Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Setembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 14:00

Alunos da Rede municipal  de Petrolina se destacam no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

Petrolina, mais uma vez, foi destaque em uma competição nacional de xadrez. Os alunos da escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC) João Pedro Soares Prysthon, de 12 anos, e Maria Clara Soares Prysthon, de 10, representaram a cidade e a Rede municipal de ensino no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado neste final de semana na cidade de Caxambu, em Minas Gerais.

Os irmãos conseguiram boas colocações e foram classificados para o mundial.  Maria Clara, por exemplo, ficou em 5º lugar no ranking geral de sua categoria.  Já João Pedro ficou em 10º concorrendo com mais de 500 atletas. A coletânea de vitórias da dupla é grande: além desses resultados, os irmãos se destacaram em competições regionais e estadual. Maria Clara é campeã sub-10 do Nordeste e de Pernambuco e João Pedro campeão sub-12 Nordeste. Com muito orgulho, os pais guardam em sua casa as dezenas de troféus e medalhas conquistadas nessa trajetória.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 13:33

Eleições 2018: TRE-BA inicia procedimento de inseminação das urnas

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início, amanhã quarta-feira (26/9), à inseminação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais 2018. O presidente do Órgão, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, acompanhará os trabalhos, que acontecem no Centro de Apoio Técnico (CAT), em Porto Seco Pirajá. 

O trabalho de inseminação das urnas é de fundamental importância para a realização do pleito do próximo dia 7 de outubro, uma vez que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre eleitores e candidatos. O procedimento deverá ser acompanhado por juízes eleitorais, promotores de justiça, defensores públicos, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes de partidos, coligações e candidatos.

TRE Bahia
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 13:05

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta terça-feira (25) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta terça-feira (24).

As equipes de mutirão de limpeza estão na Praça Santa Terezinha (Piranga) e bairro Angari; as equipes de varrição atendem hoje Parque Residencial, Morada do Rio, Castelo Branco, Dom José Rodrigues, Piranga, Santo Antônio, área central, Parque Fluvial (Orla I e II), Coreia, Praças do Boi, Simões Filho, Pedro Pereira e da Mônica, Parque Lagoa de Calu, Rua 0 (Alto da Maravilha), Avenidas Adolfo Viana, Flaviano Guimarães e Santos Dumont.       

Ler Matéria Completa
Ascom/SESP
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 12:30

Petrolina 123 anos: times pernambucanos levam a melhor na 'I Copa Lindu de Futsal Feminino'

Durante todo esse final de semana, equipes pernambucanas, baianas e alagoana participaram da 'I Copa Lindu de Futsal Feminino'. O campeonato contou com 16 times que disputaram o pódio neste domingo (23), no Ginásio Osvaldo de Carvalho.

Na disputa, os times pernambucanos levaram a melhor. O PSG Petrolina conquistou o primeiro lugar. Em segundo, Real trindade e na terceira colocação PSG Bodocó completou o pódio. "Essa foi uma grande oportunidade de incentivar ainda mais a prática esportiva aqui, na região. O campeonato além de estimular a modalidade esportiva, ainda proporciona que novos talentos no futsal fiquem em evidência, como a própria homenageada', comenta o secretário executivo de Esportes, Rodrigo Galvão.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Foto: Alexandre Justino
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 12:00

Sudene apresenta projetos que apontam a palma forrageira como estratégia para as atividades produtivas do semiárido

Um dos maiores desafios dos produtores rurais que vivem no semiárido é dar continuidade às atividades agropecuárias em meio ao déficit hídrico registrado na região. Para a Sudene, a palma forrageira desponta como alternativa viável ao suporte alimentar animal durante os períodos de seca. E é com o objetivo de apresentar pesquisas e projetos que ratificam a importância do vegetal para a economia nordestina que a autarquia realiza nesta terça-feira (25), a partir das 8h, a II Reunião Técnica da Rede Palma. O evento acontece na sede da autarquia no Recife em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Um dos itens da programação é a validação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Palma Forrageira. Este levantamento delimita os territórios que possuem aptidão climática para o cultivo da planta, indicando os períodos mais favoráveis para o plantio nos municípios considerados aptos. O objetivo é minimizar perdas agrícolas por excesso ou escassez de água. A exposição será comandada pela Embrapa Semiárido.
Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 11:27

SESAU inicia Semana de Atenção a Crianças com Microcefalia e Alterações do Sistema Nervoso Central em Juazeiro

Teve início nesta segunda-feira (24), a Semana de Atenção a Crianças com Microcefalia e Alterações do Sistema Nervoso Central no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS). As atividades durante toda a semana têm como objetivo diagnosticar como positivo ou negativo os casos notificados na região Norte, além do diagnóstico de qualquer outra alteração do sistema nervoso central.

Dentro do próprio CERPRIS as mães que tiveram seus filhos notificados com microcefalia têm o atendimento com a neuropediatra na unidade. As crianças já são avaliadas por fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e se a neuropediatra necessitar de exames mais aprofundados, as mães já saem com as guias marcadas e retorno após realização dos exames.  A tomografia será ofertada na sexta-feira (28), no Hospital Regional de Juazeiro, somente para os pacientes encaminhados pelo CERPRIS.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ SESAU
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 11:00

Deputado Roberto Carlos visita três distritos, em Juazeiro

Os distritos de Juremal, Massaroca e Carnaíba do Sertão demonstraram apoio à candidatura do deputado Roberto Carlos (PDT), que visitou as localidades, durante este final de semana, sendo recebido pela população que confirmou o carinho e o reconhecimento ao trabalho realizado pelo parlamentar, não apenas nos distritos visitados, mas em todo o município.

As caminhadas contaram com a participação da população e diversas lideranças políticas de Juazeiro que declararam o apoio à campanha do deputado RobertoCarlos, que  agradeceu o carinho de todos os amigos. “Essa confiança, a mim depositada, só aumenta o meu compromisso com Juazeiro. Sinto-me muito honrado por receber este reconhecimento”.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 10:30

Serviço de Psicologia trabalha o Setembro Amarelo com funcionários e colaboradores do HDM/IMIP

O serviço de psicologia começou a trabalhar, nesta segunda-feira (24), o Setembro Amarelo com funcionários e colaboradores do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina. A iniciativa tem como objetivo promover um diálogo franco sobre o suicídio, que já é considerado questão de saúde pública no Brasil. "Os profissionais da saúde precisam estar preparados para atender a uma demanda como essa, mas também devem receber os cuidados necessários para não se tornarem vítimas de um sofrimento psíquico intenso", esclarece a psicóloga Jéssica Melo. 

O fenômeno do suicídio entre profissionais da saúde é uma realidade. Os estudos dão conta de que a quantidade de casos entre jovens estudantes de medicina e médicos recém-formados, por exemplo, vem aumentando assustadoramente. Muito disso vem do fato dos profissionais da saúde terem que interagir de maneira intensa com o sofrimento das outras pessoas e, ao mesmo tempo, negligenciar as suas próprias fragilidades.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 10:00

Prazo para requerer segunda via de título termina nesta quinta-feira (27)

Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. O documento não é o único aceito no pleito de outubro e o eleitor pode se apresentar com outros, desde que seja oficial com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou passaporte.

Para solicitar a segunda via do título, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou ainda ter recebido multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e leis conexas. Multas devem ser pagas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida pelo cartório eleitoral e podem variar de R$ 1 a R$ 35,14.

Agencia Brasil
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 09:46

PRF confirma: Três mulheres e uma criança morrem após grave acidente na BR-428, em Petrolina (PE)

Conforme este Blog informou um grave acidente aconteceu na manhã desta terça feira (25)  na BR-428, próximo à Serra da Santa, em Petrolina. A Policia Rodoviaria confirmou que três mulheres e uma criança morreram no local. O acidente envolveu uma van, que transportava passageiros do município de Orocó, também no Sertão, uma caçamba e uma caminhonete.

A Polícia Rodoviária Federal continua no local do acidente. 14 pessoas feridas foram encaminhadas para o Hospital Universitário de Petrolina (HU). Entre os pacientes, três foram encaminhados para a sala vermelha da unidade de saúde e de acordo com a PRF devido a gravidade existe o risco de morte.

Foto: watsap
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 09:30

ABSURDO: MULHER PASSA MAL NO CENTRO DE JUAZEIRO E SAMU NÃO SOCORRE PORQUE NÃO TEM MACA

Por mais que os vereadores governistas argumentem que houve avanços, que a Secretaria de Saúde justifique que a avaliação do PMAQ sobre a atenção básica melhorou, mas existem setores na saúde do município que precisam ser melhor avaliados.

 Na manhã desta terça-feira (25) uma senhora passou mal no Terminal de Ônibus Urbano, no centro da cidade, e o Professor João Pereira Régis, presidente da Associação dos Professores Aposentados e Pensionistas de Juazeiro ligou para o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e a resposta do médico de plantão é que “não tinha maca para prestar assistências aos pacientes”.

“Com uma ineficiência dessa é melhor fechar. A mulher passou mal, nós ligamos para o SAMU e a resposta do Dr. Leal é que as macas estão todas presas nos corredores dos hospitais. Se não tem como funcionar é melhor fechar. Prá que SAMU com tanta ambulância parada, quebrada e as que funcionam não tem maca. Isso é um absurdo” lamentou o professor aposentado.

Corpo de Bombeiros

Atendendo um pedido do Professor Régis o socorro foi efetivado por uma equipe do Corpo de Bombeiro de Juazeiro, membros do 9º Grupamento de Bombeiro Militar.

Da redação
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 09:00

Inscrições abertas para a 15ª Semana de Ciência e Tecnologia

De 16 a 19 de outubro, o Sesc Petrolina vai realizar em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este ano, o evento traz como tema “Ciência para Redução das Desigualdades”, chamando atenção para o debate sobre a contribuição das Ciências Sociais e Humanas. Palestras, oficinas e exposições vão atender a comunidade e estudantes de escolas públicas e estaduais.

As atividades vão acontecer no Teatro Dona Amélia, em salas de aulas e no ginásio da Unidade. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente através do site www.snct2018.sescpe.com.br.

Ler Matéria Completa
Ascom Sesc Petrolina
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 08:30

Prefeitura de Petrolina divulga programação da campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

Com o objetivo de imunizar os cães e gatos da cidade contra a raiva, a Prefeitura de Petrolina segue com a campanha de vacinação até o final o mês. Iniciada no último dia 15 de setembro, a ação continua com os profissionais percorrendo todos os bairros e localidades da cidade, nas áreas urbana e rural. A expectativa é que, durante a campanha, sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, atualmente, estimada em 40.522 animais e 100% dos felinos, com 6.586.

Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos. De acordo com a coordenadora e veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, os animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 08:00

Fórum 'Acidentes de trânsito' está com inscrições abertas em Petrolina

Para finalizar a Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Petrolina irá promover o Fórum  'Acidentes de Trânsito', no próximo sábado (29) às 16h, no auditório da Facape. O evento é voltado para profissionais do trânsito, como motoristas e mototaxistas, além da sociedade civil em geral. Para participar, o interessado deverá se inscrever no link AQUI

O fórum, que acontece em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA), irá discutir os números de acidentes de trânsito terrestres em Petrolina e região; ações do projeto "Vida no Trânsito", que visa reduzir o número de acidentes, bem como da atuação do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos (CRPAM); segurança do trabalho; acidentes de transporte e o impacto na previdência, dentre outros assuntos relacionados ao tema.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Karem Moraes
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 07:56

GRAVE ACIDENTE NAS PROXIMIDADES DA SERRA DA SANTA EM PETROLINA (PE)

Segundo informações que acabam de chegar à nossa redação um grave acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (25) nas proximidades da Serra da Santa, em Petrolina (PE).

O acidente envolveu uma van, que transportava passageiros do município de Orocó, também no Sertão, uma caçamba e uma caminhonete.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu após o caminhão caçamba invadir a contramão e bater na van. O carro de passeio vinha atrás e acabou saindo da pista para não se envolver no acidente.

O fato despertou à atenção de inúmeros curiosos.

VEJA AS IMAGENS AQUI

Da Redação com complemento do G1 Petrolina
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 07:30

Eleições 2018: Joseph e Isaac Melo lideram o ranking de maior e menor idade nesta eleição, em Juazeiro

A eleição de outubro próximo deve colocar no páreo, no país, candidatos que vão dos 18 aos 89 anos de idade, como é o caso da candidata Rhamitres Martinelli (PSD-SP), de 18 anos, e Vicente Arruda (PR-CE), que busca a reeleição para o sétimo mandato, aos 89 anos de idade. Caso eleito termina a próxima legislatura com 93 anos.

Dados do TSE apontam que dos 28.508 candidatos registrados três nasceram em 2000, completando 18 anos em 2018. A Faixa etária que tem mais candidatos é entre 45 e 49 anos, onde 4.590 candidatos concorrem. Dos candidatos com domicílio eleitoral em Juazeiro, Joseph Bandeira, com 68 anos, Reverendo Kenaidy Amorim (PSL), com 62 e Reinaldo Saturnino (PTC), com 61, são os mais velhos na disputa. 

O mais jovem é Isaac Melo (PR), com 32 anos, seguido por Agnaldo José (PSOL), que completa 43 anos nesta quarta-feira (26). Mais uma curiosidade em relação à idade dos candidatos com domicílio eleitoral em Juazeiro: Targino Gondim (PV), candidato a deputado federal, completa 46 anos, a mesma idade de Isaac Carvalho, no dia 07 de outubro, data da eleição.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 06:30

Polícia Militar da Bahia representa a América Latina em evento de combate à violência na Índia

A partir da próxima sexta-feira (28), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) irá representar a América Latina na Cúpula Mundial Contra a Violência e Extremismo, que ocorrerá em Mumbai, na Índia, até o dia 3 de outubro. A participação no evento surgiu em função da parceria entre a corporação baiana e a organização internacional Arte de Viver, que ajuda os policiais no desenvolvimento das suas atividades, com o fortalecimento de ações que sensibilizem para o autocuidado e autoconhecimento.  

A Cúpula tem por finalidade traçar políticas globais de combate à violência. O convite foi feito à Polícia Militar pelo fundador da Associação Internacional para os Valores Humanos, e também da Arte de Viver, Sri Sri Ravi Shankar, juntamente com o líder religioso Dalai Lama. A ideia é que sejam propostas soluções reais, além de estabelecer networks de suporte com outros líderes civis e gestores, como prefeitos, educadores, políticos e executivos da polícia.

Ler Matéria Completa
Ascom Gov Bahia
publicado em 25 de Setembro / 2018 às 06:00

Manga do Vale do São Francisco ganha o mercado da África do Sul

A manga produzida no Vale do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia, tem um novo destino para exportação: a África do Sul. É a primeira vez que as frutas cultivadas na região estão sendo enviadas ao país, depois de 5 anos de negociação. Serão 50 mil quilos embarcados a partir do Porto de Santos. "Até o momento era mais o mercado norte-americano que comprava, um mercado difícil, em que a gente briga com outros países muito mais competitivos que o Brasil. Então, a gente está otimista, esperamos vender cada vez mais", conta Daniel Briso, diretor de uma fazenda exportadora.

Das mais de 1 milhão de toneladas de frutas produzidas anualmente no Vale do São Francisco, 200 mil são vendidas para fora do país. E a expectativa é de embarcar um volume 15% maior neste ano, em comparação com 2017. "A safra está bem produtiva, a qualidade também muito boa, e temos certeza de que, com o câmbio ajudando e os mercados aumentando o consumo, tanto na Europa como nos Estados Unidos, iremos realmente encerrar essa safra com chave de ouro", diz o produtor Caio Coelho.

Paulo Ricardo Sobral Globo Rural
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 23:00

Artigo - Responsabilidade social e a contribuição das IES para um país melhor

Janguiê Diniz*

Começamos a 14ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Até a próxima semana, centenas de instituições de educação superior de todo o Brasil realizarão milhares de atividades com foco em diversas áreas, como saúde, justiça, lazer, cultura e meio ambiente. Em comum, todas visam a promoção do bem-estar da comunidade acadêmica e também dos indivíduos que vivem nos locais onde as instituições estão localizadas.

Desenvolvida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a iniciativa integra um projeto mais amplo: a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que contempla atividades realizadas ao longo de todo o ano por IES brasileiras, públicas e particulares, associadas ou não à entidade.

Mais do que um conceito, responsabilidade social é uma prática constante no dia a dia das instituições particulares de educação superior brasileiras. Sabedoras de que a formação de profissionais e cidadãos conscientes das suas atribuições para a construção de um país mais justo é a sua maior responsabilidade social, as IES não se furtam de intensificar essa atuação por meio de ações que ultrapassam os limites delimitados por seus muros.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 22:47

Bahia: meteorologia prevê fenômeno El Niño durante primavera e início do verão 2019

“A maioria dos modelos dinâmicos e estatísticos, gerados pelos principais centros internacionais de Meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 60% que se desenvolva um novo episódio de El Niño, durante o fim da primavera/2018 e início do verão de 2019”, diz a nota técnica do Inmet.

Caso haja uma confirmação do fenômeno El Niño, ele provavelmente será de curta duração e terá intensidade baixa ou moderada. “É fundamental esperar por atualizações futuras do progresso do El Niño através do monitoramento da TSM no Pacífico, pois existem outros fatores, como a temperatura na superfície do oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da Região Sul, que poderão influenciar o regime de chuvas no Brasil, dependendo da combinação destes fatores durante esta estação”, aforma a nota técnica do Inmet.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 22:30

Escolas Municipais realizam a 4ª Edição do Piquenique Literário em Juazeiro 

As escolas municipais Nossa Senhora das Grotas, Guiomar Lustosa e o Educandário João XXIII realizaram na última sexta-feira (21), a 4ª edição do Piquenique Literário, um projeto que desperta nos alunos o gosto pela leitura, compartilha histórias infantis, além de realizar momentos de brincadeiras educativas, apresentações teatrais e musicais.

O Piquenique Literário acontece há quatro anos em 22 escolas do município, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura nas crianças. O projeto foi idealizado através do ‘Correção de Fluxo Escolar’ - um programa em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que alfabetiza e recupera a aprendizagem dos alunos atrasados em séries do ensino fundamental, fazendo com que eles saltem até dois anos escolares, ao mesmo tempo em que resgatam a autoestima e desenvolvem outros aspectos socioemocionais.

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 22:00

Sem chuvas, a Seca castiga produção de mel de abelha no semiárido

Por mais de seis anos, a seca vem castigando o Nordeste. Neste cenário de dificuldades, algumas produções foram drasticamente reduzidas, como é o caso do mel de abelha. No Nordeste, o alimento teve queda de 80% devido à estiagem prolongada. As perdas de enxames foram da ordem de 85% somente em Pernambuco. Para reverter a situação e conseguir recuperar suas criações, os apicultores estão investindo em técnicas simples de manejo capazes de minimizar o abandono de abelhas das colmeias, já que o inseto necessita de flora para se desenvolver.

Os números que comprovam a crise fazem parte de estudo da Universidade Federal do Ceará e foram apresentados pelo apicultor e engenheiro agrônomo Afonso Odério. “Pernambuco, em todos esses seis anos de seca, caiu tanto em produção de mel quanto na quantidade de enxames. É preciso realizar práticas continuadas, além de se adequar ao ambiente e a seu clima”, explicou o engenheiro, ao complementar que a cidade de Moreilândia, no Sertão do Estado, foi a que menos sofreu perdas devido ao manejo realizado pelos apicultores nos enxames.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 21:30

VOTO CONSCIENTE: CAMPANHA NÃO TROQUE SEU VOTO POR ÁGUA ORIENTA POPULAÇÃO DO SEMIÁRIDO

Nas eleições de 2018, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) retoma a campanha “Não Troque Seu Voto por Água”. Este ano, diante da atual conjuntura, a campanha provoca uma reflexão sobre a importância do voto para a retomada de políticas que garantam os direitos da classe trabalhadora e que também fortaleçam a convivência com o Semiárido.

“Este ano o nosso desafio com essa campanha se amplia porque agora não é apenas o direito a água que está em cheque. Estamos vivenciando um retrocesso que tem levado centenas de pessoas a uma situação de miséria e fome; e alguns candidatos têm usado essa situação de vulnerabilidade das pessoas para garantir votos. Então, nós estamos orientando o povo que não é assim que elas terão uma melhor condição de vida. Pelo contrário!”, defende o coordenador da ASA pelo estado de Pernambuco, Alexandre Pires.

Ler Matéria Completa
Asa Brasil
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 21:00

Crianças de Casa Nova, Bahia e de Petrolina (PE) não deixam a tradição da sanfona morrer

Luiz Gonzaga em vida pediu para não deixar o forró morrer. Solicitou que a valorização da cultura da sanfona fosse garantida para que os jovens tomassem conhecimento que ele foi o Rei do Baião. Passados 29 anos desde que Luiz Gonzaga "partiu", no dia dia 02 de agosto de 1989, o cenário de crianças e  jovens querendo aprender tocar sanfona cresce.

Enquanto as vozes de expoentes do forró nordestino, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, soam nas rádios e embalam reuniões familiares, ocorre o que os novos talentos do cancioneiro costumam chamar de afinidade, encantamento. 

Um desses exemplos esta em Joandson Oliveira de Souza, natural de Casa Nova, Bahia, com apenas 9 anos e uma vontade enorme de um dia "ser cantor e sanfoneiro". Outro exemplo é Luiz Miguel, cinco anos. Natural de Petrolina, já traz no curriculo participações no Festival de Sanfoneiros do Vale do São Francisco. Os dois são apaixonados pelo som da sanfona e o aprendizado de música.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 20:49

POR MEIO DE NOTA SINSERP CONTESTA DENÚNCIA DE MORADOR DO JARDIM VITÓRIA

Em email ao Blog Geraldo José a direção do Sindicato dos Servidores Municipais contesta denúncia veiculada na noite desta segunda-feira (24) formulada por um morador do bairro Jardim Vitória (Veja aqui). Confira a nota do Sinserp:

O Sinserp- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro- BA, vem através deste importante meio de comunicação, esclarecer sobre nota divulgada nesta segunda (24); trata-se de uma denúncia em relação ao volume alto do som num evento que aconteceu neste domingo (23) nas dependências do Clube de Campo Sinserp, localizado no Bairro Jardim Vitória.

Alunos da Escola Rui Barbosa e a Coordenadora do Projeto 1º Passo Para a Saúde, realizaram um evento beneficente em prol do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, Fundação Lar Feliz e Comemoração ao Dia das Crianças (que acontecerá em Outubro).

A programação contou com a participação de vários artistas locais e alguns parceiros que ajudaram a realizar o evento.

Lamentamos muito pelo morador que se sentiu incomodado, porém felizmente a denúncia não procede, a organização da festa seguiu rigorosamente as normas determinadas pela Semaurb- Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Urbana.

Entendemos e respeitamos o direito a paz e sossego dos moradores do entorno.

 Ascom Sinserp

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.