Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 18 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 23:00

Exemplo de honestidade: servidor público, em Petrolina, encontra 11 mil em cheques e aguarda dono para devolver

De acordo com publicação do G1, Petrolina, um servidor público da cidade, Joilson Campos, teve um gesto da mais pura honestidade, muito difícil de se ver nos dias de hoje, quando encontrou, no chão do estacionamento do Ríver Shopping, uma quantidade em cheques que somavam R$ 11 mil e aguardou, por cerca de uma hora, o dono aparecer para devolver.

De acordo com Joilson, após achar os cheques sua maior preocupação era com o prejuízo que o dono dos cheques teria, o que o levou a esperar alguém no local à procura dos valores perdidos, o que aconteceu após 1 hora de espera.

De acordo com a matéria do G1, o dono dos cheques chegou a oferecer uma gratificação mas o servidor não teria aceitado.

Da redação Blog Geraldo José/ Com informações do G1 Petrolina
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - CADA UM SABE A DELÍCIA E A DOR DE SER O QUE É...

Me apropriando desse trecho da letra da canção Dom de iludir, do cantor e compositor baiano, Caetano Veloso, e ainda tomando como base esses meus longos 35 anos de serviço ativo nas fileiras da Polícia Militar da Bahia, todos, após 1986 quando fui declarado Aspirante a Oficial pela Academia da Polícia Militar da Bahia, após concluir o nível superior em Formação de Oficiais, hoje Bacharel em Segurança Pública, exercidos no “front” operacional, no combate ao crime e no exercício da proteção a vida e o patrimônio material dos cidadãos baianos, mesmo com risco da minha vida, como está explícito no nosso juramento, a todo instante me surpreendo a perguntar o que um homem e/ou uma mulher, pensa quando faz a opção de ingressar nas corporações policiais militares, se na delícia ou na dor de fazer parte dela.

Nós policiais militares, vivemos num ambiente em que parte da sociedade, muito influenciada por setores da imprensa que insistem em Diariamente, a cada ação dos nosso profissionais nas ruas, procurar exaltar apenas as falhas ou mazelas, além de tentar incutir no olhar coletivo que somos Seres de capacidade intelectual diminuta, numa análise feita por “especialistas” de Segurança Pública, desconhecedores da nossa estrutura institucional e da capacidade do nosso capital humano, “especialistas” esses, forjados numa teoria adquirida nos bancos acadêmicos, sob o conforto do ar condicionado, sem sequer se dar ao cuidado de analisar que, naquela ação tem como parte um fator preponderante: a existência do Ser Humano, com todas as suas fraquezas, medos e limitações emocionais, oriundo não de outro planeta, mas do seio da sociedade a qual serve.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:30

Semana Nacional do Trânsito será lançada nesta quarta com ações educativas em Petrolina

Começa nesta quarta-feira (18), em Petrolina, a Semana Nacional do Trânsito que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para os cuidados a serem tomados nas ruas da cidade. As ações da prefeitura serão coordenadas pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) e a ideia é intensificar atividades educativas para assim reduzir o número de acidentes.

A programação será lançada nesta quarta-feira (18) às 8h30, no Sest/Senat. As ações já estão sendo desenvolvidas desde o início do mês de setembro e seguem até o próximo dia 25.  Entre as atividades desenvolvidas pelas equipes da Ammpla estão palestras e blitzs educativas nas principais avenidas da cidade.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:27

PF deflagrou a segunda fase da Operação Retomada, contra roubo de cargas nos estados de Alagoas e Pernambuco

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), a segunda fase da Operação Retomada Alagoana, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por roubo de cargas nos estados de Alagoas e Pernambuco.

De acordo com informações da PF, agentes da corporação, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Alagoas, deram cumprimento a três mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão nas cidades alagoanas de Arapiraca e Palmeira dos Índios, em Alagoas, além de Belo Jardim, em Pernambuco.

Os mandados, de acordo com a PF, foram expedidos pela Justiça Federal de Alagoas.

Os presos foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas e encaminhados ao presídio da capital.

Da redação Blog Geraldo José/ Com informações e foto da PF
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:24

Relatório sobre nomeação do baiano Aras para PGR será lido nesta quarta (18), no Senado


O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da indicação do advogado baiano Augusto Aras para o comando da Procuradoria-Geral da República, já entregou o seu relatório sobre a nomeação. 

O texto será lido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (18) e a sabatina está marcada para o dia 25 de setembro.

Segundo Braga, a análise foi técnica, com base no currículo do indicado, observando que Aras deverá deixar a sociedade em um escritório de advocacia para poder desempenhar a função com independência. 

Porém, o nome não é uma unanimidade entre os parlamentares. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) lamentou que a indicação não tenha observado a lista tríplice oferecida pelo Ministério Público. 

Fonte: Agência Senado/ Foto divulgação TSE
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 22:00

Secretaria de Turismo de Pernambuco lança nova  plataforma de cursos à distância

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, e em parceira com a Secretaria de Educação do Estado, lança, nesta quarta-feira (18), plataforma dedicada a cursos online. A ferramenta possibilitará ao visitante mais interatividade em qualificações que dizem respeito às pautas dedicadas ao turismo. Os cursos foram lançados ano passado, mas serão realçados através da plataforma. Ao todo, serão ofertadas 280 vagas, voltadas em três categorias disciplinares: Recreação e Lazer em Meios de Hospedagem, Inglês para Meios de Hospedagem e Enologia.

Entre as novidades, uma turma do curso de Enologia estará focada exclusivamente na região de Águas e Vinhos, privilegiando as cidades de Lagoa Grande, Petrolina, Orocó, Cabrobó, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista. "A plataforma surge com a premissa de ser um espaço interativo e inovador com o qual a Empetur possa criar diversos cursos voltados ao turismo. Esse ambiente virtual tem como objetivo qualificar gestores públicos, profissionais do trade e estudantes", ressalta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Ler Matéria Completa
Ascom Gov Pe
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 21:51

Obstrução do PSL impediu votação do plano de trabalho da relatora Lídice da Mata na CPMI das Fake News


O apresentação do Plano de trabalho na CPMI das Fake News, cuja relatora é a senadora baiana Lídice da Mata (PSB), não teve votação concluída nesta terça-feira (17) em função de obstrução da bancada do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, cuja presidência está  cargo de outro baiano, o senador Angelo Coronel (PSD), teve um dia agitado, com debates acalorados, manobras regimentais e o esvaziamento da comissão para não permitir a votação do plano de trabalho.

Lídice sugeriu no texto temáticas a serem abordadas durante o funcionamento da CPI: conceituação e delimitação das fake news e seus impactos na sociedade; cyberbullying, aliciamento e orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio; consequências econômicas da produção e disseminação das notícias falsas que atentam contra a democracia no mundo e o ponto de ebulição piolítica, que investigaria esquemas de financiamento, produção e disseminação de fake news com o intuito de lesar o processo eleitoral, entre outras. 

Devido à obstrução parlamentar, houve falta de quórum para votar o plano de trabalho, e o presidente Angelo Coronel encerrou a reunião.

Da redação Blog Geraldo José/com informações e foto da Agencia Senado
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 21:30

Encontro Territorial reúne dirigentes municipais da Educação em Juazeiro

A secretária de Educação e Juventude (SEDUC) Lucinete Alves e a assessora de Planejamento Lorene Ribeiro, participaram na segunda-feira (16), do I Encontro Formativo para Dirigentes Municipais do Território 10 – Sertão do São Francisco, com representantes da Educação de seis municípios, na EFEJ - Escola de Formação de Educadores, em Juazeiro.

A secretária de Educação de Sobradinho também diretora do Território 10, Ducilene Soares, deu as boas-vindas aos dirigentes de Juazeiro, Sento Sé, Pilão Arcado, Casa Nova, Remanso e Sobradinho, que durante todo o dia participaram da formação sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a Plataforma Conviva Educação e a BNCC nas práticas pedagógicas.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 21:00

Prefeitura participa no 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado em Juazeiro

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix participou nesta terça-feira (17) no Grande Hotel, em Juazeiro, do 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado. 

O evento, que é uma realização do FIDA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Confederação de organizações de produtores familiares do Mercosul ampliado (COPROFAM), Programa FIDA Mercosul Claeh e Governo do Estado da Bahia por meio do Projeto Pró-Semiárido, se estende até quinta-feira (19).

Ler Matéria Completa
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 20:30

Através de pesquisa de mercado, prefeitura busca melhorias para fomentar comércio na Avenida Souza Júnior

O primeiro passo para dar andamento a um projeto que prevê melhorias na Avenida Souza Júnior, uma das principais vias do Centro de Petrolina, está começando. Com apoio da Prefeitura de Petrolina, as instituições Sebrae, CDL e Sindilojas, lançaram uma pesquisa de mercado para identificar o perfil do consumidor da região e o que pode ser considerado atrativo para esse público.

A pesquisa está sendo aplicada presencialmente entre as pessoas que passam pela rua e on-line, no link: http://bit.ly/2lLUcPm. "É importante que a população responda o formulário e participe da construção desse projeto, porque é através dela que vamos conseguir identificar o que o consumidor deseja e atuar, junto com a associação comercial, nas adequações e melhorias necessárias", afirma o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 20:00

Gonzaga Patriota participa de Sessão Solene em homenagem à Semana Nacional do Trânsito

Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (17), uma sessão solene. Na ocasião, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) lembrou que é autor do Projeto de Lei (PL Nº 6.046/2005) que institui o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade do Trânsito. A data é comemorada em 23 de setembro, dia que coincide com a instituição do Código de Trânsito Brasileiro e com as comemorações da Semana Nacional de Trânsito.

O socialista ainda destacou a importância do Código de Trânsito para o Brasil. "Em 1992 o Itamar Franco, assumindo a presidência, me chamou para ser o Ministro de Trânsito. Naquela época, o Brasil tinha 10 milhões de veículos e morriam 65 mil pessoas por ano, talvez pela falta do Código de Trânsito, falta de educação e a gente ajudou a fazer o Código de Trânsito e esse código foi feito, obviamente, copiando coisas boas de vários países", recordou.

Ler Matéria Completa
Ascom Deputado Gonzaga Patriota
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 19:36

Bolsonaro sanciona projeto de que altera o Estatuto do Desarmamento

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, na tarde desta terça-feira (17), o projeto de lei que assegura aos proprietários rurais a posse de armas de fogo por toda a extensão do imóvel. Anteriormente, pelo Estatuto do Desarmamento, a posse apenas era permitida dentro de casa, ou da sede, o que limitaria a defesa pessoal e da propriedade. "Todos nós ganhamos com esta proposta. O sentimento é de que nós estamos buscando fazer o melhor para atender à necessidade do nosso público", disse o presidente.

Para o ministro Onyx Lorenzoni, este é um passo muito importante, já que agora a posse de armas é estendida para toda a área física da propriedade rural, com o intuito de defesa da vida,da integridade física, da família e do patrimônio de proprietários e arrendatários. A nova regra é sobre posse e não porte de armas. O porte de armas permite que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Diferente da posse, que autoriza manter a arma dentro de casa ou no trabalho. O porte só é permitido para as categorias específicas como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais.

Ascom Foto: Marcos Corrêa/PR
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 19:30

OPO Dom Malan realiza CAMPANHA NACIONAL DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS 2019

Neste Setembro Verde, a Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está realizando mais uma edição da Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos. As ações tiverem início na primeira semana do mês e seguem até o dia 30.

Entre as atividades estão: Divulgação in loco no Hospital Universitário e HDM do processo de doação; Treinamento com as equipes multiprofissionais dos Hospitais Memorial, Neurocárdio, Unimed, HU-UNIVASF e Dom Malan; Ação  educativa com a comunidade em uma escola do município, em parceria com a Secretaria de Saúde; Curso de Habilitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica (ME); e Missa em Ação de Graças às Famílias Doadoras.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 19:00

ALUNOS DO 4º PERÍODO DA UNEB RETRATAM A CULTURA DAS CARRANCAS DO VELHO CHICO

As carrancas são parte importante da história ribeirinha nordestina, carregada de crenças e contos místicos surgiu como símbolo de proteção e fé, fazendo-se reconhecida por todo o país e turistas de todo o mundo, como uma das maiores manifestações culturais brasileiras.

A reportagem traz a história das carrancas na região ribeirinha do Vale do São Francisco, a partir de entrevistas realizadas com alguns historiadores das cidades de Juazeiro e Petrolina. Entre os entrevistados estão à historiadora Rosy de Sousa Costa, o neto de Ana das Carrancas, Jailson Lopes e a filha da carranqueira, Maria de Ana.

Ler Matéria Completa
*Alunos 4 período Uneb
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 18:30

Governo alerta trade turístico baiano para vacinação dos profissionais contra o sarampo

Os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde) e Fausto Franco (Turismo) se reuniram na noite desta segunda-feira (16), com o trade turístico baiano a fim de sensibilizar o setor para ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo dos profissionais que atuam no segmento, sobretudo, nas cidades turísticas.

De acordo com Vilas-Boas, a intenção é criar um bloqueio vacinal e reduzir a chance da população baiana ser infectada, visto que todos os quatro casos de sarampo na Bahia são importados, sendo três de São Paulo e um da Espanha. Assim, localidades como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, dentre outras, devem intensificar as ações de vigilância. "O trade turístico, por sua vez, deve solicitar que os profissionais do segmento de bares, hotéis, restaurantes, receptivos, agências de viagens, dentre outros, verifiquem a sua condição vacinal, pois a Bahia recebe um Intenso fluxo de turistas e 99% dos  casos confirmados de sarampo no Brasil são de paulistas", afirma.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 18:00

SESP continua com manutenção nas Praças Padre Cícero e Alfredo da Silva em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) continua esta semana a manutenção nas Praças Padre Cícero no bairro Dom José Rodrigues e Alfredo da Silva, localizada no bairro Country Clube. O objetivo da Secretaria é tornar os espaços mais agradáveis para moradores e frequentadores, buscando o bem estar de todos.

Os serviços realizados na Praça Padre Cícero são: recuperação de meio fio, colocação de lajotas, construção de canteiros para os jardins, montagem de bancos, recuperação do monumento e pintura. Já na Praça Alfredo da Silva, a SESP realizou a colocação de lajotas no piso, construção de quatro rampas de acessibilidade, reposição de meio fio, pintura, melhorias na iluminação e está concluindo com a colocação de areia no parque infantil.

Ler Matéria Completa
Por Luzete Nobre/SESP
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 17:41

SAAE divulga edital para Concurso Público na Autarquia Municipal

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro informa que estão abertas a partir dessa quarta-feira (18) as inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento de vagas e formação de cadastro reserva do quadro de pessoal da autarquia. Serão abertas 62 vagas para os cargos de Técnico em Segurança do Trabalho, Pedreiro, Técnico de Saneamento, Operador de Pequenos Sistemas, Operador de Estação de Tratamento de Água, Motorista de Caminhão Hidrojateador, Leiturista, Engenheiro Civil, Encanador, Cadista, Auxiliar Técnico Administrativo, Auxiliar de Operação de Esgoto e Auxiliar de Operação.

As inscrições serão efetuadas pela internet durante o período da 00h00min de 18 de setembro às 23h59min de 21 de outubro de 2019, por meio do endereço eletrônico www.asconprevconcursos.com.br, empresa técnica e operacional responsável pelo concurso.

Ler Matéria Completa
Antônio Pedro Ascom/SAAE Foto de arquivo do Blog GJ
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 17:30

  FIEPE realiza "Programa RH Estratégico" em Petrolina

Empresários, gestores, coordenadores, supervisores, analistas e consultores na área de Recursos Humanos (RH) do Sertão do São Francisco já podem se inscrever no 'Programa RH Estratégico', que o sistema FIEPE realiza nos meses de setembro e outubro, no Senai Petrolina-PE. O programa, que vai utilizar metodologias, ferramentas e processos de Recursos Humanos pautados no novo posicionamento estratégico da área, começa nos dias 27 e 28 deste mês com o curso 'Gestão Estratégica de Pessoas e Indicadores de Gestão'.

Ocorrendo sempre às sextas, das 14h às 18h e nos sábados, das 8h às 17h, o programa continua nos dias 4 e 5 de outubro com o curso 'Planejamento e Orçamento de Gestão', volta nos dias 18 e 19 trabalhando o tema 'Gestão Estratégica de Pessoas' e conclui a capacitação nos dias 25 e 26 de outubro com o curso 'Compliance e RH'. Durante a realização do programa, a instrutora, diretora e fundadora da Inova Gente e Gestão, Izelita Soares, vai possibilitar aos participantes o desenvolvimento e monitoramento de indicadores de gestão em RH, elaboração de planejamento orçamentário e difusão de conceitos para o crescimento profissional de pessoas, além de informações importantes para o entendimento da legislação vigente.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 17:13

Juazeiro e Barro Vermelho movimentam o Campeonato Amador nesta terça-feira (17)

Em situações opostas na tabela de classificação do grupo A, Juazeiro e Barro Vermelho se enfrentam nesta terça-feira (17) no Adauto Moraes, a partir das 19h30. O resultado poderá indicar o destino das duas equipes na competição. O Campeonato Juazeirense de Futebol Amador é realizado pela Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. Este ano comemora cem anos, e chega ao oitavo jogo com apoio do público e sucesso de crítica.

Finalistas em 2017 e 2018, Juazeiro e Barro Vermelho prometem um duelo à altura do bom futebol praticado no atual certame. O Barro Vermelho defende o título conquistado ano passado, lidera o grupo de forma invicta com três pontos, em caso de vitória dobra a pontuação e encaminha sua classificação para a segunda fase. O técnico Elias Crispim aposta na solidez do seu sistema defensivo e na versatilidade dos atacantes para se manter na liderança isolada.

Ler Matéria Completa
Carlos Humberto/Seculte
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 17:00

Prefeitura lança edital do Festival de Teatro Wellington Monteclaro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, lançou nesta terça-feira (17) o edital e abriu inscrições do Festival de Teatro Wellington Monteclaro que seguem até o dia 11 de Outubro. O Festival acontece, gratuitamente, de 20 a 24 de novembro no Centro de Cultura João Gilberto e outros espaços alternativos. Para participar, os interessados devem preencher ficha de inscrição e regulamento na sede da SECULTE (localizada na Casa da Bossa Nova, à Praça da Bandeira, 20, Centro) ou através do e-mail cultura@juazeiro.ba.gov.br.

De acordo com o gerente de Cultura da SECULTE, Ramon Raniere, o Festival terá duas categorias, infantil e adulto. “A triagem selecionará oito espetáculos, quatro por categoria. Os espetáculos irão acontecer no Teatro João Gilberto e também em outros espaços culturais como o Teatro do CEU e Teatro de Juremal”, afirma. Cada espetáculo selecionado na curadoria irá receber o valor de R$3.500 e os grupos disputam troféus.

EDITAL

Ler Matéria Completa
Ramáiana Leal/ SECULTE
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 16:46

Sobradinho: Secretaria de Saúde realiza entrega de equipamentos para os Agentes Comunitários

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de balanças digitais para os 48 Agentes Comunitários de Saúde do município. A entrega do equipamento aconteceu nesta segunda-feira (16), no auditório do Centro Educacional de Sobradinho. De acordo com a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Família, Blenda Carmo, as balanças serão utilizadas no acompanhamento das crianças, auxiliando no combate a desnutrição infantil.

No ato de entrega, a coordenadora destacou a importância do trabalho conjunto entre os Agentes Comunitários e as Equipes de Saúde da Família. "São as Agentes Comunitários de Saúde que entram nas residências e têm contato direto com a comunidade. Elas são as responsáveis por repassar pra as Equipes de Saúde da família todo o acompanhamento em relação à saúde da família. Por isso que nós, do Núcleo de Atenção a Saúde da Família, assumimos um compromisso com esses profissionais, de garantir mais condições de trabalho, através da compra de equipamentos de primeira linha", frisou Blenda Carmo.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 16:30

Portal digital da Seagri deve reunir dados sobre produção agrícola na Bahia

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Lucas Costa, anunciou, em entrevista ao Bahia Notícias, o desenvolvimento de um portal que deverá reunir dados sobre a produção agrícola do estado. A plataforma, que deve ser lançada na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) deste ano, trará ainda um mapa com informações úteis para investidores e produtores rurais.

Lucas Costa explicou que essa é uma iniciativa promovida junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) e outras vinte entidades. A primeira etapa, de acordo com o responsável pela pasta "a primeira etapa está praticamente concluída" e com a implementação completa da ferramenta se saberá qual o território que melhor produz e qual tipo de cultivo é o mais indicado para cada localidade.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 16:00

deputado defende a instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba

Conforme divulgado com exclusividade neste Blog Geraldo José, a possibilidade de instalação de uma usina nuclear em Itacuruba (Sertão de Itaparica), ganha cada vez espaço. Desta vez o tema ganhou a defesa do deputado Alberto Feitosa (SD). O empreendimento está previsto em estudo concluído este ano pela Eletronuclear, estatal brasileira do setor, e foi anunciado no World Nuclear Spotlight, evento que reuniu representantes da indústria nuclear no Rio de Janeiro em abril deste ano. No mês de janeiro a redação do Blog antecipou as informações.

Para o parlamentar, o desconhecimento provoca reações negativas e a Assembleia Legislativa de Pernambuco deve assumir o papel de esclarecer as dúvidas sobre o assunto. “Esse debate precisa, antes de tudo, considerar exemplos internacionais, porque 11% da energia do mundo é proveniente de matriz nuclear. Os Estados Unidos possuem 110 empreendimentos do tipo; a França, 58; e a China tem 45 usinas instaladas e mais 15 em construção”, citou. Feitosa informou que uma usina nuclear pode funcionar por cem anos e tem 100% da produção aproveitada, além de ser a fonte de energia mais segura que existe.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 15:43

REPORTAGEM NACIONAL ACUSA QUE PRODUÇÃO DO SUPER MOSQUITO DA DENGUE DESPREZOU NORMAS DE SEGURANÇA E COLOCA POPULAÇÃO DE JUAZEIRO E JACOBINA EM RISCO

Uma reportagem assinada por  Cida de Oliveira, da Rede Brasil Atual acusa de "Irresponsabilidade da CTNBio ter produzido ‘super mosquito’ da dengue. Segundo a reportagem estudo aponta que cruzamento entre Aedes comum e transgênico, no interior da Bahia, Jacobina e Juazeiro resultou em um híbrido que pode ser mais nocivo à saúde e ao ambiente. 

Confira na integra reportagem:

Sem ter sido consultada e muito menos esclarecida sobre os riscos a que estaria sendo exposta, a população do distrito Pedra Branca, em Jacobina (BA) foi cobaia de um experimento realizado entre 2013 e 2015, com autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). 

Ler Matéria Completa
Rede Brasil Atual
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 15:36

Pombal: Homem é preso com 40 bananas de dinamite; material serviria a ataque a banco

Um homem foi preso na noite desta segunda-feira (16) em um trecho da BR-101 de Ribeira do Pombal, no agreste baiano, com 40 dinamites, dois fuzis 5.56, 2 coletes balísticos, algemas, carregadores e um Fiat Toro roubado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a ação ocorreu após os agentes perceberem o condutor do veículo fazer manobras bruscas na rodovia. Depois, o homem abandonou o veículo e tentou fugir.

Na vistoria ao carro, os agentes, além de encontrar armas, dinamites, munições, encontraram 155 munições calibre 5.56; 52 espoletas; pavis detonantes e diversos apetrechos usados na detonação de explosivos. O carro foi constatado como roubado após consulta ao sistema de dados da polícia.

Após serem acionados pela PRF-BA, policiais militares da região capturaram o acusado na rodoviária de Ribeira do Pombal. Questionado, o homem, de 27 anos, informou que o arsenal apreendido seria utilizado a assalto a carro forte de valores na região de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul baiano.

Fonte: Atarde
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.