Foram encontrados 24 registros para a palavra: doação de orgaos

Hospital Regional de Juazeiro está se tornando referência na doação de órgãos no norte da Bahia

A partir do empenho da equipe multidisciplinar, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) vem se tornando referência na doação de órgãos no norte da Bahia. Em menos de seis meses, o complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou três captações de múltiplos órgãos.

A iniciativa se deu a partir da implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), que não tem medido esforços para conseguir realizar o máximo possível de captações, através da mobilização sensível e humanizada dos colaboradores da instituição junto aos familiares de paciente,..

Bahia realizou 267 transplantes entre janeiro e setembro de 2023

De janeiro a setembro de 2023, o Brasil registrou 6.622 transplantes de órgãos sólidos, como coração, rim, pulmão e fígado, por exemplo, segundo o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde.

Desses, 267 foram realizados na Bahia. Como continuidade às ações de fortalecimento do SUS e melhoria da assistência à população brasileira, a pasta mais que dobrou a autorização de novos serviços de transplante, que passaram de 31 em 2022 para 64 em 2023 - aumento de 106%. Ao todo, o Brasil tem 1.198 serviços credenciados para transplantes...

No mês de conscientização sobre a doação de órgãos, Hospital Regional de Juazeiro realiza sua segunda captação

O Hospital Regional Juazeiro (HRJ), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Juazeiro, realizou sua segunda captação de órgãos, neste mês de setembro.

O procedimento foi possível, após a família de uma paciente de 37 anos, que teve o diagnóstico de morte encefálica, demostrar sensibilidade e empatia, mesmo em momento de dor, e autorizar a doação dos órgãos...

Bahia vai retomar transplante cardíaco, que será realizado no Hospital Ana Nery

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta quarta-feira (27), a Bahia vai ganhar um presente mais que especial: a retomada da realização de transplantes de coração.

Atualmente, três baianos estão sendo examinados por uma junta médica para, após essa etapa, entrarem na lista de espera por um transplante de coração - cirurgia que voltará a ser realizada no Hospital Ana Nery (HAN), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Salvador...

Caminhada de mobilização sobre doação de órgãos acontece neste domingo (17)

 "Quando eu crescer quero ser médica, mas para isso preciso fazer meu transplante logo para voltar a estudar, pois com essa rotina que tenho de hemodiálise três vezes na semana durante quatro horas numa máquina, não estou conseguindo ir pra escola".

Esta é a realidade de Thauanne Santos Teixeira, 12 anos, que viu sua vida mudar totalmente quando descobriu, aos 7 anos, sua doença renal crônica. ..

Número de famílias que não autorizam a doação de órgãos atinge o índice de 49%

Valentina, Flávio, Nicolas, Milena, Ramom, Felipe, Sandra, Rhavy, Patrick, Moara. São nomes de pessoas de todas as regiões do Brasil que têm algo em comum e se unem neste mês de setembro, dedicado à conscientização sobre doação de órgãos.

Eles representam, na condição de doadores ou receptores, as 14.182 pessoas que receberam transplantes de órgãos, tecidos e medula óssea no Brasil neste ano.  ..

O deputado Roberto Carlos apresenta proposição para incentivar a doação de órgãos no Estado

 

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, apresentou o Projeto de Lei, que dispensa o pagamento de despesas referentes ao funeral da pessoa que tenha doado, por si ou por seus familiares ou responsáveis, os seus órgãos para fins de transplante...

OPO Dom Malan, de Petrolina, celebra Dia Nacional da Doação de Órgãos

A Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan (OPO) celebra, nesta segunda-feira (27), o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data oficial, instituída pela Lei nº 11.584/2.007, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.

O dia é também o marco comemorativo do Setembro Verde - Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. Daí a importância...

Sesab promove atividades no Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos

“Não basta querer, tem que falar”. Com esse slogan, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Central Estadual de Transplantes, está realizando diversas atividades para assinalar o Setembro Verde, mês dedicado ao incentivo à doação de órgãos.

O principal objetivo da programação é conscientizar a população para a importância de ser doador, com a finalidade de ajudar pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar suas vidas...

UNEB em Senhor do Bonfim aborda saúde do homem e a relação com o processo de doação de órgãos e transplantes

O projeto de extensão Doe Vida do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, em alusão ao novembro azul realiza a live "Doe Vida Convida" com o tema "A saúde do homem tem relação com o processo de doação e transplantes?", nesta quinta-feira (19), às 18h30. Com transmissão pelo perfil no Instagram @doevida1.   

A discussão conta com a presença do enfermeiro especialista em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Saúde Pública que atua na Estratégia de Saúde da Família em Petrolina-PE, Sinicley Souza. Com mediação da professora do curso de Enfermagem do Campus VII da UNEB e orientadora do Projeto de Extensão Doe Vida, Alana Leite. ..

UPAE de Petrolina ressalta a importância da doação de órgãos e tecidos

Este mês é celebrado o Setembro Verde (campanha que busca promover a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos) e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE//IMIP) vem ressaltar a importância desse ato de amor, que pode multiplicar vidas.

“Apoiamos o Setembro Verde e entendemos que sensibilizar as pessoas é o melhor caminho para aumentar a doação de órgãos e tecidos”, ressalta a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin...

UNEB em Senhor do Bonfim discute sobre transplante e doação de órgãos nesta terça-feira (29) 

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, através da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACPU), realiza o "Bate Papo da LACPU" com a temática "Transplante e doação de órgãos". A live acontece nesta terça-feira (29), às 19h30, com transmissão pelo perfil do Instagram @lacpucuidados. 

A discussão aborda a importância em se tornar doador de órgãos, como se tornar doador, e apresenta o quadro de doações e transplantes neste período de pandemia. Para isso, conta com a participação da enfermeira, mestra em Ciências da Saúde e Biológicas e docente do Campus VII da UNEB, Joice Santana. Com mediação do estudante do curso de Enfermagem do Campus VII da UNEB e diretor de comunicação da LACPU, Ailton Oliveira.  ..

COOPERE COM A VIDA: Cooperativas baianas realizam ações em prol da doação de órgãos

Quando o assunto é transplantes de órgãos, o Brasil é visto como referência mundial, já que possui o maior sistema público de transplantes do mundo, sendo que mais de 90% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com informações do Ministério da Saúde. O país é o segundo maior transplantador do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.

Apesar dos números otimistas, e de uma maior publicidade em campanhas, ainda é necessário desmistificar alguns tabus sobre os processos dos transplantes e das doações, já que estes fatos podem afetar negativamente a compreensão dos familiares no momento da solicitação da autorização para que o familiar falecido seja declarado doador de órgãos...

OPO Dom Malan realiza CAMPANHA NACIONAL DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS 2019

Neste Setembro Verde, a Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está realizando mais uma edição da Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos. As ações tiverem início na primeira semana do mês e seguem até o dia 30.

Entre as atividades estão: Divulgação in loco no Hospital Universitário e HDM do processo de doação; Treinamento com as equipes multiprofissionais dos Hospitais Memorial, Neurocárdio, Unimed, HU-UNIVASF e Dom Malan; Ação  educativa com a comunidade em uma escola do município, em parceria com a Secretaria de Saúde; Curso de Habilitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica (ME); e Missa em Ação de Graças às Famílias Doadoras...

Projeto de Lei, de autoria do deputado Roberto Carlos, visa ampliar a doação de órgãos na Bahia

De autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, tramita o Projeto de Lei 22.517, cujo objetivo é incentivar o aumento do número de doadores de órgãos, através da criação do serviço “Disque Doação de Órgãos”, no Estado da Bahia.

O parlamentar afirmou, na proposição, que a ideia central do Disque Doação é que o governo disponibilize um número telefônico com 3 algarismos, facilitando o acesso da população à Central de Transplantes, ampliando o número de doações para salvar vidas das pessoas que esperam, muitas vezes, sem perspectiva, a possibilidade de terem o órgão transplantado...

Doações Orgãos: Ato Público mobiliza centenas de pessoas no setembro verde

Um Ato Público, realizado na semana passada , na praça do Bambuzinho, área central de Petrolina, mobilizou centenas de pessoas em prol da doação de órgãos e tecidos. O evento, que faz parte da programação do "Setembro Verde", foi realizado pela Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan (OPO) e a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE).

"Fizemos uma abordagem social com a distribuição de folders, cartilhas e os laços verdes; trocamos informações com muitas pessoas que passaram pelo local; contamos com a apresentação musical da banda SPP, formada por profissionais da saúde, sendo alguns do Dom Malan; e contamos com a colaboração da equipe multiprofissional do HDM. Foi um momento muito importante e acho que alcançamos o objetivo de levar o tema ao conhecimento público", acredita a enfermeira gerente da OPO, Évora Leal...

Ato Público mobiliza centenas de pessoas em prol da doação de órgãos e tecidos em Petrolina

Um Ato Público, realizado no dia 15, na praça do Bambuzinho, área central de Petrolina, mobilizou centenas de pessoas em prol da doação de órgãos e tecidos. O evento, que faz parte da programação do “Setembro Verde”, foi realizado pela Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan (OPO) e a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE).

“Fizemos uma abordagem social com a distribuição de folders, cartilhas e os laços verdes; trocamos informações com muitas pessoas que passaram pelo local; contamos com a apresentação musical da banda SPP, formada por profissionais da saúde, sendo alguns do Dom Malan; e contamos com a colaboração da equipe multiprofissional do HDM. Foi um momento muito importante e acho que alcançamos o objetivo de levar o tema ao conhecimento público”, acredita a enfermeira gerente da OPO, Évora Leal...

OPO/Dom Malan realiza atividades em alusão à Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos

A Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina – em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) e o Hospital Universitário (HU-Univasf) – está realizando uma série de atividades esta semana, em alusão à Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos.

Este ano, a maior parte da programação está sendo dirigida ao Hospital Dom Malan, sede da OPO. "Como o HDM não é um hospital de referência neurológica é onde a gente menos atua. Realizamos poucas capacitações no serviço e agora resolvermos preencher essa lacuna, já que os profissionais daqui também devem estar bem informados e por dentro das atualizações", esclarece a enfermeira assistente da OPO, Djenane Cristovam...

Roberto Carlos quer criar o Disque Doação de Órgãos

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), cujo objetivo é incentivar o aumento do número de doadores de órgãos, através da criação do serviço “Disque Doação de Órgãos”, no Estado da Bahia. O parlamentar ressaltou que pesquisa recente aponta que o Estado possui a quarta maior fila de espera por órgãos entre os estados brasileiros e, o principal entrave no estado é a recusa de familiares em doar órgãos de parentes falecidos.

O Disque Doação deverá ter três dígitos e o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, promoverá ampla divulgação do serviço. Para a execução do Disque Doação, o Estado estabelecerá de forma mais específica e detalhada normas e regulamentações que atendam o objetivo da lei...

Petrolina é destaque mais uma vez na doação de órgãos

Esta semana, o governo de Pernambuco divulgou dados sobre a doação de órgãos no Brasil, com destaque para estado como sendo um dos que realiza o maior número de transplantes no país, com 553 já executados este ano. Nesse ranking, Petrolina também aparece em destaque na captação de órgãos, com 47 doados entre janeiro e março de 2017.

Nos primeiros dois meses do ano, a capital do sertão já havia sido destaque na imprensa do estado por ser responsável pela captação de 60% dos corações transplantados no bimestre em Pernambuco. Nessa mesma reportagem, Petrolina aparece como a cidade que captou 44% dos fígados (8, de um total de 18) e 39% dos rins (18, de um total de 46)...