Foram encontrados 73 registros para a palavra: testes rápidos

Sesab registra aumento pela procura de testes rápidos

Com o objetivo de detectar precocemente infecções sexualmente transmissíveis (IST) a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem realizando ações de testagem rápida em pleno circuito do carnaval. Este ano, a procura pelo testes rápidos nos três postos montados (dois em Salvador e um em Porto Seguro) cresceu bastante. Dados registrados até a madrugada de hoje (13), apontam a realização de 5.914 testes. No ano passado, no mesmo período, foram realizados 4.573 testes rápidos.

Nestes postos, localizados na Barra (Avenida Centenário), em Ondina (na Avenida Adhemar de Barros) e em Porto Seguro (Passarela do Descobrimento) os foliões podem realizar testes rápidos para detectar doenças como:  HIV/Aids, sífilis, além das hepatites virais. Tudo é feito rapidamente, basta uma furadinha no dedo e a coleta de algumas gotas de sangue e, em 20 minutos os resultados ficam prontos. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeiro, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionam ainda hoje, terça-feira de carnaval, das 17h às 01h...

No Dezembro Vermelho secretaria leva testes rápidos ao público do Juá Garden nesta sexta-feira (15)

Quem for ao Juá Garden nesta sexta-feira, 15, a partir das 15h, vai encontrar à disposição, profissionais da saúde que estarão orientando e realizando testes rápidos gratuitos para toda a comunidade, a fim de detectar a presença ou não de doenças como as Hepatites B e C, sífilis e HIV.

Organizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro com o apoio do Rotary Clube São Francisco e do Shopping, a ação integra a programação do Dezembro Vermelho no município - mês marcado pela mobilização nacional para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV e Aids e tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com HIV...

Orientações e testes rápidos marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids em Juazeiro 

O mês de dezembro se inicia e com ele, um alerta importante para a população: 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids.  Em Juazeiro, quem foi ao Centro da cidade se deparou com uma ação organizada pela Secretaria de Saúde, com o apoio do Rotary Clube São Francisco, onde foi disponibilizado testes rápidos para o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), bem como orientações sobre a importância e o uso correto dos preservativos masculino e feminino.

A ação abre a programação do Dezembro Vermelho - campanha nacional que visa intensificar as ações de prevenção a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Somente nesse ano (2017), 77 novos casos de HIV foram notificados em Juazeiro. O acompanhamento desse público é realizado no Centro de Informações em IST/HIV/ AIDS (CIDHA) que fica no Centro de Saúde III no bairro Angary...

Secretaria de Saúde realiza testes rápidos gratuitos no Dia Mundial da Luta Contra AIDS

No dia 1º dezembro é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Por isso, nesta sexta-feira, das 08h às 16h, uma equipe do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) estará realizando testes rápidos para rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST) gratuitamente, na Praça Barão do Rio Branco. A ação abre a programação do Dezembro Vermelho, campanha nacional, que visa intensificar as ações de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, na ocasião, serão ofertadas testagens para HIV, Sífilis e Hepatites. “Também realizaremos atividades de orientação e distribuição de preservativos, com o objetivo de estimular a prevenção dessas doenças. Nossa expectativa é realizar cerca de 200 testes”, informa...

Mais de 500 testes rápidos são realizados no Dia da Luta às Hepatites Virais em Juazeiro

O ajudante geral, Roberto Carlos Batista (50), foi ao Centro de Juazeiro nesta sexta-feira (28) com um objetivo: fazer testes rápidos gratuitos para diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). É que, em virtude do Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde municipal ofertou o serviço na Praça Barão do Rio Branco, encerrando a programação do Julho Amarelo. Na ocasião, 508 exames foram realizados. A ação aconteceu em parceria com o Rotary Club de Juazeiro.

"É muito bom fazer esses testes para ficar com a saúde em dia", destaca Roberto Carlos. Já a agricultora, Elismar dos Santos (60), conta que estava de passagem quando resolveu entrar na fila para realizar os exames. "É muito bom pra população esse tipo de ação no Centro da cidade, porque quem está de passagem já aproveita e faz. Também achei interessante as informações sobre essas doenças, que recebi enquanto estava na fila", diz.

A secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, lembra que estes exames também são ofertados diariamente em 10 Unidades Básicas de Saúde do Município e no Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA), temporariamente localizado na Rua Sete, do Maringá. "Ofertamos não só as testagens rápidas das Hepatites, como também de Sífilis e Aids. Nosso objetivo maior é proporcionar mais informações para a comunidade, visto que as hepatites são doenças crônicas, potenciais causadoras de câncer e cirrose, por isto o diagnóstico precoce é essencial", destaca.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, destaca que Juazeiro tem o registro de 183 usuários da rede municipal com Hepatite B e outros 315 com Hepatite C, os dois tipos mais comuns no Brasil. "O diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento das hepatites são gratuitos pela rede SUS, e, inclusive, as medicações são fornecidas exclusivamente pelo Ministério da Saúde", afirma...

Gestantes realizam testes rápidos para detectar o vírus da Zika em Juazeiro

Com o intuito de fazer uma triagem do vírus Zika em Juazeiro, a secretaria de Saúde do município está realizando testes rápidos. Os exames estão sendo realizados no Laboratório Central de Saúde Pública e o resultado fica pronto em 30 minutos.

Podem realizar este exame, bebês que nascerem com o perímetro cefálico igual ou inferior ao parâmetro padrão definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 31,9 para meninos e para meninas 31,5, além de grávidas que apresentem os sintomas da doença ou por prescrição médica...

Juazeiro recebe mil testes rápidos para detectar o vírus da Zika

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) recebeu do Estado, através do Núcleo Regional de Saúde Norte, mil testes rápidos para triagem do vírus da Zika. Podem realizar este exame, bebês que nascerem com o perímetro cefálico igual ou inferior ao parâmetro padrão definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 31,9 para meninos e para meninas 31,5, além de grávidas que apresentem os sintomas da doença ou por prescrição médica.

Os exames serão realizados no Laboratório Central de Saúde Pública. De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, o resultado do teste fica pronto em 30 minutos. "Se o resultado for positivo, colheremos uma mostra de sangue para enviar para Salvador para ter a confirmação", afirma...

Bahiafarma inicia envio de 3,5 milhões de testes rápidos de Zika vírus para Ministério

O laboratório público baiano, Bahiafarma, iniciou o processo de envio de testes rápidos de diagnóstico do Zika vírus para o Ministério da Saúde. A pasta adquiriu 3,5 milhões de testes rápidos junto à Bahiafarma. Os dispositivos estão sendo encaminhados à Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi), que fica localizado no Rio de Janeiro. O Ministério deverá iniciar o repasse dos testes para todos os Estados do Brasil nas próximas semanas para atender a população no verão; gestantes, crianças e idosos serão priorizados. A produção do laboratório baiano aumentou para entregar os 3,5 milhões de testes até fevereiro de 2017. “Com os testes rápidos, as gestantes podem ter o diagnóstico sempre que houver dúvidas sobre os sintomas ou sempre que o médico que acompanha a gravidez julgar necessário. Os testes rápidos vão dar respostas imediatas, que vão possibilitar que a mulher tenha uma gravidez tranquila ou vão sanar qualquer dúvida que possa a surgir em relação a ter ou não o zika vírus", afirmou Ronaldo Dias, diretor-presidente da Bahiafarma. ..

Zika vírus: Bahiafarma inicia envio de testes rápidos para Ministério da Saúde

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) começou o envio dos 3,5 milhões de testes rápidos de diagnóstico do Zika Vírus, adquiridos pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório público baiano. Os dispositivos, que serão distribuídos pelo órgão federal para todo o Brasil, estão sendo encaminhados à Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos. (Cenadi), no Rio de Janeiro. 

A expectativa é que o governo federal inicie o repasse dos testes para postos de saúde espalhados pelo País nas próximas semanas, com o objetivo de atender a população durante o verão, quando é aumentada a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, o número de doenças transmitidas pelo inseto. 

zika
A fábrica da Bahiafarma, localizada  em Simões Filho, segue com a produção em ritmo acelerado.
(Fotos: Carol Garcia/GOVBA)..

Profissionais da Atenção Básica de Juazeiro recebem capacitação para testes rápidos em AIDS/DST

A prefeitura de Juazeiro, por meio da secretaria municipal de Saúde promoveu na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da secretaria uma palestra sobre teste rápido DST/Aids e Hepatites Virais para os enfermeiros da rede de Atenção Básica do município. O treinamento foi ministrado pela  coordenadora Geral de Logística e DST/AIDS do município, Magna Cavalcante.

Essa atividade teve como objetivo atualizar os profissionais para o teste rápido do diagnóstico precoce do HIV e triagem da sífilis, prevenindo assim a transmissão vertical da mãe para o bebê nas unidades de saúde para que possam executar, o quanto antes, os testes rápidos de Sífilis e Hepatite B e C. Foi feito também um repasse do SISLOGGLAB que é um sistema de controle logístico de insumos laboratoriais para melhorar a capacidade de resposta e planejar as aquisições dos kits.  ..

Bahiafarma lança campanha sobre testes rápidos para diagnóstico de Zika

O laboratório público da Bahia, a Bahiafarma, lançou, nesta segunda-feira (17), uma campanha nacional alertando a população e, principalmente, os gestores públicos de todo o País de que já estão disponíveis os testes que identificam, em apenas 20 minutos, se um paciente está ou já foi contaminado pelo Zika Vírus.

Lançada na véspera do inicio do verão, período de maior incidência das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (além da Zika, Dengue e Febre Chikungunya), a campanha ressalta a importância do diagnóstico correto da Zika, doença que tem sintomas similares aos de outras viroses, mas que demanda tratamento específico. 

Além disso, as peças publicitárias reforçam a importância do teste para mulheres grávidas ou que tenham a intenção de engravidar, já que a infecção por Zika vírus é associada ao desenvolvimento de microcefalia em fetos e bebês.

A campanha abrange jornais e revistas de alcance nacional, publicações direcionadas aos públicos-alvo e, em breve, estará presente também nas redes sociais, com depoimentos de personalidades ressaltando a importância da realização do teste. ..

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza testes rápidos de HIV na Funase

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Petrolina (CTA) realizou 46 testes rápidos para HIV em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e orientou os funcionários assistir o menor portador de alguma doença transmitida sexualmente.

"É importante que as pessoas se sensibilizem cada vez mais para o uso consciente da camisinha. Relação sexual desprotegida é risco para contrair qualquer doença, inclusive, a AIDS. Esse ano já temos 5 casos de AIDS e 12 de HIV", alertou a coordenadora do Espaço Vida, Raquel Costa...

Mais de 800 testes rápidos para detecção de HIV já foram realizados no Carnaval de Salvador

O posto de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais em funcionamento no Carnaval de Salvador desde a última sexta-feira (6), já realizou 868 atendimentos nos postos de Ondina (427) e Barra (441). Deste total, 79 foram reagentes para sífilis, 14 para HIV e dois para hepatite. Os dois postos instalados funcionam na Avenida Centenário e na Avenida Adhemar de Barros, sempre a partir das 15 horas. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre DST/Aids.

Já em Porto Seguro, onde o posto começou a funcionar na noite do sábado (06) de Carnaval, foram contabilizados 243 atendimentos até às 9 horas de hoje e teve resultado reagente para HIV (2) e Sífilis (5). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, viajou ao município para visitar o posto de testagem e as unidades de saúde da rede para verificar a estrutura de atendimento aos foliões. Na oportunidade, o secretário anunciou a implantação de 15 novos leitos de UTI e serviço de hemodinâmica no Hospital Estadual Luis Eduardo Magalhães. De acordo com o secretário, a iniciativa visa "atender a demanda reprimida da região, além de qualificar cada vez mais a assistência"...