Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Junho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Junho / 2017 às 11:06

FETO É ENCONTRADO EM BANHEIRO QUÍMICO NO CAMAROTE DO SÃO JOÃO DE PETROLINA

Está repercutindo nos diversos grupos de whatsapp de Juazeiro e Petrolina a informação de que um feto foi encontrado na manhã desta sexta-feira (23) em um vaso sanitário de um dos banheiros químicos feminino no Camarote do São João de Petrolina, no pátio de eventos Ana das Carrancas.

Segundo informações de populares, o feto foi encontrado durante a limpeza dos banheiros por uma funcionária que se deparou com esta horrenda cena.

Ainda segundo esses populares, uma equipe da Polícia Civil já esteve no local e abriu investigação para adotar as medidas cabíveis no sentido de localizar a mãe.

A Delegada de Petrolina, Sara Machado, explicou que as câmaras de segurança instaladas no pátio de evento e nas imediações, serão solicitadas para a investigação. O caso será investigado pela Delegacia do bairro Ouro Preto.

publicado em 23 de Junho / 2017 às 11:00

Rua Quinze de Novembro já está funcionando em sentido único

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos condutores de Juazeiro que a Rua Quinze de Novembro, no Centro da cidade, já foi completamente sinalizada e já está funcionando em sentido único. A CSTT pede que os motoristas fiquem atentos as novas sinalizações, inclusive, no que se refere a estacionamento. Numa parte da via, o estacionamento está sinalizado em ângulo, portanto, os condutores devem estacionar dessa forma. Onde não há sinalização, o estacionamento deve ser paralelo ao meio-fio. “Hoje estivemos na Rua Quinze orientando os condutores. Nossos fiscais continuarão nos próximos dias esse trabalho de orientação, mas após o período de adaptação, quem for flagrado infringindo a Lei será multado”, afirma o diretor operacional, Marcos Cardoso.

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 23 de Junho / 2017 às 10:26

Rui nomeia 26 novos técnicos e especialistas para Sema/Inema

O governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (22), a nomeação de 26 novos servidores para os cargos de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do quadro de pessoal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O decreto de nomeação foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (23).

A Sema irá contar com seis especialistas aprovados em concurso. Já para o Inema, serão direcionados 15 especialistas e cinco técnicos. O certame, realizado em janeiro de 2013, contou com 5.570 inscritos e ofertou 179 vagas para as funções, com oportunidades para candidatos de nível superior e médio. Esta é a sétima convocação feita para este concurso desde a sua homologação, em julho de 2013, e a segunda no governo Rui Costa. Até maio deste ano, 185 novos servidores foram nomeados.

No biênio 2012-2013, o Governo do Estado autorizou uma série de concursos públicos como parte de sua política de renovação do quadro de pessoal por meio do provimento de cargos efetivos, incluindo, também, certames para a Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Superintendência de Estudos de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Educação e Procuradoria Geral do Estado (PGE), totalizando 3.255 vagas. 

Secom Bahia
publicado em 23 de Junho / 2017 às 10:00

Agência Municipal do Meio Ambiente fecha carvoaria clandestina em Petrolina

A partir de uma denúncia anônima recebida pela Ouvidoria do município, a Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) encerrou as atividades de uma carvoaria clandestina que atuava na cidade. A instalação estava localizada numa Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio São Francisco. No local, de difícil acesso, também foram encontrados um acampamento improvisado e um grande buraco coberto com barro, usado como forno artesanal para a produção de carvão. Números preliminares ainda dão conta da existência de aproximadamente 10m³ de carvão em processo de produção e cerca de 5m³ de lenha produzida com algaroba. Os materiais foram apreendidos.

Ninguém foi encontrado no local no momento do flagrante, mas o Diretor de Fiscalização e Educação Ambiental da AMMA, Wagner Linhares, destaca que alguns crimes ambientais foram cometidos. "Foi suprimida a vegetação de uma APP, que se trata da mata ciliar do Rio São Francisco e a lei manda que cuidemos de 500 metros em cada uma das margens. Além disso, existe a produção de lenha, de carvão e ainda um quarto crime, que não se configura aqui, que é a comercialização do material produzido de forma irregular", explica Linhares.

As equipes da AMMA ainda encontraram vestígios de que outras produções de carvão foram realizadas anteriormente nas proximidades do local. Por isso, a fiscalização será intensificada a fim de encontrar outros pontos de atividades clandestinas e os responsáveis pelas ações criminosas.

FOGUEIRAS

Como estamos num período junino, é comum encontrar pessoas vendendo fogueiras na cidade. Diante disso, a AMMA orienta à população para que se procure saber a procedência da lenha comercializada. Wagner Linhares lembra que o comprador também pode ser penalizado, caso o produto seja clandestino. "Quem compra de quem vende madeira ilegalmente também acaba cometendo crime da mesma forma. Por isso é importante que na hora da compra o consumidor confira a documentação e a certificação do produto, lembra o diretor. Também a fim de coibir qualquer prática ilegal, a AMMA já articula fiscalizações para este período junino em toda a cidade.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Junho / 2017 às 09:58

Em Sessão Extraordinária, Câmara de Juazeiro aprova três projetos

Em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (22.06), a Câmara Municipal de Juazeiro, presidida pelo vereador, Alex Tanuri (PSL), aprovou por unanimidade três Projetos de Lei. O primeiro foi Projeto de Lei 3.319/2017 que altera o inciso VI do artigo 4º da Lei Nº1983, de 30 de maio de 2008, alterada pela Lei Nº 2.575, de 15 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude (COMJUV).

O segundo foi o Projeto de Lei Nº 3.320/2017, que altera o dispositivo da Lei Nº 2.348, de 03 de maio de 2013, referente a correção de valores de auxilio alimentação dos servidores do município. A Sessão finalizou aprovando o Projeto de Lei Complementar Nº 026/2017 que dispõe sobre o Programa de Parcelamento Especial do Município de Juazeiro referente a créditos a receber pela Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Ascom
publicado em 23 de Junho / 2017 às 09:26

Senar/PE reúne instrutores do Curso Técnico em Agronegócio

Com o objetivo de aperfeiçoar as estratégias de ensino do Curso Técnico em Agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) promoveu, nesta quinta-feira (22), uma reunião de avaliação e planejamento, com instrutores dos polos Bezerros e Parnamirim.

De acordo com a coordenadora de Treinamentos, Mônica Pimentel, esse é o momento de preparar a equipe para interagir com os diversos públicos que participam dos cursos. "Nossos alunos vão de produtores, técnicos a desenvolvedores de softwares, voltados para o agronegócio e requer instrutores com conhecimento educacional sobre todas as linhas de atuação do setor que impulsiona a economia do país", explicou.

Ainda segundo a coordenadora, o encontro é oportuno para que o Senar receba um feedback sobre a atuação dos profissionais , bem como para apresentar o planejamento pedagógico do próximo semestre.

Na ocasião, os supervisores de Treinamentos, Adriano Pontes e Nivaldo Damasceno, apresentaram o diagnóstico das ações à distância e presenciais, durante o encontro, que aconteceu na sede da entidade, no Recife.

Ascom Faepe/Senar-PE
publicado em 23 de Junho / 2017 às 09:00

Evento focado para juventude acontecerá em Petrolina

Numa sociedade marcada pela cultura da violência e da morte, queremos construir vidas, à luz dos princípios da fraternidade universal onde a pessoa é o centro polarizador da promoção humana e desperte para a corresponsabilidade na construção de uma sociedade justa e igualitária para todos.

Os Filhos da Misericórdia do Vale do São Francisco, realizarão mais uma vez o III VINDE e VEDE, dia 01 de julho de 2017, (sábado) das 19:00 às 24:00 hs, na Concha Acústica de  Petrolina. Terá como pregador Pe. Adilson Simões (Santuário da Miseriórdia-Arcoverde-PE) e participação do Cantor católico: Thiago Brado (Canção Nova). No último evento teve um público estimado em 10.000 pessoas e como sempre será gratuito, porque de graça é a graça de Deus.

Trata-se de um macro evento sócio/cultural/religioso destinado às famílias, com o foco especial para a juventude. O III Vinde e Vede, culminará com encotro para 200 (duzentos) Jovens nos dias 01 e 02/07/2017, no Monte Carmelo.

Ascom
publicado em 23 de Junho / 2017 às 08:30

Imagens mostram ex-secretário de Cabral em suposta tentativa de destruir provas

Preso desde 11 de abril pela Polícia Federal e acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tentativa de obstrução da Justiça, o ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro Sérgio Côrtes foi avisado de sua prisão horas antes de ser preso e tentou destruir ou ocultar provas, afirma desde maio o Ministério Público Federal. Por isso, Côrtes foi denunciado em maio por tentativa de obstrução da Justiça. Nesta quinta-feira, 22, a TV Globo divulgou imagens que mostram Côrtes recebendo um suposto aviso sobre a prisão e sua possível tentativa de destruir ou ocultar provas. Em gravação de uma câmera de vigilância, o ex-secretário de Saúde aparece nu, em sua casa, olhando para o próprio celular. Ele supostamente lia uma mensagem. Em seguida corre para pegar uma mochila onde, segundo o MPF, estariam guardados documentos comprometedores para Côrtes. A suposta tentativa, no entanto, foi malsucedida. Agentes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal apreenderam o conteúdo da mochila, que não foi detalhado. As imagens, exibidas pelo noticioso “RJTV 2ª Edição”, também mostram o ex-secretário recebendo seu advogado, na noite anterior à prisão. Preso na Operação “Fratura Exposta”, Côrtes é acusado de integrar uma quadrilha que fraudava licitações e cobrava propina para empresas fecharem contratos com o governo do Estado do Rio. Consultada nesta quinta-feira pela reportagem, a assessoria do ex-secretário não quis se manifestar sobre as imagens exibidas pela TV Globo.

Estadão
publicado em 23 de Junho / 2017 às 07:45

Ao som de Safadão e da sofrência, São João de Petrolina tem público histórico

Uma noite inesquecível para mais de 100 mil pessoas que superlotaram o Pátio Ana das Carrancas. Nesta quinta-feira (22), atrações como Wesley Safadão, Mano Walter e Pablo fizeram o público esquentar  com vários ritmos musicais, do forró autêntico, passando pelo sertanejo e a sofrência. Foi o recorde de presença de pessoas no Pátio desde a abertura oficial no dia 16 passado.

O arraial do Sertão foi aberto por atrações da região. Gean Mota e o Trio Granah conduziram o público com repertório cheio de clássicos do forró e sertanejo. Em seguida, Mano Walter levou os maiores sucessos da vaquejada ao Pátio Ana das Carrancas.

Já era mais de meia noite, quando a atração mais aguardada do evento subiu ao palco. Wesley Safadão fez uma apresentação histórica com mais de duas horas de forró, alternando hits atuais como "Meu coração deu PT" com músicas de sucesso da época da Garota Safada, a exemplo de "Tentativas em vão".

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura Petrolina
publicado em 23 de Junho / 2017 às 07:28

Deputados Roberto Carlos votou a favor do projeto que aprovou a meia passagem escolar no metrô de Salvador

O deputado Roberto Carlos (PDT) votou, esta semana, a favor do Projeto de Lei que garante aos estudantes o direito a meia passagem escolar no metrô de Salvador e garantiu a aprovação desta proposição na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo o parlamentar, esta proposição, do Poder Executivo, aguarda a sanção do governador Rui Costa para entrar em vigor. “O objetivo é assegurar aos estudantes de Salvador e região metropolitana o direito a meia passagem no metrô. Foi garantido também, às pessoas com idade a partir de 65 anos, a gratuidade do acesso ao sistema de transporte coletivo intermunicipal, seja aquaviário, ferroviário, metroviário e rodoviário”.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 23 de Junho / 2017 às 07:00

Juazeiro sedia I Workshop de Segurança Contra Incêndio e Pânico em Estabelecimentos da Área do 9º Grupamento de Bombeiros

Com o advento da emancipação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), com os serviços que são prestados à comunidade, tornou-se imperiosa a necessidade de qualificação no atendimento ao público e o acesso à informação. Dos serviços prestados pelo CBMBA, a Seção de análises, vistorias e fiscalizações das atividades técnicas, desempenhadas pela Seção de Atividades Técnicas (SAT), teve substancial transformação e busca constante pela qualificação do efetivo no atendimento ao usuário.

Nesse sentido, será realizado no dia 30 de junho o I Workshop de Segurança Contra Incêndio e Pânico em Estabelecimentos da Área do 9º Grupamento de Bombeiros de Juazeiro. O evento acontecerá no Juá Garden Shopping e tem como objetivo principal alcançar a eficiência no atendimento aos usuários, face a exigência da Lei nº 12.929/2013, que regulamenta a Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado da Bahia. O público-alvo são os estudantes e os profissionais da área afim, além de servidores públicos e público em geral.

O workshop será uma oportunidade dw conhecer as etapas de elaboração do Projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, legislação, regulamentações e normas técnicas utilizadas para as diversas medidas de segurança contra incêndio exigidas para as edificações e estabelecimentos.

Entre os palestrantes, o Tenente-coronel BM Nelzito Coelho, o qual se destaca como referência de bombeiros na Bahia, tendo sido recentemente nomeado para o cargo de Assistente do Subcomando Geral, palestrará sobre “Diretrizes, prevenção nos municípios mediante convênio com o CBMBA” e, “Ações de Vistorias e de Fiscalizações do CBMBA: aspectos legais, AVCB e CLCB”.

O Sub Tenente Fernando e o Capitão Moreira participaram do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (22) quando aproveitaram para convidar a sociedade sanfranciscana a participar da programação, dia 30.

ACS 9º GBM – 1º Sargento BM Ênio Costa
publicado em 23 de Junho / 2017 às 06:30

COMUNIDADE SHALOM DE JUAZEIRO REALIZARÁ ACAMPAMENTO PARA JOVENS

De 28 a 01 de julho acontecerá em Juazeiro mais um Acamp`s - Acampamento da Juventude da Comunidade Shalom. O evento acontecerá na Chácara Bela Vista.

Além de momentos de oração, o acampamento pretende proporcionar aos jovens momentos de lazer e entretenimento. “É uma proposta nova do jovem aproveitar mais feliz as férias. É uma momento que o jovem é desafiado com as nossas competições. É um tempo de muitas graças e de encontro com Deus. A nossa meta é atrair jovens que não conhecem o ACAMP´S para viverem essa experiência maravilhosa”, afirmou Renata Mota integrante da Comunidade Shalom, durante entrevista ao programa Geraldo José nesta quinta-feira (22). 

O acampamento Shalom pretende reunir jovens de 14 a 28 anos. As inscrições para o acampamento podem ser feitas no Centro de Evangelização Shalom. Mais detalhes sobre o evento através dos telefones (74) 9 88261386/ (74) 9 91235939.

Da redação Alinne Torres
publicado em 23 de Junho / 2017 às 06:00

Senador quer mudar lei para permitir abertura de bancos aos sábados

O sucesso da movimentação dos bancos aos sábados, durante o período de saque do FGTS, levou o senador Roberto Muniz (PP-BA) a provocar no Senado a revogação de uma Lei e de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que proíbe o funcionamento dos estabelecimentos de crédito nesse dia da semana.

Para fazer frente às regras, em vigor desde a década de 60, o senador baiano apresentou, nesta quinta-feira (22), um Projeto de Lei que permite ao banco determinar se quer ou não instituir o expediente aos sábados. "Mais de cinquenta anos se passaram e o ordenamento merece atualização para adequação à nova realidade – muito mais dinâmica e com diretos trabalhistas já mais bem definidos e eficazes", argumenta.

Para Roberto Muniz, a iniciativa traria uma tranquilidade ao usuário para fazer sua pesquisa e análise do melhor crédito, de modo responsável, o que é bom para o consumidor e para o mercado. "A competitividade do setor aumentará e os benefícios da livre concorrência operarão", afirma. Ele cita o exemplo de países que adotam a prática, como Estados Unidos, Inglaterra, França e Austrália, onde muitas agências funcionam aos sábados, geralmente até o meio-dia.

O texto do projeto traz ainda a defesa de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, como Ricardo Medeiros de Castro: "Impedir que estabelecimentos venham a funcionar em alguns dias da semana, por determinação legal, não parece ser um incentivo econômico adequado. Caso os estabelecimentos, por si mesmos, queiram fechar no final de semana, tal é uma decisão que deve ser própria do estabelecimento (e não imposta pelo poder público)".

Confira a íntegra do projeto aqui

Ascom Senador Roberto Muniz
publicado em 22 de Junho / 2017 às 23:00

O Brasil e os brasileiros estão 'no bico do urubu'

O Brasil está mais perdido que cego em tiroteio, enquanto o brasileiro, como um cão sem dono, se encontra mais atônito que cachorro que caiu de caminhão de mudança. Tais comparações entre o considerado melhor amigo do homem com a combalida população canarinho chegam a ser uma injustiça, por esses sujeitos serem na verdade, comumente, vítimas de um sistema perverso e pernicioso integrado e gerido por uma corja travestida, com exeções, de político.

Os números exibidos pela mídia, em todas as áreas, são cada dia piores. Queda (milionária) no número da contratação de trabalhadores formais, aumento de preços dos alimentos e de combustíveis como o gás de cozinha, falta de medicamentos e de materiais básicos em farmácias e hospitais públicos, cortes de recursos em programas de distribuição de renda, entre tantos outros pontos negativos anunciados e mostrados diuturnamente pela imprensa brasileira e internacional apontam que o Brasil passa por um dos seus piores momentos político e econômico, desde o início da Nova República, o período imediatamente posterior ao regime militar, época de exceção das liberdades fundamentais e de perseguição a opositores do poder (1964 – 1985).

Execrado, o brasileiro se tornou refém de uma máfia formada por integrantes de poderes que deveriam trabalhar para proporcionar o seu bem, mas que na verdade compactuam em benefício próprio e se comportam como Judas Iscariotes, conspirando contra aqueles que confiaram seus importantes e inocentes votos. Com o andar da carruagem, até mesmo o ateu apelará 'para Deus na causa'. Não havendo uma coalescência política entre os poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o povo, dificilmente se chegará a um denominador comum ou perto disto. Do jeito que está o Brasil e o brasileiro estão fadado ao 'bico do urubu'.

É inaceitável que os cúmplices decidam por algo que tenham corroborado para acontecer. As raposas não convencerão que a onça foi a responsável pelas mortes das aves no galinheiro. Na Constituição de 1988, logo no Artigo 1º, parágrafo único, diz: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição", ou seja, que o povo é detentor de todo o poder e o principal responsável em proporcionar poderes aos seus representantes através do voto. 

A república é democrática a partir do momento em que há equidade no sufrágio. Se faz necessário resgatar todo o valor do primeiro artigo da Constituição, para garantir que as escolhas dos representantes de cargos eletivos sejam através de eleições diretas. A democracia exige.

Por Gervásio Lima

Jornalista e historiador

publicado em 22 de Junho / 2017 às 22:30

Debate com egressos da Univasf discutirá atuação do Engenheiro de Produção

O projeto Tempos de Produção realizará, amanhã (22), a edição de junho dos seus encontros mensais, que terá como tema “A atuação do Engenheiro de Produção: Um debate com egressos da Univasf”. O evento acontecerá às 8h30, no Miniauditório do Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encontro é aberto a toda a comunidade e, em especial, aos estudantes do curso de Engenharia de Produção.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário online. Com o intuito de discutir o mercado de trabalho do engenheiro de produção, esta quarta edição do ano contará com a presença de egressos do curso que atuam na região e que trarão esta temática aos calouros, chamando atenção dos estudantes e da comunidade em geral para a atuação dentro da profissão. O encontro será mediado pelo pró-reitor de Gestão e Orçamento da Univasf e professor do curso, Antônio Pires Crisóstomo.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Junho / 2017 às 22:00

SEMAURB alerta população sobre o manuseio de fogueiras durante festividades de São João

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) alerta a população sobre o manuseio de fogueiras durante as festividades juninas na cidade, uma vez que o período movimenta o comércio com alimentos típicos e ainda conta com a tradicional queima da fogueira.

A primeira recomendação é não acender fogueiras em baixo da rede de transmissão elétrica, bem como debaixo dos cabos de alimentação dos imóveis; outra instrução para evitar transtornos é manter uma distância mínima de cinco metros dos medidores de energia e de água e não acender às fogueiras na direção da porta de entrada das residências, nem tão pouco perto de árvores, bandeirolas, nos passeios e também na via atrapalhando a circulação. 

Outro alerta é sobre a comercialização da madeira para fazer a fogueira, uma vez que é proibida a venda de madeiras nativas (umburanas) espécie protegida e também grande emissora de fumaça. A SEMAURB recomenda manter  uma distância mínima de 100 m dos estabelecimentos de saúde, depósitos de gás GLP, postos de combustíveis e pontos de revenda de fogos de artifícios. 

Sobre a arrumação da fogueira, as mesmas devem ser montadas em espaço de um metro cúbico e altura máxima de um metro, outra orientação é forrar o local da fogueira com argila umedecida a uma altura de dois ou três centímetros em locais com asfalto, isso porque a brasa em contato com o mesmo provoca fragmentação. A SEMAURB informa ainda que dúvidas e reclamações, a população pode ligar para  (74) 3612 3581 ou 153 da Guarda Civil Municipal. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 22 de Junho / 2017 às 21:30

Alunos do Pronatec realizam visita técnica a Agência do Empreendedor(AGE) em Petrolina

Visando ampliar e diversificar o aprendizado, unindo teoria e prática, os alunos do Pronatec do curso de Assistente Financeiro realizaram na tarde de terça-feira(20), uma visita técnica às instalações da nova sede da Agência do Empreendedor (AGE) em Petrolina.

Os alunos foram recepcionados pelo diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim, que aproveitou a ocasião para falar sobre os serviços oferecidos pela agência.  "Além de oferecermos linhas de financiamento para o microempreendedor, a AGE é uma referência no atendimento direto aos informais, orientando e apoiando-os para a formalização com capacitações e consultorias para que as empresas tenham mais eficiência no processo de gestão", comentou Sebastião, numa abordagem prática que muito contribuirá com o andamento acadêmico dos alunos. A visita foi realizada sob a supervisão da professora e Coordenadora Geral da Ouvidoria da Prefeitura de Petrolina, Flávia Antunes.

Pronatec

Criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, o Pronatec significa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Através dele, milhares de pessoas conseguiram se qualificar e se profissionalizar e ganhar destaque no mercado de trabalho. Já foram distribuídas mais de 9 milhões de bolsas de estudos entre cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos. É importante ressaltar que o Pronatec oferece cursos gratuitos em âmbito nacional. Em parceria com as Redes Federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e com as instituições privadas.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 22 de Junho / 2017 às 21:00

CARAVANA AGROECOLÓGICA VAI PASSAR POR SEIS MUNICÍPIOS DO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO

Refletir sobre modelos de desenvolvimento e sistemas agroalimentares a partir de elementos comuns a uma bacia hidrográfica. Esse é o objetivo da "Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano: nos caminhos das águas do São Francisco", que tem início na próxima segunda-feira (26), em Juazeiro (BA). O grupo de 70 pessoas, que fará parte da Caravana, também tem como proposta dar visibilidade a denúncias, conflitos e experiências de resistência e organização de comunidades dos seis municípios que serão visitados.

No primeiro dia da Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano, os participantes vão se reunir, em Juazeiro, para um momento de integração e reflexão sobre a região do Submédio do São Francisco. No dia seguinte, a Caravana vai se dividir em duas rotas, uma com destino aos municípios de Campo Formoso e Jacobina; e outra, que passará por Casa Nova, Remanso e Campo Alegre de Lourdes. Durante três dias, integrantes de movimentos e entidades populares, universidades, centros de pesquisas e órgãos públicos vão vivenciar diferentes realidades e contrastes do Semiárido baiano.

Seis eixos orientaram a construção das rotas da Caravana: os impactos da mineração, conflitos fundiários, conflitos por água, uso e impactos de agrotóxicos, experiências agroecológicas e resistências comunitárias. Para Manoel Ailton Rodrigues, integrante do Movimento Quilombola e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, é de suma importância os locais escolhidos para a realização da Caravana. "Os impactos nas bacias do rio Salitre e do entorno do Lago de Sobradinho são os objetivos da Caravana Agroecológica. Sem dúvida, ela vai fortalecer a luta dos respectivos comitês", afirma.

Ler Matéria Completa
Comunicação Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano
publicado em 22 de Junho / 2017 às 20:28

Em seminário no Ceará, presidente da Codevasf destaca importância da gestão de águas e da revitalização

As ações para mitigação dos efeitos da estiagem prolongada na bacia do rio São Francisco foram ressaltadas pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, no seminário "Água Innovation – soluções e inovações para a segurança hídrica" na tarde desta quinta-feira (22) em Fortaleza.

No painel "São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais", Kênia Marcelino também apresentou a vasta experiência da Codevasf na recuperação hidroambiental de bacias hidrográficas, com destaque para as ações e os desafios do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas, os dados sociais e econômicos dos projetos públicos de irrigação da Companhia e o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf).

"A bacia do São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas desde 2013, com vazões e precipitações abaixo da média, que interferem nos níveis de armazenamento dos reservatórios. Para atenuar os efeitos da estiagem, a Codevasf identificou e tem executado uma série de ações emergenciais na área de atuação da empresa", apontou Kênia Marcelino.

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 22 de Junho / 2017 às 20:00

Zona Azul não irá funcionar neste sábado (24) em Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos condutores de Juazeiro que o estacionamento rotativo conhecido como Zona Azul não estará em funcionamento neste sábado (24), portanto, os motoristas estão isentos de pagar as taxas.

Ascom/Juazeiro
publicado em 22 de Junho / 2017 às 19:47

Ministro Fachin envia a Janot investigação sobre Michel Temer

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (22) abrir prazo para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre o inquérito aberto para investigar o presidente Michel Temer, a partir das delações da JBS.  A partir da intimação, a PGR terá prazo legal de cinco dias para decidir sobre eventual denúncia contra o presidente e outros citados nas investigações, entre eles, o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). 

Na decisão, o ministro não se pronunciou sobre o pedido de Policia Federal (PF) para prorrogar por mais cinco dias o inquérito aberto para investigar o presidente e Loures.  Com a decisão, a PF deverá anexar as diligências que ainda faltam, como o laudo das gravações feitas pelo empresário Joesley Batista com o presidente, nos próximos dias. 

No início do mês, a investigação já foi prorrogada pela primeira vez a pedido da PF, que alegou necessidade de mais tempo para concluir as investigações, iniciadas a partir das citações do nome do presidente nas delações dos executivos da JBS.

Na sexta-feira (9), o advogado Antônio Mariz de Oliveira, representante de Temer, informou ao ministro que o presidente decidiu não responder às perguntas enviadas pela Polícia Federal no inquérito. Além disso, a defesa pediu o arquivamento das investigações e fez críticas ao teor do questionário enviado pelos delegados.

Para a defesa de Temer, o questionário é um “acinte à sua dignidade pessoal e ao cargo que ocupa” e atenta contra os “direitos individuais inseridos no texto constitucional”. “ O presidente e cidadão Michel Temer está sendo alvo de um rol de abusos e de agressões aos seus direitos individuais e à sua condição de mandatário da nação que colocam em risco a prevalência do ordenamento jurídico e do próprio Estado Democrático de Direito”, destaca o documento. Com informações da Agência Brasil.

Foto Divulgação
publicado em 22 de Junho / 2017 às 19:30

Reunião descentralizada do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente da Bahia acontecerá em Juazeiro

O Estado da Bahia, através do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, estará realizando nos dias 29 e 30 de junho, nas dependencias do IFBa - bairro Dom José Rodrigues reunião descentralizada para discutir a situação da infancia e adolescencia e apontar encaminhamentos sobre isto. Estarão presentes mais de 45 municipios baianos.

Confira a programação:

Ascom
publicado em 22 de Junho / 2017 às 19:00

Diretor da FIEPE ressalta importância de Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina

O diretor regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Albânio Nascimento, esteve nesta quarta-feira (21) no lançamento do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), ocorrido no Sest Senat, no bairro KM2. Na visão do dirigente, a cidade "se torna vanguardista no Nordeste" ao criar a entidade. Ele ressaltou a importância do investimento do Ministério de Minas e Energia e da Companhia Hidro Elétrica de Pernambuco (Chesf), na região, e lembrou que o Cresp foi anunciado durante o I Fórum de Energias do Sertão, realizado no município pela FIEPE e o Sebrae em abril último.

No evento, Albânio representou o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger. Além dele, participaram da solenidade o Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho; o senador Fernando Bezerra (PSB); o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o presidente da Chesf, Sinval Gama; o deputado federal, João Coutinho (PSB); e outras autoridades, pesquisadores e parceiros da iniciativa. Para o diretor, a criação da Cresp deve fazer da cidade uma das maiores fontes de energias limpas do Brasil. "Petrolina sai na frente e certamente será destaque em todo o país", disse.

Além da criação do Centro de Referência em Energia Solar, o Ministério de Minas e Energia e a Chesf, responsável pelo desenvolvimento da Cresp, assinaram ordem de serviço para o início da construção de uma placa fotovoltaica, que vai gerar energia elétrica com 3MW. O projeto, intitulado 'Planta Fotovoltaica de Petrolina', tem investimentos iniciais de R$ 54,3 milhões. Mas de acordo com Sinval Gama, até 2018 serão investidos cerca de R$ 200 milhões na região.

CLAS Comunicação & Marketing
publicado em 22 de Junho / 2017 às 18:20

Funcionalismo municipal terá horário especial para atendimento ao público neste dia 23 em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro informa que nesta sexta-feira, 23 de junho, véspera de São João, o atendimento nas repartições públicas municipais terá horário excepcional, das 8h às 14h, conforme portaria de número 187/2017 publicada em Diário Oficial. Serviços considerados essenciais como SAMU, UPA, Maternidade Municipal, Hospital da Criança, e a coleta de lixo não sofrerão interrupção.

Ascom/Juazeiro
publicado em 22 de Junho / 2017 às 18:00

Safadão defende mesclagem de ritmos no São João: “mas tem que haver respeito”

A polêmica envolvendo o sertanejo e o forró nas festas juninas ainda está dando o que falar. Diversos artistas, como Bell Marques e Alcymar Monteiro, estão se manifestando – a favor ou contra – a diversidade de ritmos no São João. Tudo começou quando Elba Ramalho criticou o sertanejo, e Marília Mendonça retrucou defendendo o ritmo que canta.

Wesley Safadão se apresenta hoje no Pátio Ana das Carrancas (foto: reprodução/)

Ao site G1, em Campina Grande, o vocalista Wesley Safadão defendeu que “Tem que haver uma mesclagem, mas, acima de tudo, tem que haver respeito", afirmou. O forrozeiro também complementou dizendo que o que deve prevalecer, é a vontade do povo. "Não tem isso de a Paraíba é do fulano ou do sicrano, todo mundo está buscando seu espaço. E se está bem, o povo quer ver e tem que trazer, mas também não pode perder o que é de essência e tradição". “Tem que ter, sim, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, mas tem que fazer uma mesclagem e não pode só trazer os novos e não trazer os antigos, os que têm uma bagagem”, finalizou Safadão.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.