Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Maio / 2019 às 09:00

Programas de governo registram 278 atendimentos no distrito de Pinhões nesta quarta-feira

Com o objetivo de desafogar as demandas reprimidas nas Unidades Básicas de Saúde, o programa Caravana da Saúde está toda quarta-feira nos bairros e distritos de Juazeiro levando atendimentos especializados e realização de exames. Desde o início em 2016 a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) é parceira e está presente com o Estação Cidadania para realização de cadastro e atualizações de programas sociais.

Nesta quarta-feira (22) a comunidade que recebeu a 166º edição da Caravana da Saúde com os serviços de saúde e social foi o distrito de Pinhões. Além de atendimentos com especialistas na área de cardiologia, endocrinologia, realização de eletrocardiograma, exames laboratoriais e atendimento com psicóloga, os moradores também foram contemplados com outro Programa de Governo que é o ‘Cuidar da gente’. Foram ofertados vacina, testes rápidos, atendimento com dentista e clínico geral. No social as equipes de CRAS, CREAS e do AEPETI também estiveram levando informações e orientações aos moradores. Foram atendidas 278 pessoas.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
publicado em 23 de Maio / 2019 às 08:47

ISAAC CARVALHO É EXONERADO DA CASA CIVIL E NOMEADO PARA ASSESSORIA DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

No Diário Oficial do Estado edição desta quinta-feira, dia 23, foi publicada a exoneração do ex-prefeito de Juazeiro (BA) Isaac Carvalho (sem partido) que ocupava a função de (assistente especial), lotado no quadro especial da Secretaria da Casa Civil.

Na mesma publicação do D.O foi efetuada a nomeação do ex-gestor para o cargo de (assistente especial) do quadro especial da Casa Civil, para ter exercício na Secretaria de Infraestrutura.

A assessoria do ex-prefeito informou que “a designação de Isaac para a Secretaria de Infraestrutura objetiva uma atuação mais específica no trato com os consórcios intermunicipais, com o apoio de uma estrutura de trabalho mais completa”.

Publicação D.O:

Da redação Foto de arquivo do Blog Geraldo José
publicado em 23 de Maio / 2019 às 08:30

Seminário discute programa de dessalinização da água que beneficia população do semiárido baiano

As técnicas que envolvem o processo de retirada de sais da água estão sendo discutidas durante a terceira edição do Seminário Internacional da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso da água (Aladyr). O evento tem apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e segue até quinta-feira (23), em Salvador. Na Bahia, a dessalinização é a forma encontrada para oferecer água de qualidade à população que vive no semiárido, por meio do Programa Água Doce.

O programa criado na década de 90 contempla um total de dez estados no Nordeste e Minas Gerais, e está na segunda fase de implantação no território baiano. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o programa tem contrapartida do Governo da Bahia e conta com investimento total de R$ 62 milhões no estado, além de beneficiar 200 mil baianos, quando sua implantação estiver totalmente concluída.

Ler Matéria Completa
Ascom Sema Fotos: Carol Garcia/GOVBA
publicado em 23 de Maio / 2019 às 08:00

Muito bem avaliado: Hospital Municipal de Sobradinho recebe aprovação da Sesab e de Organização Internacional

O Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres recebeu na última segunda-feira (20), a visita técnica de uma equipe médica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), fazendo parte do roteiro que a equipe vem realizando em hospitais de pequeno e grande porte em toda Bahia.

"Estamos visitando todas macro regiões de saúde no Estado da Bahia, para identificar o perfil dos hospitais estratégicos e regionais. Esses perfis servirão de guia para a reorganização do plano de atenção hospitalar. Neste plano constarão as classificações dos hospitais do estado, que englobam desde os instituições de pequeno porte, como o de Sobradinho, até os hospitais de referencia macro para a região como o Regional de Juazeiro", explicou a coordenadora do Núcleo de Atenção Hospitalar da SESAB, Aline Costa.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Maio / 2019 às 07:30

São João dos Bairros começa nesta quinta-feira (23) em Juazeiro

A 6° edição do projeto São João dos Bairros terá início nesta quinta-feira (23) no bairro João Paulo II, numa parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro - através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, e a TV São Francisco. Deinho Salles & Forró Tô Na Boa, Keu Dantas e Sérgio do Forró animam a festa, que é gratuita.

O São João dos Bairros é uma iniciativa da TV São Francisco e tem como objetivos: valorizar as raízes históricas da festa tradicional, incentivar a cultura local e revelar artistas. “Um projeto pensado para a família juazeirense, que sempre participa e abraça a iniciativa. A Prefeitura custeia toda a infraestrutura e logística e nós conseguimos as atrações, além de divulgação televisiva em toda a região Norte. Entre jovens, adultos e idosos, esperamos um público médio de 20 mil pessoas nas quatro noites de forró”, comenta o Supervisor de Marketing da TV São Francisco, Renan Braga.

Ler Matéria Completa
Ramáiana Leal/ SECULTE 
publicado em 23 de Maio / 2019 às 07:00

Prefeitura promove aulões para fortalecer o aprendizado dos estudantes de Petrolina

Visando o fortalecimento da aprendizagem e a qualidade do ensino na rede municipal, a Prefeitura de Petrolina irá promover, na última semana do mês de maio, aulões integrados para centenas de estudantes das escolas da rede. Voltado para os alunos de 5º ao 9ª, com foco nas disciplinas de Português e Matemática, a iniciativa vai mobilizar centenas de estudantes. A primeira etapa do projeto já inicia no dia 27 de maio.

Os gestores escolares devem ficar atentos ao período de realização das atividades. A primeira etapa acontece de 27 a 31 de maio e a segunda etapa nos meses de agosto a novembro. As escolas que não estão relacionadas nesse primeiro momento, serão contempladas com os aulões no próximo semestre.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Maio / 2019 às 06:30

Estudantes de Santa Maria da Boa Vista visitam Mercado do Produtor de Juazeiro

Estudantes e professores do curso Técnico em Agropecuária, do IF Sertão/PE de Santa Maria da Boa Vista visitaram o Mercado do Produtor de Juazeiro, nesta quarta-feira (22) e conheceram o funcionamento do entreposto. A visita foi guiada pelo supervisor de estatística Carlonilton Dias  que destacou a importância das visitas constantes de pesquisadores, alunos e demais representantes do Ceasa.

“Nós estamos sempre dispostos a contribuir para a troca de informações com alunos, produtores e demais interessados que queiram conhecer o funcionamento do Mercado do Produtor de Juazeiro, que é o quarto maior Ceasa em volume e comercialização do país. Essas visitas são sempre muito proveitosas e esperamos que nossa central de abastecimento contribua para o conhecimento desses jovens”, disse.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 23 de Maio / 2019 às 06:00

Necropolis, curta-metragem de zumbis produzido no Vale do São Francisco, será pré-lançado em Juazeiro nesta quinta-feira (23)

O curta-metragem de zumbis “Necropolis” será pré-lançado nesta quinta-feira (23), em Juazeiro. O evento acontece às 17h30, no Centro de Cultura João Gilberto. O curta-metragem tem o Vale do São Francisco como cenário. O filme narra a história de Milena, a única sobrevivente de um ambiente devastado por uma infecção causada por um fungo. A personagem precisa superar desafios e renúncias para continuar trilhando a sua jornada, em meio a um mundo caótico com uma horda desumanizada.

Para Ruthe Maciel, interpretar Milena foi gratificante e ao mesmo tempo, uma grande coincidência. “Eu estava sendo uma Milena na vida real, e eu precisava muito vivê-la como atriz. Milena é símbolo da vivência das mulheres negras. É uma mulher que está só em um momento pós apocalíptico, depois de perder todas as pessoas que ela amava. Ela é reflexo de como é viver em um mundo que nos lembra, a todo momento, a mortalidade das nossas culturas, famílias, autoestima e dos nossos sentimentos”, disse a atriz que está atuando pela primeira vez em cinema.

Ler Matéria Completa
Ascom/Thiago Santos Foto: divulgação
publicado em 22 de Maio / 2019 às 23:00

EU PENSO ASSIM... UM JUAZEIRENSE FAZ SUCESSO NA ARÁBIA SAUDITA

Nosso conterrâneo PETROS é mais um juazeirense a brilhar no exterior, honrando nossa cidade, a Bahia e a nação. No último dia 16, o nosso PETROS levantou o troféu de campeão Saudita 2019, vencendo o ALBATEN por 2x1. Ele defende o AL-NASSR FCRIYAGH da Arábia Saudita.

Parabéns PETROS!

JOGOS ESCOLARES/2019: Neste final de semana, 24, 25 e 26 (sexta-feira, sábado e domingo), não teremos competições, porém na próxima segunda-feira (27), os jogos da 1ª Etapa continuarão com toda animação. E vai ser encerrada em 13/06 com a realização das grandes e esperadas finais.

Em compensação, teremos aqui, no sábado, às 16h no ADAUTÃO, a JUAZEIRENSE jogando contra o APARECIDENSE, pela 4ª rodada do Brasileiro, Série “D”. Uma vitória em casa é muito importante para o “CANCÃO” manter um bom posicionamento no certame.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
publicado em 22 de Maio / 2019 às 22:30

Petrolina: Deputada Dulcicleide Amorim (PT) defende Univasf e critica os cortes anunciados nas universidades federais

Tendo sua trajetória ligada à Educação, onde atuou como professora, a deputada Dulcicleide Amorim (PT) criticou as medidas anunciadas por Jair Bolsonaro, sobretudo os cortes nas universidades e institutos federais e defendeu a Universidade Federal do Vale do São Francisco, como um dos maiores patrimônios do semiárido. "O governo ainda não se encontrou. Cortes na educação, na saúde... é como se ele quisesse se rebelar contra tudo e contra todos. É um caos, uma profunda instabilidade", afirmou .

"É muito triste pra mim sertaneja. não pensei que a gente fosse viver um retrocesso como estamos vivemos. Isso deixa a gente muito alarmado e inseguro. Mas a gente não pode se calar", disse Ducicleide. Na entrevista ela também comentou sobre sua atuação parlamentar na Alepe, a próxima eleição municipal em Petrolina que deve ter seu marido, o ex-deputado estadual Odacy Amorim como candidato, entre outros assuntos.

Rádio Folha PE
publicado em 22 de Maio / 2019 às 22:20

Vereadores de Petrolina divergem sobre concessão de título de cidadania a Bolsonaro

Decreto Legislativo do vereador Elias Jardim (PHS), que concede título de cidadania petrolinense ao presidente Jair Bolsonaro, deve ir à votação na sessão desta quinta-feira (23), às 10h, na Câmara de Vereadores de Petrolina, um dia antes da visita dele ao município. Na justificativa o autor da proposta destacou que a honraria se justifica “pelo esforço do presidente Bolsonaro de tirar o Brasil de uma grande crise”.

Mas há quem conteste no legislativo. O vereador petista Gilmar Santos não concorda com concessão do título de cidadania e anunciou voto contrário: “Aceitar calado é submeter-se a esse e tantos outros absurdos. Não apenas votaremos contra mas também repudiaremos esse acinte”, escreveu.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 22 de Maio / 2019 às 22:00

Cultivo de manga é destaque em Juazeiro; Bahia é o 2º maior produtor de frutas do país

A Bahia é o segundo maior produtor de frutas do país, com mais de 3,3 milhões de toneladas ao ano, ficando atrás apenas de São Paulo. O norte baiano é uma dos principais fornecedores de fruta do país. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado também é o maior produtor de manga do país, com cerca de 281 mil toneladas por ano. Juazeiro (130.488 mil toneladas por ano) e Casa Nova (54.859 mil toneladas por ano) ocupam o topo da lista das cidades brasileiras que lideram o cultivo da fruta.

Além da manga, a região se destaca na produção estadual de melão. São cerca de 32 mil toneladas ao ano, o que corresponde a 52% da produção baiana. Na fazenda da família da empresária Andrea Otsuka Marques é produzida manga em uma área de 300 hectares. A propriedade chega a produzir, por ano, uma média de 13 mil toneladas da fruta, que passa por um processo de controle e qualidade. As mangas são levadas em caixotes a um galpão e o cuidado continua na lavagem, na secagem e no processo de embalagem das frutas.

Ler Matéria Completa
G1 Bahia
publicado em 22 de Maio / 2019 às 21:30

Oficina de planejamento financeiro abre Semana do MEI em Juazeiro

Aprender a calcular gastos, margem de lucro e entender a estrutura dos custos da empresa para formar preços de venda adequados para que o negócio seja lucrativo. Nesta segunda-feira, 20, na abertura da Semana do MEI em Juazeiro, os microempreendedores individuais puderam aprofundar seus conhecimentos nesses assuntos durante a oficina SEI Formar Preço, ministrada pelo consultor Antônio Carlos Campos.

A estudante Alana Moreira está se preparando para abrir um e-commerce de moda feminina e já garantiu a inscrição em todas as capacitações que estão sendo oferecidas na agência do Sebrae em Juazeiro esta semana. São palestras e oficinas nas áreas de vendas, finanças, marketing, atendimento, planejamento e inovação.

Ler Matéria Completa
Lucilene Santos Agência Sebrae de Notícias Bahia
publicado em 22 de Maio / 2019 às 21:12

Plenário da Câmara impõe derrota ao governo e transfere Coaf para o Ministério da Economia

Texto original da Medida Provisória 870/19, enviada pelo Governo Bolsonaro ao congresso, sofreu mais uma derrota, desta vez no plenário da Câmara dos Deputados. A MP previa que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, COAF, ficasse sob responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Sérgio Moro, mas o Plenário decidiu há pouco transferir o Conselho do Ministério da Justiça e Segurança Pública – como estava previsto no texto original da Medida Provisória 870/19 – para o Ministério da Economia.

Os deputados rejeitaram, por 228 votos a 210 e 4 abstenções, destaque do Podemos que pretendia retomar a redação original da MP e manter o Coaf sob responsabilidade da pasta comandada por Sérgio Moro. A transferência do Coaf para o ministério liderado por Paulo Guedes foi incluída pela comissão mista que analisou a MP. O Plenário já aprovou hoje o projeto de lei de conversão do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) para a MP, que reformula a estrutura de ministérios do governo Bolsonaro.

Da redação Blog Geraldo José/ Com informações e foto da Agencia Câmara
publicado em 22 de Maio / 2019 às 21:08

Aprovação de MP no senado deve facilitar chegada de novos voos ao Vale do São Francisco

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 12/2019, apresentado à Medida Provisória 863/2018, que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. O texto aprovado pelo Congresso também autoriza cada passageiro a levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 quilos nas aeronaves a partir de 31 assentos. Aprovada no último dia de sua vigência, a matéria será encaminhada à sanção presidencial.

Defensor da MP 863/2018, que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil, o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) reiterou em Plenário, nesta segunda-feira (22), o compromisso assumido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de editar decreto como forma de impor o cumprimento do percentual de 5% em voos regionais pelas companhias aéreas, previsto inicialmente no relatório apresentado por Roberto Rocha, não acatado pela Câmara.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José/com informações e foto da Agencia Câmara
publicado em 22 de Maio / 2019 às 21:00

Distrito de Pinhões é beneficiado com ações do ‘Social em Movimento’ dentro do Cuidar da Gente

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) esteve presente nas atividades do Cuidar da Gente, no distrito de Pinhões, nesta quarta-feira (22), com o ‘Social em Movimento’.

Os moradores do distrito tiveram acesso a serviços como cadastro e atualização do Bolsa Família, emissão de carteira de idoso, atendimentos com psicólogos e assistentes sociais do CRAS, acompanhamento com equipes do programa Criança Feliz, orientação sobre acesso a políticas como Tarifa Social de Energia, ID Jovem, Telefone Popular, Benefício de Prestação Continuada e isenção de taxa em concurso público, além de distribuição de material educativo com equipes do AEPETI que atuam com combate ao trabalho infantil.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 22 de Maio / 2019 às 20:30

JORNALISTA  E CANTORA, JOYCE GUIRRA APRESENTA SHOW AUTORAL EM JUAZEIRO

Em tempos de caos, AME! Amar é revolução! Levantem bandeiras, publiquem cartazes, escrevam versos, cantem o amor! É o que a jornalista, cantora e compositora Joyce Guirra se propõe a fazer em "Cotidiano amor". O show traz canções autorais de Joyce e músicas de grandes nomes da MPB como Gal Costa, Luiz Melodia, Caetano Veloso e Marisa Monte, em uma apresentação intimista que acontece nessa sexta feira(24/05) no espaço cultural Casa Azul, localizado no bairro Country Club em Juazeiro.

É um convite as sensações e emoções que só as canções de amor podem despertar. Afinal, amar é urgente e extraordinário. Como já dizia o poeta latino americano Belchior: amar e mudar as coisas nos interessam mais...".

Evento: show Cotidiano amor
Onde: Espaço Cultural Casa Azul, Rua Dr. Eliseu Santos, n° 81, Country Club
Quando: 24/05 Sexta- feira
Hors: 20Hrs
Ingresso: meia R$10 - Inteira R$20

Ascom Joyce Guirra
publicado em 22 de Maio / 2019 às 20:00

Investimento em estruturação contempla famílias de referência do Projeto Semiárido Produtivo

Mais de 100 famílias que vivem na área rural de municípios do Piauí, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia estão tendo a oportunidade de melhorar atividades produtivas que já são desenvolvidas por elas, visando a segurança alimentar das pessoas e a geração de renda. A ação é parte do Projeto Semiárido Produtivo, executado pelo Irpaa desde o final de 2017 nesses cinco estados do Semiárido brasileiro.

Na etapa atual do projeto estão sendo asseguradas estruturas para favorecer atividades como caprinovinocultura, avicultura, suinocultura, apicultura, horticultura, cumprindo assim a meta de investimentos nos projetos familiares. Variando entre R$ 4 mil e R$ 5 mil, tais projetos preveem a construção de galinheiro, aprisco, pocilga, canteiros e viveiros de mudas, além de Kit com equipamentos para criação de abelhas, coleta do mel e de proteção individual.

Ler Matéria Completa
Ascom Irpaa
publicado em 22 de Maio / 2019 às 19:37

Senado aprova 100% de capital estrangeiro nas aéreas e isenta de cobrança bagagem de até 23 kg

O Senado aprovou nesta quarta-feira (22) uma medida provisória que autoriza a participação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. O texto também prevê gratuidade para bagagem de até 23 quilos em aviões com capacidade acima de 31 lugares, nos voos domésticos (veja mais detalhes abaixo). Esse trecho não estava no texto original da MP, mas foi sugerido pelo relator da proposta, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), e, por meio de um destaque, aprovado pelos deputados durante votação nesta terça-feira (21).

A proposta segue para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo tem a prerrogativa de vetar trechos da proposta. A análise da MP precisava ser feita pelo Senado nesta quarta-feira. Por se tratar de uma medida provisória, o texto tem força de lei desde que foi publicado, em dezembro de 2018 pelo ex-presidente Michel Temer, mas precisava ser aprovado pelo Congresso no prazo de 120 dias. Caso contrário, as regras deixariam de valer.

Ler Matéria Completa
G1
publicado em 22 de Maio / 2019 às 19:30

75ª CIPM: PROJETO "REACIONE PELO ESPORTE” EXPANDE AO SOL LEVANTE EM JUAZEIRO

Nesta terça-feira (21), o Comando da 75ªCIPM, através do CONSEG/Leste, Grupo de Capoeira Embondeiro e o Projeto Avança Judô realizou o lançamento da extensão do Projeto REACIONE pelo Esporte no bairro Sol Levante, em Juazeiro-BA. O Projeto teve início em caráter experimental no bairro Itaberaba em Juazeiro/BA e hoje já se firma com a presença efetiva de mais de 100 crianças, que realizam a prática de Judô e Capoeira. O projeto tem o objetivo em proporcionar a crianças, adolescentes e jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, o desenvolvimento de habilidades desportivas, formação humana integrada, conciliada aa valores educacionais. 

O Major QOPM José Roberto Sampaio de Souza, Comandante da 75ª CIPM, disse que a ampliação do projeto por outras comunidades, esta condicionada unicamente a existência de voluntários que tenham alguma experiência e habilitação para o desenvolvimento da atividades, bem como, da participação da iniciativa privada na manutenção do Projeto. E consinta a todos a se engajarem nessa oportunidade diferenciada, de construção de um novo modelo de Segurança Pública.

Ascom 75ª CIPM
publicado em 22 de Maio / 2019 às 19:15

CARRO COLETOR DO LIXO ATOLA EM PAVIMENTAÇÃO RECÉM-INAUGURADA NO JARDIM SÃO PAULO; VEJA OS VÍDEOS

O leitor Roberto Martins, morador do Jardim São Paulo, encaminhou vídeos e fotos ao Blog GJ Notícias revelando que em razão da péssima qualidade da obra de pavimentação na comunidade mais um caminhão coletor do lixo atolou na buraqueira que surgiu no recém-inaugurado pavimento à base de paralelepípedo do bairro.

Anteriormente, outros moradores já tinham se manifestado questionando a qualidade da obra aqui mesmo no Blog GJ. Veja a denúncia de Eduardo Dias sobre o afundamento da pavimentação no dia 02 de abril deste ano (Veja aqui). No dia 14 de maio, foi o leitor Adezisto Masaranduva que reclamou do asfalto deteriorado na comunidade do Jardim São Paulo (Veja aqui).

Confira os vídeos do carro atolado nesta terça-feira (21):

Da redação
publicado em 22 de Maio / 2019 às 19:00

Setre lança projeto de desenvolvimento territorial solidário em Paulo Afonso

Ponte Dom Pedro - Paulo Afonso - Divulgção.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lança amanhã (23), às 9h, no Centro de Cultura de Paulo Afonso, na região norte do estado, o projeto Articulação Territorial de Socioeconomia Solidária de Itaparica. A iniciativa, executada pela Assessoria e Gestão Em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA), conta com um investimento de R$ 348 mil. Serão beneficiados diretamente 15 empreendimentos econômicos solidários, formados por agricultores familiares, artesãs, catadores, quilombolas, populações ribeirinhas e povos indígenas. 

No total, cerca de 300 pessoas dos municípios de Abaré, Chorrochó, Macururé, Rodelas, Glória e Paulo Afonso serão contemplados pelo projeto, que foi selecionado no Edital de Desenvolvimento Territorial Solidário: Estruturação e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários como Estratégia de Superação da Pobreza na Bahia, do Governo do Estado. 

Ler Matéria Completa
Ascom Setre
publicado em 22 de Maio / 2019 às 18:45

Servidor do SAMU recebe moção de aplausos da Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro

Na noite desta terça-feira (21), a vereadora Valdeci Alves conhecida como Neguinha da Santa Casa, usou a tribuna para apresentar uma moção de aplausos pelos bons serviços prestados pelo socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Juazeiro, Flávio dos Santos que está no SAMU desde 2015.

De acordo com a vereadora Neguinha, a moção de aplausos é um reconhecimento pelo destaque do mesmo no serviço de urgência. “Eu fiz esse reconhecimento porque Flávio se destaca muito bem. Conversei com médicos, enfermeiros e familiares de pacientes que tiveram os primeiros socorros prestados e todos me falaram a mesma coisa. É isso que nós devemos fazer, nós devemos ter humanização e Flávio é uma pessoa humana. Espero que ele continue servindo de exemplo para outras pessoas em Juazeiro”, enfatizou Neguinha da Santa Casa.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
publicado em 22 de Maio / 2019 às 18:30

Prefeitura irá construir mais duas ciclovias em Petrolina

Uma novidade importante para quem usa a bicicleta como transporte ou lazer. Em mais um investimento do programa Petrolina Cresce,  o município irá ganhar duas novas ciclovias nos bairros Henrique Leite e Jatobá. A obra terá cerca de R$ 1,6 milhão de investimento na duas pistas para bicicletas.

As ciclovias serão construídas na Avenida Cardoso de Sá, num trecho até vai do 5º BPM até o cemitério Campo da Paz, no bairro Henrique Leite. O outro equipamento ligará a Cardoso de Sá do posto L3 até a Estrada do Jatobá, depois do Barcarola. Ao todo, serão mais de 3,5 quilômetros novos de pista para ciclistas.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 22 de Maio / 2019 às 18:00

Comissão do senado derruba portaria do governo e assegura mamografia no SUS para mulheres a partir de 40 anos

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) aprovou nesta terça-feira (21) um projeto de decreto legislativo (PDS) derrubando portaria do Ministério da Saúde que restringiu o acesso de mulheres de 40 a 49 anos aos exames de mamografia para detecção precoce de câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria determina que somente mulheres de 50 a 69 anos de idade podiam fazer o rastreamento mamográfico na rede pública.

De autoria do senador Lasier Martins (Pode-RS), o decreto já havia sido aprovado na CCJ e seguiu para votação em Plenário, com parecer favorável do relator, o ex-senador Ronaldo Caiado. No entanto, os parlamentares aprovaram requerimento do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) que solicitou que a CAE também analisasse a proposta. O PDS 377/2015 volta agora com urgência para análise do Plenário.

Ler Matéria Completa
com informações e foto da Agência Senado
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.