Foram encontrados 14 registros para a palavra: Residência médica

Prefeitura de Juazeiro divulga os inscritos para seleção do programa de residência médica; Prova será neste domingo (04)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou nesta quinta-feira (01), a lista dos candidatos inscritos para a seleção da Residência Médica de Medicina da Família e Comunidade, nos programas de Ginecologia e Obstetrícia, e Ortopedia e Traumatologia promovidos pela Coordenação Regional de Residência Médica (COREME) do Fundo Municipal de Saúde.

As provas serão aplicadas neste domingo, dia 04 de fevereiro, das 14h às 18h na Faculdade Estácio de Juazeiro...

Prefeitura de Juazeiro abre edital para seleção de programas de residência médica

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), abriu o edital para seleção da residência médica de Medicina da Família e Comunidade e no programa de Ginecologia e Obstetrícia. São disponibilizadas seis vagas para a Residência de Medicina de Família de Juazeiro e duas vagas para a Residência de Ginecologia e Obstetrícia. Elas poderão ser preenchidas até o dia 31 de março.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: prova teórica de caráter classificatório e eliminatório, e  análise curricular. A inscrição é gratuita e deve ser feita de 9 a 23 de janeiro. As provas serão aplicadas no dia 05 de fevereiro, das 14h às 18h na Faculdade Estácio de Juazeiro...

Prefeitura de Juazeiro divulga gabarito preliminar da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), publicou o gabarito preliminar do processo de seleção da residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. O gabarito preliminar está disponível no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (21).

No DOEM também está publicado o resultado preliminar da análise do barema curricular do processo seletivo da Residência Médica. O candidato tem os dias 23 e 24 de março para dar entrada em eventuais recursos no Setor de Recursos Humanos da Sesau, localizado no Shopping Águas Center, s/n, bairro Maria Goretti, das 8h às 16h...

Programa de Residência Médica e de Enfermagem do HDM é referência no Estado de Pernambuco

O Programa de Residência do Hospital Dom Malan (PRM/HDM) recebeu, em março, uma nova turma de residentes, formada por 28 jovens profissionais que buscam o título de especialistas junto à unidade materno-infantil, sendo 10 vagas de Pediatria, 6 de Ginecologia/Obstetrícia, 2 de Ultrassonografia (R4) e 10 de Enfermagem.   

A cada ano o PRM atrai mais profissionais do Estado e também de outras regiões, que enxergam no HDM um importante centro de assistência, ensino e pesquisa de Pernambuco.  ..

Prefeitura de Juazeiro e UNIFTC firmam convênio para oferecer residência médica na rede municipal de saúde

A prefeita Suzana Ramos e o diretor da UniFTC Juazeiro e Petrolina, Andrei Mello, assinaram nesta terça-feira (2), um convênio para que estudantes de Medicina da unidade da faculdade em Salvador possam realizar estágio em unidades da rede municipal de saúde.

De acordo com o diretor da UniFTC, a parceria com a prefeitura vai ajudar os estudantes que poderão completar a etapa de formação acadêmica em Juazeiro...

Prefeitura de Juazeiro lança edital de Seleção de Residência Médica

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas e Secretaria de Saúde, publicou nesta terça-feira (9), no Diário Oficial do Município, o Edital de Seleção de Residência Médica da Família e Comunidade, Programa de Pós-Graduação Latu Sensu para o período letivo 2021/2023, promovido pela Coordenação Regional de Residência Médica de Juazeiro-BA.

Estão sendo ofertadas 06 (seis) vagas. O candidato que for selecionado deverá cumprir a carga horária de 60 horas semanais, conforme Lei nº 6.932/81 e receberá bolsa mensal no valor de R$ 8.326,06 (oito mil trezentos e vinte e seis reais e seis centavos)...

Neto do saudoso poeta Zé Marcolino é aprovado para residência médica no mais conceituado hospital da América Latina

De Serra Talhada, Pernambuco o jovem médico Isaac Carvalho Alves, 26 anos, desbancou 570 concorrentes ao obter nota máxima e conquistar o primeiro lugar no exame do programa de Residência do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele tem como áreas de atuação a Radiologia e clínica geral.

Isaac é filho do conceituado médico cardiologista José Anastácio Alves, da cidade da Prata, Cariri paraibano, e neto do grande poeta compositor e músico Zé Marcolino. Zé Marcolino é o compositor de músicas como Numa Sala de Reboco, Cacimba Nova, Pássaro Fura Barreira entre outros grandes sucessos da música brasileira...

Representantes da prefeitura prestigiam aula inaugural de residência médica da Univasf

Representantes da Prefeitura de Petrolina participaram, nesta segunda-feira (2), da aula inaugural das Residências Médica e Multiprofissional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) 2020.

O evento aconteceu no auditório da biblioteca da instituição de ensino e a secretária municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque foi representada pela secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, que compôs a mesa...

Abertas inscrições do processo seletivo para os Programas de Residência Médica da Univasf

Estão abertas até o dia 17 de janeiro, as inscrições do processo seletivo para os Programas de Residência Médica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Ao todo são 32 vagas disponíveis.

As oportunidades são nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia – Ano Adicional em Ecocardiografia, Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Vascular – Adicional em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Neurocirurgia e Ortopedia e Traumatologia...

HDM/IMIP comemora ampliação dos seus Programas de Residência Médica

Em março deste ano o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina dará início a mais um Programa de Residência Médica (PRM), o R4 em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, e abrirá duas novas vagas para o PRM de Ginecologia e Obstetrícia. Com essa ampliação, serão 6 vagas/ano para o PRM de GO e 10 vagas/ano para o PRM de Pediatria.  O segmento de ensino e pesquisa do HDM, por sua vez, tem se destacado pelo excelente índice de aprovação dos seus egressos em outras provas de residência médicas das mais diversas especialidades em todo o país.

Dos residentes de Pediatria que concluíram a residência geral esse ano, 3 foram aprovados em novos concursos de especialidades: Ivan Accioly, aprovado em Neonatologia em Salvador; Mayllin Freitas aprovada em neurologia pediátrica, em Natal e Recife; e Bruna Aquino em UTI Pediátrica em Recife. Além desses, uma residente de Ginecologia e Obstetrícia, Amanda Seixas, foi aprovada no R4 de USG em Ginecologia e Obstetrícia, obtendo a maior a nota do concurso...

Univasf realiza seleção com 21 vagas para programas de Residência Médica

A Universidade Federal do Vale do Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para ingresso nos Programas de Residência Médica do Hospital Universitário (HU-Univasf). A seleção é para os Programas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Cardiologia, com duas vagas cada; Clínica Médica, com cinco vagas; Medicina de Família e Comunidade, com seis vagas; Neurocirurgia e Cardiologia – Ano adicional em Ecocardiografia, com uma vaga. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 6 de fevereiro.

As inscrições são feitas através do site de Concursos da Univasf e a taxa de inscrição é de R$250,00. O candidato deve também preencher a ficha de inscrição (Anexo I) e, juntamente com a documentação exigida no edital, enviar via Sedex, ou entregar pessoalmente na Coordenação de Residência Médica (Coreme), localizada na Av. José de Sá Maniçoba, Nº 29, Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros, Centro, em Petrolina (PE)...

Inscrições para o Processo Seletivo de Residência Médica 2018 do HDM/IMIP de Petrolina têm início na próxima segunda-feira (16)

As inscrições para o Processo Seletivo de Residência Médica para o ano de 2018 do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina já podem ser realizadas a partir das 9h da próxima segunda-feira (16). A seleção é feita anualmente pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, através do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), e são abertas vagas para todo o estado em diversas áreas da saúde. 

Para o próximo ano, no Dom Malan, serão ofertadas 04 vagas de residência em Obstetrícia/Ginecologia com duração de 3 anos (R1, R2 e R3), 10 vagas de Pediatria com duração de 2 anos (R1 e R2) e 01 vaga de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia com duração de 1 ano (R4). ..

Prefeitura de Petrolina honra acordo com UNIVASF e garante a manutenção de 25 médicos na rede da Atenção Básica

Em nota enviada ao Blog Geraldo José, o Médico de Família e Comunidade e Preceptor de Residência Médica, Flávio Arcângelis, comemora o fim do impasse entre a Prefeitura de Petrolina e Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-UNIVASF). De acordo com o médico, está mantida, por parte da Prefeitura de Petrolina, a manutenção de 25 médicos na rede da Atenção Básica no município. Veja a seguir a nota na íntegra!

"É com grande satisfação que anunciamos o cumprimento do acordo por parte da Prefeitura de Petrolina no que tange às necessidades do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-UNIVASF). Após o impasse inicial entre as instituições, tanto o Prefeito Miguel Coelho quanto a Secretária de Saúde Magnilde Albuquerque, anunciaram que resolveriam o problema e assim o fizeram. Os médicos-preceptores que são responsáveis pela especialização dos médicos-residentes nas sete unidades de saúde participantes do programa foram devidamente contratados e remunerados. Com a medida, firmou-se o compromisso de manutenção do modelo técnico-assistencial e pedagógico do Programa.

Agradecemos a Prefeitura/SMS de Petrolina pela sensibilidade de manter esse importante Programa. Atualmente o programa é responsável pela especialização de 25 médicos nas AMES dos seguintes bairros: Areia Branca, Antônio Cassimiro, Ouro Preto, Vila Eduardo, Jd. Amazonas, Henrique Leite e Pedra Linda. Ao todo, a ação garantiu a manutenção do atendimento médico de cerca de 100 mil pessoas em nossa cidade...

Campus Paulo Afonso da Univasf implanta sua primeira Residência Médica e inicia inscrições de processo seletivo

O Campus Paulo Afonso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conquistou recentemente sua primeira Residência Médica. O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade foi aprovado pela Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM) do Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o processo seletivo, realizado pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Univasf, estarão abertas até quinta-feira (17). Há seis vagas disponíveis. 

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site de Concursos da Univasf, preencher a ficha de inscrição juntamente com a documentação exigida (disponível no Edital Nº 4/2016) e enviar via Sedex para a Coordenação de Residência Médica - Univasf, Av. José de Sá Maniçoba, S/Nº, Campus Universitário, Centro, Petrolina (PE), CEP: 56304–205. A documentação também pode ser entregue pessoalmente no endereço acima, na Coreme, no Hospital Universitário da Univasf, em Petrolina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é de R$150,00 e o período para requerer isenção da taxa é de amanhã (11) até as 18h do dia 13. 

O programa tem duração de dois anos e a maior parte das atividades será desenvolvida nas unidades básicas de saúde e hospitalares do município de Paulo Afonso, conveniadas com a Univasf. O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva, que será realizada dia 27 de março. O resultado final e as matrículas acontecerão entre os dias 29 e 30 de março. As atividades iniciarão a partir do dia 30 de março. 

Para o coordenador do programa e professor de Medicina do Campus Paulo Afonso, Ricardo Lacerda, criar programas de residência é muito importante para a região. “Os cursos de graduação não fixam médicos na região e a residência médica, de acordo com pesquisas comprovadas, consegue essa fixação. Além disso, é importante para abrir campo de prática para a graduação, porque às vezes é difícil conseguir espaço para estágio”, afirma. 

O valor da bolsa fornecida pelo Ministério da Saúde ao residente é de R$ 2.976,00. O residente que desejar participar da capacitação e exercício de preceptoria receberá bolsa complementar no valor de R$ 2.500,00, oferecida pelo Ministério da Educação. “Além disso, conseguimos uma parceria de complementação dessa bolsa com a prefeitura, de modo que o residente receberá o valor de R$ 10.000,00 líquidos”, explica Lacerda. O professor destaca ainda, que a residência vai possibilitar campos de prática para os alunos da graduação e vai fornecer preceptores qualificados para os estudantes de Medicina. 

Durante o processo de autorização para a criação do programa, que teve duração de um ano, são avaliadas a capacitação dos docentes, a estrutura dos municípios, a programação de ensino e a experiência da instituição com programas de residência médica. A residência é uma pós-graduação Lato Sensu com 60h semanais, que concede ao médico o título de especialista. “A residência é considerada o padrão ouro na pós-graduação médica e é a melhor maneira de fazer pós-graduação em Medicina”, destaca Lacerda. 

Cronograma: 
Inscrições – até 17 de março
Prazo para entrega/envio da documentação – 18 de março
Resultado final – 29 de março
Matrícula – 29 e 30 de março
Aula inaugural – 31 de março ..