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Projeto da Travessia Urbana Juazeiro (BA) tem prazo final de conclusão de 24 meses (2 anos), diz engenheiro Marcos Torres

O  Projeto da Travessia Urbana da cidade de Juazeiro (BA) tem prazo final de conclusão de 24 meses (2 anos). A previsão foi divulgada pelo engenheiro Marcos Torres. Neste momento ele faz a presentação do projeto na reunião realizada no auditório da Univasf, Campus Juazeiro Bahia. A equipe destacou que a obra é complexa e "que a expectativa é cumprir o prazo. As obras sertão entregues por partes."

O projeto é apresentado pela equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Bahia (DNIT-BA). ..

Dois acidentes, com duas mortes, nesta terça (18) na BR 235 entre Petrolina e Casa Nova

Dois acidentes, em pontos diferentes, com dois mortos foi o saldo desta tarde de terça-feira (18) na BR 235, entre Petrolina e Casa Nova. Um dos acidentes ocorreu entre Santana do Sobrado e Casa Nova, quando uma Hilux capotou, provocando a morte do motorista. 

Em outro acidente, segundo informações, um veículo Montana colidiu frontalmente com um caminhão e o motorista do carro menor também veio a óbito no local. De acordo com as informações este último acidente ocorreu já dentro dos limites de Petrolina. Não há informação oficial sobre identidade das vítimas e em que condições ocorreram os dois acidentes...

Acidente na BR 235, próximo ao Atacadão, nesta manhã, envolve três veículos e deixa motociclista ferido

Um acidente, por volta das 6h30 desta manhã de sábado (09), deixou um motociclista ferido e dois dos veículos completamente danificados...

BR-235: Serviços em Pontes entre Juazeiro e Pinhões estão em andamento

O Consórcio responsável pelas obras de pavimentação asfáltica no trecho entre Juazeiro e Pinhões, continua executando serviços na rodovia, que já tem quase sua totalidade com pavimentação asfáltica concluída, trabalhando agora em trechos que necessitam de interligação com pontes.

Quem trafegou na estrada nos últimos dias pode observar homens e máquinas trabalhando nas pontes localizadas na comunidade de Lagoa do Boi, um dos pontos críticos da estrada em épocas chuvosas...

DNIT realiza vistoria técnica na BR-235/BA

A Superintendência Regional do DNIT no estado do Bahia realizou, na última quarta-feira (15), uma vistoria técnica na BR-235/BA, rodovia que corta o norte do Estado. Os Lotes visitados foram os 1 e 2, que juntos vão da divisa da Bahia com Sergipe até Canché, e o 5, de Pinhões até Juazeiro. O objetivo da visita foi de fiscalizar as questões ambientais envolvendo a obra, além de também analisar o andamento do empreendimento.

A Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), acompanhou toda visita. Em reuniões com os consórcios responsáveis pela obra em cada Lote, foi ressaltada a importância da obra seguir em conformidade com às legislações ambientais vigentes, como, por exemplo, a realização do plantio compensatório de árvores nativas, um dos requisitos da Licença Ambiental da rodovia que deve ser cumprida pelas construtoras...

Programas Ambientais no lote 2 da BR235/BA chegam na reta final

 
Desde a semana passada as atividades de reconformação de jazidas; meio-fio; revegetação da faixa de domínio, além das sinalizações vertical e horizontal estão em ritmo avançado no lote 2 (Jeremoabo à Canché). O serviço é realizado em 68 dos 77,6 quilômetros totais do trecho. Os nove quilômetros restantes ainda estão sem a camada de asfalto.
 
O empreendimento vai muito além do que os usuários conseguem ver. Em meio aos reparos da pista, construções de viadutos, pontes e a concentração de trabalhadores, a obra envolve uma série de outros elementos que os usuários da rodovia nem sempre têm contato. A recuperação das jazidas utilizadas para aterro e pedreiras é um deles.
 
A reconformação de jazidas está na fase de recuperação de áreas degradadas exploradas pelo lote 2. Esse processo envolve algumas etapas, entre elas: preparo do terreno, recomposição das camadas de solo orgânico, irrigação e manutenção dos plantios, além de outras ações. A utilização de solo ou areia para aterro é dos insumos fundamentais na construção da rodovia. Sem a terra, a construção da pista não poderia ser realizada; as cabeceiras de Passagens Inferiores e viadutos seriam de difícil execução e as obras teriam um elevado custo financeiro. 
 
A execução do meio-fio neste trecho está 90% concluída. A função desse dispositivo é proteger os bordos da pista dos efeitos da erosão causada pelo escoamento de águas precipitadas, que tendem a vazar por conta de inclinações. A revegetação da faixa de domínio é o processo de plantio que foi retirado para a implantação da rodovia. Essa etapa é importante para devolver ao solo que foi retirado para devolver o cultivo natural.
 
Já as sinalizações horizontal e vertical seguem, também, para a reta final das atividades. A sinalização horizontal é um sistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas sobre pavimento das vias. Essas marcações têm a função de organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos e complementar os sinais verticais de regulamentação. A sinalização vertical, comunicação através de placas com mensagens de advertência, regulamentação, segurança, indicativas, dentre outros riscos.
 
Apesar de ainda não estar concluído, quem trafega pelo Lote 2, diminuiu o tempo de viagem. Com a estrada de chão levava-se em média 2h30 para transitar de Jeremoabo até Canché. Atualmente, o motorista de carro ou ônibus leva cerca de 1h. Desde 2014, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) realiza a obra de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA, que corta o norte da Bahia, passando por cidades como Canudos, Uauá até chegar em Juazeiro. O investimento é na ordem de R$ 420 milhões e já beneficia cerca de 600 mil habitantes. 
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Adolfo Viana discursa na Alba e pede celeridade no reparo BR235

O deputado estadual Adolfo Viana, na tarde desta segunda-feira 15, no plenário da Assembleia legislativa, chamou mais uma vez a atenção do Governo do estado em relação a BR 235 que liga os municípios de Remanso e Casa Nova. "Voltou a chover na região e o paliativo feito pelo governo foi destruído pelo temporal. A região norte da Bahia que já é tão desassistida precisa com urgência que o poder público se sensibilize com a situação e agilize as obras",  disse o parlamentar. ..