Foram encontrados 47 registros para a palavra: FEBRE AMARELA

Só vacinação pode manter febre amarela longe das cidades

Antes que sanitaristas como Vital Brazil e Oswaldo Cruz liderassem mudanças no cenário da saúde pública no Brasil, no final do século 19 e início do século 20, o país tinha uma fama assustadora no exterior: “Túmulo de estrangeiros”. O motivo era a enorme quantidade de doenças infecciosas que incidiam de forma epidêmica sobre sua população, causando milhares de vítimas.

Entre elas, uma das mais temidas era a febre amarela urbana, arbovirose cuja letalidade ainda hoje pode beirar os 50% em casos graves. Somente na capital federal da época, o Rio de Janeiro, a doença matava mais de mil pessoas por ano no início do século 20...

Petrolina inicia vacinação regular contra a febre amarela

A Prefeitura de Petrolina capacitou os profissionais que trabalham nas salas de vacina do município sobre as estratégias de vacinação contra a febre amarela, que entrou em regime de rotina no estado e estará disponível nas unidades de saúde da rede municipal da cidade a partir desta quarta-feira (11). Antes disponibilizada apenas para pessoas com viagens marcadas a áreas com risco da doença, a vacina agora será aplicada em pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos de idade, com dose de reforço para crianças com até quatro anos. Para pessoas com idades a partir de 5 anos, a imunização é feita com apenas uma dose.

Com isso, a vacina de febre amarela estará disponível para a população diariamente na maioria dos postos de saúde de Petrolina, integrando o Calendário Básico Vacinal. A determinação de ampliar e incluir a vacina de forma rotineira é uma proposta do Ministério da Saúde (MS) para todo o Brasil...

Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão

Diante da proximidade do verão, o Ministério da Saúde emitiu hoje (12) um alerta para que populações que moram em áreas onde há recomendação da vacina contra a febre amarela busquem a dose de forma antecipada, antes do período de maior transmissão da doença – entre dezembro e março. Localidades recém-afetadas pelo vírus e de grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, permanecem com um quantitativo elevado de pessoas não imunizadas e em risco de adoecer. “A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave”, destacou o ministério, em nota. O objetivo do alerta, segundo a própria pasta, é evitar correria e longas filas em busca da imunização. A cobertura vacinal para a febre amarela deve ser de, no mínimo, 95% da população. ..

Seminário aborda o Panorama da Febre Amarela

O Ciclo Estadual de Seminários das Arboviroses, que acontece de hoje (26) até sexta-feira (28), aborda o panorama da "Febre Amarela: aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais".

Durante a abertura do evento, que ocorre na Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador, Rivia Bastos, superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), destacou a importância de reunir forças para inibir o avanço da doença no estado, considerando que a Bahia faz divisa com estados que já tiveram casos confirmados da doença a exemplo de Minas Gerais e Espírito Santo...

Audiência pública discute ações de combate à febre amarela na Bahia

Nesta terça-feira, dia 5, a partir das 9h30, será realizada a audiência pública "Cidade e saúde: os casos de febre amarela na Bahia e a importância do saneamento ambiental na qualidade de vida urbana", na Sala das Comissões Eliel Martins, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento, que vai debater formas de enfrentamento e combate à doença, é promovido pela Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da ALBA (CEDUrb), presidida pela deputada estadual Maria del Carmen, em parceria com a Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA.

Em 2017, aumentaram os casos e mortes por febre amarela registrados na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. A doença pode ser evitada através de investimentos em Saneamento Ambiental e na melhoria das condições de vida da população e do meio ambiente, além das ações de vacinação. "Na audiência, vamos discutir os casos da febre amarela ocorridos na Bahia e políticas de curto e médio prazo para prevenir futuros surtos da doença", explica Maria del Carmen. ..

Univasf: Febre amarela será discutida neste sábado (14) na I Pré-Jornada Acadêmica em Saúde Única em Petrolina

Discutir a febre amarela sob seus diversos aspectos. Esta é uma das propostas da “I Pré-Jornada Acadêmica em Saúde Única do Vale do São Francisco”. A ação é organizada pela Liga Acadêmica em Saúde Pública Veterinária (LAVESP), formada por estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado neste sábado (14), das 8h às 12h, no auditório da biblioteca, Campus Sede, em Petrolina (PE).

A I Pré-Jornada Acadêmica em Saúde Única do Vale do São Francisco é direcionada a profissionais e estudantes de nível superior e técnico da área de saúde. Para participar é preciso realizar a inscrição através do e-mail: [email protected], informando o e-mail pessoal, nome completo, instituição de ensino, curso, categoria profissional e o comprovante de pagamento. A taxa de inscrição é de R$ 10,00. Os interessados também poderão se inscrever no dia do evento...

Reunião médico-científica discute "Febre Amarela na Gestação"

A reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital Dom Malan (HDM/IMIP), e mais 10 instituições de ensino e pesquisa do país – discutiu, agora em março, o tema "Febre Amarela na Gestação". A sessão colaborativa, do SIG de Obstetrícia Patológica, foi presidida pela própria Unifesp, tendo como professores convidados Júlio Elito Júnior e Celso Granato. As instituições pertencentes à rede discutem mensalmente temas ligados ao ensino, pesquisa e assistência, gestão e avalição remota.

"Acredito que o tema de março foi um dos mais importantes já abordados, pela atualidade do assunto. Discutimos a Febre Amarela na Gestação e, em particular, sobre a vacinação nessa fase. Chegamos à conclusão, por exemplo, de que as gestantes não devem ser rotineiramente vacinadas. Mas, se essa gestante mora ou viajará para uma área endêmica, a vacinação deve ser levada em consideração, pois a letalidade da doença compensa o risco da imunização. Os estudos apontam que as pacientes que tomaram a vacina sem saber que estavam grávidas não sofreram nenhum tipo de complicação ou agravo para o bebê", ressaltou o especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques...

Surto de febre amarela no país já é pior que anterior; Bahia tem 9 casos em investigação

Boletim divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde mostrou que o Brasil já vive um surto de febre amarela pior do que o registrado no ano anterior. No período monitorado (1º de julho de 2017 a 28 de fevereiro de 2018), foram confirmados 723 casos e 237 mortes. Ao todo, foram notificados 2.867 casos suspeitos, sendo que 1.359 foram descartados e 785 permanecem em investigação. No mesmo período de 2017, foram confirmados 576 casos e 184 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento está relacionado ao fato de o surto atingir, neste ano, regiões metropolitanas com maior contingente populacional e algumas áreas que não tinham recomendação de vacina. As áreas atualmente atingidas contam com população de 32,3 milhões de pessoas. Por sua vez, a sazonalidade anterior atingiu uma população de 8 milhões de pessoas. Na Bahia, foram notificados 33 casos, dos quais 24 foram descartados e nove permanecem em investigação. ..

Casa Nova: Dia D contra febre amarela atinge objetivos

Samantha Ravenna Vieira de Araújo Paim, Coordenadora de Vacinação no município de Casa Nova fez um balanço positivo da mobilização que foi realizada no último sábado denominada Dia D Contra a Febre Amarela: "Ainda que os números do dia não sejam expressivos em relação à população, alcançamos nossos objetivos.  Dentre as pessoas que procuraram os postos muitas já tinham sido vacinadas, então a cobertura está dentro dos parâmetros". Ainda de acordo com Samantha Ravena mais de 800 doses foram aplicadas no dia e ela chama atenção para a continuidade da campanha: "Vamos estabelecer um roteiro por todo o interior de Casa Nova e estender a prevenção a toda a população". ..

Bahia: Sesab convoca população a buscar vacina contra a febre amarela

A cobertura vacinal ainda está longe de alcançar a meta nos oito municípios que estão participando da campanha de vacinação contra a febre amarela com a dose fracionada. A meta é vacinar 95% da população de Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

No entanto, o percentual ainda está em 54,3%, mesmo após o Dia D da campanha, realizado no último sábado (24).  Apenas 14.950 pessoas buscaram os postos de vacinação na primeira semana da campanha. Ainda são esperadas cerca de 1,5 milhão de pessoas, até o dia 09 de março, quando se encerra a mobilização com a dose fracionada...

Secretaria de Saúde leva orientações sobre febre amarela e doenças de Chagas para comunidade rural de Petrolina

Com o objetivo de esclarecer a comunidade do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho/ C1, zona rural de Petrolina, sobre febre amarela, a Secretaria de Saúde ministrou uma palestra na Escola Edison Nolasco com orientações sobre o agravo, modo de transmissão e os critérios de vacinação.

"Decidimos realizar essa palestra para informar a população que Pernambuco não é área de risco da doença, e que a vacina é disponibilizada somente para quem irá viajar para locais de risco, com a devida apresentação de comprovante de viagem. É uma forma de acalmar as pessoas, de mostrar que não é preciso ter receio ", explica  a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro...

Casa Nova: Sábado (24) é o dia D para a febre amarela

Listado pelo Ministério da Saúde entre os municípios da Bahia que precisam de atenção quanto à febre amarela, Casa Nova, terá nesse sábado o Dia D de Vacinação. Quem tem as informações e reitera o convite à população alvo é a Secretária de Saúde de Casa Nova: "A vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses; a adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias e a pessoas que farão viagens a áreas de risco ou para fora do País e que necessitam do certificado do certificado de vacinação. A vacina também pode ser aplicada em pessoas que nunca se vacinaram".

"Vamos ter vacinas suficientes para a população que desejar. Estaremos com equipes nas unidades de saúde Jefferson e Euclides, localizados no Distrito de Santana do Sobrado, Vilas São José, Azul e Massú, no Centro de Saúde e nos postos de Pau a Pique e Bem Bom". "Quero lembrar que a vacina contra a febre amarela é vitalícia, ou seja, só se toma uma vez na vida. Então é necessário a carteira de vacinação" – esclarece Maria de Lourdes – "A vacina que vamos disponibilizar não é a fracionada, tem eficácia comprovada e haverá doses suficientes para todos"...

Começa segunda-feira (19) a Campanha de Vacinação contra febre amarela para oito municípios baianos

Oito municípios baianos começam na próxima segunda-feira (19) uma campanha de vacinação contra Febre Amarela. A meta é que pelo menos 95% da população de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz seja imunizada até o dia 9 de março, quando acaba a campanha. A estratégia adotada será a determinada pelo Ministério da Saúde, com a utilização de doses fracionadas. No dia próximo dia 24, acontece o Dia D da vacinação. 

A vacinação é destinada a pessoas a partir dos dois anos de idade, inclusive indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais Todos que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não terão a necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger o maior número de pessoas contra a Febre Amarela, em localidades com grande contingente populacional e que tem evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão da doença...

Campanha de Mobilização da Abralimp no Combate ao Aedes ganha força com o risco da febre amarela urbana

As equipes de limpeza têm amplo acesso a todos os ambientes institucionais e podem ajudar a detectar criadouros e eliminá-los. Para que isso aconteça, os funcionários devem estar devidamente informados e treinados sobre como identificar e eliminar criadouros e notificar as ocorrências aos supervisores e gestores. Assim, estarão protegendo a própria saúde e de todas as pessoas que circulam nos ambientes.

A Abralimp preparou esta cartilha com dicas para o combate do mosquito que, além de provocar dengue, chikungunya, zika vírus, também transmite a febre amarela urbana. O material foi elaborado a partir da contribuição dos diretores das Câmaras Setoriais da Associação e de informações do Governo...

Cemafauna faz alerta: macacos não transmitem a Febre amarela

Nessa época, frequentemente, vemos notícias sobre o aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo vírus da febre amarela. Muitas ainda pensam que os macacos dos gêneros Alouatta, Callithrix e Sapajus (que ocorrem na caatinga) são os grandes vilões dessa história e desconhecem o fato de que esses animais são vítimas tanto quanto nós e sucumbem rapidamente. Na verdade, eles são os nossos sentinelas, ou seja, servem de alerta para as instituições de saúde, mostrando que tal área está sob o foco da doença, dessa forma, colaborando para a elaboração de ações preventivas. A febre amarela é transmitida somente pelo mosquito Aedes aegypti e mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, tanto nos humanos quanto nos macacos. 

Em nossa região, predominantemente do bioma Caatinga, é muito comum encontrar até mesmo em áreas urbanas o sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus), um dos primatas mais conhecidos do Brasil. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), essa espécie tem sua origem na Caatinga (é endêmico ao Brasil, estando presente nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte como residente e nativo. Nos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe e, possivelmente, no nordeste do Tocantins, como residente, mas com origem incerta. Nos estados do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina como residente e introduzido. Além dessa espécie, há também o sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata) tendo sua distribuição   endêmica no Brasil, presente nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e no Distrito Federal, como residente e nativo, e nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina como residente e introduzido. Ambas as linhagens também são muito vulneráveis ao vírus e acabam morrendo rapidamente...

Hemoba convoca população para doar sangue antes de tomar dose da vacina contra a Febre Amarela

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) convoca a população baiana para realizar doação de sangue antes de se imunizar contra a febre amarela. A Fundação visa reduzir o número de candidatos inaptos e conscientizar a sociedade a respeito dos critérios básicos para a doação de sangue.

A estratégia da Hemoba é convocar o maior número de candidatos possível para realizar doação de sangue, antes de receber a imunização contra a febre amarela. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, fica impedida de doar sangue por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Com a convocação, a Fundação pretende reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo com segurança e qualidade a demanda de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia, sobretudo neste período que antecede as festas populares e Carnaval...

Pernambucanos fraudam viagens para receber imunização contra a febre amarela

O medo causado pela febre amarela tem levado algumas pessoas atitudes desesperadas e atos ilícitos. Denúncias foram feitas à Secretaria Estadual de Saúde sobre cidadãos que estão fraudando documentos para comprovar viagens e serem imunizados. Especialistas alertam que o pânico é desnecessário, já que Pernambuco não tem registro de circulação do vírus e não é território com recomendação de vacinação para residentes. Além disso, a vacina pode desencadear efeitos colaterais.

Para comprovar a necessidade de imunização, é preciso apresentar passagem ou reserva de hospedagem para áreas de risco, ou seja, locais onde o vírus, hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente. No Brasil, as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte da Sul, além do Oeste do Piauí e o Sul da Bahia, compõem esse mapa. Somente para São Paulo, estado com mais óbitos, são realizadas, do Recife, 24 decolagens diárias, de acordo com a Infraero...

JUAZEIRO VACINA CONTRA FEBRE AMARELA POLICIAIS QUE VÃO TRABALHAR NO CARNAVAL

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde do Norte, em Juazeiro, Pedro Alcântara de Souza confirmou ao Blog Geraldo José que o órgão estadual está disponibilizando 500 doses de vacina contra a Febre Amarela para vacinar os policiais que irão trabalhar no carnaval de Juazeiro e de Salvador.

“Também vamos aplicar o fumacê protegendo todo o circuito do carnaval de Juazeiro do mosquito Aedes Aegypti.  O nosso Núcleo de Saúde estará de plantão todos os dias do nosso carnaval. A aplicação da vacina ficará à cargo da secretaria de Saúde do Município” explicou Pedro...

Clínicas particulares só receberão vacinas contra febre amarela no final de Fevereiro

Segundo o presidente da ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina), Geraldo Barbosa, no mês de janeiro não haverá reposição de estoque da vacina de febre amarela nas clínicas de vacinação particulares. A previsão é que – caso o Carnaval não atrapalhe – novas doses sejam recebidas no final de fevereiro. As vacinas são produzidas fora do país e, por isso, o abastecimento pode sofrer com restrição na capacidade de distribuição.

O laboratório responsável pelo abastecimento, o Sanofi Pasteur, entendendo a excepcionalidade da atual situação do país, solicitou a aprovação em caráter excepcional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a importação de um novo lote da vacina com embalagem internacional (dizeres em idioma Inglês, Francês e Espanhol), que acabou de ser concedida. A vacina, que já teve distribuiçãode mais de 400 milhões de doses ao redor do mundo, é chamada de Stamaril e está registrada em mais de 100 países.

Em posicionamento enviado à ABCVAC, a Sanofi informou que tanto a empresa, quanto a ANVISA estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível, seguindo todas as normas e regras aplicáveis para o processo de importação e disponibilização das doses no mercado privado. A Sanofi já iniciou o processo de importação e o lote estará disponível para comercialização no mercado em aproximadamente 30 dias...

Petrolina recebe novas doses da vacina contra a febre amarela e prefeitura reforça exigências sobre público-alvo

Após ter as vacinas contra a febre amarela esgotadas em apenas dois dias, a Secretaria de Saúde de Petrolina recebeu, nesta quinta-feira (18), um novo lote da imunização.  Ao todo, foram repassadas 200 doses que estarão disponíveis para o público-alvo a partir desta sexta-feira (19), das 8h às 17h, na AME Policlínica, no centro da cidade. 

A nova remessa chega em meio à grande demanda provocada pelo aumento no número de casos registrados da doença no país. Na primeira semana de janeiro, foram enviadas para Petrolina 200 doses da vacina que acabaram uma semana depois. Uma nova remessa foi solicitada no último dia 15 à Gerência Regional da Secretaria de Saúde de Pernambuco (VIII Geres), a qual disponibilizou 170 doses, que se esgotaram dois dias depois. 

Com a chegada da nova remessa, a vacinação continua apenas para o público-alvo: crianças - a partir dos nove meses - que viajarão para regiões consideradas de risco, bem como adultos - até 59 anos - na mesma situação. ..