Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Janeiro / 2020 às 06:00

Tudo pronto para o Concurso do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval 2020 de Juazeiro

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) realiza nesta sexta-feira (24) a escolha da Corte Real que vai comandar a alegria do Carnaval de Juazeiro nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020. O local do evento será a Praça de Alimentação do Juá Garden Shopping, a partir das 18h. Os candidatos desfilam para um Júri Especial, formado por cinco pessoas das áreas de entretenimento, moda, beleza e música, que fará a escolha do Rei Momo, Rainha e duas Princesas, que irão reinar como embaixadores da folia no período carnavalesco.

Na primeira etapa estabelecida pelo edital nº 006/2019, a coordenação do carnaval recebeu as inscrições dos candidatos e selecionou 12 mulheres e seis homens, formando o quadro de efetivos e suplentes. Na triagem final, a coordenação definiu o quadro de efetivos com dez concorrentes, que serão submetidos ao parecer dos jurados: três homens disputam o posto de Rei Momo e sete mulheres os postos de Rainha e duas Princesas.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 23:00

Artigo - A esquecida indústria brasileira

Ainda me lembro de que, nos anos 80, os empregos sobravam, o caderno de empregos do jornal O Estado de S. Paulo era enorme, a indústria brasileira contratava a níveis elevados. E o mais interessante é que a cada dia surgiam novas pequenas e médias empresas. Isso em pleno regime militar, com um número enorme de empresas estatais, que obtinham “dinheiro barato no exterior” desde 1965.

Se, numa análise perfunctória, observarmos o crescimento do Brasil desde 1980 até hoje, teremos um crescimento médio da economia de 2% ao ano. Naquela época, 1/3 da riqueza do nosso país vinha da indústria. Bons tempos aqueles. A grande verdade é que as sucessivas crises que abateram o mercado internacional desagregaram o capital outrora relativamente barato em temos de empréstimos, muito diferente do que ocorre hoje em dia.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 22:34

Casa Nova: Crianças de escola pública usam o mato para fazer necessidades fisiológicas, denuncia moradora

Em vídeo gravado pelo comunitário conhecido como Avelar do Pipa, que circulou nas redes sociais nesta quinta-feira (23), uma moradora da comunidade de Baraúna, Conceição, denunciou o que considera um descaso por parte da gestão pública em Casa Nova, em relação a uma escola da comunidade.

De acordo com a senhora Conceição, as crianças da escola estão fazendo as necessidades fisiológicas no mato, correndo riscos de serem, inclusive, picadas por cobras e outros bichos peçonhentos: “Juntaram tudo nesse colégio, é dois turnos que tem, ai situação, com as professoras, ficam os meninos sem saber pra onde vai, pra qual lado do mato vai e eu fico preocupada lá de casa, por medo de cobra, prestando atenção nas crianças, porque eu não trabalho na escola não... e ai então tem muitos alunos, que chegam aqui, os bichinho ficam sem saber pra onde correm, quando vai num banheiro, que não tem”, denunciou.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 22:00

Em encontro, prefeitura tira dúvidas de investidores sobre PPP da Iluminação Pública de Petrolina 

Durante dois dias, empresas interessadas em participar da Parceria Pública Privada (PPP) da Iluminação Pública de Petrolina, puderam tirar dúvidas e sugerir alterações no edital que está em andamento. Este primeiro encontro foi realizado na sede do BNDES, na capital do Rio de Janeiro, nesta terça (21) e quarta-feira (22).

 Durante os dois dias, participaram do evento o representante da Prefeitura de Petrolina, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, funcionários do BNDES ligados ao setor e 5 empresas, sendo 3 delas multinacionais. O encontro tem como finalidade tornar o edital, que está em fase de elaboração, o mais claro possível para todos àqueles que devem participar.  

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 21:30

Moradores do distrito de Lajedo, na zona rural de Petrolina, ficam ilhados após chuva

Cerca de 50 famílias que moram no distrito de Lajedo, na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco, estão ilhadas. O riacho que corta o vilarejo encheu depois da chuva forte que teve no local. Choveu cerca de 220 milímetros. A água da chuva também encheu a barragem de Tanque Novo. Até o fim do ano passado, a barragem estava completamente seca. No início deste mês, encheu um pouco após uma chuva. No entanto, com as oito horas de chuva forte da quarta-feira, o local transbordou.

Nesta quinta-feira (23), o volume da água baixou um pouco, porém, para fazer a travessia na única estrada que dá acesso ao vilarejo, os moradores precisam se aventurara. “É o jeito pra fazer compras, porque a gente está sem nada em casa”, diz a agricultora Amélia Santos Ribeiro.

Ler Matéria Completa
G1 Foto: Reprodução TV Grande Rio
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 21:05

Chuvas continuam caindo e comunidade do interior de Casa Nova registrou 183 mm na quarta (22)

As áreas de instabilidade da ZCIT continuam ativas sobre o norte do Nordeste e provocam muita chuva sobre vários estados, incluindo a Bahia. Em Petrolina e Juazeiro o acumulado de chuvas nesta quinta-feira (23), até às 20h, foi de 26mm, com variações para mais ou menos, a depender da localidade.

Na quarta-feira (22), conforme Adailton Souza, morador de Salgadinha, no interior de Casa Nova, chegou a cair 183 milímetros de chuva na comunidade. “Foi muito forte a chuva aqui na Salgadinha, na quarta-feira, tá tudo cheio e a gente muito alegre”, comemorou. Para esta sexta-feira (24), de acordo com o Climatempo, a previsão média é de 10mm de chuvas na área urbana em Juazeiro e Petrolina.

Da redação GJ Notícias/Com informações do Climatempo
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 20:30

Leitor da Rua Toufic Nicola Khoury diz que após chuvas agora enfrenta esgoto estourado

 Leitor da Rua Toufic Nicola Khoury diz que após chuvas agora enfrenta o esgoto estourado.

Confira:

"Hoje, 23 de janeiro, após o grande alagamento na Rua Toufic Nicola Khoury a rua agora enfrenta o esgoto estourado, além de já ser comum esse problema na rua nessa época chuvosa tudo piora. Além da sujeira e liberação de dejetos a céu aberto ainda se convive com a possibilidade de contaminação em decorrência de ser a mesma rede de esgotos de um HOSPITAL, CLÍNICA VETERINÁRIA E LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS, todos de médio a grande porte, e que fazem parte da mesma rede de esgotos. Reclamar ao SAAE do esgoto informam uma espera de 72 h em dias normais".

André Braga

Espaço do Leitor
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 20:00

Caravana da Saúde registra 273 atendimentos no posto do bairro João XXIII

Nesta quarta-feira (22) os atendimentos da Caravana da Saúde foram levados para o posto de saúde do bairro João XXIII. Em sua 199ª edição, este programa de governo, criado em janeiro de 2016, já se consolidou em Juazeiro e toda quarta-feira é motivo de expectativa nos bairros e distritos da cidade. Com atendimentos especializados e realizações de exames, a caravana já atendeu mais de 40 mil pessoas no município.  

Os moradores foram atendidos por cardiologista, endocrinologista, realizaram exames laboratoriais e eletrocardiogramas, foram disponibilizados ainda a realização de testes rápidos e, a partir desta edição da caravana, toda quarta-feira uma equipe estará realizando a emissão e atualização do Cartão SUS. Ao todo,  273 pessoas foram atendidas nesta edição.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ SESAU
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 19:30

Duplicação da Avenida Clementino Coelho avança para a segunda fase em Petrolina

Em ritmo acelerado, a duplicação da Avenida Clementino Coelho já chega a 50 %. Serão quase 2,5 quilômetros de via alargada, que irão do antigo ponto de apoio da Gontijo até à Faculdade Maurício de Nassau. Acompanhando toda a via, a obra contará com espaço para ciclistas, sendo alguns locais com ciclovia e outros com ciclofaixa. Esta semana, as equipes iniciaram a segunda etapa da obra com terraplanagem e início de pavimentação de alguns trechos. 

A duplicação está na segunda fase, que é o trecho que rotatória do Monumento da Bíblia até o semáforo. As frentes de trabalho estão, nesta semana, trabalhando na terraplanagem e  na pavimentação nas proximidades do 'Posto Mavel'. Na outra etapa, a equipe segue do outro lado da via com o planeamento do terreno. Esta etapa deve seguir por até duas semanas quando inicia o processo de colocação da massa asfáltica. 

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 19:00

Correntes do PT de Sobradinho apresentam o nome de Paulo Macedo como pré-candidato a prefeito da cidade

Em reunião do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Sobradinho-BA, realizada nesta quarta-feira (22), as correntes Avante e PT de Todas as Lutas do Partido formaram bloco e apresentaram o nome de Paulo Macedo como pré-candidato a prefeito da cidade

Paulo Macedo falou sobre a apresentação do seu nome para aprimorar o debate democrático e unir forças para uma sociedade igualitária. “O PT é o partido que luta em defesa de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária e essa construção precisar ser debatida com as forças políticas dos partidos aliado e principalmente com a própria sociedade”, afirmou Paulo Macedo. Ele destaca que os processos de construção de sua pré-candidatura será ouvindo sempre o partido e o seu diretório.

Ascom PT Sobradinho
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 18:30

'Episódio lamentável um erro dessa proporção coloca o exame em risco', diz reitora da UnB sobre erros na correção do Enem

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, disse estar confiante na capacidade técnica da equipe de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para reverter os erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apesar disso, classificou o episódio como "lamentável" e avaliou que um erro dessa proporção coloca o exame em risco. “No caso da Universidade de Brasília, utilizamos apenas uma parte das vagas — cerca de 2.100 vagas — para o Enem. Mas estamos muito preocupados, porque isso traz uma certa insegurança para os candidatos. São jovens com tantas expectativas e sonhos de entrar na universidade”, destacou.

Ler Matéria Completa
TV Correio Brasilia
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 18:00

Titular da ADEAP se reúne com representantes da empresa Syngenta em Juazeiro

Representantes da empresa global Syngenta estiveram na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) reunidos com a titular da pasta Elayne Borges e sua equipe técnica com o objetivo de firmar parcerias na realização de treinamentos a profissionais do município.

Na ocasião o gerente de assuntos públicos da Syngenta, Tiago Nogueira de Noronha, explicou que a empresa pretende desenvolver capacitações para extensionistas voltadas ao uso do solo e práticas agrícolas no município. “Já desenvolvemos esse tipo de trabalho em diversos municípios do país e acredito que aqui em Juazeiro teremos uma boa demanda devido ao clima local. Além da Prefeitura de Juazeiro pretendemos firmar parceria com outras instituições para desenvolver esse trabalho na região”, frisou.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/Ascom ADEAP
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 17:30

ACM Neto diz que PT está sem discurso e afirma que 'o mito Lula acabou'

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse, em entrevista ao jornal O Globo, que o PT está sem discurso e afirmou que "o mito Lula acabou". "Acabou o mito. E acabou o discurso. O PT primeiro tinha o discurso do golpe. Depois, o discurso do Lula Livre. Agora eles estão sem discurso. Lula saiu e não mudou nada. E o presidente Lula já não é mais a liderança que foi no passado: se esperava uma comoção, uma mobilização nacional sem precedentes e nada disso aconteceu, nem mesmo no Nordeste. Não estou querendo desprezar a força que ele ainda tem no Nordeste, mas se você for ver a passagem dele, pós-prisão, foi muito menor em mobilização do que se esperava", declarou. 

O democrata ressaltou, ainda, que o PT e o PSOL são os únicos partidos que ele descarta ter um diálogo. "Não há hoje veto a que se converse com ninguém. Nós temos que estar abertos a conversar com todo mundo. A nossa única dificuldade de conversa é com a esquerda em si, no que eu configuraria o PT e o PSOL, pois até com o PCdoB a gente dialoga no Maranhão. O único campo que eu descarto, projetando o futuro, é estar com o PT. Fora isso, dentro do partido hoje, tem várias correntes, pessoas que vão de uma simpatia pela centro-esquerda até a direita", pontuou.

Bahia Noticias
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 17:00

Açougueiro acusado de esquartejar jovem em Águas Lindas é preso na Bahia

O açougueiro de 23 anos suspeito de matar e esquartejar a ex-namorada Ketley Estefany Silva Nascimento,17 anos, foi preso. Ele foi encontrado na Bahia e deve prestar depoimento na tarde desta quinta-feira (23/1).

A vítima, natural de Paratinga (BA), morava na Cidade Ocidental (GO). Ela havia deixado a casa do namorado, em Águas Lindas (GO), após ter sido ameaçada por ele.  Os policiais localizaram o corpo dela nesta segunda-feira (20/1), na quadra 77 do bairro Jardim Pérola da Barragem II, em Águas Lindas (GO), município goiano distante cerca de 50km da Rodoviária do Plano Piloto.

Ler Matéria Completa
Correio Braziliense
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 16:36

Agência Municipal do Empreendedor faz atendimento gratuito para Declaração Anual do MEI

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) precisa fazer uma declaração todos os anos, cumprindo com suas obrigações fiscais, a chamada Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn-Simei) que pode ser feita pela internet, no Portal do Empreendedor. Durante esse período, que vai até 31 de maio, a Agência Municipal do Empreendedor também oferece apoio para quem tiver dificuldades em acessar o site.

Para fazer a declaração, o MEI deverá informar os valores brutos faturados no ano passado. De acordo com o diretor da AGE, Sebastião Amorim, mesmo os que não tiveram movimentação financeira em 2019 precisam declarar. "Essa declaração específica para o microempreendedor individual é diferente da declaração do Imposto de Renda, para pessoa física.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 16:00

Prazo para o envio de propostas para concessão de uso da lanchonete da UPAE/IMIP de Petrolina encerra dia 27

Encerra na próxima segunda-feira (27) o prazo para o envio de propostas visando à concessão de uso da cantina/lanchonete da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP). 

O espaço dispõe de 4.214,04m² e as empresas interessadas deverão comprovar experiência dos itens pontuados no Termo de Referência (TR) e entregar a proposta na própria UPAE, localizada na Av. Coronel Antônio Honorato Viana, s/n, bairro Gercino Coelho, Petrolina-PE, de segunda a quinta, das 7 às 17h, e na sexta das 7 às 16h. 

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 16:00

COLÉGIO ESTADUAL HILDETE LOMANTO DISPÕE DE 175 VAGAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Com tradição no ensino de Jovens e Adultos em Juazeiro (BA), o Colégio Estadual Hildete Lomanto mantém seu compromisso de levar conhecimento a estudantes da região, em especial, aquelas pessoas com idade a partir de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio.

Com esse propósito, a instituição está disponibilizando 175 vagas no período noturno para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. As vagas são distribuídas no Tempo Formativo III Eixo VI, que corresponde ao primeiro e segundo anos do ensino médio, Tempo Formativo III Eixo VII, que correspondente ao terceiro ano do ensino médio e na modalidade Tempo de Aprender.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 15:26

Miguel anuncia pavimentação de 12 corredores de ônibus em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina vai investir R$ 15,2 milhões em obras para melhorar a mobilidade em corredores de transporte coletivo. A ordem de serviço será assinada nesta quinta (23) pelo prefeito Miguel Coelho. A solenidade ocorrerá na Rua do Nordeste, no bairro José e Maria, a partir das 19h.

Serão pavimentadas 12 ruas e avenidas nos bairros Loteamento Recife, Vila Débora, Padre Cícero, Santa Luzia, Dom Avelar, José e Maria, Pedro Raimundo, Park Massangano, Cosme e Damião e Vila Eulalia. Todas tem fluxo permanente de ônibus, formando um eixo estratégico para a mobilidade de Petrolina. As obras tem previsão de entrega de oito meses.

Confira as vias contempladas:

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 15:01

Palestra sobre finanças para mulheres será realizada hoje em Petrolina

 

As mulheres que desejam aprender a cuidar melhor do seu dinheiro têm uma oportunidade de formação gratuita em Petrolina. O projeto 'Mulheres Que Transformam' realiza hoje uma palestra solidária abordando organização financeira para o público feminino. A atividade será às 19h, no Espaço Janela 353.

As participantes poderão entender melhor como conquistar e/ou expandir a sua independência financeira. "A palestra abordará sobre a importância das mulheres aprenderem a cuidar e controlar o seu dinheiro, da família, do negócio, assim como identificar oportunidades geradoras da sua independência financeira com dicas preciosas", explica a palestrante Minéya helga, economista e consultora. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 14:33

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo cadastro reserva para Técnico de Enfermagem 

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo cadastro reserva para Técnico de Enfermagem. O processo seletivo é destinado ao preenchimento de cadastro reserva na categoria de Técnico de Enfermagem; Interessados deverão enviar currículo vitae para e-mail hrj.selecao@gmail.com, nos dias 25,26 e 27 de Janeiro de 2020. Para participar de todas as etapas do processo seletivo, o candidato deverá comprovar habilitação profissional do COREN-BA.

Ascom HRJ Andrea Sued
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 14:00

SESP segue com ações preventivas para minimizar efeitos das chuvas

Dando sequência às ações emergências para reparar os danos causados pelas chuvas intensas que caem em Juazeiro, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) nesta quinta-feira (23), está executando a desobstrução das baronesas na Barragem São Geraldo e realizando a limpeza nas manilhas do canal Malhada próximo aos bairros Alto da Maravilha e João XXIII.

O objetivo da limpeza é manter livres os cursos d’água e esgoto através da remoção de vegetação aquática, além da retirada de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens. “Todos os canais foram limpos ano passado. Mas, infelizmente encontramos uma quantidade de lixo considerável que são jogados nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade da limpeza executada”, pontuou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 13:30

Criança de dois anos morre após cair em um buraco no distrito de Vermelhos, em Lagoa Grande

Uma criança de dois anos morreu na quarta-feira (22) no distrito de Vermelhos, na Zona Rural de Lagoa Grande, Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, o óbito está sendo investigado para esclarecer se houve afogamento. De acordo com a polícia, duas crianças caíram em um buraco feito para construção de uma fossa e que tinha muita água acumulada após a chuva. Uma das crianças reagiu ao atendimento dos primeiros socorros, mas a criança de dois anos, não resistiu e morreu. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso, que está sob o comando da 215ª Delegacia de Lagoa Grande.

G1 Petrolina Foto Redes Sociais
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 13:13

METEOROLOGIA ALERTA PARA CHUVA FORTE NO SERTÃO. DEFESA CIVIL DIZ QUE É PARA SEGUIR ORIENTAÇÕES EM CASO DE EMERGENCIA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuva com intensidade forte para três regiões de Pernambuco. O aviso, emitido é válido por 24 horas. Segundo o órgão, a previsão é válida para o Sertão, o Agreste e a Zona da Mata. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

O boletim prevê chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia. Há ainda a possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 km/h, além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido ainda para regiões de outros sete estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Ler Matéria Completa
Redação Blog com informações Folha PE
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 13:00

Lei anticrime entra em vigor nesta quinta-feira, 23

Começa a vigorar nesta quinta-feira (23) a Lei 13.964/2019, conhecida como pacote anticrime, aprovada pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de dezembro do ano passado.

Houve 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso. O pacote reúne parte da proposta apresentada no início deste ano pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e trechos do texto elaborado pela comissão de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 23 de Janeiro / 2020 às 12:32

Confira os preços dos produtos comercializados no Mercado do Produtor nesta quinta-feira (23)

Quem pretende fazer as compras nesta quinta-feira (23), no Mercado do Produtor em Juazeiro, vai encontrar o quilo do maxixe por R$ 2,75; o quilo da cebola roxa está custando R$ 1,45. Já o molho da alface é vendido por R$6,00 e o quilo do pimentão  custa R$1,50. 

Confira a cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor no site da Prefeitura de Juazeiro. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto municipal. O Ceasa de Juazeiro é o 4º maior entreposto em volume e comercialização do país de acordo com a CONAB. 

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.