Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,2%
Atualizado em: 21/05/2015
publicidade
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

O pior é que a piada não tem graça. Até o ano passado a Seduc de Juazeiro dizia que estava implementando uma proposta de educação contextualizada. Lembro que uma parceria foi formada com o IRPAA, inclusive, para implementação de um livro nas escolas da rede.

Hoje o senhor secretário fala de indicadores, mas não diz como são construídos tais indicadores. Ora, esse ano tem avaliação SAEB, que é feita a partir de uma metodologia que pouco ou nada dialoga com a educação que se queira contextualizada.

O projeto nota dez não se preocupa com as identidades, com os sujeitos da escola. Não se quer entender a evasão escolar nas suas questões mais profundas. Não se quer pensar uma escola que seja acolhedora e libertária. Não se quer que seus sujeitos sejam criadores de suas formas de ser no mundo.

Politica de educação escolar compulsória, esse devia ser o nome do programa.

Programa de castramento da criatividade pedagógica. Programa da desumanização algoritma. Programa de tabulação dos espíritos. Programa do silenciamento das melodias humanas não numéricas.

Antônio Carvalho dos Santos Junior (Educador, Professor de História, Docente da UPE-Petrolina, militante por uma Educação Descolonizadora, filiado ao PT, Filho de Juazeiro/Salitre e cidadão do mundo)  

Informativos
25 de Maio / 2015 às 09:28 | Nenhum Comentário

Diante de algumas matérias jornalísticas publicadas nos últimos dias por setores da imprensa Juazeirense, a Associação de Guardas Municipais local, vem a público esclarecer alguns pontos relacionados acerca da relevância social da Guarda Municipal.

Em Juazeiro, a Guarda foi instituída em Abril de 2003, destinada, inicialmente, à proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.

Com a entrada em vigor da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), a função da Guarda foi aumentada, atentem-nos aos princípios e competências da Guarda:

Importante esclarecer que a Guarda Municipal, valendo-se de seus prepostos, visa atuar lado a lado com todos os outros órgãos de segurança pública, porém necessita de mais respaldo, tanto da população em geral, quanto dos demais órgãos de segurança pública.

Essa semana ocorreu uma situação que foi um fato isolado, acompanhado pela população Juazerense.  Fato isolado esse que não tem o que desabonar a integridade da corporação "guarda municipal". E que a acusação que foi divulgada não existe prova contra o mesmo. Sendo o mesmo já liberado pela justiça. Vivemos uma época de grande violência em nossa cidade e que a guarda municipal tem desempenhado seu papel para contribuir dentro de suas limitações para reduzir a violência em nossa cidade. Solicitamos ao governo municipal que seja vista toda a necessidade administrativa de nossa corporação, para então cumprirmos nosso papel e contribuir para o bem estar em nossa cidade e de seus moradores. E que tal situação requer certa urgência e mais atenção, não podemos ficar de olhos fechados aos acontecimentos e ao crescimento da guarda municipal em todo Brasil. Somos uma corporação séria e não podemos julgar uma corporação diante de fatos isolados e sem provas, e que outras corporações também da segurança pública tem apresentado fatos divulgados a nível nacional que só temos a lamentar pela péssima conduta desses que deveriam está a serviço da população na segurança.

Somos guardas municipais com orgulho e antes disso somos cidadãos, pais de famílias e acima de tudo uma corporação que quer contribuir para o bem estar de nossa cidade.

Conclui-se, portanto, que atualmente a atividade da Guarda Municipal não é restringida meramente à proteção de bens Municipais, como antanho. Hodiernamente, a sua área de atuação é bem maior que outrora, não só por causa do seu novo Estatuto Geral, mas, sobretudo, pela proximidade que essa mantém com os Munícipes. 

 Juazeiro – Bahia, 25 de maio de 2015.

 Presidente AGMJ – GCM Luciana Aquino

Asscom
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 09:08 | Nenhum Comentário

A prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos informa ao morador Cosme do Nascimento que enviou uma reclamação ao blog, (VEJA AQUI) que todo o bairro Nova Esperança foi atendido com serviços de manutenção na iluminação, mas comunica que diante da solicitação irá inserir a Rua Novo Horizonte, nº 389, na programação da Gerência de Iluminação. A SESP ainda esclarece que toda semana uma nova programação de serviços é realizada conforme ocorrências registradas na Secretaria.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Policial
25 de Maio / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Policiais civis lotados no SI da 17°COORPIN, prenderam na manhã da última sexta-feira, dia 22, por volta das 10h, a pessoa de João Evangelista dos Santos, residente à rua 04, n° 66, bairro Jardim Brasília, por ter em seu desfavor um mandado de prisão da comarca de Juazeiro, sob acusação de tráfico de drogas.

Política
25 de Maio / 2015 às 08:21 | 6 Comentários

Por mais que o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) diga publicamente nos meios de comunicação ou nos discursos de inauguração que a sua sucessão só vai ser tratada em 2016, a prática mostra exatamente o contrário. Uma fonte bastante fidedigna informou ao blog que na última quinta-feira (21), o prefeito esteve reunido com representantes dos partidos da base aliada e o compromisso de unidade foi novamente assegurado para o pleito do próximo ano. Foi selada a união dos partidos: PCdoB, PT, PSD, PP, PR, PSB e PROS.

No encontro estiveram presentes o prefeito Isaac Carvalho, o presidente do PSB, Carlos Luciano; o vereador Sargento Bastos (Pros); Vereador Anderson Alves (PP); vereador Pedro Alcântara Filho (PP), vereador Joca (PSB), o presidente local do PT, Paulo Henrique Galdino (PT); vereador Jean Gomes (PT); Paulo Bonfim, secretário de Governo; Damião Medrado, presidente da Câmara Municipal e Gledson Medrado, presidente do PSD-Juazeiro.

Agora fica a expectativa de quem será o candidato do grupo. Entre os mais cogitados, estão: Flávio Luis (PP), Joaquim Neto (SAAE), Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico), Paulo Bonfim (Governo), Clériston Andrade (Educação) e Dalmir Pedra (Saúde).

Para ser candidato no próximo ano o ex-prefeito Joseph Bandeira, recém-filiado ao PSB, vai ter que buscar uma nova legenda, haja vista, que o partido assumiu compromisso com o grupo de Isaac Carvalho. Fala-se que Joseph pode ir para o PMDB ou PSDB.

Variadas
25 de Maio / 2015 às 08:20 | 1 Comentário

Cerca de 200 funcionários da empresa de ônibus Viva Petrolina, paralisaram as atividades desde às 5h desta segunda-feira (25). Eles impediram que os 33 ônibus da empresa saíssem da garagem. A reivindicação principal é o pagamento das quinzenas dos meses de abril, maio e dois meses de ticket alimentação. De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Transporte de Petrolina (Sinttrop), Jaime Pessoa, além dos motoristas e cobradores, os trabalhadores da oficina também pararam. “Esta não é uma greve ainda, mas uma paralisação de advertência”, explicou o diretor sindical.

Jaime Pessoa disse que a explicação da empresa é que não há dinheiro para o pagamento dos funcionários. “Iremos às 9h no Ministério Público do Trabalho (MPT) para tentar o intermédio com a empresa. Dependendo da mediação feita pelo Ministério, os trabalhadores poderão decretar uma greve ou não”, explicou o diretor do Sinttrop.

O diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, afirmou que não houve notificação prévia para a paralisação dos funcionários. “Fomos pegos de surpresa”, disse Paulo Valgueiro. A EPTTC afirmou ainda que já entrou em contato com as duas outras empresas que fazem transporte no município para disponibilizar os veículos reservas que atendam a população dos bairros de responsabilidade da Viva Petrolina: Cohab 6, Jardim Guanabara, São Gonçalo, João de Deus, Cosme e Damião, IF Sertão-PE e Jardim Amazonas.

Com informações do G1 e foto: Marco Aurélio/Rádio Jornal)
Variadas
25 de Maio / 2015 às 08:00 | 1 Comentário

Os agricultores familiares assentados em projetos de reforma agrária e os beneficiários do crédito fundiário que são devedores de parcelas ou de operações de crédito rural dos Grupos “A” e “A/C” do Pronaf, de custeio e investimento, contratadas até 31 de dezembro de 2010, que estavam em situação de inadimplência em 30 de dezembro de 2013, podem liquidar,  encerrar, se verem livres das dívidas,  até 30 de junho de 2015 com rebate de 80% (oitenta por cento) sobre o saldo devedor.  Ou seja, se pagarem 20% do valor que receberam dos Bancos do Brasil, Banco do Nordeste ou do Banco da Amazônia, ficarão sem dívidas com os Grupos “A” e “A/C” do Pronaf.

Existe ainda a possibilidade de renegociação dessas operações. Para isso, o agricultor que tem dívidas de financiamentos dos Grupos “A” e “A/C” devem pagar até 30 de junho de 2015, no mínimo 5% (cinco por cento) do valor que devem. As demais parcelas deverão ser reembolsadas em até dez anos em parcelas anuais, com vencimento da primeira parcela em 2015. Nesse caso o agricultor pagará juros de 0,5% a.a.

Os agricultores assentados em projetos do INCRA devem buscar mais informações com os técnicos do INCRA e da assistência técnica. Os do crédito fundiário devem solicitar orientação da assistência técnica e da unidade técnica estadual do crédito fundiário. Severino Vieira - coordenador estadual do movimento social - FTL (Frente dos Trabalhadores Livres) esteve em contato com o Blog oportunidade em que fez convite aos agricultores familiares de Juazeiro e região.

Política
25 de Maio / 2015 às 07:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina, por intermédio da Secretaria de Educação (SEDUC), iniciará, nesta segunda-feira (25), as inscrições para alunos e professores do Sistema Municipal de Ensino, interessados em participar do segundo ‘Intercâmbio Cultural de Língua Inglesa’, nos Estados Unidos. São sete vagas para estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, duas para docentes e uma para a coordenadoria.

As inscrições serão realizadas exclusivamente nas escolas dos alunos, no período de 25 a 29 de maio. No dia 14 do próximo mês, um teste de conhecimento linguístico, com prova escrita e oral de inglês, será realizado das 8h às 13h, na Escola Municipal Eliete Araújo. O resultado com os aprovados sairá no dia 17 de junho. Já  a viagem de intercâmbio está prevista para o período de 03 e 14 de outubro.

De acordo com o secretário de Educação, Cel. Heitor Leite, os estudantes e professores selecionados terão direito a curso de aperfeiçoamento, pagamento de despesa, visto de entrada no país, traslado, estadia, além de kits com camiseta, boné e bolsa com a logomarca do Projeto. Segundo Leite, a Administração municipal, na pessoa do prefeito Julio Lossio, busca estimular o conhecimento adquirido nas escolas. “O aluno vai praticar tudo o que ele aprendeu em sala de aula com os próprios nativos do inglês. Vai aprender da cultura, das diferenças e certamente voltará para Petrolina com uma bagagem de vida diferente da que levou”, conclui.

Os detalhes do Intercâmbio Cultural de Língua Inglesa estão no Diário Oficial do Município, no site: http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/.

Ascom Seduc Petrolina
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

Geraldo José,

O título acima se refere a grande mentira que a Coelba e a prefeitura usam para nos forçar a pagar aquilo que não usamos e que quando solicitado eles vão empurrando com a barriga até nós consumidores perdermos toda paciência. Bem vamos aos fatos: Há mais de quinze dia que eu tento e não consigo que a Prefeitura de Juazeiro venha fazer a troca de uma lâmpada queimada que fica em frente à casa da minha mãe no bairro Nova Esperança, na rua Novo Horizonte, n° 389. Ligo para o órgão da prefeitura e eles só enrolam dizendo que vão trocar e nada.

Agora Geraldo, veja só minha mãe tem 76 anos, veja se ela tem como se locomover em uma escuridão dessa as 18:45h da noite sem tocar no assunto dos vândalos que aproveitam a escuridão para praticar coisa ilícitas. Como nós não temos a quem recorrer só podemos pedir a você que através do seu blog divulgue esse apelo para que nada de ruim chegue a acontecer.

Desde já grato,

Cosme Antônio Pereira do Nascimento

Variadas
25 de Maio / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

A partir desta segunda-feira, dia 25, a Agência Móvel da Coelba leva diversos serviços da concessionária para o bairro Tabuleiro, em Juazeiro. A unidade de atendimento ficará estacionada na Rua 5, em frente à Associação Comunitária, até sexta-feira, dia 29, à disposição do público das 8h às 16h30.

No local, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros. As Agências Móveis têm o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar a concessionária da comunidade.

Espaço do Leitor
25 de Maio / 2015 às 06:00 | 12 Comentários

Juazeiro está ameaçada de perder o seu maior trunfo, que é o Mercado do Produtor (CEASA). Tudo por causa da falta de responsabilidade e visão da classe política da cidade que não tem compromisso algum com o município.

Aproveitando que terá que construir uma nova área para os comerciantes do atual CEAPE, que dará lugar ao centro administrativo da cidade, a Prefeitura de Petrolina está buscando recursos para a construção de um “CEASA” com área de 42 hectares, isto é, quatro vezes maior do que o de Juazeiro que tem uma área de apenas 10 hectares.

Enquanto isso, do lado de cá a Prefeitura parece ter engavetado o projeto de um novo Mercado cinco vezes maior do que o atual como foi prometido na campanha e início do primeiro mandato de Isaac e nenhum dos nossos deputados defendem o projeto.

Enquanto em Petrolina as medidas são de construir um novo e grande “CEASA”, aqui em Juazeiro o Prefeito acha que construindo novas guaritas vai resolver todos os problemas do mercado; que, diga-se de passagem, problemas estes que só serão solucionados com a construção de um novo, mais moderno, mais amplo e organizado. E a Prefeitura ainda achou de contratar uma empresa para realizar uma pesquisa dentro do entreposto, questionando os permissionários e demais usuários o que precisa ser melhorado no local. Ora vejam só! Isso é o cúmulo do absurdo! A resposta que veio na minha cabeça e na de centenas de pessoas Foi a seguinte pergunta: Será que o Prefeito, vereadores, Governador e os nossos deputados estão cegos que não enxergam o tamanho desastre que se tornou esse CEASA de Juazeiro?

Agora faço as seguintes perguntas ao Prefeito Isaac, vereadores e aos nossos nobres deputados Zó e Roberto Carlos: Onde está a promessa de construir um novo Mercado do Produtor para Juazeiro?

Os senhores tem noção da importância do Mercado do Produtor para esta cidade?

Vocês vão ficar assistindo de braços cruzados enquanto esse tesouro é tirado de nós?

Espero ter alguma resposta.

jonasdias@r7.com

Espaço do Leitor
24 de Maio / 2015 às 23:00 | 6 Comentários

O delicado momento da vida brasileira, caracterizado por dificuldades econômicas que surpreenderam pelo irracional e desastroso processo de ocultamento da sua realidade, cuja maquiagem teve como objetivo as conveniências eleitorais, de repente atingiu com violência a vida da população brasileira com efeitos semelhantes ao impacto de um meteoro que se projeta sobre a terra. O aparente mar de tranquilidade que era oferecido ao consumo público, tinha a proteção de um aparato de mentiras oficiais, fatos que encontraram paralelo no diálogo registrado entre a ex-presidente da Petrobrás Graça Fortes e o ex-Ministro da Fazenda Guido Mantega, que presidia o Conselho de Administração da Petrobrás, sobre perdas patrimoniais da estatal da ordem de 88,6 bilhões de reais, em que o ministro desejava ocultar a verdade e ela o contestava, dizendo: "Se não divulgarmos os dados, estaremos mentindo”. Como  transmitir a verdade era uma atitude que contrariava as estratégias oficiais, a Graça Fortes irritou a Presidência da República, que, finalmente, determinou a sua substituição do cargo, como era a expectativa geral.

Esse episódio amplamente comentado na imprensa nacional deve ter sido apenas mais um dentre tantos largamente praticados nos bastidores oficiais, cuja índole era camuflar a verdade dos números e assim, com uma vara de condão, produzir na sociedade brasileira um mundo de sonhos e ilusões. Enquanto potências mundiais viviam em crise econômica, “surpreendentemente” o Brasil parecia ter descoberto a fórmula mágica que o deixava imune aos efeitos externos e assim a nossa economia estava protegida por uma aparente couraça de soluções que a tornava apta a superar todas as tragédias e viver num mar de rosas vermelhas. Maravilha...? Ledo engano! Vencida a etapa eleitoral de 2014, logo o castelo ruiu e mesmo antes da posse da presidente para o seu segundo mandato, as verdades vieram à tona e a nação passou a conviver com uma triste realidade para os próximos anos, com prenúncios até mesmo de uma indesejável recessão econômica.

Colocado entre os dois poderes que se digladiam com ferocidade, está o Poder Judiciário, que tem a elevada responsabilidade da missão: “eu aplico as leis”. Impõe-se uma reforma constitucional, a fim de que na escolha dos magistrados possa ter a participação de setores da sociedade providos de saber jurídico, eliminando-se o caráter político da indicação pela Presidência da República, o que reduziria os conflitos com a Suprema Corte.

Mas, não obstante o sonho do milagre tenha passado, o país conta com um povo resignado, que novamente vai ser convocado a compreender a crise nacional. Em qualquer nação do mundo, quando o seu povo é convocado a um esforço de recuperação por um estado de grave crise econômica, espera-se sempre que haja uma aglutinação de forças de todos os segmentos da sociedade, em que todos os Poderes da República também estejam coesos e até dispostos a superarem as suas divergências para que o sucesso seja alcançado. Isso seria o normal. Mas aqui é Brasil, onde todos querem o seu quinhão... ou bilhão?

O que a sociedade brasileira está assistindo, contudo, é algo bem diferente. As disputas de toda ordem entre o Legislativo e o Executivo não evidenciam a existência de uma preocupação real com a crise, mas uma valorização dos projetos pessoais e político-partidários. O governo, como refém da sua própria base partidária – e não da oposição como seria de se imaginar -, quase não consegue cumprir a missão do “eu administro” porque tem de pensar durante 24 horas do dia como fazer para agradar aos seus próprios partidários, insaciáveis por cargos e verbas.

Em complemento a tudo isso, circulam notícias na imprensa de que os parlamentares pretendem apresentar duas propostas inusitadas de emendas à Constituição Federal: a) que propõe impedir a recondução do atual Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, no final do seu mandato, o que a lei permite; b) que pretende permitir a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, na mesma legislatura, o que a lei proíbe. Pode-se chamar isso de “legislando em causa própria”. Considerando que o Procurador Geral investiga a suspeita de envolvimento dos dois presidentes na Lava Jato, e tem outros parlamentares na mira, pune-se essa autoridade pelo cumprimento do dever, e assim o problema investigativo estará superado, temporariamente. De outra parte, viabilizando a reeleição dos atuais presidentes das Casas Legislativas, eles continuarão “dando as cartas” e presidindo por mais dois anos o Poder que mais negocia vantagens com o governo e quase nenhuma alternativa apresenta, porque só olham para o próprio umbigo...

Diante dessas observações e dentro da visão de responsabilidade que representa o papel do Poder Legislativo no contexto de uma República Democrática - “eu elaboro as leis” -, seria de se esperar mais autenticidade no desempenho da função de propor, discutir e aprovar as leis que regem a Nação. Urge mudar o entendimento de que o Congresso Nacional mais parece um lugar de conchavos do que sede de um Poder democrático e tão representativo. E isso, não sou eu quem diz; infelizmente, é o mundo todo.                     

Autor:   Adm.  Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA. 

Política
24 de Maio / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

A prefeitura do município de Petrolina, através da secretaria municipal de Infraestrutura, está intensificando ações de coleta de lixo e limpeza pública em toda a cidade. O prefeito Julio Lossio está trabalhando com afinco no melhoramento da imagem urbanística da cidade com ações que visam deixar o município mais bonito, limpo e agradável para os moradores de Petrolina  e aos visitantes.

Para dar mais agilidade às ações, a prefeitura  desenvolveu o programa “Tudo Limpo” e o “Terça-Feira Verde” que realizam mutirões de limpeza em bairros do perímetro urbano e áreas da zona rural da cidade.  As empresas  SINTRA ,  FENIX,  SERES ( Secretaria Executiva de Ressocialização) e a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos são responsáveis pelos serviços de limpeza pública em Petrolina, e estão diariamente nas ruas da sede e semanalmente também na zona rural do município, garantido destinação final aos resíduos sólidos produzidos nas residências e nas áreas públicas.

“Manter a cidade limpa é eliminar possíveis focos transmissores de doenças. Ao mesmo tempo, preservamos ao meio ambiente e garantimos qualidade de vida da população Petrolinense.  Essas são algumas das nossas atribuições como administrador e gestor do município de Petrolina.” Disse o prefeito Julio Lossio. Os serviços de limpeza pública são feitos por caminhões do tipo caçamba e um compactador de lixo, e são realizados todos os dias, de segunda a sábado.

Janaína Paiva Ascom/ Seinfram PMP
Política
24 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

O prefeito, Julio Lossio, esteve em São Paulo, sexta-feira (22), em reunião com uma empresa de consultoria em energias renováveis. Durante o encontro, Lossio discutiu o planejamento para instalação de uma usina solar em Petrolina. O prefeito é incentivador da utilização de energia limpa e já instituiu em Petrolina o ecomoney (dinheiro verde), um estímulo a implantação de placas solares e micro aéreo, geradores de energia, em residências e comércios.  “Políticas públicas com foco em questões sustentáveis é prática adotada por gestores em todo o mundo e nosso objetivo é tornar Petrolina autossuficiente em energia solar”, assegura o chefe do executivo. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
24 de Maio / 2015 às 20:00 | 3 Comentários

Uma frente ampla formada por deputados federais, estaduais e ex-deputados do Partido dos Trabalhadores da Bahia lançou neste sábado (23) o manifesto “Avante, Camaradas”, dirigido à militância da legenda no estado. As lideranças que assinam o “Avante” mobilizaram mais de 40% dos votos obtidos pelo PT baiano nas eleições para deputado, em 2014, afinadas em torno de uma opinião crítica sobre o momento vivido pelo Partido. Entre os pontos defendidos no documento estão a autonomia dos diretórios municipais para definir sua tática eleitoral pra 2016, o fortalecimento da democracia interna, a construção de novos modelos de governança popular e a formação de uma juventude petista de massas sem a tutela partidária, onde se estabeleça internamente um novo pacto geracional.

O evento reuniu os deputados federais mais votados do PT no estado, Luiz Caetano e Jorge Solla, os deputados estaduais Marcelino Galo e Luiza Maia, os ex-deputados Amaury Teixeira, Geraldo Simões e Yulo Oiticica, que subscrevem o manifesto. Os presidentes dos diretórios Estadual e Municipal, respectivamente, Everaldo Anunciação e Marta Rodrigues, marcaram presença, além de lideranças políticas, sociais e comunitárias do interior do estado. 

Um dos articuladores da frente e do manifesto, o deputado estadual Marcelino Galo defendeu o fortalecimento das instâncias de base do PT e a autonomia dos diretórios municipais para disputar o maior número possível de prefeituras no próximo ano. “Não podemos fazer qualquer recuo neste momento em que somos perseguidos muito mais pelos acertos dos governos do PT que mudaram a realidade social da Bahia e do Brasil”, discursou Galo. O deputado federal Jorge Solla defendeu o fortalecimento da luta política para dentro e fora do partido com vista a ampliar a intervenção e contribuição política do partido na sociedade com candidaturas próprias nas eleições municipais. "Temos que garantir o espaço de decisão no partido e ter assegurada a democracia interna, para que possamos escolher quem vai nos representar e atender os anseios da nossa militância, da sociedade e dos movimentos sociais", afirmou. Ex-prefeito de Camaçari, o deputado federal Luiz Caetano ressaltou a importância de construir alternativas que fortaleçam o partido e garanta candidaturas próprias nas eleições em 2016.

"Não basta só reagir, temos que avançar. E avançar é construir as saídas do ponto de vista do discurso e da prática, construindo novos projetos, novas estratégias e novas táticas, com uma formulação mais profunda para ajudar a sociedade e o partido. Para conter  a onda conservadora, é prioridade termos candidaturas nas principais cidades do estado".

Assessoria de Imprensa Foto Daniel Ferreira
Esporte
24 de Maio / 2015 às 19:14 | 2 Comentários

O juazeirense Petros foi surpreendido por Fred na saída do Maracanã neste domingo. O atacante do Fluminense queria tirar satisfação sobre um lance, e só não agrediu o jogador do Corinthians por conta da ação de seguranças. Após o incidente, o atleta do time paulista deu a sua versão. Questionado por um repórter se viu Fred quase lhe agredir, Petros foi enfático: "Sou baiano, cabra da preste, não tem essa de apanhar não", avisou.

Memes já circulam na internet

Por outro lado, o corinthiano negou qualquer discussão mais ríspida com o adversário. "Não teve nada disso, só conversa de um lance no campo", definiu Petros. Corinthians e Fluminense empataram por 0 a 0 neste domingo, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Esporte
24 de Maio / 2015 às 19:00 | 3 Comentários

Cheio de problemas fora e dentro de campo, o Juazeiro Social Clube perdeu em casa para o Fluminense de Feira de Santana e ficou mais distante da classificação. Com a vitória o time feirense foi a 12 pontos e deu um passo decisivo para o retorno à elite do futebol baiano. O placar de 3 a 1 mostrou as fragilidades do time comandado por Janilson Silva, que mesmo jogando em casa e dependendo do resultado, foi apático e sem futebol para convencer os torcedores que compareceram ao Adauto Moraes.

O presidente do Juazeiro Social Clube, Antonio Barbosa, ao final da partida reconheceu as fragilidades técnicas e de estrutura da equipe, mas disse acreditar no “milagre” da classificação. “Ainda há uma esperança de voltarmos à elite. Vamos conversar com a comissão técnica e com os atletas, dá todo o apoio necessário e cobrar para tentarmos voltar à elite do futebol baiano”, disse. O Juazeiro, que se mantém com 5 pontos, enfrenta o Botafogo, no Adauto Moraes, no próximo sábado.

Variadas
24 de Maio / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Para favorecer o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e adolescente, a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República estabeleceu o programa de Equipagem do Conselho Tutelar, e através da emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT), hoje presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Petrolina teve o cadastro aprovado para o recebimento de um veículo. 

O termo de doação do equipamento será assinado nos próximos dias bem como a entrega do automóvel, uma Spin Okm destinada para a equipe do Conselho Tutelar de Petrolina. 

Para a Secretária de Cidadania , Célia Regina Carvalho, Petrolina dá mais um passo pela garantia dos direitos de crianças e adolescente, e ainda frisou que o veiculo que será doado ao conselho serão caminho aberto para um melhor e eficaz atendimento. "O Conselho Tutelar tem um importante papel social a favor das nossas crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, ao equipá-lo com um veículo novo, proporcionamos melhores condições de atendimento", destacou a secretária. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
24 de Maio / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Além dos aumentos de preços administrados anunciados recentemente estarem surpreendendo para cima, alguns economistas estão incluindo em seus cenários de inflação deste ano um possível reajuste nos preços da gasolina. Para eles, será necessário reforçar o caixa da Petrobrás por causa da alta da cotação do petróleo no mercado internacional e da desvalorização do câmbio no Brasil. Além disso, a empresa já deu sinais de que vai reajustar os combustíveis. 

Essa percepção ganha força na medida em que o mercado acredita que a estatal tem autonomia para decidir sobre sua política de preços independentemente da inflação. O economista-chefe do banco Safra, Carlos Kawall, trabalha com um cenário de reajustes nos preços da gasolina em 2015, de 9,5% e de 6,0% na refinaria e na bomba, respectivamente, distribuídos em duas etapas, uma no meio e outra no fim do ano. "A lógica é de que se (o governo) fizer o quanto antes pode fazer menos." Esses números teriam um impacto de 0,24 ponto porcentual no IPCA. Kawall disse que a defasagem entre os preços internos da gasolina ante o mercado externo, que já chegou a ser vantajosa para a Petrobrás em cerca de 40% no ano passado, agora está na faixa de 5,0%.

"Que (o aumento) vem, vem. A questão é a intensidade. O Monteiro foi muito claro", disse Kawall, referindo-se ao diretor Financeiro da Petrobrás, Ivan Monteiro. Na semana passada, o diretor reafirmou que a estatal "tem liberdade e vai praticar preços competitivos e de mercado". Segundo ele, esse é um compromisso da companhia com acionistas e também com o mercado de dívidas, uma vez que a redução do endividamento é tida como prioridade pela atual diretoria. Diferentemente dos anos anteriores, o mercado agora vê a empresa com autonomia em sua política de preços, sem pressões políticas que pesavam contra reajustes que pudessem elevar ainda mais a inflação. Nas contas do banco Safra, em 2016, diante da expectativa de um câmbio mais depreciado, um outro aumento nos preços da gasolina, na faixa de 7% na bomba, seria necessário. 

O Banco Sicredi acaba de revisar suas projeções de inflação por causa da expectativa de aumento da gasolina. As estimativas de 8,30% e 5,0% para o IPCA em 2015 e 2016 foram revistas para 8,50% e 5,20% porque agora o banco embutiu aumentos do combustível neste ano e no próximo em seus prognósticos, de acordo com o economista Pedro Ramos. "A Petrobrás tinha uma vantagem grande, de cerca de 40%, que agora se esvaiu", disse Ramos, lembrando que as cotações da commodity engataram alta no mercado internacional e o real se depreciou bastante nos últimos meses. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)

Policial
24 de Maio / 2015 às 17:35 | Nenhum Comentário
 
Uma rebelião ocorrida neste domingo (24) resultou com a morte de 10 presos que cumpriam pena no Presídio Regional de Feira de Santana. De acordo com o site Bocão News, 32 detentos se rebelaram e iniciaram uma confusão, que terminou com seis presos degolados em brigas de facões. 
 
Em menos de dois anos, é o terceiro registro de confusão com presos da unidade. Em janeiro deste ano, três criminosos pularam o muro do prédio e correram por um matagal que cerca o presídio. Em maio de 2014, um outro preso conseguiu fugir do complexo penitenciário durante o horário do almoço. A Polícia Militar já se encontra no local para averiguar a situação.
Informações do Boquira em ação
Policial
24 de Maio / 2015 às 17:06 | 6 Comentários

Foi registrado na tarde deste domingo (24), na rua Verde Mar, bairro São Vicente, conhecido popularmente como Codevasf, o quinquagésimo quinto homicídio deste ano em Juazeiro. A vítima foi identificada como Anísio Martins Pinheiro, popular Dolinha com passagem pela Policia por homicidio e trafico. A Polícia Civil já iniciou as investigações e ainda não sabe se um ou mais pessoas executaram a vítima que recebeu diversos tiros nas costas.

O outro assassinato, o quinquagésimo sexto, foi registrado no povoado de Pinhões. A vítima, Leandro Pereira Timóteo, morava no bairro do Quidé em Juazeiro. Ele foi esfaqueado e socorrido por populares, mas não resistiu e veio a óbito. O homicídio ocorreu na madrugada do sábado para o domingo(24)

 

Variadas
24 de Maio / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Na última semana, veio a Juazeiro uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o objetivo de conhecer as instalações da Moscamed e o Projeto Aedes Transgênico (PAT) mais de perto. No grupo, estavam presentes a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cácia Cunha, a Diretora da Vigilância da Saúde do Trabalhador, Letícia Coelho Nobre, e a assessora técnica Zuinara Maia.

A pesquisadora do PAT, Michelle Pedrosa, explicou às visitantes o processo de criação massal dos mosquitos transgênicos, o monitoramento e o sistema de liberação dos insetos, que chega a soltar 1 milhão de machos transgênico por semana.  A pesquisadora informou também sobre a aplicação e os resultados do Projeto na cidade de Jacobina: No bairro de Pedra Branca, por exemplo, houve uma redução de 80% na infestação do mosquito transmissor do vírus da Dengue e do Chikungunya.

Após uma reestruturação no quadro funcional da SESAB, a superintendência de vigilância em saúde da Secretaria ganhou o reforço da enfermeira Ita Cunha. A nova superintendente verificou in loco o desenvolvimento e a evolução do projeto.  De acordo com a assessora técnica, a visita foi importante porque não dar para visualizar a real ‘magnitude’ do PAT somente com o  acesso  aos relatórios. “Conhecendo o projeto pessoalmente pude ver o quanto ele é inovador. Se for ampliado trará um bom impacto para a saúde pública”, elucidou Zuinara Maia.

A Moscamed é contratada da SESAB para serviços técnicos especializados na realização de pesquisa em campo, monitoramento, produção, transporte, entrega e liberação de mosquitos Aedes aegypti, da linhagem transgênica OX513A, cujo contrato foi renovado mais uma vez em janeiro deste ano. Para a superintendente da Moscamed, Carla Santos, apresentar o PAT é parte do compromisso da empresa, que preza pela total transparência em seus projetos e parcerias.

Ascom Moscamed
Política
24 de Maio / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Cerca de 300 pessoas participaram neste sábado (23), do Encontro Regional do PSB, em São Francisco do Conde, a 80 km de Salvador. O evento, liderado pela presidente do partido no Estado, senadora Lídice da Mata, contou com a presença de representantes de 18 municípios, incluindo os que fazem parte da Região Metropolitana e outros como Mutuípe, Amargosa e Guanambi.  Também participaram do encontro os deputados Bebeto Galvão (federal) e Fabíola Mansur (estadual), além de diversos integrantes do partido como vereadores, secretários municipais e o ex-deputado estadual Tadeu Fernandes.

A senadora Lídice da Mata ressaltou a importância da organização do partido em todo o Estado e falou sobre a Reforma Política. Ela criticou a polarização PT x PSDB e disse que a vida dos brasileiros não pode ficar a reboque de rivalidades políticas. “Temos posições claras contra o Voto Distrital e pelo fim das coligações nas eleições proporcionais, além do financiamento empresarial de campanha”, disse. Lídice também reafirmou a posição contrária do partido no Senado ao projeto da Terceirização e às medidas provisórias 664 e 665, que tratam da alteração do prazo da carência para o acesso ao abono salarial, auxílio doença, dentre outras demandas relacionadas ao direito da classe trabalhadora.

O deputado federal Bebeto Galvão falou sobre a importância da retomada dos investimentos na indústria naval, o que garantirá a movimentação da economia e o desenvolvimento do Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador. Sobre o partido, Bebeto ressaltou as características da legenda, que são baseadas na ética e na defesa dos trabalhadores. A deputada estadual Fabíola Mansur ressaltou um projeto de Lídice no Senado Federal que prevê uma cota de 30% para a presença de mulheres no Poder Legislativo. Já o ex-deputado estadual Tadeu Fernandes defendeu que os integrantes do partido sejam fieis à sigla não apenas no período das eleições municipais, como também durante as eleições estaduais.

Asscom PSB BAHIA
Variadas
24 de Maio / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Após acidente com o avião em que estavam Luciano Huck, Angélica, seus três filhos e duas babás, uma foto da apresentadora sendo atendida no hospital vazou nas redes sociais. Na imagem, Angélica está deitada em uma maca, rodeada de médicos e seu o rosto está aparentemente machucado. Luciano Huck está de pé ao lado da maca. O avião no qual a família estava fez um pouso forçado em uma área de pastagem, em Rochedo, no Mato Grosso do Sul. Segundo informações, o avião saiu de Miranda, onde Angélica gravou cenas para um programa de televisão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas graves entre as nove pessoas que estavam na aeronave. Nas redes sociais, fãs do casal de apresentadores mandaram mensagens de apoio.

R7
Variadas
24 de Maio / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Começou na última sexta (22) a Feira de Caprinos e Ovinos do município de Dormentes, a Caprishow, que está na sua 10ª edição é já é uma tradição no Sertão de Pernambuco. O evento atrai visitantes de todo o país para conferir a exposição de animais e atrações musicais que se apresentam. O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, esteve neste sábado visitando a Feira, juntamente com o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry.

No mesmo grupo que partiu de Petrolina rumo a Dormentes estavam o deputado estadual, Lucas Ramos, o vereador Ronaldo Silva, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, dentre outros integrantes da comitiva. O grupo foi recebido pelo prefeito de Dormentes, Roniere Reis, e sua equipe de gestão.

Visitando o evento pela primeira vez, o vice-governador atende a um compromisso de campanha estabelecido nas últimas eleições em conhecer a Feira. Henry destacou a qualidade do evento e deixou claro que governo estadual deve apoiar ainda mais a Caprishow nas próximas edições.

O vice-prefeito Guilherme, que já esteve presente em várias edições do evento, parabenizou os organizadores por manterem a tradição da Feira, e não deixou de fazer críticas à falta de incentivos federais para este segmento na região.  

“Costumo dizer que aqui é a pátria do caprino e do ovino. Mas lamento muito que o Governo Federal não apoie iniciativas como esta, não tenha políticas públicas que estimulem a agropecuária nas terras secas do semiárido. Os pequenos produtores e fazendeiros desta região são heróis, que lutam contra a seca, contra a falta de crédito, e tantas outras dificuldades, mas são persistentes, são fortes. Por isso, estão de parabéns”, defendeu o vice-prefeito.

A Caprishow se estende até a manhã deste domingo (24), apenas com a exposição de animais. Os shows musicais que também atraem grande público acontecem apenas nas noites de sexta e sábado.

Asscom
Variadas
24 de Maio / 2015 às 14:10 | Nenhum Comentário

Uma aeronave de pequeno porte fez um pouso forçado na manhã deste domingo (24) na área de uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Estavam no bimotor o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck, acompanhado dos três filhos e de duas babás. A tripulação era composta por um piloto e um copiloto. Segundo a assessoria da Santa Casa de Campo Grande, Angélica sofreu escoriações. Todos passam bem e foram submetidos a exames. A família deve seguir ainda neste domingo para São Paulo.

COMO FOI O ACIDENTE

De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a Aeronáutica, o pouso forçado ocorreu em uma propriedade nas imediações da rodovia MS-080, na saída para a cidade de Rochedo. A aeronave tinha decolado de Estância Caimam, em Miranda, perto de Bonito, e seguia para Campo Grande. Perto da aproximação para o pouso, às 10h52, o piloto avisou à Torre de Controle em Campo Grande que estava em situação de emergência e que faria pouso forçado.

RESGATE DOS FERIDOS

O Coronel Hudson Farias de Oliveira, do Corpo de Bombeiros, informou que os feridos foram levados em quatro carros dos bombeiros e ao menos um deles foi resgatado de helicóptero. Segundo o coordenador do Samu, Eduardo Cury, o copiloto foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitária.

MODELO DO AVIÃO

Segundo a Aeronáutica, o avião envolvido no acidente é um Embraer, modelo 820C, matrícula PT-ENM. A aeronave pertence à empresa MS Táxi Aéreo. O avião estava com a documentação regular, segundo registros disponibilizados no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A inspeção anual de manutenção tinha validade até 12 de junho de 2015.

INVESTIGAÇÃO

Um helicóptero da Base Aérea de Campo Grande foi enviado para apoiar nos trabalhos e acompanhar a investigação. No fim da manhã, técnicos do Quarto Serviço de Prevenção e Investigação de Acidentes (SEPIPA 4) já foram deslocados para realizar a perícia e conduzir as apurações.

GRAVAÇÕES DE ESTRELAS

A apresentadora Angélica e a equipe estavam em Mato Grosso do Sul para realizar gravações para o programa Estrelas, da TV Globo. De acordo com o GShow, a apresentadora grava nova temporada especial no Pantanal. A produção levou convidados para apresentar receitas locais, realizar safári fotográfico e conduzir apresentações musicais. Rodrigo Simas, Daniel Rocha, Cristiano Araújo, Munhoz & Mariano foram alguns dos convidados. Nas redes sociais, o casal registrou a viagem. Angélica publicou em sua conta no Instagram que estava a caminho de gravações no Pantanal na terça-feira (19). "Partiu!", escreveu. Acompanhando Angélica, Luciano Huck publicou foto da apresentadora no Pantanal na sexta-feira (22). "Minha pantaneira", brincou. E no sábado (23), o apresentador colocou no ar um vídeo da paisagem do local. "Que lugar lindo", afirmou.

G1 (Foto: Walter Barbosa)
Política
24 de Maio / 2015 às 14:00 | 11 Comentários

Como forma de amenizar eventuais implicações no escândalo da Operação Lava Jato, o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu estaria disposto a falar da participação do ex-presidente Lula tanto no mensalão, quanto na Lava Jato. A informação é da revista Veja desta semana.

Segundo a revista, Dirceu “jamais se voltou contra o antigo chefe, que lhe prometeu ajuda — e recursos — para desmontar a ‘farsa do mensalão’. Deu em nada”. “Investigado no escândalo do petrolão, o ex-ministro agora emite sinais de que pode contar o que sabe sobre os dois esquemas de corrupção usados pelo governo para comprar o apoio de partidos aliados. Seus amigos garantem que, se cumprir a promessa, o magoado e abandonado Dirceu vai fritar o antigo chefe”, ressalta a revista.

A amigos, conforme a Veja, Dirceu sempre protestou contra a condenação superior à sete anos no julgamento do mensalão. E a pessoas próximas ele tem culpado o ex-presidente Lula pela sua perda de expressão política após o mensalão.

A publicação também afirma que Lula somente não foi implicado no escândalo do mensalão porque o operador do esquema, o publicitário Marcos Valério, pediu propina ao PT para não comprometer o ex-presidente no caso. O pedido de propina ocorreu durante uma conversa entre ele e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), na época presidente da CPI dos Correios, que investigava o caso. Amaral negou qualquer conversa neste sentido.

Confira a reportagem completa

Revista Veja (Alex Majoli/Magnum Photos/VEJA)
Espaço do Leitor
24 de Maio / 2015 às 13:13 | 2 Comentários

Geraldo bom dia,

Está aí a obra da sexta-feira, o Piscinão do Palmares. É mais uma obra que o governo Isaac entrega para a população de Juazeiro, principalmente para os moradores do Palmares, Pedra do Lord e Quidezinho.

Geraldo é uma vergonha, um absurdo! Essas fotos que você está vendo aí são do esgoto que vem do bairro do Palmares. Ele antes caia em uma lagoa do lado esquerdo da pista, veio a prefeitura e aterrou a lagoa, só que eles colocaram um cano por baixo do asfalto direcionando o esgoto para um terreno particular do lado direito da pista, conforme as fotos.

Tomando conhecimento o proprietário do terreno mandou aterrar a lagoa que estava se formando na sua área, agora a água fétida não tem para onde escorrer e ficou alagando a pista da entrada desses bairros Palmares, Pedra do Lord e Quidezinho.

Essa semana ouviremos a voz da propaganda Mauriçola dizer: "toda sexta feira tem obras, inauguração do piscinão do Palmares".

Governo Isaac cada dia supera sua incompetência!

Manoel Santana Soares - Quidezinho

Variadas
24 de Maio / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário
 
Profissionais, professores e estudantes da área das Ciências Jurídicas do Vale do São Francisco foram o público do I Seminário (Im)pertinente Verdade e Processo, realizado quinta-feira (21) e sexta-feira (22), no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado das Bahia (Uneb), em Juazeiro. O tema, que é bastante debatido no meio jurídico e, sobretudo, pelos magistrados, também foi pautado da discussão de como ele repercute na academia. O coordenador do Colegiado do Curso de Direito, professor Fábio Breitenbach, explica que o evento, como o próprio nome sugere, é um seminário impertinente e o (im) é colocado entre parêntese para dar uma ideia de dubiedade para que seja verificado se o tema é realmente impertinente ou pertinente. "Falar sobre verdade no processo é algo desafiador, tendo em vista que trabalhamos, nos processos, com uma verdade construída e o que se pretende discutir é se ela é, de fato, uma verdade, ou se ela pode ser manipulada", descreveu. 
 
O diretor do DTCS, professor Jairton Fraga, durante a abertura do evento, falou que a academia tem o papel de produzir ciência provocando temáticas que são inerentes aos assuntos que compõe seus colegiados. "Eventos dessa natureza têm o viés de aproximar o conteúdo científico e os temas que estão postos nos livros do cotidiano daqueles que fazem o processo jurídico acontecer. O objetivo é aproximar isso do estudante", reforçou. Ainda na abertura, a presidente do Centro Acadêmico dos Discentes de Direito (CADDI) do DTCS, Sarah Noberto, falou que é importante a Universidade promover esse tipo de encontro. "Evento como esse nos permite conhecer outros professores, outros doutrinadores, outra visão fora da Universidade. Não que os nossos professores não preencham essas lacunas, mas é sempre bom a gente poder respirar outros ares, conhecer uma nova visão e uma nova perspectiva", destacou. 
 
Seminário – O tema do evento é um assunto que desperta grande interesse entre os juristas. Durante as palestras, o juiz de Direito do Tribunal da Justiça de Pernambuco e professor da Uneb, Iure Pedroza, falou que a visão que as pessoas têm sobre o que existe de mais relevante, no âmbito de um processo judicial, é a verdade. "Há diversos paradigmas em relação a esse tema, de modo que, nem sempre, a verdade é preservada. É uma busca que se tem, entretanto é importante que saibamos que o processo convive com a ideia de verdade formal. Isto é, não aquela verdade que ocorreu no mundo real, porque isso é impossível de se conhecer", explicou Pedroza, acrescentando que a verdade, para o processo, é aquela que é demonstrada. 
 
O professor Iure destacou, ainda, que essa demonstração pode ser prejudicada, pelo menos em parte, por exemplo, pela falha humana em traduzir a sua visão de um mundo real para o mundo do processo. "A verdade que um juiz considera para proferir sua sentença, não é a chamada verdade real, conceito que já foi até descartado pela ciência filosófica que trabalha o conceito de verdade e de conhecimento, e o processo se satisfaz com essa meia verdade, que chamamos de verdade formal", finalizou. O professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mateus Pereira, em sua palestra, falou sobre o tema a partir do pensamento do autor italiano Michele Taruffo. Ele destacou que essa discussão é extremamente importante e leva a refletir sobre qual é a função do processo judicial do procedimento.
 
"Partindo do pensamento de Taruffo, é saber se o procedimento é ou não orientado para a busca da verdade; se a justiça civil tem como um dos seus fundamentos ou objetivos a busca da verdade; e até que ponto uma verdade é importante para a qualidade de uma decisão. Ou seja, é possível dissociar uma decisão justa de uma decisão fundada na verdade?", questiona o professor. Evento – Coordenado pelo Colegiado do Curso de Direito, o Seminário contou com quatro palestras: "Verdade e Processo"; "Verdade e Processo com ênfase no pensamento de Michele Taruffo"; "Verdade e Decisão de Pronúncia" e "Gestão da Prova e a Reconstrução dos Fatos no Processo Penal".
Ascom Uneb
Espaço do Leitor
24 de Maio / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Bom dia!

Gostaria de parabenizar a Escola Municipal Anália Barbosa situada no bairro Antônio Guilhermino por ter realizado uma caminhada pelas principais ruas dos bairros Antônio Guilhermino e João Paulo II pedindo paz nas comunidades.

Murilo Ricardo - João Paulo II

Variadas
24 de Maio / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Há menos de um mês da festa que reúne pessoas de diversos locais, incluindo pacientes, ex-pacientes e familiares e o que predomina é a solidariedade, faltam 23 dias para o Forró do Beco 2015. Os preparativos para fazer mais um grande evento seguem intensos pela equipe de organização que também faz tudo voluntariamente.

A festa este ano acontecerá no próximo dia 10 de junho no Iate Clube, na Orla da cidade. Para participar, os interessados já podem adquirir seu ingresso e da família nos pontos de venda que são a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância de Petrolina (APAMI), localizada no Centro de Petrolina e no Portal SG.

Além das comidas típicas e especiais da época junina, todo o evento ficará com a animação garantida com shows de grandes cantores da nossa região. Targino Gondim que é um grande parceiro desde a 3ª edição, estará acompanhado de amigos como Elisson Castro da banda Pega Leve, além de Beto Hortis e Adãozinho de Rajada.

Toda a renda angariada é revertida na compra de medicamentos para auxiliar no tratamento de pacientes com câncer. O tratamento da doença é feito em Petrolina pelo Centro de Oncologia/Apami que atende gratuitamente pessoas da cidade e de outros 53 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. 

O Forró do Beco é uma criação do Movimento de Combate ao Câncer (MCC), fundado há 15 anos na cidade, com apoio da APAMI (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância).

Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia.

Ascom/APAMI
Esporte
24 de Maio / 2015 às 10:39 | Nenhum Comentário

Vitor Belfort tentou. Superou o banimento do TRT, preparou-se como nunca para conquistar o terceiro cinturão do UFC de sua carreira e teve a chance de deixar o octógono com uma conquista histórica. Mas do outro lado havia um lutador excepcional. Chris Weidman, duas vezes algoz de Anderson Silva, aumentou sua invencibilidade para 13 lutas ao derrotar o brasileiro por nocaute técnico, aos 2m53s do primeiro round, no co-evento principal do UFC 187. O Fenômeno chegou a assustar os americanos ao colocar o rival contra a grade com uma sequência de socos que, contra muitos outros adversários, seria fulminante. Mas o "All American" mostrou que tem um grande poder de absorção e venceu a batalha da juventude contra a experiência.

Weidman bate Belfort (Foto: Getty Images)

Nas 12 lutas anteriores de Vitor Belfort, apenas Anderson Silva e Jon Jones se mostraram capazes de superá-lo. E Chris Weidman, que bateu Spider duas vezes, deixou claro que não tem um cartel perfeito por acaso. Carrasco de brasileiros, ele chegou ao quinto resultado positivo na carreira contra atletas tupiniquins. - Eu tinha programado na mente que seria uma luta agarrada. Mas quero uma salva de palmas para Vitor Belfort, ele é uma lenda do esporte. Eu sou a última pessoa que gosta de falar mal dos outros, só tinha algo de errado com seus testes. Mas não quero xingar ninguém - afirmou Weidman, após o triunfo.

Weidman não esperou muito tempo para conectar seu primeiro golpe. Assim que Herb Dean ordenou o início, o campeão acertou um chute alto. Pouco depois, ele jogou dois chutes altos no vazio. Mas em começo de luta, é bom não vacilar contra Vitor Belfort. O Fenômeno foi como um trator para cima, encurralou o rival na grade, acertou uma série de socos e deu a impressão de que nocautearia. Mas ninguém é dono de um cinturão do Ultimate a toa. E o "All American" mostrou que tem coração de campeão, absorveu bem os golpes, colocou o rival para baixo e, dali em diante, passeou no solo. Com imensa facilidade, ele passou a guarda, montou e aplicou um ground and pound extremamente agressivo. O árbitro até esperou bastante, mas Vitor já estava entregue. Não havia mais o que fazer. O americano ainda fez sinal de "não" para o brasileiro ainda caído.

G1
Política
24 de Maio / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Entre as ações está programado curso de capacitação para funcionários da Biblioteca Municipal 

A secretaria de Cultura e Juventude do Município, representada pelo seu titular Donizete Menezes, esteve reunida com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), dia 21, na sede da instituição em Petrolina, quando na oportunidade foram discutidas e acertadas diversas parcerias para o desenvolvimento de ações culturais na sede e interior do município de Juazeiro.

Entre as ações discutidas, visando apoio da instituição, está um curso de capacitação para os funcionários e bibliotecários da Biblioteca Pública Municipal, que está com sua reabertura programada para a próxima semana. Ainda em pauta, segundo o titular da SECJU, uma parceria para a construção do projeto de uma nova biblioteca, a ser apresentado ao Ministério da Cultura (MinC), em reunião agendada com o ministro da Cultura Juca Ferreira, dias 08 e 09 de junho.

A reunião do secretário de Cultura de Juazeiro com a Pró-reitora de Extensão da UNIVASF, Lúcia Marisy Souza, foi acompanhada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da instituição (DACC), que se comprometeu em viabilizar as ações discutidas, inclusive acompanhando de perto o andamento dos projetos.

O secretário Donizete expôs o trabalho desenvolvido pela pasta da Cultura, apontando algumas dificuldades, a exemplo da questão dos bens públicos e da Lei de Tombamento, “que infelizmente ainda não é cumprida em Juazeiro, e sentimos dificuldade em aplicá-la, devido a ajustes que devem ser feitos na lei. O que queremos na verdade é realizar uma campanha que possa envolver a comunidade em relação ao patrimônio público municipal”, disse, ressaltando a importância da parceria com a UNIVASF na campanha.

“O nome da UNIVASF é inquestionável, tem um grande respaldo, acredito que essa parceria vai nos ajudar muito, será muito importante para as nossas ações”, comemora o secretário. A Pró-reitoria de Extensão/DACC se colocou à disposição da Secretaria de Cultura e Juventude do Município para efetivação dessas parcerias, incluindo a construção do projeto da nova biblioteca, e apoio para a campanha institucional sobre o patrimônio tombado de Juazeiro, uma lista de mais de 100 bens públicos, entre prédios históricos, monumentos e outros.

Sobre a capacitação para os funcionários da Biblioteca Pública Municipal, a Pró-reitora de Extensão, Lúcia Marisy Souza, disse que está programado um curso para bibliotecários, de capacitação e conhecimento técnico, a ser realizado na próxima semana, no Espaço Plural da UNIVASF, e que os funcionários da biblioteca de Juazeiro podem também participar, já visando à reabertura do equipamento municipal programado para o início da próxima semana. 

Paulo Carvalho/SECJU
Variadas
24 de Maio / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

No próximo dia 28 acontecerá a II Exposição de Artesanatos dos Internos do Conjunto Penal de Juazeiro. O evento será realizado no Museu Regional do Vale do São Francisco, localizado na Praça Imaculada Conceição (Praça da Catedral) a partir das 10h. Com o Tema: "Reviver com Liberdade, é Possível através da Arte", serão expostas peças confeccionadas dentro da unidade pelos reeducandos utilizando os mais variados materiais. A exposição tem por objetivo mostrar para a sociedade que é possível reabilitar pelo trabalho, que dá aos que estão privados de liberdade uma chance de se reintegrarem ao convívio em sociedade ameniza a ociosidade que o cárcere provoca.

Da redação com informações da Ascom CPJ
Variadas
24 de Maio / 2015 às 08:00 | 2 Comentários

Representantes das comunidades da Bacia do Riacho Mucambo, no município de Curaçá, estiveram sexta-feira na Plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco – CBHSF, que aconteceu no Hotel Quality, em Petrolina (PE). A participação do grupo de comunitários/as foi exclusivamente para cobrar da AGB Peixe Vivo – Agência de Bacia que presta apoio ao gerenciamento dos recursos financeiros do Comitê – mais transparência no processo de execução dos projetos financiados com o recurso da cobrança pelo uso da água do Rio São Francisco.

A comunidade de Mucambo e adjacências foi contemplada em 2011 com um projeto hidroambiental que consiste em diversas ações de preservação de nascentes, recuperação de áreas, e outas intervenções para ajudar na revitalização do riacho mucambo, bem como contribuir com o aumento das tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva naquela região.

O projeto foi entregue a comunidade em novembro de 2013, porém a comunidade não ficou completamente satisfeita com a obra e até o momento aguarda informações acerca da continuidade, uma segunda etapa sinalizada pela AGB na solenidade de entrega da obra, a qual foi executada pela ganhadora da licitação, a empresa Aliança Pinturas e Reformas. Em setembro de 2014, o Irpaa, entidade idealizadora do projeto, solicitou formalmente da AGB uma prestação de contas, contendo relatório técnico e financeiro. A mesma ação foi realizada pelo Coordenador da Câmara Consultiva do Submédio, Uilton Tuxá, há cerca de dois meses, mas nenhuma das solicitações foram atendidas.

Hoje, ao final da plenária do CBHSF, 12 pessoas de Mucambo e região, através de uma faixa, cartaz e falas se manifestaram exigindo uma postura mais democrática do Comitê. Em resposta, o diretor técnico da AGB, Alberto Simon, disse que “o recurso foi totalmente aplicado”, alegando que não há necessidade de desconfianças e se comprometendo em enviar o relatório que, segundo ele, ainda precisa ser organizado. Mas o encaminhamento final foi proposto pela Coordenadora do Núcleo de Defesa do São Francisco (Nusf), a promotora de Justiça Luciana Khoury, que disse ser de interesse também do Ministério Público ter acesso aos relatórios e analisar junto com a comunidade e o Comitê.

A Associação de Mucambo e o Irpaa esclarecem que a preocupação é com os resultados do projeto para a população e para a Bacia do São Francisco, uma vez que se trata de uma ação de revitalização do São Francisco. Além disso, a exigência da prestação de contas é uma postura legítima das partes envolvidas, pois se trata de recursos públicos investidos.

Comunicação Irpaa

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage