Foram encontrados 19 registros para a palavra: construcao civil

Neoenergia Coelba e SENAI oferecem segunda turma do curso gratuito para profissionais da construção civil

A Neoenergia Coelba e o SENAI estão com inscrições abertas, até 17 de outubro, para a segunda turma do curso online e gratuito sobre eletricidade e segurança com a rede elétrica. A capacitação conta com oito horas de duração, em um modelo autoinstrucional. As inscrições podem ser feitas no site da NEOENERGIA e a classificação se dará por ordem de inscrição.

Serão oferecidas 440 vagas para profissionais autônomos que atuam na área construção civil (eletricistas, pedreiros, pintores, instaladores de antenas etc.) com Ensino Fundamental completo e que comprovarem residência na Bahia...

Índice da construção civil sobe 1,01% em outubro

O Índice Nacional da Construção Civil subiu 1,01% em outubro, 0,13 ponto percentual acima da taxa de setembro, quando houve variação de 0,88%. No acumulado de 12 meses, alcançou 21,22%, pouco abaixo dos 22,06% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Já de janeiro a outubro acumulou 16,79%.

Em outubro de 2020, o índice havia sido 1,71%. Os dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) para outubro foram divulgados, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)...

Prefeita Suzana Ramos se reúne com representantes da construção civil de Juazeiro e discute melhorias para setor

A prefeita Suzana Ramos se reuniu, na quarta-feira (3), com representantes da construção civil de Juazeiro. Na ocasião, foram discutidas demandas antigas do setor - como a proposta para que a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) fosse efetuada no ato de recebimento do Habite-se.

Houve consenso entre  os presentes para que fosse adotado esse procedimento e que de imediato será inserida na Reforma Tributária, em curso pelo executivo, que será encaminhada para votação na Câmara de Vereadores...

SENAI amplia portfólio de serviços para construção civil

O Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais e Processos Produtivos está ampliando sua oferta de serviços ao setor da construção civil. Agora, o SENAI irá realizar ensaios para atendimento à NBR 15.575, conhecida como Norma de Desempenho, que estabelece, inclusive, os requisitos mínimos que devem ser observados em edificações habitacionais, quanto à segurança estrutural, habitabilidade e durabilidade, por exemplo. As empresas interessadas em contratar os serviços oferecidos pelo SENAI-PE podem entrar em contato pelo 0800 600 9606 ou pelo WhatsApp 98816.5665.

Os novos ensaios laboratoriais, que serão oferecidos pela instituição, irão avaliar a qualidade de elementos como portas e janelas, guarda-corpos, peças suspensas, desempenho acústico e fachadas. “Com essa nova oferta, tanto as indústrias que fabricam esquadrias poderão identificar se seus produtos estão em conformidade com a legislação quanto as próprias construtoras poderão avaliar se as suas obras estão atendendo aos requisitos da norma de desempenho”, explica o diretor Industrial interino do SENAI-PE, Oziel Alves...

Construção civil é setor que gera mais empregos durante pandemia

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados no dia 30 de setembro, todas as regiões brasileiras tiveram geração de empregos com carteira assinada no mês de agosto. No Brasil, foram abertas 249.388 vagas, com destaque para o estado de São Paulo, que teve a implementação de 64.552 novos postos de trabalho.

Um dos termômetros da economia, a construção civil contribuiu para a criação de empregos e abriu 50.489 vagas em agosto. Segundo o CAGED, pelo terceiro mês consecutivo, o Paraná apresentou saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada, abrindo 17.061 novos postos de trabalho em agosto, o que representa aumento de 93% em relação a julho (com 8.833 vagas)...

Antonio Coelho defende retorno das atividades da construção civil

Diante da possibilidade de desemprego que se avizinha à construção civil, um dos setores que mais emprega em Pernambuco, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) faz um apelo ao governo estadual para que autorize a retomada das atividades.

Em Indicação apresentada à Assembleia Legislativa, o democrata endossa as preocupações do segmento e pontua que a continuidade do fechamento pode ocasionar desemprego em massa...

Com 70% das suas atividades paralisadas, setor da construção civil em Pernambuco estima prejuízo de R$ 6 bi nos próximos dois meses

O ano de 2019 representou um pequeno alívio para a construção civil em Pernambuco. Após cinco anos acumulando resultados negativos, o setor verificou um crescimento de 1,1% no seu PIB ano passado - o número trouxe otimismo para os empresários do setor, que apostaram em um 2020 promissor.

O sentimento, no entanto, durou pouco. Ao chegar a Pernambuco, a Covid-19 provocou, além dos impactos na saúde, a assinatura do Decreto 48.834, que paralisou 70% das atividades de construção civil em andamento no Estado...

Saúde do Homem é tema de palestra para colaboradores da construção civil

A forma como os homens lidam com a própria saúde ainda é cultural, pensando nessa realidade a Faculdade UNINASSAU Petrolina tem realizado eventos voltados para a Saúde do Homem. Na última segunda-feira (12) a ação aconteceu no canteiro de obras do Edifício Monte Olimpo.

O tema foi abordado pela professora e coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia, Victória Carvalho. "O foco foi para o câncer de próstata explicando sobre causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. É preciso que a parcela masculina tenha o hábito de procurar os serviços de saúde", disse...

Pernambuco: Construção Civil em Debate

Para debater os impactos da crise política e econômica na construção civil de Pernambuco, a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe, que é presidida pelo deputado Aluísio Lessa (PSB), promove audiência pública, nesta segunda (13), a partir das 9h, no auditório Senador Sergio Guerra, na Casa de Joaquim Nabuco.  

Após um biênio conturbado e marcado por seguidos períodos de recessão, o PIB brasileiro cresceu 1% em 2017 e caminha para uma expansão maior deste ano em diante. Segundo o IBGE, o encolhimento do produto interno brasileiro totalizou uma baixa de 7,4% entre 2015 e 2016. Este ano positivo sinaliza uma recuperação gradativa, mas constante, até 2020. ..

Primeira mulher mestre de obras da Bahia luta pela inserção do gênero na Construção Civil

Lugar de mulher é onde ela quiser, e várias representantes baianas do gênero feminino são bons exemplos disso. Maria do Amparo Xavier, 62 anos, é um deles. Filha de um pequeno povoado de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, ficou conhecida por ser a primeira mestre de obras da Bahia e, atualmente, dá palestras e luta pela inserção das mulheres no mercado de trabalho, mais especificamente, na Construção Civil. 

Muito pobre, passou a infância dentro de uma casa de palha e, conta que, "assim que viu um lar construído com vários tijolinhos", teve a certeza de que passaria a vida entre vigas e concretos, erguendo edificações e fazendo história. "Nunca foi fácil para a mulher estar inserida na Construção Civil, pois se trata de um trabalho tipicamente masculino. Mas, tratando-se desse segmento, posso falar que conheço tudo, seja na construção leve ou pesada".

A carreira começou aos 14 anos, varrendo um canteiro um canteiro de obras. Com muita luta, suor e perseverança Maria foi subindo de posição - servente, carpinteira, pedreira e armadora - até chegar a comandar importantes obras, como empregada de grandes construtoras. No início dos anos 90, liderou inúmeros homens nas intervenções que requalificaram a Praça Dois de Julho, conhecida pelos soteropolitanos como 'Praça do Campo Grande'. "Eu fui a encarregada de toda a reforma da praça, uma obra maravilhosa, que na época gerou uma repercussão enorme. Eu era única mulher na obra. Cada cantinho dessa praça tem um pouquinho de mim", diz orgulhosa. 

Outra importante obra chefiada por Maria, que contou com uma equipe de mais de dois mil homens, foi a urbanização, em 1998, do Dique do Tororó, um dos equipamentos públicos mais significativos de Salvador. "Foi uma obra bem complicada, por conta do pouco espaço e das pistas laterais, e bastante fiscalizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado [Conder]. Fizemos toda a requalificação, a limpeza total das águas, construímos toda a área de lazer e hoje dá orgulho de ver esse espaço, assim, lindo e freqüentado assiduamente por turistas e soteropolitanos". 

Com o que aprendeu e, posteriormente, conquistou, Maria foi capaz de trazer a mãe e os irmãos - o pai já havia falecido - para a capital baiana. A profissional assegura que não foi fácil decidir trabalhar apenas com homens, mas soube quebrar esse tabu usando do perfeccionismo e prezando pela manutenção de um clima agradável no canteiro de obras. "Não basta ser chefe. Tem que saber ser líder. Ao desempenhar esse papel, automaticamente, se aprende a trabalhar, respeitando o outro e sendo respeitada". ..

CONCRETIZE JR SE CONSOLIDA NO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Os estudantes da Univasf, futuros engenheiros civis, Lucas Sodré, Natan Leite e Leonardo Fernandes participaram do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (15) com objetivo de levar ao conhecimento da sociedade sanfranciscana, da existência no âmbito da universidade, da empresa Concretize Jr. Que além de ser uma Empresa Júnior de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de membros-estudantes que dela fazem parte, por meio da vivência empresarial. 

Segundo Lucas Sodré, a empresa que foi constituída há seis anos por cinco estudantes de engenharia se transformou num espaço para “soluções mais criativas e inovadoras que são implementadas com certa facilidade, onde se desenvolve vários aspectos empreendedores, gestão de pessoas e qualidade e conhecimento técnico em gestão empresarial. São os conhecidos projetos democráticos”. ..

Prefeitura apresenta nova lei para mais de 100 profissionais da construção civil em Petrolina

A sala 09 do SEST/SENAT ficou pequena para quantidade de profissionais da construção civil que estavam interessados em saber mais sobre a nova lei que simplificou o processo de licenciamento de construções em Petrolina. Mais de 100 pessoas participaram do encontro proposto pela Prefeitura para a apresentação da Aprovação Responsável Célere (ARC). De uma forma simples, o corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) detalharam as novidades da legislação municipal.  

Foi importante a participação de arquitetos, engenheiros, construtores, professores e estudantes universitários. Durante o encontro, o público pôde tirar dúvidas sobre o tema e ainda fazer críticas e contribuir com sugestões sobre o processo de licenciamento de construções. Entre os participantes estava o vice-presidente da Associação dos Construtores do Vale do São Francisco (ACVASF), Guilherme Lopez, que comentou sobre a ARC. “Vai melhorar muito a aprovação de projetos, já que o tempo gasto com o licenciamento será menor. Dessa forma, a rotatividade de empreendimentos será maior”, destaca Lopez...

Empresários lançam projeto para retomar crescimento da construção civil em PE

Empresários da Construção Civil e do segmento imobiliário serão contemplados com projeto de reestruturação empresarial. O anúncio será feito nesta quarta-feira (23), no Porto Social, durante o evento Café em Construção. A iniciativa irá viabilizar a integração e networking entre empresas de construção, móveis, arquitetura, armazéns e imobiliárias.

O projeto do Sebrae PE é formado por um grupo de empresários, que receberão atendimento individual e coletivo, participarão de  eventos, feiras e cursos específicos do segmento. Todas as iniciativas serão traçadas com base na gestão, tecnologia e acesso ao mercado. No evento, serão apresentadas as propostas do Inovar para Competir, que trás uma consultoria especializada para as empresas aderentes da ação. O projeto reúne, inicialmente, 50 empresas do setor, mas os interessados podem participar do evento para obter maiores informações e aderir ao projeto.

Esse conjunto de ações vai ajudar os empresários a enfrentar um cenário complicado, uma vez que o setor registra queda significativa. "Este grupo de empresários está buscando soluções para enfrentar a crise e com o apoio do Sebrae PE já obtiveram resultados significativos,  aumentando inclusive a  competitividade. O resultado será o fortalecimento de todo o setor e a região só tem a ganhar", afirma o consultor em Gestão da Qualidade Adalberto Souza...

Funcionários da construção civil participam de palestra sobre educação para o trânsito

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) realiza mensalmente atividades educativas em várias instituições na cidade de Juazeiro. Nesta quinta-feira, 03, os funcionários do Residencial Braúna foram os contemplados com uma palestra sobre as Leis de Trânsito ministrado pela Coordenadora de Educação para o Trânsito, Simone Almeida.

De acordo com o técnico de segurança de obras Reginaldo Sousa, o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo os funcionários motivou a palestra. "É muito importante que nossos funcionários saibam mais sobre as leis de trânsito, uma vez que boa parte vem para o trabalho de moto ou carro e frequentemente os mesmos se envolvem em acidentes", explicou...

Juá Garden Shopping recebe 4° Prêmio “Destaques da Construção Civil Bahia 2016"

O presidente do INEC, Ivo Silva de Oliveira Júnior, o presidente da Tenco, Eduardo Gribel e a presidente do INBESC, Maridalva Dias Alves.

O presidente da Tenco Shopping Centers, Eduardo Gribel, foi agraciado com o 4° Prêmio “Destaques da Construção Civil Bahia 2016”. A honraria se deu pela notória contribuição para o desenvolvimento econômico e social da Bahia neste ano, com a inauguração do Juá Garden Shopping. ..

Empresário da construção civil avalia mercado de Petrolina

Competitivo, profissional e exigente. Com esses adjetivos o empresário Carlos Henrique de Oliveira Passos definiu o mercado da construção civil em Petrolina. Presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA, Carlos Henrique ingressa no mercado imobiliário de Petrolina frente à Gráfico Empreendimentos. A empresa inaugurou nessa terça-feira (26) o seu primeiro empreendimento comercial, o Valle Petrolina. Na cidade pernambucana, a construtora iniciou sua atuação com construção de unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida, contabilizando mais de 30 mil residências construídas para o programa federal.

Para Carlos Henrique, os vários atores que atuam na construção civil de Petrolina fortalecem o mercado, que atende desde a classe econômica até empreendimentos de luxo. "Petrolina tem um mercado imobiliário competitivo, compradores exigentes e isso implica que as empresas cumpram aquilo que prometem ou surpreendam, de forma  positiva, e é nessa forma que a Gráfico está tentando se colocar. Nosso objetivo é trazer produtos que sejam alternativos aqueles que estão sendo ofertados pelo mercado", avalia Carlos Henrique, salientando ainda que o empreendimento Valle Petrolina foi entregue aos compradores com seis meses de antecipação. Além de Petrolina, a Gráfico Empreendimentos tem se consolidado no mercado pernambucano com projetos nas cidades de Vitoria de Santo Antão, Itamaracá, São Lourenço da Mata e Bezerros...

Gerenciamento na Construção Civil será tema de palestra em Petrolina - PE no dia 4 de abril

Como minimizar os pontos falhos no gerenciamento de obras com ferramentas de gestão? Este é um dos temas da palestra A importância do Gerenciamento na Construção Civil, que o engenheiro, advogado e mestre em geofísica Aldo Mattos vai ministrar no próximo dia 4 de abril às 18h30 no auditório do Senai, em Petrolina – PE.

Durante o evento, com entrada gratuita, o palestrante que é autor dos livros “Como Preparar Orçamentos de Obras” e “Planejamento e Controle de Obras”, vai falar da sua experiência em grandes projetos de infraestrutura de energia, transportes, hidráulica, saneamento e habitação. Consultor de planejamento e gerenciamento de obras para diversas empresas públicas e privadas no Brasil, Aldo Mattos também tem um vasto currículo de serviços prestados em países, a exemplo dos Estados Unidos, África do Sul, Egito e Costa Rica...

SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL RECUA EM REPRESENTAÇÃO CONTRA A DAN HEBERT CONSTRUTORA DO SHOPPING DE JUAZEIRO

O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil já estava com representação pronta para dar entrada na Justiça do trabalho contra a empresa Dan Hebert Engenharia que contratada pela Tenco para execução de serviços na construção do Juá Garden Shopping não teria efetivado o pagamento das rescisões da terceirizada FJ Engenharia.

No programa Geraldo José (Transrio FM) desta terça-feira (02) a presidente do Sindicato em Juazeiro, Luciene de Jesus Santos Carvalho, explicou que recuou na representação porque o diretor da Empresa Dan Hebert se comprometeu em comparecer a Juazeiro na próxima sexta-feira (05) e pagar os direitos trabalhistas dos trabalhadores da FJ Engenharia...

Artigo:Uma luz no fim do túnel para a construção civil

Greves, decepções, desemprego, essas foram as palavras mais escutadas ao se falar em construção civil no ano passado. O mercado de construção tem peculiaridades no mínimo bem complexas, o setor contribuiu para sua derrocada, tanto no caso das construtoras de imóveis quanto no caso das empreiteiras.

Com relação às construtoras, anos de euforia levaram a um excesso de ofertas em várias cidades pernambucanas e, em consequência disso, uma verdadeira paralisação geral nos lançamentos de novos imóveis...