Foram encontrados 2 registros para a palavra: acompanhamento nutricional

Prefeitura de Juazeiro promove o acompanhamento nutricional de estudantes da rede municipal de ensino

O cuidado com a nutrição dos estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro não passa apenas pela oferta da alimentação de qualidade nas unidades escolares. No município, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), também realiza o acompanhamento nutricional das crianças de 2 a 5 anos, matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei).

A Avaliação Nutricional é uma das ações de educação nutricional previstas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Na avaliação, nós pesamos as crianças, verificamos a altura, fazemos o cálculo por idade e identificamos os estudantes que estão com baixo peso, sobrepeso e com o peso adequado. A partir daí, montamos um cronograma para acompanhar as que estão abaixo ou acima do peso ideal. No decorrer da rotina com a alimentação saudável que a escola preconiza, observamos se os alunos conseguiram atingir o peso estimado para aquela idade. Caso isso não aconteça, fazemos as orientações necessárias para que a criança seja encaminhada para a unidade de saúde", explica a nutricionista do Núcleo de Alimentação Escolar, Thiane Lima Cardoso, em visita à Emei Gentil Damásio do Nascimento, junto com a sua colega Nathália Nogueira...

Programa pioneiro vai garantir acompanhamento nutricional para 33 mil crianças de Petrolina

A capital do São Francisco será a primeira cidade do País a receber um programa permanente de acompanhamento nutricional e de criação de hortas voltadas para pré-escolas públicas. Uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina,  o instituto Inmed Brasil e a Fundação Monsanto garantirá a 33 mil crianças de 125 unidades escolares orientação periódica sobre bons hábitos alimentares. O programa foi lançado nesta quarta-feira (15), num ato com a presença do prefeito Miguel Coelho e representantes dos institutos parceiros.

Batizada como Crescer Saudável, a iniciativa terá investimento durante três anos de aproximadamente 3 milhões de dólares. Além de atender diretamente as crianças, a iniciativa irá capacitar merendeiras e profissionais da Secretaria de Educação sobre a alimentação adequada para a garotada de zero a cinco anos. As equipes de acompanhamento também farão visitas periódicas aos lares das crianças para orientar os pais a adotarem uma cultura nutricional mais saudável no ambiente doméstico.  ..