Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 17 de Outubro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 15 de Outubro / 2017 às 02:55

Morre em Salvador o empresário Neto Tintas

Faleceu na madrugada deste domingo (15) em Salvador o empresário Neto Tintas. Anésio Lino de Sousa, nome de batismo, nasceu em Campina Grande, Paraíba e era empresário há 35 anos no setor de Tintas Automotivas e Imobiliárias, na região do Vale do São Francisco. A causa da morte ocorreu devido complicações de hepatite.

No último mês de julho, a Câmara de Vereadores de Exu, Pernambuco, havia aprovado por unanimidade o Título de Cidadão da Terra de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, justificando a honraria pelos serviços prestados a cultura e dezenas de obras sociais, exemplo, o Projeto dos Amigos de Luiz Gonzaga, que consiste no plantio de árvores nativas, na região do vale do São Francisco e Araripe.

Italo Lino, um dos filhos do empresário, disse a nossa reportagem que a alegria era a marca de Neto Tintas e que os frutos de harmonia, amor a Luiz Gonzaga, e a cultura brasileira, e ao trabalho devem continuar.

O velório acontecerá a partir do meio dia no Saf Juazeiro-Bahia. O sepultamento será às 17hs.

Redação blog
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 23:00

SOBRE UMA TRETA ENTRE UM MÉDICO E AS ENFERMEIRAS NUMA REDE SOCIAL

A BOSTA PRECISA SER LIMPA SIM, DOUTOR

(Por ERRY JUSTO) 

Qual é o resultado de uma organização cujo os membros não cultivam o Respeito e a Ética entre eles? A resposta só poderia ser essa: um desastre! Nenhuma empresa, instituição, organização,clero, família ou qualquer ambiente profissional consegue produzir bons resultados se seus pares não tiverem Respeito e Ética. A pergunta que aparece agora é: o que é o Respeito?

Ora, A palavra respeito, na sua origem em latim possui o significado de "olhar outra vez", assim sendo, tudo aquilo que merece um segundo olhar, será respeitado. Um dos valores mais importantes do ser humano é o respeito, e possui uma imensa importância para uma interação social saudável e harmoniosa. O respeito permite que as pessoas tomem suas decisões de maneira coerente sem prejudicar a vida de outras pessoas. O respeito ajuda as pessoas a impedir certas atitudes que podem ser reprováveis por uma certo alguém. É através do respeito, que indivíduos conseguem obedecer e cumprir determinadas normas, como as leis por exemplo. Mas, agora você deve está se perguntando: e a Ética?

A ética está ligada com as Leis e Normas. A ética pode ser apreendida como um pensamento sobre a moral, de modo a fazer parte de um conjunto de conhecimentos partidos através da observação da conduta humana, ao buscar explicar as regras morais de maneira racional, científica, teórica, fundamentada e científica.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 22:00

SENAR e Sindicato Rural abrem inscrições para curso gratuito

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (SENAR/PE), em parceria com o Sindicato Rural de Petrolina, abre inscrições para o curso de "Encarregado de Campo". A capacitação é gratuita e tem previsão de início para o dia 16 de outubro. As vagas são limitadas.

O curso, ministrado pelo SENAR/PE, tem carga horária de 16 horas e é dividido em duas turmas. A primeira começa na próxima segunda (16) e segue até o dia 17. Já a segunda turma, está prevista para os dias 18 e 19.  As aulas acontecem das 8h às 12h e 14h às 18h.

A coordenadora de Treinamentos do SENAR/PE, Mônica Pimentel, explica que a ação visa tornar o setor agropecuário pernambucano mais eficiente e competitivo, devido ao leque de oportunidades que o agronegócio dispõe em setores produtivos em potencial, como a fruticultura que exige profissionais atualizados.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 21:00

PROJETO ANJOS & VOLUNTÁRIOS DESENVOLVE AÇÃO SOCIAL NO HOSPITAL DA CRIANÇA E MATERNIDADE DE JUAZEIRO

O Projeto Anjos & Voluntários ainda em comemoração ao Dia das Crianças estará realizando neste domingo (15/10), às 14 horas, uma grande ação social no Hospital da Criança e Maternidade de Juazeiro.

“Você é nosso convidado para participar deste ato de amor e solidariedade” expressaram os organizadores do evento. “Ensina a criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar." (Provérbios 22:6).

Doações: 87. 8814 4941.

publicado em 14 de Outubro / 2017 às 20:00

TROPA DO 6º BPM DESFILA EM EVENTO CULTURAL DE SENHOR DO BONFIM

O 6º Batalhão de Polícia Militar prestigiou evento cultural da cidade de Senhor do Bonfim, na última quinta-feira (12), com o tema: "Semear, Aprender e Viver o Ser Criança".

O Prefeito Carlos Brasileiro, o Comandante do 6º BPM, Tenente Coronel PM Soares, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Reinaldo Ferreira, a Secretária de Educação do Município, Prof.ª Cristiane Maia e outras autoridades apreciaram o desfile da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal, das escolas municipais e de outras entidades locais.

O Dia das Crianças foi marcado pela primeira participação do Projeto Polícia Mirim do 6º BPM sob muitos aplausos da população bonfinense.

Seção de Comunicação Social 6º BPM
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 19:00

Inscrições para o Processo Seletivo de Residência Médica 2018 do HDM/IMIP de Petrolina têm início na próxima segunda-feira (16)

As inscrições para o Processo Seletivo de Residência Médica para o ano de 2018 do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina já podem ser realizadas a partir das 9h da próxima segunda-feira (16). A seleção é feita anualmente pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, através do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), e são abertas vagas para todo o estado em diversas áreas da saúde. 

Para o próximo ano, no Dom Malan, serão ofertadas 04 vagas de residência em Obstetrícia/Ginecologia com duração de 3 anos (R1, R2 e R3), 10 vagas de Pediatria com duração de 2 anos (R1 e R2) e 01 vaga de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia com duração de 1 ano (R4). 

Ler Matéria Completa
Ascom HDM
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 18:00

Kaio Maniçoba articula nova agência do INSS para Petrolândia

O deputado federal licenciado e secretário estadual de Habitação, Kaio Maniçoba está articulando a construção de uma nova sede para agência do INSS no município de Petrolândia, na região de Itaparica. Com objetivo de proporcionar mais conforto para a população que utiliza o serviço, Maniçoba apresentou a proposta ao superintendente regional do órgão, Marcos de Brito Campos Júnior, que se comprometeu a analisar o projeto. A agência do INSS de Petrolândia funciona, hoje, em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal.

Ascom Dep. Kaio Maniçoba
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 17:00

Petrolina: Médico especialista em qualidade de vida dá dicas para envelhecimento saudável

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro para 75 anos (IBGE 2016), homens e mulheres têm se preocupado cada vez mais com a possibilidade de um envelhecimento saudável. Alimentação correta, prática regular de atividade física e uma mente longe de estresses são apenas algumas dicas para uma velhice vivaz, segundo o médico Jacques Waisman. 

Segundo Waisman, beber água e possuir um sono de qualidade são outros fatores essenciais para manutenção de uma vida longeva. Na alimentação, ele recomenda evitar itens ricos em açúcar, como refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e os que possuem gordura vegetal hidrogenada ou gordura trans, como batata frita de pacote ou de fast-food, biscoitos recheados, pipoca de micro-ondas e sorvete. Na contramão da indicação de superalimentos estrangeiros, ele sugere adicionar ao cardápio do dia-a-dia o abacate, ovos, óleo de coco, couve, cacau e chocolate amargo (veja, ao final na matéria, box com propriedades de cada alimento).

Ele alega, ainda, que nunca é tarde para começar a se exercitar - ainda que a pessoa tenha levado uma vida sedentária. "É recomendadíssimo iniciar a prática regular de exercícios físicos em qualquer idade, independente de um histórico anterior de vida sedentária, desde que acompanhada por um profissional habilitado para respeitar os limites de cada etapa da vida. O exercício físico estimula a liberação de neurotransmissores que trazem a sensação de prazer, o que beneficia com bem estar a mente".

Jacques Waisman é um dos quatro palestrantes do seminário Segredo Supremo, que será realizado a partir das 19h30 da próxima terça-feira (17), no restaurante Da Vila, em Petrolina. Ele se junta à ortodontista Mariana Lopes, a dermatologista Eliana Lopes e do nutrólogo Gilberto Barbosa para abordar quatro aspectos da medicina integrativa e sistêmica para promoção do equilíbrio físico e psíquico. O evento é gratuito para convidados.

Ascom-Paula Teothonio
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 16:08

Associação da travessia das Barquinhas ameaça que serviços de travessia serão prejudicados com baixa vazão do Rio São Francisco

A baixa baixa vazão do rio São Francisco, tem preocupado os moradores que necessitam fazer a travessia Petrolina/juazeiro e vice versa. A seca do rio tem preocupado devido o risco das barcas encalharem e causar acidentes. A prefeitura de Petrolina realizou no mês de julho uma interdição no ponto das barquinhas que fazem o trajeto Petrolina/ Juazeiro. Foi feita a retirada de areia e sedimentos que ficam às margens do Rio São Francisco, na Orla de Petrolina com o objetivo de melhorar atracagem das embarcações e evitar o encalhamento.

A medida foi da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) ,  definida na época após uma reunião que contou com a presença de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outras autoridades do município.

A  reunião buscou uma alternativa de atender os condutores de embarcações que relataram dificuldades de atracagem e encalhamento de barcos, com diminuição da vazão do rio. “É muito cascalho, é muito raso. Então a gente tem que ter todo o cuidado para que não venha encalhar a embarcação”, argumenta o presidente da Associação das Barquinhas, Luiz Raimundo Pereira.

A situação nesta primeira quinzena de outubro piorou. Com a palavra as autoridades de Petrolina e Juazeiro. Também a agência fluvial devido a segurança das embarcações e passageiros.

Redação blog com informações G1
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 16:00

Variação de preços de remédios ultrapassa 900% em setembro

Um levantamento feito pelo Consulta Remédios, site e app comparador de preços de medicamentos e produtos de perfumaria, revela uma variação expressiva nos valores de alguns medicamentos e itens de perfumaria durante o mês de setembro.

A maior variação de preços é do medicamento Anastrozol, repositor hormonal também utilizado no tratamento de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa, que teve o preço mínimo de R$ 41,90 e máximo de R$ 436,87, o que representa uma variação de 943%. Outros medicamentos como a Rosuvastatina Cálcica, redutor do LDL- colesterol, e o Tadalafila, para disfunção erétil, oscilam de preço em mais de 500%.

Entre os produtos de perfumaria, o que teve a maior diferença de preços foi o Lavitan Hair, antiqueda de cabelos, que variou 195% com valor médio de R$ 15,93.

“Alguns fatores podem justificar a diferença de preços entre medicamentos e a carga tributária é um dos principais. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), por exemplo, varia muito para cada estado e há uma série de outros parâmetros que também interferem nesta tarifação. No Brasil, os preços de remédios são regulados por órgãos específicos e monitorados pela Anvisa, e também há penalidades previstas em caso de descumprimento das regras”, explica Paulo Daniel Vion, CEO do Consulta Remédios. 

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 15:00

Codevasf incentiva produção leiteira no norte baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) fortaleceu a Associação dos Produtores de Leite do município de Morro do Chapéu (APLeite), no Norte da Bahia, com máquinas e implementos para serem usados na estruturação das atividades agrícolas voltadas à produção de leite. O investimento realizado pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA), foi de mais de R$ 117 mil.

A associação reúne 56 produtores, que vão usar o maquinário na preparação das lavouras, obedecendo uma agenda de utilização elaborada por eles durante as assembleias da entidade. Segundo Everaldo de Andrade Cavalcanti, da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização da Codevasf em Juazeiro, ações como essa são muito importantes para o homem do campo, pois com o uso consciente da tecnologia, os bons resultados serão alcançados mais rapidamente.

Os recursos investidos pela Codevasf na ação foram do Orçamento Geral da União, destinados à Companhia por meio de emendas parlamentares.

Ascom-Codevasf
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 14:00

Deputado Roberto Carlos realiza visita na Conder com prefeito de Jaguarari

Sempre atento aos pedidos da população e dos representantes eleitos por ela, o deputado estadual Roberto Carlos esteve com o prefeito da cidade de Jaguarari, que fica a cerca de 400 km da capital, na sede da Conder - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, em Salvador.

A visita foi para buscar ações da instituição que possam trazer benefícios para o município, que fica na região norte do estado e tem sido conduzido com muita atenção e carinho pelo prefeito Everton Rocha e pela equipe por ele constituída.

Na visita, a comitiva formada pelo deputado Roberto Carlos, pelo prefeito e por assessores se reuniu com o diretor-presidente da Conder, José Lúcio Lima Machado, onde discutiram possíveis ações no município com a parceria deste importante órgão da SEDUR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 13:03

Atividades marcarão o Dia C da Ciência em Juazeiro e Petrolina

Um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos e institucionais para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência em nosso cotidiano. Esse é o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. O Dia C, será na quarta-feira, 25 de outubro, como marco inicial de uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira.

A expectativa é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado anualmente, por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). 

No Vale do São Francisco, as instituições públicas de ensino técnico e superior, como o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) organizarão atividades em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) durante todo o mês de outubro.

Ascom
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 12:03

Professores de Petrolina protestam e pedem renovação de contrato

Os professores que prestam serviços para a prefeitura de Petrolina, realizaram ontem sexta-feira (13), um protesto para que os contratos sejam renovados. o protesto foi realizado em frente a Prefeitura.  Os professores justificaram a manifestação dizendo que "existe uma ameaça de demissão e por isto eles resolveram antecicpar o problema para que o prefeito tome uma providência".

O Vereador Gabriel Menezes, através de sua rede social,  acusou que "a prefeitura está prestes a colocar cerca de 900 professores no olho da rua e estes professores contratados, segundo a Lei Municipal 1.062/2001, têm direito à renovação dos contratos por mais um ano. O motivo seria a realização de mais um processo seletivo para suprimento das mesmas vagas".

Até o momento a Prefeitura de Petrolina e a secretaria de educação não se manifestou.

Redação blog Foto: Claudio Farias-Rádio Emissora Rural
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 11:00

Vendas no dia das Crianças crescem 3%, o primeiro aumento após três anos de retrações, mostra indicador do SPC Brasil

Dado de vendas a prazo positivo é o resultado mais expressivo de todas as datas comemorativas de 2017 até agora.

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que a retomada da economia pode ter seus primeiros reflexos na confiança dos consumidores e aumento do consumo. As consultas para vendas a prazo na semana anterior ao Dia das Crianças (entre 5 e 11 de outubro), que é a segunda data mais lucrativa para o varejo no segundo semestre, aumentaram 3% na comparação com 2016. Trata-se do primeiro ano de crescimento após três anos consecutivos de retração e a primeira data comemorativa de 2017 com aumento expressivo: Páscoa (+0,93%), Dia das Mães (-5,50%), Dia dos Namorados (-9,61%), Dia dos Pais (-2,18%).

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 10:03

Gerente Regional da Compesa confirma que entrou com ação judicial contra rede de telefonia

O Gerente Regional da Compesa, João Rafael confirmou em Petrolina que a empresa entrou com ação judicial responsabilizando uma empresa de telefonia celular como a responsável pela falta de água e prejuizos causados em quase 70 porcento do abastecimento de água no município.

Este fato considerado inusitado chamou atenção em Petrolina: a Compesa  acusa que devido a um incidente, na noite da segunda-feira(02),  envolvendo uma operadora de celular que fazia serviços na avenida da integração,  canos da  rede tronco 2 de abastecimento de água de Petrolina foram quebrados,  ocasionando a falta de água em cerca de 40 bairros da cidade.  

A rede de telefonia celular (Vivo) ainda não se manifestou sobre o caso.

Redação blog Foto: Ney Vital
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 09:00

Posto SAC em Juazeiro interrompe funcionamento nesta segunda-feira

Em Juazeiro, no norte do Estado, o feriado dos comerciários foi antecipado para segunda-feira (16). Assim, a unidade da Rede SAC no município interrompe suas atividades na data, retornando ao seu horário habitual de funcionamento na terça-feira (17).

Inaugurada em setembro, a unidade SAC de Juazeiro fica localizada no Juá Garden Shopping e atende o público das 09h às 18h, oferecendo, ainda, a possibilidade de atendimento agendado no período da tarde.

Secom Bahia Foto Geraldo José
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 08:01

Ex-prefeito Isaac Carvalho assumirá presidência do PCdoB em Juazeiro

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) terá novo presidente a partir deste sábado. O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho vai assumir a presidência do Partido. O partido realizará encontro neste sábado (14), para eleger novos membros da diretoria, a partir das 9h, no Rapport Hotel, Bairro Lomanto Junior. O PCdoB fará Conferência Estadual entre os dias 21 e 22 de outubro, em Salvador. O ex-prefeito de Juazeiro é membro da direção estadual da legenda.

Redação blog
publicado em 14 de Outubro / 2017 às 07:00

Juazeiro: Moradores de Condomínio pedem providências contra invasão de pombos

Uma leitora do Blog que preferiu não ser identificada para evitar retaliações disse que os moradores do condomínio Mais Viver Village estão enfrentando uma infestação de pombos. De acordo com a moradora no telhado de quase todos os villages, tem "pixilingas" e isto pode até trazer um problema de saúde grave, principalmente crianças. Ainda de acordo com a moradora, a "administração do condomínio foi informada e procurou a Prefeitura de Juazeiro, setor de vigilância sanitária e que os mesmos disseram que não podem fazer nada no momento".

A leitora finaliza: "É preocupante a situação, os pombos estão fazendo ninhos e se multiplicando de forma assustadora, sem falar nas fezes que podem transmitir doenças". 

Em nota a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde esclarece "que a infestação de pombos ocorre quando a ave encontra condições favoráveis, como a disponibilidade de alimentos, em um locall. Por isso orienta os moradores do condominio, que mantenham forros, telhas e calhas sempre limpos e que evitem a alimentar ou dar água para esses animais, visto que eles podem transmitir doenças. A secretaria de Saúde ainda informa que não cabe ao município fazer o recolhimento destes animais".

Redação blog
publicado em 13 de Outubro / 2017 às 23:00

SALVE-SE... QUEM QUISER!!!

(O DIA EM QUE JESUS CRISTO VOLTOU À TERRA, PASSANDO POR JUAZEIRO-BA)

Careca de ver na Terra tanta atrocidade, turbulência, esculhambação,  desraciocínio, mentalização barata, espetinho de gato, arrogância, palito de fósforo no chão, guerra, míssil nuclear, bromato de potássio no pãozinho, meleca de olho, alarme falso pro SAMU, doença venérea, zuinhada de gato preto, ambulância enguiçada, diabetes, caganeira vocabular, parada gay, ficada  homofóbica, violência doméstica, notícia de favela, corrupção em banda de lata, pedofilia até eclesiástica, supremacismo,  muriçoca, aedis, livro de autoajuda, internediota, ataque de ptibull,  serial killer, pobreza, arrocho salarial, fruta gogóia, Faustão, Huck, aniversário e cãominhada de cachorro, unha encravada, sequestro, frasal tomar no c... e filho de uma p..., filme pornô, mau hálito, tecnologia de ponta, luta de boxe, ejaculação pré-coce e pós-coce, concurso fraudado, num sei o quê play, morte de PM por pobre, morte de pobre por PM, rico solto, vitamina sem leite, adultério,  barba mal feita, sexo sem gozada, umbigo de fora de gordas, filosofia sem metafísica, música brega, axé, sertanejo, forró estilizado, caspa, burguesia, bufa em público, bebedeira sem boemia, vômito, apego ruim de vazar, calo no pé, elevador enguiçado, procrastinação, cagada na calça, centro de recuperação evangélico, seita anti e religiosa, extrovertimento alcoólico, ressaca moral, impotência, conselho cômodo, professor aloprado, aluno desempaisado, novela de TV, game, perda de pênaltis, recaída de resiliente, jogatina, tatuagem, verdade mentirosa e mentira verdadeira, menopausa duradoura,  banguelismo, desafino calado, imposto, condomínio fechado, ONU, UNESCO, NASA, UNICEF ,etc e três pontin em fim de parágrafos, Deus resolveu, após uma eternidade descansando,  dar  um tiro de doze no pandemônio terrestre.. Como gabola-se de não precisar nunca e nem para nada de assessores e conselheiros, fez sozinho estudos minuciosos ao fim dos quais elaborou projetos e planejou o desfecho para acabar de uma vez por todas com a putaria que empestiou o planeta.

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Outubro / 2017 às 22:30

Em Candiba, Rui autoriza obras nas BAs 612 e 938 e anuncia ações para agricultura familiar

Neste  sábado (14), em Candiba, no centro-sul baiano, o governador Rui Costa participa, a partir das 9h, de um conjunto de ações de apoio à agricultura familiar e assina ordem de serviço para pavimentação da BA-612, no trecho entre Candiba e a BR-122, e na BA-938, entre Guanambi e Ceraima, totalizando 25 quilômetros nas duas obras.

Na visita à cidade, Rui entrega 1.370 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), 42 barracas para qualificação da feira livre e dinamização da comercialização dos produtos da agricultura familiar e 50 mil mudas de palma forrageira. 

O governador também autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênios com a prefeitura local para limpeza e requalificação de aguadas e preparo do solo, dentro do Programa de Mecanização Rural, e para aquisição de veículo e equipamentos de suporte às atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Rui ainda participa da 1ª Feira de Agricultura Familiar e da entrega de 40 casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

Secom Bahia
publicado em 13 de Outubro / 2017 às 22:00

Técnicos realizam ações de georreferenciamento no Sertão do São Francisco

Dando continuidade aos trabalhos de Regularização Fundiária, equipes estão em campo realizando atividades de georreferenciamento em propriedades rurais nos territórios do Sertão do São Francisco e Costa do Descobrimento. O projeto de Regularização Fundiária integra o Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, e é desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com os Consórcios Públicos.

Em Juazeiro, o Consórcio do Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco (Constesf), iniciou medições nos imóveis rurais do Distrito de Pinhões. Ainda este mês, está prevista a visita técnica no distrito de Massaroca.  Ao todo, realizadas 1.254 medições, em 256 comunidades, o equivalente a 62% da ação do projeto no Território. 

Thamires Gomes, secretária executiva do Constesf, destaca a importância da parceria entre Estado e Consórcio para o êxito da ação. "Por meio deste convênio, o Constesf está tendo a oportunidade de contribuir para essa população rural tão carente de políticas públicas. A regularização fundiária é fator de extrema importância para eles, sem ela, os mesmos são impedidos de solicitar investimentos em suas propriedades, além de terem dificuldade de acessar políticas públicas, recursos dos programas de Governo, especialmente, o acesso ao crédito".

Os procedimentos técnicos de análise passaram por reestruturação visando trazer maior agilidade, o que inclui o uso de novas tecnologias, revisão dos parâmetros técnicos e consolidam a elaboração de uma referência técnica própria do órgão. A intenção é reduzir o tempo de análise e ao mesmo tempo aumentar o rigor na observância dos requisitos para a titulação".

Ascom CDA/SDR
publicado em 13 de Outubro / 2017 às 21:25

Vereador Leal comemora o Dia das Crianças na região do Salitre

O vereador Charles Leal do PDT esteve no Dia das Crianças nas localidades de Sabiá, Lagoa do Salitre e Rodeadouro onde na oportunidade fez entrega de brinquedos às crianças dessas localidades, além de participar de diversas atividades recreativas. Todos os anos Charles Leal comemora com essas crianças o seu dia e aproveita para dialogar com lideranças das comunidades ouvindo suas demandas e buscando sempre dar uma resposta às questões dos povoados. O vereador não para e neste domingo estará na localidade de Campos, distrito de Maniçoba para comemorar o Dia das Crianças com a comunidade numa festa promovida pela Associação de Moradores daquela localidade.

Ascom Vereador Charles Leal
publicado em 13 de Outubro / 2017 às 21:00

Prefeitura de Canudos chama atenção da população para crime de patrimônio público

A quadra poliesportiva do povoado da 150, em Canudos, vem sofrendo ações de vândalos que, dia após dia, vêm cometendo crime de patrimônio público. São pias e vasos sanitários quebrados, sistema elétrico e de iluminação destruídos, portas arrancadas, alambrados e bancos danificados.

"Estamos percebendo que, além da quadra poliesportiva, outros bens públicos do município estão sendo depredados. Por isso, pedimos ajuda da população para que denuncie. Temos que ter consciência que o bem público pertence a nós mesmos e se danificarmos estamos causando um dano a nós mesmos", declarou o secretário de cultura, Rubenilson Macedo.

A população pode denunciar qualquer ação de vandalismo e crime ao patrimônio público através do telefone e Whatsapp da Polícia Militar (75 3494 2223 / 99175 4351). Vale ressaltar que dano ao patrimônio público é crime previsto pelo Código Penal (Lei Nº 2.848/40) que diz que "Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia pode gerar pena de detenção, de um a seis meses ou multa".

Ascom Prefeitura Municipal de Canudos
publicado em 13 de Outubro / 2017 às 20:33

Horário de verão começa domingo; veja quem deve mudar o relógio

O horário de verão de 2017 começa à 0h do próximo domingo (15). Com isso, os relógios deverão ser adiantados uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A medida se encerrará à meia-noite de 18 de fevereiro de 2018, quando os relógios deverão ser atrasados nessas regiões.

Neste ano, o governo chegou a discutir a validade de manter o horário de verão, já que a medida vem perdendo eficácia do ponto de vista de economia energética. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) mostraram que a economia com o horário de verão em 2016/2017 foi de 159,5 milhões de reais, menos que os 162 milhões de reais da temporada 2015/2016.

A justificativa do ONS é que é a temperatura que determina o maior consumo de energia, e não a incidência da luz durante o dia. Por isso, os picos de consumo ocorrem hoje entre as 14h e  as 15h, e não mais entre as 17h e  as 20h.

Agencia Brasil
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.