Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Maio de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 20 de Maio / 2018 às 16:00

Univasf divulga 8º Remanejamento do Sisu 2018

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), divulgou dia (18) a lista de candidatos convocados no 8º Remanejamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Estes candidatos, que já realizaram a Confirmação da Permanência na Lista de Espera (CPLE), deverão fazer a matrícula nos cursos de graduação presenciais da instituição na próxima terça-feira (22). Neste remanejamento estão sendo chamados candidatos para os cursos de Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza (Senhor do Bonfim e Serra da Capivara), Ciências Sociais (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Farmácia, Medicina (Petrolina) e Psicologia. 

O procedimento será realizado presencialmente ou por meio de procuração, como estabelece a Portaria N° 19/2018, no campus onde o curso selecionado pelo candidato é ofertado (exceto os aprovados para os cursos ofertados nos campi de Petrolina e Juazeiro, cujas matrículas serão concentradas no Campus Sede, em Petrolina). As matrículas ocorrerão no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Maio / 2018 às 15:30

Em Teolândia, Rui anuncia convênios para fortalecer agricultura familiar e ações na área de saúde

A população de Teolândia, no Sul baiano, comemorou importantes reforços nas áreas da saúde e agricultura familiar, neste sábado (19). Em visita ao município, o governador Rui Costa entregou obras, anunciou convênio com a prefeitura para aquisição de um veículo e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar da região.

Nós precisamos fortalecer a agricultura familiar na Bahia. A Bahia é um estado grande, de vocação agrícola, mas que ainda compra muitos produtos de outros estados, então, se a gente quer uma economia mais forte, nosso povo precisa produzir mais, com uma qualidade maior, e  por isso nós estamos determinados a apoiar as cooperativas e associações pro povo produzir cada vez mais, ganhando seu sustento, fortalecendo o comércio e a economia da região", afirmou o governador.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Maio / 2018 às 15:25

Do forró ao brega: José e Maria encerra primeiro final de semana do São João dos Bairros de Petrolina

A segunda noite do São João dos Bairros de Petrolina deixou o pátio do José e Maria, mais uma vez, lotado. Muita gente aproveitou a noite com atrações locais e nacionais e um repertório que agradou todas as idades. Até este sábado (19), cerca de 13 mil pessoas passaram pelo pátio de eventos da comunidade, no primeiro final de semana do São João de Petrolina. 

Abrindo a noite, Adãozinho de Rajada trouxe o tradicional pé de serra que fez a galera arrastar a chinela e dançar ao som do artista da terra. A segunda atração da noite, Dalmo Natan, diversificou os ritmos com repertório que foi do sertanejo ao pagode. Finalizando a noite, Iohannes não deixou ninguém mais parado e trouxe desde o forró estilizado, até hinos do brega, como 'Meu ex-amor' de Amado Batista. 

Para o cantor paraibano, fazer parte da programação do São João dos Bairros tem um sabor especial. "Eu sempre sou muito bem recebido na região. Para mim, é sempre um prazer voltar à Petrolina e, principalmente, para cantar no São João dos Bairros que me faz lembrar da minha infância", rememora. 

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 20 de Maio / 2018 às 15:00

Mutirão da prefeitura realiza quase 1.800 atendimentos de saúde na área irrigada de Petrolina

A comunidade do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho N- 8, em Petrolina, recebeu nesta sexta-feira (18) um mutirão da prefeitura que realizou quase 1.800 atendimentos de saúde.  A ação aconteceu na Unidade de Atendimento Médico Especializado (AME) Hildo Diniz e na Escola Municipal Maria Clara Machado com o tema ‘Saúde, um estilo de vida’.

Atendimento médico, coleta de exames laboratoriais, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestras educativas sobre ‘análise da água para consumo humano’ e entrega de panfletos sobre dengue foram algumas das atividades ofertadas na AME pela Secretaria de Saúde. Já na escola, houve oferta de cortes de cabelo em parceria com a Embelleze, atendimentos da Delegacia da Mulher e orientações sobre Bolsa Família, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Cadastro Único (CADÚNICO), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH).

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 20 de Maio / 2018 às 14:00

Prefeitura garante isenção de IPTU a beneficiários do Minha Casa, Minha Vida 

Uma boa notícia para os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, em Petrolina: o prefeito Miguel Coelho sancionou, esta semana, a Lei Complementar 022/2018 que assegura a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos beneficiários do programa habitacional. A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão da última terça-feira (15).

A novidade vai gerar uma economia para mais de 10 mil famílias residentes em 13 empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida instalados em Petrolina . O prefeito Miguel Coelho ressalta que a ideia é garantir o benefício às famílias que, de fato, necessitam de apoio do poder público.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 20 de Maio / 2018 às 13:00

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES NO CAMELÓDROMO 02 DE JULHO

Neste sábado, dia 19/05, pela manhã aconteceram pelo décimo quinto ano consecutivo as comemorações do dia das Mães com um delicioso café da manhã para as permissionárias mães do Camelódromo 02 de Julho. As mães foram agraciadas com um café da manhã especial e receberam vários brindes através de sorteios.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual Roberto Carlos, Dra. Dulce Ribeiro (vice-prefeita), Secretário de Serviços Públicos Celso Leal, Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Fernandes, dos vereadores Charles Leal e Bertinho da Carnaíba e de Airton Leal Dantas (organizador do evento), entre outros convidados.

"Tenho muito a agradecer esse momento de alegria, aos organizadores e patrocinadores, pois sempre somos lembradas nessa data tão importante que é o dia das mães" disse Margarida, permissionária do Camelódromo.

Da Redação Com informações de Denise Leal
publicado em 20 de Maio / 2018 às 12:00

FESTA DE PENTECOSTES ACONTECE NESTE DOMINGO (20) EM JUAZEIRO

Neste domingo (20) fiéis católicos estarão participando da Festa de Pentecostes, também chamada de Festa do Divino Espírito Santo, uma das comemorações mais importantes da Igreja Católica. A programação teve início no último dia 10 de maio com a Novena de Pentecostes pelas comunidades da paróquia Nossa Senhora das Grotas com celebrações todas as noites.

Neste domingo, a comunidade católica irá se reunir às 17h, ao lado do Ginásio de Esportes no Condomínio Parque Centenário para a procissão que percorrerá várias ruas de Juazeiro, até chegar ao Santuário, onde acontece Missa Solene.

“A Páscoa é a grande festa do cristianismo e o Pentecostes é grande festa da comunidade que recebe a missão de Jesus Cristo. Pentecostes é a festa do Espirito Santo que é o amor de Deus derramado em nossos corações”, explicou o Vigário Geral da Diocese de Juazeiro, Pe. Josemar Mota.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 20 de Maio / 2018 às 11:00

Feira do Comércio de Ouricuri movimenta o Sertão do Araripe

A 8ª Feira do Comércio de Ouricuri (FECOU) vai movimentar o Sertão do Araripe de 24 a 26 de maio. Realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com o Sebrae em Pernambuco, a feira acontece no Pátio de Eventos, na Praça Voluntários da Pátria. As tradições, o comércio popular da cidade e os artesãos ganham destaque este ano na feira, que tem como tema “Araripe Cultural”.

Este ano o Sebrae traz diversas novidades à Fecou. Uma das principais inovações apresentadas em seu estande serão as sessões virtuais sobre tendências de negócios atuais, que serão realizadas todos os dias das 19h às 22h. No espaço, empresários e potenciais empreendedores que queiram abrir novos negócios, irão utilizar óculos de realidade virtual, e durante oito minutos terão acesso às novas tendências de mercado.

Ler Matéria Completa
Ascom Fabiano Barros
publicado em 20 de Maio / 2018 às 10:00

HOMEM É MORTO A TIROS NO BAIRRO RIO CLARO EM PETROLINA, PE

(Foto: Reprodução TV Grande Rio)

Um homem foi morto a tiros neste sábado (19) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O crime ocorreu no bairro Rio Claro. De acordo com testemunhas, a vítima que aparentava ter entre 18 e 20 anos de idade, estava passando pela rua um quando foi atingida pelas costas. O jovem estava sem documentos e até a publicação desta matéria, não foi identificado. A motivação do crime também é desconhecida. A Polícia Militar e peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) estiveram no local.

Foto whatsapp.

HOMEM MORRE EM JUAZEIRO NO BAIRRO PEDRO RAIMUNDO

Em Juazeiro, por volta das 20:55h, o PETO 74 foi informado pelo Cicom que no Bairro Pedro Raimundo havia uma pessoa vítima de disparo de arma de fogo, proveniente de uma troca de tiros. Ao chegar ao local os policiais encontraram a viatura 7410 fazendo a preservação do local do crime, onde ja tinha ali um corpo sem os sinais vitais, de Valmir Ferreira dos Santos Souza. Continuando a diligência a equipe se deslocou até a Upa, e lá encontraram duas vítimas dessa ocorrência, Lindinez de Almeida Araújo, atingida por um disparo de arma de fogo nas costas e Charles Wanderson Pereira de Souza, atingido por um disparo de arma de fogo na mão esquerda.

Charles relatou que estava sentado na porta da casa do seu sogro Francisco Martins Araújo, quando passaram dois homens em uma motocicleta e efetuaram disparos de arma de fogo contra ele, e disse não ter sido ele o autor dos disparo contra Valmir. A viatura se deslocou então à residência do senhor Francisco e la encontraram enterrada no quintal, uma arma calibre 38, n.795574 com capacidade para seis cartuchos, com cinco munições  intactas e uma deflagrada; que Segundo Francisco foi utilizada por Charles para revidar os disparos efetuados por Valmir, e duas trouxinha de uma substância aparentemente maconha e mais duas munições calibre 32 encontradas ao lado do corpo de Valmir. A guarnição 7410 coduziu então os envolvidos até a delegacia para serem tomadas as medidas cabiveis.

Da Redação
publicado em 20 de Maio / 2018 às 09:00

Com presença do governador e primeira-dama, Jequié Fest abre os portões às 16h deste domingo

A primeira edição do Jequié Fest, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), será realizado neste domingo (20) com shows de Léo Santana, Felipe Araújo e Ranniery Gomes. Os portões do Parque de Exposições de Jequié serão abertos às 16h. O governador Rui Costa e a primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, chegam ao local às 17h.  

A renda da festa será revertida para a conclusão de um Centro de Equoterapia, que vai atender crianças deficientes a partir de 2 anos. Os ingressos podem ser adquiridos na loja Silvany, Eba Camisetas, P4 e Maria Maria, em Jequié.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 20 de Maio / 2018 às 08:00

Três jogos movimentam a 2ª rodada do Interdistrital

Depois da concorrida festa de abertura realizada no último domingo no distrito de Maniçoba, que contou a presença do prefeito Paulo Bomfim e comitiva, o Campeonato Interdistrital de futebol prossegue neste domingo com três jogos.

Pelo grupo A, Maniçoba estreia na competição contra Pinhões, no campo do Projeto Mandacaru. Atual campeão, Maniçoba cumpre punição de sete jogos estabelecida pela Comissão Disciplinar e não pode mandar seus jogos em seu próprio campo. Já Pinhões, campeão de 2016, busca a segunda vitória. No segundo jogo do grupo, Juremal recebe Massaroca no chamado clássico da BR, quando o time local busca a reabilitação após derrota para Pinhões na primeira rodada.

No único jogo do grupo B na rodada, Mandacaru (três pontos), enfrenta Carnaíba (um ponto) com o objetivo de manter a liderança isolada. A partida vai acontecer no campo do Horto, no Salitre, porque o mandante – Carnaíba, foi penalizado com a perda do mando de campo no último campeonato.

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ
publicado em 20 de Maio / 2018 às 07:00

FEIJOADA BENEFICENTE NESTE DOMINGO (20), EM JUAZEIRO

No dia 07 de abril deste ano um incêndio destruiu uma residência que também funcionava como reformadora de estofados, na rua 04, bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro. A residência era de Paulo Capoteiro, estofador bastante conhecido na cidade que perdeu seus equipamentos e material de trabalho, móveis, eletrodomésticos e os pertences da família.

De forma solidária amigos de Paulo resolveram se juntar e promover uma feijoada beneficente neste domingo, dia 20, a partir das 12 horas, na Via Show, com a participação de vários artistas: Banda Lyra, Tarcísio Black, Retrô Ativos, Franklin Castro e Doctor Blues.

O jornalista Adalberto Barbosa e James Oliveira em entrevista ao Programa Geraldo José convidaram a sociedade de Juazeiro e Petrolina a se irmanar neste ato solidário. “Não é fácil perder todas as conquistas da vida, num só momento. Seu Paulo Capoteiro perdeu a casa e a própria fábrica que funcionava na casa dele.  A feijoada é neste domingo na Via Show! Vamos ajudar” expressou Dadau.

James informou que além da feijoada e das atrações musicais, haverá uma área para as crianças. “O evento se transformou numa festa para a família. Ou seja, toda família vai se divertir e ainda estará celebrando à cidadania. O ingresso de acesso custa R$ 5 reais e o prato de feijoada custa R$15,00” lembrou James.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 19 de Maio / 2018 às 23:00

Artigo - De volta para o passado?

Os recentes debates envolvendo a aplicação da tecnologia na educação, para que a modalidade a distância seja incentivada nos ensinos médio e superior, têm motivado uma espécie de demonização de toda proposta e até do tema. Como se fosse proibido o Brasil revisar sua legislação, antevendo o avanço das possibilidades de se educar nossos jovens e os condenando a viver no passado.

Um exercício interessante é pedir para as pessoas responderem de supetão há quantos anos Steve Jobs apresentou em São Francisco, nos EUA, o primeiro modelo de smartfone e revolucionou nossa sociedade. A resposta é surpreendente: apenas 11 anos.

Precisamos compreender a velocidade com que se desenvolve a chamada era digital e buscar formas para que ela contribua com a redução de algumas mazelas da educação brasileira. O que não podemos é ignorá-la, como se o mundo não estivesse em transformação.

Mas isso só será possível se nossas leis estiverem atualizadas e, importante, permitam que a tecnologia seja aplicada, sem jamais obrigar seu uso. Até porque é notório que nem todo aluno ou escola está apto a mudanças de forma homogênea.

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Maio / 2018 às 22:00

Cemas foi o campeão de basquete nos Jogos Escolares 2018 em Juazeiro

A equipe de Basquete do Cemas foi a campeã nos Jogos Escolares 2018, vencendo a equipe do Paulo VI por 21x02. A final aconteceu nesta quinta-feira (17), no Ginásio do Colégio Paulo VI. Com o tema ‘#Verde e Amarelo – pra frente Brasil’, o evento este ano reúne atletas de mais de 50 escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada, que continuam a competição até o dia 01 de junho.

Nesta sexta-feira (18), estão acontecendo as competições com as equipes de Xadrez  no Ginásio de Esportes Aluisio Viana nas categorias Mirim, Pré Mirim e Infantil, e no sábado (19), continuam as disputas com as equipes de Futsal e Handebol, Mirim e Infantil  no Ginásio de Esportes Aluisio Viana, das 8h às 11h e das 15 às 16h e no Ginásio do Colégio Paulo VI, das 8h às 10h. Os atletas estão competindo em 12 modalidades, como: handebol, voleibol, futsal, basquetebol, atletismo, futebol society, baleô, xadrez, natação, judô, tênis de mesa e badminton.

Confira os resultados dos Jogos  de 14 a 17 de maio

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 19 de Maio / 2018 às 21:00

Ministro Edson Duarte acerta detalhes da Mobilização Nacional contra o Desmatamento Ilegal

Parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Governo do Estado do Pará reforça as ações para coibir o desmatamento ilegal na região. Em audiência entre o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o governador Simão Jatene, foram discutidos os detalhes da iniciativa, que integra a Mobilização Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal.

Lançada no dia 7, em Cuiabá (MT), pelo ministério, a iniciativa busca reduzir de forma contínua a perda de vegetação nativa por meio de ações conjuntas dos governos federal, estaduais e municipais, poderes judiciário e legislativo, setor privado e a sociedade civil organizada. A mobilização se propõe a estender as medidas na área de fiscalização e avançar em ações de ordenamento territorial, regularização fundiária, assistência, fomento e valorização das atividades produtivas sustentáveis.

Ler Matéria Completa
Waleska Barbosa / Ascom MMA
publicado em 19 de Maio / 2018 às 20:00

Incra do Médio São Francisco divulga edital de convocação para assentados da reforma agrária

A Superintendência Regional do Incra do Médio são Francisco inicia nesta sexta-feira (18) a divulgação do edital de convocação para beneficiários da reforma agrária, enquadrados no Artº 20 do Decreto nº 9.311/20018, que durante a visita de supervisão ocupacional não foram encontrados nos respectivos projetos de assentamentos, sendo portanto convocados por edital.

O Edital está sendo divulgado junto aos sindicatos de trabalhadores rurais, secretarias de agricultura, prefeituras, cartórios, rádios comerciais e comunitárias, bancos públicos e privados, mercados municipais, hospitais e casas lotéricas dos municípios citados no documento.

Os respectivos assentados, citados no documento, devem se deslocar à sede regional do Incra do Médio são Francisco, em Petrolina, na Avenida da Integração, 412 – Vila Mocó, CEP: 56.300-000, Telefax: (087) 3861.2794/ 2962/2817.

Ascom Incra-Pernambuco
publicado em 19 de Maio / 2018 às 19:00

Seminário estadual de Recaatingamento evidencia necessidade de redistribuição de terras no Semiárido baiano

Aconteceu na cidade de Senhor do Bonfim (BA), entre os dias 17 e 18 de maio, o Seminário estadual sobre Recaatingamento. O debate busca reforçar para toda sociedade a urgência em recuperar, conservar e preservar a Caatinga, Bioma que predomina no Semiárido brasileiro. Realizado pelo Governo do Estado da Bahia, o evento é aberto ao público em geral e reúne representantes dos poderes executivos e legislativos municipais e estadual, organizações da sociedade civil, agricultores/as familiares, educadores/as e pesquisadores/as.

Durante a abertura do seminário, o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse que o governo hoje busca tratar a Caatinga como um tema mobilizador, uma vez que temáticas como fortalecimento das identidades, educação contextualizada, economia, estão diretamente ligadas a valorização do Bioma. Para o secretário, o governo baiano não está pautando o cuidado com a Caatinga apenas por obrigação, mas por compreender esta necessidade e que não se se trata de uma construção governamental isolada mas de uma relação indispensável de parceria com outros atores.

Ler Matéria Completa
Ascom Irpaa
publicado em 19 de Maio / 2018 às 18:21

Juazeirense vence o Náutico por 2 x 0. Foi pouco!

A Juazeirense fez o dever de casa e bateu a equipe do Náutico por 2 x 0, com gols de Jussimar e Victor Sapo, os dois tentos marcados ainda no primeiro tempo de jogo. O placar final demonstrou a superioridade do Canção de Fogo, que poderia ter aplicado uma sonora goleada, não fosse os gols perdidos na segunda etapa. Em pelo menos 3 oportunidades, aproveitando contra-ataques, os atacantes ficaram na cara do gol, mas não aproveitaram.

O Náutico, que foi completamente dominado na primeira etapa, voltou um pouco mais avançado no segundo tempo, mas praticamente não incomodou o goleiro Bruno, da Juazeirense, que fez poucas intervenções. No contra-ataque a Juazeirense esteve muito mais perto de ampliar o placar. No jogo deste sábado, todos os jogadores tiveram boa atuação, com destaque para o lateral Carlinhos e o meio campista Juninho Tardelli, que protagonizaram as principais jogadas de ligação da equipe de Juazeiro. O atacante Victor Sapo também entrou bem no jogo e deixou o seu. Jussimar já havia marcado um, nos minutos iniciais da partida.

Com o resultado a Juazeirense ocupa momentaneamente a terceira colocação no grupo A, com 9 pontos, na zona de classificação. O Náutico continua na parte de baixo da tabela, com 4. Pouco mais de 900 torcedores foram prestigiar o jogo, boa parte destes do Náutico, que chegaram a fazer um protesto no encerramento da partida. Um torcedor do Náutico já havia sido conduzido pela PM, ao final do primeiro tempo, por invasão ao gramado. O próximo compromisso da Juazeirense será contra o Salgueiro, fora de casa.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 19 de Maio / 2018 às 18:00

Comunidade Acadêmica e Movimentos Antirracistas do Vale debateram sobre racismo na Universidade

O primeiro dia do semestre letivo 2018.1 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi marcado por um debate sobre o combate ao racismo no ambiente universitário. Estudantes, servidores e representantes de Movimentos Antirracistas do Vale estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira (17) na Audiência Pública sobre Racismo na Universidade, que aconteceu no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento contou com a presença do vice-reitor Telio Nobre Leite e dos pró-reitores de Ensino, Monica Tomé, e de Gestão e Orçamento, Antônio Pires Crisóstomo.

Durante o debate, que teve muita participação das pessoas presentes e foi mediado pelo professor do Colegiado de Ciências Sociais Nilton de Almeida, foram discutidas diversas temáticas relacionadas ao enfrentamento do racismo institucional como a política de cotas raciais para discentes e servidores, a violência, o preconceito racial, a aplicação da Lei N° 10.639/2003, que regula o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 19 de Maio / 2018 às 17:00

Pernambuco: Educação de Trânsito nos Bares

Com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, ocasionados pela mistura fatal de álcool e direção, o não uso do cinto de segurança e o uso do celular ao conduzir o veículo, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, acompanhados da Turma do Fom-Fom, estarão alertando e promovendo discursão sobre os cuidados no trânsito, conscientização o motorista a ser mais responsável e que dirija com segurança.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o Estado estar ampliando os investimentos em educação de trânsito, visando expandir as frentes de atuações para atingir crianças, adolescentes, jovens e adultos, com o intuito exclusivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes no estado.

Ler Matéria Completa
Ascom Detran Pe
publicado em 19 de Maio / 2018 às 16:00

HDM/IMIP realiza Semana Mundial da Amamentação

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina deu início, no dia 15 de maio, à Semana Mundial da Amamentação com ações voltadas às mães do Alto Risco, Enfermaria Ginecológica, Alojamento Conjunto, Casa de Apoio, Alojamento Canguru, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários e Berçário Externo.

A programação teve início com a entrega de certificados às mães doadoras externas. Em seguida, na quarta-feira (17), houve uma roda de conversa com o setor de nutrição sobre a importância do leite materno para o crescimento e desenvolvimento dos bebês. Nesta sexta-feira, durante todo o dia também houve entrega de certificados e encontro com mães sobre a importância da doação de leite humano.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 19 de Maio / 2018 às 15:00

Esgoto estourado causa transtornos aos moradores de bairro Antônio Guilhermino em Juazeiro

Os moradores do bairro Antônio Guilhermino, em Juazeiro, estão insatisfeitos com o esgoto que está vazando há mais de um mês na Rua Misael Aguilar. O cano estourado jorra água suja na porta das residências e a comunidade alega que já está sofrendo com problemas de saúde.

"É um mau cheiro insuportável, essa água passa aqui nas portas de nossas casas. Eu já reclamei demais, meus vizinhos já reclamaram. Todo mundo já reclamou e eles nunca vieram ajeitar", disse a vendedora Katiane Santos que residente no bairro.

O problema também está comprometendo os negócios dos comerciantes da região. Na Lan House de Alécio Cardoso, o esgoto está espantando os clientes. "A gente não tira a razão do pessoal. Quem vai querer fazer alguma coisa aqui com essa situação dessa aqui? Estou perdendo os meus clientes", desabafou.

publicado em 19 de Maio / 2018 às 14:00

Educação alimentar passará a fazer parte do currículo escolar

Educação alimentar e nutricional passará a integrar os currículos das escolas públicas e privadas de todo o país, de acordo com nova lei publicada no Diário Oficial da União. O prazo para que isso seja feito é 180 dias, ou seja, até meados de novembro. A lei inclui educação alimentar e nutricional entre os temas transversais que terão que ser abordados tanto no ensino fundamental quanto no médio. Não haverá portanto uma disciplina específica, o tema será debatido durante outras aulas, como as de ciências e biologia.

O projeto que deu origem à lei é de autoria do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP). A intenção, segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar no texto do projeto, é reduzir a obesidade infantil, além de assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos desde novos.A nova lei altera a chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Desde 2014, as escolas já devem trabalhar conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente, também como temas transversais.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 19 de Maio / 2018 às 13:00

Casa Nova: Prefeitura quer todas as vagas do UPT preenchidas

O prefeito Wilker Torres está se empenhando para que todas as vagas do Cursinho Universidade Para Todos – UPT da UNEB – Universidade do Estado da Bahia sejam preenchidas em Casa Nova. Com matriculas abertas desde o dia 16/05 o UPT disponibiliza 150 vagas, sendo 100 vagas para a sede, onde as aulas são ministradas na Escola Municipal Senador Luiz Viana Filho e 50 vagas no distrito de Santana do Sobrado, onde as aulas acontecem na Escola Municipal Senhora Santana.

"Todos sabem o valor e a importância que nossa administração dá à educação. Para nós a educação é o único caminho para o desenvolvimento, para a melhoria da vida das pessoas, para a cidadania. O cursinho da UNEB é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada pelos nossos jovens" – diz o prefeito, que disponibiliza salas climatizadas, transporte para os aulões e para o vestibular – "Casa Nova será referência na educação pública de todo o território do São Francisco", garante entusiasmado.

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 19 de Maio / 2018 às 12:26

Soldado da Polícia Militar participa do quadro Lata Velha

Neste sábado (19), o Soldado PM Gozales vai participar na TV Globo, do programa Caldeirão do Huck, realizando um grande sonho: a reforma do seu "Buguinho". Imperdível!

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.