Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
01 de Outubro / 2014 às 07:30 | 1 Comentário

Nesta quarta-feira (01), estudantes de Petrolina, juntamente com movimentos sociais e estudantis do Vale do São Francisco, realizarão um ato de repúdio ao reajuste da tarifa de ônibus na cidade. O ponto de encontro dos manifestantes será na praça Dom Malan (praça da Catedral), às 9h.

O ato tem como principal objetivo a insatisfação diante do aumento da tarifa de ônibus em Petrolina, que passou de R$ 2,35 para R$ 2,60. Para o grupo que está organizando o ato, o aumento é abusivo, visto que os ônibus permanecem em condições precárias, com atrasos e super lotação.

Segundo a representação do movimento contra o aumento da tarifa, é necessário o apoio da população, da mídia, dos profissionais do direito e de outros movimentos para que os valores abusivos sejam cessados. O reajuste foi autorizado judicialmente, e o movimento acredita que só judicialmente ele pode ser combatido. Sendo necessário a organização da população para que o judiciário observe a insatisfação dos principais interessados: os usuários do serviço.

Por Lícia Loltran
Eleições
01 de Outubro / 2014 às 07:00 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Lideranças políticas de centenas de municípios da Bahia declaram apoio ao deputado Roberto Carlos, na reta final desta campanha como, por exemplo, das cidades de Juazeiro, Sobradinho, Araci, Uauá, Pojuca, Casa Nova, Cansanção, Filadélfia, Itanagra, Ibipitanga, Itagimirim, Vera Cruz, Biritinga, Porto Seguro, Valença e muito mais.

De acordo com o prefeito de São Miguel das Matas, Manuel Alves (Teté), essa adesão era prevista devido ao trabalho que o parlamentar sempre desempenhou na Assembleia Legislativa da Bahia.

“Roberto Carlos está sempre apresentando importantes Projetos de Leis que beneficiam a população que mais precisa, sem falar que é o deputado que destina Emendas Parlamentares para todas as cidades da Bahia, o que resulta em obras para todo Estado”, disse o prefeito Teté.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
01 de Outubro / 2014 às 06:30 | 1 Comentário

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar (PM), convoca mais 400 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2012 para ocupar vagas de praças na PM e Corpo de Bombeiros. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do final de semana (27 e 28 de setembro).

Os candidatos foram convocados para entrega de documentação exigida e realização de exames pré-admissionais, tais como avaliação psicológica, exames médico-odontológicos e teste de aptidão física, além da investigação social.

Dos 400 convocados, a região de Salvador ficará com 126; a de Juazeiro, 37; Feira de Santana, 74; Ilhéus, 49; Vitória da Conquista, 38; Barreiras, 38; e Itaberaba, 38.

Os convocados devem ficar atentos ao prazo para as apresentações e realizações de exames nas datas e locais indicados no edital de convocação.

Secom Bahia
Política
01 de Outubro / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

Com um trabalho diário de manutenção, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) leva cotidianamente uma série de ações que melhoram significativamente a qualidade de vida da população. Esta semana o Governo Municipal realizou o patrolamento de ruas sem pavimentação no bairro Sol Nascente, beneficiando 3 km de extensão. O objetivo dos trabalhos que contou com o auxilio de uma patrol e caminhão-pipa foi deixar as vias com condições adequadas e possibilitar aos motoristas e pedestres um deslocamento seguro e confortável.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, o governo vem realizando de forma constante essa manutenção, no sentido de melhorar a infraestrutura da área urbana do município. Ainda segundo o secretário, mais de 200 km de ruas não pavimentadas receberam serviços de patrolamento entre o ano de 2013 a setembro de 2014. A iniciativa já beneficiou ruas nos bairros Jardim Flórida, Codevasf, Itaberaba, Alto do Alencar, Alto da Aliança, Palmares, Kidé, Parque Residencial, São Geraldo, Parque Centenário, Piranga, Tabuleiro, Canudos II, Monte Castelo, Juazeiro IV, Loteamento Monte Serrat, Palmares I e II.

Informações: SESP
Eleições
01 de Outubro / 2014 às 02:26 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O debate da Rede Bahia desta terça-feira (30) não trouxe grandes novidades para o último embate entre os candidatos ao governo do Estado. Os cinco presentes evitaram voltar suas perguntas apenas para os principais candidatos e tentaram manter um equilíbrio entre os direcionamentos escolhidos. O único direito de resposta foi dado por William Waack a Paulo Souto (DEM), chamado de “testa de ferro” de ACM Neto por Marcos Mendes (PSOL). O democrata reclamou pela insistência dos concorrentes em citar seu nome. "Como dizem os jovens, estão querendo me bater de galera", comparou. Rui Costa (PT) aproveitou para alfinetar Lídice da Mata (PSB) ao pedir que ela não esquecesse que também fez parte do governo de Jaques Wagner (PT), e Rogério Tadeu da Luz (PRTB) utilizou suas considerações finais para criticar o Kit Gay, que serviria para que as crianças aprendessem sobre “sexo e outras atrocidades”. Durante as participações, as presidenciáveis Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT), foram as mais citadas por seus apoiadores estaduais, apesar de Luciana Genro também ter sido citada. Aécio Neves (PSDB) e Levy Fidélix (PRTB) não foram mencionados. Foram abordados temas gerais, como segurança pública, saúde, educação e transporte, além de outros mais específicos como turismo e tratamento para pessoas contaminadas por metais pesados.

BN Foto: Betto Jr. / Ag.
Espaço do Leitor
30 de Setembro / 2014 às 23:00 | 13 Comentários

“JOÃO 8:32 ...E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.”

Começo a escrever essas linhas afirmando o contrário da frase epigrafada: NÃO CONHECEREIS A VERDADE, POIS A VERDADE VOS APRISIONARÁ!

Sempre penso sobre Juazeiro. Qualquer análise que fiz, faço, e por ventura, venha a fazer, tem como premissa originária fundamental a cidade de Juazeiro. Fui perguntado esse ano: Fred, como estará Juazeiro daqui a dez anos? Respondi de pronto: muito pior do que hoje. Volto a esse questionamento pela certeza absoluta da resposta, mas quero aprofundar o mecanismo que me levou àquela assertiva.

O pensamento precede a ação. Não é possível que se realize absolutamente nada sem formulação hipotética anterior. Quero demonstrar que minha resposta está calcada na total falta de debate sobre essa cidade. Desconheço debate partidário, público, acadêmico ou de qualquer outra ordem tratando de aspectos econômicos, sociais, culturais, educacionais, de saúde, infraestrutura, segurança dentre outros. Nada, nada, nada! Onde estão sendo discutidas as hipóteses que constituirão uma suposição admissível?

Logo, como é que vamos estar no futuro de outra forma que não seja muito pior?

Propositalmente inverto a silogística aristotélica para ser fiel ao título do texto e reafirmar que o caminho trilhado nos levará irremediavelmente ao fracasso. Formular hipóteses requer bases aonde serão geradas as suposições. Onde está o levantamento das problemáticas da cidade? Não estou falando aqui de “achismos” não. É fundamental ter um estudo estratégico concreto sobre: - origem, causa, efeito e solução. Não temos.

Logo, como é que vamos estar no futuro de outra forma que não seja muito pior?

Ouço muito falar de grupos políticos que sempre se formarão para “salvar” a cidade. Mas invariavelmente terminam tratando de eleições (é nessa época que os convites aparecem), nunca ouvi de nenhuma pessoa as palavras mágicas: “vamos construir uma equipe capaz de captar recursos, de potencial técnico e fazer um estudo estratégico sobre a cidade”. Poderia deixar explícito aqui os ganhos formidáveis politicamente dessa ação concreta, mas prefiro permitir que as mentes sejam capazes de apreender o conteúdo dessa ação.

A política (na República de Platão compreende a forma de guiar o governo pela influência da opinião pública) em Juazeiro está dissociada completamente dos cidadãos. Pensar e expressar opiniões que trilhem caminhos adversos do status quo vigente é um acinte! Uma sentença de morte social e profissional! Logo (des) qualificado como polemista, arrogante, histriônico ou louco. E se não tiver dinheiro então, coitado. Jamais terá escutada uma palavra proferida pelo incauto atravancador dos processos políticos alheios.

Como as pessoas podem fazer parte de uma coisa que a muito poucos é permitido participar?

Pesquisar, informar-se, formular, saber de coisas além da realidade das mentes politicamente dominantes é crime de condenação perpétua. Quanto se pode saber estudando, avaliando, debatendo, tentando chegar a uma verdade capaz de finalmente nos tirar do ostracismo conceitual, material, formal... Mas não! Aqui em Juazeiro é melhor “NÃO CONHECER A VERDADE, POIS A VERDADE VOS APRISIONARÁ!”.

Frederico Pontes – juazeirense.

Eleições
30 de Setembro / 2014 às 22:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Na reta final da campanha rumo a Assembleia Legislativa, o candidato a deputado estadual, Tiziu (PT-BA), realizou mais uma caminhada na noite de ontem (29) em sua terra natal, Sobradinho. Desta vez, foi na Quadra S 13, da Vila São Joaquim que Tiziu mostrou a força de sua candidatura.

Acompanhado de sua mãe, dona Marta, lideranças políticas e religiosas como o vereador Adilson (PT) e o padre João Sena, militantes, amigos e familiares, Tiziu percorreu as ruas da Quadra S 13, da Vila São Joaquim, onde foi recebido por diversas pessoas que o aguardavam nas portas de suas residências. Por onde passava, Tiziu era recebido com manifestações de carinho e apoio por crianças, jovens, adultos e idosos. Muitos sentiram-se entusiasmados e  seguiam em caminhada junto com candidato, panfletando, carregando bandeiras e cantando.

Ao final, Tiziu agradeceu a presença de todos e falou de suas propostas de mandato para toda a Bahia e reafirmou seu compromisso com Sobradinho. “Lutarei por projetos que possam trazer mais benefícios para a população e Sobradinho certamente será contemplada”, finalizou Tiziu.

Ascom Tiziu
Informativos
30 de Setembro / 2014 às 22:01 | Nenhum Comentário

Descontos variam de R$ 0,05 até R$ 1,00

Visando atenuar o impacto do reajuste tarifário promovido na semana passada, o SETRANVASF – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco -  apresentou à EPTTC proposta para oferecer desconto nas passagens pagas com o cartão eletrônico “BIP”, comercializado pela entidade e aceito pelas empresas de ônibus urbano de Petrolina. Com o desconto o SETRANVASF espera, ainda, reduzir a quantidade de passagens pagas em espécie, aumentando a segurança e agilizando os embarques.

A proposta foi aceita pela EPTTC ontem, 29/09, e entrou em vigor hoje, 30/09. Sendo assim, os passageiros que pagarem suas passagens com cartões BIP Cidadão ou Trabalhador pagarão R$ 2,50 nos dias úteis e sábados (desconto de R$ 0,10) e apenas R$ 1,50 aos domingos (desconto de R$ 1,00). Já os estudantes pagarão R$ 1,25 todos os dias. Hoje a tarifa custa R$ 2.60 e a meia-passagem estudantil fica por R$ 1,30.

Outra novidade é que os estudantes poderão recarregar os cartões pela internet, sem precisar ir até o SETRANVASF. A recarga pela internet será feita para compras acima de 15 passagens, mediante cadastro prévio. Já os usuários do BIP Cidadão ganharão 10 novos postos de venda, que serão espalhados em diferentes bairros da cidade. A localização dos novos postos ainda está sendo definida.

Por fim, para facilitar o acesso dos idosos, hoje impedidos de usar os assentos posicionados após a catraca, será criado o cartão “BIP Melhor Idade”. Com o novo cartão, os idosos com mais de 65 anos poderão passar livremente pelas catracas, sem pagamento de tarifas, como prevê a lei, e com isso, poderão ocupar qualquer assento no interior dos ônibus, não tendo mais que viajar separados de seus familiares, como acontece hoje. A partir de 2015 todos os idosos com mais de 65 anos deverão utilizar o novo cartão.

Setranvasf

Eleições
30 de Setembro / 2014 às 22:00 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Candidata ao senado federal realiza visita em cidades do interior do Estado

Feira de Santana, Camaçari e Simões Filho são alguns dos municípios que receberão nesta quarta-feira [01.10] a presença da candidata ao senado federal, Eliana Calmon (PSB). Caminhada nas principais avenidas das cidades, encontro com militâncias e entrevistas em rádios fazem parte da agenda de compromissos da candidata pela coligação “Coragem para Mudar Bahia”.

Eliana Calmon

Eliana Calmon é ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também ocupou o cargo de corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A magistrada é conhecida pela luta contra a corrupção dentro dos órgãos federais, chegando a investigar irregularidades nos tribunais.

Ascom Eliana Calmon
Eleições
30 de Setembro / 2014 às 21:30 | 7 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Alegria e muita animação marcaram as caminhadas promovidas pelo candidato a deputado federal Joseph Bandeira (PSB) na noite desta segunda-feira (29) no Mandacaru e também no povoado do Rodeadouro. A receptividade foi a melhor possível e entusiasmado o candidato aproveitou para agradecer. “O carinho que o povo de Juazeiro tem demonstrado nas caminhadas espontaneamente só posso retribuir com trabalho”, garantiu Bandeira que pela terceira vez pode retornar à Câmara Federal.

Ascom Joseph Bandeira
Variadas
30 de Setembro / 2014 às 21:00 | 4 Comentários

Uma senhora moradora da rua das Algarobas, Invasão Airton Sena, no bairro Itaberaba, foi atingida por um fio da rede de alta tensão das casas do Programa Federal Minha Casa Minha Vida na tarde desta terça-feira (30). Segundo populares em contato com o Blog, uma máquina da empresa Sertenge que executa a obra atingiu um poste da rede de alta tensão e o fio acabou atingindo a perna da senhora que é mãe de três filhos. Familiares e populares acabaram por impedir a retirada da máquina através de um guincho contratado pela empresa. Com ferimentos graves na perna e na barriga, a vítima foi conduzida para uma unidade hospitalar de Juazeiro debaixo de muita revolta por parte da população.

Eleições
30 de Setembro / 2014 às 20:29 | 7 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
Dilma Rousseff (PT): 39%
Marina Silva (PSB): 25%
Aécio Neves (PSDB): 19%
Pastor Everaldo (PSC): 1%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Zé Maria (PSTU): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
Eymael (PSDC): 0%*
Levy Fidelix (PRTB): 0%*
Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 7%

* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 23, Dilma tinha 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%.

Leia mais.

No Datafolha Dilma tem 40%, Marina, 25%, e Aécio, 20%.

Confira AQUI.

G1
Política
30 de Setembro / 2014 às 20:00 | 27 Comentários

Os Vereadores de Sento-Sé foram convocados para uma Sessão Extraordinária na tarde desta terça-feira (30) para dar posse ao Vice-Prefeito Manoel da Paixão Santos Reis (Paixão do Piri) devido ao Afastamento Cautelar do Prefeito Ednaldo dos Santos Barros determinado pelo Tribunal de Justiça da Bahia na Ação Penal Originária nº 0013521-85.2009.805.0000-0.

Em decisão unânime no julgamento da Ação Penal Originária nº 0013521-85.2009.805.0000-0, no dia 25/09 os Desembargadores integrantes da Segunda Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, julgaram procedente a imputação contida na denúncia, e condenaram Ednaldo dos Santos Barros com base no incurso do art. Art. 1º, inciso I,  do  Decreto-Lei  nº  201/1967,  ao  cumprimento  da  pena privativa de liberdade de 05 (cinco) anos de reclusão, em regime inicialmente semiaberto, decretando-se, ainda, a perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular, na forma do  art.  1º, §§ 1º e 2º, do Decreto-lei nº 201/1967 e Afastamento cautelar do condenado, com fundamento no art. 2º, inciso II, do Decreto-lei nº 201/1967.

Expediram ofício comunicando o teor do acórdão ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia, à Câmara de Vereadores de Sento Sé, bem como à Promotoria de Justiça Criminal e ao Juízo de Direito da Vara Crime, ambos da Comarca de Sento Sé. Conforme documento em anexo na próxima quinta (02) serão julgados mais dois processos contra o ex-prefeito Ednaldo Barros.

Ação Penal  nº 0005543-57.2009.8.05.0000 por dano ao erário, irregularidades na aquisição de material de construção

Ação Penal  nº 0005543-57.2009.8.05.0000 por dano ao erário, irregularidades na aquisição de material de limpeza

As duas ações em curso junto à Segunda Câmara Criminal, estão sob a relatoria do Desembargador Carlos Roberto Santos Araújo.

Com informações do PT de Sento-Sé e Fotos de Tonny Lopes do Site Sent-Sé Agora
Variadas
30 de Setembro / 2014 às 19:30 | 1 Comentário

No último final de semana, a Vara da Infância e Juventude de Petrolina finalizou o 1º curso de prevenção e conscientização sobre a vitimização no trânsito.  Cerca de 40 pessoas compareceram ao auditório do Fórum Manoel Souza Filho a fim de participar do ciclo de palestras. As palestras tiveram início na sexta e se estenderam até o sábado. O evento faz parte da operação que combate a condução de veículos automotores por menores de 18 anos, ou por maiores que conduzam crianças irregularmente nas vias da cidade.

As palestras foram ministradas pelo diretor presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro e o coordenador de educação, Jilmar Barros, ambos com o tema Acidentes de Moto! Culpa de quem?. Também foram abordados os temas Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes, com representantes do Corpo de Bombeiros e da Vara da Infância e Juventude. O Juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Franco Bacelar, fez a abertura do curso e orientou os presentes sobre as consequências judiciais em caso de reincidência. “Ao final do curso, foi feito uma avaliação com os participantes e todos que tiveram aproveitamento suficiente receberam certificado. Aqueles que faltaram ou foram apenas um dia, terão que fazer o curso completo em nova oportunidade”, explicou Bacelar.

 OPERAÇÃO

No dia 7 de agosto, a Vara da Infância e Juventude de Petrolina, em mais uma ação do seu programa Resgate: Educação com Justiça e Segurança, reuniu outras autoridades para assinar uma Ata Pública que formaliza a luta contra a condução de veículos automotores (terrestres e aquáticos) por menores de 18 anos. Assinaram o documento: as Polícias Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, EPTTC, Secretaria da Ordem Pública e Guarda Municipal.

Iniciaram-se as blitz denominadas “Pequeno Cidadão” para verificar situações de risco no trânsito, como adolescentes conduzindo as motos conhecidas por “cinquentinhas”, além de  condutores transportando menores em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Os veículos irregulares são apreendidos e encaminhados para o pátio da EPTTC. Os adolescentes e pais irão responder procedimento judicial perante a Vara da Infância e Juventude da Comarca. Os menores podem cumprir medidas socioeducativas de advertência, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida e, em casos mais graves, internação. Os responsáveis, maiores de idade, responderão processo de multa que pode variar de 3 a 20 salários mínimos. Além disso, pais e filhos se submetem a curso preventivo com carga horária de 12 horas com realização de prova.

PRÓXIMA ETAPA

As próximas ações da Vara da Infância e Juventude de Petrolina irão fiscalizar os veículos automotores aquáticos no Rio São Francisco. De acordo com Marcos Bacelar, a atuação conjunta de toda a Rede Protetiva vai poder minimizar os acidentes com crianças e adolescentes, tanto na terra, como na água. “Nossa iniciativa de prevenção e repressão com operações terrestres e aquáticas é inédita no país. Com a ajuda dos parceiros, como a Marinha do Brasil e o Corpo de bombeiros, poderemos também atuar nas águas que banham a cidade”, destaca o magistrado. 

Por Eduardo Gomes
Policial
30 de Setembro / 2014 às 19:07 | 3 Comentários

Na última sexta-feira (26), um crime chocou a cidade de Juazeiro na região norte da Bahia, uma mulher ateou fogo no ex-companheiro  enquanto ele dormia. O rapaz teve queimaduras de terceiro grau e não resistiu, vindo a falecer na manhã de sábado.

Segundo informações dos vizinhos, José Nilton, de 33 anos estava dormindo dentro de casa, e a ex-companheira dele, Aparecida Oliveira, de 33 anos, entrou na residência e ateou fogo no corpo do rapaz e depois fugiu. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu e levado para o Hospital Regional de Juazeiro. A acusada de cometer o crime ainda está foragida.

Informações: Lucilene Santos (TV São Francisco)
Política
30 de Setembro / 2014 às 18:30 | 10 Comentários

Última semana para a campanha no primeiro turno das eleições de 2014 e os vereadores em campanha pelos seus candidatos a deputado estadual e federal não compareceram para bater o ponto na sessão ordinária desta terça-feira (30) na Casa Aprígio Duarte, em Juazeiro.

Por falta de quórum a sessão não foi realizada causando frustração ao público que semanalmente comparece para acompanhar os debates. Presentes apenas o presidente Pedro Alcântara Filho e os vereadores Mitonho Vargas, Antônio Tibúrcio de Souza Caffé, Anderson Alves, Anastácio José e Dalmir Pedra.

Política
30 de Setembro / 2014 às 17:37 | 12 Comentários

O prefeito Isaac de Carvalho cumpriu os índices constitucionais, sendo advertido quanto a extrapolação do limite para despesa total com pessoal.

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (30/09), aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Juazeiro, na gestão de Isaac Cavalcante de Carvalho, relativas ao exercício de 2013, com aplicação de multa no valor de R$4 mil e determinação de ressarcimento aos cofres, com recursos pessoais, de R$6.055,31, em função de despesa com publicidade caracterizada como autopromocional (R$2.330,54) e pagamento irregular a secretário municipal (R$3.724,77).

O município apresentou uma receita arrecadada no montante de R$384.420.327,72 e as despesas realizadas alcançaram a importância de R$368.093.102,13, resultando em superavit orçamentário de R$16.327.225,59. A despesa com pessoal foi realizada no importe de R$212.589.736,67, correspondendo a 57,82% da Receita Corrente Líquida de R$367.648.595,36, extrapolando o limite de 54% previsto no art. 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, advertiu que a não redução dos gastos ao limite citado poderá acarretar multa equivalente a 30% dos seus vencimentos anuais.

O relatório técnico destaca ainda a inexpressiva cobrança da dívida ativa, omissão na cobrança de multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos, falta de transparência nas liquidações e pagamentos de despesas e processo licitatório não encaminhado ao tribunal. Cabe recurso da decisão.

Prefeito - Durante participação, por telefone ao Programa Geraldo José (Rádio Transamérica FM),  o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho comemorou a aprovação das contas: “Acabamos de receber o parecer do Tribunal de Contas, nossas contas de 2013 e também de 2012 foram aprovadas. Pegamos o município com muitas dificuldades, com o endividamento muito alto feito pelo ex-prefeito. É uma grande conquista o equilíbrio financeiro de Juazeiro. Tivemos muitas dificuldades nos dois primeiros anos. Mais uma conta aprovada, mais geração de emprego e renda, é nossa cidade evoluindo, isso é uma grande conquista”, comemorou. 

Fonte: TCM
Variadas
30 de Setembro / 2014 às 17:30 | Nenhum Comentário

Segurança familiar, conforto e dignidade são alguns dos fatores que levam milhões de brasileiros a sonharem com a conquista da casa própria. Juntos há nove anos, a jornalista Thalita Bezerra e o assistente administrativo Severino Thomaz de Aquino estão na expectativa para receber as chaves do novo apartamento. Em poucos meses o casal de noivos vai alterar o estado civil e também passará a compor o crescente percentual da população que já adquiriu o próprio imóvel. Como aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve crescimento de 5,7% no número de domicílios em aquisição no período entre 2012 e 2013, com destaque para a região Nordeste.

Com planejamento financeiro, Thalita e o noivo optaram pelo financiamento de um apartamento duplex, localizado em condomínio fechado com estrutura de lazer. “O processo de compra foi muito rápido, sem burocracia e desde quando assinamos os papeis a felicidade reina em nossas vidas. É gratificante saber que nossos esforços estão sendo compensados, agora sim podemos construir uma família e futuramente ter os nossos filhos. Estamos felizes e bastante ansiosos”, revela a jornalista.

De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, o crescimento da renda da população, a redução dos juros, maior acesso aos financiamentos e a existência de programas como o Minha Casa, Minha Vida contribuem para que as famílias brasileiras apostem mais na compra da casa própria. Dados da agência bancária mostram que em Juazeiro e Petrolina a média de financiamentos é de 7.500 por ano e a contratação de financiamentos cresce entre 25% e 30% ao ano nessas cidades.  As pessoas que buscam a linha de crédito são formadas em sua maioria por homens de até 35 anos, servidores públicos e profissionais liberais com renda de até três salários mínimos. A agência informou ainda que a grande procura por financiamentos de imóveis é fruto do crescimento da economia frente ao déficit habitacional das duas cidades, aliado a maior oferta de imóveis e as facilidades na aquisição.

E foram as facilidades que levaram o engenheiro agrônomo, Pablo Rodrigo Nascimento, sair do aluguel e investir no próprio imóvel. Casado há cinco anos, Pablo e a esposa escolheram o apartamento na planta, previram que seria um negócio vantajoso, tanto pelo valor do imóvel, estrutura e boa localização.  Satisfeito com a aquisição, o engenheiro está cheio de planos para o futuro. “Nosso imóvel já está bem valorizado no mercado imobiliário, estamos pensando em alugá-lo e agora investir em uma casa mais ampla, também em condomínio, não pretendemos abrir mão da segurança e conforto que esse tipo de moradia oferece”, planeja o engenheiro.

O bom momento vivido pelo mercado imobiliário na região tem chamado a atenção de construtoras e incorporadoras de outros estados, que veem em Juazeiro e Petrolina uma ótima oportunidade para o incremento dos seus negócios. Essas empresas têm encontrado demanda e ótima aceitação do público. A Jotanunes Construtora chegou à região há mais de dez anos atraída pelo desenvolvimento local. Segundo o gerente comercial da empresa, Éverton Teixeira, mais de quatro mil unidades já foram entregues nas duas cidades e a expectativa é de expansão.  “Esta semana a construtora lança mais um empreendimento em Petrolina, com opções de plantas que atendem a públicos diversificados. Estamos produzindo hoje, com entrega prevista até o final de 2015, outras 5,3 mil unidades, sendo que 3,4 mil são na região. Temos muito orgulho de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, afinal, com essas obras entregues, serão quase 30 mil novas pessoas realizando o sonho da casa própria”, comemora o gerente comercial da Construtora.

Lucilene Santos - Gisa Ramos Assessoria & CerimonialLucilene Santos - Gisa Ramos Assessoria &
Política
30 de Setembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Devido ao momento pré-eleitoral é comum, sobretudo, nas casas legislativas, o acirramento político, portanto, em atenção ao Requerimento nº 232/2014, assinado por todos os vereadores, visando garantir a boa relação entre a edilidade, a Câmara Municipal de Petrolina resolveu transferir as duas sessões previstas para acontecer esta semana para após o dia 05 de outubro, data da realização da eleição no Brasil.

No entanto, a presidência da Casa esclarece que tal decisão não interferirá no expediente normal da Casa Plínio Amorim, que estará de portas abertas durante todos os dias da semana com os vereadores e assessores despachando normalmente das 07h00 às 13h00.

Vale salientar ainda que a medida não causará nenhum prejuízo a sociedade, pois, das 20 sessões mínimas previstas para serem realizadas no período legislativo a Câmara Municipal já realizou 47, cumprindo com o que estabelece o Regimento Interno da Casa.

Asscom
Eleições
30 de Setembro / 2014 às 16:30 | 2 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“Ao querer tentar desmoralizar as denúncias sobre o desvio de verbas para financiar campanhas do PT, o candidato do governo tenta ofuscar um fato extremamente grave que aconteceu”, afirmou o candidato a governador Paulo Souto, durante o debate da TV Aratu desta segunda-feira (29).

O candidato da chapa “Unidos pela Bahia” foi questionado pela jornalista Regina Bochicchio sobre a tentativa da chapa governista de querer politizar o debate em torno das investigações que envolvem o Instituto Brasil. De acordo com Souto, a constatação dos desvios já é do conhecimento do Ministério Público e do Tribunal de Contas há dois anos.

“O fato novo, que não temos nada a ver com isso, foi a revelação que esses desvios serviriam a determinadas figuras do PT. Se há que se contestar algo, que contestem a Revista Veja e a diretora do instituto”, comentou.

Paulo Souto acrescentou que as ligações entre o governo do PT e o Instituto Brasil vão além do contrato de construção de casas populares com o Fundo de Combate à Pobreza. O candidato revelou que durante o Governo Wagner existiram contratos entre o governo e o instituto, ou com pessoas ligadas ao instituto, de subsídio à habitação social, de transporte e da gestão de um hospital em Irecê.

“São todas as suspeitas que pairam sobre o governo que eles têm que explicar. Não temos absolutamente nada a ver com essas denúncias”, concluiu.

Asscom
Política
30 de Setembro / 2014 às 15:55 | 9 Comentários

Mais um distrito baiano foi contemplado com o programa Água para Todos, desta vez, no norte do estado. A localidade de Barro Vermelho, que pertence ao município de Curaçá, e outras quatro localidades, passam a receber regularmente água potável, com a entrega realizada pelo governador Jaques Wagner, em Barro Vermelho, nesta terça-feira (30), do sistema integrado de abastecimento de água de Curacá, batizado de Adutora do Forrozeiro. Também participaram da inauguração a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, e o cantor Adelmário Coelho, que nasceu no distrito. 

"O programa Água para Todos é conhecido como o maior programa de acesso à água do país. Já levamos água para quatro milhões e meio de baianos, e já investimos, nas obras que são realizadas pela Cerb e pela Embasa, R$ 8 bilhões, para a construção de cisternas, dessalinizadores, e grandes adutoras", detalhou o governador. 

Ao todo, o sistema beneficia cerca de 15 mil moradores dos distritos de Barro Vermelho, Poço de Fora e Esfomeado, em Curaçá, Sítio Pau de Colher, no município de Casa Nova, e Pinhões, em Juazeiro. A obra foi executada pela Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e contou com um investimento de R$ 19,3 milhões.

Fotos: Manu Dias/GOVBA
Eleições
30 de Setembro / 2014 às 15:32 | 28 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Após 20 anos dedicados a medicina, o médico otorrinolaringologista de Juazeiro e candidato Marcio Feitosa (PSOL) estreia na política com a pretensão de ser um dos melhores deputados federais do Brasil. “Essa candidatura será mais um desafio, a minha candidatura é independente, ligada ao meu grupo político e a população mais carente. Nenhuma das cidades do Vale do São Francisco tem um representante na Câmara Federal, chegou a hora do Vale acordar e eleger um deputado federal que represente o vale não, uma voz que defenda a região, que represente bem, e essa voz será a de Marcio Feitosa. Sou a pessoa mais capacitada para exercer esse mandato, pela minha formação e também por ser um candidato da região”, declarou, Marcio, que participou da rodada de entrevistas do Blog Geraldo José.  

Entre as suas propostas, o candidato defende a limitação de no máximo dois mandatos para cada representante político, o fortalecimento da agricultura familiar e a revitalização do Rio São Francisco.  

“Defendo que dê oportunidade para o surgimento de novas lideranças na política brasileira, não é admissível que se ocupe o cargo por 20 anos. Precisamos eleger uma pessoa daqui para viabilizar recursos, através de emenda parlamentar, para as regiões mais carentes. As pessoas precisam escolher muito bem entre os candidatos da região, tiveram aqueles que foram eleitos e não fizeram nada e terminou se candidatando novamente. O povo precisa dar oportunidade a mudança, a um partido ético, as novas lideranças”, disse. 

 

Palavra do Candidato

Da redação, Itamara Costa
Policial
30 de Setembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Nesta segunda-feira, dia 29, policiais militares do 5º BPM, pertencentes à Operação Polígono, após o recebimento de denúncia, prenderam Flávio de Souza Lima, de 33 anos de idade, o qual estava foragido da justiça do estado da Bahia e encontrava-se escondido no Acampamento Divisa, na PE 647. O foragido foi apresentado e entregue na Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas legais pertinentes ao caso. Pelo grau de periculosidade, ele é considerado pelas polícias, como sendo um alvo prioritário.

Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE
Variadas
30 de Setembro / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (01), o Centro Auditivo de Petrolina, serviço disponibilizado pela gestão municipal, reunirá os pacientes da terceira idade na quarta-feira para um momento de comemoração e assistência à saúde auditiva dos idosos.

A manhã comemorativa começará com um café da manhã especial para os idosos que  participarão de roda de conversa sobre os direitos do idoso, consultas médicas para realização de exames e revisão dos aparelhos auditivos também serão serviços disponibilizados.

“É importante realizamos momentos de interação entre nossos usuários, principalmente em um dia tão importante e significativo para o idoso. Nesta manhã vamos compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e cuidar ainda mais da saúde”, destaca a coordenadora do serviço Fabiane Meneses. O evento que começa às 9h acontece na sede própria do Centro Auditivo que fica à Rua Tobias Barreto, 240, Centro.  

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
30 de Setembro / 2014 às 14:00 | 2 Comentários

Fernando Bezerra Coelho, Fernando Filho e Gonzaga devem explicar porque a terra do governo, irrigável de oito mil hectares do pontal, reservada para 730 novos colonos foi vendida a um só rico.

É bom explicar esta reforma agrária ao contrario. Tirou de pobres e deu a um rico.

Ascom Osvaldo Coelho

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage