Foram encontrados 1721 registros para a palavra: na Bahia

Polícia prende 67 pessoas por crimes eleitorais na Bahia e registra 264 ocorrências

A polícia baiana deteve 67 pessoas neste domingo (2) por práticas de crimes eleitorais durante o pleito municipal. Segundo o balanço final, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, A maior parte dos flagrantes aconteceu no interior: apenas uma prisão foi na Região Metropolitana e nenhuma foi realizada em Salvador. Ao todo, foram registradas 264 ocorrências, estando entre elas 139 casos de “boca de urna”, 41 de transporte irregular de eleitores, 30 de impedimento ao direito de voto, 11 de concentração de pessoas para atrapalhar as eleições, dez de compra de voto, cinco de desrespeito à Lei Seca, dois de violação do sigilo de urna, entre outros. Em todo o estado, trabalharam pouco mais de 31 mil policiais em operação especial para as eleições, distribuídos em atividades como escolta e guarda das urnas, patrulhamento nos locais de votação e apuração, além de combate a delitos eleitorais. O policiamento foi reforçado em 90 cidades com histórico de crimes eleitorais ou em localidades que registraram ocorrências policiais às vésperas do pleito. ..

Eleições 2016: PSD é partido com maior número de prefeituras na Bahia

Do total de 416 municípios baianos que elegeram prefeitos no primeiro turno das eleições 2016, 83 serão geridos pelo PSD. A legenda conquistou o maior número de prefeituras no estado, seguida pelo PP (55), PMDB (47), PT (39) e DEM (35). O município de Vitória da Conquista irá para segundo turno, com os candidatos Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT). Já Santa Cruz da Vitória aguardará por uma determinação da Justiça Eleitoral, já que os dois candidatos tiveram a candidatura indeferida com recurso. ..

Balanço: 44 urnas apresentaram problemas na Bahia; 32 foram substituídas

Até às 12h25, 44 urnas eletrônicas apresentaram problemas em todo estado. Desse total, 32 máquinas foram substituídas. As outras passaram por ajustes de data e hora, reinicialização, teclado e substituição de bateria interna. Salvador lidera o número ocorrências, com um total de 19 substituições, registradas através de sistema da Justiça Eleitoral. Na sequência de trocas, estão Vitória da Conquista, com cinco, Itapetinga, Ilhéus e Senhor do Bonfim, com duas.

Acesse os dados completos..

Galo defende Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos na Bahia

Estruturar o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) na Bahia é fundamental para que o cidadão saiba o que há nos produtos que consome.  A avaliação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), autor de uma indicação ao Governo do Estado para a implantação Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA/BA).

O parlamentar participou do Seminário de Descentralização das Ações do programa nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA), realizado nesta terça-feira (27) no Hotel Vila Velha. "Você sabe quais resíduos de agrotóxicos estão nos alimentos que sua família consome? Pois é, por isso a importância do PARA. É uma questão de saúde pública", enfatizou Galo, que coordena a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia...

POLÍCIA MILITAR FORMA 254 SARGENTOS NA BAHIA E TURMA LEVARÁ O NOME DO SARGENTO JOSÉ PEREIRA BISPO

Nesta quarta-feira (28), a Polícia Militar da Bahia forma 254 policiais militares no Curso Especial de Formação de Sargentos em cinco solenidades no estado. Em Salvador, a solenidade acontece neste momento no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Alto de Ondina, com a entrega de diploma a 22 sargentos. No interior, a formatura acontece nos municípios de Feira de Santana (50), Ilhéus (62), Juazeiro (79) e Vitória da Conquista (41). Apenas em Juazeiro a solenidade será logo mais às 16h30.

Por indicação do Comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, com a aprovação do Coronel Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, a Turma de Sargentos da PMBA terá como patrono o SGT PM JOSÉ PEREIRA BISPO...

Repercute na Bahia prisão de Homem que abusou da filha de 10 anos em Sobradinho

Está repercutindo bastante em toda a Bahia o fato de que um homem de 31 anos foi preso após abusar sexualmente da filha de 10 anos, no município de Sobradinho, norte da Bahia, na tarde da última sexta-feira (23). Segundo a polícia, em depoimento, o pai da vítima confessou o crime e contou que não foi a primeira vez que abusou da menina. As informações foram passadas ao G1 pelo delegado Ranieri Barbosa, titular da delegacia da cidade e responsável pelo caso.

De acordo com o delegado, o filho mais novo do homem flagrou o pai com a irmã em um dos quartos da casa da família, localizada no bairro de Vila São Joaquim, na sexta-feira. A criança correu e chamou a avó materna, que acionou a polícia. Algumas pessoas da família do suspeito tentaram impedir a mulher, informou o delegado. Ela [a avó] chegou alarmando. Ele [suspeito] se vestiu, vestiu a calcinha da menina e tentou arrumar a cama", disse o delegado...

ESPAÇO DO LEITOR: O que é  política em Juazeiro? Na Bahia? No Brasil??

Ciclos de vermes famintos pelo poder e ascensões financeiras através da manipulação e "sociedades"  lucrativas. 

Ainda sobre Juazeiro...A escolha de ter que votar " no menos pior" por falta de candidatos descentes é triste demais. ..postura derrotista, e, a de maior desejo dos que aguardam a espreita, com sorrisos mansos, abraçando crianças por quem não  tem afeto em suas campanhas, sem projetos ou boas intenções em suas candidaturas. Prefeituráveis, futuros legisladores devem ser analisados como a pessoa que iremos contratar para trabalhar dentro de nossa casa!!

Quem não entende o quanto essa crise financeira, moral e de abusos diversos é culpa de todos, precisa despertar urgentemente!! A vida em sociedade é uma ciranda. Tudo o que escolhemos e fazemos reflete nos outros sempre. ..

Faltam 8 dias: TRE divulga cartilha para orientar trabalho de policiais militares durante o pleito na Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), disponibilizou, no canal "TV TREBA" no Youtube, a "Cartilha para o Policial Militar", com as condutas que os profissionais deverão adotar no dia 02 de outubro, quando serão realizadas as Eleições Municipais de 2016.

Assista ao vídeo..

Governador afasta possibilidade de horário de verão este ano na Bahia: 'Provavelmente não'

O governador Rui Costa disse que a Bahia não deve adotar o horário de verão, medida que já vem acontecendo nos últimos anos. "Provavelmente não. Vou manter a posição do ano passado de não adesão", resumiu Rui ao Bahia Notícias depois de encontro com atletas baianos que participaram dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Desde 2003, apenas em 2011 os baianos precisaram adiantar os relógios em uma hora, seguindo a maior parte do país. O horário de verão este ano começa no dia 16 de outubro. ..

Juazeiro: MPT abre seleção para estagiários na Bahia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia lançou edital de processo de seleção que oferece três vagas e cadastro de reserva para estagiários de nível superior. As vagas são para Salvador (Administração, Comunicação Social – Jornalismo e Direito), Barreiras (Direito), Eunápolis (Direito), Feira de Santana (Direito), Itabuna (Direito), Juazeiro (Direito), Santo Antônio de Jesus (Direito) e Vitória da Conquista (Direito).

O estagiário admitido pelo Ministério Público do Trabalho terá direito a uma bolsa mensal, atualmente fixada em R$850, além de auxílio-transporte de R$7 por dia de estágio e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal de estágio no MPT é de 20 horas. Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados e com frequência efetiva nas instituições de ensino conveniadas com o órgão...

Major é a primeira mulher a comandar grupamento dos bombeiros na Bahia

Em uma solenidade cercada por honras e disciplina militares, a major Ana Fausta de Assis assumiu o 13º Grupo de Bombeiros Militares (GBM), tornando-se, nesta quinta-feira (15), a primeira mulher a chefiar o cargo. Também foram intitulados o novo assistente militar do Comando Geral, coronel José Ribeiro Braga, o diretor do Departamento de Auditoria e Finanças, tenente-coronel Domingos Sávio de Souza, o coordenador de Saúde, tenente-coronel José Jorge da Silva, e os comandantes do 1º GBM, major Augusto César Nobre, e do 12º GBM, tenente-coronel Sanderson de Castro.

Ana Fausta entrou para a Polícia Militar em 1990 e ingressou no Corpo de Bombeiros sete anos depois. "Fui a primeira oficiala a ir para o Corpo de Bombeiros. Ser bombeiro é tudo. A atividade de salvar vidas engrandece qualquer ser humano. Eu acho que é o segundo maior desafio que assumo na minha vida, o primeiro foi criar filhos. Vou abraçar a nova tarefa com todo o carinho e toda a feminilidade, porque o toque feminino é necessário em tudo nessa vida", afirmou. ..

Juiz na Bahia condena Facebook e Youtube a retirar ofensas contra candidato a Prefeito

Esta é a primeira decisão na Bahia contra o Facebook e o YOUTUBE, nesta eleição.

O Juiz Eleitoral da 47ª Zona Eleitoral de Juazeiro, na Bahia, José Carlos Rodrigues do Nascimento condenou Facebook e Youtube (Google) a retirar, em duas horas, ofensas à honra do Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e ao candidato a Prefeito por ele apoiado, Paulo Bonfim. As ofensas vinham sendo veiculadas por um site da região com a finalidade de denegrir a imagem do Prefeito e seu candidato, Paulo Bonfim...

Mulheres representam 32% das candidaturas na Bahia

A participação de mulheres como candidatas nas eleições municipais deste ano ficou em 32% na Bahia. Ao todo, 11.525 mulheres disputam cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no estado. Já 68% do total de candidaturas são formadas por homens, com mais de 25 mil na disputa.

De acordo com os dados do DivulgaCand de segunda-feira (6/9), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contabilizou 36.538 registros de candidatos. Desse total,178 (14,47%) mulheres concorrem às eleições majoritárias (prefeito) na Bahia. Na disputa para os cargos de vereador (eleições proporcionais), 11.140 (32,7%) são candidatas...

Primeiro dia de greve na Bahia arranca nova negociação dia 9

Começou nesta terça-feira (06), a greve dos bancos públicos e privados de Juazeiro e Região, muitas agências bancárias pararam de funcionar por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Juazeiro, existem 12 unidades de atendimento no município, onde trabalham 250 bancários. Em todo o Brasil foram 7.359 unidades bancárias fechadas, número 17,7% maior que o ano passado.

Trabalhadores do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Nordeste e demais bancos, parte do setor que mais lucra no Brasil, deram uma mostra da sua disposição de luta e arrancaram dos bancos uma nova rodada de negociação que será realizada na próxima sexta-feira 9, às 11h, em São Paulo. A greve segue firme na quinta, 8/9.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação, destacou que durante as negociações anteriores o que se oferece são perdas nos salários, menos emprego, saúde e segurança. "Somente com a greve, os bancários conseguem aumento e novas conquistas e direitos. Bancários de todo o País estão só se defendendo do ataque dos bancos. Estamos falando de um setor econômico que não tem crise e recebe bilhões por ano".

Os cinco maiores bancos do País – Banco do Brasil Caixa, Santander, Itaú e Bradesco – lucraram em 2015, R$ 60 bilhões. Esses mesmos bancos, só no primeiro semestre de 2016, lucraram R$ 30 bilhões. E apesar dos altos lucros, os bancos, de 2012 a 2015, destruíram 33 mil postos de trabalho, reduziram o saldo de emprego e a remuneração média. Eles não demitiram, mas extinguiram os postos de trabalho, apesar do lucro bilionário. Além disso, ofereceram como reajuste aos bancários uma proposta indecente de 6,5% que sequer repõe a inflação do período...

Alta de ICMS encarece medicamentos na Bahia e outros 11 estados

A necessidade de os governos estaduais reforçarem o caixa em tempo de crise está custando caro a pacientes de quatro regiões do país. Desde o fim do ano passado, 12 estados aumentaram o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre medicamentos, com impacto médio de 1,2% sobre os preços. De acordo com levantamento da Interfarma, associação que reúne 55 laboratórios em todo o país, a alíquota passou de 17% para 18% na Bahia e em outros 11 estados: Amapá, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. O imposto subiu de 17% para 17,5% em Rondônia e de 19% para 20% no Rio de Janeiro, que cobra o maior ICMS do país sobre medicamentos. Segundo a Agência Brasil, a carga tributária média sobre os medicamentos no Brasil corresponde a 34% do preço total, uma das mais altas do mundo.

A alta do ICMS, de acordo com a Interfarma, resulta em redução de descontos nas farmácias porque a indústria farmacêutica está sendo impactada por outros custos que não foram totalmente repassados em 2015, como a alta do dólar e da energia elétrica. Para o diretor de Acesso da Interfarma, o consumidor é punido duplamente, tanto ao comprar o medicamento como ao pagar imposto mais alto que não necessariamente é aplicado em saúde. “No caso do Farmácia Popular, que é um programa muito bem-sucedido, o governo federal gasta quase R$ 3 bilhões por ano com programa, mas paga, em média, 18% de ICMS para o estado, que não abriram mão do imposto. Quase R$ 600 milhões por ano vão para o tesouro dos estados, mas não voltam à saúde”, diz. Segundo Bernardo, a alta do ICMS agravou as distorções na tributação dos medicamentos, que pagam mais imposto que produtos menos essenciais. “Alguns estados cobram 12% de ICMS sobre automóveis e 17% sobre cerveja, enquanto reajustaram a alíquota sobre medicamento para 18%”, ressalta. “Até medicamentos veterinários são isentos de ICMS, mas os demais tipos pagam uma das cargas tributárias mais altas do mundo”, criticou...

Souto alerta para o crescimento da violência na Bahia

O deputado estadual Fábio Souto (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na tarde desta terça-feira (30), para chamar a atenção do Governo do Estado quanto aos inúmeros casos de violência que ocorrem atualmente na Bahia. 

O democrata ressaltou que, segundo dados do Mapa da Violência, na Bahia a taxa de homicídio por 100 mil habitantes, por armas de fogo, saiu de 11,7, em 2000, para 30,7, em 2014. "Todas as análises técnicas trazidas por esse estudo mostram o que todos nós sentimos na pele: o aumento constante da violência em nosso Estado. O governo vem se descuidando e a Bahia demonstra que o governo não tem olhado como deveria para a segurança pública", salientou...

Zó defende profissionais de Educação Física e alerta MEC para universidades irregulares na Bahia

Na tarde desta terça-feira (30) o deputado estadual Zó (PCdoB) recebeu uma comissão de alunos egressos do curso de Educação Física de Juazeiro que foram diplomados em 2014. pela Faculdade FAISA.  De acordo com Luiz Fernando, membro da comissão,  o Conselho Regional de Educação Física (CREF13 BA/SE) até o momento não reconheceu o curso como válido. Ainda segundo Luiz, a instituição só possui o reconhecimento do MEC em sua matriz que fica no Rio Grande do Sul, portanto sem validade na Bahia.

Outro ex-estudante da FAISA/Polo Juazeiro relatou que  chegou a preso, mesmo apresentando o diploma,  por exercício ilegal da função. Ele pagou uma multa e prestou serviço comunitário.  Apesar de enfrentar todos esses problemas, a faculdade continua oferecendo seus serviços não só em Juazeiro, como em outras cidades do interior da Bahia. ..

Eleições 2016: PRE/BA recomenda que órgãos públicos fiscalizem atos de campanhas nas repartições

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) recomendou, sexta-feira, 26 de agosto, aos dirigentes de órgãos públicos que não pratiquem ou permitam atos de campanha eleitoral em suas repartições. De acordo com a recomendação, os representantes legais dos órgãos devem adotar medidas a fim de coibir o uso das instalações públicas para atos de campanha eleitoral por candidatos, inclusive aqueles que são funcionários públicos. Recomendou-se também que as autoridades não autorizem a realização de qualquer ato similar, de natureza coletiva, por parte de servidores públicos.

O procurador Regional Eleitoral na Bahia, Ruy Mello, e o procurador Regional Eleitoral substituto, Cláudio Gusmão, apontam que as medidas estão fundamentadas nos artigos 37 e 73 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleicoes) e visam a garantir a igualdade de oportunidades entre candidatos. Em caso de descumprimento, a mesma lei prevê aplicação de multas, que podem variar entre R$ 2.000,00 a R$ 106.410,00, além da cassação do registro ou do diploma do candidato beneficiado, a depender da situação. As condutas irregulares serão comunicadas ao Ministério Público Eleitoral, que adotará as medidas cabíveis para apuração dos fatos e punição dos envolvidos...

Rui anuncia novo centro de incentivo ao esporte na Bahia

O canoísta baiano Isaquias Queiroz será recebido pelo governador Rui Costa em seu retorno à Bahia, após a conquista de três medalhas no Rio de Janeiro. No encontro com o maior medalhista brasileiro em uma mesma edição dos jogos olímpicos, ele vai assegurar a construção de um novo centro de incentivo ao esporte na Bahia. "Anunciei o Centro de Treinamento para o Boxe [...] e vou anunciar o Centro de Treinamento para a Canoagem, para que a gente possa, a partir dessas duas práticas esportivas, multiplicar os casos de sucesso", antecipou Rui no programa Digaí, Governador!.

"Eu tenho a convicção, assim no fundo de minha alma, que a educação associada ao esporte são as duas ferramentas que nós vamos revolucionar, mudar, transformar a vida das pessoas, a vida da nossa juventude", acrescentou o governador, que concedeu a entrevista na maior UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do interior do Estado, inaugurada em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (22). "Ela vai qualificar, melhorar o atendimento aqui, garantindo que todos os pacientes, com menor gravidade, sejam atendidos. Com isso, nós vamos melhorar o perfil de atendimento da população e deixar o hospital usar todos os seus recursos para os casos mais urgentes, mais necessários.", destacou o governador...

Prorrogação do Luz para Todos na Bahia é solicitada a ministro de Minas e Energia

Prorrogar até 2018 o Luz para Todos na Bahia foi a solicitação feita pelo deputado estadual Eduardo Salles ao ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, durante audiência nesta quinta-feira (18), em Brasília. O programa encerra no Estado no próximo dia 31 de dezembro. Desde que foi iniciado, já foram feitas mais de 750 mil ligações.

Conforme dados da SEINFRA (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ainda restam 140 mil ligações para universalizar o acesso à energia elétrica na Bahia. Deste total, 57 mil têm custo unitário estimado em R$ 16 mil por unidade habitacional...