Foram encontrados 132 registros para a palavra: em 2018

Ciro é o maior interessado na inelegibilidade de Lula em 2018

Os partidos estão se organizando para as eleições de 2018 e dois nomes estão ganhando espaço na centro-esquerda: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT). No entanto, segundo a coluna Radar Online, da revista Veja, Ciro Gomes está torcendo para que Lula se torne inelegível. A ausência do petista na disputa poderia beneficiar o candidato do PDT.

Ciro Gomes já disse em diversas ocasiões que a eventual candidatura do ex-presidente Lula em 2018 seria um “desserviço” ao país, na medida em que inflamaria ainda mais a divisão “odienta” que rachou o cenário político brasileiro entre “coxinhas”, de um lado, e “petralhas”, de outro...

Doria é visto por lideranças como plano B para o PSDB em 2018

A possibilidade de o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ser lançado pelo seu partido como candidato à Presidência da República em 2018 ampliou na cúpula da sigla, incluino a ala ligada ao senador Aécio Neves (PSDB), outro nome que circula para a disputa do próximo ano. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, dirigentes tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, analisam que Doria poderia ser uma espécie de plano B para as eleições presidenciais, caso se confirmem os depoimentos de ex-executivos da Odebrecht, que atingem amplamente o partido, que deste modo, precisaria de uma “cara nova”. Um amigo de FHC afirma que o ex-presidente está “atento a Doria”. Tucanos ligados a Aécio também procuraram o prefeito – um exemplo é o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, que viajou a São Paulo no dia 17 de março para um almoço particular com Doria.

Pessoas próximas a Aécio afirmam que ele não desistiu de ser o candidato, mas reconhecem que suas chances são remotas. O próprio senador, antes resistente à ideia, já sinaliza simpatia à candidatura do prefeito paulistano, caso a sua não se viabilize. Neste caso, há uma possibilidade de uma chapa puro-sangue, com o senador Antonio Anastasia (MG) na vice. O interesse do grupo de Aécio é fortalecer Doria em uma disputa pela candidatura com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB)...

PPS de Juazeiro se reúne e define  que candidatura ao Legislativo em 2018 é prioridade 

“Juntos, vamos continuar oferecendo a Juazeiro e toda região um projeto de politica decente, honesto e transparente”. Assim, o presidente do Partido Popular Socialista (PPS) do diretório de Juazeiro, Luciano Oliveira, saudou os filiados da legenda na reunião que aconteceu neste final de semana.

Dezenas de militantes estiveram reunidos e começaram a debater as estratégias para de 2017. “Este é um ano de reorganização. Nosso partido tem um projeto que não é só eleitoral, mas de construção diária de uma sociedade mais justa para todos”, registrou Luciano Oliveira...

Isaac Carvalho assume candidatura a deputado federal em 2018

A três dias de deixar o cargo de prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) assumiu, durante entrevista ao Blog Geraldo José, que é candidato a deputado federal em 2018 pelo partido comunista. O prefeito afirmou ainda que não irá fazer parte da cúpula de secretários do governador Rui Costa e tudo indica que irá assumir um cargo de articulação política na região Norte da Bahia.

“Eu fui convidado pelo partido e pelo governador Rui Costa para assumir uma secretaria de estado, mas por opção pessoal dentro do projeto político que estamos construindo para a região para 2018 eu preferi que não nesse momento. Eu devo assumir algum cargo de articulação regional. Eu vou participar do processo eleitoral em 2018. É uma vontade do nosso partido e é o que está mais claro do que irá acontecer. A região precisa de uma representação federal”, afirmou...

Irmão Francisco poderá assumir secretaria no governo de Paulo Bomfim e ser candidato a deputado estadual em 2018

O vice-prefeito de Juazeiro, Irmão Francisco (PT), participou do programa Geraldo José desta terça-feira (27) e fez uma avaliação do seu mandato ao lado do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) nos últimos quatro anos.

“Ao longo desses anos vi muitas coisas acontecerem. Eu vi muitas transformações, muitas mudanças nos últimos oito anos e em especial nos últimos quatro anos em que fui vice-prefeito. Temos uma cidade melhor para se viver, aconchegante, para passar férias. Temos uma cidade geradora de empregos, com infraestrutura diferente. Hoje me sinto muito feliz e dia 31 de dezembro encerra a minha participação, esse projeto de Deus para minha vida nessa cidade”, afirmou...

Bahia sedia maior evento de educação do mundo em 2018

O empenho baiano para reforçar a educação como elemento transformador da sociedade e as características multiculturais da Bahia credenciaram o estado a sediar o 19º Encontro Internacional Virtual Educa 2018, que será realizado pela primeira vez no Brasil. Para isto, um memorando de entendimento foi assinado nesta segunda-feira (28), pelo governador Rui Costa, em reunião com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e secretários de Estado da Bahia. Rui determinou que fosse criado imediatamente um comitê executivo, para os preparativos. Durante o evento, que pela primeira vez reunirá países fora do eixo América Latina – Península Ibérica, adotando proporção mundial, será elaborada a Carta de Salvador para a Educação no Século 21. 

Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o evento é uma oportunidade interessante não apenas para experimentar e trocar experiências, mas também para a Bahia apresentar para o mundo o que construiu de inovação e transformação. “Durante o evento, vamos contar com experiências do mundo inteiro, mas principalmente com experiências já vivenciadas aqui, por meio da inovação, da mudança pedagógica, e principalmente do envolvimento de professores, servidores, estudantes e do papel do Governo do Estado, que tem priorizado a educação para transformar a sociedade”.

Para Pinheiro, a Educação Multicultural é um dos pilares do evento, elemento no qual a Bahia se destaca. “Será a primeira edição do Virtual Educa com a participação de todos os continentes. Até então, tem sido um evento restrito apenas aos países latino-americanos, com a participação dos países ibéricos. Agora, a ideia é esse multiculturalismo, com a participação intensa da África, trazendo parte da nossa raiz. E o evento será às vésperas do São João, ou seja, vamos também mostrar para o mundo também uma das maiores festas populares do ponto de vista de uma produção cultural. Nada mais justo do que associar o Virtual Educa no São João para que essa diversidade cultural possa ser apresentada para o resto do mundo”. 

Para o secretário geral do Virtual Educa, José Maria Antón, a Bahia é um espaço único de multiculturalismo e de cooperação Sul-Sul. “No mundo em que vivemos, após aprovados os objetivos de desenvolvimento sustentável, em 2015, cremos que a Bahia é um espaço onde se pode discutir sobre isso, com a cooperação Sul-Sul, e de alguma maneira se estabelecer quais são as pautas para a educação no século 21, em uma sociedade que cada vez está se complicando mais. É preciso voltar às raízes, e ver de que maneira esta educação tem que ser inclusiva e para o desenvolvimento de toda a população do País”. Ele destacou que o Virtual Educa é o encontro mais importante da educação mundial, no qual são realizadas cerca de 500 apresentações, voltadas para diversos públicos, professores, legisladores, ministros, e outras autoridades. 

O presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, disse que, partir de agora, a Bahia tem participação e papel fundamental em todos os eventos menores do Virtual Educa. “Teremos uns três ou quatro eventos menores nos Estados Unidos, na Colômbia, em outros países, onde haverá a participação das autoridades baianas. É um evento baseado em tecnologia da informação. Não há como falar em mudança na educação sem abordar a tecnologia da informação. São cinco dias de eventos, sendo três de intensas palestras e vários eventos em paralelo, um dia de abertura e outro de encerramento”. Em 2017, o Virtual Educa será realizado em Bogotá, na Colômbia. ..

Danilo Cabral defende candidatura do PSB para Presidência em 2018

Um dos nomes do PSB na Câmara Federal, o deputado Danilo Cabral (PE) defende que o partido lance candidatura própria à Presidência da República em 2018. O PSB foi a terceira legenda que mais recebeu votos em todo Brasil – elegeu 418 prefeitos – e se consolida como uma alternativa de esquerda diante da crise político-econômica que vive o País.

"A defesa da candidatura própria, além da afirmação política do partido e de uma alternativa para o Brasil, nos protege de 'ataques políticos especulativos' que nos diminui", afirma Danilo Cabral. Para o deputado, ou o PSB se impõe como uma força política ou será tratado como "puxadinho" político de forças conservadoras. "Rejeitamos ser e nunca fomos puxadinho do PT. Não é admissível sermos agora puxadinho do PSDB/PMDB", frisa...

PT deve lançar Wagner, Cardozo, Padilha e Berzoini à Câmara Federal em 2018

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve lançar alguns nomes do partido, considerados fortes, à Câmara Federal em 2018. Os ex-ministros Jaques Wagner (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça e Advocacia-Geral da União), Alexandre Padilha (Saúde) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) são os "figurões" cotados a concorrer ao posto de deputado, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo. O ex-prefeitode São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, também é cotado como opção. A intenção é eleger uma bancada mínima para garantir influência política e repasses mais gordos do fundo partidário. Por outro lado, petistas também começam a defender que se abandone uma bandeira histórica do partido na reforma política, o voto em lista fechada, por medo de o eleitor se recusar a votar na legenda. ..

DEPUTADO ZÓ ANTECIPA PROJETO PARA ELEGER ISAAC CARVALHO DEPUTADO FEDERAL EM 2018

Antes da coletiva de imprensa concedida nesta segunda-feira (03), no Grande Hotel de Juazeiro pelo prefeito eleito, Paulo Bomfim (PCdoB), o Deputado Estadual, Crisóstomo Lima, (Zó do PCdoB), confirmou o projeto do partido para 2018 com apoio de municípios do Norte da Bahia com objetivo de eleger o atual prefeito Isaac Carvalho para a Câmara Federal.

“Política se faz olhando grande e o nosso projeto é este. O PCdoB além de Juazeiro elegeu mais quatro prefeitos na região, além de alguns vice-prefeitos, vereadores e diversos prefeitos em aliança com outros partidos. Para 2018 vamos lançar um candidato a deputado federal, a nossa cidade não pode ficar limitada a dois deputados estaduais”, anunciou o parlamentar...

Aliados articulam para lançar candidatura de Wagner para governo em 2018

Articulações internas no Partido dos Trabalhadores podem levar a incertezas sobre o nome que disputará a eleição estadual em 2018. Um movimento que partiu do interior e já chegou à capital quer lançar o ex-governador Jaques Wagner para buscar um novo mandato, ao invés de uma eventual tentativa de reeleição de Rui Costa. Alguns dos principais aliados da sigla no estado se queixam que Rui não aprendeu a negociar politicamente, o que tem desagradado até mesmo caciques de outros partidos da base aliada. Uma das situações que incomodaram a base foi a nomeação do senador Walter Pinheiro (sem partido) para a secretaria de Educação, pouco tempo após sua saída do PT - o incômodo não chegou a ser público, porém diversos petistas reclamaram nos bastidores do movimento político do governador.

Os "escorregões" de Rui na articulação política foram externados, inclusive, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), que reclamou do tom adotado pelo chefe do Executivo baiano nas relações com parlamentares - e depois acabou voltando atrás da crítica. Se por um lado Rui aparece como bom administrador e mau negociador, Wagner tem a seu favor a boa avaliação de seus dois mandatos e o seu reconhecimento como bom articulador político – questão, inclusive, que o alçou a ministro-chefe da Casa Civil da ex-presidente Dilma Rousseff...

Aleluia: Democratas vai se tornar o maior partido da Bahia em 2018

"O Democrata vai sair mais forte das eleições de 2016 e poderá se tornar o maior partido da Bahia em 2018", afirmou o presidente estadual da legenda, o deputado federal José Carlos Aleluias, na abertura do Encontro de Pré-Candidatos a Prefeitos, na noite da última sexta-feira (17), no Hotel Real Classic, em Salvador. O objetivo é que as vitórias municipais pavimentem o sucesso em 2018, quando estará em disputa o governo estadual.

Na avaliação de Aleluia, o partido está renovado com maior participação de jovens e mulheres, e em crescente expansão pela Bahia, onde já tem diretórios em 360 municípios. "Nas eleições passadas, tivemos dificuldades pela falta de estrutura do partido no estado. Mas hoje a situação é outra. Vamos às urnas municipais com mais de 100 candidatos a prefeitos e outros 150 a vice em alianças com aliados"...

FMI estima que economia do Brasil só voltará a crescer em 2018

O Fundo Monetário Internacional (FMI) não tem boas perspectivas para a economia brasileira. Segundo a atualização do relatório Panorama Econômico Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira (19), o Brasil deve retomar o crescimento apenas a partir de 2018. O documento indica retração de 3,8% do país no ano passado e prevê queda de 3,5% para este ano. Em 2017, a expectativa do FMI é de crescimento zero, antecedendo a melhora da economia no ano seguinte.

Na previsão de outubro, a estimativa era que o Brasil tivesse recessão de 3% em 2015 e de 1% em 2016. O Fundo também destacou que a queda brasileira é uma das responsáveis pela redução da expectativa de crescimento global. De acordo com o FMI, a economia mundial avançou 3,1% em 2015 e deve crescer 3,4% e 3,6% em 2016 e 2017, respectivamente. “Sobre a composição dos países, as revisões podem ser atribuídas principalmente ao Brasil, cuja recessão (causada pela incerteza política em meio ao rescaldo da ininterruptas investigações da Petrobras) está se demonstrando ser mais profunda e prolongada que o esperado”, afirma o documento...