para pedir votos para os seus candidatos. Isso sim é politicagem e desse jeito o vereador Nalvinho não trabalha”.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage