Foram encontrados 447 registros para a palavra: Caatinga

Casa Nova é destaque no Programa Bioma Caatinga

Com o maior rebanho de caprinos e ovinos do Brasil (468.258 caprinos, ou 4,8% do total nacional, e 408.526 ovinos, ou 2,2% do total nacional), de acordo com o levantamento do IBGE em setembro de 2017, Casa Nova, a partir do Programa Bioma Caatinga, começa a agregar valor aos produtos da caprinovinocultura, integrando e estabelecendo uma relação de  parcerias entre Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e produtores rurais, envolvendo quem produz, quem disponibiliza os insumos, quem processa, quem vende e quem compra, fortalecendo-os e tornando-os mais competitivos para o mercado.

Na última sexta-feira (11/05), aconteceu a solenidade de lançamento do terceiro ciclo do Programa Bioma Caatinga, no Grande Hotel de Juazeiro, com as presenças do Superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, do Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, o gerente regional do Sebrae/Juazeiro, Carlos Rafael Cointeiro, prefeitos e representantes dos municípios de Curaçá, Uauá, Remanso, Casa Nova e Juazeiro...

Sebrae-BA e Fundação Banco do Brasil lançam o terceiro ciclo do Programa Bioma Caatinga em Juazeiro

A solenidade de lançamento do terceiro ciclo do Programa Bioma Caatinga aconteceu sexta-feira (11), no Grande Hotel de Juazeiro, com as presenças do Superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, do Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, o gerente regional do Sebrae/Juazeiro, Carlos Rafael Cointeiro, prefeitos e representantes dos municípios de Curaçá, Uauá, Remanso, Casa Nova e Juazeiro.

Na etapa anterior, executada no período de abril/2016 a março/2017, o Programa atendeu 1.054 Produtores Rurais, 186 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e ainda foi possível estabelecer uma relação de parcerias entres produtores e MPES, envolvendo quem produz, quem disponibiliza os insumos, quem processa, quem vende e quem compra, fortalecendo-as e tornando-as mais competitivas para o mercado. ..

JORGE KHOURY SUPERINTENDENTE DO SEBRAE PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA TERCEIRA ETAPA DO PROGRAMA BIOMA CAATINGA EM JUAZEIRO

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury Hedaye já está em Juazeiro para o lançamento da terceira etapa do Programa Bioma Caatinga que ocorrerá nesta sexta-feira, 11, às 9h, no Grande Hotel de Juazeiro, com a presença também do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte.

Esta etapa irá levar ações de tecnologia para criação, acesso a mercados, crédito e boas práticas de gestão da propriedade rural para 600 criadores de caprinos e ovinos de Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Uauá e Curaçá, no Norte da Bahia. Esses municípios, juntos, concentram o maior rebanho de caprinos e ovinos do país, com cerca de 6 milhões desses animais...

Nova etapa do Bioma Caatinga será lançada nesta sexta, 11, em Juazeiro

A terceira etapa do Programa Bioma Caatinga irá levar ações de tecnologia para criação, acesso a mercados, crédito e boas práticas de gestão da propriedade rural para 600 criadores de caprinos e ovinos de Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Uauá e Curaçá, no Norte da Bahia. Esses municípios, juntos, concentram o maior rebanho de caprinos e ovinos do país, com cerca de 6 milhões desses animais. O lançamento do programa será nesta sexta-feira, 11, às 9h, no Grande Hotel de Juazeiro e vai contar com a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e de prefeitos das cidades atendidas pelo programa.

O Bioma Caatinga busca promover o desenvolvimento e fortalecimento da base produtiva e gerencial da caprinocultura e ovinocultura da Bahia, no Território de Identidade "Sertão do São Francisco". O programa nasceu de uma articulação entre o Sebrae Bahia  e o Banco do Brasil e foi estendido para nove Estados do Nordeste a também para o Norte de Minas Gerais, com características diferenciadas e foco no setor de ovinocaprinocultura. ..

CIPE CAATINGA REALIZA DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS EM INSTITUIÇÃO DE CARIDADE

Em comemoração à data de seu aniversário de 17 anos de criação a Companhia Independente de Policiamento Especializado- CIPE- Caatinga através de seus integrantes distribuíram nesta quartafeira (09) 500kg (quinhentos) de alimentos ao Lar Maria de Nazaré, localizada a rua Nossa Senhora de Nazaré s/nº no bairro Palmares em Juazeiro/BA.

A Casa Lar Maria de Nazaré é um espaço que assiste crianças de 6 meses a 17 anos, e hoje se encontra com aproximadamente 70 (setenta) meninos e meninas de diferentes idades e foi criado com o intuito de abrigar jovens carentes ou que perderam seus pais de alguma forma, proporcionando atividades escolares, alimentação, acompanhamento pedagógicos e médicos voluntários que fazem atividades e auxiliam na manutenção da saúde das crianças. ..

Ministro Edson Duarte cumpre agenda na região, este final de semana

O Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, cumpre sua primeira agenda de compromissos em sua terra natal, Juazeiro-Ba, neste final de semana, após assumir o comando da pasta ambiental, mês passado. Na agenda consta visita ao IBAMA, no final da tarde de quinta-feira (10), quando avalia atuação da instituição e conversa com dirigentes e funcionários sobre o fortalecimento do órgão na região.

Na sexta-feira (11), à 9h, no Grande Hotel de Juazeiro, participa de evento promovido pelo SEBRAE e Fundação Banco do Brasil, abordando temas ligados ao Bioma Caatinga e às 10h30 visita o Centro de Agroecologia, Energias renováveis e Desenvolvimento Sustentável, da UNEB...

Sobradinho: Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de concurso de Redação sobre a Caatinga

Na última Sexta feira (04) os alunos da educação infantil e do ensino fundamental participaram da culminância do Projeto Caatinga, quando aconteceu o concurso de redação, com o tema: "No chão da Diversidade a Caatinga é a nossa Identidade". O projeto foi desenvolvido de forma multidisciplinar considerando a contextualização dos conteúdos escolares para a convivência harmoniosa com o semiárido, proposto pela Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.

As redações, dos três níveis de ensino, serão pré-selecionadas pelas escolas e encaminhadas à Secretaria da Educação, que selecionará o primeiro e segundo lugares. Os alunos vencedores serão premiados com o "Troféu Caatinga", no próximo dia 05 de junho, quando se comemora o dia do meio ambiente. No período que antecedeu a elaboração das redações, as escolas realizaram ciclos de palestras, danças, recitais, exposições de trabalhos, comidas e bebidas típicas...

Um tributo à CAATINGA e ao CAATINGUEIRO

..

Nossa CAATINGA merece respeito e cuidado!

Sendo considerada a "Capital Mundial do Bioma Caatinga", Sento-Sé não poderia deixar de fora a comemoração ao “dia 28/04 – Dia Nacional da Caatinga”. No Distrito de Pirí em Sento-Sé, comunidade que vive da agricultura, agropecuária e piscicultura local, os alunos do Ensino Fundamental II e dos EJAs da Escola ENVLAR – Escola Núcleo Vereador Luiz Antônio dos Reis, com a colaboração e organização da diretora, coordenadora pedagógica, professores, Monitores do Mais Educação e da Prefeitura Municipal, na pessoa de Davi, realizaram nesse dia mais do que apresentações em sala de aula, eles puseram a "mão na massa". 

Cerca de 170 alunos foram às margens do Rio São Francisco que fica a 100 metros da localidade e realizaram a limpeza e coleta de lixo, foi um momento riquíssimo no qual eles usando da prática vivenciaram e propagaram a conscientização ambiental tão importante nessa região, que além de ser reconhecida a importância da Caatinga local, hoje também, pela primeira, vez Sento-Sé, entra no Mapa do Turismo brasileiro...

Cipe Caatinga arrecada meia tonelada de alimentos para doação

A comemoração pelos 17 anos de atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, finalizada, neste sábado (28), em Juazeiro, foi marcada pela arrecadação de meia tonelada de alimentos que será doada a instituições de caridade da região. Os alimentos foram recolhidos durante a primeira corrida da especializada realizada pelos integrantes da unidade para encerrar os trabalhos da 'Semana dos Guerreiros da Caatinga'.

O evento teve início na última segunda-feira, 23, e reuniu uma variedade de atividades destinadas a policiais e a população dos 53 municípios atendidos pela Cipe. Aberta a todo o público, a corrida, com trajeto na BR-325, reuniu cerca de 400 pessoas entre policiais e moradores. Integraram também as ações da comemoração, seminários, jogos militares, pista de tiro e travessia do Rio São Francisco a nado. ..

Dia da Caatinga é celebrado neste sábado (28)

Mandacaru, xique-xique, veado-catingueiro, asa branca, soldadinho-do-araripe, arara-azul-de-lear... Os nomes de plantas e animais são a melhor tradução da riqueza natural da Caatinga, o bioma semiárido mais biodiverso do mundo e o único exclusivamente brasileiro. São 932 espécies de vegetais, 178 de mamíferos, 590 de aves, 241 de peixes. Muitas delas são endêmicas, ou seja, só existem no local. E, o pior, algumas estão ameaçadas de extinção.

Neste sábado (28), comemora-se o Dia Nacional da Caatinga. "É o momento para refletirmos sobre a importância de avançarmos na agenda de conservação desse que é o terceiro maior bioma brasileiro e o principal do Nordeste", diz o secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), José Pedro de Oliveira Costa. A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional. Abrange áreas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais...

“Por que as abelhas estão desaparecendo?” é tema da 4ª sessão do First Friday no Cemafauna Caatinga

“Por que as abelhas estão desaparecendo?” é o tema da quarta sessão do projeto científico-cultural 'First Friday', realizado pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE. O Cemafauna convida a comunidade local e acadêmica para no dia 04 de maio, às 16h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga discutir sobre o tema proposto a ser ministrado pela ecóloga, pesquisadora/colaboradora do Laboratório de Entomologia do Cemafauna, Pós doutora em Genética e Evolução de Hymenoptera pela Universidade Federal de São Carlos, Aline Andrade.

Segundo a conferencista, dois terços dos alimentos que nós ingerimos são cultivados com a ajuda das abelhas. Na busca de pólen, esses insetos polinizam espécies nativas e culturas agrícolas. Em tempos em que a escassez mundial de comida é pauta das autoridades no assunto – como a recomendação da ONU para consumir mais insetos – a perspectiva de ficar sem a ajuda desses seres no abastecimento alimentar seria alarmante. E é o que está acontecendo. Em 2006, apicultores nos Estados Unidos começaram a notar que suas colônias de abelhas estavam desaparecendo. O fenômeno foi batizado de colony collapse disorder (síndrome do colapso da colônia, CCD). Sete anos depois, o sumiço continua: no inverno de 2012 para 2013, dado mais recente, 31% das abelhas americanas deixaram de existir...

Cipe Caatinga localiza plantação de maconha com 2.500 pés em Abaré

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga localizaram, na tarde de sábado (21), uma plantação de maconha, na cidade de Abaré. Cerca de 2.500 pés foram erradicados e incinerados.  

Os militares chegaram até o terreno, após uma denúncia anônima. No local um grupo reagiu atirando e conseguiu escapar do cerco. Além dos pés de maconha, que tinham aproximadamente 1,5 metros de altura, foram encontradas também porções da mesma droga já prontas para comercialização. ..

Inscrições para II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic) já estão abertas

Discutir assuntos relacionados a fauna, flora, micro-organismos e aspectos físicos do bioma Caatinga. Este é um dos propósitos do II Simpósio do Bioma Caatinga, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 3 de agosto no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições são limitadas e já estão abertas. O prazo para submissão de trabalhos vai até 30 de abril.

O evento é destinado a professores, estudantes, técnicos, gestores, pesquisadores, membros de órgãos governamentais e à sociedade em geral. Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição disponível no site do Sibic. Os valores da taxa variam e até o dia 15 de maio, os preços são os seguintes: R$ 50,00 para alunos de graduação; R$ 60,00 para estudantes de pós-graduação; e R$ 70,00 para profissionais...

Abelhas da Caatinga são temas de pesquisas de estagiárias e pesquisadora/colaboradora do Laboratório de Entomologia do Cemafauna

O Laboratório de Entomologia do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) tem em seu acervo uma rica representação de insetos da fauna da Caatinga, inclusive, com descoberta importante como o caso da borboleta Melanis caatingensis (Callaghan & Nobre, 2014) encontrada por analistas ambientais da instituição nas matas do município de Brejo Santo (CE) em 2014.

Sua coleção científica tem sido majorada, constantemente, graças às pesquisas de estagiárias que são orientadas por analistas e a pesquisadora-colaboradora do Centro a Profa. Dra. Aline Andrade. Contando mais de 540 indivíduos distribuídos entre 48 espécies e 14 gêneros, o acervo tem sido tema de artigos que são apresentados em diversos congressos Nacionais e Internacionais...

Cipe Caatinga celebra 17 anos de atuação no sertão baiano

Desfile cívico militar, palestras de prevenção às drogas em duas escolas e estande com equipamentos de trabalho fizeram parte da comemoração dos 17 anos da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. O evento aconteceu nesta terça-feira (17), no distrito de Barra do Tarrachil, município de Chorrochó, onde é localizada a base operacional da unidade.

Com atuação em 53 municípios, a corporação, conhecida até 2009 como Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CPAC), foi criada em 17 de abril de 2001, com o objetivo de reduzir os índices criminais, devido o plantio de maconha...

Meio Ambiente: Fazenda em Juazeiro é exemplo de reflorestamento e convivência com a seca

No próximo dia 28 de abril será comemorado o Dia Nacional da Caatinga, celebrado anualmente no Brasil. Esta data foi criada com o intuito de não apenas homenagear este bioma único, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental...

Cipe Caatinga ministra instrução para Polícia Federal

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga iniciou, na manhã desta quarta-feira (11), instruções de rastreamento e conduta de patrulhas rurais, orientações de navegação e tiros para o Grupamento de Pronta Intervenção da Polícia Federal. As orientações terão duração de três dias e são realizadas, no quartel da unidade, localizado em Barra do Tarrachil, município de Chorrochó. O principal objetivo é preparar os policiais federais para ações mais ostensivas.

"Estão participando delegados e agentes da PF. É uma satisfação poder ministrar esse curso e interagir com uma instituição que combate, em conjunto com a PM, o crime organizado", contou o comandante da Cipe Caatinga, major Wildon Teixeira dos Reis...

Sento-Sé "Capital Mundial do Bioma Caatinga"

Sento-Sé entra pela primeira vez para o Mapa do Turismo brasileiro, essa mudança ocorreu após a Prefeitura criar um sistema para o Turismo no município. Além disso, por ter a maior quantidade da fauna e da flora intacta, Sento-Sé é considerada a "Capital Mundial do Bioma Caatinga". Esta mudança de categoria possibilita elaboração de políticas públicas e repasse de verbas federais para investir no turismo do município.

Estudos e projetos poderão ser realizados com a certeza de que haverá recursos para os investimentos no município. O turismo gera renda e emprego em várias áreas de atuação, como eventos culturais, artísticos, esportivos. O município é rico em áreas para o turismo ecológico, no Brasil é o mais procurado e investido...

Encontro Redescobrindo a Caatinga acontecerá entre os dias 24 a 27 de abril

Estão abertas as inscrições para o VIII Encontro Redescobrindo a Caatinga, organizado pelo Colegiado de Biologia da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, no Sertão do estado. O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de abril e é voltado para estudantes, pesquisadores, instituições públicas e privadas e comunidade interessada na temática da Caatinga. A programação contará com palestras, debates, exposições fotográficas e concurso de fotografia, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e minicursos.

As inscrições podem ser feitas no ponto de apoio que fica em frente ao prédio de Licenciaturas da UPE de Petrolina. A taxa de inscrição custa R$ 20 e dá direito a toda a programação do evento e também a 1 minicurso. Os minicursos extras custam R$ 5 cada. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Petrolina não pagam...