Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Março de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 22 de Março / 2017 às 10:00

Artigo - Salvar o São Francisco, e muita gente também.

Todo o vale do São Francisco está apreensivo com a possibilidade de interrupção da perenidade do nosso Rio São Francisco, algo que parece impossível, mas, também, poderá se tornar realidade se não houver o mais rápido possível uma tomada de decisão em seu favor, isso por que, muito se tem tirado dele, e não se tem dado nada em troca.  Vejamos alguns dados interessantes sobre o Velho Chico. Descoberto lá no distante 1501 por André Gonçalves, tem 2800 km de extensão, 504 municípios na sua bacia. Tem o rio Paracatú, com 450 m3/s, o seu maior afluente. Anualmente recebe 18.000.000 m3 de areia devido à erosão. Suas maiores enchentes, foram em 1949 13040 m3/s e em 1979 19000 m3/s. Outras enchentes acima de 8000 m3/s. Em 1942, 9463 m3/s, em 45, 8760 m3/s, em 46, 10073 m3/s, em 80, 10501 m3/s, em 82, 8455 m3/s, em 83, 9868 m3/s, em 85, 8340 m3/s, em 90, 9475 m3/s, em 92, 13000 m3/s. A maior seca foi em outubro de 1953, com 500 m3/s, ou seja, metade do que passa hoje entre Juazeiro e Petrolina.

Quando se fala em tomar decisão, a mais necessária e urgente, é o trabalho de revitalização, que inclui além do reflorestamento das barrancas, a recomposição das Veredas, origem de muitos rios afluentes que já deixaram de produzir água, e uma total vigilância quanto a áreas que já sofreram impacto pelo desmatamento para plantio de culturas temporárias, no sentido de que os solos destas áreas, não venham ficar descobertos, provocando erosão, que poderia aumentar o assoreamento. Segundo o programa Globo Rural, que há muito vem denunciando tal predação ao rio por parte dos seres humanos, 27 destes rios, já morreram nos últimos anos.

Aliado a isso, é preciso uma tomada de consciência por parte de todos, que é necessário racionalizar o uso da água, seja na Industria, consumo doméstico e principalmente na Agricultura que é o maior consumidor desta. Para isso, tecnologias modernas precisam ser colocadas em uso da Nascente à Foz. Nos projetos de Irrigação mais novos, e em alguns mais antigos, incluindo o plantio de cana no médio São Francisco, o sistema usa o que é mais moderno para a irrigação das culturas. No entanto, é incomprensível que, segundo mostram as imagens de Satélite, entre a Barragem de Três Marias e a Divisa BA/MG, existam 200 equipamentos de irrigação do tipo Pivô Central, isso sem contar os que existem nos grandes afluentes como Rio Correntina, Rio Grande e Paracatú. É incompreensível também, que só nós do médio São Francisco, onde estão os grandes Projetos de Irrigação, tenhamos que racionalizar as nossas ações quando do uso da água.

É preciso fazer leis e normas reguladoras específicas para o uso hídrico de pequenos afluentes como o nosso Rio Salitre, onde se encaixaria o tamanho da área a ser cultivada numa dimensão de 1 ha, pois, como está hoje, o Rio está sendo estrangulado no seu nascedouro, onde grandes motores jogam água para fora da calha e o seu uso é pelo método mais antigo que é o sulco, com uma perda, digamos imensurável. Fontes de água com a capacidade do Rio Salitre e similares, não é para garantir riqueza a poucos, e sim sobrevivência a muitos.  Podemos tomar como exemplo, os vinhedos de uma região do Chile onde a água usada vem do degêlo das montanhas e é distribuida equitativamente para que todos os agricultores se beneficiem e não haja um colapso na cultura da uva.     

Agora para finalizar façamos uma reflexão. Já imaginaram o vale do São Francisco sem este Rio? Para onde iriam grandes aglomerados como Juazeiro e Petrolina? E o além vale, que agora já começa a tomar gosto por esta água? Por isso, para um problema gigantesco como esse, nunca é demais dizer: "vamos zelar com unhas e dentes pelo bem-estar do nosso Velho Chico, criando soluções para salvar o mesmo, e muita gente ao seu redor".

Manoel Delmir Pereira dos Santos

publicado em 22 de Março / 2017 às 09:30

JUÁ GARDEN COMPLETA 1 ANO E LOJISTAS E TRABALHADORES ATESTAM O SUCESSO DO EMPREENDIMENTO

Conquista e Solidez: esses dois termos podem descrever bem o que o Juá Garden Shopping representa para a região nesse primeiro ano de atividades. O que era apenas um sonho do povo Juazeirense, se tornou realidade há exatos 365 dias e hoje a avaliação não poderia ser outra, nesse pouco tempo  o Juá superou e tem superado as expectativas até mesmo dos mais otimistas. A região não ganhou somente um centro de compras, mas um centro de entretenimento, cultura, serviços sociais e lazer.

O tempo de maturação do empreendimento, desde a sua inauguração, é de impressionar estando  acima da média nacional. Até agora, o mall alcançou a marca de quase 100 operações contratadas, mostrando o quanto seu perfil inovador tem tido êxito entre os clientes e investidores.  Mais contratos estão sendo assinados e já tem mais novidades que irão ampliar o mix de serviços disponíveis à população. Para este primeiro semestre, já está garantida a inauguração das “Lojas Americanas”, da “Farmácia Pague Menos”, do “SAC Bahia”, da "Clínica Popular do Vale", loja definitiva/ampliada da "Le Postiche" e “Chiquinho Sorvetes”. A expansão não para por aí, pois o objetivo da Tenco Shopping Centers é seguir ampliando as opções de produtos e serviços para a região.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Março / 2017 às 09:25

BOMBEIROS CIVIS COBRAM CUMPRIMENTO DE LEI DE AUTORIA DO EX-VEREADOR SARGENTO BASTOS

O empresário Fernando Vidal, diretor da New Center, única empresa especializada em cursos para bombeiro civil em Juazeiro esteve no programa Geraldo José desta terça-feira (21) acompanhado da Bombeiro Civil Jeane Dias, cobrando a aplicabilidade da Lei Municipal 2.616/2016 de autoria do ex-vereador Sargento Bastos que estabelece a obrigatoriedade da presença de bombeiros civis em casas de shows, clubes de campo, empresas e grandes eventos.

A lei foi aprovada em junho do ano passado, sancionada pelo ex-prefeito Isaac Carvalho e está em vigência desde dezembro de 2016, porém sem eficácia dada a falta de fiscalização.

“O Bombeiro Civil não quer apenas trabalhar em shows e festas nos finais de semana, a necessidade da presença deste profissional é diária nas grandes empresas e em razão da obrigatoriedade, nós queremos apenas o cumprimento da lei” pontuou Fernando.

Jean Dias explicou que tem orgulho da profissão e defende maior respeito a quem se esmerou na capacitação. “Nós integramos a primeira turma que se formou em Juazeiro, recentemente passamos por uma capacitação e assim como vários colegas estamos aptos a desenvolver o trabalho na região. Hoje nós trabalhamos mais em Petrolina do que em nossa cidade. Os proprietários de casas de shows têm que respeitar a lei, assim como os diretores das grandes empresas do município” declarou.

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 22 de Março / 2017 às 09:00

Paulo Bomfim visita primeiro dia de triagem do Mutirão de Cirurgias

O prefeito Paulo Bomfim e o secretário de Saúde, Plínio Amorim, acompanharam o primeiro dia de triagem para o Mutirão de Cirurgias, que está ocorrendo na unidade móvel estacionada na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 510, bairro Santo Antonio. O projeto do Governo do Estado tem a parceria da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau).

O Mutirão tem o objetivo de zerar a demanda da região, para as cirurgias de colecistectomia, histerectomia e hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica). A triagem continua até a próxima quinta-feira, 23, sempre a partir das 7h. Estão sendo atendidos pacientes com pré-cadastro, que já estavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), e demandas espontâneas.

Ler Matéria Completa
Andrea Meireles/PMJ
publicado em 22 de Março / 2017 às 08:30

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começam no dia 27 de março

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições de estudantes que não estiverem matriculados na instituição ocorrerão de 27 de março a 5 de abril. Os que já forem alunos da universidade terão um prazo maior: até o dia 5 de maio. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham tirado 450 pontos ou mais, sem zerar a redação. A renda familiar mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio no caso da bolsa integral; e de até três salários mínimos para bolsas parciais (50% da mensalidade). Professores da rede pública de ensino também podem se inscrever no Prouni, independentemente da renda, para pleitear uma vaga em curso de licenciatura.

G1
publicado em 22 de Março / 2017 às 08:00

NESTA QUARTA, DIA MUNDIAL DA ÁGUA, IRPAA DEBATE SOBRE ÁGUA DA CHUVA EM JUAZEIRO

Em comemoração ao Dia mundial da água, festejado neste dia 22 de março, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa e a Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva – ABCMAC realizam nesta data o seminário "Em defesa da Água de Chuva". O evento acontecerá na manhã de hoje, no auditório Antônio Carlos Magalhães, na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro.

Segundo André Rocha, técnico voluntário do Irpaa que esteve no programa Geraldo José desta terça-feira (21), o seminário tem como finalidade abordar o potencial da água de chuva na região, sua importância e qualidade, tendo como público-alvo pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais, técnicos, representantes de órgãos governamentais e não-governamentais. Visando instigar a adesão de mais agentes de pesquisa e difusão de tecnologias de captação e manejo, bem como fortalecer a cultura do uso de água de chuva no Semiárido brasileiro, o seminário vai contar com dois painéis temáticos: "Desbloquear o potencial da água de chuva" e ''A água da chuva é boa e confiável".

O seminário conta com parceria da Uneb e com apoio de entidades e movimentos da sociedade civil. Já em Curaçá, o grupo Galeota das Artes percorreu bairros da cidade com apresentações de música e teatro refletindo estas temáticas. A programação se encerra hoje, dia 22 e é uma ação que conta com apoio da Paróquia, Pastoral do Meio Ambiente e Irpaa.

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 22 de Março / 2017 às 07:25

DIRIGENTES DO STRJ COMEMORAM ACORDO COLETIVO DOS CANAVIEIROS COM A EMPRESA AGROVALE

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro Emerson José (Mitu) e o Diretor de Assalariados José Manoel (Zezinho) concederam entrevista ao programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (21) ocasião em que anunciaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 dos canavieiros com a empresa Agrovale.

Emerson José informou que a negociação coletiva com os canavieiros aconteceu nos dias 09 e 14 de março, com delegados sindicais e representantes do STRJ. Entre as principais reivindicações da categoria estava o reajuste salarial de 5,93%, com ganho real de 0,50% que foi assegurado pela empresa. “Ganho real é de grande importância, porque, grande parte da categoria de trabalhadores na Bahia e no Brasil, tem conseguido acordo abaixo da inflação ou no mínimo a inflação. Além disso, mantivemos direitos conquistados anteriormente” declarou Mitu.

Segundo José Manoel vários pontos reivindicados pelos trabalhadores canavieiros foram assegurados, entre eles, “a realização de atividades de capina até meio dia; garantia do uso de botas de couro nas atividades de recolhimento de poli tubos e capina e a manutenção de conquistas importantes”.

Da redação Fotos: Geraldo José
publicado em 22 de Março / 2017 às 07:00

Seminário Empretec recebe inscrições no município de Paulo Afonso até sexta, 24

O Sebrae em Paulo Afonso está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 24, para o Seminário Empretec. A ferramenta desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ministrada pelo Sebrae no Brasil estimula os participantes a identificarem o potencial empreendedor e/ou ampliarem características e habilidades. As entrevistas, que compõem a primeira etapa da seleção já estão acontecendo na sede do Sebrae em Paulo Afonso, na Rua São Francisco, 233, no Centro. Os interessados podem ir ao local das 8h às 17h, ou buscar mais informações pelo telefone (75) 3281 4333.

Durante a entrevista, o candidato vai responder um questionário sobre situações do cotidiano, além de expectativas pessoais e profissionais. Os selecionados participam do Seminário Empretec, que será realizado na cidade entre os dias 4 e 9 de abril. Durante os seis dias, os participantes serão estimulados por meio de atividades interativas como jogos, exercícios e debates que vão ajudá-los a conhecer o potencial empreendedor, desenvolver competências e aumentar as chances de gerir um negócio de sucesso. Além de empreendedorismo, também serão abordados temas ligados a mercado, tecnologia, gestão empresarial, marketing, finanças, inovação e competitividade.

"Se você deseja ampliar conhecimento, a visão de oportunidades, conquistar segurança e melhorar o desempenho para a vida pessoal e negócios, o Empretec proporciona essa experiência", disse a técnica do Sebrae em Paulo Afonso, Nadja Monteiro. O investimento para a capacitação é de R$ 800, que podem ser divididos em até seis vezes no cartão de crédito.

Ascom/Sebrae-BA
publicado em 22 de Março / 2017 às 06:24

Encontro Nacional do Forró será realizado em Cruz das Almas-BA

Agentes culturais, artistas, músicos, autores, técnicos, produtores, empresários e pesquisadores do forró terão encontro marcado entre os dias 6 e 8 de abril, no Encontro Nacional do Forró, em Cruz das Almas. O evento irá discutir "Os rumos da forte e rica cultura do forró e de onde viemos, onde estamos e para onde nossa cultura pode caminhar?". Já confirmaram a participação nomes como os forrozeiros Alcymar Monteiro, Maciel Melo, Zelito Miranda e Sandrinho do Acordeon.

O evento tem como objetivo debater e propor planos e ações voltados para criar maior articulação e impulsionar as vivências entre os produtores da cultura do forró, trazendo pautas de discussão fundamentais para a realidade contemporânea dessa produção artística. O forró é um importante patrimônio cultural imaterial e contribui para o engrandecimento artístico do nordeste.

 "As matrizes do forró têm contribuído há mais de um século para a construção da identidade nordestina e nacional, especialmente no tocante aos seus gêneros, ritmos, modos de dança e saberes enraizados no cotidiano do povo nordestino e de várias comunidades espalhadas pelo Brasil, que tem o forró como marca de vivências coletivas do trabalho e de experiências festivas", afirmou Paulo Tear, um dos produtores do evento.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 22 de Março / 2017 às 06:00

Inscrições para projetos da Via Sacra seguem até dia 28 de março

Seguem até o dia 28 de março as inscrições para projetos de apresentação da Via Sacra que podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.juazeiro.ba. e na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), situada à Rua Carmela Dutra, 638, Centro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, até 29 de março. A inscrição é gratuita.

A Prefeitura de Juazeiro, na última gestão, foi a primeira na Bahia, a trabalhar com política de editais para espetáculos sacros porque reconhece que dessa forma democratiza o acessos dos recursos da Cultura. "Isso possibilita que diferentes agentes culturais possam participar. O edital dos espetáculos sacros é de suma importância para o fortalecimento dos grupos que participam e tudo de forma democrática.", completa o Gerente Municipal de Cultura, Ramon Raniere.

Ainda nesta semana será escolhida uma comissão para avaliar os projetos inscritos. Serão dois membros da Secretaria de Cultura e três da sociedade civil, que possuam notório saber artístico-cultural. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 21 de Março / 2017 às 23:00

Artigo: Dia da água, água de cada dia

Um país que é o mais rico em água doce do mundo

Que tem a maior malha hídrica de rios do planeta

Que tem chuva em todo território nacional

Quem tem seu ciclo das águas potencializado pela floresta Amazônica,

Que distribui suas águas pelo Amazonas Voador que vai até Buenos Aires

Ou até mesmo até a Patagônia

Que armazena as chuvas desse rio nos aquíferos do Cerrado

Ou até mesmo no Aquífero Guarani

Que tem um único rio que sai do Sul para o Norte, pela Depressão Sertaneja

E que se chama rio São Francisco

E que é alimentado pelas águas do Cerrado

Mas, que tem uma elite econômica e política que vê as florestas e as águas como inimigas

Que para produzir tem que destruir

Ou acha que riqueza é soja, boi e eucalipto, mas não a água, as florestas e sua biodiversidade

Que faz obras hídricas faraônicas, mas é incapaz de lançar um olhar sobre o manancial de onde essa água sai

Ou faz a água faltar nas casas e torneiras do povo

Que insiste em privatizar os mananciais ou o uso da água

Que polui seus rios e esgota seus aquíferos

Esse país merece a observação de um Papa argentino chamado Francisco: "O criador foi pródigo com o Brasil. Concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza. Mas, infelizmente, os sinais da agressão à criação e da degradação da natureza também estão presentes"

Esse país precisa de uma profunda conversão ecológica

E desenvolver uma nova cultura da água.

Por: Roberto Malvezzi (Gogó)

publicado em 21 de Março / 2017 às 22:30

Iniciados novos cursos do Qualifica Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, iniciou hoje as novas turmas de cursos profissionalizantes que fazem parte do “Qualifica Juazeiro”. Os cursos que incluem Depilação, Barbeiro, Penteado e Maquiagem, são realizados através do Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS).

As turmas são compostas por moradores atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Dom José Rodrigues (Centro POP).  

A dona de casa, Maria do Socorro, aluna do curso de Penteado e moradora do Parque Residencial, viu no curso uma oportunidade de melhorar de vida. “Estou desempregada há pouco tempo e vi nesse curso uma chance para conseguir me inserir no mercado de trabalho novamente”, declarou. Para a manicure, Carla Pereira, é sempre válido aprender novas profissões. “Sou manicure e aprendendo mais uma profissão conseguirei trabalhar em outras áreas para aumentar a renda de minha família”, completou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDIS
publicado em 21 de Março / 2017 às 22:00

Programa Caravana da Saúde será na UBS do bairro Santo Antônio

A Caravana da Saúde estará, nesta quarta-feira (22), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio, em Juazeiro. A comunidade terá acesso a consultas nas áreas de: cardiologia, ortopedia, endocrinologia e clínica geral. Também será possível realizar exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

O programa surgiu há pouco mais de um ano, com objetivo de reduzir as demandas reprimidas nas Unidades de Saúde do município. "A Caravana começou ainda na gestão de Isaac Carvalho e está sendo consolidada na gestão de Paulo Bomfim. É um projeto que está dando certo e que ganhou o respeito da comunidade e dos servidores", diz o secretário de Saúde, Plínio Amorim.

Esta é a 59ª edição de um programa que já realizou mais de 18 mil atendimentos. Na próxima semana, a Caravana volta para a zona rural, levando especialistas para o distrito de Massaroca.

Andrea Meireles/PMJ
publicado em 21 de Março / 2017 às 21:27

Juazeiro: Secretária visita obras da Praça CEU

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, visitou na manhã desta terça-feira (21) as obras da Praça CEU no bairro Tabuleiro, que estão em fase final de construção. A secretária foi acompanhada por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

A Praça CEU de Juazeiro está sendo construída numa área de 3.000 m² e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura (MinC). Para a secretária, essa é uma grande conquista para o município. “Ver uma obra com este impacto sendo finalizada na nossa cidade é a realização de um sonho, principalmente, para nós do social. A praça irá atender à comunidade oferecendo serviços de grande importância para todos, como os do CRAS, que também fazem parte desse projeto”, afirmou.

O superintendente da SEDUR, Vitor Barreto, destacou os benefícios que serão concedidos à comunidade. “Este é um equipamento de grande porte, um projeto que vai envolver toda a comunidade. Por exemplo, enquanto os pais estarão sendo atendidos nos vários serviços oferecidos, os filhos podem usar os parquinhos, a quadra. Teremos ainda teatro, pista de skate, mesa de jogos”, afirmou.

As Praças CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados - integram no mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer. A gestão desses espaços é compartilhada entre prefeitura e comunidade com a formação de um grupo gestor. A previsão é que a obra seja entregue no final do primeiro semestre. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 21 de Março / 2017 às 21:00

Obra de pavimentação da Rua Novo Juazeiro recebe ajustes finais

A comunidade do bairro Novo Encontro já pode comemorar. A obra de pavimentação da Rua Novo Juazeiro, mais conhecida como Rua dos 3 Postes, está praticamente concluída. A intervenção orçada em aproximadamente 1 Milhão e 700 mil reais, inteiramente custeada por recursos do município, tem extensão de 1 Km de via dupla com pavimentação asfáltica, meio fio, linha d’água, calçadas, canteiro central com largura de 2 m, estacionamento e esgotamento sanitário. “Hoje vivemos uma nova realidade, acabou a poeira, a buraqueira e a lama da época de chuva. Quando chovia a rua ficava intransitável, abríamos o comércio por obrigação, pois o acesso ficava complicado para os clientes”, declara o morador e comerciante, Luiz Ribeiro.

Segundo o engenheiro da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Paulo Leonardo Passos, estão sendo executados os serviços de limpeza da obra e correção da linha d’água.  “Ainda esta semana vamos executar a implantação da sinalização vertical, a horizontal já foi concluída e então a obra estará finalizada”, explica o engenheiro, acrescentando que além da pavimentação da Rua Novo Juazeiro, também foram pavimentadas duas travessas com o mesmo nome da rua e também a Rua E, todas ligam a Rua Novo Juazeiro a Rua Bela Vista, outra importante via do bairro.

O titular da SEDUR, Anderson Alves, destaca que a obra irá melhorar a mobilidade não só do bairro, mas de toda a região. “Muito em breve estaremos entregando oficialmente, junto com o prefeito Paulo Bonfim, mais esta importante obra para Juazeiro”. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 21 de Março / 2017 às 20:30

Integrante de quadrilha de roubo a banco morre em confronto com a PM em Irecê

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/ Semi-Árido foram recebidas a tiros por um dos integrantes da quadrilha que tentou roubar agências bancárias no município de Irecê, na última segunda-feira (20).

No revide, o acusado foi atingido e socorrido pelos policiais militares ao Hospital Regional de Irecê, mas ele não resistiu. O fato aconteceu nesta terça-feira (21), quando as guarnições realizavam diligência na região para localizar e prender os criminosos.

Durante a ação foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12. As guarnições apresentaram as armas apreendidas à Delegacia Regional de Irecê.

Departamento de Comunicação Social da PM-BA
publicado em 21 de Março / 2017 às 20:00

Taxa de Coleta de Lixo passa a ser cobrada nas contas de água dos moradores de Juazeiro

A taxa de coleta de lixo já começou a ser cobrada nas contas de água dos moradores juazeirenses. O custo da coleta antes era cobrado no valor do IPTU e era dividido em até 03 parcelas. Agora os moradores devm ficar atentos ao aumento nas contas e é importante ressaltar que o cálculo da taxa de coleta é de acordo com o comprimento da residência e por isso haverá variações de valores de uma conta para outra.

O Programa e Blog Geraldo José entrevistou nesta terça-feira (21) o Diretor-Presidente do SAAE de Juazeiro, Joaquim de Medeiros Neto, que explicou como a instituição decidiu aderir a cobrança da taxa de limpeza.

“A coleta e transporte do resíduo sólido acaba sendo deficitária para o SAAE. O que se gasta com a coleta e com a limpeza pública é deficitário. O lixo é um grande desafio e uma grande motivação. Nós precisamos ser muito eficientes. Boa parte do lixo, que é estimando em 60 toneladas por dia, 40% a 50% é reciclável. Em parceria com os catadores já colocamos alguns pontos de entregas voluntárias para as pessoas se mobilizarem e trazerem os matérias para serem reciclados. Essa decisão do governo municipal em cobrar a taxa de coleta de lixo nas contas de água foi uma decisão foi aprovada em sessão na Câmara dos Vereadores de Juazeiro na legislatura passada”, disse Neto.

O Diretor-Presidente do SAAE também esclareceu como a taxa cobrada já está sendo utilizada em favor dos moradores. “De imediato nós estamos coletando mais lixo do que quando não era cobrada a taxa de limpeza. Tínhamos sete caminhões de coleta e agora colocamos mais dois. A limpeza nós já estamos fazendo com duas patrulhas de máquinas. Com certeza iremos conseguir dar um resultado maior na limpeza da cidade”, pontuou.

Joaquim Neto concluiu a entrevista dizendo que “É uma conta simples de fazer e muito inteligente. As pessoas terão que pagar porque consomem água e tem a coleta de lixo. Nós não cobramos por limpeza de terrenos a população. É mais um desafio. Mais na frente olharemos para trás e veremos o quanto contribuímos para o desenvolvimento de Juazeiro”.

Nesta quarta-feira (22) Joaquim Neto participará ao vivo no programa Café com o Blog e dará mais explicações aos leitores do Blog Geraldo José, que nos acompanham pela nossa página no Facebook, sobre a cobrança da coleta de lixo nas contas de água. Neto também irá falar sobre as ações de conscientização para o uso da água no município.

Da redação Blog Geraldo José - Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 21 de Março / 2017 às 19:24

Mobilização de médicos em Juazeiro obtém importantes avanços em negociações com a prefeitura

Campanha salarial, melhores condições de trabalho e carga horária. Estes foram alguns itens da pauta de uma assembleia realizada na última segunda-feira (20) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Juazeiro, norte baiano. Após encontro com os médicos do município, o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, se disse otimista quanto à proposta de oficializar a carga horária para 32 horas (hoje, são 40 horas semanais). E também quanto às negociações visando a um reajuste de 25%. Com base em recente levantamento, encontrou-se uma defasagem salarial em torno de 60%.

O próximo encontro está agendado para dia 29, com secretário de Saúde de Juazeiro, Plínio Amorim. Outro pleito importante, segundo Magalhães, é a melhoria das condições de trabalho, incluindo aí melhor suprimento de medicamentos e materiais de consumo em geral. "O prefeito Paulo Bonfim disse que a saúde está entre as principais prioridades de sua gestão", observou Francisco Magalhães na expectativa de que o chefe do Executivo municipal mostre na prática o que apresentou no discurso. As expectativas estão voltadas agora para a reunião marcada para o dia 29.

Ler Matéria Completa
Ascom Sindimed
publicado em 21 de Março / 2017 às 19:00

EM REMANSO (BA), POPULAÇÃO VAI ÀS RUAS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Trabalhadores/as rurais, professores/as, estudantes e várias entidades de Remanso (BA), como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Colônia de Pescadores, realizaram um ato contra a proposta de Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional. A manifestação aconteceu ontem (20), no centro da cidade.

O ato teve início às 8h, na Praça Central. De lá, os manifestantes saíram em caminhada passando pelo mercado público e comércio. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/16 quer estabelecer uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem, inclusive os trabalhadores/as rurais, e um tempo mínimo de contribuição de 25 anos. A PEC da Previdência também prevê 49 anos de contribuição para os aposentados receberem o benefício integralmente.

Para a integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso, Beronice Ferreira, os trabalhadores e as trabalhadoras rurais serão os mais prejudicados com essa reforma. "Não estamos satisfeitos com essa reforma. Mais uma vez as mulheres estão sendo criminalizadas, por isso, precisamos nos mobilizar e reivindicar nossos direitos", afirmou. 

Comunicação CPT Juazeiro
publicado em 21 de Março / 2017 às 18:30

Univasf oferta uma vaga de estágio para Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI)

O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de uma vaga de estágio remunerado. Podem participar do processo seletivo estudantes do curso de Psicologia matriculados entre o 4º e o 6º períodos ou que tenham cursado entre 40% e 60% da carga horária total. O prazo encerra na próxima sexta-feira (24).

As inscrições são gratuitas e realizadas através do Sistema de Processo Seletivo da Univasf. No momento da inscrição, devem ser enviados o currículo Lattes, histórico escolar atualizado, horário do semestre em que o estudante está matriculado e uma carta de intenção, além da ficha de inscrição, disponível no Anexo I do Edital Nº 2/2017. Os candidatos também precisam entregar até sexta-feira (24), na sede do CEPPSI, cópias dos documentos que comprovem as informações presentes no currículo, reunidos em um envelope lacrado.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Março / 2017 às 18:00

I TORNEIO ESCOLAR DA XADREZ DA ACADEMIA JUAZEIRENSE DE XADREZ

Aconteceu em 18/03 (sábado), o I Torneio escolar de xadrez da AJX em 2017 na sede da Casa do artesão em Juazeiro- BA.

O evento organizado pela AJX, com o apoio de instituições parceiras, contou com a presença de 24 participantes oriundos das unidades de Ensino: Colégio da Polícia Militar de Juazeiro, Colégio Decisão, Colégio Geo de Juazeiro, Colégio Objetivo, Colégio Modelo.

Além de troféus e medalhas, a Academia premiou a escola de levou mais alunos, sendo o COM Juazeiro, a escola premiada. Os resultados do torneio ficou da seguinte forma:

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Março / 2017 às 17:29

Deputado Zó pleiteia na CAR projetos rurais para a região norte da Bahia

Visando trazer ações para o desenvolvimento rural na região norte da Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB), o prefeito de Uauá, Lindomar Dantas, e sua equipe estiveram na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na noite desta segunda-feira (20), pleiteando ao diretor-presidente, Wilson Dias parcerias para implantação de programas na região do semiárido.

" A CAR está empenhada com projetos, ações e programas que, se bem executados, terão grande êxito, e que visa estreitar a parceria entre o estado e os municípios. Como parlamentar que defende os trabalhadores rurais esse compromisso é muito satisfatório, principalmente neste momento de seca", salientou Zó.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias informa que a pretensão é criar políticas públicas para o desenvolvimento rural junto aos municípios, e assim estabelecer ações eficientes conforme cada local. Wilson acrescenta ainda, sobre a importância das parcerias entre as secretarias municipais de educação e agricultura onde os projetos são instalados.

Ascom/Deputado Estadual Zó
publicado em 21 de Março / 2017 às 17:00

Serviço Social do Hospital Dom Malan/IMIP promove ações em homenagem à mulher

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o serviço social do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina vem promovendo ações de gênero com gestantes, acompanhantes e funcionárias da unidade materno/infantil. Na semana passada, o grupo realizou um acolhimento com palestras e roda de diálogos com as mamães da casa de apoio e nesta segunda-feira (20) promoveu um dia de beleza com um delicioso café da manhã.

De acordo com a supervisora do setor, Kátia Silene, a iniciativa tem como objetivo homenagear as mulheres e promover um momento de reflexão sobre o papel delas na sociedade moderna. “Em todos os momentos a gente procura ressaltar a importância da data e a luta por direitos, mas os momentos de cuidado e carinho também são importantes e ajudam a elevar a autoestima. Isso também é empoderamento e nós queremos que todas as mulheres enfrentem os desafios da vida de peito aberto e confiantes”, ressalta.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 21 de Março / 2017 às 16:30

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina estabelece parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro

Os gestores do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina estabeleceram nesta segunda-feira (20) um parceria de cooperação com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, referente aos partos de baixa e média complexidade realizados nas duas unidades materno/infantis. O acordo verbal foi firmado durante uma visita do secretário de saúde da cidade vizinha, Plínio Amorim, e do superintendente de Atenção Especializada, Mário Machado, ao HDM.

A iniciativa tem como premissa aparar as arestas existentes entre os serviços de saúde que trabalham, quase sempre, acima da sua capacidade e precisam, vez outra, contra referenciar pacientes “A verdade é que todos os serviços enfrentam a superlotação diária e não possuem outra referência com o mesmo perfil de atendimento na rede PEBA para desafogar a demanda. Então, diante dessa realidade, nós precisamos ser ainda mais parceiros e colaborativos, diminuindo a burocratização e facilitando o entendimento”, ressaltou o superintendente do HDM, Etiel Lins.

Ler Matéria Completa
Ascom/Hospital Dom Malan/IMIP
publicado em 21 de Março / 2017 às 16:00

Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE celebra o Dia da Água

Nesta quarta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água, o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE apresentará uma programação especial alusiva ao dia. 

O evento terá início às 8h, no auditório do campus, com apresentação de palestras. Entre os convidados, os professores do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Marcos Lima e Giovanne Monteiro, além dos servidores Graciene de Souza e Nivaldo Ribeiro, que participarão da Mostra de Dissertações.

De acordo com o coordenador de pesquisa do campus Petrolina Zona Rural, Rodolfo Peixoto, o evento tem como principal objetivo discutir problemáticas relacionadas à água. "Vivemos numa região semiárida e, em algumas regiões, a água é fator limitante para o desenvolvimento local. Neste dia, serão discutidas alternativas de reuso da água e os aspectos relacionados à potabilidade. Além disso, serão apresentados os principais resultados das dissertações de dois colegas que fizeram mestrado no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), relacionados à temática", afirmou.

O dia Mundial da Água foi instituído em 22 de março de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a conscientização da população a respeito do uso da água, bem como a discussão sobre a importância de sua preservação.

O evento é gratuito e aberto ao público. 

Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.