Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

30,17%
Atualizado em: 05/05/2016
Variadas
25 de Maio / 2016 às 20:00 | Nenhum Comentário

A Catedral-Santuário Nossa Senhora das Gotas e a Paróquia Santo Afonso, em Juazeiro, estão prontas para celebrar a festa de Corpus Christi. De acordo com o Pároco da Catedral Josemar Mota, o feriado nacional de Corpus Christi celebrado nesta quinta-feira, (26) este ano será realizado nas Paróquias como é feito tradicionalmente. Haverá também a confecção artística de tapetes por onde o santíssimo sacramento irá passar além da Catedral nas paróquias Santo Antônio, Senhora de Fátima no bairro Alto da Aliança e Santa Terezinha na Piranga.

Na Catedral a produção do tapete começa às 22h desta quarta (25) e só termina às 6 da manhã da quinta (26). A programação segue com adoração durante todo o dia e às 18h, acontece missa solene encerrando a festa. Outra Paróquia que se destaca pela confecção do tapete é a matriz Santo Afonso, situada no bairro Castelo Branco. Os trabalhos terão início às 5 da manhã desta quinta-feira e a noite às 19h, haverá missa seguida de procissão e benção do santíssimo.

O Corpus Christi é um feriado nacional no qual a igreja católica festeja o corpo de Cristo representado na Eucaristia. A data pode ser calculada como sendo a primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade ou então 60 dias após o domingo de páscoa e no ano que vem será comemorada no dia 15 de junho. A celebração é composta de uma missa, de procissões e adoração do Santíssimo Sacramento.

“Esta festa surgiu na idade média para dar a força à eucaristia. Para nós católicos ela dá esse sentido de receber Jesus Cristo de uma forma sacramental”, explica o Pároco da Paróquia Santo Afonso, Ednaldo Lima.

Ascom/ Diocese de Juazeiro
Informativos
25 de Maio / 2016 às 19:30 | Nenhum Comentário

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes - CSTT, informa que a partir das 22h desta quarta-feira, 25, a Praça Imaculada Conceição (Praça da Catedral) será interditada sentido Receita Federal a Adolfo Viana para que os católicos possam trabalhar na confecção dos tapetes coloridos com imagens sacras realizado pela igreja para a celebração de Corpus Christi. A via só será liberada a partir das 22h desta quinta-feira, 26, após a celebração da missa e da procissão.

Mudança de itinerário nesta quinta-feira dos transportes coletivos em Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes de Juazeiro informa que por conta da passagem da Tocha Olímpica nesta quinta-feira, 26, as linhas de transportes coletivos sofrerão alteração de itinerário, mas os horários permanecerão os mesmos. 

Os ônibus que servem as linhas João Paulo II e Brisa da Serra, Dom José Rodrigues, Residencial São Francisco, Residencial Praia do Rodeadouro, Jardim Primavera, Carnaíba do Sertão, Rodeadouro, via BR 407 irão trafegar no sentido Bairro/Centro pela BR 235, ou seja, via Piranga, descendo pela rampa da São Luiz, Av. Santos Dumont e segue para o terminal de transbordo; já no sentido Cento/Bairro irão trafegar pela Travessa da Maravilha, Av. Paulo Afonso, Av. Adolfo Viana, BR 407, via Piranga, BR 235 e segue itinerário normal.  

Veículos da linha Tancredo Neves/Castelo Branco vão trafegar no sentido Bairro/Centro pelo itinerário via Alto do Alencar, Lomanto Junior, Ulisses Guimarães, Av. Paulo Afonso, Travessa da Maravilha, Raul Alves, e segue até o terminal de transbordo; no sentido Centro/Bairro saíra do Terminal, passando pela Travessa da Maravilha, Av. Paulo, BR 407, BR 235, rotatória do Batalhão da Polícia Militar e terminal do Bairro Tancredo Neves.

Na linha Piranga, sentido Bairro/Centro o trajeto segue pela BR 235, rampa da São Luiz, Av. Santos Dumont e terminal de transbordo; no sentido Centro/Bairro sairá do terminal de transbordo, passando na Travessa da Maravilha, Av. Paulo Afonso, BR 407, BR 235 e segue itinerário normal.

Quidé/Pedra do Lord sentido Centro/Bairro terminal de transbordo, Travessa da Maravilha, Av. Paulo Afonso, Adolfo Viana, BR 407, BR 235, Av. Giuseppe Muccine (Rodovia Salitre), Av. Airton Sena, até o Cemitério, Travessa São Miguel até a Maringá com itinerário normal; no sentido Bairro/Centro segue itinerário normal até a Maringá, após Travessa São Miguel, Cemitério, Rua São Vicente, Av. Raul Alves, sobe a rampa da BR e contorno da São Luiz, Av. Santos Dumont, seguindo para o transbordo.

Linha Tabuleiro/Itaberaba, Residencial I e II: Posição 01 (R1) no sentido Centro/Bairro Terminal, Travessa da Maravilha, Av. Paulo Afonso, BR 407, BR 235, (via Piranga), Itaberaba e Residencial Juazeiro I e II, no sentido Bairro/Centro Residencial Juazeiro I e II, Tabuleiro, São Geraldo, Ginásio de Esportes, Av. Ulisses Guimarães, Av. Paulo Afonso, Av. Santos Dumont, segue para terminal de transbordo. Posição 02 (R2) no sentido Centro/Bairro terminal de transbordo, Travessa da Maravilha, Av. Paulo Afonso, Av. Ulisses Guimarães, Ginásio de Esportes, São Geraldo, Tabuleiro, Itaberaba, Juazeiro I e II, Bairro/Centro Itaberaba, BR 235, via Piranga, rampa da São Luiz, Av. Santos Dumont, terminal de transbordo.

Ascom/Juazeiro
Variadas
25 de Maio / 2016 às 19:00 | 13 Comentários

O vereador Anderson da Iluminação, líder do Governo na Câmara Municipal, vem através desta nota rebater as acusações proferidas por Medeiros sobre matéria veiculada em blog da capital relacionado à decisão do TJ/BA: "Como já foi divulgado pela assessoria da Prefeitura Municipal de Juazeiro não houve qualquer desvio de verba pública. O que houve foi um erro da Procuradoria do município na publicação da Lei orçamentária em questão. O prefeito Isaac Carvalho está muito tranquilo, pois tem a plena consciência de que não cometeu nenhum crime e que irá recorrer da decisão. As contas da primeira gestão de Isaac Carvalho foram aprovadas pela Câmara Municipal e pelo Tribunal de Contas da União. E, caso o colega Medeiros tenha esquecido, ele aprovou as contas de um ex-gestor que foi acusado pelo TCM de desvio de finalidade de verbas da educação e saúde, além de sofrer um processo pela justiça federal, com pedido de prisão, por desvio de verbas do saneamento do bairro Itaberaba".     

Ascom Vereador Anderson da Iluminação (PP)?
Variadas
25 de Maio / 2016 às 18:30 | Nenhum Comentário

Alunos, pais, professores e gestores de 46 Escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro estão nos últimos preparativos para realizar uma grande festa nesta quinta-feira (26), a partir das 10h, no Revezamento da Tocha Olímpica, em Juazeiro.

Os ensaios das apresentações artísticas das escolas foram intensificados esta semana, para que tudo saia perfeito quando a Tocha Olímpica passar pelos diversos bairros da cidade. A medida que os 30 condutores forem realizando o revezamento ao longo dos 6 km, os alunos estarão concentrados em vários pontos com apresentações de dança, percussão, quadrilha junina, fanfarras, Samba de Veio, além das torcidas organizadas. 

Dentro da programação, a fanfarra da Escola Terezinha Ferreira irá se apresentar no início do percurso da tocha, na Rodovia Lomanto Júnior, próximo a UPA. Nos pontos seguintes, as escolas Tancredo Neves, Anália Barbosa, Ludgero de Souza, Argemiro José, Paulo VI e a Dois de Julho apresentarão coreografias olímpicas, percussão, quadrilha junina Luar do Sertão e as fanfarras. Na Praça de Celebração, na Orla 2, terá a apresentação do balé olímpico, da escola Iraci Nunes, grupo de dança da escola Maria José, o Samba de Veio do Rodeadouro, além dos cantores Maurício Dias e os Profissionais da Bossa (Homenagem a João Gilberto), Neto e Mundinho e Amadores Profissionais.

"Os alunos estão muito entusiasmados e contando as horas para participarem do Revezamento da Tocha Rio 2016. Há cerca de um mês todas as escolas da Rede estão desenvolvendo diversas atividades dentro do projeto 'Juazeiro na Rota das Olimpíadas Nota 10', lançado pela SEDUC. Quero agradecer o empenho dos professores, gestores, dos pais e de toda equipe das escolas e da secretaria, que não mediram esforços para que amanhã nós possamos mostrar a alegria, a criatividade, a cultura e os grandes atletas da nossa Juazeiro para o mundo", ressaltou o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.

O símbolo Olímpico irá chegar às 10h em Juazeiro e o seu trajeto terá o seguinte roteiro: Rodovia Lomanto Júnior (passando pelas entradas dos bairros Castelo Branco, Alto do Cruzeiro e Lomanto Júnior), Avenida Adolfo Viana, Orla 1, Bairro Santo Antônio, até a chegada na Orla 2, nas proximidades do Vaporzinho.

Ascom/Juazeiro
Variadas
25 de Maio / 2016 às 18:00 | Nenhum Comentário

"É com orgulho que anuncio que o teste rápido da Zika?, desenvolvido em parceria entre a ?‎Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody Inc.?, foi aprovado pela Anvisa e poderá ser utilizado no País inteiro para ajudar a enfrentar essa perigosa doença". Foi desta maneira, por meio de seu perfil oficial no Facebook, que o governador Rui Costa revelou o feito histórico para a indústria farmacêutica baiana. O teste rápido para a doença é inédito no país e, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), também é o primeiro teste diagnóstico feito sem a participação da Fiocruz. 

Em sua rede social, o governador Rui Costa parabenizou a Bahiafarma e todos os envolvidos na produção do teste rápido: "vocês são a prova da qualidade do nosso serviço público", escreveu Rui. O teste torna mais fácil e rápida a detecção do vírus no organismo de pessoas infectadas. 

Ainda de acordo com a Sesab, a realização do teste rápido não apenas confirma o diagnóstico de possíveis pacientes, mas também colabora para o mapeamento de ocorrências da doença, facilitando ações de combate em locais específicos, e auxilia nas pesquisas sobre a doença.

O desenvolvimento do teste rápido para zika vírus teve início no primeiro semestre de 2015, quando começaram a ser detectados casos suspeitos da doença no sul da Bahia e na região de Feira de Santana, centro-norte do Estado. 

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País.

Asscom
Policial
25 de Maio / 2016 às 17:30 | 1 Comentário

No dia 25 de maio de 2016, às 18:30, dando continuidade ao projeto de ação beneficente da 76ª CIPM, foi realizado a distribuição do “Sopão” a comunidade carente do loteamento Nossa Senhora das Grotas, com atendimento a cerca de 140 pessoas. Este estreitamento de laços entre a Polícia Militar e a comunidade consta no programa Um Norte Para Todos, elaborado pelo Comando de Policiamento Regional Norte e corroborando com as diretrizes do Comando Geral da Corporação, com o objetivo de aproximação, aumentando a confiança entre comunidade e Polícia Militar. 

Asscom
Variadas
25 de Maio / 2016 às 17:00 | Nenhum Comentário

Um concurso de redação com o tema O Brasil e os Jogos Olímpicos foi a forma de selecionar as alunas Ananda Coelho Pereira de Souza, Ana Beatriz de Carvalho Almeida Santos e Patriciane Moraes Bispo, todas do 9º ano do Ensino Fundamental passar a Tocha olímpica para os escolhidos para a condução no trajeto de revezamento que levará a Chama Olímpica pelas principais ruas da cidade de Juazeiro no dia 26 de maio do ano em curso.

De acordo com o Ministério de Educação, o Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna foi escolhido para ser representado no evento, em razão do esforço de melhoria da qualidade da educação no município, comprovada pelos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Toda comunidade escolar, bem como as alunas selecionadas, sentem-se honradas por participar de um momento histórico como este, considerando que a essência do revezamento é passar a Chama de um condutor da Tocha Olímpica para outro, envolvendo todo o país no clima dos jogos. A chama Olímpica é uma importante simbologia na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade, portanto, fazer parte deste momento é de suma importância histórica.

Asscom
Policial
25 de Maio / 2016 às 16:30 | Nenhum Comentário

Ontem (24/05), por volta das 09h30min, Policiais da Patrulha Rural quando participavam da OPERAÇÃO de COMBATE ao CVLI, com abordagem a pessoas e veículos no Projeto N-10, abordaram Bruno Paulino Reges da Silva, 21 anos, residente no N-03 e João Paulo de Oliveira Duarte, 27 anos, residente no N-03, que transitavam em uma Motocicleta Honda CG, placa NNM-0947, encontrando com João Paulo 04 (quatro) munições cal. 38 e com Bruno a quantia de R$ 794,00 (setecentos e noventa e quatro reais) em espécie. Em ato contínuo abordaram Francisco Rodrigues Coelho, 33 anos, residente no Projeto Maria Tereza, que transitava como passageiro em outro veículo que seguia logo atrás da motocicleta aqui citada, encontrando com ele uma Espingarda calibre 12, nº de série 187049MOV151 e mais 13 (treze) munições do referido calibre.

Para o local foram enviados o GATI e a Patrulha Rural em apoio. Os policiais militares questionaram os suspeitos sobre a arma, as munições e a quantia em dinheiro, onde o Francisco afirmou que Bruno e João Paulo tinham acabado de efetuar um roubo no Projeto Maria Tereza, ao Mercadinho de sua irmã e que ele vinha no encalço dos suspeitos. Ao indagar os acusados, os mesmos confessaram que o dinheiro em sua posse era proveniente do roubo, e a arma utilizada para o crime havia sido dispensada na vegetação quando avistaram a guarnição policial. Após diligências das equipes, foi encontrado o Revólver Taurus, Cal 38, nº de série 98098, com 06(seis) munições intactas e 04(quatro) sobressalentes. Diante do fato os imputados foram conduzidos para a Delegacia de Plantão onde foram apresentados e entregues à Autoridade Policial que lavrou em desfavor dos mesmos um Auto de Prisão em Flagrante Delito.

Asscom
Variadas
25 de Maio / 2016 às 16:00 | 1 Comentário

Com o objetivo de promover a manutenção do fluxo das vias públicas e inibir casos ilícitos de vendas de mercadoria de origem duvidosa e em local não autorizado pelo poder público, a Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã, através do Núcleo de Operações e  Guarda Municipal, realizou neste domingo (22) ação no local onde era realizada a chamada "Feira do Rolo" - trecho das Ruas Governador Cordeiro de Farias e Casa Nova, no bairro Jardim Maravilha.

Neste mês de maio, esta é a segunda operação realizada no local. Desta vez, além da apreensão de produtos sem comprovação fiscal, os agentes da Ordem Pública e da Guarda Municipal de Petrolina buscaram orientar os vendedores para que a comercialização não fosse realizada em vias públicas, obstruindo o trânsito de pedestres e de veículos.

O secretário executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Inspetor Jenivaldo Santos, reforça que, "tão importante quanto fiscalizar estes locais é orientar e conscientizar os vendedores sobre a forma correta de comercializar seus produtos, sem dificultar a passagem das pessoas".

Os moradores locais denunciam o incômodo gerado pela "Feira do Rolo" que, além de atrapalhar o fluxo nas ruas, provoca perturbação do sossego devido ao barulho proveniente da comercialização de equipamentos e instrumentos sonoros no local.

A Prefeitura de Petrolina reitera sobre a importância de condutas que reforcem a convivência coletiva na cidade, onde o direito de ir e vir pelos logradouros públicos possam ser respeitados por todos.

Asscom
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2016 às 15:45 | 1 Comentário

Na manhã de hoje (25), o Blog postou a denúncia do leitor Osanan E. de Lima que tratava sobre o acúmulo de lixo na Travessa Josino Ribeiro, centro de Juazeiro. (VEJA AQUI).

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) entrou em contato com o Blog, através de nota, e informou que executa a coleta de lixo no Centro da cidade diariamente nos turnos matutino e vespertino, além dos serviços de varrição realizados nos três turnos todos os dias. A Sesp ainda destacou que o lixo da Travessa Josino Ribeiro é descartado irregularmente por comerciantes, após passagem do caminhão compactador, dificultando assim a conservação da limpeza da cidade.

Variadas
25 de Maio / 2016 às 15:30 | Nenhum Comentário

Juazeiro tem representação no 18º Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social – Congemas. A Secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Lindsai Amaral, acompanhada da Diretora de Programas e Projetos Eliete Castro, participam do encontro, que começou nesta segunda-feira, 23, e segue até 25 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O Encontro Nacional tem como tema o “Plano Decenal: Concretizando o Pacto Federativo” e acontece após a realização dos cinco Encontros Regionais nas regiões Centro Oeste, Sudeste, Norte, Nordeste e Sul. Dentro da programação, acontecem minicursos que tratam, entre outros assuntos, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que são proferidos por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e professores universitários. Há ainda o primeiro painel, com o tema “Planos Decenais das políticas setoriais e a interface com o SUAS”, cuja debatedora é a secretária Nacional de Assistência Social – Gestão 2015, Ieda Castro. 

Para a Gestora da SEDIS, é de suma importância participar desse evento devido à sua disseminação de informações atualizadas sobre o SUAS. “Como o SUAS é uma política nova, estamos todos em fase de aprendizagem e não há oportunidade melhor que nos encontros regionais, estaduais e municipais. Sem falar que o intercâmbio com outros municípios e estados faz com que possamos potencializar a formação dos profissionais”, ressalta Lindsai Amaral.

No dia 06 de junho, a Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia realiza Reunião Ordinária Descentralizada da Comissão Intergestores Bipartite, em Juazeiro, no Grande Hotel, a partir de 08h30. “Como não foi possível trazer toda a equipe para Brasília e entendemos o quanto é importante que todos tenham acesso e participem desses encontros, buscamos e conseguimos levar para Juazeiro a próxima reunião descentralizada da CIB e do Coegemas, além de oficinas de assessoramento técnico, que acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, com participação de todo o estado da Bahia”, complementa Lindsai.

Por Ramáiana Leal/SEDIS
Variadas
25 de Maio / 2016 às 15:00 | 8 Comentários

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Sobradinho deram início às ações de tapa-buraco na BA 210, no trecho do contorno do Mercado do Produtor a Sobradinho, beneficiando cerca de 60 km de extensão.

Equipes executam serviços de esquadrejamento e imprimação, para em seguida colocar a massa asfáltica produzida na Usina Asfáltica da Sesp. Os serviços vão garantir qualidade da malha viária e proporcionar segurança aos motoristas e transeuntes que usam diariamente esta via.

O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, ressalta que os trabalhos vão contribuir com a fluidez do trânsito e corrigir problemas ocasionados pelo desgaste da rodovia. “Procuramos atender com este trabalho as necessidades da comunidade, levando ações que proporcionam segurança, mobilidade e melhor acessibilidade à população”, finalizou Fernando.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Política
25 de Maio / 2016 às 14:30 | 3 Comentários

O Vereador Damião Medrado, depois de visitar comunidades no Salitre em Juazeiro, atendeu convite do Enfermeiro Ribinha, pré-candidato a vereador pelo PSD de Sobradinho e participou de um encontro de lideranças na cidade da Barragem.

“Por determinação do Presidente Otto Alencar, o PSD vai participar das eleições municipais em todos os municípios da Bahia e é meu dever levar à Sobradinho, onde o prefeito, candidato à reeleição, é de nosso partido, nossa experiência e forma de legislar. Foi uma conversa produtiva, fortalecendo a vontade de trabalhar e fazer uma bancada forte de sustentação a Luiz Vicente” – diz Medrado, convicto da reeleição do prefeito.

“Ribinha tem uma história de envolvimento e luta pela melhoria do atendimento à saúde, compromisso com a qualidade de vida da população e, com certeza, será um dos vereadores mais atuantes na defesa de Sobradinho e no apoio ao Prefeito Luiz Vicente” – completa Damião, ao fazer um balanço da visita.

ascom VereadorDamião Medrado
Policial
25 de Maio / 2016 às 14:15 | 1 Comentário

No início desta tarde aconteceu um acidente de trânsito na Ponte Eurico Gaspar Dutra, que liga Juazeiro a Petrolina. O acidente foi provocado por um engavetamento envolvendo três veículos de passeio e dois caminhões. O trânsito ficou muito lento no local, provocando grande congestionamento. Não houve vítimas.

Da redação
Variadas
25 de Maio / 2016 às 14:00 | 4 Comentários

Empreendimento alcança a marca de 91 lojas e já anuncia a inauguração de mais 8 empresas até o fim de junho

As novidades no Juá Garden Shopping não param de surgir. Inaugurado há dois meses em Juazeiro-BA, o empreendimento segue com mais lojas sendo abertas, tornando ainda maior a diversidade de serviços oferecidos aos clientes.  Além das empresas âncoras como Renner e  Cinemark, o shopping agora também conta com lojas como da Drogabel, que oferece serviços em farmácia e cosméticos. Para quem gosta de joias, com estilos variados e bem atraentes, a novidade é a loja Pedra Preciosa.

No segmento de bijuterias e acessórios, a loja Madu Madu traz variedades e produtos com um trato especial. E se é pra se divertir na piscina ou no Rio São Francisco, a Maria Brazuca vem com tudo de moda praia para satisfazer quem quer andar elegante e com estilo. Na área de alimentação tem a sorveteria artesanal, Italian Freddo, que aparece com o serviço de sorvetes para adoçar o paladar e refrescar o calor. Continuando no ramo das guloseimas, também há o Rey De Las Paletas, com picolés de diversos sabores, todos com gostinho especial. 

E como a garotada não pode ficar de fora, o Park Mundo da Lua surge como o lugar perfeito.  Com uma diversidade de brinquedos, o parque promete transformar o passeio de cada criança numa verdadeira festa. E nos últimos dias Juazeiro ganhou a Aquazero, uma empresa que traz uma técnica inovadora de lavagem de veículos à seco

Assim, a abertura destas novas lojas do Juá Garden é a prova do sucesso do empreendimento. Segundo o Gerente Comercial, Marcelo Escobar, os 90% de ocupação comprovam isso. Marcelo afirma que, mesmo diante do período difícil que o Brasil passa atualmente, investir em um negócio no shopping tem sido uma oportunidade lucrativa.

“A cada mês temos tido inaugurações de peso que vêm para agregar ainda o mix do Juá Garden Shopping e acelerar o processo de maturação do empreendimento. A situação econômica do país pra muitos se apresenta como um cenário preocupante, mas para o Juá é muito mais um momento de oportunidades bem promissoras, principalmente por parte das franquias que têm facilitado a negociação e dado suporte à instalação dos novos negócios, destaca Marcelo.

Para os próximos dias terá muito mais novidades. A previsão é que até o final de junho mais sete lojas sejam inauguradas. Quem for ao Juá Garden neste período também vai poder desfrutar dos serviços da Alê Rose Coiffeur, Salão de Beleza, Fatto a Mano, Vestuário Masculino, Body One, Maria Filó, Vestuário Feminino, Nobel, Livraria, Ferni, Vestuário Masculino, Sherlock Dog, cachorros-quentes diferenciados e Diplik, Vestuário Feminino.

Novas oportunidades

Para você que é empresário de Juazeiro-BA, Petrolina-PE e região, ou quer iniciar seu próprio negócio venha fazer parte do time de sucesso do Juá Garden. A opção em ser um franqueado de uma marca estabelecida no mercado vai te trazer grandes benefícios e fazer com que alcance o êxito tão esperado em um investimento.  De olho nisso, disponibilizamos de várias franquias como: Carmen Steffes, Mundo Verde, Morana, Zastras, Andarella, Bagaggio, Girafas, Brooner, Chiquinho Sorvetes e Richter.

A lista completa de franquias, cursos e faturamento você confere no site do Juá Garden Shopping. Juagardenshopping.com.br ou pelo link juagardenshopping.com.br/seja franqueado.

Lembramos que amanha, Feriado de Corpus Christi, o Juá Garden Shopping funciona normalmente das 10 da manhã às 22 horas.

Ascom
Política
25 de Maio / 2016 às 13:30 | Nenhum Comentário

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, convocou uma reunião com secretários, assessores especiais e dirigentes de entidades vinculadas ao MMA para ouvir, na tarde de ontem, uma proposta de revitalização integrada da bacia do Rio São Francisco, apresentada pelo prefeito de Aracaju, Sergipe, João Alves Filho. Sarney Filho considera este um tema estratégico da maior importância para o MMA, inclusive por ser o São Francisco um rio de integração nacional, que sofre, em vários pontos do seu percurso, com a ação do homem.

Estudioso do assunto, o prefeito João Alves Filho realizou vasta pesquisa e apresentou uma alternativa de recuperação para o Rio São Francisco com base, também, na sua experiência de ministro do Interior à época do então presidente da República José Sarney. O projeto sensibilizou os dirigentes do MMA, que se interessaram em conhecer seus detalhes.

Para o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, o estudo apresentado por João Alves Filho “é um empreendimento com méritos e impactos ambientais importantes a considerar”.

LUCIENE DE ASSIS - (Ascom/MMA)
Informativos
25 de Maio / 2016 às 13:00 | Nenhum Comentário

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, abriu licitação de concessão do espaço físico para instalação de cantina de lanches na Instituição. A abertura do certame será no próximo 14 de junho, às 16h, no Departamento que fica localizado na Avenida Edgard Chastinet Guimarães, s/n, bairro São Geraldo, de 8h às 18h. Os interessados poderão obter informações ou o Edital e seus respectivos anexos, de forma gratuita, junto à Comissão Permanente de Licitação do DTCS pelo telefone (74) 3611-7363.

Ascom Uneb
Variadas
25 de Maio / 2016 às 12:30 | Nenhum Comentário

Na tarde desta terça-feira (24/05), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou que o ex-prefeito de Umburanas, Raimundo Nonato da Silva, restitua aos cofres municipais a quantia de R$189.484,68, com recursos pessoais, em razão da saída de recursos de diversas contas da Prefeitura, sem a devida comprovação de despesa. O conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, também multou o gestor em R$3 mil. 

A relatoria apurou que, no mês de outubro de 2010, houve a saída de R$189.484,68 de quatro contas da administração municipal, através de 20 cheques, sem documento de despesa correspondente. O gestor não apresentou qualquer justificativa que comprovasse a utilização regular dos recursos, devendo então restituir o erário pelo dano causado.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM
Política
25 de Maio / 2016 às 12:00 | 5 Comentários

A Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o município de Juazeiro e Governo do Estado conseguiu viabilizar a realização de uma operação tapa buracos na BA 210, no trecho que liga Juazeiro a Sobradinho. A situação do asfalto estava bastante precária e causando riscos e transtornos aos motoristas. O Prefeito Luiz Vicente Berti apresentou diversos pleitos ao governo do estado com vistas a recuperação da rodovia. Em entendimento com a prefeitura de Juazeiro a intervenção foi iniciada, conjuntamente, na tarde de hoje(24) , quando máquinas e trabalhadores dos dois municípios estão executando o serviço.

A Prefeitura de Sobradinho ficou responsável por cerca de 35 quilômetros de rodovia, no trecho que liga a comunidade de Lagoa Seca até Sobradinho. A operação tapa buracos foi uma reivindicação de motoristas e pessoas que trafegam diariamente na rodovia e também vai melhorar o acesso para a passagem da Tocha Olímpica que chegará a cidade na próxima quinta-feira(26), em comboio, pela 210, saindo de Juazeiro.

" Os nossos pleitos foram no sentido da recuperação total da BA 210, importante rodovia para Sobradinho, Salitre, Sento Sé e demais localidades de alcance da rodovia. Vamos continuar insistindo nesta reivindicação, juntamente com os demais gestores municipais . Neste primeiro momento, está sendo realizada uma operação tapa buracos, que já vai melhorar bastante o acesso. Uma intervenção que além de proporcionar um melhor trânsito para a Tocha Olímpica, vai beneficiar a todos que trafegam pela rodovia diariamente. Agradecemos a parceria com o município de Juazeiro e Governo do Estado", esclareceu o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom Sobradinho
Variadas
25 de Maio / 2016 às 11:27 | Nenhum Comentário
 
A comunidade de Santana de Sobrado tem muito que comemorar.  A gestão Construindo o Futuro entregou nessa semana mais duas escolas reconstruídas na comunidade.
 
 Na  última sexta-feira,20, a Escola Senhora Santana foi entregue à população. 14 salas, banheiros, refeitório, infocentro, áreas comuns, sala dos professores foram reconstruídos trazendo muita alegria para os presentes. A estudante Marcela Coelho comemorou a nova unidade. "Um grande presente. Estudo aqui e sei o quanto essa reconstrução é importante para os alunos. Agora vamos estudar numa escola de verdade". A nova escola também agradou aos pais. A dona de casa Isabel Castro, mãe de aluna, elogiou a estrutura. "Antes era uma vergonha, mas hoje tenho uma grande emoção em ver de perto o local digno, decente que minha filha vai estudar", alegrou-se.
 
Já nesta segunda-feira, 23, a festa voltou ao maior distrito da cidade. Agora foi a vez dos mais de 400 alunos da escola Dr. José Araujo comemorarem.  Salas foram construídas, a estrutura antiga foi reconstruída, as redes elétricas e hidráulicas foram refeitas, além da  colocação da ambientação pedagógica, para alegria da aluna Maria Eduarda. "Quero agradecer de todo o coração ao prefeito Wilson Cota por essa nova escola. Está tudo muito lindo", festejou.
 
Os investimentos no setor de Educação feito pela gestão do prefeito Wilson Cota  é reconhecido por todos. O diretor da escola, professor Givanilton Souza, agradeceu ao gestor a ampla modificação realizada na área. "Antigamente lutávamos para ter um salário digno, condições de trabalho e valorização. A realidade hoje é diferente. Recebemos em dias, com nossos direitos, as escolas são transformadas, a exemplo desta. È um momento de celebração".
 
A secretária de Educação, Josinete Costa, concordou com o colega professor e ressaltou os avanços feitos no setor. "Não podemos esquecer o passado de trevas que a educação de Casa Nova viveu. Agora estamos abrindo as portas para o futuro, graças a visão do nosso prefeito". No distrito, o prefeito Wilson Cota aproveitou a oportunidade para anunciar a instalação do Infocentro na escola Dr. José de Araujo, além do calçamento do entorno da unidade.  Na solenidade, o prefeito foi homenageado pelos cantores gospel Oziel e Anderson Passos que cantaram uma música para o prefeito.
 
Investimentos no distrito
 
Além das duas escolas, da entrega de 500 casas populares, de um novo posto de saúde com atendimento até as 22h, ambulância, rede de saneamento e uma extensão do CRAS, o distrito de Santana do Sobrado receberá, em breve, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma nova praça da região da Caixa d'água, mais ruas calçadas e saneadas.
Ascom Casa Nova
Variadas
25 de Maio / 2016 às 11:00 | Nenhum Comentário

Começa nesta quarta-feira (25), às 19h, no Centro de Convenções de Petrolina, a 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). O evento, que deve receber mais de 50 mil visitantes até o próximo sábado (28), terá na abertura a presença do prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, de representantes da Câmara de Vereadores, da Câmara de Fruticultura, do Sindicato de Agricultura Familiar (Sintraf) e outras autoridades. Emissários internacionais, a exemplo do Departamento Comercial da Embaixada da Bélgica, também estarão presentes.

Durante os quatro dias de programação, um seminário sobre legislação e agroindústria do Vale do São Francisco abordará as bases legais para a expansão de mercado; quatro minicursos de alimentos nativos ensinarão aos visitantes a elaborar licor, doces e sorvetes regionais; enquanto, em outros espaços da Fenagri 2016, estarão a Vila da Agricultura Familiar e o Encontro de Negócios, que espera movimentar R$ 5 milhões com acordos comerciais entre agricultores familiares e supermercados da região. O evento ocupará uma área de 10 mil m2 e estará aberto à visitação gratuitamente no horário de 17h às 22h.

A Fenagri se consolidou nos últimos 26 anos como a principal vitrine do agronegócio do país, segundo a organização, porque concentra todas as categorias do segmento. "O produtor vem procurar máquinas, implementos agrícolas, insumos e tecnologias. O acadêmico e pesquisador vêm participar dos seminários, palestras e debates sobre a agricultura. Ou seja, a Feira procura envolver todos os setores", comenta a coordenadora de comercialização do evento, Nelbe Maria Feire.

Mais informações serão encontradas no site oficial da Fenagri 2016, em: www.fenagri.com.br

CLAS Comunicação & Marketing
Variadas
25 de Maio / 2016 às 10:26 | Nenhum Comentário

Já parou pra observar os detalhes do caminho que percorre todos os dias? E como as pessoas usam a faixa de pedestres até para estacionar o carro, mas nem todas usam para realmente atravessar a rua? Esses são temas de alguns dos filmes autorais da 6ª edição do "Curta na UNEB" que acontece no dia 3 de junho no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Serão exibidos 4 curtas-metragens de até 10 minutos de duração, produzidos pelos alunos da disciplina de Laboratório de Vídeo-arte do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, coordenados pela professora Fabíola Moura. A mostra é resultado final da disciplina.

Segundo a professora da disciplina e coordenadora do evento, Fabíola Moura, a novidade dessa edição do Curta na UNEB é que pela primeira vez a mostra acontece fora da academia. "Quisemos levar a produção da universidade para outros espaços e socializá-las com a comunidade externa", afirma.

Na programação, além da exibição dos filmes, os espectadores poderão apreciar também apresentações culturais e participar de um momento de discussão com os produtores dos curtas. A primeira edição do evento foi em 2006 com a proposta de apresentar à comunidade o que é produzido em sala de aula no campo do audiovisual.

SE?RVIÇO:

O QUÊ: 6º Curta na UNEB
QUANDO: 3 de junho

HORA: 19h

ONDE: Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro-BA
ENTRADA: Gratuita

Divulgação 6º Curta na Uneb
Variadas
25 de Maio / 2016 às 10:00 | 1 Comentário

Nesta terça-feira (24), o presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, participou de um programa de rádio, onde falou sobre o projeto de regularização fundiária, executado pelo Constesf através de convênio com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA).

De acordo com Luiz Vicente, objetivo é atender o pequeno produtor para  possa ter acesso às políticas públicas. "Desde 2015 estamos trabalhando para que esse projeto chegue ao pequeno produtor rural do nosso território. Nós sabemos que existem muitas famílias que têm terras, mas não possuem o título. Depois que o trabalhador recebe o título da CDA, ele passa a ser o verdadeiro dono da terra. Tenho certeza que os títulos de terra que serão distribuídos no nosso território irão possibilitar às famílias mais dignidade e mais direitos", salientou.

Segundo o engenheiro agrimensor do projeto, José Bruno, o projeto está na etapa de cadastramento, onde os agricultores solicitam o título de terra, obedecendo a critérios, que será analisado pela CDA. "Após o cadastramento e a autorização da CDA, por meio de publicação em Diário Oficial, começaremos as medições das terras, previstas para começarem em junho", explicou. 

Atualmente os cadastros estão sendo realizados nos municípios de Canudos e Juazeiro. Todos os 10 municípios consorciados serão contemplados com 200 peças técnicas por município, beneficiando 2.000 famílias proprietárias de imóveis rurais que estão em pendências de regularização.

Ascom/CONSTESF
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2016 às 09:39 | 7 Comentários

Em mensagem ao blog via facebook o leitor Osanan Lima reclama do lixão espalhado no centro da cidade e que não é recolhido pelo setor da administração municipal. Confira:

Geraldo,

Na Travessa Josino Ribeiro, centro de Juazeiro, esta é a situação cada vez mais crítica. Os garis passam pela manhã e o carro do lixo à noite e nenhum deles recolhem esse lixo. O lugar já apresenta mau cheiro, pois para completar, todos os dias um morador de rua passa rasgando os sacos de lixo e espalhando tudo pelo chão.

Osanan E. de Lima

Variadas
25 de Maio / 2016 às 09:30 | 2 Comentários

A Prefeitura de Juazeiro lançou o Plantão de Especialidades Médicas na tarde desta terça-feira (24), no Posto de Saúde do bairro Maringá. A iniciativa objetiva sanar a demanda reprimida de especialidades nas unidades de saúde do município.  

Durante o lançamento do plantão, cerca de 30 pacientes foram atendidos pelo neurologista. Nos casos em que o médico solicitou o exame de eletroencefalograma, o mesmo foi realizado na própria unidade. “Somado à Caravana da Saúde, esse Plantão de Especialidades foi pensado com o objetivo de melhorar ainda mais a rede da Atenção Básica do município, diante da grande demanda em Juazeiro. Levaremos diversas especialidades médicas aos bairros e distritos do município visando sanar atender a todas as comunidades”, enfatizou o gestor.

A pedagoga Gilmara Amorim, de 43 anos, acompanhou os pais no atendimento e agradeceu a iniciativa. “Meus pais foram bem atendidos, passaram pelas mãos do neurologista e esse novo modelo de atendimento será muito bom para a comunidade. A saúde do bairro Maringá está sendo olhada de forma diferente”, expôs Gilmara.

O aposentado Roger dos Santos, de 66 anos, foi um dos pacientes atendidos pelo médico. Ele revelou que sente fortes dores de cabeça. “Graças a Deus consegui minha consulta e fazer o exame. Sinto fortes dores na cabeça, mas consegui a consulta com o médico e já fiz o exame, tudo muito rápido. Fiquei muito feliz com essa nova ação do prefeito Isaac Carvalho, percebemos o quanto a gestão está preocupada em melhorar a saúde de Juazeiro. E que outras especialidades venham para nosso posto”, disse satisfeito o morador.

O atendimento ao usuário durante os Plantões de Especialidades será feito mediante o cadastro apresentado pelas Unidades de Saúde. Entre as especialidades que serão ofertadas estão ginecologia, neurologia, otorrinolaringologia, dermatologia e oftalmologia. O Plantão irá percorrer todos os postos do município.

Para o novo Secretário de Saúde, Plínio Amorim, o plantão vai contribuir para reestruturar a rede de Atenção Básica de Saúde de Juazeiro. “Os mutirões são uma maneira eficaz de tornar o atendimento na rede municipal mais eficiente e resolutivo em várias especialidades médicas. Serão mais de 250 atendimentos por mês, além dos atendimentos na Caravana da Saúde. Vamos trabalhar para que a saúde de Juazeiro melhore cada vez mais", disse Plínio.

Daniela Duarte/SESAU
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2016 às 09:01 | 1 Comentário

O desmoronamento do petismo é fruto de uma alopração desmantelada, governo suicida da timoneira presidente afastada Dilma Rousseff, que dinamitou, arrombou as contas públicas, sendo mais de 170,5 bilhões de reais, 2.75% do Produto Interno Bruto (PIB) - auditoria recente – a qual afastada por impeachment legal. O Congresso Nacional está também com uma turbulência legislativa no governo interino de Michel Temer, que urge findar tal feiura.

O epicentro sísmico político com maior intensidade é na Câmara dos Deputados que parece enxame de abelhas africanas assanhadas, agressivas, havendo episódios inusitados, tétricos, em que o Presidente do Parlamento se envulta e some, dando assento a outra “alma” no perereco legislativo.

Os ânimos estão exasperados, sabendo-se que muitos dos deputados não aceitam a “Tomada da Bastilha Petista,”entretanto, têm que se conformar com o sepultamento do império do crime e, saberem conviver com o império da lei, disciplina, ordem,etc, esquecendo-se das estripulias, nepotismos, arrogâncias, o egoísmo doentio, orgulho, sonhos oníricos e farras homéricas, enquanto onze milhões de desempregados estão passando fome, morrendo nos corredores dos hospitais e nas sarjetas, sem o menor amparo ou afeto do outrora sistema trágico ora carpindo a dor da derrota, restando-lhe apenas a melancolia bem triste, estado depressivo e nostalgia da soberbia do tempo que não volta mais!

Este governo interino, em nome da família brasileira que seja célere e, tenha muito cuidado, pondo o Brasil no eixo escorreito, sem dar ouvido ou guarida aos portadores de ventosas famintas, sanguessugas escolados e tarimbados no ofício da “mamata!”

Peça a Deus que sua equipe ame a nossa pátria e que trabalhe com a alma e o coração para tirar os Tupiniquins da terra de Cabral deste estádio cruel de areia movediça, atoleiro em que todos nós estamos vivendo. Esperamos que não atenda sem reflexão cautelosa a certas exigências partidárias, aproveitando, então, os próprios funcionários de carreira, com suas experiências comprovadas.

É preciso que as Casas Legislativas ajudem o novo governo – que este não pense em se reeleger -, e, que a Câmara dos Deputados evite cenário de gladiadores, pois o Parlamento não é o antigo circo romano de combate para divertimento público. Os eleitores e o povo brasileiro exigem representantes que procurem restabelecer a nossa economia, criem empregos para os jovens que saem das faculdades ficando com a retina cansada de tanto chorar às desilusões e, que façam o possível para acabar com a pobreza, miséria, fome, que leva assim os brasileiros à situação desesperadora, precisando-se, então, com brevidade uma luz bem fulgente de esperança.

O Brasil é um país continental tendo 15.179Km de fronteiras com a América do Sul, sendo 7.367Km de fronteira marítima e, faz limites terrestres com 9 países. É o maior país da América Latina e o quinto do mundo em área territorial e populacional.

Não se justifica que o Ministério da Defesa não tenha à sua frente um Oficial-General - que também é povo -, podendo ser da reserva, um estrategista em teatro de operações, defendendo-se com tática e estratégia das forças antagônicas, algumas ocultas e, inclusive das ameaças de um tal “exército Stédile,” o qual não é o nosso Glorioso Exército de Caxias!

Entregar a nossa Defesa a um civil sem o devido preparo militar - talvez nem seja reservista de primeira categoria -, é muito temerário, arriscado e perigoso!

A Câmara dos Deputados – com suas exceções - tem dado demonstrações pueris, pirralhada, meninos pequenos, estando com os ânimos exaltados de ambos os lados, o que não recomenda bem, pois a censura está geral; vários deputados enfurecidos prontos para arena bélica, parecendo neuropatas com as células excessivamente nervosas denegrindo dessa maneira o Parlamento onde todos nós depositamos esperança em nossos representantes.

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PMRR – Cronista – Bel. em Direito – Membro da ABISeccional Norte – Escritor – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

Reminiscências
25 de Maio / 2016 às 08:28 | 12 Comentários

O vereador de oposição Zé Carlos Medeiros (PSDB) comentou, em sua rede social, a condenação do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho. O gestor teve como pena a prisão por um ano e 11 meses convertida na perda do cargo e na inelegibilidade e na inabilitação do exercício do cargo por cinco anos por conta do remanejamento ilegal de recursos, como determinou a Justiça.

“Sempre falei na tribuna da Câmara e nas entrevistas que concedi que ao acabar o mandato, Isaac perderia todo amparo jurídico dos muitos advogados pago com o dinheiro do povo e o destino seria, inevitavelmente, a cadeia! O sol está se pondo pra o governo do prefeito Isaac. Perdeu, ‘mano’! O destino político do prefeito Isaac será de síndico da cela de cadeia! Essa situação só envergonha nossa cidade e nosso povo”, registrou.

Medeiros lembrou ainda que o gestor foi condenado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) por praticar  nepotismo nomeando a sua companheira, Zane Ellen Barbosa Nunes, para o cargo de assessora executiva e de Angelita Carvalho, sua irmã, para o cargo de chefe de gabinete, além de primos, esposas e cunhada. “Essa decisão ocorreu por conta de denuncia nossa, encaminhada a vários órgãos. Estamos atentos aos desmandos dessa gestão e sempre vigilantes em defesa do povo”, comentou.

Ascom vereador Zé Carlos Medeiros
Variadas
25 de Maio / 2016 às 08:00 | 5 Comentários

O Professor Doutor José Nilton foi agraciado na noite desta terça-feira (24) com o título de cidadão juazeirense pela sua dedicação profissional ao Vale do São Francisco, em especial à cidade de Juazeiro. Natural de Barro Vermelho, distrito de Curaçá, interior da Bahia, o professor há mais de três décadas reside no município que o adotou como filho. Compondo a mesa, o presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado (PSD), e os vereadores Eduardo Lopes (PCdoB), Fabio Luiz (PSB), proponente do título, abriram a sessão especial e convidaram a professora Ana Lilian dos Reis representando Márcia Guenna, diretora da Universidade Estadual da Bahia – UNEB e Jairton Fraga, diretor do Departamento de Tecnologia e Ciência da IES.

Após homenagens das filhas com apresentação musical e um histórico familiar, o vereador Fábio Luiz, proponente do título justificou a indicação. “Conheci o professor Nilton há pouco tempo mas soube da usa história de dedicação e amor pelo Vale do São Francisco e Juazeiro. Um homem que construiu sua vida no nosso município merece o respeito e reconhecimento desta Casa. O caminho mais próximo para se atingir a prosperidade é a educação”, argumentou.

O professor é Graduado em Pedagogia pela UNEB, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e pesquisador em ensino, pesquisa e extensão. É professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – AEVSF/FACAPE e professor colaborador do programa de Mestrado Profissional da Universidade de Pernambuco – UPE.

“Quero fazer uma reflexão para recebimento do título de cidadania. O significado é algo muito profundo, intenso. Ser cidadão é ter consciência e exercer seus direitos e deveres para com sua pátria, sua mãe, praticando a cidadania. Nem todo mundo tem direito ao recebimento do título de cidadão, de ser colocado como cidadão se não entende suas responsabilidades com sua terra”, refletiu. O professor agradeceu a todos os vereadores que aprovaram sua cidadania e prometeu honrar a confiança dos irmãos juazeirense. O cantor e compositor Flávio Baião encerrou a homenagem com o clássico Ave Maria Sertaneja de Luiz Gonzaga.

Estavam presentes, os vereadores Bené Marques (PSDB), Dalmir Pedra (PP), Neguinha da Santa Casa (PMDB), Sargento Bastos (PROS), Jean Gomes (PT), Tiano Félix (PT), Eduardo Lopes (PCdoB), Damião Medrado (PSD), Fabio Luiz (PSB), propositor.

Iana Lima Ascom Câmara de Vereadores de Juazeiro. Fotos: Joselito Tavares
Espaço do Leitor
25 de Maio / 2016 às 07:29 | 1 Comentário

Geraldo,

Venho por meio deste e-mail pedir socorro para o bairro Jardim Vitória. Sou morador do bairro há mais de 13 anos e está cada dia mais complicado conviver com essa situação.

O bairro é mal iluminado, sujo, sem segurança alguma e sem contar que desde o início de janeiro de 2016 eu já perdi as contas de quantas vezes liguei para o SAAE pedindo para fazerem a limpeza do PV (Poço de visita) que por sinal fica em frente à minha residência na Rua Agrício de Brito, bem verdade que as solicitações até são atendidas vagarosamente, mas são o problema, é que já fiz até três solicitações em uma semana e na outra semana está com o mesmo problema.

O calçamento até começou pela rua do Major Ubiratan, segundo a empresa contratada porque o justo PV que fica em frente à minha casa estava vazando, consertaram só que novamente está com o mesmo problema.

Ah!... O tal calçamento aparentemente já terminou na rua que iniciou, mas até agora nada de chegar na Rua Agrício de Brito ou em outra rua do bairro.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo - Morador do bairro Jardim Vitória.

Espero conseguir respostas positivas.

Imagem Ilustrativa da Internet
Eleições
25 de Maio / 2016 às 07:00 | 24 Comentários

O ex-secretário de Saúde de Juazeiro e vereador, Dalmir Pedra, afirmou, em entrevista ao programa Geraldo José desta terça-feira (24), que o seu nome continua como pré-candidato a prefeito do município pelo Partido Progressista (PP). Nos próximos dias, segundo Dalmir Pedra, acontecerá na cidade um evento de lançamento das pré-candidaturas a prefeito e a vereador pelo partido.

“Tenho feito parte do governo Isaac, tenho sido soldado, mas infelizmente no evento do PCdoB não foi colocado meu nome. Eu me senti fora do contexto, porque foi afirmado que meu nome seria pré-candidato. O PP contribuiu mais com a gestão Isaac do que o próprio PCdoB. De qualquer forma meu nome está lançado e PP pode representar muito mais por Juazeiro”, declarou Dalmir.

“Não estou em brincando não. O momento de discutir política é agora. É momento de pegar o prefeito Isaac na palavra. Não tenho nada a temer, não devo a ninguém. O partido me dá total apoio. Se eu puder contribuir e a população de Juazeiro entender não vai ter aqui na terra homem nenhum que me impeça de fazer isso”, disparou Dalmir.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Variadas
25 de Maio / 2016 às 06:30 | 4 Comentários

O principal símbolo na história dos Jogos Olímpicos estará em Juazeiro nesta quinta-feira (26). Por isso a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) está intensificando as ações de limpeza nas ruas da cidade, para preparar o percurso de 6 km que a Tocha irá percorrer no revezamento.

Os trabalhos de varrição, capina, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio já beneficiaram a Avenida da Estação em Piranga, os contornos do Lomanto Júnior, Assai, Batalhão, Mercado do Produtor e Samu, além das margens da BR 407. Atualmente as equipes trabalham na Avenida Raul Alves, Orla 2, Ruas do Paraíso, Princesa Isabel e José Petitinga. No turno da noite a Avenida Adolfo Viana receberá o trabalho do caminhão varredor.

O diretor de Limpeza Pública, Jorge Medrado, destacou a importância das ações de limpeza para o revezamento da chama olímpica em Juazeiro e pediu apoio da população na manutenção do trabalho das equipes. "Será um dia histórico para o município, faremos parte de um evento mundial, todos os olhares estarão voltados para a cidade, por isso estamos preparando tudo com muito cuidado para que a passagem da Tocha Olímpica seja um momento inesquecível para Juazeiro. Contamos com o apoio de toda a população", disse Jorge.

Ascom/Juazeiro
Eleições
25 de Maio / 2016 às 06:00 | 6 Comentários

O programa Geraldo José desta terça-feira (24) entrevistou o pré-candidato a prefeito da cidade de Curaçá, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Péricles Bahia. Participaram também do programa o Presidente do PDT em Curaçá e presidente da Câmara dos Vereadores, José Henrique, popular Dedé do Mundo Novo e o vereador, Theodomiro Mendes (PMDB).

Péricles foi vice-prefeito de Curaçá por três mandatos e agora busca concorrer ao cargo de prefeito de Curaçá em outubro deste ano. “Nós vivemos uma outra conjuntura política em Curaçá e eu acredito que chegou o momento dessa pré-candidatura a prefeito. Curaçá hoje vive um dos seus piores momentos. As pessoas que votaram naquela esperança de mudança, hoje se encontram desmotivadas, sem autoestima. Surgiu esse convite dos amigos que fazem parte de um grupo que está junto há 20 anos e também de um outro grupo recente”, afirmou Péricles.

Uma das propostas de governos citadas pelo pré-candidato, caso seja eleito, é buscar alianças para as obras de reforma na BA-210, principalmente no trecho entre a sede de Curaçá e o povoado de Pedra Branca.

“A BA-210 acabou, não existe mais estrada. Com a construção da BR-235 as pessoas preferem transitar pela BR, já que tem o asfalto na porta. Curaçá tornou-se uma ilha, uma cidade fim de linha e ninguém vai para Curaçá. Tem que haver uma luta constante para a reconstrução da BA-210. Se não acontecer o comercio, o município cada dia mais vai se acabar”, disse Péricles.

O presidente do PDT de Curaçá, José Henrique, pontuou como está sendo a recepção do pré-candidado do partido no município. “É uma honra ter Péricles como pré-candidato pelo PDT e é a primeira vez que o partido tem pré-candidatura em Curaçá. Estamos muito felizes pelos apoios que estamos recebendo e pelas adesões. Seis vereadores do bloco de oposição ao prefeito Carlinhos Brandão já declararam apoio a esse grupo

Ao final da entrevista, o vereador Theodomiro Mendes confirmou seu apoio a pré-candidatura de Péricles. “Nós estamos juntos fazendo esse novo projeto e o que nos uniu é o amor por Curaçá em primeiro lugar. Pensando dessa maneira, me juntarei a todos pela reconstrução da cidade de Curaçá. A gestão de Carlinhos Brandão é muito pior que a gestão do ex-prefeito Salvador, haja vista que agora não há responsabilidade com o dinheiro público, como o não repasse do pagamento dos servidores, dos fornecedores e o não repasse do que é retido do INSS dos servidores. Em Curaçá hoje existem uma grande falência”, frisou.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Espaço do Leitor
24 de Maio / 2016 às 23:00 | 17 Comentários

Fui convidado por alguns amigos a prestigiar um evento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Juazeiro-BA, ocasião onde seriam apresentados à comunidade os pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo Municipal. Estava eu sem fazer nada, resolvi participar desse momento importante para os rumos da minha cidade.

O fato é que estava indo tudo normal, seguindo o protocolo. A militância seguia ativa como sempre, a plateia – um misto de políticos, funcionários, amigos, familiares, curiosos, entusiastas, gente contra e a favor do governo – parecia aquelas de festival de música: muita animação, gritos e aplausos, principalmente no momento da fala do pré-candidato preferido de cada grupo.

Carlos Neiva, Joaquim Neto e Paulo Bonfim tiveram a oportunidade de explanar sobre sua relação com a cidade e, sobretudo, um pouco de suas experiências na política. Isso tudo em contados 10 minutos para cada.

Enfim, seria mais um evento comum em um ano de acirrada competição entre os partidos de situação e de oposição em busca do poder no âmbito municipal. Mas, eis que surge uma aberração entre os partidos que farão parte da base aliada do governo. Eis que surge em pleno seio do plantel comunista local, o Partido Social Cristão (PSC), representado pelo médico e empresário Paganini Nobre Mota, dono do único jornal impresso de Juazeiro.

Aberração porque nem é necessário saber muito a respeito das ideologias dos dois partidos, para concluir que os dois estão em lados opostos no que se refere a bandeiras de luta. No entanto, na manhã seguinte, dediquei um tempo a uma breve pesquisa sobre históricos, ideologias e projetos políticos de ambos os partidos.

A comparação entre esses dois partidos antagonistas historicamente, mas que vão dividir o mesmo palanque aqui em Juazeiro, só reforçou o sentimento que eu tive quando vi aquela cena dantesca. Dentre as informações colhidas nos sites oficiais de cada partido, destaca-se o trecho onde o PCdoB declara o que ele chama de "O desafio da contemporaneidade":

"O desafio, na atualidade, é conduzir o processo político a um patamar mais promissor. O Brasil precisa e tem condições de efetivar um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND) com realizações arrojadas. Este projeto é chamado a suplantar os impasses e deformações resultantes das vicissitudes da sua história política e socioeconômica (...) As contradições estruturais e fundamentais da realidade brasileira exigem como resposta consequente superar: (...) a condição de Estado conservador, sob controle dos círculos financeiros. Em defesa do Estado democrático, laico, inovador, que garanta ampla liberdade para o povo e sua participação política na gestão do Estado.

Em contrapartida, o Partido Social Cristão, aquele que faz da religião e da política uma simbiose de absurdos e opressões contra minorias e direitos conquistados a duras penas, conta no seu histórico que, "Assim nascia o Partido Social Cristão, sustentado na Doutrina Social Cristã, inspirado nos valores e propósitos do Cristianismo, em busca de uma sociedade justa, solidária e fraterna. (...) O PSC foi criado para ser um partido diferente no cenário político brasileiro, que procura de maneira altiva novos rumos para a nacionalidade, defendendo a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, o bem-estar dos idosos e aposentados, a segurança no trânsito e os níveis estáveis de emprego".

Diante do exposto, resolvi parar minha ligeira pesquisa por aí. No entanto, essa aliança entre comunistas e conservadores serviu também para abrir os meus olhos sobre a coligação que se apresenta para unir forças em prol do programa encabeçado pelo PCdoB.

E foi aí que eu percebi que o buraco era mais embaixo. Que o problema não era só a anomálica parceria entre comunistas e conservadores. Se formos analisar o cenário político em nível nacional e se trouxermos à discussão aquilo que despertou o Brasil para o debate político, o impeachment, veremos que essa coligação trata-se, na verdade, de uma união entre partidos favoráveis e contrários ao processo que afastou do cargo a presidenta Dilma Rousseff.

Aliás, dos dez partidos que integram a tal base aliada do governo Isaac Carvalho, PCdoB, PT, PROS, PRB, PSC, PR, PP, PSL, PSD e PTB, apenas o PCdoB (partido do prefeito) e o PT (partido da presidenta) votaram contra o processo de impeachment de Dilma. O percentual dos votos nos demais partidos ficou da seguinte forma:

Partido

Percentual de deputados que votaram SIM

PSL

100%

PRB

100%

PSC

100%

PP

84,4%

PSD

78,4%

PTB

70%

PROS

66,7%

PR

65%

 
Alguém vai dizer que não dá para comparar os cenários dos níveis nacional e municipal, macro e micro. Podem até dizer que aqui a realidade é outra (se é, eu não sei). Mas isso não me convence. O que eu vi foi que nem o atual prefeito, nem o presidente do diretório municipal do PCdoB, Gilson Araújo, nem a plateia, nem mesmo a militância demonstraram algum desconforto em estar dividindo o palanque com o que tem de mais conservador no cenário político nacional.

Nenhum desconforto em estar ao lado daquilo que representa a possibilidade de um retrocesso no que diz respeito aos avanços sociais, sobretudo no âmbito dos grupos considerados minorias, como os LGBTs, mulheres, negros, indígenas, ou ainda retrocessos nas discussões a respeito da descriminalização da maconha, do aborto, e tudo aquilo que os conservadores acusam de afronta à moral, aos bons costumes e à tradicional família brasileira.

Contrariando a máxima de que se conselho fosse bom não se dava, se vendia, segue o apelo: Comunistas de Juazeiro, revejam essa anomalia que futuramente, caso os partidos coloquem em prática suas "ideologias", pode macular a história do PCdoB aqui em nossa cidade. Ainda há tempo!

Por Danilo Duarte - Jornalista

Foto: Zelito Rodrigues

Mais informações em:

 http://www.pcdob.org.br/documento.php?id_documento_arquivo=1

http://www.psc.org.br/site/partido-social-cristao/historico.html

http://www.ebc.com.br/noticias/2016/04/saiba-quem-votou-contra-a-favor-impeachment-dilma-na-camara-deputados

http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/04/veja-estados-e-partidos-que-mais-votaram-pelo-impeachment-na-camara.html

Variadas
24 de Maio / 2016 às 22:26 | 1 Comentário

Representantes do Comitê Olímpico Rio 2016 estiveram no último domingo (22), no Paço Municipal para fazer a entrega dos uniformes dos alunos vencedores do concurso de redação "O Brasil e os Jogos Olímpicos", que vão receber a tocha no início do percurso, na próxima quinta-feira (26), em Juazeiro.

O superintendente de eventos da Prefeitura, Samuel Morares e a diretora da Secretaria de Educação e Esportes - SEDUC, Renata Araújo receberam os três uniformes especiais #‎SomosTodosBrasil (composto por bermuda e camiseta), que devem ser usados pelos anfitriões no dia da passagem do Revezamento da Tocha Olímpica pelos alunos vencedores do concurso, Ana Beatriz de Carvalho, Patriciane Moraes e Ananda Coelho, do Colégio da Policia Militar Alfredo Viana (CPM).

"O objetivo do concurso foi estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e valores como: determinação, coragem, igualdade e inspiração, por meio da livre expressão dos estudantes de escolas públicas. Quero parabenizar as alunas vencedoras que vão participar deste momento histórico para o esporte da nossa cidade", ressaltou a diretora da SEDUC, Renata Araújo.

Além da participação dos alunos premiados, cerca de 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino farão a festa por todo o percurso da tocha. A equipe da SEDUC vai montar estruturas em vários pontos da cidade para que os alunos possam interagir com os condutores da tocha e realizar várias apresentações, como dança olímpica, as fanfarras das escolas, demonstração dos atletas mirins, entre outras atrações. 

Depois da entrega dos uniformes os representantes do Comitê fizeram a rota da tocha olímpica e confirmaram todas as atrações que a Prefeitura Municipal está preparando para o dia do evento.

Os condutores sairão da Rodovia Lomanto Júnior (passando pelas entradas dos bairros Castelo Branco, Alto do Cruzeiro e Lomanto Júnior), Avenida Adolfo Viana, Orla 1, Bairro Santo Antônio, até a chegada na Orla 2, nas proximidades do Vaporzinho, onde será montada a Praça de Celebração, que contará com apresentações culturais envolvendo escolas da rede municipal de ensino, grupos e artistas locais.

"Juazeiro está preparando uma grande festa para a próxima quinta-feira, dia 26, feriado de Corpus Christi. Serão 6 km percorridos por 30 condutores. Vamos fazer bonito e mostrarmos a alegria do nosso povo e a riqueza cultural da nossa cidade para o mundo. Quero convidar toda a população a se fazer presente neste momento histórico do esporte de Juazeiro", finalizou Samuel Moraes.

Ascom/Juazeiro
Variadas
24 de Maio / 2016 às 22:00 | Nenhum Comentário

Nesta segunda-feira (23) aconteceu em Curaçá uma audiência pública que teve como pauta a situação do matadouro da sede do município, interditado desde o fim do mês de abril, e ainda dos que estão localizados no Distrito de Riacho e no Povoado de Pedra Branca. O Evento foi realizado na Câmara Municipal (CM), reunindo representes dos poderes executivo e legislativo, marchantes e sociedade civil como um todo, além de representantes de instituições: Associação de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Matadouro Campo Gado de Juazeiro.

O Chefe de Departamento Pecuária da SMDR, Marcos Vinícius Borges, apresentou, por meio de slide, a realidade atual do matadouro de Curaçá e a necessidade de adequação, diante das exigências impostas pelas fiscalizações. Anselmo Vital (Inema) ressaltou que os matadouros de Curaçá estão localizados em Áreas de Preservação Permanente (APP), próximos ao Rio São Francisco, sugerindo a viabilização, junto aos deputados, de emendas para a construção de um matadouro que atenda as demandas do Município.

Valtércio Leal da ADAB sugeriu que o abate fosse realizado por empresas privadas. Gustavo Machado, Abatedouro Frigorífico - Campo Gado de Juazeiro, exemplificou os preços para se abater animais em Juazeiro e convidou os marchantes para visitarem o matadouro Campo Gado, bem como destacou que cederia uma câmara fria para o armazenamento das carcaças dos animais.

"É inviável o abate em Juazeiro, pois as carnes vão ficar com preços altíssimos, mesmo que a Prefeitura arque com custo de transporte, como foi apresentada essa possibilidade", disse o Vereador Beto. Os marchantes também discordaram da possibilidade. "Não temos como arcar com o transporte desses animais dos distritos para Juazeiro", destacou João Ventura. O Técnico Agrícola Ticiano Félix também se posicionou contra a privatização de parte do serviço. "Precisamos pensar em uma maneira mais viável para construir o nosso matadouro, nem que seja com uma planta mais simples", comentou. Wilson Costa, filho de marchante, da Fazenda Cerca de Pedra, lembrou que é preciso zelar pela sanidade do animal e da carne comercializada. "Multas serão aplicadas ao produtor que descumprir as determinações". Januário Ferreira e Beto Araújo também defenderam a construção de um matadouro.

Ainda durante o Evento, os vereadores sugeriram a formação de uma comissão composta por marchantes, produtores rurais e membros dos poderes Executivo e Legislativo (representado por Flamber Feitosa), com o objetivo de realizar reunião no gabinete do Prefeito Carlinhos Brandão. A Comissão foi recepcionada pelo Gestor Municipal. Na oportunidade, foi sugerida uma reunião com o Ministério Público para discutir um possível Termo de Ajuste de Conduta (TAC), de acordo com as condições do Município, até que o problema seja solucionado.

Com informações da Ascom/Curaçá

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage