Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 06 de Dezembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 10:30

TCE/BA desaprova prestação de contas e multa três gestores da estrutura do Estado

Em sessão plenária desta quinta-feira (05.12), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) desaprovou a prestação de contas, referente ao exercício de 2016, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e aplicou multa de R$ 2 mil ao ex-coordenador executivo Ariosvaldo José de Souza, devido às irregularidades apontadas pela equipe de auditores da 4ª Coordenadoria de Controle Externo, entre as quais as cometidas em processo de inexigibilidade de licitação em contratos. Pelos mesmos motivos, terão que pagar multas, no valor de R$ 1 mil cada um, o coordenador administrativo e financeiro Gildásio Ferreira Brabo Neto, e a coordenadora II da CDA, Luciene Batista Rodrigues.

Na mesma sessão, os conselheiros decidiram pela aprovação, com ressalvas e recomendações, da prestação de contas da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), referente ao exercício de 2016. Nas duas recomendações aprovadas, os conselheiros indicam a necessidade de a atual direção da ALBA encaminhar ao TCE/BA a relação dos servidores com contratos em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e que seja criada uma comissão para apurar, e tomar providências visando sanar possíveis irregularidades, a existência de casos de acúmulo ilegal de cargos no âmbito do Poder Legislativo estadual.

Ascom TCE-BA
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 10:00

MORADOR PEDE RETIRADA DE ENTULHOS NO LOTEAMENTO ELDORADO

Luciano Medrado voltou a manter contato com o Blog GJ Notícias para mais uma vez reivindicar a retirada de entulhos na comunidade que estão ocasionando transtornos para os moradores. Veja a mensagem: “Gostaria de pedir pela milésima vez que a Semaurb cobre dos donos a murada dos terrenos aqui no Loteamento Eldorado. Nunca foi resolvido! Tem um lixão aqui e ninguém resolve nada. Até hoje o órgão responsável não veio retirar o entulho que acumularam aqui, onde a máquina fez três montes de entulhos e não retiraram, isso já faz dois meses. Pedimos urgência, pois está causando insegurança e transtorno aos moradores”.

Da redação
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 09:30

Prefeitura abre consulta pública para acelerar iluminação em LED em Petrolina

A gestão municipal está dando um dos maiores passos para acelerar o processo de implantação de lâmpadas em LED em toda Petrolina. É que a prefeitura está convocando toda população para discutir a Parceria Público Privada (PPP) para a iluminação pública. A audiência será realizada no dia 19 de dezembro, às 9h, no auditório da Facape. 

Para o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, além de modernizar a cidade, o processo irá gerar economia para os cofres públicos. “O prefeito Miguel Coelho vem estudando , faz algum tempo , uma maneira de acelerar os processos públicos e, principalmente, gerar economia e melhor aproveitamento dos recursos públicos. Com a PPP, estimamos uma redução de cerca de 50% nos custos para o município e ainda mais: ter toda Petrolina em LED até 12 meses após firmada a PPP. Será lâmpada mais sustentável e de melhor qualidade de Caitutu à orla”, esclarece o gestor. 

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 09:00

Prefeitura desenvolve ações de saúde bucal com alunos da zona rural de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina tem mudado a realidade e o sorriso de milhares de alunos do município, através de ações educativas de saúde bucal. Esta primeira semana de dezembro tem sido de muitas atividades, e os contemplados são estudantes de comunidades rurais. Na última terça-feira (3), a Secretaria de Saúde levou diversas ações à escola da comunidade da Tapera. As atividades acontecem através do projeto ‘’Um sorriso do tamanho do Brasil’’, uma parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a empresa de produtos de higiene bucal Colgate, que contempla crianças de 6 a 13 anos.

Foram distribuídos kits de higienização bucal, realizadas demonstrações da técnica de escovação, aplicação de flúor e tratamento restaurador atraumático, entre outros. Nesta quinta-feira (5), foi a vez dos alunos da escola do N-11. Com uma equipe formada por dentistas e auxiliares de saúde bucal, os pequenos participaram dessas e outras atividades e aprenderam sobre os cuidados com a saúde da boca.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 08:30

MEC lança programa “Conta pra Mim” para incentivar a leitura de crianças no ambiente familiar

A voz suave de uma mãe cantando para o bebê ainda na barriga, o pai narrando uma história de heróis para o filho antes de dormir e muita brincadeira. É nesse ambiente familiar e de afeto que a alfabetização das crianças começa a dar os primeiros passos. Para incentivar essa cultura, o Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira, o programa “Conta pra Mim”. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e reúne uma série de materiais para orientar as famílias a como contribuir na construção do projeto de vida e do sucesso escolar dos pequenos.

Interagir durante a contação de histórias, ler em voz alta, olhar olho no olho. São gestos simples, mas capazes de influenciar significativamente no desenvolvimento intelectual já na fase pré-alfabetização, antes do começo das primeiras aulas na escola. A literacia familiar, como é chamada a técnica, é aplicada no dia a dia, na convivência entre pais e filhos. Meninos e meninas que são estimulados desde cedo à leitura e à brincadeira dentro de casa tendem a chegar mais aptos e habilidosos nos anos iniciais do ensino fundamental.

Ler Matéria Completa
Shismênia Oliveira, do Portal MEC
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 08:00

Inscrições prorrogadas para Novo Ensino Médio SESI/SENAI de Pernambuco

Boa notícia para quem deseja ter acesso à educação básica e profissional de qualidade. Foram prorrogadas para o dia 10 de dezembro as inscrições do processo seletivo do Novo Ensino Médio do SESI-PE, no qual os estudantes poderão realizar o Ensino Médio e um curso técnico em Eletrotécnica, de graça e ao mesmo tempo, na escola SESI/SENAI Ipojuca. Estão sendo ofertadas 80 vagas, e os interessados devem realizar a inscrição presencialmente na própria unidade de ensino, localizada na Rodovia 42, Km 1, em Jagatá. A inciativa possibilitará aos jovens iniciar mais cedo a vida profissional.

Para concorrer à vaga, o estudante deve ser de baixa renda, dependente de trabalhador da indústria de Pernambuco e ter nascido a partir do ano de 2004. Os candidatos serão avaliados em uma única etapa, no dia 19 de dezembro de 2019, das 14h às 17h, por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática, com 20 questões de múltipla escolha cada. A relação dos aprovados será divulgada no dia 6 de dezembro, no quadro de avisos do SENAI Ipojuca. O edital completo está disponível nos sites do SESI-PE e do SENAI-PE.

Ler Matéria Completa
Ascom Sesi PE
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 07:30

"Acusem-me do que quiserem, mas não podem me chamar de corrupta", diz Dayane Pimentel em CPMI das Fake News

Parlamentar baiana disse que, por honrar palavra, não aceitou imposição de Bolsonaro

A deputada federal e presidente do PSL na Bahia, Professora Dayane Pimentel, afirmou que não teme "fake news" que surgem contra ela: "Acusem-me do que quiserem, mas não podem me chamar de corrupta". A parlamentar disse que não aceitou a lista imposta pelo presidente Jair Bolsonaro ao partido para que Eduardo Bolsonaro fosse escolhido líder da sigla na Câmara dos Deputados porque quis manter palavra dada. "Não aceitei a lista deliberada pelo presidente, imposta dentro do nosso partido, porque eu tinha dado minha palavra", disse a parlamentar baiana durante discurso em apoio à deputada federal Joice Hasselmann, que depôs na quarta-feira (4), na CPMI das Fake News no Congresso Nacional.

A parlamentar baiana lembrou que, no início no mandato, deu a palavra ao deputado Eduardo Bolsonaro (SP) de que votaria no Delegado Waldir (GO) para ele ser líder do PSL na Câmara até dezembro de 2019. "Eu também tenho filho pequeno dentro de casa, e ele pode achar que a mãe dele é qualquer coisa, menos frouxa. Não haverá fake news para me calar. Não aprendi a andar, segurando as mãos de meu pai e de minha mãe, que muito lutaram para me criar porque são pobres, para soltar essas mãos para fazer o que é errado. Repito: acusem-me do que quiserem, mas não podem me chamar de corrupta", disse a líder do PSL na Bahia.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Dayane Pimentel
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 07:14

DISTRITO DE MANIÇOBA DE LUTO: MORRE O COLONO JOÃO MOTA FILHO

A comunidade do Distrito de Maniçoba, mais precisamente do NH-01, foi surpreendida na noite desta quinta-feira (05) com a notícia do falecimento do Senhor João Mota Filho, conhecido popularmente como “Joãozinho de Janda” que sofreu um infarto fulminante. O blog tomou conhecimento por Gildásio Soares, um dos administradores do Grupo de WhatsApp “Cotidiano 100% Maniçoba”, que informou que Joãozinho de Janda era bastante querido na região e no último domingo (01) recebeu homenagem em nome do seu pai João Honório, considerado um dos melhores vaqueiro da região.

Joãozinho de Janda era esposo de Dona Mocinha, pai de 8 filhos: Zé Roberto, Diva, Fátima, Berinho, Rael, Josias, Cátia e Miquéias. O fato foi bastante lamentado nas redes sociais que lembraram um pouco do seu histórico de vida: “Seu Joãozinho ainda jovem tinha como ofício a profissão de vaqueiro, depois veio trabalhar na Carioca, empresa que iniciou a construção do Perímetro de Maniçoba. Logo conseguiu adquirir um lote agrícola como um dos primeiros colonos de Maniçoba e um dos primeiros evangélicos da região. Era uma pessoa muito alegre, um brincalhão, amoroso. Sua casa sempre serviu de apoio para servos de Deus que compareciam para conhecer maniçoba. Um grande pai, deixando como legado a se lembrar sua alegria, amor e caridade para quem teve o prazer de conhecê-lo” externaram vários colonos e amigos da família.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 07:00

Bancada de Oposição cobra Projeto do Plano Diretor que até agora não foi enviado pelo prefeito Miguel Coelho

Prazo para apreciação do legislativo se encerra dia 19 de dezembro deste ano

O tal do Plano Diretor de Petrolina. É assim que muitos petrolinenses, da sede e do interior do município, se referem quando o assunto é planejamento  urbano.  Faltando sete dias para o prazo final de apreciação, o Executivo municipal ainda não enviou para os vereadores o Projeto.

Na manhã desta quinta (05), durante sessão ordinária na Casa Plínio Amorim, os vereadores da Bancada de Oposição entoaram o coro mais uma vez, solicitando, o Projeto do Executivo municipal do Plano Diretor do município, já que, para este ano, o prazo para a sua apreciação está chegando ao fim (12 de dezembro) e até agora o Governo Novo Tempo não enviou para o Legislativo analisar ou sugerir alterações.

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 06:30

IF Sertão-PE lança livro sobre saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu nesta terça-feira (10)

Sediado em uma área de abrangência com forte presença de povos indígenas, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) é, no estado de Pernambuco, responsável pelo Núcleo do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola. Como fruto das experiências da primeira etapa de ações do Programa, que contemplou o povo indígena Pankararu, será lançado o livro "Memórias e vivências: saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu". O evento de lançamento da obra acontecerá nesta terça-feira (10), das 9h às 17h, no Terreiro do Poente do Povo Pankararu.

O livro, organizado pelas professoras Edivania Granja e Socorro Tavares, é composto pelas narrativas de professores indígenas e sequências didáticas construídas durante a realização da Ação "Saberes nas Escolas Indígenas Pankararu", com demonstrativos de atividades desenvolvidas por discentes Pankararu. "São narrativas das professoras e professores indígenas participantes, numa perspectiva autobiográfica permeada pelas histórias de vidas e pelas experiências no Programa", afirma a professora Edivania Granja.

Ler Matéria Completa
Ascom IF Sertão
publicado em 06 de Dezembro / 2019 às 06:00

CASA DO TFD DE JUAZEIRO EM SALVADOR VOLTA A SER ALVO DE RECLAMAÇÕES

A situação continua insustentável para quem precisa fazer tratamento em Salvador como parte do programa TFD (Tratamento Fora de Domicílio). Como já informado pelo Blog GJ Notícias a mudança de endereço da casa do TFD em Salvador permanece gerando uma série de atropelos para quem faz tratamento na capital baiana.

No dia 26 de novembro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau informou por meio de nota que a partir da segunda-feira, 02 de dezembro, a casa de Tratamento Fora de Domicílio/TFD, que funcionava na Rua Salete, nº 03, bairro dos Barris, vai atender em novo endereço na capital baiana. O setor vai funcionar na Rua Alagoinhas, n º 236, bairro Rio Vermelho, em Salvador, onde já funcionou na gestão de Isaac Carvalho.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 23:00

Espaço do leitor: PARAISÓPOLIS É O BRASIL

PARAISÓPOLIS É O BRASIL

Na cidade que é a mais capitalista das cidades,
A favela mais populosa da cidade
Fica ao lado do bairro mais rico da cidade.

Na cidade que é a mais rica das cidades,
A favela mais escancarada da cidade
Fica ao lado do bairro mais chic da cidade.

Na cidade que é a mais religiosa das cidades,
A favela mais odiada da cidade
Fica ao lado do bairro mais manso da cidade.

Ler Matéria Completa
Foto:Google
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 22:00

Prefeitura de Juazeiro presente na abertura do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento

Representando o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, participou nesta quarta-feira (04), no auditório da Univasf, em Juazeiro, da cerimônia de abertura do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD) que trouxe como tema ‘Territorialidades, Mudanças Climáticas, Agroecossistemas e Premissas para o Desenvolvimento Sustentável’.

O congresso tem como objetivo proporcionar novas experiências e gerar propostas de soluções para os problemas relacionados com a extensão rural e o desenvolvimento. “O CIIERD se propõe a discutir temáticas pertinentes ao rural e ao desenvolvimento local com a participação dos diversos atores envolvidos com a área, reunindo nas discussões professores, pesquisadores, agricultores rurais e outros profissionais. Este ano, o evento é promovido pelo Mestrado em Extensão Rural e o Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial”, explicou a coordenadora geral do II CIIERD, Márcia Bento Moreira.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/Ascom ADEAP
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 21:30

Bahia: Estudantes da rede estadual devem renovar a matrícula pelo SAC Digital até a próxima terça-feira (10)

Os estudantes matriculados e com frequência regular nas escolas da rede estadual de ensino, em 2019, devem fazer a pré-matrícula até o próximo terça-feira (10). A grande novidade deste ano, é que a matrícula é 100% online. Todo o processo poderá ser feito por dispositivos móveis como tablets e celulares. Basta que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play, ou façam  o cadastro através do link https://www.sacdigital.ba.gov.br/ para realizar a pré-matrícula e garantir a vaga nas escolas onde os estudantes estudaram em 2019.

O SAC Digital é uma moderna plataforma, que unifica todos os serviços do Estado em um único portal. A matrícula online foi incluída nesta ferramenta graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Secretaria da Administração do Estado (SAEB), e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 21:00

Equipes aproveitam folga e intensificam treinamento para a rodada decisiva do Interdistrital de 2019

Neste domingo (08), não haverá jogos pelo Campeonato Interdistrital, por conta da reunião de confraternização organizada pelo Departamento de Arbitragem da Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), para celebrar a classe. Na assembleia realizada na última terça-feira 3, na sede da Seculte, ficou acordado para que no próximo dia 15 seja realizada uma rodada cheia, envolvendo as oito equipes, antecipando em uma semana o desfecho da fase de grupos, que define as quatro semifinalistas da competição.

Longe de arrefecer o ritmo eletrizante do campeonato, o hiato de uma semana vai possibilitar aos concorrentes ganhos na preparação das equipes, quando os treinadores promovem experiências, ensaiam novas táticas e o departamento médico recupera os machucados. Sem esquecer que os torcedores aproveitam para renovar as provocações e enaltecer seus times preferidos.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 20:30

Prefeitura certifica mais de 100 participantes de projeto social voltado a usuários de drogas em Petrolina

Momentos de emoção e superação marcaram a manhã desta quinta-feira (5) com a entrega de certificados profissionais para usuários de álcool e drogas que passam por recuperação em Petrolina. A ação foi possível graças ao projeto 'Vidas Coletivas', implantado pela prefeitura em setembro de 2018, através de um convênio com o Governo Federal, que está contribuindo para a ressocialização dos participantes. Além da entrega de certificados, foram distribuídos kits de higiene pessoal.

A entrega aconteceu no Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (CRELPS) e contou com a presença de assistidos pelos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD III) ;  Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Associação Ágape; Comunidade Boa Nova e Centro Pop. Cerca de 125 pessoas receberam certificados de cursos como Eletricista, Encanador, Cabeleireiro/barbeiro, Manicure, Cozinheiro e Frentista/abastecimento.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 20:00

SEM ABONO FÉRIAS, PROFESSORES CONTRATADOS EXPÕEM BASTIDORES DA EDUCAÇÃO EM JUAZEIRO (BA)

Esta semana, uma professora contratada da rede de ensino municipal enviou e-mail ao Blog GJ Notícias com uma série de questionamentos sobre a garantia dos seus direitos quanto ao pagamento integral do décimo terceiro e abono férias, tendo em vista o prefeito Paulo Bomfim anunciar o pagamento para os professores efetivos ainda este ano. Confira: “Caro Geraldo José, venho através desta pedir um apoio aos professore contratados de Juazeiro da Bahia. É que já tenho três anos que sou contratada no município e todos os anos somos descartados no mês de dezembro e não temos direito as férias. Segundo o contrato que rege e encontra amparo na Lei Municipal número 2.017/2009 eles nos tiram sem férias e não nos pagam o mês completo de dezembro, só que nesta lei diz que temos todos os direitos e quero saber o que a prefeitura diz sobre isso. Estamos nos movimentando judicialmente para colocar a prefeitura na justiça, pois temos direitos trabalhistas no Brasil e não é Juazeiro que pode passar por cima das leis. Sei que seu meio de comunicação é respeitadíssimo, por isso estou aqui”.

Durante entrevista ao Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quinta-feira (05) o prefeito foi questionado por uma trabalhadora do Colégio Municipal José Padilha, localizado no Alto do Cruzeiro: “Trabalhamos em prol de bons resultados e não somos valorizados. Recebemos o décimo por meses trabalhados e o mês de dezembro e o salário agora só em março ou abril, os boletos não param e nem esperam até março. Somos pais de família e todos os anos passamos por essa situação. Na reunião que teve a semana passada só valorizaram os professores efetivos, queria muito saber se os professores contratados também irão receber o abono?” expressou a ouvinte.

Ler Matéria Completa
Foto de arquivo do Blog GJ Notícias
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 19:45

Prefeitura anuncia mudança de endereço do TFD de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina informa que os serviços disponibilizados pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD), instrumento que garante tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município, estão sendo oferecidos em novo endereço. A nova sede fica na Avenida da Integração, Nº 1.219, bairro Dom Malan, com o horário de atendimento ao público das 8h às 13h. O programa oferece consultas, tratamentos hospitalares, ambulatoriais, cirurgias pré-agendadas, passagens de ida e volta para pacientes e, se necessário, acompanhantes e ajuda de custo de alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante, enquanto durar o tratamento.

Até então, o serviço estava disponível no prédio da Secretaria de Saúde. A secretária da pasta Magnilde Albuquerque explica a mudança. “O objetivo é oferecer comodidade no atendimento, além de proporcionar um maior conforto aos pacientes e seus familiares. O novo espaço do TFD é amplo, comporta um maior número de pessoas e conta com confortáveis salas de espera para o embarque, não ficando mais os pacientes aguardando o ônibus na calçada. A orientação do prefeito Miguel Coelho é oferecer serviços humanizados e proporcionar o bem-estar dos petrolinenses”, destaca Magnilde.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 19:30

PREFEITO PAULO BOMFIM DIZ QUE NÃO HOUVE AUMENTO NA TAXA DE ÁGUA, MAS POPULAÇÃO MANTÉM MANIFESTAÇÃO PARA ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 06

Em contato com o Blog GJ Notícias o músico Junior Mota informou que a população revoltada com os aumentos na taxa de água nos últimos meses, mesmo sem autorização da Câmara Municipal, resolveu programar para manhã desta sexta-feira, dia 06, às 09 horas, em frente a sede do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) na Praça Aprígio Duarte, também conhecida Praça do Jacaré, vai realizar um ato para manifestar insatisfação.

Pela manhã durante entrevista com o prefeito Paulo Bomfim no RJ Notícias da Rádio Juazeiro, Junior Mota questionou sobre os aumentos abusivos na conta de água oportunidade em que recebeu elogios do Chefe do Executivo. “Quero parabenizar Juninho pela iniciativa, temos percebido algumas falhas no sistema e já recomendamos ao SAAE rever esses equívocos, pois quero assegurar ao povo de Juazeiro que não houve qualquer aumento na taxa de água. Aqueles que constatarem erros na conta podem procurar o setor comercial do SAAE” declarou o prefeito.

Mesmo com a explicação do prefeito os organizadores resolveram manter a manifestação que está sendo convocada nas redes sociais.

Da redação
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 19:00

Prefeitura de Juazeiro conclui mais um curso profissionalizante destinado aos moradores da Poligonal Urbana

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) concluiu mais um dos cursos profissionalizantes destinados aos moradores dos 12 bairros que integram a Poligonal Urbana da cidade. Nesta quarta-feira (04), 20 alunos do curso de design de sobrancelha concluíram o curso ministrado durante 8 dias. Na ocasião, as alunas realizaram uma pequena confraternização para comemorar a conquista.

Com a capacitação, as novas profissionais estarão aptas a atuar em estabelecimentos voltados para estética, atuando na realização de designs de sobrancelha, atendendo as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Emanuela Costa, uma das participantes do curso, disse que já atende em domicílio e, com o curso, teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos. “Quero levar tudo que aprendi para o mercado de trabalho, agora me considero uma profissional”, disse a concluinte.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 19:00

Prefeitura convida interessados para inscrever blocos carnavalescos no Carnajuá 2020

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, convida interessados em colocar blocos carnavalescos para participar do Carnajuá 2020 a fazerem inscrições de 10 de dezembro a 10 de janeiro, na sede da SECULTE (Praça da Bandeira, 20, Centro), das 8h às 14h. Os documentos necessários são cópia de RG e CPF do representante de cada bloco.

Ascom/Seculte
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 18:30

Câmara aprova texto-base do pacote anticrime sem principais bandeiras de Moro

Em um revés político para o ministro Sergio Moro (Justiça), a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (4) o texto do pacote anticrime que deixa de fora algumas das principais bandeiras do ex-juiz, como o excludente de ilicitude, a prisão em segunda instância e o acordo de "plea bargain".

O texto-base foi aprovado por 408 votos a favor e recebeu 9 contrários -- houve 2 abstenções. Ainda nesta quarta-feira, os deputados iriam votar proposta de mudança em dispositivo que cria o juiz de garantias, que instrui o processo, mas não julga. Depois disso, o texto final vai ao Senado.

O documento aprovado foi um substitutivo ao texto do relator original, Capitão Augusto (PL-SP), que incluía muitos pontos defendidos por Moro e também do projeto enviado pelo ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal) em 2018.

Ler Matéria Completa
Folha Press
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 18:00

Obra de requalificação dos acessos à Pedra do Lorde prossegue com serviços de concretagem de pista de Cooper

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), dá seqüência aos serviços complementares da obra de requalificação dos acessos ao bairro Pedra do Lorde. Nesta quinta-feira (06) os funcionários trabalham na etapa de concretagem da pista de Cooper, da extensão que já recebeu os serviços de pavimentação, calçadas, ciclovia, faixa de serviço e drenagem.

Para o morador do residencial Expedito Nascimento, Júlio Cesar de Almeida, a obra já apresenta uma mudança expressiva para todo o seu entorno. “Dá gosto passar por aqui e ver os avanços que a obra vem proporcionando. Já choveu e podemos constatar que a drenagem está funcionando e agora é só aguardar a conclusão e comemorar”, disse o morador.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 17:30

Apesar de decisão do STF, Planalto mantém sob sigilo gastos com cartão corporativo

Um mês depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar o sigilo de alguns gastos do presidente da República, inclusive aqueles feitos por meio de cartão corporativo, parte relevante dos gastos da Presidência e da vice-presidência com o cartão continuam sob sigilo.

De acordo com o canal BBC, pelo menos até esta quarta-feira (4), o Portal da Transparência mantinha em segredo a forma como foram gastos R$ 9,8 milhões do cartão corporativo na Presidência da República e em órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Na vice-presidência, outros R$ 468,5 mil continuavam em sigilo. O STF reafirmou que a decisão está em vigor desde o dia 11 de novembro — quando a ata do julgamento foi publicada. Além disso, o Planalto confirmou que foi notificado da decisão do Supremo no dia 20 de novembro.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 17:30

Masculinidade Tóxica é tema de capacitação para Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM) realizou nesta quarta-feira (04), no auditório do CIAM, uma capacitação para a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A atividade fez parte da programação dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher desenvolvida em Juazeiro.

O tema abordado foi a ‘masculinidade tóxica’ que também é a temática principal dos 21 Dias. Para tratar do assunto a representante da SPM, Flávia Reis, trouxe exemplos diários ressaltando a necessidade da desconstrução do machismo. “Fomos criadas assim e às vezes nos pegamos reproduzindo o machismo, mas isso não pode ser naturalizado. Todas nós sabemos que não queremos apanhar, mas os homens precisam saber que não podem bater. A masculinidade tóxica mata mulheres e maltrata o homem, por isso precisamos trazer o homem para o debate, discutir juntos”, afirmou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.