Centro de Reprodução Animal de Andorinha receberá investimento de cerca de R$ 800 mil

Nesta sexta feira, 27 de julho,  Andorinha irá receber o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional(CAR), Wilson Dias, para assinar convênio para ampliação, reforma e instalação de novos equipamentos no Centro de Reprodução Animal do município. O investimento total será de aproximadamente  R$ 800 mil. O equipamento de uso compartilhado vai beneficiar criadores de caprinos e ovinos de 12 municípios da região. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ,Valtónio Guimarães, quando centro de manejo reprodutivo e melhoramento genético  estiver em pleno funcionamento , o impacto na caprinovinocultura regional será expressivo.

"A biotecnologia reprodutiva e o melhoramento genético têm atuação direta na obtenção de maior número de animais de alta qualidade.  A inseminação artificial e a transferência de embriões são tecnologias que conferem a maximização do potencial reprodutivo de reprodutores e matrizes de alto valor zootécnico. Vamos dar um grande salto", enfatizou Valtónio.

O ato de assinatura de convênio acontecerá a partir das 9 horas, no próprio centro de reprodução. O evento será aberto ao público e contará com a participação de membros da  Central de Associações da Agricultura Familiar de Andorinha e dos municípios do Território do Piemonte Norte do Itapicuru(TIPNI), além de Monte Santo, Itiúba e Uauá.

Além da presença do perfeito Renato Brandão e do vice Zelito , está confirmado a presença de secretários municipais ,vereadores , e lideranças comunitárias. A caprinovinocultura é uma atividade expressiva no município de Andorinha, e representa uma das principais práticas da pecuária local. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Andorinha possui um rebanho com cerca de 70 mil cabeças, entre caprinos e ovinos (dados de 2016).

Ascom Andorinha