Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 17 de Agosto de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 16:00

Presidente da Associação dos Pescadores da Ilha do Fogo, Tadeu Reis, diz que está cada vez mais difícil sobreviver da profissão

O blog do Geraldo José percorreu alguns pontos entre Petrolina, Juazeiro e Sobradinho/Bahia e constatou como a seca tem afetado de forma drástica uma das principais atividades econômicas: a pesca. O presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, disse que vai completar no próximo mês de outubro 60 anos e aos cinco já acompanhava o pai nas pescarias. 

"Olhando a situação do rio São Francisco dá vontade de chorar. Convivo dentro do rio, dia e noite, madrugadas e sinceramente só Deus o vai salvar", lamenta Tadeu, ressaltando que a pesca está comprometida. "A  imagem é desoladora. É dramático olhar o rio. A água acabou em vários pontos do rio e esse rio está morrendo".

A maioria dos pescadores passa por dificuldades e muitos têm procurado alternativas para sustentar as famílias. Tadeu aponta que e essa seca não é só deste ano, "Estamos caminhando para o sétimo ano de seca e não vemos um trabalho sequer a favor do rio. Dele só vemos notícias que o rio doa água", diz Tadeu.

Segundo Tadeu, os peixes da especie surubim e piau desapareceram. É uma raridade. “O que a gente acha é piranha e quando acha. A falta de peixe é reflexo da falta de reprodução e de alimentos para o crescimento das espécies”, finalizou Tadeu Reis.

Redação blog/Ney Vital
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 15:45

Em nota, empresa responsável pela limpeza pública garante aos trabalhadores que o dinheiro referente a julho já foi depositado

Representantes do Governo Municipal receberam na manhã desta segunda-feira (14) uma comissão formada por dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (Sindilimp) e trabalhadores da Empresa Meta.  Na reunião ficou claro que a Prefeitura está com o repasse em dia. Na manifestação de hoje, apenas 10% dos trabalhadores aderiram ao movimento. A empresa alegou ter tido problemas na transferência do recurso, garantindo que o dinheiro referente ao pagamento do mês de julho já está depositado nas contas dos trabalhadores.

O sindicalista Elielson Figueiredo agradeceu aos secretários Clériston Andrade, Georgiano dos Santos e Joaquim Neto, pelas  negociações e resolução do problema. Outras pautas como reajuste salarial e férias estão sendo negociadas entre o grupo de trabalho da prefeitura e dirigentes da empresa responsável pela varrição e coleta do lixo.

Ascom/SAAE; Fotos Geraldo José
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 15:30

Petrolina festeja Dia da Padroeira Nossa Senhora dos Anjos na terça-feira 15

O dia da Padroeira de Petrolina, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, mudará a rotina da cidade nesta terça-feira (15). Escolas e repartições públicas não funcionarão.

O Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) informou que os estabelecimentos da área central também estarão fechados.

A assessoria do River Shopping informou que funcionará em regime especial na terça-feira das 12h às 20h. Praça da  alimentação e lazer abrirão das 12h às 22h, e o Hiper Bompreço das 8h às 22h. 

Redação blog
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 15:26

Mudanças na Superintendência da Codevasf de Juazeiro e Petrolina devem acontecer para agradar PP-Partido Progressista

Aliados de Michel Temer colocaram na ponta do lápis, neste fim de semana, a erosão do capital político do presidente após seu esforço para barrar a denúncia de Rodrigo Janot na Câmara. Os cálculos foram feitos a fim de mensurar a disposição da base aliada para aprovar a reforma da Previdência. Os números não são alvissareiros. Nas contas de um deputado planilheiro, o governo tem apenas 150 votos certos em apoio às novas regras de aposentadoria.

Antes da denúncia, o governo contava 255 apoios à Previdência. Entre esses, porém, 105 votaram pelo afastamento de Temer e agora são considerados incógnitas quanto às mudanças na aposentadoria.

O cruzamento também será usado para guiar a política de redistribuição de cargos do Planalto. Aliados defendem que Temer adie o corte de cargos de integrantes da base que já foram simpáticos às novas regras, mas votaram a favor da denúncia de Janot.

A divisão do espólio de cargos que foram retirados de deputados que votaram pelo afastamento de Temer está criando problemas para o Planalto. Há casos em que mais de um partido reivindica a nomeação para o mesmo posto.

O comando da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) foi reivindicado pelo PP e também por aliados do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

Painel-Folha de S.Paulo

Painel-Folha São Paulo
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 15:00

Final de semana de forte calor e meteorologia prevê aumento de temperatura

Juazeiro, Petrolina viveram um período considerado atípico no último mês de julho. as temperaturas registraram frio principalmente durante a madrugada. A temperatura chegou a 14 graus na Zona Rural. 

A justificativa dessa mudança climática aconteceu em decorrência da estação inverno, que começou no dia 20 de junho e segue até 22 de setembro, os dias são mais curtos que as noites.

Conforme previsto a partir de hoje a tendência, segundo o professor do Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (LabMet), Mário de Miranda, deve acontecer a volta das temperaturas em torno dos 35 graus.

Redação blog
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 14:56

Ministério Público ajuíza ação contra município de Juazeiro por irregularidades em unidade de saúde

As irregularidades encontradas na Unidade Básica de Saúde do bairro João XXIII, na cidade de Juazeiro, levaram o Ministério Público estadual a ingressar com uma ação civil pública contra o Município para que o mesmo seja obrigado pela Justiça a realizar a recuperação e manutenção da unidade, com reformas e adaptações indispensáveis para o seu adequado funcionamento. 

A promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, autora da ação, pediu também que a Justiça determine a destinação de espaço próprio para a Central de Material Esterelizado Simplificado (CEM), que vem sendo realizado em local inapropriado. A ação aponta que o compressor odontológico encontra-se comprometido e precisando de reparos, as macas e torneiras estão deterioradas e não há acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, há uma carência constante de materiais de higiene básicos. 
 

MP-Bahia
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 14:28

SOCIEDADE CIVIL DISCUTE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE JUAZEIRO

Membros da sociedade civil de Juazeiro se reuniram na última quinta feira, 10/08, na Casa dos Conselhos, para discutirem a preservação do Patrimônio Histórico de Juazeiro. Estiveram presentes o ex-presidente e atual Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, a representante do eixo Patrimônio Material e Imaterial do Conselho Municipal de Cultura, Zenaide Rocha, o Conselheiro e Secretário da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Juventude, Jucinei Martins; além de Roosevelt Duarte, Coordenador da Casa dos Conselhos, acompanhado do Secretário Executivo Alan Marcelo, e o Especialista em Preservação Patrimonial, o Arqueólogo Juazeirense Carlos Rocha.

Na reunião foram destacados vários pontos ligados à falta de cuidados com a história de Juazeiro, através do descaso com o seu Patrimônio Cultural, material e imaterial, e os possíveis caminhos para a mudança dessa postura.

Ler Matéria Completa
Por Jucinei Martins
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 14:06

Deputado parabeniza time da Juazeirense

O deputado federal José Carlos Araújo parabeniza o time da Juazeirense pelo acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Com o empate contra o América (RN), no último domingo, o Cancão conquista um feito histórico: é a primeira equipe baiana a conquistar o acesso à terceira divisão do futebol nacional.

“Faço questão de parabenizar todos os jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcedores da Juazeirense. É uma conquista de todo o povo de Juazeiro”, destaca o deputado José Carlos Araújo.

Considerado na região como um deputado amigo do esporte, a reforma do estádio em Juazeiro só foi possível graças aos recursos obtidos por meio de emendas parlamentares do deputado, que também destinou investimentos para construção de quadra de esportes. “Fico feliz em constatar que o povo de Juazeiro está colhendo os frutos da nossa luta pelos municípios da região”, afirma o parlamentar.

Para José Carlos Araújo, investir em esporte profissional ou no esporte educativo e recreativo é garantia de um país melhor. Sobretudo no caso das crianças e jovens, ajuda a estimular a disciplina, o espírito de equipe, a competitividade saudável, previne doenças, além de contribuir para que não cheguem perto das drogas. O esporte também é um grande estímulo para a economia local, ajudando a dinamizar o comércio e setor de serviços.

Ascom Dep. José Carlos Araújo
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 14:00

Leitora de Pilão Arcado reclama de poluição sonora e pede providências para garantir sossego da população

O blog Geraldo José recebeu através de email reclamação de poluição sonora que perturba o sossego da população de Pilão Arcado. De acordo com a denúncia “hoje a população de Pilão Arcado vive um verdadeiro tormento, principalmente os mais idosos e doentes, tudo isto causado por abusos dos sons automotivos, os paredões de som parados em bares na zona urbana da cidade.”

O email ainda relata: "Hoje somos obrigados a viver este inferno, não temos mais o direito de dormir, assistir televisão, e muito menos conversar dentro da nossa própria residência, o que estão fazendo é um verdadeiro desrespeito", desabafou dona Maria.  

É comum não apenas em Pilão Arcado, mas na maioria das cidades do interior da Bahia e Pernambuco veículos com som percorrendo as ruas com anúncios de propagandas com o volume extrapolado. E a situação a cada dia que passa vem se agravando. Em vez de usar caixas de som acoplado no teto do automóvel, alguns são guinchados os famosos ‘paredões’. Aliado a tudo isso ainda vem nas noites às realizações de festas ao vivo e outros eventos musicais sem nenhum controle do poder público.

Com a palavra as autoridades responsáveis pela fiscalização.

Pesquisa do Ministério Público do Estado de Pernambuco, mostrou recentemente que os tipos de poluição que mais incomodam a população estão ligados a carros de som - sobretudo os carrinhos de CD piratas (34%), seguido dos carros de som para publicidade (30%) e de carros particulares (24%). Entre as questões levantadas na pesquisa foi a atuação da polícia e das prefeituras nesse tipo de problema que, para 74% dos avaliados, é ineficaz.

Redação blog
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 13:23

Movimentos sociais que derrubaram Dilma divergem em relação a Temer

Domingo, 13 de março de 2016. Avenida Paulista. Cerca de 500 mil manifestantes pedem a saída da presidente Dilma Rousseff (PT) no maior ato político registrado na cidade de São Paulo. Nos bastidores, três principais movimentos sociais servem como lenha para as ruas: o MBL (Movimento Brasil Livre), o Vem pra Rua e o Nas Ruas. 
 
Quarta-feira, 2 de agosto de 2017. Brasília. A Câmara dos Deputados barra a denúncia em que a Procuradoria-Geral da República acusa o presidente Michel Temer de ter cometido crime de corrupção. Na avenida Paulista, somente um pequeno grupo de manifestantes de esquerda se encontra para assistir a votação.

A união dos movimentos que protagonizaram o impeachment de Dilma está desfeita. Dos três, apenas o Vem pra Rua se declara favorável à saída de Temer. O grupo chegou a lançar o mapa "Afasta Temer", contabilizando os votos dos deputados antes da votação na Câmara. Além disso, prepara um ato para o dia 27 de agosto, em todo o Brasil, "contra a impunidade e pela renovação".

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 13:00

OS GALHOS BALANÇAM, MAS A ÁRVORE ESTÁ DE PÉ

A mídia faz estardalhaço, grande parte da sociedade ecoa e com exigência de mais repressão e mais violência contra a violência, vai se encurralando e sonhando com uma proteção que nunca chega.  O aprofundamento da repressão pelos aparelhos do estado encabeça o rol das ações exigidas por grande segmento da sociedade para enfrentar o narcotráfico e a violência. Essa é uma visão simplista, que por desconhecimento, comodidade ou conivência, exclui várias outras vertentes geradoras da violência, ignora o cerne do problema e despreza o efetivo enfrentamento da questão em toda a sua extensa profundidade. Não se discute, por exemplo, a responsabilidade da justiça, se minora os efeitos da desagregação social, o desprezo de valores éticos e morais  e a submissão da sociedade a um modelo consumista, individualista e hedonista.

O foco na repressão exclui várias outras concepções de combates às drogas e a violência vivenciadas por países que produziram e produzem resultados dignos de análises críticas e considerações.

Ler Matéria Completa
Omar Babá Torres
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 12:32

ESPAÇO DO LEITOR: AS MURIÇOCAS DE PAULO BOMFIM.

Geraldo,

Em apenas 30 minutos tentando assistir o Jornal na TV veja o que consegui, matar dezenas de muriçocas e prestar atenção no jornal que é bom naaaada. Juazeiro capital das muriçocas e as autoridades não fazem naaada para reverter essa situação. 

Moro no alto da Maravilha Travessa do Chafariz que na realidade devia se chamar Alto das Muriçocas. Saio de Juazeiro às terças para pedalar em Petrolina com uma turma e depois de semanas de muita insistência conseguir trazer o pessoal para dar uma pedalada noturna aqui na cidade, mais se arrempedimento matece eu estaria morto, fui inventar de trazer o pessoal logo pra onde: Lagoa de Calu.

Ao pararmos para uma hidratação normal de qualquer passeio ciclístico, quem estava lá? "As famosas muriçocas" picando incessantemente os ciclistas e como era de se esperar um reclamava de um lado, outro se batia do outro e fomos embora e eu com aquela vergonha.

Porque tantas? Porque o poder público não faz nada? Porque o Juazeirense tem que sofrer dessa forma?

Com a palavra o Sr. Prefeito Paulo Bomfim.

Cleverson da Costa Rocha

Morador do Bairro Alto da Maravilha, travessa do Chafariz em Juazeiro Bahia - Capital da muriçocas.

publicado em 14 de Agosto / 2017 às 12:00

Leitora reivindica melhoria em bairro de Petrolina

Geraldo,

Há muito tempo os moradores vem sofrendo vários transtornos e queremos uma providência por parte da prefeitura para melhoria da Avenida 15 (quinze), no bairro Jardim Guararapes, que dá acesso aos condomínios Valle Petrolina, Valle dos coqueiros, residencial Brasil e nova Petrolina e Encontro das Águas, está um caos. Na passagem do canal, o asfalto está todo esburacado, causando transtornos nos dois sentidos.

Sem falar na falta de segurança. Os assaltos são constantes nessa passagem, pois na medida que os motoristas reduzem por conta dos buracos, os meliantes aproveitam para atacar.

Edilene Nascimento

 

publicado em 14 de Agosto / 2017 às 12:00

Com apoio da Codevasf , mais de mil famílias rurais vivem uma nova realidade agrícola no Norte da Bahia

Agricultores familiares do Norte da Bahia já vivem uma nova realidade no campo, graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Cerca de 30 associações de produtores rurais foram estruturadas com kits de máquinas e implementos agrícolas no primeiro semestre deste ano. A ação facilitou o trabalho no campo para mais de 1,1 mil famílias na área de atuação 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA).

Os investimentos federais ultrapassaram R$ 3,5 milhões, com recursos de destaque orçamentário do Ministério da Integração Nacional e do Orçamento Geral da União, repassados à Companhia por meio de emendas parlamentares. "Estamos muito gratos e felizes pelo desenvolvimento da nossa associação. Com esses maquinários, o nosso trabalho no campo ficou muito mais rápido e prático. O trator facilita a locomoção das mercadorias, sem falar que é uma máquina de importância singular, versátil na produção agropecuária. Só temos que agradecer à Codevasf pelo trabalho prestado à nossa associação, e tantas outras das quais ela é parceira", afirma o agricultor José Francisco, presidente da Associação Comunitária do Povoado de Algodões, no município de Santa Brígida.

No município de Uauá, os agricultores familiares ligados à Associação de Desenvolvimento Comunitário Agropastoril da Fazenda Campos Novos, também comemoram os resultados obtidos. "Até então as plantações de milho, feijão, capim, entre outros cultivos dos nossos associados, eram muito difíceis, pois utilizávamos o trabalho manual ou ferramentas simples, o que dificultava bastante o nosso processo de produção", diz a presidente da entidade, Neucinei Santos de Souza Nogueira. "Com essa tecnologia, temos a condição de fazer este trabalho com a melhor qualidade. Uma melhoria tanto no setor agrícola, como na nossa qualidade de vida", conclui.

O objetivo da Codevasf é o desenvolvimento do trabalho agrícola familiar para propiciar a melhoria na qualidade de vida e a geração de emprego e renda nas localidades incluídas nessa ação de estruturação agropecuária. "Esse trabalho que a Companhia vem desenvolvendo tem contribuído para que os produtores avancem no uso de tecnologias para o campo com a mecanização agrícola em suas propriedades", explica o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial, da Gerência de Revitalização das Bacias Hidrográficas em Juazeiro, Luciano Rocha.

Ele destaca que as associações têm mais oportunidades para ampliar as áreas cultivadas nas propriedades e podem gerar um excedente na produção, agregando, assim, maior renda para cada produtor familiar.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, as ações começam a dar resultados práticos. "Durante o contato com presidentes de associações e com produtores familiares, nós percebemos que eles estão se beneficiando da tecnologia no trabalho no campo. Segundo eles, hoje as atividades estão sendo feitas de uma maneira mais rápida, produtiva, econômica e abrangente, pois podem atender a todos os agricultores familiares ligados às associações", revela.

A Codevasf beneficiou com kits agrícolas – compostos por trator, arados, carreta agrícola e sulcadores – associações de agricultores familiares nos municípios de Abaré, Campo Formoso, Casa Nova, Curaçá, Jacobina, Macururé, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Remanso, Rodelas, Santa Brígida, Uauá e Várzea Nova. "Já conseguimos atender mais da metade dos municípios que compõem nossa área de atuação no Norte da Bahia. Isso nos deixa motivados a continuar com essas ações, que estão mudando a realidade dos agricultores sertanejos", aponta o superintendente regional.

Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 11:26

Havaí em alerta devido à ameaça de ataque da Coreia do Norte

O agravamento da situação à volta da península coreana obrigou o Havaí,que é território dos Estados Unidos, a ativar uma estratégia contra um possível ataque da Coreia do Norte. Toby Clairmont, diretor da Agência de Emergência havaiana, explicou que alguns passos foram definidos para o caso de Pyongyang decidir realizar uma ofensiva. 
 
Clairmont detalhou que a previsão dos serviços de inteligência norte-americanos é que um míssil balístico intercontinental, lançado a partir da Coreia do Norte, atinja o Havaí "em 20 minutos", enquanto "o exército dos EUA nos avisaria em cinco minutos. Teríamos 15 minutos para alertar a população e tomar medidas imediatas".

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 11:00

Rui Costa anuncia criação de laboratório tecnológico em Canudos

Durante encontro com os jovens empreendedores que participam da Campus Party Bahia, em Salvador, o Governador Rui Costa anunciou a criação de um laboratório tecnológico em Canudos, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com equipamentos doados pelo Instituto Campus Party. Segundo o estudante Vinícius Melo, 15 anos, que vai coordenar o projeto, o laboratório será implantado a partir de 15 de setembro.

"Daqui para o fim do ano, vamos começar com 40 alunos por turma, em Canudos, em um espaço que a Uneb disponibilizou. Eu sou coordenador de comunicação do programa Onda Digital da Ufba, trabalho com inclusão sociodigital e software livre para crianças, jovens e egressos da universidade e meu papel é ensinar a essas pessoas o básico das disciplinas relacionadas à tecnologia", explicou Vinícius.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, destacou que o projeto implantado em Canudos, que começa com 40 computadores, vai ser ampliado para outros municípios baianos. Segundo o governador, a unidade será um espaço para jovens que desenvolvem tecnologia. "Será um espaço de convivência e de troca de ideias, mas também de base técnica e material. Hoje, o emprego e a renda resultam da criação, seja de elementos culturais ou tecnológicos".

Para o prefeito de Canudos, Genário Rabelo, o espaço trará mais oportunidade para os jovens e mais desenvolvimento para o município. "A educação é prioridade no nosso município e esse laboratório contribuirá ainda mais com a formação dos nossos jovens. O Governador Rui Costa tem sido sensível as nossas demandas e a prefeitura continuará contribuindo para que o município se desenvolva culturalmente e tecnologicamente", afirmou.

Ascom Canudos com Informações SECOM/BA
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 10:23

Com Lula no páreo em 2018, partidos avaliam romper com Temer

Os dirigentes do PSDB e do DEM já prevêem a necessidade de uma possível mudança de estratégia para as eleições Presidenciais de 2018. Se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) for absolvido em segunda instância, ele dificilmente terá a candidatura barrada pela Justiça e haverá forte pressão pelo rompimento com o presidente Michel Temer (PMDB-SP), especialmente entre parlamentares do Nordeste, como revelado pela coluna Painel da Folha de S. Paulo.
 
O último levantamento do Instituto Datafolha revelou que a região Nordeste concentra a grande parte dos eleitores de Lula, bem como um alto índice de reprovação de Temer. O PT está confiante que o ex-presidente vai para o segundo turno se disputar o pleito. Contudo, se ele for barrado, a sigla entrará em um processo de renovação inevitável.

Ainda de acordo com a publicação, o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB-SP) é quem preocupa o Partido dos Trabalhadores, pois não tem envolvimento com a Operação Lava Jato e possui apelo conservador. Já o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) não tem tirado o sono dos petistas, que acreditam que ele não deve receber mais do que 15% dos votos. Após giro pelo Nordeste, que arrastou multidões, Lula deve visitar agora as regiões Sul e Sudeste.

Fonte: Folha de São Paulo
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 10:00

Fernando Bezerra Coelho anuncia programa que vai beneficiar agricultura familiar no Sertão

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou no último sábado (12), de dois eventos ao lado de pequenos produtores rurais, prefeitos, lideranças políticas e movimentos sociais do Sertão de Pernambuco. O primeiro aconteceu na cidade de Dormentes e outro no distrito de Rajada, em Petrolina. As agendas marcaram o início do processo de aquisição pelo Governo Federal dos rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos da agricultura familiar. 
 
Toda a produção comprada pelo governo irá abastecer creches, escolas e hospitais, ao mesmo tempo em que irá garantir renda aos agricultores. A conquista, confirmada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira, é fruto do trabalho do senador Fernando Bezerra, que fez a solicitação pessoalmente ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para que as compras fossem inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 09:45

JUAZEIRO: SAAE DIZ QUE ESTÁ EM DIA COM EMPRESA RESPONSÁVEL PELA COLETA DE LIXO

Conforme prometeram em assembléia na última sexta-feira (11), os trabalhadores da empresa Meta cruzaram os braços e não estão realizando a coleta de lixo em toda cidade de Juazeiro nesta segunda-feira (14).

Eles alegam que estão os salários atrasados, ainda não receberam reajuste salarial, férias não estão sendo programadas, bem como não houve o retroativo do salário mínimo e o pagamento da insalubridade.

O manifesto liderado pelos diretores do Sindilimp (Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia) coordenação regional Elielson Figueiredo e Jamay Damasceno recebeu o apoio do sindicalista Gabriel Arcanjo do Sinergia.

“Esses trabalhadores além de passarem os dias dos pais sem os seus salários, sem vale alimentação e sem vale transporte ainda estão sendo ameaçados pela empresa. Caso alguém participe do manifesto não será cadastrado na próxima empresa a ser contratada após processo de licitação. Pois bem, eles não vão trabalhar hoje, a não ser que o salário seja depositado” desabafou Elielson Figueiredo.

“um governo que se intitula comunista não pode comungar com a prática danosa que atinge frontalmente o trabalhado. A Prefeitura é co-responsável pela limpeza da cidade, então tem que cobrar da empresa Meta a regularização salarial desses trabalhadores, afinal o desgaste também vai afetar diretamente a gestão do prefeito Paulo Bomfim” justificou Gabriel Arcanjo.

Uma comissão formada pelo Sindlimp e trabalhadores está sendo recebida nesse momento pelo Secretário de Governo Clériston Andrade.

NOTA DO SAAE

O SAAE comunica estar em dia com os pagamentos à empresa META. Estamos em contato com os responsáveis para cobrar o pagamento imediato aos profissionais.

Da redação Fotos Geraldo José
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 09:25

Liberam dinheiro para comprar deputados e depois cortam o Bolsa Família, ironiza Valmir

A redução do número de beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família deixou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) ainda mais indignado com o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Para Valmir, a questão reflete a postura do governo federal em punir a população mais pobre pelos problemas causados pelo grupo político de Temer e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, o hoje presidiário Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "É estarrecedor que depois de liberar dinheiro a deputados para arquivar uma denúncia contra si e de gastar R$ 14 bilhões para atender a interesses escusos, além de criar o bolsa-ruralista, o governo golpista de Michel Temer decida reduzir os programas sociais. Justamente o Bolsa Família que protege as famílias brasileiras mais pobres. As 'bolsas' concedidas em menos de seis meses pelo governo ilegítimo representam quase metade do Bolsa Família anual", dispara Valmir.
 
De acordo com dados apurados por Assunção, somente entre junho e julho de 2017, o número de beneficiários do Bolsa Família reduziu em 543 mil famílias, o maior corte desde o lançamento do programa no ano de 2003. "Os golpistas querem culpar o governo Dilma por eles tirarem os pobres do orçamento deste país. Eles têm que assumir que não gostam de pobres, que foi por isso que tomaram o poder de uma presidenta honesta, e agora quererem jogar toda a culpa por sua ineficiência administrativa e ingerência com os recursos do país para cima dela", dispara Valmir. "Fora os cortes, existe ainda uma demanda de mais de meio milhão de famílias na lista esperando para entrar no programa, e o pior é que não tem previsão", completa. 
 
Em suas redes sociais, a ex-presidente Dilma Rousseff se pronunciou sobre o assunto e rebateu a gestão de Temer a respeito das declarações contra sua gestão. "Quando deixamos o governo, devido ao golpe do impeachment fraudulento, havia 13,9 milhões de famílias recebendo o Bolsa Família ao custo de R$ 27 bilhões. Hoje, são beneficiados 12,7 milhões de famílias. Uma queda de 1,2 milhão. E isso ocorre justamente num quadro de recessão e crise econômica profunda, com corte generalizado de gastos públicos. A rede de proteção social do Bolsa Família está sendo furada por esse governo ilegítimo e iníquo". Dilma completa dizendo que "os pobres estão sendo retirados, desde o Golpe de 2016, do Orçamento da União". Para a ex-presidente, "a desfaçatez dos usurpadores no governo não tem limites. Essas 543 mil famílias retiradas agora do programa custariam menos de R$ 100 milhões por mês. O governo ilegítimo vai colocar a conta do pato nas costas dos mais pobres".

Ascom Dep. Valmir Assunção
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 09:00

Hospital Municipal de Campo Alegre de Lourdes sob nova Direção

A nova direção do Hospital Municipal de Campo Alegre de Lourdes assim que assumiu os trabalhos em (07/07) iniciou uma série de mudanças para um atendimento melhor e de qualidade a população campoalegrense. Com uma postura progressista o novo diretor, Dr.  Roney Alves, que possui vasta experiência na área da saúde, assumiu a missão de melhorar e organizar o serviço do HM.

Segundo o diretor “Campo Alegre vive um dos melhores momentos da sua história em todos os âmbitos, pois tem um gestor altamente dedicado e determinado em buscar melhoria na qualidade de vida de sua população. Hoje o Hospital Municipal conta com quatro clínicos diariamente. São especialistas em cardiologia, neurologia, ginecologia e ortopedia. Estamos atendendo cerca de 4 mil pessoas em média por mês, dentre atendimento de urgência/emergência, internações, partos e pequenas cirurgias. Já está em andamento o projeto de ampliação do nosso hospital, desta forma iremos comportar mais pacientes e aumentar a oferta de procedimentos clínicos. Estamos empenhados em oferecer um serviço de qualidade, humanizado e dentro das normas técnicas” concluiu Roney Alves.

Ascom Campo Alegre de Lourdes
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 08:14

TRABALHADORES DA LIMPEZA PÚBLICA CRUZAM OS BRAÇOS EM JUAZEIRO

Juazeiro amanheceu sem coleta de lixo nesta segunda-feira (14). É que os trabalhadores da empresa META, responsável pela coleta em toda à cidade cruzaram os braços e estão se deslocando do ponto base da SESP (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) no bairro Angari, em direção ao Paço Municipal.

No Paço eles esperam ser recebidos por um membro do governo e discutir: Atraso de salário, reajuste salarial, férias não programadas, retroativo de salário mínimo e insalubridade.

O manifeste tem o apoio dos diretores do Sindilimp (Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia) coordenação regional Elielson Figueiredo e Jamay Damasceno.

Empresa Vale Norte informa que seus serviços estão disponíveis para atender à população

A Vale Norte, responsável pelos caminhões coletores de lixo em Juazeiro, vem de público informar que não há nenhum tipo de paralização na empresa e que seus funcionários e equipamentos estão disponíveis para o serviço de coleta domiciliar. “Nossa frota está disponível e em nenhum momento, desde que iniciamos a parceria, deixamos de cumprir com nossas obrigações contratuais, disponibilizando os caminhões coletores, com motoristas, para realização da coleta”, informou Jaci Costa, gerente da Vale Norte.

De acordo com Jaci, os caminhões coletores não saíram nesta segunda-feira para a coleta domiciliar normal, em virtude da paralização dos trabalhadores da coleta, de uma outra empresa. “Nosso pessoal e equipamentos estão disponíveis para o serviço, que não tem como funcionar sem a mão de obra dos prestadores de serviço de recolhimento do lixo”, informou. 

É importante esclarecer à população que o serviço contratado pelo município junto à Vale Norte tem como objetivo apenas a disponibilização de caminhões coletores, com motoristas, serviços que continuam sendo cumpridos dentro da normalidade e sem nenhum tipo de paralisação.

publicado em 14 de Agosto / 2017 às 08:00

Cremepe vai homologar indicativo de interdição ética de Unidades de Saúde em Petrolina

A plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) homologará na plenária geral da entidade, nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, o indicativo de interdição ética das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pedrinhas e Bebedouro, localizadas em Petrolina. A decisão foi tomada após fiscalização do Conselho solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A partir do indicativo a gestão das unidades terá que apresentar em até 30 dias um cronograma de regularização, de acordo com as considerações do relatório de fiscalização do Cremepe.

Vale salientar que o Simepe realizou uma Assembleia Geral em Petrolina, onde ficou deliberado que solicitaria ao Cremepe a fiscalização das unidades básicas da Zona Rural do município denunciadas por não apresentarem condições de trabalho para o exercício da medicina. O Conselho recebeu a solicitação e em 19 de julho fiscalizou as quatro unidades solicitadas, destas, duas indicou a interdição ética dos serviços. Baseado na Resolução CFM Nº 2062/2013 os "estabelecimentos médicos de qualquer natureza, quando não apresentarem condições mínimas exigidas para o exercício ético da medicina estabelecidas na Resolução N° 2056/2013 e de atendimento adequado para população podem ser passiveis de interdição ética".

Assim, o indicativo de interdição ética ocorrerá por falta de adequação do ambiente físico e de edificações que permitam o trabalho médico com salubridade, segurança e inviolabilidade do sigilo profissional.

AGRAVANTE – UBS Bebedouro, localizada no Projeto Bebedouro S/N, Vila NS2 já foi  interditada em novembro de 2015 após desabamento. Os funcionários foram realocados para outra estrutura em 2016 com nova interdição por desabamento. Até que em março deste ano (2017) a unidade passou a funcionar em duas salas improvisadas. A primeira funciona o pré-atendimento, atendimento de enfermagem, vacinas, farmácia, prevenção, arquivo e administrativo. A espera para consulta é na calçada, com marcação em área aberta na frente da unidade onde só existe uma banca e duas cadeiras.

Ascom Cremepe
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 07:26

Brasileiros consomem cinco litros de agrotóxicos por ano

O Brasil não tem nenhum registro de ovo contaminado por finopril, como 16 países da Europa, além de Hong Kong. O brasileiro convive, no entanto, com a contaminação alimentar de uma maneira alarmante. Conforme estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cada brasileiro consome cinco litros de veneno por ano. A ingestão se dá por meio de alimentos carregados de agrotóxicos usados na agricultura.

A água também sofre o efeito do uso indiscriminado de pesticidas, herbicidas e inseticidas. Só em 2010, nas contas do Inca, o mercado brasileiro comprou US$ 7,3 bilhões em agrotóxicos. E, por meio das plantações com excesso destas substâncias, além do alimento, o ciclo de intoxicação acaba atingindo mamíferos, peixes, aves e insetos.

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
publicado em 14 de Agosto / 2017 às 07:00

EFEJ comemora seis anos de atuação na formação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

A Escola de Formação de Educadores de Juazeiro / PARLIM – EFEJ comemora nesta segunda-feira (14), seis anos de atividades desenvolvidas para a formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino do município, e cinco anos da implantação do Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB e do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM.

Com o objetivo de viabilizar a difusão de saberes pedagógicos importantes para o aprimoramento da prática dos professores, a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) implantou a EFEJ em 2011, um espaço que planeja e executa inúmeras ações de formação continuada em seus diversos níveis e especificidades de atuação. “Temos uma equipe de assessores pedagógicos que operacionalizam as ações em seus diversos espaços e tempos de atuação. Além de realizarmos formação continuada, a EFEJ se transformou em um centro formativo composta pela UAB e o NTM, onde professores e a comunidade em geral são beneficiados”, ressaltou a diretora, Cristine Hermenegildo.

Ler Matéria Completa
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.