Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 21 de Novembro / 2019 às 06:00

AÇÃO AMBIENTAL NAS DUNAS DE CASA NOVA

Durante a manhã desta quarta-feira, dia 20/11, foi realizada uma das ações ambientais do projeto intitulado Proposta de Conservação Ambiental (PCA) para o complexo paleodunar de Casa Nova com pescadores e ribeirinhos do Rio São Francisco, que é financiado pela CAPES/CNPq e desenvolvido pela pesquisadora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - campus Petrolina Dra. Clecia Pacheco e pela sua bolsista Izabel Pesqueira, em parceria com a Cooperativa de Pescadores Z 42 de Casa Nova e com a Escola Pimentinha, tendo apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) no município de Casa Nova/BA e da Empresa Agrovale, no município de Juazeiro/BA.

Esta ação objetivou a sensibilização da população ribeirinha que reside no entorno das Dunas de Casa Nova, os visitantes e turistas para a conservação dos paleoecossistemas dunares e do rio São Francisco, visando a responsabilização e a sustentabilidade ambiental.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 23:00

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020 - Parte I

*Josemar Santana

Faltando pouco menos de um ano para que o eleitorado brasileiro compareça às milhares de seções eleitorais que serão disponibilizadas pela Justiça Eleitoral nos 5.570 municípios do país, visando escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, achamos oportuno levar ao conhecimento de leitores, aspectos gerais dessas eleições, em partes, que poderão ser copiadas e até formar um dossiê para consultas, já que vamos tratar aqui das novidades legais que alteraram e até mantiveram dispositivos da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096, de 19 de setembro de 1995) e da Lei Geral das Eleições (Lei 9.504/1997, de 30 de setembro de 1997).

Nessa PARTE I vamos abordar aspectos Constitucionais e legais que servem de orientação a eleitores e de modo especial a candidatos. Leiamos:

OBRIGATORIEDADE DO ALISTAMENTO E DO VOTO

O artigo 14, parágrafo 1º, da Constituição Federal impõe a obrigatoriedade do alistamento eleitoral e do voto no Brasil para maiores de 18 (dezoito) anos, facultando aos jovens de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, bem como aos idosos acima de 70 (setenta) anos e ainda aos analfabetos,  optarem ou não pelo exercício do voto.

No entanto, para votar, o eleitor deve estar regular com a Justiça Eleitoral, devendo, por essa razão, estar atento a prazos e informações disponibilizados pelos Cartórios Eleitorais, a exemplo de alistamento eleitoral (tirar título pela 1ª vez), ato que exige do cidadão a apresentação de Carteira de Identidade, ou Certidão de Nascimento ou de Casamento, Comprovante original recente de Residência, Certidão de Quitação com o Serviço Militar para os maiores de 18 (dezoito) anos e do sexo masculino, devendo estar atento para o caso de apresentação de Passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que exigem apresentação de documentação complementar, considerada necessária à emissão do título.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 22:45

Pilão Arcado: Prefeito cassado se manifesta nas redes sociais: "O justo corre para dentro dela e recebe proteção", escreveu

O prefeito de Pilão Arcado, Afonso Mangueira, postou nesta quarta-feira (20), nas redes sociais, um dia após ter o mandato interrompido por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma fase bíblica abordando temas que sinalizam "fortaleza e justiça". O prefeito escreveu: "O nome de Jeová é uma torre forte. O justo corre para dentro dela e recebe proteção”, citando o provérbio (18:10).

Após a publicação correligionários do prefeito Afonso Mangueira se manifestaram em solidariedade com mensagens de apoio e críticas aos opositores. “Numa hora dessa meu Prefeito não sei como te dizer. Mais posso descrever. Hoje é um dia marcado pela tristeza em Pilão Arcado-Bahia...”, escreveu Everaldo Borges.

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 22:30

Nema comemora 5 anos com lançamento de guia de identificação de plantas da Caatinga

Há 5 anos foi criado o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com o objetivo de executar ações ambientais no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Para marcar o aniversário será realizado um evento comemorativo com o lançamento do “Guia de Propágulos e Plântulas da Caatinga”. O evento acontecerá nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, no Nema, localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE).

O evento terá a presença do vice-reitor Telio Nobre Leite e da chefe de Gabinete Yariadner Costa Brito. A abertura da cerimônia será realizada pelos coordenadores do Nema e professores da Univasf, Renato Garcia Rodrigues e Daniel Salgado Pifano. Ainda será apresentado um vídeo comemorativo com depoimentos de pessoas que fizeram parte desses 5 anos de história.

Ler Matéria Completa
Por Karen Lima
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 22:00

Petrolina: Com projeto paisagístico, prefeitura recupera rotatória do Viaduto dos Barranqueiros 

A prefeitura está requalificando mais uma rotatória em Petrolina. Depois de reformar a rótula do monumento do Centenário, da Facape, entre outras pela cidade, agora, a gestão está transformando o contorno do Viaduto dos Barranqueiros. A obra visa modernizar e tornar mais bonita as vias de Petrolina. 

Dessa vez, a mudança do equipamento vem com uma proposta diferente: o paisagismo. O intuito é trazer mais bem-estar através da implantação de grandes canteiros ornamentais, com enfoque na vegetação do local. Entre as plantas que serão utilizadas estão mudas de agave dragão, mini ixora, coração roxo, árvores "pata de vaca" e outras. Além da vegetação, a obra contempla sistema de irrigação, iluminação e também a recuperação das carrancas existentes no local.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 21:30

Às vésperas da semifinal, jogadores do Carrancas Futebol Americano destacam boa campanha da equipe na Liga BFA – Acesso Nordeste

Invicto, classificado para os play-offs com uma rodada de antecedência e dono do melhor ataque da Liga BFA – Acesso Nordeste. Essa é a campanha do Carrancas Futebol Americano até o momento e os números credenciam a equipe do Vale do São Francisco na briga pelo título em 2019. No próximo dia 30/11 o Carrancas entra em campo pela semifinal, contra o Caruaru Wolves, às 17h no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina (PE). É a oportunidade para mostrar que o Sertão tem força no futebol americano.

“O Carrancas vem invicto, com quatro vitórias, 196 pontos feitos e 26 sofridos. Hoje temos o melhor ataque e uma das melhores defesas. Durante a competição tivemos um grande desafio contra o São Luís Sharks, serviu para consertarmos algumas coisas”, destaca o Head Coach (treinador principal), Wolney Mororó.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 21:16

Nesta quinta (21), sessão solene marcará Novembro Negro em Petrolina

A iniciativa é da vereadora Cristina Costa

Acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Petrolina, a culminância da Exposição Povos de Terreiros e Capoeira e Vivência Angola em alusão ao Novembro Negro. A sessão solene contará com a presença das comunidades de terreiros; haverá apresentação de cânticos em louvor aos Orixás, cantada pelo babalorixá Flávio Júnior, acompanhado pelos atabaques os ogãs; contará com a apresentação da Capoeira de Vivência Angola da Escola Mãe Vitória Roda de Capoeira; apresentações do curta-metragem EJE, produzido pelos acadêmicos da FASJ (Onde Minha Religião Interfere na Sua?) E a exposição com instrumentos musicais, objetos sagrados usados nos terreiros orixás e painel de fotos de terreiros de Petrolina.

Durante a cerimônia serão entregues três honrarias. A Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao babalorixá Flávio Júnior, proposto pela vereadora Cristina Costa, idealizadora da homenagem e do evento, ao índio Erasmo de Souza Reis, proposto pelo ex-vereador Ibamar Fernandes, e o Título de Cidadã Petrolinense a para atleta Fernanda Yara da Silva, concedido pelo vereador Paulo Valgueiro. São convidados de honra, a professora doutora em cultura afro, Márcia Guena, Pai Jorge, Emily Oliveira, Viviane da Rede de Mulheres Negras e o vereador de Juazeiro Tiano Félix, propositor do Dia Municipal de Povos de Terreiros em Juazeiro.   

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos/Bancada de Oposição Petrolina
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 21:00

Mostra de Práticas Integradoras da FTC Juazeiro é realizada com apresentações lúdicas e criativas

Com o objetivo de desenvolver competências profissionais e movimentar o conhecimento dos alunos, a Rede FTC realiza a Mostra de Práticas Integradoras nas unidades no período de 18 a 22 de novembro. Em Juazeiro, as atividades aconteceram nesta terça-feira, 19, envolvendo os cursos de Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Os estudantes usaram da criatividade e mostraram como o aprendizado em sala de aula está sendo inovador, prático e criativo.

O evento teve várias apresentações que discutiram a importância da prevenção da Diabetes e os cuidados necessários que a comunidade deve ter com a doença. Uma pesquisa do Ministério da Saúde indicou que entre os anos de 2006 e 2016 foi registrado um aumento de 61,8% nos casos de diabetes no país.

Ler Matéria Completa
Ascom/FTC
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 20:47

LEITORA QUESTIONA IMPLANTAÇÃO DE POSTES DE ENERGIA EM MEIO A CICLOVIA NO BAIRRO PALMARES EM JUAZEIRO (BA)

A leitora do Blog GJ Notícias Fernanda Tavares encaminhou mensagem e fotos por meio do Facebook deste noticioso revelando preocupação com a instalação de postes em meio a ciclovia da pavimentação que está em obras no bairro Palmares. Veja a mensagem da leitora: “Geraldo José gostaria que o senhor relatasse um problema que já vem sido percebido antes da inauguração da obra de pavimentação do bairro Palmares: Dois Postes no meio da ciclovia obrigando o ciclista a continuar passando pelo asfalto. A Coelba já deu toda manutenção na obra, por que não solicitaram a relocação deles?” expressou Fernanda Tavares.

Da redação
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 20:29

Prefeitura de Juazeiro inicia amanhã programação dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) inicia amanhã (21) a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Até o dia 10 de dezembro serão desenvolvidas atividades de conscientização abordando a violência doméstica tendo como temática principal a ‘masculinidade tóxica’.

A Campanha é uma mobilização que acontece anualmente, e é realizada com a participação de diversos atores da sociedade civil e poder público. O objetivo é instituir uma ligação entre violência de gênero e direitos humanos, ressaltando que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos. Em Juazeiro, parceiros como Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Diocese, Polícia Militar, Univasf, Pastoral da Mulher e diversas entidades de luta contra a violência atuarão junto à gestão municipal.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 20:14

Juazeirense Anna Luiza conquista a primeira medalha da Bahia nos Jogos Escolares da Juventude em Santa Catarina

A atleta juazeirense Anna Luíza Monteiro conquistou a primeira medalha da Bahia nos Jogos Escolares da Juventude - JEJ 2019. Essa é a sua terceira medalha de bronze na Luta Olímpica em três edições da etapa Nacional dos Jogos. O evento iniciou no dia 16 de novembro e vai até o dia 30 em Blumenau/SC.

"A Luta Olímpica entrou na minha vida há três anos e hoje é uma paixão. Depois que comecei a praticar este esporte, me tornei disciplinada, com foco nos meus objetivos, e essa dedicação me deu muitas alegrias. Não foi só uma medalha de bronze que ganhei, para mim tem um peso muito maior, um sentimento de gratidão e satisfação por lembrar de tudo o que eu abdiquei pelo esporte valeu a pena. Só tenho que agradecer aos meus treinadores e a minha avó", comemorou a aluna medalhista do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães de Juazeiro.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 20:00

Câmara aprova PEC que permite repasse direto de recursos federais a estados e municípios

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a PEC (proposta de emenda à Constituição) que autoriza a transferência de recursos federais a estados e municípios por execução direta de emendas, sem intermediação da Caixa Econômica Federal.

O texto substitutivo, do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), foi aprovado em primeiro turno por 387 votos a favor e sete contrários. No segundo turno, recebeu 391 votos a favor e seis contrários. Como a PEC veio do Senado e sofreu alterações na Câmara, precisará voltar à primeira Casa. O dinheiro poderá ser repassado por transferência especial ou com finalidade definida.

Ler Matéria Completa
Fonte: Bahia Notícias
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 19:30

Gonzaga Patriota volta a defender transporte alternativo em audiência na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) discutiu, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira(19), o Projeto de Lei nº 4.583, de 2019, que extingue a Lei nº 13.855/2019, sobre o transporte não licenciado remunerado de pessoas e bens no Brasil. A audiência foi sugerida pelo deputado Paulo Guedes (PT-MG), que é autor do projeto. Patriota também é autor de um Projeto de Lei (PL nº 4190, de 2019), que propõe rever as multas imputadas ao transporte alternativo, impostas pela Lei 13.855 que tem como relator o deputado federal Paulo Azi (DEM/BA).

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros: o diretor-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Adriano Furtado; o superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), João Paulo de Souza; e o presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos de Transportes Privados Individuais por Aplicativos no Distrito Federal (SINDMAAP), Marcelo Rodrigues Chaves.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Gonzaga
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 19:00

Inscrições do processo seletivo 2020 no IF Sertão-PE se encerram nesta segunda-feira (25)

Comunicado do IF Sertão, Pernambuco, informa que as inscrições para o processo seletivo 2020 se encerram na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site da instituição concorrendo a 2.225 vagas nos cursos técnicos presenciais e a distância, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). 

As vagas são distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. A novidade da seleção é que não haverá prova. A seleção se dará por meio da análise das notas do estudante, constantes em seu histórico escolar (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio). No momento da inscrição, o candidato deverá cadastrar suas notas no sistema, bem como anexar o histórico escolar (ou documento equivalente) digitalizado para conferência.

Ler Matéria Completa
Ascom IF Sertão
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 18:30

Antonio Coelho cobra que governo não retire benefício de trabalhadores rurais

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) fez uma cobrança pública ao governador Paulo Câmara, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (19). O parlamentar questionou o decreto 47.238, de março de 2019, do chefe do Executivo estadual, que retira o benefício de isenção do ICMS sobre a tarifa de energia elétrica dos produtores rurais. A medida entra em vigor em 31 de dezembro.

"Esse é um maldito presente de Natal que o governador Paulo Câmara está dando para os trabalhadores rurais de Pernambuco. O governador não percebe que essa medida afetará os avicultores de São Bento do Uma, os produtores de melancia e melão de Inajá, a bacia leiteira do Sertão do Araripe e a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. Na sua avidez por cobrar e arrecadar cada vez mais os frutos do suor do povo pernambucano, o governador não percebe que vai prejudicar a qualidade de vida de mais de 780 mil pessoas que dependem do agronegócio no Estado, segundo dados recente do IBGE", criticou Antonio Coelho.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Antônio Coelho
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 17:55

CCJ aprova admissibilidade da proposta que permite prisão após segunda instância

Por 50 votos favoráveis e 12 contrários, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição que permite a prisão após a condenação em segunda instância (PEC 199/19).

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Caroline de Toni lê seu parecer ao lado do autor, Alex Manente (C), e do presidente da CCJ

A votação foi possível depois que a relatora da matéria, deputada Caroline de Toni (PSL-SC), considerou inadmissíveis outras duas propostas (PECs 410/18 e 411/18) que alteravam o artigo 5º da Constituição, relativo aos direitos e garantias fundamentais das pessoas.

O artigo 5º estabelece que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores (Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal), o que pode demorar anos.

Ler Matéria Completa
Fonte: Agência Câmara Notícias
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 17:45

Porteiro do condomínio de Bolsonaro muda depoimento à PF

O porteiro do condomínio Vivendas da Barra, que relatou ter liberado a entrada de Élcio Queiroz, corrigiu sua versão inicial  ontem (19) durante depoimento à PF.

Nos dias 7 e 9 de outubro, o porteiro disser ter ouvido uma autorização do "seu Jair" para que um dos acusados da morte de Marielle Franco entrasse no condomínio. Entretanto, ontem o porteiro não confirmou a primeira versão dada por ele.

A PF ainda não conseguiu descobrir se o porteiro se confundiu ou se foi pressionado a citar “seu Jair” em seus depoimentos anteriores e por quem ele teria sido.

Fonte: Metro1
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 17:24

Hospital Regional de Juazeiro abre Processo Seletivo-Cadastro Reserva

No período de 22 a 27 de novembro de 2019, estará aberto no Hospital Regional de juazeiro o Processo Seletivo (cadastro reserva) para o cargo de Assistente Social.

As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail hrj.selecao@gmail.com. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

Andrea Sued Ascom HRJ
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 17:15

NORDESTE É TEMA DE PROJETO DA ESCOLA MARIA JOSÉ LIMA DA ROCHA

Aconteceu nesta segunda quinzena de novembro na Escola Municipal Maria José Lima da Rocha a IV Feira Literária e IV Amostra Cultural com o tema Contando e Cantando o Nordeste Brasileiro onde os aspectos dos nove estados desta região foram trabalhados, a exemplo das riquezas naturais, clima, vegetação, história, arte e cultura.

“A população já consolidou o nosso projeto e ficou encantada ao presenciar todos os trabalhos e desenvoltura dos nossos alunos, feito que parabenizamos a toda a equipe que trabalha incessantemente pela melhoria no processo de aprendizagem dos nossos educandos” expressou a diretora Wilza Miranda.

Da redação
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 17:00

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina celebra o "Novembro Roxo"

O "Novembro Roxo" é o mês de alerta e prevenção para a prematuridade. Como hospital de referência em alto risco, o Hospital Dom Malan/IMIP não poderia ficar de fora dessa campanha e comemorou a data nesta terça-feira (19) com uma ação dedicada às mães de prematuros.

A atividade foi preparada pela equipe de saúde do Alojamento Canguru e do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama), e aconteceu no espaço de convivência próximo a Casa de Apoio. "Pensamos em um jogo educativo, onde elas pudessem trocar experiências e tirar dúvidas. O resultado foi fantástico e nós percebemos que estão todas muito bem afiadas", ressaltou a enfermeira gerente do Canguru, Ingrid Melo.

Ler Matéria Completa
Ascom HDM
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 16:45

Após festa no Rio, Flamengo parte rumo a Lima para final da Libertadores

O Flamengo está a caminho de Lima. Após recepção dos torcedores na saída do Ninho do Urubu, em Vargem Grande, e festa até o Aeroporto Internacional do Galeão, a delegação decolou rumo ao Peru às 16h30 (de Brasília) desta quarta-feira. A viagem dura aproximadamente 5h30. A expectativa da delegação é pousar na capital peruana por volta das 22h. 

A festa começou cedo no Rio de Janeiro. Os torcedores começaram a se aglomerar na porta do Ninho a partir das 9h, horário da última atividade do Flamengo no Brasil antes do embarque. De acordo com a Polícia Militar, cerca de dez mil pessoas estavam reunidas no momento da saída do ônibus rumo ao Galeão.

Ler Matéria Completa
Fonte: Globo Esporte
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 16:30

Petrolina anuncia primeira contratação para temporada 2020

O Petrolina Social Clube já está se preparando para a temporada 2020. Prova disso, é que o clube anunciou sua primeira contratação visando a disputa do Campeonato Pernambucano. Trata-se do atacante James Dean, de 22 anos. O atleta teve passagens pelo Sport, Boa Esporte/MG e Ferroviário/CE. A Fera Sertaneja estreia no estadual no dia 18 de janeiro contra o Santa Cruz, no Arruda.

Redação Blog Geraldo José
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 16:00

Acordo com o líder Fernando Bezerra garante aprovação de destaque no senado que cria transição de 5 anos para a aposentadoria

Após acordo entre governo e oposição, tendo à frente o senador petrolinense Fernando Bezerra Coelho(MDB-PE) e o líder do PSDB, Roberto Rocha (PSDB-MA), o Senado aprovou ontem, com 54 votos favoráveis e nenhum contrário, destaque apresentado pela bancada da Rede Sustentabilidade para incluir na reforma da Previdência (EC 103) regras de transição para o cálculo de benefícios de aposentadoria.

Roberto Rocha pediu que o governo se comprometa que o objetivo de sua emenda será respeitado e que os servidores tenham garantia do direito adquirido em relação ao abono. O acordo, comunicado pelo relator da PEC 133/2019, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), prevê 5 anos de transição, ao invés de 10 anos como previa a emenda original destacada, apresentada pelo senador Flávio Arns (Rede-PR). A mudança foi feita com ajuste redacional do relator por meio de subemenda.

Ler Matéria Completa
com informações e foto da Agência Senado
publicado em 20 de Novembro / 2019 às 15:32

Brasil será o último lugar na América Latina em programa de avaliação de estudantes, diz ministro

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o Brasil deverá ficar em último lugar na América Latina no Programa Internacional de Avaliação de estudantes (Pisa), um exame feito com base amostral entre estudantes de 15 anos. Coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a avaliação terá seu resultado divulgado em dezembro.

O ministro comentou o desempenho de estudantes brasileiros, afirmou que o País teve um resultado ruim e atribuiu o resultado a gestões anteriores do governo e do que ele classificou como “abordagens esquerdistas”. Questionado se estava adiantando os dados, Weintraub foi vago. “Tem uma grande probabilidade de a gente está figurando lá no fundo, das últimas posições”, disse. E depois completou”. Estou supondo com base em números robustos”.

Durante evento no Palácio do Planalto, o ministro afirmou que a meta é conseguir colocar o Brasil em primeiro lugar na América Latina nesse ranking. Mas conta para isso com um eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro. “Não sou em quem vai fazer. Um monte de profissionais, que não tinha espaço antes, está substituindo os ‘experts'”, completou.

Ler Matéria Completa
Política Livre
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.