QUE SAUDADES DE VOCÊ RENATO RUSSO! (Crônica de ERRY JUSTO)

Que saudades de RENATO MANFREDINI JÚNIOR, nascido no Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960! Foi um cantor e compositor, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Sim, estou falando do meu ídolo RENATO RUSSO! E senta que lá vem história:

Antes de fundar a Legião, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico em Brasília-DF, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos, que é hoje ainda baterista da banda Capital Inicial. Renato adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau. O cara gostava de história, não?

Filho de Renato Manfredini (economista) e de Maria do Carmo Manfredini (professora de inglês) até os seis anos de idade viveu no Rio de Janeiro junto com sua família. Mudou-se com sua família para Nova York, pois seu pai, funcionário do Banco do Brasil, fora transferido para agência do banco nessa cidade. Foi quando Renato foi introduzido à língua e a cultura norte-americana. Em 1969, a família volta para o Brasil, indo Renato morar na casa de seu tio Sávio na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Na sua adolescência Em 1973, a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília, passando a morar na Asa Sul. Renato teria se dedicado quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos. Simultaneamente passou no vestibular para jornalismo no Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB), após fracassar no vestibular da Universidade de Brasília (UNB). Em 13 de março de 1978 Renato foi escolhido entre os professores da Cultura Inglesa para saudar o PRÍNCIPE CHARLES, quando este participou da inauguração da nova sede da escola, ao visitar o Brasil naquele ano. Renato tinha apenas 17 anos, mas seu inglês impecável lhe favoreceu no momento da escolha. Era um professor muito procurado pelos pais de alunos, que pediam que seus filhos fossem matriculados para as suas aulas, porém foi demitido após alguns atritos entre ele e a direção. Aos 18 anos, Renato revelou a sua mãe ser bissexual, ou seja, "gostava de meninos e meninas" que inclusive esse fato foi registrado em uma de suas canções de nome Meninos e Meninas do LP "As Quatro Estações."  Na mesma época trabalhou como repórter em um programa de rádio que defendia os direitos dos consumidores, o Jornal da Feira, produzido pelo Ministério da Agricultura. Renato ainda trabalhou na apresentação de um programa de rádio na Planalto FM, sobre os Beatles, numa FM de Brasília em 1983. O único filho que Renato deixou, dizia ser fruto do relacionamento que o cantor teve com uma fã que atendia pelo nome de Raphaela Manuel Bueno. A jovem engravidou logo nas primeiras semanas do relacionamento com Renato, sumiu e só reapareceu quando o filho Giuliano já tinha três meses de nascido. No mesmo ano, Raphaela faleceu em um acidente de carro e a guarda da criança ficou com os pais de Renato.         

Ao criar a LEGIÃO URBANA em agosto de 1982, Renato Russo teve como principais influências bandas de pós-punk que surgiram na época. Ele se espelhava no trabalho de Robert Smith, vocalista do The Cure, e Morrissey, ex-vocalista da banda The Smiths. Com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá consagrou a formação clássica da LEGIÃO URBANA. À frente da banda, que contou com o baixista Renato Rocha, entre 1984 e 1989, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico, criando uma relação com os fãs que chegava a ser messiânica (acredite, alguns adoravam o cantor como se fosse um deus). Os mesmos fãs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: "Religião Urbana / Legião Urbana." Renato desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messiânico. Renato teve como seus principais sucessos as músicas: Faroeste Caboclo; Pais e Filhos; Que País é Esse; Eduardo e Mônica; Geração Coca-Cola; Tempo Perdido; Eu Sei, entre outros.    

Renato Russo morreu devido às complicações causadas pelo HIV em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos, faltando apenas um dia para o aniversário da banda. Amigos do cantor afirmam que ele contraiu a doença após se envolver amorosamente com um rapaz que conheceu em Nova Iorque, portador da doença, em 1989. O corpo de Russo foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Parque Burle Marx. Coincidentemente, o ex-baixista da Legião Urbana, Renato Rocha passeava com a namorada no momento do lançamento das cinzas e o pneu da sua moto furou em frente ao local. Cabuloso não? Como vocalista da Legião Urbana, Renato lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente e diversos contos. Gravou ainda três discos solo (sendo um em Italiano – Equilíbrio Distante) e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, em que Renato Russo ocupa o 25° lugar.

Eu guardo uma reminiscência muito forte em meu coração, quando, subi no palco em agosto de 2016 em Feira de Santana-BA para cantar uma canção de Reanato Russo juntamente com os remanescentes da Legião Urbana Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá. Quem se lembra sabe que na ocasião eu ERRY JUSTO fui escolhido como um dos cincos "LEGINÁRIOS POR UM DIA" de todo o Brasil, por um concurso do programa FANTÁSTICO da REDE GLOBO. Recordo-me que minutos antes de fazer minha performance, passou um filme lindo em minha cabeça de cenas do Renato cantando. Eram cenas que eu curtia desde adolescente quando eu ia aos shows dessa maravilhosa banda.  Era certamente uma esfera espiritual mui forte e parecia que o próprio cantor estava em algum lugar fora desse plano material, assistindo a tudo e me dizendo: "vai lá, você consegue, você vai arrebentar!" O resto da história muitos de vocês que me leem e me conhecem já sabe né? Hoje se Renato Russo estivesse vivo estaria completando 58 anos e sua boa e marcante música até esse momento toca fundo nos corações de várias gerações! Viva Renato Russo! 

ERRY JUSTO.

Radialista, Jornalista e é claro Fã da LEGIÃO URBANA.

"Urbana Legio Omnia Vincit"