Foram encontrados 11 registros para a palavra: Em fórum

Sucesso de modelo de gestão das Policlínicas Estaduais na regionalização da saúde é reconhecido em Fórum

Os números relacionados à atuação das Policlínicas de Saúde na Bahia demonstram o sucesso da política de descentralização dos serviços de saúde assistenciais e de média e alta complexidade.

Desde 2017, quando foi inaugurada a primeira das Unidades Especializadas de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, até o mês de setembro de 2023, foram mais de 4,7 milhões de atendimentos, entre consultas especializadas e exames, realizados pelos 24 Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde que operam nas 28 regiões de saúde da Bahia...

"Tema necessário para o desenvolvimento econômico e social", afirma Jerônimo sobre reforma tributária em Fórum de Governadores

Governadores e representantes dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, se reuniram nesta quarta-feira (24), em Brasília, para discutir a reforma tributária e outros assuntos.

Com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, a 14ª reunião do Fórum de Governadores debateu a proposta de mudança das regras nos impostos brasileiros que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Entre as medidas previstas na reforma está a criação de um novo imposto de consumo que substituiria o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços -, e a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional...

Prefeitura de Juazeiro discute o calendário esportivo 2022 em Fórum de Esportes

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), realizou nesta quarta-feira (22), o Fórum de Esportes. O evento, que ocorreu no auditório da APLB/Sindicato, no Centro da cidade, teve como objetivo apresentar a proposta do governo para o Calendário Esportivo de 2022, além de receber sugestões da população e membros da comunidade esportiva para uma construção colaborativa.

O titular da Seculte, Sérgio Fernandes, frisou que iniciativas como estas são significativas, principalmente, para os atletas. "É um momento de construção do calendário esportivo, pelas instituições e pessoas que realmente constroem o esporte na nossa cidade. Estamos tratando de políticas públicas para que o esporte chegue não somente ao centro, mas aos distritos e bairros", destacou...

O Coletivo Pretas/os, LGBT+, Periféricos discute  propostas para a cidade de Juazeiro em Fórum Virtual

O Coletivo Pretas/os, LGBT+, Periféricos realizou, entre os dia 15 e 22 de junho, o I Fórum de Debates sobre a cidade de Juazeiro (BA), que contou com a participação de representantes de vários segmentos dos movimentos sociais e populares, reunidos em 11 encontros virtuais distintos, cumprindo uma agenda desafiadora em dias de isolamento social e pandemia.

Durante o I Fórum de Debates foram construídas propostas para a cidade, em torno dos seguintes temas: juventude: mulheres; mulheres negras; educação; população LGBT+, movimento negro, desenvolvimento endógeno; saneamento; arte e cultura; povos de terreiro; ruralidades; direitos humanos e saúde...

Simplificação do processo de emplacamento na Bahia é apresentada em fórum internacional das locadoras de veículos

A Bahia foi um dos primeiros estados a implantar a placa Mercosul, onde o processo de emplacamento de veículos está sendo redesenhado, visando a simplificação. O objetivo é facilitar a vida do cidadão e ampliar o número de carros e motos registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). O modelo foi o tema da palestra do diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, nesta quarta-feira (2), no XIV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, em São Paulo. 

"Deixei a mensagem de que a simplificação e transparência dos processos, em nosso emplacamento, são atrativos para que as locadoras e frotistas registrem seus veículos na Bahia. São segmentos importantes, com os quais o órgão executivo de trânsito deve manter aproximação", declarou Pimentel...

Bahia apresenta parcerias com municípios em fórum nacional de educação

A formação continuada para coordenadores pedagógicos e gestores escolares, o programa estadual de avaliação escolar e um aplicativo que coloca toda a gestão da escola na palma da mão do gestor. Essas são parcerias propostas pelo Governo do Estado para os municípios baianos durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Na noite desta terça-feira (13), o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participaram da abertura do evento, em Costa do Sauípe. 

Entre os assuntos apresentados, o governador destacou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), válido até 2020. "Em qualquer nação desenvolvida, o pilar é a educação. Agora temos a oportunidade de ter um novo Fundeb, que, com certeza, deverá ter uma participação maior do governo federal. O Brasil possui uma grande riqueza, que é a receita da concessão e exploração do petróleo e do gás, que pode e deve financiar a educação básica do país. Isso pode ser realidade se nos unirmos e buscarmos esse debate, para que os deputados e senadores traduzam a garantia desses recursos na nova legislação do Fundeb", afirmou Rui.  ..

Em Fórum de Governadores, Rui pede compensação previdenciária

A terceira reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada nesta quarta-feira (20), em Brasília, não fugiu ao tema do dia na capital do país: a Reforma da Previdência. Os 27 governadores receberam das mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes, o texto da proposta redigida pelo governo federal e apontaram suas contribuições.

Dentro do tema previdência, o governador da Bahia, Rui Costa, assinalou um ponto que dará fôlego imediato aos caixas dos estados: a chamada compensação previdenciária. Ponto consensual entre os governadores, esse acerto de contas entre o governo federal e os estados é para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) repasse valores retidos com mais celeridade. Esses valores são referentes à contribuição de trabalhadores que se aposentaram no regime estadual, recebendo aposentadoria do Estado, mas contribuíram durante um período de suas vidas no regime federal, quando ainda não eram servidores. ..

Bahia: Superintendência inaugura posto de atendimento em fórum trabalhista

A Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) inaugurou no dia um posto de atendimento no Fórum do Comércio, fruto de uma parceria inédita entre o Ministério do Trabalho (MTb) e a Justiça do Trabalho.

A nova unidade de atendimento funcionará em um espaço cedido pelo TRT no andar térreo do Fórum e oferecerá os serviços de emissão da carteira de trabalho e encaminhamento ao seguro desemprego.

Para a superintendente Gerta Schultz, essa parceria facilitará o acesso aos serviços do Ministério do Trabalho, especialmente para aqueles que necessitarem de atendimento para solucionarem uma demanda judicial, como a falta da carteira de trabalho e alvará de liberação para o seguro desemprego...

Em fórum, Rui apresenta sucesso das PPPs na Bahia

O governador Rui Costa participou na tarde desta sexta-feira (20), na Arena Fonte Nova, do Fórum GRI de Parcerias Público-Privadas (PPPs), onde apresentou o sucesso do modelo de investimento no Governo do Estado. A Bahia hoje possui seis contratos em execução neste modelo – Hospital do Subúrbio, a própria Arena Fonte Nova, Central de Diagnóstico por Imagem, Hospital Couto Maia, Emissário Submarino e Metrô de Salvador/ Lauro de Freitas – e um projeto em fase de licitação, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Em fase de estudo, há ainda o Sistema BA 052 (Estrada do Feijão).

"Nós temos procurado colocar projetos de pé e dar garantias aos investidores, assumindo os compromissos, sem ir além daquilo que assumimos. Isso tem garantido o sucesso das PPPs na Bahia", afirmou Rui. O encontro reuniu autoridades, executivos, organismos internacionais e investidores para debater os projetos de infraestrutura e o potencial para investimentos no estado. Os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda e da Casa Civil, Jaques Wagner, Manoel Vitório e Bruno Dauster, respectivamente, também estiveram presentes. 

A Bahia concentra 30% das PPP's na área de saúde no Brasil. O estado lidera ainda a Rede PPP, grupo intergovernamental coordenado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), que reúne gestores e especialistas de outros estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento, além de contar com parceiros internacionais, entre eles, a ONU, o Banco Mundial, a London School of Economics and Political Science e a Embaixada Britânica. ..

Programação do Novembro Negro tem Fórum de Promoção à Igualdade Racial a partir do dia 17

O Novembro Negro, uma realização da Gerência de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro foi lançado na última semana durante a exposição “Negros e Negras, Juazeiro 73% da População Negra (Pretos e Pardos)”, no Centro de Cultura João Gilberto. Na próxima quarta-feira, 17, até 15 de dezembro na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), acontece o Fórum de Promoção da Igualdade Racial em um novo formato.

O Novembro Negro tem a parceria do Conselho de Promoção e Igualdade Racial já em seu quarto ano consecutivo. "Só a partir desse governo do Prefeito Isaac Carvalho é que se tornou possível o diálogo e políticas públicas para a promoção da igualdade racial. Desde 2014 nós criamos um calendário municipal e o I Fórum de Promoção da Igualdade Racial. De lá saíram vários encaminhamentos e nós estamos dando sequência ao que a comunidade negra de Juazeiro deu como prioridade, é um trabalho contínuo”, afirma a Gerente de Diversidade, Luana Rodrigues...

Ministro do Esporte detalha experiência do Rio 2016 em Fórum Mundial no Japão

O ministro do Esporte Leonardo Picciani está no Japão para participar do Fórum Mundial de Esporte e da Cultura, onde vai falar sobre a experiência do Brasil em sediar e organizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O encontro ocorre em Tóquio, sede da próxima edição dos Jogos, em 2020, nesta quarta (19.10) e quinta-feira (20.10).

"A Olimpíada no Brasil foi um sucesso extraordinário. É tanto assim que os japoneses têm nos demandado muito para conhecer da experiência brasileira, para conhecer as medidas que tomamos que fizeram com que os Jogos Olímpicos ocorressem com sucesso", comentou Picciani...