Publicidade
Blog do Geraldo José
 


 
Enquete

Enquete

Loading...

 
Links Úteis
- Accossf
- Blog Cego as Avessas
- Blog do Carlos Britto
- Blog do Cleber Vieira
- Blog do Meireles
- Blog do Willames Costa
- Blog Salão Juazeiro
- Campo Formoso Notícias
- Centro de Cultura João Gilberto
- Coelba
- Consepjua
- Elba Galindo
- Francisco Evangelista
- Instituto Idesa
- Jaguarari Acontece
- Liderança da Oposição BA
- Nas Ondas do Saber
- O Divã Dellas
- O Serventuário
- Portal Zap
- Portalsb
- Pref. Juazeiro
- Pref. Petrolina
- Rádio Web Juazeiro
- Rotina do Vale
- Sento-Sé Notícias
 
Redes Sociais
FacebookFeed RSSTwitter
 

  Blog do Geraldo José - Notícia com credibilidade e imparcialidade! ( Home )
:: DESTAQUES DA SEMANA
 

23/04
quarta-feira
Política às 11:00
Após três meses em silêncio vereador Bené Marques faz poesia com críticas ao governo Isaac

O vereador de oposição Bené Marques (PSDB) começou o seu discurso na sessão de ontem (22) na Câmara Municipal enaltecendo dois servidores municipais Fabinho e Melk, ambos do SAAE, “que embora não tenham culpa dos desmandos do órgão e seja obrigação enquanto preposto da prefeitura, mas atendem muito bem à população e a todos que deles precisam”, justificou Bené.

“No entanto, quero registrar que passei 72 dias sem emitir críticas a este governo esperançoso que ele pudesse reagir, mas não dá. A gente viu as placas e ficou feliz com o início das obras na Avenida Girassol, na Giuseppe Muccini, no entanto, a Girassol está há três meses no chão do jeito que começou praticamente. Aqui em Vadinho, na Piranga, já tem dois meses e está do mesmo jeito. A Avenida São João passou um ano e ainda não terminou. A Nossa Senhora de Nazaré lá no Quidé passou dois anos e agora é que está concluindo. Quem não se lembra do primeiro mandato do governo Misael e eu não estou falando que ele foi bem ou não, contudo, no primeiro mandato Misael pavimentou todas as avenidas interligando os bairros de Juazeiro e o centro em menos de um ano. ACM Neto em Salvador tá pavimentando tudo em menos de dois anos e com Juazeiro é essa dificuldade”, lamentou.

“Quero concordar com o vereador Medeiros, eles não tem verba para dar sequência as obras e ficam tapeando. Como no programa Minha Casa, Minha Vida que é federal tem verba e elas são concluídas?” questionou Bené. O vereador peessedebista concluiu com uma mensagem de amor a Juazeiro e de repúdio ao prefeito Isaac Carvalho.

Amplie e confira o texto Aqui.

[ 11 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

23/04
quarta-feira
Política às 10:30
Proposta que beneficia agentes de trânsito e guardas municipais avança no Senado

Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o PLC 92/2013, de autoria do deputado Daniel Almeida seguiu esta semana para votação no Plenário. Caso aprovada, vai beneficiar milhares de agentes de trânsito em diversas cidades brasileiras. O relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) relativo à proposição do deputado Daniel foi aprovado Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).A proposição altera a Lei 11.530/2007, que instituiu o Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), um conjunto de ações de assistência técnica e financeira e mobilização social voltadas à melhoria da segurança.

O Bolsa-Formação destina-se à qualificação profissional dos integrantes das polícias militar e civil, do corpo de bombeiros, dos agentes penitenciários e carcerários e dos peritos. O PLC 92/2013 inclui mais duas classes de profissionais entre os beneficiários do projeto: os agentes de trânsito e os guardas civis municipais.

“Não se pode negar que esses agentes também são importantes para a segurança pública, pois, durante os trabalhos de fiscalização nas ruas, se deparam com sequestros relâmpagos, portes ilegais de armas de fogo, veículos roubados, dentre outros”, justifica o senador Armando Monteiro. "A matéria foi aprovada na Câmara, em setembro do ano passado. Nossa expectativa é que ele tenha a mesma aceitação entre os senadores. Estamos trabalhando para isso", defende o deputado Daniel Almeida. 

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

23/04
quarta-feira
Política às 10:00
Câmara de Vereadores aprova Moção de Aplausos ao Blog do Geraldo José

Os vereadores de Juazeiro receberam e fizeram questão de registrar na sessão desta terça-feira (22) o convite para lançamento das inovações que estão sendo introduzidas e o novo layout do Blog que serão conhecidos neste sábado (26) durante palestra a ser proferida no Rapport Hotel, a partir das 07:30h.

Nalvinho, Anastácio José, Agnaldo Meira, José Carlos Medeiros, Valdeci Alves e Bené Marques da tribuna reconheceram a importância do Blog na comunicação do Vale do São Francisco ao longo desses quatro anos desde a sua fundação em 16 de novembro de 2009 e “desejaram vida longa para que o mesmo continue servido à sociedade”.

Em razão deste acontecimento, a vereadora Suzana Ramos sugeriu e a assembleia acatou a proposição de uma Moção de Aplausos pela passagem dos quatro anos de fundação do Blog assinada pela totalidade dos vereadores presentes.

[ 7 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

23/04
quarta-feira
Policial às 09:30
Policiais Federais devem parar hoje em prostesto contra atuação do Ministro José Eduardo Cardozo

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) marcou para hoje, quarta-feira (23), uma paralisação de  protesto contra a gestão atuação do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, considerado pelas dirigentes da Federação  como “o pior ministro de todos os tempos”.

Na Bahia Policiais federais devem sair em manifestação com nariz de palhaço e com tinta vermelha nas mãos –representando o sangue das vítimas da violência no país.  Em nota o Sindipol informou que “Cardozo está incentivando a militarização da segurança pública brasileira, tornando-a ainda mais ineficiente e ultrapassada, indo na contramão dos planos criados pelo próprio PT, que tem ideais de desmilitarização, direitos humanos e modernização dos organismos policiais”.

O Blog está tentando um contato com a Polícia Federal, em Juazeiro, para obter informações sobre adesão ou não, dos servidores  locais ao movimento nacional.

[ 5 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 09:00
Caffé manda mensagem telegrafada ao governo Isaac

Parece que mais um vereador está deixando a base governista do governo Isaac Carvalho, pelo menos foi o que ficou mais ou menos subentendido na mensagem telegrafada do vereador Caffé.

Sem esclarecer a quem estava se dirigindo, mas deixando subtender que se tratava da administração Isaac Carvalho o vereador Antônio Tibúrcio de Souza Caffé declarou da tribuna na sessão desta terça-feira (22) que estava programado para “bater forte quando fui surpreendido pela notícia da morte do meu amigo Bartolomeu Santos (Bertinho do PT) e quis o destino que eu mudasse o tom do discurso para prestar esta última homenagem” iniciou o parlamentar.

“Assim vereador Anderson vou dar mais um crédito. Mas esclareço que nunca fui, são sou e nem serei tartaruga. Contudo, tudo tem limite e a paciência que sempre foi pequena hoje está um pouco maior e acredito deve voltar ao normal muito em breve porque eu tenho engolido cada sapo, mas a garganta de engolir sapo já se acabou e agora ela vai engasgar com um mosquito”, declarou Caffé.

[ 10 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 08:30
Projeto “Sobradinho Sustentável” repercute positivamente e anima gestão a buscar outras parcerias

O prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, um dos 18 prefeitos baianos contemplados com o premio Prefeito Empreendedor, realizado pelo Sebrae, está muito contente com a repercussão que o Projeto “Sobradinho Sustentável” vem tendo, tanto na comunidade, como fora dela, e já faz planos de trabalhar outros projetos que envolvam a participação popular, promovendo a geração de emprego e renda. “Com a implantação do Projeto “Sobradinho Sustentável” estamos cada vez mais conscientes de que devemos buscar outros investimentos, que envolvam o associativismo, a parceria com as entidades representativas do município, aliando a criatividade e vontade de trabalhar dos nossos munícipes com o nosso desejo de fazer um governo cada vez mais participativo”, declarou Luiz Vicente.

O projeto “Sobradinho Sustentável”, um dos finalistas do Premio Prefeito Empreendedor, consiste na introdução de peixes como a tilápia e o Cari na merenda escolar, envolvendo o associativismo e trazendo ganhos reais para a agricultura familiar. Os peixes e seus derivados fazem parte do cardápio, garantindo a nutrição dos alunos da rede municipal. Confira a grandiosidade do projeto no vídeo “Sobradinho Sustentável”, que vai pretende divulgar a iniciativa e incentivar outros municípios a também trilhar o caminho da sustentabilidade.

Assista ao vídeo:

Ascom Sobradinho
[ 4 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 08:00
Prefeito de Petrolina participa de entrega de maquinas ao lado do Ministro da MDA

Petrolina e mais 114 municípios pernambucanos receberam do governo federal, 125 máquinas, 10 motoniveladoras, 40 caminhões-caçamba e 75 pás carregadeiras. Os equipamentos, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos) foram entregues pelo ministro do MDA, Miguel Rossetto, nesta terça-feira (22), no auditório do Sest Senat, com presença de prefeitos pernambucanos, assessores e autoridades constituídas.

O prefeito Julio Lossio, anfitrião do evento, agradeceu em nome dos demais chefes do executivo e disse que a chegada das maquinas veio fortalecer os trabalhos e garantir uma melhor mobilidade rural para as famílias do campo.  “Somos gratos a presidente Dilma que traz mais esse beneficio ao povo pernambucano. Agora podemos começar os trabalhos e melhorar o acesso a saúde, ao estudo e também ao escoamento da produção do nosso agricultor”,  enfatizou.

De acordo com o Ministro Miguel Rossetto o governo investiu na aquisição das 125 máquinas doadas nesta terça-feira mais de R$ 34 milhões. “A expectativa é que a ação beneficie mais de 173 mil agricultores familiares, com a manutenção das estradas vicinais e ações de mitigação dos efeitos da seca no estado”, explicou.

Outra novidade trazida pelo Ministro foi o fato de que o MDA também vai assegurar o recurso para o treinamento dos operadores das maquinas e um kit de manutenção para os próximos três anos. “sabemos que a durabilidade do maquinário depende da maneira como é usada. Por isso  o governo Dilma, além de doar o maquinário para as prefeituras ainda vai oferecer o recurso para o treinamento dos operadores e um kit de manutenção para os próximos três anos. Sempre pensando nos benefícios para a população”, concluiu.

Lidiane Souza Secom PMP Foto: Gilson Pereira
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 07:30
Vereadores registram moções de pesar e minuto de silêncio em homenagem a cidadãos que faleceram em Juazeiro

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (22) presidida pela vereadora Suzana Ramos (PTdoB) os parlamentares prestaram um minuto de silêncio em homenagem a Bartolomeu dos Santos (Bertinho), ex-presidente do PT de Juazeiro que faleceu sexta-feira (18) e do cidadão Lucas Dias, morador do bairro São Geraldo cujo óbito foi registrado em acidente no final de semana. Também foram apresentadas moções de pesar, sendo que a proposição em homenagem a Bertinho teve a autoria do vereador Caffé e de Lucas Dias, da vereadora Valdeci Alves, popular Neguinha da Santa Casa.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Variadas às 07:00
Comunidades rurais de Juazeiro reclamam instalação do Luz Para Todos

Cansado de esperar uma resposta por parte da Coelba, Raimundo Nonato Alves de Lima, popular Ray, esteve na Transamérica FM na tarde desta terça-feira (22) apelando para todos os políticos de Juazeiro no sentido de agilizarem a instalação do programa Luz Para Todos nas comunidades de Barra Grande e Serrotinho, nas proximidades da divisa com o município de Curaçá.

Ray esclareceu que ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando o programa se chamava “Luz no Campo” deu entrada no pedido e anos depois todo processo simplesmente desapareceu dos computadores do governo. O comunitário alega que apelou ao deputado estadual Marcelino Galo (PT) que não respondeu e posteriormente a Roberto Carlos (PDT) que pelo menos deu uma satisfação, mas o processo continua emperrado no comitê. “Todas as vezes que procuramos a Coelba à informação que a gente recebe é que devemos esperar” declarou Ray.

“Pelo menos 17 famílias seriam contempladas e o programa parece que está completamente parado por não oferecer uma resposta satisfatória enquanto as comunidades sobrevivem à luz de candeeiro com a energia tão próxima, a menos de um quilômetro. Por isso apelo novamente a Roberto Carlos, Joseph Bandeira e Pedro Alcântara que vão concorrer este ano que nos ajude”, concluiu. Logo depois, um assessor do ex-deputado federal Joseph Bandeira manteve contato com o comunitário e agendou uma audiência com a nova coordenação do Luz Para Todos na região.

[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 06:30
Marco Civil da Internet é aprovado no Senado e segue para sanção da presidenta Dilma

Foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira (22), no Senado, o projeto do Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na web. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), “a matéria só pôde ser apreciada hoje graças à articulação feita na semana passada e a garantia de aprovação também no dia de hoje nas comissões, além da estratégia de não alterar o texto”.  O PLC 21 foi discutido e exaustivamente debatido no Congresso Nacional durante anos. Para pressionar a aprovação do projeto, representantes da sociedade civil organizada estiveram no Senado. Uma manifestação organizada pela rede Avaaz levou ao Senado 350 mil assinaturas virtuais pedindo a aprovação do texto.

Pinheiro comemorou e lembrou que o marco aprovado vai ao encontro da democratização das comunicações, da universalização do acesso às tecnologias da comunicação e serve de exemplo para outros países e comunidades internacionais. “O marco civil abre uma nova pagina na história do mundo, inclusive uma referência já utilizada no Parlamento Europeu e na Comunidade Europeia. Entregar a Lei a partir de amanhã é a possibilidade de interferir no uso da grande rede em todo o mundo, dando o exemplo aqui no Brasil, de que é possível tratar esta matéria expressando através dessa nova via, deste novo tipo de acesso como um direito humano”, disse.

Pinheiro também comemorou a questão da neutralidade de rede, assegurada no texto. “Não se pode entregar a quem controla o meio, a quem é o proprietário da estrutura física, a possibilidade de determinar qual, em que hora em que velocidade o conteúdo vai transitar. A neutralidade não é só uma verborragia, mas é exatamente determinar o caminho e a qualidade do serviço que deve ser prestado”, disse. Com a aprovação, a matéria pode ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff  a tempo da conferência internacional NETMundial, que trata da governança da internet, amanhã (23) e quinta-feira (24) em São Paulo.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
23/04
quarta-feira
Política às 06:00
Secretário convida para seminário sobre a "Integração da caprinocultura e da ovinocultura com área irrigada"

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento irá realizar nesta quinta-feira, dia 24, das 8h às 13h30, no auditório da Câmara Municipal, o seminário sobre a “Integração da Caprinocultura e da Ovinocultura com área Irrigada – Unindo as Páginas”. O Seminário tem como pauta principal integrar a agricultura irrigada à produção de caprino e ovino de sequeiro, visando à produção de carne e leite com qualidade e regularidade.

Além da Prefeitura Municipal, outras instituições também estão envolvidas na realização do evento, como a ACCOSSF, o Sebrae, a Embrapa Semiárido e o Instituto de Preservação da Caatinga (IPC). A coordenação do evento estima reunir cerca de 200 convidados dentre representantes políticos e institucionais do Vale do São Francisco, líderes dos perímetros irrigados de Juazeiro, Petrolina, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e Sento Sé, e representantes do setor que compõe o Território Sertão do São Francisco.

Na tarde desta terça-feira (22) o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, e o analista técnico do Sebrae, Robério Araújo, estiveram no programa Geraldo José (Transamérica FM), convidando a sociedade a participar do evento. Segundo Jorge Cerqueira o Vale do São Francisco apresenta um conjunto significativo de potencialidades, que o coloca como região atrativa para desenvolver a integração da caprino-ovinocultura com as áreas irrigadas e suas atividades agrícolas. “O pólo de Petrolina e Juazeiro tem mais de um milhão de habitantes e nos últimos anos a fruticultura no Vale do São Francisco tem experimentado um vertiginoso crescimento através de seus projetos de irrigação. Assim, é necessário que a caprino e a ovinocultura também possam se inserir nestas áreas, na busca do aumento da eficiência produtiva em sinergismo com a produção irrigada”, destacou o secretário.

Defensor incondicional do empreendedorismo, Robério Araújo, acredita que a parceria e interação entre os diversos segmentos da cadeia produtiva no semiárido pode resultar no sucesso que é experimentado hoje na fruticultura irrigada. “Palestrantes de renome estarão participando do evento que reunirá produtores de todo norte do Estado”, disse.

[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Esporte às 23:00
EU PENSO ASSIM...VENEZA, QUASE UM SÉCULO

Foto do Veneza Futebol Clube, campeão juazeirense de 1962 / Arquivo Blog

Antes de focar o assunto principal e marcante deste meu comentário, quero externar meus parabéns e aplausos pela realização da XII CORIDA “TIRADENTINHOS”, promovida pelos moradores da Rua Tiradentes, com apoio da Prefeitura. Foi bastante concorrida, muito participativa e organizada. Essa competição foi realizada na manhã do dia 21, segunda-feira, com direito a uma animada alvorada musical pelo Bairro Santo Antonio. Foi uma linda festa esportiva em homenagem ao herói Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes.

Amigo torcedor, assim como registramos e homenageamos uma data com seu herói, temos também, que ir buscar, nos idos de 1919, um símbolo esportivo, que na data, de 21 de abril, nascia em busca de glórias e vitórias, o querido VENEZA FUTEBOL CLUBE, que contabiliza vários títulos de campeão em nossa cidade e região.

Ao correr do tempo, ganhou a simpatia e até a paixão dos torcedores Juazeirenses.

Muitos se juntaram para criar esse time de futebol, mas os nomes de proa, de frente, foram os saudosos desportistas, professor Edgar Souza Cruz e Saul Rosa. Entre outros torcedores amantes e ilustres, destacamos o nome de D. Dalva, que liderava a torcida no estádio.

Eu me lembro do campo do Veneza, que ficava no bairro do Alagadiço (hoje, Fórum). Outro nome respeitável do nosso futebol (das antigas), João Meireles, comprou varas de marmeleiros e mandou cercar o campo.

Que saudade do futebol amador de Juazeiro. Grandes clubes como Olaria, Fluísco, XV de Novembro, América, Juazeiro, Juventus, Grêmio, Barro Vermelho, Colonial, Pirajá, “640”, Baiano, Vitória e outros. Em, 28/03/1923, com a fundação da Liga Desportiva Juazeirense –LDJ, tudo foi organizado e os torneios e campeonatos foram promovidos com sucesso.

Alguem já disse e eu repito, “Recordar é viver” e eu continuo recordando e vivendo. Parabéns VENEZA FUTEBOL CLUBE, pelos seus 95 anos de existência. Quase um século.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
[ 4 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Política às 22:30
Desenvolvimento Econômico - Sedesa oferece curso para novos empreendedores em Petrolina

Em parceria com o SEBRAE, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário – Sedesa - de Petrolina vai realizar uma série de oficinas destinadas à microempreendedores individuais e pessoas que desejem empreender. A participação nas aulas é gratuita e os interessados podem se inscrever na sede do SEBRAE. As oficinas acontecerão nos dias 23, 24, 29 e 30 de abril. O objetivo dos cursos é estimular o empreendedorismo e disponibilizar informações para quem pretende investir no próprio negócio. As aulas, ministradas por consultores do SEBRAE, têm conteúdo voltado para compras, vendas, planejamento e empreendedorismo. 

Serviço:

Oficinas sobre empreendedorismo
Datas: 23, 24, 29 e 30 de abril
Horário: 19h às 22
Local: Auditório do SEBRAE
Inscrições: Gratuitas – Sede do SEBRAE
Informações: (87)2101-8900

Informações - Secom Petrolina
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Variadas às 22:00
Ariano Suassuna é flagrado deitado no chão do aeroporto de Brasília

O escritor Ariano Suassuna, de 87 anos, autor de obras como “O auto da Compadecida”, foi flagrado nesta terça-feira (22), deitado no chão do Aeroporto de Brasília. O escritor, que estava na capital federal para uma série de compromissos, se deitou e apoiou a cabeça numa pasta. Ariano aguardava um voo para Recife quando foi fotografado por um passageiro na sala de embarque. O aeroporto estava lotado por conta do fim do feriado prolongado. A foto foi postada pelo passageiro no Facebook.

Extra
[ 7 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Política às 21:36
Prefeito Isaac visita canteiro de obra do trecho da BR 235 que liga Juazeiro a Uauá

Antiga reivindicação dos moradores de Juazeiro e Uauá, foi iniciada a construção do trecho da BR 235 que liga os dois municípios do norte baiano a Aracaju, capital de Sergipe. Na manhã desta terça-feira (22), acompanhado de secretários, assessores e dos vereadores Crisóstomo Lima (Zó), Anderson Alves, Anastácio e Nalvinho, o prefeito Isaac Carvalho visitou o local. Mediante empenho do governo municipal e articulação com as lideranças regionais, Isaac Carvalho comemora a conquista de mais uma importante obra. “Graças a Deus continuamos tendo respostas muito positivas das duas esferas de poder acima da municipal. E isso tem se transformado na concretização de grandes empreendimentos para Juazeiro e toda a região, mostrando que temos projeto e prestígio político junto aos governos estadual e federal”.

A obra foi dividida em dois lotes: o primeiro de Uauá a Pinhões e o segundo de Juazeiro a Pinhões, totalizando 126,4 quilômetros de estrada, com pista variando entre 13 e 15 metros e 2,5 metros de acostamento. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 155,2 milhões. O representante da empresa SVC Construções, João dos Santos Alves, ressaltou que o lote de Juazeiro a Pinhões está em ritmo acelerado. “Estamos trabalhando em duas frentes de serviço com mais de 20 máquinas e até a próxima semana abriremos mais duas frentes”. Além dessa obra da BR 235 – que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento de Juazeiro e de municípios vizinhos – o prefeito listou as  obras já realizadas em outras importantes rodovias e avenidas do município.

“Através de projeto e articulação política, nosso governo duplicou o trecho da BA 210 entre os bairros Tabuleiro e Itaberaba e estamos buscando recursos para ampliar a duplicação da mesma rodovia no trecho que fica entre os contornos do Mercado do Produtor e de acesso a Sobradinho. Conseguimos melhorias na BR 407, temos recuperado as estradas vicinais no interior, fizemos a drenagem e pavimentação de importantes avenidas e as demais ou já estão em obra ou terão inicio em breve”, destacou Isaac Carvalho.

Por Luiz Hélio/PMJ
[ 4 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Variadas às 21:27
Produção de mel amplia renda de pequenos agricultores dos municípios de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, no semiárido baiano

Famílias de pequenos agricultores dos municípios de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, no norte baiano, estão criando abelhas para extração e comercialização de mel. A atividade começou a ser incentivada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no âmbito das ações do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, implantado pelo governo federal em 2011, e que são executadas pela Companhia em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.Segundo Everaldo Cavalcante, coordenador dos trabalhos na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro, os benefícios dessa ação se estendem a cerca de 2.100 pessoas nos três municípios.

Todas as localidades atendidas pela Codevasf recebem o material necessário para o desenvolvimento da atividade. Foram implantadas até agora 10.680 colmeias com suporte de ferro para fixação no campo, 10.680 quilos de cera de abelha, divididas em placas já alveoladas, 1.068 indumentárias completas, 534 formões, carretilhas e fumigadores. No município de Remanso, a 210 quilômetros de Juazeiro, 159 famílias de 27 comunidades rurais foram contempladas com as ações de apoio a apicultura. O trabalho começou com uma capacitação que visou organizar a cadeia produtiva, detalhar e qualificar o desenvolvimento da atividade e, principalmente, acabar com o extrativismo rudimentar, que dizimava os enxames para extração do mel.

Em Pilão Arcado são 38 comunidades rurais atendidas, nas quais moram e trabalham 155 famílias de pequenos agricultores. Os trabalhos de cadastramento, treinamento, entrega de kits para produção e acompanhamento técnico começaram no ano passado nos três municípios, e em algumas comunidades prosseguem até o final deste mês. Já o município de Campo Alegre de Lourdes concentra o maior número de comunidades atendidas – são 45 comunidades que reúnem 220 famílias, todas elas selecionadas pelos critérios estabelecidos pelo Plano Brasil sem Miséria, como também pela aptidão para a atividade apícola.

Cada família passa a produzir mel com a utilização de cerca de 20 colmeias completas, mais os equipamentos. O investimento é de aproximadamente R$ 2,6 milhões, recursos oriundos do Plano Brasil sem Miséria – conjunto de ações do governo federal voltado para a erradicação da pobreza extrema e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os pequenos agricultores, que antes praticavam só a agricultura de subsistência, foram selecionados por meio do cadastramento feito dentro das exigências do Plano, entre elas a de estarem incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e se encontrarem na linha de pobreza ou extrema pobreza.

Economia

Segundo estimativas de técnicos da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial, da Gerência Regional de Revitalização da Codevasf em Juazeiro, a produção em condições normais edafoclimáticas (relação entre planta, solo e clima) é de 40 quilos de mel por colmeia ao ano, e o valor mínimo do quilo de mel nos três municípios varia entre R$ 4,30 a R$ 5,60. Espera-se que o trabalho realizado pela Codevasf incremente a produção apícola nos três municípios em cerca de 427,2 toneladas de mel por ano, e injete mais de R$ 1,8 milhão no comércio local de cada um desses municípios.

Para Priscila Martinez, gerente regional de Revitalização, “um item relevante em relação ao produto é que o custo de produção é de cerca de R$ 1,50, o que proporciona aos apicultores familiares um lucro aproximado de 65% por quilo de mel produzido”. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon, comenta que “com ações como essa, podemos proporcionar melhores condições técnicas de trabalho para as famílias rurais beneficiadas, que disporão de materiais e apetrechos adequados ao manejo apícola, e poderão desenvolver melhor essa atividade, obtendo assim melhores resultados e contribuindo para a sustentabilidade social, econômica e ambiental em suas comunidades”.

Comercialização

Um dos municípios que possuem vocação para o desenvolvimento da apicultura na região extremo norte da Bahia é Campo Alegre de Lourdes, a 840 quilômetros de Salvador. Há algum tempo a atividade era desenvolvida de forma extrativista, através de “meleiros”, que retiravam o mel destruindo os enxames nas matas. Mesmo incipiente, a atividade fez surgir em outubro de 1996 a Cooperativa dos Apicultores de Campo Alegre de Lourdes (Coapical), que passou a centralizar a coleta, beneficiamento e comercialização do produto.

Segundo o presidente da entidade, Clemente Duarte Mendes, “atualmente a cooperativa possui 42 associados devidamente cadastrados, mas existem mais de 100 produtores no município que utilizam os serviços da cooperativa, e que ainda não se cadastraram”. Para Jademiro Deveza da Silva, conselheiro da Coapical, “a cooperativa exerce um papel importante no desenvolvimento socioeconômico da região. Aqui temos um contrato com a Conab, e fornecemos sachês de mel a R$ 9 o quilo para a merenda escolar”.

O tesoureiro da entidade, Gledson Pereira de Lacerda, fez as contas e afirma que um balde com 25 quilos de mel pode variar entre R$ 145 a R$ 170. “Este ano, de janeiro a março, já beneficiamos perto de 19.600 quilos de mel, sendo que 10% deste total é de mel orgânico – que não contém produto químico ou cujas colmeias não têm contato com áreas que utilizam químicos, como lavouras”.

“No ano passado, arrecadamos perto de R$ 90 mil, e grande parte desse total foi enviada para o sul do país, em tonéis de 280 kg”, afirma Gledson. A cooperativa tem contrato de fornecimento com uma empresa paranaense que exporta o produto para a Europa. O mel de Campo Alegre de Lourdes é certificado por essa empresa, que envia uma comissão de técnicos para verificarem a qualidade do mel, orgânico ou não, e repassa aos produtores um código de identificação do produto. Segundo o tesoureiro da Coapical, somente três produtores no país conseguiram esta certificação.

Nova atividade

No período de janeiro a maio deste ano, segundo o técnico agropecuário Moacir dos Santos Nunes, “algumas famílias conseguiram produzir 40 quilos de mel por colmeia, e vender até por R$ 6 o quilo de mel orgânico. Em cinco meses foram contabilizados R$ 4,8 mil – o que, dividido por mês, chega a uma renda de até R$ 960 para o produtor de mel orgânico”. Pensando nesses resultados, em Campo Alegre de Lourdes a retirada do mel já começou para algumas famílias. É o caso do pequeno agricultor Salvador da Silva Lopes, de 35 anos, casado e pai de dois filhos, e que já trabalhou por empreitada como meleiro.

Ele mora na comunidade de Barreiro do Espinheiro, e participou com a esposa, Maria Gorete dos Santos Souza, de uma capacitação sobre criação de abelhas para produção de mel, ministrada pela Codevasf. “Agora eu estou trabalhando do jeito certo. Ganho eu e ganha a natureza também”, afirma Salvador. Ele afirma que não vai abandonar a pequena agricultura, e que vai continuar plantando milho, feijão e criando alguns animais de pequeno porte. “Mas eu já estou ganhando um dinheirinho, mais do que se eu estivesse trabalhando na roça”, confidencia o apicultor.

Salvador já fez planos, e separou dois baldes de 25 quilos para vender na Coapical. Nesta Páscoa, pela primeira vez o agricultor pôde dar aos filhos um mimo que eles antes nunca tinham experimentado: um ovo de chocolate. Para o morador da comunidade de Sítio Novo do Pedrão, Raimundo Rodrigues da Silva, de 40 anos, “aqui no Nordeste a gente sempre foi educado para trabalhar na agricultura, mas depois do inverno, quando vamos tirar os resultados, depois de muito trabalho, quase sempre não sobra nada. Mas agora com a criação de abelhas nós vamos diminuir o trabalho pesado e ter um bom resultado. Na verdade é a abelha que vai trabalhar pra gente, né?”, diz o novo apicultor.

Codevasf / Foto: Bruno Rocha
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Variadas às 21:00
Reunião discute realização de fórum de pró-reitores em Petrolina

Forgrad acontecerá no auditório da biblioteca da Univasf do campus de Petrolina entre os dias 15 e 17 de maio

Os pró-reitores e diretores da Univasf, do IF Sertão-PE e da Universidade de Pernambuco (UPE) foram recebidos pelo presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio na tarde desta terça-feira (22). Eles discutiram a logística e a participação de cada instituição de ensino no Fórum Brasileiro de Pró-reitores de Graduação (Forgrad), que acontecerá pela primeira vez em Petrolina, entre os dias 15 e 17 de maio. O público-alvo do evento são os pró-reitores de ensino de graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, de universidades, centros tecnológicos e institutos de educação federais, estaduais ou privados.

De acordo com o organizador do Forgrad em Petrolina, opró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Rodrigues Sampaio, o tema principal desta edição será os 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). “O objetivo é discutir e elaborar políticas públicas que permitam o fortalecimento do ensino superior no país, em especial no Nordeste. Nós iremos encaminhar demandas e propostas das instituições participantes ao MEC, através da carta que será elaborada no final do encontro”, explicou.

Ainda participaram da reunião desta terça-feira, o coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Facape, Carlos Gonçalves; o diretor do campus da UPE em Petrolina, Moises Almeida; e o pró-reitor de Ensino do IF Sertão-PE, Adelmo Santana. O Forgrad acontecerá no auditório da biblioteca da Univasf do campus de Petrolina. Estudiosos de várias universidades do país já confirmaram presença na programação, que contará com palestras, painéis e mesas redondas. 

Ascom Facape
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Variadas às 20:30
Publicado edital para o concurso do Hospital Universitário de Petrolina

Os interessados no concurso do Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina já podem ficar atentos as datas. Foi publicado o edital que visa preencher as 533 vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento.  As inscrições começam a partir do dia 5 de maio até o dia 15 de junho e podem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. O salário varia de R$ 1.630 a R$ 7.774. A taxa de inscrição é de R$ 55 para o nível superior e R$ 35 para o nível médio. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 10 de agosto em Petrolina e na capital, Recife. Mais informações no site da EBSERH

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Política às 20:00
Próxima sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina ocorrerá nesta quinta-feira, 24

Um equívoco do setor de comunicação provocou desgaste aos vereadores de Petrolina nesta terça-feira (22). De acordo com um comunicado emitido pela assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Petrolina, a próxima sessão ordinária aconteceria na próxima terça-feira (29). Segundo a nota, "devido o feriado prolongado as sessões dos dias (17 e 22) quinta e terça, respectivamente, teriam sido canceladas. Apesar do expediente ter sido normal nesta terça-feira (22) a próxima sessão ordinária foi programada para terça-feira (29)". O feriado para os petrolinenses encerrou nesta segunda (21). Contudo, com pedido de desculpas e informação corrigida a assesoria explicou que houve um equívoco e a sessão ordinária está programada para esta quinta-feira (24).

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Política às 19:31
cônsul dos Estados Unidos em Recife, Usha Pitts, visitou Petrolina neste final de semana

A cônsul dos Estados Unidos em Recife, Usha Pitts visitou, no último sábado (19), a cidade de Petrolina no sertão de Pernambuco. Segundo informações, Usha escolheu a cidade para o descanso e diversão durante o feriado. Durante a visita Usha Pitts foi recebida pelo prefeito Julio Lossio, que a presenteou com o livro Flora da Caatinga do Rio São Francisco, de autoria do  professor da Univasf José Alves. A cônsul americana estava acompanhada do marido, Paul Nicklin e da filha Cassia Duglio.

Informações: Secom Perolina
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Policial às 19:00
Engenheira civil atingida por tiros durante assalto não resiste e morre em Irecê

Uma tentativa de assalto, por volta das 15h desta terça-feira (22), no bairro da AABB, na cidade de Irecê (BA) resultou na morte da engenheira civil Érica Medrado Ferreira, de 29 anos. Segundo informações, Érica saia de casa quando foi surpreendida por dois bandidos armados a bordo de uma moto. A dupla tentou tomar a bolsa da vítima, ela teria reagido quando foi baleada por três tiros no abdômen. Érica passou por cirurgia no Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia recolhe imagens de câmeras de monitoramento na rua onde aconteceu o crime na tentativa de identificar os suspeitos. Esse foi o segundo crime registrado na delegacia local nesta terça. O primeiro ocorreu ao meio-dia, próximo à Praça Ayrton Senna, onde um homem foi morto a tiros. 

Informações: Irecê Repórter
[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Variadas às 18:36
Nova enquete do BLOG quer saber opinião sobre a greve da polícia baiana

A Greve da Polícia Militar da Bahia, na semana que passou, provocou muita confusão e ações de violência em Salvador e no interior do estado, culminando, inclusive, com a prisão do líder da categoria e vereador de Salvador, Prisco, recolhido a um Presídio Federal. Embora seja um instrumento legal de reivindicação, no caso da PM, em função dos transtornos e riscos a que a população é submetida, o tema divide opiniões. A nova enquete do Blog quer saber sua opinião sobre o assunto e pergunta:

Instrumento de reivindicação a greve foi utilizada pela PM-BA para cobrar melhorias para a categoria. Nesse caso você:

( )Concorda

( )Discorda

Deixe sua opinião no espaço de comentários e vote na ENQUETE na página principal do Blog. 

Na ultima enquete postada, o Blog quis saber do leitor a opinião sobre a participação dos times de Juazeiro em competições oficiais. De acordo com a maioria, 54%, Juazeiro deveria ter apenas um clube representando a cidade, enquanto 35% concordaram com a permanencia dos dois times profissionais.  Para 11% ainda cabe mais um time nessa representação.

[ 8 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Política às 18:28
Comunidades do Kidé e Palmares reclamam de esgoto estourado

Residências sofrem com o problema

Os moradores dos bairros do Kidé e Palmares estão sofrendo com o esgoto estourado em suas portas. Segundo o vereador José Carlos Medeiros (PV), que visitou o local nessa terça-feira, 22, "os moradores estão deixando suas residências, pois não estão suportando ter essa água fétida e contaminada invadindo suas portas”. 

Na Rua da Maravilha, no bairro Palmares o problema se estende por mais de um mês. Na Avenida Irmã Dulce, no Kidé, o esgoto estourou há mais de uma semana em frente ao posto de saúde da comunidade. “É uma questão de calamidade pública. Em frente ao posto de Saúde, onde as pessoas vão procurar atendimento médico encontram água suja, fétida e com dejetos fecais”, pontua Medeiros.

Medeiros inforou que enviarpa indicações ao SAAE e ao prefeito cobrando, com urgência, a resolução dessa situação.

[ 8 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Informativos às 18:00
Juazeiro inicia amanhã a Campanha de Vacinação contra Gripe

Decido a greve da Policia Militar ocorrida na semana passada na Bahia, houve atraso na chegada das vacinas à 15º Dires em Juazeiro, e a 16º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (vírus que causa a gripe) que começaria nesta terça, 22, iniciará amanhã (23) no município.

O material da mobilização já se encontra na Dires e a distribuição começa nesta terça-feira, 22, em Juazeiro, município pólo e nas demais cidades da região.

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que a partir desta quarta-feira, 23, todas as  Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e zona rural, das 7h30 às 13h, estarão vacinando contra a doença.

Além de pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres no período pós-parto (puérperas), portadores de doenças crônicas e população indígena, este ano, a campanha aumentou a faixa etária para as crianças de seis meses a menores de cinco anos, como também acrescentou outros públicos: população privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional.

A meta é vacinar 80% do público alvo da campanha, que é mais de 42,9 mil pessoas. A Campanha segue até dia 09 de maio.

Vânia Castro/Assessoria Sesau
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
22/04
terça-feira
Policial às 17:35
Morre irmão de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo

Foto: Reprodução Bocão News

O irmão do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) Marcelo Nilo, Luís Nilo, morreu na manhã desta terça-feira (22). De acordo com informações, Luís teria caído do 9º andar do edifício Cidade Jardim, na Pituba, em Salvador. O irmão do deputado era funcionário da Assembleia Legislativa da Bahia. Informações sobre o velório ainda não foram divulgadas pela família. Luís Nilo era casado e pai de uma menina.

A votação da urgência na ALBA para que sejam apreciados os projetos da Polícia Militar ainda está indefinida e, pelo ocorrido, corre o risco de não acontecer esta semana. O líder do governo, Zé Neto (PT), disse que, de todo modo, a votação não estava prevista. "Ainda temos que discutir alguns ajustes. Não votaríamos mesmo nesta terça", finalizou.

Bahia Notícias
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
 
PUBLICIDADE













BLOG DO GERALDO JOSÉ

COLABORADOR

BUSCA DE NOTÍCIA AVANÇADA