Jacarés voltam a "rondar' pelas margens do Rio São Francisco

Este Blog publicou o vídeo alerta do leitor Larício Lafaiete mostrando a presença dois jacarés "tomando banho de sol" próximo as baronesas, e um grupo de capivaras logo à frente. De acordo com o leitor, um  pescador que estava indo olhar o barco disse que já chegou a avistar dez jacarés". E o que mais lhe preocupa é a noite, quando está armando as redes. Ele ainda reforçou dizendo que os jacarés têm em média uns dois metros.

A presença de jacarés nas margens do rio São Francisco também foi mostrado aqui no Blog. Ano passado no mês de dezembro um jacaré de aproximadamente um metro e meio foi capturado por uma guarnição do 9º GBM/Juazeiro.

Moradores revelaram que o réptil estava na lagoa de estabilização do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) no bairro Malhada da Areia. Para capturar o animal a guarnição comandada pelo Cabo BM Ricardo Santos teve o apoio do caminhão do SAAE para fazer a sucção dos dejetos da lagoa. Após ser capturado, o jacaré foi solto nas águas do rio São Francisco (seu habitat natural).

A redação deste Blog procurou na época o Corpo de Bombeiros e perguntou: o que fazer caso os frequentadores das margens do Rio São Francisco  "encontrem" um jacaré?

O major Tarcisio respondeu: "O banhista que encontrar um jacaré deve imediatamente informar ao guarda-vida mais próximo para tomar as providências. Evitar a aproximação e ficar acompanhando a movimentação do animal até a chegada dos Bombeiros no local. Na ausência dos Bombeiros ligar para o telefone 193  relatar a situação da presença do réptil".

Fica então o alerta também de jamais tentar capturar o jacaré sozinho ou matar o animal.

Redação Blog Fotos: Arquivos