Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
19,6%
Atualizado em: 29/06/2015
publicidade
Variadas
05 de Julho / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

As cores das festas típicas e do folclore espanhol estão em evidência em Petrolina, até o final deste mês, com a exposição “Recuerdos”, da artista plástica Milena Araújo, que foi aberta na última quinta-feira (2), na sala de eventos da Cervejaria Haus Bier (Orla 1).

A mostra, que reúne 12 quadros e pode ser visitada até o dia 30 deste mês - de terça a sábado a partir das 18h, e no domingo começando às 11h, revela uma fase desta artista autodidata que viveu na região da Andaluzia, na Espanha, durante 15 anos.

“Em cada uma das obras, procurei pintar a cidade de Córdoba com os significados mais fortes e mais reveladores desta cultura rica em cores, sons, sabores e sentimentos”, revela a artista que também trabalha com cerâmica.

Mesclando tons surrealistas com expressões da vanguarda modernista brasileira, Milena Araújo  afirma que sua pintura é um resgate das muitas saudades que carrega consigo, inclusive do tempo de criança. “Este mergulho infantil, o público poderá conferir através da apreciação do quadro Alicia, o único da exposição que não lembra a Espanha”.

Clas Comunicação & Marketing
Política
05 de Julho / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

De 6 a 8 de julho (segunda a quarta) a Secretaria Extraordinária de Habitação, da Prefeitura de Petrolina realiza, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, o sorteio das chaves das unidades habitacionais do Residencial Brasil. O empreendimento faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida e dispõe de 900 moradias. Órgãos como Ministério Público Federal, Câmara de Vereadores, Conselho de Habitação, OAB Petrolina, Ouvidoria Geral do Município e Ordem Pública foram convidados a acompanhar o evento.

Segundo o secretário Extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, o trabalho será divido em duas etapas. Na primeira a equipe social da pasta fará uma reunião informativa com as famílias contempladas e já convocadas para estar no evento, para apresentar o modelo do empreendimento e sanar dúvidas. No segundo momento, será feito o sorteio das chaves, quando serão conhecidos os endereços de cada contemplado, com informação sobre rua e casa. “Estas são etapas importantes e que garantem moradia para essas famílias”, assegura Lima. 300 famílias estão previstas para ser atendidas diariamente.

Após a conclusão das etapas, os contemplados receberão autorização para realizar vistoria dos imóveis, processo previsto para acontecer ainda no mês de julho. As obras do Residencial Brasil estão 100% concluídas e duraram em média dois anos. Foram investidos cerca de R$55 milhões no empreendimento, com aporte financeiro do governo federal e investimentos do governo Julio Lossio.

Thirza Santos Ascom PMJ
Policial
05 de Julho / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

Sexta-feira, dia 03, por volta das 16h00, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, abordaram a pessoa de Jovetino Antônio Araújo, nascido em 10/05/1966, residente e domiciliado no Povoado Lagoa dos Piaus, s/nº, zona rural de Pilão Arcado, isso porque o referido estava a bordo de um caminhão GMC/6100, com a placa IKL 6384, licenciado em Lauro Muller – SC, Ano/Modelo 2001/2002 de cor branca, a Diesel. Ao consultar a placa do veículo citado nos sistemas Placa Fácil e MOP, verificou-se que o retorno de dados de identificação não coincidia com aqueles ostentados pelo veículo. Só após localizar o chassi no veiculo, foi possível detectar por meio dos sistemas MOP e SINESP Cidadão a verdadeira placa, CDZ 0942, esta sim, com restrição de Roubo/Furto. Tratava-se, portanto, de um caminhão GMC/6100, placa CDZ 0942, licenciado em Planaltina/GO, Ano/Modelo 1997/1998 de cor branca. O acusado foi preso em Flagrante Delito por Receptação e conduzido, juntamente com o veiculo e apresentados ao delegado José Alberto Alencar Braga mat. 20.281.571-2, na delegacia de Campo Alegre de Lourdes - BA, conforme ocorrência registrada sob número 5022015000231/2015.

Esporte
04 de Julho / 2015 às 23:44 | Nenhum Comentário

Em uma final típica de Copa América, com raça, muitos cartões amarelos e catimba, o Chile venceu a Argentina nos pênaltis em Santiago e chegou ao primeiro título da competição sul-americana após 0 a 0 no tempo normal. Enquanto os donos da casa converteram todas as cobranças, Higuaín e Banega erraram. — Os chilenos mereciam esse título — resumiu o meio-campista Arturo Vidal após o jogo.

Jorge Sampaoli decidiu fechar o time no 5-3-2 para anular Messi. Ele recuou o volante Marcelo Díaz para atuar como líbero e promoveu a estreia do zagueiro Silva. Medel fechava pelo lado esquerdo exatamente para caçar o craque argentino. Isla permaneceu na lateral direita e Beausejour entrou na esquerda.

Quando o Chile saía para o jogo, mudava para o 3-5-2. E os donos da casa dominaram nos primeiros 15 minutos, principalmente em investidas pela direita. Aos 10, Vidal pegou rebote da defesa de primeira, com a perna canhota, e obrigou Romero a voar no canto esquerdo. Aí a Argentina avançou a marcação e começou a incomodar.

Aos 19, Messi cobrou falta na cabeça de Aguero, que obrigou Bravo a fazer bela defesa. Vargas respondeu aos 22, mas chutou muito alto em contra-ataque pela direita. Aos 28, Di María sentiu lesão e foi substituído por Lavezzi, que aos 46 finalizou após passe de Pastore para nova defesa de Bravo.

O jogo intenso do primeiro tempo não foi visto no segundo. O Chile continuava com maior posse de bola, mas não conseguia infiltrar na defesa argentina. O time adversário procurava apenas manter a bola longe da área. Bem marcado por Medel, Messi pouco apareceu. 

Aos 36, Aránguiz alçou a bola para Sánchez, que chutou cruzado, de virada. A bola passou rente à trave direita de Romero. No último segundo do tempo normal, Lavezzi deixou Higuaín livre ao lado do gol de Bravo. Mas o camisa 9 chegou atrasado e chutou para fora. E a decisão seguiu para a prorrogação.

A melhor chance da primeira etapa foi de Alexis Sánchez, no minuto final após furada de Mascherano. Em velocidade, o chileno chutou da entrada da área por cima do gol. Na segunda parte, o futebol deu lugar ao nervosismo. E tudo se decidiu nos pênaltis. Para o Chile, Fernández, Vidal, Aránguiz e Sánchez converteram. Pelo lado argentino, apenas Messi acertou. Higuaín e Banega erraram. No final, Chile 4 a 1 nos pênaltis. E os donos da casa erguem o troféu pela primeira vez para uma festa com mais de 45 mil pessoas.

ZH Esportes Foto: MARTIN BERNETTI / AFP
Espaço do Leitor
04 de Julho / 2015 às 23:00 | 3 Comentários

Não conheço pessoalmente o ex-deputado federal Osvaldo Coelho, baiano, nascido em Juazeiro em 1931. Há tempos fiz uma entrevista com ele para um material publicitário na TV.  Em 1994 ele me parabenizou pelo hino do centenário da sua amada Petrolina.

Mesmo sendo da velha "Arena" "PDS", "PFL", tempos duros da ditadura, sempre o admirei pela força que empreendia para defender o "semi-árido".

"Cidadão emérito" medalha "Barão homem de Melo", no mínimo, por tudo que fez na política como deputado federal de Pernambuco. Se não fosse ele não teríamos a UNIVASF.

Vamos lá vereadores e autoridades em geral, "ainda é tempo"?

Ontem alguém me perguntou: 

- Maurício,qual o maior político de Juazeiro em todos os tempos?

Eu respondi - nascido aqui, é o ex- deputado Osvaldo Coelho de Petrolina.

Às vezes, ou melhor, Juazeiro tem sido muito injusta nas suas homenagens oficiais, breves e esquecidas.

Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)

Política
04 de Julho / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Segunda-feira, dia 29, aconteceu em Sobradinho a solenidade de implantação da 96ª Companhia Independente de Policia Militar assim como a posse do Major Mendonça, resultado da Audiência Publica, realizada no dia 29 de abril do corrente ano, a pedido da atual Mesa Diretora, com a participação de comerciantes e a comunidade em geral, ambos preocupados com o aumento da criminalidade no município.

O Coronel Anselmo Brandão, comandante Geral da Policia Militar da Bahia deu posse ao Major Mendonça sob a orientação de implantar em Sobradinho um trabalho de parceria com a comunidade, realizando trabalhos preventivos, principalmente a repreensão às drogas. A 96ª Companhia de Polícia Militar contará com mais motos, homens, novos equipamentos e uma maior estrutura para atender melhor a comunidade de Sobradinho.

Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores, Cicero Ronaldo (Batata), “Sobradinho passa a ganhar com a instalação desta Companhia em nosso município que a tempos vem sofrendo com a criminalidade, agradeço em nome da População ao nosso Governador Rui Costa pelo empenho e atenção dada a população sobradinhense. ”

Ascom Câmara de Sobradinho
Variadas
04 de Julho / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Mantendo o compromisso de levar as comunidades ações que melhoram a vida das pessoas, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, realizou nesta sexta-feira(3), mutirão de limpeza no projeto Mandacarú II. 

Varrição, capina, pintura de meio fio e recolhimento de lixo, integraram o mutirão. Vários agentes e máquinas executaram um intenso trabalho, onde foram retiradas 120 toneladas de lixo das ruas da comunidade. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, todo esse trabalho de limpeza realizado diariamente no município visa atender a demanda de cada localidade e o bem-estar do cidadão. 

"Disponibilizamos vários agentes para esse serviço. Os mutirões de limpeza acontecem dentro de um cronograma que busca atender as comunidades rurais e bairros da cidade, ou seja, a estratégia dos trabalhos é planejada previamente. A Gerência de Limpeza faz uma análise in loco para avaliar as necessidades existentes, a atuação doa agentes e máquinas necessárias", finalizou Fernando. 

Ascom/Juazeiro
Variadas
04 de Julho / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Empenhada na promoção de uma cidade mais limpa, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura, vem executando o trabalho de limpeza de ruas, terrenos, capina de canteiros, áreas verdes e praças, troca de lâmpadas da iluminação pública e remoção de entulho e galhos.

Nesta semana foram feitos serviços de limpeza na lateral do canal do Rio Corrente, retirada de lixo e entulho do bairro Monte Carmelo e cascalhamento na rua por trás dos Condomínios Vila Verde e Vila Real.

Foram utilizados Caçambas, retroescavadeira e moto niveladora  para realizar o serviço de casacalhamento. Segundo a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, o serviço de cascalhamento foi solicitado pela população devido o excesso de areia que existia no local e impedia o tráfego de veículos.

" As solicitações que chegam até a nossa secretaria são  prontamente atendidas ou agendadas,  em se tratando de serviços de infraestrutura. Temos telefones específicos para cada solicitação, por exemplo para tratar de serviços de limpeza, a população deve ligar para o número (87) 3864-9003, das 7 às 13H. Se o caso for iluminação publica, o numero é (87) 3862-2993, das 7 às 17H", explicou a secretária.  

Ascom/Petrolina
Política
04 de Julho / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, pode ser transformado em feriado em todo o país. É o que pede o Projeto de Lei 296/15, de autoria do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), aprovado na Comissão de Cultura da Câmara Federal, na última quarta-feira (1º), com emenda. O texto aprovado modifica a Lei 662/49, que define os feriados nacionais. O projeto ainda será analisado conclusivamente pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. De acordo com Assunção, o dia 20 de novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares, “um líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial e que representa, no plano simbólico, a herança histórica da população negra no processo de libertação e de luta por direitos violados”.

Para Valmir, a aprovação da peça será mais um marco para o país em reconhecimento da luta do povo negro. “Estamos aguardando a tramitação e esperamos que o Brasil tenha o 20 de Novembro como feriado nacional. O movimento negro celebra a data com eventos culturais, educativos e reivindicatórios. Temas como o fim dos autos de resistência, a inserção do negro no mercado de trabalho, a equiparação salarial com os brancos, cotas raciais no ensino e no serviço público, afirmação das etnias, e valorização da beleza negra são assuntos importantes para o fim do preconceito no país e por mais igualdade”.

A relatora do projeto na comissão de cultura, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), defende a aprovação da proposta. “Em um país habituado a cultuar personagens históricos de cor branca, nada mais justo do que ampliarmos tal reconhecimento, mediante a determinação de feriado de âmbito nacional”, declara Feghali. Em vez de criar uma nova lei, no entanto, a relatora propôs uma emenda para modificar a legislação, que já define como feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Vários estados e municípios brasileiros já aprovaram leis que fixam o dia 20 de novembro como feriado, a exemplo de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e cerca de 150 cidades de outros 12 estados.

Ascom do deputado Valmir Assunção
Política
04 de Julho / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

A gestão municipal de Petrolina avança na criação do G20 Semiárido, grupo formado pelos 20 maiores municípios da região e que são expoentes em atividades econômicas que vão de fruticultura irrigada à extração de petróleo, sendo responsáveis por um volume de R$50 bilhões, por ano, do PIB nacional. 

Para efetivar a criação do Grupo, a Prefeitura de Petrolina planeja a realização de um Seminário, previsto para acontecer no mês de agosto, no município pernambucano. O evento, idealizado pelo prefeito, Julio Lossio, será um momento para reunir as cidades participantes do G20 Semiárido e estimular discussões sobre temas que norteiam a criação do grupo.

Com a proposta de articular parcerias e somar apoios para o G20, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Petrolina, Geraldo Junior, representando o prefeito, Julio Lossio, se reúne com superintendente da SUDENE, José Márcio de Medeiros Maia, na próxima terça-feira (7), em Recife. ”É necessário que haja um debate crítico sobre o Semiárido e suas desigualdades intra-regionais, especialmente entre as cidades do interior e da faixa litorânea e é isso que propomos com o G20. Além de debater os aportes de investimentos que chegam às cidades, criação de oportunidades e cadeias produtivas dos municípios”, explana Geraldo. 

Ascom/Petrolina
Política
04 de Julho / 2015 às 18:00 | 3 Comentários
 
A Executiva Estadual do PT se reúne nesta segunda-feira (06) para aprovar a continuidade das ações conjuntas com os movimentos sociais, as alianças para as eleições de 2016 e o calendário de encontros nos Territórios de Identidade.
 
Também será feita avaliação do desempenho dos congressos estadual e nacional do partido, além da participação do PT juntos com os movimentos sociais no cortejo do Dia 2 de Julho.
 
Na data cívica mais importante da Bahia, o partido e os movimentos mostraram, através de faixas e cartazes, pauta reivindicando Educação, Trabalho e mais Democracia.
 
O presidente do PT/Bahia, Everaldo anunciação, comemorou o destaque da pauta e disse que “foi muito estimulante a receptividade do povo baiano ao partido.”
Marival Guedes- Assessor de Comunicação PT/Bahia
Policial
04 de Julho / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Após realização de abordagens policiais na estrada de acesso ao Jatobá/Maniçoba/Juazeiro, na noite da última quinta-feira, a guarnição da 75ª CIPM, verificou que Cícero de Lima Pereira  conduzia uma motocicleta CG150 de cor preta, de placa KHN 8167 – Petrolina.

Foi constatado  através do Sistema MOP que a placa era de veículo diverso, uma YBR 125 de cor vermelha, e ainda que o condutor não era habilitado, nem muito menos estava com algum documento do veículo que conduzia. O condutor e a motocicleta foram apresentados à Delegacia de Polícia de Juazeiro.

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM
Informativos
04 de Julho / 2015 às 16:00 | 5 Comentários

No dia 02/07, por volta das 07 horas, meu cachorro (Hachi) fugiu de casa, no bairro José e Maria Petrolina-PE. Ele tem um adestramento básico, quem encontrar, por favor, ligue para os números 87-98801-1677/87-99621-9991. Estou oferecendo R$200,00 reais a título de recompensa a quem encontrar ou fornecer informações válidas sobre a localização dele. Hachi é um cachorro da raça Labrador, porém não é puro, logo não tem valor comercial.

Política
04 de Julho / 2015 às 15:00 | 2 Comentários

O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, participou quinta (02/07) de uma reunião da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), onde ocupa o cargo de diretor internacional, representando o segmento de exportação de uvas. Na ocasião, Guilherme entregou um documento ao presidente da associação, Luiz Roberto, com uma série de reivindicações de produtores agrícolas do Vale do São Francisco. “No contexto atual, em que o país inteiro passa por um delicado momento econômico, é necessária uma atenção especial à produção agrícola da região, além de promover um estímulo à exportação, para não comprometer o emprego e geração de renda”, destacou Coelho.

Os pleitos apresentados por Guilherme foram discutidos anteriormente com produtores e especialista da região. Entre os pontos, está a discussão sobre as barreiras comerciais, relacionadas ao imposto (Dutty) cobrado pela União Europeia na importação da uva brasileira, que chega a atingir a tarifa de 14% do valor de venda. “Com as nossas uvas mais caras para os importadores, perdemos competividade no mercado internacional. A unidade Europeia não taxa as uvas da África do Sul, Egito, Chile e Peru”, alerta o vice-prefeito. O acirramento na competitividade internacional também é uma das cobranças apresentadas, principalmente com relação a países como o Peru, que é beneficiado pela tarefa zero na importação de seus produtos pela Europa, já que este participa de acordos comerciais específicos no continente - lembrando que o Peru exporta uvas na mesma época que o Vale do São Francisco.

As atuais barreiras fitossanitárias (uso do Pro TONE SL, maximizador de coloração da uva / e ETHREL, fitorregulador generador de etileno), a necessidade de incentivos governamentais às exportações, uma maior oferta de linhas de crédito (menos burocratizado) para custeio da produção, e a viabilização de importações no Aeroporto Internacional de Petrolina, também compõem a lista de pleitos apresentados. O presidente Luiz Roberto considerou justas as reivindicações e se comprometeu a leva-las às instâncias superiores.

Ricardo Alves Ascom PMP
Política
04 de Julho / 2015 às 14:00 | 3 Comentários

Adesivos comercializados em sites de vendas na internet que mostravam a presidente Dilma Rousseff numa montagem em que o corpo de uma mulher aparece com as pernas abertas geraram reação imediata da Secretaria de Política para as Mulheres.

A ministra Eleonora Menicucci decidiu encaminhar denúncia ao Ministério Público Federal, à AGU (Advocacia-Geral da União) e ao Ministério da Justiça. A ministra pede "ação urgente" para "impedir a produção, veiculação, divulgação, comercialização e utilização do material". E ainda que os responsáveis pelo adesivo, se descobertos, sejam responsabilizados penalmente. Ela afirma que "as pessoas precisam distinguir diferenças políticas do respeito à dignidade humana".

Os adesivos foram feitos para serem colados na entrada no tanque de gasolina dos carros. Quando abastecidos, eles passariam a ideia de que a bomba de gasolina estaria penetrando sexualmente a figura falsa da presidente. As informações são da Folha.

Política
04 de Julho / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

O programa Geraldo José desta sexta-feira (03) contou com a participação, via telefone, da Superintendente de Inclusão de Segurança Alimentar da Bahia, Rose Pondé, que deu mais detalhes sobre a realização da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá na próxima terça-feira (07) e quarta-feira (08 ) em Juazeiro.

O evento será realizado no Centro de Cultura João Gilberto, às 9h, e pretende reunir delegados, convidados e observadores, representantes do poder público e sociedade civil.

“Teremos a oportunidade de dialogarmos com a sociedade e órgãos de governo sobre todos os avanços que conseguimos na área alimentar e nutricional na região. Nós estamos numa situação de celebrar todos os avanços, mas de também de nos prepararmos para os novos avanços que serão conquistados com o Plano Nacional de Segurança Alimentar. É um momento muito importante para que nós façamos esse diálogo Estado e Sociedade”, frisou a superintendente. 

Da redação Foto Janaína Santos
Variadas
04 de Julho / 2015 às 12:00 | 1 Comentário

A Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado iniciou esta semana a construção da primeira Praça da Ciência do município, que promoverá o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa, de forma gratuita e com a orientação de monitores. 

O equipamento integra o projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI) em parceria com o Banco do Brasil, de implantar 40 praças em municípios baianos, com instalações ludo-científicas, e como contrapartida o município vai oferecer infraestrutura e os espaços onde serão instalados os brinquedos educativos, prioritariamente em praças públicas escolhidas pela Prefeitura para receberem o projeto. 

Em Juazeiro, os equipamentos serão instalados inicialmente na Praça da Avenida Flaviano Guimarães que está sendo revitalizada pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) para abrigar o projeto. 

O convênio que garante duas Praças da Ciência para a cidade foi viabilizado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT), e assinado pelo prefeito Isaac Carvalho. O secretário da SESP, Fernando Dantas, destacou a importância de ter um equipamento desse porte à disposição dos juazeirenses. "Com a implantação desta praça, a população passará a contar com novas ferramentas que visam popularizar o conhecimento científico e suas aplicações de forma simples e educativa", explicou Fernando.

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a praça tem o intuito de incentivar a curiosidade das crianças e atraí-las para o estudo mais aprofundado dos fundamentos da física, através de oito equipamentos lúdicos: Conchas acústicas; Bicicleta Geradora; Harpa de Tubos; Alavanca; Gangorra de braços diferentes; Cadeira Giratória; Balanços de comprimentos diferentes e Basquete giratório.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
04 de Julho / 2015 às 11:20 | Nenhum Comentário

Geraldo,

A placa de sinalização no sinal da Avenida Honorato Viana, em frente a construção da Loja Havan, de proibido dobrar estava tombada esta semana, e hoje esta placa já não se encontra mais lá. Este sinal é onde acontecem muitos acidentes, justamente porque os motoristas dobram em locais proibidos. A do sentido contrário ainda está lá.

Atenciosamente,

Sérgio Batista

Variadas
04 de Julho / 2015 às 11:00 | 2 Comentários

Na manhã deste domingo, 05/07, a partir das 9:30h, o Coletivo Amigos da Ilha realizará uma ação de limpeza nas dependências da Ilha do Fogo, localizada entre as cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, principalmente no galpão próximo ao serrote do Cruzeiro, com o intuito de que o mesmo seja utilizado de maneira adequada e ordeira, com atividades culturais e recreativas, evitando a utilização do galpão para a prática de atividades ilícitas, visto que historicamente aquele espaço encontra-se totalmente abandonado.

"Enquanto não se chega a uma decisão da instituição ou instituições que promoverão as ações necessárias ao funcionamento da Ilha do Fogo, com estruturas adequadas e segurança para os frequentadores, o Coletivo Amigos da Ilha convida a sociedade de Juazeiro e Petrolina para participar dessa importante ação de cuidado e preservação da Ilha do Fogo. Neste momento inicial vamos reunir frequentadores e demais interessados para um mutirão de limpeza daquele espaço e em seguida pretendemos abrigar diversas intervenções culturais e de lazer, para as quais todos estão também convidados" explica a nota do Coletivo da Ilha enviada ao Blog.

Policial
04 de Julho / 2015 às 10:34 | 1 Comentário

Foram identificadas as duas pessoas que morreram no início da noite desta sexta-feira (03) no povoado de Campos, distrito de Maniçoba, após tiroteio em um dos bares da comunidade.

Rodolfo Guimarães Borges, uma das vítimas, é natural de Juazeiro. A outra pessoa que foi a óbito é Cícero de Souza Bezerra, natural de Icó no Ceará, filho de José Miguel Bezerra e Terezinha Paulino de Souza, veio a Juazeiro a trabalho.

Pessoas próximas solicitou na manhã deste sábado a postagem da foto de Cícero no sentido de que a família entre em contato, porque o corpo está no IML – Instituto Médico Legal e não conseguiu contato com familiares em Icó-CE.

Variadas
04 de Julho / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Acontece hoje à tarde (04) em Juazeiro o 1° Furdunço no Rio São Francisco organizado por Luciano Augusto com apoio de vários órgãos e entidades da região. “O evento tem o objetivo de levar a conscientização de todos e mostrar apoio ao nosso tão machucado rio” diz Luciano. A programação começa logo mais às 15 horas com concentração na Capitania dos Portos (final da orla nova de Juazeiro).  Leve sua mensagem de apoio! Mais informações pelo número 74-8809-4766 (Falar com Luciano Augusto).

Política
04 de Julho / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Após reunião com o Senador Otto Alencar (PSD), o deputado José Carlos Araújo (PSD) e o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) Josafá Marinho, o vereador Damião Medrado (PSD) anunciou na sessão legislativa de terça-feira (30), obras de infraestrutura, aquisição de maquinário para comunidades rurais em Juazeiro e recursos para compra de equipamentos destinados à Secretaria Municipal de Saúde.

"Está sendo concluído um poço na comunidade de Tanque Novo solicitado através do deputado José Carlos Araújo que será inaugurado no dia 10 de julho com a presença do coordenador do Dnocs, Josafá Marinho", revelou Medrado. Segundo Medrado, através de emenda no valor de R$ 300 mil do deputado José Carlos Araújo a Secretaria Municipal de Saúde realizará compra de equipamentos para o órgãos.

O vereador ainda informou que através de emenda parlamentar serão entregues dois tratores através do Ministério da Agricultura, "um deles será entregue à comunidade do Projeto Curaçá na Associação Santo Antônio e o outro no Projeto Salitre na comunidade de Bebidas", disse e completou, "mais três tratores serão enviados através do Dnocs contemplando outras comunidades de Juazeiro".

Damião articula uma reunião entre o coordenador do Dnocs e o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho no intuito de realizar um convênio para a disponibilização de uma perfuratriz para atender as comunidades do município. "Esse convênio teria duração de um ano prorrogável por mais dois para auxiliar os agricultores na convivência com a seca", salientou. 

Ascom/Câmara de Vereadores de Juazeiro
Variadas
04 de Julho / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

Dando continuidade ao ciclo de oficinas, a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (CEREST), serviço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou terça-feira (01) Oficina de Qualificação em Saúde do Trabalhador com enfermeiros, assistente social, coordenadores dos diferentes setores e os profissionais do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Dom Malan (HDM).  

"Nossa equipe realiza esta oficina também nos municípios que abrangemos com o objetivo de discutir ações que visem melhoria nas condições de Saúde do Trabalho, por meio de atividade de promoção, prevenção e vigilância e a sensibilização nas notificações compulsória dos agravos relacionados a Saúde do Trabalhador. Promover a saúde do trabalhador também é uma preocupação do prefeito Julio Lossio", afirmou a coordenadora do CEREST Jordana Fernandes.

Ao todo, o Centro atende 23 municípios da região com a função de retaguarda técnica especializada aos trabalhadores com suspeita de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho; promover ações de promoção à saúde, prevenção a doenças, bem como oportunizar o diagnóstico, tratamento, reabilitação dos trabalhadores urbanos e rurais. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e fica localizada na Av. Souza Filho, Centro, próximo a Codevasf, telefone 87- 3862-1238.

Asscom
Política
04 de Julho / 2015 às 07:00 | 11 Comentários

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizará no dia 22 de agosto, em Juazeiro, um encontro regional com lideranças e demais membros que integram a sigla. O evento acontecerá na Sociedade 15 de Novembro, situada na Avenida Adolfo Viana, Centro.

De acordo com o presidente do PDT em Juazeiro, Kalber Fernandes, durante entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (03), o encontro acontece como o objetivo de organizar o partido. “O PDT precisa se organizar e se oxigenar na política. A ideia é trazer para Juazeiro a oportunidade de se discutir política”, frisou Fernandes.

Durante o encontro estarão presentes os maiores líderes do PDT em nível nacional e estadual, correligionários, autoridades públicas, entre outros. Mas o que deverá chamar atenção do público será a presença do ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, que já manteve conversas com o deputado estadual Roberto Carlos sobre um possível reingresso ao partido.

“Já existe um entendimento para o retorno de Joseph ao partido. Espero que neste dia aconteça a volta de Joseph ao PDT. Vai ser uma satisfação e vamos recebê-lo de braços abertos. A nossa proposta é que se busque um entendimento sobre o que é melhor para Juazeiro, para que a política comece a fluir de forma mais satisfatória”, concluiu Kalber Fernandes.

O presidente do PDT esteve acompanhado de Francisco Assis de Almeida, conhecido "Assis da Apolo" que confirmou filiação na legenda e também dos vereadores Suzana Ramos e Nalvinho, ambos do PTdoB, além de várias outras lideranças.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Política
04 de Julho / 2015 às 06:00 | 4 Comentários

Inicialmente, quero esclarecer àqueles que não se deixaram cegar pelas camadas grossas de lama que envolvem o sobrenome Berti que, em momento algum, deferi calúnias a esse rapaz, temporariamente gestor de Sobradinho. Denunciar o mau uso do dinheiro público, que deve ser utilizado em favor da comunidade e que só tem servido para o visível e vergonhoso enriquecimento familiar, não é calúnia. É indignação!

De forma alguma,desejei ou fiz com que essas denúncias fossem de cunho pessoal, mesmo porque venho de família honrada, que preza pela ética, onde o nome do meu pai e do meu avô correm nas fileiras da honestidade, da honra e do respeito e não nos porões imundos da roubalheira e dos desvios de dinheiro público como é o caso do nome do seu pai Luiz Berti Sanjuan que é acusado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal de desviar cerca de 64 milhões de reais da Prefeitura de Sobradinho. Relembremos um pouco o que significou para a população de Sobradinho, o seu pai ter se apossado dessa fortuna, quando deveria favorecer à população.

Hoje, o CANAL DA SERRA DA BATATEIRA é “símbolo de corrupção” de acordo com o Jornal Folha de São Paulo. É isso que o sobrenome Berti representa: “símbolo de corrupção”.

Sobradinho, como todos sabemos, faz parte de uma região onde a água é o mais importante dos bens e que todo o pais está sofrendo com a sua escassez. Agora, Senhor Luiz Vicente Berti o senhor deveria se indignar é em saber que foi o Senhor seu pai que roubou da população o direito a esse bem. Seu pai roubou o direito à vida de milhares de pessoas que foram privadas da água. Sim, porque água é vida e sem ela não há alimento, não há nada. A água, que foi usurpada pelo seu pai, Luiz Berti, através do desvio dos 64 milhões de reais, equivale, segundo a Folha de São Paulo, a 4081 campos de futebol e beneficiaria três mil famílias. O Senhor tem noção do que é isso ou nunca se compadeceu desses sertanejos sedentos, que foram abandonados e lesados pelo senhor seu pai? Eu, no seu lugar, me envergonharia do seu sobrenome. Mas, para o Senhor, isso é a mais natural das coisas. Afinal, o que lhes importa se essas pessoas ficaram à mercê da própria sorte, se a sorte lhes deu tanta fartura e fortuna, não é mesmo?Envergonhe-se, pois é isso que o sobrenome Berti representa: “símbolo de corrupção”.

Quero relembrar-lhe que o projeto para o qual o Senhor foi eleito, era um projeto sério e de respeito ao patrimônio público, que é o projeto do PDT. Faço parte do honroso quadro do PDT há 13 anos, sempre zelando pelo comportamento ético e pela moral. E, como a população de Sobradinho, fui enganado nos seus propósitos infames, que nunca foram nobres e concedi-lhe a honra de fazer parte desse quadro, filiando-lhe ao PDT, a seu pedido. E o Senhor, na primeira oportunidade, desonrou essa chance.

Venho de família de políticos, onde meu nobre avô Pedro Pereira Santos foi prefeito por duas vezes e nunca teve seu nome envolvido em lodo. Muito pelo contrário, viveu e mereceu respeito de todos os adversários pela sua conduta séria e respeitosa. Meu honrado pai Evaristo Pereira do Nascimento, foi o vereador mais bem votado em Pilão Arcado e, como Presidente da Câmara de Vereadores honrou, não só seu eleitorado, mas toda a população, não usurpando verbas públicas e sim deixando dinheiro em caixa, como deve ser com pessoas que não se locupletam com a coisa pública. Certamente, o Senhor não pode se orgulhar do Senhor seu pai, como eu posso do meu.

Realmente, Senhor Luiz Vicente Berti, chega a hora de separar o joio do trigo, o nobre do infame, o ordinário do distinto e foi isso que fiz quando em julho de 2014, entreguei meu pedido de afastamento, devidamente protocolado, por discordar dessa política fétida e rasteira, que passei a ver, praticada pela famiglia Berti.

A partir de 1º de janeiro de 2013, sua gestão encontrou secretarias organizadas, fruto de trabalho do ex-gestor. A saúde, com sete postos em funcionamento, a educação com o IDEB em percentual crescente, SIESP com total organização deixada pelo ex-secretário Jaime Pereira. Enfim, tudo funcionando como deveria estar. Entretanto, suas garras e de toda família Berti, arranharam todo esse funcionamento. Cansei e repudiei todas as mentiras e o marketing falso e dissimulado praticado pela sua vergonhosa gestão.

Abominei a conduta enojadora de sua família sempre estar presente as reuniões de secretariado, onde não cabiam particulares, como se fosse uma reunião à mesa de jantar de sua casa. Nessas reuniões, estavam presentes seis membros de sua família, a citar, o Senhor Luiz Berti, a Senhora Maysa Torres, a Senhora Fernanda Berti, o Senhor Mario Berti e o Senhor Vítor Berti. Conduta nepotista com a qual nunca concordei ou aceitei. Cansei de assistir o IDEB despencar nesse governo da mentira, da fantasia e de ver Sobradinho ser classificado como uma das piores gestões fiscais do Brasil sob o comando da sua mãe Maysa Torres em 2013.

Enojado de ver dispensas de licitações viciadas para beneficiar empresas apadrinhadas e recém- abertas, dentre tanta podridão, entreguei meu pedido de afastamento. E, se àquela época, eu já não concordava com essas atitudes ardilosas por parte de sua gestão, como o Senhor acha que eu me calaria diante de tantas e tão graves manobras trapaceiras cometidas por sua gestão? Eis aí o motivo de todas as denúncias, pois se sua gestão não fosse tão vergonhosa e desacreditada não haveria sequer uma, senão 32 denúncias ao Ministério Público.

A sua famigerada gestão se especializou em denegrir a imagem de ex-gestores e “pongar” em obras deixadas pelos mesmos, para se promover, enquanto nada fez verdadeiramente por Sobradinho. Aliás, as únicas obras executadas em Sobradinho de 2013 até hoje foram uma mansão na Juacema, suntuosas reformas domiciliares, construção de ostentoso escritório jurídico em Juazeiro e o infinito desfile de carros milionários ostentados por seus familiares e, em especial, pelo playboy da família, o seu irmão Vítor Berti.

O Senhor fala muito em dignidade, mas essa palavra não combina com infidelidade, com cupidez, com cobiça e ambição. O Senhor, é literalmente, fruto de seu pai, pois se houvesse um mínimo de dignidade na sua pessoa, seu pai e o Senhor viriam a público pedir perdão às três mil famílias relegadas à sede e à fome pelo rombo dos 64 milhões roubados dos cofres públicos no famoso caso DO CANAL DA SERRA DA BATATEIRA (segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal).

Covardia é ter oportunidade de beneficiar toda uma população e você tirar de sua boca o seu sustento. É como roubar o doce de uma criança. Como o Senhor ousa falar em ética e moralidade, se dentro de sua casa há o mais nojento e ordinário exemplo de corrupção pública de toda a região? Todas a minhas indignações têm sido a respeito de sua gestão e é assim que o Senhor tem que respeitar e responder, não só a mim, mas a todos os cidadãos de Sobradinho. Mesmo porque, felizmente e graças a Deus, enxerguei sua dissimulação a tempo de me afastar do seu convívio contagioso sem correr o risco de me contaminar, pois como diz o ditado: “Quem com porcos se mistura, farelos come”.

E, como cidadão e Presidente Municipal do PDT, não me permito calar e fechar os olhos diante de tanta podridão e de tanta ganância. Eu seria conivente com essa imoralidade. O Senhor, como um menino chorão e arrogante, não aceita críticas negativas e quer comandar os destinos de uma cidade como se fosse a cozinha de sua casa, onde manda sua mãe, seu pai e seus irmãos. Saiba, Senhor Luiz Vicente Berti, que a Prefeitura Municipal de Sobradinho não é uma empresa de sua família e esse “ambiente hostil” que o Senhor se queixa, é fruto desse desrespeito e dessa forma familiar de gerir

As pessoas não votaram em sua família e sim em seu nome. Muito menos, votou em sua mãe que, é quem comanda de fato a Prefeitura Municipal de Sobradinho, como é do conhecimento de toda a população. Sua mãe que, inclusive, candidatou-se a vereadora nas eleições passadas apenas para privilegiar-se com um afastamento remunerado de suas funções públicas para participar de sua campanha política a prefeito. Essas e outras atitudes sorrateiras fazem parte do costume de sua família, pois pergunte às pessoas de Sobradinho se alguma delas sabia dessa candidatura oportunista por parte de sua mãe Maysa Torre Sanjuan?

Uma matriarca que teve o filho candidato e eleito prefeito de uma cidade e teve apenas quatro votos, o que merece uma indagação: Quem foi na sua casa que não votou nela pois, somando, só sua família são cinco pessoas. Das duas, uma: ou foi um factoide ou vocês mesmos não acreditam nela. A palavra traição anda junto com a família Berti, pois teve como mentor principal o Senhor seu pai quando traiu toda uma população se apoderando da vultuosa soma de 64 milhões de reais, enquanto as pessoas padeciam de água. Isso, com certeza, o povo de Sobradinho não esquece.

O Senhor, além de todas as máculas que lhe acompanham, é um mentiroso, pois afirma que me exonerou, quando sabe que fui eu a pedir o meu afastamento. Mentir é feio, menino! Realmente, não mereci sua confiança porque nunca concordei com suas atitudes e não aceitei ter como prefeita a Senhora Maysa, que dava as ordens dentro do seu governo sem ter sido eleita. Não mereci sua confiança porque nunca compactuei com essa gestão familiar, gananciosa e sorrateira.

O que tenho feito são denúncias, devidamente documentadas, aos Órgãos da Justiça e isso está longe de ser perseguição. Ou o Senhor quer manter a população encurralada, amordaçada e cega às suas mazelas? Quanto a chantagens, negociatas e conchavos, na hora certa o Senhor terá que comprovar. É só aguardar.

O Senhor, que tanto fala em ética e moralidade, deveria explicar como o patrimônio de sua família é tão desproporcional à condição de seu pai e de sua mãe. Digo isso, porque são dois funcionários públicos, um municipal e um estadual. Como conseguiram a façanha desse poderio patrimonial? Pergunto isso ao povo de Sobradinho e ao Ministério Público: que mágica é essa? Diferentemente dos meus pais, também funcionários públicos, um estadual e outro federal.

Quanto ao PDT, o Senhor não teve uma “suposta expulsão”, o Senhor foi verdadeiramente expulso do partido por não saber o que é fidelidade partidária e por não corresponder aos critérios do partido. O Senhor não sabe o que é ser político sério, pois foi educado por um político corrupto, que tripudiou em cima da sede alheia e o Senhor próprio tem feito de sua gestão “a casa da mãe”. Seriedade, fidelidade, ética, moralidade, companheirismo não cabem na sua boca e na conduta praticada em sua gestão, bem como foi na do seu pai (Luiz Berti).

Nunca foi pessoal o propósito das denúncias que tenho feito a respeito de sua gestão desde que, apenas tenho me referido ao prefeito e não à pessoa. Mas parece que o Senhor não sabe separar um do outro e acha que esse cargo lhe pertence e que o Senhor é prefeito. Não, Luiz Vicente Berti, o Senhor está prefeito, temporariamente e será impedido de candidatar-se à reeleição. O Senhor é proprietário da sua casa, não da Prefeitura, aprenda a fazer essa distinção e assim, talvez, o Senhor passe a digerir melhor as críticas da gestão.

Como uma cidade pode acompanhar as contas referentes a uma gestão, se essa gestão é camuflada, sem transparência e age de forma ditatorial? O Senhor é, além de tudo, um preconceituoso quando se refere “aos forasteiros” como pessoas desmerecedoras do acolhimento de uma cidade. Mas já que o Senhor tocou nesse assunto deveria, de antemão, repudiar o Senhor seu pai e a Senhora sua mãe que são dois forasteiros, que chegaram a Sobradinho na condição de funcionários públicos e acumularam patrimônio que não condiz com suas funções.

E, finalmente, saiba o Senhor que o caminho da Justiça é, realmente, para todas as pessoas honradas, dentre as quais me incluo. Mas também, é para coibir as ações nocivas de pessoas que parecem ervas daninhas e aves de rapina que só querem se locupletar às custas da coisa pública, dentre os quais incluo sua pessoa e a de seu pai.

Atenciosamente,

EVARISTO PEREIRA DO NASCIMENTO JÚNIOR

Espaço do Leitor
03 de Julho / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Ao celebrar a vitoriosa guerra da Independência da Bahia não se pode prescindir de destacar a presença das mulheres naquele evento e em momentos anteriores da nossa formação histórica. Figuras femininas emblemáticas como Maria Quitéria, Joana Angélica, a mítica Maria Felipa e a índia Paraguaçu, simbolizada na imagem da Cabocla, foram exemplos que suplantaram a linha divisória das desigualdades de gênero, lançando as mulheres no frontispício da História da terra Mãe do Brasil.

Ao se travestir de homem pelo direito de defender a sua pátria, Maria Quitéria ousou satirizar a lógica patriarcal, definidora de papéis rígidos e distintos. Na guerra, os homens seriam os bravos guerreiros vocacionados às grandes conquistas, enquanto as mulheres permaneceriam circunscritas aos seus lares ou à condição de cuidadoras dos feridos, ou de esposas e namoradas de olhares perdidos nas estradas à espera do amado.

Maria Quitéria foi à luta, ousou tornar-se parte dos que se entrincheiravam para enfrentar o poderoso exército português em defesa da independência da Bahia e do Brasil. Com audácia, inteligência e destreza, conquistou a confiança de soldados, comandantes e até do imperador, já que, pela força das armas - que ela sabia manejar -, garantira o seu lugar no Regimento de Artilharia. Quando seu pai a descobriu naquela função, os interesses de um Estado em luta pela independência se sobrepunham aos valores misóginos que dominavam a sociedade da época. O Exército Brasileiro já não dispensaria a contribuição do Soldado Medeiros, alcunha adotada pela jovem Maria Quitéria.

No Batalhão dos Periquitos, usando um fardamento verde e amarelo, então acrescido de um saiote feito por ela própria, a menina de Feira de Santana viu-se nas margens do Rio Paraguaçu, em Cachoeira, onde travou heroica batalha contra os portugueses. Também participou em Salvador das batalhas de Itapuã, da Pituba e de Ilha de Maré, liderando parcelas do povo na guerra da Bahia que consolidou a Independência do Brasil e que garantiu a integridade do território nacional. Pelo reconhecimento do seu papel na luta, a cadete Maria Quitéria foi condecorada pelo Imperador Dom Pedro I com a insígnia Cavalheiros da Imperial Ordem do Cruzeiro e promovida a Alferes de Linha.

Outra figura feminina de destaque foi a soror Joana Angélica, que defendeu com a vida a inviolabilidade do seu templo religioso, o convento da Lapa, vindo a morrer assassinada pelas tropas do general Madeira de Mello. A movimentada Avenida Joana Angélica, em Salvador, mantém cotidianamente viva a memória da freira.

Retirando a participação das mulheres negras da sombra do anonimato, a voz do povo de Itaparica nos traz a história da líder Maria Felipa. Historiadores dizem que não há prova documental da sua existência, mas há estudiosos que têm como referência o romance O Sargento Pedro, do escritor Xavier Marques, o livro A Ilha de Itaparica, do historiador Antônio Osório, entre outros, para fundamentar a materialidade da heroína. Além disso, os incríveis relatos feitos pela população sobre a figura de uma mulher negra, trabalhadora marisqueira, que liderou um grupo de mulheres e de homens itaparicanos para lutar contra o exército luso, nos impõem o existir daquela que, naqueles anos que antecederam a abolição, era parte da galeria dos sem nomes.

Diz o povo que Felipa e seu grupo, armados de peixeira e galhos de cansanção, surraram soldados portugueses e queimaram diversas embarcações, entre elas, a Caminhoneira e a Barca Constituição, na Praia de Manguinhos, em 1822. Essa mulher que dá face às centenas de vultos femininos de etnia negra que participaram da Guerra da Bahia com formas próprias, tem sido devidamente resgatada pelos movimentos sociais como mais um importante ícone do 2 de Julho.

As façanhas de Maria Felipa nos remete à manifestação conhecida como Caretas do Mingau, criada por mulheres de Saubara, que, sob lençóis brancos, chapéus de palha, simulavam ser almas penadas, que saíam nas madrugadas para assustar os soldados portugueses, mas, na verdade, cumpriam o propósito de levar suprimentos para os seus maridos, soldados posicionados nas trincheiras abertas no lugarejo. A estratégia virou tradição popular e até hoje se repete, mas agora como diversão e expressão cultural.

E, finalmente, a festa de celebração da histórica vitória do 2 de Julho traz o Caboclo e a imponente figura da Cabocla. É ela o componente que mais provoca o fascínio popular, elevando a figura da mulher nos festejos. E há a tradicional volta da Cabocla, quando o trajeto do cortejo é feito inversamente e a passos de corrida, embalada por cânticos e palmas.

Vale aqui homenagear uma grande historiadora do nosso tempo, a ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, Consuelo Pondé de Sena. Ela foi uma verdadeira guardiã da história do 2 de Julho e dos seus ícones, a Cabocla e o Caboclo, que ficavam e ficam guardados durante o ano pelo IHGB, no Pavilhão Dois de Julho, na Lapinha, e só saem no dia da festa, voltando quatro dias depois.

A forte expressão popular, a diversidade feminina, nutrida por uma esperança audaciosa fizeram do 2 de Julho a festa cívica mais democrática e genuína que o povo brasileiro já produziu.

Olívia Santana

Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia

Enviado ao blog pela Assessoria de Comunicação Secretaria de Políticas para as Mulheres
Variadas
03 de Julho / 2015 às 22:32 | Nenhum Comentário

Está programada para esta segunda-feira (06) uma manifestação pública convocada por alunos e professores de Petrolina em protesto a um possível corte de verbas no Programa inicial de Iniciação à Docência (Pibid), anunciado pela coordenação geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes. O ato está previsto para às 9h em frente à Catedral de Petrolina (PE).

O Pibid visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.  Através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), são ofertadas bolsas a estudantes de licenciaturas, a fim de promover a inserção desses alunos no contexto das escolas públicas e também desenvolver atividades didático-pedagógicas. Em todo o Brasil, são mais de 90 bolsistas, só no IF Sertão-PE são 270.

“O PIBID é visivelmente uma oportunidade ímpar para a formação inicial de professores para a educação básica. Em um país onde o professor e sócio e economicamente desvalorizado, é quase mínimo o número de pessoas que ainda querem exercer essa profissão e o PIBID é um dos poucos programas que incentiva o aumento desses números. Quando um bolsista ingressa no programa, não é só a sua realidade que ele está mudando, ele ajuda a mudar a realidade de toda uma sala de aula, são diversas vidas que são impactadas pelo programa. O PIBID realiza ações que despertam novos sonhos e novas esperanças nos alunos atendidos. O programa não pode acabar, pois não é só um projeto que estará acabando, com o fim do PIBID, é também o fim de sonhos, de esperanças e de novos caminhos”, conta Bruno Alexandre, bolsista do PIBID Química no IF Sertão PE.

Variadas
03 de Julho / 2015 às 22:00 | 1 Comentário

No próximo domingo (5), o município de Campo Alegre de Lourdes completa 53 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar esse importante dia, a prefeitura preparou uma grande festa para os campo-alegrenses e todos da região, que acontecerá no próximo final de semana, e terá torneio de futebol, maratonas, desfile cívico, parque de diversões, MicaAlegre e muito mais.

Segundo a prefeita Delaneide Borges Dias, a festa é uma ótima oportunidade para celebrar as conquistas do município. "Campo Alegre de Lourdes está vivendo uma época muito boa. Precisamos festejar todas as vitórias e melhorias, como a recuperação de estradas, ampliação de postos de saúde, reformas de escolas e tantas outras obras e ações que estão sendo realizadas em nosso município", ressaltou.

Confira a programação!

Dia 04/07- sábado

Manhã:

A partir das 8h - Torneio de futebol de salão, na quadra Mariquinha Badú.

Noite:

Abertura do MicaAlegre com Neto LX , Sensa É Massa e banda Trical

Dia 05/07 – domingo

Manhã:

A partir das 7h - Maratonas pelas ruas da cidade e apresentação de ciclismo.

Tarde:

A partir das 16h - Desfile cívico com o tema: Manifestações culturais de Campo Alegre de Lourdes, com parada e apresentações na frente da prefeitura.

-Parabéns com corte e distribuição do bolo e parque de diversões para as crianças.

- Entrega da premiação da maratona e ciclismo.

- Clássica partida de futebol no Estádio Mirão

Noite

Após a missa - Encerramento do MicaAlegre com as bandas Chicabana e Exótica, além da tenda eletrônica.

Ascom/Campo Alegre de Lourdes
Variadas
03 de Julho / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário
A secretária de Cidadania de Petrolina, Célia Regina Carvalho, reuniu-se com representantes das principais instituições ofertantes de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (03) na sede da Central de Cursos, no parque Josepha Coelho. 

O Diretor do Senai de Petrolina, Flávio Luiz Gonçalves Guimarães, apresentou à titular da pasta alguns dos números do ensino técnico em Petrolina,que se tornou referência em todo Brasil. Uma soma enorme de estudantes foram beneficiados com cursos ofertados pela rede federal através do Sistema S (Sest/Senat, Senac, Senai ): "Nossa parceria com a secretaria de Cidadania e com a Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional é reafirmada todos os anos. Isso mostra o compromisso que todos temos em ofertar um ensino de qualidade aos alunos do município de Petrolina", pontuou. 

O secretário executivo de Juventude e Qualificação Profissional, Robson Rocha, também esteve presente na reunião e falou da importância da parceria e da diferença que faz ter cúmplices como o sistema S, na melhoria do ensino técnico em Petrolina. "Temos que analisar quais as carências de cursos em alguns dos centros para podermos ofertar as vagas, e a parceria com o sistema S ,é que faz toda a diferença,por essa razão temos a consciência que cada vez mais precisamos estar ligados para beneficiar o município ",afirmou o secretário. 

Célia Regina, falou da reunião de pactuação que aconteceu em novembro do ano de 2014, e que agora reflete com a chegada das vagas para os cursos que serão ofertados no município. "Esse foi o segundo contato, já que em novembro tínhamos feito a pactuação, e o município fez o pedido ao Ministério da Educação e Cultura (MEC /Governo Federal) , para que novos cursos fossem implantados. Ainda teremos outras reuniões para definir os detalhes da pactuação." , disse a secretária. 

Ao todo serão 55 novos cursos para 1.194 vagas oferecidas para todos que tem o Numero de Inscrição Social . As vagas, segundo a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional , serão abertas na segunda quinzena do mês de agosto/2015. 
Ascom/Petrolina
Variadas
03 de Julho / 2015 às 21:00 | 3 Comentários

Petrolina está confirmada no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O Comitê Organizador dos Jogos anunciou em Brasília nesta sexta-feira, 3 de julho, a lista das primeiras 82 cidades que integrarão a jornada da tocha pelo país.

As 82 cidades anunciadas indicam os destinos finais da tocha Olímpica Rio 2016, para cada dia do Revezamento, com exceção dos dias em que houver paradas técnicas ou momentos especiais de imagem. Também foi confirmado que a jornada da Tocha Olímpica no Brasil começará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016.

“Receber a Tocha Olímpica em Petrolina é como receber um pedaço dos Jogos Olímpicos. Nossa cidade encherá as ruas para celebrar esse símbolo tão tradicional e festejar as histórias exemplares dos nossos cidadãos que a conduzirão. Essa é mais uma conquista de Petrolina, alcançada através de esforços do prefeito, Julio Lossio”, considera o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, que participou da cerimonia de anuncio, em Brasília,representando o gestor municipal.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. Serão em torno de 12.000 condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10.000 milhas aéreas.

A passagem da Tocha Olímpica pelas cidades brasileiras se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento.

A lista completa das cidades que receberão o Revezamento será revelada no início do ano que vem. Esse encontro da tradicional Tocha Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar em torno de 90% da população do país em cerca de 300 cidades de todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os Patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, anunciarão suas campanhas públicas para selecionar em todo o Brasil aqueles que terão o privilégio de conduzir a Chama Olímpica.

Ascom/Petrolina
Política
03 de Julho / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

Embora na próxima segunda-feira, dia 06, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO) comece a verificação anual obrigatória dos taxímetros no município de Juazeiro, até o momento os taxistas da cidade não fizeram o agendamento necessário pelo site, podendo perder a data da verificação compulsória. Desta forma, o diretor-geral do IBAMETRO, Randerson Leal alerta aos taxistas que façam o agendamento o quanto antes, possibilitando que a Agência Regional de Juazeiro preste um atendimento adequado aos motoristas.

A frota de táxis da cidade é composta de cerca de 130 veículos. “A verificação dos taxímetros traz benefícios para todos os envolvidos neste tipo de relação comercial porque atesta o funcionamento correto do equipamento, sendo uma garantia dos direitos do consumidor”, esclarece Randerson Leal.

A verificação dos taxímetros traz benefícios para todos os envolvidos na relação comercial nesse tipo de prestação de serviço. O taxímetro é a forma mais confiável de cobrança pelos serviços prestados. Quem ganha com isso é a sociedade em geral pela garantia de seus direitos”, esclarece Randerson Leal.

O agendamento do serviço deve ser feito pelo site do IBAMETRO (www.ibametro.ba.gov.br), no ícone PSIE (Portal de Serviços do INMETRO nos Estados), para o período de 06 a 10 de julho. A verificação será feita no seguinte endereço: Quadra QV, Lote 02, Distrito Industrial do S. Francisco – DISF. Na oportunidade, os proprietários dos veículos deverão apresentar o certificado do selo de gás natural veicular devidamente preenchido (para os que utilizam este tipo de combustível).

O IBAMETRO é o órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), sendo responsável pela execução da atividade no Estado.

Ascom/Ibametro
Variadas
03 de Julho / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário
Aconteceu nesta quarta-feira, 01, uma Festa Junina para os idosos atendidos pelo grupo de convivência. O Arraiá aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e contou com a presença de toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e da primeira dama do município, Joelma Cota, que representou o prefeito, Wilson Cota.
 
Durante a tarde de festejos, os idosos aproveitaram para se divertir e dançar forró, além de confraternizar e desfrutar dos diversos quitutes tradicionais do mês. O CRAS é um espaço que proporciona diversas atividades construtivas não somente aos idosos, mas também para crianças, jovens e adultos de qualquer idade. Em Casa Nova, Centro é coordenado por Ilone Castro.
 
Para a primeira Dama, representante do gestor municipal, o evento teve como propósito colaborar cada vez mais a participação dos idosos com atividades lúdicas e laborais. "O objetivo da prefeitura é trabalhar para oferecer atividades que garantam, sempre, melhor qualidade de vida para os casanovenses e celebrar esse período com esse grupo da melhor idade é muito bom. A vitalidade deles é uma lição para todos", comenta.
Asscom
Policial
03 de Julho / 2015 às 19:26 | 2 Comentários

A fiscalização durou duas horas e teve como objetivo coibir acidentes em ponto crítico. A Polícia Rodoviária Federal efetuou uma operação com radar ontem (02) na Ponte Eurico Gaspar Dutra, entre os quilômetros 129 e 130 da BR 407. Em menos de duas horas, 333 motoristas foram flagrados excedendo a velocidade permitida para o local. Alguns flagrantes mostram veículos com o dobro da velocidade máxima permitida para o sentido q foi fiscalizado, que é de 50km/h.

O ponto da fiscalização, divisa entre as cidades Petrolina/PE e Juazeiro/BA, é considerado crítico devido ao alto índice de acidentes. A maioria deles do tipo colisão traseira e lateral. Por ser a via única entre as cidades de tamanha importância, um acidente no local, além dos riscos de lesões e de danos materiais, provoca transtornos de mobilidade, refletindo até nas vias locais de cada cidade.

Para coibir os acidentes, a fiscalização com radar será intensificada. O motorista flagrado por excesso de velocidade poderá ser punido, dependendo do índice, com uma multa de R$574, além de ter suspenso o seu direito de dirigir.

A velocidade excessiva dificulta reações adequadas por parte do motorista e aumenta as consequências em caso de acidente. É importante que o limite permitido de velocidade seja obedecido não apenas por medo da punição, mas pela consciência de que cumprir a legislação de trânsito salva a própria vida e a vida de outras pessoas, pois evita acidentes.

Ascom PRF PE
Policial
03 de Julho / 2015 às 19:11 | 5 Comentários

Informações que acabam de chegar a redação do Blog por dois policiais militares dão conta de que houve um tiroteio em um dos bares no povoado de Campos, distrito de Maniçoba, onde três pessoas foram baleadas sendo que duas delas morreram. Os tiros ao que parece foram deflagrados por armas de grosso calibre. Os nomes ainda não foram liberados porque as equipes da Polícia Militar e do IML – Instituto Médico Legal se deslocaram há pouco para o referido distrito. Se forem confirmadas as duas mortes, Juazeiro chega a 69 homicídios em 2015, sendo seis somente nesses três primeiros dias de julho.

Atualização: Um dos mortos identificado até agora é Rodolfo Guimarães Borges, natural de Juazeiro.

Variadas
03 de Julho / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Alunos do ensino fundamental, pais, funcionários e voluntários do Educandário Flores do Amanhecer, no bairro Argemiro, em Juazeiro, vão aprender a montar horta caseira em material reciclável e a aproveitar melhor frutas e verduras, usando cascas e sementes para produção de alimentos e adubo orgânico. As oficinas com essas atividades serão realizadas até amanhã (04).

As ações estão sendo organizadas pela Coapseri (Cooperativa de Trabalho, Assessoria, Consultoria, Prestação de Serviços e Instrutoria), cujos profissionais associados aderiram à campanha do Dia C (Dia de Cooperar), lembrado neste 04 de Julho em todo o país. O Educandário Flores do Amanhecer também recebeu as ações da campanha ano passado, quando uma horta e um viveiro de mudas foram construídos pela Coapseri no local. Os produtos da horta (cenoura, alface, cebolinha, coentro, rúcula, espinafre, pimentão, tomate, pepino) são usados na merenda escolar, em projetos sociais mantidos pelo Complexo Social Luz para Libertação e o excedente é vendido à comunidade do bairro, cujo lucro ajuda a pagar despesas da escola.

O trabalho de manutenção da horta no Educandário Flores do Amanhecer é conduzido, ao longo do ano, voluntariamente, pelo engenheiro agrônomo cooperado, Edson Fonseca. "É muito gratificante realizar esse trabalho com as crianças porque elas estão compreendendo, desde cedo, e na prática, a importância de uma alimentação saudável", disse. Para aprofundar o trabalho, o Coapseri decidiu, este ano, apoiar mais uma vez o Educandário. "Estamos estendendo as ações aos pais, ofertando as oficinas de montagem da horta que as crianças já fazem na escola e levando informações de como aproveitar bem os alimentos", destaca a diretora presidente da cooperativa, Maria Helena Gomes. Em Juazeiro, a ação deve reunir 20 voluntários cooperados e 150 participantes. 

DIA C - O Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

As cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolvem em suas localidades um elenco de ações, na forma de projetos, atividades e iniciativas, valorizando o trabalho voluntário e demonstrando a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento sócioeconômico e ambiental de forma sustentável. Os resultados gerados no ano de 2014 englobaram 26 estados e o Distrito Federal, mostrando a força dessa grande mobilização social. Saiba mais no site: diac.brasilcooperativo.coop.br


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage