Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 09 de Dezembro de 2016
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 23:00

Artigo: De 1 milhão de mortos para 1 milhão de cisternas

Na seca de 82 a estimativa foi que pelo menos 1 milhão de Nordestinos ainda morreram de inanição, isto é, fome ou sede. Nessa seca que vem de 2012 até 2016, não há registros de mortes por inanição, nem o fenômeno das grandes migrações, nem frentes de emergência e muito menos saques nas cidades do sertão.

O IX ENCONASA – Encontro da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) -, acontecido entre 21 e 25 de novembro, em Mossoró, constatou que passamos de 1 milhão de mortos para 1 milhão de cisternas. Além do mais, houve 200 mil replicações de tecnologias para armazenar água para produção. Enquanto as cidades passam grande necessidade no Semiárido - por falta das adutoras - e o gado da “classe média rural Nordestina” morre por falta de água e ração, o povo que sempre foi vítima das tragédias humanitárias das secas está bem melhor que os demais. Aprendeu com a captação da água de chuva, o manejo da caatinga, a criação de animais resistentes à seca, assim por diante.

Mas, o governo atual voltou com o discurso do “combate à seca”, eliminou os programas de convivência com o Semiárido e despejou novamente os recursos no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), sob comando do PMDB. O raciocínio dispensa comentários e o redirecionamento das verbas o mesmo.

Os tempos brasileiros são de retrocesso generalizado, o Nordeste não iria ficar de fora. Foi-se o tempo dos investimentos por aqui, ainda que tantas vezes equivocados, mas parte foi corretamente direcionada ao novo paradigma da convivência, produziu frutos e garantiu vidas.

Foi pouco dinheiro, prazo de 15 anos, mas suficientes para melhorar a vida do povo do que em 500 anos das oligarquias.

Sabemos que quem está no poder não tem interesse algum no povo do Semiárido. O jogo de compadrio entre o STF e Renan, Moro e Aécio, Temer e coronéis é tipo sexo explícito. Não há o que esconder.

Esse governo tem cara de 200 anos atrás, mas nós vamos manter vivo o paradigma da convivência com o Semiárido. Quem já nasceu velho, não tem futuro. A convivência é o novo, portanto, o presente e o futuro.

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 22:30

Movimentos sociais protocolam pedido de impeachment de Temer

Representantes de movimentos sociais protocolaram hoje (8) na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer. O documento é assinado por 19 pessoas, entre juristas e líderes de organizações da sociedade civil, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

O documento foi entregue à Secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara. De acordo com o texto, há “fortes indícios de atos ilícitos” por parte de Michel Temer no episódio em que o ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, pressionou o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, para que interviesse junto ao Iphan a fim de liberar a construção de um edifício de alto padrão em Salvador, onde Geddel adquiriu um imóvel. “Nós entendemos que Temer cometeu advocacia administrativa. Utilizou do seu cargo para patrocinar interesses particulares. Teve um ministro que cometeu uma irregularidade e o presidente em vez de reprimi-lo o apoiou”, disse Vagner Freitas, presidente da CUT.

Segundo Marcelo Neves, professor de Direito Público da Universidade de Brasília, um dos juristas que acompanhou o grupo, a conduta do presidente se enquadra nos crimes previstos no artigo 7º e 9º da Lei de Crimes de Responsabilidade (1079/1950), que tratam do abuso de poder no exercício do cargo público. O professor aponta ainda o cometimento dos crimes comuns de concussão e advocacia administrativa, previstos nos artigos 316 e 321 do Código Penal. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, não estava presente durante a entrega do pedido. O Palácio do Planalto informou, por meio da assessoria de imprensa, que não irá comentar. 

Agência Brasil
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 22:00

Petrolina recebe visita da coordenadora da Atenção Domiciliar do Estado

Fortalecendo a rede SUS na região a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Petrolina recebeu na manhã dessa quarta-feira, 07 a visita da Coordenadora da Atenção Domiciliar da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco a Sra. Florisneide Aragão.

A coordenadora, que sempre admirou Petrolina buscou observar as experiências exitosas da gestão Júlio Lossio com o SAD e possibilitou maior interação entre as diversas ações que contemplam o programa

A Coordenadora do Programa Melhor em Casa em Petrolina, Natália Ramos, explica mais sobre essa manhã, "O programa em Petrolina tem fortalecido intensamente a qualidade de vida daquelas pessoas que não podem estar se deslocando aos hospitais, cada paciente com sua atenção especial e afetuosa esse é o diferencial do nosso atendimento", afirmou.                

Petrolina Atende hoje média de cerca de 152 pacientes tem 03 equipes Equipe Multiprofissional da Atenção Domiciliar (EMAD), formada por assistente social, enfermeiro, médico e Técnico de enfermagem, ainda no programa o município conta com uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) que é formada por nutricionista, fisioterapeuta e Psicóloga                       

Para a coordenadora estadual, Florisneide Aragão Petrolina está de parabéns pelos avanços e qualidades dada as pessoas pelo programa. "Todos muito competentes, sabemos que fazer gestão não é fácil, vocês foram foi incumbido por que têm mérito, parabéns todos que fazem o SAD de Petrolina", declarou.  

Ascom/Petrolina
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 21:30

RONDESP NORTE APREENDE MACONHA E PRENDE TRAFICANTE NO RESIDENCIAL JUAZEIRO I

Nesta quarta-feira (7), uma equipe da RONDESP NORTE realizava rondas no Bairro Residencial Juazeiro I, quando recebeu informações de que uma pessoa estaria vendendo drogas na esquina da rua G, próximo à quadra de esportes. A guarnição deslocou até o local informado e localizou o suspeito identificado como sendo DEIVEDY VICTOR SANTA FÉ, 20 anos, o qual se encontrava em posse de onze “DOLÕES” de erva seca, supostamente MACONHA e a quantia de R$ 60,00 em espécie, o qual informou aos Rondespianos que o valor era proveniente da venda do entorpecente.

O acusado informou ainda que em sua residência, haveria mais drogas. Os Rondespianos deslocaram até o endereço informado e na busca domiciliar foi encontrada aproximadamente 780g gramas de erva seca do tipo MACONHA. O acusado foi encaminhado à delegacia juntamente com a droga apreendida.

Com informações da Rondesp Norte
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 21:00

SEM TERRA REALIZAM ENCONTRO REGIONAL DO NORTE DA BAHIA

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) realizou nesses dias 07 e 08 de dezembro, no Clube do Sinserp, em Juazeiro, seu XVII Encontro da Regional Norte da Bahia, reunindo militantes dos municípios de Campo Formoso, Ponto Novo, Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes e Remanso. Cerca de 280 participantes, que além de avaliar as ações do ano de 2016, pretendem traçar os novos passos da luta pela reforma agrária, em tempos de profunda crise política, institucional e econômica no Brasil.

Nas atividades, uma mesa de abertura reuniu o Coordenador Regional do MST, Jovanildo de Jesus (Teixeira), o Vereador Sem terra, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Tiano Felix (PT), a liderança do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Maíra, o militante do MST de Pernambuco, Florisvaldo Alves, o Diretor do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Juazeiro, o presidente do Sinserp, Cícero Sales, o vereador eleito de Casa Nova, Uilian Pereira, Emmannuel Victor e o Secretário de Agricultura do Município de Juazeiro, Jorge Cerqueira, representando o Prefeito Isaac Carvalho.

Na sequência dos trabalhos, a Análise de conjuntura, com foco na política e criminalização dos movimentos sociais coube a Márcio Matos, representando o Deputado Federal Valmir Assunção (PT), um momento muito importante para incentivar a avaliação interna do movimento, tendo como base aspectos como os avanços, os limites e os novos desafios para o MST e toda a luta pela reforma agrária, nesse atual cenário de incertezas políticas que passa o país.

Para o Coordenador do MST Regional Norte da Bahia, Jovanildo de Jesus (Teixeira), essa é uma oportunidade de reflexão e análise, diante não só da crise política e econômica, mas também diante de outros desafios sociais e ambientais: "Nesse momento precisamos refletir sobre o cenário político e econômico e traçar estratégias de como combater a criminalização dos movimentos sociais, que inclui nessa questão os retrocessos dos nossos direitos até então conquistados, que atinge de forma muito violenta o tímido avanço da reforma agrária. Nos resta se organizar e preparar a militância para enfrentarmos essas dificuldades, principalmente em unidade com demais movimentos sociais comuns".

Além de mesas de debate, plenárias e planejamento de ações, o MST Regional Norte realizou nesse XVII Encontro, a composição das instâncias de organização do movimento, como a definição dos militantes que compõem os Setores da Regional e as direções das Brigadas, bem como definições de participação no Encontro Estadual do MST da Bahia, que deve acontecer em Salvador, em janeiro de 2017.

Ascom/Vereador Tiano Félix
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 20:15

Fernando Filho acompanha presidente Michel Temer em visita a Pernambuco

O ministro das Minas e Energia Fernando Coelho Filho acompanha a visita do presidente Michel Temer, nesta sexta-feira, às cidades pernambucanas de Surubim e Salgueiro.

A chegada da comitiva presidencial está prevista para às 9h30 e a primeira agenda será na barragem de Jucazinho (Surubim).

O reservatório está praticamente seco, comprometendo seriamente o abastecimento de água para todo o Agreste. A barragem, que existe há 18 anos, jamais esteve num estado tão crítico.

Na sequencia, Fernando Filho acompanhará Temer na visita à estação de bombeamento 3, do Eixo Oeste da obra de transposição do rio São Francisco, localizado no município de Salgueiro.

Por Aquiles Lopes
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 20:01

Fonoaudiologia na rede SUS é tema de palestra na programação do Dia do Fonoaudiólogo

Ainda dentro da programação do Dia do Fonoaudiólogo, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta quinta-feira (08), uma palestra sobre a contribuição da fonoaudiologia na cidade para diversos setores da rede de saúde municipal e estadual. Gilmara Barbosa, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família/Nasf destacou a importância do profissional na rede SUS. “A área de fonoaudiologia é de extrema importância para a inclusão social de pessoas que tiveram alguma dificuldade de se comunicar. Aprendemos hoje sobre a disfagia (distúrbios da deglutição), um sintoma bastante comum em várias faixas etárias. Foi um momento de troca de experiência”, disse

Em Juazeiro, o serviço funciona na Policlínica Municipal e no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris). Entre as ações desenvolvidas pelas fonoaudiólogas está o trabalho com os distúrbios da fala, audição, escrita, motricidade oral, audição, leitura e demais problemas que afetam a comunicação humana.

A fonoaudióloga, Verônica Pesqueira destacou a contribuição da Fonoaudiologia para o avanço da rede SUS do município. “O especialista contribui com o usuário da rede desde a gestação até a velhice atuando no processo de amamentação, respiração, deglutição, voz, audição e linguagem oral e escrita. Nosso objetivo é promover, prevenir, reabilitar e aperfeiçoar a comunicação humana. Em Juazeiro, tanto no Cerpris como na Políclinica os fonoaudiólogos tem feito um trabalho com excelentes resultados e proporcionando mais qualidade de vida ao paciente”, concluiu a fonoaudióloga Verônica Pesqueira.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/SESAU
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 19:30

Clipe da música de Ivete Sangalo na Grande Rio é divulgado e já é sucesso

Salve, salve! Ivete Sangalo, a protagonista do próximo desfile da Acadêmicos do Grande Rio. A escola de samba carioca vai levar para a Marquês de Sapucaí em 2017 toda a trajetória da cantora, da infância até chegar ser a diva dos palcos.

A cantora mesmo com sua agenda lotada, não deixou de acompanhar a agremiação e ficar por dentro de tudo, principalmente do enredo intitulado de “Ivete Rio a Rio” que acabou de ter seu clipe liberado para todos e promete levar toda essa rica história da diva para todos. Com certeza esse enredo ficará gravado em nossas memórias.

A cantora soltou a voz e mostrou tudo como ficou, confere aí: 

Portal Zap
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 19:00

Presentes do “Natal Solidário 2016” da UPAE/IMIP de Petrolina começam a chegar

As caixinhas do “Natal Solidário 2016” da UPAE/IMIP de Petrolina não estão mais vazias. Os primeiros presentes para os idosos do Cantinho do Aconchego (Casa do Idoso) já começaram a chegar e a campanha passa a tomar forma e a animar os colaboradores e usuários da Unidade.

Com a proposta de “realizar sonhos”, a supervisora do Serviço Social da UPAE, Nazaré Cunha, visitou a ONG e conversou com todos os 36 idosos assistidos. A maioria escolheu os presentes que desejava ganhar nesse Natal. Outros preferiram não revelar. Mas, todos ficaram muito felizes com a novidade.

“Nas caixas temos as fotos dos idosos com os seus sonhos. Quem quiser escolher um deles para apadrinhar nesse Natal é só vir à nossa Unidade, optar entre os pedidos e depois deixar a lembrança com o nome do idoso escolhido. O doador também pode escolher qualquer outro presente do seu gosto e deixar na nossa caixa, identificando apenas se a lembrança é para homem ou mulher”, esclarece Nazaré.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 18:30

CPRN PRESTA HOMENAGEM A POLICIAL ASSASSINADO

Todos os policiais do estado da Bahia, inclusive os pertencentes a região Norte, foram conclamados pelo coronel Anselmo Brandão , Comandante Geral, a prestarem, em todas as Unidades do Estado, uma homenagem em honra ao soldado e companheiro Márcio Pereira dos Santos com um ato simbólico de respeito e silêncio acompanhado da execução de 1 Minuto de Sirene e continência.

Esta homenagem ocorreu considerando a impossibilidade de comparecimento dos policiais militares de serviço ao enterro do soldado Márcio, assassinado ontem na Avenida Paralela em Salvador ao reagir de forma heroica a um assalto na defesa da sociedade.

Os policiais militares das diversas unidades pertencentes ao CPRN que estavam de serviço e não estavam em diligência ou prestes a atender alguma, realizaram o ato de homenagem. Aqueles embarcados em viaturas procuraram local seguro, parando o veículo, desembarcando, prestando continência e executando em silêncio o toque da sirene por 1 minuto.

Ascom CPRN
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 18:00

‘Toda Sexta tem Obra’ entrega mais uma Unidade de Saúde e nova casa do Bolsa Família

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) entrega nesta sexta-feira (09) mais duas obras: a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro Dom José Rodrigues e a nova casa do Bolsa Família.

A primeira obra a ser entregue será a nova Casa do Bolsa Família. A solenidade será às 11h. O novo espaço está ainda mais centralizado e confortável para o público beneficiário do programa. Funcionará na Praça da Misericórdia, onde antes ficava o Sebrae. O horário de funcionamento continua das 08h às 12h e das 14h às 17h. No mesmo ato o prefeito Isaac Carvalho fará a entrega de um novo veículo para atender as necessidades do programa.

Já a entrega oficial da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Dom José Rodrigues será às 18h. Com a reforma o prédio ganhou duas novas salas e agora a unidade conta com: recepção, sala de esterilização, consultórios médico e odontológico, sala de administração, além da reforma do sistema hidráulico, substituição de portas e batentes, troca total de cobertura e acessibilidade. Todas as salas foram atendidas seguindo aos padrões do Ministério da Saúde e essas melhorias vão oferecer um atendimento mais confortável e humanizado aos usuários. Essa será a vigésima sétima UBS entregue pela gestão municipal.

Por Daniela Duarte/SESAU e Ramáiana Leal/SEDIS
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 17:24

Pilão Arcado: Cerimônia de diplomação do prefeito eleito Afonso Mangueira, do vice-prefeito Daltro Melo, vereadores e suplentes.

Dr. Dario (Juiz), prefeito Eleito Afonso e Sec. de Estado Dep. Fed. Josias Gomes

O prefeito eleito de Pilão Arcado, Afonso Mangueira (PP), o vice-prefeito eleito, Daltro Melo (PMB), os vereadores e primeiros suplentes foram diplomados em cerimônia realizada nesta quarta-feira 7/12, no Fórum Eleitoral da 195ª Zona Eleitoral quando estiveram presentes o Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Dep. Josias Gomes, o Tenente Coronel Ubiratan Queiroz, o prefeito eleito de Casa Nova Wilker Torres e demais autoridades municipais.

O Juiz Dr. Dário fez uso da palavra desejando bom trabalho aos eleitos, franqueou a palavra ao prefeito eleito Afonso Mangueira, que agradeceu em primeiro lugar a Deus, seus familiares e em especial à toda população pilãoarcadense, pelo voto de confiança e reafirmando o compromisso de fazer da cidade um lugar melhor para se viver. "Mais um momento importante na sua vida, e na vida de todos os pilãoarcadense que torce por uma gestão de muita paz e prosperidade. É a hora e a vez de Pilão Arcado, são grandes os desafios, é muito importante que sejamos capazes de agir diante das mudanças necessárias" pontuou o prefeito. Bastante emocionado o prefeito eleito Afonso Mangueira encerrou sua fala saudando a todos os presente no auditório, e em seguida franqueou a palavra ao Vereador Rogério Luiz Dias da Silva, pela segunda vez o mais votado no município, que agradeceu à Deus, aos seus familiares e em especial ao povo da terra, que mais uma vez creditou confiança em seu trabalho desenvolvido em prol do município de Pilão Arcado. Encerrou o pronunciamento manifestando gratidão às autoridades e aos demais presentes no evento.

Ascom PMPA
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 17:00

PROCON alerta consumidor sobre o que não pode ser cobrado na lista de material Escolar

O Procon de Juazeiro elaborou a relação de itens que as escolas podem e não podem estar cobrando na lista de materiais escolares. Os itens listados pelo Procon foram proibidos com base na Lei Federal 9.870/99. Na lista é destacada a proibição da cobrança de produtos de uso coletivo. Os produtos de uso coletivos não podem ser exigidos, pois os mesmos devem ter seus custos considerados nos cálculos das mensalidades, nos caso de escolas públicas os mesmos devem ser custeados pelo Estado e Município.

OBSERVAÇÕES:

1. O material escolar cuja utilização não importe o consumo do bem deverá ser devolvido ao aluno quando do fim do período letivo, inclusive qualquer material que, embora consumível, não tenha sido utilizado.

2. É prática abusiva qualquer negativa de efetivação de matrícula ou imposição de qualquer sanção em razão da recusa de entrega de material escolar.

3. É prática abusiva exigir do consumidor produtos de marcas específicas para a compra do material ou determine que a compra seja feita no próprio estabelecimento educacional.

4. Fica a critério do consumidor escolher entre comprar os produtos da lista de material fornecido pela Instituição de Ensino e o pagamento de "valor/taxa" disponibilizada por esta, sendo vedada a imposição do seu pagamento de forma exclusiva.

5. Qualquer material não constante nesta lista deve ser solicitado com a devida justificativa e acompanhado do respectivo plano de utilização de material escolar especialmente planejado para cada série.

6. As quantidades apresentadas na presente lista são meramente exemplificativas, não sendo proibida a solicitação de maiores quantidades desde que seja apresentada a devida justificativa e acompanhada de plano de utilização de material nos termos do item acima.

Ascom
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 16:30

Condomínio Assunção de Maria convoca moradores para Assembleia Geral Extraordinária 

Os moradores do Condomínio Assunção de Maria, situado na Rua Sebastião Almeida Branco, Pedra do Lord, em Juazeiro, deverão comparecer a uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 16 de dezembro, às 19h, em primeira convocação com a maioria dos condôminos, e às 19h30 em segunda convocação com o número de presentes, no escritório da administração do condomínio ASsunção de Maria, na Rua Sebastião Almeida Branco, nº 100, Sala Comercial 01, Pedra do Lord.

Na pauta serão tratados os seguintes assuntos: Deliberação sobre o cumprimento do art. 24 do Regimento Interno do Condomínio em relação ao caso específico da LESÃO ocasionada em uma criança moradora por um Animal/Cachorro dentro do condomínio; Analisar, aprovar ou reprovar o aditivo de um parágrafo único do art. 24 do Regimento Interno do Condomínio com a seguinte redação: “Não é permitido o egresso de novos animais de médio e grande porte, tais como: Boxer, Dogo Argentino, Pastor Alemão, Husky Siberiano, Bullmastiff, Pit Bull, Rottweiler, Mastim Napolitano, Doberman, Fila Brasileiro, dentre outros que tragam insegurança, intranquilidade e insalubridade para os demais condômininos."

publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 16:30

Hospital Regional de Juazeiro convoca aprovados em Processo Seletivo 2016.2

A APMI CA – Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Castro Alves divulga nesta quinta-feira (08) convocação dos aprovados no processo seletivo 2016.2 para assumirem as vagas de Enfermagem (nível superior) e Técnico de Enfermagem.  Os selecionados interessados em assumir a vaga devem comparecer ao Departamento de Pessoal do Hospital Regional de Juazeiro até a próxima segunda-feira (12), no horário das 08h às 12h e 14 às 17h.

Enfermeiros:

Cláudia Renata Freitas Lapa

Carlas Valois Ribeiro

Técnicos em Enfermagem:

Eva Maria da Silva Souza

Misma Alves de Almeida Pinheiro 

Valdice Moreira da Silva

Ressaltamos ainda que a convocação segue a ordem classificatória e  os selecionados que não comparecerem no prazo perderão o direito de ocupar as vagas.

Ascom
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 16:00

CSTT informa interdição no trânsito na área central de Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informa que nesta sexta feira, 09, a partir das 08h o trânsito do lado direito da Praça da Misericórdia estará interditado. Os condutores que desejarem ter acesso à Rua da 28 deverão seguir pelo lado esquerdo da Praça seguindo pela Praça da Bandeira. O trânsito na via estará liberado a partir das 13h. A CSTT solicita a cooperação dos condutores para que respeitem a interdição e evitem transtornos.

Ascom/Juazeiro
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 15:30

Saae responde proprietário do carro que sumiu no Canal da Barragem do São Geraldo em janeiro

Hoje o Blog Geraldo José postou uma matéria que tratava sobre o aparecimento do carro do Sr. Adelino da Silva Filho, morador da comunidade Rural de Baixo, que havia afundado, em janeiro desde an,o em uma cratera aberta pela administração municipal nas imediações dos canais de decantação no bairro Tabuleiro. 

Com a baixa do nível do rio nas imediações da Barragem de São Geraldo, o veículo apareceu esta semana coberto de lama. (Veja aqui a matéria completa).

O SAAE procurou a redação do Blog, através de nota, e disse que lamenta o ocorrido com o Sr.Adelino e que o caso foi uma fatalidade. O SAAE afirmou ainda que não poderá ressarcir o proprietário pelo prejuízo. Veja a nota na íntegra a seguir:

Informamos que, o carro do Senhor Adelino, que caiu em uma vala no bairro São Geraldo, por conta das fortes chuvas em Janeiro na verdade foi uma fatalidade. A administração do SAAE por várias vezes conversou com o Senhor Adelino, mas, por ser o SAAE uma empresa pública, norteada pela Lei de Responsabilidade Fiscal e que tem de prestar contas aos Tribunais de Contas, a mesma não pode atender a solicitação do Senhor Adelino, que era ressarcir seu prejuízo.  "Lamentamos o fato e aguardamos a decisão da Justiça", informa o Setor Jurídico do SAAE.

Ascom/SAAE

publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 15:00

Pais da menina Beatriz participam de audiência com o Ministro da Justiça e Cidadania em Brasília

Em Brasília, em audiência na manhã desta quinta-feira, 08, os pais de Beatriz Angélica, Sandro Romilton e Lúcia Mota, reuniram-se com o Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, para solicitar a viabilização de um convênio entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Federal, com vistas a acelerar a elucidação do brutal assassinato da criança. 

Participaram da audiência o deputado Adalberto Cavalcanti (PTB/PE) e o Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte.

Desde o ocorrido,  o deputado federal Adalberto Cavalcanti tem colaborado sempre com a família nessa luta contra a impunidade. 

Beatriz Angélica foi brutalmente assassinada na noite do dia 10 de dezembro de 2015, com vários golpes de faca, durante uma solenidade de formatura no Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, na cidade de Petrolina.

Sensível à reivindicação da família, o ministro afirmou ser possível efetivar uma cooperação técnica entre as duas polícias e disse que entrará em contato com o Ministério Público do Estado de Pernambuco e também com o Secretário de Segurança daquele estado para melhor se inteirar do caso.

O Convênio de Parceria entre essas duas polícias também conta com o apoio do Ministério Público de Pernambuco, que já designou uma equipe exclusiva formada por seis promotores daquele estado por entender que se trata de um caso de difícil elucidação. Ambos reconhecem que o apoio com pessoal e técnico da Polícia Federal poderá ser decisivo para o esclarecimento deste crime.

Com informações da família de Beatriz Angélica
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 14:19

Imbassahy é novo ministro da Secretaria de Governo

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) é o novo ministro-chefe da Secretaria de Governo, em substituição a Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). A informação foi divulgada pela Globo News, nesta quinta-feira (8). De acordo com a reportagem da emissora, a nomeação deve sair na próxima segunda-feira (12) no Diário Oficial da União.

A pasta passará a se chamar Secretaria de Governo e Assuntos Federativos  e vai passar a integrar o núcleo decisório do governo, com a missão de fazer a interlocução com os governadores dos estados e movimentos sociais, além de vitaminar a Secretaria de Micro e Pequenas Empresas. Uma medida provisória será enviada ao Congresso para estabelecer o novo formato.

Globo News
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 14:00

espaço do leitor: Morador do Monte Castelo em Juazeiro relata falta de energia pela terceira madrugada seguida; veja na íntegra:

Gostaria de comunicar o descaso e a falta de respeito da empresa Coelba para com os moradores de algumas ruas do bairro Monte Castelo. Com esta, já são três madrugadas sem energia, sem explicação e as vezes nem atendimento. Gostaria de sugerir que utilize seu canal, por ser amplamente assistido, para registrar essa insatisfação. Sou morador da rua Imbuí bairro Monte Castelo.

Bruno do Monte

Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 13:30

I FEIRA MULTICULTURAL ACONTECE EM JUAZEIRO

Teatro, dança, coreografia, dentre outras, são as principais atrações da I Feira Multicultural que vai acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro, próximas quarta e quinta, às 19h, no Anfiteatro Canto de Tudo do Departamento de Ciências Humanas da UNEB – Campus III. Esse Evento está sendo promovido pelos monitores e alunos do Projeto Universidade para Todos – UpT, como parte final do calendário de  atividades 2016.

Podem participar alunos de outras escolas (egressos ou ainda estudantes do Ensino Médio) e demais interessados, com interesse em conhecer e participar do Projeto UpT com vistas na possibilidade de se preparar para o Vestibular e Enem.

Ascom
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 13:00

PROERD realiza formaturas em Petrolina (PE), ontem e hoje, Terça e quarta-feira (06/12 e 07/12)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizou as formaturas dos alunos das Escolas Municipais de Petrolina (PE). Iniciativa, que conta com apoio do Comando do 5¤BPM, da Secretaria de Educação Municipal, da Estação Governo Presente e da Empresa Monsanto, tem o objetivo de orientar jovens e seus responsáveis sobre a prevenção ao uso de drogas e propagação da violência

Mais de dois mil alunos dos 4¤ e 5¤ anos formaram-se e receberam o certificado de conclusão do curso, promovido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco e a Coordenação Estadual do PROERD, em parceria com a Monsanto e a Prefeitura Municipal.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 12:27

SEDUC realiza o 1º Encontro de Skate e Patins na Praça da Juventude em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Esportes - SEDUC, através da diretoria de Esportes Escolares realiza no dia 18 de dezembro, o 1º Encontro de Skate e Patins, na Praça da Juventude, bairro Argemiro, em Juazeiro.

O evento terá início às 17h e vai reunir os amantes dos dois esportes, na Praça da Juventude, onde foram construídas duas pistas de skate. De acordo com o diretor da SEDUC, Maxwel Oliveira, mais do que um esporte, o skate tornou-se um estilo de vida, e este ano a modalidade foi aprovada para as Olimpíadas de Tóquio em 2020.

“Nosso objetivo é incentivar a prática das duas modalidades na nossa cidade, que já tem muitos adeptos. O skate vem crescendo muito no Brasil e no mundo e estar nas Olimpíadas é um sinal disso. Assim como o futebol, o skate também ajuda a melhorar a vida de alguns garotos”, destacou o diretor da SEDUC.

Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude de Juazeiro se tornou uma área de convivência comunitária onde são realizadas atividades culturais, de esportes e lazer para a população do Argemiro e bairros do entorno.

Ascom SEDUC
publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 12:00

Espaço do Leitor: Sinais do Abandono em Petrolina.

Geraldo,

Esta é a situação do Calçadão Bahia, no centro de Petrolina, em frente à Catedral. Moradores de rua estão fazendo do calçadão, dormitório. É uma fedentina intolerável. Pergunto será porque o prefeito não fez o sucessor?

Josival Oliveira Costa - Bau

publicado em 08 de Dezembro / 2016 às 11:25

Bahia lança Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia

Evento será realizado no dia 12 de dezembro, na Assembleia Legislativa, a partir das 9h.

A Bahia possui mais de 190 obras públicas paralisadas, sendo R$ 2,8 bi só em intervenções rodoviárias que tiveram recursos suspensos pelo Governo Federal. A situação gerou impactos negativos para boa parte das empresas e profissionais da área tecnológica baianos que, aliados a crise econômica, amargaram falência e desemprego. Com o objetivo de realizar ações na área tecnológica para promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável, será lançada nesta segunda-feira (12), às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia, a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Urbanismo e demais áreas técnicas e tecnológicas afins.

O colegiado foi consolidado a partir da iniciativa de integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e do Instituto Politécnico da Bahia (IPB), bem como de parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia. A Frente vai atuar em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado, tais como: Energias, Infraestrutura, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Saneamento, Recursos Hídricos, Agroindústria e Agricultura Familiar, Mineração, Meio Ambiente, Indústria e Planejamento e Projetos de Desenvolvimento Nacional e Regional.

Assessoria Técnica - De acordo com o presidente do Crea, engenheiro mecânico Marco Amigo, está prevista a realização de uma Agenda Propositiva de Trabalho, através de projetos identificados como prioritários, que serão discutidos em audiências públicas com participação da população e apoio de profissionais com competências específicas para maior fundamentação e esclarecimento dos mesmos. "Prestaremos uma assessoria técnica com o intuito de elevar o nível das discussões das pautas da Frente Parlamentar", acrescenta.

A Frente terá caráter suprapartidário e tem a proposta de reunir parlamentares da Alba para o desenvolvimento de políticas que visam o avanço na defesa do segmento, organizando debates, simpósios, seminários e outros eventos relacionados à temática. Compete ainda ao colegiado: acompanhar políticas que visem a formalização, organização, desenvolvimento e o fortalecimento dos profissionais da área tecnológica; propor formas de aprimoramento da integração dos processos de ensino e aprendizagem; criar mutirão para projetos vinculados à infraestrutura; aproximar os organismos profissionais das lideranças políticas e formalizar ações sobre os projetos em tramitação.

Para a deputada Maria Del Carmen (PT), que coordena a criação da frente, a instalação do colegiado na Casa Legislativa vai viabilizar debates interessantes acerca da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e desenvolvimento social e econômico do Estado da Bahia. "Os profissionais da área tecnológica, em todas as suas modalidades, são grandes precursores do processo de desenvolvimento socioeconômico do país. Por esta razão, para assegurar o desenvolvimento do Estado da Bahia através da atuação destes profissionais, a Assembleia Legislativa da Bahia entendeu de suma importância a criação da Frente Parlamentar Baiana em defesa da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Urbanismo e demais áreas técnicas e tecnológicas afins", justifica.

Na ocasião, ainda será lançada a cartilha "50 anos do Salário Mínimo Profissional", produzida pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge/BA).

Ascom Crea-BA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.