Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 10:00 | 2 Comentários

O vício, seja ele lícito ou químico, é um problema crônico que tem se alastrado por todo o mundo. Um projeto chamado ‘A Cura dos Vícios’ iniciado em São Paulo chegou a Juazeiro, e realiza trabalho assistencial para pessoas com diversos vícios.  

“Infelizmente tem sido um problema, famílias têm sido devastadas pelos diversos tipos de vícios, que pode atingir qualquer pessoa. Temos relatos de pessoas que perderam tudo, dinheiro, amigos, e estamos tentando ressocializá-las. O governo já investiu bilhões para tratar, mas não é exato, muitos após fazer esse tipo de tratamento tem recaídas e voltam a usar drogas”, informou o pastor  Lucas Santos da Igreja Universal em Juazeiro.  

Pastor Lucas informou que o método utilizado pela Igreja para recuperação de pessoas viciadas é iniciado por um acompanhamento espiritual.  

“Entendemos que o vício é um problema espiritual, que provoca a ânsia e causa a dor. Nosso método recupera as pessoas, elas estão bem na sociedade, e podemos comprovar. A partir de acompanhamento e ensinamentos, levamos essas pessoas a libertação”, explicou.

O Programa chegou a Juazeiro há 21 dias. São reuniões que acontecem aos domingos às 15h.  Os interessados em participar das reuniões podem procurar a Igreja Universal, localizada na Avenida Adolfo Viana, 703, Centro, Juazeiro. 

Da redação
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

A terceira edição do Concurso de Mel e Pólen será promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no dia 6 de dezembro, durante a Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), realizada entre os dias 29 deste mês e 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. O objetivo é estimular apicultores e meliponicultores de todo o estado a produzirem mel e pólen de qualidade. A ficha de inscrição e o regulamento do concurso estão disponíveis no site da empresa.

Os interessados devem efetuar a inscrição no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, no estande da EBDA, na Fenagro. No ato da inscrição, o participante deve apresentar a ficha preenchida e amostra do produto. O concurso vai premiar o mel em três categorias - mel de abelha sem ferrão (meliponineas), mel de abelha com ferrão (africanizada) e pólen desidratado, da espécie Apis Mellífera. 

Os concorrentes na categoria mel de abelha Apis deverão apresentar, no mínimo, 250 gramas de mel em temperatura ambiente. Para abelhas sem ferrão são exigidos 150 gramas de mel refrigerado, enquanto que para o pólen Apis Mellífera são necessários 100 gramas. Os produtos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por uma equipe técnica do Laboratório de Abelhas da EBDA (Labe/APA), seguindo os critérios embalagens, parâmetros, sabor, odor, cor e fatores químicos como umidade, acidez e Ph.

Secom Bahia
Política
26 de Novembro / 2014 às 09:00 | 2 Comentários

A Prefeitura Municipal de Petrolina realizará  no próximo dia 28, a partir das  15h, na quadra do SESC Petrolina,  o sorteio de mais 1.432 unidades do residencial Vivendas Petrolina I, referentes ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Segundo a Secretaria Extraordinária de Habitação, 9.000 mil pessoas estão aptas a participar do sorteio.

De acordo com Edinaldo Lima,  Secretario Extraordinário de Habitação, as famílias sorteadas devem ser alocadas no  conjunto habitacional, Vivendas Petrolina I. Além desse, mais  três residenciais  já estão concluídos: o Residencial Brasil, Monsenhor Bernardino e Nova Petrolina.  “No dia 17 de Dezembro  lançaremos um calendário onde serão determinadas as datas referentes a entrega das chaves aos contemplados. Os candidatos serão chamados conforme os critérios estabelecidos na inscrição, levando os documentos solicitados. Uma vez que tenham sido avaliados, seus respectivos dados serão enviados para a Caixa Econômica Federal, que deverá decidir pela chancela das residências”, ressaltou o secretario.

Edinaldo Lima completa ainda que o sorteio tem cotas específicas, como as para idosos, famílias com pessoas deficientes e mulheres chefes de família. Para ele, a expectativa é que, “ até janeiro de 2015 todas as residências já tenham sido entregues.” Esse é o quinto sorteio da gestão Julio Lossio. O  MCMV já contemplou 5.823  em Petrolina, dessas 2.579 já foram entregues. No próximo dia 17 de Dezembro mais 4.976 pessoas serão beneficiadas com sua casa própria. “Esse é o maior programa habitacional do norte nordeste, desde à adesão do município em 2009. Essa é uma grande conquista para nossa cidade. Diminuímos em  50% o déficit habitacional e continuaremos a trabalhar para que mais famílias sejam contempladas.”  garantiu o prefeito Julio Lossio.

Janaina Paiva Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
Política
26 de Novembro / 2014 às 08:30 | Nenhum Comentário

Com 22 votos, o líder do Democratas na Assembleia, deputado estadual Carlos Gaban (DEM), foi eleito nesta terça-feira 25, pelo segundo ano consecutivo, como parlamentar destaque da Assembléia Legislativa da Bahia. A premiação é dada pelo Comitê de Imprensa da Alba, cuja função é eleger quatro deputados que mais se destacaram durante o ano.

Sempre atuante no plenário e considerado uma voz marcante da oposição, Gaban, líder do Democratas na Casa,  defendeu projetos importantes durante o mandato, como o projeto que dá autonomia administrativa e financeira ao Corpo de Bombeiros, aprovado este ano, e recentemente cobrou ações do governo em diversas situações, entre elas a intervenção no Hospital Espanhol, alteração da LOB (Lei de Organização Básica da Polícia Militar), prestação de contas sobre irregularidades da Sesab, além disso, denunciou esquemas de corrupção em contratos de licitações envolvendo o governo do estado.

Para o parlamentar a eleição tem uma importância fundamental pois lhe dá a sensação de dever cumprido e mostra como tem feito umaoposição responsável. O Prêmio Deputado Destaque contou com 36 jornalistas que votaram em quatro dos 63 parlamentares da Casa.  Carlos Gaban é formado em Engenheiro de Telecomunicações e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1995 pelo PFL. Hoje, exerce o quinto mandato.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Carlos Gaban (DEM)
Variadas
26 de Novembro / 2014 às 08:00 | 1 Comentário

Triagem acontece no dias 02 e 03 de dezembro, em Salvador

Tudo pronto para a 17ª edição do Festival Edésio Santos da Canção, que acontecerá de 11 a 13 de dezembro na Orla Nova de Juazeiro. O Festival Edésio Santos terá, este ano, representantes das cinco regiões do país, segundo informou o gerente de Cultura da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro, Márcio Ângelo, durante participação ao Programa Geraldo José, na Rádio Transamérica.

“Estamos muito felizes com o resultado das inscrições, o número foi muito bom. Até a última sexta-feira recebemos 112 inscrições a estamos aguardando as que foram encaminhadas pelos Correios. O festival se consolidou como festival nacional. Recebemos inscrições do Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e de vários estados do nordeste, e tem tudo para fortalecer mais ainda o Edésio Santos”, informou Márcio Ângelo.

Agora é aguardar o processo de triagem, que será realizado nos dias 02 a 03, por uma banca constituída por músicos da Casa da Música em Salvador.

Este ano o Festival traz como tema “A Negritude e o violão”, unido com a programação do ‘Novembro Negro’, que acontece desde o mês de setembro em Juazeiro.

Serão R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais) em prêmios distribuídos em 1º, 2º e 3º lugares, entre as categorias: melhor canção, júri popular, melhor música e melhor interprete. Além da competição de composições inéditas, no encerramento será realizado show com Lazzo Matumbi e atrações locais. A Super Banda será a banda base da 17ª edição do Festival Edésio Santos da Canção.

Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 07:29 | 11 Comentários

Caro Geraldo,

Na certeza de ter propagada minha indignada voz, novamente faço uso deste conceituado espaço para compartilhar aos cidadãos de Juazeiro minha (infeliz) experiência com a fiscalização de trânsito municipal.

Há pouco mais de dois meses tive meu veículo notificado quando estacionado próximo à rampa de acesso a Petrolina (próximo ao "Rei do Caldo"). No teor da notificação, redigida por um agente de trânsito, dizia que meu veículo estava "estacionado em fila dupla". Como possuo razoável conhecimento do CTB e algumas das resoluções do Contran, e sabendo que não cometi tal irregularidade, prontamente, ao tomar conhecimento da notificação, redigi as alegações pertinentes e impetrei o recurso. Como foram indeferidas, fiz nova solicitação de recurso, desta vez à JARI, o que também não foi acolhido. Resta-me seguir o caminho, desta vez, levando minha solicitação ao CETRAN.

Até aqui nada de incomum no caminho que as notificações de trânsito tomam. O problema é que tenho experimentado o abuso e quiçá a falta de critérios e conhecimento do CTB por parte de agentes de trânsito no mínimo equivocados para a aplicação de multas em nossa cidade. Juazeiro está longe de ter um trânsito organizado, como é sabido por todos. Muitos são vítimas desta máquina que com certeza gera recursos às custas de cidadãos que respeitam as leis mas são desrespeitados pela má aplicação dela. E é sobre esses abusos que quero discorrer.

Começo dizendo que o local onde foi aplicada a notificação (fotos em anexo) não cabe a configuração de estacionamento em fila dupla. Explico.

 A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc., compõem a sinalização de trânsito. Essas informações regulamentam o trânsito, advertem os usuários das vias, indicam serviços, sentidos e distâncias, sendo classificadas, entre outras, em sinalização vertical e sinalização horizontal, conforme o elencado no artigo 87, caput, do CTB.

Deve-se observar também que o artigo 90, §1 do Código de Trânsito Brasileiro determina que a sinalização de trânsito é responsabilidade do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, e este responde pela falta, INSUFICIÊNCIA (grifo meu) ou incorreta colocação dos sinais. Quando me dirigi ao órgão municipal de trânsito de Juazeiro, e perguntando sobre a não sinalização do espaço da rampa de acesso à ponte Pres. Dutra, um dos agentes que ali me atenderam, me diz que no local em questão "havia uma placa, mas foi arrancada..." Então, aonde a responsabilidade do município de manter a sinalização das vias e espaços de circulação? E quais os critérios usados pelo agentes de trânsito na aplicação de notificações, ou o fazem "a torto e a direito", para não fazer insinuação à famigerada "indústria da multa"?

Tomando o conceito acima, percebe-se que o local (fotos em anexo) onde se deu a confecção do aludido AIT não possui qualquer tipo de sinalização que venha a orientar sobre a permissão/proibição de estacionamento nem acerca de qualquer normatização sobre como se deve proceder a este estacionamento, mas espaço comumente utilizado para estacionamento e lavagens de veículos por pessoas do povo sem qualquer critério.

Ocorre também que, de acordo com descrição no AIT em questão, traz em seu campo de descrição da infração o código 548-70, cujo teor é "estacionamento em fila dupla", o que NÃO PROSPERA, haja vista que para se configurar a citada infração necessário é que um veículo seja estacionado afastado da guia da calçada havendo outro veículo estacionado paralelo à guia da calçada, o que, conforme as fotos em anexo, vê-se claramente a inexistência de calçada alguma, o que, a princípio, não configura inobservância no teor do disposto no inciso XVII, do Artigo 181 do CTB: "Estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização", pois, como explicitado nos parágrafos acima, nas fotografias em anexo do local onde deu a notificação, não há qualquer tipo de norma de estacionamento visível, tampouco a existência de calçadas, o que por isso só denota a impossibilidade de cometimento de infração.

Ten. Paulo Souza

Variadas
26 de Novembro / 2014 às 07:00 | 1 Comentário

Para atender o esgotamento sanitário do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia da Bahia (IFBA), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) iniciou nesta terça-feira (25), a construção de mais um emissário de esgoto. Serão colocados 960 metros de tubulação.

De acordo com técnico da autarquia, Evidal Freitas, o emissário será responsável por levar todas as contribuições de esgoto do Instituto para a Estação Elevatória. “É necessário que se construa esse emissário porque é ele que irá conduzir os esgotos para a Estação Elevatória e logo após o mesmo será enviado para a Estação de Tratamento”, explicou.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Espaço do Leitor
26 de Novembro / 2014 às 06:28 | 5 Comentários

Estudante da Univasf encaminhou e-mail ao Blog dando conta do furto do seu ultrabook na biblioteca da instituição em Juazeiro e cobra providências por parte da reitoria, afinal este não é o primeiro caso registrado. Confira:

Furtos frequentes estão ocorrendo na Univasf de Juazeiro, dia (24/11) por volta das 12 ou 13 horas, tive meu Ultrabook Samsung furtado de dentro da biblioteca da Univasf de Juazeiro, o computador estava na prateleira da biblioteca, destinada para depositar o material do aluno, pois não é permitido entrar na biblioteca com seus pertences. Existe um controle em cima daquilo que pode ser portado ou não para o interior do estabelecimento.

Como em uma folha de ofício tipo A4 está escrita a seguinte mensagem: A biblioteca não se responsabiliza por nenhum item aqui colocado. Nenhuma providência foi tomada, além do apoio que tive por parte dos funcionários da biblioteca, perguntando aos alunos se viram alguma coisa que possa me ajudar. Depois do meu caso tive conhecimento de vários outros, como furtos de celulares, carteira e outros, nenhum tipo de melhoramento da segurança foi estabelecido.

Gostaria que esses absurdos fossem divulgados, quem sabe alguma providência seja tomada.

Anne Kallyne dos Anjos Silva - aluna do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental

Fotos de Arquivo do Blog
Política
26 de Novembro / 2014 às 06:00 | 1 Comentário

Concorrendo pelo quinto mandato consecutivo à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, do PDT, disse ontem, em alto e bom tom, que a candidatura do PT à presidencia da ALBA não tem chances de vencer. Rosemberg não ganha aqui nem para inspetor de quarteirão. Para ele conseguir a eleição, vai que ter 22 traições e aqui só tem homens de bem”, disse o deputado com sorriso aberto ao Bahia Notícias. Nilo disse ainda que não vai procurar o PT para tentar um acordo e reclamou: “Não vou procurar o PT. Quatro vezes que o PT lança a candidatura e em cima da hora me apoiaram. A executiva do PT veio aqui e nem conversou comigo”.

Questionado sobre se acha ético manter a presidencia pelo quinto mandato consecutivo ele disparou: “Quem é bom que continue. Quem é ruim, sai. Quero consolidar a independência da Assembleia e sendo presidente com dois governadores diferentes isso vai acontecer”, encerrou.

Com informações do Bahia Notícias
Espaço do Leitor
25 de Novembro / 2014 às 23:00 | 15 Comentários

Por Daniel Pinto

Infeliz, no mínimo, a propaganda dos Postos Petrobras sobre a promoção “Sem Limites para rodar o Brasil” em que um garoto-propaganda interpreta um frentista preconceituoso ou burro. O mais provável mesmo é que seja a representação de uma “inocência cretina”, expressão emprestada de Laio Rodrigues. Ao anunciar as vantagens da promoção, o frentista sugere a outros personagens que visitem Florianópolis, “a Ilha da Magia”; ou Manaus, descrita de forma submissa e colonial como a “Paris dos Trópicos”. Mas, Juazeiro, coincidentemente, ele desconhece. A referência, feita por um clichê de idoso, é de que Juazeiro é apenas a “terra da próxima micareta”, como se uma cidade do interior da Bahia devesse ser lembrada unicamente pelo carnaval fora de época.

Como a Petrobras devia saber - na condição de empresa nacional, “patrimônio” de todos os brasileiros - é que Juazeiro não é uma cidadezinha qualquer: trata-se de uma das maiores cidades do Estado da Bahia, localizada às margens do Rio São Francisco, que possui traços culturais fortíssimos, com destaque para o artesanato, culinária, musicalidade... E com economia voltada para o agronegócio, especialmente a fruticultura irrigada, que exporta o sabor da Bahia para o mundo. Sem contar com o clima agradável e o povo que - por viver numa zona fronteiriça - tem a diplomacia aguçada e se relaciona com o contraditório com naturalidade.

Por tudo, volto a dizer que o comercial é infeliz. Por muito menos, entidades de classes e organizações não governamentais acionaram o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e conseguiram retirar campanhas do ar. Me pergunto como uma campanha carregada de preconceito foi concebida por um redator, teve aval do Departamento de Criação de uma agência publicitária e (pior) foi aprovada por diretores da Petrobras. Talvez não tenham consciência da identidade nacional. Talvez pensem que uma cidade do interior da Bahia não merece respeito. Talvez estejam cegos pelos escândalos de corrupção que jogam o nome da Petrobras abaixo das camadas do pré-sal.
 


O caso é grave e uma mera retratação formal não terá efeito significativo. Uma sugestão razoável (se me permitem) é a produção de um novo comercial em que Juazeiro tenha destaque não pelo carnaval fora de época, mas, sim, pelas belezas naturais, importância cultural e econômica e pelas qualidades do seu povo.

Se aceitarmos essa peça midiática, estaremos renegando o nosso valor e nos contentando com um papel secundário na história do país. Se nos calarmos, seremos omissos e cúmplices. Esse texto foi enviado para todos os vereadores de Juazeiro, alguns dos principais veículos de Comunicação da cidade, bem como para todos os deputados estaduais da Bahia. Espero que essa pequena ação seja como um rastro de pólvora e atinja o “coração” dos juazeirenses e de todos aqueles que amam a Bahia. 

Sou mais Juazeiro, viu Petrobras! 

* Daniel Pinto é jornalista e editor do site sertaobaiano.com.br

Política
25 de Novembro / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

As contas do presidente da Câmara de Cansanção, Rodrigo Gomes Moura, referentes ao exercício de 2013, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (25/11). O relator, conselheiro José Alfredo Dias, imputou multa de R$ 2 mil ao gestor pelas falhas contidas no relatório.

O gasto total com folha de pagamento alcançou o montante de R$ 1.099.625,10, superando o limite de 70% imposto no artigo 29-A da Constituição Federal, na medida em que foi aplicado o percentual de 72,98% dos recursos transferidos, fato que repercutiu negativamente no mérito das contas.

O relatório técnico destacou que o gestor não apresentou informações sobre admissão de pessoal, que são indispensáveis à verificação da regularidade do pagamento de salários aos servidores, o que também prejudicou a análise das contas.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM
Política
25 de Novembro / 2014 às 22:00 | 2 Comentários

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, nesta terça-feira (25), da inauguração do Ginásio Poliesportiva, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, com a capacidade para mais de duas mil pessoas nas arquibancadas. Segundo o parlamentar, é fundamental obras que incentivem o esporte. "São vários os benefícios que podem ser alcançados com a realização de projeto como esse, sobretudo, na fomentação do esporte entre as comunidades. A realização de torneios esportivos ajudará a desviar os jovens do ócio e das drogas, uma vez que a prática esportiva está intimamente relacionada com uma boa qualidade de vida", disse o deputado Roberto Carlos.

A obra, que teve um investimento de R$ 13 milhões, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), foi entregue à população e será um espaço para a realização de práticas esportivas e também para o lazer. O ginásio ainda possui uma estrutura capaz de sediar jogos de seleções de vôlei, basquete, futsal e handebol.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
25 de Novembro / 2014 às 21:35 | 13 Comentários

Com 13 votos, (eram necessários 14), a 6 e uma abstenção,o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município alterando o Parágrafo 6º do Artigo 27 foi derrotado em plenário na sessão desta terça feira, 26 de novembro.

O Projeto, de iniciativa do vereador Damião Medrado e subscrito por 14 vereadores, modificava a redação para “as eleições da mesa dar-se-ão até o dia 22 de dezembro do segundo ano legislativo”. O acréscimo da palavra até possibilitava a convocação da eleição para a Mesa Diretora da Casa para qualquer dia do período legislativo em contraposição à redação atual determinando que a eleição se realize no último dia do segundo período legislativo.

Entre os signatários da proposta de emenda não figurou o Vereador Mitonho Vargas, cinco vereadores de oposição: José Carlos Medeiros, Neguinha da Santa Casa, Roninho, Bené Marques, Nalvinho e a vereadora Suzana. Todos compromissados com a candidatura a presidente do vereador Mitonho.

Lido na sessão de segunda-feira, questionado por Medeiros, hoje foi apresentado um projeto substitutivo que não foi acatado e por orientação do vereador Anderson da Iluminação a proposta original foi colocada em votação. Votaram contra, os seis que já não haviam assinado a proposta e o vereador Mitonho, último a votar, absteve-se. A ausência do vereador Anastácio, em Salvador acompanhando a filha que se acidentou, foi o voto que faltou.

Ao final da sessão o vereador Anderson reafirmou que a decisão de votar a emenda foi orientação para a bancada de sustentação do governo e comunicou a decisão da bancada governista de apoiar a candidatura de  Damião Medrado à Presidência. Para bom entendor, a abstenção de Mitonho Vargas jogou por terra o projeto do Prefeito Isaac de eleger Damião Medrado em eleição nos próximos dias. A peleja vai ficar mesmo para a última sessão do período, antes do recesso.

Da redação
Variadas
25 de Novembro / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

Artistas de todo o país podem participar da Convocatória do Carnaval de Pernambuco 2015 Inscrições para shows e apresentações de cultura popular devem ser realizadas até 30 de dezembro Postado em: Fundarpe 24/11/2014 O Governo de Pernambuco, através da Secult-PE/Fundarpe e Setur/Empetur, convida artistas pernambucanos, grupos de cultura popular e também artistas com carreira nacional para participarem da Convocatória do Carnaval de Pernambuco 2015. Pri BuhrAgremiações carnavalescas e grupos de cultura popular também podem se inscrever. Interessados em animar o maior carnaval do país, que vai contemplar municípios das 12 regiões de desenvolvimento do Estado, podem se inscrever no período entre 24 de novembro a 30 de dezembro de 2014.

Propostas de atrações nacionais serão recebidas pela Empetur e aquelas oriundas de agremiações carnavalescas/cultura popular ou de artistas estaduais deverão ser encaminhadas para a Fundarpe. As propostas serão habilitadas e selecionadas para contratação por uma Comissão Organizadora, criada para tal finalidade e a programação será feita pela Empetur/Fundarpe, em parceria com as Prefeituras Municipais.

Variadas
25 de Novembro / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Com apresentação de música e poesia, além de um lanche especial, um grupo de músicos liderado por Joãozinho Maravilha, vai celebrar o Dia do Músico (19 de novembro) doando sangue e alegrando o dia dos doadores nesta quarta-feira, 26, no Hemoba de Juazeiro.

A iniciativa faz parte da semana do Doador Voluntário de Sangue, de 24 até 28 de novembro, na Unidade de Coleta e Transfusão de Juazeiro da Fundação Hemoba, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

“Não sabemos o dia de amanhã, doar sangue não dói e fazer o bem é muito bom. Estamos fazendo essa campanha e estamos convidando todos os músicos, produtores, amigos e familiares, e que possamos ajudar. Vamos conscientizar nossa classe artística sobre a carência de sangue no Hemoba”, disse, Joãozinho Maravilha, durante entrevista ao Programa Geraldo José na Rádio Transamérica.

Os candidatos à doação de sangue que comparecerem ao Hemoba de Juazeiro – Rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, bairro Santo Antônio – vão participar de atividades diversas, incluindo palestras, sorteio de brindes e momentos para fotos.

As atividades de coleta de sangue e cadastramento de medula óssea acontecem em horário normal de atendimento ao público, ou seja, de segunda a sexta das 8 às 12h e das 14 às 17h, devendo o doador chegar sempre antes do horário de encerramento. Toda a população está convidada para doar sangue e participar das comemorações da Semana do Doador de Sangue na UCT/Hemoba de Juazeiro.

Da redação, Itamara Costa
Policial
25 de Novembro / 2014 às 20:25 | Nenhum Comentário

 

Durante Operação de Combate à Criminalidade, equipes táticas da PRF prenderam dois homens que traficavam 300Kg de maconha e notas falsas de R$100,00 (cem reais). A ação ocorreu por volta de 23:00h da noite desta segunda-feira (24/11), no KM 170 da BR 110, trecho de Ribeira do Pombal, quando os PRFs abordaram um caminhão VW/8.150E Delivery. Ao fiscalizar o baú do veículo, os policiais se depararam com moveis, eletrodomésticos velhos, colchões, caixas de madeira e diversos elementos utilizados pelos criminosos para tentar forjar uma suposta mudança. Desconfiados, os PRFs intensificaram a revista no interior do veículo, encontrando inicialmente cerca de 300Kg de maconha, distribuídas em 18 caixas e logo em seguida um envelope contendo R$50.000,00 (cinquenta mil reais) em notas de R$100,00 (cem reais) com evidentes sinais de falsificação.

Os policiais descobriram ainda que o caminhão portava placas falsas do estado da Bahia, sendo encontrada através de consulta ao sistema, a placa original do veículo, que na verdade era JKW -3522/BA, com registro de roubo. Ao serem questionados pelos PRFs, os dois ocupantes do caminhão, afirmaram que teriam saído de São Paulo/SP com destino à cidade de Caruaru/PE. Os policiais prenderam e encaminharam para a Delegacia de Polícia Judiciária local pelos crimes de tráfico de drogas, receptação de veículo roubado e contra a fé pública - moeda falsa, o condutor de 51 anos, natural do município de Cansanção/BA, que já possui em seu desfavor um mandado de prisão em aberto, e o passageiro, de 48 anos, natural de Brejo Santo/CE.

O veículo recuperado, a droga e as cédulas falsas também foram encaminhada para a Delegacia local.

Núcleo de Comunicação Social 10ª SRPRF/BA
Política
25 de Novembro / 2014 às 20:16 | 8 Comentários

Os deputados estaduais baianos aprovaram, por unanimidade, uma emenda que estabelece que todo ex-governador do Estado que tenha ficado quatro anos consecutivos ou cinco intercalados terá direito a pensão vitalícia no mesmo valor da remuneração que recebia durante o mandato. Com a decisão, o atual governador Jaques Wagner (PT) – que deixa o cargo em 2015 – continuará a ganhar, mensalmente, R$ 19,3 mil. O artigo 104-A foi votado após Bruno Reis (PRP) assinar a dispensa de formalidade pela oposição. Durante a discussão do texto, o deputado Carlos Geilson (PTN) alfinetou os parlamentares da situação ao sugerir: “É a aposentadoria de Wagner, vamos traduzir”. Contudo, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT) alegou que, como o benefício é retroativo, os ex-governadores como César Borges (sem partido) e Paulo Souto (DEM) também receberão pensão vitalícia. O deputado Euclides Fernandes (PDT) chegou a questionar se um parlamentar poderia propor um projeto que gerasse despesas para o Estado, mas Nilo argumentou que por se tratar de uma emenda, não de um Projeto de Lei, não haveria o que se questionar. “É soberana”, definiu. O líder da oposição na Assembleia, Carlos Gaban (DEM), defendeu o texto ao avaliar que “o momento é inoportuno, mas a causa é nobre” e sugeriu que os deputados eleitos para 2015 criem um projeto que garanta a segurança de ex-gestores do Executivo Estadual a ser fornecida pelo Estado. Segundo a emenda aprovada nesta terça, caso o ex-governador beneficiado morra, sua esposa passa a receber o valor conforme determina a constituição.

bn
Variadas
25 de Novembro / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

As secretarias de Agricultura, de Saúde e residentes em Saúde da Família da Univasf /SESAB realizam neste dia 27 de novembro, das 8h às 13h, no Mercado do Produtor de Juazeiro; atividade educativa voltada para a população masculina em comemoração ao Novembro Azul.

A ação tem como objetivo conscientizar os homens para os cuidados básicos com a saúde e promover testagens rápidas para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de material informativo, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Política
25 de Novembro / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

A participação dos professores e dos alunos da rede foi bastante significativa e proveitosa. Nesse mesmo evento aconteceu a cerimônia de premiação dos vencedores da OBMEP na regional PE 02 referente ao ano de 2013 na ocasião foram premiados professores e alunos. Foram proporcionadas várias atividades como Oficinas de Curso básico para aprender trabalhar com Mapas no Formato SHAPEFILE(.shp) via R- Statists, Matemática do dia-a-dia: Diversão e aplicação, palestra: Matemágica e aos alunos: Introdução a construções geométricas e Investigando na Matemática e ainda a exposição “Caminhos da Matemática I e II pelo Espaço Ciência-Recife e a 1ª Copa de Resolução de Problemas entre Escolas. 

 “A cada conquista dos nossos alunos e professores fortalecemos a convicção que estamos no caminho certo em priorizar as condições básicas, a qualidade do ensino e superar todos os desafios e dificuldades para proporcionar um ensino de qualidade. O resultado está aí. São as premiações e conquistas que vem acontecendo com frequência pelos alunos da rede municipal de Petrolina. Somos referência nacional para outras cidades, como foi colocado em destaque no último Fórum de Educação em São Paulo. Isso é gratificante e nos dar força e vontade de buscar mais e mais aprimorar essas condições”, comemora o Secretário de Educação, Coronel Leite. O Projeto Matemática na Veia, criado no ano de 2014 com o objetivo de levar a Matemática da escola para a Matemática da vida, possibilitando a convivência dos educandos  com situações em que eles se apropriem dos significados dos conceitos e procedimentos matemáticos para aplicá-los no cotidiano. 

A iniciativa contempla os estudantes do Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano do ensino regular, com atividades diversas, durante todo o ano letivo de 2014 tendo como referencial a resolução de situações problemas relacionadas aos conteúdos indicativos a cada um dos anos de ensino, com base nos descritores de matemática da Proposta Curricular do Município. Acontece no período de fevereiro a dezembro incluindo parcerias e a participação dos alunos e professores da rede municipal de ensino em eventos realizados pela SEDUC e por outras instituições como a Univasf. Os vencedores da Rede Municipal que conquistaram medalha de bronze foram Gilmária Rodrigues Coelho, da escola municipal José Martins de Deus, Sintia Roberta dos Santos, da Irmã Luiza Gomes e Alysson dos Santos Bonfim Jacob Ferreira.

Soraide Cavalcanti Ascom PMP
Variadas
25 de Novembro / 2014 às 19:02 | 3 Comentários

Documentário relata esquema de corrupção que desviou R$ 20 milhões dos cofres públicos

O Câmera Record faturou o prêmio Libero Badaró de Jornalismo, na categoria "Melhor Reportagem Cinematográfica", na noite desta segunda-feira (24). O programa levou ao ar o documentário Laranjas do Sertão, que revelou um esquema de corrupção na cidade de Pilão Arcado, região norte da Bahia. A denúncia mostrou que mais de R$ 20 milhões foram desviados dos cofres públicos.  A reportagem foi realizada por  Marcus Reis, Cristiano Teixeira e Darlan Penido.

HISTÓRICO

Os repórteres encararam a difícil missão de descobrir quem eram os "Laranjas do Sertão", o esquema de corrupção que já desviou mais de R$ 20 milhões de uma prefeitura na Bahia. O dinheiro deveria ser usado em obras que nunca passaram de promessas ou saíram do papel. Houve uma empregada doméstica e um empacotador de mercado que ficaram ricos e não souberam. Os nomes deles aparecem em contratos milionários com a prefeitura, mas são "laranjas" de um esquema comandado por políticos e empresários. Um grupo que fatura alto à custa do sofrimento de toda a população. 

A reportagem também mostrou  os "caçadores de água". Eles passam os dias cavando a terra seca para matar a sede da população. Em muitas comunidades, moradores denunciam que são punidos com a falta da água por não votar no prefeito. Na área do ensino, a cidade é uma das piores na avaliação do Ministério da Educação. Estudantes e professores chegam a caminhar 16 km a pé para estudar. Não há ônibus escolar, nem transporte público na cidade. A população se arrisca nos chamados "caminhões pau de arara".

Veja a matéria completa no link: http://migre.me/n6BQF 

Do R7
Política
25 de Novembro / 2014 às 18:30 | 1 Comentário

A prefeita de Campo Alegre de Lourdes, Delaneide Borges Dias, foi multada em R$ 3 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (25/11), em razão da comprovação de irregularidades na contratação de atrações artísticas para os festejos do dia de Nossa Senhora de Lourdes, no exercício de 2013. 

O conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, destacou que a administração municipal não justificou a suposta exclusividade que teria a empresa L. B. Bonfim e Cia Ltda para com as bandas contratadas, o Sensa é Massa, Encantus, Dose Dupla e Cheiro de Menina. De acordo com a relatoria, o contrato com a empresa somente poderia ser realizado na hipótese de tratar-se de representante exclusiva, o que não ficou devidamente comprovado no processo. 

A gestora também não comprovou em nenhum momento que as atrações contratadas com a intermediação da empresa são consagradas pela crítica especializada e pela opinião pública, seja a nível local ou regional, o que poderia justificar a inexigibilidade de licitação.

Cabe recurso da decisão. 

Ascom TCM-BA
Política
25 de Novembro / 2014 às 18:01 | 3 Comentários

Sobradinho será o primeiro município no Brasil a instalar as três principais fontes de energia renovável

Executivos e técnicos da empresa SunEdison-Simplifying Solar, estiveram reunidos com técnicos e gestora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho para apresentação do projeto de instalação de uma central geradora Fotovoltaica no município. Sobradinho será o primeiro município no Brasil a instalar as três principais fontes de energia renovável. Um marco para o município que já emitiu a primeira licença ambiental para viabilizar a implantação desta central que vai gerar energia utilizando fonte limpa.

O empreendimento trará inúmeros benefícios para o município, já que promoverá o aquecimento do mercado local, ampliação de oportunidades de trabalho, capacitação de mão de obra e arrecadação de impostos. A Central será instalada próximo ao povoado Lagoa Grande e terá uma área total de 120,60 ha, sendo que em 95,70 desta área serão implantadas 43 unidades geradoras.

A potência total será de 30 MW e a potência CA de 27285 KWac. Segundo os representantes da empresa o município de Sobradinho foi escolhido por apresentar as condições favoráveis para o sucesso da central geradora, já que possui forte irradiação solar, vento e temperatura ambiente necessários e pela proximidade da rede de transmissão da CHESF que gera energia para várias partes do país. A SunEdison é líder mundial em tecnologia de energia solar fotovoltaica e de semicondutores, além de uma fornecedora líder de serviços de energia solar com a vocação de transformar a vida das pessoas através da inovação.

A empresa está desenvolvendo com a companhia mineira e de aço Grupo CAP uma usina localizada no deserto de Atacama, que terá uma potência de 100 MW e capacidade para abastecer 15% da demanda de energia do grupo mineiro. Está será a maior usina fotovoltaica da América Latina, ao final da sua construção. No Brasil, SunEdison tem trabalhos desenvolvidos nos estados de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Processo para instalação da central geradora em Sobradinho já está em tramitação e, de acordo com a gerência da empresa, em fase bem adiantada.   

Ascom Sobradinho
Política
25 de Novembro / 2014 às 17:30 | 3 Comentários

A presidente Dilma Rousseff (PT) pretende anunciar a sua equipe econômica até esta quinta-feira (27) após aprovadas as mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para flexibilizar as metas do superávit primário pelo Congresso. Já visto como certo, o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, irá comunicar o plano do governo para conter os gastos e segurar a inflação. É previsto que a redução venha a partir de controle de despesas. Seguro-desemprego, abono salarial e pensões especiais por morte serão alvos de reduções orçamentárias. 

BN
Variadas
25 de Novembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Elismar Gonçalves, vereador do PMDB e líder do governo municipal na Câmara de Petrolina, não deixou barato as últimas agressões verbais sofridas pelos integrantes de sua bancada por colegas da oposição. Numa dura resposta, o líder classificou de mais um episódio da falta de respeito dos oposicionistas contra seus colegas de bancada.

Em sua fala na sessão da última quinta, 20. Elismar fez questão de enfatizar a cobrança ao presidente Osório Siqueira (PSB). Pediu a Osório mais uma vez que coloque ordem em situações como essa e peça mais respeito e mais decoro na Casa Plínio Amorim.

As palavras de Elismar foram direcionadas principalmente ao vice-presidente da Câmara, vereador Ibamar Fernandes (PRTB) que teria batido boca com o colega Ronaldo Silva, do PSDB que integra a situação, na sessão do dia 18. Ibamar teria se referido aos situacionistas como um 'bando de cafuçcu', termo que desagradou em cheio os membros da bancada governista

Elismar Gonçalves, em tom incisivo, pediu mais respeito aos colegas de parlamento e fez uma observação: respeito existe de quem respeita.

"Tenho reiterado diversas vezes que em nenhum dos embates que travamos aqui nesta Casa com a oposição, faltamos com respeito. Então se respeita quem se dá o respeito e é isso que estamos pedindo aqui dos colegas da oposição. Não nos renderemos aos caprichos de ninguém e nem iremos aceitar falta de respeito com nossa bancada", enfatizou Elismar

Ascom
Política
25 de Novembro / 2014 às 16:27 | Nenhum Comentário

De Uauá ao distrito de Pinhões, em Juazeiro

As obras de implantação e pavimentação no segmento 2 foram retomadas, nesta segunda-feira (24), após serem interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram a região. A paralisação temporária durou cinco dias. Este segmento abrange os lotes 4, que tem 51 km e liga Uauá ao distrito de Pinhões, e 5, com 75,40 km e liga o distrito de Pinhões à Juazeiro.

Com o retorno, a Supervisão Ambiental, programa contemplado na Gestão Ambiental da rodovia, firmada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), está em campo e realiza vistoria de rotina. Entre as atividades desenvolvidas, estão a verificação da sinalização nas vias, gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, controle de poluição do ar e monitoramento e controle de processos erosivos.

Caso alguma irregularidade seja encontrada, a equipe notifica a construtora através de registros ambientais. Estes documentos têm três variações: Registro de Orientação Ambiental (ROA), aplicado quando é detectada uma irregularidade de baixa gravidade ou em fase inicial; Registro de Ocorrência Ambiental (ROC), na reincidência do ROA, e Registro de Não Conformidade (RNC), na desobediência do ROC ou quando é detectada uma irregularidade de alta gravidade.

O trabalho da Supervisão Ambiental é preventivo, no sentido de orientar as construtoras para as boas práticas construtivas e minimizar o impacto causado ao meio ambiente.

A vistoria de rotina também é realizada no segmento 1, que abrange os lotes 1, que tem 79,30 km e começa na divisa dos estados da BA/SE até a cidade de Jeremoabo-BA, e 2, com 77,60 km e liga Jeremoabo a Canché.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br
Espaço do Leitor
25 de Novembro / 2014 às 16:04 | 1 Comentário

 

Após reclamação dos moradores de Juazeiro (AQUI e AQUI), o setor de esgoto do SAAE comunica que tanto o serviço de desobstrução dos poços de visita do Residencial Brisa da Serra e a desobstrução da rede de esgoto da Rua Algarobas, no Residencial São Francisco foram atendidos nesta segunda-feira (24).

Esporte
25 de Novembro / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Aconteceu neste domingo, dia 23 de novembro à corrida Mariana e amigos na Orla de Petrolina. O evento que contou com mais de 400 participantes teve como finalidade juntar fundos para ajudar Mariana Araújo, 25, nas despesas em Recife, onde ela estará fazendo tratamento contra um câncer nos rins. 

 
Mariana foi recentemente submetida a uma cirurgia que fez a retirada de um dos rins e a próxima etapa é fazer quimioterapia. Muito emocionada Mariana declarou que não tinha melhor forma de ser homenageada se não com uma corrida, seu esporte favorito.
 
Este evento foi promovido pela APA Petrolina, que é uma associação sem fins lucrativos e com caráter desportivo, que atua com atletismo e outras modalidades esportivas com atletas Olimpicos e Paralimpicos.
Política
25 de Novembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Ainda no lançamento oficial da II Semana do Bebê em Petrolina a oportunidade foi impar para que o Prefeito Julio Lossio, a secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, o superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques e a diretora de ensino e pesquisa da unidade, Angélica Guimarães, discutissem a criação da Casa de Partos para o município de Petrolina que é referência no cuidado da saúde da mulher e da criança.

A sugestão partiu do prefeito de Petrolina para ampliar ainda mais a cobertura e a assistência as gestantes, com estímulo ao parto normal, o projeto atenderá aos 53 municípios integrantes da Rede Pernambuco Bahia.

Julio Lossio explica a importância da Casa de Partos na cidade. “Todas as gestantes com nove meses e com indicativos de partos normais poderão ser atendidas e acompanhadas pelos profissionais da Casa de Parto de Petrolina, desse modo, daremos dinamismos aos atendimentos do Hospital Dom Malan, para casos de maior complexidade, desafogando suas demandas e assegurando a saúde neonatal”, concluiu o prefeito de Petrolina.

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, explica que as Casas de Partos são importantes equipamentos, que através de pactuações estarão ligados ao Hospital Dom Malam e fazendo parte da Rede Cegonha, programa do Governo Federal. “Atenção humanizada, a assistência completa aos nascimentos e aos partos são ações chaves que possibilitam diminuir as taxas de partos cesarianos, a base de medicações e intervenções cirúrgicas desnecessárias”, afirmou Lucia Giesta.

Para o superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques, o próprio HDM e a Casa de Parto de Petrolina poderão atrair investimentos em pesquisa e extensão de estudos. “Petrolina já tem potencial e estrutura para fundamentar um polo de pesquisa obstétrica e estimular novos conhecimentos de cuidados a saúde da mãe e do bebê”, finalizou.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
25 de Novembro / 2014 às 14:30 | 4 Comentários

Nesta terça-feira (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o governador Jaques Wagner afirma, no seu programa de rádio Conversa com o Governador, que a doação "é uma causa de solidariedade e de generosidade com o próximo". Ele aborda a expansão da rede de coleta na Bahia e também fala sobre as inaugurações do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, e de uma nova fábrica, em Feira de Santana, gerando mais 450 postos de trabalho na região, entre temporários e permanentes. O governador encerra o programa falando das viagens a quatro municípios do interior - Santa Rita de Cássia, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado e Ipecaetá.

Wagner informa, nesta editação, que é doador de sangue e órgãos. "Eu creio que essa é uma atitude positiva [...] e eu queria fazer esse chamamento nesta semana, que vai de 24 a 29 de novembro [...], para a doação". Segundo ele, as pessoas precisam de transfusão de sangue, por motivo de doença, acidente ou para fazer uma cirurgia. "Muitas vezes, isso falta. Nós crescemos muito a nossa rede do Hemoba espalhada por toda a Bahia". O governador diz que, pelas estimativas da Organização Mundial de Saúde [OMS], apenas 1% da população baiana é doadora, quando o ideal é que pelo menos 3% façam a doação. 

Asscom
Variadas
25 de Novembro / 2014 às 14:00 | 2 Comentários

O Carnaval de Juazeiro 2015 já está nos últimos preparativos e será lançado na próxima terça-feira (2), dentro das comemorações do Dia Nacional do Samba, com animação da banda Swingue Samba e participação especial do aclamado sambista baiano Nelson Rufino, autor de inúmeros sucessos nas vozes de artistas como Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Mariene de Castro, dentre muitos outros.

O evento, voltado para a imprensa e convidados, será realizado no Depósito (Armazém Caffé), às 20h. Na oportunidade a coordenação apresentará a marca e anunciará o formato e as atrações do Carnaval de Juazeiro 2015, que acontecerá de 28 a 31 de janeiro no Polo João Gilberto (Orla 2), Polo Luiz Galvão (Rua da 28) e Circuito Ivete Sangalo (Adolfo Viana/Orla 1).  

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ
Espaço do Leitor
25 de Novembro / 2014 às 13:30 | 14 Comentários

Final de ano a população de Pilar já pode esperar: é tempo de “surpresas” na conta de energia. Alguns dizem que é a forma da COELBA pagar o 13º dos funcionários, porém, brincadeira a parte, as reclamações são gerais e representam cobranças adicionais de até 70% - acreditem, 70%. Após receber a minha conta de energia nesse mês tomei um susto: a conta passou de 66 reais e um pouco, para 89 reais, um aumento de mais de 34%, e o pior, não consumi para justificar a surpresa. Fiz uma viagem e a casa ficou vazia por uma semana. Ao retornar, minha esposa ficou mais 15 dias em Salvador, enquanto o único usuário da casa fui eu que saio às 07h30 e só retorno às 18 horas. Nesse mês em questão, pra piorar, foi tempo de chuvas em Pilar, e isso dispensa o uso de um dos vilões de consumo que é o ar condicionado. Mesmo não tendo ninguém em casa por 7 dias, tendo ficando duas semana só e não tendo utilizado o ar condicionado, o meu consumo subiu 35%. Um absurdo!!!

Depois de todas essas constatações fui olhar a minha conta e percebi que os valores apontados no histórico de consumo, quando somados, são maiores que o valor registrado no contador. Outro Absurdo! Depois disso, fui conservar com outras pessoas e todos apontaram o mesmo problema de aumento abusivo (e injustificado) na conta. Houve aumento na tarifa cobrada, porém o reajuste em relação ao meu consumo ocasionaria em um aumento irrisório.

Espero que essa minha atitude de divulgar esse absurdo seja uma forma de fazer com que outras pessoas corram atrás dos seus direitos e manifestem. Liguei para a COELBA, mas não quiseram resolver a questão, nem aceitaram a sugestão de investigar esse fato e tratar a situação com Proatividade, pois a conta está no nome da pessoa que eu alugo a casa. Enfim, fica a dica. Reclamem pelos seus direitos e não deixem que essas empresas suguem aquilo que você conquista com muito trabalho.

RAFAEL CERQUEIRA       

Variadas
25 de Novembro / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Juazeiro foi um dos doze municípios do Brasil reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF pelas melhores práticas em prol da saúde da primeira infância. Por essa razão foi selecionado pela organização mundial para apresentar as experiências exitosas, durante a II Mostra Internacional das Semanas do Bebê, promovida semana passada, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém do Pará. A Mostra fez parte também das celebrações dos 25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança e foi realizada pela agência UNICEF em parceria com o Governo do Pará. Mais de 500 pessoas de 18 estados e outros países participaram do evento. Um público de profissionais de Saúde, Educação, prefeitos, gestores, técnicos das áreas envolvidas com a proteção e promoção à saúde das crianças.   

Representando o município, a psicóloga e articuladora dos Selos ABRINQ, Avante e UNICEF, Carla Lorena Pesqueira falou que o momento foi único para Juazeiro. “Três dias de troca de conhecimentos entre profissionais renomados de municípios, estados, além das experiências internacionais com representantes dos países da Argentina e Portugal. Foi uma forma de fortalecer o trabalho na cidade contribuindo com a garantia dos direitos da primeira infância”, disse. Lorena Pesqueira aproveitou para parabenizar a Comissão do evento em Juazeiro. "A Comissão da Semana do Bebê está de parabéns juntamente com toda comunidade que foi beneficiada com o trabalho. Isso é resultado de uma rede intersetorial envolvida em prol dos direitos das crianças e adolescentes, sinal de um reconhecimento merecido. Foi gratificante representar Juazeiro e em nome de todos quero agradecer o empenho debruçado neste projeto. Juntos, iremos unir mais forças para que possamos estar realizando mais políticas públicas para esse público”, registrou.

A Mostra contou com a presença da ministra interina da Saúde, Ana Paula Sóter, do Governador do Pará, Simão Jatene, do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, dentre outras autoridades. Além da apresentação dos doze municípios considerados referências na área pela UNICEF, a programação de palestras, filmes e oficinas de debates abordaram temas ligados a importância da Assistência Social, Educação e Saúde na primeira infância; como, humanização do parto, baú da leitura, importância do pré-natal, parto normal, aleitamento materno, suplementação alimentar, plano municipal da primeira infância, brinquedos e brincadeiras na creche e na pré-escola, teatro para bebês, dentre outros.  

Segundo a articuladora do Selo UNICEF, em janeiro de 2015, Juazeiro lançará a próxima campanha para o novo tema da Semana do Bebê, que acontecerá de 10 a 16 de maio. "Ações como a Lei que administra a Semana do Bebê, o ato público da amamentação, a interação com os poetas, a articulação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, projetos sociais, parcerias com as universidades e a Fundação ABRINQ, foram fundamentais para ganharmos este prêmio de boas práticas. Próximo ano a sociedade está convidada a participar do evento que contempla todos os profissionais da rede. Nossos agradecimentos aos responsáveis por mais essa conquista de Juazeiro, que direto ou indiretamente construíram os trabalhos que brotaram resultados importantes para o desenvolvimento da primeira infância e dos direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

De 2008 para 2013, a mortalidade infantil em juazeiro reduziu de 22,9 para 13,7 (dados preliminares de 2013) em crianças com menos de 1 ano de idade, segundo dados da Diretoria de Promoção e Vigilância do município. O respeito dado ao público infantil no município e da região e a agilidade nos serviços foram um dos fatores que garantiram em 2012 a conquista dos selos UNICEF e prefeito amigo da criança (ABRINQ).

Por Vânia Castro/SESAU
Política
25 de Novembro / 2014 às 12:27 | Nenhum Comentário
 
Acontecerá hoje, dia 25, e amanhã, 26, no espaço 21 de Setembro, por trás da prefeitura, reunião da Secretaria Extraordinária de Habitação e as  famílias contempladas no Residencial Nova Petrolina. O objetivo é esclarecer as regras do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Serão apresentadas as atividades a serem desenvolvidas a partir da entrega das casas, como orientações quanto à ocupação do empreendimento, gestão e administração do condomínio, capacitação dos representantes, discussão e validação do regime interno, conceitos de educação patrimonial e sanitária e orientação quanto ao planejamento do orçamento familiar, entre outras ações.
 
O prefeito Julio Lossio está acompanhando de perto todo processo. “É um momento de mobilização em prol dessas famílias, e nossa equipe está  empenhada na realização das etapas necessárias para a conclusão do projeto”, comentou o prefeito. Para o Secretario Extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, esse é um momento importante para o desenvolvimento do processo de ocupação “ Estaremos nesse momento preparando as famílias para receber o ambiente construído e orienta-las sobre os processos que virão a seguir” , explicou o secretario. O acontecimento envolve profissionais de diversas áreas como Assistência Social, Psicologia,  Pedagogia e educador físico.
 
A data para a entrega do empreendimento Nova Petrolina já está definida, será no próximo dia 17 de Dezembro. No  local haverá divulgação oficial do calendário para a entrega das chaves aos contemplados dos Residenciais Monsenhor Bernardino, Brasil e Vivendas Petrolina I.
Janaina Paiva Foto: Gilson Pereira ASCOM – PMP
Variadas
25 de Novembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Com a proposta de discutir as ações voltadas para a igualdade racial, o município de Juazeiro dá continuidade aos eventos em comemoração ao “Novembro Negro” realizando nesta semana encontros educativos e culturais na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III.

Sob o tema “Juazeiro Fortalecendo a Identidade Racial”, a programação abrange oficinas de trança e turbante, apresentação do Samba de Véio, grupo de dança Hip Hop e do grupo de Capoeira Muzenza, além das mesas redondas.

O evento acontecerá nos dias 26 e 27 no Anfiteatro Canto de Tudo, localizado no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da UNEB. O acesso é gratuito e não necessita de inscrições para participar das atividades.

O Novembro Negro é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis), em parceria com as Secretarias de Cultura e Juventude (SECJ), Educação e Esportes (Seduc), o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Centro Público de Economia Solidária – Sertão do São Francisco (Cesol).

Ascom Uneb
Política
25 de Novembro / 2014 às 11:30 | 1 Comentário

Diferentemente do que divulgou o ex-vereador Jacson Coelho de Souza, na matéria intitulada Garimpeiros da Cabeluda estão em pânico, a Cooperativa de Garimpeiros de Minas de Cabeluda – Sento-Sé, representada por seu presidente Jessiomar Pereira de Sena, esclarece que a entidade está atenta, vigiando e protegendo o garimpo e seus garimpeiros, e que não há nenhum rumor da venda da área mineral, até por que se trata de uma propriedade da União. O que está acontecendo de fato são pesquisas e sondagens minerais, e que a mineradora está autorizada pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), com as devidas licenças ambientais. A Cooperativa simplesmente acolheu a determinação do órgão superior (DNPM) e acompanha a distância os trabalhos. É lamentável que o ex-vereador desconheça a legislação, que assegura o direito de pesquisa, lavra e exploração do subsolo.

Jessiomar alerta que a competência para emitir as autorizações é do Governo Federal, através do DNPM, e não das Cooperativas. O Direito Minerário brasileiro sustenta-se sobre dois princípios básicos:

Primeiro, de matiz constitucional, segundo o qual as riquezas minerais existentes no subsolo são de propriedade da União Federal.
Segundo, infraconstitucional, segundo o qual a prioridade do direito de pesquisa e exploração dos recursos minerais é garantido, como regra, àquele que primeiro apresentar o requerimento de pesquisa.

Isso significa dizer que nem sempre é o proprietário do solo (superficiário) o titular do direito de pesquisa e lavra dos recursos minerais eventualmente existentes no subsolo. Diversamente, o superficiário pode ser compelido, judicialmente, a autorizar o uso de sua propriedade para que terceiros promovam a pesquisa e a lavra de jazidas minerais. Evidentemente, essa limitação ao direito de propriedade não é gratuita.

Qualquer interessado – brasileiro ou sociedade organizada no País autorizada a exercer a atividade de mineração – pode requerer um alvará de autorização de pesquisa, desde que a área pretendida seja considerada “livre”.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage