Blog do Geraldo José - Edson Duarte participa do Fórum de Ministros da América Latina e via fone faz balanço das ações no programa Geraldo José
Vale do São Francisco - 19 de Dezembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 11 de Outubro / 2018 às 16:00

Edson Duarte participa do Fórum de Ministros da América Latina e via fone faz balanço das ações no programa Geraldo José

O governo brasileiro e os demais países da América Latina e Caribe definem, medidas e soluções em áreas como combate à poluição, mudança do clima e uso sustentável dos recursos naturais. As medidas estão sendo debatidas na 21ª Reunião do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da região, e conta com a participação do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte. 

O ministro participou do Programa Geraldo José, transmitido pela Rádio Juazeiro Am e aproveitou para fazer um balanço do trabalho desenvolvido. "Estamos sempre pensando nas ações que possam contribuir com Juazeiro e a preservação do Rio São Francisco", disse Edson. Diversos ouvintes participaram do programa através de mensagens e perguntas ao ministro.

O juazeirense explicou que a participação no Fórum é muito importante. Sob a presidência da Argentina, o evento termina nesta sexta-feira (12), em Buenos Aires. “Esse fórum propicia o aprofundamento do alinhamento regional da agenda ambiental. Valorizo oportunidades como essa para dialogar, com meus homólogos, sobre os desafios ambientais regionais e estabelecermos metas conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável”, afirmou Edson Duarte.

Além do segmento ministerial do evento, Edson Duarte destacou a importância do diálogo Soluções inovadoras para desintoxicar o meio ambiente. O ministro debate a atuação brasileira em temas como a agenda de produtos químicos após 2020 e a questão do lixo marinho, com foco na qualidade da água.

Edson Duarte também participará de encontros bilaterais com países como Chile e Argentina. Na reunião com o secretário de Governo de Ambiente e Desenvolvimento sustentável da Argentina, rabino Sergio Bergman, está prevista a assinatura de memorando de entendimentos entre os dois países para cooperação na gestão ambientalmente adequada de substâncias químicas. O acordo foi firmado ontem quinta-feira. 

A coordenadora-geral de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos, Letícia Reis, também participa do Fórum. Atualmente, ela representa a presidência brasileira do Comitê Diretivo da Rede Intergovernamental sobre Químicos e Resíduos para a América Latina e Caribe, criada em 2016 para promover a cooperação entre os países da região nessa agenda. 

O Plano de Ação e a Estratégia de Mobilização de Recursos feitos pela Rede foram apresentados por Letícia no segmento de alto nível do Fórum na terça-feira (09). Participaram dessa reunião representantes de 28 países da região, da ONU Meio Ambiente e da sociedade civil. No encontro, os participantes reiteraram o apoio ao desenvolvimento da estratégia desenvolvida pela Rede.

Uma mesa redonda sobre construções sustentáveis terá a participação da secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Rejane Pieratti. O debate será organizado pela Global Alliance for Buildings and Construction, uma iniciativa que congrega 25 países e 75 organizações não governamentais com foco em fortalecer a ambição na agenda climática.

Com representantes de 30 países, o Fórum de Ministros também organizará as contribuições regionais para a quarta reunião da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA), que será realizada em março de 2019, em Nairóbi, Quênia. A Assembleia é a mais alta instância de tomada de decisões e reúne a comunidade internacional para buscar soluções na área ambiental. 

Organizadora do evento em parceria com o governo argentino, a ONU Meio Ambiente divulgará, ainda, o relatório “Perspectiva sobre a Gestão de Resíduos na América Latina e Caribe”. O documento mostra a situação dos resíduos na região e os desafios encontrados pelos países para aumentar a eficiência dos recursos, além de preparar o caminho para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Foto: Agencia Brasil
POSTAR
2 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 12 de Outubro / 2018 às 07:12
karla

Bom dia! Desejo sucesso para Edson Duarte. Mas favor não vote no pai da violência, ele vai matar teus filhos, netos, e até você. Escolha o candidato da paz, do amor, o candidato temente a Deus que vai proteger a tua família. Vote Haddad 13!

publicado em 12 de Outubro / 2018 às 07:20
tonho

coxinha do vampiro....sangue suga

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.