Foram encontrados 41 registros para a palavra: HIV

Secretaria de Saúde inicia tratamento de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV em Petrolina

A Secretaria da Saúde em Petrolina, iniciou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/SAE - Espaço Vida, a aplicação de um novo método de prevenção à infecção pelo HIV.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, chamada de (PrEP), consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da AIDS infecte o organismo, antes mesmo da pessoa ter contato com o vírus...

MPF aciona a Justiça contra pastora por danos morais por declarações contra gays e pessoas com HIV

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação contra a pastora e cantora gospel Ana Paula Valadão por declarações consideradas homofóbicas. Na ação, o MPF pede uma indenização por danos morais coletivos por "discurso de ódio contra homossexuais e pessoas que convivem com o vírus HIV".

Durante um congresso transmitido na internet e em um canal de televisão em 2016, ela disse que relações homoafetivas não são normais e associou a aids a casais de homens. Em um dos trechos destacados na ação, a pastora reforça a relação entre a doença e os casais homoafetivos...

Vacina contra HIV está na última fase de testes clínicos

Pela primeira vez em mais de 10 anos, um protótipo de vacina contra HIV chega à última etapa dos testes clínicos, de fase 3, antes de ser submetida à aprovação. O resultado vai determinar se o imunizante é realmente capaz de proteger contra a transmissão do vírus que, se não tratado, causa a AIDS.

A vacina é desenvolvida pela farmacêutica Janssen que já começou a recrutar participantes para o estudo em todo o mundo, inclusive no Brasil...

Número de grávidas com HIV aumenta quase 40% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem crescendo desde 2008, de acordo com os últimos dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids divulgados pelo Ministério da Saúde. Em 2008, foram registradas 6,7 mil gestantes com HIV, o que representava 2,1 casos para cada 1 mil nascidos vivos. Em 2018, esse número passou para 8,6 mil, o equivalente a 2,9 casos a cada 1 mil pessoas. 

Enquanto o número de casos notificados de aids, que é a síndrome causada por este vírus, cai entre a população em geral, desde 2014, em todo o Brasil, o número de gestantes com HIV aumentou quase 37% nos últimos dez anos. De acordo com o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Fernando Pereira, essa diferença se deve ao aumento das notificações, mas também aos avanços no tratamento da síndrome. ..

Dezembro Vermelho conscientiza sobre tratamento e prevenção ao HIV/AIDS

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Saúde/SESAU, promove na primeira semana do mês de dezembro, um calendário de mobilizações sobre a prevenção ao vírus HIV-AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. As ações se somam a uma grande campanha nacional sobre a importância da prevenção dessas doenças, o Dezembro Vermelho. O período foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

Nos últimos 30 anos de enfrentamento à doença, muito ainda precisa ser feito para reduzir a transmissão do vírus (HIV) causador da Aids. Por isso, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias. A programação inclui atividades de educação em saúde, que começam neste domingo (1), com ação na Orla Nova da cidade e distribuição de panfletos e preservativos. As ações seguem até o dia seis de dezembro em vários pontos da cidade, incluindo oficinas de formação para médicos e enfermeiros do município...

Ministério estima que 135 mil brasileiros vivam com HIV sem saber

Cerca de 135 mil pessoas vivem com HIV no País e não sabem. A estimativa foi apresentada nesta sexta-feira, 29, pelo Ministério da Saúde durante o lançamento da Campanha de Prevenção ao HIV/aids, parte das ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. O foco da ação será em incentivar pessoas que fizeram sexo sem prevenção a fazer o teste rápido para detecção do vírus.

Segundo balanço da pasta, a taxa de detecção de casos de aids caiu 13,6% entre 2014 e 2018, passando de 20,6 casos por 100 mil habitantes para 17,8. A taxa de mortalidade teve queda de 22,8%, de 5,7 óbitos por 100 mil habitantes (2014) para 4,4 (2018). A faixa etária de 20 a 34 anos concentra a maior parte dos casos do País com 18,2 mil registros (57,5%) e 34% dos registros foram em homens de 25 a 39 anos...

Mais de 200 testes de HIV foram realizados pela Caravana da Justiça Social no Vale do São Francisco

Nos últimos três dias, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) esteve nos municípios de Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova levando serviços gratuitos para população, um deles foi a testagem para a detecção do HIV (vírus causador da aids). Durante o mutirão, mais de 200 pessoas fizeram o teste, que é indicado para homens e mulheres que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável.

A testagem também é utilizada para o diagnostico da sífilis e das hepatites B e C. Os testes são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, a equipe encaminha o indivíduo imediatamente para a referência assistencial...

Governo do Estado investe em ações para testes de HIV/AIDS, SÍFILIS E HEPATITES DURANTE CARNAVAL

Um investimento R$ 1,4 milhão foi feito pelo Governo do Estado para garantir o atendimento de baianos e turistas nas unidades de saúde da Bahia durante o Carnaval. Os recursos serão utilizados para realização de plantões em hospitais na capital e no interior, além da instalação de três postos de testagem rápida destinados à detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, que começam a funcionar nesta sexta-feira (9). Dois deles estão na capital - um na Avenida Adhemar de Barros, no bairro de Ondina, e outro na Avenida Centenário - e o terceiro, no município de Porto Seguro (extremo sul), na Passarela do Descobrimento. 

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Maria Aparecida, aproximadamente 500 pessoas serão atendidas por dia em cada um dos postos. "Nos postos, a população poderá fazer os testes para doenças sexualmente transmissíveis e, caso o resultado seja positivo, a pessoa já sai da unidade com orientação para iniciar o tratamento". ..

O "Especialista Responde" sobre HIV, AIDS e DSTs

Neste mês de dezembro, também conhecido como Dezembro Vermelho por conta da campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina traz uma entrevista especial com o infectologista Juvenilson Andrade, que atende no ambulatório da UPAE.

A iniciativa faz parte do projeto "O Especialista Responde", que a cada mês apresentará um tema diferente, referente às 17 especialidades ofertadas no serviço. O material interativo conta com a participação dos internautas que deixam as perguntas nas redes sociais da Unidade. Segue entrevista:..

Campanha de combate ao HIV/AIDS encerra com alerta para alto número de casos em Petrolina

Após um mês de ações de conscientização sobre o HIV e AIDS, a Secretaria de Saúde de Petrolina encerra a campanha 'Dezembro Vermelho' com um alerta para o alto índice de casos da infecção no município. Durante as atividades, realizadas pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), foram levadas orientações sobre as medidas preventivas, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus, além da realização dos testes rápidos e distribuição de preservativos.

Foram feitos, durante o mês, 730 testes rápidos, além de cinco palestras em localidades diferentes. Do total, 12 deram reagentes positivos para o HIV. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, houve um aumento de quase 50% no número de testes realizados neste mês de dezembro...

Remédio que previne contaminação pelo vírus HIV será oferecido pelo SUS

Um medicamento que impede a propagação do vírus HIV na corrente sanguínea, já indicado como terapia antiretroviral nos Estados Unidos e em países da Europa, estará disponível ainda este mês para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) 12 estados. O comprimido, fabricado por um grupo norte americano, já era indicado para o tratamento de soropositivos como parte do coquetel de aids.

A novidade é que o fármaco poderá ser utilizado agora por quem nunca entrou em contato com o vírus, mas pode estar exposto a ele durante a relação sexual. É o caso, por exemplo, de profissionais do sexo. Mas é bom lembrar que não protege o usuário contra outras infecções transmitidas sexualmente...

"O Especialista Responde" de dezembro traz como tema HIV/AIDS/DST

Você sabia que este mês também é conhecido como “Dezembro Vermelho”? Pois é, a campanha, instituída pela Lei 13.504, tem como objetivo chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. 

A iniciativa é voltada para prevenção do HVI/Aids, bem como de outras doenças sexualmente transmissíveis...

Juazeiro: Câmara institui Semana Municipal de Prevenção ao HIV/AIDS 

Durante a Ordem do Dia da Sessão Ordinária desta terça-feira (05.12), a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou sete projetos. No momento da votação, o presidente, Alex Tanuri (PSL), ressaltou que todas as pautas foram discutidas pelo legislativo e executivo, sendo aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.

De autoria do vereador Hélio Coelho (PCdoB) foram aprovados dois Projetos de Lei. O primeiro de Nº 3.322/2017 denomina a Avenida Maria Helena Nicácio de Brito o Logradouro Público situado no Projeto NH3, Distrito de Itamotinga. O segundo de Nº 3.323/2017 denomina Francisco Cavalcante de Carvalho a Unidade Básica de Saúde (UBS), na comunidade de Mandacaru II, Projeto Tourão, distrito de Mandacaru...

Em 2017, 77 novos casos de HIV/Aids foram notificados em Juazeiro

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids teve em diversas localidades uma série de atividades gratuitas focadas na prevenção. Em Pernambuco, já foram registrados, oficialmente, 25.218 casos de Aids e mais de dez mil mortes de pacientes com a doença pela Secretaria Estadual de Saúde. As notificações começaram em 1983. Ao passado, foram 1.104 novos casos. Este ano, até o dia 24 de outubro, foram 396, sendo 259 em homens e 137 em mulheres, e 421 mortes.

Em Juazeiro, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta,  serão ofertadas testagens para HIV, Sífilis e Hepatites. “Também realizaremos atividades de orientação e distribuição de preservativos, com o objetivo de estimular a prevenção dessas doenças. Nossa expectativa é realizar cerca de 200 testes”, informa. Em 2017, 77 novos casos de HIV/Aids foram notificados em Juazeiro. No município, o acompanhamento deste público é realizado no CIDHA...

Equipe de enfermagem do HDM/IMIP é treinada para realização do teste rápido de HIV e Sífilis

Com o objetivo de prevenir a transmissão vertical do HIV e da Sífilis, promover o cuidado ao paciente e a segurança da equipe de saúde, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina passará a utilizar os testes rápidos disponibilizados pelo governo federal. Antigamente, os testes eram feitos em laboratório. Agora serão realizados pela própria equipe de enfermagem, agilizando o acesso aos resultados. 

Para a realização dos testes rápidos de HIV e VDRL é preciso que a equipe de enfermagem esteja treinada e os primeiros profissionais já foram capacitados na última semana (16 e 17.11). Até o final do mês, 100% dos profissionais estarão treinados e qualificados a realizar o teste rápido nas pacientes da emergência obstétrica...

Autoteste de HIV estará disponível nacionalmente até o fim de julho em farmácias

O autoteste para detectar a presença do vírus HIV no organismo deve estar disponível em farmácias de todo o país até o fim do mês. Nesta semana, o primeiro teste desse tipo a ser vendido no Brasil começou a chegar às farmácias do Rio de Janeiro. O produto, que custa entre R$ 60 e R$ 70, pode ser comprado semreceita médica, e a testagem produz resultado 10 minutos após o sangue entrar em contato com o reagente.

O Brasil é o primeiro país da América Latina e Caribe a disponibilizar o autoteste em farmácias. Para a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, o produto é uma ferramenta importante para aumentar a capacidade de diagnóstico do vírus. Identificar a presença do HIV em 90% das pessoas infectadas é uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2020...

Profissionais da atenção básica de Petrolina recebem treinamento para a realização de testes para HIV/AIDS e Sífilis

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu um treinamento de atualização com cerca de 50 profissionais das Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs), para a realização de testes rápidos para a detecção do HIV/AIDS e Sífilis na atenção básica.

A oficina que ocorre durante todo o dia, tem o objetivo de passar conhecimento teórico e prático em relação ao serviço oferecido no município. A psicóloga, Sâmara Paes, ressaltou a importância do treinamento dos servidores para a eficiência e condução adequada do procedimento...

Gonzaga Patriota participa do Programa Câmara Ligada com o tema: juventude e HIV

O avanço no tratamento da Aids nos últimos anos trouxe a falsa sensação de que o HIV está controlado, mas a gravidade da epidemia volta a alarmar o mundo e traz grandes desafios: mobilizar a juventude sobre a importância da prevenção e acabar com a discriminação. Segundo dados do Unaids o número de casos entre meninos de 15 a 19 anos no Brasil cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos. Diante disso, o Programa Câmara Ligada, da TV Câmara, convidou o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que integra a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/AIDS para discutir o referido tema.

Ao lado do parlamentar, estava a cantora Izabella Rocha que está celebrando 20 anos de carreira e lança neste ano o disco solo "Gaia", com 9 músicas inéditas. A cantora iniciou a carreira musical em 1997 com o Natiruts e em 2007 fundou a banda InNatura, quando assumiu pela primeira vez os vocais principais e gravou 3 discos autorais. Também participaram Gabriel Estrela que é um jovem soropositivo que, após descobrir ter o vírus HIV, criou o musical "Boa Sorte" para lutar contra o preconceito. Ele também é co-autor da web série "Eu Só Quero Amar", sucesso de público. Segundo ele, a melhor maneira de abordar o tema com os jovens é explicar sem impor regras; e Daniel Castro que é assessor de comunicação do Unaids Brasil, que desenvolve diferentes ações de conscientização e prevenção do HIV e tem como meta o fim da epidemia da Aids até 2030...

Pesquisa revela Superanticorpo que impede infecção por HIV em humanos

Estudos revelam potentes anticorpos neutralizadores, que podem ter efeito importante no controle do HIV. A pesquisa foi realizada pelo imunologista brasileiro Michel Nussenzweig e publicado em duas revistas, uma americana e outra britânica. De acordo com o especialista, quando retirada a proteção do organismo de pacientes com resistência maior ao vírus e clonados, faz com que eles deixem de tomar remédios para impedir sua multiplicação. Com isso, o sistema de defesa do corpo volta a combater a doença. Um teste clínico dividido em quatro tratamentos com o anticorpo neutralizador foi realizado em 13 pacientes, em intervalos de 15 dias. O resultado mostrou que o grupo medicado demorou quase 10 semanas para apresentar o retorno do vírus – quatro vezes mais se comparado à média histórica, que é de aproximadamente duas semanas e meia. Segundo os estudos, no futuro, essa linha de pesquisa poderá baratear o tratamento na prevenção da doença, especialmente em países da África. O HIV é um vírus letal e ataca as células de defesa do organismo humano que deveriam impedir a infecção. Além disso, ele é capaz de múltiplas mutações e pode ficar despercebido dentro de células humanas. ..

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza testes rápidos de HIV na Funase

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Petrolina (CTA) realizou 46 testes rápidos para HIV em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e orientou os funcionários assistir o menor portador de alguma doença transmitida sexualmente.

"É importante que as pessoas se sensibilizem cada vez mais para o uso consciente da camisinha. Relação sexual desprotegida é risco para contrair qualquer doença, inclusive, a AIDS. Esse ano já temos 5 casos de AIDS e 12 de HIV", alertou a coordenadora do Espaço Vida, Raquel Costa...