Foram encontrados 8 registros para a palavra: povos de terreiro

Caravana de Direitos dos Povos de Terreiro reúne lideranças religiosas do Recôncavo Baiano

O Recôncavo Baiano, região com mais de 400 espaços religiosos de matrizes africanas, recebeu a primeira edição da Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro nesta quarta-feira (20). A atividade aconteceu em Cachoeira e reuniu participantes de diversos municípios para um ciclo de formação no Cine Theatro Cachoeirano.  

Durante a abertura, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) formalizaram cooperação técnica para levar o projeto a todos os territórios de identidade da Bahia.  ..

Caravana de Direitos dos Povos de Terreiro será lançada nesta quarta-feira (20)  

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), lança nesta quarta-feira (20), em Cachoeira, a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia.

Nesta primeira edição, que conta com o apoio da Prefeitura de Cachoeira e da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), a iniciativa reúne povos de terreiro de diversos municípios do Recôncavo Baiano, das 8h às 17h, no Cine Theatro Cachoeirano, para um ciclo de formação. ..

Federação representa povos de terreiro em Juazeiro e região

Em janeiro deste ano o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.519/2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março.

A nova lei teve origem em um projeto do deputado federal Vicentinho (PT-SP). O texto foi aprovado tanto na Câmara dos Deputados como no Senado (onde tramitou na forma do PLC 69/2018)...

Prefeitura de Juazeiro apoia comemorações do Dia Municipal dos Povos de Terreiro

As comemorações do Dia Municipal dos Povos de Terreiro, nesta quarta-feira (8), foram marcadas por um lindo cortejo com os povos de terreiro em Juazeiro.

Entoando cânticos tradicionais e carregando flores amarelas, os devotos das religiões de matriz africana deixaram um rastro de perfume de alfazema pelas ruas por onde passaram, do bairro Quidé até o rio São Francisco. A ação coordenada pelo Terreiro Ylê Asé Omynkayodé contou com o apoio da Prefeitura Municipal...

SEDES convoca povos de terreiro, artistas LGBTQIA+, capoeiras e manifestações culturais de matriz africana para reunião sobre Lei Aldir Blanc

Com o objetivo de discutir a efetivação da Lei Aldir Blanc junto à comunidade cultural negra, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) de Juazeiro convoca integrantes e representações de povos de terreiro, artistas LGBTQIA+, capoeiras e manifestações culturais de matriz africana do município para encontro online.

A ação é uma parceria com o Conselho Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e será realizada na próxima quinta-feira (06), às 16h,  através da plataforma Zoom. ..

Prefeito de Juazeiro pede colaboração de lideranças religiosas de Povos de Terreiros no enfrentamento da Covid-19

No fim da tarde desta terça-feira, 07, o prefeito Paulo Bomfim e equipe de governo se reuniram de modo virtual com os povos de terreiro para apresentar dados sobre a pandemia em Juazeiro.

O gestor solicitou ajuda das lideranças religiosas para que as regras sanitárias sejam cumpridas, principalmente o isolamento social, para reduzir o número de casos confirmados e na sequência o número de doentes que precisam de atendimento hospitalar e leitos de UTI para se recuperarem...

Encontro com Sacerdotes, Sacerdotisas e demais Lideranças dos Povos de Terreiro do Sertão do São Francisco BA/PE

No próximo dia 18, a partir das 14 horas, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, vai acontecer o Encontro com Sacerdotes, Sacerdotisas e demais Lideranças dos Povos de Terreiro do Sertão do São Francisco BA/PE e a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI/BA). A ACBANTU (Associação de Preservação do Patrimônio Bantu) foi criada em 08 de dezembro de 2000 para juntar pessoas e grupos a fim de dar visibilidade a história dos Povos de Terreiro do Brasil, para que gozem de seus direitos civis e políticos.

“No Território do Sertão do São Francisco/BA tem atuado desde 2010 através  de ações de formação e articulação que tem colaborado com o empoderamento e etnodesenvolvimento destes povos, é notório que alguns passos já foram dados diante das lutas seculares do Povo negro para reparação dos males causados pelo processo de escravidão ao qual foram submetidos nossos Ancestrais Africano, porém percebemos que ainda existe muito mais a conquistar e é com este pensamento e no intuito de fortalecer cada dia mais a luta  e traçar estratégias de superação que estaremos realizando no próximo dia 18 de maio de 2018, a partir das 14hs no Centro de Cultura João Gilberto um encontro com Sacerdotes, Sacerdotisas e demais Lideranças dos Povos de Terreiro do Sertão do São Francisco BA/PE e a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia(SEPROMI/BA)” declarou Ioná Ioná Pereira da Silva (Yalomifã- Makota Kididi) coordenadora da ACBANTU no Território do Sertão do São Francisco/BA...

POVOS DE TERREIRO COMEMORAM DIA DE IEMANJÁ EM JUAZEIRO

A reportagem do Blog Geraldo José registrou nas primeiras horas desta quinta-feira, 02 de fevereiro, povos de terreiro reverenciando Iemanjá, a Rainha das Águas, oportunidade em que oferendas foram dirigidas a orixá nas margens do Rio São Francisco em Juazeiro.

HISTÓRICO..