Foram encontrados 6 registros para a palavra: upe petrolina

Professores e alunos da UPE Petrolina lançam livro de Língua Inglesa

O escritor e professor de Língua Inglesa da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina, Leonardo Elizeu Alves, lança nesta terça (03), junto com a professora Zaira Cavalcante e os alunos do primeiro período de Letras-Inglês da Universidade, o livro "Comics for learning english", às 18h30, na Biblioteca da UPE Petrolina. 

O livro, publicado pela Editora Vecchio, é uma coletânea de histórias em quadrinhos bilíngues (Inglês e Português) com o intuito de ensinar a comunicação básica na Língua Inglesa. A obra tem autoria de Leonardo Elizeu Alves, Zaira Cavalcante, Matheus José, Gabriela Annelise, Dorotéia Gomes, Yanne Cristina, Joabe Almeida, Caio Rosendo, Edmário Silva, João Victor, Beatriz Nascimento, Emerson Pereira, Yorrana Apóstolo, Carlos Arcanjo, Adenilson Trindade, Luana Mirelle, Jeovânia Josielle, Ruy Gabriel, Fredson Castro, Pedro Pereira, Robismar Alencar, Ayalle Melo e Raquell Felix. 
     
O evento de lançamento, organizado pela Editora Vecchio e com apoio da UPE campus Petrolina, terá um momento de conversa sobre o projeto e por fim, a venda dos livros, que custará R$25 (vinte e cinco reais). O evento é gratuito...

UPE Petrolina lança CD educativo

Nesta terça-feira, dia 13 de junho, às 16h30, o Centro de Estudos Agrários (CEA), vinculado ao Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco (GPVASF) da UPE/Petrolina estará lançando um CD (instrumento didático) com o objetivo de auxiliar, em seus espaços de trabalhos, professores da educação básica, movimento sociais do campo e comunidade em geral os conteúdos relativos a questão agrária no Vale do São Francisco. Destaca-se que o CD resulta das pesquisas realizadas pelo Centro e será entregue gratuitamente a comunidade, como já aconteceu com outros instrumentos já confeccionados. Ele (CD) é composto por: Gráficos; Mapas; Esquemas; Vídeos e Sugestões de leituras. ..

Odacy Amorim ouve demandas de direção da UPE Petrolina, e levará tema para ALEPE

O deputado estadual Odacy Amorim, acompanhado da filha, a estudante de direito, Ana Raquel estiveram na tarde desta segunda-feira (5), na sede da UPE (Universidade de Pernambuco), campus Petrolina. Eles participaram de uma reunião com a diretora da UPE, Marianne Louise Marinho, e o Coordenador de Planejamento, Tarcísio Fulgêncio Alves, que externaram as dificuldades que a universidade está enfrentando pela redução de recursos e solicitar o apoio do deputado.

Segundo a diretora, o campus da UPE tem um custeio anual orçado em R$ 1,3 milhões para gerir todas as despesas da instituição, incluindo o gasto com a folha de servidores, e enfrenta dificuldades, dado a burocracia, para conseguir a liberação de novos recursos...

Odacy apoia greve de alunos da UPE Petrolina contra a PEC 241

O deputado estadual Odacy Amorim, PT-PE, usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na sessão plenária desta terça-feira, 18, registrando apoio ao movimento dos estudantes da UPE (Universidade de Pernambuco), campus Petrolina. Os alunos paralisaram as atividades da instituição em protesto contra a proposta de emenda à Constituição 241, a PEC 241, que restringirá os investimentos no país e terá impacto direto nas áreas de saúde e educação.

"Essa luta é pela melhoria das universidades e contra a PEC 241 que ameaça os direitos dos estudantes nas universidades, uma ameaça aos jovens, principalmente aos mais pobres que não tinham oportunidade às universidades. Por isso deixo registrado minha preocupação com essa PEC e o meu apoio aos alunos da UPE em Petrolina. Me coloco à disposição por entender que eles têm toda razão", frisou o parlamentar...

CARTA ABERTA CONTRA O AVANÇO DE PROJETOS PROIBICIONISTAS E ATAQUES CONSERVADORES NA UPE CAMPUS PETROLINA

As professoras e os professores do PPGFPPI – Programa de Pós-graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares e o CGA – Conselho de Gestão Acadêmica do Campus Petrolina, vimos por meio desta carta manifestar o nosso veemente repúdio ao movimento autointitulado Escola sem Partido e aos Projetos de Lei por ele patrocinados na Câmara de Deputados Federais (PL nº. 867/2015, 7180/2014, 7181/2014, 1411/2015, 1859/2015 e 2731/2015) e em várias Câmaras de Deputados Estaduais e Câmaras de Vereadores no Brasil. Ainda que o Ministério Público Federal brasileiro tenha declarado a Pl. 867/2015 inconstitucional (propunha-se a inclusão do programa Escola sem Partido entre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional) é nossa obrigação cidadã, enquanto educadoras e educadores, estarmos atentos a essas investidas de retrocesso nas políticas de educação do país.

Outro fato profundamente preocupante também, é o discurso utilitarista que pretende aprofundar processos de mercantilização da educação brasileira, onde subjazem estratégias de privatização materializadas em projetos predadores do direito universal à educação com qualidade - como aqueles relacionados a defesa do fim da gratuidade do ensino público, do corte expressivo do financiamento das universidades públicas, e de uma  sistemática desqualificação pública dos docentes do ensino básico e superior. O desrespeito a e tentativa de alteração da Lei 11.738-2008 de 16 de julho de 2008, que regulamenta o piso salarial nacional, evidencia o quão se deve estar alerta nesse crucial e ameaçador momento.

Os efeitos da intensa e acelerada construção de projetos controladores e disciplinadores da educação (proibicionistas), em meio à exploração de justificativas da "crise" brasileira e na "educação", já são negativamente notados em diversos planos estaduais e municipais de educação, representando uma grave ameaça ao livre exercício da docência e a formação do aluno.  Essas ações se opõem as preocupações expressas pelo Ministério da Educação quando pontua, na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, a obrigatoriedade da presença dos conteúdos relativos às questões socioambientais, éticas, estéticas e relativos à diversidade étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural, como princípios de equidade, em todos os cursos de licenciatura, tanto na formação inicial, quanto a continuada...

UPE PETROLINA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO ESPECIAL EM DISCIPLINA ELETIVA

A UPE Campus Petrolina abre inscrições para processo seletivo de candidatos a aluno (a) especial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, nível Mestrado e modalidade profissional.  As inscrições poderão ser feitas de 01 a 04 julho de 2016 pelo e-mail [email protected] ou na Seção Técnica do PPGFPPI das 8h às 12h e das 14h às 17h. O (a) candidato (a) deverá informar no ato de inscrição o link para o seu currículo na Plataforma Lattes (www.cnpq.br) e apresentar uma Carta Proposta para a escolha da disciplina em que se inscrever.  As disciplinas que serão ofertadas para o semestre 2016.2, bem como todas as informações necessárias ao processo seletivo, poderão ser acessadas pelo site www.upe.br/petrolina. (Com informações do Prof. Moisés Almeida Professor Assistente-Diretor)

EDITAL..