Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 28 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 26 de Abril / 2017 às 11:25

Com água do rio São Francisco, Campina Grande (PB) tem racionamento reduzido

A população de Campina Grande, na Paraíba, já começa a sentir os efeitos da chegada da água do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Neste final de semana (22), o regime de racionamento na segunda maior cidade do estado paraibano foi reduzido de quatro dias para três dias por semana. A expectativa é de que nos próximos meses, as famílias paraibanas voltem a ter o abastecimento diário e regular em suas residências, com o reforço das águas do ‘Velho Chico’.

Nos últimos dias, o volume armazenado no Epitácio Pessoa aumentou de 0,3% para 3,2% da sua capacidade, depois que a água do projeto chegou à área do reservatório, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Quando o açude atingir o percentual mínimo de 8,2%, o manancial sairá do chamado “volume morto” e o governo estadual irá analisar a possibilidade de acabar com o racionamento. Na semana passada (18), as águas do São Francisco encontraram o espelho d’água do açude, o que gerou as condições necessárias para o início da redução do cronograma de racionamento enfrentado pela população local. 

O Projeto São Francisco também vai beneficiar, até maio, mais 17 cidades da região, como Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó e Cabaceiras.Garantia de água – Desde a inauguração do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco pelo governo federal, em março, o ‘Velho Chico’ tem contribuído também para o atendimento às cidades de Sertânia (PE), que possui 35 mil habitantes, e Monteiro (PB), com 33 mil.

Em Monteiro (PB), os açudes São José e Poções, que atendem a cidade, ampliaram a distribuição de água até às famílias e 100% da população é contemplada. São sete dias por semana com água, sendo que em três dias há exceção de fornecimento em alguns bairros do município. A intermitência de abastecimento nesses bairros tem diminuído depois que a água do ‘Velho Chico’ aumentou as vazões desses dois reservatórios. Monteiro foi a primeira cidade paraibana contemplada pelo projeto.

Ascom Ministério da Integração Nacional
publicado em 26 de Abril / 2017 às 11:01

SINDAE se mobiliza e também irá aderir à greve nesta sexta-feira, 28

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia confirmou à nossa redação, que também irá aderir à greve desta sexta-feira, dia 28. Segundo o diretor executivo, Ary Carvalho, a última assembléia com os trabalhadores determinou à participação da instituição no movimento.

Ainda de acordo com Ary, todos os serviços que envolvam o SINDAE serão paralisados, com exceção do fornecimento de água.

da Redação
publicado em 26 de Abril / 2017 às 11:00

Secretária de Educação de Juazeiro foi eleita representante da UNDIME dos municípios do Norte baiano

A secretária de Educação e Juventude de Juazeiro (SEDUC), Lucinete Alves foi eleita, nesta terça-feira (25), como representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME Bahia, dos municípios do território Sertão do São Francisco. A eleição aconteceu durante o XVII Fórum Estadual da UNDIME Bahia, realizado nos dias 24 e 25, no Hotel Fiesta, em Salvador.

A secretária Lucinete irá representar os municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. "Quero agradecer a confiança dos secretários que acreditaram no meu nome para exercer uma missão tão importante que é representar os oito municípios da nossa região, buscando fortalecer e integrar os dirigentes municipais para construirmos juntos uma educação pública de qualidade no território. Hoje Juazeiro é destaque na Educação, pelos inúmeros avanços conquistados nos últimos oito anos, eu fiz parte dessa equipe de construção e tenho certeza que vamos contribuir muito para que os outros municípios da região consigam melhorar cada dia mais, proporcionando uma educação de qualidade para as nossas crianças e adolescentes", afirmou a secretária de Educação de Juazeiro.

No total foram eleitos 27 representantes que vão atuar nos 27 Territórios da Bahia. O dirigente de Educação de Elísio Medrado, Williams Panfile Brandão, foi eleito o novo Presidente da UNDIME BAHIA, que tem como vice-Presidente, Perpetua Boaventura, do município de Conceição do Coité.

A Instituição tem como objetivo articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Entre os princípios da UNDIME estão: democracia que garanta a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos; ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; visão sistêmica na organização da educação fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.

Durante o Fórum os dirigentes municipais assistiram palestras sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Plano de Cargos e Salários, entre outros.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 26 de Abril / 2017 às 10:29

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia o Projeto de Lei do deputado Roberto Carlos que prevê a redução do consumo de sal

Está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), que visa reduzir o consumo de sal de cozinha pelos baianos e, como consequência, a incidência da hipertensão, através da retirada dos saleiros das mesas de bares, restaurantes e lanchonetes, do nosso Estado.

De acordo com o parlamentar, o sal poderá ser levado à mesa, somente, se o cliente solicitar. “Não podemos proibir o consumo de sal, mas com essa medida, o sal fica fora do alcance dos clientes, que consumirão, muitas vezes, seus alimentos sem lembrar de acrescentá-lo à refeição. Vale ressaltar, que o restaurante e similares poderão servir, caso o cliente solicite”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 26 de Abril / 2017 às 10:00

Direto das redes sociais: Wanderley do Nordeste, um show de otimismo na defesa da vida

O sanfoneiro Wanderley do Nordeste continua firme na sua luta pela vida e vai nos dando uma lição de otimismo e fé a cada momento da sua jornada em busca da saúde.

Recentemente, num evento solidário realizado por amigos, ele surpreendeu a todos com seu modo sorridente de encarar os desafios de vencer um diagnóstico de câncer, seguindo as orientações médicas, mas, sobretudo, acreditando que “Deus está acima de tudo”, como expressou.

No último domingo o cantor/sanfoneiro, que por recomendações médicas não tem feitos seus shows de forró, voltou a pegar no seu instrumento, a sanfona, e mostrou que quem sabe, não esquece.

Confira no vídeo a alegria e a desenvoltura de Wanderley ao abraçar o seu instrumento, uma paixão confessa do instrumentista/cantador.

Da redação por Wilson Duarte
publicado em 26 de Abril / 2017 às 10:00

SETRANVASF EMITE COMUNICADO SOBRE MOBIPETROLINA

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco- Setranvasf comunica que o Sistema de Transporte MobiPetrolina e todos os pontos de venda e recarga do Cartão BIP estarão funcionando normalmente nesta sexta-feira (28).

Brava Comunicação
publicado em 26 de Abril / 2017 às 09:24

Governo reforça segurança pública com fuzis doados pela Marinha

marinha
(Foto: Carol Garcia/GOVBA)

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) reforçou, nesta terça-feira (25), o armamento das Polícias Civil e Militar, com equipamentos doados pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval. Em cerimônia com a presença do governador Rui Costa, realizada na sede do comando, no Comércio, em Salvador, foram entregues 100 fuzis automáticos leves e 200 carregadores.

A doação foi realizada com a assinatura do termo de transferência de responsabilidade. Do total de fuzis, 85 serão destinados à Polícia Militar e 15 à Polícia Civil. Para o governador, os novos armamentos serão utilizados para reforçar a segurança. "Eu agradeço a essa instituição, que nos remete sempre a um exemplo de cidadania e disciplina. E agradeço por esta parceria e ´pela forte relação institucional que mantemos com a Marinha do Brasil. Infelizmente, temos a necessidade das nossas polícias se equiparem com armamentos cada vez mais potentes para fazer frente ao poderio da criminalidade, principalmente aquela relacionada ao tráfico de drogas. Mas isso não é tudo. Eu acredito que precisamos refundar valores da ética, educação e cidadania. São valores comprometidos que todos os dias levam jovens cada vez mais cedo para o mundo do crime. Precisamos combater o crime, mas também promover a corrente do bem, que virou slogan da PM, para reconstruir valores sociais importantes", ressaltou o governador.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 26 de Abril / 2017 às 09:00

JUAZEIRO; TATIANE MALTA DESTACA CAMPANHA VACINAL EM IDOSOS

A Superintendente em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Tatiane Malta foi uma das convidadas do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (25) para intensificar a divulgação da Campanha de Vacinação contra a gripe em idosos do município.

“Este ano, a campanha de imunização está seguindo um cronograma e objetiva reduzir o índice de complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus. O público alvo é composto por crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós-parto (puérperas), idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade” explicou Tatiane.

“A meta do município é vacinar pelo menos 90% do público alvo, ou seja, aproximadamente 43 mil pessoas. Ano passado nós chegamos a 91% e é importante que cada grupo respeite o cronograma, porque o abastecimento das vacinas foi pensado de acordo com as metas de cada grupo. Os idosos são o nosso maior público e temos uma previsão de vacinar uma média de 16 mil pessoas. No entanto, quero enaltecer o trabalho das equipes dos postos de saúde porque se alcançamos a meta nos últimos anos foi em razão desse trabalho", pontuou Tatiane.

Ler Matéria Completa
Da redação Foto Andreia Meirelles
publicado em 26 de Abril / 2017 às 08:20

ASPRA PEDE AO PREFEITO PAULO BOMFIM A REFORMA DO POSTO POLICIAL DE MANIÇOBA

Na tarde desta terça-feira (25) em visita ao distrito de Maniçoba, o prefeito Paulo Bonfim assumiu compromisso de reformar o posto policial. O prédio onde funciona o posto há muito tempo que não passa por uma reforma. O mesmo está caindo aos pedaços, um local insalubre, inadequado; sem colchões, teto desabando; banheiro improvisado. 

Há duas semanas o Sargento Enio Costa e o Soldado Samuel Vieira, diretores da Associação dos Policiais e Bombeiros – ASPRA, estiveram no distrito colhendo denúncias dos policiais sobre o abandono do posto. Na oportunidade foi agendada uma reunião com o Diretor do Distrito, o senhor Valter Matias, que se mostrou sensível em ajudar a encontrar caminhos para reformar o prédio.

O coordenador da Aspra-Juazeiro, o soldado Samuel Vieira, acredita que a parceria entre as instituições públicas e privadas, garante que efetivamente a segurança pública aconteça, “é preciso unir forças para que a população tenha acesso aos serviços públicos com qualidade, e que os trabalhadores tenham melhores condições de trabalho.” Frisou Samuel Vieira.

ASCOM ASPRA/JUAZEIRO
publicado em 26 de Abril / 2017 às 08:00

Mesa redonda discute enfrentamento à violência contra a mulher em Petrolina

Com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, foi realizada nesta terça-feira (25), uma mesa redonda para discutir a importância de reconhecer e agir diante dos diferentes tipos de abuso contra as mulheres. O evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade, aconteceu no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e contou com a participação de representantes de diversos setores.

A secretária executiva, Talita Andrade, lembra que as ações estão sendo construídas em parceria, e por isso, o debate torna-se fundamental. "Juntos somos bem mais fortes e é por isso que este assunto precisa ser debatido com tanta frequência. Na verdade, estamos unindo forças para salvar mulheres que são vítimas todos os dias de algum tipo de violência", destacou a gestora da pasta.

Durante o encontro, os participantes assistiram a palestras da coordenadora de ações de prevenção, Cláudia Barros; da representante da rede de mulheres negras, Viviane Costa; da representante da OAB, Ariana Andrade; da representante da diretoria da Patrulha Maria da Penha, Michele Couto, e ainda da professora da Univasf, Sâmella Vieira.   

Ascom/Petrolina
publicado em 26 de Abril / 2017 às 07:56

Médicos baianos se posicionam contra reformas da Previdência e Trabalhista e apoiam greve do dia 28

Os médicos baianos decidiram pela adesão à greve geral do próximo dia 28 de abril. A decisão foi tomada em assembleia, na noite da segunda-feira (24), com grande participação de profissionais que atuam nos mais diversos serviços de saúde. Na avaliação dos médicos, nenhum projeto de reforma – seja previdenciário ou trabalhista -, deve ser encaminhado pelo governo sem uma ampla discussão com o conjunto da sociedade. De forma unânime, a assembleia apontou que o Congresso Nacional não tem legitimidade para reformar a legislação.

Foi consenso o entendimento de que não há motivo para que se tente aprovar de forma intempestiva as reformas pretendidas pelo governo Temer, especialmente num momento em que o País se depara com um intrincado esquema de corrupção, que atinge todas as estruturas de poder, colocando sob suspeição os interesses que motivam o açodamento para votações de propostas cujo impacto se fará sentir por anos a fio.

Após a explanação dos advogados do Sindimed – Dr. Celso Vedovato e Dra. Cláudia Bezerra -, sobre projetos das reformas previdenciária e trabalhista, a assembleia pode discutir com clareza os potenciais impactos que esses ataques terão sobre a categoria médica. Embora houvesse unanimidade sobre a necessidade de rechaçar os projetos de reformas, os médicos expuseram divergências em relação à greve do dia 28. Levada à votação, a adesão foi aprovada pela maioria de 55 votos, contra 21 votos contrários e uma abstenção.

Vale ressaltar ainda que, na opinião geral da assembleia, a discussão sobre reformas deve ser travada durante os debates que precedem a próxima eleição presidencial, entre os futuros candidatos, para que assumam perante a população os compromissos de mandato apresentados nas respectivas campanhas.

Com informações do Sindimed Bahia
publicado em 26 de Abril / 2017 às 07:48

Policiais civis da Bahia aderem à greve geral do dia 28 de abril

Uma assembleia realizada pelos servidores da Polícia Civil da Bahia, na manhã desta terça-feira (11), deliberou que a categoria vai participar das manifestações de uma Greve Geral, marcada para sexta-feira (28). A ação será em protesto à PEC 287 e à Reforma da Previdência.

De acordo com o Sindpoc (Sindicato dos Policiais Civis), as reclamações da categoria incluem ainda a possível retirada da Aposentadoria Especial dos policiais e a proibição pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de realizar greves e paralisações, aprovada nesta semana.

A polícia informou que vai distribuir faixas nas delegacias de todo o Estado, mobilizar todas as unidades e estar presente nos atos políticos de Salvador e região. A assembleia ocorreu na AFPBA (Associação dos Funcionários Públicos).

Fonte: R7 Foto: Divulgação/SSP
publicado em 26 de Abril / 2017 às 07:25

Falta de chuva leva Barragem de Pedra Fina ao colapso em Pernambuco

As cidades de Surubim, João Alfredo, Orobó e Bom Jardim vão ficar provisoriamente sem abastecimento de água devido a Barragem de Pedra Fina, em Bom Jardim, no Agreste Setentrional de Pernambuco, não ter resistido ao sétimo ano consecutivo de seca no estado. O manancial com capacidade de armazenar 6,2 milhões de metros cúbicos de água atingiu o seu volume morto e está com 2% de acumulação. Pedra Fina é responsável por fornecer água para o Sistema Palmeirinha, que abastece as cidades de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó e parte de Limoeiro, e que juntas somam uma população de mais de 140 mil pessoas - atendidas pela Compesa. Em janeiro deste ano, quando a barragem registrava 27% da sua totalidade de reservação, a Compesa já tinha ampliado o rodizio de abastecimento nas quatro cidades do Agreste como medida para garantir a continuidade da distribuição de água e preservar o manancial.

Agora, com o colapso de Pedra Fina, Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó passarão a ser atendidas provisoriamente por caixas d´água tipo chafarizes, distribuídas em pontos estratégicos das cidades através de caminhões-pipa. Para a cidade de Limoeiro - que ainda possui outra fonte de fornecimento de água, a Barragem de Carpina - será necessário ampliar o rodízio de abastecimento de água. Hoje, 30% da cidade recebe água durante 24 horas e 70% é abastecida no regime de três dias com água e seis dias sem. A partir do mês de maio, será estabelecido o calendário de três dias com água e nove dias sem para toda Limoeiro.

Antecipando-se aos efeitos da seca, no primeiro semestre de 2016, a Compesa elaborou um projeto para construir uma adutora emergencial a partir da Barragem de Siriji, localizada no município de Vicência, na Mata Norte. Com o projeto em mãos, o governador Paulo Câmara se empenhou junto ao Governo Federal para que fosse liberado recursos destinados à execução desse projeto, cuja obra já está em andamento por meio do Ministério da Integração Nacional e com apoio técnico da Compesa. A conclusão da obra deve acontecer nos próximos 30 dias.

Ascom Compesa
publicado em 26 de Abril / 2017 às 07:00

Sem constrangimento, populares “catam” dinheiro que sobrou da explosão de carro-forte

O assalto a um carro-forte na tarde desta terça-feira (25), em Petrolina, foi um dos temas mais abordado nas redes sociais, com divulgação das imagens que mostram a força usada para explodir o carro-forte de uma empresa de transporte de valores.

As cenas registradas lembram cenas de guerra, com destruição total do carro-forte, que virou um amontoado de ferro retorcido diante da força dos explosivos usados pelos assaltantes.

Mas, outras imagens não passaram despercebidas nas redes sociais: a dos populares que chegaram primeiro na cena do crime e, sem nenhum constrangimento, passaram a cometer outro crime: o de apropriação indébita de valores, “catando” as notas que não foram levadas pelos marginais e se espalharam na área do assalto.

De acordo com informações colhidas pelo Blog Geraldo José foi preciso a intervenção mais forte dos seguranças da empresa e da polícia Militar para afastar os “catadores de dinheiro alheio”.

Nas redes sociais não faltou quem condenasse a atitude: “Esses, provavelmente, são os mesmos que condenam os desvios praticados com o dinheiro público”, disse um internauta. Houve quem aprovasse: “É dinheiro nosso!”.

Até o momento nem a polícia nem a empresa de segurança divulgaram os valores que foram subtraídos do carro-forte.

publicado em 26 de Abril / 2017 às 07:00

VEREADOR PAULO VALGUEIRO SAI EM DEFESA DO EX-PREFEITO JULIO LOSSIO E CRITICA GERENTE DA COMPESA EM PETROLINA

Em e-mail ao Blog o vereador Paulo Valgueiro saiu em defesa da gestão do ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio e dirigiu críticas ao gerente local da compesa a quem acusa de "cara de pau". Confira:

É muita cara de pau, para pouco óleo de peroba! Isso memo. Não há outra forma de definir a atitude do gerente regional da COMPESA, Sr. João Raphael Queiroz, em colocar a culpa da má gestão da COMPESA em Petrolina na Gestão do Prefeito Julio Lossio.

Não é segredo que foi exatamente pelo fato de a COMPESA faturar alto em nossa cidade e não oferecer a devida contrapartida, investindo em saneamento, que o Prefeito Julio Lossio tentou municipalizar o sistema de água e esgoto do município que é superavitário.

E é bom que se diga, que antes de partir para o embate visando o cancelamento da concessão para exploração dos serviços de saneamento em Petrolina, a gestão de Lossio buscou o diálogo junto à COMPESA para tentar encontrar uma solução para a melhoria do serviço, sem que tenho obtido êxito.

E o que vimos, ao longo dos últimos anos, foi a sociedade ser castigada pela má gestão da COMPESA, que esteve em audiência pública na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 25 de abril, justamente em decorrência das reclamações da população em Petrolina que sofre sem água nas torneiras e com os inconvenientes da falta de esgotamento sanitário em vários bairros da cidade.

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Abril / 2017 às 06:28

Bahia: Estado capacita gestores municipais para a aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu nesta terça (25), em Cruz das Almas, a Oficina Estadual sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar. O evento, realizado no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/PRPPG), segue até esta quarta-feira (26) e tem por objetivo incentivar os gestores públicos municipais a adquirirem produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Esta é a primeira etapa de uma busca ativa dos municípios baianos que ainda não compram produtos da agricultura familiar e daqueles que adquirem menos de 30% da quantidade determinada por lei. A meta da SDR é aumentar em pelo menos 20% a adesão de municípios ao PNAE.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom/ Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
publicado em 26 de Abril / 2017 às 06:00

9ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO UMBU SERÁ ABERTA SEXTA (28)

Começa nesta sexta, dia 28, e se estende durante todo o sábado, 29, a 9ª edição do Festival do Umbu organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com sede em Uauá. A presidente da Coopercuc Denize Cardoso participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (25) quando aproveitou para convidar todos os municípios do Norte da Bahia a participarem da programação que será aberta na sexta pela manhã.

“A feira foi criada em 2004, e através da Coopercuc, contribui com a organização social das comunidades onde está inserida e com o fortalecimento da produção, principalmente do beneficiamento de frutas e comercialização de produtos como doces variados, sucos, geleias, compotas, cerveja, entre outros produtos, a partir do beneficiamento de frutas da Caatinga, tendo o umbu como carro chefe” explicou Denize.

Este ano a Feira tem como tema a “Integração dos sistemas produtivos no Semiárido”, e a edição do Festival tem o objetivo de dar visibilidade às demais potencialidades da região que se somam ao umbu e promovem o bem viver no Semiárido. A integração dos sistemas produtivos envolve a diversificação da produção, considerando a criação de animais como caprinos, ovinos e aves, produção agrícola apropriada ao clima, beneficiamento de produtos oriundos do extrativismo sustentável da Caatinga e outras práticas de Convivência com o Semiárido que serão apresentadas no evento.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 25 de Abril / 2017 às 23:00

EU PENSO ASSIM...FINAL DE SEMANA FESTIVO NO ESPORTE AMADOR

Na sexta-feira, 21, dia de TIRADENTES, com excelente participação e animação de muitos atletas inscritos, foi realizada a 15ª “CORRIDA TIRADENTINHOS”, promovida pela Associação de Moradores da rua Tiradentes, bairro Santo Antônio, com apoio da Prefeitura. Nos 200 metros feminino, 7 e 8 anos, a vencedora foi a atleta SARA RAFAELA, ESCOLA JOCA OLIVEIRA, com o tempo de 31 segundos – No masculino, o primeiro lugar ficou para PEDRO HENRIQUE, ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GROTAS, com 28 segundos. Na prova de 400 metros, 9 e 10 anos, feminino, foi ao pódio em primeiro lugar, EXPEDITA TAINARA, com o tempo de 48s, da escola JOSÉ AMORIM. No masculino, foi KÊNAN MIGUEL, da escola N. S. DAS GROTAS, com o tempo de 44s.

Já na prova de 800 metros, 11 e 12 anos, feminino, o primeiro lugar ficou para LUCINEUMA FERREIRA da Escola de Atletismo Flamengo, com 2 min 38 s. No masculino, foi vencedor THIERRY SANTOS, também da Escola de Atletismo Flamengo, com o tempo de 2 minutos e 45 segundos. Na última prova da TIRADENTINHOS, para atletas de 13 e 14 anos, com o percurso de 1.500 metros, no feminino, a vencedora foi JANE ALVES da Escola de Atletismo Flamengo (do município de JAGUARARI, distrito de Flamengo) com 5 min 10 s. No masculino, o primeiro lugar ficou para EDUARDO HERMÍNIO, com o tempo de 4 min 44 s, também da Escola Flamengo. Os vencedores, além de medalhas, ganharam uma bicicleta. Paralela a “TIRADENTINHOS”, aconteceu no dia 21, a 9ª MARATONA AQUÁTICA “MILTON BRUNO”, no masculino, Filipe Quirino foi vencedor. No feminino, a Rafaela Augusta. Na categoria especial masculino, João Paulo dos Santos venceu e na especial feminino, a ganhadora foi Amariles Cristiane.

Moradores dos bairros e centro da cidade, vibraram com a tradicional MEIA MARATONA TIRADENTES, a 33ª, realizada domingo, 23, numa distância de 21.097,5 metros, esse percurso é denominado de Prof. INÁCIO RODRIGUES DOS SANTOS e foi vencido, no masculino, pelo atleta JOSÉ MARCIO LEÃO SILVA, com o tempo de 1hora, 6 minutos e 27 segundos. No feminino, a supercampeã, MARILY DOS SANTOS, 39 anos, brilhou mais uma vez, e foi pela 13ª vez campeã com o tempo de uma hora, vinte e dois minutos e trinta e dois segundos. Helenísio, venceu a categoria CADEIRANTES. Todos foram condecorados com medalhas, e receberam prêmios.

Parabéns a todos, todos os atletas que participaram dessas tradicionais competições. Parabéns ao público que prestigiou. Parabéns à Prefeitura, que através da sua Secretaria de Educação e Esportes, realizou esse tão importante evento do seu calendário esportivo.

Foi na realidade, UM FINAL DE SEMANA FESTIVO NO ESPORTE AMADOR.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Por Herbet Mouze

publicado em 25 de Abril / 2017 às 22:30

Encontro de prefeitos do PSB discute desafios da gestão pública 

Organizado pela Fundação João Mangabeira e o PSB Nacional, o Seminário de Prefeitos e Vice-prefeitos do Partido Socialista Brasileiro (2017-2020) reuniu, nesta segunda-feira (24), em Brasília, gestores da legenda em Pernambuco, além de representantes da Executiva estadual. Com o tema Cidades das Pessoas: a construção do ambiente sustentável no Brasil, o evento teve o objetivo de discutir com os prefeitos eleitos o desafio da gestão pública nos municípios. O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, também participou do evento, que teve 63 inscritos de Pernambuco.

O encontro abordou temas como a Responsabilidade Fiscal e Responsabilidade Social - Experiências de Prefeitos Socialistas; Transparência Pública, Serviços Online e Fiscalização dos Atos Pela Comunidade. Em todos os painéis, houve destaque para a importância da participação popular nas administrações municipais como forma de alinhar a gestão às necessidades da população.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 25 de Abril / 2017 às 22:00

Espaço do Leitor: Juazeirense volta a criticar Serviço de abastecimento de água do SAAE.

Geraldo José, 

Mais uma vez venho até esse canal de comunicação para demonstrar uma indignação que não é somente minha e de minha família, mas da maioria dos que residem na rua "F" do Bairro Novo Encontro, tendo como referência o CIAM e a Creche desse bairro. É sobre os serviços prestados pela empresa SAAE.

Na mensagem de 12 de março de 2017 (Veja aqui), quando na ocasião havia aberto uma reclamação nessa empresa no dia 09 desse mesmo mês, pela constante falta d'água que estava tendo na rua citada acima, principalmente nas residências com 2 (dois) pisos, nas quais tem o seu reservatório no 2º. Da data da abertura da reclamação até agora, a situação só piorou, pois ficamos agora somente com água na torneira baixa do lado externo da casa. Já estamos a quase 15 (quinze) dias sem uma gota d'água nas torneiras internas. Agora a nossa vida é ficar dia e noite subindo e descendo baldes com água, para suprir as necessidades de higiene pessoal e de limpeza da residência.

Em visita a empresa ontem, para abrir uma nova reclamação, fiquei surpreso com o registro no sistema dela, em que dizia que nós já havíamos recebido resposta do primeiro chamado, o que dizia "QUE É UM PROBLEMA NA REDE". Porém, em consulta aos membros da minha família, nenhum empregado do SAAE esteve prestando esse feedback na mina residência. Além de que, todos nós sabemos que existe um problema. Mas o que queremos é a solução para o problema existente.

Assim, Geraldo, o que mais deixa a gente indignado, é a exposição de propagandas dessa empresa nas mídias do município, falando de melhorias dos seus serviços na sede e no interior, enquanto a gente vem desde o início de 2017 com sérios problemas no abastecimento de água, ocasionando transtornos na vida das pessoas. A rotina dos moradores da rua citada acima, é frequentar as distribuidoras de água mineral, para comprar o líquido para beber e preparar comida. Um absurdo para todos que estão passando pela situação exposta!

Aguardamos, de verdade, uma solução para o nosso problema.

Deusemar Varjão

publicado em 25 de Abril / 2017 às 21:27

Cônsules, embaixadores e representantes comerciais internacionais visitam Vale do São Francisco em ação do Sistema CNA/SENAR/ICNA

Com visitas técnicas a propriedades, fazendas, órgãos e projetos de fruticultura irrigada, o Programa de Intercâmbio AgroBrazil - do Sistema CNA/SENAR/ICNA - teve início nesta segunda-feira (24) pelo Vale do São Francisco. Pelo menos 10 representantes de 9 países vão conhecer, até a próxima sexta-feira (28), a diversidade da produção brasileira no setor de frutas. Nesta terça (25), a programação foi iniciada pela Fazenda GrandValle - localizada em Casa Nova (BA).

Segundo a superintendente de Relações Internacionais do CNA, Lígia Dutra, a ideia não é apenas promover o agronegócio brasileiro e promover sua imagem entre representantes de mercados consumidores, mas também dispor de novas opções de abertura de mercado.

"A fruticultura é um setor importante, que gera emprego e renda, com enorme impacto social e que na nossa pauta exportadora está expandindo com grande valor agregado. Com isso, conseguimos diversificar nossas exportações que são atualmente concentradas em 10 produtos do agro. Começar aqui - em uma região com produtos que já vêm ganhando mercado, com tradição exportadora, mas que ainda pode diversificar mais - foi a melhor estratégia. Precisamos de produtos com esse impacto", explicou Lígia.

De acordo com Lígia, os estrangeiros ainda têm uma visão equivocada sobre a produção agrícola do Brasil. "Pensa-se que ainda se pratica uma agricultura do passado, que não preservava o meio ambiente e não mantinha nenhuma integração com as comunidades. E aqui, na fruticultura irrigada do Vale, essa percepção pode ser modificada e podemos acabar com estereótipos. Ao passo que fazemos isso, aproximamos as pessoas e expandimos nossa produção para abrir novos mercados", destacou.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 25 de Abril / 2017 às 21:00

VEREADOR CHARLES LEAL TEM PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO COMO UM DOS SEUS PRINCIPAIS PROJETOS

Uma das principais preocupações do vereador de Juazeiro Charles Leal é dar aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, mesmo sem eles terem experiências. 

Charles, desde o seu último mandato, vem tentando reforçar essas necessidades que muitos outros vereadores vivenciam, pois com certeza recebem curriculum de jovens sem experiência. Sendo assim, o vereador Charles nessa nova legislação deseja ampliar mais ainda esse projeto, e propor a Prefeitura Municipal, que as empresas de Juazeiro que optarem por esse incentivo tenha a dedução de até 20% de imposto do IPTU.

“Acreditamos que o Município através do projeto Primeiro Emprego crie um ambiente favorável e animador para os beneficiados e assim teremos novos postos de trabalho para essa juventude que não tem muitas oportunidades de trabalho devido a falta de experiência”, declarou o edil.

Ascom/Vereador Charles Leal
publicado em 25 de Abril / 2017 às 20:25

Caravana da Saúde leva atendimento especializado a comunidade de Carnaíba

Nesta quarta-feira (26), a partir das 7h, a Caravana da Saúde será no distrito de Carnaíba do Sertão, levando especialistas para atender a população. Na ocasião, serão realizados atendimentos nas áreas de odontologia, cardiologia, ortopedia e clínica geral. A população também poderá realizar exames laboratoriais e eletrocardiogramas. 

O objetivo do programa é reduzir as demandas reprimidas das unidades de saúde do município. Para isso, a estratégia utilizada é levar atendimento especializado para realizar consultas nos postos de cada localidade. Desde que foi criando, em 2016, quase 20 mil atendimentos já foram realizados em todo o município. 

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 25 de Abril / 2017 às 20:00

Estudantes da Rede Municipal recebem ações educativas em saúde ambiental e humana

A Secretaria de Educação de Petrolina (Seduc) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão desenvolvendo ações educativas em saúde ambiental e humana. O projeto atende os estudantes do ensino Fundamental I de escolas da Rede Municipal de Ensino com a realização de atividades lúdico-educativas que abordam a questão de hábitos relacionados ao ambiente que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

A proposta é fruto de um projeto da instituição de ensino superior que reúne alunos de vários cursos com o objetivo de promover a prevenção e introduzir importância do cuidado integral da saúde. As atividades realizadas nas escolas são realizadas em sábados letivos e utilizam de pinturas faciais, origamis, teatro de fantoches, distribuição de cartilhas ilustradas com linguagem acessível, jogos e brincadeiras.

"As ações introduzem conceitos relacionados ao conhecimento sobre parasitoses e a relação com o meio ambiente, de maneira simples e acessível para as crianças. Estamos transformando este público alvo em agente multiplicador do conhecimento a partir das atividades que estimulam o imaginário e que já fazem parte de sua realidade, conseguindo, assim,  conquistar a aceitação desse público, e tornando a ação realmente efetiva diante da comunidade", explicou René Cordeiro, professor da Univasf e coordenador do projeto.

Mais de 50 escolas já receberam as atividades do grupo. O coordenador do projeto avalia de forma positiva a recepção dos alunos e a parceria com a Seduc. "É muito gratificante perceber que os alunos estão participando, se divertindo e prendendo com nossas atividades, num dia diferente. Tenho uma alegria muito grande com essa parceria que possibilita uma integração com a família, comunidade escolar e formação extraclasse de aula", pontua.

Ascom/Petrolina
publicado em 25 de Abril / 2017 às 19:30

29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul serão iniciados nesta quarta-feira (26) em Juazeiro

Tem inicio nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 28, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro, o 29º Seminário Nacional de Cebola e o 20º Seminário de Cebola do Mercosul, um dos eventos mais relevantes para o agronegócio do Vale do São Francisco.

Uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da ADEAP e instituições ligadas ao setor agrícola, o evento é uma realização da Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf), Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e Embrapa.

O seminário debaterá temas como produção, melhoramento genético e mercado, abrindo espaço para questões como assoreamento do rio, revitalização e preservação ambiental. A abordagem será feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que traz para os visitantes a discussão 'Bacia do São Francisco – Recomposição e Defesa'.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.