Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 19 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 18 de Junho / 2019 às 18:00

Fernando Bezerra Coelho prestigia posse de Antônio Campos na Fundaj

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) participou, nesta segunda-feira (17), no Recife, da posse do novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco, o advogado e escritor Antônio Campos. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, dos ministros do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes e Augusto Nardes, além de lideranças políticas e empresariais.

"Esta é uma solenidade carregada de muito simbolismo. E o maior deles é o da pluralidade. Sabemos que o governo federal representa uma ruptura para um Brasil novo que queremos construir. E aqui na Fundação Joaquim Nabuco temos todas as matrizes ideológicas representadas, porque esta é a casa do pensamento, é a casa da pluralidade, a casa onde o debate sobre o presente e o futuro não poderá nos dividir, mas sim nos unir, na construção de um Brasil mais igual, mais fraterno, e que hoje a gente sonha que é possível um caminho alternativo", afirmou o senador.

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC Foto: Roberto Pereira Jr
publicado em 18 de Junho / 2019 às 11:30

Qualirede recusa convite para prestar esclarecimentos na AL-BA e Alan Sanches parte para aprovar convocação

Com audiência pública marcada para esta terça-feira (18), na Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a Qualirede, empresa que administra o Planserv enviou ofício nesta segunda-feira (17), véspera do evento, se negando a comparecer ao debate sob a justifica de "tempo exíguo do convite". Diante de mais uma recusa por esclarecimentos em relação a real situação do plano de saúde dos servidores do estado, o deputado estadual Alan  Sanches (DEM) frisa que vai buscar apoio para uma convocação oficial no colegiado do corpo diretivo do Planserv, bem como da Qualirede. 

"Afinal, os credenciados de um plano que sempre foi referência em toda a Bahia, hoje penam até mesmo para conseguir uma consulta. Contudo, mesmo diante desse cenário a Secretaria de Administração gasta em torno de R$7 milhões ao mês com um contrato da Qualirede para o planejamento, distribuição de cotas, liberação de consultas, etc. Mas, não vemos resultado que justifique esse gasto, que representa algo na casa R$84 milhões ano", disparou Alan Sanches, que é médico por formação e vice-presidente da Comissão de Saúde. 

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Alan Sanches
publicado em 18 de Junho / 2019 às 09:30

Câmara de Juazeiro acelera votações para o recesso

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, que deve entrar em recesso a partir do dia 19 de junho, acelerou o processo de votação de projetos que estão em tramitação na Casa para deixar a pauta sem acúmulos. Na sessão plenária desta segunda-feira, 17/06, foram apreciados, discutidos e votados sete projetos de lei e três projetos de resolução.

Entre os projetos votados e aprovados, dois (Projeto de Lei 3.500/2019 e 3.509/2019), tratam do chorinho, uma manifestação cultural característica de Juazeiro, instituindo o “Dia Municipal do Chorinho”, a ser comemorado em 23 de abril e o tornando patrimônio imaterial do Município de Juazeiro. As propostas foram dos vereadores Professor Nilson (Nilson Alves Barbosa – PSDB) e Allan Jones (Allan Jones de Carvalho Oliveira Costa – PTC).

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom CMJ
publicado em 18 de Junho / 2019 às 08:00

Deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei que visa a criação da Semana Anti Bullying

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, apresentou o Projeto de Lei que dispõe sobre aobrigatoriedade da criação da “Semana Anti Bullying” nas instituições de ensino público e privado da Bahia. De acordo com o parlamentar, existe um crescente número da prática de bullying (termo usado que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar).

Segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas, crianças que sofrem bullying são frequentemente marginalizadas, mais propensas a sofrerem de solidão e que de fato, a violência nas escolas coloca corpos, mentes e vidas em risco. A prática do bullying causa ferimentos físicos e pode levar à depressão, ansiedade e suicídio.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 17 de Junho / 2019 às 19:33

Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria e Serviços Públicos (SESP) continua investindo na realização dos mutirões de limpeza, para garantir a manutenção e limpeza em toda a cidade. Em pouco mais de 10 dias de trabalho aproximadamente 200 toneladas de lixo foram recolhidas em cerca de 10 bairros.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Celso Leal, a Secretaria vem realizando ininterruptamente os serviços de capina, varrição e pintura nas ruas, contornos, áreas publicas e praças de Juazeiro, além de terrenos. “O nosso trabalho é constante, realizamos diariamente os serviços de limpeza e manutenção nas áreas públicas do município, além de trabalharmos na manutenção da iluminação, poda de árvores, recuperação de equipamentos e pavimentação”, explica o secretário.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SESP
publicado em 17 de Junho / 2019 às 18:00

taxa de iluminação pública foi assinada em 2004 pelo senador FBC e agora o seu filho aumentou os impostos", disse vereador Valgueiro de Petrolina

Os vereadores de Oposição de Petrolina aguardaram uma justificativa convincente da bancada governista, mas até agora nada. O Projeto de Lei que privatizou a iluminação pública de Petrolina, semana passada, foi aprovada pela ampla maioria dos vereadores do prefeito e rejeitada pelos vereadores de oposição porque os seis vereadores Cristina Costa, Domingos de Cristália, Elismar Gonçalves, Gabriel Menezes, Gilmar Santos e Paulo Valgueiro, ao analisarem a proposta, constataram que com a terceirização desse serviço as taxas cobradas aos munícipes vão aumentar em 100%, onerando a conta de energia do cidadão petrolinense.

O líder da Oposição, Paulo Valgueiro, rebateu inclusive o discurso de um vereador situacionista, querendo imputar ao ex prefeito Julio Lossio a responsabilidade de criar a taxa de iluminação pública no município. "A Lei 1.609 que criou a taxa de iluminação pública foi assinada em 2004 pelo senador das areias Fernando Bezerra Coelho então prefeito à epoca e agora o seu filho [Miguel Coelho] aumenta os valores".     

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição
publicado em 17 de Junho / 2019 às 15:26

PROJETO DE LEI PROPÕE A CRIAÇÃO DA SEMANA ANTI BULLYING NAS ESCOLAS DA BAHIA

O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia, disponibilizando sobre a obrigatoriedade da criação da "Semana Anti Bullying" nas instituições de ensino público e privado da Bahia.

O Projeto de Lei tem como principal finalidade a conscientização no ambiente escolar, sobre é a necessidade de trabalhar com os alunos os conceitos e práticas do respeito mútuo, diálogo, solidariedade, empatia, trabalhando no sentido de transformar a escola num local seguro, favorável ao aprendizado e ao convívio social.

Pesquisas realizadas pelo gabinete do parlamentar apontam para um crescente número de atos de intimidação e violência física ou psicológica no ambiente escolar. Relatório do Fundo das Nações Unidas indicam que crianças que sofrem bullying são frequentemente marginalizadas, mais propensas a sofrerem de solidão e que de fato, a violência nas escolas coloca corpos, mentes e vidas em risco.

"É importante que as ações de prevenção contra o bullying sejam prioridade em todas as instituições escolares do estado, levando conhecimento técnico sobre o problema para as comunidades acadêmicas, com envolvimento dos pais e alunos acerca do fenômeno", justificou Roberto Carlos.
 

Ascom / Nativa Comunicação
publicado em 17 de Junho / 2019 às 15:00

Prefeito Paulo Bomfim faz balanço de sua gestão em entrevista para o jornalista Mário Kertész, em Salvador

Na manhã desta segunda-feira, 17, o prefeito Paulo Bomfim concedeu entrevista para o jornalista Mário Kertész, da Rádio Metrópole em Salvador, onde na oportunidade o gestor de Juazeiro fez um balanço de sua gestão. "Foi um bate papo muito positivo, quando apresentei o potencial do nosso município e informei que apenas nos últimos 2 anos e meio já realizamos mais de 170 obras, além de estarmos com mais de 100 em execução", explicou o prefeito.

Durante a entrevista, que contou com várias referências positivas por parte do jornalista ao entrevistado, o prefeito de Juazeiro também foi elogiado pela audiência do programa através da participação por telefone. "É uma honra estar à frente da gestão de uma das mais importantes cidades da Bahia e ainda poder também contar com o reconhecimento dos demais baianos, como ficou evidente nas participações dos ouvintes por telefone. Como foi o caso de um cidadão de Serrinha, chamado Dr. Bira, que deu um depoimento emocionado ao citar o bom exemplo de nossa cidade. Isso é algo que nos traz muita alegria".

Ler Matéria Completa
Ascom/PMJ
publicado em 17 de Junho / 2019 às 14:45

Sobradinho: CRAS promove Roda de Conversa sobre Violência contra a Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o CRAS, realizou na quinta-feira (13) um encontro com o Grupo da Terceira Idade. Na ocasião foi ministrada uma palestra com o advogado Patrick Lima Carvalho que falou sobre "Violência Contra a Pessoa Idosa e seu Enfrentamento".

Os idosos tiveram a oportunidade se saber mais sobre os seus direitos e na oportunidade o palestrante elencou algumas formas de violência contra a pessoa da terceira idade como: violência física, sexual, econômico-financeira e patrimonial, negligência/abandono e violência psicológica.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 17 de Junho / 2019 às 12:30

Reforma da Previdência: parecer é bem recebido pelo mercado financeiro

O parecer da reforma da Previdência apresentado na quinta-feira (13) foi bem recebido por analistas do mercado financeiro, mas a avaliação é de que ainda é preciso incluir estados e municípios nas mudanças. Governadores que defenderam participação na reforma se dizem frustrados. Além da retirada das mudanças para servidores estaduais e municipais, também saíram da reforma itens como aumento da idade mínima para aposentadoria rural, alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, o sistema de capitalização (poupança individual de cada trabalhador) e a desconstitucionalização (permitiria mudanças na Previdência por meio de lei, sem necessidade de Proposta de Emenda à Constituição).

Com as alterações, a economia estimada é R$ 1,13 trilhão, próximo da previsão de R$ 1,23 trilhão do governo. Para chegar a esse número, o relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), propões aumento de receitas por meio da transferência de 40% de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a Previdência Social e de tributo (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) sobre os bancos. Para o cientista político Rafael Cortez, sócio da Tendências Consultoria Integrada, “a economia gerada com o projeto é bastante significativa e deve gerar um choque positivo para a economia brasileira”, disse. No entanto, ele considera que incertezas com a votação do texto que ainda precisam ser reduzidas e a retirada de estados e municípios é “o ponto mais negativo”. “Os demais itens estavam no radar que seriam passíveis de mudança.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 17 de Junho / 2019 às 11:30

Segunda-feira de folga na programação e limpeza geral no São João de Petrolina 

A preparação para as noites de São João em Petrolina começa bem cedo. Todos os dias, enquanto a maioria ainda dorme, a equipe de serviços públicos da Prefeitura de Petrolina trabalha para manter tudo limpo para um novo dia de evento.

Ao todo, cerca de 60 pessoas trabalham na limpeza diariamente. São 6 carros-pipas, 90 litros de sabão e 10 de álcool perfumado, além de caminhão compactador de recolhimento de lixo; caminhão guindaste e bobcat que serve para mover materiais e outros equipamentos. Tudo isso, para que o público receba todos os dias uma festa com alto padrão. 

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José/com informações Pref Petrolina
publicado em 17 de Junho / 2019 às 08:30

Miguel Coelho inaugura primeiro mercado público de alimentos orgânicos do Nordeste

Quem aprecia a gastronomia mais saudável, tem a partir de agora um espaço amplo, especializado em alimentos orgânicos. Neste domingo (16), o prefeito Miguel Coelho inaugurou o primeiro mercado público de produtos sem componentes químicos sintéticos do Nordeste. O equipamento foi instalado no bairro da Areia Branca, próximo à feira livre, e recebeu investimento de R$ 314 mil da Prefeitura de Petrolina e CODEVASF.

O novo mercado contará com 28 bancas de diversos produtos orgânicos, tais como verduras, frutas, legumes e doces. A área é totalmente coberta, com banheiros, iluminação, sala administrativa e equipamentos acessíveis para pessoas com deficiência como rampas e sanitários adaptados.

Na cerimônia de entrega do mercado aos produtores, o prefeito destacou aspectos econômicos e de qualidade de vida que o equipamento traz à população. "Temos uma atenção maior por essa questão desde a época de deputado, quando fizemos um projeto para regulamentar os produtos e feiras orgânicas. Apenas Curitiba tinha um mercado público de orgânicos desse porte e essa é uma conquista que gera emprego e renda, além de uma alimentação mais saudável para todos petrolinenses", detalhou o gestor.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 17 de Junho / 2019 às 08:00

Setor do agronegócio faz duras críticas às condições da ADAB e cobra posição do governo estadual

Debate na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, na semana que passou, discutiu as condições de funcionamento da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Fiscais da ADAB e Representantes de entidades do setor, como a Associação dos Fiscais Agropecuários da Bahia (AFA-BA); a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb); a Federação Nacional dos Servidores de Fiscalização Agropecuária (Unafa); a Superintendência Federal de Agricultura (SFA), entre outras, alertaram os deputados e pediram providencias no sentido de fortalecer o órgão.

Dentre os problemas elencados pelas instituições presentes ao encontro estariam o sucateamento da entidade, as indicações para cargos de confiança sem a devida capacitação técnica, fato que enfraquece a qualidade fiscalizatória e deixa o estado na iminência de ser atingido pela Peste Suína, Mosca da Carambola e Monilíase do Cacaueiro, dentre outras.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 17 de Junho / 2019 às 07:00

Farmácia Itinerante de Pernambuco atende hoje em Dormentes

Nesta segunda-feira (17), a Farmácia Itinerante de Pernambuco desembarcou mais uma vez em Dormentes, disponibilizando remédios de alta complexidade para os pacientes do município. O atendimento será realizado a partir das 10h na sede da Farmácia Básica Municipal, localizada ao lado da Secretaria de Saúde, no centro. 

Esta é a segunda vez que o programa é realizado em Dormentes. No mês passado a prefeita, Josimara Cavalcanti, iniciou a parceria inédita entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de Pernambuco, onde uma vez por mês, a Farmácia Itinerante estará distribuindo os medicamentos na cidade. "É uma oportunidade maravilhosa para quem está em tratamento, primeiro porque os remédios geralmente são caros e com a Farmácia Itinerante sempre aqui, o paciente não precisa mais sair de Dormentes para pegar a medicação", explica Josimara. 

Ler Matéria Completa
Ascom PE
publicado em 17 de Junho / 2019 às 06:30

Sete cidades baianas vão receber R$ 77 milhões em investimentos, entre elas Juazeiro

Sete municípios baianos vão receber R$ 77 milhões em investimentos e 238 novos postos de trabalho, com a ampliação, implantação e modernização de unidades industriais. O volume de recursos é fruto de protocolos de intenções assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na quinta-feira (13), e vai beneficiar Vitória da Conquista, Juazeiro, Feira de Santana, Cabaceiras do Paraguaçu, Belo Campo, Lauro de Freitas e Entre Rios.  

"Esses novos protocolos são de extrema importância para a população baiana, pois atestam nosso esforço em interiorizar os investimentos e a industrialização no estado. Quem já investe na Bahia tem ampliado ou modernizado suas plantas fabris e, quem ainda não investe, tem nos procurado. Aí a economia e o povo baiano ganham, com a geração de emprego e de renda", afirmou João Leão, vice-governador e secretário da SDE.

Ler Matéria Completa
Ascom/SDE
publicado em 16 de Junho / 2019 às 20:00

Estados e municípios se mobilizam por reforma tributária do Congresso

As chances de aprovação de uma reforma tributária neste ano aumentaram diante do protagonismo assumido pelo Congresso Nacional, que tirou das mãos do governo a condução de propostas como a Previdência e a unificação de tributos.

Essa é a avaliação feita por secretários de Fazenda de estados e municípios, que já se articulam para negociar com deputados e senadores alterações na proposta tributária que tramita atualmente no Congresso, tendo entre seus objetivos fortalecer o poder de governadores e prefeitos na gestão da arrecadação.

No final de maio, a Comissão de Constituição de Justiça da Câmara aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e que tem como base os trabalhos do Centro de Cidadania Fiscal (CCif), comandado pelo economista Bernard Appy.

Ler Matéria Completa
Folhapress
publicado em 16 de Junho / 2019 às 19:00

Diálogo entre Moro e Deltan sugere infração na tratativa com Odebrecht

Mensagens trocadas pelo ministro Sergio Moro com o procurador Deltan Dallagnol em 2016, quando o Ministério Público Federal negociava a delação da Odebrecht, sugerem que eles ignoraram limites estabelecidos pela legislação para proteção de pessoas e empresas interessadas em colaborar com a Justiça.

De acordo com as mensagens, publicadas nesta semana pelo site The Intercept Brasil, o procurador que chefia a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba repassou ao então juiz federal informações sigilosas fornecidas pelos delatores da empresa ao Ministério Público e recebeu conselhos sobre a melhor forma de encaminhá-las.

Na época, Dallagnol tinha firmado com os representantes da Odebrecht um termo de confidencialidade que o obrigava a manter as informações sob sigilo até que um acordo fosse assinado e homologado pela Justiça, segundo advogados que participaram das negociações.

Ler Matéria Completa
Folha Press
publicado em 16 de Junho / 2019 às 16:00

Bolsonaro anuncia que Brasil foi aceito como aliado extra-Otan

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (15) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que o Brasil foi aceito pelos Estados Unidos (EUA) como um aliado extra-Otan, a Organização do Tratado do Atântico Norte. De acordo com Bolsonaro, com a “aliança” o país terá mais assistência no campo militar e também no mercado de defesa. “Com muito orgulho, anuncio que há pouco colhemos um dos frutos da nossa viagem aos Estados Unidos, ao sermos aceitos pelo presidente Donald Trump como aliado extra-Otan”, disse Bolsonaro ao discursar em um evento militar na cidade gaúcha. “Possibilidade que permite nos equiparmos melhor e interagir mais com o mercado de defesa”, acrescentou.

O presidente participou da Festa Nacional da Artilharia (Fenart), no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, que marca o aniversário do marechal Emílio Luiz Mallet. Em seu discurso, ele voltou a defender o armamento da população. “Nossa vida tem valor, mas tem algo muito mais valoroso do que a nossa vida, que é a nossa liberdade. Além das Forças Armadas, defendo o armamento individual para o nosso povo, para que tentações não passem na cabeça de governantes para assumir o poder de forma absoluta. Temos exemplo na América Latina. Não queremos repeti-lo. Confiando no povo, confiando nas Forças Armadas, esse mal cada vez mais se afasta de nós”, disse. Bolsonaro afirmou ainda que é preciso mais que o Parlamento para implementar as medidas políticas. “Precisamos, mais que um Parlamento, do povo ao nosso lado para que possamos impor uma política que reflita paz e alegria para todos nós”.

Agência Brasil
publicado em 16 de Junho / 2019 às 15:17

Prefeitura de Pilão Arcado contesta matéria publicada com destaque em jornal baiano

Matéria publicada pelo Jornal Atarde, neste domingo (16), com denúncias de transporte irregular de estudantes no interior de Pilão Arcado, repercutiu muito no estado e principalmente no município, levando a gestão municipal a se manifestar sobre o assunto.

De acordo com o jornal, “Todos os dias, estudantes da zona rural do município de Pilão Arcado, localizado no Norte baiano a 832 km de Salvador, são transportados em caminhonetes abertas, mal conservadas e sem nenhuma segurança. Condições que se assemelham às do “pau de arara”, transporte clandestino comumente usado em regiões mais pobres do Nordeste”, diz trecho da matéria.

Em contato com o Blog GJ Notícias, a secretária de Educação de Pilão Arcado, Rosimeire Rocha, rebateu algumas informações contidas na matéria e explicou as dificuldades enfrentadas pelos municípios do porte de Pilão Arcado para manter a qualidade na educação: “É de conhecimento de todos que o município de Pilão Arcado é um município que possui pouca arrecadação em tributos, sempre dependendo da União para arcar com suas responsabilidades. Estamos à frente da gestão há pouco mais de 2 anos e como todo governo iniciante, precisávamos alinhar as equipes, oferecer treinamentos e organizar nosso cronograma de ações. Após equipe montada, encontramos realmente situações em todo o município (este bem extenso territorialmente) que não atendem às determinações do MEC/FNDE e a própria Constituição, como por vocês foi citado. Porém não é uma realidade apenas local, isso é um problema da maioria dos municípios do interior da Bahia, já que estes não possuíam recursos até então para mudarem essa realidade”, explicou.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 16 de Junho / 2019 às 15:09

Deputados baianos do PT defendem nulidade de processo e liberdade imediata para Lula

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) e o deputado federal Afonson Florence (PT) defenderam a anulação dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua liberdade imediata. Os petistas participaram de ato contra reforma da previdência com lideranças de 10 municípios da região de Irecê neste sábado (15).

Na opinião dos parlamentares, os diálogos de Sergio Moro, divulgados em matérias do site The Intercept Brasil, mostram que o então juiz cometeu crimes de improbidade e prevaricação. Novas mensagens divulgadas nesta semana pelo site mostram, supostamente, Moro zombando de Lula e dos seus advogados. 

"Está claro que a operação Lava Jato foi um instrumento político usado para condenar e tirar do processo eleitoral o presidente Lula. Sua soltura imediata é uma questão de justiça, uma necessidade básica e urgente de reparação que o Brasil e o mundo anseiam", afirmou Robinson Almeida. "O que apareceu de ontem pra hoje é escandaloso. Prova do que sempre denunciamos. Lula é preso político e sua liberdade imediata é uma questão de justiça", enfatizou Afonso Florense.

Ascom
publicado em 16 de Junho / 2019 às 12:04

Pichação na Ponte Presidente Dutra, durante protestos, continua repercutindo nas redes sociais

As manifestações contra a reforma da previdência e cortes na educação, realizadas na última quarta-feira (14), em diversas regiões do país, convocada por centrais sindicais, podem não ter surtido o efeito desejado em termo de adesão, mas continua repercutindo nas redes sociais e grupos pelo Brasil afora, seja no tom crítico dos que defendem o governo e consideraram o movimento um “fracasso”, seja no tom dos que consideram um sucesso o recado das ruas.

Em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) as manifestações, em que pese não ter reunido um número significativo de adesões como já registradas em outros eventos dessa natureza, foram suficientes para serem enxergadas, menos pela quantidade de pessoas envolvidas, mais pelos transtornos causados a quem precisava se movimentar no trânsito.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José/ Foto Whatsapp
publicado em 16 de Junho / 2019 às 09:47

Joaquim Levy se antecipou e renunciou à presidência do BNDES, nesta manhã (16)

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy não quis esperar para segunda-feira e antecipou, nesta manhã de domingo, o seu pedido de demissão do banco.

Em carta enviada ao Ministro da Economia Paulo Guedes, Levy comunicou que estava deixando a instituição, após críticas públicas do presidente Jair Bolsonaro, ontem: “Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas. Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria. E, especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade”, escreveu Levy no seu pedido de dispensa.

Um dos pivôs para o atrito ente Levy e Bolsonaro, Marcos Pinto, já havia pedido exoneração do cargo que ocupava até ontem.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 15 de Junho / 2019 às 19:00

Deputado Marcelo Veiga defende vaquejada como legado da cultura nordestina

O mês de junho na Bahia é marcado pelos festejos juninos e é um período importante para manter a vaquejada como legado da cultura nordestina. Foi o que defendeu o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última terça-feira (11). Para o parlamentar, é fundamental "apreciar e defender a cultura do estado e da região Nordeste". Ele salienta que a agenda que cumpriu no último final de semana na região do semiárido baiano, foi para participar de eventos juninos e que valorizam a arte e a cultura da vaqueirama. 

"A Bahia é um dos estados mais ricos em cultura e temos manifestações em diferentes regiões. No último sábado, por exemplo, estive na cidade de Canudos, onde pude participar de uma missa do vaqueiro, além de conferir a famosa cavalgada da cidade. Acho importante estar nesses eventos que dão valor a cultura nordestina", aponta Marcelo. Ele também esteve em Novo Triunfo, onde aconteceu outra vaquejada. "Sabemos que a prática, além de esporte é um meio cultural que movimenta a economia dos municípios. Fiz questão de estar ao lado do prefeito Bastitinha, do vice-prefeito Jerry, que fez o parque da vaquejada e do ex-prefeito Ligeirinho - porque acho importante que o poder público e deputados acompanhem e defendam essa cultura", complementa. 

Ler Matéria Completa
Ascom do deputado Marcelo Veiga
publicado em 15 de Junho / 2019 às 11:00

Deputado Roberto Carlos e o Vereador Alex anunciam o processo licitatório para a construção de uma escola no distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova

Foi com grande alegria, que o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, anunciou o processo de licitação para a Construção de Unidade Escolar com oito salas, no distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova. De acordo com o parlamentar, esta obra será de grande importância para o distrito e atenderá um anseio antigo do vereador Alex de Santana, grande liderança de Santana do Sobrado e da cidade.

“Junto com Alex, fomos em diversas audiências nas secretarias para solicitar agilidade na construção de um colégio, no distrito. Agradeço imensamente ao governador Rui Costa e ao secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, pelo atendimento desta importante obra, tornando este sonho uma realidade. Tenho certeza de que unidos vamos garantir muito mais”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 15 de Junho / 2019 às 07:33

Site divulga novas mensagens atribuídas a Moro em que ele sugere resposta da Lava Jato a 'showzinho' da defesa de Lula

O site Intercept publicou novas mensagens atribuídas ao então juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato. Segundo o site, este pedido seria mais uma evidência de que Moro atuava como uma espécie de coordenador informal da acusação no processo do triplex em Guarujá (SP). E que estaria sugerindo estratégias para que os procuradores realizassem uma campanha pública contra o próprio réu que eles julgavam.

A troca de mensagens começa em 10 de maio de 2017, dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ouvido por Moro pela primeira vez no processo do triplex. O site relembra que, após o julgamento, Lula fez um pronunciamento. Por 11 minutos, atacou a Lava Jato, o Jornal Nacional e o então juiz Sérgio Moro. Depois de tomar conhecimento de uma coletiva da defesa de Lula, segundo o Intercept, Moro teria encaminhado as seguintes mensagens ao então procurador Carlos Fernando dos Santos Lima:

Ler Matéria Completa
G1
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.