Foram encontrados 3 registros para a palavra: submédio do São Francisco

Recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas contribui para a preservação do Rio São Francisco

Entre os maiores polos agrícolas do país, a região do Vale do São Francisco localizada na faixa do Sertão de Pernambuco e Norte baiano, contribui significativamente com o abastecimento de frutas em grandes centros, dentro e fora do país. Com isso, o número de produtos agrícolas também acompanha esse crescimento e para preservar tanto o solo como as águas e consequentemente a saúde humana, uma importante ação é vital nesse processo: a devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos, no ano de 2018, cerca de 500 mil toneladas de embalagens foram recolhidas em todo o território nacional...

CARAVANA AGROECOLÓGICA VAI PASSAR POR SEIS MUNICÍPIOS DO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO

Refletir sobre modelos de desenvolvimento e sistemas agroalimentares a partir de elementos comuns a uma bacia hidrográfica. Esse é o objetivo da "Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano: nos caminhos das águas do São Francisco", que tem início na próxima segunda-feira (26), em Juazeiro (BA). O grupo de 70 pessoas, que fará parte da Caravana, também tem como proposta dar visibilidade a denúncias, conflitos e experiências de resistência e organização de comunidades dos seis municípios que serão visitados.

No primeiro dia da Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano, os participantes vão se reunir, em Juazeiro, para um momento de integração e reflexão sobre a região do Submédio do São Francisco. No dia seguinte, a Caravana vai se dividir em duas rotas, uma com destino aos municípios de Campo Formoso e Jacobina; e outra, que passará por Casa Nova, Remanso e Campo Alegre de Lourdes. Durante três dias, integrantes de movimentos e entidades populares, universidades, centros de pesquisas e órgãos públicos vão vivenciar diferentes realidades e contrastes do Semiárido baiano...

A Bahia Pesca através do Terminal Pesqueiro de Sobradinho vem avançando na região do submédio do São Francisco

Vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia – SEAGRI, A Bahia Pesca tem como intuito fomentar a aquicultura e a pesca, seguindo os parâmetros dos projetos sustentáveis, social, ambiental e cultural, contribuindo para o desenvolvimento do estado da Bahia. Com uma produção anual acima de 1.216 toneladas, a Bahia é hoje o terceiro maior Estado na produção nacional de pescado e ocupa o segundo lugar na região Nordeste, de acordo com os dados da estatística pesqueira nacional de 2009, o estado é um dos pioneiros no Brasil do desenvolvimento e implantação de cultivos de peixe (tilápia) em tanques-rede.

O terminal pesqueiro Público de Sobradinho/BAHIA revitalizou a unidade de beneficiamento do pescado em 2013, adequando suas estruturas as exigências da legislação sanitária atual. O terminal tem como equipe técnica Raimundo Nonato e Joseane Araujo, que ao longo da gestão veem obtendo bons resultados. Atualmente são realizadas atividades ligadas ao beneficiamento e o cultivo do peixe na região, em conjuntos com algumas cooperativas e empresas privadas, a fim de gerar renda para as famílias e consequentemente para o município. Em breve vai ser realizado um diagnóstico que tem como tema “CARACTERIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS BENEFICIÁRIOS DAS PRÁTICAS DA PISCICULTURA SITUADA NAS MARGENS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO BAHIA“, com o intuito de conhecer o perfil sócio econômico, ambiental e cultural dos piscicultores e também dos envolvidos indiretamente nesse processo. ..