Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Maio / 2017 às 17:00

Alto do Alencar recebe o São João nos Bairros nesta quinta (25)

Desde o dia 18 de maio acontece em Juazeiro o projeto São João nos Bairros, uma parceria da Prefeitura Municipal e TV São Francisco. Na próxima quinta-feira, 25, a festa será no Bairro Alto do Alencar, a partir das 19h. O Arraiá será animado pelas atrações Juaquinos, Mário Santos e Nelsinho e Raimundinho do Acordeon.

Já em sua quarta edição o evento, segundo o Coordenador de Eventos da Prefeitura, Samuel Morais, “é uma parceria que vem dando certo. A TV entra com divulgação,  produção e artistas, a Prefeitura entra com estrutura de palco, som, iluminação,  banheiros, ordenamento, limpeza. São quatro polos que contemplam diversos Bairros".

Confira a programação do São João nos Bairros para os próximos dias:

25/05 - Alto do Alencar

Atrações: Juaquinos, Mário Santos e Nelsinho, Raimundinho do Acordeon.

01/06 - Avenida Flaviano Guimarães

Atrações: Mateus do Acordeon, Keu Dantas, André Mendes.

08/06 - Lagoa de Calu (Alto da Maravilha)

Atrações: Rennan Mendes, Ivan Grego, Trio Grannah.

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Maio / 2017 às 16:30

Trânsito será modificado na Av. dos Tropeiros para realização do São João dos Bairros em Petrolina

Nos dias 26 e 27 de maio, a festa de São João irá animar os bairros Pedro Raimundo e Jardim Amazonas, zona oeste de Petrolina. Para realização desse evento, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) irá modificar o trânsito na região.

De acordo com o órgão, a interdição acontecerá a partir das 14h desta quinta-feira (25) até as 12h do domingo (28) na Avenida dos Tropeiros, local onde acontecerá o evento.

Os condutores que quiserem acessar os bairros citados deverão seguir pela BR 235, pois o acesso pela Av. Sete de Setembro também será interrompido. A via também será bloqueada para os condutores que estiverem nas ruas Assis Chateaubriand (Rua 1); Florêncio Barros Filho (Rua 2) e Gerôncio Lopes da Silva (Rua 3), do bairro Jardim Amazonas, devendo transitar para entrada e saída dessas ruas pela BR 235 ou pelas ruas internas do bairro.

Ler Matéria Completa
Texto: Aline Benevides
publicado em 24 de Maio / 2017 às 16:08

Ato contra Temer em Brasília tem confronto; prédios da Esplanada são evacuados

Houve confronto entre a polícia e manifestantes em um protesto em Brasília nesta quarta-feira (24). Quatro foram detidos e um ficou ferido por arma de fogo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Michel Temer e criticam as reformas trabalhista e da Previdência. Às 15h50, havia cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a PM.

Um dos detidos é um professor do Espírito Santo que estava acompanhado da filha, menor de idade. Três dos presos portavam entorpecentes e arma branca, segundo a Polícia Militar. Nesta tarde, vários atos de vandalismo foram registrados ao longo da via. Houve incêndio no Ministério da Agricultura, e equipes do Corpo de Bombeiros estavam no local por volta das 16h.

Também foram danificados os prédios da Fazenda, Minas e Energia, Planejamento e Turismo, além do Museu da República e Catedral Metropolitana. Fachadas foram pichadas com palavras de ordem como "fora, Temer" e "diretas já".

Servidores dos ministérios receberam ordens de evacuar os prédios por volta das 15h30. Pastas e documentos foram retirados dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, que dividem o mesmo prédio na Esplanada.A confusão começou por volta das 14h, quando ativistas de rostos cobertos tentaram furar o cordão de revista policial, montado pela PM entre a rodoviária do Plano Piloto e a Esplanada dos Ministérios. Houve corre-corre, e os manifestantes conseguiram furar o bloqueio, entrando na área da manifestação com hastes de bandeiras, materiais explosivos e perfurantes.

G1 Foto Whatsapp
publicado em 24 de Maio / 2017 às 16:01

Sesau responde denúncia de agentes de endemias

Nesta tarde (24), o Blog Geraldo José postou uma denúncia enviada pela  Comissão dos Agentes de Combate as Endemias sobre a falta de condições de trabalho para os Agentes de Combate as Edemias. Confira aqui!

Em nota enviada ao Blog, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informou que a aquisição do novo fardamento dos agentes de endemias está em andamento e deve chegar em até 40 dias. A Sesau ainda esclareceu que os agentes receberam a premiação do ano de 2016 em fevereiro deste ano.

Conforme prevê a Lei Municipal nº 2588/2015, o incentivo de cada ano só pode ser pago após o fechamento dos números de incidência das doenças: dengue, zika e chikungunya, o que só acontece no mês de junho. Ainda de acordo com a lei em vigor, o pagamento só pode ser efetuado mediante o recebimento de verbas estaduais ou federais que sejam referentes a incentivos financeiros. 

publicado em 24 de Maio / 2017 às 15:30

Adelba de Juazeiro realiza 3ª feijoada e mais um torneio de futebol em prol da reativação do clube dos Coelbanos

A Associação desportiva e cultural da Coelba de Juazeiro- ADELBA convida todos os coelbanos e demais juazeirenses a participar da 3ª Feijoada e de mais um Torneio society para veteranos. O evento vem com o objetivo de arrecadar fundos em prol do em prol da reativação do clube e ocorre no dia 11 de junho, a partir das 7h30, no clube da Adelba que fica localizado no bairro Dom José Rodrigues. 

Os ingressos da feijoada podem ser adquiridos a R$10,00.Já os  interessados  no torneio devem pagar R$50 reais por time até o dia 09 de junho O primeiro lugar que vencer o torneio irá ganhar um Carneiro e no segundo lugar uma caixa de cerveja. Haverá também som ao vivo  com Luciano Show para animar o público.

 O presidente da Adelba e organizador do evento, Wanderson Duarte, ressaltou a importância da participação dos coelbanos e sociedade em geral. “Temos diversos projetos voltados para melhoria da estrutura do clube. Precisamos da colaboração e participação dos coelbanos e da sociedade em geral. A Adelba é um clube feito para promover lazer num ambiente totalmente familiar. Todos estão convidados a participar no domingo, 11 de junho”, disse Wanderson

 As inscrições do torneio e o ingresso da feijoada estão sendo solicitadas através do telefone 74 9 9160-19 52 e 74 9 8833-1210 (Wanderson) ou 74 9 9976-5310 (Bosco).

Daniela Duarte/Ascom Adelba
publicado em 24 de Maio / 2017 às 15:00

Sindilojas representará Petrolina no Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais de Bens, Serviços e Turismo

Temas como a Reforma Trabalhista, Valorização da Negociação Coletiva e os efeitos da crise política na Economia serão discutidos a partir desta quarta (24), no 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que acontecerá em João Pessoa (PB). Petrolina estará representada através do presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Joaquim de Castro. O evento se estende até a próxima sexta (26) e acontece no Centro de Convenções. Mais de mil representantes sindicais deverão se fazer presente.

“O momento de instabilidade politica pelo qual passa o país,  sem dúvida alguma, reflete nos rumos da Economia e é um grande desafio a manutenção de empresas e serviços dentro desse contexto. O Congresso é importante na medida em que discutimos, de maneira coletiva, possibilidades e caminhos para driblarmos cenários incertos e utilizarmos a criatividade como ferramenta”, destaca Joaquim de Castro.

Ao longo de três dias, palestras, grupos temáticos e workshops devem movimentar o Congresso, que é realizado pelo Sindilojas João Pessoa e conta com o apoio do sistema Fecomércio (Federação do Comércio e Bens, Serviços e Turismo da Paraiba) , além da Confederação Nacional de Comércio de Bens,  Serviços e Turismo(CNC). A palestra de abertura será proferida pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. 

Ascom
publicado em 24 de Maio / 2017 às 14:29

Secretaria de Saúde de Juazeiro responde denúncia sobre falta de transporte na Casa de Apoio do TFD em Salvador

Nesta terça-feira(24), o Blog Geraldo José postou uma reclamação enviada pela leitora Edilene Souza Nascimento referente a falta de transporte na Casa de Apoio do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) de Juazeiro em Salvador. Veja aqui!

Em nota enviada a nossa redação, a Secretaria de Saúde  de Juazeiro informou que o carro que transporta  os usuários do Tratamento Fora do Domicílio  (TFD) estava em manutenção, mas já voltou a circular na manhã desta quarta-feira (24).

publicado em 24 de Maio / 2017 às 14:00

EQUIPE DO 9º GBM MINISTRA PALESTRA NO RESIDENCIAL BRISA DA SERRA

Uma equipe do Nono Grupamento de Bombeiros de Juazeiro, composta pelos os soldados BM Paulo Henrique Carneiro e Celso Albuquerque ministrou palestra sobre primeiros socorros na tarde de segunda-feira (22) para a Comunidade do Residencial Brisa da Serra. As palestras fazem parte da parceria entre o 9º GBM e a empresa de Pesquisa Técnica Eireli, que visam possibilitar conhecimentos básicos sobre primeiros socorros e acidentes domésticos para os moradores do Residencial.

Em pauta noções sobre engasgamento com leite materno, asfixia com pequenos objetos, cuidados com os fogos de artifícios; riscos com explosões de celulares; cuidados com uso da panela de pressão. Como sempre, a comunidade muito receptiva, participante e tirando as dúvidas.

Para a técnica social da empresa Eireli, Sônia Lopes, momentos como estes são importantes para prevenir acidentes e salvar vidas. “Os bombeiros mostraram para os presentes, as técnicas e procedimentos corretos para salvar os bebês, como também salvar as crianças caso ocorra afogamento em balde com água, e o que deve ser evitado para prevenir acidentes domésticos”.

Ascom 9º GBM
publicado em 24 de Maio / 2017 às 13:30

Recuperação de estradas vicinais traz segurança e conforto aos moradores do interior de Juazeiro

O trabalho de recuperação das estradas vicinais no interior de Juazeiro tem sido permanente. Este ano, a Secretaria de Serviços Públicos já atendeu mais de 30 quilômetros. Nesta terça-feira, 23, um trecho de quatro quilômetros que dá acesso a comunidade do Quipá, distrito de Mandacaru foi beneficiado. Para o trabalho a secretaria disponibilizou uma patrol e um caminhão-pipa.

Para quem depende das boas condições dessas passagens como o morador Bosco Brandão, a ação representa melhoria de vida. “Após a conclusão dos trabalhos tenho certeza que irá melhorar e muito nossas vidas, principalmente para os estudantes que precisam passar pela estrada todos os dias”, externou o morador da comunidade do Quipá.

Outras localidades também já receberam o patrolamento este ano: Campo dos Cavalos, Curral Novo, Ocrém, Boa Vista, Gangorra I, Alfavaca, Sabiá II, Barrinha da Conceição, distrito de Junco/Salitre; Fazenda Itamaraty e Comunidade de Malhada da Areia, distrito de Pinhões e a estrada da Adutora.

“Estamos trabalhando para deixar os trechos em boas condições de trafegabilidade, garantindo mais qualidade de vida e segurança à população, ao pequeno produtor que precisa escoar sua produção e aos estudantes, às pessoas que trabalham na cidade”, expõe Jailzon Sena, diretor do interior da SESP.

Luzete Nobre/SESP
publicado em 24 de Maio / 2017 às 13:14

"Vou lutar por justiça enquanto houver vida", diz a mãe de Beatriz a deputados pernambucanos

Aconteceu nesta manhã (24) na Assembleia Legislativa de Pernambuco sessão ordinária com a presença dos pais da garota Beatriz Angélica, Sandro Romilton e Lúcia Mota, e da delegada Gleide Ângelo, responsável pelo caso. A reunião teve como intuito o fortalecimento e a mobilização na busca de uma solução para o caso, que já perdura por 531 dias, como mostra um contador instalado na página principal do Blog Geraldo José. O encontro, proposto pelo deputado estadual Odacy Amorim, aconteceu durante numa sessão conjunta com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.

Durante a sessão a delegada Gleide Ângelo solicitou o apoio dos parlamentares pernambucanos para a divulgação das imagens do suspeito em rede nacional: "Pedimos em nome da polícia ajuda para uma campanha nacional, em todos os estados, nos jornais de abrangência nacional. Muita gente não tem acesso à internet. Temos que ter todas as formas e mecanismos de divulgação. Dessa forma a gente chega nele, sim. Eu tenho certeza de alguém vá conhecer. Temos algumas linhas de investigação, mas só vou saber a motivação certa quando a gente colocar as mãos nele e investigar. Tenho as imagens, mas não a identificação dele", disse a delgada.

Bastante emocionada, Lúcia Mota, sugeriu a criação de uma Comissão Especial para acompanhar as investigações, lamentou que mesmo com toda repercussão do caso eles ainda não tivessem sido convidados para tratar do assunto na Assembleia e reforçou seu apelo por justiça:"Em nenhum momento fomos convidados a participar de um nenhuma audiência. Pedimos a criação de uma comissão para acompanhar o inquérito,  para investigar o caso Beatriz. A polícia já o identificou. Contamos com a colaboração do Brasil. Quantos casos já vimos recentemente, em outros países, de pessoas encontradas após denúncias? Eu não saí ainda do dia 10 de dezembro. Sofro todos os dias. Procuro minha filha todos os dias e não encontro.  Eu devo isso a minha filha. Sou mãe de Beatriz e vou lutar por justiça enquanto houver vida", declarou sob forte emoção.

Nesta tarde a família, acompanhada por um grupo de pessoas da região que foram com eles a Recife, participam de um ato em frente ao prédio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Da redação
publicado em 24 de Maio / 2017 às 13:00

Bahia: Encontro regional discute inteligência e segurança pública

Chefes de inteligência da Segurança Pública de todo o nordeste discutem estratégias de atuação até a próxima sexta-feira (26), no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, em Salvador. O encontro regional aborda temas como homicídios, roubos a banco e organizações criminosas em ascensão no país. 

O evento tem o objetivo de fortalecer as ações relacionadas ao Plano Nacional de Segurança Pública. Na Bahia, de acordo com o secretário de Segurança, Maurício Barbosa, a tecnologia e o trabalho de inteligência ajudam no combate a crimes. “Em um comparativo com 2015, o ano de 2016 apresentou a redução de 60% de roubos a banco, por exemplo. O trabalho de inteligência, aliado ao investimento em tecnologia foram determinantes. Hoje fazemos o monitoramento através de câmeras espalhadas pela capital e interior. O encontro como este, entre os gestores da segurança, reforça os trabalhos que já são feito nos estados”, ressalta Barbosa. 

Ainda segundo o secretário, o resultado do Encontro servirá de base para uma reunião entre os secretários da Segurança Pública de todo o país. A demanda final será levada ao governo federal de maneira formal para a solicitação da união no combate à violência. 

Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o encontro abre espaço para que o representante de cada Estado nordestino apresente a situação da segurança do local de origem. A integração das informações é uma estratégia de entender o panorama da criminalidade e traçar ações de combate em que os Estados atuem conjuntamente. 

“O mais importante é a integração. Cada um compartilha seus desafios e suas percepções. Esse conteúdo será analisado em conjunto para que sejam propostas soluções”, destacou o coordenador de Inteligência da Senasp, delegado Rômulo Berredo.

Secom Bahia Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
publicado em 24 de Maio / 2017 às 12:28

AGENTES DE ENDEMIAS EM JUAZEIRO COBRAM CONDIÇÕES DE TRABALHO

Amigo Geraldo José, 

Mais uma vez temos que recorrer ao seu blog, para cobrar da gestão municipal em nome do prefeito Paulo Bonfim condições de trabalho para os Agentes de Combate as Edemias. 

Não temos mais condições alguma de exercer nossa funções com qualidade, falta doto tipo de material diário, (Lápis, Borracha, Caneta, Pranchetas, Cola, Ficha de Visita etc...). O fardamento não existi mais.  

Pedimos também que seja pago nossa premiação referente aos casos de dengue/2017 esse ano, não deixando assim para 2018, para acordado com os Agentes que seria fechado o índice em junho e que a premiação seria paga na folha de julho do mesmo ano.

Pedimos ao nosso Secretario Plínio Amorim, que as reuniões sejam realizadas com todos os agentes sem distinção, e não só e somente com os agentes com cargos comissionados, pois nem sempre são passadas as pautas da mesmo forma que foi dita. 

Desde já agradecemos pelo espaço.

Comissão dos Agentes de Combate as Endemias

Foto de arquivo do Blog
publicado em 24 de Maio / 2017 às 12:00

Vire carranca para defender o Velho Chico

O dia 03 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Para divulgar essa data o CBHSF lançou, em 2014, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que marca o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco. O objetivo da campanha é de conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.

Em 2017, o tema da campanha será a preservação do Cerrado e da Caatinga. O CBHSF defende a declaração desses dois biomas pelo Congresso Nacional como patrimônio nacionais. Por isso, o Comitê concentrará esforços na coleta de assinaturas para viabilizar uma proposta que institua a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais, como já ocorre com a Mata Atlântica e Floresta Amazônica.

As assinaturas serão recolhidas em eventos da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que acontecerão, no dia 03 de junho, nos seguintes municípios: Pirapora (MG), Ibotirama (BA), Paulo Afonso (BA), Traipú (AL) e Propriá (SE).

Participe dessa luta pelo rio São Francisco e vire carranca para defender o Velho Chico!

Ler Matéria Completa
Ascom CBHSF
publicado em 24 de Maio / 2017 às 11:30

Segurança hídrica e impactos da extração mineral serão tema de Seminário em São Raimundo Nonato

O uso seguro e a preservação da água, com foco nos impactos causados pela mineração, serão o tema principal discutido durante o Seminário sobre Segurança Hídrica do Território da Serra da Capivara (PI). O evento será realizado na próxima sexta-feira (26) e no sábado (27), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em São Raimundo Nonato (PI). O Seminário é promovido pela Univasf e pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

O evento é gratuito e aberto à participação de toda a comunidade. A mesa de abertura contará com representantes da Univasf, Seplan, SDR, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Conselho do Território, além de representantes de outras universidades, empresas de mineração e da sociedade civil. A programação também é composta por diferentes painéis que buscam debater o tema principal, a partir dos diferentes pontos de vista dessas instituições.

Segundo o professor do Colegiado de Antropologia da Univasf Bernardo Curvelano Freire, que participa da organização do evento, a meta final é a criação de um protocolo com diretrizes socioambientais para orientação de políticas públicas de desenvolvimento econômico, com ênfase na extração mineral. Além disso, será formulada uma Carta de Intenções, intitulada Pacto dos Pimenteiras, que deve ser entregue ao Governo do Piauí.

Ler Matéria Completa
Ascom Embrapa
publicado em 24 de Maio / 2017 às 11:00

Estado capacita gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social

O assessoramento técnico com gestores e profissionais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) da Bahia, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), reuniu cerca de 360 representantes de municípios de todos os territórios de identidade do estado nesta terça-feira (23). O evento foi realizado no auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o tema 'Atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos'.

A assistente social Márcia Lopes, da Prefeitura de Cotegipe, no oeste baiano, comenta que "a gente, que mora a mais de mil quilômetros de distância, enfrenta essa viagem porque sabe que essa capacitação vai contribuir com nossas ações na ponta. Como eu sou técnica da secretaria municipal, cabe a mim passar o que eu absorvo aqui para os outros técnicos no Cras e no Creas. Além da orientação técnica, outra coisa importante é a troca de experiência com outros municípios, perceber o que está acontecendo e aproveitar experiências de sucesso, receber e oferecer sugestões". 

Já Cléa Malta, que assessora os municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no sudoeste, ressalta que "as reuniões têm contribuído de forma muito prática com as políticas de desenvolvimento social dos nossos municípios. A partir do momento em que o Estado sinaliza com o Pacto de Acompanhamento Familiar e estabelece o público, a gente desenvolve a estratégia, mapeia onde estão essas famílias e cumpre o que está no pacto. Estabelecemos campanhas de mobilização, ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, saúde, cultura, lazer, sem perder cada uma delas a sua identidade". 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Fotos: Carol Garcia/GOVBA
publicado em 24 de Maio / 2017 às 10:29

Petrolina: Estudantes da Rede Municipal podem se inscrever em minicurso sobre Logística Reversa

O laboratório do Núcleo Municipal de Estudos das Ciências (Numec) está oferecendo aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Educação de Petrolina, um minicurso sobre Logística Reversa.

Serão ofertadas 40 vagas, divididos em duas turmas - turnos matutino e vespertino, com duração de 10h, entre os dias 01 a 15 de junho. O minicurso de Logística Rever será ministrado pelos bolsistas do PRONATEC, com o auxílio das professoras assistentes. As inscrições estão abertas até o próximo dia 29, na sede do Núcleo, localizado na escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Antigo CAIC), das 8h às 17h.

Segundo o coordenador do Numec, Benevides Braga de Almeida, o minicurso tem como principal objetivo, 'a formação de jovens entusiastas, monitores e replicadores da correta destinação dos resíduos produzidos em sua casa, escola, comunidade e sua cidade como um todo'. Benevides destaca ainda que durante o minicurso, os alunos participarão de uma oficina de produção de compostagem (processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, com produção de adubo orgânico para utilização em canteiros de plantas, vasos).

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, Logística Reversa é definida como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".

Ascom/Petrolina
publicado em 24 de Maio / 2017 às 10:00

Mais mil casas serão entregues pelo prefeito Paulo Bomfim dentro do Toda sexta tem obra

O prefeito Paulo Bomfim entrega, nesta sexta-feira (26), às 9h, dentro do Programa “Toda sexta tem obra” as unidades do Residencial Dr. Humberto Pereira, incluídas no “Minha Casa Minha Vida”. Serão mais mil novas casas entregues no município que conquistou nos últimos oito anos o maior volume de casas populares de sua história, sendo 11 mil no total.

O empreendimento atende às exigências de qualidade do programa e está equipado com infraestrutura completa que inclui pavimentação, rede de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica, aquecedor, parques infantis, quadra de esporte e centro comunitário. Além disso, 3% dos imóveis são adaptados para pessoas com deficiência. Os imóveis medem aproximadamente 42,00 m² de área privativa e estão avaliados em R$ 60 mil cada. 

As moradias do “Minha Casa Minha Vida” são destinadas às famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil. Nestas duas etapas foram investidos cerca de R$ 60 milhões.

Por Fabiana Diniz/SEDIS
publicado em 24 de Maio / 2017 às 09:26

Servidores Públicos vão ocupar as ruas de Brasília em ato pelas Diretas e em favor da suspensão das Reformas da Previdência e Trabalhista

Auditores fiscais tributários de todos os estados do País e do Distrito Federal estarão reunidos nesta quarta-feira (24), em Brasília, para o movimento Ocupa Brasília. O ato em favor das eleições diretas pede a suspensão da votação das Reformas da Previdência e Trabalhista e a saída do presidente Michel Temer. A partir das 14h, os servidores estarão reunidos em frente ao estádio Mané Garrincha, de onde sairão em marcha até o Congresso Nacional.

Segundo Charles Alcantara, presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO) - entidade que reúne mais de 35 mil auditores e fiscais tributários em todo o País -, o Ocupa Brasília terá o objetivo de alertar a sociedade sobre a grave crise política e o risco de o Congresso Nacional seguir com as reformas. “Estamos vivendo uma grave ameaça ao regime democrático. Os parlamentares não têm condições de avançar em temas tão importantes diante de tanta insegurança e dúvida. O povo brasileiro tem o direito de escolher um novo representante. Não pode permitir que o governo continue tomando decisões após as graves denúncias que estamos acompanhando, especialmente querer aprovar à toque de caixa reformas importantes como as da previdenciária e trabalhista”, alerta.

Para Alcantara, a sociedade precisa ir às ruas manifestar apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 227/2016, que devolve ao povo brasileiro o poder soberano de eleger os seus representantes. “Precisamos alterar a Constituição Federal para evitar as eleições indiretas. Os parlamentares não devem indicar alguém para assumir no lugar do Temer, mas, sim, o povo deve escolher. Somente a aprovação dessa PEC promoverá as eleições diretas o mais rápido possível”, explica.

Manobra do governo

Diante da crise onde ainda não é possível saber qual será o destino do presidente Michel Temer, aliados no Congresso Nacional afirmar que as reformas da Previdência e Trabalhista deverão seguir. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que a reforma da Previdência começará a ser votada no plenário da casa entre os dias 5 e 12 de junho.

No Senado, o presidente do PSDB e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Tasso Jereissati (CE), anunciou juntamente com o relator da reforma trabalhista, o tucano Ricardo Ferraço (ES), que o parecer do projeto será lido normalmente na comissão nesta terça-feira, 23, e que o calendário de tramitação da reforma está mantido.

"A reforma não é uma questão de governo, mas de País. Nosso compromisso é mostrar que estamos trabalhando normalmente e que os acontecimentos políticos independem do nosso trabalho. Vamos trabalhar para dar seguimento ao processo de reforma", afirmou Jereissati ao jornal O Globo.

Ocupa Brasília

A entidade que representa mais de 30 sindicatos afiliados em todo o País e cerca de 35 mil servidores fiscais tributários estaduais e distritais estará em Brasília amanhã, quarta-feira (24), em um ato nacional de iniciativa de diversas carreiras públicas. A manifestação terá concentração no Estádio Nacional Mané Garrincha, a partir das 14h, e marchará rumo ao Congresso Nacional por volta das 17h.

Ascom
publicado em 24 de Maio / 2017 às 09:00

Deputado Roberto Carlos parabeniza o governador Rui Costa pelo lançamento do edital para a construção do Hospital Metropolitano

O deputado Roberto Carlos (PDT), que está sempre presente na secretaria de Saúde do Estado para garantir melhorias no setor da saúde, comemorou uma importante ação do governador Rui Costa, pela causa: a publicação no Diário Oficial do edital para construção do Hospital Metropolitano, no município de Lauro de Freitas, ao lado da Via Parafuso.

Segundo o parlamentar, é incontestável o excelente trabalho do governador Rui Costa em benefício da população baiana. “Sem dúvidas, Rui está fazendo história em nosso Estado, como um dos melhores governadores que a Bahia já teve. Agora, com esta obra, o objetivo é que em 2018 a população da Bahia possa contar com este reforço na saúde, através deste novo hospital em nossa região metropolitana, que deverá atender a diversas especialidades”, disse o deputado Roberto Carlos.

O investimento, para essa obra, será em torno de R$ 150 milhões. “Esperamos que, com 265 leitos, sendo 30 Unidades de Tratamento Intensivo, o Hospital Metropolitano seja referência em casos de urgência e emergência”, afirmou o deputado Roberto. O Governo do Estado tem previsão para inaugurar dois novos hospitais este ano, um na cidade de Ilhéus, e o outro na região da Chapada Diamantina.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 24 de Maio / 2017 às 08:24

VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE PROMOVE O DIA NACIONAL DA ADOÇÃO EM PETROLINA

Nesta quinta-feira(25), juiz e servidores da Vara da Infância e Juventude estarão no River Shopping para distribuir folhetos e prestar informações sobre adoção e apadrinhamento de crianças e adolescentes em Petrolina. O stand ficará entre as lojas Marisa e C&A e funcionará das 10h às 22h para atendimento ao público.

O público poderá tirar dúvidas sobre o cadastro de adoção, além de receber informações sobre os procedimentos para entrega de criança para colocação em família substituta. Também serão prestadas informações sobre o Programa de Apadrinhamento, o qual prevê que cidadãos, empresas e entidades apadrinhem afetivamente, prestem serviços ou forneçam auxílio financeiro a crianças e jovens que vivem em instituições de acolhimento.

Para a psicóloga da Vara da Infância e Juventude, Andrea de Gois Alcântara, a adoção é uma atitude que muda a vida de crianças e também dos novos pais. "Com a adoção as crianças passam a ter garantido o direito de convivência familiar, além de passarem a usufruir de necessidades primordiais como o afeto na condição de filho", explica a psicóloga.

Em Petrolina, 51 pretendentes encontram-se habilitados no cadastro nacional de adoção. Atualmente existem 44 crianças e adolescentes abrigados em centro de acolhimento na cidade, sendo que nenhum deles encontra-se disponível para a adoção até o momento, mas podem ser apadrinhados.

Eduardo Gomes - Contribuidor ASCOM/TJPE
publicado em 24 de Maio / 2017 às 08:00

Município e Associação discutem parceria para projeto de gestão do Distrito Industrial

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (23) representantes da Associação de Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF). O encontro teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pela associação e solicitar o apoio do governo municipal, através da SEDUR, na construção do novo projeto de gestão do Distrito Industrial do São Francisco.

“A idéia é que o Distrito passe a ter uma administração tripartite, sob a direção da AEDISF, mas com participação do município e do governo do estado, por isso estamos aqui hoje, reunidos com o secretário Anderson Alves. Recentemente estivemos também com os secretários Maraíza Carvalho e Celso Leal, já agendamos com Joaquim Neto do SAAE, e cada um assumindo o que é inerente a sua pasta, construiremos uma parceria muito positiva e consequentemente mudaremos a realidade do Distrito”, explica o vice-presidente da associação, Carlos Neiva.

Na oportunidade Anderson Alves, além de conhecer o funcionamento da AEDISF, ouviu as demandas da associação e colocou a equipe técnica da secretaria disponível para colaborar nas necessidades possíveis. ”Nesse primeiro momento já alinhamos para que nossos técnicos realizem um levantamento topográfico e também um orçamento de custos para a execução da pavimentação asfáltica de toda a área do Distrito. A secretaria estará sempre de portas abertas para contribuir como desenvolvimento urbano e empresarial de nossa cidade”, destaca o secretário de obras.

Para o presidente da AEDISF, Nilton Sampaio, a união das várias entidades governamentais é um processo necessário. “Precisamos contar com todos que fazem parte do dia a dia do Distrito: o Estado, o município porque esse é o local onde se agrega economia do município gerando muitos empregos. Estruturar essa área trazendo condições às indústrias locais e as que estão chegando fortalece o nosso Distrito e o nosso município”, finalizou Sampaio.

Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Maio / 2017 às 07:29

SÍLVIO COSTA CONVERSA COM CARLOS AYRES BRITTO SOBRE SUCESSÃO DE TEMER

O vice-líder da oposição na Câmara Federal, deputado Silvio Costa (PTdoB/PE), reuniu-se na tarde desta terça-feira (23) com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, em seu escritório de Brasília. O deputado e o ex-ministro conversaram sobre o processo eleitoral para a sucessão presidencial. Nesta segunda-feira (22), Silvio Costa deu entrada a uma Consulta Jurídica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indagando sobre quais serão os critérios de elegibilidade de um candidato à Presidente da República na eventualidade de uma eleição indireta.

"O artigo nº 81 da Constituição Federal estabelece eleição direta para presidente no caso de vacância do cargo nos últimos dois anos do período presidencial. Entretanto, este artigo constitucional não foi normatizado por Lei Complementar. Em razão disso, poderemos ter um processo de judicialização no País o que, neste momento, será profundamente maléfico para o futuro do Brasil", destaca o vice-líder da oposição, Sílvio Costa..

O deputado Sílvio Costa defende eleições diretas para a sucessão de Michel Temer, porém, para que esse processo se concretize seria preciso a aprovação de uma emenda constitucional, o que dificilmente ocorrerá no Congresso. Na reunião com Carlos Ayres Britto, o deputado Sílvio Costa abordou com o ministro, além das questões jurídicas, o momento político vivido pelo País.

Ascom Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa
publicado em 24 de Maio / 2017 às 07:00

Presidente do TCM faz palestra para prefeitos em Paulo Afonso

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, fará nesta quarta-feira (24/05) a palestra de abertura do Encontro Regional de Orientação para os Gestores e Servidores Municipais, que será realizado no município de Paulo Afonso, no período de 24 a 26 de maio. Francisco Andrade Netto falará sobre as competências e responsabilidades do TCM na fiscalização das gestões municipais, ressaltando a importância do respeito às normas e princípios constitucionais.

A cerimônia de abertura terá início às 09 horas, com a presença do presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB, Eures Ribeiro, e do prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus. O evento reunirá prefeitos, vereadores e servidores das diversas prefeituras e câmaras da região.

Para o presidente do TCM, a parceria entre a Escola de Contas e a UPB tem sido um importante instrumento no aperfeiçoamento das gestões municipais. “O nosso objetivo, com esse projeto, é orientar tanto os gestores quanto os servidores municipais para que juntos eles possam exercer uma administração pública mais eficiente”, explicou Francisco Andrade Netto.

Durante os três dias do encontro, técnicos do TCM irão apresentar temas relevantes para a boa governança, entre eles: metodologia e normatizações da prestação de contas no âmbito do TCM, os principais aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal nas contas municipais e requisitos para contratação de bens e serviços na Administração Pública.

Fonte: TCM-BA
publicado em 24 de Maio / 2017 às 06:00

SESI inscreve até hoje (24) para Desafio de Natação em Juazeiro

Serão encerradas nesta quarta-feira, 24, às 16 horas, as inscrições para o Desafio 8 horas Nadando com o SESI, que será realizado no próximo domingo, 28, a partir das 8 horas, na unidade do SESI, em Juazeiro. 

O desafio é uma iniciativa do SESI que busca mobilizar as pessoas para a prática esportiva coletiva e também faz parte das comemorações da Semana da Indústria, comemorado dia 24 de maio. 

A competição é aberta à comunidade e acontece no centro esportivo do SESI, com duração de oito horas ininterruptas. As equipes, formadas por trabalhadores da indústria, seus dependentes, familiares e outros interessados, devem ter, no mínimo 20 e no máximo 30 pessoas.

Para se inscrever, basta ligar para 2102-7101. O SESI fica localizado na Rodovia Juazeiro/Sobradinho, Km-0, Distrito Industrial de São Francisco, próximo ao mercado do produtor.

Ascom/Sesi
publicado em 23 de Maio / 2017 às 23:00

Precisamos retomar alguns valores para educar nossos filhos

*Ana Regina Caminha Braga

Não é preciso ir longe para assistir exemplos de que a sociedade anda com vários problemas. Ligue a TV, assista ao telejornal e preste atenção nas matérias divulgadas. Violência, preconceito e corrupção são palavras já comuns em nosso dia a dia, e o pior, nós nos acostumamos com isso. Ações e valores como esses, nada mais são que o reflexo de um problema ainda maior: a falta de educação. Uma educação de qualidade e adequada para que nossas crianças e jovens possam crescer.

Tudo isso é reflexo de um Brasil que não dá amparo suficiente a educação, por isso digo que nós como educadores temos um papel ainda mais importante. Precisamos educar nossos jovens e crianças da melhor maneira. Precisamos estar atentos aos conteúdos que vamos desenvolver em sala. Essa é uma das obrigações de nós professores. Eu entendo que talvez nós não consigamos mudar o mundo, mas ao orientar e motivar nossos alunos a construção de um caráter, respeitando a si e ao próximo, já estaremos fazendo algo.

Quando trabalhamos valores reais como o respeito, confiança e aceitação das diferenças formamos adultos com uma maior capacidade de reflexão de seus atos, do certo e do errado. É nosso papel ajudar a entender e visualizar o mundo e seus desafios. Mas não podemos fazer isso sozinhos. Em casa, os pais e responsáveis também devem estar atentos.

Educar tem que ser uma ação conjunta. Não adianta tratarmos de tais valores na escola, quando em casa as crianças e adolescentes estão expostos a brinquedos, filmes e programas que trazem uma distorção da realidade.  Quando expomos uma criança a esse tipo de realidade distorcida, ou que motiva atitudes inadequadas, sem o devido cuidado, damos a ela a chance de achar que aquilo é certo ou parte do real, o que acaba prejudicando seu modo de pensar e ver o mundo.

A mudança real começa na educação. É nossa obrigação orientar e fazer com que nossos alunos entendam suas atitudes e consequências, refletindo de forma correta sobre elas.  Só assim os valores distorcidos podem se tornar algo raro.

*Ana Regina Caminha Braga (anaregina_braga@hotmail.com) é escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.