Foram encontrados 9 registros para a palavra: baque opara

A tradicional Prévia Carnavalesca do Baque Opará será realizada no dia 03 de fevereiro em Petrolina

Comemorando 15 anos de existência, o grupo percussivo Baque Opará marca presença na festa momesca em Petrolina-PE com a 14ª prévia carnavalesca. O cortejo que ocupa as ruas do centro será realizado no dia 03 de fevereiro, com concentração a partir das 16h em frente ao Café de Bule.

Com o tema "Reencantar a vida: sonhar e (r)existir" a edição de 2024 vai mergulhar nos encantos ancestrais e sonhar coletivamente novos modos de vida. Estará nas ruas com 71 integrantes, que, com suas alfaias, agogôs, agbês, caixas, timbais e ganzás tocarão ritmos brasileiros, como o maracatu e o afoxé..

Baque Opará retorna às ruas de Petrolina com prévia carnavalesca neste sábado (11)

O grupo percussivo Baque Opará volta animar Petrolina, no Sertão de Pernambuco, com a sua tradicional prévia carnavalesca neste sábado (11). O tema da edição é “Eu descendo de todas as tribos, de todos os povos, de todas as cores”, um trecho de uma composição da baqueana Nadjane dos Santos (in memoriam), que será homenageada deste ano.

O cortejo sairá neste sábado (11), a partir das 16h. A concentração será na Rua Antônio Santana Filho, no Centro de Petrolina. No local, a animação do grupo e dos foliões ficará por conta da DJ Lizandra. Por volta das 17h tem início o cortejo, que segue para a Avenida Souza Filho, passa na Avenida Guararapes e chega na Praça da 21 de Setembro, onde a festa continua ao som do Baque Opará Banda e Dj Sandrinha...

Blocos e baile de máscara esquentam prévia do Carnaval de Petrolina no final de semana

Depois do sucesso da 23ª edição do Baile Municipal, Petrolina continuará totalmente em clima de Carnaval neste final de semana. No sábado (11), a animação ficará por conta do Bloco 'Baque Opará', com concentração a partir das 16h, na Rua Antônio Santana Filho. No local, a animação do grupo e dos foliões fica por conta da DJ Lizandra.  

Às 17h, o cortejo terá início seguindo pelas Avenidas Souza Filho e Guararapes, até chegar a Praça da 21 de Setembro, onde a festa continua ao som do Baque Opará Banda e DJ Sandrinha. O grupo que vem consolidando a tradição do maracatu na cidade e promete reunir muita gente. ..

Tradicional prévia carnavalesca do Baque Opará retorna às ruas de Petrolina no dia 11 de fevereiro

Após dois anos sem folia em razão da pandemia, o grupo percussivo Baque Opará volta a animar o Vale do São Francisco com a sua tradicional prévia carnavalesca. O cortejo, que segue pelas ruas do centro de Petrolina-PE, será realizado no dia 11 de fevereiro, com concentração a partir das 16h em frente ao Café de Bule.

“Eu descendo de todas as tribos, de todos os povos, de todas as cores”. Este é o tema da edição de 2023, trecho de uma composição da baqueana Nadjane dos Santos (in memoriam), que será homenageada durante o cortejo. A letra deixada por Nadjane foi musicada coletivamente por integrantes do Baque e será tocada pela primeira vez durante a prévia...

Prévia Carnavalesca Baque Opará em Petrolina-PE

Em e-mail ao blog a direção do grupo percussivo Baque Opará informa o seu retorno às atividades carnabalescas em Petrolina este ano. Confira:

É com muita alegria que o grupo percussivo Baque Opará vem divulgar o retorno de sua prévia carnavalesca em 2023. Com o tema "Eu descendo de todas as tribos, de todos os povos, de todas as cores" nos reuniremos dia 11/02/2023 para o cortejo no centro de Petrolina...

Campanha de Direitos Humanos entra na folia e leva sensibilização social para as ruas de Petrolina-PE neste carnaval

Marcado por festejos populares, onde a liberdade de expressão e a alergia ocupam ruas e praças em torno da folia e da celebração a diversidade cultural, o carnaval pode ser também um momento de superação de preconceitos e diferenças.

Lançada em Petrolina no último sábado (15), durante a prévia de carnaval do Grupo de Maracatu 'Baque Opará', a segunda edição da campanha "Direito humano não é fantasia, carnaval é massa com democracia", aborda temas como racismo, assédio, LGBTfobia, abuso de crianças e adolescentes, acessibilidade, desrespeito aos grupos identitários e inclusão social...

Baque Opará faz desfile neste sábado, 15, e destaca a ancestralidade que pulsa, produz alegria e resiste

A Prévia Carnavalesca de 2020 traz como temática “Nossa ancestralidade pulsa, produz alegria, resiste”, e será levada, às ruas, pelo grupo percussivo de maracatu, no dia 15 de fevereiro, com 80 integrantes, figurino de estampa personalizada e trajeto que passará pela Petrolina Antiga.

Há 12 anos, nas ruas, avenidas e praças, as prévias carnavalescas do Baque Opará já podem ser consideradas uma tradição no calendário festivo da região do Médio Vale do São Francisco...

Com maior formação em 12 anos, Baque Opará faz cortejo sobre ancestralidade afroindígena no dia 15 de fevereiro

A Prévia Carnavalesca de 2020 traz como temática "Nossa ancestralidade pulsa, produz alegria, resiste", e será levada, às ruas, pelo grupo percussivo de maracatu, no dia 15 de fevereiro, com 80 integrantes, figurino de estampa personalizada e trajeto que passará pela Petrolina Antiga.

Há 12 anos, nas ruas, avenidas e praças, as prévias carnavalescas do Baque Opará já podem ser consideradas uma tradição no calendário festivo da região do Médio Vale do São Francisco. Neste ano, o cortejo traz o baque-enredo: "Nossa ancestralidade pulsa, produz alegria, resiste", faz reverência, com respeito e humildade, aos povos originários do Brasil: os negros e índios que lutaram e lutam para dar sentido às suas vidas e territórios...

Grupo Baque Opará realiza #EleNão em Petrolina

O grupo se percussão da cidade de Petrolina-PE Baque Operá realizou na noite de quinta-feira (04/10) uma manifestação  a favor da Democracia e contra o candidato Jair Bolsonaro. Cerca de quinze integrantes do grupo, que é formado por estudantes, professores, médicos, psicólogos, advogados, jornalistas, empresários, servidores públicos, entende que o candidato do PSL a presidência da República não tem propostas de governo e sustenta sua campanha na propagação do preconceito e da divisão da população brasileira.

De acordo com a Coordenação do Grupo, "um presidente da República é o representante de todos o brasileiros, deve estar preocupado com o bem estar de todos os cidadãos, e não se entrincheirar ao lado de um grupo e pregar a morte de quem não está nesse grupo, de forma irresponsável e aviltante". A manifestação aconteceu no semáforo da Prefeitura de Petrolina e durou cerca de três horas, quando o grupo tocou músicas baseadas na hasteg #EleNão. ..