Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 19 de Janeiro / 2019 às 12:00

PREFEITURA ANUNCIA ATRAÇÕES DO CARNAVAL 2019 DE JUAZEIRO

Comemorando 105 anos de pleno sucesso o Carnaval de Juazeiro em 2019 vai acontecer de 15 a 17 de fevereiro. O lançamento da festa de Momo realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, ocorreu na noite desta sexta-feira (18), no Juá Garden Shopping.

Com a presença do prefeito Paulo Bomfim, do deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB), do Coronel Anselmo Bispo Comandante do CPRN, do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Fernandes e do Coordenador Regional de Saúde Pedro Alcântara foram anunciadas as atrações do Carnajuá 2019 que vai ter Cheiro de Amor, Léo Santana, É o Tchan, Psirico, Luiz Caldas, Gabriel Diniz, Ed City, Denny, Harmonia do Samba, Flávio Leandro, Tyrone entre outros nomes da axé, do pagode e sertanejo.

O folião do Carnajuá 2019 contará com três Polos festivos: Polo João Gilberto, Polo Ivete Sangalo e o Polo Luiz Galvão na Orla 2, rua da 28 de Setembro e Adolfo Vianna.

Durante o lançamento o Coronel Anselmo Bispo, Comandante do CPRN, disse que vai ter fiscalização via Drone, uma inovação no Carnaval de Juazeiro. No dia 13/2, a polícia militar apresentará o plano de segurança da festa.

Dia 14/02, o evento “Tô na paz” abre o carnaval com Irmão Lázaro. O jornalista e promoter Adalberto Barbosa explicou que a feijoada fora do carnaval não tinha sentido. “Juntos seremos mais fortes, por isso a Feijoada do Dadau novamente será no domingo do carnaval de Juazeiro. Voltamos muitos felizes com atrações maravilhosas” disse.

“O Carnaval do tamanho de Juazeiro. O objetivo é fazer uma grande festa, mas reduzindo custos. Fazer carnaval em juazeiro é fácil porque o povo ajuda e se diverte muito” expressou o prefeito Paulo Bomfim.

Veja as atrações que não estão na ordem de apresentação:

Veja o vídeo oficial da Prefeitura de Juazeiro sobre as atrações:

Da Redação Fotos Bruno Lopes
publicado em 19 de Janeiro / 2019 às 11:00

Extensão da UBS do NHIII é entregue pelo prefeito Paulo Bomfim no Distrito de Itamotinga

Dentro do programa Toda Sexta Tem Obra, o prefeito Paulo Bomfim entregou nesta sexta-feira (18), a extensão da Unidade Básica de Saúde do NHIII no povoado de Periquito, distrito de Itamotinga. A unidade foi reformada, climatizada e agora conta com o espaço melhor para oferecer atendimento médico aos moradores da localidade.

No processo de reforma foi realizada troca de reboco, telhado, revisão da parte elétrica, pintura e o espaço ganhou também mobílias e equipamentos novos para que a comunidade tenha mais conforto no atendimento médico. Esta é a primeira entrega de equipamentos em menos de 20 dias de 2019. Com esta unidade, soma-se o quantitativo de 12 UBS entregues pela gestão  municipal  em pouco  mais de dois anos na administração de Juazeiro.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
publicado em 19 de Janeiro / 2019 às 10:00

Morre Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa, aos 53 anos

O músico Marcelo Yuka, ex-baterista, ex-letrista e fundador do grupo carioca O Rappa, morreu na noite desta sexta-feira (18), às 23h40, aos 53 anos. Yuka estava internado há duas semanas no hospital Quinta D'Or, zona norte do Rio de Janeiro, para tratar infecções. Na sexta-feira (4), contudo, o quadro do músico piorou, gerando boatos - posteriormente não confirmados - de que ele teria morrido. Segundo Geraldinho Magalhães, empresário do artista, o músico ainda estava vivo e foi colocado em coma induzido após ter sofrido um AVC. A causa da morte foi um episódio de AVC isquêmico.

Trajetória

Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana nasceu no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro de 1965. Ele foi o baterista e o compositor de sucessos como "Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)", do grupo O Rappa, que fundou em 1993 com o baixista Nelson Meirelles, o tecladista Marcello Lobatto e o guitarrista Alexandre Meneses. A eles se somaria o cantor Marcelo Falcão, integrado ao grupo após ver um anúncio da banda em um jornal e ser aprovado em testes. No ano seguinte, a banda lançou o álbum "O Rappa". 

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress
publicado em 19 de Janeiro / 2019 às 09:00

Eixo Norte da transposição do rio São Francisco sairá até final do 1º semestre

O Ministério do Desenvolvimento Regional prevê investimentos de R$ 25 bilhões em 114 obras para ampliar o abastecimento de água no País. Do total de projetos, 66 são no Nordeste. O destaque é para a conclusão das obras de Integração do São Francisco, que tinha expectativa das obras serem concluídas no final do ano passado ainda na gestão Temer.

O Planalto planeja com esse investimento concluir o Eixo Norte, cuja estruturas necessárias à passagem da água do rio São Francisco estão em fase final e devem ser concluídas no primeiro semestre deste ano. O Eixo Leste foi entregue em março de 2017 e abastece cerca de 1 milhão de habitantes em 35 cidades da Paraíba e de Pernambuco.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 19 de Janeiro / 2019 às 08:00

Decisão do Campeonato Interbairros começa neste sábado (19) no campo do Parque Centenário

A bola volta a rolar pelo Campeonato Interbairros neste sábado (19), para a alegria dos torcedores dos bairros Novo Encontro e Alto da Aliança, que vivem desde o dia 8 de dezembro do ano passado a expectativa pela realização das partidas finais que decidirão quem será o legítimo campeão da 16ª edição da maior competição do gênero realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte).

Os finalistas farão dois jogos e o título poderá ser decidido nos pênaltis caso não exista um vencedor nos confrontos. O jogo de ida está confirmado para o campo do Parque Centenário, às 15h30 e a partida de volta acontece no próximo dia 16, no campo da Aliança, às 15h. Campeão de 2015, o Alto da Aliança já chegou às finais nos anos de 2004, 2012, 2016 e 2017, mas sem vitória. Para o Novo Encontro, será a primeira oportunidade para enriquecer sua galeria de troféus com o título inédito.

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ
publicado em 19 de Janeiro / 2019 às 07:00

Núcleo Regional de Saúde começa a distribuir kits dengue em 10 cidades da Região Norte

O Núcleo Regional de Saúde da Região Norte começou a distribuir os kits dengue nas cidades de Juazeiro, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Curaçá, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, e Uauá. A ação tem como objetivo equipar os agentes de combates as endemias de cada localidade com materiais que possam auxiliar no trabalho de busca e prevenção contra o mosquito 
Aedes Aegypti. 

Além dos kits dengue estão sendo enviados aos municípios repelentes, cadernetas e fichas para as gestantes. Para o recebimento dos repelentes foram utilizados alguns critérios epidemiológicos, como a não notificação e nem comprovação de casos de Zika e nem Síndrome Congénita/ microcefalia e, as cidades de Campo Alegre de Lourdes, Canudos e Uauá por não apresentarem essas notificações não recebem os repelentes. Ao todo mais de 20 mil repelentes estão sendo distribuídos nas cidades da região norte e 5.400 cadernetas e fichas para as gestantes estão sendo enviadas aos municípios. 

Ler Matéria Completa
Ascom/ NRS
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 23:00

O homem é produto do meio?

Que os filhos sejam corretos, honestos, respeitosos, estudiosos e trabalhadores, esses são os desejos de todas as famílias tradicionais brasileiras. Tais palavras que corroboram para que essas vontades aconteçam de fato são as mais utilizadas quando são apresentados os fundamentos da vida para crianças e jovens na etapa da educação de valores morais e éticos da vida.

Diversos fatores contribuem para que as pessoas sofram influência externas à sua educação familiar, a saber, entre as causas mais prováveis seria a falta da própria família no que diz respeito à presença eminente deste principal aglomerado humano. O homem sofre interferência do meio em que vive, sim, mas os fatores internos podem 'corromper' a sua índole. Com base nesta realidade e de acordo o decorrer da sua trajetória de vida é possível entender o comportamento e preferências sobre determinados assuntos de um indivíduo? Não necessariamente.

A busca pelo politicamente correto é uma constante na sociedade moderna, mesmo não sendo algo natural, fruto da criação familiar e de ensinamentos cristãos. Seguir as normas e leis estabelecidas evita preconceitos e discriminações, e consequentemente algum tipo de problema policial e judicial. Talvez por esse motivo reine a hipocrisia.

Ler Matéria Completa
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 22:30

Casos de tortura e morte de crianças sob custódia do Estado aumentam no Brasil, diz relatório de Direitos Humanos

O Brasil bateu recorde de mortes violentas em 2017, com 63.880 casos. No mesmo ano, as mortes cometidas por policiais em serviço e de folga cresceram 20% na comparação com 2016. A compilação destes dados faz parte da 29ª edição do Relatório Mundial de Direitos Humanos, divulgado ontem (17) pela organização não governamental Human Rights Watch (HRW), que analisa a situação de mais de 90 países.

No final de 2018, a estimativa do governo federal era que o Brasil tinha 842 mil presos. “A superlotação e a falta de pessoal tornam impossível que as autoridades prisionais mantenham o controle de muitas prisões, deixando os presos vulneráveis à violência e ao recrutamento por facções”, analisa o documento.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 22:00

Campeonato Pernambucano de 2019 terá início neste sábado 19, Petrolina joga em Afogados de Ingazeira

O Campeonato Pernambucano de 2019 terá início neste sábado, 19, com a reedição da final de 2018. Em Caruaru, o Central recebe o Náutico, o atual campeão.  No Recife, o Sport enfrenta o Flamengo de Arcoverde, na Ilha do Retiro. No domingo, dia 20, o Santa Cruz joga contra o América-PE, no Arruda.

A primeira rodada será completada por Afogados x Petrolina e Salgueiro x Vitória, no domingo. O primeiro clássico do Campeonato Pernambucano está previsto para o dia 27 de janeiro, um domingo. O Sport recebe o Náutico, na Ilha do Retiro.

Redação Blog
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 21:30

Novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade enfatiza a importância de unir forças

Em cerimônia realizada na quinta-feira (17), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu posse ao novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard. O ministro do Meio Ambiente chamou a atenção para a valorização do trabalho já feito pelo instituto e destacou que é preciso manter constante evolução. 

Adalberto Eberhard agradeceu a confiança depositada pelo ministro. Entre os principais desafios de sua gestão, Eberhard destacou as 335 unidades de conservação administradas pela instituição, equivalentes a 9% do território nacional. Ele enfatizou a importância de reforçar a união de forças entre ICMBio e governo para “construir uma lógica de plena presença do Estado em áreas que são patrimônio mundial”. De acordo com o novo presidente do ICMBio, regularização fundiária das unidades, gestão e uso público serão ações prioritárias.

Ascom MMA
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 21:00

UPAE e HDM comemoram Dia do Farmacêutico e explicam como a boa gestão da farmácia gerou uma economia de mais de 60%

No Brasil, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro e, nesta data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan (ambos geridos pelo IMIP em Petrolina) não poderiam deixar de parabenizar os seus profissionais e toda a categoria. Nestes serviços os farmacêuticos são responsáveis pela gestão das farmácias, por todo o fluxo de medicamentos e por prestar assistência farmacêutica aos pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia/segurança da terapêutica e a redução de custos – que no caso dos medicamentos é um dos mais altos para os serviços de saúde.

O destaque do setor é tão grande que um projeto do Dom Malan já foi premiado no Seminário de Práticas Exitosas do IMIP e uma iniciativa da UPAE foi responsável por minimizar a perda de medicamentos por validade. "No Dom Malan fazemos o somatório de doses de medicamentos prescritos para pacientes pediátricos, que na grande maioria das vezes não faz uso de um frasco todo, e essa medida foi bastante eficaz, pois diminuiu o desperdício, gerando uma economia de 68% para o hospital", relata a coordenadora de farmácia, Denise Brecci.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 20:55

Casa Nova: Vigilância não relatou irregularidades; hospital se manterá aberto

As redes sociais e os blogs regionais repercutiram nesta sexta-feira (18/01), nota anônima que dá conta de uma vistoria da Vigilância Sanitária Estadual no Hospital de Casa Nova.

De acordo com a nota apócrifa a vistoria seria resultado de uma denúncia ao Ministério Público; que foram interditadas sala de raio de X, cozinha, lavanderia e vistoriadas a falta de medicamentos. Além disso diz que a Secretária de Saúde não foi encontrada, que a Diretora chorou ao ser comunicada do fechamento do hospital e que a funcionária Marília Pereira atenuou a situação.

Nenhuma das afirmações é verdadeira, a começar do envolvimento descabido do Ministério Público. A clara intenção foi prejudicar a população, é o que afirma a nota de resposta assinada pela Diretora do Hospital, Viviane Brito e pela Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos.

Elas lembram ainda que “Em pior situação, vítima de assalto e saque em administração anterior, sem infraestrutura, pessoal e medicamentos, ainda assim o Hospital se manteve aberto. Não seria agora, quando o Prefeito Wilker Torres se esforça pela sua melhoria, amplia e qualifica o atendimento, que seria fechado”.

Ao final reiteram “empenho na melhoria do atendimento à população e a total tranquilidade quanto aos serviços que prestamos no hospital, nos postos de saúde, com as equipes de saúde da família”.

Veja a integra da nota abaixo:

Nota Pública – Hospital de Casa Nova

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 20:30

A obesidade é considerada uma epidemia global pela Organização Mundial de Saúde

O acúmulo excessivo de gordura na região abdominal já é um conhecido indicador de risco para doenças cardiovasculares. A medida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não deve ultrapassar 94 centímetros (cm) nos homens e 90 cm nas mulheres. Um novo estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no entanto, identificou que pessoas fisicamente ativas e sem sobrepeso, mas com valores de relação cintura-estatura (RCE) próximos ao limite do risco também têm maior probabilidade de desenvolver distúrbios no coração.

A obesidade é considerada uma epidemia global pela OMS. Estima-se que 1,9 bilhão de adultos tenham sobrepeso, dos quais 600 milhões estão obesos. No Brasil, a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2017, do Ministério da Saúde, mostrou que 18,9% dos brasileiros estão obesos. Além disso, mais da metade da população das capitais brasileiras (54%) têm excesso de peso.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 20:00

Plantio agroecológico de forragens anima produtores de Campo Formoso

A experiência de cultivar plantas forrageiras, especialmente a palma, de forma agroecológica e irrigadas por sistema de gotejamento com água de cisternas, mobilizou várias famílias das comunidades de Várzea dos Pauzinhos, Algodões, Lagoa do Porco e Boa Vista, no interior de Campo Formoso – BA.

Essas comunidades são formadas basicamente por criadores de caprinos e ovinos que já tem experiência com o cultivo de plantas forrageiras para alimentar à criação e que agora estão experimentando esse tipo de plantio chamado Ensaio Agroecológico, que além de irrigado, é também adubado com esterco de animais. Boa parte do plantio foi feito em curva de nível que protege o solo e ajuda a reter água. Esse método se diferencia do modo geralmente plantado pelas famílias.

Ler Matéria Completa
Agência Chocalho
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 19:00

Feminicídio é um crime diferenciado, entra em quatro paredes, o agressor está em todos os locais, comenta Gleide Angelo

Eleita pela primeira vez deputada estadual, a delegada Gleide Ângelo teve 412.636 votos, nas eleições de 2018, tornando-se a mulher mais votada de toda história de Pernambuco. Ela sabe da responsabilidade de representar seus eleitores e espera atender a contento todos os desafios. "Estou preparada para cobrança", disse Gleide. Um dos principais temas que a deputada deve se debruçar é a questão do feminicídio.

"O feminicídio é um crime diferenciado. Ele entra em quatro paredes, é um crime silencioso, é um crme que muitas vezes as pessoas não tem conhecimento. O agressor de mulher não é como traficante, que a polícia identifica e vai lá e prende. O agressor de mulher, ele está na Avenida Boa Viagem e ele está na favela, ele está em todos os locais", avisou.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 18:45

Delator, Palocci diz que Lula recebeu propina da Odebrecht em espécie

Em sua primeira delação no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-ministro Antonio Palocci contou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu dinheiro em espécie como propina por parte da empreiteira Odebrecht. "Também se recorda que, dos recursos em espécie recebidos da ODEBRECHT e retirados por Branislav Kontic, levou em oportunidades diversas cerca de trinta, quarenta, cinqüenta e oitenta mil reais em espécie para o próprio Lula", diz um trecho da delação, obtida pelo G1.

Segundo Palocci, Lula lhe pedia que não comentasse com ninguém sobre o assunto. Palocci fechou a delação com a Polícia Federal de Curitiba e o acordo foi homologado pelo Tribunal Regional Federal da capital paranaense, o TRF4, em junho do ano passado. Já o primeiro depoimento do ex-ministro petista foi anexado ao inquérito da PF sobre a Usina Belo Monte, nesta quinta-feira (17). Palocci contou que, durante a campanha de 2010, entregou R$ 50 mil a Lula dentro de uma caixa de celular, no Terminal da Aeronáutica em Brasília.

Ler Matéria Completa
G1
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 18:30

Feminicídio: Os primeiros 18 dias de 2019 foram marcados pela violência em Juazeiro

Mais um crime provoca comoção no Vale do São Francisco e região. Nesta quinta-feira, dia 17, Alice Nilza Rodrigues dos Santos foi vítima de feminicídio. Segundo investigadores do Departamento de Homicidios, Coordenadoria, DTE e 1ª DT, o acusado do crime é Nielton Gonçalves Soares. De acordo com a Polícia a vítima teria uma relação amorosa esporádica com o autor do crime. A vítima foi morta a pedradas

A Delegacia de Homicidios de Juazeiro apontou que "autor não se conformava com o fato de Alice ter um relacionamento afetivo fixo com outra pessoa, situação que o incomodava e o fazia ameaçar a vítima, inclusive chegando a constrangê-la, dizendo que ia divulgar imagens íntimas dela nas redes sociais, se ela não ficasse com ele. Alice não aceitava, sendo esta a razão apontada como motivação do bárbaro crime. Nielton foi autuado em flagrante e será submetido à Audiência de Custódia. 

O ano de de 2018 foi marcado por uma extensa programação voltada ao Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Nas redes sociais centenas de mulheres solicitaram o fim da violência. "Basta de Violência". "Parem de nos matar", foram algumas das frases usadas pelas redes sociais em solidarieade à família da vítima.

Redação Blog com Informações da DH
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 18:19

Com Bolsonaro em Davos, Mourão assume Presidência

Não há previsão de que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, assine alguma medida administrativa ou decreto enquanto estiver no exercício da Presidência durante a viagem de Jair Bolsonaro a Davos para o Fórum Econômico Mundial. Mourão deve ficar no cargo entre a noite de segunda-feira, 21, até a noite de sexta-feira, 25, de acordo com sua assessoria.

Mourão tem uma viagem programada ao Rio na terça-feira, 22, para a passagem de comando do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército. No mesmo dia, há possibilidade de o vice-presidente jantar com empresários em Brasília. De quarta a sexta-feira, Mourão irá despachar do gabinete próprio, no Anexo II do Palácio do Planalto.

Fonte: Isto É
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 18:10

RONDESP NORTE PRENDE HOMEM COM COCAÍNA NO RESIDENCIAL JUAZEIRO I EM JUAZEIRO-BA

Nesta quinta-feira, dia 17, equipes da Policia Militar, através da Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Norte (RONDESP Norte), durante ronda no Residencial Juazeiro I, em Juazeiro, avistaram um veículo Fiat Uno Vivace, de cor vermelha, placa JEZ 8080. O condutor do automóvel ao perceber as viaturas desembarcou em atitude suspeita, diante dessa conduta, os policiais resolveram abordar o veículo.

Ao realizar buscas pessoal e veicular as guarnições encontraram no carro 01 (um) invólucro contendo um pó branco tipo cocaína e a quantia de R$ 746,00 (setecentos e quarenta e seis reais) em dinheiro. O ocupante do carro foi identificado como José Robson dos Santos Silva. O imputado confessou que comercializava cocaína e iria vender o entorpecente pela quantia de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais).

Ler Matéria Completa
Fonte: Rondesp Norte
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 17:56

LEITORA RECLAMA DE LIXO EM TERRENO BALDIO NA ÁREA CENTRAL DE PETROLINA (PE)

Leitora do Blog GJ em Petrolina enviou mensagem e fotos via whatsapp reclamando do acúmulo de lixo, entulhos e resto de material de construção em um terreno baldio na rua Major Augustinho Albuquerque Cavalcante, bairro Atrás da Banca.

“Isso é vergonhoso, nojento demais. Trata-se de um bairro central, na rua do Bompreço, rua que dá acesso ao Distrito Industrial e a vários outros bairros da cidade, inclusive ao aeroporto. Faz tempo já essa bagaceira. Até sofá, você viu?” Questiona a leitora indignada.

“Tem que exigir que o dono mure o terreno porque o povo não tem educação” concluiu a denunciante solicitando providências por parte do Poder Público na fiscalização dos terrenos baldios que estão servido de lixão.

publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 17:45

LEITOR DENUNCIA QUE A COLETA DO LIXO NÃO É FEITA EM SUA RUA NO BAIRRO NOVO ENCONTRO, DESDE QUARTA-FEIRA, 16

Um leitor do Blog GJ, morador do bairro Novo Encontro, enviou mensagem via whatsapp reclamando que o lixo em sua rua não foi recolhido desde a quarta-feira, dia 16. Confira: “Sou morador do bairro Novo Encontro em Juazeiro e venho aqui deixar minha reclamação. Desde a quarta-feira, 16, estamos com sacolas de lixos na porta porque o carro da coleta não passou pela rua Dália. Os dias de coletas são segunda, quarta e sexta, ontem passaram pela avenida do bairro, mas até agora nessa rua ainda não foi retirado! Desde já agradeço”.

publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 17:30

Governo prorroga por um ano Operação Acolhida a venezuelanos

A Operação Acolhida, que recebe e promove a interiorização de imigrantes e refugiados venezuelanos, será prorrogada até março de 2020, sem possibilidade de fechamento da fronteira com a Venezuela. A decisão foi anunciada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL). Eles e mais quatro ministros visitaram as instalações usadas pela operação em Boa Vista. Hoje (18), o grupo seguirá até a região fronteiriça.

O anúncio foi feito ontem (17), durante entrevista coletiva em Boa Vista, capital de Roraima. Nesta sexta-feira (18), Denarium, Azevedo e Silva, e os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Educação, Ricardo Vélez, Cidadania, Osmar Terra, e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, irão até a fronteira do Brasil com a Venezuela. As autoridades vão verificar as instalações destinadas à Operação Acolhida no município de Pacaraima.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 17:00

Univasf realiza seleção de estágio na área de engenharia civil

A Assessoria de Infraestrutura (Infra) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou processo seletivo para contratação de dois estagiários. Poderão participar da seleção estudantes regularmente matriculados no curso de Engenharia Civil de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas no período de 21 a 25 de janeiro.

Para se inscrever, é preciso encaminhar, para o e-mail infra@univasf.edu.br, em formato PDF, a ficha de inscrição (Anexo I do termo de seleção) e o comprovante de matrícula emitido pela IES. O processo seletivo será feito através de uma entrevista, que está prevista para acontecer entre os dias 4 e 5 de fevereiro, em local e horário a serem divulgados posteriormente. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 6 de fevereiro e as atividades devem começar no dia 18.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 18 de Janeiro / 2019 às 16:46

Concurso para professores e coordenadores foi o primeiro com regime de 40 horas na rede estadual

O concurso para educadores, cujas nomeações foram publicadas nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial do Estado (DOE), foi o primeiro realizado na rede estadual com carga horária de 40 horas semanais.

Os 2.089 professores e 200 coordenadores pedagógicos nomeados começaram a tomar posse no mesmo dia, na sede da Secretaria da Educação do Estado e nos 26 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), localizados no interior. Além desses, a previsão é que outros 398 coordenadores pedagógicos sejam nomeados quando o Estado sair do limite prudencial de gastos com pessoal, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Esta decisão do Governo do Estado de dobrar a carga horária, em comparação a todos os concursos realizados anteriormente, demonstra o compromisso com a Educação. Assim, estes profissionais vão passar mais tempo nas escolas, tendo uma maior integração com a comunidade escolar, podendo dar mais prioridade às práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula”, destaca a secretária da Educação em exercício, Isabella Paim.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado Foto: Geraldo Carvalho
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.