Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
26 de Julho / 2014 às 17:00 | 1 Comentário

As obras de recuperação e pavimentação da BA-148 melhoraram a qualidade de vida de mais de 160 mil moradores de municípios da região de Irecê, no Centro-Norte do estado, como São Gabriel, Jussara, João Dourado e Presidente Dutra. Os 29,5 quilômetros da rodovia estadual e a reforma do entroncamento com a BA-052 foram entregues nesta sexta-feira (25), pelo governador Jaques Wagner, em cerimônia nas cidades de São Gabriel e Jussara.

O trecho de cerca de 30 quilômetros de extensão recebeu mais de R$ 13.384 milhões em investimentos através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). O trecho liga o entroncamento da BA-052 aos municípios de Jussara e São Gabriel, melhorando as condições de tráfego e oferecendo mais segurança aos motoristas. 

Segundo o governador Jaques Wagner, já foram investidos quase R$ 5 bilhões na construção e recuperação de estradas pelo estado. "Nosso objetivo é unir os trabalhos da prefeitura e dos governos estadual e federal para entregar obras como essa, porque entendemos que elas mudam a vida dos baianos e desenvolvem o nosso estado". Na cerimônia, o governador ainda autorizou a construção da rotatória próxima aos municípios na ligação das rodovias, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), para evitar acidentes na região.

O engenheiro que trabalhou na execução do projeto, Waldeny Britto, explica que foram feitos serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação. "Sou morador da região e a realidade agora é outra, o fluxo já aumentou bastante e os motoristas precisam ficar atentos ao limite de velocidade para evitar acidentes". 

Secom Bahia Foto: Carol Garcia/GOVBA
Política
26 de Julho / 2014 às 16:00 | 4 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Osvaldo Coelho, juntamente com Guilherme Coelho, coloca para Aécio Neves, a educação como um dos principais pilares para o sucesso do semiárido. Propõe na área da educação investimentos direcionados para programas de Educação Infantil Regional, aumentando o numero de creches e melhorando a qualidade das salas de aula. Aos estudantes do interior e de baixa renda das cidades, que ingressarem nos Institutos Federais, Universidades, Sistemas “S” e semelhantes, o projeto é disponibilizar  bolsas de financiamento a juros zero, com pagamento em 10 anos para custear moradia, transporte, alimentação e aquisição de computadores e impressoras. Retirar o ENEM das universidades públicas do semiárido. As vagas dos cursos devem ser preenchidas por estudantes da região.

Os programas integrados de desenvolvimento necessário para o semiárido do presidenciável Aécio Neves, são  proágua, propeixe,  proirrigação, prosaúde, proinfraestrutura e agora estamos falando do proeducação. “O proeducação, como já foi dito, é condição indispensável para o desenvolvimento da região, notadamente em caso especifico para as ações de irrigação que exige conhecimento, sem o qual o sucesso fica comprometido. Aécio Neves foi muito feliz quando adotou essa proposição de Guilherme e Osvaldo Coelho para disponibilizar essas bolsas de estudo. Esta é um boa hora para o governo oferecer essa possibilidade, é uma ação de muito impacto social e econômico exigido para o bem estar da região,  que reclama prosperidade.” Concluiu Osvaldo Coelho.  

Ascom Osvaldo Coelho
Política
26 de Julho / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

O Território Quilombola de Tijuaçu, na Bahia, tem portaria de reconhecimento do Incra publicada, nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU). A publicação significa o reconhecido pelo Instituto de que a área de 8,4 mil hectares, onde vivem 828 famílias, é um território quilombola. O Tijuaçu abrange os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves, situados a 450 quilômetros de Salvador. Trata-se da área com maior número de famílias beneficiadas pelo Programa Brasil Quilombolas no estado.

A portaria de reconhecimento consolida o Território Quilombola de Tijuaçu como remanescente de quilombo e dá legitimidade ao conteúdo do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), publicado em 2010. É 12ª portaria publicada que favorece territórios quilombolas baianos. Com o reconhecimento, o Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/BA inicia a elaboração do kit decreto, que reúne as documentações necessárias, para que a área de Tijuaçu possa ser decretada como de interesse social pela Presidência da República. 

Com o decreto presidencial, o Instituto poderá iniciar o processo de arrecadação das terras públicas e obtenção de imóveis rurais e posses inseridos no perímetro.  São 39 propriedades particulares e 37 posseiros.  História – O RTID do Tijuaçu conta que o povoamento do local começou com a chegada de Maria Rodrigues, mais conhecida como “Mariinha”, de origem Nagô que teria fugido de uma senzala em Salvador. Mariinha inicialmente se estabeleceu na região conhecida como Alto Bonito onde tinha uma visão estratégica da área. Mais tarde, ela teria casado com um homem de origem do Congo e deram início ao quilombo.

 A oralidade e as tradições, como o samba de lata, são pontos fortes das comunidades que compõem o Território de Tijuaçu. Muitas histórias e costumes foram passados entre gerações. O samba da comunidade surgiu enquanto as mulheres caminhavam longos trechos em busca de água. De acordo com relatório, é fácil identificar os moradores do Território de Tijuaçu. “Eles costumam ter um modo de vestir diferenciado com cabelos trançados. Utilizam torços, têm práticas lúdicas semelhantes e a religiosidade está ligada ao culto a São Benedito”, explica o documento.

Política
26 de Julho / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Nesta sexta-feira (25) o prefeito interino de Petrolina, Osório Siqueira, cumpriu agenda de entrevista na Rádio Grande FM. Osório falou sobre diversos assuntos, fez um balanço dos quinze dias de atuação como gestor, e respondeu a perguntas  de ouvintes. Durante a entrevista o prefeito em exercício garantiu que os ânimos entre ele e os secretários é dos melhores e que passada a situação inicial todos estão trabalhando por Petrolina. Osório também foi questionado sobre a possibilidade de transformar a prefeitura em um palanque político e ele fez questão de frisar que respeita a situação de interino e deseja que o prefeito licenciado, Julio Lossio se recupere e volte ao seu cargo. “Quero lembrar que essa é uma situação provisória. E enquanto estiver a frente da prefeitura vou trabalhar pelo povo petrolinense”, concluiu.

Ascom PMP
Política
26 de Julho / 2014 às 13:00 | 6 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“O Vox Populi está sob suspeição na Bahia. Na semana passada, o registro de uma pesquisa com o questionário cheio de vícios, objetivando favorecer o candidato petista a governador, inabilitou esse instituto a realizar qualquer consulta eleitoral em nosso estado. Portanto, uma nova tentativa de pesquisa do Vox Populi será alvo de ação judicial”, avisa o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia.

O líder oposicionista destaca que a Justiça Eleitoral, por meio de decisão do juiz Salomão Viana, reconheceu a ilegalidade e determinou a proibição da pesquisa do Vox Populi, em que a consulta estimulada para governador não apresentava isoladamente os nomes dos candidatos, como determina a legislação, mas apenas com os apoios. “Curiosamente, o mesmo procedimento não foi feito para a presidência da República, que dispunha apenas dos nomes dos candidatos, como previsto pela lei”.

Para Aleluia, o ardil teve como único objetivo favorecer os candidatos petistas em detrimento dos adversários. “Na tentativa de dar uma impulsionada no desconhecido candidato a governador, destacaram os apoios. Já para a presidência, em que o adversário oposicionista Aécio Neves é menos conhecido, evitaram apresentar o apoio de ACM Neto, por exemplo. Por outro lado,  recente pesquisa do Ibope seguiu à risca a legislação eleitoral”.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
26 de Julho / 2014 às 12:00 | 1 Comentário

É com profundo pesar que externamos os nossos sentimentos pela perda precoce da companheira do PT, a prefeita Rilza Valentim, da cidade de São Francisco do Conde, ocorrido ontem.

Mulher negra, batalhadora, incansável defensora da igualdade e justiça social, construiu um legado de dedicação ao povo de seu município, que a elegeu em 2008 prefeita e reelegeu em 2012.

Seu exemplo de vida nos inspira para continuarmos a luta para aprofundamos as mudanças que estão em desenvolvimento na Bahia e no Brasil.

Externamos nossos sentimentos a sua família, aos companheiros de luta do PT e a todos os cidadãos de São Francisco do Conde – Bahia.

Com pesar,

FRANCISCO OLIVEIRA

Vice-prefeito de Juazeiro – PT

Variadas
26 de Julho / 2014 às 11:00 | 1 Comentário

Os ouvintes do programa Geraldo José na Transamérica FM foram brindados na tarde desta sexta-feira (25) com a participação da jornalista e cantora Joyce Guirra. Dona de um vozeirão e intérprete maravilhosa, Joyce arrancou aplausos do público-ouvinte assim que lembrou “Amor meu grande amor” de Ângela Rô Rô e algumas canções de autoria do seu pai Genivaldo Bispo, que também é músico e compositor.

Joyce relatou o seu envolvimento com a música desde cedo e do fato de estar dividida entre a carreira artística e o lado profissional (ela é jornalista e apresentadora da TV São Francisco), embora devote o mesmo afinco e dedicação a ambos. A participação de Joyce Guirra na Transamérica se deve ao fato de que hoje (26) e amanhã (27), ela estará no teatro Dona Amélia no SESC de Petrolina apresentando o show “Cantos de Mim”, uma mistura da boa Música Popular Brasileira com canções autorais.

“Este é um projeto antigo, embora seja meu primeiro show em ambiente fechado, e espero que o público compareça e prestigie no Teatro do SESC”, revela a artista que é vencedora de vários festivais em Juazeiro e Petrolina. Trata-se, portanto, de uma grande pedida para este final de semana.

Serviço:

Show: Cantos de Mim

Local: Teatro Dona Amélia- SESC-Petrolina

Horário: 20h

Data: 26 e 27 de Julho

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)

Política
26 de Julho / 2014 às 10:00 | 5 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Na noite desta sexta feira, 25, em visita a Massaroca, Distrito de Juazeiro, que está em festividade católica, o médico e candidato a deputado federal pelo PR, Pedro Alcântara, participou da novena na paróquia local e depois da celebração conversou com os populares presentes.

Em seguida Pedro se encaminhou para o pátio onde estava montado um palco e várias barracas que forneceram comida e bebidas para a população.  Em campanha o candidato do PR falou de suas propostas com atenção especial para a região norte do Estado, onde o sertanejo pode ter esperança de melhorias para Juazeiro e todo o interior. “Há 32 anos estou lutando e conseguindo trazer melhorias para a minha região, agora federal, a população pode acreditar que terá um representante forte, que cumpre as obrigações”, ressaltou Pedro.

Outros políticos e candidatos também estiveram presentes para prestigiar a festa, entre eles, Bertinho da Carnaíba, suplente de vereador, que não esconde sua admiração e respeito por Pedro e o candidato a deputado estadual Crizostomo Lima (Zó), que também apoia a candidatura de Alcântara.

Ascom Pedro Alcântara
Variadas
26 de Julho / 2014 às 09:00 | 1 Comentário

Reutilizar produtos da agroindústria que possui baixo valor comercial e transformá-lo em uma alternativa de renda para a agricultura familiar, foi o objetivo da 8ª Mostra de Processamento de Produtos Agropecuários, realizada nesta sexta-feira (25), na Praça de Eventos do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, região Norte do Estado. Produtos como doce de banana, compota de abacaxi, iogurte de leite de cabra com umbú, geleia de maracujá, pimentas e licor de leite foram expostos para a degustação durante a mostra. O Evento foi realizado por estudantes do Curso de Engenharia Agronômica da Uneb e compõe o quadro de atividades práticas da disciplina de Processamento de Produtos Agropecuários, ministrada pelo professor da Uneb Emanuel Ernesto Fernandes Santos.

Os participantes também distribuíram receitas dos produtos que foram expostos e explicaram as tecnologias utilizadas para o processamento. A estudante do 7° período do curso de Engenharia Agronômica da Uneb Ane Emanuele Flor Oliveira cursa a disciplina  Processamento de Produtos Agropecuários e expôs para a degustação dois tipos de iogurte: um de leite de cabra  com maracujá e outro de leite de cabra com umbú. “ A produção desse tipo de iogurte é interessante porque estamos valorizando e mostrando o que é possível fazer com insumos da região como umbú e o leite de cabra”, ressaltou a estudante.

Ane também explicou como é feito o processo em sala de aula para obtenção desses produtos. “Cada alimento possui teores de água, carboidratos, proteínas. Depois que conhecemos a composição deles, estudamos a sua microbiologia e nesse processo observamos os microrganismos que vão trabalhar no processo de transformação dos produtos”, completou. Outro cuidado importante para o processamento é a higienização dos produtos. “A tecnologia de alimentos que estudamos na disciplina busca, basicamente, agregar valor e aumentar o tempo de prateleira desses produtos. Para isso, o primeiro passo é cuidar da higiene das instalações e do processo de manipulação dos alimentos e, se isso não for feito, o produto pode perder a qualidade e estragar”, explicou o professor Emanuel Fernandes.

Erifranklin Santos é estudante do mestrado em Horticultura Irrigada da Uneb e visitou a exposição. Ele frisou que quando era estudante de graduação do curso de Engenharia Agronômica, participou de uma mostra de Processamento como expositor e considera que foi uma experiência importante. “É um momento muito interessante. Além de promover a interação  dos alunos da disciplina com  outros estudantes da Universidade  também é um momento de abrir as portas da sala de aula  para a interação de outras pessoas. Na época em que estudava também tive a oportunidade de conhecer outras três exposições como essa, aqui em Juazeiro”, destacou o mestrando. Todos os alimentos da exposição foram produzidos pelos alunos da disciplina no laboratório de Processamento de  Produtos Agropecuários do DTCS. ( Texto e fotos: Sheila Feitosa Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB)

Política
26 de Julho / 2014 às 08:00 | 21 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O advogado e presidente do Diretório Municipal do Partido Verde, Wank Medrado reuniu na noite desta sexta-feira (25), correligionários lideranças políticas, comunitárias e centenas de populares de Juazeiro, Jaguarari, Sobradinho e Campo Formoso no lançamento oficial de sua candidatura a deputado estadual. O ato aconteceu na Sociedade XV de Novembro, antigo Clube dos Caçadores, localizado na Avenida Adolfo Viana, centro de Juazeiro.

O ato contou com a presença do vice-presidente nacional do PV, Edson Duarte, do ex-prefeito de Juazeiro e atual secretário municipal de educação de Salvador, Jorge Khoury, do presidente do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, do deputado estadual Elmar Nascimento (DEM) que concorre a uma vaga na Câmara Federal, do Prefeito de Campo Formoso, e dos vereadores de Juazeiro, Valdeci Alves (PV) e Ronaldo Campina (PTB).

Wank Medrado concorre pela Coligação Juntos Somos Fortes, que inclui, além do Partido Verde, o PTdoB, PPS, PSDC e PTC.

Informativos
26 de Julho / 2014 às 07:15 | Nenhum Comentário

Geraldo e leitores,

Envio este apelo no sentido de encontrar meu cachorrinho que se chama Luppy da raça Cock Spaniel de cor amarelada e tem só um aninho de vida, tamanho médio. Super dócil, muito alegre e sempre vê a todos como amigo. Ele despareceu no dia 10/07 (quinta-feira) à noite da minha residência localizada no Bairro Coréia/Centenário de onde tínhamos acabado de nos mudar. Agradeço de coração a oportunidade e também o empenho de todos que nos ajudarem nessa busca angustiante.

Seguem contatos para possíveis informações: 74-8828-5027 ou 87-8862-4626 Sandra ou Cristiano.

Variadas
26 de Julho / 2014 às 07:00 | 3 Comentários

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), promove de maneira incisiva uma verdadeira estratégia operacional de limpeza que é planejada previamente para atender às demandas dos bairros. Trata-se do Mutirão de Limpeza, ação programada no cronograma dos serviços urbanos da cidade e que atendeu várias localidades de Juazeiro esta semana, a exemplo de Palmares II, Piranga, Alagadiço, Coréia, Jardim Flórida e Avenida Raul Alves. As variadas atividades ocorridas nesses bairros vão desde a varrição, capinação, recolhimento de lixo e entulho, e pintura de meio-fio. Para isso, são disponibilizados diversos agentes, distribuídos em equipes e tendo o acompanhamento de retroescavadeira e caçamba. Além de manter o bairro limpo e devidamente conservado, os mutirões oferecem ainda saúde e bem-estar aos seus moradores e visitantes.

“Todo esse trabalho visa garantir a qualidade de vida do cidadão juazeirense. O mutirão de limpeza é um serviço executado com diversas ações, tendo como objetivo manter a limpeza da cidade e valorizar cada vez mais os bairros do município. Por este motivo é que mantemos constantemente a realização desses mutirões”, destaca o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes. Somente esta semana, os Mutirões de Limpeza recolheram 350 toneladas de lixo e entulhos das localidades atendidas. Nesse sentido, o secretário pede a colaboração da comunidade no sentido de não descartar irregularmente lixo e entulho nas vias ou em terrenos baldios, pois esta ação contribui para a proliferação de insetos e ratos, além de ser propício para a procriação do Aedes Aegypti(mosquito transmissor da dengue).

"Diariamente a SESP recolhe lixo e entulho em diferentes pontos da cidade. Mesmo assim, os resíduos voltam a ser colocados nas avenidas, ruas e terrenos baldios. Boa parte do material espalhado é deixada pelos carroceiros que são contratados para transportar restos de construção. Esta ação pode causar muitos problemas para a população como, por exemplo, o aumento indiscriminado de mosquitos" destacou Eduardo, acrescentando que a comunidade é responsável pela destinação adequada do entulho que produz. A SESP informa que a Prefeitura realiza o serviço de remoção mediante uma taxa no valor de R$ 65,45 por carrada de caçamba de 9 toneladas.

Por Elaine Barbosa/SESP
Espaço do Leitor
25 de Julho / 2014 às 23:00 | 139 Comentários

As coisas, quaisquer coisas, não nascem, vivem (ou vegetam), morrem, por acaso. Não há destino, predestinação nata, quando se tem um foco, uma obstinação, um propósito fiel. Por isso, e mais que isso, um povo sofrido, maltratado, espirraçado, largado, humilhado, desvirginado, ainda se põe de pé e ainda toma café.

Quem disse que o povo morreu? Que o fidalgo venceu?  Quem disse foi você, leitor, eu ou uma Nêga minha? Não, deveras que nunca que nunquinha não. Foram eles,  “Eleszinhos” : OS PREDADORES DO POVO!  Só que, para a raiva deles, quando mais matam um dos nossos... mais dos nossos nascem.

                      “Viva o Povo Brasileiro”

                       João Ubaldo, Ariano Suassuna, Rubem Alves

                       E o de Juazeiro!

Bom, leitor amargo de esperanças, dei o meu recadinho inicial. Agora, meio animado, olho o Velho Chico (coisa feia, maldade, minha gente. Vai ver Francisco nem gosta disso de Velho) e cismo a perguntar aos meus botões: Nessa terra dos idos pés de Juá (até os do cemitério deram sumiços) existem políticos sérios, verdadeiros, amantes, amáveis, confiáveis? Leitor amigo, desculpe, mas, continuo cismado à beira do Chico a ver esgotos despejando-se a céu aberto ou não e aos meus botões perguntando: Tenho mesmo que votar em algum dos “Eleszinhos” por descarga de consciência cívica e de cidadania? E sigo jogando pedrinhas no Chico e entupindo os meus botões de perguntas, muitas perguntas. Quiçá, um dia tenham respostas.

Desabotoei-me e resolvi me salvar, Mas, como? Fugindo léguas de convívios e indagações sobre os políticos de querelas vazias, fúteis, inóspitas, cheias de putarias com o povo. Corro ligeiro na mente para Proudhon, Durkheim, Marx, Engels, Hegel, Comte, Borges, Cortazar, Lhosa, Weber, Kant, Nietzche, Drumond, Quintana, Leminsk, Cacaso, Caetano , Gil, João, Jobim, Bethânia, Paulo Diniz, Novos Baianos e outros afins. Bela de uma salvação, leitor, céu puro.  Tente isso, leitor curioso, tente mesmo e salve-se, também, pelo gongo. Aí, sim, de novo bonito na fita, ponho um arco-íris na minha moringa e descasco o caos momentâneo.

Às vezes, temos de recorrer às solicitações da realidade para completar o que o sistema e a sociedade tem de incompleto. E não apenas com uma análise hipercrítica política, mas, buscando mais e mais a fundo O CAMINHO FILOSÓFICO DA IDEOLOGIA POLÍTICA!  O primeiro passo é penetrar na consciência social e se permitir analisar a nossa própria situação...para que arranjemos uma forte força prática.

Juazeiro-BA anda muito mal das pernas, vem esmolando-se, arrastando-se febril a quanto tempo? Desde a má gestão de quem até quem? Desde os incompetentes e servis vereadores de quando até quando? Desde uma falsa sociedade de onde até onde???  E o povo, ainda me orgulho de me incluir nesse meio, é o centro dessa trama diabólica, desse drama, desse teatro, dessa escrotice, desse cenário que “Elezinhos” criaram, reanimam a cada eleição e, juram de pés juntos e pelas suas “Mãezinhas”, isso será para sempre, perpétuo. Caras de pau...

BRINCADEIRA, NÃO. Usam a filosofia abstrata, a religião alienante, o dinheiro escuso, as promessas f.d.p., as instituições desconstituídas de moralismos e, ‘pra cabar de lascá o cano’, o Estado. BRINCADEIRA, NÃO. Daí o povo ter de lutar não apenas contra as suas próprias naturezas, mas, também, contra as criaturas e os criadores dos regimes reacionários, safados duma figa, desumanos. Gostou, leitor, amou?

O VOTO (olhe ele aqui, apareceu) será sempre a principal arma, acompanhada dos manifestos sociais populares, culturas engajadas, berros consequentes e sem medos, para descaracterizar, aniquilar e enterrar de uma vez por todas os “Elezinhos”. Buscar, então, no próximo VOTO, grau de verdade, de responsabilidade, de eficiência e de utilidade dos funcionários (em Juazeiro, pelo menos por enquanto, os políticos com cargos não podem serem qualificados de autoridades) políticos.  Chega de ditar-nos com ritos, costumes, dez reais, tapinha nas costas, conta de luz, pinga, Tylenol, chocolate, modelos, símbolos e conversa fiada pra diabo dormir. O povo não é diabo, não pode e não deve mais, no ponto, dormir. Acorda, Zé Ninguém!!!  Vamos buscar esquina a esquina, grito a grito, a diferenciação, transformação, adaptação, culturação, mudança (não essazinha d’agora), modernização e um grande, sincero e real desenvolvimento social. Eis um desafio vívido que nos removerá aos leques possibilistas da humanidade: O HUMANISMO. Fora! Fora! Fora! né não leitor? Os monopólios e rodízios políticos (ô panelinha boa essa que todos em Juazeiro sonham em voltar a mamar e comer) e as especificidades reacionárias ridículas. O leitor-eleitor, sai do senso comum, leia, pesquise, analise, debata, indague, vote convicto, certo e não mais se arrependerá.

Bombombombom, o coerente é que Juazeiro tem que dar um pontapé nos traseiros pomposos de dinheiro público em determinados candidatos nesta eleição e que os pontapés se estendam aos aliados e coligados. Os ruins (grande maior parte, diga-se de passagem) que se explodam. Afinal, eles próprios se assustam com a própria sombra e imagem. Veja, ávido leitor amante das letras, que chegamos sem querer querendo a um acordo: Juazeiro-BA, com pouquíssimas exceções (quais?), é realmente um grande celeiro de ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS.

Á beira do Rio Chico, imploro. Ah, não. Imploro, nada, ordeno: MINHA GENTE, NÃO VOTE NOS ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS!!!  E dormirão em paz.

Amém.

                          Ai, ai, ai ,ai, Helena

                          Quando lerem essa crônica

                          “Eleszinhos” farão desdéns

                           Com cínicos risinhos de Hiena

                           Por isso, Helena

                           O povo vai dar, né, com muita fé

                           O VOTO PONTAPÉ!

** Em tempo: Para você, amigo, quem são os estrupícios políticos de Juazeiro????????

Otoniel Gondim

Professor, Escritor e Compositor.

Eleições
25 de Julho / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Ativar as cadeias produtivas relacionadas ao turismo, melhorar a infraestrutura turística e promover os destinos do estado são desafios que a candidata a governadora Lídice da Mata, da Coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB-Rede, PSL e PPL), elenca como prioritários para ajudar a desenvolver a economia do estado. Lídice participou ontem à noite da abertura do 6º Salão do Chocolate, em Ilhéus, onde falou sobre o assunto.

“O Roteiro do Chocolate, em Ilhéus, por exemplo, pode revigorar tanto a produção do cacau e a indústria de beneficiamento do chocolate, como atrair turistas e ajudar a movimentar a economia do sul do estado. É um atrativo que merece investimento e promoção”, destacou Lídice. Ela salientou que, com o mesmo dinheiro investido, a cada emprego gerado na indústria são criados 4 no turismo. “Se trabalharmos com planejamento, o turismo nos dá um desenvolvimento sustentável, que ajuda a preservar nossa natureza e nossa cultura”, completou.

Lídice destacou seu compromisso com a área, em reunião com trade turístico realizada antes do evento. “Como governadora, serei a governadora do turismo como sou a senadora do turismo, que é como sou reconhecida pelo trade turístico. As ações de turismo em nosso estado terão prioridade, centralidade em meu governo. Reconheço no turismo enquanto atividade econômica uma das principais vocações do estado da Bahia, que gera emprego e renda para a população”, completou.

Ascom PSB-Bahia
Charges
25 de Julho / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a deputado estadual pela Frente Popular, Miguel Coelho (PSB), não para de receber apoios. Desta vez, duas grandes lideranças políticas da Região Metropolitana do Recife (RMR) decidiram marchar ao lado do socialista. Oficializaram o apoio a Miguel, o deputado federal e candidato à reeleição, Severino Ninho (PSB), e o ex-vereador do município de Paulista, Lula. "Pernambuco precisa de um deputado jovem, que seja comprometido com a educação e geração de empregos. Tenho certeza que Miguel será esse deputado!”, disse o ex-vereador.

Ascom Miguel Coelho
Variadas
25 de Julho / 2014 às 21:30 | 1 Comentário

O cantor Targino Gondim retorna a Juazeiro no próximo dia 31 de julho. Desta vez, o sanfoneiro estará à frente de uma causa nobre e anima o VIII Forró do Abrigo, a partir das 18h, no espaço Via Show. Com objetivo de arrecadar recursos para ajudar o Lar São Vicente de Paulo, que atualmente abriga diversos idosos com diferentes graus de dependência nas atividades diárias,  Gondim e os forrozeiros Wanderley do Nordeste, Joãozinho Maravilha, Wellington Miranda, Flávio Baião, Sérgio do Forró e Raimundinho do Acordeon destinarão toda renda arrecada no show para o abrigo. Os ingressos para o evento terão valor único de R$ 15, dando direito a uma cartela para o Bingo Beneficente que será realizado no local e sorteará uma moto 125cc.

Política
25 de Julho / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“Com tantas belezas e riquezas naturais, o Baixo Sul é uma região abençoada por Deus. Seu povo, que sempre foi alegre e hospitaleiro, não merece viver no inferno da violência desenfreada que invadiu as cidades e a zona rural nestes últimos sete anos e meio. Vamos dar um basta nisto!”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, ao lado dos companheiros de chapa, Joaci Góes (vice), e Geddel Vieira Lima (senador), nesta sexta-feira, dia 25. O sentimento de esperança de dias melhores da população do Baixo Sul era manifestado em acenos e gestos esfuziantes e entusiasmados por onde passava a carreata da chapa majoritária oposicionista. O cortejo motorizado partiu de Camamu, no final da manhã, e seguiu por Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença.

Em cada uma dessas cidades, a comitiva da oposição, composta também pelos candidatos a deputado federal, José Carlos Aleluia, Cláudio Cajado e Hildécio Meireles, e estadual, Heraldo Rocha e Sandro Régis, fazia um corpo a corpo e realizava comícios, transmitindo a mensagem da nova Bahia. Paulo Souto garantiu que a segurança pública será uma prioridade em sua administração. “Se eleito, vou restabelecer a confiança entre o governo e a polícia. Aumentar e distribuir melhor o contingente policial. Além de investir em tecnologia e inteligência para combatermos com eficiência a criminalidade em todo o estado. A paz vai voltar à Bahia”, disse.

Geddel reiterou a determinação da chapa em trazer de volta a tranquilidade aos baianos. Criticou o caos da saúde pública e o maltrato sofrido pela população, quando depende de um internamento hospitalar e tem que se submeter à roleta russa da regulação, onde a sorte decide quem vive e quem morre. Paulo Souto anunciou que os centros regionais de assistência à saúde, que pretende implantar, no caso de eleito, vão acabar com o martírio de os pacientes permanecerem meses esperando por consultas e realização de exames. “Vamos trabalhar para que as pessoas tenham um atendimento digno”.

A infraestrutura da região não foi esquecida pelo candidato a governador. Ele se comprometeu a recuperar o trecho da BA-001, que vai de Nazaré a Valença, além de estudar a viabilidade de fazer contornos rodoviários nas cidades cortadas pela rodovia. Também prometeu esforços na recuperação da estrada que liga Ituberá a Piraí.Paulo Souto revelou estar em seus planos ainda um programa de apoio aos pequenos produtores agrícolas do Baixo Sul. “Desejamos promover a requalificação urbana da orla de Camamu e desenvolver ações que fortaleçam o turismo nesta região de grande potencial”.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
25 de Julho / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

Em sua segunda edição a campanha “S.O.S. Coração - Hipertensão se Combate com Educação” acontecerá neste sábado (26) na AME Manoel Possídio, no bairro Areia Branca, das 9h às 13h. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através de um projeto de extensão desenvolvido pela professora Talita Mota e alunos.

O evento tem um foco especial para os hipertensos e diabéticos, porém é aberto a toda comunidade. Durante a manhã serão ofertados serviços de aferição da pressão arterial, medida da glicemia capilar, medidas antropométricas (peso e altura), orientações nutricionais e farmacêuticas voltadas ao controle destas doenças, dispensação de medicamentos, atualização do cartão de vacina, confecção do cartão SUS e consultas médicas.

“Sabemos da importância da parceria saúde e educação para população e para a formação de profissionais de qualidade, por isso a Secretaria de Saúde sempre está aberta para realizar ações como esta de promoção à saúde e educação. A hipertensão e diabetes são doenças controláveis e merecem mais atenção e cuidado”, alertou a gestora da pasta Lucia Giesta.

A coordenadora da AME Manoel Possídio, Kátia Medeiros, convida toda comunidade para participar. “Será uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ver como está sua pressão ou taxa de glicemia; atualizar o cartão de vacina de seus filhos; tirar dúvidas ou confeccionar ser cartão SUS entre outros serviços”, destacou a coordenadora.  Para tirar o cartão SUS é preciso levar RG, comprovante de residência, CPF e, se for menor, certidão de nascimento, todos originais. 

Gabriella Moura Ascom PMP Imagem da Internet
Variadas
25 de Julho / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Um intercâmbio é o sonho de muitos jovens. Conhecer diferentes países, seus idiomas e costumes enriquece a bagagem cultural. Neste sábado (26), será possível fazer uma “viagem” por sete países, sem sair do Vale do São Francisco. O River Shopping, em Petrolina, irá receber o Global Village, iniciativa da AIESEC que possibilita o intercâmbio social.

Oito jovens da Alemanha, Áustria, Bolívia, Chile, Holanda, Marrocos e México irão apresentar um pouco dos seus países por meio de músicas e objetos tradicionais, além de degustação de comidas e bebidas típicas. Eles estão realizando um intercâmbio social na região por um período de seis semanas, onde desenvolvem trabalhos voluntários, um dos objetivos da AIESEC. O evento no River Shopping tem o intuito é estreitar a troca de experiências com a população local.

O Global Village apresenta informações e curiosidades sobre países de todas as partes do mundo, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de conhecer e respeitar as diferenças culturais. O evento acontecerá em frente às Lojas Americanas, das 10h às 22h.

AIESEC – É uma organização sem fins lucrativos, gerida por jovens entre dezoito e trinta anos. A organização está presente em vários países do mundo. Recém-chegada à região do Vale do São Francisco, a AIESEC tem o objetivo de promover experiências de liderança e trabalhos voluntários. O maior objetivo da ONG é fazer conhecidos os seus valores sociais, como também proporcionar ao público jovem oportunidades que proporcionem experiências de aprendizado e desenvolvimento pessoal através de intercâmbios sociais.

Ascom
Política
25 de Julho / 2014 às 19:30 | 13 Comentários

A equipe de postura da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) está realizando uma ação a fim de fiscalizar os estabelecimentos que funcionam como ‘casas de show’ em Juazeiro, com o objetivo de conferir o alvará de utilização sonora. A atuação dos fiscais serve também aos responsáveis de bares e restaurantes que utilizam o ‘som ao vivo’ como serviço extra e precisam obter a licença para essa atividade. 

No caso das casas de show, os interessados devem solicitar semestralmente no setor de postura da SEMAOP o alvará de utilização sonora para realização dos eventos. Para tanto, é preciso que ao solicitar o alvará, tenham em mãos o alvará sanitário e de funcionamento, e apresente o laudo do corpo de bombeiros que trata da segurança do local e saídas de emergência. Os estabelecimentos que não apresentarem essa documentação serão notificados pelos fiscais para que se apresentem no setor e se regularizem. Já para os bares e restaurantes que eventualmente queiram atuar com apresentações musicais ou mesmo tenham o hábito de todos os fins de semana oferecer esse tipo de programação, devem solicitar semanalmente uma licença para esse tipo de atividade.

Seja qual for a solicitação, de alvará ou licença, o estabelecimento entra no cadastro da postura, e logo em seguida é feita uma pesquisa de impacto na vizinhança (se for área residencial) consultando a comunidade se há incômodo. Esse procedimento está previsto no art. 20 do Plano Diretor em que define que o evento só pode ser liberado caso não comprometa a saúde e sossego da comunidade.

Além da atuação durante o dia, a equipe realiza rondas noturnas de quinta a domingo com o intuito de conferir se estão obedecendo ao limite de som e mantendo a documentação em dia. Caso seja verificado em um bar ou restaurante que a licença para aquela apresentação não foi solicitada, o “som” é cancelado pelos fiscais de imediato. O mesmo acontece com as casas de show se não atualizarem seus alvarás.

“Nós orientamos aos donos desses estabelecimentos que procurem a secretaria para que se evite esse desconforto. Sempre que forem realizar um som ao vivo em seu estabelecimento, solicite previamente através de ofício para que o procedimento correto seja feito”, disse o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Edvan Gonçalves.

Ascom SEMAOP
Variadas
25 de Julho / 2014 às 19:00 | 1 Comentário

Em breve os trabalhadores da Educação de Juazeiro e Região, principalmente aqueles filiados a APLB SINDICATO, poderão desfrutar de mais uma conquista, fruto do trabalho sério e austero da atual Diretoria do Sindicato que vem cuidando com muita responsabilidade e zelo dos recursos oriundos das contribuições dos seus filiados que, entre outras realizações, desta vez, está sendo investido na construção da Sede do Clube Social da APLB (Associação dos Professores Licenciados da Bahia) e APJ (Associação de Professores de Juazeiro).

Localização

O empreendimento está sendo construído em uma área de 20 mil metros quadrados na estrada da Adutora a aproximadamente 1km da pista (BR 407) logo após a Chácara Brilho do Sol.

A obra

A obra será dividida em duas etapas, nesta primeira serão construídos no local: 01 Ginásio de Esportes, 01 Campo de Futebol Society, 04 Piscinas sendo duas de criança e duas de adulto, Bar e restaurante, Duchas, além de projeto de arborização e paisagismo, fachada e estacionamento privativo.

Inauguração

A previsão de conclusão dessa primeira etapa da obra esta prevista para o mês de Outubro, onde se espera ser apresentada e inaugurada com a realização da festa em homenagem ao dia do Professor em 15 de Outubro.

Com informações da Secom APLB Juazeiro
Política
25 de Julho / 2014 às 18:29 | Nenhum Comentário

Começa nesta sexta-feira (25) em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, a 19ª Festa do Tomate. O evento acontece no distrito de Açude Saco, um dos maiores produtores de tomate de Pernambuco. A festa, que já é tradição no município, reúne a população e produtores da comunidade e de cidades vizinhas.

A abertura oficial acontecerá às 20h, mas no fim da tarde de hoje vários produtores já se reuniram em uma missa de ação de graças. Os shows começam às 22h, com o cantor Amado Costa e a banda Coração do Forró.

A programação vai até amanhã (26), com a tradicional Copa do Tomate. Às 14h, haverá um desfile cívico com a apresentação das equipes finalistas. A grande final está marcada para as 15h30. A animação, a partir das 22h, ficará por conta das bandas Rogério e Cia, Forrozão boi na faixa e o cantor Henrique Nunes.

Ascom Lagoa Grande imagem da internet
Política
25 de Julho / 2014 às 18:00 | 10 Comentários

Mesmo em Salvador onde participou de audiência na sede da CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) ao lado do deputado federal Daniel Almeida e do diretor do SAAE, Joaquim Neto, empenhado na aquisição de novos sistemas de abastecimento de água para o interior de Juazeiro, o prefeito Isaac Carvalho entrou em contato com o Blog para contestar a informação do leitor Carlos André do bairro Castelo Branco, que em mensagem a este veículo  (veja aqui) dizia não ser verdade a informação da retomada das obras da Travessia Urbana.

Isaac enviou cópia do novo Edital do DNIT que no dia 15 de agosto de 2014, às 10:00 horas, no auditório da Seção de Cadastro e Licitação do DNIT/BA, no endereço Av. Frederico Pontes, 141, 1º andar, Água de Meninos, Salvador/Bahia, CEP: 40467-000, a empresa interessada fará entrega da sua PROPOSTA DE PREÇOS, para Execução das obras remanescentes para restauração de pavimentação com melhoramentos para adequação da capacidade e segurança da Travessia Urbana de Juazeiro-BA, na Rodovia BR-407/BA. O prefeito além da reparação na informação solicitou que o Blog enviasse ao leitor cópia da publicação do DNIT.

EDITAL

Política
25 de Julho / 2014 às 17:28 | Nenhum Comentário

Mesa da Câmara de Juazeiro emite nota de pesar pela morte de Dr. Dewilson

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, por seu Presidente Pedro Alcântara Filho, junta-se ao sentimento de pesar pelo falecimento do médico Dewilson Oliveira, acontecido na noite desta quinta-feira (24/07) aos 92 anos.

O último dos pioneiros da medicina em Juazeiro, que transformou nossa cidade em referência ao longo do Vale do São Francisco, Dr. Dewilson pautou sua vida pelo atendimento aos portadores de necessidades especiais, sem qualquer distinção ou discriminação. Dewilson deixa um legado de pioneirismo, dedicação e identidade com Juazeiro. Poucos dedicaram tanto de sua vida ao atendimento médico na nossa cidade, merecendo nosso reconhecimento pelo profícuo trabalho realizado.

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, por sua Mesa Diretora e vereadores une-se à família, à Juazeiro e a toda a região do São Francisco neste momento de pesar.

Por Manoel Leão da Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Variadas
25 de Julho / 2014 às 17:00 | 3 Comentários

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) em parceria com a Conder, iniciou na noite desta quinta-feira (24) o serviço de recapeamento asfáltico na Avenida Raul Alves, no bairro Santo Antônio. O trabalho integra a primeira etapa de requalificação da área Central da cidade. 

Para não comprometer o trânsito, todo o trabalho será executado à noite. O serviço teve inicio no trecho que vai da rampa de descida da ponte (Petrolina/Juazeiro) até a calçada do Colégio Bios, prosseguindo durante os próximos dias.  A obra tem recursos  do BNDES e do Governo do Estado da Bahia e está sendo executada pela empresa Lumax. Será pavimentada 7.611,48 m².

Em visita ao canteiro de obra, o secretário Jorge Barboza disse que a obra é muito importante para a melhoria da infraestrutura urbana e do trânsito no Centro da cidade. “Depois de concluída, esta Avenida irá beneficiar não só os moradores do bairro Santo Antonio, como de toda a cidade”, disse o gestor.

Por Adzamara Amaral/SEDUH

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage