Foram encontrados 7 registros para a palavra: cancer mama

MASTOLOGISTA DO IMIP FALA SOBRE AUMENTO DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES ABAIXO DOS 40 ANOS

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), houve um aumento de casos de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos. Em entrevista recente ao programa Bom Dia Pernambuco, da Globo, a coordenadora do serviço de Mastologia do IMIP, doutora Isabel Pereira, explicou que um dos principais problemas para o enfrentamento à doença é de que ainda não é possível saber o que causa o câncer de mama.

"Na verdade, não se sabe a causa, mas a gente sabe que 6% dos cânceres de mama ocorrem abaixo dos 40 anos. E talvez essa porcentagem seja ainda maior", alertou a especialista, acrescentando que o aumento de pesquisas na área busca entender justamente o que causa a doença. ..

Acontece nesta quarta-feira (11), na Diocese de Juazeiro, o Lançamento da XV FEIRA DA AMIZADE.

Será nesta quarta-feira (11), na Diocese de Juazeiro, o Lançamento da XV Feira da Amizade. A Feira é um evento beneficente realizado há 15 anos pela Diocese de Juazeiro. Neste ano terá a parceria com o Instituto Ivete Sangalo, onde parte da renda será destinada ao Instituto que trabalha na prevenção contra o câncer de mama. O evento terá inicio ás 9hs.

Outra parte será revertida para a criação de um projeto social voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social no bairro Piranga. A Feira esse ano será realizada de 03 a 05 de novembro...

Outubro rosa: câncer de mama atinge mulheres cada vez mais jovens

O câncer é o mal que mais acomete essa glândula — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Em 19 de outubro, é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama, que, mais uma vez, lembra a todas de cuidar da própria saúde. 
 
“O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, explica Fernanda Salum, mastologista do Hospital Universitário de Brasília...

Movimentos Sociais e Sindicatos já se preparam para o Outubro Rosa

Mais uma vez o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Intermunicipal (Sindilimp-BA) coloca-se como uma entidade atuante na luta contra o Câncer de Mama, doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. "Embora seja positiva uma ação extensiva no mês de outubro, para nós, o atendimento preventivo às mulheres deve se dar o ano inteiro", enfatiza a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello...

Instituto Ivete Sangalo divulga que fará programação do Outubro Rosa

O Instituto de Prevenção Ivete Sangalo confirma programação para comemorações do Outubro Rosa 2017. Serão realizadas diversa atividades ao longo do mês de outubro, discutindo ações no combate ao câncer de mama:

Entre as ações constama palestras educativas nas escolas municipais e estaduais; encontro com líderes comunitários de bairros; Entrevistas em rádios, jornais, TV e mídias sociais; Colocação de laços rosa na Ponte Presidente Dutra; Laços rosa em empresas parceiras; Eventos no Juá Garden Shopping; Caminhada outubro rosa com grande show com artistas regionais e trio elétrico pelas ruas de Juazeiro.
 
Ainda de acordo com a assessoria do Instituto Ivete Sangalo esse ano o evento será realizado em parceria com a Feira da Amizade. O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade...

Luzes acesas, um hábito noturno aumentaria o risco de câncer de mama

Você costuma deixar as luzes acesas durante a noite? Pois uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, indica que tal comportamento não aumenta só o valor da conta de energia. Depois de avaliarem quase 110 mil mulheres, os experts observaram que voluntárias de regiões com maior luminosidade noturna ou que trabalhavam como enfermeiras ao longo da madrugada eram 14% mais propensas ao câncer de mama em comparação às demais participantes.

Os dados foram coletados de 1989 a 2013. Fatores de risco relacionados ao câncer de mama foram incluídos no levantamento para descartar eventuais confusões nos resultados. Aliás, a associação entre luminosidade noturna e câncer de mama só existiu naquelas que eram ou já foram fumantes ou na turma que estava na pré-menopausa. Por quê? Não se sabe...

Cânceres de mama e próstata são também os mais diagnosticados na região

Ocupando o segundo lugar entre os mais diagnosticados entre homens e mulheres, os cânceres de próstata e mama também figuraram entre os mais comuns na região. No último ano de 2015, o Centro de Oncologia/Apami atendeu aproximadamente 10.500 pessoas com a doença, destes, quase 300 foram novos diagnósticos. De janeiro a dezembro 6.053 homens e 4.763 mulheres receberam tratamento contra o câncer de próstata e mama, no entanto entre os novos casos, mais mulheres apresentaram a doença com 162 diagnósticos. Os novos diagnósticos de câncer de próstata contabilizaram 148.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Já o diagnóstico de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No homem a doença, considerada da terceira idade, tem cerca de três quartos dos casos no mundo ocorridos a partir dos 65 anos. Para as mulheres é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos...