Usuários do Centro POP têm atendimentos de saúde

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou  na quinta-feira (26) um mutirão de saúde no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua – Centro Pop.

Uma equipe de profissionais da UBS do bairro Maringá atendeu a aproximadamente 30 usuários do local levando atendimentos médicos e odontológicos. “Trabalhamos com pessoas em situação de rua e sentimos a necessidade de prestar esses serviços aos usuários. A receptividade foi bem além do que esperávamos e conseguimos atender a um número considerável de pessoas, considerando o fluxo diário de aproximadamente 40 pessoas por dia”, destacou o coordenador do Centro, Jadilson Oliveira.

Foram oferecidos serviços como vacinação contra hepatite B, tríplice viral, febre amarela e tétano; procedimentos odontológicos com avaliação de cavidade oral, orientações de higiene oral, aplicação de flúor; além de palestra sobre a hepatite viral seus sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento.

Os usuários aprovaram a iniciativa da SEDES em conjunto com a Secretaria de Saúde. Para Eduardo de Almeida, que utiliza os serviços do Centro POP há um mês, é importante que o município tenha esse cuidado com os usuários do local. “Muitos de nós não consegue no dia a dia ir até um posto de saúde e com a vinda desses profissionais é muito bom por que a gente consegue descobrir se está tudo bem com nossa saúde. Foi tudo muito bem organizado e toda equipe está de parabéns por nos proporcionar esses atendimentos”, afirmou.

O Centro Pop atende às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência possibilitando condições de acolhida na rede socioassistencial. Com uma equipe especializada contribui para a reinserção familiar e comunitária do público atendido promovendo o seu resgate, preservação e autonomia.

Fabiana Diniz/SEDES