Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 19 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 26 de Abril / 2019 às 05:59

DEFESA DE JOSEPH BANDEIRA RECORRE E DIZ QUE DECISÃO DO TRF1 NÃO O TORNA INELEGÍVEL

Em resposta à publicação “TRF1 MANTÉM CONDENAÇÃO DE EX-PREFEITO DE JUAZEIRO (BA) POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA” na noite desta quinta-feira (25) o advogado e ex-vereador Leonardo Bandeira, filho do ex-prefeito explica que nesse processo a defesa de Joseph já recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

“Já foi recorrido ao STJ, baseado nas 14 teses sobre Improbidade na administração pública, na primeira, ele reconhece que não há improbidade quando: não se comprova o enriquecimento ilícito o e o dolo do gestor. Recuso especial ao STJ” pontuou Leonardo.

A outra questão: “É que a maioria do STF decidiu que agente público não pode responder por improbidade cinco anos após descoberta de irregularidade” acrescentou Leonardo. Por fim, “ainda cabe recurso ao STF” encerrou o ex-vereador.

Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 25 de Abril / 2019 às 21:01

TRF1 MANTÉM CONDENAÇÃO DE EX-PREFEITO DE JUAZEIRO (BA) POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

A página oficial da TV justiça publicou às 19 horas e 40 minutos desta quinta-feira (25) matéria em vídeo que revela a condenação de ex-prefeito de Juazeiro (BA) por improbidade administrativa. A matéria não cita o nome do ex-prefeito, mas ao observar o número do Processo: 0004994-70.2009.4.01.3305 é possível perceber que a decisão da justiça em 2013 condenou o ex-prefeito Joseph Bandeira. 

Confira a matéria da TV Justiça:

publicado em 25 de Abril / 2019 às 20:30

Deputado Roberto Carlos comemora instalação de sinal de telefonia móvel no distrito de Maniçoba, em Juazeiro (BA)

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, que há muito tempo tem lutado para garantir o sinal de telefonia móvel, comemorou a instalação das torres de antenas de celular da Claro 4G, através do Projeto Fala Bahia, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro.

O parlamentar que já havia garantido uma torre provisória em Maniçoba, distrito reconhecido pela produção de fruticultura irrigada, parabenizou os parceiros que trabalharam para a concretização desse sonho. “Com o ex-prefeito Isaac, o prefeito Paulo Bonfim, o vereador Josafá Mota, o vereador Reinaldo e a liderança política Gildásio (Barão) trabalhamos e tornamos o sonho da população, uma realidade”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 25 de Abril / 2019 às 20:13

“Para Juazeiro é irrelevante se Isaac fica ou não no PCdoB, só precisa de partido quem pretende ser candidato e ele é inelegível” afirma Jorge Lins

Em matéria enviada a este blog Jorge Lins volta a atacar Isaac Carvalho, ex-Prefeito de Juazeiro, a quem chama de “bobo” e “inelegível”, o jovem continua ao longo da matéria afirmando que o ex-comunista começou a sentir o gosto amargo da derrota. 

“É irrelevante toda essa discussão em torno de uma pessoa inelegível, só precisa de partido alguém que pretende ser candidato e Isaac é um desesperado que começou a tragar o gosto amargo da derrota, acredito na união das boas pessoas de Juazeiro e isso dará um basta em Isaac, que cada dia mais torna-se bobo em busca de holofotes” ressaltou. 

Jorge pontuou dizendo que o Isaac precisa explicar é o destino dos mais de 110 milhões, motivo de sua condenação, e não andar por aí desfilando nos blogs e estações de rádio dizendo se vai ou não ficar em partido A ou B.

Adilton da Silva Assessor de Jorge Lins
publicado em 25 de Abril / 2019 às 17:07

Líder do governo sai em defesa do ministro da Casa Civil: 'liberação de emendas parlamentares não pode ser vista como algo ilegal ou criminoso'

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), saiu em defesa do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e afirmou que a liberação de emendas parlamentares não pode ser vista como "algo ilegal ou criminoso". No plenário, o senador explicou que a Casa Civil é responsável pela articulação política do governo, o que inclui as discussões sobre a liberação de recursos para estados e municípios.

"Tenho absoluta certeza que o ministro Onyx Lorenzoni seria o último a viabilizar votos pelo 'toma lá da cá'. Agora, é evidente que a Casa Civil da Presidência da República tem que tratar da liberação de recursos para governadores, prefeitos e convênios. Isso é o dia-a-dia do Congresso Nacional", disse o líder. "Não se pode ver uma iniciativa comum, que é usual, que é a demanda que eu trago do meu município e da minha região como algo ilegal ou criminoso", acrescentou.

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC
publicado em 25 de Abril / 2019 às 13:00

Deputado Roberto Carlos e o prefeito Carlos Brasileiro apresentam a necessidade da permanência da Delegacia do Trabalho em Senhor do Bonfim

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou de uma audiência com o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, na Superintendência Regional do Trabalho, em Salvador, onde foram recebidos pela superintendente Gerta Angélica e pelo superintendente substituto, Maurício Nolasco, para apresentar a necessidade da permanência da Delegacia Regional do Trabalho, em Senhor do Bonfim.

Segundo o parlamentar, a delegacia atende não apenas o município onde está sediada, mas, também, as cidades vizinhas. “O seu fechamento causaria grandes transtornos à população da região, que teria que ir a outras cidades para contar com os serviços por ela prestados”, sinalizou o deputado Roberto Carlos. A superintendência garantiu que todos os esforços serão tomados para o atendimento do pleito, em parceria com a prefeitura municipal.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 25 de Abril / 2019 às 12:00

DEPUTADO TUM SE PRONUNCIA SOBRE SITUAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO. DIREÇÃO NEGA PARALISAÇÃO

O atraso no pagamento dos servidores do Hospital Regional de Juazeiro e a precariedade nos serviços oferecidos pela empresa de Transportes Falcão Real na região de Juazeiro e Casa Nova foram os temas pontuais do pronunciamento do Deputado Estadual Tum (PSC) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde desta quarta-feira, dia 24.

O deputado ainda informa no seu pronunciamento que o Secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas foi convidado e pode visitar Juazeiro e o Hospital Regional na próxima semana. Confira o vídeo:

NOTA DO HOSPITAL REGIONAL

A direção do Hospital Regional de Juazeiro, informa que diferente do que foi noticiado não está ocorrendo nenhuma paralisação dos serviços e não há falta de insumos.

Hospital Regional de Juazeiro realiza de domingo a quarta-feira mais de 7 mil procedimentos. O Hospital Regional de Juazeiro continua  com seu atendimento normal.  A direção da unidade  garante que qualquer pessoa que procurar a unidade,  será atendida.

De domingo, 21, até esta quarta-feira, 24, o atendimento foi intenso. O HRJ atende 53 municípios da rede PEBA. 

 Confira os números de procedimentos de domingo a quarta feira, 24 de abril:

1- Pacientes atendidos no ambulatório: Total 365

2- Pacientes atendidos na emergência: Total 280

3- quantos exames de  bioimagem: Total 463

4-  Exames laboratoriais: Total 6.108

5-  Pacientes regulados:  Total 27

6- Cirurgias realizadas: Total 55

7-  Pacientes internados :( hoje 25/04.2019) Total 174

Total   de 7.298 e mais 174 pacientes que se encontram nesta quinta feira, 25. 04, internados no Hospital Regional de Juazeiro.

Atenciosamente,

Direção Hospital Regional de Juazeiro

Da redação
publicado em 25 de Abril / 2019 às 09:15

Presidente destaca importância da Nova Previdência para o Brasil

 

Em pronunciamento, o presidente da República Jair Bolsonaro, agradeceu os parlamentares pela aprovação da proposta de Emenda à Constituição da Nova Previdência, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. “Agradeço o empenho e o trabalho da maioria dos integrantes da comissão e também o comprometimento do presidente [da Câmara] Rodrigo Maia. A proposta segue agora para Comissão Especial onde os deputados vão discutir os detalhes do projeto”, disse. “O governo continua a contar com o espírito patriótico dos parlamentares para aprovação da Nova Previdência. Nesta segunda etapa e, também, posteriormente no Plenário da Câmara dos Deputados”, acrescentou.

O presidente falou sobre a importância da votação da Nova Previdência para o Brasil. “É muito importante lembrar que se nada for feito o país não terá recursos para garantir uma aposentadoria para todos os brasileiros. Sem mudanças, o governo não terá condições de investir nas áreas mais importantes para as famílias como saúde, educação e segurança”, ressaltou. Bolsonaro afirmou que com a aprovação da Nova Previdência,  o Brasil vai retomar o crescimento, gerar empregos e, principalmente, reduzir a desigualdade social. “Porque com a reforma os mais pobres pagarão menos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social enviada ao email do Blog GJ Notícias
publicado em 25 de Abril / 2019 às 07:31

Isaac Carvalho confirma saída do PCdoB e contesta notícias veiculadas: - Deve estar havendo um mal entendido

Após repercussão de uma fala do presidente do PCdoB na Bahia, Davidsosn Magalhães, ao Bocão News, repercutido pelo Blog GJ Notícias, dando conta de que o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho continuava filiado ao partido, insinuando inclusive uma possível continuidade dele na legenda ou a possibilidade de deixar definitivamente a política, o ex-prefeito, em contato com nossa redação, confirmou sua saída da legenda,  e atribuiu a fala do presidente a “ um mal entendido”.

De acordo com Davidson Magalhães, Isaac Carvalho teria pedido o afastamento para “para fazer avaliação política, inclusive para decidir se continua na política. É claro que a circunstância de não eleição dele acaba pesando em tudo isso”, disse.

De Acordo com Isaac Carvalho a fala do presidente do PCdoB não tem fundamento: “É uma notícia sem fundamento. Dei entrada no pedido de desligamento e deve estar havendo algum tipo de desencontro de informação lá na executiva. Todo procedimento foi feito e eu conversei com os dirigentes de maneira tranquila e amigável”, disse ao Blog GJ Notícias.

Sobre seu destino partidário o ex-prefeito Isaac Carvalho ainda não se manifestou.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 24 de Abril / 2019 às 19:30

Rui anuncia convocação de mais professores e coordenadores

O Governo do Estado irá convocar 333 novos servidores aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. Serão chamados 314 professores e 19 coordenadores pedagógicos. Esta é a segunda convocação do certame, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 26 de abril. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na tarde desta quarta-feira (24), durante transmissão do programa #PapoCorreria, ao vivo nas redes sociais. 

Os convocados devem entregar a documentação exigida nos locais e período indicados no edital de convocação. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE).

Secom Bahia
publicado em 24 de Abril / 2019 às 14:15

Isaac Carvalho ainda não deixou o PCdoB, diz presidente do partido: “Pediu tempo para avaliação”

Apesar de ter anunciado oficialmente a saída do PCdoB (Veja aqui), o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho ainda está decidindo se vai deixar ou não a sigla. 

De acordo com o presidente do partido na Bahia e secretário de Trabalho, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, Isaac pediu “um tempo” à legenda para avaliar seu futuro e até mesmo se continuará na política. 

“Ele pediu esse afastamento para fazer avaliação política, inclusive para decidir se continua política. É claro que a circunstância de não eleição dele acaba pesando em tudo isso. Nós ec”, afirmou Davidson em entrevista ao BNews, durante evento com o governador Rui Costa para entrega de veículos às secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), na manhã desta quarta-feira (24) em Salvador. 

O presidente do partido ainda ressaltou que as portas estão “abertas” para Isaac e que o atual prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, afilhado político de Isaac, ainda continua na legenda. 

“Foi um projeto de quatro eleições seguidas de vitórias em Juazeiro. Como ele [Isaac] mesmo admitiu, foi resultado de muito trabalho, da força do PCdoB. O projeto da cidade foi encarado como prioritário da bancada e direção nacional. Foram muitos recursos colocados no governo Dilma para a cidade”, destacou. 

Fonte: Bocão News
publicado em 24 de Abril / 2019 às 13:16

Moro detona ex-primeiro-ministro português: "Não debato com criminosos"

Nesta quarta-feira (24), o ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates fez duras críticas ao ministro brasileiro Sérgio Moro, que criticou a Justiça de Portugal por não conseguir avançar processos de corrupção contra políticos. Sócrates disse que Moro é "um ativista político disfarçado de juiz" e afirmou que  ministro brasileiro é um personagem. O ex-primeiro-ministro disparou: "Como juiz, indigno; como político, medíocre; como pessoa, lamentável", apontou o ex-chefe de Estado português, que comandou o país 2005 e 2011.

Em entrevista ao programa 'Fala Portugal', transmitido pela RecordTV Europa, Moro rebateu as críticas e disse que não iria responder o político português que já foi acusado de corrupção: "Em relação à pessoa particular, não debato com criminosos pela televisão, por isso não vou fazer qualquer comentário".

Em nota para a Agência Lusa, José Sócrates rebateu e considerou que "é impossível ler a declaração do ministro da Justiça brasileiro sem um esgar de repugnância". "Ela põe em causa os princípios básicos do direito e da decência democrática. Não, nunca cometi nenhum crime nem fui condenado por nenhum crime. Não posso aceitar ser condenado sem julgamento, muito menos por autoridades brasileiras", escreveu o ex-político brasileiro.

Fonte: NMB
publicado em 24 de Abril / 2019 às 12:30

TRE retira anotação de suspensão do PSL na Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sustou a suspensão de repasses do Fundo Partidário para o PSL na Bahia. O partido estava sem poder receber recursos porque as contas referentes a 2017, quando a sigla era presidida por outro grupo no estado, não havia sido prestadas. A decisão foi proferida nessa terça-feira (23) pelo juiz Rui Carlos Barata Lima filho.

"Após trabalho do departamento jurídico, a sigla na Bahia conseguiu sanar todas as pendências oriundas de gestões anteriores à da deputada Professora Dayane Pimentel. Com essa decisão da corte eleitoral, o partido está vigente e apto a exercer as suas atividades com normalidade", disse o advogado Vinícius Teles, que realizou a defesa do partido ao lado do advogado Lucas Ribeiro.

Ascom PSL
publicado em 24 de Abril / 2019 às 12:04

Bolsonaro tem pior aprovação entre presidentes eleitos no início de primeiro mandato desde 1990, mostra Ibope

Pesquisa do Ibope divulgada na manhã desta quarta-feira (24) mostra que o presidente Jair Bolsonaro tem a pior aprovação entre presidentes eleitos pelo povo em primeiro mandato desde a redemocratização. O governo Bolsonaro é considerado ótimo ou bom para 35% dos brasileiros e sua maneira de governar é aprovada por 51% dos entrevistados, enquanto 40% reprovam a forma de gestão do presidente. Confira os índices: 

Ótimo / bom: 35%
Regular: 31%
Ruim /péssimo: 27%
Não sabe / não respondeu: 7%

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios do país entre os dias 12 e 15 de abril. A pesquisa foi feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) pela primeira vez desde que Bolsonaro assumiu a Presidência da República. 

Maneira de governar

Aprovam: 51%
Reprovam: 40%
Não sabe / não respondeu: 9%

Confiança no presidente

Ler Matéria Completa
Diario de Pernambuco
publicado em 24 de Abril / 2019 às 11:00

Para Fernando Bezerra Coelho, MP da reforma administrativa tem apoio de setores da sociedade

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) afirmou nesta terça-feira (23) que a reforma administrativa proposta pelo presidente Jair Bolsonaro pode sofrer ajustes, mas conta com o apoio da sociedade brasileira, que “assistiu ao inchamento da máquina pública”. Relator da Medida Provisória 870, que reorganiza a estrutura do governo federal, ele acrescentou que o presidente da República tem legitimidade para propor mudanças no governo.

“Essa reforma administrativa, não se iludam, tem ampla repercussão e apoio em diversos segmentos da sociedade brasileira, que assistiu ao inchamento da máquina pública. A MP reduziu o número de ministérios e o tamanho do Estado e, ninguém haverá de negar, busca enxugar a estrutura administrativa do governo federal”, ressaltou o senador.

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC
publicado em 24 de Abril / 2019 às 10:13

Deputado Adolfo Viana pode ser eleito presidente do PSDB

Na sexta-feira (26) pela manhã no bairro do Caminho das Árvores em Salvador, será realizada a Convenção Partidária do PSDB 2019. No encontro será eleito o novo diretório estadual dos tucanos na Bahia. O mais cotado para comandar o partido nos próximos anos é o deputado federal Adolfo Viana. Ele ocupa o cargo de vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados e é o único parlamentar do seu partido eleito pela Bahia para Câmara Federal.

Adolfo disse que tem interesse em presidir o partido e ele conta com apoio do atual presidente João Gualberto. “Conversei com alguns colegas, estou posicionado para isso. Obviamente, vou precisar do apoio dos delegados da comissão, da direção e da Executiva do partido”, afirmou. Para ele, o desafio da sua legenda é crescer no interior e ampliar as bancadas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na Câmara dos deputados.

“Eu defendo que o nosso partido se projete nas maiores cidades da Bahia. O que nós precisamos agora é trabalhar muito para ter um PSDB forte nos quatro cantos do Estado”, afirmou.

“Estou trabalhando com essa possibilidade (ser presidente estadual) e conversando com os colegas. Existe um ambiente favorável para que isso aconteça. A possibilidade é grande”, disse Adolfo ao Bnews.

Se for mesmo eleito, Adolfo guiará as negociações a respeito da eleição de 2020. Dentro da legenda, cresce a defesa para que um nome próprio seja lançado ao pleito. Indagado sobre o assunto, o deputado se posiciona.

“O PSDB tem grandes nomes. O de João Gualberto [atual presidente estadual do partido], por exemplo, pode ocupar qualquer posição da majoritária. Mas essas tratativas precisam ser feita na hora oportuna”, analisa. “Como prefeito de Mata de São João, ele transformou a cidade. Se isso se concretizar, vai poder desempenhar um grande papel. É um grande dúvida, tanto para prefeito, como para governador”, completa.

Biografia

Adolfo Viana é um jovem muito ativo e respeitado na Bahia, possui muita experiência em quase vinte anos de política. Em 2006 disputou a sua primeira eleição, sendo eleito deputado estadual em 2010. Já em 2014, foi reeleito com 60.890 votos em centenas de municípios da Bahia segundo dados do TRE-BA.

Em 2018 foi eleito deputado federal com mais de 100 mil votos. Considerado um deputado discreto, Adolfo Viana, é muito ativo na Câmara Federal, onde todo deputado deve de fato ser. Segundo dados no site da Câmara, faz parte de Comissões Parlamentares e é um dos mais assíduos e considerado um dos mais atenciosos parlamentares com a imprensa. Jamais negou uma entrevista e nunca se omitiu de nenhuma pergunta.

Nas sessões, sendo Especiais ou não, Viana se mostra presente e isso não só para imprensa de modo geral em Brasília, mas também aos seus mais de cem mil eleitores através de "lives" pelas redes sociais.

Foi um dos primeiros parlamentares na Bahia usar as redes sociais para fazer transmissões de vídeo ao vivo, criando até um bordão que ficou popular em todo Estado: "Vamos em Frente!"

Acesse Política
publicado em 24 de Abril / 2019 às 08:37

DIRETORA DO MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO ROSY COSTA ASSUME CONDIÇÃO DE PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE JUAZEIRO (BA)

Além dos nomes tradicionais e já conhecidos da população Joseph Bandeira, Misael Aguilar, Allan Jones, Wank Medrado, Coronel Anselmo Bispo, Targino Gondim, Carlos Neiva e Bené Marques as eleições para prefeito de Juazeiro em 2020 devem apresentar algumas surpresas, entre elas o Capitão Moreira e agora surge o nome da pré-candidata Rosy Costa do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, que num primeiro contato com o Blog GJ Notícias revelou a vontade de dirigir os destinos da sua cidade.

Numa rápida entrevista Rosy Costa expressou insatisfação com os candidatos que apoiou nos últimos pleitos razão maior que a motivou a colocar seu nome para apreciação na disputa pelo Paço Municipal em 2020. Rosy dirige o Museu Regional do São Francisco há anos e tem como principal proposta a valorização dos bairros de Juazeiro.

Eis o áudio da entrevista com Rosy Costa:

publicado em 24 de Abril / 2019 às 08:30

Marcelo Veiga sai em defesa de Jaques Wagner: "Atacam ele por ser um nome forte no país"

A convocação do ex-governador da Bahia e atual senador da República, Jaques Wagner (PT-BA), pelo Ministério do Turismo (Mtur) para regularizar supostas pendências quando era chefe do Executivo surpreendeu e deixou o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) indignado. Nesta terça-feira (23), o parlamentar socialista disse que Wagner é encontrado facilmente em seu gabinete no Senado e em escritórios políticos e que não justifica sua convocação por edital em Diário Oficial, principalmente por se tratar de uma pessoa pública. Marcelo frisa que o titular do Mtur, Marcelo Álvaro Antônio, precisa se pronunciar sobre o laranjal que envolve seu nome.

"É um absurdo. Fazem de tudo para tirar o foco do que é fundamental para o país. Não podemos concordar que uma situação dessa seja tratada de forma normal. Ainda mais quando vem do governo federal. Wagner foi um dos melhores governadores do país, atuou pela redução da fome e da pobreza no estado. A Bahia foi quem mais reduziu a pobreza durante seus dois mandatos. Não é de bom tom que um político da sua envergadura passe por uma situação constrangedora como essa. Atacam Wagner por ele ser um político forte, tanto que foi cotado para ser candidato do PT à Presidência", diz Marcelo Veiga.

Ler Matéria Completa
Ascom do deputado Marcelo Veiga
publicado em 23 de Abril / 2019 às 20:49

Bahia: Tiziu é nomeado Superintendente da SUAF

O Governo do Estado da Bahia da publicou no Diário Oficial desta terça-feira (22/04), a nomeação de Ademilson da Rocha Santos, popular Tiziu, como o novo superintendente da SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar. O órgão está diretamente ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem como proposta planejar e executar ações voltadas para a promoção, estímulo e estruturação das atividades econômicas desenvolvidas por agricultores familiares, suas organizações e demais segmentos, de forma sustentável.

Natural de Sobradinho, onde foi candidato a prefeito na última eleição, Tiziu tem uma trajetória de militância nos movimentos sociais em defesa das pautas da convivência com o semiárido e da agricultura familiar, tem formação como técnico em agropecuária pela Escola Agrotécnica de Juazeiro, pedagogo egresso da Universidade do Estado da Bahia onde também adquiriu especialização no Ensino da Comunicação.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 23 de Abril / 2019 às 15:45

Mourão: 'Olavo deve se limitar à função que desempenha bem, de astrólogo'

O vice-presidente Hamilton Mourão ironizou nesta segunda-feira, 22, as críticas a militares feitas em vídeo pelo escritor Olavo de Carvalho. Em resposta à divulgação do vídeo, Mourão afirmou que Olavo deveria se concentrar no exercício da "função de astrólogo" por ser a que ele "desempenha bem".

O vídeo em que Olavo de Carvalho aparece fazendo duras críticas aos militares chegou a ser compartilhado no sábado pela conta oficial do presidente Jair Bolsonaro no YouTube, mas foi apagado no domingo. "Qual a última contribuição das escolas militares à alta cultura nacional? As obras do Euclides da Cunha. Depois de então, foi só cabelo pintado e voz impostada. E cagada, cagada", disse Carvalho.

Ler Matéria Completa
Estadão
publicado em 22 de Abril / 2019 às 15:30

PSB volta a apostar na candidatura de Joaquim Barbosa para presidente

O PSB voltou a apostar na candidatura do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ao Palácio do Planalto em 2022. Segundo o jornal O Globo, a avaliação é que o ex-ministro pode se tornar uma alternativa para eleitores de centro-esquerda decepcionados com o PT.

No final do mês passado, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, almoçou com Barbosa em Brasília. Siqueira declarou que o objetivo foi convidar Barbosa para integrar o conselho de política internacional da legenda.

BN
publicado em 22 de Abril / 2019 às 08:30

Lideranças da esquerda apostam na Unidade Progressista

Entre as várias iniciativas desenvolvidas nos últimos meses para reverter a fragmentação da oposição ao governo Jair Bolsonaro, a recém-criada Unidade Progressista tem chamado a atenção entre lideranças da centro-esquerda pelo perfil de seus integrantes e, principalmente, por não ter a participação formal de partidos políticos.

Composta pelos ex-candidatos à Presidência Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL); o governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) e a vice de Boulos, Sonia Guajajara, a Unidade Progressista se reuniu uma vez e produziu dois artigos. A próxima reunião será em maio e a expectativa é atrair outras lideranças importantes como os também ex-presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) e o ex-senador Roberto Requião (MDB-PR).

Ler Matéria Completa
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
publicado em 21 de Abril / 2019 às 17:00

Governo libera R$ 800 mi para evitar paralisação de obras do Minha Casa

O governo vai liberar R$ 800 milhões adicionais em recursos para evitar a paralisação das obras do Minha Casa Minha Vida (MCMV), informa reportagem publicada neste sábado, 20, pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o texto, a liberação da verba ocorre após pressão das construtoras que atuam no programa de habitação popular, que ameaçavam parar com as obras em maio. A maior pressão vinha das empresas que atuam na faixa 1, que se destina a famílias com renda até R$ 1,8 mil por mês, segmento em que 90% do valor do imóvel é subsidiado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

De acordo com o texto, os R$ 800 milhões trarão algum alívio, uma vez que, segundo as empresas, há R$ 550 milhões em desembolsos atrasados, mas “não afastam as incertezas para empreendimentos a partir de junho”. Empresários relataram ao jornal que a situação é “dramática” e que as construtoras suspenderam a busca por novos terrenos e estão revendo a estratégia para futuros lançamentos. Um deles afirmou que a situação é de “caos” porque o governo não está conseguindo honrar com o cerca de 1,5% da participação que tem no programa.

Estadão Foto de arquivo do Blog
publicado em 20 de Abril / 2019 às 11:00

Rui vai a Maiquinique e Itarantim para inauguração de novo trecho da BA-270

Na segunda-feira (22), o governador Rui Costa visita os municípios de Maiquinique e Itarantim, no sudoeste baiano. A agenda começa às 9h, em Maiquinique, com descerramento da placa de inauguração da recuperação da rodovia BA-270, no trecho que faz a ligação até Irantim. 

Ainda em Maiquinique, Rui inaugura a nova Estação de Tratamento de Água e assina ordem de serviço para início das obras de ampliação da rede de distribuição e execução de ligações domiciliares no Sistema de Abastecimento de Água da Sede da cidade.

De Maiquinique, o governador percorre o trecho recuperado de 27,5 quilômetros da BA-270 até Itarantim, onde vai entregar à população, às 11h, o novo Sistema de Abastecimento de Água do município, a partir da barragem do rio Mandim.

Secom Bahia
publicado em 20 de Abril / 2019 às 09:00

Bolsonaro diz que não vai usar verba publicitária para perseguição

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não vai usar a distribuição de verbas da publicidade institucional para "perseguir ninguém". O presidente disse que vai usar as mídias tradicionais, mas que não manterá o que considera "privilégios de emissoras". "A gente não quer perseguir ninguém. Em havendo necessidade de gastar com a mídia tradicional, vai ser gasto. Vamos usar o critério técnico e racional. Não vai ser mais aquela televisão conseguindo 85% da propaganda e os demais 15%", disse o presidente, que ponderou que não é possível atingir a todos os brasileiros apenas por meio das mídias sociais.

O presidente disse ser mentirosa uma reportagem do UOL que relatava aumento nos gastos publicitários no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. O governo afirma que os gastos foram contraídos pelo ex-presidente Michel Temer. Na transmissão, o presidente fez um aceno à imprensa. Ele defendeu a liberdade de imprensa e afirmou querer manter diálogo com jornalistas. "É melhor uma imprensa capengando do que sem ter imprensa. Quero sim conversar com a imprensa", disse Bolsonaro. "Imprensa brasileira, (sic) tamo junto. Pode ter certeza que esse namoro, esse braço estendido aqui, estará sempre à disposição de vocês."

Ler Matéria Completa
ESTADÃO CONTEÚDO
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.