Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 24 de Abril / 2017 às 13:30

9º GBM desenvolve parceria com o Projeto Abelha Viva

A parceria entre o Projeto Abelha Viva e o Nono GBM, tem evitado que centenas de enxames de abelhas sejam exterminados na região do São Francisco. O Projeto foi criado em 2014, visa proteger enxames de abelhas e tem combatido constantemente a prática irregular na cidade. O ‘Abelha Viva’ é uma iniciativa voluntária de Lícia Regina Lopes, que ao presenciar um extermínio de enxame em uma área urbana passou a estudar sobre as espécies. Já foram realizadas varias capacitações com a participação de apicultores, do Corpo de Bombeiros, representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e de organizações parceiras, que abraçaram a ideia da proposta.

Hoje o Projeto conta com o apoio de varias associações de apicultores e da vontade incansável de Lícia Lopes em combater o extermínio de abelhas na região. Em 2015, o Projeto Abelha Viva foi premiado nacionalmente pela Natura com o Prêmio Acolher, em razão da relevância do Projeto em contribuir com a natureza. Neste sábado (22) mais uma ação do Projeto em parceria com o Nono GBM culminou na captura de vários enxames que estavam em carros apreendidos no pátio do Detran de Juazeiro.

ASCOM 9º GBM
publicado em 24 de Abril / 2017 às 13:00

Estão abertas inscrições para concursos culturais durante Festival do Umbu em Uauá

A 9ª Edição do Festival do Umbu, que acontece nos dias 28 e 29 de abril em Uauá (BA), contará também com concursos culturais, como tem acontecido nas edições anteriores. As inscrições para as categorias Pintura de Tela e Literatura de Cordel são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de abril via internet ou presencial.

Este ano as obras deverão abordar a "Integração dos sistemas produtivos no Semiárido", tema desta edição do Festival, podendo participar do Concurso Cultural de Pintura em Tela artistas de toda região e do Concurso Cultural de Literatura de Cordel poetas e poetisas de todo território nacional.

Para a realizadora do Festival, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), esses concursos tem como propósito contribuir com a difusão e produção das artes plásticas, fomentando e revelando artistas do Semiárido, bem como potencializar a escrita como ferramenta política e cultural, além de revelar artistas, sobretudo regionais.

Ler Matéria Completa
AsCom Agência Chocalho
publicado em 24 de Abril / 2017 às 12:30

STRJ realiza cadastramento do CEFIR com trabalhadores do povoado de Angico

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) realizou neste domingo (23), a primeira etapa do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), na escola Antonila da França Cardoso, no povoado de Angico, distrito de Pinhões. O CEFIR consiste em um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os produtores rurais.

De acordo com o presidente do STRJ, Emerson José da Silva (Mitú), deve fazer o cadastro todos os trabalhadores e trabalhadoras que tiverem menos de quatro módulos fiscais. Para se cadastrar o trabalhador precisa do documento da terra (contrato de compra e venda, doação, escritura ou título de terra), a carteira de identidade e o CPF. “ No caso de quem possui apenas o ITR ou INCRA precisará apenas da declaração de confrontante  que é fornecida pelo Sindicato”, disse Mitú. O presidente do STR ainda reforçou a importância de todos os trabalhadores realizarem o cadastro, alertando sobre os possíveis prejuízos que os inadimplentes terão, caso o processo não seja realizado.

Ler Matéria Completa
Ascom STRJ
publicado em 24 de Abril / 2017 às 12:00

Compesa realiza Leilão Público nesta segunda-feira (24)

Nesta segunda-feira (24), a partir das 14h30, a Compesa inicia o Leilão Público para a venda de veículos, sucatas de ferro, zinco, tubulações e bombas submersíveis, transformadores, pneus, equipamentos de informática, extintores de incêndios, eletrodomésticos, mesas, armários, entre outros materiais. O leilão será realizado na Rua Vinte e Um de Abril, nº 541, no bairro de Afogados, no Recife, de forma presencial ou online, pelo site www.aragaoleiloes.com.br. Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas, sendo necessário apresentar documentos que comprovem a identificação de cada participante. Nenhuma pessoa, mesmo que credenciada, poderá representar mais de um participante.

A maior parte dos 46 lotes que serão leiloados corresponde a veículos, dos quais 25 são carros da marca Fiat Uno, Ano 2012 e Modelo 2013. Ainda está à venda uma picape da marca Fiat Strada, também Ano 2012 e Modelo 2013, além de dois caminhões. A companhia prevê arrecadar cerca de R$ 311.330,00 - de acordo com a avaliação dos veículos e materiais - com a realização deste Leilão Público.

Ler Matéria Completa
Ascom Compesa
publicado em 24 de Abril / 2017 às 11:36

SAAE explica falta de água hoje pela manhã em Juazeiro

No último final de semana o SAAE teve de reduzir a pressão da água no centro e alguns bairros da cidade, para que pudesse fazer a lavagem do decantador. O sistema só voltou à normalidade por volta do meio dia do domingo. Hoje pela manhã quando o abastecimento estava se restabelecendo houve falta de energia no bairro Santo Antônio e as bombas da captação e da estação de tratamento pararam de funcionar.

O fato foi comunicado à Coelba, que informou a avaria de um transformador na rua José Petitinga, sendo que, até o momento o equipamento ainda não foi substituído deixando toda a cidade sem o abastecimento de água. Ainda não há previsão de retorno.

Ascom/SAAE
publicado em 24 de Abril / 2017 às 11:30

PV SEM TAMPA NO BAIRRO EXPEDITO NASCIMENTO

Geraldo venho aqui mais uma vez chamar à atenção do SAAE para um problema aqui no bairro Expedito Nascimento. O bueiro da rua A está sem tampa. Não sei quem tirou e nem o que fizeram. Só sei que esse buraco é um perigo para quem transita na avenida, podendo até vir causar algum acidente. Pedimos por favor uma providência. Ultimamente o SAAE tem deixado muito a desejar em nosso bairro. Obrigada.

Joelma Souza Alves

publicado em 24 de Abril / 2017 às 11:00

Consumidor pode consultar seu Score SPC na CDL Petrolina

Para conseguir um empréstimo, financiamento, consórcio ou crédito ao consumidor, os bancos e o comércio utilizam um sistema conhecido como Score, que calcula os riscos de investimento para cada concessão de crédito. O consumidor pode consultar sua pontuação no Score SPC Brasil procurando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina.

O score é composto de informações legalmente fornecidas pelo próprio consumidor, seja no ato de suas solicitações de crédito ou aquelas fornecidas diretamente ao SPC Brasil, como dados de identificação (nome, RG, CPF), endereço, comprovante de renda, profissão, idade, escolaridade. Bem como registros de débitos apontados por empresas credoras, existência ou não de ação judicial e títulos protestados.

Ler Matéria Completa
Ascom CDL
publicado em 24 de Abril / 2017 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: Moradora do Novo Encontro reclama da falta água em seu bairro

A leitora do blog do Geraldo José, Maria Izabel, enviou e-mail à nossa redação, reclamando da falta d´água no bairro Novo Encontro, mas precisamente na rua Job Marques. Segundo ela, moradores do referido bairro têm que acordar as cinco da manhã, pois só tem água até esse horário. Entenda na íntegra:

"Estou usando este meio de comunicação para fazer uma reclamação referente ao SAAE. Nossa rua desde de janeiro de 2017 está faltando água nas torneiras. Porém do dia 18/04/2017 ficou pior, pois não está subindo água para as caixas e se quisermos tomar banho e cuidar dos afazeres domésticos, temos que levantar na madrugada, pois só tem água até as cinco da manhã. Espero que logo resolvam isso..."

publicado em 24 de Abril / 2017 às 10:00

Lagoa Grande: Campanha de vacinação contra gripe vai até 26 de maio

Já começou em toda a rede de atenção básica do município de Lagoa Grande-PE, através da secretaria da Saúde, nos PSFs, a campanha nacional de vacinação que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A coordenadora de vacinas da secretaria da Saúde, Claudia Alves, explicou sobre os públicos prioritários: Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde, professores e, em alguns casos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independente de idade). O horário é de 08h da manhã ás 14h.   

A novidade deste ano, é que foram incluídos também como prioritários, professores da rede pública e privada além dos profissionais da saúde, rede pública e privada.  No dia 13 de maio (sábado) vai acontecer o mutirão em todo o Brasil o "Dia D da Vacinação".

Trabalhadores da agricultura e comércio terão dia especial

Para os trabalhadores da agricultura e do comércio, que se enquadram no público alvo, mas, não podem comparecer nos horários, deverão procurar o PSF neste dia 27, das 17h às 21h, mais próximo da residência (como já acontece toda última quinta do mês).

Ascom Lagoa Grande
publicado em 24 de Abril / 2017 às 09:29

Visitação a bens públicos que vão a leilão começa nesta segunda-feira

Será iniciado nesta segunda-feira (24) o período para visitação dos bens públicos que vão ser leiloados pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Ao todo, 283 lotes estarão disponíveis, compostos por 180 veículos, além de tratores, máquinas, aparelhos eletrônicos, móveis e outros. Três locais de visitação são em Salvador e outros 22 pontos são no interior do estado. O leilão está marcado para 5 de maio, no Real Classic Bahia Hotel, situado na Rua Fernando Menezes de Góes, no bairro da Pituba, em Salvador.

Além da capital, os municípios onde vão funcionar locais de visitação são Feira de Santana, Jacobina, Senhor do Bonfim, Morro do Chapéu, Casa Nova, Jequié, Itapetinga, Vitória da Conquista, Itabuna, Buerarema, Santo Antonio de Jesus, Alagoinhas, Santo Amaro, Santa Maria da Vitória, Seabra e Itaberaba. Os interessados podem inspecionar os bens entre os dias 24 e 28 de abril e de 2 a 4 de maio. 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 24 de Abril / 2017 às 09:18

JUAZEIRO: SESP confirma que irá realizar substituição de lâmpadas em avenida da cidade

A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP) informa que já está na programação da secretaria realizar a substituição da lâmpada na Avenida São Miguel, bairro Expedito Nascimento. A gerência do setor de Iluminação ressalta ainda a importância dos moradores de ligarem para a SESP no número (74) 3612 5411 para que possa ser realizado o registro de protocolo, fornecendo o endereço completo.

Ascom SESP
publicado em 24 de Abril / 2017 às 09:00

9º GBM DÁ SUPORTE À MEIA MARATONA TIRADENTES

Na manhã de domingo (23) o Nono GBM participou ativamente da tradicional Meia Maratona Tiradentes, com percurso de 21 km na área urbana da cidade de Juazeiro. O comandante da Unidade, Major BM Tarcísio Ribeiro se fez presente no apoio ao efetivo empregado, que tinha como funções resfriar os atletas na hora da chegada, com a tradicional “chuveirada” e estar em pronto emprego para os casos de primeiros socorros.  

Na hora de fazer a entrega da premiação, além do prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, foram convidados também o deputado estadual Zó, o deputado estadual Roberto Carlos e o Major BM Tarcísio Ribeiro para fazer a entrega dos cinco primeiros colocados da corrida.  

Com início às 07h30 e finalizada às 09h30, a tradicional corrida Tiradentes reuniu cerca de 1.000 atletas, que tornaram a manhã de domingo mais esportiva.

ASCOM 9º GBM
publicado em 24 de Abril / 2017 às 08:29

MICHEL TEMER: “TEXTO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO SOFRERÁ MAIS MUDANÇAS”

O presidente Michel Temer barrou novas alterações no texto da reforma da Previdência e rejeitou campanhas que tentavam manter benefícios para categorias do serviço público.

O acordo foi fechado em reunião com líderes da base aliada na tarde de domingo (23). As informações são do jornal O Globo. Agora, o Planalto trabalha para aprovar o texto negociado com o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), um dos participantes da reunião.

O texto deve ser votado em 2 de maio, mas o governo admite que o calendário pode ser atrasar e transferir a decisão para o segundo semestre do ano. Parlamentares resistem a aprovar a mudança com medo de perder o eleitorado em 2018.

Ainda segundo o jornal, Temer se reúne com ministros nesta segunda-feira (24). Eles devem ser orientados a receber parlamentares fora dos horários de discussão e votação da proposta e fazer corpo a corpo em defesa das propostas.

Fonte: NMB Foto Divulgação
publicado em 24 de Abril / 2017 às 08:26

Cerca de 70% dos inquéritos abertos por Fachin envolvem pagamento de caixa 2

Dos 81 inquéritos abertos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, 71%, ou 58 inquéritos, tratam de acusações de pagamento de caixa 2, recursos não contabilizados pela Justiça e pagos a partidos e políticos a pretexto de campanhas eleitorais. Já os 29% restantes (23 inquéritos) envolvem acusações de pagamento de propina para facilitar contratos e licitações da empreiteira Odebrecht com o Poder Público ou para aprovar medidas em tramitação no Congresso Nacional que beneficiariam a construtura.

Em parte dos inquéritos que tratam de caixa 2, os delatores especificam que os recursos estavam de alguma forma ligados a uma contrapartida, como futuros contratos com o Poder Público. Na maioria dos casos, a empreiteira esperava conseguir obras de saneamento básico. O ex-diretor da empreiteira Alexandrino de Alencar afirmou, em delação, que o objetivo com os pagamentos de caixa 2 e também com doações oficiais era o crescimento do grupo Odebrecht.

Ler Matéria Completa
Fonte: Agência Brasil Foto Divulgação
publicado em 24 de Abril / 2017 às 08:00

Chapa Unidade e Luta esclarece dúvidas sobre a eleição sindical no programa Mensageiro Rural

Membros da chapa Unidade e Luta que concorre pela segunda vez as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), participaram, na manhã deste domingo (23), de entrevista no programa Mensageiro Rural da Rádio Juazeiro. Durante o encontro foram apresentadas as principais ações e proposta da chapa do Sindicato e tiradas dúvidas a respeito dos documentos necessários para a votação.

A chapa Unidade e Luta é composta por 22 membros, sendo oito efetivos, oito suplentes, seis membros do conselho fiscal, sendo três efetivos e três suplentes. O presidente do STRJ e candidato à reeleição, Emerson José da Silva (Mitú), explicou durante entrevista, as principais contribuições que a atual diretoria tem conquistado para a melhoria de vida para os associados.

Ler Matéria Completa
Ascom Chapa Unidade e Luta
publicado em 24 de Abril / 2017 às 07:26

Marily dos Santos e José Márcio são os grandes campeões da 33ª Meia Maratona Tiradentes

Em um cenário de céu limpo, rio quase esverdeado e sol escaldante, foi dada a largada na 33ª Meia Maratona Tiradentes - uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – ocorrida neste domingo, 23, e teve os atletas Marily dos Santos e José Márcio novamente como grandes campeões da corrida. O Prefeito Paulo Bomfim prestigiou o evento acompanhado dos Deputados Estaduais Crisóstomo Lima e Roberto Carlos e do Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Tarcísio.

Com uma premiação total de R$80 mil, a 33ª Meia Maratona Tiradentes teve um ranking geral masculino composto por José Márcio em primeiro lugar, Valdir Sérgio de Oliveira em segundo, Enio Cleiton em terceiro, Edson Amaro em quarto lugar e Hélio Cássio Bispo dos Reis em quinto. O pódio geral feminino ficou com Marily dos Santos em primeiro, Mary Emanuelle em segundo, Graciete Moreira em terceiro, Rebeca Rodrigues em quarto e Larisse Nascimento em quinto.

Marily dos Santos foi a campeã pela décima terceira vez e, com um tom de alegria e paixão, disse que se não puder correr em Juazeiro, fica doida. "Morei aqui por dois anos, sou apaixonada por esse lugar. Já tenho experiência com a prova, a corrida hoje foi difícil, mas não foi impossível. Essa é a décima terceira que eu ganho e não quero parar aqui", afirmou.




O bicampeão José Márcio também já vislumbra o próximo ano. "Eu sou de Garanhuns, e estava treinando em um lugar quente, para não sentir tanto calor ao chegar aqui. Foi muito cansativo, mas foi maravilhoso. Agradeço a Deus pelo talento e à Prefeitura de Juazeiro pela oportunidade e organização da Meia Maratona, o percurso todo organizado, sem erros. Ano que vem eu quero o tri!", avisou.

A Educadora Física Carol Cajuí era uma das dezenas de pessoas que acompanharam a prova e vibravam por cada atleta que cruzava a linha de chegada. "Juazeiro é uma fábrica de atletas e a Meia Maratona incentiva a comunidade com saúde, educação, lazer. Só acho que a comunidade precisa estar mais presente. A prefeitura está de parabéns pela organização, temos atletas com ranking olímpico participando. A importância dessa maratona é indiscutível", disse Carol.

O titular do Esporte no município, Secretário Sérgio Fernandes, disse que estar à frente da organização foi uma satisfação e alegria. "Preciso parabenizar minha equipe em nome de Gilberto Pacheco. Essa equipe foi incansável para que tudo desse certo e a meia maratona acontecesse com sucesso. Agradecer também ao Prefeito Paulo Bomfim por nos dar essa oportunidade", disse.

Para o Prefeito Paulo Bomfim a realização de mais um ano da Meia Maratona é a continuidade de um trabalho que iniciou em 2009 com o ex-prefeito Isaac Carvalho. "Nós temos prazer de representar um grupo político que melhora a vida das pessoas em Juazeiro e temos feito isso todos os dias. Hoje damos continuidade ao trabalho, mas com um diferencial importante, hoje a Meia Maratona Tiradentes é feita dentro da nossa cidade porque buscamos as condições para isso, melhorando a pavimentação asfáltica da nossa área urbana. Sabemos que precisamos fazer muito mais e vamos fazer, porque o trabalho continua e vamos melhorar ainda mais", conclui Paulo Bomfim.

Por Ramáiana Leal/SECULTE
publicado em 24 de Abril / 2017 às 07:00

ESTÁTUA DO NEGO D’ ÁGUA PODE DESABAR

A estátua do “Nego D’ água” uma das figuras lendárias de Juazeiro mais conhecidas pelos turistas está prestes a cair. Isso mesmo, a estátua localizada no bairro Angari pode vir abaixo a qualquer momento. Foi o que denunciou na última semana à nossa reportagem o comunitário Carlos Augusto. “E o pior é que o artista responsável pela obra Ledo Ivo não pode fazer nada porque a estátua hoje é de responsabilidade da municipalidade” lamentou.Nossa reportagem mais uma vez visitou a estátua e comprovou que a sua base está totalmente danificada, rachada e com perspectiva de desabar a qualquer momento. Fica o alerta ao Poder Público Municipal.

publicado em 24 de Abril / 2017 às 06:28

8ª Semana de Valorização do Trabalhado Doméstico contará com serviços e orientações

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), através da Agenda Bahia do Trabalho Decente, promoverá a 8ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. A ação acontecerá de 27 a 29 de abril, no 1º piso do Shopping Center Lapa, em Salvador, das 9h às 20h.

Serviços como intermediação e cadastramento de mão de obra; emissão de carteira de trabalho; orientações previdenciárias, sindical, trabalhista, judiciária e psicológica; palestras; saúde e segurança no trabalho; informações sobre violência contra a mulher, autonomia e empoderamento; além de atividades culturais e artísticas serão oferecidas durante os três dias do evento.  

A abertura oficial acontecerá no dia 27 de abril, às 16h, e contará a presença da secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana. Também estarão presentes: o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro; o Superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação da Bahia, Ney Campello; a diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos (Fenatrad) e presidenta do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico), Creuza Oliveira; a rapper e ativista, Preta Rara (SP), e a gerente de marketing do Shopping Center Lapa, Ivanir Mattos. 

"Pretendemos com o evento sensibilizar a sociedade para que possa compreender que o trabalho doméstico, assim como qualquer outra ocupação, precisa ser um trabalho digno, e que todos devem unir esforços para promover a igualdade de condições e de tratamento para esta categoria profissional", destacou a secretária Olívia Santana.

Confira a programação completa

Ascom Setre
publicado em 24 de Abril / 2017 às 06:00

Em audiências públicas, Gonzaga Patriota debate valorização dos agentes comunitários de saúde e de endemias

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) participa nos próximos dias de audiências públicas, em Pernambuco e na Paraíba, em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). A agenda teve início neste domingo (23) em Salgueiro/PE, no Hotel Plazza. Nesta segunda (24), o deputado viaja para João Pessoa/PB, onde debate o assunto no Teatro Pedra do Reino/Centro de Convenções, às 9h. A maratona de discussões se encerra às 17h do mesmo dia, em Recife/PE, na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Estão sendo debatidos os direitos desses profissionais, como piso nacional e insalubridade das categorias; redefinição das atribuições e o investimento em capacitações. "O povo brasileiro precisa tomar conhecimento da importância dos agentes comunitários e sua capacidade de salvar vidas. O governo precisa olhar para estas categorias e ajudar a população brasileira que carece de saúde", destacou o parlamentar, em discurso no plenário da Câmara quinta-feira (20).

Segundo Gonzaga, a Lei que regulamentou a atividade dos ACE e ACS, aprovada em 2006, não proporcionou nenhuma discussão mais ampla sobre as suas atividades, ocasionando lacunas normativas que tornam urgente a reformulação dos perfis destes profissionais e de suas atribuições básicas.

Patriota é favorável ao Projeto de Lei 6437/16, do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que amplia a lista de atividades desses agentes, exige conclusão do ensino médio para o exercício da profissão, demanda 200 horas de curso de aperfeiçoamento a cada dois anos de trabalho efetivo, além de um curso de 40 horas de formação inicial. Hoje os ACE e ACS precisam ter concluído apenas o ensino fundamental e um curso introdutório de formação inicial e continuada.

Ainda segundo a lei atual, o agente comunitário de saúde tem, como atribuição, o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. A nova proposta amplia esse leque, incluindo entre as atividades da categoria a aferição da pressão arterial e a medição de glicemia capilar, com o objetivo de promover a prevenção e o acompanhamento das pessoas que apresentarem risco. "Estamos ouvindo as demandas deste profissionais e vamos levá-las ao Congresso, para que possamos aprovar o melhor projeto o mais rápido possível", complementou Patriota.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
publicado em 23 de Abril / 2017 às 23:00

VALE A PENA LER DE NOVO: ARTIGO – TEMPESTADE DE FOGO

PUBLICADO EM 07 DE MAIO DE 2011     

Era uma tarde reluzente como tantas outras no sertão. Sol escaldante que fazia tremer o solo e crepitar com intensidade os galhos secos das árvores da caatinga. Os animais que integram a fauna do semi-árido circulavam com a naturalidade de quem está acostumado com o seu ambiente de vida, o seu habitat natural. Os répteis rastejavam como se não sentissem o calor do solo, buscando o alimento cotidiano. Os pássaros de bicos abertos demonstravam a intensa sede que o calor lhes provocava e, por outros instantes, gorjeavam felizes na expressão maior do seu canto à liberdade. Tudo isso indicava a existência de um meio-ambiente de plena harmonia, normalidade e ecologicamente perfeito.

De repente algo cinzento cruzou os céus da caatinga, trazendo nebulosidade ao brilho dominante do sol. Algo estranho parecia estar acontecendo. E aquilo que se imaginava ser uma simples nuvem começou a inquietar os seres vivos da fauna catingueira, que logo iniciaram uma corrida apressada em busca de proteção, visto que os seus sentidos já sinalizavam que algo mais grave estava por acontecer.

Aquela imagem cinzenta que pouco a pouco se erguia aos céus, contorcendo-se ao sabor do vento que soprava como se fosse um pequeno tornado sertanejo, foi ganhando intensidade e cor para formar a nuvem da destruição. Eram labaredas que traziam o espectro da morte. Começava mais uma queimada na caatinga, portadora de tristeza e devastação. Como sempre ocorre em tragédias desse tipo, certamente a intervenção do homem nela se fez presente. A flora e a fauna quedaram entristecidas.

A natureza parecia momentaneamente indefesa ante a crueldade do fogo que exterminava a vida. As árvores mais robustas – aroeiras, barrigudas, angicos - com seus troncos queimados e enegrecidos se mantinham imponentes em sua postura fálica, como se fossem o troféu de uma prova de resistência.

Mas, após a tempestade de fogo veio o ressurgimento pujante das espécies da flora, fenômeno que expressava o restabelecimento das esperanças e de que as leis da vida finalmente iriam vencer as intempéries cruéis. Em seguida, a fauna se manifestou nas formas mais diversas, como se saudando com cantos de exaltação aquele acontecimento. Os pássaros que migraram para áreas menos perigosas retornaram aos espaços primitivos e cantavam festivamente comemorando um novo ambiente que se formava. Os répteis desconfiados, lentamente rastejaram sobre o pó das cinzas ainda quentes, também retornando à antiga morada. Era a vida que readquiria a sua plena forma. Era a paz que voltava ao sertão.

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

publicado em 23 de Abril / 2017 às 22:00

Eduardo Cunha diz que antecipou parecer do impeachment a Temer

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha disse ter antecipado o parecer que autorizou a abertura do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff ao então vice, Michel Temer, em texto escrito no Complexo Médico Penal de Curitiba, na última segunda-feira (17).As informações são da coluna Painel, do site do jornal Folha de S. Paulo, deste domingo (23). De acordo com a colunista, o deputado cassado prometeu ainda detalhar em seu livro uma suposta disputa entre o atual presidente Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pouco antes da abertura do processo de impeachmente de Dilma.

O deputado cassado teria relatado sobre o "cabo de guerra" entre o petista e o peemedebista no fim de 2016, pouco antes de ser preso, ao negociar a publicação de seu livro com o dono da editora Matrix, Paulo Tadeu. Segundo Cunha, Lula teria pedido que o então presidente da Câmara não iniciasse o processo que levou ao afastamento da ex-presidente. Ainda de acordo com o jornal, a editora mantém contato com Cunha. Um aliado do deputado cassado é responsável por intermediar as negociações.

publicado em 23 de Abril / 2017 às 21:00

SESP prossegue com recuperação de estradas vicinais na região do Salitre

Os trabalhos de recuperação das estradas vicinais das comunidades da Região do Salitre continuam sendo realizados pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) no sentido de atender as necessidades dos agricultores, proporcionando condições satisfatórias para a escoação da safra agrícola, o transporte de estudantes da zona rural e para melhor circulação de usuários.

De acordo com o diretor do interior da SESP, Jailzon Sena, o serviço de patrolamento já foi realizado na localidade de Campos dos Cavalos, Ocrém, Boa Vista, Gangorra I e Alfavaca, beneficiando 11 km de extensão.  "Estamos trabalhando intensamente para que as estradas estejam em perfeitas condições de uso. Esses serviços de melhoria também serão realizados nas comunidades do Umbuzeiro, Tapera e Junco", ressaltou.

“Este trabalho continuará fazendo parte de uma série de ações que a Prefeitura realiza para beneficiar os moradores das comunidades rurais. Essas passagens possuem extrema importância econômica e social para o município, pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento da zona urbana, e também por ser acesso da população rural a serviços básicos como saúde e educação", destacou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal.  

O secretário da SESP lembrou ainda que na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho o trabalho de manutenção das estradas rurais recuperou mais de mil quilômetros, beneficiando todos os distritos de Juazeiro.

Luzete Nobre/SESP
publicado em 23 de Abril / 2017 às 20:00

Taxa de suicídio entre jovens brasileiros sobe 10% desde 2002

A taxa de suicídios entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos aumentou de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 - representando um aumento de quase 10%. Os dados revelam que apesar do crescimento ser lento, é constante. Os números são do estudo Mapa da Violência 2017, obtidos com exclusividade pela BBC Brasil. O levantamento tem como base dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, criador da pesquisa, destaca que o número de pessoas que tiram a própria vida cresceu em conjunto, no Brasil. De acordo com o G1, a taxa subiu 60% desde 1980. "É como se os suicídios se tornassem invisíveis, por serem um tabu sobre o qual mantemos silêncio. Os homicídios são uma epidemia. Mas os suicídios também merecem atenção porque alertam para um sofrimento imenso, que faz o jovem tirar a própria vida", afirma Waiselfisz.

O tema vem sendo frequentemente abordado por conta de dois fenômenos recentes, envolvendo o público mais adolescente: o lançamento da série "Os 13 porquês", que aborda a vida de uma adolescente que tira a própria vida, e a disseminação do jogo suicida "Baleia Azul". Especialistas ouvidos pela reportagem dizem que o suicídio é geralmente associado a problemas como depressão, abuso de drogas e álcool e questões interpessoais.

Fonte: NMB
publicado em 23 de Abril / 2017 às 19:00

POLICIAIS DO 9º GBM SOCORREM VÍTIMA DE ACIDENTE NO SALITRE

Por volta das 20h30 deste sábado (22) a guarnição do Nono GBM comandada pelo Sargento BM Sinivaldo Ferreira, atendeu uma ocorrência de acidente automobilístico com vítima na BA-210, povoado de Bananeira Salitre.

Informações preliminares davam conta de que havia vitimas presas entre as ferragens, mas ao chegar ao local, constatou-se que não estava presa entre as ferragens, que teve somente algumas escoriações. Depois dos procedimentos de primeiros socorros, foi conduzida pelo SAMU para a unidade hospitalar mais próxima.

 A vítima, o senhor Adão dos Santos Ribeiro, conduzia o veículo Parati, placa KGJ-6674- Salgueiro/Pe. O mesmo informou que perdeu o controle do veiculo vindo a capotar. 

ASCOM 9º GBM
publicado em 23 de Abril / 2017 às 18:00

Delator entrega provas de que OAS beneficiou Lula em tríplex

A defesa de Léo Pinheiro, sócio da OAS, entregou à Justiça Federal do Paraná documentos para tentar comprovar as afirmações de que o ex-presidente Lula foi beneficiado pela reforma de um tríplex em Guarujá (SP). Em depoimento na semana passada ao juiz Sergio Moro, o empreiteiro disse que o apartamento era de Lula.

Entre os documentos entregues estão o registro de que dois carros em nome do Instituto Lula passaram pelo sistema automático de cobrança dos pedágios a caminho do Guarujá entre 2011 e 2013. Não há, no entanto, documento que comprove que as viagens tiveram como destino o apartamento. Há também registros de ligações telefônicas entre Pinheiro e pessoas ligadas a Lula, como Clara Ant, Paulo Okamotto, José de Filippi Jr. e Valdir Moraes da Silva (segurança), a partir de 2012. As listas trazem data e duração da conversa, mas não seu conteúdo.

Foram anexados ainda e-mails que mostram a agenda de Lula, na qual aparece a previsão de encontros com Pinheiro, e mensagens da secretária do instituto para Okamotto, que preside a entidade, avisando que o empresário havia ligado para falar com ele. A Folha de S.Paulo apurou que a defesa de Pinheiro entregará documentos sobre comunicações entre pessoas próximas a Lula e funcionários da OAS que foram envolvidos na reforma do empreendimento.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.