Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Novembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 14:09

Ammpla e Caravana do Detran vão intensificar Educação no Trânsito em Petrolina

De 28 a 30 de novembro, a Caravana de Educação no Trânsito estará em Petrolina. A ação denominada “DETRAN nos Municípios” é realizada pela Secretaria das Cidades (Secid), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), com o apoio da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla).

Entre as atividades que serão realizadas, estão capacitações para os Centros de Formação de Condutores – CFCs; palestras educativas em escolas; formação de professores; blitz’s educativas e fóruns de educação. Além disso, os motociclistas da região poderão participar do Curso de Pilotagem Defensiva, dividido entre aula teórica e prática.

De acordo com o diretor-presidente da Ammpla, Geraldo Miranda, a ação terá como intuito alertar os pedestres e condutores no cuidado com relação ao trânsito. “Nosso principal foco será os motociclistas que são as principais vítimas no trânsito, mas também vamos fazer um trabalho, juntamente com o Detran, de conscientização do papel dos pedestres e condutores para um trânsito mais seguro”, explicou.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 13:32

Homem perde controle, cai dentro do rio com carro e é multado pela AMMA

Um fato chamou a atenção esta semana na Porta do Rio, Orla de Petrolina: um motorista, supostamente embriagado, perdeu o controle do seu veículo e foi parar dentro do Rio São Francisco. A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) multou o homem em R$ 5 mil pelo ocorrido.

De prontidão, foi acionada a Guarda Municipal (GCM), que prestou amplo apoio até a chegada da Polícia Militar (PM). O condutor se recusou a realizar o teste do bafômetro e teve o carro rebocado pelo guincho da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

Por entrar no rio com o carro, o motorista infringiu o artigo 61 que penaliza aquele que causar poluição de qualquer natureza, que possam resultar em danos à saúde humana, animal ou a biodiversidade. Também foi enquadrado no inciso 5º do artigo 62, que pune quem lançar resíduos sólidos, líquidos, gasosos, sejam eles oleosos ou não que venham a causar danos ambientais. Ambos fazem parte do Decreto Federal 6.514 que regulamenta as infrações e sanções administrativas referentes ao meio ambiente.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 13:00

Alunos de escola pública lançam jornal em Juazeiro - BA nesta terça-feira (28)

Um grupo de estudantes com idades entre 6 e 12 anos, promete movimentar a praça da Mônica, no bairro do Alagadiço, em Juazeiro – BA, na manhã desta terça-feira (28). Com horário marcado às 8h30 os alunos do 1º ao 5º ano da escola municipal Nossa Senhora das Grotas lançam a primeira edição do jornal 'Notícias Escolares'.

A publicação colorida com quatro páginas em tamanho ofício, tem uma tiragem inicial de 5 mil exemplares e será distribuída gratuitamente com a comunidade escolar e os vizinhos do bairro. O conteúdo das matérias, feitas pelos próprios alunos com a supervisão da direção da escola, traz temas bastante atuais que tratam de questões como a inclusão social, direitos estudantis e linguagens artísticas.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação & Marketing
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 12:29

Divulgada lista dos primeiros muros que serão coloridos pelo 1º Bode Parede de Petrolina - PE

O artista plástico Jocélio Bello começou a pintar o primeiro muro do 'Bode Parede', projeto de intervenção artística e urbanística que vai colorir vários muros de Petrolina – PE até o início do mês que vem. A obra 'Bode Soul Music', que fica nas proximidades do parque municipal Josepha Coelho, no muro externo da Escola Municipal Eliete Araújo de Souza, será entregue nesta sexta-feira (24) às 16h30, e dá início a uma verdadeira maratona com direito a shows musicais, apresentações das comunidades e ações de inclusão e acessibilidade. 

A próxima ação do 1º Bode Parede de Petrolina será na segunda-feira (27) às 16h, na escola José Esmerindo (Agrovila do projeto de irrigação Maria Teresa). O artista Felipe Rhein chega à comunidade com a obra 'Psicobodelia'. E no mesmo clima festivo e cultural, o evento prossegue na quarta-feira (29) às 10h, na avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, na altura do bairro Areia Branca. Novas apresentações artísticas estão sendo esperadas juntamente com a artista Euri Mania, que está criando uma obra cujo título serão os próprios alunos da escola que irão batizar. 

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação & Marketing
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 12:09

Câmara de Juazeiro tem sessão especial sob os arcos da Ponte

Em comemoração ao Dia Municipal da Capoeira, a Câmara de Vereadores de Juazeiro reuniu-se na noite desta quinta-feira em sessão especial sob os arcos da Ponte Presidente Dutra. Estiveram presentes os Aníbal, Domingão da Aliança, Neguinha da Santa Casa, Gleidson Medrado, Bertinho da Carnaíba, Joseilson, Agnaldo Meira, Anastácio, Alex Tanuri e Florêncio Galdino.

O Presidente Alex Tanuri, que abriu a sessão, parabenizou os capoeiristas, lembrando que esta é uma “arte, mais que centenária” e merece todo o respeito. Quem saudou os capoeiristas em nome dos vereadores foi o vereador Florêncio Galdino, destacando a capoeira como “parte integrante da História do Brasil”. Também Bertinho da Carnaíba fez uma saudação aos capoeiristas: “Parabéns a todos que fazem esta arte maravilhosa! ”


O pronunciamento mais emocionado foi da professora, pesquisadora e capoeirista, Emily Arraia, com uma bonita homenagem aos capoeiristas da região: “Primeiramente falando da Tartaruga, parabeniza-la pelo esforço e trabalho; Jô, conheci no Rio de Janeiro a 20 anos atrás, conhecida no mundo inteiro, filha daqui da cidade. Os mestres, que eu tive o prazer e a honra de conhecer: Mestre Bartola, que não está mais entre a gente; Mestre Deca, que é um guerreiro, Mestre Marreta, um grande batalhador” – E fez uma comparação: “A capoeira, quando a gente está na roda, é muito parecida com a roda da vida... As pessoas, muitas delas estão ali para lhe passar a rasteira... Então na capoeira a gente aprende a lidar com as dificuldades da nossa vida também”.

Se pronunciaram o Deputado Roberto Carlos, exaltando a capoeira e o desenvolvimento do esporte; o Secretário de Cultura, Sérgio Fernandes e diversos outros oradores. Para Agnaldo Meira, que presidiu a Mesa com a necessidade de Alex Tanuri se ausentar, “a capoeira é símbolo da resistência do povo brasileiro”, defendo a necessidade de se colocar em todas as escolas “um espaço para a capoeira”. Foram homenageados com placas alusivas à data e a dedicação à capoeira Francisco de Assis de Souza; Eliezer dos Santos Serafim, falecido e Eliana Alves de Vasconcelos, a “Tartaruga” da capoeira de Juazeiro.

Eudes Sampaio Ascom CMJ
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 11:27

Tesouro Nacional atesta mais uma vez que Bahia cumpre Programa de Ajuste Fiscal

Ofício encaminhado ao governador Rui Costa pela secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, atesta que a Bahia cumpriu o Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados – PAF no exercício de 2016. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda, analisa anualmente o cumprimento pelos estados das metas estabelecidas no PAF, instituído pela Lei nº 9.496/97. A análise inclui itens como resultado primário, dívida, arrecadação, custeio e investimento.

Além de focar na promoção do equilíbrio fiscal das Unidades da Federação, o PAF avalia se há condições favoráveis para o pagamento da dívida pública com a União e compreende um conjunto de metas a serem repactuadas anualmente. O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que o governo Rui Costa fechou as contas de 2016 em equilíbrio fiscal, mantendo o nível de investimentos, o pagamento de servidores e fornecedores em dia e nível baixo de endividamento. 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Imagem da Internet
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 11:15

Consumidores de Juazeiro e Petrolina aproveitam ofertas na Black Friday

Centenas de consumidores aproveitaram os primeiros minutos da Black Friday na manhã desta sexta-feira (24), nas principais lojas de Juazeiro e Petrolina. Um verdadeiro alvoroço em busca dos melhores preços no centro comercial das duas cidades. Nos shoppings também um grande número de clientes aproveitam as promoções. Os dirigentes lojistas consideram o movimento bom desde a abertura das lojas. 

"Estes são os três dias (sexta, sábado e domingo) que a gente pode encontrar um objeto com o preço diferenciado", diz Maria dos Anjos. A expectativa para esta edição é de um acréscimo nas vendas de até 7% em relação ao ano passado.

Redação blog
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 11:00

MORADOR RECLAMA DE ANIMAIS VADIOS NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO

Ciro Roberto, funcionário do Cartório de Registro de Imóveis em Juazeiro manteve contato com a nossa reportagem para expressar a sua indignação com a presença de animais vadios circulando pelo Residencial São Francisco, o primeiro do Programa Minha Casa Minha Vida, inaugurado em Juazeiro. Vejam o que ele relatou na mensagem ao Blog: “Geraldo queria pedir ao Senhor para se possível postar no seu blog um problema antigo da nossa comunidade no Residencial São Francisco. Vários animais de grande porte (vacas), estão tirando o nosso sossego revirando todas as latas de lixo, e podendo vir a provocar acidentes. Segundo moradores o proprietário dos animais reside numa roça do outro lado da pista. Desde já muito obrigado”.

Da Redação
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 10:32

Conheça agora os finalistas do Prêmio Zap 2017

O Prêmio Zap chegou, enfim, na sua fase mais decisiva. Após milhares de votos na primeira fase, vamos conhecer agora, os três mais votados em cada categoria.

A segunda fase é ainda mais simples, basta escolher entre os três finalistas (os mais votados da primeira fase) e torcer para que sua banda ou artista seja o mais votado, sendo assim, o vencedor do Prêmio Zap de sua categoria. 

Você já pode começar votando agora mesmo em AQUI

publicado em 24 de Novembro / 2017 às 10:00

Sebrae realiza Encontro de Negócios da Cadeia de Alimentos e Bebidas

Em sua segunda edição, evento visa fortalecer os segmentos de alimentos de bebidas

Empresários do segmento de alimentos e bebidas terão a oportunidade de manter contato com clientes em potencial e trocar experiências com outros empreendedores, durante o 2º Encontro de Negócios que será realizado pela Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, nesta sexta-feira (24/11), a partir das 14h, no Centro de Convenções de Petrolina.

O Encontro de Negócios possibilitará que os empreendedores fechem novas parcerias, e criem novas oportunidades de negócios dando visibilidade a produtos e serviços. O evento é gratuito, e para confirmar a participação basta ligar para os telefones: (87) 2101-8902/8904/8918.

“É um espaço para comercializar produtos e serviços, e ampliar a rede de contatos. Podem participar empreendedores da fruticultura, caprinovinocultura, apicultura, agroindústria, hortifrutigranjeiros, mercadinhos, supermercados, restaurantes, insumos agrícolas, produção de mudas e instituições públicas”, informa o analista do Sebrae, Braz Lomanto.

Serviço:

Encontro de Negócios

Dia 24 de novembro, às 14h

Local: Sebrae (Centro de Convenções de Petrolina)

Informações: (87) 2101-8902/8904/8918.

Ascom Sebrae Petrolina
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 09:50

Presidente Temer fará exames em São Paulo e avalia necessidade de um cateterismo

O presidente Michel Temer estará no Sírio Libanês na tarde desta sexta-feira (24) para revisão da cirurgia de próstata realizada às véspera da votação da segunda denuncia contra ele na Câmara dos Deputados, para avaliação de outras necessidades e de reavaliação de um cateterismo. O presidente Temer tem 76 anos de idade.

Em 25 de outubro, horas antes do início da votação que analisaria a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele, o chefe do Executivo passou mal e foi levado às pressas para o Hospital do Exército, em Brasília. Na ocasião, foi feita uma desobstrução e colocada uma sonda devido as dores na bexiga e dificuldades para urinar. 

Após o ocorrido, Temer viajou à São Paulo e foi submetido a uma cirurgia para desobstrução da uretra e foi submetido a um procedimento de retirada da sonda vesical.

Correio Braziliense
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 09:48

JUAZEIRO: MORADORES DO RESIDENCIAL HUMBERTO PEREIRA REALIZAM MANIFESTO REIVINDICANDO ATENÇÃO DO PODER PÚBLICO

Carentes de serviços e equipamentos públicos os moradores do recém-inaugurado Residencial Humberto Pereira, do Programa Federal Minha Casa Minha Vida, em Juazeiro, resolveram adotar medida extrema e realizaram na manhã desta sexta-feira (24) um manifesto interditando a BA-210 que margeia o referido condomínio habitacional. A reportagem do Blog Geraldo José foi convidada e esteve cobrindo o pacífico manifesto que ainda contou com o acompanhamento de algumas viaturas e de policiais militares.

Maria Ednalva Braz, uma das líderes do manifesto falou ao Blog. “Nós só temos aqui água e energia, mas nós estamos precisando de escola, creche, segurança entre outros serviços. As mães saem para levar seus filhos nas creches no Morrão, João Paulo II e ficam aguardando até meio-dia porque não tem transporte. Policiamento tem hoje aqui porque a gente tá protestando, ontem mesmo foi assaltado um mercadinho aqui e quando a polícia chega os bandidos já desapareceram. O outro fato é que não tem um abrigo para os usuários dos transportes coletivos e nós ficamos expostos a esse sol terrível todos os dias. O prefeito acha que nós só precisamos de água e energia que ele venha aqui responder pra gente porque estamos cansados de promessas”.

Antônio Carlos Ribeiro, presidente da Associação de Moradores do Residencial, também concedeu entrevista ao Blog. “Nesses cinco meses de inauguração do nosso residencial temos visitado costumeiramente as secretarias e elas nos pedem calma. Certo que os outros residenciais também não têm esses serviços, mas eles têm o suporte dos bairros vizinhos, coisa que nós não dispomos. Somos cercados pelo mato e distante de tudo, então nós só queremos atenção do Poder Público. Este é o primeiro manifesto e enquanto não houver uma resposta por parte da administração toda sexta-feira vai ter manifesto, toda semana vamos interditar a BA” concluiu.

Da redação Fotos Geraldo José
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 09:30

Ibama deve informar exigências ambientais cumpridas pela Chesf para operar hidrelétrica em Paulo Afonso (BA)

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informe sobre o cumprimento, pela Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), das exigências feitas durante a concessão da licença ambiental, em 2005, para operação do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso e Usina Piloto – situados na cidade de mesmo nome, a 472 km de Salvador. 

Passados 12 anos, o instituto ainda não apresentou ao MPF uma análise que permita concluir quais condicionantes foram cumpridas, impedindo a renovação da licença, vencida desde 2009, e a adequada proteção ao meio ambiente.

Ler Matéria Completa
MPF
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 09:00

OAB-BA aprova, por unanimidade, pedido de desagravo contra conselheiro do TCE

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia aprovou, nesta quinta-feira (23), o pedido de desagravo feito pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia em favor da procuradora do Estado Érika Oliveira Grimm de Sá, que foi interpelada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia Pedro Henrique Lino de Souza com comentários de cunho sexista. O conselheiro teria ainda, em sua manifestação, afrontado o exercício regular da Advocacia.

"Este ato é uma demonstração de que as mulheres merecem respeito enquanto profissionais e enquanto mulheres. Vivemos numa sociedade de homens e mulheres que deve ser norteada pela essência da Justiça e não por qualquer outra forma de violência", afirmou a secretária de política para as mulheres do estado, Julieta Palmeira.

O procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, esclareceu que a Procuradoria Geral do Estado não poderia admitir esta ofensa a uma Procuradora em pleno exercício de suas atribuições, sobretudo pelo caráter sexista da manifestação, lançada por um conselheiro em plena sessão do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, que, ao desqualificar a atuação regular da profissional, afrontou as prerrogativas constitucionais da advocacia. O desrespeito contra o qual se contrapôs a PGE não atinge evidentemente o Tribunal de Contas do Estado, que presta relevantes serviços à sociedade baiana.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 08:28

Deputado Roberto Carlos é o centro das atenções da imprensa no Arbitral da FBF

Durante o arbitral realizado pela Federação Bahiana de Futebol, o deputado Roberto Carlos foi procurado por todos os veículos de comunicação para falar dos planos da Juazeirense para a temporada. Record TV Itapona, Rede Bahia /Globo, sites e rádios ouviram do parlamentar que o Baianão será para a equipe e os demais competidores, o melhor dos últimos tempos:

“Nosso time está praticamente completo, com importantes reforços, já pensando na Série C, onde vamos enfrentar adversários de tradição, como Náutico, Santa Cruz e Remo. E assim como a Juazeirense se preparou, os times do interior estão fazendo o mesmo, de olho na Série D, com objetivo de conseguir o mesmo sucesso que o nosso clube conseguiu”, afirmou o deputado Roberto Carlos.

No Arbitral da FBF, o parlamentar, que também é presidente da Juazeirense, elogiou o carinho recebido pela imprensa na jornada rumo à Série C. Na página do deputado Roberto Carlos no Facebook (facebook.com/deputadorobertocarlospdt) ele agradeceu o apoio:  “Aos amigos da imprensa, quero agradecer, como fiz diante dos clubes e do presidente Ednaldo Rodrigues, ao apoio que nos deram e a repercussão pelo nosso acesso à Série C do Brasileirão. Em nome de todos da Juazeirense, nossa gratidão sempre!”.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 08:01

Divulgada nova lista de contemplados do Bolsa Família

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa a divulgação de nova lista de beneficiários do programa Bolsa Família que passarão a receber o benefício a partir deste mês.

As famílias contempladas recebem um cartão de saque emitido pela Caixa Econômica Federal e enviado pelos Correios. Junto com o cartão, os contemplados recebem um panfleto com explicações sobre como ativá-lo, o calendário de saques e outras informações sobre o programa. Se o Responsável Familiar já possuir o cartão cidadão e senha, deve dirigir-se a casa lotérica para sacar o benefício conforme o calendário de pagamento.

Caso o beneficiário tenha o cartão em mãos e esqueceu a senha, é necessário ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia comparecer à casa lotérica ou correspondentes bancários para efetuar o recadastramento da senha e sacar o benefício. Caso a família não possua ou não tenha recebido o cartão através dos correios, deve dirigir-se à Casa do Bolsa Família, que fica à Praça da Misericórdia, Centro.

O Programa Bolsa Família é voltado para famílias com renda per capita mensal de R$ 85 até R$ 170. O valor repassado a cada família varia conforme o número de membros, idade e renda declarada no Cadastro Único. Ao entrarem no programa, os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, em contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. Abaixo segue lista com novos beneficiários, que também está disponível na Casa do Bolsa Família e na sede dos cinco CRAS, respectivamente, no João Paulo II, Quidé, Malhada da Areia, Tabuleiro e Itaberaba.

CONTEMPLADOS

Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 07:30

SAAE adquire novos flutuantes para captação de água no interior de Juazeiro 

O nível baixo da água no Rio São Francisco tem prejudicado o abastecimento em algumas comunidades no interior do município. Para melhorar a captação e continuar ofertando água de qualidade à população, à direção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro comprou, com recursos próprios, sete novos flutuantes que acompanham o nível do rio.

Os equipamentos já foram instalados nos povoados do Rodeadouro, Lagoa do Salitre e Quipá. Serão contempladas ainda com as captações as localidades de Conchas, Jatobá, Itaparica e Guanhães. De acordo com Marcondes Barros, diretor da Divisão de Interior do SAAE, os antigos já não atendia mais a necessidade de algumas localidades . "Tão logo fizemos um levantamento da situação levamos ao conhecimento do diretor Joaquim Neto que, de pronto atendeu a solicitação mandando confeccionar os novos equipamentos com capacidade de flutuar independente da condição do rio. Os reflexos positivos já podemos constatar na melhoria da oferta de água onde já instalamos os novos flutuantes", disse o diretor.

Morador da comunidade de Lagoa, Antonio Rodrigues confirma a melhoria no abastecimento. "Aqui só falta água quando não tem energia, mas nos últimos dias observamos que melhorou a pressão da água e a caixa está enchendo mais rápido. Tomara que o SAAE continue investindo no interior, para melhorar cada vez mais a situação de quem precisa da água", reforçou.

Antonio Pedro-Ascom-SAAE
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 07:00

Casos confirmados de dengue reduzem em Juazeiro, mas Sesau alerta para prevenção durante período chuvoso

No ano de 2017, os casos de incidência das arboviroses reduziram consideravelmente no município de Juazeiro. Até novembro deste ano, foram confirmados 15 casos de dengue, cinco de chikungunya e nenhum de zika, enquanto no ano passado o número de casos confirmados foi de 247, 148 e 3, respectivamente. Entretanto, com o período chuvoso se aproximando, a Secretaria da Saúde do município alerta a população para evitar a proliferação do Aedes aegipty. O mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya se reproduz em paredes de criadouros onde há acúmulo de água limpa e parada.

No município, as chuvas são mais intensas nos meses de dezembro a fevereiro, com pico máximo em fevereiro. A secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, orienta que, desde já, a população elimine os possíveis criadouros existentes em suas residências e locais de trabalho. “O ovo do mosquito pode sobreviver por aproximadamente um ano em locais secos. Com a umidade, o mosquito leva de 10 a 12 dias para chegar à fase adulta. Por isso, é muito importante que todos tirem cinco minutos do dia para identificar se há ambientes propícios para a reprodução desse mosquito”, informa.

Segundo a secretária, é preciso ficar atento a pneus velhos, vasilhames, pratos de plantas e quaisquer outros objetos que estejam armazenados em locais descobertos, e que possam provocar acúmulo de água. “Outras medidas eficazes são a de lavar os potes de água dos animais domésticos com escovas, guardar garrafas vazias de cabeça para baixo, além de manter as caixas d’àgua sempre fechadas e as calhas sempre desobstruídas”, aconselha.

Ler Matéria Completa
Andréa Meireles/ PMJ
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 06:28

Petrolina recebe nesta sexta-feira (24), o Samba de Pareia

Petrolina recebe nesta sexta-feira(24), o projeto Sonora Brasil, realizado pelo Sesc, com apresentações do Samba de Pareia. A apresentação será às 20h, na Ilha do Massangano, com a participação do Samba de Véio. O Samba de Pareia fecha o ciclo de apresentações do Sonora Brasil, que em sua 20ª edição, circula desde o mês de julho com o tema “Na pisada dos cocos”, apresentando quatro grupos de diferentes regiões do Nordeste. O Samba de Pareia vem do povoado de Mussuca, no município de Laranjeiras, a 23 Km de Aracaju, Sergipe. É uma comunidade de remanescentes quilombolas que se empenha para manter as tradições herdadas de seus antepassados. A pesca e a cata de crustáceos, como o caranguejo e o sururu, são as atividades econômicas tradicionais do local.

Redação blog
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 06:03

Sindicato culpa impostos pelo preço dos combustíveis e deputado diz que entre Juazeiro e Petrolina existe valor diferenciado

Diante das críticas ao preço da gasolina, cujo litro do combustível é comercializado por até R$ 4,60 -, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindicombustíveis) encaminhou uma nota a empresários do setor defendendo uma mobilização no sentido de expor à sociedade que o maior responsável pela elevação é a Petrobras. A entidade aponta ainda que todos os proprietários de postos "são merecedores de respeito" e que, por isso, "precisam reagir, mostrando o que de fato incide sobre o valor do combustível".

Na nota, o sindicato explica que 47% do valor pago pelo consumidor final no litro da gasolina são frutos de impostos. "Ainda assim, a população, desinformada, culpa sempre os postos pelo montante pago na hora de abastecer. Nenhum representante da Petrobras ou das outras distribuidoras se manifesta para explicar os aumentos, e o mesmo acontece quanto aos reajustes do etanol. Por outro lado, os representantes da nossa categoria sempre são chamados a dar explicações que deveriam ser dadas pela Petrobras, distribuidoras e usinas", ressalta a entidade. 

Todavia, o deputado Odacy Amorim (PT) questionou na Reunião Plenária de quarta-feira (22), o valor elevado da gasolina nos postos de Petrolina, no Sertão do São Francisco. Segundo ele, o litro do combustível custa cerca de R$ 4,50, um dos preços mais caros do País. O petista pediu à Comissão de Finanças da Casa que debata o assunto com a Petrobras, a BR Distribuidora, a Secretaria Estadual da Fazenda, o Ministério Público e empresários do setor.

De acordo com Amorim, na cidade de Juazeiro, na Bahia, o litro de gasolina custa R$ 0,25 a menos. Ele afirmou, ainda, que muitos motoristas estão deixando o carro na garagem e utilizando motos para se deslocar, o que aumenta o risco de acidentes graves.

“A gente precisa discutir se isso tem a ver com o imposto, apenas, ou se há um abuso da BR e das outras distribuidoras. Não é justo o povo de Petrolina pagar a gasolina mais cara do Brasil”, disse o deputado, que indicou a possibilidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar informações sobre os preços dos combustíveis.

Redação blog Foto: Ney Vital
publicado em 24 de Novembro / 2017 às 06:01

TCM rejeita contas de oito prefeituras por ofensas à LRF, entre elas, Curaçá no Norte da Bahia

Na sessão desta quinta-feira (23/11), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas de mais oito prefeituras – Angical, Anguera, Boa Vista do Tupim, Curaçá, Gongogi, Inhambupe, Saubara e Teolândia -, todas relativas ao exercício de 2016, em função do descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que veda ao gestor assumir obrigações financeiras, nos dois últimos quadrimestres do seu mandato, que não possam ser cumpridas integralmente dentro dele ou sem disponibilidade de recursos em caixa para pagamento no exercício seguinte.

Pelas irregularidades, os conselheiros do TCM determinaram a formulação de representação ao Ministério Público da Bahia contra os gestores Leopoldo de Oliveira Neto, Mauro Selmo Vieira, João Durval Trabuco, Carlos Luiz Leite, Altamirando de Jesus Santos, Benoni Eduard Leys, Joelson Silva das Virgens e Lazaro Andrade de Oliveira, para que se apure a prática de crime contra as finanças públicas.

No município de Angical, além do descumprimento do artigo 42 da LRF, o ex-prefeito Leopoldo de Oliveira Neto extrapolou o limite máximo de 54% para gastos com pessoal, promovendo despesas no percentual de 61,13% da receita corrente líquida do município, e descumpriu determinação do TCM ao não promover o pagamento de multas da sua responsabilidade, que foram imputadas em processos anteriores. Os conselheiros aplicaram ao gestor multa de R$8 mil por falhas e irregularidades no relatório técnico e uma outra de valor que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido a despesa com pessoal. E também se determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$49.975,99, com recursos pessoais, referentes a não apresentação da nota fiscal (R$47.520,00) e ausência de comprovação de pagamento (R$2.455,99).

Ler Matéria Completa
Fonte: TCM BA
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: FAÇANHAS DO GOVERNO MUNICIPAL!

Nos barracos da cidade/ Ninguém mais tem ilusão/ No poder da autoridade/ De tomar a decisão. Este fragmento da música de Gilberto Gil, me fez lembrar de como as autoridades locais, tem tratado alguns problemas em Juazeiro. A implantação dos novos semáforos nas proximidades da Ponte Presidente Dutra, os acessos à ponte mencionada, a implantação da zona azul e, a mudança na forma de cobrança na taxa de lixo, dão a dimensão de como os munícipes são tratados nas discussões desses projetos.

No tocante aos acessos à Ponte Presidente Dutra, depois de vários anos a fio, da duplicação da mesma, tivemos a grande ideia de fazer o acesso de ida, e ao mesmo tempo, manter um estacionamento ao lado da estrutura de acesso à ponte, colaborando irracionalmente, para o engarrafamento de veículos naquelas imediações, próximas ao acesso, no sentido de quem se dirige a Petrolina.

Exaustos e cansados dessas estratagemas, eis que os nossos gestores nos presenteiam com mais uma ideia tirada da cartola, onde, mais uma vez,  sacramenta os engarrafamentos na nossa cidade, e para o nosso conforto e deleite, armam de implantar um semáforo justamente nas proximidades do acesso à Petrolina, ao lado do Banco do Brasil, fazendo com que o engarrafamento já existente, seja superdimensionado e tenha consequências danosas para a população, principalmente, nos momentos de pico, indo além do alto do cruzeiro; e do outro lado da ponte, chegando a atingir, à vizinha cidade de Petrolina.

Tudo bem, não sou engenheiro de trânsito ou de tráfego, mas existem fatos que saltam aos olhos dos leigos. Nessa estória, estou mais para pongar, na canção de Gérson Conrad, do grupo secos e molhados, que fez tanto sucesso, na brilhante voz, de Ney Matogrosso, quando diz, em um dos versos: “(...) sou quem dança, quem na orquestra desafina (...)”, mas “(...) das verdades à desconfiança”.

Em outra frente, a “zona” da zona azul foi criada sem discussão, tão necessária, com a população. Pergunto: houve as propaladas audiências públicas para que possibilitasse à população de discutir um dos projetos de grande intervenção em suas vidas? Outro dia, um amigo nosso quebrou a mão com raiva desses parquímetros -  que visam imprimir o ticket e arrecadar fundos para a empresa que administra o sistema - pois os mesmos, mal funcionam e os motoristas acabam por ser notificados, quando estão estacionados, sem colocar o ticket no para-brisa do veículo, de modo que os fiscais percebam, vez que os parquímetros, volta e meia, estão defeituosos.

Fato inusitado e de grande incoerência, é o decreto municipal que apresentou as exigências para o morador poder colocar o seu carro na rua onde mora. Logo que foi implantada, “a zona da zona” impelia o morador a apresentar certidões negativas das fazendas: municipal, estadual e federal. Atualmente, exige-se apenas a certidão negativa de débito com a fazenda municipal, condição ridícula que, além de impor ao morador o pagamento de uma taxa no valor de 45 (quarenta e cinco) reais ao ano, pasmem! Exige do Munícipe a condição de que o mesmo esteja em dia com o erário municipal para que possa estacionar o carro na rua onde mora.  

Circula nas redes sociais os valores astronômicos que a empresa que administra a “zona” está arrecadando da população, e que certamente se tornará maior em face da ampliação do número de ruas envolvidas, como já foi noticiado na imprensa regional.

Sem condições legítimas de arrecadar fundos na sua forma ordinária, através dos impostos, a prefeitura resolve encontrar soluções mais, digamos, exequíveis, uma espécie de fazer justiça com as próprias mãos, quando deixa de usar os métodos ordinários de cobrança que assistem ao poder público.  Foi assim com a taxa de lixo - que estava embutida no IPTU, e agora é cobrada na conta de água; e está sendo com o cartão do morador, quando exige certidão negativa da fazenda municipal para que possa ser emitido o cartão. Como diria o Ministro Luís Roberto Barroso, do STF: “são pontos fora da curva”.

Em outra ocasião, escrevi um texto em que parafraseava a Jornalista Eliana Brum, hoje termino como comecei, com um pequeno trecho da música, nos barracos da cidade, de autoria de Gilberto Gil, quando fala: nos barracos da cidade/ Ninguém mais tem ilusão/ No poder da autoridade/ De tomar a decisão ou com o próprio, secos e molhados: “(...) da fonte do passado nada espero e tudo quero (...)” ou, ainda, com Simone de Beauvoir: É horrível assistir à agonia de uma esperança.

Edimário Alves Machado

Advogado

Foto: Suely Almeida

publicado em 23 de Novembro / 2017 às 22:24

ANIVERSÁRIO DA RONDA MARIA DA PENHA EM JUAZEIRO

A Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) de Juazeiro-BA que foi fundada em dezenove (19) de novembro de 2015, inicialmente sob o comando da tenente Nadjane, atualmente comandada pela capitã Paula Crusoé, reuniu seus colaboradores, amigos e parceiros na tarde de ontem (22), a fim de comemorar os dois anos de serviço prestado à comunidade sertaneja.

Estiveram presentes o Juiz Aroldo Nascimento, Titular da 1ª Vara pela paz em casa, o Promotor Samuel Luna,  da 9ª Promotoria de Justiça, a delegada Ligia Nunes, Coordenadora Regional da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), da Delegada Rosineide Sampaio, Titular da Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM), assim como diversas autoridades que compõe a Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher em Juazeiro; além disso estava presente o Comandante do Comando de Policiamento da Região Norte, o coronel Anselmo Bispo acompanhado dos Comandantes da Unidades de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, e Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga.

Ler Matéria Completa
Por Bruna Gracielle
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 22:00

Em Juazeiro são 1.329 multas em razão do uso de celular e Petrolina ultrapassa 2 mil multas

Dentre tantas funções que necessitam de nossa atenção plena, está o ato de dirigir. Estar atento ao que se passa nas ruas enquanto você dirige é essencial, para preservação da sua e da vida de tantas outras pessoas. Infelizmente é grande o número deste tipo de infração considerada gravissima.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet,  o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito. São cerca de cento e cinquenta por dia no país. Quase cinquenta e quatro mil por ano. Em Petrolina, de acordo com a Autarquia de Mobilidade de Petrolina já foram registrados mais de 2 mil multas. 

Em Juazeiro, a assessoria de imprensa da CSTT, informa que com relação a Notificação de Autuação - Janeiro a Outubro/2017, existem dois tipos de infrações (e dois desdobramentos) envolvendo celular:- Infração 7366 (2): dirigir veículo utilizando-se de telefone celular: 701 multas. E a  Infração 7366 (1): dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos: 8 multas. A Infração 7633 (2): dirigir veículo manuseando telefone celular: 397 multa e Infração 7633 (1): dirigir veículo segurando telefone celular: 223 multas

O total de multas envolvendo celular em Juazeiro: 1.329 

A agente de trânsito e psicóloga Ana Karina Gomes afirma que ficar atento nas ruas enquanto (você) dirige é essencial. Isto contribui para preservação da sua vida e da vida de tantas outras pessoas. Ainda de acordo com Karina, infelizmente, o que pode acarretar em acidente, é o fato de a maioria desses acidentes ser causado pela  falta de atenção ou uma distração.

“É notório o vício de toda a população em redes sociais. Mas é preciso saber dosar o uso, e ficar atento durante a ação de dirigir. É proibido, muito perigoso usar o celular enquanto se dirige”, ressalta Karina.

Karina aponta que o celular é mais perigoso do que parece. " Ele divide a atenção e concentração entre aquilo que está sendo falado ao celular, e aquilo que acontece na via.  A percepção periférica do ambiente do trânsito também está muito prejudicada. E o tempo de resposta, de reação de um condutor frente a um obstáculo, a uma pessoa, a um cruzamento, ou a um farol ou semáforo que fechou também está muito mais lento."

Redação blog
publicado em 23 de Novembro / 2017 às 21:30

CODEFAS: Um projeto para fazer sucesso na 6ª FECIBA

O Projeto Visão Além do Alcance, dos alunos Iariel Patric Gomes Santos e Queliane Silva Santos, que foi coordenado pelo professor Marcos José Ribeiro Oliveira, está na 6ª FECIBA – Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia que acontece desde o dia 21 na Arena Fonte Nova em Salvador.

Classificado como um dos mais inovadores projetos apresentados na Feira, alunos, professor e gestor do CODEFAS – Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, o único colégio integral de Juazeiro, comemoram o sucesso. “Queremos estar entre os primeiros”, diz Charles Jean Pereira, o gestor parabenizando os alunos e o professor Marcos José.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.