Blog do Geraldo José - ARTIGO – ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE
Vale do São Francisco - 23 de Julho de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:00

ARTIGO – ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE

Em estado de grande efervescência na política nacional, é natural que as redes sociais estejam infestadas de matérias de todas as tendências, charges criativas e jocosas, notadamente por parte daqueles que vibraram de forma mais excitada com a prisão do ex-presidente, fato que inspira reações as mais variadas. Talvez seja um contraponto às manifestações frequentes da militância, quase sempre exacerbadas e patrocinadas pelas organizações sindicais e afins. É bom lembrar, por falar em patrocínio, que isso não existe sem dinheiro... e de onde vem? Do meu, do seu, do nosso bolso!

Um fato que me parece relevante pensar, é que por mais que se queira endeusar “Sua Santidade” - aquele que cometeu a blasfêmia de se comparar a Jesus Cristo em honestidade -, outros nomes importantes do partido foram parceiros nos mesmos crimes. Ministros fiéis por anos a fio como Antônio Palocci e José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari Neto (ex-Tesoureiros do partido), André Vargas (Deputado), e muitos outros, entre políticos, empresários e executivos como Aldemir Bendini (ex-presidente do BB e da Petrobrás), foram presos ou ainda estão encarcerados, e ninguém derramou uma lágrima por eles! Ninguém questionou a justiça ou a legitimidade daquelas condenações. Os seus crimes foram praticados de forma isolada e individualmente, ou fizeram parte de um esquema bem coordenado de sangria da nação? Pelo contrário, foram deixados no esquecimento como se fossem menos humanos que outros. Em nenhum momento a presidente do partido, Senadora Gleisi Hoffmann, comandou a implantação de vigília de protesto em frente à Polícia Federal, o que é discriminatório e humilhante! Imagino como se sentem esses seus outrora companheiros. Talvez se sintam otários, no mínimo!

Não teria jamais a pretensão de ocupar o papel de juiz no instante dessa breve análise, e o julgamento do mérito fica para os juristas. Mas, não posso deixar de entender que o que houve com a prisão foi um desfecho óbvio diante de um ato condenatório emitido por duas Instâncias Judiciais, e confirmado por dois Tribunais Superiores de 3ª. e 4ª. Instância (STJ e STF), após cumpridos exaustivos direitos de defesa! O que dá a entender é que as condenações foram ratificadas de A à Z, sem nada mais a fazer.

O Lula pregou tanta coisa positiva no passado contra os corruptos e a corrupção, afirmando que precisava acabar a impunidade no Brasil e que o lugar desses infratores era na cadeia, que despertou no brasileiro desencantado a convicção de que finalmente tinha surgido uma liderança íntegra, honesta e pura de intenções, e que veio para resgatar a confiança perdida! Vou recordar pequeno trecho de uma entrevista dele com o jornalista Milton Neves a respeito de Fernando Collor, em 1993, para sentir como soava fácil e de forma verborrágica o seu espírito ainda não corrompido: “Lamentavelmente, a ganância, a vontade de roubar, a vontade de praticar a corrupção fez com que o Collor jogasse por terra o sonho de milhões e milhões de brasileiros. [...] E... e... e ao invés de criar um governo, criou uma quadrilha como ele construiu” (!). Em outra ocasião, disse: “Se dependesse de mim, todos esses deputados corruptos estariam na cadeia” (!). Ressalto que não estou inventando nada, apenas voltando no tempo e juntando os cacos, os causos, os atos e os fatos.

Compreendo os motivos de ainda restarem alguns milhões de brasileiros que imaginam e acreditam na volta de um sonho um dia sonhado, mas acredito muito nas verdades ditas pelo grande Abraham Lincoln: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo”. Por algum tempo, mesmo desconfiado, também fiz parte desse universo de esperançosos, mas, hoje, como tantas outras pessoas, estou com a frase final do Lincoln.

Tenho todo o respeito do mundo àqueles que preservam o sentimento de fidelização político-partidária por comprometida vocação ideológica, mas o sectarismo em excesso em torno de um líder populista que abusou do seu sucesso conduz à cegueira estúpida, e ao bloqueio do surgimento de novas lideranças, de cujo mal o PT agora está sendo vítima, ao mesmo tempo que vive pregando um discurso destoante da realidade.

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

POSTAR
21 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:18
ACORD@DINHO - *_*@*_*

A frase da ilustração é categórica. Ela por si só bastaria por todo esse Artigo. Mas, os parágrafos que se seguem, inegavelmente nos serve de um verdadeiro instrumento para não sermos enganados pelos discursos vazios que só servem para enganar o Povo. Mas, a parte boa é que a sociedade está ficando atenta e a grande resposta está próxima de ser dada! Aguardem Outubro...!!!

publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:26
EDSON TENÓRIO

Parabéns Agenor, sua crônica retrata bem a situação atual. Infelizmente o PT fanático, misturados com MST e tantas outras organizações criminosas, gastando nosso dinheiro roubado do governo, acham que são os salvadores da Pátria. (Camamú-BA).

publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:29
ROBERTO RUSSO

Realmente, muito bem lembrado. E os outros, não tem e nem terão o mesmo apoio né? Muito bom esse apoio somente a um deles... Imagino como estão se sentindo; que sirva de lição também...Não tenho dó de ninguém, tem que ficar enjaulado por muito tempo. Tomara quem for fã dele, comecem a acordar... é pedir muito? (S. Paulo-SP).

publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:30
PAULO RIOS

Concordo em tudo escrito aí. Beleza. (Miguel Calmon-BA).

publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:31
FLÁVIO MENDONÇA.’. (I)

Desta vez tenho que lhe aplaudir de pé e me reverenciar a uma contundente afirmativa de UMA VERDADE INSOFISMÁVEL. O GOVERNO DE LULA, sempre foi realista, no ponto de vista, de um grande DEMAGOGO, com o requinte da SOFISMA e ENGÔDO. Ao invés de cultivar um GOVERNO probo, com aspiração de desenvolvimento econômico, educacional com segurança e saúde. Na verdade, ele estava a serviço incansável da criação de UMA GRANDE QUADRILHA, QUE ESPALHOU EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL A MANCHA DA CORRUPÇÃO, como prova concreta, todos os seus seguidores que ocuparam posições... (continua).

publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:32
FLÁVIO MENDONÇA.’. (II)

(Continuação) ... de destaque no cenário Nacional, em especial, os seus ministros e comparsas deputados, entre outros, estão encarcerados na Polícia Federal, outros com tornozeleiras eletrônicas, cumprindo toda ordem de prisão. AGORA ele preso e a base em peso do PT, quer tapar o sol com peneira, ele não é diferente de nenhum brasileiro que paga imposto e tem uma vida, como de muitos, embora humildes, mas honestos e trabalhadores. TODOS OS BRASILEIROS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI. (Manaus-AM).

publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:40
DILTON LÁZARO

Concordo com o irmão, para dar uma opinião tem que fazer uma retrospectiva. (Salvador-BA).

publicado em 15 de Abril / 2018 às 23:58
GILVACI MATIAS

Parabéns! Amigo Agenor pela matéria e por pesquisa no" passado" não muito distante. Faça o que falo mas não faça o que eu faço (Irecê-BA).

publicado em 16 de Abril / 2018 às 03:39
Coxinha O tá rio - Bozonaro mamador

O brasileiro que a maioria dos eleitores pretende conduzir à presidência da República em 2018 está preso; é o que mostra a nova pesquisa Datafolha, em que Lula aparece com 31% dos votos, mais do que o dobro do segundo colocado, Jair Bolsonaro, que tem 15%; o número é menor do que o da pesquisa anterior, quando Lula tinha 34%, mas pode ter sido afetado pela entrada de Joaquim Barbosa, que tem 8%, e também por toda a perseguição midiática e jurídica de que Lula tem sido alvo; Lula também supera com facilidade qualquer adversário no segundo turno, seja Bolsonaro, Alckmin ou Marina

publicado em 16 de Abril / 2018 às 03:51
JOSE - Amo LULA e blog Geraldo Jose e 247brasil

A capa da Istoé não é uma estupidez para com Lula, é apenas uma manifestação da incapacidade de certo tipo de prestadores de serviço das classes dominantes de compreenderem os sentimentos do povo brasileiro, pelo simples fato de que é muito difícil compreender aqueles a quem não se ama, como faz Caetano Veloso: “Quem é ateu e viu milagres como eu/Sabe que os deuses sem Deus/Não cessam de brotar, nem cansam de esperar/E o coração que é soberano e que é senhor/Não cabe na escravidão, não cabe no seu não/Não cabe em si de tanto sim” Sim, há uma limitação, tanto que lêem a poesia como um simples

publicado em 16 de Abril / 2018 às 04:02
Getúlio

E nós, tolos como a sabedoria popular nos ensina a ser: Foi o negro que viu a crueldade bem de frente/E ainda produziu milagres de fé no extremo ocidente Ainda acreditamos na prevalência do convívio humano, da igualdade essencial, da felicidade coletiva, porque isso se chama civilização. E que isso vencerá o fanatismo de quem tem um ídolo reluzente, mas sem rosto e sem humanidade, que nunca fere a lei do dinheiro, da vantagem, da locupletação: seu deus-mercado, senhor de todas as coisas e de todos os homens. Os milagres do povo, para eles, são incompreensíveis.

publicado em 16 de Abril / 2018 às 04:12
Maria - Recado para Gedeu e Quim

Ouvi, esta semana, de diversas origens, sinais de desalento econômico – o pintor de paredes que não tem trabalho há tr~es semanas, a faxineira dispensada de serviços eventuais que prestava a famílias de classe média, mesmo contratada pela passagem e pela promessa de pagamento adiante, o vendedora da loja de conveniência de um posto de gasolina que comentacom o represetante de uma marca de doces que “não está vendendo nada”… Contra isso, não adiantará retirar os manifestantes de Curitiba, nem levar Lula para Rondônia. Servirá apenas para acewntuar o viés de martírio que lhe é imposto.

publicado em 16 de Abril / 2018 às 04:25
Realista

É fácil entender, os que ainda o segue ou mesmo o ovaciona são aqueles que se somaram ou ainda se SOMA aos roubos, a bandalheira, a esculhambação CRIADA pelo PT\LULA, a maioria TEM vinculo direto ou indiretamente com ROUBOS do dinheiro público. Ainda restam milhares de delinquentes que se completa com suas atividades criminosas querendo se passar por pessoas do bem. " UM RECADO" aos que viveram do dinheiro fácil ou mesmo roubando com LULA\PT é hora de TRABALHAR, vão procura um trabalho honesto pq esse clico já mais irá voltar a terra.

publicado em 16 de Abril / 2018 às 04:26
Realista

É fácil entender, os que ainda o segue ou mesmo o ovaciona são aqueles que se somaram ou ainda se SOMA aos roubos, a bandalheira, a esculhambação CRIADA pelo PT\LULA, a maioria TEM vinculo direto ou indiretamente com ROUBOS do dinheiro público. Ainda restam milhares de delinquentes que se completa com suas atividades criminosas querendo se passar por pessoas do bem. " UM RECADO" aos que viveram do dinheiro fácil ou mesmo roubando com LULA\PT é hora de TRABALHAR, vão procura um trabalho honesto pq esse clico já mais irá voltar a terra.

publicado em 16 de Abril / 2018 às 07:04
ERRY JUSTO

“Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo”. Excelente lembrança do saudoso Abraham Lincoln ! E a aplicabilidade não poderia ser a mais justa em relação ao presidiário de Curitiba!

publicado em 16 de Abril / 2018 às 07:57
Eden Lopes Feldman

Agenor, quando leio suas palavras elucidativas deste momento político da vida brasileira, que simplesmente demonstram que ainda existe um radicalismo que já não tem mais sentido, fico imaginando qual será nosso futuro. Estamos com um país perplexo por ver tantos líderes envolvidos em uma corrupção que provoca a sensação que vivemos um pesadelo. Sinceramente, não vejo soluções. Apenas aguardo o surgimento de novas denúncias. FOZ DO IGUAÇU-PR

publicado em 16 de Abril / 2018 às 09:20
Florisvaldo F dos Santos

Com esta crônica, os leitores irão lembrar algumas frases ditas por personalidades da história brasileira, entre as quais, como: Esqueçam o que eu disse, Esqueçam o que eu escrevi ou, Esqueçam de mim. O que pregava Lula ainda em campanha, em termos de chacota ou não, ficará registrado na história, já que fez exatamente o contrario do que prometia. Quem tem mais 30 anos vai recordar-se de uma musica interpretada por Renato e Seus Blue Caps, intitulada: “Faça O Que Eu Digo, Mas Não Faça O Que Eu Faço”, que tem tudo a ver, logicamente ao contrario do pensamento dom ex-presidente >> Continua.....

publicado em 16 de Abril / 2018 às 09:21
Florisvaldo F dos Santos

Continuação... Voltando ao passado, mesmo que ainda recente, veremos que os seus principais assessores diretos, Antônio Palocci, José Dirceu, Delúbio Soares, João Vaccari Neto e tantos outros, seguiram fielmente o contraio da musica, compreendendo que a ordem do Presidente seria a seguinte: “Não Faça O Que Eu Digo, Mas Faça O Que Eu Faço”. Daí, deu no que deu. Abraço a todos os leitores, Florisvaldo F dos Santos - Consultor de Seguros e Benefícios.

publicado em 16 de Abril / 2018 às 11:04
JORGE LORDELO

Bravo....Bravíssimo...de uma lucidez sem par. PARABÉNS. (Salvador-BA).

publicado em 19 de Abril / 2018 às 13:35
ERIVALDO

Concordo plenamente em número e grau com sua crônica, milhares de brasileiros foram iludidos: "O SONHO ACABOU".

publicado em 21 de Abril / 2018 às 15:55
Evangivaldo Queiroz

Mais uma crônica fantástica. Tenho muita identificação sua linha editorial. Parabéns muito boa.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.