Foram encontrados 11 registros para a palavra: Orla Nossa

Orla Nossa: AMMA realizará a primeira análise da água após o aumento da vazão do Rio São Francisco

Quando o assunto é meio ambiente, a população de Petrolina tem muito que comemorar. Há cinco anos o Rio São Francisco recebe os cuidados da gestão municipal com o programa Orla Nossa.

A prefeitura vem conseguindo melhorar a qualidade da água e possibilitando um habitat propício ao desenvolvimento da fauna e da flora do Velho Chico...

Após participarem do Programa Orla Nossa, jovens da Funase serão inseridos no Mercado de Trabalho em Petrolina

A prática vem mostrando como ações educativas podem fazer a diferença na vida dos socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Isso ocorre ao oferecer oportunidades de profissionalização como uma das prioridades institucionais de caráter inclusivo.

Pensando nisso, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina montou uma parceria com a Funase para realizar a capacitação e inclusão de jovens no Programa 'Orla Nossa'...

Orla Nossa: 7 mil árvores serão plantadas neste fim de semana em Petrolina

Está tudo quase pronto para o plantio de 7 mil árvores nativas. A ação será realizada no dia 5 de junho, data que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nesta terça-feira (1), as mudas das árvores começaram a chegar à Orla II, no trecho que está sendo recuperado pelo Programa Orla Nossa, da Prefeitura de Petrolina, que é desenvolvido por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). ..

Orla Nossa: com 70% da margem do Rio São Francisco recuperada, Petrolina segue com programa de revitalização

Uma atividade desenvolvida pela Prefeitura está transformando a margem do Rio São Francisco, em Petrolina. Além de melhorar a qualidade da água, as ações realizadas através do Programa ‘Orla Nossa’ também vão permitir a recuperação de 12 hectares da mata ciliar, que irá receber 7 mil plantas nativas da Caatinga como Ingazeira, Jatobá, Marizeiro e Caraibeira.

A área em recuperação compreende toda região da Orla II, que vai desde o Círculo Militar até o último restaurante da via. O trecho está completamente cercado para delimitar e proteger o local...

Agrovale doa 7 mil mudas nativas da Caatinga para o programa ‘Orla Nossa’ de Petrolina – PE

O projeto 'Viveiro de Mudas Nativas' da Agrovale, que em 12 anos de existência já doou 312 mil mudas de espécies nativas da Caatinga para 45 municípios nordestinos, será um dos principais parceiros do programa ‘Orla Nossa’ em Petrolina.

A assinatura do termo de doação de 7 mil mudas para recuperação de 12 hectares de mata ciliar na margem pernambucana do Rio São Francisco, aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) durante reunião na sede da empresa sucroalcooleira, em Juazeiro – BA...

Orla Nossa: Petrolina melhora a oxigenação de água em 600% em três anos

O Rio São Francisco é a maior riqueza do petrolinense. O rio de integração nacional vinha sofrendo ao longo dos anos o maltrato dos esgotos jogados diretamente nele. A Prefeitura de  Petrolina vem mudando esta realidade há quase quatro anos com o programa Orla Nossa. 

Com o trabalho de melhoria da qualidade do solo nas margens, a retirada de esgotos e o manejo do solo, houve uma melhora de 600% no nível de oxigenação da água. Isso possibilitou um ambiente mais favorável para a reprodução e manutenção da fauna. ..

Orla Nossa: prefeitura inicia recuperação da margem do Rio São Francisco em Petrolina

Um programa desenvolvido pela prefeitura está transformando a margem do Rio São Francisco, em Petrolina. Além de melhorar a qualidade da água, as ações desenvolvidas através do 'Orla Nossa' também vão permitir a recuperação de 12 hectares da mata ciliar a qual vai receber  6.365 plantas nativas da Caatinga.

Nesta primeira fase, será feita a limpeza e o controle das algarobas, plantas que não pertencem ao bioma local, também haverá a preparação do terreno para instalação do sistema de irrigação. Em seguida, serão plantadas espécies arbóreas e arbustivas, como ingazeira, marizeiro, jatobá, juazeiro, tamboril, caraibeira, mulungu, umburana de cheiro, entre outras espécies...

Orla Nossa:  prefeitura flagra e pune empresa por descarte de entulhos na orla de Petrolina

Durante fiscalização de monitoramento do projeto de revitalização 'Orla Nossa', realizada nesta segunda-feira (3), uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) encontrou uma grande quantidade de entulho contendo resto de material construção nas margens do Rio São Francisco. Ao vasculhar o entulho, a equipe identificou algumas correspondências que indicavam o endereço de uma loja no centro da cidade. Esse papeis descartados facilitaram na identificação do endereço e do infrator. 

Com apoio da equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a empresa foi localizada e ao chegar no endereço as equipes constataram que um local estava passando por reforma e que o material descartado correspondia ao encontrado na loja. O responsável foi multado no valor de R$ 10 mil por descarte de resíduos sólidos em local aberto. A punição foi baseada no artigo 62 da Lei 6.514/08. A empresa tem o prazo de 5h para retirar o material da orla e descartá-lo de forma correta. Na cidade existem cinco pontos de descarte de lixo localizados nos bairros: Vila Eduardo, Centro, José e Maria, João de Deus e Quati. ..

Orla Nossa: Prefeitura avança com ações de revitalização do Velho Chico em Petrolina

Quem passou pela Orla I de Petrolina nos últimos dias, pode perceber que as equipes da prefeitura estão dando sequência a mais uma etapa do Projeto 'Orla Nossa'. Desde 2017, a gestão municipal vem desenvolvendo diversas ações das obras de revitalização do trecho urbano do Rio São Francisco. 

Nessa etapa, o Projeto 'Orla Nossa' está intensificando a fiscalização nos pontos de despejo de esgoto in natura. Técnicos observaram nas últimas semanas, em um trecho da Orla I, o extravasamento de ligações clandestinas de esgoto que tinham como destino o São Francisco. As equipes da prefeitura, através da Agência Municipal do Meio (AMMA), estão investigando a origem desse esgoto, para assim, autuar os responsáveis. ..

Projeto Orla Nossa promove aula de campo para alunos do ensino médio

Da teoria para a prática: os alunos de uma escola particular de Petrolina tiveram uma aula bem diferente nesta terça-feira (14). Cerca de 40 alunos, com idade entre 14 e 15 anos, puderam conhecer de perto o trabalho realizado no Rio São Francisco, pelo projeto "Orla Nossa" da Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Para os alunos do primeiro ano do ensino médio, a aula de educação ambiental foi dividida em dois dias: no primeiro, em sala, os estudantes tiveram uma aula teórica com os resultados já obtidos no processo de revitalização do rio e das margens. No segundo dia, os adolescentes foram a campo e conheceram de perto todo processo desenvolvido para ajudar o Velho Chico...

Orla Nossa: Ação elimina grande fonte de esgoto despejado no rio São Francisco em Petrolina

Durante o processo de retirada das baronesas das margens do rio São Francisco, na Orla de Petrolina, equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) descobriram um cenário assustador: uma grande quantidade de esgoto saia de um ponto da rede pluvial, que deveria levar apenas água da chuva até o rio. 

Desde a última segunda-feira (3), iniciou-se uma investigação a fim de saber a origem do problema. Após um trabalho minucioso, foi descoberto um dano na rede de esgoto na esquina das ruas João Cigano e Coronel José Rabelo Padilha, localizado no centro antigo da cidade. Dessa forma, em vez de seguir pela rede de coleta, todo o esgoto das imediações daquela região central tinha como destino o rio São Francisco. De acordo com o gerente de projetos da AMMA e responsável pelo projeto Orla Nossa, Victor Flores, esse tipo de situação ocasiona prejuízos significativos ao Velho Chico. “Uma carga muito grande de esgoto leva nutrientes como nitrato e fósforo, além de gordura, que é muito difícil de tratar, diminuindo a quantidade de oxigênio na água e favorece a reprodução das baronesas, o que causa sérios impactos na flora e na fauna local”, destaca. 



Para eliminar a grande quantidade de esgoto, imediatamente, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) foi acionada e, através da Diretoria de Saneamento, mobilizou a Compesa a fim de realizar uma intervenção no local. O trabalho, que vai resolver o problema em definitivo, começou na última quarta-feira (5) e terminou ontem (6). Esta é apenas a primeira ação de eliminação de esgotos despejados no rio São Francisco. O trabalho é contínuo e será realizado em parceria entre a AMMA, a Diretoria de Saneamento da SEINFRAHM e a Compesa, como explica o Diretor de Saneamento, Igor Falcão. ..