Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 19 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 18 de Julho / 2019 às 20:30

Prefeitura de Petrolina entrega mais de 300 certificados de cursos profissionalizantes a moradores do Vivendas

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a qualificação profissional se torna um diferencial para conquistar o tão sonhado emprego. Por isso, na quarta-feira (17) foi bastante significativa para os moradores do Residencial Vivendas, em Petrolina que se qualificaram em diversos segmentos e receberam seus certificados através da parceria entre a prefeitura e a empresa Projesol. Os cursos fazem parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) do Programa Minha Casa Minha Vida.

Mais de 300 pessoas estão aptas a iniciarem os trabalhos com doces e salgados, além de designers de sobrancelhas, manicures, artesãos de pedrarias em sandálias, operadores de caixa, cabeleireiros e barbeiros. Denis da Silva Nogueira, por exemplo, após o curso de doces e salgados, montou um trailer para vender seus produtos pertinho de casa. "Essa qualificação foi ótima para que aprendesse receitas novas para trazer para os meus clientes. Fico muito feliz de poder ter meu próprio negócio e meus clientes. Já estou com ideias até para expandir o trailer", diz.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 18 de Julho / 2019 às 20:00

Rio São Francisco: Pernambuco lança edital para implantação de sistemas de abastecimento d'água ao longo dos ramais da transposição

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), lançou o edital de licitação para construção dos sistemas de abastecimento d'água do Programa de Integração do São Francisco (Pisf).  O programa contempla obras complementares à transposição do Rio São Francisco, que vão beneficiar 12 mil pessoas residentes às margens dos canais Norte e Leste da transposição. A previsão para a conclusão das obras é de até 24 meses, após assinatura da ordem de serviço.

Com um investimento total de R$ 93 milhões, o programa prevê a implantação de 42 sistemas de abastecimento, beneficiando 108 localidades, entre assentamentos, comunidades rurais e quilombolas localizadas a até cinco quilômetros das margens dos canais Norte e Leste da transposição. "Essas comunidades vivem hoje numa situação extremamente precária do ponto de vista hídrico e passarão a contar, com a implantação desses sistemas, de água tratada nas torneiras de suas residências", destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

Ler Matéria Completa
Ascom GOV PE/SDA
publicado em 18 de Julho / 2019 às 19:30

Vereador Josafá Mota reafirma compromissos com superintendência da Codevasf, em Juazeiro

O vereador Josafá Mota, de Juazeiro, informou, em nota, que voltou à Codevasf, nesta quarta-feira (17) com o objetivo de reafirmar compromissos discutidos anteriormente com o Superintendente da 3ª Região, Elmo Nascimento.

Hoje (17) estive com meu amigo Superintendente da CODEVASF Elmo Nascimento, Reafirmando nossos compromissos com Saneamento Básico dos distritos de Maniçoba, Mandacaru, Itamotinga, Abóbora, Pinhões, Carnaíba, Juremal, Massaroca e Salitre. Além disso também discutimos sobre a liberação de uma área 10.000 metros quadrados no projeto NH1 para implantação da “Feira Livre” onde já solicitamos ao Executivo Municipal, através da minha Indicação 294/2019. Recebi outra a excelente notícia: o avanço na discussão sobre a Passagem Molhada do Povoado de Jatobá”, escreveu.

O vereador informou que durante o encontro “também aproveitei para solicitar cisternas para atender as comunidades do interior”, finalizou.

Da redação Blog Geraldo José/ com informações Ascom Josafá Mota
publicado em 18 de Julho / 2019 às 19:15

Mulher é detida com arma e aves silvestres em Floresta

Uma mulher foi detida com uma arma municiada e duas aves silvestres na quarta-feira (17), em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O flagrante foi realizado durante a segunda edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que conta com a participação de mais 20 órgãos públicos e entidades não-governamentais.

Os membros da FPI encontraram a arma com seis munições embaixo de um colchão, durante uma busca no quarto de uma residência. Ao verificar o registro do revólver calibre .38, foi descoberto que a arma possuía um registro de furto/roubo. No local, também foram apreendidas duas aves silvestres, que eram criadas pela mulher sem autorização do órgão ambiental.

Veja a íntegra da inform ação AQUI

Ler Matéria Completa
Ascom PRF PE
publicado em 18 de Julho / 2019 às 19:00

Segunda partida definirá equipes da área de sequeiro que irão disputar Copa do Interior em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizará neste sábado e domingo (21) os jogos de volta da seletiva que definirá os 11 times que irão compor o grupo da área de sequeiro da Copa do Interior. A equipe da comunidade de Atalho, por ter sido a campeã da última edição da Copa, já se classificou automaticamente para o grupo. Os demais precisam vencer em campo, bem como apresentar bom índice técnico para se classificarem.

No sábado (20), os jogos ocorrem às 15h e no domingo (21), às 9h. A Secretaria Executiva de Esportes do município comunica algumas mudanças nos mandos de campos: o jogo entre Ponta da Serra X Cruz de Salinas será no Assentamento Mandacaru; a partida entre Sítio Mirador X Angical vai ocorrer no campo da comunidade de Poço da Cruz; já o jogo entre Santa Fé X Sítio Baraúna será em Pau Ferro. Os demais permanecem inalterados.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 18 de Julho / 2019 às 18:45

Presidente Bolsonaro assina medida provisória para manutenção de servidores e unidades da Defensoria Pública da União. DPU de Juazeiro e Petrolina está mantida

Permanência de força de trabalho afasta risco de fechamento de unidades da DPU no interior

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, assinou medida provisória para manutenção na Defensoria Pública da União (DPU) dos 819 servidores requisitados do Poder Executivo Federal. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (18), em cerimônia no Palácio do Planalto alusiva aos 200 dias de governo.

A decisão do presidente da República garante o funcionamento de todas as 43 unidades da DPU no interior, que corriam o risco de fechamento caso os servidores requisitados, responsáveis por 2/3 da força de trabalho administrativa da Defensoria, tivessem que voltar aos órgãos de origem a partir de 27 de julho. A possibilidade de devolução compulsória decorria da Lei 13.328/2016, que estabeleceu prazo máximo de três anos de tempo de requisição de servidores da administração pública federal direta pela DPU.

Com a MP assinada hoje, a administração do órgão pode agora concentrar esforços junto ao Congresso Nacional para solução definitiva em relação ao quadro de pessoal por meio do Projeto de Lei 7.922/2014 ou substitutivo que crie a carreira administrativa própria da Defensoria Pública da União.

Da redação com informações da Ascom DPU
publicado em 18 de Julho / 2019 às 18:33

Bolsonaro participa de cerimônia que marca 200 dias de Governo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, aproveitou a cerimônia de celebração de 200 dias de governo para assinar dez atos, que vão desde a extinção de decretos considerados “implicitamente revogados” à transferência da estrutura do cinema para a Casa-Civil, com objetivo de fomentar políticas públicas na área. O Executivo também tornou mais difícil o acesso a cargos de comissão, estabelecendo critérios mais rígidos por meio de decreto. O evento ocorre na tarde desta quinta-feira (18/7) no Palácio do Planalto, em Brasília. 

O primeiro ato divulgado foi a assinatura de um decreto para dar mais clareza e concisão do ordenamento jurídico à pessoa idosa, “facilitando o acesso dos cidadãos à legislação”. Também será publicado um decreto que cria o conselho para preparação e acompanhamento do processo de adesão do Brasil à Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 18 de Julho / 2019 às 18:02

Feira Cidadã atende população de Coronel João Sá e Pedro Alexandre nos dias 21 e 24 de julho

A Feira Cidadã, que oferece serviços de saúde e sociais, chega aos municípios de Coronel João Sá, no próximo domingo (21) e Pedro Alexandre no dia 24 de julho. Promovida  pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Feira Cidadã vai atender a população dos dois municípios atingidos pela cheia do Rio do Peixe, que provocou o rompimento da Barragem do Quati, localizada em Pedro Alexandre, na última semana.

Na Feira, os moradores podem realizar consultas de odontologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, exames de mamografia, ultrassonografia, raio x, aferição de pressão, medição de glicemia, além de exames. A feira Cidadã foi idealizada pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto. O projeto já realizou cerca de 200 mil atendimentos em 2019.

Ascom Gov Bahia Foto: Reprodução TV Bahia
publicado em 18 de Julho / 2019 às 17:34

Serra Talhada ganha estátuas que homenageiam cangaceiros

O município de Serra Talhada ganhou três estátuas que homenageiam os cangaceiros Lampião, Maria Bonita e o Zabelê, que é filho natural da capital do xaxado. As estátuas, de 1,90m de altura, ficarão expostas num pedestal na área externa do Museu do Cangaço, no Parque da Estação Ferroviária de Serra Talhada, no bairro São Cristóvão. O museu é gerido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Uma história que começa em meados dos anos oitenta, com a montagem da peça teatral  "A Chegada de Lampião no Inferno" – diga-se de passagem, com Anildomá e Giovanni Sá – o segundo fazendo o papel de Lampião, foi quando comentou-se pela primeira vez sobre a possibilidade de ser colocada uma estátua de Lampião em Serra Talhada. Tudo se resumiu às conversas de bastidores e mesas de bares dos meninos do teatro. Depois, no início dos anos noventa, essa ideia toma corpo, agora com plebiscito, canais de televisões e jornais do país inteiro emitindo opiniões, divulgando uma polêmica sobre se Lampião era herói ou bandido. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Julho / 2019 às 17:00

Deputado Zó celebra etapa de prova de ciclismo em Juazeiro

A defesa do esporte como ferramenta de inclusão social e o incentivo de competições de várias modalidades sempre foi uma marca da ação do deputado estadual Zó (PCdoB). E, Juazeiro colhe agora um desses frutos. O empenho do parlamentar, do prefeito Paulo Paulo Bomfim (PCdoB) e do secretário Sérgio Fernandes asseguraram a etapa única do Campeonato Baiano de Speed. A competição acontece nos dias 20 e 21 de julho e tem como destaque a decisão do título baiano. O evento da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) tem o apoio da Sudesb, da Agrovale e da Prefeitura Municipal.

"Nós do PCdoB temos uma marca importante na área do esporte no Brasil. A frente do Ministério do Esporte, implementamos programas importantes como o Segundo Tempo, Pelc, Bolsa Atleta e Bolsa Pódio. Isso nos orgulha muito e nos estimula a ajudar a desenvolver eventos como esse do ciclismo em toda a Bahia. Além de contribuir com o lado social, o esporte ajuda a movimentar as economias das cidades que realizam eventos, gerando emprego e renda", destaca Zó. No sábado, tem a prova de contra-relógio individual, com 10km e realizada na Agrovale, a partir das 15h. No domingo, a partir das 9h, a prova é de resistência, com 100km e 130km, saindo da Agrovale e percorrendo a BR-235 até a região de Pinhões (ida e volta).

Ascom Dep. Zó
publicado em 18 de Julho / 2019 às 16:13

MÃE DE BEATRIZ ENTRA EM GREVE DE FOME: "A JUSTIÇA TEM QUE DAR UMA RESPOSTA DE QUEM MATOU MINHA FILHA!"

Conforme publicado em contato com a redação deste Blog Geraldo José, no início desta tarde de quinta (18), os pais da menina Beatriz Mota, assassinada no ano de 2015, Lucia Mota e Sandro Romilton confirmaram que receberam informações sobre o esconderijo do foragido da justiça Alisson Henrique de Carvalho Cunha e repassaram para o Departamento da Polícia Civil, responsável pelos investigações do Caso Beatriz.

Lúcia Mota acusou a dificuldade de falar com um Juiz em Petrolina. Neste momento a Polícia faz cerco ao local indicado para que o acusado possa ser preso. Ano passado o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou a prisão preventiva de um funcionário da escola em que a menina Beatriz Angélica foi assassinada com 42 facadas, em dezembro de 2015, na cidade de Petrolina. 

Na ocasião Lúcia Mota, após a decisão passou mal e foi encaminhada ao posto médico do TJPE e, em seguida, dirigida a um hospital particular do Recife. A reportagem do Blog teve acesso a foto do Nildo Nunes, mostrando que neste momento Lúcia Mota está no Fórum de Petrolina e "declarou que fará greve de fome até que a Justiça dê uma resposta para o Caso de Beatriz". Alison Henrique é acusado de ter apagado as imagens do circuito interno da câmera de segurança da instituição de ensino. 

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Nildo Nunes
publicado em 18 de Julho / 2019 às 16:00

Líder do governo, FBC reforça otimismo com retomada do crescimento econômico

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado Federal, destacou a expectativa pela retomada do crescimento no País já neste segundo semestre. Em viagem pelos municípios de Poção, Orobó e Ferreiros, no interior de Pernambuco, ao lado do deputado federal Fernando Filho (DEM) e de prefeitos e lideranças da região, FBC ressaltou os esforços do governo federal visando o equilíbrio das contas públicas e, por consequência, o aumento da geração de empregos.

“Estamos inaugurando uma agenda de reformas no País, que começou pela previdência, que vai promover o equilíbrio das contas públicas e nos permitir encerrar um longo período de estagnação econômica. Estou muito otimista e confiante. Nos próximos dias, o presidente Bolsonaro vai anunciar o pagamento do 13º do Bolsa Família, que será pago até o dia 7 de setembro, então serão mais recursos liberados para animar o consumo das famílias brasileiras, gerando mais renda e ajudando a ativar a economia”, afirmou o senador, em solenidade de entrega de duas ambulâncias e um posto de saúde no município de Orobó, no Agreste pernambucano. As ações foram frutos de emendas do deputado Fernando Filho.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Julho / 2019 às 15:13

CASO BEATRIZ: PAIS DE BEATRIZ INFORMAM POSSÍVEL PARADEIRO DO ACUSADO DE APAGAR IMAGENS DO CRIME E POLÍCIA CERCA LOCAL

Em contato com a redação deste Blog Geraldo José, no início desta tarde de quinta (18), os pais da menina Beatriz Mota, assassinada no ano de 2015, Lucia Mota e Sandro Romilton confirmaram que receberam informações sobre o esconderijo do foragido da justiça Alisson Henrique de Carvalho Cunha.

Neste momento a Polícia faz cerco ao local indicado para que o acusado possa ser preso. Alisson é acusado de ter apagado as imagens em que aparecia o assassino da menina, que foi morta no dia 10 de dezembro de 2015, no colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina-PE.

"Recebemos informações de uma fonte anônima de que o suspeito estaria em sua própria residência, localizada na periferia da cidade, e que a polícia já está no local", disse Romilton.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Polícia Civil
publicado em 18 de Julho / 2019 às 15:00

Rede FTC realiza seleção para docente

A FTC Petrolina publica Edital para seleção de docente. As inscrições são gratuitas e começam nesta quarta-feira (17), encerrando dia 23 de julho. O edital prevê a oferta de uma vaga, além da formação de cadastro reserva para o curso de Engenharia Elétrica.

Para participar da seleção é necessário preencher e assinar o formulário de inscrição (anexo I do Edital nº 05/2019.2) e enviar todos os documentos solicitados para o e-mail selecaoftc2019@gmail.com.  O certame será composto das seguintes etapas: inscrição, triagem curricular, prova didática e entrevista, e cada fase ocorrerá conforme cronograma de eventos indicada no Edital (VEJA AQUI) 

A triagem dos candidatos inscritos e divulgação dos classificados está programada para dia 24 de julho. A prova didática e a entrevista serão realizadas dia 26 de julho. O resultado e contato com os aprovados ocorrerá dia 29/07. Mais informações sobre o certame, conteúdo programático, carga horária, disciplinas e formação exigida estão descritas no Edital nº 05/2019.2.

Ascom/FTC
publicado em 18 de Julho / 2019 às 14:30

Forró do Vaqueiro de Sobradinho: A The Voice Kids Beatryrs Zarb está entre as atrações da festa

A cantora Beatrys Zarb, de 10 anos, destaque no programa The Voice Kids Brasil, da Rede Globo, está entre as atrações da 17ª edição do tradicional Forró do Vaqueiro de Sobradinho, que acontece de 1 a 4 de agosto.

A festa, realizada pela Prefeitura de Sobradinho, tradicionalmente garante espaço para os artistas locais, dando-lhes oportunidade de mostrarem seus talentos, e se apresentarem para os fãs que acompanham o trabalho da prata da casa. Beatrys Zarb será acompanhada, pela primeira vez, pela sua própria banda e promete encantar o público, estreando um repertorio novo e animado.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Julho / 2019 às 14:00

Juazeirense viaja nesta madrugada para Brusque com equipe completa

 - Juazeirense faz treino apronto no Sábado, em Sâo João Batista, Santa Catarina -

A Juazeirense viaja na madrugada, de quinta para sexta–feira, com destino a Brusque -SC, onde tem jogo decisivo nas pretensões de avançar para Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. Antes de pousar em Navegantes, cidade próxima de Brusque, a Juazeirense faz uma conexão em São Paulo.

O Cancão de Fogo venceu o primeiro confronto por 1 x 0 e joga por um empate para avançar para as semifinais e garantir presença na série C no ano que vem. A partida está prevista para as 16h, do domingo (21) em Brusque.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 18 de Julho / 2019 às 13:30

PREFEITURA DE JUAZEIRO CONTESTA INFORMAÇÃO E SE COLOCA À DISPOSIÇÃO PARA NEGOCIAR COM TRABALHADORES DO MERCADO DO PRODUTOR

Por meio de nota a Secretaria de Governo da gestão Paulo Bomfim contesta a informação de ter se negado a conversar com os manifestantes do Mercado do Produtor que na manhã desta quinta-feira tomaram à frente do Paço Municipal (Veja aqui). Confira a nota:

 O governo municipal esclarece que jamais se recusou a receber os representantes do movimento de carrinheiros. Ao contrário, desde a chegada dos manifestantes, a Secretaria de Governo e a AMA propuseram a formação de uma comissão que seria recebida em reunião.

No entanto, os representantes não haviam aceitado o convite, condicionando a que fossem recebidos pelo prefeito. Ocorre que Paulo Bomfim se encontra em viagem, no sul do estado, cumprindo atividades da UPB, entidade da qual é vice-presidente.

A reunião, por fim, aconteceu com o presidente da AMA e a Secretaria de Governo. Nela ficou acertado um novo encontro, desta vez, com o prefeito para a próxima segunda-feira (22).

Ascom PMJ

publicado em 18 de Julho / 2019 às 13:00

Profissionais médicos de Petrolina no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Encerrou-se no último domingo, dia 14 de julho, o 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Organizado a cada 2 anos, o Congresso representa o principal evento científico na área em nosso país e contou desta vez com a participação de cerca de 3 mil pessoas, entre profissionais e estudantes.

A Residência de Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF, que funciona na cidade de Petrolina em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, esteve representada em peso nesta edição. No total, foram 15 profissionais presentes com cerca de 15 trabalhos divididos entre Pôsteres e Apresentações Orais. Sífilis nas gestantes, ações de saúde, hanseníase e até experiências com auriculoterapia foram alguns dos temas apresentados pelas médicas e pelos médicos de Petrolina no evento.

Ler Matéria Completa
publicado em 18 de Julho / 2019 às 12:30

Com investimento de mais de R$ 6 milhões, Avenida Clementino Coelho será duplicada e ganhará ciclovia em Petrolina

Os petrolinenses que encaram diariamente o trânsito da Avenida Clementino Coelho, em Petrolina, já podem sonhar com um tráfego mais rápido na via. A novidade se deve porque a prefeitura irá duplicar e implantar uma ciclovia no trecho. A obra faz parte de do pacote de investimento em infraestrutura ‘Petrolina Cresce’ que está mudando o cenário da mobilidade do município.

Serão cerca de 2,3 quilômetros de pista alargada, partindo do ponto de apoio da Gontijo até o trecho da Rua José Theodomiro de Araújo, em frente à Faculdade Maurício de Nassau.  A Clementino Coelho passará de 7 para 14 metros de largura com a ciclovia acompanhando todo percurso. 

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 18 de Julho / 2019 às 12:00

Casa Nova: "Mudança é promover a cidadania"

O Prefeito Wilker Torres participou na tarde desta quarta=feira (17/07), da entrega de centenas de Carteiras de Identidade – RG emitidas para casanovenses durante o mutirão da Caravana de Justiça Social no dia 30/05.

O prefeito, ao falar para os presentes; pessoas das comunidades que vieram buscar as carteiras, representantes do Governo do Estado, secretários e vereadores, ressaltou a importância do cidadã e cidadão serem reconhecidos e valorizados, com documentação e respeito: "Esse documento é importante porque identifica a pessoa, lhe dá presença na sociedade em que vivemos. Essa promoção da cidadania é parte da mudança com que nos comprometemos".

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Julho / 2019 às 11:28

Deputado Roberto Carlos participou de evento propositivo que avaliou atual conjuntura nacional

O deputado estadual Roberto Carlos, do PDT, Participou na quarta-feira (17) de um importantíssimo evento de análise da atual conjuntura política nacional. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia e contou com a participação de diversos segmentos da sociedade baiana e brasileira, incluindo o Observatório Trabalhista, plataforma de Avaliação do Governo Federal onde a população pode encaminhar ideias e soluções para melhorar o país.

Dentre as autoridades presentes, o ex-ministro da economia do Brasil, Ciro Gomes, que discorreu sobre o quadro atual do país e os 180 dias do atual governo. Para o deputado estadual Roberto Carlos, o evento foi muito esclarecedor e apontou caminhos para o desenvolvimento do Brasil: “Este evento é de grande importância para a população brasileira, uma vez que são disponibilizados dados trimestrais de economia, saúde, segurança, educação, cultura, dentre outros dados do Governo. Precisamos avançar esse debate, alertando sobre os fatores que ocasionam o atraso no desenvolvimento do Brasil”, destacou.

Informe Publicitário/Nativa Comunicação
publicado em 18 de Julho / 2019 às 11:00

Sobradinho: Equipe de Vigilância Epidemiológica participa de capacitação para o combate a Hanseníase, em Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, participou do Encontro Estadual de Hanseníase que aconteceu entre os dias 9 e 11 de julho, em Salvador. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), e teve o objetivo de abrir uma discussão junto aos representantes dos municípios sobre estratégias para o enfrentamento da hanseníase no estado.

Além da presença dos profissionais da área de saúde dos municípios baianos, o evento também contou com a participação dos representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, do Instituto Couto Maia, dos Núcleos Regionais de Saúde e do Ministério da Saúde. Segundo dados da SESAB, nos últimos 10 anos, foram notificados quase 30 mil casos de hanseníase no Estado da Bahia. Aproximadamente duas mil crianças e adolescentes receberam o diagnóstico positivo para a doença, tendo sido exatos 115 novos casos registrados somente no último ano.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 18 de Julho / 2019 às 10:30

Moradores de Casa Nova e Sobradinho recebem documentos emitidos na Caravana da Justiça Social

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, participou da entrega de documentos dos moradores de Casa Nova e Sobradinho que participaram da Caravana da Justiça Social dos municípios. Mais de 600 documentos foram entregues aos moradores das duas cidades. Em Casa Nova, o ato contou com as presenças do prefeito Wilker Torres e da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Regina.

Os participantes do ato receberam documentos como RG e ID Jovem, emitidos durante as Caravanas, que aconteceram nos dias 30 e 31 de maio. Centenas de moradores participaram da ação, desenvolvida pela SJDHDS em parceria com as prefeituras municipais e outros órgãos. "Fiz questão de retornar para esses atos de entrega porque isso é a garantia de que os nossos serviços de cidadania acontecem de forma integral. A documentação básica é o primeiro passo para a garantia de acesso aos benefícios sociais, tão importantes nesse momento difícil que o país vive", afirmou o secretário Carlos Martins.

Ler Matéria Completa
Gov Bahia Fotos: Michele Brito - Ascom SJDHDS
publicado em 18 de Julho / 2019 às 10:15

JUAZEIRO: GOVERNO MUNICIPAL SE NEGA A RECEBER MANIFESTANTES DO MERCADO DO PRODUTOR

A manifestação dos Carrinheiros e Carregadores do Mercado do Produtor de Juazeiro (BA) sob a liderança do Sintraf - Sindicato da Agricultura Familiar e Empreendedores Rurais do Município com apoio do Comitê 9.840 contra a Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política iniciada na madrugada desta quinta-feira, dia 18, na porta do entreposto comercial (Veja aqui) culminou com um ato público em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

Durante o ato várias sindicalistas e populares, além de pré-candidatos fizeram uso da palavra em apoio à categoria. Segundo informações de Edilson Teles presidente do Sintraf, o governo Paulo Bomfim designou o Secretário de Governo Clériston Andrade para negociar com uma comissão dos carrinheiros, mas até o momento a categoria não tinha sido recebida pelo representante da gestão municipal.

Ontem (17), a Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA se reuniu com a Federação das Associações e Associação dos carrinheiros, carregadores e ambulantes do Mercado do Produtor de Juazeiro e a taxa mensal, uma das reclamações dos trabalhadores, foi reduzida de R$ 52,00 para R$ 20,00 até dezembro de 2019. A partir de 2020 será cobrado o valor de R$ 30,00.

Ficou definida em reunião também a liberação de um espaço físico para a sede da Associação dos carrinheiros, carregadores e ambulantes do Mercado do Produtor de Juazeiro (ACCAMP), regulamentação do volume de carga, retirada dos tachões (tartarugas) e a implantação do Bebedouro contribuindo na qualidade do trabalho dos carrinheiros.

Durante o ato público o presidente do Sintraf fez um questionamento que ainda não foi respondido nem pela AMA e muito pelo menos pela gestão de Juazeiro: 1.800 carrinheiros e carregadores pagaram a taxa para o curso e ter acesso ao mercado, como apenas 750 estão regularizados?

Veja o vídeo:

publicado em 18 de Julho / 2019 às 10:00

jUAZEIRO: IFBA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou o edital do Processo Seletivo para cursos técnicos, nas formas integrada e subsequente, com ingresso em 2020. São oferecidas 5.594 vagas, disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista. Metade das vagas será destinada a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas, e 5% para candidatos com deficiência. Para Juazeiro são ofertadas um total de 260 vagas para os cursos técnicos em Administração e Segurança do Trabalho.

As inscrições já podem ser realizadas e vão até o dia 20 de setembro, exclusivamente pela internet, através da página do Processo Seletivo (www.selecao.ifba.edu.br). Para se inscrever, o candidato deve preencher os dados solicitados e gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35. Caso o candidato tenha estudado em escola pública, cumprindo os requisitos dispostos no edital, poderá solicitar até o dia 22 de agosto, a isenção parcial da taxa de inscrição, pagando o valor de R$ 3,50, correspondente a 10% da taxa de inscrição.

Ler Matéria Completa
Ascom IFBA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.