Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Julho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Julho / 2017 às 17:28

Morre ex-goleiro ídolo da seleção brasileira e do São Paulo

Morreu neste domingo (23) o ex-goleiro Waldir Peres, que brilhou pelo São Paulo entre as décadas de 1970 e 1980 e defendeu a seleção brasileira em três copas do mundo (1974, 1978 e 1982). De acordo com informações da rádio “Bandeirantes”, o ex-jogador sofreu um infarto fulminante enquanto participava de uma festa em Mogi Mirim, no interior de São Paulo.

Waldir Peres foi revelado pela Ponte Preta e, além da Macaca e do São Paulo, defendeu também o América do Rio de Janeiro, Guarani, Corinthians, Portuguesa e Santa Cruz. Entre os títulos que conquistou, destaca-se o Brasileirão de 1977.

Fonte: NMB
publicado em 23 de Julho / 2017 às 17:00

Luska Portela assume gestão da Prefeitura de Petrolina

O prefeito Miguel Coelho se licenciou do cargo na manhã deste domingo (23). Em seu lugar assume o comando da Prefeitura de Petrolina a vice-prefeita Luska Portela. A transmissão do cargo foi realizada em cerimônia na sede municipal com presença de secretários, vereadores e assessores.

A prefeita Luska Portela fica na função de chefe do executivo até o dia 9 de agosto, quando Miguel retorna de viagem ao exterior. "Esses primeiros dias, terei reuniões com secretários e diretores para aprofundar as informações e dar encaminhamentos de todos os serviços da prefeitura. É um desafio grande, mas estou confiante pois temos uma grande equipe ao nosso lado e a confiança do prefeito Miguel", relatou Luska após a assinatura do livro de posse.

Ler Matéria Completa
Junior Vilela Assessor de Imprensa do prefeito Miguel Coelho Foto Ivaldo Reges
publicado em 23 de Julho / 2017 às 16:00

Alterada data de realização da Caravana “Respeita as Mina”

A caravana “Respeita as Minas de Combate à Violência Contra Mulher” que seria realizada em Juazeiro na próxima quinta-feira (27) foi adiada para o dia 07/08, data em que se comemora aniversário da Lei Maria da Penha. O evento acontecerá no IFBA das 8h às 13h. A caravana é um projeto educativo e cultural, realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado em parceria com os municípios, e se integra ao conjunto das políticas públicas que governo estadual vem realizando para prevenir e coibir a violência contra as mulheres. A ação deve passar por mais 29 cidades em todo estado buscando o fortalecimento e capacitação da rede de atenção à mulher nesses locais. O objetivo maior é engajar as comunidades no processo de discussão, reflexão e ações de enfrentamento à violência de gênero.

Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 23 de Julho / 2017 às 15:00

Reminiscências...

A foto, do arquivo de Murilo Som, publicada na sua página no Facebook, relembra um tempo, nem tão distante, em que o Vinil e a Fita Cassete ainda reinavam em tempos de glória...

publicado em 23 de Julho / 2017 às 14:00

Posição de partidos sobre denúncia contra Temer causa conflito interno

A determinação de alguns partidos em definir como os deputados devem se posicionar diante da denúncia do presidente Michel Temer por corrupção passiva tem causado conflitos internos entre parlamentares e lideranças partidárias. A votação sobre o prosseguimento da denúncia feita pela Procuradoria Geral da República será votada no plenário da Câmara em 2 de agosto. Parte da base do governo - PMDB, PP, PR e PSD - decidiu "fechar questão" sobre a votação, e poderá punir parlamentares que votarem contra Temer.

"Meu partido fechou questão [contra a denúncia], mas eu e outros colegas tomamos posição de acatar a denúncia e deixamos isso muito claro", afirmou Fábio Mitidieri (PSD-SE) ao G1. "Sou a favor da denúncia, só o futuro vai dizer [como ficará a relação dele com o partido]. O voto, numa situação como essa, não é uma questão regimental do partido, é de foro íntimo", disse Jorge Boeira (PP-SC).

Por causa dos conflito, deputados insatisfeitos defendem a a antecipação da chamada "janela partidária", o que permitiria aos parlamentares a mudança de sigla ainda em 2017. De acordo com a egra atual, os parlamentares podem trocar de legenda sem a punição de perda de mandato se a mudança for feita na janela partidária. A próxima janela iniciam em março do ano que vem.

Fonte: NMB
publicado em 23 de Julho / 2017 às 13:00

ARTIGO - VIVA O JUMENTO

Há notícias de que um prefeito do sertão acaba de negociar a venda de carne de jegue para os frigoríficos da China. A medida é apenas uma dentre tantas outras que vêm sendo cogitadas pelas autoridades do nordeste, no sentido de retirar de circulação nosso velho e pacato jumento.

O novo nicho de negócio vem sendo aplaudido como uma mão na roda. Já há até quem fale no surgimento, em pleno século XXI, de um novo ciclo econômico no nordeste: o ciclo do jegue. Algo talvez mais grandioso do que o ciclo do ouro, do couro, da borracha, do café, ou até mesmo da cana-de-açúcar. A ideia é unir o útil ao agradável: retirar o bichinho de circulação e ao mesmo tempo gerar lucro com seu abate, alimentando-se com sua carne os estômagos mandarins.

Os defensores desta e de outras bandeiras semelhantes alegam que o jumento perdeu sua funcionalidade; que se tornou inviável alimentar um animal que já não produz; que o jegue tem trazido transtorno para o homem, provocando, entre outras coisas, intranquilidade no trânsito, onde são frequentes os acidentes envolvendo o animal. E que diante de tais fatos, a única saída é retirar o bicho de circulação.

Verdade é que quem transita pelas rodovias do nordeste talvez já nem se surpreenda com a enorme quantidade de jegues mortos por atropelamentos. Recentemente, numa viagem de pouco mais de uma centena de quilômetros por aquelas bandas, pude ver de perto inúmeros deles caídos na beira da pista, a maioria já em avançado estado de putrefação. Considerando que os acidentes com o animal acabam por envolver igualmente os humanos, ocasionando, também entre estes, expressivo número de vítimas, inclusive fatais.

Ler Matéria Completa
José Gonçalves do Nascimento Cronista jotagoncalves_66@yahoo.com.br
publicado em 23 de Julho / 2017 às 12:00

Prefeitura realiza I Encontro de Turismo de Sobradinho (BA)

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, realizou na sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores, o I Encontro de Turismo de Sobradinho (BA), com tema "Programa de Regionalização do Turismo e Estruturação da Instância de Governança ".O evento teve como objetivo discutir o segmento do turismo, suas potencialidades e ações que deverão sem implementadas para o fortalecimento do setor no município.

A terra da barragem é reconhecida pelo grande potencial turístico que apresenta, com fortes aspectos culturais e belezas naturais. Em Sobradinho estão o maior lago artificial do mundo em espelho d'água, o Velho Chico do Porto da Juacema, a eclusa, o Chico Periquito, os esportes náuticos, a arqueologia, as inscrições rupestres, o Forró do Vaqueiro, o artesanato, a música, a poesia, a culinária do peixe e uma gente cheia de histórias para contar.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Julho / 2017 às 11:00

Em Angical, Rui entrega cadastro de propriedades rurais e sistema de água

Mais 809 propriedades rurais de pequenos produtores do oeste baiano estão aptas a produzir com financiamento a partir da entrega, nesta sexta-feira (21), do Cadastro Ambiental Rural (CAR). No evento, realizado no município de Angical, no povoado de Missões do Aricobé, o governador Rui Costa ainda entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), alimentado pela estrutura do Sistema Integrado de Abastecimento que capta água no Rio Grande e beneficia também os municípios e Cotegipe e Cristópolis. 

Ainda em Missões, Rui visitou o anexo do Colégio Estadual Aparício José da Silva e entregou dois tratores para pequenos produtores da região. Segundo ele, a meta do Governo do Estado é aumentar a produção dos agricultores familiares. "Estamos investindo nesses certificados ambientais e tratores porque se essas 3 milhões de pessoas que vivem da agricultura familiar na Bahia começarem a produzir mais e ganhar mais, elas vão gastar esse dinheiro no comércio, que vai contratar mais gente, girando a roda da economia. É por isso que estamos investindo mais de R$ 300 milhões em apoio à agricultura familiar", afirmou o governador. 

Obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR busca compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2017, ele passa a ser exigido pelas instituições financeiras para a concessão de crédito agrícola. O registro gratuito, de natureza declaratória e obrigatória, constitui o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA). 

Na ocasião, Rui destacou que abastecimento e saneamento são compromissos do Governo do Estado. "Eu assumi o governo em 2015 e criei uma secretaria somente para cuidar desse assunto. Esta obra que entrego aqui hoje não é barata. São 29 milhões em investimentos, mas são recursos muito bem aplicados. Água é sinônimo de vida e de saúde". Também acompanharam as entregas em Angical os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e da Agricultura, Vitor Bonfim. 

Secom Bahia
publicado em 23 de Julho / 2017 às 10:00

Empresários são presos em Juazeiro por venda de carne roubada no Paraná

Dois empresários de Juazeiro, foram presos pela Polícia Civil, segundo informações divulgadas neste sábado (22/7) por receptação e venda ilegal de carne bovina. Investigações apontam que a carne tenha sido roubada do Paraná e iria ser exportada. Vanessa Machado da Silva e Itamar Júnior dos Anjos foram autuados em flagrante, na sexta-feira (21/7), depois de serem denunciados por uma empresa de alimentos. O produto era destinado para exportação e, por isso, não poderia ser comercializado em território nacional, de acordo com a polícia.

Foram encontrados 17 caprinos inteiros e quatro retalhados de origem clandestina, no frigorífico em que um dos suspeitos é dono. Com Itamar foram apreendidas 304 caixas de carne exclusiva para exportação com número de lote que coincide com a da carga roubada no PR. 

o Titular da DRFR de Juazeiro comandou diligência formada pelas equipes dos S.I.s da DRFR e DTE em conjunto da Vigilância Sanitária deste município, com o objetivo de verificar denúncia de que em empresas desta cidade estaria ocorrendo comércio ilegal de carne bovina, oriunda de carga roubada na cidade de Nova Esperança/Paraná (B.O 2017/712382), e verificar existência de comércio de carne clandestina. A equipe deflagrou a operação e deslocou-se pra os seguintes endereços obtendo os seguintes resultados:

CASA DE CARNES LEVI: 17 caprinos inteiros e 4 retalhados de origem clandestina. E além disso, 04 peças de carne do tipo Bananinha (exportação), com rastreabilidade de numero coincidente com lote roubado.

EMPRESA PLENO COMÉRCIO VAREJISTA DE ALIMENTOS: 304 caixas de carne exclusiva de exportação com numeração de lote que coincide com a da carga roubada no Paraná.

PROVIDÊNCIAS:

Prisão de VANESSA MACHADO DA SILVA por receptação qualificada e comércio de carne imprópria para o consumo (clandestina) Art.7 da Lei 8.137/90;

Prisão de ITAMAR JÚNIOR RODRIGUES DOS ANJOS por receptação qualificada;

PRODUTOS RECUPERADOS:

304 caixas (aproximadamente 7,3 toneladas) de carne do tipo Bananinha, marca Anglo, tipo exportação.

Fonte: DPC REGINALDO CÉSAR - Titular da DRFR                        

publicado em 23 de Julho / 2017 às 09:00

Vacina pentavalente está disponível no Posto de Saúde do Novo Encontro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que o município recebeu sexta-feira (21), cem doses das vacinas pentavalentes. Devido ao quantitativo insuficiente para distribuição em todos os Postos de Saúde, a administração da vacina para usuários de todas as localidades será concentrada na Unidade Básica de Saúde do Novo Encontro, a partir desta segunda-feira (24).

A vacina pentavalente é administrada em três doses para crianças menores de um ano, sendo a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 e a terceira aos 6. Ela protege contra: difteria, tétano, coqueluche, doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B (conjugada) e Hepatite B (recombinante). Para imunização da criança, é necessário que o responsável apresente o cartão de vacinação do bebê.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 23 de Julho / 2017 às 08:00

Redução de Vazão do São Francisco preocupa e pode impactar economia regional

Uma redução ainda maior na vazão do rio São Francisco, que a partir do dia 30, deste mês de Julho deve chegar aos 550m³/s deve provocar muitos embaraços para a navegabilidade em Juazeiro e Petrolina, onde o transporte fluvial é muito usado. Em reunião realizada na última sexta-feira, entre representantes da Prefeitura de Petrolina e a Associação das Barquinhas, discutiu ações que devem ser implementadas para garantir a continuidade do transporte fluvial entre Juazeiro e Petrolina. Entre as ações está a remoção de areia e cascalho na margem petrolinense, dando maior profundidade para evitar os encalhes, que já estão acontecendo, com a vazão de 600m³/s  atual.

Durante o final de semana as partes estão realizando estudos de viabilidade e uma nova reunião está marcada para esta segunda-feira (24). Na questão do turismo os impactos também devem ser grandes e algumas rotas correm riscos de serem interrompidas, a exemplo da travessias entre Juazeiro, Petrolina e a ilha do Rodeadouro, por exemplo. Nessa rota, bancos de areia e pedras já atrapalham a boa navegabilidade com os 600m³/s de hoje e devem complicar mais ainda a partir do dia 30, quando haverá nova redução.

Os passeios rotineiros, feito por grandes barcos no bi-polo Juazeiro e Petrolina, a exemplo do roteiro enoturistico Vapor do Vinho, já sofrem as consequências da vazão baixa e devem sofrer impactos ainda maiores com a nova redução. A baixa tem provocado muita apreensão também no setor agrícola e industrial, que vive dias de tensão com as medidas de contenção impostas pela ANA, para uso da água.Enquanto isso, o governo federal continua vendendo a transposição como a redenção do nordeste. A água, que já falta aqui, é promessa dada como certa nos estados receptores.

Da redação Blog Geraldo José/ Foto: Arquivo Youtube
publicado em 23 de Julho / 2017 às 07:00

Juazeirense tem jogo estratégico hoje à tarde em Feira de Santana

A Juazeirense tem um jogo estratégico esta tarde (23), contra o Fluminense, no Joia da Princesa, em Feira de Santana. Será a primeira partida do mata-mata que garante vaga nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro da Série D e um resultado positivo fora de casa dará à Juazeirense, que já tem a vantagem de decidir em casa, uma tranquilidade maior no jogo do próximo sábado, no Adauto Moraes.

Quem se sair melhor nas duas partidas desta fase fica a um mata-mata do acesso à série C do Brasileirão, garantindo agenda completa de atividades para 2018. A partir da série C os clubes sobem no ranking da CFF e só perdem a condição de atuar na competição por rebaixamento. Desde a criação da Série D, em 2009, nenhum time baiano conseguiu subir.

Sem vencer a seis jogos o Fluminense de Feira garantiu a classificação para as oitavas com dois empates com a Campinense (PB) aproveitando a vantagem de ter marcado um gol fora de casa, no empate na Paraíba. A favor da Juazeirense estão as boas atuações fora de seus domínios, nas etapas anteriores. A classificação para esta fase veio com um empate e uma vitória por 3 x 1 contra o Jacobina.

O Técnico Carlos Rabello relacionou 20 atletas para o jogo desta tarde e a única dúvida entre os relacionados é Waguinho, que sofreu um corte no calcanhar e será avaliado. Joadson, zagueiro; Marquinhos, lateral; Cléber, Meia e Dudú Itapajé nem vioajaram à Feira de Santana, vetados pelo departamento médico.

Os Catarinenses Célio Amorim, Eder Alexandre e Johnny Barros estão escalados para a arbitragem deste confronto.

publicado em 22 de Julho / 2017 às 23:00

Você sabia que a cor da sua roupa reflete sua personalidade?

Ter estilo não é ser conhecedor da últimas tendências da moda. Ter estilo é revelar, de acordo com o seu modo de vestir, qual sua personalidade. É fácil identificar, pela vestimenta, alguém que prefere uma vida no estilo hippie, rocker ou afro. Mas no que diz respeito às roupas casuais, tem pessoas que não possuem uma variabilidade de cores no armário, porque gostam tanto de uma determinada tonalidade, que não conseguem variar ao fazer compras.

Veja matéria completa aqui

publicado em 22 de Julho / 2017 às 22:00

Ação de reflorestamento apoiada pela Codevasf contabiliza mais de 30 mil mudas semeadas em Alagoas

Juazeiro, angico de caroço, catingueira, ipês roxo e amarelo. Mais de 30 mil mudas de espécies florestais nativas da Caatinga e da Mata Atlântica contribuem para recuperar áreas degradadas das regiões Agreste e Sertão do Baixo São Francisco alagoano. A ação é resultado de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas do Baixo São Francisco (Crad/Ufal), unidade que atua na realização de pesquisas e na capacitação de pessoal, como parte do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Iniciado há seis anos, o plantio das mudas de espécies nativas tem o objetivo de contribuir para a recuperação da biodiversidade e para a melhoria da qualidade de vida e das condições de convivência com o semiárido do estado. As espécies possuem as características necessárias de resistência e de adaptação morfológica e fisiológica que garantem sua sobrevivência mesmo em períodos de secas extremas.

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 22 de Julho / 2017 às 21:00

Atendimentos às crianças com microcefalia na UPAE/IMIP de Petrolina completa 1 ano

Há um ano, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco selecionou a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) para ser referência na reabilitação e estimulação precoce de crianças com microcefalia, que residem IV Macrorregional de Saúde.

E esse, sem dúvida, é um motivo a mais a ser comemorado nos 4 anos de aniversário da UPAE completados agora em julho. “Ficamos felizes com o reconhecimento do estado em nos referenciar para este serviço, pois, deste modo, o atendimento às crianças com microcefalia foi descentralizado e interiorizado, poupando a população de grandes deslocamentos para os tratamentos específicos”, ressalta a coordenadora geral, Ana Beatriz Mota Aguiar. 

Ler Matéria Completa
Ascom/UPAE/IMIP
publicado em 22 de Julho / 2017 às 20:00

Produção de passaportes será normalizada em cinco semanas

A Casa da Moeda do Brasil (CMB), que produz os passaportes, informou nesta sexta (21) que a normalização da emissão dos documentos, suspensa pela Polícia Federal (PF) desde o fim de junho, deve demorar até cinco semanas e ainda pode ser impactado pelo volume de novas solicitações. Durante o período de suspensão, 175 mil pedidos de passaportes ficaram represados, segundo a PF, e agora serão processados por ordem cronológica.

Em nota, a Casa da Moeda informou que recebeu nesta tarde os arquivos com dados de pessoas solicitantes dos passaportes e que a fabricação será retomada imediatamente, com turnos extras a partir do começo da próxima semana.

“Por entender a importância da urgente normalização do serviço, a CMB vai trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de segunda feira (24), arcando com custos extras para atender a todas as solicitações feitas pelos cidadãos nos postos da DPF durante os dias de suspensão”, diz a nota da instituição.

A emissão de passaportes foi interrompida no dia 27 de junho, por falta de dinheiro. O Ministério da Justiça informou que fez um repasse de crédito extra de R$ 102 milhões à Polícia Federal para regularizar o serviço. Com informações da Agência Brasil.

publicado em 22 de Julho / 2017 às 19:00

CSTT reacende sinalização horizontal em Maniçoba

Nesta sexta-feira (21), a equipe de apoio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) reacendeu as faixas de pedestres e a sinalização horizontal na Avenida principal da Vila Santa Inês, distrito de Maniçoba. Ao todo, 12 redutores de velocidade e duas faixas de pedestres foram reacendidos. Segundo o diretor de operações da CSTT, Marcos Cardoso, o objetivo é reforçar a segurança. Ainda de acordo com Cardoso, a tinta utilizada nessas sinalizações é refletiva e mesmo no período noturno ela é de fácil visualização. Conforme o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, essa tem sido uma prática constante. “Nossa equipe de apoio ao trânsito vem realizando constantemente esse trabalho de reacender a sinalização horizontal tanto na sede, quanto nos distritos. Quem quiser solicitar esse serviço para sua comunidade pode entregar ofício na sede da CSTT que nossa equipe fará o agendamento”, declarou Damião. A sede da CSTT fica localizada na Rua Oscar Ribeiro, S/N°, Centro. E o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 22 de Julho / 2017 às 18:00

Papuda: sobe nº de presos atingidos por surto de doença contagiosa

Uma nova triagem feita pela Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) apontou que o número de detentos que foram contaminados pelo surto de doença de pele no Complexo da Papuda saltou de 700 para 1.110. De acordo com o 'Metrópoles', técnicos do Governo do Distrito Federal suspeitaram em um primeiro momento de sarna e impetigo. Embora a nova análise não tenha confirmado impetigo, a ocorrência de tineas (micoses) foi confirmada. Em todos os casos, as doenças são altamente contagiosas. Entre os sintomas estão feridas, coceiras, bolhas purulentas na pele. A subsecretaria do Sistema Penintenciário do Distrito Federal (Sesipe) afirmou que todas as unidades prisionais do DF estão passando por triagem. "Os médicos realizam a consulta com os detentos, verificam se eles estão com alguma doença de pele, passam a medicação nos pacientes em casos que forem diagnosticados e dão orientações de higiene, como a lavagem de mãos", diz nota do órgão. No entanto, familiares dos presos afirmaram que um suporte externo para o tratamento da doença está sendo exigido, com uma lista de remédios a serem comprados.

Fonte: NMB
publicado em 22 de Julho / 2017 às 17:00

Hospital Dom Malan/IMIP bem representado no Congresso Mundial de Cardiologia Pediátrica em Barcelona

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está bem representado no 7º Congresso Mundial de Cardiologia Pediátrica e Cirurgia Cardíaca que está acontecendo em Barcelona. A cardiologista da unidade materno/infantil, Natália Aragão, seguiu para a Espanha na última semana, onde fica até esta sexta-feira (21), aprendendo um pouco mais sobre o cuidado no trato às doenças cardíacas congênitas e adquiridas na infância.

O Congresso tem como objetivo reunir profissionais de todo o mundo, proporcionando uma oportunidade única de troca de experiências entre os líderes das especialidades, que estão compartilhando as últimas inovações e resultados dos procedimentos. Os participantes contribuem com as discussões, debates e sessões plenárias com palestrantes de renome internacional.

Ler Matéria Completa
Ascom HDM
publicado em 22 de Julho / 2017 às 16:00

Governo da Bahia tem dois finalistas em concurso nacional de inovação

Dois projetos do Governo da Bahia foram classificados como finalistas no 21º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), considerado o prêmio mais relevante do país na categoria de inovação no setor público. O concurso é realizado anualmente, desde 1996, pela Enap, em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). A iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb) que vai concorrer na final é o software 'Banco de Preços', programa que reúne os preços das notas fiscais eletrônicas de todo país, emitidas por empresas privadas, órgãos públicos e pessoas físicas para estabelecer o preço referencial das licitações. 

Já no âmbito da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), o projeto ‘Paz Judicial’ busca criar e implantar uma estrutura organizada apta a promover e acompanhar os mecanismos processuais de resolução de demandas repetitivas previstos no Novo Código de Processo Civil. A próxima etapa do concurso será realizada no dia 15 de agosto. Cada inscrito terá cinco minutos para apresentar a iniciativa, descrevendo o projeto, destacando os objetivos, os resultados, mecanismos, entre outros aspectos. Após a apresentação de todos – e com a mediação da Enap e observação externa de representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – será conduzida a votação final que decidirá os premiados em cada categoria.

A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Secom Bahia
publicado em 22 de Julho / 2017 às 15:00

Presidente do Sintraf tem reunião com deputado Adalberto Cavalcanti para discutir Projeto Pontal

A presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) de Petrolina, Isália Damacena, reuniu-se com o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB) nesta sexta-feira (21). O encontro serviu para que os dois discutissem questões ligadas ao Projeto Pontal, entre elas a licitação de lotes e a forma como a categoria será contemplada na iniciativa.

A dirigente, que já se reunião com o senador Fernando Bezerra (PSB) e o deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), busca uma previsão de quando será o processo licitatório e entender melhor como os agricultores serão alocados no Pontal. "Muitas coisas ainda estão indefinidas e nós estamos acompanhando cada fase do projeto para assegurar que nossos representados também tenham todos os direitos naquela área", explicou.

Na reunião, Adalberto disse que vai marcar uma audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para tratar sobre o Pontal. Após o encontro, que durou cerca de meia hora, ficou definido que a presidente do Sintraf e o parlamentar irão à Brasília, no início de agosto, discutir a questão com os responsáveis pelo processo, no MAPA.

Ascom Sintraf
publicado em 22 de Julho / 2017 às 14:00

“Governo ignora soluções que poderiam barrar o aumento de impostos”, alerta presidente da AFBNDES

O anúncio feito pela equipe econômica do governo sobre o aumento de impostos para conter o rombo nas contas públicas é reflexo da má-gestão. Esse é o posicionamento da Associação dos Funcionários do BNDES. Segundo o presidente da entidade, Thiago Mitidieri, a medida adotada, mais uma vez, revela a incompetência da equipe comandada pelo ministro Henrique Meirelles, que não consegue buscar saídas de outro modo. “O mais absurdo nesse cenário, é que existem alternativas. Elevar a carga tributária é a saída mais cômoda, mas não a mais efetiva. A literatura econômica está repleta de cases sobre como os países saem da crise e que medidas devem ser tomadas”, avalia.

Mitidieri elenca uma série de decisões anunciadas pela equipe econômica, sem sucesso. “O governo prometeu ajuste fiscal e não entregou. Pelo contrário, o déficit fiscal só aumenta. Prometeu a retomada do crescimento até o primeiro semestre. Não entregou. E a taxa de investimento só cai. Sem falar que o desemprego continua em níveis recordes. A equipe econômica ainda não entendeu que para enfrentar a questão fiscal e aumentar a empregabilidade do país a economia precisa crescer. E sem investimento de longo-prazo não acontecerá tão cedo”, detalha o porta-voz que representa os mais de 2.800 funcionários do BNDES.

A visão da entidade vem a público em um momento em que a mudança da taxa de longo prazo aplicada sobre os financiamentos do BNDES é a bola da vez. Para a AFBNDES, ao invés de focar seus esforços em medidas para retomar o crescimento, o governo tenta empurrar a Medida Provisória 777 que imobiliza e inviabiliza o BNDES - o principal instrumento que o país dispõe para financiar o investimento de longo prazo e a produção nacional. O que impede a retomada do crescimento, a geração de empregos e o aumento da arrecadação tributária.

Uma das principais finalidades do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) é ser o funding de longo prazo do BNDES. A taxa que remunera o FAT precisa ser compatível com o retorno dos investimentos produtivos que se encontram declinantes. “Ao encarecer o custo do FAT para novos investimentos, com a MP 777, a equipe econômica está criando mais barreiras para a retomada do crescimento e a geração de empregos”, explica Mitidieri. “Ao sustentaram a tese de que o BNDES é um fardo, criaram um falso problema”, afirma. “Não enxergam que a Selic é a real anomalia da economia brasileira. E para "esconder" a incompetência resultante da má-gestão estão propondo aumentar os impostos penalizando ainda mais a economia brasileira”.

Ascom AFBNDES
publicado em 22 de Julho / 2017 às 13:00

UNEB abre seleção para Programa de Mobilidade Estudantil: 24 a 26/07

A UNEB vai abrir inscrição para o processo seletivo de participação no Programa de Mobilidade Estudantil para o segundo semestre letivo de 2017.

O convênio destina-se aos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), da Universidade de Pernambuco (UPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão PE) e da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF), mantenedora da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para participar da seleção, os interessados devem realizar a inscrição entre os dias 24 e 26 de julho, na instituição de origem do discente, mediante apresentação dos documentos exigidos no edital da seleção. É necessário que o candidato tenha sido cursado, no mínimo, 20% da carga-horária do curso.

A divulgação do resultado final está prevista para 11 de agosto e as matrículas devem ser realizadas até o dia 14 do mesmo mês.

Ascom
publicado em 22 de Julho / 2017 às 12:00

Deputado Guilherme Coelho reúne prefeitos do sertão para falar de investimentos urbanos

Prefeitos e representantes de 17 municípios do Sertão de Pernambuco estiveram reunidos nesta sexta-feira (21/07) em Petrolina, a convite do Deputado Federal Guilherme Coelho, para discutirem o acesso a recursos federais para investimentos urbanos. A ideia do encontro surgiu depois de uma audiência do Deputado com o Ministro Bruno Araújo, do Ministério das Cidades, sobre o novo Programa "Avançar Cidades", que permite o financiamento de recursos através da Caixa Econômica para projetos de Mobilidade Urbana, com vantagens especiais.

"Financiamentos a juros baixos, 4 anos de carência e 20 anos para pagar. São condições imperdíveis para os municípios que querem investir nas vias dentro da cidade. A presença dos prefeitos aqui reforça o interesse de todos", destacou o deputado.Técnicos da Caixa Econômica e do Ministério das Cidades foram convidados para explicar os procedimentos e requisitos necessários para viabilizar os empréstimos. "Para cidades com população entre 100 mil a 250 mil habitantes, os recursos podem chegar até R$ 30 milhões", exemplificou Vitor Diniz, técnico do MCidades.

A segunda parte do encontro contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, para tratar das obras e recursos da pasta que estão com tramitação pendente, analisando cada um dos municípios representados.

Ascom Dep. Guilherme Coelho
publicado em 22 de Julho / 2017 às 11:00

FLAGRANTE DO BLOG: MASSA FRIA EM JUAZEIRO.

Encravado no sertão nordestino, Juazeiro sempre apresentou temperaturas elevadas, mesmo na estação do inverno. Nova massa fria chegou à Bahia esta semana e colocou Juazeiro entre os municípios com a temperatura abaixo do normal. Na noite desta sexta-feira (21), um fato inusitado foi flagranteado pela reportagem do Blog na orla da cidade: Registro da massa fria que deixou grande parte da população em casa.

Da redação Fotos: Geraldo José
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.