Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 28 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 26 de Abril / 2017 às 22:30

Secretário de Obras recebe comunitários dos bairros Palmares e Quidé

O titular da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (26), os líderes comunitários, João Gomes do bairro Palmares e Antônio Ribeiro do bairro Quidé. A visita dos comunitários teve como objetivo a apresentação de demandas consideradas essenciais nos bairros que residem e representam.

Entre as principais demandas apresentadas pelos comunitários estavam a pavimentação do corredor de ônibus que liga os bairros Pedra do Lorde, Palmares e Quidé e a reforma da praça principal localizada entre os dois bairros. “Nossa intenção é, enquanto liderança comunitária, trazer para o poder público as carências da nossa comunidade e buscar ações que melhorem as deficiências que temos hoje”, disse o comunitário.

De acordo com o secretário, Anderson Alves, um dos princípios da SEDUR é promover uma gestão participativa. ”Sempre procuramos desenvolver os projetos das obras que vamos iniciar apresentando às comunidades envolvidas para que possam opinar e assim construirmos equipamentos que realmente sirvam a todos. Para mim é sempre um prazer receber a população ouvir seus anseios e poder de alguma forma com a equipe técnica da secretaria contribuir para o desenvolvimento da cidade”, observou, Anderson Alves.

“Vamos aguardar as equipes da secretaria para fazer os levantamentos nos bairros, das demandas que apresentamos ao secretário Anderson Alves, e ver as soluções que ele vai nos apresentar”, destacou Antônio Ribeiro.

Ascom/Juazeiro
publicado em 26 de Abril / 2017 às 22:00

Projeto de Lídice da Mata aprovado no Senado assegura mais recursos para preservação da Caatinga

O Projeto de Lei 578/2015, aprovado nesta terça-feira (25), no Senado Federal, prevê a ampliação de financiamento de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente para a Caatinga. O texto da senadora Lídice da Mata agora segue para tramitação na Câmara dos Deptados.

Segundo a parlamentar baiana, a ideia é reduzir as dificuldades de financiamento de ações de conservação da Caatinga, que hoje tem apenas 7,8% de sua área protegida por unidades de conservação. Essa porcentagem, de acordo com Lídice da Mata, está abaixo da meta nacional de 10% assumida pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica para todos os biomas do País, com exceção da Amazônia, cuja meta é de 30% da área sob unidades protegidas.

A caatinga é o único bioma totalmente brasileiro e um dos mais ameaçados. "Projetos que preservem e recuperem a Caatinga são fundamentais para a manutenção das bacias hidrográficas situadas no bioma e para mitigar os efeitos das secas", disse Lídice.

A caatinga ocupa área de 844.453 quilômetros quadrados no País, o equivalente a 11% do território nacional. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maior parte carente e dependente dos recursos deste bioma para sobreviver. 

Ascom/Senadora Lídice da Mata
publicado em 26 de Abril / 2017 às 21:29

Vistoria em áreas públicas termina com a retirada de demarcações de Juazeiro

Na manhã desta quarta-feira (26), a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano esteve mais uma vez vistoriando as áreas públicas da cidade. Dessa vez a ação aconteceu em uma área verde do Bairro Pedro Raimundo.

A equipe constatou que a área municipal já estava completamente demarcada em lotes e, imediatamente os objetos de demarcações foram retirados. As áreas verdes são espaços destinados a praças, parques, espaços recreativos, esportistas, enfim, áreas para o lazer da população.

A Secretaria está atuante no controle de invasões da cidade, uma vez que, se alguma área for invadida, toda a população perde. "O trabalho preventivo que a secretaria está realizando é especialmente para garantir para a população espaços de lazer, construção de escolas, creches, postos de saúde e demais equipamentos para o uso coletivo. Com isso, estamos contanto com o apoio da população para que esteja sempre em contato conosco", explicou Agenor Souza, Secretário da SEMAURB.

Denúncias e reclamações podem ser realizadas através do telefone (74) 3612 3574 ou pessoalmente na sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro s/n Centro.

Ascom/Juazeiro
publicado em 26 de Abril / 2017 às 21:00

Pesquisadores da UFRRJ visitam Mercado do Produtor de Juazeiro

Pesquisadores de Abastecimento Alimentar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estiveram nesta terça-feira, 25, visitando as instalações do Mercado do Produtor de Juazeiro. Recepcionados pelo diretor da autarquia, os pesquisadores conheceram o novo modelo de gestão do entreposto, bem como trataram de questões relativas à segurança alimentar. 

Desde que foi instituída como autarquia, o Mercado do Produtor de Juazeiro vem recebendo inúmeras visitas de representantes de outros entrepostos do país, o que para o diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas, representa significativa troca de experiência. "É muito enriquecedor para nós, crescemos muito com essa vivência exterior porque cada visitante traz uma identidade da sua cidade e tudo que chega para a melhoria do nosso mercado e feiras sempre será bem vindo”, externou Vargas.

No diálogo com a equipe da AMA, os pesquisadores enfocaram diversos aspectos envolvidos na problemática do abastecimento alimentar no Brasil e no mundo, tendo a busca por segurança alimentar como referência principal. "Aqui foi o momento de somarmos conhecimento científico com a prática do Mercado do Produtor de Juazeiro. Foi um ganho muito grande para nós e para o entreposto no que se refere à questão do abastecimento alimentar. A nossa sugestão, por exemplo, é a criação de um banco de alimentos no Ceasa e a exportação de mais produtos agroalimentares", observou o pesquisador Renato Maluf, acompanhado também da outra pesquisadora, Lidiane da Luz.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 26 de Abril / 2017 às 20:43

Senado aprova projeto que tipifica os crimes de abuso de autoridade

Com 54 votos favoráveis e 19 contrários, senadores aprovaram há pouco o texto-base do substitutivo do senador Roberto Requião ao Projeto de Lei 85/2017, que define os crimes de abuso de autoridade. Com o resultado, o projeto segue agora para análise pela Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado por unanimidade hoje (26) pela manhã na Comissão de Constituição e Justiça e seguiu para o plenário na parte da tarde.

Polêmica

Durante a breve discussão e plenário, vários senadores questionam trechos do projeto e se posicionam contra a matéria. “Eu quero me manifestar claramente, enfaticamente, contrário a esse projeto, sobretudo neste momento da história do Brasil. Claro que este país precisa de cinco séculos para acabar com o abuso de autoridade, mas não para cercear o trabalho de juízes, do Ministério Público, da polícia, o que tudo indica que é a finalidade neste momento. É um equívoco aprovarmos esse projeto neste momento”, declarou o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

O substitutivo de Requião só conseguiu consenso depois que senadores de vários partidos condicionaram o apoio ao texto à aprovação de uma emenda do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que alterou a redação do Artigo 1º do texto, que trata do chamado crime de hermenêutica, que significa punir o agente por divergência na interpretação da lei. Para parte dos senadores, a redação anterior do projeto abria brecha para enquadrar juízes e promotores, por exemplo, no crime de hermenêutica. O tema também foi alvo de críticas de procuradores integrantes da Operação Lava Jato.


Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), as alterações acatadas por Requião na CCJ mais cedo representaram avanços importantes no projeto. Entretanto, na opinião dele, “o projeto ainda traz alguns dispositivos que trazem comprometimento à atuação, em especial, da magistratura”.

“Embora tenha melhorado, e muito, eu ainda considero que traz algumas distorções centrais. E eu lembro que estamos votando o substitutivo do senador Requião. É melhor que o primeiro texto? É, mas ainda traz graves ameaças ao funcionamento da magistratura e do Ministério Público. E o que eu considero mais grave: ele é inoportuno, porque o momento histórico que nós vivemos não impõe a necessidade desse debate neste instante”, afirmou Randolfe.

Outros senadores, no entanto, defendem o projeto e o acordo feito mais cedo em torno do texto aprovado na comissão. Para o senador Jorge Viana (PT-AC), o debate em torno da Lei de Abuso de Autoridade foi “manipulado”, para fazer a opinião pública crer que ela ocorre em situação de enfrentamento contra a Lava Jato.

"Foi muito difícil chegar a esse entendimento”, disse Viana. “Eu testemunhei o empenho nos últimos dias e semanas. Ontem a noite até hoje de manhã, procurando falar com líderes, ouvir membros do Ministério Público, do Judiciário, líderes desta Casa, para tentar alcançar uma mediação. Muita gente teve que ceder em suas posições”, completou, lembrando que a atual lei ainda em vigor foi feita durante o período da ditadura militar.

No mesmo sentido, o senador José Agripino Maia (DEM-RN), disse que o senador Requião produziu um texto “que traduz equilíbrio”. Antes da discussão foram apresentadas duas emendas que receberam parecer pela rejeição por parte do relator. Elas poderão ser analisadas após a votação do texto principal, caso sejam destacadas. (Agência Brasil)

publicado em 26 de Abril / 2017 às 20:30

Mutirão de Limpeza da SESP atende bairro Country Clube

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou a semana com o mutirão de limpeza no bairro Country Clube. A ação que contempla varrição, capina, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio, acontece através de um planejamento que observa a necessidade das comunidades e também em pontos específicos, como ruas e avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres.

O diretor de Limpeza da SESP, Jorge Medrado, destaca que todo esse trabalho de limpeza visa atender à demanda de cada região. "Antes de iniciar o serviço realizamos uma análise do local para termos a certeza de quantos agentes serão preciso. O mutirão é um serviço permanente e ao mesmo tempo essencial, que tem como finalidade promover a qualidade de vida do cidadão", afirmou Jorge.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 26 de Abril / 2017 às 20:20

Hospital Regional de Juazeiro realizará mutirão de consultas para pequenas cirurgias

Será realizado nesta sexta-feira (28) um mutirão de consultas médicas na especialidade de Cirurgia Geral para triagem de pequenas cirurgias do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI). Os pacientes que necessitarem de retirada de pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, entre outros, devem comparecer a unidade nesta   sexta-feira,  28 de abril, a partir das 10:00 horas  e  logo após a finalização da consulta poderão fazer  o agendamento da cirurgia.

Os pacientes que precisam realizar esse tipo de atendimento devem comparecer à unidade portando o cartão SUS e documento de identidade (RG). Os atendimentos realizados durante o mutirão não precisam de encaminhamento médico, a triagem será realizada pelo cirurgião geral no hospital.

Maiores informações através do telefone 3614-8350.

Anne Santana- Assessoria de Imprensa HRJ
publicado em 26 de Abril / 2017 às 20:00

Sesau de Juazeiro divulga 4ª convocação do Processo Seletivo Simplificado

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio do Edital de Convocação nº 004/2017, divulga mais uma lista de chamados para apresentar a documentação do Processo Seletivo Simplificado. O edital já está disponível em Diário Oficial e estará no site da Prefeitura nesta quinta-feira, 27.

Os 56 aprovados para os cargos de Enfermeiro de Posto de Saúde da Família (PSF), Médico de PSF e Motorista de viatura leve, devem comparecer ao auditório da secretaria, localizado no 1º andar da Rua 15 de Julho, nº 32, Centro, entre os dias 10 e 11 de maio, seguindo o cronograma de horários previsto no Edital.

De acordo com o edital de convocação n° 004/2017, deve ser apresentada a seguinte documentação: comprovante de quitação com o Serviço Militar (para homens); documento emitido por órgão competente, comprovando que o candidato é brasileiro nato ou naturalizado e que possui, no mínimo, 18 anos; comprovante de que está em dia com as obrigações eleitorais; atestado de aptidão física e mental, emitida por um médico do trabalho, declaração do INSS atestando que o candidato não é aposentado; certidão de antecedentes criminais; declaração de não acumulação de cargos públicos, conforme os modelos dos Anexos III e IV; e declaração de bens, conforme o Anexo V.

Ainda segundo o edital, o candidato que não apresentar a documentação no prazo estipulado para admissão, será automaticamente excluído do Processo Seletivo.

CONVOCAÇÃO

Ascom/PMJ
publicado em 26 de Abril / 2017 às 19:30

Programa Café com o Blog debate os perigos do Jogo Virtual "Baleia Azul"

Nesta quarta-feira (26) o Programa Café com o Blog, apresentado na página oficial do Blog Geraldo José no Facebook, debateu os perigos do jogo virtual Baleia Azul que vem vitimando crianças e adolescentes no Brasil e em outros países. Participaram da entrevista a psicóloga Letícia de Oliveira e a Delegada Regional da Polícia Civil de Juazeiro, Lígia Nunes.

Durante o programa as convidadas alertaram os pais sobre os comportamentos que podem levantar suspeitas para os sintomas de depressão nas crianças.

A Delegada Ligia Nunes pontuou que os pais devem estar atentos as mudanças de comportamentos dos seus filhos. “A observação dos pais, a observação do comportamento dos jovens, a primeira mudança de comportamento devem ser investigadas. A observação é o primeiro passo para sondar esse jovem que está em processo de depressão”, afirmou.

A Psicóloga Letícia de Oliveira explicou a importância dos pais observarem seus filhos dentro do ambiente familiar. “É no ambiente familiar que os pais devem observar seus filhos. A família precisa estar presente. No ambiente familiar pode haver traumas e o jovem pode não saber lidar com eles. É extremamente importante observar quem são os amigos, as mudanças repentinas, o rendimento escolar”, disse.

Nos casos em que se perceba que a criança ou jovem está envolvida no jogo digital é importante que a Polícia Civil seja acionada. Segundo a Delegada Ligia Nunes a polícia está interligada com as redes de relacionamento e que com investigação, inclusive com perícias em aparelhos eletrônicos, pode-se chegar aos autores do crime. Sendo comprovado o crime, os envolvidos podem ficar de 2 a 6 anos de reclusão conforme previsto no Artigo 122 do Código Penal.

Caso Vitória Sena

Na semana passada a adolescente Vitória Sena, 15 anos, foi encontrada morta às margens do Rio São Francisco em Petrolina. A família suspeitava que a morte tinha envolvimento com o jogo virtual Baleia Azul. Durante a entrevista no programa Café com o Blog a delegada da Polícia Civil, Ligia Nunes, informou que as investigações estão a todo vapor, mas que não há dados fortes indicando a influência do jogo na morte da menina. “Ela poderia estar em outros grupos da internet, mas não foram encontrados indícios de que ela estivesse no grupo Baleia Azul”, afirmou a delegada.

Assista a entrevista completa no player abaixo seguindo até o tempo 10min30s. O programa Café com o Blog voltará na próxima quarta-feira (03-05).

Da redação Alinne Torres/ Fotos Italo Duarte
publicado em 26 de Abril / 2017 às 19:23

UNEB divulga gabaritos das provas do Vestibular 2017.2

A UNEB, por meio do Centro de Processos Seletivos (CPS), divulga os gabaritos das provas do Vestibular 2017.2. Os candidatos podem conferir o seu desempenho no site aietec.com.br. De acordo com o edital da seleção, o resultado final deve ser divulgado a partir do próximo dia 29 de maio.

Vestibular UNEB 2017.2

As provas do Vestibular UNEB 2017.2 foram realizadas nos dias 23 e 24 de abril, em 95 estabelecimentos de ensino baianos, sendo 28 em Salvador e 67 no interior do estado. Nesta edição do certame, 28.038 candidatos concorrem a 3.185 vagas oferecidas pela universidade, distribuídas em 112 opções de cursos de graduação presenciais, ofertadas nos campi de Salvador e em outras 22 cidades baianas.

Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (638 candidatos/vaga), Nutrição (77 candidatos/vaga) e Fisioterapia (68 candidatos/vaga). Já no interior, houve maior procura pelos cursos de Direito oferecidos nos campi de Camaçari (38 candidatos/vaga), Juazeiro (37 candidatos/vaga) e de Jacobina (36 candidatos/vaga).

Veja concorrência pelas vagas no site do Vestibular UNEB 2017.2

Ascom Uneb
publicado em 26 de Abril / 2017 às 19:09

70% da cidade de Petrolina sem água nesta quarta-feira (26)

A Compesa precisou realizar uma manutenção em caráter emergencial na Estação Elevatória Centro, unidade que integra o sistema de abastecimento de água de Petrolina. Para executar os serviços, foi preciso suspender o fornecimento de água para 42 bairros da cidade - o que corresponde a 70% da área urbana de Petrolina - a partir da tarde de hoje (26). A previsão para finalizar a intervenção é amanhã (27), às 18h, quando o abastecimento será retomado para as áreas afetadas, de forma gradativa.

Bairros que estão com o abastecimento de água suspenso em Petrolina:

Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Vila Eduardo, Vila dos Ingás, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vitivinícola, Alto Cheiroso, São José, Henrique Leite, Novo Horizonte, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbiras, Vila Mocó, Gercino Coelho, KM 2, Loteamento Arco-íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Esperança e Condomínio Mais Viver.

Ascom Compesa
publicado em 26 de Abril / 2017 às 19:00

Paulo Bomfim se reúne com entidades em apoio à manifestação contra reformas

Na manhã desta quarta-feira, 26, no Paço Municipal, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu com representantes da Frente Brasil Popular - convergência de várias entidades de classe como Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Bancários, Agentes de Saúde e Endemias, Auditores Fiscais, Servidores Municipais, MST, União Brasileira de Mulheres, Construção Pesada (Construção Civil), CTB, dentre outras que lutam contra as propostas de Reformas Trabalhista e da Previdência - para manifestar apoio à Greve Geral marcada para a próxima sexta-feira, 28 de abril.

Para os representantes dos trabalhadores, a atitude do prefeito Paulo Bomfim em declarar apoio à paralisação já era esperada, devido à suas origens de vida simples e de muito trabalho. "É um ato que tem uma importância considerável, pois é o representante da municipalidade", destaca Maribaldes Silva, presidente do Sindicato dos Bancários. José dos Santos Rodrigues, que representa os Trabalhadores da Construção Pesada, a decisão de Paulo Bomfim já era aguardada porque "trata-se de um prefeito que vem da classe trabalhadora, que hoje desempenha o trabalho de chefe do executivo municipal, mas mantém as suas origens, aderindo ao movimento social. Enquanto muitos gestores estão reprimindo, ele nos apoia, nos fortalece. Precisamos assegurar os nossos direitos conquistados com muita luta para não sermos roubados", desabafou o sindicalista.

Um dos representantes da comissão local da Frente Brasil Popular, Waldenir Brito considerou muito positiva a reunião e a posição do prefeito. "É um posicionamento esperado, pois é um prefeito de um partido progressista, que compreende a luta dos trabalhadores e dos movimentos sociais. A cada dia juntamos mais entidades para que o movimento de luta contra as reformas da previdência e trabalhista se fortaleça. E que façamos uma grande greve geral no próximo dia 28, todos os trabalhadores estão convidados", conclama.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 26 de Abril / 2017 às 18:30

Está chegando o 7º Curta na Uneb

O curta na Uneb é um evento organizado por alunos do curso de Comunicação social - Jornalismo em Multimeios, em que os mesmos apresentarão as suas produções audiovisuais, no caso, curtas, à comunidade acadêmica e externa. Esse ano a exibição acontecerá no dia 04 de maio, na Uneb. A entrada é gratuita e todos são muito bem vindos.

Todo o material vem sendo produzido durante o curso da disciplina de vídeo - arte, ministrada pela docente Fabíola Moura.

Ascom
publicado em 26 de Abril / 2017 às 18:00

Revelação da região, Gabriel Lima já tem data para lançar CD

Uma das revelações da música começa a despontar no Vale do São Francisco. Trata-se de Gabriel Lima, jovem talentoso e dono de uma voz invejável que estará lançando seu primeiro CD.

Repleto de sucessos, Gabriel divulgou ao Portal Zap que seu CD estará à disposição do público no próximo dia 06 de maio, quando fará um show de lançamento no Clube do Sinserpe em Juazeiro. Além de seu show, o evento contará com apresentações de Gervílson Duarte & Forró Parente e Forró Tô Na Boa.

Para maiores informações sobre ingressos, ligar para 74 98834-9747.

publicado em 26 de Abril / 2017 às 17:30

ENCONTRO SOBRE LÚPUS ACONTECERÁ EM JUAZEIRO

O grupo de Atenção à Pessoa a Pessoa com Lúpus promove no dia 27, amanhã, roda de conversa sobre Direitos das Pessoa com Lúpus. O encontro ocorrerá a partir das 18:00  na Loja Maçônica Harmonia e Amor, localizada na Rua Góes Calmon, centro, em Juazeiro-BA. Durante o evento, que contará com a presença de uma advogada, os presentes receberão informações sobre os direitos garantidos em lei para a pessoas com o diagnóstico de lúpus.

A entrada é franca e não necessita de inscrição prévia.

O lúpus é uma doença crônica de origem autoimune, não contagiosa. 

Ascom
publicado em 26 de Abril / 2017 às 17:00

ANA autoriza nova redução da vazão do Rio São Francisco em Xingó e Sobradinho

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) pratique a redução da vazão mínima dos reservatórios de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, e de Sobradinho, na Bahia. A resolução foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26).

A redução nos reservatórios de Sobradinho e Xingó será a uma média diária de 600 m³/s e instantânea de até 570 m³/s. A autorização passa a valer a partir da data de publicação até o dia 30 de novembro deste ano.

Devido à falta de chuvas na região, a medida evita que os reservatórios se esvaziem, no caso de uma vazão maior. Embora necessária, essa retenção se reflete em impactos ambientais negativos em diversas comunidades ribeirinhas, onde o rio perde força e fica cada vez mais raso.

Sobradinho já vinha operando com vazão de 700 m³/s, e havia conseguido autorização para realizar testes com vazão ainda menor. Xingó também operava em 700 m³/s desde janeiro.

Ler Matéria Completa
G1 Alagoas
publicado em 26 de Abril / 2017 às 16:30

ESPAÇO DO LEITOR: Leitora questiona serviço da zona azul em Juazeiro

A leitora Francimeire Carvalho enviou e-mail ao blog questionando o serviço de zona azul de Juazeiro. Segundo ela, foi difícil encontrar as colaboradoras para adquirir o bilhete, já que estava sem moeda para a máquina. Veja abaixo:

"Quero através do seu blog, questionar o atendimento da emissão do bilhete da zona azul de Juazeiro. Pois ontem, 25/04/17 perto das 16h:00min estacionei meu carro próximo a Promatre e fiquei a procura de uma colaboradora do Sinal Park  para emitir um bilhete pra mim ( fui para a frente dos bancos, de frente a farmácia Pague menos e fui pra frente da antiga casa de misericórdia), pelo fato de eu não ter nenhuma moeda. Devido precisar ir ao banco por conta do horário, não podia andar mais atrás de uma funcionária. Resumindo, depois que o banco fechou, pedir ao guarda para sair por conta da zonal azul e nada, voltei e fiquei olhando para a área de frente aos bancos se alguma aparecia. Depois de uns 20min apareceu uma e pedi novamente o vigia do banco para sair. Ao chegar até a funcionária falei para ela que procurei algumas delas pelas redondezas e não encontrei e na minha opinião não deveria ficar sem funcionária próximo aos postos, uma vez que nem todas as pessoas andam com moedas e ninguém tem que ficar indo atrás de funcionário.

A moça que me atendeu disse que ela não tinha obrigação nenhuma de emitir bilhete e eu perguntei porque ela andava com uma maquineta então? No momento estava emitindo multas, que no meu ponto de vista, aconteceu com muita gente de não colocar zona azul por não encontrar ninguém por perto pelo fato de não ter moedas. Solicito ao representante da empresa uma resposta quanto a fala da colaboradora: "que não tem obrigação da emissão do bilhete". Na minha opinião, não devem sair das proximidades dos postos  para orientar e emitir os bilhetes. Obrigada!"

Nota CSTT

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa à moradora que ela está correta. Uma das funções das monitoras da Zona Azul é a emissão de bilhetes. Solicitamos que a senhora entre em contato com a empresa Sinal Park – responsável pelo serviço de estacionamento rotativo na cidade, através do telefone (74) 3611-0878, para dar mais informações sobre a monitora que passou a informação incorreta para que a empresa possa tomar providências para que o erro não se repita.

Também informamos que existem outras maneiras de emitir o bilhete da Zona Azul além dos parquímetros. Os motoristas podem utilizar o aplicativo DigiPare – pode ser adquirido gratuitamente e está disponível para Sistema Android e IOS. Também existe o cartão recarregável, que pode ser comprado na sede da Sinal Park, na Rua Sete de Setembro, N° 59, Centro.  E em todos os parquímetros existe o número do telefone da empresa, o motorista pode ligar, informar sua localização e uma monitora será enviada ao local.

publicado em 26 de Abril / 2017 às 16:00

Zó busca trazer Luz Para Todos na região Norte

Visando a ampliação da distribuição energética através do Programa Luz para Todos em comunidades de Casa Nova, o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve em audiência na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA) com o Superintendente de Energia e Comunicação, Celso Rodrigues, nesta terça-feira (25).

De acordo com o parlamentar é preciso atender as comunidades no município de Casa Nova, principalmente o Sítio 56, Pau de Colher, Palmeira e outras comunidades da região. Além de Casa Nova, Zó pediu informações sobre o andamento de processos relacionados a outros municípios e comunidades da região norte, como: Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova, Juazeiro, Chorrochó, Curaçá e Canudos.

"É imprescindível fazer um estudo e verificar a viabilidade de beneficiar as comunidades da região norte da Bahia, que ainda não foram atendidas com esse programa que visa trazer energia elétrica para domicílios rurais do país. Sei que na Bahia o custo costuma ser elevado, por conta principalmente da grande dimensão territorial por parte de alguns municípios, com longas extensões entre uma comunidade e outra, mas reconheço e agradeço o comprometimento da SEINFRA para de fato, trazer a luz para todos e estou acompanhando com atenção os processos", concluiu o deputado Zó.

O Superintendente de Energia e Comunicação, Celso Rodrigues, muito solícito, já programou a visita da equipe técnica em 09 de maio, para fazer um levantamento de informações da região.

Ascom/Deputado Estadual Zó
publicado em 26 de Abril / 2017 às 15:30

 Governo de Pernambuco abre consulta pública sobre decreto estadual que regulamenta parceria com organizações civis

Cidadãos, gestores públicos e membros de organizações da sociedade civil podem opinar e dar contribuições ao decreto estadual que regulamentará em Pernambuco o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. O governo do Estado abriu consulta pública à versão preliminar do decreto que disciplinará o tema no âmbito estadual. O acesso ao texto está disponível de 26 de abril a 10 de maio no site da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) - www.pge.pe.gov.br/consultapublica.aspx.

A minuta de decreto foi elaborada pela PGE-PE. Considerada o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), a Lei Federal nº 13.019/14 trouxe avanços na relação de parceria entre a administração pública e as organizações da sociedade civil (OSC), entidades privadas sem fins lucrativos, constituídas como associações, fundações, cooperativas sociais e as organizações religiosas. A lei prevê que as OSC sejam selecionadas por meio de edital de chamamento público, independentemente da exigência de títulos ou certificados, para firmarem termos de fomento, de colaboração ou acordos de cooperação com a administração.

Ler Matéria Completa
Ascom PE
publicado em 26 de Abril / 2017 às 14:30

Prefeito Paulo Bomfim visita creche no Distrito de Maniçoba

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, fez uma visita à creche Manoel Alves da Motta, localizada na Vila Santa Inês, Distrito de Maniçoba neste dia 25. Na oportunidade, conversou com professores e demais servidores da unidade de ensino para saber como está o funcionamento.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil, o prefeito demonstra o compromisso com a educação do município, pois não era uma agenda programada, já que o gestor do município tinha ido acompanhar a obra de urbanização da Vila Santa Inês. "A gente está muito feliz, pois  percebemos que estamos sendo valorizados. Estamos num prédio novo com todas as condições para oferecer uma educação pública de qualidade", declarou a educadora Maria Sisleia de Oliveira.

A creche Manoel Alves da Motta está com todas as salas com ar-condicionado e estrutura adequada à educação infantil. "Era uma demanda da comunidade. Fico muito feliz em perceber a satisfação das pessoas. A educação sempre será prioridade. E o nosso objetivo é climatizar todas as unidades de ensino de Juazeiro. E vamos trabalhar para que possamos alcançar essa meta o mais breve possível", garantiu o prefeito.

Acompanharam o prefeito Paulo Bonfim, o presidente da Câmara de vereadores, Alex Tanuri, o líder do governo na Câmara, Gleidson Medrado, os vereadores, Justiniano Félix (Tiano Félix), Valdelice Alves (Neguinha da Santa Casa), Reinaldo Sabino, Bartolomeu dos Santos (Bertinho da Carnaíba) e Charles Leal.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 26 de Abril / 2017 às 14:00

UPAE/IMIP de Petrolina realiza melhorias na infraestrutura

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está concluindo esta semana mais uma etapa de melhorias na sua infraestrutura que beneficia funcionários e pacientes. Duas mudanças importantes que melhoram o fluxo de medicamentos, a assistência farmacêutica e o ambiente destinado ao repouso dos profissionais da casa.

A primeira delas refere-se ao investimento na concepção de uma nova farmácia central, antes localizada em uma sala menor próxima à recepção do Pronto Atendimento. “Tínhamos um espaço livre e optamos por utilizá-lo de forma que atendesse à nossa necessidade mais imediata que era a de oferecer um local adequado à dispensação de medicamentos. Dessa forma nós otimizamos o serviço do farmacêutico, dos auxiliares de farmácia e técnicos de enfermagem, trazendo a farmácia central para perto das salas de medicação e observação; e com isso ainda ganhamos uma sala de fracionamento que irá funcionar no local da antiga farmácia”, informa a coordenadora geral da Unidade, Ana Beatriz Mota Aguiar.

Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE/IMIP
publicado em 26 de Abril / 2017 às 13:24

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE RECLAMA DOS PONTOS DE ÔNIBUS EM JUAZEIRO.

Um juazeirense que pediu para não ser identificado, enviou e-mail ao Blog reclamando dos pontos de ônibus de Juazeiro. Confira: "Quero comunicar o descaso com os pontos de ônibus em Juazeiro nas imediações do Mercado Produtor, onde o ônibus não passa mais em frente dele e nem do Atacadão. Sendo que, para quem mora no Itaberaba ou vai para o Juá Garden Shopping, a única opção é pegar atrás do Mercado Produtor. E quem mora no Tancredo Neves e adjacência, só na UPA. São pontos de pouca iluminação e muito perigoso, refiro-me exclusivamente ao ponto do Mercado Produtor. E durante o dia, sem nenhum lugar de sombra para espera".

publicado em 26 de Abril / 2017 às 13:00

Codevasf investe R$ 8 milhões para assegurar água no sertão de Pernambuco

Mais uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no semiárido pernambucano vai garantir acesso à água a população rural que enfrenta os efeitos da estiagem prolongada. Quase 300 poços estão sendo perfurados e instalados em mais de 30 municípios do sertão de Pernambuco, um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões do Governo Federal. Serão beneficiadas cerca de 7,5 mil pessoas. Parte dos recursos é oriunda do Orçamento Geral da União e destinada à Codevasf por emendas parlamentares; outra parte é do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI).

A maior parte dos poços em fase de instalação pela Codevasf é de rocha cristalina, nos quais a captação de água é feita em cruzamentos de fendas que servem como reservatórios subterrâneos de água. O volume de água obtido nesse modelo de poço é, em média, de 1,5 mil litros por hora. José Antônio Barbosa, 49 anos, é morador do sítio Icó de Né Gomes, zona rural de Petrolina. Ele conta que o poço perfurado em sua região é o que permite a ele e sua família continuarem com a sua criação animal."Se não fosse o poço, eu tenho certeza que esses bichos daqui da região já teriam morrido. A seca tá muito grande, faz tempo que não chove, mas o poço garante água pra nós", atesta o produtor familiar.

Para chegar até as fendas, os poços são perfurados até uma profundidade de cerca de 60 metros, e a água é conduzida até a superfície por meio de bombas – caso haja um volume grande de água e energia elétrica disponível –, ou por cataventos, quando o volume é menor. A água fica armazenada em um reservatório e pode ser retirada pela comunidade nas torneiras. Em municípios como Iati, Petrolândia, Ibimirim, Tacaratu e Flores, a Codevasf instalará poços sedimentares que captam água a mais de 180 metros de profundidade e em lençóis freáticos. Nestes, o volume de água chega a 6 mil litros por hora.

O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, garante que a Companhia está acompanhando as obras para que elas tenham a maior celeridade possível. "Tenho visitado municípios para que as obras de convivência com a seca sejam feitas com qualidade e velocidade. Estamos atentos, pois sabemos que este longo período de estiagem tem dificultado a vida de nossos agricultores", disse. Em alguns municípios, como Ingazeira, Solidão, Serra Talhada, Tabira e Arcoverde, a perfuração dos poços já foi concluída.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
publicado em 26 de Abril / 2017 às 12:24

Campeonato Interdistrital começa no próximo domingo (30)

O 27º Campeonato Interdistrital - ação esportiva realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte – terá abertura no próximo domingo, 30, no Distrito de Pinhões. Os times dos Grupos A e B irão disputar as partidas a partir das 08h30 com Pinhões e Abóbora, 10h30 com Itamotinga e Junco, 13h30 Massaroca enfrenta Juremal e às 15h30 Maniçoba pega o Carnaíba.

Na manhã desta terça-feira, 25, aconteceu a última reunião entre as equipes que irão participar do Campeonato, para deixar acertado regulamento e normas nessa edição e entregar kits que os jogadores utilizarão. Na oportunidade, o Goleiro da seleção de Carnaíba – Vice Campeã do ano passado -, Cláudio Martins, disse que estão preparados para disputar o campeonato. “Começamos a trabalhar há três semanas. Vamos tentar repetir o feito do ano passado, mas agora brigando pelo título. Tem uma garotada nova na equipe e essa semana vamos trabalhar ainda mais forte, pra domingo fazermos um jogo bonito em Pinhões”, disse o goleiro, também conhecido como Cardeal.

O Superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, disse que tudo já está pronto para acontecer da melhor forma possível. “Há uma motivação das comunidades em participar, os representantes dos Distritos são nossos parceiros. A Prefeitura busca organizar o evento de forma que o esporte possa ser cada vez mais evidenciado, nesse caso o futebol. Nós temos uma equipe imbuída em fazer o melhor pela competição. Toda a estrutura, desde transporte a material esportivo, é feita pela Prefeitura, que tem um custo de cerda de R$150 mil com todo o campeonato”, afirma Gilberto.

Com duração de três meses, a expectativa dos organizadores é de que todos possam ter acesso à competição e que os distritos busquem o título com muita garra. “Para o município, o título é que todos possam ter acesso ao esporte, ao entretenimento. Atingimos desde os jogadores até os torcedores que irão prestigiar aos domingos. O objetivo do Distrital é desenvolver políticas públicas, que as pessoas possam ter acesso ao lazer, fazer com que os distritos interajam, se respeitem, fortaleçam seus laços de amizade. Esse é o troféu principal e quem ganha é o município”, conclui o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes.

Por Ramáiana Leal/ SECULTE
publicado em 26 de Abril / 2017 às 12:00

ESPAÇO DO LEITOR: TRÉPLICA À SECRETARIA DE SAÚDE DE JUAZEIRO.

Me chamo Maria das Grotas e recentemente escrevi um desabafo real não apenas meu, mas de muitos juazeirenses aqui nesse blog. A secretaria de saúde publicou resposta desmentido minhas informações e eu gostaria de ter meu direito de resposta também, por favor.

Ao contrário dos atuais gestores públicos de Juazeiro, não costumo vir a público mentir e ludibriar. Não digam que não é verdade que as guias são engavetadas! Pois estão mentindo em público, elas são engavetadas sim. Sou idosa e nunca fui atendida como tal na atenção básica do meu bairro (Alagadiço), a agente de saúde sumiu! No PSF não temos o caráter de programa de família nenhum!! Ali só reina o mau humor.

Repito que tenho guias desde setembro do ano passado e não recebi atendimento viu? Estão ouvindo, isso não é mentira, é verdade!

As caravanas da saúde, não surtem o efeito esperado pela população. Surte efeito para vocês gestores que calculam os atendimento. Cadê o hepatologista da Policlínica, Dr. Alluice (não atende mais lá) por que? Perdemos essa especialidade porque motivo Dra. Dulce?

Juazeiro está doente! Idosos precisam de cuidado!

Cadê vocês vereadores de Juazeiro? Eleitos pelo povo! Façam alguma coisa. O que a população espera de vocês não é que elaborem um projeto por ano! Queremos ver vocês trabalhando dia-a-dia! Pode ser?

Ou vocês só andam trinta dias colado, inclusive aos finais de semana, durante a campanha? Que feio, façam isso não. Juazeiro anseia por uma saúde de qualidade!

Maria das Grotas

Cidadã Juazeirense

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.