Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Maio / 2019 às 12:00

Bairro das Populares em Uauá encontra-se abandonado pelo poder Público Municipal, denuncia Moisés Ribeiro

Quarta-feira (22), atendendo a mais um convite por parte dos moradores do bairro das Populares, Moisés Ribeiro esteve no local e constatou que a Prefeitura Municipal de Uauá, não tem o menor respeito com a referida localidade. “Há vários dias a comunidade clama por limpeza, capina, manutenção do calçamento e da iluminação pública. O local está tomado pelo mato e pela sujeira. O aspecto de abandono tem causado desconforto e insegurança, principalmente para idosos e crianças. Eles cobram uma solução para o problema” frisou Moisés Ribeiro. “Segundo os moradores já faz tempo que o bairro não recebe cuidados da Prefeitura. O mato cresce e toma conta das ruas. Diante de tanta sujeira, há quem se sinta no direito de contribuir ainda mais com o problema. Entulhos e lixo estão sendo despejados na praça” concluiu.

Ascom
publicado em 24 de Maio / 2019 às 11:30

Deputado Roberto Carlos define a data para a entrega do Título de Cidadão Baiano para o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes

Ficou determinada, na Assembleia Legislativa da Bahia, que a data para a entrega do Título de Cidadão Baiano ao ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, será no dia 10 de junho, no Plenário Luiz Eduardo Magalhães. Esta honraria será o resultado da proposição apresentada pelo deputado Roberto Carlos (PDT), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado, quando, como ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes desenvolveu diversos programas e projetos de abastecimento de água, como a construção da barragem do Poço do Magro – e sua respectiva adutora de 60 km –, localizada no município de Guanambi, além de garantir recursos e executar obras de recuperação de diversas barragens e a recuperação e ampliação da adutora da barragem Poço do Peixe, em Ibotirama/BA. Além da construção de milhares de cisternas.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 24 de Maio / 2019 às 11:24

Em deslocamento para Pernambuco, Senador Fernando Bezerra e Bolsonaro deixam recado em vídeo  

O presidente Jair Bolsonaro faz sua primeira visita oficial ao Nordeste nesta sexta-feira, cumprindo agenda em Recife, pela manhã e agora à tarde visita Petrolina.

Na agenda de Bolsonaro está programada a entrega de um conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida.

O prefeito do município, Miguel Coelho, informou que o presidente deve também anunciar uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal para a Fruticultura Irrigada.

Nesta manhã o Senador Fernando Bezerra Coelho, já em deslocamento para Recife, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, enviou mensagem confirmando a programação em Petrolina: “Pessoal, estou aqui ao lafdo do presidente Bolsonaro, em deslocamento para Pernambuco, vamos a Recife e depois a Petrolina. É uma alegria poder recepciona-lo na sua primeira viagema Pernambuco”, disse o senador.

O presidente bem descontraído interferiu: A primeira de muitas! É um prazer está ao lado de Fernando, nosso senador, líder do governo, um homem que realmente está fazendo pelo Brasil”.

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 24 de Maio / 2019 às 11:04

'Vamos em busca do primeiro lugar do grupo', ressalta Nino, artilheiro da Juazeirense

É apenas a quarta rodada da Série D, mas o caráter decisivo já está presente no duelo diante da Aparecidense, sábado (25), às 16h, no Adauto Moraes. Restando três partidas para o fim da primeira fase, o Cancão vai em busca da vitória para, no mínimo, voltar à zona de classificação ao mata-mata da competição. Com quatro pontos, está a dois pontos da própria Aparecidense, que lidera o grupo A9, e também do Itabaiana, em segundo com os mesmos seis pontos.

“Desde o início sabíamos que ia ser um grupo disputado. Imaginávamos que iríamos brigar com essas duas equipes pelas duas vagas. Estamos em terceiro, mas bem próximo dos dois. Temos dois jogos em casa e cada um deles têm apenas um. Temos totais chances de classificar em primeiro ainda e vamos em busca do primeiro lugar no grupo”, projeta o atacante Nino, ressaltando que além do time goiano, o Cancão ainda recebe o Interporto-TO no dia 06 de junho, pela última rodada da primeira fase.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Maio / 2019 às 10:30

UPAE/IMIP de Petrolina dá início a Curso de Gestão e Desenvolvimento de Equipes

De acordo com José Roberto Marques – Master Coach Senior e Trainer, presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching – "Líder que forma Líderes gera Resultados Extraordinários". Acreditando nisso, a equipe gestora da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) resolveu lançar o Curso de Gestão e Desenvolvimento de Equipes.

Uma iniciativa inédita e inovadora para um serviço de saúde. "A gente sentiu a necessidade de disseminar conhecimento", justifica a coordenadora geral da Unidade, Grazziela Franklin, que é especialista em Gestão de Atenção à Saúde e em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pelo Hospital Sírio Libanês, e possui aperfeiçoamento em Desenvolvimento Gerencial pelo Instituto Nacional de Treinamento Comportamental (INTC).

Ler Matéria Completa
Ascom UPAE
publicado em 24 de Maio / 2019 às 10:00

Sobradinho: Prefeitura promove formação para professores e cuidadores da Educação Especial

Com objetivo de promover a educação inclusiva, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação realizou na manhã desta quinta-feira (23) a Formação para Professores e Cuidadores da Educação Especial. Apresentando a concepção de trabalhar competências e habilidades, para desenvolver o processo de ensino aprendizagem com alunos com necessidades especiais, o encontro também destacou a importância da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que institui a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional, e garante a matrícula de alunos com necessidades especiais nas salas regulares.

O público-alvo da capacitação foram os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e todos os auxiliares de disciplinas, conhecidos como cuidadores, que estão inseridos nas salas de aula onde estudam alunos portadores de necessidades especiais. Segundo Secretária de Educação Ducilene Kestering, esse encontro "é uma conquista dos alunos portadores de necessidades especiais ao direito à educação, através dos marcos legais da educação especial, juntamente com os avanços institucionais que tornou possível adotar uma nova visão sobre a educação inclusiva".

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 24 de Maio / 2019 às 09:30

Guarda Municipal de Juazeiro lança projeto ‘Viva Luciana’ neste sábado (25)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), através da Guarda Civil Municipal (GCM), irá lançar o projeto ‘Viva Luciana’ neste sábado (25). A ação irá acontecer das 7h às 12h na Escola Municipal de Educação Infantil Leni Lopes de Araujo Santos, no bairro Piranga I e vai ofertar serviços gratuitos para a população. Dentro da perspectiva de responsabilidade social e com o intuito de manter viva a bravura e proatividade da ex-Guarda Municipal Maria Luciana de Aquino Costa, vítima de câncer de colo de útero em dezembro de 2018, a Guarda Municipal de Juazeiro resolveu criar o projeto ‘Viva Luciana’.

De acordo com a GCM Isabel Cristina Silva, idealizadora do projeto, “o objetivo é conscientizar as mulheres, pois muitas vezes, em função da jornada dupla de trabalho e atenção centrada na saúde da família, às mulheres negligenciam a própria saúde”. O inspetor-chefe da Guarda Municipal, Israel Marcos, convida a população juazeirense, em especial as mulheres, para participarem desse lançamento. “Iremos oferecer palestras sobre o combate à violência doméstica e prevenção de doenças, recadastramento do Bolsa Família, serviços de saúde, massagem e outros. As mães podem levar os filhos menores, que serão acolhidos com atividades recreativas pela equipe teatral da CSTT”, destacou Israel.

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 24 de Maio / 2019 às 09:00

MORADORAS DO COUNTRY CLUB EXPRESSAM DESCONTENTAMENTO COM A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

A professora Wilma Rosa e a odontóloga Bernadete Rocha, ambas moradoras do Country Club desde a sua fundação há 49 anos, estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quinta-feira (23) para expressar descontentamento com a administração do Prefeito Paulo Bomfim (PCdoB).

“O Country está abandonado Geraldo, nesses últimos dez anos as administrações não edificaram absolutamente nada em nossa comunidade. E olha que não estamos pedindo muito, apenas o básico: limpeza, campina, iluminação e segurança. Já imaginou não poder sair de casa para um passeio, atender uma ligação no celular” reclamou a Professora Wilma.

Para Bernadete Rocha o único serviço que funciona regular no Country é a coleta de lixo. “Agora imagine que a gente paga em torno de R$ 1.800,00 reais de IPTU para ter apenas um serviço. É um absurdo. O presente que essas gestões nos deram foi a instalação de uma casa de passagem onde os atritos são constantes, resultando, inclusive, em um homicídio que todos sabem” pontuou.

Ambas argumentaram que apesar do bairro não ter uma associação que represente os moradores, todas as reivindicações são de conhecimento da gestão.

Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 24 de Maio / 2019 às 08:30

SECULTE leva Cuidar da Gente ao Distrito de Pinhões nesta sexta-feira (24)

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes leva nesta sexta-feira (24), ações culturais e esportivas ao distrito de Pinhões com o Programa Cuidar da Gente. Somente nesta semana aquela comunidade já recebeu ações das Secretarias de Saúde, Social, Limpeza Pública e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

O Programa Cuidar da Gente foi criado no ano de 2018 para levar atendimento aos moradores dos Residenciais Minha Casa Minha Vida. “Esse é um programa que tem dado certo e a decisão do Governo é que ele seja levado a todas as localidades do nosso município. Cada semana um bairro ou distrito recebe essa atenção mais especial dos serviços públicos disponíveis. Agora é a vez de Pinhões e nós estamos com uma programação muito boa para oferecer, fechando a semana com muita animação e entretenimento de forma saudável”, garante o Gestor da SECULTE, Sérgio Fernandes. 

Ler Matéria Completa
Ramáiana Leal/ SECULTE 
publicado em 24 de Maio / 2019 às 08:00

EX-PRESIDENTE DO PT DE JUAZEIRO EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em reconhecimento ao processo legal do último PED, em obediência ao Estatuto do Partido dos Trabalhadores e contra a trama pela minha retirada ilegal do Diretório Estadual; trama divulgada e antecipada pelo Presidente local João Leopoldo, na última reunião da Executiva e o Prefeito Municipal; numa tentativa de desfazer e prejudicar o posto conquistado com os tempos de luta e militância no Partido dos Trabalhadores, prejudicando nosso trabalho de articulação política local e regional. Venho, por meio deste, esclarecer que fui de forma “irregular” substituído da Direção Estadual, por Gaspar Junior, sem o mesmo, ao menos, ter participado do último PED (Processo de Eleições Diretas). 

Portanto, de forma correta e política, a Direção Nacional corrigiu o ato equivocado da SORG Estadual, reconhecendo, assim, meu direito legítimo de ser integrante dessa respeitada instância partidária, como também corrigiu o “erro” cometido por pessoas espúrias e enganosas, que infelizmente, contaminam todos os setores da sociedade.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Maio / 2019 às 07:33

Polícia Civil diz que Caso Beatriz corre sob segredo de Justiça e tem plena confiança que o caso será elucidado

A Polícia Civil de Pernambuco enviou nota ao Blog GJ Notícias atendendo solicitação da reportagem com relação ao andamento das investigações do Caso Beatriz. De acordo com a nota a "Polícia Civil diz que Caso Beatriz corre sob segredo de Justiça e tem plena confiança que o caso será elucidado". Beatriz foi assassinada em dezembro de 2015, dentro da Escola Auxiliadora, em Petrolina. Até o momento ninguém foi preso e um dos prestadores de serviço da escola, acusado de apagar as imagens do sistema de segurança está foragido. 

Em janeiro de 2018, com exclusividade a este Blog o médico legista e professor George Sanguinetti, disse "que a imagem de um provável suspeito de matar a menina Beatriz em Petrolina é muito pouco para uma investigação. “O tempo que passa é a verdade que foge”, declarou Sanguinetti. Esta semana através dos meio de comunicação a mãe de Beatriz, Lúcia Mota criticou o Governo de Pernambuco pela demora em o "caso ter uma solução".

"Há mais de 3 anos ocorreu o crime hediondo. Durante uma comemoração de formatura, num tradicional colégio católico de Petrolina, estavam presentes os pais, amigos e uma grande quantidade de pessoas, entre as quais educadores, alunos, familiares e pessoas da comunidade".

Confira nota na integra:

A Polícia Civil de Pernambuco entende a emoção e dor dos familiares da menina Beatriz Mota e reitera o compromisso de todas as forças de segurança do Estado, conforme afirmação do governador, para a elucidação do caso. 

O inquérito hoje conta com 19 volumes e mais de 4 mil páginas com diligências sobre essa caso que desafia pela sua complexidade a PCPE, corporação que possui hoje uma das melhores taxas de resolução de homicídios do Brasil, que é 6,7 vezes maior que a média nacional. 

Foi designada a delegada Polyana Neri para tratar exclusivamente do caso com equipe de policiais e estrutura necessária, além de contar com o apoio do Ministério Público e da Diretoria de Inteligência da PCPE. Ao longo do caso, avanços foram obtidos como a divulgação da imagem do suspeito. Essa imagem foi resultado do trabalho de peritos do Instituto de Criminalística (IC) para que a tornassem o mais clara possível, possibilitando a visualização das características do homem. 

Não é possível fornecer mais detalhes sobre a investigação porque o trabalho corre sob segredo de justiça. 

Apesar dos desafios, a PCPE tem plena confiança que o caso será elucidado, trazendo justiça e paz para os familiares e amigos de Beatriz Mota.

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 24 de Maio / 2019 às 07:15

GOVERNADOR TORNA SEM EFEITO PUBLICAÇÃO ANTERIOR E ISAAC CARVALHO PERMANECE NA CASA CIVIL

No Diário Oficial do Estado datado desta sexta-feira, dia 24, foi publicado que o Governador tornou sem efeito a exoneração do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Cavalcante de Carvalho mantendo-o no cargo de (Assistente Especial), lotado na Secretaria da Casa Civil.

Ao tomar conhecimento da publicação dia passado no GJ Notícias (Veja aqui) o próprio Isaac Carvalho manteve contato com a nossa redação e explicou: “Houve um equívoco nessa matéria, a publicação pelo Estado foi errada e já foi desfeita. Mesmo publicada, eu não fui nomeado para Seinfra, continuo na Casa Civil” esclarecendo que não houve qualquer transferência para a Secretaria de Infraestrutura.

Na mensagem via whatsapp Isaac Carvalho complementou: “Mesmo com a publicação errada não fui nomeado para Seinfra, continuo na Casa Civil” insistiu o ex-prefeito de Juazeiro. A confirmação ocorreu com a publicação no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira que tornou sem efeito a publicação anterior.

D.O do Estado, sexta (24):

Da redação Foto de arquivo do Blog
publicado em 24 de Maio / 2019 às 07:00

Caravanas da Justiça Social do Governo da Bahia chegam a Juazeiro, Casa Nova e Sobradinho

A Caravana da Justiça Social, ação do Governo do Estado, já está com o pé na estrada rumo à região do Vale do São Francisco. Juazeiro (28/05), Sobradinho (30/05) e Casa Nova (31/05) vão receber, cada uma, os serviços gratuitos de cidadania oferecidos pela ação, que é promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia.

Durante a Caravana da Justiça Social, a população dos municípios terá acesso, gratuitamente, aos seguintes serviços: emissão de segunda via de RG; emissão de CPF; emissão de segunda via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; e Carteira de Trabalho e Previdência Social. Equipes da SJDHDS também estarão nas três edições da ação orientando sobre a emissão do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e a realizando a emissão do cartão do ID Jovem para a juventude da região.

Além desses serviços, a população terá acesso ao atendimento do Procon-BA para realização de denúncias e reclamações. A população também poderá realizar exame de DNA, para reconhecimento de paternidade de crianças e adolescente que não possuem registro paterno na certidão de Nascimento. Um stand também realizará testagem rápida de HIV.

Ler Matéria Completa
Ascom Gov Bahia
publicado em 24 de Maio / 2019 às 06:30

São João dos Bairros gera expectativa no José e Maria e comerciantes esperam aumento de 30% nas vendas

Desde 2017, com o resgate do São João dos Bairros pelo prefeito Miguel Coelho, o bairro José e Maria é um dos polos do evento. Em pouco tempo, a festa já se tornou uma tradição na comunidade, que sempre lota o pátio. Os shows serão na sexta-feira (24) e no sábado (25), mas desde já os comerciantes da região estão animados com o aumento nas vendas.

Numa loja de roupas, localizada em frente ao pátio de eventos, o movimento durante a semana da festa cresce 30% se comparado a um fim de semana normal. "A equipe fica estimulada quando vai chegando o São João e as vendas aumentam. No mês de junho é ainda melhor, o aumento chega a até 80%. Neste ano, contratamos 3 vendedores temporários para dar conta da demanda", conta Ismael Soares, vendedor líder da loja.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 24 de Maio / 2019 às 06:00

PROFESSORES CONTESTAM REITOR SOFRE FECHAMENTO DA UNIVASF EM SETEMBRO

Professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram do Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quinta-feira (23) para se contrapor às declarações do Reitor Julianeli Tolentino, sobre um possível fechamento da universidade no mês de setembro, após contingenciamento de verbas por parte do governo federal.

Estiveram nos estúdios da Transrio FM os professores Jorge Cavalcanti (Computação), Ferdinando Carvalho (Educação Física) e Valdner Ramos (Administração). Inicialmente, Jorge Cavalcanti contestou qualquer possibilidade da universidade fechar suas portes. “Não vai fechar porque

O professor Ferdinando Carvalho, do Curso de Educação Física e Membro do Conselho Universitário, a declaração de Julianeli sem antes discutir com os diversos segmentos da universidade gerou pânico na comunidade acadêmica e na sociedade. “Porque o Reitor não apresentou os dados financeiros que a gente desconhece de 2018 e 2019, bem como as informações sobre os cortes para que pudéssemos debater e buscar soluções que reduzissem o impacto desse contingenciamento?”

Ler Matéria Completa
Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 24 de Maio / 2019 às 05:52

Bolsonaro faz nesta sexta-feira (24) primeira viagem ao Nordeste como presidente

O presidente Jair Bolsonaro fará nesta sexta-feira (24) sua primeira viagem desde a posse, em 1º de janeiro, a um estado do Nordeste. A estreia do presidente na região será em Pernambuco, com agendas nas cidades de Recife e Petrolina.

A agenda do presidente prevê os seguintes compromissos:

  • 07h00

    Partida de Brasília/DF para o Recife/PE

    Base Aérea de Brasília

    VCAL Adicionar ao meu calendário
  • 09h20

    Chegada ao Recife/PE

Ler Matéria Completa
Da redação com informações do Palácio do Planalto
publicado em 23 de Maio / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: BACO EXU DO BLUES REFERÊNCIAS SIAMESAS EXISTENCIAIS, para DAF Moncorvo, Caetano Veloso & Kanye West

Ano passado minha filha, Bia Roncalli, me mostrou uma canção do Baco Exu do Blues. Minha primeira pergunta foi: – É Baiano ? Não dei muita bola de primeira, mas hoje pensei em Bia incessantemente (para mais além do pensar compulsivamente recorrente e habitual de todos os segundos), curiosamente lembrei da nossa conversa rápida sobre a canção do Baco Exu.

De cara o nome Baco Exu do Blues me sentenciou uma conexão amistosa. O Deus Baco das festas intermináveis, do vinho e da boemia – elementos indissociáveis do meu primeiro livro – Orbitais. O Blues é uma das 5 primeiras peças da minha experiência musical de prima: rock jazz bossa samba & blues, em ordens aleatórias sobre o expoente de pi (ouvi esta expressão num filme e gostei muito).

E na minha experiência musical imberbe, uma coisa em comum: tudo música de preto ! Inclusive a bossa nova – vide as origens da cor da pele do povo de Juazeiro da Bahia – terra onde João Gilberto nasceu – terra que o influenciou no que é chamado de Bossa Nova. Vide Juazeirenses Pretos sob o sol escaldante do Rio São Francisco. Rio Solar de Negros Navegantes: Heróis Remeiros – histórias de Aquidabans Ribeirinhas contadas por Uberdan Oliveira e Dêniston Diamantino.

Ler Matéria Completa
Espaço do Leitor
publicado em 23 de Maio / 2019 às 22:30

inscrições para edital do Conselho Tutelar encerram nesta sexta-feira (24)

As inscrições para participar das eleições unificadas do Conselho Tutelar encerram nesta sexta-feira (24). São cinco vagas para o colegiado e seus respectivos suplentes para o quatriênio 20/23.

As inscrições são individuais, não sendo admitida composição de chapas sendo realizadas presencialmente na Casa dos Conselhos, sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), localizada à Praça da Imaculada Conceição, ou através de formulário eletrônico disponível no endereço www.juazeiro.ba.gov.br . Além dos documentos pessoais, é necessário possuir experiência comprovada na área da infância e juventude.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 23 de Maio / 2019 às 22:05

Pode comemorar! Balotelli está de volta e reforça Juazeirense no sábado, contra o Aparecidense!

Em conversa agora à pouco com o Blog GJ Notícias, o presidente da Juazeirense, Deputado Roberto Carlos, confirmou uma grande notícia para o Cancão de Fogo, que vai disputar no sábado a liderança do Grupo A9 do Campeonato Brasileitro da Série D: A volta do xodó da torcida, o atacante Gustavo Balotelli. De acordo com Roberto Carlos, o atacante não estava sendo aproveitado no CRB, para onde tinha sido transferido, por empréstimo, e convenceu o jogador a retornar para o clube, onde foi artilheiro e fez muito sucesso recentemente.

As boas atuações de Balotelli, que tem apenas 22 anos, conquistaram o torcedor do cancão e o anúncio do seu retorno deve motivar ainda mais o público para o jogo contra a Aparecidense, no sábado, no Adauto Moraes: “Balotelli retorna para Juazeiro amanhã, se integra ao grupo, treina amanhã e deve ficar à disposição do treinador para o jogo contra a Aparecidense”, acredita Roberto.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José/ Foto divulgação Juazeirense/ Carlos Humberto
publicado em 23 de Maio / 2019 às 22:00

Audiência discute proposta dos servidores do Fisco para a Reforma Tributária

Acontece nesta sexta (24), 9h, na Assembleia legislativa da Bahia, Audiência Pública para debater a proposta de Reforma Tributária Solidária, elaborada pela Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) e pela Anfip (Associação Nacional dos Fiscais da Receita Federal).  O evento foi convocado pela deputada Olívia Santana (PCdoB), a pedido do Sindsefaz (Sindicato dos Fazendários da Bahia), como parte das comemorações dos 10 anos da Lei 11.470/2009, que reestruturou as funções de Auditores Fiscais e Agentes de Tributos na Sefaz-BA. 

A Reforma Tributária Solidária é a contribuição que as organizações que representam os servidores do Fisco Estadual e Nacional estão dando ao debate sobre a situação fiscal do estado brasileiro. Fenafisco e Anfip têm reafirmado que em vez de regredir direitos dos trabalhadores e do povo mais pobre com a reforma da Previdência, mudanças nos tributos e na base de cobrança podem gerar os recursos necessários para aliviar as contas públicas, além de promover maior justiça fis cal, com a redução de tributos sobre o consumo e serviços públicos. 

Segundo as projeções dos especialistas que ajudaram a construir a proposta de Reforma Tributária Solidária, se alterássemos a tributação sobre a renda, o patrimônio e transações financeiras, sairíamos da situação atual de 5,9% do PIB para uma situação de 10,3 % do PIB. Por ano, seria possível ampliar a arrecadação em R$ 357 bilhões de reais. 

Lei 11.470

A Lei 11.470 foi aprovada em 2009 pela Assembleia Legislativa reorganizando as atribuições dos servidores fiscais da Secretaria da Fazenda da Bahia. Defendida pelo Sindsefaz, a nova legislação trouxe segurança jurídica no desempenho das funções de Auditores Fiscais e Agentes de Tributos, dando um fim às ações judiciais que questionavam desvio de função na Sefaz-BA. 

A lei permitiu também a melhoria do ambiente de trabalho na Secretaria, fazendo justiça ao papel de todos os servidores do fisco baiano, além de uma maior racionalização do serviço e aumento de receitas do Estado. Para exemplificar, no Simples Nacional, cuja fiscalização passou a ser feita exclusivamente pelos Agentes de Tributos, a arrecadação cresceu mais de 67%. Já o crédito reclamado nos postos fiscais avançou 46% e o ICMS arrecadado no Trânsito de Mercadorias cresceu 60%.

Ler Matéria Completa
Ascom Sindsefaz
publicado em 23 de Maio / 2019 às 21:30

Sesp alerta sobre vandalismo na iluminação pública da Rodovia Salitre

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) entregou recentemente a iluminação pública da Avenida Giuseppe Muccini, conhecida também como Rodovia Salitre. Na quarta-feira (21), a equipe constatou que a ação de vândalos tem prejudicado os trabalhos de iluminação na região.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, estão ocorrendo depredações aos postes com uso de estilingue que perfuram as luminárias de proteção às lâmpadas e chegam até a danificar os reatores. “Fazemos um apelo à população para ajudar a monitorar e denunciar os vândalos, pois isso é crime e cabe investigação policial. Todos precisam estar comprometidos a preservar o patrimônio público”, frisou.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 23 de Maio / 2019 às 21:00

Primeira Dama de Petrolina incentiva doação de leite materno

Doar leite materno é fácil, é simples e salva vidas. Um pote de leite humano é capaz de alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Então, não tem desculpa. Qualquer quantidade serve. Basta a mulher atender aos critérios básicos: ser saudável e ter um bom fluxo de leite. Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan/IMIP. Se a puérpera estiver com o cartão da gestante e os exames em dia melhor ainda.

"O Biama irá fazer a avaliação do perfil da doadora, se ela obedece aos critérios de seleção, assim como poderá fazer a coleta de sangue para exames e orientações. Então, não há empecilhos", garante a enfermeira gerente do Banco, Kaliane Medeiros. Ficam fora da lista de possíveis doadoras apenas mulheres que fazem consumo de álcool e drogas, que fumam mais de 10 cigarros por dia, que bebem mais de 7 xícaras de café diariamente, que realizaram transfusão de sangue há menos de 5 anos e que fazem uso de medicações incompatíveis com a amamentação. 

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 23 de Maio / 2019 às 20:57

STF tem maioria a favor da criminalização da homofobia

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (23) maioria de seis votos a favor da criminalização da homofobia como forma de racismo. Apesar do placar da votação, o julgamento foi suspenso e será retomado no dia 5 de junho. Até o momento, a Corte está declarando a omissão do Congresso em aprovar a matéria e determinado que o crime de racismo seja enquadrado nos casos de agressões contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) até que a norma seja aprovada pelo Parlamento. 

O julgamento começou em fevereiro e foi retomado nesta tarde com as manifestações da ministra Rosa Weber e do ministro Luiz Fux, também favoráveis à criminalização. Com os votos de Weber e Fux, ficou formada a maioria com os votos de Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, além do relator, Celso de Mello. Em seu voto, Rosa Weber entendeu que a Constituição obrigou o Congresso a aprovar medidas para punir comportamentos discriminatórios, que inclui as condutas direcionadas à comunidade LGBT. Segundo a ministra, o comando constitucional não é cumprido desde a promulgação da Carta Magna, em 1988. 

Ler Matéria Completa
Com informações da Agência Brasil
publicado em 23 de Maio / 2019 às 20:35

Prefeitura de Sobradinho entrega mobiliário escolar a cinco localidades da zona rural

Com o objetivo de oferecer uma estrutura de qualidade no ambiente escolar, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (21), a entrega de kits de carteiras e mesas escolares nas unidades de ensino da zona rural.

Os conjuntos compostos por mesas e cadeiras, são o resultado da participação da Secretaria Municipal de Educação junto ao Plano de Ações Articuladas (PAR), apoiado técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa o cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Maio / 2019 às 20:30

Ministro de Minas e Energia diz que não há barragem segura no Brasil 

O ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque, disse hoje (23), que não há barragem segura no país. Em depoimento na Comissão de Meio Ambiente do Senado, sobre segurança de barragens, o ministro disse que "não tem barragem segura. Esse conceito não existe”. Albuquerque explicou que a probabilidade de rompimento de barragens construídas à montante, como foi o caso de Mariana, Brumadinho e agora de Gongo Soco, todas em Minas Gerais, é muito superior às demais.

“O monitoramento é diuturno e ininterrupto. Tudo está sendo monitorado minuto a minuto e as informações estão sendo passadas às pessoas que têm responsabilidade, competência para tomar as ações e medidas, especialmente para não perdermos vidas humanas”, destacou. Bento Albuquerque disse que em razão do grande número de barragens, cerca de 2 mil, entre elas as que não são só de rejeitos de mineração, o ministério faz pareceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) para a fiscalização.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.