Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 28 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 27 de Abril / 2017 às 15:00

Moradores de Carnaíba do Sertão aprovam programa Caravana da Saúde

A comunidade de Carnaíba do Sertão, distrito de Juazeiro, recebeu a Caravana da Saúde na manhã desta quarta-feira (26), a partir das 7h. Na sua 64ª edição, o programa da Prefeitura Municipal levou especialistas para realizar atendimentos na zona rural do município. A ação do governo agradou moradores da comunidade. A empregada doméstica Eva Alves (65), por exemplo, teve a oportunidade de realizar exame de sangue, eletrocardiograma e ainda ser atendida pela cardiologista. "Tem um monte de médico para melhorar a saúde da gente. Eu adorei e, se sempre voltasse, seria bom. Vou sair daqui com a saúde em dia", exclama.

Para a dona de casa, Jacira Gonçalves (56), que fez exame de sangue e foi ao endocrinologista, bom mesmo é poder ser atendida perto de casa. "É melhor ser atendida assim com a Caravana. As pessoas estão conseguindo fazer seus exames sem ir para cidade", argumenta. Durante a ação em Carnaíba, quase 150 atendimentos foram realizados nas áreas de: cardiologia, ortopedia, endocrinologia, clínica geral e odontologia. A população também fez eletrocardiogramas e exames laboratoriais. De acordo com a agente comunitária de saúde, Vera Lúcia de Macêdo, foram atendidos os usuários que realmente estavam precisando da consulta.

Ler Matéria Completa
Andréa Meireles / PMJ
publicado em 27 de Abril / 2017 às 14:30

Paulo Bomfim se reúne com representantes da Universidade Estácio

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 26, no Paço Municipal, com os representantes da Universidade Estácio, que vai implementar o Curso de Medicina no município. O secretário de Saúde, Plínio Amorim, o de Governo, Clériston Andrade, e a assessora de planejamento, Ianni  Almeida, participaram da reunião.

Mesmo diante de um grave quadro nacional, as ações em saúde pública promovidas pelo município, desde a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, elevaram e qualificaram a cidade para receber um curso de medicina, ainda no ano de 2014, pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Em 2015, O MEC autorizou a Estácio a iniciar o processo de implantação.

Ler Matéria Completa
Ascom PMJ
publicado em 27 de Abril / 2017 às 14:00

Profissionais da UPAE e HDM alertam sobre surto de gripe e resfriado

Com o aumento do número de casos de gripe que tem chegado à UPAE e ao Hospital Dom Malan, profissionais das duas unidades de saúde geridas pelo IMIP em Petrolina vêm à público tirar dúvidas da população sobre esse surto sazonal endêmico, típico dos meses de abril, maio e junho. Nessa época do ano, adultos e crianças ficam mais vulneráveis à contaminação pela influenza, até pelo próprio clima ameno que favorece a aglomeração de pessoas em locais fechados, facilitando a disseminação do vírus.

Para começar, o coordenador médico da UPAE, Elson Marques, explica a diferença entre a gripe e o resfriado comum. “O resfriado pode ser causado por diversos tipos de vírus. Os sintomas incluem coriza, espirros, congestão nasal e, geralmente, não comprometem o estado geral de saúde do paciente. Normalmente, o resfriado é diagnosticado pela própria pessoa, pode ser tratado em casa e não requer cuidados mais específicos”, informa.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 27 de Abril / 2017 às 13:30

3ª Expedição de Jet ski terá como cenário o Rio São Francisco

Muita adrenalina e aventura pelo Rio São Francisco. Acontecerá entre os dias 28 de abril e 01 de maio a 3ª Expedição de Jet Ski para o Xingó, evento realizado pelo Grupo Jetbrothers. 

Além de muita diversão, as 80 pessoas e mais de 40 jet skis irão visitar a Vinícola Rio Sol, o Balneário das Pedrinhas e terá o momento de conscientização com a preservação do rio com ações colaborativas.

publicado em 27 de Abril / 2017 às 13:11

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina se manifesta sobre parceria com a Univasf

Em relação a nota divulgada na manhã desta quinta-feira (27), sobre a parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), através do programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina informa que o conteúdo da nota não é verdadeiro.

O órgão informa ainda que está em negociação com a universidade, inclusive, com reunião nesta quinta-feira (27), para ajustar um novo termo para o programa. A nova proposta tem o objetivo de ampliar a parceria, aumentando o número de residentes.

Ascom
publicado em 27 de Abril / 2017 às 13:00

Codevasf realiza soltura de 5 mil alevinos em trecho mineiro do São Francisco

Cerca de 5 mil alevinos da espécie curimatã pacu foram soltos nesta quarta-feira (26), pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), durante peixamento em Piumhi, Minas Gerais. A ação foi realizada por intermédio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, em parceria com a prefeitura municipal.

"A ação é um dos trabalhos que a Codevasf realiza que contribui para o meio ambiente ajudando na recuperação do bioma do qual faz parte esse rio e, tão relevante quanto, ensinando as novas gerações a importância desse tipo de envolvimento. Porque as crianças e jovens sempre participam dos peixamentos muito animadamente, e isso cria um vínculo, uma preocupação real, com o futuro daquele rio", afirmou Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 27 de Abril / 2017 às 12:30

Comissão aprova proposta que autoriza atividade da vaquejada

Foi aprovada nesta quarta-feira (26), na Comissão Especial da PEC 304/2017 em discussão na Câmara dos Deputados, a proposta que autoriza a atividade da vaquejada como expressão artístico-cultural e patrimônio cultural imaterial Brasileiro, assegurada sua prática como modalidade não só esportiva, mas como fonte de emprego e renda à população.

Membro da comissão, o deputado federal Cacá Leão (PP/BA) votou a favor do relatório do deputado Paulo Azi (DEM/BA), que foi aprovado por 20 votos. “Isso mostra nosso interesse por uma das atividades que mais movimenta a economia e expressa cultura no nosso nordeste e na Bahia”, ressaltou o deputado Cacá Leão.

Números atuais da Vaquejada, segundo dados das Associações de Esportes Equestres do Brasil:

- Giro de R$ 600 milhões por ano;

- 120 mil empregos diretos;

- 700 mil empregos indiretos;

- 650 milhões de pessoas circulantes por ano;

- Cerca de quatro mil vaquejadas por ano;

- É o esporte que mais cresce no Brasil;

- É o maior esporte em número de público no nordeste.

A proposta segue agora para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados.

Ascom Dep. Cacá Leão
publicado em 27 de Abril / 2017 às 12:00

Genário Rabelo se reúne com superintendente da Bahiatursa para discutir realização da festa de Santo Antônio

O Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, e o secretário de cultura, Rubenilson Macedo, reuniram-se, nesta quarta-feira (26), com o Diretor Superintendente da Bahiatursa, Diogo Rodrigues Medrado, em Salvador. No encontro, os gestores discutiram a realização do tradicional festejo do padroeiro do município, Santo Antônio, que acontecerá de 10 a 13 de junho.

De acordo com o prefeito, o objetivo da reunião foi captar recursos para manter a tradição de comemorar uma data tão importante para Canudos. "A nossa festa já é tradicional e nós não deixaremos de dar o devido valor a ela. Estamos reunindo esforços para realizar a melhor festa para que nossa população possa continuar celebrando sua fé, e para que possamos, também, estimular os atrativos turísticos do nosso município", declarou.

Assessoria de Comunicação de Canudos
publicado em 27 de Abril / 2017 às 11:27

Mercado Joca de Souza é atendido por serviços de limpeza e manutenção

O Mercado Joca de Souza recebeu terça-feira, 25, uma equipe de limpeza para serviços de varrição e lavagem na frente do mercado. De acordo com o gerente de limpeza da AMA, Ivo Nunes, o serviço será realizado semanalmente por setores. "Esperamos com esse trabalho receber melhor a comunidade e visitantes. A colaboração dos permisisonarios será fundamental para a manutenção da limpeza do mercado”, disse Ivo Nunes.  

Permissionária do mercado há 21 anos, Eroina Gomes de Carvalho agradeceu a iniciativa da gestão e pontuou que todos devem ajudar na manutenção limpeza do mercado. "Todos nós queremos um ambiente saudável e é importante que permissionário e clientes ajudem a manter o mercado mais limpo e higienizado. Cada um deve fazer a sua parte", externou a comerciante. 

O Mercado Joca de Souza recebe, diariamente, de segunda a sábado, equipes de varrição e coleta de lixo do local. A direção da AMA pede a colaboração de todos no descarte do lixo e na manutenção da limpeza do mercado.

Daniela Duarte/AMA
publicado em 27 de Abril / 2017 às 11:00

Petrolina poderá perder 25 médicos da Rede de Atenção Básica

Confira a nota pública, na íntegra, enviada pelo coordenador do PRMFC-UNIVASF, Flávio Arcângelis:

"Uma decisão unilateral por parte da Secretaria Municipal de Saúde pode colocar em cheque a permanência de 25 médicos da Rede de Atenção Básica de Petrolina. A parceria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e a Prefeitura Municipal de Petrolina, iniciada há mais de seis anos, garante a permanência do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF (PRMFC-UNIVASF). Atualmente, ele é o maior programa de especialização médica para a Atenção Básica de todo o Nordeste e um dos maiores do país. Os médicos-residentes e seus médicos-preceptores são responsáveis pela assistência à saúde de cerca de 100 mil habitantes em Petrolina. Estima-se que 1/3 da cobertura da Atenção Básica do município seja feita em parceria com o PRMFC-UNIVASF. O Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade tem o objetivo de especializar médicos para atuarem na Atenção Primária em Saúde, proporcionando um acompanhamento à população com qualidade, embasamento cientifico e avanços no atendimento humanizado das pessoas.

Em 2017 o programa acontece em 7 AMEs- Areia Branca, Vila Eduardo, Henrique Leite, Pedra Linda, Antônio Cassimiro, Ouro Preto e Jardim Amazonas; é já vem apresentando resultados com a organização dos serviços. Ocorre que um acordo firmado em março previu que cada unidade de saúde deve contar com 03 ou 04 médicos do Programa em fase de especialização (a depender da quantidade de equipes de saúde da unidade) e 01 médico-preceptor especialista responsável pelas atividades médico-assistenciais e acadêmicas. Infelizmente, no dia 12 de abril, a secretaria de saúde comunicou à Coordenação do Programa sua intenção de enviar parte dos residentes vinculados à essas AMEs para outras unidades de saúde que não contam com esta supervisão médico-assistencial e pedagógica. O resultado dessa medida seria a manutenção do Programa sem a devida supervisão médico-assistencial e acadêmica nas unidades que não fazem parte do Programa. Tal medida é absolutamente condenável pelos Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Comissão Nacional de Residência Médica. Ao analisarmos a situação com mais cuidado, percebemos que ao enviar um médico-residente para uma unidade de saúde que não faz parte do Programa a secretaria de saúde irá atingir os outros médicos do município (sejam contratados ou concursados) pois não temos informações sobre “sobra de vagas” – o que poderia significar realocações ou até mesmo demissões. Isso poderá gerar desconforto com os outros trabalhadores médicos e suas representações legais. O PRMFC enfatiza que não está de acordo em atingir os outros médicos do município. 

Ler Matéria Completa
Ascom/PRMFC-UNIVASF
publicado em 27 de Abril / 2017 às 10:30

CHARLES LEAL CONSTATA IRREGULARIDADES NO BAIRRO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO E BUSCARÁ SOLUÇÕES

O vereador Charles Leal (PDT) a convite dos moradores do bairro Residencial São Francisco em Juazeiro, fez uma visita quarta-feira, 26, e constatou algumas irregularidades como rachaduras nas paredes e uma boa parte dos tetos escorados com ferros: “A pedido dos Moradores do Residencial fui verificar os riscos que os mesmo estão vivendo. Observei de perto, rachaduras enormes e uma grande quantidade dos tetos dos prédios escorados com ferros. Sendo assim como representante do povo, buscarei um parecer da defesa civil, enviarei um comunicado ao Ministério Público Federal, para que a Caixa econômica garanta no mínimo uma moradia aos cidadãos até que sejam feitos os consertos necessários, e possamos garantir uma moradia segura e digna” disse o vereador Charles Leal.

Ler Matéria Completa
Ascom Vereador Charles Leal
publicado em 27 de Abril / 2017 às 10:12

VENDA DE ÁREA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES GERA IMPASSE NO BAIRRO SÃO GERALDO

Ao tomarem conhecimento de que uma construção estava sendo edificada em parte da área da Associação de Moradores que foi doada pela Prefeitura de Juazeiro em 2009 pelo Prefeito Isaac Carvalho, moradores do São Geraldo entraram em contato com o Blog Geraldo José para denunciar o que consideram um escândalo. Veja a mensagem do morador da Travessa da Agrotécnica, número 190, bairro São Geraldo, Roswilson Oliveira do Nascimento: “Geraldo, a comunidade do São Geraldo está passando por uma situação muito complicada, e para que seja resolvida contamos com o apoio da imprensa. Há algum tempo atrás, através da prefeitura a nossa comunidade foi contemplada com um terreno, tendo esse a finalidade de que fosse construída a nossa sede (associação de moradores), o então presidente João Alexandre dividiu o terreno em três lotes, negociou dois dos lotes sem consentimento dos moradores, e agora está derrubando a associação para complementar as medidas do terreno lateral que foi negociado. Aguardamos providências”.

Na manhã desta quinta-feira (27), a reportagem do Blog esteve na residência do presidente da Associação João Alexandre e este confirmou a comercialização da área. Disse o comunitário. “Recebemos a doação da área em 2009, iniciamos a construção da sede própria, construirmos os alicerces, levantamos as paredes, mas na hora de cobrir e concluir a obra faltou recursos. Em entendimento com os demais diretores e numa assembleia com os moradores resolvemos dividir a área em dois lotes e comercializar um cujos recursos seriam aplicados na conclusão da sede própria da associação. A área da associação ficaria com sete metros de fundo e o outro lote com cinco, contudo, a secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano para liberar a documentação explicou que a área vendida não poderia ter menos de seis metros, razão pela qual a associação resolveu ceder mais um metro ao proprietário do novo lote. Foi tudo acertado com a diretoria e associados, está tudo lavrado em cartório. Nós nem pegamos em recursos. O morador que adquiriu o lote é que está realizando a obra de acordo com o valor comercializado de R$ 14 mil reais” explicou João Alexandre.

Depois da reclamação de Roswilson, vários outros moradores enviaram mensagens ao e-mail do Blog expressando indignação e cobrando providências.

João Alexandre alega que há vários anos vem conduzindo a entidade comunitária praticamente sozinho e tem toda documentação necessária para apresentar aos que alegam que ele estaria se apropriando de área pertencente à comunidade.

Da redação
publicado em 27 de Abril / 2017 às 10:00

SINSERP e a União dos Estudantes Secundaristas participarão da Greve Geral nesta sexta (28)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERP) e a União dos Estudantes Secundaristas a confirmaram presença no movimento Greve Geral que acontecerá em Juazeiro nesta sexta-feira (28). O Movimento realizado por centrais sindicais contra as reformas trabalhistas e previdenciária do governo Michel Temer começará às 8h em frente a sede da APLB-Sindicato. Os participantes irão tomar as ruas de Juazeiro e finalizarão o ato em frente ao Banco do Brasil.

“O SINSERP se posicionou e vai participar do evento, mas o servidor irá ficar livre para participar do ato. Vamos conscientizar os servidores para aderirem ao manifesto. Temos que trazer a sociedade para as ruas. O objetivo do governo federal é exterminar a classe trabalhadora e nós não podemos concordar com isso”, afirmou o Diretor-Presidente do SINSERP, Cícero Sales, em entrevista ao Programa Geraldo José desta quarta-feira (26). 

INTERDIÇÃO DA PONTE

Segundo Cícero Sales está sendo estudada a possibilidade dos manifestante interditarem a Ponte Eurico Gaspar Dutra durante a manifestação.

O programa Geraldo José também contou com a presença da estudante e presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Juazeiro, Camila Roque, que comentou a participação da entidade no protesto. “O movimento estudantil sentiu que precisava se organizar para lutar pelos direitos que estavam sendo retirados. As reformas que o governo quer impor para a classe trabalhadora só retira os direitos que conquistamos. Nossos pais também sofrem com essas reformas. Os estudantes vão se somar a essa luta”, frisou.

Em comunicado enviado ao Blog Geraldo José a Subseção da OAB em Juazeiro informou que na sexta-feira a sede estará fechada em apoio ao movimento Greve Geral.

Confira o comunicado na íntegra AQUI

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 27 de Abril / 2017 às 09:20

CDL Petrolina informa: comércio funcionará normalmente nesta sexta-feira

A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina informa que o comércio da cidade funcionará normalmente nesta sexta-feira (28), no horário habitual, por se tratar de dia regular de trabalho, com aplicação de todas as normas trabalhistas vigentes.

Ascom/CDL Petrolina
publicado em 27 de Abril / 2017 às 09:16

CSTT responde sobre instalação de ponto de ônibus em Juazeiro

Em resposta à matéria veiculada no Espaço do Leitor deste blog, onde era questionado à instalação de um ponto de ônibus nas imediações do mercado do Produtor, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte informa ao morador que para instalar um ponto de ônibus é preciso fazer um recuo na pista para que o ônibus possa parar. Infelizmente, não é possível a construção desses pontos, pois não há o recuo necessário para abrigar a construção, mas os transportes coletivos continuam atuando nesses locais.

Ascom/JUAZEIRO
publicado em 27 de Abril / 2017 às 09:00

'29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul' tem adesão de estrangeiros, produtores e especialistas

Começou nesta quarta-feira (26) o '29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul', no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro, no norte da Bahia. O evento, realizado pelas Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf), Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e a Embrapa, conta com a participação de estrangeiros, empresários, especialistas, pesquisadores, professores e estudantes. O congresso segue até sexta-feira (28).

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas do município, Isaac Carvalho, a secretária de Agricultura, Maraiza Carvalho, o presidente do congresso, Pedro Cavalcante, os dirigentes da Anace, Antônio Carlos Pagano, e da Aprocesf, Eduardo Cavalcante, o representante do Mercosul, Sergio Daniani, emissários de estados produtores como Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Pernambuco, e dos países Argentina, Chile e Uruguai.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 27 de Abril / 2017 às 08:30

Obras de pavimentação no bairro Malhada da Areia começam a receber calçadas

As obras de pavimentação das Ruas A e C no bairro Malhada da Areia estão entrando na fase de conclusão e já começaram a receber a implantação das calçadas. As intervenções são realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e fazem parte do conjunto de obras do Projeto da Intervenção da Poligonal Urbana que está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

De acordo com o engenheiro da SEDUR, Rodrigo Cid Passos, as duas Ruas estão sendo contempladas com: pavimentação em paralelepípedo granítico, drenagem superficial (meio fio e linha d’água), calçadas e saneamento básico. “Estamos concluindo a execução das calçadas na Rua C, para iniciarmos as calçadas na Rua A, em seguida o nosso cronograma prevê o inicio das obras das Ruas E e F, também aqui no bairro Malhada da Areia”, explica o engenheiro.

Segundo o titular da SEDUR, Anderson Alves, o Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana prevê a pavimentação de um total de 9 ruas no bairro Malhada da Areia. “Nesse primeiro momento estamos beneficiando 4 ruas depois outras 5 vias também serão beneficiadas, isso só no bairro Malhada da Areia, porque o projeto atende 12 bairros com pavimentação de mais de 130 ruas e avenidas”, observou o secretário.

Ascom/Juazeiro
publicado em 27 de Abril / 2017 às 08:00

Comércio de Petrolina funcionará normalmente na sexta (28) durante a "Greve Geral"

O Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), em virtude do movimento de paralisação nacional de algumas categorias programado para a próxima sexta (28), esclarece que o funcionamento do comércio no município será normal neste dia.  Ao mesmo tempo reforça que o próximo feriado a ser cumprido será o do Dia do Trabalhador, em 01 de Maio (segunda-feira). Qualquer informação adicional poderá ser obtida através do telefone 87 3861 2333.

Ascom/Sindilojas
publicado em 27 de Abril / 2017 às 07:38

Temer cortará ponto de quem faltar ao trabalho e aderir à greve

No dia em que serão realizados protestos contra as reformas governistas, o presidente Michel Temer cortará o ponto de servidores públicos que faltarem ao trabalho para aderir à greve geral marcada para sexta-feira (28).Para adotar a medida, a atual administração tem se baseado em decisão de outubro do STF (Supremo Tribunal Federal), a qual estabeleceu que o poder público deve cortar os salários de servidores em paralisação.

O Palácio do Planalto tem lembrado que na sexta-feira (28) não haverá ponto facultativo, mesmo às vésperas do Dia do Trabalhador, e que, portanto, o entendimento da Suprema Corte pode ser adotado. A expectativa de assessores e auxiliares presidenciais é de que a adesão de categorias de trabalhadores ao protesto desta sexta-feira (28) seja maior ao da última manifestação, realizada em março.

O monitoramento das redes sociais, no entanto, tem apontado que a mobilização tem se concentrado nos grandes centros urbanos, tendo pouca repercussão nos municípios de médio e pequeno portes. Para reduzir o potencial das manifestações, aliados do presidente consideram buscar centrais sindicais mais próximas ao governo peemedebista, como Força Sindical e UGT (União Geral dos Trabalhadores). As duas, contudo, não têm demonstrado disposição em desistir das paralisações.

O presidente avaliava viajar no dia da manifestação, mas decidiu permanecer em Brasília, onde acompanhará as mobilizações. O receio é que o aumento do movimento eleve a pressão sobre a base aliada contra a reforma previdenciária, a principal bandeira política da atual gestão. Nas últimas semanas, o Palácio do Planalto tem tentado blindar parlamentares governistas que têm recebido queixas de sua bases eleitorais sobre as reformas previdenciária e trabalhista.

Com esse objetivo, além de aumentar a publicidade em veículos de comunicação, o presidente tem concedido uma bateria de entrevistas, incluindo programas populares, como dos apresentadores José Luiz Datena, da Bandeirantes, e de Carlos Roberto Massa, o Ratinho, do SBT. Em campanha nacional, a gestão peemedebista já gastou até agora R$ 29,5 milhões só com produção e veiculação de propagandas favoráveis às mudanças na aposentadoria. (Folhapress)

publicado em 27 de Abril / 2017 às 07:29

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, antecipa participação no I Fórum de Energias do Sertão

O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, antecipou para às 11h30 desta quinta-feira (27) a palestra "Cenário Energético do Brasil”, que estava programada para encerrar o I Fórum de Energias do Sertão, no auditório do Senai, em Petrolina.                      

A alteração de horário, segundo a coordenação do evento, foi solicitada pelo Ministério de Minas e Energias devido a mudanças na agenda do ministro.

Os organizadores do Fórum, FIEPE e Sebrae, informam que a programação será mantida, observando-se apenas a mudança do horário da participação do ministro Fernando Filho.

Ascom Fernando Filho
publicado em 27 de Abril / 2017 às 07:00

I Seminário de Medidas Socioeducativas é realizado em Juazeiro

Cerca de 150 pessoas participaram do I Seminário de Medidas Socioeducativas de Juazeiro realizada na manhã desta quarta-feira (26) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, participou da abertura do evento ao lado do juiz da Vara da Infância e Juventude, Luiz Carlos Rodrigues e demais autoridades ligadas à área.

O seminário é uma realização do grupo Cirandas Parceiras e tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade. “Nossa intenção com este evento é aprofundar conhecimento e possibilitar a troca de informações. Precisamos entender que as medidas socioeducativas não são o fim, mas o meio de recuperarmos nossos adolescentes”, declarou Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro e integrante do Cirandas Parceiras.

O grupo “Cirandas Parceiras” faz parte da Pastoral da Mulher de Juazeiro e é formado por entidades da rede socioassistencial, da saúde e educação do município, entre elas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Unidade de Saúde da Família, Ronda Maria da Penha, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Secretaria da Educação.   

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 27 de Abril / 2017 às 06:30

‘Novo Mais Educação 2017’ vai beneficiar 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro

O Programa Novo Mais Educação iniciou as atividades de 2017, com a formação dos gestores das escolas municipais de Juazeiro, nesta terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), e nesta quinta-feira (27) será a vez da formação dos articuladores que foram aprovados no Processo Seletivo.

Este ano o programa vai beneficiar cerca de 11 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 44 unidades escolares da sede e do interior do município. O novo formato do programa incluirá alunos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática, além de ofertar atividades no campo das artes, cultura esporte e lazer.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves disse que os profissionais envolvidos no programa estão recebendo formação antes de iniciar os trabalhos com os alunos, para que os resultados sejam ainda melhores. "São mais de 400 profissionais envolvidos, entre gestores, articuladores, mediador, facilitador e coordenadores. A ideia é que toda a equipe esteja preparada para iniciar as atividades com os alunos no dia 08 de maio", informou a secretária.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 27 de Abril / 2017 às 06:00

3° Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal começa nesta sexta-feira (28)

Cerca de 400 animais (caprinos e ovinos) serão expostos e comercializados na Terceira Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Juremal que acontece de 28 a 30 de abril, às margens da BR 407, 40 km de Juazeiro. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), e pretende divulgar os produtos da cadeia e conquistar novos mercados. Exposições, torneios, palestras, concursos, apresentações culturais e premiações fazem parte da programação da III Feira de Juremal. 

O diretor de pecuária da ADEAP e coordenador do evento, José Wilson Chaves, participou do programa Geraldo José desta quarta-feira (26) e frisou a importância da realização da feira para o distrito de Juremal e o município de Juazeiro. "Queremos fazer um grande evento mesmo com todas as adversidades provocados pela seca. Os pequenos empreendedores de Juremal estarão na feira e isso significa que o evento cresceu e tem conseguido bons resultados para os produtores da região. Os visitantes tem comprado bastante durante a feira. As feiras são importantes para a economia local e para a caprinovinolcultura local", afirmou.

A Diretora de Desenvolvimento Econômico, Lilian Koshyama, também participou da entrevista e adiantou que durante o evento a Feira do Emprededor será um dos destaques. "Será um momento dos produtores e pequenos empreendedores venderem os seus produtos para que seja possível gerar renda e sustentabilidade. Teremos diversos artesatos e produtos da culinária expostos", disse.

Confira a Programação

28/04/2017 – Sexta-feira

16h – Abertura do parque para a chegada dos animais;

18h – Abertura do evento;

19h – Apresentação cultural;

20h – Coquetel;

20h – Inscrição das cabras que irão participar do Torneio Leiteiro, em seguida esgotamento dos úberes;

20h às 22h - Som Mecânico.

29/04/2017 – Sábado

07h – Abertura do parque para recepção dos animais;

08 às 22h – Exposição de animais, de trabalhos tecnológicos.

Comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;

08h – 1ª Ordenha do Torneio Leiteiro, com palestra sobre ordenha higiênica;

10h- Palestra sobre 'Previdência Social e Crédito Agrícola' (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro)

17 h – Ato Solene;

17h 30 min. – Apresentação cultural 'Bumba meu Bode' (Grupo Acalanto de Juremal)

18 h às 00 h – Show Musical (Esquema 2)

20 h – 2ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

00 h – Encerramento;

30/04/2017 – Domingo

08 h – Abertura do Parque para visitação;

09 h – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

09 h 30 – Oficina sobre silagem (Processo de conservação de forragem);

11 h – Entrega das Premiações;

11 às 20 – Show Musical (Edinho e Banda)

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 26 de Abril / 2017 às 23:00

Artigo:TUDO COMO ANTES, NA JUSTIÇA FEDERAL

Em fevereiro de 2016, sob o título COMO DIZIA O ILUSTRE OSVALDO RIBEIRO, narrei, em breves linhas, a situação da JUSTIÇA FEDERAL em Juazeiro, Bahia. Naquela época, reconhecendo a precariedade na prestação dos serviços, anunciei a morosidade na solução dos litígios, na grande maioria compostos por humanos acima de sessenta (60) anos, ou portadores de enfermidades.

Tudo como antes, talvez pior. Sem Juiz desde dezembro de 2016, os Processos eternizam a espera da “sorte” de um dia ser qualificado como URGENTE, haja vista que os magistrados substitutos, responsáveis por Juazeiro, sem prejuízo das atividades desenvolvidas em suas respectivas Varas, só despacham os feitos assim considerados, como se as demandas envolvendo idosos e enfermos não tivessem prioridade.

Concluindo, se antes tinha, na subseção de Juazeiro, uma Juíza que ficava apenas três dias por semana na Comarca, hoje temos Juízes Substitutos que ficam na Capital do Estado, num efetivo desrespeito aos jurisdicionados e aos advogados. Apesar de transparecer, não podemos afirmar que éramos felizes e não sabíamos.

Enquanto isso a OAB apenas assiste.

Juazeiro, 26 de abril de 2017

João Batista Dias da Franca

OAB (BA) 539 A

publicado em 26 de Abril / 2017 às 22:41

Plenário da Câmara aprova texto-base da reforma trabalhista

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 296 votos a 177, o substitutivo do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) para o projeto de lei da reforma trabalhista (PL 6787/16, do Poder Executivo).

Segundo o substitutivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o acordo coletivo prevalecerá sobre a lei e o sindicato não mais precisará auxiliar o trabalhador na rescisão trabalhista. A contribuição sindical obrigatória é extinta.

O acordo e a convenção prevalecerão sobre a lei em 15 pontos diferentes, como jornada de trabalho, banco de horas anual, intervalo de alimentação mínimo de meia hora, teletrabalho, regime de sobreaviso e trabalho intermitente. Poderão ser negociados ainda o enquadramento do grau de insalubridade e a prorrogação de jornada em ambientes insalubres, sem licença prévia do Ministério do Trabalho.

Fonte: Agência Câmara Foto Divulgação
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.