Acari realiza campanha de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente

Proclamado pela Lei Federal 9.970/00, no ano 2000, o dia 18 de maio foi declarado como "Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Data que visa a promoção de campanhas de conscientização da sociedade para esta problemática crescente no Brasil.

 A ACARI - Associação Civil de Articulação para a Cidadania, instituição filantrópica que atua em Petrolina/PE na promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, vem realizando nas redes sociais e nos meios de comunicação regional, a campanha "Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes".

De acordo com a equipe da ACARI "o objetivo da campanha é convocar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil e em nossa região, pois, as crianças são sujeitos de direitos e merecem viver em ambientes saudáveis e livres de todo o tipo de violência.

O mote da campanha é, também, informar a crianças e adolescentes de como agir em caso de abuso, seja na conversa com os pais ou responsáveis, bem como na denúncia aos órgãos competentes, a exemplo do Conselho Tutelar da cidade ou pelo Disque 100 – número nacional para denúncias desse tipo de violência.

O ponto culminante da campanha será o Ato realizado na Câmara Municipal de Petrolina que reforçará, junto aos poderes públicos da cidade, a necessidade de fortalecer a ação de proteção nas escolas, famílias e sociedade em geral.

Ascom Mario Pires