Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
21 de Julho / 2014 às 22:30 | 4 Comentários

Geraldo,

O SAAE agora é lava-jato?

Hoje (21), por volta 7:30h vi essa cena inimaginável o SAAE lavando um carro e uma moto em pleno centro da cidade ao lado do Paço Municipal.

Cícero Gomes

PS: Em contato com a Assessoria da Prefeitura Municipal o Blog foi informado que todas as segundas-feiras um caminhão hidrojateador do SAAE faz a limpeza do Paço Municipal e de outros equipamentos públicos, a exemplo do prédio que abriga a Secretaria de Saúde, que lamentavelmente são utilizados como banheiros nos finais de semana. 

Policial
21 de Julho / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Valmir Ferreira de Araújo, 25 anos, por tentativa de homicídio, na Rua Fernandes da Cunha, Centro de Senhor do Bonfim, neste sábado, às 19h20. O acusado desferiu golpes de facão contra um homem de 52 anos, atingindo a cabeça e a mão da vítima, que foi socorrida pelo SAMU ao hospital. Valmir Ferreira foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Política
21 de Julho / 2014 às 21:27 | 1 Comentário

O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, manifestou total interesse de, no caso de eleito, desenvolver políticas publicas para mudar o negativo cenário da violência à mulher no estado. “Não podemos nos omitir diante da situação atual, em que a Bahia possui a segunda maior taxa de homicídios femininos do país. Muito menos ficarmos passivos com o aumento de 168% no número de estupros, nos últimos anos, em nosso estado”, afirmou ao participar do Encontro das Mulheres com Candidatos ao Governo do Estado.

Ao contrário do candidato petista Rui Costa, que mais uma vez se ausentou de um debate público sobre a violência, Paulo Souto participou do evento, promovido pela Rede de Atenção a Mulheres em Situação de Violência, na Defensoria Pública, na manhã desta segunda-feira (19). “É preciso ter coragem para enfrentar este problema e o candidato do atual governador mais uma vez se ausentou de um debate sobre a violência, numa clara demonstração de incapacidade de tratar uma questão que aflige diretamente a vida de baianas e baianos”, comentou.

No encontro desta segunda-feira, que contou com a participação das candidatas Lídice da Mata (PSB), Renata Mallet (PSTU), Da Luz (PRTB), e de uma representante de Marcos Mendes, do PSOL, o que foi motivo de protestos dos outros participantes, a Rede expôs dados da violência à mulher na Bahia e apresentou um documento com 10 propostas de políticas públicas para a avaliação dos debatedores.

Lembrando que criou o Conselho Estadual de Defesa do Direito da Mulher, quando governador, Paulo Souto concordou com as propostas apresentadas de fortalecimento e manutenção da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, do aumento de recursos públicos para o combate à violência contra a mulher, interiorização e ampliação do número de delegacias especializadas e serviços de saúde para vítimas da violência, bem como intensificar a articulação do governo com o poder judiciário, defensoria pública e ministério público.Para o candidato da coligação “Unidos pela Bahia”, a Lei Maria da Penha foi um grande avanço na proteção à mulher. “Mas a sua eficácia é reduzida, por causa da insuficiência de instrumentos que possibilitem a sua efetivação”, disse, assinalando ter o propósito, se eleito, de contribuir no que for possível para tornar a legislação mais eficaz.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
21 de Julho / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Dos 50 poços tubulares que a Prefeitura de Juazeiro e o SAAE, em parceria com o Ministério da Integração Nacional perfuraram em todo o interior, 14 já foram entregues. Na última sexta-feira (18), o prefeito Isaac Carvalho e o diretor da autarquia, Joaquim Neto, entregaram mais um. Desta vez na comunidade de Juvenal, no distrito de Pinhões que já recebeu nove do total de poços perfurados. Mais conhecido como Luiz Manegon, o agricultor Luiz Manoel Gonçalves disse que ter água em casa todos os dias vai melhorar a qualidade de vida da comunidade, além de permitir que os agricultores possam plantar para alimentar os animais. “Dois mil bichos serão atendidos e esse poço irá nos permitir plantar milho, palma, sorgo e capim para alimentá-los”.

A entrega do poço faz parte das comemorações do aniversário da cidade que no último dia 15 de julho fez 136 anos. Participaram da entrega os vereadores Anderson Alves, Damião Medrado, Agnaldo Meira, Anastácio Assis, Tiano Felix, os secretários Jorge Cerqueira (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Eduardo Lopes (Serviços Públicos) e Paulo Bonfim (Governo), além de funcionários da autarquia e representantes da comunidade. 

A agricultora Eunice Ferreira Gonçalves também manifestou o quanto o momento foi aguardado pelos moradores de Juvenal. “Todos nós estamos muito felizes. O prefeito realizou um grande sonho para as pessoas que vivem aqui”. Representando a Câmera Municipal, o vereador Damião Medrado destacou os investimentos que o governo municipal e o SAAE têm feito pelo interior, a exemplo da recuperação de estradas e a construção de adutoras.

“Estamos empenhados em perfurar mais 50 poços em outras comunidades do município”, disse o prefeito Isaac Carvalho ao afirmar que continuará trabalhando para levar água a todo o interior.  “Continuaremos lutando pela melhoria da vida do homem do campo e realizando outras ações, a exemplo do que temos feito na construção de adutoras, na recuperação de estradas e levando água às comunidades ribeirinhas que por anos esperaram uma ação concreta do governo para que tivessem condições de plantar e viver com dignidade no campo”, encerrou Isaac.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Policial
21 de Julho / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

No sábado, dia 19, por volta de 01h00min, Policiais da CIPE – CAATINGA, em abordagem no bairro Popular da Cidade de Uauá, dois elementos avistaram os policiais e saíram de forma rápida do local, foram perseguidos e alcançados, e na argumentação confessaram que furtaram dois animais (um carneiro e uma cabra) colocando-os dentro de um veículo gol de cor vermelha placa DAE-3784. Os elementos foram identificados como José Afonso Oliveira dos Santos, RG-1624041159-SSP-BA, CPF-062781525-17, nascido em 28/02/91, residente à Rua Jorge Ribeiro de Sá, Centro de Uauá e Itamar dos Santos, nascido em 23/02/94, residente na Fazenda Riacho Juazeiro, zona rural do município. Os imputados, o veículo e os animais foram apresentados ao Delegado de Policia Civil, Bel. Reginaldo Cesar Cabral de Lima, mat. 20373651-3, que registrou o flagrante conforme ocorrência nº 6100/2014.

Espaço do Leitor
21 de Julho / 2014 às 20:00 | 6 Comentários

A cada dia me revolto com a irresponsabilidade da Prefeitura Municipal de Juazeiro, em vários sentidos. Sou moradora do Monte Castelo e venho há mais de duas semanas ligando feito boba para a SESP, para o setor de iluminação Pública a fim de que venham consertar ou trocar as luzes dos postes da minha rua, pois inúmeros assaltos estão ocorrendo, sendo que a mesma sempre vem dizendo que no dia seguinte realizaria esses reparos e nunca veio e hoje liguei mais uma vez e fui informada que desde o mês de março eles estão sem material para trabalhar e que talvez o material chegue depois do dia 5 de agosto, me informando ainda que a empresa contratada rompeu o contrato. Fica a minha indignação até por que não estou pedindo nenhum favor e sim um direito meu e dos meus vizinhos, pois todos nós pagamos junto com o recibo de energia a taxa de iluminação pública e mesmo pagando parece que não temos esse direito que a prefeitura de Juazeiro irresponsavelmente deixa de executar. A era das trevas chegou em Juazeiro Bahia.

Poliana Lins - moradora.

Política
21 de Julho / 2014 às 19:30 | 14 Comentários

  

Em comemoração ao aniversário de 136 anos de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e em parceria com a ACCOSSF, SEBRAE, Banco do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Capritec e Agro Curaçá, oficializaram na última sexta-feira (18) o lançamento do programa “Palmas para Juazeiro”. A unidade que foi implantada na fazenda Juvenal, localizada na comunidade de Lagoa do Boi, distrito de Pinhões, proporcionará para o rebanho do senhor Luís Manoel Gonçalves - alimentação farta e regular. “Eu sempre morei aqui com a minha esposa e os nossos seis filhos, mas tínhamos dificuldades em alimentar os nossos animais, principalmente na época de forte estiagem. Era preciso comprar ração por um preço alto, agora com a implantação dessa unidade esse problema será solucionado, a palma é barata e os benefícios são muitos”, frisou o senhor Luís.

O programa ‘Palmas para Juazeiro’ consiste em incentivar a implantação de uma unidade de palma forrageira nas propriedades onde existir o mínimo de água. Na fazenda Juvenal estão sendo plantadas seis mil raquetes de palma forrageira das espécies orelha de elefante, mexicana e palma doce, ambas resistentes à cochonilha do carmim (insetos que se alimentam das raquetes), numa área de 30 X 40m que equivale a 1.200 m². “Sempre tivemos tecnologias voltadas para as regiões chuvosas e pouca coisa direcionada para o semiárido. Hoje estamos presenciando um grande avanço, através de um projeto simples, barato e que apresenta resultados satisfatórios. A palma requer pouca água para seu cultivo e boa aceitação, devido a questões culturais”, explicou Marcos Rogério, presidente da ACCOSSF.   

O consultor da Embrapa Semiárido, Gherman Garcia Leal Araújo, parabenizou o prefeito Isaac Carvalho e todos os parceiros pela iniciativa. “A minha alegria é que sou um entusiasta do que está acontecendo, essa iniciativa devia se estender para outros municípios, pois esse projeto é um grande feito e representa muito para o semiárido brasileiro”, destacou. O vereador Damião Medrado, representando a Câmara Municipal, falou da honra em presenciar o lançamento do programa e disse “conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo, pois nasceu e foi criado no interior”. Já o secretário Jorge Cerqueira falou da necessidade de aprimorar cada vez mais o setor caprino e ovino da nossa região, trabalhando a cadeia como um todo. “O programa já é um sucesso, pois incentiva e dá condições para o homem do campo continuar no campo. A palma por ser uma cactácea, requer pouca água, somente cinco litros por metro linear a cada 15 dias no período seco. Portanto, onde tiver um poço, uma cisterna de produção e uma adutora será possível implantar uma unidade de palma forrageira”, explicou o secretário.

O prefeito agradeceu aos parceiros do programa e falou da vontade em ampliá-lo para todo o interior do município. “Esse campo servirá de demonstração para outros criadores e daqui a alguns meses voltaremos para vê o resultado. Estamos sempre incentivando o homem do campo através de ações voltadas para o interior e hoje estamos muito satisfeitos em fazer parte desse projeto. Mais uma ação comemorativa aos 136 anos de aniversário de Juazeiro”. O financiamento das áreas (previamente estudadas) será efetivado pelo Banco do Nordeste.  O projeto tem um custo de R$ 3 mil, mas será subsidiado ao produtor pelo valor de R$ 2 mil, com pagamento previsto para dois anos. “O programa inclui, além da palma forrageira, a implantação do sistema de irrigação. O nosso objetivo é garantir o financiamento aos produtores, pois mesmo sabendo que é um valor pequeno, os produtores não dispõem dessa quantia. A nossa meta é implantar cerca de 200ha de palma forrageira em toda zona rural de Juazeiro”, explicou o agente de desenvolvimento do BNB, Jorge Murilo. Também estiveram presentes no evento os vereadores Anderson da Iluminação, Agnaldo Meira, Anastácio e Tiano Félix; representantes de instituições e criadores da região.

ASCOM - SEAPA
Política
21 de Julho / 2014 às 19:00 | 24 Comentários

No evento que reuniu as lideranças políticas de Juazeiro, o deputado estadual Roberto Carlos e o ex-deputado federal Joseph Bandeira firmaram parceria para as próximas eleições. Joseph e Roberto Carlos mantêm uma amizade antiga e um histórico político em prol da população da região norte do Estado, sobretudo, Juazeiro.

"Roberto Carlos é o nosso Lulinha. Ele sabe quanto custa um pedaço de pão pra comer. Foi camelô e venceu na vida com dignidade, decência e lealdade ao seu povo. Hoje, é um deputado respeitado, admirado e amado por todos nós. Ele teve quase 80 mil votos na eleição passada e nessa vai ter, com toda certeza, mais de 100 mil, em reconhecimento ao trabalho sério e comprometido por nossa região", disse Joseph.

Roberto Carlos agradeceu e falou que vota em Joseph desde 1988. “Sinto-me honrado com essa parceria, durante todo esse tempo, pois conheço o seu caráter, o seu respeito e carinho por nosso povo. Na eleição passada, para prefeito, o apoiei até o fim, quando muitos o abandonaram. Agora, vamos continuar mais uma vez esta parceria, em Juazeiro, para deputado federal e estadual", finalizou o deputado Roberto Carlos.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam a vereadora de Juazeiro, Suzana, o vice-prefeito de Casa Nova, Maninho, o presidente do PDT de Sobradinho, Evaristo Pereira, o ex-vereador de Juazeiro, Leonardo Bandeira, o suplente de vereador, Assis da Pólo, a ex-presidente do PT, Meirinha, o suplente de vereador, Josafá Mota, o ex-presidente da Câmara de Juazeiro, Florêncio Galdino, entre diversas lideranças políticas que lotaram o espaço.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
21 de Julho / 2014 às 18:29 | Nenhum Comentário

Osório Siqueira, prefeito interino de Petrolina, recebeu no gabinete, na manhã desta segunda-feira (21), o secretário da Cidade, Marcelo Cavalcante. Durante o encontro, o prefeito discutiu planos de melhorias para o município. Entre os temas estavam desapropriações em bairros da cidade.

De acordo com o prefeito interino nos primeiros dias de atuação é muito importante essa troca de informações e mais, que outros secretários também serão ouvidos ao longo da semana. “Estou me inteirando sobre as ações do governo para poder dar continuidade aos programas e projetos”, expôs.

Ascom PMP
Variadas
21 de Julho / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

No último sábado (20) aconteceu a 34ª Festa do Colono de Maniçoba e as Escolas Municipais Dois de Julhos, Santa Inês e a EMEI Manuel Alves Mota, homenagearam a festa com o tradicional desfile cívico que foi acompanhado pelo Prefeito Isaac carvalho, pelo secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade e assessores. A Escola Santa Inês e a EMEI Manuel Alves Mota utilizaram o mesmo tema para seu desfile: A Magia das Brincadeiras do Semiárido. “Escolhemos esse tema porque já estamos trabalhando em sala de aula com a educação contextualizada. Conversamos com os alunos e questionamos quais brincadeiras eles realizam em seus grupos dentro e fora da escola, daí saiu esse lindo desfile, com alegorias divididas por cada brincadeira que eles escolheram”, explicou a Gestora da Escola Santa Inês, Ivani Maria da Silva. A boneca, o bambolê, a brincadeira de carrinho, o futebol, foram apresentados no desfile. 

Já a Escola Dois de Julho utilizou o tema “É fantástico ser brasileiro. No campo ou no mundo, orgulho acima de tudo.” A Gestora da Escola, Rúzia Lima explicou que começaram a trabalhar com os alunos com o projeto Copa no Campo, descobrindo o mundo através do futebol. E para isso eles estudaram os países que já haviam sediado copas do mundo, além de todas as copas que o Brasil já venceu. “Resolvemos depois contar a história do Brasil nas Copas. Abrimos o desfile com o carro que fala sobre o sonho de ser jogador de futebol, e depois dividimos as alas com os países onde nossa seleção foi campeã do mundo”.

Jardilina Alves da Mota, uma das fundadoras do Projeto Maniçoba, acompanhou atentamente o desfile. “Maniçoba merece um desfile desses nesse dia de hoje, quando a gente comemora a festa dos colonos, que foi uma luta nossa, dos colonos que trouxeram a riqueza para essa terra. Todo ano temos esse desfile, mas parece que esse ano está mais bonito”.

Após o desfile, o Prefeito e o Secretário de Educação e Esportes convidaram o Colono José Alves, mais conhecido como Deca, para, juntos, hastearem a bandeira e, a partir daí, dar por iniciada oficialmente a Festa dos Colonos. “É com muito orgulho que nós participamos de mais uma Festa dos Colonos. Tudo aqui é fruto de muito trabalho de homens e mulheres que só ajudam no desenvolvimento da nossa terra com as riquezas que produzem. A festa é um sucesso e o desfile estava muito bonito e organizado. Estão todos de parabéns”, considerou Clériston Andrade.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Política
21 de Julho / 2014 às 17:30 | Nenhum Comentário
O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgará, na quarta-feira (23), levantamento de dados sobre as intenções de voto para as eleições de outubro no estado. Contratado por R$ 62,3 mil pela TV Bahia, o estudo foi registrado na sexta-feira (19) e ouvirá 1.008 pessoas. O questionário (veja completo) aplicado pelos pesquisadores inclui a disposição para voto a presidente, governador e senador. A sondagem abrange todas as chapas majoritárias, encabeçadas pelos candidatos ao governo baiano Da Luz (PRTB), Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Renata Mallet (PSTU) e Rui Costa (PT). O diagnóstico também avalia a administração do governador Jaques Wagner (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT).
 
Os entrevistados deverão responder qual entre 25 áreas da gestão estadual enfrenta mais problemas, como educação, assistência social, geração de empregos, saúde e segurança pública. Os governos federal e baiano ainda poderão ser classificados como “bom”, “ruim”, “ótimo”, “regular” ou “péssimo”.  No questionário, os participantes devem preencher perguntas sobre emprego, renda, uso de internet e até mesmo qual time de futebol torce. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima, de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
BN
Política
21 de Julho / 2014 às 17:00 | 1 Comentário

Em reunião ocorrida na sexta-feira (18) no auditório da 6ª Superintendência da Codevasf/Juazeiro, o prefeito Isaac Carvalho e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Elmo Vaz, assinaram a ordem de serviço da construção da estrada que liga a Estação de Bombeamento 100 até os povoados de Raiz e Campos dos Cavalos, à qual facilitará o escoamento da produção dos salitreiros.

Na pauta, além do anúncio e assinatura da ordem de serviço da estrada EB 100, o cronograma de atividades do Projeto Salitre, com destaque para o Canal Sertão Baiano, que tem como objetivo levar água do rio São Francisco para 42 municípios ao longo de 300 km do semiárido com 20m³/s de vazão. Segundo Elmo Vaz esse projeto já existe desde 2009, porém foi preciso que o mesmo passasse por uma análise técnica: “O estudo mostrou que o Canal Sertão Baiano só tem viabilidade começando pelo Salitre. Ou seja, para acontecer primeiro o projeto beneficiará os salitreiros porque vamos construir uma adutora pressurizada que vai fornecer água para três mil hectares do Salitre”. O presidente da Codevasf ressaltou ainda que o projeto começará da etapa 1 à etapa 5 e não será reduzido. “Defendemos que no projeto de irrigação tenha tanto os grandes e médios produtores, quanto os pequenos produtores da agricultura familiar. E do ponto de vista da obra vamos priorizar de Carnaíba até o Alto Salitre, portanto não haverá como o projeto acontecer sem atender aos salitreiros”, enfatizou Elmo.

Na luta em favor do Projeto Salitre e principalmente das reivindicações dos salitreiros desde que assumiu o governo municipal em 2009, o prefeito Isaac Carvalho falou sobre as novas perspectivas que se apresentam. “Essa é uma luta que travamos junto aos salitreiros e produtores há seis anos e agora vemos que esse passivo começa a ser recuperado. Hoje assinamos a ordem de serviço da EB 100, fundamental para o escoamento de tudo o que é produzido naquela região salitreira, e ficamos ainda mais satisfeitos em saber que para sair do papel de fato o Canal Sertão Baiano foi revisto a fim de que pudesse atender à grande demanda dos salitreiros. É mais uma conquista dessa vitoriosa parceria de Juazeiro com os governos estadual e federal”, disse.

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ
Política
21 de Julho / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), candidato à reeleição, reservou a tarde deste sábado (19) para visitar amigos e correligionários em Santa Maria da Boa Vista. Na ocasião, foi recebido pela prefeita do município, Eliane Costa, juntamente com seu esposo Rogério Júnior, onde discutiram melhorias para o município.

Em seguida, o socialista participou do aniversário de cinco anos da Rádio Lagoa Grande FM. Duas grandes atrações fizeram a alegria dos ouvintes: Banda Desejo de Menina e Wilson e Welson. Herlânio Souza, gerente da rádio, agradeceu o carinho recebido e à audiência do publico nesses cinco anos.

“A equipe da Rádio Lagoa Grande FM agradece ao povo de Lagoa Grande e região por ter recebido com tanto carinho a comemoração dos 5 anos e, principalmente, pela audiência que cresce a cada dia!”, disse.

Asscom
Informativos
21 de Julho / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

A UNEB está convocando para matrícula os candidatos aprovados, em terceira chamada, no Vestibular 2014, com entrada no segundo semestre letivo, nos campi da capital e do interior do estado.

Todos os aprovados devem realizar a matrícula — exclusivamente nos dias 28 e 29 de julho — na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

A Gerência de Seleção Discente (Gesedi) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade informa que toda a documentação apresentada deve ser legível, sem rasura ou dilaceração e que o não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga.

Asscom
Política
21 de Julho / 2014 às 15:30 | Nenhum Comentário

Passando por sete municípios da Região Nordeste, a caravana 13 repetiu o grande volume de carros, motos e bicicletas acompanhando as carreatas da chapa majoritária da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, com Rui Costa (governador), João Leão (vice) e Otto Alencar (Senador). Passando por Crisópolis, Itapicuru. Olindina, Nova Soure, Cipó, Ribeira do Amparo e finalizando com comício em Ribeira do Pombal, os candidatos foram recepcionados por  uma multidão. Mais de 10 mil pessoas ouviram as propostas dos candidatos e aplaudiram o governador Jaques Wagner quando ele disse que o trabalho realizado em sua gestão dá orgulho. “Em estradas nenhum outro governo fez tanto: foram oito mil quilômetros. Em abastecimento de água seis milhões de pessoas foram beneficiadas e mais 2 milhões com esgotamento sanitário”.

Rui fez o compromisso com a região Nordeste de investir na melhoria das estradas de acesso ao município de Itapicuru e ampliar projetos de saneamento. “O Nordeste baiano vai ter sua universidade federal”, destacou, lembrando que há sete anos e meio a Bahia tinha apenas uma federal, em Salvador. “Hoje temos seis, graças Lula, Dilma e Wagner”.

No sábado (19), a Caravana 13 na Região Metropolitana reuniu mil carros no percurso entre  Dias D´Ávila, Camaçari, Simões Filho, Candeias e São Francisco do Conde. No comício e encerramento Rui respondeu as criticas de Paulo Souto, que acusou as obras em andamento na Bahia serem da União e não do estado. “O Governo Federal ainda deve muito à Bahia e queremos mais e vamos buscar mais”, garantiu, dizendo que os baianos darão 3,5 milhões de votos para a presidente Dilma, reconhecendo o apoiou para a realização das grandes obras estruturantes, dos programas de inclusão social, a exemplo do Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, das cinco novas universidades federais, da ampliação dos programas de educação, sobretudo os voltados ao ensino profissionalizante. “Peço o voto de confiança para fazer um governo ainda maior e melhor do que o de Wagner”, disse. “Não sou melhor que ele. Ele recebeu um estado em sucata e eu vou receber com a base feita. Por isso terei condições de fazer muito mais”.

O governador Jaques Wagner acompanhou lembrou que São Francisco é reconhecido no país por ter dado a maior votação ao ex-presidente Lula. Em reconhecimento, lembrou o governador, a cidade foi escolhida para receber o segundo campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) do país. Inaugurada no ano passado, funciona com cursos presenciais e à distância de licenciaturas. Até 2016, serão implantados cursos de engenharia e medicina para estudantes de todo o Brasil e de outros países que falam português.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou da concentração popular do sábado, e defendeu o Mais Médicos, dizendo que o programa esta transformando a vida de 50 milhões de brasileiros. "A Bahia e o Brasil vão seguir em frente, com Dilma, com Rui e com Otto". A prefeita de São Francisco, Rilza Valentim reforçou a necessidade de continuar o trabalho de inclusão social, pois apesar dos avanços, ainda é necessário estabelecer políticas que garantam o ingresso da população negra nas universidades. “Vamos buscar o que é nosso, fazendo curso superior, trabalhando, estudando e buscando melhores oportunidades”.

Otto Alencar manifestou felicidade ao testemunhar a multidão que segue as Caravanas 13. Ao lado do Senador Walter Pinheiro, coordenador político da campanha, disse que no Congresso Nacional trabalharão juntos para garantir os avanços e manter as conquistas dos últimos sete anos e meio.

Asscom
Política
21 de Julho / 2014 às 15:00 | 6 Comentários

Surpreendentemente, o PEN – Partido Ecológico Nacional, fundado há dois anos, terá dois candidatos a deputado estadual por Juazeiro no pleito deste ano: O policial militar Edmar Santos, popular Piu do João XXIII e o advogado, Vilson Matias.

Vilson, inclusive, esteve em plena campanha no último sábado (19) durante as festividades do dia do Colono em Maniçoba, ocasião em que concedeu entrevista ao Blog.

“Sou apaixonado por Juazeiro e é hora de dar uma contribuição maior em favor da nossa cidade. Peço aos juazeirenses que deem preferência aos candidatos da região e assim a gente coloca nosso nome para apreciação com fé em Deus, acreditando sair vitorioso”, declarou Vilson.

Vilson argumentou que cidades menores, a exemplo de Campo Formoso, se uniram e consolidaram o projeto de ter uma boa representação na Assembleia Legislativa e também na Câmara Federal. “Espero que o eleitor juazeirense entenda essa necessidade de ter uma boa representatividade, por isso defendo a votação nos filhos da Terra”. Vilson concluiu argumentando que além de várias bandeiras, pretende se eleito, trabalhar em defesa do Rio São Francisco e contra os efeitos da seca no Norte da Bahia.

Espaço do Leitor
21 de Julho / 2014 às 14:30 | 7 Comentários

“Sonhe grande, pois os sonhos pequenos não mobilizam o coração dos homens.” – Goethe (Alemanha, 1749 – 1832).

Como gosto de dizer, olhem bem essa foto. Olharam? O que vocês viram mesmo? Já sei, viram uma matemática rápida com duas dezenas que somam 64 que coincide com o tempo que aconteceu a primeira edição da Copa em nossa casa. Depois tem outra soma que é 1+4+5 = 10, que coincidentemente foram os 10 gols tomados em duas partidas consecutivas, algo nunca visto por mim, que estou aqui em 2014, não estava em 1950, e com certeza não estarei na próxima...

Feitas essas contas vamos tentar entender os fantasmas nada camaradas como aquele desenho animado chamado gasparzinho. Falar nisso dessa vez o fantasma apareceu duas vezes, duas não, dez vezes... E aquele goleiro que subiu com uma culpa impagável, algo que nunca entendi e serve de debate, certamente lá no céu está aliviado... Desculpas, Barbosa!

Vamos ser sinceros. Esse negócio de fantasma é conversinha para assustar as criancinhas de antigamente, porque as de hoje querem é saber onde está ele de tão espertas, destemidas e determinadas como só elas são... Agora diga que não, rsrsrsr...!!!

Mas tem gente que ainda tem medo.

Passados alguns dias, agora entendo porque aqueles rapazes choravam tanto. Choravam quando iam entrar no gramado, quando ouviam o hino nacional, choravam quando terminava a partida. Será que aqueles moços já estavam vendo os fantasmas 7x1 e 3x0? Só sei que ao término dessa sessão que não é aquela que conhecemos chamada de caça fantasma - mas o fantasma de 2014 - cada um recebeu, segundo os noticiários, a bagatela de 800 mil verdinhas cujo símbolo é o peixe garoupa (delicioso por sinal), representado no verso daquelas cédulas que todos lembram...

Se tiverem algumas dúvidas sobre as cédulas, podemos esclarecer melhor, ao contrário deles, que se enfezaram apesar do permanente carinho das crianças e milhares e milhares de pais e mães de famílias, que compraram seus ingressos para assistirem atletas preparados e experimentados, com a emoção na ponta das chuteiras, e não nos olhos, como vimos no Mineirazo e no Manérazo...

Dispensável falar de 50 se eu não estava aqui. Entretanto, se olharmos para um passado não muito distante, não vamos encontrar nada igual. Para quem já foi Escrete de Ouro, Canarinho que voava, e outros mimos vindos do Povo, esse time definitivamente é para se esquecer, não e não, é para ser lembrado por eles mesmos como verdadeiro aprendizado, principalmente, aqueles que têm humildade...

Mas vamos para a parte melhor dessas palavras. Vamos falar agora de felicidade. Eles chegaram e ficaram onde o País nasceu, e lá edificaram sua tenda. Quando chegaram se familiarizaram, passearam, treinaram duro, e ainda fizeram questão de fazer algo que até criamos uma palavra para isso: SOCIALIZARAM!

Assim, aliando trabalho, determinação, organização, educação e foco no resultado, eles chegaram lá... Lá aonde? Onde a felicidade está como mostra à direita a imagem ilustrativa...

Como podem ver comecei esse texto com a sabedoria de alguém de um passado distante, e finalizo, com palavras de felicidade: “Muito feliz com esta conquista, agradeço aos brasileiros, foram os melhores dias da minha vida”. Jogador tetra campeão (Brasil – Julho de 2014).

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

Política
21 de Julho / 2014 às 14:00 | Nenhum Comentário

Com a candidatura a deputado federal registrada Amadeus dos Santos Silva (PSL) aguarda apenas o deferimento por parte da Justiça Eleitoral. Ele, no entanto, esteve no último sábado na Festa do Colono em Maniçoba quando declarou ao Blog que a candidatura é prá valer. “Fui convidado pela entidade que congrega os colonos e estou para prestigiar a festa e no caso de eleito pretendo usar toda minha representatividade em favor dos colonos, especialmente em Maniçoba onde também tenho raízes”.

Ex-superintendete da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, vai concorrer a deputado estadual pelo PSB e na Festa do Colono sábado em Maniçoba disse que se sentia como se estivesse em casa. “Esta é uma festa que desde minha primeira vinda aqui eu prestigiei, pois se trata da confraternização dos colonos do perímetro irrigado de Maniçoba que é um exemplo na América Latina, Walter tem dado um exemplo de administração, principalmente no zelo do dinheiro público. Hoje resido em Juazeiro, mas você tem me visto muito pouco porque tenho viajado bastante porque é hora de cair em campo, pois não costumo contratar liderança que vai em busca do voto e nem vou olhar na cara do sujeito que vai votar em mim. As pessoas que vão votar em Emanoel são pessoas que me conhecem”, concluiu.

Política
21 de Julho / 2014 às 13:30 | Nenhum Comentário

Por autoconvocação a Câmara de Vereadores de Juazeiro se reúne na próxima terça-feira, a partir das 10:00 horas para apreciar o Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal que trata da autorização de permuta, modificação da área e reversão parcial da área onde se localiza o Colégio Edson Ribeiro no centro da cidade.

De acordo com a mensagem encaminhada aos vereadores a nova proposta “que considera as discussões realizadas pela Associação (Associação Dr. José Ignácio da Silva, mantenedora do Colégio Dr. Edson Ribeiro)”, visa, “especialmente a preservação do interesse público”.

Segundo o Presidente Pedro Filho, a autoconvocação justifica-se pela polêmica causada com a “venda” de parte da área e a subsequente desapropriação por parte da prefeitura: “Ao nosso ver a proposta encaminhada à Câmara atende o interesse público, urbaniza e devolve ao povo uma área de uso comum, além de garantir, às expensas do adquirente uma extensão da praça e a melhoria de equipamentos públicos”.

A Câmara está em recesso desde o último dia 09 e deverá retornar às suas atividades legislativas no próximo dia 11 de agosto.

Asscom
Política
21 de Julho / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

A chapa majoritária da oposição foi às praças encontrar o povo neste final de semana. “É no berço da democracia, nas praças, que eram chamadas de ágora pelos gregos, que transmitimos aos baianos a nossa mensagem de um novo tempo, de uma Bahia pacificada, sem a violência atual, com saúde pública digna e educação de qualidade”, disse o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, depois de participar de comícios em Serrinha, na noite do último sábado (20), e em Mata de São João, na manhã deste domingo (21).

Ao lado do companheiro de chapa, Geddel Viera Lima, postulante ao Senado, Paulo Souto também esteve em Feira de Santana, Santanópolis e Lamarão, no sábado, e Cabaceiras do Paraguaçu e Governador Mangabeira, no domingo. “A nossa caminhada é na direção de realizar o sonho dessa nova Bahia, melhor para todos os baianos”, comentou Geddel. No corpo-a-corpo, olhando no olho do eleitor, Paulo Souto denunciou a trágica situação da crescente criminalidade na Bahia e a sua determinação de, ao lado de Geddel e Joaci Góes, seu vice, colocar nos eixos a atual nau sem rumo em que se transformou o governo do estado sob o comando petista.

“O estado está entregue ao crime organizado e o governo não reage à altura. São mais de 150 bancos assaltados este ano, mais de 36 mil baianos assassinadas na gestão de Jaques Wagner”, destacou Paulo Souto, garantindo combater o problema, no comício de Mata de São João que lançou a candidatura a deputado federal de João Gualberto, do qual participaram lideranças locais e regionais, como o prefeito da cidade Marcelo Oliveira, o vereador Elinaldo, de Camaçari, e o ex-prefeito de Cachoeira, Tato Pereira.

Em Serrinha, em evento político, promovido pelo candidato a deputado estadual Adriano Lima, ex-vice prefeito do município, Paulo Souto foi enfático ao falar da demonstração de independência e coragem dos povos de Salvador e Feira de Santana ao elegerem para prefeitos ACM Neto e José Ronaldo mesmo diante das ameaças e chantagens dos governos estadual e federal sob a direção do PT.

“As vitórias de ACM Neto e José Ronaldo iniciaram o processo de mudança que vai se consolidar em todo o estado com a minha eleição e de Geddel, no dia cinco de outubro. O PT é um produto de validade vencida e vem causando muito mal a nossa Bahia. Vamos dar um basta nisto!”, afirmou Souto, que, em Serrinha, teve a companhia do prefeito José Ronaldo, dos candidatos a deputado federal Paulo Azi e Zé Chico, além do postulante à Assembleia Legislativa, Heraldo Rocha.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Variadas
21 de Julho / 2014 às 12:31 | 4 Comentários

No dia 28 de abril, o comunitário do Alto da Aliança, Agnaldo José de Souza enviou e-mail ao Blog dando conta do abandono no cemitério do bairro João Paulo II (Veja aqui), onde está sepultado o corpo do seu pai, também comunitário Advanildo José de Souza, conhecido popularmente por “Seu Dedé”. Na mesma data, a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro por meio de nota informou que dentro da programação de limpeza da Prefeitura de Juazeiro, o Cemitério localizado no bairro João Paulo II receberia mutirão de limpeza na mesma semana.

Motivado por uma denúncia de Luciana, moradora do Castelo Branco, que relatou o abandono do Cemitério Central da cidade, onde está o sepulcro do seu pai e que foi violado na última semana por falta de vigilante, Murilo Ricardo, morador do João Paulo II se propôs a enviar fotos do abandono que continua no cemitério da sua comunidade. Não há uma manutenção permanente, o serviço em forma de mutirão só acontece quando chega o “Dia de Finados”, ou quando há uma reclamação por parte da população.

O vereador José Carlos Medeiros (PV), ferrenho opositor da gestão municipal, no dia 11 de abril deste ano, também tinha feito um alerta sobre a situação de abandono dos cemitérios da cidade. Naquela oportunidade o governo não se manifestou.

“O governo não está cuidando dos vivos que pagam impostos, imaginem de quem já morreu”, ironizam os munícipes pelas redes sociais.

VEJA AS FOTOS

Policial
21 de Julho / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Sábado, 19, em Santana do Sobrado, distrito de Casa Nova, uma operação realizada pelas polícias da Bahia e Pernambuco resultou na prisão de Fenelon Souza Ferraz Neto, conhecido como “Chinelão”. Ele possuía dois mandados de prisão em seu desfavor, e dirigia um veículo em estado de embriaguês. Com ele, foram encontradas uma pequena quantidade de maconha e um cartucho de calibre 36. Fenelon é natural da cidade de Custódia, e acusado de vários crimes na cidade Serra Talhada. Fenelon Souza Ferraz Neto foi conduzido à DEPOL da cidade de Casa Nova, encontrando-se à disposição da justiça para a adoção das medidas pertinentes.

Política
21 de Julho / 2014 às 11:24 | 13 Comentários

Para o advogado e candidato a deputado estadual Wank Medrado disse ao Blog no sábado durante a Festa do Colono em Maniçoba que há uma campanha dissimulada de algumas pessoas com a finalidade de tentar desestabilizar a sua postulação à Assembleia Legislativa. “Eu digo que o bom da política é que quando a gente surge num horizonte competitivo começam a inventar as mentiras que nós temos ouvido. Eu quando disputei a eleição anterior, disputei com a consciência plena de que poderia ser candidato porque não havia nenhum tipo de problema, agora uma questão jurídica que não tem nada a haver com inelegibilidade fica muito difícil de transmitir para as pessoas leigas. Sempre tive convicção como tenho agora de que serei candidato, os prazos para impugnação já foram superados e se eu não tive a minha candidatura impugnada é porque não há nada a impugnar. A gente fica triste por um lado pela falta de honestidade dos oponentes que ao invés de tentar conquistar o voto apresentando uma plataforma ou um projeto que possa melhorar a vida das pessoas se apegam a coisas que não interessam ao povo de uma maneira em geral para tentar diminuir a nossa projeção política” relatou Wank.

Política
21 de Julho / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário
 
O deputado estadual e candidato a federal, Adalberto Cavalcanti, do PTB, botou literalmente o bloco na rua neste final de semana, No Sanado, dia19, e domingo, 20,a agenda do petebista foi bastante movimentada. Odacy Amor, do PT, companheiro de chapa de Adalberto, só esteve na programação a partir do sábado a noite pela questão da religião. Acompanhado da militância, de simpatizantes a sua cozinhada a Câmara dos Deputados e da sua esposa, a prefeita de Afranio, Lúcia Mariano, Adalberto visitou sábado de manhã a feira da Cohab Massangano. O deputado conversou com os feirantes e freqüentadores, apresentando seu projeto para trabalhar por Petrolina, pelo Sertão, por Pernambuco e pelo Brasil,
 
"Foi um começo positivo da nossa campanha de rua", frisou Adalberto. Ainda no sanado, Adalberto foi com sua comitiva prestigiar a Vaquejada de Cristalia, distrito de Petrolina. A noite com a presença de Odacy e sua mitancia, a dupla caminhou pelo bairro São Gonçalo, "Sentimos a grande receptividade das pessoas que acreditam em nossa trajetória e experiência para promover ações voltadas pAra a maioria da população. Eu e Odacy sentimos o carinho das pessoas", avaliou petebista. A agenda de Adalberto  com Odacy continuou neste domingo com caminhada pela feiura do Ouro Preto de manhã, seguida pela visita ao bairro João de Deus que encerrou sua semana de aniversário e no final da tarde o destino foi o bairro Vila Marcela.
Ascom Dep. Adalberto cavalcanti
Política
21 de Julho / 2014 às 10:24 | 36 Comentários

O advogado e candidato a prefeito na última eleição em Juazeiro, Márcio Jandir, era um dos mais entusiasmados na Festa do Colono sábado em Maniçoba. Parecia até reviver a disputa eleitoral em 2012 onde foi um dos protagonistas da disputa com o atual prefeito Isaac Carvalho.

Márcio disse que estava acompanhando os amigos que lhe prestaram apoio na eleição municipal. “Eu recebi o apoio de Joseph, Wank, Roberto Carlos, Adolfo Neto de tantas pessoas que eu tenho que estar aqui hoje para de forma recíproca apoiá-los nas eleições deste ano. Nós estamos juntos num projeto que é maior do que qualquer projeto individual, trata-se de um projeto para Juazeiro porque não é só ser deputado ou prefeito, nós temos que mudar o perfil de Juazeiro”.

“Eu estou cumprindo minha palavra. Assim que terminou a eleição de 2012 sugeriram que eu me candidatasse a deputado estadual para dobrar com Joseph e nós faríamos uma chapa grande. Mas eu tinha um compromisso com Wank Medrado que eu estou honrando. Tinha um compromisso com Adolfo Neto que também nos apoiou e estou do lado de Joseph, porque é o povo de Juazeiro. Ninguém mais tem a alma de Juazeiro como Joseph Bandeira. Não tenho apenas um voto, eu represento um conjunto de pessoas, um grupo e eu tenho obrigação com todos eles”, concluiu Jandir.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage