Foram encontrados 820 registros para a palavra: agro

Curso de prevenção e combate a Incêndios florestais capacita bombeiros na Agrovale

Um grupo com 50 bombeiros de várias partes da Bahia, concluiu nesta sexta-feira (24), na Agrovale, em Juazeiro, o Curso de Combate a Incêndios Florestais (CBPCIF).

Promovido pelo 9° Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), a iniciativa dedicada a aprimorar as habilidades dos bombeiros e também de cinco funcionários da empresa sucroenergética, começou na segunda-feira (20), com aulas teóricas e práticas, somando uma carga horária de 40 horas...

Município de Uauá recebe oficinas de capacitação do Circuito Agro do Sebrae

Durante dois dias, o município de Uauá, no interior do Norte baiano, vai receber oficinas de capacitação do programa Circuito Agro do Sebrae, que abordará o tema “Gestão Financeira para o Homem e a Mulher do Campo”.

O evento acontece nos dias 25 e 26 de maio, nas comunidades de Caititus, Cabaceiras e Curundundum, e terá o apoio da Sala do Empreendedor, Prefeitura Municipal, e da Central das Associações Integradas de Uauá (CACHIU). O tema escolhido será aplicado nas oficinas das três comunidades...

Fórum discute temas estratégicos para o setor rural da Bahia

Gestores municipais, técnicos, produtores rurais, especialistas e demais profissionais do setor agropecuário estarão reunidos até quinta-feira (23) no 4º Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri). O evento ocorre no Centro de Convenções Salvador, no bairro Boca do Rio. A intenção é discutir temas estratégicos, com foco no desenvolvimento do agronegócio baiano.
 
A programação, aberta oficialmente nesta quarta (22), conta com plenárias abordando assuntos como a conjuntura da agropecuária da Bahia e a sustentabilidade no campo, lançamentos inovadores e uma reunião exclusiva para gestores municipais. Também fazem parte do fórum palestras, workshop com especialistas e painéis de debates.
 
Para o secretário da estadual da Agricultura, Wallison Torres, eventos como este têm grande significado, por aprofundar temas estratégicos para o setor. "É um encontro que envolve todos os secretários de agricultura do estado para a gente dialogar e juntos construirmos uma Bahia com a vocação real de cada município". Outro ponto destacado por ele foi o investimento do governo baiano no setor produtivo. "Os investimentos da Bahia estão cada vez mais pujantes. Nós tivemos o maior plano safra da história do Brasil com esse governo. A Bahia tem o potencial de se tornar, de se consolidar ainda mais na agricultura familiar e no agronegócio. Então, nós somos o estado com o maior potencial no agronegócio do Brasil".
 
O secretário-geral do Feagri, Thiago Guedes, explica que o fórum é um espaço para estreitar as relações entre estado, União e municípios. "Esse é um grande momento de troca de saberes, de uma ampla discussão, de debate, de informações e de articulação dos gestores municipais, sendo capacitados, fomentados, orientados em diversas temáticas do setor produtivo".
 
Os organizadores estimam que 500 pessoas passem pelo local, aprofundando os conhecimentos em áreas como captação de recursos, gestão e política pública, produção agropecuária municipal, indicação geográfica e marcas coletivas, inspeção de produtos de origem agropecuária, certificação e produção orgânica, pagamento por serviços ambientais, tecnologias do plano de agricultura de baixo carbono, defesa sanitária vegetal, sistema unificado estadual de sanidade agroindustrial familiar, artesanal e de pequeno porte, além de defesa sanitária animal.
 
Moisés Bohana é secretário de Agricultura de Ilhéus e marcou presença no fórum. Ele comentou a importância de conhecer temas que promovam o desenvolvimento do setor. "Ilhéus está sempre participando desses eventos, porque está somando para toda a região positivamente, buscando cada vez mais informações, aperfeiçoando, trocando ideias, discutindo inclusive com outros secretários, outros gestores da Bahia inteira e  vai levar isso tudo para que seja implantado e seja acrescentado no que já vem sendo feito na região de Ilhéus".
 
O superintendente de agricultura familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Mazinho Carneiro, falou da relação de proximidade entre a agricultura familiar e a convencional, com troca de informações e tecnologias. "Nós temos uma relação muito importante com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que é a relação das análises de solo, correções, mas aqui a gente trouxe também trocas de informações. Nós estamos investindo muito nos maquinários adaptados à agricultura familiar e, além dessa tecnologia de maquinários, a gente também tem tecnologias sociais pra o povo do rural baiano se desenvolver".
 
Informações
Outras informações podem ser consultadas no site http://www.seagri.ba.gov.br/, pelo telefone (71) 3115-2808 e ainda pelo e-mail: [email protected] ..

Estudo mostra como agrotóxicos afetam abelhas nativas

Estudo conduzido por pesquisadores das universidades Estadual Paulista (Unesp), Federal de São Carlos (UFSCar) e Federal de Viçosa (UFV) revelou como três pesticidas comumente utilizados na agricultura – imidacloprido, piraclostrobina e glifosato – afetam a espécie de abelha nativa sem ferrão Melipona scutellaris: sozinhos ou em combinação, os compostos modificam a atividade locomotora dos animais e reduzem suas defesas.

Os resultados do trabalho foram publicados recentemente na revista científica Environmental Pollution...

Agrovale faz doação de 50 mil mudas para Petrolina

A Agrovale assinou na manhã desta terça-feira (21), com a Prefeitura de Petrolina um termo de parceria para doação de 50 mil mudas de plantas nativas da caatinga.

As mudas de espécies, a exemplo de Angico, Caraibeira e Ipê Roxo, foram recebidas pelo prefeito, Simão Durando Filho e o diretor presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Marcelo Gama, na sede do projeto 'Viveiro de Mudas Nativas' da Agrovale...

Polícia federal deflagra operação, nesta sexta (17), para combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes

A Polícia federal em Pernambuco (PF) deflagrou uma operação, nesta sexta (17), para combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes.  A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos realizou a Operação Crespo.

São  cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Recife, em Olinda, Paulista e Vitória de Santo Antão.   ..

Produtores de Pilão Arcado recebem oficina do Circuito Agro nesta quinta-feira, 9

Nesta quinta-feira (9), as oficinas da segunda etapa do Circuito Agro chegam ao município de Pilão Arcado, no Norte da Bahia, com o propósito de qualificar os produtores rurais ligados à agricultura familiar da região.

O tema “Faça um Excelente Atendimento no Campo” será abordado pelo economista Osvaldo José Viana de Santana, pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, com especialização nas áreas administrativa e financeira, associativismo e cooperativismo...

Oficinas do Circuito Agro receberam mais de 90 produtores da agricultura familiar do município de Remanso

Com integral aprovação dos produtores rurais e autoridades do município de Remanso, no Norte do estado da Bahia, a regional do Sebrae em Juazeiro promoveu uma série de oficinas do programa Circuito Agro, com o propósito de promover a cultura e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor na região, qualificando os produtores rurais ligados à agricultura familiar.

As ações realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Sala do Empreendedor, tiveram o apoio de entidades associativas que compõem as comunidades do município...

Projeto jornalístico retrata os impactos trazidos pelo agronegócio para os biomas existentes na região do Matopiba

Com uma série de matérias e reportagens especiais, inéditas e exclusivas, produzidas pela Agência de Conteúdo Eco Nordeste, o Projeto ma.to.pi.ba. - iniciativa multimídia realizada com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), tem retratado ao longo dos últimos quatro meses os impactos ambientais e sociais provocados pelo agronegócio na região que abriga três dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga e Cerrado e que é apontada desde os anos 1980 como um celeiro mundial de commodities como o milho, algodão e soja – o Matopiba.

Com 73 milhões de hectares, a área que abriga a região que é reconhecida pelo Governo Federal como sendo de ampla expansão agropecuária reúne um total de 337 municípios dos estados do Maranhão, Bahia, Piauí (região Nordeste) e Tocantins (região Norte), e é vista por especialistas como "uma fronteira aberta para a devastação da Amazônia e, consequentemente, para o agravamento da crise climática global"...

Agronegócio foi responsável por 53,4% das exportações da Bahia no primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre de 2024, a balança comercial da Bahia obteve um incremento significativo na dependência do agronegócio, representando 53,4% das exportações totais do Estado, no período. Este número marca um aumento em relação aos 42% registrados nos primeiros três meses do ano anterior. Mesmo diante de uma queda nos preços das commodities no mercado internacional, a atividade agrícola se mantém como motor da economia baiana.
 
De acordo com dados oficiais emitidos pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Governo Federal, quase US$1,3 bilhão foram comercializados entre janeiro e março de 2024, representando um incremento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento expressivo reflete, principalmente, o aumento da produtividade no campo, indicando uma maior eficiência na produção agrícola do estado.
 
Um ponto notável é o volume embarcado, em alguns setores do agro, que teve uma expansão significativa, compensando os preços mais baixos das commodities. Isso fica evidente no caso da soja, cujos preços registraram uma redução, mas foram compensados pelo aumento da quantidade exportada. No primeiro trimestre de 2023, a soja, principal produto de exportação do agronegócio baiano, representou US$ 433,4 milhões. No mesmo período do ano de 2024, houve um aumento significativo de 29,89%, o que representa US$ 562.,9 milhões.
 
Além da soja, o algodão não cardado nem penteado, simplesmente debulhado, produzido na Bahia também obtiveram aumentos expressivos. No comparativo de janeiro a março de 2023, o valor em exportação foi de US$ 55,9 milhões, já em 2024, quando analisado o mesmo período, o crescimento foi de 291,37%, o que representa US$ 218.,6 milhões de reais. ..

Abastecer escolas com agricultura local e familiar é alternativa para transição agroecológica

Em resposta à crise do atual modelo agroindustrial dominante, que produz em larga escala para consumo em massa, o abastecimento de alimentação escolar com produtos frescos e orgânicos oriundos da agricultura local e familiar é uma promessa para uma transição ecológica para novos modelos de produção, os chamados Sistemas Agroalimentares Alternativos (SAA) que causam menor impacto ambiental.

Essa foi a constatação de uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, feita em parceria com a Université Paris 8 Vicennes-Saint-Denis (França), que analisou duas leis, uma brasileira e outra francesa, de incentivo ao abastecimento sustentável de escolas em várias regiões de São Paulo e Paris...

Agrovale mantém apoio e contribui com o sucesso da 38ª edição da Meia Maratona Tiradentes

Cerca de 700 atletas vindos de várias partes do Brasil, promoveram um bonito espetáculo pelas ruas de Juazeiro-BA, durante a 38ª edição da Meia Maratona Tiradentes, na manhã deste domingo (28).

Após uma largada emocionante na Agrovale, tradicional patrocinadora da prova desde o ano de 2019, a competição com Permit e Arbitragem da Federação Baiana de Atletismo, seguiu o percurso 'Professor Inácio Rodrigues dos Santos, nas categorias: geral, faixa etária, atleta juazeirense, cadeirante, pessoa com deficiência, equipe, servidor público municipal e militar, e modalidades de 21 Km e de 5 km. Destaque para o paratleta  Pedro Alves, de Uauá-BA, que correu pela décima quarta vez a prova de 21 km, com uma perna amputada e o auxílio de muletas...

Comunidade Tradicional Fundo de Pasto Caldeirãozinho celebra o lançamento do Mapeamento Agroecológico do Território

Os relatos, registrados pelas narrativas dos primeiros moradores, contam que por volta do ano 1817 ocorreu o processo de povoamento com as primeiras famílias chegando à região onde hoje é a Comunidade Tradicional Fundo de Pasto Caldeirãozinho, em Uauá-BA.

As terras foram adquiridas diretamente da Casa da Torre e, desde então, a comunidade reconhece a partir daí a sua ancestralidade, ligada às famílias iniciais: Ferreiras e Gonçalves...

Capacitação transforma pescadores em empreendedores de agroindústria pesqueira

A Colônia dos Pescadores e Pescadoras Artesanal Z-49, localizada na Vila de Pescadores da Passagem, no município de Pilão Arcado, no território Sertão do São Francisco, recebeu, neste mês a Oficina de Beneficiamento e Manipulação do Pescado. Promovida com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a oficina teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos pescadores e pescadoras da região, visando impulsionar o sucesso da agroindústria pesqueira local.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e técnicas fundamentais para a melhoria da qualidade e valorização dos produtos pesqueiros. Eliana Vargas, pescadora da comunidade de Pedreira, expressou sua satisfação com os ensinamentos recebidos. "Aprendemos muito para ampliar o nosso trabalho e levar nossos produtos ao mercado com mais qualidade, o que trará muitos benefícios para nós, mulheres pescadoras, que antes não éramos reconhecidas". ..

Circuito Agro é apresentado de forma virtual para o município de Sobradinho

De forma virtual, aconteceu na última terça-feira (15), reunião de apresentação do Circuito Agro para o município de Sobradinho, Norte da Bahia, com o propósito de ampliar o alcance do programa dentro do Território Sertão do São Francisco.

Além de Edlan Amaral, coordenador do programa criado pelo Sebrae, participaram Willys Nunes Conceição, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eliane Francisca dos Santos Cruz, Chefe do Departamento de Pecuária, Aldercilene Gomes, fiscal de Obras, representantes do município, e Qlianne Martins, Coordenadora da Sala do Empreendedor de Sobradinho...

Missa em ação de graças marca início da safra 2024 da Agrovale

A Agrovale, maior empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, deu início a safra 2024, na manhã desta segunda-feira (22), com uma missa campal em ação de graças.

O ato religioso, celebrado pelo padre Horácio Sampaio e acompanhado do Ministério Anjos de Maria, reuniu a diretoria, gestores e colaboradores, que agradeceram os 51 anos da empresa e as boas perspectivas para início da 45ª moagem...

Etapa 2 do programa Circuito Agro começa em Remanso com quatro oficinas de qualificação

Com o objetivo de qualificar os produtores rurais ligados à agricultura familiar, o Sebrae promove no município de Remanso, no Norte do Estado, oficinas com temas diversos voltados para o homem e a mulher do campo, dentro do programa Circuito Agro.

Serão quatro oficinas realizadas gratuitamente em comunidades e associações, de 22 a 25 de abril, que buscam promover a cultura e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor na região...

Circuito Agro é apresentado de forma virtual para o município de Sobradinho

De forma virtual, aconteceu na terça-feira (15), reunião de apresentação do Circuito Agro para o município de Sobradinho, no norte da Bahia, com o propósito de ampliar o alcance do programa dentro do Território Sertão do São Francisco.

Além de Edlan Amaral, coordenador do programa criado pelo Sebrae, participaram Willys Nunes Conceição, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eliane Francisca dos Santos Cruz, chefe do Departamento de Pecuária, Aldercilene Gomes, fiscal de Obras, representantes do município, e Qlianne Martins, Coordenadora da Sala do Empreendedor de Sobradinho...

Agrovale reconhece e premia os melhores kaizens da safra 2023

A Agrovale, maior empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, reuniu diretoria, gestores e colaboradores na manhã desta quarta-feira (17), para reconhecer e premiar os melhores Kaizens da safra 2023.

Durante a solenidade, foram apresentadas 35 ideias implementadas nos setores agrícola, administrativo e industrial. O programa Kaizen é uma filosofia de aperfeiçoamento contínuo com origem no Japão, que quer dizer mudança para melhor. Os Kaizens premiados na categoria individual ou em grupo, receberam troféus, prêmios em dinheiro e brindes...

Feira Agroecológica de Campo Alegre de Lourdes gera renda e fortalece organização social de agricultores 

Inaugurada há dois meses, a Feira Agroecológica de Campo Alegre de Lourdes é um antigo sonho das famílias agricultoras do município, consolidado. São 27 barracas comercializando produtos agroecológicos, no espaço coberto da feira livre, que funciona todos os sábados pela manhã, no Mercado Municipal. Em fevereiro deste ano, o Governo Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou, à população de Campo Alegre de Lourdes, o Mercado e a Feira Livre, revitalizados, o que permitiu a realização de Feira Agroecológica.

"Há uns cinco anos, a Feira estava entre as lutas das comunidades. Hoje, a gente vem colocando a feira em prática com apoio de parceiros como a CAR, Sasop e Sindicato. Hoje, 47 famílias estão envolvidas, mas a ideia é ter o número de famílias ampliado. O desafio é se organizar cada vez mais para dar continuidade a esta feira, que é um espaço importante para nossas comunidades e para a agricultura familiar", afirma Leandro Lacerda, da comunidade Lagoa do Gado e membro da Coordenação da Feira...