Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Setembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 11:26

Jornalista diz ter sido agredida por policiais militares durante blitz. Policias apresentam outra versão

A jornalista Sheila Souza, de 28 anos, usou as redes sociais para denunciar que foi agredida por policiais militares durante uma blitz na quadra 508 Sul do Plano Piloto, em Brasília. A vítima diz ter sofrido chutes e pontapés de três PMs.

Na publicação no Facebook, a jornalista diz que os policiais viram que ela não portava o licenciamento obrigatório de 2017. No entanto, foi verificado que os documentos estavam em dia. Em seguida, um dos policiais teria pedido para que ela fizesse o teste do bafômetro. Quando Sheila disse que não havia ingerido álcool, o agente teria se exaltado.

O procedimento foi realizado após a insistência do PM e, segundo o relato, o resultado nunca foi mostrado. Sheila disse que foi jogada no chão e algemada. Foi então que ela foi espancada, levando socos e puxões de cabelo pelos policiais.

“Um país em que três homens e uma mulher fortemente armados batem em uma cidadã como eu, sem que se pese nenhum motivo contra minha conduta, é realmente lamentável. Fui atacada e não vou descansar enquanto a justiça não for feita”, escreveu a jornalista.

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB Reprodução Facebook
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 11:00

Festa de Senhor dos Aflitos da Santa Casa de Misericórdia está ameaçada em Juazeiro

Em correspondência enviada ao Blog a leitora Lúcia Evangelista expõe a possível extinção de mais uma tradição da cidade. Confira:

Olá Geraldo bom dia, peço que divulgue aí sobre essa tradição da nossa cidade.

 A festa de Sr. dos Aflitos é uma antiga tradição da cidade, mas está correndo o risco de acabar se não tiver incentivos por parte dos provedores e da Secretaria de Cultura de Juazeiro.

Cadê as autoridades e a Secretaria que não se manifestam?

Essa tradição está sendo carregada nas costas por Josélia Ribeiro, mas ela precisa que a comunidade também ajude, pois, essa luta, por uma tradição tão bonita e antiga, que já faz parte do calendário da cidade, não seja esquecida e termine morrendo por falta de incentivos.

A festa já está acontecendo, começou sábado (23), mas precisa de ajuda para que essa tradição seja mantida. Manifeste-se pessoal, isso faz parte da cultura da cidade e não pode acabar. Vamos à luta...

Tomei a liberdade de divulgar, pois me senti incomodada com a inércia das pessoas, estou fazendo minha parte, e, espero que o pessoal acorde e cobre das autoridades a permanência dessa festa tão bonita da comunidade de Juazeiro.

Lúcia Evangelista Oliveira

Foto Geraldo José
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 10:24

Ação fiscal controla invasão e desarticula vendas de terrenos públicos em Juazeiro

O trabalho de fiscalização municipal realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal resultou na desarticulação de venda de área pública e controle de invasões na cidade. Durante as atividades ainda foram retirados de logradouros públicos animais de médio e grande porte.   

A ação entre os dias 18 e 22 de Setembro fiscalizou obras, realizando o ordenamento da cidade para saber se empresas licenciadas na região estão cumprindo as leis ambientais. Em quase nove meses de notificações em estabelecimentos, interdições, notificações de embargos em obras, autos de infrações e demolições, a SEMAURB somou 3.948 ações realizadas na cidade. Esse número supera o número de todas as atividades desenvolvidas em 2016 que foi de 3.088 ações.

Durante as atividades para controle de invasão, intensificadas na cidade, a ação fiscal aplicou notificação ambiental pela extração de mineral irregular por olarias que estavam instaladas à margem do canal no Bairro Monte Castelo. Ao todo já foram controladas 38 invasões na cidade e entre as áreas acompanhadas estão: Loteamento Mulungu, Malhada da Areia, Pedro Raimundo, Distrito Industrial, Sol Levante, Alto do Cruzeiro, Nova Esperança, Monte Castelo, Barranqueiro II.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/ SEMAURB
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 09:55

VEREADOR DE PETROLINA GABRIEL MENEZES LANÇA A CAMPANHA “NÃO REELEJA NINGUÉM!”

O vereador de Petrolina Gabriel Menezes (PSL) em recente entrevista ao radialista Geraldo José (Transrio FM) já havia antecipado o desejo de não concorrer à reeleição em 2020.

Nesta segunda-feira (25) Gabriel Menezes lançou nas redes sociais e encaminhou ao Blog a gravação de um vídeo onde em forma de cordel lança a campanha: “Não reeleja ninguém!”.

Para o parlamentar de Petrolina a idéia é que a população promova uma verdadeira “faxina” desde o vereador até a presidência da República nos pleitos de 2018 e 2020. Confira o vídeo:

Da redação
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 09:39

Semana Nacional de Trânsito no Vale do São Francisco recebeu importante aliado

A Semana de Trânsito, marcada no calendário nacional para este dia 25 de setembro, mas com atividades na região desde o dia 18, recebeu um aliado de peso no Vale do São Francisco nesta temporada de conscientização: a Pau Brasil Motos.

A concessionária Honda para a região abraçou as campanhas lançadas pelas prefeituras e órgãos de fiscalização em Juazeiro e Petrolina, com ações presenciais, palestras e campanhas na mídia local conscientizando condutores e pedestres sobre a necessidade de respeitar as normas de segurança e atuar com cidadania nesta questão tão importante para a segurança de todos.

De acordo com Virginelli Ramos, gerente regional da Pau Brasil Motos, esta é apenas mais uma ação da empresa, que, segundo ele já atua a muitos anos neste tipo de campanhas em toda a sua rede de atendimento, "A Pau Brasil não abre mão do seu trabalho de cidadania e já realiza esse tipo de atividade desde o seu primeiro ano de atuação, na Paraíba. Aqui não seria diferente e queremos estar aliados a qualquer tipo de atividade que produza efeitos positivos na comunidade, promovendo conscientização", declarou.

Ler Matéria Completa
Ascom Pau Brasil Motos
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 09:23

Podemos mostra força e renovação no Iº Encontro Regional

Uma aula de como fazer política em direção a um maior número de brasileiros participando de um futuro melhor para o país. A definição é do recém empossado presidente da Regional do Podemos Bahia em Jacobina, Rafael Damaceno, durante I Encontro Regional da legenda, que aconteceu na manhã de sábado (23) na cidade, considerada a  entrada da Chapada Diamantina. Coordenado pelo deputado federal Bacelar, presidente estadual da sigla, o evento reuniu os deputados estaduais Jânio Natal e Alex Lima, prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e lideranças regionais, no Hotel Serra do Outro, em Jacobina.

Para o deputado Bacelar "esse é um momento crucial para que todos entendam a importância de discutir política. Não vamos aceitar que definam nosso presente e nosso futuro de uma maneira nada democrática e que só beneficie a quem não precisa da interferência do poder público. Nós vamos buscar muito mais do que nos apresentam", disse. "Estamos empenhados em fazer diferente, sempre, ao lado, da máquina de trabalhar, que é o governo Rui Costa", enfatizou Jânio, durante o discurso.

Para Alex, o auditório lotado representa a disposição dos baianos em querer algo diferente, "que coloque a Bahia em posição de resistência às políticas carregadas de perseguição". O deputado Bacelar encerrou o evento convocando a plateia a participar mais das discussões por um presente e um futuro melhor. "É preciso enxergar quem trabalha e quem não usa os métodos de perseguição para punir a Bahia e quem não coaduna com pensamentos retrógrados", bradou.

Participou também do evento o chefe de gabinete do governador Rui Costa o ex-deputado Cícero Monteiro, natural de Jacobina.  O partido já programa o calendário de novos encontros em outras regiões da Bahia. 

Ascom Podemos
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 09:09

DIRETORIA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ELEIÇÃO DO SINTAGRO

A bem da verdade é importante ressaltar os equívocos nas informações fornecidas pela Sra. Rita, através desse tão conceituado e respeitado meio de comunicação. Talvez seja essa intenção: “Confundir e distorcer os fatos como forma de obter possíveis vantagens”.

Tem sido assim a postura da Sra. Rita, contar inúmeras calúnias e difamações que faz aleatoriamente na tentativa de macular a imagem de alguns dirigentes dessa entidade sindical para se promover politicamente. A exemplo de uma denúncia fantasiosa, entre tantas outras, na Delegacia da Mulher. Onde nem mesmo ela, autora da calúnia, compareceu a audiência.

De Casa Nova a Salvador, essa senhora busca “empenhar” a categoria em negociatas, com as mais variadas siglas partidárias e seus agentes políticos.  Ela procura ludibriar, Ongs, dirigentes de Confederações e Centrais sindicais. Com o intuito de alcançar apoio para seu projeto pessoal.

E todo esse esforço para percorrer repartições públicas, cumprir agenda, fazer campanha difamatória, ajuizar processos com apoio de terceiros, entre outras coisas. Pasmem! Parte de uma senhora que está desde 2014 afastada da empresa, recebendo indevidamente  auxilio doença pelo INSS, enquanto tantas pessoas, mesmo acamadas, tem esse direito negado. A própria disposição da Sra. Rita já denuncia a irregularidade do seu beneficio.  Inclusive já estamos denunciando essa vergonha no processo nº 0000012-05.2017.5.05.0341 para que seja mando oficio ao INSS.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 09:00

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes garante funcionamento de posto de saúde em Tamboril

O prefeito de Campo Alegre de Lourdes Enilson Marcelo visitou no último sábado, 23/09, Tamboril e região (zona rural de Campo Alegre de Lourdes), onde se encontrou com moradores das comunidades de Barreiro dos Cataiobas, Nova Vista Um, Nova Vista Dois, Coceiras, Bom Jardim, Currais, Santa Tereza, José da Silva, Sítio Jacó, Sítio Cardoso e Lagoa das Extremas.

A audiência aconteceu na quadra de esportes de Tamboril, onde o prefeito municipal ouviu atentamente as solicitações dos moradores das comunidades, entre elas, a construção de uma horta comunitária, kits de iluminação para os povoados, a construção e recuperação das aguadas e a abertura de poços artesianos.

Acompanhado do assessor Edizângelo Dias e do diretor de transporte da prefeitura municipal Adelson Duarte Baião, o prefeito Enilson garantiu que as demandas serão atendidas, incluindo o calçamento para o Barreiro do Cataiobas.

Além disso, o prefeito municipal também deu ordem de serviço para reformar o posto de saúde de Tamboril e garantiu o seu funcionamento ao menos um dia por semana com equipe completa incluindo médico, enfermeiro, dentista e técnica de enfermagem. A população participou ativamente da reunião e aplaudiu o prefeito que reafirmou gostar desse contato com o povo. “O exercício de governar com a participação das comunidades já é a marca do nosso governo” encerrou o prefeito.

Ascom Campo Alegre de Lourdes
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 08:22

Rui participa de reunião do Pacto pela Vida e entrega Cicom em Irecê

A cidade de Irecê sediará, nesta segunda-feira (25), a reunião regional do Pacto Pela Vida, programa do Governo do Estado que prevê ações integradas para a redução dos índices de violência, além de iniciativas de prevenção social para a população vulnerável. O encontro, liderado pelo governador Rui Costa, será realizado às 9h, no Fiesta Baiana Club Hotel, na BA-052, km-354 (em frente à Buriti Veículos, após o Contorno). A reunião será fechada à imprensa e o governador concede entrevista ao final do encontro.

Após o Pacto pela Vida, o governador inaugura o Centro Integrado de Comunicações – Cicom, que unificará as chamadas de emergência dos municípios da região por meio de uma central, unificando o atendimento dos serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) e, posteriormente, 193 (Bombeiros). O Cicom recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e está localizado no 7º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Fundação Bradesco, no bairro de mesmo nome.

Secom Bahia Foto de arquivo do Blog
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 08:00

Senac Petrolina inscreve para turma de Excel Avançado

Os recursos do Excel Avançado são tema de curso no Núcleo de Informática do Senac Petrolina, que está com inscrições abertas para nova turma, com início no próximo dia 26.09 e seguem até 09/11/17. As aulas vão acontecer nas terças e quintas das 19h às 22h e a carga horária total é de 36h.

O curso é voltado, principalmente, para quem quer aprimorar técnicas de elaboração e manipulação de planilhas comercialmente funcionais. Os recursos do Excel são importantes principalmente para quem trabalha nas áreas administrativas, contábil, financeiro, vendas e estoque.

Os interessados devem se inscrever na Central de Atendimento Senac na Rua Projetada, 650, Maria Auxiliadora. Mais informações pelo telefone 87 3983 7603.

publicado em 25 de Setembro / 2017 às 07:45

Final de semana em Petrolina com registro de roubo de celular e apreensão de drogas

Policiais do 5º BPM Petrolina coibiram neste final de semana a utilização excessiva de som automotivo na localidade de Izacolândia e adjacências. Moradores informaram que o veiculo Gol Branco estava  causando transtornos com a utilização em alto volume, nas proximidades do Assentamento Mansueto de Lavor. Foi realizado um teste com o etilômetro que teve como resultado 0,47 mg/l com a constatação do crime de trânsito e o acusado foi conduzido para a delegacia. 

Também em Petrolina o menor V.G.F, 15 anos,  foi apreendido com 06(seis) pedras de Crack pesando duas gramas e 02(duas) petecas de maconha. Diante do fato o acusado foi conduzido para a 1ª delegacia onde foi apresentado e entregue á Autoridade Policial para o boletim de ocorrência.

José Arles da Silva Santos, 25 anos fez o boletim de ocorrencia e relatou que um indivíduo de posse de uma faca roubou o seu aparelho de celular e o seu tênis.  De posse das características e vestimentas do suspeito, os Policiais localizaram o acusado ainda na posse dos objetos da vítima. Diante do fato o imputado juntamente com os objetos do roubo foi conduzido para a 1ª Delegacia da Policia Civil onde foi apresentado e entregue a Autoridade Policial.

PM e Policia Civil
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 07:24

Lava Jato amplia cerco a Lula com mais 6 apurações

A Operação Lava Jato e seus desdobramentos ampliam o cerco ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dificultam ainda mais seu plano de disputar um terceiro mandato na eleição de 2018. Condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, réu em seis ações penais e denunciado em outros dois casos, o petista agora é alvo de seis procedimentos de investigação criminal abertos pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em Curitiba, São Paulo e Brasília.

As novas apurações podem resultar em processos na Justiça por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e obstrução a investigações. Com o ex-presidente cada vez mais investigado por policiais e procuradores e respondendo à Justiça, partidos de esquerda já traçam caminhos alternativos à disputa presidencial. Caso o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, confirme a sentença de Moro, o petista pode ficar inelegível.

O principal ponto de partida das novas acusações são os acordos de colaboração dos executivos da Odebrecht, homologados pelo Supremo Tribunal Federal em janeiro deste ano. As informações colhidas pela força-tarefa da Lava Jato levantaram novas suspeitas que agora são investigadas.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 07:00

VEREADOR BENÉ MARQUES DESENTOPE REDE DE ESGOTOS E CRITICA SAAE PELO DESCASO NO BAIRRO ITABERABA

O vereador Benedito Marques (PSDB) ao que parece resolveu assumir a condição de oposição contra o governo Paulo Bomfim. Ele sempre disse da tribuna da Câmara e nas entrevistas que concede à imprensa regional que o que governo fizer de bom ele ressaltará e o que deixar de fazer ou o fizer de negativo, também terá a sua rejeição na Casa.

Neste domingo (24) repercutiu nas redes sociais o fato do vereador ajudar moradores a desentupir a rede de esgotos que segundo o parlamentar encontra-se nesta situação há dez dias.

Ao longo da gravação Bené Marques pede o apoio do Blog e da TV São Francisco no sentido de divulgar esta situação de penúria na Avenida São Francisco, bairro Itaberaba.

Veja o vìdeo:

 

publicado em 25 de Setembro / 2017 às 06:25

DEPUTADO ROBINSON ALMEIDA DIZ QUE “PRA DEFENDER A BAHIA, RUI VAI À JUSTIÇA CONTRA CHANTAGEM DE ACM NETO E TEMER”

Em sua página pessoal no facebook o deputado federal Robinson Almeida (PT) informa que “o bloqueio de R$ 600 milhões da Bahia feito por Michel Temer a pedido de ACM Neto virou questão da justiça. O governador Rui Costa, para defender os interesses do povo baiano, moveu ação contra o Banco do Brasil pela não liberação do empréstimo conseguido juntos à instituição financeira internacional. A que ponto chegamos: o vale tudo de ACM Neto e seu aliado Temer pra perseguir o governo da Bahia revela a face obscurantista dos golpistas que assaltaram o poder no nosso país. O governador Rui está de parabéns por não se curvar à chantagem do prefeito da trupe de Temer e Geddel. A Bahia não se rende!” finalizou o parlamentar.

Da redação com informações da Ascom
publicado em 25 de Setembro / 2017 às 06:00

ESPAÇO DO LEITOR: CONVOCAÇÃO DO SAAE DE JUAZEIRO.

Em e-mail ao Blog o leitor Cláudio Robério Amorim faz questionamento sobre o recente processo seletivo organizado pelo SAAE - Serviço de Água e Saneamento Ambiental. Confira:

O assunto é o seguinte: Participei do Processo Seletivo Simplificado do SAAE de Juazeiro para as duas vagas de motorista de veículo leve onde fiquei em terceiro lugar, sendo que sexta-feira (22) saiu a convocação para as referidas vagas onde foram convocados o quinto e o sexto colocados. Eu gostaria de entender o porquê de terem pulado os quatro primeiros classificados?

Cláudio Robério Amorim

publicado em 24 de Setembro / 2017 às 23:00

ARTIGO – “XIII...! NÓS ‘FOI’ PRESO, MESMO!”

No jargão popular existe duplicidade de entendimento quanto à legitimidade da prática do crime; uns, mais prudentes e cautelosos, dizem que “o crime não compensa”, enquanto outros, atrevidos e gananciosos, afirmam que “o crime compensa”. Diante dessa última concepção, são capazes de tudo na busca do lucro fácil, utilizando das mais astutas artimanhas e estratégias, e julgando-se acima das leis e dos valores vigentes. É triste a constatação de que esse tipo de marginalidade hoje infesta os espaços que deveriam estar ocupados por autoridades íntegras e incumbidas exatamente de punir os criminosos. Ao contrário, num conluio sem precedentes, assaltam a nós cidadãos, descaradamente, roubando nossas consciências e metendo com gosto a mão em nossos bolsos.

A sociedade brasileira foi surpreendida dias atrás com um vasto e melancólico noticiário, no qual o áudio gravado de um diálogo jocoso, debochado e presunçoso entre um empresário e seu executivo, extravasava um amplo desejo de anarquizar com as autoridades constituídas, induzindo, inclusive, que gostaria de um encontro com o então Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, para dizer-lhe “que na escola que ‘tu’ estudou, eu fui professor”! Com a aparência de empresários vitoriosos e inteligentes – até mesmo na esperteza para a prática de inúmeros crimes empresariais –, com trânsito no mundo dos negócios, inclusive na área internacional, seria de se esperar um linguajar menos rude e não tão pobre no uso da língua portuguesa! Refiro-me à dupla composta pelos irmãos Joesley e Wesley, e mais o executivo do seu grupo, Ricardo Saud, cujo trio, de alta periculosidade, hoje está preso.

Desafio a quem possa recordar ter visto algo semelhante em nossa história, de alguém ter praticado tantos crimes em série, de grande impacto econômico contra Bancos e empresas do Estado, corrompendo governos e agentes públicos em troca de vantagens expressivas e facilidades que conduzissem ao enriquecimento ilícito, e por uma decisão estratégica se oferece para denunciar os cúmplices envolvidos, desde que não fosse preso, e isso tenha sido aceito e articulado por Procuradores do Ministério Público! Era um privilégio que agredia as consciências honestas deste país, finalmente reconsiderado pela Justiça!

A verdade é que, como estava, não podia ficar. Era indigno para a sociedade ter de testemunhar, diariamente, as imagens de dois empresários corruptores ativos, a circularem sorridentes e debochados, responsáveis que eram pela sangria de bilhões de reais dos recursos públicos, favorecidos pela conivência criminosa de bandidos travestidos de autoridades, deputados e senadores, e alguns governantes, receptores de muitos milhões em propinas de toda ordem.

Não defendo, apenas, a prisão desses empresários como se fosse a solução final, mas, também, de todos aqueles por eles denunciados, e após o levantamento das provas necessárias pelo Ministério Público. Obviamente que a justiça tem de ser aplicada, independentemente do cargo que os delatados exerçam ou exerceram na República, ou qual o Partido Político envolvido, porque, somente assim, através desse processo depurativo que aí está em andamento, poderemos alimentar um mínimo de esperança de que esse país ainda seja passado à limpo, e não viva, permanentemente, com a pecha de que não tem jeito!

Pouco mais de três meses faltam para se adentrar ao ano eleitoral de 2018, quando os principais cargos do Poder Executivo – Governadores e Presidente da República -, e o Poder Legislativo (Deputados e Senadores), terão os seus eleitos pelo voto popular. Naturalmente que os marqueteiros de plantão já estão articulando as melhores táticas para contornarem na mídia e nos palanques, o caráter enlameado de seus contratantes. Os candidatos novos no pleito, talvez ainda imunes aos efeitos do lamaçal, certamente não encontrarão o espaço desejado.

Deplorável é ver que a reforma política em discussão está articulada no sentido de assegurar a autoproteção e o retorno ao Congresso dos mesmos de sempre. São raposas cuidando do galinheiro! Para mim só vejo uma saída, e ela passa por nós cidadãos comuns que, enganadamente, colocamos essa corja lá em cima, nos lugares mais altos para nos representar.

Oxalá a Justiça brasileira julgue os processos a tempo de nos livrar dos ladrões de carteirinha da política nacional, bem como dos salvadores da pátria e mártires de plantão, impedindo-os de saírem candidatos a qualquer cargo!

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

publicado em 24 de Setembro / 2017 às 22:00

Escolas municipais incentivam alunos à leitura com ‘Piquenique Literário’ em Juazeiro

Os alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram sexta-feira (22), da 3ª Edição do Piquenique Literário, com as turmas dos Programas de Correção de Fluxo, ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que tem como objetivo incentivar a leitura, criando ambientes fora da sala de aula, saindo da rotina pedagógica.

A secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves participou do piquenique da escola Ludgero de Souza, realizado ao ar livre, na Lagoa de Calú, que se transformou em uma biblioteca itinerante. “A Rede Municipal de Ensino realiza mais uma atividade diferenciada para os alunos, incentivando cada vez mais a leitura, e proporcionando um momento único de aprendizagem. Essa parceria com o Instituto Ayrton Senna já é sucesso, desde 2010 estamos unindo esforços e temos alcançado resultados positivos na aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou Lucinete.

Ler Matéria Completa
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 24 de Setembro / 2017 às 21:00

IV Encontro dos Comitês Afluentes do São Francisco discutirá a escassez hídrica

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizará nos dias 5 e 6 de outubro, em Salvador (BA), o IV Encontro dos Comitês Afluentes do São Francisco. O evento tem o objetivo de promover a integração entre os comitês afluentes e terá como tema “Escassez Hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”.

Em 2017, a novidade será a participação dos comitês dos estados que receberão águas da transposição. O evento vai reunir representantes de 23 comitês afluentes, seis comitês de bacias receptoras de águas da transposição do rio São Francisco, totalizando 29 comitês participantes, além de especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA).

Ler Matéria Completa
Ascom CBHSF
publicado em 24 de Setembro / 2017 às 20:00

Primavera em Juazeiro - BA

Quando rebenta o ipê 
Sou eu
Descortinando a primavera Rosa
Pra você 
Quem nem sequer me olha 
Deixando  o cravo 
De todo o meu querer 
Sangrar 
Sem ser pelo menos  
Um mero obus 
Você não vê 
Nem os verdes figos no chão 
E o azulão na imensidão azul
Você pode ser" linda de morrer"
Me Cega de paixão 
Mas não chega aos pés do ipê 
Rosa que eu te dou de coração 

(Maurício Dias)

Foto: Samuel Moraes
publicado em 24 de Setembro / 2017 às 19:00

Ação pede expansão da Rede de Atenção Psicossocial antes de fechamento de hospitais na Bahia

Uma ação civil pública ajuizada ontem, dia 21, pelos Ministérios Públicos estadual e Federal e pela Defensoria Pública da União, pede que a Justiça evite, antes da expansão da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), o fechamento de três hospitais psiquiátricos na Bahia: o Juliano Moreira e Mário Leal, em Salvador, e o Lopes Rodrigues, em Feira de Santana. Segundo a ação, o Estado projeta fechar as unidades sem elaborar e apresentar um plano de gestão, com cronograma definido, do processo de desinstitucionalização (quando os hospitais deixam de ser principal referência de atendimento psiquiátrico) e de altas hospitalares dos pacientes, como também um planejamento de ampliação da Raps para garantir o acesso ao serviço essencial de tratamento.

Os promotores de Justiça Carlos Martheo Guanaes, Fábio Velloso e José Luiz da Fonseca, o procurador da República Leandro Bastos Nunes e o defensor público da União Átila Ribeiro Dias pedem que a Justiça determine, em caráter liminar, a suspensão de “todos os atos voltados ao descredenciamento” dos três hospitais; a continuidade do repasse pela União das verbas destinadas à manutenção das unidades; a garantia de funcionamento pelo Estado dos serviços, com atendimento de emergência, leitos e internações previstas em lei, além da apresentação de plano de gestão da Raps em um prazo de 60 dias.

Ler Matéria Completa
Cecom/MP-BA
publicado em 24 de Setembro / 2017 às 18:00

Homicídio no bairro Argemiro em Juazeiro

Na manhã deste domingo (24) foi registrado o quinto homicídio do mês setembro em Juazeiro e ocorreu nas imediações do bairro Argemiro. Segundo informações de populares dois homens se desentenderam nas imediações do campo de futebol da comunidade sendo que um deles armado com uma peixeira (arma branca) desferiu vários golpes, perfurando a região do intestino, da vítima identificada como Jean Araújo dos Santos, 23 anos, que não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ainda no local. A delegacia de homicídios iniciou o procedimento de investigação. Jean morava no Residencial Mairi, recentemente inaugurado. A Polícia Civil acaba de informar ao Blog que o autor do crime foi identificado como Edivanildo dos Santos Silva.

publicado em 24 de Setembro / 2017 às 17:00

Janot pode ter usado extrato falso em denúncia contra Temer, diz coluna

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pode ter utilizado um falso extrato bancário para embasar a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. O ex-advogado da empreiteira Odebrecht, Rodrigo Duran, diz ter provas de que a empresa enviou documentos forjados ao Ministério Público Federal (MPF). As informações são da coluna Radar, do site da revista Veja, deste sábado (23).

O documento cuja autenticidade foi questionada é um extrato de uma conta no Meinl Bank, em Antígua. O papel tem datas em português num documento em inglês e apresenta movimentação de conta depois da data de encerramento. De acordo com a revista, o extrato foi feito no dia 14 de outubro de 2016. Neste dia, o sistema do banco estava bloqueado por autoridades suíças, o que inviabilizaria a consulta.

O saldo da conta também apresentaria inconsistência. Um extrato indica cerca de 1,3 milhões de dólares. Em outro, da mesma conta e data, o montante está negativo em 178 mil dólares. Na denúncia, Janot teria usado extratos do mesmo banco, com o mesmo tipo de incoerência para acusar Temer e os ex-deputados Eduardo Cunha e Henrique Alves.

publicado em 24 de Setembro / 2017 às 16:28

SAMU divulga número de telefone emergencial

A Secretaria de Sáude de Juazeiro informa que devido a um problema na operadora de telefonia, o número 192 do SAMU está temporariamente indisponível. A população pode acionar o serviço por meio do número (74) 99198-0828, enquanto a linha não é restabelecida.

Ascom Sesau Juazeiro
publicado em 24 de Setembro / 2017 às 16:00

Guarda Municipal prende em flagrante motorista acusado de atropelar uma pessoa em Petrolina

Acidente ocorreu na Avenida 7 de Setembro. Condutor fugiu do local sem prestar socorro à vítima.

Por volta das 6h20 deste sábado (23), uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM) foi acionada depois que uma pessoa foi atropelada na Avenida 7 de Setembro.O condutor de um HB 20, de cor branca, fugiu do local sem prestar socorro à vítima. De acordo com informações de testemunhas, o veículo foi visto seguindo em direção ao supermercado Makro. Imediatamente a ROMU iniciou diligência para localizar o autor do crime de trânsito. Identificado como Hemesson Miroro de Oliveira, ele foi encontrado dormindo dentro do veículo que estava parado no estacionamento de um condomínio. O carro apresentava marcas de sangue, avarias recentes e ainda foram encontradas garrafas de bebida no interior do veículo. 

Como a Guarda Municipal não dispõe de etilômetro, equipamento popularmente conhecido como bafômetro e o local do atropelamento se trata de uma rodovia federal, a Polícia Rodoviária Federal foi acionada. Após a chegada da PRF, o teste de alcoolemia foi realizado é constatado que o condutor havia consumido bebidas alcoólicas antes de dirigir. Em seguida, a ROMU e a PRF conduziram Hemesson até a delegacia de Polícia Civil do Ouro Preto para que ele fosse apresentado a autoridade policial para a tomada das providênciasnecessárias diante do caso.

Ascom PMP Fotos: Guarda Civil Municipal de Petrolina / Divulgação
publicado em 24 de Setembro / 2017 às 15:24

JUAZEIRENSE EDSON AMARO VENCE MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU (PR)

Juazeiro no lugar mais alto do pódio! O juazeirense Edson Amaro conquistou na manhã deste domingo o primeiro lugar da 10ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná. Apoiado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, Edson já havia conquistado também a Maratona de São Paulo. A Itaipu Binacional recebeu, neste domingo, 24, a largada da 10ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. Participaram da prova três mil atletas, de 21 estados do Brasil e também da Argentina, Paraguai, Quênia, Chile e Tanzânia. Além da prova individual de 42,195 km, houve a Maratona de Revezamento, feita em dupla, e a prova dos 11,5 km. A chegada de todas as modalidades foi no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde ficam as Cataratas do Iguaçu, o principal atrativo turístico da região. Edson Amaro venceu a prova com o tempo de 02 horas 20 minutos e 59 segundos. O segundo colocado Sérgio Celestino da Silva teve o tempo de 02 horas 21 minutos e 58 segundos.

Da redação Foto de arquivo do Blog
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.