Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Maio / 2019 às 20:00

HDM/IMIP discute “Restrição do Crescimento Fetal” com grandes centros de ensino e pesquisa do país

A equipe médica do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina discutiu, neste mês de maio, o tema “Restrição do Crescimento Fetal” com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mais 10 centros de assistência, ensino e pesquisa do país. 

O debate aconteceu por videoconferência, durante a reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – da qual o HDM faz parte. Dessa vez, o caso clínico da sessão colaborativa do SIG de Obstetrícia Patológica foi apresentado pela R3 de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Tocantins, Emanuelle Luana Voltolini. Diagnóstico e conduta foram abordados por professores da UFT. 

Ler Matéria Completa
Ascom HDM
publicado em 23 de Maio / 2019 às 19:30

Prefeitura de Petrolina aumenta em 100% a captação de recursos da saúde após avaliação do Ministério

A saúde de Petrolina sai mais uma vez na frente. Após avaliação do Governo Federal, a prefeitura aumentou em 100% a captação de recursos para as ações de promoção à saúde desenvolvidas pelos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF- AB). Com isso, a gestão municipal dobrará os valores obtidos junto ao Ministério da Saúde para investir na melhoria dos serviços ofertados.

A avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foi divulgada nesta terça-feira (21) e corresponde ao trabalho desenvolvido no período de setembro e novembro de 2017. O PMAQ é um instrumento utilizado pelo Governo Federal com o objetivo de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Maio / 2019 às 19:00

Petrolina: Projeto que concedia título de cidadania ao presidente Bolsonaro é retirado de pauta

Projeto do vereador Elias Jardim propõe Título de Cidadão Petrolinense ao Presidente Bolsonaro 

Mesmo com a maioria absoluta na Câmara de Petrolina,  o senador Fernando Bezerra Coelho passou vexame e para evitar um desgaste ainda maior com seu grupo político,  os vereadores de sua base retiraram de pauta, durante sessão ordinária desta quinta (23), o Projeto de Decreto Legislativo n° 026/2019 do vereador Elias Jardim que propunha o título ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

O presidente Osorio Siqueira evitou o constrangimento de ver a honraria ser rejeitada mesmo com 17 vereadores da base Governista e retirou o Projeto de discussão. O autor do Projeto justificou que ao perceber a rejeição à proposta preferiu adiar. "Percebemosa rejeição ao projeto e decidimos adiar, aguardar obras no município como por exemplo os viadutos, da BR 428", disse Elias Jardim.

A população lotou a plenária com faixas contrárias ao contingenciamento na Educação e vaiou os discursos dos vereadores do prefeito que usaram a tribuna, mesmo com o Projeto retirado de pauta, para defender a honraria para Bolsonaro. "A pauta não foi articulada a tempo, eu particularmente defendo e aprovo o projeto, traremos o projeto para votação em outro momento. Voto no Projeto na hora que voltar", disse Aerolande Cruz, líder do Governo de Petrolina.

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição
publicado em 23 de Maio / 2019 às 18:30

Hospital da Univasf pagou R$ 1.562.817,39, em 2018, para a compra de próteses ortopédicas

Foi durante o Carnaval de 2015 que a vida da trabalhadora rural Maroni Ferreira da Silva (37) virou de cabeça para baixo. Nascida em Juazeiro do Norte – CE, ela já morava em Petrolina-PE há alguns anos, onde tinha uma rotina tranquila até o dia em que se tornou vítima de um acidente de trânsito.

Maroni trafegava em sua motocicleta e seguia por um cruzamento, quando um motorista que dirigia um trator não respeitou a preferência e atravessou a via indevidamente. A motociclista não conseguiu frear a tempo e colidiu com o veículo. O impacto provocou fraturas no úmero, maxilar e no pé direito, sendo estas tratadas com cirurgias realizadas durante os sete dias que permaneceu internada no HU-Univasf.

Infelizmente, o acidente não se tornou apenas um acontecimento passado na vida de Maroni, pois as consequências dele ainda estão presentes. A fratura no braço esquerdo lesionou o nervo radial e prejudicou os seus movimentos, além de provocar dores fortes e constantes. Por conta das sequelas, ela foi obrigada a se afastar do seu trabalho em uma fazenda produtora de uva que garantia o seu sustento e independência.

Ler Matéria Completa
Ascom HU Univasf
publicado em 23 de Maio / 2019 às 18:04

Jafel luta neste sábado no Shooto Brasil

Pode se preparar, neste sábado, 25, o lutador de MMA Jafel Filho enfrentará mais uma batalhas em sua carreira. Diante de Vinicius Salvador, Jafel participará de mais edição do Shooto Brasil na categoria Peso Galo até 61Kg.

A luta terá transmissão do canal Premiere/Sportv e contará com toda nossa tarcida. Pra cima dele, Jafel!

Portal Zap
publicado em 23 de Maio / 2019 às 17:30

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO URGENTE! 

Atenção "bolsonaristas" juazeirenses, esqueçam o governador Rui Costa, o prefeito Paulo Bomfim e "esquerdistas" como eu, atravessem o rio, peçam ao presidente justiça,  respeito e apoio para concluir  o projeto SALITRE  e o "canal do sertão ". Dos mais de 31 mil hectares previstos, apenas pouco mais de 5 mil foram implantados e já apresentam maior produtividade. O projeto Nilo Coelho mudou Petrolina!

Quando Fernando Henrique visitou a "Fenagri" em Juazeiro,  o deputado Jorge Khoury facilitou o acesso ao presidente e o meu filho Moisés, entregou a ele uma canção que pedia amor ao rio São Francisco.

E eu sempre votei em Lula.

Mauricio Dias Cordeiro

publicado em 23 de Maio / 2019 às 17:06

Melhor qualidade da água traz benefícios à saúde e à economia

Com a maior reserva de água doce do mundo, o Brasil ainda sofre com a falta de medidas para a conservação desse recurso essencial para a vida e para a atividade econômica. Segundo o levantamento mais recente divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), 35 milhões de brasileiros não recebem água tratada e mais de 100 milhões não têm acesso a coleta de esgoto. Ainda de acordo com o estudo, apesar de avanços no saneamento, apenas 45% do esgoto gerado no País é tratado. “Essa  era uma pauta [esgoto] do século 19 que continuamos discutindo no século 21. Podemos comemorar algumas conquistas, mas ainda estamos muito atrasados quando falamos sobre a conservação da água”, afirma o doutor em Ecologia e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Marcelo Aranha.

O especialista lembra que investimentos para a conservação da água impactam positivamente na economia e trazem benefícios à saúde. “A conservação do recurso e ambientes mais limpos geram um entorno com condições humanas mais adequadas, diminuindo significativamente a disseminação de doenças ou a presença de agentes transmissores, como ratos e baratas”, explica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada dólar investido em água e saneamento resulta em economia de 4,3 dólares em saúde.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Maio / 2019 às 16:41

"Sobradinho é uma das cidades que acredita e investe nos empreendedores locais", afirma consultora do Sebrae

Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Administração e Fazenda (SEFAZ), trouxe para o município a oficina "Ser Empreender", como parte da programação da 11ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece entre os dias 20 e 23 de Maio. Durante a oficina oferecida aos empreendedores locais, a consultora do Sebrae, Maria Carmem Oliveira destacou a importância da parceria entre a gestão municipal e o Sebrae para o desenvolvimento do comércio em Sobradinho.

"Sobradinho é uma das cidades que acredita e investe nos empreendedores locais, como força motriz do desenvolvimento econômico. E a oficina "Ser Empreender" é uma forma de despertar as características empreendedoras nos comerciantes e futuros comerciantes de Sobradinho. Acreditamos que despertar o espírito empreendedor em cada um deles, é o meio de aprimorar o comércio e desenvolver a economia local. Assim, estimulamos os empreendedores a planejarem o futuro, para fazer o sonho acontecer", afirmou a consultora do Sebrae, Maria Carmem Oliveira.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Maio / 2019 às 16:30

ESPAÇO DO LEITOR: DO OUTRO LADO DO RIO

Os últimos acontecimentos envolvendo a cobrança de taxa de estacionamento vinculada a consumo pelo JUA GARDEN  me fez refletir e chegar a uma lamentável conclusão do por que o cidadão juazeirense sempre preferiu o outro lado do rio .

Lá tudo é diferente, lá a oferta de emprego é maior, lá as universidades e faculdades são melhores estruturadas, lá o comércio é mais dinâmico e pujante, lá o entretenimento é melhor, lá os poderes públicos são mais atuantes, lá os seus munícipes se orgulham da terra onde nasceram, lá em tudo se plantando dá, lá a cidade , lá o cidadão é respeitado nos seus direitos, lá é mais organizada . 

Muito diferente do lado de cá. Sabem o que é pior ? eu sou do lado de cá e me dói ter que aceitar essa diferença.

Ler Matéria Completa
Taciano Gustavo Medrado Sobrinho - Professor e cidadão juazeirense
publicado em 23 de Maio / 2019 às 16:15

Depois de chamar Bahia de lixo, líder do PSL diz que foi vítima de fake news do PCdoB

O deputado federal Delegado Waldir (PSL) se colocou como vítima de fake news nesta quinta-feira (23) após aparecer em vídeo dizendo que a “Bahia era um lixo” durante sessão na Comissão de Educação na Câmara (veja aqui). Em resposta endereçada aos baianos, Waldir acusou deputados do PT e do PCdoB de disseminarem notícias falsas contra ele. 

Líder do PSL na Câmara e eleito por Goiás, Walder disse em vídeo remetido aos “amigos da Bahia” que teve sua fala alterada pelo regitro compartilhado no twitter do deputado baiano Jorge Solla (PT). “Amo o povo baiano. Alguns deputados do PCdoB e do PT inventaram fake news ao mudarem minha fala para criarem uma cisma entre o Delegado Waldir e a Bahia”, diz o deputado.

O parlamentar declarou que na verdade chamou o governo do petista Rui Costa de lixo. “Ontem aconteceu uma polêmica na Comissão de Educação quando se discutia as greves nas universidades estaduais da Bahia. Deputados do PCdoB querem tapar o sol com a peneira dizendo que as universidades são maravilhosas”.  O governador Rui Costa (PT) mandou Waldir "trabalhar" e "respeitar a Bahia" após o bolsonarista dizer que o estado é "um lixo governado pelo PT.

Bahia Noticias
publicado em 23 de Maio / 2019 às 16:00

Concerto da prefeitura levará música instrumental à orla de Petrolina nesta quinta

A Philarmônica 21 de Setembro se apresenta, nesta quinta-feira (23), em mais uma noite de shows do projeto Concertos Populares da Prefeitura de Petrolina. A iniciativa tem atraído petrolinenses e turistas para a orla, levando música instrumental ao ar livre para quem circula na região central da cidade.

Sempre com apresentações diferenciadas, nesta quinta-feira (23), quem for ao monumento #EuAmoPetrolina poderá assistir a uma apresentação com muita música regional e uma prévia do período junino. Regida pelo maestro Hélio Lima, a orquestra promete conquistar a atenção do público.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Maio / 2019 às 15:36

3ªCIA/6º BPM APRESENTA INDIVÍDUO POR INVASÃO A DOMÍCILIO

Na noite de 22maio19, quarta-feira, às 21h55, a Guarnição da 3ª Cia/Jaguarari, concluiu diligencia iniciada às 18h, tendo apresentado na Depol um indivíduo, haja vista, ter retirado, sem permissão, da residência de sua ex-esposa, uma motocicleta, o autor foi localizado na casa da sua mãe, em face da existência de uma medida protetiva em desfavor do autor, a guarnição conduziu vítima e autor para a Depol, onde foi dado início um Inquérito Regular por invasão a domicílio.

Ascom/6º BPM
publicado em 23 de Maio / 2019 às 15:04

Audiência pública discutirá solução para abastecimento de água em Rajada

Dia 9 de junho às 9 horas na Escola Municipal José Cícero de Amorim no Povoado de Rajada acontecerá uma Audiência Pública para discutir a situação o abastecimento de água na comunidade em outras localidades rurais. Várias autoridades políticas foram convidadas com intuito de formalizar o anseio da população de que sejam encontradas as soluções para o problema que afeta as comunidades rurais de Petrolina. 

A Audiência Pública foi um requerimento do vereador e líder da Bancada de Oposição Paulo Valgueiro e do vereador Manoel da Acosap com o objetivo de discutir com autoridades competentes a dificuldade do abastecimento das comunidades rurais, sobretudo na comunidade de Rajada.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Maio / 2019 às 14:30

Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar as consequências do corte orçamentário na UNIVASF e IFBA

Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar as consequências do corte orçamentário na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Paulo Afonso, e no Instituto Federal da Bahia (IFBA), nos campi de Paulo Afonso e Euclides da Cunha, na Bahia. O inquérito civil público foi instaurado pelo procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho, segundo portaria publicada nesta quinta-feira (23).

No documento, o procurador considerou os termos do Decreto nº 9.725, que extingue cargos em comissão e funções de confiança e limita a ocupação, a concessão ou a utilização de gratificações. Além disso, considerou o bloqueio de 30% na verba de todas as universidades e institutos federais do país, justificado pelo Governo Federal como reajuste orçamentário.

O representante do órgão federal avaliou que a extinção generalizada de cargos e funções comissionadas pode atingir postos essenciais da administração e “fatalmente ocasionará danos ao direito à educação dos atuais e futuros alunos da instituição”.

Ler Matéria Completa
MPF
publicado em 23 de Maio / 2019 às 14:10

Líder do PSL na Câmara diz que a “Bahia é um lixo e é governado pelo PT”, governador manda deputado respeitar o Estado

Durante uma sessão da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, em Brasília, na quarta-feira (22), o líder do PSL da Casa, Delegado Waldir, afirmou que a “Bahia é um lixo”. Ele ainda completou dizendo que o lixo era governado pelo PT, se referindo ao governo estadual que é comandado por Rui Costa (PT). Um colega precisou conter as ações do deputado goiano, que estava visivelmente alterado.

A confusão contou com a participação de membros da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) na sessão. Aos gritos, o parlamentar ainda chama os estudantes presentes de “maconheiros”. Parlamentares do PSL tentaram impedir que a presidente da sessão, a deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), questionasse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O titular do MEC disse que não iria falar com os estudantes.

Ler Matéria Completa
Bahia Noticias Foto: Agencia Senado
publicado em 23 de Maio / 2019 às 14:00

Petrolina: Professora doutora Cândida Beatriz fará palestra "Sustentabilidade e Energia Solar, a importância de energias renováveis"

Estão abertas as inscrições para a palestra 'Sustentabilidade e influência da energia solar' que acontece nesta sexta-feira (24) em Petrolina. O objetivo do evento é discutir os benefícios de se investir em energias sustentáveis. A palestra ministrada pela engenheira agrônoma, doutora Cândida Lima, abordará a importância da redução da concentração de gases poluentes na atmosfera para preservação de recursos naturais.

A atividade acontece às 19h30, no auditório da instituição na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) localizada na avenida Clementino Coelho, 714, Centro. As inscrições podem ser feitas na recepção do locaL e é  necessária doação de um pacote de leite que será doado a instituições.

Redação Blog
publicado em 23 de Maio / 2019 às 13:42

Manifestações marcam sessão na Câmara de Petrolina e projeto de cidadania a Bolsonaro é retirado de pauta

Manifestações na sessão desta quinta-feira(23), na Casa Plínio Amorim levou o presidente Osório Siqueira a retirar o projeto de lei de decreto legislativo 026/2019 que concede titulo de cidadão ao presidente da República. Representantes do Sintepe, DCE da UNIVASF,  movimentos sociais, entidades de classe, se manifestaram contra o projeto de lei de decreto legislativo número 026/2019 que concede título de cidadão ao presidente da república jair Bolsonaro.

Estudantes também prosteraram contra com o corte  de 30% dos recursos das universidades, medida que atinge diretamente  a Univasf e o IF sertão. O autor do Projeto justificou que ao perceber a rejeição à proposta preferiu adiar. "Percebemos a refeição ao projeto e decidimos adiar, aguardar obras no município como por exemplo os viadutos, da BR 428", disse Elias Jardim.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Jean Brito e Maria Lima
publicado em 23 de Maio / 2019 às 13:00

Estudantes do Aprova Juazeiro visitam instalações da Faculdade de Medicina de Juazeiro

Os estudantes do Programa Municipal ‘Aprova Juazeiro’ visitaram na semana passada, as instalações da primeira Faculdade de Medica da Estácio, localizada na BR 407, em Juazeiro. Acompanhados da diretora do cursinho Bios, Mary Saraiva, os estudantes participaram de uma aula prática de Primeiros Socorros, conheceram os laboratórios de microbiologia e fisiologia humana e tiraram dúvidas sobre o curso de Medicina oferecido pela faculdade. 

O estudante do Aprova, Adelson de Oliveira, de 30 anos, contou que foi muito positiva a visita e que teve oportunidade de tirar dúvidas sobre o curso. “Eu já estava decidido a fazer medicina, agora reforçou mais ainda a vontade de realizar o meu sonho de ser médico. Tenho estudado cerca de 12 horas por dia, além de participar dos simulados realizados pelo cursinho. Essa iniciativa da Prefeitura de Juazeiro de proporcionar aos alunos das escolas públicas, que não tem condições financeiras para se preparar e ingressar na universidade, é a melhor de todas. Eu tenho aproveitado bastante essa oportunidade e estou estudando muito para ser aprovado”, afirmou o estudante, morador do bairro Antônio Guilhermino, ex-aluno do Colégio Codefas.

Ler Matéria Completa
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 23 de Maio / 2019 às 12:30

Artigo - Núcleo Pilar, um Oásis na Caatinga!

O Distrito Núcleo Pilar do Município de Jaguarari, Bahia, é um lugar onde se vive destacado exercício da cidadania, se comparado a maioria dos outros locais urbanos do Estado, uma estrutura construída pela então empresa estatal Caraíba Metais/SA (Mineração Caraíba), na atualidade, reformado pós processo de privatização em 1994, onde os trabalhadores, entre outras conquistas, passaram a ser donos das casas e apartamentos.

Tal comunidade tem um dos melhores níveis de formação política, cultural, social da Bahia, e olhe lá: boa compreensão de direitos e deveres; gosto musical qualificado, observado inclusive nos bares; consciência eleitoral histórica; povo solidário e fraterno; e clara consciência de classe!... Salve-se, a qualquer exceção, ou suposto exagero!

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Maio / 2019 às 12:00

Batalha da Dança entra em sua fase decisiva Vem ver:

Valorizando uma das mais belas artes existentes, o Batalha da Dança, concurso promovido pelo Portal Zap, entra em sua fase decisiva. Após os jurados terem escolhidos os cinco melhores vídeos, entre dezenas enviados para o nosso site, no último domingo, 19, foram gravados os vídeos que irão para votação em nossa página especial entre os dias 27 de maio até 08 de junho.

Após essa fase de votação, um dançarino (a) ou equipe será escolhido pelo público no site e no dia da grande final, dia 09 (domingo) às 16h na praça de alimentação do River Shopping, o corpo de jurados escolherá mais um finalista de acordo com a performance ao vivo. Os dois times (Um escolhido pelo voto popular pelo site e outro pelos jurados no dia da final) serão avaliados pelo público presente no River Shopping e somente um será o grande vencedor da primeira edição da Batalha da Dança.

Fiquem ligados!

Portal Zap
publicado em 23 de Maio / 2019 às 11:30

Audiência pública vai ouvir testemunhas do assassinato da Jovem Alice Nilza

Será realizada na sexta-feira (24), a audiência pública, a partir das 8hs,  em Juazeiro, quando será ouvidas as testemunhas do barbaro crime que levou a morte da jovem de 18 anos que foi encontrada morta às margens do Rio São Francisco, próximo a Uneb. Um homem foi preso em flagrante, acusado de cometer o crime. 

Segundo os laudos, Alice Nilza Rodrigue foi morta a pedradas. De acordo com a delegada Licelma Bonfim, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Juazeiro, o suspeito, identificado como Nielton Gonçalves Soares, já havia tido um caso com Alice e queria ter um relacionamento sério com ela. A vítima, entretanto, não correspondia à vontade do suspeito e, por isso, ele teria a matado. 

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 23 de Maio / 2019 às 11:00

Deputado Roberto Carlos requer detectores de metal nas salas de cinema, teatros e casas de show

Está em tramitação, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei 19.995, de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), com a finalidade de garantir a obrigatoriedade de instalação de detectores de metal nas salas de cinema, teatros e casas de show, na Bahia.

De acordo com o parlamentar, a perplexidade e inquietação que sentimos quando nos deparamos com ações de violência em casa de espetáculos e cinemas nos fazem pensar sobre a criação de políticas públicas que garantam mais tranquilidade à população. “A segurança que, atualmente, é oferecida ao público nesses estabelecimentos, não garante a tranquilidade nesse quesito, uma vez que não se pode ter controle do que se leva nas bolsas e bolsos das pessoas quando adentram em uma sala de cinema, por exemplo, deixando a população amedrontada e insegura”, afirmou o deputado roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 23 de Maio / 2019 às 10:31

Deputado Zó se reúne com professores das universidades e presidente da Alba 

Com uma história de luta ao lado dos profissionais da educação e do ensino público, o deputado estadual Zó (PCdoB) busca contribuir para acabar o impasse entre governo e universidades estaduais. A greve foi iniciada no dia 4 de abril, pelas quatro instituições: Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. Juntas, possuem 50 mil alunos matriculados.

Zó  participou de uma reunião com o deputado Targino Machado,  professores da Uneb e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal:"O objetivo foi pedir ao chefe do Parlamento que faça a intermediação junto ao governo para abrir um canal de diálogo entre docentes e Executivo. O entendimento é o melhor caminho para se encontrar uma solução que possibilite o retorno das aulas", disse Zó.

Estavam representando os professores das universidades estaduais, Lilian Marinho, Ronalda Barreto, Márcia Virgínia e Abraão Penha.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Maio / 2019 às 10:00

SAAE inicia recadastramento de usuários na sede e no interior de Juazeiro

Buscando melhorar a oferta de água em todo o município através do seu uso consciente o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro inicia essa semana o recadastramento de todos os seus usuários fazendo nesse primeiro momento, um diagnóstico para identificar possíveis falhas no abastecimento.

As equipes que irão fazer o levantamento já passaram por treinamento e estarão devidamente identificadas com crachás, iniciando o trabalho nos bairros da cidade e, posteriormente, nos Distritos. “Um trabalho necessário para que possamos atualizar nossos cadastros e corrigir alguma falha existente. Juazeiro cresceu muito nos últimos anos e ainda temos bairros cujos moradores não possuem registro junto ao SAAE. Essa será uma oportunidade de regularizar estes novos usuários”, explica o gestor  administrativo financeiro do SAAE, Raymundo Carvalho Filho.

Ler Matéria Completa
Antônio Pedro – Ascom/SAAE
publicado em 23 de Maio / 2019 às 09:30

Setre promove capacitação de gestores municipais em Juazeiro e Cruz das Almas

A Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Esporte e Lazer, realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), terá edições em Cruz das Almas e em Juazeiro, nos dias 24 e 31 de maio, respectivamente. O objetivo da ação é orientar cerca de 90 gestores dos Territórios do Recôncavo, Sertão do São Francisco e Piemote Norte do Itapicuru sobre as ferramentas disponíveis para acessar as políticas públicas estaduais e federais de esporte e lazer.

O curso vai abordar temas como: programas Fazatleta e Bolsa Esporte; elaboração de projetos esportivos; formas de captação de recursos; celebração de convênios; contratos e ajustes de cooperação técnica ou financeira disponíveis para os municípios e outras entidades; e criação do Conselho e Fundo Municipais de Esporte e Lazer. Os conteúdos serão ministrados por meio de palestras e dinâmicas de grupo, com auxílio de material didático distribuído aos participantes.

Ascom Setre
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.