Foram encontrados 5 registros para a palavra: candomblé

Celebrada no dia de Corpus Christi, tradicional “Missa de Oxóssi” reúne católicos e candomblecistas em Salvador

Realizada anualmente na data em que é celebrado o Corpus Christi, a missa em ação de graças a São Jorge, popularmente conhecida como ‘Missa de Oxóssi’, reuniu fiéis católicos e membros do candomblé nesta quinta-feira (8), na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Salvador. A missa é reflexo do sincretismo religioso entre santos católicos e divindades do candomblé.

Na igreja, que é referência no acolhimento das comunidades tradicionais de Salvador e aliada no enfrentamento do racismo religioso, fiéis, simpatizantes do candomblé e filhos do Ilê Axé Iyá Nassô Oká – Terreiro da Casa Branca lotaram o espaço em uma grande demonstração de fé. A comunidade religiosa do terreiro é responsável pela realização da missa...

Lula sanciona Dia Nacional de Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (5), o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, cuja comemoração será em 21 de março.

O projeto de lei que institui no Brasil a nova data comemorativa foi proposto em novembro de 2015 pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), conhecido como Vicentinho. Inicialmente, o ex-deputado federal e sindicalista Carlos Santana propôs a criação da lei em 2010, mas o PL foi arquivado porque Santana não conseguiu se reeleger em 2010...

Terreiro de candomblé é primeiro bem tombado pelo Inepac este ano

O terreiro de candomblé Egbe Ile Iya Omidaye Asé Obalayo, situado no bairro de Sacramento, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, pertencente aos povos tradicionais de matrizes africanas, é o primeiro patrimônio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) neste ano e o terceiro desde 2016. O anúncio foi feito essa semana pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O local é considerado de grande relevância cultural e social para os municípios do leste da região metropolitana do estado...

Morre Mãe Stella de Oxóssi, referência da cultura negra e do candomblé no país

Morreu hoje (27), aos 93 anos, a ialorixá baiana Mãe Stella de Oxóssi, considerada uma das referências do candomblé no país. Ela estava internada desde o início do mês no Hospital Incar, em Santo Antônio de Jesus (BA), por causa de uma infecção. Em comunicado, o hospital informa que a ialorixá teve sepse urinária, insuficiência renal crônica e hipertensão arterial sistêmica, falecendo às 16h.

Nascida em 2 de maio de 1925, em Salvador, Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kayode, era a quinta ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais tradicionais da Bahia. Foi levada a um terreiro e conheceu o candomblé por meio de uma tia quando era adolescente. Trabalhou como enfermeira ajudando principalmente os mais pobres. Escreveu vários livros, entre eles Meu tempo é agora, Òsósi – O Caçador de Alegrias, Epé Laiyé- terra viva e Ófun, sendo uma das primeiras mulheres a escrever sobre candomblé no país. ..

Exposição fotográfica destaca o afoxé filhos de Zaze e a voz do candomblé

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Festas e Religiosidades (GEFRE) vinculado ao curso de História da Universidade de Pernambuco campus Petrolina, em parceria com o Afoxé Filhos de Zaze (Juazeiro) promovem,a  exposição Tem pretos no pedaço: afoxé Filhos de Zaze e a voz do Candomblé na cidade de Juazeiro-Bahia. A exposição acontece no Hall dos Laboratórios .

A exposição constitui uma ação do GEFRE dentro da programação da Semana Universitária da UPE 2017 que destacas as ações do Novembro Negro, organizado pelo Afrocoletividade e outros movimentos sociais de Petrolina, em alusão ao Mês da Consciência Negra...