Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,5%
Atualizado em: 22/04/2015
Esporte
25 de Abril / 2015 às 11:05 | Nenhum Comentário

Eliminados por Conquista e Bahia, respectivamente, na semifinal do Campeonato Baiano, Colo Colo e Juazeirense iniciam às 17h deste sábado (25), em Ilhéus, a briga pelo terceiro lugar do estadual e consequentemente uma vaga na Copa do Nordeste de 2016, que terá ainda o Bode e o Esquadrão representando o estado.

Responsável por eliminar o Vitória, que vai ficar fora do Nordestão no ano que vem, o Colo Colo tenta se recuperar após sofrer uma derrota e empatar em casa com o Conquista. Já a Juazeirense chega com mais moral, já que conseguiu dificultar a classificação do gigante Bahia.

A vantagem de jogar por dois empates é da Juazeirense, que também poderá fazer o duelo decisivo em casa, atuando no estádio Adauto Morais, no próximo dia 2 de maio.

Por Galáticos Online Imagem da Internet
Política
25 de Abril / 2015 às 11:00 | 12 Comentários

Dando continuidade à agenda de visitas diárias às obras do Município, o Prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do Deputado Federal Daniel Almeida, de secretários, assessores e vereadores, visitou nesta sexta-feira (24) a Avenida Giuseppe Muccini, no bairro Piranga, as elevatórias da Avenida Antônio Conselheiro, a Rua das Flores (Antônio Conselheiro) e a BR 235.

Os 200 primeiros metros da Giuseppe Muccini já está em fase de compactação da sub-base, enquanto as máquinas prosseguem com o trabalho de substituição do solo nos demais trechos da via. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Guimarães, a próxima etapa será o revestimento asfáltico destes 200 metros que estão tendo a compactação concluída. Como a Giuseppe possui 1.700 metros, a obra será feita por trechos para dar maior celeridade e não atrapalhar a mobilidade das pessoas que transitam pela Avenida.

Elevatória do bairro Malhada da Areia

A obra da elevatória de número três que está sendo construída na Avenida Antônio Conselheiro, no bairro Malhada da Areia, tem mantido um ritmo acelerado e em breve será concluída. Essas elevatórias em fase de construção são etapas fundamentais nas obras de saneamento que irão beneficiar diversos bairros da cidade, a exemplo da Malhada da Areia e entorno.

Pavimentação de ruas no Antônio Conselheiro

O bairro Antônio Conselheiro está recebendo pavimentação de paralelo em diversas ruas, além de solução de problemas de esgotamento sanitário. Nesta primeira etapa foram beneficiadas as ruas a Santa Inês, Armando Castro,  Formosa, Império e Tancredo Neves, além da Rua das Flores, que está com os serviços em curso com 2.055 m² de calçamento, numa extensão de 310 metros de comprimento, restando apenas uma quadra para conclusão. 

O SAAE já concluiu as ligações condominiais que precisavam ser feitas para colaborar com a drenagem da Rua do Canal. O projeto de pavimentação do Antônio Conselheiro é mais uma parceria da gestão Isaac Carvalho com o Governo Federal e tem um custo orçado em R$ 876, 611. 

Ascom/PMJ
Esporte
25 de Abril / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

Uma boa notícia para a família petrolinense. A Secretaria Executiva de Esportes de Petrolina está lançando neste domingo, a nova edição do Projeto 'Domingo na Orla', que reúne pessoas de todas as idades na Orla de Petrolina, em busca de atividades saudáveis e divertidas.  A prefeitura Municipal está promovendo a volta do Projeto que já ganhou até Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Petrolina. O objetivo é promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população com atividades físicas, culturais e de lazer para a população.

O Domingo na Orla terá Ginástica Funcional, Aulas de Zumba, com a Professora Tina Ramos, Jump, Aeróbica e também a participação de uma empresa parceira, com cama elástica e brinquedos infláveis.  Grupos culturais e esportivos dão a sua parcela de contribuição para tornar o Domingo na Orla mais agradável. Nas programações, a população tem espaço para capoeira, banda marcial, ciclismo, patinação, automodelismo, slackline (andar na corda bamba), entre outras atividades. O Projeto sempre acontece aos domingos, das 07h às 12 horas, em uma das vias da Avenida Cardoso de Sá.

Ascom/Petrolina
Política
25 de Abril / 2015 às 09:19 | 22 Comentários

Em nota enviada ao Blog o prefeito de Sento-Sé Ednaldo dos Santos Barros esclareceu a decisão judicial da 2ª câmara do Tribunal de Justiça da Bahia, que o condenou a reclusão e devolução de recursos por desvio de verbas públicas. Na nota dirigida ao povo de Sento-Sé, o gestor tranquilizou a população e assegurou que a decisão não o afastará do cargo, por força de um Habeas Corpus preventivo, concedido anteriormente pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), suspendendo essa competência da 2ª câmara do TJ Bahia, por entender que a indícios evidentes de perseguição e coação contra o prefeito. Ednaldo Barros contesta as acusações e vai recorrer da decisão. Na administração municipal, o prefeito segue trabalhando normalmente.

Política
25 de Abril / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

A identificação da mancha no leito do rio São Francisco, no município alagoano de Delmiro Gouveia, motivou nova reunião quinta-feira (23) em Maceió. Convocado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o encontro reuniu representantes de órgãos ambientais, do setor elétrico e do Ministério Público. No final, foram tomados encaminhamentos propostos pelo CBHSF e que serão efetivados já a partir deste sábado (25).

Entre os encaminhamentos definidos está a solicitação ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para a prática de operações especiais para renovar a água do reservatório de Xingó. Para isso, serão realizados picos na vazão do Velho Chico, de até 1.500 m³ por segundo. Essa medida será aplicada neste final de semana e o resultado será monitorado para definir o intervalo entre as operações.

O segundo encaminhamento será a criação de um grupo e trabalho (GT) para discutir as soluções viáveis para a solução do problema. O grupo deverá ser formado por representantes do ONS, Chesf, Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), secretaria de Meio Ambiente de Alagoas e CBHSF. A primeira reunião já está marcada para o próximo dia 30, a partir das 14h, no auditório do IMA/AL.

Por fim, o terceiro e último ponto definido na reunião foi a solicitação de que a Agência Nacional de Águas (ANA) só delibere sobre novos pedidos do setor elétrico com vistas à redução de vazão, após a mancha ser totalmente dissipada. Durante a reunião, o IMA – que já havia notificado a Chesf pelo dano ambiental – entregou o auto de infração à empresa. No documento, impõe uma multa de R$ 650 mil, mas o órgão federal ainda poderá recorrer da penalidade. O secretário Executivo do CBHSF, Maciel Oliveira, considerou a reunião como positiva. "Foi muito produtiva, porque contamos com a presença de vários órgãos e tiramos encaminhamentos importantes. Entendemos que esse não é um problema fácil de resolver, então o GT é fundamental para identificar as soluções", avaliou.

Ascom/CBHSF
Política
25 de Abril / 2015 às 08:00 | 26 Comentários

O programa Geraldo José, nesta sexta-feira (24) contou com a presença do deputado federal Daniel Almeida, que neste sábado (25) estará participando de um encontro regional com militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na sede da APLB, em Juazeiro.

O deputado adiantou que durante a reunião será traçada a organização do partido, em âmbito regional, para a Conferência Nacional do PCdoB, que acontecerá nos próximos meses, onde serão discutidos os desafios do grupo, bem como a preparação do partido para as eleições de 2016. “É uma visita que a gente faz a base eleitoral para colocarmos o partido a disposição dos leitores”, disse o parlamentar.

Sobre o futuro de Juazeiro no próximo pleito eleitoral, o deputado Daniel Almeida frisou que o PCdoB pretende se manter à frente do governo municipal. Segundo Almeida, o partido mesmo tendo todo um interesse de continuar governando Juazeiro ainda não dispõe de nomes para a sucessão do prefeito Isaac carvalho. “É obvio que nós temos o interesse de manter o partido na liderança em Juazeiro. O momento do PCdoB em Juazeiro é muito favorável e por isso vamos trabalhar para o partido se manter à frente da gestão municipal”, avaliou Almeida.

O parlamentar também comentou sobre a aprovação da PL 4330, pela Câmara de Deputados, que autoriza a contratação de terceirizados em qualquer setor no país. “Fiz campanha contra a aprovação desse projeto porque ele não propõe regulamentar e proteger os direitos dos contratados. O trabalhador terceirizado adoece mais, fica menos tempo no mercado de trabalho, não recebe segurança e proteção trabalhista de qualquer ordem. O projeto agora será apreciado pelo Senado e tem muitas chances de ser reprovado”, salientou Almeida.

Durante a entrevista o deputado federal respondeu questionamentos dos ouvintes quanto as obras de pavimentação que estão em atraso em diversos pontos da cidade de Juazeiro. Apesar de ter conhecimento que muitos bairros ainda não foram assistidos em obras, o parlamentar frisou que a gestão municipal, comandada pelo partido que faz parte, tem avançado nos projetos de urbanização. “Olhando Juazeiro no passado vemos que tivemos uma evolução. O prefeito me dizia que tem projetos para contemplar outras áreas da cidade. Ainda há muita coisa para se fazer, há muitos moradores para serem atendidos, mas precisamos reconhecer que houve uma evolução”, pontuou.

Da redação Alinne Torres/Foto: Geraldo José
Variadas
25 de Abril / 2015 às 07:00 | 3 Comentários

Moradores de Sobradinho terão a oportunidade de participar neste sábado (25), a partir das 17h, na Praça Geraldo Silva, do Festival Latino Americano Software Livre (FLISOL). Para saber detalhes sobre o evento, o programa Geraldo José, desta sexta-feira (24), recebeu como convidado o cientista da computação e um dos organizadores do festival, Laudivan Freire.

Na Bahia cinco cidades estarão participando do FLISOL simultaneamente, que tem como objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. 

Durante o encontro será montada uma estrutura para receber os interessados que terão acesso a informações técnicas e instalação gratuita e totalmente legal de softwares livres nos seus computadores. 

Sobradinho estará recebendo o evento pela segunda vez. Segundo Freire, na primeira edição foram feitas 20 aplicações e cerca de 50 pessoas estiveram presentes. “A primeira edição contou com uma boa participação dos moradores. Para a segunda edição esperamos atingir um público maior. As pessoas que desejam participar não precisam ter conhecimento técnico. Durante o momento os participantes estarão em contato com novas pessoas de diversas cidades”, frisou.

Freire também ressaltou que os gestores que queiram levar o Festival Latino Americano Software Livre para suas cidades é necessário apenas fazer um cadastro na lista de inscrição que se encontra no site do Festival http://www.flisol.info/Brasil . O evento é voluntário. “Gostaria de convidar todos os moradores de Sobradinho para estarem conosco nesse evento. O evento é gratuito e não precisa ter conhecimento técnico na área. Nós estamos fazendo um evento para atender a todos”, pontuou Laudivan.

Da redação Alinne Torres/Foto: Geraldo José
Informativos
25 de Abril / 2015 às 06:00 | 2 Comentários

A leitora Tatiana Melo informou ao Blog que faleceu na tarde desta sexta-feira (24) em Juazeiro o micro-empresário e radialista Gregório José que há bastante tempo encontrava-se enfermo, realizando tratamento em casa.

À esposa Helenita de Castro Lima, aos filhos Deyse, Deison e Dennes, conhecido cantor Caffé da Banda Pagodança, as condolências dos amigos e de toda equipe do Blog.

O velório está ocorrendo no SAF e o sepultamento se dará às 10 horas, no cemitério central de Juazeiro.

Espaço do Leitor
24 de Abril / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Com o prazo de encerramento previsto para o mês de julho, apenas 1% dos municípios brasileiros concluíram seu Plano Municipal de Educação. Mais do que uma obrigação legal, definida pela Emenda Constitucional n. 59/2009, está o planejamento, o compromisso da gestão municipal que, em regime de colaboração e participação dos vários segmentos, pais/mães, professores, gestores, funcionários, alunos e sociedade em geral, definirem as metas para a próxima década.

O Plano Nacional de Educação, aprovado em julho de 2014, é a base para os planos Estaduais e Municipais. Nele estão definidas 20 metas. Algumas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade, que dizem respeito ao acesso, à universalização da alfabetização e à ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais. Entre elas estão: universalizar: 1) até 2016, a educação infantil na pré-escola e ampliar a oferta em creches, para atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos; 2) ensino fundamental (EF) de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% concluam essa etapa na idade recomendada; 3) até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, a taxa líquida de matrículas no ensino médio (EM) para 85%; 5) alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do EF; 6) oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% do(a)s aluno(a)s da educação básica; 7) fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, com médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do EF; 5,5 nos anos finais do EF; 5,2 no EM; 9) elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015; erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional; 10) oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos EF e médio, na forma integrada à educação profissional; 11) triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.

Não se atingirá o sucesso em educação se não enfrentarmos e reduzirmos as desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. Assim as metas 4) universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados; 8) elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudo, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados ao IBGE.

Nenhuma das metas poderá ser atingida sem a participação direta dos profissionais da educação. Portanto, a meta 15, busca garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de um ano de vigência do PNE, uma política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos do art. 61 da LDB 9.394/96, assegurando que todo(a)s os professore(a)s da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; 16) formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da educação básica, e garantir a todo(a)s o(a)s profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino; 17) valorizar o(a)s profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, de forma a equiparar seu rendimento médio ao do(a)s demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do PNE; 18) assegurar, no prazo de 2 anos, a existência de planos de carreira para o(a)s profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira do(a)s profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.

As instituições de educação superior, notadamente as universidades, tem uma responsabilidade na formação dos profissionais da educação, portanto, algumas metas são elencadas:12) elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público; 13) elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% doutores; e, 14) elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de sessenta mil mestres e vinte e cinco mil doutores.

Portanto, o Plano Municipal e Estadual de Educação, não pode e não deve ser apenas um documento burocrático, definido em gabinetes, sem um diagnóstico prévio da realidade educacional no município, para sabermos o que está dando certo e as causas dos fracassos, as demandas sociais, o currículo, a organização, as condições de oferta, os excluídos etc. As greves dos professores denunciam o abandono e a falta de qualidade e compromisso de alguns gestores.

Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva – Departamento de Filosofia e Ciencias Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/VC. Reginaldoprf@yahoo.com.br

Política
24 de Abril / 2015 às 22:30 | 6 Comentários

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) executou esta semana ações de iluminação com atendimento de ocorrências nos bairros Alto da Maravilha, Alto da Aliança, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Alagadiço, Centro, Santo Antônio, Maringá, Pedra do Lorde, Penha, Jardim Vitória, Jardim Flórida, Piranga I e II, Nova Esperança, Argemiro, Lomanto Júnior, Novo Encontro, São Geraldo, Tabuleiro, Angary e Centenário. Já no interior, a secretaria atendeu as sedes do distrito de Abóbora, Mandacarú e Juremal, além dos povoados do distrito de Itamotinga como Lagoa dos Cavalos, Cantinho, Santana, Sítio do Sacramento, Sertãozinho, Cacimba do Silva, Rodeador e Fortuna.

Os serviços contemplaram desde a troca de lâmpadas, até a substituição de luminárias, reatores, bases e relés. O gerente de Iluminação, Elizeu Silva, informa que as equipes estão realizando rondas diárias para identificar pontos apagados durante a noite e acesos durante o dia, e assim se antecipar às demandas da população. O gerente ainda chama a atenção para os atos de vandalismo e roubo que tem acontecido constantemente em Juazeiro contra os equipamentos de iluminação, afetando o andamento dos trabalhos, além de gerar transtornos a população que paga mensalmente taxa de iluminação e prejuízo aos cofres públicos.

 "Esse tipo de problema vem acontecendo com bastante frequência. A Prefeitura faz a substituição do que é danificado ou roubado, porém por diversas vezes tem que refazer o serviço. A população pode ajudar na fiscalização e na denúncia dos atos de depredação e mau uso do patrimônio público", contou Elizeu.

Atendimento:

A Secretaria informa que para solicitar ações de iluminação, basta entrar em contato pelo telefone (74) 3612-5411, ou encaminhar ofício a Secretaria, localizada no espaço onde funciona a CMC (Central de Material de Construção), em frente à empresa Icofort, s/n, no Distrito Industrial. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
24 de Abril / 2015 às 22:00 | 11 Comentários

Em e-mail ao Blog leitora de Petrolina reclama do desassossego provocado pelo som ensurdecedor das motos. Confira:

Olá,

Venho através desta solicitar a atenção das autoridades, EPPTC, prefeitura, secretaria de meio ambiente e a quem for necessário, para disciplinar motoqueiros que se acham no direito de usar suas motos para fazer barulho.  Esse povo deve achar que eu preciso ouvir o barulho da moto deles para me emocionar, mas o que senti nesta quinta-feira (23) foi muito ódio e repulsa. 

Me chamo Adriana, sou enfermeira, tenho 36 anos e um filho de meses que conquistei com muita dificuldade. Como mãe solteira e de repouso não tenho ninguém para me defender tenho medo de perseguição, por isso peço que alguém de forma legal tome uma atitude quanto a isso.  

De quinta a sábado vem acontecendo esses barulhos. Quinta, quase meia-noite, um grupo de motoqueiros com suas motos gigantes e barulhentas acelerou muito embaixo do prédio que moro. O forro do meu apartamento vibrou muito a ponto que acordei no susto. Meu bebe quase não dorme de tanto chorar assustado. É certo eu passar por isso? Já não bastam os bares e paredões que comumente passam fazendo barulho.   

Cadê a polícia? Meu deus! Esse povo não tem família, não respeita o sossego de ninguém?   

Já não simpatizava com esse povo, agora piorou... Porque não vão fazer barulho na porta da casa deles para depois ter que ouvir reclamação dos seus vizinhos? Porque não vão fazer barulho na porta do batalhão? Que ódio e que absurdo! Estou enviando cópia desse texto para quem eu achar necessário para que sejam tomadas atitudes. Preciso do meu sossego e do meu bebê, esse povo que faz barulho não pode ficar impune, isso é meninice, coisa de quem nunca teve nada e que agora quer chamar a atenção. 

Tinha um monte de motos paradas na frente do bar ... aqui na Avenida São Francisco, eles devem ter bebido também. Por favor façam essa reclamação chegar onde for necessário.  Eu já andei de moto sou habilitada e sei que tem leis quanto ao barulho, agora são 4h da madrugada e estou fazendo esse texto para mandar, sem sono, cansada e com muita raiva.

Adriana Maia 

Imagem ilustrativa da Internet
Esporte
24 de Abril / 2015 às 21:30 | 6 Comentários

"Você não vai jogar ano que vem no Corinthians", alertava Fernando Garcia, empresário, a Petros. E o jogador, disposto a seguir, respondia: "também vou conquistar meu lugar com o Tite". Motivado por informações de bastidores, o diálogo acima ocorre desde dezembro. E, nos últimos 15 dias, mais uma vez se fortaleceu. Sábado, véspera de Petros desperdiçar o pênalti que eliminaria o Corinthians do Campeonato Paulista, seu estafe tratava a saída dele como uma possibilidade cada vez mais forte. Se em janeiro era reticente, o próprio jogador já admitiu a seus empresários que a transferência pode ser o melhor caminho até o meio do ano.

A sensação de Petros e seu estafe é que ele não vai conseguir ter papel importante na equipe. Hoje, Bruno Henrique é substituto imediato de Elias, Cristian de Ralf, Danilo de Renato Augusto, Malcom de Jadson e Mendoza de Emerson. Nos jogos da Copa Libertadores, quase sempre, ele fica de fora do banco de reservas. Foi assim na última quarta, com o São Paulo. Invariavelmente, Petros tem atuado em várias dessas funções, o que reforça seu status atual de coringa. Graças aos oito jogos feitos por reservas no Campeonato Paulista, ele tem praticamente mil minutos em campo em partidas oficiais. É, entre os suplentes, aquele que mais esteve em campo. Ganhou pontos ao se prontificar para jogar de lateral esquerdo, outra função que provou poder executar.

Mas, ainda assim, Petros não está 100% contente, pois gostaria de estar nos jogos mais importantes. Foi também por isso que ele se sentiu desolado por desperdiçar o pênalti contra o Palmeiras no domingo passado. Ele se emocionou no vestiário da Arena Corinthians e seus familiares mais próximos também sofreram pela cobrança perdida. A possibilidade de sair, porém, não tem relação com isso. No último ano, foi sabido pelo empresário que a diretoria corintiana e os então auxiliares Sylvinho e Fábio Carile tentaram convencer Mano Menezes a tira-lo da equipe titular durante o Campeonato Brasileiro. Gente próxima ao ex-presidente Mário Gobbi, já em dezembro, aconselhou Petros a pensar em transferência. Imaginavam, na ocasião, esse cenário atual.

Para a comissão técnica, Petros hoje é tecnicamente inferior aos titulares do Corinthians e tem dificuldades para executar as funções ofensivas no sistema de jogo 4-1-4-1. Ainda assim, imagina-se que ele possa ser reposição interessante para a função exercida por Renato Augusto e Elias. Por ora, entretanto, a prioridade tem sido de outros. O Corinthians, vale lembrar, possui dívida de R$ 6 milhões com o empresário Fernando Garcia. Os direitos econômicos de Petros são divididos em partes iguais entre o clube e ele.

Uol
Esporte
24 de Abril / 2015 às 21:00 | 2 Comentários

Entre os dias 18 e 21 de abril, o Banco do Brasil promoveu o JENAF, Jornada Esportiva Nacional de Funcionários da instituição e funcionária/atleta Luciana Lopes, após ser campeã na etapa regional no mês de março, foi até Brasília representando o estado da Bahia e conseguiu o terceiro lugar na competição de Tênis de Mesa.

Luciana disputou oito jogos, venceu seis e perdeu dois e com isso garantiu a medalha para a Bahia. Mais informações do evento, clique aqui.

Esporte
24 de Abril / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

O dia do Trabalhador em Casa Nova será marcado por mais uma edição da tradicional Maratona Ciclística, evento que está inserido no Calendário Oficial do Município. A Maratona Ciclística de casa Nova está na sua 24ª Edição e tem como objetivo promover a prática esportiva no Vale do São Francisco, reunindo ciclistas de várias categorias.

Realizada pela Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Esporte Lazer,  Cultura e Turismo, a maratona tem um percurso oficial de 28 Km, com largada às 08:00h no Distrito de Santana do Sobrado e chegada na sede do município. A premiação será distribuída entre os três primeiro colocados nas categorias Comum Bike, Elite, Feminino, Veterano e Atletas Especiais.

Para o Secretário de Esporte, Lazer,  Cultura e Turismo, Marismário Fonseca (Mazola), que coordena o evento, " A tradicional Maratona Ciclística de Casa Nova, além de marcar o Dia do Trabalhador, possibilita uma grande integração entre a comunidade de Santana e o município, proporcionando ainda a prática saudável do esporte e a integração entre atletas de Casa Nova e de outros municípios", destacou. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (74) 3536 2264.

Os interessados em participar podem efetuar suas inscrições até o dia 31 de abril, das 09:00 às 14:00h, na secretaria do Estádio Municipal ou através do email smesportes@hotmail.com

Ascom/Casa Nova
Política
24 de Abril / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

O Secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, sempre acompanhado de sua equipe técnica, tem feito visitas às obras em andamento sob sua gerência. O secretário esteve visitando desta vez as obras da reforma, ampliação e climatização da Escola Terezinha Ferreira Oliveira e da construção da 14ª super creche municipal.

A Escola Terezinha Ferreira Oliveira está localizada no Bairro Tabuleiro e atende cerca de 930 alunos. Fundada no ano de 1984, a escola ainda não havia recebido uma reforma de tamanha importância. "Aqui será feita a reforma geral da escola. Toda fiação da parte elétrica será trocada para adaptação à climatização; a troca total das janelas e portas pelo padrão SEDUC, onde utilizamos só materiais metálicos e retiramos tudo que é de madeira. Também estamos fazendo o adensamento do piso, mudança geral do piso, construção de uma nova sala, pintura e revisão total do telhado", explica o Engenheiro Fredson Whenner. 

A expectativa do Vice-Gestor, José Carlos Paiva Nunes, é de que a escola receba o quanto antes o prédio reformado. "Pois é isso que a comunidade e a escola esperam e esse foi o compromisso feito entre prefeito e comunidade". Outra obra em andamento é a construção de mais uma creche do Proinfância, tipo B, no Bairro Itaberaba, chegando ao número de 14 novas creches no município. Com capacidade para até 240 crianças, a creche terá salas pedagógicas, cozinha, berçário, lactário, refeitório, laboratório de informática, pátio coberto, secretaria e banheiros com acessibilidade, entre outros espaços.

"A Rede Municipal de Ensino contou, durante esse tempo, com apenas uma creche nos moldes necessários a essa condição. Mas nos últimos seis anos essa realidade vem mudando. E não é só uma questão de beleza e estrutura física, os nossos profissionais são qualificados, com formação continuada, o material didático que oferecemos não perde em nada para a estrutura privada. E isso só é possível porque o Prefeito Isaac governa olhando para quem mais precisa e contribui com a vida das pessoas dando a elas justamente aquilo que é sagrado, que é o conhecimento", conclui Clériston Andrade.

Ascom/Juazeiro
Espaço do Leitor
24 de Abril / 2015 às 19:30 | 6 Comentários

Geraldo,

Essa foto demonstra toda a insatisfação a indignação de nós corpo docente da Escola Modelo Luiz Eduardo Magalhães, com essa perpétua gestão que há quase um quarto de século está a frente da APLB. Queremos tornar público em dizer que esses que aí estão, de forma patronal, não nos representam! QUEREMOS UM SINDICATO SEM BANDEIRA! SEM LADO! QUE PENSE NO BEM ESTAR DE SEUS FILIADOS, SEM PENSAR NAS CONVENIÊNCIAS DO GOVERNO, INDEPENDENTE DE QUEM ESTEJA NO PODER. Rotatividade de gestão é saudável e serve para sublinhar nossa maior conquista enquanto sociedade:  A DEMOCRACIA!  Chega de poder pelo poder, ou de “PODER PARA O PODER”. Parabéns APLB!!!

Equipe docente do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães

Política
24 de Abril / 2015 às 19:02 | 5 Comentários

O trabalho de recuperação de ruas com paralelepípedo, executado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro prossegue no bairro Piranga.  Durante esta semana, as ruas atendidas foram a Imaculada Conceição e Travessa Santa Teresinha.  

Os serviços estão sendo executados inicialmente em ruas com trafego intenso de veículos pesados, para depois seguir com os trabalhos em outras vias. O secretário Fernando Dantas explica que diante do reinicio das obras de recuperação da Avenida Giuseppe Muccini, a SESP está executando a recuperação de ruas próximas a esta via, criando alternativas de acessibilidade e mobilidade no bairro. "É um trabalho que tem um papel importante na garantia da trafegabilidade nas vias da cidade. O serviço de recuperação de ruas contribui para a rotina da população", finalizou o secretário.

Ascom/Juazeiro
Variadas
24 de Abril / 2015 às 18:29 | 1 Comentário

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, desde o dia 9 de abril, vem interagindo com órgãos de pesquisa e ambientais, monitorando a mancha de Ceratium furcoide,que surgiu no reservatório de Xingó, procurando apurar as causas mais prováveis e minimizar os efeitos desse fenômeno. 

A Chesf tem enviado relatórios e Laudos de análises para as diversas instituições, bem como tem participado de reuniões institucionais, a exemplo das reuniões com os órgãos ambientais e com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, na busca de soluções para resolver o problema. 

Nesse sentido a Companhia e o Operador Nacional do Sistema (ONS) vêm implantando operações de pulsos de vazão com o objetivo de diluir a mancha. Tais operações vêm surtindo efeitos, com diminuição gradativa da dimensão e densidade da mancha, porém, até o momento, ela não se dispersou por completo. 

Informamos ainda que o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) enviou para a Chesf um Auto Infração por entender que a Empresa contribuiu para o desequilíbrio, resultando no aparecimento da mancha. A Chesf irá responder à Notificação emitida pelo IMA dentro dos prazos legais.

Ascom Chesf
Policial
24 de Abril / 2015 às 18:00 | 11 Comentários

A escalada do crime continua crescendo em Juazeiro. Na tarde desta sexta-feira (24) foi registrado mais um homicídio na cidade, na verdade o 45° (quadragésimo quinto) em apenas cento e quatorze dias de 2015. A informação que chegou ao Blog via whatsapp foi confirmada pela polícia. Foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na cabeça a vítima identificada até agora como Orlando que comercializava CDs como ambulante pelas ruas de Juazeiro. Ele foi alvo de disparos na rua que fica por trás da sede da Coelba, imediações do Sinserp, no bairro Jardim Vitória. O Repórter Policial Jean Rêgo em contato com a nossa reportagem esclareceu que este é o décimo homicídio só neste mês de abril.

Política
24 de Abril / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

O setor onde funicona a Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Petrolina está em reforma. A notícia foi enviada ao Blog Geraldo José através da Assessoria de Comunicação do município.

De acordo com a ouvidora Paula do Vale, os serviços do 156 e o antedimento presencial vão ficar indisponíveis até a próxima terça-feira (28). O cidadão que precisar realizar reclamações ou denúncias podem utilizar o serviço via online, disponível no site da prefeitura, http://www.petrolina.pe.gov.br/2010.

Da Redação com informações da Ascom/Petrolina
Esporte
24 de Abril / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Nem algum jogador da base, e muito menos algum argentino. O melhor amigo de Messi dentro do Barcelona é brasileiro. De acordo com o craque, Daniel Alves é o seu grande companheiro dentro do vestiário do clube catalão. O camisa 10 lembra que a afinidade deles dentro de campo acabou ajudando para se darem bem também fora dele.

- Todos nos damos bem no vestiário do Barça, mas sempre estive mais perto de Dani. Já quando chegou no Barça dividíamos o lado direito. Ficamos muito tempo juntos dentro e fora de campo e temos uma grande amizade. E isso também ajuda muito nas partidas - revelou Messi em entrevista à revista "FourFourTwo".

Messi lembrou que os dois ainda gostam de se encontrar fora das dependências do clube, mas disse também que nunca deixou sua família de lado e que gosta de estar ao lado do filho, o que mudou sua vida.

- Tentamos ter uma vida social além dos treinos e dos jogos. Quando podemos, estamos juntos com Dani, mas todos temos nossas próprias vidas. Precisamos de tempo para as nossas famílias. Temos obrigações como levar os filhos para a escola. As crianças requerem muito tempo - concluiu.

Lancenet
Política
24 de Abril / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

A secretaria da Cidade, em parceria com o programa Sebrae Cidade do Futuro promoveu nesta semana uma Oficina Temática de Capacitação para os servidores da área de fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria Executiva de Ordem Pública, que trabalham com a  REDESIM/PE -  para a Simplificação de Registro e Legalização de Empresas e Negócios.

O evento, que foi articulado e conduzido pela agente de Desenvolvimento Local, Benigna Areias, a analista Regina Sento Sé e a consultora Robssa Jacó, aconteceu no sentido de atualizar os profissionais da fiscalização sobre a Lei Complementar (LC 123/06) e suas alterações promovidas pela LC 128/08 e LC147/14, além de promover uma reflexão sobre a importância da modernização da fiscalização pública municipal na perspectiva de desburocratizar processos de registro, alterações e baixa de empresas.

De acordo com o secretário da Cidade, Marcello Cavalcanti, "Essa capacitação é importante, já que o fiscal de obras e postura tem um papel fundamental para a abertura de uma empresa, no sentido de oferecer um trabalho mais simplificado e humanizado para os cidadãos petrolinenses", pontuou o secretário.

Para a agente de Desenvolvimento Local, Benigna Areias, "a participação e mobilização dos profissionais nas capacitações  vem sendo muito positiva para os avanços na implementação da Lei Geral no âmbito Municipal. Várias propostas de modernização foram apontadas pelos agentes públicos da fiscalização de obras e posturas, as quais serão encaminhadas aos gestores (secretários e prefeito), para as medidas cabíveis", explicou.

O gerente de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria da Cidade, Leoclécio Lima, considerou importante mais uma capacitação nesse âmbito. "Estamos em fase de aperfeiçoamento, e, esse treinamento faz parte de um ciclo de cursos que visam preparar o agente público para realiza r uma fiscalização que se preocupa com o que é certo, ampliando os laços de cidadania entre om poder público e os cidadãos", afirmou o servidor.

Ascom/Petrolina
Variadas
24 de Abril / 2015 às 16:03 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS e o Conselho Municipal do Idoso – CMDI iniciou nesta quinta-feira, 23 de abril, as Pré – Conferências da Pessoa Idosa, que tem como objetivo preparar o usuário para a discussão dos temas que irão ser abordados durante a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que será realizada no dia 06 de maio, no Espaço Multieventos da Univasf.

A primeira Pré – Conferência aconteceu no João Paulo II, na sede da Associação e contou com a participação dos idosos dos Serviços de Convivência, representantes da Associação, a equipe do CRAS do João Paulo II, o assessor de gestão intersetorial, Roosevelt Duarte, moradores do bairro e entorno. A próximo encontro será realizado nesta sexta-feira (24), às 14h30, no CRAS da Malhada da Areia.

CRONOGRAMA PRÉ-CONFERÊNCIAS DO IDOSO

DIA

HORÀRIO

LOCAL

24/04/2015

14h30

CRAS Malhada da Areia

28/04/2015

14 h

CRAS Tabuleiro

29/04/2015

9 h

CRAS Itaberaba

30/04/2015

15 h

Casa da Cultura - NAENDA

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
Política
24 de Abril / 2015 às 15:30 | 2 Comentários

 

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) recebeu, nesta quinta-feira (23), a prestação de contas do ex-governador Jaques Wagner, relativas ao exercício de 2014, tendo início, assim, a tramitação que irá culminar com o julgamento, após o trabalho de análise e avaliação do processo. Como parte do cronograma fixado anteriormente, a comissão encarregada de assessorar a análise das contas irá entregar à conselheira Carolina Costa, que foi designada pelo plenário do TCE como relatora do processo, na próxima terça-feira (28), a segunda parte das informações preliminares acerca do trabalho técnico institucional desenvolvido desde o início de fevereiro, a partir do levantamento de informações contidas nos diversos sistemas do Estado.

De acordo com o cronograma, a apreciação das contas pelo plenário do TCE e a emissão do respectivo parecer prévio estão previstas para acontecer no dia 2 de junho de 2015. Este trabalho é parte de uma estrutura de controle dos atos de gestão dos administradores públicos, que nesta posição têm o dever e assumem o compromisso republicano de comprovar a conformidade legal dos atos e fatos da sua gestão.

É um momento de grande importância para o TCE e para a sociedade baiana, no qual o corpo técnico da Casa se dedica ao exame do processo de prestação de contas anuais, tendo como objetivo aferir e garantir a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos públicos na esfera do governo do Estado da Bahia.

Ascom/TCE
Informativos
24 de Abril / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

O Governo de Pernambuco lança a quarta edição do Chapéu de Palha da Pesca, atendendo 57 municípios do Estado. O cadastramento dos pescadores será dividido em duas partes. Primeiro será a vez dos pescadores do Agreste e do Sertão se cadastrarem entre os dias 27 a 30 de abril. A segunda etapa, para os pescadores do Litoral, será de 18 a 22 de maio. Assim como na Zona Canavieira e na Fruticultura Irrigada, o programa tem a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Criada em 2011, a ajuda chega durante o inverno, período em que a pesca artesanal é proibida. O programa atenderá inicialmente os trabalhadores de 35 municípios do Agreste e do Sertão do Estado. O horário de atendimento será das 9h às 17h nas colônias e associações de pescadores ou escolas estaduais e municipais.

Atualmente está em andamento o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada, no Sertão, e da Zona Canavieira.  No primeiro, 9.897 trabalhadores estão sendo beneficiados pelo programa em sete municípios da região. Na Zona Canavieira, o Chapéu de Palha cadastrou 10.735 mil trabalhadores em 25 municípios da Mata Norte. As inscrições para os trabalhadores da cana da Mata Sul serão realizadas em maio.

Para se cadastrar no Chapéu de Palha da Pesca, o pescador ou a pescadora deve ser maior de 18 anos. Vale ressaltar que os marisqueiros e marisqueiras também podem participar. Os pescadores artesanais aposentados ou que estejam recebendo benefícios de INSS ou do Defeso não pode se cadastrar no programa.

No ato do cadastramento, é preciso ter mãos originais e cópias dos documentos de Identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, carteira do Ministério da Pesca, Registro Geral da Pesca ou protocolo que comprove a inscrição do pescador ou pescadora junto ao Ministério da Pesca , além do número do PIS ou do NIS (cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão).

Os beneficiários do Chapéu de Palha receberão quatro parcelas de até R$ R$ 256,52 complementar ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. Caso o trabalhador cadastrado prefira indicar uma pessoa do seu núcleo familiar para fazer uma das atividades oferecidas pelo Chapéu de Palha, também deve levar, no momento do cadastro, CPF e comprovante de residência do indicado (original e cópia). Os cursos são realizados em parceria com as seguintes secretarias estaduais: Educação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Mulher. A coordenação geral do Chapéu de Palha é da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Asscom
Variadas
24 de Abril / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

Na manhã desta quinta-feira (23.04), os profissionais do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), participaram de uma palestra com a médica especialista em doenças genéticas raras, Elisa Sobreira, da Genzyme A Sanofi Company, de São Paulo (SP), para discutir o diagnóstico da doença de Gaucher, enfermidade rara caracterizada pelo um distúrbio genético recessivo que não tem cura.  O objetivo principal da reunião foi trazer informações sobre a patologia para os pediatras, alunos da faculdade de medicina e residentes da instituição, num projeto de Educação Médica Continuada.

Durante a palestra foram abordados o diagnóstico da doença, o quadro clínico e a fisiopatologia, a partir da genética e terapias específicas, também foi mostrado o prognóstico bom, quando os sintomas são estudados e não é diagnosticada a doença de Gaucher.

Segundo, a médica, a discussão no hospital é importante para preparar os médicos recém-formados e residentes a lidar com pacientes portadores da doença de Gaucher. "Os sintomas podem ser confundidos com outras patologias, por isso, é necessário trazer informações sobre a doença, pois, o médico tem que está preparado e atento a esses tipos de diagnóstico diferencial”, pontua.

"A cidade tem atualmente um paciente com a doença, diagnosticado aqui no HDM e faz o tratamento de terapia intensiva graça o conhecimento da pediatra que acompanha o caso. É importante que os médicos jovens conheçam os sintomas nos pacientes que eles atendem na sua prática diária para que possam trabalhar mediante o diagnostico diferencial”, frisa Elisa Sobreira.

Para a residente em saúde da criança, Laís Caroline Farias, a palestra ampliou o conhecimento dos profissionais e melhora ainda mais o serviço prestado pelo hospital. "Eu achei importante o esclarecimento sobre a doença, bem como seu diagnostico e tratamento, para uma melhor assistência da equipe multiprofissional que atua no hospital”, descreve.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
24 de Abril / 2015 às 14:00 | 1 Comentário

Durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23), a equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou que está autuando a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pela mancha que se estende em 34 quilômetros do rio São Francisco, em Alagoas, entre os municípios de Delmiro Gouveia e Olho D’água do Casado (AL). Além da multa no valor aproximado de R$ 650 mil, o órgão cobra a aplicação de medidas para resolução do problema.

A reunião organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) é a segunda em um curto período de tempo. Na primeira, realizada no dia 14, ficou acordado que os órgãos envolvidos deveriam apresentar no segundo encontro os relatórios com as conclusões sobre a mancha. O IMA apresenta o relatório conclusivo e solicita a reparação dos danos causados no estado.

O monitoramento feito pelo Instituto foi iniciado no dia 10, após o recebimento de diversas denúncias de moradores da região. No dia 17, os técnicos apresentaram os resultados preliminares e o indicativo de que a mancha seria causada pela proliferação de microalgas fitoplanctônicas também encontradas em cistos de sedimentos de fundo de barragens.

Na ocasião, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que está solicitando o ressarcimento de R$ 500 mil, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), pelas perdas durante os oito dias em que o abastecimento de água foi interrompido para nove municípios daquela região.

Segundo informações do diretor de Monitoramento e Fiscalização do IMA, Ermi Ferrari, as evidências indicam que o esvaziamento de um reservatório da Usina de Paulo Afonso, feito pela Chesf com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Pernambuco, seria a única operação que poderia ter causado um problema naquela proporção.

Durante a operação, cerca de 80%, dos 26 milhões de metros cúbicos da água armazenada no reservatório, teriam sido liberados junto com grande quantidade de sedimentos.  Durante a primeira reunião, os representantes do Comitê e da Casal chegaram a solicitar o aumento da vazão do rio, como forma de diluir a mancha.

O problema é que a vazão da água, abaixo da região do reservatório de Sobradinho (BA), deverá ser reduzida novamente. Segundo informações do fax circular 026/2105, do dia 22, emitido pela Chesf, o Ibama emitiu a autorização especial nº 05/2015 para a realização de testes para redução do atual 1000m³/s para 900m³/s, com a concordância da Agência Nacional  de Águas (ANA), expressa no ofício nº 164/2015.

No dia 28, a ANA deverá realizar uma reunião com os envolvidos para definir a data de início dos testes que será feito em três etapas: na primeira a vazão será de 1000m³/s, em tempo integral; na segunda será de 950m³/s, em tempo integral; e na terceira será 900m³/s, em tempo integral.

Além dos representantes do CBHSF, IMA, Ibama e Casal, a reunião contou ainda com os Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Fonte: Ascom/IMA
Variadas
24 de Abril / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Pensando na otimização das doses da vacina BCG, obrigatória para os recém-nascidos e que previne a tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina distribuiu as doses nas 10 AMEs e na Unidade de Saúde Yolanda Rabelo, no Centro, com dias específicos para administração do imunizante.

“Devido ao déficit nacional na fabricação dessa vacina estabelecemos os dias da vacinação em cada unidade para que não haja desperdício, já que cada ampola contém 10 doses que imuniza 10 crianças e após aberta a validade é de 6h”, explicou a coordenadora de Imunização Jeane Moraes.

No início do mês foram enviadas 1.150 doses e no próximo mês será enviado mais um lote, porém o quantitativo não divulgado. Segue abaixo cronograma:

UNIDADE DE SAÚDE

DIA DA SEMANA

TURNO

AME DOM AVELAR

TERÇA/QUINTA

MANHÃ/TARDE

AME VILA EDUARDO

QUINTA

MANHÃ

AME AREIA BRANCA

QUARTA

TARDE – A PARTIR DAS 13H

AME HENRIQUE LEITE

SEXTA

MANHÃ

AME GERCINO COELHO

SEGUNDA

MANHÃ

AME OURO PRETO

QUARTA

MANHÃ

AME JOSÉ E MARIA

TERÇA/QUINTA

MANHÃ

AME PROJETO N5

QUARTA

MANHÃ

AME RAJADA

TERÇA

MANHÃ

AME IZACOLÂNDIA

QUARTA

MANHÃ/TARDE

UNIDADE YOLANDA RABELO (CENTRO)

TERÇA

MANHÃ/TARDE

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
24 de Abril / 2015 às 13:00 | 8 Comentários

Ao som de muitos aplausos e alegria os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Petrolina festejaram a adesão ao piso nacional para duas categorias pelo prefeito Julio Lossio em audiência pública na Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira, 23. A secretária de Saúde Lucia Giesta, acompanhada do secretário de Planejamento e orçamento, Geraldo Junior, fez a leitura da carta escrita pelo chefe do executivo direcionada as duas categorias e vereadores, onde expôs a satisfação em poder garantir o piso para os servidores.

“Reconhecemos a importância do trabalho dos Agentes de Saúde e Endemias nas conquistas que até aqui tivemos. Tanto que faremos um grande esforço para efetivar o piso nacional, antes mesmo de ter a regulamentação da lei do Governo Federal e também antes de receber as contrapartidas federais para esta efetivação”, disse o prefeito em um dos parágrafos da carta.Conforme a nova legislação, 95% do aumento salarial dos agentes deverá ser pago pelo Ministério da Saúde (MS), porém até o momento o valor não foi repassado para o município.

Agente de Saúde há 20 anos no bairro Antônio Cassimiro, Damiana Alves, recebeu a notícia com muito entusiasmo e alegria. “Eu, particularmente, me sinto muito feliz, mesmo sem o repasse do Ministério da Saúde o prefeito decidiu regularizar o nosso salário o que nos traz muita felicidade”, disse. E foi também com o sorriso largo que o presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina (AACEP), Charles de Oliveira, expressou sua gratidão. “Só temos o que agradecer ao prefeito Julio e a Dra Lucia por essa vitória. Sou ACE com muito orgulho, pois é um prazer conhecer tantas pessoas e poder orientá-las”, afirmou.

Lossio ainda destacou na carta o fortalecimento da saúde em Petrolina, especialmente, na Rede da Atenção Básica com o desenvolvimento do projeto AME, aumento da cobertura de saúde, ampliação de equipes entre outras conquistas. “Esse é um momento bastante feliz, pois mesmo sendo um grande desafio para a gestão conseguimos atender a duas categorias de servidores que trabalham com dedicação para melhorar a saúde dos petrolinenses”, concluiu a gestora da pasta Lucia.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
24 de Abril / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

Os membros da Comissão Externa sobre a seca no Semiárido Nordestino, se reuniram nesta quinta-feira (23) para definir o roteiro de trabalho da comissão. Na oportunidade, o deputado federal Cacá Leão defendeu o debate com estudiosos que enfrentam a seca e têm mudado a realidade com políticas públicas que sirvam de incentivo para outros gestores.

“Vim de um estado que tem 60% de sua área semiárida e sou oriundo do município da Barra, no oeste baiano, sofremos muito com essa realidade que afeta a economia da população. Vou continuar lutando para que possamos encontrar formas de discutir e transformar esse fato”, afirmou.

Ascom Dep. Cacá Leão
Variadas
24 de Abril / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Com uma programação diversificada e distribuída entre o Teatro Dona Amélia, palco do Bambuzinho, no centro da cidade e o Cine-teatro do bairro Rio Corrente, prossegue neste final de semana em Petrolina, a 8ª edição do festival Aldeia Vale Dançar. O evento, que começou na última terça-feira (21), com o seminário Pensamento de um corpo que dança e vai até o próximo dia 2 de maio, segue nesta sexta-feira (24), a partir das 16h, no Cine-teatro do bairro Rio Corrente com o Circuito Itinerante de Dança. A Cia de Dança do Sesc de Araripina – PE, vai apresentar o espetáculo Brincar, um passeio pelas descobertas e confusões do mundo lúdico das crianças. Depois, as atenções se voltam para o palco do Bambuzinho, onde o Coletivo Trippé apresenta às 18h, o espetáculo Catavento.

Logo após, ainda no Bambuzinho, o artista performer Cleybson Lima traz à cena reflexões sobre a transfobia e o travestismo com a proposta Se Quiser Pode Mudar. E para fechar a primeira sexta-feira da 8ª edição do Aldeia Vale Dançar, a Enny Produções Artísticas do Crato – CE, mostra às 20h, no Teatro Dona Amélia o espetáculo Corpo Brincante. Um trabalho que ressignifica a temática dos jogos e brincadeiras infantis, a exemplo do pega-pega, pique esconde e amarelinha.

No sábado, o evento, que é uma realização do Sesc Petrolina em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Cultura e da Qualquer Um dos 2 Produções Artísticas, começa as atividades às 10h, na Sala de Teatro do Sesc Petrolina, com a Conversa sobre dança e o tema: espetáculos de dança para criança. À noite, no Teatro Dona Amélia, o Coletivo Incomum de Dança apresenta às 20h, Que Corpo é Esse? Um solo, onde a interprete criadora Carol Andrade experimenta os desejos e inquietações do uso do instrumento corpo em meio a ditadura dos padrões.

E no domingo, outra conversa promete movimentar o festival, às 15h, na Sala de Teatro com o assunto: Políticas de manutenção de grupos de dança do Vale do São Francisco. Às 19h, o Teatro Dona Amélia abre as portas para o Encontro Clássico de Dança, que vai reunir escolas de ballet da região em apresentações de trechos dos seus espetáculos.

Até o encerramento, no sábado (2 de maio),quando acontece o Overdança, com 12 horas ininterruptas de atrações, a 8ª edição do Aldeia Vale Dançar estará movimentando Petrolina e região com uma programação diária e a oferta de oficinas, intervenções, mostra de solos, duos e de vídeodança. A maioria das atrações são gratuitas, exceto os espetáculos no teatro Dona Amélia, que custarão R$ 3,00 Meia e R$ 6,00 Inteira, além das oficinas de capacitação: R$ 10,00 (comerciário) e R$ 20,00 (usuário).

Clas Comunicação & Marketing
Política
24 de Abril / 2015 às 11:30 | 22 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho esteve vistando quinta-feira (22) a Escola José Padilha e a Unidade de Saúde, ambas no bairro Alto do Cruzeiro, além da Avenida Giuseppe Muccini (Piranga), onde está sendo feita a substituição do solo utilizando areia lavada (grossa) para o melhoramento e reforço do sub-leito.

O prefeito conversou com alguns moradores, a exemplo do líder comunitário, Aníbal  Araújo que o acompanhou durante visita a UBS do Alto do Cruzeiro será entregue a comunidade nesta sexta-feira (24), às 17h e faz parte do Programa Toda Sexta tem Obra. "Agradeço ao prefeito Isaac por ter lutado muito para resolver os problemas enfrentados pelos moradores desta região. Ainda precisa resolver algumas demandas para o bairro, mas sabemos que o prefeito irá atender", disse Aníbal.

Com previsão de entrega para final de junho, a nova Escola José Padilha está recebendo a sua maior reforma desde que foi construída. O gestor da pasta da Educação explicou que o antigo prédio escolar estava com uma construção cheia de falhas graves, com rachaduras e ameaças de desabar. "Então ficou decidido, junto com a comunidade, que as partes mais comprometedoras seriam demolidas e o restante receberia uma grande reforma. Praticamente outra escola está sendo construída", disse Clériston Andrade.

"É uma alegria muito grande podermos realizar uma obra como essa e garantir um lugar com mais conforto e, sobretudo, segurança para as nossas crianças. A antiga Escola José Padilha, que estava caindo, agora será uma nova escola, reconstruída para dar continuidade à política de valorização da Educação que Juazeiro, nesses seis anos, tem conhecido", ressaltou Isaac.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
Variadas
24 de Abril / 2015 às 11:00 | 1 Comentário

Neste sábado, 25, às 17 horas, acontecerá na Praça Geraldo Silva em Sobradinho, o Festival latino-americano de instalação de Software Livre, o maior evento de divulgação de software livre que acontece, simultaneamente, em várias cidades da América latina. O objetivo do evento é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. 

Sobradinho está entre os cinco municípios baianos que vão participar desta manifestação que conta com o apoio logístico da Prefeitura, através da chefia de gabinete, colocando assim o município numa discussão atual que concede aos usuários a liberdade de controle na execução e adaptação a sua computação e processamento de dados às suas necessidades. No local do evento será montada uma estrutura para receber os interessados que terão acesso a informações técnicas e instalação gratuita e totalmente legal de softwares livres nos seus computadores. 

"O movimento Software livre é uma forma de manifestação que permite adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-la. Desta forma é possível promover o conhecimento e permitir que os usuários tomem posse dele. A programação de computadores é conhecimento e não concordamos que seja preciso autorização para utilizá-la. Já pensou se precisássemos pedir permissão para conhecer e utilizar as leis de Newton ou o Teorema de Pitágoras, por exemplo"? Questiona Laudivan Freire, cientista da computação e um dos organizadores do evento.

Esta é a segunda vez que Sobradinho participa do Flisol. Em 2010, somente com o apoio da CHESF o evento foi realizado, graças ao empenho dos profissionais da área que colocaram Sobradinho nesta discussão democrática e atual. " Agradecemos o apoio da Prefeitura que entendeu a importância de colocar sobradinho nesta discussão, numa demonstração de sensibilidade e atualização na discussão de temas que vem sendo refletidos mundo a fora", reforçou Laudivan Freire. O movimento é voluntário e aberto a comunidade. Também estarão presentes, prestando orientações aos interessados, o analista de sistemas Antônio Fernandes e o programador Washington Azevedo.  

Ascom Sobradinho
Variadas
24 de Abril / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

Em alusão ao Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho, celebrado no dia 28 de abril, e ao Dia do Trabalho, comemorado em 01 de maio, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (CEREST) realizará um grande evento na praça do Bambuzinho neste sábado, 25, das 8h às 12h para toda população.

Durante a manhã serão disponibilizados diversos serviços como Vacinação, Aferição da Pressão Arterial, Medição da taxa de Glicemia, Orientação nutricional, Ginástica Laboral com Educador Físico, Stands dos sindicatos trabalhistas e INSS para orientações trabalhistas, Corte de cabelo com a equipe do SENAC.

“Esse será um momento oportuno para que a população tenha maior conhecimento dos serviços da Secretaria de Saúde voltados para promoção, prevenção e vigilância em saúde do trabalhador, além de incentivar o cuidado contínuo com a saúde e a busca pela garantia dos direitos trabalhistas”, destaca a coordenadora do Centro Jordana Fernandes.     

O CEREST é um serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e atende 23 municípios da região com a função de prestar assistência especializada aos trabalhadores com suspeita de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho com ações de promoção, prevenção, além de oportunizar o diagnóstico, tratamento e reabilitação dos trabalhadores urbanos e rurais. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e fica localizada na Av. Souza Filho, 911, Centro.

Política
24 de Abril / 2015 às 10:03 | 22 Comentários

O prefeito de Sento Sé, Ednaldo dos Santos Barros, foi condenado, ontem, dia 23, a seis anos, dez meses e 24 dias de reclusão, por desvio de recursos públicos. A decisão foi da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, que acatou por unanimidade a denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual por meio do Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP).

Ednaldo também foi condenado pela Justiça a quatro anos e 26 dias de prisão, além de multa, por tentativa de estelionato. Nas duas condenações, a 2ª Câmara determinou que o prefeito faça o ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos e tornou o gestor inapto para exercer função pública por cinco anos, além de inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Segundo o CAP, Ednaldo Barros efetuou aquisições fraudulentas, nos anos de 1998 e 1999, de material de construção por meio de notas fiscais “frias”, configurando desvio de recursos. Já no ano 2000, o prefeito tentou fraudar o erário com a simulação de um litígio judicial, configurando a tentativa de estelionato. 

Cecom/MP

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage