Foram encontrados 24 registros para a palavra: AGUA DOCE

Encontro do Programa Água Doce ressalta oferta de água de qualidade para comunidades rurais

O Programa Água Doce (PAD) está levando água de qualidade para o consumo de mais de 17 mil famílias baianas, de comunidades rurais de 55 municípios. O Água Doce é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Governo do Estado.

O programa já implantou 291 sistemas de dessalinização de água na Bahia e, para monitorar o andamento das atividades, foi realizado nesta terça-feira (21/11), o VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador...

Entidades fazem monitoramento e avaliação das ações do Programa Água Doce

Compartilhar os resultados, evoluções, problemas e definir os encaminhamentos para direcionar as ações do Programa Água Doce (PAD) são alguns dos objetivos das reuniões de monitoramento realizadas a cada três meses.

Assim, as organizações não governamentais, que executam o PAD na Bahia, monitorando os 291 sistemas de dessalinização, que proporcionam acesso a água de qualidade para o consumo de centenas de famílias, se reúnem na quarta (24) e quinta-feira (25), em Juazeiro para compartilhar e avaliar as atividades executadas no último trimestre...

Encontro discute alternativas para geração de renda às comunidades do semiárido assistidas pelo Programa Água Doce - Bahia

Incluir a agregação de renda às comunidades do semiárido baiano beneficiadas pelo Programa Água Doce, através de iniciativas como a criação de peixes e camarões em tanques, produção de plantas que suportem a salinidade da água e venda do excedente de água doce.

Esse é o objetivo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em promover um simpósio e visita de campo no município de Petrolina-PE, de 14 a 17 de março, para discutir os desafios, requisitos e perspectivas da manutenção dos tanques de contenção do concentrado salino e sua utilização na implantação de Unidades Produtivas do Programa Água Doce no Estado da Bahia...

Prefeitura de Juazeiro recebe kits de dessalinizadores do programa Água doce

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), recebeu na última semana nove kits de dessalinizadores do Programa Água Doce (PAD).

O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que por meio de parcerias com diversas instituições federais, estaduais, municipais, e sociedade civil, buscam, através de políticas públicas permanentes, aumentar a oferta de água de boa qualidade para o consumo humano...

Prefeitura irá apoiar retomada do funcionamento de sistema de dessalinização do Programa Água Doce em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro irá apoiar a retomada do funcionamento de sistemas de dessalinização, que foram instalados em comunidades rurais com dificuldades de acesso à água potável de qualidade. O assunto foi tratado em reunião entre representantes da gestão municipal e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA), que vieram à cidade para esclarecer alguns pontos sobre a operacionalização do Programa Água Doce (PAD) no município.

O encontro teve a presença do subcoordenador de obras civis e dessalinização do Programa Água Doce na SEMA/BA, Cassiano Lemos Júnior, do assessor especial da prefeitura, Rivas Espínola; do gestor da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Assis da Apolo; da técnica em Meio Ambiente do Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Thais Lima; e do diretor de meio ambiente da Secretária de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Alexandre Batista...

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano representa Juazeiro no VII Encontro Estadual do Programa Água Doce

A Prefeitura de Juazeiro esteve representada no VII Encontro Estadual do Programa Água Doce, realizado nos dias 25 e 26 em Salvador. O evento organizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) teve como objetivo aperfeiçoar o papel do Estado, municípios e das comunidades na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), e proporcionou a troca de experiências sobre a gestão compartilhada, mobilização social, operação dos equipamentos e sustentabilidade do sistema. 

Cerca de 150 pessoas participaram, entre gestores municipais, operadores dos dessalinizadores, agentes comunitários, mobilizadores sociais e representantes de comunidades atendidas pelo Programa Água Doce, que tem o compromisso de levar água potável às comunidades com dificuldades de acesso à água, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras e salinas de poços comunitários e da aplicação da tecnologia de dessalinização. ..

Camarão de água doce é sustento de comunidades da Foz do Velho Chico

O camarão é o sustento da comunidade ribeirinha Retiro, situada às margens do rio Piauí, afluente do rio São Francisco, no município de Piaçabuçu (AL). Os pescadores e extrativistas utilizam o meio mais comum na região para obter o camarão, que é o covo – uma armadilha onde se colocam as iscas e que tem um acesso para retirar os peixes ou demais capturas, neste caso o camarão.

O crustáceo é nativo das lagoas da várzea da Marituba e segundo o tecnólogo químico, especialista em Desenvolvimento Sustentável do semiárido e agroecologia e morador da região, Jorge Izidro o local “é um berçário ecológico de espécies para o Velho Chico.

Muitas delas também acabam vindo do oceano. Digo que a região da Foz do rio São Francisco é muito importante para o ambiente natural, bem como a Área de Proteção Ambiental (APA) da base da Marituba. A conservação da fauna e flora são imprescindíveis e colaboram com a manutenção do sustento das comunidades ribeirinhas”, disse...

MDR lança capacitação para operadores do Programa Água Doce e plataforma de tecnologias e serviços para o Semiárido

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está apoiando iniciativas que vão auxiliar no desenvolvimento de tecnologias e soluções para estimular o desenvolvimento regional e garantir o acesso à água para milhares de moradores do Semiárido brasileiro.

Nesta terça-feira (23), foi lançada a Plataforma Sabiá, que congrega soluções tecnológicas voltadas à região, e anunciada a criação de um curso profissionalizante para capacitar operadores do Programa Água Doce (PAD), que visa fornecer água de qualidade para cerca de 1,2 mil comunidades rurais na Região Nordeste...

Manari receberá o primeiro sistema de dessalinização do Programa Água Doce

A Comunidade Sítio Alto Vermelho, no município de Manari, no Sertão do Moxotó, será a primeira a receber um dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce, executado pelo Governo de Pernambuco, por meio de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Ministério de Desenvolvimento Regional. A expectativa é que as 54 famílias da comunidade já tenham acesso à água dessalinizada na primeira quinzena de janeiro.

Além da Comunidade Sítio Alto Vermelho, Manari contará com mais sete sistemas: Sítio Aroeira, Sítio Gravatá, Sítio Lagoinha, Sítio Minador, Povoado Cercadinho, Sítio Bargadinha e Sítio Lagoa da Vaca. Juntos, os oito dessalinizadores em implantação no município somam um investimento de R$ 1,7 milhão, beneficiando 608 famílias rurais...

Troca de experiências encerra Encontro Estadual do Programa Água Doce em Salvador

A troca de experiências sobre a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização, além das palestras sobre mobilização social, operação dos equipamentos e sustentabilidade do Programa Água Doce (PAD) encerraram o último dia do IV Encontro Estadual do Programa Água Doce, realizado na capital baiana durante 20 e 21 de maio. Com o objetivo de garantir o sucesso no funcionamento dos sistemas de dessalinização de água para uso da população do semiárido baiano, a programação contou com a participação de gestores municipais, operadores dos dessalinizadores, agentes comunitários e mobilizadores sociais.

Conforme a coordenadora do PAD Bahia, Luciana Santa Rita, o acordo de gestão compartilhada é um documento elaborado e aprovado pela comunidade, contendo as regras que irão orientar os direitos e os deveres de todas as pessoas a serem beneficiadas pela água de boa qualidade, produzida pelos sistemas de dessalinização instalados pelo PAD. "O termo de compromisso, assinado pela comunidade e pelos órgãos que o apóiam define os responsáveis em cuidar do dessalinizador e da Unidade Demonstrativa e objetiva, ainda, a destinação adequada do concentrado da dessalinização, visando à preservação do meio ambiente e garantindo água para todos", explica.

De acordo com o Programa Água Doce, as comunidades contempladas com os sistemas dessalinizadores são escolhidas, utilizando-se como critério o Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA), levando em consideração fatores como pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH).

Durante os ciclos de debates e troca de experiências, Leidejane Lima, membro do conselho gestor do programa na comunidade de Peneiro, localizado no município de Canudos, disse que esse tipo de encontro possibilita o compartilhamento de informações e também é uma oportunidade para troca de saberes com outros povoados beneficiários pelo PAD. "Na minha comunidade a experiência com Água Doce vem transformando nossas vidas. A gente tomava água do açude que é uma água contaminada. Então, com a chegada dos dessalinizadores, foi um alívio tremendo para a saúde de nossos familiares", explica. 

Para a mobilizadora social, Jaciara Teixeira, o Água Doce está fincado na participação da comunidade, na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização e do envolvimento dos gestores municipais. Pessoas escolhidas pelas comunidades são capacitadas pelo Programa para operar os equipamentos e realizar pequenos reparos. "Cada instalação do dessalinizador é acompanhada de mobilização social, obras civis, monitoramento e manutenção. Todavia, é necessário destacar que o sucesso do Programa somente se concretiza no povoado se os gestores municipais e comunidades atendidas pelo programa se envolvam completamente na gestão desse equipamento que tem um viés social", finaliza.

O programa Água Doce é coordenado pelo Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e na Bahia é executado com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)...

Comunidades do Salitre recebem sistema do Programa Água Doce

As comunidades de Manoel Patrício, Cruz e Pateiro no distrito do Junco, Salitre, receberam nessa sexta-feira (07) um sistema de abastecimento do Programa Água Doce (PAD) parceria do Governo do Estado através da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB) e Governo Municipal por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro.  O Sistema foi mais uma ação do Programa Toda Sexta Tem Obra e vai beneficiar cerca de 20 famílias das três localidades e um rebanho de mais de 600 animais.

O diretor do SAAE Joaquim Neto, que representou o prefeito Paulo Bomfim, destacou a importância da obra, principalmente nos períodos de estiagem. “Não tenho dúvida que esta é uma obra estruturante e que torna as comunidades independentes no que diz respeito ao abastecimento de água, dando mais qualidade de vida através de água para o consumo humano,  a dessedentação animal, as pequenas plantações e ainda a criação de peixes. Um grande programa que vamos levar também a outras comunidades”, informou...

Sema realiza III Encontro Estadual do Programa Água Doce

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza, nos dias 17 e 18 de maio, o III Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD), no auditório da Unidade Regional da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), em Feira de Santana, na Rua Senador Quintino, n° 3.200, 35 BI). O evento discutirá a capacitação dos operadores dos sistemas de dessalinização e a institucionalização desses sistemas como equipamento social, os cuidados com a água dessalinizada e com o meio ambiente, bem como a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização por meio de acordos de gestão.   

No encontro, também será apresentado o aplicativo do Programa Água Doce, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em março deste ano. Por meio da ferramenta, comunidades e técnicos dos estados atendidos pelo programa poderão cadastrar informações, reportar dificuldades ou dúvidas, além de compartilhar fotos para o banco nacional de imagens do Água Doce...

Emendas do Deputado José Carlos Araújo viabilizaram Adutora que levará água doce à Campo Alegre de Lourdes

Durante encontro viabilizado pelo Deputado José Carlos Araújo na última quarta-feira (22), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o prefeito Enilson, de Campo Alegre de Lourdes, recebeu uma boa notícia: o órgão realizará no dia 15 de dezembro em audiência no município a entrega da adutora que vai levar o abastecimento de água em Campo Alegre de Lourdes. 

As informações foram repassadas na audiência pelo Presidente da Codevasf Antônio Avelino Rocha e o técnico do setor Elton Silva Cruz. Na mesma data, a empresa responsável pela construção da adutora entregará a obra ao município, e a Codevasf, por sua vez, repassará à Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento). Durante o encontro na Codevasf, houve ainda a confirmação da obra de terraplanagem da estrada de Jiquitaia, zona rural de Campo Alegre de Lourdes, que deverá ter início em breve...

Programa Água Doce em parceira com a prefeitura de Campo Alegre de Lourdes realiza reuniões de Sustentabilidade Ambiental em comunidades beneficiadas com dessalinizadores

Entre os dias 12 a 15 de junho ocorreram diversas reuniões com o tema Sustentabilidade Ambiental, organizada pelo Programa Água Doce - PAD, nas localidades de Jiquitaia, Lagoa do Sal, Lagoa do Angico e Lagoa de Dentro dos Alexandres – zona rural do município de Campo Alegre de Lourdes.

Todas as comunidades já são beneficiadas pelo programa com dessalinizadores devidamente instalados por meio da parceria com o PAD, Governo do Estado e a Prefeitura Municipal e estão funcionando e oferecendo água potável para a população. As reuniões foram ministradas pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – SEMA, Bartolomeu Matos de Sales e Magno Monteiro acompanhado do secretário municipal de meio ambiente, José Palmeira Macedo...

Reunião define ações do Programa Água Doce em Petrolina

Conhecer experiências exitosas utilizando água de poços artesianos por pequenos agricultores na produção de forrageiras, com vistas a fazer inserção no Programa Água Doce: esse foi o principal tema da reunião que aconteceu no escritório de apoio da Embrapa, localizado no Centro de Convenções, em Petrolina, com o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Irrigação da Prefeitura, André Jackson de Holanda e representantes do Programa Água Doce nesse mês de junho.

A visita também teve o objetivo de trocar experiências e firmar parcerias em projetos futuros entre as instituições. O secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Irrigação, André Jackson de Holanda, reforçou a disponibilidade da Secretaria em trabalhar em conjunto.  “Esperamos contar com a inclusão das nossas propostas no Programa Água Doce e assim estabelecer mais ações que venham ajudar o homem do campo”, comentou o secretário executivo...

Comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce recebem oficinas de capacitação

A Secretaria do Meio ambiente está realizando, durante este mês de maio, oficinas de Sustentabilidade Ambiental nas comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce (PAD) com o objetivo de sensibilizar e capacitar os beneficiários quanto aos procedimentos para manutenção da qualidade da água fornecida pelos sistemas de dessalinização. As atividades contemplam 16 comunidades em 11 encontros, que acontecem entre os dias 16 e 24 de maio, em cinco municípios do semiárido baiano.

O Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural. O programa tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental. Sendo assim, o componente Sustentabilidade Ambiental é de grande relevância e inclui cinco dimensões (ambiental, social, econômica, espacial e cultural) à ação.

Na Bahia, o PAD é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com parceria, na execução das obras civis, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), e recursos do Ministério do Meio Ambiente, além da participação dos municípios e das comunidades beneficiadas na gestão e manutenção dos sistemas.

Oficinas - As oficinas foram iniciadas no último dia 16 de maio, em Itiúba (comunidades de Ponta Baixa e Caldeirã) e Monte Santo (Lagoa Bonita e Salgado). Dia 17, foram contempladas as comunidades rurais de Manuel Patrício, Cruz II do Salitre e Pateiro, no município de Juazeiro. 

Em Juazeiro, a atividade será realizada ainda nos dias 18 (Veneza), 19 (Bargado) e 20 (Juvenal e Campo Grande). Dia 22, será contemplada a comunidade de Caldeirão do Almeida, em Uauá. Dia 23, Poço do Cavalo, em Quijingue. E dia 24, também em Quijingue, a atividade será para as comunidades do Poço da Pedra e Jurema.

Além dos moradores das comunidades, participam, prefeituras municipais, professores, profissionais de saúde (Agentes Comunitários de Saúde, médicos, enfermeiros) e lideranças locais.

Desde a implantação da primeira etapa do programa na Bahia, o PAD totalizou 145 sistemas de dessalinização, em 26 municípios. O programa tem previsão de implantar mais 150 unidades, contemplando 48 municípios. A previsão total de investimento é em torno de R$ 62 milhões, com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

Sistema de dessalinização - O sistema é, basicamente, composto pelo poço, de onde é puxada a água salobra, que vai para o dessalinizador, equipamento que tem uma tripla membrana com microporos que filtram a água, retendo o excesso de sais minerais, além de retirar totalmente o flúor, o nitrato, bactérias e vírus. O resultado é uma água purificada e com quantidades ideais de sais minerais para o organismo, com qualidade superior à água pluvial. 

O efluente (concentrado das substâncias e sais retidos) é canalizado para um tanque com lona, onde a comunidade pode criar tilápias, ou irrigar culturas resistentes aos sais, como a erva-sal, que serve para alimentar caprinos e ovinos, entre outros...

Secretaria do Meio Ambiente realiza o II Encontro Estadual do Programa Água Doce

No dia 26 de abril, a partir das 9h, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizará o II Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD). O evento reúne, no auditório da União dos Municípios da Bahia - UPB, na 3ª Avenida do Centro Administrativo Bahia (CAB), prefeitos de 51 municípios do semiárido baiano, representantes das comunidades beneficiadas e as coordenações nacional e estadual do programa. Na oportunidade, serão apresentados os resultados gerais do programa na Bahia, bem como a repactuação da gestão compartilhada e a atualização técnica e social da metodologia.

O Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação ou recuperação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural. Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com parceria, na execução das obras civis, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), e recursos do Ministério do Meio Ambiente, além da participação dos municípios e das comunidades beneficiadas na gestão e manutenção dos sistemas. 

Na primeira etapa do programa, foram implantados 98 e recuperados 47 sistemas de dessalinização sustentável em 145 comunidades rurais na Bahia, com o investimento de R$ 37 milhões. O objetivo do Governo do Estado é totalizar 385 sistemas de dessalinização, com execução em torno de R$ 62 milhões, beneficiando cerca de 200 mil pessoas em 51 municípios. 

"Estamos trabalhando por uma execução eficiente do programa, face à crise hídrica que o Governo do Estado enfrenta hoje em diversas frentes de trabalho", aponta o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis. "Os sistemas de dessalinização, tal como estamos implantando na Bahia, além de produzir uma água de excelente qualidade dentro de comunidades que sempre conviveram com a escassez, traz a possibilidade de agregar renda, seja com a própria gestão da água, ou com a utilização do efluente para a criação de tilápias ou irrigação de culturas resistentes aos sais".

O encontro

Um dos objetivos do evento é sensibilizar os novos prefeitos, com gestão iniciada este ano, sobre a importância do PAD nos municípios, repactuando o sistema de gestão compartilhada. Para o coordenador estadual do programa pela Sema, Juca Ribeiro, a presença dos gestores municipais no encontro do programa é de extrema importância. "As prefeituras participam diretamente do acordo de gestão do programa. A política pública permanente dos sistemas de dessalinização depende da relevância que será dada a esse equipamento nos municípios. Por isso, a necessidade da participação dos gestores no encontro". Na oportunidade, também será anunciada a continuidade do programa, que deve beneficiar mais 150 comunidades rurais na segunda etapa.

Para o superintendente de Políticas Ambientais da Sema, Aderbal Castro, "a continuidade do programa é uma ação prioritária, mesmo porque a Bahia está vivendo um momento crítico prolongado de crise hídrica. Então, esta ação tem o objetivo de levar água de qualidade para comunidades na Bahia que precisam desse abastecimento, melhorando também a qualidade de vida e saúde da população”. Na região semiárida baiana, uma das maiores do país, situam-se 265 municípios, representando 23% de todo o semiárido brasileiro.
 ..

Operadores do SAAE recebem treinamento para o Programa Água Doce

O município de Juazeiro foi contemplado com nove sistemas do Programa Água Doce, que vão beneficiar 11 comunidades com água potável, para consumo animal, pequenas plantações e criação de peixe.  Na ultima quinta-feira (16) operadores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) participaram na comunidade de Rodeador, Distrito de Itamotinga,  de uma capacitação para conhecimento do sistema.

Ministrado por técnicos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Ministério do Meio Ambiente, o curso foi dividido em dois turnos com aulas teóricas e práticas para operacionalização dos dessalinizadores...

Curaçá: Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no Interior realiza parceria com o Programa Água Doce

No dia (15), a equipe da Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no Interior recebeu no gabinete executivo membros da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). Na oportunidade, foi feita uma parceria com o governo municipal para a implantação do Programa Água Doce do Governo Federal (PAD), que tem como objetivo garantir o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo a implantação de sistemas de dessalinização ambiental sustentável em poços artesianos com grande teor de sal, para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades do semiárido.

Para o Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vanderley Menezes, essa parceria irá contribuir sustentavelmente, para que famílias rurais tenham acesso a água doce para o próprio consumo. "Além da dessalinização, o projeto possibilita uma política permanente de acesso à água de boa de qualidade, isso sem falar que além das famílias o meio ambiente também será beneficiado". Destacou...

Em fase de conclusão o ‘Programa Água Doce’ na localidade de Rodeador

Com o objetivo de estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano e a implantação de sistemas produtivos sustentáveis, as obras do Programa Água Doce estão em fase de conclusão na comunidade do Rodeador, distrito de Itamotinga, a 69 km da sede do município.

As obras são realizadas pelo Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB), com a parceria da Prefeitura de Juazeiro, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Para a realização do serviço foi necessário a colocação de reservatórios, painel elétrico, dessalinizador e tanque de contenção...